Gotowa bibliografia na temat „Trilhas Potiguares da URFN”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Trilhas Potiguares da URFN”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Trilhas Potiguares da URFN"

1

Sousa, Andréia Da Silva Quintanilha. "Memória Do Programa “Trilhas Potiguares” (1996-1999): 23 Anos Depois". Revista UFG 18, nr 24 (28.12.2018). http://dx.doi.org/10.5216/revufg.v18i24.58603.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo revisita a atividade de extensão denominada “Trilhas Potiguares” desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essa atividade foi objeto da pesquisa intitulada “Memória do Programa Trilhas Potiguares de 1996-1999”. A pesquisa de natureza qualitativa visava, dentre outros objetivos, preservar a memória dessa atividade de extensão e foi realizada em nível de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN entre os anos 1998 a 2000. Hoje, o Programa Trilhas Potiguares está na sua vigésima terceira edição e é considerado o “maior Programa de Extensão” da UFRN conforme Fraga e Villa (2017). O Relatório das Trilhas Potiguares do ano de 2018 divulga que o Programa envolve 243 alunos, 43 cursos, 11 Centros, desenvolve 743 ações e 29.886 pessoas foram atendidas pelo programa (UFRN, 2019b). Passadas mais de duas décadas da realização da pesquisa, é possível afirmar que as atividades de extensão do Trilhas preservam os aspectos positivos identificados naquele estudo realizado há vinte anos: a sua capacidade de articular ensino e extensão. Porém, acompanha a tendência mundial que convoca as universidades a assumirem o protagonismo no processo de desenvolvimento da sociedade, nos campos científicos, social, econômico, ambiental e cultural nos marcos da racionalidade neoliberal.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Braga Albino, Ivone, i Flavia Cristine Medeiros Theodoro. "O PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES E SUA EXECUÇÃO EXTENSIONISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SERRA NEGRA DO NORTE/RN". Revista Extensão & Sociedade 15, nr 1 (26.07.2023). http://dx.doi.org/10.21680/2178-6054.2023v15n1id30470.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este relato tem como objetivo abordar dimensões teóricas e práticas do Projeto “Trilhas Potiguares- Edição 2022- Serra Negra do Norte", inserido no âmbito do Programa Trilhas Potiguares, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele dialoga com os objetivos do desenvolvimento sustentável e com as contribuições da literatura acadêmica. As vivências adquiridas nas diversas ações coletivas foram resultantes das trocas de saberes de um público-alvo diverso e visava ao crescimento socioeconômico e cultural da população e dos participantes da equipe do referido programa. As abordagens temáticas voltadas para educação, tecnologia, meio ambiente e direitos humanos, realçadas nos planos de trabalhos desenvolvidos, sinalizaram saúde, esperança e cidadania. Ademais, atestaram que é relevante a interação e a construção autocrítica entre a Universidade e os participantes envolvidos, atendendo às necessidades individuais e coletivas e estabelecendo uma sintonia entre o respeito, o saber acadêmico, a cultura e a tradição local. Palavras-chave: Extensão. Trilhas Potiguares. Sustentabilidade
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Mendes de Araújo, Isabelle Maria. "TRILHAS POTIGUARES: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DA ECOLOGIA DE SABERES". Revista Extensão & Sociedade 15, nr 1 (26.07.2023). http://dx.doi.org/10.21680/2178-6054.2023v15n1id30441.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A convergência para ações comuns pactuadas em diferentes realidades locais nas quais o Programa Trilhas Potiguares vêm atuando ao longo dos anos, parece ser um desafio e um estímulo para os fazeres da Extensão Universitária, a perspectiva da ecologia de saberes nos convida a mediar a comunicação entre diferentes saberes, transformando-os em ações significativas na/com as comunidades. Nesse sentido, o presente relato de experiência objetiva traçar um diálogo com base ético-teórica na educação popular e na ecologia de saberes, além de sistematizar vivências construídas no Trilhas-2022 no município de Poço Branco/RN. Mediante protagonismo discente, diversas oficinas e atividades foram desenvolvidas, pautadas na partilha de saberes, aprendizagens coletivas e experiências pulsantes in loco, palco da ecologia de saberes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

ALEXANDRE COSTA, LETÍCIA GRACYELLE, LARISSA FERREIRA RIBEIRO DE OLIVEIRA, THIAGO ROCHA BEZERRA, JEFERSON LUIS PIRES ROCHA i Viviane De Oliveira Campos. "USO DO JARDIM SENSORIAL PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL". Revista Extensão & Sociedade 14, nr 2 (31.12.2022). http://dx.doi.org/10.21680/2178-6054.2022v14n2id30431.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O Trilhas Potiguares é um programa de extensão da UFRN que visa estreitar o vínculo entre a Universidade e a comunidade externa. Na Edição de 2022 no município de Passagem foi realizada a ação intitulada de Jardim Sensorial. O objetivo da ação era a construção de um jardim para a sua utilização como espaço não-formal de ensino, buscando principalmente o seu uso para o ensino de Educação Ambiental. A implementação ocorreu com êxito assim como a sua aplicação. Os alunos da turma participante envolveram-se ativamente durante todo o processo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da, i Iasmim Tereza Silva de Oliveira PINHEIRO. "O papel social da leitura: reflexões a partir da oficina “Leitura no Colo” no município Lagoa Salgada/RN (Trilhas Potiguares 2022)". Revista ELO – Diálogos em Extensão 12 (12.05.2023). http://dx.doi.org/10.21284/elo.v12i.15381.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dentre os municípios participantes do Programa de Extensão Universitária Trilhas Potiguares, no ano de 2022, encontra-se o de Lagoa Salgada, que recebeu a equipe do programa entre os dias 31 de julho e 7 de agosto de 2022. Nesse sentido, este relato de experiência analisa as reflexões construídas a partir da oficina “Leitura no colo”, construída de acordo com as demandas voltadas para a área da Educação, a qual teve como objetivo fomentar a prática de leitura dentro das escolas com os responsáveis dos alunos. Essa experiência promoveu a reflexão sobre o papel social da leitura e de que forma ela contribui com a formação inicial das crianças, ao mesmo tempo em que possibilitou às trilheiras e aos trilheiros compreenderem a extensão universitária de forma não-assistencialista, interprofissional e interdisciplinar, de significativa importância para uma formação cidadã.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Bezerra, José Anderson Melquiades, Vinícius Djean Santos da Silva Torres, Aline Kellen Rosário de Lima Lima i Valquiria Aparecida Passos Kneipp. "PRÁTICAS SOCIAIS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE : UM ESTUDO DO PROJETO TRILHAS POTIGUARES EM CAMPO GRANDE". Revista Extensão & Sociedade 15, nr 1 (26.07.2023). http://dx.doi.org/10.21680/2178-6054.2023v15n1id32130.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O Programa de extensão Trilhas Potiguares realizado em 2022 na cidade de Campo Grande, desenvolveu um conjunto de ações no município que contribuíram para a troca de saberes entre a universidade e a comunidade. Buscou-se responder ao questionamento de como essas ações de extensão podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades do interior do RN. A metodologia contou com ações desenvolvidas na cidade e passaram pelas etapas de pré-planejamento até o desenvolvimento das ações no município, e foram organizadas a partir de necessidades identificadas previamente. O referencial utilizado para reflexão baseia-se em Abranches (2014), Almeida Júnior (2015) entre outros. A extensão universitária compõe do tripé ensino-pesquisa-extensão e permite o desenvolvimento de competências e habilidades para transformar os contextos sociais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Książki na temat "Trilhas Potiguares da URFN"

1

Josélio Maria Galvão de Araújo. Trilhas e trilheiros: Narrativas sobre o programa Trilhas Potiguares da URFN. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Maria Tereza Barreto de Oliveira. Projeto Dom Quixote da Taboa. Natal, RN: EDUFRN, 2015.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Streszczenia konferencji na temat "Trilhas Potiguares da URFN"

1

Carlos Henrique do, Nascimento, Filho Djalma Fernandes de Souza i Fernandes Paula Rejane. "TRILHAS POTIGUARES, EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EXTENSÃO NOS INTERIORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE". W III Congresso Internacional das Ciências Agrárias- COINTER PDVAgro. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iiicointerpdvagro.2018.00782.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii