Статті в журналах з теми "Medicina quantitativa"

Щоб переглянути інші типи публікацій з цієї теми, перейдіть за посиланням: Medicina quantitativa.

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся з топ-50 статей у журналах для дослідження на тему "Medicina quantitativa".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Переглядайте статті в журналах для різних дисциплін та оформлюйте правильно вашу бібліографію.

1

Santos, Paulo Rodrigues dos. "COVID-19 E VIDA IDOSA." Diálogos e Perspectivas Interventivas 1 (December 30, 2020): e10485. http://dx.doi.org/10.52579/diapi.v1i.10485.

Повний текст джерела
Анотація:
O texto objetiva contribuir para a compreensão do por que da pandemia da SARS Cov 2 travar o mundo capitalista, com base em tríplice recorte: a) – delineamento da vulnerabilidade biológica da população mundial frente à pandemia, com ênfase na condição idosa, na descrição de um conjunto de afecções não transmissíveis, de predominância global e na desnaturalização do óbito, por Covid-19, na velhice; b) - análise da hipótese de que tais enfermidades resultam de racionalidades econômicas e políticas de base medicamentosa e alimentar, que conformam um tipo de governo populacional global, uma biopolítica da “saúde”; c) - descrição do campo medicinal compartido em: “medicina da doença”, que atua com cerca de dois terços da população; “medicina da saúde”, com ação sobre, aproximadamente, um terço da população. Ambas com condição legal constituem domínios econômicos financeiros da economia mundial, duas linhas da medicina oficial implicadas na saúde como negócio. O texto articula metodologia quantitativa e qualitativa e tem suporte nas formulações teóricas de Michel Foucault.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Cyrino, Eliana Goldfarb, Mara Regina Lemes de Sordi, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, Willian Fernandes Luna, Carolina Siqueira Mendonça, Fabíola Lucy Fronza Alexandre, Walter Vitti Junior, et al. "Mapeamento das características da implantação de novos cursos de Medicina em universidades federais brasileiras." Revista Panamericana de Salud Pública 44 (October 20, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.26633/rpsp.2020.117.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo. Mapear as características de implantação de novos cursos de Medicina nas universidades federais brasileiras, a partir de 2013. Métodos. Estudo exploratório com metodologia quantitativa e qualitativa. Foi realizado um levantamento das novas escolas de Medicina em universidades federais, com análise dos projetos pedagógicos dos cursos e entrevistas a estudantes, professores e profissionais de serviços de saúde vinculados às escolas de Medicina. Os dados coletados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Resultados. Foram identificados 30 novos cursos de Medicina, dos quais 24 foram visitados. Todos os novos cursos se localizam fora dos grandes centros urbanos e capitais, nas cinco macrorregiões brasileiras; são organizados em arranjos formativos diversos, que buscam superar a fragmentação disciplinar com metodologias ativas e avaliação formativa. A rede de saúde é utilizada na formação para enfrentamento dos desafios da integração ensino-serviço-comunidade, com vistas a uma formação crítica e voltada à saúde pública. A criação dos cursos promoveu a interiorização de docentes, embora de forma limitada, e contribuiu para o ingresso de estudantes locais e a criação de residências médicas, expedientes potentes na fixação médica. Conclusões. Observou-se diversidade nas formas da materialidade e aderência ao disposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina publicadas em 2014. A construção de modelos de formação médica condizentes com as particularidades locais e com as exigências do Sistema Único de Saúde (SUS) em seu papel de ordenador da formação dos profissionais da saúde pode contribuir para reduzir as desigualdades em saúde.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Miranda, Ana Paula Vilela, Maria Carolina de Araújo Seixas, and Alexandre Sampaio Rodrigues Pereira. "USO DE DROGAS DE DESEMPENHO ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA DE BRASÍLIA: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA." REVISTA FOCO 17, no. 2 (February 26, 2024): e4499. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n2-113.

Повний текст джерела
Анотація:
Os psicoestimulantes são substâncias que atuam por diferentes mecanismos e favorecem o aprendizado, a memória e a concentração. São consumidos com frequência por estudantes e alta prevalência entre os acadêmicos de medicina. Dentre os estimulantes utilizados por esse grupo, destacam-se a cafeína, bebidas energéticas, pó de guaraná e metilfenidato. O presente estudo teve como objetivo analisar a prevalência do uso de drogas de desempenho entre estudantes de medicina, motivações para uso e principais efeitos colaterais das substâncias. Foi realizado um estudo de caráter observacional e transversal, utilizando dados obtidos a partir de um questionário anônimo disponibilizado pela plataforma Google Forms. Obteve-se a amostra de 143 alunos do curso de medicina de uma universidade privada de Brasília. Encontrou-se a prevalência do sexo feminino e principal faixa etária entre 17 e 26 anos. Observou-se a prevalência do consumo de cafeína (83,92%) e bebidas energéticas (70,63%) na amostra. Entre os estudantes que usam o metilfenidato, apenas 40% possuíam prescrição médica para uso. Encontrou-se como principal motivação para uso dos estimulantes a inibição do sono e o aumento da concentração, no entanto, a percepção de melhora do rendimento pelos estudantes foi minoria. Entre os efeitos colaterais, observou-se principalmente a cefaléia e a taquicardia. Infere-se a importância do debate acerca do uso e procura por essas substâncias, visto que, mesmo na presença de efeitos colaterais indesejados, o consumo continua uma prática recorrente entre os estudantes da área.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Lopes, Bernardo Fernandes, Marilda Onghero Taffarel, Mariana Lorenção Feitosa, Lorena Adão Vescovi Séllos Costa, Eduardo Raposo Monteiro, and Fabiano Séllos Costa. "Radiografia quantitativa hepática de cães tranquilizados com acepromazina." Ciência Rural 41, no. 1 (2011): 137–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782011000100022.

Повний текст джерела
Анотація:
O maleato de acepromazina é um dos tranquilizantes mais utilizados em medicina veterinária, podendo causar esplenomegalia, mas não é conhecida a possibilidade de ocorrência de hepatomegalia. Objetivou-se, com o presente estudo, utilizar a radiografia quantitativa com auxilio digital para determinar o tamanho e volume do fígado de cães tranquilizados com acepromazina. Foram radiografados, na projeção lateral direita e ventrodorsal do fígado, nove cães hígidos, antes e após a administração intramuscular de maleato de acepromazina, na dose de 0,1mg kg-1 de peso. Foi possível caracterizar aumento das dimensões hepáticas (P<0,05) entre os diferentes momentos experimentais com forte correlação positiva entre as medidas corpóreas. A técnica radiográfica quantitativa empregada neste estudo caracterizou com precisão o aumento de tamanho e volume hepático nos cães tratados com acepromazina.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Dantas, Flávio, Juliana Palma de Oliveira, Camila Toffoli Ribeiro, Lucas Gomes Patrocínio, Carolina dos Santos Lázari, Mariana Gonçalves Gomes, Eduardo José de Oliveira Zanin, et al. "Avaliação Quali-Quantitativa das Disciplinas Curriculares: a Experiência da Universidade Federal de Uberlândia." Revista Brasileira de Educação Médica 25, no. 1 (April 2001): 27–35. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v25.1-004.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo: As mudanças no ensino superior, no espírito da Lei de Diretrizes e Bases, realçam a necessidade de maior flexibilização curricular a de um melhor conhecimento da realidade educacional de cada curso. Este estudo objetivou uma diagnose melhor da situação atual do Curso de Medicina da UFU, através de uma abordagem quali-quantitativa para avaliação das disciplinas curriculares. Foram usados análise documental, abordagem quantitativa com aplicação de questionário final de avaliação de disciplinas e abordagem qualitativa com observação participante de cada disciplina, realizada por dois observadores independentes. As respostas foram agrupadas em cinco áreas temáticas: processo ensino-aprendizagem, cenário de aprendizagem, relacionamento professor-aluno, ética no curso e avaliação do aluno. Há uma razoável satisfação dos alunos em relação ao modo como vêm sendo ministradas as disciplinas. Entretanto, as observações qualitativas e os registros quantitativos indicam que há um significativo espaço para a introdução de melhorias. A abordagem quali-quantitativa de avaliação permite a coleta de informações ricas e detalhadas, tendo como resultante uma visão mais integral da realidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Paula, Eric Mateus Nascimento de, Juliana Bruno Borges Souza, Thaynara Souza Moreira, Carolina de Alvarenga Cruz, Raphaella Barbosa Meirelles-Bartoli, and Adolorata Aparecida Bianco Carvalho. "Caracterização e Perfil dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária no Brasil." Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde 27, no. 1 (June 21, 2023): 19–24. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2023v27n1p19-24.

Повний текст джерела
Анотація:
O ensino da Medicina Veterinária no Brasil vivencia um cenário de expansão de cursos de graduação que pode prejudicar a qualidade do ensino. O objetivo deste trabalho é caracterizar os atuais cursos de graduação em Medicina Veterinária existentes no Brasil, com vistas a obter subsídios para discussões sobre a formação profissional. Foi desenvolvido um estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de pesquisa e análise documental com as informações sobre os cursos de graduação em Medicina Veterinária registrados no e-MEC. Foram contabilizados 556 cursos, sendo que 536 estão em atividade. 514 são presenciais e 22 são na modalidade de educação à distância. São ofertadas 77.047 vagas por ano, correspondendo a uma média de 149,89 vagas/curso/ano. Dos cursos registrados, 430 são de caráter privado e 83 públicos. A Região Sudeste dispõe de 41,54% dos cursos registrados e contabiliza 50,34% de todas as vagas do Brasil. Os cursos presencias estão presentes em 239 cidades. Em relação a estrutura curricular, a carga horária média é de 4427,70 horas. Concluiu-se que há um alto número de cursos de Medicina Veterinária. A década de 90 marca o início da expansão, ligada a instituições particulares, de cursos ofertados em diferentes modalidades. Situação essa que coloca o Brasil em evidência por possuir muito mais cursos que o quantitativo necessário para atender a população atual. E os impactos de excesso de cursos serão sentidos a longo prazo, afetando negativamente todas as áreas de atuação do Médico Veterinário. Palavras-chave: Características. Faculdades. Médico Veterinário. AbstractThe teaching of Veterinary Medicine in Brazil is experiencing a scenario of undergraduate course expansion that can harm the quality of education. The aim of this study is to characterize the current undergraduate courses in Veterinary Medicine in Brazil, in order to obtain subsidies for discussions on professional training. An exploratory, descriptive and quantitative and qualitative approach study was developed through research and document analysis with information on the undergraduate courses in Veterinary Medicine registered in e-MEC. 556 courses were counted, with 536 in operation. 514 are face-to-face and 22 are in distance education. 77,047 places are offered each year, corresponding to an average of 149.89 places/course/year. Of the courses registered, 430 are private and 83 public. The Southeast Region has 41.54% of the registered courses and accounts for 50.34% of all places in Brazil. The face-to-face courses are in 239 cities. In terms of curriculum structure, the average workload is 4427.70 hours. It was concluded that there is a high number of Veterinary Medicine courses. The 90s marked the beginning of the expansion, linked to private institutions, of courses offered in different modes. This situation puts Brazil in evidence for having many more courses than the quantity needed to serve the current population. And the impacts of excessive courses will be felt in the long term, negatively affecting all areas of the veterinarian's work. Keywords: Characteristics. Pharmacies. Veterinarian.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Bezerra, Guilherme Amorim, Adriani Izabel de Souza Moraes, Tatiane Veteri Coneglian, and Sílvia Carla Da Silva André Uehara. "Conhecimento de futuros enfermeiros e médicos sobre dengue, zika e chikungunya." Revista Enfermagem UERJ 29 (December 3, 2021): e58601. http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2021.58601.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: comparar o conhecimento autorreferido de formandos de medicina e enfermagem em relação à dengue, zika e chikungunya. Método: estudo transversal, exploratório e de abordagem quantitativa, realizado em uma universidade pública com 41 formandos dos cursos de enfermagem e medicina. Os dados foram coletados por meio de um questionário autorrespondido e analisados por meio de um modelo linear generalizado com distribuição binomial com função de ligação identidade. Resultados: os graduandos de medicina apresentaram as maiores taxas de acertos; porém, somente a variável referente ao exame clínico apresentou diferença estatística significativa entre os cursos. Conclusão: este estudo reforça a importância da formação de enfermeiros e médicos, para que estejam capacitados e preparados para assistir à população, desde o desenvolvimento de ações preventivas até a reabilitação do usuário acometido por uma arbovirose.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Meireles, Maria Alexandra de Carvalho, Randyston Brenno Feitosa, Leonardo de Almeida Oliveira, Humberto Jander de Souza, and Lúcia Meirelles Lobão. "Percepção da morte para médicos e alunos de medicina." Revista Bioética 27, no. 3 (September 2019): 500–509. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422019273334.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo A carga psicoemocional gerada com a morte de pacientes é uma das questões mais difíceis de serem enfrentadas na medicina. Este levantamento de dados, de caráter descritivo e abordagem quantitativa, teve como objetivo principal analisar a atitude de médicos e a percepção de estudantes de medicina em relação ao fim da vida. Os dados foram organizados em duas categorias: percepção dos entrevistados quanto à morte e influência da experiência médica para superar o óbito de enfermos. Os resultados mostram que os discentes se sentem despreparados para enfrentar essa realidade, e a vivência profissional é o principal fator de compreensão dos médicos sobre o tema. Conclui-se que a tanatologia e seus desdobramentos são lacuna na formação em medicina, tornando a morte questão crítica e dolorosa da profissão. Aprovação CEP-Fadip CAAE 68401717.6.0000.8063
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Costa, Milena Silva, Raphael Tavares Dantas, Cecília Gomes dos Santos Alves, Eugênia Rodrigues Ferreira, and Arthur Fernandes da Silva. "Espiritualidade e religiosidade: saberes de estudantes de medicina." Revista Bioética 27, no. 2 (June 2019): 350–58. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422019272319.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo Este estudo objetivou investigar saberes de alunos de medicina sobre espiritualidade e religiosidade no cuidado ao paciente. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa, pautada no Spirituality and Brazilian Medical Education, desenvolvida em duas escolas médicas do Ceará, Brasil. Os 437 participantes preencheram questionário posteriormente processado por análise descritiva. Os resultados apontaram que esses estudantes conhecem os significados e a relevância de espiritualidade e religiosidade na assistência ao paciente, mas ainda não se sentem preparados para a abordagem completa, em virtude das limitações de aprendizagem na formação acadêmica. Conclui-se que precisam aprender mais sobre a temática para efetiva abordagem do assunto com o paciente. Para tanto, é importante que as escolas médicas acrescentem o tema à matriz curricular.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Garcia, Juliana Augusta Plens de Moura, Danielle Bianchini Rampim, Paulo Schor, and Julieta Freitas Ramalho da Silva. "Avaliação da disciplina observação da prática médica pelos graduandos de medicina da Unifesp - Escola Paulista de Medicina." Revista Brasileira de Educação Médica 34, no. 4 (December 2010): 542–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022010000400009.

Повний текст джерела
Анотація:
Discute-se a necessidade de cuidar, no campo afetivo, das relações estabelecidas entre médicos e pacientes, o que depende de modelos de humanização durante o ensino médico. Em 2003, a Unifesp iniciou uma unidade curricular (UC) que propôs a Observação das Práticas Médicas (OPM) aos primeiranistas do curso médico. Após a observação, seguia-se uma discussão das experiências de modo expositivo e reflexivo, com professores de diversas subáreas. O objetivo do estudo foi avaliar a influência imediata e ao longo do tempo desta UC sobre 30 graduandos de Medicina do primeiro ao terceiro ano (dez por ano), utilizando um questionário de abordagem quantitativa (cinco questões de múltipla escolha) e qualitativa (três questões abertas, categorizadas após análise e consenso dos dois autores). Concluiu-se que a UC permitiu a apresentação de práticas médicas aos iniciantes, que tinham pouco contato com as mesmas. Ao longo dos anos, observou-se uma modificação na percepção dos alunos sobre a OPM: os alunos das primeiras séries valorizaram o acolhimento emocional, enquanto os de séries mais adiantadas, o conhecimento do seu campo de aprendizado e atuação futura
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
11

Chehuen Neto, José Antonio, Renato Erothildes Ferreira, Andressa Carvalho Quinet de Andrade, Jonas Munck de Oliveira, Matheus Bresser, Matheus Magalhães Apolinário, and Pedro Murari de Barros. "Reforma curricular e intenção profissional de especialização médica." Revista Bioética 27, no. 4 (December 2019): 630–42. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422019274347.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo A reforma determinada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em medicina estabeleceu como eixo do modelo didático-assistencial a atenção primária à saúde. Contudo, a escolha pela especialização pode ser influenciada por fatores individuais, culturais e socioeconômicos. O objetivo deste estudo foi avaliar os aspectos que motivam estudantes na escolha da carreira e o impacto da reforma curricular nesta decisão. Trata-se de pesquisa transversal, descritiva e quantitativa, com aplicação de questionários pela internet a 1.006 alunos de medicina das cinco regiões do Brasil. Concluiu-se que houve pouco interesse por medicina de família e comunidade (1,5%; n=15), ginecologia e obstetrícia (3,1%; n=31) e pediatria (4,7%; n=47). A afinidade pela área foi o principal fator nessa escolha, sendo considerada “muito importante” por 91,1% (n=916) dos discentes, seguida pelo estilo de vida pretendido (56,8% n=571).
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
12

Maia, Bruna Oliveira, and Josely Santana Amorim. "MORTE ENCEFÁLICA: CONHECIMENTO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA." Brazilian Journal of Transplantation 12, no. 2 (March 1, 2009): 1088–91. http://dx.doi.org/10.53855/bjt.v12i2.258.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Identificar o nível de conhecimento relacionado à morte encefálica entre acadêmicos de Enfermagem e Medicina. Métodos: Trata- se de um estudo de campo exploratório com abordagem quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada no período de 24 a 31 de outubro de 2008 por meio da aplicação de um questionário contendo dez questões fechadas relacionadas ao conhecimento de morte encefálica. A população deste estudo foi composta por graduandos de Enfermagem do 2º ao 8 º períodos e de Medicina do 1º ao 9º períodos, totalizando 531 acadêmicos. Utilizada estatística descritiva para análise dos dados. Resultados: Observou-se que 88% dos acadêmicos de Enfermagem e 90% dos acadêmicos de Medicina sabem informar corretamente o conceito de morte encefálica, porém desconhecem sua fisiopatologia. Os acadêmicos dos cursos pesquisados apresentaram resultados similares de déficit de conhecimento tanto das alterações cardiovasculares e metabólicas quanto dos cuidados na manutenção do potencial doador de órgãos. Conclusão: Os resultados do estudo mostraram que os acadêmicos de Enfermagem e Medicina não são preparados na academia para lidar com paciente em morte encefálica em sua futura vida profissional, sendo relevante a inclusão dessa temática nos currículos acadêmicos de Enfermagem e Medicina.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
13

Souza, Ingrid Sieckenius, Dolores Izabel Martins Barros, and Adolpho Hoirisch. "PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA E PROFISSIONAL (POPPE), FACULDADE DE MEDICINA DA UFRJ." Revista Brasileira de Educação Médica 11, no. 1 (April 1987): 33–36. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v11.1-006.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo: Objetiva-se com este artigo a divulgação da sistematização do Programa de Orientação Psicopedagógica e Profissional (POPPE) da Faculdade de Medicina da UFRJ. A sistematização do POPPE se fez em razão da problemática identificada entre os alunos, das atividades específicas, preventivas, de desenvolvimento e curativas desenvolvidas para a render à esta problemática e, dos resultados significativamente positivos obtidos quantitativa e qualitativamente.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
14

Aparecida Ribeiro Loureiro, Amanda, and Gisele Aparecida Fófano. "impactos da pandemia e do ensino remoto no aprendizado de estudantes de Medicina." Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos 18, no. 2 (December 26, 2023): 2–11. http://dx.doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.1010.vol.18.n2.2023.

Повний текст джерела
Анотація:
Em janeiro de 2020, foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma pandemia devido àCOVID-19. Por consequência, houve a necessidade da adoção abrupta e compulsória do isolamento social e da transição do ensino presencial para o ensino remoto. Ao curso de Medicina, a modalidade remota foi autorizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para disciplinas teórico-cognitivas, sendo as atividades práticas vetadas. Identificar os impactos da pandemia e do ensino remoto no aprendizado de estudantes de Medicina. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, de abordagem quali-quantitativa, feito com base em dados coletados por meio da aplicação de um questionário a 145 alunos do 3o ao 8o período do curso de Medicina de um centro universitário privado em Minas Gerais. Os estudantes de Medicina passaram por uma queda acentuada no seu rendimento acadêmico e no aprendizado, teórico e prático, durante a pandemia, além do destaque para o surgimento de sintomas de ansiedade e depressão. O ensino remoto funcionou de forma complementar, sendo útil à continuidade dos estudos no período pandêmico.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
15

Paula, Eric Mateus Nascimento de, Carolina de Alvarenga Cruz, Raphaella Barbosa Meirelles-Bartoli, and Adolorata Aparecida Bianco Carvalho. "AVALIAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES E DOS CONTEÚDOS DISCIPLINARES DOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DO BRASIL." Revista de Estudos Interdisciplinares 6, no. 1 (March 18, 2024): 01–15. http://dx.doi.org/10.56579/rei.v6i1.679.

Повний текст джерела
Анотація:
Os cursos de graduação em Medicina Veterinária no Brasil têm uma certa autonomia para construção dos seus projetos político-pedagógicos, desde que alguns componentes curriculares básicos obrigatórios estejam inclusos. Contudo, as Instituições de Ensino Superior que oferecem esse curso devem organizar, de forma coerente, a distribuição da carga horária destinada a cada componente curricular para garantir uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação. Desta forma, o presente trabalho objetivou analisar as matrizes curriculares dos cursos de graduação em Medicina Veterinária existentes no Brasil, relacionando os componentes curriculares e as disciplinas ministradas por área de formação. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa, por meio de pesquisa e análise documental em matrizes curriculares de 196 cursos de Medicina Veterinária do Brasil, públicos e privados. As análises mostraram que as matrizes curriculares apresentam uma média de carga horária total de 4.547,6 horas. Desse quantitativo, 3.815,7 horas são referentes às disciplinas obrigatórias, 459,8 horas ao estágio curricular supervisionado, 53,5 horas para trabalho de conclusão de curso, 96 horas para disciplinas optativas e 122,6 horas para atividades complementares. Os dados da análise demonstraram que dentro das disciplinas obrigatórias, em média, 1.224,5 horas são destinadas às Ciências Biológicas e da Saúde, 299,1 horas às Ciências de Humanas e Sociais, e 2.292,9 horas às Ciências da Medicina Veterinária. Conclui-se que os cursos de graduação de Medicina Veterinária no Brasil têm cumprido, seguindo a legislação, a inclusão dos componentes obrigatórios em seus currículos. Contudo, existem variações entre os estados e as regiões brasileiras nessa distribuição de carga horária, em que a região Norte se destacou com as maiores cargas horárias destinadas às disciplinas obrigatórias e optativas, a região Centro-Oeste para o Trabalho de Conclusão de Curso, e a região Sul para o estágio curricular supervisionado.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
16

Chaves Junior, Nilson, Maria Cristina Almeida de Souza, João Carlos de Souza Côrtes Junior, Paula Pitta de Resende Côrtes, and Milton de Arruda Martins. "Exame Clínico Objetivo Estruturado na avaliação formativa." Revista Docência do Ensino Superior 11 (May 4, 2021): 1–16. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2021.24884.

Повний текст джерела
Анотація:
A formação em medicina demanda o desenvolvimento de competências pelos estudantes, exigindo-lhes mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes para lidarem com situações da prática profissional. O Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) constitui-se em estratégia para avaliar competências em ambientes simulados. Este estudo, uma pesquisa quantitativa, descritiva e transversal, teve por objetivo avaliar a percepção dos estudantes do sétimo e do oitavo períodos de um curso de Medicina sobre alguns fatores que interferiram no seu desempenho durante o OSCE. A amostra, não probabilística por conveniência, foi constituída por 101 estudantes, representando 64,7% do universo. A coleta de dados foi realizada virtualmente através de um formulário Google Forms, enviado aos estudantes por meio de seus endereços eletrônicos. Concluiu-se que a percepção dos estudantes foi positiva em relação ao exame, ainda que ajustes se revelem necessários, sinalizando para a viabilidade e factibilidade de novas edições do OSCE no curso de Medicina.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
17

Schifini, Luiz Roberto Curtinaz, and Rosângela Schwarz Rodrigues. "Política de avaliação de periódicos nas áreas de medicina: impactos sobre a produção editorial brasileira." Perspectivas em Ciência da Informação 24, no. 4 (December 2019): 78–111. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/3745.

Повний текст джерела
Анотація:
RESUMO Esta pesquisa analisa características dos periódicos de medicina Qualis A1 visando a construir uma reflexão crítica sobre o impacto das políticas de avaliação de periódicos na produção científica brasileira. Por meio de análise quali-quantitativa identifica características editoriais dos periódicos A1 nas áreas de Medicina I, Medicina II e Medicina III a fim de estabelecer um perfil desses periódicos. As informações foram extraídas das plataformas Sucupira, Ulrichsweb, DOAJ, Scimago Journal Rank e Journal Citation Reports. Os resultados para o perfil dos periódicos foram homogêneos entre as três áreas de medicina, e demonstraram que: são editorados majoritariamente por entidades comerciais com predominância da editora Elsevier; que a mediana do fator unificado (Fator de Impacto ou Cites per Doc) é 5,365; que a periodicidade mais observada foi a mensal; que possuem em torno de 45 anos de existência; que 13% são de Acesso Aberto; que o país predominante é os Estados Unidos e que o idioma inglês é quase unanimidade. Conclui que as características editoriais observadas refletem a hegemonia de conglomerados comerciais no mercado da publicação científica, e que os periódicos brasileiros, majoritariamente de Acesso Aberto e financiados com recursos públicos, não possuem condições de competir com os títulos dessas empresas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
18

Simões, Roberta Carvalho Branco, Isabela Almeida Alves, and Mónica Andréa Miranda Aragão. "PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DE ANSIEDADE ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE DO MARANHÃO - BRASIL." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida 16, V16N1 (2024): 1. http://dx.doi.org/10.36692/v16n1-146r.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Identificar a prevalência de sintomas ansiosos nos estudantes de medicina de uma universidade do maranhão, Brasil. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa. Foram aplicados, presencialmente, aos estudantes de medicina o Inventário de Ansiedade de Beck. O tamanho da amostra compreendeu 296 alunos. Esses estavam regularmente matriculados no curso e foram selecionados entre o segundo e décimo primeiro período. Resultados: Dos alunos entrevistados, 46,62% apresentavam sintomas mínimos de ansiedade. As mulheres de 18 a 22 anos, 14,28%, se encontravam com o escore grave e os homens da mesma faixa etária, apenas 8,82% eram graves. Conclusão: Observou-se, a maior sintomatologia entre o gênero feminino, e principalmente entre os adultos jovens.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
19

Lütz, Kevin Timm, Diego de Carvalho, and Elcio Luiz Bonamigo. "Sigilo profissional: conhecimento de alunos de medicina e médicos." Revista Bioética 27, no. 3 (September 2019): 471–81. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422019273331.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo Sigilo profissional é a base da confiança na relação médico-paciente. Esta pesquisa, transversal e quantitativa, teve por objetivo descrever o conhecimento de graduandos de medicina e médicos sobre confidencialidade. Participaram do estudo 100 alunos que não haviam cursado disciplinas de ética (Grupo 1), 113 que as haviam cursado (Grupo 2) e 127 médicos da região (Grupo 3), totalizando 340 participantes. O Grupo 2 obteve mais acertos em 9 das 16 questões, 7 com significância estatística, superando o Grupo 3, que obteve mais respostas corretas em apenas 3 questões, sem significância, e o Grupo 1, com mais acertos em 2 questões, ambas significantes. Conclui-se que o ensino na graduação contribuiu para aumentar o conhecimento sobre sigilo profissional e é necessário para enfatizar o tema entre médicos. Aprovação CEP-Unoesc/Hust 1.799.732
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
20

Erinaldo Leite Pereira, Francisco, Charlene de Oliveira Pereira, Yoshyara Da Costa Anacleto Estrela, Rafaella Do Carmo Ribeiro, Ariany Cibelle Costa Rezende, Miguel Aguila Toledo, André Luiz Dantas Bezerra, Larissa de Araújo Batista Suárez, Joelly Holanda de Souza, and Milena Nunes Alves de Sousa. "Estresse, depressão e a relação com o “coping” em acadêmicos de medicina." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 55 (August 20, 2020): e4077. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4077.2020.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Analisar os problemas de estresse e depressão e sua relação com uso de coping em estudantes de Medicina. Métodos: Pesquisa de caráter transversal, quantitativa realizada com estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos, Patos-PB. Para a coleta de dados utilizou-se três questionários validados no Brasil sobre coping, estresse e depressão. Os dados foram analisados a partir de estatísticas descritivas de frequência relativa e absoluta e de testes inferenciais de Correlações de Pearson. Resultados: A estratégia “confronto” se correlacionou diretamente com as fases de alerta e de resistência (ρ = 0,20; ρ = 0,18; p <0,05), a estratégia “fuga e esquiva” diretamente com a fase de resistência do estresse e a depressão (ρ = 0,20; ρ = 0,27; p <0,05). Conclusão: A relação entre os problemas de saúde mental e a utilização de coping entre estudantes de Medicina foi importante para subsidiar reflexões, discussões e ações direcionadas para o cuidado dos alunos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
21

Cassimiro, João Carlos, Alanna Simão Gomes Saturnino, Ana Luisa Moreira Reis, Andressa Caldas Lima, Flávia Garcia Freitas, Marcielli Cristini da Silva São Leão, Michelly Martins Nagai, Sabrina Siqueira Porto, Stéphany Soares Santos, and Vanessa Aparecida Marques de Queiroz. "Cuidados paliativos: a percepção dos acadêmicos de medicina no início e no final da graduação." Revista Eletrônica Acervo Saúde 23, no. 3 (March 10, 2023): e11788. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e11788.2023.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Identificar o conhecimento sobre cuidados paliativos dentre os acadêmicos do primeiro e do décimo segundo períodos do curso de Medicina de uma faculdade particular do interior do Estado de Minas Gerais. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, realizada por meio de questionário aplicado aos acadêmicos de Medicina em uma instituição de ensino superior. Resultados: Participaram dessa pesquisa 50 estudantes, 41 referentes ao primeiro e 9 ao décimo segundo períodos do curso de medicina. A pesquisa realizada demonstrou que 85,3% dos alunos do primeiro período e 55,5% do décimo segundo período não sabem a diferença entre as diferentes possibilidades de oferta de cuidados paliativos, demonstrando a necessidade de uma maior abordagem do tema ao longo da graduação. Conclusão: Dessa forma, esse trabalho demonstra que apesar de ser um tema presente nas rotinas dos profissionais de saúde, ainda é pouco discutido ao longo da formação acadêmica, visto que, falta adesão dos próprios acadêmicos em tratar do tema.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
22

Carneiro, Eva Gabryelle Vanderlei, Maria Gabriela Rocha Melo, Laércio Pol Fachin, and Mariana Cota Bastos. "Cefaleia por uso excessivo de medicamentos entre os estudantes de medicina." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 1 (January 11, 2021): e5401. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5401.2021.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Avaliar o desenvolvimento da cefaleia por uso excessivo de medicamentos (CEM) nos discentes de medicina, bem como determinar os possíveis gatilhos. Métodos: Pesquisa quantitativa, do tipo exploratória, utilizando um questionário aplicado aos discentes de medicina de um centro universitário. Resultados: Participaram da pesquisa 240 discentes de medicina, 23,50% (n=43) preenchendo os critérios para cefaleia crônica. Destes, 26 (60,47%) apresentam critérios para CEM. A prevalência de cefaleia crônica foi uma variável dependente do consumo de analgésicos simples (p<0,0001), analgésicos combinados (p < 0,0001), ergots (p < 0,0001) e triptanos (p=0,0450). Dos gatilhos investigados, 51,25% dos discentes referiram não ter uma qualidade do sono excelente e 37,92% associaram ao período de provas/apresentação de trabalhos (p<0,0001). Apenas 10,83% se consideraram etilistas e 1,67%, tabagistas. Dentre os fatores protetores, apenas 23,26% realizavam terapia não medicamentosa (acupuntura, compressa gelada) e 51,16% praticavam atividade física regularmente. Conclusão: Os achados do estudo alertam as comunidades científicas sobre os riscos da CEM entre os discentes de medicina. Práticas de conscientização e estratégias pedagógicas devem ser instituídas em todas a m s instituições de ensino superior a fim de minimizar os prejuízos acadêmicos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
23

Carneiro, Eva Gabryelle Vanderlei, Maria Gabriela Rocha Melo, Laércio Pol Fachin, and Mariana Cota Bastos. "Cefaleia por uso excessivo de medicamentos entre os estudantes de medicina." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 1 (January 11, 2021): e5401. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5401.2021.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Avaliar o desenvolvimento da cefaleia por uso excessivo de medicamentos (CEM) nos discentes de medicina, bem como determinar os possíveis gatilhos. Métodos: Pesquisa quantitativa, do tipo exploratória, utilizando um questionário aplicado aos discentes de medicina de um centro universitário. Resultados: Participaram da pesquisa 240 discentes de medicina, 23,50% (n=43) preenchendo os critérios para cefaleia crônica. Destes, 26 (60,47%) apresentam critérios para CEM. A prevalência de cefaleia crônica foi uma variável dependente do consumo de analgésicos simples (p<0,0001), analgésicos combinados (p < 0,0001), ergots (p < 0,0001) e triptanos (p=0,0450). Dos gatilhos investigados, 51,25% dos discentes referiram não ter uma qualidade do sono excelente e 37,92% associaram ao período de provas/apresentação de trabalhos (p<0,0001). Apenas 10,83% se consideraram etilistas e 1,67%, tabagistas. Dentre os fatores protetores, apenas 23,26% realizavam terapia não medicamentosa (acupuntura, compressa gelada) e 51,16% praticavam atividade física regularmente. Conclusão: Os achados do estudo alertam as comunidades científicas sobre os riscos da CEM entre os discentes de medicina. Práticas de conscientização e estratégias pedagógicas devem ser instituídas em todas a m s instituições de ensino superior a fim de minimizar os prejuízos acadêmicos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
24

Sousa, Milena Nunes Alves de, Marianny Macêdo De Lucena, Yoshyara da Costa Anacleto Estrela, Joelly Holanda De Souza, Élyta Palloma Rodrigues Brito, Umberto Marinho De Lima Júnior, Tiago Bezerra de Sá de Sousa Nogueira, and Paulo Antônio Farias Lucena. "Índice de sonolência diurna e correlação com a qualidade de vida: estudo com discentes de medicina e docentes médicos." Conjecturas 21, no. 5 (November 30, 2021): 905–19. http://dx.doi.org/10.53660/conj-375-819.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivou-se avaliar o índice de sonolência diurna entre os estudantes de medicina e os docentes médicos correlacionando-o com sua qualidade de vida (QV). Foi conduzida pesquisa de campo, com caráter descritivo e abordagem quantitativa, junto a 200 alunos do curso de Medicina e 20 docentes médicos. Os dados foram obtidos a partir de dois questionários validados no Brasil: A Escala de Sonolência de Epworth (ESE) e o instrumento WHOQOL-BREF. Quanto à análise dos dados, além de estatística descritiva, utilizaram-se testes inferenciais de correlação de Pearson, Teste t de Studant e teste de qui-quadrado de Pearson. Constatou-se que 69,1% (152 participantes) da amostra apresentou sonolência diurna excessiva, houve um elevado índice indicado pela escala ESS-BR, cuja média foi de 11,48 pontos considerando os 2 grupos. Contudo, esse índice foi maior entre os estudantes de medicina do que entre os docentes médicos e afetou mais o sexo feminino. Os resultados obtidos alertam à realidade preocupante vivenciada pelos acadêmicos de medicina, e apontam a necessidade da adoção de medidas, além do PRO-CURAR, a fim de melhorar a QV desse grupo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
25

Oliveira, José Alberto Alves, Francisco Júlio Muniz Neto, Francisco José Maia Pinto, Marcelo Gurgel Carlos da Silva, and Maria Salete Bessa Jorge. "A transversalidade do conhecimento da saúde coletiva no currículo de medicina de uma escola médica pública: relevância das disciplinas na formação dos alunos." Revista Brasileira de Educação Médica 34, no. 2 (June 2010): 278–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022010000200012.

Повний текст джерела
Анотація:
O curso de Medicina incorpora a transversalidade das disciplinas da saúde coletiva (Ciências Sociais e Humanas, Epidemiologia, Planejamento, Gestão e Avaliação dos Serviços e Programas de Saúde). Objetiva-se avaliar a formação do aluno de Medicina ante as disciplinas da saúde coletiva, descrever a integração das atividades desenvolvidas e analisar a importância dessas disciplinas segundo os discentes. Este é um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado na Universidade Estadual do Ceará e em unidades de saúde conveniadas ao curso de Medicina da Uece. A amostra compôs-se por 129 alunos do curso de Medicina. Utilizou-se um questionário com a maioria das questões fechadas. A análise dos dados foi processada com o programa estatístico SPSS 16.0 para Windows, de forma descritiva e com medidas paramétricas, envolvendo média e desvio-padrão. A maioria dos estudantes (67,1%) ressaltou a relevância das disciplinas da saúde coletiva no seu curso e as conceituou entre bastante importantes e muito importantes. Conclui-se que os estudantes consideram essencial a inserção das disciplinas no curso. Segundo revelado, a saúde coletiva é percebida como uma ferramenta fundamental no seu processo de construção do conhecimento.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
26

Magalhães, Bárbara Victória Bastos, Alice Chaves Miranda, Luísa Magalhães de Paula Assis, and Rafael Rodrigues Polakiewicz. "QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA." REVISTA FOCO 17, no. 4 (April 9, 2024): e4837. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n4-039.

Повний текст джерела
Анотація:
A qualidade de vida de uma pessoa consiste na percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto cultural e ,também, no contexto de sistemas de valores nos quais ele vive. Dessa forma, o presente estudo busca avaliar a qualidade de vida dos estudantes de medicina do segundo, quarto e sexto período de uma faculdade privada da Zona da Mata mineira. A metodologia adotada baseia-se em uma pesquisa transversal, exploratória de abordagem quantitativa, e foi realizada com 336 estudantes de medicina. O instrumento de pesquisa consistirá em responder a um questionário de avaliação da qualidade de vida (WHOQOL-BREF), que possui 26 questões que englobam os domínios físicos, mentais e sociais dos indivíduos analisados, com duração de no máximo 20 minutos para o preenchimento. A análise de dados foi feita através de uma plataforma digital que distribuirá os valores encontrados. O resultado apontou vulnerabilidade na dimensão psicológica em todos os períodos estudados do curso. A social aparece em maior vulnerabilidade no 2º período e a física no 6º período do curso, assim como revela o pressuposto teórico. Este estudo conclui que o domínio psicológico foi apontado pelos discentes como o mais frágil durante o processo de formação e que medidas devem ser discutidas para melhoria da qualidade de vida.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
27

Lima, Wagner Gautério de, and Anne Harlle Lima da Silva Moraes. "HISTÓRICO DOS REQUISITOS NA LEGISLAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO OU ESPECIALIZAÇÃO PARA ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS NO EXERCÍCIO DO TRANSPORTE AÉREO DE ENFERMOS." Revista Acadêmica Online 10, no. 50 (April 25, 2024): 1–22. http://dx.doi.org/10.36238/2359-5787.2024.v10n50.64.

Повний текст джерела
Анотація:
A pesquisa buscou evidenciar o histórico de requisitos para consideração de um profissional de medicina apto para atuação no exercício do transporte aéreo de enfermos no transporte aeromédico inter-hospitalar. A demonstração dos requisitos foi dada por uma abordagem descritiva das normas a partir do marco regulatório do Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 2048/2002/MS que aprova o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. Por consequência, a descrição sobre as Resoluções emitidas pelo Conselho Federal de Medicina, em consideração aos requisitos para obtenção de registros de especializações médicas e título de especialista em atuação de área de medicina aeroespacial pela Associação Médica Brasileira, vinculada aos critérios emanados pela Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial, ratificados por demandas de comprovações de médicos registrados nos Conselhos Regionais de Medicina titulados nessa aérea em contratos públicos. Assim como, ambiguidades e divergências de métodos de treinamento ou orientação publicados na Instrução Suplementar IS 135-005 pela também competente Agência Nacional de Aviação Civil brasileira sobre matérias já existentes. Diante de uma problemática de “apagão de médicos” aptos para execução do transporte de enfermos pelo meio aéreo, evidenciada com uma metodologia quantitativa sobre a população de apenas 44 médicos com registro de atuação em medicina aeroespacial no Brasil. Concluindo que cabe uma revisão das normas existentes sobre o mesmo assunto pela classe e sociedade de médicos juntamente com o Ministério da Saúde e Agência Nacional de Aviação Civil brasileira.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
28

Moncada, Maria Josefa Arcaya, Daysi Coras Bendezu, and Sandra Cristina Pillon. "Uso de álcool e determinantes psicossociais entre estudantes de medicina e tecnologia médica." SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em Português) 15, no. 2 (August 28, 2019): 4–11. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.152345.

Повний текст джерела
Анотація:
O estudo teve por objetivo avaliar o uso de álcool e as possíveis associações com os determinantes psicossociais em estudantes de medicina e tecnologia médica da Faculdade de Medicina da Universidade de San Marcos, Peru. O estudo é do tipo transversal da abordagem quantitativa realizados com 219 estudantes. O Teste de identificação do uso de álcool e os determinantes psicossociais relacionados ao álcool foram utilizados. A prevalência de uso de álcool no último ano foi de 69,5%, com predominância de uso pelo sexo masculino (71,6%), e jovens (79,9%). As associações foram entre o uso de álcool e o estresse, com predominância da sobrecarga acadêmica, esses dados são relevantes para o planejamento de ações preventivas do uso de álcool nessa população.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
29

Taquette, Stella Regina, and Maria Cecília de Souza Minayo. "Ensino-Aprendizagem da Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Medicina." Revista Brasileira de Educação Médica 39, no. 1 (March 2015): 60–67. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e02112014.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo versa sobre a visão dos médicos sobre o uso do método qualitativo em suas pesquisas, as dificuldades e barreiras que encontram para isso e as possibilidades de ampliar o ensino e a utilização dessa abordagem nas investigações. Utilizamos o método qualitativo e entrevistas abertas como técnica de obtenção de dados. Entrevistamos 42 profissionais, sendo 18 com experiência no método qualitativo e 24 na abordagem quantitativa. Os entrevistados percebem como principais barreiras para a utilização do método a falta de formação em ciências sociais e humanas no curso de Medicina, o tempo longo que os estudos empíricos requerem e a dificuldade de publicação de artigos dessa natureza. A maioria dos entrevistados considera necessário incluir conteúdos de ciências humanas no currículo médico e ensinar o método de forma prática, por meio da participação em pesquisas e da apresentação das contribuições desses estudos para o campo da saúde.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
30

Silva, Shara Vitória Pinto da, José Fernandes de Albuquerque Neto, Ana Flávia Machado de Carvalho, Isadora Maria Lopes Vaz, Jucilene de Alencar Sampaio Mendes, and Jandson Vieira Costa. "O cuidar através da Medicina tradicional chinesa." Research, Society and Development 12, no. 13 (December 3, 2023): e97121344205. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i13.44205.

Повний текст джерела
Анотація:
A dor afeta grande parte da população em algum momento da vida. A auriculoterapia e a ventosaterapia são intervenções da medicina tradicional chinesa (MTC), que são técnicas não medicamentosa sugerida para o tratamento da dor crônica e psicossomática, dentre outras indicações. O estudo teve como objetivo, investigar os efeitos da auriculoterapia e da ventosaterapia no tratamento da dor. Trata-se de uma pesquisa de campo, experimental, do tipo descritiva, com abordagem quantitativa, realizada com colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior em Teresina/PI. Os voluntários foram atendidos semanalmente durante 10 meses e responderam a dois questionários, um elaborado pelo pesquisador, com dados pessoais e ocupação, e outro, o Inventário Breve de Dor (IBD), que avaliava a dor, intensidade, localização anatômica da mesma, e a inferência deste sintoma sobre o dia a dia, humor, sono, atividade laboral e qualidade de vida, estava presente no questionário, a escala visual analógica (EVA) que tinha como objetivo mensurar a intensidade da dor. O questionário foi aplicado individualmente antes da primeira intervenção e depois mensalmente. Os resultados do estudo mostraram eficácia das técnicas utilizadas para tratar a dor e a repercussão desta sobre a qualidade de vida do indivíduo. Sugere-se então, a implementação destas nas abordagens relacionadas ao quadro álgico, visto que as mesmas além de serem de simples aplicação, são de baixo custo e seus resultados são eficientes.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
31

Carvalho, Emily Arantes Costa, Evandro Salvador Alves de Oliveira, Giovanna Roos Fontana, Elisa Cristina Guimarães, Andressa Pires da Silva Oliveira, Julia Fernandes Narciso, Vinícius de Moraes Laabs, and Vinicius Silva Carrijo. "Saúde mental: motivações dos estudantes de medicina da UNIFIMES quanto ao uso do NAPSI antes e durante a pandemia da Covid-19." Brazilian Journal of Health Review 7, no. 2 (March 12, 2024): e68017. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n2-093.

Повний текст джерела
Анотація:
Nos últimos anos a busca pelo atendimento clínico junto ao Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (NAPSI) da UNIFIMES tem aumentado exponencialmente. Isto ocorre em virtude de problemas de saúde mental. Assim, o presente projeto parte do seguinte problema: o que motiva a procura do NAPSI pelos estudantes do curso de medicina da UNIFIMES?. O objetivo principal desta investigação é analisar os índices de procura pelo NAPSI antes e durante a pandemia da Covid-19 e entender qual é o principal motivo pela busca entre os acadêmicos. A pesquisa possui viés quali-quantitativa e documental com duas fases: a primeira, que contou com revisão bibliográfica da literatura a respeito da saúde mental; e a segunda, que analisou prontuários do NAPSI, especificamente de pacientes estudantes do curso de Medicina, no período de 2019 a maio de 2023, sendo os dois primeiros anos o recorte antes da pandemia e os últimos durante a pandemia da Covid-19. A análise qualitativa e quantitativa dos dados permitiu observar o índice de atendimentos pelo NAPSI a partir de uma perspectiva clínica, bem como foi possível identificar as principais motivações que levaram os estudantes a procurar o Núcleo, sendo em destaque a ansiedade. A busca pelos trabalhos científicos ocorreu nos seguintes sites: Pubmed, Scielo e Google acadêmico. Os descritores combinados para as buscas foram: “saúde mental”, “Covid-19”, e “estudantes de medicina”. Como critérios de seleção dos textos, foram separados para análise as produções científicas dos últimos 5 anos, com idioma da língua portuguesa. Foram excluídos os trabalhos abaixo de 2018 e repetidos em bases de procura diferentes. Assim, com este estudo foi possível concluir que a principal busca dos acadêmicos de medicina da UNIFIMES pelo NAPSI é pelo sofrimento com as grandes responsabilidades exigidas, sendo evidenciado o elevado índice de ansiedade que acomete os estudantes tanto antes da pandemia quanto depois, sendo este último período (a partir de 2020) onde se agravou.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
32

Lamonier, Felipe Ribeiro, Bruna Aparecida Nunes Marra, Guilherme Moreira Borges Araujo, and Laís Moreira Borges Araujo. "PREVALÊNCIA DE ANSIEDADE EM ACADÊMICOS DE MEDICINA." REVISTA FOCO 16, no. 9 (September 8, 2023): e2811. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n9-043.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: a ansiedade em acadêmicos de Medicina justifica maior conscientização e maior atenção, pois pode afetar negativamente o desempenho acadêmico, as taxas de abandono e o desenvolvimento profissional, podendo também ter implicações no atendimento ao paciente. Objetivo: verificar a prevalência de ansiedade em acadêmicos de medicina de um centro universitário no interior de Minas Gerais. Metodologia: trata-se de um estudo quase-experimental, com abordagem quantitativa, desenvolvido em um Centro Universitário localizado no interior do estado de Minas Gerais. A seleção dos participantes foi intencional ou proposital, sendo a amostra composta pelos acadêmicos do 1º ao 6º ano do curso de Medicina. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram constituídos por dois questionários auto-aplicáveis compostos por questões fechadas: Questionário de Caracterização Sociodemográfica e Inventário de Ansiedade de Beck. Para a análise dos dados, os mesmos foram tabulados em planilhas do programa Excel e foi realizada uma análise descritiva, com os resultados apresentados sob a forma de porcentagem. Resultados: participaram do estudo 60 acadêmicos de Medicina, regularmente matriculados do 1º ao 6º ano do curso, sendo 15 (25%) do sexo masculino e 45 (75%) do sexo feminino. Dos participantes, 36,6% apresentaram nível moderado de ansiedade, 31,6% apresentaram nível leve de ansiedade, 16,6% apresentaram nível mínimo de ansiedade e 15% nível grave de ansiedade. Conclusão: o presente estudo confirma e expande o conceito de que a prevalência de ansiedade em acadêmicos de Medicina é maior do que na população em geral.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
33

PIMENTEL, Fernando Castim, Marcelo Henrique Santos PAIVA, Saulo Ferreira FEITOSA, and Carolina Albuquerque da PAZ. "Percepção dos Estudantes de Medicina sobre os Campos de Estágio." INTERRITÓRIOS 7, no. 13 (April 5, 2021): 17. http://dx.doi.org/10.51359/2525-7668.2021.250038.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo objetivou avaliar os locais de estágio do município de Caruaru utilizados pelos alunos de medicina da UFPE em relação à preceptoria e à estrutura disponível nos serviços de saúde. Para isso, realizou-se um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa com 28 estudantes no período de abril a maio de 2019. Para avaliar as variáveis quantitativas utilizou-se a escala Likert de 5 pontos e atribuída uma média das pontuações para cada serviço, classificando-os ao final como não adequado, regular e adequado. As variáveis qualitativas consistiram em questões abertas. Os resultados mostraram que a estrutura de seis serviços de saúde recebeu avaliação ‘regular’ e seis serviços obtiveram avaliação ‘adequada’ em todos os itens da preceptoria. Nas respostas abertas ficou claro que alguns profissionais não apresentaram o perfil adequado para preceptoria. Assim, o instrumento permitiu conhecer a realidade dos serviços utilizados para a formação dos estudantes de medicina.Educação Médica. Avaliação Educacional. Avaliação de Serviços de Saúde. ABSTRACTThe present study aimed to evaluate local internship options used by medical degree students from UFPE, regarding preceptorship and physical structure available in health services. For this purpose, a study case was conducted with a qualitative and quantitative approach with 28 students from April to May 2019. The Likert scale of 5 points was employed to analyze the quantitative variables and an average of points from each health service attributed, classifying at the end as not adequate, regular and adequate. Those qualitative variables consisted of dissertate answers. Results show that the structure of six health services were categorized as regular, while six others were classified as adequate in all preceptorship items. In the dissertate answers, it became clear that come professionals did not present adequate profile to be a preceptor. Therefore, the instrument used here allowed us to know the reality in those services, which are essencial to the evolution of our medical students.Education Medical. Educational Measurement. Health Services Research.RESUMENEste artículo tuvo como objetivo evaluar los campos de práctica profesional en el municipio de Caruaru utilizados por los estudiantes de medicina de la UFPE en relación a la tutela y la estructura disponible en los servicios de salud. Para ello, se realizó un estudio de caso con enfoque cuantitativo y cualitativo con 28 estudiantes, de abril a mayo de 2019. Para evaluar las variables cuantitativas se utilizó la escala Likert de 5 puntos y se asignó un promedio de puntuaciones a cada servicio., clasificándolos al final como no adecuados, regulares y adecuados. Las variables cualitativas consistieron en preguntas abiertas. Los resultados mostraron que la estructura de seis servicios de salud recibió una evaluación 'regular' y seis servicios obtuvieron una evaluación 'adecuada' en todos los ítems de preceptoría. En las respuestas abiertas, quedó claro que algunos profesionales no tenían el perfil adecuado para la tutoría. Así, el instrumento permitió conocer la realidad de los servicios utilizados para la formación de estudiantes de medicina.Educación Médica. Evaluación Educativa. Evaluación de Servicios de Salud.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
34

Menezes, Márcia Mendes, Fernando Ribeiro Amaral, Caroline Urias Rocha, Camila Rodrigues Ribeiro, Luciana Colares Maia, Cristina Andrade Sampaio, and Simone de Melo Costa. "Elaboração coletiva do código de ética do estudante de medicina." Revista Bioética 25, no. 1 (April 2017): 179–90. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017251179.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo Este artigo descreve a elaboração do Código de Ética do Estudante de Medicina comparando o processo com o descrito na literatura. Os dados foram levantados em pesquisa de campo qualitativa, por meio de entrevista com 24 estudantes, e quantitativa, com aplicação de questionário sobre conflitos éticos a 281 acadêmicos. A partir das opiniões dos estudantes e pesquisa bibliográfica, identificaram-se temáticas essenciais para elaboração do código de ética do estudante de graduação. Como resultado, o código abordou direitos e deveres de professores, pacientes, instituições e sociedade em geral, considerando inclusive problemas contemporâneos, como o uso de redes sociais e trote universitário. Concluiu-se que a elaboração coletiva do código corresponde ao início de processo que pretende estimular a reflexão sobre assistência médica e dimensão social para se tomar decisões coerentes com princípios éticos e morais em respeito à dignidade do ser humano.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
35

Sabadin, Isabella, Alexandre Lins Werneck, and Flavia Daniele Lucio. "Atendimento inicial ao paciente queimado - avaliação do conhecimento de graduandos da Enfermagem e Medicina." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 19, 2021): e259101220499. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20499.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: mensurar o conhecimento e preparo de graduandos do 3° e 4° anos de enfermagem e do 5° e 6° anos de medicina da FAMERP, em relação a conduta inicial ao paciente vítima de acidente com queimaduras, para saber o que os graduandos da área da saúde conhecem sobre o atendimento inicial ao paciente queimado. Metodologia: Estudo transversal com delineamento descritivo, abordagem quantitativa do tipo analítica com correlação entre variáveis. Foram coletadas informações existentes em 71 registros, realizado com aplicação de três questionários: (questionário 1. Atendimento inicial ao queimado - interesse pessoal e contato prévio; questionário 2a) Questões sobre atendimento inicial ao queimado- enfermagem; questionário 2b) Questões sobre atendimento inicial ao queimado- medicina) todos com perguntas fechadas, destinadas à área de conhecimento de cada curso sobre o tema tratado, aplicados a 53 alunos dos terceiro e quarto anos de enfermagem e 18 alunos do internato da medicina, em modelo formulário da plataforma google forms, enviado online. Posteriormente, os dados foram tabulados e analisados. Resultados: Os alunos de enfermagem demonstraram conhecimento considerado mediano em relação ao atendimento inicial ao paciente queimado, enquanto os alunos de medicina demonstraram conhecimento baixo. Conclusão: Os acadêmicos não possuem conhecimento suficiente para o atendimento inicial ao paciente queimado, havendo grandes dificuldades e incertezas na abordagem do tema.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
36

Barros, Yago Reis de Deus, Francisco Frazão Mendes Junior, and Williams Cardec da Silva. "Avaliação dos aspectos físicos e parâmetros de normalidade da radiografia de tórax por estudantes de medicina em faculdade de Teresina-PI." Research, Society and Development 10, no. 17 (December 22, 2021): e105101724509. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i17.24509.

Повний текст джерела
Анотація:
O raio x de tórax é um dos exames de imagem mais solicitados na prática médica, é a partir dele que é possível identificar as principais estruturas torácicas. Entretanto, além de possuir uma leitura difícil, a interpretação deste depende do operador do exame, da técnica utilizada e do conhecimento do avaliador. A pesquisa que consiste em um estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa, foi realizada através de um formulário de 9 perguntas elaborado pelos próprios autores e respondido por acadêmicos do 9⁰ ao 12⁰ período de medicina da instituição UNINOVAFAPI, em Teresina-PI, no ano de 2021, e tem como objetivo central avaliar o conhecimento dos estudantes de medicina sobre os parâmetros técnicos e de normalidade desse exame de imagem. Os resultados mostraram uma média aritmética de 6 pontos, que correspondia a 66,7% do questionário. Constatou-se que 71,33% dos estudantes atingiram uma nota igual ou superior à média do exame, portanto, conclui-se que a pesquisa encontrou um resultado satisfatório. No presente estudo, os resultados apresentam índices relevantes na avaliação dos parâmetros de normalidade da radiografia de tórax por estudantes de medicina. Evidencia-se que o ensino apresenta uma grande variabilidade entre os programas de treinamento em residência médica e faculdade de medicina.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
37

Pereira, Sylvia M. P., and Maria H. C. de A. Cardoso. "A metodologia utilizada em estudos que envolvem ecos da prematuridade na história da família." Journal of Human Growth and Development 15, no. 3 (December 1, 2005): 74. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19773.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste artigo foi revisar a literatura para identificar a natureza da metodologia utilizada e qual a área de atuação dos autores na abordagem do impacto da prematuridade na família e, a longo prazo, na criança. Baseou-se em: bases de dados do Medline e Lilacs utilizando-se como palavras-chaves: "premature, family"; "intensive care unit, neonatal"; "quality of life"; "qualitative research". Foram selecionados artigos médicos nas áreas de Pediatria, Psiquiatria, Medicina Psicossocial e nas áreas de Enfermagem e Ciências Humanas, publicados nos idiomas inglês, espanhol e português, nos últimos dez anos e artigos identificados a partir das referências bibliográficas citadas nos primeiros artigos. Utilizadas teses de pós-graduação com informações relevantes. foram revistos onze artigos que utilizaram a metodologia quantitativa com questionários estruturados e semi-estruturados, analisados por testes estatísticos de distribuição de freqüência, qui-quadrado, regressão logística e covariância e seis estudos, sendo duas teses de mestrado e quatro artigos que utilizaram a metodologia qualitativa, com entrevista não estruturada, entrevista com grupos focais, história de vida e observação participante, analisados por fenomenologia, fenomenologia-hermenêutica e análise temática. Concluiu-se que os estudos que abordam o impacto da prematuridade na família, em sua maioria, utilizam metodologia quantitativa e são produzidos na área da Medicina, principalmente Neonatologia e Psiquiatria. A metodologia qualitativa está começando a ser aplicada a esses estudos, em áreas não médicas. São necessárias novas pesquisas para que os médicos, especialmente Neonatologistas, conheçam a especificidade da metodologia qualitativa em gerar evidências, podendo ser fonte de observação tão significativa quanto aquela proveniente da pesquisa quantitativa, para estudos que abordam prematuridade e família.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
38

Cespedes, Mateus da Silveira, Tania Gisela Biberg-Salum, and Rosilene Canavarros Monteiro. "Prevalence of Dyschromatopsias in the Academic Community of a Medicine School Course." Journal of Health Sciences 23, no. 1 (March 18, 2021): 30–34. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2021v23n1p30-34.

Повний текст джерела
Анотація:
AbstractDyschromatopsia is defined as an abnormality of color vision, a deficiency that can cause difficulties in the day-to-day of some careers in the health area, including medicine, as it makes clinical practice difficult and may lead to potential errors. The objective was identify the presence of Dyschromatopsias in the student and teaching community of UEMS Medicine School course and the repercussions they bring to the performance of activities related to medical activity. It is a quantitative, observational, cross-sectional and descriptive research. 160 individuals were evaluated, including Medicine School students and professors at the campus of UEMS - Campo Grande Unit, by reading pseudo-isochromatic slides from the Book of Ishihara. Data were tabulated in Excel and analyzed using non-parametric statistics. Of the 160 volunteers, 25 were professors (15.6%) and 135 students (84.3%). Most were female. Only 02 of the 58 volunteers (1.25%) surveyed, had color vision deficiency. Both patients with dyschromatopsia were already aware of their clinical conditions, and were classified in the research as having Deutan deficiency (green, red-green by Ishihara plates 16 and 17). The participants denied having a family history of this disease and both reported difficulties in the microscopies study and during medical prescriptions, due to the color of the pens to be used. The prevalence of Dyschromatopsias was 1.25%, and the 2 affected participants in the medical field already had knowledge of their disability. Keywords: Color Vision Defects. Medicine School Students. Epidemiology. Competency-Based Education. Resumo Discromatopsia é definida como anormalidade da visão das cores, deficiência esta que pode causar dificuldades no dia-a-dia de algumas carreiras da área da saúde, incluindo medicina, pois dificulta a prática clínica e pode levar a potenciais erros. O objetivo foi identificar a presença de discromatopsias na comunidade discente e docente do curso de Medicina da UEMS e a repercussão que estas trazem para o desempenho das atividades relativas à atividade médica. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, observacional, transversal e descritiva. Avaliou-se 160 indivíduos entre discentes e docentes de medicina do campus da UEMS – Unidade Campo Grande através da leitura de lâminas pseudo-isocromáticas do Livro de Ishihara. Dados foram tabulados em Excel e analisados via estatística não paramétrica. Dos 160 voluntários, 25 eram docentes (15,6%) e 135 discentes (84,3%), sendo que a maioria pertencia ao sexo feminino. Apenas 02 dos 58 voluntários (1,25%) pesquisados, apresentaram deficiência da visão de cores. Ambos os portadores de discromatopsia possuíam conhecimento de suas condições clínicas, e foram classificados na pesquisa como tendo deficiência Deutan (verde, vermelho-verde pelas placas 16 e 17 de Ishihara). Os participantes negaram ter histórico familiar deste acometimento e ambos referiram dificuldades no estudo das microscopias e durante as prescrições médicas, devido à cor das canetas a serem utilizadas. A prevalência das discromatopsias foi de 1,25%, e os 2 participantes afetados no meio médico já apresentavam conhecimento de sua deficiência. Palavras-chave: Defeitos da Visão Cromativa. Estudantes de Medicina. Epidemiologia. Educação Baseada em Competências.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
39

Barcelos, Leonardo Pim, Mariana Miranda de Figueiredo, Cristopher Mateus Carvalho, Ciro Luiz Fernandes Reis, Leonardo Frasson Reis, Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo, and Marcio Antonio Ferreira Camargo. "Avaliação das atitudes e autopercepção de capacitação de estudantes de medicina frente ao comportamento suicida e determinação de fatores associados." Research, Society and Development 9, no. 8 (August 1, 2020): e868986461. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6461.

Повний текст джерела
Анотація:
O Brasil se encontra entre os dez países com maior número de casos de morte por suicídio do mundo. A capacidade de identificação precoce de pacientes com ideação suicida por parte dos acadêmicos do setor saúde em seus ambientes de prática se mostra promissora e fundamental para prevenção desse fenômeno. Esse estudo teve como objetivo investigar, por meio do questionário validado QUACS, a atitude e a autopercepção de capacitação de estudantes de medicina frente ao comportamento suicida, bem como determinar fatores associados. A amostra foi composta por acadêmicos do 6º e 8º períodos de medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Passos. Tratou-se de um estudo observacional, tipo transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa. Com a avaliação estatística dos resultados, concluiu-se que os acadêmicos do 6º e 8º período do curso de medicina da UEMG não se sentem capacitados para lidar com um caso de comportamento suicida. Pode-se inferir que isso se deva à possíveis lacunas no processo de ensino da medicina que precisam ser detectadas e preenchidas. Medidas como a ampliação do contato dos estudantes de medicina com casos de comportamento suicida nos ambientes de prática podem se mostrar promissoras nesse cenário. Como limitação desse estudo, destaca-se o fato dele ter sido conduzido em uma única universidade pública da região sul de Minas Gerais. Portanto, observa-se a necessidade de expandir a amostra para outras universidades, incluindo as universidades particulares, de Passos e de outras regiões do país.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
40

Moreira, Antonio Vanderley, Maxweel Veras Rodrigues, and Conceição de Maria Pinheiro Barros. "O impacto da interiorização do ensino de medicina." Revista Internacional de Educação Superior 10 (November 1, 2022): e024026. http://dx.doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8668513.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: O Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral, há 20 anos vem formando médicos no interior do estado do Ceará, resultado do processo de interiorização desta Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) que teve início em 2001. Atualmente, o curso conta com 720 médicos graduados até dezembro de 2020. Objetivo: Diante do exposto, considerando o papel transformador da universidade na sociedade em que está inserida, este artigo tem como objetivo avaliar a interiorização do ensino superior por meio das contribuições de um Curso de Medicina da UFC nos níveis da atenção à saúde primária, secundária e terciária no município de Sobral, dado o período de 2007 a 2020. Metodologia: A metodologia do estudo caracteriza-se por uma pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa, ancorada em uma análise documental realizada nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCN), resoluções da UFC e no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES) e em uma pesquisa de campo com aplicação de questionários à egressos de medicina. Resultados: Os resultados do estudo mostram que o Curso de Medicina de Sobral é um modelo exitoso do processo de interiorização do ensino superior no Brasil, realizado por uma IFES. Conclusão: Como conclusão, percebe-se a contribuição da Universidade Federal do Ceará para a melhoria da assistência à saúde da cidade de Sobral no estado do Ceará por meio da atuação dos seus egressos nos equipamentos públicos de saúde do município.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
41

Silva, Roseli Ferreira, and Marcos Antonio Francisco. "Portfólio reflexivo: uma estratégia para a formação em medicina." Revista Brasileira de Educação Médica 33, no. 4 (December 2009): 562–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022009000400007.

Повний текст джерела
Анотація:
Esta investigação discute a estratégia do portfólio reflexivo na formação médica no contexto de um currículo inovador. O objetivo do estudo foi identificar a percepção dos estudantes quanto ao uso do portfólio reflexivo na Unidade Educacional de Prática Profissional. Caracteriza-se como um estudo de caso, no qual a análise dos dados foi realizada, na perspectiva qualitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo; na perspectiva da análise quantitativa, foi utilizada medida de frequência simples. A coleta de dados foi feita mediante aplicação de um questionário com questões abertas. Os sujeitos do estudo foram 33 estudantes da segunda série. Os resultados apontam a contribuição do portfólio para a formação profissional, na medida em que permitiu ao estudante o acompanhamento e a organização do cuidado à saúde das pessoas sob sua responsabilidade e proporcionou um processo de autoavaliação. Por outro lado, a compreensão de portfólio apontada pelos estudantes se distancia em grande parte da concepção de portfólio reflexivo, pois pouca ou nenhuma contribuição para o desenvolvimento da capacidade reflexiva foi considerada pelos estudantes.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
42

Santos, Renata Newman Leite Cardoso dos, Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro, Ulisses Umbelino dos Anjos, Danyelle Nóbrega de Farias, and Eleazar Marinho de Freitas Lucena. "Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação de Estudantes de Medicina." Revista Brasileira de Educação Médica 39, no. 3 (September 2015): 378–87. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02412014.

Повний текст джерела
Анотація:
RESUMO Este artigo objetiva investigar de que forma os alunos de Medicina estão sendo formados quanto à integralidade e à interdisciplinaridade. O estudo teve abordagens qualitativa e quantitativa. Inicialmente, foi realizado um grupo focal com estudantes do último ano do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba; posteriormente, todos os estudantes matriculados no último ano do curso responderam a um questionário elaborado pelos pesquisadores, com questões sobre o perfil sociodemográfico e estudantil, e sobre a integralidade e interdisciplinaridade na formação médica. As questões avaliaram conceito, prática, aptidão profissional e contribuição da extensão universitária para a integralidade e interdisciplinaridade, as quais se mostraram limitadas na formação dos estudantes. Os resultados apontam a necessidade de priorizar a interação entre teoria e prática; investir na formação dos docentes de modo a capacitá-los para atuação/ensino da integralidade e interdisciplinaridade; organizar as atividades para que possam garantir encontros em componentes curriculares obrigatórios, realizando atividades conjuntas numa perspectiva interdisciplinar; diversificar mais os cenários de prática, para que contemplem a integralidade no cuidado e a atuação interdisciplinar, em todos os níveis de atenção à saúde.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
43

Rebeis, Eduardo Baldassari, Marcos Naoyuki Samano, Carlos Tadeu dos Santos Dias, Ângelo Fernandez, José Ribas Milanez de Campos, Fábio Biscegli Jatene, and Sérgio Almeida de Oliveira. "Índice antropométrico para classificação quantitativa do pectus excavatum." Jornal Brasileiro de Pneumologia 30, no. 6 (December 2004): 501–7. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132004000600003.

Повний текст джерела
Анотація:
INTRODUÇÃO: O pectus excavatum caracteriza-se por uma depressão do esterno e das cartilagens para-esternais inferiores. Medidas clínicas para classificar essas depressões são poucas e de difícil aplicação. OBJETIVO: Criar medidas clínicas para quantificar a deformidade e poder comparar os resultados entre os períodos pré e pós-operatório. MÉTODO: Dez pacientes portadores de pectus excavatum, foram operados utilizando-se a técnica de Robicsek modificada pelo grupo de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sendo também medidos clínica e radiologicamente nos periodos pré e pós operatõrio. Dez pacientes controles que não apresentavam anormalidades torácicas clínicas e ou radiológicas foram medidos da mesma forma. O defeito foi avaliado no nível do manúbrio e da maior deformidade através do índice antropométrico e do índice de Haller. RESULTADOS: A análise multivariada para as médias do índice antropométrico mostrou diferenças significativas entre o pré operatório e o grupo controle e entre as médias do pré e do pós operatório, e diferença não significativa entre o pós operatório e o grupo controle. A mesma análise, aplicada às médias do índice de Haller, demonstrou os mesmos resultados. O estudo pareado entre as médias do pré e do pós operatório mostrou tratarem-se de grupos diferentes. A correlação canônica evidenciou que o índice antropométrico e o índice de Haller têm correlação de 86%. CONCLUSÃO: Pacientes portadores de pectus excavatum podem ter a deformidade quantificada através de medidas do índice antropométrico no pré e no pós operatório, as quais permitem uma avaliação objetiva e comparativa dos resultados, e são de fácil realização.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
44

Bezerra, Daniel Sarmento, Tânia Regina Ferreira Cavalcanti, Danielle Serafim Pinto, Waléria Bastos De Andrade Gomes Nogueira, and André Ricardo Bezerra Bonzi. "CONSUMO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS ENTRE UNIVERSITÁRIOS: um alerta para o uso racional." Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança 17, no. 2 (August 31, 2019): 19–25. http://dx.doi.org/10.17695/revnevol17n2p19-25.

Повний текст джерела
Анотація:
Os Anti-inflamatórios não-esteroides (AINES) são usados em diversos distúrbios imunológicos e inflamatórios. O seu emprego, entretanto, tem sido feito, na maioria das vezes, de forma abusiva, causando grandes impactos na sociedade, inclusive mortes. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo evidenciar o perfil do consumo de anti-inflamatórios, antipiréticos e analgésicos entre estudantes de medicina de uma Faculdade da rede privada de João Pessoa-PB, alertando-se para a necessidade do uso racional destes medicamentos. Trata-se de uma pesquisa de campo com caráter descritivo, de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com discentes do curso de medicina da Faculdade de Medicina Nova Esperança e contou com a participação de 42 alunos do primeiro e segundo períodos do referido curso. O estudo contemplou um questionário estruturado, dividido em duas partes: Parte I – dados de identificação dos participantes e Parte II – dados referentes ao uso de anti-inflamatórios, analgésicos e antitérmicos. A pesquisa foi aprovadaelo Comitê de Ética e Pesquisa FACENE/FAMENEno método quantitativo. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva através de frequência absoluta (número) e relativa (percentual), utilizando parâmetros de estatística descritiva. Dentre os estudantes entrevistados a grande maioria relatou utilizar ao menos 2 medicamentos ao mesmo tempo com certa frequência. Integraram a pesquisa os seguintes medicamentos: paracetamol, dipirona, ibuprofeno e ácido acetilsalicílico, sendo o mais consumido o paracetamol. Ademais, 32 estudantes revelaram utilizar medicamentos sem prescrição médica o que gera preocupação acerca dos fatores que possam ser melhorados para que haja uma utilização mais racional destes medicamentos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
45

Ferreira, Lorena Cunha, Rogério Antunes Mourão, and Rogério José de Almeida. "Perspectivas de docentes de medicina a respeito da ética médica." Revista Bioética 24, no. 1 (April 2016): 118–27. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422016241113.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo Este artigo tem por objetivo caracterizar as perspectivas dos docentes médicos de um curso de medicina em relação à ética médica. Trata-se de estudo transversal descritivo com abordagem quantitativa. Foram aplicados a 86 docentes médicos do curso de medicina da PUC-Goiás dois questionários: um sociodemográfico e outro de avaliação do conhecimento e interesse em ética médica. Realizou-se análise descritiva, teste de Kolmogorov-Smirnov, Spearman, Mann-Whitney, Qui-quadrado e teste t (< 0,05). Os resultados mostram que os docentes conhecem o Código de Ética Médica (CEM) e o recomendam no decorrer de todos os módulos do curso. Uma minoria atualiza-se com frequência, leu totalmente o CEM e o utiliza no preparo de suas aulas. Conclui-se que, quanto maior a autoavaliação do conhecimento sobre ética médica e sua importância para a própria formação profissional, maior também é o interesse em utilizar o CEM na relação com os alunos, especificamente na elaboração e realização das aulas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
46

Ferreira, Chrystiano de Campos, and Ana Maria de Lima Souza. "Formação e Prática do Professor de Medicina: um Estudo Realizado na Universidade Federal de Rondônia." Revista Brasileira de Educação Médica 40, no. 4 (December 2016): 635–43. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01012015.

Повний текст джерела
Анотація:
RESUMO Objetivo Analisar a formação e prática pedagógica do médico-professor situada no contexto dos cursos de Medicina das três instituições de ensino superior que oferecem a formação médica em Porto Velho (RO), tendo como referência as percepções dos próprios médicos-professores. Métodos A pesquisa teve abordagem tanto quantitativa quanto qualitativa, sendo composta de duas fases. A primeira foi constituída pela aplicação de um questionário, e a segunda foi efetivada com a realização de entrevistas semiestruturadas. Resultados O estudo permitiu identificar que os saberes docentes são construídos com as vivências de cada professor e não necessariamente por meio de cursos específicos. Conclusão Os médicos-professores estão satisfeitos com o seu conhecimento e a experiência adquirida durante os anos de docência. Para os entrevistados, ter uma formação docente específica não é um pré-requisito para ser um “bom” professor de Medicina.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
47

Marques da Silva Santos, Matheus, Juliana Massambani Aleixo Silva, João Matheus Albertoni Macedo, and Antonio Sales. "Análise do Impacto das Campanhas Educativas na Temática do Suicídio Sobre os Acadêmicos dos Cursos de Medicina, Psicologia e Licenciaturas." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 22, no. 1 (March 26, 2021): 61–69. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2021v22n1p61-69.

Повний текст джерела
Анотація:
ResumoO presente trabalho é produto de uma pesquisa quantitativa descritiva, tendo acadêmicos de Medicina, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social e Matemática, de uma única Instituição de Ensino Superior, como participantes. O tema abordado foi sobre as campanhas educativas que orientam sobre o trato com pessoas com tendência suicida. A escolha desses cursos ocorreu pelo fato de prepararem profissionais para tratarem diretamente com pessoas de diversas idades e classes sociais. A proposta foi feita por um acadêmico de Medicina e conduzida por ele em parceria com uma colega de turma e um mestrando. O objetivo foi avaliar o impacto de uma campanha educativa. Foram abordados, direta e indiretamente, 136 acadêmico(a)s por meio de um formulário, com 16 questões, elaborado no Google forms. Para os acadêmicos de Medicina, que já estavam no internato, foi enviado o link pelo celular e, para os demais, foi entregue impresso enquanto estavam em sala de aula. O acesso foi reduzido por causa do COVID19 que limitou o contato. Os resultados apontam que, até o momento, a campanha ainda não produziu os resultados esperados e que o enfoque deve ser na orientação de como agir, com indicações de locais para os quais poderão encaminhar, e não apenas na informação sobre o comportamento da pessoa. Palavras-chave: Comportamento Suicida. Sofrimento do Suicida. Trato com o Suicida. AbstractThe present work is the product of a quantitative descriptive research with students from Medicine, Psychology, Pedagogy, Social Work and Mathematics, from a single institution of higher education, as participants. The topic approached was about the educational campaigns that guide about dealing with people with a suicidal tendency. The choice of these courses was because they prepare professionals to deal directly with people of different ages and social classes. The proposal was done by a medicine school student and conducted by him or her in partnership with a classmate and a master's student. The main objective was to evaluate the impact of an educational campaign. 136 students were addressed directly and indirectly through a form, with 16 questions, elaborated in Google forms. For medicine school students, who were already in internship, the link was sent by cell phone and, for the others, it was handed out printed while they were in class. Access was reduced because of COVID19, which limited contact. The results show that, so far, the campaign has not produced the expected results yet and that the focus should be on orienting how to act, with indications of where they can go, and not just on information about the person's behavior. Keywords: Suicidal Behavior. Suffering of the Suicide Victim. Dealing with the Suicide Victim
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
48

Rigueto Lisboa de Domênicis, Ana Clara, Nathália de Souza Avelar, Danielle Cristina Ferrarezi Barboza, and Daniel Augusto da Silva. "VIVÊNCIAS ACADÊMICAS: ESTUDO TRANSVERSAL COM ESTUDANTES DE MEDICINA." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3, no. 8 (August 15, 2022): e381795. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1795.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: Vivências acadêmicas se referem às experiências adquiridas no contexto escolar, dentro ou fora da instituição e o nível de exigências em relação ao longo do processo de formação são altos. Objetivo: Identificar e analisar as vivências acadêmicas e o impacto na saúde mental e na vida dos estudantes de medicina. Método: Trata-se de estudo observacional, transversal, de abordagem quantitativa realizado com estudantes de graduação em medicina de instituição de ensino superior de cidade do centro-oeste do estado de São Paulo, Brasil. Os dados foram coletados aplicação de questionário semiestruturado elaborado pelos autores e Questionário de Vivências Acadêmicas Reduzido (QVA-r). Para a análise de dados houve a tabulação e interpretação conforme as instruções do instrumento utilizado. Resultado: Participaram 125 alunos do curso de medicina; 99 do sexo feminino e 26 do sexo masculino. Houve predomínio entre idades de 20-22 anos. Os resultados do QVA-r revelaram índice geral igual a 3,50 (indiferente). Quando analisados por dimensões; a pessoal teve índices de 1,29 a 4,50, enquanto a dimensão interpessoal variou de 2,17 a 4,42, a dimensão carreira foi de 2,33 a 5,00, na dimensão estudo de 1,78 a 4,89 e na institucional 1,75 a 4,38. Conclusão: Impactos das vivências acadêmicas nos primeiranistas foram de dificuldades de adaptação. No último ano menores médias na dimensão institucional e estudo, ou seja, dificuldade na gestão e planejamento de tempo para estudos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
49

Rezende, Ariany Cibelle Costa, Yoshyara da Costa Anacleto Estrela, Rafaella do Carmo Ribeiro, André Luiz Dantas Bezerra, Charlene de Oliveira Pereira, and Milena Nunes Alves de Sousa. "ESTRATÉGIAS DE COPING UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE MEDICINA." Revista Uningá 55, no. 3 (September 20, 2018): 24–34. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.55.euj2062.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Identificar e analisar as estratégias de coping mais utilizadas por acadêmicos de medicina e correlacioná-las com os dados sociais e demográficos da amostra. Método: Trata-se de pesquisa com caráter descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, amostra constituiu-se por 138 estudantes do curso de Medicina das Faculdades Integradas de Patos, Paraíba. A coleta de dados se deu após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, utilizando-se um instrumento para coleta de dados sociais e demográficos e o Inventário de Estratégias de Coping, já validado para a população brasileira. Os dados foram analisados no SPSS (versão 21) por meio de estatísticas descritivas de frequência relativa e absoluta e de tendência central e dispersão, adotando-se como testes inferenciais Correlações de Pearson. Resultados: Verificou-se no estudo que as estratégias de coping mais utilizadas pelos estudantes foram aceitação da responsabilidade (média=11,18), reavaliação positiva (média=13,32), e autocontrole (média=7,44). O sexo feminino apresentou maior pontuação nesses fatores. Os que não possuem bolsa de estudo apresentaram maior pontuação para a fuga e esquiva e reavaliação positiva. Conclusão: Os achados sugerem que a sensibilização das intuições universitárias quanto à ocorrência do stress entre os estudantes, bem como o investimento na melhoria da saúde, favorecem qualidade de vida aos universitários. Palavras-chaves: Adaptação Psicológica; Centros Médicos Acadêmicos; Saúde Mental.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
50

Mello Albuquerque, Luís Guilherme, Jullys Allan Guimarães Gama, Hiago Parreão Braga, Vinícius De Araújo Valverde, Ronaldo Pereira dos Passos Junior, Luana Maria Araujo Costa, Luiza Maria Arruda Milhomem, and Mateus Rufino Melo. "Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de medicina." Revista Educação em Saúde 7, no. 2 (December 11, 2019): 101–10. http://dx.doi.org/10.29237/2358-9868.2019v7i2.p99-108.

Повний текст джерела
Анотація:
O artigo tem como objetivo avaliar, ao longo do curso, a satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de Medicina da Universidade Federal do Maranhão. Trata-se de um estudo transversal e descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 181 discentes, durante o período de junho de 2018 a novembro de 2018; por meio da aplicação de dois questionários: Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA) e Questionário Sócio Demográfico. Como resultado, as respostas da pesquisa apontaram uma satisfação com o curso de 3,53; oportunidade de desenvolvimento de 3,07 e, por último; satisfação com a instituição de 3,09, revelando para as três dimensões que os alunos estão nem insatisfeitos/nem satisfeitos com a experiência acadêmica. A pesquisa aponta que 97,24% do total de alunos entrevistados não têm dúvidas sobre continuar no curso. A análise dos resultados permitiu observar convergências com a literatura, onde os estudantes se apresentam nem insatisfeitos/nem satisfeitos, e em quase totalidade dos trabalhos analisados, apresentam a dimensão oportunidade de desenvolvimento com a menor média. Esse resultado sugere uma possibilidade de investimento nestes aspectos para efetivar uma melhor experiência de formação dos estudantes.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії