Добірка наукової літератури з теми "Estudante irregular"

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся зі списками актуальних статей, книг, дисертацій, тез та інших наукових джерел на тему "Estudante irregular".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Статті в журналах з теми "Estudante irregular"

1

Faraco, Cristina Carla Rodrigues, Dulcinéia Felicidade Clarinda, and Roselene Vargas de Oliveira. "Saúde psíquica do estudante de psicologia irregular." Brazilian Journal of Development 8, no. 11 (November 14, 2022): 73378–84. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n11-172.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho tem como objetivo, fazer um levantamento sobre a saúde psíquica dos acadêmicos de Psicologia irregulares. A fim de compreender as vivências do estudante no contexto acadêmico como possibilidade de articular teoria e prática. Observando e analisando os processos de aprendizado na formação, problematizando as situações observadas, de acordo com os fundamentos teórico-metodológicos. Analisar de forma crítica e reflexiva a realidade acadêmico em relação ao contexto sócio-histórico e as condições objetivas e as vivências na instituição durante o período de formação, que é pouco discutida e analisada. Podendo ter aflições, e assim desenvolver sofrimento psíquicos dentre outras doenças no decorrer do processo de metodologia utilizada será de análise bibliográfica. Espera-se com este levantamento possamos obter um perfil dos acadêmicos de psicologia irregulares. A fim de se contribuir na a
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Costa, Fabiana Pinheiro da. "INCONVENIENTES, INTRUSAS E INADEQUADAS: AS DISPUTAS PELA MORADIA ESTUDANTIL MISTA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (1980-1983)." Revista Inter-Ação 48, no. 2 (August 29, 2023): 446–59. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v48i2.73721.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente estudo tem por objetivo analisar as disputas envolvendo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a presença feminina na Casa do Estudante Universitário (CEU). Esses conflitos foram decorrentes do ingresso irregular de jovens que disputavam a assistência estudantil nesse espaço que, de 1971 a 1983, era oferecido somente aos homens. A pesquisa foi realizada a partir de um combinado de fontes, mas a preponderância são os documentos obtidos junto ao Arquivo da CEU. Foi possível perceber que a Universidade criou inúmeras barreiras para o acesso feminino e demonstrou uma postura autoritária, assim como o preconceito de muitos servidores em cargos de poder no tocante às suas concepções sobre as mulheres.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Goulart, Tamires Pereira Duarte, Verdiana Pereira Borges, and Gabriela Tornquist Mazzaferro. "PROCESSOS FONOLÓGICOS CONSONANTAIS NA AQUISIÇÃO DA CLASSE VERBAL IRREGULAR DO PORTUGUÊS BRASILEIRO." Signo 44, no. 81 (September 3, 2019): 54–66. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v44i81.13570.

Повний текст джерела
Анотація:
RESUMO: O presente estudo tem como foco analisar como crianças em fase de aquisição do sistema verbal irregular do PB (Português Brasileiro) aplicam os processos fonológicos consonantais diante de conjugações verbais irregulares e qual a relação desses processos com a aquisição verbal do português. Para isso, selecionou-se o total de nove verbos, que foram avaliados segundo a aplicação de um instrumento, criado especificamente para esta pesquisa. Participaram da coleta de dados 16 crianças, falantes nativas de PB, estudantes de 1º ao 4º ano, na faixa etária de 06 a 09 anos de idade, todos alfabetizados. A partir das possibilidades de análise, entende-se que a aquisição do sistema verbal irregular do PB pode ser considerada como tardia, motivada, especialmente, pela presença de alternâncias consonantais nos radicais de suas flexões, as quais operam na língua com processos fonológicos consonantais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Santos, Ana Alice Leal dos, Eliane Cristina Pereira, Juliana Marcolino, and Ana Paula Dassiê-Leite. "Autopercepção e qualidade vocal de estudantes de jornalismo." Revista CEFAC 16, no. 2 (April 2014): 566–72. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201419412.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo relacionar dados da avaliação perceptivo-auditiva queixa e autopercepção vocal de estudantes de Jornalismo. Métodos trata-se de estudo observacional, descritivo, transversal, com coleta de dados prospectiva, realizado na Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO-PR. Participaram 41 estudantes de Jornalismo, sendo 27 do sexo feminino e 14 do sexo masculino. Foi aplicado um protocolo para coleta de dados de identificação e de queixas de voz, bem como foram feitos registros vocais com emissão sustentada da vogal “a”; e encadeada (contagem de números e meses do ano). Tais registros foram analisados por um fonoaudiólogo especialista em voz quanto à qualidade vocal (adaptada ou alterada). Os estudantes também responderam ao protocolo “Termos descritivos sobre a voz”;. Resultados mesmo apresentando vozes adaptadas, os estudantes apresentaram queixas vocais. As queixas mais comuns referiram-se a alterações de pitch, produção fonêmica, qualidade vocal e velocidade de fala. Os estudantes que apresentaram qualidade vocal adaptada mencionaram maior quantidade de termos positivos referentes à autopercepção. Não houve diferença na comparação entre a quantidade média de termos positivos e negativos apresentados pelo grupo. Os termos positivos mais referidos foram: voz simpática, expressiva, confiante, feminina, forte e dócil. Os negativos foram: voz desafinada, instável, oscilante, irregular, rápida, anasalada, baixa e tímida. Conclusão mesmo com vozes adaptadas do ponto de vista perceptivo-auditivo, acadêmicos de jornalismo referem queixas vocais, provavelmente pela demanda imposta durante a graduação.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Ferreira de Jesuz, Danilo Augusto, and Ana Lúcia Pereira. "Cálculo de áreas de quadriláteros irregulares: análise das contribuições de uma sequência didática." Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 5, no. 2 (September 18, 2020): 244–65. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v5i2.13035.

Повний текст джерела
Анотація:
A necessidade emergente de ações pedagógicas que transcendam ao modelo tradicional, de teor exclusivamente expositivo é algo amplamente debatido na comunidade acadêmica na contemporaneidade. O objetivo desse artigo foi investigar as contribuições, aos processos de ensino e de aprendizagem, emergentes da aplicação de uma sequência didática sobre o estudo de quadriláteros irregulares. Partimos de uma proposta embasada metodologicamente na articulação entre a História da Matemática e as Tecnologias Digitais. Para análise qualitativa dos dados utilizamos as anotações, tarefas, produções no GeoGebra e relatório avaliativo dos estudantes, além do diário de bordo do professor-pesquisador. Como resultados destacamos o desenvolvimento de reflexões críticas e autonomia; a aproximação dos estudantes com a Matemática, ao percebê-la como processo constitutivo da humanidade; o caráter teórico-prático da proposta possibilitou aos estudantes estabelecer relações entre a Matemática e o seu cotidiano. Concluímos que são necessários o esforço e a criatividade docente para desenvolver situações de aprendizagens, de modo a contribuir o processo educacional, que aporte uma redefinição dos trabalhos docente e discente, trabalho este, que supera o paradigma educacional tradicional do “professor ensina e aluno aprende” para uma concepção em que docente e discentes constroem, em processo humano, coletivo e colaborativo, o que aprendem. Palavras-chave: Ensino de Geometria. História da Matemática. Tecnologias Digitais. Sequência Didática. GeoGebra.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Lima, Celina Aparecida Gonçalves, Maria de Fátima de Matos Maia, Tatiana Almeida de Magalhães, Liliane Marta Mendes de Oliveira, Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito, Lucineia de Pinho, and Marise Fagundes Silveira. "Prevalência e fatores associados a comportamentos de risco à saúde em universitários no norte de Minas Gerais." Cadernos Saúde Coletiva 25, no. 2 (July 10, 2017): 183–91. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201700020223.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo Objetivo Estimar a prevalência de comportamentos de risco à saúde (CRS) e identificar os fatores associados. Métodos Estudo transversal com amostra aleatória de 902 acadêmicos de uma universidade pública no norte de Minas Gerais, Brasil. As variáveis analisadas foram: características sociodemográficas, acadêmicas e comportamentos de risco. Utilizou-se a Razão de Prevalência bruta e ajustada, estimadas pelo modelo de regressão de Poisson. Resultados Os CRS mais prevalentes foram: baixo consumo de frutas e verduras (98,1%), não realização de exercício aeróbio (71,2%) e uso irregular de preservativo (63,1%). As associações significativas foram: gênero masculino com consumo abusivo de bebida alcoólica (RP=1,53), drogas ilícitas (RP=2,41) e envolvimento em brigas (RP=2,12); idade até 21 anos com envolvimento em brigas (RP=2,77); estado civil com companheiro com envolvimento em brigas (RP=3,03) e uso irregular de preservativo (RP=1,59); estudantes de outras áreas de graduação com não realização de exercício aeróbio (RP=1,26); classe econômica A ou B com drogas ilícitas (RP=1,92). Conclusão Observaram-se variações nas prevalências dos CRS, com destaque para baixo consumo de frutas e verduras, e tabagismo. Os CRS mostraram-se positivamente associados ao gênero masculino, idade até 21 anos, classe econômica A ou B, estado civil com companheiro e estudantes de outras áreas de graduação.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Furlani, Renata, and Maria Filomena Ceolim. "Padrões de sono de estudantes ingressantes na Graduação em Enfermagem." Revista Brasileira de Enfermagem 58, no. 3 (June 2005): 320–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672005000300013.

Повний текст джерела
Анотація:
Trata-se de estudo exploratório e descritivo com o objetivo de identificar os padrões de sono de estudantes ingressantes na graduação. Desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas SP, os dados foram coletados em dois momentos distintos por meio do Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Durante as férias, os estudantes apresentaram melhor qualidade/ duração de sono e adoção de horários mais condizentes com seu cronotipo. Após o início das aulas, maior número apresentou sono de má qualidade e indisposição durante o dia, talvez decorrente de maior sujeição aos horários da universidade ou à adoção de hábitos irregulares de sono. Tais achados podem estar relacionados com o desempenho acadêmico dos estudantes o que destaca a importância do desenvolvimento de estudos futuros.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Silva, Nadyne Martins, Eduardo Ribeiro Sene, Luana Vilela Matos, Gabriel Magalhães Roque, Andreia Elaine da Silva Cabral, Lara Cândida de Sousa Machado, Renato Canevari Dutra Da Silva, and Fábio Vieira de Andrade Borges. "Uso de psicofármacos por estudantes de medicina e engenharias." Brazilian Journal of Health Review 6, no. 3 (May 4, 2023): 8537–43. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n3-013.

Повний текст джерела
Анотація:
Os psicoestimulantes são substâncias que aumentam o estado de alerta e a motivação, além de apresentarem propriedades antidepressivas, e melhora do humor e desempenho cognitivo, sendo recomentados no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Porém o seu uso indevido por parte dos estudantes, sem sua devida indicação, é preocupante. Os estudantes, particularmente de Medicina são um dos grupos mais vulneráveis ao consumo indevido dessas substâncias, já que objetivam aumentar a concentração nos estudos. Porém seu uso irregular e indiscriminado pode acarretar em sérios problemas a saúde mental dos estudantes e vir a causar dependência com o uso desenfreado. Tendo em vista isso, foi realizado um estudo transversal, quantitativo e observacional envolvendo adultos jovens na faixa etária superior aos 18 anos. Foi aplicado um questionário acerca de questões como: curso, idade, moradia, sexo, raça, substância usada, questões envolvendo sintomas de TDAH, uso de substâncias sem prescrição médica e tempo de uso. No total, foram obtidas 79 respostas, sendo que 53,2% correspondiam ao sexo feminino, 37,1% do curso de medicina, 58,2% da raça branca, 69,9% solteiros e 65,8% frequentaram escola particular antes de entrar na faculdade. Quanto a faixa etária 82,8% tinham menos que 24 anos. De todos os entrevistados, 65,8% afirmaram já ter feito o uso de substâncias psicoativas. Mais da metade dos participantes (51,4%) alegaram ter feito uso para estudar por longas horas ou em véspera de prova. Ao serem questionados sobre o início de uso de tais substâncias, 45,8% relataram ter iniciado na faculdade, 29,2% durante o ensino médio e 25% no cursinho. Sendo assim, observou-se a importância de orientar os estudantes quanto ao uso inadequado de medicações psicoestimulantes e seus efeitos colaterais, e incentivar meios saudáveis e não invasivos de obter melhores rendimentos acadêmicos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Bender de Sousa, Lucilene, and Lilian Cristine Hübner. "Dificuldades de compreensão leitora em estudantes concluintes do Ensino Fundamental." Signo 44, no. 81 (September 3, 2019): 67–76. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v44i81.13957.

Повний текст джерела
Анотація:
O ensino e a aprendizagem da leitura são temas constantemente debatidos, especialmente nas séries iniciais. Entretanto, observa-se que mesmo após oito anos de educação formal, há um percentual considerável de estudantes que saem da escola com dificuldades de compreensão leitora. Neste estudo, objetivamos identificar esses estudantes e investigar as suas dificuldades, comparando-os com bons leitores da mesma escolaridade. Para isso, realizamos o processo de seleção dos grupos e, posteriormente, examinamos seus desempenhos em duas tarefas: leitura de palavra isolada e compreensão leitora. Ao final do processo de seleção, identificamos 14% de bons leitores e 11% de leitores com dificuldades de compreensão. Os grupos mostraram diferença significativa no desempenho de palavras irregulares e pseudopalavras, assim como no desempenho em questões literais e inferenciais. Os resultados sugerem que os leitores com dificuldades de compreensão ainda apresentam fragilidades tanto em processos mais básicos quanto mais complexos da leitura.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Moreira, Cristiane Cavalcante, Sumaia Midlej Sá, Ana Sueli Teixeira de Pinho, and Helena Fraga-Maia. "Convergência e discrepância em documentos norteadores dos estágios supervisionados obrigatórios em fisioterapia: uma revisão integrativa." Revista Pesquisa em Fisioterapia 11, no. 1 (February 23, 2021): 238–51. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i1.3388.

Повний текст джерела
Анотація:
INTRODUÇÃO: O estágio supervisionado obrigatório constitui-se em um componente curricular que integra o processo formativo do graduando em Fisioterapia. Todavia, a despeito de sua relevância como construto legal e normativo, os documentos oficiais não dão suporte suficiente à unificação dos critérios de sua realização, o que pode ocasionar a ocorrência de práticas irregulares. OBJETIVO: Identificar as discrepâncias e pontos de convergência existentes nos documentos oficiais e relatos de pesquisas que norteiam os estágios supervisionados obrigatórios em Fisioterapia. MÉTODOS: Revisão integrativa da literatura com consulta às bases de dados PubMed, SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde e Periódicos Capes, e aos documentos oficiais do Conselho Federal de Fisioterapia, Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Educação e Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia. RESULTADOS: Foram analisados 15 artigos publicados entre os anos de 2002 e 2017 e sete documentos oficiais que abordam os estágios, a práxis pedagógica e as normas legais no contexto da Fisioterapia. CONCLUSÃO: Existem discrepâncias em relação ao número de estudantes por supervisor de estágio e por turno de prática, à identidade do profissional, sua presença durante o treinamento e intervalo temporal entre a teoria e o estágio curricular obrigatório. Já como pontos de convergência podem ser pontuados o reconhecimento do estágio enquanto uma prática curricular obrigatória e didático-pedagógica e o momento em que o estudante deverá ser estimulado a desenvolver autonomia e responsabilidade profissional, interação com a equipe multiprofissional e habilidade no manejo dos pacientes.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Книги з теми "Estudante irregular"

1

A educação médica na América Latina. Salvador, Brasil: EDUFBA, 2022.

Знайти повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Частини книг з теми "Estudante irregular"

1

Clarinda, Dulcinéia Felicidade, Cristina Carla Faraco, and Roselene Vargas de Oliveira. "SAÚDE PSÍQUICA DO ESTUDANTE DE PSICOLOGIA IRREGULAR." In Filosofia: os desafios do pensar, 191–97. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210805892.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Aragão, Letícia Maria Paiva Vasconcelos, and Jorge Luís Pereira Cavalcante. "AVALIAÇÃO DO CONSUMO ALIMENTAR GERAL E DE FERRO NO PERÍODO MENSTRUAL DE ESTUDANTES DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO NO BRASIL." In Nutrição no Século XXI, 48–62. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230513126.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo. Identificar o consumo de ferro no período menstrual por mulheres em idade reprodutiva. Métodos. Tratou-se de uma pesquisa de caráter descritivo, do tipo transversal, com coleta de dados primários, realizada com 76 estudantes do curso de bacharelado em Nutrição, idade entre 18 e 30 anos, e que tinham ciclo menstrual irregular. O estudo foi realizado via internet através de formulários postados no Google Forms após consentimento livre esclarecido das participantes e aprovação pelo comitê de ética em pesquisa. Resultados. Sessenta e seis porcento das entrevistadas não estava inserida no mercado de trabalho. Observou-se que 76% se encontravam em peso adequado, 13% com sobrepeso e 11% com obesidade. Em relação à renda mensal bruta, 58% das estudantes relataram receber entre 1 e 3 salários-mínimos. Os alimentos de origem animal estavam sendo consumidos pelo menos duas a quatro vezes por semana; e aqueles que continham farinha de trigo como os pães e massas foram os mais utilizados. Os sintomas físicos frequentemente relatados durante a menstruação foram dores abdominais, cefaleia e constipação. Os sintomas emocionais mais expressados nesse período foram alterações de humor, irritabilidade e depressão. Conclusão. A menstruação causa grande interferência física e emocional em mulheres jovens na iminência de interferir no consumo dietético. Ressalta-se a importância de realizar orientações alimentares para prevenir deficiências nutricionais e minimizar os danos à saúde da mulher em fase reprodutiva, mesmo na presença de síndrome pré-menstrual.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Тези доповідей конференцій з теми "Estudante irregular"

1

Nadai, Andre Moraes De, Maria Da Conceição Dal Bó Vieira, Thais Hora Paulino, and Gabriel Arruda Burani. "DESAFIOS DAS ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." In II Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbraed/118.

Повний текст джерела
Анотація:
INTRODUÇÃO: Numa Instituição de Ensino Superior com todos os cursos presenciais, a mudança inesperada para o sistema on-line exigiu um rápido trabalho de adaptação, tanto por parte dos alunos como dos professores, o que determinou formas de ensinar e aprender que precisaram ser reformuladas para adequação das necessidades de atendimentos de protocolos de distanciamento social e medidas sanitárias. Objetivo: relatar a experiência fazendo uma análise da vivência do professor universitário durante o período da pandemia de COVID-19. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se da observação das atividades desenvolvidas pelos professores universitários de uma instituição de ensino superior (IES) privada, que atende os cursos de Direito, Enfermagem e Psicologia, na cidade de Cerquilho, interior do Estado de São Paulo, inaugurada em 28 de janeiro de 2020, às vésperas da pandemia, que relata a adaptação das atividades síncronas e assíncronas, simples e avaliativas propostas nessa nova modalidade. RESULTADOS E DISCUSSÃO: De forma inicial, reconhecemos que o ambiente virtual necessariamente precisa ser mais atraente e interessante que o físico. Isso para que a atenção fosse mantida, o mais continuamente possível, no professor. Para isso, utilizamos dos mais variados recursos visuais que prendessem o estudante à tela do computador ou do smartphone, como a inserção de gifs ou imagens engraçadas ou até mesmo pequenos vídeos relacionados à matéria. Também pudemos desenvolver uma maior empatia com as dificuldades encontradas por eles/elas. Já que os percalços foram dos dois lados: da docência e da discência. Por exemplo, alguns alunos com problemas auditivos tiveram que se adaptar ao som, que muitas vezes, saia baixo ou irregular. CONCLUSÃO: É possível pensar, com base no feedback dos alunos e nos resultados das avaliações realizadas, que aprendizagem na modalidade on-line, adotada de forma urgente, em função da pandemia do COVID-19, foi uma estratégia adequada. Com o sucesso das atividades como exercício de reflexão e aprendizagem, os docentes começaram a elaborar novas estratégias de aula que puderam utilizar recursos das webs como ferramentas. Todavia, o tema exige maiores pesquisas e mais aprofundados estudos desde a adaptação aos recursos digitais até a essa nova forma de interação aluno/professor.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Moraes Lima, Franciele, Mariana Requião Barros, and Lanara de Jesus Maria. "RELAÇÃO ENTRE A OCUPAÇÃO IRREGULAR NA SERRA DO PERIPERI E OS ACIDENTES GEOLÓGICOS OCASIONADOS NO ENTORNO." In XVII Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental e V Fórum Latino-Americano de Engenharia e Sustentabilidade. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/15304.17-160599.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

da Costa da Silva, Felipe, Beatriz Braga da Silva Lima, Andréa Fagundes Ferreira Chaves, and Lucy Anne Cardoso Lobão Gutierrez. "DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NAS PROXIMIDADES DO CAMPUS V DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, BELÉM-PA." In XVII Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental e V Fórum Latino-Americano de Engenharia e Sustentabilidade. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/15304.17-160880.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

MENESES, REBECA DE SOUSA, BRENDA ELLEN ARAUJO DE MATOS, ASSÍRIA LOPES ALEIXO ALVES, CALIEL LUNA LAVOR, and BRUNNO PITTA TAVARES FERREIRA. "ARRITMIAS EM CÃES E GATOS." In I Congresso Nacional de Especialidades Veterinárias On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/convesp/5657.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: A arritmia cardíaca é caracterizada principalmente pela falta de ritmo dos batimentos do coração, podendo ser provocada por diversos fatores e ter diferentes tipos e gravidade. Geralmente são originadas devido à hipóxia, isquemia, desequilíbrio eletrolítico, intoxicações e ainda à administração de certos fármacos. A fibrilação atrial é considerada a arritmia sustentada mais importante em medicina veterinária. Embora algumas arritmias não apresentem consequências clínicas, outras provocam comprometimento hemodinâmico grave e morte súbita, especialmente em animais com cardiopatia subjacente. Cães com cardiomiopatia têm riscos aumentados de morte súbita. A realização de um diagnóstico eletrocardiográfico com precisão é de suma importância para idealizar o tratamento ideal para o caso. O principal exame que deve dar o diagnóstico correto é o eletrocardiograma. Metodologia: O presente trabalho consiste, em uma resumo expandido, o qual foi fundamentado em estudos e pesquisas de profissionais de importância na veterinária e estudantes da área, através de trabalhos acadêmicos, artigos, revistas científicas e ainda livros que comprovam as informações faladas neste resumo, acerca de arritmias cardíacas. Objetivo: Objetivou-se com o presente trabalho demonstrar discutir sobre as arritmias cardíacas em cães e gatos. Resultados: Existem 3 tipos de arritmias classificadas de acordo com a sua origem, arritmias ventriculares que se originam nos átrios, com origem no nó atrioventricular e as supraventriculares que se originam nos ventrículos. Tendo por base a frequência cardíaca elas podem ser classificadas em taquiarritmias e bradiarritmias. Sendo a primeira ritmos irregulares rápidos que podem ser percebidos com déficit de pulsação ou ela lenta, e na ausculta pode-se perceber bulha cardíaca de potência e regularidade variada. A segunda é caracterizada por um ritmo irregular lento que leva a diminuição do débito cardíaco, porém caso o organismo consiga compensar com o aumento de volume sanguíneo mesmo com os batimentos baixos, o animal permanece assintomático. Conclusão: A abordagem para a escolha do da terapia antiarrítmica vai depender do tipo de arritmia, das causas bases e das sequelas que a alteração elétrica causou no organismo do animal.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Castro, Brenda Sarah Cardoso de, Jesuete Bezerra Pacheco, and Bruno Nunes Lima. "PROPOSTA DE SUSTENTABILIDADE PARA UMA COMUNIDADE OFICIOSA DA CIDADE DE MANAUS-AMAZONAS: UM PLANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL." In II Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/2077.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: O local estudado é a comunidade Buriti, originária da ocupação irregular desde 2013-2014 em uma área destinada para a construção de prédios populares para as famílias sem teto, pertencente ao programa de habitação do município de Manaus-Amazonas. Objetivos: O estudo teve como objetivo propor um Plano de Educação Ambiental (PEA), calcado na sensibilização para a geração de sustentabilidade, cujo enfoque é a mitigação para os cuidados dos sistemas naturais, a redução de impactos ambientais e o bem-viver. Metodologia: A metodologia foi desenvolvida com as estratégias do Diagnóstico Participativo (DP) e a técnica de construção de um PEA com Matriz de Medidas Mitigadoras (Objetivos, Metas, Diretrizes, Parcerias). Resultados: o DP (histórico da implantação irregular da ocupação de moradias, aspectos físicos, saneamento básico, degradação ambiental, infraestrutura), demonstrou como pontos fracos diagnosticados: a inexistência de inclusão da comunidade nos programas públicos, no caso se entende como Oficiosa; não possui infraestrutura urbana básica (fornecimento de água e energia, coleta de descartes sólidos, pavimentação de vias de acesso); tem problemas de água potável e o tributário fluvial que banha a comunidade está sendo poluído; há progressivo desmatamento gerador de erosão pluvial nas vertentes com deslizamento de material intemperizado sobre as áreas das moradias. Do Prognóstico resultou os encontros comunitários para discussão e aprovação da Matriz de Medidas Mitigadoras, cujas principais ações foram as Oficinas de Educação Ambiental para a sensibilização sustentável. Conclusão: A conclusão é parcial, pois as ações com enfoques sustentáveis do PEA foram aprovadas e implementadas por meio da parceria de estudantes e professores de universidade pública federal, moradores e vizinhança (Condomínio de Classe Média), todavia a pandemia provocou a paralização, mas no tempo de implantação as ações de EA para a sustentabilidade do bem-viver foram exitosas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Santos, Ially Silva, Antônio Roberto Martins Bunes, Bárbara Nascimento Santos, Bruno Silva Dos Santos, and José Jairo Florentino Cordeiro Júnior. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM NOSSA SENHORA DA GLÓRIA-SE." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1794.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: A temática Educação Ambiental visa explicar a relação do homem com a natureza, à qual é um processo que busca promover orientação, conscientização e informação para o desenvolvimento de seres humanos ambientalmente ecológicos. Objetivo: O Projeto de Extensão Educação Ambiental em Ação buscou conhecer as principais causas dos problemas ambientais urbanos recorrentes em Nossa Senhora da Glória - SE e região. Material e métodos: Foi elaborado um questionário com 25 questões tratando-se dos principais problemas ambientais observados em Nossa Senhora da Glória - SE e região. Foi aplicado a partir do mês de setembro de 2020 e finalizado em janeiro de 2021, direcionado para estudantes da rede pública e privada de ensino situados na zona urbana e rural. 93 pessoas responderam ao questionário. Após a realização das atividades os dados gerados com a aplicação dos questionários foram processados para análise, na qual foi utilizada a estatística descritiva para possibilitar a interpretação dos mesmos. Resultados: São diversas as causas dos problemas ambientais, uma delas se refere ao descarte irregular do lixo, pois 46,2% dos participantes realizam o descarte em lugares onde acontecem a coleta de lixo, já nas áreas rurais acabam realizando o descarte de forma inapropriada e prejudicial para o meio ambiente. Além disso, 40,9% dos participantes relataram que não realizam a separação do lixo, o que é preocupante, pois o mesmo segue para lixões a céu aberto impedindo que ocorra a reciclagem. Do mesmo modo, 55% dos participantes não separam ou separam parcialmente o óleo de cozinha, podendo causar sérios danos ao meio ambiente. Observa-se que a principal problemática é o descarte final do lixo, bem como o processo de coleta em que não há separação dos tipos de lixo, tendo em vista, a importância de destinar o lixo ao local correto para minimizar o impacto do mesmo sobre o meio ambiente. Conclusão: Portanto, através do questionário analisou-se que os problemas ambientais são decorrentes das ações negligentes da sociedade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Tavares Gomes Rodrigues, Matheus, Caio Esteves Moreira Benjamin Possati, Maykson Dias Reis, Sara Ferreira Barbosa Rodrigues, Carlos Eduardo Faria Ferreira, and Maycon Bruno de Almeida. "As plantas medicinais no centro do diálogo entre conhecimento científico e conhecimento popular." In Semana Científica da Faculdade de Medicina de Campos. Faculdade de Medicina de Campos, 2023. http://dx.doi.org/10.29184/anaisscfmc.v22023p6.

Повний текст джерела
Анотація:
As plantas medicinais são um reservatório de compostos ativos cujas propriedades terapêuticas têm sido descritos e utilizados para o tratamento de diferentes patologias. Corroborado pelo vasto conhecimento popular, o conhecimento científico tem se utilizado da etnobotânica em povos tradicionais e da população idosa para triagem assertiva no desenvolvimento de novos fármacos. Nesse contexto, faz parte do escopo de atuação deste projeto a implementação de um canteiro de plantas medicinais nas dependências do Centro de Saúde Escola de Custodópolis (CSEC) para desenvolvimento de projetos de pesquisa-ensino-extensão concatenando práticas simbióticas de trocas de experiências entre alunos, professores, profissionais de saúde e idosos integrantes do grupo de Terceira Idade do CSEC. Em seu terceiro ano de edição, o projeto fortalece a Horta Medicinal outrora implementada com a atualização de mais 20 espécies de plantas medicinais em cultivo, totalizando atuais 54 espécies cujas monografias elaboradas descrevem suas indicações terapêuticas. Tendo em vista o viés ambiental do projeto, aproximadamente 320 pneus velhos já foram reutilizados na confecção dos canteiros, evitando o descarte irregular no meio ambiente. A presente fase do projeto estabeleceu entre suas ações as Oficinas Terapêuticas, as quais se fundamentaram na realização de encontros temáticos com os idosos assistidos pelo CSEC. O projeto organizou oficinas quinzenais nas quais foram discutidos temas relacionados ao uso racional de plantas medicinais, riscos e benefícios, técnicas de preparo de chás, fitoterapia e aromaterapia, além de discussões quanto ao uso de plantas medicinais específicas, como guaco (Mikania glomerata), ora-pro-nobis (Pereskia aculeata), saião (Kalonchoe brasiliensis) e Babosa (Aloe vera). As oficinas representam um momento de troca de experiências e saberes entre o conhecimento científico levantado pelos alunos na literatura científica e o conhecimento popular apresentado pelos idosos. Nesse período o projeto recebeu a visita de diferentes públicos, tais como: estudantes, membros do Educandário dos Cegos de Campos, comunidade local, professores universitários e políticos. Os alunos envolvidos no projeto receberam treinamento para montagem das exsicatas para o devido depósito das espécies no Banco de Plantas. O próximo desafio do projeto é a propagação de mudas para distribuição para a população.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії