Artykuły w czasopismach na temat „Problemas hepáticos e gastrointestinais”

Kliknij ten link, aby zobaczyć inne rodzaje publikacji na ten temat: Problemas hepáticos e gastrointestinais.

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Sprawdź 50 najlepszych artykułów w czasopismach naukowych na temat „Problemas hepáticos e gastrointestinais”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Przeglądaj artykuły w czasopismach z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.

1

Santos, Drielle Leal dos, Camila Thalissa Jansen de Melo Canavieira Furtado, Ramon Guimarães de Souza i Wermerson Assunção Barroso. "Influência da obesidade nas complicações gastrointestinais". Revista Eletrônica Acervo Saúde 24, nr 4 (16.04.2024): e15356. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e15356.2024.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: Identificar e correlacionar os principais achados moleculares, fisiológicos e teciduais da obesidade em distúrbios gastrointestinais e hepáticos. Revisão bibliográfica: A obesidade é um problema de saúde pública mundial, no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020), atualmente mais da metade dos adultos apresentam excesso de peso (60,3%, o que representa 96 milhões de pessoas), com prevalência maior no público feminino (62,6%) do que no masculino (57,5%). A obesidade está diretamente ligada a problemas como resistência à insulina, diabetes mellitus, hipertensão e risco de doenças cardiovasculares, contudo, diversas doenças podem estar subjacentes a esses quadros, principalmente doenças gastrointestinais e hepáticas, sendo assim, entender seus mecanismos fisiopatológicos torna-se essencial para possíveis intervenções médicas. Considerações finais: As complicações e doenças gastrointestinais e hepáticas tornam-se mais acentuadas na obesidade, com uma alta prevalência de refluxo gastroesofágico, esofagite erosiva, esôfago de Barrett, gastrite erosiva, disbiose, diarreia, doença hepática gordurosa não alcoólica e até mesmo câncer gástrico. Ainda, as intervenções e diagnóstico precoce refletem positivamente na sobrevida desses pacientes, nesse sentido, o gastroenterologista juntamente com a equipe multidisciplinar possui extrema importância no manejo clínico da obesidade e suas complicações.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Pereira, Beatriz Freitas, Gênison Magalhães Azêdo, Namie Valeria Inoue Ventocilla, Paula Gomes Martins i Anne Cristine Gomes de Almeida. "Efeitos adversos associados ao uso excessivo de Diclofenaco: revisão sistemática". Brazilian Journal of Health Review 5, nr 6 (20.12.2022): 24937–51. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv5n6-241.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
INTRODUÇÃO: O diclofenaco de sódio é usado para o manejo sintomático de algumas doenças inflamatórias. Esse medicamento pertence ao subgrupo dos AINES derivados do ácido fenilacético, utilizado principalmente na forma de sal sódico ou potássico. Os AINES têm ação antipirética, capacidade de controlar a inflamação e de proporcionarem analgesia, sendo bastante utilizados na população em geral. Além de compartilhar muitas atividades terapêuticas, essas drogas também compartilham vários efeitos colaterais indesejáveis. OBJETIVO: Avaliar os eventos adversos associados ao uso excessivo de diclofenaco. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão sistemática, o acesso à bibliografia será por meio eletrônico, nas bases de dados indexados em ciências da saúde, tais como: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Library of Medicine (NIH-Pubmed) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Os critérios de seleção dos artigos foram: artigos originais e completos, publicados entre os anos de 2000 e 2022. Como exclusão foram todos os artigos originais incompletos, com ano de publicação inferiores ao ano de 2000 a 2022. RESULTADOS: Foi possível selecionar 10 artigos para responder aos objetivos propostos nesse trabalho. Os principais efeitos adversos foram: Efeitos gastrointestinais como o efeito mais comum, insuficiência renal, hepatotoxicidade e distúrbios hematológicos. Os achados indicam que a automedicação e o uso indiscriminado de anti-inflamatórios não esteroidais que inclui o diclofenaco são os principais responsáveis pela incidência de efeitos adversos em uma parcela da sociedade. Foi constatado que a atenção do uso desses medicamentos deverá de ser redobrada em usuários do sexo feminino, idosos e pacientes com predisposição a riscos gastrointestinais, renais, hepáticos, cardiovasculares e circulatórios, pois estes grupos têm maiores chances de desenvolver problemas relacionados ao uso do diclofenaco. CONCLUSÕES: O diclofenaco de sódio é o anti-inflamatório comum mais utilizado no tratamento de diversas infecções e no tratamento da dor. Contudo seu uso prolongado traz fatores de riscos à saúde daquele que utiliza. Com o intuito de minimizar tais problemas, os autores destacam a importância da atenção farmacêutica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Souza, Karolayne Silva, Milena Roberta Freire da Silva, Sivoneide Maria da Silva, Maria Betânia Melo de Oliveira, Ana Vitória Araújo Lima, Rafael Artur de Queiroz Cavalcanti de Sá, Bárbara de Azevedo Ramos i in. "Associação dos principais parâmetros hematológicos, bioquímicos e imunológicos em pacientes graves e não graves com COVID-19: uma revisão sistemática". Research, Society and Development 9, nr 11 (13.11.2020): e2619118955. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.8955.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: A COVID-19 é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, responsável por acometer principalmente os pulmões e desencadear patologias respiratórias, como também desenvolver problemas hepáticos, neurológicas e gastrointestinais. O objetivo desta revisão sistemática foi realizar um levantamento de estudos com os principais marcadores laboratoriais de pacientes com COVID-19 relacionando as anormalidades destes resultados com a predição clínica de pacientes graves e não graves. Metodologia: Este estudo foi conduzido seguindo as diretrizes metodológicas de uma Revisão Sistemática de acordo com o protocolo PRISMA, dos quais, realizou-se buscas nas bases eletrônicas PubMed, LILACS, EMBASE, Science, medRxiv, e bioRxiv, utilizando as palavras-chaves: "SARS-CoV-2" OR "COVID-19" OR "Coronavirus" AND “Laboratory Parameters” AND "Exams" OR "Laboratory". Foram utilizados artigos elegíveis publicados a partir de janeiro de 2020 até 20 de maio de 2020, sem restrições de idioma contendo dados laboratoriais hematológicos, bioquímicos e imunológicos. Resultados: De acordo com esta revisão foram selecionados 16 artigos elegíveis. As principais anormalidades foram observadas em pacientes graves com alterações expressivas em alguns parâmetros hematológicos, bioquímicos e imunológicos, sendo estes: ferritina, linfócitos, D-Dímero, LDH, AST, PCR, Procalcitonina, TcnI e IL-6. Conclusão: O presente estudo demonstra a relevância dos exames laboratoriais para auxiliar os profissionais da área da saúde na execução de medidas necessárias e condutas terapêuticas adequadas para o tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Araujo, João Vitor Gontijo, Ana Clara Paulino Sales, Ana Flávia Viana Quintão, Ana Luíza Oliveira Pereira, Carla Gabriela Costa, Lucas Rodrigues Reis, Herbert Bruno Luppi Mendonça, Laura Thompson Alves, Luaan Silva Rossati i Marina Lopes Pereira. "Complicações decorrentes do uso abusivo de álcool - Revisão de literatura". Brazilian Journal of Development 9, nr 4 (19.04.2023): 13844–58. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n4-089.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O alcoolismo corresponde à dependência crônica ao uso de álcool e gera complicações sistêmicas aos portadores. O uso excessivo de álcool tem se tornado cada vez mais comum, principalmente durante a pandemia da COVID-19, e é uma substância psicoativa legalmente disponível. No entanto, o seu consumo é prejudicial para o indivíduo, a comunidade e o sistema de saúde, sendo um importante fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças e causa importante de mortalidade em todo o mundo. O uso excessivo de álcool pode levar a sérios problemas no sistema cardiovascular, incluindo hipertrofia cardíaca, dilatação, hipertensão arterial sistêmica, arritmias cardíacas e cardiomiopatia alcoólica. Ademais, o consumo inadequado dessa substância frequentemente leva à complicações gastrointestinais, sobretudo complicações hepáticas; nesse sentido, o álcool pode causar hepatite alcoólica (HA), esteatose hepática, evoluir para cirrose e se desdobrar em um hepatocarcinoma. Outrossim, estudos realizados através de ressonância nuclear magnética (RNM) confirmaram que o abuso de álcool pode causar redução no volume cerebral; compreende-se que reduzir o consumo ou parar completamente podem reverter o processo. A neurotoxicidade também pode ser causada pela deficiência nutricional de tiamina e pela síndrome de Wernicke-Korsakoff, caracterizada por nistagmo, marcha atáxica, paralisia ocular e confusão mental. Por fim, diversas outras patologias estão associadas ao consumo excessivo de álcool, tais como os distúrbios de sono-vigília, distúrbios de humor e problemas relacionados à abstinência do uso da substância.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Moreira, Eduardo Vinicius França, i Felipe Chalella Nogueira. "Riscos e efeitos adversos de suplementos alimentares e medicamentos utilizados para perda de peso". Brazilian Journal of Health Review 7, nr 1 (22.02.2024): 6544–53. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n1-528.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: Analisar os riscos e efeitos adversos associados a suplementos alimentares e medicamentos comumente utilizados para perda de peso. Materiais e Métodos: Realizou-se uma revisão abrangente da literatura científica, incluindo artigos, revisões sistemáticas e diretrizes de organizações de saúde, através de bases de dados como PubMed, ScienceDirect e Google Scholar. Não foram estabelecidos critérios temporais rígidos, priorizando-se a relevância e atualidade das informações. Resultados: Suplementos Alimentares: Termogênicos como cafeína e extrato de chá verde mostraram efeitos adversos, incluindo problemas cardiovasculares e hepáticos. Outros, como o Ácido Linoleico Conjugado (CLA) e fibras solúveis, apresentaram resultados mistos em termos de eficácia e segurança. Medicamentos: Fármacos como Orlistat, Liraglutida e Semaglutida demonstraram eficácia na perda de peso, mas acompanhados de efeitos colaterais, incluindo desconforto gastrointestinal, risco de pancreatite e, em alguns casos, problemas cardiovasculares. Discussão: A eficácia e segurança dos suplementos e medicamentos para emagrecimento variam. Enquanto alguns podem oferecer benefícios, outros apresentam riscos significativos. A individualização do tratamento e a supervisão médica são cruciais. Conclusão: A seleção de métodos para perda de peso deve ser cuidadosa, com ênfase na consulta e acompanhamento por profissionais de saúde. Embora existam opções eficazes, a avaliação dos riscos e benefícios é essencial para um tratamento seguro e efetivo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Camargo, Brendha, Lana Paola Almeida Santos Lima, Amanda Botte Gatti, Maiara Radunz De Oliveira, Raíssa Radunz De Oliveira, Sabrina Rodrigues Da Silva, Thalita Sargi Montedor, Gabriela Vieira Gouvêa Mendonça, Pamela Amicucci Greco i Rodrigo Daniel Zanoni. "Efeitos colaterais do uso contínuo de Isotretinoína, uma visão abrangente". CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 16, nr 12 (15.12.2023): 31277–94. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.12-133.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A isotretinoína é um medicamento eficaz no tratamento da acne grave, mas deve ser usada com cautela sob orientação médica devido aos seus potenciais efeitos colaterais e riscos, No entanto, a isotretinoína é uma medicação potente com potenciais efeitos colaterais significativos. Portanto, seu uso requer acompanhamento médico rigoroso, e é comum que os pacientes sob tratamento com isotretinoína sejam submetidos a exames de sangue regulares para monitorar sua saúde. Realizou-se uma revisão literária nas bases de dados PubMed, Scopus e BVS, abrangendo publicações de 2010 a 2023, com as palavras-chave "Isotretinoína," "Roacutan," "Efeitos Isotretinoína," e "Acne Vulgar." Foram incluídos estudos originais, revisões, protocolos de uso e relatos de casos que abordaram os efeitos colaterais da isotretinoína, com foco em teratologia, sintomas depressivos, alterações hepáticas e lipídicas, aumento dos níveis de CPK e outros efeitos colaterais comuns. Essa análise fundamentou as considerações finais sobre o uso contínuo da isotretinoína no tratamento da acne vulgar. Os estudos analisados revelaram uma ampla gama de efeitos adversos associados ao uso contínuo de isotretinoína. Entre esses efeitos, destacam-se a teratologia, com riscos de malformações congênitas em fetos de mulheres grávidas expostas à substância. Além disso, observou-se uma correlação entre a isotretinoína e sintomas depressivos em alguns pacientes. Efeitos colaterais adicionais incluem alterações hepáticas e lipídicas, aumento dos níveis de CPK, problemas gastrointestinais, halitose e problemas dermatológicos, como ressecamento da pele e lábios rachados. O uso contínuo de isotretinoína no tratamento da acne vulgar é eficaz, mas requer uma avaliação cuidadosa dos riscos e benefícios. Para minimizar os efeitos colaterais adversos, a terapia deve ser monitorada por profissionais de saúde qualificados e estritamente regulamentada para prevenir a exposição fetal. A conscientização do público sobre os perigos do uso indiscriminado da isotretinoína é essencial, enfatizando a importância de procurar orientação médica antes de iniciar o tratamento. A decisão de utilizar a isotretinoína deve ser informada e equilibrada para garantir que os pacientes alcancem os benefícios desejados sem comprometer sua saúde geral.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Angeli, Ana Laura, Jean Guilherme Fernandes Joaquim, Eduardo Diniz da Gama i Stelio Pacca Loureiro Luna. "Resultado do tratamento de 119 cães e gatos atendidos pelo serviço de acupuntura da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista, Botucatu, Brasil". Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 42, nr 1 (1.02.2005): 68. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2005.26456.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O serviço de acupuntura veterinária foi iniciado no ano de 2000 na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade Estadual de São Paulo, Brasil. Durante os anos de 2001 e 2002, 119 pacientes veterinários foram tratados incluindo cães (112) e gatos (7), machos (64) e fêmeas (55) com idade média de 5,9 anos. Os tratamentos incluíram o uso de acupuntura, eletroacupuntura, moxibustão, implante de ouro, homeopatia, ervas chinesas e suas associações. A maioria dos animais era sem raça definida e de raças de pequeno porte como teckels, pinschers e poodles. Os casos foram encaminhados por colegas do Hospital Veterinário para tratamento de vários problemas, tais como neurológicos, musculoesqueléticos, dermatológicos, gastrointestinais, neoplasias, doenças hepáticas, renais, pulmonares, auditivas, oftalmológicas, sangüíneas e reprodutivas. Ao todo, os animais tiveram uma taxa de recuperação de 63% após 7,6 sessões semanais de acupuntura em média, 10% vieram a óbito por causas não relacionadas ao motivo do tratamento, 38% não continuaram com as sessões e 14% ainda estão sob tratamento. As doenças mais tratadas foram neurológicas (63%) e/ou musculoesqueléticas (7 e 10%, respectivamente). Nas doenças neurológicas, 65,8% dos animais tratados melhoraram, 15% ainda estão sob tratamento e 18% não continuaram. Nas doenças musculoesqueléticas, 75% dos animais melhoraram e 8,3% ainda estão sob tratamento. Estes dados nos mostram que as principais indicações para o uso da acupuntura em nossa rotina são doenças neurológicas e musculoesqueléticas; e que nós obtivemos uma taxa média de recuperação desses pacientes de 79,6%.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Souza, Marcia Maria de, Franciele Krutzsch, Késia Pires Viana Silva, Camila André Cazarin, Fellippe Ramos wollf i Álex Wilson Valachinski. "Estudo da influência do glúten sobre parâmetros comportamentais e bioquímicos em animais submetidos a modelos de doenças neuropsiquiátricas". Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN 14, nr 1 (14.06.2023): 1–26. http://dx.doi.org/10.47320/rasbran.2023.2813.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A presença de glúten na dieta pode ser desencadeante de vários processos fisiopatológicos que culminam em doenças neuropsiquiátricas além dos problemas gastrointestinais. Nos chamados “sensíveis ao glúten não celíacos”, os dados da literatura são divergentes. Objetivo: avaliar o efeito dos tratamentos de diferentes dietas relacionadas ao teor de glúten, sobre parâmetros comportamentais e bioquímicos. Métodos: camundongos C56bl/6j (fêmeas, N:7-10) foram submetidos a testes comportamentais de doenças neuropsiquiátricas. Os animais foram divididos em grupos: G1/ ração enriquecida 75% de glúten (DEG), G2/dieta normal (Nuvilab®- DNN) e G3/dieta isenta de glúten (DIG). Para os testes de depressão e ansiedade, foram introduzidos dois grupos adicionais (controles – positivos) que receberam respectivamente Fluoxetina (20mg/kg mg), Diazepam (0.75mg/kg e galantamina (4mg kg/kg). Após o período de tratamento os animais foram submetidos aos testes comportamentais: Open field (Campo aberto), Suspensão pela cauda (TSC), labirinto em cruz elevada (LCE) e esquiva inibitória (TEI). Foram realizados ensaios bioquímicos para verificar a influência da DEG sobre os parâmetros bioquímicos (ALT, AST, glicose de jejum, colesterol total, HDL, TG). Resultados: Os resultados demonstraram que DEG desencadeou comportamentos de ansiedade e depressão nos animais, além de déficits de memória. Promoveu também hiperglicemia, aumento do peso corporal, diminuição do HDL e aumento do LDL. Podendo levar à um mau funcionamento das funções hepáticas (AST e ALT). Conclusão: Os resultados em conjunto confirmam os efeitos deletérios causado pelo glúten. Palavras-chave: Glúten. Depressão. Ansiedade. Memória. Ensaios pré-clinicos. Camundongos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Silva Gomes, Vânia Thais, Raimundo Nonato Silva Gomes, Maria Silva Gomes, Larissa Vanessa Machado Viana, Francileine Rodrigues Da Conceição, Laís Mayara Machado De Amorim i Patrícia De Souza Genaro. "NUTRIÇÃO E AUTISMO: REFLEXÕES SOBRE A ALIMENTAÇÃO DO AUTISTA". Revista Univap 22, nr 40 (23.03.2017): 656. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1298.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste trabalho foi contextualizar uma discussão à cerca da alimentação do autista. Realizou-se uma revisão bibliográfica, nas bases de dados SCIELO, LILACS e PUBMED, sendo incluídos no estudo artigos originais que estivessem sido publicados entre 2004 e 2016 nas línguas inglesa, espanhola ou portuguesa. Relatos de problemas gastrointestinais têm sido frequentemente observados em crianças autistas, além de refluxo, alergias ou intolerâncias alimentares. Isso por que as crianças autistas tendem a apresentar problemas severos de alimentação, devido à seletividade, o que ocasiona em problemas nutricionais, como desnutrição ou obesidade. Conclui-se a dieta isenta de caseína e glúten é considerada uma alternativa segura para amenizar os sintomas gastrointestinais dos autistas, no entanto requer atenção por parte dos nutricionistas, uma vez que é adotada por muitos indivíduos autistas, com resultados satisfatórios.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Silva, Telma Christina do Campo, i Rachel de Carvalho. "TRANSPLANTE HEPÁTICO: PROBLEMAS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES NO PÓS-OPERATÓRIO". Brazilian Journal of Transplantation 9, nr 1 (1.01.2006): 481–85. http://dx.doi.org/10.53855/bjt.v9i1.354.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho teve por finalidade levantar os problemas de enfermagem na clínica cirúrgica, oferecendo elementos para a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Objetivos: identificar o perfil epidemiológico e os problemas de enfermagem no período pós-operatório imediato de pacientes submetidos a transplante hepático. Métodos: utilizou-se análise retrospectiva por meio do acesso ao prontuário digitalizado de pacientes submetidos a transplante hepático no período de um ano, durante o qual 35 pacientes foram submetidos ao procedimento. Resultado: foram identificados 312 problemas de enfermagem. Conclusão: Os sistemas com maior número de problemas associados foram: gastrointestinal, respiratório, cutâneo- mucoso e neurológico, sendo os problemas de enfermagem de maior incidência: abdome globoso e doloroso à palpação, oligúria, incisão cirúrgica serossanguinolenta, icterícia e prurido, períodos de confusão, murmúrios vesiculares diminuídos e edema.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
11

PERANDIN, D., M. A. MAIOLI, P. R. S. SANTOS, F. T. V. PEREIRA i F. E. MINGATTO. "Proteção do dano oxidativo hepático induzido por ferro pelo extrato aquoso da planta Plectranthus barbatus". Revista Brasileira de Plantas Medicinais 17, nr 1 (marzec 2015): 9–17. http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/12_019.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Plectranthus barbatus Andrews (Lamiaceae) é uma planta muita utilizada na medicina popular para o tratamento de doenças gastrointestinais e hepáticas. O objetivo do presente trabalho foi estudar o efeito protetor do extrato aquoso de P. barbatus (EAPB) sobre os danos hepáticos causados pela sobrecarga de ferro provocada pelo ferro-dextran em ratos. O tratamento com ferro-dextran induziu uma redução significativa na concentração de glutationa reduzida nos animais tratados em relação ao grupo controle e o tratamento prévio dos animais com o EAPB protegeu o fígado do efeito provocado pelo ferro neste parâmetro. Com relação à lipoperoxidação, houve aumento significativo na concentração de malondialdeído (MDA) nos animais tratados em relação ao controle, entretanto, quando os animais receberam o tratamento prévio com o EAPB, houve redução significativa na concentração do MDA. A análise histopatológica mostrou que o grupo tratado com ferro-dextran apresentou grânulos de ferro no citoplasma das células de Kupffer com alargamento das mesmas e algumas com os núcleos hipertróficos. O tratamento prévio com EAPB resultou no desaparecimento dos sinais de danos às células de Kupffer sem nenhum núcleo hipertrófico, mas com a presença de grânulos de ferro totalmente fagocitados, o que demonstra uma aparência morfológica normal. Portanto, o EAPB pode ser útil na prevenção de danos hepáticos induzidos por sobrecarga de ferro.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
12

Angélica Oliveira Senna, Luana, Milena Costa Cruz, Yasmin Ribeiro Franco, Yuri Cintra Matos i Leila Magda Rodrigues Almeida. "ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA". Revista Brasileira de Saúde Funcional 9, nr 3 (10.12.2021): 120–31. http://dx.doi.org/10.25194/rebrasf.v9i3.1487.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: Entre os problemas mais frequentes identificados em indivíduos autistas, estão patologias gastrointestinais e deficiência de nutrientes. Por esse motivo, estudos tem sido realizado sobre intervenções nutricionais no autismo, que incluem eliminação de determinados nutrientes na dieta e suplementação de ácidos graxos, vitaminas e minerais. Objetivo: Realizar uma revisão da literatura sobre a influência da dieta isenta de glúten e caseína, e a suplementação de ômega 3, na melhora de aspectos clínicos dos portadores de Transtorno do Espectro Autista. Metodologia: Foi realizada uma busca eletrônica de artigos científicos nas bases de dados LILACS, PUBMED e SCIELO, publicados no período de 2010 a 2020, a partir da conjugação dos descritores nos idiomas português, inglês e espanhol: “Transtorno do Espectro Autista”; “alimentação”; “problemas gastrointestinais” “glúten”; “caseína”; “ômega 3”. Resultados: Os frequentes sintomas gastrointestinais sugerem que a ação de peptídeos não hidrolisados, derivados do glúten e da caseína, podem influenciar nas manifestações clínicas da doença. Estudos demonstraram que a dieta isenta de glúten e caseína pode melhorar o comportamento e os sintomas gastrointestinais. Assim como, a suplementação de ômega 3, devido a sua importância para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro. Conclusão: As evidências compiladas nesta revisão indicam que a uma dieta isenta de glúten e caseína melhora os sintomas característicos da doença, possuindo um efeito melhor quando associada a suplementação de ômega 3. No entanto, são necessárias pesquisas adicionais, bem delineadas, para melhor segurança nessa prática.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
13

Vilela, Débora Araújo Mendes, Higor Bermudes Nascimento i Sônia Maria Motta Palma. "Disfunção gastrointestinal no transtorno do espectro autista e suas possíveis condutas terapêuticas". Debates em Psiquiatria 9, nr 4 (27.12.2019): 34–42. http://dx.doi.org/10.25118/2763-9037.2019.v9.46.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento definido por déficits sociais, deficiências de linguagem e comportamentos repetitivos com interesses restritos. Os distúrbios gastrointestinais são comuns em crianças com TEA, e os estudos sugerem que essas alterações podem interferir na patogênese e no prognóstico desses indivíduos. Os sintomas mais comuns são diarreia crônica, constipação, desconforto abdominal, refluxo gastroesofágico e intolerância alimentar. As disfunções gastrointestinais podem se manifestar apenas por alterações comportamentais e, assim, interferir no funcionamento do indivíduo, podendo também afetar o relacionamento familiar, sendo determinantes da qualidade vida esses indivíduos. Essas alterações podem se apresentar na forma de auto e heteroagressão, bem como de perturbação do sono ou irritabilidade. Em razão da dificuldade de interação social e da alteração na fala dos indivíduos com TEA, algumas vezes os distúrbios gastrointestinais não são reconhecidos pela equipe assistente, e as alterações comportamentais são exclusivamente atribuídas ao TEA, o que leva ao insucesso do tratamento. Os psicofármacos utilizados para tratamento das alterações comportamentais em portadores de TEA, como a risperidona, também podem contribuir para a mudança do padrão de alimentação dessas crianças e para as alterações gastrointestinais. É importante um acompanhamento multidisciplinar, a fim de otimizar e assegurar o diagnóstico mais precoce e identificar os problemas gastrointestinais, estabelecendo-se, assim, um tratamento individualizado que evite limitações futuras.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
14

Costa, Liliane Cavalcante, Luiza Marly de Freitas Carvalho i Keila Cristiane Batista Bezerra. "Avaliações de distúrbios gastrointestinais nutricionais no transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa". Research, Society and Development 9, nr 11 (2.11.2020): e169119498. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9498.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo tem como finalidade compreender as relações sintomatológicas gastrointestinais e nutricionais suas possíveis relações de pessoas com transtorno do espectro autista. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão integrativa sobre autismo e distúrbios gastrointestinais de maneira abrangente, analisando dieta e nutrição, e diferença funcional de trato gastrointestinal em pacientes com TEA. Para a seleção da amostra definiu-se critérios de artigos indexados de 2010 a 2020, publicados em periódicos nacionais e internacionais, disponibilizados na íntegra em língua portuguesa e inglesa. A coleta de dados foi realizada na base Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), LILACS, SCIELO, PubMed, e GOOGLE ACADÊMICO, utilizando os seguintes descritores “Autismo”, “Distúrbios Gastrointestinais”, “Distúrbio Nutricional”. A busca resultou em 138 artigos após utilização dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 15 artigos para análise, interpretação e discussão. Os resultados evidenciam que existe relação entre a alimentação com distúrbios gastrointestinais causando problemas nutricionais e dificultando a execução de medidas adequadas no tempo necessário para melhor abordagem em intervenções dietética. Conclui-se que seria importante uma abordagem de mudança em relação ao alimento na dieta de pessoas com TEA, além de considerar a heterogeneidade da população autista. Não há evidências cientificas suficientes nos estudos exploratórios e de revisão que comprovem que uma dieta restritiva melhore os sintomas de distúrbios gastrointestinais, funcionalidades da microbiota e aspectos nutricionais no TEA.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
15

Becker, Luana Livelli, Bárbara Warmling Meurer, Diana Aparecida Bobato, Ester Resende Chicri Couto, Fernanda dos Anjos, Karollanny Alves Costa Lima, Renata de Souza Machado Paupério i Wagner Pablo Corrêa. "Vácuo endoscópico no manejo de fístulas pós cirúrgia bariátrica: uma revisão narrativa de literatura". Brazilian Journal of Health Review 7, nr 2 (13.03.2024): e68033. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n2-097.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A obesidade é uma condição complexa caracterizada pelo excesso de gordura corporal, associada a inflamação crônica e problemas metabólicos. Seu tratamento requer uma abordagem abrangente, incluindo mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, cirurgia bariátrica, que pode levar a complicações como fístulas gastrointestinais. O manejo dessas fístulas é desafiador e exige uma equipe multidisciplinar. A terapia endoscópica a vácuo (TEV) surge como uma opção inovadora e menos invasiva para lidar com essas complicações, utilizando pressão negativa para promover a cicatrização do defeito. Este estudo pretende esclarecer o papel da TEV como uma abordagem segura no tratamento de fístulas gastrointestinais transmurais após cirurgia bariátrica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
16

Fonseca-Neto, Olival Cirilo Lucena da. "Falência hepática fulminante: etiologia, manejo e indicação para o transplante de fígado". ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) 21, nr 4 (grudzień 2008): 201–4. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-67202008000400009.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
INTRODUÇÃO: Falência hepática fulminante (FHF) é síndrome que se caracteriza pelo desenvolvimento de dano hepático com diminuição da capacidade sintética e encefalopatia em pacientes com função hepática normal prévia ou pelo menos com doença hepática compensada oculta. É uma das mais desafiantes emergências gastrointestinais encontradas na prática clínica e envolve padrão de sintomas clínicos e respostas fisiopatológicas associadas com a rápida parada da função hepática normal. MÉTODOS: Realizou-se revisão bibliográfica de artigos científicos publicados e disponíveis no Pub-Med, através do site www.pubmed.com cruzando-se os descritores: falência hepática fulminante, transplante de fígado, hepatite. FHF permanece síndrome potencialmente devastadora com alta taxa de mortalidade. O bom manejo é multidisciplinar e mais do que 50% dos pacientes recebem transplante de fígado, com sobrevida em torno de 75-90%. CONCLUSÃO: Apesar das opções terapêuticas especificas nas causas distintas, o transplante ortotópico de fígado é a única terapêutica que proporciona melhora da sobrevida na maioria dos pacientes. A utilização dos sistemas hepáticos artificiais em pacientes com FHF até o momento ainda não recompensa.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
17

Rios, Fellipe Matheus Miranda, William Macedo Lima Filho, Wermerson Assunção Barroso, Flávia Maria Mendonça do Amaral i Roberta Sabrine Duarte Gondim. "Espécies vegetais empregadas para fins medicinais no tratamento de doenças do aparelho digestivo". Revista Eletrônica Acervo Saúde 24, nr 2 (26.02.2024): e15375. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e15375.2024.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: Discutir sobre o uso de fitoterápicos no tratamento de doenças do trato gastrointestinal. Revisão bibliográfica: A história do uso de fitoterápicos no tratamento de enfermidades remonta às civilizações antigas, persistindo devido a fatores culturais e econômicos. No Brasil, a fitoterapia é relevante, impulsionada por tradições populares e uma rica diversidade de plantas. A fitoterapia é crucial para a saúde pública, fornecendo opções acessíveis, embora requeira precauções devido a possíveis reações adversas. A fitoterapia no Brasil é reforçada por regulamentações governamentais, destacando os medicamentos fitoterápicos (MF) e produtos tradicionais fitoterápicos (PTF). Diversas plantas, como alcachofra e hortelã, são indicadas para problemas gastrointestinais, com algumas integradas na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais. Evidências científicas apoiam o uso de fitoterápicos para doenças gastrointestinais, destacando propriedades benéficas de plantas dentro e fora do Brasil. No entanto, é crucial considerar interações medicamentosas e riscos potenciais, principalmente em casos graves. Considerações finais: A fitoterapia no Brasil busca resgatar tradições, ampliar o acesso a tratamentos alternativos e promover a saúde. A ênfase nas condições gastrointestinais destaca a relevância dessas terapias, mas a necessidade de estudos mais aprofundados e a sensibilização dos profissionais de saúde são apontadas para orientar eficazmente o uso de fitoterápicos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
18

Jesus, Lisieux Eyer de, Ricardo Pecoraro Raposo i Alexandre Guazelli. "Ascaridíase biliar complicada: espectro de problemas e táticas cirúrgicas". Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 31, nr 3 (czerwiec 2004): 172–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912004000300006.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
OBJETIVO: Discutir as variantes clínicas e táticas para tratamento cirúrgico da ascaridíase biliar complicada. MÉTODO: Trabalho retrospectivo de pacientes operados por complicações de ascaridíase biliar num período de cinco anos. RESULTADOS: São descritos quatro casos de ascaridíase biliar complicada em crianças (três pré escolares e um escolar), expressos através de pseudocisto pancreático, icterícia obstrutiva, colangite e múltiplos abscessos hepáticos, todos tratados cirurgicamente. Descrevemos detalhes técnicos da abordagem operatória para cada um dos casos. CONCLUSÕES: O espectro das afecções biliares secundárias à ascaridíase é variável e é necessário um arsenal de táticas operatórias para a abordagem de cada caso. É desaconselhável o uso de anti-helmínticos antes da resolução clínica da invasão da via biliar. A afecção preferencial de crianças jovens exige o uso de técnicas e materiais adequadamente delicados para a manipulação das vias biliares.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
19

Matos, Luciola de Sales Seabra. "Esterilização de alimentos por microondas para pacientes receptores de transplante de medula". Revista Brasileira de Enfermagem 43, nr 1-2-3-4 (grudzień 1990): 123–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671990000100019.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Receptores de transplante de medula apresentam inúmeros problemas gastrointestinais que interferem com uma adequada ingestão oral. Estudos prévios mostram que o ambiente com fluxo laminar, dieta estéril, descontaminação oral com antibióticos e limpeza da pele são fatores significantes na prevenção da infecção. A literatura recomenda a esterilização dos alimentos por autoclagem, irradiação ou forno. Nesse trabalho propõe-se a esterilização por microondas, por ser um processo rápido, seguro e não alterar o aspecto e sabor dos alimentos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
20

Helmer, Jocélia Fernandes, Carlos Alberto Oliveira, Valíria Duarte Cerqueira, Pedro Soares Bezerra, Robert Gustavo Sanchez Prado, Claudina Rita de Souza Pires i Gabriela Riet-Correa. "Caracterização dos sistemas de produção de ovinos e caprinos na microrregião de Castanhal, Pará". Medicina Veterinária (UFRPE) 14, nr 3 (19.10.2020): 202. http://dx.doi.org/10.26605/medvet-v14n3-3862.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo desse trabalho foi caracterizar os sistemas de produção de ovinos e caprinos na microrregião de Castanhal - Pará. Entre março de 2014 a maio de 2015 foram realizadas visitas a 60 propriedades criadoras de ovinos e caprinos da microrregião de Castanhal - PA, onde aplicou-se um questionário epidemiológico para obtenção de dados relacionados ao manejo produtivo, nutricional, sanitário e reprodutivo do rebanho, infraestrutura e gerenciamento das propriedades. O tipo de criação predominante era extensivo, com pastejo contínuo, com suplementação mineral somente em 46,6% das propriedades. Em 93,4% das propriedades o reprodutor era mantido junto com as fêmeas o ano inteiro, enquanto em apenas 3,4% utilizavam estação de monta e em 3,4% faziam monta controlada. As doenças relatadas como frequentes foram: parasitoses gastrointestinais (90%), afecções podais (80%), mortalidade de cordeiros (48,4%), linfadenite caseosa (31,7%), mastites (25%) e dermatite alérgica (20%). Também foram relatados abortos (10%), problemas respiratórios (6,7%), alterações nervosas (8,4%), ceratoconjuntivite (13,4%) e ectima contagioso (13,4%). A bovinocultura era a principal atividade desenvolvida pela maioria das propriedades do estudo e a ovinocaprinocultura secundária. Em 88,3% das propriedades não eram comercializados animais para o abate ou os reprodutores. Os resultados deste trabalho demonstraram que o nível de organização das criações de pequenos ruminantes era precário, sem utilização de técnicas de manejo e não possuíam assistência técnica, apresentando elevados índices de mortalidade, principalmente, pelas parasitoses gastrointestinais e problemas podais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
21

Nascimento, Francilara Costa do, Cristiane Lopes Mazzinghy, Guilherme Augusto Motta, Josemara Silva Santos, Mildre Loraine Pinto i Katyane de Sousa Almeida. "Estrongilídeos de ruminantes: Revisão". Pubvet 15, nr 4 (kwiecień 2021): 1–9. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n04a799.1-9.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A pecuária brasileira está em constante desenvolvimento, contudo ainda enfrenta grandes problemas com parasitoses, diminuindo o desempenho do rebanho e consequentemente causando prejuízos econômicos. Os estrongilídeos são parasitos comumente observados no trato gastrointestinal destes animais e provocam danos como retardo do crescimento e diminuição de desempenho e isso se torna ainda mais evidente quando nos referimos aos pequenos ruminantes. Sabendo-se da importância destes parasitos gastrointestinais objetiva-se com esta revisão, discutir aspectos relacionados às parasitoses por estrongilídeos nos ruminantes bem como estratégias de controle.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
22

Oliveira, Kerlys Karolayne Brasil de, Gabriel Mauriz de Moura Rocha, Mauro Gustavo Amaral Brito, Mônica do Amaral Silva i Guilherme Antônio Lopes de Oliveira. "Plantas medicinais utilizadas para tratar distúrbios gastrointestinais: revisão integrativa". Research, Society and Development 9, nr 9 (23.08.2020): e438997164. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7164.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo tem como objetivo construir uma revisão bibliográfica sobre plantas medicinais usadas no tratamento de distúrbios gastrointestinais, realizar o levantamento da relação de plantas encontradas na literatura e verificar a existência de estudos do perfil de toxicidade das principais plantas encontradas; assim como identificar os principais compostos fitoquímicos das mesmas. Trata-se de uma revisão integrativa (RI), que utilizou as seguintes bases de dados para a pesquisa: PUBMED e SCIELO; foram utilizados trabalhos encontrados no período de 2015-2020 e a busca em si ocorreu entre março e abril de 2020. Observa-se a aplicação de diferentes espécies vegetais destinadas ao tratamento dos mais variados problemas relacionados ao trato gastrointestinal, tais como gastrite, diarréia, dor de estômago, cólica, constipação. Existem lacunas científicas acerca da temática, pois a partir dos trabalhos encontrados nota-se a carência da presença dos profissionais de saúde em trabalhos que estejam relacionados ao uso de plantas medicinais e a necessidade de mais pesquisas relacionadas à eficácia e segurança do uso desses produtos. Se faz necessário mais pesquisas relacionadas à eficácia e segurança de plantas medicinais utilizadas para o tratamento de distúrbios gastrointestinais, para que se fortaleça este saber na literatura e o mesmo passe a ser inserido no cotidiano dos profissionais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
23

Ximenes, Lorena Barbosa, Juliane Girão de Moura, Mônica Oliveira Batista Oriá, Mariana Cavalcante Martins, Paulo Cesar de Almeida i Elioneide Paulo Carneiro. "Práticas alimentares e sua relação com as intercorrências clínicas de crianças de zero a seis meses". Escola Anna Nery 14, nr 2 (czerwiec 2010): 377–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452010000200023.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo foi desenvolvido para identificar os principais agravos de saúde em crianças de zero a seis meses de vida e verificar a relação entre os agravos de saúde e as práticas alimentares mais frequentes. Foram analisadas informações de 36 crianças, identificadas primeiramente na faixa etária de zero a dois meses e acompanhadas até seis meses em uma Unidade de Cuidado de Enfermagem do Centro de Desenvolvimento Familiar (CEDEFAM) em 134 encontros, por meio de formulário estruturado. Houve predomínio de 24 (18%) crianças na faixa etária entre um e dois meses, sendo que 15 (11,2) dessas se encontravam em AME (aleitamento materno exclusivo). Quanto aos agravos relacionados aos lactentes em AME, houve 75 ocorrências (40,5%), sendo 33 (17,8%) problemas respiratórios, 38 (20,5%) problemas dermatológicos e 4 (2,2%) problemas gastrointestinais. Portanto, as crianças, principalmente as menores de seis meses de idade, fazem parte de um grupo mais vulnerável, e o leite materno pode reduzir a morbimortalidade infantil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
24

Souza, Thalita Rodrigues de, Diana Maria de Almeida Lopes, Natália Martins Freire, Geysa Andrade Salmito, Helaine Cristina Alves de Vasconcelos, Alene Barros de Oliveira, Alexsandra Nunes Pinheiro, Eugenie Desirèe Rabelo Néri, Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes i José Huygens Parente Garcia. "IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO RESIDENTE EM UMA UNIDADE DE TRANSPLANTE HEPÁTICO E RENAL: INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS REALIZADAS". Brazilian Journal of Transplantation 13, nr 2 (1.06.2010): 1368–73. http://dx.doi.org/10.53855/bjt.v13i2.239.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O papel do farmacêutico clínico no atendimento a pacientes internados tem evoluído ao longo do tempo, com ênfase no cuidado farmacêutico. Nesse cenário, o farmacêutico residente tem contribuido substancialmente, para que pacientes transplantados hepáticos e renais sejam beneficiados com as intervenções farmacêuticas, que funcionam como ferramenta efetiva para melhoria da qualidade da assistência hospitalar. Objetivo: relatar as intervenções farmacêuticas (IF) realizadas pelo farmacêutico residente nas unidade de transplante hepático e renal de um Hospital Universitário, identificando problemas relacionados com medicamentos (PRM) durante o período de internação e alta de pacientes transplantados. Métodos: estudo transversal, no qual foram analisadas intervenções farmacêuticas realizadas pelo farmacêutico residente com pacientes transplantados hepáticos e renais no período de maio a setembro de 2010. Resultados: Durante o período de estudo foram acompanhados 219 pacientes, tendo sido detectado PRM em prescrições de 47 (21,5%) deles. Dos pacientes com PRM, 51,06% (n=24) eram do sexo feminino. Os medicamentos envolvidos nos PRM identificados foram classificados de acordo com o Anatomical Therapeutic Chemical (ATC), tendo maior prevalência aqueles relacionados ao sistema cardiovascular e nervoso, respectivamente (43,47% e 17,39%). Foram identificados 81 PRM, dos quais 98,75% foram prevenidos através da IF, com aceitação de 98,76%. Os médicos foram os profissionais mais contatados (97,50%), seguido dos enfermeiros (2,50%). Quando Classificados pelo II Consenso de Granada, os PRM de necessidade ocorreram em 68,80% (n=55), os de segurança 28,80% (n=23) e os de efetividade 2,50% (n=2). Não foi identificada diferença estatisticamente significante na aceitação da intervenção para os diferentes tipos de PRM ( p=0,873). Conclusões: Os resultados sugerem que a participação do farmacêutico residente na equipe assistencial é útil para prevenir a ocorrência de PRM, sendo bem aceita pelos demais membros da equipe de saúde e coopera para a segurança do processo assistencial aos pacientes transplantados hepáticos e renais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
25

Rocha, Camila Martins, Lucas Dias Pereira, Ariany Lacerda Nogueira, Giovana Machado Cardoso, Maria Eduarda Gil de Barros Silva, Maria Eduarda Miranda Fracetti, Mariana Moreira Scheffer i Rafaella Lima Oliveira de Magalhães. "Avaliação do armazenamento de leite e derivados lácteos realizado pelos consumidores / Consumer assessment of milk and milk products storage". Brazilian Journal of Development 8, nr 7 (12.07.2022): 50800–50803. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n7-139.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O leite encontra-se entre os seis primeiros produtos que mais se destacam no ramo com consumo médio no país em torno de 455ml/dia, contribuindo para a diminuição do risco de obesidade na infância e osteoporose em adultos. Contudo, seu armazenamento incorreto pode causar intoxicação alimentar e problemas gastrointestinais. O trabalho teve por objetivo avaliar como é realizado o armazenamento de leite e derivados lácteos pelos consumidores após a aquisição desses produtos. Obteve-se 107 entrevistas aplicadas através da Plataforma Google Forms do dia 23 a 26 de maio de 2021. O questionário foi divulgado por link via redes sociais e os resultados demonstrados por análises percentuais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
26

Chapla, Kelly, Jefferson Gustavo Martins, Ana Tereza Bittencourt Guimarães, Peter Kille i Nuno Gonçalo de Carvalho Ferreira. "Identificação de Possíveis Relações entre o Uso de Agrotóxicos e os Problemas de Saúde Reportados por Munícipes de Santa Tereza do Oeste – PR". Revista JRG de Estudos Acadêmicos 7, nr 14 (15.04.2024): e141011. http://dx.doi.org/10.55892/jrg.v7i14.1011.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os agrotóxicos são empregados para controle de doenças e de pragas e têm gerado problemas ambientais e também relacionados à saúde pública. Ao contrário os problemas de saúde agudos, os problemas crônicos são decorrentes da exposição a agrotóxicos por longos períodos de tempo, possuem sintomas mais sutis e são mais difíceis de serem diagnosticados. A partir do exposto, o presente estudo emprega técnicas de mineração de dados, por meio da ferramenta computacional WEKA (Waikato Environment for Knowledge Analysis), na tentativa de identificar possíveis relações entre o uso de agrotóxicos e problemas de saúde reportados pelos munícipes de Santa Tereza do Oeste - PR, Brasil. A base de dados utilizada foi construída por meio da aplicação do questionário Self-Reporting Questionnaire 20 Items (SRQ-20), o qual é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliação de desordens psiquiátricas. Em geral, os resultados gerais corroboram com aqueles produzidos por outros estudos relacionados ao tema, ao mesmo tempo em que os resultados individuais de cada técnica de mineração de dados empregadas convergem entre si. Dentre outros, identificou-se a relação do contato com agrotóxicos com problemas de fadiga, neurológicos e gastrointestinais. Além disso, com base na análise dos resultados obtidos, surgiu um questionamento quanto à forma como o SRQ-20 é utilizado avaliando apenas o fator quantitativo e não qualitativo das respostas fornecidas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
27

Palavro, Gisele Tedesco, i Rogério Da Silva Veiga. "Boswellia serrata, harpagophytum procumbens e curcuma longa no manejo da osteoartrite". Brazilian Journal of Natural Sciences 1, nr 2 (3.05.2018): 6. http://dx.doi.org/10.31415/bjns.v1i2.15.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A osteoartrite é um dos distúrbios do sistema osteoarticular mais comuns, chegando a atingir cerca de 15% da população mundial. Seu tratamento convencional é feito com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios que possuem risco de efeitos adversos, como ulcerações gastrointestinais, eventos hemorrágicos e nefrotoxicidade. Vislumbrando novas alternativas de tratamento, esta revisão buscou evidências científicas em estudos clínicos feitos em humanos com as espécies vegetais Boswellia serrata Roxb., Harpagophytum procumben DC. e Curcuma longa L. em pacientes com osteoartrite. Os resultados observados com o uso da B. serrata foram alívio rápido da dor, redução da rigidez e recuperação da habilidade funcional articular, bem como sua segurança de uso em humanos, até mesmo por períodos prolongados. O extrato da cúrcuma-doméstica foi tão eficiente quanto o ibuprofeno no manejo da AO de joelho, os efeitos colaterais foram similares, porém com menos relatos de distúrbios gastrointestinais no grupo da cúrcuma-doméstica. O uso do Harpagophytum procumbens reduziu ou cessou o uso de analgésicos em 60% dos pacientes estudados, sendo comparado à diacereína. Os resultados encontrados nos apresentam um cenário muito promissor em se tratando de opções eficientes, acessíveis e seguras para o tratamento dos pacientes com problemas osteoarticulares, trazendo maior segurança de uso por serem plantas de uso tradicional e milenar em algumas culturas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
28

Coelho, Victor Farias, Gabrielle de Oliveira Pessoa, Evelin Carrijo Couto Magalhães, Amanda Marques Coelho, Maira Lustosa de Oliveira Amorim, Fernanda Moreira Ribeiro, Rayssa Blenda Martins i in. "Principais riscos do uso de omeprazol ao longo prazo". Brazilian Journal of Health Review 6, nr 6 (8.12.2023): 30810–18. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n6-322.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: O Omeprazol é um medicamento principalmente empregado no tratamento de condições gastrointestinais, pertencente à classe de inibidores de bomba de prótons (IBP). Atualmente, existem alguns representantes da classe, entre eles: omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol, esomeprazol, dexlansoprazol (que ainda não comercializado no Brasil) e o tenatoprazol. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, cujas bases foram retiradas das plataformas de dados PubMed. O período da pesquisa foi de julho de 2023, atendendo aos critérios de inclusão que foram artigos dos anos 2000 a 2023, na língua portuguesa e inglesa, textos online e em textos completos. Como estratégias para melhor avaliação dos textos, foram utilizados os seguintes descritores em saúde (DeCS): "inibidor de bomba de protons", "fatores de risco" e "Efeitos Adversos de Longa Duração". Discussão: O medicamento Omeprazol corresponde a classe de inibidores da bomba de prótons (IBPs) e sua principal utilização é para o tratamento de doenças de origem gastrointestinal. É um medicamento responsável por suprimir a ação/secreção de ácido gástrico, sendo útil para patologias como úlcera estomacal e duodenal prevenindo a evolução com hemorragia digestiva alta, refluxo gastroesofágico; esofagite resultante do refluxo, erradicação de infecção pela bactéria Helicobacter pylori e no câncer de estômago. Em virtude da existência de muitas medicações que possuem como local de absorção no estômago, ele também pode ser utilizado como medicação adjuvante. (1,2,3). Os IBPs produzem uma supressão ácida significativamente e são capazes de manter o pH intragástrico. (1,2) Considerações finais: Com base no estudo, é essencial ser cauteloso ao prescrever Omeprazol por um longo período, observando assim a necessidade de prescrição e acompanhamento. Apesar de ser eficaz para aliviar problemas gastrointestinais, há preocupações sobre possíveis efeitos na absorção de nutrientes, aumento do risco de fraturas e maior suscetibilidade a infecções gastrointestinais. Portanto, é necessário avaliar cada caso individualmente.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
29

Aguiar, Maria Magalhães, i Jorge Alberto Bernstein Iriart. "Significados e práticas de saúde e doença entre a população em situação de rua em Salvador, Bahia, Brasil". Cadernos de Saúde Pública 28, nr 1 (styczeń 2012): 115–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2012000100012.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste trabalho foi analisar práticas e significados atribuídos à saúde e à doença pela população em situação de rua em Salvador, Bahia, Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo de enfoque antropológico com realização de observação participante e entrevistas semi-estruturadas com 13 indivíduos entre 30 e 66 anos. Os resultados apontam que as condições de vida e saúde deste grupo são muito precárias, sendo a violência sobressalente nas narrativas. Os principais problemas de saúde foram o abuso de substâncias psicoativas, HIV/AIDS, transtornos mentais, problemas odontológicos, dermatológicos e gastrointestinais. A saúde foi associada, entre outros significados, à capacidade de resistir ao cotidiano de dificuldades, enquanto a doença vinculou-se ao estado de debilidade impeditivo de lutar pela sobrevivência. Os serviços de saúde são procurados em situações graves e urgentes. Conclui-se pela necessidade de políticas específicas visando garantir condições de vida adequadas e acesso à saúde para esta população.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
30

Silva, Bento Saraiva Silva, Caroline Viana de Sousa, Ellen Cristina Gomes Tigre, João Victhor Oliveira Sousa, Karoline Silva Oliveira, Kevilli Andrade dos Santos, Paulo Brunno Morais Rocha, Pedro Paulo de Sousa Silveira, Osvaldo Gomes Pereira Junior i Antônio Carlos Melo Lima Filho. "Síndrome de Alagille: uma revisão bibliografica". Revista Eletrônica Acervo Saúde 15, nr 6 (16.06.2022): e10439. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e10439.2022.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: Compreender a fisiopatologia da Síndrome de Alagille (SAG) e suas formas de tratamento. Revisão bibliográfica: A SAG é uma doença multissistêmica autossômica crônica rara, caracterizada pela escassez de ductos biliares interlobulares e por uma grande variabilidade clínica que envolve órgãos e sistema. Dados epidemiológicos demonstram que essa doença afeta cerca de 1 a cada 30.000 nascidos vivos. As mutações genéticas causadas pela SAG podem afetar os olhos, o coração, os ossos, a face e principalmente o fígado. Da mesma forma, a mortalidade varia em média de 10 a 20%, sendo que em casos de problemas ou transplantes hepáticos a variação é de 25%, problemas cardíacos 15% e hemorragia cerebral em 25% dos casos de mortes. A forma de tratamento consiste no uso de fármacos com associação de vitaminas lipossolúveis e, em casos mais graves, o transplante hepático. Considerações finais: O diagnóstico e tratamento devem ser tratados com bastante atenção juntamente com uma equipe multidisciplinar para um melhor prognostico para o paciente, assim oferecendo uma melhor qualidade de vida.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
31

Boaes, Ana Beatriz Guerreiro, Cristiane Monteiro de Souza i Mirelia Rodrigues de Araujo. "O consumo abusivo de álcool: seus impactos no indivíduo e na sociedade em meio ao cenário pós-pandêmico". Revista Eletrônica Acervo Saúde 23, nr 9 (30.09.2023): e13230. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e13230.2023.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: Avaliar o impacto do cenário pós-pandêmico no consumo abusivo de álcool, avaliando de forma individualizada e socialmente. Métodos: Realizou-se uma revisão integrativa seguindo as diretrizes da Declaração PRISMA, utilizado a base de dados da PubMed e MEDLINE, por meio dos descritores “Alcoolismo” e “COVID-19”, onde foi obtido 3246 artigos. Resultados: Dentre os artigos levantados, o somatório de participantes foi de 1.694.829 pacientes, com desenhos selecionados dos continentes Europeu, Asiático e Norte Americano. Observou-se a partir da análise dos estudos incluídos que o consumo abusivo de álcool além de ser considerado um problema psíquico, causa danos consideráveis na saúde física de quem consome e problemas de ordem social para a comunidade. Ao encontro disso, constatou-se um aumento na prevalência do consumo de álcool durante a pandemia que impactou diretamente nos sistemas de saúde de países do primeiro mundo. Considerações finais: Entre os principais impactos encontrados do cenário pandêmico se pode destacar o aumento das doenças gastrointestinais por abuso de álcool e o agravamento de problemas psíquicos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
32

Franke, Tayara Aline, Veridiana Lenartovicz Boeira, Claudinei Mesquita da Silva i Leyde Daiane de Peder. "Alterações enzimáticas relacionadas a problemas hepáticos em uma amostra de um laboratório privado de Mercedes, Paraná". Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde 46, nr 1 (12.02.2019): 8. http://dx.doi.org/10.18224/evs.v46i1.6034.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O fígado é um órgão com funções vitais para o organismo. As determinações das enzimas hepáticas em um laboratório clínico podem contribuir significativamente para estabelecer as causas, grau de extensão de lesões e o controle de diversas patologias. Desta forma, é preciso constituir a relação existente entre as alterações das enzimas hepáticas, evidenciando as transaminases (ALT e AST) com os problemas hepáticos. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa com característica participativa, com pacientes que realizaram as dosagens da ALT e AST entre o período de agosto de 2013 a agosto de 2016, atendidos em um laboratório de análises clínicas privado, localizado na cidade de Mercedes – Paraná. Os resultados obtidos demonstraram que a presença da doença hepática foi verificada em 20,7% dos pacientes, enquanto que 79,3% relatou não ter nenhuma patologia relacionada. Destes, 83,3% relatou ter diagnóstico para hepatite B e 16,7% para cirrose alcoólica e assim os valores para as dosagens das transaminases apontou que 50% tiveram ALT reagente e 50% não reagente, enquanto 66,7% apresentaram a AST reagente e 33,3% não reagente. Assim, os valores das transaminases encontrados dependem da fase da doença em que se situava o paciente no momento da realização do exame e além disso, constatou-se que as alterações enzimáticas têm uma forte interação com as enfermidades hepáticas. Todavia, ainda é preciso realizar uma boa investigação diagnóstica destes, avaliando o estilo de vida e o uso de medicamentos, por exemplo, pois muitos pacientes permanecem assintomáticos até o desenvolvimento da patologia hepática em si.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
33

Diniz, Lilian Stefani Munaó, Stella Maris Lazzarini i Maria José Angelo. "Problemas médico-veterinários de Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) em cativeiro". Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 2, nr 2 (1.07.1999): 34–42. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v2i2.3384.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O lobo-guará, Chrysocyon brachyurus (Carnivora, Canidae), possui altíssimo valor biológico, em virtude de ser considerada espécie vulnerável à extinção, principalmente pela eliminação sistemática de seu habitat. Paralelamente, em cativeiro tem-se tido dificuldade na reprodução, manutenção, bem como na criação dos filhotes nascidos, devido a deficiências no manejo e problemas de doenças. O presente estudo retrospectivo de 30 anos, relaciona as principais alterações ocorridas com 100 animais (59,41, O) entre filhotes e jovens (20 animais) e adultos (80 animais) mantidos no Zoológico de São Paulo. Como resultado obtiveram-se lII processos: gastrointestinais, 62,0%; traumáticos, 13,6%; respiratório, 8,2%; urinários, 8,2%, circulatórios, 4,5%; além de casos isolados. Os sinais clínicos mais comumente observados referiram-se aos processos gastrentéricos representados por diarréia, vômito, anorexia, e prostração. Das principais enfermidades bacterianas prevaleceram a leptospirose, salmonelose e colibacilose. Decreve-se primeiro relato de surto de parvovirose no Brasil, que levou à morte 11 dos 17 animais atingidos. Dentre os parasitos prevaleceram Ancylostoma sp, Trichuris sp e coccídeos. Salientam-se 6 casos de parasitose renal por Dioctophyme renale. Os processos traumáticos foram representados, principalmente, por infantofagia cometida pelos pais. Para lobos-guarás em cativeiro deve-se ter especial cuidado com as enfermidades do aparelho gastrointestinal, em virtude de apresentarem alterações de etiologia variada como bacterianas, virais, verminóticas, por distúrbios alimentares e em decorrência do estresse em cativeiro. Recintos adequados e com tranqüilidade, aliados a programa efetivo de medicina preventiva, são fundamentais para reprodução e manutenção da espécie.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
34

Da Cunha, Aldeiza Lopes, Ranessa Braz Ferreira i Graciana de Sousa Lopes. "OS IMPACTOS DA ALTERAÇÃO DO SONO E REPOUSO EM TRABALHADORES DO TURNO NOTURNO SOB A ÓTICA DA ENFERMAGEM DO TRABALHO". Revista Contemporânea 3, nr 11 (30.11.2023): 24536–55. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n11-223.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: Identificar o impacto da alteração do sono e repouso em trabalhadores do turno noturno sob a ótica da enfermagem do trabalho. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura e de natureza exploratória. O levantamento bibliográfico ocorreu em artigos, teses e dissertações que se encontravam nas bases de dados indexadas SciELO, BVS e LILACS e PubMed, nas línguas portuguesa e inglesa. Foram utilizados os seguintes descritores: “Qualidade do Sono”; “Trabalhadores Noturno” e “Enfermagem do Trabalho”. Resultados: Entre as consequências do trabalho noturno, podem ser identificados sintomas que comprometem a qualidade, falta ou redução do sono, ocasionar problemas que podem gerar modificações graves à saúde desse trabalhador. Favorece o adoecimento social, físico, e psicológico para esses profissionais. Pesquisas demonstram que a taxa de enfermeiros com obesidade é elevada, além do crescimento de patologias gastrointestinais, um dos fatores contribuintes é o consumo irregular de refeições. Conclusão: Há uma grande necessidade de investimento na saúde do trabalhador enfermeiro, visando amenizar os impactos causados pela falta ou redução das horas de sono noturno. Tendo em vista que o turno noturno acarretar na qualidade do sono inadequado e gerar problemas fisiológicos e sociais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
35

Rosero Narváez, Kevin, i Anabela Galárraga-Andrade. "Análisis del consumo de bebidas alcohólicas en estudiantes universitarios de las carreras de educación básica y educación inicial". REVISTA U-Mores 2, nr 3 (10.11.2023): 9–26. http://dx.doi.org/10.35290/ru.v2n3.2023.968.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A lo largo de la historia, el consumo de alcohol ha sido socialmente aceptado, en tiempos recientes ha generado problemas más graves debido a su uso excesivo y a edades cada vez más tempranas. Estos problemas incluyen daños físicos, psicológicos y sociales, como enfermedades cancerígenas, trastornos cardiovasculares y daños hepáticos. Con el objetivo de investigar esta problemática, se realizó un estudio para describir las diversas dimensiones relacionadas con el consumo de alcohol, para determinar si existían relaciones significativas entre el género y el consumo, así como entre el nivel educativo. Se utilizó una metodología cuantitativa de corte transversal, con un enfoque correlacional y una muestra probabilística. Se encuestó a una muestra representativa de 207 personas, seleccionadas de un grupo de 517 estudiantes de Educación Inicial y Educación Básica. Los datos recopilados se analizaron utilizando la prueba de hipótesis Chi Cuadrado. Los resultados obtenidos revelaron una relación estadísticamente significativa, aunque débil, entre el género y el consumo de alcohol. Sin embargo, no se encontró una relación significativa entre el nivel educativo y el consumo de alcohol. En resumen, se concluyó que el consumo frecuente de alcohol entre la comunidad universitaria conlleva un riesgo moderado a alto de consumir de manera perjudicial.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
36

Oliveira, Amanda Lopes de, Kévylla Mendanha Rocha, Mariza Cardoso Bastos, Mylena Felix Faria i Guilherme Borges Macêdo. "INFLUÊNCIAS MICROBIOLÓGICAS DO EIXO INTESTINO-CÉREBRO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA". REVISTA FOCO 17, nr 6 (7.06.2024): e5317. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n6-024.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica caracterizada por atrasos no desenvolvimento e comportamento, impactando ampla e significativamente a vida das crianças e suas famílias. Manifestações sintomáticas gastrointestinais são comuns entre os indivíduos com TEA, evidenciando a relação entre o intestino e o cérebro. O estudo objetiva demonstrar a interação entre a microbiota intestinal e o transtorno e opções de tratamento disponíveis. Portanto, trata-se de uma revisão bibliográfica, em que, foram aplicados o uso de bases de dados eletrônicas: Scientific Electronic Biblioteca Online (SCIELO), PUBMED, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). O período das publicações encontradas foi de 2019-2024. O TEA apresenta uma variedade de sintomas, incluindo problemas gastrointestinais, cuja prevalência é significativamente maior em crianças autistas do que na população em geral. Estudos destacam a influência da microbiota intestinal nesses sintomas, com aumento da presença de certas bactérias em indivíduos com o transtorno. Intervenções como probióticos, prebióticos e transplante de microbiota fecal mostrou melhorias na sintomatologia gastrointestinal e comportamental. Além disso, os achados bibliográficos demonstram que medicamentos como risperidona e aripiprazol são comumente prescritos para controlar sintomas secundários da síndrome. A investigação atual enfatiza a relevância da microbiota intestinal no Transtorno do Espectro Autista (TEA), indicando que intervenções terapêuticas direcionadas ao reequilíbrio dessa microbiota podem trazer benefícios para crianças com autismo. Adicionalmente, certos medicamentos podem auxiliar no controle de sintomas secundários, no entanto, a abordagem mais eficaz é aquela adaptada às necessidades individuais de cada paciente.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
37

Barbosa, Renata Pinto de Campos, Roberta Pinto de Campos Barbosa i Isabele Rejane de Oliveira Maranhão Pureza. "Efeitos da suplementação com probióticos no Transtorno do Espectro Autista: uma revisão sistemática". Brazilian Journal of Health Review 7, nr 4 (1.07.2024): e70962. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n4-001.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é categorizado em um grupo de condições denominadas transtornos do neurodesenvolvimento. Outras comorbidades podem estar associadas ao TEA, sendo os problemas gastrointestinais os mais frequentes. O uso de probióticos como uma opção no manejo terapêutico é uma possibilidade atual. O presente estudo tem por objetivo entender a relação entre o uso de probióticos e os efeitos no TEA, no que tange à melhoria de sintomas neurocognitivos, comportamentais, gastrointestinais e sensoriais, de uma forma sistemática e atualizada. Trata-se de uma revisão sistemática, na qual foram incluídos apenas ensaios clínicos randomizados, com a única intervenção sendo o uso de probióticos e população alvo envolvendo pacientes diagnosticados com TEA, sendo este o único transtorno neuropsiquiátrico contemplado nos estudos. As bases de dados utilizadas foram a MedLine, Scopus e Embase. O protocolo foi publicado no PROSPERO sob o número de registro CRD42024522035. Dos 1537 estudos identificados nas bases de dados, 14 foram avaliados para leitura na íntegra. Ao fim, 5 estudos englobando 220 participantes foram incluídos nesta revisão. É válido ressaltar a heterogeneidade entre os estudos avaliados: uso de cepas de microrganismos diferentes, em concentrações diferentes ou com tempo de intervenção distintos, idades variáveis e sexos diferentes. Diante do exposto, foi possível constatar a heterogeneidade dos estudos analisados e o risco de viés moderado a alto da maioria destes, concluindo que as evidências relacionadas à melhoria dos sintomas do TEA ainda são limitadas, mas com resultados promissores quando relacionados a cepas específicas e intervenções mais longas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
38

Cunha Camillo, Flávia. "Lippia alba (Mill.) N.E. Br. ex Britton & P. Wilson uma espécie nativa promissora para a introdução em programas nacionais de plantas medicinais e fitoterápicos". Revista Fitos 10 (23.05.2017): 21–27. http://dx.doi.org/10.5935/2446-4775.20160042.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Lippia alba (Mill.) N.E. Br. ex Britton & P. Wilson (Verbenaceae), conhecida popularmente como erva cidreira, é uma das plantas mais utilizadas na medicina popular brasileira. Suas folhas são utilizadas em forma de chás, maceradas, extratos, xaropes e tinturas para tratar problemas gastrointestinais, diarreia e disenteria. A espécie possui diversos quimiotipos, sendo que seus metabolitos aromáticos já foram caracterizados no país, apresentando diferentes marcadores químicos com propriedades farmacológicas conhecidas, como analgésico, sedativo e antifúngica. Lippia alba, apesar de ser uma planta bastante utilizada no Brasil, encontra-se fora dos principais documentos que enfatizam a introdução de plantas medicinais na atenção básica do sistema de saúde pública. Diante dessas considerações, este estudo teve por objetivo realizar uma revisão da literatura sobre a classificação botânica, constituintes químicos, atividades farmacológicas e indicação de uso de Lippia alba, enfatizando a importância da espécie para o Brasil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
39

De Sousa, Vinicius Barroso, Pablo Henrique Camargo Lima, André Anderson Soares Souza, Karla Gomes Da Silva i Juliana Martins Pedrosa Pinto. "Síndrome de abstinência neonatal: as consequências da exposição pré natal à cocaína". Brazilian Journal of Health Review 6, nr 4 (11.08.2023): 17324–29. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n4-256.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O consumo de crack e cocaína durante a gestação causa problemas tanto maternos quanto fetais, uma vez que, o uso dessas substâncias atravessa a barreira placentária promovendo um quadro de hiperestimulação do sistema nervoso. Os sinais clínicos geralmente se desenvolvem nos primeiros dias após o nascimento repercutindo em sintomas autonômicos, neurológicos e até gastrointestinais. Esse conjunto de sinais e sintomas exibidos pelo neonato após a interrupção da exposição gestacional à cocaína é conhecida como síndrome de abstinência neonatal (NAS). O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura a fim de apresentar os efeitos físicos e psicológicos da síndrome de abstinência neonatal. Todavia, é sabido que as consequências para o neonato são múltiplas, mas a gravidade dos sintomas depende do tempo de exposição, da quantidade de substância consumida, bem como o acompanhamento feito pela mulher durante a gestação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
40

Silva, Kelly Barbosa da, Elisson Diego Souto Costa, Iran Barbosa Vital i Aldenir Feitosa dos Santos. "Avaliação do potencial das folhas do Boldo do Chile como inibidor da peroxidação lipídica". Revista Ambientale 2, nr 1 (20.12.2017): 9. http://dx.doi.org/10.17648/ambientale.v2i1.53.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O uso de espécies vegetais como fonte de novos medicamentos ainda oferece grandes vertentes para a investigação científica nos dias atuais. Desta forma, o boldo do Chile um tipo de espécie vegetal arbórea que pertence à família monimiaceae apresenta alguns benefícios farmacológicos para a saúde, pois é comumente usado na medicina popular para problemas digestivos e hepáticos. Assim, a presente pesquisa teve o propósito de avaliar o boldo do Chile como inibidor da peroxidação lipídica, através do método TBA (ácido tiobarbitúrico). Desta maneira, foi observado que resultados adquiridos indicaram que o extrato etanólico das folhas do boldo do Chile apresenta um sigficativo potencial de inibição da peroxidação lipídica equivalente a o antioxidante sintético BHT (di-terc-butil metil fenol). O extrato vegetal apresentou o índice antioxidante (IA%) de 32,63006 a 100 μg/mL. Essa ação pode ser atribuída aos compostos fenólicos já detectados nesta espécie evidencia sua importância como fonte de produtos naturais bioativos para fins farmacológicos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
41

Orozco, Andrea Catalina, Mauricio O'Connell, Miriam Guzmán i Julio Cabrera. "Distrofia torácica asfixiante o Síndrome de Jeune". Revista médica (Colegio de Médicos y Cirujanos de Guatemala) 159, nr 2 (16.12.2020): 110–11. http://dx.doi.org/10.36109/rmg.v159i2.243.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
La distrofia torácica asfixiante (DTA), también denominada Síndrome de Jeune, es una enfermedad genética autosómica recesiva, cuya causa se desconoce en muchos casos. Sin embargo, se han identificado mutaciones en al menos 11 distintos genes.[1,2] Su frecuencia se estima en 1:130000 recién nacidos vivos.[3] La afección clínica se manifiesta en los huesos, principalmente en el tórax y las costillas. El tórax pequeño y las costillas cortas, son causa de la cavidad torácica, característicamente en “forma de campana” que, restringe el crecimiento y la expansión de los pulmones, lo que causa dificultad respiratoria.[3,4] La forma letal de este síndrome se debe a insuficiencia respiratoria secundaria a la hipoplasia pulmonar y al estrechamiento de la caja torácica.[4] La DTA se puede asociar también con brazos y piernas cortas, formas inusuales de los huesos pélvicos, dedos adicionales de pies o manos y problemas renales, cardíacos, hepáticos y oculares.[1,2,3] El objetivo es reportar un caso clínico de la forma letal de DTA.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
42

Andraus, Wellington, Luciana BP Haddad, Liliana Ducatti, Rodrigo B. Martino, Vinicius Rocha Santos i Luiz Augusto C. D'Albuquerque. "Reconstrução arterial no transplante hepático: a melhor reconstrução para variação da artéria hepática direita". ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) 26, nr 1 (marzec 2013): 62–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-67202013000100014.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
INTRODUÇÃO: Variações na anatomia da artéria hepática são comuns, com incidência de 20-50%. No transplante hepático, reconstruções durante a operção de bandeja são frequentemente necessárias para proporcionar anastomoses arteriais adequadas. O uso de "patch" é frequente, visando reduzir a incidência de complicações. Entretanto, quando está presente a variação da artéria hepática direita, ramo da artéria mesentérica superior, a reconstrução ocasionalmente produz torções e problemas de fluxo. MÉTODOS: Descreve-se uma técnica cirúrgica alternativa para reconstrução da variação da artéria hepática direita usando um "patch de Carrel" da artéria mesentérica superior. O "patch" é anastomosado no coto da artéria esplênica permitindo orientação vertical e bom fluxo sanguíneo. RESULTADOS: Entre 120 transplantes hepáticos, quatro casos consecutivos de variação da artéria hepática direita foram reconstruídas utilizando essa técnica. Todos eles apresentaram patência e bom fluxo no pós-operatório. CONCLUSÃO: A técnica proposta mostra-se interessante método alternativo para reconstrução da variação da artéria hepática direita no transplante hepático.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
43

Schneider Lazarotto, Maísa, Andressa Rodrigues Pagno, Tainá Monique Schneider i Talitta Da Silva Copetti4. "BENEFÍCIOS E PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE PEUMUS BOLDUS (BOLDO-DO-CHILE) COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA". Revista Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Biológicas 5, nr 1 (31.10.2021): 35–42. http://dx.doi.org/10.31512/ricsb.v5i1.303.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As práticas com plantas medicinais são populares no mundo inteiro, em alguns lugares ela é utilizada com mais frequência, principalmente quando se trata da cultura de determinada comunidade. Peumus boldus, ou boldo como é popularmente conhecido, é comumente encontrado nos quintais de casas ou até mesmo na forma industrializada. Observou-se o uso do boldo e seus benefícios e problemas como alternativa terapêutica. Trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada no período de agosto a novembro de 2019. A pesquisa buscou por estudos publicados do ano de 2009 à 2019, tendo como critérios de inclusão artigos originais, apenas na língua portuguesa, que apresentassem estudos com o boldo da espécie Peumus boldus, que falassem sobre a utilização de plantas e para qual finalidade terapêutica. Peumus boldus tem posição de destaque, relacionado à predominância de uso, e que, quando consumido de forma incorreta, pode causar má formação fetal, diarreia, entre outros. No entanto, quando é consumido de forma correta, traz muitos benefícios para algumas alterações gastrointestinais, como por exemplo, age como antiflatulento, hepatoprotetor digestivo, etc. Portanto, é importante que sejam conhecidos, pela população pelos profissionais da área da saúde, os benefícios e também os problemas do uso de plantas medicinais, em especial o boldo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
44

Rorato, Larissa Paiva, Julia Palo Janeiro Egger, Caio Cesar dos Santos Kasai i Clóvis Massato Kuwahara. "CORRELAÇÃO DE FODMAPS COM OS SINTOMAS DA SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL". REVISTA FOCO 17, nr 4 (10.04.2024): e4842. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n4-048.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma condição gastrointestinal crônica com alta prevalência, que afeta a qualidade de vida dos pacientes. Diagnosticada com base em sintomas específicos, conforme os Critérios de Roma IV. Estudos recentes sugerem que a redução da ingesta de FODMAPs - carboidratos de cadeia curta fermentáveis, pode aliviar os sintomas da SII. Porém, esse estudo, aplicado em 26 pacientes, revelou uma complexidade entre os alimentos e sintomas da SII. Enquanto o consumo de queijo fresco foi associado a sintomas e redução na qualidade de vida, o brócolis não causou desconforto significativo. Esses achados destacam a complexidade do tratamento da SII, uma vez que a restrição total de FODMAPs pode não ser a abordagem mais eficaz, pois alguns alimentos não são tão prejudiciais. Além disso, alimentos de baixo teor de FODMAPs, como laranja e banana, causaram sintomas, destacando a relação entre hábitos alimentares e problemas gastrointestinais funcionais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
45

Santos, Wagner Marculino de Souza, i Alex Sandro Rodrigues Baiense. "INCORRECT USE OF ANTIBIOTICS". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, nr 6 (19.06.2024): 3272–87. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i6.14662.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O uso irracional dos antibióticos (UIA) pode promover a resistência das bactérias, limitando a eficácia dos tratamentos disponíveis no mercado no qual são causados pela infecção bacteriana, se tornando um problema de saúde pública. Além disso, o uso desnecessário de antibióticos pode levar a efeitos colaterais adversos, como alergias e distúrbios gastrointestinais entre outros. O objetivo geral desse trabalho é analisar de forma abrangente o impacto do uso irracional de antibióticos e suas consequências. Para a elaboração deste trabalho, Foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura sobre a terapêutica para descrever e apresentar os efeitos do uso irracional dos antibióticos, buscando referências importantes em bases de dados nacionais e internacionais. Buscando artigos entre os anos de 2020 e 2024. Conclui-se que os profissionais farmacêuticos desempenham serviços essenciais à saúde, atuando na promoção do uso racional de medicamentos e combatendo os problemas advindos do seu uso inadequado.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
46

Obregón, Phallcha Luízar, Fernando Rodolfo Espinoza Quiñones, Emanuelle Bianchi da Silva i Clovis Casagrande Junior. "ELEVADAS CONCENTRAÇÕES DE METAIS EM ÁGUAS DO CÓRREGO SÃO JOSÉ, CASCAVEL (PR), E POSSÍVEIS RISCOS À SAÚDE". Saúde e Pesquisa 12, nr 1 (4.03.2019): 51. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9206.2019v12n1p51-61.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da água do córrego São José, afluente do rio Boi Piguá, e seu risco à saúde da população do entorno do Aterro Sanitário Municipal da cidade de Cascavel (PR). Foram monitorados parâmetros físico-químicos e elementos em nível de traço, em quatro pontos ao longo do córrego São José durante vinte e quatro meses. Também foi aplicado questionário à população, que mantém contato com a água desse córrego. Foram detectadas concentrações dos elementos químicos As, Pb, Cr, Cu, Hg, Se e V em desconformidade aos limites máximos permitidos pela legislação ambiental, além dos valores de oxigênio dissolvido e condutividade elétrica. Verificou-se que a qualidade da água foi influenciada negativamente pela presença do aterro sanitário. Além disso, doenças gastrointestinais, dermatites e alterações organolépticas na água foram relatadas pela comunidade. Problemas de saúde da população no entorno podem estar possivelmente vinculados ao uso das águas do córrego.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
47

Bahia, Ligia, Elaine Simmer i Daniel Canavese de Oliveira. "Cobertura de planos privados de saúde e doenças crônicas: notas sobre utilização de procedimentos de alto custo". Ciência & Saúde Coletiva 9, nr 4 (grudzień 2004): 921–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232004000400013.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Com o objetivo de contribuir para especificar a origem das fontes de remuneração dos procedimentos de alto custo, relacionados com a assistência a doenças crônicas, o presente trabalho examina a utilização de procedimentos médicos selecionados por clientes vinculados a planos privados de saúde e pelos segmentos populacionais cobertos exclusivamente pelo SUS. O estudo se baseia na comparação entre taxas de utilização dos procedimentos selecionados, obtidos por meio de informações solicitadas a empresas de planos de saúde, consultas às fontes oficiais e estimativas fornecidas por informantes-chave. Apesar de possíveis problemas de classificação, as taxas de utilização dos clientes de planos privados de saúde para revascularização do miocárdio, angioplastia, artroplastia de quadril, e cirurgia de obesidade mórbida são mais elevadas do que as estimadas para os segmentos populacionais exclusivamente cobertos pelo SUS. Por outro lado, as proporções de transplantes hepáticos e terapias renais substitutivas remuneradas diretamente pelo SUS variam de 89% a 96%. Tais resultados sinalizam uma divisão de atribuições entre as esferas pública e privada no que se refere às fontes de remuneração dos procedimentos de alta complexidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
48

Mota, Renan Guilherme, i Eudes Esteves do Nascimento. "Estudo, características Post mortem e possíveis medidas de prevenção na ocorrência dos casos de amiloidose hepática em equinos utilizados para produção de soros hiperimune". Medicina Veterinária (UFRPE) 13, nr 1 (9.09.2019): 27. http://dx.doi.org/10.26605/medvet-v13n1-2605.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A produção de soros hiperimunes compõe parte fundamental no combate e tratamento à doenças causadas por toxinas e venenos produzidos por vírus, bactérias ou animais peçonhentos. Geralmente utiliza-se a espécie equina (Equus caballos) pela docilidade e alta capacidade de produção de soro. Dentro da rotina produtiva existem fatores de nutrição e manejo que quando somados à alta estimulação antigênica podem levar à ocorrência de quadros de amiloidose. O caso relatado descreve os sinais post-mortem encontrados em um equino macho, adulto, e com causa-mortis vinculada à ruptura de lobos hepáticos acometidos pela deposição amiloide, promovendo hemorragia intra-abdominal. Foram adotadas algumas medidas relacionadas a dieta e manejo dos animais dentro da propriedade, almejando auxiliar na manutenção e avaliação da saúde, recuperação física e hematológica pós-sangria e até mesmo no rendimento e controle da produção de anticorpos por mL de soro. Os quadros relacionados à amiloidose são raros e normalmente sem a presença de sinais clínicos, sendo a monitoração frequente para detecção precoce de problemas e avaliação da saúde, uma boa alternativa para controle da produção e do bem-estar animal.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
49

Pinheiro, Maria Jucileide dos Santos, Jacqueline da Silva Guimarães dos Santos i Luciana Arantes Dantas. "Utilização do paracetamol no tratamento da dengue e o comprometimento do fígado: revisão". Brazilian Journal of Science 2, nr 4 (25.01.2023): 32–40. http://dx.doi.org/10.14295/bjs.v2i4.279.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A dengue é uma doença viral que, especialmente na América do Sul, tornou-se um considerável problema de saúde pública. Dependendo da gravidade, entre os diversos efeitos da doença no organismo, encontra-se a lesão hepática em vários níveis de comprometimento. Febre, dor de cabeça e dor no corpo em pessoas com dengue são sintomas para os quais os órgãos da saúde recomendam medicações analgésicas. O paracetamol é um medicamento que, a depender da dosagem, pode afetar o órgão hepático humano. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar relação entre o paracetamol, a dengue e problemas hepáticos que podem ser desencadeados pela referida medicação. Verifica-se que grande parte dos estudos ainda não contemplam alternativas de uso sobre os medicamentos já existentes. São trabalhos que ainda reforçam ser o paracetamol, mesmo diante de possíveis danos, uma opção considerável para alívio dos sintomas de dengue. Foi possível compreender os riscos do uso de outros medicamentos para os sintomas da dengue, como também a atuação efetiva da população e do governo na prevenção da doença, por meio de campanhas e políticas públicas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
50

Sena, Paula Rodrigues, Raimunda Elaine Araújo Barreto, Rogério Rômulo Da Silva, Sergio Ricardo Siani, Pedro de Souza Quevedo, Aline Correa De Carvalho, Priscila da Silva Castro, Nilson Antonio Assunção i Leticia Dias Lima Jedlicka. "Riscos da exposição ao Diacetil: alterações proteômicas em camundongos". CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 16, nr 9 (13.09.2023): 14910–26. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.9-065.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O diacetil é um aditivo alimentar muito utilizado em alimentos industrializados, tais como margarina, pipoca de micro-ondas, bolachas, bolos, salgadinhos, biscoitos, vinhos, café, whisky, entre outros itens alimentares e até mesmo em cigarros. Majoritariamente, este é utilizado pela indústria para conferir aos alimentos os sabores amanteigado e caramelo, porém o consumo em grandes quantidades pode acarretar irritações, reações adversas gastrointestinais, problemas do trato respiratório, problemas dermatológicos e também neurológicos, pois esta substância tem caráter mutagênico mediante exposição prolongada, como em consumidores frequentes e trabalhadores que lidam com este na linha de produção. Buscando conhecer o possível impacto da exposição ao diacetil em proteínas no organismo foi realizado um estudo de caso-controle com a exposição do flavorizante diacetil em camundongos da linhagem C57/Bl e posteriormente comparados a um grupo não exposto. Com o estudo foi observado que a ingestão da substância gerou uma modificação no perfil proteômico no plasma do grupo tratado, desenvolvendo novas proteínas e a supressão de outras. O estudo buscou auxiliar na compreensão sobre os efeitos do diacetil na saúde humana, bem como para sensibilizar a população sobre os riscos associados ao consumo em excesso de alimentos contendo esse aditivo. Trouxe à tona indicativos significativamente preocupantes sobre o risco da exposição ao flavorizante uma vez que aponta para potenciais impactos negativos na saúde decorrentes do consumo e da exposição ocupacional.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii