Щоб переглянути інші типи публікацій з цієї теми, перейдіть за посиланням: Os dados globais ambiente.

Статті в журналах з теми "Os dados globais ambiente"

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся з топ-50 статей у журналах для дослідження на тему "Os dados globais ambiente".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Переглядайте статті в журналах для різних дисциплін та оформлюйте правильно вашу бібліографію.

1

Pedrini, Alexandre de Gusmão, Daniel Shimada Brotto, Thamyris Viana Santos, Laís Lima, and Rosana Mendonça Nunes. "Percepção ambiental sobre as mudanças climáticas globais numa praça pública na cidade do Rio de Janeiro (RJ, Brasil)." Ciência & Educação (Bauru) 22, no. 4 (December 2016): 1027–44. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160040012.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo: O entendimento do público sobre a problemática das Mudanças Climáticas Globais (MCGs) é pouco conhecido no Brasil. O entendimento obtido nessa pesquisa foi pela Percepção Ambiental Pública (PAP) de visitantes ao evento "Desapegue-se" ocorrido na Praça Edmundo Rego na cidade do Rio de Janeiro. Um questionário foi aplicado aleatoriamente para o estudo dos conceitos-chaves: a) Meio Ambiente (MA); b) Ambiente Marinho (AM); c) Educação Ambiental (EA); d) Mudanças Climáticas Globais (MCGs); e) Aquecimento Global (AG). Os resultados referem-se a dados coletados entre abril e julho de 2014. Foram 82 visitantes, sendo mulheres a maioria (66%), com nível superior (40%) e faixa salarial predominante de 2-5 salários mínimos. A maioria (entre 70 e 80%) percebe adequadamente as MCGs, o AG, o MA e o AM. A EA é percebida apenas como mudança comportamental por 59% do grupo de visitantes. Foi confirmada a hipótese de que esse público teria informação básica conceitual adequada. Cabe às escolas papel preponderante na apresentação e debate das MCGs.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Mendes, Ricardo Alves, and Giuliano Gomes de Assis Pimentel. "Prognóstico do Lazer nas Diferentes Agendas Setoriais." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 23, no. 2 (July 1, 2020): 315–48. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24043.

Повний текст джерела
Анотація:
Com a globalização, a atividade prospectiva se tornou cada vez mais complexa. Nesse sentido, buscamos compreender os sentidos dados ao lazer nas agendas globais setoriais (saúde, meio ambiente, economia). Para tanto, realizamos análise documental de 6 agendas subscritas por agências internacionais, nacionais ou locais. A exegese crítica do material apontou que o lazer é analisado de forma parcial, predominantemente como um campo afetado pelo desenvolvimento tecnológico e econômico ou como meio para promoção da saúde no contexto do desenvolvimento social e ambiental.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Piffer, Carla, and Andyara Luisa Miglioranzi de Rosso. "ECOCÍDIO COMO INSTRUMENTO DE PROTEÇÃO TRANSNACIONAL DO MEIO AMBIENTE." Ponto de Vista Jurídico 8, no. 2 (December 14, 2019): 114–25. http://dx.doi.org/10.33362/.v8i2.2151.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente estudo aborda o ecocídio como a prática de condutas lesivas ao meio ambiente caracterizadas como crimes ambientais de grandes proporções, globais e de alcance internacional. Seu objetivo geral é verificar se o ecocídio se apresenta como um instrumento de proteção transnacional do meio ambiente. A fim de alcançar o objetivo geral ora proposto, este estudo inicia sua análise na seara dos direitos humanos e direitos fundamentais, a fim de enquadrar o meio ambiente na categoria de novos direitos. Na sequência, são tecidas considerações acerca do surgimento dos estudos sobre o ecocídio e, ao final, analisa-se a necessidade de seu reconhecimento para a efetiva proteção transnacional do meio ambiente. Em sede de considerações finais, justifica-se que o ecocídio necessita, urgentemente de regulamentação na seara internacional, vez que os danos causados ao meio ambiente são de proporções transnacionais, apresentando-se este, portanto, como instrumento de efetiva proteção transnacional do planeta terra. Na fase de investigação foi utilizado o método indutivo, na fase de tratamento de dados o método cartesiano, e no relatório dos resultados foi empregada a base lógica indutiva.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Ribeiro, Fernanda Ferreira, Moacir Miranda Oliveira Jr., and Felipe Mendes Borini. "Internacionalização acelerada de empresas de base tecnológica: o caso das Born Globals brasileiras." Revista de Administração Contemporânea 16, no. 6 (December 2012): 866–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552012000600007.

Повний текст джерела
Анотація:
O fenômeno born global tem sido relatado, principalmente em setores de alta tecnologia, e tem requerido novos entendimentos teóricos sobre a atuação internacional de empresas nascentes e pequenas. Este artigo analisa a relação dos fatores do ambiente externo da empresa no país de origem, fatores organizacionais e fatores do empreendedor pelos quais algumas empresas de base tecnológica (EBTs) se internacionalizam de maneira acelerada. Um survey foi aplicado a EBTs brasileiras. Ao final da coleta de dados, a primeira base de dados gerada continha 214 respostas, das quais 85 foram obtidas de empresas com algum tipo de negócio no exterior, 39,7%. Destes, 54 questionários foram considerados válidos para esta pesquisa. Os dados foram analisados utilizando-se técnicas estatísticas de regressão logística. Os resultados mostram que os fatores externos à empresa influenciam mais na internacionalização das EBTs em relação aos fatores internos. A integração em cadeias produtivas globais e as habilidades gerenciais internacionais do empreendedor aparecem como os fatores que melhor discriminam a internacionalização das EBTs born globals. Portanto, esta pesquisa contribui para a discussão do processo de internacionalização acelerada das EBTs, contribuindo para suprir a lacuna da importância dos fatores externos, internos e do empreendedor no processo de internacionalização dessas empresas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Pinheiro, Damaris Kirsch, and Diana Vandréia Dal Soto. "A percepção de questões ambientais por crianças da educação infantil: estudo de caso sobre as mudanças climática globais no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo." Revista Monografias Ambientais 1, no. 1 (November 24, 2010): 70–77. http://dx.doi.org/10.5902/223613082288.

Повний текст джерела
Анотація:
Este estudo investigou, a partir da prática pedagógica cotidiana, a compreensão das crianças da educação infantil sobre as mudanças climáticas globais. Nesse propósito, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, utilizando como fonte de dados um grupo de crianças da Pré Escola, no Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo da Universidade Federal de Santa Maria. Os dados apresentados pelas crianças, antes e depois do trabalho desenvolvido, revelam que houve uma ampliação dos conhecimentos prévios do grupo, considerando uma compreensão significativa da temática abordada. Observaram-se, nas relações diárias das crianças no contexto escolar, atitudes preocupadas com a conservação e preservação do meio ambiente como um todo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Mengarda, Gabriel, Gabriel Rodighero, Janaina Mazutti, Nicole Callai, and Cleomar Reginatto. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VISÃO SISTÊMICA DAS BARREIRAS E OPORTUNIDADES." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (May 29, 2020): 474. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020474-485.

Повний текст джерела
Анотація:
A extensa urbanização, o crescimento populacional e os fenômenos climáticos extremos são fatores que destacam a importância em promover a sustentabilidade no ambiente urbano. Neste contexto, a promoção da educação ambiental pode ser uma ferramenta de sensibilização para a temática do desenvolvimento sustentável. O objetivo deste estudo é analisar a evolução das publicações focadas na temática da “Educação Ambiental” em âmbito global e o desempenho dos países e das áreas do conhecimento ao longo das últimas cinco décadas. Para isto foi realizada uma busca na base de dados Scopus focada no tema da Educação Ambiental. Os resultados mostram que a maioria dos territórios globais possui ou possuiu pesquisas vinculadas à temática, no entanto, um alto número de publicações não significa um alto número de projetos em andamento. Em trabalhos futuros, sugere-se o levantamento de estudos de caso afim de analisar a participação efetiva de cada país para a evolução desta temática.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Eurico Soares de Noronha, Matheus, Cristina Doritta Rodrigues, Claudio Mello, and Felipe Mendes Borini. "Desenvolvimento de Competências Digitais e Internacionais em Startups via Aceleradoras de Negócios." Internext 17, no. 1 (January 1, 2022): 46–63. http://dx.doi.org/10.18568/internext.v17i1.641.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Diagnosticar como as aceleradoras colaboram para o desenvolvimento de competências internacionais em startups e verificar quais as principais competências internacionais digitais e empreendedoras desenvolvidas no ambiente de aceleração de startups. Método: A abordagem é qualitativa. O método utilizado é a análise de conteúdo. Os dados foram coletados com gestores de aceleradoras de startups das regiões de São Paulo (SP) e Vitória (ES). Principais resultados: Os resultados mostram que as aceleradoras desenvolvem competências digitais internacionais e de Born Globals em startups. Observa-se que determinadas competências são mais refinadas que outras no processo de aceleração e estão concomitantemente ligadas aos pilares das aceleradoras. Relevância/originalidade: Traz três novas categorias emergentes para a literatura sobre startups: Contratos, Finanças e Big Data/Data Science. Contribuições teóricas: As aceleradoras de negócios são agentes antecessores ao processo de desenvolvimento de competências e capacidades internacionais, e seu papel no ecossistema de inovação é promover a inovação estratégica e o conhecimento organizacional. Contribuições para a gestão: Apresentam-se conhecimentos e competências necessárias para que uma empresa em fase inicial possa explorar mercados globais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Sperandio, Diogo Gabriel, and Cristiane Heredia Gomes. "VARIAÇÕES GLOBAIS NOS NÍVEIS DE NO2 DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 (CORONAVIRUS): UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE GEOLOGIA E ANTROPOCENO." HOLOS 5 (August 19, 2020): 1–11. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.10546.

Повний текст джерела
Анотація:
Neste texto, apresenta-se uma breve e sucinta discussão acerca dos efeitos causados pela pandemia global COVID-19 no meio ambiente, seja na escala local e também no contexto antropogênico. O vírus denominado SARS-CoV-2 foi descoberto em dezembro de 2019 na província de Wuhan na República Popular da China. Dados compreendendo o período de 4 a 25 de março, apresentados nesta comunicação, indicam que houve drástica redução dos níveis de NO2 emitidos durante o período de isolamento social em todo o globo terrestre. Em Roma (Itália), as concentrações médias de NO2 entre 4-25 de março de 2020 estiveram entre 26 e 35% menores do que no mesmo período no ano anterior (2019). Dados para o Distrito Industrial de Santa Cruz, cidade do Rio de Janeiro, mostram uma redução de 80% de NO2 para o período de 14-22/3, quando comparado à semana anterior. Além disso, comentamos as consequências deste isolamento social na diminuição dos níveis de NO2 em nível global. Assim, discute-se o grau de influência das ações antrópicas na escala planetária, onde em maior ou menor grau, as ações humanas serão refletidas no ambiente.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Silva, Aneirson Francisco da, Fernando Augusto Silva Marins, and Marcos Vinícius Brandão Santos. "Programação por Metas, Análise por Envoltória de Dados e Teoria Fuzzy na avaliação da eficiência sob incerteza: aplicação em minifábricas do segmento de autopeças." Gestão & Produção 21, no. 3 (May 9, 2014): 543–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2014005000012.

Повний текст джерела
Анотація:
O mercado mundial de peças para automóveis é tipicamente caracterizado pela presença marcante de fornecedores globais que são continuamente pressionados a reduzir custos e aumentar a produtividade e a competitividade. Nesse contexto, este artigo propõe novos modelos, denominados FGPDEA, que combinam a Análise por Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA), a Teoria Fuzzy e a Programação por Metas (Goal Programming - GP), visando aumentar a discriminação entre as Unidades Tomadoras de Decisão (Decision Making Units - DMUs) num ambiente sob incerteza. Foi feita uma aplicação real dos modelos FGPDEA para se avaliar a eficiência de sete minifábricas do segmento de autopeças. Os resultados obtidos mostraram-se aderentes à realidade estudada, identificando de forma confiável quais minifábricas são eficientes e quais delas são mais sensíveis ao efeito da incerteza.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Gonçalves, Pedro Wagner, Natalina Aparecida Laguna Sicca, Maurílio Antonio Ribeiro Alves, and Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes. "A ciência atrás da siderurgia e da mineração do ferro." Terrae Didatica 15 (September 11, 2019): e019030. http://dx.doi.org/10.20396/td.v15i0.8654167.

Повний текст джерела
Анотація:
A falta de ensino de ciências da terra no nível K12 no Brasil é o motivo para investigar como melhorar a integração curricular e a formação de professores em ciências da terra. Buscamos conjuntos de dados que possam facilitar projetos de ciências para a formação de professores e currículos inovadores para promover o conhecimento da Terra e do meio ambiente. Neste artigo, apresentamos o estudo de caso sobre curso integrado, utilizando os dados da história da ciência e tecnologia da mineração de ferro e aço, fabricação e origem na crosta terrestre. Os professores de química fizeram este curso e tornaram-se capazes de ensinar seus alunos de outro ponto de vista (eles mudam suas idéias sobre natureza, tempo geológico e meio ambiente). Os professores reconhecem as diferentes escalas de tempo e suas implicações nos processos sociais e ambientais que impulsionam as mudanças que afetam os recursos da Terra (escalas de tempo e mudanças climáticas globais). Estes cursos foram positivos, com os participantes indicando mudanças em sua experiência prática e visão sobre os recursos naturais. Isso incentiva a perspectiva de ensino e aprendizagem com integração curricular.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
11

Lima, Ilma Ribeiro de, Cleiton da Silva Silveira, and Francisco das Chagas Vasconcelos Júnior. "Nexo: água, Clima, Energia e Meio Ambiente - Uma Perspectiva sobre o Empreendimento de Itataia-CE." Revista Brasileira de Meteorologia 35, no. 3 (September 2020): 449–57. http://dx.doi.org/10.1590/0102-7786353007.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo A viabilidade hídrica do Complexo Industrial de exploração e beneficiamento de urânio e fosfato em Santa Quitéria - Ceará foi analisada a partir da relação nexo água, energia e clima. Para tanto, foram usadas projeções de precipitação, evapotranspiração e vazão adotanto os modelos globais do Coupled Model Intercomparison Project Phase 5 (CMIP5, utilizados no quinto relatório do Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCC-AR5). Dados da matriz energética do Ceará também foram considerados com o intuito de verificar o aumento da demanda energética do estado e a analisar o impacto da sua produção frente aos recursos hídircos. Os modelos divergem quanto ao futuro das precipitações, mas a maioria assinala um aumento da evapotranspiração nos três períodos projetados (2015 - 2044, 2045 - 2074 e 2075 a 2099) nos dois cenários escolhidos (RCP4.5 e RCP8.5) indicando um possível aumento da demanda hídrica para a região.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
12

Baptista, Rudá Ryuiti Furukita, and Tânia Lobo Muniz. "A mitigação das assimetrias globais socioeconômicas pela cooperação internacional e pelo tratamento especial diferenciado." Revista do Direito Público 12, no. 3 (December 30, 2017): 279. http://dx.doi.org/10.5433/1980-511x.2017v12n3p279.

Повний текст джерела
Анотація:
A problemática do artigo se extrai da identificação no cenário internacional de desigualdades entre os Estados, em especial no que diz respeito ao nível de desenvolvimento e a concentração de riquezas destes que permite formular o seguinte questionamento: há prognóstico jurídico para a mitigação destas assimetrias globais? O tema se justifica na necessidade da promoção de um ambiente que garanta a igualdade material pela percepção das vulnerabilidades dos países menos desenvolvidos e em desenvolvimento. Para tanto, indica-se duas possíveis soluções: a) a concretização do princípio da cooperação internacional por meio de políticas de cooperação norte-sul e cooperação sul-sul; b) a adoção do tratamento especial e diferenciado no âmbito do sistema multilateral do comércio. A pesquisa se pauta na revisão doutrinária bibliográfica, cujo recorte teórico se concentra no âmbito do direito internacional econômico, bem como na análise de dados oficiais e classificações elaborados por instituições e organizações do direito internacional.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
13

Bueno Camara, Simone, Sinara Pizzi Martins, Nilson Luiz Costa, and Sibele Vasconcelos de Oliveira. "ANÁLISE DAS EMISSÕES GLOBAIS DE CO2 A PARTIR DA REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 7, no. 3 (October 31, 2020): 198–208. http://dx.doi.org/10.20873/uftv7-10049.

Повний текст джерела
Анотація:
As emissões de gases de efeito estufa, em especial, de dióxido de carbono (CO2) têm gerado preocupações sobre seus impactos negativos ao meio ambiente. O objetivo de estudo foi analisar o comportamento das emissões de CO2 no ano de 2014, respondendo a seguinte problemática: quais são as variáveis relacionadas ao desenvolvimento das economias globais que influenciam nas emissões de CO2? A análise de dados empregada deu-se pela Regressão Linear Múltipla pelo método dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO). Os resultados demonstraram que as variáveis de produção industrial, produção de energia e crescimento populacional explicam, em conjunto, 78% das variações das emissões de CO2, onde para cada variação de 10% nessas variáveis houve um acréscimo de 5,3%, 2,5% e 8,8%, respectivamente, nas variações das emissões globais de CO2. Além disso, a variável de maior significância é crescimento populacional, pois com o aumento da população, mais energia é gerada, mais alimentos são demandados, assim como, aumentam-se o tráfego de pessoas e veículos ocasionado maiores emissões de gases de efeito estufa (GEE). Entretanto, conclui-se que as atividades relacionadas ao desenvolvimento econômico, como a produção industrial e de energia também são geradoras de emissões de CO2 e devem ser analisadas com maior significância.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
14

Fonseca, Bárbara Medeiros. "Impactos de mudanças climáticas globais sobre algas e cianobactérias." Heringeriana 6, no. 1 (November 14, 2014): 49–51. http://dx.doi.org/10.17648/heringeriana.v6i1.35.

Повний текст джерела
Анотація:
A atual discussão sobre as mudanças climáticas globais tem se baseado na observação de valores cada vez maiores de duas variáveis principais: concentração de carbono e temperatura atmosférica. O presente texto tem como objetivo discorrer sobre os efeitos de mudanças climáticas globais sobre as comunidades de algas e cianobactérias. Estas, como bons produtores primários, são diretamente influenciadas por variações nas concentrações de carbono e na temperatura do meio onde vivem. Neste contexto, vários trabalhos têm sido publicados com dados de campo e de laboratório sobre as respostas dessas comunidades. Ecologicamente, os estudos demonstram respostas em termos de mudanças na composição das comunidades e na distribuição e abundância de espécies. Do ponto de vista fisiológico, destacam-se eventuais respostas nos mecanismos de concentração de carbono (MCC). Ressaltam-se ainda os efeitos indiretos de mudanças climáticas, particularmente em função de aumentos de temperatura, acentuando a estratificação térmica e a entrada de nutrientes em ambientes já eutrofizados ou em processo de eutrofização, favorecendo a frequência e intensidade de florações de cianobactérias potencialmente tóxicas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
15

Pottker, Gustavo Sartori, Paulo Costa De Oliveira Filho, Afonso Figueiredo Filho, and Cilmar Antônio Dalmaso. "PADRÃO ESPACIAL DE ESPÉCIES FLORESTAIS: ESTUDO DE CASO COM Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer." Ciência Florestal 26, no. 4 (December 28, 2016): 1097. http://dx.doi.org/10.5902/1980509824999.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo desta pesquisa foi o entendimento dos processos e mecanismos geradores da distribuição espacial de Ocotea odorifera, com a discriminação de influências do ambiente das advindas de interação entre indivíduos. Para tanto, utilizou-se a distribuição espacial de árvores da espécie em uma região de 25 hectares de Floresta Ombrófila Mista (FOM) amostrada na Floresta Nacional (FLONA) de Irati. Esses dados, descritos sob a forma de um processo espacial pontual, foram apreciados por duas técnicas da Estatística Espacial. Primeiramente, foi utilizado um estimador de intensidade por kernel para avaliação de padrões globais de dispersão de árvores na região amostrada, e em seguida, a função K de Ripley não homogênea, que evidencia os padrões locais. Pôde-se verificar que os agrupamentos da espécie se situaram nas áreas mais elevadas da região amostrada, possivelmente em solos mais bem drenados. Além disso, constatou-se atração entre os indivíduos da espécie, originando agrupamentos nas maiores escalas avaliadas, conforme revelado pela função K de Ripley não homogênea.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
16

Gallardo Milanés, Olga Alicia, Cristina Satiê de Olivera Pátaro, and Frank Antonio Mezzomo. "Percepciones ambientales de los jóvenes universitarios: estudio comparado entre UNESPAR, Brasil y la Universidad de Holguín, Cuba." REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 34, no. 2 (September 2, 2017): 296–317. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v34i2.7008.

Повний текст джерела
Анотація:
El artículo aborda las percepciones sobre medioambiente y desarrollo sustentable de los jóvenes universitarios de UNESPAR, Brasil y UHO, Cuba, con el objetivo de comprender sus apreciaciones, analizarlas a partir de la diversidad de criterios y juicios para valorar la contribución de los mismos a la sustentabilidad. Se aplicó el método de Indagación Apreciativa, y se efectuó un análisis comparativo entre las dos universidades. El estudio develó que los estudiantes participan poco en actividades ecológico-ambientales a pesar de reconocer la importancia del medioambiente y poseer un juicio crítico al respecto. Muestran saber los problemas ambientales globales y locales, sin embargo algunos de ellos no revelaron una clara percepción sobre la condición ecosistémica y compleja del mundo. Ante los datos analizados, se comprende la importancia de la educación ambiental ocupar un papel más protagónico en la formación universitaria. The article deals with the perceptions about the environment and sustainable development of university students from UNESPAR, Brazil and UHO, Cuba. It aims at understanding their appreciations, analyzing them based on the diversity of criteria and judgments to assess their contribution to the sustainability. The Appreciative Inquiry method was conducted, and a comparative analysis between two Universities was carried out. The study revealed that the students has few participation in ecological-environmental activities, despite recognizing the importance of the environment and having a critical judgment about that. They show to know the global environmental problems and local, however, some of them did not reveal a clear perception about the ecosystemic and complex condition of the world. In face of analyzed data, it is highlighted the relevance of environmental education in the university formation. O artigo aborda as percepções sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável de estudantes universitários da UNESPAR, Brasil e da UHO, Cuba, com o objetivo de compreender suas percepções, analisá-las a partir da diversidade de opiniões e julgamentos, avaliando as implicações para a sustentabilidade. Foi aplicado o método de Investigação Apreciativa, realizando-se, ainda, uma análise comparativa entre as duas universidades. O estudo revelou que os estudantes pouco participam de atividades ambientais-ecológicas, embora reconheçam a importância do meio ambiente e tenham uma apreciação crítica a este respeito. Demonstram saber dos problemas ambientais globais e locais, não obstante alguns deles não revelam uma clara percepção sobre a condição ecossistêmica e complexa do mundo. Diante dos dados analisados, compreende-se a importância de que a educação ambiental assuma um papel mais central na formação universitária.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
17

Anacleto, Graziela, Fátima Helena Cecchetto, and Fernando Riegel. "Cuidado de enfermagem humanizado ao paciente oncológico: revisão integrativa." Revista Enfermagem Contemporânea 9, no. 2 (April 27, 2020): 246. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2737.

Повний текст джерела
Анотація:
OBJETIVO: verificar de que forma a equipe de enfermagem promove o cuidado humanizado ao paciente oncológico. MÉTODO: revisão integrativa,na qual foram seguidas as etapas descritas por Cooper, através das bases de dados SciELO, LILACS e BDENF, utilizando-se os descritores de busca humanização da assistência, oncologia e enfermagem. Os critérios de inclusão foram artigos disponíveis na íntegra e gratuitamente, em língua portuguesa, publicados entre 2008 e 2018. Os dados foram coletados entre os meses de janeiro e fevereiro de 2019 e analisados conforme técnica de análise de conteúdo, propiciando a discussão dos seus resultados. RESULTADOS: os fatores que promovem a assistência de enfermagem humanizada são: acolhimento; valorização do paciente e atenção às necessidades globais; estabelecimento de bom relacionamento, boa comunicação, escuta ativa e criação de vínculos com o paciente e sua família; respeito à individualidade, autonomia e particularidades do paciente; necessidades espirituais e fé; qualificação dos profissionais; reuniões de equipe periódicas; proteção aos direitos do paciente; desenvolvimento de atividades lúdicas; e melhoria da infraestrutura no ambiente hospitalar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: os fatores que promovem a assistência de enfermagem humanizada estão relacionados diretamente com atitudes e comportamento dos profissionais de enfermagem que assistem os pacientes orientados pela Política Nacional de Humanização da Saúde.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
18

Mansell, Robin. "Tecnologias de comunicação transformadoras: o desafio da accountability." MATRIZes 13, no. 1 (May 2, 2019): 71–90. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p71-90.

Повний текст джерела
Анотація:
O trabalho aborda as causas e consequências das transformações na mídia e nas tecnologias de comunicação, discutindo se os grandes atores globais responsáveis por elas devem prestar contas pelo modo como o ambiente digitalmente mediado está se alterando. Tecnologias de comunicação mais antigas também trouxeram à tona discussões sobre a accountability. No entanto, hoje surgem novas questões sobre o tema, em relação à inteligência artificial, algoritmos, big data e aprendizado de máquina. Diante de possíveis danos e riscos da inovação digital, defende-se que, para garantir benefícios aos cidadãos, seja realizado um amplo debate, bem como pesquisas que possam dar apoio a políticas públicas preventivas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
19

Da Silva dos Passos Carneiro, Cheila, Patrícia Silva Rodrigues, and Cesar Luiz Pasold. "A TRANSNACIONALIZAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO DIREITO AMBIENTAL." Revista Direito e Política 11, no. 2 (August 30, 2016): 848. http://dx.doi.org/10.14210/rdp.v11n2.p848-879.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste artigo é estudar acerca da transnacionalização da Sustentabilidade do Direito Ambiental. Sustentabilidade e transnacionalização não são apenas palavras da moda, seus significados ultrapassam fronteiras e ganham dimensões globais, investigam-se questões como saber se é possível a Sociedade identificar os riscos e os reflexos ambientais decorrentes da globalização, para tanto, à metodologia empregada, registra-se que, na Fase de Investigação, o Método utilizado foi o Indutivo, na fase de Tratamento dos Dados o Cartesiano e o Método Analítico, este último na perspectiva de Norberto Bobbio , no Relatório da Pesquisa, foi empregada a Base Indutiva . As considerações finais trazem em seu bojo comentários acerca da comprovação da hipótese básica da possibilidade da Transnacionalização da Sustentabilidade no Direito Ambiental.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
20

Pato, Claudia. "Conectividade com a natureza, mitigação e adaptação à mudança climática." Ambiente, Comportamiento y Sociedad 3, no. 1 (June 15, 2020): 8–15. http://dx.doi.org/10.51343/racs.v3i1.418.

Повний текст джерела
Анотація:
As mudanças climáticas globais apresentam-se como o maior desafio do século para a humanidade. Dado o consenso do impacto humano sobre os problemas ambientais é urgente repensar o nosso estilo de vida e as nossas relações com o sistema de vida planetário. Estudos sobre a dimensão humana das mudanças climáticas têm investigado as motivações das pessoas para preservar o ambiente natural e o quanto se consideram parte da natureza. Salientam que a conexão com a natureza desempenha um papel importante na mitigação e adaptação às alterações climáticas. Considerando a centralidade da dimensão cognitiva na construção da identidade e a relevância da conectividade com a natureza para a promoção do bem-estar psicológico, o equilíbrio das relações entre os seres humanos, o ambiente natural e as diferentes formas de vida, torna-se essencial que a educação atue nesta perspectiva, articulada com a psicologia, especialmente com crianças e adolescentes, para formar uma geração sustentável.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
21

Serpa Fagundes de Oliveira, Maria Carolina, Flavia Luciane Scherer, Ivanete Schneider Hahn, Aletéia De Moura Carpes, Maríndia Brachak dos Santos, and Maíra Nunes Piveta. "Drivers do desempenho internacional de empresas de base tecnológica (EBTs) brasileiras." Internext 13, no. 1 (January 8, 2018): 32. http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.13132-49.

Повний текст джерела
Анотація:
Para as Empresas de Base Tecnológica (EBTs), a expansão internacional representa uma oportunidade de crescimento e de criação de valor. Diante disso, o presente estudo destinou-se a analisar o papel dos influenciadores de internacionalização no desempenho internacional de EBTs. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, operacionalizada por meio de uma survey. A coleta de dados se deu juntamente a 53 EBTs brasileiras localizadas em ambientes de inovação. Tais dados foram analisados por meio de técnica estatística multivariada e com os resultados obtidos, contatou-se que os determinantes do desempenho internacional das empresas analisadas, podem ser definidos pelos influenciadores de internacionalização externos (localização em ecossistemas de inovação; integração a cadeias produtivas globais; parcerias e alianças estratégicas para inovação e políticas governamentais) e internos (capacidade de inovação, orientação para o mercado internacional e habilidades de marketing internacional).
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
22

Dallari, Pedro Bohomoletz de Abreu. "A afirmação do direito internacional público em contextos de crise global." Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo 115 (December 30, 2020): 247–71. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v115p247-271.

Повний текст джерела
Анотація:
A reflexão acadêmica em torno do impacto, para a sociedade mundial, da crise decorrente da disseminação global do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e da doença por ele causada (Covid-19) tem levado a diversos e distintos cenários imaginados para a pós-pandemia. Por meio da consideração da evolução histórica de seu acervo normativo e de seus institutos, o direito internacional público apresenta elementos que podem contribuir para essa reflexão. Uma das decorrências das crises globais tem sido justamente a afirmação do direito internacional público como ambiente privilegiado para a fixação de paradigmas voltados a orientar a sociedade mundial na reconfiguração de seu funcionamento, em um contexto inexorável de maior integração. Na sequência de cada crise global – dado o impacto geograficamente amplo da crise e a necessidade de se lograr, face ao risco a ela imanente, estabilidade na ordem internacional –, deram-se, para além de qualquer motivação idealista, o fortalecimento do multilateralismo e a expansão do direito internacional público. A aferição dessa correlação pode ser feita pela análise das transformações vivenciadas pelo direito internacional público na esteira tanto de crises globais generalizadas, marcadas pelo colapso da segurança internacional, como de crises globais tópicas, da qual é exemplo a crise sanitária desencadeada pela pandemia da Covid-19. A compreensão do risco para a estabilidade mundial que esta pandemia acarreta fará com que importantes temas que ficaram estagnados nos últimos anos – o aquecimento global, a vulnerabilidade social, as assimetrias na economia internacional – tenham que voltar à pauta de negociação de um multilateralismo renovado, gerando novo impulso na evolução do direito internacional público.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
23

Wrege, Marcos Silveira, Elenice Fritzsons, Márcia Toffani Simão Soares, Itamar Antônio Bognola, Valderês Aparecida de Sousa, Letícia Penno de Sousa, João Bosco Vasconcellos Gomes, et al. "Distribuição natural e habitat da araucária frente às mudanças climáticas globais." Pesquisa Florestal Brasileira 37, no. 91 (September 29, 2017): 331. http://dx.doi.org/10.4336/2017.pfb.37.91.1413.

Повний текст джерела
Анотація:
A araucária (Araucaria angustifolia (Bertol.) O. Kuntze.), conhecida como pinheiro-do-paraná, é uma espécie florestal nativa do Brasil, adaptada às regiões serranas frias e úmidas do sul e do sudeste do país e torna-se vulnerável diante das mudanças climáticas globais. Apresenta grande valor econômico, social e ambiental, pois é uma das espécies nativas com maior incremento e potencial de ganho genético, apresenta excelente qualidade de madeira e ainda produz sementes que podem ser usadas na alimentação humana e animal. Com o objetivo de conhecer a distribuição natural atual e o habitat das populações, percorremos parte das bordas da região de ocorrência da araucária, marcando a posição geográfica e altitude. Com as informações de campo, juntamente com dados secundários do Centro de Informações Ambientais (CRIA), mapeamos a distribuição da araucária no presente e simulamos para as próximas décadas, considerando a projeção de cenários climáticos futuros. Estes estudos são essenciais para a melhor compreensão dos riscos de extinção e das medidas mitigadoras que poderiam ser adotadas para reduzir os impactos das mudanças climáticas globais sobre a espécie, contribuindo, dessa maneira, para a sua conservação.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
24

Cini, Ricardo De Amorim, Caroline Filla Rosaneli, and Anor Sganzerla. "Soberania alimentar na agenda de desenvolvimento sustentável." Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD 8, no. 16 (December 18, 2019): 458–89. http://dx.doi.org/10.30612/rmufgd.v8i16.9574.

Повний текст джерела
Анотація:
A produção de alimentos, da forma hegemônica, é uma das principais responsáveis pelos danos ao meio ambiente e crise climática. Além disso, o sistema agroalimentar, inserido numa lógica mercadológica que desvincula os aspectos éticos, sociais, culturais e humanos da alimentação, não consegue responder aos problemas da fome, má alimentação, produção sustentável, e democratização do acesso à terra, água e alimentos. Posto isso, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) surgem como uma iniciativa internacional, construídos com metas globais, alinhando-se aos aspectos econômicos, sociais e ambientais para atingir o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, fez-se uma análise crítica dos ODSs, através do conceito de soberania alimentar, que preconiza a autonomia dos povos em decidirem sobre sua própria alimentação, e, sua conexão com a bioética e os direitos humanos. O documento, por mais que traga algumas metas essenciais, principalmente relacionadas à sustentabilidade ambiental, não relaciona os problemas ambientais à produção, distribuição e consumo de alimentos. Além disso, não discute Doenças crônicas não transmissíveis, relacionadas ao padrão de dieta atual, como também não indica a garantia da alimentação como um direito humano.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
25

Marques, Natan de Souza, Roberto Sbragia, and Aline Mariane De Faria. "Gestão da ciência, tecnologia e inovação: as perspectivas do Brasil face ao contexto internacional." Revista Gestão & Tecnologia 17, no. 4 (December 20, 2017): 43–78. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i4.1260.

Повний текст джерела
Анотація:
Economias globais aliadas a mercados dinâmicos e complexos têm lançado às nações uma demanda por proatividade na busca da vantagem competitiva, característica que impulsiona o crescimento econômico e torna uma nação competitiva no cenário mundial. Alcançar vantagem competitiva, no entanto, exige esforços direcionados para Políticas de Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação, as quais, se bem implementadas, permitem a construção de Sistemas Nacionais de Inovação (SNI) fortes, facilitando a formação de empresas inovadoras. O presente artigo, a partir de dados secundários, analisa as perspectivas do Brasil face ao contexto internacional no tocante aos indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, o perfil de suas empresas inovadoras e o papel da gestão nesse ambiente. As conclusões indicam que o país, embora um dos ainda mais ativos no continente latino-americano, não conseguiu ainda uma posição de destaque como inovador. Um dos fatores que mais determinam esse posicionamento é a baixa interação entre Universidades, Empresas e Governo como peças fundamentais e harmonicamente atuantes para a promoção da inovação. Por fim, empresas inovadoras requerem práticas de gestão que aliem a capacitação à inovação, e desta à competitividade, numa autentica inovação de valor.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
26

Silva, Jefferson Jeremias, Daniel Marcondes de Mello, Ricardo Francisco Pires, and Sandra Cristina Dantas. "Estudo termodinâmico do equilíbrio líquido-líquido para o sistema acetato de etila + ácido acético + água." Research, Society and Development 11, no. 7 (May 16, 2022): e9311729685. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i7.29685.

Повний текст джерела
Анотація:
Quando pares de espécies químicas líquidas são misturadas, regiões bifásicas podem aparecer no sistema ao invés de uma região monofásica. Quando essas fases estão em equilíbrio, diz que o sistema está em equilíbrio líquido-líquido. Esse fenômeno tem grande relevância no ambiente industrial e nas operações unitárias, como a extração líquido-líquido. Neste trabalho foi realizada a modelagem termodinâmica de um sistema ternário composto por água + ácido acético + acetato de etila em duas temperaturas, 10 e 30ºC. A consistência termodinâmica dos dados experimentais foi verificada a partir das correlações de Othmer-Tobias e Hand, obtendo-se um coeficiente de correlação superior a 0,99. A capacidade de extração do solvente (acetato de etila) na separação do soluto (ácido acético) foi avaliada a partir do coeficiente de distribuição e o fator de separação. A modelagem termodinâmica se deu para predizer o equilíbrio líquido-líquido a partir dos modelos de Non Random Two-Liquids (NRTL) e o método Universal Quase-Chemical (UNIQUAC) utilizando a abordagem gamma-gamma para comparar com os resultados obtidos experimentalmente. Os desvios médios globais foram 1,63% e 2,39 para os modelos UNIQUAC e NRTL respectivamente, mostrando então serem efetivos para predizer o equilíbrio líquido-líquido.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
27

Ferreira, Catia Balduino, Carlo Ralph De Musis, and José De Souza Nogueira. "Representações Sociais Sobre as Mudanças Climáticas Globais dos Formandos em Engenharia Civil da Universidade de Cuiabá." UNICIÊNCIAS 20, no. 2 (January 16, 2017): 76. http://dx.doi.org/10.17921/1415-5141.2016v20n2p76-81.

Повний текст джерела
Анотація:
As mudanças no clima nos grandes centros urbanos provocadas pela substituição da cobertura vegetal pelo concreto e asfalto, associado ao aumento da atividade industrial e da poluição de veículos automotores têm provocado a formação de ilhas de calor, com temperaturas até 10° C mais elevadas nas zonas centrais das cidades em relação às áreas periféricas ou rurais. O crescimento acelerado dos grandes centros urbanos exige, neste âmbito, a formação de profissionais da engenharia civil com capacidade de planejar e adotar medidas que visem minimizar estes efeitos. O objetivo do trabalho foi estudar a percepção de discentes do décimo semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade de Cuiabá sobre Mudanças Climáticas Globais. Em 2014, 51 acadêmicos responderam questionários estruturados sobre dados demográficos relacionados ao tema. Utilizando a Técnica de Associação Livre de Palavras, os discentes evocaram cinco expressões que originaram oito categorias: Aquecimento Global, Capitalismo, Crescimento Urbano, Desenvolvimento Sustentável, Desmatamento,Educação Ambiental, Efeito Estufa e Poluição. A categoria de maior relevância foi o Aquecimento Global, em 82,7% dos discentes;e a menor foi o Crescimento Urbano com 15,4% dos discentes. Apesar da grade curricular do Projeto Pedagógico do Curso conterdisciplinas, que contemplam questões ambientais, como: Gestão Ambiental na Construção Civil e Saneamento Ambiental, os sujeitosda pesquisa apresentaram representações sobre as mudanças climáticas globais aninhadas ao senso comum e com baixa criticidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
28

Gonzaga, Claudio Angelo Correa, Tereza de Assis Fernandes, Jeferson Lamartine Boldrin, Marcelo dos Santos Alves Correa, José Guilherme Roquette, Normandes Matos da Silva, Domingos Sávio Barbosa, et al. "Sensoriamento remoto e o monitoramento da degradação florestal por entidades governamentais do Brasil." Research, Society and Development 11, no. 5 (April 7, 2022): e28811528323. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28323.

Повний текст джерела
Анотація:
A proteção efetiva dos remanescentes vegetais nativos presentes no território brasileiro, é uma das principais contribuições que o país deve adotar na Década Restauração de Ecossistemas (2021-2030) promulgada pela ONU. O objetivo do trabalho foi apresentar um cenário geral de como entidades governamentais que lidam com a proteção ambiental podem utilizar plataformas digitais construídas a partir de dados remotos satelitais, como suporte ao planejamento estratégico orientado ao controle da degradação ambiental. Cita-se exemplos bem sucedidos de base de dados que apoia o controle da supressão vegetal e incêndios florestais ilegais, tais como projetos brasileiros de emissão de alertas de degradação, como o DETER e PRODES do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e de plataformas globais, como o Global Forest Watch com finalidades semelhantes. Houve a apresentação de um singelo histórico do uso de ferramentas de geotecnologias sob a forma de plataformas de dados gratutitas, com dados da cobertura vegetal. Apresentamos estudos de caso de uso de plataformas digitais incorporadas na gestão ambiental dos Ministerios Públicos Estaduais, como o caso de Mato Grosso, e Ministério Público Federal. Ressaltamos a importância da incorporação de tecnologias por parte de entidades públicas que promovem sinergias entre o meio científico e tecnonógico e o meio jurídico, a fim de avançarmos na definição de protocolos que tragam mais segurança jurídica, para a devida validação da prova judicial, que pode responsabilizar de forma efetiva quem pratica ilícitos ambientais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
29

Pereira, Lorena Izá. "DATALUTA estrangeirização da terra." Revista Campo-Território 16, no. 42 Out. (October 28, 2021): 68–85. http://dx.doi.org/10.14393/rct164203.

Повний текст джерела
Анотація:
A realidade está em constante movimento e nos coloca a necessidade de avançarmos em certos debates. Diante de um contexto de convergência de múltiplas crises ou discursos de crises (alimentar, ambiental, climática, energética e financeira) e mudanças Geopolíticas globais, a corrida mundial por terras intensifica-se. É neste cenário que a categoria de estrangeirização da terra do Banco de Dados da Luta pela Terra (DATALUTA) é foi criada. Assim, este artigo tem como objetivo debater acerca da criação da categoria DATALUTA Estrangeirização da terra, bem como explorar os avanços teóricos e metodológicos da mesma. Nestes sete anos de pesquisa o DATALUTA Estrangeirização da terra passou por diferentes processos que reverberaram na qualificação do mesmo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
30

Santos, Patrícia da Costa, Allani Christine Monteiro Alves da Rocha, Elysson David de Santana Lima, João Paulo de Oliveira Santos, Kennedy Santos Gonzaga, Paulo Henrique de Almeida Cartaxo, Adriana da Silva Santos, Luis Eugênio Lessa Bulhões, and Williams Raphael de Souza Morais. "Geração de resíduos sólidos urbanos: aplicação de um indicador de sustentabilidade em um município do semiárido alagoano." Research, Society and Development 9, no. 8 (July 2, 2020): e244985661. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5661.

Повний текст джерела
Анотація:
O grande aumento da população humana nas últimas décadas, associado as diversas atividades antrópicas trouxe um incremento considerável na geração de resíduos, principalmente os resíduos sólidos urbanos (RSU). Visando quantificar essa apropriação sobre o meio ambiente, diversas ferramentas foram desenvolvidas, com especial destaque para a Pegada Ecológica (PE), um dos indicadores de sustentabilidade mais difundidos na atualidade. O presente trabalho objetivou analisar a geração e a gravimetria dos resíduos sólidos urbanos e aplicar a Pegada Ecológica para a geração desses materiais no município de Dois Riachos, Alagoas, e foi pautado em uma pesquisa descritiva e com natureza quantitativa. Os dados relativos à geração e gravimetria foram obtidos através do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de Alagoas. Foram quantificados a PE per capita e total da área de estudo. Os resultados mostraram uma taxa de geração per capita de RSU de 0,57 kg/dia por habitante, o que levou a uma produção anual de 1168 toneladas, composta em sua maioria (64,85%) de material orgânico. A PE per capita foi de 0,1160 hectares globais (gha), já a PE total dos RSU foi de 651,41 gha. A Pegada Ecológica se mostrou como um indicador de fácil aplicação e interpretação dos resultados.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
31

Zenni, Rafael Dudeque, Michele De Sá Dechoum, and Sílvia Renate Ziller. "Dez anos do informe brasileiro sobre espécies exóticas invasoras: avanços, lacunas e direções futuras." Biotemas 29, no. 1 (February 5, 2016): 133. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n1p133.

Повний текст джерела
Анотація:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n1p133Em 2004, o Ministério do Meio Ambiente contratou a elaboração do Informe Nacional sobre Espécies Exóticas Invasoras, cujos objetivos eram a coleta, a sistematização e a divulgação de informações no Brasil. Neste artigo, revisamos o que existia de conhecimento científico e normativas legais sobre invasões biológicas no Brasil antes do Informe, fazemos uma avaliação dos avanços e lacunas nos 10 anos pós-Informe e sugerimos direções futuras. Encontramos 143 artigos científicos e 65 marcos legais sobre espécies exóticas invasoras publicados entre 1999 e 2014. Os dados indicam que o Informe Nacional representa um divisor de águas para o tema no Brasil, a partir do qual aumentou a frequência da publicação de normas legais e pesquisas científicas. Identificamos avanços, ainda que aquém do necessário para considerar o tema consolidado no país. Os avanços obtidos se devem em parte à mobilização do terceiro setor e a grupos de pesquisa trabalhando separadamente. Para os próximos anos devem ser promovidos projetos de pesquisa, manejo e gestão mais ambiciosos e relevantes para fazer avançar o tema no país, contribuir para seu avanço em termos globais, embasar ações práticas de manejo e consolidar um arcabouço legal integrado que efetivamente permita-nos prevenir, manejar e controlar invasões biológicas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
32

Rufato Machado, Isabela Beatriz. "A necessidade de resiliência nas cidades perante o desafio das mudanças climáticas." PerCursos 22, no. 49 (September 10, 2021): 152–70. http://dx.doi.org/10.5965/1984724622492021152.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo menciona uma perspectiva normativa onde a resiliência urbana é estabelecida como uma solução parcial frente o risco de desastres, propondo também uma maior consciência das potenciais consequências das mudanças climáticas e expondo dados preocupantes sobre as incidências e oscilações globais de temperatura, elevação do nível do mar, derretimento do gelo, etc., que pouco a pouco estão progredindo rumo a um caminho que vai ser fatal, tanto para a natureza, como para o ambiente urbano e a vida das pessoas. O urbanismo resiliente ganha cada vez mais relevância, pois, além de tentar tratar o problema da exposição ao risco nas cidades, o conceito está relacionado a medidas para aumentar a capacidade de prevenção e adaptação de um território, ou população, diante de riscos, catástrofes e situações desfavoráveis que uma sociedade suporta ou pode vir a suportar e, acima de tudo, foca na transformação que isso gera. Entretanto, a questão apresenta inúmeros desafios que devem ser analisados e discutidos para que as aplicações sejam bem sucedidas, pois a maioria da população mundial acabará vivendo em áreas urbanizadas, sendo crítico e urgente avaliar, planificar, monitorar e aplicar a resiliência urbana, especialmente nos países de baixa renda, os quais podem vir a ser os mais afetados diante a esse cenário.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
33

Pereira, Hugo, and Márcio Catalunha. "Elaboração de uma aplicação web para delimitação automática e caracterização morfométrica de bacias hidrográficas usando o R." Revista Brasileira de Geomática 7, no. 3 (December 31, 2019): 170. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v7n3.9383.

Повний текст джерела
Анотація:
O projeto e planejamento de recursos hídricos, necessita de informações que permitam a avaliação do comportamento hidrológico da bacia. Para isso é útil quantificar todas as suas características morfométricas, considerando a estreita relação entre o relevo e a resposta hídrica das bacias. Dados hidrológicos são menos disponíveis do que dados topográficos e sendo assim, a partir da topografia pode-se estimar indiretamente os valores hidrológicos em locais nos quais faltem este tipo de dados. Comumente, para se iniciar uma análise hidrológica ou ambiental, preliminarmente procede-se a delimitação da bacia hidrográfica, que por volta de três décadas atrás, estas atividades eram executadas manualmente. Com o advento dos softwares SIG e da representação digital do relevo por meio de técnicas de sensoriamento remoto, tornou-se possível automatizar esta tarefa. A partir disso, buscou-se com este trabalho elaborar uma aplicação WEB, utilizando a linguagem computacional R, para delimitação e caracterização morfométrica de bacias hidrográficas, utilizando Modelos Digitais de Elevação (MDE) globais, de forma automática e que permita fornecer rapidamente os parâmetros morfométricos, proporcionando ao usuário concluir também pelo modelo que mais se adeque a sua necessidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
34

Silva Junior, Juarez Antonio, and Admilson Da Penha Pacheco. "Avaliação de incêndio em ambiente de Caatinga a partir de imagens Landsat-8, índice de vegetação realçado e análise por componentes principais." Ciência Florestal 31, no. 1 (March 15, 2021): 417–39. http://dx.doi.org/10.5902/1980509843818.

Повний текст джерела
Анотація:
O fogo é um fator importante na perturbação e perda de florestas secas tropicais globais. Os incêndios florestais exercem um papel ecológico relevante, pois afetam a biodiversidade local, as propriedades do solo e o suprimento de água. O bioma Caatinga apresenta um alto nível de degradação de atividades antrópicas e naturais, sendo extremamente afetado por incêndios originados predominantemente por atividades humanas. O sensoriamento remoto orbital, por apresentar características espaciais, espectrais e temporais específicas, é uma alternativa tecnológica imprescindível no monitoramento de áreas afetadas pelo fogo na superfície terrestre. Este trabalho teve como objetivo analisar, no âmbito espacial, espectral e temporal, o comportamento de um incêndio em ambiente de Caatinga a partir de Imagens Landsat-8, Índice de Vegetação Realçado e Análise por Componentes Principais. A quantificação de características da vegetação derivada do índice espectral fornece uma melhor avaliação da condição física da superfície terrestre sob efeitos do fogo. Técnicas de sensoriamento remoto e estatística multivariada foram utilizadas para avaliar comportamento espectral da vegetação nativa exposta a eventos de incêndio do bioma Caatinga. Os resultados do Teste de Normalidade Kolmogorov-Smirnov apresentaram um nível de significância de 5 %. A integração dos métodos estatísticos de Regressão Linear Simples e Análise por Componentes Principais possibilitaram diagnósticos importantes nas estimativas e/ou relacionamentos entre as variáveis aleatórias. A técnica multivariada permitiu avaliar 94% da variação de dados. Os mapas resultantes da metodologia testada representam um aprimoramento importante no mapeamento da distribuição da vegetação. Este estudo gera indicativos para futuras pesquisas científicas vinculadas ao gerenciamento do espaço relacionado à vulnerabilidade e recuperação de paisagens de vegetação do clima semiárido sob situações de fogo geradas por incêndios.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
35

Roso, Vinícius Rückert, Macklini Dalla Nora, Mario Eduardo Santos Martins, and Paulo Romeu Moreira Machado. "Consumo de combustível e emissões de poluentes em um motor Diesel convertido a etanol para geração térmica de energia elétrica." Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas 37, no. 1 (March 16, 2016): 131. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2016v37n1p131.

Повний текст джерела
Анотація:
<p>Nos esforços globais para a minimização nas emissões de gases do efeito estufa e redução da pegada de carbono, combustíveis renováveis têm sido extensivamente utilizados em substituição aos combustíveis fósseis nos motores de combustão interna. Particularmente para geração de energia elétrica local, motores diesel são os mais utilizados devido à elevada eficiência térmica e a robustez, se comparado a motores de ignição por centelha. Entretanto, estes sistemas apresentam elevados níveis de emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e material particulado, trazendo sérias consequências para o meio ambiente. Assim, esta pesquisa combina simulação computacional e resultados experimentais da conversão de um motor diesel para a operação com etanol, sendo sua utilização na geração de energia elétrica. Como este combustível renovável é largamente produzido no Brasil utilizando a cana-de-açúcar, acaba por possuir seu custo reduzido em especial próximo à produtores e refinarias. Dados experimentais foram utilizados na validação do modelo computacional unidimensional desenvolvido para a conversão, onde resultados foram analisados para a comparação de ambos combustíveis. Análises econômicas para diferentes condições de carga forneceram informações de custos operacionais em locais próximos às fontes de produção de etanol. Os resultados apontam as vantagens no uso do combustível renovável para a geração de energia elétrica, como o custo reduzido e a menor emissão de NOx ao longo de toda a gama de operação.</p>
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
36

Feitosa, Paulo. "Mudanças Climáticas como um Fator Exógenoque afeta o Comportamento de Busca Tecnológica." Revista de Administração, Sociedade e Inovação 7, no. 1 (January 1, 2021): 27–48. http://dx.doi.org/10.20401/rasi.7.1.514.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo tem como objetivo examinar o processo de mudanças climáticas globais como um fator exógeno que modifica o grau e a direção do comportamento de busca tecnológica das firmas. A análise organiza a literatura principal em três níveis principais, da firma, dado o esgotamento tecnológico e a expansão para além de mercados nacionais, do mercado, diante de condições específicas da sua evolução que afetam o seu funcionamento e a distribuição de incentivos, e do sistema, que reflete os estímulos para realização de atividades inovativas a partir de diferentes condições de oportunidade tecnológica. Procura-se demonstrar, a partir da literatura subjacente, que as transformações no ambiente tecnológico promovidas pelas mudanças climáticas constituem um importante fator exógeno capaz de alterar a forma como as firmas conduzem sua atividade de busca tecnológica. Nesse sentido, a contribuição do artigo consiste em relacionar essas transformações em três níveis principais
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
37

Rodrigues, Bruno Timóteo, Mikael Timóteo Rodrigues, Felipe De Souza Nogueira Tagliarini, Arilson José De Oliveira Júnior, and Sérgio Campos. "ACURÁCIA DO TOPODATA PROCESSADA À VERDADE TOPOGRÁFICA DE MACEIÓ-AL." ENERGIA NA AGRICULTURA 33, no. 2 (August 1, 2018): 162–68. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2018v33n2p162-168.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo do presente estudo foi analisar a qualidade e precisão dos dados SRTM processados ao Projeto TOPODATA, que oferece o Modelo Digital de Elevação (MDE) e suas derivações locais, validado por meio da verdade topográfica do município de Maceió - AL. Foi elaborada uma análise detalhada para detecção, melhoramento, validação e correção de alguns erros referentes às cotas altimétricas pertencentes às respectivas curvas de nível, onde foi aplicada a ferramenta de interpolação TIN (malha irregular de triangulação), assim, gerando do Modelo Digital de Elevação (MDE) em formato matricial representando a Verdade Terrestre. O MDE de altimetría da base de dados TOPODATA foi importado para o software QGIS 2.2.0, isolando as áreas de real interesse, originando um novo arquivo matricial representativo para cruzamento na matriz de confusão e validação por meio do Índice Kappa. Foi observado que matriz de confusão apresentou resultados satisfatórios, onde cada classe teve maiores valores globais nos cruzamentos entre a Verdade Topográfica e os dados TOPODATA. No entanto, alguns locais com relevo plano, o TOPODATA apresentou algumas subestimações e com relevo acidentado superestimação. De modo geral, a avaliação da acurácia do TOPODATA processada à Verdade Topográfica de Maceió apresenta um MDT de boa classificação, o que confere a tal produto uma alternativa viável e rápida para mapeamento e modelagem ambiental.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
38

Caldoncelli Gomes, Lucas, Leila Vaz da Silva, and Daniela Ferreira. "Planeamento estratégico aplicado à carreira musical." e3 4, no. 1 (July 11, 2018): 81–114. http://dx.doi.org/10.29073/e3.v4i1.83.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo apresenta as principais etapas para o desenvolvimento de um planeamento estratégico para um empreendimento musical. Além das habilidades artísticas necessárias, a gestão estratégica apresenta-se como uma ferramenta fundamental para que se consiga alavancar uma carreira artística. Através desse documento foram definidas abordagens e conceitos necessários para se traçar os princípios norteadores (valores, missão e visão) e determinar os objetivos organizacionais. Além disso, realizou-se um trabalho exploratório dos ambientes que compõem o mercado musical na cidade de Belo Horizonte. A metodologia adotada para o estudo foi quanto aos fins exploratória, descritiva e aplicada. Quanto aos meios, tratou-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados deu-se por meio de entrevista com empreendedores do segmento musical e questionário estruturado aplicado via internet, para a pesquisa concorrencial. Após a etapa de coleta de dados, foi elaborado um plano estratégico, especificando os objetivos estratégicos globais desejados pelo artista, a fim de se elaborar um plano de ação a ser aplicado no desenvolvimento do empreendimento musical em questão.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
39

Silva, Leonardo França da, Marcos Antonio Pereira da Fonseca Maltez, Emilia Pereira Fernandes da Silva, Kamila Cristina de Credo Assis, Maria Clara Lelles Moreira Begueline, and Bruna Nogueira Rezende. "Mapeamento das classes do cadastro ambiental rural (CAR) De imóveis rurais familiares e não familiares nas chapadas e grotas do alto Jequitinhonha-MG." Holos Environment 21, no. 1 (February 28, 2021): 160–72. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v21i1.12414.

Повний текст джерела
Анотація:
Com o avanço da tecnologia da informação e o advento das geotecnologias, quanto maior o número de informações globais, regionais e locais, maior é a possibilidade de sucesso do planejamento. o presente artigo teve como objetivo sobrepor informações dos imóveis rurais, áreas de vegetação preservada e nascentes em áreas da agricultura familiar e não familiar, na região das chapadas e grotas do Alto Jequitinhonha, utilizando como banco de dados as informações disponibilizadas pelo SICAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica e informações topográficas fornecidas pelo SRTM. Para o processamento das informações foi utilizado software de geoprocessamento ArcGis 10.3. A sobreposição das informações se deu a partir das ferramentas do próprio software. Foi possivel que a região do Alto Jequitinhonha é uma região de agricultura familiar tradicional e numerosa, onde o relevo formado por chapadas e grotas determinou os diferentes processos de ocupação e uso dos solos na região. A chegada de grandes empreendimentos, principalmente o reflorestamento com eucalipto, alterou drasticamente a dinâmica da região, a partir dos dados do CAR foi possível observar as mudanças no uso e posse da terra, recursos hídricos e vegetação nativa.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
40

Albuquerque, Winnie Moreira, and Filipe Augusto Xavier Lima. "Desenvolvimento territorial do Ceará: uma análise a partir de índices e indicadores." Revista Cerrados 19, no. 02 (July 1, 2021): 52–80. http://dx.doi.org/10.46551/rc24482692202119.

Повний текст джерела
Анотація:
No presente trabalho, são discutidos os índices de desenvolvimento territorial, aplicando e analisando dados dos municípios do estado do Ceará. Para isso, foram utilizadas quatro dimensões na análise: ambiental, político-institucional, econômica e espacial, através de duas variáveis que retratam cada uma das dimensões. Além disso, buscou-se identificar, por meio do índice de Moran, características relativas à dependência espacial entre os municípios e entre seus respectivos índices de desenvolvimento territorial. A forma de calcular o índice de desenvolvimento territorial seguiu os passos dados no cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Índice de Desenvolvimento Sustentável aplicado por Sepúlveda (2005; 2008). Em seguida, foram calculados os índices de correlação espacial de Moran, globais e locais para o desenvolvimento territorial, identificando assim, clusters pelo Ceará. No que diz respeito aos resultados, contatou-se que os melhores índices de desenvolvimento territorial foram obtidos pelos municípios de Fortaleza, Eusébio e Sobral. Também foi identificada, por meio dos índices de Moran local e global, a existência de cinco clusters principais. Deste modo, a existência de poucos agrupamentos indica deficiências que impedem o estopim para o desenvolvimento territorial do estado.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
41

Feitosa, Maria José da Silva, and Carla Regina Pasa Gómez. "Aplicação do Tourism Ecological Footprint Method para avaliação dos Impactos Ambientais do Turismo em Ilhas: um estudo em Fernando de Noronha." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 7, no. 2 (August 20, 2013): 220–38. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v7i2.509.

Повний текст джерела
Анотація:
O turismo pode gerar impactos positivos e negativos. Dentre os positivos, há o crescimento econômico, a geração de emprego e renda, a preservação ambiental, a disseminação do conhecimento. Em relação aos impactos negativos, observa-se a degradação dos recursos naturais. Essa interferência negativa pode ser mitigada por meio da aplicação de ferramentas como o Método da Pegada Ecológica do Turismo. Esse instrumento avalia o impacto ambiental da atividade turística em destinos turísticos insulares, como é o caso de Fernando de Noronha (FN) – PE. Assim sendo, esse estudo se propõe a verificar o impacto ambiental do turismo em Fernando de Noronha – PE, sob a ótica da Pegada Ecológica do Turismo. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, com dados secundários. Esses foram analisados por meio das diretrizes propostas pelo referido método. Os resultados apontam que o turismo realizado em FN provoca um impacto ambiental negativo, o qual pode ser visualizado no déficit ecológico de 26,7548 hectares globais. Esse achado alerta para necessidade de se adotarem medidas como a substituição da matriz energética utilizada na ilha, bem como a conscientização dos turistas em relação à conservação dos recursos naturais do destino.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
42

Freitas, Tanise Dias, and Anelise Graciele Rambo. "Seguindo em busca do “Esquivo Desenvolvimento Regional”: considerações sobre avanços e desafios da PNDR no sul do Brasil." COLÓQUIO 16, no. 2 (December 31, 2018): 161–83. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v16i2.1221.

Повний текст джерела
Анотація:
Neste trabalho buscou-se tecer considerações sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) analisando seus avanços e desafios à luz das dinâmicas territoriais promovidas pelo Programa de Promoção da Sustentabilidade de Espaços Sub-regionais (Promeso), tendo como caso específico o estudo da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. O enfoque teórico está subsidiado na ideia de desenvolvimento como satisfação das necessidades humanas fundamentais, e que se fortalece na interação dos processos globais com os comportamentos locais, na interação do pessoal com o social, do planejamento com a autonomia e da sociedade civil com o Estado. No aspecto metodológico foram utilizados dados secundários provenientes de publicações oficiais sobre a PNDR, bem como pesquisa empírica realizada através da técnica de entrevista com os membros do fórum da mesorregião nos três estados do sul do Brasil. Assim, os resultados permitem afirmar que a PNDR avançou ao trazer para a agenda pública regiões e atores que anteriormente não eram foco das políticas de desenvolvimento. Por meio da referida política, atores locais/regionais passaram a discutir suas demandas, necessidades e interesses, valorizando o capital territorial. Verificaram-se avaliações positivas no que se refere à contribuição das políticas para o desenvolvimento, gerando renda, qualidade de vida e maior preocupação com o meio ambiente. Já sobre desafios, evidenciaram-se as ações pontuais dos projetos implementados, de caráter local e não regional, o forte vínculo dos planos aos recursos da política e a necessidade de maior participação dos atores locais e a interação com outras escalas de gestão do desenvolvimento regional.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
43

Silva, Alexandre Junior da, and Fabiano De Lima Nunes. "O S&OP COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORIA DO NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO EM UMA EMPRESA DE AUDIO PARA SALAS DE CINEMA DO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO." Revista Tecnologia e Tendências 10, no. 1 (March 12, 2019): 150. http://dx.doi.org/10.25112/rtt.v10i1.1481.

Повний текст джерела
Анотація:
O setor cervejeiro tem por característica histórica ser dominado por poucas empresas, contudo, nas últimas décadas tem crescido o número de cervejarias artesanais compondo o mercado. No Brasil, atividades de produção industrial devem passar pelo procedimento de licenciamento ambiental para que operem em consonância com as diretrizes ambientais, entretanto, algumas cidades brasileiras disponibilizaram nos últimos três anos, principalmente, decretos e leis que isentam as microcervejarias do licenciamento por acreditarem que essas não causem danos significativos ao meio ambiente. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo investigar a necessidade de licenciamento ambiental de microcervejarias, avaliando os principais aspectos e impactos ambientais desta atividade, por se tratar de uma operação industrial, ainda que em menor escala produtiva. Para atingir o objetivo foram realizadas visitas técnicas em duas microcervejarias e os seus indicadores ambientais foram levantados e comparados com os indicadores de grandes cervejarias, além de dados bibliográficos para o setor. Ainda são abordadas discussões acerca dos temas: licenciamento ambiental, processo produtivo e indicadores ambientais. Este trabalho apresenta os principais aspectos ambientais gerados pela produção artesanal de cervejas, sendo que ao final da pesquisa verificou-se que as microcervejarias, ainda que gerem indicadores de consumo de água, geração de efluentes e resíduos sólidos por litro de cerveja produzida bastante superiores às grandes cervejarias, não apresentam aspectos globais tão significativos comparativamente. Apesar disso, percebe-se que o licenciamento ambiental é um instrumento importante no controle do ambiente em que está inserido o objeto deste estudo, podendo auxiliar especialmente na melhoria dos indicadores ambientais das microcervejarias.Palavras-chave: Indicadores ambientais. Licenciamento ambiental. Microcervejarias.ABSTRACTThe brewery sector has the historical characteristic of being dominated by few companies, however, during the last decades the number of craft breweries composing the market has grown. In Brazil, industrial production activities must pass through the environmental licensing procedure in order to operate according to the environmental guidelines, in the meantime, some Brazilian cities made available mainly in the last three years, decrees and laws that release microbreweries from the need for environmental licensing, since the public agencies believe they do not cause significant damage to the environment. In this context, the purpose of this study is to investigate the need of environmental licensing, evaluating the main aspects and environmental impacts of this activity, since it is an industrial operation, even on a smaller productive scale. To achieve the objective, technical visits were made in two microbreweries and their environmental indicators were collected and compared with the indicators of large breweries, besides bibliographic data of the sector. It is still addressed in this paper a discussion about the themes: environmental licensing, productive process and environmental indicators. This study presents the main environmental aspects generated by the craft production of beer and at the end of the research it was verified that the microbreweries do not present significant environmental impacts compared to large scale production, although they show higher indicators of water consumption, liquid effluents and solid waste generation per liter of beer produced when compared to large breweries. Nevertheless, it is noticed that the environmental licensing is an important instrument in the control of the environment in which the object of this study is inserted and it could mainly promote an improvement of environmental indicators of microbreweries. Keywords: Environmental indicators. Environmental licensing. Microbreweries.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
44

Torres, Isadora Corrês, and Éverton Hansen. "LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MICROCERVEJARIAS: UMA AVALIAÇÃO BASEADA NOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO SETOR." Revista Tecnologia e Tendências 10, no. 1 (March 12, 2019): 182. http://dx.doi.org/10.25112/rtt.v10i1.1736.

Повний текст джерела
Анотація:
O setor cervejeiro tem por característica histórica ser dominado por poucas empresas, contudo, nas últimas décadas tem crescido o número de cervejarias artesanais compondo o mercado. No Brasil, atividades de produção industrial devem passar pelo procedimento de licenciamento ambiental para que operem em consonância com as diretrizes ambientais, entretanto, algumas cidades brasileiras disponibilizaram nos últimos três anos, principalmente, decretos e leis que isentam as microcervejarias do licenciamento por acreditarem que essas não causem danos significativos ao meio ambiente. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo investigar a necessidade de licenciamento ambiental de microcervejarias, avaliando os principais aspectos e impactos ambientais desta atividade, por se tratar de uma operação industrial, ainda que em menor escala produtiva. Para atingir o objetivo foram realizadas visitas técnicas em duas microcervejarias e os seus indicadores ambientais foram levantados e comparados com os indicadores de grandes cervejarias, além de dados bibliográficos para o setor. Ainda são abordadas discussões acerca dos temas: licenciamento ambiental, processo produtivo e indicadores ambientais. Este trabalho apresenta os principais aspectos ambientais gerados pela produção artesanal de cervejas, sendo que ao final da pesquisa verificou-se que as microcervejarias, ainda que gerem indicadores de consumo de água, geração de efluentes e resíduos sólidos por litro de cerveja produzida bastante superiores às grandes cervejarias, não apresentam aspectos globais tão significativos comparativamente. Apesar disso, percebe-se que o licenciamento ambiental é um instrumento importante no controle do ambiente em que está inserido o objeto deste estudo, podendo auxiliar especialmente na melhoria dos indicadores ambientais das microcervejarias.Palavras-chave: Indicadores ambientais. Licenciamento ambiental. Microcervejarias.ABSTRACTThe brewery sector has the historical characteristic of being dominated by few companies, however, during the last decades the number of craft breweries composing the market has grown. In Brazil, industrial production activities must pass through the environmental licensing procedure in order to operate according to the environmental guidelines, in the meantime, some Brazilian cities made available mainly in the last three years, decrees and laws that release microbreweries from the need for environmental licensing, since the public agencies believe they do not cause significant damage to the environment. In this context, the purpose of this study is to investigate the need of environmental licensing, evaluating the main aspects and environmental impacts of this activity, since it is an industrial operation, even on a smaller productive scale. To achieve the objective, technical visits were made in two microbreweries and their environmental indicators were collected and compared with the indicators of large breweries, besides bibliographic data of the sector. It is still addressed in this paper a discussion about the themes: environmental licensing, productive process and environmental indicators. This study presents the main environmental aspects generated by the craft production of beer and at the end of the research it was verified that the microbreweries do not present significant environmental impacts compared to large scale production, although they show higher indicators of water consumption, liquid effluents and solid waste generation per liter of beer produced when compared to large breweries. Nevertheless, it is noticed that the environmental licensing is an important instrument in the control of the environment in which the object of this study is inserted and it could mainly promote an improvement of environmental indicators of microbreweries. Keywords: Environmental indicators. Environmental licensing. Microbreweries.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
45

Alcântara, Denise de, and Adriana Soares de Schueler. "Gestão das águas e sustentabilidade: desafios globais e respostas locais a partir do caso de Seropédica, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro." Cadernos Metrópole 17, no. 33 (May 2015): 109–26. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2015-3305.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo versa sobre o desenvolvimento territorial e a questão hídrica da região abrangida pela Bacia Sedimentar de Sepetiba, onde se situa Seropédica, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A partir de investigação tipomorfológica na escala regional, busca enfatizar sua relação com o abastecimento de água para a RMRJ; a presença do Aquífero Piranema, recurso hídrico em permanente risco ambiental devido às atividades de extração mineral; a expansão urbana/industrial em consequência dos grandes investimentos em curso; e a infraestrutura urbana precária, especialmente saneamento e drenagem pluvial. São apresentados, na escala regional, dados quali-quantitativos sobre potencialidades e fragilidades do território e, na local, propostas de intervenções e boas práticas para mitigação dos problemas hídricos verificados nos núcleos urbanizados.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
46

Rafael, Everton Tumilheiro, Jessica Martins de Gouveia, and Renata Cristina Schmidt Santos. "Inter-relação saúde meio ambiente: análise do conhecimento de profissionais que atuam na rede pública de saúde." Acta Scientiae Biological Research 2, no. 1 (June 30, 2017): 25–41. http://dx.doi.org/10.19141/2526-169x.actascientiae.v2.n1.p25-41.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo: Este projeto busca verificar o conhecimento de profissionais graduados na rede pública de saúde, com relação aos aspectos ambientais e suas possíveis intervenções na saúde humana e verificar as suas autoavaliações nesta temática. O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através de busca ativa de profissionais da Rede Pública de Saúde da zona sul da Grande São Paulo, utilizando-se, para este estudo, a técnica de “Snowball”. Achou-se necessária a discussão dos resultados, dividindo-se por duas categorias profissionais que representaram o maior número de entrevistados, enfermeiros e médicos. Houve diferenças de opinião das duas categorias profissionais de maiores representações nesta pesquisa, sendo que essas diferenças se devem principalmente à relatividade da Moradia Insalubre e Alterações Ambientais Globais com as possíveis doenças e lesões que pode desencadear. Este trabalho apresenta alguns profissionais que descartaram a possibilidade das relações de muitas doenças para com os fatores ambientais, contraditoriamente à Organização Mundial da Saúde. Visto a evidente dificuldade na associação de fatores ambientais com doenças e lesões e com respeito à conceituação de termos ambientais, necessita-se de incentivos e realizações de capacitações especializadas nesta temática, promovendo a reciclagem do conhecimento de profissionais da rede pública de saúde.Palavras-chaves: Saúde Pública; Saúde Ambiental; Meio Ambiente.Abstract: This project seeks to verify the knowledge of graduated professionals from the public health network about the environmental aspects and possible interventions in human health and check their self-assessments on this topic. This paper presents a descriptive exploratory search with a quantitative approach. Data were collected through active search for professionals in the Public Health in the south zone of São Paulo, using, for this study, the technique of “Snowball”. Found it necessary to discuss the results dividing it by two professional categories that represented the largest number of respondents, nurses and doctors. There were differences of opinion between the two biggest categories of professionals in this research, which are mainly due to relativity of Unhealthy Housing and Global Environmental Changes with possible illnesses and injuries that they can initiate. In this work were presented some professionals who have discarded relations for many diseases with environmental factors, contradictorily those recommended by WHO. Seeing the obvious difficulty in the association of environmental factors with diseases and injuries and with respect to the concept of environmental terms, it requires incentives and achievements of specialized skills in this subject promoting the public health network professionals’ recycling of knowledge.Keywords: Public Health, Environmental Health, Environment.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
47

Ribeiro da Cruz, Luciana, and Thelma Pontes Borges. "INFÂNCIA E POBREZA EM ARAGUAÍNA/TO NA PANDEMIA DA COVID-19." Revista Baru - Revista Brasileira de Assuntos Regionais e Urbanos 7, no. 2 (November 30, 2021): 24. http://dx.doi.org/10.18224/baru.v7i2.9155.

Повний текст джерела
Анотація:
Em uma década atípica em que a pandemia da COVID-19 atinge toda a população, de forma particular os mais vulneráveis, faz-se necessário refletir sobre os retrocessos nas agendas 2030, uma dura realidade potencializada com a crise sanitária, social, econômica e ambiental. Este artigo, resulta da observância de um dos indicadores globais transcritos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 01: Erradicação da Pobreza. A análise se circunscreveu a partir de dados secundários, no recorte espacial de Araguaína, cidade considerada de porte médio, localizada na região Norte do Estado do Tocantins, na Amazônia Legal e objetivou-se a pormenorizar as áreas geográficas em que residem famílias com crianças da primeira infância em situações de pobreza e extrema pobreza, matriculadas em CEIs/Creches e Pré-escolas municipais. Para tanto foram considerados dados de 43 unidades escolares, sendo 31 creches e 12 pré-escolas. Para extrema pobreza os dados foram emitidos pelas unidades de ensino e os de pobreza dos relatórios de módulos das crianças/famílias beneficiárias do programa social Bolsa família. Os resultados apontam que escolas mais distantes tem um percentual maior de crianças na primeira infância em situação de pobreza e extrema pobreza necessitando de um olhar diferenciado à ODS 01 e aos novos desafios impostos à infância frente a erradicação da pobreza. Uma atenção especial por parte da sociedade civil e dos governantes à urgente execução de planos específicos, ações fortalecidas e políticas públicas que alcancem as crianças de até 06 (seis) anos de idade e as suas famílias.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
48

López Domínguez, Delia Marlene, Silvia Elizabeth Bonilla Veloz, Elsy Labrada González, and María Fernanda Latorre Barragán. "Implementación de APPs: propuesta metodológica para impulsar la salud ambiental." Boletín de Malariología y Salud Ambiental 61, no. 2 (2021): 359–69. http://dx.doi.org/10.52808/bmsa.7e5.612.027.

Повний текст джерела
Анотація:
La salud ambiental es la relación entre el bienestar físico y psicosocial de personas y comunidades con el conjunto de condiciones físicas, químicas, biológicas, climáticas, socioculturales y económicas que las rodean. Los impactos de la producción agrícola, energética e industrial, así como la deforestación y el uso y manejo del agua y los desechos, se conocen como ambiente social, y han generado grandes y duraderas consecuencias que afectan tanto al ambiente como a los seres vivos. Actualmente una cuarta parte de las muertes globales están relacionadas con la salud ambiental, lo cual significa que es posible mejorar la salud humana al promover los ambientes saludables, en especial frente a los factores de riesgo ambiental modificables, que son aquellos razonablemente susceptibles a gestión o cambio dado el conocimiento y la tecnología actuales, los recursos y la aceptabilidad social. El objetivo de la investigación es incluir la tecnología como impulsora de la salud ambiental, considerando los contextos científico, tecnológico, económico y legal, en la creación de aplicaciones móviles (APPs) que empoderen a los ciudadanos, para que puedan reportar en tiempo real y con datos precisos los eventos y situaciones que afecten su medio ambiente (por aire, agua y tierra) en su comunidad; convirtiéndose además en un modelo metodológico viable para su desarrollo en localidades y ciudades de Latinoamérica y del mundo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
49

Sánchez Sánchez, Luz Mery. "Sostenibilidad del Balneario El Rodadero, Santa Marta, Colombia." Ambiente y Desarrollo 22, no. 42 (June 15, 2018): 1–15. http://dx.doi.org/10.11144/javeriana.ayd22-42.sber.

Повний текст джерела
Анотація:
La sostenibilidad en las dimensiones ambiental, sociocultural y económica; la subsidiariedad, la equidad, la eficiencia en la prestación de los servicios públicos y en la promoción del desarrollo económico local; la transparencia, el compromiso cívico y la ciudadanía, en especial las mujeres y los pobres, al igual que la seguridad de las personas y su ambiente, en conjunto con la unión y asociación de los grupos de interés públicos y privados, en forma vertical y horizontal, se constituyen en los principios de gobernabilidad urbana básicos establecidos por la Organización de las Naciones Unidas (ONU) (2005). En el ámbito turístico, es la brújula que debe direccionar la conversión de un destino turístico a uno sostenible, complementado con los lineamientos dados en el Programa 21 de la ONU, los Criterios Globales de Turismo Sostenible, la Carta Mundial de Turismo Sostenible +20 y la Organización Mundial del Turismo (OMT). Desde este contexto teórico, se determinan los factores de riesgo que pueden afectar la sostenibilidad del balneario El Rodadero, a partir de la descripción de los indicadores establecidos en la Norma Técnica Sectorial de Turismo- Destinos de Playa -Requisitos de Sostenibilidad (NTS-TS-001-2). Los datos provienen de la observación directa, y de algunos resultados de las encuestas aplicadas a turistas, empresarios, residentes, e informes de investigaciones relacionadas y boletines técnicos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
50

Bianchet, Ritanara Tayane, Ana Paula Provin, Guilherme Domingos Garcia, Anelise Leal Vieira Cubas, Ana Regina de Aguiar Dutra, and Rachel Faverzani Magnago. "PRODUÇÃO DE BRIQUETES UTILIZANDO RESÍDUOS AGRÍCOLAS DA LARANJA E BORRA DO CAFÉ." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 0I (August 18, 2020): 4. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e0i20204-19.

Повний текст джерела
Анотація:
A produção de laranja é uma das principais atividades da agroindústria no mundo, sendo fabricado mais de 80 milhões de toneladas anuais. Consequentemente, resíduos orgânicos são gerados e, muitas vezes, seu descarte inadequado corrobora para o aumento da degradação ambiental. Diante deste contexto, coletou-se dados do consumo de laranjas e do descarte das cascas através da visita ao restaurante Hoffmann (Florianópolis/SC) e borra de café do restaurante Tio João. Posteriormente, foi desenvolvido briquetes a partir destes resíduos, e avaliado o poder calorifico superior e inferior, resistência mecânica a tração, monitoramento de fumaça e cinzas, mostrando que os corpos de prova mais resistentes foram os que tiveram maior quantidade de casca de laranja. Quanto ao teor de cinzas encontrado nos espécimes foram de 4,89 a 5,63% e, por fim, o teste de sílica demonstrou oscilações nos resultados entre os espécimes. Os briquetes desenvolvidos podem ser uma possibilidade para a reutilização dos resíduos da casa de laranja e borra de café como substituto da lenha mitigando os problemas ambientais globais desencadeados por emissões de CO2.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії