Добірка наукової літератури з теми "Engenharia de software baseada em valor"

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся зі списками актуальних статей, книг, дисертацій, тез та інших наукових джерел на тему "Engenharia de software baseada em valor".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Статті в журналах з теми "Engenharia de software baseada em valor"

1

Rabelo, Joselia Oliveira, and Eliane Pereira Zamith Brito. "A Coprodução de Serviços Intensivos em Conhecimento e Criação de Valor: Uma Análise em Relações entre Empresas." Revista Brasileira de Marketing 16, no. 2 (June 30, 2017): 252–67. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v16i2.3516.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo desta pesquisa foi identificar e descrever como as expertises tcnica e de negcio do cliente e fornecedor influenciam na coproduo e, seus resultados na criao de valor econmico e relacional em servios intensivos em conhecimento. Para entender melhor o relacionamento dessas variveis, adotou-se pesquisa qualitativa, devido sua natureza exploratria e tambm por analisar o fenmeno por diferentes perspectivas - clientes, fornecedores e interao entre eles. Foram conduzidas entrevistas com gestores de diferentes tipos de servios intensivos em conhecimento. As entrevistas basearam-se na teoria de coproduo, seus antecedentes e impacto na criao de valor. Nove entrevistas foram realizadas com gestores de diferentes tipos de servios intensivos em conhecimento - Consultoria de RH, Software e Arquitetura e Engenharia. Os entrevistados foram estimulados a trazerem explicaes e exemplos sobre os temas para aprofundar o entendimento dos construtos pesquisados. Os resultados revelam que complexidade, customizao e relevncia estratgica da soluo motivam o cliente a participar da coproduo. Os resultados da coproduo so otimizados quando clientes e fornecedores interagem e compartilham expertise nas fases de diagnstico e execuo da soluo, o que influencia positivamente a percepo de valor do cliente. A interao e troca de expertise tcnica e de negcios entre fornecedor e cliente favorece a coproduo. A participao do cliente na coproduo e a troca de expertise com o fornecedor tm impacto positivo tanto para o valor econmico como de relacionamento. Por fim, observou-se que clientes percebem a soluo amplamente, considerando tanto os benefcios funcionais quanto o relacionamento com seus fornecedores.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Medeiros, Juliana Dantas Ribeiro Viana de, Daniela C. P. Alves, Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos, Carla Taciana Lima Lourenço Silva Schuenemann, and Eduardo Wanderley. "Engenharia de requisitos em projetos ágeis: Uma revisão da literatura baseada em evidências da indústria." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 28 (December 31, 2015): 11. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p11-24.

Повний текст джерела
Анотація:
<p>Nos últimos anos, percebe-se um interesse crescente, da indústria e da academia, na utilização de metodologias ágeis como estratégia para minimizar problemas no desenvolvimento de software, tais como expectativas do cliente não atendidas e dificuldades em estimar prazo e orçamento. Apesar disso, pouco ainda se sabe sobre como a engenharia de requisitos está sendo conduzida em conjunto com essas metodologias. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é investigar como a engenharia de requisitos e as metodologias ágeis vêm sendo utilizadas conjuntamente em projetos de desenvolvimento de software aplicados na indústria. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, que encontrou 24 estudos primários relevantes, cujos dados foram extraídos e sintetizados. Essa revisão identificou as técnicas e processos de engenharia de requisitos que estão sendo mais utilizados no contexto de desenvolvimento ágil e os principais problemas e limitações encontrados. A síntese dos dados apontou que a falta de envolvimento do usuário associada às características das atuais técnicas utilizadas para especificar requisitos e suas constantes mudanças são os principais desafios a serem superados.</p>
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Cervi Uzun, Maria Luisa, Jaqueline Brigladori Pugliesi, and Carlos Eduardo De França Roland. "Aprendizagem baseada em projetos na perspectiva dos alunos." Revista Profissão Docente 18, no. 39 (December 21, 2018): 403–14. http://dx.doi.org/10.31496/rpd.v18i39.1212.

Повний текст джерела
Анотація:
No contexto de discussões sobre metodologias ativas, especialmente no ensino superior, o presente trabalho objetivou investigar, na perspectiva dos alunos, a sua aprendizagem quando se utiliza o método aprendizagem baseada em projetos (ABP). Optou-se por utilizar o método misto de estudo (quantitativa e qualitativa), de acordo com Galvão, Pluye e Ricarte (2017). Para isso, foi enviado um questionário com 20 itens na escala Likert para verificar o nível de concordância e um item para resposta aberta objetivando fazer análise das mensagens escritas pelos alunos num curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma Faculdade de Tecnologia envolvendo as disciplinas de Estatística Aplicada, Interação Humano Computador, Engenharia de Software e Linguagem de Programação. Este artigo é pautado nas principais teorias da aprendizagem de Lev Vygotsky (1896-1934), John Dewey (1859-1952), Carl Rogers (1902-1987) e David Ausubel (1918-2008). Os dados permitiram verificar, na perspectiva dos alunos, aspectos pedagógicos como: o seu grau de satisfação, autonomia, o papel do professor, entre outros.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Costa, Jean, Rafael Feitosa, and Cleidson Souza. "RaisAware: uma ferramenta de auxílio à Engenharia de Software colaborativa baseada em análises de dependências." Scientia 20, no. 1 (July 21, 2009): 12–24. http://dx.doi.org/10.4013/sct.2009.20.1.02.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Azevedo Junior, Delmir Peixoto de, and Renato de Campos. "Definição de requisitos de software baseada numa arquitetura de modelagem de negócios." Production 18, no. 1 (2008): 26–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132008000100003.

Повний текст джерела
Анотація:
Não é uma tarefa fácil definir requisitos para os sistemas de software que darão suporte a um negócio, dada a dinâmica de mudanças nos processos. O levantamento de requisitos tem sido feito de forma empírica, sem o apoio de métodos sistematizados que garantam o desenvolvimento baseado nos reais objetivos do negócio. A engenharia de software carece de métodos que tornem mais ordenadas e metódicas as etapas de modelagem de negócios e de levantamento de requisitos de um sistema. Neste artigo é apresentada uma metodologia de desenvolvimento de software resultante da incorporação de atividades propostas para modelagem de negócios e levantamento de requisitos, baseadas em uma arquitetura de modelagem de negócios. Essas atividades tornam o desenvolvimento de software mais sistemático e alinhado aos objetivos da organização, e podem ser incorporadas em qualquer metodologia de desenvolvimento baseada no UP (Unified Process - Processo Unificado).
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Da S. Devincenzi, SAM, Viviani Rios Kwecko, Fernando Pereira de Tolêdo, Gabriel Moraes, and Silvia Silva da Costa Botelho. "Discurso do Sujeito Coletivo aplicado a medição da motivação dos alunos durante a execução de atividades." RENOTE 17, no. 1 (July 28, 2019): 537–46. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.96179.

Повний текст джерела
Анотація:
Neste estudo buscamos compreender como a motivação dos estudantes a aprendizagem pode ser afetada por envio de gatilhos motivacionais automáticos durante a execução das atividades em ambientes de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). A metodologia para validação dos gatilhos foi desenvolvida em dois momentos: (i) em 2017 com a participação de 60 alunos do curso de Engenharia de Software; e (ii) em 2018 com 23 alunos do segundo ano do curso de Engenharia de Computação. Ao final de cada um desses estudos, os pontos de vista dos alunos foram agrupados por classe e expressos através da construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Assim, este estudo contribui para a discussão e apresentação do DSC como abordagem capaz de auxiliar os professores durante a avaliação das atividades propostas em sala de aula, principalmente por possibilitar observar a opinião de um grupo como um único sujeito.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Pereira, Cleber A., Paulo M. Oliveira, and Manuel J. C. S. Reis. "Processos e metodologias não-tradicionais no Ensino Superior de Engenharia Elétrica: a percepção de coordenadores de curso em dois países lusófonos." Revista Meta: Avaliação 12, no. 34 (March 26, 2020): 211. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i34.2219.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo é investigar as ferramentas e metodologias utilizadas no Ensino Superior (ES) de Engenharia Elétrica e de Computadores (EEC), identificando as unidades curriculares que as utilizaram. A análise foi baseada na percepção dos coordenadores de curso. Utilizou-se a triangulação entre múltiplas metodologias e diferentes métodos de análise, combinando a análise léxica, análise de keywords e análise de conteúdo. Entrevistou-se coordenadores de curso em três universidades em Portugal e no Brasil. Na análise de conteúdo emergiram duas categorias: percepção dos coordenadores sobre metodologias não tradicionais e percepção sobre ferramentas de software como recursos didáticos. As iniciativas utilizando processos e metodologias de ensino não tradicionais foram reduzidas e pontuais, com ações individuais dos docentes e não de padrões de ensino discutidos e institucionalizados. A precariedade da infraestrutura dos laboratórios e das licenças de software foi um relato comum.Palavras-chave: Metodologias não Tradicionais. Coordenadores de Curso. Ferramentas. Engenharia Elétrica. Ensino Superior.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Varandas Junior, Angelo, Mario Sergio Salerno, and Paulo Augusto Cauchick Miguel. "Análise da gestão da cadeia de valor da inovação em uma empresa do setor siderúrgico." Gestão & Produção 21, no. 1 (March 2014): 1–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2014000100001.

Повний текст джерела
Анотація:
A gestão da inovação é um processo estruturado que possibilita que uma organização perceba novas maneiras de criar valor e de antever demandas tecnológicas e mercadológicas. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva analisar como uma empresa do setor siderúrgico realiza a gestão da cadeia de valor da inovação, identificando quais são os fatores adotados para suportar a prática da inovação. Mais especificamente, busca fazer uma análise baseada em um modelo conceitual que representa a cadeia de valor da inovação. Também é diagnosticado se a empresa possui um processo estruturado de desenvolvimento de novos produtos como indutor da inovação e como esse processo se integra com as demais áreas (marketing, produção, engenharia do produto e P&D). Outros aspectos importantes abordados neste trabalho para demonstração das práticas organizacionais e gestão da cadeia de valor da inovação na empresa analisada são: se há um envolvimento da alta administração nesse processo; como as novas ideias se originam, são selecionadas e priorizadas; se o processo de inovação está alinhado com a estratégia da organização; se indicadores de desempenho são utilizados para a gestão da inovação; e se a organização desenvolve modelos de negócios a partir dos projetos de inovação desenvolvidos. A partir dos dados de campo, constata-se preliminarmente que na empresa analisada não existe uma metodologia estruturada para geração de novas ideias, bem como para a difusão dessas ideias em novos modelos de negócios. Assim, essas constatações devem ser aprofundadas em trabalhos futuros.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Reis, Adalberto Faria dos, and Ivanir da Costa. "Proposta de integração da engenharia de software nas estratégias empresariais." Production 15, no. 3 (December 2005): 448–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132005000300013.

Повний текст джерела
Анотація:
As empresas vivem os desafios constantes de produzir software de alta qualidade, de impacto no sucesso de seus negócios, com ótima relação custobenefício e, acima de tudo, em curto prazo. A engenharia de software estabelece a importância de considerar a estratégia da organização e a geração de valor no planejamento e na implantação dos seus projetos. Como parte dos desafios, é preciso escolher uma das opções de modelos de desenvolvimento e manutenção de sistemas, classificados como ágeis ou rigorosos. É chegado o momento de propor o tratamento desses temas de forma integrada, através da prática do pensamento e da ação estratégica a serem aplicados pelos engenheiros de software no transcorrer de seus trabalhos. Um modelo de ação e comportamento estratégicos é proposto por este trabalho, capaz de auxiliar os engenheiros de software neste empreendimento, e são mencionados outros modelos e ferramentas que podem ser usados como apoio e complemento.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Moreno, Valter, Felipe Elias Lobo Vieira da Silva, Rodrigo Ferreira, and Fernando Filardi. "Complementarity as a Driver of Value in Business Intelligence and Analytics Adoption Processes." Revista Ibero-Americana de Estratégia 18, no. 1 (January 6, 2019): 57–70. http://dx.doi.org/10.5585/ijsm.v18i1.2678.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivo: Os investimentos em Business Intelligence and Analytics (BIA) são cada vez mais essenciais para a competitividade das empresas. Apoiado na Visão Baseada em Recursos (VBR), este estudo analisou a implementação de um sistema de BIA no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para avaliar a geração de valor para a organização. Método: Coletamos dados qualitativos por meio de entrevistas, observação participante e em documentos internos e comunicações. A análise dos dados seguiu o processo usual de codificação, agregação e síntese, com auxílio do Atlas.ti, um software de análise de dados qualitativos. Originalidade: As abordagens tradicionais de avaliação de investimentos em Tecnologia da Informação (TI), especialmente no caso de sistemas de BIA, negligenciam a natureza dinâmica e as influências mútuas dos ativos e capacidades de TI e as capacidades sócio-organizacionais complementares, no processo de geração de valor para o negócio. Além disso, a Visão Baseada em Recursos tem sido pouco empregada no estudo do impacto de sistemas de BIA nas organizações. Resultados: Os resultados do estudo revelaram o papel fundamental desempenhado pelos recursos e capacidades organizacionais e de TI no processo de adoção de BIA, bem como a importância da dinâmica de complementaridade e seus resultados positivos. Contribuições teóricas: Nesta pesquisa, fornecemos evidências do potencial da VBR para elucidar as complexidades envolvidas no uso da TI para a geração de valor para o negócio sustentável, e, portanto, para explicar os diferentes resultados obtidos por organizações que adotam sistemas de BIA. Palavras-chave: Business Intelligence; Gestão de Tecnologia da Informação; Visão Baseada em Recursos; Valor de TI; Recursos Complementares.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Більше джерел

Дисертації з теми "Engenharia de software baseada em valor"

1

Tibério, D' Anunciação Gustavo. "Uma extensão do rational unified process baseada na criação de valor." Universidade Federal de Pernambuco, 2009. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2718.

Повний текст джерела
Анотація:
Made available in DSpace on 2014-06-12T16:00:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo6793_1.pdf: 1868835 bytes, checksum: 71b2827ff6e54be17b026ed94a084b69 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2009
Uma das tendências da pesquisa em gerenciamento de projetos para os próximos anos é o estudo da ênfase na criação de valor pelos projetos. Este tema envolve uma maior preocupação com o alinhamento dos projetos aos objetivos estratégicos das organizações. No contexto dos projetos de desenvolvimento de software, tal preocupação passa pela revisão das metodologias de desenvolvimento de software que os suportam. A Engenharia de Software Baseada em Valor (VBSE) é uma abordagem que adiciona considerações de valor aos aspectos técnicos da Engenharia de Software, estabelecendo um conjunto de elementos-chave necessários à evolução das técnicas e práticas atuais para que enfatizem a criação de valor. Este trabalho faz uma análise do Rational Unified Process, um framework de processos de software, quanto à ênfase em criação de valor que ele possibilita, usando os elementos-chave da VBSE como diretriz para a análise. Pontos de convergência entre o RUP e os elementoschave são identificados, e uma extensão do processo é proposta para suprir as lacunas encontradas. Uma avaliação do novo processo é feita e oportunidades para trabalhos futuros apresentadas
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

MACEDO, JUNIOR José Wallace Ribeiro de. "Uma extensão do SCRUM com foco na criação de valor." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13872.

Повний текст джерела
Анотація:
Submitted by Luiza Maria Pereira de Oliveira (luiza.oliveira@ufpe.br) on 2015-05-08T15:35:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Dissertação Jose Wallace Ribeiro de Macedo Junior.pdf: 1161406 bytes, checksum: f2bb08ca99eacd53024bfb37648476aa (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-08T15:35:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Dissertação Jose Wallace Ribeiro de Macedo Junior.pdf: 1161406 bytes, checksum: f2bb08ca99eacd53024bfb37648476aa (MD5) Previous issue date: 2013-04-18
A maioria dos estudos sobre fatores críticos de sucesso aponta que projetos de software falham por não entregar valor aos interessados. Uma das áreas de pesquisa da Engenharia de Software é a Engenharia de Software Baseada em Valor – VBSE, a qual busca incorporar atividades de criação de valor nos processos de desenvolvimento de software. Segundo ela, o sucesso de um software vai mais além do que uma simples adequação a modelos técnicos. Excelência técnica é altamente desejável, mas insuficiente. Nos últimos anos, a utilização de métodos ágeis tem crescido de forma acentuada, sendo que, segundo pesquisas recentes, Scrum é o método ágil mais utilizado. Estes métodos têm como um de seus princípios a entrega de valor ao cliente. Desta forma, este trabalho analisou a aderência do Scrum à VBSE. A análise foi realizada tendo como base os princípios e valores definidos no manifesto ágil e os elementos-chave que formam a base da VBSE. O resultado da análise mostrou que o Scrum já é aderente a alguns desses elementos-chave. Entretanto, outros elementos-chave da VBSE não são abordados. Para preencher essas lacunas, foi proposta uma extensão que consiste na criação de novos artefatos e no acréscimo de atividades ao processo do Scrum. Tal extensão visa contribuir para que os softwares entregues criem valor para os interessados, sem descaracterizar a agilidade do Scrum. Como método de avaliação, foi aplicado um questionário a profissionais com experiência em Scrum a fim de verificar o grau de concordância em relação à extensão proposta. O resultado da avaliação mostrou que maioria dos respondentes concorda com a extensão e considera que a criação de valor para os interessados deve ser o objetivo principal de um projeto de software.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Ferreira, Ernesto Franklin Marçal. "Melhorias de estabilidade numérica e custo computacional de aproximadores de funções valor de estado baseados em estimadores RLS para projeto online de sistemas de controle HDP-DLQR." Universidade Federal do Maranhão, 2016. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1687.

Повний текст джерела
Анотація:
Submitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-06-23T20:34:27Z No. of bitstreams: 1 ErnestoFerreira.pdf: 1744167 bytes, checksum: c125c90e5eb2aab2618350567f88cb31 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-23T20:34:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ErnestoFerreira.pdf: 1744167 bytes, checksum: c125c90e5eb2aab2618350567f88cb31 (MD5) Previous issue date: 2016-03-08
The development and the numerical stability analysis of a new adaptive critic algorithm to approximate the state-value function for online discrete linear quadratic regulator (DLQR) optimal control system design based on heuristic dynamic programming (HDP) are presented in this work. The proposed algorithm makes use of unitary transformations and QR decomposition methods to improve the online learning e-ciency in the critic network through the recursive least-squares (RLS) approach. The developed learning strategy provides computational performance improvements in terms of numerical stability and computational cost which aim at making possible the implementations in real time of optimal control design methodology based upon actor-critic reinforcement learning paradigms. The convergence behavior and numerical stability of the proposed online algorithm, called RLSµ-QR-HDP-DLQR, are evaluated by computational simulations in three Multiple-Input and Multiple-Output (MIMO) models, that represent the automatic pilot of an F-16 aircraft of third order, a fourth order RLC circuit with two input voltages and two controllable voltage levels, and a doubly-fed induction generator with six inputs and six outputs for wind energy conversion systems.
Neste trabalho, apresenta-se o desenvolvimento e a análise da estabilidade numérica de um novo algoritmo crítico adaptativo para aproximar a função valor de estado para o projeto do sistema de controle ótimo online, utilizando o regulador linear quadrático discreto (DLQR), com base em programação dinâmica heurística (HDP). O algoritmo proposto faz uso de transformações unitárias e métodos de decomposição QR para melhorar a e-ciência da aprendizagem online na rede crítica por meio da abordagem dos mínimos quadrados recursivos (RLS). A estratégia de aprendizagem desenvolvida fornece melhorias no desempenho computacional em termos de estabilidade numérica e custo computacional, que visam tornar possíveis as implementações em tempo real da metodologia do projeto de controle ótimo com base em paradigmas de aprendizado por reforço ator-crítico. O comportamento de convergência e estabilidade numérica do algoritmo online proposto, denominado RLSµ-QR-HDP-DLQR, são avaliados por meio de simulações computacionais em três modelos Múltiplas-Entradas e Múltiplas-Saídas (MIMO), que representam o piloto automático de uma aeronave F-16 de terceira ordem, um circuito de quarta ordem RLC com duas tensões de entrada e dois níveis de tensão controláveis, e um gerador de indução duplamente alimentados com seis entradas e seis saídas para sistemas de conversão de energia eólica.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Coutinho, Luciano Reis. "Interoperabilidade organizacional em sistemas multiagentes abertos baseada em engenharia dirigida por modelos." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-29092010-152356/.

Повний текст джерела
Анотація:
Nesta tese, propõe-se integrar, de modo sistemático, modelos organizacionais para prover interoperabilidade organizacional em sistemas multiagentes abertos. A interoperabilidade organizacional consiste em permitir que, em uma mesma organização de agentes, coexistam agentes desenvolvidos a partir de modelos organizacionais distintos. Para realizar tal intuito, aplica-se uma abordagem baseada em técnicas da Engenharia Dirigida por Modelos. A abordagem proposta divide-se em três etapas principais: (1) representar a estrutura conceitual de modelos organizacionais através de metamodelos; (2) identificar correspondências entre as estruturas conceituais dos modelos organizacionais utilizando como heurística a idéia de dimensões e padrões de modelagem organizacional ; e (3) combinar os metamodelos dos modelos organizacionais seguindo um algoritmo de junção de modelos baseado em grafos e articulações de grafos. Utilizando a abordagem proposta, quatro modelos organizacionais existentes são integrados: os modelos AGR, STEAM, MOISE+ e ISLANDER. Para ilustrar o uso da integração de metamodelos no problema de interoperabilidade organizacional, especifica-se e implementa-se uma infraestrutura de interoperabilidade organizacional chamada MAORI (Model-driven Architecture for Organizational Interoperability). A infraestrutura MAORI é estruturada em duas camadas: (1) a camada M2M, na qual a integraçãoo de modelos realizada é utilizada para traduzir especificações e estados organizacionais, e (2) a camada ORI, na qual infraestruturas organizacionais são interconectadas. Para testar e validar toda a proposta, a infraestrutura MAORI foi implementada para as infraestruturas organizacionais S-MOISE+ e MADKIT, e uma aplicaçào denominada WritePaper foi desenvolvida. A partir das implementações, alguns experimentos foram realizados. Os resultados obtidos demonstram que a integração de modelos organizacionais proposta, realizada na infraestrutura de interoperabilidade MAORI, efetivamente interconecta infraestruturas organizacionais distintas e permite que, em uma mesma organização de agentes, coexistam agentes desenvolvidos a partir de modelos organizacionais distintos.
This thesis proposes to integrate systematically organizational models for providing organizational interoperability in open multiagent systems. Organizational interoperability consists in enabling the participation, in the same agent organization, of agents developed with different organizational models. For this purpose, it is applied an approach based on techniques from Model-driven Engineering. The approach is divided in three main steps: (1) to represent the conceptual structure of organizational models by means of metamodels; (2) to identify correspondences among the conceptual structures of the organizational models using as heuristics the idea of organizational modeling dimensions and patterns; (3) to combine the metamodels of the organizational models by following a merge algorithm based on graphs and graph articulations. Using the proposed approach, four existing organizational models are integrated: AGR, STEAM, MOISE+ and ISLANDER. To illustrate the use of the integration, an organizational interoperability infrastructure called MAORI (Model-driven Architecture for Organizational Interoperability) is specified and implemented. The MAORI infrastructure is structured in two layers: (1) the M2M layer, in which the integration of models is used to translate the organizational specifications and states, and (2) the ORI layer, in which the organizational infrastructures are interconnected. To test and validate the approach, MAORI infrastructure was implemented for the organizational infrastructures S-MOISE+ and MADKIT, and an application called Write Paper was developed. Using the implementations, some experiments were done. The results show that the organizational model integration, implemented in the MAORI infrastructure, effectively interconnects distinct organizational infrastructures and enables the participation, in the same agent organization, of agents developed with different organizational models.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Scatalon, Lilian Passos [UNESP]. "Empacotamento de experimentos controlados em engenharia de software: uma abordagem baseada em ontologia." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/127538.

Повний текст джерела
Анотація:
Made available in DSpace on 2015-09-17T15:24:04Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-02-09. Added 1 bitstream(s) on 2015-09-17T15:48:27Z : No. of bitstreams: 1 000846891.pdf: 760953 bytes, checksum: fa5ef40f34384d3df5a903a04e11c0ab (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Engenharia de Software Experimental visa a avaliar e medir o desempenho de métodos, técnicas e ferramentas aplicadas em atividades de desenvolvimento de software. A meta é criar um corpo de conhecimento validado experimentalmente para apoiar as tomadas de decisões no domínio de Engenharia de Software. Construir esse corpo de conhecimento requer a condução de experimentos controlados e suas replicações a fim de generalizar os resultados obtidos. As informações e o conhecimento gerados por um experimento são registrados em seu pacote de laboratório, que deve ser revisado por um eventual grupo de pesquisa com a intenção de replicá-lo. Entretanto, pesquisadores enfrentam dificuldades ao revisar os pacotes de laboratório disponíveis. Um dos fatores desse problema é a falta de padronização dos pacotes de laboratório. Os experimentos são reportados com diferentes conjuntos de informações, o que também se constitui em uma barreira para a integração dos estudos em um corpo comum. Nesse contexto, considerando que compartilhamento e integração de conhecimento são aplicações recorrentes de ontologias, neste trabalho é proposto um workflow para aplicar uma ontologia ao empacotamento de experimentos controlados em Engenharia de Software. Para avaliar essa abordagem, foi implementada a ferramenta PontoLab++, que corresponde a uma instância do workflow que adota como padrão a EXPEROntology, uma ontologia para experimentos controlados
Experimental Software Engineering attempts to assess the performance of methods, techniques and tools applied on software development activities. The goal is to build a body of experimentally validated knowledge in order to support decision making on Software Engineering domain. Building this body of knowledge requires to run controlled experiments and their replications in order to generalize the obtained results. The information and the knowledge generated by an experiment are registered in the so-called lab package, which must be reviewed by an eventual research group with the intention to replicate it. However, researchers face difficulties while reviewing the available lab packages. One of the factors that leads to this problem is the lab packages lack of standardization. The experiments are reported with different information sets, what is also a barrier to integrate studies in a common body. In this context, considering that knowledge sharing and integration are recurring applications of ontologies, in this work is proposed a workflow that applies an ontology to package controlled experiments in Software Engineering. In order to evaluate this approach, the tool Ponto- Lab++ was implemented, which corresponds to a workflow instance that adopts EXPEROntology, an ontology for controlled experiments
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Scatalon, Lilian Passos. "Empacotamento de experimentos controlados em engenharia de software : uma abordagem baseada em ontologia /." São José do Rio Preto, 2013. http://hdl.handle.net/11449/127538.

Повний текст джерела
Анотація:
Orientador: Rogério Eduardo Garcia
Banca: Ellen Francine Barbosa
Banca: Solange Oliveira Rezende
Resumo: Engenharia de Software Experimental visa a avaliar e medir o desempenho de métodos, técnicas e ferramentas aplicadas em atividades de desenvolvimento de software. A meta é criar um corpo de conhecimento validado experimentalmente para apoiar as tomadas de decisões no domínio de Engenharia de Software. Construir esse corpo de conhecimento requer a condução de experimentos controlados e suas replicações a fim de generalizar os resultados obtidos. As informações e o conhecimento gerados por um experimento são registrados em seu pacote de laboratório, que deve ser revisado por um eventual grupo de pesquisa com a intenção de replicá-lo. Entretanto, pesquisadores enfrentam dificuldades ao revisar os pacotes de laboratório disponíveis. Um dos fatores desse problema é a falta de padronização dos pacotes de laboratório. Os experimentos são reportados com diferentes conjuntos de informações, o que também se constitui em uma barreira para a integração dos estudos em um corpo comum. Nesse contexto, considerando que compartilhamento e integração de conhecimento são aplicações recorrentes de ontologias, neste trabalho é proposto um workflow para aplicar uma ontologia ao empacotamento de experimentos controlados em Engenharia de Software. Para avaliar essa abordagem, foi implementada a ferramenta PontoLab++, que corresponde a uma instância do workflow que adota como padrão a EXPEROntology, uma ontologia para experimentos controlados
Abstract: Experimental Software Engineering attempts to assess the performance of methods, techniques and tools applied on software development activities. The goal is to build a body of experimentally validated knowledge in order to support decision making on Software Engineering domain. Building this body of knowledge requires to run controlled experiments and their replications in order to generalize the obtained results. The information and the knowledge generated by an experiment are registered in the so-called lab package, which must be reviewed by an eventual research group with the intention to replicate it. However, researchers face difficulties while reviewing the available lab packages. One of the factors that leads to this problem is the lab packages lack of standardization. The experiments are reported with different information sets, what is also a barrier to integrate studies in a common body. In this context, considering that knowledge sharing and integration are recurring applications of ontologies, in this work is proposed a workflow that applies an ontology to package controlled experiments in Software Engineering. In order to evaluate this approach, the tool Ponto- Lab++ was implemented, which corresponds to a workflow instance that adopts EXPEROntology, an ontology for controlled experiments
Mestre
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Gresse, von Wangenheim Christiane. "Reutilização baseada em casos de experiência na área de mensuração em engenharia de software /." Florianópolis, SC, 2000. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78485.

Повний текст джерела
Анотація:
Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-17T15:03:33Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T17:04:30Z : No. of bitstreams: 1 161359.pdf: 6420229 bytes, checksum: a9f0501f52704490f9cf73a337a3f8f2 (MD5)
Desenvolvimento, implementação e avaliação de uma metodologia para a reutilização de conhecimento experiencial utilizando Raciocínio Baseado em Casos. A metodologia desenvolvida visa a representação, armazenamento, recuperação e contínua aquisição e integração do conhecimento baseado em experiências em uma Memória Corporativa. O enfoque é aplicado no contexto do paradigma Goal/Question/Metric, uma nova abordagem sobre mensuração de software, a qual auxilia na definição e implementação de metas operacionais e mensuráveis para melhoria de software.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Lindoso, Alisson Neres. "UMA METODOLOGIA BASEADA EM ONTOLOGIAS PARA A ENGENHARIA DE APLICAÇÕES MULTIAGENTE." Universidade Federal do Maranhão, 2006. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/336.

Повний текст джерела
Анотація:
Made available in DSpace on 2016-08-17T14:52:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 alisson lindoso2.pdf: 6722921 bytes, checksum: 2f55fa8a7f109106c015f0307cb7582c (MD5) Previous issue date: 2006-03-10
The increasing demand of software applications constructed conciliating productivity, low cost and high quality, even in complex and changeable domains, turns necessary the elaboration of techniques and methodologies focusing on development paradigms more suitable for approaching these conflicting features, like the multiagent one. On the other hand, the sotware reuse process promotes the creation of new applications employing reusable software artifacts previously developed. This work introduces MAAEM, an ontology-driven methodology for analysis, design and implementation of multi-agent applications through the reuse of models and components that represent the requirements of a family of applications in a domain as well as the corresponding agent-oriented solutions to these ones. ONTORMAS, an ontology whose instantiation is useful for modeling and representing specific applications developed with MAAEM methodology, is also presented. Two case studies elaborated in order to evaluate the methodology and ontology are also described, exploring the cases with and without reuse, respectively, in the touristic and juridical domains.
A crescente demanda por aplicações de software cuja construção concilie produtividade, baixo custo e alta qualidade, mesmo em domínios complexos e mutáveis, torna necessária a elaboração de técnicas e metodologias que foquem paradigmas de desenvolvimento mais adequados para abordar aquelas características conflitantes, tal como o paradigma multiagente. Por outro lado, o processo de reutilização de software permite promover a criação de novas aplicações empregando artefatos de software reutilizáveis previamente desenvolvidos. Esse trabalho introduz a MAAEM, uma metodologia baseada em ontologias para a análise, o projeto e a implementação de aplicações multiagente através do reuso de modelos e componentes que representam os requisitos de uma família de aplicações em um domínio, assim como as correspondentes soluções orientadas a agentes para tais requisitos. É também apresentada a ONTORMAS, uma ontologia cuja instanciação é útil para modelar e representar aplicações específicas desenvolvidas com a metodologia MAAEM. São descritos ainda dois estudos de caso elaborados no sentido de avaliar a metodologia e a ontologia, explorando os casos com e sem reuso, respectivamente, nos domínios turístico e jurídico.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Pires, Vanessa Barbisan. "Análise de impacto de mudança de software: uma metodologia baseada em ontologias." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006. http://hdl.handle.net/10923/1485.

Повний текст джерела
Анотація:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:42:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000421352-Texto+Completo-0.pdf: 1990541 bytes, checksum: 50bb269d146dfb27631bf26a1d95c2bf (MD5) Previous issue date: 2006
When a change requirement is generated during a software project, all information necessary for its development must be traced. In this context, the change impact analysis focus on finding the probability of an artifact impact to be modified. The main goal of this work is to develop a change impact methodology for software maintenance projects. To analyze the change impact it is necessary to use a traceability methodology. In our approach, the traceability is enforced by the ontology concepts that are generated from the domain model during the software development process. The methodology validation will be made by an experiment.
Quando um requisito de mudança é solicitado durante um projeto de manutenção, toda a informação referente a ele deve ser rastreada a fim de que seja possível desenvolvê-lo. Nessa realidade está inserida a análise de impacto de uma mudança que visa, entre outras coisas, estabelecer a probabilidade de impacto que um artefato terá. O principal objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia de análise de impacto de mudança em pro-jetos de manutenção de software. Para que seja possível realizá-la, é preciso rastrear os artefatos que compõem o sistema. O rastreamento é realizado pelos conceitos da ontologia gerada durante o processo de desenvolvimento de software a partir do modelo de domínio.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Silveira, Fábio Fagundes. "Ferramenta de apoio ao teste de aplicações java baseada em reflexão computacional." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2001. http://hdl.handle.net/10183/2283.

Повний текст джерела
Анотація:
A atividade de teste constitui uma fase de grande importância no processo de desenvolvimento de software, tendo como objetivo garantir um alto grau de confiabilidade nos produtos desenvolvidos. O paradigma da Orientação a Objetos (OO) surgiu com o objetivo de melhorar a qualidade bem como a produtividade no desenvolvimento de aplicações. Entretanto, apesar do aumento constante de aceitação do paradigma OO pela indústria de software, a presença de algumas de suas características torna a atividade de teste de programas neste paradigma mais complexa do que o teste de sistemas tradicionais. Entre estas características cita-se a herança, o encapsulamento, o polimorfismo e a ligação dinâmica [EIS 97] [PRE 95] [UNG 97]. Algumas técnicas estão sendo implementadas para auxiliarem a atividade de teste através do uso da tecnologia de reflexão computacional [HER 99]. Estas técnicas permitem a realização de análises de aspectos dinâmicos dos programas, sem a necessidade de instrumentar o código-fonte das aplicações que estão sendo monitoradas. Com o objetivo de auxiliar o processo de teste de programas orientados a objetos, este trabalho aborda o desenvolvimento de uma ferramenta, a qual automatiza parcialmente o teste de programas escritos em Java. A ferramenta evidencia o teste de estados fazendo uso da tecnologia de reflexão computacional. Através da especificação de asserções, feitas pelo usuário da ferramenta, na forma de invariantes de classe, pré e pós-condições de métodos, é possível verificar a integridade dos estados dos objetos durante a execução do programa em teste. A ferramenta possibilita também, armazenar a seqüência de métodos chamados pelos objetos da aplicação em teste, tornando possível ao testador, visualizar o histórico das interações entre os objetos criados no nível-base.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Більше джерел

Частини книг з теми "Engenharia de software baseada em valor"

1

Roncasalia Junior, Osmar, Carlos Eduardo Ribeiro, José Reinaldo Merlin, and Daniela de Freitas Guilhermino Trindade. "INSPEÇÃO DE SOFTWARE BASEADA EM LEITURA DE CÓDIGO APLICADA A UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ODONTOLÓGICO." In Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento na Engenharia Eletrônica e Computação, 88–99. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8712119028.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.

Тези доповідей конференцій з теми "Engenharia de software baseada em valor"

1

Palioto, Narcizo Gabriel Freitas, and Thelma Colanzi. "Configuração de Algoritmos Genéticos Multiobjetivos para Otimização de Projeto de Arquitetura de Linha de Produto." In Escola Regional de Engenharia de Software. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eres.2020.13731.

Повний текст джерела
Анотація:
Algoritmos de busca têm sido explorados com sucesso na otimização de projeto de Arquitetura de Linha de Produto de Software (PLA) na abordagem seminal chamada Multi-Objective Approach for Product-Line Architecture Design (MOA4PLA). Tal abordagem produz um conjunto de alternativas de projeto de PLA que melhora os diferentes fatores otimizados. Atualmente, o algoritmo utilizado nesta abordagem é o algoritmo NSGA-II (Non-dominated Sorting Genetic Algorithm II), um algoritmo genético multiobjetivo que otimiza várias propriedades simultaneamente. Apesar de resultados experimentais promissores, estudar a melhor combinação de configuração dos parâmetros do algoritmo genético é imprescindível para obter melhores resultados. Valores de referência para os parâmetros ainda não foram definidos para otimização de projeto de PLA porque este é um tópico de pesquisa incipiente. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é identificar os valores mais adequados para configurar o algoritmo NSGA-II para a otimização de projetos de PLA por meio de um estudo experimental. Uma análise quantitativa baseada no indicador de qualidade hypervolume e em testes estatísticos foi realizada para determinar o valor mais adequado para configurar cada parâmetro do algoritmo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Nau, Jonathan, Rudimar Luís Scaranto Dazzi, Aluizio Haendchen Filho, and Anita Fernandes. "Processamento do Discurso em Textos Dissertativos-Argumentativos: Uma Abordagem Baseada em Mineração de Argumentos e Aprendizado Supervisionado de Máquina." In Seminário Integrado de Software e Hardware. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/semish.2020.11316.

Повний текст джерела
Анотація:
A identificação da estrutura da argumentação é útil para analisar o discurso e o raciocínio lógico do aluno. O processo de entendimento do discurso abrange a compreensão da morfologia, da sintaxe e da semântica. Neste trabalho, o processamento do discurso segue uma metodologia composta das seguintes fases: (i) criação de um corpus para treinamento e validação da aprendizagem; (ii) implementação da abordagem para mineração de argumentos; e (iii) aplicação de técnicas de aprendizagem de máquina. Os resultados alcançados ficaram entre a média encontrada na literatura para trabalhos realizados na língua inglesa. O destaque foi a identificação da proposta de intervenção, com um valor-F de 0,744.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Silva, Vinícius Carvalho da, Rutiléia De Jesus Paiva, Patrícia Oliveira Santos, Andre Da Luz Freitas, and Iago Castro Da Silva. "O POTENCIAL DA BIORREMEDIAÇÃO BASEADA EM MICROALGAS PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTAMINADOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1343.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: A biorremediação baseada em microalgas (BBM) tem sido bastante estudada nas últimas décadas como uma forma para o tratamento de águas residuais, devido a sua compatibilidade ambiental, eficiência de custo e sustentabilidade. Sendo aplicada para remoção de metais pesados, tratamento de esgoto doméstico, efluentes industriais e entre outras aplicações. É interessante destacar a possibilidade da geração de subprodutos através de sua biomassa gerada no fim do processo de biorremediação, como a produção de carotenoides. Dessa forma estudos para a otimização desses processos se torna essencial. Objetivos: Sintetizar em uma revisão bibliográfica sistemática a aplicação e técnicas utilizadas na BBM. Material e métodos: As buscas foram realizadas na base de dados bibliográficas Scopus (Elsevier), correspondendo as palavras chaves "microalgae bioremediation” e "microalgae-based bioremediation". Organizado segundo o método Knowledge Development Process – Constructivist. Sendo selecionados artigos de pesquisa publicados no período de 2017 a 2021. Resultados: Foram encontrados 14 artigos correspondentes a metodologia adotada, sendo 5 deles publicados no ano de 2021. Quanto a eficiência dos processos de BBM podemos observar nos estudos avaliados uma grande variedade de fotobiorreatores distintos, cada um específico para a espécie de microalga e ambiente a serem cultivadas, sendo eles sistemas aberto, fechado, semifechado, com controle de temperatura, aeração e controle de luminosidade, cada parâmetro ajustado para garantir melhor produtividade no experimento. Em todos os casos avaliados notou-se uma redução significativa dos compostos nocivos presentes no efluente contaminado. Para um fotobiorreator tubular horizontal semifechado foi identificada a remoção em média de 88% do ácido acético utilizado com herbicida. Para diminuição do nitrogênio amoniacal, a redução variou entre 70% e 100% e quanto a águas residuais de matadouros, o tratamento apresentou grande capacidade de esgotamento de até 97% da DQO, 99% de nitrogênio e 43% de fósforo. Conclusão: Podemos perceber a o aumento significativo de estudos publicados referentes a (BBM) nos últimos anos, e sua grande eficiência na remoção de compostos indesejáveis, além de gerar subprodutos de valor agregado. Contudo, é uma atividade ainda pouco utilizada pelas indústrias, o que estimula a perseverança em desenvolver experimentos visando a otimização desse processo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Moura, Jaqueline, Natiele Lucca, Fábio Basso, João Pablo S. Da Silva, Elder Rodrigues, and Maicon Bernardino. "Explorando o Refinamento de uma DSL para Versões Baseadas em EMF, Eclipse Sirius e XText." In Escola Regional de Engenharia de Software. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eres.2020.13712.

Повний текст джерела
Анотація:
A Engenharia Dirigida por Modelos (MDE) possibilita descrever modelos abstratos em altos níveis e então transformá-los. Sistemas autoadaptativos são capazes de avaliar e alterar seu próprio comportamento em tempo de execução. Linguagens Específicas de Domínio (DSLs) podem ser descritas para abstrair tal complexidade. Este artigo apresenta um estudo exploratório no refinamento de uma DSL desse domínio. Três versões são implementadas uma textual (em Xtext) e duas gráficas (baseada em árvore EMF e em Eclipse Sirius). Após, são realizadas transformações destes modelos para código de plataforma alvo. Finalmente, são expostas conclusões da prática obtida com o aparato utilizado no ecossistema do Eclipse.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Costa, Jean M. R., Rafael M. Feitosa, and Cleidson R. B. de Souza. "RaisAware: Uma Ferramenta de Auxílio à Engenharia de Software Colaborativa Baseada em Análises de Dependências." In 2008 V Simposio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. SBSC 2008. (Brazilian Symposium on Collaborative Systems). IEEE, 2008. http://dx.doi.org/10.1109/sbsc.2008.34.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Tonhão, Simone De França, Andressa De Souza S. Medeiros, and Jorge Marques Prates. "Uma abordagem prática apoiada pela aprendizagem baseada em projetos e gamificação para o ensino de Engenharia de Software." In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/educomp.2021.14480.

Повний текст джерела
Анотація:
O desenvolvimento de software pode envolver aspectos complexos e que exigem conhecimento, fazendo com que, muitas vezes, os desenvolvedores enfrentem dificuldades durante este processo, pois podem se deparar com problemas com os quais não aprenderam lidar durante o processo de formação. Cursos de Licenciatura em Computação visam formar docentes em caráter multidisciplinar em áreas da Computação, tendo como fundamento a associação entre teoria e prática. Dentre as disciplinas que exigem essa associação, está a Engenharia de Software, uma disciplina na qual os alunos devem aplicar os conceitos teóricos em atividades que simulem atividades encontradas no processo de desenvolvimento de software. Partindo dessa premissa, este trabalho teve como objetivo propor e aplicar uma abordagem prática de ensino de Engenharia de Software com o intuito de trazer experiências práticas aos alunos de cursos de Licenciatura em Computação, motivando-os no processo de aprendizagem. A proposta foi elaborada a partir da análise de revisão de literatura em torno das atuais abordagens de ensino da Engenharia de Software, e suas principais vantagens e desvantagens. A proposta em questão apoia-se na abordagem de aprendizagem baseada em projetos e na gamificação. A aplicação da abordagem foi realizada em uma turma da disciplina de Engenharia de Software, em um Curso de Licenciatura em Computação, e para a avaliação foi aplicado um questionário aos alunos. De acordo com os resultados obtidos, a abordagem mostrou-se promissora no ensino de Engenharia de Software, proporcionando experiências reais de desenvolvimento, aplicação dos conhecimentos adquiridos, maior independência no processo de aprendizagem, entre outros.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Wanderley, Miguel, Júlio Menezes Junior, and Cristine Gusmão. "ClassRiskIndicator - Uma Ferramenta Móvel para Apoiar o Gerenciamento dos Riscos em Ambientes de Múltiplos Projetos com Base em Indicadores." In X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2014.6113.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo apresenta o ClassRiskIndicator, uma ferramenta móvel baseada em indicadores que objetiva auxiliar o gerenciamento dos riscos de projetos de desenvolvimento de software em um ambiente de múltiplos projetos. O objetivo principal é ajudar o gerente de projetos nas tarefas mais importantes e fundamentais do processo de gestão de riscos, de forma objetiva, portátil e simples (traços relevantes para uma gestão eficiente dos riscos). Esta ferramenta faz uso de indicadores que podem caracterizar e resumir, em um único valor, o nível geral de exposição ao risco de um projeto de desenvolvimento de software.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Gonçalves, Enyo J. T., Marcos A. De Oliveira, João H. Freires Junoir, Guilherme E. S. Feitosa, Douglas H. Mendes, Mariela I. Cortés, Robson G. F. Feitosa, and Yrleyjander S. Lopes. "Uma Abordagem Baseada em Agentes de Apoio ao Ensino a Distância Utilizando Técnicas de Engenharia de Software." In X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2014.6115.

Повний текст джерела
Анотація:
A Educação à Distância vem crescendo nos últimos anos com o apoio de ferramentas computacionais. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) merecem destaque neste cenário, por permitirem que os cursos nesta modalidade se desenvolvam de modo mais interativo e dinâmico. No entanto, o acompanhamento dos alunos e demais envolvidos através dos AVAs ainda é realizado por agentes humanos, tornando esta atividade propensa a falhas. Neste contexto, há a necessidade de um software autônomo para apoiar tal tarefa. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Sistema Multiagente para MOODLE utilizando técnicas de Engenharia de Software baseada em Agentes para guiar o desenvolvimento.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Ortoncelli, André, and Maris Ângela Brittes. "Processo de Desenvolvimento de Software: uma Atividade Prática Supervisionada baseada nos papéis de adquirente e fornecedor." In XXIV Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2016.9680.

Повний текст джерела
Анотація:
Esse trabalho apresenta um relato de experiência referente a um trabalho aplicado como Atividade Prática Supervisionada, em uma disciplina de Processo de Desenvolvimento de Software, ofertada em um curso de graduação em Engenharia de Software. Nessa atividade os alunos foram divididos em grupos, sendo que cada grupo, em diferentes momentos representou os papéis de adquirente e fornecedor de um software (tal como é definido na norma ISO/IEC 12207:2008), sendo obrigatória a interação entre diferentes grupos. Durante o desenvolvimento da atividade os grupos tiveram que seguir alguns dos requisitos do MPS.BR, reforçando assim conceitos de qualidade de processo de software aprendidos em aula. Destaca-se que de acordo com a opinião dos alunos (obtida por meio de um questionário), esse trabalho contribuiu para aquisição e fixação dos conhecimentos da disciplina, assim como para mantê-los motivados durante seu desenvolvimento.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Santos, Gleison, Mariano Montoni, Reinaldo C. Silva Filho, Anne Elise Katsurayama, David Zanetti, Andrea O. S. Barreto, and Ana Regina Rocha. "Indicadores da Implementação do Nível E do MR-MPS em uma Instituição de Pesquisa." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2009. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2009.15529.

Повний текст джерела
Анотація:
Em maio de 2008, a Área de Qualidade de Software do Laboratório de Engenharia de Software da COPPE/UFRJ foi a primeira unidade organizacional a ser avaliada no Nível E do MR-MPS versão 1.2. Este artigo apresenta os principais detalhes da implementação dessa iniciativa de melhoria de processos, incluindo as ferramentas utilizadas e uma análise da experiência baseada em resultados apresentados nos relatórios de medição.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії