Добірка наукової літератури з теми "Sociedade Multidisciplinaridade"

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся зі списками актуальних статей, книг, дисертацій, тез та інших наукових джерел на тему "Sociedade Multidisciplinaridade".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Статті в журналах з теми "Sociedade Multidisciplinaridade"

1

Jeronimo, Carlos Enrique de Medeiros, Ana Julia Rebouças Pereira de Medeiros, and Kellyanne Fonseca Barbalho. "Desafios e a multidisciplinaridade em perícias ambientais." Revista Monografias Ambientais 13, no. 13 (February 17, 2014): 2789–96. http://dx.doi.org/10.5902/223613088490.

Повний текст джерела
Анотація:
Atualmente, as questões ambientais vêm aumentando significativamente em importância. Assim sendo, os elementos envolvidos no Direito Ambiental, que até pouco tempo atrás eram encarados como supérfluos e desnecessários, hoje despertam o interesse e a atenção da sociedade. O presente trabalho tem como objetivo analisar os desafios dos instrumentos dos instrumentos de prova nos processos civil e penal – a perícia – com enfoque na sua utilização nas questões ambientais, enfatizando os principais elementos que geram barreiras entre o entendimento técnico e o jurídico, baseando-se na legislação ambiental vigente e na relação entre o rito processual e a perícia. Os resultados obtidos demonstram que a multidisciplinaridade é uma realidade para o desenvolvimento das técnicas periciais utilizadas tanto na verificação das causas e na determinação dos danos de um evento como para a determinação das compensações associadas. Deste modo, a perícia torna-se um elemento importante como ponto de partida para a resolução dos problemas ambientais em toda sua abrangência, considerando-se, todavia, restrições da sua aplicação referentes aos custos associados.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Pires, Helena. "Publicidade ou o ser-corpo da filosofia." Comunicação e Sociedade 19 (June 1, 2011): 7–9. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).893.

Повний текст джерела
Анотація:
As práticas, os usos, os discursos e as representações compõem algumas das dimensões de discussão e análise do fenómeno publicitário, tão diversas quanto complexas. O presente número da revista Comunicação e Sociedade procura, precisamente, conceder espaço à pluralidade de abordagens e à inevitável multidisciplinaridade que uma tal área de estudos exige...
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Barbosa, Marilene Vieira, Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel, and Alexsandro Bezerra Correia Bilar. "Multidisciplinaridade da percepção ambiental aplicada às relações homem-natureza: Revisão sistemática." Journal of Environmental Analysis and Progress 5, no. 2 (April 13, 2020): 156–68. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.5.2.2020.3124.156-168.

Повний текст джерела
Анотація:
A forma de se relacionar com o meio está vinculada à maneira como este é percebido, estudos sobre a percepção ambiental auxilia na compreensão das interações entre o homem e a natureza e tem sido aplicados a pesquisas das diversas áreas do conhecimento, resultando em importantes contribuições na formulação de medidas mitigadoras à degradação ambiental gerada pela sociedade moderna. A fim de identificar as diferentes abordagens estudadas a partir da percepção ambiental, realizou-se uma revisão sistemática da literatura registrada no banco de dados Scopus, fazendo uso dos termos “Environmental perception” e “Natural resources”, foram considerados artigos com dados primários, os conteúdos destes foram categorizados de acordo com a temática central por estes abordada Foram encontrados 908 artigos com dados primários com o termo “Environmental perception” e 96 com os termos “Environmental perception” and “Natural resources”, com maior concentração dos estudos nas áreas das ciências sociais e ambientais produzidas principalmente nos Estados Unidos da América e no Brasil, constatou-se um crescimento expressivo de publicações nas últimas décadas para ambos os temos, sendo “políticas públicas e práticas de educação ambiental” as temáticas mais presentes nos estudos que abordaram o tema.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Lima, Márcio Soares, Raquel Gomes Noronha, and Elisângela Tavares da Silva. "Pra começo de conversa: a história da moda contada por professores e alunos do curso técnico em vestuário do IFMA, campus São João dos Patos." Revista de Ensino em Artes, Moda e Design 4, no. 1 (February 1, 2020): 94–107. http://dx.doi.org/10.5965/25944630412020094.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo do trabalho é analisar as práticas pedagógicas utilizadas nas disciplina história da moda, nos cursos técnico em vestuário do IFMA, campus São João dos Patos. Utilizamos o Grupo focal como ferramenta metodológica para entendermos tais questões. Compreendemos que o uso de imagens possibilita a interpretação da história, em determinados períodos, com uma riqueza de informações e detalhes. Entendemos, por meio da História da Moda, as linhas de desenvolvimento do ser humano, da política e da parte social em geral, bem como as interações entre a sociedade, arte, história e sua multidisciplinaridade. Relacionamos aqui os fatos da vida social, econômica e cultural, associando visualidades ao fazermos a correlação dos acontecimentos com as silhuetas representativas de cada período. Compreendemos que somente assim poderemos fazer reflexões da moda como mediadora das relações humanas com a sociedade, expressa pela roupa que ela veste e interpretada como mercadoria, identidade e comportamento.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Alves Macedo, João Paulo, Cintia Santos Moreira Morais, Luana Lima Galeano, Maria Aparecida Xavier Moreira da Silva, and Gisele Santana Santos. "POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE À POPULAÇÃO LGBT: UM OLHAR NAS AÇÕES DE SAÚDE POR MEIO DA MULTIDISCIPLINARIDADE." RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405 2, no. 1 (January 1, 2022): e2154. http://dx.doi.org/10.53612/recisatec.v2i1.54.

Повний текст джерела
Анотація:
O direito à saúde é considerado universal, resultante de uma grande mobilização política da sociedade. Historicamente a população LGBT sofre preconceitos e têm seus direitos fundamentais violados. Devido a esse fator, o acesso dessa população aos serviços de saúde se torna fraco e sensível, contribuindo para uma piora no estado de saúde do indivíduo. Este estudo se justifica no entendimento de que é necessário que haja o desenvolvimento de ações e estratégias de saúde que possam promover a integralidade, a equidade e a universalidade da atenção à saúde da pessoa LGBT. O objetivo geral desse estudo é descrever as ações e estratégias de saúde para o atendimento específico das pessoas LGBT, com foco na multidisciplinaridade. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal com abordagem qualitativa, que foi realizada com graduandos dos cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior (IES) situada em um município da grande São Paulo. Embora tenha sido perceptível que a ausência da abordagem dessa temática nos cursos de enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia, os graduandos descreveram ações e estratégias para a atenção à saúde da população LGBT, levando em consideração os preceitos dos direitos humanos, a integralidade, equidade e universalidade, no campo de suas áreas de conhecimento e da multidisciplinaridade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Aleixo, Marina Romano, Maria Jose Oliveira Fernandes, Gislane Costa, and H. Soraia Ribeiro. "O papel do gestor e curador da informação nos novos comportamentos informacionais." Perspectivas em Ciência da Informação 25, no. 3 (July 2020): 49–62. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/3841.

Повний текст джерела
Анотація:
RESUMO Com a nova tendência dos comportamentos informacionais, uma nova profissão emerge. O gestor e curador da informação traz uma transdisciplinaridade e multidisciplinaridade para mediar e colaborar com esse novo cenário. Este artigo objetiva a análise do papel do gestor e curador da informação face aos novos comportamentos informacionais, seu papel como mediador e colaborador e como seu trabalho vai ao encontro das novas políticas europeias de competências digitais. Por meio da revisão de literatura nas áreas de Ciência da Informação, da Tecnologia da Informação e da Sociologia desenvolveu-se uma análise crítica do tema abordado para difusão do perfil supracitado. Conclui-se a importância do gestor e curador da informação como mediador e colaborador na sociedade de informação.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Fatori Trevizan, Lucas Noboru, Mayté Paredes Zaldivar, and Antônio Carlos Massabni. "Industrial Revolution 4.0 and the 3D printing in Biotechnology of tissue regeneration." International Journal of Advances in Medical Biotechnology - IJAMB 3, no. 1 (January 3, 2020): 28–33. http://dx.doi.org/10.52466/ijamb.v3i1.66.

Повний текст джерела
Анотація:
Quando retratada para a sociedade atual, a indústria é considerada parte integrante da sociedade economicamente responsável pelo desenvolvimento e produção de bens de consumo. Os processos de revolução industrial foram marcados pelas fases de aperfeiçoamento e avanços tecnológicos (1ª Revolução Industrial), o uso da energia elétrica (2ª Revolução Industrial) e a disseminação da digitalização da tecnologia (3ª Revolução Industrial). Além disso, hoje em dia tais desenvolvimentos podem ser associados ao uso da internet e à automação de processos por inteligência artificial, chegando assim à 4ª Revolução Industrial. O conceito da Indústria 4.0 está diretamente ligado ao conceito de tecidos inteligentes, a partir de fatores como inovação, o que permite que as empresas tenham modelos de produção complexos, incluindo principalmente caráter sustentável e biotecnologias aplicadas. Além disso, tanto a 4ª Revolução Industrial quanto a biotecnologia podem ser correlacionadas em termos de bioimpressão 3D. Assim, o trabalho mostra um breve histórico das impressoras 3D e seu potencial em aplicações na área de engenharia de tecidos. Revela a necessidade de multidisciplinaridade e de profissionais cada vez mais qualificados diante da nova fase de evolução socioindustrial.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Ribeiro, Marcela Arantes, and Maria Helena Pereira dos Santos. "Informação e ensino: uma inter-relação possível." Ciência da Informação em Revista 7, no. 2 (September 3, 2020): 69. http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2020v7n2e.

Повний текст джерела
Анотація:
<p class="ResumoXVIIIENANCIB">A discussão envolvendo a produção e transformação da informação no ambiente escolar possibilita contribuir com a Ciência da Informação no fortalecimento à multidisciplinaridade entre as ciências. Destarte, este texto respalda a formação do aluno, usuário da informação, a partir da mediação desenvolvida pelas professoras colaboradoras da pesquisa, no sentido de contribuir para o ensino-aprendizado. O presente trabalho tem como objetivo analisar a mediação da informação no ambiente escolar para formação do conhecimento do usuário crítico e atuante na sociedade. Os resultados, obtidos por meio da pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com aplicação de questionários, demonstra a importância da informação no ensino de Geografia e perpassa, ainda, pelo papel do professor como mediador na formação do conhecimento do aluno. A partir destes dados, conclui-se a importância de discutir, de forma interdisciplinar e social, a Ciência da Informação no âmbito do ensino.</p>
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

De Oliveira, Igor Luiz Onofre, Bruna Rodrigues Onofre Da Silva, and Carmen Silvia Grubert Campbell. "Enfrentamento da Obesidade Infantil: ações familiares, condutas médicas e multidisciplinares de educação em saúde." Brazilian Journal of Health Review 6, no. 2 (April 25, 2023): 8145–55. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n2-295.

Повний текст джерела
Анотація:
A obesidade infantil é um problema de Saúde Pública em ascensão no mundo que traz muitos prejuízos ao indivíduo, à família, à sociedade e ao Governo. Por esse motivo, é necessário que haja uma atenção especial para a prevenção e o controle dessa doença de origem multifatorial com causas endógenas ou exógenas. Nesse sentido, a multidisciplinaridade de ações, como condutas e manuseios intervencionistas, voltados para a criança com obesidade e para a família, conduzidos por médicos, nutricionistas, psicólogos, professores e professores de educação física torna-se a base da prevenção e tratamento dessa doença. Os principais fatores desencadeantes da obesidade infantil são: emocionais, inadequação alimentar, inatividade física, desconhecimento familiar sobre a doença, sedentarismo e tempo excessivo de uso de aparelhos tecnológicos. Assim, o seguinte estudo tem o objetivo de fazer um levantamento bibliográfico sobre diferentes conhecimentos e condutas de profissionais da saúde na prevenção e tratamento de crianças com excesso de peso.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Silva, Matheus Lisboa Nobre da, and Marcos Antonio Leite do Nascimento. "Os Valores da Geodiversidade de Acordo com os Serviços Ecossistêmicos Sensu Murray Gray Aplicados a Estudos In Situ na Cidade do Natal (RN)." Caderno de Geografia 26, no. 2 (December 7, 2016): 338. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2016v26nesp2p338.

Повний текст джерела
Анотація:
<p>A geodiversidade do planeta é compreendida por todos os recursos abióticos que compõem a natureza: solos, minerais, rochas, rios, lagoas, paisagens e fenômenos naturais como o intemperismo e magmatismo. A partir disto, pesquisadores têm focado seus estudos, sob esta nova óptica das geociências, desde a década de 1990, se aproveitando também da multidisciplinaridade permitida pela geodiversidade e divulgando os conteúdos geológicos pela sociedade. Em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a geodiversidade está presente nas belas paisagens, compostas por praias, dunas, falésias, rios, mangues e lagoas. Ao longo de toda a história da cidade, que perpassa mais de 400 anos, a geodiversidade mostra-se sempre presente, desde os primórdios da cartografia local, que remonta ao período de ocupação holandesa, em que o ambiente natural fora retratado fidedignamente. Os estudos desenvolvidos neste trabalho abordam a geodiversidade da cidade do Natal que ocorre de forma natural, <em>in situ</em>, na região da cidade. São feitas descrições dos valores da geodiversidade, de acordo com os serviços ecossistêmicos, como definidos por Murray Gray.</p>
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Дисертації з теми "Sociedade Multidisciplinaridade"

1

Uva, Beatriz Guimarães de Sousa. "CABe! cowork - ateliê – bar : artistas, empresas e sociedade: projeto sobre um espaço de trabalho e lazer." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10071/10050.

Повний текст джерела
Анотація:
Trabalho de Projeto
A origem do projeto CABe! Cowork - Atelier - Bar deve-se à constatação de que existe pouca divulgação de ateliers, enquanto espaços de trabalho possíveis de serem alugados. Perante este facto sentiu-se a necessidade de criar uma oferta de local físico que proporcionasse um relacionamento entre artistas de diversas áreas, bem como promovesse o contacto com a realidade empresarial. Para tal, este projeto sugere que se aplique uma metodologia organizacional / processual e que se embrace a filosofia dos espaços cowork - conceito que surgiu em 2005. Por esta razão, efetuou-se uma pequisa bibliográfia, realizaram-se inquéritos - dirigidos a uma amostra de artistas e coworkers que trabalham em Lisboa - e ainda, uma análise de viabilidade, com o intuito de compreender o atelier e o cowork na perspetiva dos seus utilzadores e delinear o projeto em si. O CABe! pretende englobar também um café / bar, abrangendo assim um público mais vasto, a favor da integração social e aproximação da sociedade aos espaços de traballho existentes. O estudo em apreço realça a ambivalência entre o atelier e o cowork – a nível da sua contextualização histórica – mas também afinidade enquanto espaços de trabalho partilhados, encontrando assim uma complementaridade teórica e possivelmente prática entre estes dois conceitos de espaço de trabalho. Os dados revelam que o atelier, comparativamente ao cowork, se encontra menos desenvolvido no que diz respeito aos canais de divulgação utilizados, ao mesmo tempo que demonstram que a metodologia dos espaços cowork poderá ser benéfica se aplicada à gestão de espaços artísticos.
The origin of project CABe! Cowork - Atelier – Bar is due to the little divulgation of ateliers, as working spaces that can be rented. This fact urged to develop a workspace concept that would foster a relationship between artists from various fields and also promote the contact with business reality. To achieve that, this project suggests applying an organizational / procedural methodology and embracing the philosophy of cowork spaces - a concept that emerged in 2005. In order to understand the atelier and the cowork in the users' perspective and also the project itself, a literature review, a feasibility analysis and surveys directed to a sample of artists and coworkers who work in Lisbon were conducted. CABe! also aims to include a cafe / bar, encompassing a wider audience and stimulating both social integration and the access of society to this kind of spaces. The present study not only highlights the ambivalence between atelier and cowork - in terms of their historical context - but also the affinity they have as shared workspaces, in order to find a theoretical and possibly practical complementarity between these two concepts. The study shows that the atelier, compared to the cowork, has less effective communication channels. Furthermore, it is demonstrated that the methods used at cowork spaces can be beneficial when applied to the management of art spaces.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Книги з теми "Sociedade Multidisciplinaridade"

1

Saberes plurais, conhecimentos multidisciplinares: Educação, sociedade e história. Pimenta Cultural, 2024.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Temas em educação: diálogos multidisciplinares. FRANCISCO BRAZ MILANEZ OLIVEIRA, 2021. http://dx.doi.org/10.48140/digitaleditora.2021.003.0.

Повний текст джерела
Анотація:
A educação consiste em um tema amplo e complexo, permeado por desafios antigos e contemporâneos. Diante disto nos deparamos com diferentes realidades presentes na sociedade brasileira que incidem sobre as políticas públicas de educação, as quais precisam ser problematizadas a partir de diálogos multidisciplinares, sobre a perspectiva de falar junto ao outro e não pelo outro e permitir aos profissionais que vivenciam esses encontros registrar seus afetos e compartilhar suas experiências. Neste sentido esta obra trata-se de uma aposta ética, estética e política, que busca integrar os saberes de diferentes categorias profissionais e pesquisadores que se encontram inseridos no campo da educação. Pensamos em possíveis trabalhos profissionais a serem desenvolvidos por meio da multidisciplinaridade face às políticas públicas e sociais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Fontes, Francisco Lucas de Lima, and Mayara Macêdo Melo. ANAIS DO II CONGRESSO ON-LINE NACIONAL DE CIÊNCIAS & SAÚDE (II CONCS). Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2022. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-84528-09-3.

Повний текст джерела
Анотація:
Em sua segunda edição, o Congresso On-line Nacional de Ciências & Saúde (CONCS), promovido pela Literacia Científica Editora & Cursos veio com um tema que envolveu Estado e Sociedade na busca pelo fortalecimento do SUS: ” Políticas públicas, democracia e direito à saúde: a multidisciplinaridade como meio para fortalecimento do SUS” . O objetivo do II CONCS foi promover discussão sobre direito à saúde; legislação do SUS; preceitos históricos para construção do SUS; participação, representação, controle social na gestão do SUS; desafios e perspectivas do SUS na atualidade; judicialização em saúde; ética e bioética na saúde; democracia e saúde; políticas públicas de saúde; integralidade, universalidade e equidade nas práticas assistenciais; descentralização, hierarquização e regionalização na organização do SUS; práticas multiprofissionais; educação em saúde; vigilância em saúde (epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador); determinantes sociais em saúde; entre outras temáticas transversais que provocassem reflexão ao se pautar o tema central do evento em 2022. Realizado de 22 a 24 de abril de 2022, o evento foi realizado de maneira remota e contou com a participação de renomados especialistas das Ciências da Saúde e de outras áreas, garantindo a multidisciplinaridade e construção de conhecimentos nos três dias de evento. O II CONCS incluiu palestras, mesas redondas, minicursos, submissão de resumos, publicação dos resumos em anais pela Literacia Científica Editora & Cursos, além das certificações de participação no evento e minicurso e apresentação dos trabalhos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

SANTOS, Roberto Carlos Oliveira, Hélia Regina MESQUITA, and Eliane Fátima BOA MORTE. DIALOGOS PLURAIS: Produção de conhecimento em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. literafrica, 2021. http://dx.doi.org/10.46848/978138.

Повний текст джерела
Анотація:
O livro DIALOGOS PLURAIS: Produção de conhecimento em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, destaca a produção e a difusão do conhecimento nas pesquisas acadêmicas em realizadas na Pós-graduação Lato Sensu em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Governador Mangabeira, no período de 2016-18. No decorrer dos capítulos, seguem análises discursivas dos autores com vistas a conduzir você leitor a perceber os objetivos e resultados propostos nas pesquisas a partir de compromissos e responsabilidades sociais alcançados na dimensão da práxis da educação antirracista nas temáticas afro-brasileira e indígena. A articulação ensino/pesquisa/extensão desses estudos se fez presente desdobrando-se na sociedade produzindo na comunidade resultados como, organização de seminários, simpósios e oficinas o que estreitou laços na construção de arranjos educacionais para formação de lideranças em diferentes comunidades da região, tomando como referência a multidisciplinaridade do conhecimento e dos saberes em suas múltiplas referencialidades.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Частини книг з теми "Sociedade Multidisciplinaridade"

1

Barbosa, Fernando Campos, Rodrigo Martins Tadine, Janaina Drawanz Pereira Rezende, Ana Maria Silva, Reginaldo Tacinare Barini, Gabriel César Dias Lopes, Eneida Mara Gonçalves, Deise Sampaio Felipe da Silva, Erlon Alves Chaves, and Pedro Shiozawa. "Uma síntese narrativa sobre modelos inter e transdisciplinares para a educação na área da saúde." In TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS AVANÇOS PARA A SOCIEDADE ATUAL. Seven Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/tecnolocienagrariabiosoci-050.

Повний текст джерела
Анотація:
OBJETIVO: O capítulo apresenta uma síntese sobre os conceitos relacionados a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em equipes de saúde. Além disso, é objetivo descrever as os múltiplos esforços disciplinares e distingui-los no ensino na área da saúde. MÉTODOS: Nesta revisão bibliográfica narrativa (bases de dados, sites e periódicos especializados) foram selecionados estudos buscando-se como palavras-chave “multidisciplinaridade”, interdisciplinaridade”, transdisciplinaridade” e “definição” para abordagem destes conceitos na área clínica e de ensino na área da saúde. As bases de dados avaliadas foram MEDLINE, GOOGLE ACADÊMICO, PUBMED, SCIENCE DIRECT, SciELO e LILACS. RESULTADOS: Nos estudos selecionados sobre o tema, os conceitos sobre multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade foram apresentados, assim como sua aplicação no ensino da área da saúde. CONCLUSÃO: A transdisciplinaridade é muitas vezes confundida com interdisciplinaridade e com multidisciplinaridade. A distinção entre os termos é necessária para direcionar para os profissionais de saúde na obtenção de resultados clínicos e nos sistemas de ensino para que não limite a troca de conhecimentos requerida. Fica evidenciado que as pesquisas relacionadas a educação em saúde devem explorar instrumentos inter e transdisciplinares para obtenção de resultados com a inovação necessária para o sistema de saúde.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

COUTINHO, Sonia Maria Viggiani. "Reflexões sobre a produção do conhecimento, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade." In Tecnologia e Sociedade: um olhar multidisciplinar, 179–84. Editora In House, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/212347.1-21.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Carvalho, Gabriel Lincoln Lopes. "ABANDONADO, POR QUÊ?: DISCUSSÃO DE USOS E DESUSOS DE ÁREAS ANTIGAS EM ESTADO DE ABANDONO, COM FOCO NAS ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS." In Desvendando a Arquitetura: sua abrangência e multidisciplinaridade, 29–42. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230312498.

Повний текст джерела
Анотація:
Os centros históricos exercem/exerceram papéis essenciais como núcleo de origem e desenvolvimento das cidades, estes espaços são palcos de transformações sociais e morfológicas de um município, além de perpassarem a identidade da sociedade e de sua cultura. Atualmente muitas áreas históricas encontram-se em estado de abandono ou em ruínas, sendo alarmante o fato de ter berços históricos e espaços essenciais na construção da cidade e de sua memória coletiva e individual, se tornar espaços invisíveis para a sociedade e gestão. Este trabalho discute sobre os processos e tipos de abandonos envolvendo áreas antigas, enfatizando a essencialidade da sua conservação e adequação de usos. Tem como objetivo principal discutir sobre a importância e o papel estruturador de áreas com valor histórico para a cidade, como também debater sobre os aspectos histórico-conceituais que caracterizam e favorecem o abandono de patrimônios de áreas históricas, utilizando como objeto de estudo as estações ferroviárias. Foi feita uma revisão bibliográfica para a obtenção dos dados necessários para panorama construído e discutido. Obteve como resultado uma construção cronológica e debruçada sobre áreas antigas e seus estados de abandono, como também as nuances e características envolvidas neste processo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Martins, Ernesto Candeias. "A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ‘OUTRA INFÂNCIA’: A INFÂNCIA ESPECÍFICA E DIFERENCIADA NA HISTORIOGRAFIA SOCIAL." In A multidisciplinaridade em foco: ensino, pesquisa e extensão - Volume 1, 48–71. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240416368.

Повний текст джерела
Анотація:
Abordamos as conceções, representações e enfoques sobre as ‘Outras infâncias’ no tempo histórico do séc. XIX-XX, que se diferenciavam da dita infância normal (desviação social) ou da normalização imposta pela sociedade da época Analisaremos as conexões socio-históricas com essas infâncias específicas/diferenciadas’, relacionando as suas situações, comportamentos e condições socioeducativas e familiares com o aparecimento de reformas/políticas sociais e dispositivos de proteção, prevenção e institucionalização. Contextualizamos essas infâncias na História Social da Educação, recorrendo à interpretação hermenêutica da documentação pesquisada/utilizada, de teor antropológico, epistemológico e histórico-educativo. O estudo dá um contributo historiográfico, em especial sobre aquela infância esquecida pelos historiadores e que circulou à margem da sociedade e retratada no seu contexto socio-histórico. Essas infâncias eram submetidas a medidas e a modelos de intervenção, especialmente a reclusão em internatos assistenciais e educativos ou em reformatórios, onde recebiam formação e aprendiam um ofício.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Remígio, Marklitânya Rodrigues Barboza, Wagner da Silva Lima, and Simone Gonçalves de Almeida Holanda. "CONTROLE SOCIAL EM FOCO: COMPREENSÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS PARA CONSOLIDAÇÃO DE UMA ESFERA PÚBLICA DEMOCRÁTICA." In MULTIDISCIPLINARIDADE NA PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO À SAÚDE, 145–56. Editora Neurus, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5325362.1-11.

Повний текст джерела
Анотація:
Os anos oitenta, no Brasil, foram marcados por amplas lutas dos movimentos sociais, os quais protagonizaram a abertura política e influenciaram o processo constituinte, formalizando reivindicações e conquistas das classes trabalhadoras; dentre as quais a configuração da Saúde como política pública, não contributiva, de Seguridade Social, conforme a Constituição Federal de 1988. A promulgação da “Constituição Cidadã” trouxe ainda avanços no campo social, com a instituição dos conselhos, na tentativa de corrigir injustiças acumuladas durante séculos, quando o Estado foi incapaz de promover a universalização dos direitos. Nesse contexto, o controle social é uma das estratégias inovadora da relação Estado-sociedade preconizada pela Lei 8.142/90 como forma de inserir na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) a participação popular, já que modernamente, controle social compreende o controle e a vigilância da sociedade sobre as ações do Estado. Este trabalho analisou a produção cientifica a respeito da participação e do controle social no setor saúde, no Brasil, no período advindo da Carta Constitucional de 1988, de autores e anos diversos. Ao analisar o material selecionado foi possível concluir que apesar do direito de participação e controle social estar garantido pela legislação vigente, o processo para a construção desses direitos caracteriza-se por vários desafios na consolidação de uma esfera pública democrática. O aumento do número de espaços formais para essas atividades não garante a qualidade da participação. Em outras palavras, torna-se necessária a constante avaliação do potencial de co-gestão dos sujeitos envolvidos, bem como se os espaços institucionais têm sido usados para a tomada de decisões em favor de interesses coletivos, de forma democrática, ou se apenas surgiram novos espaços para representação de velhos interesses coorporativos e individuais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Lopes, S. C. A., F. L. Morelatto, and Andrea Maria Teixeira Fortes. "GAMIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS DE BOTÂNICA JOGOS DIGITAIS – VIVENDO A CÉLULA VEGETAL: JOGOS DIGITAIS – VIVENDO A CÉLULA VEGETAL." In A multidisciplinaridade em foco: ensino, pesquisa e extensão - Volume 1, 183–94. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240316057.

Повний текст джерела
Анотація:
Os jogos sempre foram de grande importância para o ensino em todas as esferas da educação, e com a modernização e introdução da informática no ensino, o desenvolvimento de jogos digitais vem assumindo maior importância e ocorrendo com mais frequência. Os jogos didáticos digitais podem trazer a realidade do ensino, e criar nos alunos a curiosidade por conteúdos difíceis e pouco abordados, como os conteúdos de Botânica. Como o consumo de jogos digitais é popular entre os alunos, pensou-se em usar essa ferramenta digital para cativar os estudantes para o ensino dessa área da Biologia e assim trazer o ensino para o dia a dia dos alunos. Para os alunos de graduação o desenvolvimento de jogos digitais cria habilidades em informática, bem como o aproxima da vivência do ensino e da realidade da sociedade escolar. O desenvolvimento do jogo prossegue até sua finalização e disponibilização para professores e escolas de toda a região Oeste do Paraná.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Capeller, Diego. "TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) E A INTERAÇÃO SOCIAL: A IMPORTÂNCIA DE UM TRATAMENTO PESSOAL POSITIVO." In A multidisciplinaridade em foco: ensino, pesquisa e extensão - Volume 1, 282–90. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240416498.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho tem como objetivo analisar a importância de um tratamento pessoal positivo na interação com pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). É um trabalho de cunho bibliográfico, foi feito um levantamento acerca do tema baseando-se nos trabalhos já existentes sem determinação cronológica e utilizando como fonte de pesquisa o catálogo de teses e dissertações da CAPES e o portal de artigos Scielo. Para a análise dos textos foi utilizado do método qualitativo, considerando a qualidade e o conteúdos das pesquisas. Como principais resultados, obteve-se que o Transtorno do Espectro do Autismo é uma condição neurobiológica que se manifesta desde a infância até a vida adulta. Os sujeitos que possuem o transtorno podem ter dificuldades em segurar seus impulsos e apresentar dificuldades em sua interação social, muitas vezes acabam demonstrando agressividade quando são abordados por outras pessoas. Com isso torna-se imprescindível uma interação social positiva por parte da sociedade em geral no tratamento com eles, assim como é fundamental a orientação para todos acerca desse tema.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Correa, Alexandre Fernandes, and Laís Buriti de Barros. "CULINÁRIA REGIONAL FLUMINENSE EM PERSPECTIVA: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM TURISMO, GASTRONOMIA E LITERATURA." In A multidisciplinaridade em foco: ensino, pesquisa e extensão - Volume 1, 140–59. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/231215212.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Este artigo aborda temas relacionados a efetivação das diretrizes inscritas na Lei nº 7180/2015 na qual se estabeleceu o marco referencial da gastronomia como cultura, tendo como finalidade dar visibilidade e fortalecer os modos de vida, as práticas alimentares das populações tradicionais e os saberes enraizados no cotidiano em relação a comida, a sociedade e o território no Estado do Rio de Janeiro. Métodos: A partir de pesquisa sobre a culinária regional no Norte Fluminense e Baixada Litorânea (PIBIC/UFRJ) apresentam-se diferentes abordagens críticas sobre as políticas públicas no setor de bens e serviços de gastronomia, cultura e turismo. Resultados: O que acontece com a paisagem da culinária e alimentação macaense é o reflexo do que ocorre no sistema social geral, que ao se desenvolver avança desvalorizando os acervos culturais culinários populares, promovendo festivais gastronômicos estandartizados, desterritorializados e desenraizados. Conclusão: Agentes públicos e profissionais que atuam no espaço social da culinária desconhecem a existência de legislação pertinente, prejudicando a aplicação de política pública integral e articulada na área. Espera-se que em futuro breve se fortaleça um movimento de resistência para reverter este cenário melancólico.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Medeiros, Leandro Gonçalves de. "HUMANITAS: A POSSÍVEL LITERATURA RECREATIVA PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO." In A multidisciplinaridade em foco: ensino, pesquisa e extensão - Volume 1, 213–25. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240416449.

Повний текст джерела
Анотація:
O artigo “HUMANITAS: A POSSÍVEL LITERATURA RECREATIVA PARA PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO” aborda a importância da formação intelectual e cultural dos professores de Humanidades, ressaltando a necessidade de conexão entre conhecimento clássico e prática pedagógica. Iniciando com uma reflexão sobre a dicotomia mente-corpo, o texto destaca a importância histórica e filosófica desse debate, relacionando-o à visão judaico-cristã e às teorias de Platão e Parmênides. Além disso, contextualiza o papel das Ciências Humanas no ensino básico e médio, conforme diretrizes como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Um dos focos principais é a necessidade de leitura e estudo dos clássicos da humanidade pelos professores, visando não apenas sua formação intelectual, mas também sua capacidade de transmitir conhecimento e valores aos alunos. Destaca-se a importância da leitura recreativa e prazerosa dessas obras, contrastando com a visão burocrática e técnica que muitas vezes permeia a prática docente atual. O texto também aborda questões de liberdade intelectual e ética, ressaltando a responsabilidade dos educadores na formação de cidadãos críticos e conscientes. Para isso, é essencial superar o paradigma cartesiano de separação entre sujeito e objeto, buscando uma abordagem holística do conhecimento que integre diferentes áreas e promova uma visão mais ampla e contextualizada da realidade. Por fim, o artigo enfatiza a importância da educação como um processo contínuo de aprendizado e busca pelo conhecimento, destacando o papel fundamental dos professores na construção de uma sociedade mais justa, ética e consciente.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Тези доповідей конференцій з теми "Sociedade Multidisciplinaridade"

1

Mangas, Catarina, and Jenny Sousa. "A pessoa com deficiência como sujeito holístico: um olhar multi, inter e transdisciplinar." In INNODOCT 2020. Valencia: Editorial Universitat Politècnica de València, 2020. http://dx.doi.org/10.4995/inn2020.2020.11836.

Повний текст джерела
Анотація:
A deficiência não pode ser estudada como uma área independente ou como uma incapacidade biológica que condiciona a vida de alguns sendo, portanto, necessariamente limitativa. Não é, neste sentido, possível abordar a deficiência sem considerar a pessoa que tem essa característica específica, enquanto sujeito ativo e cidadão de pleno direito. Por outro lado, o direito à participação implica olhar para a sociedade como um dos elementos que contribui para melhorar ou dificultar a funcionalidade do corpo humano no seu contexto social. A inclusão implica, portanto, considerar os fatores biológicos, psicológicos e sociais da pessoa com deficiência, o que pressupõe investir em ações que estimulem as competências dos sujeitos e criem oportunidades para que estes possam desenvolver o seu potencial máximo. Essas ações são tanto mais profícuas quanto maior for a relação entre as áreas científicas envolvidas na intervenção/reabilitação do sujeito, devendo as equipas de profissionais apostar na vinculação e relação entre os seus conhecimentos. A transdisciplinaridade, mais do que a multidisciplinaridade ou a interdisciplinaridade é, portanto, uma mais valia por sustentar práticas que têm em conta o sujeito e a sua individualidade, mas também tudo o que, sendo exterior a ele, o influencia, considerando-o e respeitando-o holisticamente.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії