Gotowa bibliografia na temat „Prêmio BNB de Jornalismo”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Prêmio BNB de Jornalismo”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Prêmio BNB de Jornalismo"

1

LACERDA, Eliane Muniz, Robson DIAS i Victor Márcio Laus Reis GOMES. "IMPRENSA E DITADURA: os valores-notícia nos casos de religiosos acusados de praticar atividades subversivas". ÂNCORA - Revista Latino-americana de Jornalismo 7, nr 2 (16.09.2020): 180–202. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2359-375x.2020v7n2.48894.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Texto fruto de pesquisa de mestrado no PPFFAC/UnB, na linha Jornalismo e Sociedade e, posteriormente, tema de encontros sobre os limites das organizações dentro de um cenário de controle e de perseguição à liberdade de expressão, no contexto do Regime Militar: no Grupo de Estudos Avançados de Comunicação Mediática e Organizacional, do mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (PPGSSCOM/UCB). Também guarda relação com o grupo de pesquisa Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação (DGP/CNPq), no qual os autores são coordenadores e investigam as circunstâncias que as premiações da CNBB se institucionalizam ao operar valores de cidadania e de direitos humanos no espaço midiático, no espaço jornalístico e no espaço público: Prêmio Margarida de Prata (Cinema), Prêmio Clara de Assis (Telejornalismo), Prêmio Dom Helder Câmara (Impresso), Prêmio Microfone de Prata (Radiojornalismo). Sendo a edição 2016 do Prêmio Dom Helder Câmara fruto dessas reuniões do grupo, na UCB, por ocasião dos trabalhos do grupo assumir o júri da premiação, nesta oportunidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Alves da Silva, Marcelli, Ariel Santos da Rocha, Kellen Ayana Alves Ceretta i Nayara Nascimento De Sousa. "Um olhar para a pesquisa em Jornalismo na Iniciação Científica:". La Trama de la Comunicación 26, nr 2 (13.02.2023): 055–71. http://dx.doi.org/10.35305/lt.v26i2.807.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo visa analisar os trabalhos vencedores do Prêmio Adelmo Genro Filho na categoria Iniciação Científica e levantar o perfil das/dos ganhadoras/es. Considerando que a premiação reconhece pesquisas que contribuem para o campo do Jornalismo e valoriza a atuação das/os pesquisadoras/es, nos interessa identificar aspectos que representam a iniciação científica e graduação. Utilizamos a Análise de Conteúdo para categorizar os 23 trabalhos que receberam prêmio principal e menção honrosa na categoria em questão, entre 2010 e 2020. Para delimitar o perfil de quem venceu, aplicamos um questionário. Os resultados indicam que a abordagem qualitativa e a análise de conteúdo predominam na metodologia, com destaque para os jornais tradicionais como objeto de estudo. Entre as/os ganhadoras/es, quem participava de grupo de pesquisa e/ou foi bolsista de iniciação científica tende a ingressar mais na pós-graduação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

De Sousa, Vivaldo Reinalto. "Inspiração nos anos de chumbo Bastidores das reportagens vencedoras do Prêmio Esso durante a ditadura militar". Latin American Journal of Development 3, nr 4 (17.08.2021): 2528–65. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv3n4-060.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Apesar das dificuldades enfrentadas pelo jornalismo durante o período do regime militar – de 1964 a 1985 - devido à censura, repórteres e editores continuaram a produzir boas matérias. Reportagens que mostram um país ainda com grande concentração de renda; o seqüestro no Brasil de opositores da ditadura militar instalada no Uruguai; como viviam os superfuncionários públicos ou como militares organizaram atentados para evitar a reabertura política do país. Este trabalho pretende discutir os bastidores de matérias que ajudaram a construir a história do Brasil em uma época marcada pela repressão. Em meio às mudanças no cenário brasileiro, o Prêmio Esso de Jornalismo completava nove anos em 1964. Criado pela empresa Esso Brasileira de Petróleo, com o aval da Associação Brasileira de Imprensa, o Prêmio tinha a intenção de reconhecer e valorizar os profissionais da Imprensa brasileira. Quando surgiu, a premiação causou certa estranheza entre os jornalistas, mas depois logo se tornou reconhecida entre os profissionais da área. Desde o