Добірка наукової літератури з теми "Medicina quantitativa"

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся зі списками актуальних статей, книг, дисертацій, тез та інших наукових джерел на тему "Medicina quantitativa".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Статті в журналах з теми "Medicina quantitativa"

1

Santos, Paulo Rodrigues dos. "COVID-19 E VIDA IDOSA." Diálogos e Perspectivas Interventivas 1 (December 30, 2020): e10485. http://dx.doi.org/10.52579/diapi.v1i.10485.

Повний текст джерела
Анотація:
O texto objetiva contribuir para a compreensão do por que da pandemia da SARS Cov 2 travar o mundo capitalista, com base em tríplice recorte: a) – delineamento da vulnerabilidade biológica da população mundial frente à pandemia, com ênfase na condição idosa, na descrição de um conjunto de afecções não transmissíveis, de predominância global e na desnaturalização do óbito, por Covid-19, na velhice; b) - análise da hipótese de que tais enfermidades resultam de racionalidades econômicas e políticas de base medicamentosa e alimentar, que conformam um tipo de governo populacional global, uma biopolítica da “saúde”; c) - descrição do campo medicinal compartido em: “medicina da doença”, que atua com cerca de dois terços da população; “medicina da saúde”, com ação sobre, aproximadamente, um terço da população. Ambas com condição legal constituem domínios econômicos financeiros da economia mundial, duas linhas da medicina oficial implicadas na saúde como negócio. O texto articula metodologia quantitativa e qualitativa e tem suporte nas formulações teóricas de Michel Foucault.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Cyrino, Eliana Goldfarb, Mara Regina Lemes de Sordi, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, Willian Fernandes Luna, Carolina Siqueira Mendonça, Fabíola Lucy Fronza Alexandre, Walter Vitti Junior, et al. "Mapeamento das características da implantação de novos cursos de Medicina em universidades federais brasileiras." Revista Panamericana de Salud Pública 44 (October 20, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.26633/rpsp.2020.117.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo. Mapear as características de implantação de novos cursos de Medicina nas universidades federais brasileiras, a partir de 2013. Métodos. Estudo exploratório com metodologia quantitativa e qualitativa. Foi realizado um levantamento das novas escolas de Medicina em universidades federais, com análise dos projetos pedagógicos dos cursos e entrevistas a estudantes, professores e profissionais de serviços de saúde vinculados às escolas de Medicina. Os dados coletados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Resultados. Foram identificados 30 novos cursos de Medicina, dos quais 24 foram visitados. Todos os novos cursos se localizam fora dos grandes centros urbanos e capitais, nas cinco macrorregiões brasileiras; são organizados em arranjos formativos diversos, que buscam superar a fragmentação disciplinar com metodologias ativas e avaliação formativa. A rede de saúde é utilizada na formação para enfrentamento dos desafios da integração ensino-serviço-comunidade, com vistas a uma formação crítica e voltada à saúde pública. A criação dos cursos promoveu a interiorização de docentes, embora de forma limitada, e contribuiu para o ingresso de estudantes locais e a criação de residências médicas, expedientes potentes na fixação médica. Conclusões. Observou-se diversidade nas formas da materialidade e aderência ao disposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina publicadas em 2014. A construção de modelos de formação médica condizentes com as particularidades locais e com as exigências do Sistema Único de Saúde (SUS) em seu papel de ordenador da formação dos profissionais da saúde pode contribuir para reduzir as desigualdades em saúde.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Miranda, Ana Paula Vilela, Maria Carolina de Araújo Seixas, and Alexandre Sampaio Rodrigues Pereira. "USO DE DROGAS DE DESEMPENHO ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA DE BRASÍLIA: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA." REVISTA FOCO 17, no. 2 (February 26, 2024): e4499. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n2-113.

Повний текст джерела
Анотація:
Os psicoestimulantes são substâncias que atuam por diferentes mecanismos e favorecem o aprendizado, a memória e a concentração. São consumidos com frequência por estudantes e alta prevalência entre os acadêmicos de medicina. Dentre os estimulantes utilizados por esse grupo, destacam-se a cafeína, bebidas energéticas, pó de guaraná e metilfenidato. O presente estudo teve como objetivo analisar a prevalência do uso de drogas de desempenho entre estudantes de medicina, motivações para uso e principais efeitos colaterais das substâncias. Foi realizado um estudo de caráter observacional e transversal, utilizando dados obtidos a partir de um questionário anônimo disponibilizado pela plataforma Google Forms. Obteve-se a amostra de 143 alunos do curso de medicina de uma universidade privada de Brasília. Encontrou-se a prevalência do sexo feminino e principal faixa etária entre 17 e 26 anos. Observou-se a prevalência do consumo de cafeína (83,92%) e bebidas energéticas (70,63%) na amostra. Entre os estudantes que usam o metilfenidato, apenas 40% possuíam prescrição médica para uso. Encontrou-se como principal motivação para uso dos estimulantes a inibição do sono e o aumento da concentração, no entanto, a percepção de melhora do rendimento pelos estudantes foi minoria. Entre os efeitos colaterais, observou-se principalmente a cefaléia e a taquicardia. Infere-se a importância do debate acerca do uso e procura por essas substâncias, visto que, mesmo na presença de efeitos colaterais indesejados, o consumo continua uma prática recorrente entre os estudantes da área.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Lopes, Bernardo Fernandes, Marilda Onghero Taffarel, Mariana Lorenção Feitosa, Lorena Adão Vescovi Séllos Costa, Eduardo Raposo Monteiro, and Fabiano Séllos Costa. "Radiografia quantitativa hepática de cães tranquilizados com acepromazina." Ciência Rural 41, no. 1 (2011): 137–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011000100022.

Повний текст джерела
Анотація:
O maleato de acepromazina é um dos tranquilizantes mais utilizados em medicina veterinária, podendo causar esplenomegalia, mas não é conhecida a possibilidade de ocorrência de hepatomegalia. Objetivou-se, com o presente estudo, utilizar a radiografia quantitativa com auxilio digital para determinar o tamanho e volume do fígado de cães tranquilizados com acepromazina. Foram radiografados, na projeção lateral direita e ventrodorsal do fígado, nove cães hígidos, antes e após a administração intramuscular de maleato de acepromazina, na dose de 0,1mg kg-1 de peso. Foi possível caracterizar aumento das dimensões hepáticas (P<0,05) entre os diferentes momentos experimentais com forte correlação positiva entre as medidas corpóreas. A técnica radiográfica quantitativa empregada neste estudo caracterizou com precisão o aumento de tamanho e volume hepático nos cães tratados com acepromazina.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Dantas, Flávio, Juliana Palma de Oliveira, Camila Toffoli Ribeiro, Lucas Gomes Patrocínio, Carolina dos Santos Lázari, Mariana Gonçalves Gomes, Eduardo José de Oliveira Zanin, et al. "Avaliação Quali-Quantitativa das Disciplinas Curriculares: a Experiência da Universidade Federal de Uberlândia." Revista Brasileira de Educação Médica 25, no. 1 (April 2001): 27–35. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v25.1-004.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo: As mudanças no ensino superior, no espírito da Lei de Diretrizes e Bases, realçam a necessidade de maior flexibilização curricular a de um melhor conhecimento da realidade educacional de cada curso. Este estudo objetivou uma diagnose melhor da situação atual do Curso de Medicina da UFU, através de uma abordagem quali-quantitativa para avaliação das disciplinas curriculares. Foram usados análise documental, abordagem quantitativa com aplicação de questionário final de avaliação de disciplinas e abordagem qualitativa com observação participante de cada disciplina, realizada por dois observadores independentes. As respostas foram agrupadas em cinco áreas temáticas: processo ensino-aprendizagem, cenário de aprendizagem, relacionamento professor-aluno, ética no curso e avaliação do aluno. Há uma razoável satisfação dos alunos em relação ao modo como vêm sendo ministradas as disciplinas. Entretanto, as observações qualitativas e os registros quantitativos indicam que há um significativo espaço para a introdução de melhorias. A abordagem quali-quantitativa de avaliação permite a coleta de informações ricas e detalhadas, tendo como resultante uma visão mais integral da realidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Paula, Eric Mateus Nascimento de, Juliana Bruno Borges Souza, Thaynara Souza Moreira, Carolina de Alvarenga Cruz, Raphaella Barbosa Meirelles-Bartoli, and Adolorata Aparecida Bianco Carvalho. "Caracterização e Perfil dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária no Brasil." Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde 27, no. 1 (June 21, 2023): 19–24. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2023v27n1p19-24.

Повний текст джерела
Анотація:
O ensino da Medicina Veterinária no Brasil vivencia um cenário de expansão de cursos de graduação que pode prejudicar a qualidade do ensino. O objetivo deste trabalho é caracterizar os atuais cursos de graduação em Medicina Veterinária existentes no Brasil, com vistas a obter subsídios para discussões sobre a formação profissional. Foi desenvolvido um estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de pesquisa e análise documental com as informações sobre os cursos de graduação em Medicina Veterinária registrados no e-MEC. Foram contabilizados 556 cursos, sendo que 536 estão em atividade. 514 são presenciais e 22 são na modalidade de educação à distância. São ofertadas 77.047 vagas por ano, correspondendo a uma média de 149,89 vagas/curso/ano. Dos cursos registrados, 430 são de caráter privado e 83 públicos. A Região Sudeste dispõe de 41,54% dos cursos registrados e contabiliza 50,34% de todas as vagas do Brasil. Os cursos presencias estão presentes em 239 cidades. Em relação a estrutura curricular, a carga horária média é de 4427,70 horas. Concluiu-se que há um alto número de cursos de Medicina Veterinária. A década de 90 marca o início da expansão, ligada a instituições particulares, de cursos ofertados em diferentes modalidades. Situação essa que coloca o Brasil em evidência por possuir muito mais cursos que o quantitativo necessário para atender a população atual. E os impactos de excesso de cursos serão sentidos a longo prazo, afetando negativamente todas as áreas de atuação do Médico Veterinário. Palavras-chave: Características. Faculdades. Médico Veterinário. AbstractThe teaching of Veterinary Medicine in Brazil is experiencing a scenario of undergraduate course expansion that can harm the quality of education. The aim of this study is to characterize the current undergraduate courses in Veterinary Medicine in Brazil, in order to obtain subsidies for discussions on professional training. An exploratory, descriptive and quantitative and qualitative approach study was developed through research and document analysis with information on the undergraduate courses in Veterinary Medicine registered in e-MEC. 556 courses were counted, with 536 in operation. 514 are face-to-face and 22 are in distance education. 77,047 places are offered each year, corresponding to an average of 149.89 places/course/year. Of the courses registered, 430 are private and 83 public. The Southeast Region has 41.54% of the registered courses and accounts for 50.34% of all places in Brazil. The face-to-face courses are in 239 cities. In terms of curriculum structure, the average workload is 4427.70 hours. It was concluded that there is a high number of Veterinary Medicine courses. The 90s marked the beginning of the expansion, linked to private institutions, of courses offered in different modes. This situation puts Brazil in evidence for having many more courses than the quantity needed to serve the current population. And the impacts of excessive courses will be felt in the long term, negatively affecting all areas of the veterinarian's work. Keywords: Characteristics. Pharmacies. Veterinarian.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Bezerra, Guilherme Amorim, Adriani Izabel de Souza Moraes, Tatiane Veteri Coneglian, and Sílvia Carla Da Silva André Uehara. "Conhecimento de futuros enfermeiros e médicos sobre dengue, zika e chikungunya." Revista Enfermagem UERJ 29 (December 3, 2021): e58601. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2021.58601.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: comparar o conhecimento autorreferido de formandos de medicina e enfermagem em relação à dengue, zika e chikungunya. Método: estudo transversal, exploratório e de abordagem quantitativa, realizado em uma universidade pública com 41 formandos dos cursos de enfermagem e medicina. Os dados foram coletados por meio de um questionário autorrespondido e analisados por meio de um modelo linear generalizado com distribuição binomial com função de ligação identidade. Resultados: os graduandos de medicina apresentaram as maiores taxas de acertos; porém, somente a variável referente ao exame clínico apresentou diferença estatística significativa entre os cursos. Conclusão: este estudo reforça a importância da formação de enfermeiros e médicos, para que estejam capacitados e preparados para assistir à população, desde o desenvolvimento de ações preventivas até a reabilitação do usuário acometido por uma arbovirose.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Meireles, Maria Alexandra de Carvalho, Randyston Brenno Feitosa, Leonardo de Almeida Oliveira, Humberto Jander de Souza, and Lúcia Meirelles Lobão. "Percepção da morte para médicos e alunos de medicina." Revista Bioética 27, no. 3 (September 2019): 500–509. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422019273334.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo A carga psicoemocional gerada com a morte de pacientes é uma das questões mais difíceis de serem enfrentadas na medicina. Este levantamento de dados, de caráter descritivo e abordagem quantitativa, teve como objetivo principal analisar a atitude de médicos e a percepção de estudantes de medicina em relação ao fim da vida. Os dados foram organizados em duas categorias: percepção dos entrevistados quanto à morte e influência da experiência médica para superar o óbito de enfermos. Os resultados mostram que os discentes se sentem despreparados para enfrentar essa realidade, e a vivência profissional é o principal fator de compreensão dos médicos sobre o tema. Conclui-se que a tanatologia e seus desdobramentos são lacuna na formação em medicina, tornando a morte questão crítica e dolorosa da profissão. Aprovação CEP-Fadip CAAE 68401717.6.0000.8063
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Costa, Milena Silva, Raphael Tavares Dantas, Cecília Gomes dos Santos Alves, Eugênia Rodrigues Ferreira, and Arthur Fernandes da Silva. "Espiritualidade e religiosidade: saberes de estudantes de medicina." Revista Bioética 27, no. 2 (June 2019): 350–58. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422019272319.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo Este estudo objetivou investigar saberes de alunos de medicina sobre espiritualidade e religiosidade no cuidado ao paciente. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa, pautada no Spirituality and Brazilian Medical Education, desenvolvida em duas escolas médicas do Ceará, Brasil. Os 437 participantes preencheram questionário posteriormente processado por análise descritiva. Os resultados apontaram que esses estudantes conhecem os significados e a relevância de espiritualidade e religiosidade na assistência ao paciente, mas ainda não se sentem preparados para a abordagem completa, em virtude das limitações de aprendizagem na formação acadêmica. Conclui-se que precisam aprender mais sobre a temática para efetiva abordagem do assunto com o paciente. Para tanto, é importante que as escolas médicas acrescentem o tema à matriz curricular.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Garcia, Juliana Augusta Plens de Moura, Danielle Bianchini Rampim, Paulo Schor, and Julieta Freitas Ramalho da Silva. "Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da Unifesp - Escola Paulista de Medicina." Revista Brasileira de Educação Médica 34, no. 4 (December 2010): 542–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022010000400009.

Повний текст джерела
Анотація:
Discute-se a necessidade de cuidar, no campo afetivo, das relações estabelecidas entre médicos e pacientes, o que depende de modelos de humanização durante o ensino médico. Em 2003, a Unifesp iniciou uma unidade curricular (UC) que propôs a Observação das Práticas Médicas (OPM) aos primeiranistas do curso médico. Após a observação, seguia-se uma discussão das experiências de modo expositivo e reflexivo, com professores de diversas subáreas. O objetivo do estudo foi avaliar a influência imediata e ao longo do tempo desta UC sobre 30 graduandos de Medicina do primeiro ao terceiro ano (dez por ano), utilizando um questionário de abordagem quantitativa (cinco questões de múltipla escolha) e qualitativa (três questões abertas, categorizadas após análise e consenso dos dois autores). Concluiu-se que a UC permitiu a apresentação de práticas médicas aos iniciantes, que tinham pouco contato com as mesmas. Ao longo dos anos, observou-se uma modificação na percepção dos alunos sobre a OPM: os alunos das primeiras séries valorizaram o acolhimento emocional, enquanto os de séries mais adiantadas, o conhecimento do seu campo de aprendizado e atuação futura
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Дисертації з теми "Medicina quantitativa"

1

Nunes, Rodolfo de Melo. "AvaliaÃÃo qualitativa e quantitativa de glicosaminoglicanos em pacientes com osteoartrite." Universidade Federal do CearÃ, 2013. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14124.

Повний текст джерела
Анотація:
nÃo hÃ
A cartilagem articular à um tecido avascular constituÃdo por condrÃcitos dispersos em uma matriz extracelular abundante (MEC) que reveste as superfÃcies articulares e protege as extremidades Ãsseas. AlÃm do fluido intersticial, a MEC à composta por proteoglicanos, glicosaminoglicanos (GAGs) e glicoproteÃnas. DoenÃas articulares, como a osteoartrite (OA), promovem a degradaÃÃo da cartilagem articular e esclerose do osso subcondral, levando à dor crÃnica e comprometimento funcional das articulaÃÃes. Neste contexto, a quantificaÃÃo de GAGs à utilizada para estudar o papel das alteraÃÃes fisiolÃgicas ou patolÃgicas da cartilagem articular. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar as alteraÃÃes bioquÃmicas da cartilagem articular humana e de rato com ou sem a OA. As cartilagens humanas foram obtidas de pacientes submetidos à artroplastia por OA ou por fratura. Ratos Wistar machos (150-180g) foram submetidos à osteoartrite experimental que consiste na transecÃÃo do ligamento cruzado anterior (TLCA). Grupo sham foi submetido apenas ao procedimento cirÃrgico, sem transecÃÃo. Inicialmente, as amostras de cartilagem foram submetidas à aÃÃo do complex enzimÃtico PROLAV 750R, obtendo-se ao final do processo, os GAGs. Esses foram identificados e quantificados em gel de agarose (0,6%) e a massa molar foi avaliada em gel de poliacrilamida (6% w/v). Os resultados foram expressos como mÃdia  erro padrÃo da mÃdia (e.p.m.), submetidos à ANOVA e teste de Tukey (P<0,05) ou teste âtâ de Student (P<0,05). Em ratos, o rendimento da degradaÃÃo da cartilagem pela PROLAV 750R foi significativamente diminuÃda apÃs 70 dias de TLCA (P<0,05). Quanto à quantificaÃÃo de GAGs, houve um aumento significativo do conteÃdo de GAGs apÃs 70 dias de TLCA. Em humanos, o percentual de massa degradada pela PROLAV foi reduzida na presenÃa de OA. Os pacientes com OA com idade inferior a 80 anos apresentaram aumento significativo da quantidade de GAGs, quando comparado ao grupo controle. Quanto à mobilidade eletroforÃtica, GAGs de pacientes com OA apresentaram alteraÃÃo da massa molar. Esses achados mostram que tanto a cartilagem proveniente de pacientes acometidos por OA quanto animais submetidos à OA experimental apresentam menor rendimento à degradaÃÃo enzimÃtica, aumento da quantidade de CS e alteraÃÃo da massa molar.
Articular cartilage is na avascular tissue composed of chondrocytes scattered in an abundant extracellular matrix (ECM) that lines the joint surfaces and protects the bone ends. In addition to the intersticial fluid, the ECM is composed of proteoglycans, glycosaminoglycans (GAGs) and glycoproteins. Joint diseases such as osteoarthritis (OA), promote the degradation of articular cartilage and subchondral bone sclerosis, leading to chronic pain and functional impairment of the joints. In this context, the quantification of GAGs is used as a means to study the physiological or pathological changes of articular cartilage. The objective this study was to evaluate the biochemical changes of the articular cartilage of human and rat normal or affected by OA. The human cartilage were obtained from patients submitted to arthroplasty for OA or fracture. Male Wistar rats (150-180g) were submitted to the anterior cruciate ligament transection (ACLT). Sham group was submitted to only to surgery without transection. Initialy, the cartilage samples were submitted to the action of the enzymatic complex PROLAV 750R, getting to the end of the process, the GAGs. These were identified and quantified in agarose gel (0.6%) and molar mass was assessed in polyacrylamide gel (6% w/v). The results were expressed as mean  standard error of mean (S.E.M.) were submitted to ANOVA and Tukeyâs test (P<0.05) or âtâ test of Student (P<0.05).In rats, the effective proteolysis was significantly decreased after 70 days of ACLT (P<0.05). In the quantification of GAGs, there was a significant increase in GAG content after 70 days of ACLT. In humans, the percentage of mass degraded by PROLAV was altered by presence of OA. The OA patients under 80 years of age showed a significant increase in the amount of GAGs compared to the control group. In the electrophoretic mobility, GAGs of patients with OA showed abnormalities of the molar mass. These findings show that both cartilage from patients affected by OA as experimental animals subjected to OA have lower effective proteolysis, increasing the amount of CS and alteration of the molar mass.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Reis, Kelly. "Substitutos ósseos na medicina dentária: revisão sistemática e meta-análise quantitativa - aloplásticos versus xenógenos." Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10284/5068.

Повний текст джерела
Анотація:
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
Muitos são os materiais utilizados atualmente para regeneração óssea na área da medicina dentária e, dentre os materiais mais utilizados, é possível citar os materiais de origem xenógena e os materiais aloplásticos. Os defeitos ósseos congênitos ou adquiridos, seja por problemas periodontais, perda óssea em consequência de edentulismo parcial ou total, traumatismos, necessidade de elevação do seio maxilar e outras situações onde as bases ósseas são finas ou estreitas para a colocação de implantes, têm promovido constantes estudos nessa área e a necessidade crescente em melhorar o processo de regeneração óssea e osteointegração tem elevado os esforços na busca por materiais sintéticos cada vez mais biocompatíveis, de fácil manuseio, moldáveis e, principalmente com propriedades cada vez mais osteogênicas. Esse trabalho tem como objetivo a revisão sistemática da literatura, publicada nos últimos 10 (dez) anos, com foco nos estudos comparativos entre os diferentes materiais aloplásticos e xenógenos existentes para a regeneração óssea. As publicações selecionadas utilizaram materiais aloplásticos e xenógenos no mesmo estudo e incluiram análise histomorfométrica, com a percentagem de volume ósseo formado, para a compararação dos resultados. A hipótese que esse trabalho propôs responder é se há diferenças significativas entre os materiais xenógenos e os sintéticos, quando se aplica como principal requisito o volume de novo osso formado com esses materiais, sendo que H0 é que não há diferenças estatísticas significativas entre os materiais de regeneração óssea analisados. A variety of materials for bone regeneration are used in modern dental and maxillofacial surgeries. Among the materials most used are xenograft and synthetic materials. Congenital or acquired bone defects, such as periodontal diseases, bone loss from partial or total edentulism, trauma, the necessity of sinus augmentation or other situations where the bone is too thin to have implants loaded have lead the researchers to pursue their investigations into the development of new synthetic materials that enhance the process of bone regeneration and osteointegration. These materials also increase biocompatibility, ease of handling and moldability and improve the osteogenesis process. The objective of this paper is to do a systematic review and a meta-analysis between different types of xenogenous and synthetic graft materials investigated through comparative studies published in the last 10 years. All the included publications had to be comparative studies with at least one synthetic cement material and one xenograft material, excluding membranes. To be included in this meta-analysis, the comparative studies had to include histomorphometry and had to measure the percentage of bone formation. For this study, it is hypothesized for H0 that there is no significant statistical differences between xenograft bone material and synthetic bone materials regarding the percentage volume of new bone growth.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

VELOSO, NETO Humberto Fernandes. "Ultrassonografia quantitativa da degeneração testicular induzida em ovinos." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2017. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7136.

Повний текст джерела
Анотація:
Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-02-23T12:19:46Z No. of bitstreams: 1 Humberto Fernandes Veloso Neto.pdf: 1833087 bytes, checksum: 6bb1c4cfbe47c320afcfe6f8bcdc818f (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-23T12:19:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Humberto Fernandes Veloso Neto.pdf: 1833087 bytes, checksum: 6bb1c4cfbe47c320afcfe6f8bcdc818f (MD5) Previous issue date: 2017-02-16
In this thesis, made up of two experiments, in different processes of testicular degeneration in rams it was evaluated the efficiency of ultrasonography with the grayscale histogram technique. The First Experiment was carried out with the aim of monitoring the progression of induced ischemic degeneration validate analyzes of echogenicity and ecotexture patterns, also evaluating the scrotal perimeter and testicular volume. The males (n = 6), aged 11 and 18 months, underwent testicular biometry analysis to obtain the scrotal and testicular volume, and acquisition of ultrasound images were performed to determine echogenicity and echotexture values in the GIMP software 2.8® for determination of pre-ischemia patterns. The measurements of these parameters were performed before mechanical ischemia induced with burdizzo (D0) and on days 1 (D1), 4 (D4), 8 (D8), 16 (D16), 24 (D24), 35 (D35) and 50 (D50). The value of echogenicity in the healthy testicle was 105.01 ± 8.23 and that of the ecotexture by echo variation was 13.24 ± 0.88. The behavior of the echogenicity, represented by the numerical value of the pixel, showed that the mechanical impedance of the testicular irrigation exerted influence (P <0.05) already from the first day (D1) after this procedure, which continued in decline that was observed in D4 with a value of 50.11 ± 7.21 (P <0.05). It was remained the pixel value constant until the 35th day and was only recovered at the end of the experiment (D50), when the fibrosis process replaced. The tissues of the testicular parenchyma and provided a significant increase (P <0.05) in echogenicity to a value of 62.19 ± 7.15, similar to the value verified in D1 (P> 0.05). The behavior of the numerical value of the ecotexture, which was initially 13.24 ± 0.88, showed that only from the D4, there was an increase (P <0.05) in the homogeneity of the testicular parenchyma ecotexture relative to the D0 decreasing to values Of 11.01 ± 1.61. A fact also observed on the other days of evaluation, except for the one performed in the D50 that increased the heterogeinity to 14.42 ± 1.77. It is ended that for an acute lesion, echocardiographic values obtained by amplitude of echo variation is not sufficient to support a precise diagnostic evaluation, being necessary to correlate with the alteration of echogenicity values and that, macroscopically; testicular degeneration is characterized by the reduction of the scrotal perimeter and testicular volume. The Second Experiment aimed to evaluate the role of quantitative gray scale analysis in the ultrasonographic images of sheep testicles with scrotal insulation, accompanying their degeneration and recovery phases. We used six adult non - defined animals aged 18 to 20 months. We divided the experiment into three periods. It performed in the pre-insulation period, semen analysis, testicular biometry and ultrasonographic imaging for subsequent quantitative computational analysis of ecotexture and echogenicity using the gray histogram to establish a normality pattern. It placed in the scrotal insulation phase, tissue pouches, involving the scrotum, with a double wall and inner layer of hydrophobic cotton with about five mm. (D4I). We performed measurements of testicular biometric, spermogram, and ultrasonographic imaging. The post-insulation phase started with the withdrawal of the bags, it considered this day as day 0 and testicular measurements, semen collections, and testicular measurements and ultrasound monitoring were performed every seven days until the seminal parameters were recovered. In testicular biometry, the length and scrotal volume measurements decreased on the first day of the post-insulation period (P <0.05). Among the sperm parameters, a decrease (P <0.05) was observed, with 4 days of thermal stress of motility, vigor and turbulence, 35 ± 20.74%, 1.83 ± 0.75 (0-5), 2, 3 ± 0.47 (0-5) respectively, associated with a decrease in echogenicity, which was initially 100 ± 4.9 and 99.69 ± 5.3 pixel intensity. After four days of thermal stress, echogenicity had a Drop to values of 73.1 ± 14.2 (P <0.05) increase for values close to those of the pre-insulation period that occurred at 63 days post-insulation period. The ecotexture did not change in the values initially (P> 0.05) without variation in the ecotexture. Ecogenicity showed a precocity with respect to the other parameters in return to the standards defined in the preinsulation period. It was concluded that the induction of thermal stress was characterized by a reduction of testicular biometry, a decline in seminal quality and a decrease in pixel intensity in the ultrasound image, the latter being a sensitive parameter both in the acute phase together with motility, vigor and turbulence, and Testicular recovery, showing itself earlier than other parameters.
Nesta Tese, constituída de dois experimentos, avaliou-se a eficiência da ultrassonografia com a técnica de histograma da escala de cinza em diferentes processos de degeneração testicular em ovinos. O Primeiro Experimento foi conduzido objetivando-se acompanhar a progressão da degeneração isquêmica testicular induzida com intuito de validar as análises de padrões de ecogenicidade e ecotextura, avaliando-se também o perímetro escrotal e o volume testicular. Os machos (n=6), com idade 11 e 18 meses foram submetidos a análise de biometria testicular com obtenção do perímetro escrotal e volume testicular, e aquisição de imagens ultrassonográficas foram realizadas para determinação de valores de ecogenicidade e ecotextura no software GIMP 2.8® para determinação de padrões pré isquemia. As aferições desses parâmetros foram realizadas antes da isquemia mecânica induzida com burdizzo (D0) e nos dias 1 (D1), 4 (D4), 8 (D8), 16 (D16), 24 (D24), 35 (D35) e 50 (D50). O valor da ecogenicidade no testículo hígido foi de 105,01 ± 8,23 e o da ecotextura pela variação do eco foi de 13,24 ± 0,88. O comportamento da ecogenicidade, representado pelo valor numérico de pixel, mostrou que o impedimento mecânico da irrigação testicular exerceu influência (P < 0,05) já a partir do primeiro dia (D1) após o procedimento, o qual continuou em declínio que foi observado no D4 com valor de 50,11±7,21 (P < 0,05) O valor numérico de pixel manteve-se constante até o 35o dia, sendo apenas recuperado ao final do experimento (D50), quando o processo de fibrose substituiu os tecidos do parênquima testicular e proporcionou significativo aumento (P < 0,05) da ecogenicidade para valor de 62,19±7,15, semelhante ao valor verificado em D1 (P>0,05). O comportamento do valor numérico da ecotextura que inicialmente foi 13,24±0,88, mostrou que somente a partir do D4 ocorreu aumento (P < 0,05) da homogeneidade do parênquima testicular em relação ao D0 diminuindo para valores de 11,01±1,61, fato também verificado nos demais dias de avaliação, exceto aquela realizada no D50 que aumentou a heterogeneidade subindo para 14,42±1,77. Conclui-se que perante uma lesão aguda, os valores da ecotextura obtidos pela amplitude de variação do eco não são suficientes para respaldar uma avaliação diagnóstica precisa, sendo necessário correlacionar à alteração dos valores da ecogenicidade e que macroscopicamente, a degeneração testicular se caracteriza pela redução significativa do perímetro escrotal e do volume testicular. O Segundo Experimento objetivou-se avaliar o papel da análise quantitativa da escala de cinza nas imagens ultrassonográficas de testículos de ovinos com insulação escrotal, acompanhando sua fase de degeneração e recuperação. Foram utilizados 6 animais adultos sem raça definida com idade entre 18 - 20 meses de idade. O experimento foi dividido em três períodos. No período pré-insulação, foram realizados exames de análise do sêmen, biometria testicular e aquisição de imagens ultrassonográficas para posterior análise computacional quantitativa da ecotextura e da ecogenicidade através do histograma de cinza e assim estabelecer um padrão de normalidade. Na fase de insulação escrotal, colocou-se bolsas de tecido, envolvendo o escroto, com dupla parede e camada interna de algodão hidrófobo com cerca de 5 mm de espessura tendo a duração de oito dias, ao quarto dia (D4I) realizou-se medidas da biometria testicular, espermograma e análises da imagens ultrassonográficas. A fase de pós-insulação iniciou com a retirada das bolsas sendo considerado este dia como o dia 0 e foram realizadas aferições testiculares, coletas de sêmen, aferição das medidas testiculares e acompanhamento ultrassonográfico a cada sete dias, até a recuperação dos parâmetros seminais. Na biometria testicular observou diminuição das medidas de comprimento e volume escrotal no primeiro dia do período pós-insulação (P < 0,05). Dentre os parâmetros espermáticos foram observados diminuição (P < 0,05), com 4 dias de estresse térmico da motilidade, vigor e turbilhonamento, 35±20,74 %, 1,83 ±0,75 (0-5), 2,3±0,47 (0-5) respectivamente, associado a uma diminuição da ecogenicidade, que incialmente era 100±4,9 e 99,69±5,3 de intensidade pixel. Após quatro dias de estresse térmico, a ecogenicidade teve uma queda para valores de 73,1±14,2 (P < 0,05) aumento para os valores próximos aos do período pré-insulação que ocorreu aos 63 dias do período pós-insulação. A ecotextura não apresentou variação nos valores inicialmente (P>0,05). Ecogenicidade demonstrou uma precocidade com relação aos outros parâmetros no retorno aos padrões definidos no período pré-insulação. Conclui-se portanto que a indução do estresse térmico caracterizou com redução da biometria testicular, declínio na qualidade seminal e diminuição da intensidade pixel na imagem ultrassonográfica, esta última sendo um parâmetro sensível tanto na fase aguda em conjunto a com motilidade, vigor e turbilhonamento quanto na recuperação testicular, mostrando-se mais precocemente que outros parâmetros.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Antonio, João Roberto. "Neurofibromatose: estudo genético-clínico, avaliação quantitativa dos mastócitos e dos componentes da matriz extracelular em neurofibromas." Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, 2001. http://bdtd.famerp.br/handle/tede/35.

Повний текст джерела
Анотація:
Made available in DSpace on 2016-01-26T12:51:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 joaorobertoantonio_tese.pdf: 4793958 bytes, checksum: 56e42b3687617eb1ad6580c037e8fee1 (MD5) Previous issue date: 2001-08-30
Neurofibromatosis (NF) is a neuroectodermal abnormality composed of a set of conditions having clinical manifestations which mainly affect the skin, eyes, bones, nervous system and eventually have repercussions on other internal organs. Its inheritance pattern is normally autosomally dominant and it has been considered one of the most frequent genetic diseases in the human race with a high penetration and variable expressiveness. This work studies the genetical-clinical aspects, makes a quantitative evaluation of the mastocytes and the extracellular matrix in neurofibromas in a group of thirty patients diagnosed with NF-1 and makes a comparison with a control group of ten normal individuals. The genetical-clinical evaluation confirmed the diagnosis of type 1 NF (NF-1) in all the patients. The main characteristics were neurofibromas, caféau-lait spots (CLS), Lisch nodules and axial or inguinal freckles. The multiple neurofibromas and Lisch nodules were considered to be exclusive to NF-1. Macrocephaly, in isolation, was not sufficient for the diagnosis of NF-1 and the other characteristics observed were considered complications. With the tissue from biopsies of both normal skin and neurofibromas of these patients, ten histologic sections were obtained. These were stained using hematoxylin-eosine, Gömöri trichrome, pricrosirius-hematoxylin, silver and iron-hematoxylin impregnation to evaluate the components of the extracellular matrix and staining using Toluidine blue to count the mastocytes. There was a significant increase in the number of mastocytes and the extracellular matrix was altered compared to the normal skin. This alteration was seen by the high cellularity associated with an increased density of fibrous components, specifically collagen type III, the scarcity or almost nonexistence of amorphous fundamental substance and the lack of elastic tissue. These findings seem to have an important role in the formation of neurofibromas and can help in the treatment of NF.
A Neurofibromatose (NF), é uma anormalidade neuroectodérmica constituída por um conjunto de condições com manifestações clínicas que comprometem principalmente a pele, olhos, ossos, sistema nervoso e, eventualmente, com repercussões aos outros órgãos internos. Seu padrão de herança é autossômica dominante e tem sido considerada uma das mais freqüente na espécie humana com penetrância elevada e expressividade variável. No presente trabalho, estudou-se os aspectos genético-clínicos, realizou-se a avaliação quantitativa dos mastócitos e da matriz extracelular em neurofibromas de um grupo de 30 pacientes diagnosticados como NF-1 e comparou-se com o grupo controle constituído de 10 indivíduos normais. A avaliação genético-clínica confirmou o diagnóstico de NF-1 em todos os pacientes. As características principais ou major foram os neurofibromas, MCCL, nódulo de Lisch e sardas axilares ou inguinais. Os neurofibromas múltiplos e os nódulos de Lisch foram considerados exclusivos de NF-1. A macrocefalia, quando isoladamente, não demonstrou ser suficiente para o diagnóstico de NF1 e as outras características foram consideradas como complicações. Em material obtido de biópsias de pele normal e de neurofibromas desses pacientes, realizou-se 10 cortes histológicos os quais foram submetidos às técnicas de coloração pela hematoxilina-eosina, tricrômio de gomori, tricrômio do pricrosirius-hematoxilina, impregnação pela prata e hematoxilinaférrica para a avaliação dos componentes da matriz extracelular e pela coloração com o azul de toluidina para a contagem de mastócitos. Houve diferença significativa no número dos mastócitos que encontraram-se aumentados e, quanto a matriz extracelular, apresentou-se alterada em comparação com a pele normal pela alta celularidade associada à elevada densidade dos componentes fibrosos, particularmente do colágeno tipo III, com escassez ou quase ausência de substância fundamental amorfa e ausência de material elástico. Tais achados parecem ter um papel significativo na formação dos neurofibromas e podem colaborar na terapêutica da NF.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Brognara, Lorenzo <1990&gt. "Medicina personalizzata e di precisione: ortesi sensorizzate stampate in 3D come strumento di diagnosi quantitativa e monitoraggio del movimento." Doctoral thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2019. http://amsdottorato.unibo.it/9110/1/tesi_dottorato_brognara%20%281%29.pdf.

Повний текст джерела
Анотація:
Obiettivo di questa tesi di dottorato è di mostrare un metodo sperimentale e innovativo attraverso il quale è possibile realizzare una calzatura personalizzata e sensorizzata mediante un processo di fabbricazione additiva di Fused Deposition Modelling (FDM). I recenti progressi tecnologici e lo sviluppo di nuovi approcci nella realizzazione di dispositivi su misura, come la prototipazione rapida a mezzo di scansione laser e la stampa additiva, hanno evidenziato la potenzialità di un miglioramento significativo della produzione di questi dispositivi in termini di riproducibilità, qualità del prodotto e abbattimento dei costi. La riproducibilità del processo e la validazione del dispositivo si sono basate sull’interazione di diverse competenze: cliniche, biomeccaniche, di scienza dei materiali e di design. In seguito ad uno studio sulle proprietà meccaniche dei materiali esistenti e al perfezionamento del processo di design della protesi personalizzata è stato ideato un sistema per creare all’interno delle ortesi uno spazio dedicato alla sensoristica. Queste protesi dotate di dispositivi tecnologici come i sensori inerziali, gravimetrici, GPS e sistemi di trasmissione wireless potranno essere utili non solo per migliorare l’assetto del piede, organo sensoriale e motorio di centrale importanza per il sistema biomeccanico e posturale-propriocettivo del corpo umano, ma anche come strumento di diagnosi quantitativa e qualitativa nonché come sistema di monitoraggio dei risultati clinici in ambito neurologico, ortopedico e riabilitativo.
The aim of this doctoral thesis is to demonstrate an innovative method that achieves a customized and sensorized shoe using an additive manufacturing process of Fused Deposition Modelling (FDM). The recent technological advances and the development of new approaches in the creation of custom-made devices, such as rapid prototyping by means of laser scanning and additive printing, have highlighted the potential for a significant improvement in the production of these devices in terms of reproducibility, quality of the product and cost reduction. The reproducibility of the process and the validation of the device were based on the interaction of different competencies: clinical, biomechanical, material and design science. Following a study on the mechanical properties of existing materials and the improvement of the process for designing the customized prosthesis, a system was devised to create a space dedicated to sensors inside the orthoses. These prostheses, fitted with technological devices such as inertial, gravimetric, GPS and wireless transmission sensors, will be useful not only for improving the position of the foot (a sensory and motor organ of central importance for the biomechanical and postural-proprioceptive system of the human body) but will lead also as a quantitative and qualitative diagnostic tool, as well as a system for monitoring clinical results in the neurological, orthopaedic and rehabilitation fields.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Tomassoni, Federica <1972&gt. "Valutazione quantitativa dei recettori della somatostatina in tumori neuroendocrini e loro valutazione funzionale mediante nuovi analoghi della somatostatina in modelli cellulari." Doctoral thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2007. http://amsdottorato.unibo.it/482/1/Tesi_Tomassoni_Federica.pdf.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Tomassoni, Federica <1972&gt. "Valutazione quantitativa dei recettori della somatostatina in tumori neuroendocrini e loro valutazione funzionale mediante nuovi analoghi della somatostatina in modelli cellulari." Doctoral thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2007. http://amsdottorato.unibo.it/482/.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

NOVACK, Nicholas. "Densitometria óssea de gatas castradas e não castradas por tomografia computadorizada quantitativa." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2015. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4734.

Повний текст джерела
Анотація:
Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-06-15T12:23:12Z No. of bitstreams: 1 Nicholas Novack.pdf: 1065518 bytes, checksum: 960193b642c76d9c5d7a0f4e56572f4f (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-15T12:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nicholas Novack.pdf: 1065518 bytes, checksum: 960193b642c76d9c5d7a0f4e56572f4f (MD5) Previous issue date: 2015-06-15
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Quantitative computerized tomography (QCT) is a highly sensitive technique, applied accurately diagnose loss of bone mass, bone mineral densitometry call with great advantages over plain radiography, but the lack of it limiting values for its clinical application. This study had the following objectives: establishing mean values of radiodensity the vertebral body of the second lumbar vertebra through the TCQ in cats, aspects involved in the pathophysiology of osteopenia induced by castration; study effects of depletion of estrogens radiodensity evaluate the characteristics of the female feline species of each experimental group, between the entire young cats and castrated adult cats spayed and not more than 6 years in a total of 22 animals. Comparing the degree of normality for young adult cats, and related. Statistically diseases was proven to be a reduction of bone mass in castrated cats over 6 years second lumbar vertebra L2.
A tomografia computadorizada quantitativa (TCQ) é uma técnica de alta sensibilidade, aplicada com precisão no diagnóstico de perda de massa óssea, chamada de densitometria mineral óssea, com grandes vantagens em relação à radiografia simples, porém a falta de valores de normalidade é limitante para a sua aplicação clínica. O presente trabalho teve os seguintes objetivos: estabelecer valores médios da radiodensidade do corpo vertebral da segunda vértebra lombar, através da TCQ, em gatas, aspectos envolvidos na fisiopatologia da osteopenia induzida pela castração; estudar efeitos da depleção dos estrógenos e avaliar as características da radiodensidade das fêmeas da espécie felina de cada grupo experimental, entre as gatas jovens inteiras e as gatas adultas castradas e não castradas acima de 6 anos, em um total de 22 animais. Comparando o grau de normalidade para as gatas adultas jovens e as patologias relacionadas. Estatisticamente comprovou-se uma redução de massa óssea em gatas castrada com mais de 6 anos na segunda vértebra lombar L2.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

KHOURY, Eliana Dirce Torres. "Exposição ao mercúrio: avaliação neurológica com ênfase na investigação somatossensorial quantitativa em ribeirinhos da Amazônia." Universidade Federal do Pará, 2012. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9206.

Повний текст джерела
Анотація:
Submitted by Cássio da Cruz Nogueira (cassionogueirakk@gmail.com) on 2017-10-17T14:34:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ExposicaoMercurioAvaliacao.pdf: 1992888 bytes, checksum: 58e636c158dd487db46003ce84a9b4c3 (MD5)
Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-10-30T16:55:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ExposicaoMercurioAvaliacao.pdf: 1992888 bytes, checksum: 58e636c158dd487db46003ce84a9b4c3 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-30T16:55:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ExposicaoMercurioAvaliacao.pdf: 1992888 bytes, checksum: 58e636c158dd487db46003ce84a9b4c3 (MD5) Previous issue date: 2012-10-08
Apesar das evidencias de níveis de exposição ao mercúrio capazes de produzirem danos neurológicos às comunidades ribeirinhas da bacia do rio Tapajós, poucos estudos clínicos avaliaram alterações de funções neurológicas, principalmente as somatossensoriais, consideradas como as manifestações iniciais da intoxicação por metilmercúrio. Neste estudo avaliaram-se os níveis atuais de exposição ao mercúrio e as manifestações somatossensoriais em ribeirinhos adultos residentes em comunidades situadas em diferentes regiões hidrográficas. Duas, na bacia do Tapajós e uma na bacia do Tocantins. Participaram do estudo 78 ribeirinhos em Barreiras, 30 em São Luís do Tapajós (bacia do Tapajós) e 49 no Furo do Maracujá (Tocantins), com idade entre 13 e 53 anos, de ambos os sexos. Concentrações de mercúrio total foram quantificadas em cabelo através da espectrofotometria de absorção atômica e a avaliação neurológica foi realizada por exame convencional e através de medidas quantitativas para sensibilidade tátil por monofilamentos de Semmes-Weinstein, sensibilidade vibratória e discriminação de dois pontos. As concentrações de mercúrio nas comunidades da bacia do Tapajós foram maiores que a do Tocantins (p<0,0001). A avaliação das alterações neurológicas não mostrou diferença significativa entre as comunidades das áreas exposta e controle para as alterações observadas através do exame neurológico convencional, exceto para desvio da marcha (p <0,05). Os limiares do tato por monofilamentos de Semmes-Weinstein, exceto para o peito esquerdo; vibração, exceto para o esterno superior, e da discriminação de dois pontos foram maiores nos indivíduos em área de exposição quando comparados com os da área controle (p<0,05). Na correlação dos limiares com as concentrações atuais do Hgtotal no cabelo, correspondência diretamente proporcional só foi observada para os limiares do tato por monofilamentos de Semmes-Weinstein do lábio inferior (p-valor<0,0001). Conclui-se que alterações somatossensoriais leves predominaram nas áreas de exposição ao metilmercúrio. Manutenção do monitoramento da exposição, orientação em relação às medidas de saúde pública e novos estudos clínicos utilizando testes somatossensoriais quantitativos são necessários para esclarecimento da ocorrência de casos clínicos de intoxicação nas áreas ribeirinhas contaminadas por mercúrio.
Despite evidence that exposure levels to mercury can produce neurological damage to the coastal communities of the Tapajos River basin, only a few clinical studies have assessed changes of neurological functions, especially somatosensory disturbance, considered as the initial manifestations of methylmercury poisoning. In this study we evaluated the current levels of exposure to mercury and sensory symptoms in adults from Riverside communities located in different river basins. Two in the Tapajós River basin and one in Tocantins basin. Participating in this study were 78 residents in Barreiras, 30 in São Luís do Tapajós (Tapajós River basin) and 49 in Furo do Maracujá (Tocantins basin), aged between 13 and 53 years, of both sexes. Total hair mercury concentrations were quantified by atomic absorption spectrophotometry and the neurological evaluation was carried out by conventional examination and by quantitative measures for tactile sensation by Semmes-Weinstein monofilaments, vibration sensation and two points discrimination. Concentrations of mercury in the Tapajós River basin communities were higher than that of Tocantins (p<0.0001). The evaluation of neurological changes showed no significant difference between the communities of exposed areas and control for the changes observed by conventional neurological examination, except for gait deviation (p<0.05). Thresholds for tactile sensation by Semmes-Weinstein monofilaments (except for the left chest), vibration sensation (except for the upper sternum) and discrimination of two points were higher in the subjects in the area of exposure when compared with those of the control area (p<0.05). On the correlation of the thresholds with current concentrations of Hgtotal in hair, directly proportional correlation was only observed for the thresholds of tactile sensation by Semmes-Weinstein monofilaments of lower lip (p-value<0.0001). It is concluded that mild changes in the sensitivity thresholds were predominant in the areas of exposure to methylmercury. Maintenance of exposure monitoring, guidance on public health measures and new clinical studies using somatosensory quantitative measures are required for clarification of the occurrence of clinical cases of poisoning in riparian areas contaminated by mercury.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Bresciani, Louisiane Faccio Verani. "Análise qualitativa e quantitativa de metabólitos secundários e propriedades farmacológicas de quatro espécies de plantas medicinais da flora catarinense." Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84659.

Повний текст джерела
Анотація:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Química.
Made available in DSpace on 2012-10-20T11:20:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 233234.pdf: 2130080 bytes, checksum: a19f7ffb06d219743671df94a9b985f7 (MD5)
Nos últimos anos tem aumentado muito o uso de plantas medicinais na forma de chás, fitoterápicos e fitofármacos. A validação científica do efeito das plantas usadas na medicina popular, o controle de qualidade do material vegetal e dos fitoterápicos e a determinação de métodos ótimos de extração foram os pontos centrados como objetivo deste trabalho. As plantas estudadas foram: Wedelia paludosa, Adiantum cuneatum, Calendula officinallis e Equisetum arvense.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Книги з теми "Medicina quantitativa"

1

Zaidi, Habib, ed. Quantitative Analysis in Nuclear Medicine Imaging. Boston, MA: Springer US, 2006. http://dx.doi.org/10.1007/b107410.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Habib, Zaidi, ed. Quantitative analysis of nuclear medicine images. New York: Springer, 2005.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

E, Khudyakov Yury, ed. Medicinal protein engineering. Boca Raton: Taylor & Francis, 2009.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Friedl, Karl, and William R. Santee. Military quantitative physiology: Problems and concepts in military operational medicine. Edited by Borden Institute (U.S.). Fort Detrick, Md: Borden Institute, 2012.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

C, Reiber J. H., Wall E. van der, Working Group on Nuclear Cardiology., European Society of Cardiology, Interuniversitair Cardiologisch Instituut (Utrecht, Netherlands), and International Symposium on Computer Applications in Nuclear Medicine and Cardiac Magnetic Resonance Imaging (2nd : 1991 : Rotterdam, Netherlands), eds. Cardiovascular nuclear medicine and MRI: Quantitation and clinical applications. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1992.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Bruce, Nigel. Quantitative methods for health research: A practical interactive guide. Chichester, West Sussex: J. Wiley, 2008.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

P, Fox Matthew, and Fink Aliza K, eds. Applying quantitative bias analysis to epidemiologic data. Dordrecht: Springer, 2009.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Anbar, Michael. Quantitative dynamic telethermometry in medical diagnosis and management. Boca Raton: CRC Press, 1994.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Charles, Davis, ed. Quantitative medicine: A complete guide to getting well, staying well, avoiding disease, slowing aging. Palo Alto, California: Golden Lotus Publishing, 2016.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

K, Peat Jennifer, Mellis Craig, Williams Katrina, and Xuan Wei, eds. Health science research: A handbook of quantitative methods. London: SAGE, 2002.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Частини книг з теми "Medicina quantitativa"

1

Royal, H. D., and B. J. McNeil. "Quantitation." In Clinical Nuclear Medicine, 719–36. Boston, MA: Springer US, 1998. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4899-3356-0_57.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Hollerbach, Teresa. "Sanctorius’s Galenism." In Sanctorius Sanctorius and the Origins of Health Measurement, 35–96. Cham: Springer International Publishing, 2023. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-30118-6_3.

Повний текст джерела
Анотація:
AbstractThe chapter deals with Sanctorius’s intellectual background and places his book De statica medicina within the framework of contemporary Galenic medicine. Usually, the book is celebrated for its innovative quantitative approach to medicine yet read in isolation from its broader context. However, as I will show, an analysis of this context is crucial to understanding how Sanctorius developed his novel ideas and revised the medical knowledge of his day. Of particular importance in this regard are the dietetic doctrine of the “six non-natural things” and the concept of insensible perspiration, an invisible excretion of the human body. Potential relations of Sanctorius’s notions to the doctrine of the ancient medical school of the Methodists and to corpuscular ideas are also scrutinized. The chapter concludes with an analysis of the De statica medicina itself, focusing on the conceptual backdrop against which Sanctorius developed his weighing procedures, the results of which he presented in the book. References to Sanctorius’s other publications help set his ideas in the broader context of his endeavors and contribute to an understanding of the theoretical context in which the De statica medicina emerged.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Nahler, Gerhard. "quantitative variable." In Dictionary of Pharmaceutical Medicine, 153. Vienna: Springer Vienna, 2009. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-211-89836-9_1168.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

de Geus, Eco. "Quantitative Genetics in Behavioral Medicine." In Handbook of Behavioral Medicine, 399–422. New York, NY: Springer New York, 2010. http://dx.doi.org/10.1007/978-0-387-09488-5_28.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Wohlauer, Max V., Andrew K. P. Conner, and Kathryn M. Beauchamp. "Quantitative Resuscitation." In Encyclopedia of Intensive Care Medicine, 1943. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2012. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-00418-6_2124.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Schipper, Sivan, and Konrad Maurer. "Quantitative Sensory Testing: QST." In Pain Medicine, 103–6. Cham: Springer International Publishing, 2017. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-43133-8_26.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Wu, Rongling, Mengmeng Sang, and Li Feng. "Methodological Foundation of Precision Medicine." In Quantitative Methods for Precision Medicine, 1–16. Boca Raton: Chapman and Hall/CRC, 2022. http://dx.doi.org/10.1201/9780429171512-1.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Hollerbach, Teresa. "Quantification and Certainty." In Sanctorius Sanctorius and the Origins of Health Measurement, 179–207. Cham: Springer International Publishing, 2023. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-30118-6_6.

Повний текст джерела
Анотація:
AbstractIn this chapter, I examine the context in which Sanctorius presented his measuring instruments in his publications. In difference to previous studies, which often have focused solely on the Commentary on Avicenna, this being the only work in which Sanctorius included illustrations of his instruments, I analyze the measuring instruments in the light of all that Sanctorius published. Furthermore, I scrutinize the relation of the various instruments to each other and discuss Sanctorius’s possible complementary use of them. Of particular interest in this context is the role of the De statica medicina, which has become a keyword for Sanctorius’s quantitative approach to physiology. These considerations will serve as an introduction to an in-depth study of Sanctorius’s measuring instruments in Chap. 7, and reveal the agenda behind his quantification efforts—to enhance certainty in medicine. Given that the degree of conjecture in medicine was a contested issue in traditional introductory discussions in contemporary works on medicine, I examine Sanctorius’s claim to enhance certainty through quantification, measurements, and instruments against the backdrop of the prevailing discourse(s) therein. While it is immediately obvious that Sanctorius departed from traditional views by introducing new quantitative procedures into medicine, the investigation of the roles that he assigned to logical reasoning, on the one hand, and to experience, empirical knowledge, and his new methods of quantification, on the other, draws a more complex picture regarding the combination of theory and practice in his works.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Hollerbach, Teresa. "Quantification in Galenic Medicine." In Sanctorius Sanctorius and the Origins of Health Measurement, 145–77. Cham: Springer International Publishing, 2023. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-30118-6_5.

Повний текст джерела
Анотація:
AbstractThe central theme of this chapter is to identify and explore various forms of quantification in the medical tradition, on which Sanctorius might possibly have drawn for his quantitative approach to physiology. First, I address theories and practices connected to dietetics and pharmacology as well as the Galenic concept of a latitude of health, which assumed a certain graduation of the state of health. Second, I reconsider the relation of Sanctorius’s work to two earlier authors who are commonly associated with Sanctorius and his static medicine: the Alexandrian physician Erasistratus (third century BCE) and the German cardinal and scholar Nicolaus Cusanus (1401–1464). Both were early proponents of quantitative approaches to medical problems. Third, I outline instances of quantitative physiological reasoning in Galen’s work as well as in the works of Renaissance scholars, and I analyze their possible connection to Sanctorius.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Shaikh, Sikandar. "Quantitative Imaging Biomarkers in Precision Medicine." In Advances in Imaging, 317–26. Singapore: Springer Singapore, 2022. http://dx.doi.org/10.1007/978-981-16-9535-3_26.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Тези доповідей конференцій з теми "Medicina quantitativa"

1

Leal, Wolney Barros, Cayk Nogueira Gonçalves, Alerrandro Victor Silva Souza, Sarah Mourão de Sá, and Érika Bezerra Sampaio. "ANÁLISE QUANTITATIVA DOS SINTOMAS DE DEPRESSÃO NO PÚBLICO IDOSO DOMICILIADO." In V Congresso Online Brasileiro de Medicina. Congresse.me, 2024. http://dx.doi.org/10.54265/qylw5106.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

ARAÚJO, Alexandre Martins, Antônio Ribeiro COELHO, Gustavo Teixeira MACHADO, Guilherme Augusto da COSTA, Lais de Souza GOMES, and Henrique Vieira dos SANTOS. "ANÁLISE QUANTITATIVA DAS CIRURGIAS UROLÓGICAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA COMPARAÇÃO COM O PERÍODO PRÉ PANDEMIA." In Semana Online Científica de Medicina. CONGRESSE.ME, 2021. http://dx.doi.org/10.54265/ncae9220.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: A pandemia do novo Coronavírus interferiu diretamente nos ambientes hospitalares. Os diagnósticos e tratamentos de diversas doenças tiveram seus fluxos impactados. Assim, faz-se necessário analisar como as mudanças da pandemia atingiram diretamente a realização de cirurgias urológicas no país, para que seja possível avaliar as consequências dessas alterações na morbimortalidade dos pacientes desta especialidade no Brasil. Objetivos: Analisar o número total de procedimentos urológicos realizados no Brasil no ano de 2020 comparando com os anos anteriores. Verificar a proporção de cirurgias de urgência e eletivas realizadas no período, avaliando os custos médios destes procedimentos, e como a pandemia de Covid-19 influenciou neste cenário. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, ecológico, avaliando o número de procedimentos cirúrgicos urológicos, tanto eletivos, quanto de urgência executados no Brasil em 2020 comparado com anos anteriores, observando-se os custos médios dos procedimentos executados. Dados foram obtidos no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) por meio da plataforma TABNET (Sistema de Informação Hospitalar - SIH). Resultado: O número total de procedimentos cirúrgicos urológicos em 2016 igual a 192448, sendo 136312 procedimentos eletivos e 56136 procedimentos em urgência, custo médio R$607,69; em 2017: 205310 totais, 148262 procedimentos eletivos e 57048 procedimentos em urgência, custo médio R$605,32; em 2018: 224478 totais, 167630 procedimentos eletivos e 56848 procedimentos em urgência, custo médio R$600,23; em 2019: 236332 totais, 174952 procedimentos eletivos e 61380 procedimentos em urgência, custo médio R$596,50; em 2020: 146360 totais, 90634 procedimentos eletivos e 55726 procedimentos em urgência, custo médio R$641,59. Conclusão: Nota-se evidente queda na curva de procedimentos realizados, com total reduzido em comparação aos anos anteriores, diferença devida a baixa de procedimentos eletivos, explicando também o aumento do custo médio, pois procedimentos de urgência demandam maior custo, indicando influência direta da pandemia no número de procedimentos cirúrgicos urológicos realizados no Brasil. PALAVRAS-CHAVE: CIRURGIA, PANDEMIA, UROLOGIA
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Fernando Farah De Tofoli, Luis, and Milene Ioneda Sugiyama. "Impacto e diferenças regionais do trote nos cursos brasileiros de Medicina: análise quantitativa com diretores e educadores médicos." In XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas - SP, Brazil: Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37681.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

JUNIOR, RENATO FINOTTI, and REGINA APARECIDA TERRA DA ROSA. "PERFIL DOS PACIENTES COVID POSITIVO ADMITIDOS EM 2020 NUM HOSPITAL PÚBLICO DE MATO GROSSO DO SUL QUE EVOLUÍRAM PARA TERAPIA HEMODIALÍTICA." In Semana Online Científica de Medicina. CONGRESSE.ME, 2021. http://dx.doi.org/10.54265/vria3509.

Повний текст джерела
Анотація:
INTRODUÇÃO: A pandemia pelo novo coronavírus, vem produzindo repercussões em escala global, acarretando impactos sem precedentes na história. Isso, somado ao agravamento da doença, com evolução para a necessidade de terapia dialítica. Estudos mostram que a Insuficiência Renal Aguda (IRA), consequente à infecção pelo COVID, está entre 0,5-7% dos casos e entre 2,9-23% dos pacientes em Unidade de Terapia Intensiva. Portanto, este trabalho visa levantar dados estatísticos relacionados à estas ocorrências. OBJETIVO: Caracterizar pacientes COVID POSITIVO admitidos num hospital público estadual de Campo Grande/MS, no ano de 2020 que necessitaram realizar hemodiálise. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo realizado através da coleta de dados em prontuários eletrônicos e registros desse hospital, tendo caráter descritivo, transversal e de abordagem quantitativa RESULTADOS: Foram levantados dados de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2020, das admissões de pacientes COVID POSITIVO. Dos 3540 pacientes admitidos, 342 (9,66%) necessitaram de hemodiálise, destes, 73 (21,34%) já apresentavam insuficiência renal crônica e 269 (78,65%) apresentaram IRA. Dos 269, 176 (65,42%) eram do sexo masculino e 93 (34,58%) do sexo feminino, 257 (95,54%) estavam entre 40 e 80 anos, sendo a maioria entre 70 e 79 anos (29,74%); 5 pacientes (1,86%) evoluíram para doença crônica, 80 (29,74%) foram à óbito, 184 (68,40%) recuperaram a função renal. Dos 269 pacientes, 115 (42,75%) não apresentaram nenhuma doença de base, 12 (4,46%) apresentavam Diabetes mellitus (DM), 54 (20,08%) apresentavam hipertensão arterial (HAS) e 88 (32,71%) apresentavam as duas comorbidades. CONCLUSÃO: Dos 3540 pacientes COVID positivo admitidos em 2020 neste hospital, 269 (7,60%) apresentaram IRA e necessitaram de hemodiálise, acompanhando estudos já realizados. 154 (57,25%) apresentavam DM, HAS isoladas, ou as duas patologias concomitantemente. Conclui-se que, pacientes acima de 40 anos, acometidos de DM, HAS e/ou ambas, são a maioria dos que necessitam de hemodiálise durante a internação por COVID 19. PALAVRAS-CHAVE: COVID, HEMODIÁLISE, HOSPITAL
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Brito, Patricia Leite. "ORIENTAÇÃO SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS NO PUERPÉRIO IMEDIATO." In Congresso Online Brasileiro de Medicina. CONGRESSE ME, 2021. http://dx.doi.org/10.54265/fqrg3254.

Повний текст джерела
Анотація:
INTRODUÇÃO: O uso de métodos contraceptivos deve ser norteado por uma escolha pessoal da paciente, associado a critérios clínicos, éticos, sociais e culturais, sendo um importante recurso para diminuição do número de gravidez não planejadas, e do aumento do intervalo gestacional, em grupos populacionais vulneráveis como as adolescentes e dessa forma, contribuir para diminuição das taxas de abortamento e de mortalidade materna. Conhecer e ter acesso a informação sobre as opções e uso dos métodos existentes, é um direito da mulher, no seu exercício de cidadania e deveria ser um recurso utilizado em todos os momentos da trajetória dentro do serviço da rede básica de saúde, inclusive no pré-natal e no pós-parto. OBJETIVO: O trabalho pretende demonstrar uma ação exitosa realizada em maternidade pública terciária do Norte do país, onde se realizou um projeto de avaliação de conhecimento e orientação dos métodos contraceptivos, para pacientes no momento da internação para o parto, inclusive com a oferta e uso do Dispositivo Intra-uterino (DIU) de cobre, no pós-parto imediato, normal ou cesárea e no pós-aborto. METODOLOGIA: Estudo observacional e descritivo, de abordagem quantitativa, para avaliar a percepção e conhecimento sobre os métodos contraceptivos. As pacientes passavam por uma entrevista com a equipe de enfermagem, questionando sobre o conhecimento sobre os métodos contraceptivos e o desejo de realizar o uso e inserção do DIU após- o parto. As pacientes que não consentiam ou não desejavam realizar o método no momento do parto, eram novamente abordadas na enfermaria para nova palestra sobre a importância da prevenção de nova gravidez e da realização de consulta de acompanhamento do puerpério. Observamos, que a grande maioria não tinha conhecimento sobre os métodos existentes oferecidos, gratuitamente, no sistema de saúde e que o interessse sobre eles foi maior no momento da abordagem na enfermaria. RESULTADOS: A prática desempenhada demonstrou que é importante e necessário o estímulo e oferta da informação sobre os recursos existentes, para prevenção de nova gravidez, desmistificando e disponibilizando ao longo de todo processo de acesso ao atendimento da saúde da mulher, desde as consultas de rotina até no momento do pós-parto. CONCLUSÃO: Para diminuir as taxas de gravidez na adolescência, prematuridade, mortalidade materna e neonatal, devemos desenvolver medidas educacionais entre o público feminino em idade fértil, e melhorar o acesso aos métodos contraceptivos, melhorar a qualidade da assistência ofertada no cuidado da saúde da mulher e acima de tudo mobilizar recursos, para ampliar a educação sexual entre os jovens. PALAVRAS-CHAVE: PÓS-PARTO, MÉTODOS CONTRACEPTIVOS, PUERPÉRIO
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Batista, Gabryella Silva, and GUILHERME ROCHA WANDERLEY MASCARENHAS. "PRESCRIÇÕES DE ANTIBIOTICOTERAPIA PEDIÁTRICA EM CASOS DE FARINGOTONSILITE AGUDA: REFLEXÕES EM UM CAMPO DE ESTÁGIO DA MEDICINA." In II Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ii-conbrai/6071.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: Conquanto a prescrição pediátrica de antibiótico para finalidade de tratamento da faringotonsilite aguda devesse ser limitada aos casos em que a infecção é bacteriana, em especial nos causados por Streptococcus Hemolítico do grupo A, seu uso indiscriminado ainda prepondera na prática clínica, favorecendo a resistência a antibióticos e o desenvolvimento de cepas menos sensíveis ao tratamento preconizado. Uma vez que os casos de faringotonsilite aguda apresentam-se com etiologias virais em 70% dos casos, sendo tratados de acordo com a sintomatologia. Ademais, o modo de detecção considerado padrão-ouro para diagnóstico da faringotonsilite estreptocócica do grupo A é a cultura de secreção da orofaringe, contudo não é perfeito, devido aos altos custos e ao tempo necessário para determinação dos resultados. Apesar da necessidade de tratamento com antimicrobianos não se fazer necessária na maioria das vezes, tonsilites e faringites são exemplos de outrora serem prescritos de forma inadequada. As infecções do trato respiratório superior são responsáveis por uma parcela significativa das visitas aos pediatras, sendo assim devem ser diagnosticadas de modo a prevenir complicações futuras, tais como: endocardite, febre reumática, abscessos cervicais e corriqueiramente quadros de resistência a antibióticos, dentre outros. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a recorrência da prescrição rotineira de antibioticoterapia para tratamento da faringotonsilite aguda em crianças, independente da etiologia apresentada. Método: Trata-se de um relato de experiência com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Resultados: A análise dividiu-se em duas categorias: “A auto analise dos prescritores em relação a antibioticoterapia pediátrica para tratamento da faringotonsilite aguda” e “Analisando as manifestações clínicas virais e bacterianas submetidas a antibioticoterapia”. Conclusão: Conclui-se que as prescrições de antibióticos são realizados de modo indiscriminado pela grande parte dos prescritores, em campo de estágio, superando as expectativas descritas na literatura.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Foques Falleiro, Manuela, Carolina Schell Franceschina, Marina Ritter Schüler, Anna Eduarda Oliveira Pires Gonçalves, André Mello da Costa Ellwanger, and Roxana Pinto Nishimura. "Esporotricose felina e humana na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul." In Congresso Online Acadêmico de Medicina Veterinária. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/uqqz4582.

Повний текст джерела
Анотація:
A esporotricose é uma micose cutânea ou subcutânea e granulomatosa causada por um complexo de espécies conhecido como Sporothrix schenckii, ocorrendo principalmente em felinos e humanos. É uma doença emergente no Brasil, apesar de negligenciada, e o gato doméstico é o principal disseminador da doença para outros animais e para o homem, através de arranhaduras ou mordeduras e pelo contato direto com as lesões. A esporotricose felina e humana não é de notificação obrigatória no estado do Rio Grande do Sul, e, até o ano de 2020, a doença nunca havia sido registrada no município de Sapucaia do Sul. O objetivo deste trabalho foi monitorar os casos de esporotricose felina e humana em Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, identificando as suas características epidemiológicas e ambientais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo descritiva, observacional e de abrangência quantitativa. Os dados foram obtidos a partir de registros documentais do setor de Vigilância Ambiental do município. Entre 18 de agosto de 2020 e 30 de junho de 2021, foram contabilizados 56 casos de esporotricose em felinos e 14 casos da doença em humanos, com 64,28% das ocorrências sendo em pacientes mulheres e 35,71% em homens. Dos casos humanos, 13 desses pacientes eram tutores de felinos com esporotricose, tendo sido contaminados através de contato com o próprio animal. Dois bairros do município concentraram a maior parte desses casos, totalizando 82% dos casos de esporotricose felina e 51% dos casos de esporotricose humana, configurando-se como pontos de alta densidade. Pôde-se observar um padrão clássico de distribuição da doença na cidade, uma vez que a aglomeração de casos em regiões específicas é característica, ocorrendo na forma de surtos, em locais com alto número de hospedeiros. A maior parte dos felinos infectados possuía livre acesso à rua, perfazendo 80% dos casos, e 73% do total de felinos doentes não eram castrados. A alimentação e a manutenção de felinos de rua nos locais com alta densidade de casos de esporotricose, sem qualquer tipo de controle populacional e sanitário, associado à circulação de gatos domésticos pelo bairro, foram as possíveis causas que levaram ao descontrole desta zoonose na região. A ausência de tratamento dos gatos de rua doentes e o abandono de animais infectados também foram fatores importantes na dispersão da esporotricose para animais sadios semidomiciliados, que se tornaram fonte de infecção para o homem, demonstrando a importância da saúde pública e integrada. Durante a realização do trabalho, foram promovidas capacitações aos trabalhadores da rede pública de saúde do município para o diagnóstico da doença em usuários do Sistema Único de Saúde e foram feitos alertas à população, além de campanhas sobre a importância da guarda responsável dos animais. A educação em saúde da população do município torna-se, agora, prioridade de ação dos gestores públicos. PALAVRAS-CHAVE: Felino doméstico, Saúde Pública, Sporothrix schenckii
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Clara Figueiredo Branco Gonçalves, Ana, Karen Schumacker Brust Santos, Maria Fernanda Vitoria Pessanha Campos Azevedo, Mila Queiroga Ramos, and Kathelyn Ferreira Cordeiro. "A formação médica e a parturição no Brasil: desigualdades raciais e de gênero fecundas desde o útero, um relato de experiência." In Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos. Faculdade de Medicina de Campos, 2023. http://dx.doi.org/10.29184/anaisscfmc.v22023p5.

Повний текст джерела
Анотація:
Parte-se do princípio que o pensamento social brasileiro permeia a ação do estado e influencia a construção de políticas públicas. Assim, entende-se o quanto, na história da formação médica e arte obstétrica, a medicina impactou a condução política de um pensamento social que incluiu a hegemonia do poder médico, o branqueamento social e o racismo institucionalizado. O objetivo é inserir um debate étnico racial para estudantes de medicina, em uma faculdade privada, com construção de instrumental que permita a incorporação desses debates no contexto acadêmico e médico. Foi utilizado metodologia qualitativa por abranger um universo de significados, sob uma perspectiva histórico dialética. Dessa forma, a coleta de dados deu-se a partir de revisão bibliográfica, fonte de periódicos CAPES, identificando na história da formação médica brasileira as estratégias que permitiram o racismo estrutural encobrir-se na teoria social biologizante. Ainda, houve pesquisa quantitativa, com estudo de campo, em ambulatório de pré-natal, num recorte gênero – racial e estudo de variáveis como: idade, número de gestações, abortos, cor, raça e ISTs, em 2022. Os alunos extensionistas gozaram da participação no Curso de Capacitação “A questão racial no pensamento social brasileiro: as visões de Sylvio Romero, Nina Rodrigues, Oliveira Viana e Gilberto Freyre”. Foi confeccionado instrumental pedagógico, em formato audiovisual, com intenção de inserção na construção pedagógica, em possíveis componentes curriculares como: obstetrícia, humanidades médicas e saúde coletiva. Durante o desenvolvimento do projeto, houve reuniões para discussão e exploração de novos conceitos para fomentação da curiosidade e escrita teórica. Assim, foi construído aprendizado para além do conhecimento priorizado no curso médico e reflexões sobre a importância da inserção dessa pauta na literatura médica, com aplicabilidade cotidiana da prática médica e o reconhecimento da insufici- ência de reflexões desta temática e, com isso, ausência de habilidades dentro da educação médica. O projeto trouxe uma nova visão dos aspectos históricos e literários sobre a construção do pensamento racial brasileiro, oportunidade que auxiliou na compreensão da formação do racismo institucional. Ademais, foi realizada ação social, com roda de conversa sobre o tema: “Você sabia? Discriminação racial, racismo e Desigualdade racial não são sinônimos”, para adolescentes e familiares, com o intuito de trazer para este grupo conceitos fundamentais e explorar, através da medicina narrativa, o racismo sutil por trás das palavras, sendo conduzido pelos extensionistas. Consideramos assim, que o nosso projeto teve positivo impacto reflexivo e, possível contribuição para um formato inclusivo de educação médica, sensibilizando futuros assistentes médicos da saúde pública e futuros gestores da saúde. Assim, acreditamos ter alcançado resultados além da mudança de consciência, mas um exercício na dimensão prática. Conclui-se, então, presença do atravessamento das questões sexistas e racistas no contexto da formação médica brasileira. E, contudo, a necessidade de traçar estratégias para uma quebra de paradigma na educação médica, com inclusão destas mesmas questões, para que assim aconteça a representatividade negra no âmbito da saúde, com redução das diversas formas de violência ao qual esta população está submetida.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Alexandre, Carine Pacheco, Alicia Kerly da Silva Andrade, and Ana Gabriela Álvares Travassos. "Análise do conhecimento dos jovens universitários sobre os métodos de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis/vírus da imunodeficiência humana na prática do sexo oral: resultados preliminares." In XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p073.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: O sexo oral consiste na penetração dos órgãos genitais por meio da boca, dos lábios e da língua. Essa atividade sexual desprotegida gera riscos para a saúde, principalmente em razão da possibilidade de contaminação por infecções sexualmente transmissíveis. Objetivo: Estudar a relação entre o conhecimento sobre uso de métodos para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e a prática de sexo oral seguro por jovens universitários. Métodos: Esse estudo tem desenho exploratório transversal com abordagem quantitativa. A coleta foi realizada no Departamento de Ciências da Vida na Universidade do Estado da Bahia. Os indivíduos foram convidados a preencher um questionário anônimo e autoexplicativo com questões sobre práticas sexuais e conhecimentos sobre infecções sexualmente transmissíveis. Resultados: Na amostra constaram 205 estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição. A maioria dos questionários respondidos (54,1%) foi de estudantes do curso de Medicina. Sobre as práticas sexuais dos participantes, 157 (69,8%) realizavam sexo oral, porém 70,6% (120) nunca haviam utilizado camisinha e apenas 7,8% (13 estudantes) a usavam regularmente. Não encontramos correlações entre conhecimento sobre transmissão de infecções sexualmente transmissíveis e uso regular de camisinha no sexo oral. Prevenir infecções sexualmente transmissíveis é a principal motivação para o uso de camisinha, porém é significativa a quantidade de jovens que nunca utilizaram preservativo no sexo oral. Essa prática sexual segura é influenciada por aspectos socioculturais, além de apenas o conhecimento sobre o perigo do ato sexual desprotegido. Conclusão: O uso de preservativos na prática oral foi reduzido entre jovens estudantes da área da saúde, sendo fator de risco importante para transmissão de infecções sexualmente transmissíveis. O conhecimento sobre as infecções sexualmente transmissíveis não é o único fator relacionado ao uso de camisinha no sexo oral, necessitando mais estudos sobre essa temática e amplo debate sobre sexo oral seguro na sociedade, com destaque na população jovem universitária.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Azevedo, José Bruno da Silva, and JOSÉ BRUNO DA SILVA AZEVEDO. "LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DA DISTRIBUIÇÃO DE FAMÍLIAS BOTÂNICAS QUE SÃO UTILIZADAS NA MEDICINA POPULAR DA REGIÃO NORDESTE." In III Congresso Brasileiro de Ciências Biologicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/6933.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: O conhecimento da medicina popular é repassado de geração para geração. O Nordeste Brasileiro possui espécies de plantas adaptados ao clima tropical, equatorial úmido e semiárido. Vários estudos etnobotânicos realizados em comunidades urbanas e rurais da caatinga, trouxeram novas informações químicas e farmacológicas de várias espécies. Objetivos: Foi feito um levantamento bibliográfico sobre a distribuição de famílias Botânicas com espécies nativas e exóticas utilizadas na medicina popular da região Nordeste. Material e métodos: Foram selecionado 10 artigos publicados nas bases de dados do Eletronic Library Online (Scielo) e do Portal do Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave: Etnobotânica, Fitoterapia, Caatinga, Medicina popular e Plantas medicinais, com data entre 2009-2021. Os artigos citaram um total de 94 famílias distribuídas em 686 espécies. As abordagens foram quantitativas. O critério de inclusão foram: famílias que fossem citadas em mais de dois artigos e espécies vegetais utilizadas para tratar diversos tipos de enfermidades. Resultados: A família Fabaceae possuiu o maior número de espécies, ela é bastante conhecida e importante para a economia da região nordeste, sendo utilizada na fabricação de gomas, corantes, óleos e inseticidas, temos como exemplo: Anadenanthera colubrina (Vell.) Brena, Cenostigma nordestum Tul., Mimosa ophthalmocentra Mart. ex Benth e Erythrina velutina Willd. As espécies mais citadas da família Anacardiaceae foram: Anacardium occidentale L., Myracrodruon urundeuva Alemão e Schinopsis brasiliensis Engl. A família Lamiaceae foi representada pelas espécies: Rosmarinus officinalis L., Plectranthus barbatus Andr., Plectranthus amboinicus Lour., Ocimum basilicum L. e Mentha arvensis L. Conclusão: A caatinga possui um clima semiárido, onde as folhas de várias espécies de plantas ficam indisponíveis durante o período da escassez de chuvas, e por causa disso, a casca é a parte mais utilizada no preparo de chás, garrafadas e xaropes. Observou-se um número relativamente alto de várias famílias de espécies medicinais, mostrando que estudos da taxonomia Botânica são importantes para o desenvolvimento de novas pesquisas que consigam ampliar o conhecimento ecológico, morfológico e medicinal.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Звіти організацій з теми "Medicina quantitativa"

1

Cooper, M., and R. N. Beck. Nuclear medicine and imaging research (quantitative studies in radiopharmaceutical science). Office of Scientific and Technical Information (OSTI), June 1992. http://dx.doi.org/10.2172/7236116.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Cooper, M., and R. Beck. Nuclear medicine and imaging research (quantitative studies in radiopharmaceutical science). Office of Scientific and Technical Information (OSTI), September 1990. http://dx.doi.org/10.2172/6604409.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Beck, R. N., M. Cooper, and C. T. Chen. Nuclear medicine and imaging research (instrumentation and quantitative methods of evaluation). Office of Scientific and Technical Information (OSTI), July 1992. http://dx.doi.org/10.2172/7236067.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Beck, R., and M. Cooper. Nuclear medicine and imaging research (Instrumentation and quantitative methods of evaluation). Office of Scientific and Technical Information (OSTI), September 1989. http://dx.doi.org/10.2172/5261382.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Gates, Timothy M. Quantitative Analysis of Contributing Factors Affecting Patient Satisfaction in Family Medicine Service Clinics at Brooke Army Medical Center. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, June 2008. http://dx.doi.org/10.21236/ada493866.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Cooper, M., and R. N. Beck. Nuclear medicine and imaging research (quantitative studies in radiopharmaceutical science). Progress report, January 1, 1992--December 31, 1992. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), June 1992. http://dx.doi.org/10.2172/10160253.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Beck, R. N., M. Cooper, and C. T. Chen. Nuclear medicine and imaging research (instrumentation and quantitative methods of evaluation). Progress report, January 15, 1992--January 14, 1993. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), July 1992. http://dx.doi.org/10.2172/10163393.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Beck, R. N., M. Cooper, and C. T. Chen. Nuclear medicine and imaging research: Instrumentation and quantitative methods for evaluation. Final report, January 15, 1993--January 14, 1994. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), November 1995. http://dx.doi.org/10.2172/266897.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Tang, Jiqin, Gong Zhang, Jinxiao Xing, Ying Yu, and Tao Han. Network Meta-analysis of Heat-clearing and Detoxifying Oral Liquid of Chinese Medicines in Treatment of Children’s Hand-foot-mouth Disease:a protocol for systematic review. INPLASY - International Platform of Registered Systematic Review and Meta-analysis Protocols, January 2022. http://dx.doi.org/10.37766/inplasy2022.1.0032.

Повний текст джерела
Анотація:
Review question / Objective: The type of study was clinical randomized controlled trial (RCT). The object of study is the patients with HFMD. There is no limit to gender and race. In the case of clear diagnosis standard, curative effect judgment standard and consistent baseline treatment, the experimental group was treated with pure oral liquid of traditional Chinese medicine(A: Fuganlin oral liquid, B: huangzhihua oral liquid, C: Lanqin oral liquid, D: antiviral oral liquid, E: Huangqin oral liquid, F: Pudilan oral liquid, G: Shuanghuanglian oral liquid.)and the control group was treated with ribavirin or any oral liquid of traditional Chinese medicine. The data were extracted by two researchers independently, cross checked and reviewed according to the pre-determined tables. The data extraction content is (1) Basic information (including the first author, published journal and year, research topic). (2) Relevant information (including number of cases, total number of cases, gender, age, intervention measures, course of treatment of the experimental group and the control group in the literature). (3) Design type and quality evaluation information of the included literature. (4) Outcome measures (effective rate, healing time of oral ulcer, regression time of hand and foot rash, regression time of fever, adverse reactions.). The seven traditional Chinese medicine oral liquids are comparable in clinical practice, but their actual clinical efficacy is lack of evidence-based basis. Therefore, the purpose of this study is to use the network meta-analysis method to integrate the clinical relevant evidence of direct and indirect comparative relationship, to make quantitative comprehensive statistical analysis and sequencing of different oral liquid of traditional Chinese medicine with the same evidence body for the treatment of the disease, and then to explore the advantages and disadvantages of the efficacy and safety of different oral liquid of traditional Chinese medicine to get the best treatment plan, so as to provide reference value and evidence-based medicine evidence for clinical optimization of drug selection. Condition being studied: Hand foot mouth disease (HFMD) is a common infectious disease in pediatrics caused by a variety of enteroviruses. Its clinical manifestations are mainly characterized by persistent fever, hand foot rash, oral herpes, ulcers, etc. Because it is often found in preschool children, its immune system development is not perfect, so it is very vulnerable to infection by pathogens and epidemic diseases, resulting in rapid progress of the disease. A few patients will also have neurogenic pulmonary edema Meningitis, myocarditis and other serious complications even lead to death, so effectively improve the cure rate, shorten the course of disease, prevent the deterioration of the disease as the focus of the study. In recent years, traditional Chinese medicine has played an important role in the research of antiviral treatment. Many clinical practices have confirmed that oral liquid of traditional Chinese medicine can effectively play the role of antiviral and improve the body's immunity.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

FDG-PET/CT SUV for Response to Cancer Therapy, Clinically Feasible Profile. Chair Nathan Hall and Jeffrey Yap. Radiological Society of North America (RSNA) / Quantitative Imaging Biomarkers Alliance (QIBA), June 2023. http://dx.doi.org/10.1148/qiba/20230615.

Повний текст джерела
Анотація:
This QIBA Profile documents specifications and requirements to provide comparability and consistency for quantitative FDG-PET across scanners in oncology. It can be applied to both clinical trial use as well as individual patient management. This document organizes acquisition, reconstruction and post-processing, analysis and interpretation as steps in a pipeline that transforms data to information to knowledge. The document, developed through the efforts of the QIBA FDG-PET Biomarker Committee, has shared content with the FDG-PET UPICT protocol, as well as additional material focused on the devices used to acquire and analyze the FDG-PET data. The QIBA acquisition protocol is largely derived from the FDG-PET UPICT protocol for FDG-PET imaging in clinical trials. In the UPICT protocol, there is a carefully developed hierarchy with tiered levels of protocol compliance. This reflects the recognition that there are valid reasons to perform trials using different levels of rigor, even for the same disease/intervention combination. For example, a high level of image measurement precision may be needed in small, early-phase trials whereas a less rigorous level of precision may be acceptable in large, late-phase trials of the same drug in the same disease setting. This Profile defines the behavioral performance levels and quality control specifications for whole-body FDG-PET/CT scans used in single- and multi-center clinical trials of oncologic therapies. While the emphasis is on clinical trials, this process is also intended to apply for clinical practice. The specific claims for accuracy are detailed in the Claims section. A motivation for the development of this Profile is that while a typical PET/CT scanner measurement system (including all supporting devices) may be stable over days or weeks, this stability cannot be expected over the time that it takes to complete a clinical trial. In addition, there are well known differences between scanners and or the operation of the same type of scanner at different imaging sites. The intended audiences of this document include: Technical staff of software and device manufacturers who create products for this purpose Biopharmaceutical companies, oncologists, and clinical trial scientists designing trials with imaging endpoints Clinical research professionals Radiologists, nuclear medicine physicists, technologists, physicists and administrators at healthcare institutions (1) considering specifications for procuring new PET/CT equipment, (2) designing PET/CT acquisition protocols, (3) making quantitative measurements from PET/CT images Regulators, nuclear medicine physicians, oncologists, and others making decisions based on quantitative image measurements
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії