Добірка наукової літератури з теми "Os dados globais ambiente"

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся зі списками актуальних статей, книг, дисертацій, тез та інших наукових джерел на тему "Os dados globais ambiente".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Статті в журналах з теми "Os dados globais ambiente"

1

Pedrini, Alexandre de Gusmão, Daniel Shimada Brotto, Thamyris Viana Santos, Laís Lima, and Rosana Mendonça Nunes. "Percepção ambiental sobre as mudanças climáticas globais numa praça pública na cidade do Rio de Janeiro (RJ, Brasil)." Ciência & Educação (Bauru) 22, no. 4 (December 2016): 1027–44. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040012.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo: O entendimento do público sobre a problemática das Mudanças Climáticas Globais (MCGs) é pouco conhecido no Brasil. O entendimento obtido nessa pesquisa foi pela Percepção Ambiental Pública (PAP) de visitantes ao evento "Desapegue-se" ocorrido na Praça Edmundo Rego na cidade do Rio de Janeiro. Um questionário foi aplicado aleatoriamente para o estudo dos conceitos-chaves: a) Meio Ambiente (MA); b) Ambiente Marinho (AM); c) Educação Ambiental (EA); d) Mudanças Climáticas Globais (MCGs); e) Aquecimento Global (AG). Os resultados referem-se a dados coletados entre abril e julho de 2014. Foram 82 visitantes, sendo mulheres a maioria (66%), com nível superior (40%) e faixa salarial predominante de 2-5 salários mínimos. A maioria (entre 70 e 80%) percebe adequadamente as MCGs, o AG, o MA e o AM. A EA é percebida apenas como mudança comportamental por 59% do grupo de visitantes. Foi confirmada a hipótese de que esse público teria informação básica conceitual adequada. Cabe às escolas papel preponderante na apresentação e debate das MCGs.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Mendes, Ricardo Alves, and Giuliano Gomes de Assis Pimentel. "Prognóstico do Lazer nas Diferentes Agendas Setoriais." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 23, no. 2 (July 1, 2020): 315–48. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24043.

Повний текст джерела
Анотація:
Com a globalização, a atividade prospectiva se tornou cada vez mais complexa. Nesse sentido, buscamos compreender os sentidos dados ao lazer nas agendas globais setoriais (saúde, meio ambiente, economia). Para tanto, realizamos análise documental de 6 agendas subscritas por agências internacionais, nacionais ou locais. A exegese crítica do material apontou que o lazer é analisado de forma parcial, predominantemente como um campo afetado pelo desenvolvimento tecnológico e econômico ou como meio para promoção da saúde no contexto do desenvolvimento social e ambiental.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Piffer, Carla, and Andyara Luisa Miglioranzi de Rosso. "ECOCÍDIO COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO TRANSNACIONAL DO MEIO AMBIENTE." Ponto de Vista Jurídico 8, no. 2 (December 14, 2019): 114–25. http://dx.doi.org/10.33362/.v8i2.2151.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente estudo aborda o ecocídio como a prática de condutas lesivas ao meio ambiente caracterizadas como crimes ambientais de grandes proporções, globais e de alcance internacional. Seu objetivo geral é verificar se o ecocídio se apresenta como um instrumento de proteção transnacional do meio ambiente. A fim de alcançar o objetivo geral ora proposto, este estudo inicia sua análise na seara dos direitos humanos e direitos fundamentais, a fim de enquadrar o meio ambiente na categoria de novos direitos. Na sequência, são tecidas considerações acerca do surgimento dos estudos sobre o ecocídio e, ao final, analisa-se a necessidade de seu reconhecimento para a efetiva proteção transnacional do meio ambiente. Em sede de considerações finais, justifica-se que o ecocídio necessita, urgentemente de regulamentação na seara internacional, vez que os danos causados ao meio ambiente são de proporções transnacionais, apresentando-se este, portanto, como instrumento de efetiva proteção transnacional do planeta terra. Na fase de investigação foi utilizado o método indutivo, na fase de tratamento de dados o método cartesiano, e no relatório dos resultados foi empregada a base lógica indutiva.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Ribeiro, Fernanda Ferreira, Moacir Miranda Oliveira Jr., and Felipe Mendes Borini. "Internacionalização acelerada de empresas de base tecnológica: o caso das Born Globals brasileiras." Revista de Administração Contemporânea 16, no. 6 (December 2012): 866–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552012000600007.

Повний текст джерела
Анотація:
O fenômeno born global tem sido relatado, principalmente em setores de alta tecnologia, e tem requerido novos entendimentos teóricos sobre a atuação internacional de empresas nascentes e pequenas. Este artigo analisa a relação dos fatores do ambiente externo da empresa no país de origem, fatores organizacionais e fatores do empreendedor pelos quais algumas empresas de base tecnológica (EBTs) se internacionalizam de maneira acelerada. Um survey foi aplicado a EBTs brasileiras. Ao final da coleta de dados, a primeira base de dados gerada continha 214 respostas, das quais 85 foram obtidas de empresas com algum tipo de negócio no exterior, 39,7%. Destes, 54 questionários foram considerados válidos para esta pesquisa. Os dados foram analisados utilizando-se técnicas estatísticas de regressão logística. Os resultados mostram que os fatores externos à empresa influenciam mais na internacionalização das EBTs em relação aos fatores internos. A integração em cadeias produtivas globais e as habilidades gerenciais internacionais do empreendedor aparecem como os fatores que melhor discriminam a internacionalização das EBTs born globals. Portanto, esta pesquisa contribui para a discussão do processo de internacionalização acelerada das EBTs, contribuindo para suprir a lacuna da importância dos fatores externos, internos e do empreendedor no processo de internacionalização dessas empresas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Pinheiro, Damaris Kirsch, and Diana Vandréia Dal Soto. "A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo." Revista Monografias Ambientais 1, no. 1 (November 24, 2010): 70–77. http://dx.doi.org/10.5902/223613082288.

Повний текст джерела
Анотація:
Este estudo investigou, a partir da prática pedagógica cotidiana, a compreensão das crianças da educação infantil sobre as mudanças climáticas globais. Nesse propósito, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, utilizando como fonte de dados um grupo de crianças da Pré Escola, no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria. Os dados apresentados pelas crianças, antes e depois do trabalho desenvolvido, revelam que houve uma ampliação dos conhecimentos prévios do grupo, considerando uma compreensão significativa da temática abordada. Observaram-se, nas relações diárias das crianças no contexto escolar, atitudes preocupadas com a conservação e preservação do meio ambiente como um todo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Mengarda, Gabriel, Gabriel Rodighero, Janaina Mazutti, Nicole Callai, and Cleomar Reginatto. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VISÃO SISTÊMICA DAS BARREIRAS E OPORTUNIDADES." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (May 29, 2020): 474. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020474-485.

Повний текст джерела
Анотація:
A extensa urbanização, o crescimento populacional e os fenômenos climáticos extremos são fatores que destacam a importância em promover a sustentabilidade no ambiente urbano. Neste contexto, a promoção da educação ambiental pode ser uma ferramenta de sensibilização para a temática do desenvolvimento sustentável. O objetivo deste estudo é analisar a evolução das publicações focadas na temática da “Educação Ambiental” em âmbito global e o desempenho dos países e das áreas do conhecimento ao longo das últimas cinco décadas. Para isto foi realizada uma busca na base de dados Scopus focada no tema da Educação Ambiental. Os resultados mostram que a maioria dos territórios globais possui ou possuiu pesquisas vinculadas à temática, no entanto, um alto número de publicações não significa um alto número de projetos em andamento. Em trabalhos futuros, sugere-se o levantamento de estudos de caso afim de analisar a participação efetiva de cada país para a evolução desta temática.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Eurico Soares de Noronha, Matheus, Cristina Doritta Rodrigues, Claudio Mello, and Felipe Mendes Borini. "Desenvolvimento de Competências Digitais e Internacionais em Startups via Aceleradoras de Negócios." Internext 17, no. 1 (January 1, 2022): 46–63. http://dx.doi.org/10.18568/internext.v17i1.641.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Diagnosticar como as aceleradoras colaboram para o desenvolvimento de competências internacionais em startups e verificar quais as principais competências internacionais digitais e empreendedoras desenvolvidas no ambiente de aceleração de startups. Método: A abordagem é qualitativa. O método utilizado é a análise de conteúdo. Os dados foram coletados com gestores de aceleradoras de startups das regiões de São Paulo (SP) e Vitória (ES). Principais resultados: Os resultados mostram que as aceleradoras desenvolvem competências digitais internacionais e de Born Globals em startups. Observa-se que determinadas competências são mais refinadas que outras no processo de aceleração e estão concomitantemente ligadas aos pilares das aceleradoras. Relevância/originalidade: Traz três novas categorias emergentes para a literatura sobre startups: Contratos, Finanças e Big Data/Data Science. Contribuições teóricas: As aceleradoras de negócios são agentes antecessores ao processo de desenvolvimento de competências e capacidades internacionais, e seu papel no ecossistema de inovação é promover a inovação estratégica e o conhecimento organizacional. Contribuições para a gestão: Apresentam-se conhecimentos e competências necessárias para que uma empresa em fase inicial possa explorar mercados globais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Sperandio, Diogo Gabriel, and Cristiane Heredia Gomes. "VARIAÇÕES GLOBAIS NOS NÍVEIS DE NO2 DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 (CORONAVIRUS): UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE GEOLOGIA E ANTROPOCENO." HOLOS 5 (August 19, 2020): 1–11. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.10546.

Повний текст джерела
Анотація:
Neste texto, apresenta-se uma breve e sucinta discussão acerca dos efeitos causados pela pandemia global COVID-19 no meio ambiente, seja na escala local e também no contexto antropogênico. O vírus denominado SARS-CoV-2 foi descoberto em dezembro de 2019 na província de Wuhan na República Popular da China. Dados compreendendo o período de 4 a 25 de março, apresentados nesta comunicação, indicam que houve drástica redução dos níveis de NO2 emitidos durante o período de isolamento social em todo o globo terrestre. Em Roma (Itália), as concentrações médias de NO2 entre 4-25 de março de 2020 estiveram entre 26 e 35% menores do que no mesmo período no ano anterior (2019). Dados para o Distrito Industrial de Santa Cruz, cidade do Rio de Janeiro, mostram uma redução de 80% de NO2 para o período de 14-22/3, quando comparado à semana anterior. Além disso, comentamos as consequências deste isolamento social na diminuição dos níveis de NO2 em nível global. Assim, discute-se o grau de influência das ações antrópicas na escala planetária, onde em maior ou menor grau, as ações humanas serão refletidas no ambiente.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Silva, Aneirson Francisco da, Fernando Augusto Silva Marins, and Marcos Vinícius Brandão Santos. "Programação por Metas, Análise por Envoltória de Dados e Teoria Fuzzy na avaliação da eficiência sob incerteza: aplicação em minifábricas do segmento de autopeças." Gestão & Produção 21, no. 3 (May 9, 2014): 543–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2014005000012.

Повний текст джерела
Анотація:
O mercado mundial de peças para automóveis é tipicamente caracterizado pela presença marcante de fornecedores globais que são continuamente pressionados a reduzir custos e aumentar a produtividade e a competitividade. Nesse contexto, este artigo propõe novos modelos, denominados FGPDEA, que combinam a Análise por Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA), a Teoria Fuzzy e a Programação por Metas (Goal Programming - GP), visando aumentar a discriminação entre as Unidades Tomadoras de Decisão (Decision Making Units - DMUs) num ambiente sob incerteza. Foi feita uma aplicação real dos modelos FGPDEA para se avaliar a eficiência de sete minifábricas do segmento de autopeças. Os resultados obtidos mostraram-se aderentes à realidade estudada, identificando de forma confiável quais minifábricas são eficientes e quais delas são mais sensíveis ao efeito da incerteza.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Gonçalves, Pedro Wagner, Natalina Aparecida Laguna Sicca, Maurílio Antonio Ribeiro Alves, and Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes. "A ciência atrás da siderurgia e da mineração do ferro." Terrae Didatica 15 (September 11, 2019): e019030. http://dx.doi.org/10.20396/td.v15i0.8654167.

Повний текст джерела
Анотація:
A falta de ensino de ciências da terra no nível K12 no Brasil é o motivo para investigar como melhorar a integração curricular e a formação de professores em ciências da terra. Buscamos conjuntos de dados que possam facilitar projetos de ciências para a formação de professores e currículos inovadores para promover o conhecimento da Terra e do meio ambiente. Neste artigo, apresentamos o estudo de caso sobre curso integrado, utilizando os dados da história da ciência e tecnologia da mineração de ferro e aço, fabricação e origem na crosta terrestre. Os professores de química fizeram este curso e tornaram-se capazes de ensinar seus alunos de outro ponto de vista (eles mudam suas idéias sobre natureza, tempo geológico e meio ambiente). Os professores reconhecem as diferentes escalas de tempo e suas implicações nos processos sociais e ambientais que impulsionam as mudanças que afetam os recursos da Terra (escalas de tempo e mudanças climáticas globais). Estes cursos foram positivos, com os participantes indicando mudanças em sua experiência prática e visão sobre os recursos naturais. Isso incentiva a perspectiva de ensino e aprendizagem com integração curricular.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Дисертації з теми "Os dados globais ambiente"

1

Garcia, Islene Calciolari 1971. "Estados globais consistentes em sistemas distribuidos." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/276189.

Повний текст джерела
Анотація:
Dissertação: Luiz Eduardo Buzato
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Made available in DSpace on 2018-07-23T19:40:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Garcia_IsleneCalciolari_M.pdf: 2272722 bytes, checksum: 40ccc8d3db214888d670f87260cf1134 (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: Estados globais consistentes são fundamentais para a solução de uma série de problemas em sistemas distribuídos, em especial para a monitorização e reconfiguração de aplicações distribuídas. A construção assíncrona de estados globais consistentes permite maior eficiência e flexibilidade a sistemas de monitorização. Consideramos aplicações distribuídas construídas sobre o modelo de processos e mensa­gens (MPM) e sobre o modelo de objetos e ações atômicas (MOA). Enquanto para o primeiro modelo vários algoritmos foram desenvolvidos para a obtenção de estados globais consisten­tes, para o segundo a oferta é extremamente reduzida. Estabelecemos correlações entre esse dois modelos e conseguimos o mapeamento de algoritmos para a obtenção de estados globais consistentes do MPM para o MOA. Enquanto grande parte da literatura para a obtenção de estados globais consistentes está voltada para a recuperação de falhas com retrocesso de estado, temos como objetivo a construção de uma visão progressiva da aplicação (consideramos que o monitor deve analisar estados globais consistentes mais recentes que os anteriores). Esta abordagem propiciou a criação de algoritmos originais para a construção de estados globais consistentes a partir de estados de interesse (checkpoints) selecionados pelos componentes da aplicação.
Abstract: Consistent global states are fundamental to solve a large class of problems in distributed systems, especially for monitoring and reconfiguration of distributed applications. The asyn­chronous construction of consistent global states allows greater efficiency and flexibility to monitoring systems. We consider distributed applications built upon the processes and messages model (MPM) and upon the objects and atomic actions model (MOA). Many algorithms have been designed for the construction of consistent global states in the MPM, but for the MOA the number of algorithms is extremely reduced. We have established correlations between these two models and, using them, we have mapped algorithms to construct consistent global states from the MPM to the MOA. A great part of the literature for the construction of consistent global states is devoted to the backward recovery of failures. Our goal is the construction of a progressive view of the application (we consider that the monitor must analyze consistent global states that are as up-to-date as possible). This approach allowed the creation of new algorithms for the construction of consistent global states using checkpoints; states selected by the application components.
Mestrado
Mestre em Ciência da Computação
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Zaupa, Aglaê Pereira. "Suporte a consultas no ambiente temporal de versões." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2002. http://hdl.handle.net/10183/1630.

Повний текст джерела
Анотація:
O Modelo Temporal de Versões (TVM Vesions Model) foi proposto com base na união de um modelo de versões com informações temporais. Esse modelo permite o armazenamento de alternativas de projeto, o armazenamento da história dos dados em evolução, bem cmoo a reconstrução do estado da base em qualquer data passada, sem o uso de operações complexas de backup e recovery. Para realizar consultas nesse modelo foi definida uma linguagem de consulta, a TVQL (Temporal Versioned Query Language). Além das consultas básicas realizadas pela linguagem padrão AQL, a TVQL permite novas consultas que retornam valores específicos das características de tempo e versões, estabelecendo um comportamento o mais homogêneo possível para elementos normais e temporais vesionados. O objetivo principal deste trabalho e possibilitar a realização de consultas TVQL em um banco de dados convencional. Nesse contexto, o mapeamento da TVQL é implementando através da tradução de todas as propriedades e funções definidas na TVQL para SQL. Para que isso seja possível é necessário queos dados também estejam nesse banco de dados. Então, faz-se necessário o mapeamento das classes da hierarquia do TVM, bem como das classes da aplciação, para o banco de dados. Adicionalmente, é implementado um protótipo de uma interface de consultas realizadas em TVQL, para testar o funcionamento tanto da TVL como do seu mapeamento.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Colturato, Danielle Bentivoglio. "Ambiente interativo para visualização de dados de neurônios." Universidade de São Paulo, 2001. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-22012018-101622/.

Повний текст джерела
Анотація:
Nesse trabalho é descrito um ambiente interativo para visualização de dados escalares e vetoriais definidos em malhas de dados estruturadas. O ambiente desenvolvido oferece uma interface de acesso para diversas classes de algoritmos de visualização implementadas na biblioteca VTK 3.1 (The Visualization Toolkit). O objetivo foi desenvolver um sistema voltado para um grupo particular de usuários, pesquisadores do Grupo de Visão Cibernética do IFSC, que geram dados relativos à forma e comportamento de neurônios artificiais. Esses usuários desejam manipular diretamente os modelos gerados a partir desses dados, necessitando de recursos adicionais aos oferecidos pela interface de manipulação do VTK. O ambiente permite a aplicação de técnicas de extração de superfícies e rendering volumétrico direto aos dados escalares, bem como de técnicas de visualização vetorial. Em nível de interface, foram implementadas diversas técnicas que visam facilitar a manipulação e a exploração dos modelos de visualização pelos usuários. Essas técnicas incluem: uma função para \"recortar\" regiões de interesse em modelos de superfície e a utilização de uma sonda sonora pela qual um bloco de tamanho variável é inserido no modelo com o objetivo de colher informações e apresentá-las na forma de som. Também é possível gerar um arquivos VRML diretamente a partir dos modelos e criar animações dos mesmos. Apesar de ter sido concebido para atender a um grupo particular de usuários, o ambiente é genérico e pode ser utilizado por usuários em outros domínios de aplicação.
This work describes an interactive environment for visualization of scalar and vector data defined on structured grids. The environment offers an interface that aliows the for indirect and direct manipulation of visualization modeis, being built on top of the VTI< 3.1 (The Visualization Toolkit) visualization library. Our goal has been to develop an environment to meet the needs of the researchers of the Cybernetic Vision Research Group, whose work on the synthesis of artificial neural structures produces data on the shape and behavior of artificial neurons. Those users want to direct manipulate the visualization models created from such data, and need manipulation operations that extend those provided by the manipulation interface of VTK itself. The environment develop supports the application of surface extraction and direct volume rendering techniques, and also of some vector visualization techniques. At the user interface level, it provides several operations aimed at improving the manipulation and exploration of visualization modeis by end users. These include an operation to cut regions of interest from a given surface model, and a sound probe - visually represented by a block - which provides aural feedback on the information embedded in the model. It also allows the interaction with VRML worlds created from the visualization model under analysis, the the specification of animations of the VRML model.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Roisenberg, Mauro. "Redes de comunicação de dados em ambiente industrial." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1988. http://hdl.handle.net/10183/25454.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho descreve os aspectos relativos á análise, projeto e implementação de redes de comunicação de dados em ambientes industriais. É descrita a estrutura organizacional normalmente encontrada nos ambientes industriais, os requisitos de comunicação característicos, bem como os aspectos tecnológicos dos sistemas de comunicação de dados para redes locais. Procede-se também, a uma apresentação e análise crítica das propostas de padronização atualmente existentes para este ambiente. Finalmente é descrita, implementada e avaliada uma proposta de sub-rede capaz de suportar os requisitos de comunicação do nível de produção ou de fábricas de pequeno porte, utilizando equipamentos comercialmente disponíveis no mercado nacional.
This work describes the aspects related to the analysis, project and implementation of communication systems in industrial environments. It describes the organizational structures usually found in industrial environment, the characteristic communication requirements, as well as, the technological aspects of communication systems for local networks. There are also a presentation and a critical analysis of the standardization proposal for this environment existing nowadays. Finally it describes, implements and evaluates the proposal of a sub-network capable to support the communication requirements according to the factory shop floor level or a small size factory, making use of equipment available in the national market.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Machado, Javam de Castro. "Um modelo de dados para ambientes de projeto." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1990. http://hdl.handle.net/10183/26696.

Повний текст джерела
Анотація:
A aplicação de projeto é comumente classificada como uma aplicação não-convencional. Como tal, apresenta requerimentos no tratamento dos dados que os bancos de dados comercialmente disponíveis não conseguem satisfazer /SID 80/. A estruturação dos dados dos sistemas que apóiam o projeto de sistemas digitais tem muito em comum com a organização dos dados nos modernos ambientes de desenvolvimento de software /MAC 89/. Este trabalho tem por objetivo propor um modelo de dados capaz de suprir as necessidades de modelagem dos dados dos ambientes de projeto de software e de hardware. O modelo proposto, chamado de BD_PAC, é uma extensão do modelo de dados do Sistema DAMOKLES. Ele apresenta os conceitos de objetos e relacionamentos organizados em tipos. Um tipo define a estrutura dos seus objetos. Os relacionamentos possibilitam ligações genéricas entre objetos, ou seja, ligações sem significado semantico preciso para o modelo de dados. O BD_PAC suporta uma coleção de conceitos de abstração /BRO 84/ que organiza e associa os objetos. O conceito de agregação corresponde a noção de propriedade no sentido de composição /MAT 88/. Objetos agregados podem compartilhar objetos componentes. O conceito de generalização suporta a formação de hierarquias de supertipos e subtipos. Nestas hierarquias, os subtipos herdam as propriedades dos supertipos.O conceito de associação permite a criação de conjuntos de objetos. 0 modelo fornece algumas funções para calcular automaticamente valores dos atributos dos conjuntos de acordo com valores dos atributos dos objetos membros. Todos estes conceitos podem-se compor indistintamente, formando hierarquias mistas em conceitos. O piano de versões do DAMOKLES também foi modificado. Ele agora reflete as características semânticas dos tipos versionados. Os tipos de objetos podem ser versionados ou não-versionados. Os objetos de urn tipo não-versionado são objetos que mantém a estrutura declarada no tipo. Por outro lado, cada objeto de tipo versionado é interpretado como um objeto abstrato que agrupa o conjunto de suas versões. As versões dos tipos versionados assumem a estrutura declarada no tipo. Finalmente, o BD_PAC é implementado tendo como base o sistema de gerencia de banco de dados DAMOKLES. Isto significa que, alem das características comuns de SGBDs (controle de concorrência, reconstrução de falha), são mantidas todas as facilidades de gerencia de dados para ambientes de projeto do DAMOKLES. Por exemplo, suporte para transação de projeto e manutenção de áreas de dados públicas e privativas a projetistas.
Design application has been classified as a nonconventional application. As such, it presents data processing requirements that are not fulfilled with the database management systems available commercially /SID 80/. The data structure of the systems that support digital systems design has much in common with the data organization in the moderns software development environments /MAC 89/. This work's goal is to propose a data model that is able to fulfil the data modelling necessities of the software and hardware design environments. The proposed data model, called BD_PAC, is an extension of the DAMOKLES Design Object Data Model. It supports objects and relationships organized in types. An object type defines the structure of its objects. Relationships allow generic connection between objects, that is, connections that have no semantic meaning to the data model. BI)_PAC supports a collection of abstraction concepts /BRO 84/ that organize and associate objects. The aggregation concept corresponds to the notion of property, in the sense of composition /MAT 88/. Aggregate objects are allowed to share component objects. The generalization concept supports supertype and subtypes hierarchies. In those hierarchies, subtypes inherit the supertypes properties. The association concept supports object set creation. the data model offers some functions to be used in the automatic derivation of set attributes. The derivation is done over the values of the member objects' attributes. All these abstraction concepts may be integrated to form concept mixed hierarchies. The DAMOKLES versions plan has been also modified. It now reflects the semantic characteristics of versioned types. Object types may be either versioned or non-versioned. The objects of a nonversioned type keep the structured declared for the type. Otherwise, each object of a versioned type is treated as an abstract object that groups its version set. Versions of versioned types assume the structured declared for the type. Finally, BD_PAC is implemented over the DAMOKLES database management system. It means that, besides those common characteristics found in DBMS (concurrence control, recovery), facilities specially implemented for design application in DAMOKLES are also kept. For example, support for design transaction and public and private databases.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

ZANI, L. B. "RESPOSTAS ECOFISIOLÓGICAS E REPRODUTIVAS DE Allagoptera arenaria (ARECACEAE) ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS EM AMBIENTE DE RESTINGA." Universidade Federal do Espírito Santo, 2017. http://repositorio.ufes.br/handle/10/6930.

Повний текст джерела
Анотація:
Made available in DSpace on 2018-03-22T15:53:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_11576_Tese_Liliane Baldan Zani_PPGBV.pdf: 3394302 bytes, checksum: 4d99a602d2154b869154b8bc7e8ee3d4 (MD5) Previous issue date: 2017-12-20
A velocidade com que mudanças no clima vem acontecendo são uma ameaça em grande escala ao meio ambiente. Não se sabe como as plantas responderão a essas mudanças, pois existem poucas informações acerca das respostas ecofisiológicas das mesmas às mudanças nos padrões de temperatura e precipitação. Dessa forma, é importante identificar as possíveis vulnerabilidades das espécies nos cenários de mudanças climáticas globais. O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos isolados e combinados do aumento de temperatura (2°C) e volume pluviométrico (25%) na produção de biomassa, fenologia reprodutiva, trocas gasosas e fluorescência da clorofila a de Allagoptera arenaria em ambiente de restinga usando câmaras de topo aberto (open top chambers - OTC s) adaptadas e calhas coletoras de chuva. Foram selecionados 40 arbustos de A. arenaria distribuídos em quatro tratamentos, ambiente aberto-controle (C), aumento do volume pluviométrico em 25% (P), aumento de temperatura em 2°C (T) e aumento de temperatura em 2°C e volume pluviométrico em 25% (TP). O experimento foi montado no mês de junho de 2015 e as amostragens realizadas em novembro de 2015 e em fevereiro, junho e novembro de 2016. Os resultados demonstraram que as OTC s e as calhas foram eficazes para simular os efeitos de mudanças climáticas propostos. Os valores da variação da biomassa aérea foram maiores para o tratamento TP quando comparados ao tratamento T que, por sua vez, apresentou mais ciclos reprodutivos ao longo do período avaliado. Dessa forma foi possível verificar duas vertentes distintas entre os resultados no sentindo de produção de biomassa e produção de estruturas reprodutivas. As plantas submetidas ao tratamento TP apresentaram as maiores taxas de assimilação de CO2 (A), condutância estomática (gs), e transpiração (E) enquanto que o tratamento T apresentou as menores taxas nas amostragens inicialmente. Quanto a interação entre as variáveis fotossintéticas foi possível afirmar que nos meses de novembro/2015, fevereiro/2016 e junho/ 2016 houve a maior variação entre as variáveis de trocas gasosas, enquanto que em novembro/2016 houve poucas alterações significativas entre essas variáveis. O tratamento T apresentou considerável redução nas respostas dos transientes da fluorescência da clorofila a e o aumento do volume pluviométrico contribuiu para amenizar os efeitos do aumento de temperatura no tratamento TP. Em P não foram observadas diferenças em relação ao controle para as análises realizadas. Com as mudanças climáticas é possível que, A. arenaria desenvolva mecanismos para sobreviver ao aumento de temperatura e o aumento do volume pluviométrico pode favorecer esse processo. Possíveis aumentos de temperatura futuros poderão encurtar o ciclo reprodutivo de A. arenaria na tentativa de garantir o sucesso adaptativo e evolutivo dessa espécie. No ambiente de restinga essa espécie já lida com condições adversas e a tolerância à temperatura cada vez mais altas pode ser adquirida como mecanismo de adaptação ao ambiente de crescimento alterado. Palavras-chave: Mudanças climáticas biomassa aérea fenologia fotossíntese Allagoptera arenaria restinga
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Conceição, Dario Vieira. "Consistencia de dados em um ambiente de computação movel." [s.n.], 1999. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/275906.

Повний текст джерела
Анотація:
Orientador: Ricardo de Oliveira Anido
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Made available in DSpace on 2018-07-25T02:30:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Conceicao_DarioVieira_M.pdf: 2160223 bytes, checksum: ebf18e2f4e144875c36dd8c5da967522 (MD5) Previous issue date: 1999
Resumo: A rápida expansão da tecnologia de comunicação sem fio e dos serviços de satélite proporcionaram o aparecimento de um novo paradigma no campo da ciência da computação, chamado computação móvel Nos sistemas móveis as soluções para o problema de distribuição diferem das existentes em computação distribuída convencional, devido a características intrínsecas do ambiente móvel, tais como: desconexão, mobilidade, estreita banda passante, alta latência, baixa capacidade de armazenamento e consumo de energia. Assim, embora as soluções básicas de problemas distribuídos sejam bem entendidas, uma análise de algumas destas em relação ao ambiente de computação móvel pode ser de vital importância na busca de novas soluções, adequadas a este ambiente. Esta dissertação analisa aspectos de um problema específico em sistemas distribuídos - consistência de dados - no contexto de computação móvel. São apresentados um novo modelo de execução de transação e um novo protocolo de gravação e recuperação de estados globais consistentes, ambos formando um arcabouço de consistência de dados adequado ao ambiente de computação móvel.
Abstract: The fast advance in wireless communication technologies and satellites service have enabled the appearance of a new paradigm in computer science, called mobile computing. Solutions to problems in mobile computing are different from those to traditional distributed systems, due to a set of inherent characteristics of mobile environment, like: mobility, frequent disconnection, low bandwidth, high latency, reduced storage capacity-limited battery life and small screen sizes. Therefore, although the basic issues in the traditional distributed environment are well understood, a review of some of these issues with respect to the mobile environment are useful to comprehend those characteristics. In this dissertation it is proposed a new transaction model and a new checkpoint protocol for the mobile environment. The transaction model and checkpoint protocol form an adequate framework for data consistency to mobile computing environment.
Mestrado
Mestre em Ciência da Computação
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Costa, Estevan Braz Brandt. "Ambiente de aprendizado de estruturas de dados usando gamificação." Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, 2014. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000200617.

Повний текст джерела
Анотація:
A dificuldade nas disciplinas dos cursos superiores de tecnologia no Brasil é elencada como causa da alta taxa de reprovação e desistência destes. Diversos trabalhos buscam amenizar o problema, ou com o uso de métodos de ensino diferente, ou softwares que o auxiliem no aprendizado. Com base nesta contextualização, o objetivo deste trabalho é desenvolver um ambiente que não somente auxilie os alunos na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Estruturas de Dados, como também os motiva e os envolve. Assim, foi criado o Data Struct Learning Environment Program (DSLEP) ambiente este WEB, feito em HTML5, aborda os cinco principais tópicos desta disciplina (Vetor, Lista, Pilha, Fila e Árvore) com atividades que apresentam alto índice de interatividade. Para que o DSLEP não se tornasse um jogo eletrônico educacional, houve um esforço em implementar somente os elementos de jogos separadamente, tais como pontos, placares e desafios, caracterizando assim o a produção de um software que implementa elementos de Gamification. Estes elementos são extraídos de jogos, e são usados fora de um contexto de jogo, cultivando a motivação e envolvimento do usuário com um sistema qualquer. A aplicação destes elementos no DSLEP foi o caminho adotado para se conseguir alcançar o objetivo deste trabalho. O DSLEP passou por uma análise de seis especialistas, que fizeram uso de um instrumento que avalia a eficiência de ambientes digitais educacionais, elencando critérios que devem ser satisfeitos. Dos seis critérios apontados pelo autor, todos tiveram pontos positivos e apenas três tiveram sugestões de melhoria, todos estes vinculados a possibilidade de interação entre jogadores. O DSLEP conta com sete atividades implementadas, trinta e três desafios criados e oito placares, além de 7 elementos de Gamification implementados com sucesso.
The difficulty of the top courses in the disciplines of technology in Brazil is punctuated as a cause of high dropout and failure rate of these. Several papers seeking alleviate the problem, or the use of different teaching methods, or software that assist in learning. Based on this context, the aim of this work is to develop an environment that not only assist students in learning the content of the discipline of data structures, but also motivates and engages. Thus, the Struct Learning Environment Program (DSLEP), a WEB environment, done in HTML5, covers five main topics of this discipline (Vector, List, Stack, Queue and Tree) with activities that present high level of interactivity. For DSLEP not become an educational video game, there was an effort to implement only the game elements separately, such as points, leaderboards and challenges, thus characterizing the production of software that implements elements of Gamification. These elements are drawn from games, and are used outside of a game context, cultivating motivation and user involvement with any system. The application of these elements in the path DSLEP was adopted to achieving the objective of this work. The DSLEP underwent an analysis of six experts, who used an instrument that evaluates the efficiency of digital educational environments, listing criteria that must be satisfied. Of the six criteria mentioned by the author, all had good points and only three had suggestions for improvement, all these linked to the possibility of interaction between players. The DSLEP has seven activities implemented, thirty-three challenges created eight scores, plus 7 elements of Gamification successfully implemented.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Tristão, Cristian. "Um ambiente integrador para análise de processos de negócio." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006. http://hdl.handle.net/10923/1597.

Повний текст джерела
Анотація:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:43:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000394031-Texto+Completo-0.pdf: 3211775 bytes, checksum: 8e122c8440a9621f48abe25377d2f4c2 (MD5) Previous issue date: 2006
The processes analysis has performed an essential role in businesses management. The majority of research efforts and existing solutions for this analysis focus very exclusively on the quantitative analysis of processes through performance metrics and quality indicators. Few of them investigate resources that allow understanding the reasons of the observed behavior. Data mining techniques have an important role in this context, offering resources for behavior causal analysis. However, the analysis and monitoring techniques of business processes have been a disjoint use. Indeed, there is not an information integration or synergy among different knowledge discovery approaches. Moreover they do not support the sequence analysis of execution flows, harming anomaly investigate and specific behaviors. This work proposes an environment for the analysis of business processes taking into account related resources. Such environment permits the synergic exploration among information originated from the employment of sequential mining techniques, previously used by Web Usage Mining, with those from processes, activities and resources measurements.
A análise de processos tem desempenhado um papel fundamental na gestão dos negócios. A maior parte das pesquisas e soluções existentes para essa análise focaliza muito exclusivamente na análise quantitativa de processos através de métricas de desempenho e indicadores de qualidade, possuindo menos recursos investigativos que permitam compreender o porquê do comportamento observado. Técnicas de mineração de dados possuem um papel importante neste contexto, oferecendo recursos para análise causal de comportamento. No entanto, as técnicas de análise e monitoração de processos de negócio são utilizadas de forma disjunta, ou seja, não existe uma integração ou complementação de informação entre as diferentes abordagens de descoberta de conhecimento. Além disso, não suportam a análise seqüencial dos fluxos de execução, prejudicando a investigação de anomalias e comportamentos específicos. Este trabalho propõe um ambiente para a análise de processos de negócio com recursos, que combinam e permitem explorar, de forma sinérgica, as informações advindas da aplicação de técnicas de mineração seqüencial, originalmente propostas para a Mineração do Uso da Web, com aquelas sobre mensuração de processos, atividades e recursos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Souza, Daniel Pereira Lima. "Debate sobre o ambiente de negócios: alternativas para inserir o Brasil nas cadeias globais de valor (CGV)." Faculdade de Economia, 2018. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26056.

Повний текст джерела
Анотація:
Submitted by Daniel Souza (l7.ecco@hotmail.com) on 2018-05-18T12:44:49Z No. of bitstreams: 1 Dissertaçao - Versao Final.pdf: 1478399 bytes, checksum: b7395d78ece84c6a7e06335ab2edc9e5 (MD5)
Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2018-05-24T11:44:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertaçao - Versao Final.pdf: 1478399 bytes, checksum: b7395d78ece84c6a7e06335ab2edc9e5 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-24T11:44:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertaçao - Versao Final.pdf: 1478399 bytes, checksum: b7395d78ece84c6a7e06335ab2edc9e5 (MD5)
Capes
O objetivo desta dissertação é analisar, com base na contribuição de diferentes pesquisadores, a relação existente entre ambiente de negócios e desenvolvimento econômico no Brasil. Indicadores de ambiente de negócios (Doing Business) são, anualmente, disponibilizados pelo Banco Mundial. Argumenta-se que a melhora destes indicadores, ao possibilitar que empresas e instituições atuem sustentavelmente e promovam o aumento da produtividade e competitividade da nação, poderia resultar na formação de uma economia mais competitiva e, portanto, propícia a uma inserção favorável nas cadeias globais de valor (CGV). Com isso, seria possível absorver maior volume de capitais e acompanhar a trajetória de desenvolvimento tecnológico mundial. Supõe-se que, políticas econômicas que melhoram o ambiente de negócios poderiam resultar em acréscimos na eficiência produtiva e desenvolvimento de setores de alto conteúdo cientifico e tecnológico, irradiando, assim, ganhos de produtividade para os demais setores e gerando as externalidades positivas necessárias para o desenvolvimento econômico do país. Este trabalho é de caráter explanatório, com estudos de múltiplas variáveis. Para tanto, utilizar-se-á um método analítico e descritivo, recorrendo à teoria dos custos de transações para a análise. Os resultados alcançados apontam que o ambiente de negócios poderia promover acréscimos na produtividade e competitividade país, aprimorar sua inserção nas cadeias globais de valor e, consequentemente, melhorar padrão o desenvolvimento econômico da economia brasileira.
The objective of this dissertation is to analyze, based on the contribution of different researchers, the relationship between business environment and economic development in Brazil. Business environment indicators (Doing Business) are annually made available by the World Bank. It is argued that the improvement of these indicators, by enabling companies and institutions to act substantially and promote increased productivity and competitiveness of the nation, could result in the formation of a more competitive economy and, therefore, conductive to a favorable insertion in global value chains. With this, it would be possible to absorb more capital and follow the trajectory of world technological development. It is supposed that, economic policies that improve the business environment could result in increases in the productive efficiency and development of sectors of high scientific and technological content, consequently radiate productivity gains for the other sectors and generate the positive externalities necessary for the economic development of the country. This work has an explanatory nature, with studie of multiple variables. For this purpose, using the theory of transaction costs, an analytical and descriptive method will be used for analysis. The results achieved indicate that the business environment could promote increases in the productivity and competitiveness of the country, improve their insertion in global value chains and, consequently, improve our pattern of economic development in Brazilian economy.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Книги з теми "Os dados globais ambiente"

1

Araneda Cabrera, Ronnie Javier, Jerónimo Puertas Agudo, Manuel Ali Alvarez Enjo, and Víctor Penas López. MANUAL PARA A OBTENÇÃO E APLICAÇÃO DE VARIAVEIS HIDROMETEOROLÓGICAS A PARTIR DE BASES DE DADOS GLOBAIS PARA A GESTÃO DAS SECAS. 2022nd ed. Servizo de Publicacións da UDC, 2022. http://dx.doi.org/10.17979/spudc.9788497498340.

Повний текст джерела
Анотація:
Este manual pretende ser uma ferramenta introdutória básica para a gestão da seca. Este fenômeno hidrológico extremo é um dos mais importantes na gestão dos recursos hídricos, pois causam anualmente imensas perdas econômicas e ecológicas em todo o mundo que condicionam a segurança alimentar e a qualidade de vida das pessoas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Horowitz, Flavio. A Sustentabilidade nos Tempos de Pandemia. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-175-2.

Повний текст джерела
Анотація:
A pandemia Covid-19 neste início do século XXI tem nos reiterado que precisamos de soluções globais para problemas globais, uma vez que o vírus SARS-CoV2 se propaga em mais de 160 países, ignorando fronteiras territoriais. Como ocorre com as plantas nas grandes monoculturas agrícolas, o crescimento e o adensamento populacional nos torna mais vulneráveis aos surtos de doenças infecciosas transmissíveis, ainda mais quando é alterada a dinâmica natural dos ecossistemas e aumentada nossa interconectividade. Com a recente diminuição das atividades econômicas baseadas na exploração de recursos naturais, sua carga poluidora em terra, mar e ar mais limpos nos é mostrada pela pandemia, assim como nossa inevitável dependência mútua. No sentido contrário, as medidas de isolamento entre nações – construção de muros, controle rígido de fronteiras – e de distanciamento da população, por elites governamentais ou empresariais, são ineficientes frente às grandes ameaças globais à sustentabilidade do homo sapiens no planeta, promovendo tensões sociais, intolerância à diversidade humana, boicotes econômicos e desenvolvimentos armamentistas. No sentido da harmonia com a Vida no planeta, e a partir das lições da atual pandemia sobre comportamento coletivo, precisamos de instituições globais eficientes, governamentais e empresariais, com planejamento numa visão integradora apoiada em sólidas bases científicas. Ao nível individual, precisamos mais da Solidariedade em suas várias representações culturais (Tzedakah em hebraico; Jen, Chun-tzu, Li em chinês; Namasté em sânscrito; Ubuntu na língua Zulu), e do reconhecimento de que cada pessoa pode contribuir para um ambiente mais harmonioso com pequenas ações ao seu alcance (exemplo: CasaE).
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Carvalho, Beatriz Oliveira de. Atlas da dinâmica criminal em São Paulo (SP): roubos a transeuntes e de veículos. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2021. http://dx.doi.org/10.11606/9786587621791.

Повний текст джерела
Анотація:
O Atlas é parte de uma das linhas de pesquisa que compõem o projeto “Construindo a Democracia no Dia-a-dia: Direitos Humanos, Violência e Confiança Institucional”, atualmente em execução como Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão para o Estudo da Violência, sediado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-CEPID/USP), sob apoio e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Trata-se de linha que reúne estes objetivos (pesquisa, inovação e difusão) no âmbito das ciências sociais, tendo por foco o crime e a violência nas cidades globais. A presente publicação aborda: a caracterização do território do município de São Paulo; a qualidade dos dados que fundamentam as análises, inclusive suas lacunas, imperfeições e limitações; descrição e caracterização das ocorrências criminais observadas; tendências de vitimização; e disponibilidade de equipamentos de segurança. Ao compartilhar os dados e mapas com reconhecidos pesquisadores da área, o Atlas deixa de ser apenas um documento para consulta, mas se torna, também, uma fonte bibliográfica que contém explicações a respeito da evolução dos roubos a transeuntes e de veículos na metrópole de São Paulo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Lima, Tatiane do Nascimento, and Rogério Rodrigues Faria. Ecótono Cerrado Pantanal: meio ambiente e história natural. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.ecp672.1121-0.

Повний текст джерела
Анотація:
O termo Bioma refere-se a uma área do espaço geográfico representada por um tipo uniforme de ambiente, dentro do qual é possível identificar características similares de macroclima, fitofisionomia, solo e altitude (WALTER, 1986). Dentro dessas áreas espécies surgiram e se desenvolveram em resposta à essas características do ambiente. Tal processo permite que por exemplo, dentro dessas áreas os vegetais apresentem aspectos, formas e processos fisiológicos característicos (CRAWLEY, 1989). Dessa maneira, a manutenção desses biomas, com suas características ambientais únicas, é de fundamental importância para a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que ali ocorrem (regulação climática, ciclo de matéria, segurança alimentar, entre outros) (PBMC/BPBES, 2018; JOLY et al., 2019). O Brasil é formado por seis grandes biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal (IBGE, 2019). Dentro desses ambientes são encontrados uma grande diversidade de fauna e flora e características únicas de relevo e clima. Essa variedade de biomas está relacionada a grande extensão territorial do Brasil e a sua posição geográfica. Todas essas características fazem do Brasil o maior detentor de biota continental do mundo, sendo estimado um valor entre 15% e 20% das aproximadamente 1,5 milhões de espécies descritas no planeta. Só de plantas vasculares os números mais recentes citados são de 56108 espécies, com 12400 (22%) endêmicas. Esses dados representam aproximadamente 22% do total mundial (LEWINSOHN; PRADO, 2002; SHEPHERD, 2002; HUBBELL, 2008; GIAM et al., 2010). Dentro desse contexto, os biomas Cerrado e Pantanal se integram por meio dos rios que nascem nos planaltos do Cerrado. Esses rios contribuem na formação do Pantanal, nas planícies inundáveis da bacia do Paraguai (BRASIL, 2007). No Domínio Cerrado, a dinâmica ambiental é proveniente de uma marcada sazonalidade climática com duas estações bem definidas, o período seco e o período chuvoso (ASSAD, 1994; SILVA, 2011). Essa sazonalidade climática modifica constantemente as propriedades do solo, da flora e da paisagem e a reestruturação de muitas comunidades (AMARAL et al., 2013; MALHEIROS, 2016). No Pantanal as áreas conhecidas como planícies de inundação se caracterizam pela presença de hábitats que variam de aquáticos a terrestres, de acordo com o grau de comunicação com o rio principal (PAZ; TUCCI, 2010). Os ciclos de secas e cheias são um importante fenômeno hídrico para a região, criando um sistema complexo e dinâmico (JUNK; DA SILVA, 1999; RESENDE, 2008). O Cerrado é uma das 25 áreas do mundo consideradas críticas para a conservação, devido à riqueza biológica e à alta pressão antrópica a que vem sendo submetido (MYERS et al., 2000). O Pantanal, por sua vez, é reconhecido mundialmente pela abundância de sua fauna (MITTERMEIER et al., 1990; HARRIS et al., 2005) e é considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (BRASIL, 2018). O conhecimento dos aspectos que envolvem a fauna, a flora e as características dessas paisagens são de extrema importância para a sua conservação e preservação. As áreas de transição entre esses dois biomas, chamadas áreas de ecótono, se fazem presentes no estado do Mato Grosso do Sul. Nessa região, os biomas Cerrado e Pantanal possuem correlações quanto aos aspectos geomorfológicos e fitogeográficos (RODRIGUES et al., 2017). Na região o encontro entre o Planalto de Maracaju-Campo Grande e a Planície Pantaneira é uma área comum de elementos bióticos e abióticos entre o planalto e a planície (FILHO et al., 2009). A transição entre dois ecossistemas implica a existência de uma área com valores intermediários para diversos parâmetros ambientais (NEIFF, 2003). Por um lado, a área de transição pode gerar um aumento na biodiversidade, dado o fato dessas áreas apresentarem representantes de fauna e flora dos dois ecossistemas (VELOSO et al., 1991). Contudo, essas áreas de transição podem também representarem barreira ou área de isolamento com ecossistemas vizinhos (MALANSON, 1997). Desta forma, uma análise voltada para as áreas de ecótono entre esses dois biomas faz-se necessária, uma vez que a preservação de um depende da preservação do outro. Sobretudo para o entendimento de que essas paisagens de ecótono podem ser responsáveis pelo isolamento e amortecimento das alterações dentro dos biomas Cerrado e Pantanal. Este E-book traz estudos desenvolvidos na área de ecótono Cerrado Pantanal no município de Aquidauana (MS) e entorno. O município está localizado a 130 Km a oeste da capital Campo Grande. Aquidauana por se tratar de um município com influência dos biomas Cerrado e Pantanal, abriga uma grande biodiversidade, sendo citada pelo Ministério do Meio Ambiente (BRASIL, 2002) como área prioritária para conservação da biodiversidade. Na mesma via, o município se destaca por sua vocação turística e agropecuária, o que demanda atenção, devido ao processo de intensa ocupação e exploração antrópica dos recursos naturais. Dessa maneira, o conhecimento de suas características ambientais e dos processos ecológicos desempenhados por sua fauna e flora contribuem para sua preservação e manutenção.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Pereira, Enio, Fernando Martins, André Gonçalves, Rodrigo Costa, Francisco Lima, Ricardo Rüther, Samuel Abreu, Gerson Tiepolo, Sílvia Pereira, and Jefferson Souza. Atlas brasileiro de energia solar. Universidade Federal de São Paulo, 2017. http://dx.doi.org/10.34024/978851700089.

Повний текст джерела
Анотація:
A primeira edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar foi lançada em 2006 com base em 10 anos de dados dos satélites da série GOES e no modelo físico de transferência radiativa BRASIL‐SR, validado com dados observados em 98 estações meteorológicas operadas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e espalhadas por todo território nacional. Na época do lançamento, a rede SONDA (Sistema de Organização Nacional de Dados Ambientais), operada pelo INPE, havia recém entrado em operação e contribuiu no processo de validação com apenas três anos de dados solarimétricos das 3 componentes da irradiação solar na superfície: global horizontal, direta normal e difusa. Essa edição pioneira do Atlas constituiu um marco importante no histórico da energia solar no Brasil e é, ainda hoje, empregada por vários investigadores e empreendedores da área de energia solar. Após mais de 10 anos, o Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), através do seu Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia (LABREN), tem a satisfação de publicar a segunda edição, ampliada e revisada, do Atlas Brasileiro de Energia Solar. Trata‐se de um exemplo de trabalho cooperativo entre o INPE e pesquisadores de várias instituições no Brasil: a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Para essa nova edição, foram empregados mais de 17 anos de dados satelitais e implementados vários avanços nas parametrizações do modelo de transferência radiativa BRASIL‐SR, visando melhorar ainda mais a confiabilidade e acurácia da base de dados produzida e disponibilizada para acesso público. Além desses avanços, a nova versão contém análises sobre os níveis de confiança, sobre a variabilidade espacial e temporal do recurso solar, além de apresentar cenários de emprego de várias tecnologias solares. Embora o foco do Atlas seja a área de energia, os dados apresentados também atendem usuários em várias outras áreas de conhecimento, como a meteorologia, climatologia, agricultura, hidrologia e arquitetura. Este Atlas contou com a contribuição científica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT‐MC), através dos processos CNPq 573797/2008‐0 e FAPESP 2008/57719‐9, o qual apoiou a fase de pesquisa, consolidação e de sua montagem final. Não podemos também deixar de agradecer e de partilhar esse momento com o Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) que, através do Projeto ANEEL PD‐0553‐0013/2010 com o INPE, forneceu o importante suporte financeiro para o aprimoramento do modelo BRASIL‐SR, assim como para a expansão, operação e manutenção da rede solarimétrica SONDA. Os créditos também são endereçados à Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais, através do convênio FINEP / Rede CLIMA 01.13.0353‐00, pelo suporte na fase de rodadas do modelo, e aos demais colegas do INPE, particularmente do Laboratório de Instrumentação Meteorológica (LIM), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que forneceram suporte logístico a esse trabalho desde a primeira edição do Atlas. Agradecemos também o apoio institucional da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da International Solar Energy Society (ISES) pelo reconhecimento do mérito científico dessa publicação como marco importante para a penetração da tecnologia solar no Brasil.Os autores e as entidades de suporte e apoio que possibilitaram mais essa edição do Atlas esperam que esse trabalho constitua mais um importante marco para o avanço da tecnologia solar no Brasil.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Palacio Prieto, José Luis, Emmaline Montserrat Rosado González, and Giuliana Magali Martínez Miranda. Geoparques: Guía para la formulación de proyectos. Instituto de Geografía, UNAM, 2018. http://dx.doi.org/10.14350/gsxxi.tu.22.

Повний текст джерела
Анотація:
Esta obra tiene como objetivo servir como marco de referencia básico acerca de los conceptos relacionados con los geoparques. Incluye una descripción del Programa Internacional de Geociencias y Geoparques de la unesco así como el procedimiento para el desarrollo y designación de un Geoparque Mundial. También incorpora una breve descripción de las experiencias adquiridas en el proceso, pionero en México, derivadas de la formulación del Geoparque Mundial unesco Mixteca Alta, uno de los dos Geoparques Mundiales mexicanos reconocidos por ese organismo y que forma parte de la Red Global de Geoparques. Este documento es resultado del proyecto “Geopatrimonio y Geoparques; estrategias para la enseñanza y divulgación de las Ciencias de la Tierra”, que contó con el financiamiento del Programa de Apoyo a Proyectos para la Innovación y Mejoramiento de la Enseñanza (papime) de la Dirección General de Asuntos del Personal Académico (dgapa) de la Universidad Nacional Autónoma de México. Dado el creciente interés en el tema en nuestro país, este texto aspira a ser de utilidad para grupos interesados en desarrollar proyectos de Geoparque y promover la educación ambiental y el geoturismo como una estrategia de desarrollo territorial basada en la apreciación de los valores de la geodiversidad, el patrimonio geológico y el geopatrimonio.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Shinohara, Neide Kazue Sakugawa, and Fábio Henrique Portella Corrêa de Oliveira. Desafios e estratégias para segurança alimentar mundial. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.des1788-0.

Повний текст джерела
Анотація:
A preocupação quanto à Segurança Alimentar (Food Security) surgiu decorrente das sequelas da Segunda Guerra Mundial, causando flagelos humanos e impactos devastadores no meio ambiente. Os países envolvidos nesse conflito de escala global ficaram sem condições de produzir alimentos para abastecer as populações, o que gerou grande desordem social e econômica. Esse momento avassalador na história humana trouxe a conscientização universal que a garantia na oferta de alimentos e água potável para a população mundial ajudaria na busca da paz e harmonia entre as nações de diferentes etnias, culturas e de poder econômico. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotado em 2015 pelas Nações Unidas, compreende 17 Objetivos Globais. Foi uma chamada universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que até 2030 todas as pessoas desfrutem de paz, prosperidade econômica e justiça social. Infelizmente, grande parte da população global ainda consome pouco para atender às necessidades nutricionais básicas, devido às dificuldades de acesso a tecnologias eficientes e práticas resilientes, que levaria a uma economia mais eficiente em termos de gerenciamento dos alimentos, para assim combater a insegurança alimentar. O termo Segurança Alimentar é uma concepção abrangente e intersetorial que define diretrizes e metas para garantia ao direito humano quanto ao acesso regular e permanente de alimentos de qualidade e quantidade adequados, na promoção de uma vida saudável e ativa. A descoberta de novas tecnologias, recurso humano qualificado e apoio financeiro de toda a sociedade, são necessários para alcançar os Objetivos Globais em todos os contextos necessários para prolongar a vida das futuras gerações na terra, com responsabilidade e senso de justiça igualitário. As ações da Segurança Alimentar envolvem projetos em todos os estratos da sociedade civil organizada, precisando de consenso, alinhamento e compromisso com políticas de estado em nível global. As metas são obtidas com recursos e instrumentos de avaliação reconhecidos pela comunidade acadêmica, monitoramento constante, envolvendo programas, ações da gestão pública, da sociedade, instituições de ensino, uma vez que trata-se de participações conjuntas, para garantir a soberania alimentar de sua população. Na perspectiva das ações da soberania, os programas de qualidade e gestão de riscos transmitidos por alimentos devem ser adotados para garantia do Alimento Seguro (Food Safety), porque além de fornecer nutrientes importantes ao organismo, faz-se necessário adotar barreiras sanitárias, para que os alimentos estejam livres de microrganismos patogênicos ou deteriorantes, metabólitos tóxicos, produtos químicos e corpos estranhos em concentrações que possam vir a causar doenças transmitidas por alimentos. A garantia da condição do alimento produzido deve garantir a qualidade desde o campo até a mesa do consumidor. Diante da globalização alimentar atual, o Estado Brasileiro empenha-se na promoção de cooperação técnica com outros países, contribuindo assim para a realização do direito humano à alimentação segura no plano internacional, através de práticas de produção mais sustentáveis. O cumprimento das boas práticas agrícolas, adoção de sistemas de produção resiliente, manipulação de alimentos seguro, garantia de inocuidade e adoção das ferramentas de rastreabilidade, são ações e informações compartilhadas entre os países. Os capítulos deste volume são contribuições científicas atualizadas abordando os Desafios e Estratégias para Segurança Alimentar Mundial, a partir dos diferentes ramos das ciências, compartilhando reflexões multidisciplinares que visam a promoção de estratégias para lidar com os desafios da segurança alimentar no Brasil e no mundo. Desejamos a todos uma leitura proveitosa dos bons frutos acadêmicos que foram gerados e aqui generosamente compartilhados.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Atlas dos assentamentos rurais do Norte do Mato Grosso. Faculdade UnB Planaltina, 2019. http://dx.doi.org/10.26512/9788592912031.

Повний текст джерела
Анотація:
Prefácio - O Atlas dos assentamentos da região norte do estado do Mato Grosso é o resultado de estudos e ações conjuntas realizados por meio da parceria estabelecida entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade de Brasília (UnB) – Faculdade UnB Planaltina (FUP), no âmbito do Projeto Regularização Ambiental e Diagnóstico dos Sistemas Agrários dos Assentamentos da Região Norte do Estado do Mato Grosso (Radis-MT). O Projeto Radis-MT, nasceu da necessidade da regularização ambiental das propriedades rurais, prevista na Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa. Desde sua concepção, o projeto propõe uma abordagem participativa e busca inovar, associando o uso de tecnologias que permitem uma visão ampla do território, a fim de promover a regularização ambiental a partir do olhar sobre os sistemas produtivos. Neste contexto, o Radis integra a pesquisa acadêmica aplicada e a assistência técnica para alcançar os melhores resultados no atendimento às famílias assentadas. O Radis atua em 41 municípios do norte do estado do Mato Grosso, contemplando 111 assentamentos, onde residem 27.573 famílias, em uma área total de aproximadamente 1.09 milhões de hectares. Destes, 97 assentamentos estão localizados nas bacias dos rios Juruena e Teles Pires e 14 assentamentos na bacia do rio Xingu. Nesta publicação, são apresentados os resultados da primeira fase do projeto, na qual foram analisados 32 assentamentos, localizados em sete municípios do Mato Grosso. Esses assentamentos abrigam 7.579 famílias beneficiárias da reforma agrária em uma área de 491.851,6 ha. Este atlas aponta aspectos relevantes para o entendimento das questões ambientais e de uso da terra da região. O leitor encontrará, além dos mapas dos municípios, informações demográficas, econômicas, sociais, dados dos sistemas agrários e dados temporais sobre a cobertura de vegetação nativa dos assentamentos. Essa caracterização serve para o Incra e para os beneficiários avançarem no processo de regularização ambiental das famílias atendidas pela reforma agrária. Esperamos que esta publicação seja útil não só para pesquisadores, mas para técnicos, agricultores, tomadores de decisão, como fonte de consulta e base de informações para auxiliar nos processos de planejamento, gestão e uso do território, de forma a contribuir com a agenda de desenvolvimento dos assentamentos, integrando a produção de alimentos, o bem-estar das famílias, a geração de trabalho e de renda e a manutenção das funções ecossistêmicas do ambiente. César Aldrighi INCRA Mário Lúcio de Ávila FUP/UnB
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Monteiro Scabello, Andrea Lourdes, Bartira Araújo da Silva Viana, and Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque. Dinâmicas ambientais-urbanas e formação docente no espaço geográfico piauiense. SertãoCult, 2022. http://dx.doi.org/10.35260/67960852-2022.

Повний текст джерела
Анотація:
O livro Geografia em debate, v. 5, reuniu uma série de artigos nos quais os diversos conceitos, fenômenos, eventos e estratégias foram discutidos e relacionados aos estudos regionais e geoambientais, bem como ao ensino da geografia. Assim, a leitura desta obra permite ao interessado a oportunidade de aprender sobre os aspectos geoambientais e as práticas geográficas com uma linguagem mais acessível e dinâmica. A compreensão do ensino da Geografia e de uma dinâmica ambiental visando à compreensão das relações entre a natureza e a sociedade pode ser analisada utilizando os elementos que compõem a paisagem geográfica e suas inter-relações, tornando-se fundamental para apresentar trabalhos de reflexões, de pesquisas, de diálogos, de estudos e de práticas cotidianas que abrangem a produção acadêmica. Os autores de cada capítulo estabeleceram ampla conexão de seus assuntos com os demais capítulos do livro, trazendo ainda sugestões para leitura aprofundada. Este livro é, sem dúvidas, uma importante fonte de dados e informações para estudantes, professores e demais interessados. Por um lado, a obra aborda um conjunto de estudos regionais e características geoambientais, com base em dinâmicas e transformações territoriais, eventos extremos do ambiente urbano, fragilidade ambiental e vulnerabilidade ambiental. Por outro, o livro enfatiza o ensino da Geografia na medida em que prioriza o papel da escola e das práticas geográficas docentes. Parabéns aos organizadoras e autores que merecem elogios por aceitarem esse desafio e alcançarem admiravelmente seus objetivos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Marques, Marcia Alessandra Arantes, ed. Estudos Avançados em Ciências Agrárias. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf22040700.

Повний текст джерела
Анотація:
Esta obra tem por objetivo apresentar produções acadêmicas que possuem em comum a grande área Ciências Agrárias. Permeando por este vasto tema, nas próximas páginas serão apresentados trabalhos que abordam sobre Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agrícola, bem como na Ciência Animal. Desta forma, para melhor direcionar o fluxo da leitura, o livro está dividido em capítulos, nos quais os primeiros apresentados abordam o tema “Ciência e Tecnologia em Alimentos” e apresenta trabalhos desenvolvidos com ênfase em controle de qualidade, aproveitamento de subprodutos e planejamento experimental. Acredito que o controle de qualidade de alimentos e o aproveitamento de subprodutos são temas de grande relevância para nosso país e desta forma, nós como professores e pesquisadores, devemos, por meio da ciência sempre trazer novas pesquisas a fim de preencher lacunas no conhecimento e apresentar novas possibilidades e soluções para o melhor aproveitamento e utilização dos alimentos. Na sequência, são apresentados trabalhos desenvolvidos na temática de produção e caracterização de forrageiras de cereais de inverno, predição da produtividade da cultura da soja por meio da aplicação de modelos de regressão linear, bem como relatar um estudo casos de onfalite em bezerros. Neste sentido, os trabalhos aqui apresentados, alinham-se a estas demandas e trazem novas analises que condizem com as necessidades emergentes da nossa sociedade. Profª. Drª. Heloisa Gabriel Falcão. Instituto Federal de Educação (IFG) – Campus Inhumas O crescimento da economia e da taxa de urbanização de alguns países, especialmente da Ásia, resultou em significativas mudanças no estilo de vida das populações neles residentes, com incrementos no consumo de bens duráveis, energia e alimentos. Além disso, estima-se que a população mundial ultrapassará 8,5 bilhões de pessoas até 2030 e que a maior porção desse crescimento demográfico ocorrerá na China, Índia e Indonésia. Esse contexto representa um desafio para a segurança alimentar e energética mundial, uma vez que, se as tendências atuais forem mantidas, a área agrícola deverá aumentar em cerca de 42 milhões hectares até 2027. Contudo, a limitação de terras agricultáveis permitirá um crescimento de apenas 10% em escala mundial, sendo que, quase metade disso se dará no Brasil e na Argentina. Assim, a América do Sul será a mais importante fonte de expansão agrícola do mundo. Com abundantes recursos naturais e grande potencial de desenvolvimento agropecuário, a América do Sul configura importante elemento estratégico para melhorar a segurança alimentar global. Em particular, o setor agropecuário brasileiro é reconhecido internacionalmente pela elevada inserção no mercado globalizado, com destaque para produção de carne de frango, açúcar, suco de laranja, fumo, café e soja... produtos do agronegócio brasileiro que são campeões no ranking de exportações do mercado global. Outros produtos agropecuários brasileiros que merecem grande destaque por configurarem entre as primeiras posições no ranking mundial de produção e exportação são: carne bovina, óleo de soja, farelo de soja, milho e leite bovino. A pandemia de Covid-19 impactou negativamente a economia mundial em razão das necessidades sanitárias e de distanciamento social. Ainda assim, mesmo em momentos de maiores restrições de circulação e transportes, vários segmentos agropecuários do Brasil experimentaram expressiva elevação na produção e vendas nacionais e internacionais. Isso ocorreu em razão das políticas preventivas de vários países no sentido de garantir a segurança alimentar de suas populações, restringindo as exportações e aumentando as importações de alimentos para ampliar suas reservas estratégicas. Essas políticas preventivas não foram adotadas pelo Brasil e, devido ao desmonte dos estoques reguladores e da redução substancial dos recursos destinados a agricultura familiar desde 2017, o mercado interno foi drasticamente afetado pelas exportações record de 2020 e 2021. A redução da quantidade de milho, soja e carnes, principalmente bovina, no mercado interno promoveu expressivo aumento dos preços num momento onde houve aumento de desemprego e queda de renda das classes menos abastadas da população brasileira. O Brasil, que já tinha voltado ao mapa da fome em 2018, sofreu um aumento de 14% no número de domicílios com algum tipo de insegurança alimentar entre 2018 e 2020. Estima-se que mais de 55% da população brasileira sofreu de insegurança alimentar entre 2020 e 2021, conforme dados da rede Penssan e da Organização das Nações Unidas. Nesse contexto, apesar das reduções dramáticas no volume de recursos públicos destinados a produção cientifica no Brasil, tornou-se ainda mais imprescindível a produção de pesquisas e a disseminação do conhecimento resultante delas. Composto por sete capítulos que apresentam pesquisas relevantes, esse livro pretende contribuir com subsídios significativos para o enfrentamento desse imenso desafio que se apresenta, ainda mais intenso nesses tempos de pós-Covid-19, que é elevar a eficiência da produção agropecuária a fim de garantir melhores condições de segurança alimentar para a população brasileira. O primeiro capítulo apresenta uma proposta de utilização da farinha de okara para o enriquecimento do hamburguer de carne bovina. Um dos produtos mais conhecidos do processamento da soja é o leite de soja ou extrato aquoso de soja. Ele é obtido a partir da lavagem, maceração, aquecimento e filtração dos grãos de soja. O okara é o subproduto solido do processo de filtração que separa o leite de soja. Aproximadamente, 250 g de farinha de okara são obtidos a partir do processamento de cada quilo de soja. Trata-se de um alimento altamente nutritivo, fonte de isoflavonas, antioxidantes, fibras solúveis e insolúveis que, além de auxiliar na redução de colesterol e triglicerídeos, previne a ação carcinogênica do bolo fecal. Os capítulos 2 e 3 apresentam um estudo que desenvolveu e avaliou as características químicas, físicas e funcionais de biscoitos, tipo cookie, com substituição parcial de farinha de trigo por farinha de gérmen de milho. Essa proposta se mostra extremamente relevante do ponto de vista econômico e nutricional. Uma vez que o advento do conflito bélico entre Rússia e Ucrânia tende a reduzir a oferta de trigo no mercado global e elevar seus preços. O Brasil é o segundo maior produtor de milho do planeta e apenas o 21º produtor de trigo. O resultado disso é que o Brasil importa cerca de 50% do trigo consumido no mercado interno. Além disso, o aumento da prevalência de pessoas com sensibilidade ao glúten, apontado pela pesquisa nacional de saúde do IBGE em 2017, torna esse tipo de experimento, muito relevante para o aumento de alternativas alimentares para esse público. O capítulo 4 compreende um estudo que identificou os agentes causadores de mastite em vacas leiteiras. Além disso, avaliou a relação entre a sua ocorrência de mastite e a qualidade do leite. A mastite é uma reação inflamatória da glândula mamária, geralmente associada à presença de microrganismos, que reduz a qualidade do leite e seus derivados, bem como a segurança do consumidor em razão de alterações na composição físico-química e sensorial dos produtos. Trata-se de uma pesquisa de grande relevância, uma vez que a retomada das exportações de leite para a China em 2021 tende a reduzir a oferta no mercado interno. Ainda sem as exportações para a China, o Brasil vendeu cerca de 29 milhões de toneladas de leite para Argélia, Venezuela, Estados Unidos, Argentina e Uruguai em 2021. Isso explica parte da pressão inflacionaria sobre o produto desde o início das medidas de contenção da Covid-19. Nesse contexto, contribuições que auxiliem na melhoria da qualidade e aumento da produtividade são salutares. O capitulo 5 nos relata um experimento que analisou as características químicas e bromatológicas de forragens de cereais de inverno em duas alturas de corte do solo e os benefícios da manutenção da cobertura vegetal na forma de matéria seca. Cereais de inverno, como centeio, trigo, triticale, cevada e aveia, além de produzirem grãos utilizados na alimentação humana, podem servir de alimento para aves, suínos, bovinos de corte, ovinos e, principalmente, vacas leiteiras. Na região Sul do Brasil, durante o inverno, não é incomum que grande parte de áreas agrícolas e máquinas fiquem ociosas. Dessa forma, a produção de cereais de inverno para forragear os rebanhos e para formar reservas para épocas de escassez parece ser uma estratégia viável para melhorar a constância da produtividade animal, gerando renda e diluindo os custos fixos da propriedade rural. Ademais, a manutenção de matéria seca no solo contribui para a redução de custos por meio da conservação da fertilidade do solo e redução da perda de carbono e necessidade de insumos. O sexto capítulo trata da utilização de técnicas de sensoriamento remoto para estimar a produtividade da cultura da soja, com a utilização de imagens de satélite. São apresentados modelos de regressão múltipla para prever a produtividade a partir de índices de vegetação (NDVI, SAVI, NDWI e EVI2). Ainda que pesquisas oficiais com as do IBGE e CONAB estimem a produtividade da soja com relativa precisão em escala estadual, elas são baseadas em abordagens qualitativas com grupos focais. Assim, o desenvolvimento de novas técnicas para o acompanhamento das culturas em escala microrregional pode contribuir para a redução de custos e maior precisão nas pesquisas oficiais. Além disso, os produtores e operadores do agronegócio podem fazer uso de insumos específicos para o planejamento da cultura e tomada de decisões. O capitulo 7, último desse livro, relata um estudo de 30 casos de onfalite em bezerros, dos quais 15 animais foram tratados conservadoramente e 15 submetidos ao tratamento cirúrgico. A onfalite constitui uma infecção dos remanescentes umbilicais cuja evolução pode resultar em óbito do animal ou comprometer o crescimento e rentabilidade do sistema produtivo desse. Os escassos estudos epidemiológicos brasileiros, a respeito dessa afecção umbilical, relatam que entre 21% e 45% dos bezerros neonatos desenvolverão algum nível dessa infecção e desses, entre 5,5% e 10% irão a óbito. Os resultados do estudo descrito nesse capítulo são extremamente relevantes para que criadores, zootecnistas e médicos veterinários tenham maios evidencias na tomada de decisão a respeito dos procedimentos a serem adotadas diante de tal situação. João Francisco Severo Santos. Doutor em Ciências do Ambiente – UFT. Analista de Pesquisas Agropecuárias - IBGE
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Частини книг з теми "Os dados globais ambiente"

1

Macedo, Hudson de Azevedo, José Cândido Stevaux, and Ivan Bergier Tavares de Lima. "BALANÇO HÍDRICO DA BACIA DO ALTO PARAGUAI, HIDROLOGIA DO PANTANAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meio Ambiente - Vol. I, 28–41. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060802.

Повний текст джерела
Анотація:
O armazenamento de água de uma bacia de drenagem determina a sua segurança hídrica. A quantidade de água retida na bacia pode ser medida por meio do cálculo do balanço hídrico, definido pelas entradas de água subtraídas das saídas. As medidas hídricas de entrada e saída em uma bacia de drenagem são onerosas, o que torna o uso de dados de sensoriamento remoto uma ferramenta de grande impacto socioeconômico para fins de gestão. Somado a isto, tem-se que estudos de disponibilidade hídrica com sensores orbitais são relativamente escassos para a Bacia do Alto Paraguai (BAP). Dessa forma, a partir do processamento de dados de precipitação do Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) e de evapotranspiração do MODIS Global Evapotranspiration Project (MOD16), o presente trabalho traz uma estimativa do balanço hídrico da BAP com sensores orbitais. Os resultados indicam que a BAP apresentou um superávit hídrico anual entre 2000 e 2014, muito embora os parâmetros hídricos anuais sejam pouco correlacionados. No entanto, parece haver fenômenos atmosféricos- -climáticos que maximizam a correlação entre os parâmetros hidrológicos e a anomalia de temperatura com atrasos de 2 a 5 anos, presumivelmente via teleconexões climáticas defasadas com QBO e ENSO. Embora o balanço realizado mostre um excedente hídrico na bacia, esta condição pode estar se alterando devido às mudanças climáticas globais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Koga, Arisa, Gabriela Novais Guesso, and Rodrigo Tartari. "SAZONALIDADE MICROMETEOROLÓGICA E A CHEGADA DE UM EVENTO DE FRIAGEM NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II, 61–74. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060904.

Повний текст джерела
Анотація:
Sazonalmente, massas de ar frio provenientes do sul do continente atingem a região do sudoeste da Amazônia Brasileira em alguns dias do ano. Estes eventos são capazes de ocasionar perturbação atmosférica e alterar os parâmetros micrometeorológicos de forma a influenciar na vida biológica da floresta. O objetivo deste trabalho foi descrever a sazonalidade micrometeorológica, bem como a chegada de um evento de friagem e seus efeitos na região do município de Humaitá-AM, para o ano de 2017. Foram utilizados dados de estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A precipitação total foi de 2710,6 mm.ano-1, sendo sua sazonalidade bem definida por duas estações características, seca e chuvosa. A umidade relativa do ar manteve-se com padrões típicos da região na ordem de 70-90% durante todo o ano. A radiação solar global incidente apresentou o menor valor no período de seca e o maior na transição do período seco para o chuvoso. A temperatura máxima atingiu valores na ordem de 35 ºC, e a pressão e velocidade do vento demonstraram um aumento expressivo no mês de julho e valores mínimos em novembro. O evento da passagem da friagem gerou alterações em todos os parâmetros analisados, com queda brusca na temperatura e aumento na pressão e velocidade dos ventos. A umidade relativa do ar apresentou valores baixos devido a friagem ter massa de ar seca e fria.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Santos, Raquel Rodrigues, Gabriella Bigossi de Castro, Gabriella Barreto Soares, and Rosanne Feitosa e. Souza Sarmento. "ODONTOLOGIA NA ERA DA COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA." In CIÊNCIAS APLICADAS À ODONTOLOGIA, 117–32. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21091410.

Повний текст джерела
Анотація:
A epidemia de COVID-19 foi elevada ao status de pandemia em março de 2020 pela OMS e estende-se até o momento atual em 2021. Os cuidados para mitigação da disseminação de doenças através de medidas de biossegurança já estavam presentes na Odontologia, mas foram redobrados durante a pandemia. O objetivo do estudo foi revisar a literatura acerca da biossegurança na Odontologia durante a pandemia e identificar abordagens para minimização do risco de infecção por SARS-CoV-2. Trata-se de revisão integrativa da literatura através das bases de dados PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) que utilizou os descritores combinados: (“coronavirus” OR “covid-19”) AND “dentistry” AND (“containment of biohazards” OR “aerosols”). Foram coletados artigos publicados entre 2020 e 2021 e critérios de inclusão e exclusão foram estabelecidos. Dos 29 artigos selecionados, 18 trouxeram como temática central os aerossóis odontológicos, 8 abordaram protocolos e experiências globais frente à pandemia de COVID-19 e 2, medidas de proteção e equipamentos de proteção individual. Observou-se uma preocupação geral em todos os artigos com os riscos oferecidos no ambiente odontológico para a propagação de patógenos, em especial, o SARS-CoV-2, devido à intensa produção de aerossóis que ocorre na maioria dos procedimentos realizados no dia-a-dia da equipe de saúde bucal. Medidas que promovam a redução desse risco estão sendo propostas. O estudo ressalta a necessidade de novas abordagens em odontologia com foco na prevenção do agravamento do número de casos de doenças de forma que haja promoção de saúde bucal através de procedimentos livres de aerossóis.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Bueno, Robson Elias, Rogério Queiroz de Camargo, Império Lombardi, João Victor Bueno, and Moacir de Freitas Junior. "PROCUREMENT SUSTENTÁVEL: ORIENTAÇÕES GLOBAIS." In Sustentabilidade: Princípio de proteção ao ambiente para as futuras gerações, 1–13. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4372123111.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

SILVA, Francisco Anderson Mariano Da. "Conhecendo o ambiente e coletando os dados." In Cabeamento estruturado: Implantação e benefícios, 4–7. Even3 Publicações, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/513393.1-1.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Pereira, Heloísa Corrêa, Fausto Martins Fonte Del Guercio, and Jônatha Rodrigo de Oliveira Lira. "POPULAÇÃO, AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS." In Política, ecologia e (re)existência na Amazônia brasileira: um outro (des)envolvimento é possível, 28–45. Editora Itacaiúnas, 2021. http://dx.doi.org/10.36599/itac-peam.0002.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Barreto, Gabriel Rodrigues, and Adriano Augusto de Miranda. "Análise de dados de precipitação de uma estação pluviométrica particular em relação aos dados da rede pública." In Meio Ambiente, Sustentabilidade e Tecnologia – Volume 5 – Recursos Hídricos. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-055-2.cap.06.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Maioli, Marcos Rogério, and Rosana Arruda Cruz. "Relatório sobre a COMCAM – comunidade dos municípios de Campo Mourão – PR." In Turismo: estratégias, competitividade e comportamento humano, 114–24. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20213-4-p114-124.

Повний текст джерела
Анотація:
Este relatório apresenta alguns dados levantados sobre a COMCAM – Comunidade dos Municípios de Campo Mourão (PR), apresentando dados relacionados com os municípios, população, renda per capita, meio ambiente, taxa de pobreza, principais problemas encontrados, desmembramento da região turística Caminhos das águas, levantamento de dados relacionados ao turismo da região e uma análise do planejamento turístico da região, com uma breve análise dos fatores que contribuíram para a situação atual em que se encontra a região.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Hongyu, Kuang, and Fabiane de Lima Silva. "MODELO DE INTERAÇÃO GENÓTIPO × AMBIENTE PARA DADOS DE ENSAIOS MULTIAMBIENTAIS." In Múltiplos Olhares sobre a Biodiversidade - Vol. V, 145–56. Editora TantaTinta, 2017. http://dx.doi.org/10.29142/mosb5-8.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Machado Pires, Carlos Eduardo, Márcia Sabino Duarte, and Valter Cleber Guedes Da Rocha Lima. "PROJETO ATLAS: INTELIGÊNCIA GEOGRÁFICA QUE TRANSFORMA DADOS EM CONHECIMENTO." In Meio Ambiente e Saneamento Básico: impactos e desafios no Brasil. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/191200027.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Тези доповідей конференцій з теми "Os dados globais ambiente"

1

C. Neto, Helio N., Diogo M. F. Mattos, and Natalia C. Fernandes. "FedSA: Arrefecimento Simulado Federado para a Aceleração da Detecção de Intrusão em Ambientes Colaborativos." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2021.16727.

Повний текст джерела
Анотація:
Sistemas de detecção de intrusão (IDS) baseados em aprendizado federado treinam um modelo global com a colaboração de participantes que treinam modelos locais de aprendizado de máquina. Desafios de otimização implícitos ao aprendizado federado são relacionados à heterogeneidade e ao desbalanceamento da distribuição dos dados entre participantes. Este artigo propõe a meta-heurística Arrefecimento Simulado Federado (Federated Simulated Annealing - FedSA), que visa selecionar adaptativamente os hiperparâmetros e a seleção de participantes para a agregação de rodadas globais no aprendizado federado. A otimização da seleção de participantes e a definição adaptava de hiperparâmetros do Arrefecimento Simulado Federado reduzem o número de iterações até obter a convergência do modelo, promovendo, assim, uma disseminação rápida de novos conhecimentos extraídos dos modelos locais. A avaliação da proposta em um cenário de sistema de detecção de intrusão federado mostra que o modelo global usando do FedSA converge em apenas 10 iterações globais, enquanto o algoritmo tradicional necessita de 20 iterações para que ambos alcancem acurácia de 99,8% na detecção de ataques.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Oliveira, Keithy Juliane De, Eduardo Donato Alves, and Neucedes Vallandro Broseghini. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ATUALIDADE DE ACORDO COM OBRA DE PAULO FREIRE." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1802.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: As ameaças globais ao meio ambiente, os avanços tecnológicos, a falta de motivação humana para o cuidado com o meio ambiente e, em geral as diversas notícias e estudos que mostram o problema da realidade ambiental, são fatores que geram preocupação para a busca de estratégias que permitam a conservação e preservação do planeta, uma vez que se reconhece que os vários elementos do ambiente influenciam o processo evolutivo do ser humano. Esses danos à vida devem ser reduzidos. É necessário gerar espaços que permitam o reconhecimento do ambiente, da realidade e suas formas de proteção, de tal forma que encoraje e motive a reflexão e desenvolvimento sustentável. É importante frisar que, segundo o artigo 225 da CF/88, todos têm direito a um meio ambiente bem conservado, contudo, cabe ao Estado o dever de desenvolver políticas de conservação e, dessa forma, a Educação Ambiental (EA) pode constituir-se numa das principais estratégias de desenvolvimento sustentável. Objetivos: Especificar a principal contribuição de Paulo Freire na EA. Material e Métodos: A obra lida se delimita a partir do levantamento de informações por meio de leitura prévia da obra. Resultados: A EA dentro de uma sociedade é a ferramenta mais importante para a construção de uma convivência sustentável, ainda mais com os desafios enfrentados em que a crise econômica ligada à polarização política coloca no cotidiano mais atalhos para a convivência entre os cidadãos. Em um mundo com crescentes manifestações de intolerância, é fundamental que os sistemas educacionais instruam os estudantes com valores, conhecimentos e habilidades que incutam respeito pelos direitos humanos. Isso inclui conscientização ambiental e sustentável para promover um mundo melhor e um futuro mais adequado para todos. Conclusão: Segundo Freire, a educação ambiental consiste na estratégia de desenvolvimento sustentável mais eficaz, porquanto ela trabalha com as gerações futuras.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Winck, Ana T., and Duncan D. Ruiz. "Processo de KDD para Auxílio à Reconfiguração de Ambientes Virtualizados." In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2008. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2008.5927.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho propõe um processo de KDD para auxílio à reconfiguração de máquinas virtualizadas Xen. Xen permite a execução simultânea de diversas máquinas virtuais (VM) sobre um mesmo hardware. Inicialmente, são obtidos dados de desempenho de cada VM, compilados de execuções de benchmarks sobre cada uma. Esses dados, após armazenados no data warehouse, podem ser preparados para serem utilizados por técnicas de mineração. Os modelos preditivos gerados podem, então, ser enriquecidos com instruções de reconfiguração. Tais modelos buscam sugerir, dada uma configuração vigente, qual o melhor conjunto de parâmetros de configuração para modificar o ambiente, e alcançar um ganho global de desempenho.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Pantoja, Daniel Assunção, Daniela Assunção Pantoja, José Paulo Gaia Assunção, Derivaldo Magalhães Farias, and Vagner Paz Da Silva. "GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1792.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: A discussão sobre Educação Ambiental vem se destacando nos últimos anos. O conceito a ela atribuído é de extrema importância, pois tem forte relação entre o homem e o meio ambiente. De modo geral, a educação ambiental é o processo que teoricamente consiste em proporcionar uma compreensão de forma crítica, em um ambiente global, que de certa forma vem para desenvolver atitudes, como uma posição consciente e participativa. Objetivo: Diante disso, este estudo tem objetivo de refletir acerca da utilização do geoprocessamento quando utilizado como ferramenta metodológica aplicada à educação ambiental. Materiais e métodos: Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática, buscando através dos descritores: “geoprocessamento”, “educação” e “meio ambiente” nos bancos de dados do Google Scholar e Portal de Periódicos da CAPES. Na busca, foi encontrado um total de 20.700 textos na base do Google Scholar e cerca de 174 artigos no Portal de Periódicos da CAPES, dos quais foram selecionados 10 artigos para esta revisão. Com relação a forma de escolha dos trabalhos selecionados, esse procedimento foi realizado através da leitura preliminar somente de resumos, com o intuito de identificar aqueles pertinentes ao tema em estudo e excluir os demais. Resultados: Com a análise dos trabalhos selecionados, observou-se que as técnicas de geoprocessamento podem ser ferramentas imprescindíveis para a educação ambiental, tendo em vista que através das geotecnologias é possível verificar uma série de aspectos ambientais como: uso e cobertura do solo, poluição da água e do ar, disposição irregular de resíduos e dentre outros atributos que podem ser valiosos aliados quando estudados integrando geoprocessamento e educação ambiental. Conclusão: Finalmente, pode-se afirmar que mediante a necessidade de ressignificar o processo de ensino e aprendizagem, as tecnologias são imprescindíveis. No contexto da educação ambiental, a inferência também é válida, evidenciando a aplicabilidade pedagógica das geotecnologias.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Veríssimo, Graciete Soares Libório, Ivanize Barbosa De Souza Almeida, and Paula Carvalhal Lage Von Buettner Ristow. "O PAPEL DA FORMAÇÃO DE BIOFILME EM LEPTOSPIRA: PROTEÇÃO DA AGRESSÃO DO MEIO AMBIENTE E INVASÃO E EVASÃO DO HOSPEDEIRO." In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1193.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: Leptospiras são bactérias Gram-negativas, capazes de sobreviver no solo e na água por longos períodos. O gênero Leptospira é classificado em espécies saprofíticas e patogênicas. Leptospira patogênica causam leptospirose, zoonose com incidência global com mais de um milhão de casos e 58.900 mortes anual em todo o mundo. A leptospirose é transmitida através de solo ou água contaminada, pela urina do Rattus norvegicus, principal hospedeiro, que eliminam leptospiras viáveis no ambiente. Leptospira patogênicas podem infectar qualquer mamífero, inclusive o ser humano. In vitro e em ambientes naturais, Leptospira formam biofilmes, o que pode estar associado a sobrevivência da bactéria no ambiente por longos períodos. Biofilmes são comunidades de microrganismos aderidos a superfície, envolvidos em uma matriz extracelular, os quais protegem os microrganismos contra radiação, dessecação, antibioticoterapia e defesas do sistema imune. Objetivo: Neste estudo buscamos analisar o papel do biofilme na sobrevivência de Leptospira no meio ambiente e como este biofilme pode contribuir para invasão e evasão no hospedeiro. Material e métodos: Consistiu-se em uma revisão de literatura, a partir de uma abordagem qualitativa, na base de dados Pubmed, utilizando como termo de busca booleano (biofilm[Title/Abstract]) AND (leptospira[Title/Abstract]). Foram encontrados 15 artigos, compreendendo o período de 2003 a 2020. Resultados: A formação de biofilmes desempenham papeis importante em sua capacidade de sobrevivência em diversos habitats ambientais, principalmente para as bactérias patogênicas, que permanecem viáveis até infectar novos hospedeiros. Etapas iniciais na formação de biofilme em Leptospira, fornecem informações detalhadas sobre estratégias usadas para criar biofilmes resilientes, e assim, se proteger contra estresses extracelulares. Também identificamos que a via c-di-GMP é funcional, além de exercer um papel formação de biofilme desta bactéria. Já foi demonstrado na literatura que Leptspira compõem biofilme mistos, e que quando usado a concentração subinibitória de antibióticos, estimula a produção de biofilme e as protegem contra antibioticoterapia. Conclusão: Por conseguinte, sugere-se que biofilmes estejam relacionados à patogênese da leptospirose. Desde a sua sobrevivência no meio ambiente, assim como na evasão no hospedeiro. Aspectos estruturais do biofilme e da composição da matriz extracelular ainda são pouco conhecidos. E necessitam ser mais explorados.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

De Freitas, Luiza Isaia. "IMPACTOS SOBRE A BIODIVERSIDADE DA FAUNA DEVIDO À PREDAÇÃO POR FELINOS DOMÉSTICOS." In I Congresso Brasileiro de Biodiversidade Virtual. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1079.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: A relação entre gatos e humanos data de 9.500 anos. Originalmente ao se domesticarem foram utilizados para o controle de pragas nas residências e fazendas. Atualmente o papel dos felinos domésticos vai muito além, sendo considerados parte da família. Algumas pessoas, por acreditarem que esses animais, apesar de domesticados, merecem vida livre como seus ancestrais, acabam por deixar os gatinhos com acesso à rua, prática que leva a predação de animais pertencentes a fauna pelo instinto da caça. Ainda, o abandono dos felinos contribui substancialmente para que estes animais se tornem errantes e exímios predadores, muitas vezes devido à fome, ocasionando um significativo impacto ambiental sobre a biodiversidade da fauna, principalmente sinantrópica, devido a predação causada por esses. Objetivo: Descrever os principais impactos sobre a biodiversidade da fauna devido à predação por felinos domésticos. Material e métodos: Por meio de revisão bibliográfica foi realizado levantamento de dados com análise qualitativa. Resultados: Os felinos domésticos são reconhecidos no mundo todo com uma ameaça global à biodiversidade. Esses animais são exímios predadores, estando na lista global das 100 piores espécies invasoras que mais impactam o ambiente e a conservação, ameaçando uma variedade de espécies animais nativas e inclusive ameaçadas. Há dados de serem responsáveis pela extinção de 33 espécies de aves. Estudos relatam que os felinos domésticos errantes predam 2,4 bilhões de aves, 12,3 bilhões de mamíferos, 478 milhões de répteis e 173 milhões de anfíbios apenas nos Estados Unidos. Ademais, em locais isolados como ilhas, há dados que os gatos correspondem a 14% dos predadores que levaram à extinção global de espécies, sendo 8% destes sob risco de extinção. Conclusão: Desta forma concluímos que o impacto sobre a biodiversidade da fauna devido a predação por felinos domésticos ocasiona grande impacto ambiental, inclusive gerando a extinção de espécies ameaçadas e nativas. Para controlar o impacto desses animais é imprescindível a posse responsável e o controle populacional (como castração) de animais errantes, dentre outras medidas que devem ser tomadas a fim de garantir a integridade dos felinos e diminuir o impacto e a predação destes preservando a fauna.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Veríssimo, Graciete Soares Libório, and Ivanize Barbosa De Souza. "MICROBIOMAS: O EQUÍLIBRIO ENTRE O MUNDO MICROBIANO E O NOSSO." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1266.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: Microbioma é uma comunidade de microrganismos, e seus genes, que convivem de forma equilibrada em determinado ecossistema. Cada comunidade hospeda um microbioma único, que pode ser alterado por uma variedade de condições, tanto bióticas quanto abióticas, cujas faixas quantitativas determinam taxas de crescimento positivas ou negativas da unidade evolutiva contidas nesse espaço. Objetivo: Compreender melhor as interações que existem entre o microbioma e a qualidade de vida. Material e métodos: Consistiu-se em uma revisão de literatura, a partir de uma abordagem qualitativa, na base de dados Pubmed, utilizando como termo de busca booleano ((microbiome[Title/Abstract]) AND (human[Title/Abstract])) AND (environment[Title/Abstract]). Foram encontrados 900 artigos, compreendendo o período de 2016 a 2021. Resultados: Desde sua origem a Terra é dominada por microrganismos, que interagem entre si, formando a biosfera, controlando ciclos biogeoquímicos, afetando a geologia, hidrologia, climas locais e globais. A relação entre as plantas e sua microbiota mostram que elas hospedam comunidades microbianas individuais e diversas, essenciais para sua sobrevivência, influenciando o hospedeiro, como crescimento, tolerância a patógenos, pragas, estresses ambientais e até mesmo na produtividade do ecossistema. Com o advento do sequenciamento genético, descobrimos que corpo humano é composto por um microbioma de mais trilhão de microrganismos, que convivem de forma equilibrada e desempenha um papel benéfico sobre nossa saúde. O microbioma humano interage com o hospedeiro, oferecendo suporte fisiológico no processo de digestão, barreira mucosa intestinal, absorção de nutrientes, maturação de tecidos imunológicos, além de prevenir a propagação de microrganismos. Sua função é relatada no equilíbrio do sistema auto-imune, problemas como obesidade, diabetes, câncer de cólon, dentre outros. Quanto aos distúrbios psiquiátricos, há estudos de seu papel na depressão, ansiedade e aspectos neurológicos como Alzheimer, Parkinson e autismo. Outra área em ascensão é o transplante de microbiota fecal, método de tratamento utilizado para tratar doenças intestinais e combater bactérias patogênicas sem a necessidade do uso de antibióticos. Conclusão. Embora houvesse um conceito de que os microrganismos eram majoritariamente seres nocivos, hoje se sabe que os microrganismos são necessários para o equilíbrio de vida tanto no ambiente em que vivemos, como no nosso corpo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Pedreira, Carlos E., Luiz Carlos Pedroza, and Mayte Fari�as. "Redes Neurais Locais-Globais: Uma Aplica��o ao Problema de Dados Faltantes." In 5. Congresso Brasileiro de Redes Neurais. CNRN, 2016. http://dx.doi.org/10.21528/cbrn2001-092.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Victoria, Isabel Cristina Moreira, Attilio Bolivar Ourives de Figueiredo, Eliete Auxiliadora Assunção Ourives, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Giovana De Freitas Rabelo Ribeiro, and Francisco Gómez Castro. "A COMPREENSÃO SISTÊMICA E O PENSAMENTO DO DESIGN PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PARA A CULTURA SLOW FOOD E DE PRATICAS COLABORATIVAS." In Systems & Design 2017. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/sd2017.2017.6645.

Повний текст джерела
Анотація:
RESUMO A sociedade atual vive em um contexto tumultuoso, sendo comum as pessoas viverem de forma mais estressadas, se alimentando mal e convivendo cada vez menos com as pessoas, perdendo oportunidades de fazer e manter relacionamentos pessoais. Como este estilo de vida está saturado, gerando problemas de saúde aos indivíduos, existem diversos estudos que comprovam a tendência de que as pessoas buscarão um melhor aproveitamento do seu tempo, com um maior contato com a natureza, dando valor ao seu próprio bem-estar, prestando mais atenção no que consome e em como consome, assim como a valorização do prazer de estar em um meio social. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir por meio da visão sistêmica e do design, o incentivo e a prática da filosofia Slow Food, e dessa forma, promover a preocupação com uma saudável forma de alimentação e a ação colaborativa entre as pessoas, em que um indivíduo possa cooperar com o outro, resgatando o convívio e socialização. Assim, pretende-se atuar em pequenas unidades urbanas externas, como prédios, condomínios, praças e avenidas com intuito de criação de um artefato que motive a prática dessa filosofia, assim como impulsione também as práticas colaborativas nestes locais, buscando a integração social e desenvolvimento econômico e ambiental, atendendo os princípios da sustentabilidade e o desenvolvimento local. O método de pesquisa usado é descritivo, em que se observou e analisou as situações e relações dos indivíduos, tanto de forma individual quanto as relações em sociedade. Os instrumentos escolhidos para coleta de dados foram o questionário, entrevistas e observações abertas, feitas informalmente ao decorrer das entrevistas. Neste trabalho integrou-se dois métodos de projeto, a ferramenta HCD/IDEO (Human Centered Design - Design Centrado no Ser Humano), usado como base, com técnicas para o entendimento dos desejos e necessidades da comunidade estudada e o Guia de projeto NASDesign/UFSC (Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design/Universidade Federal de Santa Catarina), dividido em três fases: Sentir, Agir e Realizar, como complementação. Ao final, conclui-se que o modelo físico do produto proposto atende uma lista de requisitos divididos em três grande grupo: requisitos de produto, referentes à forma, materiais e texturas do objeto; requisitos do usuário, referente a necessidade entendida a partir do tipo de ambiente em que o produto está, e de como ele está sendo usado e aos requisitos do contexto de uso, que consiste nas necessidades do usuário observado durante a pesquisa.Palavras Chaves: design de produto, slow food, sustentabilidade. REFERÊNCIAS ANDRADE, Aurélio L. et al. Pensamento sistêmico: caderno de campo: o desafio das mudanças sustentada nas organizações e na sociedade. Porto Alegre: Bookman, 2006. AROS, Kammiri Corinaldesi. Elicitação do processo projetual do Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo – Florianópolis, SC, 2016. BARBOSA FILHO, Antonio Nunes. Projeto e Desenvolvimento de Produtos - São Paulo: Editora Atlas S.A. - 2009. BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria geral dos sistemas. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. BEST, Kathryn. Fundamentos de gestão do design. Porto Alegre: Bookman, 2012. 208 p. BISTAGNINO, Luigi. Design sistêmico: uma abordagem interdisciplinar para a inovação. p.13-30. In: BOAS, Eduardo Villas. Perfils de consumo: VALS2 aponta oito tipos de consumidores. Disponível em: &lt; http://www.audaces.com/br/educacao/falando-de-educacao/2013/10/16/perfis-de-consumo-vals2-aponta-oito-tipos-de-consumidores-2&gt;. Acesso em: 7 out. 2016. BRUNDTLAND, Gro Harlem. Nosso futuro comum: Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 2a. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1991. BRUNEL, Felipe Kanarek; O design estratégico em nível metaprojetual como suporte para a inovação social: o caso slow food, p. 202-210 . In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.5]. São Paulo: Blucher, 2016. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sbds15-2st701b CAPELLO, Giuliana. Slow Life: vida mais calma, lenta e confortável. Planeta Sustentável: 16 set 2008. Disponível em: &lt;http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/gaiatos-e-gaianos/109647/&gt;. Acesso em: 4 out. 2016. CAPRA, Fritjof. Teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1998 CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgard Blucher, 2008. 56. COGO, Rodrigo. Tendências Globais de Consumo. Disponível em: &lt; http://www.aberje.com.br/blogs/post/tendencias-globais-de-consumo-para-2016/&gt;. Acesso em: 1 nov. 2016. DEHEINZELIN, Lala. Desejável Mundo novo: vida sustentável, diversa e criativa em 2042. 1ª edição. São Paulo, SP | 2012 ERLHOFF, Michael; MARSHALL, Timothy (Ed.) Design Dictionary: Perspectives on Design Terminology. Basel, Switzerland: Birkhauser Verlang Ag, 2008. (Board of International Research in Design). GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ICSID. Definition of Design. About ICSID: 2013. Disponível em: &lt;http://www.icsid.org/about/about/articles31.htm&gt;. Acesso em: 04 out. 2016. IDEO. HCD: Human Centered Design - kit de ferramentas. 2. ed. 2010. KRUCKEN, L. Design e Território: valorização de identi- dades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009. KRUCKEN, L.; TRUSEN, C. A comunicação da sustentabilidade em produtos e serviços. In: DE MORAES, D., KRUCKEN, L. Design e Sustentabilidade. Coleção Cadernos de Estudos Avançados em Design, Belo Horizonte: EdUEMG, 2009. KUEHR, R. Environmental technologies: from a misleading interpretations to an operational categorization and definition. Journal of Cleaner Production, 2007. MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. 104 p. (Caderno do Grupo de Altos Estudos do PEP/UFRJ; v.1). MANZINI, Ezio. Design, when everbody designs: an introduction to design for social innovattion. Cambridge: MIT Press Book, 2015. 241p. MANZINI, Ezio. Making Things Happen: Social Innovation and Design. Design Issues: v.30 n.1, 2014. MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp – Editora da Universidade de São Paulo, 2008. MARCONI, M. A.; Lakatos, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007. MELO FILHO, Álvaro de. Designing marketing. Fragmentos de Cultura, Goiânia, 2009. Disponível em: seer.ucg.br/index.php/fragmentos/article/viewFile/994/696. Acesso em: 14/04/2011. MORARES, Dijon de. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010. MORARES, Dijon de; KRUCKEN, Lia. Cadernos de estudos avançados em design: Sustentabilidade II. Barbacena: EdUEMG, 2009. 79p. MOZOTA, B. B. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011. POTTER, N. Qué es un diseñador: objetos, lugares,mensajes. Buenos Aires: Paidós, 1999. REID, Mariana. A contribuição do design na motivação da prática do Slow Food; Florianopolis,SC, 2014. 149 p. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008. Slow Food Brasil, 2013. Disponível em: &lt;http://www.slowfoodbrasil.com/&gt;. Acesso em: 4 out. 2016. Slow Moviment Portugal, 2014. Disponível em: &lt;http://www.slowmovementportugal.com/&gt; Acesso em: 4 de out. 2016. Slow Moviment, 2016. Disponível em &lt;http://www.slowmovement.com/slow_living.php&gt; Acesso em: 4 de out. 2016. STICKDORN,Marc. Isto é design thinking de serviços/ Marc Stickdorn, Jakob Schneider e coautores ; tradução: Mariana Bandarra ; revisão técnica : Clarissa Biolchini. Porto Alegre : Bookman, 2014. SUDJIC, Deyan. A Linguagem das Coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. THACKARA, John. Plano B: o design e as alternativas viáveis em um mundo complexo - tradução Cristina Yamagami - São Paulo : Saraiva : Versar, 2008. 299 p. VALENTE, Edison. Slow Design. Revista Planeta: Ambiente: out.2013. Disponível em: &lt;http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/ambiente/slow-design&gt;. Acesso em: 30 out. 2016. 58 VEZZOLI, Carlo. Design de sistemas para a sustentabilidade: teoria, métodos e ferramentas para o design sustentável de sistemas de satisfação. Salvador: EDUFUBRA, 2010. 343p.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Silva, Ludmila Malva. "Importância da Metagenômica para o avanço da Biotecnologia." In I Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1100.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: A metagenômica refere-se à análise do genoma microbiano coletivo contido em uma amostra de um determinado ambiente. Essa abordagem fornece uma visão da diversidade microbiana sem o viés da cultura, e expande o conhecimento relacionado à diversidade genética, estrutura populacional e papel ecológico dos microrganismos. Sendo capaz, de extrair os genomas de todos os micro-organismos presentes nas amostras e, em seguida, sequenciar e analisar os genomas descobertos. Objetivo: Este trabalho procura desenvolver uma análise crítica sobre a utilização da tecnologia da metagenômica, que visa por um lado conhecer melhor a ecologia microbiana global e, por outro lado, suprir o crescente aumento da demanda biotecnológica de biomoléculas. Material e métodos: A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura. Os artigos foram selecionados por bases de dados de busca online, Google Scholar, Lilacs e Science Diretc de 2014 a 2021. Resultados: Ao analisar dados genômicos obtidos diretamente de amostras ambientais, é possível conhecer as espécies existentes e extrair informações sobre suas funções. Deste modo, é possível realizar o rastreamento com base nas funções que podem ser usadas para descobrir novas proteínas industrialmente interessantes codificadas por genes que antes eram inacessíveis. A metagenômica funcional tem um grande potencial nas indústrias alimentícia e farmacêutica, onde pode, por exemplo, auxiliar na identificação de enzimas com propriedades tecnológicas desejáveis, capazes de catalisar novas reações ou substituir catalisadores quimicamente sintetizados que podem ser difíceis ou caros de se produzir. Conclusão: Essa tecnologia concede acesso à enorme diversidade microbiana e, assim, proporciona um progresso significativo na compreensão e no aproveitamento desses micro-organismos. Portanto, torna-se uma ferramenta poderosa para a descoberta de novas enzimas e bioativos provenientes de micro-organismos ainda não cultiváveis.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії