Статті в журналах з теми "Análise por disciplina"

Щоб переглянути інші типи публікацій з цієї теми, перейдіть за посиланням: Análise por disciplina.

Оформте джерело за APA, MLA, Chicago, Harvard та іншими стилями

Оберіть тип джерела:

Ознайомтеся з топ-50 статей у журналах для дослідження на тему "Análise por disciplina".

Біля кожної праці в переліку літератури доступна кнопка «Додати до бібліографії». Скористайтеся нею – і ми автоматично оформимо бібліографічне посилання на обрану працю в потрібному вам стилі цитування: APA, MLA, «Гарвард», «Чикаго», «Ванкувер» тощо.

Також ви можете завантажити повний текст наукової публікації у форматі «.pdf» та прочитати онлайн анотацію до роботи, якщо відповідні параметри наявні в метаданих.

Переглядайте статті в журналах для різних дисциплін та оформлюйте правильно вашу бібліографію.

1

Cipriano, Olga Batista, Ana Karina Almeida Rolim, Maria Angélica Sátyro Gomes Alves, Abrahão Alves de Oliveira Filho, Gymenna Maria Tenório Guênes, Camilla Helena Machado da Costa Figueiredo, and Elizandra Silva da Penha. "Odontologia para pacientes especiais: análise da composição curricular das instituições públicas do Brasil." Research, Society and Development 9, no. 2 (January 1, 2020): e189922135. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.2135.

Повний текст джерела
Анотація:
Analisar dentre as instituições públicas do Brasil, as disciplinas voltadas ao atendimento de pacientes portadores de necessidades especiais nos cursos de odontologia. Trata-se de um estudo observacional, documental, transversal e de abordagem quantitativa, onde a metodologia adotada foi descrita por Penhae Bonato. Um formulário foi preenchido com informações sobre presença da disciplina, nomenclatura, quantidade de horas, integração disciplinar, caráter optativo ou obrigatório e se a disciplina era teórica ou prática foram coletadas por meio de sites oficiais dos cursos. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, 100% das instituições públicas, ofertam a disciplina de pacientes com necessidades especiais. No Nordeste, Sudeste e Sul apenas 55%, 71% e 50%, respectivamente, fornecem esse ensino. A maioria das disciplinas sobre pacientes especiais, quando presentes, são ofertadas nos últimos períodos do curso de graduação, sendo a maioria (32%) no 9º período. Com relação as demais características analisadas (nomenclatura, quantidade de horas, caráter optativo ou obrigatório, teórico ou prático) foi possível perceber uma variação por instituição. Constata-se que algumas instituições não possuem a disciplina na sua grade curricular, no entanto, a sua inclusão é muito importante para a formação de um profissional que atue sobre uma nova lógica, voltada para a humanização e a integralidade do cuidado.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
2

Jesus, Leda Freitas de, and Volney de Magalhães Câmara. "Modelo curricular formativo e integrativo na Odontologia: uma análise do ensino da Biossegurança." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 26, no. 3 (September 2021): 900–920. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772021000300014.

Повний текст джерела
Анотація:
As medidas de Biossegurança para prevenção e proteção contra os riscos ocupacionais na Odontologia são aprendidas durante o período de graduação. A importância de tais medidas ficou evidente na pandemia de COVID-19. Esta pesquisa transversal, exploratória e descritiva objetivou analisar a Biossegurança como componente curricular das faculdades de Odontologia brasileiras. População de estudo composta por coordenadores de cursos de graduação em Odontologia do Brasil. Coleta de dados por meio de um questionário online, entre novembro/2019 e fevereiro/2020. Os resultados foram analisados de forma descritiva e agregada. Dos 68 cursos respondentes, em 43 havia disciplina específica para Biossegurança, todas obrigatórias, 5 teóricas e 38 teórico-práticas. Principais motivos para existência da disciplina específica: importante para a formação/exercício profissional; estabelecimento de boas práticas de trabalho; apresentar conceitos/normas. Principal motivo para não haver disciplina específica: adoção de currículo integrado/interdisciplinar. Conteúdo programático mais extenso nos cursos com disciplina específica, com predomínio de tópicos relacionados a prevenção e controle de infecção em ambos os grupos. Entre as referências bibliográficas adotadas, houve predominância de livros-texto e de manuscritos produzidos por instituições governamentais brasileiras, com a maioria dos cursos informando revisarem rotineiramente as referências. Identificaram-se 28 nomenclaturas para a disciplina, ofertada principalmente nos períodos iniciais do curso e como pré-requisito para outras disciplinas. Considera-se ideal que no currículo dos cursos de graduação em Odontologia conste uma disciplina específica para Biossegurança, obrigatória, no primeiro ano e com reforço do tema ao longo do curso, principalmente nas disciplinas com atividades práticas. Sugerem-se alguns tópicos sobre Biossegurança para o conteúdo curricular.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
3

Pissaia, Luís Felipe, and Arlete Eli Kunz da Costa. "Ensino em saúde coletiva: a construção de saberes e práticas acadêmicas." Research, Society and Development 9, no. 3 (March 2, 2020): e154932598. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2598.

Повний текст джерела
Анотація:
Este estudo possui como objetivo compartilhar um relato de experiência sobre a estrutura de ensino em uma disciplina de Saúde Coletiva. Trata-se de um relato de experiência e análise documental, com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, tendo 45 participantes, sendo estudantes regularmente matriculados em uma disciplina de Saúde Coletiva. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionário aos participantes, bem como a análise documental da ementa da referida disciplina. Os dados foram analisados com aproximações da Análise de Conteúdo de Bardin (2016) produzindo as categorias apresentadas. Para este estudo também foram observados os critérios éticos para pesquisas com seres humanos. Os resultados verificaram a consistência disciplinar em relação ao objetivo, habilidades e competências, metodologia e avaliação que compõem a disciplina. A pesquisa realizada possibilitou ainda a análise da percepção dos estudantes sobre a vivência disciplinar, recebendo destaque para a didática empregada e o modelo avaliativo construído em conjunto pelo docente com a turma. Sendo assim, avaliar a construção disciplinar e a prática acadêmica realizada torna-se importante para qualificar a aprendizagem oferecida à formação acadêmica e profissional.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
4

Vilela, Mariana Lima, Sandra Escovedo Selles, and Everardo Paiva Andrade. "Vivências profissionais e construção da disciplina escolar Biologia na formação inicial de professores." EDUCAÇÃO: Teoria e Prática 23, no. 44 (December 16, 2013): 46. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol23.n44.p46-62.

Повний текст джерела
Анотація:
Com o objetivo de analisar conhecimentos produzidos por licenciandos e compreender sentidos das experiências vividas por eles, na interface entre a universidade e a escola, este artigo apresenta resultados de uma investigação da Prática de Ensino em Ciências Biológicas. Com base em perspectivas variadas do campo do currículo – história das disciplinas escolares e conhecimento escolar – e na problemática dos saberes docentes, a pesquisa analisa relatórios da Prática de Ensino e de depoimentos gerados por meio de entrevistas. A análise indica que os licenciandos, ainda na formação inicial, elaboram conhecimentos que passam a compor seus saberes experienciais, necessários à legitimação da profissão. Além disso, sugere também que os professores em formação participam da construção das disciplinas escolares, ao mesmo tempo em que estas influenciam e reforçam a especificidade disciplinar de sua formação. Por fim, a análise evidencia que a formação no âmbito de uma licenciatura não se situa apenas no plano geral de uma preparação acadêmica, mas também, mobilizando saberes oriundos de diversas fontes, constitui-se no interior mesmo de uma disciplina escolar.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
5

Motta, Gustavo da Silva, Rogério Hermida Quintella, and Daniel Reis Armond de Melo. "Jogos de empresas como componente curricular: análise de sua aplicação por meio de planos de ensino." Organizações & Sociedade 19, no. 62 (September 2012): 437–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302012000300004.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste artigo é analisar a pertinência da presença de um componente curricular denominado Jogos de Empresas, nos cursos de graduação em Administração no Brasil. A revisão bibliográfica demonstra que a aplicação de jogos tem elevado potencial de contribuição para a formação em Administração, mas a presente pesquisa identificou falhas na concepção das disciplinas a ela relacionadas. Os Planos de Ensino da disciplina "Jogos de Empresas" (com algumas variações de nomenclatura) de 25 IES brasileiras foram analisados por meio de pesquisa documental. Duas abordagens distintas foram identificadas para o tratamento da disciplina Jogos de Empresas: a primeira, que trata da capacitação para que se apliquem jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem; e a segunda, que trata da integração das diversas disciplinas específicas de gestão. A análise apontou uma distorção da interpretação institucional a respeito da importância dos jogos para a formação em Administração. Há equívoco na concepção das disciplinas, que sofrem de falta de identidade, e quanto a não aplicação dos jogos no próprio desenvolvimento de tais disciplinas. Dessa forma, este artigo é concluído com a demonstração da necessidade de um maior apoio institucional executado por meio da aquisição/desenvolvimento de recursos didáticos e da capacitação docente para que se desenvolvam jogos de empresas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
6

Moura, Ana Beatriz Rodrigues, Estéfany Louíse Pereira, Olga Batista Cipriano, Vitor Nascimento Goes, Júlia Tavares Palmeira, Regina Mendes da Silva, Sheyliane Rego Morais, et al. "Ensino da Língua Brasileira de Sinais nos cursos de Odontologia: análise da composição curricular das instituições públicas do Brasil." Research, Society and Development 11, no. 3 (March 7, 2022): e54311326830. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26830.

Повний текст джерела
Анотація:
Objetivos: Avaliar o componente curricular voltado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de Odontologia de instituições de ensino superior públicas no Brasil. Métodos: Trata-se de uma pesquisa observacional, transversal, documental e com abordagem quantitativa, onde a coleta de dados foi realizada através de um formulário, preenchido de acordo com informações presentes no plano pedagógico de cada instituição. A busca dos dados foi por meio do endereço eletrônico do Ministério da Educação, sendo incluídos todos os cursos de Odontologia das instituições públicas do Brasil. O formulário foi preenchido com informações sobre presença da disciplina, caráter optativo ou obrigatório, nomenclatura, carga horária, semestre no qual é ofertada, integração disciplinar e se a disciplina era teórica ou prática. Resultados: Após a coleta dos dados, observou-se que as instituições públicas das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sul foram aquelas em que a disciplina de Libras foi mais prevalente, com 100%, 89,5% e 75% respectivamente. Em relação às instituições de ensino superior públicas do Norte e Sudeste, apenas 50% e 42,1%, respectivamente, ofereceram esse ensino. A maioria das disciplinas sobre Libras, quando presentes, foram estritamente teóricas. Com relação as demais características analisadas (nomenclatura, quantidade de horas, caráter optativo ou obrigatório, semestre no qual é ofertada) foi possível observar uma variação por instituição. Conclusão: Pôde-se concluir uma especificidade na oferta da disciplina conforme o plano pedagógico de cada curso e uma diferença entre as regiões do país.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
7

Gomes, Danilo Olímpio. "Uma reflexão histórica acerca de rastros discursivos deixados pelo enunciado "Análise"." Com a Palavra, o Professor 4, no. 8 (April 26, 2019): 377–400. http://dx.doi.org/10.23864/cpp.v4i1.338.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo foi composto com o objetivo de tecer reflexões acerca de uma história da problematização daquilo que conhecemos por rigor, que se relaciona com disciplinas de Análise em cursos de licenciatura em matemática, tendo como principal motivação as divergências encontradas entre o que se espera daquela disciplina e o que, de fato, ocorre em salas de aula dos referidos cursos. Assim, utilizando um recorte de nossa dissertação de mestrado, seguimos rastros discursivos em que o enunciado “Análise” aparece em relação com outros enunciados e/ou discursos. Fizemos isso operando em aliança com o pensamento de Michel Foucault, mais especificamente aquele atrelado ao que ele denominou por Arqueologia, na tentativa de oferecer alguma resposta ao seguinte questionamento: o que pode uma disciplina de Análise? Nossos resultados proporcionam possibilidades de escape aos discursos comumente disseminados no interior da disciplina em comento, de maneira que encontramos pelo menos seis séries discursivas, nas quais o enunciado “Análise” estabelece alguma relação: relações com práticas de decomposição; relações com práticas de Geometria: análise e síntese; relações com práticas metodológicas de Cálculo Diferencial e Integral; relações com práticas limitantes infinitas e relações com práticas estruturantes de um corpo ordenado completo. Ao final, há uma breve reflexão acerca dos resultados encontrados, de modo que deixamos aberta ao o leitor a possibilidade de seguir suas próprias pistas e compor seu próprio caminho discursivo no emaranhado em que se encontra a disciplina de Análise.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
8

Sanna, Maria Cristina. "A evolução da disciplina de administração aplicada à enfermagem na escola de enfermagem da USP no período de 1980 a 1995." Revista da Escola de Enfermagem da USP 33, no. 1 (March 1999): 17–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62341999000100003.

Повний текст джерела
Анотація:
Com o objetivo de descrever a evolução da disciplina "Administração Aplicada à Enfermagem", no período de 1980 a 1995, estudou-se os planos de curso construídos pelos docentes responsáveis por sua elaboração e condução. Os textos dos itens "Objetivos e Conteúdo" foram analisados sob a ótica da Fenomenologia, sendo submetidos ao processo de análise de discurso proposto por Martins e Bicudo. Os resultados dos procedimentos empregados nessa análise permitiram a identificação de seis categorias de pensamento: Gerenciar em Enfermagem, Bases Ideológicas e Políticas do Gerenciar em Enfermagem, A Comunicação como Instrumento para Gerenciar, Gerenciamento de Recursos Físicos, Gerenciamento de Recursos Materiais e Gerenciamento de Recursos Humanos. As modificações observadas nos planos de curso ao longo do período estudado indicaram a ocorrência de dois momentos marcantes - um no fim da década de 80, com a reformulação das bases ideológicas nas quais se assentava a disciplina e outro ao fim do primeiro lustro da década de 90, com a reorganização curricular,. A identificação desta trajetória possibilitou o acompanhamento e a compreensão do desenvolvimento da disciplina, podendo trazer recursos para a análise de disciplinas correlatas ou da mesma disciplina em outros contextos e experiências.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
9

Vieira, William, Vera Helena Giusti de Souza, and Roberto Seidi Imafuku. "Uma avaliação do desempenho de licenciandos em Matemática na classificação de sequências numéricas a partir de suas representações gráficas." Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana 14, no. 3 (November 21, 2023): 135–56. http://dx.doi.org/10.51359/2177-9309.2023.259612.

Повний текст джерела
Анотація:
Neste artigo apresentamos uma análise das respostas dadas por um grupo de licenciandos em Matemática para uma questão que envolve a classificação de sequências numéricas representadas graficamente, ao final das disciplinas Sequências e Séries (6º semestre) e Introdução à Análise Real (8º semestre). Entrevistas semiestruturadas com docentes dessas disciplinas e a leitura de pesquisas na área orientaram a elaboração das questões propostas aos participantes. A interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais e o desenvolvimento de processos do Pensamento Matemático Avançado são as ideias teóricas que embasam nossas análises. Os dados revelam que os participantes, ao final da disciplina Introdução à Análise Real, continuam com dificuldades em reconhecer algumas características de sequências numéricas, tais como ser crescente (ou decrescente), limitada, monótona ou possuir limite, quando representadas graficamente, e em relacioná-las à convergência de sequências.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
10

Diógenes de Melo Brunet, Patrícia, and Simone Cabral Marinho dos Santos. "Análise do ensino de sociologia no nível médio do IFPB - campus Sousa." EccoS – Revista Científica, no. 64 (April 3, 2023): e21906. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n64.21906.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente estudo investigou o ensino da disciplina de Sociologia no ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Sousa, com destaque para a organização da disciplina no Projeto pedagógico dos cursos integrados ao ensino médio, os conteúdos ensinados e a adoção de recursos pedagógicos nos planos de ensino e diários de classe. Como proposta metodológica, realizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, através do procedimento de análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC’s), dos planos de ensino da disciplina e dos diários do professor de sociologia. Dos resultados, é possível perceber uma preocupação com a contextualização dos conteúdos, de modo a estabelecer conexão com recursos pedagógicos que despertem o interesse dos alunos. Por outro lado, percebe-se a necessidade da instituição pesquisada transpor a interdisciplinaridade do papel para a sala de aula, bem como incentivar a disposição para o trabalho em conjunto entre as disciplinas. Igualmente, colocar-se, de forma engajada, no debate para que a disciplina de Sociologia possa continuar a ser ofertada na educação básica.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
11

Duarte, Marco Aparecido Queiroz, Regina Litz Lamblém, Irene Coelho De Araújo, Frederico Fonseca Fernandes, and Eder Pereira Neves. "Saber científico e saber escolar na formação de professores de matemática: uma proposta de ensino para aulas de análise de real." OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 22, no. 3 (March 4, 2024): e3600. http://dx.doi.org/10.55905/oelv22n3-030.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de ensino para alguns conteúdos da disciplina de Análise Real para um curso de Matemática, licenciatura. Uma das críticas aos cursos de formação inicial de professores de Matemática é em relação à desarticulação dos saberes matemáticos abordados em algumas disciplinas com os que compõem a estrutura curricular da Educação Básica. Muitas vezes esses saberes transitam para a sala de aula sem as devidas adaptações e/ou transformações que necessitariam para atingir os objetivos dos diferentes contextos de ensino. Para a compreensão das transformações/adaptações que os conhecimentos de Análise Real presentes nos livros precisam para habitar os cursos de Matemática, licenciatura, foi realizado um estudo, por meio de revisão bibliográfica, sobre as concepções de alguns professores, pesquisadores e alunos sobre a disciplina de Análise Real em cursos de Matemática, licenciatura, e sobre os livros mais recomendados para o ensino desta disciplina no contexto de formação de professores. A proposta de ensino às aulas de Análise Real, apresentada neste artigo, revela transformações/adequações que os saberes da disciplina de Análise Real necessitam para habitarem em um curso de Matemática, licenciatura, e enfatiza o papel do professor nesse processo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
12

Rozendo, Célia Alves, Lizete Diniz Ribas Casagrande, Jacó Fernando Schneider, and Luiz Carlos Pardini. "Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde." Revista Latino-Americana de Enfermagem 7, no. 2 (April 1999): 15–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691999000200003.

Повний текст джерела
Анотація:
O estudo busca caracterizar as práticas docentes - a nível de planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem - utilizadas por professores de alguns cursos da área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária. A amostra foi constituída por 29 professores, inscritos em uma disciplina de Didática a nível de Pós-Graduação, que responderam a um questionário composto por questões semi-abertas. As respostas obtidas apontam para uma prática de educação "bancária", segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
13

Oliveira, Adão Francisco de. "DINÂMICAS SOCIOTERRITORIAIS NAS CIDADES AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO TERRITÓRIO." Revista Tocantinense de Geografia 12, no. 28 (September 25, 2023): 490–507. http://dx.doi.org/10.20873/rtg.v12i28.17409.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo visa apresentar a trajetória formativa desenvolvida por mim no contexto do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT do campus de Porto Nacional entre 2013 – ano de meu ingresso como professor no programa – e 2023. Não obstante, intenciona realizar uma análise desse itinerário formativo sob a luz das tendências investigativas que se sucederam no interregno e a sua influência sobre as dissertações produzidas pelos orientados. O ponto de partida da análise é a constituição da primeira disciplina ministrada por mim no programa, Dinâmica Socioterritorial nas Cidades: urbanização e metropolização; a sua revisão, que alterou o subtítulo para “urbanização e regionalização”; a instituição de uma segunda perspectiva investigativa a partir da disciplina Desenvolvimento Regional, Cidades e Educação, alterada posteriormente para Educação, Território e Desenvolvimento Regional; e, por fim, à definição da última disciplina, intitulada Dinâmica Territorial do Cerrado e da Amazônia. Ressalta-se que todas estas disciplinas foram embasadas em leituras materialistas históricas da realidade espacial, com foco nas teorias da produção social do espaço e da educação crítica.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
14

Diniz, Thaïs Flores Nogueira. "Intermidialidade na formação em Letras." Letras & Letras 37, no. 1 (June 30, 2021): 1–16. http://dx.doi.org/10.14393/ll63-v37n1-2021-01.

Повний текст джерела
Анотація:
O texto trata da substituição do título e conteúdo das disciplinas de Literatura Inglesa e Literatura norte-americana por Literaturas de expressão inglesa, disciplina com novos conteúdos e um outro título. Trata ainda da disciplina Introdução à Intermidialidade, de sua criação e das transformações a que se submeteu ao longo dos anos desde o seu surgimento. Discute o termo intermidialidade como ferramenta para análise de obras em língua inglesa, sejam elas canônicas ou não, compostas em países anglófonos. Por fim, sugere uma maneira de abordar essas obras, apresentando alguns exemplos de aulas e atividades da disciplina mencionada, oferecida em diferentes semestres, a alunos de Graduação provenientes de todas as unidades da universidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
15

Bonici, Rosângela Maura Correia, Carlos Fernando de Araújo Júnior, and Pollyana Notargiacomo Mustaro. "DISCIPLINA ON-LINE DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: CONCEPÇÃO, ANÁLISE E AVALIAÇÃO." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 1, no. 2 (April 27, 2011): 145–65. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v1i2.15.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo apresenta o material instrucional desenvolvido para a disciplina de Probabilidade e Estatística, oferecida na modalidade semipresencial, no 1º semestre de 2010, para estudantes dos cursos superiores das áreas de Administração e Negócios e de Ciências Exatas e Tecnologia. Para isso foram combinados elementos do protótipo pedagógico desenvolvido por Cabral et al. (2009) a uma abordagem de estilos de aprendizagem de Alonso et al. (1994), aspectos de comunicação e interação em ambientes virtuais apresentados por Araujo Jr. et al. (2010) e estratégias motivacionais (GUIMARÃES, 2004). Após a confecção do material e sua utilização, foi feita uma avaliação a partir de uma abordagem qualitativa pautada na análise dos boletins e das notas dos estudantes participantes, bem como das mensagens trocadas entre os estudantes e a tutora. A análise dos resultados indicou que um percentual elevado, da ordem de 71%, dos estudantes que realizaram as atividades de avaliação da disciplina, apresentou um desempenho superior a 60% de acertos. Isso pode indicar que a aplicação do modelo proposto constitui uma estratégia pertinente para disciplinas de áreas afins.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
16

Gentil de Souza, Fernando, Alexsandro Romao do Nascimento, and Jessé Ovídio de Santana. "Panorama brasileiro do ensino de contabilidade aplicada ao terceiro setor: uma análise nas instituições públicas de ensino superior." Contabilidad y Negocios 16, no. 32 (December 28, 2021): 110–28. http://dx.doi.org/10.18800/contabilidad.202102.007.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo tem como objetivo é apresentar o panorama do ensino de Ciências Contábeis do terceiro setor (TS) no curso de Ciências Contábeis frente ao seu destaque e crescimento, espera-se que o ensino superior possa preparar o profissional para atuar com as recentes modificações dá a legislação TS, preparando informações úteis e transparentes para seus usuários. Para atingir o objetivo, foi verificada a oferta de disciplinas em instituições de ensino superior (IES) no Brasil. O estudo empírico de natureza aplicada, tem como metodologia exploratória analisando a matriz curricular disponibilizada nas páginas de 77 IES públicas, sendo analisados 62 disciplinas ofertadas sobre o TS. Os resultados indicaram que a oferta da disciplina TS não ocorre em todas as IES no Brasil, as que possuem a disponibilizam como disciplina eletiva (optativa). A pesquisa destacou que dentre as IES estudadas a UNIFESP oferece a disciplina de TS com maior carga horária. Dentre a análise por regiões os resultados apresentaram que a região Nordeste e representados pelos estados da Bahia e de Minas Gerais, são os que mais ofertam disciplinas de TS. De acordo com o Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada (IPEA, 2020) esta região e estes estados não são os que mais quantitativo de instituições do TS. Por fim, dados analisados revelaram que as IES no Brasil não estão atendendo a Resolução 4 de 2005 em sua totalidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
17

Nóbrega, Giselda Magalhães Moreno, and Jorge Tarcísio da Rocha Falcão. "Abordagem das Dificuldades de Ensino e Aprendizagem do Domínio da Estatística na Graduação em Psicologia: um olhar através do contrato didático." Bolema: Boletim de Educação Matemática 33, no. 65 (December 2019): 1155–74. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a09.

Повний текст джерела
Анотація:
Resumo O ensino de conteúdos conceituais, competências e habilidades relacionados à análise quantitativa de dados nos cursos de graduação em Psicologia tem se mostrado problemático. Enquanto domínio da Matemática, a Estatística de fato se distancia dos saberes usualmente trabalhados nas demais disciplinas. O estudo em questão buscou investigar aspectos presentes na estruturação da sala de aula de uma disciplina de Estatística oferecida no curso de Psicologia. Para isso elegeu-se o contrato didático como um caminho teórico, uma “lente” através da qual fosse possível olhar a dinâmica de funcionamento da sala de aula, buscando aspectos que pudessem estar relacionados às dificuldades do processo ensino-aprendizagem. Buscando enriquecer a análise da dinâmica de funcionamento da disciplina, optou-se por compará-la com uma disciplina “típica” da cultura contratual do curso de Psicologia. Além dos registros audiovisuais das aulas, esse estudo contou com a realização de entrevistas com as professoras das referidas disciplinas. Esses dados foram integrados e em seguida submetidos a uma análise clínicointerpretativa, que apontou diversos fatores de diferenciação entre as duas disciplinas, entre eles a dinâmica de funcionamento das aulas e o sistema de avaliação. Especificamente em relação à disciplina de Estatística, constatou-se aspectos importantes interferindo negativamente no contexto de aprendizagem, como a manipulação excessiva de algoritmos estatístico-matemáticos sem recorrer a ambientes informatizados para tratamento de dados. O estudo chama a atenção para a importância de se ter clareza quanto a ementa, objetivos e organização da disciplina de estatística nos cursos de Psicologia, de modo a traçar caminhos de aprimoramento didáticopedagógico para sua oferta.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
18

Fritola, Jorge Aparecido. "Denúncia feita por militar estadual na ouvidoria das polícias versus dever de informar o chefe imediato sobre irregularidade que tomar conhecimento." Brazilian Journal of Development 9, no. 12 (December 11, 2023): 30942–55. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n12-025.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo tem como objetivo uma análise sobre os aspectos legais e doutrinários relacionados ao tema, no intuito específico de esclarecer o cabimento ou não de responsabilização disciplinar do militar estadual da Polícia Militar do Paraná (PMPR) que, devidamente identificado, se vale do canal da Ouvidoria instituída no âmbito da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR) para a apresentação de denúncia sobre irregularidades de que tem conhecimento ou é vítima, desconsiderando por completo o imperativo regulamentar incurso no art. 12 do Decreto nº 4.346, de 26 de Agosto de 2002 (Regulamento Disciplinar do Exército – RDE), que estabelece que todo militar que tiver conhecimento de fato contrário à disciplina, deverá participá-lo ao seu chefe imediato, por escrito, perpassando por nuances dos conceitos de hierarquia e disciplina, lealdade, legalidade, bem como tipicidade das condutas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
19

Da Silva Bezerra, Claudia Maria, Eloisa Elena Shinohara, Heidy Rodriguez Ramos, and Magela Romero Almodóvar. "Consciência, comportamento e conhecimento ambiental: uma análise com universitários do curso de Direito." REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade 13, no. 2 (June 6, 2023): 180–96. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v13i2.1450.

Повний текст джерела
Анотація:
A consciência ambiental e a consequente busca por produtos ambientalmente menos impactantes ao meio ambiente, têm se consolidado nos últimos anos. Influências pessoais e do meio, influenciam o comportamento ambiental das pessoas, dentre elas a educação ambiental. É fundamental identificar como o conhecimento acerca de questões ambientais pode ser considerado um indicador da ação consciente do consumidor. Para tanto, nada melhor do que focar estes estudos nos futuros formadores de opinião, os estudantes universitários. O objetivo desta pesquisa foi analisar a consciência e os hábitos de consumo dos alunos do curso de Direito, antes e após cursarem disciplina com conteúdo ambiental, por meio escala validada ao contexto brasileiro de Comportamento do Consumidor Ecologicamente Consciente (ECCB) desenvolvida por Roberts (1996). Assim, uma pesquisa quantitativa foi realizada por meio de uma Survey com universitários do curso de Direito. A amostra foi composta de 350 respondentes e as análises foram realizadas por meio do software RStudio Team (2015). Os resultados indicam diferenças de comportamento ambiental entre os grupos de alunos que cursaram disciplina com conteúdo ambiental e aqueles que não cursaram, contudo não foram identificadas diferenças na consciência ambiental, sugerindo que existe influência positiva de disciplinas ambientais no comportamento de compra dos universitários.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
20

Hofer, Elza, Ivam Ricardo Peleias, and Elionor Farah Jreige Weffort. "Análise das condições de oferta da disciplina contabilidade introdutória: pesquisa junto às universidades estaduais do Paraná." Revista Contabilidade & Finanças 16, no. 39 (December 2005): 118–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772005000300010.

Повний текст джерела
Анотація:
O ensino da Contabilidade vem sofrendo mudanças, causadas pelas novas diretrizes curriculares e pelas exigências do mercado de trabalho. A combinação desses e de outros fatores leva à necessidade de avaliar as condições de oferta dos cursos de Ciências Contábeis, e uma opção é estudar disciplinas específicas, por sua importância ao longo do curso. Este trabalho relata o resultado de uma pesquisa realizada durante o 2º Semestre de 2003, com os cursos de Ciências Contábeis das Universidades Estaduais do Paraná, para avaliar as condições de oferta da disciplina Contabilidade Introdutória. A pesquisa é exploratória e descritiva, realizada junto aos coordenadores dos cursos e professores da disciplina. Foram usados procedimentos de coleta de dados por meio de entrevistas de profundidade e questionários, pesquisa documental indireta na legislação brasileira sobre ensino superior de Contabilidade, revisão bibliográfica, e dados coletados junto aos Programas de pós-graduação stricto sensu em Controladoria e Contabilidade recomendados pela CAPES. Os resultados apontam aspectos favoráveis, como a titulação acadêmica dos professores, esforços com a renovação do corpo docente e a preocupação dos coordenadores em designar os melhores professores para a disciplina. Revelou a preferência por algumas obras sobre Contabilidade Introdutória, a necessidade de rever a indicação de livros aplicáveis a outras disciplinas oferecidas durante o curso, discrepâncias entre as informações contidas nos planos de ensino e as práticas dos professores em sala de aula, a concentração no uso de alguns recursos instrucionais e sugestões dos coordenadores e professores, para melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem da Contabilidade Introdutória.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
21

De Freitas, Maria Clara, Fernanda Torres Sahão, and Fabiana P. Fieldkircher. "O uso da Análise do Comportamento no planejamento e aplicação de uma disciplina de Análise do Comportamento." Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva 23 (June 28, 2022): 1–23. http://dx.doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1637.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho apresenta possibilidades de aplicação dos princípios da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos no Ensino Superior, a partir do relato de experiência de uma disciplina de Análise do Comportamento Aplicada à Educação, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial. O desafio foi empregar na programação deste componente curricular, realizado de forma remota emergencial, os próprios princípios comportamentais ensinados ao longo dela. Apresentam- se os comportamentos-objetivo da disciplina, relacionando-os às atividades avaliativas e de ensino, e dados avaliativos de diferentes fontes: o desempenho dos alunos nas atividades; a identificação feita por eles dos princípios comportamentais empregados nelas; e o feedback dado por eles sobre a organização da disciplina e a relevância percebida do uso dos princípios nas atividades. Destacam-se o bom desempenho na atividade final da disciplina, que avaliava o comportamento-objetivo final e alta coerência entre os princípios programados pelos professores e aqueles identificados pelos alunos. Discute-se a aplicabilidade do modelo apresentado para capacitar futuros profissionais a atuarem a partir dos princípios analítico-comportamentais, ao mesmo tempo que se incentiva os analistas do comportamento a empregarem, eles mesmos, esses princípios em suas salas de aula, de forma a tanto produzir a aprendizagem significativa dos alunos quanto divulgar a atualidade e viabilidade da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos no ensino superior.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
22

Vitaliano, Célia Regina, and Josiane Junia Facundo. "Libras no curso de pedagogia: análise de fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem." Revista Espaço Pedagógico 27, no. 3 (March 16, 2021): 858–75. http://dx.doi.org/10.5335/rep.v27i3.12388.

Повний текст джерела
Анотація:
Este texto é parte de um estudo mais amplo, que buscou avaliar o processo de implementação da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na grade curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O objetivo do presente artigo é apresentar as análises dos fatores que envolveram o processo de ensino-aprendizagem e que contribuíram ou dificultaram o desenvolvimento dessa disciplina. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada com a docente da disciplina de Libras e da aplicação de um questionário junto a 90 estudantes de Pedagogia, após cursarem a referida disciplina. A análise dos dados se pautou, em especial, no Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002 – lei de reconhecimento da Libras. Os resultados evidenciaram que as maiores dificuldades em relação ao ensino da Libras foram: a carga horária da disciplina; a quantidade de alunos por turma; o excesso de atividades paralelas à disciplina; e dificuldades específicas como coordenação motora e memorização. Quanto aos aspectos positivos, destacam-se o apoio didático e os recursos visuais que auxiliam nas aulas e facilitam a compreensão dos estudantes. Avaliamos que as análises apresentadas contribuem para identificação das condições que facilitam e dificultam o desenvolvimento da disciplina de Libras.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
23

Wieczorkievicz, Alessandra Krauss, Joel Haroldo Baade, and Romilda Teodora Ens. "A SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO." Extensão em Foco (ISSN: 2317-9791) 9, no. 1 (December 23, 2021): 92–106. http://dx.doi.org/10.33362/ext.v9i1.2726.

Повний текст джерела
Анотація:
O currículo escolar não é algo acabado, mas objeto de permanente construção por diferentes atores sociais. Assim, o rol de disciplinas que o integram também se alterou com o passar do tempo. A disciplina de Sociologia passa por momentos turbulentos de idas e vindas no currículo escolar brasileiro, o que está atrelado a contextos sociais diversos e suas concepções políticas e ideológicas. Diante disso, por meio do emprego do método de investigação da hermenêutica e de análise bibliográfica e documental, procuramos mostrar os momentos de inserção e exclusão da disciplina no currículo escolar brasileiro no Ensino Médio. Os resultados apontam que a disciplina esteve presente no currículo em governos ditos de esquerda e foi suprimida do currículo em governos caracterizados como de direita. Desse modo, a Sociologia se encontra em constante situação de incerteza no currículo escolar, por conta das ideologias que permeiam as políticas governamentais nos diferentes momentos históricos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
24

Blass, Leandro, and Valesca Brasil Irala. "DESENHO AVALIATIVO POR RUBRICAS EM DISCIPLINA MULTICURSO: ANÁLISE DE UMA IMPLEMENTAÇÃO PILOTO." HOLOS 7 (December 31, 2020): 1–24. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.9518.

Повний текст джерела
Анотація:
Neste trabalho, analisamos o design e a implementação de rubricas de avaliação (Brookhart, 2013; Howell,2014) na disciplina de graduação de Cálculo Numérico. A metodologia é qualitativa, a partir da perspectiva do self-study, pautada pela estratégia do critical friend (Cornejo, 2016; Sandretto, 2016; Schuck & Russell, 2016; Butler et al., 2011). Como resultado, apresentamos as quatro rubricas desenvolvidas e implementadas e suas implicações de natureza situada; depois, discutimos em que proporção se mostraram válidas para atender as demandas do professor, bem como vislumbramos novas reflexões em relação ao processo avaliativo, a fim de qualificá-lo. Como conclusão, validamos a reflexão fundamentada e a ação baseada em reflexão para conduzir (re)configurações no plano micro (a sala de aula), podendo repercutir, a médio e longo prazo, em alterações nos planos meso e macro. Também, buscamos contribuir para o desenvolvimento de pesquisas que utilizem a estratégia do critical friends na formação continuada no Ensino Superior.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
25

Silva, Eliana Doraci da, and Dayane Vicente de Moraes. "Dispositivos disciplinares: uma análise de projetos artísticos na prisão." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 3, no. 39 (December 23, 2020): 1–32. http://dx.doi.org/10.5965/14145731033920200124.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo objetiva identificar projetos artísticos nos presídios masculinos de regime fechado no município de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, e compreender o uso desses projetos como dispositivo disciplinar da escola no ambiente prisional. Por meio dos referenciais foucaultianos busca-se tratar de problemáticas e tensões que emergem da disciplina ao corpo desses sujeitos. Verifica-se que o artesanato surge consideravelmente nas atividades e propostas de reinserção do sujeito para além dos muros da prisão, sendo utilizado pela instituição como ferramenta para ocupação do tempo do indivíduo, sem valorizá-lo como artista capaz de despertar novos olhares.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
26

Mendes, Pedro. "Os eternos movimentos (in)disciplinares entre a História e as Relações Internacionais: a importância do pensamento histórico." História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography 15, no. 38 (April 27, 2022): 167–200. http://dx.doi.org/10.15848/hh.v15i38.1822.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo analisa os fundamentos historiográficos e teórico-metodológicos da relação (in)disciplinar entre a História e as Relações Internacionais (RI). Por meio de uma interpretação historiográfica, identifica os principais movimentos de afastamento e aproximação da História face às RI. O artigo tem dois objetivos fundamentais. O primeiro é demonstrar que, embora a História tenha um papel central na imaginação teórica da disciplina das RI, sua importância foi variável e refletiu os diferentes momentos políticos e científicos do seu nascimento, autonomização e maturidade. O segundo é problematizar as pontes e fronteiras entre as duas disciplinas, sublinhando a importância que o pensamento histórico tem para a análise das relações internacionais. O seu principal argumento é que o retorno do pensamento histórico à disciplina das RI mitiga as limitações a-históricas e associais do neopositivismo dominante e aumenta a sofisticação da compreensão reflexiva do estudo das relações internacionais.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
27

Braga, Amanda, and Israel De Sá. "Da determinação histórica da língua(gem): contribuições da análise do discurso ao ensino da linguística." Revista do GELNE 22, no. 1 (December 6, 2019): 31–42. http://dx.doi.org/10.21680/1517-7874.2020v22n1id18410.

Повний текст джерела
Анотація:
Partindo do pressuposto de que a relação estabelecida pela Análise do Discurso entre língua(gem) e história é o que marca sua descontinuidade em relação às demais disciplinas alocadas no interior da ciência Linguística, este artigo tem por objetivo problematizar as contribuições da Análise do Discurso ao ensino dessa ciência. Para tanto, apresenta-se uma discussão que acompanha o próprio desenvolvimento da relação entre língua(gem) e história no interior da disciplina: i) construção do objeto discurso; ii) as condições de produção do discurso e sua relação com o materialismo histórico; iii) o diálogo estabelecido com a Nova História e os trabalhos de Michel Foucault. Ao fim, demonstraremos, ainda, de que modo o arcabouço teórico-conceitual da Análise do Discurso que decorre das concepções de história adotadas pela disciplina é pensado e operacionalizado atualmente. Com este fim, mobilizaremos o conceito de memória discursiva e a noção de intericonicidade mediante a análise de duas fotografias de Lula, uma de 1979 e outra de 2018. O intuito é, enfim, demonstrar que aquilo que diferencia a Análise do Discurso das demais disciplinas linguísticas é também aquilo que ela oferece e acrescenta ao estudo da língua(gem).
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
28

Dias Catunda, Márcia Antônia, Mayumi Passos Lopes, and José Aires de Castro Filho. "UMA ANÁLISE DA FERRAMENTA ALICE NO ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO." Revista Leia Escola 20, no. 1 (July 28, 2020): 62. http://dx.doi.org/10.35572/rle.v20i1.1830.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo avalia a ferramenta Alice como forma de incentivar os alunos a obterem êxito na disciplina de Lógica de Programação nos cursos técnicos de Informática de escolas profissionais do município de Fortaleza. A escolha de tal software educativo se deu pelo fato do ambiente ser de fácil utilização, atraindo o aluno por meio de animações e interações entre personagens e objetos, lembrando muito os jogos de vídeo games, algo presente no cotidiano do aluno. Diante disso, busca-se mostrar se essa ferramenta de fato traz resultados positivos para o ensino de lógica de programação, que é considerada uma disciplina difícil por muitos estudantes. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, com análise dos dados feitas com alunos de uma escolha de Fortaleza. Com base nos resultados do trabalho, verificamos que, através do uso da ferramenta Alice, houve uma melhora nas notas dessa disciplina e percebido um grande entusiasmo por essa nova forma de ensinar e de aprender lógica de programação.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
29

Bispo, Marcos, Cláudia Santos de Jesus, and Ruthe Barros Santiago. "Políticas de currículo para a educação básica e a formação de professores de Língua Portuguesa: uma abordagem integrativa." Olhar de Professor 25 (March 7, 2023): 1–30. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.25.20435.082.

Повний текст джерела
Анотація:
Nosso objetivo, neste texto, consiste em analisar, descritiva e normativamente, o projeto de integração curricular entre a BNCC e a BNC-Formação no tocante à disciplina Língua Portuguesa, destacando a importância do envolvimento da universidade no planejamento, implementação e avaliação das políticas educacionais. A metodologia de análise se inspira na proposta integrativa de Dunn (2018), segundo a qual a análise política se faz por meio da articulação de diferentes disciplinas e métodos que permitam explicar os processos de prescrição, previsão, monitoramento e avaliação das políticas. As análises demonstraram que as atuais diretrizes curriculares não anulam a autonomia universitária na elaboração dos projetos de curso, mas estabelecem novos parâmetros para o exercício dessa autonomia, visando a elaboração de currículos efetivamente comprometidos com os interesses públicos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
30

Facundo, Josiane Junia, and Célia Regina Vitaliano. "LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES." Interfaces Científicas - Educação 7, no. 3 (June 19, 2019): 101–12. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2019v7n3p101-112.

Повний текст джерела
Анотація:
Este artigo propõe analisar os efeitos de algumas das determinações contidas na Lei 10.436 de 22 de abril de 2002, regulamentada pelo Decreto 5626 de 22 de dezembro de 2005, no tocante a inserção da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de formação de professores, ministrada por professor preferencialmente surdo. O objetivo principal foi discutir os efeitos da disciplina nas primeiras turmas a cursarem tal disciplina como obrigatória em uma das universidades públicas do Estado do Paraná. Em especial, por ter sido a disciplina ministrada por uma professora surda, ressaltaram-se as percepções dos estudantes acerca dessa experiência com a docente, após terem concluído a referida disciplina. Para isso, no estudo de caso, utilizou-se de questionários, para alunos, e de análise documental do programa da disciplina. O tratamento dos dados se deu conforme o método de análise de conteúdos sugerido por Bardin (2009), no que se refere à categorização dos dados. Os resultados evidenciaram que a maioria dos estudantes avaliou de forma positiva a inclusão da disciplina como obrigatória no currículo e também o fato de ser ministrada por uma professora surda; além de apontarem falhas quanto à carga horária e outros aspectos relacionados às condições de sua oferta.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
31

Marques, Welisson. "Metodologia de pesquisa em Análise do Discurso face aos novos suportes midiáticos." Domínios de Lingu@gem 5, no. 1 (May 24, 2011): 58–73. http://dx.doi.org/10.14393/dl9-v5n1a2011-5.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste artigo é discorrer sobre procedimentos metodológicos utilizados na Análise do Discurso de linha francesa (AD). Por ser uma disciplina que não tem metodologia pronta, ao lançar mão dos elementos constitutivos do arcabouço teórico que balizam as análises, o analista alça, concomitantemente, seus dispositivos metodológicos. Em outras palavras, teoria e metodologia em AD são inseparáveis. Sendo assim, explicitaremos acerca da noção de discurso a que nos referimos neste artigo, e, neste ínterim, discorreremos sobre determinados procedimentos utilizados na seleção e organização de corpora. Ademais, refletiremos sobre alguns avanços epistemológicos que a disciplina deverá sofrer, partindo, para tal, da abertura deixada por Pêcheux em seus últimos trabalhos, bem como da realidade dos novos suportes discursivos. Para concluir, bosquejaremos duas análises de imagens veiculadas pela mídia impressa pautando-se nos dispositivos teórico-metodológicos aqui explicitados.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
32

Marinho, Enrico Picoli, Deyla Paula de Oliveira, and Gustavo Cunha de Araújo. "Propriedade Intelectual nos cursos de Biotecnologia das Universidades Federais do Brasil." Ensino em Re-Vista 30 (October 24, 2023): e019. http://dx.doi.org/10.14393/er-v30a2023-19.

Повний текст джерела
Анотація:
Este estudo objetivou identificar a oferta da disciplina Propriedade Intelectual (PI) nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), bem como o período, carga-horária e ementas das disciplinas dos cursos de Biotecnologia de universidades federais do Brasil. Nesta pesquisa de caráter descritivo, por meio de análise documental e de conteúdo, foi realizada a busca dos PPC e das ementas nas páginas das instituições que ofertam os cursos de Biotecnologia nas universidades federais brasileiras. Nas análises realizadas, constatou-se que assuntos como patentes, empreendedorismo, gestão e criação de projetos, bem como a propriedade intelectual propriamente dita, são mencionados com mais frequência nas ementas analisadas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
33

Tolfo, Cristiano. "O uso de rich picture como recurso didático baseado no pensamento visual." Research, Society and Development 9, no. 1 (January 1, 2020): e79911663. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1663.

Повний текст джерела
Анотація:
As técnicas de representação de informações podem promover o conhecimento por meio do pensamento visual, auxiliando no ensino e na aprendizagem dos mais variados assuntos em diferentes áreas do conhecimento. Considerando isso, este artigo tem por objetivo analisar o uso de rich picture como recurso didático para o ensino baseado no pensamento visual. O trabalho apresenta um relato de experiência que constitui um estudo de natureza qualitativa, no qual o rich picture foi utilizado como recurso didático em uma disciplina de graduação ministrada para um curso de Engenharia de Software. Os resultados da experiência ressaltam o potencial de uso do rich picture em disciplinas que adotam a análise de situação-problema como estratégia de ensino, pois o mesmo possibilita a análise de relacionamentos complexos. O estudo também destaca que para adotar o rich picture como recurso didático é necessário um planejamento prévio, identificando a sua adequação aos objetivos de aprendizagem envolvidos e ao conteúdo da disciplina.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
34

Tabosa, Clara Elena Souza, and Silvana Perez. "Análise de sequências didáticas com abordagem de Ensino por Investigação produzidas por estudantes de licenciatura em Física." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 38, no. 3 (December 15, 2021): 1539–60. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2021.e74226.

Повний текст джерела
Анотація:
Em uma sociedade cada vez mais globalizada, faz-se necessário repensar um ensino de Ciências que forme cidadãos críticos capazes de se apropriar do conhecimento científico para bem viver na sociedade e com o ambiente. Abordagens didáticas centradas no aluno como o ensino por investigação podem favorecer a aprendizagem e torná-lo protagonista na construção de seu próprio conhecimento. No entanto, formar professores capacitados para trabalhar o desenvolvimento da competência científica em sala não é uma tarefa fácil e exige tanto uma formação inicial específica quanto uma formação epistemológica e teórico-metodológica contínua. Neste trabalho, partimos do pressuposto de que a utilização de abordagens investigativas em disciplinas de conteúdo específico de Física pode estimular e capacitar os professores em formação inicial a incorporar esta abordagem à sua prática docente. Assim, buscou-se analisar qualitativamente as sequências didáticas baseadas em investigação que foram produzidas ao final de um semestre por uma turma de estudantes do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Pará. Essa turma vivenciou na prática uma disciplina realizada inteiramente no formato da abordagem investigativa. Para a análise, utilizamos uma rubrica que propõe a categorização de sequências didáticas quanto ao grau de presença da abordagem investigativa. Os resultados apontam dificuldades de utilizar abordagens centradas no aluno, de compreender os aspectos teóricos básicos do ensino por investigação e, sobretudo, a dificuldade de romper com o paradigma tradicional de ensino.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
35

Caldas, Rosângela Formentini, and Maria de Cléofas Faggion Alencar. "Construção do conhecimento através das redes eletrônicas: o caso de uma escola especializada de ensino de 2º grau: 2ª parte, os alunos." ETD - Educação Temática Digital 2, no. 3 (January 8, 2009): 68. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v2i3.582.

Повний текст джерела
Анотація:
O estudo teve como objetivo mapear, através do hipertexto a ocorrência de acessos às informações na Web de alunos com relação às disciplinas de Biologia e Física do currículo de uma escola especializada de 2o grau e, em segundo lugar, caracterizar a atuação dos professores dessas mesmas áreas no uso da Internet. Nesse artigo, apresenta-se os resultados da primeira parte. Análise dos resultados teve os alunos-sujeitos divididos em 4 grupos conforme a metodologia do conteúdo cognitivo de STERNBERG (1992), que identifica e compara os grupos diferenciados. O serviço de busca mais utilizado é o Cadê? por alunos de Física e Biologia sendo que, os de Biologia, também utilizam com certa freqüência a pasta Biologia da Intranet. A análise por acessos relevantes ao conteúdo da tarefa proposta pelo professor da disciplina de Biologia tiveram, pelo teste de significância, acessos mais relevantes ao conteúdo do que os acessos para a tarefa da disciplina de Física. Informações novas para os conteúdos das tarefas foram encontradas mais no Altavista por alunos de Física e mais no Cadê? pelos alunos de Biologia.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
36

Oliveira, Davi Euclides de, Janneson José Ferreira de Lima, and Paulo Henrique das Chagas Silva. "Análise do perfil dos discentes do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia e sua relação com a aprendizagem em cálculo." Comunicações 28, no. 2 (December 19, 2021): 57–75. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v28n2p57-75.

Повний текст джерела
Анотація:
Os cursos de Ciências Exatas são marcados por altos índices de reprovação e desistência por consequência da dificuldade dos alunos em relação especialmente às disciplinas de Cálculo. Para contornar essa situação, aconselha-se que se conheça a população dos discentes e se desenvolvam metodologias apropriadas em torno desse conhecimento. Neste viés, este trabalho tem por objetivo analisar o perfil discente do Curso de Ciência e Tecnologia de uma universidade Federal no interior do RN, considerando e compreendendo suas motivações, anseios e dificuldades na trajetória acadêmica. Para essa pesquisa, realizou-se uma análise socioeconômica e fatorial dos discentes, através de aplicação de questionário, onde foi obtido uma amostra de 78 respondentes. Com isso, os dados obtidos relacionados à disciplina indicam a presença de 4 perfis, que representam 61,99% da população. Por conseguinte, apurou-se justificativas para os resultados acadêmicos acima descritos que, fatores como ocupações, organização do tempo, apreço pela disciplina e outros, podem influenciar no rendimento dos alunos. Assim, o presente artigo disponibiliza um norteamento para implementação de práticas de ensino que corroborem com o perfil de alunos do público analisado.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
37

Leal, Renata Vanessa Gonçalves, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Fábio Alexandre Borges, and Djerly Simonetti. "Educação Especial e Libras nos cursos de licenciatura em Matemática: um saber profissional para uma formação docente inclusiva." Revista Eletrônica de Educação Matemática 16 (October 26, 2021): 1–20. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2021.e82667.

Повний текст джерела
Анотація:
A disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais) é obrigatória desde 2005 em todos os cursos de Licenciatura e de Fonoaudiologia em todo o Brasil. Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Matemática do Estado do Paraná, partindo do seguinte questionamento: que influências no saber profissional e para uma atuação docente inclusiva são possibilitadas pela disciplina de Libras? Para a coleta dos dados, foram analisados os Projetos Pedagógicos e as ementas da disciplina Libras e de disciplinas que possuem a educação inclusiva como foco. A análise das ementas da disciplina de Libras objetou identificar em que medida, para além dos aspectos linguísticos, esta disciplina contribui para uma formação na perspectiva inclusiva. Como conclusão, a disciplina Libras é a única no âmbito da Educação Inclusiva presente nos currículos de caráter obrigatório garantido por legislação. Também se observou que, além de aspectos linguísticos da mesma, abordam-se aspectos históricos, políticos e culturais da educação de surdos. Dos resultados apresentados nas análises, sobressaem os aspectos teóricos que contribuem para uma melhor compreensão do contexto histórico, político e cultural dessa língua e, dentre os aspectos linguísticos, o valor gramatical das componentes não manuais, ou seja, dasexpressões corpóreas/faciais, que favorecem a comunicação não verbal entre professores e estudantes, contribuindo para a atuação do docente em sala de aula inclusiva ou comum.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
38

Moro, Leandro Silva. "POR QUE UM DOCENTE ENSINA DO JEITO QUE ENSINA?" Revista Profissão Docente 11, no. 24 (June 18, 2012): 68–76. http://dx.doi.org/10.31496/rpd.v11i24.507.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente trabalho é resultado de uma proposta de uma disciplina do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As discussões acerca da Formação Docente e das Práticas Pedagógicas nas universidades brasileiras, especificamente nos cursos de mestrado e doutorado parecem não esgotar a complexidade da temática. Sob este prisma, o autor procura fazer uma análise e reflexão, ainda que parciais, de sua prática e formação docente, por meio de uma série questionamentos. As análises e reflexões apontam que a identidade do docente possui dimensões pessoal e profissional, que é construída, reconstruída e ressignificada continuamente, por meio de sua prática.Palavras-chave: formação docente; prática pedagógica; ensino-aprendizagem.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
39

Brito, Lydia Maria Pinto, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Juliana Carvalho de Sousa, and Rafael De Albuquerque Figueiró. "POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA." HOLOS 6 (December 16, 2020): 1–20. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.8139.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo desta pesquisa foi relatar uma experiência de construção inicial da disciplina de Epistemologia de um doutorado de administração numa universidade privada do Nordeste do Brasil, a partir da conexão entre epistemologia, metodologias e textos contemporâneos de áreas do conhecimento com temáticas transversais, reconhecidos do ponto de vista acadêmico e que faziam sentido para os orientadores das teses de doutorado. O referencial de análise da pesquisa tem como principais menções textos da Filosofia e ciências transversais. Trata-se de um estudo exploratório, em aberto, inspirado nos pressupostos da Dialética, e possui abordagem qualitativa. Configura-se como um estudo de caso, tendo como procedimentos: o diálogo, a observação participante, a pesquisa documental, a entrevista estruturada e a semiestruturada, e a análise de conteúdo. Os resultados apontaram para o enriquecimento da disciplina de Epistemologia ao longo de dois anos e o engajamento dos alunos e professores na construção de conteúdos relevantes para a disciplina. Verificou-se, no entanto, resistência de alguns professores orientadores para utilização da Filosofia da Ciência na construção das teses de doutorado dos alunos.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
40

Braga, Violante Augusta Batista, and Graciette Borges da Silva. "O ensino de enfermagem psiquiátrica no Ceará: a realidade que se esboça." Revista Latino-Americana de Enfermagem 8, no. 1 (January 2000): 13–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692000000100003.

Повний текст джерела
Анотація:
O ensino da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica nos Cursos de Graduação em Enfermagem do Ceará, tema deste estudo, é uma realidade que vem se construindo, fundindo-se, no contexto mais amplo, com o ensino de Enfermagem como um todo. Para estudá-la, procuramos mergulhar no discurso formal das Instituições, (Currículos e Programas de Disciplina) e no discurso ideológico dos atores sociais responsáveis pela transmissão do saber aí assimilado, produzido e reproduzido. Na análise, efetuada dentro de uma abordagem histórico-estrutural, foi possível constatar que as disciplinas de Enfermagem Psiquiátrica passam por um momento de reflexão, incertezas e mudanças, provocado pelo processo de reforma curricular e da assistência psiquiátrica. A mudança de paradigma mostra-se, ainda, como uma "utopia" não partilhada integralmente por todos, mas buscada pela maioria.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
41

Alves, Mauricio Martins, and Luiz Carlos Andrade de Aquino. "O JULGAMENTO SIMULADO E A PRODUÇÃO DE ARTIGOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIAL DO DIREITO." Revista Univap 24, no. 45 (October 31, 2018): 48. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i45.2028.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo analisa as disciplinas Direito e Sociedade I e II, ministradas no primeiro e segundo semestres letivos do curso de Direito de uma Universidade Comunitária, em São José dos Campos/SP. A partir da análise das avaliações feitas pelos discentes em relação às disciplinas (desempenho das bancadas durante o júri simulado, autoavaliação e realização dos objetivos da disciplina), tanto por estatística descritiva quanto coeficiente de Pearson, busca mostrar a relevância dessas disciplinas, no formato de b-learning, como estratégia de ensino interdisciplinar pelo uso de metodologias ativas de ensino (julgamento simulado e construção de artigos científicos). Como resultado, indica uma forte correlação positiva entre a avaliação das bancadas e o voto proferido, e que os discentes reconhecem a relevância da disciplina para sua formação humanística e jurídica.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
42

Pissaia, Luís Felipe, Arlete Eli Kunz da Costa, and Juliana Thomas. "Estratégias educacionais em simulação realística: desenvolvendo competências e habilidades em urgências e emergências." Research, Society and Development 9, no. 3 (March 2, 2020): e153932597. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2597.

Повний текст джерела
Анотація:
Este estudo possui o objetivo de compartilhar um relato de experiência sobre a realização de estratégias educacionais em simulação realística em uma disciplina de Urgências e Emergências. Este relato pertence à disciplina de Urgências e Emergências realizadas durante o período de julho a dezembro de 2019, possuindo a carga horária de 60 horas/aula e 17 estudantes matriculados. A coleta de dados foi realizada por meio do diário de campo do docente e apresentadas neste estudo por meio de aproximações com a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados e discussões seguiram o limiar de apresentação da construção da disciplina, intuindo sobre seus objetivos, habilidades e competências. Articulando também a construção das estratégias educacionais aplicadas na disciplina com o uso da simulação realística e enfatizando o espaço do processo avaliativo neste campo. Desta forma, percebe-se que a simulação realística possibilita inúmeras formas de compor as estratégias educacionais no conjunto disciplinar da área de urgências e emergências, instigando para a formação das habilidades e competências necessárias ao estudante.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
43

Gomes, Saulo De Almada, Adriana Oliveira dos Santos, and Damião Pedro Meira Filho. "O ENSINO DE FÍSICA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES DO IFPA CAMPUS SANTARÉM." Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, no. 19 (April 19, 2020): e9547. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2020.9547.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo deste estudo foi analisar as relações existentes entre a disciplina Física e as Disciplinas Específicas do Curso Técnico em Edificações do IFPA Campus Santarém, identificando as possibilidades de integração para a promoção do perfil de formação esperado ao egresso deste curso. Tendo por base a abordagem Qualitativa de Lüdke (2013), realizou-se Estudo Bibliográfico e Análise Documental. Para análise dos dados levantados, utilizou-se a metodologia de Moraes (1999), descrita como Análise Textual Discursiva. Observou-se, nessa pesquisa, que é necessária uma compreensão mais abrangente do ensino de Física, a qual não se limita ao suporte às disciplinas específicas Técnicas, mas se direciona a pressupostos e finalidades que abarcam vertentes pretendidas no Ensino Médio Profissional: a formação científico-tecnológica e humana.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
44

Zanella, Andreia, Luis Felipe Dias Lopes, and Enio Junior Seidel. "DIAGNÓSTICO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E SATISFAÇÃO DOS ALUNOS NAS DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA DA UFSM." Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, no. 3 (March 10, 2012): 123. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v4i3.353.

Повний текст джерела
Анотація:
A presente pesquisa buscou avaliar a satisfação dos alunos do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Santa Maria quanto à atuação do professor, à infraestrutura oferecida e à disciplina Estatística. A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário fechado composto por trinta questões. Para análise dos dados, recorreu-se à análise de agrupamento, que possibilitou reunir os cursos de graduação em grupos, com base na similaridade apresentada nas respostas às variáveis; a estatística descritiva para caracterização dos cursos; e, a análise de variância que permitiu verificar a diferença entre os níveis de satisfação atribuídos pelos alunos com relação à atuação do professor, à infraestrutura oferecida e à disciplina de Estatística. Por fim, foi possível relacionar os níveis de satisfação com as características de cada curso, identificadas na análise descritiva
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
45

De Lima Neto, Izaías Serafim, and Francisco Vieira Da Silva. "triângulo disciplina, biopolítica e governamentalidade na pandemia de COVID-19." Debates em Educação 13, no. 32 (August 31, 2021): 348–73. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p348-373.

Повний текст джерела
Анотація:
O artigo analisa as configurações da educação no decurso da pandemia da Covid-19, a partir da triangulação formada pelos conceitos de disciplina, biopolítica e governamentalidade, desenvolvidos pelo autor francês Michel Foucault. O corpus de análise é composto por cinco postagens publicadas em perfis oficiais de três secretarias estaduais da educação, a saber: Secretaria da Educação do Ceará (@seduc_ce); Secretaria de Estado da Educação do Piauí (@seducpi); Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (@seducsp). Em relação à metodologia, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. A análise do material coletado permite constatar o enfoque disciplinar, radiografado especialmente no tocante a como os discentes devem se comportar no âmbito ensino domiciliar, as estratégias biopolíticas, que perfilam a saúde desses discentes e de seus familiares, por meio de recomendações de cunho sanitário e, por fim, o governo desses corpos e subjetividades que estão ausentes do espaço físico da escola, em razão da pandemia, mas não incólumes às capturas da governamentalidade.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
46

RODRIGUES, TALLES RANGEL, and MARIA APARECIDA FERRARI. "Estudos Culturais e Comunicação: transversalidades epistemológicas." Fragmentos de Cultura 27, no. 2 (August 15, 2017): 271. http://dx.doi.org/10.18224/frag.v27i2.5242.

Повний текст джерела
Анотація:
Este trabalho tem por objetivo geral analisar o estatuto disciplinar da Comunicação no tocante a sua imbricação com os Estudos Culturais a partir da corrente nascida em Birmingham e, posteriormente, da perspectiva latino-americana. O fio condutor analítico deste artigo são as ementas do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos ofertadas entre os anos de 2009 e 2010. Metodologicamente, esta pesquisa realiza uma pesquisa bibliográfica e análise documental. A hipótese geral deste trabalho orienta-se pelo pressuposto de que a Comunicação, sendo uma disciplina que edifica seu estatuto disciplinar na transversalidade, recorre aos estudos da cultura para dar lastro a sua legitimação que se plasma por meio do cotejamento de sua institucionalização, aqui observado nas ementas sob análise.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
47

Mineiro, Andréa Aparecida da Costa, Luiz Guilherme Rodrigues Antunes, Jade Vieira, and Daniela Meirelles Andrade. "Como o Aprendizado pode ser Efetivo com o Uso da Técnica Multidimensional de Ensino em Administração?" Administração: Ensino e Pesquisa 19, no. 3 (August 23, 2018): 504–54. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2018.v19n3.903.

Повний текст джерела
Анотація:
O objetivo desse artigo é avaliar a aprendizagem por meio de uma nova opção de metodologia ativa, a Técnica Multidimensional de Ensino (TME), a partir da percepção dos alunos que cursaram a disciplina de Empreendedorismo Tecnológico do Curso de Administração na Universidade Federal de Itajubá no período de 2012 a 2016. Para isso, utilizou-se de estudo de caso, onde os dados foram coletados em fontes primárias de dados por meio de documentos e questionários. Os documentos são compostos por relatórios finais entregues pelos alunos da disciplina e os questionários eletrônicos autopreenchidos direcionados aos alunos que já cursaram a disciplina. Para análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo por frequência para os documentos e, análise multivariada para os questionários, com aplicação da análise de cluster, teste ANOVA e discriminante. Entre os resultados, foram evidenciados três grupos na análise de clusters, que foram nomeados como: Apoiadores, Indiferentes ou Rejeitadores da técnica de ensino. Os resultados mais relevantes em cada dimensão, constatados na análise discriminante, são: o aprendizado sobre investidores anjos, na dimensão técnica; o desenvolvimento de sua rede de contatos e aperfeiçoamento das habilidades de comunicação dos alunos, na dimensão indivíduo. O resultado mais relevante para as empresas participantes foi a mentoria proporcionada pelos investidores anjos, percebido na dimensão sociedade. Por fim, constatou-se que 91% da amostra concordam total ou parcialmente que a TME é uma alternativa para o processo de ensino-aprendizado em Administração.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
48

Gamboa González, Mayra, and Juan Ángel Demerutis Arenas. "Big Data e Análise Urbana." Revista de Morfologia Urbana 8, no. 1 (August 7, 2020): e00171. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v8i1.171.

Повний текст джерела
Анотація:
A construção da cidade inteligente, bem como o movimento da nova ciência das cidades, estão atualmente sendo objeto de uma quantidade incrível de pesquisas de várias áreas e de maneira transdisciplinar em centros internacionais de pesquisa. Essa nova disciplina alega buscar cidades mais eficientes e igualitárias usando a tecnologia; no entanto, as ferramentas de alta tecnologia foram aplicadas principalmente em países desenvolvidos em todo o mundo. No entanto... é uma ciência que pode ser usada para resolver os problemas existentes nas economias emergentes? A maioria das economias em desenvolvimento está lutando para diminuir a lacuna de desigualdade em um contexto de recursos limitados, como brechas digitais, baixos níveis educacionais, insegurança, desinformação e, em geral, uma enorme variedade de necessidades insatisfeitas, e nós argumentamos que lidar com isso deve fazer parte do paradigma das novas disciplinas. O artigo conduz uma análise das “melhores práticas” feitas por centros de pesquisa conhecidos em todo omundo e, em seguida, explora as possibilidades de implementação das ferramentas científicas da cidade nas cidades latino-americanas.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
49

Dezan, Sandro Lucio. "As fronteiras cognitivas do ato de indiciamento no processo disciplinar: breves notas sobre o caráter objetivo, limitado e não exauriente dessa específica fse de valoração jurídica." Revista Digital de Direito Administrativo 4, no. 1 (January 26, 2017): 239–54. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v4i1p239-254.

Повний текст джерела
Анотація:
O presente artigo tem por finalidade estudar os contornos limitativos das análises jurídicas incidentes sobre os fatos e os fundamentos da acusação processual, realizado pela comissão de disciplina, no ato de indiciamento do agente público, no processo administrativo disciplinar. Com aporte no conceito estratificado de ilícito, visa-se à discussão sobre os deveres-poderes de cognição do colegiado responsável pela instrução processual no momento de sopesar a ocorrência ou não dos fatos jurídicos relevantes para as etapas seguintes do processo. Com o emprego de uma análise do fenômeno a direcionar o real propósito e significado do ato de indiciamento operado pelas autoridades atuantes no processo disciplinar e com vistas à obtenção da forma adequada para a inferência de indícios de infração, conclui-se que a cognição para o caso ora versado se deve ater aos elementos de caracteres objetivos do conceito estratificado de ilícito disciplinar, ignorando, por outro lado, os elementos subjetivos desse conceito, adstritos, quanto ao sopesamento, ao relatório final do inquérito administrativo.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
50

Constantino, Lucimar Regina, and Maria Cristina Sanna. "A inserção do tema Liderança nas disciplinas de Administração em Enfermagem de uma faculdade particular da cidade de São Paulo 1998 a 2004." Escola Anna Nery 10, no. 2 (August 2006): 204–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452006000200006.

Повний текст джерела
Анотація:
Para descrever a evolução da abordagem da Liderança nos programas das disciplinas de Administração em Enfermagem, ministradas na FACENF-UNISA, no período de 1998 a 2004, foram analisados, dos 27 planos de disciplina praticados no período, os objetivos e as estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação. O tratamento utilizado, análise de discurso de Bardin, apontou que o tema foi pouco valorizado no período estudado. Observou-se, também, que o currículo do curso passou por três modificações, momentos propícios para a ampliação da dedicação ao tema Liderança, mas isso não aconteceu, havendo apenas a criação de uma disciplina optativa com esse conteúdo. Concluiu-se que os docentes responsáveis pelas disciplinas ministradas fizeram mudanças nos programas, mas não adotaram um paradigma que desse destaque à Liderança.
Стилі APA, Harvard, Vancouver, ISO та ін.
Ми пропонуємо знижки на всі преміум-плани для авторів, чиї праці увійшли до тематичних добірок літератури. Зв'яжіться з нами, щоб отримати унікальний промокод!

До бібліографії