Rozprawy doktorskie na temat „Paisagem (história)”
Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych
Sprawdź 50 najlepszych rozpraw doktorskich naukowych na temat „Paisagem (história)”.
Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.
Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.
Przeglądaj rozprawy doktorskie z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.
Rodrigues, Catarina Sequeira. "Baldio da Serra de Mértola. Uma história da paisagem". Master's thesis, ISA/UL, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/13863.
Pełny tekst źródłaO presente trabalho compreende um espectro temporal de aproximadamente cento e dez anos, período que se inicia na última metade do século XIX e termina na primeira década do século XXI, com o propósito de imprimir inteligibilidade sobre as alterações da Paisagem da Serra de Mértola. Estudo de um cenário em constante mutabilidade, próprio do que é vivo e dinâmico, que só uma visão dilatada no tempo permitiu. Foram analisados seis momentos para os quais, existe cartografia dos usos do solo e cadastro de propriedade: 1891-92, 1926-27, 1957, 1990, 2007, e 2008, foram analisadas as respetivas conjunturas político-económicas, delineou-se a historia dos usos do solo do baldio da Serra de Mértola, que não é mais do que a história da ocupação humana daquele lugar, para a escala de tempo considerada. O trabalho tem o seu epicentro em 1926-27, data da divisão do baldio, momento em que se registou uma alteração dos direitos de propriedade da terra, e sobre o qual, afortunadamente, se usufruiu do plano1 da repartição das terras em glebas, encontrado por Roxo. O trabalho traduz-se na sobreposição destes cinco momentos, em que se procuraram as razões que levaram à divisão, retrocedendo aos anos anteriores, e os ecos repercutidos no território, ao percorrer os anos posteriores, tecendo as devidas correlações com as alterações dos usos do solo. Abriu-se assim, uma outra oportunidade de olhar novamente para este lugar, e pensar o território a partir dele. As mudanças de organização social são sempre acompanhadas de alterações estruturais nos direitos de propriedade, que por sua vez alteram profundamente o território. No fundo, as perguntas que se impõem. É certo que a alteração dos direitos de propriedade modifica profundamente a aparência do lugar. Como evoluiu a paisagem do baldio? E qual a influência das alterações dos direitos de propriedade nessa evolução? Qual o contexto social que gerou tais mudanças?
N/A
Maria, Soares Leão Tharcila. "A história da paisagem da Praça Dom Pedro II em Maceió - AL". Universidade Federal de Pernambuco, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2905.
Pełny tekst źródłaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O presente trabalho busca compreender a história da paisagem da Praça Dom Pedro II, localizada no centro histórico da cidade de Maceió Al, com vistas à discussão da conservação da paisagem urbana. A paisagem da Praça começou a se formar no início do século XIX com a instalação das primeiras ocupações urbanas e do primeiro Jardim Público de Maceió ao mesmo tempo em que era palco de manifestações religiosas e políticas. Ao longo dos séculos XIX e XX os acontecimentos e a presença de edificações relevantes carregadas de história e simbolismo tornaram a paisagem da Praça uma referência para a cidade de Maceió. O caráter dinâmico dessa paisagem é revelado a partir das diversas intervenções transcorridas e também pelas diversas denominações que recebeu ao longo do tempo, relacionada às edificações e acontecimentos: Pátio da Capela, Largo do Pelourinho, Praça da Matriz ou Praça da Cathedral, Praça da Assembléa Provincial e Praça Dom Pedro II. Esse conjunto formado pela praça e as edificações além das lembranças da população foi caracterizado como unidade de paisagem a partir da intenção de paisagem, ou seja, algo que compõe elementos naturais, elementos construídos pela ação humana e a relação de identidade e continuidade que é desenvolvida e comprovada pelo registro em forma de ilustrações, de textos literários e na expressão popular. Para melhor compreender a paisagem dessa praça enquanto unidade buscou-se fazer uma análise de seus elementos morfológicos que são o traçado, mobiliário urbano e fachadas das edificações à luz da história adicionada às impressões populares. O trabalho visa assim explicitar relações de complementação e continuidade na construção da paisagem urbana e contribuir para as reflexões lançadas sobre a paisagem de praças em áreas históricas, de forma que possa auxiliar em futuras ações de conservação
Martinazzo, Luana Nunes. "História ambiental do Alto Uruguai: colonização, desenvolvimento e transformações na paisagem". reponame:Repositório Institucional da UNIVATES, 2011. http://hdl.handle.net/10737/237.
Pełny tekst źródłaMade available in DSpace on 2011-09-23T17:04:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuanaMartinazzo.pdf: 4186519 bytes, checksum: 36988d01be868f5b4102b8f2ad9ff848 (MD5)
À medida que o século XXI se firma como um século de grandes alterações ambientais e ideias, as preocupações com o ambiente adquirem importância. A ampla documentação a respeito da extensão desses problemas pode ser estudada na região do Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul. Este trabalho de pesquisa partiu da perspectiva da história ambiental a fim de contextualizar as mudanças e transformações na paisagem natural da região do Alto Uruguai, identificando incentivos dados aos colonizadores europeus, alterações na fisionomia natural e reflexos na atual percepção dos agricultores descendentes. A metodologia da pesquisa teve inspiração etnográfica. Para realizá-la, usou-se a pesquisa exploratória e analítica em documentos coletados no Arquivo Histórico Juarez Illa Font, da cidade de Erechim. Após a análise do material descrito, ensaios etnográficos foram realizados através de visitas a agricultores que vivem na região há mais de 50 anos a fim de conhecer um pouco mais a cultura desses imigrantes. Os dados da pesquisa foram destinados à compreensão de ações e do comportamento sociocultural e da relação do homem com a natureza, a fim de fornecer possíveis contribuições para ações educativas com os grupos em questão. As conclusões apontam que a fisionomia natural da região do Alto Uruguai foi modificada de forma acelerada durante o início do processo de colonização (1900 a 1960). A região do Alto Uruguai surgiu a partir de leis ambientais e preocupações com os mananciais, sendo idealizada e muito bem planejada no papel, antes mesmo da chegada dos imigrantes. No entanto, ao contrário do seu regulamento, o governo incentivava a derrubada da mata. Paralelo a isso, o governo idealizou uma miscigenação de raças, mas tendo a raça branca (descendentes de europeus) como a superior às outras existentes. Os ideais políticos do período da colonização e a relação de domínio sobre a natureza dos primeiros colonizadores estão enraizados na cultura local e vêm influenciando a relação dos atuais moradores com o meio ambiente, o que confirma a necessidade de um trabalho de educação ambiental na região.
Fünfgelt, Karla. "História da paisagem e evolução urbana da cidade de Erechim - RS". Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88190.
Pełny tekst źródłaMade available in DSpace on 2012-10-22T06:25:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 211966.pdf: 14308820 bytes, checksum: fad9cb9a7cd6d88f9ea83f0fd53242b4 (MD5)
Este trabalho tem o objetivo de refletir a respeito da evolução urbana da cidade de Erechim, procurando resgatar a história urbana, por meio da compreensão das transformações ocorridas na paisagem da área central.
Santos, Edineusa Pereira dos. "Legado da história da paisagem na estrutura das comunidades de riachos /". Rio Claro, 2019. http://hdl.handle.net/11449/183386.
Pełny tekst źródłaResumo: Esta tese busca entender a estruturação de comunidades de riachos em paisagens modificadas enquanto contabiliza possíveis assincronias entre ambas. Logo, ela questiona os pressupostos de que (i) é necessário incluir características das paisagens passadas para alcançar uma abordagem mais completa dos fatores estruturadores das comunidades atuais e (ii) alternativamente, de que lapsos temporais nas respostas das comunidades devem ser considerados para compreender a total magnitude dos efeitos de uma dada mudança da paisagem. Além disso, são explorados condicionantes relacionados à caracterização do histórico da paisagem, ao tipo de descritor da comunidade e à complexidade do sistema ecológico. Em seu primeiro manuscrito, esta tese confirma tais pressupostos enquanto apresenta o primeiro registro de respostas tardias de insetos aquáticos em região tropical. Nele, eu demonstro que padrões nas comunidades poderiam ser mais bem compreendidos quando o histórico é descrito com mais de uma característica (e.g., média histórica e trajetórias de perda e ganho de cobertura florestal) e que a detecção de respostas tardias varia de acordo com os descritores de comunidades estudados. Em seu segundo manuscrito, um modelo teórico foi testado admitindo múltiplas relações simultâneas e, predominantemente, indiretas para o sistema de estudo. Neste, além daqueles pressupostos, foram confirmados caminhos causais pelos quais a cobertura florestal e usos dos solos estruturam as comunidades. Com os c... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This thesis aims to understand the assembly of stream communities in modified landscapes by accounting for possible asynchronies between the two. In this way, it questions the assumptions that (i) it is necessary to include past landscape characteristics to reach a more complete approach of the structuring factors of current communities, and that (ii), alternatively, one should consider time lags in community responses to encompass the magnitude of the effects of a certain landscape change. In addition, drivers related to the characteristics of landscape history, the type of community descriptor and the complexity of the ecological system are questioned. In its first manuscript, this thesis confirms those assumptions and shows the first record of delayed responses of aquatic insects in the tropical region. In that, I show that patterns in communities could be better understood when landscape history is described with more than one characteristic (e.g., historical mean and loss and gain trajectories of forest cover) and that the detection of delayed responses varies according to the community descriptors. In its second manuscript, a theoretical model was tested admitting multiple simultaneous, and predominantly, indirect relationships in the study system. Then, in addition to the previous assumptions, causal pathways by which forest cover and land uses structure communities were confirmed. With the paths, empirical evidence that aquatic insect community assembling is affected ... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
Berçott, Angelina Nardelli Quaglia. "História urbana da orla do Lago Paranoá". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31042.
Pełny tekst źródłaSubmitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-11-22T20:32:58Z No. of bitstreams: 1 2017_AngelinaNardelliQuagliaBerçott.pdf: 43280751 bytes, checksum: 43df313afde1839cdb5d94a558fa83ff (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-01-16T17:16:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_AngelinaNardelliQuagliaBerçott.pdf: 43280751 bytes, checksum: 43df313afde1839cdb5d94a558fa83ff (MD5)
Made available in DSpace on 2018-01-16T17:16:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_AngelinaNardelliQuagliaBerçott.pdf: 43280751 bytes, checksum: 43df313afde1839cdb5d94a558fa83ff (MD5) Previous issue date: 2018-01-16
Esta dissertação traça um histórico de ocupação da orla do Lago Paranoá, num perímetro delimitado entre o Palácio da Alvorada e o Setor de Mansões Isoladas Norte, próximo ao Iate Clube de Brasília, num recorte histórico datado entre os anos de 1957, tomando o projeto do plano-piloto como análise inicial, até 2016, a partir da observação da formação físico-espacial e da legislação e normatizações vigentes. Brasília, o Lago Paranoá e sua orla mostram-se presentes como elementos de projeto urbano desde o desejo da criação da cidade, ainda com os movimentos mudancistas, até as transformações hoje apresentadas em sua configuração de paisagem. Deste modo, se insere no contexto dos debates recentes sobre a ocupação da orla do Lago Paranoá, e as modificações ocorridas na paisagem urbana ao longo dos anos. Para tanto, procurou-se conhecer o histórico de formação de Brasília, desde o ensejo mudancista, até os dias de hoje, tendo como processo inicial as primeiras ocupações na poligonal determinada como estudo.
This dissertation aims to trace a historiographic scenario where Brasilia, Lake Paranoá and border, are present as elements of urban design from the desire of the creation of the city, still with the mudancistas, to the transformations presented today in their configuration landscape. In this way, it is inserted in the context of the current debates (end of XX century, beginning XXI century) on the occupation of the border of Lake Paranoá, and the modifications that have occurred in the urban landscape throughout the years. In order to do so, it was sought to know the history of formation of Brasília, from the aspiration of the mudancistas, to the present day, having as its initial process the first occupations in the polygon determined as study. Thus, this work aims to trace the history of occupation of the border of Lake Paranoá, within a perimeter delimited between the Palacio da Alvorada and Setor de Mansões Isoladas Norte, near the Iate Clube de Brasilia, in a historical cut from the years of 1957, taking the project of the Plano-Piloto as analysis Initial, until 2016, from the observation of the physical-spatial formation and the current legislation and regulations.
Lecoq, Nuno Joaquim Costa Cara de Anjo. "A herdade da Contenda. Uma paisagem única como paisagem de referência". Doctoral thesis, Universidade de Évora, 2014. http://hdl.handle.net/10174/11412.
Pełny tekst źródłaMorini, Walkiria Pompermayer 1972. "A paisagem e um antes-de-mim". [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284093.
Pełny tekst źródłaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-14T19:00:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Morini_WalkiriaPompermayer_M.pdf: 57118928 bytes, checksum: 69500b0625036c62f314664b107ed3b5 (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: O trabalho apresentado neste mestrado, sob a orientação da Professora Doutora Lygia Arcuri Eluf, foi desenvolvido a partir das reflexões sobre questões de linguagem e materialidade da pintura. Trata-se de um conjunto de imagens de pequeno formato resultantes da pesquisa iniciada em 1994, reunidas numa seqüência dividida em capítulos, para a melhor apresentação da recente produção. As imagens selecionadas fazem parte de um conjunto maior que reúne os resultados do estudo realizado a partir da observação da paisagem, do espaço, da natureza abundante sempre favorável aos registros sensoriais que permeiam toda a atividade. A maior parte delas se organiza construtivamente através do uso da cor, em diferentes procedimentos técnicos e dimensões.
Abstract: This work, developed under the orientation of the Professor Doctor Lygia Arcuri Eluf, is based on the reflexions about the language and materiality of painting. It consists of a collection of small format images, result of a research started in 1994, forming a sequence divided into chapters, for the best presentation of the recent works. The selected images are part of a larger collection which gathers the results of a study on scenery observation, space, and the abundant nature always favorable to the sensorial impressions which permeat all the activity. A large portion of the images is organized constructively according to the use of color, in different technical procedures and dimensions.
Mestrado
Artes Visuais
Mestre em Artes
Lima, Jacqueline de Souza. "História demográfica e o papel da paisagem na diversidade genética de Eugenia dysenterica (Myrtaceae)". Universidade Federal de Goiás, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6048.
Pełny tekst źródłaApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-08-31T13:03:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese - Jacqueline de Souza Lima - 2015.pdf: 3724963 bytes, checksum: 3dff51d6112fdaaa0cca812853de7c82 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-31T13:03:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese - Jacqueline de Souza Lima - 2015.pdf: 3724963 bytes, checksum: 3dff51d6112fdaaa0cca812853de7c82 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-06-18
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Eugenia dysenterica is a plant species from Cerrado that is widely distributed throughout the biome. Previous studies showed that natural populations of species have a high genetic structure, suggesting that historical changes in the geographic distribution and habitat fragmentation may have affected its genetic differentiation. In this context, studies of phylogeographic and landscape genetics are needed to understand which factors influence the distribution of genetic diversity of the species. In the first chapter we used the statistical phylogeography integrated to modeling analysis to reconstruct the demographic history and dispersal routes of E. dysenterica lineages and investigated the Quaternary climate change effects on its spatial pattern of genetic diversity. In the second chapter, we evaluated if habitat loss and fragmentation affect genetic diversity and connectivity in the species. Our results suggest that the central region of the Cerrado biome is probably the center of distribution of E. dysenterica and the spatial pattern of its genetic diversity may be the outcome of population stability through periods of the Quaternary. Moreover, also indicate that habitat fragmentation may be related to the increase in differentiation and a decrease of genetic diversity in these populations.
Eugenia dysenterica é uma espécie de planta nativa do Cerrado que apresenta ampla distribuição ao longo do bioma. Estudos anteriores revelam que populações naturais da espécie apresentam alta estruturação genética, sugerindo que mudanças históricas na distribuição geográfica e a fragmentação do habitat podem ter afetado o padrão de diferenciação genética da espécie. Nesse contexto, estudos filogeográficos e de genética da paisagem se fazem necessários para entender os fatores responsáveis pela distribuição da diversidade genética da espécie. No primeiro capítulo foi utilizada a filogeografia estatística integrada às análises de paleomodelagem para acessar a história demográfica da espécie e compreender como as mudanças climáticas do Quaternário influenciaram sua distribuição geográfica e estrutura genética. No segundo capítulo, procura-se responder como a perda de habitat e fragmentação pode influenciar a diversidade genética e conectividade das populações da espécie no Cerrado. Os resultados apresentam evidências de que a origem de dispersão dos haplótipos analisados se deu na região central do bioma e que mudanças ocorridas durante o Pleistoceno, provavelmente, resultaram no padrão de distribuição da diversidade genética observado. Além disso, indicam que a fragmentação do habitat pode estar relacionada com o aumento da diferenciação e diminuição da diversidade genética nas populações estudadas.
Simon, Suzy Suely Pereira. "Berlim : a construção da paisagem urbana contemporânea". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/11050.
Pełny tekst źródłaThe present work presents the result of an inquiry on the formation of the urban contemporary landscape as a process of accumulation of different experiences of architectural materializations , each one conceived by the thought of a time, that for different reasons is seen and respected as urban permanences. This research sought to understand three paradigmatic moments which took place in Berlin in the twentieth century: 1) the modern architecture, studied from the event climax in the decade of 1950s: INTERBAU 1957; 2) the period after the modern movement, studied from IBA-Berlin 87, comprising events from the decade of 1980s; 3) after the fall of the Berlin Wall, from 1990 onwards, the strategy for reunification after 1989, when the rearticulation landscape of the two parts of the city previously divided presented itself plenty of subjective values . In this context, an understanding of the role of the Architecture subject in the conduction and in the physiognomical concretization of the urban landscape in the second half of the 20th century was sought.
Hecko, Leandro. "O sagrado na paisagem em Heródoto". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/11416.
Pełny tekst źródłaHere the subject of the apprehension of the space of the known world is explored in the V century b.C., mainly, starting from the Greek historian's work Herodotus. For that begins of the perception of the space of the world, divided in portions in agreement with a culture, the Greek, for soon after to settle down a typology of the spaces of the world, understanding some important moments of the geographical demarcation of the planet, of the people and cultures. In a second moment the search bed for a specific type of space: that sacralizade for the culture. In that way understands each other that the culture creates a sacred landscape erected starting from places classified through of a typology that we established according to the use of the term hieros and your variants, by Herodotus. Sacred space transformed in sacred landscape. In the last moment, with base in the typology of the sacred space, the sacred is looked for between Homer and Herodotus, understanding the connections as part of an all cultural of two individuals that you/they worry in registering the world, our people and cultures as well as the specific details of your relationships with the sacred. (rever)
Silva, Ana Carolina Santos e. "Memória e toponímias: uma análise da paisagem cultural no município de Ubá - MG". Universidade Federal de Viçosa, 2017. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/18245.
Pełny tekst źródłaMade available in DSpace on 2018-03-14T13:14:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 6020342 bytes, checksum: f38e17e94df4a1a8db4d818f8abf1341 (MD5) Previous issue date: 2017-08-22
A presente investigação ocorreu durante o Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania e refere-se à análise da paisagem cultural da cidade de Ubá, Minas Gerais, sob a perspectiva das toponímias. Por meio da apreciação do contexto histórico-geográfico da cidade, foi desenvolvida algumas reflexões acerca da nomeação de vinte e sete nomes de ruas pertencentes à zona central. A paisagem do município é reflexo da ação de grupos sociais influentes os quais grafaram nela seu poderio e prestígio social. A memória social neste trabalho então, é discutida no âmbito da sua representação oficial, ou seja, almejou-se destacar quais grupos sociais exerceram influência política e econômica a ponto de deixarem marcados seus nomes e de seus parentes mais próximos nas ruas da área central da cidade. Entende-se que os nomes da área central possuem um destaque especial, visto que estão geograficamente localizados em uma área de prestígio dos munícipes onde se desenvolvem boa parte das relações de convívio social como lazer e trabalho, daí a importância desta área para o presente estudo. A memória enquanto algo socialmente construído reflete as relações de poder concebidas no espaço, sendo ela grafada na paisagem por meio de símbolos e signos que representem os conflitos existentes nessas relações. Assim, este trabalho contribui para os estudos de paisagem cultural, proporcionando uma nova perspectiva na sua interpretação, e compreensão dela como fator essencial na constituição de memórias.
The following research has happened during the professional master on Cultural Heritage, Landscapes and Citizenry at UFV, and it refers to the review of cultural landscape of the city of Uba, in Minas Gerais state, in Brazil, according to toponymy perspective. Through the appreciation of the city historic-geographic context, it was developed some reflections about the nomination of twenty seven cities names, which belong to the central area. The municipality landscape is an echo of social groups which imprint on it their both power and social prestigious. Having said that, social memory in this research will be discussed around official representations, pointing out which social groups have influenced both politics and local economy in order to let their names imprinted nearby central streets in the city. We understand that the names in the central area of Uba have a special highlight, once they are geographically localized in a prestigious neighborhood where citizens develop an notorious part of their social relation such as labour and leisure. That’s why the importance of this are to this research. Memory, as something socially built, reflects relations of power designed on the space. Therefore, memories are imprinted on the landscape through symbols and signs that represent conflicts which describe these relations. Thereby, this research aims at contributing to landscape studies, other than providing a new perspective about its interpretation and comprehension as a crucial element about memories construction.
Paradeda, Maria Regina Matos. "Arquitetura da paisagem e modernidade: um estudo sobre representações e memória das praças de Pelotas : 1860-1930". Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2003. http://hdl.handle.net/10923/3997.
Pełny tekst źródłaThe aim of this investigation is to study the publica urban that are represented by the squares located in the central of the city of Pelotas built under the period between 1860 and 1930. At that time, the economic prosperity provoked a significant urban growth. The social and cultural organizations that came up with the urbam growth, together with the spatial organization of the buildings ainda the streets helped to influence the final shape of the areas, and the consequente appropriation of these squares by the users. Through the analysis of the urban space concept that these areas embody, this study aims to understande the complex relationship between people and nature established in these spaces. Key words: prosperity, public space, nature, appropriation.
O presente trabalho tem como objetivo o estudo dos principais espaços públicos urbanos, representados pelas praças centrais da cidade de Pelotas, no período de 1860 à 1930. Nesta época a crescente ocupação urbana, produzida pela prosperidade econômica, mudanças sociais e culturais, conduziram à organização espacial da cidade, representada pela malha urbana e edificações arquitetônicas. Os usos e as formas compositivas das praças em estudo, mantêm uma relação estrita, recíproca para a configuração de uma identidade urbana própria. Parte deste trabalho dedica-se a apreciar o conceito de paisagem urbana, tentando desvendar as complexas tramas que envolvem as relações dos seres humanos com a natureza, bem como a construção da paisagem destes lugares.
Bastos, Adeilma Carneiro. "Paisagem cinematográfica: o NUDOC e a produção cultural nas décadas de 1980-1990". Universidade Federal da Paraíba, 2009. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/6042.
Pełny tekst źródłaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This dissertation is related to the history of the cinema from Paraíba, having as a specific object the Film Documentation Center of the Federal University of Paraíba (NUDOCUFPB), established in 1979, which is a major locus of reflection and film production in the 1980s. Thus, we aimed to discuss its foundation, placed in the context of "modernization", as a result of the development of expansion policies of the Federal University of Paraíba in that time, when it stimulated the growth of the place of research and production, connected to the perspective of reflection and interference in local reality. NUDOC boosted film production and became an important place of intellectual and technical preparation for several filmmakers that still remain in this activity. In addition, we intended, in our analysis, to specify the paths of this film production, observing also the critics made for the ideological and aesthetic options adopted. Besides, we examined some of the films produced by the Center, linking this production with the concept of historical culture, understanding that the film institutions participate of the structure of historical cultures, either confirming or rejecting hegemonic perspectives.
A presente dissertação vincula-se à história do cinema paraibano, tendo como objeto específico o Núcleo de Documentação Cinematográfica da Universidade Federal da Paraíba (NUDOC-UFPB), criado em 1979, importante lócus de reflexão e produção cinematográfica nos anos 1980. Nesse sentido, buscamos discutir a sua fundação inserida no contexto de modernização , decorrente da ampliação das políticas de expansão da Universidade Federal da Paraíba no período, quando fomentou a ampliação de lócus de pesquisa e produção, vinculados à perspectiva de reflexão e intervenção na realidade regional. O NUDOC impulsionou a produção cinematográfica, e se constituiu em importante lócus de formação intelectual e técnica para muitos dos cineastas que até o presente se mantêm na atividade. Em nossa análise buscamos, ainda, indicar os caminhos dessa produção cinematográfica, observando também as críticas que ensejaram em relação às opções ideológicas e estéticas adotadas. Buscamos, também, analisar alguns dos filmes produzidos pelo Núcleo, relacionando essa produção com o conceito de cultura histórica e a partir da compreensão de que a instituição cinematográfica participa da constituição das culturas históricas, reafirmando ou rejeitando perspectivas hegemônicas.
Rayel, Renata Salgado. "A linguagem dos sinos em Diamantina (MG) : rotas turísticas na paisagem sonora /". Rio Claro, 2016. http://hdl.handle.net/11449/147053.
Pełny tekst źródłaBanca: Odaleia Telles Marcondes Machado Queiroz
Banca: Juliana Marcondes Bussolotti
Banca: Vera Lucia dos Santos Placido
Banca: Leandro Benedini Brusadin
Resumo: A ressignificação da cultura sineira em Diamantina (MG) entremeia diversas áreas do conhecimento em um diálogo que busca na formação das ambiências sonoras, a percepção e valoração paisagística. Como referencial para este trabalho de pesquisa, seguimos essencialmente os trilhos da fenomenologia que dialoga com a consciência dos sentidos para a leitura ambiental. Os métodos adotados basearam-se: na subjetividade qualitativa da memória afetiva dos sineiros, por meio da técnica de história oral que objetiva "dar voz aos excluídos", como também na interpretação quantitativa a partir do mapeamento da área de estudo, que quantifica os níveis de decibéis do som dos sinos como forma de mensurar sua propagação e interferência no ambiente urbano. Para maior visibilidade e conhecimento da cultura sineira, sugerimos ações educativas de experiência sensorial e de escuta sensível, que levem o participante adentrar o universo sineiro e a reaprender a observar a paisagem, de modo a sentir as sonoridades, por meio de rotas sineiras turísticas com os seus elementos "invisíveis" resistentes na cultura local. Essas atividades de educação ambiental e patrimonial podem caracterizar-se como entretenimento educativo, quando abrangem os segmentos turísticos: cultural, religioso e sensorial
Abstract: The resignification of the bell culture in Diamantina (MG) interweaves different areas of knowledge in a dialogue that looks for the perception and appreciation of the landscape in the formation of the sonorous ambiances. As a reference for this research, we followed mainly the paths of the phenomenology that converses with the awareness of the senses for the environmental reading. The methods employed were based on: the qualitative subjectivity of the affective memory of the bellmen using oral history as a technique, which aims at "giving voice to the excluded ones", and also on the quantitative interpretation from the mapping the area studies, that quantifies the decibels of the bell sound as a way of measuring its propagation and interference in the urban environment. For greater visibility and recognition of the bell culture, we propose educational actions of sensory experience and of sensitive hearing that take the participant to get in the bell universe and relearn to observe the landscape, so that he is able to feel the sonorities through tourist bell routes with their "invisible" elements, remaining in the local culture. These activities of environmental and heritage education may be considered as educational entertainment when they embrace tourist fields: cultural, religious and sensory
Doutor
Magalhães, Cristiane Maria 1979. "O desenho da história no traço da paisagem : patrimônio paisagístico e jardins históricos no Brasil: memória, inventário e salvaguarda". [s.n.], 2015. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281271.
Pełny tekst źródłaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-27T13:48:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Magalhaes_CristianeMaria_D.pdf: 9671178 bytes, checksum: f789e3aa06e801c3ea3bd4b4b089ed68 (MD5) Previous issue date: 2015
Resumo: O Desenho da História no Traço da Paisagem: patrimônio paisagístico e jardins históricos no Brasil - memória, inventário e salvaguarda é um estudo sobre o patrimônio paisagístico, a paisagem cultural e os jardins históricos no Brasil, no decorrer do século XX. A tese propõe realizar uma abordagem acerca do importante patrimônio paisagístico brasileiro, com especial atenção aos jardins de interesse histórico, transitando pelas percepções e nuances do termo paisagem. O eixo central da pesquisa girou em torno da construção da ideia de paisagem cultural, no Brasil, a partir da década de 1930, e como o órgão de preservação federal (atual IPHAN) patrimonializou os bens do patrimônio paisagístico ao longo das décadas de 1930-2010. O objetivo geral foi contextualizar, qualificar e pontuar sob quais circunstâncias foi protegido o patrimônio paisagístico brasileiro, a partir da década de 1930, abordando e explicitando como se deu a construção da ideia de paisagem cultural, em diálogo com as normativas internacionais. Os Jardins Históricos, uma das categorias do Patrimônio Paisagístico brasileiro, é tema privilegiado nesta pesquisa por ter se tornado o carro chefe quando da criação do Departamento de Patrimônio Natural dentro do quadro burocrático e organizacional da SPHAN/próMemória, na década de 1980. A pesquisa aponta que o estudo destes bens evidencia um projeto patrimonial, arquitetônico e urbanístico maior, gestado ao longo do século XX, em que as formas de estar e se relacionar com a cidade, com a arquitetura do passado e, principalmente, com o patrimônio cultural se põem em destaque. Realiza-se, ainda, um Inventário do patrimônio paisagístico brasileiro, sistematizado em categorias tipológicas
Abstract: History drawings within the landscape line: landscape heritage and historic gardens in Brazil - Its memory, inventory and safeguard is a study of landscape heritage along with its cultural landscape and historic gardens during the twentieth century in Brazil. The thesis proposes to carry out an approach transiting perceptions and nuances of the term landscape with special attention to historic garden interests and important Brazilian landscape heritage. The central foundation of the research has revolved around the cultural landscape construction idea in Brazil from the 1930s on. And the federal organ preservation (current IPHAN) claimed property on the assets of the landscape heritage from 1930 to 2010. The overall objective was to contextualize, qualify and score the circumstances which protected the Brazilian landscape heritage from the 1930s on. Thus, addressing and explaining how the dialogue regarding the construction of cultural landscape idea at international standards was made. Historic Gardens, one of the Brazilian landscape heritage categories is the prevailing theme in this research as it became a main reference during the creation of the Natural Heritage Department in the 1980s within the bureaucratic and organizational framework of SPHAN / Pro-memoria.The research shows that the study of these assets presents a bigger heritage; architectural and urban project managed during the twentieth century in which the ways of being and relating to the city, to past architecture and especially to cultural heritage is put in the spotlight. An Inventory of the Brazilian landscape heritage systematized in typological categories is also made
Doutorado
Politica, Memoria e Cidade
Doutora em História
Dall\'Olio, Rafael Luis dos Santos. "Representações da paisagem brasileira por lentes francesas: um estudo de caso". Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-28082012-114031/.
Pełny tekst źródłaThe aim of this work was to check if the Brasil photo album can be considered an exemplary case of Brazilian visual dimension of the 1940s and 1950s as the country\'s representation in this type of specific support. By synthesizing various regional visual identities, according to an articulated discourse between the editor, photographers and consumers, the photo album appears as a visual document privileged to understand the iconic images of that society, and the whole iconosfera. In order to ratify the visual discourse of this album, we analyzed other documents as illustrated magazines, textbooks and even other photo albums, with the aim of identifying a list of recurring images in different visual media in their occurrence Brasil. For this proposal, we use methodological tools from other studies, called iconic and formal descriptors for the imagery analysis.
Silva, Luis Cláudio Requião da. "Os meios de hospedagem em Salvador: distribuição espacial ao longo de sua história". Instituto de Geociências, 2007. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17803.
Pełny tekst źródłaApproved for entry into archive by Rodrigo Meirelles (rodrigomei@ufba.br) on 2015-05-30T13:57:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Luis Cláudio Requião da Silva.pdf: 7177673 bytes, checksum: 215963f8bffa8a61f1c1b1367d421cf5 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-30T13:57:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luis Cláudio Requião da Silva.pdf: 7177673 bytes, checksum: 215963f8bffa8a61f1c1b1367d421cf5 (MD5)
O presente estudo propõe analisar a distribuição e organização espacial dos meios de hospedagem no espaço urbano da cidade de Salvador, assim como os agentes intervenientes neste processo. Buscou-se a partir desta análise um maior entendimento da dinâmica urbana relacionada a este segmento, associado ao cosmopolitismo característico desta urbis e aos efeitos na sua paisagem urbana. Para tanto, a metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica e documental, utilizando como principais recursos, fotografias antigas e atuais, além de cartogramas de distribuição dos meios de hospedagem, confeccionados a partir de base de dados oficiais do órgão estadual competente e de pesquisa de campo. Teoricamente associou-se o objeto de estudo a conceitos da ciência geográfica capazes de expressar a essência dos fenômenos de forma mais fidedigna possível, contribuindo para o avanço qualitativo na interpretação do real. Foram utilizados conceitos e categorias relacionados entre si, tais como paisagem urbana, agentes, forma, função, estrutura e processo, além de produção e organização espacial. Constatou-se que os meios de hospedagem sempre tiveram presença marcante na paisagem urbana desta cidade, associado à evolução do fenômeno do comércio em todos os níveis escalares. Percebeu-se que a partir da década de 1970, o fenômeno do turismo, alicerçado por intervenções do poder público nos níveis federal, estadual e municipal, contribuiu intensamente para a evolução e permanência do patrimônio arquitetônico, através de equipamentos de hospedagem que ajudaram a preservar, requalificar e revitalizar determinadas áreas da cidade, principalmente no centro histórico e adjacências.
Almeida, Carina Santos de. "Tempo, memória e narrativa kaingang no oeste catarinense: a tradição kaingang e a proteção tutelar no contexto da transformação da paisagem na terra indígena Xapecó". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135780.
Pełny tekst źródłaMade available in DSpace on 2015-10-27T03:06:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 335751.pdf: 12538199 bytes, checksum: 16b76c96f14944c9757fd74599c5b060 (MD5) Previous issue date: 2015
Este estudo acerca dos Kaingang da Terra Indígena Xapecó orienta-se pelas relações estabelecidas do povo com o ambiente e seus desdobramentos, visa dessa forma apresentar os meandros da atuação da proteção tutelar no contexto da transformação da paisagem e as consequentes rupturas, impactos e/ou continuidades no modo de vida e no habitus social Kaingang. A temporalidade deste estudo conduziu-se a partir dos registros e descrições relacionadas aos Kaingang do século XVIII e alcança a contemporaneidade. Os encontros e desencontros dos Kaingang com não índios em terras meridionais foram registrados em descrições de cunho etnográfico e representam momentos decisivos na trajetória histórica do povo. Por outro lado, foi a partir dos oitocentos e, sobretudo, dos novecentos que a espacialização e a territorialidade Kaingang deslocaram-se visceralmente da condição de mobilidade para a de homo situs, impactando as relações do povo no tempo/espaço. A indigeneidade da paisagem marca as narrativas de história e memória dos Kaingang ressaltando a existência do tempo dos ?antigos? e do tempo de ?agora?. As reminiscências mnemônicas expressas entre silêncios, esquecimentos e lembranças descrevem os enredos das relações de contato e da proteção tutelar, bem como as instâncias constituintes do mundo Kaingang. As narrativas ressaltam o papel central do ?mato virgem? e do ?pinhalão? no modo de vida e no habitus social à medida que estes espaços são entendidos como elementos integrantes da tradição Kaingang. A tese elaborou e apresenta diversos produtos em história indígena e ambiental no que concerne a localização e a caracterização da TI Xapecó através de mapas e da perspectiva multi-temporal da composição da cobertura florestal. As sinuosidades da transformação do modo de vida e habitus social Kaingang e da paisagem da TI Xapecó são expressas nas múltiplas faces da proteção tutelar, que por meio do propulsor indigenismo brasileiro, possibilitou a grilagem, o esbulho e a espoliação dos índios do ?Chapecózinho? ao mesmo tempo em que a inserção da TI na lógica do desenvolvimento econômico. A ?marcha para a emancipação econômica? do Posto Indígena Xapecó a partir da gestão do patrimônio indígena percorreu momentos distintos e pautou-se na exploração das potencialidades naturais. O modelo de indigenismo rondoniano-varguista marcou um primeiro momento da proteção tutelar sendo procedido pelo indigenismo da FUNAI, que a despeito de seu início moralizante, permitiu à exaustiva exploração dos recursos florestais e inseriu as terrasindígenas no sul do Brasil no contexto do nacional-desenvolvimentismo brasileiro. A exploração da madeira se encerrou na TI Xapecó e a proteção tutelar na figura do chefe de Posto perdeu definitivamente qualquer status de poder centralizador à medida que o protagonismo Kaingang passou a conduzir as práticas políticas e socioeconômicas locais.
Abstract : This study about the Kaingang of the Indigenous Land Xapecó is guided by the established relationships of the people with the environment and its consequences, aims to present the intricacies of the tutelary protection action in the context of the landscape transformation and the resulting disruptions, impacts and/or continuities in the way of the Kaingang life and social habitus. The temporality of this study was conducted from the records and descriptions related to the Kaingang of the eighteenth century and reach the contemporary. The meetings and missings of the Kaingang with non-Indians in southern lands were recorded in ethnographic descriptions and represent defining moments in the historical trajectory of the people. On the other hand, was from eight hundred and, especially, the nine hundreds that the Kaingang spatiality and the territoriality viscerally moved up from de mobility condition for the homo situs, impacting the relationships of the people in the time/space. The indigeneity of the landscape mark the narratives of memory and history of Kaingang highlighting the existence of time the "old" and the time of "now." The mnemonic reminiscences expressed between silences, omissions and memories describe the plots of contact relations and of tutelary protection, as well as the constituent bodies of the Kaingang world. The narratives emphasize the central role of the "virgin forest" and the "Pinhalão" on the way of life and social habitus as these spaces are seen as integral components of Kaingang tradition. The thesis developed and presents several products in indigenous and environmental history regarding the location and characterization of Indigenous Land Xapecó through maps and multi-temporal perspective of the composition of the forest cover. The sinuosity of the transformation of the Kaingang way of life and social habitus and the Indigenous Land Xapecó landscape are expressed in the multiple facets of tutelary protection, which through the Brazilian indigenous propellant movement, allowed the illegal occupation, the dispossession and the theft of the "Chapecozinho" Indians while the integration of Indigenous Land in the logic of economic development. The "march toward economic emancipation" of the Indian Post Xapecó from the management of Indian heritage come different times and was marked on the exploitation of natural potential. The model rondonian-varguist of indianism scored a first moment of tutelary protection being undertaken by the FUNAI indianism, which despite its moralizing beginning, allowed the plundering of forest resources and entered indigenous landsin southern Brazil in the context of the Brazilian national-developmentalism. The logging ended in Indigenous Land Xapecó and the tutelary protection in the image of the post headman definitely lost any power status as the Kaingang role began to conduct local political and socio-economic practices.
Silva, Luciana Henrique Mariano da. "A arquitetura da paisagem de João Cabral de Melo Neto". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/13858.
Pełny tekst źródłaSubmitted by Elna Araújo (elna@bce.unb.br) on 2013-07-29T22:20:17Z No. of bitstreams: 1 2012_LucianaHenriqueMarianoDaSilva.pdf: 1150989 bytes, checksum: 70c541c63bc207abd2628a57127f81eb (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2013-08-05T14:38:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_LucianaHenriqueMarianoDaSilva.pdf: 1150989 bytes, checksum: 70c541c63bc207abd2628a57127f81eb (MD5)
Made available in DSpace on 2013-08-05T14:38:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_LucianaHenriqueMarianoDaSilva.pdf: 1150989 bytes, checksum: 70c541c63bc207abd2628a57127f81eb (MD5)
Este trabalho procura analisar as relações existentes entre a construção metafórica da paisagem poética e a formação nacional na obra de João Cabral de Melo Neto, especialmente em Paisagem com figuras (1955) e Quaderna (1959). Para compreender melhor a importância da paisagem na obra do poeta, estabelecemos uma relação entre a forma pela qual o poeta entende o próprio olhar, em um modo crítico de enxergar a si mesmo – como poeta e como ser humano – e como ele vê sua terra natal, como forma de entender a poesia e o País. Nessa perspectiva, ressalta-se a preocupação estrutural própria do engenheiro ou arquiteto, segundo o poeta mesmo afirma, voltada para a construção do olhar, a construção da paisagem concretizada na forma poética. Essa preocupação acaba por expor os mecanismos do sistema literário em cada poema. As leituras dos poemas “Pregão turístico do Recife”, “Alto do Trapuá” e “Mulher vestida de gaiola”, cotejadas com outros poemas e uma fortuna crítica selecionada sobre o poeta são os guias deste trabalho. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims at analyzing the relations built between the metaphoric construction of the poetic landscape and the national formation on João Cabral de Melo Neto’s poetry work, especially in Paisagem com figuras (1955) and Quaderna(1959). For a better comprehension of the importance of the landscape in the poet’s work, it is established a relation between the way the poet understands his own point of view as a critical way to see himself – as a poet and as a human being –, and the way he sees his homeland as a way to understand poetry and to understand his country. Through that perspective, we highlight the poet’s concerns which are typical of an engineer or an architect, as the poet himself said, facing the construction of a way to view the world, and the construction of the landscape materialized as the poetic form. The readings of the poems “Pregão turístico do Recife”, “Alto do Trapuá” and “Mulher vestida de gaiola”, collated with other poems and a fortune critique on the poet’s work are the guidelines of this work.
de, Souza Leão Vieira Daniel. "Paisagens da cidade: os olhares sobre o recife dos anos 1920". Universidade Federal de Pernambuco, 2003. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7757.
Pełny tekst źródłaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Esta pesquisa tem por objeto de estudo a construção dos olhares sobre a cidade do Recife nos anos 1920. Propus trabalhar a questão da paisagem de uma forma interdisciplinar, concebendo-a como olhar; e, levando em conta tanto abordagens espaciais quanto imagéticas, apreender a relação entre a percepção do ambiente urbano e a elaboração de representações de cidade, (re)produzidas nos órgãos de imprensa, pelos sujeitos de então. Desta reflexão, trilhei dois caminhos. No primeiro, notei que as invenções modernas permitiram a emergência de uma percepção cinética do ambiente, que, no entanto, não era associada ao termo paisagem , que parecia ainda coincidir com a noção de criação artística, em meio a uma relação de êxtase com a natureza. No entanto, procurei apreender em que medida esse repertório migrou para o campo perceptual. No segundo, trabalhei com a expansão urbana, possibilitada pelo automóvel, e alicerçada em práticas elitistas de segregação espacial. Essa construção dos espaços urbanos na cidade foi relacionada às discussões que os intelectuais fizeram acerca da paisagem. Houve um embate entre um imaginário modernizante, portador de um discurso do progresso; e um outro, tradicionalizante, que defendia a cor local para a preservação do que se supunha ser a identidade do Recife. A modernidade possibilitou, com suas epifanias, que as mudanças urbanas fossem levadas a cabo na medida mesma em que se imbricavam na construção de novas imagens da cidade
Evangelista, Lucy Shaw. "O complexo arqueológico dos Perdigões e a construção da paisagem em Reguengos de Monsaraz". Master's thesis, Porto : [Edição do Autor], 2004. http://hdl.handle.net/10216/15237.
Pełny tekst źródłaEvangelista, Lucy Shaw. "O complexo arqueológico dos Perdigões e a construção da paisagem em Reguengos de Monsaraz". Dissertação, Porto : [Edição do Autor], 2004. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000152392.
Pełny tekst źródłaFlorence, Luiz Ricardo Araujo. "Mecanismo e paisagem: Reyner Banham e a América". Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-17102014-103006/.
Pełny tekst źródłaPeter Reyner Banham (1922-1988) was one of the architectural historians responsible for the critical revision of the modern movement. This dissertation aims on the approach on the author\'s view of the modern vernacular expressions in architecture, design in the United States landscape. This specific view have been supported by his experience in the relationship between architecture and technology. The first chapter consist in a historiographical survey on the intellectual displacements from Europe to the United States of America. The formation of the American architecture teaching institutions will be investigated, as the trajectory of the European architects, critics and architectural historians, outlining Reyner Banham\'s generation of British intellectuals. The second chapter visits Reyner Banham\'s works, regarding the relationships between modern architecture and technology, focusing his critical study on the modern historians and how they stand towards American architecture. The third chapter is a theoretical study on Banham\'s view on the cultural landscapes of the U.S., and the objects of everyday architecture, mass consumption culture, and the anonymous expressions in urban spaces.
Rossi, Esther Mayara Zamboni. ""Subindo a serra": migrações, indústria madeireira e as transformações da paisagem nos campos de altitude no Rio Grande do Sul (1890-1970)". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136313.
Pełny tekst źródłaMade available in DSpace on 2015-11-10T03:06:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 335829.pdf: 2963767 bytes, checksum: 8c980feb5c0838c9fddf63a41f3d6953 (MD5) Previous issue date: 2015
No Bioma Mata Atlântica, no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, está localizada a fitofisionomia de Campos de Altitude. Uma das características especificas desta região são as áreas de contato e intersecção com a Floresta Ombrófila Mista, compondo uma paisagem dicotômica. Esta formação de intersecção entre Floresta e Campo influenciou a ocupação, a economia e a cultura local. A partir de 1890 inicia-se com maior intensidade um fluxo demográfico, saindo da área inicial de colonização Italiana e Alemã na Floresta Ombrófila Mista para sua área limítrofe; os Campos de Altitude. Uma das principais atividades destes e destas migrantes foi a indústria madeireira, baseada na extração da Araucária Angustifólia. Com o esgotamento, na década de 1970, do volume madeirável, pode-se dizer que houve marcadamente uma queda de atração populacional para a região. Com a perspectiva da História Ambiental, busca-se entender as dinâmicas de adaptação e atuação dos(as) migrantes nestas diferentes paisagens. O conjunto de fontes analisadas compreende História Oral, relatórios e mensagens de governo, os censos demográficos, as correspondências municipais, legislação estadual e municipal e iconografia. As memórias desta migração permitem entrever as transformações das paisagens opostas e complementares: o campo e a floresta.
Abstract : In Mata Atlântica (Atlantic Forest) Biome, in the extreme northeast of the State of Rio Grande do Sul, is situated the phytophysiognomy of Campos de Altitude. One of the region's specific characteristics is the contact areas and intersection with the Ombrofila Mista Forest, composing a dicotomic landscape. This formation, with the intersection between Forest and Camp, has influenced the occupation, the economy and local culture. From 1890, the demographic flow gets more intense with people shifting from the ancient Italian and German colonization zones in the Ombrofila Mista forest to bordering areas of Campos de Altitude. One of the migrants mainly activities was the wood industry, based on deforestation or extraction of the Araucaria Angustifolia. The depauperation of the woods in the 1970's decade induced a decrease of populational atraction to the region. With the Environmental History perspective we try to understand the dynamics of the adaptations and actuations of the migrants in these distinct landscapes. The sources analysed include Oral History, reports and Government messages, demographical census, municipals correspondences, statual and municipal legislation and iconography. The memories of this migration let us perceive the landscape transformations: the Forest and the Field.
Canova, Loiva. "Antônio Rolim de Moura e as representações da paisagem no interior da colônia portuguesa na América (1751-1764)". reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2011. http://hdl.handle.net/1884/25789.
Pełny tekst źródłaMoreno, Guilherme Pianca. "1929, Le Corbusier e São Paulo: paisagem física e política". Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-05072017-104914/.
Pełny tekst źródłaThe dissertation investigates the Le Corbusier\'s plan for São Paulo developed during his Latin America\'s trip in 1929 - focusing on the dialogue between architecture and landscape raised by the proposal. Le Corbusier\'s voyage to South America is inscribed the major political and aesthetic conflicts that the architect was involved in Europe during the years that immediately preceding this trip. In the formal reading of the plan, Le Corbusier\'s insightful reading of São Paulo\'s geomorphology and geography is noteworthy - contrasting with both urban practices at that moment in Europe and the studies developed by technicians and engineers in São Paulo. We attempt to reconstruct the project\'s imagery in conjunction with the material conditions of its formulation, and through three research sources. The first is the historical survey of the existing projects for the city of São Paulo. It reveals the urban and social problems that the city was undergoing. Moreover, the facts showed in the survey serve as a means of comparison with the aims of Le Corbusier\'s hypothesis. Second, the analysis of historical references that Le Corbusier lists on the project\'s description - such as the aqueduct of Segovia and the Pont du Gard - is relevant to understand why and how these infrastructural elements are present in the plan. Finally, the analysis of the technical and poetic function of the aerial view in the elaboration process of Le Corbusier\'s plan inscribes this project in a complex visual culture that was being established at that moment.
Novasco, Raul Viana. "As casas subterrâneas e sua paisagem: cartografando o ambiente". Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3145.
Pełny tekst źródłaMade available in DSpace on 2015-03-25T20:56:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raul Viana Novasco.pdf: 18363214 bytes, checksum: 5cf2f12d606843ff20b83267eef25761 (MD5) Previous issue date: 2013-01-31
Nenhuma
Estudos linguísticos e etnográficos informam que os grupos Jê Meridionais, cuja origem remonta ao planalto central brasileiro, teriam iniciado sua migração em direção ao planalto sul do Brasil há, aproximadamente, 3.000 anos atrás. O momento de sua chegada às terras altas de Santa Catarina ainda é desconhecido, contudo, é indiscutível que durante todo o seu processo de ocupação empreendido sobre o planalto sul brasileiro, os Jê Meridionais mantiveram uma relação muito estreita com o ambiente, percebendo as mudanças climáticas e alterações ocorridas principalmente na composição biótica da região (fauna e flora), elaborando respostas adaptativas às transformações naturais, e transformando a sua organização social. Partindo desses pressupostos, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de captar elementos que nos permitam identificar estratégias de adaptação e assentamento desenvolvidas por esses grupos na área do sítio Rincão dos Albinos. O sítio arqueológico Rincão dos Albinos está situado no município de São José do Cerrito, planalto dissecado do Estado de Santa Catarina, em área de drenagem da bacia hidrográfica do Rio Canoas. O sítio é composto por 107 casas subterrâneas, dispostas em uma área de 200 metros de raio e as datas obtidas dentro e fora de estruturas habitacionais sugerem que a ocupação teve seu início há 1.400 A.P., período em que a região do planalto catarinense é, majoritariamente, coberta por campos recortados por rios e córregos acompanhados de pequenas matas com araucária. Foram elaborados produtos cartográficos temáticos em escalas variadas que apresentam dados específicos do sítio, tais como a distribuição das estruturas e suas relações com o espaço onde estão inseridas; e características físicas regionais, abrangendo o médio curso do Rio Canoas. Tais materiais nos possibilitaram fazer uma leitura mais ampla do espaço onde o sítio está inserido, que, juntamente com a análise de dados paleoambientais, geográficos, ecológicos e culturais, nos fizeram perceber que o sítio Rincão dos Albinos registra - tanto nas camadas de ocupação das casas subterrâneas, quanto na paisagem - ao menos, dois períodos de transição cultural e ambiental.
Linguistic and ethnographic studies report that Southern Jê, whose origin dates back to the central Brazilian plateau, have started their migration towards the southern highlands of Brazil by approximately 3.000 years ago. The moment they arrive to the highlands of Santa Catarina is still unknown, however, it is clear that throughout the process of occupation undertaken of the southern Brazilian plateau, the Southern Jê maintained a very close relationship with the environment, perceiving climate change and especially changes in the composition of biotic region (fauna and flora), developing adaptive responses to natural transformations, and transforming their social organization. Based on these assumptions, the present work was developed with the aim of capturing elements that allow us to identify adaptation and settlement strategies developed by these groups in the area of the site Rincão dos Albinos. The archaeological site Rincão dos Albinos is situated in the municipality of São José do Cerrito, dissected plateau in the State of Santa Catarina, in the drainage area of the watershed of the Canoas River. The site consists of 107 pit houses, arranged in an area of 200 meters radius and dates obtained inside and outside of residential structures suggest that the occupation had its beginnings at 1400 B.P., a period that the plateau of Santa Catarina is mostly covered by campos intersected by rivers and streams accompanied by small araucaria forests. Thematic maps were produced in various scales and present specific data from the site, such as the distribution of structures and their relations with the space where they are inserted, and regional geographical features, including the middle course of the Canoas River. The maps allowed us to make a wider reading of the space where the site is located, and associated with the analysis of paleoenvironmental, geographic, ecological and cultural dates, made us realize that the archaeological site Rincão dos Albinos - in its layers of occupation and landscape - records at least two periods of cultural and environmental transition.
Inoue, Luciana Massami. "Fim da linha? Vilas ferroviárias da Companhia Paulista (1868-1961): uma investigação sobre história e preservação". Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-01062017-163913/.
Pełny tekst źródłaThe aim of this research was to study the social history of the railway worker villages of the \"Companhia Paulista\" and to contribute to the discussion about their preservation. Among many railway companies spread in the São Paulo state, the \"Companhia Paulista\" was chosen because it was the first company to be founded with national capital and due to its geographical, political, economic and social influence. Among its villages, only six of them were chosen as cases of study - \"Itirapina\", \"Brotas\", \"Dois Córregos\", \"Jaú\", \"São Carlos\" e \"Rincão\" - villages not yet analysed, which showed a considerable number of houses and were located geographically close to each other, \"in the heart of\" São Paulo state. The time frame of the research was given by the company life time itself, with start in 1868 and end in 1961 as a private enterprise. The methods employed were the investigation of primary sources - especially the \"Companhia Paulista\" annual reports - and secondary sources, which were divided into two parts that we sought to combine: one refers to railway worker villages, the \"Companhia\" and its workers, and the other one refers to the preservation issues. The field visits to the aforementioned cities were important for the verification of their conservation status, their urban morphology as well as for the analysis of the applicability of the proposals to their preservation. The technical visits made were similarly important to analyse and compare the solution given to the industrial railway and urban heritage in different countries. Taken into an isolated view, the railway villages seem insignificant, however, as we study the accompanying social history of the \"Companhia Paulista\" and mainly of its workers, the villages acquire a whole new meaning. Thus in this way, the value of the railway worker villages is better understood with the analysis of broader historical processes. One of the possible ways found to the \"re-meaning\" is supported by the cultural landscape concept as well as the concept of conservation areas or integrated conservation. The concepts complement one another and both help in the heritage management. From the concept of conservation areas, the morphotypological analysis emerges. Instead of a stylistic analysis of the railway worker villages, we preferred the present type of analysis, more related to the \"urban fabric\" and connected to the investigation of the social history of these places, which we believe sustain and give meaning to the preservation policies, in the search of the \"character of the place\", while at the same time trying to connect the past to the contemporary dimension, which should have the preservation policies. We hope that with this research we have accomplished the following purposes: once again give value to the railway worker villages and the associated world of labour inside history and inside the preservation policies.
Cardoso, Rafael Said Bhering. "Transformação da paisagem: os sambaquis e a relação com o patrimônio arqueológico no município de Guarapari-ES no período 1984-2011". Universidade Federal de Viçosa, 2016. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8668.
Pełny tekst źródłaMade available in DSpace on 2016-09-20T12:00:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 5946675 bytes, checksum: 154691462c7a87e14969a80f42f8a962 (MD5) Previous issue date: 2016-04-18
Os sambaquis são construções pré-coloniais deixadas pelos sambaquieiros e que persistem até hoje, estruturas estas que se caracterizam por apresentar restos de conchas, restos de peixes e restos de pequenos animais, além de alguns apresentarem ainda artefatos da indústria lítica sambaquieira e sepultamentos humanos. Sambaquis são encontrados em toda faixa litorânea brasileira, desde o Pará até o Rio Grande do Sul, e têm suas datações em torno de 7.000 AP a 2.000 AP, persistindo, portanto por um período de 5.000 anos no litoral do Brasil. Os sambaquis se constituem como patrimônio arqueológico e são a única fonte de informações a respeito da cultura dos sambaquieiros, estando inclusive respaldados pela Lei Federal 3.924/61, que dispõe sobre os monumentos arqueológicos existentes no território brasileiro. Esta pesquisa teve o intuito de analisar a ocupação do entorno de áreas onde estão localizados três sambaquis no município de Guarapari – ES, avaliando a aplicação do plano diretor municipal e o cumprimento do mesmo em relação à proteção, tanto das áreas no entorno dos sambaquis, como dos próprios sambaquis. A utilização de imagens de satélite no mapeamento de uso e ocupação do solo ao longo do período de 1984 a 2011 permitiu verificar a situação de ameaça de degradação dos três sambaquis relatados nesta pesquisa, fornecendo dados importantes sobre como se dá a proteção dos sítios. É importante lembrar que esta pesquisa analisa três sambaquis que até então não eram de conhecimento do poder público, fator levado em consideração nas análises realizadas.
The sambaqui are precolonial buildings left by sambaquieiros and that persist until nowadays, these structures which are characterized for having shells remains, fish remains and small animals remains, in addition to some present artifacts of lithic sambaquieira industry and human burials. Sambaqui are found throughout the Brazilian coastline, from Pará to Rio Grande do Sul, and have your dating around 7000 BP to 2000 BP, persisting so, for a period of 5000 years in brazilian coast. The sambaquis are constituted as archaeological heritage and are the only source of information about the culture of sambaquieiros and is even supported by Federal Law 3.924/61, which provides for the existing archaeological monuments in Brazil. This research aimed to analyze the occupation of surrounding areas where they are located three sambaquis in Guarapari - ES, evaluating the implementation of municipal director plan and the fulfillment of the same in relation to the protection of both the areas around the sambaquis, as own sambaquis. The use of satellite imagery in mapping soil use and occupation over the period from 1984 to 2011 has shown that the situation of degradation threatens the three sambaquis reported in this research, providing important data on how is the protection of the archeological sites. It is important to remember that this research analyzes three sambaquis that so far were not aware of the government, factor taken into account in the analysis.
Roos, Alana. "ANÁLISE DA TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE AGUDO (RS) A PARTIR DA HISTÓRIA AMBIENTAL, AO LONGO DO SÉCULO XX". Universidade Federal de Santa Maria, 2013. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/9375.
Pełny tekst źródłaEste trabalho tem como objetivo principal reconstruir a História Ambiental do município de Agudo, RS, a partir das transformações ocorridas na paisagem do município no século XX. Procurou-se compreender o motivo propulsor e os sentimentos dos, então, primeiros imigrantes alemães no município de Agudo, Brasil, RS, que atravessaram o Atlântico para construir um novo ambiente. Buscou-se levantar a opinião de seus descendentes, no que diz respeito aos efeitos dessas transformações nos dias atuais, ou seja, da substituição das florestas nativas para a produção agropecuária. Na primeira etapa, se realizou o levantamento bibliográfico para a elaboração do referencial teórico sobre a colonização alemã no município de Agudo, e com base na perspectiva ambiental, colocando à atenção as relações entre a forma de colonização e a ocupação do espaço geográfico. Em seguida, fotografaram-se lugares em que houve maior perda da vegetação nativa para o cultivo agrícola. Após caracterizou-se a paisagem natural original do município de Agudo, através de instrumentos preservados (objetos, fotografias e jornais), bem como a partir de relatos da história oral e de fontes preservadas. Em seguida organizou-se um banco de imagens do município que permita expressar de forma iconográfica o processo de transformação da paisagem de Agudo ao longo do século XX e assim ter a identificação das marcas da paisagem cultural do município, discutindo seu potencial para sustentar um processo de desenvolvimento endógeno. As ações dos colonos alemães e seus descendentes podem ser consideradas como um importante passo para a alteração arrebatadora da paisagem na área de estudo, modificando profundamente a paisagem original e assentando uma visão de sociedade não sustentável e também desequilibrada, ou seja, uma forma de civilidade que não é auto-sustentável, fazendo com que o meio ambiente se desestruture para a sua concretização. A mudança acelerada de uma vegetação de floresta nativa para áreas agrícolas deve-se ao fato do ritmo de avanço de novas técnicas de modernização da agricultura e ao número de pessoas, diretamente envolvidas. Os resultados foram analisados, discutidos e complementados por meio de figuras (fotos). Foi possível concluir que as maneiras de manejo com a terra que os imigrantes utilizaram no município de Agudo resultaram em um crescimento e dinamismo econômico, porém também causaram danos que persistem na atualidade. Verificou-se a fragilização e o desequilíbrio do espaço natural, uma vez que a paisagem foi homogeneizada pela ação humana, causando os conhecidos desequilíbrios ambientais. No que diz respeito à parte social do município, muitas pessoas foram excluídas do processo de produção agrícola, pois o modelo desta ocasionou o banimento dos conhecimentos e técnicas de cultivo do solo. A interferência no espaço não poupou os limites dos elementos naturais, afetando, assim a identidade da paisagem na área de estudo. Reconstruir a História Ambiental do município de Agudo, RS, a partir das transformações ocorridas na paisagem do município no século XX é de fundamental importância para avaliar e entender os reflexos na atualidade. A sistematização desta pesquisa resultou na análise das transformações ocorridas na paisagem do município em questão, visando proporcionar a noção de construção e destruição do espaço antropo-natural. Assim, pelo conhecimento desta realidade, pode ser possível construir mudanças de paradigmas, voltados ao cuidado ambiental e social.
Michelin, Guilherme Antonio. "O reconhecimento de uma paisagem cultural = Fazenda Lageado - Botucatu/SP". [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258398.
Pełny tekst źródłaAnexo 2 Mapas de Preservação do Patrimonio Cultural
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Made available in DSpace on 2018-08-15T15:25:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Michelin_GuilhermeAntonio_M.pdf: 19808093 bytes, checksum: d1c653b396e3199d0fdd11b16e52625a (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: Com uma evolução histórica singular, a Fazenda Lageado desenvolveu-se como propriedade particular produtora de café para exportação no último quartel do séc XIX. Em 1934, passa ao controle do governo federal, transformando-se Estação Experimental. Em 1972, o governo estadual recebe a fazenda através de cessão de uso por 99 anos para implantação de unidade de Ensino Superior. Esta singularidade com que a Fazenda Lageado vem se desenvolvendo ao longo do tempo, sua divisa direta com o perímetro urbano de Botucatu e a arquitetura característica dos períodos por que passou trazem uma carga histórica muito forte e uma intensa relação com o desenvolvimento da região onde está inserida. Através da análise transdisciplinar aliada ao enfoque sistêmico e à visão de processos, propõe-se auxiliar o leitor a visualizar relações existentes entre os processos co-evolutivos da fazenda e da área urbana, no intuito de possibilitar a explicitação do próprio processo de formação da paisagem local, em seu caráter físico e, também, cultural
Abstract: Not informed
Mestrado
Recursos Hidricos, Energeticos e Ambientais
Mestrte em Engenharia Civil
Callegari, Bruna. "Farol invisível: fenômeno urbano e paisagem no bairro do Jaguaré". Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-29062017-115328/.
Pełny tekst źródłaBuilt in the confluence of the Pinheiros and Tietê rivers, a curious tower in the likeness of a lighthouse has been overseeing São Paulo for about 70 years. The city no longer sees it, but the invisible is right there. Behind the buildings and swallowed by the metropolis, lies a hidden monument, whose reason for existing is a mystery. Its construction started in 1942 and was linked to an initiative by urbanist Henrique Dumont Villares to undertake an ambitious project at the site: The Industrial Center of Jaguaré, which gave origin to the occupation of the neighborhood in the 1940\'s. Other obsolete remnants were left by past actions as imprints on the neighborhood\'s landscape - the old bridge, the train tracks - ; these are urban forms that geographer Milton Santos called rugosities and that lead to conflicts between the old and the new. Standing on the urban landscape with no apparent function, the Lighthouse of Jaguaré enables us to see different architectural, real estate, territorial and landscape challenges posed by contemporary cities. In 2000, after nearly two decades of demands by local residents, the monument was designated a protected Historic Landmark by the Municipal Council for the Preservation of Historical, Cultural, and Environmental Heritage of the City of São Paulo (Concresp). Its recognition as heritage raises countless issues concerning the possible ways of making use of it in the contemporary city. Delimiting the megalopolis\' horizon, the monument is capable of revealing urban ideologies that have marked its existence throughout the years and the conflict of interests between different social groups that coexist around it. It is also able to encourage reflections on the city that we have and the city that we want.
BRITO, Diego Marllus Albanus. "Paisagem genética e história populacional de Tropidurus hispidus (Squamata: Tropuridae) ao longo de um mosaico adaptativo do Norte e Nordeste do Brasil". Universidade Federal de Pernambuco, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10157.
Pełny tekst źródłaMade available in DSpace on 2015-03-03T14:57:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Diego Brito 2012.pdf: 1870968 bytes, checksum: 18380983276cf07c95d5a164f0a5ca94 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2012
CNPq ; CAPES ; NPA; IBAMA
A genética da paisagem adaptativa é um tema transversal de estudos, que combina conhecimentos de ecologia da paisagem e dados relativos à genética populacional das espécies. Em lagartos, essa abordagem já foi utilizada para responder questões como mudanças climáticas, fragmentação de habitats e incertezas taxonômicas. Apesar de Tropidurus hispidus parecer ser uma espécie coesa, porém ecologicamente adaptável, apresenta evidências de estruturação populacional. Esse trabalho objetivou avaliar a continuidade genética de T. hispidus ao longo dos biomas Floresta Amazônica, Caatinga, Agreste, Floresta Atlântica e na vegetação de Restinga, além da zona urbana. Para tal, marcadores moleculares nucleares ISSR foram analisados por reações de PCR/eletroforese. Apesar da descontinuidade ambiental na área amostrada, os resultados indicam que T. hispidus parece apresentar forte conexão gênica entre a populações locais (demes), podendo constituir-se como um táxon evolutivamente coeso cujas populações possuem intenso fluxo gênico. A espécie provavelmente apresenta alta capacidade migratória ao longo dos diferentes ecossistemas estudados.
Junqueira, Ivanilda Aparecida Andrade. "Mobilidades e permanências no centro da cidade [manuscrito] : relações e vivências na transformação da paisagem urbana. Uberlândia (1980-2010)". Universidade Federal de Uberlândia, 2011. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16297.
Pełny tekst źródłaAs cidades são dinâmicas, portanto, seu espaço encontra-se em constante mutação de forma a se adequar às novas realidades urbanas e às novas propostas de ordenamento de seu espaço. No Brasil, após a aprovação dos artigos 182 e 183 da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Cidade, em 2001, novos valores nortearam a elaboração de planos diretores que se tornaram obrigatórios para as cidades brasileiras com mais de vinte mil habitantes. Por meio deste estudo, procurei compreender o processo de transformação da cidade de Uberlândia/MG, durante o período de 1950 a 2010, o qual foi marcado por várias propostas de planejamento. Meu objetivo consistiu em investigar a partir de que momento surgiu uma preocupação com a organização do seu espaço urbano por meio dos planos urbanísticos. A análise dos planos diretores de 1954 e 1994 contribuiu para que percebêssemos que as propostas apresentadas - no momento em foram implementadas - nem sempre beneficiaram a população, uma vez que sua participação no processo decisório foi muito pequena. A ênfase dada ao progresso e o investimento no projeto modernizador se concretizaram por meio das ações desenvolvidas para organizar a urbanização e saneamento, a instalação de indústrias, o sistema de transporte, criando outra imagem da cidade, onde tudo aquilo que representava o atraso precisava ceder espaço para o novo . As mudanças também ocorreram nos hábitos e costumes da população que procurou se adaptar conforme as exigências dos novos tempos. Por isso, foi fundamental problematizar o papel dos sujeitos sociais, os usos que fazem do Centro da cidade e os discursos sobre a noção de progresso que foram construídos pela classe dominante com vistas a convencer população de que os ideais de modernidade, progresso e civilidade, correspondiam aos anseios de todos . Por meio dessa análise, busquei compreender em que medida as práticas de planejamento têm contribuído para a solução e/ou manutenção das desigualdades sócio-espaciais na estrutura urbana de Uberlândia, dando ênfase para o centro da cidade.
Doutor em História
MEIRA, Maria Angélica Almeida de. "A paisagem como espólio: Arthur Frazão e o Grupo do Utinga (1940-1960)". Universidade Federal do Pará, 2018. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10327.
Pełny tekst źródłaApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2018-10-25T12:28:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_PaisagemEspolioArthur.pdf: 8830121 bytes, checksum: 7b226ff0214219026f9c1fa53dee6058 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-25T12:28:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Tese_PaisagemEspolioArthur.pdf: 8830121 bytes, checksum: 7b226ff0214219026f9c1fa53dee6058 (MD5) Previous issue date: 2018-04-19
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O presente trabalho se propõe a examinar o processo de constituição / atuação dos pintores do Grupo do Utinga e o papel por eles desempenhado no cenário cultural de Belém, nos anos 40 e 50 do século passado. Determinante na condução deste processo, o pintor Arthur Frazão assume posição central nesta discussão. Além de documentos oficiais do Governo do Estado do Pará, jornais e revistas de circulação nacional publicados no século XX, os arquivos privados dos artistas Arthur Frazão e Ruy Meira constituem-se como fontes primárias para esta pesquisa. A arte, a identidade e narrativa visual na Amazônia também serão observadas a partir das obras deste grupo de artistas.
This work aims to analyze the creation of the "Utinga Group" and the role played by its painters in the cultural scenario of Belém during the 1940's and 1950's. A leading figure in that process, artist Arthur Frazão takes a central place in this discussion. The primary sources of this research are official documents from the archives of the State of Pará, coetaneous national newspapers and magazines and Arthur Frazão’s and Ruy Meira’s private archives. Amazonian art, identity and visual narrative are also examined through the works of this group of artists.
Brito, Ana Carla de. "Camadas do olhar : a pintura de paisagem de Hipólito Caron (1862-1892)". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/180715.
Pełny tekst źródłabetween the years 1882 and 1891. Through catalogs and field research with collections, we sought to survey the painter's works during that period. The analysis of the landscapes was carried out seeking to apprehend the perception of the artist in relation to the spaces represented. In dialogue with phenomenology, the notion of convertibility of Merleau-Ponty, the concept of metaxu as explained by Emanuele Coccia, and the relation between in visu and in situ landscape proposed by Anne Cauquelin were used as theoretical articulation. The production of Caron is contextualized in his time, being considered the possible dialogues with artists that were him contemporaries. Thus, in considering on his landscape painting, we think over this genre also in the context of nineteenth-century Brazilian art.
Tabosa, Murilo França 1981. "O Colegio Tecnico de Limeira e o Movimento da Matematica Moderna = uma paisagem". [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251627.
Pełny tekst źródłaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-15T18:57:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tabosa_MuriloFranca_M.pdf: 396598125 bytes, checksum: dfbb8941c140c3c1116cb38e9ecd0bc2 (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: O Colégio Técnico de Limeira (Cotil), da Universidade Estadual de Campinas, foi instalado em 1967, na cidade Limeira - SP, então grande pólo industrial na área de mecânica e metalurgia. Nesse mesmo período, de vigência do projeto político-econômico desenvolvimentista do regime militar e dos acordos MECUSAID, temos em nosso país o fortalecimento de um movimento internacional para introdução de projetos inovadores do ensino de Matemática denominado "Movimento da Matemática Moderna". Este trabalho tem como objetivo analisar como um grupo de professores que lecionaram no COTIL, nos primeiros vinte anos de seu funcionamento, percebeu os processos de transformação da instituição e se posicionou em relação ao Movimento de Matemática Moderna. Utilizando a História Oral como metodologia central da investigação, constituímos documentos escritos, a partir dos relatos orais, que foram complementados por outros documentos, tais como: atas de reuniões, diários de professores, planos de disciplina, livros didáticos, legislações educacionais, fotografias.
Abstract: The Technical College of Limeira (Cotil) as part of State University of Campinas started the activities in 1967 in Limeira -SP , at the time one of the greatest industrial areas for Mechanics and Metallurgy industry. At the same period that the country was under political and economic military regime bringing the incentives for strengthening of international movement for introduction of innovative projects in Mathematics teaching denominated as "Movement of Modern Mathematics". This work has the objective to describe how a group of math teachers realized the transformation process at Cotil during the primary years and how these teachers had positioned themselves into the Movement of Modern Mathematics. To perform the analyzes, Oral History was established as main methodology for the investigation. Oral documents were used and complemented by other documents such as: minutes from teacher's meetings, teacher's daily records, textbooks, education legislations , photos and subject teaching programs.
Mestrado
Educação Matematica
Mestre em Educação
Gessinger, Roseli Pantaleao. "O texto e o contexto : do projeto à construção da paisagem da Vila Assunção". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2017. http://hdl.handle.net/10183/172073.
Pełny tekst źródłaThis dissertation deepen the historical research about the neighborhood-garden Vila Assunção, as a result of urban design and the urban landscape changes arising from the use and appropriation of spaces designed in the neighborhood. In this sense, the object of study is the neighborhood-garden Vila Assunção, located on the South zone of Porto Alegre, designed in 1937 by Eng. Ruy de Viveiros Leiria. Taking as a starting point the original project, aims to understand, through the project deployed in the past and the affective memory of its residents, the dynamics of appropriation and occupation of the space, as historic and decisive process in the formation of the landscape. In this way, one understands as the central problem of this research to understand how and why the choice of a Garden City model, for the elaboration and of the urban design of the Vila Assunção and how its implementation occurred.
Costa, Daniela Aparecida da. "Cenários do sujeito e da escrita em Paisagem com mulher e mar ao fundo, de Teolinda Gersão /". São José do Rio Preto : [s.n.], 2010. http://hdl.handle.net/11449/94167.
Pełny tekst źródłaBanca: Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira
Banca: Sônia Helena Oliveira Raymundo Piteri
Resumo: Este trabalho propõe-se a verificar os procedimentos ficcionais utilizados na composição do romance Paisagem com mulher e mar ao fundo, 1982, da escritora portuguesa contemporânea Teolinda Gersão. O intuito é mostrar que essa narrativa se estrutura por meio de uma configuração múltipla de cenários e linguagens interligados, que ao se sobreporem revelam os embates do sujeito, em sua relação com o mundo, e os da escrita, em seu rompimento com a tradição romanesca e reflexão metalinguística. Essa configuração múltipla permite-nos visualizar em Paisagem, de um lado, a fragmentação do sujeito em sua relação com o mundo, o espaço opressor, a atmosfera conturbada de fatos recentes da história de Portugal, como a ditadura salazarista, a Guerra Colonial e a Revolução dos Cravos e também questões ligadas ao imaginário cultural e à identidade portuguesa. De outro lado, os cenários da escrita. Uma escrita também fragmentada - espécie de extensão ou prolongamento do sujeito - que remete a si mesma e dialoga com os procedimentos ficcionais do romance moderno (como a projeção móvel do foco narrativo e a fragmentação espácio-temporal), com outros textos e outros sistemas sígnicos, em especial a linguagem pictórica e a arquitetônica, motivada até mesmo pelas personagens Hortense (pintora) e Horácio (arquiteto)
Abstract: This study aims at examining the fictional proceedings used in the novel Paisagem com mulher e mar ao fundo (1982), by the contemporary Portuguese writer Teolinda Gersão. The objective is to show that this narrative is structured through a multiple configuration of linked sceneries and languages which, when overlapped, reveal the subject's conflicts concerning the world as well as those related to the act of writing, in its rupture with the novel tradition and the metalinguistic reflection. This multiple configuration of the novel allows to perceive, on one hand, the subject fragmentation related to the world, the oppressive space, the confusing atmosphere of recent facts in the history of Portugal, as the Salazar dictatorship, the Colonial War and the Carnation Revolution - issues linked to the cultural imaginary and to the Portuguese identity. On the other hand, the writing sceneries, which reflect a fragmented writing - a kind of extension or prolongation of the subject - that refers to itself and dialogues with the fictional proceedings of modern novels, with other sign systems (or other arts), in special painting and architecture and with other texts
Mestre
Vellardi, Ana Cristina Valcarcel. "Uma narrativa histórica e geográfica de paisagem da porção noroeste da metrópole de São Paulo: uma contribuição à educação". Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-18122017-154923/.
Pełny tekst źródłaThe present study performs a historical narrative experience of landscape of the northwestern portion of the metropolitan region of São Paulo during the period from 1867 to 1950, a fabric composed of particularities subject to an integrated and regional interpretation. Perus, a place with a significant volume of records and engagement of the Queixada\"s workers and the cement production of its local fabric Portland Perus since 1925, is the starting point of the trail, drooping on the railroad train memory Perus - Pirapora, with early activity in 1914, and on studies of nearby Caieiras through the Improvements Company, settled in 1890. Driven by individual memories and affective links established, the advances in the study and analysis of local writers and publications reaches historical research. The local preparation materials were accessed with the participation of the Free and Collaborative University, an experience of open knowledge and capacity building in partnership with educators and local cultural activists. As an experiment, a landscape was identified with the contribution of geomorphological and geological aspects integrated into the mineral uses, with emphasis on the production of lime in the history of the region. It was included the observation of local agents conjugated to foreigners in the construction of intermediate stations of the São Paulo Railway, showing points of interest about the idea of the iron bed to attract industry, commonly applied in understanding of the dawn of industry in São Paulo. From that set, valuing experience in proximity, memory, history, geography and architecture, we intend to present material to reflect the neighborhood of Perus, the Northwest metropolitan region and the city of São Paulo.
Carvalho, João Pedro Henriques. "História ambiental e evolução da paisagem: passado, presente e futuro. Aplicação ao caso de estudo da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Óbidos". Master's thesis, ISA, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/15128.
Pełny tekst źródłaO uso do solo pode ser entendido como a expressão da relação do Homem com o território, constituindo esse o principal denominador deste estudo. Essa expressão está subjacente a uma matriz ecológica e a uma matriz cultural que configuram a paisagem, aliadas a uma contínua força motriz natural e antrópica de alteração e evolução, cujo resultado confere identidade à mesma. A Bacia Hidrográfica da Lagoa de Óbidos constitui o caso de estudo onde estes pressupostos são aplicados, com o objetivo de analisar a evolução da paisagem até à atualidade, a partir de fontes de informação que permitam identificar os principais agentes e causas das transformações ocorridas. Nesse âmbito, a história ambiental, firmase como campo de convergência entre a esfera natural e a esfera cultural, dotando de sentido e coerência as diversas partes que formam a complexa matriz da paisagem. O estudo dessa evolução foi efetuado com recurso a um Sistema de Informação Geográfica (SIG) que permitiu a comparação entre os usos do solo dos vários períodos de análise e a sua relação com a Estrutura Ecológica. A análise evolutiva centrada sobre o período final do século XX e início do século XXI, revelou as rápidas transformações sobretudo ao nível da agricultura, com o desenvolvimento de produtos e técnicas introduzidos como resposta às lógicas de mercado global. A partir dessa análise foram determinadas as tendências de evolução que sustentaram a construção dos cenários de 2030 e 2050 e do cenário normativo integrador das principais linhas de ação propostas relativamente às futuras alterações da ocupação e uso dos solos. Esta abordagem permite demonstrar a influência das alterações dos usos do solo e a importância da bacia hidrográfica como escala de análise e unidade de ordenamento. Desta forma, é possível informar os agentes responsáveis no ordenamento do território perante os desafios atuais e futuros, garantindo uma gestão dos recursos naturais em articulação com a vertente cultural das comunidades, assegurando a identidade e qualidade da paisagem
N/A
Endo, Ronaldo Munenori [UNESP]. "A formação da paisagem urbana do complexo Ribeirão Verde: uma proposta comunitária de educação ambiental". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2005. http://hdl.handle.net/11449/90228.
Pełny tekst źródłaUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
Esta pesquisa foi desenvolvida no Complexo Ribeirão Verde, loteamento urbano em recente formação, com 15 mil habitantes predominantemente de classe média baixa, situado na Zona Leste do município de Ribeirão Preto - SP, fora da malha urbana da cidade e com relativo isolamento geográfico, com o objetivo de reconstruir a paisagem anterior e de formação deste conjunto habitacional, detectando algumas características circunstanciais que seriam determinantes e/ou limitantes de uma ação educativa diante da temática ambiental nesta comunidade, e traçando os principais problemas ambientais apontados por antigos moradores e pessoas que presenciaram este acontecimento. As entrevistas sobre a história de vida dos moradores locais durante a formação deste complexo formaram as principais fontes de dados da pesquisa e foram elaboradas conforme os procedimentos metodológicos de pesquisas em História Oral. Esta opção metodológica levou em consideração a importância da historicidade dos sujeitos e dos espaços sobre as transformações do ambiente, o sentido que os moradores dão aos acontecimentos de suas vidas, assim como as estratégias e táticas cotidianas das pessoas diante das circunstâncias de formação do referido loteamento urbanizado. Este trabalho possibilitou a detecção de algumas características circunstanciais determinantes e/ou limitantes de uma ação educativa diante da temática ambiental neste conjunto habitacional, o traçado dos principais problemas ambientais apontados por antigos moradores e o encaminhamento de reflexões sobre algumas contribuições da História Oral e da interpretação histórica e sócio-cultural para programas de Educação Ambiental em centros urbanos em formação.
The research was carried out at Ribeirão Verde Complex, a recent formation urban lot, whit 15 thousand low-medium class inhabitants, in Eastern Ribeirão Preto, in state of São Paulo, out side of the urban tissue and in relative geographical isolation, with the objective of rebuilding previous and in formation landscape of this complex, detecting some circumstantial characteristics which were determining and/or limiting to an educational action towards environmental issues in this community, and outlining the main environmental problems set out by its first dwellers and people who have observed this process. Interviews about the life history of local inhabitants during the formation of this complex were the main sources of data of this research and were carried out the research methodological procedures of Oral History. This methodological option took into consideration the importance of subject and space historicity upon environmental transformation, the meaning that the dwellers give to their life happenings, as well as day-today tactics and strategies towards the circumstances of the formation of the complex. This work enabled the detection of some circumstantial characteristics which were determining and/or limiting to educational action towards environmental issues, the outlining of the main environmental problems set out by some old dwellers and the reflection upon some contributions of Oral History and socio-cultural and historical interpretations to programs of Environmental Education in formation urban centers.
BARBOSA, Iris de Fátima Lima. "Versos modernos: a paisagem amazônica no imaginário poético de Adalcinda Camarão". Universidade Federal do Pará, 2012. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4684.
Pełny tekst źródłaApproved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2014-01-30T14:42:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_VersosModernosPaisagem.pdf: 6760547 bytes, checksum: 4ed2029bf4c336296216931351e66fe3 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-01-30T14:42:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_VersosModernosPaisagem.pdf: 6760547 bytes, checksum: 4ed2029bf4c336296216931351e66fe3 (MD5) Previous issue date: 2012
Este estudo propõe a análise temática de alguns poemas da poeta paraense Adalcinda Magno Camarão Luxardo (1915-2005), levando em consideração os aspectos do imaginário e os elementos, imagens, símbolos e espaço, inseridos e refletidos em suas produções poéticas. A escritora nasceu na cidade de Muaná, na Ilha do Marajó-Pa, e se inseriu no cenário cultural literário paraense como uma das poucas mulheres que militaram no universo da arte durante este período, quando ainda normalista, passou a fazer parte dos grupos de estudantes que lutavam em frentes literárias. Importante é dizer que a autora contribuiu com revistas literárias que circulavam na sociedade belemense na primeira metade do século XX – Guajarina, A Semana e Amazônia –, que ajudaram a difundir sua habilidade poética, além de escrever para os jornais O diário e a Província, o que demonstra sua inserção e importância na cena literária daquele momento, nos auspícios da constituição de um movimento literário local. Portanto, esta pesquisa encontra-se voltada para a análise dos poemas de Adalcinda que deixam transparecer as relações de imaginário, imagens, símbolos e espaço, procurando fazer analogias com autores como: Gilbert Durand (1997), François Laplantine e Liana Trindade (1997), em um panorama com base antropológica; Gaston Bachelard (2008), com suas considerações sobre o espaço poético; e Milton Santos (2006), no que se refere à ideia de paisagem, situando ainda as visões fenomenológicas acerca desses temas através de Sartre (1996).
This study proposes a thematic analysis of some poems of the poet Adalcinda Magno Camarão Luxardo (1915-2005) taking into account aspects of the imaginary and the elements, images, symbols, places and landscape embedded and reflected on her poetic productions. The writer was born in the city called Muaná in Marajó Island, in Pará and entered on the cultural and literary Paraense scene as one of the few women who campaigned in the art world during this period. When she was still normalist, she became part of the student groups who fought in literary fronts. It is Important to mention that the author contributed to literary magazines which circulated in Belemense society in the first half of the twentieth century like: Guajarina, A Semana and Amazônia – which helped to spread her poetry, beyond she wrote for newspapers like: O diário and A Província, which demonstrate her insertion and importance for the literary scene of that time, under the auspices of the constitution of a local literary movement. Therefore, this research is focused on the thematic analysis of the Adalcinda poems that shown the relationship among imagery, images, symbols, place and landscape trying to make analogies with authors such as Gilbert Durand (1997), François Laplantine and Liana Trindade (1997), in a survey based on anthropology, Gaston Bachelard(2008), with his consideration of the poetic space and Milton Santos (2006), regarding the idea of landscape, still placing the phenomenological views on these issues through Sartre (1996).
Rodrigues, Zionice Garbelini Martos. "O movimento da matemática moderna na região de Ribeirão Preto = uma paisagem". [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251423.
Pełny tekst źródłaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-16T14:01:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigues_ZioniceGarbeliniMartos_D.pdf: 3528123 bytes, checksum: d93ec81928188053ed72cc906dfc39aa (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar o processo de apropriação de propostas do Movimento da Matemática Moderna por um grupo de professores de Matemática da região de Ribeirão Preto-SP, nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Em nossa investigação, alicerçada na História Oral, realizamos entrevistas com dez professores de Matemática da região de Ribeirão Preto e produzimos, a partir dos relatos orais registrados em áudio, os documentos principais de nosso estudo. Esses documentos foram complementados por outros tipos de fontes escritas. Em nosso diálogo com as fontes, diversas facetas da matemática escolar em tempos de Matemática Moderna se destacaram. Três dessas facetas - Ginásios Estaduais Vocacionais do Estado de São Paulo, Centro Regional de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, CRAEM, e Livros Didáticos de Matemática Moderna são discutidas neste trabalho.
Abstract: This work aims to study the process of appropriation of the proposals of the Movement of Modern Mathematics by a group of mathematics teachers in the region of Ribeirão Preto, in the 1960, 1970 and 1980. In our research, based on oral history, conducted interviews with ten teachers of mathematics in Ribeirão Preto and produce, from oral accounts recorded in audio, the main documents of our study. These documents were supplemented by other types of written sources. In our dialogue with the sources, the various aspects of mathematics education in times of Modern Mathematics stood out. Three of these facets - Arenas Vocational State of Sao Paulo State, Regional Center for the Improvement of Higher Mathematics, CRAEM, and Textbook of Modern Mathematics-are discussed here.
Doutorado
Ensino e Práticas Culturais
Doutor em Educação
SOUZA, Thiago Fonseca de. "Pinturas rupestres e paisagem: um estudo de caso das representações zoomórficas do Vale do Catimbau – PE". Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22396.
Pełny tekst źródłaMade available in DSpace on 2017-11-27T15:32:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PINTURAS RUPESTRES E PAISAGEM UM ESTUDO DE CASO DAS REPRESEN.pdf: 15494651 bytes, checksum: 4aa7c8c6d7cbec1275171a42ae5de057 (MD5) Previous issue date: 2016-01-27
CNPQ
O Nordeste brasileiro detém uma importante concentração de sítios arqueológicos com registros rupestres, que contribuem para o conhecimento dos grupos humanos que o habitaram durante a Pré-história. Na região onde está assentado o Parque Nacional Catimbau, Estado de Pernambuco, existe um agrupamento de sítios pré-históricos com registros rupestres, alvo dessa pesquisa, situado na zona de transição entre as mesorregiões do Agreste e do Sertão Pernambucano; o citado parque dista 285 km do Recife, capital do Estado. A área contém atualmente a Caatinga como bioma e clima semiárido, com índices pluviométricos anuais que variam entre 650 a 1.100 mm. As datações obtidas até o momento para esta área arqueológica situam a ocupação pré-histórica entre 6.000 até 800 anos AP, sem haver, todavia, uma ligação direta entre esta cronologia e os registros rupestres. A presente pesquisa se debruça sobre as representações zoomórficas pintadas, entendendo-as na perspectiva da comunicação social e considerando-as como marco-testemunhos da ocupação pré-histórica, considerando o conceito de paisagem que é percebido na manifestação espacial/paisagístico, frente às relações entre os grupos humanos e o habitat. Os procedimentos metodológicos aqui adotados prendem-se à análise das dimensões dos fenômenos gráficos: a temática, a cenográfica e a técnica de execução dos motivos rupestres, visando o estabelecimento dos tipos gráficos representados na área. A partir do padrão ocupacional dos sítios com representações zoomórficas foi verificada a distribuição espacial das pinturas atribuídas às tradições Nordeste e Agreste. Os tipos gráficos foram analisados em relação à sua localização na paisagem, tomando como um dos elementos a análise espacial em escalas (macro, meso e micro), mediante a utilização do sistema de informações geográficas (SIG). Assim, buscou-se caracterizar as representações zoomórficas em função da sua inserção no espaço e da sua relação com a paisagem; assim, percebeu-se que as unidades pictóricas expressaram características particulares na região, revelando padrões na distribuição da paisagem do PNC.
The Brazilian Northeast has a significant concentration of archaeological sites, with rock records that contribute to the knowledge of human groups that inhabited in prehistoric times. In the region of Vale do Catimbau, State of Pernambuco, there groupings of prehistoric sites with rock records, which is located in the transition zone of meso Agreste and Sertão Pernambucano, 285 km from Recife, the state capital. The area currently has the Caatinga as biome and semi-arid climate, with annual rainfall ranging from 650-1100 mm. The dates obtained so far for the archaeological area situated prehistoric occupation from 6,000 to 800 years BP, and none, however, a direct link between this timeline and the rock records. The research focuses on representations of zoomorphic paintings recognizable understood in the media perspective and considering landmarks-testimonies of prehistoric occupation; and directed from the understanding in archeology, the concept of landscape that is perceived in the spatial manifestation / landscaped relations between human groups and the habitat. The methodological procedures depart from the analysis of the dimensions of the graphics phenomena: the thematic dimensions, scenic and technical rock records motif for the establishment of chart types shown in the area; and according to occupational pattern of these sites with zoomorphic representations of paintings by checking the spatial distribution between traditions Nordeste and Agreste. The graphics types were analyzed in relation to its location in the landscape, taking as one of the elements of spatial analysis in scales (macro, meso and micro) by using a geographic information system (GIS). Therefore, sought the analysis and characterization of zoomorphic representations recognizable according to the establishment of their relationship with the landscape, we realize that these pictorial units expressed particular characteristics in the region, identifying some chart types recognizable zoomorphic representations, and relevant aspects of behavioral patterns in the distribution landscape of the Vale do Catimbau.
Lopes, Francisco Bahia. "A violência como paisagem: uma leitura do Quadros da Natureza de Alexander von Humboldt". Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-10032016-143116/.
Pełny tekst źródłaIn 1799, while Europe concussed by the Napoleonic wars, the Prussian naturalist Alexander von Humboldt and the French botanist Aimé Bonpland boarded to South America to perform a scientific expedition. Officially, was the first time that scientists travelled to the Spanish colonial world without military bodyguard. During the trip, a plague reaches the ship forcing the scientists to land in Cumana, in Tierra Firme, Spanish colonization\'s marginal area. Humboldt stays in Tierra Firme (now Colombian and Venezuelan territory) until 1801; this travel section would be his main representation object when, in 1808, having returned to the metropolitan world, publishes Views of Nature. In the preface, Humboldt said that the work was intended to evoke, through the landscape description, what he experienced in the colonial world; this procedure, however, painted the colony as natural spectacle governed by harmonic forces; with Views of Nature, Humboldt annihilated, in landscape description, what tied colony and metropolis: the most brutal violence.
Lopes, Fanny Tamisa 1986. "Cenografia e paisagem urbana : um estudo de caso na cidade de São Paulo". [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278655.
Pełny tekst źródłaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-22T18:58:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lopes_FannyTamisa_M.pdf: 12613948 bytes, checksum: 8648c42747874be58f17bd91a6e8acfa (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: Tendo como ponto de partida a análise do Monumento a Carlos Gomes (1922), presente no Vale do Anhangabaú, e destacando a questão da cenografia como elemento chave para compreensão deste espaço e da própria concepção do citado conjunto monumental, este trabalho desdobrou-se num estudo acerca da obra do escultor italiano Luigi Brizzolara (Chiavari, 1868- 1937), o autor do monumento, cuja destacada atuação na cidade de São Paulo suscitou um justo interesse acerca deste pouco conhecido artista, mas também sobre o cenário geral que possibilitou ou motivou sua vinda ao Brasil
Abstract: Having as its starting point the Carlos Gomes Monument (1922) at the Vale do Anhangabaú (São Paulo) and highlighting the cenography issue as a key element to the understanding of this space and even of the monumental set itself, this work consists of a study about the italian sculptor Luigi Brizzolara (Chivari, 1868 - 1937), responsible for making the monument. His important performance in the city of São Paulo has produced not only a keen interest about this little known artist but also about the overall picture that made it possible and prompted him to come to Brazil
Mestrado
Historia da Arte
Mestra em História
Martins, Paula Dieb. "Paisagem em movimento: as transformações na Avenida Epitácio Pessoa de 1980 a 2001". Universidade Federal da Paraíba, 2014. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/314.
Pełny tekst źródłaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
A Avenida Presidente Epitácio Pessoa, localizada na cidade de João Pessoa-PB, apresentou, ao longo da segunda metade do século XX, uma série de transformações visuais e funcionais que instigaram algumas questões: Quais foram, efetivamente, as alterações na morfologia urbana e na dinâmica da via considerada uma das principais da cidade? Como se deu este processo? A inquietação por encontrar respostas a tais indagações deu origem a esta pesquisa. Partindo da hipótese de que a mudança do uso do solo - decorrente do processo de expansão e descentralização da cidade - foi o fator que protagonizou a transformação na avenida, esta dissertação analisa as alterações ocorridas na sua paisagem aqui entendida como a materialização do processo social no tempo -, entre os anos de 1980 e 2001, período em que se intensificou a instalação de atividades terciárias nos imóveis na mencionada via. A pesquisa documental investigou, então, os arquivos históricos e cadastrais de instituições localizadas na cidade de João Pessoa-PB, onde foram coletados mapas, notícias de jornais da época, imagens aéreas, fotografias e, particularmente na Prefeitura Municipal, foram identificados e catalogados os processos de solicitação de Alvará e Habite-se. Os dados obtidos foram sistematizados e subsidiaram a elaboração do texto, dos mapas, dos gráficos e da modelagem tridimensional, os quais possibilitaram análises quantitativas e qualitativas das alterações dos elementos morfológicos definidos por Lamas (2004), Capel (2002) e Marx (1980) -, que coexistem na avenida. A pesquisa revelou um processo heterogêneo, que permitiu dividir a Epitácio Pessoa em trechos com características específicas referentes ao uso e ocupação do solo e aos espaços edificados. Além disto, foram anotados e analisados os registros da vida urbana na avenida noticiados pelos jornais. Tais matérias expuseram uma série de conflitos e acontecimentos que passaram a ocorrer em seus espaços livres. Respondendo às questões inicialmente colocadas, o estudo de tais aspectos - morfológicos e cotidianos permitiu uma ampla apreensão da paisagem da referida via, que se tornou vitrine da modernização e da expansão da cidade, dos anseios da sua população e resultado dos interesses dos agentes produtores do espaço urbano.
A Avenida Presidente Epitácio Pessoa, localizada na cidade de João Pessoa-PB, apresentou, ao longo da segunda metade do século XX, uma série de transformações visuais e funcionais que instigaram algumas questões: Quais foram, efetivamente, as alterações na morfologia urbana e na dinâmica da via considerada uma das principais da cidade? Como se deu este processo? A inquietação por encontrar respostas a tais indagações deu origem a esta pesquisa. Partindo da hipótese de que a mudança do uso do solo - decorrente do processo de expansão e descentralização da cidade - foi o fator que protagonizou a transformação na avenida, esta dissertação analisa as alterações ocorridas na sua paisagem aqui entendida como a materialização do processo social no tempo -, entre os anos de 1980 e 2001, período em que se intensificou a instalação de atividades terciárias nos imóveis na mencionada via. A pesquisa documental investigou, então, os arquivos históricos e cadastrais de instituições localizadas na cidade de João Pessoa-PB, onde foram coletados mapas, notícias de jornais da época, imagens aéreas, fotografias e, particularmente na Prefeitura Municipal, foram identificados e catalogados os processos de solicitação de Alvará e Habite-se. Os dados obtidos foram sistematizados e subsidiaram a elaboração do texto, dos mapas, dos gráficos e da modelagem tridimensional, os quais possibilitaram análises quantitativas e qualitativas das alterações dos elementos morfológicos definidos por Lamas (2004), Capel (2002) e Marx (1980) -, que coexistem na avenida. A pesquisa revelou um processo heterogêneo, que permitiu dividir a Epitácio Pessoa em trechos com características específicas referentes ao uso e ocupação do solo e aos espaços edificados. Além disto, foram anotados e analisados os registros da vida urbana na avenida noticiados pelos jornais. Tais matérias expuseram uma série de conflitos e acontecimentos que passaram a ocorrer em seus espaços livres. Respondendo às questões inicialmente colocadas, o estudo de tais aspectos - morfológicos e cotidianos permitiu uma ampla apreensão da paisagem da referida via, que se tornou vitrine da modernização e da expansão da cidade, dos anseios da sua população e resultado dos interesses dos agentes produtores do espaço urbano.
Costa, Daniela Aparecida da [UNESP]. "Cenários do sujeito e da escrita em Paisagem com mulher e mar ao fundo, de Teolinda Gersão". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/94167.
Pełny tekst źródłaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Este trabalho propõe-se a verificar os procedimentos ficcionais utilizados na composição do romance Paisagem com mulher e mar ao fundo, 1982, da escritora portuguesa contemporânea Teolinda Gersão. O intuito é mostrar que essa narrativa se estrutura por meio de uma configuração múltipla de cenários e linguagens interligados, que ao se sobreporem revelam os embates do sujeito, em sua relação com o mundo, e os da escrita, em seu rompimento com a tradição romanesca e reflexão metalinguística. Essa configuração múltipla permite-nos visualizar em Paisagem, de um lado, a fragmentação do sujeito em sua relação com o mundo, o espaço opressor, a atmosfera conturbada de fatos recentes da história de Portugal, como a ditadura salazarista, a Guerra Colonial e a Revolução dos Cravos e também questões ligadas ao imaginário cultural e à identidade portuguesa. De outro lado, os cenários da escrita. Uma escrita também fragmentada – espécie de extensão ou prolongamento do sujeito - que remete a si mesma e dialoga com os procedimentos ficcionais do romance moderno (como a projeção móvel do foco narrativo e a fragmentação espácio-temporal), com outros textos e outros sistemas sígnicos, em especial a linguagem pictórica e a arquitetônica, motivada até mesmo pelas personagens Hortense (pintora) e Horácio (arquiteto)
This study aims at examining the fictional proceedings used in the novel Paisagem com mulher e mar ao fundo (1982), by the contemporary Portuguese writer Teolinda Gersão. The objective is to show that this narrative is structured through a multiple configuration of linked sceneries and languages which, when overlapped, reveal the subject’s conflicts concerning the world as well as those related to the act of writing, in its rupture with the novel tradition and the metalinguistic reflection. This multiple configuration of the novel allows to perceive, on one hand, the subject fragmentation related to the world, the oppressive space, the confusing atmosphere of recent facts in the history of Portugal, as the Salazar dictatorship, the Colonial War and the Carnation Revolution – issues linked to the cultural imaginary and to the Portuguese identity. On the other hand, the writing sceneries, which reflect a fragmented writing – a kind of extension or prolongation of the subject – that refers to itself and dialogues with the fictional proceedings of modern novels, with other sign systems (or other arts), in special painting and architecture and with other texts