começo, o Esso procurou fugir dos gêneros de reportagens considerados sucesso na década de 50, que eram aqueles relacionados ao sensacionalismo e à promoção pessoal. Os organizadores pretendiam reconhecer os trabalhos ligados ao interesse público. Na presente pesquisa, a abordagem teórico-metodológica usada foi a análise de conteúdo. Para isso, foram feitas entrevistas individuais e semi-abertas, realizadas entre setembro de 2006 e julho de 2007, com doze jornalistas ganhadores do Prêmio Esso de Jornalismo durante o regime militar. As entrevistas realizadas para este trabalho revelam as dificuldades encontradas, bem como as técnicas de apuração e a influência do Esso na vida dos jornalistas. Algumas das informações também foram recuperadas a partir de depoimentos já publicados dos autores das reportagens.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Faccin, Milton Julio, i Soraya Venegas Ferreira. "Jornalismo de roupa nova: considerações sobre e a identidade e a prática profissional a partir do prêmio imprensa Embratel". Brazilian Journalism Research 9, nr 2 (20.12.2013): 172–91. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v9n2.2013.588.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo arregimenta algumas reflexões acerca das práticas jornalísticas atuais e suas consequentes intervenções na redefinição do ethos profissional no ambiente empresarial da imprensa brasileira. Como em qualquer outra categoria profissional, a identidade jornalística resulta de uma rede de representações sociais que, através de um conjunto de conceitos, técnicas e procedimentos, reproduz e é produzida pelas práticas cotidianas originadas em seu campo. Entre essas práticas estão as premiações concedidas aos profissionais da área. Certos prêmios tornaram-se tão relevantes, que tendem a ser tomados como referência de bom exercício profissional e, concomitantemente, evidenciam paradigmas da prática jornalística. Esse é o caso do Prêmio Imprensa Embratel, escolhido aqui como objeto de estudo. A escolha norteia-se não apenas pela empresa patrocinadora, mas também por sua ligação com as entidades de classe. Com aspectos diferentes do prêmio mais tradicional do campo – o Prêmio Esso de Jornalismo – o Prêmio Imprensa Embratel se caracteriza pela ênfase na prática da reportagem e em sua contribuição para a sociedade brasileira.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Santos, Jeana Laura Da Cunha. "Olavo Bilac: o retalhista do cotidiano". Brazilian Journalism Research 9, nr 1 (30.06.2013): 234–37. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v9n1.2013.517.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta resenha debruça-se sobre o livro “Imprensa e belle époque: Olavo Bilac, o jornalismo e suas histórias”, da jornalista e doutora em Literatura Marta Scherer. Ganhador do Prêmio Adelmo Genro Filho de Melhor Dissertação de 2008, concedido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, o livro traz à luz as crônicas de Bilac que versam sobre o ofício do jornalismo incipiente do começo do século XX. Ao investigar a conversa “miúda” que o autor entabulava com os leitores da época, Scherer disseca toda uma visão pioneira sobre o jornalismo, suas técnicas, polêmicas e inovações e também sobre outras transformações que ocorriam em um Rio de Janeiro repleto de novidades e contrastes. Ao abrir a “caixa do bufarinheiro” Bilac para dali sacar as miúdas histórias de um visionário colecionador, consegue remover a poeira da história para colocar o autor no terreno do atual.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Caetano, Kati, i Zaclis Veiga. "Os desafios do jornalismo e dos jornalistas no século XXI: entrevista com Suzana Barbosa". Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura., nr 10 (21.12.2015): 261. http://dx.doi.org/10.5380/2238-0701.2015n10p261-277.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A jornalista Suzana Barbosa é considerada uma das principais pesquisadoras brasileiras em jornalismo digital e temáticas afins, sendo uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (Gjol) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pioneiro no Brasil sobre estudos na área. Nesta entrevista, com a autoridade de quem recebeu, em 2008, o Prêmio Adelmo Genro Filho da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), de “Melhor Tese de Doutorado”, trabalho que versou sobre jornalismo em base de dados, a pesquisadora assinala o marco histórico de vinte anos da vigência do jornalismo em redes digitais no país; aborda a recente crise que arrefeceu o lançamento de novos produtos jornalísticos autóctones no mercado digital; esclarece o uso de expressões como medialidade, transmidialidade e outras que marcam a comunicação na era da cibercultura; e defende a pesquisa como a forma mais segura de obter qualidade no ensino do jornalismo atual, marcado por permanências essenciais e por atualizações constantes em seu fazer e em suas formas de circulação e recirculação por inúmeras plataformas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Barbosa, Marialva Carlos, i Angelica Fontella. "De “vítimas virtuais” a “feitores contemporâneos”. Jornalismo de sensações e notícias sobre linchamentos". Comunicação & Sociedade 41, nr 3 (27.12.2019): 29. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v41n3p29-52.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A partir da análise da matéria de capa - ganhadora do Prêmio ExxonMobil, antigo prêmio Esso - do jornal Extra, “Do tronco ao poste” (08 de julho de 2015), o objetivo desse artigo é refletir sobre a relação entre mídia e violência. Para isso, iremos considerar a dimensão histórica das notícias qualificadas muitas vezes como sensacionais e que classificamos como pertencentes ao universo do “jornalismo de sensações”, mostrando que há um “fluxo do sensacional” que constrói as práticas e escolhas narrativas que são reatualizadas na longa duração. Há, portanto, na nossa percepção, permanências dessas temáticas que se configuram e se reatualizam no tempo, não apenas a partir das estratégias memoráveis, mas sobretudo a partir de uma imaginação duradoura sobre o inominável e o trágico.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Dias, Robson. "Meritocracia do sujeito: prêmios em Jornalismo pautados pela cidadania como flexibilização da objetividade jornalística". Revista_Mídia_e_Cotidiano 3, nr 3 (17.12.2013): 414. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9695.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A anulação do sujeito (isenção, impessoalidade e imparcialidade) é uma das marcas da adoção dos critérios de Objetividade. Os modelos de Jornalismo Informativo e Jornalismo Investigativo prescrevem esses valores no Brasil já há cinco décadas. O Prêmio Esso, como cultura meritocrática premiativa, foi um dos principais elementos a consolidar a Objetividade como valor inerente ao profissionalismo (Soloski) e à cultura profissional jornalística (Schudson) por validar um protocolo do que é (ou não) a prática e o saber exemplar do jornalismo. Com a ascensão do Terceiro Setor, a partir dos anos 90, no contexto neoliberal, novos atores sociais e modelos surgiram, como o Jornalismo Público. O artigo trata de um novo rol de premiações que flexibiliza a anulação do sujeito da Objetividade propondo um novo padrão de jornalista: um sujeito atuante na realidade social, além da personificação das premiações que não certificam as matérias jornalísticas somente, mas também profissionais e empresas jornalísticas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Schiavoni, Jaqueline Esther. "Fotojornalismo: entre o oblíquo e o referencial". Discursos Fotograficos 13, nr 22 (13.08.2017): 169. http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2017v13n22p169.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este texto tem por objeto de reflexão a imagem Touché, de Wilton Junior, vencedora da 57ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Fotografia. As análises tomam em consideração autores como Roland Barthes, Jean-Marie Floch e Jacques Fontanille para explicitar a problemática em torno do sentido da referida imagem e de sua publicação no jornal Estado de S. Paulo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Buitoni, Dulcilia Helena Schroeder. "Olhares jornalísticos". Comunicação & Educação 22, nr 1 (6.06.2017): 135. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v22i1p135-145.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dulcilia Buitoni fez parte da primeira turma de Jornalismo (1967-1970) da Escola de Comunicações e Artes da USP. Na mesma época, formou-se em Direito também na USP. Concluiu a pós-graduação (mestrado e doutorado) em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP. Em sua trajetória, Dulcilia foi desenvolvendo conceitos de relações de gênero aplicados ao jornalismo, e se destacou em pesquisas sobre publicações femininas. Seu livro Mulher de papel (1981), fruto da tese de doutorado, analisa a representação da mulher na imprensa feminina brasileira e teve uma segunda edição ampliada em 2009. Desde seu início como docente na pós-graduação da ECA, além de comunicação e relações de gênero, vem pesquisando teorias da imagem, especialmente fotojornalismo e documentários. Aposentou-se como professora titular de jornalismo da ECA/ USP e esteve, até 2015, no Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Em 2017, torna-se professora permanente do Mestrado Profissional em Jornalismo da ESPM. No final de 2016, recebeu — como reconhecimento pela sua trajetória acadêmica e por sua contribuição para o jornalismo — o prêmio Adelmo Genro Filho (categoria sênior), concedido pela SBPJor.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Rozprawy doktorskie na temat "Prêmio BNB de Jornalismo"

1

Avelino, Renata Câmara. "O empreendedorismo no telejornalismo paraibano: uma análise de reportagens vencedoras do Prêmio SEBRAE de Jornalismo". Universidade Federal da Paraíba, 2016. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/9661.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Vasti Diniz (vastijpa@hotmail.com) on 2017-10-02T13:08:44Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1956077 bytes, checksum: d1305eedf1ec9c195a1951678b7743ce (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-02T13:08:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1956077 bytes, checksum: d1305eedf1ec9c195a1951678b7743ce (MD5) Previous issue date: 2016-08-24
The present dissertation aims to analyse the content of award-winning reporting and series of reporting for the Sebrae Journalism Awards (2011-2015), chapter Paraíba, in the category telejournalism. The study relies on content analysis techniques by Bardin (2009), Fonseca (2005) and Minayo (2004) to discuss 28 pieces of news, questioning the conventional approaches to the economy and drawing near the Entrepreneurship concepts (DORNELAS, 2007), Development (MORIN, 2005; SEN, 2000; FRANCO, 2000) and Civic Journalism (TRAQUINA; MESQUITA, 2003; ROTHBERG, 2011) with the support of an extensive bibliographical research. The study included a brief analysis of interviews with the awarded authors, which supported the specific objectives to understand the process of production and selection of reporting for the awards, as well as the influence on professional culture. Also, using recent studies about awards in Brazil and journalistic meritocracy (DIAS, 2013), we obtained results which identified and indicated the new attributes for news values and practices of a civic entrepreneur journalism, whose contributions are fundamental to a plural and socially responsible media agenda.
A presente dissertação tem por objetivo analisar o conteúdo das reportagens e séries de reportagens vencedoras do Prêmio Sebrae de Jornalismo (2011-2015), etapa Paraíba, na categoria telejornalismo. O estudo recorre às técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2009), Fonseca (2005) e Minayo (2004) e discorre sobre 28 reportagens, problematizando as abordagens convencionais sobre economia e aproximando os conceitos de Empreendedorismo (DORNELAS, 2007), Desenvolvimento (MORIN, 2005; SEN, 2000; FRANCO, 2000) e Jornalismo Cívico (TRAQUINA; MESQUITA, 2003; ROTHBERG, 2011), com suporte de pesquisa bibliográfica. A pesquisa incorporou análise de entrevistas com os autores das reportagens, que contribuíram para os objetivos específicos de compreender o processo de produção e escolha dessas reportagens para o prêmio e a influência na cultura profissional. Recorrendo ainda a recentes estudos sobre prêmios no Brasil e meritocracia jornalística (DIAS, 2013), alcançamos resultados que identificam e apontam para novos atributos de valores-notícia e práticas de um jornalismo cívico empreendedor, cujas contribuições são fundamentais para um agendamento midiático plural e socialmente responsável.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Dias, Robson. "A influência do prêmio Jornalista Amigo da Criança sobre o profissional de jornalismo : um estudo de caso". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3548.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2008.
Submitted by Diogo Trindade Fóis (diogo_fois@hotmail.com) on 2009-10-06T15:15:14Z No. of bitstreams: 1 2008_RobsonDias.pdf: 4440786 bytes, checksum: 44d61f853f325c8bfb56b4f9b2cffbeb (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2010-02-05T23:13:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_RobsonDias.pdf: 4440786 bytes, checksum: 44d61f853f325c8bfb56b4f9b2cffbeb (MD5)
Made available in DSpace on 2010-02-05T23:13:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_RobsonDias.pdf: 4440786 bytes, checksum: 44d61f853f325c8bfb56b4f9b2cffbeb (MD5) Previous issue date: 2008-08-14
Há premiações em jornalismo para matérias, profissionais e empresas de comunicação. O prêmio Jornalista Amigo da Criança, da Agência de Notícias dos Direitos da Infância, é um dos raros prêmios que aponta para o profissional. O título não se esgota com a titulação, pois não se trata de um mero certificado. Trata-se de uma estratégia que visa a Advocacy dos direitos da infância e da adolescência. O trabalho investiga a influência do prêmio em relação ao profissional de jornalismo, pela perspectiva dos estudos de Newsmaking. A análise é feita por um questionário aplicado a 346 diplomados em todo o país. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
There are premiums in journalism for news, jornalists and instutions of midia. The prize Child’s Friend Jornalist of Child Rights News Agency one of the rare prizes for jornalists. But the prize doesn’t end up with the titulation. It’s not an ordinary certification. It’s an Advocacy strategy to get better child and teenager theme’s treatment. This research analyses the prize’s influences over de journalists, based in the Newsmaking theory. The analysis is made by an application of a questionary answered by 346 Child’s Friend Jornalists all over Brazil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Magno, Ana Beatriz. "A agonia da reportagem : das grandes aventuras da imprensa brasileira à crise do mais fascinante dos gêneros jornalísticos : uma análise das matérias vencedoras do Prêmio Esso de Jornalismo". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6641.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2006.
Submitted by wesley oliveira leite (leite.wesley@yahoo.com.br) on 2009-10-28T23:12:31Z No. of bitstreams: 1 2006_Ana Beatriz Magno.pdf: 830542 bytes, checksum: e028f0ade132fcd59428e876d98efe4a (MD5)
Approved for entry into archive by Gomes Neide(nagomes2005@gmail.com) on 2011-01-27T19:16:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_Ana Beatriz Magno.pdf: 830542 bytes, checksum: e028f0ade132fcd59428e876d98efe4a (MD5)
Made available in DSpace on 2011-01-27T19:16:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_Ana Beatriz Magno.pdf: 830542 bytes, checksum: e028f0ade132fcd59428e876d98efe4a (MD5) Previous issue date: 2006
O objetivo deste trabalho é responder à pergunta que mais me inquieta como profissional e que me empurrou de volta para a universidade: por que as reportagens brasileiras estão como estão ? Estão distante de suas raízes. Estão indigestas, pasteurizadas, declaratórias, agarradas ao discurso da objetividade, obcecadas pela cobertura do poder e fechadas entre os palácios de três cidades, Brasília, São Paulo e Rio. Significa que a grande imprensa brasileira está esquecendo o mais nobre dos gêneros jornalísticos, o único que combina densidade narrativa com capacidade reflexiva e valor documental. Significa também que os jornalistas já não vivem de contar histórias e leitores de lê-las. Divido a dissertação em três partes. Na primeira discuto e diferencio os conceitos de notícia e reportagem. Na segunda, apresento um pouco da história da reportagem no Brasil e no mundo. Na terceira, mergulho na fase empírica da pesquisa, onde, através da metodologia de análise de conteúdo, examino as matérias vencedoras do Prêmio Esso de Jornalismo, desde sua criação em 1956 até 2005. É a premiação mais respeitada da imprensa brasileira, e, em que pesem as críticas ao processo de seleção dos textos premiados, não há dúvida de que os agraciados estão entre os melhores trabalhos produzidos anualmente pela imprensa brasileira. Ao analisá-los, portanto, estaremos examinando o que há de melhor em nosso jornalismo. Concentro-me nas reportagens vencedoras da categoria principal do Esso. São 49 trabalhos em 50 anos e refletem cada momento do jornalismo no país, o que me permitiu caracterizar fases da produção jornalística brasileira. Para isso, defini categorias diferenciadas de matérias no que se refere ao tema, ao enfoque, ao texto e ao processo de produção. Classifico as reportagens em sete grandes áreas: 1. Sociais 2. Fiscalizadoras do poder 3. Internacionais 4. Policiais 5.Culturais 6. Esportivas 7. Econômicas. A classificação por categorias temáticas revela que a reportagem brasileira está experimentando um profundo processo de mutação de seus fundamentos, desde a pauta até a publicação, passando pela apuração e pelo estilo do texto. A última reportagem social que venceu o Esso foi em 1989 e tratava do assassinato de Chico Mendes. Desde então, com quatro exceções, um único tema é premiado na categoria principal: corrupção política no Legislativo, no Executivo e no Judiciário, e concentrada em São Paulo, Rio e Brasília. Os textos obedecem sempre a mesma fórmula: objetividade, poucos adjetivos, muito off e farta documentação comprobatória. É uma leitura sem viagem, um passaporte para o desencanto, num mundo sem heróis e comandado por bandidos. No capítulo final do trabalho, concluo que está evidente a existência de uma franca concentração na abordagem política, em detrimento das grandes matérias com temáticas sociais e produzidas a partir de longas viagens, com orçamentos generosos e textos extensos. Ou seja o funeral da reportagem social é também o funeral da narrativa. Uma morte lenta, um calvário com coveiros que seguem enterrando, um a um, os fundamentos do mais fascinante dos gêneros jornalísticos. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this work is to answer to the question that uneasier that and me as professional pushed me in return for the university: why the Brazilian news articles are as are? They are distant of its origins. They are indigestible, pasteurized, declaratory, grasped to the speech of the objectivity, blinded for the covering of the power and closed between the palaces of three cities, Brasilia, Sao Paulo and Rio. Mean that the great Brazilian press is forgetting noblest them journalistic sorts, the only one that it combines density narrative with reflexive capacity and documentary value. It also means that the journalists already do not live to count to histories and readers to read them. I divide the dissertation in three parts. In the first one I argue and I differentiate the concepts of notice and news article. In second, I present a little of the history of the news article in Brazil and the world. In third, diving in the empirical phase of the research, where, through the methodology of content analysis, I examine the substances winning of the Prize Esso de Journalism, since its creation in 1956 up to 2005. It is the respected awarding more of the Brazilian press, and, where they weigh critical to the process of election of the texts the awardees, it does not have doubt of that the awarded ones are between the best works produced annually for the Brazilian press. When analyzing them, therefore, we will be examining what it has of better in our journalism. I concentrate myself in the winning news articles of the main category of the Esso. They are 49 works in 50 years and reflect each moment of the journalism in the country, what it allowed me to characterize phases of the Brazilian journalistic production. For this, I defined differentiated categories of substances as for the subject, to the approach, the text and the process of production. I classify the news articles in seven great areas: 1. Socials 2. Inspectors of power 3. Internationals 4. Cultural 6. Policies 6. Sportives 7. Economics. The classification for thematic categories discloses that the Brazilian news article is trying a deep process of mutation of its beddings, since the guideline until the publication, passing for the verification and the style of the text. The last social news article that won the Esso was in 1989 and dealt with the murder of Chico Mendes. Since then, with four exceptions, an only subject is awarded in the main category: corruption politics in the Legislative one, the Judiciary Executive and, and the intent one in São Paulo, Rio and Brasilia. The texts always obey the same formula: objectivity, few adjectives, and much off and satiated evidential documentation. It is a reading without trip, a passport for the disenchantment, in a world without heroes and commanded by outlaws. In the final chapter of the work, I conclude that it is evident the existence of a frank concentration in the boarding politics, in detriment of the great thematic social and produced substances with from long trips, with generous budgets and extensive texts. Or either the funeral of the social news article is also the funeral of the narrative. A slow death, a Calvary with gravediggers who follow embedding, one by one, the beddings of most fascinating of the journalistic types.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Książki na temat "Prêmio BNB de Jornalismo"

1

Melo, Maria Cristina Pereira de, red. Competitividade e potencial de expansão dos setores exportadores dos estados nordestinos. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2007.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Herbstrith, Vilnei, i Antônio Goulart. Prêmio ARI de Jornalismo: 46 anos de história. Porto Alegre, RS: Associação Riograndense de Jornalismo, 2006.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

(Firm), Fiatallis, red. Prêmio Fiatallis de Jornalismo Econômico, 10 anos: Economia e jornalismo : um olhar sobre fatos que marcaram a cobertura econômica no Brasil. [Belo Horizonte, Brazil]: Fiatallis, 2002.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Prêmio BNB de Jornalismo 2005. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2006.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Prêmio Fiatallis de Jornalismo Econômico, 10 anos: Economia e jornalismo : um olhar sobre fatos que marcaram a cobertura econômica no Brasil. [Belo Horizonte, Brazil]: Fiatallis, 2002.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Części książek na temat "Prêmio BNB de Jornalismo"

1

Menezes, Mariana Moreira de, i Leonel Azevedo de Aguiar. "JORNALISMO AMBIENTAL NO PRÊMIO ESSO: LEVANTAMENTO DE REPORTAGENS SOCIOAMBIENTAIS". W Desafios na Convergência entre Mídia, Comunicação e Jornalismo, 84–95. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6311926088.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Streszczenia konferencji na temat "Prêmio BNB de Jornalismo"

1

Rodrigues, Adriana Alves. "Narrativas de visualizações guiadas por dados: Big Data e inovação". W II Workshop de Informação, Dados e Tecnologia - WIDAT. Faculdade de Ciências e Engenharia (UNESP), 2018. http://dx.doi.org/10.22477/ii.widat.134.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Analisa as narrativas de visualização de dados do prêmio Data Journalism Awards 2018, bem como seus processos de inovação a partir do cenário de Big Data. A metodologia, de caráter exploratório, compreende um Estudo de Caso e discussão teórico-conceituais e empíricas dessas narrativas e suas dimensões no uso de dados a partir de revisão de literatura e aplicação de Ficha de Observação na coleta de dados e análise quali-quantitativa. Os resultados, que fazem parte de uma pesquisa maior em andamento na tese doutoral, demonstram que as narrativas guiadas por dados se constituem em uma forma diferenciada de contar histórias no jornalismo em interface interdisciplinar com a Computação, Design e Ciência da Informação. Conclui-se que a emergência do Big Data e da Visualização de Dados aponta para novo formato de narrativa em que os dados exercem função central. Artigo apresentado no II Workshop de Informação, Dados e Tecnologia, realizado nos dias 27 a 29 de novembro de 2018, na cidade de João Pessoa (PB), nas dependências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Disponível originalmente em: https://dadosabertos.info/enhanced_publications/idt/. Acesso em: 25 set. 2023. Detentor do Copyright VI Workshop de Informação, Dados e Tecnologia - WIDaT 2023
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii