Gotowa bibliografia na temat „Tipos de atividades médicas”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Tipos de atividades médicas”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Tipos de atividades médicas"

1

Brasil, Simeão Antônio Silveira. "Custeio baseado em atividades aplicado à prestação de serviços médicos de radiologia". Revista Contabilidade & Finanças 15, nr 34 (kwiecień 2004): 63–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772004000100005.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho emprega o Método de Custeio por Atividades - Activity-based Costing - com o propósito de quantificar o custo unitário dos exames radiológicos produzidos no Setor de Radiologia Médica Convencional em uma Instituição de Saúde. Foram custeados 111 tipos de exames, sendo 27 realizados com o uso de substâncias médicas contrastantes e 84 exames convencionais, observando-se os atributos de consumo de filmes radiológicos de cada um. Os resultados do trabalho mostram que o ABC propicia um bom nível de detalhamento das atividades selecionadas para a realização de exames radiológicos convencionais e com o uso de substâncias de contraste, visto que esses objetos foram agrupados segundo os atributos de consumo de filmes radiológicos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Codogno, Jamile Sanches, Rômulo Araújo Fernandes i Henrique Luiz Monteiro. "Prática de atividades físicas e custo do tratamento ambulatorial de diabéticos tipo 2 atendidos em unidade básica de saúde". Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 56, nr 1 (luty 2012): 06–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302012000100002.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
OBJETIVOS: Observar se existem diferenças nos valores monetários destinados aos procedimentos de saúde para o tratamento de pacientes diabéticos tipo 2 quando estratificados em diferentes níveis de atividade física habitual. SUJEITOS E MÉTODOS: Cento e vinte um diabéticos tipo 2 foram avaliados em duas unidades básicas de saúde de Bauru, SP. Atividade física foi avaliada por meio de entrevista. Retroagindo um ano ao dia da avaliação, por meio de notas fiscais, foram computados valores de exames, medicamentos e consultas médicas e de enfermagem. RESULTADOS: Quando comparados aos diabéticos ativos, os sedentários apresentaram gastos com consultas em clínico-geral 63% superiores (p = 0,017). Gastos com medicamentos para o tratamento de outras doenças também foram superiores em diabéticos sedentários (p = 0,001). CONCLUSÕES: Quando comparados de acordo com a prática de atividades físicas, diabéticos tipo 2 com menor prática de atividades físicas apresentam maiores custos com serviços médicos e consumo de medicamentos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Finatto, Maria José Bocorny. "Corpus-amostra português do século XVIII: textos antigos de Medicina em atividades de ensino e pesquisa". Domínios de Lingu@gem 12, nr 1 (29.03.2018): 435. http://dx.doi.org/10.14393/dl33-v12n1a2018-15.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
De acordo com os princípios da Linguística de Corpus, este artigo apresenta um conjunto de procedimentos iniciais para o desenho de um corpus composto por uma amostra de textos médicos antigos impressos em português do século XVIII sobre o tema "doenças e seus tratamentos". Este corpus-amostra será parte de um ambiente virtual dedicado ao estudo de temas históricos de Lexicologia e de Terminologia. Um estudo piloto foi conduzido para verificar as vantagens e desvantagens do tratamento de um conjunto de textos com a ortografia original e com a ortografia atualizada com o uso de duas ferramentas computacionais para processamento de corpora, AntConc e TermoStat. Os resultados iniciais indicam vantagens de se trabalhar com as formas ortográficas antigas. Finalmente, o artigo destaca a importância dos acervos históricos - especialmente em português - para diferentes tipos de pesquisas em Lexicologia e áreas afins, além de indicar a importância dos estudos diacrônicos de vocabulário e terminologias médicas em documentos antigos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Caraciolo, Joselita Maria de Magalhães, Ernani Tiaraju de Santa Helena, Caritas Relva Basso, Rosa Alencar de Souza, Mariliza Henrique da Silva, Valvina Madeira Adão, Marcos Túlio Raposo i Maria Inês Battistella Nemes. "Atividades para melhoria da adesão à TARV em serviços de saúde do SUS no estado de São Paulo, 2007". Saúde e Sociedade 18, suppl 2 (czerwiec 2009): 79–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902009000600013.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O sucesso da terapia antirretroviral (TARV) para o tratamento da Aids depende da manutenção de altas taxas de adesão à terapêutica medicamentosa. Em que pese o destaque que o plano propositivo do Programa Nacional de DST/Aids tem dado para a questão, não se conhecem as tecnologias voltadas para a adesão em curso nos serviços. Com base na análise de questionário semiestruturado distribuído a todos os serviços ambulatoriais do Estado de São Paulo, este estudo descreve os tipos de intervenções implantados. No Estado de São Paulo, a adesão à TARV está incorporada nas atividades ambulatoriais dos serviços que assistem PVHA. Quase todos os serviços informam realizar atividades individuais e, a maioria, pelo menos uma atividade coletiva para melhorar a adesão. Entretanto, para grande parte dos serviços as atividades para a adesão, bem como a avaliação da adesão do paciente, ocorrem nas consultas médicas e de enfermagem. Isso indica que o trabalho de adesão consiste predominantemente de questionamentos e discussões com o paciente: o profissional decide de que modo e quando abordar a adesão. Os serviços especializados e que acompanham o maior número de pacientes tendem a apresentar atividades mais qualificadas e mais específicas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Yamanaka, Tatiana Inglez, Daniela G. Pereira, Mavilde L. G. Pedreira i Maria Angélica S. Peterlini. "Redesenho das atividades de enfermagem para redução de erros de medicação em pediatria". Revista Brasileira de Enfermagem 60, nr 2 (kwiecień 2007): 190–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672007000200012.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Estudo quase-experimental que verificou a influência do redesenho de atividades de enfermagem para a redução de erros de medicação em três unidades de pediatria de um hospital universitário. Os tipos e freqüências de erros de medicação identificados em estudo realizado nas unidades nortearam o redesenho e exerceram função de variáveis dependentes no estudo da intervenção proposta. Foram analisadas 556 prescrições médicas nos prontuários de 77 crianças. Verificaram-se 8550 doses, em 1498 (17,5%) constataram-se erros, proporção inferior (21,1%) a do estudo controle. Globalmente a intervenção gerou pouca mudança na proporção e na tipologia dos erros de medicação, sendo efetiva para reduzir omissão da dose (p<0,0001), medicação suspensa pelo médico e não registrada como suspensa pela enfermagem (p<0,0001) e hora errada (p=0,0002).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Da Silva, Soraia Aparecida, Bárbara de Lourdes Gurgel, Bárbara Letícia Andrade Vieira, Gabriel Debortoli Fernandes, Marina Teixeira De Sousa i Sophia Oliveira Rezende. "Percepção das atividades profissionais confiáveis (APCS) entre estudantes de medicina do 4º e 10º períodos de uma faculdade mineira". Brazilian Journal of Health Review 6, nr 1 (26.01.2023): 2275–85. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n1-177.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: Atividades Profissionais Confiáveis (APCs) configuram um novo conceito em educação médica que tem suscitado muito interesse entre os educadores, levando diversas escolas médicas a adaptarem seus currículos a essa nova forma de avaliação. As APCs são atividades práticas profissionais que demandam competências específicas e constituem o fazer diário dos médicos, podendo ser entendidas como as competências ou habilidades que devem ser realizadas na atenção ao paciente. Cada uma dessas atividades tem certo nível de complexidade e exige que o estudante ou profissional domine habilidades pré-estabelecidas necessárias para realizá-las. O Canadian Medical Education Directions for Specialists (CanMEDS) é um modelo estruturado canadense que estabelece 7 tipos de competências-chave, que são consideradas competências necessárias a todos os médicos para atender aos cuidados de saúde dos pacientes, comunidades e sociedades às quais servem. Objetivo: Este estudo avaliou a capacidade de identificar as competências necessárias (APCs) ao bom exercício profissional entre alunos do curso de medicina do 4º e 10º períodos de uma faculdade de medicina, verificando se houve ganho no reconhecimento das habilidades no decorrer da graduação. Métodos: foi apresentada aos alunos participantes uma situação problema em que era possível identificar 3 das 7 competências preconizadas. A resposta foi na forma de texto livre. Posteriormente, os pesquisadores submeteram as respostas a uma avaliação previamente estruturada, com resultado dicotômico: identificou a habilidade, não identificou a habilidade. Em seguida os dados foram tabulados. Resultado: A habilidade com maior reconhecimento foi estudioso, em ambas as turmas, com 84% no quarto período e 100% no décimo período. A habilidade de colaborador foi reconhecida por 89% do décimo período e 73% do quarto período. A habilidade menos reconhecida em ambas as turmas foi comunicador, com 89% de reconhecimento no décimo período e 59% no quarto período. Conclusão: Houve ganho na identificação das habilidades quando comparado alunos do quarto e décimo período, mas não como uma grandeza linear, provavelmente porque tais habilidades já são trabalhadas deste o ciclo básico. Com relação à graduação previa na área da saúde, os alunos do quarto período apresentaram melhor reconhecimento das habilidades em comparação com os alunos do mesmo período. O mesmo não foi observado nos alunos do décimo período. A habilidade com maior índice de reconhecimento foi a de estudioso, isto deve estar relacionado ao fato de ser esta uma habilidade frequentemente associada ao ensino superior da área da saúde.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Piana, Andreia Regina, Fabiane Gorni Borsato i Roberto Zonato Esteves. "Competências interprofissionais na regulação de urgências: percepções sobre a atuação do enfermeiro". CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, nr 3 (13.03.2024): e4666. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.3-150.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A Regulação Médica das Urgências visa facilitar o acesso dos usuários ao sistema de saúde em situações de urgência, nesse contexto, o enfermeiro desempenha um importante, ainda que recente, papel na gestão e regulação, ressaltando a importância de investigar a percepção dos profissionais envolvidos neste processo de trabalho quanto ao entendimento de suas atividades. Identificar a compreensão das competências uniprofissionais e interprofissionais percebidas por médicos e enfermeiros na regulação de urgências. Estudo transversal e quantitativo, baseado na aplicação de questionário estruturado a profissionais enfermeiros e médicos que atuam em Centrais de Regulação de Urgências no Paraná. Participaram da pesquisa 27 profissionais, sendo 12 enfermeiros e 15 médicos de 08 Centrais de Regulação de Urgências, observou-se que na maioria das atividades desenvolvidas na CRU questionadas, houve alta concordância entre médicos e enfermeiros quanto ao compartilhamento, além disso, nestas, não ocorreu diferenças significativas de opinião entre esses dois tipos de profissionais (Teste Exato de Fisher, p-valor > 0,05). Conclui-se que a inserção do profissional enfermeiro nos processos de trabalho das Centrais de Regulação das Urgências, representa uma evolução significativa nas dinâmicas regulatórias, contribuindo para a qualidade da assistência, gestão e comunicação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Clement, Luiz, José Francisco Custódio i José de Pinho Alves Filho. "A Qualidade da Motivação em Estudantes de Física do Ensino Médio". Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias 9, nr 1 (26.07.2014): 84–95. http://dx.doi.org/10.54343/reiec.v9i1.155.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A falta de interesse e de motivação dos estudantes para estudar e aprender Física é um problema educacional a ser enfrentado. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade motivacional de 708 estudantes do ensino médio mediante a aplicação da Escala de Motivação: Atividades Didáticas de Física (EMADF), elaborada com base na teoria da autodeterminação. Realizaram-se análises comparativas entre os tipos de motivação e as variáveis: gênero, séries e localidade. Constatou-se que a motivação autônoma das meninas é maior que a dos meninos que, por sua vez, apresentaram maiores médias nos tipos de motivação controlada e na desmotivação. Evidenciou-se uma pequena redução em todos os tipos de motivação ao longo das três séries. Em relação à localidade obtiveram-se médias levemente superiores tanto na desmotivação e motivação controlada quanto na motivação autônoma entre os estudantes oriundos de uma mesma cidade. No conjunto, os resultados explicitam uma importante leitura sobre a qualidade motivacional dos estudantes para a realização das atividades nas aulas de Física, fomentando a proposição de novos estudos que possam dialogar e complementar as considerações decorrentes desta pesquisa.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Canova, Karla Rejane, i Juliana Barreiros Porto. "O impacto dos valores organizacionais no estresse ocupacional: um estudo com professores de ensino médio". RAM. Revista de Administração Mackenzie 11, nr 5 (październik 2010): 4–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712010000500002.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo teve como objetivo identificar o poder preditivo dos valores organizacionais sobre o nível de estresse ocupacional entre docentes do ensino médio. Utilizaram-se a escala de estresse no trabalho e o inventário de perfis dos valores organizacionais. Participaram da pesquisa 321 professores. A análise fatorial para estresse apontou para dois fatores, e o escalonamento multidimensional do inventário de valores organizacionais indicou 5 tipos motivacionais: ética e preocupação com a coletividade; domínio, prestígio e realização; autonomia e bem-estar; conformidade; e tradição. A regressão múltipla sugere que quanto mais o professor percebe valores organizacionais de autonomia e bem-estar e ética e preocupação com a coletividade, menos ele relata estresse ocupacional. Atividades físicas e licenças médicas também apresentaram impacto. Concluiu-se que os valores organizacionais influenciam significativamente o estresse ocupacional e que a gestão da cultura organizacional pode melhorar o nível de estresse.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Dubar, Claude. "A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional". Cadernos de Pesquisa 42, nr 146 (sierpień 2012): 351–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742012000200003.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A sociologia funcionalista das profissões distingue dois tipos muito diferentes de atividades de trabalho: as profissões e as ocupações (ambas no sentido que os ingleses lhes dão). Como apenas as primeiras (a dos médicos, advogados, engenheiros, professores...) são consideradas escolhas e áreas autônomas que permitem a construção de uma carreira, as segundas (que constituem a maioria) acabam sendo desvalorizadas. Os sociólogos interacionistas (como os de Chicago: Hughes, Becker, Strauss etc.) e críticos (marxianos, weberianos etc.) contestam essa posição e consideram que todas as atividades de trabalho poderiam se tornar "profissionais" (no sentido francês), desde que resultassem de uma socialização que permitisse a aquisição de competências e o reconhecimento (inclusive monetário) de todos os que exercem e compartilham uma mesma atividade. A comparação da socialização de clínicos gerais e de auxiliares de enfermagem na França ilustra esta tese, ao tomar o trabalho como um processo de construção e de reconhecimento de si.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Rozprawy doktorskie na temat "Tipos de atividades médicas"

1

Peixoto, Karla Maria Marques. "Atividades de linguagem de professores de lÃngua materna em formaÃÃo inicial". Universidade Federal do CearÃ, 2014. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=12642.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Cette Ãtude analyse le travail du professeur semiotisà dans les rapports de stage produits par des enseignants de Langue Maternelle en dÃbut de formation de lâUniversità FÃdÃrale du CearÃ, au moyen de lâarticulation des types de discours qui les composent. Dans cette perspective, elle analyse les dimensions qui constituent le travail du professeur dans le but de rÃaliser une rÃflexion autour de la formation initiale de professeur dans une perspective discursive qui est divisÃe, premiÃrement , par lâanalyse du travail reprÃsentÃe au moyen du langage pour ensuite proposer des actions dâintervention. Comme fondement thÃorique pour lâanalyse des donnÃes, nous avons adoptà les suppositions thÃoriques et mÃthodologiques de lâInteractionnisme socio discursif (BRONCKART 1999, 2004, 2008) et des Sciences du travail, plus spÃcifiquement de lâergonomie de lâactività (AMIGUES, 2004; CLOT, 1999; LACOSTE, 1998) qui sont en consonance avec lâune des bases ÃpistÃmologiques de lâInteractionnisme socio discursif qui rejoignent la psychologie interactioniste sociale de Vygotsky. Pour rÃaliser nos objectifs, nous avons analysà dix rapports de stage produits par les professeurs en formation de lâUniversità FÃdÃrale du Cearà durant le semestre 2013.1 à partir de lâanalyse descendante de textes proposÃe par lâInteractionnisme socio discursif. Nous avons tout dâabord rÃalisà lâanalyse du plan gÃnÃral des rapports dÃmontrant les principales thÃmatiques mobilisÃes par les professeurs en formation dans les parties macro qui composent le rapport. AprÃs la rÃalisation de cette Ãtape, nous avons analysà les types de discours mobilisÃs par les professeurs en formation pour traiter le travail de lâenseignant dans la section dÃveloppement de Rapport de stage, en vÃrifiant lâexpression des raisonnements qui ont Ãtà entrepris pour reprÃsenter les dimensions qui composent le travail de lâenseignant. Les donnÃes ont rÃvÃlà que le genre acadÃmique rapport de stage est un instrument important dans lâanalyse du travail de lâenseignant, et quâil est ainsi possible dâidentifier au fur et à mesure les dimensions langagiÃre, instrumentale, collective, cognitive et prescriptive du travail de lâenseignant. Nous avons Ãgalement vÃrifià que lâinsertion de ce genre acadÃmique dans le rÃpertoire didactique des professeurs en formation a contribuà positivement pour leur formation de professeur de Langue Maternelle, car câest à partir de leur production que se rÃalise le dÃveloppement des capacitÃs sociales et personnelles dans les sujets qui se rÃfÃrent au travail de lâenseignant.
Este estudo analisa o trabalho docente semiotizado nos relatÃrios de estÃgio produzidos por professores de LÃngua Materna em formaÃÃo inicial da Universidade Federal do CearÃ, por meio da articulaÃÃo dos tipos de discursos que os compÃem. Nessa perspectiva, ele analisa as dimensÃes constitutivas do trabalho docente com o intuito de realizar uma reflexÃo acerca da formaÃÃo inicial de professores em uma perspectiva discursiva em que se parte, primeiramente, da anÃlise do trabalho representado por meio da linguagem para depois propor aÃÃes interventivas. Como fundamentaÃÃo teÃrica para a anÃlise dos dados, foram adotados os pressupostos teÃricos e metodolÃgicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART 1999, 2004, 2008) e das CiÃncias do Trabalho, mais especificamente da Ergonomia da atividade (AMIGUES, 2004; CLOT, 1999; LACOSTE, 1998) que estÃo em consonÃncia com uma das bases epistemolÃgicas do Interacionismo Sociodiscursivo que se filia na psicologia interacionista social de Vygotsky. Para cumprir os nossos objetivos, analisamos dez relatÃrios de estÃgio produzidos pelos professores em formaÃÃo da Universidade Federal do Cearà no semestre 2013.1 a partir da anÃlise descendente de textos proposta pelo Interacionismo Sociodiscursivo. Realizamos primeiramente a anÃlise do plano geral dos relatÃrios demonstrando as principais temÃticas mobilizadas pelos professores em formaÃÃo nas partes macro que compÃem o relatÃrio para, posteriormente, analisarmos os tipos de discursos mobilizados para pelos professores em formaÃÃo ao semiotizar o trabalho docente na seÃÃo Desenvolvimento de RelatÃrio de estÃgio, verificando a expressÃo de raciocÃnios que foram empreendidos ao representar as dimensÃes que compÃem o trabalho do professor. Os dados revelam que gÃnero acadÃmico relatÃrio de estÃgio à um importante instrumento de anÃlise do trabalho docente, à medida que torna possÃvel identificarmos as dimensÃes linguageira, instrumental, coletiva, cognitiva e prescritiva que compÃem essa atividade. Verificamos tambÃm que a inserÃÃo desse gÃnero acadÃmico no repertÃrio didÃtico dos professores em formaÃÃo contribui positivamente para a sua formaÃÃo enquanto professores de LÃngua Materna, pois a partir da sua produÃÃo ocorre o desenvolvimento de capacidades sociais e pessoais nos sujeitos no que diz respeito ao seu trabalho.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Voser, Rogério da Cunha. "Comparação da densidade mineral óssea entre homens de meia idade que exercem diferentes tipos de atividades profissionais". Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006. http://hdl.handle.net/10923/4472.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2013-08-07T19:04:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000348607-Texto+Completo-0.pdf: 1599867 bytes, checksum: bcb447c2e05a2e5333d576fb233794fd (MD5) Previous issue date: 2006
AIM: This study aimed at comparing the bone mineral density (BMD) among middle aged men performing different kinds of professional physical activities. METHODS: This observational cross-sectional study, developed at the Bone Density service of São Lucas Hospital from Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, analysed 59 volunteer men, aging from 50 to 65 years old that work as mailmen, taxi drivers and physicians. Those who presented osteoporosis were excluded, once this disease could be seen as a secondary factor result. It was used the Dual Energy Xray Absorptiometry DXA (QDR 4500 A Hologic Inc. Boston USA) in order to analyse lumbar spine, femur and tibia. HPA data were collected through the questionnaires of Baecke and col. (1982). RESULTS: The comparison of BMD average among professions presented significant difference for all femur sites analysed. The femur neck showed that mailmen and taxi drivers BMD are higher than physicians BMD (p=0,002). Trochanter demonstrated that mailmen BMD is superior to the physicians BMD (p=0,001). Finally, the total femur revealed that mailmen and taxi drivers BMD are significantly different from physicians (p<0,001). Physicians presented bigger prevalence of osteopenia than mailmen and taxi drivers. The scores occupational physical activity (OPA) were significant for mailmen (during 21-30 years old period) in relation to physicians; for mailmen (during 31-50 years old period) in relation to taxi drivers and physicians; and also for mailmen (during last 12 months) in relation to taxi drivers and physicians. The scores of physical exercises practice and leisure activities (PLE) were significant for physicians (during 31-50 years old period and last 12 months) in relation to taxi drivers. The physical activities of locomotion (PAL) presented mailmen with significantly higher scores in relation to taxi drivers. The scores evolution of occupational physical activities (OPA) during life among professions is significantly different (p< 0,001). Mailmen have a different evolution from taxi drivers and physicians, showing an increase in OPA scores during life, while taxi drivers and physicians had a decrease. The evolution of PLE during life, among professions, was not significantly different. The analysis through multiple linear regressions showed that the OPA from 21-30 years, PLE from 21-30 years and BMI were significant variables for L1-L4 BMD. Concerning total femur BMD, PLE from 21- 30 years, OPA for last 12 months and BMI were significant variables and physicians activity showed negative coefficient, revealing to be harmful for this area. The most significant variables for total tibia BMD were PLE from 21-30 years in a positive way and the physicians activity showing a negative relation. CONCLUSION: The professional physical activity and HPA during life improve the increase and preservation of BMD in adult and middle aged men.
OBJETIVO: O estudo objetivou comparar a densidade mineral óssea (DMO) entre homens de meia idade que exercem diferentes tipos de atividades profissionais. MÉTODOS: Este estudo do tipo observacional, transversal, realizado no serviço de Densitometria Óssea do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, avaliou 59 indivíduos, voluntários, do gênero masculino, com idade entre 50 anos e 65 anos, que exerciam as profissões de carteiro, taxista e médico. Os indivíduos que apresentaram osteoporose foram excluídos, uma vez que a mesma poderia ter sido resultado de um fator secundário. Utilizou-se o DXA (QDR 4500 A Hologic Inc. Boston USA), para as analise das regiões da coluna lombar, fêmur e tíbia. Os dados da Atividade Física Habitual foram coletados através dos questionários de Baecke e col. RESULTADOS: A comparação da média da DMO entre as profissões, apresentou diferença significativa para todas as regiões do fêmur avaliadas. A DMO do colo do fêmur dos carteiros e taxistas foi significativamente mais elevada que a dos médicos (p=0,002). O trocanter demonstrou que a DMO dos carteiros foi significativamente superior a DMO dos médicos (p=0,001). Por fim, fêmur total apontou a DMO dos carteiros e dos taxistas com diferença significativa em relação aos médicos (p<0,001). Os médicos apresentaram maior prevalência de osteopenia. Os escores das atividades físicas ocupacionais (AFO) mostraram-se significativas nos períodos de 21-30 anos no que diz respeito aos carteiros em relação aos médicos; dos 31-50 anos dos carteiros em relação aos taxistas e médicos; 12 últimos meses também dos carteiros em relação aos taxistas e médicos. Escores da prática de exercícios físicos e atividades de lazer (EFL) foram significativos dos 31-50 anos e nos últimos 12 meses para os médicos em relação aos taxistas. As atividades físicas de locomoção (AFLOC) apresentaram os carteiros com escores significativamente mais elevados em relação aos taxistas. A evolução da AFO ao longo da vida entre as profissões foi significativamente diferente (p< 0,001). Os carteiros têm uma evolução diferente do médico e taxista, apresentando um aumento nos escores da AFO, ao longo dos anos, enquanto que o taxista e o médico tiveram uma diminuição. A evolução de EFL ao longo da vida entre as profissões não se mostrou significativamente diferente. A análise através de regressões lineares múltiplas demonstrou que a AFO 21-30, EFL 21-30 e o IMC foram variáveis importantes para a DMO de L1-L4. Para a DMO fêmur total, o EFL 21-30, a AFO 12M, o IMC influenciaram positivamente e a profissão de médico mostrou coeficiente negativo demonstrando ser prejudicial para a massa óssea desta região estudada. As variáveis que mais influenciaram na DMO da tíbia total foram o EFL 21-30 de forma positiva e a profissão de médico apresentando uma relação negativa. CONCLUSÃO: A atividade física profissional e atividade física habitual realizada ao longo da vida contribuem para aumento e preservação da DMO e prevenção da osteoporose em homens adultos de meia idade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Voser, Rogerio da Cunha. "Comparação da densidade mineral óssea entre homens de meia idade que exercem diferentes tipos de atividades profissionais". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/7812.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
OBJETIVO: O estudo objetivou comparar a densidade mineral óssea (DMO) entre homens de meia idade que exercem diferentes tipos de atividades profissionais. MÉTODOS: Este estudo do tipo observacional, transversal, realizado no serviço de Densitometria Óssea do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, avaliou 59 indivíduos, voluntários, do gênero masculino, com idade entre 50 anos e 65 anos, que exerciam as profissões de carteiro, taxista e médico. Os indivíduos que apresentaram osteoporose foram excluídos, uma vez que a mesma poderia ter sido resultado de um fator secundário. Utilizou-se o DXA (QDR 4500 A Hologic Inc. Boston USA), para as analise das regiões da coluna lombar, fêmur e tíbia. Os dados da Atividade Física Habitual foram coletados através dos questionários de Baecke e col. RESULTADOS: A comparação da média da DMO entre as profissões, apresentou diferença significativa para todas as regiões do fêmur avaliadas. A DMO do colo do fêmur dos carteiros e taxistas foi significativamente mais elevada que a dos médicos (p=0,002). O trocanter demonstrou que a DMO dos carteiros foi significativamente superior a DMO dos médicos (p=0,001). Por fim, fêmur total apontou a DMO dos carteiros e dos taxistas com diferença significativa em relação aos médicos (p<0,001). Os médicos apresentaram maior prevalência de osteopenia. Os escores das atividades físicas ocupacionais (AFO) mostraram-se significativas nos períodos de 21-30 anos no que diz respeito aos carteiros em relação aos médicos; dos 31-50 anos dos carteiros em relação aos taxistas e médicos; 12 últimos meses também dos carteiros em relação aos taxistas e médicos. Escores da prática de exercícios físicos e atividades de lazer (EFL) foram significativos dos 31-50 anos e nos últimos 12 meses para os médicos em relação aos taxistas. As atividades físicas de locomoção (AFLOC) apresentaram os carteiros com escores significativamente mais elevados em relação aos taxistas. A evolução da AFO ao longo da vida entre as profissões foi significativamente diferente (p< 0,001). Os carteiros têm uma evolução diferente do médico e taxista, apresentando um aumento nos escores da AFO, ao longo dos anos, enquanto que o taxista e o médico tiveram uma diminuição. A evolução de EFL ao longo da vida entre as profissões não se mostrou significativamente diferente. A análise através de regressões lineares múltiplas demonstrou que a AFO 21-30, EFL 21-30 e o IMC foram variáveis importantes para a DMO de L1-L4. Para a DMO fêmur total, o EFL 21-30, a AFO 12M, o IMC influenciaram positivamente e a profissão de médico mostrou coeficiente negativo demonstrando ser prejudicial para a massa óssea desta região estudada. As variáveis que mais influenciaram na DMO da tíbia total foram o EFL 21-30 de forma positiva e a profissão de médico apresentando uma relação negativa. CONCLUSÃO: A atividade física profissional e atividade física habitual realizada ao longo da vida contribuem para aumento e preservação da DMO e prevenção da osteoporose em homens adultos de meia idade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Voser, Rog?rio da Cunha. "Compara??o da densidade mineral ?ssea entre homens de meia idade que exercem diferentes tipos de atividades profissionais". Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2006. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1476.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2015-04-14T13:34:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 348607.pdf: 1599867 bytes, checksum: bcb447c2e05a2e5333d576fb233794fd (MD5) Previous issue date: 2006-06-30
OBJETIVO: O estudo objetivou comparar a densidade mineral ?ssea (DMO) entre homens de meia idade que exercem diferentes tipos de atividades profissionais. M?TODOS: Este estudo do tipo observacional, transversal, realizado no servi?o de Densitometria ?ssea do Hospital S?o Lucas da Pontif?cia Universidade Cat?lica de Porto Alegre, avaliou 59 indiv?duos, volunt?rios, do g?nero masculino, com idade entre 50 anos e 65 anos, que exerciam as profiss?es de carteiro, taxista e m?dico. Os indiv?duos que apresentaram osteoporose foram exclu?dos, uma vez que a mesma poderia ter sido resultado de um fator secund?rio. Utilizou-se o DXA (QDR 4500 A Hologic Inc. Boston USA), para as analise das regi?es da coluna lombar, f?mur e t?bia. Os dados da Atividade F?sica Habitual foram coletados atrav?s dos question?rios de Baecke e col. RESULTADOS: A compara??o da m?dia da DMO entre as profiss?es, apresentou diferen?a significativa para todas as regi?es do f?mur avaliadas. A DMO do colo do f?mur dos carteiros e taxistas foi significativamente mais elevada que a dos m?dicos (p=0,002). O trocanter demonstrou que a DMO dos carteiros foi significativamente superior a DMO dos m?dicos (p=0,001). Por fim, f?mur total apontou a DMO dos carteiros e dos taxistas com diferen?a significativa em rela??o aos m?dicos (p<0,001). Os m?dicos apresentaram maior preval?ncia de osteopenia. Os escores das atividades f?sicas ocupacionais (AFO) mostraram-se significativas nos per?odos de 21-30 anos no que diz respeito aos carteiros em rela??o aos m?dicos; dos 31-50 anos dos carteiros em rela??o aos taxistas e m?dicos; 12 ?ltimos meses tamb?m dos carteiros em rela??o aos taxistas e m?dicos. Escores da pr?tica de exerc?cios f?sicos e atividades de lazer (EFL) foram significativos dos 31-50 anos e nos ?ltimos 12 meses para os m?dicos em rela??o aos taxistas. As atividades f?sicas de locomo??o (AFLOC) apresentaram os carteiros com escores significativamente mais elevados em rela??o aos taxistas. A evolu??o da AFO ao longo da vida entre as profiss?es foi significativamente diferente (p< 0,001). Os carteiros t?m uma evolu??o diferente do m?dico e taxista, apresentando um aumento nos escores da AFO, ao longo dos anos, enquanto que o taxista e o m?dico tiveram uma diminui??o. A evolu??o de EFL ao longo da vida entre as profiss?es n?o se mostrou significativamente diferente. A an?lise atrav?s de regress?es lineares m?ltiplas demonstrou que a AFO 21-30, EFL 21-30 e o IMC foram vari?veis importantes para a DMO de L1-L4. Para a DMO f?mur total, o EFL 21-30, a AFO 12M, o IMC influenciaram positivamente e a profiss?o de m?dico mostrou coeficiente negativo demonstrando ser prejudicial para a massa ?ssea desta regi?o estudada. As vari?veis que mais influenciaram na DMO da t?bia total foram o EFL 21-30 de forma positiva e a profiss?o de m?dico apresentando uma rela??o negativa. CONCLUS?O: A atividade f?sica profissional e atividade f?sica habitual realizada ao longo da vida contribuem para aumento e preserva??o da DMO e preven??o da osteoporose em homens adultos de meia idade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Cunha, Maíra Junkes. "Avaliação das atividades de levantar e sentar em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167978.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2016
Made available in DSpace on 2016-09-20T04:41:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 340428.pdf: 3489333 bytes, checksum: 4947a3a521177146986452b1464ffd40 (MD5) Previous issue date: 2016
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) está associada a diversas manifestações extrapulmonares decorrentes de uma inflamação sistêmica, tendo como um de seus principais efeitos a fraqueza muscular esquelética, predominante em membros inferiores, o que pode resultar no comprometimento da capacidade funcional. As atividades de Levantar e Sentar são pré-requisitos para muitas atividades de vida diária (AVD) e representam independência funcional, sendo que a fraqueza muscular é um dos fatores que pode comprometer a sua execução. Objetivos: Investigar o modo de execução das atividades de Levantar e Sentar, e sua relação com a gravidade da obstrução ao fluxo de ar das vias aéreas em indivíduos com DPOC; investigar a área de secção transversa do músculo reto femoral (ASTRF), as limitações nas AVD, os sintomas e o nível de marcadores inflamatórios. Métodos: Estudo transversal, com 79 participantes, sendo 45 indivíduos com diagnóstico de DPOC de acordo com os critérios da Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD) e 34 indivíduos hígidos, todos com idade superior a 40 anos. Os indivíduos com DPOC foram avaliados em duas visitas consecutivas. Na primeira visita, foram realizadas a espirometria, a aplicação dos questionários London Chest Activity of Daily Living (LCADL), Escala do Medical Research Council (mMRC) e o COPD Assessment Test (CAT), a avaliação das medidas antropométricas, e a avaliação das atividades de Levantar e Sentar por meio do registro de vídeos nas vistas anterior (VA) e lateral (VL) com os resultados classificados de acordo com o grau de inadequação. Na segunda visita, foram realizadas as medidas da ASTRF, circunferência e espessura, e a coleta das amostras de sangue para a contagem dos marcadores inflamatórios proteína C-reativa (PCR), eosinófilos, fibrinogênio e velocidade de hemossedimentação (VHS). Os indivíduos hígidos foram avaliados em uma única visita (medidas antropométricas e atividades de Levantar e Sentar). Resultados: Indivíduos com DPOC apresentaram pior média de pontuação nas atividades de Levantar e Sentar em ambas as vistas (VA e VL), comparados aos indivíduos hígidos (p=0,000). Houve diferença estatisticamente significativa (p=0,019) nas médias de pontuação entre os grupos classificados de acordo com o grau de dispneia (<2 e =2) na atividade de Levantar (VA). Houve diferença estatisticamente significativa nas médias de pontuação entre os grupos classificados de acordo com o nível dos sintomas (CAT <10 e =10 pontos) na atividade de Sentar (VA), p=0,001; Levantar (VA), p=0,014 e Levantar (VL), p=0,048. Quanto à variabilidade entre os grupos classificados de acordo com a gravidade da doença (GOLD A,B,C,D), houve diferença estatisticamente significativa (p=0,009) somente na atividade de Sentar (VA). A atividade de Sentar na VA apresentou correlação com a VHS (r=0,300; p<0,05). A atividade de Sentar na VL apresentou correlação com a SatO2 (r=-0,390; p<0,001). A atividade de Levantar na VA apresentou correlação com a VHS (r=0,400; p<0,001). Houve correlação entre a ASTRF e a mMRC (r=0,300; p<0,05). Conclusões: Indivíduos com DPOC apresentam pior condição funcional comparados a indivíduos hígidos. O grau de inadequação na execução das atividades de Levantar e Sentar é um parâmetro funcional independente do grau de obstrução do fluxo nas vias aéreas, porém aumenta conforme o agravamento dos sintomas. Medidas da ASTRF e o nível de marcadores inflamatórios não influenciam no modo de execução das atividades de Levantar e Sentar. O grau de inadequação funcional permite a identificação dos movimentos dos segmentos corporais, sendo um parâmetro objetivo que pode representar a limitação nas AVD em indivíduos com DPOC.

Abstract : Chronic obstructive pulmonary disease (COPD) is associated with several extrapulmonary manifestations due to systemic inflammation. Skeletal muscle weakness is one of its main effects, which is predominant in the lower limbs and can result in impaired functional capacity. The Sit-to-Stand and Stand-to-Sit are prerequisites for many activities of daily living (ADL) and represent functional independence. Muscle weakness is one of the factors that may affect its execution. Objectives: To investigate the execution mode of Sit-to-Stand and Stand-to-Sit activities, and their relationship to the severity of the obstruction to airflow in the airways of patients with COPD; investigate the cross-sectional area of the rectus femoris muscle (CSARF), the ADL limitations, symptoms and the level of inflammatory markers. Methods: Cross-sectional study, with 79 participants, being 45 individuals diagnosed with COPD according to the criteria of the Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD) and 34 healthy individuals, all aged over 40 years. Individuals with COPD were evaluated in two consecutive visits. On the first visit, there were performed the spirometry, the application of the questionnaires London Chest Activity of Daily Living (LCADL), Medical Research Council Scale (mMRC) and COPD Assessment Test (CAT), the assessment of anthropometric measurements, and evaluation of Sit-to-Stand and Stand-to-Sit activities by recording videos in the anterior (AV) and lateral views (LV) with the results classified according to the degree of inadequacy. On the second visit, the measures of CSARF, circumference and thickness were performed, and the blood samples were collected for the counting of inflammatory markers C-reactive protein (CRP), eosinophils, fibrinogen, and erythrocyte sedimentation rate (ESR). The healthy individuals were evaluated in a single visit (anthropometric measurements and Sit-to-Stand and Stand-to-Sit activities). Results: Individuals with COPD had a worse score average in the Sit-to-Stand and Stand-to-Sit activities in both views (AV and LV), compared to healthy subjects (p=0.000). There was statistically significant difference (p=0.019) in score averages among the groups classified according to the degree of dyspnea (<2 and =2) in the Sit-to-Stand activity (AV). There was statistically significant difference in score averages among the groups classified according to the level of symptoms (CAT <10 and =10 points) in the Stand-to-Sit activity (AV), p=0.001; Sti-to-Stand (VA), p=0.014 and Sit-to-Stand (VL), p=0.048. Regarding the variability among the groups classified according to the severity of the disease (GOLD A, B, C, D), there was statistically significant difference (p=0.009) only in the Stand-to-Sit activity (AV). The Stand-to-Sit activity on AV correlated with ESR (r=0.300; p<0.05). The Stand-to-Sit activity on LV correlated with SpO2 (r=-0.390; p<0.001). The Sit-to-Stand activity on AV correlated with ESR (r=0.400; p<0.001). There was a correlation between the CSARF and mMRC (r=-0.300; p<0.05). Conclusions: Individuals with COPD have a worse functional status compared to healthy individuals. The degree of inadequacy in the execution of Sit-to-Stand and Stand-to-Sit activities is a functional parameter that is independent of the degree of obstruction of flow in the airways, but increases with worsening of symptoms. CSARF measures and the level of inflammatory markers do not influence the execution mode of Sit-to-Stand and Stand-to-Sit activities. The degree of functional inadequacy allows the movements identification of body segments, and it is an objective parameter which can represent ADL limitation in individuals with COPD.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Araújo, Pedro André Guerreiro Martins de. "A influência de diferentes tipos de oclusão dentária na produção de sons da fala". Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2007. http://hdl.handle.net/10773/3265.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
Usou-se a X-ray microbeam speech production database (XRMB-SPD) para descrever diferenças acústicas e articulatórias em indivíduos com classes de oclusão dentária diferentes. Foram seleccionados 4 informantes, 1 homem e 1 mulher de classe I e 1 homem e 1 mulher de classe II. Caracterizou-se o espaço articulatório dos informantes segundo metodologia do espaço-A modificado e procedeu-se a análise acústica e articulatória das vogais [a, i, u, æ] e das consoantes [p, t, k, f, s, ∫]. Relativamente à oclusão dentária observouse: maior inclinação da parede posterior da faringe na classe II; variabilidade nas adaptações articulatórias nos informantes de classe II, provavelmente com relação à divisão da classe; poucas diferenças na produção de vogais; relação entre o “broad peack” dos espectros multitaper e o ponto de articulação do fone [∫]. Seria pertinente complementar a classificação da oclusão dentária segundo Angle com a avaliação do perfil facial e a análise cefalométrica. Contudo, o espaço-A modificado parece ser um método válido para contornar algumas das limitações da XRMB-SPD. A análise conjunta de parâmetros acústicos e articulatórios é uma mais valia, com várias correlações ainda por explorar. ABSTRACT: This study used the X-ray microbeam speech production database (XRMBSPD) to describe acoustic and articulatory differences in speech production. Four subjects (1 male and 1 female with class I, and 1 male and 1 female with class II) were selected. The articulatory space of each subject has been characterized by the modified A-space method. The vowels [a, i, u, æ] and consonants [p, t, k, f, s, ∫] were acoustically and articulatorily analysed. Results showed: a tipped posterior pharynx wall for class II; variability in the articulatory adaptations on the subjects of class II, probably related to different class divisions; limited variability in vowel production; the multitaper spectrum broad peak of [∫] was related to the place of articulation. The Angle occlusal classification, functional and cephalometric analysis has been shown to be a valuable tool. The modified A-space seems to be a valid method to overcome some of the XRMB-SPD limitations. Acoustic and articulatory synchronized analysis seems to be promising, with several unexplored correlations to achieve.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Muchenski, Julio Cesar. "Gênero de raciocínio de laboratório no ensino de física: especulação complexa de tipos da física no manuseio de atividades experimentais artesanais e tecnológicas". Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1269.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Acompanha: Raciocinal e empírico: caderno pedagógico
Este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa sobre a mediação de roteiros no ensino-aprendizagem do experimento da segunda lei de Newton. Iniciamos a pesquisa com uma análise documental sobre a demanda histórica, procurando diagnosticar a produção de roteiros da segunda lei nos últimos 50 anos, baseados nos arquivos históricos do Colégio Estadual do Paraná, os resultados da investigação bibliográfica mostraram que não existiu evolução didático-metodológica em relação as orientações para a execução das práticas experimentais em torno da segunda lei de Newton. Mesmo com a evolução tecnológica e instrumental dos laboratórios já interfaceados com fotogates e computadores, os roteiros ainda privilegiam uma concepção de ensino tradicional de ciência altamente reprodutivista. Concluímos que desde os projetos como o PSSC (MIT), o de Harvard e outros que tinham uma base tecnicista e que propunham o aprendizado de Física tornando os estudantes pequenos cientistas, e que proporcionou aos estudantes muita habilidade motora e uma aprendizagem automatizada e, acabou negligenciando a parte cognitiva presente no processo entre observações e fatos, ao nosso ver isso corrobora com uma concepção de ensino de divulgação de ciência no estilo panfleto. Para nos auxiliar neste problema buscamos principalmente os estudos de Gaston Bachelard, Paulo Freire, Thomas S. Kuhn, Ian Hacking, Neill Postman e Kim Vicente. Problema delimitado propomos uma possível modificação do roteiro da segunda lei de Newton com uma sequência de atividades experimentais com plano de fundo de uma lei ou teoria associado à ciência normal no sentido de Kuhn, no qual os estudantes são provocados em resolver quebra-cabeças, propostos na problematização do roteiro promovendo uma possibilidade de entrelaçamento entre teoria e a prática, valorizando aspectos racionais e empíricos, de forma de aproximação, de tensão conciliadora e de retroalimentação. No método experimental artesanal e tecnológico associado a contextos e problematizações, apostamos na especulação complexa do aparelho experimental e das entidades da física relacionadas com a lei fundamental dos movimentos, com a intencionalidade da especialização na utilização dos aparelhos e do aumento do realismo científico das entidades manipuladas pelos estudantes. Como principais resultados que verificamos pela comparação de representações dos estudantes em questionários aplicados antes e depois da sequência de atividades, apontamos aspectos de uma evolução em maior ou menor grau do gênero de raciocínio associado à cultura do laboratório, com indícios de uma possível evolução do perfil epistemológico dos estudantes em relação as entidades da física manipuladas, através do aparelho experimental e dos elementos articuladores, entre eles o cálculo, no manuseio da linguagem físico matemática.
This assignment is a qualitative research on mediation scripts in the teaching- learning experiment of Newton's second law. We started the research with documentary analysis of the historical demand, looking diagnose the production of script about second law on last fifty years, based on the historical archives of the Colégio Estadual do Paraná. The results of the literature search showed that there was not didactic-methodological, development in relation the guidelines for execution of experimental practices around Newton's second law. Even with the technological and instrumental development of laboratories already interfaced with photogates and computers, the scripts still prefer a traditional school design highly reproductivist science. We conclude from since the projects as the PSSC (MIT), of the Harvard and others, who had a technical basis and that the proposed Physical learning becoming the students in little scientists. And which provided students with a lot of motor skills and an automated learning and, finishes up neglecting the cognitive part of this process between observations and facts, in our view this confirms a science of dissemination of teaching design in the pamphlet style. To help us in this problem we sought studies of Gaston Bachelard, Paulo Freire, Thomas S. Kuhn, Ian Hacking, Neill Postman and Kim Vicente. With the delimited problem, we propose a possible modification of the script of Newton's second law, with a series of experimental activities with the background plan of a law or theory associated with normal science in Kuhn's sense, in which students are challenged to solve puzzles. Problematized in script with a chance of entanglement between theory and practice, valuing rational and empirical aspects, promoting his approach, tension and feedback. In experimental method associated with contexts and problematizations, handmade and with technology, we bet on complex speculation, of the experimental apparatus and of the physical entities related to the fundamental law of motion, with the intentionality of the specialization in the use of equipment and the increase of the realism scientific of the manipulated entities by students. The main results that we see by comparing representations of students in questionnaires before and after the sequence of activities. We point out aspects of an evolution to a greater or lesser degree, gender of reasoning associated with the laboratory culture, with indications of a possible evolution of the profile epistemological of students regarding the physical entities manipulated by the experimental apparatus and the joint by calculation with the handling of physical mathematical language.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Albernaz, Lorena Carneiro. "Atividades antiparasitárias e antifúngicas de plantas do Cerrado : Spiranthera odoratissima e Diospyros hispida". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8016.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2010 Tese (doutorado)—Museum National D'Histoire Naturelle, École doctorale Sciences de la nature et de I'Homme, Paris, 2010.
Submitted by Larissa Ferreira dos Angelos (ferreirangelos@gmail.com) on 2011-05-13T18:18:52Z No. of bitstreams: 1 2010_LorenaCarneiroAlbernaz.pdf: 8087934 bytes, checksum: f2d4913c6f625e7343199a28b3c3eddd (MD5)
Approved for entry into archive by Patrícia Nunes da Silva(patricia@bce.unb.br) on 2011-05-24T20:10:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_LorenaCarneiroAlbernaz.pdf: 8087934 bytes, checksum: f2d4913c6f625e7343199a28b3c3eddd (MD5)
Made available in DSpace on 2011-05-24T20:10:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_LorenaCarneiroAlbernaz.pdf: 8087934 bytes, checksum: f2d4913c6f625e7343199a28b3c3eddd (MD5)
Um total de 217 extratos obtidos de 22 espécies de plantas do bioma Cerrado utilizadas na medicina tradicional para tratar doenças parasitárias, feridas na pele e febre foram avaliados em Plasmodium falciparum resistente à cloroquina (cepa FcB1, Colômbia). Dentre estes, 32 demonstraram capacidade de inibir acima de 75% o crescimento do parasito. Estes 32 extratos foram também avaliados em 5 espécies de leveduras dos gêneros Candida e Cryptococcus. Os 11 extratos que inibiram acima de 90% do P. falciparum foram então testados em Leishmania (Leishmania) chagasi e Trypanosoma cruzi. A citotoxicidade foi avaliada em células NIH-3T3 de fibroblastos de mamífero. Dois extratos mais ativos e não citotóxicos foram selecionados: extrato acetato de etila das folhas de Spiranthera odoratissima (Rutaceae) (IC50 de 9,2 e 56,3 μg/mL em P. falciparum e T. cruzi) e extrato acetato de etila da raiz de Diospyros hispida (Ebenaceae) (IC50 de 1,0; 18,9 e 89,9 μg/mL em P. falciparum, L. (L.) chagasi e T. cruzi. D. hispida foi ativo em todos os micro-organismos analisados. Foi realizado um estudo químico bioguiado com o extrato acetato de etila das folhas de S. odoratissima em P. falciparum, e com o extrato acetato de etila da raiz de D. hispida em L. (L.) amazonensis. Técnicas cromatográficas permitiram isolar dez compostos que foram identificados por espectometria de RMN 1D (1H e 13C ) e 2D (HSQC, HMBC, COSY, NOESY), ESI-MS, UV, IV. Cinco compostos foram isolados de S. odoratissima, sendo três deles isolados pela primeira vez de planta (LC-1, LC-4 e LC-5), e um descrito pela primeira vez em S. odoratissima (LC-2). A atividade desses compostos foi verificada em protozoários e em duas cepas de C. albicans: 6-acetoxi,1-hidroxieudesm-4(15)-eno (LC-1) apresentou IC50 de 4,8 μg/mL, sesamina (LC-2) IC50 de 9,1 μg/mL, β-sitosterol (LC-3) IC50 de 8,6 μg/mL em P. falciparum; spiranthenona B (LC-5) apresentou CIM de 12,5 μg/mL em Candida albicans ATCC 10231 e isolado clínico LMGO 102. O composto LC-4 não apresentou atividade em nenhum dos alvos testados. Cinco compostos foram isolados de D. hispida, três já foram descritos em espécies do gênero Diospyros: ácido betulínico (LC-6), isodiospirina (LC-7) e 4-hidroxi-5-metoxi-2-naftaldeído (LC-8), e os outros dois LC-9 e LC-10 estão em fase de identificação. Esses compostos foram avaliados em formas promastigotas e amastigotas de L. (L.) amazonensis. A melhor atividade em promastigota foi a do composto LC-9 com IC50 de 4,2 μg/mL. O composto LC-7 foi o que teve melhor atividade em formas amastigotas (IC50 de 50,9 μg/mL). Este trabalho possibilitou o isolamento de substâncias com atividades antiprotozoárias e antifúngicas, que serão alvos de estudos futuros para o desenvolvimento de compostos líderes. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Two hundred seventeen extracts from 22 species of Cerrado used in traditional medicine to treat parasitic diseases, skin injuries and fever were evaluated against Plasmodium falciparum chloroquine resistant (FcB1 Colombia strain). Among them, 32 showed the ability to inhibit over 75% of the growth of P. falciparum. These 32 extracts were also evaluated in 5 yeast species of the genus Candida e Cryptococcus. The eleven extracts that inhibited over 90% of P. falciparum were then tested against Leishmania (Leishmania) chagasi and Trypanosoma cruzi. Cytotoxicity was observed in mammalian fibroblast cells NIH-3T3. Two most active and non-cytotoxic extracts were chosen: the ethyl acetate extract from leaves of Spiranthera odoratissima (Rutaceae), with IC50 of 9.2, and 56.3 μg/mL against P. falciparum and T. cruzi; and the ethyl acetate extract from the root of Diospyros hispida (Ebenaceae), with IC50 of 1.0, 18.9 and 89.9 μg/mL against P. falciparum, L. (L.) chagasi and T. cruzi. D. hispida showed activity against all the microorganisms analyzed. A bioguided chemical study was performed with the ethyl acetate extract from leaves of S. odoratissima against P. falciparum, and with the ethyl acetate extract from the root of D. hispida against L. (L.) amazonensis. Chromatography techniques allowed to isolate ten compounds identified through NMR spectrometry 1D (1H and 13C ) and 2D (HSQC, HMBC, COSY, NOESY), ESI-MS, UV, IV. Five compounds were isolated from S. odoratissima, from which three were isolated for the first time from plant (LC-1, LC-4 and LC-5), and one described for the first time in S. odoratissima (LC-2). The activity of these compounds was verified in protozoans and two strains of C. albicans: 6-acetoxy,1-hydroxy-eudesma-4(15)-ene (LC-1) with IC50 of 4.8 μg/mL, sesamin (LC-2) with IC50 of 9.1 μg/mL, β-sitosterol (LC-3) with IC50 of 8.6 μg/mL against P. falciparum, and spiranthenone B (LC-5) which demonstrated CIM of 12.5 μg/mL against Candida albicans. Five compounds were isolated from D. hispida, from which three have previously been described in species of the genus Diospyros: betulinic acid (LC-6), isodyospirin (LC-7) and 4-hydroxy-5-methoxy-2-naphtaldehyde (LC-8), and the other two LC-9 and LC-10 are at a identification phase. The compounds were evaluated in promastigotes and amastigotes of L. (L.) amazonensis. The best activity against promastigotes was shown in compound LC-9 with IC50 of 4.2 μg/mL. Compound LC-7 showed the best activity against amastigotes (IC50 of 50.9 μg/mL). The importance of this work was to enable the isolation of compounds with antiprotozoal and antifungal activities, which will be addressed in future studies to develop new drugs.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Cruz, Regina Celina. "Tipos de atividades que constituem as rotinas do trabalho de diretores de cursos de graduação de uma univesidade e aprendizagens para o exercício da função". Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91110.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Made available in DSpace on 2012-10-23T18:51:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 250920.pdf: 1204997 bytes, checksum: 1c429299debb00023f938c961889b2ca (MD5)
As universidades como organizações reúnem características que, por um lado podem ser comparadas a outros tipos de organizações e, por outro apresentam diferenças. Uma das similaridades é o fato de que precisam ser administradas e é possível identificar diferentes níveis de gestão universitária, ocupados geralmente por professores do ensino superior. Um dos níveis de gestão é referente ao gerenciamento de cursos de graduação, exercido por um professor do curso, que cumpre mandato com tempo determinado. A escolha de profissionais para a administração universitária, independentemente do critério utilizado, está longe de considerar os comportamentos de gestão que precisam ser apresentados pelos professores e estes acabam aprendendo o que é gerir um curso no próprio exercício do cargo. Para gerenciar um curso é necessário muito mais do que a formação técnica na profissão de origem ou a sua experiência pregressa como docente. Existem atribuições que são próprias do cargo, mas elas nem sempre estão organizadas com o devido detalhamento, o que dificulta o conhecimento dos dirigentes sobre o que eles precisam fazer ou do que não é sua responsabilidade. Com a revisão de literatura sobre gestão universitária foi possível identificar lacunas na produção de conhecimentos sobre atividades que gestores de cursos realizam no cotidiano de seu trabalho, sobre aprendizagens necessárias ao preparo para o exercício da função e de estudos referentes a comportamentos de dirigentes de cursos considerados como fenômenos psicológicos e com base na análise do comportamento. A necessidade de preparo específico para a gestão de cursos, a identificação de critérios mais objetivos para nortear as escolhas dos professores para o cargo de gestão, além da necessidade de identificar e avaliar variáveis que fazem parte do trabalho de gestão e que interferem na forma de gerenciamento dos cursos são conhecimentos relevantes que precisam ser produzidos. O método de estudo foi baseado na observação indireta, com a construção de um instrumento de coleta de depoimentos, aplicado em 67% dos diretores de cursos de graduação que já haviam cumprido pelo menos um mandato e foram reconduzidos para mais um mandato consecutivo, no período de 2005-2006. Todos trabalhavam em uma organização de ensino superior privada, comunitária e confessional, do sul do Brasil. Os depoimentos foram gravados e coletados por meio de entrevistas individuais. As gravações foram transcritas e as respostas dos sujeitos foram organizadas em conjuntos, separados por sujeitos conforme o Centro onde atuavam. As respostas referentes às atividades rotineiras e aprendizagens foram organizadas, tratadas e os dados foram descritos, analisados e interpretados. As correlações do que foi encontrado foram feitas com a literatura sobre o assunto e com um documento oficial da Universidade que discrimina os tipos de atribuições dos diretores de cursos. As definições de atribuições encontradas em documento oficial da organização revelam generalidades e aspectos mais amplos do cargo, o que dá diretrizes para os ocupantes do cargo, mas revela pouca compatibilidade com o que é descrito como rotineiro pelos dirigentes de cursos. Com os resultados da análise e interpretação dos dados foi possível a produção de conhecimentos para responder a pergunta de pesquisa: que atividades constituem a rotina de trabalho e as aprendizagens dos diretores de cursos de graduação de uma Universidade?
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Estrela, Fernanda Neves. "Atividades antiulcerogênica e antimicrobiana da espécie Spiranthera odoratissima A. ST. HIL. (RUTACEAE)". Universidade Federal de Uberlândia, 2016. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17891.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Spiranthera odoratissima A. ST. HIL. (RUTACEAE), conhecida como manacá, é uma planta medicinal localizada na região do Cerrado Brasileiro. É utilizada na medicina tradicional como anti-inflamatório, ansiolítico e para o tratamento de doenças renais, hepáticas, reumatismo, dores de cabeça e de estômago. A Rutaceae apresenta-se amplamente distribuída pelo mundo, com cerca de 150 gêneros e 1700 espécies, no Brasil há cerca de 30 gêneros nativos e aproximadamente 192 espécies, sendo rica em metabólitos secundários e suas respectivas atividades farmacológicas e biológicas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial gastroprotetor do extrato etanòlico das folhas da S. odoratissima (SOL) através de modelos de úlcera gástrica em ratos bem como sua atividade antimicrobiana e toxicidade aguda. A análise da ressonância magnética nuclear mostrou sinais característicos de hidrogênio para clases de terpenos, limonoides, esteroides, cumarinas, alcaloides. Foram realizados modelos experimentais de úlcera gástrica que, com base em suas respectivas especificações, foram incluídos dois grupos controles, sendo um positivo (Carbenoxolona 100 mg.kg-1 ou Cimetidina 100 mg.kg-1) e um negativo (Veículo – Tween 80® 12%, 10 mL.kg-1). Após cada metodologia, foi realizado a eutanásia por overdose de CO2, os estômagos removidos, abertos na região da maior curvatura e fotografados para quantificação da área de lesão ulcerativa por meio do programa AVSoft®. O SOL, na dose de 100 mg.kg-1 (a menor dose mais efetiva), apresentou atividade antiulcerogênica contra lesões gástricas induzidas por etanol absoluto (93% de inibição; p<0,05) e pelas drogas anti-inflamatórias não esteroidais (DAINEs) (73% de inibição;p<0,05). Não apresentou atividade antimicrobiana nas cepas padrão utilizada neste estudo. Em adição, nenhum sinal de toxicidade foi observado, considerando os parâmetros analisados.
Spiranthera odoratissima A. ST. HIL. (RUTACEAE), knowns as manacá, is a medicinal plant present in Brazilian Cerrado region. It is used in traditional medicine as antiinflammatory, anxiolytic and for the treatment of renal diseases, hepatic diseases, rheumatism, headache and stomachache. The Rutaceae presents widely distributed around the world, with about 150 genera and 1700 species, in Brazil there are about 30 native genera and approximately 192 species, is rich in secondary metabolites with diverse pharmacological and biological activities. The objective of this study was to evaluate the gastroprotective potential of ethanolic extract of the leaves of S. odoratissima(SOL) through gastric ulcer models in rats and its antimicrobial activity and acute toxicity. Analysis of the nuclear magnetic resonance showed characteristic signs of hydrogen to terpenes, limonoids, steroids, coumarins and alkaloids. Foram performed experimental models of gastric ulcer, based on their respective specifications, two control groups were included, one positive (carbenoxolone 100 mg.kg-1 or Cimetidine 100 mg.kg-1) and negative (vehicle - Tween 80® 12%, 10 mL.kg-1). After each methodology was performed euthanasia by CO2 overdose, the stomachs removed, opened in the region of greater curvature and photographed for quantification of ulcerative lesion area through AVSoft® program. SOL at a dose of 100 mg.kg-1 (the lower most effective dose) showed antiulcer activity against gastric lesions induced by absolute ethanol (93% inhibition;p<0,05) and the indomethacin, an anti-inflammatory drug nonsteroidal, (73% inhibition;p<0,05). Howerver, the treatment with SOL does not showed antimicrobial activity in the bacterial strains tested. Additionally, no signs of toxicity were observed, considering the parameters analyzed.
Dissertação (Mestrado)
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Książki na temat "Tipos de atividades médicas"

1

Luz, Madel T. Novos saberes e práticas em saúde coletiva: Estudo sobre racionalidades médicas e atividades corporais. São Paulo: Editora Hucitec, 2003.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Luz, Madel T. Novos saberes e práticas em saúde coletiva: Estudo sobre racionalidades médicas e atividades corporais. São Paulo: Editora Hucitec, 2003.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

A educação médica na América Latina. Salvador, Brasil: EDUFBA, 2022.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues. Toxicologia: uma abordagem multidisciplinar – Volume I. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.tam719.1121-0.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Desde os períodos mais remotos, nas civilizações primitivas, substâncias presentes na natureza eram utilizadas para fins diversos, como a caça e extermínio de inimigos. Com a evolução da humanidade, muitos esforços têm sido feitos para o avanço no conhecimento acerca do uso seguro de substâncias presentes em diversos contextos da vida, através da identificação e caracterização do potencial tóxico e das condições de exposição a estas substâncias que podem repercutir em perigo para os seres vivos. Deste modo, o objetivo principal destes avanços consiste em prevenir agravos relacionados ao contato ou exposição com substâncias potencialmente tóxicas. Em nosso cotidiano, estamos constantemente expostos a potenciais agentes tóxicos, mesmo que não percebamos, a exemplo dos medicamentos, alimentos, substâncias presentes nos meios ocupacional e ambiental, além das substâncias produzidas e usadas intencionalmente por exercer atividades tóxicas no organismo, como as drogas de abusos lícitas e ilícitas. Assim, a Toxicologia surge como a ciência que, em suas diferentes áreas de atuação, busca compreender a natureza, os mecanismos das ações tóxicas e as alterações biológicas resultantes da exposição de um organismo vivo a diferentes substâncias químicas. No contexto da saúde humana, o papel principal desta ciência é a avaliação de risco e o estabelecimento de medidas preventivas e corretivas para a utilização segura destas substâncias pelo homem. O estudo acerca de acidentes por animais peçonhentos também se enquadra no escopo da Toxicologia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorrem 5 milhões de acidentes por picada de serpente por ano, resultando em 2,5 milhões de envenenamentos e em, pelo menos, 100.000 mortes. Portanto, tanto as intoxicações exógenas como os envenenamentos por animais peçonhentos correspondem a relevantes situações de risco à saúde que requerem atendimento especializado, constituindo um sério problema sanitário mundial. De modo agudo, as intoxicações e envenenamentos ocorrem em diversos contextos, como intenção suicida, acidentes, abuso de substâncias, prescrições médicas equivocadas, dentre outros. Porém, também a exposição crônica a substâncias com potencial tóxico pode desencadear consequências deletérias ao organismo a longo prazo, a exemplo da mutagênese e da carcinogênese. Este cenário requer a formação aaaaa LLLLLLLLLIIIII de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, especialmente da área da saúde, com visão integrada, multidisciplinar e abrangente sobre Toxicologia. Neste contexto, a proposta da obra “Toxicologia: uma abordagem multidisciplinar” é trazer, ao leitor, estudos que contemplam as diversas áreas da Toxicologia demonstrando o impacto de diferentes tipos de substâncias sobre a saúde humana.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues. Toxicologia: uma abordagem multidisciplinar – Volume II. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.tam726.2121-0.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Desde os períodos mais remotos, nas civilizações primitivas, substâncias presentes na natureza eram utilizadas para fins diversos, como a caça e extermínio de inimigos. Com a evolução da humanidade, muitos esforços têm sido feitos para o avanço no conhecimento acerca do uso seguro de substâncias presentes em diversos contextos da vida, através da identificação e caracterização do potencial tóxico e das condições de exposição a estas substâncias que podem repercutir em perigo para os seres vivos. Deste modo, o objetivo principal destes avanços consiste em prevenir agravos relacionados ao contato ou exposição com substâncias potencialmente tóxicas. Em nosso cotidiano, estamos constantemente expostos a potenciais agentes tóxicos, mesmo que não percebamos, a exemplo dos medicamentos, alimentos, substâncias presentes nos meios ocupacional e ambiental, além das substâncias produzidas e usadas intencionalmente por exercer atividades tóxicas no organismo, como as drogas de abusos lícitas e ilícitas. Assim, a Toxicologia surge como a ciência que, em suas diferentes áreas de atuação, busca compreender a natureza, os mecanismos das ações tóxicas e as alterações biológicas resultantes da exposição de um organismo vivo a diferentes substâncias químicas. No contexto da saúde humana, o papel principal desta ciência é a avaliação de risco e o estabelecimento de medidas preventivas e corretivas para a utilização segura destas substâncias pelo homem. O estudo acerca de acidentes por animais peçonhentos também se enquadra no escopo da Toxicologia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorrem 5 milhões de acidentes por picada de serpente por ano, resultando em 2,5 milhões de envenenamentos e em, pelo menos, 100.000 mortes. Portanto, tanto as intoxicações exógenas como os envenenamentos por animais peçonhentos correspondem a relevantes situações de risco à saúde que requerem atendimento especializado, constituindo um sério problema sanitário mundial. De modo agudo, as intoxicações e envenenamentos ocorrem em diversos contextos, como intenção suicida, acidentes, abuso de substâncias, prescrições médicas equivocadas, dentre outros. Porém, também a exposição crônica a substâncias com potencial tóxico pode desencadear consequências deletérias ao organismo a longo prazo, a exemplo da mutagênese e da carcinogênese. Este cenário requer a formação aaaaa LLLLLLLLLIIIII de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, especialmente da área da saúde, com visão integrada, multidisciplinar e abrangente sobre Toxicologia. Neste contexto, a proposta da obra “Toxicologia: uma abordagem multidisciplinar” é trazer, ao leitor, estudos que contemplam as diversas áreas da Toxicologia demonstrando o impacto de diferentes tipos de substâncias sobre a saúde humana. Boa leitura!
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Ferreira, João Max Damasceno, i Pedro Franco de Sá. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBLEMAS DE COMPARAÇÃO ADITIVA ATRAVÉS DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. Universidade do Estado do Pará, 2021. http://dx.doi.org/10.31792/978-65-00-36817-8.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho apresenta um produto educacional validado em uma dissertação de mestrado sobre o ensino de problemas de comparação aditiva envolvendo o campo dos números naturais, que apresentou resultados significativos tanto na participação de alunos nas aulas de matemática quanto no desempenho de resolução desses tipos de problemas. O referido produto apresenta uma sequência didática destinada ao ensino de problemas de comparação aditiva que utiliza o ensino por atividades experimentais e a resolução de problemas como metodologias de ensino. Ao todo foram elaboradas 12 atividades, entre atividades de aprendizagem e fixação. Esperamos que os docentes da Educação Básica apreciem esse produto e possam utilizá-lo em suas aulas ao abordarem esse tema.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Oliveira, Luís Felipe Batista de. Texto para Discussão 2896. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2023. http://dx.doi.org/10.38116/td2896-port.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este Texto para Discussão aborda alguns elementos do debate a respeito do contrato de trabalho intermitente, introduzido pela Lei no 13.467/2017. Para tanto, realiza uma caracterização dos trabalhadores com esse tipo de vínculo, bem como sua comparação com outros trabalhadores também celetistas ou mesmo que atuam no setor informal. Em seguida, apresenta a evolução recente da contratação dos intermitentes no mercado de trabalho brasileiro. Embora existam poucas evidências a respeito da jornada e do salário desse tipo de trabalho, ele inova ao utilizar o Quadro Brasileiro de Qualificações (QBQ), recém-lançado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, como proxy da qualidade do posto ocupado. Nota-se que os trabalhadores contratados nessa modalidade estão mais concentrados em atividades específicas que aqueles com contratos em outras modalidades. Além disso, não são diferentes, na qualificação média, dos demais trabalhadores formais. Mais ainda, esses resultados são estáveis em termos da desagregação em conhecimentos, habilidades e atitudes. Esses argumentos, em conjunto com a proteção laboral existente, favorecem o entendimento de que não há precarização do trabalho com a modalidade intermitente no país.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Silveira, Maria Inez Matoso, i Silvio Nunes da Silva Júnior. Multifaces do texto. Editora Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786599463976.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Mesmo tendo sido proveniente de seminários de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL) – Linguística Textual – este material tem a simples pretensão de iniciar os interessados nos estudos de alguns tópicos relacionados à textualidade. Consideramos esses tópicos interessantes na medida em que o conhecimento e a reflexão sobre eles podem desenvolver e aprimorar a consciência metatextual de alunos do ensino médio e dos primeiros anos de cursos universitários e assim contribuir para o seu desempenho nas atividades de lectoescritura, componente fundamental do letramento social e acadêmico. Nessa perspectiva, o presente ebook se configura como um material didático para tentar “desmistificar” alguns aspectos da textualização, divulgando-os e abordando os conceitos e definições básicas. De fato, a observância de aspectos da textualidade tais como a modalização, as noções de gêneros versus tipos textuais, a paráfrase e a repetição, a dêixis, a retextualização, a referenciação, a intertextualidade contribuem para a já referida consciência metatextual, que é a habilidade de refletir sobre as propriedades dos textos tanto no macro como micronível.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

López, Javier. Optimización multi-objetivo. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2015. http://dx.doi.org/10.35537/10915/45214.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Cuando hablamos de optimización en el ámbito de las ciencias de la computación hacemos referencia al mismo concepto coloquial asociado a esa palabra, la concreción de un objetivo utilizando la menor cantidad de recursos disponibles, o en una visión similar, la obtención del mejor objetivo posible utilizando todos los recursos con lo que se cuenta. Los métodos para encontrar la mejor solución (óptima) varían de acuerdo a la complejidad del problema enfrentado. Para problemas triviales, el cerebro humano posee la capacidad de resolverlos (encontrar la mejor solución) directamente, pero a medida que aumenta la complejidad del problema, se hace necesario contar con herramientas adicionales. En esta dirección, existe una amplia variedad de técnicas para resolver problemas complejos. Dentro de estas técnicas, podemos mencionar las técnicas exactas. Este tipo de algoritmos son capaces de encontrar las soluciones óptimas a un problema dado en una cantidad finita de tiempo. Como contrapartida, requiere que el problema a resolver cumpla con condiciones bastante restrictivas. Existen además un conjunto muy amplio de técnica aproximadas, conocidas como metaheurísticas. Estas técnicas se caracterizan por integrar de diversas maneras procedimientos de mejora local y estrategias de alto nivel para crear un proceso capaz de escapar de óptimos locales y realizar una búsqueda robusta en el espacio de búsqueda del problema. En su evolución, estos métodos han incorporado diferentes estrategias para evitar la convergencia a óptimos locales, especialmente en espacios de búsqueda complejos. Este tipo de procedimientos tienen como principal característica que son aplicables a cualquier tipo de problemas, sin requerir ninguna condición particular a cumplir por los mismos. Estas técnicas no garantizan en ningún caso la obtención de los valores óptimos de los problemas en cuestión, pero se ha demostrado que son capaces de alcanzar muy buenos valores de soluciones en períodos de tiempo cortos. Además, es posible aplicarlas a problemas de diferentes tipos sin mayores modificaciones, mostrando su robustez y su amplio espectro de uso. La mayoría de estas técnicas están inspiradas en procesos biológicos y/o físicos, y tratan de simular el comportamiento propio de estos procesos que favorecen la búsqueda y detección de soluciones mejores en forma iterativa. La más difundida de estas técnicas son los algoritmos genéticos, basados en el mecanismo de evolución natural de las especies. Existen diferentes tipos de problemas, y multitud de taxonomías para clasificar los mismos. En el alcance de este trabajo nos interesa diferenciar los problemas en cuanto a la cantidad de objetivos a optimizar. Con esta consideración en mente, surge una primera clasificación evidente, los problemas mono-objetivo, donde existe solo una función objetivo a optimizar, y los problemas multi-objetivo donde existe más de una función objetivo. En el presente trabajo se estudia la utilización de metaheurísticas evolutivas para la resolución de problemas complejos, con uno y con más de un objetivo. Se efectúa un análisis del estado de situación en la materia, y se proponen nuevas variantes de algoritmos existentes, validando que las mismas mejoran resultados reportados en la literatura. En una primera instancia, se propone una mejora a la versión canónica y mono-objetivo del algoritmo PSO, luego de un estudio detallado del patrón de movimientos de las partículas en el espacio de soluciones. Estas mejoras se proponen en las versiones de PSO para espacios continuos y para espacios binarios. Asimismo, se analiza la implementación de una versión paralela de esta técnica evolutiva. Como segunda contribución, se plantea una nueva versión de un algoritmo PSO multiobjetivo (MOPSO Multi Objective Particle Swarm Optimization) incorporando la posibilidad de variar dinámicamente el tamaño de la población, lo que constituye una contribución innovadora en problemas con mas de una función objetivo. Por último, se utilizan las técnicas representativas del estado del arte en optimización multi-objetivo aplicando estos métodos a la problemática de una empresa de emergencias médicas y atención de consultas domiciliarias. Se logró poner en marcha un proceso de asignación de móviles a prestaciones médicas basado en metaheurísticas, logrando optimizar el proceso de asignación de móviles médicos a prestaciones médicas en la principal compañía de esta industria a nivel nacional.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Souza, Alcione da Silva, i Fred da Silva Julião. Lixão: área de disposição de resíduos sólidos no município de Jaguaquara-Bahia. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.lad020.1122-0.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O lixão é considerado uma das opções para o despejo impróprio de resíduos sólidos. Este trabalho objetivou investigar o contexto do trabalho dos catadores de materiais recicláveis da área de disposição de resíduos sólidos no município de JaguaquaraBA. A pesquisa foi realizada em abril de 2021, no lixão localizado às margens da BR420 entre o Distrito-Sede e o Distrito Stela Câmara Dubois do município de Jaguaquara-BA. O trabalho foi realizado com a aplicação de um questionário, junto aos catadores de materiais recicláveis do lixão do município. A área de acesso para realização do estudo foi o espaço denominado galpão de reciclagem, onde concentram-se os catadores e diversos tipos de resíduos sólidos recicláveis em condições de reaproveitamento, trazidos do ponto de descarte para realização da triagem de cada tipo de material, sendo então feitos os montantes com a ajuda de uma máquina compactadora. O espaço funciona como um lixão à céu aberto, sem indícios de aterro sanitário e fora dos padrões técnicos, com muita fumaça, indicando que ali são queimados os resíduos, afetando então aqueles trabalhadores. Apesar de ser um trabalho periculoso, apenas três das 14 pessoas presentes estavam com máscara de proteção, além disso, poucos portavam outros equipamentos de proteção individual (EPI’s), como botas e luvas. Sobre os diferentes tipos de resíduos sólidos encontrados no lixão, de acordo aos catadores, o plástico é o resíduo mais comum, o domiciliar e comercial são os em maior quantidade, e segundo eles, o lixão não deve receber todo tipo de lixo. Com relação a presença de insetos devido a disposição do lixo à céu aberto os catadores disseram ser a mosca, barata e formiga as espécies mais encontradas, frutas e verduras podres são os que atraem esses insetos e o verão é o período de maior proliferação dos mesmos. E sobre os problemas decorrentes do acúmulo desenfreado de lixo, os catadores relataram ser o incêndio e mau cheiro os problemas ambientais do lixão, a diarreia sendo a doença decorrente da atividade e a micose como doença causada por inseto. É necessário garantir que essas pessoas possam ter por direito uma melhor remuneração, sejam educados, treinados e que possuam equipamentos de proteção para o exercício das suas atividades.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Części książek na temat "Tipos de atividades médicas"

1

Souza, Victoria Cavalcanti de, i Sônia Oliveira Lima. "Atestados, laudos e relatórios". W CONFLITOS ÉTICOS E DEONTOLOGIA MÉDICA, 195–200. Editora ArtNer Comunicação, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5318786.1-21.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O atestado médico é “Documento de fé pública, [...] parte integrante do atendimento – portanto é direito do paciente solicitá-lo – e tem como função básica confirmar a veracidade de um ato médico realizado” (OSELKA, 2013, p. 17). No atestado, é afirmado de modo simples e por escrito o ato médico e suas devidas consequências, comprovando a necessidade de um afastamento temporário do paciente de suas atividades. Por trás da emissão do atestado médico, há uma grande responsabilidade do profissional, que deve estar devidamente regulamentado no Conselho Regional de Medicina – CRM e deve fazê-lo em um receituário próprio para isso, sem rasuras e com letra legível ou digitado. É necessário especificar o tempo concedido de dispensa à atividade, estabelecer o diagnóstico, quando expressamente autorizado pelo paciente, registrar os dados de maneira legível e se identificar como emissor mediante assinatura e carimbo ou número de registro no CRM. Além disso, há diversos tipos de atestados médicos que variam quanto à sua finalidade, sendo os mais comuns os atestados de portador de doença, atestado de saúde e atestado de óbito (OSELKA, 2013).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Oliveira, Alyce Gabrielle de Araújo, Eliandra de Andrade Santos, Gessiane Suellen Correia de Freitas, José Manoel do Nascimento i Ninive Bezerra Florêncio. "INTOXICAÇÃO ALIMENTAR BOTULÍNICA". W Pesquisas em Clínica Médica, 162–72. Editora Science, 2022. http://dx.doi.org/10.56001/22.9786500533422.12.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O botulismo alimentar consiste em uma grave doença bacteriana, adquirida pela ingestão de alimentos contaminados pelas toxinas geradas pelo Clostridium botulinum. Entre os alimentos contaminados implicados nos casos de intoxicação, destacam-se conservas vegetais, produtos cárneos cozidos e defumados de maneira artesanal, e alimentos enlatados industrializados. A bactéria produz diferentes toxinas, mas com atividades farmacológicas distintas. Atualmente, são reconhecidos oito tipos de toxinas botulínicas: A, B, C1, C2, D, E, F e G, sendo os tipos A, B, E e F patogênicos para seres humanos. Em todos os tipos de botulismo, são observados sintomas semelhantes, como paralisia flácida e dificuldade respiratória, devido ao bloqueio da acetilcolina. O presente trabalho consiste em uma revisão bibliográfica narrativa sobre o botulismo de origem alimentar, seus métodos de diagnóstico e tratamento, bem como medidas preventivas de intoxicação, contribuindo assim para a educação contínua na prevenção da doença no país.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Oliveira, André Luiz Gois de, Rebeca Meneses Santos i Ricardo Scher. "Células-tronco embrionárias para fins terapêuticos: potencialidades, desafios e perspectivas". W CONFLITOS ÉTICOS E DEONTOLOGIA MÉDICA, 63–73. Editora ArtNer Comunicação, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5318786.1-6.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Nas últimas duas décadas, pesquisas envolvendo células-tronco têm ganhado notabilidade à medida que têm proporcionado o surgimento de uma medicina personalizada centrada em soluções sob medida em termos genéticos e imunológicos (ZORZANELLI et al., 2017). Nesse contexto, importantes avanços têm acontecido no tratamento de doenças congênitas e degenerativas, causas de infertilidade, doenças infecciosas, neoplasias, sem contar o advento dos métodos de identificação de anomalias genéticas (VIEIRA et al., 2016). Além disso, o avanço nessa área tem permitido a utilização de tratamentos menos agressivos de vários tipos de câncer como a leucemia, por exemplo (AGUIAR; ANDRADE, 2017). Em dissonância com essa perspectiva otimista, procedimentos relacionados à seleção, ao descarte, à criopreservação contínua, à manipulação genética, à produção incompativelmente elevada para fins diferentes dos reprodutivos (produção de cosméticos, bens industriais ou extração de tecidos para transplantes) têm promovido o surgimento de questionamentos sobre a necessidade e os efeitos dessas atividades envolvendo células-tronco (BARRETTO; LAUXEN, 2017).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Moran, Maira, Ricardo Paulin, Sandra Helena Moura, Dora Calvo, Maria Conceição Soares, Marcelo Daniel Brito Faria, Luciana Freitas Bastos i Aura Conci. "FORMAÇÃO DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA NA ODONTOLOGIA: REFLEXÕES E UM ESTUDO DE CASO". W Saúde da Mulher e do Recém-Nascido: novos paradigmas, 142–58. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/240316196.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O gênero tem se mostrado um fator determinante no processo de formação de profissionais da saúde, constituindo uma ameaça potencial durante a avaliação dos estudantes. Tal ameaça pode ser agravada se associada a outras forma de discriminação, como o capacitismo. O aumento do número de alunos portadores de deficiência no ensino superior, é urgente estabelecer estratégias de inclusão na área educacional. Especificamente, nas áreas médicas, ações afirmativas têm sido implementadas nos últimos anos para adaptar as aulas para que os alunos que possuem algum tipo de necessidade especial possam ser plenamente integrados. A fim de corroborar a importância dos pontos mencionados, e demonstrar uma experiência prática na área, este trabalho apresenta um caso de inclusão de uma aluna com agenesia de membro superior no curso de graduação em Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O processo incluiu o uso de tecnologia assistiva para permitir a manipulação de instrumentos para a prática de atividades clínicas e melhorar a ergonomia desses instrumentos. A motivação do estudo é a inserção do futuro profissional no ambiente universitário, possibilitando-lhe uma formação igualitária em relação aos seus pares acadêmicos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Carvalho, Henrique Champs Porfírio, Sibelle Freitas Almeida, Murilo Junqueira Cavalari Dias i Douglas Reis Abdalla. "A importância da atividade física na prevenção do câncer de próstata". W CIÊNCIA MÉDICA DESCOBERTAS CIENTÍFICAS PARA UMA SAÚDE TRANSFORMADORA. Seven Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/ciemedsaudetrans-008.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O câncer de próstata é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em homens. Estudos sugerem que a atividade física regular pode desempenhar um papel crucial na prevenção desse tipo de câncer. A análise dos estudos revelou consistentemente uma associação inversa entre atividade física regular e o risco de câncer de próstata. A prática regular de exercícios aeróbicos e de resistência mostrou-se eficaz na redução desse risco. Mecanismos propostos incluem a regulação hormonal, melhora da imunidade e redução da inflamação. A adoção de um estilo de vida ativo, que inclui atividade física regular, pode desempenhar um papel significativo na prevenção do câncer de próstata. Recomenda-se que os homens incluam atividades físicas em suas rotinas como parte de estratégias preventivas abrangentes. No entanto, mais pesquisas são necessárias para elucidar os mecanismos precisos subjacentes a essa associação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Barros, Stefania Evangelista dos Santos, i Márcia Bento Moreira. "CENÁRIO DE EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AOS AGROTÓXICOS ENTRE TRABALHADORES AGRÍCOLAS INSERIDOS EM ÁREAS DE FRUTICULTURA IRRIGADA DO VALE DO SÃO FRANCISCO". W Fruticultura Irrigada: vulnerabilidades e perspectiva de produção sustentável, 59–77. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230513224.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
INTRODUÇÃO: O Brasil é o 2º maior consumidor por área plantada de agrotóxicos no mundo, só perdendo para a Argentina. E as consequências deste uso intensivo são devastadoras para saúde tanto que em 2014 foi registrada no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) a maior incidência de notificação de intoxicações por agrotóxicos no Brasil: 6,26 casos para cada 100 mil habitantes. Diante dos cenários de vulnerabilidades que trabalhadores agrícolas estão inseridos, é oportuno a avaliação dos riscos e exposição ocupacional como medida de triagem do panorama presente e por fim, medidas efetivas de proteção e redução de dados destes agricultores. OBJETIVO: analisar o cenário de exposição dos trabalhadores agrícolas inseridos no polo fruticultor do município de Casa Nova – BA aos agrotóxicos. METODOLOGIA: A pesquisa finalizou com 200 trabalhadores agrícolas, sendo 43 destes de pequenas propriedades; 91 de médio porte e 68 de grande porte. A análise desses dados foi feita mediante a estatística descritiva. Para caracterização de exposição aos agrotóxicos foram consideradas local de ocorrência, atividade exercida, tempo de trabalho, número de e tipos de agrotóxicos utilizados, se recebe orientação técnica para aquisição, qual tipo de equipamento na aplicação, faz uso de EPI, qual conduta após aplicação, assim como perguntas sobre aplicação do produto na colheita, higienização das roupas utilizadas na aplicação e descarte de embalagens de agrotóxicos vazias. RESULTADOS e DISCUSSÃO: 86,50% dos participantes tiveram exposição no ambiente do trabalho; Entre as atividades exercidas por estes agricultores, em sua grande parte, com 72%, estavam relacionadas à colheita, 46% pulverização, 35,50% diluição, 30,50% armazenamento de produtos. O tempo de trabalho na agricultura foi em média 11 anos ou mais (64%). 5; 59% da amostra referiu ter contato com os agrotóxicos e inclusive 49,50% tiveram nos últimos 7 dias e 50,50% a mais de sete dias. Assim 71% utilizam mais de cinco agrotóxicos na lavoura. CONCLUSÃO: Por fim, conclui-se que o ambiente ocupacional dispõe de riscos em favor do uso dos venenos na produção; havendo uma redução de riscos nas lavouras que cumprem com efetividade as normas regulamentadoras, percebe-se uma compreensão maior destas vulnerabilidades pelos agricultores.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

do Nascimento, Ailton Silva, Pedro Victor Ramalho de Macêdo i Mário Sérgio de Paiva Dias. "A ATIVIDADE FÍSICA E OS PRINCIPAIS EFEITOS NO CONTROLE DA DIABETES E OBESIDADE NA GESTAÇÃO". W EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES, 178–91. DIGITAL EDITORA, 2021. http://dx.doi.org/10.48140/digitaleditora.2020.002.15.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivos: Discutir sobre a Atividade física e os principais efeitos no controle da diabetes e obesidade na gestação, e os principais benefícios obtidos através na prescrição de diferentes tipos de atividade física em gestantes. Métodos: Para a realização desta pesquisa foram realizados levantamentos bibliográficos de artigos científicos achados nas bases de dado Pubmed, The Scientific Electronic Library Online – (SCIELO), referentes à temática do trabalho. Resultados: Os resultados vistos no estudo relatam que gestantes com comorbidades, como diabetes e obesidade que fizeram exercícios físicos com acompanhamento dentro dos níveis de intensidade indicado, tiveram êxitos que não comprometeram o período gestacional nem o feto. Conclusão: A atividade física durante a gestação traz inúmeros benefícios para a mãe e para o feto, desde que sejam tomados os devidos cuidados quanto ao tipo, duração e intensidade dos exercícios, respeitando as contraindicações e patologias associadas com acompanhamento profissional e indicação médica de maneira individualizada.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

NOGUEIRA LINHARES FILHO, JOÃO. "DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS 7ª ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE 1º GRAU MONSENHOR WALFREDO GURGEL". W Ensino de Ciências (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt16.015.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O ensino de ciências sempre enfrentou muitos desafios na sua trajetória, principalmente na educação básica. Tais desafios se amplificaram com a inserção dos conhecimentos do mundo da física no Ensino Fundamental implantado com a reformulação dos currículos e na entrada em vigor na Base Nacional Comum Curricular. Tais mudanças impõem novos desafios para docentes e discentes, pois exige uma mudança na forma de abordagem desses conteúdos. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo introduzir praticas concretas no ensino de física para o fundamental II. As atividades se iniciaram com aulas teóricas sobre os conceitos básicos de Movimento, Velocidade, Aceleração e Aceleração da Gravidade. Após as aulas teóricas, os alunos foram convidados a aplicarem todos os conceitos trabalhados em sala de aula numa atividade pratica realizada na quadra da escola. Para inicio da atividade pratica, foi proposto aos estudantes que formassem grupos de três pessoas. Foi entregue a para grupo um roteiro contendo as instruções de como proceder na execução da atividade. A primeira etapa da atividade consistia em medir a distância de um lado a outro da quadra, com o auxilio de uma trena, e anotar a medida. Depois de feito os discentes escolhiam um do trio para corre de um lado para o outro da quadra. Durante a trajetória os dois deveriam marcar o tempo gasto pelo colega com o auxilio de um cronômetro e registrar o tempo gasto na execução do movimento. Por fim com o auxilio de uma bola o grupo lançava essa bola para cima e anotava o tempo que ela gastava para retornar ao seu ponto de origem. Terminada a execução dessas tarefas, os estudantes, de posse dos dados, tinham a missão de calcular a velocidade média atingida pelo colega, classificar o tipo de movimento realizado e a aceleração atingida pela bola lançada. Tal atividade propiciou aos alunos envolvidos uma aplicação pratica dos conceitos trabalhados em sala de aula, como também possibilitou entrar em contato com outros conhecimentos importantes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

ARAUJO, Gustavo Baroni. "DOENÇAS MENTAIS E SÍNDROMES GERIÁTRICAS: PRINCIPAIS TIPOS DE DEMÊNCIA, INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS PARA DIAGNÓSTICO". W PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS MÉDICAS. RFB Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786558890911.3.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

LUANNA DA SILVA LIMA, MARCELLA. "ARTICULAÇÕES ENTRE OS NÍVEIS DE PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE VAN HIELE E OS TIPOS DE PROVA DE BALACHEFF". W Educação Matemática (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt13.008.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A não utilização das provas e demonstrações matemáticas na sala de aula pode estar relacionada à forma como o professor a apresenta aos seus alunos, de forma pronta e acabada, pedindo para eles reproduzirem tal como mostraram, sem saber que tipo de dificuldades esses alunos terão ao realizar essa tarefa. O presente trabalho apresenta um recorte da tese da autora que teve como objetivo estabelecer uma relação entre os níveis do pensamento geométrico discutidos por van Hiele e os tipos de provas propostos por Balacheff, a partir das argumentações e justificações produzidas por onze licenciandos em Matemática, que se encontravam entre o 6º e o 10º período do curso. Sua pesquisa foi caracterizada como quali-quantitativa, com aspectos de um estudo de caso, utilizando os seguintes procedimentos de coleta de dados: questionário, atividades com provas matemáticas, notas de campo, observação participante, videogravações e entrevistas semiestruturadas, realizadas após a aplicação das atividades. Com o intuito de verificar as articulações possíveis entre os níveis de pensamento geométrico e os tipos de prova, foram utilizados os principais referenciais teóricos: Balacheff, van Hiele, Jaime e Gutiérrez e Gutiérrez e Jaime. Balacheff, a partir de seus primeiros trabalhos de investigação, conseguiu distinguir quatro tipos principais de provas: empirismo ingênuo, experiência crucial, exemplo genérico e experiência mental. Já o modelo do casal van Hiele propõe que os alunos progridam de acordo com uma sequência de cinco níveis de compreensão de conceitos, enquanto aprendem Geometria. Os estudos e discussões teóricas desses pesquisadores, bem como os resultados encontrados com o auxílio dos procedimentos citados acima, contribuíram para confirmar a existência de articulações entre os níveis de pensamento geométrico e os tipos de provas. Para tanto, somente com o pensamento geométrico desenvolvido, é possível que os alunos construam e elaborem diferentes tipos de prova, podendo também chegar a elaborar demonstrações.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Streszczenia konferencji na temat "Tipos de atividades médicas"

1

Reinehr, Sheila, Marcelo Pessôa, Fernando Laurindo i Robert Burnett. "Proposta de um modelo híbrido multidimensional para apoiar o processo de avaliação de estratégia tecnológica". W Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2009. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2009.15509.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Avaliar a melhor estratégia tecnológica na aquisição de produtos e serviços de TI não é uma atividade trivial e, em geral, exige uma perspectiva multidimensional. Existem diferentes métodos de avaliação aplicáveis aos diferentes tipos software, dependendo da abrangência e dos efeitos que a aplicação pode ter sobre os negócios da organização. Este artigo propõe um modelo híbrido multidimensional de avaliação que leva em consideração quatro dimensões de preocupação: Negócios, Arquitetura, Processo e Organização [NAPO, do original BAPO]. Neste artigo, o contexto de uma empresa do ramo de cooperativas médicas é analisado.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

C. Júnior, Misael, i Márcio E. Delamaro. "Automatização de oráculos de teste para imagens médicas de modelos tridimensionais". W Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2019.6284.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Oráculos de teste determinam se uma execução de um SUT (do inglês, System Under Test) está correta ou não. Entretanto, dependendo da natureza dos dados produzidos pelo sistema, o SUT é conhecido como sistema de saı́da complexa, tornando a automatização dos oráculos um desafio. Sistemas na área de sáude, em particular, que analisam imagens tridimensionais, exemplificam um tipo de sistema de saı́da complexa. Um dos desafios associados a sistemas que analisam imagens tridimensionais é saber se a saı́da produzida está cor- reta ou não. O fato de se tratar de um sistema de saı́da complexa torna essa tarefa mais difı́cil, fazendo com que estratégias ad-hoc e manuais sejam aplica- das. Nesse trabalho de mestrado procurou-se contribuir por meio da definição de oráculos de teste baseados na extração de caracterı́sticas das saı́das do sis- tema. A abordagem proposta foi aplicada especificamente em sistemas cujas saı́das consistem em imagens sintéticas tridimensionais de vasos sanguı́neos. Para tanto, é explorado o framework O-FIm/CO (do inglês, Oracle for Images and Complex Outputs), que utiliza conceitos de CBIR (do inglês, Content-Based Image Retrieval) como uma forma de automatizar oráculos de teste. Além de adaptações e extensões do framework, desenvolveram-se plug-ins, que repre- sentam extratores de caracterı́sticas para imagens sintéticas tridimensionais de vasos sanguı́neos. Dois estudos experimentais foram conduzidos objetivando avaliar a eficácia e a precisão dos oráculos de teste baseados em caracterı́sticas na avaliação desse tipo de imagem. Além disso, realizou-se um estudo experi- mental comparando oráculos automatizados e oráculos humanos. Os resultados evidenciam a eficácia da abordagem como uma estratégia promissora para au- tomatizar atividades de teste, contribuindo para a redução de tempo e esforços gerados por abordagens manuais durante a avaliação da qualidade de sistemas geradores de imagens médicas tridimensionais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

CECIR, CECIR, i HELOYZA KETHYLIN RIBEIRO ALVES. "APPLICATION DEVELOPMENT FOR THE CALCULATION OF CHILDREN S BODY MASS AND ITS APPLICATION IN A REAL PROJECT". W II Latin American Congress of Applied Technologies. LACAT2021, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lacat.2021-0006.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As crianças devem ser estimuladas a fazer atividades físicas diariamente, de preferência ao ar livre ou em ambiente propício para tal. Esta prática de atividade desde a infância estimula a criação de hábitos saudáveis, reduz o risco de obesidade e de doenças tais como: diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer, ela propicia interação social e benefícios psicológicos, gerando uma ampla melhora na qualidade de vida. O judô é um esporte que pode ser utilizado e tem uma grande aceitação nas escolas e academias. Ele se tornou um dos esportes mais praticados por crianças e adultos e teve um aumento significativo no número de praticantes. A sua prática é de suma importância por crianças, pois grandes atletas começam desde cedo neste esporte. Porém, para a prática de esportes, é necessária a realização de consulta médica prévia e também de consultas regulares nas crianças, para identificar patologias que possam restringir determinados tipos de exercícios. Quando não há esse acompanhamento, podem acontecer complicações que afastem as crianças dos exercícios. Este trabalho apresenta um aplicativo chamado IMC para Crianças criado para obter o valor do cálculo do IMC - Índice de Massa Corpórea de crianças, a fim de obter um resultado imediato, através do uso de celular, o qual poderá ser avaliado pelos instrutores dos esportes e pelos pais das crianças. ,
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

SABINO, EDIVANDO DE LIMA, DIOGO ZANGELMI DA NOBREGA CRUZ, JULIANA DE ALMEIDA XAVIER, OVÍDIO NEVES BERQUÓ DE PASSOS i VINICIUS BATISTA CORRÊA DA SILVA. "COMO DIMINUIR OCORRÊNCIA DE ERROS MÉDICOS". W III Congresso Brasileiro de Ciências Biologicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/6799.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: O erro médico é tido como um evento adverso causado pela conduta inadequada por parte do profissional, que resulta em dano ao paciente. O erro se distingue em três tipos: a) a imprudência, o profissional erra por realizar algum procedimento sem considerar a segurança do paciente, colocando a vida do mesmo em risco; b) a imperícia, decorrente da falta de aptidão para realizar tal atividade, e mesmo assim a faz; e c) a negligência, ato omissivo advindo de um abster-se com o paciente. Objetivos: Sintetizar e discorrer sobre o erro médico, e com isso identificar formas práticas para diminuir sua ocorrência, tendo em vista que examinar sua origem e progressão, é essencial para construir estratégias capazes de evitar novas ocorrências. Metodologia: O presente trabalho trata-se de um artigo original, produzido, estruturado e argumentado no intuito de responder aos objetivos supracitados, a partir de informações extraídas do banco de Datasus/Tabnet e dos sites do CRM e CFM e JUSBRASIL. Tendo ainda, as definições de “erro médico” embasadas no trabalho. Resultados: estatísticas mostram que o erro médico se tornou parte da rotina, cerca de 55 mil pessoas morrem por ano no país, o equivalente a seis mortes por hora. Atualmente é sabido que 7% dos médicos brasileiros respondem a processos, sendo a falta de preparo técnico/cientifico dos médicos, o principal pilar que sustenta o erro médico. Erros que poderiam ser minimizados, por exemplo, com a aplicação de uma avaliação de ordem médica a todos os recém-formados em Medicina, semelhante à feita pela Ordem dos Advogados do Brasil. Tal prova exigiria capacidades mínimas dos recém-formados para atuarem de vez na profissão. Outra proposta seria incluir na grade curricular do curso, uma matéria voltada para erros médicos para que o tema seja estudado de forma ampla na perspectiva científica. Conclusão: existe uma necessidade de intervenção na formação médica, como a inclusão de uma disciplina a respeito dos erros médicos e criação/aplicação de uma prova de ordem após conclusão do curso, para atuação profissional segura.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Silva, Giulia Zucolotto, Rômulo Pereira Cortez Júnior i Rosângela do Socorro Pereira. "EPIDEMIOLOGIA DOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS, COM ÊNFASE EM ACIDENTES OFÍDICOS, NO ESTADO DO TOCANTINS, PERÍODO DE 2015 A 2018." W I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/901.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: Animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm condições naturais para injetá-la em presas ou predadores. O estado do Tocantins com suas características climáticas e atividades econômicas predominantes se torna um ambiente de risco para esses acidentes. Objetivo: Quantificar e analisar os dados epidemiológicos dos acidentes por animais peçonhentos no estado do Tocantins, além disso, identificar os principais tipos de espécies de serpentes. Material e métodos: Foi realizado um estudo observacional descritivo utilizando-se de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). As variáveis foram: tipo de acidente, número de casos no estado, sexo, faixa etária, classificação de gravidade do caso, intervalo da picada até o momento do atendimento e principais tipo de serpentes que afetam o estado. Resultados: Houve um aumento das notificações dos casos de acidentes com animais peçonhentos de modo geral, até o ano de 2015 tinha a predominância de acidentes ofídicos depois foi liderado por escorpiões, sendo os ataques de modo geral mais predominantes no sexo masculino, ao fazer o estudo por microrregiões mostrou maiores números de casos nas cidades de Porto Nacional e Araguaína contemplando mais de 50% dos casos, com a maioria de casos leves cerca de 73,18% , justificando-se pela procura precoce de atendimento de 78,48% dos casos analisados que buscaram o pronto atendimento até 6 horas do acidente. E com um enfoque no acidente ofídico notou-se que o Tocantins com suas características regionais acompanhou o cenário brasileiro com a predominância do gênero Botrópicos. Conclusão: Os acidentes peçonhentos têm importância médica em virtude de sua grande frequência e gravidade. A padronização atualizada de condutas de diagnóstico e tratamento dos acidentados é imprescindível, pois assim permite um atendimento mais individualizado e eficaz.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Tiedje, Amanda Roepke, Luiz Fernando Sommacal, Jhonathan Alcides Elpo, Mariana Schmidt Vieira i Alberto Trapani Júnior. "Tumor de Buschke-Lowenstein: um relato de caso". W XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p096.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: O condiloma acuminado gigante, ou tumor de Buschke-Lowenstein, é uma forma rara de apresentação do condiloma acuminado anogenital, doença sexualmente transmissível relacionada ao papilomavírus humano. Relato do caso: Paciente do sexo feminino, 17 anos, portadora de diabetes melito tipo 1, foi admitida na emergência clínica por cetoacidose diabética, e o exame físico evidenciou uma lesão vegetante gigante na região anogenital, de aspecto verrucoso, com cerca de 15 centímetros de diâmetro. A paciente nunca havia procurado avaliação médica anteriormente por conta disso. Foi realizada biópsia da lesão que evidenciou lesão de padrão condilomatoso e com crescimento exofítico e endofítico. A paciente foi submetida a excisão local do tumor. Atualmente encontra-se em seguimento ambulatorial, sem recidiva do tumor até o momento. Conclusão: O tumor de Buschke-Lowenstein é uma variante rara de condiloma, uma lesão tumoral extensa e volumosa na região genital, anal e/ou perianal. Há evidência de que seja causado pelo vírus papiloma humano, estando implicados os tipos 6 e 11. Sua incidência vem aumentando, associada a estados de imunossupressão. Nesses pacientes costumam ser mais agressivo e com alto índice de recidiva. É frequentemente subdiagnosticado por ser clinicamente indistinguível de um condiloma. Apesar de características histológicas benignas, ocorrem transformações em carcinoma verrucoso e carcinoma escamoso celular entre 30–56% dos casos. E tem um comportamento localmente invasor, gerando grande desconforto, constrangimento e prejuízo às atividades diárias do paciente. O tratamento preconizado é a excisão conservadora, porém, em casos graves, pode ser indicada até amputação abdominoperineal, e uma característica muito frequente do tumor de BuschkeLowenstein é a sua tendência em recidivar, com índices de recorrência em torno de 60%. Este caso reforça o papel da imunossupressão e do papilomavírus humano no desenvolvimento e diagnóstico do tumor de Buschke-Lowenstein, bem como da importância do tratamento cirúrgico desses tumores.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Lima, Thaisa Calumby, Damaris Santana Cardoso, Tamires Andrade De Oliveira, Ariane De Carvalho Viana i Marianne Nascimento Andrade. "O IMPACTO FINANCEIRO DAS PERDAS/DESVIOS DE MEDICAMENTOS APÓS DISPENSAÇÃO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO." W III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbracif/44.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: A farmácia hospitalar ocupa importante posição dentro do contexto assistencial do sistema de saúde, suas atribuições abrangem atividades que vão desde o gerenciamento de estoque, até os procedimentos relacionados a dispensação de medicamentos. O sistema de gestão de materiais, por sua vez, vem ganhando espaço e evidência no contexto das organizações. O adequado gerenciamento da logística permite que o hospital planeje melhor sua gestão de suprimentos e exerça controle sobre a utilização dos insumos de forma a reduzir gastos e eliminar desperdícios. Objetivo: Nesse sentido, o referente estudo tem como objetivo identificar as perdas e desvios de medicamentos dispensados e avaliar o impacto financeiro/econômico ocasionado, bem como sugerir eventuais mudanças que venham proporcionar melhorias dos processos e rotinas envolvidos nessa instituição. Material e métodos: Esse estudo, possui uma abordagem quantitativa e os dados obtidos foram do período de janeiro a dezembro de 2021 a partir dos registros de requisições de medicamentos, dispensados de maneira repetida, tabulados utilizando-se o Microsoft Excel®. As variáveis de interesse analisadas foram: o número de unidades farmacêuticas dispensados em duplicidade (perdas/desvios), os custos com a dispensação por clínica, e os valores totais das perdas/desvios no período indicado no estudo. Resultados: Foi identificado, de acordo com o levantamento realizado, que 1.607 unidades farmacêuticas foram dispensadas em duplicidade, sendo 144 tipos diferentes de medicamentos. Desses, cerca de 30%(R$3.023,33) foram dispensados para a clínica médica, 22%(R$2.240,19) para a Clínica Cirúrgica e 15%(R$1.475,03) para a Observação Adulta, custando um total de R$ 10.056,17 de perdas/desvios. Conclusão: Assim, a atuação do farmacêutico além de ser fundamental para a promoção do uso racional de medicamentos, auxilia para que o paciente tenha uma farmacoterapia adequada, com melhoria e adequação da prescrição médica e controle de custos hospitalares, elevando a segurança e a qualidade da assistência prestada ao paciente.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Oliveira, Bruno Gonçalves de, José Lucas Abreu Nascimento, Alisson Cosme Andrade de Sá, Glenda Suellen Matos Cruz i Eliane Dos Santos Bomfim. "ESTRESSE OCUPACIONAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE POLICIAIS MILITARES". W I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/3079.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: os policiais são expostos aos mais variados tipos de agravo à saúde, devido à natureza das atividades desempenhadas. As altas exigências do ambiente militar, associadas ao aumento da violência e à falta de condições laborais, fazem do trabalho dos policiais uma das profissões mais desgastantes. Desse modo, o aumento do estresse decorrente a atividade laboral exercida pode interferir na qualidade de vida no trabalho deste profissional. Objetivo: identificar se o estresse ocupacional esta associado a qualidade de vida insatisfatória no trabalho de policiais militares das companhias independentes de policiamento especializado. Material e Método: estudo censitário de corte transversal realizado no primeiro e segundo semestre do ano de 2019 com 298 policiais das companhias independentes de policiamento especializado de três municípios baianos. (Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista). Foram utilizados três instrumentos: sociodemográfico e características ocupacionais; qualidade de vida no trabalho e aspectos psicossociais no trabalho. As variáveis do estudo foram apresentadas por meio de frequências absolutas e relativas. Foi utilizado o teste de qui-quadrado ou exato de fisher. Estimaram-se razões de prevalência das variáveis de interesse com os respectivos intervalos de confiança de 95%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil (CAAE: 78682017.4.0000.0055, parecer nº. 2.346.591). Resultados: evidenciou-se que a média de idade foi de 39,3 anos (DP=10,6). Observou-se que 54,4% possuem baixa demanda psicológica no trabalho e (54%) baixo controle sobre o trabalho. A prevalência global de insatisfação com a qualidade de vida no trabalho foi de 41,6% entre os policiais militares. Quanto ao modelo demanda e controle, os policiais militares com trabalho ativo, trabalho passivo e alta exigência apresentaram respectivamente: 1,88, 2,02 e 2,65 vezes maior prevalência de apresentarem qualidade de vida no trabalho insatisfatória em relação aos policiais com baixa exigência. Conclusões: observou-se associação entre o estresse ocupacional com a qualidade de vida no trabalho, comprometendo a saúde física quanto mental. Assim, constatou-se os fatores relacionados ao estresse podem interferir no trabalho do policial do serviço especializado.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Souza, Alan P., João V. V. B. Freitas, Amauri M. Cunha i Maria Campos. "Um Método de Modelagem de Processos para a Investigação de Problemas em Sistemas de Informação: Aplicação em uma Central de Regulação Médica". W Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2009. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2009.6179.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os serviços de emergência para atendimento pré-hospitalar têm como objetivo prover mecanismos ágeis de assistência médica. Estes serviços, em geral, possuem algum tipo de sistema computacional para suporte à execução das suas atividades e ao registro dos atendimentos efetuados. Este artigo apresenta um método que utiliza a modelagem de processos para a identificação de problemas existentes no sistema de informação utilizado em uma central de regulação médica de uma metrópole nacional. Os resultados obtidos com a execução do método mostram a sua aplicabilidade
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

MARQUES DE VASCONCELOS, ALEX, AMANDA BEATRIZ PINHEIRO, RENATO SOUZA NOGUEIRA, BIATRIZ ARAÚJO CARDOSO DIAS, JOSIANA KELY RODRIGUES MOREIRA DA SILVA i ANA JÚLIA CUNHA BRITO. "INTERFACE QUALIDADE DE VIDA E FUTEVÔLEI NA CIDADE DE BELÉM/PA". W II Semana Online Científica de Ciências da Saúde. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/pbjt5269.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: A prática de atividades físicas desencadeia alterações fisiológicas no corpo humano, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida de seus praticantes, visto que estimulam a aderência, a motivação e o compromisso com a saúde. Apesar de apresentar uma ampla variedade de estudos sobre os benefícios da atividade física para a saúde, o comportamento sedentário ainda é preocupante entre boa parcela da população, ocasionando consequências sobre a qualidade de vida e reforçar as evidências científicas em esportes coletivos de grande adesão destacam a relevância da manutenção de um estado de saúde desejável por meio da realização de atividade física. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de praticantes de futevôlei na cidade de Belém/PA. Metodologia: A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Metropolitana da Amazônia com CAAE nº18579019.0.0000.5701. O estudo foi do tipo descritivo e observacional transversal, realizado na Arena Copacabana Beach Sport em Belém-PA, como 37 praticantes de futevôlei, que responderam a um questionário aberto contendo nome, idade, sexo, tempo de pratica no esporte e ao instrumento World Health Organization Quality of Life (WHOQOLabreviado, versão em português) no período de agosto a setembro de 2019. Resultado: A média de idade foi de 30,7 anos, de ambos os sexos e média de 5,21 anos de prática do esporte. Quanto aos domínios avaliados pelo instrumento WHOQOL, constatou-se que 75,68% responderam ter boa qualidade de vida. Na avaliação Satisfação com sua Saúde, 43,24% informaram estarem satisfeitos. Na avaliação da energia suficiente para seu dia a dia, 43,24% responderam ter energia completamente suficiente para arcar com as atividades rotineiras do seu dia a dia. E na avaliação da satisfação com a capacidade de desempenhar atividades no dia a dia, 54,05% informaram estarem satisfeitos. Conclusão: Observa-se que a prática do futevôlei repercute positivamente na qualidade de vida de seus praticantes, trazendo benefícios físicos e de saúde mental no contexto individual e coletivo. PALAVRAS-CHAVE: Esporte, Lazer, Qualidade de Vida
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Raporty organizacyjne na temat "Tipos de atividades médicas"

1

Guerra, Flávia, Julia Nesprias, Alejandra Ramos-Galvez, Lucas Turmena, Simone Sandholz, Michael Roll, Jorgelina Hardoy, Florencia Almansi, Macarena Ochagavía i Fernando Almansi. Perfil de Laboratório Urbano do TUC: Barrio 20, Buenos Aires, Argentina. United Nations University - Institute for Environment and Human Security (UNU-EHS), marzec 2024. http://dx.doi.org/10.53324/nuld4554.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Depois de mais de dois anos de operação, os desafios e as principais conquistas do Laboratório Urbano do TUC estabelecido no Barrio 20 em Buenos Aires, Argentina, fornecem lições valiosas para sustentar as atividades em andamento, acelerar transformações mais amplas e orientar esforços semelhantes em outros lugares: 1. INTEGRANDO A AÇÃO CLIMÁTICA COM PROCESSOS PARTICIPATIVOS EXISTENTES: O LU do Barrio 20 iniciou suas operações de forma relativamente rápida, fazendo uso de estruturas e apoio político pré-existentes, promovendo a colaboração e mantendo a flexibilidade, especialmente face a perspectivas divergentes. A utilização da estrutura de governança participativa já estabelecida pelo PIRU facilitou a introdução de uma perspectiva climática. 2. TRANSFORMANDO MENTALIDADES E ABORDAGENS DE GOVERNANÇA: O potencial transformador da integração da ação climática e do desenvolvimento urbano, especialmente em assentamentos informais como o Barrio 20, depende da localização da agenda climática e da cocriação de um entendimento enraizado nas prioridades locais. Transformar mentalidades e abordagens de governança relacionadas às mudanças climáticas exige o reconhecimento e a construção de pontes entre diferentes tipos de conhecimentos e experiências, bem como a promoção de uma conscientização sobre benefícios que façam sentido para a comunidade. 3. SUSTENTANDO E AMPLIANDO PROCESSOS E RESULTADOS TRANSFORMADORES: Os esforços para iniciar, sustentar e ampliar a transformação devem reconhecer e abordar a natureza multifacetada e onerosa da participação, cultivar novas capacidades e lideranças e promover mudanças de política pública com impacto sistêmico. Compartilhar conquistas dentro e fora do Barrio 20 é vital, assim como garantir compensação financeira para a comunidade e abordar a rotatividade administrativa para assegurar a sustentabilidade a longo prazo dessas iniciativas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii