Gotowa bibliografia na temat „Uva e vinho no estado de São Paulo”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Uva e vinho no estado de São Paulo”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Uva e vinho no estado de São Paulo"

1

Souza, Rafael de Abreu e. "Grés, vinho e imigração: arqueologia de uma produção vitivinícola, São Paulo, 1920-1950". Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 8, nr 1 (kwiecień 2013): 39–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222013000100003.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo apresenta os resultados das escavações realizadas no sítio arqueológico Chácara Cayres, localizado no município de São Bernardo do Campo, São Paulo. O sítio é parte de uma antiga chácara familiar, da primeira metade do século XX, na qual foi construída uma adega para produção de vinho artesanal. A análise dos artefatos associados às estruturas que compunham a adega, com especial destaque às garrafas de grés, permitiu aventar algumas possibilidades para a arqueologia histórica da cidade de São Paulo, da imigração e do reuso de garrafas. A Chácara Cayres permite refletir sobre as tecnologias elaboradas no Brasil para a produção de vinho e discorrer sobre uma importante atividade socioeconômica e cultural do estado de São Paulo, a produção vinícola por imigrantes europeus.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Pedro Júnior, Mário José, José Luiz Hernandes, Gabriel Constantino Blain i Ludmila Bardin-Camparotto. "Curva de maturação e estimativa do teor de sólidos solúveis e acidez total em função de graus-dia: uva IAC 138-22 'Máximo'". Bragantia 73, nr 1 (marzec 2014): 81–85. http://dx.doi.org/10.1590/brag.2014.011.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Devido à crescente importância de uvas para vinho no estado de São Paulo realizou-se a caracterização da curva de maturação da IAC 138-22 'Máximo', enxertada sobre o porta-enxerto IAC 766 Campinas e conduzida no sistema de espaldeira alta em safras de verão e de inverno. Os valores do teor de sólidos solúveis (TSS) foram superiores durante as safras de inverno (17,4 ºBrix a 17,5 ºBrix) em comparação às de verão (14,2 ºBrix a 15,6 ºBrix). A acidez titulável total (ATT) também apresentou maiores valores na safra de inverno. Verificou-se que a relação entre TSS e ATT e o acúmulo de graus-dia a partir do início de maturação (pintor) podem ser descritos com base em equações polinomiais de segunda ordem.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Júnior, Mário José Pedro, i José Luiz Hernandes. "SISTEMAS DE MANEJO PARA A UVA IAC 138-22 ‘MÁXIMO’ SOBRE DIFERENTES PORTA-ENXERTOS". Revista Ifes Ciência 4, nr 1 (15.06.2018): 115–32. http://dx.doi.org/10.36524/ric.v4i1.332.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O híbrido de uva para vinho IAC 138-22 ‘Máximo’ apresenta videiras vigorosas muito produtivas e vem sendo utilizado por vitivinicultores do estado de São Paulo. Dessa maneira, foi feita a caracterização da produtividade e das propriedades físico-químicas do mosto desse híbrido de uva enxertado sobre os porta-enxertos IAC 766 ‘Campinas’ e VR 043-43 com as plantas sustentadas em manjedoura na forma de Y. As videiras foram submetidas a dois sistemas de manejo da produção: a) safra de inverno com eliminação dos cachos na de verão e b) safras consecutivas de verão e de inverno com manutenção dos cachos em ambas as safras. Para os diferentes sistemas de manejo avaliados, verificou-se que não houve diferença entre os valores de massa dos cachos e acidez titulável total entre os porta-enxertos utilizados, por outro lado, foram obtidos maiores valores de produção e teor de sólidos solúveis para o porta-enxertos IAC 766 em relação ao VR 043-43. Ainda, foi verificado que o total de chuvas durante o subperíodo fenológico do florescimento-início da maturação influi positivamente na massa dos cachos, e as chuvas ocorridas no subperíodo início da maturação-colheita influem negativamente no teor de sólidos solúveis
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Castilhos, Maurício Bonatto Machado de, i Vanildo Luiz Del Bianchi. "CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE VINHOS BRANCOS DA REGIÃO NOROESTE DE SÃO PAULO". HOLOS 4 (29.09.2011): 148. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.611.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os vinhos brasileiros são apreciados pelos consumidores por apresentar aroma e gosto suave e frutado típico das cultivares Vitis labrusca. Essas espécies, diferentemente das Vitis vinifera, não necessitam de estruturas tecnológicas diversificadas para o processo de vinificação e, além disso, não apresentam períodos de entressafra, aumentando a produtividade. O processo de vinificação dessas cultivares difere do processo referente às uvas viníferas principalmente no que se refere à etapa de envelhecimento, muitas vezes inexistente, influenciando na cor e no teor de compostos fenólicos dos vinhos de mesa. Além da tecnologia de vinificação, o estágio de maturação da uva e as condições ambientais de produção influenciam na qualidade química e sensorial dos vinhos dessas cultivares. Nesse sentido, o objetivo central desse artigo é analisar a qualidade de vinhos brancos provenientes de vinícolas da região noroeste do estado de São Paulo, por meio de determinações físico-químicas e caracterização de perfil sensorial. Três vinhos dessa região (dois brancos de mesa e um branco fino) foram avaliados por meio de métodos analíticos e sensoriais. Os dados foram analisados estatisticamente por aplicação de testes estatísticos paramétricos, não-paramétricos e por Análise de Componentes Principais (ACP). Observaram-se diferenças significativas (P
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Conceição, Marco Antônio Fonseca, i Fábio Ricardo Marin. "Condições microclimáticas em um parreiral irrigado coberto com tela plástica". Revista Brasileira de Fruticultura 31, nr 2 (czerwiec 2009): 423–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452009000200016.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A região de Jales é uma das principais produtoras de uvas de mesa do Estado de São Paulo. As videiras da região são irrigadas e conduzidas, normalmente, no sistema latada, sendo comum, também, a utilização de coberturas com telas plásticas para a proteção contra granizo, pássaros e morcegos. Entretanto, a irrigação, o sistema de condução e a cobertura plástica podem modificar as condições microclimáticas no parreiral. O presente trabalho teve como objetivo comparar as condições meteorológicas no interior de um parreiral de uvas, na região de Jales, com as registradas a céu aberto. As avaliações foram realizadas na Estação Experimental de Viticultura Tropical da Embrapa Uva e Vinho, em Jales-SP, em uma área conduzida no sistema latada, coberta com tela plástica de polietileno e irrigada por microaspersão. Os dados meteorológicos foram registrados fora e no interior do parreiral, empregando-se dois sistemas automáticos de aquisição de dados, com registros efetuados a cada 15 minutos. Verificou-se que o uso da cobertura de tela plástica reduziu em 20%, em média, a radiação solar incidente (Rs) acima do dossel. Os valores de Rs abaixo do dossel, durante o período de maior expansão foliar, chegaram a ser inferiores a 20% dos registrados a céu aberto. A temperatura e a umidade relativa do ar no interior do parreiral não apresentaram, em geral, diferenças para os valores registrados na estação meteorológica. Durante a irrigação, a temperatura do ar foi reduzida em 3%, e a umidade relativa do ar aumentou em 4%, em média, no interior do parreiral.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Conceição, Marco Antônio Fonseca, i Rubens Duarte Coelho. "DISTRIBUIÇÃO DO VOLUME DE ÁGUA APLICADO PELO MICROASPERSOR DAN 2001". IRRIGA 9, nr 3 (22.12.2004): 289–95. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2004v9n3p289-295.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
DISTRIBUIÇÃO DO VOLUME DE ÁGUA APLICADO PELO MICROASPERSOR DAN 2001 Marco Antônio Fonseca Conceição1; Rubens Duarte Coelho21Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Uva e Vinho,Estação Experimental de Viticultura Tropical, Jales, São Paulo, marcoafc@cnpuv.embrapa.br2Departamento de Engenharia Rural, Escola Superior de Agricultura “ Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo 1 RESUMO Na irrigação por microaspersão deve-se conhecer a distribuição do volume de água aplicado pelos emissores, a fim de se realizar um manejo eficiente do sistema. O objetivo do presente estudo foi determinar a distribuição radial do volume de água aplicada por microaspersores autocompensantes que utilizam rotores. As avaliações experimentais foram realizadas no laboratório de irrigação do Departamento de Engenharia Rural (DER) da ESALQ/USP em Piracicaba, SP. Foram empregados microaspersores DAN 2001 com rotores preto (bocais violeta, cinza e marrom) e azul (bocais azul, verde, laranja e amarelo). Os maiores percentuais dos volumes de água aplicados ficaram entre as distâncias de 1,2 m e 1,8 m, para os bocais violeta, cinza e marrom; entre 1,8 m e 2,4 m para o bocal azul; e entre 2,4 m e 3,0 m, para os bocais verde, laranja e amarelo. UNITERMOS: Distribuição de água, eficiência de irrigação, irrigação localizada. CONCEIÇÃO, M. A. F; COELHO, R. D. WATER VOLUME DISTRIBUTION USING DAN 2001 MICROSPRINKLERS 2 ABSTRACT In microprinkler irrigation it is necessary to know the water volume distribution to implement an efficient system management. The purpose of the present study was to determine the radial water volume distribution applied by pressure compensating microsprinklers with swivels. Experimental evaluations were carried out at the irrigation laboratory of the Dept. of Rural Engineering/ESALQ/USP,Piracicaba, SP. Dan 2001 microsprinklers with black swivel (violet, gray and brown nozzles) and blue swivel (blue, green, orange and yellow nozzles) were used. The largest applied water volumes were verified at the distance of 1.2 m to 1.8 m from the emitter, for violet, gray and brown nozzles; 1.8 m to 2.4 m for blue nozzle; and 2.4 m to 3.0 m for green, orange and yellow nozzles. KEYWORDS: Irrigation efficiency, Microirrigation, Water distribution.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Souza, Maria Fernanda de, Renan Roberto Neves dos Santos de Lima, Suéllen Danúbia da Silva, Elimeire Alves de Oliveira i Ijosiel Mendes. "SENSORY MARKETING AND ITS STRATEGIES IN BOOSTING WINE CONSUMPTION IN THE CITY OF VOTUPORANGA STATE OF SÃO PAULO". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, nr 12 (29.12.2023): 79–94. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i12.12717.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As experiências multissensoriais têm capacidade de influenciar o consumidor na degustação de vinhos. Trata-se do marketing sensorial, que é um processo por meio do qual os estímulos captados pelos órgãos dos sentidos são transformados em interpretações psicológicas, aumentando a probabilidade de conquistar o consumidor. Este estudo teve como principal objetivo identificar o marketing sensorial no consumo de vinhos e sua influência no comportamento do consumidor, com base nas experiências do Restaurante Novo Vinho localizado no município de Votuporanga, noroeste paulista. Esta pesquisa foi realizada mediante um estudo bibliográfico exploratório, com uma abordagem qualitativa, utilizando-se, também, um instrumento de coleta de dados, caracterizado por uma pesquisa estruturada. Os resultados obtidos na coleta de dados e interpretados no levantamento bibliográfico realizado demonstraram que as teorias do marketing sensorial são aplicáveis e podem vir a contribuir com o aumento do consumo de vinhos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Chagas, Aline Pitol, Pollyana Lima Peterle, Luciana Dias Thomaz, Valquíria Ferreira Dutra i Rodrigo Theófilo Valadares. "Leguminosae-Caesalpinioideae do Parque Estadual Paulo César Vinha, Espírito Santo, Brasil". Rodriguésia 65, nr 1 (marzec 2014): 99–112. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-78602014000100008.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Leguminosae é uma das famílias de maior riqueza específica nas restingas do Espírito Santo e Caesalpinioideae a segunda maior subfamília. O Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV) representa um dos remanescentes de restinga mais preservados do estado e uma das áreas protegidas mais bem estudadas, porém estudos taxonômicos ainda são escassos. Este estudo consiste no levantamento florístico-taxonômico de Caesalpinioideae do PEPCV. Foram realizadas coletas quinzenais entre agosto/2008 a junho/2009 para obtenção de materiais férteis. Caesalpinioideae está representada por 13 táxons, reunidos em três gêneros: Chamaecrista, Hymenaea e Senna. O gênero mais representativo em número de espécies foi Chamaecrista. Três táxons são novas citações para o estado do Espírito Santo. Foram elaboradas chave de identificação dos táxons, descrições, ilustrações, comentários sobre a morfologia e a fenologia, bem como a distribuição geográfica das mesmas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Wurz, Douglas André, Adrielen Canossa, Juliana Reinehr, Alberto Brighenti, Ricardo Allebrandt, Betina Pereira De Bem i Leo Rufato. "EFEITO DA TEMPERATURA DA FERMENTAÇÃO MALOLÁTICA NA COMPOSIÇÃO FENÓLICA DO VINHO 'CABERNET SAUVIGNON' EM REGIÕES DE ELEVADA ALTITUDE DE SANTA CATARINA". Revista Científica Rural 23, nr 1 (27.05.2021): 292–99. http://dx.doi.org/10.30945/rcr-v23i1.3968.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes temperaturas durante a fermentação malolática espontânea e o efeito nas características químicas do vinho 'Cabernet Sauvignon', proveniente de regiões de elevada altitude de Santa Catarina, Brasil. O presente trabalho foi realizado no Laboratório de Enologia da Universidade do Estado de Santa Catarina. A uva foi proveniente do vinhedo da Estação Experimental de São Joaquim. Para elaboração do vinho foram utilizados 80kg de uva ‘Cabernet Sauvignon’. As garrafas contendo os vinhos elaborados foram colocadas em BOD’s e submetidas às diferentes temperaturas para realização da fermentação malolática: 10°C, 20°C, 30°C, 40°C e 60°C. Em cada coleta foram avaliados os teores de antocianinas, polifenóis totais e a coloração dos vinhos. Os dados foram submetidos à análise de variância e comparados pelo Teste Tukey a 5% de probabilidade de erro. A temperatura da fermentação malolática tem influência na composição química do vinho Cabernet Sauvignon, sendo que o aumento da temperatura reduz o teor de antocianinas, além de reduzir a coloração vermelha do vinho, representando pelo aumento da tonalidade de coloração dos vinhos. A temperatura da fermentação malolática não influenciou o conteúdo de polifenóis totais do vinho Cabernet Sauvignon.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Nicolete, Jamilly Nicácio, i Jane Soares de Almeida. "Educadoras protestantes em São Paulo:". Quaestio - Revista de Estudos em Educação 20, nr 3 (20.12.2018): 761–77. http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n3p761-777.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A partir do século XIX, missionários protestantes chegaram ao Brasil com o objetivo de divulgar a fé e o modo de vida de seu país de origem. Com eles vieram esposas, filhas e mulheres sem vínculo matrimonial, que se dedicaram ao trabalho educativo como parte da Missão. A expansão do território e a intensificação do comércio justificavam a ação missionária que se processava a mando do imperialismo, com o argumento da missão divina, o que possibilitava a consequente expansão capitalista e vinha ao encontro dos interesses econômicos e políticos dos Estados Unidos. As missionárias norte-americanas radicaram-se nos vários estados brasileiros, em especial em São Paulo. Uma delas se destacou nesse cenário: Mary Parker Dascomb, autora de cartas que foram preservadas, as quais demonstram modos de pensar, estilo de vida e a crença inabalável na fé protestante como campo de missão social e educativo. Compreender, a partir de diferentes escritos, o trabalho dessas missionárias e educadoras é o objetivo central deste texto.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Rozprawy doktorskie na temat "Uva e vinho no estado de São Paulo"

1

Borcosque, Romero Lia Alejandra. "A vitivinicultura no estado de São Paulo (1880-1950)". [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/286464.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Orientador : Ligia Maria Osorio Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Made available in DSpace on 2018-08-03T23:22:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BorcosqueRomero_LiaAlejandra_M.pdf: 877236 bytes, checksum: 88af4b0ede3c908ab2167ab146174044 (MD5) Previous issue date: 2004
Resumo: O seguinte trabalho tem como objetivo estudiar, desde a perspectiva da História Econômica, o desenvolvimento da vitivinicultura no Estado de São Paulo, desde os finais do século XIX, até a primeira metade do século XX. Para tal fim, tem-se fixado o tempo de estudo entre 1880 e 1850. O trabalho, assim, está dividido em três partes: A primeira delas da uma idéia geral da vitivinicultura em São Paulo até 1880. A Segunda compreênde o período entre 1880 1 1930, e a final chega cronologicamente até o ano 1950. Dentro desta divisão cronológica, o estudo da vitivinicultura em São Paulo está focalizado considerando as seguintes fatos: O melhoramento das técnicas relativas à viticultura quanto à vinicultura. A tarefa desempenhada pela elite ilustrada paulista. A influência da imigração italiana na região. A tarefa realizada pelo Instituto Agronômico de Campinas nas melhoras agrárias em geral, e na vitivinicultura em particular. Além disso, como casos paradigmáticos do desenvolvimento na vitivinicultura em SãoPaulo, são estudadas em forma mais detalhada os casos dos municípios de São Roque e Jundiaí
Mestrado
Mestre em História Econômica
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Pantano, Sílvio César [UNESP]. "Níveis e épocas de aplicação de etefon sobre a coloração e a qualidade dos frutos da uva rubi (Vitis vinifera L.), cultivada na região noroeste do Estado de São Paulo". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2002. http://hdl.handle.net/11449/93564.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:42Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2002-02Bitstream added on 2014-06-13T20:15:31Z : No. of bitstreams: 1 pantano_sc_me_botfca.pdf: 132910 bytes, checksum: c18c16187c2997e5f2fe00117f2e895a (MD5)
O experimento foi conduzido em um vinhedo comercial de uva 'Rubi' com seis anos de idade, localizado no município de Jales-SP durante os meses de agosto e setembro de 2001, com o objetivo de avaliar os efeitos de níveis e épocas de aplicação de etefon sobre a coloração e a qualidade dos frutos da uva ‘Rubi’. Os tratamentos consistiram da combinação entre duas épocas de aplicação e cinco concentrações de etefon (sem aplicação, 60, 120, 180 e 240mg.L-1) .O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x5. As características avaliadas foram: a) cor da baga, utilizando-se do sistema “L”, “a” e “b”; b) croma; c) massa média da baga; d) sólidos solúveis totais; e) acidez total titulável; f) textura; g) porcentagem de bagas verdes e i) umidade da ráquis. Conclui-se que o etefon melhorou a coloração das bagas, sem alterar a qualidade dos frutos e não houve efeito das épocas de aplicação.
The experiment was carried in a commercial vineyard of grape ' Rubi' with six years age, located in Jales-SP, Brazil, in the period of August to September, 2001. It had as aim to evaluated the effect of ethephon levels and moments application on coloration and quality of fruits of grape 'Rubi'. The treatments consisted of the combination among two moments of application and five ethephon concentrations (without application, 60, 120, 180 and 240mg.L- 1) .The experimental design was entirely casualized ,at factorial outline 2x5. The appraised characteristics were: the) color of the berry, being used of the system L , the and b ; b) it chromes; c) I weigh medium of the berry; d) total soluble solids; and) total titulable acidity; f) texture; g) percentage of green berry and i) humidity of the rachis. The results showed that the ethephon increased the coloration of the berry, did not alter the quality of the fruits, and there was no effect of the moments of application.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Munhae, Catarina de Bortoli [UNESP]. "Formigas (Hymenoptera: Formicidae) em parreiras do Estado de São Paulo e caracterização molecular da pérola-da-terra (Hemiptera: Margarodidae) em diferentes regiões do Brasil". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/106606.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:35:44Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-07-29Bitstream added on 2014-06-13T18:47:14Z : No. of bitstreams: 1 munhae_cb_dr_rcla_parcial.pdf: 139035 bytes, checksum: 68a52e1407a980224c882244cda53aee (MD5) Bitstreams deleted on 2014-11-14T12:16:56Z: munhae_cb_dr_rcla_parcial.pdf,Bitstream added on 2014-11-14T12:17:44Z : No. of bitstreams: 1 000726225.pdf: 722929 bytes, checksum: ea5c238725ac34996719d990a4c7198b (MD5)
Os cultivares de uva no Brasil abrangem as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e apresentam poucos organismos que são considerados praga. Entretanto, cochonilhas quando presentes causam prejuízos econômicos, sendo que Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae), a pérola-da-terra, é uma das principais. Devido ao hábito subterrâneo e a forma encapsulada, os danos ocasionados pela cochonilha tem como consequência o abandono ou declínio da cultura, especialmente nos vinhedos da região Sul do País. Algumas espécies de formigas do gênero Linepithema e Pheidole, podem estar associadas às infestações por pérola-da-terra como constatado no Estado do Rio Grande do Sul, porém não se tem informações a esse respeito no Estado de São Paulo. Da mesma maneira, não há informações em relação aos aspectos moleculares da pérola-da-terra e, assim, o objetivo do estudo foi avaliar a diversidade de formigas subterrânea em cultivares de videira, analisando a sua possível associação com a pérola-da-terra, investigando especificamente: i) a riqueza e a abundância das formigas no subsolo no Estado de São Paulo; ii) os parreirais infestados pela pérola-da-terra e a relação com os táxons de formigas mais frequentes; iii) a caracterização molecular da pérola-da-terra em diferentes regiões do Brasil, a partir de marcadores moleculares RAPD e 28S. Para tal, foram realizadas coletas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco. Foram amostradas 20 espécies de formiga e não houve associação significativa entre a pérola-da-terra e a riqueza e/ou composição de espécies. Solenopsis invicta (Hymenoptera: Formicidae) foi a espécie mais frequente e abundante em todos os parreirais amostrados. A caracterização molecular da pérola-da-terra resultou na formação de dois clados a partir do...
The vineyards in Brazil occur in the South, Southeast, Central-West, and Northeast regions and have few organisms that are considered pests. However, mealybugs can cause economic losses, and Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae), the ground pearl, is one of the main viticulture pests. Due to the ground pearl has an underground habitat and encapsulated form, the damage caused by the mealybug causes the abandonment or decline of culture, especially in the vineyards of the South region. Some species of ants (Pheidole spp. and Linepithema spp.) may be associated with infestations of ground pearl, as found in the state of Rio Grande do Sul, but there is no information in the state of São Paulo. There is no information about the molecular biology of ground pearl, and thus the aim of the study was to evaluate the diversity of subterranean ants in the vineyards to investigate their possible association with the ground pearl, specifically investigating: i) the richness and abundance of subterranean ants in the State of São Paulo, ii) the vineyards infested by ground pearl and related taxa of ants frequently, iii) the molecular characterization of ground pearl in different regions of Brazil, from RAPD and 28S molecular markers. For this, samples were collected in the States of Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo and Pernambuco. We sampled 20 species of ants and there was no significant association between the ground pearl and the richness and/or species composition. Solenopsis invicta (Hymenoptera: Formicidae) was the most common species in all the vineyards. The molecular characterization of ground pearl resulted in two clades from the gene 28S and three groups, based on RAPD primers. According to the results we can infer the possibility of at least two groups of ground pearl in different regions sampled. However... (Complete abstract click electronic access below)
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Munhae, Catarina de Bortoli. "Formigas (Hymenoptera: Formicidae) em parreiras do Estado de São Paulo e caracterização molecular da pérola-da-terra (Hemiptera: Margarodidae) em diferentes regiões do Brasil /". Rio Claro, 2013. http://hdl.handle.net/11449/106606.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Orientador: Odair Correa Bueno
Banca: Vanderlei Geraldo Martins
Banca: Ana Eugenia de Carvalho Campos
Banca: Luis Garrigós Leite
Banca: Maria Santina de Castro Morini
Resumo: Os cultivares de uva no Brasil abrangem as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e apresentam poucos organismos que são considerados praga. Entretanto, cochonilhas quando presentes causam prejuízos econômicos, sendo que Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae), a pérola-da-terra, é uma das principais. Devido ao hábito subterrâneo e a forma encapsulada, os danos ocasionados pela cochonilha tem como consequência o abandono ou declínio da cultura, especialmente nos vinhedos da região Sul do País. Algumas espécies de formigas do gênero Linepithema e Pheidole, podem estar associadas às infestações por pérola-da-terra como constatado no Estado do Rio Grande do Sul, porém não se tem informações a esse respeito no Estado de São Paulo. Da mesma maneira, não há informações em relação aos aspectos moleculares da pérola-da-terra e, assim, o objetivo do estudo foi avaliar a diversidade de formigas subterrânea em cultivares de videira, analisando a sua possível associação com a pérola-da-terra, investigando especificamente: i) a riqueza e a abundância das formigas no subsolo no Estado de São Paulo; ii) os parreirais infestados pela pérola-da-terra e a relação com os táxons de formigas mais frequentes; iii) a caracterização molecular da pérola-da-terra em diferentes regiões do Brasil, a partir de marcadores moleculares RAPD e 28S. Para tal, foram realizadas coletas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco. Foram amostradas 20 espécies de formiga e não houve associação significativa entre a pérola-da-terra e a riqueza e/ou composição de espécies. Solenopsis invicta (Hymenoptera: Formicidae) foi a espécie mais frequente e abundante em todos os parreirais amostrados. A caracterização molecular da pérola-da-terra resultou na formação de dois clados a partir do... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The vineyards in Brazil occur in the South, Southeast, Central-West, and Northeast regions and have few organisms that are considered pests. However, mealybugs can cause economic losses, and Eurhizococcus brasiliensis (Hemiptera: Margarodidae), the ground pearl, is one of the main viticulture pests. Due to the ground pearl has an underground habitat and encapsulated form, the damage caused by the mealybug causes the abandonment or decline of culture, especially in the vineyards of the South region. Some species of ants (Pheidole spp. and Linepithema spp.) may be associated with infestations of ground pearl, as found in the state of Rio Grande do Sul, but there is no information in the state of São Paulo. There is no information about the molecular biology of ground pearl, and thus the aim of the study was to evaluate the diversity of subterranean ants in the vineyards to investigate their possible association with the ground pearl, specifically investigating: i) the richness and abundance of subterranean ants in the State of São Paulo, ii) the vineyards infested by ground pearl and related taxa of ants frequently, iii) the molecular characterization of ground pearl in different regions of Brazil, from RAPD and 28S molecular markers. For this, samples were collected in the States of Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo and Pernambuco. We sampled 20 species of ants and there was no significant association between the ground pearl and the richness and/or species composition. Solenopsis invicta (Hymenoptera: Formicidae) was the most common species in all the vineyards. The molecular characterization of ground pearl resulted in two clades from the gene 28S and three groups, based on RAPD primers. According to the results we can infer the possibility of at least two groups of ground pearl in different regions sampled. However... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Pantano, Sílvio César 1976. "Níveis e épocas de aplicação de etefon sobre a coloração e a qualidade dos frutos da uva "rubi" (Vitis vinifera L.), cultivada na região noroeste do Estado de São Paulo /". Botucatu : [s.n.], 2002. http://hdl.handle.net/11449/93564.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Orientador: Erasmo José Paioli Pires
Resumo: O experimento foi conduzido em um vinhedo comercial de uva 'Rubi' com seis anos de idade, localizado no município de Jales-SP durante os meses de agosto e setembro de 2001, com o objetivo de avaliar os efeitos de níveis e épocas de aplicação de etefon sobre a coloração e a qualidade dos frutos da uva 'Rubi'. Os tratamentos consistiram da combinação entre duas épocas de aplicação e cinco concentrações de etefon (sem aplicação, 60, 120, 180 e 240mg.L-1) .O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x5. As características avaliadas foram: a) cor da baga, utilizando-se do sistema "L", "a" e "b"; b) croma; c) massa média da baga; d) sólidos solúveis totais; e) acidez total titulável; f) textura; g) porcentagem de bagas verdes e i) umidade da ráquis. Conclui-se que o etefon melhorou a coloração das bagas, sem alterar a qualidade dos frutos e não houve efeito das épocas de aplicação.
Abstract: The experiment was carried in a commercial vineyard of grape ' Rubi' with six years age, located in Jales-SP, Brazil, in the period of August to September, 2001. It had as aim to evaluated the effect of ethephon levels and moments application on coloration and quality of fruits of grape 'Rubi'. The treatments consisted of the combination among two moments of application and five ethephon concentrations (without application, 60, 120, 180 and 240mg.L- 1) .The experimental design was entirely casualized ,at factorial outline 2x5. The appraised characteristics were: the) color of the berry, being used of the system " L ", the " and " b "; b) it chromes; c) I weigh medium of the berry; d) total soluble solids; and) total titulable acidity; f) texture; g) percentage of green berry and i) humidity of the rachis. The results showed that the ethephon increased the coloration of the berry, did not alter the quality of the fruits, and there was no effect of the moments of application.
Mestre
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Fracaro, Antonio Augusto. "Aplicação de ethephon em videira 'Niagara Rosada' (Vitis labrusca L.) visando produção na entressafra do Estado de São Paulo /". Jaboticabal : [s.n.], 2004. http://hdl.handle.net/11449/105186.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Orientador: Fernando Mendes Pereira
Banca: João Alexio Scarpare Filho
Banca: Sérgio Ruffo Roberto
Banca: Antonio Baldo Geraldo Martins
Banca: Aparecida Conceição Boliani
Resumo: Para a produção de uva na entressafra (setembro-outubro), é necessário que a poda seja realizada em período de provável ocorrência de baixas temperaturas, o que prejudica a emissão e desenvolvimento de brotos. Embasado em trabalho anterior, objetivou-se desenvolver uma técnica para viabilizar a emissão e desenvolvimento das brotações do cv. Niagara Rosada, mesmo em condições desfavoráveis com temperaturas abaixo de 10 ºC. Os experimentos foram conduzidos em vinhedos comerciais, na região de Jales-SP. Foram testadas quatro concentrações de ethephon (0; 720; 1.440 e 2.160 mg.L-1), aplicado de maio a junho, via foliar antes da poda de produção, em seis distintos experimentos, sendo três em 2001 e três em 2002. Verificou-se que a aplicação de ethephon promoveu o desfolhamento das videiras, principalmente nas concentrações de 1.440 e 2.160 mg.L-1. A aplicação em plantas pouco enfolhadas e/ou em período sem ocorrência de baixas temperaturas,não produziu resultados estatisticamente significativos na produção. Porém, observou-se um aumento na emissão e no desenvolvimento dos brotos nas concentrações mais elevadas. A aplicação de ethephon na concentração de 2.160 mg.L-1 em videiras com enfolhamento superior a 70% e temperaturas abaixo de 10 ºC, propiciou resultados excelentes no que se refere ao maior número de gemas brotadas, ao maior desenvolvimento dos ramos (comprimento e diâmetro) e a maior produção. O uso de ethephon não alterou o período da poda à floração, os teores de sólidos solúveis totais e a acidez total titulável mas, proporcionou aumento no comprimento e peso dos cachos e das bagas, na largura dos cachos e no diâmetro das bagas, melhorando a qualidade da uva.
Abstract: For off-season grape production (September-October), pruning it is necessary in period of probable occurrence of low temperatures, what damages the emission and development of sprouts. Based in previous work, it was developed a technique to make possible the emission and development the sprout of the grape 'Niagara Rosada', even though unfavorable conditions of climate. These studies were carried out at commercial vineyards, in region of Jales, SP, Brazil. Four levels of ethephon (0; 720; 1,440 and 2,160 mg.L-1), applied from May to June, on leaves before the frutification pruning, in six experiments, on 2001 and three on 2002. It was observed that application of ethephon promoted defoliation of the grapevines, mainly in levels of 1,440 and 2,160 mg.L-1. The application in plants with less leaves and/or period without occurrence of low temperatures, did not produce significant results in the production. However, a trend of increase in emission and development of sprouts when higher levels of ethephon was observed. The application of ethephon (2,160 mg.L-1) on grapevines with more that 70% of leaves, in period of occurrence of lower temperatures (smaller 10 ºC), propitiated excellent results regarding the number of sprouted buds, shoot growth (length and diameter) and production. The use of ethephon did not modify the duration of the period from pruning to flowering, the total soluble solids and titrabre concentration acidity, but increased the length, diameter, the width and mass of the clusters and berries, improving the grape quality.
Doutor
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Cappello, Fernando Perez. "Análise comparativa do custo de produção e rentabilidade da uva \'Niágara Rosada\' cultivada em diferentes regiões do Estado de São Paulo". Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-11112014-090528/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A \'Niágara Rosada\' (Vitis labrusca) é a principal cultivar de mesa produzida no Estado de São Paulo. Esta cultivar apresenta maior rusticidade e menor custo de produção em relação às cultivares de uva fina (Vitis vinifera L.) por ser mais resistente às doenças fúngicas, ter menor custo com mão-de-obra e insumos, pelo menor número de pulverizações e pela ausência de alguns tratos culturais. No Estado de São Paulo, sua produção concentra-se, principalmente, nos Escritórios de Desenvolvimento Rural (EDR) de Campinas, Itapetininga e Jales, e é cultivada sob diferentes sistemas de produção. O objetivo do trabalho foi analisar a viabilidade econômica da cultivar \'Niágara Rosada\' nos principais EDRs produtores do Estado de São Paulo. Para isso, foram realizados painéis e estudos de caso com produtores para elaboração do custo de produção, rentabilidade da cultura e análise de investimento, para o ano de 2012, nas diferentes regiões produtoras. No EDR de Campinas, foi avaliado o período de safra principal e temporã, no qual o Custo Total (CT) foi R$ 1,57 por quilo, com uma Receita Líquida Total (RLT) de R$ 0,89 por quilo de uva. Ao considerar apenas a safra principal do EDR de Campinas, a queda na produção elevou o custo e diminuiu a rentabilidade de forma que o CT foi de R$ 1,81 por quilo e a RLT de R$ 0,17 por quilo. No EDR de Itapetininga, para a safra principal, o CT calculado no painel foi de R$ 1,33 por quilo, e a RLT foi de R$ 0,47 por quilo, enquanto que para a safra temporã, a menor produtividade elevou o CT para R$ 2,04 por quilo, mas o melhor preço de venda proporcionou uma RLT de R$ 0,75 por quilo. No EDR de Jales, o CT foi R$ 2,36 por quilo, contudo o elevado preço de venda na entressafra paulista gerou uma RLT de R$ 083 por quilo. Na análise de investimento ao longo de oito anos de produção, considerando-se o valor da terra, o EDR de Campinas apresentou o menor Valor Presente Líquido (VPL), de R$ 12.142,02 por hectare, com uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 3% ao ano e um payback anualizado de oito anos. No EDR de Itapetininga, considerou-se a média de custos e receitas entre as duas safras (principal e temporã), e o VPL resultante foi de R$ 28.313,03 por hectare e a TIR de 8% ao ano, com um payback anualizado no sexto ano de produção. No EDR de Jales, por conta dos preços de venda elevados obtidos na entressafra, o VPL foi o mais elevado, com R$ 97.596,77 por hectare, TIR de 14% ao ano e payback anualizado em cinco anos. Com base nos resultados foi possível verificar que a atividade é rentável, independente do sistema de condução e possui retorno positivo nos moldes da agricultura familiar, apesar de cada EDR possuir suas características tanto para a produção quanto para a comercialização da uva \'Niágara Rosada\' que exigem conhecimento da cultura e boa gestão da propriedade por conta dos viticultores.
The \'Niagara Rosada\' (Vitis labrusca) is the main cultivar of table grape produced in São Paulo State. This cultivar is rustic and has lower production cost than other grapes cultivars (Vitis vinifera L.). In São Paulo State, its production is concentrated in the Rural Development Offices (RDO) of Campinas, Itapetininga and Jales, and this grape has been cultivated in different production systems. This work aims to analyze the economic viability of \'Niagara Rosada\' at main RDO producers of São Paulo State. Therefore, panels and case studies were made with grape growers to assess the production cost and to calculate profitability and investment analysis for the crop. At Campinas RDO, the main season and the second season were evaluated, and the Total Cost (TC) obtained was R$ 1.57 per kilo, with R$ 0.89 per kilo of Total Net Revenue (TNR). Considering only the Campinas RDO main season, the decrease of grape production increased the production cost and reduced profitability, the TC reached was R$ 1.81 per kilo and TNR R$ 0.17 per kilo. At Itapetininga RDO main season, the TC calculated in the panel was R$ 1.33 per kilo, and the TNR was R$ 0.47 per kilo. Meanwhile, at second season, the lower productivity increased TC to R$ 2.04 per kilo, but the higher price caused a TNR of R$ 0.75 per kilo. At Jales RDO, TC was increased to R$ 2.36 per kilo, however the high selling prices in the off-season in São Paulo State resulted in TNR of R$ 0.83 per kilo. For the investment analysis during eight producing years, considering the land value, Campinas RDO showed the lowest Net Present Value (NPV), R$ 12,142.02 by hectare, with an Intern Rate Return (IRR) of 3% by year and discounted payback of eight years. At Itapetininga RDO, was considered a cost and revenue average between two seasons (main and second) and NPV obtained was R$ 28,313.03 per hectare and IRR of 8% by year, with a discounted payback at the sixth year of production. At Jales RDO, due high selling prices, the NPV was the highest, R$ 97,596.77 per hectare, 14% of IRR by year and discounted payback at five years. According to the results, it was possible to conclude that grape production is profitable, despite the production system, and has a positive return for familiar agriculture. Despite that, each RDO has its own characteristics in terms of production and commercialization of grapes, requiring knowledge and good management by the grape growers.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Fracaro, Antonio Augusto [UNESP]. "Aplicação de ethephon em videira 'Niagara Rosada' (Vitis labrusca L.) visando produção na entressafra do Estado de São Paulo". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2004. http://hdl.handle.net/11449/105186.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2004-12-02Bitstream added on 2014-06-13T19:44:34Z : No. of bitstreams: 1 fracaro_aa_dr_jabo.pdf: 924092 bytes, checksum: 53fa7d51e3e6f4744e2563f9c1463ec6 (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Para a produção de uva na entressafra (setembro-outubro), é necessário que a poda seja realizada em período de provável ocorrência de baixas temperaturas, o que prejudica a emissão e desenvolvimento de brotos. Embasado em trabalho anterior, objetivou-se desenvolver uma técnica para viabilizar a emissão e desenvolvimento das brotações do cv. Niagara Rosada, mesmo em condições desfavoráveis com temperaturas abaixo de 10 ºC. Os experimentos foram conduzidos em vinhedos comerciais, na região de Jales-SP. Foram testadas quatro concentrações de ethephon (0; 720; 1.440 e 2.160 mg.L-1), aplicado de maio a junho, via foliar antes da poda de produção, em seis distintos experimentos, sendo três em 2001 e três em 2002. Verificou-se que a aplicação de ethephon promoveu o desfolhamento das videiras, principalmente nas concentrações de 1.440 e 2.160 mg.L-1. A aplicação em plantas pouco enfolhadas e/ou em período sem ocorrência de baixas temperaturas,não produziu resultados estatisticamente significativos na produção. Porém, observou-se um aumento na emissão e no desenvolvimento dos brotos nas concentrações mais elevadas. A aplicação de ethephon na concentração de 2.160 mg.L-1 em videiras com enfolhamento superior a 70% e temperaturas abaixo de 10 ºC, propiciou resultados excelentes no que se refere ao maior número de gemas brotadas, ao maior desenvolvimento dos ramos (comprimento e diâmetro) e a maior produção. O uso de ethephon não alterou o período da poda à floração, os teores de sólidos solúveis totais e a acidez total titulável mas, proporcionou aumento no comprimento e peso dos cachos e das bagas, na largura dos cachos e no diâmetro das bagas, melhorando a qualidade da uva.
For off-season grape production (September-October), pruning it is necessary in period of probable occurrence of low temperatures, what damages the emission and development of sprouts. Based in previous work, it was developed a technique to make possible the emission and development the sprout of the grape 'Niagara Rosada', even though unfavorable conditions of climate. These studies were carried out at commercial vineyards, in region of Jales, SP, Brazil. Four levels of ethephon (0; 720; 1,440 and 2,160 mg.L-1), applied from May to June, on leaves before the frutification pruning, in six experiments, on 2001 and three on 2002. It was observed that application of ethephon promoted defoliation of the grapevines, mainly in levels of 1,440 and 2,160 mg.L-1. The application in plants with less leaves and/or period without occurrence of low temperatures, did not produce significant results in the production. However, a trend of increase in emission and development of sprouts when higher levels of ethephon was observed. The application of ethephon (2,160 mg.L-1) on grapevines with more that 70% of leaves, in period of occurrence of lower temperatures (smaller 10 ºC), propitiated excellent results regarding the number of sprouted buds, shoot growth (length and diameter) and production. The use of ethephon did not modify the duration of the period from pruning to flowering, the total soluble solids and titrabre concentration acidity, but increased the length, diameter, the width and mass of the clusters and berries, improving the grape quality.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Smarsi, Ronny Clayton [UNESP]. "Avaliação da produção de uvas finas para mesa na região noroeste do Estado de São Paulo: questões técnicas, ambientais e econômicas". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/98731.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:41Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-03-02Bitstream added on 2014-06-13T18:39:34Z : No. of bitstreams: 1 smarsi_rc_me_ilha.pdf: 1998876 bytes, checksum: e4139d71b2bc7e1e9b5e8df6135487dc (MD5)
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
As perdas de áreas com uvas finas, decorrentes de altos custos de implantação e produção, entre outros, reforçam a importância de uma boa gestão que os produtores devem exercer na busca por resultados econômicos positivos. Com essa perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo estimar custos e lucratividades e realizar análise de investimentos na produção de uvas finas na região noroeste do Estado de São Paulo. Os dados foram realizados a partir de entrevistas junto a 25 produtores de uvas finas. Foram estimados os custos de implantação e de produção, os indicadores de lucratividade e de investimentos. O investimento necessário para implantação de um hectare de uva fina Redimeire no sistema latada foi de R$ 67.391,90 e para a cultivar Benitaka apresentou R$ 67.004,00, valores bem similares apesar de serem produtores diferentes. Os custos operacionais totais de produção por hectare da cultivar Redimeire e Benitaka foi de R$ 33.766,74 e R$34.638,67, respectivamente. A produção na região em estudo ocorre no período de entressafra das demais regiões produtoras (junho a novembro), permitindo que os produtores obtenham maiores valores nas negociações da fruta. Apesar do alto investimento na viticultura no EDR de Jales, nos últimos anos vem apresentando resultados econômicos satisfatórios; os índices de lucratividade foram de 63% e 58% para as cultivares Redimeire e Benitaka, respectivamente; o maior lucro operacional foi obtido pela cultivar Redimeire R$ 56.633,26 e pela Benitaka de R$ 48.761,75. Os resultados foram altamente satisfatórios para as cultivares Redimeire e Benitaka. Os resultados obtidos na pesquisa pode não contribuir para diminuição dos custos de produção, sem perdas na qualidade da fruta e aumento na produtividade sendo relevantes para tornar as unidades produtivas mais competitivas e economicamente viáveis
The loss of areas with fine grapes, due to high costs of implementation and production, among others, emphasize the importance of good management that producers must play in the search for positive economic results. With this perspective, this study aimed to estimate costs and profitabilities and perform analysis of investments in the production of fine grapes in the northwest region of São Paulo. Data were gathered from interviews with 25 producers of fine grapes. We estimated the costs of deployment and production indicators of profitability and investment. The investment required for implementation of a hectare of fine Redimeire grape trellis system was R $ 67,391.90 and to cultivate Benitaka presented $ 67,004.00 R values are very similar despite different producers. Total operating costs of production per hectare of the cultivar Redimeire and Benitaka was R$ 33,766.74 and R$ 34,638.67 respectively. The production in the study area occurs in the off-season to the other regions (June-November), allowing producers to obtain higher values in the negotiations of the fruit. Despite the high investment in viticulture in the EDR Jales in recent years has shown satisfactory economic results, profitability rates were 63% and 58% for the cultivars Redimeire and Benitaka respectively, the highest operating profit was obtained from cultivar Redimeire (R$ 56,633.26) and Benitaka (R$ 48,761.75). the results were highly satisfactory for the cultivars Redimeire and Benitaka. The results obtained in the study may help to reduce production costs without loss of fruit quality and productivity are increased to make the material more competitive production units and economically feasible
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Smarsi, Ronny Clayton. "Avaliação da produção de uvas finas para mesa na região noroeste do Estado de São Paulo : questões técnicas, ambientais e econômicas /". Ilha Solteira: [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/11449/98731.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Orientador: Maria Aparecida Anselmo Tarsitano
Banca: Aparecida Conceição Boliani
Banca: Maurilo Monteiro Terra
Resumo: As perdas de áreas com uvas finas, decorrentes de altos custos de implantação e produção, entre outros, reforçam a importância de uma boa gestão que os produtores devem exercer na busca por resultados econômicos positivos. Com essa perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo estimar custos e lucratividades e realizar análise de investimentos na produção de uvas finas na região noroeste do Estado de São Paulo. Os dados foram realizados a partir de entrevistas junto a 25 produtores de uvas finas. Foram estimados os custos de implantação e de produção, os indicadores de lucratividade e de investimentos. O investimento necessário para implantação de um hectare de uva fina Redimeire no sistema latada foi de R$ 67.391,90 e para a cultivar Benitaka apresentou R$ 67.004,00, valores bem similares apesar de serem produtores diferentes. Os custos operacionais totais de produção por hectare da cultivar Redimeire e Benitaka foi de R$ 33.766,74 e R$34.638,67, respectivamente. A produção na região em estudo ocorre no período de entressafra das demais regiões produtoras (junho a novembro), permitindo que os produtores obtenham maiores valores nas negociações da fruta. Apesar do alto investimento na viticultura no EDR de Jales, nos últimos anos vem apresentando resultados econômicos satisfatórios; os índices de lucratividade foram de 63% e 58% para as cultivares Redimeire e Benitaka, respectivamente; o maior lucro operacional foi obtido pela cultivar Redimeire R$ 56.633,26 e pela Benitaka de R$ 48.761,75. Os resultados foram altamente satisfatórios para as cultivares Redimeire e Benitaka. Os resultados obtidos na pesquisa pode não contribuir para diminuição dos custos de produção, sem perdas na qualidade da fruta e aumento na produtividade sendo relevantes para tornar as unidades produtivas mais competitivas e economicamente viáveis
Abstract: The loss of areas with fine grapes, due to high costs of implementation and production, among others, emphasize the importance of good management that producers must play in the search for positive economic results. With this perspective, this study aimed to estimate costs and profitabilities and perform analysis of investments in the production of fine grapes in the northwest region of São Paulo. Data were gathered from interviews with 25 producers of fine grapes. We estimated the costs of deployment and production indicators of profitability and investment. The investment required for implementation of a hectare of fine Redimeire grape trellis system was R $ 67,391.90 and to cultivate Benitaka presented $ 67,004.00 R values are very similar despite different producers. Total operating costs of production per hectare of the cultivar Redimeire and Benitaka was R$ 33,766.74 and R$ 34,638.67 respectively. The production in the study area occurs in the off-season to the other regions (June-November), allowing producers to obtain higher values in the negotiations of the fruit. Despite the high investment in viticulture in the EDR Jales in recent years has shown satisfactory economic results, profitability rates were 63% and 58% for the cultivars Redimeire and Benitaka respectively, the highest operating profit was obtained from cultivar Redimeire (R$ 56,633.26) and Benitaka (R$ 48,761.75). the results were highly satisfactory for the cultivars Redimeire and Benitaka. The results obtained in the study may help to reduce production costs without loss of fruit quality and productivity are increased to make the material more competitive production units and economically feasible
Mestre
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Części książek na temat "Uva e vinho no estado de São Paulo"

1

Verdi, Adriana Renata, i Elson Luciano Silva Pires. "Territórios e governanças nas câmaras setoriais de frutas, uva e vinho no estado de São Paulo". W Governança de territórios em desenvolvimentos desiguais: uma análise crítica, 307–31. Editora UNESP, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9786559542529.0014.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Magalhães, Guilherme Gomes de Sousa, Leonardo César da Silva, Liliana Andréa dos Santos, Tatiana Souza Porto i André Felipe de Melo Sales Santos. "PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DO BAGAÇO DE UVA: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA". W Agroindústria 4.0: oportunidades e desafios, 710–31. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2024. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-43-0.710-731.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A uva é uma fruta cujo cultivo, adaptável a diferentes climas, solos e manejos, remonta a milênios, sendo consumida in natura ou processada de diversas formas. A indústria do vinho e suco de uva é uma das mais importantes dentre as da tipologia indústria de bebidas, com amplo e crescente consumo mundial. No Brasil a produção se concentra no Vale do São Francisco e Rio Grande do Sul, com uvas e vinhos de excelente qualidade. Em média, são necessários 1,3 kg de uvas para cada litro de vinho produzido, sendo que cerca de 20 a 30% da uva bruta resulta em resíduo, o bagaço de uva. Em 2021, a indústria vinícola gerou entre 6,82 e 10,23 milhões de toneladas de bagaço de uva. A utilização destes resíduos para geração de energia pode ser uma opção para a sua destinação, dentre as atuais utilizadas. Neste trabalho, foi feito um levantamento bibliométrico na plataforma SCOPUS, utilizando palavras- chave (ANAEROBIC DIGESTION; GRAPE POMACE/MARC) e operadores boleanos (AND/OR), a fim de identificar a produção científica e o estado da arte da geração de biogás e metano a partir do bagaço da uva. A análise bibliométrica utilizou o software Vosviewer, considerando um recorte temporal de 12 anos, entre os anos 2010 e 2022, resultando em um total de 33 artigos sobre o tema. Observou-se uma relação entre os principais produtores mundiais e a produção cientifica. O interesse crescente na temática da produção do biogás proveniente dos resíduos de uva esteve direcionado principalmente para seu uso nas próprias vinícolas, tendo em vistas as vantagens de geração de energia, calor e biofertilizante, agregando valor ao ciclo produtivo. Palavras-Chave: vinho; bagaço de uva; produção de biogás; resíduos agroindustriais; potencial bioquímico de metano.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii