Добірка наукової літератури з теми "Estrutura Informacional"

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся зі списками актуальних статей, книг, дисертацій, тез та інших наукових джерел на тему "Estrutura Informacional".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Статті в журналах з теми "Estrutura Informacional":

1

Rodrigues, Patrícia. "Orações causais e estrutura informacional da sentença." Gragoatá 23, no. 46 (August 30, 2018): 544. http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n46a1135.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este trabalho investiga as orações causais do português brasileiro introduzidas por porque. O objetivo principal é mostrar que, para obter-se uma análise adequada dessas orações, é necessário levar em conta a estrutura informacional da sentença. Em geral, assume-se implicitamente que as orações causais próprias com porque são sempre focalizadas, e, por esse motivo, são analisadas como orações subordinadas de predicado. Este artigo mostra que é possível atribuir diferentes estruturas informacionais a essas construções: ou (i) a construção causal é associada a uma única estrutura foco-pressuposição, em que a oração subordinante veicula a pressuposição, e a oração causal, o foco; ou (ii) a construção causal pode ser associada a duas estruturas foco-pressuposição distintas. Argumenta-se que, enquanto a análise como subordinada de predicado se aplica corretamente aos casos descritos em (i), essa análise não é adequada aos casos descritos em (ii). Conclui-se que a oração causal nesses casos deve ser analisada como uma oração subordinada de frase.
2

Rodrigues, Patrícia. "Orações causais e estrutura informacional da sentença." Gragoatá 23, no. 46 (August 30, 2018): 544–65. http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.v23i46.33589.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este trabalho investiga as orações causais do português brasileiro introduzidas por porque. O objetivo principal é mostrar que, para obter-se uma análise adequada dessas orações, é necessário levar em conta a estrutura informacional da sentença. Em geral, assume-se implicitamente que as orações causais próprias com porque são sempre focalizadas, e, por esse motivo, são analisadas como orações subordinadas de predicado. Este artigo mostra que é possível atribuir diferentes estruturas informacionais a essas construções: ou (i) a construção causal é associada a uma única estrutura foco-pressuposição, em que a oração subordinante veicula a pressuposição, e a oração causal, o foco; ou (ii) a construção causal pode ser associada a duas estruturas foco-pressuposição distintas. Argumenta-se que, enquanto a análise como subordinada de predicado se aplica corretamente aos casos descritos em (i), essa análise não é adequada aos casos descritos em (ii). Conclui-se que a oração causal nesses casos deve ser analisada como uma oração subordinada de frase. ---DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n46a1135
3

Menuzzi, Sérgio de Moura, and Gabriel Roisemberg. "Tópicos contrastivos e contraste temático: um estudo do papel discursivo da “articulação informacional”." Cadernos de Estudos Lingüísticos 52, no. 2 (August 2, 2011): 231–52. http://dx.doi.org/10.20396/cel.v52i2.8637191.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Neste artigo, discutimos o impacto da articulação informacional da sentença na organização do discurso. Em particular, investigamos o importe informacional das construções de tópico constrastivo sob o prisma de duas teorias formais da estrutura do discurso: Segmented Discourse Representation Theory (SDRT; ASHER; LASCARIDES, 2003) e Questions Under Discussion (QUD; ROBERTS, 1996; BÜRING, 2003). Para a primeira teoria, as relações discursivas que compõem o discurso – como “paralelo”, “contraste”, etc. – são primitivos sujeitos a diferentes condições contextuais; para a última, por outro lado, a estrutura discursiva é um subproduto do componente informacional presente nas sentenças, que desencadeia um conjunto de “perguntas implícitas” que, em última análise, estruturam o discurso. Nossa conclusão é a de que o arcabouço teórico oferecido pela QUD é mais adequado do que o da SDRT para dar conta do uso das construções de tópico contrastivo em discursos conexos – ainda que a QUD também precise de certas modificações. Mais especificamente, mostramos que a vantagem da QUD sobre a SDRT está precisamente na conexão intrínseca que tal teoria estabelece entre a estrutura informacional da sentença e a estrutura do discurso.
4

Pinto, Carlos Felipe Da Conceição. "A relação entre sintaxe e discurso no ensino de línguas estrangeiras." Revista Horizontes de Linguistica Aplicada 8, no. 1 (April 9, 2011): 40. http://dx.doi.org/10.26512/rhla.v8i1.691.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Os estudos em gramática funcional e gerativa vêm mostrando que a estrutura sintática da língua está estreitamente relacionada com a estrutura informacional da sentença. Nessa perspectiva, sentenças como “Se enojó Juan” e “Juan se enojó”, do espanhol,embora apresentem o mesmo valor de verdade do ponto de vista semântico, não são utilizadas nos mesmos contextos discursivos, tendo-se em conta que apresentam estruturas informacionais diferentes. Este artigo tem a finalidade de discutir alguns aspectos da relação entre sintaxe e discurso no ensino de línguas estrangeiras considerando que, muitas vezes, línguas diferentes apresentam a mesma estrutura sintática com relação à ordem de palavras, mas os contextos em que cada ordem de palavra aparece são diferentes e os aprendizes tendem a transportar a estrutura informacional da língua materna para a língua estrangeira. Na primeira parte, são discutidas algumas noções pragmático-discursivas como foco-pressuposição, tem a rema, tópico-comentário, informação velha-informação nova, foco informativo-foco contrastivo. Na segunda parte do texto, são apresentados dados do português e do espanhol que mostram que, embora as línguas tenham em geral a mesma ordem de palavras, seus usos discursivos são diferentes e, se não forem trabalhados corretamente, podem gerar interferência no processo de aprendizagem/aquisição da língua estrangeira.
5

Maia Rocha, Bruna, and Tommaso Raso. "A unidade informacional de Introdutor Locutivo no português do Brasil." Domínios de Lingu@gem 5, no. 1 (July 14, 2011): 327–43. http://dx.doi.org/10.14393/dl9-v5n1a2011-21.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Neste artigo é apresentada a análise da unidade informacional usada na fala para sinalizar que o espaço locutivo subseqüente apresenta um ponto de vista unitário que difere daquele do restante do texto. A unidade é denominada Introdutor Locutivo (INT) na a Teoria da Língua em Ato (TLA), base teórica do estudo. A TLA parte da teoria dos Atos de Fala e analisa a estrutura informacional de um enunciado levando em consideração a interface prosódica entre locução e ilocução. Para este estudo foi analisado um subcorpus composto de 10 textos de cerca de 1500 palavras cada, extraídos do corpus C-ORAL-BRASIL, portador da maior variação diafásica possível, com o objetivo de obter, assim, uma gama variada de ilocuções e estruturações informacionais. São descritas as características funcionais, distribucionais, prosódicas, morfossintáticas e lexicais do INT em PB. Os resultados, contribuem para o estudo da estrutura informacional em PB e permitem a comparação interlingüística com línguas às quais já foi aplicada a mesma base teórica.
6

Alves Lima, Justino. "Degrau informacional." Revista do Serviço Público 45, no. 3 (April 8, 2015): 179–86. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v45i3.849.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Analisa a qualidade da informação que é concedida ao cidadão brasileiro. Esclarece que o poder informacional está concentrado na mídia, especialmente na televisiva, e que culmina numa informação massificada que tende à manipulação. Apresenta a teoria do degrau informacional, em que as peças institucionais (bibliotecas) não apresentam proporção de importância. Estabelece a necessidade de uma nova tendência institucional que modifique a estrutura da concessão da informação, privilegiando a biblioteca escolar.
7

Almeida, Bonifácio Chaves de, and Raymundo das Neves Machado. "Desenvolvimento do acervo informacional do IFBA na ótica dos responsáveis pelas unidades informacionais." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 17 (January 2, 2019): e019001. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v1i0.8652931.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Com o objetivo de investigar a percepção dos responsáveis pelas unidades informacionais dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no que tange aos procedimentos para a formação e desenvolvimento da coleção de material informacional da autarquia e a comparação dessa percepção com os preceitos da literatura da área, foi realizada uma pesquisa com a população de representantes das unidades informacionais da instituição, metodologicamente caracterizada como exploratória no que tange aos objetivos, quantitativa no que se refere à abordagem do problema e de levantamento ou survey, quanto aos procedimentos. De início, conjecturou-se que, na visão dos representantes dessas unidades informacionais, as bases teóricas acerca do tema eram empregadas com parcimônia e que não assentia a construção do acervo informacional colaborativo das unidades, apesar da estrutura multicampi do IFBA. Os resultados, alcançados a partir da análise de dados correlatos por meio da proposta de Macnaughton e do oscilador estocástico de Wilder Júnior, apontaram para algumas variáveis o emprego moderado, para outras o uso apresenta robusteza e em algumas variáveis a empregabilidade do ensinamento teórico-conceitual, quanto ao gerenciamento da coleção informacional, é frágil.
8

Santos, Fabiano, and Júlio Canello. "Comissões Permanentes, Estrutura de Assessoramento e o Problema Informacional na Câmara dos Deputados do Brasil." Dados 59, no. 4 (October 2016): 1127–68. http://dx.doi.org/10.1590/001152582016109.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
RESUMO É quase consenso na literatura sobre o Legislativo no Brasil que faltariam regras e procedimentos capazes de incentivar o desenvolvimento de expertise e capacitação dos parlamentares para a formulação de políticas públicas. Por essa perspectiva, o Congresso ainda estaria por desenvolver mecanismos informacionais no seu modo de atuar. Contudo, é possível detectar, no interior da Câmara dos Deputados, núcleos de excelência, a princípio, capacitados para o exercício de funções de cunho informacional: suas comissões permanentes e a estrutura de assessoria da Câmara (e dentro desta se destacando a Consultoria Legislativa). O artigo analisa especificamente o segundo mecanismo, propondo hipóteses sobre as condições em que o potencial informativo da assessoria é ativado, estabelecendo uma dinâmica informacional em seu modo de atuar e em sua interação com o plenário. A plausibilidade de tais proposições é examinada combinando entrevistas com assessores legislativos à análise quantitativa do fluxo de trabalho das comissões e da própria consultoria.
9

Bonjardim da Silva Carmo, Crysna, and Heliana Mello. "Cláusulas relativas na fala espontânea do português do Brasil: Um estudo exploratório baseado no corpus c-oral-brasil." Signum: Estudos da Linguagem 19, no. 2 (December 16, 2016): 342. http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n2p342.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Este artigo sistematiza o resultado de investigações exploratórias sobre as cláusulas relativas encontradas no minicorpus de fala espontânea do português do Brasil (PB), etiquetado informacionalmente, extraído do corpus C-ORAL-BRASIL. A seleção dos dados enfocou a identificação dos enunciados nos quais as cláusulas relativas ocorrem. Para essa tarefa, utilizou-se a plataforma DB – IPIC (Panunzi & Gregori, 2011). Em seguida, para triagem das cláusulas relativas, empregou-se a ferramenta computacional AntConc (Anthony, 2013). Para verificação da estrutura informacional dos enunciados, adotou-se o programa WinPitch (Martin, 2004). Os resultados encontrados: (i) corroboram, em termos prosódicos, a diferença entre cláusulas relativas restritivas e relativas não-restritivas – as primeiras ocorrem linearizadas numa mesma unidade informacional e as últimas, padronizadas em mais de uma unidade informacional; e (ii) demonstram que no PB, ambas ocorrem preferencialmente na unidade de COM, e mesmo o padrão informacional preferencial das relativas não-restritivas é resultado da combinação com uma unidade informacional de COM. Além disso, o artigo apresenta uma descrição de cláusulas relativas através de um modelo diagramático que permite alcançar: (i) as relações internas entre cláusula relativa e principal; e (ii) a estrutura informacional definidora da estrutura interna dos enunciados – escopo de realização das cláusulas relativas.
10

Albanez, Tatiana, Maurício Ribeiro do Valle, and Luiz João Corrar. "Fatores institucionais e assimetria informacional: influência na estrutura de capital de empresas brasileiras." RAM. Revista de Administração Mackenzie 13, no. 2 (April 2012): 76–105. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712012000200004.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O objetivo principal deste trabalho é analisar se a presença de importantes fatores institucionais brasileiros, como o acesso a fontes e linhas diferenciadas de financiamento, afeta a significância estatística e econômica da assimetria informacional, principal pressuposto da teoria de pecking order, na determinação da estrutura de capital de empresas brasileiras. Para tanto, foram utilizadas variáveis de controle, variáveis representativas de fatores institucionais e de assimetria informacional num painel de dados referente a empresas brasileiras de setores industriais, cujas ações foram negociadas na Bovespa, no período 1997-2007. Como principais resultados encontra-se que as variáveis tamanho, tangibilidade, rentabilidade e risco são importantes determinantes da estrutura de capital das empresas analisadas, sendo também significativa a participação de linhas diferenciadas no endividamento dessas empresas. Em resposta ao objetivo da pesquisa, verifica-se que a assimetria informacional não perde significância estatística e econômica no modelo proposto, após a inclusão de variáveis representativas de fatores institucionais, o que evidencia a importância da assimetria informacional na determinação da estrutura de capital de empresas brasileiras. O sinal negativo encontrado apoia a teoria de pecking order, na qual essas empresas seriam menos endividadas devido à possibilidade de captarem recursos por meio da emissão de ações. Ressalta-se que as proxies utilizadas para representar o atributo assimetria informacional constituem uma limitação da pesquisa. Em razão disso, sugere-se, para trabalhos futuros, a utilização de outras variáveis, com o propósito de verificar a consistência dos resultados aqui encontrados, bem como a análise da influência da assimetria informacional sobre o custo de capital de empresas brasileiras, com o intuito de verificar se empresas consideradas com menor assimetria informacional conseguem captar recursos a taxas de juros mais atrativas.

Дисертації з теми "Estrutura Informacional":

1

Menezes, Priscila Bezerra de. "A estrutura tópico-comentário no português brasileiro: a organização informacional da sentença." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8702.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Esta pesquisa tem por finalidade analisar as construções sentenciais de tópico-comentário, de tópico marcado e de tópico não marcado, em produções textuais de estudantes do sexto ao nono anos do segundo segmento do ensino fundamental de escola pública localizada em comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro, tendo sido analisadas 316 produções de um universo de 1040. O aporte teórico é o Funcionalismo, com ênfase na teoria dos três diferentes tipos de sujeito Sujeito Lógico, Sujeito Psicológico e Sujeito gramatical de Halliday (1994) e na teoria da Estrutura Informacional (Information Structure) de Lambrecht (1994). Partindo de análise quantitativa e qualitativa de corpus, investigou-se, de um lado, o percentual de aparecimento de construções de tópico marcado e não marcado e, de outro, os diferentes tipos de tópico não marcado e as motivações sintáticas e pragmático-discursivas de sua utilização. A análise foi feita em duas etapas. Primeiramente, para a identificação e a quantificação das construções sentenciais de tópico marcado, procedeu-se à investigação das seguintes variáveis: 1) tipo de tópico marcado mais recorrente, segundo categorização específica referente ao tópico e suas relações argumentais com o verbo 2) Posição mais frequente, considerando a estrutura textual e a ambiência sintática de favorecimento do uso do pronome correferente (presença/ausência de sintagma ou oração intercalada entre tópico sentencial e pronome correferente). A fim de investigar os contextos favorecedores de uso dos tópicos não marcados sujeito pronominal pleno de 3 pessoa e sujeito pronominal nulo de 3 pessoa, consideraram-se as seguintes variáveis: 1) tipo de oração e 2) conexão discursiva cf. Paredes Silva (2003). Os resultados obtidos permitem sistematizar as condições de uso das estruturas estudadas. Com relação às construções sentenciais de tópico marcado, verificou-se que se constitui em estratégia de ativar no discurso o elemento sobre o qual informações novas serão transmitidas, marcando-o como o tópico sentencial. Relativamente aos tópicos não marcados, as estratégias de uso estão relacionadas ao tipo de oração e ao grau de conexão discursiva da sentença. O uso do sujeito nulo está diretamente relacionado à conexão discursiva de grau 1, denominado ótimo. Uma breve análise de tais construções em autores consagrados da literatura brasileira e demais autores brasileiros contemporâneos permite afirmar que as construções de tópico, principalmente as que contêm tópico marcado, merecem uma atenção maior no ensino de Língua Portuguesa, uma vez que constituem uma estratégia pragmático-discursiva de uso corrente e de função relevante nos processos interacionais. O estudo das construções de tópico, portanto, merece uma atenção especial, uma vez que refletem a riqueza de nosso idioma, ao representar uma estratégia pragmático-discursiva que, se bem desenvolvida, constituir-se-á em uma ferramenta a mais para o usuário da língua no que concerne ao uso consciente e competente do idioma materno
The present study aims at analyzing sentence constructions of commentary topic, marked-topic and unmarked topic in textual productions of students attending the last four years of elementary education in a public school located in a poor community in the West zone of Rio de Janeiro. 316 out of 1040 productions have been analyzed. Functionalism has been used as the theoretical background with special emphasis on three different types of subject the Logical Subject, the Psychological Subject and the Grammatical Subject - Halliday (1994) and on Lambrechts information structure (1994). Based on the quantitative and qualitative analysis of the corpus, we have investigated, on the one hand, the percentage of marked and non-marked topic construction appearances and, on the other hand, the different types of non-marked topics and the syntactic and pragmatic discursive motivations of their usage. The analysis has been done in two stages. Firstly, for the identification and quantification of sentence constructions of marked topics, the investigation of the following variables has been made: 1st) most recurrent marked topic, according to specific categorization referring to the topic and its argumentative relationship with the verb, 2nd) most frequent position, taking into account the textual structure and the syntactic ambience of favoring the use of the coreferent pronoun (presence / absence of the syntagma or intercalated clause between sentence topic and coreferent pronoun). In order to investigate favoring contexts of the use of non-marked topics of 3rd person full pronominal subject and 3rd person null pronominal subject, the following variables have been considered: 1st) type of clause and 2nd) discursive connection, Paredes Silva (2003). The results obtained allow us to systematize the use conditions of the studied structures. When it comes to the sentence constructions of marked topic, we could perceive that it is a strategy of activating in the discourse the element about which the new information will be transmitted, marking it as the sentence topic. When it comes to non-marked topics, the strategies of use are related to the type of clause and to the degree of discursive connection of the sentence. The use of the null subject is directly related to the discursive connection degree 1, which is considered great. A brief analysis of such constructions in works of renowned authors in the field of Brazilian literature and other contemporary Brazilian authors allow us to say that topic constructions, especially the ones that contain marked topics, deserve greater attention in the education of Portuguese language, since they represent a pragmatic discursive strategy which is relevant and commonly used in interactional processes. Therefore, the study of topic construction deserves special attention since it reflects the richness of our language when it represents a pragmatic discursive strategy that, if well developed, can be one more tool for the language user when it comes to the conscientious and competent use of the mother tongue
2

Veloso, Valdirene Filomena Zorzo. "A estrutura informacional e as duplicações: uma contribuição ao ensino de E/LE." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-03032010-100354/.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Esta pesquisa tem por objetivo verificar se os alunos-informantes, aprendizes brasileiros de espanhol como língua estrangeira, e futuros professores, utilizam a duplicação, assim como investigar se a hipótese de que a experiência em sala de aula focada no fornecimento de input abundante e centrada na comunicação pode levar a melhores resultados no uso de pronomes clíticos e das duplicações em comparação aos obtidos por meio de trabalho centrado na gramática. Para tanto, propusemos um experimento com três diferentes situações pedagógicas de expor os alunos-informantes às duplicações em estruturas com o pronome clítico em espanhol, a fim de comprovar se há diferença no resultado final da aprendizagem a partir de diferentes processos de manipulação do input (PMI). Como o fenômeno que analisamos está estritamente relacionado à organização da estrutura informacional visando à melhor veiculação da informação em benefício da comunicação, adotamos a Gramática Funcional da corrente holandesa (DIK, 1981, 1989, 1997) para o entendimento do referido fenômeno. Pela mesma razão, buscamos uma teoria de aquisição e aprendizagem que pudesse corroborar o experimento que realizamos com os alunos-informantes, com o intuito de verificar a validade de nossa proposta de diferença no output destes aprendizes em função de processos, também diferenciados, de manipulação do input. Deste modo, a Teoria do Monitor proposta por Krashen (1976 e 1982), mais especificamente, a Hipótese do Input, pareceu-nos pertinente para testar nossa hipótese sobre o uso da duplicação. Assim, pudemos concluir que os informantes, usaram a duplicação em suas produções a partir de uma situação comunicativa apresentada pela história em quadrinhos selecionada e que há diferença no output em função da metodologia de exposição dos aprendizes aos conteúdos estabelecidos. A proposta metodológica que apresentou input centrado na comunicação e contextualizado obteve resultados mais significativos em termos de output. Esta proposta de PMI atende à concepção funcionalista da linguagem, logo o input que deve ser dado aos aprendizes é aquele que mais se aproxima da situação real de comunicação, pois a estrutura informacional será compreendida, o input será compreensível e possibilitará o processo de aprendizagem/aquisição proposto por Krashen (1982) em sua hipótese do input.
This research aims at verifying if the students-informants, Brazilian learners of Spanish as a foreign language, and future teachers, use the duplicate phenomena, as well as investigate if the hypothesis that the experience in classroom focused on providing abundant input and focused on communication can lead to better results in the use of clitic pronouns and duplicate in comparison to the ones which are focused on grammar. Therefore we proposed an experiment which contemplates three different pedagogical situations that expose the students-informants to the duplicate occurrence of clitic structures in Spanish in order to prove if there is difference in the final result of the learning process starting from different process of manipulation of input (PMI). As the phenomena we analyzed is closely related to the organization of the informational structure aiming at the best way of spreading the information for the benefit of communication, we chose the Functional Grammar based on the Dutch doctrine (Dik, 1981, 1989, 1997) for the understanding of that very phenomenon. For the same reason, we seek a theory of acquisition and learning that could corroborate the experiment we conducted with the students-informants in order to check the validity of our proposal for a difference in the output of these learners in terms of processes, also differentiated, in handling the input. Thus, the Monitor Theory proposed by Krashen (1976 and 1982), more specifically, the Input Hypothesis seemed appropriate to test our hypothesis about the use of duplication. So, we concluded that the informants used the duplicate phenomena in their production from a communicative situation presented by the chosen comic book and that there is some difference in the output depending on the methodology of exposure of learners to the table of contents established. The methodological proposal which presented the input centered on communication and contextualized obtained more significant results in terms of output. This PMI proposal meets the functionalist conception of language, therefore the input that should be given to learners is the one that most closely matches the real situation of communication, because the informational structure is understood, the input is comprehensible and enables the learning process / acquisition proposed by Krashen (1982) in his hypothesis of the input.
3

Brocchi, Raphael Leon Peres. "A assimetria de informações e as decisões corporativas de estrutura de capital." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/17086.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Acadêmico em Administração, 2014.
Submitted by Ana Cristina Barbosa da Silva (annabds@hotmail.com) on 2014-11-26T17:19:17Z No. of bitstreams: 1 2014_RaphaelLeonPeresBrocchi.pdf: 639750 bytes, checksum: 17944237cbd72691ca608c8c319fcc64 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2014-11-26T18:05:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_RaphaelLeonPeresBrocchi.pdf: 639750 bytes, checksum: 17944237cbd72691ca608c8c319fcc64 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-11-26T18:05:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_RaphaelLeonPeresBrocchi.pdf: 639750 bytes, checksum: 17944237cbd72691ca608c8c319fcc64 (MD5)
Neste trabalho busca-se analisar a relação entre assimetria de informação e decisões corporativas de investimento, mais precisamente os níveis de endividamento das empresas . Segundo Derrien e Keckés (2013) esta relação ocorre de maneira negativa, ou seja, a medida que o contexto organizacional se torna mais transparente, as empresas tendem a possuir menores níveis de endividamento. A pesquisa é descritiva e explanatória. É utilizado dados em painel para combinar a análise de dados em cortes transversais com series temporais. O procedimento de amostragem é o por conveniência, escolhendo-se todas as empresas que possuíam dados suficientes para a realização da pesquisa no banco de dados da Economática e que estavam listadas na BM&FBOVESPA. A amostra é composta de 81 empresas com observações trimestrais para as series temporais, exceto o beta que possui observações anuais, pelo período de 2008 à 2013. Desta forma, obteve-se 1.944 observações no painel de dados, 486 observações para o beta e 81 observações para os dados de corte transversal. Os resultados sugerem que existe relação entre assimetria de informação e decisões corporativas de estrutura de capital, sendo que as empresas que possuem maiores níveis de transparência também possuem menor nível de endividamento. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work seeks to analyse the relation between information asymmetry and corporate investment decisions, more specifically the level of indebtedness of companies. According to Derrien e Keckés (2013) this relation occurs in a negative way, which means that as the organizational context becomes more transparent the companies tend to have lower levels of indebtedness. The research is descriptive and explanatory. Panel data was used to combine the cross sectional data analysis with the time series. The procedure of sampling is by convenience, choosing all the companies which had enough data for the research on Economática data base and were listed on BM&FBOVESPA. The sample is made of 81 companies with trimestral observations for the time series, except for the beta which has annual observations, for the period of 2008 to 2013. Therefore, 1,944 observations for the panel data, 486 observations for the betal and 81 observations for the cross sectional data were obtained. The results suggest that there is a relation between information asymmetry and corporate decision of capital structure with the companies which have higher levels of transparency also having a lower level of indebtedness.
4

Pimenta, Shirley Guimarães. "A relação entre informação e a estrutura de conhecimento na resolução de problemas : estudo experimental." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/15714.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2013.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2014-05-28T13:48:41Z No. of bitstreams: 2 2013_ShirleyGuimaraesPimenta2.pdf: 18522 bytes, checksum: 4f03d619003d319a558dc389ffdaf8cd (MD5) 2013_ShirleyGuimaraesPimenta.pdf: 2324657 bytes, checksum: 105b4c2a6e749bd4f1d38819335f902b (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2014-05-28T15:08:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 2013_ShirleyGuimaraesPimenta2.pdf: 18522 bytes, checksum: 4f03d619003d319a558dc389ffdaf8cd (MD5) 2013_ShirleyGuimaraesPimenta.pdf: 2324657 bytes, checksum: 105b4c2a6e749bd4f1d38819335f902b (MD5)
Made available in DSpace on 2014-05-28T15:08:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2013_ShirleyGuimaraesPimenta2.pdf: 18522 bytes, checksum: 4f03d619003d319a558dc389ffdaf8cd (MD5) 2013_ShirleyGuimaraesPimenta.pdf: 2324657 bytes, checksum: 105b4c2a6e749bd4f1d38819335f902b (MD5)
Discute a interação usuário-texto no contexto da resolução de problemas, adotando abordagem interdisciplinar com contribuições vindas do ponto de vista cognitivo na Ciência da Informação e do processamento da informação na Psicologia Cognitiva. O objetivo geral é verificar o efeito da interação do solucionador com o enunciado sobre o tempo utilizado e o escore alcançado na resolução de problemas. Com fundamento na literatura referenciada, é proposto modelo conceitual que, enfatizando a relação entre os conceitos estudados, proporciona base para a formulação e verificação de seis hipóteses de trabalho, verificadas por meio do método experimental, recomendado para estudos de relações de causa e efeito. O contexto da verificação é a Física e a situação é a resolução de problemas de Física. O estudo requereu a manipulação de duas variáveis independentes: o nível de expertise do solucionador e da extensão do enunciado do problema. Essas, por sua vez, são consideradas em dois níveis, o primeiro, os solucionadores novatos e experts, e o segundo, enunciados curtos e longos, respectivamente. O efeito dessa manipulação é mensurado em duas variáveis dependentes: o tempo utilizado e o escore alcançado na resolução do problema. São realizados dois experimentos em que se verifica a influência das variáveis independentes na presença e na ausência de interação do solucionador com o enunciado durante a resolução de dois problemas por cada participante. Os dados, tratados estatisticamente, por meio da execução de Análise de Variância e testes t relacionado e independente. No Experimento 1, é verificado que na presença da interação do solucionador com o enunciado, o nível de expertise influencia o escore alcançado e a extensão do enunciado influencia o tempo utilizado e o escore alcançado. No entanto, não é observada interação entre as duas variáveis. No Experimento 2, os resultados indicam que na ausência da interação do solucionador com o enunciado, o nível de expertise não influência o tempo utilizado e o escore alcançado por ambos os grupos. Por outro lado, a extensão do enunciado influencia o tempo utilizado e o escore alcançado. Além disso, é observada interação entre as variáveis independentes sobre o escore alcançado. As conclusões são no sentido de que a interação do usuário-texto desempenha papel primordial no processo de resolução de problemas, produzindo efeito sobre o tempo utilizado e o escore alcançado na resolução do problema. Os achados trazem contribuições de natureza teórico-conceitual, de emprego de método experimento utilizado em menor escala na Ciência da Informação e de reforço à natureza interdisciplinar dessa Ciência. Recomendações para estudos futuros são no sentido de aplicar o modelo conceitual proposto em outros contextos tais como o de tomada de decisão. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
It is discussed the interaction user-text in the context of problem solving. Such intent requested the adoption of an interdisciplinary approach with contributions taken from the cognitive viewpoint in Information Science and information processing in Cognitive Psychology. The main aim is to verify the effect of the interaction between the solver and the problem statement over the time spent and the score achieved in solving the problems. It is proposed a conceptual model based on the literature referenced and with which is emphasised the relationship amongst relevant concepts to this study. The conceptual model also provides a basis for formulating and testing six working hypothesis which are verified by means of experimental method, recommended for studies of cause and effect like this one. The context of verification is physics and the chosen situation is the problem solving in physics. The study required the manipulation of two independent variables: the solver level of expertise and the problem statement length. Such variables are considered at two levels: novices and experts solvers and short and long problem statements respectively. The effect of these manipulations is measured on the two dependent variables: the time spent on solving the problem and the score achieved. Two experiments were conducted with the purpose of measuring the influence of the independent variables taking into consideration the presence and the absence of interaction solver-statement. Data were statistically examined by means of the analysis of variance and the related and independent t tests. In the Experiment 1, findings indicated that the level of expertise influences the score achieved and the problem statement length influences the time spent and the score achieved. Nevertheless, there was no interaction between the level of expertise and the problem statement length in the presence of interaction solver-problem statement. In the Experiment 2, findings indicated that the level of expertise did not influence the time spent and the scores achieved by both groups. Moreover, the problem statement length influences the time spent and the score achieved. Beyond that, there is an interaction between the independent variables on the score achieved in the absence of interaction solver-problem statement. The findings are in the sense that the interaction user-text plays a relevant role in the problem solving process with effect on the time spent and on the score achieved in such process. The results bring theoretical-conceptual contributions at the same time that highlight the employment of experimental method employed a smaller scale in Information Science and reinforce the interdisciplinary nature of this science. Recommendations for future studies are in order to apply the proposed conceptual model in other contexts such as decision-making.
5

Aleixo, Felipe [UNESP]. "Estrutura informacional e clivagem: análise da veiculação de informação em construções clivadas do português brasileiro contemporâneo escrito." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/136077.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Made available in DSpace on 2016-03-07T19:21:07Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-11-03. Added 1 bitstream(s) on 2016-03-07T19:25:05Z : No. of bitstreams: 1 000858343.pdf: 601525 bytes, checksum: 5e03c01d3435b51890c28a9ab3de25cb (MD5)
Neste estudo funcionalista, descrevemos e analisamos as construções clivadas do português brasileiro contemporâneo escrito com o objetivo central de analisar como a informação é veiculada pelos constituintes focais dessas sentenças. Além disso, buscamos perceber se a informação pode motivar o uso de um determinado tipo de estrutura clivada em detrimento de outro. Para isso, elegemos cinco tipos de construções clivadas, a saber, Clivadas Propriamente Ditas (CLIV), Construções É Que (É QUE), Construções Que (QUE), Construções Pseudoclivadas (PC) e Construções Foco Ser (SER) (PRINCE, 1979; BRAGA, 1989; LONGHIN, 1999), que compõem o nosso córpus de pesquisa, com um total de 127 ocorrências, extraídas de 1208 textos da modalidade de enunciação escrita do português. Esses textos fazem parte dos principais cadernos do jornal Folha de S. Paulo e foram produzidos durante o mês de janeiro de 2014. Metodologicamente, adotamos uma perspectiva quali-quantitativa, em que os dados foram analisados de acordo com seis grupos de fatores, a saber: estatuto informacional, grau de ativação dos referentes, categoria gramatical, função sintática, dimensão e contraste - todos esses fatores são analisados diante dos constituintes focais das sentenças clivadas. A codificação dos dados foi operacionalizada por meio do software GoldVarb X, a fim de obter os resultados estatísticos de frequência e a fim de realizar a tabulação cruzada entre a frequência do estatuto informacional das sentenças clivadas e a frequência de cada parâmetro sintático-discursivo. Por meio dos resultados obtidos, vimos que o estatuto informacional mantém forte relação com a produção de categorias gramaticais (como sintagmas nominais), de funções sintáticas (como sujeitos e circunstanciais) e, sobretudo, com a dimensão dos constituintes focais (curtos = informação dada; médios e longos = informação nova). Os grupos de fatores...
In this functionalist study, we described and analysed the cleft constructions in the written contemporary Brazilian Portuguese language with the central aim of analysing how information is conveyed by the focal constituents of such sentences. Additionally, we aimed at perceiving whether information is capable of motivating the use of a given kind of cleft structure instead of other. For this purpose, we selected five kinds os cleft constructions: Per Se Clefts (CLIV), É Que Constructions (É QUE), Que Constructions (QUE), Wh-clefts Constructions (PC) and Ser Focus Constructions (SER) (PRINCE, 1979; BRAGA, 1989; LONGHIN, 1999), which composed our research corpus, with a total of 127 occurrences, taken from 1208 written enunciation mode texts in the Portuguese language. These texts are in the main sections of Folha de S. Paulo newspaper and were written during january, 2014. Methodologically, we adopted a qualiquantitative perspective, in which data were analysed in accordance with six factor groups: informational status, denotata activation level, grammatical category, syntactic function, dimension and contrast - all these factors are analysed in relation to the focal constituents of the cleft sentences. The data codification was held by means of GoldVarb X software, aiming at obtaining the frequency statistical results and aiming at carrying out the crossed tabulation between the cleft sentences informational status frequency and the frequency of each syntactic-discoursive parameter. With the obtained results, we perceived that the informational status keeps strong relation with the production of grammatical categories (like noun phrases), of syntactic functions (like subjects and circumstantials) and, especially, with the dimension of the focal constituents (short = given information; medium and long = new information). The factor groups activation level and contrast of the focal constituents did...
6

Aleixo, Felipe. "Estrutura informacional e clivagem : análise da veiculação de informação em construções clivadas do português brasileiro contemporâneo escrito /." Araraquara, 2015. http://hdl.handle.net/11449/136077.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Orientador: Angélica Terezinha Carmo Rodrigues
Banca: Maria Helena de Moura Neves
Banca: Sanderléia Roberta Longhin
Resumo: Neste estudo funcionalista, descrevemos e analisamos as construções clivadas do "português brasileiro contemporâneo escrito" com o objetivo central de analisar como a informação é veiculada pelos constituintes focais dessas sentenças. Além disso, buscamos perceber se a informação pode motivar o uso de um determinado tipo de estrutura clivada em detrimento de outro. Para isso, elegemos cinco tipos de construções clivadas, a saber, Clivadas Propriamente Ditas (CLIV), Construções É Que (É QUE), Construções Que (QUE), Construções Pseudoclivadas (PC) e Construções Foco Ser (SER) (PRINCE, 1979; BRAGA, 1989; LONGHIN, 1999), que compõem o nosso córpus de pesquisa, com um total de 127 ocorrências, extraídas de 1208 textos da modalidade de enunciação escrita do português. Esses textos fazem parte dos principais cadernos do jornal Folha de S. Paulo e foram produzidos durante o mês de janeiro de 2014. Metodologicamente, adotamos uma perspectiva quali-quantitativa, em que os dados foram analisados de acordo com seis grupos de fatores, a saber: estatuto informacional, grau de ativação dos referentes, categoria gramatical, função sintática, dimensão e contraste - todos esses fatores são analisados diante dos constituintes focais das sentenças clivadas. A codificação dos dados foi operacionalizada por meio do software GoldVarb X, a fim de obter os resultados estatísticos de frequência e a fim de realizar a tabulação cruzada entre a frequência do estatuto informacional das sentenças clivadas e a frequência de cada parâmetro sintático-discursivo. Por meio dos resultados obtidos, vimos que o estatuto informacional mantém forte relação com a produção de categorias gramaticais (como sintagmas nominais), de funções sintáticas (como sujeitos e circunstanciais) e, sobretudo, com a dimensão dos constituintes focais (curtos = informação dada; médios e longos = informação nova). Os grupos de fatores...
Abstract: In this functionalist study, we described and analysed the cleft constructions in the written "contemporary Brazilian Portuguese language" with the central aim of analysing how information is conveyed by the focal constituents of such sentences. Additionally, we aimed at perceiving whether information is capable of motivating the use of a given kind of cleft structure instead of other. For this purpose, we selected five kinds os cleft constructions: Per Se Clefts (CLIV), "É Que" Constructions (É QUE), "Que" Constructions (QUE), Wh-clefts Constructions (PC) and "Ser" Focus Constructions (SER) (PRINCE, 1979; BRAGA, 1989; LONGHIN, 1999), which composed our research corpus, with a total of 127 occurrences, taken from 1208 written enunciation mode texts in the Portuguese language. These texts are in the main sections of Folha de S. Paulo newspaper and were written during january, 2014. Methodologically, we adopted a qualiquantitative perspective, in which data were analysed in accordance with six factor groups: informational status, denotata activation level, grammatical category, syntactic function, dimension and contrast - all these factors are analysed in relation to the focal constituents of the cleft sentences. The data codification was held by means of GoldVarb X software, aiming at obtaining the frequency statistical results and aiming at carrying out the crossed tabulation between the cleft sentences informational status frequency and the frequency of each syntactic-discoursive parameter. With the obtained results, we perceived that the informational status keeps strong relation with the production of grammatical categories (like noun phrases), of syntactic functions (like subjects and circumstantials) and, especially, with the dimension of the focal constituents (short = given information; medium and long = new information). The factor groups "activation level" and "contrast" of the focal constituents did...
Mestre
7

Tristão, Pâmela Amado. "A influência da assimetria informacional na estrutura de capital das empresas brasileiras: análise dos segmentos especiais da BOVESPA." Universidade Federal de Santa Maria, 2014. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4728.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
The study about the way companies structure their policy of financing has been the object of study of several researches, which have originated theories that consider different attributes as determinants of capital structure. However, due to the diversity of factors that can influence the companies decision-making process, none of them could demonstrate precisely the financing mix that companies should use in order to achieve their optimal value. One of these approaches, the Pecking Order theory, which focuses on the informational asymmetry as an important determinant of the capital structure of companies. The aim of this study is to analyze the influence of this informational component in the capital structure of the companies that comprise the special segments of São Paulo Stock Exchage (Bovespa), which were created in 2001 with the aim of distinguishing the companies by the compliance with corporate rules such as the increasing dissemination of information as well as companies that comprise the Traditional Group. To achieve the aim, the methodology of panel data analysis has been used, which has allowed the analysis of the influence of control variables (tangibility, size, profitability, risk and market value) and proxies and dummies related to informational asymmetry in the indebtedness of companies which comprise the special segments: New Market, Levels 2 and 1 of Corporate Governance, and also companies which belong to the Traditional Group. Therefore, the analysis was carried out in two periods: P2, from 2001 to 2013, and P1, from 2007 to 2013. The results demonstrated that in companies, which have adhered the segments of Bovespa, the indebtedness has been used in a lesser extent, furthermore, the proxies related to informational asymmetry have shown negative signals and statistically significance in the segments in which the diffusion of information is more rigid, New Market and Level 2 of Corporate Governance.
O estudo sobre a forma com que a empresa estrutura sua política de financiamento tem sido objeto de estudo de várias pesquisas, as quais deram origem às teorias que levam em consideração diferentes atributos como determinantes da estrutura de capital. Entretanto, devido à diversidade dos fatores que podem influenciar o processo decisório das empresas, nenhuma delas conseguiu com exatidão explicar o mix de financiamento que as empresas devem utilizar para alcançar o valor ótimo. Uma dessas abordagens, a teoria do Pecking Order, a qual foca na assimetria informacional como um importante determinante da estrutura de capital das empresas. No presente estudo, busca-se analisar a influência desse componente informacional na estrutura de capital das empresas que compõem os segmentos especiais da Bovespa, os quais foram criados em 2001 com o objetivo de diferenciar as empresas por meio do cumprimento de regras societárias, como a maior divulgação de informação, bem como das empresas que compõem o Grupo Tradicional. Para o alcance do objetivo foi utilizada a metodologia de análise de dados em painel, a qual permitiu a análise da influência de variáveis de controle (tangibilidade, tamanho, rentabilidade, risco e valor de mercado) e proxies e dummies relacionadas à assimetria informacional no endividamento das empresas que compõem os segmentos especiais: Novo Mercado e Níveis 2 e 1 de Governança Corporativa, e das empresas pertencentes ao grupo Tradicional. Para tanto, a análise foi realizada em dois períodos: P2 correspondente aos anos de 2001 a 2013 e, P1 referente ao período 2007 a 2013. Os resultados demonstraram que nas empresas que aderiram aos segmentos da Bovespa, o endividamento foi utilizado em menor escala, além disso, as proxies relacionadas à assimetria informacional apresentaram sinais negativos e estatisticamente significativos nos segmentos em que a divulgação de informações é mais rígida, Novo Mercado e Nível 2 de Governança Corporativa.
8

França, André Luiz Dias de. "A estrutura do fluxo informacional do Sistema Nacional de Transplantes: uma investigação sob a óptica da análise de redes sociais." Universidade Federal da Paraí­ba, 2012. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/3920.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Made available in DSpace on 2015-04-16T15:23:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 8192104 bytes, checksum: b2f34676bf7982bfc1a5a2a743c3ec89 (MD5) Previous issue date: 2012-03-14
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Understanding the information as the central object of study in Information Science (IS) - seeing its essential interdisciplinary approach and its inseparable relationship with social responsibility - this research focused on the best understanding of the problems of the effective dissemination of knowledge, of the information flow among the humans involved in the National Transplant System (NTS). In sum, the research aimed at understanding how to structure the NTS s information flow from the perspective of the Social Network Analysis (SNA). Through technical and field visits, interviews and electronic questionnaires it was possible to relate the channels that the NTS s information flow used to form the social structure of the network. Next, it was observed the central positions of General Coordination of the National Transplant System (GCNTS) and Central National Transplant (CNT) as well as the informal leaderships by states like Santa Catarina, Rio Grande do Norte, São Paulo and Ceará in this analysis approach. It was concluded that the more an actor appeared in the network, participating in its informational dynamics, more representative numerically and graphically he places himself before the others. Considering the whole network, it was assumed that even though it had presented a reasonable structure and distribution, most connections were highlighted as weak, what indicates low level of interaction among network members. These aspects were very relevant, not ensuring, as well, the necessary conditions for allowing a uniform and continuous flow that would represent a satisfactory traffic of information in order to promote the advancement of scientific and technical knowledge of all actors in the network.
Ao compreender a informação como objeto central de estudo da Ciência da Informação (CI) - enxergando sua essencial interdisciplinaridade, além de sua indissociável ligação com a responsabilidade social esta pesquisa voltou-se para um melhor entendimento dos problemas da efetiva disseminação do conhecimento, do fluxo de informações entre seres humanos envolvidos no Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Objetivou-se compreender como se estrutura o fluxo informacional do SNT sob a óptica da Análise de Redes Sociais (ARS). Por meio de visitas técnicas e de campo, de entrevistas e aplicação de questionários eletrônicos foi possível relacionar os canais que o fluxo informacional do SNT utilizou para compor a estrutura social da rede. Na sequência, observaram-se os posicionamentos centrais da Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes e da Central Nacional de Transplantes bem como as lideranças informais de estados como de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, São Paulo e Ceará sob tal abordagem da análise. Concluiu-se que quanto mais um ator se apresentou conectado à rede, participando de sua dinâmica informacional, mais representativo numérica e graficamente ele se posicionou frente aos demais. Já na rede como um todo, assume-se que apesar dela ter apresentado uma razoável estruturação e distribuição, a maioria das ligações foram destacadas como fracas, indicando baixo nível de interação entre os membros da rede. Tais aspectos foram bastante relevantes em não garantir condições necessárias para que se ocorresse um fluxo uniforme e contínuo que representasse um satisfatório tráfego de informações de modo a favorecer o avanço do conhecimento técnico e científico de todos os atores da rede.
9

Silva, Josélia Maria Oliveira da. "A cultura informacional no processo de implementação da nova estrutura organizacional do sistema de bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba." Universidade Federal da Paraí­ba, 2012. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/3929.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Made available in DSpace on 2015-04-16T15:23:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 556256 bytes, checksum: cb0c26b8072ee47d15ca8410cb403151 (MD5) Previous issue date: 2012-04-13
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The paper analyzes the informational culture study on the implementation process of the new organizational structure from the Paraíba Federal University Libraries System. Our general aim is to analyze the implications of the informational culture into this system, as a helper element to the new organizational structure implementation. Methodologically, this research has an exploratory-descriptive nature, and a quantitative and qualitative approach. The ways used were characterized like a documental and field research. As researching tools we adopted the inquiry form, with open and closed questions; the semi-structured interview and the strict observation. The data was systematized into tables and frames. For to do the data analysis was adopted the content analysis technique associated with the data triangulation strategy. The obtained results indicate that the informational culture, as acting into the Libraries System, doesn t contributes to the implementation of the new organizational structure, in view of informational meanders doesn t demonstrate to exist equities into the informational behavior between the strategic and tactical management when adopted on the system focused. Results allow conclude that the sector libraries managers and the libraries system manager need to face the challenge of build together in a systematic, structured and participative way a possible informational culture to concatenate within this structure the formal and informal ways of communication. Determinant is to provide the information exchange and sharing to contribute with the organizational development to leverage their informational resources. For that, the team needs to know the informational processes and to institute policies that give sufficient possibilities the information management. Besides it, each manager, as a organizational leader, needs to form an holistic perception of the organization to use in a adequate way the necessary communication channels to the creation of a strong and coherent informational culture, in agree with the information unit goals to serve at an academic environment.
O trabalho analisa a cultura informacional no processo de implementação da nova estrutura organizacional do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba, tendo como objetivo geral: analisar as implicações desta no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba, enquanto elemento facilitador para a implementação da nova estrutura organizacional. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza exploratório-descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa. Quanto aos meios, caracteriza-se como pesquisa documental e de campo. Como instrumento de pesquisa foi adotado o questionário, com questões abertas e fechadas, a entrevista semi-estruturada e a observação direta. Os dados foram sistematizados em tabelas e quadros. Para a análise dos dados foi adotada a técnica de análise de conteúdo associada com a estratégia de triangulação dos dados. Os resultados obtidos indicam que a cultura informacional, atuante no Sistema de Bibliotecas, não contribui para a implementação da nova estrutura organizacional, tendo em vista que os meandros informacionais não demonstram haver equidades no comportamento informacional entre a gerência estratégica e tática adotadas no Sistema. Os resultados permitem concluir que os gestores das bibliotecas setoriais e a do Sistema necessitam encarar o desafio de juntos construírem de forma sistemática, estruturada e participativa uma cultura informacional possível de concatenar em sua estrutura os meios formais e informais de comunicação. A determinante é proporcionar a troca e o compartilhamento da informação para contribuir com o desenvolvimento organizacional, bem como potencializar os seus recursos informacionais. Para isso, a equipe necessita conhecer os processos informacionais e instituir políticas que possibilitem o gerenciamento da informação. Além disso, cada gestor, enquanto líder organizacional, precisa formar uma percepção holística da organização para utilizar de forma adequada os canais de comunicação necessários à criação de uma cultura informacional forte e coerente com os objetivos de uma unidade de informação no ambiente acadêmico.
10

Santos, Daiane Rodrigues dos. "Evidência sobre o conteúdo informacional da estrutura a termo da taxa de juros no Brasil: relação entre a ETTJ e a dinâmica econômica." Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. http://repositorio.ufes.br/handle/10/6008.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Made available in DSpace on 2016-12-23T14:00:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daiane Rodrigues dos Santos.pdf: 1209451 bytes, checksum: 736d71d938399ee86b65daeabf745b1b (MD5) Previous issue date: 2011-05-06
O presente trabalho pretende discutir a relação entre o spread, diferença entre a taxa de juros de longo e curto prazos, e a dinâmica econômica. Especificamente, estudar como o spread influencia a taxa real de crescimento do PIB, ressaltado por autores como Harvey (1988), Sims (1972), Bernand e Gerlach (1996) e Estella (2004), entre outros. Verificou-se nas saídas do modelo VAR(6) que a Produção Industrial brasileira é apenas fracamente influenciada pelo spread. No entanto, verificou-se que o spread é fortemente influenciado pela Produção Industrial, relação esta não realçada pelos autores do referencial teórico. Apurou-se também que o spread é fortemente influenciado pelo IPCA, que por sua vez ´e influenciado fortemente pelo spread, confirmando a relação dinâmica ressaltada por Sims (1972), Shousha (2006), Nielsen (2006), entre outros. Nas saídas do modelo dinâmico, VAR(6), também se verificou que o IPCA é fortemente influenciado pela Produção Industrial, que, por sua, vez é fracamente influenciada pela série composta pelo IPCA.
The work aims at identifying the relationship between the spread, difference of the long term interest rate in relation to the short term interest rate, and the economic dynamic. Specifically, it studies how the spread has impacted on the gross domestic product real growth rate, phenomenon pointed out by authors such as Harvey (1988), Sims (1972), Bernard & Gerlach (1996) and Estrella (2004), among others. It was verified, in the model VAR (6), that the Brazilian industrial production is weakly influenced by the spread. However, it was observed that the last one is strongly determined through the industrial production. This result is not found in the adopted theoretic approach. Additionally, it was verified that the spread is highly determined from the IPCA, which is, in its turn, strongly influenced through the spread, confirming the relations showed in Sims (1972), Shousha (2006), Nielsen (2006), among others. In the statistics of the dynamic model, VAR (6), it also presented an expressive effect from the industrial production on the IPCA, which, by contrast, is not significantly determining the industrial activity in the sample period

Книги з теми "Estrutura Informacional":

1

Márdero Arellano, Miguel Ángel, Gildenir Carolino Santos, Ana Paula A. C. da Silva, Andrea Gonçalves, Brenda Couto de Brito Rocco, Caterina Marta Groposo Pavão, Edilson Damásio, et al. Bibliografia sobre preservação digital: um levantamento nos diversos suportes informacionais. Universidade Estadual de Campinas, Biblioteca Central Cesar Lattes, 2021. http://dx.doi.org/10.20396/isbn9786588816110.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Esta obra organizada pelos membros do Grupo de Pesquisa "Estudos e Práticas de Preservação Digital" da Rede Cariniana traz à tona, por meio de uma variada coletânea a partir deste volume 1, uma compilação do estado da arte sobre Preservação Digital, arrolada no periodo de 30 anos, no Brasil e no mundo, organizado por vinte e uma (21) áreas temáticas dentro da área central sobre preservação digital, e estruturada pela compilagem de referências e bibliografias nos diversos suportes informacionais (livros, periódicos, sites, CD-ROM, etc.), aprimorando-se como uma fonte de referência para novos e futuros levantamentos bibliográficos a existir sobre o assunto.

Частини книг з теми "Estrutura Informacional":

1

Silva, Fernanda Rosa da. "Estrutura informacional e o ensino da Língua Portuguesa." In Ensino de gramática: reflexões sobre a semântica do português brasileiro, 254–71. PONTES EDITORES LTDA, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/561177.1-12.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

RODRIGUES PINTO, ALINE, and FRANCINE PINHÃO. "USO E PRODUÇÃO DE IMAGENS NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.547.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
ESTE ARTIGO PARTE DO PRESSUPOSTO DE QUE A IMAGEM É UMA LINGUAGEM IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR A COMPLEMENTARIEDADE ENTRE FOTOGRAFIAS E LEGENDAS DE MEIO AMBIENTE CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. A ANÁLISE DOS DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DAS SEGUINTES CATEGORIAS: ESTRUTURAS COMPOSICIONAIS DE IMAGENS (ENQUADRAMENTO, VALOR INFORMACIONAL, SALIÊNCIA, MODALIDADE) E REPRESENTAÇÃO AMBIENTAL (NATUREZA, RECURSO, PROBLEMA, LUGAR PARA VIVER, BIOSFERA, PROJETO COMUNITÁRIO E OBJETO DA CIÊNCIA). OS RESULTADOS INDICAM QUE DO TOTAL DE 38 IMAGENS, 50% DAS FOTOGRAFIAS APRESENTAVAM COMPLEMENTARIEDADE TOTAL, 28,94% COMPLEMENTARIEDADE PARCIAL, 21,05% NÃO APRESENTARAM NENHUMA COMPLEMENTARIEDADE, APRESENTANDO SIMILARIDADE COM OUTROS ESTUDOS REALIZADOS NA ÁREA. DIANTE DOS RESULTADOS CONCLUI-SE QUE APESAR DE METADE DO GRUPO APRESENTAR DOMÍNIO DA LINGUAGEM IMAGÉTICA, HÁ AINDA UMA DEFASAGEM QUE INDICA PARA A NECESSIDADE DE TRABALHARMOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ALFABETIZAÇÃO PARA USO E PRODUÇÃO DE IMAGENS.
3

Possa, Alisson Alexsandro, and Bruna de Souza Nunes. "A perspectiva brasileira de um direito fundamental à confidencialidade e integridade dos sistemas informacionais." In Novas tecnologias e o princípio da centralidade da pessoa humana, 309–29. Casa Leiria, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5321162.1-14.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Resumo: O artigo aborda os desdobramentos da Revolução Industrial 4.0, que abriram portas para a ocorrência de cri mes digitais e ameaças diretas aos sistemas digitais. Nesse cenário, a tarefa de aplicar as leis no âmbito digital tem se mostrado uma empreitada complexa para os Estados. O ato de invadir sistemas, tanto por agentes criminosos quanto por entidades estatais em busca de investigação, tornou-se uma prática corriqueira, tendo em vista a obtenção de dados pes soais ou corporativos, suscitando, por sua vez, inquietações concernentes à privacidade e à legalidade. No âmago do tex to, explora-se os riscos atuais decorrentes dessa conjuntura, enaltecendo-se o papel das estruturas constitucionais ante a ascensão tecnológica. Além disso, realiza-se uma análise dos direitos fundamentais no contexto brasileiro, notadamente a importância da confidencialidade e integridade dos sistemas informacionais, tendo em vista que a proteção de dados emer ge como um direito fundamental crucial. A abordagem avança para a investigação mais detalhada da salvaguarda da confi dencialidade e integridade dos sistemas de informação. Exa minam-se os limites desses direitos fundamentais à luz de de cisões judiciais e visões acadêmicas, objetivando equilibrar as demandas de segurança, privacidade e legalidade. O desafio reside em abordar as implicações decorrentes das tecnologias emergentes na sociedade contemporânea, estabelecendo um panorama que considera os diversos fatores em jogo. Palavras-chave: Direitos Fundamentais. Proteção de Dados Pessoais. Direito Comparado.
4

SANTOS, JANIELLY PEREIRA DOS, DANIEL VIEIRA DA SILVA, MATHEUS ANTONIO MAIA CORREIA DE JESUS, IORY ANDRADE PORTILLLO LEMOS, JELIEL FERREIRA DOS SANTOS, VINÍCIUS RODRIGUES MENDONÇA, ANA CAROLYNE FERREIRA LOPES, SALATIEL DA CONCEIÇÃO LUZ CARNEIRO, VICTORIA MARIA MOURA DE FREITAS, and RAFAEL ESPÓSITO DE LIMA. "IMPACTO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO RIBEIRINHA DO AMAZONAS: DESAFIOS, BARREIRAS E ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA." In Saúde Coletiva: Desafios e Perspectivas para um Mundo Mais Saudável, 52–59. Editora Humanize, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5346060.1-5.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A população ribeirinha está exposta a diversos tipos de enfermidades, além da limitação ao acesso de atendimento à saúde, essas questões associam-se principalmente ao estilo de vida, ausência de saneamento, além da necessidade de atendimento adequado. Evidencia-se a dependência dos recursos naturais, a proximidade com os rios e a limitada infraestrutura de transporte que tornam o acesso aos serviços de saúde uma questão complexa. Demonstrar o impacto das condições de saúde da população ribeirinha do Amazonas, ilustrando a importância da assistência integral, mediante a análise de evidências científicas com base na literatura atual. Trata-se de uma revisão integrativa realizadas nas fontes informacionais da BVS, PubMed e Science Direct. Tendo como critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, em português, inglês e/ou espanhol, publicados num recorte temporal de 5 anos (2018-2023). E como critérios de exclusão: artigos duplicados, teses de dissertação, artigos de opinião, de acesso indisponível e que não se adequam ao objetivo da atual revisão. Identificou-se incialmente 712 estudos, dos quais 9 foram selecionados para compor a amostra final. Destacam-se os artigos incluídos que foram analisados e sub categorizados em seis pontos relevantes: locomoção (n=5; 55%), acesso (n=5; 55%), estrutura (n=2; 22%), automedicação (n=2;22%), falta de conhecimento (n=1;11%) e risco contaminação (n=4; 44%). Evidencia-se que existem diversas barreiras para obtenção do atendimento adequado a essa população. A população ribeirinha necessita de uma abordagem abrangente que vise os desafios logísticos, a escassez de recursos, o espaço geográfico, capacitação profissional e atuação multi e interdisciplinar, além da necessidade de educação em saúde dos usuários.

Тези доповідей конференцій з теми "Estrutura Informacional":

1

Novais, Marcos Pereira de, Tainá Regly, Jaqueline Gutierri Coelho, Lisandra Guerrero Pérez, André Daniel Fernandes Causanilhas, João Victor Santos Aguiar, Joyce Paola Teixeira Sobrinho, and Tiago Emmanuel Nunes Braga. "Análise, extração e migração do bancos de dados do Cadastro Único para o sistema Progredir." In VI Workshop de Informação, Dados e Tecnologia - WIDAT. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2023. http://dx.doi.org/10.22477/vi.widat.63.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: Este trabalho apresenta os resultados obtidos da ‘Análise de fluxos informacionais entre os usuários do Cadastro Único e as instituições da rede de parceiros do desenvolvimento social’, correspondente à Meta 2 do projeto de pesquisa Plataforma Informacional para o Sistema Progredir, uma parceria entre o IBICT e o MDS. Metodologia: Relato descritivo sobre análise e migração de bancos de dados do Cadastro Único para o sistema Progredir, onde foram descritos as metodologias para o fluxo de dados e as ferramentas utilizadas. Resultados: Foram mapeados os envolvidos na produção e consumo da informação do programa Progredir. Também foram analisados os fluxos de dados, denominados agentes, quando foi possível fazer o mapeamento de parceiros como o Cadastro Único e o Ministério do Trabalho. A estrutura tecnológica e o ambiente informacional foram mapeados e apresentados por meio de diagramas de extração de dados, com o uso de técnicas de inteligência artificial. Conclusão: O estudo da ciência de dados envolvendo as bases originais do Progredir com o banco de dados do Cadastro Único para se tornarem interligadas, constituiu um grande desafio que permitiu extração e transformação e migração dos dados com o objetivo de auxiliar o usuário final.
2

Souza, Maria Aparecida. "A atuação do bibliotecário em Centro de Recursos em aprendizagens e em investigação e a formação." In IX Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. SITRE, 2022. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2022.1608.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O artigo aborda a visão de bibliotecários de universidades sobre sua atuação profissional em Centros de Recursos em Aprendizagens e em Investigação no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. O objetivo da pesquisa foi interpretar as percepções dos bibliotecários a partir das experiências vividas durante a implementação dos centros e o impacto na formação desses profissionais para atuar na alfabetização informacional e digital de usuários de bibliotecas universitárias nesse contexto. A metodologia adotada na pesquisa de abordagem qualitativa foi a interpretativa. Para coleta dos dados utilizou-se por instrumento a entrevista com perguntas estruturadas. Foram analisados os dados a partir dos relatos de experiências dos participantes que atuavam em Centro de Recursos em Aprendizagens e em investigação de universidades no Brasil e na Espanha. Os resultados do estudo, constituídos durante o processo de análise dos dados, foram discutimos e exploradas as categorias convencimento do plano, política institucional e estrutura organizacional e seus impactos na atuação profissional. Baseando-nos na revolução tecnológica que tem alterado o modo de buscar e recuperar informação e construir conhecimento no contexto das sociedades da informação e do conhecimento, conclui-se que o profissional bibliotecário se viu obrigado a inserir em sua atuação, por meio de trabalho colaborativo, a formação de usuários para o desenvolvimento de alfabetização informacional e digital, além de buscar formação continuada.
3

Lima, Charles, and Jose Paiva. "Análise de dados do DataViva utilizando técnicas de projeção multidimensional." In XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2017.6028.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
A visualiza¸cão de informa¸cão cria representa¸cões gráficas de cole¸cões de dados para comunicar melhor seu conteúdo informacional ao usuário, revelando tendências e padrões que propiciam uma melhor tomada de decisão. O DataViva é uma plataforma computacional que disponibiliza um conjunto de ferramentas de análise visual aplicados a dados socioeconômicos, educacionais e de comércio internacional de localidades brasileiras, para direcionar a cria¸cão de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento nessas localidades. Técnicas de visualiza¸cão baseadas em proje¸cão multidimensional apresentam potencial para ressaltar a estrutura global da cole¸cão de dados, bem como a sele¸cão/explora¸cão de grupos de interesse. A cole¸cão é organizada baseada na similaridade entre as instâncias, real¸cando os relacionamentos entre elas. Nenhuma das ferramentas de análise fornecidas pelo DataViva atualmente oferece essa perspectiva dos dados de forma explícita. Nesse sentido, este artigo apresenta uma aplica¸cão de duas técnicas de proje¸cão multidimensional aos dados oferecidos por essa plataforma. Os resultados apresentados demonstram o potencial dessa classe de técnicas em revelar grupos de localidades com perfis semelhantes, além de destacar o perfil de localidades com comportamento peculiar, representando uma ferramenta com potencial para permitir a compreensão do comportamento das localidades brasileiras, bem como o relacionamento entre elas.
4

Marco, Michele Lebre de, Juliano Benedito Ferreira, and Roberta Cristina Dal'Evedove Tartarotti. "Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL): apoio informacional ao processo de ensino-aprendizagem à comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)." In Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo. Universidade Estadual de Campinas. Sistema de Bibliotecas, 2023. http://dx.doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5137.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: As bibliotecas universitárias desempenham um importante papel no processo de ensino-aprendizagem da comunidade acadêmica na qual estão inseridas. A aplicação do conceito de uso de ferramentas e técnicas de aprendizagem em bibliotecas universitárias têm ganhado adesão a exemplo das bibliotecas espanholas, que se uniram para elaborar um novo modelo de biblioteca universitária: Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI). Objetivo: O objetivo do trabalho é apresentar um relato de experiência da implantação do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) na Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com base no modelo do CRAI. Metodologia: O serviço estruturou-se em quatro eixos de atuação: a) Apoio especializado à pesquisa; b) Programa de capacitação informacional; c) Produção de conteúdos informacionais e d) Laboratório de Acessibilidade. Resultados: Os resultados revelam um aumento gradativo na procura dos produtos e serviços oferecidos pelo CRA tanto pela comunidade acadêmica como externa da universidade, contribuindo para a competência informacional. Conclusão: a implantação do CRA trouxe inovação no modelo de atendimento tradicional das bibliotecas ao criar um padrão no qual a biblioteca assume um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem, sendo não apenas provedora de informação, mas também formadora da competência informacional da sua comunidade, acompanhando-a durante toda sua jornada acadêmica.
5

De Martino, Jarryer Andrade. "MODELAGEM POR MEIO DE DADOS INFORMACIONAIS UTILIZANDO ALGORITMOS EVOLUTIVOS." In VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção - Edificações, Infra-estrutura e Cidade: Do BIM ao CIM. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/engpro-tic2015-008.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Coneglian, Caio Saraiva, Edward David Moreno Ordonez, Elvis Fusco, Fábio Dacêncio Pereira, Marcos Luis Mucheroni, and Thiago Aparecido Gonçalves da Costa. "Agente de extração e identificação de estruturas semânticas em ambientes informacionais digitais." In 14th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2017. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693131-14contecsi/comm-4986.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Guerrero Pérez, Lisandra, Joyce Paola Teixeira Sobrinho, Tainá Regly, Leandro Chaves da Silva, André Daniel Fernandes Causanilhas, Rebeca dos Santos de Moura, Diego José Macêdo, Lucas Rodrigues Costa, and Tiago Emmanuel Nunes Braga. "Programa Redução da Pobreza: sistema de informação para apoiar o emprego, o empreendedorismo e a educação das pessoas inscritas no Cadastro Único." In VII Workshop de Informação, Dados e Tecnologia - WIDaT. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2024. http://dx.doi.org/10.22477/vii.widat.181.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: Esta pesquisa tem como objetivo mostrar os avanços alcançados no desenvolvimento de um Sistema de Informação para o Programa Redução da Pobreza. Metodologia: Este estudo, fundamentado em um enfoque de gestão baseado em processos, foi organizado em duas etapas principais: a Etapa 1 Informacional e a Etapa 2 Tecnológica. Foram utilizadas metodologias ágeis e design centrado no usuário para desenvolver um sistema de informação (web e móvel) com arquitetura de microsserviços, incluindo análises de regras de negócio e casos de uso. Resultados: Foi estruturado e desenvolvido um sistema de informação para contribuir com o desenvolvimento dos eixos de qualificação, mão de obra e empreendedorismo do Programa e apoiar, desse modo, os cidadãos inscritos no CadÚnico. A análise e ajuste das regras de negócio, os casos de uso e a estética do sistema foram fundamentais para atender às necessidades dos usuários alvos, promovendo um sistema de informação que fornecesse acesso ao emprego, inclusão produtiva e autonomia para os beneficiários. Conclusão: Destaca-se a relevância da inovação tecnológica e da interoperabilidade informacional na criação de um sistema de informação que contribui para o desenvolvimento de políticas públicas de qualificação profissional e empreendedorismo para pessoas vulneráveis.
8

Rocha, Nathaly, Larissa de Araújo Alves, and Tiago Emmanuel Nunes Braga. "Metodologia colaborativa para levantamento de necessidades informacionais em projetos de pesquisa." In VI Workshop de Informação, Dados e Tecnologia - WIDAT. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2023. http://dx.doi.org/10.22477/vi.widat.76.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: A proposição e elaboração de um projeto de pesquisa demanda a execução de etapas preliminares, incluindo a identificação das necessidades informacionais e a definição do escopo da investigação. O presente estudo se propõe a descrever e apresentar a metodologia colaborativa que foi estruturada e aplicada pelo Ibict desde 2021 para levantamento e identificação de necessidades informacionais a serem consideradas em projetos de pesquisa vinculados à Ciência da Informação e Tecnologia da Informação. Metodologia: A pesquisa possui natureza exploratória e aplicada, com abordagem quali-quantitativa e se desenvolve por meio da realização de cinco procedimentos metodológicos, que incluem a análise sobre metodologias ágeis e as ferramentas colaborativas online (Miro, Mural e FigJam); a estruturação e a aplicação da proposta metodológica; e a sistematização dos resultados das dinâmicas colaborativas realizadas. Resultados: Como resultado, são descritas as características da metodologia aplicada na realização de treze dinâmicas colaborativas que ocorreram durante o período que compreende janeiro de 2021 a maio de 2023. Conclusão: Este trabalho expõe as percepções sobre a aplicação de uma metodologia com características colaborativas e ágeis para auxiliar e orientar o processo de alinhamento de compreensão entre pesquisadores e gestores durante a estruturação de propostas de investigações técnico-científicas voltadas à proposição de infraestruturas e soluções informacionais.
9

Reis Filho, Antonio Aderson dos, and Ana Clara Moura. "Contribuição do geoprocessamento para o estatuto da cidade como ferramenta para o planejamento e gestão urbana." In Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo. Barcelona: Maestría en Planeación Urbana y Regional. Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá, 2014. http://dx.doi.org/10.5821/siiu.6080.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
O Estatuto da Cidade é um instrumento de regulação urbanística e intervenção urbana resultante dos movimentos sociais de uma sociedade organizada na luta pela reforma urbana. Destaca-se aqui a contribuição do geoprocessamento como ferramenta integradora e de análise no planejamento e na gestão urbana apoiados em parâmetros das Diretrizes Gerais, dos instrumentos do Estatuto da Cidade que estabelecem o Ordenamento Territorial e a Propriedade Urbana. Aborda uma compreensão que permite de forma estrutural e contextualizada acentuar a importância da tecnologia como apoio aos instrumentos de gestão da propriedade urbana, a eficiência do Cadastro Territorial Multifinalitário sobre o uso, ocupação e domínio de posse das propriedades. Realça o geoprocessamento como um meio importante na caracterização das condições da paisagem para estudos preditivos e para o ordenamento das estruturas informacionais. The City Statute is an instrument of regulation and urban intervention arising from social movements of an organized society in the struggle for urban reform. It is highlighted the GIS contribution as an integration and analysis tool in the planning and urban management, which are based on the General Guidelines and the City Statute that establishing the Spatial Planning and Urban Property. Covers an understanding, which allows, in a structural and contextualized way, emphasize the importance of technology to support the management of city property, the efficiency of the Territorial Multipurpose Cadastre, the occupation and the ownership domain of properties. Enhances the geoprocessing techniques as an important way to describe the landscape conditions for predictive studies and the informational structures demand.
10

Coutinho, João Victor De Sousa. "A MODELAGEM MOLECULAR COMPUTACIONAL COMO FERRAMENTA DA QUÍMICA MEDICINAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS." In III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbracif/40.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Introdução: O desenvolvimento científico ocorrido nas últimas décadas viabilizou uma transformação na forma de compreender e executar a ciência. Durante muitos anos acreditou-se, baseado na teoria da força vital de Jöns Jacob Berzelius, que moléculas orgânicas eram unicamente oriundas de matrizes naturais como animais, vegetais ou minerais. Por conta dessa compreensão, a química orgânica, nos seus primeiros anos de estudo, focou unicamente na extração e análises de estratos naturais. Todavia, Friedrich Wöhler, em 1828, sintetizou a molécula de uréia, a partir de bases inorgânicas, dando fim a teoria supracitada. A partir disso a química orgânica começou a desenvolver-se, ramificando-se em diversas áreas, dentre elas a química medicinal. Essa subárea foca na análise, síntese e planejamento de moléculas com potencial farmacológico, e um dos setores de estudo dessa consiste na modelagem molecular. Uma das principais técnicas de modelagem consiste na computacional, possibilitando a montagem e análise prévia de moléculas em softwares específicos para isso, agilizando processos analíticos. Objetivos: Objetiva-se com o trabalho abordar acerca da utilização da modelagem molecular computacional como ferramenta para a elucidação primária de novos fármacos. Material e métodos: Para a elaboração da presente pesquisa de revisão bibliográfica de caráter qualitativo utilizou-se artigos publicados em bases de dados consolidadas, como SciELO e BVS, bem como outras fontes informacionais, mediante aos descritores "Química medicinal"; "Modelagem molecular"; "farmacologia". O período de pesquisa extendeu-se do dia 10/01/2022 até 14/02/2022. Resultados: A modelagem molecular computacional proporciona a promoção de testes de intervenção em moléculas já existentes no mercado ou nos setores de pesquisa, possibilitando, com isso, a adição, substituição ou eliminação de determinadas estruturas atômicas. Consequentemente haverá uma interferência nas propriedades físico-químicas da estrutura, o que pode promover a potencialização, bem como mitigar a potência do efeito esperado, outrossim, poderá ocorrer mudanças, de modo geral, na farmacocinética e farmacodinâmica, isso por conta das interações e ligações entre fármaco e receptores. Conclusão: A adoção do método de modelagem em softwares específicos possibilita prever os possíveis tipos de interações moleculares, com base nisso, pode-se estudar a viabilidade de execução de metodologias de síntese para a geração da molécula estudada.

Звіти організацій з теми "Estrutura Informacional":

1

Aguiar, Martim Ancona de F. B., Gregory Elacqua, Juan Francisco Margitic, and Danielle Nascimento. Inovações para melhoria da informação dos estudantes em transição para o ensino médio : guia para sua jornada no novo ensino médio capixaba. Banco Interamericano de Desarrollo, November 2023. http://dx.doi.org/10.18235/0005224.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Анотація:
Implementar mudanças curriculares é uma tarefa desafiadora para as redes de ensino. Fazer essa mudança em um momento de transição para o Ensino Médio, onde são identificadas as maiores taxas de evasão escolar, torna o processo duplamente desafiador. O Guia para sua Jornada no Novo Ensino Médio Capixaba foi estruturado como uma ferramenta interativa e informacional, partindo da premissa de que estudantes bem informados escolhem escolas e trajetórias formativas mais alinhadas a suas preferências. Estratégia inédita, o Guia coletou as preferências dos estudantes de forma lúdica. Por trás da ferramenta, um experimento com mais de 10 mil participantes baseado em nudges e na teoria da economia comportamental investigou-se estimular a escolha por educação integral geraria um aumento significativo na candidatura às escolas dessa modalidade. Não foram verificados impactos estatisticamente significantes desse experimento (RCT - randomized control trial), mas observamos outros fatores, não relacionados aos nudges. Um exemplo: estudantes de nível socioeconômico mais elevado e provenientes de escolas de tempo integral costumam procurar essas escolas com mais frequência, o que indica um efeito de permanência. Ao longo da intervenção e com base no uso da ferramenta pelos estudantes, documentamos os aprendizados relacionados à política pública de educação: eles podem servir como referência e aprendizado para outros estados na implantação do Novo Ensino Médio e como estratégias para informar os estudantes.

До бібліографії