Добірка наукової літератури з теми "Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga"

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся зі списками актуальних статей, книг, дисертацій, тез та інших наукових джерел на тему "Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Статті в журналах з теми "Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga"

1

Dos Reis, Luciana Moreira, and Gutemberg Armando Diniz Guerra. "Empoderamento de mulheres no sindicalismo de trabalhadores e trabalhadoras rurais de Marabá (PA)." Guaju 5, no. 1 (August 20, 2019): 115. http://dx.doi.org/10.5380/guaju.v5i1.65693.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo do artigo foi analisar o processo de empoderamento das mulheres dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Marabá. Para essa pesquisa, o empoderamento foi considerado como ampliação do poder, nas dimensões econômica, pessoal, social e política. A pesquisa trata de estudo de caso do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Marabá (PA), com abordagem qualitativa. A metodologia abrangeu pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu através de: a) pesquisa documental no acervo do sindicato pesquisado e no acervo da Comissão Pastoral da Terra; b) pesquisa de campo, através de entrevista não-diretiva com 18 pessoas, sendo 11 mulheres e 07 homens. Com o desenvolvimento da pesquisa, identificamos que as mulheres do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Marabá participaram de lutas e, embora obtivessem conquistas, foram vítimas de discriminação e violência doméstica no âmbito e decorrer da militância sindical. Isso é reflexo do caráter processual do empoderamento, sendo esse processo complexo e marcado por contradições, avanços e recuos. O combate à violência doméstica foi um dos indicadores de empoderamento mais citados nas entrevistas realizadas. O principal desafio das mulheres é continuar lutando, através de uma agenda permanente, para superar a violência doméstica e a discriminação, garantindo que prevaleça um trabalho de parceria e respeito entre as mulheres e homens do sindicato pesquisado.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Maia do Bomfim, Alexandre, Thiago Da Silva Oliveira, and Juliana Rodrigues de Souza. "A LUTA DOS TRABALHADORES É A LUTA AMBIENTAL E VICE-VERSA: ENTREVISTA COM DERCY TELES." Revista Trabalho Necessário 20, no. 43 (November 11, 2022): 01–20. http://dx.doi.org/10.22409/tn.v20i43.55499.

Повний текст джерела
Анотація:
Nossa entrevistada é Dercy Teles, seringueira, primeira mulher a presidir um Sindicato de Trabalhadores Rurais na Amazônia, exatamente o mesmo sindicato que seria liderado depois por Chico Mendes. Antes da presidência e martírio de Chico, era ela quem liderava os trabalhadores rurais em Xapuri-Acre. Sua formação política se deu no interior das Comunidades Eclesiais de Base, influenciada pela Teologia da Libertação da Igreja Católica. O mandato de Dercy no Sindicato iniciou em 1981, ainda sob o Regime Militar e conforme suas próprias palavras, esteve sob “duas ditaduras: a ditadura militar e a ditadura dos camaradas homens”. A força de Dercy não deve ser registrada só nesse passado relativamente remoto, porque ela continuou militando e refletindo a situação dos trabalhadores por muito tempo, especialmente com esses que ficaram, assim como ela, nas “colocações” e na própria Reserva Extrativista Chico Mendes. A Dercy ainda tem muito a nos dizer e vai nos dizendo; ouvi-la é mexer também com nossas próprias convicções políticas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Souza, Francisco das Chagas Silva. "A cruz de Cristo contra o "perigo vermelho": a ação educativa da Igreja na organização dos sindicatos rurais no sertão da Paraíba." Germinal: marxismo e educação em debate 15, no. 1 (May 1, 2023): 486–508. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v15i1.51958.

Повний текст джерела
Анотація:
Neste artigo, objetiva-se discutir a ação educativa da Igreja Católica na organização e condução do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pombal e Lagoa (STRPL), criado em 1963, no sertão da Paraíba. Foram analisadas as 15 primeiras atas desse Sindicato nas quais se vê a participação efetiva do Cônego Oriel Fernandes na direção das reuniões, oportunidade em que pregava a união entre as classes, reforçava o anticomunismo e transmitia as notícias do Brasil e do mundo. A partir de uma abordagem marxista, considera-se que esse e outros padres cujos nomes estão presentes nas atas desempenharam o papel de intelectuais, exercendo sua hegemonia ao liderar e controlar ideologicamente os trabalhadores rurais associados ao STRPL.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Lira da Silva, Érika, Allan Sarmento Vieira, Maria Do Rosário Cavalcante Silva, Adriana Salviano de Andrade, and Ingrid Gomes Nóbrega. "A importância da atuação dos sindicatos rurais: Um estudo no STTP, no município de Pombal-PB." REVISTA INTERDISCIPLINAR E DO MEIO AMBIENTE (RIMA) 3, no. 1 (June 30, 2021): e96. http://dx.doi.org/10.52664/rima.v3.n1.2021.e96.

Повний текст джерела
Анотація:
Os sindicatos de trabalhadores rurais possuem o importante papel de representar e defender os direitos do trabalhador e da trabalhadora rural, na luta por conquistas trabalhistas e redução das desigualdades sociais no campo. É diante desse contexto que este trabalho apresenta por objetivo central, fazer um relato e análise da atuação do STTR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Pombal, no interior do estado da Paraíba, relatando um pouco de sua história, suas práticas, conquistas e desafios, e correlacionando com os aspectos aos quais se propõem a função ativa de um sindicato rural, e assim destacar a relevância deste para os trabalhadores rurais do município de Pombal. O trabalho adotou como método de abordagem o hipotético-dedutivo, utilizando de procedimentos bibliográficos, documentais e por fim, realizando um estudo de caso. Os dados e informações foram coletados em outubro de 2019, através de uma entrevista realizada com a presidente do STTRP em exercício. Apesar das poucas informações em termos quantitativos, o estudo pôde constatar as principais práticas, serviços ofertados, conquistas e desafios, de forma a fornecer um panorama da atuação do STTRP, averiguando assim, que este apresenta grande importância para os trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Pombal, dentro de um contexto de dificuldades, de uma região de semiárido, de predominante agricultura familiar e de subsistência.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Moraes, Lucas Gabriel da Silva, and Heribert Schmitz. "A trajetória do Movimento Sindical Rural no Nordeste Paraense do ponto de vista de seus líderes." Estudos Sociedade e Agricultura 31, no. 2 (November 27, 2023): e2331212. http://dx.doi.org/10.36920/esa31-2_12.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste artigo é apresentar narrativas sobre a trajetória do Movimento Sindical Rural (MSR) em Tomé-Açu, Nordeste Paraense, tendo como principal foco as lideranças. Com isso, analisamos a criação de novos sindicatos – o Sindicato de Agricultores e Agricultoras Familiares (Sintraf) e o Sindicato de Empregados e Empregadas Rurais (Sindter) – ambos desmembrando-se do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) –, e seu impacto no movimento sindical do município. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa utilizando entrevistas não diretivas e documentos como fonte de dados. Os resultados demonstram a importância das lideranças no processo de construção da estrutura de representação dessas categorias e revelam os desafios atuais do sindicalismo em Tomé-Açu, especialmente os ligados à expansão da dendeicultura.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Bueno, Wagner Pietrobelli, Jaqueline Aparecida Pereira Rezer, Karine Andrade Martha, and Valéria Pietrobelli Bueno. "Framework de melhoria dos processos na saúde rural utilizando Fuzzy-Ahp." Revista Eletrônica Gestão e Serviços 10, no. 2 (February 11, 2020): 2851. http://dx.doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v10n2p2851-2876.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente trabalho teve como essência o desenvolvimento de um framework de melhoria de processos na área da saúde no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, localizado na região central do RS. Para isto foi utilizado uma ferramenta multicriterial Fuzzy Analytic Hierarchy Process-Fuzzy-AHP. O objetivo do material apresentado propôs um ranking das atividades gerenciais na administração pública do sindicato dos trabalhadores rurais em processos na área da saúde através das ferramentas multicriteriais e melhorias por meio dos resultados alcançados em Fuzzy-AHP. O artigo é considerado metodologicamente como estudo de caso único, com abordagem qualitativa e quantitativa. Foram, no entanto aplicado questionários aos profissionais da área delimitada para estudo e estes questionários serviram como base para gerar um ranking quanto à importância à tomada de decisão no setor da saúde em âmbito rural. Como resultados apresentados o framework se mostrou relevante quanto à tomada de decisão eficiente.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Peres, Gabriela, and Fabiane Santana Previtali. "Impactos ambientais e sociais do agronegócio sucroalcooleiro na região do Triângulo mineiro, Minas Gerais, Brasil a partir de 2000." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 13, no. 2 (September 17, 2021): 294–315. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v13i2.45038.

Повний текст джерела
Анотація:
O agronegócio no Brasil representa um setor importante para a economia. Com isso, se objetiva problematizar algumas das implicações ambientais e sociais concernentes à reestruturação e expansão do setor da região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil e como o movimento sindical dos trabalhadores rurais responde às mudanças a partis da década de 2000. A pesquisa tem abordagem qualitativa de cunho exploratório, sendo realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa empírica com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação de Uberaba. Os resultados encontrados foram apesar de um discurso retórico, político e engajado do sindicato, este atende mais às necessidades do capital.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Pereira, Higor, and Sidney Lobato. "EDUCAÇÃO PARA “LAVRAR A LIBERDADE”: TRABALHO, SINDICALISMO RURAL E EDUCAÇÃO POPULAR EM AFUÁ-PA/ Education to “work out freedom”: work, rural unionism and popular education in Afuá-PA (1989-1994)/ Éducation pour «travailler la liberté»: travail, syndicalisme rural et éducation populaire à Afuá-PA (1989-1994)." REVISTA NERA, no. 55 (September 8, 2020): 322–42. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i55.7118.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo tem por temática a relação entre educação do campo e movimentos sociais. Este tema foi aqui estudado a partir da experiência construída por trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Afuá, estado do Pará, entre 1989 e 1994. Dessa experiência buscamos entender de que formas a educação articulou-se com as lutas políticas do nascente sindicalismo rural afuaense. Nesse sentido, a pesquisa objetivou compreender as conexões entre as práticas pedagógicas utilizadas na formação das escolas comunitárias e as lutas encampadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afuá, com apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Para alcançar tal objetivo, analisamos documentos guardados no Arquivo da CPT Amapá, tais como: cartilhas, materiais didáticos, periódicos, fotografias e outros. Os resultados apontaram para uma intrínseca relação entre o projeto educacional popular fomentado por esta pastoral e as pautas do sindicato local relativas à luta pela terra e ao rompimento com o sistema de exploração dos trabalhadores pelos proprietários rurais, conhecidos como “patrões”. Além disso, percebemos que o projeto educacional aqui estudado transcendeu os limites de suas pretensões mais imediatas, tornando-se elemento fundamental para a quebra de paradigmas da visão de mundo dos ribeirinhos afuaenses. Como citar este artigo: PEREIRA, Higor; LOBATO, Sidney. Educação para “lavrar a liberdade”: trabalho, sindicalismo rural e educação popular em Afuá-PA (1989-1994). Revista NERA, v. 23, n. 55, p. 322-342, set.-dez., 2020.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

De Souza, Eleuza, Maria Edilene da Silva Ribeiro, and Odete da Cruz Mendes. "A PARTICIPAÇÃO DA MULHER TRABALHADORA COMO ASSOCIADA NO STTR/CAMETÁ E A SUA CONSTITUIÇÃO COMO SER POLÍTICO." Revista Trabalho Necessário 18, no. 37 (September 23, 2020): 216–39. http://dx.doi.org/10.22409/tn.v18i37.46285.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho analisa o papel da mulher agricultora no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras, Agricultores e Agricultoras Familiares Rurais (STTR), a fim de compreender os limites da atuação desta e sua constituição de ser politicamente mais engajada. Parte de abordagem qualitativa, ancorada em Netto e Braz (2010), Cisne e Santos (2018), Silva (2008), Aquime (2018), e outros, e da análise documental (recorte temporal de 1997 a 2010). Os resultados demonstram a relevância do sindicato para as ações de suas associadas, e, consequentemente, as contribuições na formação de agente político.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Wanzeler, João Batista, and Doriedson do Socorro Rodrigues. "Educação em movimento, trabalhadoras e trabalhadores em formação." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 7 (July 5, 2024): e8135. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.7-057.

Повний текст джерела
Анотація:
O texto analisa a educação, trabalho, autogestão de trabalhadoras e trabalhadores rurais em seus modos de produção de vida, considerando os processos formativos experienciados no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, na região do Baixo Tocantins-Pará. Partimos do pressuposto de que possam ocorrer práticas formativas numa perspectiva de consciência de classe em oposição as concepções de formações de cunho pragmáticas (bancária, paternalistas, meritocráticas, estruturalistas, por competências), mediadas pelas contradições capital-trabalho. Metodologimente, com base nas práticas formativas (seminários, assembleias, reuniões), analisadas entre os anos 1990 a 2023, pós-ditadura militar, pautadas no materialismo histórico-dialético, apoiamo-nos em um estudo bibliográfico, apresentando considerações teóricas sobre os principais conceitos e categorias de análises: Formação, trabalho, modos de vida, consciência de classes e território. Compreendemos os processos formativos de trabalhadoras e trabalhadores rurais, para além de contextos escolares, a partir de territórios de povos e comunidades tradicionais, considerando a realidade societal da Amazônia paraense, vivenciado por sujeitos sócio-históricos de direitos e resistências em unidade e emancipação da classe trabalhadora.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Дисертації з теми "Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga"

1

Rodrigues, Alberth Alves. "O sindicato de trabalhadores rurais de Teófilo Otoni." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101065.

Повний текст джерела
Анотація:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2013-06-26T01:15:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 316514.pdf: 1194347 bytes, checksum: c9c29d8672f6cd4ea57aed982f44eabc (MD5)
O presente trabalho objetiva entender a perspectiva de luta do sindicato de trabalhadores rurais de Teófilo Otoni, cidade localizada no nordeste de Minas Gerais. Para tal, busca entender a base a partir do qual emerge o sindicalismo rural no Brasil. Nesse aspecto a "questão agrária" e especificamente a concentração fundiária, são evidenciadas. Para tentar entender a persistência desta centramos nossa explicação em duas linhas: a) a "questão agrária" enquanto um problema presente na sua formação social e econômica e b) a "questão agrária" enquanto um dos pilares sob os quais se dá o desenvolvimento do capitalismo brasileiro. Desta situação de não resolução do problema agrário emergem os sindicatos de trabalhadores rurais, tendo o Partido Comunista Brasileiro - PCB papel pioneiro como fomentador. Todavia, outras entidades também entraram neste processo. Na pesquisa realizada detectamos que no caso de Teófilo Otoni, foi a Igreja Católica a grande incentivadora para a formação do sindicato local. A operacionalização de serviços sócio-assistenciais, que remonta à sua fundação e o incipiente processo de formação política dos dirigentes sindicais são apontados enquanto fatores decisivos para a postura defensiva e assistencialista da referida instituição no momento presente.

Abstract : This work aims to understand the perspective of the struggle of the trade union rural workers of Teófilo Otoni, a town in northeastern of the state of Minas Gerais, Brazil. Thus, search to understanding the base which emerges the trade union rural on the Brazil. Under these aspect the "agrarian issue" and specifically the latifundium is evidenced. Thus, focus us explication in two lines: a) the "agrarian issue" while problem present in the social and economic formation of Brazil and b) the "agrarian issue" while one of the pillars upon which occurs the development of capitalism Brazilian. Of this situation emerges the rural workers union, and the Partido Comunista Brasileiro - PCB pioneering role as developers. However, other entities also entered this process. In this research we found that in the case of Teófilo Otoni, the Catholic Church was a great incentive for the formation of the local trade union. The operationalization of social assistance services, which dates back to its foundation and incipient process of political formation of the trade union leaders are indicated while decisive factors for defensive posture and welfare of that institution at the present time.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

ALBUQUERQUE, Ronald de Figueiredo e. "Igreja, sindicato e organização dos trabalhadores." www.teses.ufc.br, 1991. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3891.

Повний текст джерела
Анотація:
ALBUQUERQUE, Ronald de Figueiredo e. Igreja, sindicato e organização dos trabalhadores. 1991. 204f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza(CE), 1991.
Submitted by Maria Josineide Góis (josineide@ufc.br) on 2012-10-16T15:51:45Z No. of bitstreams: 1 1991_Dis_RFeAlbuquerque.pdf: 18574113 bytes, checksum: b9f176c0fc1f6baf5142fee754055bc6 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-10-16T16:39:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1991_Dis_RFeAlbuquerque.pdf: 18574113 bytes, checksum: b9f176c0fc1f6baf5142fee754055bc6 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-10-16T16:39:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1991_Dis_RFeAlbuquerque.pdf: 18574113 bytes, checksum: b9f176c0fc1f6baf5142fee754055bc6 (MD5) Previous issue date: 1991
In this study, we analyzed the organization of the trabalhares rural municipality of Crato, in view of the role played by the Diocese of Crato in the creation of unions throughout the region. These unions are allowed in the first instance, the discussion of problems involving field workers, creating a wave nonexistent before the meeting was possible allowing visualization of reality seen by each life. The diocese has taken the path when the union does not want to radicalize the opposition between landowners and workers, between workers and the state as an instrument of domination. His first project was aimed at improving the living conditions of the workers but within the established bourgeois order, was his intention, as is shown here, to resume the work of Fr Ibiapina to create rural communities where the farmer had attended some reclamations allowing the "peace" and order through mediation conducted by the State in meeting the most urgent demands of the workers. At first, partnering with local diocese concerns of the entire Catholic Church in Brazil create impediments to organizing workers left, especially the Communist Party, and then creates unions to focus their concern with the communities until a time when the break between the foundation and the proceeds diocese because he could not be within your project, take the fight radicalization of workers desired by them and their needs. Thus, we analyze the reasons that led the Catholic Church to seek the beginning, the organization of workers after the insertion of the Diocese of Crato this process ple showing peculiarities to be geared more to local realities, their relationship with workers in the region and changes that this process suffers as a result of a national situation that changes, resulting in different behaviors on the part of the Church (local diocese), workers and team ELIRUR (School of Rural Leaders). On the other hand, there is also a trade union organization in the transformations consequences of policy changes in the context of post-stroke 64 and the consequences Cariri, specializing in the municipality of Crato. The unions in the region do not suffer from the blow but his relationship with the workers, the staff and the ELIRUR Own diocese becomes, especially after 72, moving away from the diocese seeking work from parameters imposed by the dictatorship. Back to the action of the diocese and the School of Rural Leaders Foundation Fr Ibiapina more for the rural community, especially ELIRUR passing your work done within a perspective of change in production relations existing. This action of ELIRUR is subsequently confronted with the goals of the diocese that alienates its members more expressive and thus moving away from community leaders who choose to stay together dissident members of the diocese creating an entity to continue the monitoring of agricultural communities within a more radical, and entirely independent Mayan oriented needs.
Neste estudo, é analisada a organização do trabalhares rurais no município do Crato, tendo em vista o papel exercido pela Diocese do Crato na criação dos sindicatos em toda região. São esses sindicatos que permitiram num primeiro momento, a discussão dos problemas que envolvem os trabalhadores do campo, criando um espaço antes inexistente onda o encontro era possível permitindo a visualização da realidade vi vida por cada um. A diocese quando enveredou pelo caminho da organização sindical não pretende radicalizar a oposição entre trabalhadores e proprietários de terra, entre trabalhadores e o Estado como instrumento de dominação. Seu projeto estava antes voltado para a melhoria das condições de vida do trabalhador mas dentro da ordem burguesa instituída, era sua pretensão, como aqui é mostrada, retomar o trabalho desenvolvido por Pe. Ibiapina no sentido de criar comunidades rurais onde o homem do campo tivesse atendido alguns reclamos permitindo a "paz" e a ordem através da mediação realizada pelo Estado no atendimento das demandas mais urgentes dos trabalhadores. Num primeiro momento, associa-se a diocese local as preocupações de toda a Igreja Católica brasileira em criar impedimentos à organização dos trabalhadores de esquerda, principalmente pelo Partido Comunista, e cria sindicatos para depois centrar sua preocupação com as comunidades até um momento em que a ruptura entre as bases e a diocese se processa por não poder estar dentro do seu projeto, levar a luta dos trabalhadores a radicalização pretendida por eles e suas necessidades. Desta maneira, é analisado os motivos que levaram a Igreja Católica a buscar de início, a organização dos trabalhadores depois a inserção da diocese do Crato neste processo mostrando soas peculiaridades por estar voltada mais para a realidade local, sua relação com os trabalhadores da região e as mudanças que esse processo sofre em decorrência de uma conjuntura nacional que se modifica, implicando em comportamentos diferenciados por parte da Igreja, (diocese local), dos trabalhadores e da equipe da ELIRUR (Escola de Líderes Rurais). Por outro lado, verifica-se também a organização sindical as transformações sofridas em consequências das mudanças políticas no contexto posterior ao golpe de 64 e as consequências no Cariri, com especialidade no município do Crato. Os sindicatos da região não sofrem com o golpe mas seu relacionamento com os trabalhadores, a equipe da ELIRUR e com a Própria diocese transforma-se, principalmente após 72, distanciando-se da diocese o procurando atuar a partir de parâmetros impostos pela ditadura. Volta-se a ação da diocese e da Escola de Líderes Rurais da fundação Pe. Ibiapina mais para a comunidade rural, principalmente a ELIRUR que passa a realizar seu trabalho dentro de uma perspectiva de mudança nas relações de produção existente. Essa ação da ELIRUR é posteriormente confrontada com os objetivos da diocese que afasta seus membros mais expressivos e com isso afastando-se das lideranças comunitárias que optam em permanecer juntos aos membros dissidentes da diocese criando uma entidade que dê continuidade ao acompanhamento das comunidades agrícolas dentro de uma perspectiva mais radical, maia independente e inteiramente voltada para as suas necessidades.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

SILVA, Alexandre Junior de Lima e. "Sindicato de trabalhadores rurais em Palmares frente à repressão." Universidade Federal de Pernambuco, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19125.

Повний текст джерела
Анотація:
Submitted by Caroline Falcao (caroline.rfalcao@ufpe.br) on 2017-06-19T16:37:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) 2012-Dissertacao-Alexandre-Silva.pdf: 4857829 bytes, checksum: 319f4fdbb8eec771d1befd3d66ae7454 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-19T16:37:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) 2012-Dissertacao-Alexandre-Silva.pdf: 4857829 bytes, checksum: 319f4fdbb8eec771d1befd3d66ae7454 (MD5) Previous issue date: 2012-08-31
A presente dissertação estuda o município de Palmares a partir de três eixos: a sociedade construída para atender a produção do açúcar; a luta dos trabalhadores rurais para formar as Ligas Camponesas, sindicatos e partidos de esquerda e o fechamento do sindicato com o golpe de 1964. O sindicato dos trabalhadores rurais deu continuidade às lutas iniciadas na década de quarenta e, tiveram na reforma agrária uma de suas reivindicações, experimentando no Congresso Camponês seu ápice. Ao mesmo tempo, procurou estender aos trabalhadores rurais os direitos alcançados pelos operários da indústria, combateu o analfabetismo e incentivou ampla participação política dos trabalhadores rurais. No que tange ao aspecto teórico, as obras de Karl Marx servem de referência aos atores sociais, mesmo que de modo velado em todas as discussões de apoio às argumentações. Em Palmares a luta de classe pode ser considerada a moldura sobre a qual foi travada uma disputa, interrompida com o golpe militar que, por sua vez, fechou o sindicato, prendeu seus membros e cassou mandatos políticos. As fontes utilizadas foram: os arquivos do Tribunal Regional do Trabalho, 6ª Região, disponíveis para a pesquisa, graças a um acordo entre o departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco e a Justiça do Trabalho; o Arquivo Público do Estado de Pernambuco Jordão Emerenciano, e seu anexo DOPS; os arquivos da Fundação Joaquim Nabuco. Houve, ainda, pessoas que testemunharam o movimento dos trabalhadores rurais e, gentilmente colocaram-se a disposição, contribuindo para a preservação da memória das lutas dos trabalhadores rurais.
This dissertation studies the city of Palmares from threeaxes: a society builtto meetthe productionof sugar,the struggle offarm workersto formpeasant leagues, labor unions and leftist partiesand the closureof the unionwiththe 1964 coup. Therural workers unioncontinued thebattles startedin the forties, and hadland reformone of itsclaims, the CongressPeasantexperiencingits apex. At the same time, sought to extendto rural workersrightsachieved byindustrial workers, foughtilliteracyand encouragedbroadpolitical participationof rural workers.Regarding thetheoretical aspect, the works ofKarlMarxserve as reference forsocial actors, even soveiledin all discussionsto supportarguments. InPalmaresclass strugglecan be consideredthe frameover whicha disputehas beenwaged, interrupted bythe military coupwhich, in turn, ended theunion, its membersarrestedandstrippedpolitical mandates. The sources usedwere: the archives ofthe Regional Labor Court, 6th Region, available for research, thanks to an agreement between the Departmentof Historyat the Federal University of Pernambuco and the Labour Court, the Public Archives of the State of Pernambuco Jordan Emerenciano, DOP Sandits annex; Fundação Joaquim Nabuco. There were alsopeople who witnessedthe movementof rural workers and kindly putupthe layout, contributing to preserving the memory of the struggles of farm workers.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

ACCIOLY, Maria Stela Pereira. "Estratégias políticas do sindicato dos trabalhadores rurais de Irauçuba e a reforma agrária." Universidade Federal de Pernambuco, 2003. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9959.

Повний текст джерела
Анотація:
Made available in DSpace on 2014-06-12T23:17:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo9255_1.pdf: 947092 bytes, checksum: 14493b5d1aa9f505b2567cc792fa2d56 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2003
Neste trabalho desenvolvemos um estudo sobre a reforma agrária e a organização sindical. Partimos de considerações teóricas e históricas pensadas por estudiosos do assunto, buscando articular seus posicionamentos políticos e ideológicos que serviram de suporte para este estudo localizado em Irauçuba-CE. Temos clareza que a apreensão dessas formas de organização e encaminhamentos locais não podem ser representativas do modo de ser do movimento do sindicalismo rural no Brasil. Entretanto, numa relação dialética entre o geral e o particular é possível apreender alguns determinantes e potencialidades do sindicalismo no município estudado. Evidenciamos, por fim, a luta em defesa da reforma agrária do ponto de vista do sindicalista, e, as formas utilizadas pelo poder constituído que limitam as possibilidades de emancipação do homem do campo
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

SILVA, Tarcisio Augusto Alves da. "O sindicalismo rural e os caminhos para a autogestão: uma superação ao assistencialismo?" Universidade Federal de Pernambuco, 2004. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9910.

Повний текст джерела
Анотація:
Made available in DSpace on 2014-06-12T23:16:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo9099_1.pdf: 457125 bytes, checksum: b004f195ddaa6baa5e7a7e578fe983da (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2004
Universidade Federal Rural de Pernambuco
A zona da Mata Sul de Pernambuco se caracterizou historicamente pela concentração de terra através do domínio do latifúndio por meio da monocultura da cana-de-açúcar. Nessa região se estabeleceram formas de dominação sobre a terra e seus habitantes por uma elite denominada de senhores de engenho e posteriormente chamados de usineiros. Neste processo de dominação, a organização de trabalhadores rurais vivenciou diversas fases, como tendo sido, inclusive, espaço que antes de confrontar-se com os interesses antagônicos evidenciados pela relação de classe, tornou-se um amortizador dos conflitos. Esta atuação do sindicalismo rural de caráter assistencialista conseguiu ser superada, em parte, pela atuação da Igreja Católica no processo de formação das lideranças sindicais a partir dos anos 80. Todavia, a marca assistencialista não se tornou um elemento apenas do passado dos sindicatos; ele se mantém através das novas estratégias que estão sendo desenvolvidas pelo movimento sindical a partir da reestruturação produtiva. O presente estudo é uma análise da relação entre a experiência de busca da autogestão dos sindicatos de trabalhadores rurais ligados à administração da Usina Catende, zona da Mata Meridional de Pernambuco, em seu processo de falência por meio do afastamento dos antigos usineiros e a prática assistencialista dos sindicatos. Desta forma, buscamos entender se a experiência de autogestão na usina tem contribuído para a superação do assistencialismo no sindicalismo rural, tendo em vista que o processo que desembocou no afastamento dos antigos proprietários caracterizou-se por uma ação articulada entre estes sindicatos, denotando uma clara ação de confronto entre os interesses antagônicos dos trabalhadores rurais e da classe dominante da região
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Stein, Leila de Menezes. "A construção do Sindicato de Trabalhadores Agricolas no Brasil (1954-1964)." [s.n.], 1997. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280655.

Повний текст джерела
Анотація:
Orientador: Maria de Nazareth Baudel Wanderley
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-26T23:21:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Stein_LeiladeMenezes_D.pdf: 4328972 bytes, checksum: b6986495b4938eb39aada78bab0f6b26 (MD5) Previous issue date: 1997
Resumo: Não informado
Abstract: Not informed.
Doutorado
Doutor em Ciências Sociais
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Silva, JoÃo Paulo Fernandes da. "A EXPERIÃNCIA ORGANIZACIONAL DOS TRABALHADORES RURAIS NO MUNICÃPIO DO CRATO - CE (1960 â 1970)." Universidade Federal do CearÃ, 2011. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5441.

Повний текст джерела
Анотація:
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
A pesquisa analisa o processo de organizaÃÃo dos trabalhadores rurais no municÃpio de Crato, no estado do CearÃ, entre os anos de 1960 â 1970, perÃodo no qual se deu o surgimento dos primeiros nÃcleos sindicalistas rurais do Cariri cearense. SÃo esses sindicatos que, de alguma forma, abrem espaÃo para as reivindicaÃÃes daqueles homens e mulheres, nutrindo e criando vÃnculos onde permitia-se a troca de experiÃncias por parte dos mesmos e a visualizaÃÃo das peculiaridades vividas por cada um. As interpretaÃÃes aqui elaboradas procuraram distanciar-se e seguir caminhos diversos daqueles seguidos pelos que tentaram analisar a histÃria agrÃria da regiÃo do Cariri, baseados na visÃo de que esses sujeitos sociais seriam incapazes de se organizar, definindo suas formas prÃprias de aÃÃo, ou de que eles seriam meros sustentÃculos de determinadas instituiÃÃes, como a Igreja, os sindicatos e partidos. O nosso interesse à compreender como se modelaram os elementos bÃsicos da organizaÃÃo sÃcio-econÃmica desses trabalhadores, e entender as relaÃÃes sociais de trabalho inseridas naquele espaÃo, cujas nuances refletiam-se diretamente em suas vidas.
This research analyzes the process of organization of rural workers in Crato, in the State of CearÃ, between 1960 and 1970: period in which the first nuclei of rural trade unions appeared in the micro region of Cariri. It is these trade unions that somehow make room for the claims of those men and women, nurturing and linking their experiences, and giving us a view of the peculiarities of their lives. The interpretations developed here follow a different approach from that of those who analyzed Caririâs agrarian history. We based this work on a view that these social subjects would hardly organize themselves and define their own activities, and on the idea that they cannot be seen as a mere support for certain institutions like the Church, trade unions and political parties. Our interest is to understand how they formed and fashioned the basic elements of their socio-economic organization, and to comprehend the social relations of their work, whose nuances reflected directly in their lives.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Borba, Eder Ribeiro. "Organização de classe e prestação de serviços do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Francisco Beltrão-PR." Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2016. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1517.

Повний текст джерела
Анотація:
Made available in DSpace on 2017-07-10T17:44:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eder_Borba.pdf: 2158216 bytes, checksum: bf3dc5dbfab8d224051a42ad8a44d904 (MD5) Previous issue date: 2016-06-03
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This research makes a historical review through specific theoretical framework of the Brazilian rural syndicalism, taking into account the conflicts that occurred and occur in the field. It analyzes the Rural Workers Union (RWU) of Francisco Beltrão-PR, through qualitative and quantitative methodological tools, especially the semi-structured interviews with former directors, current directors and farmers who are union members. It identifies the changes that have occurred since its foundation (1963) to the present. In the first moment, the RWU fulfilled the legalism imposed by the Brazilian government; in the second moment, after the opposition s victory (1978), it gave priority to the organization and fight for farmers' rights; in the third moment, it joined a national strategy, inside the bodies of Central Única dos Trabalhadores - CUT. This strategy gave priority to the public of family farmers from the 1990s, opposing the representation of rural workers, this was one of the reasons that caused the break with CONTAG system and the rural unions of CUT which created a new union structure of the field, FETRAF system. Currently the RWU of Francisco Beltrão is still affiliated to FETRAF and works in the organization of family farming, competing public policies with the Brazilian agribusiness sector
Esta pesquisa faz um resgate histórico através de referencial teórico específico do sindicalismo rural brasileiro, levando em consideração os conflitos que ocorreram e ocorrem no campo. Analisa o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Francisco Beltrão PR, através de instrumentos metodológicos qualitativos e quantitativos, com destaque para as entrevistas semiestruturadas com ex-diretores, diretores atuais e agricultores associados ao sindicato. Identifica as transformações ocorridas desde sua fundação (1963), até a atualidade. No primeiro momento, o STR cumpriu o legalismo imposto pelo Estado brasileiro; no segundo momento, após a vitória da oposição (1978), priorizou a organização e luta por direitos dos agricultores; no terceiro momento, se integrou numa estratégia nacional, por dentro das instâncias da Central Única dos Trabalhadores - CUT. Essa estratégia priorizou o público dos agricultores familiares a partir da década de 1990, opondo-se a representação dos assalariados rurais, esse foi um dos motivos que provocou o rompimento com o sistema CONTAG e os sindicatos rurais da CUT que criaram uma nova estrutura sindical do campo, o sistema FETRAF. Atualmente o STR de Francisco Beltrão continua filiado a FETRAF e trabalha na organização da agricultura familiar, disputando políticas públicas diante do setor do agronegócio brasileiro
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

DIAS, Janine Vicente. "O Capital Social na agenda do desenvolvimento: O caso do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arara, PB." Universidade Federal de Campina Grande, 2010. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1791.

Повний текст джерела
Анотація:
Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2018-09-24T19:17:25Z No. of bitstreams: 1 JANINE VICENTE DIAS - DISSERTAÇÃO PPGCS 2010..pdf: 11619381 bytes, checksum: 071c02be3a0d63ecad3d5490d668cb3a (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-24T19:17:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JANINE VICENTE DIAS - DISSERTAÇÃO PPGCS 2010..pdf: 11619381 bytes, checksum: 071c02be3a0d63ecad3d5490d668cb3a (MD5) Previous issue date: 2010-04-12
Ce travail presente les résultats relatifs à une étude de cas qui porte sur le Syndicat des Travailleurs Agricoles de Arara, dans la Paraíba. Nous posons lTiypothèse que ce dispositif est la principale agence promotrice du développement, responsable du processus d'innovation et du renforcement de 1'action collective, à travers la formation de réseaux sociaux qui fortifie le capital social des communautés rurales. Notre objectif est de vérifier comment cette organisation. à travers des arrangements et de renvironnement institutionnel, rend possible la formation et l'augmentation de capital social. Pour cela, nous voulons tout d'abord comprendre comment s'organise le pouvoir du STR, en cherchant comment expliquer, à travers 1'analyse de sa trajectoire, les différents types de comportements organisationnels qui apparaissent comme des formes de médiation et de gouvemance des demandes sociales. L'analyse montre en particulier 1'émergence de nouvelles formes d'action collective et d'innovation en milieu rural dans un temps court lié à 1'existence du STR dans le munícipe. La recherche s'oriente dans le sens de la réflexion suivante : cette configuration sociale particulière préfigurerait-elle une nouvelle manière de comprendre le développement ? Autrement dit, 1'idée est d'analyser comment le STR de Arara en tant que médiateur politique, avec ses mécanismes d'intégration et reproduction, a la possibilite d'augmenter (ou de limiter) le capital social des communautés impliquées. Par ailleurs, la proposition est de discuter le concept de capital social dans la sociologie afin de révéler les pratiques discursives autour de ce concept, en cherchant à le comprendre à travers la notion de pouvoir, paramètre fondamental pour 1'analyse de la trajectoire des dispositifs collectifs et institutionnels qui exercent une influence significative dans le renforcement des réseaux de coopération, réciprocité et redistribution.
A proposta deste trabalho é apresentar os resultados referentes ao estudo de caso sobre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arara, na Paraíba. Partimos da hipótese de que este dispositivo é a principal agência promotora do desenvolvimento, responsável pelo processo de inovação e fortalecimento da ação coletiva, através da formação de redes sociais que fortalece o capital social das comunidades rurais. Nosso objetivo era, portanto, verificar como esta organização através de arranjos e ambiente institucional possibilita a formação e redistribuição de capital social. Para isso, buscamos inicialmente compreender como se produz o poder de agência do STR, usando sua trajetória como norte para explicar os diferentes tipos de comportamento organizacional que surgiram como formas de mediação das demandas coletivas. Sendo assim, a indagação da pesquisa se direcionou no sentido de uma reflexão: se estaria nesta particular configuração social uma forma de entender o desenvolvimento? Ou seja, a ideia era cogitar como o STR de Arara enquanto mediador político, com seus mecanismos de integração e reprodução, tem a possibilidade de ampliar (ou limitar) o capital social das comunidades envolvidas. Outrossim, a proposta aqui é ainda localizar o conceito de capital social na sociologia crítica a fim de descortinar a realidade oculta nas práticas discursivas em tomo deste conceito, buscando compreendê-lo através da noção de poder, parâmetro fundamental para a análise da trajetória dos dispositivos coletivos e institucionais que exercem significativa influência no fortalecimento das redes de cooperação, reciprocidade e redistribuição.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Silva, João Paulo Fernandes da. "A experiência organizacional dos trabalhadores rurais no município do Crato - CE (1960 – 1970)." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2010. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2890.

Повний текст джерела
Анотація:
SILVA, João Paulo Fernandes da. A experiência organizacional dos trabalhadores rurais no Município do Crato - CE (1960 – 1970). 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-ce, 2010.
Submitted by Raul Oliveira (raulcmo@hotmail.com) on 2012-06-25T16:14:08Z No. of bitstreams: 1 2010_Dis_JPFSilva.pdf: 5393755 bytes, checksum: d5d0fd64dd42267624eb257b7f24d99f (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-06-27T12:04:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_Dis_JPFSilva.pdf: 5393755 bytes, checksum: d5d0fd64dd42267624eb257b7f24d99f (MD5)
Made available in DSpace on 2012-06-27T12:04:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_Dis_JPFSilva.pdf: 5393755 bytes, checksum: d5d0fd64dd42267624eb257b7f24d99f (MD5) Previous issue date: 2010
This research analyzes the process of organization of rural workers in Crato, in the State of Ceará, between 1960 and 1970: period in which the first nuclei of rural trade unions appeared in the micro region of Cariri. It is these trade unions that somehow make room for the claims of those men and women, nurturing and linking their experiences, and giving us a view of the peculiarities of their lives. The interpretations developed here follow a different approach from that of those who analyzed Cariri’s agrarian history. We based this work on a view that these social subjects would hardly organize themselves and define their own activities, and on the idea that they cannot be seen as a mere support for certain institutions like the Church, trade unions and political parties. Our interest is to understand how they formed and fashioned the basic elements of their socio-economic organization, and to comprehend the social relations of their work, whose nuances reflected directly in their lives.
A pesquisa analisa o processo de organização dos trabalhadores rurais no município de Crato, no estado do Ceará, entre os anos de 1960 – 1970, período no qual se deu o surgimento dos primeiros núcleos sindicalistas rurais do Cariri cearense. São esses sindicatos que, de alguma forma, abrem espaço para as reivindicações daqueles homens e mulheres, nutrindo e criando vínculos onde permitia-se a troca de experiências por parte dos mesmos e a visualização das peculiaridades vividas por cada um. As interpretações aqui elaboradas procuraram distanciar-se e seguir caminhos diversos daqueles seguidos pelos que tentaram analisar a história agrária da região do Cariri, baseados na visão de que esses sujeitos sociais seriam incapazes de se organizar, definindo suas formas próprias de ação, ou de que eles seriam meros sustentáculos de determinadas instituições, como a Igreja, os sindicatos e partidos. O nosso interesse é compreender como se modelaram os elementos básicos da organização sócio-econômica desses trabalhadores, e entender as relações sociais de trabalho inseridas naquele espaço, cujas nuances refletiam-se diretamente em suas vidas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Книги з теми "Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga"

1

Mayer, Leandro. O cinquentenário: A trajetória do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis (1967-2017). São Leopoldo/RS: Oikos Editora, 2017.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Частини книг з теми "Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga"

1

Santos, Solon Natalício Araújo dos. "HISTÓRIA E MEMÓRIA DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE MORRO DO CHAPÉUBA (1979-2015)." In O Fortalecimento da Escola Inclusiva, Diversa e com Qualidade no Ensino, 211–25. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.04119030922.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Herrera, Carmen Aparecida, Mauro Jose Andrade Tereso, and Roberto Funes Abrahão. "Intervenções do Ministério Público do Trabalho da 15ª região de Campinas no meio ambiente laboral no setor sucroalcooleiro no estado de São Paulo." In TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS AVANÇOS PARA A SOCIEDADE ATUAL. Seven Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/tecnolocienagrariabiosoci-020.

Повний текст джерела
Анотація:
Em 2002, o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região recebeu sérias denúncias sobre o ambiente laboral no setor sucroalcooleiro, relatando mortes por exaustão, informalidade e trabalho escravo. A reação consistiu em ações conjuntas entre o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Pastoral Rural. Este estudo procurou compreender estas ações e verificar se elas foram efetivas. A pesquisa analisou o conjunto de ações, seus objetivos e articulações a partir de uma pesquisa documental (2003-2014). As Normas Regulamentadoras NR31, NR15 e NR17 foram as bases para a fiscalização e a aplicação da legislação, através de limites de exposição e parâmetros científicos que forneceram embasamento para as ações públicas. A pesquisa documental permitiu constatar que foram realizadas aproximadamente 100 diligências de fiscalização rural, autuadas cerca de 200 usinas e 850 empresas (incluindo terceiras envolvidas), estabelecidos perto de 600 TACs e beneficiados cerca de 220 mil trabalhadores do setor, direta ou indiretamente. A maneira sinérgica como atuaram os diferentes órgãos durante as intervenções permitiu potencializar os resultados positivos obtidos. O conjunto conseguiu realizar muito mais do que as partes conseguiriam se atuassem individualmente. Este modelo, que se mostrou bastante efetivo, poderia servir de inspiração para aplicação em outras situações, reforçando a necessidade da integração dos órgãos na implantação das políticas públicas em nosso país.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Angeletti, Maria Da Penha, A. Guarçoni, J. L. de Souza, G. S. de Souza, L. F. Favarato, E. S. Muniz, H. V. C. Gonçalves, D. V. Bahiense, and J. F. Hecher. "CARACTERIZAÇÃO DE SUBSTRATOS ARTESANAIS DA AGRICULTURA FAMILIAR EM SANTA MARIA DE JETIBÁ E SEU POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE BABY LEAF." In Estudos Agroecológicos: o avanço da ciência no Brasil - Volume 3, 67–96. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240215863.

Повний текст джерела
Анотація:
A substituição de substratos industriais por substratos orgânicos artesanais, formulados pela combinação de resíduos orgânicos gerados em nível local e regional, podem representar uma alternativa ambientalmente correta para a produção de mudas de olerícolas. Eles podem impactar positivamente as propriedades familiares, tanto pelo controle sobre a qualidade das mudas produzidas como pelo potencial de reduzir os custos de produção com substratos comerciais. Objetivo: O presente trabalho objetivou caracterizar substratos orgânicos artesanais formulados por agricultores familiares produtores de olerícolas em Santa Maria de Jetibá – ES, no período 2014 – 2015, identificando o seu potencial para embasar o cultivo de baby- leaf em bandejas utilizadas para produção de mudas de olerícolas, com vistas a integrar informações sobre matérias-primas, processos de fabricação e impacto na produção de mudas de olerícolas. Métodos: Foi realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Santa Maria de Jetibá/ES, um levantamento inicial de produtores de substrato; visitas para coleta de amostras; aplicação de questionários. Foram coletadas amostras uniformes de substratos orgânicos formulados para mudas de olerícolas em propriedades familiares da área pesquisada e foi coletada 01 amostra na Unidade de Referência em Agroecologia (URA) do INCAPER, Domingos Martins – ES. Análises laboratoriais das amostras, foram realizadas para determinação de teores de nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), enxofre (S), cobre (Cu), manganês (Mn), ferro (Fe), zinco (Zn), boro (B), pH, MO, relação C/N e umidade. A amostragem em três épocas permitiu a obtenção dos valores médios para as características estudadas em cada substrato. Resultados e Conclusão: Foram identificadas 10 propriedades familiares de produtores de olerícolas, e 01 empreendimento informal de produção de substrato. Entre os 12 substratos estudados, foram observadas variações nos valores de pH, de 5,0 a 7,1. Os valores de M.O. variaram de 71 dag kg-1 a 37 dag kg-1. Os valores para relação C/N variaram de 11/1, obtido no substrato da URA, à base de vermicompostagem, até 36/1, obtido no substrato S-5. Na maioria dos substratos os teores de macronutrientes seguiram a seguinte ordem decrescente: Ca > N > K > P > Mg. Para os micronutrientes em ordem decrescente, Fe > Mn > Zn > Cu > B. Os teores de nutrientes determinados nas análises dos substratos orgânicos artesanais estudados, que são utilizados na produção de mudas de hortaliças, podem indicar um potencial de uso desses insumos também para a produção de baby- leaf em bandejas. Trabalhos de pesquisa são necessários para refinar essa informação, visando uma recomendação mais confiável e economicamente viável para os agricultores.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії