Gotowa bibliografia na temat „Partido Africano da Independência de Guiné e Capo Verde”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Partido Africano da Independência de Guiné e Capo Verde”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Partido Africano da Independência de Guiné e Capo Verde"

1

Cá, Cristina Mandau Ocuni, i Lourenço Ocuni Cá. "A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO NA GUINÉ-BISSAU". Educação & Formação 2, nr 5 mai/ago (2.05.2017): 20–32. http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v2i5.2329.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente trabalho tem como objetivo procurar entender como o governo do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde lidou com a questão da formação dos professores nos primeiros anos da independência, considerando que a Guiné- -Bissau havia se tornado independente de Portugal e precisava romper com o passado implantado pelo colonizador, num período em torno de quase cinco séculos sem que aquele se preocupasse com a educação do colonizado. A metodologia da pesquisa é de natureza analítica, pois é aquela de maior profundidade com relação aos resultados obtidos, cujas fontes são pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Silva, Alexsandro De Sousa e. "Os esboços da nação guineense em Madina Boé (1968), de José Massip". Significação: Revista de Cultura Audiovisual 45, nr 50 (4.07.2018): 102. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2018.141857.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O texto analisa aspectos históricos em torno do média-metragem Madina Boé (1968), dirigido por José Massip e financiado pelo Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficas e pela Organização de Solidariedade com os Povos da Ásia, África e América Latina. O documentário retrata a organização do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o ataque do grupo à base militar de Portugal em Madina, região do Boé, na então Guiné portuguesa (futura Guiné-Bissau). A obra fílmica, acreditamos, expressa distintas enunciações que apontam para a independência da Guiné e legitima as ações armadas do PAIGC e de seu líder, Amílcar Cabral.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Paulo Suma, Nando. "Nacionalização partidária na Guiné-Bissau:". Revista Debates 16, nr 3 (30.12.2022): 35–52. http://dx.doi.org/10.22456/1982-5269.127752.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo tem como objetivo analisar o nível de nacionalização dos dois maiores partidos da história da democracia bissau-guineense, visando verificar qual dos dois se nacionalizou mais, isto é, aquele que conseguiu estender mais sua influência e popularidade para mais lugares do território nacional. Verificamos esse fenômeno com base na análise rigorosa e comparativa dos dados relativos aos resultados das eleições, fornecidos pela Comissão Nacional das Eleições – CNE. Fez-se um estudo longitudinal verificando o desempenho dos dois partidos ao longo das eleições legislativas subsequentes de 2004 e 2008. Como resultado deste estudo, constatamos que o Partido Africano para Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde – PAIGC nacionalizou-se mais, ou seja, teve sua popularidade descentralizada ao longo do território nacional, ao contrário do Partido da Renovação Social – PRS. Palavras-chave: Nacionalização. Partidos. Guiné-Bissau. PAIGC. PRS.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Goncalves, Mario. "A CEDEAO e a gestão dos conflitos violentos na África Ocidental". Conjuntura Austral 13, nr 64 (9.12.2022): 66–81. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.125214.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Neste artigo discutimos o conflito violento na Guiné-Bissau (1998-1999) e as intervenções para a Paz da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) neste pequeno país lusófono. Traçamos como objetivo analisar as influências das dinâmicas históricas, regionais, e institucionais tanto na eclosão da violência armada como nos processos de paz liderados pela CEDEAO. Defendemos que as contradições existentes na Guiné-Bissau e que incitaram a violência armada de 1998-1999 são consequências do processo colonial e das dinâmicas interétnicas originadas/fomentadas na luta armada para a independência do país, da forma como se processou a transição de poder de Portugal para o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e as dinâmicas de poder emergidas no pós-independência, mas propriamente, depois do golpe militar de 1980. Á luz dessa abordagem histórica, do exame das dinâmicas regionais e institucionais (CEDEAO) e sob a égide dos Estudos para Paz e dos Estudos Críticos de Segurança, argumentamos que as intervenções para a paz da CEDEAO na Guiné-Bissau ficaram marcadas pelas disputas, luta pelo protagonismo entre as ex-potências coloniais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Melo, Victor Andrade de, i Rafael Fortes. "Identidade em transição: Cabo Verde e a Taça Amílcar Cabral". Afro-Ásia, nr 50 (grudzień 2014): 11–44. http://dx.doi.org/10.1590/0002-05912014v50vic11.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tendo em conta que é usual a mobilização da prática esportiva na construção de discursos identitários, este estudo tem por objetivo discutir as representações da imprensa de Cabo Verde sobre a participação da equipe nacional na Taça Amílcar Cabral, uma competição de futebol disputada, a partir de 1979, por seleções de países da chamada Zona 2 do Conselho Superior do Desporto da África. Trabalhou-se com o Voz di Povo, periódico dirigido pelo Partido Africano para Independência da Guiné e de Cabo Verde (PAIGC), que esteve à frente do governo entre os anos de 1975 e 1991. Sugerimos que as diferentes posições sobre o envolvimento do país com esse torneio nos permitem perceber as mudanças em curso na administração governamental, relacionadas, inclusive, aos trânsitos e negociações ligadas à identidade cabo-verdiana.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Cá, Lourenço Ocuni, i Cristina Mandu Ocuni Cá. "Políticas públicas em educação: um apanhado histórico". ETD - Educação Temática Digital 17, nr 1 (29.04.2015): 88. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634820.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho pretende documentar e analisar as estruturas educacionais da Guiné-Bissau, a falta de infraestrutura deixada pelo colonialismo português e a implementação do novo sistema educacional pelo Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). A análise é feita por meio de avaliação do desempenho de sucessivos períodos que fizeram parte da história educacional do país. Nesta análise, destaca-se, em primeiro momento, a ausência de instituições escolares na sociedade linhageira africana, não que isto significasse a inexistência de ensino-aprendizagem, pois se tratava de uma cultura oral que veio a ser sobreposta pela cultura escrita europeia. Nesse sentido, no ensino colonial, a Igreja Católica desempenhou o papel fundamental na docilização dos guineenses. A igreja não só ajudou na implantação da política educacional, como também participou na legitimação do colonialismo português, sancionando e santificando a missão civilizadora e função histórica de Portugal. Paralelamente a essa educação, o movimento de libertação nacional da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) idealizou e instaurou a educação nas Zonas Libertadas (1963-1973) esta educação era mais aberta e mais dinâmica em relação ao mundo exterior. Ela não tinha mais como objetivo principal produzir uma situação de equilíbrio e de estagnação e sim procurava apoiar-se e favorecer o processo geral da luta de libertação nacional em que se inseria.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Sané, Manga, i Camila Caracelli Scherma. "É POSSÍVEL PARA REDIMIR-SE DA INSUFICIÊNCIA NA LITERATURA GUINEENSE NA SALA DE AULA ATRAVÉS DA POLÍTICA EDUCACIONAL: DESCOBRIR A SUA IMPORTÂNCIA DE APRENDÊ-LA PELA REVALORIZAÇÃO CULTURAL". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, nr 4 (29.04.2023): 52–62. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i4.9104.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A Guiné-Bissau é um país colonizado pelos portugueses e sofreu-se profundamente a opressão dos mesmos sobre o povo guineense, por outro lado, uma opressão que se vincula à política e a religiosidade dos mesmos logo a sua chegada ao território em 1446 até 24 de setembro de 1973, em que época, o PAIGC (Partido Africano Para a Independência da Guiné e Cabo Verde) proclamou a sua autonomia unilateral, a pós uma década de luta armada contra os colonizadores que tinham se posicionados em aniquilar supostamente todos os valores culturais guineense, nesta circunstância, essa política implantou-se entre guineenses, a cultura europeia, de uma forma radicalizada e ignora a cultura guineense. Neste âmbito, o trabalho mostra-se que é possível para redimir-se da insuficiência na literatura guineense na sala de aula através da política educacional: descobrir a sua importância de aprendê-la pela revalorização cultural. Neste contexto, com base no tema acima apresentado, assim, pretende-se, basicamente, a analisar às obras dos autores nos quais, hipoteticamente, podem sustentar na pesquisa, por exemplo, Bâ (2003); Ribeiro e Semedo (2011); Da Cruz e Dos Santos (2019). Nesta conjuntura, metodologicamente, realiza-se a pesquisa bibliográfica, a razão pela qual, opta-se por pesquisar artigos científicos, livros, romances etc. com intuito de compilar o objeto pesquisado. Neste cenário, pode-se perceber que a Guiné-Bissau, presumivelmente, os materiais didáticos são modelos da Europa e provavelmente que não condescende em nenhum momento da autenticidade da população local. Com isso, ao longo da pesquisa feita, pois, vale a pena reconhecer que a Guiné-Bissau como é um país constituído com multiétnico, plurilinguismo, étnico-cultural e multirracial, neste caso, é possível revalorizar todas as culturas para compilar nos materiais didáticos e usá-los como armas de persuasão com a finalidade de descontruir a política dos colonizadores herdada das elites guineenses.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

de Sousa e Silva, Alexsandro. "Os dirigentes do PAIGC (Partido Africano para a independência da Guiné e de Cabo Verde). Da fundação à rutura, 1956-1980, written by Ângela Benoliel Coutinho". Lusotopie 19, nr 1 (4.08.2020): 126–29. http://dx.doi.org/10.1163/17683084-12341753.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Coutinho, Ângela Sofia Benoliel. "Militantes invisíveis: as cabo-verdianas e o movimento independentista (1956-1974)". Revista Estudos Feministas 28, nr 1 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n168316.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo Tendo a participação de mulheres cabo-verdianas no movimento independentista sido grandemente ocultada no país já independente, através da consulta de diversos arquivos e da realização de entrevistas, foi possível identificar um número muito maior de mulheres que militaram activamente pela independência do que o que tem sido divulgado até a data. Tendo sido possível reconstituir as trajectórias políticas das que aderiram na fase inicial, antes do começo do conflito armado na Guiné-Bissau, em 1963, neste artigo procura identificar-se as formas adoptadas tanto pela polícia política portuguesa como pelo próprio Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde (PAIGC) de ocultação desta presença e participação, ainda antes da independência de Cabo Verde, proclamada em 1975.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Rozprawy doktorskie na temat "Partido Africano da Independência de Guiné e Capo Verde"

1

Coutinho, Ângela Sofia Benoliel. "Les dirigeants du PAIGC, parti africain pour l'indépendance de la Guinée-Bissau et du Cap-Vert : des origines à la scission : étude de parcours individuels, de stratégies familiales et d'idéologies". Paris 1, 2005. http://www.theses.fr/2005PA010540.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Fondé en 1956 à Bissau, le PAIGC a vu sa direction politique changer avant l'indépendance de la Guinée-Bissau et du Cap Vert, en 1973 et 1975. La plupart des fondateurs étaient issus de l'émigration capverdienne en Guinée et étaient des professionnels en carrière, tandis que la génération suivante était formée par des jeunes travailleurs Guinéens et par des étudiants Capverdiens. Les familles des ressortissants capverdiens possédaient au plus haut niveau les éléments de la culture portugaise, et ce capital fut converti en capital social puis investi dans le champ politique. L'indépendance acquise, le PAIGC se proposait de changer la structure socio-économique dans les deux pays, ayant hérité les aspects essentiels de son idéologie de l'époque de la lutte armée. En novembre 1980, un groupe de militaires prit le pouvoir à Bissau, ce qui provoqua la création d'un nouveau parti au Cap Vert : le PAICV.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Borges, Sónia Vaz. "Amílcar Cabral: estratégias políticas e culturais para independência da Guiné e Cabo Verde". Master's thesis, 2008. http://hdl.handle.net/10451/411.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tese de mestrado, História de África, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
Nascido na Guiné portuguesa, educado em Cabo Verde e na universidade de portuguesa, profissional no campo da agronomia em Portugal e nos territórios colonizados, Cabral apelido que hoje dispensa muitas apresentações na historiografia africana, foi actor de um percurso único sedimentado nos tempos duros da dominação colonial portuguesa, quando fora de Portugal e do seu império, movimentos intelectuais, ideias políticas e acções culturais procuravam libertar o homem colonizado africano das malhas do colonialismo e da opressão. É com base nesta breve descrição que ressaltamos a necessidade de analisar as estratégias políticas e culturais de Cabral para a conquista da independência da Guiné e Cabo Verde, procurando o que foi produto da colonização portuguesa, mas sobretudo apurar como integrou contribuições teóricas internacionais e africanas, que em meados do século XX marcaram as escolhas e práticas dos intelectuais e políticos africanos integrados no processo de luta de libertação e independência. Procuramos estudar neste trabalho, a forma como este notável político africano estruturou as suas aprendizagens, e reflexões articulando a realidades guineenses e caboverdeanas do século XX, e as correntes marcantes do pensamento libertador africano. Tentaremos também perceber as diversas dinâmicas que possam ter contribuído de alguma maneira especial para construção da sua identidade que resultou na sua entrega à luta de libertação nacional. Cabral, as suas estratégias políticas e culturais, o seu impacto nos territórios africanos constituiu o eixo central desta investigação a que titulamos «Amílcar Cabral: Estratégias políticas e culturais para a independência da Guiné e Cabo Verde».
Born in portuguese Guinea, Cape Verde and educated in the University of Portuguese, professional in the field of agronomy in Portugal and the colonized territories, Cabral surname that today dispenses many presentations in African historiography, was actor of a single journey grounded in the hard times Portuguese colonial domination, when outside of Portugal and its empire, intellectual movements, political ideas and cultural activities sought the release colonized Africa man of the meshes of colonialism and oppression. It is based on this brief description that we rebound the need to analyse the and political and cultural strategies of Cabral for the conquest of the independence of Guinea and Cape Verde, looking for what was the product of Portuguese colonization, but above all establish how he integrated theoretical contributions international and African, that in the mid-twentieth century marked the choices and practices of African intellectuals and politicians into the process of struggle for liberation and independence. With this work, we intend to understand in how this remarkable African political structured his learning and thoughts, articulating the Guinean and capeverdien realities of the twentieth century, and marked currents of liberating thought in Africa. We will also try to understand the various dynamics that may have contributed in some special way for construction of his identity that may led him to the surrender to the struggle of national liberation. Cabral, their political and cultural strategies, their impact on African territories was the axle of this research that name "Amílcar Cabral: Strategies for the political and cultural independence of Guinea and Cape Verde .
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Dias, Luciana Bastos. "Amílcar Cabral e o Marxismo : dos anos de Lisboa à liderança do movimento de libertação durante a Guerra Fria (1948-1973)". Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10451/43529.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta tese discute a relação de Amílcar Cabral (1924-1973) com o marxismo, desde os anos de estudante em Lisboa até a liderança do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). Objetivou-se compreender como o seu interesse pelo marxismo interagiu com o desenvolvimento do seu ideário nacionalista, nos anos de estudante e engenheiro agrônomo (1948- 1960). Na fase de dirigente do PAIGC (1960-1973), quisemos compreender o posicionamento de Cabral perante a Guerra Fria. Cabral utilizava instrumental marxista nas suas elaborações, e tinha a União Soviética como a sua principal aliada; ao mesmo tempo, não se definia como marxista ou não marxista, buscava apoio no mundo capitalista e evitava envolver-se com disputas ideológicas não diretamente ligadas à luta do PAIGC. Como explicar e interpretar este posicionamento? As fontes utilizadas foram cartas, estudos agrários, artigos na imprensa, bem como discursos políticos proferidos em países socialistas, em países capitalistas, em fóruns internacionais e no PAIGC. Concluímos que Cabral envolve-se com o marxismo antes de ter definido um projeto de independência para a Guiné e Cabo Verde, numa altura em que se interessava pelos problemas da humanidade, especialmente pela situação dos negros e do continente africano, e em que ainda nutria sentimentos de pertença à identidade portuguesa. Ao entregar-se à luta anticolonial, continua a teorizar com instrumental marxista, o que é explicado não apenas pelo apoio recebido do bloco socialista, mas pelas suas convicções pessoais. A não assunção de definições ideológicas por Cabral deve ser entendida mais como uma estratégia política do que como um traço da sua personalidade. Por sua vez, a postura de não alinhamento do PAIGC foi conseguida graças à habilidade diplomática de Cabral, ao seu bom relacionamento com a União Soviética e à prudência diante dos limites impostos pela Guerra Fria.
This thesis addresses Amilcar Cabral’s (1924-1973) relation with Marxism, from his early days as a student in Lisbon to becoming the leader of the African Party for the Independence of Guinea and Cape Verde (PAIGC). This thesis is geared towards understanding the role Cabral’s interest on Marxism played in the development of his nationalist ideology as a student and an agricultural engineer (1948-1960). The purpose was also to understand Cabral’s positioning as head of the PAIGC (1960-1973) during the Cold War. On the one hand, he made use of Marxist ideas and had Soviet Union as his main ally. On the other hand, however, he did not define himself as a Marxist or non-Marxist, he sought support in the capitalist world, and avoided getting involved in any ideological disputes non-related to the PAIGC struggle. How may one explain and interpret his leadership positioning? Letters, agricultural studies, articles in the press, as well as political speeches in socialist countries, capitalist countries, international forums and at the PAIGC were used herein. We conclude that Cabral gets involved with Marxism before defining an independence project for Guinea and Cape Verde, in a time when he was interested in the problems of humanity, especially in the situation of black people and the African continent, a time in which he still identified as Portuguese. As he embarked on the anticolonial struggle, he continued to make use of the Marxist theory, which is explained not only by the support he receives from the socialist bloc but also by his personal beliefs. The fact that Cabral did not state his ideologies must be seen as a political strategy rather than a personality trait. PAIGC non-alignment posture is due to Cabral’s diplomatic skills, his good relationship with the Soviet Union, and his prudence in the face of the limits imposed by the Cold War.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Książki na temat "Partido Africano da Independência de Guiné e Capo Verde"

1

Pereira, Aristides. Uma luta, um partido, dois países: Guiné-Bissau--Cabo Verde. Lisboa: Notícias, 2002.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Pereira, Aristides. O meu testemunho: Uma luta, um partido, dois países. Lisboa: Notícias, 2003.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Silva, A. E. Duarte. A independência da Guiné-Bissau e a descolonização portuguesa: Estudo de história, direito e política. Porto: Edições Afrontamento, 1997.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Martins, Pedro. Testemunho de um combatente. Praia [Cape Verde]: Istituto Camões, Centro Cultural Português, 1995.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Pedro, Martins. The testimony of a freedom fighter. Wyd. 3. São Vicente, Cape Verde: Gráfica do Mindelo, Ltd., 2009.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Vaz, Nuno Mira. Guiné: 1968 e 1973 : soldados uma vez, sempre soldados! Lisboa: Prefácio, 2003.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Congresso, Partido Africano da Independência da Guiné e. Cabo Verde. Teses para o IV Congresso do PAIGC: Congresso do reforço do Partido para o desenvolvimento nacional : aprovadas na 5.a sessão ordinária do Comité Central realizada em Bissau, de 16 a 21 de Junho de 1986. [Bissau]: Departamento de Informação Propaganda e Cultura do CC do PAIGC, 1986.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Marinho, António Luís. Operação mar verde: Um documento para a história. Lisboa: Temas e Debates, 2006.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Soares, Fundação Mário, red. Amílcar Cabral: Sou um simples africano--. [Cabo Verde]: Fundação Mário Soares, 2000.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde. Manual dos delegados de lista. Cabo Verde?]: PAIGC, Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, 2008.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Streszczenia konferencji na temat "Partido Africano da Independência de Guiné e Capo Verde"

1

Sousa Leão, Aniele. "A influência do Marxismo nas lutas de independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde: reflexões sobre a formação do PAIGC". W IX Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. SITRE, 2022. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2022.1002.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As nações africanas de Cabo Verde e de Guiné-Bissau conquistaram suas independências através da luta revolucionária, inspirando-se no regime marxista-leninista. Nesse artigo, será apresentada essa influência, a partir da criação do Partido Africano de Independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde – PAIGC, por Amílcar Cabral e outros revolucionários, no qual havia a compreensão de que o Partido não apenas era um instrumento necessário à libertação, mas, também, uma instituição capaz de formar as bases para a construção de uma nova sociedade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii