Статті в журналах з теми "Estudante irregular"

Щоб переглянути інші типи публікацій з цієї теми, перейдіть за посиланням: Estudante irregular.

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся з топ-50 статей у журналах для дослідження на тему "Estudante irregular".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Переглядайте статті в журналах для різних дисциплін та оформлюйте правильно вашу бібліографію.

1

Faraco, Cristina Carla Rodrigues, Dulcinéia Felicidade Clarinda, and Roselene Vargas de Oliveira. "Saúde psíquica do estudante de psicologia irregular." Brazilian Journal of Development 8, no. 11 (November 14, 2022): 73378–84. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n11-172.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho tem como objetivo, fazer um levantamento sobre a saúde psíquica dos acadêmicos de Psicologia irregulares. A fim de compreender as vivências do estudante no contexto acadêmico como possibilidade de articular teoria e prática. Observando e analisando os processos de aprendizado na formação, problematizando as situações observadas, de acordo com os fundamentos teórico-metodológicos. Analisar de forma crítica e reflexiva a realidade acadêmico em relação ao contexto sócio-histórico e as condições objetivas e as vivências na instituição durante o período de formação, que é pouco discutida e analisada. Podendo ter aflições, e assim desenvolver sofrimento psíquicos dentre outras doenças no decorrer do processo de metodologia utilizada será de análise bibliográfica. Espera-se com este levantamento possamos obter um perfil dos acadêmicos de psicologia irregulares. A fim de se contribuir na a
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Costa, Fabiana Pinheiro da. "INCONVENIENTES, INTRUSAS E INADEQUADAS: AS DISPUTAS PELA MORADIA ESTUDANTIL MISTA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (1980-1983)." Revista Inter-Ação 48, no. 2 (August 29, 2023): 446–59. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v48i2.73721.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente estudo tem por objetivo analisar as disputas envolvendo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a presença feminina na Casa do Estudante Universitário (CEU). Esses conflitos foram decorrentes do ingresso irregular de jovens que disputavam a assistência estudantil nesse espaço que, de 1971 a 1983, era oferecido somente aos homens. A pesquisa foi realizada a partir de um combinado de fontes, mas a preponderância são os documentos obtidos junto ao Arquivo da CEU. Foi possível perceber que a Universidade criou inúmeras barreiras para o acesso feminino e demonstrou uma postura autoritária, assim como o preconceito de muitos servidores em cargos de poder no tocante às suas concepções sobre as mulheres.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Goulart, Tamires Pereira Duarte, Verdiana Pereira Borges, and Gabriela Tornquist Mazzaferro. "PROCESSOS FONOLÓGICOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA CLASSE VERBAL IRREGULAR DO PORTUGUÊS BRASILEIRO." Signo 44, no. 81 (September 3, 2019): 54–66. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v44i81.13570.

Повний текст джерела
Анотація:
RESUMO: O presente estudo tem como foco analisar como crianças em fase de aquisição do sistema verbal irregular do PB (Português Brasileiro) aplicam os processos fonológicos consonantais diante de conjugações verbais irregulares e qual a relação desses processos com a aquisição verbal do português. Para isso, selecionou-se o total de nove verbos, que foram avaliados segundo a aplicação de um instrumento, criado especificamente para esta pesquisa. Participaram da coleta de dados 16 crianças, falantes nativas de PB, estudantes de 1º ao 4º ano, na faixa etária de 06 a 09 anos de idade, todos alfabetizados. A partir das possibilidades de análise, entende-se que a aquisição do sistema verbal irregular do PB pode ser considerada como tardia, motivada, especialmente, pela presença de alternâncias consonantais nos radicais de suas flexões, as quais operam na língua com processos fonológicos consonantais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Santos, Ana Alice Leal dos, Eliane Cristina Pereira, Juliana Marcolino, and Ana Paula Dassiê-Leite. "Autopercepção e qualidade vocal de estudantes de jornalismo." Revista CEFAC 16, no. 2 (April 2014): 566–72. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201419412.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo relacionar dados da avaliação perceptivo-auditiva queixa e autopercepção vocal de estudantes de Jornalismo. Métodos trata-se de estudo observacional, descritivo, transversal, com coleta de dados prospectiva, realizado na Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO-PR. Participaram 41 estudantes de Jornalismo, sendo 27 do sexo feminino e 14 do sexo masculino. Foi aplicado um protocolo para coleta de dados de identificação e de queixas de voz, bem como foram feitos registros vocais com emissão sustentada da vogal “a”; e encadeada (contagem de números e meses do ano). Tais registros foram analisados por um fonoaudiólogo especialista em voz quanto à qualidade vocal (adaptada ou alterada). Os estudantes também responderam ao protocolo “Termos descritivos sobre a voz”;. Resultados mesmo apresentando vozes adaptadas, os estudantes apresentaram queixas vocais. As queixas mais comuns referiram-se a alterações de pitch, produção fonêmica, qualidade vocal e velocidade de fala. Os estudantes que apresentaram qualidade vocal adaptada mencionaram maior quantidade de termos positivos referentes à autopercepção. Não houve diferença na comparação entre a quantidade média de termos positivos e negativos apresentados pelo grupo. Os termos positivos mais referidos foram: voz simpática, expressiva, confiante, feminina, forte e dócil. Os negativos foram: voz desafinada, instável, oscilante, irregular, rápida, anasalada, baixa e tímida. Conclusão mesmo com vozes adaptadas do ponto de vista perceptivo-auditivo, acadêmicos de jornalismo referem queixas vocais, provavelmente pela demanda imposta durante a graduação.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Ferreira de Jesuz, Danilo Augusto, and Ana Lúcia Pereira. "Cálculo de áreas de quadriláteros irregulares: análise das contribuições de uma sequência didática." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 5, no. 2 (September 18, 2020): 244–65. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v5i2.13035.

Повний текст джерела
Анотація:
A necessidade emergente de ações pedagógicas que transcendam ao modelo tradicional, de teor exclusivamente expositivo é algo amplamente debatido na comunidade acadêmica na contemporaneidade. O objetivo desse artigo foi investigar as contribuições, aos processos de ensino e de aprendizagem, emergentes da aplicação de uma sequência didática sobre o estudo de quadriláteros irregulares. Partimos de uma proposta embasada metodologicamente na articulação entre a História da Matemática e as Tecnologias Digitais. Para análise qualitativa dos dados utilizamos as anotações, tarefas, produções no GeoGebra e relatório avaliativo dos estudantes, além do diário de bordo do professor-pesquisador. Como resultados destacamos o desenvolvimento de reflexões críticas e autonomia; a aproximação dos estudantes com a Matemática, ao percebê-la como processo constitutivo da humanidade; o caráter teórico-prático da proposta possibilitou aos estudantes estabelecer relações entre a Matemática e o seu cotidiano. Concluímos que são necessários o esforço e a criatividade docente para desenvolver situações de aprendizagens, de modo a contribuir o processo educacional, que aporte uma redefinição dos trabalhos docente e discente, trabalho este, que supera o paradigma educacional tradicional do “professor ensina e aluno aprende” para uma concepção em que docente e discentes constroem, em processo humano, coletivo e colaborativo, o que aprendem. Palavras-chave: Ensino de Geometria. História da Matemática. Tecnologias Digitais. Sequência Didática. GeoGebra.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Lima, Celina Aparecida Gonçalves, Maria de Fátima de Matos Maia, Tatiana Almeida de Magalhães, Liliane Marta Mendes de Oliveira, Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito, Lucineia de Pinho, and Marise Fagundes Silveira. "Prevalência e fatores associados a comportamentos de risco à saúde em universitários no norte de Minas Gerais." Cadernos Saúde Coletiva 25, no. 2 (July 10, 2017): 183–91. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201700020223.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo Objetivo Estimar a prevalência de comportamentos de risco à saúde (CRS) e identificar os fatores associados. Métodos Estudo transversal com amostra aleatória de 902 acadêmicos de uma universidade pública no norte de Minas Gerais, Brasil. As variáveis analisadas foram: características sociodemográficas, acadêmicas e comportamentos de risco. Utilizou-se a Razão de Prevalência bruta e ajustada, estimadas pelo modelo de regressão de Poisson. Resultados Os CRS mais prevalentes foram: baixo consumo de frutas e verduras (98,1%), não realização de exercício aeróbio (71,2%) e uso irregular de preservativo (63,1%). As associações significativas foram: gênero masculino com consumo abusivo de bebida alcoólica (RP=1,53), drogas ilícitas (RP=2,41) e envolvimento em brigas (RP=2,12); idade até 21 anos com envolvimento em brigas (RP=2,77); estado civil com companheiro com envolvimento em brigas (RP=3,03) e uso irregular de preservativo (RP=1,59); estudantes de outras áreas de graduação com não realização de exercício aeróbio (RP=1,26); classe econômica A ou B com drogas ilícitas (RP=1,92). Conclusão Observaram-se variações nas prevalências dos CRS, com destaque para baixo consumo de frutas e verduras, e tabagismo. Os CRS mostraram-se positivamente associados ao gênero masculino, idade até 21 anos, classe econômica A ou B, estado civil com companheiro e estudantes de outras áreas de graduação.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Furlani, Renata, and Maria Filomena Ceolim. "Padrões de sono de estudantes ingressantes na Graduação em Enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 58, no. 3 (June 2005): 320–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672005000300013.

Повний текст джерела
Анотація:
Trata-se de estudo exploratório e descritivo com o objetivo de identificar os padrões de sono de estudantes ingressantes na graduação. Desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas SP, os dados foram coletados em dois momentos distintos por meio do Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Durante as férias, os estudantes apresentaram melhor qualidade/ duração de sono e adoção de horários mais condizentes com seu cronotipo. Após o início das aulas, maior número apresentou sono de má qualidade e indisposição durante o dia, talvez decorrente de maior sujeição aos horários da universidade ou à adoção de hábitos irregulares de sono. Tais achados podem estar relacionados com o desempenho acadêmico dos estudantes o que destaca a importância do desenvolvimento de estudos futuros.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Silva, Nadyne Martins, Eduardo Ribeiro Sene, Luana Vilela Matos, Gabriel Magalhães Roque, Andreia Elaine da Silva Cabral, Lara Cândida de Sousa Machado, Renato Canevari Dutra Da Silva, and Fábio Vieira de Andrade Borges. "Uso de psicofármacos por estudantes de medicina e engenharias." Brazilian Journal of Health Review 6, no. 3 (May 4, 2023): 8537–43. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n3-013.

Повний текст джерела
Анотація:
Os psicoestimulantes são substâncias que aumentam o estado de alerta e a motivação, além de apresentarem propriedades antidepressivas, e melhora do humor e desempenho cognitivo, sendo recomentados no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Porém o seu uso indevido por parte dos estudantes, sem sua devida indicação, é preocupante. Os estudantes, particularmente de Medicina são um dos grupos mais vulneráveis ao consumo indevido dessas substâncias, já que objetivam aumentar a concentração nos estudos. Porém seu uso irregular e indiscriminado pode acarretar em sérios problemas a saúde mental dos estudantes e vir a causar dependência com o uso desenfreado. Tendo em vista isso, foi realizado um estudo transversal, quantitativo e observacional envolvendo adultos jovens na faixa etária superior aos 18 anos. Foi aplicado um questionário acerca de questões como: curso, idade, moradia, sexo, raça, substância usada, questões envolvendo sintomas de TDAH, uso de substâncias sem prescrição médica e tempo de uso. No total, foram obtidas 79 respostas, sendo que 53,2% correspondiam ao sexo feminino, 37,1% do curso de medicina, 58,2% da raça branca, 69,9% solteiros e 65,8% frequentaram escola particular antes de entrar na faculdade. Quanto a faixa etária 82,8% tinham menos que 24 anos. De todos os entrevistados, 65,8% afirmaram já ter feito o uso de substâncias psicoativas. Mais da metade dos participantes (51,4%) alegaram ter feito uso para estudar por longas horas ou em véspera de prova. Ao serem questionados sobre o início de uso de tais substâncias, 45,8% relataram ter iniciado na faculdade, 29,2% durante o ensino médio e 25% no cursinho. Sendo assim, observou-se a importância de orientar os estudantes quanto ao uso inadequado de medicações psicoestimulantes e seus efeitos colaterais, e incentivar meios saudáveis e não invasivos de obter melhores rendimentos acadêmicos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Bender de Sousa, Lucilene, and Lilian Cristine Hübner. "Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental." Signo 44, no. 81 (September 3, 2019): 67–76. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v44i81.13957.

Повний текст джерела
Анотація:
O ensino e a aprendizagem da leitura são temas constantemente debatidos, especialmente nas séries iniciais. Entretanto, observa-se que mesmo após oito anos de educação formal, há um percentual considerável de estudantes que saem da escola com dificuldades de compreensão leitora. Neste estudo, objetivamos identificar esses estudantes e investigar as suas dificuldades, comparando-os com bons leitores da mesma escolaridade. Para isso, realizamos o processo de seleção dos grupos e, posteriormente, examinamos seus desempenhos em duas tarefas: leitura de palavra isolada e compreensão leitora. Ao final do processo de seleção, identificamos 14% de bons leitores e 11% de leitores com dificuldades de compreensão. Os grupos mostraram diferença significativa no desempenho de palavras irregulares e pseudopalavras, assim como no desempenho em questões literais e inferenciais. Os resultados sugerem que os leitores com dificuldades de compreensão ainda apresentam fragilidades tanto em processos mais básicos quanto mais complexos da leitura.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Moreira, Cristiane Cavalcante, Sumaia Midlej Sá, Ana Sueli Teixeira de Pinho, and Helena Fraga-Maia. "Convergência e discrepância em documentos norteadores dos estágios supervisionados obrigatórios em fisioterapia: uma revisão integrativa." Revista Pesquisa em Fisioterapia 11, no. 1 (February 23, 2021): 238–51. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i1.3388.

Повний текст джерела
Анотація:
INTRODUÇÃO: O estágio supervisionado obrigatório constitui-se em um componente curricular que integra o processo formativo do graduando em Fisioterapia. Todavia, a despeito de sua relevância como construto legal e normativo, os documentos oficiais não dão suporte suficiente à unificação dos critérios de sua realização, o que pode ocasionar a ocorrência de práticas irregulares. OBJETIVO: Identificar as discrepâncias e pontos de convergência existentes nos documentos oficiais e relatos de pesquisas que norteiam os estágios supervisionados obrigatórios em Fisioterapia. MÉTODOS: Revisão integrativa da literatura com consulta às bases de dados PubMed, SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde e Periódicos Capes, e aos documentos oficiais do Conselho Federal de Fisioterapia, Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Educação e Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia. RESULTADOS: Foram analisados 15 artigos publicados entre os anos de 2002 e 2017 e sete documentos oficiais que abordam os estágios, a práxis pedagógica e as normas legais no contexto da Fisioterapia. CONCLUSÃO: Existem discrepâncias em relação ao número de estudantes por supervisor de estágio e por turno de prática, à identidade do profissional, sua presença durante o treinamento e intervalo temporal entre a teoria e o estágio curricular obrigatório. Já como pontos de convergência podem ser pontuados o reconhecimento do estágio enquanto uma prática curricular obrigatória e didático-pedagógica e o momento em que o estudante deverá ser estimulado a desenvolver autonomia e responsabilidade profissional, interação com a equipe multiprofissional e habilidade no manejo dos pacientes.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
11

Soledade, Sarah Luanna Ferreira, Thalanna Larisse de Araújo Acioli, Nayra Roberta Sales Salvador, and Laércio Pol-Fachin. "Prevalência e fatores desencadeantes da cefaleia em estudantes de medicina do primeiro ano e recém ingressos no internato do estado de Alagoas." Brazilian Journal of Health Review 6, no. 3 (June 26, 2023): 13470–83. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n3-396.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: Cefaleia é um sintoma clínico muito frequente na sociedade atual, e deve ser considerada como um importante problema de saúde pública. São classificadas em cefaleias primárias e secundárias. É considerada primária quando não está associada a doenças subjacentes, sendo as principais: do tipo tensional e migrânea. Os estudantes de medicina devido a sua jornada de estudo integral, acabam ficando mais suscetíveis aos diversos tipos de cefaleias primárias, já que se expõem mais aos fatores de risco. Objetivo: Através do presente estudo identificar a prevalência e os fatores de risco desencadeantes de cefaleia primária em estudantes de medicina do primeiro ano e recém egressos no internato da capital alagoana. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo embasado na coleta de dados de uma determinada amostra de população, recolhida mediante questionário virtual do Google Forms, com perguntas sobre o perfil epidemiológico dos estudantes e sobre o tema cefaleia. Resultado e Discussão: Comportamentos de risco como alimentação irregular, uso intenso de telas, pouco tempo de sono foram agravantes ou desencadeantes da cefaleia primária, associados aos níveis de estresse e alta carga horária dos estudantes, ainda agravados pela pandemia do COVID 19. Conclusão: É sabido que a cefaleia traz prejuízo ao estudo e à concentração dos estudantes de medicina, sendo necessário buscar estratégias que visem menor exposição dos alunos aos seus desencadeantes, e consequentemente, evitar o desenvolvimento de cefaleia crônica com limitação ainda mais significativa nas atividades diárias e rendimento escolar.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
12

Teixeira, Maria Clara, Mariana de Carvalho da Cruz, Mariana Menezes Luciano, Nathalia Prata Garcia, Raquel Valente Pereira, Pedro Eduardo Cione Cristino da Silva, and Sérgio Luchini Batista. "Avaliação do estilo de vida e excesso de peso nos estudantes de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá." Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação 2, no. 1 (July 25, 2021): 52–64. http://dx.doi.org/10.56344/2675-4827.v2n1a20214.

Повний текст джерела
Анотація:
A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que tem sua prevalência aumentada mundialmente. O universo acadêmico pode trazer influências negativas no estilo de vida dos estudantes, tais como hábitos alimentares irregulares, sedentarismo e inatividade, privação de sono e rotina atribulada, proporcionando um risco de aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. Paradoxalmente, estudantes de medicina, apesar dos conhecimentos adquiridos na área da saúde, também sofrem a influência negativa destes péssimos hábitos de vida, sendo observado um crescente interesse sobre o tema nos últimos anos. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de excesso de peso e o estilo de vida em estudantes universitários do Curso de Medicina do Centro Universitário Barão de Mauá.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
13

Santos, Paula Luiza Matni dos, Angélica Homobono Machado, and George Alberto da Silva Dias. "Análise da incidência de dores em estudantes no período de pandemia da COVID-19." Revista Eletrônica Acervo Saúde 15, no. 12 (December 29, 2022): e11515. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e11515.2022.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Analisar a incidência de dores osteomioarticulares em estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo transversal analítico de abordagem quantitativa. Foi realizado um questionário online pela plataforma Google Forms e compartilhado nas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp) para adesão dos universitários. Adotou-se o software Excel® 2010 para entrada dos dados e confecção das tabelas, bem como o BioEstat 5.0 e testes do Qui-quadrado e G (Aderência) para análise estatística e correlação dos dados. Resultados: A amostra de 121 participantes, com média de idade 22,46±2,48 anos, sendo o público feminino com o maior percentual (82%). Destes, cerca de 80% relataram dores osteomioarticulares no período da pandemia durante a realização de atividades acadêmicas remotas. A incidência de dor foi relacionada com as variáveis: média diária do uso da tecnologia para estudo e lazer (10 horas±2horas), posição adotada durante as atividades remotas (sentada na cadeira), média diária de sono (6 a 8 horas), prática de exercício físico (52%). Conclusão: Com o isolamento social e a adaptação das universidades com a utilização do ensino remoto, os acadêmicos apontaram uso extenso dos meios de tecnológicos durante o dia, o que associado com a postura inadequada, falta de exercício físico e sono irregular, acarretou a alta incidência de dores no período da pandemia da COVID-19.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
14

Carvalho, Thays Maria da Conceição Silva, Ivanildo Inácio da Silva Junior, Pedro Paulo Simões de Siqueira, Jarly de Oliveira Almeida, Anísio Francisco Soares, and Anna Myrna Jaguaribe de Lima. "Qualidade do Sono e Sonolência Diurna Entre Estudantes Universitários de Diferentes Áreas." Revista Neurociências 21, no. 3 (September 30, 2013): 383–87. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2013.v21.8161.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução. O sono é um processo fisiológico natural, que exerce um importante papel na restauração de energia, na concentração, na con­solidação da memória e nos processos de aprendizagem. O presente estudo teve por objetivo comparar a qualidade do sono e sonolência diurna dos estudantes universitários de duas áreas do conhecimento, área de exatas e saúde. Método. A amostra foi composta por 173 es­tudantes universitários. Para a coleta dos dados foram utilizados dois questionários autoaplicáveis, o Índice de Qualidade do Sono de Pitts­burgh (PSQI) e a Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Para análise estatística, utilizou-se o teste qui-quadrado e o teste t Student para amostras independentes, sendo considerado como nível de significân­cia estatística um p<0,05. Resultados. Verificou-se que tanto os estu­dantes de saúde como os estudantes de exatas apresentaram, em sua maioria, uma má qualidade do sono, no entanto, a comparação entre a qualidade do sono dos estudantes não apresentou significância. Con­clusão. Desta forma, os escores elevados de má qualidade do sono e de sonolência diurna excessiva presentes na população estudada, podem estar relacionados não somente aos horários irregulares e às altas de­mandas acadêmicas, como também, ao uso do computador no horário noturno, adentrando a madrugada, em atividades não relacionadas à Universidade, como redes sociais e jogos eletrônicos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
15

Freire, Leonel Francisco de Oliveira, Maria Aparecida Cursino, Danielle Christina Lino Leal, Adriana de Freitas Morais, Matheus da Silva Regis, Isabela Pinheiro Cavalcante Lima, Rayza Maria Silva Leal, and Marielen Ghedin da Silva. "Pandemia COVID-19: efeitos do distanciamento social no comportamento alimentar de estudantes do estado do Ceará." Research, Society and Development 10, no. 11 (August 22, 2021): e47101119185. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19185.

Повний текст джерела
Анотація:
A pandemia causada pela COVID-19 afetou, em escala mundial, a rotina de diversos estudantes. Para este grupo, frequentemente acometido por transtornos mentais, o distanciamento social teve maior impacto na saúde mental. A necessidade de isolamento social impossibilitou a permanência das aulas presenciais, modificando hábitos sociais e alimentares. Nesse cenário, o estresse, o sofrimento psicológico e o sono irregular, atuam como agentes modificadores do comportamento alimentar, levando à adoção de condutas lesivas à saúde, como mecanismo compensatório. No entanto, as pesquisas voltadas a esse público ainda são escassas, diante disso, este estudo tem como objetivo avaliar o comportamento alimentar de estudantes de instituições de ensino público federal, situadas no interior do estado do Ceará. Metodologia: Os participantes da pesquisa responderam um questionário online autoaplicável contendo perguntas referentes ao consumo de vegetais, frutas, leite e iogurtes no período anterior e durante a pandemia. Resultados: Os achados revelaram uma elevação da frequência e consumo de vegetais, frutas, leites e iogurtes durante o período de distanciamento social. Conclusão: Neste estudo podemos identificar uma melhoria nos hábitos alimentares dos estudantes, sendo caracterizado pela elevação da frequência e consumo de vegetais e frutas, sob a forma de saladas cruas ou cozidas, bem como o consumo de leite e iogurtes. Essa modificação do padrão alimentar pode ser resultante da maior disponibilidade de tempo para o preparo de refeições, retorno ao ambiente familiar e a utilização da alimentação como ferramenta essencial para o fortalecimento da saúde e do sistema imunológico.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
16

Teixeira, Renato da Costa, Ellen do Socorro Cruz de Maria, Fernanda Jardim da Silva, Katia Simone Kietzer, Erica Feio Carneiro Nunes, Fabiana do Socorro da Silva Dias Andrade, and José Wagner Cavalcante Muniz. "Uso de preservativos por alunos de cursos de saúde em uma Universidade pública." Semina: Ciências Biológicas e da Saúde 39, no. 1 (July 4, 2018): 85. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2018v39n1p85.

Повний текст джерела
Анотація:
As infecções pelo Vírus da Imunodeficiência Humana atingem índices alarmantes no mundo, principalmente em jovens, uma vez que o uso de preservativo é menor entre os jovens. O objetivo desse estudo foi avaliar a principal fonte de orientação sobre o uso de preservativos entre estudantes dos cursos de saúde da Universidade do Estado do Pará, sua frequência de uso e as razões do não uso. Trata-se de um estudo transversal, prospectivo e descritivo que incluiu estudantes matriculados em cursos de graduação em saúde usando um questionário on-line. Participaram 86 alunos que responderam à chamada. O tema sexualidade foi considerado fechado na família. A universidade foi apontada como a principal fonte de informação referente ao tema. A maioria afirmou ter utilizado o preservativo na última relação e sempre se previne, no entanto confessaram já ter deixado de utilizar em algum momento por descuido, confiança no parceiro ou não querer usar. Conclui-se que os participantes fazem uso do método de forma irregular, mesmo referindo terem elevado conhecimento sobre a questão. Apesar de serem futuros multiplicadores de informações, os alunos pesquisados demonstraram não fazer na prática aquilo que irão ensinar a seus futuros pacientes.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
17

Bilitardo, Isabella de Oliveira, Vanessa Fernanda de Brito Orrutia, Gustavo Monteiro de Jesus, Felipe Crespi Sanchez, and Bruno Bertolucci Ortiz. "Analysis of the use of methylphenidate by medical school admission candidates and undergraduates in a São Pa ulo state municipality." Revista Debates em Psiquiatria Ano 7 (December 1, 2017): 6–13. http://dx.doi.org/10.25118/2236-918x-7-6-1.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: Há um uso indiscriminado de metilfenidato por vestibulandos e universitários de medicina com a finalidade de melhorar o desempenho acadêmico. Objetivo: Avaliar prevalência de estudantes que utilizam a medicação e efeitos colaterais do uso irregular em indivíduos não acometidos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Métodos: Este foi um estudo transversal com aplicação de questionários no curso pré-vestibular Intertexto Poliedro e nos três primeiros anos do curso de medicina da Universidade de Mogi das Cruzes. Resultados: Foram avaliados 48 vestibulandos e 154 universitários, sendo 25 do primeiro ano, 59 do segundo ano, 51 do terceiro ano e 19 que não especificaram. A média de idade geral foi de 20,7 anos, e a prevalência do uso do medicamento na amostra foi de 13,3%, porém houve relato de uso de outros estimulantes, como cafeína, sibutramina e ecstasy. A maioria dos estudantes que já utilizaram metilfenidato não possuíam TDAH (63%), mas o utilizaram para melhorar o desempenho acadêmico. Foram relatados também efeitos colaterais e aumento de dose com uso contínuo. Conclusão: Foi observado um consumo de metilfenidato sem prescrição médica expressivo entre os vestibulandos e universitários avaliados, resultado que se assemelha à literatura.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
18

Holanda, Vanderlan Nogueira, Dayane Correia Gomes, Elton Marlon de Araújo Lima, Sherida Brito De Freitas, Wislayane Gomes Milfont, and Vivianne Cortez Sombra Vandesmet. "Hábitos alimentares e ocorrência de alterações no metabolismo lipídico em universitários residentes e não residentes com familiares." Infarma - Ciências Farmacêuticas 30, no. 4 (January 2, 2019): 250–59. http://dx.doi.org/10.14450/2318-9312.v30.e4.a2018.pp250-260.

Повний текст джерела
Анотація:
A dislipidemia consiste numa alteração relacionada ao metabolismo lipídico e está entre as principais causas de doenças cardiovasculares no mundo, acometendo diferentes populações, sobretudo estudantes universitários. O ingresso na universidade é uma etapa repleta de mudanças biopsicossociais e dentre elas, a saída da casa dos pais está diretamente relacionada a modificações nos hábitos alimentares e consequentemente alterações no metabolismo lipídico. Neste estudo, foram avaliados os hábitos alimentares e determinado o perfil lipídico de uma população de 86 estudantes universitários que viviam ou não com os pais, oriundos de uma instituição de ensino superior de Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil. Dos 86 participantes do estudo, 55,8% eram do sexo feminino e 44,2% do masculino; 95,4% dos universitários apresentaram hábitos alimentares inadequados ou irregulares ao estilo de vida saudável; e apenas 4,6% apresentaram a alimentação saudável. As alterações mais prevalentes no perfil lipídico foram hipertrigliceridemia e diminuição do HDL-c. A partir dos resultados da presente pesquisa foi possível concluir que os estudantes universitários que vivem com os pais apresentam uma maior probabilidade de adoção de maus hábitos alimentares e desenvolvimento de dislipidemias. A participação mais ativa de Instituições de Ensino Superior em campanhas que promovam maior informação sobre as vantagens da adoção de um estilo de vida mais saudável se constituiria de uma importante ação preventiva para os universitários.Palavras-chave: Dislipidemia; Comportamento Alimentar; Estudantes.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
19

Melo, Viviane Florentino de, and Rodrigo Drumond Vieira. "Uma proposta de critérios avaliativos para atividades de Júri Simulado no Ensino de Ciências." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 39, no. 2 (August 15, 2022): 298–326. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e81050.

Повний текст джерела
Анотація:
Neste trabalho, apresentamos três critérios avaliativos para atividades de júri simulado no ensino de ciências. Os critérios emergiram a partir de uma pesquisa de abordagem etnográfica que utilizou análise de discurso como metodologia para investigar duas atividades de júri simulado realizadas em uma disciplina de Pesquisa e Prática de Ensino de Física. As atividades versaram sobre uma questão sociocientífica da atualidade – o problema das ligações elétricas irregulares (conhecidas como “gatos”), comuns em residências e no comércio no estado do Rio de Janeiro. A partir de análises discursivas, propomos os seguintes critérios: 1)Temática abordada: possibilita o desenvolvimento de uma visão ampliada da situação, por exemplo, no caso de discussões de QSCs, e também o direcionamento didático da argumentação; 2) Presença do discurso transacional: evidencia que os estudantes articulam em sua fala, a fala de outros colegas de modo coerente e consistente e; 3) Consistência e coerência dos argumentos apresentados: evidencia que os estudantes apresentam justificativas para suas proposições. Discutimos a importância de parâmetros objetivos para avaliação de atividades desenvolvidas em sala de aula e também do aprendizado dos critérios para a vida dos estudantes.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
20

Anjos, Jussara Soares Marques dos, Antonio Marcos Medeiros da Silva Júnior, Jaqueline Arrais Santos, Marcela Baldez Coutinho, Maria Luiza Almeida Leite, Ronaldo Guilherme Ribeiro Brandão, Patrícia Gomes Pereira, Virgínia Rozendo Brito, Thaís Helena da Costa Corrêa, and Henrique Salmazo-Silva. "Consultas de enfermagem com alunos de um centro de ensino do Distrito Federal: um relato de experiência." Revista Eletrônica Acervo Enfermagem 18 (April 13, 2022): e10143. http://dx.doi.org/10.25248/reaenf.e10143.2022.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos do 9° período de enfermagem na realização de consultas de enfermagem com estudantes do ensino fundamental I em um centro de ensino no DF. Relato de experiência: As consultas foram realizadas no período de 3 a 16 de março de 2022, utilizando-se roteiro pré-elaborado para obtenção de respostas objetivas e subjetivas, para avaliar: hábitos de higiene bucal, hábitos nutricionais, acuidade visual, Índice de Massa Corpórea (IMC), avaliação socioemocional, dinâmica familiar e métodos corretivos, e sinais de risco como: contato com bullying, violência, substâncias psicoativas, automutilação e tentativas de autoextermínio. Após análise dos dados, os principais problemas identificados foram: escovação irregular dos dentes, cáries dentárias, sobrepeso e obesidade, acuidade visual prejudicada, ansiedade, contato com bullying e violência física. Considerações finais: Durante a realização das consultas ficou evidente que muitos estudantes estão em situação de vulnerabilidade e possuem a unidade escolar como ponto de apoio, o que torna a prática de educação em saúde fundamental para a elaboração de um espaço seguro para que os adolescentes sintam confiança de expor os problemas que estão vivenciando tanto em ambiente intrafamiliar quanto extrafamiliar, assim como situações de violência e promover ações e soluções visando o bem-estar.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
21

Vendramini, Célia Regina, Claudia Janet Cataño Hoyos, Janaina Gulart Oliveira de Queiroz, and Larissa Livramento Pereira. "Migração, trabalho e escolarização de jovens em diferentes percursos escolares." Perspectiva 38, no. 4 (August 25, 2020): 1–23. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2020.e67115.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo do trabalho é analisar a relação entre migração, trabalho e escolarização de jovens em diferentes percursos escolares. Observamos entre os jovens migrantes um percurso escolar irregular e sujeito a interrupções, dada a dificuldade de conciliar estudo e trabalho, as mudanças em meio ao período letivo, a rotatividade de escolas, as dificuldades de adaptação, entre outras. A pesquisa que sustenta as análises está sendo desenvolvida na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina, local que tem recebido um grande fluxo de migrantes, especialmente de outros estados do país. A estratégia metodológica foi integrada por técnicas qualitativas e quantitativas de geração de dados, tais como questionários, grupos focais e análises de documentos em três espaços de pesquisa, nos quais abordamos a relação dos jovens migrantes com o trabalho e a escola: Escola de ensino médio regular - pesquisa com estudantes que frequentam o ensino médio diurno e noturno; Universidade Federal de Santa Catarina - pesquisa com trabalhadores temporários da construção civil, os quais apresentam baixa escolarização e interromperam os estudos; Núcleos de Educação de Jovens e Adultos - pesquisa com estudantes que buscam retomar o processo de escolarização. Conclui-se que a migração da classe trabalhadora é um fenômeno intrínseco aos processos de expropriação e exploração da sociedade moderna, que o percurso escolar dos jovens migrantes encontra-se determinado pelo trabalho e caracteriza-se pela permanente tensão entre expulsão e integração.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
22

Bellodi, Patrícia Lacerda, Rachel Chebabo, Silvia Itzcovici Abensur, and Milton de Arruda Martins. "Mentoring: ir ou não ir, eis a questão: um estudo qualitativo." Revista Brasileira de Educação Médica 35, no. 2 (June 2011): 237–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022011000200013.

Повний текст джерела
Анотація:
Para melhor compreender a adesão dos alunos a um Programa de Mentoring, o Programa Tutores FMUSP, este estudo qualitativo explorou as razões apresentadas pelos estudantes em relação ao seu envolvimento com a atividade, no período 2004-2005, antes e depois de mudanças estruturais no programa (inserção da atividade na grade horária). Os estudantes avaliam anualmente o programa por meio de um questionário estruturado - "O Tutorando". Nele, uma questão específica sobre adesão é apresentada e foi analisada neste estudo. A análise dos resultados mostra que a troca de experiência entre alunos de diferentes anos, mediada por um tutor habilidoso, promove uma visão ampliada do curso e da profissão e motiva os alunos a participarem mais do programa. Tutores que se desligam do programa, agendamento irregular dos encontros, comunicação não efetiva, discussão de temas desinteressantes contribuem para uma baixa adesão. A inserção do programa na grade horária oficial resolveu importantes problemas, mas muitos alunos ainda preferem usar o tempo do Mentoring para outras atividades acadêmicas ou necessidades pessoais. O mentoring informal e grupos com uma dinâmica ruim também justificam, para os alunos, uma menor adesão. O sucesso de um Programa de Mentoring, no que diz respeito à adesão dos alunos, mostra estar vinculado não apenas a uma estrutura adequada, mas também às características pessoais e valores dos participantes.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
23

Silva, Daniel de Jesus, Maria Deusa Ferreira da Silva, and Sandra Alves de Oliveira. "Atividades investigativas para conhecer a história da Matemática e estudar áreas de regiões planas regulares e irregulares." Revista NUPEM 8, no. 15 (March 24, 2017): 49–64. http://dx.doi.org/10.33871/nupem.v8i15.151.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo é um estudo de natureza qualitativa que analisou como o uso da História da Matemática em Atividades Investigativas pode contribuir para a construção do conhecimento de cálculo de áreas no ensino básico e superior. A participação do pesquisador e de 13 estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Campus VI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) alicerçou a pesquisa. A análise dos dados indica que o elo da História da Matemática com a Investigação Matemática pode ser utilizado para auxiliar na compreensão do estudo de áreas de regiões planas regulares e irregulares em sala de aula, para tornar o estudo de matemática mais prazeroso, instigante, e o seu aprendizado mais efetivo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
24

Mota Dos Santos, Alex, Gabriella Silva D’Avila, and Paula Fabyanne Marques Ferreira. "Popularização e prática em Ciências através da extensão universitária: relato de uma experiência." Revista Extensão & Cidadania 11, no. 19 (June 7, 2023): 160–75. http://dx.doi.org/10.22481/recuesb.v11i19.12383.

Повний текст джерела
Анотація:
A popularização e prática da ciência pode ser realizada em escolas através da extensão universitária. A partir de tal premissa, o objetivo deste artigo é revelar uma experiência de extensão para popularização e prática da ciência através do estudo da percepção de moradores da cidade de Ilhéus acerca dos resíduos sólidos. A metodologia contemplou a análise de dados e informações sobre resíduos sólidos no Brasil, no estado da Bahia, cidade de Ilhéus e aplicação do método de pesquisa Survey para avaliar a percepção. O principal resultado é a apresentação dos elementos básicos da prática da ciência para estudantes do ensino fundamental e médio. Sobre as atividades realizadas, destaca-se a percepção da coleta dos resíduos sólidos urbanos em Ilhéus. Nesse aspecto, a maioria dos inquiridos (46,2%) estão insatisfeitos, mas 78,3% respondeu que não comunica a prefeitura quando da observação de resíduos dispostos de forma irregular pela cidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
25

Souza, Kelly Hoffmann de, Kátia Bianca Silva, Daniele Spencer Dias, Renata Vidor Contri, and Andreas Sebastian Loureiro Mendez. "CONHECIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO EM PORTO ALEGRE-RS." Saberes Plurais Educação na Saúde 7, no. 2 (September 26, 2023): e131751. http://dx.doi.org/10.54909/sp.v7i2.131751.

Повний текст джерела
Анотація:
O descarte de medicamentos constitui temática em contínua evolução em aspectos educativos ambientais, em especial pelas consequências negativas já conhecidas a partir da disposição deste tipo de resíduo em lixo comum ou em rede de esgoto. O presente artigo origina-se de projeto de extensão que trabalha com educação ambiental e saúde, no foco medicamentos vencidos e em desuso e a importância do seu descarte correto, junto ao ambiente escolar de ensino médio no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A partir da troca de experiências mediada pela apresentação e discussão de material educativo, 209 alunos do ensino médio, com idade entre 15 e 19 anos, no período de outubro de 2018 a janeiro de 2020, participaram de pesquisa transversal descritiva. O objetivo foi avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o descarte correto de medicamentos vencidos e em desuso (sobras), por meio da aplicação de questionário. Pela análise descritiva dos dados coletados observou-se que 82% dos alunos descartam de forma inadequada os medicamentos vencidos e suas sobras, sendo que 49% descartam em lixo seco, 24% em lixo orgânico, 6% em vaso sanitário e 3% em pia. Daqueles que descartam de modo correto (18%), 9% dos alunos devolvem os medicamentos à farmácia e outros 9% às Unidades de Saúde. Em relação ao quantitativo reduzido de ações corretas de descarte, torna-se imperativo ações de educação ambiental que levem à conscientização da problemática que o descarte irregular pode gerar, bem como à transformação deste cenário. O estudo mostrou a necessidade de estratégias para melhoria no âmbito do conhecimento sobre descarte correto de medicamentos, em especial junto ao público jovem, que pode disseminar a importância desta ação, em prol do meio ambiente e da sociedade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
26

Correia, Rafael Santos, Thamiris Santos Correia, Victor Trindade da Cruz, João Cesar Fernandes Lima, Karina Rodrigues dos Santos, and Severino Cavalcante de Sousa Junior. "Levantamento epidemiológico dos fatores de risco para o desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo 2 em estudantes da UFDPAR e sua correlação com as políticas de isolamento durante a pandemia da COVID-19." Research, Society and Development 13, no. 5 (May 17, 2024): e5913545719. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i5.45719.

Повний текст джерела
Анотація:
A Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), é caracterizada pela dificuldade de atuação da insulina produzida pelo pâncreas. O aumento do seu risco está relacionado, principalmente, a hábitos não saudáveis e histórico familiar, que contrastam com o estilo de vida dos universitários, impulsionado pela carga de estudos elevada, estresse e alimentação irregular. Objetivo: Realizar uma análise epidemiológica dos fatores de risco ao desenvolvimento do DM2 em estudantes universitários da UFDPAR, correlacionando hábitos de vida durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Estudo transversal quanti-qualitativo, realizado entre setembro de 2020 e junho de 2021 com graduandos da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Resultados: Dos 252 estudantes que participaram da pesquisa, observou-se que o sobrepeso e a obesidade, se fez presente em 25,4% dos alunos, já os sedentários foram maioria com 58,73% casos. Dos fatores de risco não evitáveis, 189 (75%) informaram história familiar de DM2, sendo que 58 (23,01%) em parentes próximos (pais, irmãos ou filhos). Dados que, associados a fatores ambientais, aumentam o risco de adoecimento por doenças crônicas. Com relação aos hábitos de vida durante o período de isolamento, 30% dos alunos passaram a comer mais alimentos industrializados e 58% relataram aumento de peso durante a pandemia, enquanto 32% informaram se alimentar de forma saudável. Conclusão: O sedentarismo, seguido do sobrepeso e alimentação inadequada surgem como os mais importantes fatores de predisposição a DM2 nos próximos 10 anos, agravados no período pandêmico devido aos atravessamentos psicossociais nele adquiridos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
27

Fonseca, Vitória Caroline Ramos, Jeane Costa Santos, Lorena Santos Silva, Poliana Milanez Rodrigues de Mendonça, Tamiris Pereira da Silva, Alline Gabrielle de Souza Malta, Warley Alisson Souza, et al. "UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DENTRO DO CONTEXTO EM SAÚDE DA MULHER." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 6, no. 1 (January 1, 2024): 29–41. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2024v6n1p29-41.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste estudo é relatar a experiência de estudantes de medicina e equipe multidisciplinar em uma unidade básica de saúde (UBS) do interior de Pernambuco por meio de palestras e dinâmicas sobre saúde da mulher Trata-se de um relato de experiência em uma UBS, na cidade de Garanhuns / PE, cujas ferramentas utilizadas durante a intervenção foram slides, resultados e escala Likert para avaliar seu impacto. Ao ingressar na UBS, as estudantes relataram baixa adesão aos exames ginecológicos do serviço. Por isso foi construído um projeto de extensão e, consequentemente, uma intervenção para meninas da comunidade utilizando uma palestra sobre cuidado à mulher para entregar o conteúdo de forma mais clara e instrutiva para as meninas. Ao longo do evento foi possível observar o interesse do público por informações básicas sobre o corpo feminino e suas múltiplas funções. Como tal, é evidente que existem necessidades de intervenções de saúde pública que enfatizam a importância do acompanhamento do ciclo menstrual como uma ferramenta de cuidado e um importante indicador da saúde da mulher. Segundo relatos, algumas pacientes não conseguiram determinar se já estavam na menopausa ou não, pois a menstruação aparecia de forma irregular e não parava completamente, mesmo com todos os sintomas (idade, aspectos fisiológicos, ondas de calor) e esses fatos deixam claro qual necessidade sensibilizar a população feminina sobre os ciclos naturais de vida das meninas É importante ressaltar a importância da unidade de Saúde no processo de esclarecimento.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
28

Sabino, Rosimeri Ferraz, and José Alberto Ferreira de Andrade Júnior. "SECRETARIADO: FORMAÇÃO E MERCADO NO ESTADO DE SERGIPE." Revista de Gestão e Secretariado 2, no. 1 (October 21, 2011): 6–31. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v2i1.44.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho teve como objetivo investigar a qualificação e o mercado de trabalho do secretário no Estado de Sergipe, analisando-se a trajetória e evolução do campo de atuação diante da preparação formal do indivíduo e demandas do mercado. A partir da identificação do cenário histórico da profissão no Brasil, buscou-se verificar o comportamento da classe secretarial sergipana sobre a sua organização, qualificação e atuação no mercado. A pesquisa exploratória e descritiva subsidiou o estudo de caso, abordando a visão de estudantes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe e gestores no mercado sergipano, além de membros pioneiros na constituição da ocupação no Estado. As análises apontam para o desenvolvimento da profissão, embora tardio, no âmbito educacional. Já o mercado de trabalho apresenta-se sob ocupação irregular das vagas destinadas ao Secretariado, conseqüência que pode ser atribuída à escassa oferta de formação e da articulação pouco eficaz da classe com entidades empregadoras.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
29

Oliveira, João Paulo Gomes de, and Anselmo César Vasconcelos Bezerra. "Educação ambiental em saúde: práticas extensionistas em comunidades tradicionais no entorno da Reserva Extrativista Acaú-Goiana." Ensino, Saude e Ambiente 15, no. 3 (May 8, 2023): 463–79. http://dx.doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a49509.

Повний текст джерела
Анотація:
A educação ambiental é uma atividade essencial para a promoção de saúde em comunidades tradicionais que historicamente vivem à margem das políticas públicas e são atingidas por diversos impactos socioambientais resultantes do modo de produção capitalista. Este trabalho objetivou realizar ações de educação ambiental com foco na saúde das comunidades tradicionais que margeiam a Reserva Extrativista Acaú-Goiana, através de um diagnóstico socioambiental participativo com profissionais da saúde locais e da discussão dos problemas do território com estudantes do ensino fundamental. Constatou-se que as comunidades enfrentam diversos problemas socioambientais como o racionamento hídrico, ausência de sistema de esgotamento sanitário, descarte irregular de resíduos sólidos, dentre outros que afetam diretamente a condição de vida das populações desses territórios. As ações de educação ambiental mostraram-se uma estratégia de ação interessante por viabilizar a compreensão dos problemas socioambientais do território e como os atores sociais interagem e percebem o meio ao qual estão inseridos
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
30

Soares, José Francisco, Maria Teresa Gonzaga Alves, and José Aguinaldo Fonseca. "Trajetórias educacionais como evidência da qualidade da educação básica brasileira." Revista Brasileira de Estudos de População 38 (September 1, 2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.20947/s0102-3098a0167.

Повний текст джерела
Анотація:
Segundo a Constituição Federal brasileira, o direito à educação significa a garantia do acesso à escola, onde a população deve permanecer durante o tempo legalmente determinado, a fim de adquirir os conhecimentos e habilidades necessários para a vida adulta plena. Este artigo tem como foco a análise da permanência dos estudantes na escola, condição essencial para a aprendizagem e representada por suas trajetórias educacionais. Dados longitudinais do Censo Escolar, de 2007 a 2015, foram utilizados para analisar as trajetórias educacionais classificadas em três tipos: regular; com poucas irregularidades; e com muitas irregularidades. Os resultados mostram que alguns grupos sociais são muito mais propensos a ter uma trajetória regular e outros a ter repetência ou a ficar fora da escola em alguns anos. Uma proporção alta de meninos de cor/raça preta tem trajetórias com muitas irregularidades. O artigo mostra que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – o indicador oficial para medir a qualidade da educação nos municípios – pode atingir um valor alto, mesmo que muitos estudantes tenham trajetórias irregulares. Isso evidenciou o efeito da seletividade embutido nesse indicador. Em conclusão, este trabalho sugere a incorporação das trajetórias educacionais no monitoramento da qualidade da educação nos municípios.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
31

Magalhães, Giovanna Modé, and Flávia Schilling. "Imigrantes da Bolívia na escola em São Paulo: fronteiras do direito à educação." Pro-Posições 23, no. 1 (April 2012): 43–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73072012000100004.

Повний текст джерела
Анотація:
Entender como está sendo realizado o direito humano à educação para os e as imigrantes da Bolívia que vivem em São Paulo é o principal objetivo deste estudo, que se insere no ponto de encontro entre dois debates globais contemporâneos: de um lado, os que envolvem a complexidade das migrações internacionais e, de outro, os que tratam das tensões relativas à universalização de direitos em sociedades desiguais e discriminatórias. Ao longo da pesquisa, analisamos a legislação nacional e internacional e percorremos a literatura contemporânea sobre migrações internacionais e sua interface com o campo dos Direitos Humanos, em especial problematizando a relação entre os direitos de todos e os direitos dos cidadãos - dado que muitos que integram o grupo pesquisado vivem em situação irregular no Brasil, o que não lhes tira a garantia da realização de direitos fundamentais. Para uma melhor compreensão dessa dinâmica, visitamos locais de convivência dos imigrantes bolivianos(as) na cidade, realizamos encontros com representantes das organizações que atuam com o tema e, finalmente, fizemos 16 entrevistas com estudantes, mães, pais, professores(as) e funcionários de escolas públicas da capital.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
32

Hodecker-Dietrich, Alessandra, J. J. Aumond, A. J. M. de Souza, and E. P. Cugiki. "UM ESTUDO DE CASO: PALESTRA COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO ENSINO E APRENDIZADO SOBRE “DESASTRES AMBIENTAIS” PARA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7 (August 15, 2018): 591. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e02018591-602.

Повний текст джерела
Анотація:
O processo de desenvolvimento urbano sem planejamento, de parte considerável das cidades brasileiras, apresentam como consequência dois tipos de cidades. Uma cidade “formal” e uma cidade “informal”, oculta das estatísticas oficiais. A cidade informal se caracteriza por moradias irregulares, sem equipamentos urbanos básicos e situam-se em áreas que geralmente deveriam ser Áreas de Preservação Permanente (APP). Justamente estas áreas inapropriadas para ocupação, apresentam-se os maiores riscos de desastres ambientais, recorrentes no Vale do Itajaí. Neste sentido, a abordagem do conteúdo “Desastres Ambientais”, no ensino fundamental é de extrema importância como forma de educação para minimizar a suscetibilidade aos desastres futuros. O objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento construído pelos estudantes a partir de uma palestra ministrada pelo responsável da coordenação da Defesa Civil e aplicada aos estudantes de sexto ano do ensino fundamental. O conteúdo da palestra foi o tema Prevenção aos riscos Desastres Ambientais, com ênfase em deslizamento de solo. Essa prática docente ocorreu em uma escola da rede estadual do município de Brusque, em Santa Catarina. Após a palestra, os estudantes foram avaliados através de atividade de desenho, para representar duas situações: “casa em área de risco” e “casa fora da área de risco”. O resultado da análise indicou que praticamente todos os alunos apresentaram no desenho elementos relacionado à situação de risco. Os elementos identificados, em situação de risco foram moradias em encostas, aterros inadequados e a presença de chuva. Os elementos identificados em situação fora de risco foram residências em área planas, presença de vegetação e murros de proteção. Tendo visto a relevância do conteúdo “desastres ambientais” inserido no currículo do ensino fundamental, espera-se que práticas docentes tornem-se comuns nas escolas, visando a redução de riscos aos desastres.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
33

Spinardi, Ana Carulina Pereira, Wanderléia Quinhoneiro Blasca, Chao Lung Wen, and Luciana Paula Maximino. "Telefonoaudiologia: ciência e tecnologia em saúde." Pró-Fono Revista de Atualização Científica 21, no. 3 (September 2009): 249–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-56872009000300012.

Повний текст джерела
Анотація:
TEMA: a educação à distância (EaD) tem se tornado uma modalidade de impacto significante no ensino superior, oferecendo aos estudantes flexibilidade, mobilidade e escolha. É uma ferramenta de grande importância, uma vez que pode atender grandes contingentes de alunos e profissionais de forma mais efetiva que outras modalidades de ensino, sem reduzir a qualidade dos serviços oferecidos. O Brasil necessita desenvolver ações direcionadas a EaD na área da Fonoaudiologia, pois possui um território com dimensões continentais relevantes (8.514.215,3Km²) e distribuição irregular de profissionais fonoaudiólogos, o que acentua a heterogeneidade da qualidade e disponibilidade dos serviços oferecidos no país. Essa heterogeneidade é ainda agravada pela falta de uma estratégia nacional de educação continuada para atualização dos profissionais de saúde, causando diferenças importantes na capacitação dos especialistas de uma região para outra. OBJETIVO: apresentar estudos relacionados a Telessaúde realizados nos últimos cinco anos na área de Fonoaudiologia. CONCLUSÃO: a partir dos dados levantados observou-se a necessidade de desenvolver trabalhos nessa área, buscando a melhora na qualidade dos serviços oferecidos e facilidade de acesso a esses serviços, gerando impacto mais efetivo na prevenção, diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
34

Muniz, Marcela Vilarim, Nikolly Fabiana Dias de Avelar, Francino Machado de Azevedo Filho, and Maria Cristina Soares Rodrigues. "Segurança do paciente: um desafio na formação de enfermeiros." Revista Eletrônica Acervo Saúde 23, no. 5 (May 31, 2023): e12635. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e12635.2023.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Analisar a influência do currículo formal e do currículo oculto na compreensão dos graduandos de enfermagem sobre a temática segurança do paciente. Métodos: Estudo descritivo e quantitativo, desenvolvido em uma instituição de ensino superior pública do Distrito Federal, Brasil. Foram consultados documentos oficiais, e uma amostra de 51 docentes e 58 concluintes do curso de enfermagem. Na análise do currículo formal foram examinados os módulos teóricos e seus respectivos manuais de atividade prática, além do Projeto Pedagógico, a matriz curricular e o ementário, empregando-se um instrumento validado com termos rastreadores. Para o currículo oculto, utilizou-se um instrumento validado por pesquisadoras, que aborda 11 tópicos específicos sobre o tema. Na verificação da compreensão dos estudantes, foi aplicado um questionário validado que avalia o entendimento de aspectos conceituais e atitudinais sobre erro humano e segurança do paciente. Resultados: A análise documental e do currículo oculto mostraram que os tópicos de segurança do paciente são abordados de forma irregular, sendo alguns mais evidenciados que outros, o que reflete na compreensão dos graduandos. Conclusão: A formação do futuro profissional sobre segurança do paciente mostrou-se desarticulada e fragmentada, indicando a necessidade de redesenho curricular.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
35

Santiago, Ana Maria, and Amanda Balduino. "A língua portuguesa em São Tomé e Príncipe." Domínios de Lingu@gem 17 (December 5, 2023): e1759. http://dx.doi.org/10.14393/dlv17a2023-59.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo aborda o pluricentrismo da língua portuguesa, focando na presença do idioma em São Tomé e Príncipe (STP). A norma linguística do português dotada de prestígio em STP, reforçada pelo governo e ensino, é a do Português de Portugal, ainda que o português de STP (PSTP) tenha características únicas, surgidas, sobretudo, da vivência com as línguas crioulas e da transmissão irregular do idioma. Ao analisar alguns dados históricos, documentos oficiais e práticas de ensino relevantes, entende-se que o projeto colonial de supressão das identidades linguísticas firmado em STP não só foi central na construção da realidade linguística do arquipélago, mas também persiste no apagamento da diversidade linguística local e na desvalorização atribuída às variedades de língua portuguesa de STP, vistas negativamente pelos próprios falantes. Essas normas consideradas desviantes, que reafirmam o pluricentrismo do português, são ignoradas na legislação educativa e nos manuais empregados, conquanto estudantes e professores apresentem dificuldades com a norma alvo. Ademais, a demanda por ajuda externa de STP, especificamente na produção de material didático e formação docente, contribui para um cenário de monocentrismo e de práticas monocêntricas e mutiladoras.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
36

Delvecchio, Giovana Basso, Marceli Moço Silva, and Guilherme Batista do Nascimento. "Comparação de Casos Diagnosticados com o Grau de Conhecimento dos Estudantes de Odontologia do Centro Universitário de Adamantina sobre o Câncer Bucal." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 11, no. 3 (March 18, 2022): 485–91. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v11i3.5710.

Повний текст джерела
Анотація:
O câncer bucal permanece, apesar dos avanços, como um problema de Saúde Pública mundial. Para que o prognóstico seja favorável, a lesão deve ser identificada em estágio inicial, levando em consideração suas características clínicas. O presente trabalho objetivou analisar casos clínicos de pacientes acometidos pelo Carcinoma Espinocelular e comparar o grau de conhecimento dos graduandos de Odontologia frente a um diagnóstico de câncer oral. Foi investigada história clínica de prontuários de pacientes com este diagnóstico, respeitando a sua identidade, e realizado um questionário com estudantes para comparar o grau de conhecimento com as características inerentes da nossa região em relação ao câncer bucal. Os resultados obtidos vão de acordo com os artigos estudados, levando em consideração que o Câncer atinge, geralmente, homens entre 40 a 80 anos, que possuem o hábito de beber e fumar. A área mais acometida foi língua, com lesões ulceradas e irregulares em fumantes. O conhecimento dos estudantes de Odontologia foi satisfatório, de acordo com as características clínicas encontradas nos casos estudados. Conclui-se que diagnosticar o câncer oral em estágio precoce é o meio mais efetivo de reduzir a morbidade, dificuldade e extensão do tratamento. Desse modo, o estudo visou relatar o quão importante é o Cirurgião Dentista no conhecimento clínico da lesão, já que esse pode ser o primeiro profissional a se deparar com essa doença. Ações de saúde pública também são indispensáveis para alertar a população sobre os fatores de risco que acarretam o aparecimento da doença.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
37

Barros, Jéssica Almeida, Karla Cavalcante Silva De Moraes, Susan Caroline Santos Ferreira, Beatriz Souza Carvalho Santos, Jussara Santos Souza, and Juliana Barros Ferreira. "Qualidade de vida e satisfação com o tratamento de radiofrequência na adiposidade abdominal." Fisioterapia Brasil 18, no. 6 (January 24, 2018): 743. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v18i6.2057.

Повний текст джерела
Анотація:
A adiposidade é um processo irregular do tecido conjuntivo subcutâneo, e os adipócitos irão se apresentar aumentados em regiões específicas causando deformidade tecidual. O estudo teve por objetivo avaliar a ação do tratamento da radiofrequência na redução da adiposidade abdominal e sua influência na qualidade de vida e satisfação. Trata-se de um estudo experimental, analítico e quantitativo, realizado com onze estudantes do sexo feminino, com idade entre 18 e 25 anos. Foram realizadas dez sessões de radiofrequência, duas vezes por semana durante dois meses. Antes e após o tratamento foi aplicado o questionário Whoqol-Bref, as medidas de perimetria e adipometria e ao final uma escala Likert de satisfação. A análise da comparação das variáveis foi realizada através do Test de T Student demostrando após o tratamento a redução da perimetria da região supraumbilical de 2,64 cm (p = 0,005) e da região infraumbilical de 4,09 cm (p = 0,0004). A adipometria no pré e pós-tratamento com a radiofrequência apresentou redução de 2,96 mm (p = 0,0027). Concluindo que a radiofrequência é um tratamento que tem ação na redução da adiposidade abdominal localizada, promove uma resposta positiva na qualidade de vida e satisfação nas mulheres após o tratamento.Palavras-chave: adiposidade, mulheres, qualidade de vida, radiofrequência.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
38

SANCHES TEİXEİRA, Helena Maria, Ana Maria GERALDES RODRİGUES PEREİRA, and António José GONÇALVES FERNANDES. "SLEEP QUALITY IN HIGHER EDUCATION STUDENTS." Sağlık Akademisi Kastamonu 7, Special Issue (October 31, 2022): 167–68. http://dx.doi.org/10.25279/sak.1138702.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: O sono, reconhecido como um importante determinante da saúde humana, é um ato fisiológico pertinente para a promoção do crescimento, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. Estudos epidemiológicos relatam uma tendência mundial de duração do sono abaixo da ideal e má qualidade do sono em paralelo com a obesidade, Diabetes Mellitus e doenças cardiovasculares, dislipidemias e depressão. A desregulação do sono perturba o meio metabólico através de alterações hormonais, comportamento alimentar, sistema nervoso neuro endócrino e autónomo. A qualidade do sono pode ser influenciada pelo tipo de trabalho que as pessoas têm e a dedicação horária ao mesmo. Sendo os estudantes universitários uma população que está sujeita a horários irregulares de aulas e provas académicas, estão propensos a alterações no seu padrão do ciclo de sono-vigília. Além do rendimento académico ficar comprometido, um sono inadequado provoca a diminuição do funcionamento cognitivo, psicomotor e emocional. Da mesma forma, o stress académico e algumas características sociodemográficas são fatores relevantes na redução da qualidade do sono de estudantes no ensino superior. Objetivo: Avaliar a qualidade do sono em estudantes do ensino superior. Métodos: Desenvolveu-se em estudo de caráter transversal, analítico, observacional e quantitativo, baseado numa amostra não probabilística com efeito bola de neve (snowball sampling) tendo participado 115 indivíduos com idade compreendida entre os 18 e 42 anos. A recolha de dados ocorreu durante o mês de junho de 2021, através de um questionário online disponibilizado na rede social Facebook, com recurso ao questionário do Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQIPT), para avaliar a qualidade do sono. O score total do questionário é realizado através do somatório dos valores conferidos por 7 componentes, variando numa pontuação entre 0 e 21. É considerada uma boa qualidade de sono um valor inferior a 5. Para efetuar a análise estatística dos dados utilizou-se o programa IMB SPSS Statistics versão 27.0 para Windows. Resultados: Relativamente às caraterísticas do sono, 76,5% dos estudantes tinham uma eficiência de sono superior a 85%. Dos inquiridos, 37,4% relataram acordar a meio da noite entre uma a duas vezes por semana, 42,6% teve pesadelos uma ou duas vezes por semana no mês anterior à aplicação do questionário e 39,1%sdemorava menos de 15 minutos a adormecer. Dos inquiridos, 58,3% considerou ter uma má qualidade de sono no último mês. No que concerne à qualidade do sono, verificou-se que 89,6% dos participantes apresentava uma má qualidade do sono. Obteve-se uma relação estatisticamente significativa (p
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
39

Feitosa, Marcelo dos Santos, Natália Abou Hala Nunes, Teresa Celia de Mattos Moraes dos Santos, Ana Lucia De Faria, and Eliana Fátima de Almeida Nascimento. "Sleep disorder in nursing graduates." Revista de Enfermagem UFPE on line 5, no. 4 (May 30, 2011): 871. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.1302-9310-1-le.0504201103.

Повний текст джерела
Анотація:
ABSTRACTObjective: to determine the sleep quality of undergraduate nursing students from a University of Vale do Paraíba. Method: this is a descriptive and quantitative research, approved by the Ethics Committee in Research of the University of Taubaté, protocolo-452/2009. It is the accessibility sampling, conducted with 58 students from the third series of the degree course in nursing, all participants signed the consent form. Data were collected from November to December 2009, through the application of a questionnaire consisting of open, closed, and mixed questions. The questionnaire was composed by two parts: Part A - Identification, and Part B - Questionnaire Sleep Quality Index in Pittsburgh (PSQI). Data were tabulated and submitted to descriptive statistics. Results: the level of sleep quality obtained scores higher than five in 39 (67.24%) of nursing students, indicating poor sleep quality. Conclusion: the sleep quality is really bad. Many students, due to their irregular hours of sleep, have their sleep affected in a negative manner, failing to restore itself to the following day, which impairs performance in college and at work. Descriptors: sleep deprivation; sleep disorders classification; complications; nursing.RESUMOObjetivo: verificar a qualidade do sono dos graduandos em Enfermagem de uma universidade do Vale do Paraíba paulista. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Taubaté, protocolo-452/2009. É uma amostragem por acessibilidade com 58 graduandos da terceira série do Curso de Graduação em Enfermagem, os quais assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados foram coletados de novembro a dezembro de 2009, por meio da aplicação de um questionário constituído de questões abertas, fechadas e mistas. O questionário utilizado foi composto por duas partes: Parte A − Identificação e Parte B − questionário do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP). Os dados foram tabulados e submetidos à estatística descritiva. Resultados: o nível da qualidade do sono obteve escores maiores que cinco em 39 (67,24%) dos graduandos de Enfermagem, indicando qualidade de sono ruim. Conclusão: a qualidade do sono é de fato ruim. Muitos estudantes, por terem horas irregulares de sono, têm seu sono afetado de maneira negativa, não conseguindo se recuperar para o dia seguinte, o que compromete o desempenho na faculdade e no trabalho. Descritores: privação do sono; transtornos do sono; classificação; complicações; enfermagem.RESUMENObjetivo: verificar la calidad del sueño de los graduandos en enfermería de una universidad del Vale del Paraíba paulista. Método: se trata de una investigación descriptiva y cuantitativa, aprobada por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad de Taubaté, protocolo-452/2009. El muestreo por accesibilidad fue realizado con 58 graduandos del tercer curso de la carrera de graduación en enfermería, los cuales firmaron el término de consentimiento libre y esclarecido. Los datos fueron recogidos en los meses de noviembre y diciembre de 2009, por medio de la aplicación de un cuestionario constituido de cuestiones abiertas, cerradas y mistas. El cuestionario utilizado fue compuesto por dos partes: Parte A − Identificación y Parte B − cuestionario del Índice de Calidad del Sueño de Pittsburgh (IQSP). Los datos fueron tabulados y sometidos a estadística descriptiva. Resultados: el nivel de la calidad del sueño obtuvo escores mayores que cinco en 39 (67,24%) de los graduandos de enfermería, indicando calidad de sueño malo. Conclusión: la calidad del sueño es de fato mala. Muchos estudiantes, por tener horas irregulares de sueño, tienen su sueño afectado de manera negativa, no consiguiendo restaurarse para el día siguiente, lo que compromete el desempeño en la facultad y en el trabajo. Descriptores: privación del sueño; trastornos del sueño; clasificación; complicaciones; enfermería.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
40

Da Conceição, Jefferson Correia. "DESENHO TÉCNICO E PERCURSOS PEDAGÓGICOS SIGNIFICATIVOS: UM OLHAR SOBRE APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ENGENHARIA." Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura 3, no. 1 (July 1, 2019): 14–31. http://dx.doi.org/10.5965/259464123114.

Повний текст джерела
Анотація:
A mediação pedagógica da componente curricular Desenho Técnico, por vezes, é muito confundida por alguns estudantes de engenharia com dificuldades, como algo “muito chato”, sem sentido, sem cor, sem atrativos e sem vida. Todavia, podem-se constatar também, mediante algumas ações pedagógicas realizadas em sala de aula, algumas oficinas interdisciplinares, mini cursos e atividades extensionistas, justamente o contrário: beleza, sentido, cor, movimento, criatividade, arte, integrações conceituais e muito envolvimento, pois o público envolvido participa de forma ativa na elaboração do próprio conhecimento, estabelecendo conexões com outras áreas de atuação, com muitas percepções singulares importantes. É possível, de forma lúdica, participativa, movimentada, dinâmica e contextualizada, discutir, exemplificar, elaborar e criar algumas representações gráficas – desenhos projetivos, com base em alguns conceitos e percepções prévias dos estudantes, que estão presentes na vida cotidiana, de forma geral, baseados nos seguintes conteúdos – ponto, simetria, sólidos geométricos, poliedros, formas regulares e irregulares, ângulos, arcos, dentre outros, por intermédio de uma prática pedagógica amparada pela ludicidade e pela criatividade, uma vez que, as atividades se tornam interessantes, prazerosas e articuladas com outros campos de conhecimentos. Dessa forma, este artigo busca evidenciar alguns resultados e reflexões, fruto das experiências pedagógicas que ocorreram com o protagonismo inicial do Desenho Técnico, ao ressaltar os benefícios tangíveis – aprendizagens, articulações conceituais, percepções ampliadas, além de muita motivação, alegria, disposição e reminiscências, que são declarados pelos envolvidos, por intermédio das ações citadas. Dentre as implicações do estudo, sugere-se a necessidade de continuidade do trabalho sobre as possibilidades do Desenho Técnico, de modo que, possam favorecer as ações pedagógicas com a componente curricular de modo ampliado, tornando-a cada vez mais significativa, sobretudo diante de acadêmicos de engenharia.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
41

Spiguel, Vitor Rafael, Nathalia Aparecida Ferreira da Silva, Beatriz Mercês de Souza dos Santos, Mariana Aparecida da Silva, João Lucas Barbaroto Grassi, and Beatriz Souza Araújo. "Uso e ocupação nas imediações do parque ecológico municipal “Chico Mendes” – Mata do Furquim em Presidente Prudente (SP) / Use and occupation in the vicinity of the municipal ecological park "Chico Mendes" - Mata do Furquim in Presidente Prudente (SP)." Geografia em Atos (Online) 7, no. 14 (December 4, 2019): 222–40. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v7i14.6664.

Повний текст джерела
Анотація:
O acelerado processo de urbanização, de certo modo está relacionadoa transformação da natureza em produto. Esse modo de pensar tem acentuado diversos problemas ambientais, como desmatamento, descarte incorreto de lixo em áreas de preservação ambiental e construção de bairros em locais irregulares como nas florestas nativas. Assim, para entender o uso e ocupação do solo no perímetro do Parque Ecológico Chico Mendes em Presidente Prudente, conhecido como Mata do Furquim, é necessário entender a relação conflituosa estabelecida entre o espaço natural e o artificial, intensificada pelas forças de dominação e exploração do capital sustentada pela negligência do Estado. A discussão e o entendimento sobre a importância da manutenção de áreas de preservação ambiental devem estar no domínio público, pois é sobretudo a agenda social, superando os atuais interesses políticos e econômicos. Portanto, este trabalho tem como objetivo promover uma discussão sobre esse problema ambiental e envolver os estudantes na construção de uma educação ambiental responsável e democrática, conscientizando-os sobre os problemas sociais e ambientais existentes, tornando-os mais ativos nas discussões sobre suas cidades enquanto cidadãos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
42

Silva, Laís Evelin Santos, Mateus da Silva Cruz, Júlia de Oliveira, Giovanna Duarte Sampaio Ribeiro, Poliani de Oliveira Lima, Abrahão Augusto Joviniano Quadros, and Cláudia Kümpel. "A função do fisioterapeuta nos cuidados paliativos e os recursos utilizados para melhoria de qualidade de vida do paciente oncológico em estado terminal." Research, Society and Development 10, no. 16 (December 11, 2021): e190101623148. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23148.

Повний текст джерела
Анотація:
Câncer é um conjunto de mais de cem doenças em que há um crescimento irregular de células que atacam órgão e tecidos, podendo se proliferar para outras regiões do corpo. Pacientes cujo câncer esteja avançado têm prognóstico de morte e passam pelo período da fase terminal da doença. Há necessidade de uma equipe multidisciplinar que atue para amenizar as necessidades físicas, psíquicas e espirituais de pacientes em fase terminal, as quais são atendidas mediante os cuidados paliativos até o fim da vida. O fisioterapeuta irá atuar na prevenção de complicações que possam aparecer, tanto as osteomioarticulares e respiratórias quanto por desuso que possam provocar danos físicos e funcionais. Objetivo: compreender o papel do fisioterapeuta nos cuidados paliativos e os recursos utilizados para melhoria de qualidade de vida do paciente oncológico em estado terminal. Método: o estudo consiste em uma revisão bibliográfica sistemática. Resultados: a fisioterapia irá atuar de forma interdisciplinar e integral em todos os níveis de atenção, promovendo saúde e recuperando a funcionalidade do indivíduo. Os recursos utilizados nos cuidados paliativos são eletroestimulação nervosa transcutânea (TENS), termoterapia superficial, cinesioterapia, massagem, mobilizações articulares, fortalecimento muscular, técnicas de higiene brônquica e, se necessário, ventilação mecânica. Conclusão: o assunto sobre cuidados paliativos e recursos que o fisioterapeuta utiliza para dar conforto ao paciente oncológico em fase terminal ainda é pouco discutido. Faz-se necessário que desde haja mais conhecimento de profissionais e estudantes de fisioterapia sobre a área, pois esta demanda maturidade profissional e estabilidade emocional do profissional.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
43

Tavares, Giselle Helena, Daniel Paiva de Oliveira, Lucas Ramos Rodrigues, Caroline Gonçalves da Mota, Thiago Ferreira de Sousa, and Maria Clara Elias Polo. "Inatividade física no lazer durante a pandemia da COVID-19 em universitários de Minas Gerais." Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde 25 (December 31, 2020): 1–7. http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.25e0178.

Повний текст джерела
Анотація:
Os objetivos deste estudo foram estimar a prevalência de inatividade física no lazer e analisar a associação entre as práticas de atividades físicas (AF) pregressas na Educação Física (EF) escolar e fora do contexto escolar, sob a inatividade física no lazer durante o período da pandemia de COVID-19. Estudo transversal em que 1.679 estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia responderam um questionário online adaptado do “Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos (ISAQ-A)". O período de coleta teve duração de 25 dias, em maio de 2020. A análise da associação empregada foram as Razões de Prevalências (RP), complementadas pelo intervalo de confiança a 95% (IC95%), nas análises brutas e ajustadas. A variável dependente foi relatar não praticar AF no lazer durante a pandemia de COVID-19. As variáveis independentes: prática de AF no período da infância e adolescência, fora da escola e participação nas aulas de Educação Física escolar (participação regular e irregular). As variáveis de controle foram estado de saúde, meios para a prática de AF antes da pandemia e renda. O nível de significância adotado foi de 5%. O não envolvimento em atividades físicas fora do contexto escolar está associado a maiores prevalências de inatividade física no lazer (RP = 1,245; IC95%: 1,087 – 1,426). Os achados deste estudo indicam que as AFs realizadas no âmbito do lazer no período da infância e adolescência podem influenciar na manutenção da prática mesmo em situações adversas, como o distanciamento social ocasionado pela pandemia de COVID-19.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
44

Ferraro, José Luís Schifino. "Análise de Conteúdo dos enunciados sobre a primeira Lei de Mendel em livros didáticos de Biologia." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 7, no. 3 (September 6, 2016): 18–31. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v7i3.1059.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo O ensino de Genética no Ensino Médio, muitas vezes torna-se um tanto abstrato. Desconsiderando a série de cálculos probabilísticos realizados, alguns alunos enfrentam dificuldades relacionadas ao seu grau de abstração, pois ao não serem situados em termos conceituais, não conseguem interpretar corretamente as leis que regem a Genética Mendeliana. A partir disso, seu ensino parece estar reduzido a uma mecânica de calcular sem que estudantes percebam a relação entre as contas que executam e a teoria de fundamentação biológica. Considerando a interpretação das leis de Mendel como fundamental para compreensão dos casos que as envolvem e em sendo a análise de conteúdo uma metodologia que nos permite interpretar e analisar registros, o presente artigo se propõe a lançar mão desta ferramenta aplicando-a para análise de enunciados dessas leis em livros didáticos de Biologia. Ao analisar fragmentos textuais, percebeu-se uma regularidade que nos remete a uma base de repetição estrutural de sua composição, acrescidos de poucos e diferentes elementos complementando-os. O presente trabalho discute o quanto esses pequenos traços irregulares - que se diferenciam do texto (e do senso) comum na elaboração da releitura desses enunciados – podem contribuir significativamente para uma aprendizagem relacionada à primeira lei de Mendel. Palavras-chave: análise de conteúdo; primeira lei de Mendel; livros didáticos; Biologia.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
45

Borges, Ana Paula Freitas, Itajair Carvalho da Silva Junior, Geraldo José Belmonte dos Santos, and José Mário Feitosa Lima. "Aproximações em diferenças finitas dos modelos de viga de Euler-Bernoulli e Timoshenko usando grid não uniforme." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 6 (June 11, 2024): e6675. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.6-122.

Повний текст джерела
Анотація:
As vigas são importantes elementos estruturais sujeitos ao comportamento de flexão devido a carregamentos transversais, sendo representadas pelos modelos matemáticos de Euler-Bernoulli e Timoshenko. As aproximações em diferenças finitas, usadas para discretizar os modelos, são construídas normalmente sobre grid de pontos regulares (ou uniformes), os quais limitam a aplicação do método a condições de apoio e carregamentos específicos. No presente estudo, são desenvolvidas aproximações de diferenças finitas para grid de pontos irregulares (ou não uniformes) para ambos os modelos de viga, considerando a avaliação da taxa de convergência, a análise da influência da esbeltez na acurácia dos resultados, bem como o uso de adaptabilidade da malha de pontos às regiões de maior interesse. Os resultados demonstram que o uso de grids não uniformes não interferem na taxa de convergência da discretização, porém são fundamentais para generalizar o método de diferenças finitas para condições de apoio e carregamentos quaisquer. As aproximações em diferenças finitas para a viga de Timoshenko permitem usar o modelo para vigas curtas e esbeltas. Tais resultados mostram que o método de diferenças finitas pode ser usado, sem restrições, para a discretização de elementos de barra, facilitando a introdução de estudantes de graduação e pós-graduação em modelagem computacional.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
46

Finkler, Mariane Cristina Camargo, Patricia Rodrigues da Silva, Airton Adelal Mueller, Maria Margarete Baccin Brizolla, Mauro Alberto Nüske, Jocias Maier Zanatta, and Nelson José Thesing. "Habitação social como oportunidade social e a importância para o desenvolvimento do município de Ijuí/RS." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 18, 2020): e17891210974. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10974.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo tem como tema compreender o que é habitação social e quais os benefícios que oferecem para a sociedade para o desenvolvimento do município de Ijuí/RS, desta forma, contribuindo para as discussões sobre. A preocupação que se tem para com aqueles mais necessitados e a busca pelo direito à moradia digna, são ações que remetem muito o assistencialismo, tanto do governo como da comunidade, este tema surgiu com o intuito de demonstrar a realidade das moradias, e o quanto este fenômeno vem contribuindo para o crescimento regional dos municípios. Famílias que muitas vezes são despejadas de suas casas ou de assentamentos irregulares acabam passando necessidades e condições sub-humanas para sobreviver. A pesquisa é baseada no objetivo 11 da Agenda 2030 (ONU 2015), tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. O qual refere-se as Cidades e Comunidades Sustentáveis, e destaca a importância de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Entende-se que é a partir destas relações, estudando as contribuições dos programas Habitacionais, que se pode ingressar na busca de soluções e informação para melhorar as condições humanas e territoriais das cidades.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
47

Dias, Mirlene, Maurício Wilker Barreto, Cínara Cardoso, João Fernandes Neto, and Oderlene Vieira De Oliveira. "O impacto de fatores ambientais na probabilidade de gestores municipais serem incluídos na lista de inelegíveis." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 16, no. 1 (February 16, 2023): 174–96. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.1-013.

Повний текст джерела
Анотація:
Não raro, os estados e municípios apresentam irregularidades, desperdício de recursos públicos e não cumprimento de dispositivos legais, o que leva a desaprovações das contas de gestores municipais e consequentemente a inclusão deles na lista de inelegívies. Assim, definiu-se como objetivo identificar as variáveis ambientais que influenciaram os gestores municipais do estado do Amazonas a serem incluídos na lista de inelegíveis (TCE-AM), no período de 2001 a 2019. Para tanto, fez-se uso da análise de regressão logística.Considerou-se como população, um conjunto de dados secundários relativos aos processos de prestação de contas do Poder Executivo de 62 municípios do Estado do Amazonas, julgados irregulares até a data de 31/12/2019. A amostra compreendeu 705 processos, coletados do site do Portal da Transparência do Tribunal. Os resultados permitiram concluir que nos municípios pesquisados, as variáveis ambientais que exercem influência sobre a variável inelegível são IDHm e Ano eleitoral, pois ambos apresentaram p-valor significativo. Percebe-se, portanto, que os resultados ainda são controversos, razão pela qual se deve continuar estudando o comportamento dessas variáveis em futuras pesquisas. Como contribuição teórica, os achados da presente pesquisa ampliam a literatura acerca da inelegibilidade de agentes públicos e o controle externo da administração pública.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
48

ANGELO LEITE, JOÃO PAULO. "FATORES CLIMÁTICOS ATUANTES NO SEMIÁRIDO DE PERNAMBUCO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DA GEOGRAFIA EM SALA DE AULA." INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498 4, no. 2 (August 30, 2021): 14–32. http://dx.doi.org/10.31692/2595-2498.v4i2.177.

Повний текст джерела
Анотація:
A demarcação do Semiárido Brasileiro foi feita em 1991 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sendo reconhecida cientificamente. O clima semiárido é presente em 88,6% do estado de Pernambuco sendo bem característico do clima as altas temperaturas devido à grande insolação solar durante todo o ano, e os baixos índices e irregulares de pluviosidade. Vários especialistas argumentam que a seca é oriunda do semiárido e sempre vai existir, por ser característica do clima. Sendo assim o presente trabalho tem como objetivo passar informações científicas acerca das influências climáticas que atuam no semiárido de Pernambuco, abordando seus aportes teóricos e práticos, para alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental da Escola Maria Guilhermina de Jesus, Salgueiro - PE. O mesmo, justifica-se pela importância em trazer aos alunos o conhecimento sobre o clima da região semiárida no qual habitam. Apresentar os conceitos climáticos específicos da área de climatologia, diferenciá-los e aborda-los de forma mais simples e prática, uma vez que os livros didáticos e apostilas adotadas nos sistemas de ensino geralmente apresentam abordagens superficiais sobre o conteúdo de climatologia, muitas vezes não transcendendo os muros escolares. Os conteúdos foram abordados em duas etapas, uma vez por semana, a fim de não causar transtornos aos conteúdos programáticos planejados pelo professor da turma. Foi procurado, sempre respeitar a escolaridade dos estudantes e adequando os conteúdos de climatologia aos mesmos. Sendo de enorme valor que os alunos sejam motivados a compreender e aprender os diversos fatores climáticos existentes no semiárido de Pernambuco essenciais para sua formação escolar.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
49

Dias, Raquel Soares, Renato Lopes Soares, Rejaneide Alves Maciel, Leudimar Aires Pereira, and Polyanna Araújo ALves Bacelar. "Biodiversidade Vegetal de uma Área do Parque Ambiental do Brejo dos Buritis em Gilbués, Piauí, Brasil." Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde 24, no. 3 (October 26, 2020): 317–23. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2020v24n3p317-323.

Повний текст джерела
Анотація:
A biodiversidade da flora, o funcionamento e a conservação dos ecossistemas de ambientes degradados podem ser entendidos através de informações geradas por pesquisas florísticas. Assim, objetivou-se realizar um inventário florístico de fanerógamas do Parque Ambiental do Brejo do Buritis em Gilbués, Piauí. Para tal, foi realizado o método de ponto quadrante com quatro parcelas de 10x10 m2, na região que abrange uma nascente hídrica próxima à zona urbana. O material coletado foi herborizado, identificado, classificado e as duplicatas foram direcionadas ao acervo do Herbário Graziela Barroso da Universidade Federal do Piauí (TEPB), para ratificação da classificação e registro. Concomitantemente, foram realizadas análise observacional e estudo bibliográfico para caracterização do ecossistema e identificação de fatores relacionados à vulnerabilidade ambiental. A região em estudo apresentou vegetação típica com mata ciliar e trechos de vereda, no entanto, é uma área poluída com lixo doméstico, construção de moradia irregular e desmatamento, que podem influenciar o assoreamento do brejo. Foram coletadas trinta espécies de fanerógamas distribuídas em vinte e três famílias, destas, 50% foram incluídas no herbário e estão disponíveis para estudantes e pesquisadores. As mais representativas em número de espécimes foram Piperaceae (17,7%), Poaceae (11,1%), Arecaceae (6,6%), Cucurbitaceae (6,6%) e Vitaceae (6,6%). Foram identificadas espécies com propriedades farmacológicas, econômicas, bioindicadores, ornamentais e de uso em recuperação de áreas degradadas. Esta pesquisa possibilitou o conhecimento de uma amostra da biodiversidade vegetal do Parque Ambiental do Brejo dos Buritis, primordial para estratégias de conservação dos ecossistemas e reflorestamento, ações preconizadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030. Palavras-chave: Inventário Florístico. Degradação Ambiental. Unidade de Conservação. Abstract The biodiversity of flora, the functioning and conservation of ecosystems in degraded environments can be understood through information generated by floristic surveys. Thus, the objective was to carry out a floristic inventory of phanerogamous of Environmental Park Brejo dos Buritis in Gilbués, Piauí. Thus, the Quadrant Point method was performed with four 10x10 m2 plots, in the region that covers a water source near the urban area. The collected material was herborized, identified, classified and the duplicates were directed to the collection of Graziela Barroso Herbarium of the Federal University of Piauí (UFPI), for ratification of classification and registration. Concomitantly, observational analysis and bibliographic study were performed to characterize the ecosystem and identify factors related to environmental vulnerability. The region under study presented typical vegetation with riparian forest and stretches of path, however it is a polluted area with household waste, irregular housing construction and deforestation, which can influence the swamp siltation. Thirty species of phanerogams distributed in 23 families were collected, of which 50% were included in the herbarium and are available to students and researchers. The most representative in number of specimens were Piperaceae (17.7%), Poaceae (11.1%), Arecaceae (6.6%), Cucurbitaceae (6.6%) and Vitaceae (6.6%). Species with pharmacological, economic, bioindicator, ornamental and recovery use of degraded areas were identified. This research allowed the knowledge of a sample of the vegetal biodiversity of the Environmental Park Brejo dos Buritis, primordial for strategies of ecosystem conservation and reforestation, actions recommended by the 2030 Agenda Sustainable Development Goals (SDG). Keywords: Floristic Inventory. Ambiental Degradation. Conservation Unit.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
50

Lopez-Walle, Jeanette M., Jose Tristan, Ines Tomas, Julia Gallegos Guajardo, Elias Gongora, and Rocio Hernandez-Pozo. "Estres percibido y felicidad auténtica a través del nivel de actividad física en jóvenes universitarios." Cuadernos de Psicología del Deporte 20, no. 2 (April 15, 2020): 265–75. http://dx.doi.org/10.6018/cpd.358601.

Повний текст джерела
Анотація:
Se ha demostrado en la literatura que el estrés y la felicidad se han relacionado de diversas maneras, y estas a su vez, también se relacionan con la práctica de actividad física (AF). El objetivo de este trabajo fue poner a prueba el papel de la AF en la reducción del estrés y el aumento de la felicidad, así como su rol mediador en la relación entre ambas variables. Concretamente, se pusieron a prueba las siguientes hipótesis: 1) la percepción del estrés (con o sin control de la situación estresante) y la felicidad auténtica difieren en función del nivel de AF; 2) a mayor práctica de AF, mayor percepción de control en la situación estresante y menor percepción de sentirse sobrepasado por la situación; 3) a mayor práctica de AF mayor felicidad auténtica; y 4) la relación entre la percepción del estrés (con o sin control de la situación estresante) y la felicidad auténtica está mediada por la AF. Participaron 938 estudiantes de licenciatura, con un rango de edad de 17 a 51 años (M = 20.25, DT = 3.34), 521 mujeres y 417 hombres. Respecto a la actividad física (AF) que realizan: 15.1% no realiza ninguna actividad; 19.7% realiza actividad irregular; 28% actividad física moderada (2hrs/sem); y 37.1% actividad intensa (20min/día, 5 veces/sem). Los participantes contestaron la PSS (Cohen, Kamarck, y Mermelstein, 1983) y el AHI (Shepherd, Oliver, y Schofield, 2015). Mediante análisis descriptivos, ANOVAs y modelos de regresión mediada se dio respuesta a las hipótesis. Los resultados muestran que la percepción del estrés (con o sin control de la situación estresante) y la felicidad auténtica difieren significativamente en función del nivel de AF. Concretamente, a mayor nivel de práctica de AF mayor percepción de control ante una situación estresante y mayor felicidad auténtica; mientras que a menor práctica de AF, mayor percepción de verse sobrepasado ante una situación estresante. Por último, el nivel de actividad física media la relación entre el estrés percibido (con control de la situación estresante y sin control de la situación estresante) y la felicidad auténtica. Con base a los resultados concluimos que la AF ayuda a percibir un menor estrés ante situaciones demandantes, por lo que promueve un bienestar psicológico. Previous literature has shown that stress and happiness are related in various ways, and both variables have been also related to physical activity (PA) practice. The objective of the present study was to test the role of PA in the decrement of stress and increment of happiness, and additionally to test its mediator role in the relationship between the two aforementioned variables. Concretely, the following hypotheses were tested: 1) the perceived stress (with or without control of the stressful situation) and the authentic happiness differ across different levels of PA; 2) subjects with higher practice of PA will show higher perceived control and lower loss of control in stressful situations; 3) subjects with higher practice of PA will show higher authentic happiness; and 4) the relationship between perceived stress (with or without control of the stressful situation) and authentic happiness is mediated by PA. Participants were 938 undergraduate students from different careers, with an age range from 17 to 51 years (M = 20.25, SD = 3.34), 521 women and 417 men. Regarding physical activity (PA) practice: 15.1% does not to do any activity; 19.7% does an irregular PA; 28% does moderate PA (2hrs / week); and 37.1% does intense PA (20min/day, 5 times/week). Participants answered the PSS (Cohen, Kamarck, y Mermelstein, 1983) and the AHI (Shepherd, Oliver, y Schofield, 2015). We used descriptive analysis, ANOVAs and mediated regression models to test the hypotheses. Results showed that perceived stress (with or without control of the stressful situation) and authentic happiness differ significantly across PA levels. Concretely, higher level of PA practices was related to higher perception of control in a stressful situation and to higher authentic happiness; otherwise, the lower the PA practice, the greater the perception of being overwhelmed by a stressful situation. Finally, the level of physical activity mediated the relationship between perceived stress (with and without control of the stressful situation) and authentic happiness. Based on these results, we concluded that PA helps to perceive less stress in demanding situations, thus promoting psychological well-being. Tem sido demonstrado na literatura que o stress e a felicidade têm sido relacionados de várias formas, e estas, por sua vez, também estão relacionadas com a prática da actividade física (AP). O objetivo deste trabalho foi testar o papel da AF na redução do estresse e no aumento da felicidade, bem como o seu papel mediador na relação entre ambas as variáveis. Especificamente, foram testadas as seguintes hipóteses: 1) a percepção do estresse (com ou sem controle da situação estressante) e a autêntica felicidade diferem de acordo com o nível de AF; 2) quanto maior a prática de AF, maior a percepção de controle na situação estressante e menor a percepção de sentir-se sobrecarregado pela situação; 3) quanto maior a prática de AF, maior a autêntica felicidade; e 4) a relação entre a percepção do estresse (com ou sem controle da situação estressante) e a autêntica felicidade é mediada pela AF. Um total de 938 estudantes de graduação, com idades entre 17 e 51 anos (M = 20,25, SD = 3,34), 521 mulheres e 417 homens participaram. Em relação à atividade física (AF) realizam: 15,1% não realizam nenhuma atividade; 19,7% realizam atividade irregular; 28% realizam atividade física moderada (2hrs/semana); e 37,1% realizam atividade intensa (20min/dia, 5 vezes/semana). Os participantes responderam ao SHP (Cohen, Kamarck, e Mermelstein, 1983) e ao AHI (Shepherd, Oliver, e Schofield, 2015). Análises descritivas, ANOVAs, e modelos de regressão mediados foram usados para responder às hipóteses. Os resultados mostram que a percepção do estresse (com ou sem controle da situação estressante) e a autêntica felicidade diferem significativamente dependendo do nível de AF. Especificamente, quanto maior o nível de prática de AF, maior a percepção de controle em uma situação estressante e maior a felicidade autêntica; enquanto que quanto menor o nível de prática de AF, maior a percepção de estar sobrecarregado em uma situação estressante. Finalmente, o nível de atividade física medeia a relação entre o estresse percebido (com controle da situação estressante e sem controle da situação estressante) e a felicidade autêntica. Com base nos resultados concluímos que a PA ajuda a perceber menos stress em situações exigentes, promovendo assim o bem-estar psicológico.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії