Статті в журналах з теми "Estrutura Informacional"

Щоб переглянути інші типи публікацій з цієї теми, перейдіть за посиланням: Estrutura Informacional.

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся з топ-50 статей у журналах для дослідження на тему "Estrutura Informacional".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Переглядайте статті в журналах для різних дисциплін та оформлюйте правильно вашу бібліографію.

1

Rodrigues, Patrícia. "Orações causais e estrutura informacional da sentença." Gragoatá 23, no. 46 (August 30, 2018): 544. http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n46a1135.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este trabalho investiga as orações causais do português brasileiro introduzidas por porque. O objetivo principal é mostrar que, para obter-se uma análise adequada dessas orações, é necessário levar em conta a estrutura informacional da sentença. Em geral, assume-se implicitamente que as orações causais próprias com porque são sempre focalizadas, e, por esse motivo, são analisadas como orações subordinadas de predicado. Este artigo mostra que é possível atribuir diferentes estruturas informacionais a essas construções: ou (i) a construção causal é associada a uma única estrutura foco-pressuposição, em que a oração subordinante veicula a pressuposição, e a oração causal, o foco; ou (ii) a construção causal pode ser associada a duas estruturas foco-pressuposição distintas. Argumenta-se que, enquanto a análise como subordinada de predicado se aplica corretamente aos casos descritos em (i), essa análise não é adequada aos casos descritos em (ii). Conclui-se que a oração causal nesses casos deve ser analisada como uma oração subordinada de frase.
2

Rodrigues, Patrícia. "Orações causais e estrutura informacional da sentença." Gragoatá 23, no. 46 (August 30, 2018): 544–65. http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.v23i46.33589.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este trabalho investiga as orações causais do português brasileiro introduzidas por porque. O objetivo principal é mostrar que, para obter-se uma análise adequada dessas orações, é necessário levar em conta a estrutura informacional da sentença. Em geral, assume-se implicitamente que as orações causais próprias com porque são sempre focalizadas, e, por esse motivo, são analisadas como orações subordinadas de predicado. Este artigo mostra que é possível atribuir diferentes estruturas informacionais a essas construções: ou (i) a construção causal é associada a uma única estrutura foco-pressuposição, em que a oração subordinante veicula a pressuposição, e a oração causal, o foco; ou (ii) a construção causal pode ser associada a duas estruturas foco-pressuposição distintas. Argumenta-se que, enquanto a análise como subordinada de predicado se aplica corretamente aos casos descritos em (i), essa análise não é adequada aos casos descritos em (ii). Conclui-se que a oração causal nesses casos deve ser analisada como uma oração subordinada de frase. ---DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n46a1135
3

Menuzzi, Sérgio de Moura, and Gabriel Roisemberg. "Tópicos contrastivos e contraste temático: um estudo do papel discursivo da “articulação informacional”." Cadernos de Estudos Lingüísticos 52, no. 2 (August 2, 2011): 231–52. http://dx.doi.org/10.20396/cel.v52i2.8637191.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Neste artigo, discutimos o impacto da articulação informacional da sentença na organização do discurso. Em particular, investigamos o importe informacional das construções de tópico constrastivo sob o prisma de duas teorias formais da estrutura do discurso: Segmented Discourse Representation Theory (SDRT; ASHER; LASCARIDES, 2003) e Questions Under Discussion (QUD; ROBERTS, 1996; BÜRING, 2003). Para a primeira teoria, as relações discursivas que compõem o discurso – como “paralelo”, “contraste”, etc. – são primitivos sujeitos a diferentes condições contextuais; para a última, por outro lado, a estrutura discursiva é um subproduto do componente informacional presente nas sentenças, que desencadeia um conjunto de “perguntas implícitas” que, em última análise, estruturam o discurso. Nossa conclusão é a de que o arcabouço teórico oferecido pela QUD é mais adequado do que o da SDRT para dar conta do uso das construções de tópico contrastivo em discursos conexos – ainda que a QUD também precise de certas modificações. Mais especificamente, mostramos que a vantagem da QUD sobre a SDRT está precisamente na conexão intrínseca que tal teoria estabelece entre a estrutura informacional da sentença e a estrutura do discurso.
4

Pinto, Carlos Felipe Da Conceição. "A relação entre sintaxe e discurso no ensino de línguas estrangeiras." Revista Horizontes de Linguistica Aplicada 8, no. 1 (April 9, 2011): 40. http://dx.doi.org/10.26512/rhla.v8i1.691.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Os estudos em gramática funcional e gerativa vêm mostrando que a estrutura sintática da língua está estreitamente relacionada com a estrutura informacional da sentença. Nessa perspectiva, sentenças como “Se enojó Juan” e “Juan se enojó”, do espanhol,embora apresentem o mesmo valor de verdade do ponto de vista semântico, não são utilizadas nos mesmos contextos discursivos, tendo-se em conta que apresentam estruturas informacionais diferentes. Este artigo tem a finalidade de discutir alguns aspectos da relação entre sintaxe e discurso no ensino de línguas estrangeiras considerando que, muitas vezes, línguas diferentes apresentam a mesma estrutura sintática com relação à ordem de palavras, mas os contextos em que cada ordem de palavra aparece são diferentes e os aprendizes tendem a transportar a estrutura informacional da língua materna para a língua estrangeira. Na primeira parte, são discutidas algumas noções pragmático-discursivas como foco-pressuposição, tem a rema, tópico-comentário, informação velha-informação nova, foco informativo-foco contrastivo. Na segunda parte do texto, são apresentados dados do português e do espanhol que mostram que, embora as línguas tenham em geral a mesma ordem de palavras, seus usos discursivos são diferentes e, se não forem trabalhados corretamente, podem gerar interferência no processo de aprendizagem/aquisição da língua estrangeira.
5

Maia Rocha, Bruna, and Tommaso Raso. "A unidade informacional de Introdutor Locutivo no português do Brasil." Domínios de Lingu@gem 5, no. 1 (July 14, 2011): 327–43. http://dx.doi.org/10.14393/dl9-v5n1a2011-21.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Neste artigo é apresentada a análise da unidade informacional usada na fala para sinalizar que o espaço locutivo subseqüente apresenta um ponto de vista unitário que difere daquele do restante do texto. A unidade é denominada Introdutor Locutivo (INT) na a Teoria da Língua em Ato (TLA), base teórica do estudo. A TLA parte da teoria dos Atos de Fala e analisa a estrutura informacional de um enunciado levando em consideração a interface prosódica entre locução e ilocução. Para este estudo foi analisado um subcorpus composto de 10 textos de cerca de 1500 palavras cada, extraídos do corpus C-ORAL-BRASIL, portador da maior variação diafásica possível, com o objetivo de obter, assim, uma gama variada de ilocuções e estruturações informacionais. São descritas as características funcionais, distribucionais, prosódicas, morfossintáticas e lexicais do INT em PB. Os resultados, contribuem para o estudo da estrutura informacional em PB e permitem a comparação interlingüística com línguas às quais já foi aplicada a mesma base teórica.
6

Alves Lima, Justino. "Degrau informacional." Revista do Serviço Público 45, no. 3 (April 8, 2015): 179–86. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v45i3.849.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Analisa a qualidade da informação que é concedida ao cidadão brasileiro. Esclarece que o poder informacional está concentrado na mídia, especialmente na televisiva, e que culmina numa informação massificada que tende à manipulação. Apresenta a teoria do degrau informacional, em que as peças institucionais (bibliotecas) não apresentam proporção de importância. Estabelece a necessidade de uma nova tendência institucional que modifique a estrutura da concessão da informação, privilegiando a biblioteca escolar.
7

Almeida, Bonifácio Chaves de, and Raymundo das Neves Machado. "Desenvolvimento do acervo informacional do IFBA na ótica dos responsáveis pelas unidades informacionais." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 17 (January 2, 2019): e019001. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v1i0.8652931.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Com o objetivo de investigar a percepção dos responsáveis pelas unidades informacionais dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no que tange aos procedimentos para a formação e desenvolvimento da coleção de material informacional da autarquia e a comparação dessa percepção com os preceitos da literatura da área, foi realizada uma pesquisa com a população de representantes das unidades informacionais da instituição, metodologicamente caracterizada como exploratória no que tange aos objetivos, quantitativa no que se refere à abordagem do problema e de levantamento ou survey, quanto aos procedimentos. De início, conjecturou-se que, na visão dos representantes dessas unidades informacionais, as bases teóricas acerca do tema eram empregadas com parcimônia e que não assentia a construção do acervo informacional colaborativo das unidades, apesar da estrutura multicampi do IFBA. Os resultados, alcançados a partir da análise de dados correlatos por meio da proposta de Macnaughton e do oscilador estocástico de Wilder Júnior, apontaram para algumas variáveis o emprego moderado, para outras o uso apresenta robusteza e em algumas variáveis a empregabilidade do ensinamento teórico-conceitual, quanto ao gerenciamento da coleção informacional, é frágil.
8

Santos, Fabiano, and Júlio Canello. "Comissões Permanentes, Estrutura de Assessoramento e o Problema Informacional na Câmara dos Deputados do Brasil." Dados 59, no. 4 (October 2016): 1127–68. http://dx.doi.org/10.1590/001152582016109.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
RESUMO É quase consenso na literatura sobre o Legislativo no Brasil que faltariam regras e procedimentos capazes de incentivar o desenvolvimento de expertise e capacitação dos parlamentares para a formulação de políticas públicas. Por essa perspectiva, o Congresso ainda estaria por desenvolver mecanismos informacionais no seu modo de atuar. Contudo, é possível detectar, no interior da Câmara dos Deputados, núcleos de excelência, a princípio, capacitados para o exercício de funções de cunho informacional: suas comissões permanentes e a estrutura de assessoria da Câmara (e dentro desta se destacando a Consultoria Legislativa). O artigo analisa especificamente o segundo mecanismo, propondo hipóteses sobre as condições em que o potencial informativo da assessoria é ativado, estabelecendo uma dinâmica informacional em seu modo de atuar e em sua interação com o plenário. A plausibilidade de tais proposições é examinada combinando entrevistas com assessores legislativos à análise quantitativa do fluxo de trabalho das comissões e da própria consultoria.
9

Bonjardim da Silva Carmo, Crysna, and Heliana Mello. "Cláusulas relativas na fala espontânea do português do Brasil: Um estudo exploratório baseado no corpus c-oral-brasil." Signum: Estudos da Linguagem 19, no. 2 (December 16, 2016): 342. http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n2p342.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo sistematiza o resultado de investigações exploratórias sobre as cláusulas relativas encontradas no minicorpus de fala espontânea do português do Brasil (PB), etiquetado informacionalmente, extraído do corpus C-ORAL-BRASIL. A seleção dos dados enfocou a identificação dos enunciados nos quais as cláusulas relativas ocorrem. Para essa tarefa, utilizou-se a plataforma DB – IPIC (Panunzi & Gregori, 2011). Em seguida, para triagem das cláusulas relativas, empregou-se a ferramenta computacional AntConc (Anthony, 2013). Para verificação da estrutura informacional dos enunciados, adotou-se o programa WinPitch (Martin, 2004). Os resultados encontrados: (i) corroboram, em termos prosódicos, a diferença entre cláusulas relativas restritivas e relativas não-restritivas – as primeiras ocorrem linearizadas numa mesma unidade informacional e as últimas, padronizadas em mais de uma unidade informacional; e (ii) demonstram que no PB, ambas ocorrem preferencialmente na unidade de COM, e mesmo o padrão informacional preferencial das relativas não-restritivas é resultado da combinação com uma unidade informacional de COM. Além disso, o artigo apresenta uma descrição de cláusulas relativas através de um modelo diagramático que permite alcançar: (i) as relações internas entre cláusula relativa e principal; e (ii) a estrutura informacional definidora da estrutura interna dos enunciados – escopo de realização das cláusulas relativas.
10

Albanez, Tatiana, Maurício Ribeiro do Valle, and Luiz João Corrar. "Fatores institucionais e assimetria informacional: influência na estrutura de capital de empresas brasileiras." RAM. Revista de Administração Mackenzie 13, no. 2 (April 2012): 76–105. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712012000200004.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O objetivo principal deste trabalho é analisar se a presença de importantes fatores institucionais brasileiros, como o acesso a fontes e linhas diferenciadas de financiamento, afeta a significância estatística e econômica da assimetria informacional, principal pressuposto da teoria de pecking order, na determinação da estrutura de capital de empresas brasileiras. Para tanto, foram utilizadas variáveis de controle, variáveis representativas de fatores institucionais e de assimetria informacional num painel de dados referente a empresas brasileiras de setores industriais, cujas ações foram negociadas na Bovespa, no período 1997-2007. Como principais resultados encontra-se que as variáveis tamanho, tangibilidade, rentabilidade e risco são importantes determinantes da estrutura de capital das empresas analisadas, sendo também significativa a participação de linhas diferenciadas no endividamento dessas empresas. Em resposta ao objetivo da pesquisa, verifica-se que a assimetria informacional não perde significância estatística e econômica no modelo proposto, após a inclusão de variáveis representativas de fatores institucionais, o que evidencia a importância da assimetria informacional na determinação da estrutura de capital de empresas brasileiras. O sinal negativo encontrado apoia a teoria de pecking order, na qual essas empresas seriam menos endividadas devido à possibilidade de captarem recursos por meio da emissão de ações. Ressalta-se que as proxies utilizadas para representar o atributo assimetria informacional constituem uma limitação da pesquisa. Em razão disso, sugere-se, para trabalhos futuros, a utilização de outras variáveis, com o propósito de verificar a consistência dos resultados aqui encontrados, bem como a análise da influência da assimetria informacional sobre o custo de capital de empresas brasileiras, com o intuito de verificar se empresas consideradas com menor assimetria informacional conseguem captar recursos a taxas de juros mais atrativas.
11

Quiraque, Elcídio Henriques, Allison Manoel De Sousa, Renata Orsato, and Romualdo Douglas Colauto. "Estrutura de capital e rentabilidade de empresas moderada pela assimetria informacional." Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa 20, no. 3 (February 21, 2022): 144–65. http://dx.doi.org/10.12660/rgplp.v20n3.2021.84486.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este trabalho analisa a influência da estrutura de capital, moderada pela assimetria informacional, na rentabilidade das empresas abertas do mercado brasileiro. A amostra foi composta por 106 empresas em períodos trimestrais de 2011 a 2020. A análise dos dados em painel indica que o aumento do endividamento geral diminui a rentabilidade do ativo (ROA) e do patrimônio líquido (ROE). A assimetria informacional atua como um fator potencializador do efeito negativo do endividamento no ROA e ROE. Esses resultados contribuem para a Teoria da Pecking Order, visto que, como proposto por esta teoria, companhias abertas do mercado brasileiro têm menor rentabilidade à medida que aumentam o endividamento. Além disso, a assimetria interfere nessa relação, o que pode contribuir para que os investidores entendam o impacto do endividamento na rentabilidade de companhias com diferentes níveis de assimetria informacional.
12

Andrade, Eduardo Augusto, and Rivadávia Correia Drummond Alvarenga Neto. "Investigação e análise dos processos de gestão da informação em uma empresa do setor de call centers." Perspectivas em Ciência da Informação 14, no. 2 (2009): 30–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362009000200004.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este trabalho investiga e analisa as práticas e os processos de gestão estratégica informacional implementados em um call center, embasando-se em quatro categorias analíticas: determinação de exigências informacionais, obtenção, disseminação e uso de informações. Múltiplas fontes de evidências foram utilizadas, como quatorze entrevistas semi-estruturadas, pesquisa documental e observação direta. Os resultados apontaram para a inexistência de uma estrutura legítima de gestão estratégica da informação, e evidenciaram a distância entre o discurso e a prática vigente.
13

Souza, Osvaldo de. "Heredograma Informacional." Brazilian Journal of Information Science: research trends 18 (March 5, 2024): e024010. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024010.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Neste texto discutimos questões relacionadas à organização e representação do conhecimento no sentido de propor uma contribuição teórico-metodológica com possíveis impactos positivos na qualidade da informação. Caracterizando-se como uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória com levantamento bibliográfico, na qual foram explorados padrões de codificação, modelos conceituais e de estruturação de dados bibliográficos, destacando-se o BIBFRAME, RDA, RDF e o OWL, os quais foram combinados para definir uma nova abordagem teórico-metodológicas denominada de Heredograma Informacional, com aplicação em documentos e textos provenientes de fontes de informações da WEB e também provenientes de conhecimento registrado, típico de unidades de informação. Foi obtido como resultado uma proposta que possui propriedades de uma estrutura taxonômica que também produz informação verificável a respeito dos documentos e seus respectivos conteúdos. Nela considera-se a atribuição de um Identificador Semântico de Objeto Digital (ISOD) a ser utilizado em associação ao DOI ou em substituição a este. O Heredograma Informacional prevê a incorporação de elementos funcionais ativos para a produção automática, com ou sem supervisão humana, de elementos semânticos extraídos dos conteúdos dos documentos. A proposta produzida como resultado dos trabalhos introduz elementos para a mitigação dos problemas relacionados à desinformação e a fake news e adiciona elementos provenientes do processamento de linguagem natural (PLN), inteligência computacional (IC) e inteligência artificial (IA).
14

Linhares, Ronaldo Nunes, and Maria Conceição Silva Linhares. "Educação e Comunicação na sociedade digital: luz e sombras que espelham as vias dicotômicas entre regulação e a emancipação." Educação em Foco 23, no. 1 (July 24, 2018): 245–68. http://dx.doi.org/10.22195/2447-5246v23n120183352.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Esse artigo tem o objetivo fazer uma reflexão acerca das Tecnologias da Informação e Comunicação considerando as contradições que a informação encerra no desenvolvimento da chamada sociedade da informação de sua transformação mercadológica no cenário informacional contemporâneo e da perspectiva da emancipação. Se propõe também repensar a relação da educação com as tecnologias digitais na cibercultura e a importância da escola como um lugar privilegiado no processo de uso dessas tecnologias para a emancipação. De forma reflexiva abordamos as TDIC como mediadoras de processos informacionais e comunicacionais na contemporaneidade e suas possibilidades de acomodar na sua estrutura técnica e informacional efeitos de luz e sombra, possibilidades liberadoras e reguladoras, cujos resultados irão depender do foco, da intensidade de luz e sombra e do lugar onde a informação será projetada, as possibilidades de acesso e da forma de sua utilização.
15

Netto, Carlos Xavier de Azevedo. "A abordagem do conceito como uma estrutura semiótica." Transinformação 20, no. 1 (April 2008): 47–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862008000100004.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O presente trabalho parte da consideração de que qualquer prática informacional possui uma estruturação que viabiliza a transferência da informação e a sua efetivação enquanto conhecimento. E essa efetivação realiza-se a partir da estruturação e uso de conceitos. Considerando-se que essa estruturação se dá no nível discursivo de cada comunidade informacional, utiliza-se a noção de discurso fundada em Foucault (1996). Para discutir a troca de informação, utilizou-se dos aportes teóricos de Dalhberg (1978a,1978b); para a teoria do conceito, de Cassirer (1977); Foucault (1992) e Gardin (1992), na discussão da representação. Assim, a conceituação e compartilhamento das representações sociais fazem com que seja necessário o entendimento do papel dos conceitos dentro da formação simbólica e discursiva, em um processo de transferência da informação em uma determinada comunidade. Para tanto, discute-se a formação e prática do discurso, sob o ponto de vista da teoria semiótica de Peirce (1977) e se propõe a análise da entidade conceito como estrutura semiótica.
16

Souza, Karen. "ATUAÇÃO DA METAFUNÇÃO TEXTUAL NAS CLÁUSULAS RELATIVAS APOSITIVAS “DESGARRADAS”." Revista (Con)Textos Linguísticos 14, no. 28 (October 14, 2020): 412–32. http://dx.doi.org/10.47456/cl.v14i28.31393.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Baseado na Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday e Matthiessen (2014), este artigo propõe a análise da atuação da metafunção textual (eixo Mensagem) – estrutura temática e estrutura informacional – nas cláusulas relativas apositivas “desgarradas”. Foram selecionados 500 dados escritos da plataforma Corpus do Português, amostra online de textos lusófonos, coletados entre 2015 e 2016 e usamos a ferramenta GoldVarb X (SANKOFF; TAGLIAMONTE, 2005) para analisar as frequências. Os resultados mostraram que a cláusula observada é adjacente ao referente em 92,8% dos casos, construída categoricamente por um tema textual e tema tópico, além de ter uma estrutura de Tema-Rema, características herdadas da cláusula não “desgarrada”. Também observamos que a cláusula se estrutura 100% das vezes como não marcada para o estatuto informacional (Dado-Novo) e, em 70,6% dos casos, observamos uma preferência do usuário pelo grau de informatividade baixo.
17

Moreira, Fabio Mosso, Diana Vilas Boas Souto Aleixo, Pedro Henrique Santos Bisi, Leonardo Felipe Franchi, and Ricardo César Gonçalves Sant'ana. "Construção Colaborativa de Representações para a Disseminação de Dados Agrícolas: Um Estudo do Portal CoDAF ." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 23, no. 52 (May 15, 2018): 61–72. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2017v23n52p61.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O uso da Internet pode viabilizar o compartilhamento de dados e informações de forma dialógica, e um dos setores que pode se beneficiar com o uso desta tecnologia é o da agricultura. O Portal CoDAF é um website que disponibiliza conteúdos especializados no domínio agrícola, como a publicação de representações de fontes de dados agrícolas, incrementando o acesso a dados para pequenos produtores rurais e demais atores engajados na temática. O objetivo desta pesquisa consiste emdescrever o processo de construção colaborativa de representações de fontes de dados neste portal, apontando os principais atores e atividades envolvidas, e identificar os elementos de sua estrutura, destacando necessidades informacionais que podem ser atendidas com o uso dos dados referenciados. A metodologia baseou-se no Ciclo de Vida dos Dados como modelo para estruturação do fluxo informacional estudado. Como resultado, pôde-se identificar um conjunto de atributos para compor a estrutura das representações, e a identificação de quais necessidades informacionais podem ser atendidas com o uso dos dados referenciados.
18

Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias, and Janaina Ferreira Fialho. "LETRAMENTO INFORMACIONAL E CURRÍCULO." PontodeAcesso 11, no. 2 (November 30, 2017): 70. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v11i2.12265.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O letramento informacional refere-se ao processo de aprendizagem necessário para desenvolver a capacidade de buscar e usar a informação. A implantação de programas de letramento informacional (LI) na Educação Básica requer identificação dos conteúdos de aprendizagem de LI mais relevantes, bem como compreensão da estrutura do currículo escolar. Para tanto, o artigo apresenta revisão abrangendo evolução histórica de LI e noções sobre os conteúdos de aprendizagem. Em seguida, apresenta características dos principais modelos de elaboração curricular. Os modelos mais tradicionais centram-se nas disciplinas, áreas do conhecimento e núcleo comum, e os modelos inovadores centram-se no aprendiz, na integração curricular, na visão humanística e no processo de desenvolvimento curricular. Adicionalmente, apresenta o modelo de currículo vigente nas escolas públicas do Brasil. Conclui que a partir da revisão é possível pesquisar os principais modelos curriculares no Brasil e as possibilidades para tornar efetiva a aprendizagem dos conteúdos de LI. Por fim, enfatiza a necessidade de investir em pesquisas que relacionem LI e o currículo
19

Braga, Tiago Emmanuel Nunes, Alex Pereira Holanda, and Tatiana Canelhas Pignataro. "Resolução RDC-Arq Conarq." Revista Brasileira de Preservação Digital 3 (July 12, 2022): e022004. http://dx.doi.org/10.20396/rebpred.v3i00.16583.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: Os repositórios arquivísticos digitais confiáveis buscam oferecer mecanismos para garantir a autenticidade dos objetos informacionais a partir de uma perspectiva arquivística. No Brasil a resolução 43/2015 do Conarq se encarregou de estruturar os requisitos para a implementação deste tipo de repositório e o Hipátia, modelo estruturado no âmbito do IBICT, buscou sistematizar sua implementação. Com a aproximação da publicação de uma atualização da resolução do Conarq, faz-se premente discutir quais serão os impactos no modelo atualmente proposto. Objetivo: Identificar os requisitos propostos pela nova resolução do Conarq e avaliar quais seus impactos no modelo Hipátia. Metodologia: A pesquisa se apoia no método de análise documental e possui caráter qualitativo. Ela também possui caráter exploratório, uma vez que avalia possíveis cenários a partir dos requisitos levantados. Resultados: A estrutura informacional dos requisitos presentes na resolução do Conarq foi sistematizada em quatro categorias. Estes requisitos foram analisados e suas características descritas. Ao final, foram identificados os desafios a serem superados para a sua incorporação no Hipátia. Considerações finais: O modelo Hipátia é inovador em vários sentidos, no entanto, resta claro que não é um modelo finalizado, uma vez que precisa constantemente incorporar avanços informacionais propostos pelas normas vigentes. Ao analisar a nova resolução do Conarq foi possível identificar os caminhos a serem percorridos e quais estratégias podem ser adotadas. Foi possível perceber que é possível sistematizar no modelo vigente mecanismos que permitam às instituições avançar na implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis.
20

Meireles, Selma M., and Hardarik Blühdorn. "O campo inicial da frase e a estrutura informacional do texto." Pandaemonium Germanicum, no. 1 (November 5, 1997): 121. http://dx.doi.org/10.11606/1982-8837.pg.1997.62992.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Eine zentrale Rolle für die Kohärenz von Texten spielt die Verteilung der Informationen im Satz. In der vorliegenden Arbeit werden vor allem Satzanfänge (Topiks) betrachtet. Welche Elemente (Satzglieder) sind geeignete Anfangselemente, und auf welche Eigenschaften ist dies zurückzuführen? Nach einem Überblick über die einschlägige Literatur werden grammatische, semantische und pragmatische Faktoren vorgestellt, die die Topikalisierung regeln. Den Ausgangspunkt bildet die grammatisch definierte Grundserialisierung. Abweichungen von ihr können sich vor allem aufgrund des Bekanntheitsprinzips ergeben. Neben diesem konstitutiven Prinzip werden fünf weitere, regulative Prinzipien benannt, die zu einer unmarkierten Topikalisierung führen (Situierung, Empathie, Ikonizität, wachsende Glieder, Textkonnektion). In den Schlußkapiteln werden die Plazierung des Satzakzentes und einige besondere Typen von Topiks behandelt. Alle verwendeten Beispiele stammen aus der deutschen Gegenwartssprache.
21

Leite, Bruno Pacheco Coelho, and Claudio José Silva Ribeiro. "Contribuições da arquitetura da informação para o projeto de um repositório institucional." Revista Informação na Sociedade Contemporânea 1 (June 11, 2017): 1–20. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2017v1n0id12277.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A partir do questionamento sobre como os elementos provenientes da Arquitetura da Informação podem contribuir no planejamento de um Repositório Institucional para o Instituto Federal do Espírito Santo, esta pesquisa teve como objetivo geral propor uma estrutura de organização da informação de um Repositório Institucional para o Instituto Federal do Espírito Santo. Seus objetivos específicos foram: analisar os aspectos teóricos e metodológicos que envolvem a Arquitetura da Informação para embasar a elaboração da estrutura informacional de um Repositório Institucional para o Ifes; coletar as informações institucionais do Ifes com o propósito de identificar e analisar as propriedades dos conteúdos presentes no âmbito organizacional; representar os componentes da estrutura informacional do repositório supracitado utilizando-se da modelagem conceitual. Quanto à sua metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa e exploratória, pois está voltada para a aplicação prática de soluções de problemas específicos por meio de análises conceituais que visam atender o objetivo proposto. Os resultados foram a criação de modelos de conteúdo e navegação para o ambiente informacional que é objeto deste estudo. A partir das análises dos modelos, concluiu-se que a AI pode fornecer um nível adequado para organização da informação dentro de um RI. Constata-se que o processo de modelagem auxilia no enriquecimento da representação dos conteúdos além de ser importante para que o arquiteto da informação identifique possíveis falhas no projeto.
22

Assumpção, Luiz Carlos Flôres, and André Porto Ancona Lopez. "O conhecimento científico e a multimodalidade informacional." Informação & Informação 21, no. 1 (June 24, 2016): 04. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p04.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
<p><strong>Introdução:</strong> No contexto científico, a informação só poderá ser considerada objetivo científico se forem dentro de normas e regras preestabelecidas, ou seja, com as informações registradas - teorias e resultados de pesquisas - o que pode ser colocado à prova, sendo refutada ou não.</p><p><strong>Objetivo:</strong> Analisar a informação multimodal no contexto do conhecimento científico com a teoria dos três mundos de Popper.</p><p><strong>Metodologia:</strong> E o ponto de partida é uma pesquisa bibliográfica. No primeiro momento, a definição do que é informação e informação como coisa. No segundo momento, vamos nos ater ao contexto da informação multimodal, passando o terceiro momento nas teorias de três mundos de Popper e em particular o terceiro mundo ou mundo 3.</p><p><strong>Resultado:</strong> No terceiro momento as considerações em defesa da informação gravada para fazer parte da estrutura do contexto científico onde a informação é considerada como algo multimodal física e tangível para ser do mundo 1, e do mundo 3 de Popper.</p><strong>Conclusão:</strong>Nesta análise pudemos inferir que a informação multimodal faz parte do contexto científico e é estruturada como uma coisa fazendo parte do terceiro mundo de Popper<p> </p>
23

Bomjardim da Silva Carmo, Crysna. "Cláusulas relativas na fala espontânea." Domínios de Lingu@gem 13, no. 3 (October 7, 2019): 946–70. http://dx.doi.org/10.14393/dl39-v13n3a2019-6.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo discute a relação entre estrutura informacional e processos de subordinação das cláusulas relativas da fala espontânea do português brasi-leiro (PB). A base teórica vem da Language into Act Theory (CRESTI, 2000) e da linguística funcionalista (HOPPER; TRAUGOTT, 1993; CRISTOFARO, 2003; RODRIGUES, 2015, 2014). Nesse comtex-to, foi utilizada uma amostra balanceada do C-ORAL BRASIL (RASO; MELLO, 2012), etiquetada informacionalmente. Os resultados demonstram que a forma sintática [...N [QUE + verbo finito...]SAdj]SN, que corresponde às cláusulas relativas, ocorrem em dois contextos informa-cionais distintos: o linearizado e o pa-dronizado. Contudo, no primeiro, a cláusula ocorre subordinada e insubor-dinada dentro da unidade informacional; no último, justaposta sintaticamente em mais de uma unidade informacional.
24

Pezatti, Erotilde Goreti. "Miniorações em anúncios sob a perspectiva discursivo-funcional." Gragoatá 23, no. 46 (August 30, 2018): 492. http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n46a1120.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A proposta é investigar estruturas de miniorações da perspectiva da Gramática Discursivo-Funcional, desenvolvida por Hengeveld e Mackenzie (2008), em ocorrências reais de uso, extraídas de anúncios dos séculos XIX e XX. O fenômeno investigado consiste em ocorrências constituídas de dois sintagmas, que se relacionam com a estrutura informacional Tópico-Foco, como em Piscina gelada... nunca mais. que apresentam os seguintes traços: (i) são construções comuns nas línguas; (ii) exigem um tipo de estudo que não se concentre em frases isoladas, uma vez que dependem da situação em que se acham falante e ouvinte; e (iii) submetem-se a regras e princípios intraoracionais. A seleção desse tipo de estrutura constitui uma estratégia de adaptação aos objetivos comunicativos do usuário na interação, tanto em termos de formulação pragmática e semântica, quanto em termos de codificação morfossintática e fonológica, tal como predito pela GDF.
25

Pezatti, Erotilde Goreti. "Miniorações em anúncios sob a perspectiva discursivo-funcional." Gragoatá 23, no. 46 (August 30, 2018): 492–517. http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.v23i46.33587.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A proposta é investigar estruturas de miniorações da perspectiva da Gramática Discursivo-Funcional, desenvolvida por Hengeveld e Mackenzie (2008), em ocorrências reais de uso, extraídas de anúncios dos séculos XIX e XX. O fenômeno investigado consiste em ocorrências constituídas de dois sintagmas, que se relacionam com a estrutura informacional Tópico-Foco, como em Piscina gelada... nunca mais. que apresentam os seguintes traços: (i) são construções comuns nas línguas; (ii) exigem um tipo de estudo que não se concentre em frases isoladas, uma vez que dependem da situação em que se acham falante e ouvinte; e (iii) submetem-se a regras e princípios intraoracionais. A seleção desse tipo de estrutura constitui uma estratégia de adaptação aos objetivos comunicativos do usuário na interação, tanto em termos de formulação pragmática e semântica, quanto em termos de codificação morfossintática e fonológica, tal como predito pela GDF. ---DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n46a1120
26

Amorim, Igor Soares, Elaine Rosangela de Oliveira Lucas, Daniella Camara Pizarro, and Antônio Carlos Picalho. "A estrutura do livro como matriz de ordenação do conhecimento." Em Questão 25 (October 17, 2019): 264–87. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245250.264-287.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Discute a noção de livro e como tal artefato implicou na construção da Modernidade, no sentido da compreensão do conhecimento e na circulação de informações. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e exploratória, voltada à temática da história do livro, no período que abrange o fim da Idade Média até os dias atuais. Estabelece relações dos elementos identificados com eventos marcantes que animaram a consolidação da Modernidade para identificar efeitos que a estrutura livresca coproduziu na trajetória socio-histórica desse período. Como fundamentação teórica, parte da concepção de que o livro não é apenas um objeto, mas um elemento que se articula com o mundo. Nesse sentido, o livro não é mero suporte informacional, mero composto de conteúdo e forma. A cadeia simplificadora dado-informação-conhecimento é questionada, por ser uma divisão instrumental, condicionada por uma visão mecanicista da razão. Desse modo, a noção de livro deste estudo defende que antes de ter um sujeito (autor) e um objeto (assunto), tem matérias informes, de diferentes velocidades, e é definido primeiramente por sua materialidade e sua exterioridade. Essa compreensão desloca qualquer gesto documentalista ou informacional, porque categorias como autor, assunto e formato perdem relevância em relação às correlações que um livro compõe. Por isso, a necessidade de pensarmos tais correlações, de modo a rever as abordagens tradicionais que predominam nas áreas que comungam o interesse pelo livro. É necessário pensar ligações do livro com o mundo.
27

De João Braga, Ricardo, and Roberto Campos da Rocha Miranda. "ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E PROCESSO DECISÓRIO LEGISLATIVO." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 12, no. 12 (December 26, 2013): 7–29. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v12i12.167.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O artigo tem como objetivo principal realizar uma abordagem interdisciplinar sobre os processos decisórios e a estrutura organizacional da Câmara dos Deputados, sob uma perspectiva ao mesmo tempo crítica da literatura existente e exploratória em relação às possibilidades abertas pela interdisciplinaridade. Fruto da experiência dos autores na condução da disciplina Estrutura Organizacional e Processo Decisório Legislativo, do Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados, ampara-se na literatura sobre estrutura organizacional, processo decisório e comportamento legislativo para avaliar o funcionamento do Legislativo. O trabalho insere o Poder Legislativo no contexto do estudo das organizações e aponta possibilidades e limites para as visões informacional e organizacional desse Poder, tidas ainda como um campo de escassas produções acadêmico-científicas. Os resultados do estudo indicam que é possível analisar o Legislativo sob a ótica de teorias das Ciências da Informação e da Administração, identificando estruturas e processos decisórios próprios da casa legislativa e apontando aspectos comuns entre esta e outras organizações. Permite também avaliar que a contribuição dos estudos legislativos para a compreensão dos processos decisórios na Câmara dos Deputados avançam mais sobre suas macrocaracterísticas, como a organização colegiada-centralizada, do que sobre a natureza dos processos decisórios e comportamentos individuais dos parlamentares.
28

Izre'el, Shlomo. "Syntax, Prosody, Discourse and Information Structure: The case for Unipartite clauses — A View from Spoken Israeli Hebrew / Sintaxe, prosódia, discurso e estrutura informacional: o caso das orações unipartidas. Uma visão do hebraico falado em Israel." REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM 26, no. 4 (October 11, 2018): 1675. http://dx.doi.org/10.17851/2237-2083.26.4.1675-1726.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Abstract: The canonical view of clause requires that it include predication. Utterances that do not fit into this view because they lack a subject are usually regarded as elliptical or as non-sentential utterances. Adopting an integrative approach to the analysis of spoken language that includes syntax, prosody, discourse structure, and information structure, it is suggested that the only necessary and sufficient component constituting a clause is a predicate domain, carrying the informational load of the clause within the discourse context, including a “new” element in the discourse, carrying modality, and focused. Utterances that have not been hitherto analyzed as consisting of full clauses or sentences will be reevaluated. The utterance, being a discourse unit defined by prosodic boundaries, can thus be viewed as the default domain of a clause or a sentence, when the latter are determined according to the suggested integrative approach.Keywords: syntax; clause structure; information structure; discourse; context; prosody; utterance; history of linguistics; spoken Israeli Hebrew.Resumo: A posição canônica sobre as orações requer que elas contenham uma predição. Enunciados que não se encaixem nessa visão porque não possuem um sujeito são usualmente considerados elípticos ou como enunciados não-oracionais. Adotando uma visão integrativa para a análise da língua falada, que inclui a sintaxe, a prosódia, a estrutura discursiva e a estrutura informacional, sugere-se que o único componente constituinte necessário e suficiente para uma oração é um domínio predicativo, o qual carregue a carga informacional da oração no contexto do discurso, incluindo-se um “novo” elemento no discurso, que carregue modalidade e foco. Enunciados que até então foram classificados como não sendo orações ou sentenças completas serão reavaliados. O enunciado, sendo uma unidade discursiva definida por fronteiras prosódicas, pode assim ser visto como o domínio de uma oração ou sentença por excelência, quando estas são determinadas através da abordagem integrativa sugerida.Palavras-chave: sintaxe; estrutura oracional; estrutura informacional; discurso; contexto; prosódia; enunciado; história da Linguística; hebraico israelense falado.
29

Manhique, Ilídio Lobato Ernesto, and Helen De Castro Silva Casarin. "Estrutura intelectual dos estudos da competência informacional na perspectiva fenomenográfica: uma análise por meio da citação e cocitação." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 11, no. 3 (July 20, 2018): 751–68. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10460.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
As análises de citação e cocitação são indicadores bibliométricos que fornecem dados objetivos para a compreensão da estrutura intelectual de um domínio do conhecimento. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar, a partir da análise de citações e cocitações, a estrutura intelectual dos estudos da competência informacional com enfoque na abordagem fenomenográfica ou relacional. Especificamente, mapeou-se os autores mais produtivos, autores mais citados, sua filiação institucional, países que mais produzem sobre a temática e criou-se, por meio do software Ucinet, a rede de cocitação indicando a frequência de cocitação entre os autores. A coleta de dados foi feita por meio de um levantamento na base de dados internacional – SCOPUS, - utilizando a seguinte expressão de busca ("information literacy") AND ("phenomenographic" OR "relational*"). A pesquisa retornou apenas 18 trabalhos válidos, todos na língua inglesa, maioritariamente, produzidos por autores da Austrália, de onde provém o trabalho seminal sobre a abordagem fenomenográfica da competência informacional. Isto mostra que esta perspectiva teórico-metodológica ainda está em busca de sua penetração no campo da Ciência da Informação. Conclui-se que é necessário que sejam feitos estudos futuros, englobando outras bases de dados internacionais para se ter o contexto global sobre a estrutura intelectual deste objeto.
30

Sell, Filipy Furtado, and Carlos Eduardo Facin Lavarda. "Lógica institucional híbrida e os outputs do sistema de controle gerencial impulsionados para transparência, disponibilidade informacional e prestação de contas." Revista Eletrônica de Ciência Administrativa 23, no. 1 (April 1, 2024): 134–62. http://dx.doi.org/10.21529/recadm.2024006.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Lógicas institucionais dão sentido aos indivíduos e as organizações para quais objetivos devem ser perseguidos. Para tanto, o sistema de controle gerencial fornece subsídios informacionais para a gestão, o planejamento e o controle da organização no alcance de seus objetivos e metas. Assim, esta pesquisa busca compreender como as lógicas institucionais híbridas burocrática, profissional e gerencial de mercado impulsionaram os outputs do sistema de controle gerencial para transparência, disponibilidade informacional e prestação de contas. Utilizando da metodologia qualitativa, que permite análise profunda dos dados, elaborou-se um estudo de caso em uma universidade federal, na pró-reitoria responsável pelo planejamento e desenvolvimento da autarquia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação direta e documentos. Com base nos resultados da análise textual discursiva, tem-se a hibridização da lógica burocrática com a lógica gerencial de mercado gerando uma nova lógica institucional híbrida. A lógica institucional híbrida possui estrutura de poder como controle hierárquico por meio de níveis de gestão, fonte de autoridade por governança baseada em objetivos, metas e resultados e base de ação em compliance, desempenho e controle orçamentário. Esta hibridização impulsionou os outputs do sistema de controle gerencial para a transparência, disponibilidade informacional e prestação de contas. Ao final da pesquisa, apresenta-se oportunidades de pesquisas futuras.
31

Moreira, Fábio Mosso, Marta Lígia Pomim Valentim, and Ricardo César Gonçalves Sant'Ana. "A interdisciplinaridade da Ciência da Informação e suas contribuições no estudo do compartilhamento de dados governamentais na Internet." Em Questão 24, no. 2 (April 19, 2018): 300. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245242.300-329.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A internet pode ser considerada uma importante alternativa para viabilizar maior interação entre a administração pública e a sociedade, como, por exemplo, no compartilhamento de bases de dados governamentais. Esse fluxo informacional envolve questões específicas que são alvo de estudos na Ciência da Informação, que apresenta característica interdisciplinar em função da complexidade de seu objeto, da utilização de teorias e metodologias oriundas de outras áreas, e da diversidade de seu corpo científico. A pesquisa objetivou identificar os campos do conhecimento que apresentam interação interdisciplinar com a Ciência da Informação, evidenciar quais deles podem contribuir para o estudo do compartilhamento de dados governamentais na internet e relacionar disciplinas da área com a análise dos aspectos presentes nesse fluxo informacional. Aplicou-se o método Análise de Conteúdo, a partir da coleta de dados nos portais oficiais da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal de Santa Catarina, a fim de identificar a estrutura curricular dos cursos de graduação com enfoque na área de Ciência da Informação no Brasil e analisar seus respectivos planos de ensino. Os resultados indicam quais áreas do conhecimento são interdisciplinares à Ciência da Informação e que podem contribuir com o estudo dos aspectos envolvidos no processo de compartilhamento de dados governamentais na internet. Além disso, destaca, também, quais são as disciplinas que compõem a estrutura dos cursos analisados e que, efetivamente, podem contribuir para o estudo desse fluxo informacional.
32

De Sousa, Lílian Teixeira. "The Prosody Of Elliptical Constructions In Brazilian Portuguese: An Experimental Study." Revista Diadorim 19 (October 30, 2017): 219–49. http://dx.doi.org/10.35520/diadorim.2017.v19n0a13605.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Os fenômenos de elipse são estudados a partir de duas hipóteses conflitantes: A hipótese semântica, que defende que a identifcação elipse-antecedente é de natureza semântica, não sendo necessário propor a existência de estrutura sintática; e a hipótese sintática, que argumenta a favor da existência de identifcação estrutural entre a elipse e o antecedente. Teorias alternativas têm relacionado condições de licenciamento de elipse a questões de estrutura informacional, especialmente considerando os conceitos de foco e tópico. Neste artigo, como forma de testar as hipóteses acima, realizou-se um estudo prosódico de sentenças elípticas produzidas por 12 falantes do PB do sexo feminino e com idade entre 20 e 35 anos. O teste consistiu de cinco sentenças para serem completadas pelos participantes e 28 imagens contendo duas cenas; em cada cena havia pelo menos um item diferente (ação, objeto ou sujeito). Os resultados mostraram um padrão interessante. No caso de elipse, a informação dada foi geralmente desacentuada, enquanto a informação contrastada (ação, objeto ou sujeito) foi entoacionalmente marcada por contorno alto (H) ou baixo-alto (LH). Se considerarmos que itens contrastivos são movidos para a periferia à esquerda, deixando um traço na posição original, então, pode-se deduzir que nesses casos há estrutura sintática desacentuada.
33

Melo Souza, Ilka Gislayne, César Augusto Tibúrcio Silva, and Alex Oliveira Serafim. "DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES VOLUNTÁRIAS EM MÍDIAS SOCIAIS: ISSO É SÉRIO? ESTUDO DE FATORES DETERMINANTES NO FACEBOOK." Revista Gestão Organizacional 13, no. 1 (March 30, 2020): 42–63. http://dx.doi.org/10.22277/rgo.v13i1.4994.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este estudo tem o intuito de investigar quais os fatores determinantes que afetam a divulgação de informações voluntárias em mídias sociais, buscando analisar se a informação voluntária divulgada em plataformas de mídia possui os mesmos determinantes que os meios tradicionais. Nesse sentido, variáveis como tamanho, rentabilidade, assimetria de informação e estruturas de dívidas foram testadas. A mídia investigada foi o Facebook, a maior em número de usuários no Brasil na data da pesquisa. A amostra é composta de 64 empresas de Capital Aberto, pertencentes ao índice IBrX 100. Este estudo utilizou análise de painel desbalanceado, compreendendo um período trimestral entre os anos de 2010 a 2016. Utilizaram-se duas variáveis dependentes: a primeira relacionada ao quantitativo de postagens divulgado no Facebook; e a outra relativa ao alcance das divulgações. Os resultados apontam que variáveis como tamanho e estrutura de dívida foram significativas para explicar o modelo. Há evidências que empresas maiores e com maior estrutura de dívida, têm uma maior divulgação de informações no Facebook. Em termos de alcance, empresas maiores, menos rentáveis, com uma menor estrutura de dívida e com maior assimetria informacional tem uma maior propagação de suas informações, com seus usuários, gostando, compartilhando e comentando suas postagens.
34

Andrade, Liliane Maria Nery, and Asa Fujino. "Regime de Informação do Sistema de Governança Corporativa (RISGC): conformação de um modelo para melhoria da qualidade da informação contábil." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 1 (January 24, 2024): 5762–83. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.1-344.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O objetivo deste trabalho foi conformar o Regime de Informação do Sistema de Governança Corporativa (RISGC) por meio do desenvolvimento de uma ferramenta de análise qualitativa capaz de identificar gargalos informacionais decorrentes das relações de poder e dos processos decisórios que impactam na informação contábil produzida e divulgada aos usuários externos por meio das Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas. Foi realizada pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada por argumentação teórico dedutiva, fundamentada na reflexão sobre o conceito de Regime de Informação e seu potencial para interlocução com o conceito de Governança Corporativa, no âmbito das Ciências Contábeis. Os resultados apontaram que o processo informacional é iniciado na Governança por meio da disseminação das políticas e diretrizes institucionais, operacionalizados pelos produtores e finalizado também na governança pela autorização de publicação das Demonstrações Contábeis. Isto caracteriza a qualidade da informação contábil como uma variável dependente das ações da governança e das relações de poder presentes no ambiente corporativo. Desse modo, foi possível confirmar que o RISGC é, de fato, um recurso interpretativo do sistema de relações de uma estrutura da governança corporativa, a partir da dinâmica de interação entre os seus elementos por meio do mapeamento das ações que embutem conflitos entre atores da governança e da gestão e atores da sociedade, que, em conjunto, refletem o seu modo informacional.
35

Albanez, Tatiana, and Maurício Ribeiro do Valle. "Impactos da assimetria de informação na estrutura de capital de empresas brasileiras abertas." Revista Contabilidade & Finanças 20, no. 51 (December 2009): 6–27. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772009000300002.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Diversas teorias tentam explicar o que determina a política de financiamento adotada pelas empresas. Uma das abordagens existentes, a Teoria de Pecking Order, foca a assimetria de informação como um importante determinante da estrutura de capital. No presente trabalho, busca-se analisar o pressuposto central da referida teoria e verificar se a assimetria de informação influencia nas decisões de financiamento de empresas brasileiras abertas no período 1997-2007. Para tanto, são utilizadas variáveis proxies para assimetria de informação, além de variáveis de controle representativas de características das empresas. Utiliza-se a técnica de análise de dados em painel. Como resultado principal, encontra-se que empresas consideradas com menor grau de assimetria informacional são mais endividadas que as demais na análise do nível de endividamento total, resultado contrário à teoria de pecking order, em que essas empresas teriam a oportunidade de captar recursos por meio da emissão de ações devido à baixa probabilidade de ocorrência dos problemas derivados da assimetria de informação. No entanto, esse resultado apóia a relação esperada alternativa, na qual empresas com menor assimetria informacional propiciam maior facilidade de avaliação do seu risco por parte dos credores, o que poderia aumentar a oferta de crédito, favorecendo a utilização de dívidas por meio da redução dos custos de seleção adversa e pelo aumento da capacidade de financiamento dessas empresas. Nesse sentido, torna-se importante analisar, também, o papel do risco ao estabelecer uma hierarquia de preferências por fontes alternativas de financiamento utilizadas por empresas brasileiras.
36

Barchet, Isabela, Alberto Alves da Rocha, and Camili Dal Pai. "Mudança estrutural no setor cotonicultor brasileiro: Uma análise da territorialização no cerrado brasileiro e do impacto do contencioso do algodão." Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 5, no. 1 (April 30, 2016): 6. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v5n1.3623.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
<p>Este estudo objetivou discutir a nova territorialização da produção do algodão brasileiro, a partir do colapso na década de 1990, por meio técnico-científico-informacional e investigar uma possível mudança estrutural no setor após 2002, principalmente em decorrência da ação movida pelo Brasil na OMC, denominada contencioso do algodão, contra os subsídios adotados pelos EUA na produção dessa <em>commodity</em>. Para abonar tais resultados, utilizou-se o teste de Chow de forma a verificar a mudança estrutural na quantidade produzida e no volume exportado de algodão brasileiro, tendo como hipótese a identificação do ano em que ocorreu tal ruptura institucional. Dentro desse contexto, evidenciou-se a mudança de estrutura, principalmente no volume exportado de algodão, desde o ano em questão e uma reorganização do espaço produtivo na formação de um novo território construído para a cotonicultura brasileira.</p>
37

Fujita, Patricia Lopes, and Carla Galvão Spinillo. "Design da informação em bulas de medicamento: análise e classificação da estrutura e apresentação gráfica de seu conteúdo textual." InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 5, no. 3 (September 22, 2010): 1–12. http://dx.doi.org/10.51358/id.v5i3.59.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo aborda a bula de medicamento na perspectiva do design da informao. So apresentadas referncias tericas que ratificam a bula como um documento essencial no uso de medicamentos e a necessidade de sua investigao. Foram tambm abordados os referenciais tericos sobre a estrutura textual da bula de medicamento em relao apresentao grfica de seu contedo. Quanto estrutura, apresentam-se as funes textuais da bula denominadas por Marshall (1984) e sua classificao superestrutural, de acordo com Van Dijk (1992). Sobre a apresentao grfica, so apresentados eanalisados os aspectos grficos e deficincias de ordem grfico informacional do contedo que dificultam a leitura e compreenso das bulas de medicamentos. [ Download ]
38

Severo, Ricardo Ferreira, Leonardo Nabaes Romano, André Rogério Kinalski Bender, and Natalia Madalena Boelter. "Relação entre os fatores de influência no projeto e a estrutura funcional de uma descascadora de mandioca." Ciência Rural 44, no. 9 (September 2014): 1568–73. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20121024.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Tipicamente, a mandioca é comercializada na forma in natura, o que requer o descasque manual para posterior consumo humano. Atualmente, é crescente a comercialização da mandioca sem casca, pré-cozida e congelada, no entanto, o beneficiamento é realizado de forma artesanal. Este artigo trata do estudo da operação de retirada da casca e da entrecasca da mandioca, assim como dos demais fatores envolvidos, necessários à construção da base de conhecimentos requeridos para a definição conceitual da estrutura funcional, que expressa um equipamento a ser desenvolvido, destinado a este fim. Assim, o trabalho se delimita às fases iniciais do processo de projeto de produtos industriais. Nesse contexto, o objetivo é verificar se existe relação entre os fatores de influência na operação de descasque e a estrutura funcional de uma descascadora de mandioca. A metodologia empregada baseia-se no modelo de referência para o processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas, com foco nas atividades concernentes às fases de projeto informacional e conceitual. Os resultados obtidos definem que a análise da operação de descasque, o conhecimento do sistema de cultivo e do processo operacional, as interferências e limites, os requisitos energéticos, o clima, ambiente e a planta são fatores de influência determinantes para a definição completa da estrutura funcional do equipamento. A função global "retirar a casca e a entrecasca da mandioca" se desdobra em quatro funções parciais, as quais decompõem-se em treze funções elementares. Destas, dez funções derivam-se diretamente dos fatores de influência identificados inicialmente. Com isso, verifica-se a existência de relação entre os fatores de influência no projeto e a estrutura funcional do descascador de mandioca, demonstrando dependência entre as definições feitas no início da fase de projeto informacional e as atividades da fase de projeto conceitual, responsáveis pela definição linguística do funcionamento do equipamento e de suas interdependências.
39

Tierling, Isielli Mayara Barzotto Martins, and Carla Maria Schmidt. "Custos versus Benefícios resultantes da Ação Coletiva na Agricultura Familiar: Um Olhar Além das Informações Financeiras." Sociedade, Contabilidade e Gestão 15, no. 3 (February 4, 2021): 84–108. http://dx.doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.24355.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A literatura e as teorias que permeiam o desenvolvimento regional têm demonstrado que, além das percepções financeiras positivas e/ou negativas resultantes das ações coletivas, há custos e benefícios não financeiros, falhas e desafios a serem enfrentados pelos grupos. Diante disso, este estudo teve como objetivo central analisar de que forma a estrutura de governança coletiva apresenta influência (social, econômica, informacional, cultural e política) sobre os agricultores familiares associados à Associação de Produtores de Corumbataí do Sul – APROCOR. Para isso, foram utilizados os métodos qualitativo e explicativo, através da pesquisa documental e entrevistas. Os resultados demonstraram que, dentre os inúmeros benefícios gerados aos produtores familiares, destaca-se o papel da APROCOR em proporcionar ganhos econômicos e financeiros, informacionais, sociais, ambientais e de saúde ao trabalhador rural. Além dos benefícios gerados ao produtor, o estudo demonstrou ainda que a ação coletiva gera externalidades positivas, resultando em ganhos para a família do produtor rural, para o meio ambiente e comunidade local. As principais falhas existentes entre os indivíduos analisados incluem dificuldades de natureza cognitiva, estrutural, comportamental, institucional e política, além de desafios, dentre os quais, a capacitação dos agentes e promoção da racionalidade coletiva. Conclui-se que, apesar das falhas, há viabilidade da ação coletiva, uma vez que há possibilidade de minimização das dificuldades e cumprimento dos desafios coletivos.
40

Carmo, Crysna Bonjardim da Silva. "Cláusulas relativas na fala espontânea: uma definição baseada na teoria da língua em ato." Fórum Linguístico 14, no. 2 (June 23, 2017): 2061. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n2p2061.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n2p2061Este artigo apresenta uma definição de cláusula relativa para a fala espontânea do português brasileiro baseada na Teoria da Língua em Ato (CRESTI, 2000). Essa teoria postula o enunciado como a unidade de referência da fala, ou seja, como a menor unidade linguística pragmaticamente autônoma (ato de fala). Nesse quadro, as relações de dependência estabelecidas pela sintaxe podem ser alteradas pela estrutura informacional da prosódia, ou seja: a sintaxe está restringida aos limites das unidades informacionais delimitadas pela prosódia, configurando-se em ilhas sintático-semânticas. Para realizar este estudo, utilizou-se um corpus de fala espontânea, o C-ORAL BRASIL (RASO; MELLO, 2002). A partir da definição de relativa postulada, chegou-se aos seguintes resultados acerca dessas cláusulas: (i) apresentam a semântica de restrição de um conjunto denotado dentro de um conjunto de referência subjacente; (ii) ocorrem linearizadas dentro do enunciado simples ou complexo; (iii) ocorrem isoladas ou como componentes de sentenças dentro dos enunciados.
41

Nogueira, Cristina Luísa Tavares, and Ana Lúcia Silva Ázar. "A Imprensa da Universidade de Coimbra: estrutura orgânico funcional e análise do contexto de produção e fluxo documental e informacional durante a administração do Doutor Joaquim de Carvalho (1921-1934)." Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra 27 (June 4, 2014): 375–404. http://dx.doi.org/10.14195/2182-7974_27_7.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A Imprensa da Universidade de Coimbra foi fundada em 1772 e extinta em 1934, durante o regime do Estado Novo. Agregada à Universidade de Coimbra, teve um papel fundamental na produção tipográfica, editorial e na difusão de obras de carácter literário e científico. O presente estudo de caso aborda de uma forma geral a instituição, incidindo em termos de amostra sobre o período de 1921 a 1934, correspondente à administração do Doutor Joaquim de Carvalho. Apresenta, de forma introdutória, a caraterização daquela instituição, do ponto de vista histórico, orgânico-funcional, custodial e arquivístico, e, particularmente, o contexto de produção e o fluxo documental e informacional. Reforça a importância deste género de estudos para a Arquivística e Ciência da Informação, sobretudo pela pertinência, quer no tratamento intelectual de documentação desta natureza, quer na compreensão da estrutura orgânico-funcional e do fluxo informacional deste tipo de organizações. Entre os principais resultados destacam-se: a análise do fluxo documental no período estudado revelou uma instituição bastante burocrática onde quase todos os procedimentos e atividades resultavam na produção de documentos, e um fluxo informacional bastante controlado em virtude da necessidade de contabilização de custos e receitas inerentes às edições produzidas.
42

Neves Rati de Melo Rocha, Bruno. "O corpus C-ORAL-ESQ e a estrutura informacional da fala de pacientes com esquizofrenia." Working Papers em Linguística 20, no. 1 (September 2, 2019): 212–38. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8420.2019v20n1p212.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Esse trabalho apresenta o C-ORAL-ESQ, corpus oral de pacientes brasileiros com esquizofrenia. O corpus documentará 40 sessões de atendimento psicoterapêutico a pacientes de ambos os sexos, com faixa etária e nível de escolaridade variados. O C-ORAL-ESQ será segmentado em enunciados e unidades tonais a partir de um critério prosódico e pragmático, o qual concebe os enunciados como atos de fala (AUSTIN, 1962), ou seja, sequências com autonomia prosódica e pragmática (CRESTI, 2000). Além disso, o artigo reporta estudos de Cresti, Dovetto e Rocha sobre a estrutura informacional da fala de pacientes italianos com esquizofrenia (CRESTI; DOVETTO; ROCHA, 2015). Os autores notam em alguns pacientes uma tendência para produzir enunciados com menor variação de tipos ilocucionários e de unidades tonais não ilocucionárias.
43

Brito, Ana Maria. "Construções ditransitivas e estrutura informacional em Português Europeu quando o OD é um constituinte pesado." Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 1 (2022): 79–107. http://dx.doi.org/10.21747/16466195/ling2022v1a4.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
The text analyses the relation between argument structure and information structure with “core dative verbs” in European Portuguese (EP), specifically in the constructions with heavy direct objects (DO). Developing some previous analysis , I will argue in favour of the proposal that EP has a basic construction of ditransitives where the DO is projected as complement of a low verbal category and the IO is projected in the specifier position of that verbal category. When the DP DO raises to a higher position because of Case reasons, the order V DO IO is obtained. With a heavy and focalized DO the order is V IO OD and that can be explained if the DP DO leaves a spelled-out copy. This approach makes discursive functional categories such that topic and focus in the left periphery of the Verbal Phrase unnecessary and reinforces the view that in languages like European Portuguese information structure relates, in a very strong way, Syntax and Phonology and Syntax and Prosody.
44

Medeiros, Natália Carolina Duarte de, Francisval De Melo Carvalho, Caio Peixoto Chain, Gideon Carvalho de Benedicto, and Washington Santos da Silva. "Estrutura de capital e assimetria de informação: um estudo em empresas brasileiras de capital aberto dos setores têxtil e de energia elétrica." Revista de Administração da UFSM 11, no. 2 (July 18, 2018): 268. http://dx.doi.org/10.5902/1983465913257.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Diante das diversas teorias a respeito da estrutura de capital e da teoria da Pecking Order, o presente trabalho buscou relacionar a assimetria de informação com a estrutura de capital das empresas, com o intuito de verificar se a assimetria de informação interfere na definição da estrutura do capital nas empresas brasileiras de capital aberto do setor de energia elétrica e têxtil. A pesquisa contou com uma amostra de 53 empresas, sendo 31 do setor de energia elétrica e 22 do setor têxtil, nos anos compreendidos de 2008 a 2012. A metodologia utilizada foi regressão com dados em painel, pois permite que a mesma unidade de corte transversal seja acompanhada ao longo do tempo. Os resultados apontaram que a assimetria de informação é um determinante da estrutura de capital, mas que os setores divergem entre si com relação à teoria da Pecking Order. No caso do setor de energia, a redução da assimetria de informação levou a uma propensão ao endividamento, enquanto no setor de têxtil ocorreu o inverso, visto que empresas menos passíveis de assimetria informacional são avessas ao endividamento.
45

Botelho, Maria de Fátima Cleômenis, and Nelijane Campos Menezes. "Acessibilidade nas bibliotecas da Universidade Federal da Bahia." Revista Informação na Sociedade Contemporânea 6 (April 30, 2022): e27519. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2022v6n0id27519.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A importância da informação para o desenvolvimento social é indiscutível. A partir do século XX passou a ser de importância fundamental para o desenvolvimento da sociedade pós-industrial e pós-moderna. Dessa forma, o acesso a esse bem constitui direito de todos, inclusive das pessoas com deficiência, que lutam, historicamente pelos seus direitos fundamentais, luta essa ratificada pela Organização das Nações Unidas, em 2008, na Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Sendo a informação um direito de todos, esse direito inclui também a pessoa com deficiência e que as bibliotecas universitárias devem empreender ações mediadoras que garantam o acesso igualitário à informação por parte dos usuários com deficiência no âmbito do Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com o objetivo de conhecer as condições de acessibilidade física e informacional nessas bibliotecas, visando a construção do Projeto Bibliotecas Acessíveis do SIBI/UFBA, realizou-se a presente pesquisa, com a aplicação do questionário “Consulta sobre Acessibilidade nas Bibliotecas do SIBI/UFBA”, utilizando a ferramenta Google Forms, para conhecer as condições de adequação física, acervos e equipamentos existentes, além de obter um diagnóstico sobre a qualidade do atendimento ofertado nas bibliotecas. Os resultados revelaram a precariedade da estrutura física e informacional existente na maioria das bibliotecas, demonstrando a necessidade de se promover melhorias substanciais na adequação de espaços, oferta de equipamentos e acervos específicos que permitam a prestação de um atendimento de qualidade que atenda às necessidades informacionais da comunidade de pessoas com deficiência na UFBA e da sociedade em geral.
46

Carvalho, Flaviane Faria. "Os significados sociais construídos pela primeira página de jornais mineiros." Linguagem em (Dis)curso 10, no. 1 (April 2010): 69–89. http://dx.doi.org/10.1590/s1518-76322010000100004.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O presente trabalho visa analisar os significados sociais construídos pelo layout da primeira página dos jornais mineiros Estado de Minas e Super Notícia. O referencial teórico adotado é o da Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988; JEWITT, 2009; KRESS, 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2001, 2006; MACHIN, 2007), que concebe os textos a partir de uma perspectiva multimodal, abrangendo a análise de todos os recursos semióticos utilizados em um tipo de texto, a fim de que se obtenha a compreensão total do seu significado. A metodologia do trabalho é baseada no sistema de "significados composicionais", definido por Kress e van Leeuven (1996, 1998, 2006) como a forma pela qual os recursos representacionais e interativos são integrados para estruturar os elementos do layout e conferir-lhes coerência e unidade de significação, através de três sistemas inter-relacionados: "valor informacional", "saliência" e "emolduramento". Os resultados da análise indicam que o layout do Estado de Minas parece oferecer uma estrutura semiótica orientada para a ampla formação dos leitores; contudo, sugere representações tendenciosas dos atores sociais pertencentes ao domínio da política. Já o layout do Super Notícia possui uma estrutura semiótica assistemática, parecendo habituar seus leitores a informações voltadas para o consumo, sexo e violência.
47

Almeida Reinaldi, Maria Aldinete, Gabrielly Angelo, Carlos Cesar Garcia Freitas, and Inês Cardin Bressan. "ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE GOVERNANÇA CORPORATIVA, ESTRUTURA DE CAPITAL E DESEMPENHO DE EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO: UMA REVISÃO DA LITERATURA." REVISTA CIENTÍFICA ACERTTE - ISSN 2763-8928 2, no. 11 (November 9, 2022): e211107. http://dx.doi.org/10.47820/acertte.v2i11.107.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Esse estudo objetivou analisar, por meio de revisão da literatura, a relação existente entre a Estrutura de Governança Corporativa, a estrutura de capital e os resultados obtidos por empresas de capital aberto. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de um levantamento dos artigos publicados sobre o tema em periódicos de alto impacto classificados na plataforma Sucupira , na área de “Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, no período de 2012 a 2021. Foram selecionados e analisados 34 artigos, em consonância com a Análise de Conteúdos, o que possibilitou a construção de seis categorias de análise, por meio das quais considera-se que as políticas de boas práticas de Governança Corporativa podem influenciar na redução do custo de capital, no nível de assimetria informacional entre gestores e investidores, podendo influenciar ainda na formação da estrutura de capital das empresas, na redução de conflitos de agência e na melhoria do seu desempenho financeiro.
48

Cavalcante, Silvia Regina de Oliveira. "Mudança na posição do sujeito em cartas pessoais brasileiras: a ordem VS e o estatuto informacional do sujeito." Revista Diadorim 20 (December 30, 2018): 101–21. http://dx.doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n0a23270.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Neste trabalho, apresentamos uma análise da posição do sujeito em cartas pessoais escritas por brasileiros nascidos entre o início do século XIX e meados do século XX a fi m de verifi car: (i) como se dá a diminuição da ordem VS ao longo do tempo; (ii) em quais contextos sintáticos o sujeito pós-verbal ocorre; (iii) como se pode relacionar essa mudança a um contexto de competição de gramáticas. Com relação ao item (iii), nossa pergunta principal está relacionada às gramáticas subjacentes que geram um sujeito pós-verbal: a ordem VS pode ser gerada por fatores de estrutura informacional (foco informacional, foco contrastivo), por condicionamentos sintáticos (interrogativas, subordinadas) ou pode ser remanescente em construções inacusativas e de inversão locativa (que são os casos encontrados em línguas como Francês ou Inglês). Isso pode se dever à mudança paramétrica que afeta o Português Brasileiro, um sistema caracterizado como de sujeito nulo parcial.
49

Da Silva, Marcia Regina, Fabiano Ferreira de Castro, and Gabriella Lemes. "Catalogação de partituras musicais: reflexões e aplicações em acervos institucionais." Documentación de las Ciencias de la Información 45, no. 1 (January 27, 2022): 83–93. http://dx.doi.org/10.5209/dcin.77100.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
As partituras são registros musicais que possuem características singulares para sua produção, circulação e uso. O objetivo deste artigo é descrever e refletir sobre as principais etapas do tratamento de partituras musicais do acervo do Coral USP. Trata-se de um trabalho exploratório-descritivo e caracterizado como um relato de experiência, o qual apresenta elementos da catalogação de partituras tendo como referência o RDA, o padrão de metadados MARC, o referencial teórico acerca dos estudos a respeito da notação musical e as necessidades dos usuários identificadas no ambiente informacional. O processo de organização da particoteca seguiu um planejamento estratégico desenvolvido em três estágios: 1) diagnóstico; 2) capacitação e; 3) ações. O proceso de catalogação apresentado denota a possiblidade de criação de registros descritivos que representam as partituras enquanto documentos passíveis de recuperação em sistemas de gerenciamento bibliográfico. Conclui-se que a leitura documental e a catalogação de partituras exige do catalogador conhecimentos a respeito da estrutura do documento e da notação musical para garantir o atendimento às necessidades informacionais dos usuários, em especial no ambiente digital.
50

Araujo, Andre Vieira de Freitas, and Giulia Crippa. "Confusa e irritante multidão de livros: relações entre o contexto histórico-informacional da Europa Moderna e a estrutura documentária de Bibliotheca Universalis, de Conrad Gesner." InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação 7, esp (August 10, 2016): 224. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7iespp224-241.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A Imprensa teve como um dos seus mais significativos impactos a vasta, intensa e acelerada produção de bibliografias, como meios de registro, organização, seleção, disponibilização e mediação de documentos. Entre as inúmeras conseqüências da Imprensa está a necessidade de se operar a chamada explosão informacional - fenômeno investigado, do ponto de vista histórico-cultural, por autores como Peter Burke e Ann Blair. A partir desta paisagem, o artigo busca estabelecer relações entre o contexto histórico-informacional da Europa Moderna e Bibliotheca Universalis, de Conrad Gesner (Séc. XVI). Bibliotheca arrola aspectos da cultura manuscrita e impressa e traz implicitamente uma profunda reflexão descritiva e semântica sobre os documentos e os saberes, conforme se evidencia nos estudos de Alfredo Serrai e Fiammetta Sabba. O “gesto bibliográfico” gesneriano é mais do que uma resposta a confusa et noxia illa librorum multitude (“confusa e irritante multidão de livros”, que hoje nos remete ao sentido da denominada information overload): é a força que arquiteta a própria Bibliografia enquanto disciplina.

До бібліографії