Статті в журналах з теми "Arquivamento da web"

Щоб переглянути інші типи публікацій з цієї теми, перейдіть за посиланням: Arquivamento da web.

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся з топ-31 статей у журналах для дослідження на тему "Arquivamento da web".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Переглядайте статті в журналах для різних дисциплін та оформлюйте правильно вашу бібліографію.

1

Boeres, Sonia Araújo de Assis, and Rondineli Gama Saad. "Arquivamento da Web." Revista Brasileira de Preservação Digital 4 (June 10, 2023): e023005. http://dx.doi.org/10.20396/rebpred.v4i00.17934.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: A importância do arquivamento web está em preservar e dar acesso, em longo prazo, às informações digitais publicadas na internet. Com a crescente quantidade de conteúdo digital, há um risco real de que informações valiosas sejam perdidas, corrompidas ou tornem-se inacessíveis, devido às mudanças tecnológicas, atualizações de plataformas, ou até mesmo exclusões acidentais ou intencionais. O arquivamento da web é fundamental para a preservação digital e para o acesso contínuo das informações institucionais, garantindo a disponibilidade, confiabilidade e continuidade do patrimônio digital da sociedade, e para o avanço da pesquisa, educação, transparência e preservação da história digital. Objetivo: Apresentar o tema, definindo arquivamento web, mostrando como o processo é feito, as estratégias, os fluxos, e as iniciativas internacionais e nacionais, entre elas, o projeto ARQUIWEB, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Rede Cariniana. Metodologia: Pesquisa exploratória descritiva, utilizando o repositório de dados E-LIS e outras fontes, por meio da expressão iniciativas e estratégias para o arquivamento da web, em português e inglês. Resultados: Foram apresentadas sete iniciativas internacionais em variados contextos (bibliotecas e arquivos nacionais, organizações governamentais e sem fins lucrativos), e duas nacionais, onde pode-se destacar, o ARQUIWEB, que arquivará sítios de instituições parceiras e governamentais. Conclusão: Ainda são incipientes as iniciativas nacionais de arquivamento web, comparadas às internacionais, o que mostra possibilidades de estudo e a importância de estabelecer políticas, ter estratégias, e seguir fluxos para o arquivamento web nas instituições, garantindo qualidade na coleta e no resultado.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Rockembach, Moises, and Caterina Marta Groposo Pavão. "Políticas E Tecnologias De Preservação Digital No Arquivamento Da Web." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 11, no. 1 (February 1, 2018): 168–82. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8473.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo do artigo foi analisar a preservação digital a partir da abordagem de arquivamento da web, desde as tecnologias envolvidas no processo de arquivamento, bem como políticas de seleção, preservação e disponibilização destes conteúdos, além do estudo de instituições internacionais que atuam na preservação da web. A metodologia utiliza pesquisa bibliográfica e documental sobre iniciativas internacionais de arquivamento da web e objetiva fomentar a discussão no Brasil, assim como servir de subsídio para estudos aplicados. Analisa as publicações científicas na base de periódicos Scopus dos últimos cinco anos (2012-2016) que versam sobre o arquivamento da web, políticas de seleção dos conteúdos web e tecnologias aplicadas à coleta, armazenamento e acesso aos websites arquivados. Traz também um panorama das tecnologias utilizadas pela comunidade de iniciativas de arquivamento da web, a partir da identificação dos dados disponibilizados no site do Consórcio Internacional de Preservação da Internet. Conclui que países que ainda não possuem iniciativas próprias, como o Brasil, com o estabelecimento de políticas de seleção com enfoques específicos (institucionais, temáticas, por domínio, etc.), assim como uma gestão do ciclo de vida do arquivamento da web e a adoção de tecnologias no formato código aberto (open source) podem não só preservar sua memória digital, mas também contribuir com a comunidade internacional de arquivamento da web.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Rockembach, Moisés. "Arquivamento da Web: estudos de caso internacionais e o caso brasileiro." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 16, no. 1 (September 13, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v16i1.8648747.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste estudo foi delimitar conceitualmente e teoricamente o tema arquivamento da web, além de verificar estudos de caso internacionais e a situação brasileira sobre este tema. Pesquisa de natureza exploratória-descritiva, utiliza abordagem qualitativa, com a aplicação de metodologia de seleção e análise de estudos de caso internacionais para exemplificar o funcionamento do arquivamento da web em vários países, além da análise do contexto brasileiro. São abordados os modelos de processo e ciclo de vida do arquivamento da web, bem como aspectos legais. Dos exemplos encontrados, foram selecionados seis estudos de caso internacionais, contemplando uma variedade de contextos (organizações sem fins lucrativos, arquivos nacionais, bibliotecas regionais, bibliotecas nacionais, universidades, provedores de serviços), não encontrando nenhum sistema específico de arquivamento da web brasileira documentado na literatura, com somente alguns assuntos arquivados de forma esparsa. A investigação diferencia-se por trazer um tópico de pesquisa ainda incipiente no país, mas com muitas possibilidades de estudo. Conclui que é preciso fomentar a discussão no panorama nacional e sugere que iniciativas sejam desenvolvidas para o arquivamento da web brasileira.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Formenton, Danilo, and Luciana de Souza Gracioso. "Padrões de metadados no arquivamento da Web." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 20 (January 11, 2022): e022001. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8666263.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: A preservação digital no arquivamento da Web só será possível com o uso efetivo de padrões de metadados, pois são eles que determinaram a persistência, a coerência, a compreensibilidade, o acesso e a representação de sites selecionados, coletados e armazenados em arquivos da Web, além de definir a arquivabilidade de sites e a interoperabilidade entre sistemas. Objetivo: Neste contexto, foi objetivo do artigo identificar e definir quais padrões de metadados poderiam ser julgados por instituições de memória e universidades para que estas pudessem atender a preservação digital em arquivos da Web. Metodologia: Para isto, fez-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que usa o método bibliográfico a partir de levantamento assistemático e de revisão e análise de conteúdo da literatura. Foram selecionados e analisados os padrões Dublin Core, MODS, EAD, VRA Core, PREMIS e METS. Resultados e Conclusão: A análise dos resultados aponta que Dublin Core, MODS, EAD e VRA Core ampararam METS e PREMIS na descoberta e documentação de aspectos técnicos dos sites e na comprovação de sua autenticidade, contexto e proveniência. O METS pode gerir sites arquivados atuando como pacotes de informação OAIS, sendo que o Dublin Core mostrou ser um expoente para arquivamento Web por seu uso em iniciativas notáveis da área.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Rockembach, Moisés. "A web brasileira na Covid-19: arquivamento da web e preservação digital." Liinc em Revista 17, no. 1 (June 17, 2021): e5713. http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v17i1.5713.

Повний текст джерела
Анотація:
O artigo trata do arquivamento de páginas web referentes à COVID 19 no contexto brasileiro. Discorre sobre questões gerais da criação da web e seus objetivos iniciais, bem como do surgimento da necessidade de preservação da web. Foram analisadas iniciativas internacionais de preservação de conteúdos relativos à Covid 19, em destaque o IIPC (Consórcio Internacional de Preservação da Internet). O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso e de métodos mistos, qualitativo e quantitativo, revisão de literatura, pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa realizada coletou cerca de 16,4Gb de arquivos, até março de 2021 e pretendeu levantar a importância do arquivamento da web e da preservação de conteúdos sobre COVID 19 para acesso futuro
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Ferreira, Lisiane Braga, Marina Rodrigues Martins, and Moisés Rockembach. "Usos do Arquivamento da Web na Comunicação Científica." Prisma.com, no. 36 (2018): 78–98. http://dx.doi.org/10.21747/16463153/36a5.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Vitalis, Luiza Wioppiold, Liane Dannenberg Geötzke, and Leonardo José Andriolo. "DA SIMPLES ARQUIVÍSTICA À MODERNIDADE DIGITAL." Revista de Gestão e Secretariado 2, no. 1 (October 21, 2011): 56–76. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v2i1.40.

Повний текст джерела
Анотація:
Neste trabalho se propõe estudar a trajetória da arquivística dentro da profissão de secretariado, abordando desde as primeiras formas de arquivamento até as formas de arquivamento eletrônico. Para este estudo, os principais embasamentos teóricos utilizados foram as obras: Arquivo: teoria e prática, de Paes (2002), Secretariado: do escriba ao web writer, de Sabino e Rocha (2004), e Paula (1995), Como elaborar a tabela de temporalidade documental: racionalização de custos de armazenagem e administração de arquivos empresariais, que expõem, além das técnicas básicas de arquivamento, as novas e modernas técnicas a serviço dos arquivos. O estudo pode ser classificado como exploratório, sendo que o levantamento dos dados foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica. Dos resultados encontrados, destacou-se que um arquivo bem organizado oferece agilidade e praticidade ao profissional de secretariado - condições importantes para o suporte às tomadas de decisão - a melhoria do espaço físico de um escritório, através da destinação dos documentos gerados, também é de fundamental relevância. Com a Tabela de Temporalidade Documental posta em prática, é possível implantar o Gerenciamento Eletrônico de Documentos e melhorar constantemente o processo de arquivamento.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Santos, Gildenir Carolino, Danilo Formenton, and Gabriela Ayres Ferreira Terrada. "Modelo de arquivamento de páginas web para Portais de Periódicos." Revista Brasileira de Preservação Digital 3 (July 12, 2022): e022001. http://dx.doi.org/10.20396/rebpred.v3i00.16017.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: O crescimento dos documentos em formato digital tem provocado diversas mudanças no cenário da pesquisa científica, e diversos sites institucionais e de pesquisa se proliferaram de forma acelerada e necessitam de tratamento. Os arquivos da Web têm um papel importante a desempenhar como infraestruturas sociais que permitem a preservação da memória. Objetivo: Preservar digitalmente, por meio da ferramenta CONIFER da empresa Rhizome, as páginas Web do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Metodologia: Uma pesquisa de cunho exploratório, com abordagem da microarchiving, tendo como enfoque o levantamento bibliográfico para a elaboração da revisão da literatura sobre a temática em discussão. Utiliza-se como ferramenta o Conifer, que promoveu o arquivamento Web do Portal de Periódicos Eletrônicos da UNICAMP. O formato trabalhado nesta metodologia é o WARC. O WARC é um formato de arquivo para conteúdo da Web que armazena conteúdo da página Web, cabeçalhos de respostas e metadados para um grupo de páginas da Web. Resultados: Preservadas atualmente duas (02) revistas do Portal de Periódicos da UNICAMP. Conclusão: Espera-se que com essa metodologia possamos ampliar a preservação e arquivamento da Web de páginas institucionais da universidade, bem como oferecer a metodologia para as demais instituições interessadas em arquivar as páginas Web de seus Portais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Martins, Marina Rodrigues, and Moisés Rockembach. "Mapeamento de públicos para iniciativas acadêmicas de arquivamento da web." Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 43, no. 1 (January 2020): 71–88. http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844202014.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo O estudo apresenta a potencial rede de públicos estratégicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visando promover iniciativas de arquivamento da web no âmbito acadêmico. Levou em conta o ambiente relacional projetado a partir dos Órgãos da Administração Superior e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade. Como referência, se observou as iniciativas implantadas e as estruturas organizacionais da Universidade de Columbia e da Universidade de Harvard. A metodologia englobou pesquisas bibliográfica, documental e de conteúdo. O entendimento sobre públicos ocorreu a partir dos enfoques da conceituação lógica, do poder e da comunicação. O estudo concluiu que os atores organizacionais exercem influência em diferentes níveis, cada um conforme suas responsabilidades. Quanto maior a quantidade de coleções arquivadas, mais complexas as redes de públicos envolvidos, de seus diferentes sujeitos dependem apoio financeiro, de infraestrutura, tecnológico, jurídico etc.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Martins, Marina Rodrigues, and Moises Rockembach. "Promoção de iniciativas de arquivamento da web: um estudo a partir da rede de públicos estratégicos da UFRGS." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 8, no. 2 (July 2, 2020): 99. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i2.71333.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: Descreve o fenômeno conhecido por arquivamento da web e o microambiente relacional de iniciativas implantadas pela Universidade de Columbia e pela Universidade de Harvard. Como problema central questiona como se configura a potencial rede de públicos estratégicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visando a promover iniciativas de arquivamento da web no âmbito acadêmico, tendo em conta o ambiente relacional projetado a partir dos Órgãos da Administração Superior da Universidade e seu Programa de Pós-graduação em Comunicação. Método: É uma pesquisa exploratório-descritiva desenvolvida por meio de pesquisas bibliográfica, documental e análise de conteúdo. O entendimento sobre públicos ocorreu a partir dos enfoques da conceituação lógica, do poder e da comunicação. Resultados: O estudo concluiu que os atores organizacionais exercem influência em diferentes níveis dentro das estruturas institucionais, cada um conforme suas responsabilidades, e que o sistema comunicacional denota papel importante para a efetividade das iniciativas. Alguns públicos mapeados agem na criação de coleções, como também podem vir a ser potenciais usuários dos arquivos web formados. Essas coleções são concebidas por várias organizações coletoras, não apenas as entidades macropromotoras das iniciativas. Quanto maior a quantidade de coleções arquivadas, maior a rede de públicos envolvidos na promoção da tecnologia. Conclusão: O escopo de coleta das iniciativas varia conforme os interesses de cada organização coletora, apresentando coleções com diferentes classificações: institucional, regional, nacional, internacional, por fato e evento. Elas preservam tanto a história organizacional de suas entidades, como também promovem o ensino, a pesquisa e a extensão de suas comunidades.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
11

Formenton, Danilo, and Luciana de Souza Gracioso. "Preservação digital." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 18 (June 8, 2020): e020012. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v18i0.8659259.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo do artigo foi prover uma visão ampla e reflexiva dos principais aspectos da preservação digital, a partir dos desafios indicados, dos requisitos reconhecidos e das estratégias analisadas pela comunidade científica. A metodologia adota pesquisa quanti-qualitativa e exploratória-descritiva, com revisão da literatura nacional e internacional dos últimos vinte um anos acerca da preservação digital, a fim de apoiar a apreensão de tendências e políticas do tema como aprofundar as discussões sobre as necessidades no arquivamento e preservação de conteúdos digitais a longo prazo. Analisa dados do levantamento bibliográfico de publicações científicas nas bases Scopus e Web of Science dos últimos cinco anos (2015-2019) que tratam do assunto “digital preservation”. Observa que dos métodos discutidos, orçamentos, custos e metadados para preservação e arquivamento da Web são temas emergentes e carentes de estudos na Ciência da Informação brasileira. Na produção científica internacional, o Brasil destaca-se pelas quantias de publicações indicando uma maduração do tema e pactuando com o avanço dos projetos nacionais, como a Rede Cariniana. Porém, temos demandas financeiras, humanas e tecnológicas que, unido às características das estratégias para preservação digital, expõem a utilidade das colaborações e dos tópicos nacionais pouco explorados.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
12

De Jorge, María Goicoechea. "The Ciberia Project: an experiment in digital hermeneutics." Texto Digital 11, no. 1 (July 30, 2015): 4. http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p4.

Повний текст джерела
Анотація:
http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2015v11n1p4Este artigo apresenta a "Ciberia", uma coleção de obras de literatura eletrônica em espanhol, hospedados em Oda 2.0, um repositório de objetos de aprendizagem da Universidad Complutense de Madrid. O projeto Ciberia envolve experimentação ao nível humanístico e tecnológico, uma vez que lida com o desafio de arquivamento de obras literárias nascidas digitais, bem como com o próprio processo de arquivamento, que estamos realizando em Oda 2.0, um sistema de gerenciamento de dados para a criação de repositórios de objetos de aprendizagem na Web. Oda permite que diferentes pesquisadores possam trabalhar de forma colaborativa de maneira simultânea na base de dados: podem não apenas introduzir novos objetos, mas também modificar o modelo de dados. Esta interação entre eles nos permite criar taxonomias em uma forma indutiva ao invés de uma forma dedutiva.O artigo aborda aspectos como os objetivos da coleção, a elaboração do fichamento bibliográfico da Ciberia, o processo de limpeza de metadados e reconciliação com outras coleções da nuvem de dados vinculados, como o Projeto CELL, e funções de investigação e pedagógica do Ciberia. Além disso, vamos mostrar algumas das suas obras literárias mais representativas enquanto vamos revendo o processo de criação da coleção.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
13

Formenton, Danilo, and Luciana Gracioso. "Metadata standards in web archiving technological resources for ensuring the digital preservation of archived websites." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 20, no. 2022 (January 11, 2022): 1–28. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8666263/27830.

Повний текст джерела
Анотація:
Introduction:Digital preservation in Web archiving will only be possible with the effective use of metadata standards. These standards are the ones that determine the persistence, consistency, comprehensibility, the access,and representation of selected sites, collected and stored in Web archives, besides defining the archivability of sites and the interoperability among systems. Objective:In this context, the objective of the article was to identify and define which metadata standards could be judged by memory institutions and universities so that they could enable digital preservation in Web archives.Methodology:For this, a qualitative, exploratory,and descriptive research was done, using the bibliographic method from a non-systematic inventory together with a review and analysis of the literature content. The Dublin Core, MODS, EAD, VRA Core, PREMIS, and METS standards were selected and analyzed. Results and Conclusion:The analysis of the results indicates that Dublin Core, MODS, EAD, and VRA Core supported METS and PREMIS in detecting and documenting technical aspects of sites and proving their authenticity, context, and origin. METS can manage archived sites by acting as OAIS information packages, while Dublin Core proved to be an exponent for Web archiving through its use in remarkable area initiatives
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
14

Farias, Juliana Pinheiro, and Kelen Cândida Vieira Bomfim. "A produção científica sobre preservação de websites em língua portuguesa." Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação 24, no. 55 (May 6, 2019): 1–15. http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e58207.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo apresenta uma análise quantitativa e qualitativa da produção científica sobre a temática “Preservação de websites” e “Arquivamento da web”, com a aplicação da metodologia de seleção e análise de bibliografias, sendo estas, parte norteadora para a compreensão da atual situação da produção científica hoje, nos países Ibero-americanos. Define o termo “Preservação de Websites” e apresenta seus objetivos. Para o desenvolvimento da pesquisa foi feita uma busca na base oasisbr e a metodologia usada foi a análise dos conteúdos dos trabalhos encontrados. Pode trazer um auxílio aos pesquisadores no entendimento do tema e como está se comportando produção científica até o momento.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
15

Araújo, Wagner Junqueira de, Ítalo José Bastos Guimarães, and Marckson Roberto Ferreira de Sousa. "Cenários prospectivos com base nos projetos de lei para acessibilidade na web no Brasil." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 16, no. 3 (August 7, 2018): 387–407. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v16i3.8652530.

Повний текст джерела
Анотація:
Aborda a temática da acessibilidade e tem como objetivo elaborar cenários prospectivos para acessibilidade na web com base nos projetos de lei do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Apresenta um levantamento sobre as principais leis sobre acessibilidade que estão em vigor no Brasil. Para tanto, utiliza-se do método de matrizes de impacto cruzado de Gordon (1999). Foi necessário realizar um levantamento sobre os atuais projetos de lei que estão em tramitação para embasar a projeção de cenários. Deste modo, identificou-se quatro projetos de lei que tratam da acessibilidade na web. A partir dos dados elaborados por meio do método de Gordon (1999), foi possível desenvolver três cenários, a saber: a) pessimista – não ocorrência dos eventos previstos gerando o arquivamento ou não aprovação dos projetos em tramitação; b) realista – cenário mais provável é a ocorrência do desenvolvimento de Centros de Inclusão Digital (CID) por meio da aprovação da Lei da Câmara nº 28, de 2011; c) otimista – além do desenvolvimento do CID é possível que ocorra a implantação de programas de software nas bibliotecas públicas para uso de deficientes visuais, como também a promoção da acessibilidade aos portais públicos na web no médio prazo. Sendo assim, observa-se por meio dos cenários propostos, um panorama sobre o que pode ocorrer em relação aos projetos de lei avaliados.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
16

Azevedo-Marques, Paulo Mazzoncini de, Edilson Carlos Caritá, Alexander Antonio Benedicto, and Pablo Rodrigo Sanches. "Integração RIS/PACS no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto: uma solução baseada em "web"." Radiologia Brasileira 38, no. 1 (February 2005): 37–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842005000100009.

Повний текст джерела
Анотація:
OBJETIVO: Integração dos Sistemas de Informação em Radiologia (RIS - "Radiology Information System") e de Arquivamento e Comunicação de Imagens (PACS - "Picture Archiving and Communication System") no Serviço de Radiodiagnóstico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, para possibilitar a consulta remota de laudos e imagens associadas. MATERIAIS E MÉTODOS: A integração RIS/PACS implementada é feita em tempo real, no momento da consulta, utilizando tecnologias "web" e técnicas de programação para "intranet/internet". RESULTADOS: A aplicação "web" permite a consulta pela "intranet" do hospital dos laudos de exames e imagens associadas através de nome, sobrenome, número de registro hospitalar dos pacientes ou por modalidade, dentro de um determinado período. O visualizador possibilita que o usuário navegue pelas imagens, podendo realizar algumas funções básicas como "zoom", controle de brilho e contraste e visualização de imagens lado a lado. CONCLUSÃO: A integração RIS/PACS diminui o risco de inconsistências, através da redução do número de interfaces entre bases de dados com grande redundância de informação, proporcionando um ambiente de trabalho rápido e seguro para consulta de laudos radiológicos e visualização de imagens associadas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
17

Dos Santos, Marcelo, and Evandro Eduardo Seron Ruiz. "Distribuição de imagens médicas via web: um servidor e cliente Dicom." Exacta 4, no. 1 (March 12, 2008): 105–12. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v4i1.658.

Повний текст джерела
Анотація:
Com o advento dos equipamentos digitais de diagnóstico médico, houve uma diminuição do uso de filmes emradiologia. Em contrapartida, o gerenciamento de imagens médicas (IMs) digitalizadas tornou-se uma tarefa crítica. Neste trabalho, apresentamos um protótipo, com base em tecnologias worldwide web (www), que realiza essa função. Ele contempla um servidor de IMs que possibilita a pesquisa e a recuperação dessas imagens armazenadas como arquivos digital imaging and communications in medicine (Dicom), além de receber requisições de serviços de equipamento sem aplicações compatíveis com esse padrão. As IMs podem ser visualizadas e manipuladas dentro de um navegador web (o cliente da aplicação) por meio de uma aplicação Java (applet). Tal abordagem oferece algumas vantagens em relação aos tradicionais sistemas de arquivamento e comunicação de imagens (picture archiving and communication systems [Pacs]), entre as quais a independência de plataformas e facilidade de instalação e de manutenção, a distribuição de dados e a integração com outros sistemas, dentro ou fora da instituição. Basta que se utilize a implementação de políticas de segurança. A simplicidade e a flexibilidade das tecnologias web viabilizam o uso dessa aplicação que provê recursos tanto para o gerenciamento quanto para a manipulação de IMs.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
18

Dos Santos, Marcelo, and Evandro Eduardo Seron Ruiz. "Distribuição de imagens médicas via web: um servidor e cliente Dicom DOI: 10.5585/exacta.v4i1.658." Exacta 4, no. 1 (March 12, 2008): 105–12. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v4i1.658.

Повний текст джерела
Анотація:
Com o advento dos equipamentos digitais de diagnóstico médico, houve uma diminuição do uso de filmes emradiologia. Em contrapartida, o gerenciamento de imagens médicas (IMs) digitalizadas tornou-se uma tarefa crítica. Neste trabalho, apresentamos um protótipo, com base em tecnologias worldwide web (www), que realiza essa função. Ele contempla um servidor de IMs que possibilita a pesquisa e a recuperação dessas imagens armazenadas como arquivos digital imaging and communications in medicine (Dicom), além de receber requisições de serviços de equipamento sem aplicações compatíveis com esse padrão. As IMs podem ser visualizadas e manipuladas dentro de um navegador web (o cliente da aplicação) por meio de uma aplicação Java (applet). Tal abordagem oferece algumas vantagens em relação aos tradicionais sistemas de arquivamento e comunicação de imagens (picture archiving and communication systems [Pacs]), entre as quais a independência de plataformas e facilidade de instalação e de manutenção, a distribuição de dados e a integração com outros sistemas, dentro ou fora da instituição. Basta que se utilize a implementação de políticas de segurança. A simplicidade e a flexibilidade das tecnologias web viabilizam o uso dessa aplicação que provê recursos tanto para o gerenciamento quanto para a manipulação de IMs.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
19

Linkevicius de Andrade, Daniela. "Desafios metodológicos na pesquisa com fóruns digitais de discussão de história." Semina - Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF 20, no. 1 (May 4, 2021): 10–26. http://dx.doi.org/10.5335/srph.v20i1.12478.

Повний текст джерела
Анотація:
Os fóruns digitais de discussão, também conhecidos como message boards ou discussion boards, são um caso interessante de uma ferramenta que se adaptou ao surgimento de novas estruturas tecnológicas e passou a integrar a web desde seu início, mantendo sua popularidade até os dias de hoje. A partir desse panorama, o objetivo deste artigo é refletir acerca dos desafios metodológicos da análise de fóruns de discussão de história, levando em consideração sua historicidade, bem como a estrutura que possibilita as discussões entre os usuários. Elaborar uma estratégia metodológica para a pesquisa com fóruns digitais envolve, nesse sentido, a necessidade de refletir acerca de sua materialidade, alterada no processo de arquivamento, e sobre a possibilidade de aliar análises qualitativas bem como quantitativas, uma vez que as discussões frequentemente são avaliadas em tempo real por seus participantes.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
20

Luz, Ana Javes. "Preservação de sites oficiais." Revista Brasileira de Preservação Digital 3 (July 12, 2022): e022010. http://dx.doi.org/10.20396/rebpred.v3i00.16587.

Повний текст джерела
Анотація:
Introdução: O artigo apresenta iniciativas de arquivamento da web adotadas em países de três diferentes continentes: América do Norte (Estados Unidos e México), Europa (França e Portugal) e América do Sul (Chile e Brasil), a fim de compreender desafios políticos e tecnológicos que envolvem a preservação de sites oficiais. Objetivo: Apresentar as potencialidades e as barreiras que cada iniciativa possui, bem como analisar comparativamente a atual situação brasileira. O artigo detalha ainda o projeto de lei federal no 2.431/2015, em tramitação na Câmara dos deputados, cujo objetivo é impedir o apagamento de informações inseridas em sites oficiais brasileiros. Metodologia: Pesquisa histórico-documental e o estudo de caso. Resultados: Demonstra que os Estados Unidos se destacam dentre os países analisados, com avançado projeto de arquivamento dos sites dos mandatos presidenciais. O Brasil, por sua vez, não possui uma política pública instituída para salvaguarda dessas mídias. Conclusão: A pesquisa permitiu concluir ainda que as iniciativas governamentais atualmente em curso para a preservação de websites oficiais estão em fases distintas de implementação e, dessa forma, alcançam resultados ora satisfatórios, ora aquém do necessário para garantir o acesso presente e futuro aos websites governamentais, fonte de informação sobre temas de interesse público nas democracias contemporâneas. No caso brasileiro, destaca-se também o vácuo institucional sobre o tema, demonstrando a necessidade de dar maior visibilidade ao assunto; de fortalecer articulações institucionais entre entes governamentais e não-governamentais; e de avançarmos na aprovação de uma legislação específica que mude essa realidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
21

Abreu, Rosane De Albuquerque dos S. "Desafios do acesso aberto." Revista Fitos 13, no. 1 (April 5, 2019): 6. http://dx.doi.org/10.17648/2446-4775.2019.774.

Повний текст джерела
Анотація:
Desde a criação da Revista Fitos (RF) na modalidade eletrônica em 2014, metas de fluxo contínuo (qualidade, indexação, profissionalização e internacionalização) norteiam o desenvolvimento do periódico e orientam a definição do foco de trabalho a cada ano.A RF também acompanha os movimentos da Fiocruz relacionados à comunicação científica e, nesse sentido, o ano de 2018 foi marcado por um amplo debate em torno da Ciência Aberta, definida aqui como: “[...] a atividade científica praticada de modo aberto, colaborativo e transparente, em todos os domínios do conhecimento, desde as ciências fundamentais até às ciências sociais e humanidades” [1].O paradigma da abertura, cujo terreno fértil para o seu desenvolvimento foi a evolução das tecnologias da informação e comunicação (TICs), coloca no foco da discussão os processos colaborativos, de compartilhamento e de reutilização na produção científica. Na concepção de Albagli[2], Ciência Aberta tem um conceito abrangente, semelhante a um guarda-chuva, que se baseia em diversos pilares e inclui múltiplas dimensões, a saber: Acesso Aberto; Dados Abertos, Pesquisa e Inovação Aberta, Ciência Cidadã, Código Aberto, Caderno Aberto de Laboratório, Recursos Educacionais Abertos, Redes Sociais Científica, etc.Destaca-se, nesse contexto, o Acesso Aberto (AA), em que se incluem as publicações científicas (Via Dourada) e o auto arquivamento/depósito das publicações em repositórios institucionais (Via Verde), cuja definição, segundo o documento da Iniciativa de Budapest sobre Acesso Aberto (BOAI-Budapest Open Access Initiative) é:Acesso Aberto à literatura científica revisada por pares significa a disponibilidade livre na Internet, permitindo a qualquer usuário ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral desses artigos, recolhê-los para indexação, introduzi-los como dados em software, ou usá-los para outro qualquer fim legal, sem barreiras financeiras, legais ou técnicas que não sejam inseparáveis ao próprio acesso a uma conexão Internet. As únicas restrições de reprodução ou distribuição e o único papel para o direito autoral neste domínio é dar aos autores o controle sobre a integridade do seu trabalho e o direito de ser, devidamente, reconhecido e citado[3].No que se refere aos periódicos científicos, propriamente ditos, a emergência das revistas eletrônicas em AA no início deste século, prometia o rompimento com a tradicional estrutura de validação e controle do conhecimento científico, abrigando a esperança da democratização deste conhecimento, ampliando o acesso não apenas aos cientistas, mas à sociedade em geral e transformando a estrutura do sistema de comunicação científica. Outro fator que em muito estimulou o acesso aberto foi a crise dos periódicos (década de 1980) que levou a comunidade científica a buscar alternativas para disponibilizar o conhecimento produzido, minimizando custos. Instalou-se, entretanto, um jogo político-econômico revelador da tensão entre pesquisadores e academia e os grandes publishers, no que se refere ao poder sobre o conhecimento científico produzido.Os periódicos eletrônicos, no entanto, em adaptação à nova realidade tecnológica, fizeram a transposição de suas práticas editoriais tradicionais para o ambiente online, sem levar em conta a especificidade da web, com a diferença de serem acessíveis sem pagamento.Passado esse tempo, muitas mudanças ocorreram, muitos serviços editoriais evoluíram tecnologicamente e várias adaptações foram necessárias para acompanhar o novo panorama da comunicação científica internacional, tais como a publicação de manuscritos em servidores de preprints e posprints, as novas opções da revisão por pares e o papel geral dos periódicos em garantir qualidade e agregar valor aos manuscritos.Spinak[4] alerta que essa onda de inovações está mudando o papel dos periódicos, o processo de arbitragem, a edição em geral e apresenta um desafio para as revistas sem fins lucrativos dos países emergentes e em desenvolvimento.São esses desafios que estão motivando a equipe editorial da Revista Fitos a mergulhar na temática do AA em total consonância com as políticas e encaminhamentos da Fiocruz.Assim como a maioria dos periódicos, a passagem da RF para o modelo eletrônico, fundamental para a caracterização de acesso aberto, tomou por base o modelo tradicional de publicação, transpondo-o do impresso para o eletrônico. Na atualidade, então, adequações estão em andamento para que, cada vez mais, a RF possa atender aos critérios da temática do AA, com vistas a difundir o conhecimento científico sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação em medicamentos da diversidade vegetal.Nesse contexto, busca-se: a melhoria na página de publicação da revista, priorizando o conteúdo e a usabilidade; a motivação para que o autor seja parceiro da revista na divulgação de seu trabalho; o estabelecimento de critérios mais rígidos de revisão dos manuscritos, visando à qualidade do conteúdo; a exigência dos objetos digitais que facilitam a identificação da obra e do autor (DOI, ORCID), a submissão do periódico à avaliação em bases voltadas para o AA (Redalyc, DOAJ, etc.), a disponibilização dos documentos e orientações editoriais também em Inglês, o uso de mídias alternativas para divulgação (Facebook, Twitter, etc.), entre outros.Diante disso, formula-se o convite a todos os envolvidos com o desenvolvimento da RF para assumirem, como sendo de sua responsabilidade, os desafios que se apresentam para o AA e, consequentemente, da Ciência Aberta.Rosane de Albuquerque dos Santos AbreuEditora Executiva
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
22

Formenton, Danilo, and Luciana de Souza Gracioso. "Arquivamento da web: sistematização de razões e justificativas para arquivar sites." Em Questão 30 (2024). http://dx.doi.org/10.1590/1808-5245.30.137396.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo: O objetivo deste estudo é apresentar razões para se arquivar sites por meio de casos de uso de arquivos da web e de arquivamento da web. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória que adota o método bibliográfico e documental a partir de uma revisão de literatura sobre o assunto. Aplicou-se a análise de conteúdo da revisão de produções científicas atuais nacionais e internacionais da Ciência da Informação, assim como, de sites oficiais, políticas e diretrizes de arquivos da web no mundo. Concluiu-se que há motivações mais abrangentes para que instituições desenvolvam os arquivos da web, incluindo-se, dentre tais motivações, a urgência de se preservar conteúdos web, devido ao risco de perda desse conteúdo, salvaguardando, dessa maneira, o patrimônio digital produzido por nações, e os inúmeros casos de uso dos arquivos da web. Complementarmente, no entanto, reconhece-se, efetivamente, a questão da legislação, que pode obrigar e estimular essas iniciativas, conferindo o direito e a proteção desses conteúdos às instituições, delegando-lhes as funções de captura, abrigo e arquivamento dos materiais web, seja no papel de um depositário legal, visando: preservação da memória social; ou, por conformidade normativa, e apoio em processos judiciais. Entender os insights providos pelos arquivos da web justificam, em certa medida, os futuros investimentos financeiros, políticos, científicos, etc., na preservação digital e arquivamento da web, sobretudo, em países que não detêm um arquivo da web nacional, como no caso do Brasil.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
23

Melo, Jonas Ferrigolo, and Moisés Rockembach. "Arquivabilidade de websites para preservação digital: estudo a partir da área da saúde." Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde 14, no. 3 (September 29, 2020). http://dx.doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2116.

Повний текст джерела
Анотація:
Em busca de uma solução para compreender as razões pelas quais alguns recursos presentes em websites não são possíveis de serem arquivados pelas ferramentas de captura, surgiu o conceito de arquivabilidade da web. Apresentamos este estudo que propõe iniciar uma discussão acerca do tema, a partir do método CLEAR+ e da ferramenta ArchiveReady, e verifiar sua aplicabilidade a partir da identifiação de websites da área da saúde, com testes de preservação digital por meio do arquivamento da web. A pesquisa confiurou-se como estudo de caso, com procedimentos envolvendo pesquisa bibliográfia e documental, bem como o uso de software para identifiar arquivabilidade dos sites. Conclui-se que tanto os testes de arquivabilidade quanto os de arquivamento da web apontam para poucas difiuldades de captura, em pequeno grau, sugerindo-se, portanto, que para atingir uma melhor qualidade de captura sejam adotados padrões de conformidade na produção dos websites, de acordo com o estabelecido pelo World Wide Web Consortium.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
24

Rockembach, Moisés. "Arquivamento da Web no contexto das Humanidades Digitais: da produção a preservação da informação digital | Web archiving in the context of digital humanities: from production to preservation of digital information." Liinc em Revista 15, no. 1 (June 28, 2019). http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4578.

Повний текст джерела
Анотація:
RESUMO Este trabalho procurou trazer as relações existentes entre as humanidades digitais, como campo emergente de estudos inter e transdisciplinares, e a área de estudo do arquivamento da web, que consiste em políticas, metodologias e tecnologias que envolvem a seleção, captura, armazenamento, preservação e disponibilização de conteúdos da web para acesso e uso retrospectivo. Sabendo-se que os conteúdos web possuem um ciclo de vida relativamente curto devido à rápida obsolescência tecnológica e dificuldades no armazenamento a longo prazo. e que diversos esforços são necessários para a preservação digital, observou-se que o senso de comunidade, como uma das características das humanidades digitais, pode ser um fator importante para um melhor desenvolvimento de arquivos da web, nacionais e em diversos outros países, já que se verifica que a grande parte dos países do hemisfério sul não possui arquivos da web e, portanto, correm o risco de perderem seus conteúdos web e sua memória digital.Palavras-chave: Arquivamento da Web; Humanidades Digitais; Preservação Digital; Comunidades de Pesquisa e Práticas.ABSTRACT This work aims to bring the existing relationships between Digital Humanities, as an emerging field of inter and transdisciplinary studies, and the field of web archiving, which consists of policies, methodologies and technologies that involve the selection, capture, storage, preservation and availability of web content for access and retrospective use. Web content has a relatively short lifecycle, since content producers generally do not care about keeping online access for the long term and that several efforts are required for success fully preserving digital content. Given this, it has been observed that the sense of community, one of the characteristics of Digital Humanities, can be an important factor for a better development of archives – both nationally and for other countries in the Southern Hemisphere, since most of these countries do not have web archives and, therefore, risk losing their web content and digital memory.Keywords: Web Archiving; Digital Humanities; Digital Preservation: Research and Practice Communities.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
25

Innarelli, Humberto. "Parecer B de “Arquivamento da web: sistematização de razões e justificativas para arquivar sites”." Em Questão 30 (2024). http://dx.doi.org/10.1590/1808-5245.30.137396.b.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
26

Santos, Vanderlei. "Parecer A de “Arquivamento da web: sistematização de razões e justificativas para arquivar sites”." Em Questão 30 (2024). http://dx.doi.org/10.1590/1808-5245.30.137396.a.

Повний текст джерела
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
27

Zanetti, Daniela. "A cultura do compartilhamento e a reprodutibilidade dos conteúdos." C-Legenda - Revista do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual, no. 25 (February 1, 2012). http://dx.doi.org/10.22409/c-legenda.v0i25.26232.

Повний текст джерела
Анотація:
Diante de um acentuado discurso que coloca a convergência das mídias como fator ao mesmo tempo desestabilizador de estruturas tradicionais de veiculação de conteúdo na rede e também de inovação, o artigo desenvolve a ideia de “cultura do compartilhamento” no contexto da efetivação das plataformas de arquivamento e de disponibilização dos mais diferentes tipos de conteúdos na rede, principalmente a partir do surgimento da Web 2.0. Para tanto, apresenta algumas características dessa prática recentemente institucionalizada e legitimada, relativas à sua constituição no âmbito da cibercultura.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
28

Luz, Ana Javes. "A memória da Covid-19 no Brasil em sites oficiais." Revista Brasileira de História da Mídia 10, no. 1 (July 20, 2021). http://dx.doi.org/10.26664/issn.2238-5126.101202111788.

Повний текст джерела
Анотація:
O artigo apresenta a pesquisa documental realizada nos sites criados pelos 26 governos estaduais, pelo governo do Distrito Federal e pelo Ministério da Saúde para informar sobre a pandemia do novo coronavírus. Apresenta os tipos de informações ofertadas nessas mídias institucionais e trata da importância da preservação das páginas para garantir o direito à informação sobre a Covid-19 no Brasil. Teoricamente, aciona os conceitos de preservação digital, arquivamento da web, comunicação pública, comunicação governamental e memória. Metodologicamente, além da pesquisa documental, operacionalizada por meio de navegação orientada, utiliza o software Conifer para capturar as páginas iniciais de todos os sites analisados e disponibilizá-las publicamente. Conclui que a preservação dessas mídias é condição para garantir a memória sobre a pandemia no país, atendendo ao princípio da transparência pública esperada nas democracias.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
29

Castro, Thales Barros, Hertz Wilton Lins, Ricardo Alexsandro Valentim, Marcel Câmara Dantas, Ana Carolina Oliveira, and Ana Cecília Fernandes. "OPENMED VÍDEO: SISTEMA DE GRAVAÇÃO, EDIÇÃO E LAUDAGEM DE EXAMES EM VÍDEO INTEGRADO A SISTEMA PACS." Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde - ISSN:2236-1103, July 16, 2019, 24. http://dx.doi.org/10.18816/r-bits.v8i4.11236.

Повний текст джерела
Анотація:
O trabalho em evidência tem como objetivo expor o desenvolvimento de um aplicativo Desktop que utiliza tecnologias web para a gravação e edição de vídeos de exames de Nasofibrolaringoscopia e Laringoscopia, bem como a emissão de laudos digitais e a realização de uma integração com um servidor PACS. Nesse sentido, foram estudadas novas tecnologias que pudessem facilitar e agilizar o progresso da aplicação, além de disponibilizar uma interface amigável. O framework Electron e tecnologias web, como CSS, HTML, JavaScript e Node.js, atendem bem a tais propósitos. Nesse contexto, o OpenMed Vídeo, nome do aplicativo aqui apresentado, ao gravar e editar vídeos, atendeu aos requisitos mínimos sugeridos pelos profissionais da saúde do serviço de otorrinolaringologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), local onde surgiu a demanda. O aplicativo em destaque também concedeu que os exames fossem armazenados de forma remota em um sistema de arquivamento e comunicação de imagens médicas, por meio de uma integração com um servidor PACS, ademais da realização de laudos digitais, permitindo que os profissionais do setor pudessem guardá-los, de forma mais segura, assim como acessá-los de qualquer lugar uma vez que esses se tornaram digitais. Acredita-se que o referido projeto está em consonância com a necessidade prevista pela equipe médica do HUOL e espera-se que venha a ser apropriado com êxito e com larga utilidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
30

Coneglian, Caio Saraiva, and José Eduardo Santarem Segundo. "Interoperabilidade em repositórios digitais: modelo de provedor de serviços interativo." Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia 13, no. 2 (November 19, 2018). http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n2.42949.

Повний текст джерела
Анотація:
O aumento do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, principalmente no que tange a Web, proporcionou a maior utilização de formatos digitais para a disponibilização de textos científicos. Nesse contexto, surgiram e vem se destacando a utilização de repositórios digitais como meio de arquivamento e de acesso das produções científicas temáticas e institucionais. Diversos protocolos e meios de acesso estão possibilitando uma melhor utilização dos repositórios em cenários distintos. A interoperabilidade e o protocolo OAI-PMH, vem colaborando em estabelecer meios de recuperar os documentos de diversas formas, mais eficientemente. Contudo, questiona-se como criar um sistema que possibilite o usuário a escolher as fontes informacionais que ele deseja utilizar em um sistema interoperável de repositórios digitais. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de criar e de implementar um modelo interoperável de repositórios digitais, que possibilite o usuário cadastrar e escolher as fontes informacionais que serão utilizadas em suas buscas. A metodologia utilizada foi do tipo exploratória e aplicada, em que a partir da bibliografia de repositórios e interoperabilidade, criou-se e implementou-se um modelo interativo de repositórios digitais. Com esse trabalho, foi possível verificar que é possível desenvolver sistema interoperável, que permita o cadastro das fontes informacionais em tempo real, fornecendo ao usuário o papel de escolher as fontes informacionais que ele deseja utilizar. Com o aporte da tecnologia Apache Solr, os resultados obtidos de diversos repositórios foram mesclados, seguindo um sistema de relevância interno deste software. O sistema criado aproxima o usuário do programa computacional, permitindo que as necessidades informacionais dos usuários sejam melhores atendidas.Palavras-chave: Repositórios digitais. Interoperabilidade. Protocolo OAI-PMH.Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/itec/article/view/38647/20172
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
31

Reynolds, Regina Romano. "Everything old is new again: ISSN in the digital environment." Ciência da Informação 44, no. 1 (June 23, 2015). http://dx.doi.org/10.18225/ci.inf.v44i1.1435.

Повний текст джерела
Анотація:
Abstract Abstract: If the International Standard Serial Number (ISSN) did not exist, someone would have to invent it. It’s that simple. In the current environment where databases contain many millions of records, unique identifiers are crucial. Most databases, indexes, and registries of journals require the use of the ISSN. ISSN is now a key element of OpenURL link resolution services that connect users to article content. New types of resources that require ISSN for identification continue to be created. New needs for ISSN, such as its role in identifying titles for print and digital archiving, continue to emerge. In a future world of linked data for libraries, identifiers—including the ISSN—will play an essential role. Dodds and Davis, authors of Linked Data Patterns, state that the single most important part of the Linked Data approach is the adoption of web-scale identifiers (URIs) to identify things of interest. This case study will provide background on the ISSN; describe ISSN traditional uses in the library, publishing, and information communities; discuss the enlarging scope of resources that are assigned ISSN; and elaborate on ISSN uses in the current digital environment including ROAD, a new ISSN database of open access scholarly resources. The case study will conclude with an exploration of ISSN potential in the future linked data environment. Keywords: ISSN. Digital environment. Data environment. Linked data. Semantic web. Tudo velho é novo outra vez: o ISSN no ambiente digital Resumo Se o Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN) não existisse, alguém teria que inventá-lo. Simples assim. No atual ambiente onde bases de dados contêm muitos milhões de registros, identificadores únicos são cruciais. A maioria das bases, índices e registros de periódicos exigem o uso do ISSN. O ISSN é hoje um elemento-chave nos serviços de resolução de links OpenURL que conectam usuários ao conteúdo dos artigos. Novos tipos de recursos que exigem o ISSN para identificação continuam a ser criados. Novas necessidades para o ISSN, como seu papel na identificação de títulos para arquivamento impresso e digital, continuam a surgir. Em um mundo futuro de dados conectados para bibliotecas, identificadores – incluindo o ISSN – terão um papel essencial. Dodds e Davis, autores de Padrões de Dados Conectados, afirmam que a parte mais importante da abordagem de Dados Conectados é a adoção de identificadores em escala Web (URIs) para identificar coisas de interesse. Este estudo de caso oferece um histórico do ISSN; descreve os usos tradicionais do ISSN em bibliotecas, publicações e comunidades informacionais; discute o escopo crescente de recursos que recebem atribuição de ISSN; e elabora nos usos do ISSN no ambiente digital atual, incluindo ROAD, uma nova base de dados do ISSN de recursos acadêmicos de acesso aberto. Conclui com uma exploração do potencial do ISSN em ambientes futuros de dados conectados. Palavras-chave: ISSN. Ambiente digital. Ambiente de dados. Todo lo viejo es nuevo otra vez: el ISSN en el ambiente digital Resumen Si no existiera el Número Internacional Normalizado para Publicaciones Seriadas (ISSN), alguien tendría que inventarlo. Es así de simple. En el ambiente actual donde bases de datos contiene muchos millones de registros, identificadores únicos son cruciales. La mayoría de bases, índices y registros de periódicos requieren el uso del ISSN. El ISSN es hoy un elemento clave en servicios de resolución de enlaces OpenURL que conectan usuarios al contenido de los artículos. Nuevos tipos de recursos que requieren el ISSN para identificación continúan a ser creados. Nuevas necesidades para el ISSN, como su papel en la identificación de títulos para archivamiento impreso y digital, continúan a aparecer. En un mundo futuro de datos conectados para bibliotecas, identificadores – incluyendo el ISSN – tendrán un papel fundamental. Dodds y Davis, autores de Linkded Data Patterns, afirman que la parte más importante del abordaje de Datos Conectados es la adopción de identificadores en escala Web (URIs) para identificar cosas de interés. Este estudio de caso ofrece un histórico del ISSN; describe los usos tradicionales del ISSN en bibliotecas, publicaciones y comunidades informacionales; discute el alcance creciente de recursos que reciben asignación de ISSN; y elabora en los usos del ISSN en el ambiente digital actual, incluyendo ROAD, una nueva base de datos del ISSN de recursos académicos de acceso abierto. Concluye con una exploración del potencial del ISSN en ambientes futuros de datos conectados. Palabras clave: ISSN. Ambiente digital. Ambiente de dados.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії