Статті в журналах з теми "Sociedade Multidisciplinaridade"

Щоб переглянути інші типи публікацій з цієї теми, перейдіть за посиланням: Sociedade Multidisciplinaridade.

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся з топ-33 статей у журналах для дослідження на тему "Sociedade Multidisciplinaridade".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Переглядайте статті в журналах для різних дисциплін та оформлюйте правильно вашу бібліографію.

1

Jeronimo, Carlos Enrique de Medeiros, Ana Julia Rebouças Pereira de Medeiros, and Kellyanne Fonseca Barbalho. "Desafios e a multidisciplinaridade em perícias ambientais." Revista Monografias Ambientais 13, no. 13 (February 17, 2014): 2789–96. http://dx.doi.org/10.5902/223613088490.

Повний текст джерела
Анотація:
Atualmente, as questões ambientais vêm aumentando significativamente em importância. Assim sendo, os elementos envolvidos no Direito Ambiental, que até pouco tempo atrás eram encarados como supérfluos e desnecessários, hoje despertam o interesse e a atenção da sociedade. O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios dos instrumentos dos instrumentos de prova nos processos civil e penal – a perícia – com enfoque na sua utilização nas questões ambientais, enfatizando os principais elementos que geram barreiras entre o entendimento técnico e o jurídico, baseando-se na legislação ambiental vigente e na relação entre o rito processual e a perícia. Os resultados obtidos demonstram que a multidisciplinaridade é uma realidade para o desenvolvimento das técnicas periciais utilizadas tanto na verificação das causas e na determinação dos danos de um evento como para a determinação das compensações associadas. Deste modo, a perícia torna-se um elemento importante como ponto de partida para a resolução dos problemas ambientais em toda sua abrangência, considerando-se, todavia, restrições da sua aplicação referentes aos custos associados.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Pires, Helena. "Publicidade ou o ser-corpo da filosofia." Comunicação e Sociedade 19 (June 1, 2011): 7–9. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).893.

Повний текст джерела
Анотація:
As práticas, os usos, os discursos e as representações compõem algumas das dimensões de discussão e análise do fenómeno publicitário, tão diversas quanto complexas. O presente número da revista Comunicação e Sociedade procura, precisamente, conceder espaço à pluralidade de abordagens e à inevitável multidisciplinaridade que uma tal área de estudos exige...
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Barbosa, Marilene Vieira, Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel, and Alexsandro Bezerra Correia Bilar. "Multidisciplinaridade da percepção ambiental aplicada às relações homem-natureza: Revisão sistemática." Journal of Environmental Analysis and Progress 5, no. 2 (April 13, 2020): 156–68. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.5.2.2020.3124.156-168.

Повний текст джерела
Анотація:
A forma de se relacionar com o meio está vinculada à maneira como este é percebido, estudos sobre a percepção ambiental auxilia na compreensão das interações entre o homem e a natureza e tem sido aplicados a pesquisas das diversas áreas do conhecimento, resultando em importantes contribuições na formulação de medidas mitigadoras à degradação ambiental gerada pela sociedade moderna. A fim de identificar as diferentes abordagens estudadas a partir da percepção ambiental, realizou-se uma revisão sistemática da literatura registrada no banco de dados Scopus, fazendo uso dos termos “Environmental perception” e “Natural resources”, foram considerados artigos com dados primários, os conteúdos destes foram categorizados de acordo com a temática central por estes abordada Foram encontrados 908 artigos com dados primários com o termo “Environmental perception” e 96 com os termos “Environmental perception” and “Natural resources”, com maior concentração dos estudos nas áreas das ciências sociais e ambientais produzidas principalmente nos Estados Unidos da América e no Brasil, constatou-se um crescimento expressivo de publicações nas últimas décadas para ambos os temos, sendo “políticas públicas e práticas de educação ambiental” as temáticas mais presentes nos estudos que abordaram o tema.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Lima, Márcio Soares, Raquel Gomes Noronha, and Elisângela Tavares da Silva. "Pra começo de conversa: a história da moda contada por professores e alunos do curso técnico em vestuário do IFMA, campus São João dos Patos." Revista de Ensino em Artes, Moda e Design 4, no. 1 (February 1, 2020): 94–107. http://dx.doi.org/10.5965/25944630412020094.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo do trabalho é analisar as práticas pedagógicas utilizadas nas disciplina história da moda, nos cursos técnico em vestuário do IFMA, campus São João dos Patos. Utilizamos o Grupo focal como ferramenta metodológica para entendermos tais questões. Compreendemos que o uso de imagens possibilita a interpretação da história, em determinados períodos, com uma riqueza de informações e detalhes. Entendemos, por meio da História da Moda, as linhas de desenvolvimento do ser humano, da política e da parte social em geral, bem como as interações entre a sociedade, arte, história e sua multidisciplinaridade. Relacionamos aqui os fatos da vida social, econômica e cultural, associando visualidades ao fazermos a correlação dos acontecimentos com as silhuetas representativas de cada período. Compreendemos que somente assim poderemos fazer reflexões da moda como mediadora das relações humanas com a sociedade, expressa pela roupa que ela veste e interpretada como mercadoria, identidade e comportamento.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Alves Macedo, João Paulo, Cintia Santos Moreira Morais, Luana Lima Galeano, Maria Aparecida Xavier Moreira da Silva, and Gisele Santana Santos. "POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE À POPULAÇÃO LGBT: UM OLHAR NAS AÇÕES DE SAÚDE POR MEIO DA MULTIDISCIPLINARIDADE." RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405 2, no. 1 (January 1, 2022): e2154. http://dx.doi.org/10.53612/recisatec.v2i1.54.

Повний текст джерела
Анотація:
O direito à saúde é considerado universal, resultante de uma grande mobilização política da sociedade. Historicamente a população LGBT sofre preconceitos e têm seus direitos fundamentais violados. Devido a esse fator, o acesso dessa população aos serviços de saúde se torna fraco e sensível, contribuindo para uma piora no estado de saúde do indivíduo. Este estudo se justifica no entendimento de que é necessário que haja o desenvolvimento de ações e estratégias de saúde que possam promover a integralidade, a equidade e a universalidade da atenção à saúde da pessoa LGBT. O objetivo geral desse estudo é descrever as ações e estratégias de saúde para o atendimento específico das pessoas LGBT, com foco na multidisciplinaridade. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal com abordagem qualitativa, que foi realizada com graduandos dos cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior (IES) situada em um município da grande São Paulo. Embora tenha sido perceptível que a ausência da abordagem dessa temática nos cursos de enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia, os graduandos descreveram ações e estratégias para a atenção à saúde da população LGBT, levando em consideração os preceitos dos direitos humanos, a integralidade, equidade e universalidade, no campo de suas áreas de conhecimento e da multidisciplinaridade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Aleixo, Marina Romano, Maria Jose Oliveira Fernandes, Gislane Costa, and H. Soraia Ribeiro. "O papel do gestor e curador da informação nos novos comportamentos informacionais." Perspectivas em Ciência da Informação 25, no. 3 (July 2020): 49–62. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/3841.

Повний текст джерела
Анотація:
RESUMO Com a nova tendência dos comportamentos informacionais, uma nova profissão emerge. O gestor e curador da informação traz uma transdisciplinaridade e multidisciplinaridade para mediar e colaborar com esse novo cenário. Este artigo objetiva a análise do papel do gestor e curador da informação face aos novos comportamentos informacionais, seu papel como mediador e colaborador e como seu trabalho vai ao encontro das novas políticas europeias de competências digitais. Por meio da revisão de literatura nas áreas de Ciência da Informação, da Tecnologia da Informação e da Sociologia desenvolveu-se uma análise crítica do tema abordado para difusão do perfil supracitado. Conclui-se a importância do gestor e curador da informação como mediador e colaborador na sociedade de informação.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Fatori Trevizan, Lucas Noboru, Mayté Paredes Zaldivar, and Antônio Carlos Massabni. "Industrial Revolution 4.0 and the 3D printing in Biotechnology of tissue regeneration." International Journal of Advances in Medical Biotechnology - IJAMB 3, no. 1 (January 3, 2020): 28–33. http://dx.doi.org/10.52466/ijamb.v3i1.66.

Повний текст джерела
Анотація:
Quando retratada para a sociedade atual, a indústria é considerada parte integrante da sociedade economicamente responsável pelo desenvolvimento e produção de bens de consumo. Os processos de revolução industrial foram marcados pelas fases de aperfeiçoamento e avanços tecnológicos (1ª Revolução Industrial), o uso da energia elétrica (2ª Revolução Industrial) e a disseminação da digitalização da tecnologia (3ª Revolução Industrial). Além disso, hoje em dia tais desenvolvimentos podem ser associados ao uso da internet e à automação de processos por inteligência artificial, chegando assim à 4ª Revolução Industrial. O conceito da Indústria 4.0 está diretamente ligado ao conceito de tecidos inteligentes, a partir de fatores como inovação, o que permite que as empresas tenham modelos de produção complexos, incluindo principalmente caráter sustentável e biotecnologias aplicadas. Além disso, tanto a 4ª Revolução Industrial quanto a biotecnologia podem ser correlacionadas em termos de bioimpressão 3D. Assim, o trabalho mostra um breve histórico das impressoras 3D e seu potencial em aplicações na área de engenharia de tecidos. Revela a necessidade de multidisciplinaridade e de profissionais cada vez mais qualificados diante da nova fase de evolução socioindustrial.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Ribeiro, Marcela Arantes, and Maria Helena Pereira dos Santos. "Informação e ensino: uma inter-relação possível." Ciência da Informação em Revista 7, no. 2 (September 3, 2020): 69. http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2e.

Повний текст джерела
Анотація:
<p class="ResumoXVIIIENANCIB">A discussão envolvendo a produção e transformação da informação no ambiente escolar possibilita contribuir com a Ciência da Informação no fortalecimento à multidisciplinaridade entre as ciências. Destarte, este texto respalda a formação do aluno, usuário da informação, a partir da mediação desenvolvida pelas professoras colaboradoras da pesquisa, no sentido de contribuir para o ensino-aprendizado. O presente trabalho tem como objetivo analisar a mediação da informação no ambiente escolar para formação do conhecimento do usuário crítico e atuante na sociedade. Os resultados, obtidos por meio da pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com aplicação de questionários, demonstra a importância da informação no ensino de Geografia e perpassa, ainda, pelo papel do professor como mediador na formação do conhecimento do aluno. A partir destes dados, conclui-se a importância de discutir, de forma interdisciplinar e social, a Ciência da Informação no âmbito do ensino.</p>
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

De Oliveira, Igor Luiz Onofre, Bruna Rodrigues Onofre Da Silva, and Carmen Silvia Grubert Campbell. "Enfrentamento da Obesidade Infantil: ações familiares, condutas médicas e multidisciplinares de educação em saúde." Brazilian Journal of Health Review 6, no. 2 (April 25, 2023): 8145–55. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n2-295.

Повний текст джерела
Анотація:
A obesidade infantil é um problema de Saúde Pública em ascensão no mundo que traz muitos prejuízos ao indivíduo, à família, à sociedade e ao Governo. Por esse motivo, é necessário que haja uma atenção especial para a prevenção e o controle dessa doença de origem multifatorial com causas endógenas ou exógenas. Nesse sentido, a multidisciplinaridade de ações, como condutas e manuseios intervencionistas, voltados para a criança com obesidade e para a família, conduzidos por médicos, nutricionistas, psicólogos, professores e professores de educação física torna-se a base da prevenção e tratamento dessa doença. Os principais fatores desencadeantes da obesidade infantil são: emocionais, inadequação alimentar, inatividade física, desconhecimento familiar sobre a doença, sedentarismo e tempo excessivo de uso de aparelhos tecnológicos. Assim, o seguinte estudo tem o objetivo de fazer um levantamento bibliográfico sobre diferentes conhecimentos e condutas de profissionais da saúde na prevenção e tratamento de crianças com excesso de peso.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Silva, Matheus Lisboa Nobre da, and Marcos Antonio Leite do Nascimento. "Os Valores da Geodiversidade de Acordo com os Serviços Ecossistêmicos Sensu Murray Gray Aplicados a Estudos In Situ na Cidade do Natal (RN)." Caderno de Geografia 26, no. 2 (December 7, 2016): 338. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2016v26nesp2p338.

Повний текст джерела
Анотація:
<p>A geodiversidade do planeta é compreendida por todos os recursos abióticos que compõem a natureza: solos, minerais, rochas, rios, lagoas, paisagens e fenômenos naturais como o intemperismo e magmatismo. A partir disto, pesquisadores têm focado seus estudos, sob esta nova óptica das geociências, desde a década de 1990, se aproveitando também da multidisciplinaridade permitida pela geodiversidade e divulgando os conteúdos geológicos pela sociedade. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a geodiversidade está presente nas belas paisagens, compostas por praias, dunas, falésias, rios, mangues e lagoas. Ao longo de toda a história da cidade, que perpassa mais de 400 anos, a geodiversidade mostra-se sempre presente, desde os primórdios da cartografia local, que remonta ao período de ocupação holandesa, em que o ambiente natural fora retratado fidedignamente. Os estudos desenvolvidos neste trabalho abordam a geodiversidade da cidade do Natal que ocorre de forma natural, <em>in situ</em>, na região da cidade. São feitas descrições dos valores da geodiversidade, de acordo com os serviços ecossistêmicos, como definidos por Murray Gray.</p>
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
11

Machado Borges Sena, Priscila, and Jorge Moisés Kroll do Prado. "Uma prática de Inovação Aberta para bibliotecas em prol da sociedade." Biblios Journal of Librarianship and Information Science, no. 86 (February 20, 2024): 100–113. http://dx.doi.org/10.5195/biblios.2023.1117.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Neste artigo o objetivo norteador consistiu em descrever a concepção e consolidação da 1ª edição do Hackathon da FEBAB, realizado no formato virtual em 30 abril de 2022, como uma proposta para o fomento, impulsionamento e sustentabilidade de inovações em bibliotecas. Método. Caracteriza-se como um estudo de caso de possíveis contribuições para a Biblioteconomia e áreas correlatas basilares para outras unidades de informação além das bibliotecas, como: arquivos, museus, centros de documentação, centros de informação, centros de memória, entre outras. Resultados. Os resultados foram descritos a partir das oito etapas estabelecidas na concepção 1ª edição do Hackathon da FEBAB para sua concretização em versão remota: Composição da Comissão Organizadora; Definição do desafio norteador (Como potencializar as bibliotecas enquanto terceiro lugar para fortalecimento das comunidades?); Obtenção de patrocínio para a premiação; Estabelecimento do Regulamento; Convocação de pessoas para colaborar como avaliadoras, mentoras e apoio; Definição da metodologia a ser adotada para a dinâmica de crocriação; Estabelecimento do cronograma do hackathon para inscrições, treinamentos, realização, avaliação, feedback das pessoas participantes, e envio de certificados e; Seleção das ferramentas tecnológicas a serem utilizadas para o site, inscrição, organização documental e interação entre as pessoas participantes. O evento contou com 47 inscrições e a participação efetiva de 19 pessoas, oriundas das regiões nordeste, sul e sudeste. A faixa etária predominante foi de 31 a 35 anos. A área de formação predominante foi a Biblioteconomia, o que se explica até mesmo pelo desafio lançado voltado para bibliotecas. As 19 pessoas participantes foram distribuídas em 4 equipes de desenvolvimento de projetos. Conclusões. A Biblioteconomia tem a praxe de colocar-se como uma ciência interdisciplinar por razões históricas, pela influência do mercado de trabalho e pelo discurso levado pelas escolas de formação, mas nem sempre isso se concretiza de fato. O hackathon, por sua essência, é um evento que promove a multidisciplinaridade em razão das funções para desenvolvimento dos projetos e que, ao fim, se encerra como interdisciplinar. Representa uma oportunidade de conectar pessoas e ideias que futuramente não se limitam ao espaço de duração do evento. Contribui com a inovação aberta, trazendo mais visibilidade, efetividade e viabilidade para produtos, serviços e profissionais da informação. Na possibilidade de deixar o ambiente acadêmico, ele ainda coopera com o desenvolvimento da sociedade envolvida com a temática do desafio proposto.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
12

Costa, Carlos Rafael Röhrig da, Roberto Schoproni Bichueti, Francies Diego Motke, Kamila Frizzo, Estela Dos Anjos Pires, and Gabriela Dubou. "Desenvolvimento urbano sustentável: uma análise da produção científica internacional." Revista de Administração da UFSM 11 (September 3, 2018): 518. http://dx.doi.org/10.5902/1983465932024.

Повний текст джерела
Анотація:
A concentração populacional em centros urbanos tem sido característica marcante do processo de desenvolvimento mundial. Nesse sentido, os desafios do desenvolvimento sustentável estão cada vez mais concentrados nas cidades. Assim, tendo em vista a relevância do planejamento das cidades para um desenvolvimento mais sustentável, especialmente por vivermos em uma sociedade cada vez mais urbana, este estudo tem como objetivo identificar as principais características da produção científica internacional relacionada a essa temática nos últimos dez anos. Para tanto, desenvolveu-se um estudo bibliométrico, por meio da base de dados Web of Science, relacionando os termos “desenvolvimento sustentável” (sustainable development) e “urbano” (urban). Destaca-se que ao analisar as citações das publicações relacionadas, observa-se que esta combinação de tópicos é considerada um ‘hot topic’, na medida em que possui um índice de impacto elevado, podendo ser considerado um tópico exclusivo, com alcance em diversas áreas do conhecimento ou características únicas. Analisou-se, ainda, os estudos mais relevantes nessa temática, por meio da apreciação dos dez estudos mais citados ao longo deste período. Verificou-se, por meio deste trabalho, que a temática é abordada em diversas áreas de conhecimento, evidenciando a sua importância e multidisciplinaridade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
13

KIRSCHNER, TEREZA CRISTINA. "História e Sociologia: a contribuição de Norbert Elias * History and Sociology: the contribution of Norbert Elias." História e Cultura 3, no. 3 (December 5, 2014): 53. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v3i3.1409.

Повний текст джерела
Анотація:
<p class="Default"><strong>Resumo: </strong>O artigo trata da reflexão do sociólogo Norbert Elias sobre a relação entre indivíduo e sociedade, desenvolvida em uma perspectiva que relaciona a sociologia a outras disciplinas como a história e a psicologia. A proposta do autor é tornar a sociologia uma disciplina multidisciplinar, com especial ênfase na introdução da abordagem histórica nas análises sociológicas. O objetivo do artigo é acompanhar o desenvolvimento da sua reflexão sobre essa questão.</p><p class="Default"><strong>Palavras-chave: </strong>História; Sociologia; multidisciplinaridade.</p><p class="Default"><strong><br /></strong></p><p class="Default"><strong>Abstract: </strong>The article focuses on the German sociologist Norbert Elias’s thought about history and sociology and it aims to emphasize the importance of the link between individual and society in his theory of the social process. It also presents the author’s project of transforming sociology in a multidisciplinary field of research.</p><p class="Default"><strong>Keywords: </strong>History; Sociology; multidisciplinarity.</p>
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
14

Santos, Emília Maricato Pedro dos, and Rafaela Assis Machado. "ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE ABATEDOURO-FRIGORÍFICO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE INSPEÇÃO E TECNOLOGIA DE CARNES E PRODUTOS DERIVADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 1 (August 1, 2023): 261–67. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v1i1.10512.

Повний текст джерела
Анотація:
No atual cenário globalizado, no qual a tecnologia avança celeremente, o método educacional exige práticas inovadoras e, nesse contexto, insere-se a metodologia ativa, que rompe com o modelo tradicional de ensino, proporcionando a independência do aluno para a construção do seu próprio saber. Assim, este estudo objetivou apresentar um relato de experiência sobre o uso de metodologias ativas, que consistiu na elaboração de um projeto de abatedouro-frigorífico, no ensino de Medicina Veterinária, e elucidar os impactos causados por essa prática na visão do discente e do docente. A execução do projeto estimula naturalmente a autonomia do aluno no processo de aquisição de conhecimento, bem como a socialização, cooperação e o trabalho em equipe, mas, sobretudo, a aplicação do conteúdo técnico teórico previamente adquirido, avaliando a compreensão do discente e a sedimentação das informações. Aliado a isso, a multidisciplinaridade demanda a ampliação do espaço de ação do aluno, o que, por consequência, estimula a construção coletiva do conhecimento de todos os envolvidos no processo. Diante disso, a aplicação da metodologia ativa no ensino superior demonstra-se como uma alternativa desafiadora para o processo ensino-aprendizagem, entretanto, é capaz de provocar fortes mudanças no processo educacional e, consequentemente, na sociedade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
15

Pisa, João Paulo Novelletto, and Denise Pereira Leme. "A formação do sujeito animal não-humano: a psicanálise e suas relações com a ética e o bem-estar animal." Brazilian Journal of Development 8, no. 11 (November 7, 2022): 71647–62. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n11-060.

Повний текст джерела
Анотація:
A ciência do bem-estar animal está avançando nos últimos anos e isto provoca mudanças na sociedade (e vice-versa). Por exemplo, novas formas de manejo para com o animal não-humano e mais percepção sobre a senciência, tendo como um dos cinco domínios a liberdade dos indivíduos não-humanos expressarem sua natureza. Em função disto, a psicanálise pode contribuir para uma nova perspectiva sobre a compreensão e benefícios com foco na mente animal. Este artigo busca entender os conceitos da psicanálise como área das ciências humanas e nos estudos da ciência animal, para assim identificar as possíveis influências dela nas discussões de ética e bem-estar. Neste presente estudo, é analisada a construção do sujeito animal sob uma perspectiva que ele vive uma vida artificial provocada pela humanidade, o que pode levar a prejuízos na saúde mental dos não-humanos. A psicanálise traz alguns conceitos interessantes para discutir a animalidade e ainda pode contribuir para a multidisciplinaridade do bem-estar animal, que afeta toda a sociedade e que está cada vez mais engajada para um tratamento mais ético, principalmente na busca por uma vida mais natural e menos artificial dos animais (incluindo os humanos). Por isso, a psicanálise pode contribuir para a saúde única e um único bem-estar animal, melhorando a saúde mental de animais, humanos e não-humanos e, assim, nossa qualidade de vida. Além disto, a psicanálise veterinária, ou dos animais, deve ser feita a partir dos estudos mais aprofundados da psicanálise humana e de forma crítica e científica, contribuindo para uma transdisciplinaridade da saúde mental e integral dos animais, beneficiando estudos na área de veterinary humanities and social sciences (veterinária de humanas e ciências sociais, em tradução livre).
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
16

Mesquita, Flávio Fernandes, Fabiane Fernandes Mesquita, Luciana Gonçalves Krohn, and Renata Fernandes Mesquita. "Direito e literatura: o discurso sexista contra a mulher em postagens da mídia social Twitter, trabalhado à luz da igualdade da Lei Maria Da Penha." Cadernos de Gênero e Tecnologia 15, no. 46 (December 30, 2022): 177. http://dx.doi.org/10.3895/cgt.v15n46.13730.

Повний текст джерела
Анотація:
O artigo tem por objetivo identificar por meio de imagens o discurso ideológico machista contra mulher, e seus sentidos atribuídos à mulher em rede social digital, assim, provocar discussões teóricas e metodológicas, mediante imagens tiradas do Twitter brasileiro. A metodologia empregada é a político-cultural com revisão de literatura, fazendo-se um levantamento de imagens e de sítios de internet. Como aporte teórico, a perspectiva será analisada nas contribuições teóricas de Eni Orlandi (2015) e Maingueneau (2015), que complementam o núcleo do método. Assim, o desenvolvimento da pesquisa oferece elemento do discurso ideológico, mostrando a sua incidência num discurso negativo contra mulheres brasileiras. A existência de instrumentos que resguarda a igualdade de gênero, no caso a Constituição Federal de 1988 que traz proteção à mulher — e a Lei n° 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, garante proteção psicológica, física e social, além de inibir outras atrocidades. Na parte ideológica, a enunciação trouxe a compreensão do sujeito partícipe de grupo social, mas se opõe a outro grupo de sujeito (mulher), a produção dos discursos de pessoas públicas, aparecem influências históricas do (patriarcado) ideológico o lexema de falas com intuito de denegrir a mulher, o fato causa grande alterações na sociedade, pois pessoas públicas tornam-se um espelho para a comunidade. Isto posto, a construção da lógica argumentativa referente ao discurso machista, o corpus foi analisado por meio das figuras 1, 3 e 4 que trouxe as escritas em português e publicadas no Twitter. Por todos esses aspectos, percebe-se que o discurso ideológico sexista e sua funcionalidade ficam em descompasso com o sistema de igualdade garantida por lei, e isso traz um conectivo negativo de atos para toda a sociedade quando compartilhado em diversos meios sociais. Como resultado dos estudos evidenciou-se a necessidade de se trabalhar a ideologia machista com foco na consciência humana, porém sob o viés de promover a igualdade do gênero feminino, assim, o empoderamento da mulher perpassará a multidisciplinaridade socioideológica da relação afetiva e social da evolução humana.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
17

Menezes, Valdenice Aparecida de, Luiza Laranjeira Cavalcanti, Tâmara Cavalcanti de Albuquerque, Ana Flávia Granville Garcia, and Rossana Barbosa Leal. "Respiração bucal no contexto multidisciplinar: percepção de ortodontistas da cidade do Recife." Dental Press Journal of Orthodontics 16, no. 6 (December 2011): 84–92. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512011000600014.

Повний текст джерела
Анотація:
OBJETIVO: avaliar o conhecimento de cirurgiões-dentistas especialistas em Ortodontia da cidade de Recife/PE, Brasil, sobre respiração bucal, bem como verificar os seus protocolos de atendimento. MÉTODOS: estudo transversal mediante entrevista individual e estruturada com 90 profissionais inscritos na Sociedade Pernambucana de Ortodontia e Ortopedia Facial. O formulário contendo 14 perguntas foi testado pelo método de validação de "face". RESULTADOS: o sexo feminino foi prevalente (55,6%); para 78,9% dos pesquisados, a maior titulação foi a especialização; a maioria trabalhava apenas em clínica particular (67,8%) e 38,9% dos entrevistados eram docentes. Os critérios de diagnóstico mais utilizados foram: postura corporal (97,8), vedamento labial (96,7) e olheiras (86,7%), com percentuais semelhantes entre os grupos quanto ao tempo de graduado; o uso da placa metálica de Glatzel foi baixo (3,3%). Com relação às sequelas da respiração bucal, os maiores percentuais foram para as alterações craniofaciais 94,4% (más oclusões) e as corporais 37,8% (postura). O tempo de duração da respiração bucal (84,4%) foi o item mais citado pelos pesquisados como associado a sequelas. Para nenhum dos itens avaliados verificou-se associação significativa com o tempo de graduado, ao nível de significância de 5%. Para a maioria dos entrevistados, tanto do serviço público como privado, o protocolo de atendimento do respirador bucal deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar. CONCLUSÕES: a maioria dos entrevistados, independentemente da experiência profissional, tem conhecimento da síndrome do respirador bucal e da necessidade de um tratamento diferenciado dentro de uma visão abrangente de multidisciplinaridade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
18

Reis Leal de Lima, Débora, and Hilda Alberton de Carvalho. "Economia solidária como estratégia para o crescimento inclusivo no Brasil." Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 9, no. 4 (October 1, 2020): 636. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v9n4.13007.

Повний текст джерела
Анотація:
O desenvolvimento econômico do Brasil, marcado pela industrialização tardia, orientações das economias dominantes e aceleração do crescimento econômico no período pós-Segunda Guerra, acarretou profundas desigualdades socioeconômicas para a nação. A racionalidade capitalista impunha à sociedade a competição como forma de sobrevivência. Assim, valores essenciais à dignidade humana, como a equidade, foram submergidos pelo sistema: aos excluídos, restava a solidariedade como alternativa para a resiliência. Neste cenário, as noções de crescimento inclusivo começam a ganhar espaço nas agendas governamentais, como as preocupações com os biomas e a noção de finitude dos recursos naturais, num esforço de compartilhar os benefícios do crescimento a todos e a longo prazo. A economia solidária surge como uma alternativa para o crescimento inclusivo, no intuito de se estabelecer como um modelo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. O objetivo deste artigo é demonstrar a trajetória de mudança no pensamento capitalista, abalado pelas injustiças sociais e primazia no indivíduo, na direção de uma economia mais humana, baseada nos princípios da solidariedade, do cooperativismo e da equidade. Para esse fim, foi efetuada pesquisa bibliográfica por procedimento de levantamento teórico referencial e documental, acerca das definições que abarcam o tema e da implementação de uma política de economia solidária pelo governo brasileiro. Ao fim, é possível constatar que a carência de entendimento acerca das dimensões do crescimento inclusivo, além da complexidade de se aferir os resultados da economia solidária devido à sua multidisciplinaridade, dificulta a determinação dos resultados desta no crescimento inclusivo e no desenvolvimento econômico e social.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
19

Arruda, Maria Júlia Cabral de Vasconcelos, and Isabele Bandeira de Moraes D'Angelo. "Admirável escravo novo? A escravidão digital x o direito à desconexão: uma análise crítica do instituto do teletrabalho brasileiro e suas consequências para a sociedade do capitalismo cognitivo." Research, Society and Development 9, no. 4 (March 17, 2020): e38942786. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i4.2786.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente trabalho tem como finalidade analisar o instituto do teletrabalho e suas possíveis consequências para os trabalhadores e para a sociedade, tendo como base um estudo crítico acerca do tema. O teletrabalho surgiu em 1970 e vem se tornando cada vez mais popular ante a disseminação e crescimento constante das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tendo recebido, ainda, um grande impulsionamento após a instituição da era das Indústrias 4.0, que visam a hegemonia informacional digital nos meios de produção, e da era do capitalismo cognitivo, marcado pela apreensão da subjetividade do trabalhador. Essa modalidade já era reconhecida pelo ordenamento pátrio no artigo 6o da Consolidação das Leis Trabalhistas, contudo a lei 13.467/2017, também conhecida como Reforma Trabalhista, estabeleceu uma nova regulamentação para esse tipo de prestação de serviço, trazendo tal previsão a partir do artigo 75-A da CLT. Tal forma de labor vendo sendo introduzida no mercado como uma novidade que só traz benefícios para os sujeitos integrantes da relação de emprego, todavia pesquisas de diversos autores apontam no sentido contrário. O teletrabalho é capaz de causar danos irreversíveis ao trabalhador e à sociedade, pois tem potencialidade fazer surgir diversas mazelas sociais e pode, ainda, dar origem a uma nova forma de escravidão, a escrivadão digital. Nesse cenário, emerge-se, também, a necessidade de tutelar novos direitos aos trabalhadores, a fim de assegurar o mínimo existência, pode-se citar como exemplo o direito à desconexão, que ainda carece de regulamentação no ordenamento pátrio. Para chegar a essas conclusões, a pesquisa estabeleceu o método hipotético-dedutivo, que consiste na identificação de um problema, estipulação de conjecturas e falseamento de determinadas hipóteses, para que se possa chegar, a partir de uma exclusão, em uma conclusão para o referido problema. Além disso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, ou seja, voltada para a parte subjetiva da problemática, capaz de identificar e analisar dados que não podem ser expressos de forma exclusivamente numérica. Sendo válido pontuar, ainda, que o trabalho será realizado através de revisão bibliográfica de autores especialistas sobre os temas, partindo de um pressuposto de multidisciplinaridade e de uma análise crítica da matéria, com base nos princípios da Escola Crítica de Frankfurt. Sendo possível, por fim, citar como marcos teóricos os autores: Ricardo Antunes, Carlo Cosentino e Everaldo Gaspar Lopes.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
20

Internacional, Mural. "Editorial Dossiê ABRI | Dossier Editorial ABRI." Mural Internacional 10 (August 30, 2019): e44648. http://dx.doi.org/10.12957/rmi.2019.44648.

Повний текст джерела
Анотація:
A Área Temática "Ensino, Pesquisa e Extensão" compõe o quadro dos grupos de pesquisa permanentes da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Criada em 2015, com a finalidade de estruturar e adensar discussões sobre ensino, pesquisa e extensão em Relações Internacionais no país, a iniciativa busca promover o diálogo sobre a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Relações Internacionais em todo o Brasil, além de aglutinar discussões sobre práticas e métodos de ensino, estratégias de publicação, internacionalização da pesquisa e extensão, entre outros temas de interesse.O presente Dossiê convidou a comunidade acadêmica a fazer coro a este debate, descrevendo experiências de extensão e de metodologias ativas de ensino, além de compartilhar aplicações metodológicas de pesquisa, uma prática ainda pouco desenvolvida no país, visando refletir sobre diferentes experiências em torno do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão para Relações Internacionais no Brasil.No que se refere à Extensão, vale mencionar, será necessário que a comunidade acadêmica reflita sobre o significado de sua aplicação em Relações Internacionais, qual seu impacto, seus desdobramentos, limitações e possibilidades. Para além da necessidade de curricularizar a Extensão nos próximos anos, partimos do pressuposto de que o contexto atual demandará uma comunicação intensa entre a Universidade e a Sociedade em geral. Os cursos de Relações Internacionais, nesse sentido, terão o desafio ímpar de se aproximar ainda mais da sociedade e da comunidade a qual pertencem. Assim, a comunicação do ensino, da pesquisa e, sobremaneira, da extensão será vital para manter e aprofundar a robustez da área de Relações Internacionais no Brasil para os próximos anos.Neste número, as questões relativas ao ensino mereceram lugar de destaque e constituíram a maior parte dos artigos ora publicados. Estes vêm acompanhados por outros quatro, que se dividem entre experiências de internacionalização da área e iniciativas de extensão.O primeiro artigo intitulado “O projeto Erasmus: internacionalização da educação em contexto de integração”, com autoria de Ana Paula Balthazar Tostes e Lucca Viersa Barros Silva, busca fazer uma reflexão do projeto ERASMUS como uma iniciativa bem-sucedida de internacionalização sob a modalidade de fluxo de estudantes não só intra-região europeia, mas também com o projeto ERASMUS +, que, desde 2014, foi aberto a estudantes estrangeiros.Em “Reflexões sobre o Direito e as Relações Internacionais: o desafio da sala de aula”, os autores Daniel Campos Carvalho, Letícia Rizzotti Lima, Gabriel Nicésio e Blenda Figueiredo trazem uma análise do ensino do Direito no curso de Relações Internacionais, sua ontologia e aplicação tautológica ao campo dos fenômenos globais, esboçando assim sua multidisciplinaridade, bem como a dimensão limitativa da setorização do conhecimento. Os autores se debruçam no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).Em “Roll the dice! An empirical experience toward the use of board games in IR classrooms”, com autoria de Mario Afonso Massiere y Correa de Moraes Lima, Leticia Cordeiro Simões de Moraes Lima, Rodrigo Martins Gonçalves, Pedro Nunes de Araújo, traz o compartilhamento de experiências com o uso de jogos de tabuleiro, tais como Supremacy, Senji, Eclipse e A Game of Thrones, em sala de aula e o relato, a partir de entrevistas, do rico aprendizado dos estudantes.Já André Luiz Coelho Farias de Souza, Ivi Vasconcelos Elias, Vinicius Silva Santos, nos trazem uma importante e urgente reflexão no artigo “A participação das mulheres na produção acadêmica da área de Relações Internacionais no Brasil”, relatando, de forma empírica, como a produção acadêmica é desigual entre homens e mulheres, e como tal estrutura não se modificou ao longo do tempo.No que se refere a discussões sobre método de pesquisa, o artigo “Research Design in International Relations: Analysis about the methodological culture of RBPI’s papers (1994-2017)” , de Natália Diniz Schwether, Nayanna Sabiá de Moura e Murilo Mesquita Melo e Silva, faz um esforço empírico no sentido de identificar desenhos de pesquisa em artigos publicados na Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI). Muito além de mapear os artigos publicados nesta revista, os resultados evidenciam tendências mais gerais sobre o estado da arte dos esforços de desenho de pesquisa empreendidos pelo país.Em “Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Graduação em RI: o ensino de História e Teoria das Relações Internacionais”, Feliciano de Sá Guimarães relata importante experiência conduzida no âmbito da Graduação em Relações Internacionais do IRI-USP envolvendo as disciplinas de História das Relações Internacionais e Teoria das Relações Internacionais. A partir de um evento histórico, qual seja a Primeira Guerra Mundial, foi possível explorá-lo de forma multi e interdisciplinar, gerando efeitos positivos não só para o ensino, mas também para possibilidades de pesquisa.O artigo “Mais Universidade, Menos Aula: O Laboratório de Relações Internacionais da Universidade Católica de Santos” dos autores Natália N. Fingermann, Fabiano L. de Menezes, Daniel Rei Coronato e Alessandra Beber Castilho; tem por objetivo compartilhar experiências desenvolvidas no Laboratório de Relações Internacionais da Universidade Católica de Santos (LARI), por meio dos projetos: Modelo de Simulação das Nações Unidas, Observatório de Relações Internacionais, e Informação do Estado de Origem de Refugiados.Em “Programa Globalizando: Extensão Universitária em Relações Internacionais”, os autores Mário Tito Barros Almeida e Bruna Ferreira Pinheiro propõem uma discussão sobre a importância ímpar da Extensão como possibilidade de construção crítica do conhecimento. Assim, descrevem a experiência do curso de Relações Internacionais da Universidade da Amazônia-PA (UNAMA-PA) com o programa de rádio Globalizando, da Rádio UNAMA FM 105.5 que transmite conteúdos de RI a toda comunidade, e que alimenta, de forma crítica, possibilidades para o Ensino e Pesquisa.Os autores Henry Iure Paiva Silva, Mojana Vargas e Edmilson Melo Neto, no artigo “Internacionalizando a Extensão Universitária: O Projeto S-Intex na UFPB” trazem uma importante contribuição ao detalhar o “Sistema de Registro, Monitoramento e Análise da Internacionalização da Extensão em Instituições de Ensino Superior (S-Intex)” que tem como objetivo mapear e analisar o grau de internacionalização de projetos de extensão. Sua aplicação em um estudo com 428 projetos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio de oito variáveis, identificou não só quanti, mas qualitativamente, os potenciais e desafios da internacionalização na conjuntura atual.Finalmente, o artigo “Projeto Universidade em Ação (PUA): rompendo os muros e capacitando para uma cultura de paz por meio do lúdico, do diálogo e das artes”, os autores Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann, Suerda Gabriela Ferreira de Araújo e Edith Larissa Rodrigues do Rêgo Souza fazem um importante relato para a comunidade acadêmica. Estabelecido na Universidade Estadual da Paraíba, o projeto surgiu como uma necessidade de estabelecer laços mais profundos com a comunidade do bairro em que a Universidade se instalou, criando assim, um ambiente de empatia e de contribuição social, revertendo, por meio da arte e do lúdico, estruturas de violência, criando empoderamento e bem-estar social.Assim, por meio dos presentes artigos, este Dossiê procurou apresentar tendências, debates e reflexões em Ensino, Pesquisa e Extensão sob diferentes perspectivas, a partir de distintas experiências Brasil afora. A Área Temática da Associação Brasileira de Relações Internacionais segue, portanto, cumprindo seu papel de articular ideias e tendências, tornando-se assim, importante celeiro de compartilhamento de experiências e boas práticas entre a comunidade acadêmica do país. Seja a partir da publicação em DOU em outubro de 2017, das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), quando se tornou ainda mais necessário o compartilhamento de experiências, reflexões sobre desafios; seja a conjuntura atual, tornou-se imperativo haver comunicação do que tem sido desenvolvido entre os muros da escola, e, neste caso, nos cursos de Relações Internacionais, distribuídos pelos quatro cantos de nosso país.Torna-se, assim, premente agradecer o espaço cedido pela Revista Mural Internacional, para a publicação do presente Dossiê, bem como a todos os pareceristas que nos deram importantes contribuições durante esta empreitada. Toda a comunidade acadêmica de Relações Internacionais se beneficia desta presente publicação, que, esperemos, se reverbere em mais publicações. Tatiana Oliveira (UERJ)Marilia Carolina Souza Pimenta (ABRI)Hermes Moreira Junior (ABRI)Lorena Granja (UERJ)Mauricio Santoro (UERJ)
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
21

Loureiro, Caroline Vitor. "Editorial." Conexões - Ciência e Tecnologia 14, no. 2 (April 27, 2020): 6. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v14i2.1893.

Повний текст джерела
Анотація:
Inicio esta apresentação com o otimismo de que um novo olhar está sendo lançado sobre a ciência! A essa ciência que sempre esteve aqui, mas que a duras penas, luta para provar sua credibilidade. Quiçá, um dia, não será mais necessário atravancar essa luta! E é nesse contexto de confiabilidade e responsabilidade que a Revista Conexões – Ciência e Tecnologia divulga o caminhar de pesquisas que fazem ciência. Nessa edição você poderá visualizar discussões sobre o processo de formação docente a partir da percepção sobre como a temática Educação e Direito Humanos – EDH está inerida nos Projetos Políticos Pedagógicos, no âmbito do IFCE, nos trazendo assim uma reflexão sobre o profissional que chegará a exercer a prática docente. Em outros artigos o leitor também irá se aprofundar na temática educação, pois os textos trazem questionamentos sobre revisões, avanços e mudanças no processo de formação do licenciado. Por meio dos artigos, será possível perceber que está sendo lançado um novo olhar sobre antigos discursos acerca dos conteúdos de História, mostrando a necessidade de se quebrar velhos paradigmas. Também refletirá sobre o papel do lúdico (o jogo enquanto recurso didático) no aprendizado de Química. Ainda no âmbito educacional, você será levado à discussão sobre as motivações e fatores que determinam a escolha por uma instituição de ensino. E contribuindo para uma revisão sobre o desempenho dos cursos oferecidos pelo IFCE, um dos artigos se propôs a avaliar os desafios do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecido no campus Aracati. A multidisciplinaridade marca esta edição que apresenta desde textos que visam contribuir e melhorar as práticas internas aos laboratórios do IFCE, norteando a melhoria desses ambientes para que se adequem às normas de gestão da qualidade, até a uma análise de como equipamentos de atenção à saúde podem viabilizar direitos ao público atendido. A Gastronomia e o Turismo também são contemplados na relevante análise da oferta gastronômica cearense e sua contribuição para o Turismo do estado. Os demais artigos, de nenhuma forma menos importantes, abordam questões ambientais no tocante à análise de solos; monitoramento de água subterrânea através da avaliação da qualidade da água de poços da Região Metropolitana de Fortaleza–CE; e análise de como a fumaça de veículos prestadores de serviços impactam sobre a saúde pública. E para não nos deixar esquecer que não existe o “jogar fora”, esse volume também traz pesquisa sobre em que patamar o Brasil se encontra em relação à gestão dos resíduos sólidos, apresentando desafios e méritos das práticas brasileiras. Ampliando a discussão ambiental para o âmbito social, um dos artigos também nos apresenta, ao mesmo tempo em que denuncia, as tramas dos conflitos socioambiental existentes em comunidades rurais. Nessa edição que intrinsicamente em cada artigo, demonstra como a ciência resulta da conexão cada vez mais forte entre a comunidade acadêmica e extra-acadêmica, nos lembra da responsabilidade sobre a relação que devemos considerar indissociável: Ciências, Tecnologia e Sociedade. A reflexão ao qual somos lançados ao passearmos pelos diversos temas apresentados, nos faz perceber que o universo da pesquisa permeia as mais diversas ciências, como as sociais, humanas, da saúde e econômica. Finalizo esta apresentação enfatizando que as sementes da ciência há muito foram lançadas, porém a luta para que suas raízes não sucumbam ao que chamo de intempéries políticas, será sempre diária. É essa ciência esclarecedora e libertadora que você poderá visualizar na pesquisa científica delineada nos 14 (catorze) artigos publicados nesta edição. Portanto, sugiro ao leitor que se permita desprender do rústico entendimento do que é ciência e mergulhe nesta leitura!
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
22

Garcia, Joice Machado, Adélia Nobre Nunes, and Regina Márcia Longo. "Tendência recente nos estudos sobre serviços ecossistêmicos e ambientais: 2016-2020." Cadernos de Geografia, no. 46 (December 16, 2022): 93–104. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_46_7.

Повний текст джерела
Анотація:
A perceção global da necessidade de se integrar o conceito da sustentabilidade nas dimensões económicas, sociais e ambientais nas sociedades atuais gerou um esforço entre países e instituições para a conservação da biodiversidade e entendimento dos benefícios obtidos pelos seres humanos prestados pelo ecossistema. O objetivo deste trabalho foi avaliar o estado da arte no âmbito da pesquisa em serviços ecossistêmicos e ambientais por meio de levantamento bibliométrico na base de dados Scopus, com o intuito de levantar a produção científica sobre o tema e detetar as tendências e destaques no período entre 2016 e 2020, referentes ao número de publicações, periódicos, instituições, países e palavras-chave. Com os dados obtidos constatou-se que: 1) a atenção dispensada ao tema tem evoluído, resultando num acréscimo de 59,6% no número de publicações entre 2016 e 2020; 2) a multidisciplinaridade da temática reflete-se na diversidade de periódicos que publicam sobre o tema, com predomínio daqueles da área da Ecologia; 3) destaca-se o crescente interesse no estudo social de serviços ecossistêmicos e serviços ambientais; 4) há o predomínio de publicação pela categoria de provisão, serviços atrelados ao ecossistema solo e os que visam o monitoramento de serviços ecossistêmicos e serviços ambientais ; 5) em números absolutos, os Estados Unidos é o país líder neste campo de estudo, seguido pela China e países europeus como Alemanha e Itália; tal interesse se reflete nas instituições que mais analisam o escopo de serviços ecossistêmicos e serviços ambientais ; 5) as palavras-chave de alta frequência nas publicações são “Ecosystem”, “Environmental” e “Management”, e indicam o elemento de estudo e o caráter integrativo dos serviços ecossistêmicos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
23

Meneses, Aérica De Figueiredo Pereira, Priscilla Perla Tartarotti Von Zuben Campos, Sandra Francisca Bezerra Gemma, and Marta Fuentes-Rojas. "Seminários interdisciplinares como instrumento de articulação de saberes: um relato de experiência (Interdisciplinary seminars as an instrument for articulation of knowledge: an experience report)." Revista Eletrônica de Educação 13, no. 1 (January 5, 2019): 336. http://dx.doi.org/10.14244/198271992532.

Повний текст джерела
Анотація:
The purpose of this article was to report on the experience of interdisciplinary practices where the seminar model was used as a methodological strategy for the debate of contemporary issues. In this sense, a description is given of the activities carried out in the Interdisciplinary Seminar ERGOLAB and LAPSIC (SIEL), event held at Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) of the Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), with the aim of contributing to the interdisciplinary treatment of contemporary problems, creating a space of reference for the various themes of research. The Seminar in question is monthly and is accessible to the academic community and professionals of the areas of interest in the topics addressed by the laboratories. The meetings are organized by a Committee that defines the theme and the dynamics of each meeting. The arrangement of each meeting is based on the following formats: round table; discussion of texts about interdisciplinarity; and, presentation of researchers and/or invited professionals. It was concluded that this practice has stimulated the debate and the interdisciplinary reflection, promoted an exchange of information between the participants and fomented the researches in development by the members, besides improving and strengthening partnerships and the involvement with the community.ResumoO presente artigo teve como objetivo relatar a experiência de práticas interdisciplinares onde o modal seminário foi utilizado como estratégia metodológica para o debate de temas contemporâneos. Neste sentido, tem-se a descrição sobre as atividades praticadas no Seminário Interdisciplinar ERGOLAB e LAPSIC (SIEL), realizado na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com o intuito de contribuir para o tratamento interdisciplinar dos problemas contemporâneos, criando um espaço de referência para os diversos temas de pesquisa. O Seminário em questão tem periodicidade mensal e está acessível à comunidade acadêmica e profissionais das áreas de interesse nos temas abordados pelos laboratórios. As reuniões são organizadas por uma comissão que define o tema e a dinâmica de cada encontro. O arranjo de cada encontro pauta-se nos seguintes formatos: mesa redonda; discussão de textos sobre interdisciplinaridade; e, apresentação de pesquisadores e/ou profissionais convidados. Concluiu-se que tal prática tem estimulado o debate e a reflexão interdisciplinar, promovido um intercâmbio de informações entre os participantes e fomentado as pesquisas em desenvolvimento pelos integrantes, além de aprimorar e fortalecer parcerias e o envolvimento com a comunidade.ResumenEl objetivo del presente artículo fue relatar una experiencia de prácticas interdisciplinares donde el modelo de seminario fue utilizado como estrategia metodológica para el debate de temas contemporáneos. Por consiguiente, presentamos una descripción de las actividades practicadas en el Seminario Interdisciplinar ERGOLAB y LAPSIC (SIEL), en la Faculdade de Ciencias Aplicadas (FCA) de la Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), con el propósito de contribuir con una visión interdisciplinar para el tratamiento de problemas contemporáneos, criando un espacio de referencia para los diversos temas de investigación. El seminario en referencia tiene una periodicidad mensual y es accesible a toda la comunidad académica y a profesionales de varias áreas que se interesan por los temas abordados en los laboratorios. Las reuniones son organizadas por una comisión que define el tema y la dinámica de cada encuentro. La organización de cada encuentro es pautada en los siguientes formatos: mesa redonda; discusión de textos sobre interdisciplinaridad; y presentaciones de investigadores y/o profesionales convidados. Se concluyó que tal práctica ha estimulado el debate y la reflexión interdisciplinar, promovido un intercambio de informaciones entre los participantes y fomentado las investigaciones en desarrollo por los integrantes, además de mejorar y fortalecer trabajos en conjunto y el envolvimiento con la comunidad.Keywords: Interdisciplinarity of education, Study seminar, Knowledge exchange.Palavras-chave: Interdisciplinaridade da educação, Seminário de estudo, Intercâmbio de conhecimentos.Palabras clave: Interdisciplinaridad de la educación, Seminario de estudio, Intercambio de conocimientos.ReferencesBERARDINELLI, Lina Márcia M.; SANTOS, Mauro Leonardo S. Caldeira dos. Repensando a interdisciplinaridade e o ensino de enfermagem. Texto Contexto Enferm., Santa Catarina, v.14, n.3, p.419-26, jul./set. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n3/v14n3a14.pdf >. Acesso em: 25 mar. 2018.CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 242 p.CESCO, Susana; MOREIRA; Roberto José.; LIMA, Eli de Fátima Napoleão de. Interdisciplinaridade, entre o conceito e a prática: um estudo de caso. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.29, n.84, p.57-71, fev. 2014. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v29n84/03.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018.D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação para compartilhar desenvolvimento e sustentabilidade. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, Editora UFPR, Curitiba, n.15, p.11-20, jan./jun. 2007. Disponível em: <revistas.ufpr.br/made/article/viewFile/11895/8389>. Acesso em: 24 out. 2016.FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O que é interdisciplinaridade?. São Paulo: Cortez, 2008.FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A formação do professor pesquisador – 30 anos de pesquisa. R. Interdisc., São Paulo, v.1, n.0, p.01-10, out, 2010. Disponível em: < http://www.pucsp.br/gepi/downloads/revistas/revista-0-gepi-out10.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976. 220 p.LEIS, Héctor Ricardo. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, Santa Catarina, n.73, ago. 2005. Disponível em: <ppgich.ufsc.br/files/2009/12/TextoCaderno73.pdf>. Acesso em: 26 out. 2016.LIMA, Kátia de Oliveira; MONTEIRO, Gilson Vieira. Epistemologia ecossistêmica e interdisciplinar: uma parceria necessária ao ensino escolar do século XXI. Interdisc., São Paulo, n.12, p.9-31, abr.2018. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/36782>. Acesso em: 25 mar. 2018.LUCK, Heloísa. Pedagogia da interdisciplinaridade: Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2001.MINAYO, Maria Cecilia Souza. Interdisciplinaridade: funcionalidade ou utopia? Revista Saúde Sociedade, São Paulo, v.3, n.2, p. 42-63, 1994. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v3n2/04.pdf>. Acesso em: 23 out. 2016.MORIN, Edgar. Educação e complexidade, os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000, 128 p.NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade. In: 1º Encontro Catalisador do CETRANS - Escola do Futuro - USP, Itatiba, São Paulo - Brasil: abr. 1999. Disponível em: <www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/conhecimento.pdf>. Acesso em: 22 out. 2016.OLIVEIRA, Elisandra Brizolla de; SANTOS, Franklin Noel dos. Pressupostos e definições em interdisciplinaridade: diálogo com alguns autores. Interdisc., São Paulo, n.11, p.73-87, out. 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/34709>. Acesso em: 25 mar. 2018.OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos. A interdisciplinaridade no ensino e na pesquisa em Enfermagem. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v.46, n.2, p.01-02, abr. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n2/a01v46n2.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018.PIRES, Marília Freitas de Campos. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 2, n. 2, p. 173-182, 1998. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/30363>. Acesso em: 20 mar. 2018.POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, v.1, n.1, p.3-15, 2005. Disponível em: <http://www.ibict.br/liinc>. Acesso em: 26 out. 2016.SANTOS, Boaventura de Sousa. V. Um discurso sobre as ciências. 5ed. São Paulo: Cortez, 2008. 93p.SCHWARTZMAN, Ulises Prieto y; MARTINS, Valney Claudino Sampaio; FERREIRA, Luciana Souto; GARRAFA, Volnei. Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética. Rev. Bioética, Brasília, n.25, v.3, p.536-43, 2017. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/30900>. Acesso em: 25 mar. 2018.SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21ed. São Paulo: Cortês, 2000. 320p.THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 545-554, dez. 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=275 03910>. Acesso em: 29 mar. 2018.TONET, Ivo. Interdisciplinaridade, formação humana e emancipação humana. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n.116, p. 725-742, dez. 2013. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/sssoc/n116/08 .pdf>. Acesso em: 26 out. 2016.VEIGA, Ilma Passos Alencastro. O seminário como técnica de ensino socializado. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991. p.103-113.VELLOSO, Marta Pimenta; GUIMARÃES, Maria Beatriz Lisbôa; CRUZ, Claudio Roberto Rodrigues; NEVES, Teresa Cristina Carvalho. Interdisciplinaridade e formação na área de Saúde Coletiva. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v.14 n.1, p.257-271, jan. / abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tes/v14n1/1981-7746-tes-14-01-0257.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018.WEIGERT, Célia; VILLANI, Alberto; FREITAS, Denise. A interdisciplinaridade e o trabalho coletivo. Ciência & Educação, Bauru, v.11, n.1, p.145-164, 2005. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n1/12.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
24

Teixeira, Lucimara de Sousa, and Dalva Célia Henriques Rocha Guazzelli. "Aprendizagem ativa: experiências e pesquisas com metodologias ativas." EccoS – Revista Científica, no. 66 (September 19, 2023): e24391. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n66.24391.

Повний текст джерела
Анотація:
A presente coletânea foi organizada pelas doutoras Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Elisangela Aparecida Bulla Ikeshoji e Raquel Rosan Christino Gitahy que apresentam nesta obra, estudos de diversos autores que desenvolveram experiências e pesquisas com as metodologias ativas, promovendo a reflexão da utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em especial o emprego das metodologias ativas como ferramentas para o ensino e a aprendizagem. Relatam também a preocupação com o devido preparo para a formação dos docentes para empregarem estas metodologias ativas na promoção da aprendizagem, nos diferentes segmentos de ensino. A obra contém treze capítulos que serão comentados a seguir, de modo breve, à essência de cada um deles. No capítulo 1 intitulado “Os avanços, as dificuldades e os desafios emergentes no fazer pedagógico no âmbito da educação básica em tempos de cibercultura”, as autoras expõem os avanços das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na educação básica e abordam a cibercultura, o direito à comunicação como um exercício da cidadania, o compartilhamento e a liberdade na construção das redes sociais. Fazem referência à mobilidade digital e aos games que facilitam o processo de aprendizado e revelam que os docentes não têm formação adequada para utilizar todas as potencialidades que as tecnologias podem trazer para o processo de ensino e aprendizagem. No capítulo 2, “Estilos de ensino versus estilos de aprendizagem no contexto do Ensino Médio: sob a luz da Base Nacional Comum Curricular”, as autoras alertam para a responsabilidade da escola como instituição social, discutem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) e explicam que suas observações foram baseadas em uma pesquisa de natureza documental. Nesse âmbito, expressam que o aluno se transforma, a partir do momento que aprende, tendo assim a possibilidade de intervir no ambiente em que está inserido. No capítulo 3, “Aprendizagem Baseada em Projetos na Educação Básica: a articulação da educação ambiental e das tecnologias digitais”, as autoras apontam o papel da tecnologia como recurso e estratégia metodológicas no desenvolvimento de um projeto voltado para a sustentabilidade na educação ambiental. Elas ressaltam a metodologia ativa Aprendizagem Baseados em Projetos (ABP) como o centro de um projeto que relaciona o homem com a natureza, potencializando uma educação orientada para as questões ambientais, conscientizando o modelo consumista atual da sociedade. A Educação Ambiental (EA) é relacionada como uma forma de cidadania, construindo uma reflexão sobre a qualidade de vida, iniciada desde o Ensino Fundamental, em que as crianças se tornam agentes multiplicadores, capazes de sensibilizar os adultos nas questões ambientais. As autoras reforçam que um projeto pode envolver a multidisciplinaridade, como chave de reflexão, com o desenvolvimento de uma proposta pedagógica inovadora, dando significado ao processo de aprendizado. No capítulo 4, “O uso do WhatsApp no processo de ensino e aprendizagem de história na Educação Básica: em destaque suas potencialidades e o papel do professor”, os autores demonstram que o uso da tecnologia é inevitável, uma vez que, com esses recursos são criados ciberespaços, ou seja, novos espaços para o aprendizado. Falam especificamente do WhatsApp, um aplicativo que também é utilizado para enviar mensagens, fotos, textos, que foi utilizado na experiência dos autores para o aprendizado do componente curricular de História, a partir de um estudo bibliográfico, refletindo sobre um ponto chave que são as potencialidades do WhatsApp e o papel do docente nesse ambiente. Sugerem uma educação híbrida devido às novas tecnologias apresentadas, enfatizando que o professor não é mais o centro das informações e do conhecimento. No capítulo 5, “O pensamento lógico computacional plugado e não plugado na educação matemática”, as autoras apresentam um recorte de uma pesquisa de mestrado e enfatizam o pensamento lógico computacional como um processo de aprendizagem da matemática na Educação Básica. A pesquisa que resultou este capítulo utilizou uma metodologia de caráter qualitativo e como instrumentos para coleta de dados foram utilizados: a observação, o questionário, grupos focais e entrevistas semiestruturadas junto a estudantes de 13 e 14 anos. As autoras do capítulo descrevem a importância de saber uma linguagem de programação, como um processo que organiza o pensamento de forma lógica, desenvolvendo um processo mental e conceitual de pensamento. Elas destacam o aplicativo Scratch como uma linguagem de programação visual, que envolve vários conceitos que potencializam o processo de ensino e aprendizagem, especialmente, a perspectiva do “aprender com prática”. No capítulo 6, “Gamificação e o game aliados ao processo avaliativo: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental com língua portuguesa”, as autoras abordam o uso do game como ferramenta para ensinar o conteúdo do componente curricular de Língua Portuguesa. Este capítulo relata que a escola contemporânea tem necessidade de inovar suas práticas pedagógicas, por meio da “gamificação”, como uma excelente ferramenta didática. As autoras dialogam com Almeida (2003), seguindo o conceito que o desenvolvimento de um jogo propicia aos educandos exercitarem a responsabilidade, a reflexão, a solução e a avaliação. No capítulo 7, “Inclusão digital: protagonismo discente em ação”, as autoras apresentam suas experiências com um projeto, a partir do qual inseriram os discentes como protagonistas, ou seja, como sujeitos ativos na transformação da realidade. O projeto que se constituiu como uma oportunidade de inclusão digital foi uma parceria entre os alunos do 1º módulo do Curso Técnico de Informática em uma Escola Técnica (Etec) juntamente com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido em oito semanas e propiciou a participação dos discentes do curso técnico como monitores quanto ao manuseio de ferramentas tecnológicas digitais básicas, pelos estudantes de 9 a 10 anos, do 3º ano do Ensino Fundamental. Cada dupla de alunos do Ensino Técnico ficou responsável por um aluno da Educação Básica. Os discentes puderam desenvolver a liderança, o protagonismo, a empatia, o raciocínio e o compartilhamento de ideias. As autoras dialogam com pensamentos de Bonilla e Pretto (2011), que explicitam que a expressão inclusão digital pode apontar para mudanças e novas aquisições de conhecimentos, competências e habilidades. No capítulo 8, “O moodlebox, a internet das coisas (IoT) e o moodle: um estudo exploratório no Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas”, os autores utilizaram uma ferramenta chamada Moodlebox, um dispositivo relacionado com a Internet das Coisas (IoT), articulado à plataforma Moodle. A internet das coisas é uma tecnologia bem aceita pelos discentes, associada à modalidade de ensino e aprendizado denominada M-Learning ou Mobile Learning, que permite que alunos e docentes criem seus próprios ambientes de ensino e aprendizagem. O M-Learning está sendo cada vez mais difundido e, para utilizar essa tecnologia, é necessário o uso de smartphones, tablets ou laptops, com acesso wi-fi ou bluetooth. Tanto discentes como docentes podem criar ambientes seguros, interativos, autônomos para o processo de aprendizagem e estes, devem ser equilibrados, principalmente no que tange ao contato físico e ao virtual, com a elaboração de atividades lúdicas que façam a integração de todos os espaços e tempos. Referem-se à IoT como algo que está presente em nosso cotidiano, no desenvolvimento das cidades inteligentes, no agronegócio e na indústria 4.0. No entanto, apesar dessas tecnologias serem disseminadas em diversos setores da sociedade, ainda são pouco associadas à educação. Por fim, explicitam que o M-Learning é uma modalidade de ensino e aprendizagem que abre oportunidades para o futuro, uma vez que esses dispositivos eletrônicos estão cada vez mais presentes nos processos educacionais e na comunicação entre as pessoas. No capítulo 9, “A narrativa digital e as competências da BNCC na formação inicial de professores do curso de Pedagogia”, os autores relatam uma experiência com a construção de narrativas digitais por estudantes do curso de Pedagogia, na disciplina de Literatura Infantil. Nesse processo, esses estudantes de graduação compreenderam que, contar histórias, reinterpretar, reelaborar e modificar, faz parte do aprendizado. Os alunos criaram histórias de forma significativa, e, para isso, precisaram pesquisar, planejar, analisar e sintetizar ideias, desenvolvendo, assim, a capacidade de colaborar, exercer a criatividade, compreender a realidade e desenvolver a inteligência espacial, utilizando ferramentas tecnológicas. A partir desse capítulo é possível compreender que as narrativas digitais combinam aspectos visuais e scripts, que transmitem ao leitor, conhecimento agregado, referente aos personagens e conteúdo didático. A narrativa digital envolve: pensamento científico, crítico e criativo; comunicação; cultura digital; argumentação; autoconhecimento e autocuidado. Também a empatia e a cooperação são analisadas no processo de construção da narrativa digital, cooperando para algumas mudanças profissionais e comportamentais. No capítulo 10, “As metodologias ativas no curso de Direito: a necessidade e possibilidades de mudança no ensino e aprendizagem na área jurídica”, os autores discutem a importância das metodologias ativas no curso de Direito, demonstrando sua efetividade. Enfatizam que, as metodologias ativas de aprendizagem colocam o aluno como agente principal e responsável pela construção do seu aprendizado, unindo a prática com a teoria. Comentam sobre algumas metodologias ativas, entre elas a aula invertida, (flipped classroom), uma oposição da aula tradicional, que propõe aulas menos expositivas, mais participativas, a partir das quais o aluno pode ler o conteúdo da matéria em casa e, no encontro presencial com o docente, dedica-se às discussões. No capítulo 11, “Estudos de casos: uma proposta metodológica para a abordagem do cyberbullying em tempos de educação digital”, o autor discorre sobre a temática do cyberbullyng, uma prática que ocorre entre colegas de escola e entre alunos perante o docente e vice-versa, abordando, também, os aspectos legais, aparado pela lei nº 12.965 (BRASIL, 2014), relacionada ao cyberbullyng. O autor descreve o quanto essa prática pode vir a afetar psicologicamente uma pessoa, causando danos à sua saúde emocional como: a depressão, agressões mútuas entre colegas e até mesmo o suicídio. Destaca o quanto os jovens estão expostos às redes, o que exige um maior cuidado dos pais. O autor traz exemplos de casos reais, como: gordofobia, “ladrão vacilão” e “nudes” em redes WhatsApp. Explica o bullying como sendo uma agressão que, geralmente ocorre no contexto escolar físico, enquanto cyberbullyng ocorre no ambiente virtual, sendo muito mais divulgado por estar em um ambiente propício às redes. O autor cita o dever do Estado, no sentido de amparar as vítimas dos cyberespaços, que são propícios para dissipar fake news, big data, algoritmos, drones e inteligência artificial. No capítulo 12, “Os recursos educacionais abertos: em foco os cursos online abertos e massivos (MOOC)”, as autoras refletem sobre o uso dos recursos educacionais abertos (REA), na organização de ambientes virtuais de aprendizagem, especificamente, o Curso Online Aberto e Massivo (MOOC). Explicam que um MOOC contribui para o compartilhamento de materiais diversos, como aulas, vídeos, áudios, imagens, cursos, artigos, entre outros. Mencionam ainda que, o que regulamenta os direitos autorais do material na internet, geralmente, é o copyright, no entanto, salientam também que foram criadas as licenças Creative Commons (CC), adequadas para todo território mundial, para disponibilizar conteúdos por ferramentas como Google, Youtube, Flickr, entre outras. Os MOOCs, possibilitam que os estudantes compartilhem materiais externos, por meio de blogs e, redes sociais, que colaboram com a aprendizagem. O livro é finalizado com o capítulo 13, “Metodologias para aprendizagem ativa e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação a distância”, no qual os autores abordam as metodologias ativas para o aprendizado na educação a distância (EaD), articulando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). O capítulo destaca a cultura digital, em que o aprendizado pode ser construído, utilizando materiais audiovisuais, games e outros recursos. Salientam que o docente não é mais o único detentor da informação e, sim, um mediador para construção do conhecimento e, que o aluno passa a ser ativo e protagonista no seu aprendizado. Conforme se constata, toda a obra aborda como tema central as metodologias ativas, relacionadas com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), como um veículo para disseminar e construir o conhecimento. Percebe-se também, a inquietação dos autores com a formação adequada dos docentes para atuarem nesse cenário. A obra apresenta diversas metodologias ativas, como: aula invertida, gamificação, aprendizagem baseada em projetos, estudo de caso, entre outras. A obra argumenta com vários exemplos consistentes o quanto as metodologias ativas corroboram com o aprendizado de discentes e docentes, de forma colaborativa e ativa. Por fim, recomenda-se esta obra para os educadores e pesquisadores que desejam ampliar seus conhecimentos e vislumbrar novas experiências quanto ao uso de diferentes encaminhamentos metodológicos desde a Educação Básica até o Ensino Superior.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
25

Oliveira, Jonice. "EDITORIAL." Revista Eletrônica de Sistemas de Informação 14, no. 1 (April 30, 2015). http://dx.doi.org/10.21529/resi.2015.140101.

Повний текст джерела
Анотація:
A área de Análise de Redes Sociais está em expansão, envolvendo um número crescente de pesquisadores de diversas áreas: computação, matemática, medicina, biologia, administração, ciências políticas, dentre outras. Esperamos que essas duas edições especiais, em sequência, da RESI (v. 14, n. 1 e v. 14, n. 2) dedicadas ao tema contribuam para divulgar os bons trabalhos desenvolvidos atualmente no Brasil, explorando a multidisciplinaridade, que necessariamente caracteriza estudos de redes sociais em suas versões eletrônicas. Os artigos que publicamos aqui representam versões expandidas de artigos selecionados do Brasnam, Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, que já realiza a sua 4ª edição, em 2015.Desejamos uma boa leitura a todos!
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
26

Oliveira, Jonice. "EDITORIAL." Revista Eletrônica de Sistemas de Informação 14, no. 2 (August 31, 2015). http://dx.doi.org/10.21529/resi.2015.140201.

Повний текст джерела
Анотація:
A área de Análise de Redes Sociais está em expansão, envolvendo um número crescente de pesquisadores de diversas áreas: computação, matemática, medicina, biologia, administração, ciências políticas, dentre outras. Esperamos que essas duas edições especiais, em sequência, da RESI (v. 14, n. 1 e v. 14, n. 2) dedicadas ao tema contribuam para divulgar os bons trabalhos desenvolvidos atualmente no Brasil, explorando a multidisciplinaridade, que necessariamente caracteriza estudos de redes sociais em suas versões eletrônicas. Os artigos que publicamos aqui representam versões expandidas de artigos selecionados do Brasnam, Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, que já realiza a sua 4ª edição, em 2015.Desejamos uma boa leitura a todos!
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
27

Aurélio de Brito, Giovanni, Valmir Ferreira dos Santos Junior, and Maria Flávia Figueiredo. "Retórica, design e multimodalidade: a construção do ethos como estratégia de adesão no discurso publicitário contemporâneo." Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, December 26, 2019, 54–70. http://dx.doi.org/10.17648/eidea-19-v2-2407.

Повний текст джерела
Анотація:
Com a evolução dos discursos, um olhar multifacetado para a análise dessas composições complexas se faz necessário. Na lide com os discursos retóricos contemporâneos, que são de diversas naturezas em nossa sociedade (como livros, pinturas, filmes etc.), a multidisciplinaridade se torna a chave para as misteriosas portas da multimodalidade, tão discutida atualmente. Com base em autores do campo da Retórica, como Aristóteles (2015) e Fiorin (2014), e do Design, como Càmara (2005), Farina (2006) e Matsushita (2011), almejamos analisar a construção do ethos da personagem principal no vídeo Homecoming, da empresa do ramo de supermercados Edeka, em busca da explicação de como um texto multimodal, ou seja, composto por diversas linguagens como a imagética, musical e verbal, pode compor uma peça persuasiva quando analisada sob a ótica da Retórica.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
28

De Mesquita, Vandré Taumaturgo, and Evamiris Landim Vasques. "MANEJO CLÍNICO MULTIDISCIPLINAR DA REABILITAÇÃO ESTÉTICA UTILIZANDO CERÂMICAS PURAS: REVISÃO DE LITERATURA." Revista Bahiana de Odontologia 7, no. 2 (July 6, 2016). http://dx.doi.org/10.17267/2238-2720revbahianaodonto.v7i2.874.

Повний текст джерела
Анотація:
O anseio por um sorriso estético e harmônico eleva o nível de exigência e de expectativa do paciente devido o indivíduo estar inserido numa sociedade onde a aparência tem grande relevância na sua aceitação e autoestima. Dentro desse contexto, uma abordagem multidisciplinar para a reabilitação estética e funcional do sorriso foi inserida na Odontologia contemporânea, destacando-se tratamentos mais conservadores como o clareamento dentário, o aumento de coroa clínica, coroas e facetas cerâmicas por meio de materiais que mimetizem as estruturas dentais. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão de literatura a respeito de reabilitações do sorriso em cerâmica pura, que se baseia em enceramento diagnóstico e planejamento reverso, uso de mock-up e fotografias, aumento de coroa clínica, clareamento, cimentação adesiva, com foco no resultado estético final. Um bom planejamento integrado, com a indicação correta, possibilita uma abordagem mais conservadora da estrutura dental, apresentando-se como excelente solução para alterações estéticas e funcionais do sorriso. Portanto, é indiscutível a importância do conhecimento por parte do profissional, sobre o material e sua técnica, para obtenção de um resultado satisfatório. Conclui-se que a reabilitação estética do sorriso ocorre a partir de uma multidisciplinaridade entre várias especialidades, que posteriormente a um planejamento integrado, permitem restabelecer o sorriso.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
29

Cuogo, Francisco. "AS CIÊNCIAS SOCIAIS E AS TEORIAS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: RELAÇÕES A PARTIR DO PENSAMENTO COMPLEXOTHE SOCIAL SCIENCES AND THE THEORIES OF INTER-NATIONAL RELATIONS: RELATIONS FROM COMPLEX THINKING." Caderno de Relações Internacionais 9, no. 17 (July 10, 2019). http://dx.doi.org/10.22293/2179-1376.v9i17.995.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo desenvolve uma análise acerca das teorias das Relações Internacionais, sugerindo que as teorias pós-positivistas emergiram com sucesso, no último quarto do século XX, por causa das transformações ocorridas no campo das Ciências Sociais. Mais especificamente, aponto que o destaque dado à Teoria da Complexidade e às ideias oriundas do Pensamento Complexo, que fortemente impactaram os campos científicos e educacionais naquele período, foram também responsáveis pelo avanço do campo teórico pós-positivista nas Relações Internacionais. Para desenvolver essa hipótese organizo o artigo em três partes. Na primeira, discorro acerca da relação entre as Ciências Sociais e as Relações Internacionais, abordando a influência do pensamento complexo nas ciências. Na segunda, contextualizo a Teoria da Complexidade através de três principais autores, quais sejam: Capra, Morin e Maturana. E, ainda, relaciono o campo das Relações Internacionais com o Pensamento Complexo. Na terceira parte justifico como as abordagens pós-positivistas das Relações Internacionais estão em congruência com as transformações que afetaram o mundo ocidental a partir do o último quarto do século XX, quando, também, emergiram abordagens epistêmicas e metodológicas que sustentavam a compreensão dos fenômenos da sociedade contemporânea a partir de um olhar sistêmico e complexo – e não segundo a lógica cartesiana até então predominante nas teorias das ciências sociais. E, assim, evidencio que a multidisciplinaridade do campo das Relações Internacionais encontra no paradigma da complexidade um fundamento profícuo para a formulação de suas teorias e para a construção de suas análises científicas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
30

Eduarda Leal Marcelo Nery, Lívia de Souza Nunes, and Alex Soares de Barbuda. "ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA EM LICITAÇÕES NO DIREITO BRASILEIRO." Revista Jurídica do Nordeste Mineiro 3, no. 3 (March 27, 2024). http://dx.doi.org/10.61164/rjnm.v3i3.2222.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente trabalho teve como tema os atos de improbidade administrativa em licitações no direito brasileiro. Trata-se de um assunto cuja relevância se caracteriza pela multidisciplinaridade, ainda que seja um objeto de investigação de caráter eminentemente jurídico. O objetivo do trabalho foi identificar os atos de improbidade administrativa em licitações no Brasil, discutindo os aspectos legais e as posturas que agem de modo a prejudicar os princípios norteadores dos processos licitatórios. As licitações são um mecanismo essencial para garantir a transparência e a eficiência nas compras públicas. Elas permitem que o poder público adquira bens e serviços de forma competitiva, evitando desperdícios e prejuízos ao erário. No entanto, as licitações também podem ser alvo de fraudes e irregularidades. A improbidade administrativa é um problema grave que afeta o Brasil há séculos. Ela causa prejuízos ao erário público e viola os princípios constitucionais da moralidade e da legalidade. As fraudes em licitações são a forma predominante de improbidade administrativa no Brasil. Elas podem ocorrer de diversas formas, como o fracionamento de obras e serviços, a dispensa de licitação irregular e o superfaturamento. Para combater a improbidade administrativa, é importante fortalecer o controle interno e externo da administração pública. Além disso, é importante que a sociedade civil esteja ciente desse problema e exija transparência e accountability dos agentes públicos. A Lei de Improbidade Administrativa é um importante instrumento para punir os agentes públicos que praticam atos de improbidade. No entanto, é importante que a lei seja aplicada de forma eficaz, com punições severas para os infratores.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
31

Yoshimoto, Eduardo. "ESCOLA, SAÚDE E SEXUALIDADE: Produção de áudios por alunos do ensino médio no contexto da midiatização." Revista Eixos Tech 6, no. 1 (March 4, 2020). http://dx.doi.org/10.18406/2359-1269v6n12019228.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho[1] traz uma discussão inicial sobre a utilização de Tecnologias de Comunicação e Informação, especificamente o dispositivo podcast, como estratégia de problematização das questões sobre gênero, sexualidade e prevenção de infecções no ensino médio público de forma interdisciplinar. Justifica-se estudar esse tema pela grande demanda que adolescentes têm nas questões relacionadas a sexualidade. De um lado, em virtude do grande silenciamento e interdição desse assunto na escola, por vezes, geram-se preconceitos, propagam-se Infecções Sexualmente Transmissíveis, mistificam-se a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento, podendo legitimar várias formas de violência, de gênero, homofobia entre outras. De outro lado, a mídia, diariamente, propaga um discurso sobre a sexualidade e o corpo, em grande parte, mercadológico e superficial. O objetivo principal dessa pesquisa é conhecer, por meio da produção de podcasts, os processos de constituição de sentidos e discursos dos alunos do ensino médio sobre gênero e sexualidade e, a partir desses, pensar estratégias interdisciplinares que possibilitem desenvolver conceitos sobre uma sexualidade positiva, política, autônoma e responsável atendendo, com rigor teórico e científico, às demandas desses jovens. Os objetivos específicos: a) Pesquisar os discursos sobre gênero, sexualidade e prevenção produzidos nos roteiros dos podcasts; b) Relacionar, criticamente, os processos de midiatização com a educação e a saúde; c) Pensar, para além da multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade entre educação e saúde; d) Desenvolver estratégias de educação e prevenção sexual a partir da produção de podcasts. Foi aplicada uma oficina de rádio e podcast com os alunos de uma escola pública e, a partir desta foram produzidos podcasts intercalando temas direcionados a gênero e sexualidade e temas livres. Fez-se a discussão da pesquisa, do roteiro e da gravação dos áudios em sala de aula e parte dos podcasts, previamente autorizados pelos pais dos alunos, foram publicados num blog. Os resultados apontam para uma grande necessidade dos alunos em discutir temas relacionados a conceitos de gênero e sexualidade dentro da cultura e da sociedade. É importante destacar que mesmo nos temas livres, propostos para produção dos áudios, esses convergiram para assuntos relacionados com a sexualidade. Foram 17, dos 25 episódios analisados, ou seja, 68% falaram de temas como estupro, machismo, homofobia entre outros. As tecnologias de comunicação, especificamente, o dispositivo podcast, utilizado como uma ferramenta pode criar espaços para reflexões e apropriação de conceitos tanto na questão da sexualidade quanto no cuidado com o próprio corpo e a prevenção. Consideramos que é possível utilizar os podcasts como um objeto educacional produtivo no debate sobre sexualidade e prevenção fomentando a interdisciplinaridade, para além da informação. [1] O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
32

Santos, Edméa, and Elena Maria Mallmann. "Editorial v. 7, n. 1 (2017) - Dossiê: Recursos Educacionais Abertos (REA)." EaD em Foco 7, no. 1 (May 31, 2017). http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i1.616.

Повний текст джерела
Анотація:
Este número da revista EaD em Foco acentua o potencial da multidisciplinaridade internacional na produção e do compartilhamento aberto de conhecimentos científicos, tecnológicos, socioculturais e educacionais. São oito artigos escritos a muitas mãos mobilizados pela autoria e coautoria em rede que explicita atos éticos e estéticos congruentes com o movimento internacional alicerçado nos recursos educacionais abertos (REA), nas práticas e na educação aberta. Cada um dos artigos enfatiza aspectos relevantes que marcam um espaço-tempo contemporâneo mediado pela interatividade e pela interação em redes. São autores e coautores, professores-pesquisadores, atentos às problematizações necessárias e recorrentes sobre o papel das tecnologias, dos recursos educacionais, do tripé ensino, pesquisa e extensão, da cibercultura e da mediação pedagógica tanto no ensino superior quanto na educação básica. O artigo Recursos educacionais abertos na formação de professor-autor na cibercultura, de Edméa Santos, Tatiana Rossini e Mirian Amaral, trata dos REA sob o enfoque da pesquisa-formação e do professor-autor no contexto da cibercultura. As autoras enfatizam o papel das práticas culturais de intervenção na cultura por meio da reutilização de artefatos e expressões plurais imersas nas redes sociais. É uma contribuição para difusão e consolidação da filosofia da abertura. O artigo Potencialidades dos REA no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede, de autoria de Juliana Sales Jacques, apresenta análises sobre o trabalho docente no ensino-aprendizagem mediado por tecnologias em rede, especialmente quando ocorre integração e/ou produção de REA. A autora destaca o papel das políticas públicas educacionais, como, por exemplo, o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que prevê a integração das tecnologias em rede na educação a fim de promover a universalização do ensino via democratização de acesso aos recursos educacionais. Mara Denize Mazzardo, Elena Maria Mallmann e Ana Nobre, no artigo REA: acesso "gratuito" ao conhecimento, problematizam os impactos dos REA na ampliação e democratização do acesso ao conhecimento. Para tanto, explicitam e analisam resultados de pesquisa parametrizada pela abordagem Design-Based Research (DBR) em ciclos iterativos implementados no contexto de um small open on-line course (Sooc) com professores do ensino médio brasileiro. O foco específico do artigo são os desafios e viáveis-possíveis no processo de revisão e readaptação de REA em curso. O artigo Como criar e manter interações de qualidade em cursos on-line?, de Ana Paula Correia, destaca resultados advindos de um estudo de caso realizado no contexto de um curso on-line de pós-graduação em tecnologia educativa numa universidade nos Estados Unidos. A autora apresenta a curadoria de conteúdos digitais como estratégia inovadora para superar os desafios da interação e colaboração entre os participantes em cursos on-line. A contribuição dos autores Vilson José Leffa e Alan Ricardo Costa é a discussão sobre o papel da interação entre autores e coautores de REA para o ensino e a aprendizagem de línguas. O artigo intitulado Produzindo REA para o ensino de línguas: da interação à coautoria menciona resultados de pesquisa em que afirmam que a interação potencializa a colaboração em torno dos REA ao permitir debate, crítica e reflexão conjunta sobre determinado material, especialmente em cursos de capacitação de professores. Maria Augusta Vasconcelos e Miriam Struchinner assinam o artigo Análise da produção de narrativas digitais no ensino superior em saúde. O objetivo do trabalho é analisar narrativas digitais multimídia a partir da utilização de imagens/fotos e vídeos em um blog no contexto de uma disciplina de um curso de Medicina. O artigo a-REAEDUCA: Revista de Educação para o Século XXI: pensar, desenvolver e criar um REA, de Ana Nobre, Hélder Pereira e Rui Rosa, apresenta um exemplar concreto de iniciativa realizada em Portugal para ampliar e consolidar o movimento REA. No texto, os autores relatam a concepção de uma revista on-line de Educação para o Século XXI: a REAeduca, sustentada na filosofia dos REA. A revista segue o princípio da abertura da informação e do conhecimento na sociedade em rede com destaque especial para três domínios: acadêmico, organizacional e didático-pedagógico. No artigo REA e Pomar: desdobramentos de uma Educação Aberta na cibercultura, as autoras Adriana Rocha Bruno e Ana Carolina Guedes Mattos apresentam conceitos e a compreensão acerca da educação aberta com destaque para iniciativas como massive open online courses (Mooc) e Percursos On-line Múltiplos, Abertos e Rizomáticos (Pomar). Os estudos das autoras são orientados pelas produções teóricas de Gilles Deleuze e Felix Guattari sobre multiplicidade, devir, plano de imanência e rizoma, que permitem compreender e maximizar a complexidade da educação contemporânea. Desejamos que cada um dos artigos publicados nesta edição da revista se consolide como REA na disposição como material de apoio ao ensino-aprendizagem, à pesquisa e à extensão capaz de gerar novos produtos disponibilizados sob licença.Edméa Santos e Elena Maria MallmannOrganizadoras desta edição
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
33

Amazonas, Neuza Ferreira do, and Leonardo Carnut. "Efeito econômico-financeiro das ações de prevenção das doenças na saúde das populações: uma revisão de literatura – primeiras notas." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 11 (December 12, 2019). http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v11isup.789.

Повний текст джерела
Анотація:
Considerando-se que, quando se pensa em Atenção à Saúde, as principais ações e serviços não se restringem às atividades curativas propriamente ditas e deve-se ressaltar a importância constitutiva das ações de prevenção na complexidade que atenção no SUS compreende. Ao se pensar nas ações de prevenção como uma tecnologia, a Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS) também podem ser utilizadas como uma nova tecnologia que pode elevar na redução dos custos em saúde quando de trata do orçamento do Ministério da Saúde. A ATS permite a escolha da tecnologia mais conveniente e atraente para a produção de saúde que ofereça segurança, eficácia e economicidade em relação às tradicionais. A ATS congrega as multidisciplinaridades objetivando a viabilização para aferição de resultados relacionados à segurança e a eficácia da tecnologia disponível, bem como a atuação destes profissionais na realização de novos estudos em casos de necessidade de evidenciar o desempenho de um determinado tratamento . As pessoas nascem com um estoque de saúde e nem sempre ótimo, que vai se depreciando ao longo do tempo com a idade em uma taxa crescente e que varia através do investimento. A taxa de depreciação da saúde é endógena, ou seja, dependente de cada um. A saúde pode ser tratada tanto como um bem de consumo como um bem de investimento. Como um bem de consumo, a saúde faz com que as pessoas se sintam melhor. Já como um bem de investimento a saúde é desejada porque aumenta o tempo saudável disponível para trabalhar e gerar renda. A saúde expressa qualidade de vida e é um produto social. A sociedade poderá acumular saúde ou desacumular saúde produzindo enfermidade social, implicando a necessidade de um novo modelo de atenção à saúde que considere-a como um investimento. Assim, o modelo de vigilância à saúde com operação intersetorial tem como pressuposto a articulação de diferentes estratégias de intervenção em especial aquelas relacionadas à prevenção de doenças. A organização do modelo de vigilância à saúde em sua prática é operacionalizada pela vigilância em saúde constituída pela articulação essencial entre vigilância epidemiológica, sanitária, ambiente e do trabalhador. Isso significa que, ao caracterizar as ações de prevenção, é necessário considerar todas ações da vigilância em saúde, caso queiramos dar a precisão analítica necessária aos efeitos econômico-financeiros que ocorrem em função do exercício destas ações. Assim, certamente, os custos e o efeito econômico esperado com a operacionalização destas ações preventivas, tidas muitas vezes como tecnologias leves podem justificar melhor o investimento necessário nesta área, justificando a saúde com um bem de investimento. Assim, pode-se dizer que há escasso debate sobre as evidências que existem sobre a relação entre o efeito econômico-financeiro das ações de prevenção e as doenças na saúde das populações. Objetivo: Revisar a literatura científica sobre o efeito econômico-financeiro das ações de prevenção das doenças na saúde das populações. Como objetivos específicos, este estudo visa: a) coletar os estudos que têm como objeto a relação efeito econômico-financeiro das ações e prevenção das doenças e a melhoria da saúde das populações, b) classificar os estudos segundo o tipo de análise de tecnologias que é realizada e quais os níveis de efeito no investimento segundo os grupos de ações de prevenção que são estudadas e c) analisar criticamente os resultados apresentados em função das incorporações no âmbito de ações no Sistema Único de Saúde. Método: O estudo trata-se de uma revisão narrativa, buscando bibliografias que tratam sobre a atenção à saúde do ponto vista relacionado ao efeito econômico-financeiro decorrentes das ações de prevenção das doenças nas pessoas, na perspectiva de obtenção de dados que apresentem evidências a serem utilizadas como suporte para esta pesquisa. O desenvolvimento para esta revisão teve como base inicial a identificação de bibliografias correlacionadas aos descritores do estudo a ser desenvolvido, através de busca por meio eletrônico na base de dados disponíveis no acervo da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). A busca e a seleção das bibliografias foram realizadas com a inserção das palavras do descritor da pesquisa para identificar artigos cujos descritores tenham relação. A partir do resultado encontrado, os descritores foram divididos em dois itens-chaves, sendo: um diretamente ligado às questões econômicas e outro voltado à atenção à saúde. A composição sintática foi realizada com base nos itens chaves, identificados na pergunta da pesquisa e dividida em três polos: ‘Investimento em saúde’, ‘Prevenção de doenças’, ‘Gastos em saúde’ Para cada um, foram buscados descritores em: http://desc.bvs.br/descritores, observadas as definições utilizadas na busca inicial. Para obtenção de abrangência nas buscas, foi utilizada a técnica do funil com a busca avançada pesquisando diversos cruzamentos: Considerações finais: A partir da técnica do funil realizada, foram selecionados os cruzamentos que apresentaram resultados mais expressivos na tentativa de responder a pergunta de pesquisa. A sintaxe final escolhida que mais se adequa pergunta de pesquisa foi: (mh:((mh:("Investimentos em Saúde")) OR (mh:("/prevenção & controle" )) OR (mh:("prevenção primária")) OR (mh:("gastos em saúde")) )) AND (mh:("SUS")). Chegou-se a 327 resultados, dentre estes, 319 estavam no idioma Português. Após análise dos artigos que apareceram nas buscas foram selecionados 13 artigos para realização de leitura na integra para análise reflexiva. Os demais resultados encontrados foram excluídos por não apresentarem relação direta com a pesquisa proposta. Descritores: investimento, prevenção de doenças, gastos em saúde
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії