Gotowa bibliografia na temat „Saúde integrativa”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Saúde integrativa”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Saúde integrativa"

1

Pedro, Danielli Rafaeli Candido, i Beatriz Maria dos Santos Santiago Ribeiro. "Acupuntura em trabalhadores: revisão integrativa da literatura". Revista de Saúde Pública do Paraná 4, nr 1 (30.04.2021): 151–62. http://dx.doi.org/10.32811/25954482-2021v4n1p151.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre o uso da acupuntura em trabalhadores. Método: revisão integrativa da literatura, com busca realizada em agosto de 2019 nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, na Biblioteca Virtual em Saúdee na Biblioteca Eletrônica Científica Online. Com os descritores controlados, Saúde do trabalhador; Acupuntura e Trabalhadores. Foram incluídos artigos primários, em português, disponíveis na integra e publicados entre os anos de 2009 e 2019 e foram excluídos artigos secundários. Resultados: compuseram a amostra final quatro artigos, os quais abordavam o uso da acupuntura em trabalhadores de diferenciadas amostras. A acupuntura mostrou-se uma estratégia eficaz para melhoria das condições de saúde e qualidade de vida dos trabalhadores. Considerações finais: a acupuntura pode ser uma aliada na promoção de saúde ou tratamento de doenças, há necessidade de maiores evidencias cientificas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Santos, Lívia da Silva Firmino dos, Wesley Roger Candido de Medeiros, Regina Shiraishi i Simone Fátima de Azevedo. "As práticas integrativas e complementares em saúde na atenção primária a saúde: uma revisão integrativa". Revista Eletrônica Acervo Saúde 23, nr 1 (9.01.2023): e11393. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e11393.2023.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: identificar na literatura, como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) acontecem no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, com artigos publicados entre 2015 a 2021, no idioma português, inglês e espanhol e com texto completo disponível. Foi realizado busca nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). LILACS, Bdenf e Medline, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Enfermagem” and “Terapias Complementares” and “Atenção Primária em Saúde”. Resultados: obteve-se cinco artigos selecionados que permitiram e os achados foram distribuir por similaridades nas seguintes categorias: As PICS no cenário da Atenção Primária à Saúde; Desafios devido o modelo farmacológico e a utilização das PICs na APS; Desafios e dificuldades dos profissionais na implantação das PICS na APS. Considerações Finais: Percebesse que apesar da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) apresentar uma grande potencialidade e benefícios ao ser aplicada na APS, ficou evidente que um dos fatores que dificulta sua utilização é a falta de conhecimento tanto da população como dos profissionais em saúde sobre as PICs.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Silva, José Antonio Cordero da, Cristiane Guerreiro Pereira Abdul Massih, Daniele Azevedo Valente, Danielle Ferreira de Souza, Magda Regiane Lima de Carvalho Monteiro i Raiza Morais Rodrigues. "Ensino da empatia em saúde: revisão integrativa". Revista Bioética 30, nr 4 (grudzień 2022): 715–24. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422022304563pt.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo Empatia pressupõe a capacidade e sobretudo a vontade de compreender o outro e se colocar em seu lugar. Considerando isso, espera-se que profissionais envolvidos em cuidados de saúde sejam mais empáticos e capazes de ler o mundo ao seu redor com olhar humanizado, crítico e reflexivo. Objetivou-se investigar, mediante revisão integrativa, o que tem sido discutido a respeito do ensino da empatia nos cursos de graduação da área da saúde nos últimos cinco anos. Foram selecionados 27 artigos das bases de dados MEDLINE e LILACS, por meio dos quais se identificou que a maioria dos estudos disponíveis foram realizados nas áreas de medicina e enfermagem. Além disso, constatou-se que, apesar de o tema empatia remeter à subjetividade, a metodologia quantitativa com aplicação de escalas padronizadas foi a mais utilizada para mensurar níveis de empatia e que, por fim, o ensino da empatia ocorreu por meio de metodologias ativas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Silva, Leigh Nathalie da, Jéssica Heloiza Rangel Soares, Jucelei Pascoal Boaretto, Carlos Takeo Okamura i Eleine Aparecida Penha Martins. "Práticas integrativas e complementares em saúde no cuidado paliativo: revisão integrativa". Peer Review 5, nr 3 (21.03.2023): 306–19. http://dx.doi.org/10.53660/228.prw315.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A presente investigação é uma revisão integrativa que objetivou avaliar as evidências científicas disponíveis referentes a utilização das práticas integrativas e complementares em saúde dentro do cuidado paliativo. Para a seleção dos artigos utilizou-se duas bases de dados, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Medline. A amostra desta pesquisa consistiu-se em 15 artigos. Após a leitura e análise das pesquisas incluídas na revisão, observou-se que em geral as práticas integrativas e complementares em saúde refletem em melhoria dos sintomas em pacientes de cuidados paliativos, sendo o principal sintoma a dor. As práticas integrativas e complementares mais utilizadas nas pesquisas foram medicina tradicional chinesa, aromaterapia, massagem, reflexologia, terapia com animais e musicoterapia.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Guimarães Lemes, Alisséia, Vagner Ferreira do Nascimento, Elias Marcelino da Rocha, Liliane Santos da Silva, Maria Aparecida Sousa Oliveira Almeida, Rosa Jacinto Volpato i Margarita Antonia Villar Luis. "A terapia comunitária integrativa no cuidado em saúde mental: revisão integrativa". Revista Brasileira em Promoção da Saúde 33 (2020): 1–12. http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2020.10629.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: Investigar a produção científica acerca do uso da terapia comunitária integrativa no cuidado em saúde mental. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica realizada em novembro de 2019, com as publicações dos últimos 13 anos, nas bases: Base de Dados de Enfermagem, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e Scientific Eletronic Library Online. Resultados: Foram encontrados 9.382 artigos, sendo 17 inclusos neste estudo. As principais demandas acolhidas nas rodas de terapia comunitária integrativa estiveram relacionadas com os conflitos familiares, os sentimentos negativos, as perdas, os problemas de saúde e a violência. Com relação às contribuições, participar das rodas proporcionou aos usuários autonomia, aceitação, empoderamento, resiliência e o autocuidado. Conclusão: As evidências apontaram que a terapia comunitária integrativa foi utilizada como estratégia de cuidado das demandas em saúde mental em diversos cenários, destacando-a como uma tecnologia leve, a ser aplicada coletivamente na comunidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Haiashida, Keila Andrade, i Ricardo Hélio Chaves Maia. "EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: revisão integrativa". Itinerarius Reflectionis 14, nr 4 (5.12.2018): 01. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v14i4.55163.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo do artigo foi analisar as produções sobre educação permanente em saúde a partir da nova concepção que norteia essa política, um enfoque direcionado para prevenção de doenças e promoção da saúde. Desse modo, foram consultadas as bases de dados Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e a Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal (Redalyc), usando como critério de inclusão artigos completos publicados entre 2012 e 2017, cuja seleção resultou na síntese e avaliação de 17 artigos com discussões estruturadas sobre três eixos, a saber: a concepção pedagógica das propostas de educação permanente em saúde; os documentos e leis que subsidiam essa política e o uso de tecnologias da informação e comunicação. No tocante à concepção pedagógica o que se percebe é uma tentativa de superação das abordagens tradicionais e a adoção de modelos construtivistas com uso do conceito de aprendizagem significativa e colaborativa; ensino contextualizado e problematizado a partir dos conhecimentos prévios manifestos pelos cursistas; desenvolvimento de habilidades técnicas, mas também humanísticas e éticas. Quanto ao aspecto legal existem diversas portarias e leis que normatizam a proposta para educação permanente em saúde, destacamos a Constituição Federal; a Lei nº 8.080, que apresenta cinco artigos que versam sobre a ação educacional como atribuição dos órgãos de gestão do Serviço Único de Saúde (SUS); a Portaria nº 198 GM / MS de 13 de fevereiro de 2004 e a Portaria GM/MS nº 1.996, de 20 de agosto de 2007. Para enfrentar a necessidade de acesso à informação e o desafio da descentralização dos serviços e das equipes de saúde tem sido incorporada as tecnologias da informação e comunicação e a modalidade de educação à distância.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Silva, Anny Vanessa Cavalcante Costa, Bráulio Sía de Queiroz Junior i Ana Maria Guerra Costa. "Saúde bucal na escola: revisão integrativa". Research, Society and Development 10, nr 10 (14.08.2021): e393101018972. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18972.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O estudo demonstra atualmente os esforços da odontologia sendo analisada através da prevenção das doenças bucais, e demais patologias, destacando as necessidades de ensinar e a motivação dos melhores hábitos de higiene bucal da criança, adotando a educação em saúde voltada na aprendizagem da melhoria da qualidade de higiene bucal no dia a dia. O objetivo da pesquisa foi relatar programas de educação de saúde bucal na escola e a motivação para criança em relação à saúde bucal em escolas. Esta revisão sistemática relata os cuidados com a higiene oral e são o foco da atuação da odontologia atualmente. Além de trabalhar com a prevenção em todos os pacientes, os pequenos devem compreender desde cedo a importância de seguir os cuidados com a saúde bucal e como isto afeta seu desenvolvimento até a vida adulta.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Feitosa, Ana Nery de Castro, Cristiane Lima de Oliveira, Elisfabio Brito Duarte i Adriano Monteiro de Oliveira. "AVALIAÇÃO EM SAÚDE: Uma revisão integrativa". Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 10, nr 30 (6.07.2016): 274. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v10i30.457.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo teve por objetivo analisar textos que abordam o tema da avaliação de serviços públicos voltados para as políticas de saúde. Para tanto, foram selecionadas três obras sobre o assunto: Texto 1 - Avaliação de Programas e Serviços Sociais no Brasil: uma análise das práticas no contexto atual; Texto 2 - Avaliação da Qualidade da Atenção Primária pelos Profissionais de saúde: Comparação entre Diferentes Tipos de Serviços; e, Texto 3 - Avaliação da qualidade do programa Saúde da Família em municípios do Ceará: uma abordagem multidimensional. A análise dos referidos textos foi baseada em modelos de avaliação propostos por renomados autores da área: Donabediam e Contandriopoulos. Foram apresentados os principais aspectos trazidos por cada um dos textos, tendo em vista uma melhor compreensão da utilização da avaliação em políticas setoriais de saúde.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Santos, Natânia Candeira dos, Carina Corrêa Bonates Campos, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente i Elaine Antunes Cortez. "Trabalho docente, saúde mental e promoção da saúde: revisão integrativa". Research, Society and Development 11, nr 11 (31.08.2022): e516111134039. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.34039.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo teve por objetivo analisar a evidência disponível sobre como a promoção da saúde mental vem sendo contemplada no trabalho docente e sua relação com a educação permanente em saúde nesse ambiente laboral. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada através de cinco bases de dados e uma biblioteca digital. Foi utilizada a estratégia PICo, com amostra composta por 4 artigos e força de evidência IV. Os resultados indicam que as condições e as relações de trabalho são potenciais geradoras de sofrimento mental, principalmente quando não são oferecidas condições que possibilitem reparar possíveis danos. Há uma reflexão sobre as condutas promotoras de saúde mental adotadas pelos próprios docentes para minimizar danos provenientes do trabalho na vida pessoal, percebendo-se que ainda há muito o que debater sobre a temática, principalmente no que diz respeito ao cuidado de si. Não foram encontrados estudos que dispusessem da educação permanente como medida implementada no âmbito de trabalho docente, nem ações ou projetos para a promoção da saúde mental, sendo apenas mencionados como possíveis estratégias que podem contribuir para a minimização dos problemas relacionados ao adoecimento.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Soares Ribeiro, Ana Rita, i Ana Lívia Castelo Branco de Oliveira. "ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS VOLTADAS AO PÉ DIABÉTICO: REVISÃO INTEGRATIVA". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, nr 11 (1.12.2021): e211917. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i11.917.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A diabetes constitui um importante problema de saúde pública, devido a elevadas prevalência e morbimortalidade, além do risco de desenvolvimento de complicações crônicas incapacitantes. Em relação às suas complicações crônicas, o pé diabético constitui a causa mais frequente de complicações, com uma alta taxa de amputação, internação prolongada e custo hospitalar elevado em nosso meio. As práticas integrativas e complementares (PIC) têm surgido como formas de tratamento para diversos agravos à saúde. São importantes aliadas ao tratamento convencional de diversas condições crônicas, auxiliando para o olhar ampliado dos profissionais sobre o processo saúde e doença. O objetivo destacar as práticas integrativas assistenciais de enfermagem voltadas ao pé diabético na atenção primária, presentes na literatura. Foi utilizado o método de pesquisa integrativa, em que 10 artigos científicos disponibilizados na íntegra, nos últimos 5 anos, selecionados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), compuseram a amostra analisada. Os resultados demonstraram que as PICs são importantes para promoção de uma assistência holística e humanizada, além de apresentarem baixo custo de implementação. Conclui-se que os enfermeiros são os principais profissionais a empregarem as PICs e as atividades educativas, mas é necessário melhores condições trabalhistas para que essa classe continue a promover saúde de qualidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Rozprawy doktorskie na temat "Saúde integrativa"

1

Habimorad, Pedro Henrique Leonetti [UNESP]. "Práticas integrativas e complementares no SUS: revisão integrativa". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/139384.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-06-07T17:12:22Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-08-28. Added 1 bitstream(s) on 2016-06-07T17:17:01Z : No. of bitstreams: 1 000858853_20170228.pdf: 362685 bytes, checksum: e5a774922644840098fdbaf6347c49c5 (MD5) Bitstreams deleted on 2017-03-03T11:01:35Z: 000858853_20170228.pdf,. Added 1 bitstream(s) on 2017-03-03T11:02:43Z : No. of bitstreams: 1 000858853.pdf: 1043060 bytes, checksum: a9243ab60200ad48a08b2f5635374fb4 (MD5)
Embora a biomedicina seja indispensável à vida contemporânea, a crescente procura por Práticas Integrativas e Complementares (PIC) denuncia as fragilidades deste modelo em responder integralmente às diversas demandas de saúde da população. Apoiando-se na necessidade de efetivação do principio da integralidade no SUS e atendendo as diretrizes da OMS para implantação das medicinas tradicionais, alternativas e complementares nos sistemas nacionais de saúde, o governo brasileiro lançou em 2006 a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). O presente trabalho se propõe a caracterizar as produções científicas acerca das PIC no SUS antes e após a implantação da PNPIC, destacando as principais fragilidades, potencialidades e perspectivas apontadas pelas pesquisas em relação a este processo. Utiliza-se o método de revisão integrativa, considerando o período temporal entre 2000 e 2013. No período entre Agosto e Novembro de 2013, foram consultadas as bases de dados da Medline, Lilacs, Scielo e Scopus e incluídos 35 artigos, que atenderam os seguintes critérios: trabalhos completos publicados em periódicos, relevantes ao tema e escritos em português, espanhol e/ou inglês. Os dados foram analisados por meio de abordagem quali-quantitativa, apresentados em tabelas e em categorias temáticas e discutidos à luz da integralidade em saúde. Observou-se que a produção sobre PIC no SUS começa a crescer em 2007, que a maioria dos artigos são brasileiros e se concentram na base de dados da Lilacs. A região sudeste concentra o maior volume de artigos sobre o tema e, dentre as universidades, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A maioria dos autores possui graduação na área da saúde e título de doutor. Em relação à abordagem metodológica, os estudos qualitativos possuem maior representatividade e em relação ao desenho de pesquisa destacam-se os estudos descritivos. Os sujeitos...
While biomedicine is indispensable to contemporary life, the growing demand for Integrative and Complementary Practices (ICP) denounces the weaknesses of this model to fully meet the diverse health needs of the population. Relying on the need for realization of the principle of comprehensiveness in SUS and meeting the WHO guidelines for deployment of traditional, complementary and alternative medicines in national health systems, the brazilian government launched in 2006 the National Policy on Integrative and Complementary Practices in the Unified Health System (UHS) (NPICP). This study aims to characterize the scientific production about the ICP in the UHS before and after the implementation of NPICP, highlighting the main weaknesses, potential and prospects indicated by the research regarding this process. We use the integrative review method, considering the time period between 2000 and 2013. Between August and November 2013, Medline databases were consulted, Lilacs, SciELO and Scopus and included 35 articles that met the following criteria: full papers published in journals relevant to the topic and written in Portuguese, Spanish and / or English. Data were analyzed using qualitative and quantitative approach, presented in tables and themes and discussed based on health comprehensiveness. It was observed that the production of ICP in UHS begins to grow in 2007, that most articles are Brazilian and are concentrated in the Lilacs database. The southeast region concentrates the largest number of articles on the subject and, among universities, the Federal University of Santa Catarina (FUSC) holds the biggest percentage of articles. Most authors hold a degree in health and doctor's degrees. Regarding the methodological approach, qualitative studies have greater representation and in relation to research design stand out from the descriptive studies. The most studied subjects were UHS users and professionals. It is observed that most of ...
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Habimorad, Pedro Henrique Leonetti. "Práticas integrativas e complementares no SUS : revisão integrativa /". Botucatu, 2015. http://hdl.handle.net/11449/139384.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Orientador: Regina Stella Spagnuolo
Banca: Karina Pavão Patrício
Banca: Marcelo Marcos Piva Demarzo
Resumo: Embora a biomedicina seja indispensável à vida contemporânea, a crescente procura por Práticas Integrativas e Complementares (PIC) denuncia as fragilidades deste modelo em responder integralmente às diversas demandas de saúde da população. Apoiando-se na necessidade de efetivação do principio da integralidade no SUS e atendendo as diretrizes da OMS para implantação das medicinas tradicionais, alternativas e complementares nos sistemas nacionais de saúde, o governo brasileiro lançou em 2006 a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). O presente trabalho se propõe a caracterizar as produções científicas acerca das PIC no SUS antes e após a implantação da PNPIC, destacando as principais fragilidades, potencialidades e perspectivas apontadas pelas pesquisas em relação a este processo. Utiliza-se o método de revisão integrativa, considerando o período temporal entre 2000 e 2013. No período entre Agosto e Novembro de 2013, foram consultadas as bases de dados da Medline, Lilacs, Scielo e Scopus e incluídos 35 artigos, que atenderam os seguintes critérios: trabalhos completos publicados em periódicos, relevantes ao tema e escritos em português, espanhol e/ou inglês. Os dados foram analisados por meio de abordagem quali-quantitativa, apresentados em tabelas e em categorias temáticas e discutidos à luz da integralidade em saúde. Observou-se que a produção sobre PIC no SUS começa a crescer em 2007, que a maioria dos artigos são brasileiros e se concentram na base de dados da Lilacs. A região sudeste concentra o maior volume de artigos sobre o tema e, dentre as universidades, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A maioria dos autores possui graduação na área da saúde e título de doutor. Em relação à abordagem metodológica, os estudos qualitativos possuem maior representatividade e em relação ao desenho de pesquisa destacam-se os estudos descritivos. Os sujeitos...
Abstract: While biomedicine is indispensable to contemporary life, the growing demand for Integrative and Complementary Practices (ICP) denounces the weaknesses of this model to fully meet the diverse health needs of the population. Relying on the need for realization of the principle of comprehensiveness in SUS and meeting the WHO guidelines for deployment of traditional, complementary and alternative medicines in national health systems, the brazilian government launched in 2006 the National Policy on Integrative and Complementary Practices in the Unified Health System (UHS) (NPICP). This study aims to characterize the scientific production about the ICP in the UHS before and after the implementation of NPICP, highlighting the main weaknesses, potential and prospects indicated by the research regarding this process. We use the integrative review method, considering the time period between 2000 and 2013. Between August and November 2013, Medline databases were consulted, Lilacs, SciELO and Scopus and included 35 articles that met the following criteria: full papers published in journals relevant to the topic and written in Portuguese, Spanish and / or English. Data were analyzed using qualitative and quantitative approach, presented in tables and themes and discussed based on health comprehensiveness. It was observed that the production of ICP in UHS begins to grow in 2007, that most articles are Brazilian and are concentrated in the Lilacs database. The southeast region concentrates the largest number of articles on the subject and, among universities, the Federal University of Santa Catarina (FUSC) holds the biggest percentage of articles. Most authors hold a degree in health and doctor's degrees. Regarding the methodological approach, qualitative studies have greater representation and in relation to research design stand out from the descriptive studies. The most studied subjects were UHS users and professionals. It is observed that most of ...
Mestre
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Leite, Renata Antunes de Figueiredo. "Direito à informação em saúde: revisão integrativa". Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-27072015-180513/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com os objetivos de identificar, avaliar criticamente e sintetizar as evidências científicas relacionadas ao direito à informação em saúde. A questão norteadora para a pesquisa foi: Quais as evidências disponíveis sobre o direito à informação em saúde? As bases de dados Hein Online, ISTA, Lilacs, LISA, PubMed e Web of Science foram selecionadas para a busca de estudos primários indexados nos últimos 10 anos. Os descritores controlados e não controlados foram selecionados de acordo com cada base de dados. Dos 6888 estudos localizados e considerando os critérios de seleção foram excluídos 2433 por não serem artigos de periódico, 907 por não serem estudos primários, 3346 devido à ausência de relação ao tema. Do total de 202 elegíveis, 183 não respondiam à questão norteadora e 15 estudos primários foram incluídos na revisão integrativa. Para a extração dos dados foi utilizado um instrumento validado. A análise dos dados foi descritiva e apresentada em três categorias: conhecimento de pacientes sobre seu direito à informação, conhecimento de pacientes e profissionais de saúde sobre direito à informação do paciente e conhecimento de profissionais de saúde sobre o direito à informação do paciente. O desenvolvimento desta revisão integrativa da literatura permitiu, por meio dos resultados obtidos, encontrar as principais evidências relacionadas ao direito à informação em saúde. Em todas as categorias verifica-se a necessidade de capacitação de profissionais de saúde em relação ao direito dos usuários de serviços de saúde. Assim, a educação dos profissionais mostra-se como uma possibilidade de se fazer cumprir o direito à informação do paciente, melhorando a prática assistencial e consequentemente as condições de saúde das pessoas
The aim of this integrative literature review was to identify, critically evaluate and summarize evidence from primary studies related to the right to health information. The guiding question for the research was : What evidence is available on the right to health information ? The Hein Online databases, ISTA, Lilacs, LISA, PubMed and Web of Science were selected for the search for primary studies indexed in the last 10 years. The controlled and uncontrolled descriptors were selected according to each database. From over 6888 studies and considering the selection criteria, 2433 were excluded for not being journal articles, 907 for not being primary studies, 3346 due to the lack of relationship with the theme. Of the 202 eligible ones, 183 did not respond to the guiding question and 15 primary studies were included in the integrative review. To entry the data, a validated instrument was used. Data analysis was descriptive and presented in three categories: knowledge of patients about their right to information, knowledge of patients and health professionals on patient\'s right to information and knowledge of health professionals on the right to patient information. The development of this integrative literature showed, through the results, the main evidence related to the right to health information. In all categories, there is a need to train health professionals in relation to the right of health services users. Thus the education of professionals emerges as a possibility to enforce the right to patient information, improving care practice and consequently the health of the people
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Ramos, Daniela Cristina da Silva [UNESP]. "Transdisciplinaridade em saúde: uma análise integrativa da literatura". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/98369.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:33Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-05-26Bitstream added on 2014-06-13T19:17:51Z : No. of bitstreams: 1 ramos_dcs_me_botfm.pdf: 576025 bytes, checksum: 5fc8655ae4d4fe58fadfd5b6130dc570 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Este estudo tem como o objetivo identificar o conhecimento construído sobre a teoria da Transdisciplinaridade na área da Saúde. O Método consistiu em uma análise integrativa da literatura, firmada num roteiro de coleta de dados seguindo nove critérios de identificação, sendo eles: dados do autor (nome e profissão), dados da publicação (bases de dados da publicação, base de acesso); desenho do estudo e aspectos abordados pelo autor. A amostra foi composta por 95 artigos, apresentando uma distribuição praticamente igualitária entre a língua inglesa e a portuguesa. A análise dos dados foi realizada em três etapas. Na primeira etapa procedemos à análise relativa aos dados de identificação do autor, ano de publicação e localização do artigo. Para esta etapa, os dados foram agrupados em um banco de dados, utilizando-se o programa EPI INFO – 6.0. A análise foi feita utilizando-se operações simples de distribuição de frequência em porcentagem. Na etapa seguinte, ocorreu a análise do conteúdo dos artigos, a partir de seus objetivos, metodologia empregada e a temática correspondente. A terceira etapa foi constituída do recorte realizado em sete artigos que contemplaram a temática: Ensino em Complexidade/Transdisciplinaridade na área de saúde, por meio da técnica de análise temática. Foram identificados três núcleos temáticos, sendo eles: A Estrutura Curricular e a Transdisciplinaridade, a Percepção do Papel do Docente e a Transdisciplinaridade. Concluiu-se que a Transdisciplinaridade é uma ciência capaz de validar a integralidade do cuidado, em especial, na Estratégia em Saúde da Família, bem como para realizar as práticas de promoção da saúde, desenvolvidas nas Conferências Internacionais sobre o assunto, possibilitando atender às necessidades sociais na saúde contemplada pela cidadania.
This paper aimed at identifying the knowledge put up based the transdisciplinarity theory on health area. The method consisted of an integrative literature review based on data collection according to nine criteria for identification, such as: author profile (name and occupation), data on publication (databases, basis of access); study design and points raised by the author. The sample was made of 95 articles, both in English and in Portuguese. Data analysis was carried out in three stages. In the first one, there was the analysis of the author’s identifying data, year of publication and location of the article. For this stage, data was grouped in a database by using the software EPI INFO – 6.0. The analysis was conducted on simple calculations of frequency on percentage. In the following stage, there was the analysis of the articles from their objectives, methods used and theme. The third stage consisted of the selection of seven articles with the theme “teaching in complexity/transdisciplinarity on health area” through the thematic analysis technique. Three thematic groups were identified: the curriculum structure and transdisciplinarity, teacher role perceptions and transdisciplinarity. Therefore, it was concluded that transdisciplinarity is a science which can validate the integrity of care, especially in strategies on family health, as well as conduct practice of health promotion developed in international conferences on this topic, making it possible to meet the social needs in health considered by citizenship.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Ramos, Daniela Cristina da Silva. "Transdisciplinaridade em saúde : uma análise integrativa da literatura /". Botucatu : [s.n.], 2009. http://hdl.handle.net/11449/98369.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo: Este estudo tem como o objetivo identificar o conhecimento construído sobre a teoria da Transdisciplinaridade na área da Saúde. O Método consistiu em uma análise integrativa da literatura, firmada num roteiro de coleta de dados seguindo nove critérios de identificação, sendo eles: dados do autor (nome e profissão), dados da publicação (bases de dados da publicação, base de acesso); desenho do estudo e aspectos abordados pelo autor. A amostra foi composta por 95 artigos, apresentando uma distribuição praticamente igualitária entre a língua inglesa e a portuguesa. A análise dos dados foi realizada em três etapas. Na primeira etapa procedemos à análise relativa aos dados de identificação do autor, ano de publicação e localização do artigo. Para esta etapa, os dados foram agrupados em um banco de dados, utilizando-se o programa EPI INFO - 6.0. A análise foi feita utilizando-se operações simples de distribuição de frequência em porcentagem. Na etapa seguinte, ocorreu a análise do conteúdo dos artigos, a partir de seus objetivos, metodologia empregada e a temática correspondente. A terceira etapa foi constituída do recorte realizado em sete artigos que contemplaram a temática: Ensino em Complexidade/Transdisciplinaridade na área de saúde, por meio da técnica de análise temática. Foram identificados três núcleos temáticos, sendo eles: A Estrutura Curricular e a Transdisciplinaridade, a Percepção do Papel do Docente e a Transdisciplinaridade. Concluiu-se que a Transdisciplinaridade é uma ciência capaz de validar a integralidade do cuidado, em especial, na Estratégia em Saúde da Família, bem como para realizar as práticas de promoção da saúde, desenvolvidas nas Conferências Internacionais sobre o assunto, possibilitando atender às necessidades sociais na saúde contemplada pela cidadania.
Abstract: This paper aimed at identifying the knowledge put up based the transdisciplinarity theory on health area. The method consisted of an integrative literature review based on data collection according to nine criteria for identification, such as: author profile (name and occupation), data on publication (databases, basis of access); study design and points raised by the author. The sample was made of 95 articles, both in English and in Portuguese. Data analysis was carried out in three stages. In the first one, there was the analysis of the author's identifying data, year of publication and location of the article. For this stage, data was grouped in a database by using the software EPI INFO - 6.0. The analysis was conducted on simple calculations of frequency on percentage. In the following stage, there was the analysis of the articles from their objectives, methods used and theme. The third stage consisted of the selection of seven articles with the theme "teaching in complexity/transdisciplinarity on health area" through the thematic analysis technique. Three thematic groups were identified: the curriculum structure and transdisciplinarity, teacher role perceptions and transdisciplinarity. Therefore, it was concluded that transdisciplinarity is a science which can validate the integrity of care, especially in strategies on family health, as well as conduct practice of health promotion developed in international conferences on this topic, making it possible to meet the social needs in health considered by citizenship.
Orientador: Ivan Amaral Guerrini
Coorientador: Wilza Carla Spiri
Banca: Odalva Serrano
Banca: Silvia Cristina Mangini Bocchi
Mestre
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Mouzinho, Mirian Estela do Couto. "Indicadores para monitoramento da saúde da pessoa idosa: revisão integrativa". Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8529.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O estudo teve por objetivo identificar indicadores para monitoramento da saúde da pessoa idosa a partir da perspectiva do envelhecimento ativo, conforme previsto na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI) e no Pacto pela Saúde. Foi realizada revisão da literatura, utilizando as bases de dados: LILACS, SCIELO e MEDLINE. Cento e oitenta e nove estudos foram identificados e 14 foram incluídos nesta revisão. Um total de 22 indicadores de saúde foi identificado para acompanhamento das condições de saúde da população idosa. Entre os indicadores identificados, um indicador está relacionado a aspectos demográficos; quatro ao uso dos serviços de saúde; e doze à capacidade funcional dos idosos. Todos podem ser utilizados para monitoramento da saúde da população idosa, em consonância às diretrizes da PNSPI e do Pacto pela Saúde. Observou-se a importância do uso de um conjunto de indicadores para avaliação e monitoramento adequados das condições de saúde dos idosos. Pois, os indicadores aplicados isoladamente são limitados para melhor análise dos resultados alcançados na execução da PNSPI. Os inquéritos foram a fonte de dados mais satisfatória para obtenção de informações sobre a capacidade funcional dos idosos. Embora forneçam expressiva quantidade de dados e informações sobre a saúde da população idosa, os Sistemas Nacionais de Informação do Ministério da Saúde, têm maior enfoque na morbimortalidade e não são suficientes para avaliar as especificidades das pessoas idosas sob a ótica do envelhecimento bem sucedido.
The aim of this study is to identify indicators for monitoring the health of the elderly from the perspective of active ageing, as provided in the Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa - PNSPI (National Health Policy for Older Persons) and the Pacto pela Saúde (Pact for Health). A review of the literature was made, using the databases: LILACS, SCIELO and MEDLINE. One hundred and eighty-nine studies were identified and 14 were included in this review. A total of 22 health indicators were identified for monitoring the health conditions of the elderly population. Among the identified indicators, an indicator is related to demographics aspects; four are related to the use of health services, and twelve are related to the functional capacity of the elderly. All of them can be used for monitoring the health of the elderly population, in line with the guidelines of PNSPI and the Pacto pela Saúde (Pact for Health). It was noted the importance of using an appropriate set of indicators for monitoring and evaluation of health conditions of the elderly. For the indicators applied alone are limited for better analysis of the results achieved in the implementation of PNSPI. The surveys were more satisfactory data source for obtaining information about the functional capacity of the elderly. While providing a significant amount of data and information about the health of the elderly population, the National Systems of Information from the Department of Health, have greater focus on morbidity-mortality are not sufficient to take into consideration the specifities of the elderly from the perspective of successful ageing.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Leite, Bruna Michelle Belém. "Visita domiciliária na atenção à saúde : revisão integrativa da literatura". reponame:Repositório Institucional da UFC, 2011. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3990.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
LEITE, Bruna Michelle Belém. Visita domiciliária na atenção à saúde : revisão integrativa da literatura. 2011. 59 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Fortaleza, 2011.
Submitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2012-10-26T12:06:59Z No. of bitstreams: 1 2011_dis_bmbleite.pdf: 471378 bytes, checksum: 82a719460f2d89b12af5d38529baec65 (MD5)
Approved for entry into archive by Erika Fernandes(erikaleitefernandes@gmail.com) on 2012-10-26T15:13:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_dis_bmbleite.pdf: 471378 bytes, checksum: 82a719460f2d89b12af5d38529baec65 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-10-26T15:13:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_dis_bmbleite.pdf: 471378 bytes, checksum: 82a719460f2d89b12af5d38529baec65 (MD5) Previous issue date: 2011
Home Visit (HV) is a technology used in health care which, although it is not recent practice, is present in the entire world. Evidence-based practice is the theoretical and methodological framework adopted in this study which selected the integrative review as research method. Results found in the clinical practice of visits will be used in both primary care and nursing care. This study aims at assessing the scientific production about HV and its concept, methodology, purpose as well as situations available in both national and international literature. CINAL, PubMed, Lilacs, Scielo and Cochrane were the five databases used for the selection of articles. The sample of this review consisted of 13 articles concerning HV in primary care. Results showed that the ones who study HV are still not worried about conceptualizing it. Based on these findings it can be inferred that since HV is a technology incorporated into primary care service routine, it is unnecessary, for some authors, the conceptualization of HV. The articles have evaluated this technology and its effectiveness in health care services. It was observed a variety of population groups receiving visits, such as, infants, children, adolescents, the elderly and the ones in specific situations: women in recovery stage, pregnant women and diabetics. However, there is the predominance of visits to the elderly aged between 70 and 84. Concerning the professionals carrying out the visits, there was some variety as well, but nurses, followed by health workers, are the main conductors of such practice. Given the health-disease process, HV has been held in the care focusing on the disease, which fulfills the service temporarily, devaluing the favorable effect of family environment for actions of health promotion, prevention or diagnosis of diseases. This study aimed at providing information to improve the practice of HV in primary care as well as encouraging nurses to develop researches which have as result strong evidences related to the production of new methodologies for HV to specific groups in primary care.
A Visita Domiciliária (VD), tecnologia utilizada na atenção à saúde, não é uma prática recente e está presente em todo o contexto de cuidados de saúde no mundo. A prática baseada em evidência apresenta-se como o referencial teórico-metodológico adotado neste estudo, que selecionou a revisão integrativa como método de pesquisa para utilizar, na atenção básica e na assistência de enfermagem, os resultados encontrados na prática clínica da visita. O objetivo deste estudo é avaliar as produções científicas disponíveis na literatura nacional e internacional sobre VD em seus aspectos conceituais, metodológicos, finalidade e situações diante do processo saúde e doença.. Para a seleção dos artigos foram utilizadas cinco bases de dados, Cinahl, Pubmed, Lilacs, Cochrane e Scielo, e a amostra desta revisão constituiu-se de 13 artigos, referentes à VD na atenção básica. Os resultados evidenciaram que conceituar VD ainda não é uma preocupação para aqueles que a estudam, o que se pode inferir que por ser uma tecnologia incorporada na rotina dos serviços da atenção básica, torna-se desnecessário, para alguns autores, a sua conceituação. Os artigos avaliaram a tecnologia e sua eficácia na prestação dos serviços de saúde. Observa-se uma variedade de grupos populacionais que recebem visitas, tais como recém-nascidos, crianças, adolescentes, idosos e aqueles em situações específicas: puérperas, grávidas e diabéticos. Visualiza-se, porém, um predomínio das visitas realizadas aos idosos na faixa etária de 70 a 84 anos. Quanto aos profissionais que estão realizando a visita domiciliária, houve diversificação, concentrando-se no enfermeiro, seguido pelo agente de saúde, como executores dessa prática. Diante do processo saúde-doença a VD está sendo realizada na prestação de cuidados centrados ainda na doença, o que satisfaz a prestação de serviços momentaneamente, desvalorizando o efeito favorável do ambiente familiar para ações de promoção à saúde, prevenção ou diagnóstico de doença. Este estudo pretendeu fornecer subsídios para a melhoria da prática da VD na atenção básica, bem como estimular os enfermeiros no desenvolvimento de pesquisas que produzam evidências fortes relativas à elaboração de novas metodologias e teorização para a realização da VD a grupos específicos na atenção básica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Catarucci, Fernanda Martin. "Autocura metafisica : revisão integrativa /". Botucatu, 2013. http://hdl.handle.net/11449/98389.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Orientador: Regina Stella Spagnuolo
Coorientador: Ione Morita
Banca: Eliana Mara Braga
Banca: Alberto Peribanez Gonzalez
Resumo: Este estudo consiste de uma revisão integrativa da literatura nacional e internacional sobre autocura metafísica, publicada no período de 2001 a 2011. Está alicerçado metodologicamente nas fases propostas por Ganong (1987): seleção das hipóteses, estabelecimento de critérios para seleção da amostra, apresentação das características da pesquisa primária, análise dos dados, interpretação dos resultados e apresentação da revisão. Realizou-se busca on-line dos trabalhos científicos nas bases de dados: Lilacs, Medline,Web of Science, Pubmed, Scopus; com as palavras-chave: "Autocura", "Autocura e Terapias Complementares" e "Autocura e Terapias Integrativas". Foram incluídos artigos completos, nos idiomas português, inglês ou espanhol, e excluídos os artigos incompletos, que se repetiram entre as bases de dados e que não fossem pertinentes ao objeto de estudo, resultando numa amostra composta por 89 artigos. A análise de conteúdo na vertente temática proposta por Bardin (2011) foi utilizada como estratégia metodológica qualitativa para organizar os dados. A caracterização do corpus de análise, apresentada em nove tabelas e submetidas à análise estatística descritiva, aponta uma produção majoritária de publicações internacionais (93%), com predomínio da língua inglesa (94%), das quais 39% são oriundas dos Estados Unidos. O método quantitativo foi predominante (66%) em relação ao qualitativo (34%) sendo 69,5% transversais e 30,5% prospectivos. O número de publicações apresentou crescimento até 2008 (18%), mas a partir de 2009 ocorre uma queda de mais da metade do número de publicações (8%), principalmente da metodologia qualitativa que não apresentou nenhum estudo nos últimos dois anos (2010 e 2011). A análise qualitativa desvelou três categorias: "características dos usuários de práticas regidas pelos princípios da autocura"... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This research consists of an integrative review of national and international literature about metaphysical self-healing, published between the years 2001 to 2011. The methodology is grounded on the phases proposed by Ganong (1987): selection of hypotheses, establishing criteria for sample selection, presentation of the characteristics of the primary research, data analysis, interpretation and presentation of the results of the review. The online search on scientific work on these databases: Lilacs, Medline, Web of Science, Pubmed, Scopus, using the keywords: "Self-healing", "Self-Healing and Complementary Therapies" and "Self- Healing and Integrative Therapies". Full articles were included, in Portuguese, English or Spanish, and incomplete articles, which were repeated between databases and were not relevant to the study object, resulting in a sample of 89 articles. Content analysis of the thematic side proposed by Bardin (2011) was used as a qualitative methodological strategy to organize the data. The characterization of the corpus analysis, presented in nine tables and subjected to statistical analysis, it points to a production majority of international publications (93%), with a language predominance of English (94%), of which 39% are from the United States. The quantitative method was predominantly (66%) compared to qualitative (34%) with 69.5% and 30.5% prospective cross. The number of publications grew by 2008 (18%), but since 2009, there is a decrease of more than half on numbers of publications (8%), mainly qualitative methodology presented no studies in the past two years (2010 and 2011). Qualitative analysis unveiled three categories: "characteristics of users of practices governed by the principles of self-healing", "the relationship between health professionals... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Maszlock, Virgínia Petrini. "Letramento funcional em saúde associado ao conhecimento de medicamentos : revisão integrativa". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/175150.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A partir da hipótese de que pessoas leigas, ou seja, “não profissionais” de saúde, apresentam baixo conhecimento sobre medicamentos, o estudo teve por objetivo identificar por meio de uma revisão integrativa as variáveis que interferem no letramento em saúde relacionado ao uso de medicamentos por pacientes atendidos em serviços de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa que por definição sintetiza resultados obtidos em pesquisas oferecendo informações amplas sobre um tema, e pode ter diferentes finalidades, como definir conceitos, revisar teorias ou analisar métodos de estudos, permite a inclusão simultânea de pesquisa quase-experimental e experimental e combinando dados de literatura teórica e empírica. Realizada no período de janeiro a abril de 2016, foram utilizadas as bases de dados MEDLINE/PubMed, LILACS, SciELO, Google Acadêmico e BDTD. O levantamento abrangeu publicações nacionais e internacionais, em português, inglês ou espanhol, no intervalo de janeiro/1996-janeiro/2016, usando as palavras chave “health literacy”, “health education”, “medication knowledge”, “patient medication knowledge”, “patient”, “medication”, “education” e “patient*participation”. Os critérios de inclusão foram: idade >18 anos, ambos os sexos, qualquer país ou nível socioeconômico; usar técnicas de medir letramento e os de exclusão: estudos com grupos étnicos e camadas sociais pré-definidos; crianças ou seus cuidadores, gravidez, doenças específicas, etc. Foram identificados 637 estudos e excluídos 609 por diversos motivos, restando 28 na amostra final. Os países com maior número de estudos recuperados foram Estados Unidos, Brasil e Espanha, respectivamente, sendo a maior concentração a partir de 2009. Em relação ao delineamento científico dos estudos: 23 eram de natureza quantitativa, 3 qualitativos e 2 mista (quali-quantitativo). As principais questões sobre medicamentos estudadas foram: relação entre o nível educacional e o letramento funcional em saúde, a relação entre conhecimento de medicamentos, adesão à terapia e intervenções educativas. Sobre os métodos para identificar/avaliar o letramento em saúde o TOFHLA, a sua versão reduzida (S-TOFHLA) e REALM foram usados em dois estudos cada um deles. Em 17 estudos os questionários foram desenvolvidos pelos próprios pesquisadores e em três estudos foi também avaliada a adesão pelo Morisky-Green. A pesquisa de letramento em saúde pode auxiliar em programas sobre o uso racional de medicamento, pois parece existir uma correlação positiva entre letramento funcional em saúde e conhecimento sobre medicamentos, e este conhecimento está positivamente relacionado à adesão à terapia medicamentosa.
Based on the hypothesis that lay people, i.e. "non-professionals" of health, have low knowledge regarding medicines, this study aimed to identify, through an integrative review, the variables that affect the health literacy related to the use of medicines by patients treated in health services. This is an integrative review which summarizes results obtained in scientific researches offering comprehensive information on a topic and can have different purposes, such as defining concepts, revising theories or analyzing study methods, it allows the simultaneous inclusion of quasi-experimental research and experimental, combining data from the theoretical and empirical literature. The research was carried out from January to April 2016, during this period, the database from MEDLINE/PubMed, LILACS, SciELO, Google Academic and BDTD were used. The search included national and international publications, in Portuguese, English or Spanish, in the period from January 1996 to January 2016, using the keywords "health literacy", "health education", "medication knowledge", "patient medication knowledge", "Patient", "medication", "education "and" patient*participation". The inclusion criteria were: age>18 years old, both sexes, any country or socioeconomic level; to use literacy and exclusion techniques: studies with pre-defined ethnic groups and social strata; children or their caregivers, pregnancy, specific diseases, etc. 637 studies were identified and 609 were excluded for several reasons, leaving 28 in the final sample. The countries with the highest number of studies recovered were the United States, Brazil and Spain, respectively, with the highest concentration starting from 2009. Regarding the scientific design of the studies: 23 were quantitative, 3 qualitative and 2 mixed (qualitative-quantitative). The main questions related to the studied drugs were: the relationship between educational level and functional literacy in health, the relationship between knowledge of medicines, adherence to therapy and educational interventions. On methods to identify/evaluate health literacy in health, TOFHLA, its reduced version (S-TOFHLA) and REALM were used in two studies each of them. In 17 studies the questionnaires were developed by the researchers themselves and in three studies the adhesion by Morisky-Green was also evaluated. The health literacy research can assist programs on the rational use of medicines since there seems to be a positive correlation between functional literacy in health and knowledge about medicines, and this knowledge is positively related to adherence to drug therapy.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Silva, Livia Gouveia da. "Projeto terapêutico singular: uma revisão integrativa da literatura". Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7141/tde-31082016-121126/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de condutas e propostas terapêuticas que orientam o trabalho direcionado a um sujeito singular e coletivo, que resulta da discussão coletiva interdisciplinar de profissionais de determinado serviço de saúde e se consolida em cenário histórico e de Políticas Públicas, orientado em âmbito nacional pelo Sistema Único de Saúde. Objetivos: Realizar uma Revisão Integrativa da Literatura sobre o tema PTS. Identificar, na literatura, se a construção do PTS no campo psicossocial atende a seus pressupostos teóricos e conceituais e, indicar a re-organização do trabalho com vistas à construção compartilhada do PTS junto ao usuário, no campo psicossocial, a partir das normativas e diretrizes do Ministério da Saúde, na vigência da RAPS. Método: Trata-se de um estudo de Revisão Integrativa da Literatura. Utilizou-se dois descritores de assuntos combinados: Assistência Integral à Saúde e Serviços de Saúde Mental. A palavra-chave Projeto Terapêutico Singular foi utilizada em algumas bases de dados com o intuito de refinar buscas que se mostraram muito amplas. Os dados foram coletados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e da USP, Biblioteca Virtual em Saúde e, nas bases de dados, Cinahl, Pubmed e Web of Science. O período de publicação das referências localizadas não foi limitado. Resultados: Foram selecionados 14 estudos, produzidos no período de 1997 a 2014, sendo que 13 deles realizados em âmbito nacional e, apenas um foi produzido em âmbito internacional. Para análise dos estudos, buscou-se a categorização dos achados em cinco grupos: 1) conceitos e bases teóricas do campo psicossocial e da reabilitação como cidadania; 2) estrutura, forma e o como-fazer dos projetos terapêuticos singulares; 3) vantagens do emprego do projeto terapêutico singular nas práticas assistenciais; 4) os desafios, obstáculos e dificuldades nos quais o PTS esbarra; 5) as propostas para superação dos desafios relacionados ao PTS. Conclusões: A presente revisão integrativa valeu-se da combinação do uso de descritores de assunto e palavra-chave, o que permitiu a recuperação de maior número de estudos, pertinentes ao objetivo estabelecido. O PTS é ferramenta potente de cuidado, porém enfrenta muitos desafios para seu desenvolvimento o que pode restringir suas potencialidades. Foi recomendado que estudos futuros proponham um registro norteador de ações, que corresponda aos saberes teóricos e conceituais do campo psicossocial e da reabilitação como cidadania, de modo a contribuir com a elaboração do PTS. Esse norteador de ações deve apontar para a possibilidade de guiar a construção coletiva do PTS para atingir de forma efetiva a reabilitação psicossocial, a qualidade de vida, a dignidade, o poder de troca de mercadorias, de apoio social e familiar e de direito de pertencimento, ou seja, do verdadeiro direito à cidadania e a vida.
Introduction: The Singular Therapeutic Project (known as PTS in Brazil) is an arrangement of therapeuct actions that is due to guide the work process directed towards a singular person or a collective subjects, that results in an interdisciplinary collective discussion of employees of health services and has its bases in a historical setting and Public Policies, oriented at the national level by the National Health System. Objective: Identify if the development of the PTS in the psychosocial field meets its theoretical and conceptual assumptions, as well as propose the rearrangement of the work processes, aiming the shared development of the PTS with the user of the health services, in the psychosocial field, through the regulations and guidelines of the Ministry of Health, in the presence of the governement program Attention Networks to Psychosocial Health (known as RAPS). Method: Its an Integrative Literature Review. Were combined in this review two index-terms: Comprehensive Health Care and Mental Health Services. The keyword Therapeutic Project was used in same databases in order to refine searches that were very broad. Data were collected at the Bank of Theses and Dissertations of CAPES and USP, Virtual Health Library and, in the databases, Cinahl, Pubmed and Web of Science. The period of publication of localized references was not limited. Results: A total of fourteen (14) studies, producted from 1997 to 2014. Thirteen (13) of them were performed at the national level and only one of them was produced internationally. For analysis of the studies, we sought to categorize the findings into five groups: 1) concepts and theoretical bases of the psychosocial field and the rehabilitation as citizenship; 2) structure, shape and the how-to of the PTS; 3) advantages of using the PTS in the health care practices; 4) the challenges, obstacles and difficulties that the PTS faces; 5) proposals for overcoming the challenges related to PTS. Conclusion: This Integrative Review drew on the combination of the index-terms and keyword, which allowed the recovery of the greatest number of relevant studies to the proposed goal. The PTS is a powerful tool care, but it faces many challenges to its development which may restrict its potentialities. It is recommended that future studies could propose a registration that guides actions, which corresponds to the theoretical and conceptual knowledge of the psychosocial field and the rehabilitation as citizenship, in order to contribute to the development of the PTS. This guide for the actions should point the possibility of guiding the collective construction of the PTS to achieve effectively the psychosocial rehabilitation, the quality of life, the dignity, the social exchanges, the labor, the social and family support and the right of belonging, in other words, the true right to citizenship and life.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Książki na temat "Saúde integrativa"

1

A construção da medicina integrativa: Um desafio para o campo da saúde. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores, 2008.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Luz, Madel T., i Nelson Filice de Barros. Racionalidades médicas e práticas integrativas em saúde: Estudos teóricos e empíricos. Rio de Janeiro: CEPESC/IMS-UERJ/ABRASCO, 2012.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Rolim, Sampaio Luis Fernando, i Brazil. Departamento de Atenção Básica., red. Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS: Atitude de ampliação de acesso. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, 2006.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Rahman, Rahbel. Predictors of service integration by Estratégia Saúde da Famí­lia transdisciplinary health teams in Brazil's Sistema ښnico de Saúde. [New York, N.Y.?]: [publisher not identified], 2015.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Oliveira, Antonella Carvalho de, red. Práticas integrativas e complementares em saúde: semear, cultivar, florescer e partilhar - Volume 2: -. Brazil: Atena Editora, 2023.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Oliveira, Antonella Carvalho de, red. As práticas integrativas e complementares como instrumentos de saúde e cuidado em tempos de pandemia: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Araújo, Laryssa Maria Ribeiro. Saúde Integrativa: a saúde nos conecta! Redaktorzy Anna Clara Faria Duarte, Beatriz De Oliveira, Gabriel Meira Cardoso Pereira, Laryssa Maria Ribeiro Araújo, Nathália Soares Silva, Nicole Assis Valadares Tavares i Sara Martins Pereira. Editora Pasteur, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/547549.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

RODRIGUES, Carla Valéria Martins, i Ana Cristina B. B. Fróes GARCIA. Saúde Integrativa no Cuidado do Câncer. Editora e Livraria Appris, 2020. http://dx.doi.org/10.18366/cvac.1002.2021.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

SAÚDE PÚBLICA NO SÉCULO XXI: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. EDITORA OMNIS SCIENTIA, 2020.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Visita domiciliar como estratégia de promoção da saúde na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Brazilian Journals Editora, 2021.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Części książek na temat "Saúde integrativa"

1

Brasil, Marcelo Prado, Arthur Dutra do Bomfim, Bianca Oliveira França, Jamille Goudard da Silveira Braide, Maria Eduarda Garcia Evangelista, Joaquim Pereira Brasil Neto i Phaedra Castro. "REVISÃO INTEGRATIVA". W GUIA DE PESQUISA ACADÊMICA EM SAÚDE, 233–53. Editora Sorian, 2023. http://dx.doi.org/10.54466/sorianed.978-65-5453-098-9_015.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Silva, Brender Leonan. "Introdução à odontologia Integrativa". W Odontologia Integrativa:, 6–11. Even3 Publicações, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5335549.1-1.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Amplamente discutida nos dias de hoje, a Odontologia Integrativa compõe as chamadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Trata-se de um modelo de atenção a saúde que abrange o indivíduo em seus aspectos biológicos, mentais, emocionais, culturais e socioambientais, buscando trazer qualidade de vida para os pacientes. Nesta perspectiva, o objetivo deste capítulo foi apresentar um panorama frente ao surgimento das PICS no Sistema Único de Saúde (SUS), destacando a incorporação destas modalidades terapêuticas na Odontologia. Espera-se que com esta obra que os profissionais da odontologia possam conhecer a aplicabilidade de um atendimento humanizado, menos mutilador e mais acolhedor para o paciente. Além disso, serão apresentados os caminhos a serem trilhados por aqueles que se interessarem por alguma das terapias abordadas nesta obra.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Vaz, Virgínia Braz da Silva, Vivian Laís de Lima, Gabriela Oliveira Moura Rigonato, Mario Augusto Mendes Silva, Matheus Felipe Rezende, Amanda Vieira Pires Rezende, Tatiana Rocha Melo i in. "MITOMICINA C VERSUS 5- FLUOROURACIL EM TRABECULECTOMIAS". W Saúde Integrativa: a saúde nos conecta!, 157–61. Editora Pasteur, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/547549.1-28.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Tavares, Ana Davis Batista, Francisco De Assis Tavares Júnior, Roseélene Santos Oliveira De Brito Meneses, Jales De Brito Meneses, Ana Raíssa De Melo Andrada Loureiro i Lucineide Alves Vieira Braga. "TERAPIAS ALTERNATIVAS NA PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO". W Saúde Integrativa: a saúde nos conecta!, 123–27. Editora Pasteur, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/547549.1-22.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Lopes, Amanda Jhully Rodrigues, Isadora Teixeira Boaventura, Bruno Gabriel Gonçalves Batista Teixeira, João Marcos Teixeira Boaventura, Fabiane Da Silva Rodrigues Oliveira, Erick De Souza Parreira, Débora Neves Silva, Mário Augusto Da Silva Pereira i Erminiana Damiani De Mendonça. "DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 E DOENÇAS DO SISTEMA NERVOSO". W Saúde Integrativa: a saúde nos conecta!, 30–35. Editora Pasteur, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/547549.1-6.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Silva, Mayara Angélica Cobuci Da, Fernando Luiz Ribeiro De Freitas Nery Alves, Isabela Iguatemy Forny, Samira Yukari Kamiyama, Agata Maria Hunzicker Nadaf, Vitória Caroline Egues Castrillon, Aline Cristina Corezzolla i Thaianne Cavalcante Sérvio. "IMPACTO E IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE SOBRE O PROCESSO DE MORTE, LUTO E SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19". W Saúde Integrativa: a saúde nos conecta!, 42–47. Editora Pasteur, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/547549.1-8.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Mota, Ana Carolina Araújo, Andressa Marcolino Campos, Bárbara Furtado De Noronha, Gabriel Souza Ferreira Oliveira, Karoline Antunes Cunha, Islayne Gois De Oliveira i Assiole Laura Melo Pires E. Thomaz. "ABORDAGEM HUMANIZADA NOS CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA". W Saúde Integrativa: a saúde nos conecta!, 13–17. Editora Pasteur, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/547549.1-3.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Crispim, Maria Eduarda Serafim, Flaviana Ribeiro Coutinho de Mendonça Furtado, Giovanna Bezerra Santos de Medeiros, Juliana de Ávila Lins da Cunha Lima, Lara Nunes Gomes, Samuel Carneiro de Andrade, Gabriela Braga Santos, Brenda Grisi de Andrade, Raoany Pontes Guerra i João Antônio Alves Gonçalves. "HIGIENE PESSOAL: CHAVE NO COMBATE A PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS". W Saúde Integrativa: a saúde nos conecta!, 152–56. Editora Pasteur, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/547549.1-27.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Souza, Amanda de Oliveira, Aline Barros Pires, Camille M. B. da Silva, Daniella R. Soares, Jislaine Debacker i Simone G. R. Bragato. "EXERCÍCIOS FÍSICOS ENQUANTO TERAPIA COMPLEMENTAR NA PREVENÇÃO CONTRA DEPRESSÃO PÓS-PARTO". W Saúde Integrativa: a saúde nos conecta!, 195–200. Editora Pasteur, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/547549.1-35.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Noronha, Bárbara Furtado De, Emilly Daiany Oliveira Rocha, Gabriel Souza Ferreira Oliveira, Guilherme De Mendonça Lopes Beltrão, Marilia Milena Andrade Rodrigues, Mateus Gonçalves De Sena Barbosa, Rafaela Luiza Vilela De Souza, Raniere Canteiro Garcia Lhamas i Giselle Coelho Resende Caselato. "UM NOVO AMANHECER: SIMULAÇÃO CIRÚRGICA COMO APLANADORA DA CURVA DE APRENDIZAGEM EM NEUROCIRURGIA PEDIÁTRICA". W Saúde Integrativa: a saúde nos conecta!, 66–71. Editora Pasteur, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/547549.1-12.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Streszczenia konferencji na temat "Saúde integrativa"

1

Jesus, Ricardo da Silva de, Guilherme Correa Barbosa i Thiago Da Silva Domingos. "APOIO MATRICIAL EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA". W Anais do II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1981.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: As políticas públicas de saúde mental apresentam várias modificações nas últimas décadas, indo de um atendimento centrado no hospital para um cuidado no território. A mudança do modelo de atenção possibilitou a ampliação da oferta do cuidado. A ferramenta do apoio matricial é um fator importante no cuidado, pois permite um novo modo de produzir saúde. Objetivo: Analisar a literatura em busca de conhecer como os profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) concebem e compreendem o Apoio Matricial em saúde mental e, as ações desenvolvidas. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, cuja busca dos estudos primários ocorreu nas bases PubMed, CINAHL e LILACS. Para análise foram incluídos estudos em inglês, português e espanhol, publicados em periódicos, no período de 2016 a 2021. Resultados: A busca resultou em 79 artigos, sendo 19 estudos utilizados para subsidiar a pesquisa. Dentre os artigos que compõem a amostra, os anos de 2016 a 2018 correspondem quatro estudos (21,05%) respectivamente, cinco (26,31%) ao ano de 2019 e dois (10,52%) ao ano de 2020. No que se diz respeito a região geográfica de onde advém os estudos analisados, há considerável concentração de publicações na região Nordeste com um percentual de 52%, seguida das regiões sudeste e Sul, correspondendo a um percentual de (37%) e (11%) respectivamente. Estudo evidência que apesar do restrito investimento em apoio matricial, por parte de muitos municípios, ainda assim a prática do apoio matricial se mostra efetivo para consolidação da atuação multiprofissional, além de ser uma ferramenta importante na consolidação da integralidade do cuidado. As atividades de apoio matricial favoreceram o acesso dos sujeitos em sofrimento psíquico pelas várias esferas do sistema de saúde, permitindo a ampliação do olhar dos profissionais dos serviços de atenção primária. Conclusão: O apoio matricial é uma importante ferramenta de capacitação das equipes de APS. Entretanto, observa-se que há ainda um longo caminho a percorrer para que os profissionais se responsabilizem pelo cuidado.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

SALES, ALKA DABY NASCIMENTO DE, FABIANA DE GODOY BENÉ BEZERRA, RENATA DE ALBUQUERQUE CAVALCANTI ALMEIDA, JAKELLINE CIPRIANO DOS SANTOS RAPOSO i ANILA THAIS LUCENA BARBOSA. "BRUXISMO EM ATLETAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA". W III Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/iii-conbrasau/11753.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Souza, Rebeca Lys Chaves de, i Patrícia Passos Martins. "ABORDAGEM PSICOMOTORA EM IDOSOS: REVISÃO INTEGRATIVA". W III Simpósio de Saúde e Meio Ambiente. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/lhzy4612.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Silva, Rafael Ruda Coelho de Morais e., i DÉBORA DE ARAÚJO PAZ. "ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA". W I Congresso Nacional de Saúde da Família On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2023. http://dx.doi.org/10.51161/conasf/15702.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Santos, Emily Belchior Do Nascimento Dos, Isabella Lusvardi do Pinho Mellado, Elaine Belchior do Nascimento i Kênya Costa Rodrigues da Silva. "IMPACTOS DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL: REVISÃO INTEGRATIVA". W ANAIS I JORNADA ACADÊMICA MULTIDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. Recife, Brasil: Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/1192726.1-20.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Batista, Vitória Maria dos Santos, ADAILTON LEAL DE SOUZA, BEATRIZ AMANDA DE SA E. SOUSA, DANILO FERREIRA DOS SANTOS i FRANCIANNE ROCHA BRITO AGUIAR. "VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA". W IV Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2023. http://dx.doi.org/10.51161/conbrasau2023/17016.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Rodrigues, Maressa Peixoto, i Patrícia Passos Martins. "ENFOQUE FISIOTERAPÊUTICO NOS CUIDADOS PALIATIVOS: REVISÃO INTEGRATIVA". W III Simpósio de Saúde e Meio Ambiente. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/xfqt7685.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

"ANALGESIA NO PARTO NORMAL: REVISÃO INTEGRATIVA". W ANAIS DO II CONGRESSO BRASILEIRO EM SAÚDE DA MULHER. EDITORA SCISAUDE, 2023. http://dx.doi.org/10.56161/sci.ed.2023080938.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Camacho, Beatriz Angieuski. "PRINCIPAIS ERROS LABORATORIAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA". W I Congresso Nacional de Saúde da Família On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2023. http://dx.doi.org/10.51161/conasf/13675.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

GUARDA, THAMYRES DE FARIA, i LAURA MISUE MATSUDA. "SAÚDE MENTAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19: REVISÃO INTEGRATIVA". W III Congresso Nacional Multidisciplinar em Enfermagem on-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2023. http://dx.doi.org/10.51161/iii-conaenf/14268.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii