Статті в журналах з теми "Origem socioeconômica dos estudantes"

Щоб переглянути інші типи публікацій з цієї теми, перейдіть за посиланням: Origem socioeconômica dos estudantes.

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся з топ-50 статей у журналах для дослідження на тему "Origem socioeconômica dos estudantes".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Переглядайте статті в журналах для різних дисциплін та оформлюйте правильно вашу бібліографію.

1

Honorato, Gabriela, Carolina Zuccarelli, and André Vieira. "Estratificação horizontal nas licenciaturas das instituições federais brasileiras." Revista Contemporânea de Educação 14, no. 29 (May 22, 2019): 28–53. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v14i29.21995.

Повний текст джерела
Анотація:
A ampliação das matrículas em cursos da área de Educação foi um dos principais vetores da expansãorecente do ensino superior brasileiro. O objetivo do artigo é analisar até que ponto essa expansãosignifica, de fato, democratização de oportunidades de formação em distintas carreiras docentes. Osresultados obtidos, a partir de exercícios realizados com os microdados do Exame Nacional de Desempenhode Estudantes 2014, revelam que as subáreas de Educação estão distintamente caracterizadasde acordo com a origem socioeconômica e marcas sociais dos/das estudantes. As evidências são discutidasa partir de bibliografia que trata da “democratização segregativa” do ensino superior e de sua“estratificação horizontal”.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Garcez, Pedro de Moraes. "QUEM É ESTUDANTE FALANTE DE PORTUGUÊS EM FAMÍLIAS DE ORIGEM BRASILEIRA EM TORONTO, CANADÁ? QUESTÕES DE CLASSE." Linguagem em (Dis)curso 18, no. 3 (December 2018): 729–49. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-180304-do0418.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo Filhos de famílias de migrantes de origem brasileira em Toronto podem ser vistos como estudantes falantes de português, expressão usada por direções escolares da cidade para identificar luso-canadenses marcados por insucesso escolar. Entrevistas com estudantes de origem brasileira que frequentavam escolas de uma mesma Direção Escolar e suas famílias mostram, porém, perfis socioeconômicos distintos, conforme indicado pelas regiões de residência e as ocupações dos pais, associados a ideologias de linguagem diferentes. Amostras do discurso de entrevistados em cada perfil sobre o valor de falar português revelam indícios de aproximação apenas dos migrantes brasileiros com menos qualificação profissional à etnoclasse falante de português luso-canadense. O distanciamento do português por parte de uma estudante nesse perfil que, entretanto, possui aspirações acadêmicas aprofunda o entendimento das diferentes perspectivas do que é ser estudante falante de português em Toronto. O estudo reforça a relevância de classe social para os estudos da linguagem na contemporaneidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Mendes, Maria Manuela, Olga Magano, Sara Pinheiro, and Susana Mourão. "Jovens ciganos no ensino médio em Portugal: fatores-chave para a continuidade e o sucesso escolar." Tempo Social 34, no. 3 (December 28, 2022): 403–26. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.196230.

Повний текст джерела
Анотація:
Apesar de em Portugal existirem políticas públicas de combate às desigualdades, incluindo as escolares, a origem socioeconômica, o gênero e a pertença étnica dos estudantes continuam a ter um impacto incontornável nos percursos escolares. Os ciganos são dos mais afetados por essas desigualdades, reveladas pelas ainda salientes taxas de abandono escolar precoce e por retenções e insucesso escolar. Tendo por base os resultados derivados de entrevistas semidiretivas, o objetivo do artigo consiste em compreender os fatores-chave determinantes nas trajetórias de continuidade escolar dos ciganos no ensino médio. Os resultados revelam jovens tendencialmente mais escolarizados que as gerações anteriores, evidenciando-se a importância do contexto familiar, mas também a agencialidade e a resiliência.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Salata, André. "Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso?" Tempo Social 30, no. 2 (July 28, 2018): 219–53. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.125482.

Повний текст джерела
Анотація:
Nas últimas décadas podemos identificar uma significativa expansão do Ensino Superior no Brasil, acompanhada de importantes alterações na composição socioeconômica dos estudantes. O objetivo principal deste trabalho é verificar se esses movimentos levaram também a uma redução das desigualdades nas chances de acesso a esse nível educacional. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE), para os anos de 1995, 2005 e 2015, buscaremos não somente descrever as tendências observadas nas duas últimas décadas, como também testar empiricamente, por meio de modelos multivariados, a hipótese de redução das desigualdades de acesso. Mais especificamente, estaremos interessados em avaliar a possível redução dos efeitos de classe de origem sobre as chances de acesso ao Ensino Superior, assim como sobre a qualidade desse acesso, se através da rede pública ou privada, ao longo das últimas duas décadas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Aguiar, Márcio Mucedula, and Débora Cristina Piotto. "Desigualdade à brasileira: capital étnico-racial no acesso ao ensino superior." Educação 41, no. 3 (December 30, 2018): 478. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.24897.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste trabalho é analisar indicadores socioeconômicos e étnico-raciais de estudantes da Universidade de São Paulo após a adoção de seu Programa de Inclusão Social. Foram analisados dados sobre renda familiar, origem escolar, escolaridade dos pais e cor / raça dos estudantes dos três cursos mais seletivos e dos três menos seletivos da USP entre 2005 e 2014. Os resultados mostram que, em relação ao aspecto étnico-racial, muito embora os cursos menos seletivos tenham apresentado maior diversificação, todos os analisados foram constituídos, majoritariamente, por estudantes autodeclarados brancos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Pires, André. "Renda familiar e escolaridade dos pais: reflexões a partir dos microdados do ENEM 2012 do Estado de São Paulo." ETD - Educação Temática Digital 17, no. 3 (December 17, 2015): 523. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638262.

Повний текст джерела
Анотація:
Tendo como referência as variáveis socioeconômicas disponíveis nos Microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 para os estudantes do Estado de São Paulo, este artigo busca analisar se a origem social dos candidatos tem efeito diferenciador na caracterização, aspirações e desempenho escolar. Os estudantes foram divididos em dois grandes grupos tendo como critério de seleção a escolaridade dos pais e a renda mensal familiar. Os resultados indicam que a origem social dos estudantes tem papel preponderante na diferenciação dos alunos, de suas aspirações e do desempenho no Enem. Possuir renda familiar acima de 20 Salários Mínimos ou ter um dos pais com curso superior aumentam substancialmente as chances dos alunos fazerem o exame numa idade considerada como adequada, de não ter parado de estudar no Ensino Médio, de ser de uma determinada cor; de aspirar entrar no Ensino Superior Público e ter condições objetivas de fazê-lo e de se sair melhor no desempenho nas provas objetivas e na redação. Ao final, o texto reflete sobre a incômoda constatação de que em 2012, no estado mais rico da federação brasileira, a origem social faça ainda tanta diferença, como parecem sugerir os números apresentados.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Faria, Débora S. A., and Dante Henrique Moura. "DESISTÊNCIA E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DO PROEJA." HOLOS 4 (August 3, 2015): 151. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.3195.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo trata do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Caicó. Analisa as causas da desistência e os motivos da permanência de estudantes do referido programa no âmbito da trajetória de estudos. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a entrevista semiestruturada, o grupo focal e analisamos as falas de alguns sujeitos. Concluímos que condições institucionais, socioeconômicas e pessoais, repercutiram em uma nova interrupção da trajetória escolar de parcela significativa desses sujeitos. Mediante a pesquisa, concluímos que a permanência de estudantes também é motivada por condições institucionais no que concerne à qualidade do ensino, (infraestrutura e qualificação da equipe técnica e dos professores), como também pelas condições socioeconômicas e pessoais, como o apoio dos colegas e da família. Concluímos, então, que as causas da desistência e os motivos da permanência têm sua origem nas interrelações entre aspectos institucionais, socioeconômicas e pessoais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Batista, Neusa Chaves. "Políticas públicas de ações afirmativas para a Educação Superior: o Conselho Universitário como arena de disputas." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 23, no. 86 (February 2015): 95–128. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362015000100004.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo discute a emergência de políticas compensatórias, cujo foco central tem sido reservar vagas na Educação Superior pública para estudantes que, por razões de sua origem étnica, racial e/ou socioeconômica, não tiveram/têm acesso a esse nível da educação. Aborda a relação entre Estado, justiça social e democracia, procurando dar base teórico-conceitual ao estudo das políticas de ações afirmativas para a Educação Superior no Brasil. Utilizando-se o recurso metodológico da análise argumentativa, examina os embates e disputas estabelecidos em sessão do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 2012, período de avaliação do programa de Ações Afirmativas implantado nessa universidade, em 2008. Como conclusão mais geral, postula que os embates e disputas estabelecidos pelos segmentos do Conselho, em especial, dos docentes e dos discentes, expressam as disputas presentes na sociedade brasileira por um modelo de justiça social em face às políticas públicas de ações afirmativas para a Educação Superior.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Knoblauch, Adriane, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, and Giselly Cristini Mondardo. "ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNIFESP E DA UFPR: PERFIL SOCIOCULTURAL E FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA." Atos de Pesquisa em Educação 13, no. 1 (May 22, 2018): 102. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p102-124.

Повний текст джерела
Анотація:
O trabalho apresenta dados do perfil socioeconômico dos estudantes de Pedagogia da UNIFESP – campus Guarulhos ingressantes em 2011 e dos estudantes de Pedagogia da UFPR ingressantes em 2012, a partir de Banco de Dados gerado pelas duas instituições. Os dados corroboram estudos clássicos da sociologia da educação que apontam correlação entre origem social e escolha por cursos superiores. As análises realizadas evidenciam a relevância de se apontar relações entre o perfil sociocultural de alunos de cursos de formação de professores e disposições vinculadas a esse perfil, importantes para se compreender a relação estabelecida por esses estudantes com o conhecimento em seu percurso universitário, ampliando o debate sobre a formação para a docência.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Aguiar Neto, Jorge Morgan de. "DIVERSIDADE DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES NO ENSINO SUPERIOR: O CASO DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM CURSOS DE PRESTÍGIO." Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED 2, no. 4 (June 30, 2021): 1–20. http://dx.doi.org/10.22481/reed.v2i4.8072.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste trabalho é conhecer a trajetória de estudantes de média e baixa renda com êxito escolar na escola pública, contribuindo para a explicação do fenômeno no contexto da formação superior. Partimos do pressuposto de que os estudantes de origem popular, oriundos do ensino fundamental e médio público, com defasagem de capitais (cultural, econômico, social e político), são considerados de exceção quando, superando as dificuldades de sua classe de origem, recorrentes em um país marcado por enormes disparidades socioeconômicas e culturais e, por conseguinte, grandes desigualdades de oportunidades educacionais, acessam o ensino superior. Essa questão é investigada através de uma pesquisa qualitativa apoiada na coleta de dados acerca das experiências dos estudantes a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas e observação de campo, que evidenciam os elementos sociais e culturais que agem na formação de suas disposições. Observa-se que as disposições e as socializações desses jovens são dinâmicas, resultando em uma diversidade de trajetórias escolares, cujos pontos de aproximação estão ancorados no investimento familiar e em seu capital subjetivo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
11

Oliveira, Graciela Silva, and Nelio Marco Vincenzo Bizzo. "Origem e evolução humana na concepção de jovens estudantes brasileiros do Ensino Médio." Educação, Ciência e Cultura 22, no. 2 (May 8, 2017): 45. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v22i2.3099.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho apresenta a concepção de estudantes brasileiros do Ensino Médio acerca da evolução humana, e as interações das mesmas com variáveis socioculturais. Participaram da pesquisa 2404 estudantes (55,1% meninas) matriculados no 1º ano do Ensino Médio de 78 escolas. Foi aplicado um questionário e os dados coletados foram analisados com auxílio do software Statistical Package for Social Science - versão 18.0. Os resultados encontrados apontam que há influência da religião e das demais variáveis testadas (sexo, idade, região do país em que residem e níveis socioeconômicos). Além disso, constatou-se que as ideias dos jovens sobre a evolução humana indicam ser o resultado de um ensino que não coloca a teoria evolutiva como eixo central da Biologia, aparentando, por conseguinte, ser omisso a discussões sobre a história do homem na Terra no Ensino Fundamental.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
12

Palazzo, Janete, and Candido Alberto Gomes. "Origens sociais dos futuros educadores: a democratização desigual da educação superior." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 17, no. 3 (November 2012): 877–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772012000300013.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste artigo é comparar, por meio de um estudo de caso, as características sociais, econômicas e culturais de alunos de cursos de formação de educadores e de Direito, ramo historicamente mais seletivo e, por isso, detentor de maior valorização social. Assim, pretende-se verificar a existência de diferenças sociais entre os estudantes desses cursos, no âmbito da instituição, apesar da expansão da educação superior no Brasil. A literatura constata que o crescimento das matrículas tem conduzido a uma democratização "estratificada", em que carreiras mais seletivas continuam como tal, enquanto as demais se tornam mais acessíveis a estudantes de origens sociais menos favorecidas. A pesquisa exploratória utilizou questionários como instrumentos de coleta de dados, respondidos por estudantes ingressantes do primeiro e segundo semestres de Pedagogia, Matemática e Direito em uma instituição privada de educação superior do Distrito Federal. Os resultados indicaram que os futuros educadores têm origem em estratos socioeconômicos menos privilegiados e são detentores de menos capital cultural, ao contrário do grupo de Direito. Ademais, os custos diretos e indiretos dos licenciandos são menores que a metade dos de Direito e, pela sua renda, recebem mais bolsas de estudo. Assim, pessoas com status socioeconômico mais alto tendem a ingressar em cursos e instituições de mais alto prestígio, situação acentuada com a inflação educacional, isto é, a desvalorização progressiva dos diplomas ante o crescimento do número de graduados. Com isso, visam a ter melhores oportunidades ocupacionais, mantendo até certo ponto as diferenças sociais. Quanto aos futuros educadores, indaga-se sobre as implicações da formação de profissionais, cujos custos e retornos da formação são modestos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
13

Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de, and Ivair Ramos Silva. "Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 23, no. 1 (April 2018): 157–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000100009.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo: A discussão sobre aproveitamento escolar e sua relação com a origem social é investigada pela sociologia da educação desde a segunda metade do século XX. No Brasil, em específico, vem se produzindo um grande volume de pesquisas sobre essa temática no nível da educação básica, a partir de análises que discutem desempenho alcançado, verificado por meio de resultados de avaliações educacionais de larga escala, e características socioeconômicas dos alunos. No entanto, sob essa perspectiva, pouco tem se pesquisado no ensino superior. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre o aproveitamento acadêmico de alunos de graduação brasileiros e seu contexto socioeconômico. Foi feito estudo empírico baseado nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), obtendo-se evidências sobre as características que influenciam no desempenho dos alunos, tais como etnia, renda e tipo de instituição de ensino. Vale destacar o efeito compensador que parece existir entre a elevada escolaridade dos pais e a baixa renda familiar.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
14

Dutra, Janderson Ferreira, João Batista Firmino Júnior, and Damires Yluska de Souza Fernandes. "Fatores que podem interferir no desempenho de estudantes no ENEM: uma revisão sistemática da literatura." Revista Brasileira de Informática na Educação 31 (July 3, 2023): 323–51. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2023.3087.

Повний текст джерела
Анотація:
Avaliar o desempenho de estudantes em diversos contextos é algo muito complexo. Isso não é diferente quando se discute fatores associados ao desempenho de estudantes em provas como a do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Diversos fatores como, por exemplo, o conhecimento adquirido do estudante ao longo de sua trajetória acadêmica, assim como outros oriundos de suas experiências, situação social ou econômica podem impactar em resultados diferenciados na prova. Dados históricos do ENEM disponibilizados compõem informações diversas sobre os resultados individuais dos estudantes assim como incluem respostas a questionários formulados no momento da inscrição. Diante da dimensionalidade dos dados e da complexidade de análises que podem ser realizadas a partir desses conjuntos de dados, uma questão essencial é identificar quais fatores são realmente mais relevantes para tais análises. Técnicas de mineração de dados, a exemplo de modelos preditivos e seleção de features, têm sido usadas como meio para ajudar na obtenção das análises. Neste cenário, este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura com o intuito de identificar os principais fatores que podem influenciar no desempenho dos estudantes na prova do ENEM, considerando estudos publicados nos últimos dez anos. Os resultados obtidos mostraram que os fatores mais relevantes estão relacionados às questões socioeconômicas, sendo os atributos em maior evidência os seguintes: renda familiar, idade, sexo e raça. O nível de escolaridade dos pais também ganha destaque. Atributos relacionados às notas nas provas e caracterização das escolas de origem dos estudantes relativos à estrutura física e pedagógica são igualmente destacados. O presente estudo evidencia alguns caminhos que podem ser conduzidos em pesquisas complementares.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
15

Bertolin, Julio, Olmiro Schaeffer, and Cassiano Del Ré. "O modelo comunitário regional e a equidade na Educação Superior brasileira." Praxis Educativa 18 (2023): 1–18. http://dx.doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21284.052.

Повний текст джерела
Анотація:
Esta pesquisa avaliou a contribuição das Universidades Comunitárias Regionais (UCRs) para a ampliação da parcela de concluintes de menor nível socioeconômico na comparação com os modelos federal e mercantil. Por meio de dedução lógica entre teorias de equidade na Educação Superior e microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), contextualizados por dados sociodemográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), infere-se que as UCRs responderam melhor às políticas de democratização de acesso das últimas décadas. Entre dois ciclos avaliativos do Enade (2009-2011 e 2015-2017), as UCRs avançaram na inclusão de estudantes de origem social desfavorecida, de forma mais intensa do que os demais modelos, em cinco das seis comparações realizadas. No âmbito privado, as UCRs constituem alternativa mais adequada do que as mercantis para expansão da Educação Superior com qualidade e equidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
16

Salles, Renata de Abreu Neves, George Dantas de Azevedo, and Liliane Pereira Braga. "Fatores influenciadores na escolha pela Medicina de Família e Comunidade por estudantes do sertão do Rio Grande do Norte." Research, Society and Development 11, no. 7 (May 14, 2022): e3411728633. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i7.28633.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo descreve alguns fatores que influenciam a escolha pela especialidade de Medicina de Família e Comunidade por estudantes das primeiras turmas do curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sediada em Caicó, região do Seridó, no estado do Rio Grande do Norte. O objetivo deste estudo foi investigar os fatores que influenciam a escolha pela Medicina de Família e Comunidade como especialidade, correlacionando-os com o projeto pedagógico do curso (PPC) e com aspectos socioeconômicos dos estudantes. Trata-se de pesquisa exploratória, com coleta de dados por meio de aplicação de questionário semiestruturado junto a 23 alunos da graduação do 9º, 10º, 11o e 12º períodos, assegurando-se representatividade de cada período do internato. Os resultados retratam a análise das respostas dos 23 estudantes do curso de Medicina entrevistados, conforme questionário com 17 perguntas. A maioria da amostra é do sexo masculino, metade dos estudantes tem 25 anos ou menos e apenas 25% dos estudantes tem mais de 27 anos e 60,87% são provenientes de escola particular. Quanto à origem geográfica dos estudantes, 19 provém do interior de um estado e apenas 4 de região metropolitana e 95,65% foram admitidos na universidade por meio de alguma política de inclusão do governo federal. Os resultados do estudo demonstram que estudantes que optam pela Medicina de Família e Comunidade o fazem por convicções pessoais, que podem ter influência do projeto pedagógico do curso, mas também têm raízes na história de vida dos estudantes.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
17

Morais, Leucivaldo Carneiro, Luzitânia Dall’ Agnol, Laurentino Augusto Dantas, Caio Maqueise Alécio Pinheiro, Daiane Cristina Dall’ Agnol Ceni, Tabatta de Souza Izael, Carla Coutinho, and Márcio Batista De Miranda. "Perfil socioeconômico e evasão escolar dos estudantes de ensino médio profissionalizante do IFMS campus Naviraí: um estudo de caso." Cuadernos de Educación y Desarrollo 15, no. 4 (June 30, 2023): 3603–24. http://dx.doi.org/10.55905/cuadv15n4-033.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou o perfil socioeconômico dos estudantes de Ensino Médio Integrado dos cursos de Agricultura e de Informática para Internet, no ano de 2018, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul­­ - Campus Naviraí-MS, com o propósito de contribuir para o debate relativo ao desenvolvimento de uma educação pública de qualidade e na promoção da equidade. Assim, o objetivo deste estudo, foi levantar o perfil socioeconômico dos alunos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal, para isso foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e descritiva que avaliou 200 estudantes, no mês de maio de 2018, com um erro amostral de 5% e um nível de confiança de 95%, a pesquisa foi por meio de questionário aplicado no Google Forms. Os resultados empíricos mostram que: os alunos do ensino médio integrado têm idades que variam de 15 a 17 anos 95,46%; constituem-se, em sua maioria pelo sexo feminino 57,00%, pela etnia parda 45,30%, origem escolar pública 91,90% e baixa renda 62,80%. Quanto aos estudantes cotistas representa 31,40% dos entrevistados afirmaram ter entrado na escola através de cotas, sendo social ou racial, quanto ao seu meio de transporte para 48,80% dos entrevistados usa a bicicleta para ir à escola. Dados demonstraram indecisão na hora de escolher um curso superior, os cursos mais citados foram: Direito com 19,79%, Medicina com 13,95% e Agronomia 8,14%. Os dados demostraram o perfil dos estudantes do IFMS-Naviraí e estes influenciaram na tomada de decisão do planejamento de ensino e desenvolver estratégias pedagógicas para solucionar os problemas evidenciados.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
18

Minella, Luzinete Simões. "Medicina e feminização em universidades brasileiras: o gênero nas interseções." Revista Estudos Feministas 25, no. 3 (December 2017): 1111–28. http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n3p1111.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo: Este artigo analisa o perfil socioeconômico, geracional e étnico dos/as estudantes e aspirantes dos cursos de graduação em Medicina em dois estados brasileiros: Bahia e Santa Catarina, entre 2005 e 2015. A abordagem interseccional respalda-se nas contribuições de autoras do campo de Gênero e Ciências, bem como nos estudos sobre a participação de mulheres na área da medicina no Brasil, de modo a contribuir para o debate sobre a feminização da área. Considerando as interferências regionais na configuração dos perfis encontrados em universidades públicas (UFBA e UFSC), bem como em universidades da rede privada (FTC e EBMSP, na Bahia, e UNIVALI e UNESC, em Santa Catarina), a metodologia da pesquisa incluiu o levantamento de dados secundários (sobre sexo, renda familiar, idade, cor e origem), a análise de documentos e a revisão da literatura.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
19

Bosetti, Cleber José. "Políticas públicas de desenvolvimento territorial e multifuncionalidade: estudo de caso em Curitibanos/SC." Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional 10, no. 3 (January 25, 2024): 203. http://dx.doi.org/10.7867/2317-5443.2022v10n3p203-221.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo tem como objetivo analisar os desdobramentos da política de expansão universitária do Programa REUNI sobre o desenvolvimento territorial no município de Curitibanos, no estado de Santa Catarina. A expansão universitária no município deu-se com a instalação do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no ano de 2009. A pesquisa que deu origem a este artigo consistiu de um estudo de caso, realizado em duas propriedades rurais do entorno do campus, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com os proprietários, bem como do levantamento de dados secundários sobre o desenvolvimento socioeconômico do município. Os resultados indicam que as propriedades estudadas, devido ao aumento da procura de moradias por parte dos estudantes, tornaram-se multifuncionais, e que há uma correlação entre a expansão universitária e a ampliação das perspectivas de desenvolvimento rural e territorial no município. Palavras-chave: Curitibanos/SC; desenvolvimento territorial; multifuncionalidade; políticas públicas; Universidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
20

Schwantz, Adenes Sabino, and César Augustus Winck. "Educação e Alfabetização Financeira de Alunos de Graduação em uma IES Catarinense." Desenvolvimento em Questão 19, no. 56 (November 24, 2021): 225–45. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.11099.

Повний текст джерела
Анотація:
Atualmente, o acesso à informação e ao conhecimento financeiro são fundamentais na sociedade, e quando se visualiza o mundo globalizado, são necessárias ações que auxiliem as pessoas a tomarem decisões importantes, tanto na obtenção do bem-estar individual quanto social. Estas ações podem se relacionar a Educação e a alfabetização financeira, termos que se confundem facilmente. Enquanto a educação financeira se define como um processo em que consumidores e investidores aperfeiçoam sua compreensão sobre conceitos, riscos e produtos financeiros, a alfabetização financeira se traduz como uma associação de consciência, habilidade, conhecimento e comportamento necessário para tomar decisões relacionadas a finanças, bem como alcançar o próprio bem-estar financeiro. Esta pesquisa buscou investigar e analisar o nível de educação e alfabetização financeira de estudantes de graduação do Instituto Federal Catarinense – IFC, e também identificar e elencar fatores e comportamentos influentes em sua educação e alfabetização financeira. Como resultado, identificou-se que entre os respondentes, 57,64% foram considerados alfabetizados e educados financeiramente, de acordo com a escala proposta no estudo. Este percentual está alinhado com a média de países com economias consolidadas e elevados índices socioeconômicos, tais como os do continente europeu. Essa média é, ainda, amplamente superior à da maioria dos países da América Latina. Ainda, evidenciou-se que fatores como região de origem, renda, empregabilidade e tipo de residência não influenciaram de maneira significativa no nível de educação e alfabetização financeira dos estudantes. No entanto, gênero, formação, escolaridade dos pais e idade se mostraram influentes neste nível analisado.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
21

De Oliveira, Igor Correa, Clarissa Gilmara Barros, and Flávio de São Pedro Filho. "Gestão de projeto público com foco na problemática de retenção e evasão em uma instituição federal de ensino." Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, no. 7 (July 13, 2023): 11106–21. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i7.2469.

Повний текст джерела
Анотація:
Este estudo trata sobre questões relacionadas a evasão nos cursos de graduação na área de Computação, baseada nos dados e informações fornecidos por uma Universidade Federal, no que tange às informações de número de matriculados, idade, sexo e cor de alunos matriculados e desistências, e, ainda, em estudos encontrados na literatura. O objetivo do estudo é analisar os dados de evasão de alunos em um curso de graduação, identificar os principais fatores que contribuem para a evasão e propor possíveis adequações com base nos resultados obtidos. Busca-se, com isso, responder a questão sobre as características da evasão acadêmica num curso de computação. Utilizando uma abordagem qualitativa e a análise de conteúdo como método, o estudo revelou que a maioria dos alunos ingressantes em um curso de graduação em Informática em uma universidade federal era do sexo masculino, de origem parda e na faixa etária de 17 a 23 anos. As causas da evasão são muito variadas e podem estar relacionadas a questões socioeconômicas, vocacionais, institucionais/acadêmicas, familiares/pessoais/saúde, entre outras. E, após a utilização da Matriz Impacto como ferramenta, sugere-se a realização de ajustes na grade curricular do curso, buscando melhorar a qualidade das aulas, dos currículos e dos critérios de avaliação. Além disso, propõe-se a oferta de cursos de extensão, estágios remunerados e programas de bolsas de estudo e auxílio financeiro, a fim de reduzir as barreiras socioeconômicas enfrentadas pelos estudantes. Essas medidas visam promover a inclusão, diversidade e fornecer suporte aos alunos, aumentando sua permanência e conclusão bem-sucedida do curso.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
22

Lima Junior, Paulo, Fernanda Ostermann, and Flavia Rezende. "ANÁLISE DOS CONDICIONANTES SOCIAIS DO SUCESSO ACADÊMICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA À LUZ DA SOCIOLOGIA DE BOURDIEU." Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 15, no. 1 (April 2013): 113–29. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172013150108.

Повний текст джерела
Анотація:
A presente investigação fundamenta-se na teoria de Pierre Bourdieu (1930-2002) sobre as relações entre reprodução social e reprodução cultural. Uma implicação relativamente direta dessa teoria é que, considerando-se o sistema educacional como um todo, o sucesso de estudantes em avaliações escolares deve estar relacionado à sua posição original na estrutura das relações de classe (determinada pela quantidade de capitais cultural e econômico disponíveis em sua família). Contudo, mais que predizer a associação estatística entre variáveis de origem social e variáveis de sucesso escolar, a sociologia de Bourdieu nos permite teorizar sobre as razões do sucesso e do fracasso escolar. Assim, com o objetivo de avaliar e explorar a produtividade teórica da sociologia da educação de Bourdieu em um dos contextos da educação científica, foi realizada uma análise estatística da quantidade de aprovações com conceito máximo e reprovações por falta de aproveitamento com respeito aos dados socioeconômicos de 1007 alunos de graduação em Física em uma universidade federal brasileira. Em particular, foram consideradas as variáveis "renda familiar", "escolaridade do pai" e "escolaridade da mãe". Dessas, as duas primeiras se mostraram relacionadas ao sucesso e ao fracasso acadêmico em Física Básica. Implicações são consideradas à luz da sociologia de Bourdieu.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
23

Jardim Koenigkam, Eduardo, Heloysa De Lemos Gonçalves, and Suely Cristina De Souza Fernandes Crahim. "Bullying no contexto escolar." Revista Mosaico 13, no. 1 (April 19, 2022): 140–52. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v13i1.2827.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo tem como objetivo apresentar o Bullying, de sua origem até seus efeitos e impactos sociais, demonstrando as consequências dessa anomalia social que tem repercutido na vida de qualquer criança em sua fase escolar. Tal temática vai além dos processos pedagógicos, pois atinge degraus de natureza psicológica, pormenorizados pelos princípios da ciência do comportamento humano. As atitudes do ser humano se refletem constantemente nas diversas esferas da realidade cultural e social, provocando reações, muitas vezes estimuladas pelo meio ou seu histórico de vida. A psicologia em si, possui respostas capazes de promover ótimos resultados, dos quais já estão sendo praticados em muitas partes do mundo, pois o Bullying é um problema que se tornou mundialmente peculiar às instituições escolares, sendo impossível desvincular os eventos ocorridos nas escolas dos históricos de vida dos estudantes, pois o praticante do Bullying, o buller, tem em suas vítimas uma maneira de refletir suas mazelas e dores emocionais vividas em seu passado, ou dependendo da situação, identifica-se sérios problemas vividos pelo praticante em tempo real. Várias investigações promovidas por psicólogos junto aos profissionais da educação estão sendo realizadas com grande êxito, onde conseguem elencar futuras soluções para modificar o quadro de insegurança nos ambientes escolares. Uma sociedade vulnerável aos problemas socioeconômicos e culturais de uma determinada região, pode resultar em anomalias sérias e muitas vezes irreversíveis.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
24

Sobrinho, Reginaldo Célio, Alexandre Bazilatto, Carla Briseida Choque Villarroel Silva, and Rosalva Maria Martins Dos Santos. "Situação socioeconômica de estudantes com deficiência no Espírito Santo." Cuadernos de Educación y Desarrollo 15, no. 1 (March 29, 2023): 168–81. http://dx.doi.org/10.55905/cuadv15n1-010.

Повний текст джерела
Анотація:
Neste texto temos como objetivo elaborar apontamentos referentes a situação socioeconômica dos estudantes com deficiência matriculados na Região Grande Vitória, Estado do Espírito Santo-BRA. Realizamos um levantamento de dados sobre a situação socioeconômica desse grupo de estudantes e acessamos a base os microdados do Censo Escolar de 2018 (INEP, 2018) - Região metropolitana de Vitoria/ES-BRA, bem como documentos referentes aos beneficiários dos programas Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada – BPC e BPC na Escola, disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU, 2018a; 2018b). Desenvolvemos reflexões a partir da literatura que versa sobre a temática em tela, tomando os pressupostos da Sociologia Figuracional, elaborada por Norbert Elias (1994; 2014), como referência teórico-metodológica. Em termos metodológicos, este trabalho delineia-se a partir do quantitativo de matrícula de estudantes com deficiência na Região Grande Vitoria. Observamos que 46% dos estudantes com deficiência estão envolvidos em programas sociais de transferência de renda, sendo 15% cadastrados no programa Bolsa família e 31% no BPC. Consideramos que os princípios de universalidade do acesso e de equidade de direitos supõem a criação e implementação de políticas que considerem as desigualdades. Nesse sentido, percebemos que há a necessidade de estabelecermos possibilidades que garantam um processo de ensino e aprendizagem equânime marcado por uma melhor qualidade de vida dos estudantes com algum tipo de deficiência.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
25

Farias, Edson dos Santos, Angelita Pereira dos Santos, José Cazuza de Farias-Júnior, Carlos Roberto Teixeira Ferreira, Wellington Roberto Gomes de Carvalho, Ezequiel Moreira Gonçalves, and Gil Guerra-Júnior. "Excesso de peso e fatores associados em adolescentes." Revista de Nutrição 25, no. 2 (April 2012): 229–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732012000200005.

Повний текст джерела
Анотація:
OBJETIVO: Verificar a prevalência e os fatores associados ao excesso de peso em estudantes adolescentes em Rio Branco, Acre, Brasil. MÉTODOS: Estudo transversal com 741 adolescentes de escolas particulares de Rio Branco, Acre. Foram mensuradas as seguintes variáveis: sexo, idade, classe socioeconômica, escolaridade dos pais, número de moradores no domicílio, número de irmãos, atividade física, tempo de TV e de computador. A regressão logística binária foi utilizada para verficar as possíveis relações entre excesso de peso corporal e algus fatores associados. RESULTADOS: A prevalência geral de excesso de peso foi de 26,9% (30,0% nos meninos e 24,2% nas meninas): apenas o sexo (masculino, OR=1,34), a classe socioeconômica (média alta, OR=2,06 e alta, OR=2,36) e a atividade física (insuficientemente ativo, OR=2,75) apresentaram maior risco para desenvolver excesso de peso. CONCLUSÃO: Os estudantes adolescentes do sexo masculino, de classe socioeconômica elevada e que praticam pouca atividade física foram os que apresentaram maior risco de excesso de peso nessa região do Brasil.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
26

Oliveira Neto, Ismael Fernandes de, Isabella Lima Chagas Reis Batista, Vinícius Rodrigues Assunção, Gabriella Lima Chagas Reis Batista, Lise Gabrielle Alves Rodrigues dos Santos, and Rodson Glauber Ribeiro Chaves. "RISK FACTORS FOR ATHEROSCLEROTIC DISEASE IN COLLEGE STUDENTS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, no. 3 (March 5, 2024): 444–65. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i3.13187.

Повний текст джерела
Анотація:
A aterosclerose é uma doença inflamatória de origem multifatorial, sendo os fatores de risco para essa enfermidade divididos em não modificáveis (sexo, idade, história familiar) e modificáveis (dislipidemia, hipertensão arterial, hiperglicemia, obesidade, alcoolismo, tabagismo e sedentarismo). Em acadêmicos, esses agravantes podem surgir pela mudança de estilo de vida ao entrar na universidade. Objetivou-se identificar os fatores de risco para doença aterosclerótica em universitários, verificando perfil lipídico, glicêmico, pressórico, indicadores antropométricos e hábitos de vida, bem como suas relações com o surgimento dessa patologia. Estudo observacional, analítico, transversal, de abordagem quantitativa, realizado durante o período de maio de 2019 a janeiro de 2020. A pesquisa foi composta por estudantes universitários dos cursos de medicina e enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. Os dados foram obtidos a partir da coleta de amostra sanguínea, aferição da pressão arterial, avaliação antropométrica e questionário validado adaptado de Heinisch RH, Zukowski CN, Heinisch LM sobre perfil socioeconômico e hábitos de vida. A amostra foi constituída de 134 discentes, sendo 46(34,3%) homens e 88 (65,7%) mulheres, com uma maioria de 127 (94,8%) pertencendo a faixa etária entre 18 e 30 anos. Os fatores de risco identificados em maior prevalência foram sedentarismo (67,2%) e etilismo (55,1%). Cerca de 35 (26,1%) alunos foram classificados em sobrepeso ou em algum grau de obesidade, 33 (24,6%) estavam com medidas acima do normal para circunferência abdominal e 38 (28,4%) apresentaram valores inadequados da relação cintura estatura. No que se refere ao perfil laboratorial e pressórico, verificou-se resultados alterados nos parâmetros de colesterol (22,4%), triglicerídeos (13,5%), LDL (12%) e HDL (19,4%). A glicemia e a pressão arterial foram diferentes da normalidade em 2,2% e 14,2% dos entrevistados, respectivamente. A análise da relação entre gênero e os demais fatores de risco identificados evidenciou significância estatística entre sexo e os valores de pressão arterial (p < 0,001) e HDL (p = 0,020). Ademais, foram observadas correlações significativas entre índice de massa corporal e as variáveis lipídicas (p<0,05), glicêmicas (p=0,007) e pressóricas (p=0,025), bem como entre a relação cintura estatura com LDL (p=0,005), CT (p=0,002) e glicose no sangue (p=0,021). Nesse panorama, percebeu-se que os fatores de risco para doença aterosclerótica encontrados nesta pesquisa, em sua maioria, são modificáveis, por isso, reforça-se a importância de incentivar a adoção de um estilo de vida mais saudável no público analisado.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
27

Chaves Batista, Neusa. "Da injustiça educacional às políticas afirmativas para a educação superior pública no Brasil." Actualidades Investigativas en Educación 24, no. 1 (January 1, 2024): 1–30. http://dx.doi.org/10.15517/aie.v24i1.55467.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste ensaio é abordar algumas causas de injustiças geradas pelo sistema educacional brasileiro que ressoam no ingresso à educação superior pública do País. Tais injustiças acarretaram a implementação de uma política afirmativa com cota socioeconômica, étnica, racial e para pessoas com deficiência (PcD), com o intuito de equalizar as oportunidades educacionais ao acesso à educação superior para as estudantes e os estudantes egressos de escolas públicas. A abordagem teórico-metodológica utiliza-se da análise crítica baseada em referenciais que discutem conceitos de justiça e injustiça social e escolar. Por esta via interessa-se em explicitar como o poder, a dominação e a desigualdade social são estabelecidos, reproduzidos e combatidos. A argumentação é desenvolvida de modo a dar ênfase à relevância social das políticas afirmativas. A desigualdade educacional na sociedade brasileira relaciona-se, explicitamente, com a injustiça socioeconômica e, de modo interseccional, com marcadores raciais; reforçando a dedução lógica de que precisaremos de políticas afirmativas para o ingresso de estudantes de escolas públicas na educação superior pública por tempo indeterminado.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
28

Tardeli, Denise D´Auria. "Editorial." Cadernos de Educação 18, no. 37 (December 28, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.15603/1679-8104/ce.v18n37p1-3.

Повний текст джерела
Анотація:
Os resultados dos alunos nas avaliações do PISA – Programfor International Student Assessment – realizados pela OCDE (Organizaçãopara a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)são influenciados por múltiplos fatores. Em geral, em todos ospaíses, se observam diferenças substanciais entre alunos segundosua origem socioeconômica, sua trajetória escolar prévia e osníveis de estudos completados por seus pares.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
29

Lopes, Felipe Costa Abreu, Caio Vinicius Watzeck Ciavareli, Daniel Perez, Ana Luiza Francisco Rocha, Emilly Sousa Da Silva, and Diego dos Santos Garcias. "Uso da SARndbox para a representação de escoamento superficial em diferentes formas de vertente e seus possíveis impactos socioeconômicos." Caderno Pedagógico 20, no. 11 (December 28, 2023): 5267–78. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv20n11-018.

Повний текст джерела
Анотація:
As tecnologias têm sido cada vez mais procuradas como ferramentas educacionais na atualidade, seja por permitir uma aproximação maior com os estudantes ou facilitar a representação de fenômenos que se tornam muito abstratos quando representados com as metodologias tradicionais de ensino. Esse trabalho faz uso da SARndbox como instrumento de operacionalização de metodologias ativas na educação, a exemplo do Desenho Universal para Aprendizagem e da teoria de Estilos de Aprendizagem, para explorar a relação da água com o relevo. O uso da SARndbox permitiu o desenvolvimento de um cenário com a representação do escoamento superficial em diferentes formas de relevo, trabalhando suas diferentes origens e discussões sobre as consequências ambientais e socioeconômicas resultantes do excesso de fluxo hídrico em vertentes. Em comparação com os métodos tradicionais, o uso da SARndbox permitiu uma compreensão muito melhor por parte dos estudantes e uma nova aplicação da ferramenta para educadores.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
30

Sousa, Giulliano Gloria de, and Victória Rodrigues Viegas. "EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS: perfil sociorracial dos estudantes do IFMG campus Governador Valadares." REVES - Revista Relações Sociais 1, no. 4 (December 21, 2018): 0608–22. http://dx.doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0608-0622.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo analisa a composição sociorracial dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – campus Governador Valadares. O objetivo é identificar o perfil dos discentes com relação aos critérios de cor/raça e condição socioeconômica. O IFMG garante, em seu processo seletivo, reserva de vagas para candidatos oriundos de escola pública, negros e de baixa renda, conforme a Lei nº 12.711/2012. A eficácia das ações afirmativas de ingresso de estudantes nas instituições públicas federais de ensino deve ser verificada através de políticas institucionais de acompanhamento dos alunos ingressantes pelo sistema de cotas. Dessa forma, reunimos e analisamos dados dos estudantes, através das informações cadastradas no sistema de registro acadêmico (Conecta), que constituem importantes fontes para o acompanhamento e avaliação das políticas institucionais do IFMG, de modo geral, e mais especificamente do campus Governador Valadares, relacionadas à inclusão socioeconômica e racial da população local e regional. Os resultados alcançados comprovam, de certa forma, o atendimento às políticas de ação afirmativa, mas apontam também importantes disparidades socioeconômicas e raciais entre os cursos ofertados. Este artigo contribui para a análise e acompanhamento das políticas de ações afirmativas adotadas pelas instituições públicas de ensino, especialmente os Institutos Federais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
31

Pfeifer, Luzia Iara, Yara Dias Martins, and Jair Lício Ferreira Santos. "A influência socioeconômica e de gênero no lazer de adolescentes." Psicologia: Teoria e Pesquisa 26, no. 3 (September 2010): 427–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722010000300005.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho investigou a influência socioeconômica e de gênero no lazer de adolescentes. Participaram desta pesquisa 74 adolescentes, estudantes de uma escola pública e outra privada de um município do interior do estado de São Paulo. Os resultados demonstraram que não há diferenças significativas quando analisadas as atividades de lazer em relação à classe socioeconômica. Porém, quando analisadas quanto ao gênero, as atividades de lazer das moças de diferentes classes socioeconômicas apresentam diferenças significativas. Concluiu-se que os diferentes papéis sociais e ocupacionais atribuídos aos adolescentes, juntamente com o contexto socioeconômico e de gênero ao qual pertencem exercem pouca influência nas escolhas de atividades de lazer.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
32

Gomes, José Vitor Lemes. "Comportamento político na eleição presidencial de 2022: um estudo de caso com estudantes universitários." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 1 (January 24, 2024): 5095–118. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.1-304.

Повний текст джерела
Анотація:
Essa pesquisa buscou compreender quais os padrões de comportamento político entre os estudantes de uma unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais, da região centro-oeste do Estado, durante as eleições de 2022. Trata-se de uma pesquisa de finalidade descritiva e de abordagem quantitativa. Foi realizado um survey com uma amostra representativa de 220 estudantes. Os resultados demonstram que: 1) a maioria dos estudantes acreditam que a desigualdade socioeconômica é o principal problema do país e que a política é o melhor meio de solucioná-lo; 2) a maioria dos estudantes acreditam que a democracia é preferível a qualquer outra forma de governo; 3) a maioria dos estudantes possui interesse sobre política e se informam com frequência razoável sobre a mesma através da internet; 4) a maioria dos estudantes manifestou intenção de voto em Lula, tanto para o 1º quanto para o 2º turno.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
33

Mont'Alvão Neto, Arnaldo Lopo. "Tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil: 1982-2010." Educação & Sociedade 35, no. 127 (June 2014): 417–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302014000200005.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho analisa as tendências das desigualdades de acesso ao ensino superior no Brasil ao longo das últimas três décadas, período marcado por grande expansão do sistema de educação superior. São utilizadas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e dos Censos Demográficos, a partir das quais modelos de regressão estimam as chances de estudantes que completaram o ensino médio chegarem ao ensino superior no país, em função das origens socioeconômicas, características sociodemográficas, estrutura familiar e diferenças regionais. Os principais resultados indicam queda das desigualdades de acesso, segundo nível educacional dos pais e diferenças raciais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
34

Najeh Abdel Hamid Mohd Mustafa, Adham, Gilberto Luiz Alves, and Gisele Marques de Araújo. "Cisjordânia Ao Brasil." Revista Territórios e Fronteiras 15, no. 2 (December 1, 2022): 391–418. http://dx.doi.org/10.22228/rtf.v15i2.1190.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo desse artigo foi desvelar a origem da colônia, constituição, formas de inserção socioeconômica e suas características atuais. Com coleta de dados empíricos por meio de questionário com dez pessoas, integrantes da colônia. Evidenciou-se que os imigrantes palestinos superaram dificuldades econômicas e culturais quando chegaram a Corumbá, conseguiram acumular capital, elevar suas condições socioeconômicas e participar ativamente do desenvolvimento da região que escolheram para se fixar.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
35

Souza, Keila Valente de, Martha Macedo de Lima Barata, Jefferson Caldas dos Santos Pereira, Júlia Célia Mercedes Strauch, and Hermano Albuquerque de Castro. "ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DAS QUEIMADAS DE CANA-DE-AÇÚCAR E PREVALÊNCIA DOS SINTOMAS DE ASMA EM ALUNOS DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ, NO PERÍODO DE 2012 E 2013." Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde 13, no. 24 (June 22, 2017): 41–53. http://dx.doi.org/10.14393/hygeia1335656.

Повний текст джерела
Анотація:
A queima da cana-de-açúcar tem gerado aumento da quantidade de fuligens em Campos dos Goytacazes (RJ) e pode ser perigosa para o meio ambiente e para a saúde da sua população. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar geograficamente os graus de vulnerabilidade socioeconômica, a prevalência dos sintomas de asma em escolares de 6-7 e 13-14 anos de idade e os setores censitários mais expostos aos focos de queimadas de cana-de-açúcar em Campos dos Goytacazes (RJ), estabelecendo uma relação entre esses fatores. Para analise de sintomas de asma em estudantes foram usados dados do questionário International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC). Na avaliação da influência de queima de cana-de-açúcar na região foi aplicado o estimador de densidade de Kernel. Na investigação da vulnerabilidade socioeconômica foi formado um índice que reflete condições de infraestrutura, renda e educação. Os setores censitários mais vulneráveis socioeconomicamente estão sob maior influência dos focos de queimadas e contêm maior número de estudantes com sintomas de asma severa.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
36

Nakamae, Djair Daniel, Maria Rizoneide Negreiros de Araújo, Maria Lígia Mohallem Carneiro, Lúcio José Vieira, and Suelene Coelho. "Caracterização socioeconômica e educacional do estudante de enfermagem nas escolas de Minas Gerais." Revista da Escola de Enfermagem da USP 31, no. 1 (April 1997): 109–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62341997000100009.

Повний текст джерела
Анотація:
Os autores fazem uma descrição do perfil comparativo dos estudantes de enfermagem provenientes das escolas mineiras, públicas e privadas. Concluem mostrando semelhanças e diferenças que caracterizam os dois grupos. Dão destaque às diferenças significativas que se referem à vida escolar , requisitos para o aproveitamento no ensino e a situação econômica dos estudantes. O aluno da escola privada está em desvantagem, entrou mais tarde na universidade, tem menos tempo para os estudos, a maioria deles trabalha, os pais têm menor instrução formal. Incentivam os colegas a darem continuidade com pesquisas de maior alcance.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
37

Santos, Cláudia Priscila C. dos, and Jorge Ferreira. "Sempre sonhei estudar fora: mobilidade internacional entre estudantes em vulnerabilidade socioeconômica." Argumentum 10, no. 2 (August 31, 2018): 220–37. http://dx.doi.org/10.18315/argumentum.v10i2.18764.

Повний текст джерела
Анотація:
A internacionalização e a mobilidade estudantil têm recebido destaque no quadro da sociedade do conhecimento e da economia em escala global, principalmente após o Processo de Bolonha. Problematizamos a igualdade de oportunidades na participação em programas de mobilidade internacional, identificando a integração de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica em tais programas, no Brasil e em Portugal. Por meio de um estudo comparativo de natureza quantitativa e qualitativa, analisamos os fatores que determinam as experiências de participação e de não participação bem como os contributos e as motivações à participação. Concluímos que os fatores institucional, familiar, individual e linguístico, conjugados ao financeiro são determinantes à participação.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
38

Silva, Luciano Campos da, and Daniel Abud Seabra Matos. "Indisciplina no PISA: entre o intra e o extraescolar." Estudos em Avaliação Educacional 28, no. 68 (August 31, 2017): 382. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v28i68.4590.

Повний текст джерела
Анотація:
<p>São objetivos deste trabalho: analisar o fenômeno da indisciplina escolar por meio dos dados do PISA 2012; aplicar um modelo de regressão linear multinível tendo o clima disciplinar como variável dependente; e identificar fatores explicativos intra e extraescolares associados à indisciplina. A contribuição mais significativa deste trabalho é apontar que a indisciplina parece ser mais dependente de fatores intra do que extraescolares. Variáveis clássicas como nível socioeconômico, tipo de escola e gênero não apresentaram poder explicativo sobre a indisciplina, o que tenciona a tese de que o fenômeno se associaria diretamente à origem social dos estudantes. A proporção de repetentes da escola se mostrou o fator de maior impacto na indisciplina.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Indisciplina Escolar; PISA; Regressão Linear Multinível; Comportamento do Aluno.</p><p> </p><p><strong><em>Indisciplina en el PISA: entre lo intra y lo extraescolar</em></strong></p><p><em>Son los siguientes los objetivos de este trabajo: analizar el fenómeno de la indisciplina escolar por medio de los datos del PISA 2012; aplicar un modelo de regresión lineal multinivel con el clima disciplinar como variable dependiente; e identificar factores explicativos intra y extraescolares asociados a la indisciplina. La contribución más significativa de este trabajo es la de señalar que la indisciplina parece ser más dependiente de factores intra que extraescolares. Variables clásicas como el nivel socioeconómico, el tipo de escuela y el género no presentaron poder explicativo sobre la indisciplina, lo que proyecta la tesis de que el fenómeno se asociaría directamente al origen social de los estudiantes. La proporción de repetidores de la escuela se mostró el factor de mayor impacto en la indisciplina.</em></p><p><em><strong>Palabras-clave:</strong> Indisciplina Escolar; PISA; Regresión Lineal Multinivel; Comportamiento del Alumno.</em></p><p><em> </em></p><p><strong><em>Indiscipline in PISA: between intra- and extra-school factors</em></strong></p><p><em>This study aims to analyze the phenomenon of school discipline using data from the PISA 2012; to apply a multilevel linear regression model considering the disciplinary climate as the dependent variable and to identify explanatory intra and extra-school factors associated with discipline. The most significant contribution of this paper is to point out that the discipline issue seems to be more dependent on intra than extra school factors. Classical variables such as socioeconomic status, type of school and gender had no influence on discipline, presupposing the idea that the phenomenon is directly associated to students’ social background. The proportion of repeat students in school proved to be the factor of greatest impact on discipline.</em></p><p><em><strong>Keywords:</strong> School Indiscipline; PISA; Multilevel Linear Regression; Student Behavior.</em></p>
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
39

Dos Santos, Alessandra Guida, Eliane Brígida Morais Falcão, and Rui Cerqueira. "Praticar ciência: estudantes ensinam como aprender teoria da evolução e lidar com as crenças religiosas." Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 9, no. 1 (May 25, 2016): 103. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p103.

Повний текст джерела
Анотація:
http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p103Estudos apontam a desarticulação dos temas origem da vida e teorias da evolução como possível alternativa para minimizar conflitos entre estudantes e suas crenças religiosas. Este artigo relata pesquisa comparativa entre cinco escolas do ensino médio. Resultados indicam que a alternativa de separar o ensino da origem da vida para que o ensino das teorias da evolução seja favorecido, visto que crenças religiosas estariam mais associadas ao primeiro, não se justifica, pois como os discursos dos estudantes revelaram, ao falar dos processos evolutivos, estes se referem ao primeiro ser vivo tanto quanto se referem aos processos evolutivos quando se referem à origem da vida. A expressão das crenças religiosas também não parece possível de ser contida pela desarticulação no ensino dos temas. As conclusões sugerem que pensar e praticar ciência é o caminho educacionalmente apropriado para o ensino e aprendizagem da origem da vida e teorias da evolução.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
40

Henrique, Ana Paula Guedes, and Maria Teresa Gonzaga Alves. "distribuição de matrículas no ensino superior presencial em Minas Gerais." Revista Pesquisa e Debate em Educação 14 (March 7, 2024): 1–21. http://dx.doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.40068.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo desta pesquisa é analisar a formação socioeconômica do estado de Minas Gerais e relacioná-la com as características de perfil dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior presenciais no ano de 2018. Como resultado notamos que nas regiões concentradas ao norte do estado, pobres e com população em sua maioria negra o ensino superior apresentou menores taxas de matrículas e se revelou ausente em determinadas microrregiões. Nessas áreas a presença de estudantes negros e do sexo feminino é superior. Já nas regiões mais ao sul do estado, com altas taxas de matrículas, os estudantes brancos estavam em maioria. No setor público dessas regiões a prevalência foi de estudantes do sexo masculino e brancos, já no privado os grupos com maiores percentuais de estudantes brancos do sexo feminino. Nossos resultados demonstraram que o estado de Minas Gerais é marcado por aquilo que chamou de “divisão racial do espaço”, extremamente desvantajosa para a população negra.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
41

Santos Mota, Helenadja, Nelio Bizzo, and Yzila Liziane Farias Maia de Araujo. "A relevância da educação em ciências: posicionamentos de estudantes brasileiros de crenças cristãs acerca da teoria da evolução humana." Revista Espaço Pedagógico 25, no. 2 (May 28, 2018): 488–500. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v25i2.8175.

Повний текст джерела
Анотація:
A relevância do ensino da evolução biológica se alicerça na centralidade do tema que é considerado preponderante para a construção dos conhecimentos biológicos. Apesar do caráter fulcral, a evolução biológica é bastante controversa como temática nas aulas de ciências, fazendo com que muitos professores se esquivem de ensiná-la. Diante das dificuldades inerentes ao processo de ensino e aprendizagem da teoria evolutiva, especialmente da evolução humana, o presente trabalho busca identificar o grau de aceitação de jovens estudantes cristãos acerca de tópicos que refletem explicações científicas para a origem do homem. O estudo de natureza quantitativa teve a coleta de dados realizada por meio de um questionário numa escala Likert de quatro pontos, aplicado a 1916 estudantes na faixa etária de 15 anos. Os dados apontam que a rejeição dos estudantes em relação à evolução humana como um todo, principalmente pelos estudantes evangélicos, visto que apresentaram níveis mais baixos de concordância com o item, leva a acreditar que, muitas vezes, em sala de aula, a explicação científica sobre a origem do homem contraria a visão de mundo religiosa dos estudantes.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
42

Cardoso, Víctor Câmara Gusmão, João Gabriel Alves Leite, Rafael Cabral De Carli, Sarah Carolyne Lima Farias, and Maria das Neves Dantas da Silveira Barros. "Explorando a realidade socioeconômica e alimentar em comunidades desfavorecidas: relato de experiência." International Journal of Education and Health 8 (June 21, 2024): e5614. http://dx.doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2024.e5614.

Повний текст джерела
Анотація:
INTRODUÇÃO: A concentração urbana das faculdades médicas limita a exposição dos estudantes aos desafios rurais, dificultando a implementação das diretrizes que visam humanizar a formação profissional. Surge, então, a necessidade de atividades acadêmicas que abordem tais demandas, principalmente sobre as endemias rurais. OBJETIVOS: Relatar a experiência de estudantes de medicina com visitas clínicas domiciliares a famílias em condições socioeconômicas desfavoráveis no município de São Benedito do Sul, PE. METODOLOGIA: Os recursos obtidos pela venda de alimentos e doados por residentes do Procape/UPE custeou deslocamento e estadia de doze estudantes e orientadora. Com auxílio da Agente Comunitária de Saúde local, cinco famílias foram selecionadas. Aplicou-se formulários para coleta de queixas ligadas a alguma doença, conteúdo da alimentação e condições de moradia, além da realização de exame físico e de um eletrocardiograma. RESULTADOS: Notou-se grande precariedade em relação às moradias e condições de acesso à saúde. A renda total era em média inferior a um salário mínimo, enquanto a educação variou do analfabetismo ao fundamental incompleto. Nas residências não havia acesso a chuveiro ou vaso sanitário. Derivados do milho acrescido de carne embutida eram a base alimentar, com consumo esporádico de feijão, galinha ou ovo. Registrado diversos relatos sobre a assistência à saúde gratuita em estado precário. CONCLUSÃO: A vivência do projeto foi fundamental na construção crítica do conceito ampliado de saúde. Evidenciou-se que o SUS não atinge completamente as demandas da região. Torna-se necessária uma reavaliação da qualidade da assistência médica local, para que possa suprir as necessidades dos moradores.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
43

Freitas, Alan Araújo. "Bem-estar e estratificação social no Brasil contemporâneo." Revista Brasileira de Sociologia - RBS 9, no. 22 (September 1, 2021): 196–221. http://dx.doi.org/10.20336/rbs.634.

Повний текст джерела
Анотація:
Com o objetivo central de avaliar o processo de mobilidade social no Brasil contemporâneo, foram construídos dois indicadores socioeconômicos que mensuram a origem e o destino das pessoas, tendo por diferença básica em relação aos estudos clássicos a construção de índices com base no acesso ao bem-estar social elementar. Esses indicadores foram avaliados simultaneamente com o fator educação escolar. Observou-se que a transmissão da vantagem socioeconômica no Brasil possui um duplo caminho, (i) investimento em educação formal e (ii) transferência direta de bem-estar socioeconômico entre parentes, o segundo fator com a maior significância. Interpreto o Brasil como uma sociedade que não é meritocrática, em virtude de o poder da educação escolar em modificar os resultados dos indivíduos em fase adulta ser estatisticamente inferior ao efeito da herança socioeconômica, ao assumir que existe uma corrida entre os indivíduos por recursos e que tudo começa antes mesmo do nascimento.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
44

Freitas, Alan Araújo. "Bem-estar e estratificação social no Brasil contemporâneo." Revista Brasileira de Sociologia - RBS 9, no. 22 (September 1, 2021): 196–221. http://dx.doi.org/10.20336/rbs.634.

Повний текст джерела
Анотація:
Com o objetivo central de avaliar o processo de mobilidade social no Brasil contemporâneo, foram construídos dois indicadores socioeconômicos que mensuram a origem e o destino das pessoas, tendo por diferença básica em relação aos estudos clássicos a construção de índices com base no acesso ao bem-estar social elementar. Esses indicadores foram avaliados simultaneamente com o fator educação escolar. Observou-se que a transmissão da vantagem socioeconômica no Brasil possui um duplo caminho, (i) investimento em educação formal e (ii) transferência direta de bem-estar socioeconômico entre parentes, o segundo fator com a maior significância. Interpreto o Brasil como uma sociedade que não é meritocrática, em virtude de o poder da educação escolar em modificar os resultados dos indivíduos em fase adulta ser estatisticamente inferior ao efeito da herança socioeconômica, ao assumir que existe uma corrida entre os indivíduos por recursos e que tudo começa antes mesmo do nascimento.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
45

Araújo, Alexandra, and Márluce Coan. "Variação linguística em materiais didáticos de Português Língua Estrangeira (PLE)." Calidoscópio 21, no. 2 (July 24, 2023): 340–60. http://dx.doi.org/10.4013/cld.2023.212.07.

Повний текст джерела
Анотація:
Neste artigo, analisamos atividades referentes à variação na codificação do sistema temporal (tempo/aspecto/modo) em dois cadernos de exercícios da coleção Bem-Vindo (Calles et al; Burim e Medrado, 2013). Das 23 questões sobre tempo/aspecto/modo do caderno para estudantes de origem latina, somente 04 dão margem a considerações sobre variação; já no caderno destinado aos estudantes de origem anglo-saxônica, há 07 atividades propícias ao tratamento da variação das 39 observadas. Do caderno destinado aos estudantes de origem latina, somente uma questão se volta estritamente à variação em perspectiva clássica (na acepção de mesmo significado referencial): variação entre imperativo versus infinitivo em atos de comando. Das outras três, embora valores temporais igualitários estejam em cena, há divergências aspectuais e/ou modais. No caderno para alunos de origem anglo-saxônica, há questões sobre forma simples versus composta do pretérito mais-que-perfeito; perfeito e imperfeito; presente do indicativo e futuro do pretérito; pretérito perfeito composto e presente do indicativo; formas de imperativo em função dos pronomes (tu x você); ser/estar auxiliares e particípio passado. Essas tendências de tratamento variacionista apontadas podem fomentar a elaboração de outros materiais didáticos, o que implicaria consonância com o que a literatura linguística tem evidenciado em descrições sobre fenômenos em variação. Palavras-chave: Variação; Materiais Didáticos; Português Língua Estrangeira.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
46

Plakoudi Souto Maior, Alice, Camila Akemi Karino, and Joaquim José Soares Neto. "Trajetórias acadêmicas de estudantes na educação superior: uma revisão da literatura." Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade 8, no. 17 (June 30, 2021): 464–89. http://dx.doi.org/10.55028/pdres.v8i17.12226.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão do fenômeno da formação educacional no nível da Educação Superior, a partir de uma revisão da literatura acerca das trajetórias acadêmicas de estudantes que ingressam na graduação e na pós-graduação stricto sensu. Para tanto, foram realizadas buscas em três plataformas distintas: (a) no Google Acadêmico; (b) no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e (c) na base estrangeira Education Resources Information Center (ERIC). O principal critério de seleção foi o conteúdo versar centralmente sobre a temática das trajetórias acadêmicas na Educação Superior, contendo no título, resumo ou palavras-chave das publicações um ou mais dos termos de busca utilizados. O levantamento bibliográfico resultou em 42 trabalhos selecionados. A revisão desses trabalhos identificou duas vertentes principais de pesquisa: (i) aquelas em que a investigação das trajetórias se dá centralmente sob a perspectiva do desempenho de sistemas de ensino, e (ii) aquelas que têm como temática central a investigação das trajetórias sob a perspectiva das origens sociais e/ou socioeconômicas dos estudantes. A análise realizada sugere que o estudo acerca das trajetórias acadêmicas de estudantes pode fornecer subsídios relevantes para uma compreensão mais ampla dos sistemas de ensino e do processo de formação na graduação e pós-graduação, no que se refere à eficácia na produção de concluintes e ao nível de equidade que está presente no acesso, permanência e conclusão nos diferentes níveis de formação.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
47

Pires, Cláudia Geovana da Silva, Fernanda Carneiro Mussi, Raisa Correia de Souza, Diorlene Oliveira da Silva, and Carlos Antonio de Souza Teles Santos. "Consumo de bebidas alcóolicas entre estudantes de enfermagem." Acta Paulista de Enfermagem 28, no. 4 (August 2015): 301–7. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500052.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo Comparar o consumo de bebida alcóolica entre estudantes de Enfermagem ingressantes e concluintes do curso. Métodos Estudo transversal, com 154 estudantes de enfermagem. O instrumento de pesquisa foi um questionário com dados sociodemográficos e da vida acadêmica, e o Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). Na análise dos dados, empregaram-se estatísticas descritivas, teste Qui-quadrado de Pearson, exato de Fischer e de tendência linear. Adotou-se significância estatística de 5%. Resultados Predominaram mulheres, na faixa etária de 20 a 24 anos, solteiros, da raça negra e classe socioeconômica C. Consumiam bebida alcoólica 57,1% da amostra. Constatou-se maior frequência de consumo e de doses de bebida alcoólica para estudantes concluintes e maior proporção destes nas Zonas AUDIT II, III e IV. Não houve diferença estatisticamente significante na análise entre zonas e ano em curso. Conclusão Estudantes concluintes apresentaram maior consumo prejudicial de bebidas alcoólicas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
48

Brazorotto, Cíntia Magno. "POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO CEFET-MG: DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO?" Cadernos Cajuína 6, no. 3 (March 18, 2021): 243. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.505.

Повний текст джерела
Анотація:
<p class="texto">A partir da caracterização socioeconômica dos estudantes no CEFET-MG o artigo busca verificar a efetiva democratização do acesso ao ensino médio integrado ao técnico profissionalizante, por meio de políticas afirmativas de reserva de vagas. Os resultados apresentados são parte de uma pesquisa mais ampla que investigou estudantes dessa modalidade de ensino no Brasil e na Alemanha. O delineamento metodológico associa pesquisa quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionário eletrônico aos estudantes, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com profissionais em ambos os países. Os resultados da investigação indicam que embora o caminho para a democratização ao ensino público de qualidade ainda seja longo, a implementação de políticas afirmativas, como as cotas raciais, apresenta avanços na direção à igualdade social.</p>
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
49

Quinto, Gabriela Hidalgo, Avier Toledo García, Edna Maria Gómez López, Jannet Rodriguez Ruiz, and Teresa De Jesús Pérez Zurita. "Responsabilidade Social e Identidade Cultural / University Social Responsibility and Cultural Identity." Brazilian Journal of Business 3, no. 3 (July 20, 2021): 2109–22. http://dx.doi.org/10.34140/bjbv3n3-008.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo desta pesquisa é conhecer as ações de Responsabilidade Social para o fortalecimento da identidade cultural de estudantes de origem indígena em uma universidade pública do sudeste mexicano. As teorias dos stakeholders, interação social e identidade são propostas para explicar a forma de como a organização atende um grupo de interesse – estudantes de origem indígena – assim como as interações que eles têm no interior da mesma para manter ou transformar sua identidade étnica. Uma metodologia quantitativa é utilizada por meio do desenho de um questionário com 21 itens e escala de Likert que considera as variáveis: ações de RSU, interação social e identidade cultural. A população é formada por 681 jovens indígenas que se formam em alguma das 12 unidades acadêmicas da “Institución de Educación Superior” do sudeste mexicano. Calculou-se uma amostra representativa de 480 alunos. A análise dos dados obtidos será realizada com o software estatístico SPSS. Espera-se identificar as ações consideradas da RSU que fortalecem e/ou transformam a identidade cultural de estudantes de origem indígena, assim como pesquisas futuras sobre o impacto da RS nos grupos de interesse.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
50

Leonardi, Fabricio Gobetti, Anderson da Silva Rosa, and Rosemarie Andreazza. "O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) do ensino superior público federal." Revista Internacional de Educação Superior 11 (February 2, 2024): e025034. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v11i00.8674402.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: Em meio à precarização e disputa nas instituições de ensino superior, as políticas de permanência estudantil emergem como tema em debate. Elas buscam garantir condições para que os alunos prossigam e completem seus estudos, reduzindo desigualdades socioeconômicas e democratizando o ensino superior, em paralelo com outras ações afirmativas. Contudo, sua implementação enfrenta desafios e expõe as fragilidades em seu aporte jurídico-institucional. Objetivos: analisar a evolução do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no contexto das universidades federais brasileiras buscando compreender as contradições subjacentes à dinâmica político-institucional do mesmo e as interações dos principais projetos e grupos políticos em disputa na conjuntura social e política. Metodologia: Trata-se de uma análise histórica e bibliográfica abrangendo os antecedentes, a origem e o desenvolvimento do PNAES, bem como suas implicações sociais e econômicas. Resultados/conclusão: o PNAES, como uma estratégia de destinação de recursos para processos que incidam sobre a permanência estudantil e na efetivação das outras políticas afirmativas implementadas por ocasião da expansão de vagas via REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), caracteriza-se como uma política frágil do ponto de vista jurídico, mas extremamente resiliente, principalmente pela ação espontânea ou coordenada dos grupos políticos que compõe as Forças Pró-Permanência Estudantil.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії