Статті в журналах з теми "Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga"

Щоб переглянути інші типи публікацій з цієї теми, перейдіть за посиланням: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga.

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся з топ-50 статей у журналах для дослідження на тему "Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Переглядайте статті в журналах для різних дисциплін та оформлюйте правильно вашу бібліографію.

1

Dos Reis, Luciana Moreira, and Gutemberg Armando Diniz Guerra. "Empoderamento de mulheres no sindicalismo de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Marabá (PA)." Guaju 5, no. 1 (August 20, 2019): 115. http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v5i1.65693.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo do artigo foi analisar o processo de empoderamento das mulheres dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Marabá. Para essa pesquisa, o empoderamento foi considerado como ampliação do poder, nas dimensões econômica, pessoal, social e política. A pesquisa trata de estudo de caso do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Marabá (PA), com abordagem qualitativa. A metodologia abrangeu pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu através de: a) pesquisa documental no acervo do sindicato pesquisado e no acervo da Comissão Pastoral da Terra; b) pesquisa de campo, através de entrevista não-diretiva com 18 pessoas, sendo 11 mulheres e 07 homens. Com o desenvolvimento da pesquisa, identificamos que as mulheres do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Marabá participaram de lutas e, embora obtivessem conquistas, foram vítimas de discriminação e violência doméstica no âmbito e decorrer da militância sindical. Isso é reflexo do caráter processual do empoderamento, sendo esse processo complexo e marcado por contradições, avanços e recuos. O combate à violência doméstica foi um dos indicadores de empoderamento mais citados nas entrevistas realizadas. O principal desafio das mulheres é continuar lutando, através de uma agenda permanente, para superar a violência doméstica e a discriminação, garantindo que prevaleça um trabalho de parceria e respeito entre as mulheres e homens do sindicato pesquisado.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Maia do Bomfim, Alexandre, Thiago Da Silva Oliveira, and Juliana Rodrigues de Souza. "A LUTA DOS TRABALHADORES É A LUTA AMBIENTAL E VICE-VERSA: ENTREVISTA COM DERCY TELES." Revista Trabalho Necessário 20, no. 43 (November 11, 2022): 01–20. http://dx.doi.org/10.22409/tn.v20i43.55499.

Повний текст джерела
Анотація:
Nossa entrevistada é Dercy Teles, seringueira, primeira mulher a presidir um Sindicato de Trabalhadores Rurais na Amazônia, exatamente o mesmo sindicato que seria liderado depois por Chico Mendes. Antes da presidência e martírio de Chico, era ela quem liderava os trabalhadores rurais em Xapuri-Acre. Sua formação política se deu no interior das Comunidades Eclesiais de Base, influenciada pela Teologia da Libertação da Igreja Católica. O mandato de Dercy no Sindicato iniciou em 1981, ainda sob o Regime Militar e conforme suas próprias palavras, esteve sob “duas ditaduras: a ditadura militar e a ditadura dos camaradas homens”. A força de Dercy não deve ser registrada só nesse passado relativamente remoto, porque ela continuou militando e refletindo a situação dos trabalhadores por muito tempo, especialmente com esses que ficaram, assim como ela, nas “colocações” e na própria Reserva Extrativista Chico Mendes. A Dercy ainda tem muito a nos dizer e vai nos dizendo; ouvi-la é mexer também com nossas próprias convicções políticas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Souza, Francisco das Chagas Silva. "A cruz de Cristo contra o "perigo vermelho": a ação educativa da Igreja na organização dos sindicatos rurais no sertão da Paraíba." Germinal: marxismo e educação em debate 15, no. 1 (May 1, 2023): 486–508. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v15i1.51958.

Повний текст джерела
Анотація:
Neste artigo, objetiva-se discutir a ação educativa da Igreja Católica na organização e condução do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pombal e Lagoa (STRPL), criado em 1963, no sertão da Paraíba. Foram analisadas as 15 primeiras atas desse Sindicato nas quais se vê a participação efetiva do Cônego Oriel Fernandes na direção das reuniões, oportunidade em que pregava a união entre as classes, reforçava o anticomunismo e transmitia as notícias do Brasil e do mundo. A partir de uma abordagem marxista, considera-se que esse e outros padres cujos nomes estão presentes nas atas desempenharam o papel de intelectuais, exercendo sua hegemonia ao liderar e controlar ideologicamente os trabalhadores rurais associados ao STRPL.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Lira da Silva, Érika, Allan Sarmento Vieira, Maria Do Rosário Cavalcante Silva, Adriana Salviano de Andrade, and Ingrid Gomes Nóbrega. "A importância da atuação dos sindicatos rurais: Um estudo no STTP, no município de Pombal-PB." REVISTA INTERDISCIPLINAR E DO MEIO AMBIENTE (RIMA) 3, no. 1 (June 30, 2021): e96. http://dx.doi.org/10.52664/rima.v3.n1.2021.e96.

Повний текст джерела
Анотація:
Os sindicatos de trabalhadores rurais possuem o importante papel de representar e defender os direitos do trabalhador e da trabalhadora rural, na luta por conquistas trabalhistas e redução das desigualdades sociais no campo. É diante desse contexto que este trabalho apresenta por objetivo central, fazer um relato e análise da atuação do STTR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Pombal, no interior do estado da Paraíba, relatando um pouco de sua história, suas práticas, conquistas e desafios, e correlacionando com os aspectos aos quais se propõem a função ativa de um sindicato rural, e assim destacar a relevância deste para os trabalhadores rurais do município de Pombal. O trabalho adotou como método de abordagem o hipotético-dedutivo, utilizando de procedimentos bibliográficos, documentais e por fim, realizando um estudo de caso. Os dados e informações foram coletados em outubro de 2019, através de uma entrevista realizada com a presidente do STTRP em exercício. Apesar das poucas informações em termos quantitativos, o estudo pôde constatar as principais práticas, serviços ofertados, conquistas e desafios, de forma a fornecer um panorama da atuação do STTRP, averiguando assim, que este apresenta grande importância para os trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Pombal, dentro de um contexto de dificuldades, de uma região de semiárido, de predominante agricultura familiar e de subsistência.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Moraes, Lucas Gabriel da Silva, and Heribert Schmitz. "A trajetória do Movimento Sindical Rural no Nordeste Paraense do ponto de vista de seus líderes." Estudos Sociedade e Agricultura 31, no. 2 (November 27, 2023): e2331212. http://dx.doi.org/10.36920/esa31-2_12.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste artigo é apresentar narrativas sobre a trajetória do Movimento Sindical Rural (MSR) em Tomé-Açu, Nordeste Paraense, tendo como principal foco as lideranças. Com isso, analisamos a criação de novos sindicatos – o Sindicato de Agricultores e Agricultoras Familiares (Sintraf) e o Sindicato de Empregados e Empregadas Rurais (Sindter) – ambos desmembrando-se do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) –, e seu impacto no movimento sindical do município. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa utilizando entrevistas não diretivas e documentos como fonte de dados. Os resultados demonstram a importância das lideranças no processo de construção da estrutura de representação dessas categorias e revelam os desafios atuais do sindicalismo em Tomé-Açu, especialmente os ligados à expansão da dendeicultura.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Bueno, Wagner Pietrobelli, Jaqueline Aparecida Pereira Rezer, Karine Andrade Martha, and Valéria Pietrobelli Bueno. "Framework de melhoria dos processos na saúde rural utilizando Fuzzy-Ahp." Revista Eletrônica Gestão e Serviços 10, no. 2 (February 11, 2020): 2851. http://dx.doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v10n2p2851-2876.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente trabalho teve como essência o desenvolvimento de um framework de melhoria de processos na área da saúde no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado na região central do RS. Para isto foi utilizado uma ferramenta multicriterial Fuzzy Analytic Hierarchy Process-Fuzzy-AHP. O objetivo do material apresentado propôs um ranking das atividades gerenciais na administração pública do sindicato dos trabalhadores rurais em processos na área da saúde através das ferramentas multicriteriais e melhorias por meio dos resultados alcançados em Fuzzy-AHP. O artigo é considerado metodologicamente como estudo de caso único, com abordagem qualitativa e quantitativa. Foram, no entanto aplicado questionários aos profissionais da área delimitada para estudo e estes questionários serviram como base para gerar um ranking quanto à importância à tomada de decisão no setor da saúde em âmbito rural. Como resultados apresentados o framework se mostrou relevante quanto à tomada de decisão eficiente.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Peres, Gabriela, and Fabiane Santana Previtali. "Impactos ambientais e sociais do agronegócio sucroalcooleiro na região do Triângulo mineiro, Minas Gerais, Brasil a partir de 2000." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 13, no. 2 (September 17, 2021): 294–315. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v13i2.45038.

Повний текст джерела
Анотація:
O agronegócio no Brasil representa um setor importante para a economia. Com isso, se objetiva problematizar algumas das implicações ambientais e sociais concernentes à reestruturação e expansão do setor da região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil e como o movimento sindical dos trabalhadores rurais responde às mudanças a partis da década de 2000. A pesquisa tem abordagem qualitativa de cunho exploratório, sendo realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa empírica com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação de Uberaba. Os resultados encontrados foram apesar de um discurso retórico, político e engajado do sindicato, este atende mais às necessidades do capital.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Pereira, Higor, and Sidney Lobato. "EDUCAÇÃO PARA “LAVRAR A LIBERDADE”: TRABALHO, SINDICALISMO RURAL E EDUCAÇÃO POPULAR EM AFUÁ-PA/ Education to “work out freedom”: work, rural unionism and popular education in Afuá-PA (1989-1994)/ Éducation pour «travailler la liberté»: travail, syndicalisme rural et éducation populaire à Afuá-PA (1989-1994)." REVISTA NERA, no. 55 (September 8, 2020): 322–42. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i55.7118.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo tem por temática a relação entre educação do campo e movimentos sociais. Este tema foi aqui estudado a partir da experiência construída por trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Afuá, estado do Pará, entre 1989 e 1994. Dessa experiência buscamos entender de que formas a educação articulou-se com as lutas políticas do nascente sindicalismo rural afuaense. Nesse sentido, a pesquisa objetivou compreender as conexões entre as práticas pedagógicas utilizadas na formação das escolas comunitárias e as lutas encampadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afuá, com apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Para alcançar tal objetivo, analisamos documentos guardados no Arquivo da CPT Amapá, tais como: cartilhas, materiais didáticos, periódicos, fotografias e outros. Os resultados apontaram para uma intrínseca relação entre o projeto educacional popular fomentado por esta pastoral e as pautas do sindicato local relativas à luta pela terra e ao rompimento com o sistema de exploração dos trabalhadores pelos proprietários rurais, conhecidos como “patrões”. Além disso, percebemos que o projeto educacional aqui estudado transcendeu os limites de suas pretensões mais imediatas, tornando-se elemento fundamental para a quebra de paradigmas da visão de mundo dos ribeirinhos afuaenses. Como citar este artigo: PEREIRA, Higor; LOBATO, Sidney. Educação para “lavrar a liberdade”: trabalho, sindicalismo rural e educação popular em Afuá-PA (1989-1994). Revista NERA, v. 23, n. 55, p. 322-342, set.-dez., 2020.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

De Souza, Eleuza, Maria Edilene da Silva Ribeiro, and Odete da Cruz Mendes. "A PARTICIPAÇÃO DA MULHER TRABALHADORA COMO ASSOCIADA NO STTR/CAMETÁ E A SUA CONSTITUIÇÃO COMO SER POLÍTICO." Revista Trabalho Necessário 18, no. 37 (September 23, 2020): 216–39. http://dx.doi.org/10.22409/tn.v18i37.46285.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho analisa o papel da mulher agricultora no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras, Agricultores e Agricultoras Familiares Rurais (STTR), a fim de compreender os limites da atuação desta e sua constituição de ser politicamente mais engajada. Parte de abordagem qualitativa, ancorada em Netto e Braz (2010), Cisne e Santos (2018), Silva (2008), Aquime (2018), e outros, e da análise documental (recorte temporal de 1997 a 2010). Os resultados demonstram a relevância do sindicato para as ações de suas associadas, e, consequentemente, as contribuições na formação de agente político.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Wanzeler, João Batista, and Doriedson do Socorro Rodrigues. "Educação em movimento, trabalhadoras e trabalhadores em formação." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 7 (July 5, 2024): e8135. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.7-057.

Повний текст джерела
Анотація:
O texto analisa a educação, trabalho, autogestão de trabalhadoras e trabalhadores rurais em seus modos de produção de vida, considerando os processos formativos experienciados no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, na região do Baixo Tocantins-Pará. Partimos do pressuposto de que possam ocorrer práticas formativas numa perspectiva de consciência de classe em oposição as concepções de formações de cunho pragmáticas (bancária, paternalistas, meritocráticas, estruturalistas, por competências), mediadas pelas contradições capital-trabalho. Metodologimente, com base nas práticas formativas (seminários, assembleias, reuniões), analisadas entre os anos 1990 a 2023, pós-ditadura militar, pautadas no materialismo histórico-dialético, apoiamo-nos em um estudo bibliográfico, apresentando considerações teóricas sobre os principais conceitos e categorias de análises: Formação, trabalho, modos de vida, consciência de classes e território. Compreendemos os processos formativos de trabalhadoras e trabalhadores rurais, para além de contextos escolares, a partir de territórios de povos e comunidades tradicionais, considerando a realidade societal da Amazônia paraense, vivenciado por sujeitos sócio-históricos de direitos e resistências em unidade e emancipação da classe trabalhadora.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
11

Viana da Fonseca, Verônica, Maciel Cover, and Marcelo Sampaio Carneiro. "Caminhos para chegar a terra: a atuação do STTR e MST na Ocupação da Fazenda Cipó Cortado em João Lisboa-MA." Estudos Sociedade e Agricultura 31, no. 2 (November 27, 2023): e2331214. http://dx.doi.org/10.36920/esa31-2_14.

Повний текст джерела
Анотація:
Os movimentos sociais do campo apresentam-se como protagonistas na luta pela terra e cidadania na Região Tocantina, no sudoeste do Maranhão. O caso da ocupação da fazenda Cipó Cortado é um conflito fundiário que se estende por décadas. Este artigo é resultado de uma análise multidisciplinar sócio-histórica. Utilizou-se da metodologia da História Oral, ancorada na bibliografia correlata e no levantamento de dados em arquivos e, com base na noção de repertórios de ação, descreveu como a demanda social por terra e as reivindicações por um lugar (lote) para viver, morar e trabalhar ocorreram no local pesquisado. Ademais, o artigo mostra que a ocupação de terras foi um repertório utilizado tanto pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem-Terra – MST como pelo Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de João Lisboa-MA.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
12

Neumann, Estevão, and Sérgio Fajardo. "SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE TURVO-PR: REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO SINDICALISMO RURAL NA AGRICULTURA FAMILIAR/ Syndicate of Rural Workers of Turvo-PR: Reflections about contributions rural syndicalism in family agriculture/ Sindicato de Los Trabajadores Rurales en Turvo: reflexiones sobre las contribuciones del sindicalismo rural en la agricultura familiar." REVISTA NERA, no. 37 (August 25, 2017): 253–77. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4368.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo traz reflexões da atuação do sindicalismo rural na agricultura familiar, realizado a partir de estudo de caso feito no Sindicato dos Trabalhos Rurais de Turvo (STR), Paraná (Brasil), resultado do trabalho de conclusão de curso do autor. Em meio a atual dinâmica agrária em que vivemos, com a hegemonia do agronegócio, agricultores familiares buscam permanecer no espaço rural frente a tamanhas dificuldades, buscando apoio muitas vezes em sindicatos de trabalhadores rurais, que passam a se expandir paralelamente a expansão das relações de produção capitalista no campo. Desta forma, objetivou-se avaliar as atividades do STR, no desenvolvimento socioeconômico da agricultura familiar. A partir da analise de alguns aspectos da diversidade da agricultura familiar e avaliação das atividades de prestação de serviços aos associados nas formas e mecanismos que o sindicato oferece aos mesmos. Estes, alcançados a partir de três momentos: levantamento bibliográfico; levantamento de dados junto a organismos oficiais locais e levantamento de dados em campo, onde foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Os principais resultados alcançados remetem a importância do sindicato enquanto entidade social de reivindicação dos direitos e interesses de seus associados, que visa coordenar, representar e defender os agricultores.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
13

Silveira, Daniela de Araújo Viana, Suely Maria Rodrigues, and Maria Terezinha Bretas Vilarino. "PERCEPÇÃO DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA EM TRABALHADORES RURAIS DE SEXO MASCULINO." Revista Multidisciplinar em Saúde 4, no. 2 (April 27, 2023): 48–61. http://dx.doi.org/10.51161/integrar/rems/3697.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: Os trabalhadores rurais estão expostos há vários riscos provenientes de sua prática laboral. Dessa maneira, torna-se necessário abordar a subjetividade e a inter-relação saúde e doença dessa população. Objetivo: compreender o significado que trabalhadores rurais atribuem à saúde e à doença, considerando a realidade social do Município de Tarumirim/MG e as peculiaridades dos homens no cuidado com a saúde. Material e Métodos: Trata-se de um estudo observacional, descritivo, de corte transversal, baseado numa abordagem qualitativa. A amostra foi selecionada com base no método aleatório, constituída por dez indivíduos de 18 a 59 anos, de sexo masculino, filiados ao Sindicato de Trabalhadores Rurais de Tarumirim/MG há pelo menos seis meses. Para conhecer a percepção de “Saúde-doença” conduziu-se uma entrevista semiestruturada baseada em um roteiro. A apuração das entrevistas foi realizada segundo a técnica da “Análise de Conteúdo de Bardin”. Resultados: Foram pesquisadas duas temáticas e dessas emergiram categorias distintas. Na Temática 1 - Significado de Saúde, foram identificadas as categorias: Tudo, Bem-estar e Avaliação positiva da saúde. Da temática 2 - Entendimento de doença, observou-se as categorias: Entendimento da doença e seus processos e Comportamento diário. Conclusão: Pode-se concluir que na percepção dos entrevistados o trabalho rural oferece condições sanitárias propícias para promoção de saúde. A centralidade com que o trabalho emergiu nas análises revela que território vivenciado pelos trabalhadores rurais envolvidos na presente pesquisa se situa a partir do trabalho, como forma de dominação e apropriação.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
14

Moretto, Milena. "O discurso das mídias impressas sobre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo (1962-1964):." Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF 21, no. 2 (September 15, 2022): 76–92. http://dx.doi.org/10.5335/srph.v21i2.13427.

Повний текст джерела
Анотація:
História e Imprensa sempre foram tópicos necessários para a compreensão de entidades e de como estas estavam ligadas à comunidade local, foi por meio da impressa que as entidades puderam divulgar as suas ações e prestar contas de suas atividades. No caso histórico, é necessário salientar que os jornais impressos foram os mais difundidos e são os mais utilizados para as pesquisas, principalmente por serem mais expressivos em números, chegando na maior parte das comunidades local. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar as notícias relacionados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo/ RS, no jornal O Nacional, durante o período de 1962 a março de 1964, utilizando o método desenvolvido por Patrick Charaudeau, compreendendo quais ações e atividades realizadas pelo sindicato eram publicados nos jornais e qual era o discurso utilizado na divulgação para à comunidade municipal.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
15

Azevêdo, Joicy Amorim Francisco de, Wanessa Nathally de Santana Silva, Bruno Henrique Ximenes Rodrigues, and Viviane Rolim de Holanda. "Conhecimento, atitude e prática de trabalhadoras rurais sobre prevenção do câncer de colo uterino." Saúde e Pesquisa 13, no. 4 (November 24, 2020): 743–53. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9206.2020v13n4p743-753.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivou-se identificar o conhecimento, a atitude e a prática sobre a prevenção do câncer de colo uterino de mulheres trabalhadoras rurais, bem como conhecer o perfil sociodemográfico, as principais dificuldades para realização do exame citopatológico e os fatores de risco do câncer de colo uterino. Trata-se de um estudo observacional, de corte transversal, desenvolvido com 50 trabalhadoras rurais associadas ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Dentre as mulheres entrevistadas, em relação à prevenção do câncer de colo uterino, 32 (64%) possuíam conhecimento inadequado; 26 (52%) apresentavam atitude adequada e 39 (78%) apresentavam prática adequada. As trabalhadoras rurais precisam conhecer o exame citopatológico e a importância de sua realização, para aderirem à prática do exame. Dessa forma, é de grande importância definir estratégias para suprir as deficiências encontradas, de maneira que essas mulheres possam ter mais conhecimento do exame e adesão ao mesmo
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
16

Oliveira Farias, Sara. "Quando a vontade é luta:." Cadernos do Tempo Presente 13, no. 2 (January 15, 2023): 79–89. http://dx.doi.org/10.33662/ctp.v13i2.18600.

Повний текст джерела
Анотація:
Recebido: 16/02/2022 Aprovado: 28/07/2022 O presente artigo analisa aspectos do Movimento de Educação de Base (MEB), destacando a prática sindical rural na Bahia através dos relatos orais de memória. São também analisados discursos produzidos pelo material didático, utilizados nas aulas do MEB, compreendendo como as produções discursivas foram produzidas pelo movimento e, como contribuíram na luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais por uma vida com direitos. Palavras-chave: MEB; sindicato; relatos; discursos; educação popular.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
17

Santos, Maria Vanda dos, and Joelma Cristina dos Santos. "A CONFIGURAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA FEIRA DO SINDICATO EM ITUIUTABA-MG." Brazilian Geographical Journal 11, no. 1 (August 31, 2020): 19–37. http://dx.doi.org/10.14393/bgj-v11n1-a2020-56741.

Повний текст джерела
Анотація:
A agricultura familiar está vinculada à família, à terra e ao trabalho, com características próprias de acordo com a região e localidade. Neste artigo, pretende-se discutir as relações socioeconômicas e culturais vivenciadas por agricultores familiares que comercializam sua produção em uma feira livre na cidade de Ituiutaba-MG. Organizada pelo sindicato dos trabalhadores rurais do município, é popularmente conhecida como a “Feira do Sindicato”. Assim, pretende-se discutir a importância da feira para esses agricultores e para o município de Ituiutaba - MG. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a agricultura familiar no Brasil e sobre as feiras livres, levantamento de dados de fonte primária, com entrevistas junto ao presidente do sindicato e a feirantes, expondo suas vivências e experiências, a partir desse espaço laboral. A partir dos argumentos apresentados pelos entrevistados, em sintonia com a teorização de pesquisadores que tratam sobre a temática, elaboramos o presente artigo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
18

Sussumo, Viviane Pimentel Moscardini, Leonardo de Oliveira Mendes, Marcelo dos Santos Pereira, and Railton da Costa Alves. "PROBLEMATIZANDO QUESTÕES SOBRE AS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS TRABALHADORES: O SINDICATO DOS PESCADORES E PESCADORAS ARTESANAIS DE TEFÉ E O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS NO MUNICÍPIO DE TEFÉ-AM." REVISTA FOCO 16, no. 02 (February 24, 2023): e1163. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n2-197.

Повний текст джерела
Анотація:
O Município de Tefé, localiza-se na região do Médio Solimões no Estado do Amazonas. Possui aquecido comércio de mercadorias e ampla rede de relações com várias cidades e comunidades rurais. Dentre as principais atividades econômicas, destacam-se a agricultura e a pesca, que envolvem grande quantidade de trabalhadores tanto do campo como da cidade. Concomitante à essas produções emerge a problemática sobre o trabalho e a classe trabalhadora, responsável pelo abastecimento na cidade desses alimentos. Pesquisas desenvolvidas anteriormente por Sussumo e Mendes (2017/2018); Mendes e Oliveira (2018) ressaltaram a precariedade das condições de trabalho desses camponeses que produzem a farinha e a pesca artesanal. Diante das dificuldades encontradas por esses trabalhadores, organizamos esta pesquisa para compreender como as entidades representativas desses trabalhadores estão estruturadas e organizadas e quais ações elas desenvolveram ou tem desenvolvido em defesa dos direitos e melhores condições de trabalho para esses trabalhadores. Para tanto, realizamos pesquisas bibliográficas, trabalho de campo, entrevistas semiestruturadas com os representantes sindicalistas e associados. Percebemos que a territorialização dos sindicatos, contribuiu para uma maior integração entre representantes sindicais e sindicalizados, embora através de ações mais assistencialistas, há esforço em realizar o debate político em defesa de sua classe em busca de melhores condições de vida e trabalho.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
19

Campos de Araújo, Fernanda, Norma Cristina Vieira, and Nádia Sueli Araújo da Rocha. "POLÍTICA DO SILÊNCIO NO SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE BRAGANÇA, PARÁ." Revista de Estudos Interdisciplinares 5, no. 3 (July 29, 2023): 48–69. http://dx.doi.org/10.56579/rei.v5i3.631.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo tem como objetivo visibilizar o movimento histórico social do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bragança. A pesquisa tem caráter qualitativo e a coleta de dados foi realizada por meio de observações diretas, entrevistas, levantamentos de documentos e registros fotográficos disponibilizados pelos membros do STTR de Bragança, Estado do Pará, Amazônia oriental. As memórias narrativas dos agricultores e das agricultoras familiares de comunidades tradicionais de Bragança foram ponto de partida para construção da pesquisa. Para efeito de análise utilizamos a Análise de Discurso para evidenciar o que está além dos conteúdos presentes nas falas dos interlocutores. Observou-se que a hierarquização das classes sociais são essencialmente consequências do sistema de produção capitalista, e nos sindicatos é um dos lugares na qual as lutas de classes se materializam. O movimento sindical rural de Bragança, apesar da violenta política de silenciamento, assume uma postura constante de ser resistência e encontra na ação organizada, uma alternativa para juntos lutarem pela garantia de seus direitos, adotando estratégias e ações que possibilitam acessarem lugares de poder.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
20

Boni, Valdete. "Poder e igualdade: as relações de gênero entre sindicalistas rurais de Chapecó, Santa Catarina." Revista Estudos Feministas 12, no. 1 (April 2004): 289–302. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2004000100015.

Повний текст джерела
Анотація:
A participação das mulheres na direção dos sindicatos, incluindo o Sindicato de Trabalhadores Rurais, tem aumentado nos últimos anos. O movimento sindical rural, historicamente masculino, não aceitava mulheres associadas até início dos anos 1980. Hoje, as mulheres vêm ocupando cargos nas direções executivas, o que não significa que os sindicatos tenham mudado suas práticas discriminatórias. Neste texto analiso as relações de gênero e poder que envolvem homens e mulheres dirigentes no oeste do estado de Santa Catarina. Mesmo com a abertura do espaço sindical para as mulheres e a instauração da cota mínima de 30% de participação feminina estabelecida pela CUT, não há muitas mulheres nos cargos de direção. Elas ficam 'escondidas' nos quadros de apoio, ou não participam igualmente, já que o sindicato não evoluiu quanto às suas práticas cotidianas, ainda discriminatórias. É uma batalha constante aliar reivindicações de classe à busca por igualdade de gênero e poder. Às vezes, as mulheres precisam escolher uma das bandeiras.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
21

Nascimento, Telma Batista. "Trabalhadoras rurais, vulnerabilidade social e participação: atualidade da pedagogia freireana." Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET 3, no. 1 (December 28, 2023): 157–72. http://dx.doi.org/10.30612/riet.v3i1.15193.

Повний текст джерела
Анотація:
O ensaio discute o papel da pedagogia de Paulo Freire enquanto principal base da Educação Popular presente nas lutas das trabalhadoras rurais do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (SINTRAF), contra os processos de desigualdade/exclusão implicados a vulnerabilidade social no meio rural do município de Serrinha, Território do Sisal baiano. Ele tomou como referência autoras/es como Butto e Hora (2008), Franco (2018), Freire (1987), Nascimento (2009,2020), Vigene e Oliveira (2005), entre outras/os. O método utilizado foi a revisão bibliográfica, de base sociológica e educacional, tomando como referências uma dissertação, uma tese, um webnário, livros e artigos. Ele conclui destacando que ainda que localizada, as lutas e as conquistas das trabalhadoras rurais apontam para a relevância da pedagogia freireana base fundamental da Educação Popular, na construção de espaços contra-hegemônicos a lógica de exclusão e das vulnerabilidades decorrentes do sistema capitalista.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
22

Regina Franke, Juliana, and Karine de Bona Libardoni. "ANÁLISE DOS EFEITOS CAUSADOS PELO USO DE AGROTÓXICOS NA SAÚDE DE TRABALHADORES RURAIS DE SÃO PEDRO DO BUTIÁ, RS." Revista Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Biológicas 6, no. 1 (December 27, 2022): 17–33. http://dx.doi.org/10.31512/ricsb.v5i2.959.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos que os agrotóxicos causam na saúde de trabalhadores rurais, após a aplicação e/ou manuseio dos mesmos. Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, realizado no município de São Pedro do Butiá, com 55 trabalhadores que apresentavam cadastro junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. Foi aplicado um questionário aos participantes de forma presencial ou através da plataforma google formulários, que abordava questões como contato com agrotóxicos, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), sintomas relacionados ao uso, e produtos utilizados. Os dados obtidos foram apresentados através de análise descritiva simples. Todos os participantes da pesquisa eram homens, sendo que 81,8 % (n=45) eram agricultores, maiores de 40 anos (52,7%, n=29) e sem histórico de doença familiar (40%, n=22). 27,3% (n=15) não utilizavam nenhum EPI, 72,7 % (n=40) utilizavam ao menos um tipo, e 6,9 % (n=6) utilizavam de forma completa. 34,5% (n=19) apresentaram algum sintoma após a aplicação dos agrotóxicos, e foram relatados 7 casos (12,7%) de intoxicação entre os pesquisados. Em relação aos agrotóxicos, herbicidas que apresentavam o glifosato como ativo foram os mais utilizados (98,2%, n=54), assim como fungicidas com compostos com trifloxistrobina/ protioconazol (74,5%, n=41) e, inseticidas a base de cipermetrina (72,7%, n=40). Conclui-se que, como o uso de agrotóxicos vem se intensificando, faz-se necessário cautela durante a aplicação dos produtos pelos trabalhadores rurais, como uso de EPIs e manuseio adequado dos mesmos, a fim de minimizar os efeitos para saúde.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
23

Santos, Liliane Martins dos, Tássia Caroline Santos de Carvalho, and Gleisy Vieira Campos. "AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO SINDICATO DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS." Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento 15, no. 2 (March 4, 2022): 56. http://dx.doi.org/10.18542/raf.v15i2.9247.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo destaca as Práticas agroecológicas, Desenvolvimento Rural Sustentável e Articulações do SINTRAF. Assim, pretende verificar a contribuição da (re) construção do viveiro e de um aviário no Sindicato de Campo Formoso para o processo de produção agropecuária, preservação e geração de renda dos associados. Quanto à metodologia, propõe-se a utilização da pesquisa-intervenção como princípio, desenvolvendo uma abordagem qualitativa. Desse modo, os objetivos foram atingidos com êxito, visando a finalização das atividades propostas e identificação da relevância dessas práticas para os diretores do sindicato, materializando-se em um cenário de troca de saberes, experiências e conhecimentos para todos os envolvidos. Portanto, foi possível realizar desse momento, um link de encontros, entre alunos em formação e gestores que estão atuando no processo das questões sindicais já algum tempo, concretizando desta ação uma verdadeira formação em serviço.Palavras-chavePráticas agroecológicas; Pesquisa-intervenção; Produção Agropecuária; Pesquisa participativa.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
24

Cruz, José Vieira da, and SILVA Aline Oliveira da. "Novo sindicalismo e a Reforma Agrária no Sertão." Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura 17, no. 33 (December 30, 2023): 224–48. http://dx.doi.org/10.61895/pl.v17i33.19801.

Повний текст джерела
Анотація:
Esse artigo discute a experiência dos participantes do Sindicato dos Trabalhadores/Trabalhadoras Rurais (STTR) de Inhapi, município localizado no Sertão de Alagoas, Nordeste do Brasil, no período de transição entre a ditadura civil-militar e o advento da Nova República. Nesse contexto, a ação de católicos próximos à Teologia da Libertação, em particular através das pastorais e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), aproximou-se dos debates da reforma agrária, do novo sindicalismo e das mobilizações em favor da redemocratização. Em termos temporais, esse estudo toma como ponto de partida o ano de 1984, a partir da análise dos registros das ações, experiências e posicionamentos da nova diretoria eleita para o STTR/Inhapi. Recorte estendido até 1986, quando alguns desses sindicalistas participaram das iniciativas de mobilização para a criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O exame das fontes – escritas e orais –, revelam como as sementes do novo sindicalismo e dos movimentos sociais do campo atuaram em favor do direito a terra, à justiça social e à democracia. Nesse sentido, as experiências desses sertanejos ajudam a compreender meandros dos horizontes de expectativas políticas, sociais e sindicais do cenário nacional no contexto do final do século XX. Palavras-chave: novo sindicalismo, reforma agrária, sertão.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
25

Borba, E. R., and J. E. Fabrini. "Lutas combativas e prestação de serviço do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Francisco Beltrão." Terr Plural 11, no. 2 (2011): 338–59. http://dx.doi.org/10.5212/terraplural.v.11i2.0011.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
26

Sousa, Wandicleia Lopes de, Ádria Oliveira dos Santos, Elizabete de Matos Serrão, Antônia do Socorro Pena da Gama, and Thiago Almeida Vieira. "Quintais agroflorestais e trabalho da mulher em espaço periurbano: um estudo de caso em Santarém, Pará, Brasil." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 14, 2020): e8691210792. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10792.

Повний текст джерела
Анотація:
Agricultura familiar contribui de forma significativa para a produção de alimentos e geração de renda na Amazônia. Objetivou-se dessa forma examinar a contribuição socioeconômica da produção de quintais agroflorestais manejados por mulheres em espaço periurbano às margens do Lago Maicá, Santarém, Brasil. Este estudo de caso foi realizado com agricultoras associadas ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. As mulheres geram renda e produzem alimentos que garantem segurança alimentar e nutricional delas e de suas famílias; criam animais e cultivam hortaliças e frutíferas. Os quintais são espaços de produção organizados pelas mulheres e exercem funções sociais, ambientais, culturais e econômicas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
27

Tonneau, Jean-Philippe, Ghislaine Duqué, and Paulo Diniz. "Desenvolvimento territorial no Nordeste:." Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas 22, no. 2 (December 13, 2004): 29–39. http://dx.doi.org/10.37370/raizes.2003.v22.218.

Повний текст джерела
Анотація:
O texto apresenta uma experiência de pesquisa–ação realizada por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Seca — PB, com a ONG AS-PTA, e com o CIRAD, visando fazer, a partir de uma metodologia participativa, um diagnóstico do impacto das políticas públicas sobre a agricultura familiar, no intuito de valorizar experiências de desenvolvimento local. Partindo disso, objetivamos propor recomendações de políticas de desenvolvimento territorial mais adaptadas às aspirações dos agricultores. O artigo resgata essa experiência, analisando a metodologia de pesquisa e seus resultados, e sugerindo recomendações para as políticas de desenvolvimento rural.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
28

Rosa, Leandro Amorim, and Vera Lucia Navarro. "Trabalho e trabalhadores dos canaviais: perfil dos cortadores de cana da região de Ribeirão Preto (SP)¹." Cadernos de Psicologia Social do Trabalho 17, no. 1 (June 1, 2014): 143. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17i1p143-160.

Повний текст джерела
Анотація:
A cultura de cana-de-açúcar é uma das mais importantes atividades da agroindústria do Brasil e atualmente encontra-se em expansão. Na agroindústria canavieira ocorreram mudanças no processo produtivo que, por um lado resultaram em aumento significativo da produtividade, competitividade e melhoria na qualidade dos produtos e, por outro, são relacionadas à maior precarização e intensificação do ritmo de trabalho. A pesquisa que resultou neste artigo teve por objetivo conhecer o perfil dos trabalhadores envolvidos nesta atividade e investigar as suas condições de trabalho no corte da cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto, SP. Foram entrevistados 13 trabalhadores, migrantes, empregados no corte da cana, um membro da Pastoral do Migrante de Guariba, SP, o presidente do Sindicato dos Empregados Rurais da mesma localidade e dois psicólogos funcionários da área de Recursos Humanos de uma usina processadora de açúcar e álcool da região pesquisada. Os dados obtidos demonstraram que os trabalhadores, em sua maioria migrantes, para serem contratados são avaliados segundo sua capacidade de produção, sua resistência física e sua subordinação aos superiores. O salário por produção implica a superexploração da força de trabalho que repercute nas condições laborais e de saúde dos trabalhadores.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
29

Fernandes, Katson. "Lutas e Resistências no uso do território pela agricultura familiar em Apodi, Rio Grande do Norte." Revista Mutirõ. Folhetim de Geografias Agrárias do Sul 1, no. 3 (May 19, 2021): 139. http://dx.doi.org/10.51359/2675-3472.2020.246055.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo: O Brasil vivencias em seus territórios uma diversidade de situações em relação à agricultura, existindo casos de vasto crescimento de empresas agrícolas que fazem o uso da terra, tão somente para a obtenção do lucro, mas também existe populações que vêm a terra, como um espaço de produção, mas também de vida. Estas duas dimensões têm causado conflitos em alguns territórios brasileiros. Este artigo, traçou como objetivo apresentar este conflito no município de Apodi, localizado no estado do Rio Grande do Norte. Metodologicamente realizamos uma pesquisa qualitativa, alicerçada em um estudo de caso, que foram utilizados como instrumentos de pesquisa, a realizações de entrevistas semiestruturadas com produtores rurais organizados na Cooperativa da Agricultura Familiar de Apodi/RN - COOAFAP, e com representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi-STTR. Como resultados desta pesquisa, concluímos que o rural de Apodi apresenta conflitos socioambientais, que pautam a defesa de modos de produção que estejam preocupados com a preservação do meio ambiente e consequentemente das vidas daquela localidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
30

Renk, Arlene. "Minha caminhada." Revista Grifos 18, no. 26 (December 23, 2010): 55. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v18i26.661.

Повний текст джерела
Анотація:
Eu, dalci Luiz manica, nasci em Arroio do meio, Rio Grande do Sul, e aos seis meses transferimos mudança para Linha Salvação, distrito de Relvado, município de Encantado. Nasci no ano de 1937, dia 10 de junho, filho de batista manica e Lodovina Sangalli manica. Quero, por meio deste [relato], recordar trechos mais importantes da minha caminhada: em prol da Reforma Igreja, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Cooperativa e da Saúde, na ordem política, social e progressista, desde o tempo em que me engajei na luta pela libertação da ditadura militar. Em 1964 fomos bloqueados de um trabalho que vínhamos pleiteando desde os anos de 1955, em prol da Reforma Agrária e os movimentos jovens daquele tempo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
31

Arraz, Rafael Miranda, Elineide Eugênio Marques, and Lucas da Silva Ribeiro. "Ordenamento fundiário dos assentamentos rurais de Conceição do Araguaia – Pará." Research, Society and Development 11, no. 8 (June 21, 2022): e35211830838. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30838.

Повний текст джерела
Анотація:
A questão agrária brasileira foi construída ao longo da história de cinco séculos por imposição de uma elite, que tinha terras e ditavam as regras com representações políticas na manutenção do poder ao longo de gerações em todo o país, a estrutura fundiária sempre privilegiou a concentração de terras na mão desta elite, nas últimas décadas do século XX, houve o enfrentamento dessa elite com as ocupações dos latifúndios, na busca de uma reforma agrária digna para essas populações de famílias trabalhadoras do campo. O objetivo deste estudo foi entender como foram constituídos os assentamentos rurais dentro do ordenamento fundiário, no aspecto dos conflitos nas disputas das áreas e das responsabilidades ambientais das instituições e dos assentados familiares nos Projetos de assentamentos do munícipio de Conceição do Araguaia (PA). A metodologia da abordagem é qualitativa, com o uso da pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas semiestruturadas, analisadas com a técnica da Análise de Conteúdo (Enunciação), sendo realizadas com agentes públicos do INCRA, de ATERs, Sindicato de Trabalhadores Rurais e dos próprios assentados familiares que vivenciaram as lutas, conquistas e desafios ao longo dos anos nos assentamentos rurais investigados. O processo de implementação dos assentamentos rurais do município investigado foi desenvolvido a partir de ocupações espontâneas, não foi respeitada as legislações ambientais por grande parte dos beneficiários de imóveis rurais, pois o estado estava ausente nos respectivos assentamentos rurais, havendo negligencia das instituições como INCRA nos atos de orientação e fiscalização das demandas ambientais na região.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
32

Pereira, Sônia. "A contribuição do homem simples na construção da esfera pública: os trabalhadores rurais de Baturité - Ceará." Revista Brasileira de Educação, no. 26 (August 2004): 29–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782004000200003.

Повний текст джерела
Анотація:
Analisa a experiência participativa do homem simples - o trabalhador rural sem-terra ou com pouca terra, posseiro ou arrendatário - nos espaços públicos como conselhos municipais, associações de pequenos agricultores e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Baturité, município de 30 mil habitantes, no Ceará. A pesquisa parte de uma indagação básica: como o homem simples vivencia a política hoje? Entendendo política como transgressão, litígio ou mudança de lugares que se faz através da fala, da reivindicação, e examinando a possibilidade de construção da esfera pública, a pesquisa acompanha mais sistematicamente as experiências participativas de duas comunidades rurais, que se efetivam como oferta do Estado e como conquista da sociedade civil. A dinâmica participativa se estabelece movimentando práticas conflitantes que ora se caracterizam como relações democráticas e transparentes entre Estado e sociedade civil, ora como relações tradicionais, pautadas no autoritarismo e na cordialidade, traços significativos da cultura política brasileira. Embora as conquistas materiais das experiências associativas sejam reduzidas, aproximações gradativas a um modo de ser democrático são vividas, e essas, por sua vez, sinalizam para a produção de um legado: o aprendizado da cidadania e da consciência de direitos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
33

Pereira, Sônia. "Espaços de participação e escolarização de trabalhadores rurais: construção ou destituição do direito à educação no campo?" Revista Brasileira de Educação 12, no. 35 (August 2007): 359–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782007000200014.

Повний текст джерела
Анотація:
O estudo analisa como os trabalhadores rurais vivenciam os programas educacionais que afirmam, em seu discurso, tratar-se de um direito, entendido como um processo que não diz respeito apenas às garantias formais, inscritas nas leis, mas ao modo como as relações sociais se estruturam. A pesquisa buscou identificar os fatores explicativos da persistência dessa população em processos educacionais marcados por dificuldades e insuficiências, examinando em que medida o direito à educação vem sendo instituído no campo. O trabalho foi realizado em Baturité, Ceará, em 2005/2006, e contou com observações de aula de educação de jovens e adultos em três comunidades rurais; dinâmicas de grupo; entrevistas com sindicalistas, professores e estudantes do campo, membros de associações e técnicos governamentais. As histórias de escolarização revelam roteiros de dificuldades e destituições, mostram que a educação de jovens e adultos no campo se faz em negativo e mantém-se fora da agenda das associações, sindicato e conselhos. Conclui-se que a experiência configura mais uma destituição do direito do que sua construção e que somente políticas participativas bem estruturadas e mobilizações contundentes possibilitariam o exercício do direito à educação no campo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
34

Xidieh, Oswaldo Elias. "A difícil viagem de retorno à aldeia." Estudos Avançados 18, no. 52 (December 2004): 239–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142004000300016.

Повний текст джерела
Анотація:
ESTUDO do movimento dos migrantes, despojados de sua terra, de sua cultura e das formas de convivência com as quais se afeiçoaram, para irem se colocar em cidades do Estado de São Paulo, entre as quais Marília. Parte destes andantes depositaram suas esperanças e seus pedidos na Umbanda, nem sempre se convertendo, embora ali tivessem encontrado soluções ou encaminhamentos para seus problemas de trabalho, saúde, moradia e segurança. Outros se apegaram ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que prestava serviços e oferecia possibilidades de acomodação e relativo ajustamento. Houve também quem se aproximasse de ramificações mais abertas da Igreja Protestante, capazes de confortar, converter e oferecer redes de auxílio-mútuo. Depoimentos colhidos pelo autor mostram a dor, a luta e o arrimo que os errantes encontraram nesta andança.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
35

Gonçalves, Juliane Possamai, Miguelangelo Gianezini, and Dimas de Oliveira Estevam. "POLÍTICAS SOCIAIS HABITACIONAIS RURAIS NO SUL DE SANTA CATARINA." Revista de Políticas Públicas 22, no. 1 (June 28, 2018): 565. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v22n1p565-596.

Повний текст джерела
Анотація:
O meio rural no Brasil mudou com o êxodo do campo, a industrialização e a urbanização das últimas décadas. E no início deste século ganhou elementos que o tornaram heterogêneo, demandando políticas específi cas. Partindo desse contexto, este artigo realiza uma pesquisa interdisciplinar com o objetivo de analisar as políticas públicas sociais habitacionais rurais, tendo como locus municípios do Sul catarinense, escolhidos pela experiência de implementação das mesmas com apoio do sindicato dos trabalhadores rurais. Para este estudo de caso, adota pesquisa descritiva, exploratória e aplicada, com revisão de literatura,levantamento documental e pesquisa de campo. Para a coleta de dados, opta pela técnica de observação, em contato com agentes sociais locais e benefi ciários. Os resultados são apresentados e discutidos qualitativamente. Considera, ainda, que o tema teve pouca atenção dos policy makers, uma vez que a moradia era vista como adjacência da propriedade rural. Contudo, recentes políticastêm al terado este quadro, incluindo a região estudada, onde sindicatos e demais entidades sociais contribuem para o aprimoramento desse processo e da gestão do desenvolvimento social.Palavras chave: Políticas Públicas, gestão social, Programa Nacional de Habitação Rural, desenvolvimento rural.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
36

Santos, Ana Michelle Ferreira Tadeu dos, and Francilane Eulália de Souza. "Trabalho e agronegócio: da dinâmica territorial da produção de cana-de-açúcar no município de Itaberaí-GO para a dinâmica agrícola do Estado de Goiás." Revista Campo-Território 8, no. 16 Ago. (August 19, 2013): 38–69. http://dx.doi.org/10.14393/rct81619535.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo nessa pesquisa é revelar a superexploração que envolve o trabalho no corte da cana-de-açúcar, retratando a situação do trabalhador canavieiro no panorama do agronegócio no município de Itaberaí (GO). Nesse cenário, o agronegócio e o trabalho são elementos que compõe a expansão da fronteira agrícola canavieira que é caracterizada pela precarização das condições dos trabalhadores. Nesse processo, a pesquisa bibliográfica foi imprescindível para suscitar análises, assim como a coleta de dados e informações em jornais e revistas para discutir como se constitui o território do agronegócio ligado a monocultura da cana-de-açúcar no município de Itaberaí (GO). A pesquisa de campo foi realizada no sindicato dos trabalhadores rurais para desvendar como é o trabalho nos canaviais e também com os trabalhadores no escritório da empresa Centroálcool e no terminal do trabalhador Luiz A. Ório durante o momento que eles se concentram nesses lugares para serem conduzidos até os canaviais. Após análises e reflexões, percebemos que a superexploração é uma constante no quadro que compõe as relações de trabalho no cultivo da lavoura de cana-de-açúcar, que são marcadas pela degradação do trabalhador.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
37

Brandão, Gabriella Henrique, Bruna Dos Santos Souza, Vitória Saskia Ferreira Barroso, Deise Maria Farias Lima, Luana Rêgo Silva, and Shirleyde Alves dos Santos. "A Participação Feminina na Agroecologia: O Desenvolvimento Sustentável e a busca pela igualdade das relações entre os gêneros." Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 9, no. 7 (January 8, 2020): p7037. http://dx.doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7037.

Повний текст джерела
Анотація:
O Desenvolvimento Sustentável e a luta pela igualdade entre os gêneros são temas diretamente ligados, uma vez que as mulheres agricultoras são responsáveis pelo fomento à conservação ambiental, utilizam práticas de controle natural de invasores, produção de biofertilizantes, plantio de hortaliças e das mais diversas plantas medicinais, contribuem para a biodiversidade e diversidade, ajudam a manter viva a cultura das sementes crioulas, assumindo nesse ínterim postura de preservação ambiental e de cultivares. Foi realizada uma pesquisa qualitativa no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Remígio-PB, visando conhecer as percepções acerca das relações de trabalho das mulheres agricultoras e suas vivências na Agroecologia, valorizando o seu conhecimento. Diante disso pode-se afirmar que o Desenvolvimento Sustentável depende da autonomia e esta pode ser alcançada através da equidade de oportunidades e relações entre homens e mulheres.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
38

Dias, Marcelo Miná, and Márcio Gomes da Silva. "Agricultura familiar e estratégias de (des)envolvimento local: o caso de Espera Feliz-MG." Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento, no. 9 (December 1, 2009): 81. http://dx.doi.org/10.18542/raf.v0i9.4464.

Повний текст джерела
Анотація:
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no município de Espera Feliz-MG ao longo de 2007. Seu objetivo foi elaborar uma análise sobre os fundamentos, as dinâmicas e condicionamentos históricos que envolvem a participação social dos agricultores, e ainda, sua constituição como atores políticos no Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR), do município de Espera Feliz, Minas Gerais. Trata-se de uma primeira abordagem aproximativa que terá sequência em uma pesquisa a ser desenvolvida no Curso de Mestrado em Extensão Rural. A pesquisa utilizou como instrumentos a realização de entrevistas, a análise de documentos e a participação e observação de atividades do STR. Os resultados obtidos permitem apontar as características do atual processo de envolvimento dos agricultores familiares de Espera Feliz com o STR. Também foi possível compreender que as relações de envolvimento constituem para a ação do sindicato a favor do desenvolvimento local, orientado por princípios da agroecologia e da economia solidária. Por meio de suas ações indentificadas ao longo de estudo, pode-se inferir que a forma de desenvolvimento promovida pelo sindicato fundamenta-se em uma concepção de sustentabilidade por preconizar uma matriz tecnológica na qual o conhecimento, a cultura e os recursos locais são valorizados em detrimento da racionalidade econômica estrita e reducionista. Assim, as formas de promoção do desenvolvimento local no município de Espera Feliz, por meio do STR, se configuram a apartir de uma construção coletiva de estratégias, o que colabora para a consolidação de bases de cooperação nas quais se apóiam e interagem diversas organizações e atores sociais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
39

Gonzaga, Maria Cristina, Roberto Funes Abrahão, and Oscar Antonio Braunbeck. "O uso das luvas de proteção no corte manual da cana-de-açúcar." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 30, no. 111 (June 2005): 35–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572005000100005.

Повний текст джерела
Анотація:
Uma negociação tripartite entre a Fundacentro, o Sindicato dos Empregados Rurais de Araraquara e a Usina Santa Cruz permitiu a realização do estudo sobre o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) e das ferramentas de trabalho durante a execução da atividade de cortar manualmente a cana-de-açúcar. A problemática se manifestou frente às estratégias utilizadas pelos trabalhadores para viabilizar o uso conjunto das ferramentas e dos EPI, prescritos como obrigatórios pela Norma Regulamentadora Rural nº 4 (Ministério do Trabalho e Emprego) e pelas normas internas da empresa. A principal estratégia desenvolvida pelos trabalhadores foi emborrachar o cabo do facão com o objetivo de minimizar o efeito da falta de aderência entre a luva de proteção e o cabo da ferramenta. A metodologia utilizada no presente estudo foi analisar qualitativamente, através da aplicação de questionários, quatro modelos de luvas junto a 47 trabalhadores, além de analisar quantitativamente o coeficiente médio de atrito estático (µ) desenvolvido entre as luvas e a madeira com que é confeccionado o cabo do facão. Os experimentos foram feitos com madeira limpa e emborrachada e com luvas novas e usadas. A pesquisa qualitativa apontou a luva de proteção de raspa de couro e nylon como a preferida dos trabalhadores, pelo conforto advindo do fato desta luva se ajustar bem às mãos, de não prejudicar os movimentos e não ocasionar danos às mãos. O coeficiente de atrito estático (µe) depende do tipo de luva, da condição da luva e do tipo de superfície.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
40

Brandão, Gabriella Henrique, Bruna Dos Santos Souza, Vitória Saskia Ferreira Barroso, Luana Rêgo Silva, and Deise Maria Farias Lima. "Participação feminina na Agroecologia: O desenvolvimento sustentável e a busca pela igualdade das relações entre os gêneros." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 14, no. 5 (December 20, 2019): 671–77. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v14i5.7611.

Повний текст джерела
Анотація:
O desenvolvimento sustentável e a luta pela igualdade entre os gêneros são temas diretamente ligados, pois, as mulheres agricultoras são responsáveis pelo fomento à conservação ambiental, utilizam práticas de controle natural de invasores, produção de biofertilizantes, plantio de hortaliças e das mais diversas plantas medicinais, contribuem para a biodiversidade e diversidade, ajudam a manter viva a cultura das sementes crioulas, assumindo nesse ínterim postura de preservação ambiental e de cultivares. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Remígio, Paraíba, visando conhecer as percepções sobre as relações de trabalho feminino na agricultura e valorizar o conhecimento das agricultoras, relacionando-os com o desenvolvimento sustentável e a importância da luta pela igualdade nas relações entre os gêneros. Diante dos resultados obtidos, percebe-se que o desenvolvimento sustentável depende da autonomia que pode ser alcançada através da equidade de oportunidades e relações entre homens e mulheres.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
41

Coradini, Odaci Luiz. "Engajamento associativo-sindical e recrutamento de elites políticas: tendências recentes no Brasil." Revista de Sociologia e Política, no. 28 (June 2007): 181–203. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782007000100012.

Повний текст джерела
Анотація:
Com base na constatação do crescimento contínuo da quantidade de políticos de atuação em âmbito nacional (deputados federais, senadores e ministros) vinculados a algum tipo de associação ou sindicato, são examinadas as relações desse fato com os respectivos trajetos sociais e com as posições no espaço político. Para tanto, consideram-se políticos vinculados a associações-sindicatos de trabalhadores urbanos, rurais e de funcionários públicos, de professores e de empresários eleitos no período de 1994 a 2003. A principal hipótese para o aumento dos usos do capital associativo com a intensificação da concorrência eleitoral posterior ao regime autoritário é a de que os processos eleitorais agregam diferentes recursos e princípios de legitimação e representação. As modalidades dessa reconversão de capital associativo em recursos políticos e a dinâmica das relações entre o engajamento associativo e a política eleitoral não decorrem de alguma regra geral, mas de configurações específicas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
42

Santos, Stela Mares, and Mauro Eduardo Del Grossi. "O PRONAF E SUA OPERACIONALIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS AGRICULTORES FAMILIARES E ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO." Informe GEPEC 21, no. 2 (February 26, 2018): 82–99. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v21i2.15692.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivou-se com este estudo, avaliar o PRONAF e sua operacionalização no município de Unaí/MG, nas perspectivas dos agricultores familiares, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, das empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER e do agente financeiro. Os dados de campo foram coletados por meio de entrevistas não estruturadas e semiestruturada. Dentre os principais resultados, destacam-se: existem falhas na comunicação e divulgação do programa e pouco entrosamento entre os atores locais; a formatação da política atende às necessidades dos agricultores familiares, porém os recursos são mal distribuídos; para grande parte dos agricultores pesquisados, a assistência técnica, na prática, ocorre apenas na elaboração dos projetos; as maiores dificuldades apontadas pelos pesquisados estão relacionadas, principalmente, com a atuação do agente financeiro, a comercialização da produção e as deficiências na assistência técnica. O PRONAF é percebido positivamente pelos atores locais e pelos agricultores familiares.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
43

Rocha Gadelha, Renata. "HISTÓRIA DO MOVIMENTO DE MULHERES CAMPONESAS DE MINAS GERAIS / History and Struggles of Territorialization of the Movement of Peasant Women in Minas Gerais / Historia y luchas de territorialización del movimiento de mujeres campesinas en Minas Gerais." REVISTA NERA, no. 57 (April 27, 2021): 158–84. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i57.8500.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo busca apresentar a história do Movimento de Mulheres Camponesas no estado de Minas Gerais (MMC MG), como um movimento socioterritorial, destacando seus antecedentes, o início de sua formação e desenvolvimento. Para tanto, utilizou-se a história de vida e a observação participante como meio de coleta de dados. Foram entrevistadas oito camponesas do MMC MG e feitos registros, a partir da participação no Encontro Estadual do MMC MG em 2019, e de visitas ao Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) Rurais de Governador Valadares (STR-GV). O MMC MG nasce e se desenvolve no Vale do Rio Doce (VRD), a partir de lutas históricas do campesinato contra a expropriação de suas terras pelos latifundiários. Dessas lutas nasce o STR-GV. É a partir deste sindicato que as mulheres do campo do VRD, na década de 1990, começam a se organizar, articulando-se a movimentos autônomos de mulheres do campo de outros estados e levantando pautas sobre as relações de gênero. Até que, em 2004, o grupo de mulheres organizadas pelo STR-GV participam da criação e passam a integrar o MMC Brasil.Como citar este artigo: GADELHA, Renata Rocha. História e Lutas da Territorialização do Movimento de Mulheres Camponesas de Minas Gerais. Revista NERA, v. 24, n. 57, p. 158-184, Dossiê I ELAMSS, 2021.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
44

De Moraes, Jorge Amaral, Darlã De Alves, and Alexandre Aloys Matte Júnior. "As novas relações entre o urbano e o rural: o caso dos agricultores familiares feirantes de Igrejinha/RS." Ágora 19, no. 2 (July 30, 2017): 148. http://dx.doi.org/10.17058/agora.v19i2.8685.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo principal deste artigo é analisar os efeitos das mudanças nas organizações produtivas urbanas sobre as características da produção e da comercialização de produtos agrícolas e sobre o nível de renda dos agricultores familiares do município de Igrejinha-RS. O artigo utiliza como metodologia o estudo de caso, amparado por uma revisão bibliográfica, uma pesquisa documental realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na Prefeitura Municipal de Igrejinha e a aplicação de um questionário para 12 produtores rurais participantes das Feiras de Produtores. Estes comercializam seus produtos com a população local de Igrejinha, em vários pontos da cidade. Os resultados apontam a predominância de sistemas de produção de base familiar, contando com propriedades médias de nove hectares. Verificou-se que há uma grande variedade de cultivos, mas predominando a olericultura. Ainda, através da aplicação dos questionários, evidenciou-se a influência direta do meio urbano sobre o rural no município, impactando de forma determinante o nível de produção e renda dos pequenos agricultores. Por sua vez, estes são obrigados a elaborar diferentes estratégias para viabilizar a continuidade de sua produção, como a redução de preços e a diversificação, visando o aumento da competitividade, e a diminuição da produção, buscando evitar eventuais sobras.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
45

Nahum, João Santos, and Cleison Bastos dos Santos. "DO SÍTIO CAMPONÊS AO LOTE DE DENDÊ: TRANSFORMAÇÕES DO ESPAÇO RURAL NA AMAZÔNIA PARAENSE NO SÉCULO XXI/ From the peasant ranch to the batch of palm oil: the transformation of rural areas in the Amazon in Pará in the XXI century/ De la ferme paysanne au lopin de palmier à huile: transformations de l´espace rural dans l´Amazonie du Pará au XXIème." REVISTA NERA, no. 37 (August 25, 2017): 54–76. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i37.4757.

Повний текст джерела
Анотація:
Enfocamos algumas transformações no espaço rural impulsionadas pela dendeicultura na Amazônia paraense no início do século XXI. Objetivamos mostrar a trajetória da condição espacial de sitiante camponês para agricultor do dendê no município de Moju, precisamente na comunidade do Arauaí a partir da integração de 150 famílias ao projeto de produção de dendê familiar da Agropalma. O universo da pesquisa compõe-se de 44 unidades familiares integrantes dos projetos de dendê familiar I e III da comunidade do Arauaí, que estão integradas ao Grupo Agropalma. Para tanto, revisitamos literatura e legislação concernente ao tema, bem como realizamos trabalho de campo na empresa envolvendo o espaço rural dos municípios de Moju e Acará onde entrevistamos agricultores de dendê, representantes das associações produtoras das comunidades e das empresas integradas a cadeia produtiva, bem como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria de Agricultura.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
46

Silva, Márcio Gomes da, Marcelo Miná Dias, and Sandro Pereira Silva. "Relações e estratégias de (des)envolvimento rural: políticas públicas, agricultura familiar e dinâmicas locais no município de Espera Feliz (MG)." Revista de Economia e Sociologia Rural 52, no. 2 (June 2014): 229–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032014000200002.

Повний текст джерела
Анотація:
Este texto apresenta a análise das relações estabelecidas entre organizações de agricultura familiar e políticas públicas de desenvolvimento rural a partir de uma pesquisa realizada no município de Espera Feliz (MG). Constatou-se que inserção da "agricultura familiar" na agenda governamental provocou mudanças na atuação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Espera Feliz, com a adoção de dispositivos coletivos utilizados pelos agricultores como estratégia de ação coletiva. Esses dispositivos sofreram adaptações em suas regras de reciprocidade, passando a constituir estruturas institucionais formalizadas. A partir do acesso a determinadas políticas públicas, criaram-se aproximações com mediadores sociais com vistas a potencializar as estratégias desenvolvidas pelas organizações locais. Essa relação torna-se conflituosa na medida em que há divergência das orientações coletivas para o desenvolvimento. As relações estabelecidas e analisadas puderam ser caracterizadas como relações de complementaridade, de dominação normativa e de dificuldades e tensões. Nesse conjunto de relações, forjaram-se aproximações entre as organizações e mediadores sociais que atuam no município.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
47

Schneid Altenburg, Patrícia. "Modalidades, conceitos e abordagens historiográficas no estudo do sindicalismo rural." Revista Discente Ofícios de Clio 8, no. 15 (January 8, 2024): 179–98. http://dx.doi.org/10.15210/clio.v8i15.26004.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo faz uma discussão teórico-metodológica com base em alguns aspectos do sindicalismo rural brasileiro, focando especificamente no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Lourenço do Sul durante a Ditadura Militar no Brasil, objeto de pesquisa no mestrado da autora. Inicialmente, é abordada a sua vinculação à História Social e aos conceitos de Classe e Grupos Sociais encaminhando-lhe a um entendimento de movimento social. Frente à interdisciplinaridade da História Social, o campo da Política e do Poder, por meio dos conceitos de Sistema Político, Política e Poder, permite compreender o contexto no qual a entidade se insere. O conceito de Memória é central na análise do objeto, sua discussão comporta diversas ressalvas sobre a sua utilização e diferenciação da história. Por fim, a micro-história, pautada pelo olhar microscópico e a variação de escalas em relação à análise do objeto, é apresentada como a abordagem mais apropriada para o mencionado estudo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
48

Baletti, Brenda. "Toward the Worker State, or Working for the State? Reorganization of Political Antagonisms in the Brazilian Amazon." Latin American Perspectives 43, no. 2 (March 2016): 22–47. http://dx.doi.org/10.1177/0094582x15616121.

Повний текст джерела
Анотація:
The institutionalization of the Brazilian Workers’ Party has given rise to new tensions among emerging political actors, historic social movement mediator organizations, and the state. An analysis of the differences in strategies and practices between the Movement in Defense of Renascer and the Prainha Rural Worker’s Movement that emerged during the creation of the Renascer Extractive Reserve in the Lower Amazon highlights the fact that the movement’s emancipatory impulses indicate a break with the politics-as-usual of the union and the Workers’ Party more broadly. An examination of union political discourses and practices that seek to fold these emancipatory impulses back into the dominant logic indicates that the union continues to perform the work of the state—albeit a reconstituted one—both institutionally and effectively. A institucionalização do Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil tem criado novas tensões entre atores políticos emergentes, organizações mediadoras dos movimentos sociais históricos e o Estado. Uma análise das diferenças entre o Movimento em Defesa do Renascer e o Movimento dos Trabalhadores Rurais da Prainha, na Baixa Amazônia, enfatiza o fato de que os impulsos emancipatórios do movimento indicam um rompimento com os hábitos políticos de sindicatos e do Partido dos Trabalhadores de um modo geral. Um exame dos discursos políticos sindicais e das práticas que buscam a contenção desses impulsos emancipatórios, e tentam restaurá-los à lógica dominante, indica que o sindicato continua a desempenhar o trabalho do Estado—mesmo que reconstituído—tanto institucionalmente quanto efetivamente.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
49

Ritt, Douglas, Luana Barcelos, Rosane Bernardete Brochier Kist, Silvio Cezar Arend, and Cidonea Machado Deponti. "A apropriação de tecnologias de gestão pela agricultura familiar no Vale do Caí." Revista Jovens Pesquisadores 7, no. 1 (January 5, 2017): 118. http://dx.doi.org/10.17058/rjp.v7i1.8871.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo refere-se ao projeto de pesquisa e de extensão denominado "O uso e a apropriação de TICs pela agricultura familiar no Vale do Caí - RS", financiado pelo edital do MCTI/CNPq. Tal projeto foi desenvolvido através de uma experiência de extensão piloto em Montenegro durante o período de três anos e, posteriormente, o mesmo foi ampliado incluindo-se o Vale do Caí - RS. O projeto conta com a parceria da EMATER/ASCAR-RS, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Montenegro-RS; das escolas rurais situadas no Vale do Caí; de alunos dos cursos de graduação em Contábeis e Administração do Campus de Montenegro da UNISC e de doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UNISC. Este artigo apresenta os resultados relativos à extensão tecnológica desenvolvida durante o Projeto Piloto dentre os quais se identificou que os agricultores analisados possuem acesso às TIC. Por outro lado, verificou-se que há necessidade de domínio e de apropriação do conhecimento para a utilização mais intensiva das TIC, pois se identifica que o acesso ainda é superficial não levando à apropriação da tecnologia. Embora alguns agricultores já realizem algum tipo de anotação e de acompanhamento, esse processo ocorre de maneira simplista e, na maioria das vezes, sem que haja um controle ou apoio à tomada de decisão.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
50

Lopes, Indaia Dias. "Contribuições e limitações do PRONAF na percepção de atores sociais locais em Passo Fundo/RS." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 13 (May 23, 2023): 122–47. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v13.4662.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste estudo é analisar a execução Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no município de Passo Fundo (RS), no período de 1995 a 2020, buscando identificar os principais atores sociais envolvidos na articulação da política pública no âmbito local e suas percepções acerca das contribuições e limitações do programa. A problemática que permeia este estudo consiste no aumento das desigualdades sociais da agricultura local, identificadas em algumas regiões brasileiras, com a alocação dos recursos do Pronaf direcionados às cadeias produtivas voltadas à produção de commodities agrícolas e para agricultores familiares mais capitalizados, deixando muitos à margem dessa política pública. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa explicativa, com abordagem qualitativa dos dados. Entre os principais resultados, destaca-se que o Pronaf tem importante adesão no município de Passo Fundo, com forte concentração de recursos no grupo mais capitalizado da agricultura familiar e com os recursos direcionados principalmente à modalidade de custeio agrícola. Os principais articuladores são extensionistas rurais, alguns funcionários do Sindicato de Trabalhadores Rurais e instituições financeiras em nível local. O Pronaf é percebido pelos atores sociais locais como um importante instrumento que oportuniza aos agricultores familiares a realização de investimentos, porém, a elevação das taxas de juros, o limite de renda para enquadramento no programa e a prática de venda casada pelas instituições financeiras são consideradas limitações no município pesquisado. Palavras-chave: Agricultura familiar. Políticas públicas. Pronaf. Passo Fundo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії