Gotowa bibliografia na temat „Técnico e tecnológico; Servidores técnico-administrativos em educação”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Técnico e tecnológico; Servidores técnico-administrativos em educação”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Técnico e tecnológico; Servidores técnico-administrativos em educação"

1

Souza, Rosimeri Maria de, Paula De Souza Michelon i Eugenio Andrés Díaz Merino. "Qualidade de vida de servidores técnico-administrativos: um estudo em programas de pós-graduação". Revista Brasileira de Administração Científica 10, nr 3 (29.09.2019): 80–96. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2019.003.0007.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste estudo é analisar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos servidores técnico-administrativos de coordenadorias de Programas de Pós-graduação do Centro Tecnológico de uma instituição de ensino superior. Para alcançar tal finalidade, utilizou-se de um questionário baseado no modelo de Walton (1973). A amostra foi composta por 100% dos servidores técnico-administrativos das coordenadorias do Centro Tecnológico. Os resultados obtidos mostraram que os servidores tem um índice de 40% de satisfação com a QVT, porém ainda há aspectos que carecem de ser aperfeiçoados, quais sejam, compensação ao trabalho realizado, perspectiva de crescimento da carreira profissional, estabilidade de horário e tempo de lazer. Os resultados obtidos sinalizam que os servidores tem um índice satisfatório com a QVT. Todavia, ainda há aspectos que carecem de aperfeiçoamento, quais sejam, compensação ao trabalho realizado, perspectiva de crescimento da carreira profissional, estabilidade de horário e tempo de lazer. Conclui-se que há necessidade de iniciativas para estruturação e aplicação de programas de QVT no setor público, com a finalidade de aliar trabalho e educação.O objetivo deste estudo é analisar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos servidores técnico-administrativos de coordenadorias de Programas de Pós-Graduação do Centro Tecnológico de uma instituição de ensino superior. Para alcançar tal finalidade, utilizou-se de um questionário baseado no modelo de Walton (1973). A amostra foi composta por 100% dos servidores técnico-administrativos das coordenadorias do Centro Tecnológico. Os resultados obtidos mostraram que os servidores tem um índice de 40% de satisfação com a QVT, porém, ainda há aspectos que carecem de ser aperfeiçoados, quais sejam, compensação ao trabalho realizado, perspectiva de crescimento da carreira profissional, estabilidade de horário e tempo de lazer. Os resultados obtidos sinalizam que os servidores tem um índice satisfatório com a QVT. Todavia, ainda há aspectos que carecem de aperfeiçoamento, quais sejam, compensação ao trabalho realizado, perspectiva de crescimento da carreira profissional, estabilidade de horário e tempo de lazer. Conclui-se que há necessidade de iniciativas para estruturação e aplicação de programas de QVT no setor público, com a finalidade de aliar trabalho e educação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Lemos, Pedro Bruno Silva, Francisco José Alves de Aquino, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá i Francisco Euguenys Medeiros da Silva. "Análise do perfil acadêmico e profissional dos membros de comitês de ética em pesquisa implantados em instituições da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica da região nordeste do Brasil". Research, Society and Development 8, nr 9 (26.06.2019): e23891275. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i9.1275.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo tem por objetivo identificar o perfil dos membros dos Comitês de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEPs) implantados em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica localizadas na região Nordeste através de pesquisa em documentos institucionais e na análise dos dados disponíveis na plataforma online de currículos acadêmicos Lattes. Em termos metodológicos, esta pesquisa trata-se de um estudo com enfoque quantitativo do tipo pesquisa documental. Os dados relativos à formação acadêmica e à atuação profissional dos membros de CEPs analisados foram coletados exclusivamente da plataforma online de currículos acadêmicos Lattes. Os resultados demonstraram que os membros dos CEPs implantados nos Institutos Federais de Educação da região Nordeste são, predominantemente, servidores públicos, Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Técnicos Administrativos em Educação, que ingressaram na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a partir de 2008.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Furtado, Eniete De Oliveira Campos, Alex Fernandes da Veiga Machado i Helton Nonato de Sousa. "A IMPORTÂNCIA DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPUS RIO POMBA DO IF SUDESTE MG NA CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO ATRAVÉS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA-PARTICIPATIVA." e-Mosaicos 9, nr 21 (23.07.2020): 93–106. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46442.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo trata da importância dos técnico-administrativos em educação na gestão democrática participativa como uma das formas de consolidação do ensino médio no Campus Rio Pomba do IF Sudeste MG. Para tanto, esses servidores, gestores e trabalhadores em educação participam de órgãos colegiados e assumem funções gratificadas e cargos de direção, necessitam ocupar esses, e outros espaços, de forma consciente amparados pelas bases da educação profissional e tecnológica e dos objetivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Nesse intuito o artigo traz esclarecimentos sobre os conceitos de gestão-democrática participativa, gestão educacional e gestão escolar. Trata da participação do técnico-administrativo enquanto trabalhador em educação na gestão do Campus Rio Pomba e dos seus espaços de participação democrática.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Santos, Sheila Da Silva Carvalho, Isabel De Sá Affonso da Costa, Jorge Augusto De Sá Brito e. Freitas i Denise Medeiros Ribeiro Salles. "Percepções de Engajamento no Trabalho sob a Ótica do Modelo JD-R: Estudo em um Centro Federal de Educação Tecnológica no Rio de Janeiro". Revista Organizações em Contexto 15, nr 30 (10.12.2019): 121. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v15n30p121-158.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo apresenta resultados de pesquisa que descreveu como doze servidores técnico-administrativos de um Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) no Rio de Janeiro percebem seu nível de engajamento no trabalho, com base nos elementos do modelo Job Demands-Resources (JD-R): recursos de trabalho e pessoais; demandas de trabalho; engajamento no trabalho (vigor, dedicação, absorção) e desempenho. Adotou-se abordagem qualitativa, a partir da adaptação do questionário JD-R. A coleta de evidências deu-se pela triangulação entre análise documental, entrevistas semiestruturadas e complemento de frases. Os resultados evidenciaram que o engajamento dos servidores é limitado à dimensão dedicação. Os servidores percebem-se detentores de recursos pessoais e com desempenho bom ou razoável, porém os aspectos relacionados aos recursos de trabalho foram inconclusivos. Considerando que os recursos de trabalho são os antecedentes mais importantes para o engajamento e para o desempenho, é possível que, no contexto da Administração Pública, existam outros elementos que influenciem essa relação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Novaes, Diva Valério, i Newton Antonio Paciulli Bryan. "Políticas nacionais de ação afirmativa e ambientais: gestão no ambiente de uma instituição de educação profissional". ETD - Educação Temática Digital 17, nr 1 (29.04.2015): 11. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634815.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo é parte de uma pesquisa que estuda a gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), que, fundado em 1909, tem hoje 38 campi no estado de São Paulo e segue em expansão. Oferece Educação Profissional e Tecnológica, desde a formação básica até a pós-graduação, incluindo formação de professores. A lei 11.892/2008, que rege as recentes mudanças propostas para essa formação, expressa interesse em questões sociais e ambientais, em articulação com outras políticas nacionais. Há no IFSP espaço favorável à concretização dessas mudanças, que se refletem na preparação de futuros técnicos, tecnólogos, engenheiros e professores. Esta pesquisa discute como essas questões são percebidas pelo corpo administrativo e a maneira como permeiam o currículo e o ambiente escolar no IFSP. A produção dos alunos e entrevistas conduzidas com gestores, servidores técnico-administrativos e professores embasam as análises. Em perspectiva transdisciplinar, discute-se a ampliação do conceito de respeito difundido na legislação nacional de políticas afirmativas e ambientais, para todos os ambientes de convivência humana, tendo-se em conta que melhorar o relacionamento homem–natureza pressupõe melhorar o relacionamento humano, para que uma constante atitude de respeito por tudo seja extrapolada para os recursos naturais. A atuação com políticas afirmativas revelou-se significativamente menor que com políticas ambientais. O estudo identifica as dificuldades para essa atuação e também divulga o trabalho didático e a produção científica dos que estão engajados com essas questões.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Snoeijer, Enio, Dante Luiz Juliatto i Rogério da Silva Nunes. "AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO BUSINESS PROCESS MANAGEMENT NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA". Revista Gestão Organizacional 15, nr 1 (1.02.2022): 98–115. http://dx.doi.org/10.22277/rgo.v15i1.6168.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: avaliar a implantação do mapeamento de processos das secretarias dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Método / abordagem: como procedimentos metodológicos, foram utilizados o método dedutivo, descritivo, estudo de caso único, utilizando como procedimentos técnicos as entrevistas semiestruturadas com servidores técnico-administrativos em educação (STAE) lotados em secretarias dos PPGs do CTC, como dados primários, além das pesquisas bibliográfica e documental, como dados secundários. Principais resultados: observou-se que o Manual de Benchmark dos PPGs constitui um material relevante aos trabalhos nas secretarias dos PPGs, pois permite a rápida qualificação dos servidores novos, garante a contínua atualização dos procedimentos e a visualização de oportunidades de melhoria para a execução dos trabalhos administrativos. Os STAEs afirmaram a possibilidade de desenvolver atividades conjuntas por meio de uma secretaria integrada para melhorar as práticas administrativas, por meio de troca de experiências, pois atualmente as secretarias realizam as atividades de maneira isolada, cada qual executando os processos inerentes ao seu curso. Contribuições metodológicas / sociais / gerenciais: como ações a serem tomadas pela equipe de gestão do CTC, em conjunto com a equipe que elaborou o Manual de Benchmark dos PPGs, sugere-se a alocação de recursos para a capacitação dos STAEs das secretarias dos PPGs, uma ação continuada relevante para alcançar resultados satisfatórios ao preparo desses profissionais e padronização dos processos. A integração das secretarias poderia fomentar a troca de experiências e elevar a qualidade dos resultados dos PPGs, uma vez que alguns dos STAEs realizam consultas aos demais colegas a respeito de processos. A partir da concentração das atividades, a carga de trabalho pode ser distribuída, o que poderá promover a otimização dos resultados dos STAEs, além de possibilitar a distribuição de STAEs em setores deficitários quanto à disponibilidade de pessoal, situação essa recorrente na UFSC e que pode comprometer decisões estratégicas dos gestores dessa instituição no âmbito da pós-graduação. Originalidade / relevância: a pesquisa torna-se relevante, uma vez que é significativo o acompanhamento das atividades dos STAEs na Instituição, assim como nos PPGs, principalmente quando há um conjunto de manuais de Benchmark, disponíveis desde 2015, desenvolvidos para auxiliar as secretarias desses programas do CTC.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Neves, Natalia Araujo Souza, i Eglen Sílvia Pipi Rodrigues. "Educação corporativa no serviço público". Educação 44, nr 1 (21.06.2021): e32875. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.32875.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa qualitativa inspirada na Metodologia da Investigação Comunicativa. Tem como objetivo analisar a percepção dos servidores Técnico-Administrativos em Educação sobre os cursos de capacitação ofertados pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os dados coletados foram obtidos a partir de entrevista comunicativa em profundidade. As informações resultantes da pesquisa revelam que os servidores Técnico-Administrativos em Educação têm muitas ideias que podem contribuir com o Programa de Capacitação e que a Aprendizagem Dialógica pode trazer melhorias relevantes para a Educação Corporativa.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

SILVA, ANDRÉ VASCONCELOS, i FERNANDA COSTA BARROS. "MOTIVAÇÃO NO TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO". Revista Eletrônica Gestão e Serviços 9, nr 2 (31.12.2018): 2473. http://dx.doi.org/10.15603/2177-7284/regs.v9n2p2473-2495.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O mundo do trabalho tem mudado muito nos últimos anos, devido à globalização, ao desenvolvimento tecnológico e a mecanização das atividades, levando as organizações a buscarem alternativas para se tornarem mais competitivas. A busca por um melhor desempenho nas organizações está intimamente ligada ao comportamento dos trabalhadores. Dentre os fatores que influenciam o comportamento dos trabalhadores, destaca-se a motivação e a satisfação no trabalho. Nesse contexto, este estudo tem o intuito de mensurar a motivação dos servidores técnicos administrativos ativos das instituições federais de ensino superior (IFES) do Estado de Goiás, tomando como referência a Teoria de Expectância de Vroom. A amostra da pesquisa foi constituída de 239 técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Instituto Federal Goiano e da Universidade Federal de Goiás. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário sobre o perfil do servidor e o Inventário de Motivação e Significado no trabalho (IMST). Os resultados revelados pela pesquisa mostraram níveis de motivação entre os técnicos das instituições, todavia notou-se uma diferença significativa entre a força motivacional dos técnicos do Instituto Federal Goiano e das demais instituições.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Mourão, Reginaldo de Oliveira, Gilmar Wanzeller Siqueira, Maria Alice do Socorro Lima Siqueira, Tereza Cristina Cardoso Alvares i Diego Figueiredo Teixeira. "A educação ambiental na redução do consumo de energia elétrica no prédio da reitoria do campus sede da cidade universitária Prof. José da Silveira Netto – UFPA". Research, Society and Development 12, nr 11 (24.10.2023): e33121143631. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i11.43631.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste artigo científico foi avaliar o controle do desperdício de energia na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da Universidade Federal do Pará (PROGEP/UFPA), buscando abordar o problema da educação ambiental e compreender as percepções dos servidores técnico administrativos em educação que desenvolvem atividades neste setor. Essa pesquisa corrobora e confirma a implementação de atividades e ações de gestão ambiental nas Instituição Federais de Ensino Superior, cujo objeto é a UFPA, instituição de grande importância por sua localização na parte central da Amazônia. Como procedimento metodológico utilizou-se pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, com aplicabilidade de um questionário aos servidores técnico administrativos em educação da PROGEP, destacando quais as formas de economia de energia são utilizadas nesta área administrativa e, portanto, como análise de documentos oficiais da UFPA com relação a essa temática. Os resultados mais significativos e relevantes mostram que a maioria das respostas positivas dizem respeito as questões de sustentabilidade ambiental no contexto institucional, mas apenas em relação à questão do acesso à informação sobre a utilização económica das instalações, constatamos nessa pesquisa que a maioria dos servidores técnico administrativos em educação (aproximadamente 89%) não têm acesso a esta informação, o que de maneira geral poderá impactar negativamente as práticas de desenvolvimento sustentável e eficiência económica desta renomada instituição.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Martins, Josmar Do Nascimento, i Isaura Alberton de Lima. "A percepção dos técnico-administrativos da UFPR, mestres e doutores quanto ao ambiente institucional para o desenvolvimento pessoal e profissional". Revista Brasileira de Administração Científica 11, nr 2 (29.02.2020): 107–20. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2020.002.0008.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente estudo se propõe a identificar, a percepção dos servidores da carreira de Técnico-Administrativos em Educação, egressos de cursos de mestrado e doutorado, quanto ao ambiente institucional para o desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa é de natureza aplicada, tem objetivos exploratório e descritivo, com análise de cunho qualiquantitativo. Os procedimentos adotados para a coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e a documental, bem como aplicação de questionário aos técnico-administrativos em educação da UTFPR. Os resultados obtidos no estudo mostraram que as percepções dos servidores pesquisados sobre o quanto o ambiente institucional favorece o desenvolvimento pessoal/profissional foram diversas, não apresentando resultados majoritários nem positivos nem negativos. A pesquisa mostrou também que os técnico-administrativos em educação da UTFPR se sentem preparados e querem contribuir com a Instituição, e que a Universidade tem executado uma política de pessoal que em certos aspectos é bem recepcionada na percepção dos pesquisados, mas que precisa dar maior atenção a alguns pontos cujos resultados registrados neste estudo tiveram um percentual de respostas indicando percepções abaixo do nível satisfatório, já que essas percepções podem evoluir positivamente ou negativamente a depender das ações tomadas pela UTFPR.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Rozprawy doktorskie na temat "Técnico e tecnológico; Servidores técnico-administrativos em educação"

1

Campos, Nilo Moraes de. "Qualidade de vida no trabalho dos servidores técnico-administrativos do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSUL". Universidade Catolica de Pelotas, 2016. http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/tede/513.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Cristiane Chim (cristiane.chim@ucpel.edu.br) on 2016-10-04T17:31:18Z No. of bitstreams: 1 Nilo Moraes de Campos - Dissertacao de Mestrado - PPGPS-UCPel.pdf: 2353137 bytes, checksum: 5e4049e9372d6da1e4dc854138f4b519 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-10-04T17:31:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nilo Moraes de Campos - Dissertacao de Mestrado - PPGPS-UCPel.pdf: 2353137 bytes, checksum: 5e4049e9372d6da1e4dc854138f4b519 (MD5) Previous issue date: 2016-03-30
El tema de esta investigación es la Calidad de Vida en el Trabajo (QVT) del personal técnico y administrativo en la educación en el Instituto Federal Sul-rio-grandense, lleno de gente en la ciudad de Pelotas. Propósito era capturar y comprender la visión de estos trabajadores y su comprensión del tema. También intención era averiguar la composición de QVT, así como su nivel en la rutina de los trabajadores administrativos y técnicos del IFSul. Por lo tanto, se adoptó el modelo de Walton para medir el nivel de dicho, dado que es un método consolidado y ampliamente utilizado en la investigación que tienen que ver con el mismo tema. Por lo tanto, el principal objetivo era interpretar del expresado el personal técnico y administrativo del Instituto Federal Sul-rio-grandense, en la ciudad de Pelotas, el nivel de QVT que poseen. Por lo tanto, una investigación descriptiva se llevó a cabo, con el instrumento el cuestionario con una simple muestra de probabilidad de causalidad, que consiste en Servidores del IFSul. Cabe destacar que los encuestados están trabajando en dos campus y en la Rectoría. La expectativa era que los puntos fuertes y actualizable, con respecto a la de IFSul, fueron revelados partir de los datos, ya que es a partir de esta información, que permite hacer planes de mejora.
O tema desta pesquisa é a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos servidores técnico-administrativos em educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense, lotados na cidade de Pelotas-RS. Foi propósito captar e compreender a visão destes trabalhadores e seus entendimentos sobre o tema. Foi intenção, ainda, descobrir a composição da QVT, bem como seu nível, na rotina dos trabalhadores técnico-administrativos do IFSul. Para tanto, adotou-se o Modelo de Walton para mensurar o dito nível, visto tratar-se de um método consolidado e largamente utilizado em pesquisas que versam sobre o mesmo tema. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi interpretar, a partir do que expressaram os servidores técnico-administrativos do Instituto Federal Sul-rio-grandense da cidade de Pelotas-RS, o nível de QVT que estes possuem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, tendo como instrumento o questionário, com amostra probabilística causal simples, constituída por servidores servidores do IFSul. Frise-se que os pesquisados estão atuando em dois câmpus e na Reitoria. Uma expectativa foi a de que os pontos fortes e os melhoráveis, no que concerne à QVT do IFSul, fossem revelados a partir dos dados, pois é a partir destas informações que se torna possível traçar planos de melhorias.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Reynaud, Paula Debiasi. "Avaliação de desempenho no estágio probatório de servidores técnico-administrativos em educação". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175862.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2017-05-23T04:17:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 345696.pdf: 1949440 bytes, checksum: a153d2cb5e1537d1d9c19af5f849a667 (MD5) Previous issue date: 2016
De acordo com o Art. 20 da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, o servidor público, após a entrada em exercício, ficará sujeito a três anos de estágio probatório, período durante o qual as suas aptidões e capacidades serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo. Dada a importância da avaliação de desempenho no estágio probatório, no qual por meio dela o servidor pode atingir a estabilidade ou a exoneração, esta exige uma relação ampla e integrada entre avaliador e avaliado, sempre com objetivo preventivo, de desenvolvimento do indivíduo no ambiente de trabalho. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de avaliação de desempenho no estágio probatório dos servidores te´cnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo em vista proposições de aperfeiçoamentos. Caracteriza-se por ser um estudo de caso, de natureza qualitativa e tem como fonte de dados, a análise documental, entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores da área de gestão de pessoas e grupos focais com servidores envolvidos com o processo avaliativo, como servidores em estágio probatório, chefias imediatas e servidores que já participaram de avaliação de colega. Os resultados da pesquisa demonstram fragilidades relacionadas ao processo avaliativo no estágio probatório dos servidores TAE da UFSC, tais quais: falta de critérios definidos e transparentes; falta de um processo de acompanhamento efetivo; deficit na comunicação entre avaliador e avaliado; inexistência de capacitação para os avaliadores; instrumentos desatualizados e mal formulados e, ainda, falta de uma dinâmica de reconhecimento e desenvolvimento a partir do processo avaliativo, o que caracteriza o estágio probatório na UFSC somente como formalidade necessária. As proposições de aperfeiçoamentos vão ao encontro de mudanças significativas na maneira como o processo é gerido atualmente, com a aprovação de uma nova Resolução de avaliação de estágio probatório, que possibilite a revisão dos instrumentos e métodos utilizados, além de uma plataforma virtual de acompanhamento. Ademais são propostos encontros presenciais de orientação para os servidores recém-admitidos, capacitação para os avaliadores, estabelecimento de uma política de acompanhamento e encaminhamentos dos resultados da avaliação.

Abstract : According to Art. 20 of Law n. 8.122 of December 11, 1990, the public servant, after taking up the position, will be subject to a three-year probationary period during which his skills and abilities will be assessed for the position. Given the importance of evaluating performance in the probationary stage, in which the server can achieve stability or exoneration, it requires a broad and integrated relationship between evaluator and evaluated, always with a preventive objective, to develop the individual in the environment of job. The present research aims to analyze the process of performance evaluation in the probationary stage of the technical-administrative servants in education (TAE) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), in view of proposals for improvements. It is characterized by being a case study of a qualitative nature and has as its data source, the documentary analysis, semi-structured interviews conducted with managers of the area of people management and focus groups with servers involved with the evaluation process, such as servers in the stage Probation officers, immediate supervisors and servers who have already participated in peer evaluation. The results of the research demonstrate weaknesses related to the evaluation process in the probationary stage of the UFSC TAE servers, such as: lack of defined and transparent criteria; Lack of an effective follow-up process; Communication deficit between evaluator and evaluated; Lack of training for evaluators; Instruments outdated and poorly formulated, and also lack of a recognition and development dynamics from the evaluation process, which characterizes the probationary stage in the UFSC only as a necessary formality. The improvement proposals are in line with significant changes in the way the process is currently managed, with the approval of a new Resolution for the evaluation of probationary stage, which allows the revision of the instruments and methods used, as well as a virtual monitoring platform. In addition, face-to-face orientation meetings are offered for the newly admitted servers, qualification for the evaluators, establishment of a follow-up policy and referral of evaluation results.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Cunha, José Paulo da. "Análise do processo de socialização de novos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168169.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2016-09-20T04:59:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 340831.pdf: 1647179 bytes, checksum: ff167b943b370e15bd012da940877db6 (MD5) Previous issue date: 2016
A pesquisa teve como objetivo analisar o processo de socialização de novos servidores técnico-administrativos em educação (STAE), admitidos no ano de 2012, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram caracterizadas as estratégias institucionais utilizadas para socializá-los ao ambiente laboral, assim como, constatada a percepção que esses servidores têm sobre as estratégias que a UFSC adota para adaptá-los e integrá-los a Instituição. Esta pesquisa se caracteriza quanto à natureza como aplicada; quanto à forma de abordagem qualiquantitativa; quanto aos fins é descritiva e quanto aos meios é bibliográfica, documental e estudo de caso. A pesquisa foi realizada por meio de censo com 166 servidores da mencionada Instituição que já haviam concluído o estágio probatório. Para a coleta de dados, foram usados dois instrumentos: entrevistas semiestruturada com dois dirigentes da área de gestão de pessoas da referida universidade e, questionário aplicado aos mencionados servidores integrantes da população alvo da pesquisa. Quanto à análise dos dados, foram empregadas ferramentas da estatística, combinadas com o uso das técnicas de análise de conteúdo e pattern matching, que auxiliaram na sistematização dos resultados obtidos ao final da pesquisa. O estudo demonstrou que as estratégias de socialização adotadas pela UFSC podem ser consideradas inciativas tímidas, se comparadas ao que preconiza a literatura consultada no decorrer da investigação desta pesquisa. O curso de Integração ao Ambiente Institucional é, efetivamente, a principal estratégia de socialização que a UFSC utiliza para adaptar e integrar seus novos membros ao ambiente de trabalho. Segundo os participantes da pesquisa, a falta de memória organizacional interferiu de forma negativa no processo de adaptação dos novatos, igualmente, a falta de capacitação profissional para o exercício do cargo. Outros aspectos dificultadores da socialização organizacional na UFSC também foram identificados, tais como, a inexistência de um cronograma das atividades de socialização; atraso no oferecimento do curso de Integração ao Ambiente Institucional; o fato de alguns servidores ter aprendido as atribuições do cargo por conta própria e não ter participado do curso de integração. Por outro lado, a ótima relação interpessoal com a equipe de trabalho foi um dos principais aspectos positivos para a adaptação e integração dos novos servidores ao ambiente Institucional. Verificou-se também que, para além das estratégias de socialização aplicadas pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da UFSC, existem outras ações formais e informais originadas espontaneamente nos setores de trabalho. Por fim, é possível concluir que, para alcançar um excelente nível de qualidade, o processo de socialização organizacional na UFSC necessita ser aperfeiçoado. Em vista disso, foi sugerido pelo pesquisador um conjunto de propostas alternativas para promover o fortalecimento da socialização dos novos servidores na Instituição.

Abstract : The research aimed at analyzing the socialization process of new educational technical-administrative staff hired in 2012 at Federal University of Santa Catarina (UFSC). The institutional strategies used to socialize them to the work environment were characterized and the perception of the staff about the strategies adopted by UFSC to adapt and integrate them into the Institution was observed. This research is characterized as applied, qualitative-quantitative, descriptive and bibliographic, documental and case study. The researcher conducted a census with 166 workers of the Institution that had already finished the probationary period. Two instruments were used to collect data. Semi-structured interviews with two leaders of the people management area of the University and a questionnaire applied to the new personnel that were the target population of the research. Statistical tools were used to analyze the data, combined with content analysis techniques and pattern matching which assisted the systematization of the results of the research. The research demonstrated that the socialization strategies adopted by UFSC can be considered soft initiatives if it is compared to the literature consulted during the investigation of this study. The Institutional Environment Integration course is effectively the main socialization strategy that UFSC uses to adapt and to integrate their new servants to the work place. The lack of organizational memory interfere negatively in the process of adaptation of new servants also lack of professional training to practice their function. Other complicating aspects of organizational socialization at UFSC were also identified, such as the absence of a schedule of socialization activities; delay in offering the Institutional Environment Integration course; the fact that some servants have learned the duties of the position on their own and did not participate of the integration course. On the other hand, a great interpersonal relationship with the work team was one of the main positive aspects for the adaptation of new servants to the institutional environment. It was also found that, besides the socialization strategies applied by Personal Development Department (PDD), there are other formal or informal actions arising spontaneously in the working sectors. Finally, it is possible to conclude that to achieve an excellent level of quality, the organizational socialization process at UFSC needs to be improved. Given this fact, it was suggested by the researcher a set of alternative proposals to further strengthen the socialization of new servers in the institution.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Oliveira, Ciro Eduardo Silva de. "REFORMA OU REVOLUÇÃO: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL E OS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFSM". Universidade Federal de Santa Maria, 2015. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6261.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Political, economic , technological and social changes that occurred in recent decades have led governments around the world, to implement the Public Administration Management, replacing Public Administration Bureaucratic, which has become obsolete, but it is still widely used. In Brazil, the administrative reform of the State has been implemented since the mid 1990s, along with other structural reforms, bringing with it the promise of efficiency, but also issues related to the change process. This study has the general objective, identify the perception of educations technical workers (TAEs) of the Federal University of Santa Maria (UFSM), about the characteristics elements of the cultural dimension of Public Administration Management. We list three specific objectives: 1 ) write a history of the models of public administration; 2 ) write a history of public service in Brazil; 3 ) verify the perception of TAEs about characteristics elements of the cultural dimension of Public Administration Management. In terms of methodology, first we conducted a literature review to define the most important concepts, and meet the first and second objectives. Then we use the quantitative method, and the sample survey technique to fulfill the third objective. Sampling was performed by defining a simple random sample, comprising TAES of UFSM, that make up the population studied. Data were collected through a structured questionnaire application, hosted on Google Forms platform, with the access link sent to the email of selected workers. The purpose of the data collection process was to ensure the anonymity of respondents. Finally, the data were analyzed using descriptive statistics and the results evaluated from the perspective of rational choice theory and logic of collective action. The results from the analysis of the data allows us to conclude that TAE of UFSM is currently a qualified Professional, with higher education to that required for admission to the post. Briefly, we conclude that the characteristics elements of the cultural dimension of Public Administration Management, have a high degree of acceptance among research participants. The percentage of agreement to some degree (partially or fully) the relationship between the searched elements and the efficiency in the public service are between 74,3% and 95,8%. Finally, when asked: I know what the Public Administration Management, 37,2% said they did not know what it is about this administrative model, while the remaining 62,8% said they know. Among these latter, the vast majority also agree to some degree with the implementation of the Public Administration Management in UFSM.
As transformações políticas, econômicas, tecnológicas e sociais, ocorridas nas últimas décadas, têm levado os governos ao redor do mundo, na busca pela eficiência administrativa, a implementar o modelo Gerencial de Administração Pública, em substituição ao modelo Burocrático, que se tornou obsoleto, mas ainda é amplamente utilizado. No Brasil, a reforma administrativa do aparelho do Estado vem sendo implantada desde meados da década de 1990, juntamente com outras reformas estruturais, trazendo consigo a promessa de eficiência, mas também problemas, ligados ao processo de mudança. O presente estudo tem como objetivo geral, identificar a percepção dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), quanto aos elementos que caracterizam a dimensão cultural da Administração Pública Gerencial. Para que o objetivo principal do trabalho fosse alcançado, elencamos três objetivos específicos: 1) elaborar um histórico dos modelos de Administração Pública Patrimonialista, Burocrática e Gerencial; 2) elaborar um histórico do serviço público no Brasil; 3) verificar a percepção dos TAEs quanto aos elementos que compõe a dimensão cultural da Administração Pública Gerencial. Em termos metodológicos, primeiramente realizamos uma pesquisa bibliográfica visando, além da definição dos conceitos mais importantes, o embasamento necessário ao cumprimento dos dois primeiros objetivos. Em um segundo momento, foi utilizado o método quantitativo, e a técnica de levantamento amostral, visando alcançar o terceiro objetivo. A amostragem foi realizada através da definição de uma amostra aleatória simples, composta por TAEs da UFSM, que integram a população estudada. Os dados analisados foram coletados através de aplicação de questionário estruturado, hospedado na plataforma Google Forms, cujo link de acesso foi enviado para o e-mail dos servidores selecionados. Tal processo de coleta de dados visou, além da celeridade no processo, garantir o anonimato dos respondentes. Por fim, os dados foram analisados através de estatística descritiva, e os resultados, avaliados sob a perspectiva da teoria da escolha racional e da lógica da ação coletiva. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados nos permitem afirmar que o TAE da UFSM é, atualmente, um profissional qualificado, com escolaridade superior à exigida para ingresso no cargo, e que reúne todas as condições para prestar um serviço eficiente e célere, mas que é gerido por uma estrutura administrativa Burocrática deficiente, que não aproveita o potencial humano de que dispõe e que, pelos mecanismos de seu funcionamento, pode desmotivar o trabalhador. Além disso, de forma resumida, podemos dizer que os elementos que compõe a dimensão cultural da Administração Pública Gerencial, e que visam à eficiência e racionalização administrativas, apresentam um elevado grau de aceitação entre participantes da pesquisa. O percentual de concordância em algum grau (parcialmente ou totalmente) com a relação entre os elementos pesquisados e a eficiência no serviço público variam de 74,3% a 95,8%. Finalmente, ao serem confrontados com a assertiva Eu sei o que é a Administração Pública Gerencial, 37,2% disseram não saber do que se trata tal modelo administrativo, enquanto os demais 62,8% afirmaram saber. Dentre, esses últimos, a imensa maioria também concorda em algum grau com a implantação da Administração Pública Gerencial na UFSM.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Moraes, Ana Lúcia. "Satisfação dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC em relação ao uso do sistema "UFSC sem papel"". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158846.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015
Made available in DSpace on 2016-02-09T03:10:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 336565.pdf: 1706868 bytes, checksum: b65896f694fb7c352bbfd25507498022 (MD5) Previous issue date: 2015
A presente pesquisa de dissertação tem como objetivo avaliar o nível de satisfação dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em relação ao uso do sistema administrativo UFSC sem Papel. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foram utilizados como embasamento teórico os seguintes temas: Administração pública; Administração universitária; Universidade: conceito e evolução histórica; Administração das universidades públicas; Sistema de Informação e Qualidade de sistema de informação e satisfação do usuário. Para nortear essa pesquisa, utilizou-se de metodologia científica específica, caracterizando-se este estudo como pesquisa aplicada de caráter quali-quanti, descritiva, fundamentada em estrutura teórica e conceitual pertinente ao tema. Para a coleta de dados, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental e aplicado um questionário estruturado com base no modelo de Perini (2008), utilizando-se a Escala de Likert, junto a 3.010 servidores técnico-administrativos da UFSC, dos quais retornaram 354 questionários respondidos. Para o envio do questionário, entre setembro e outubro de 2014 utilizou-se o sistema COLLECTA (sistema computacional da UFSC destinado a coletar dados para avaliação institucional). A pesquisa evidenciou que os Servidores Técnico-Administrativos em Educação não estão satisfeitos com o Sistema UFSC sem Papel, ou seja, o sistema não vem sendo bem aceito operacionalmente e necessita ser revisto e adequado às necessidades dos seus usuários. Foram propostas ações para aperfeiçoamento do sistema, considerando-se a necessidade de se alcançar o alinhamento entre as funções desejadas pelos STAEs e o aperfeiçoamento tecnológico, que culminará na eficiência e eficácia do Sistema UFSC sem Papel.

Abstract : This project relates to the study to be conducted in order of evaluating the satisfaction of the administrative staff employees of Federal University of Santa Catarina (UFSC) in relation to the use of the administrative system named Paperless UFSC System. The objectives proposed in this study were achieved by using theoretical basis about the following topics: Public administration; University administration; University: Concept and historical evolution; Administration of public universities; Information system, Information system quality and user satisfaction. The methodology was based on an applied and a descriptive research with a quali-quantitative approach, considering a conceptual structure relevant for the studied object. Structured questionnaires were applied based on Perini model (2008) in order to collecting data of UFSC employees, using Likert Scale. The questionnaires were sent to the 3010 technical and administrative staff of UFSC (STAEs), from September to October of 2014, through Collecta System (UFSC´S institutional assessment information system). From the 354 returned questionnaires, the research showed that this staff is not satisfied with the use of the deployed System, that is, Paperless UFSC System has not been well operationally accepted and needs to be revised and adapted due to the needs of its users. So, actions for the system improvement were proposed, considering the necessity to achieve alignment between the functions desired by STAEs and technological improvement, culminating in efficiency and effectiveness of the UFSC System.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Búrigo, Emanuel Martins. "Fatores que interferem no desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC durante o estágio probatório". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172804.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2017-01-31T03:13:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 343962.pdf: 3539062 bytes, checksum: 8a1197b33ec9e197e4f5669cab1c92a3 (MD5) Previous issue date: 2016
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que interferem no desempenho dos servidores (TAEs) da UFSC, ocupantes do cargo de administrador, durante o estágio probatório. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa classificada como aplicada, descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso. Os sujeitos selecionados para este estudo foram os servidores TAEs ocupantes do cargo de administrador. Como critério de seleção dos elementos da amostra, optou-se pela intencionalidade, perfazendo um total de cinquenta e dois sujeitos. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental relacionada ao tema, sendo que o principal documento utilizado como fonte de análise foram os processos de estágio probatório dos sujeitos da pesquisa. Quanto à análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. A pesquisa resultou na caracterização do processo de avaliação de desempenho dos servidores TAES da UFSC em estágio probatório, evidenciando duas formas de avaliação, uma quantitativa e outra qualitativa. A avaliação quantitativa tem como objetivo aferir o desempenho baseado nos fatores definidos pelo Art. 20 da Lei 8.112/90 (assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade) e concluir pela aprovação ou não do servidor no estágio probatório. E a avaliação qualitativa é constituída por fichas de acompanhamento, no qual a chefia imediata poderá registrar os aspectos relevantes do desempenho do servidor avaliado, como também a possibilidade de apontar possíveis interferências que podem estar afetando seu desempenho. Assim, por meio dos registros contidos nestas fichas de acompanhamento foi possível identificar os fatores que podem interferir no desempenho dos administradores. Constatou-se que os fatores identificados eram resultantes de características individuais do servidor ou de fatores que estavam fora do controle do profissional e impactavam o desempenho de forma positiva ou negativa. Os fatores mais citados que, segundo as chefias, impactaram positivamente o desempenho dos administradores foram: assiduidade, responsabilidade, iniciativa, qualidade, disciplina, produtividade, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, pontualidade, competência, comprometimento, interesse pela atualização profissional, organização no trabalho e conhecimento do trabalho. Já os fatores mais citados que impactaram negativamente o desempenho foram: excesso/sobrecarga de trabalho, insuficiência de pessoas, insuficiência/necessidade de capacitação, condições físicas e ambientais de trabalho restritivas, carência de qualidade e disponibilidade de materiais e equipamentos, recursos limitantes de tecnologia da informação e comunicação e greve. A partir da identificação dos fatores que afetaram negativamente o desempenho dos administradores avaliados, foram propostas possíveis alternativas para enfrentá-los. Por fim, pôde ser verificado que a maioria dos fatores identificados, que podem afetar negativamente o desempenho, está fora do controle do servidor. Assim, também foram apontadas sugestões para o aprimoramento do instrumento de avaliação de estágio probatório dos servidores TAEs da UFSC a fim de facilitar a identificação e sistematização desses fatores.

Abstract : This research has as its goal to analyze the factors that interfer on the UFSC servers (TAE), who are officially designed as administrators, during probation internship. It is characterized as a qualitative research, qualified as applied, descriptive, bibliographical, documental, as well as a case study. The selected subjects for this study were the technical-administrative workers (TAE) designed officially as administrators. As the sample elements selection criterion, intentionality was chosen, making a total sum of fifty two subjects. Data gathering was conducted through the methods of bibliographical research and documental research related to the topic, and the main document used as source of analysis was the research subjects? processing of probation internship. Regarding data analysis, contente analysis was performed. The research resulted into the characterization of the performance evaluation process of the aforementioned UFSC technical-administrative workers in probation internship, showing two evaluation forms, a qualitative and a quantitative method..The quantitative evaluation has as its goal to assess the performance based on the factors defined by Art. 20 of the Act 8.112/90 (assiduity, discipline, proactivity, productivity and responsibility) and conclude, through approval or not of the workers in their probation internship. The qualitative evaluation is constituted of report files, where their immediate hierarchical superiors can register the relevant aspects of the evaluated worker, as well as the possibility of pointing possible interferences that might be affecting their performance. Thus, through the notes contained in said reports, it was possible to identify the aforementioned interferences in the evaluated administrators. It was found that the identified factors were resulting of individual characteristics of each worker, or factors that were away from the professional?s grasp and control, and those caused positive or negative impact on their performance. The most cited factors that, according to the bosses, positively impacted performance were: assiduity, responsibility, proactivity, quality, discipline, productivity, teamwork, interpersonal relationship skills, punctuality, competence, commitment, interest in professional improvement and work knowledge. On the other hand, the most cited factors that caused negative impact on performance are: work overload, lack of personnel, lack/need of capacitation, restrictive physical and environmental work conditions, lack of quality and avaliability of material and equipment, limited IT and communication resources, and also strikes. Through the identification of factors that affect the evaluated administrators? performance negatively, possible alternatives were proposed in order to face such factors. Lastly, it could be verified that most of said identified factors is away from the workers? grasps, and for those, suggestions were also made in order to improve the TAE in probation internship?s evaluation instrument, to make the identification and systematization of said factors easier.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Pinto, Juliana de Fátima. "Abordagem crítica da avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Espírito Santo". Universidade Federal do Espírito Santo, 2013. http://repositorio.ufes.br/handle/10/5628.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-12-23T13:44:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana de Fatima Pinto.pdf: 978890 bytes, checksum: 8e8524ef0c428575f4ee7c58ab766dc4 (MD5) Previous issue date: 2013-06-25
This study aimed to understand and make a critical explain of how the performance appraisal works in the Federal University of Espírito Santo, considering the point of view of education technical and administrative staff (TAE) from classes C, D and E and the immediate supervisors. The analysis turned away from the hegemonic theory and allowed a critical reflection of how the management techniques are being implemented in public administration, in particular in managing people. From the historical aspects of public management reform and of the performance evaluation this study intended to show how the performance appraisal has been applying in the organizations and also differentiate the types of performance appraisal models. This research can be characterized as a qualitative study and the object of study was related to the field of knowledge of public administration. Empirical data were produced by desk research and semi-structured interviews. This study interviewed 28 TAE and 11 immediate supervisors that were selected according to the criteria of the snowball. The content analysis was used for the treatment of interviews. Laws, decrees and resolutions that deal with the topic were also researched. It was observed that the performance appraisal currently used in the university is a 360 degree feedback because multiple participants are involved. The TAE highlighted in the interview the discontent with the performance appraisal, the importance of the evaluation, the fear to judge the immediate supervisor, the subjectivity in the evaluation and the use of performance appraisal as progression system. For the immediate supervisors performance evaluation is indispensable for improving the public service, there is a difficulty to evaluate, a new evaluation system is necessary and like the TAE they seen the performance appraisal as a progression system. It was observed that immediate supervisors and TAE approve the performance appraisal although there is a disappointment with the way this is currently used at the university. With the analysis of the interviews it was possible to verify that the performance appraisal is just another model from the private organizations imported with no criticism to the public administration and does not result in real improvements to public service. It also increases the sense of individuality in preference to community
O objetivo deste trabalho foi compreender e explicitar criticamente, a partir do entendimento dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) das classes C, D e E e das chefias imediatas, como ocorre a avaliação de desempenho na Universidade Federal do Espírito Santo. A análise afastou-se da teoria hegemônica, permitindo uma reflexão crítica de como as técnicas de gestão vem sendo implementadas na administração pública, em especial no que concerne à política de gestão de pessoas. A partir da apresentação dos aspectos históricos da reforma gerencial e da avaliação de desempenho buscou-se destacar como este instrumento vem sendo utilizado nas organizações e também diferenciar os modelos de avaliação. Este trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo o objeto de estudo relacionado ao campo de conhecimento da administração pública. Os dados empíricos foram produzidos por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 28 TAE e 11 chefias imediatas selecionados conforme o critério da bola de neve. Utilizou-se a análise de conteúdo para o tratamento das entrevistas. Também foram pesquisados leis, decretos e resoluções que tratam sobre o tema. Observou-se que a avaliação de desempenho utilizada atualmente na universidade é um modelo 360 graus por envolver vários participantes. Os TAE destacaram na entrevista a insatisfação com a avaliação de desempenho, a importância da avaliação, o receio em avaliar a chefia imediata, a subjetividade existente na avaliação e o uso da avaliação como sistema de progressão. Para as chefias imediatas a avaliação de desempenho é uma condição para melhoria no serviço público, existe uma dificuldade ao avaliar, há necessidade de mudanças na avaliação e assim como os TAE visualizam a avaliação como um sistema de progressão. Como ponto comum, observou-se que chefias imediatas e os TAE aprovam a avaliação de desempenho, embora exista uma insatisfação quanto à maneira que esta é utilizada atualmente na universidade. Com a análise das entrevistas foi possível verificar que a avaliação de desempenho é somente mais um modelo importado de forma a-crítica das iniciativas privadas e que não resulta em melhorias efetivas no serviço público, levando ao aumento da individualidade em detrimento da coletividade
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Berria, Juliane. "Excesso de peso, obesidade abdominal e fatores associados em servidores técnico administrativos da Univesidade Federal de Santa Catarina". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103562.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2013
Made available in DSpace on 2013-07-16T21:15:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 317174.pdf: 1264829 bytes, checksum: 051656ecb2020fa986ef14ddb552360b (MD5)
O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de excesso de peso e obesidade abdominal, segundo diferentes indicadores antropométricos e os fatores associados, em servidores técnico administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de um estudo transversal, realizado com 615 servidores da UFSC. Os indicadores antropométricos analisados foram o índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura (CC) e razão cintura estatura (RCEst), variáveis sociodemográficas e fatores de risco à saúde. As análises estatísticas abrangeram o teste t de student, teste U de Mann-Witney, regressão de Poisson, regressão logística binária e regressão multinomial. A prevalência de excesso de peso foi de 63,6% e 49,7% (IMC) e de obesidade abdominal de 33,5%, 42,4% (CC), 61,8% e 40,6% (RCEst), entre homens e mulheres respectivamente. Além disso, 33,2% dos homens e 34,3% das mulheres apresentaram inadequação de acordo com os três indicadores antropométricos analisados. Ter mais de 40 anos identificou maior probabilidade de excesso de peso e obesidade abdominal entre homens (IMC e RCEst) e mulheres (IMC, CC e RCEst). Menor prevalência de excesso de peso foi verificada entre os homens com nível econômico intermediário (RP=0,68, IC95%:0,52; 0,89) e alto (RP=0,68, IC95%:0,48; 0,98) e maior prevalência entre as mulheres casadas (RP=1,42, IC95%:1,04; 1,95). A probabilidade de ter RCEst elevada foi menor para as mulheres com oito anos de escolaridade ou menos (RP=0,52, IC95%:0,37; 0,74). Os homens insuficientemente ativos estiveram mais expostos à inadequação de acordo com IMC, CC e RCEst simultaneamente (OR=2,36, IC95%:1,01; 5,52), as mulheres ativas menos chance de ter um indicador inadequado (OR=0,30; IC95%:0,10; 0,90) e as mulheres com alimentação inadequada maior chance de apresentar os três indicadores inadequados simultaneamente (OR=2,85; IC95%:1,57; 5,15). Esses resultados indicam a necessidade de intervenções para prevenção e tratamento do excesso de peso e obesidade abdominal, enfatizando a importância da aquisição de hábitos saudáveis.

Abstract : The aim of this study was to determine the prevalence of overweight and abdominal obesity, according to different anthropometric indicators and associated factors in technical administrative servants at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). This is a cross-sectional study with 615 UFSC servants. The anthropometric indicators analyzed were body mass index (BMI), waist circumference (WC) and waist/height ratio (WHtR), sociodemographic variables and health risk factors. Statistical analyses included the Student t-test, U Mann-Whitney test, Poisson regression, binary logistic regression and multinomial regression. The prevalence of overweight was 63.6% and 49.7% (BMI) and abdominal obesity was 33.5%, 42.4% (WC), 61.8% and 40.6% (WHtR) among men and women respectively. Furthermore, 33.2% of men and 34.3% of women had inadequate indicators according to the three anthropometric indicators analyzed. Having more than 40 years of age was identified as a greater likelihood of overweight and obesity among men (BMI and WHtR) and women (BMI, WC and WHtR). Lower prevalence of overweight was found among men with intermediate (OR = 0.68, CI 95%: 0.52, 0.89) and high economic level (OR = 0.68, CI 95%: 0.48, 0.98) and higher prevalence among married women (OR = 1.42, CI 95%: 1.04, 1.95). The likelihood of having high WHtR was lower for women with eight years of schooling or less (OR = 0.52, CI 95%: 0.37, 0.74). Insufficiently active men were more exposed to inadequate BMI, WC and WHtR simultaneously (OR = 2.36, CI 95%: 1.01, 5.52); physically active women were less likely to have inadequate indicator (OR = 0.30, CI 95%: 0.10, 0.90) and women with poor diet had increased risk of having all three indicators inadequate simultaneously (OR = 2.85, CI 95%: 1.57, 5.15). These results indicate the need of interventions for prevention and treatment of overweight and obesity, emphasizing the importance of acquiring healthy habits.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

AZEVEDO, Renata Barbosa de. "A Política de Avaliação de Desempenho da Universidade Federal de Pernambuco: A Perspectivas dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação". reponame:Repositório Institucional da UFPE, 2015. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13857.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Fabio Sobreira Campos da Costa (fabio.sobreira@ufpe.br) on 2015-05-08T13:52:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) A Politica de avaliacao de desempenho da UFPE a perspectiva dos TAEs.pdf: 1504843 bytes, checksum: 58fea31385ef76d2618a23baee9ec6a0 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-08T13:52:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) A Politica de avaliacao de desempenho da UFPE a perspectiva dos TAEs.pdf: 1504843 bytes, checksum: 58fea31385ef76d2618a23baee9ec6a0 (MD5) Previous issue date: 2015-02-11
Este trabalho teve como foco verificar a perspectiva dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Pernambuco quanto à política de avaliação de desempenho operacionalizada nos 12 Centros Acadêmicos da instituição a partir das 6 dimensões de retorno propostas por Chanlat (2000): experiência vivida, simbólico, história, ética, afetividade e ator e sujeito. Essas 6 dimensões de retorno propõem a realização do homem no interior das organizações enquanto ser integral, dotado de racionalidade e emoções, objetividade e subjetividade, implicando a sua valorização humana e profissional. O estudo teve orientação qualitativa e utilizou a técnica da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados para captar as visões pessoais em relação ao fenômeno estudado. A Análise Qualitativa de Dados de Entrevista estruturada por Alves e Silva (1992) mostrou-se adequada à consecução do objetivo geral da pesquisa empreendida visto que este modelo consiste num movimento contínuo em que as questões da entrevista, a realidade, a abordagem conceitual, a literatura e os dados se entrecruzam visando à compreensão do fenômeno estudado. Os resultados demonstraram que os servidores técnico-administrativos veem a política de avaliação de desempenho como um instrumento formal para a progressão na carreira, focado na objetividade e que, por conseguinte, não produz a valorização da dimensão humana desses indivíduos. Os entrevistados citaram, ainda, que o julgamento dos critérios de avaliação ocorria a partir de opiniões pessoais e parciais, também como a falta de existência de um espaço para o diálogo sobre dinâmica do trabalho. Revelaram-se, também, um sentimento de carência dos servidores em relação ao reconhecimento que esperam receber da instituição e uma necessidade de conexão entre a política de avaliação de desempenho e a realidade prática do trabalho por eles desenvolvido.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Guedes, Cláudio Luiz Moita. "Fatores impactantes na qualidade de vida no trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC em fase de pré-aposentadoria". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157399.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015
Made available in DSpace on 2016-01-05T03:04:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 336583.pdf: 1551857 bytes, checksum: 4a16380cc1fb75f37cea77be634d9323 (MD5) Previous issue date: 2015
O presente estudo tem como objetivo principal analisar fatores impactantes dos níveis de qualidade de vida dos Servidores Técnico-administrativos em Educação da UFSC em fase de pré-aposentadoria. Para tanto se estudou o modelo de avaliação da QVT em IES criado por Freitas e Sousa (2009). O foco da análise ocorreu no grupo de servidores de nível superior, nível E, que já estavam aptos à aposentadoria, mas que se mantiveram em atividade na Instituição até 30 de setembro de 2014, atuantes nas Unidades Administrativas e nos Centros Acadêmicos, especificamente no campus de Florianópolis. A base teórica foi pesquisada e analisada para que o modelo estudado pudesse ser adaptado ao contexto da UFSC e possibilitar que a coleta dos dados e informações para balizar ações capazes de contribuir para a melhoria na qualidade de vida dos servidores, de forma a envolvê-los num processo de crescimento, mesmo os que estão finalizando seu ciclo profissional, como também formar cidadãos que fazem parte de um grupo social, com direitos, deveres e obrigações. Para este estudo de casos e utilizou o questionário fechado para a obtenção das respostas necessárias à consecução de uma pesquisa  qualitativa e quantitativa?, onde as informações são colhidas por meio de um questionário estruturado, com perguntas claras e objetivas para garantir a uniformidade de entendimento dos entrevistados. Este trabalho alcançou seu objetivo e permite afirmar que o modelo utilizado para esta pesquisa pode ser aplicado em qualquer organização, quer seja pública ou privada, podendo ser replicado em outros setores da esfera organizacional.

Abstract : The main objective of this study is to analyze the impact factors influencing quality of life levels of technical administrative employees who work in education at UFSC in the pre-retirement phase. Hence it was studied the QVT assessment model in IES, which was developed by Freitas and Souza (2009). The analysis focus occurred in top-level group of employees, level E, the ones who were already able to retire, but they remained active in the institution until September 30th 2014, busy at administrative units and academic centers, specifically on Florianópolis campus. The theoretical basis that was researched and analyzed for the studied model could be adapted for UFSC context and could enable data and information collection to determine adequate actions to contribute towards the improvement in its employees quality of life in order to involve them in a process of growth, even in the ones who are finishing their professional cycle, as well as to form citizens who are part of a social group, with rights, duties and obligations. For this case study it was used the closed-ended questionnaire for obtaining the required answers for a ' qualitative and quantitative research ' achievement, at which information is collected by a structured questionnaire with clear and practical questions to ensure the uniformity of respondents' understanding. This study reached its goal, and it allows to affirm that the model used for this research can be applied in any organization, whether they are public or private oriented, and it can be replicated in other sectors of organizational sphere.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Książki na temat "Técnico e tecnológico; Servidores técnico-administrativos em educação"

1

Gestão Pública: A visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais (GPTAE). Brasil: Pimenta Cultural, 2023.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

ASSIS, Wanderlice da Silva, Caio Cabral da SILVA, Érika Pena Bedin MATIAS i Roberta de Oliveira LEAL. GESTÃO PÚBLICA: a visão dos técnicos administrativos em educação das universidades públicas e institutos federais. editora OESTE, 2020. http://dx.doi.org/10.51911/9786599020063.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Como iniciativa para o crescimento da produção científica nacional, a Coletânea Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais (GPTAE) surgiu com a visão de “ser uma equipe pluriprofissional e multiterritorial de referência nacional para o incentivo à produção e divulgação científico-tecnológica dos servidores públicos da carreira técnico-administrativa em educação no Brasil.” Em 2020, mais um volume é produzido e publicado para reforçar o engajamento dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) com produções científicas focadas na gestão pública. Os trabalhos demonstram a competência e habilidade da categoria como produtora do conhecimento e colaboradora eficaz na melhoria do serviço público brasileiro. A nova publicação corrobora a continuidade da visibilidade e do reconhecimento de projetos criados e desenvolvidos por servidores administrativos no âmbito de nossas instituições. Ao pousar os olhos sob os responsáveis pela viabilização dos sete volumes, conforme os dados disponibilizado no sítio virtual da coletânea, percebemos a rica diversidade desses tecedores de conhecimentos, que mesmo com regionalidade, grau de estudo e gêneros diversos, conseguem a cada ano alinhavar as produções de outros TAEs em prol do desenvolvimento da educação, da gestão pública e do conhecimento científico.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Neves, Ricardo Dias das. O COLÉGIO PEDRO II NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO ASPECTOS LEGAIS. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cpc375.1121-0.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta pesquisa foi realizada, tendo como base, o período de 12 anos compreendido entre o ano de 2008 (ano da criação da Rede Federal) e o ano de 2020. Com efeito, a história recente do Colégio Pedro II foi descrita sob o ponto de vista da legislação aplicada ao tema. Criado em 1837, o Colégio Pedro II tem sua área de atuação desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação Stricto Senso. A Lei 11.892 de 2008 criou os Institutos Federais e teve sua redação atualizada pela Lei 12.677 de 2012, incluindo o Colégio Pedro II na Rede Federal de Educação, Científica, Profissional e Tecnológica. A Lei 12.677/12 manteve a tradicional denominação de “Colégio Pedro II”, equiparando-o, contudo, à condição de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Este livro, aborda, principalmente, os aspectos legais desta equiparação, explicando conceitos jurídicos e comentando os principais artigos da legislação pertinente. Esta legislação, além de integrar o ordenamento jurídico brasileiro, contribui para a construção da história do Colégio Pedro II e da Educação Profissional no Brasil. Também, são analisados, com base em gráficos e tabelas, importantes indicadores do Colégio Pedro II, extraídos da Plataforma Nilo Peçanha. O objetivo desta pesquisa é aprofundar a compreensão dos servidores técnicoadministrativos e docentes do Colégio Pedro II sobre os aspectos legais da equiparação da instituição à condição de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. No desenvolvimento deste livro foram utilizadas as pesquisas qualitativa e quantitativa, com metodologia de pesquisa documental, bibliográfica e aplicação de questionários. Na pesquisa quantitativa foram analisados gráficos e tabelas numéricas. Foi proposto um questionário, tendo como público-alvo os docentes e os servidores técnico-administrativos. Após a análise dos questionários, os dados foram tabulados. Com base no resultado da análise dos dados de pesquisa, foi elaborado o produto educacional. Este é derivado da pesquisa realizada no âmbito do curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), desenvolvida no Colégio Pedro II. Optamos pela produção de material textual, no modelo de livro digital (e-book). O produto educacional foi validado junto ao público-alvo. As avaliações para o e-book mostraram-se positivas. Consideramos que a dissertação e o produto educacional contribuíram para esclarecer e/ou aprofundar o conhecimento sobre a instituição Colégio Pedro II, em sua história recente.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Andrade, Lucas de Melo, Bárbara Poli Uliano Shinkawa i Valeriê Cardoso Machado Inaba. Múltiplos diálogos, reflexões e práticas na Educação. Edufatecie, 2022. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.multiplosdialogos.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Escrever um livro científico não é algo simples. Os desafios colocados são diversos, pois não envolvem apenas a necessidade do rigor conceitual e o cuidado com as normas gramaticais e editoriais. O exercício da escrita é ainda mais complexo na medida em que acontece a partir dos contextos sociais, políticos e afetivos do escritor. Em relação a este livro — Múltiplos diálogos, reflexões e práticas na Educação —, é possível dizer que os desafios foram enfrentados de modo ainda mais enriquecedor, pois os artigos que o compõem, ao se constituírem como versões revisadas de alguns trabalhos de conclusão de curso, resultaram de debates realizados por professores e alunos da primeira turma da Especialização em Práticas Interdisciplinares no Contexto Escolar, curso oferecido pelo IFPR - Campus Paranavaí. Logo, agradecimentos precisam ser feitos àqueles que, em conjunto, percorreram um caminho no qual novas possibilidades educacionais puderam ser construídas. Considerando as inúmeras demandas de trabalho que se apresentam aos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Rede Federal, iniciamos agradecendo aos docentes que, sem poupar esforços, comprometeram-se com a oferta da especialização. Nosso muito obrigado, portanto, aos professores Angela Fontana Marques, Bárbara Poli Uliano Shinkawa, Ester Cristina Back Schulz, Felipe Augusto Moreira Bonifácio, Felipe Luiz Gomes Figueira, Gabriela Fujimori da Silva, Giovanna Caputo dos Anjos Almeida, Josimar Priori, Lucas de Melo Andrade, Marcelo Lopes Rosa, Rafael Petermann, Renato Rodrigues dos Santos, Taynara Alcântara Cangussú, Valeriê Cardoso Machado Inaba e Viviane Moretto da Silva Fuly. Agradecemos com carinho especial a todos os alunos que, durante longas noites de segundas e terças-feiras, abraçaram uma proposta pedagógica marcada pela necessidade de escuta e pelo compartilhamento de experiências. Muito obrigado por confiarem no curso e pela presença sempre comprometida. Agradecemos também à equipe gestora do IFPR - Campus Paranavaí, que na época de elaboração e oferta da especialização, era composta pelos professores José Barbosa Dias Júnior (Diretor Geral), Valeriê Cardoso Machado Inaba (Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão) e Viviane Moretto da Silva Fuly (Coordenadora de Ensino). Desde o processo de concepção do curso, tal gestão procurou motivar os envolvidos e dar suporte às dúvidas burocráticas que então surgiram. Em relação ao suporte burocrático, estendemos nossos agradecimentos aos servidores da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), em especial àqueles da Diretoria de Pós-Graduação (DPG). Agradecemos ainda aos demais servidores do Campus Paranavaí, trabalhando em diferentes setores, como biblioteca, secretaria, administração e seção pedagógica, esses profissionais contribuíram no sentido de disponibilizar recursos que permitissem a atuação de alunos, professores e coordenação. De modo amplo, agradecemos a todos que viabilizaram a realização de um curso que, por meio deste livro, reafirma a sua importância para a história do Instituto Federal do Paraná - Campus Paranavaí.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

A viabilidade da permanência dos servidores Técnico-administrativos em Educação, no Teletrabalho, após Pandemia do COVID-19: à Luz da Instrução Normativa nº 65/2020/ME. Editora Acadêmica Periodicojs, 2021. http://dx.doi.org/10.51249/hp08.2021.39.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Części książek na temat "Técnico e tecnológico; Servidores técnico-administrativos em educação"

1

SANTOS DE HOLANDA VIEIRA, VIRGINIA, i ANDREZA MARIA DE LIMA. "SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: O ESTADO DA ARTE NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA (2017-2022)". W Educação Profissional e Tecnológica (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt20.029.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Neste artigo, analisamos a produção científica da Pós-Graduação brasileira sobre os servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAE) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no período de 2017 a 2022. O estudo é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, do tipo Estado da Arte. Para a coleta dos trabalhos, consultamos o Observatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) e o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para a análise, utilizamos o a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos 13 dissertações, que foram lidas na íntegra. Os resultados das produções indicaram que os servidores TAEs, mesmo que estejam preocupados com o desenvolvimento da sua carreira profissional, possuem relação direta ou indireta nas atividades de ensino. Contudo faz-se necessário que esses servidores entendam os objetivos da Instituição em que estão inseridos, podendo, assim, contribuir de maneira mais eficaz na formação humana dos discentes. O Estado da Arte proporcionou perceber a necessidade do aumento de estudos desenvolvidos sobre o tema, principalmente sobre a relação direta entre o servidor Técnico Administrativo em Educação e sua importância no desenvolvimento do Ensino Médio Integrado.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

RIBEIRO MANDUCA, ANA PAULA, i ANA PAULA DIAS MACÊDO PEREIRA. "SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL DE SERVIDORES/AS NOVATOS/AS: UM PASSO IMPORTANTE PARA A APRENDIZAGEM E A INTEGRAÇÃO AO TRABALHO NA UFMG". W Educação Profissional e Tecnológica (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt20.030.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Desde 2019 a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estabeleceu o Programa de Apoio ao Servidor na Socialização Organizacional (Passo), cujo público-alvo são os servidores/as públicos/as ocupantes de cargos Técnico-administrativos em Educação (TAE), tidos/as como novatos/as (recém-admitidos/as ou recém-movimentados/as) na instituição, com o intuito de favorecer todo o processo de Socialização Organizacional (SO) desses servidores. A SO consiste no processo pelo qual o indivíduo se torna membro de uma organização ao aprender e desenvolver conhecimentos e habilidades que atendem suas próprias expectativas, bem como as da instituição. O presente estudo visa apresentar o histórico do Passo, considerando especialmente as gradativas ações institucionais que possibilitaram propostas de aprendizagem e integração aos/às novatos/as, as quais repercutiram positivamente na SO desses/as servidores/as. A apresentação deste histórico se baseou na pesquisa documental, especialmente nos documentos norteadores do programa e na descrição das ações integrativas consolidadas, bem como nas pesquisas já desenvolvidas para a avaliação da efetividade do Passo na instituição. Os estudos sobre SO se configuram como referencial teórico, com destaque aos trabalhos produzidos sobre o assunto na UFMG. A partir do registro cronológico das ações desenvolvidas pelo Passo – tais como as Oficinas de Integração, Oficinas de Estágio Probatório, Apresentações Introdutórias e outras estratégias de concretização da SO na UFMG – foi possível identificar o amadurecimento das atividades e, por conseguinte, a possibilidade de novas iniciativas. Quanto à avaliação do Programa, é possível identificar que, apesar de manter estratégias estruturadas de integração e aprendizagem, ainda há carência de ações que possibilitem efetivamente o treinamento em serviço e a gestão do conhecimento na maioria dos setores da instituição. Esse cenário permite sugerir que algumas ações do Passo precisam ser reorganizadas e passem a considerar, precipuamente, as condições de trabalho dos/as servidores/as TAE na instituição.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Lunkes, Karen Werlang, i Ana Sara Castaman. "Organização e memória da formação continuada dos servidores técnico-administrativos em Educação: Considerações a partir do trabalho como princípio educativo". W Educação Profissional e Tecnológica: Práticas, organização e memórias. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-114-6.cap.22.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Rodrigues Dall’Apria, Giovana, i Alessandro Vinicius de Paula. "A SAÚDE DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO: UMA HISTÓRIA DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO". W Saúde e aplicações interdisciplinares 3. Editora e-Publicar, 2021. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.c202155718980.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Batista, Maria José, i Leonardo da Fonseca Barbosa. "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: QUANDO VOCÊ CONHECE E APOIA, AS PEÇAS SE ENCAIXAM". W Produtos Educacionais: Contribuições para a Educação Profissional e Tecnológica, 84–98. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5246049.1-6.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
– O presente estudo tratou da temática da inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de propor uma análise das barreiras e possibilidades da inclusão dos alunos com TEA no curso Técnico Concomitante em Eletrotécnica do IF Sudeste MG, Campus Juiz Fora. O motivo para a realização desta pesquisa deve-se ao fato de ser de grande importância que se ofereçam esclarecimentos sobre o tema a todos que convivem com estudantes com TEA para que possam aprimorar as práticas educativas no âmbito da EPT. A pesquisa consistiu em um estudo de caso realizado por meio de uma análise qualitativa, dividida m três fases. Na primeira fase foi realizada uma análise documental. Na segunda foram realizadas entrevistas individuais com os professores e responsável pelo aluno com TEA. Na terceira, foi aplicado um questionário para a turma do curso que apresentava um estudante diagnosticado com TEA, grau moderado de acordo com o DSM V, (2013). O estudo dos conteúdos foi realizado por meio do método de análise de conteúdo, fundamentado em Bardin (2011). Foi identificado, com essa pesquisa, barreiras como a capacitação de professores e ausência de diálogo entre servidores e a família. O Produto Educacional originado deste estudo foi projetado para área geradora do problema pesquisado, como um instrumento de reflexão e mudança do contexto. Optou-se por uma cartilha, os desafios da inclusão são contínuos. Por isso, o diálogo, bem como a ação de todos, é que contribuirão para que tenhamos um ensino que se adeque a realidade de todos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Gonçalves, Rafael Farias, Horácio Nelson Hastenreiter Filho i Heila Magali da Silva Veiga. "Empreendedorismo Corporativo: Relações entre Cultura Intraempreendedora e Competências Empreendedoras em uma Instituição Federal de Ensino". W Fronteiras em Empreendedorismo, 67–94. Editora do IFNMG, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5312799.1-3.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O estudo do empreendedorismo corporativo em empresas privadas vem crescendo nos últimos anos, em todo o Mundo. No entanto, ainda são poucos os estudos relacionados às organizações públicas, sobretudo no Brasil. Para efetivar o empreendedorismo corporativo é necessário compreender a dinâmica do funcionamento da organização, decifrando a sua cultura organizacional e as competências empreendedoras dos trabalhadores, com vistas a fomentar a inovação e o empreendedorismo. Ou seja, a existência de uma cultura organizacional representa um fator ambiental significativo para a ativação do empreendedorismo corporativo. Assim, o objetivo deste capítulo foi abordar a temática do empreendedorismo corporativo, a partir da apresentação dos resultados de uma pesquisa sobre a relação entre a percepção da cultura intraempreendedora organizacional e as competências empreendedoras individuais em uma instituição federal de ensino brasileira. No estudo ilustrativo foi utilizada uma amostra de conveniência de 209 (duzentos e nove) servidores públicos (correspondente à taxa de resposta de 16% da população), sendo 105 (cento e cinco) de professores EBTT e 104 (cento e quatro) de técnico-administrativos em educação. Os questionários foram autoaplicáveis pela internet. Ambas as escalas de medida eram multifatoriais e possuíam evidências de validação empírica com escala de resposta Likert de cinco pontos. Os resultados do estudo mostraram que a pontuação média das dimensões do construto cultura intraempreendedora variou de 3,16 a 4,36 pontos, e as do construto competências empreendedoras de 3,10 a 3,72. Foram encontradas correlações fracas entre as variáveis. O capítulo traz novos debates à investigação em organizações públicas, com vistas a ampliar a capacidade de responder às mudanças contextuais e estarem alinhadas com uma agenda que prioriza o empreendedorismo e a inovação. Tanto a cultura intraempreendedora quanto as competências empreendedoras devem ganhar status como atributo desejável, pelas organizações e pelos servidores.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

ALMEIDA, G. C., i F. S. PREVITALI. "O PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ENTRE 2016 E 2021: um golpe contra os(as) servidores(as) técnico-administrativos em educação". W Trabalho e reestruturação produtiva do capital, 72–86. Navegando Publicações, 2022. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-81417-67-3-0-f.72-86.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Streszczenia konferencji na temat "Técnico e tecnológico; Servidores técnico-administrativos em educação"

1

siqueira, Luciane Barcia Beasil, i Ana Paula Furtado Soares Pontes. "A INCLUSÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO: UMA ANÁLISE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA". W IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, V ENCONTRO DE EGRESSOS, III ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, MPE - UNITAU. Recife, Brasil: Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/1341163.1-7.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Santos, Fabiana. "Os “usos de si” por bibliotecários no serviço público federal em atividade de trabalho após formação continuada em cursos de pós-graduação". W Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1906.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Com imperativo tecnológico e informacional vivido na sociedade da informação, o mundo do trabalho tem passado por modificações. Assim, profissionais se veem com necessidades constantes de capacitação e formação continuada. Na área de informação e no funcionalismo público não ocorre de forma diferente. Com intuito de melhoria na prestação de serviços e valorização do profissional, o Estado incentiva e até formula instrumentos para facilitar a gestão da carreira dos servidores.Um dos instrumentos é o plano de carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005. É neste contexto que se insere o sujeito alvo desta proposta: Bibliotecários Técnicos Administrativos em Educação concursados. A pesquisa tem como objetivo investigar os “usos de si” feitos por estes profissionais em sua atividade de trabalho após formação continuada em cursos de pós-graduação stricto sensu. Este estudo se alicerçará em bases teóricas da ergologia. Justifica-se esta proposta pela importância de se estudar uma prática profissional que tem lastro histórico, está regulamentada e sedimentada no mundo do trabalho. Acredita-se que os profissionais bibliotecários utilizam estratégias para realizar renormalizações com o intuito de entender, driblar as deformações do meio e dar sentido às suas atividades. E que as formações continuadas em nivel de mestrado e doutorado podem ser utilizadas como ferramentas que sustentarão e auxiliarão estas ações. Esses são postulados inspirados pela revisão teórica realizada. Eles se mostram importantes para o desenvolvimento da pesquisa empírica, que se propôs realizar junto a bibliotecários que atuam no serviço público federal
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Silva, Washington Roberto Rodrigues da, Amanda Roberta de Almeida, Claudemir Natal Marcatto Bocayuva, Fernanda Pereira Pascote, Maria Gineusa de Medeiros e. Souza i Regina Clélia da Costa Mesquita Micaroni. "A educação para a Gestão Ambiental e de resíduos em Universidade: plano de gestão de resíduos urbanos". W Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo. Universidade Estadual de Campinas. Sistema de Bibliotecas, 2023. http://dx.doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5103.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A de Gestão Ambiental e de Resíduos GEARE, ligada à Diretoria Executiva de Planejamento Integrado – DEPI, em parceria com a Escola de Educação Corporativa da Unicamp EDUCORP, realizou em 2022 o curso Plano de Gerenciamento de Resíduos Urbanos Local – PGRU de 13 órgãos administrativos. Em 2023 realizou a 2ª edição do curso para elaboração do PGRU nas áreas administrativas do campus de Campinas. A GEARE ofereceu o curso para quem não gera resíduos perigosos, participaram 17 órgãos, com 19 servidores. O sistema de gestão ambiental da Unicamp tem por base três elementos a Coordenadoria de Gestão Ambiental e de Resíduos, a Câmara Técnica de Gestão de Resíduos e a Rede de Facilitadores. A Câmara Técnica de Gestão de Resíduos em 2003 elaborou programas ambientais, em 2012 eliminou o passivo de resíduos perigosos. Em 2022 e 2023 priorizamos a gestão de resíduos urbanos. A GEARE elaborou um curso técnico para aplicar o Programa de Gestão Resíduos Urbanos. As indicações novas de facilitadores foram capacitadas e o curso contemplou o gerenciamento de todos os resíduos sólidos comuns, recicláveis ou não, além de informar a existência do programa de gerenciamento de resíduos da construção civil e as exigências do órgão ambiental do estado de São Paulo relativas à destinação de resíduos. Foram 5 aulas teóricas e 4 aulas para as apresentações dos planos das unidades participantes. Parte do curso foi presencial, totalizando 25 horas de aulas. Houve também 5 encontros virtuais para assessoria durante a elaboração do PGRL, total 8 horas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii