Gotowa bibliografia na temat „Paisagem (história)”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Paisagem (história)”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Paisagem (história)"

1

Priori, Angelo Aparecido, i Letícia Aparecida da Paixão. "A paisagem como fonte histórica e como produtora de memória". História Revista 20, nr 1 (24.11.2015): 158. http://dx.doi.org/10.5216/hr.v20i1/31759.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste artigo é realizar uma discussão sobre o uso da paisagem como fonte para a história, bem como sua elaboração na produção de memória. A sociedade produz e reproduz o seu espaço de acordo com as suas necessidades e com os recursos técnicos e econômicos de que dispõe. À medida que ela vai se modificando, marcas e heranças das atividades econômicas do passado vão se registrando na paisagem. Produzida historicamente pelos homens, segundo a sua organização social, o seu grau de cultura e o seu aparato tecnológico, a paisagem é o reflexo da organização social e de condições naturais particulares. Portando, constitui-se em um espaço natural, social e histórico. Para a sustentação destes argumentos, utilizaremos a metodologia da História da Ambiental. Ao fazer uma análise histórica das paisagens, consideramos que elas são sistemas abertos, submetidos permanentemente a fatores aleatórios – entre os quais os variados tipos de ação humana. A paisagem é o lugar de projeções e simbolizações de sentimentos e ações humanas, bem como o lugar onde se articulam o social e sua representação, a matriz simbólica onde a experiência coletiva se enraíza e se reflete ao mesmo tempo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Andrade, Vagner Luciano de, Ludimila De Miranda Rodrigues Silva i Antônio De Paiva Moura. "O PATRIMÔNIO GEOLÓGICO ENQUANTO PAISAGEM DE APROXIMAÇÕES, DISTANCIAMENTOS E REAPROXIMAÇÕES ENTRE O TEMPO DA TERRA". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, nr 3 (9.11.2017): 443. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017443-464.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente trabalho realizado exclusivamente para o II Seminário de Turismo e Sustentabilidade da Universidade do Sul de Santa Catarina, em setembro de 2017 procura descrever o patrimônio geológico enquanto paisagem de aproximações, distanciamentos e reaproximações. A paisagem geológica é o legado de informações históricas e ecológicas entre o tempo da terra e o tempo do homem. Neste contexto, o turismo geológico, ou geoturismo tem o cunho pedagógico de didatizar informações e patrimônios geomorfológicos disponíveis em diferentes paisagens pelo planeta Terra. Entende-se assim que o ensino de ecologia, geografia, e história podem contribuir efetivamente para o entendimento da história do planeta contribuindo efetivamente para a preservação dos territórios, paisagens e patrimônios que devido à sua geológica tem se degradado amplamente no âmbito das relações capitalistas de mercado. Por último, com base nos impactos humanos sobre a crosta terrestre debate o conceito de antropoceno, que futuramente será uma idade geológica dedicada exclusivamente à história dos agrupamentos humanos e de seus múltiplos impactos sobre a Terra.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Marinho, Thais Alves. "HISTÓRIA, ARQUEOLOGIA E PAISAGEM". Revista Mosaico - Revista de História 13, nr 2 (26.11.2020): 1. http://dx.doi.org/10.18224/mos.v13i2.8505.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Pereira, Elenita Malta, Denis Henrique Fiuza i Sara Rocha Fritz. "Um Olhar Atento à Paisagem: Entrevista com Dora Shellard Corrêa". Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña (HALAC) revista de la Solcha 13, nr 2 (21.06.2023): 332–57. http://dx.doi.org/10.32991/2237-2717.2023v13i2.p332-357.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Entrevista realizada com Dora Shellard Corrêa, professora adjunta do curso de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que vê a construção de uma obra de referência incontroversa quando o assunto é análise histórica de paisagens. Desde sua tese de doutorado, publicada em livro sob o título Paisagens sobrepostas: Índios, posseiros e fazendeiros nas matas de Itapeva (1923-1930), a paisagem tem sido seu objeto privilegiado de pesquisa.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Pedreski, Marli, Leonardo da silveira Borne i Luiz Francisco Ipolito. "PAISAGEM SONORA: CONCEITO, HISTÓRIA E USOS NA EDUCAÇÃO MUSICAL". CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades 6, nr 1 (30.04.2024): 01–18. http://dx.doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5496.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Partindo das preocupações de como um professor sem formação musical pode apropriar-se e trabalhar da linguagem musical na escola básica, o presente texto propõe rever as ideias de paisagem sonora, apoiado nas leituras e reflexões de Schafer (2001; 2009; 2011), que foi pioneiro nos estudos sobre a paisagem sonora voltada para o campo musical, e demais autores. O artigo, de caráter ensaístico e teórico, aborda sua conceituação, contextualização histórica e uso na educação musical. Através do entendimento sobre as mudanças que as paisagens (sonoras ou não) tiveram ao longo dos anos, assim como o conceito do que é música, concretiza-se a ampliação das possibilidades do uso do som na prática educativa, ao refletir e adotar estratégias acordes à formação e ao contexto sonoro do professor e dos alunos. Desta forma, conclui-se que o trabalho com as paisagens sonoras na escola básica parece ser uma alternativa didática viável para trabalhar a linguagem musical, em consonância com a BNCC, por professores sem (e com) formação específica em música.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Fernandez, Vicente Leal E., Gabriel Paes da Silva Sales, Ana Brasil Machado i Alexandro Solórzano. "Geografia Histórica do Caminho do Ouro na Serra da Estrela (RJ), Sudeste do Brasil: barreira, fronteira e permeabilidade." Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña (HALAC) revista de la Solcha 11, nr 1 (16.04.2021): 51–81. http://dx.doi.org/10.32991/2237-2717.2021v11i1.p51-81.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A Serra da Estrela (RJ) é resultado da histórica relação entre cultura e natureza, atestando as grandes transformações ocorridas a partir da abertura do Caminho do Ouro. Objetivou-se compreender como a exploração de minerais preciosos no interior do Brasil, que se conectou com o litoral através de caminhos de escoamento com a transposição de barreiras físicas, levou à transformação da paisagem. Assim, investigamos as marcas da história da paisagem do Caminho do Ouro, na Serra da Estrela, um trecho específico com uma rica Geografia Histórica. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico a partir da investigação de estudos referentes à área junto com investidas de campos exploratórios a fim de inventariar os vestígios humanos impressos na paisagem (tais como carvoarias e ruínas). Ficou evidente que o ganho de importância da Serra da Estrela está diretamente relacionado com a tentativa de melhoramento no escoamento do ouro. Essa tentativa, por sua vez, tornou-se necessária a partir das dificuldades impostas pela fronteira física da Serra do Mar. Com isso, a Serra da Estrela passou a ser uma das localidades mais importantes do século XVIII, sendo palco de um dos mais valiosos capítulos da história do Brasil. É inegável que a abertura do Caminho do Proença influenciou diretamente na configuração socioespacial da Serra da Estrela, assim como da cidade do Rio de Janeiro e Petrópolis, sendo um marco histórico para o período de grandes transformações que se sucederam. Como marcas dessa história observamos as ruínas das casas da Fazenda Mandioca do Barão de Langsdorff, assim como as dez carvoarias encontradas que evidenciam o uso da floresta como fonte energética em algum momento da história. Dessa forma, a Serra da Estrela reflete os diferentes aspectos econômicos, sociais e culturais que se deram a partir da abertura do Caminho do Ouro até o presente.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Solórzano, Alexandro, Rogério Ribeiro de Oliveira i Rejan Rodrigues Guedes-Bruni. "Geografia, história e ecologia: criando pontes para a interpretação da paisagem". Ambiente & Sociedade 12, nr 1 (czerwiec 2009): 49–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2009000100005.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo apresenta uma revisão analítica dos conceitos e limites de abrangência da história ambiental comparada à ecologia histórica. Para tanto, foram discutidas e avaliadas as influências e raízes fundadoras, bem como a incorporação de conceitos de diferentes disciplinas de outras áreas do conhecimento, como antropologia, história, geografia, arqueologia, etnobiologia, etc. Conceitos tais como paisagem, território (paleoterritório), escalas (espacial e temporal), e região constituem os seus elementos norteadores, em maior ou menor grau de importância. Objetiva-se com esta abordagem a compreensão da história ambiental e da ecologia histórica, além de identificar os conceitos unificadores, em cujo contexto a geografia destaca-se como a área do conhecimento habilitada a integrar as disciplinas que buscam analisar as relações entre os seres humanos e o seu espaço físico.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Schüler, Thais Gaia, i Magna Lima Magalhães. "Uma História Ambiental da Batinga Sul – Rio Grande do Sul (Brasil)". Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña (HALAC) revista de la Solcha 11, nr 1 (16.04.2021): 276–305. http://dx.doi.org/10.32991/2237-2717.2021v11i1.p276-305.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo tem por objetivo discutir a relação estabelecida entre os elementos ambientais e culturais constituintes da formação histórica da localidade de Batinga Sul, região rural situada no município de Brochier, inserida entre os Vales dos Rios Caí e Taquari, no interior do Rio Grande do Sul (Brasil). Seu território vem sendo ocupado há aproximadamente dez mil anos por um constante movimento de antropismo marcado pela renovação, pelo reajuste e pela transformação na relação sociedade-natureza, mediada, sobretudo, pela determinação das técnicas usadas sobre o espaço. Sua paisagem é, assim, resultado de um processo histórico e cultural. O estudo em questão, desenvolvido na perspectiva interdisciplinar da História Ambiental e valorizando a indissociabilidade entre cultura e natureza, está subsidiado na pesquisa realizada em acervos locais, bem como na História Oral e na Etnografia. A pesquisa indica que a paisagem local, para além das condições ambientais, é fruto de um processo histórico e cultural marcado por permanências e renovações que são esboçadas desde os primeiros assentamentos humanos na região, os quais, juntamente com a colonização teuto-brasileira, são constituintes da memória coletiva e das referências identitárias da comunidade local contemporânea.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Dantas, Djalma Luiz do Nascimento, i Joaquim Dos Santos. "Ensino de história e natureza: vivências históricas no Serrote do Coati, em Cachoeira dos Índios – PB". Caderno Pedagógico 21, nr 1 (19.01.2024): 1639–61. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n1-084.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo busca articular a relação entre o Ensino de História e a Educação Patrimonial como ferramenta fecunda para a construção da Consciência Histórica. Neste sentido, o trabalho apresenta a experiência prática de utilizar o Patrimônio Natural, a Memória Social reivindicada pela História oral nas aulas de História no município de Cachoeira dos Índios -PB. Como ponto chave deste trabalho, os discentes são desafiados a buscar conhecimento dos bens patrimoniais do lugar. Na ocasião, o bem escolhido para as ações do projeto de ação educacional Akangatu foi o Serrote do Coati, devido a sua paisagem poder ser contemplada a partir do entorno da escola. Para além disso, a expedição de ida ao lugar possibilitou a vivência histórica, a aula passeio se torna o lugar onde a história se encontra com as memórias do passado e do presente, construídas a cada passo na trilha rumo ao topo do Serrote, consolidando o conhecimento histórico e a ideia do patrimônio natural para o fortalecimento de pertencimento de sujeitos históricos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Vargas, Maria Augusta Mundim. "O contexto social e a construção da identidade no sertão nordestino/Brasil – releituras do filme Narradores de Javé". Ateliê Geográfico 15, nr 3 (20.12.2021): 162–73. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v15i3.70561.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O texto se propõe a uma releitura do filme Narradores de Javé delimitada pelo tema “o contexto social e a construção da identidade no sertão nordestino”. Aborda o conceito de patrimônio juntamente com a cultura e a paisagem, observando a necessidade de se distinguir patrimônio e patrimonialização; considera as identidades como acúmulo das mentalidades e das invenções e toma o sertão como uma realidade complexa. Em diálogo com a narrativa, a história e a memória delineadas pelo filme reforçam os múltiplos aspectos da constelação de conceitos advindos de suas aproximações, em especial a importância de se vislumbrar um continuum entre o senso comum e o conhecimento científico pelas histórias intuitivas de Javé e desvelar os sentidos do patrimônio, das paisagens, dos espaços controlados e das identidades inventadas para o Nordeste. Palavras-chave: Cultura. Paisagem. Patrimônio. Identidades.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Rozprawy doktorskie na temat "Paisagem (história)"

1

Rodrigues, Catarina Sequeira. "Baldio da Serra de Mértola. Uma história da paisagem". Master's thesis, ISA/UL, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/13863.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Mestrado em Arquitetura Paisagista - Instituto Superior de Agronomia - UL
O presente trabalho compreende um espectro temporal de aproximadamente cento e dez anos, período que se inicia na última metade do século XIX e termina na primeira década do século XXI, com o propósito de imprimir inteligibilidade sobre as alterações da Paisagem da Serra de Mértola. Estudo de um cenário em constante mutabilidade, próprio do que é vivo e dinâmico, que só uma visão dilatada no tempo permitiu. Foram analisados seis momentos para os quais, existe cartografia dos usos do solo e cadastro de propriedade: 1891-92, 1926-27, 1957, 1990, 2007, e 2008, foram analisadas as respetivas conjunturas político-económicas, delineou-se a historia dos usos do solo do baldio da Serra de Mértola, que não é mais do que a história da ocupação humana daquele lugar, para a escala de tempo considerada. O trabalho tem o seu epicentro em 1926-27, data da divisão do baldio, momento em que se registou uma alteração dos direitos de propriedade da terra, e sobre o qual, afortunadamente, se usufruiu do plano1 da repartição das terras em glebas, encontrado por Roxo. O trabalho traduz-se na sobreposição destes cinco momentos, em que se procuraram as razões que levaram à divisão, retrocedendo aos anos anteriores, e os ecos repercutidos no território, ao percorrer os anos posteriores, tecendo as devidas correlações com as alterações dos usos do solo. Abriu-se assim, uma outra oportunidade de olhar novamente para este lugar, e pensar o território a partir dele. As mudanças de organização social são sempre acompanhadas de alterações estruturais nos direitos de propriedade, que por sua vez alteram profundamente o território. No fundo, as perguntas que se impõem. É certo que a alteração dos direitos de propriedade modifica profundamente a aparência do lugar. Como evoluiu a paisagem do baldio? E qual a influência das alterações dos direitos de propriedade nessa evolução? Qual o contexto social que gerou tais mudanças?
N/A
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Maria, Soares Leão Tharcila. "A história da paisagem da Praça Dom Pedro II em Maceió - AL". Universidade Federal de Pernambuco, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2905.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2014-06-12T16:24:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo161_1.pdf: 10024983 bytes, checksum: 5ce9b6eac0fc6bd360d6cadd5ce0327a (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
O presente trabalho busca compreender a história da paisagem da Praça Dom Pedro II, localizada no centro histórico da cidade de Maceió Al, com vistas à discussão da conservação da paisagem urbana. A paisagem da Praça começou a se formar no início do século XIX com a instalação das primeiras ocupações urbanas e do primeiro Jardim Público de Maceió ao mesmo tempo em que era palco de manifestações religiosas e políticas. Ao longo dos séculos XIX e XX os acontecimentos e a presença de edificações relevantes carregadas de história e simbolismo tornaram a paisagem da Praça uma referência para a cidade de Maceió. O caráter dinâmico dessa paisagem é revelado a partir das diversas intervenções transcorridas e também pelas diversas denominações que recebeu ao longo do tempo, relacionada às edificações e acontecimentos: Pátio da Capela, Largo do Pelourinho, Praça da Matriz ou Praça da Cathedral, Praça da Assembléa Provincial e Praça Dom Pedro II. Esse conjunto formado pela praça e as edificações além das lembranças da população foi caracterizado como unidade de paisagem a partir da intenção de paisagem, ou seja, algo que compõe elementos naturais, elementos construídos pela ação humana e a relação de identidade e continuidade que é desenvolvida e comprovada pelo registro em forma de ilustrações, de textos literários e na expressão popular. Para melhor compreender a paisagem dessa praça enquanto unidade buscou-se fazer uma análise de seus elementos morfológicos que são o traçado, mobiliário urbano e fachadas das edificações à luz da história adicionada às impressões populares. O trabalho visa assim explicitar relações de complementação e continuidade na construção da paisagem urbana e contribuir para as reflexões lançadas sobre a paisagem de praças em áreas históricas, de forma que possa auxiliar em futuras ações de conservação
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Martinazzo, Luana Nunes. "História ambiental do Alto Uruguai: colonização, desenvolvimento e transformações na paisagem". reponame:Repositório Institucional da UNIVATES, 2011. http://hdl.handle.net/10737/237.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Ana Paula Lisboa Monteiro (monteiro@univates.br) on 2011-09-23T17:04:59Z No. of bitstreams: 1 LuanaMartinazzo.pdf: 4186519 bytes, checksum: 36988d01be868f5b4102b8f2ad9ff848 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-09-23T17:04:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuanaMartinazzo.pdf: 4186519 bytes, checksum: 36988d01be868f5b4102b8f2ad9ff848 (MD5)
À medida que o século XXI se firma como um século de grandes alterações ambientais e ideias, as preocupações com o ambiente adquirem importância. A ampla documentação a respeito da extensão desses problemas pode ser estudada na região do Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul. Este trabalho de pesquisa partiu da perspectiva da história ambiental a fim de contextualizar as mudanças e transformações na paisagem natural da região do Alto Uruguai, identificando incentivos dados aos colonizadores europeus, alterações na fisionomia natural e reflexos na atual percepção dos agricultores descendentes. A metodologia da pesquisa teve inspiração etnográfica. Para realizá-la, usou-se a pesquisa exploratória e analítica em documentos coletados no Arquivo Histórico Juarez Illa Font, da cidade de Erechim. Após a análise do material descrito, ensaios etnográficos foram realizados através de visitas a agricultores que vivem na região há mais de 50 anos a fim de conhecer um pouco mais a cultura desses imigrantes. Os dados da pesquisa foram destinados à compreensão de ações e do comportamento sociocultural e da relação do homem com a natureza, a fim de fornecer possíveis contribuições para ações educativas com os grupos em questão. As conclusões apontam que a fisionomia natural da região do Alto Uruguai foi modificada de forma acelerada durante o início do processo de colonização (1900 a 1960). A região do Alto Uruguai surgiu a partir de leis ambientais e preocupações com os mananciais, sendo idealizada e muito bem planejada no papel, antes mesmo da chegada dos imigrantes. No entanto, ao contrário do seu regulamento, o governo incentivava a derrubada da mata. Paralelo a isso, o governo idealizou uma miscigenação de raças, mas tendo a raça branca (descendentes de europeus) como a superior às outras existentes. Os ideais políticos do período da colonização e a relação de domínio sobre a natureza dos primeiros colonizadores estão enraizados na cultura local e vêm influenciando a relação dos atuais moradores com o meio ambiente, o que confirma a necessidade de um trabalho de educação ambiental na região.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Fünfgelt, Karla. "História da paisagem e evolução urbana da cidade de Erechim - RS". Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88190.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Geografia
Made available in DSpace on 2012-10-22T06:25:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 211966.pdf: 14308820 bytes, checksum: fad9cb9a7cd6d88f9ea83f0fd53242b4 (MD5)
Este trabalho tem o objetivo de refletir a respeito da evolução urbana da cidade de Erechim, procurando resgatar a história urbana, por meio da compreensão das transformações ocorridas na paisagem da área central.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Santos, Edineusa Pereira dos. "Legado da história da paisagem na estrutura das comunidades de riachos /". Rio Claro, 2019. http://hdl.handle.net/11449/183386.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Orientador: Tadeu de Siqueira Barros
Resumo: Esta tese busca entender a estruturação de comunidades de riachos em paisagens modificadas enquanto contabiliza possíveis assincronias entre ambas. Logo, ela questiona os pressupostos de que (i) é necessário incluir características das paisagens passadas para alcançar uma abordagem mais completa dos fatores estruturadores das comunidades atuais e (ii) alternativamente, de que lapsos temporais nas respostas das comunidades devem ser considerados para compreender a total magnitude dos efeitos de uma dada mudança da paisagem. Além disso, são explorados condicionantes relacionados à caracterização do histórico da paisagem, ao tipo de descritor da comunidade e à complexidade do sistema ecológico. Em seu primeiro manuscrito, esta tese confirma tais pressupostos enquanto apresenta o primeiro registro de respostas tardias de insetos aquáticos em região tropical. Nele, eu demonstro que padrões nas comunidades poderiam ser mais bem compreendidos quando o histórico é descrito com mais de uma característica (e.g., média histórica e trajetórias de perda e ganho de cobertura florestal) e que a detecção de respostas tardias varia de acordo com os descritores de comunidades estudados. Em seu segundo manuscrito, um modelo teórico foi testado admitindo múltiplas relações simultâneas e, predominantemente, indiretas para o sistema de estudo. Neste, além daqueles pressupostos, foram confirmados caminhos causais pelos quais a cobertura florestal e usos dos solos estruturam as comunidades. Com os c... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This thesis aims to understand the assembly of stream communities in modified landscapes by accounting for possible asynchronies between the two. In this way, it questions the assumptions that (i) it is necessary to include past landscape characteristics to reach a more complete approach of the structuring factors of current communities, and that (ii), alternatively, one should consider time lags in community responses to encompass the magnitude of the effects of a certain landscape change. In addition, drivers related to the characteristics of landscape history, the type of community descriptor and the complexity of the ecological system are questioned. In its first manuscript, this thesis confirms those assumptions and shows the first record of delayed responses of aquatic insects in the tropical region. In that, I show that patterns in communities could be better understood when landscape history is described with more than one characteristic (e.g., historical mean and loss and gain trajectories of forest cover) and that the detection of delayed responses varies according to the community descriptors. In its second manuscript, a theoretical model was tested admitting multiple simultaneous, and predominantly, indirect relationships in the study system. Then, in addition to the previous assumptions, causal pathways by which forest cover and land uses structure communities were confirmed. With the paths, empirical evidence that aquatic insect community assembling is affected ... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Berçott, Angelina Nardelli Quaglia. "História urbana da orla do Lago Paranoá". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31042.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-11-22T20:32:58Z No. of bitstreams: 1 2017_AngelinaNardelliQuagliaBerçott.pdf: 43280751 bytes, checksum: 43df313afde1839cdb5d94a558fa83ff (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-01-16T17:16:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_AngelinaNardelliQuagliaBerçott.pdf: 43280751 bytes, checksum: 43df313afde1839cdb5d94a558fa83ff (MD5)
Made available in DSpace on 2018-01-16T17:16:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_AngelinaNardelliQuagliaBerçott.pdf: 43280751 bytes, checksum: 43df313afde1839cdb5d94a558fa83ff (MD5) Previous issue date: 2018-01-16
Esta dissertação traça um histórico de ocupação da orla do Lago Paranoá, num perímetro delimitado entre o Palácio da Alvorada e o Setor de Mansões Isoladas Norte, próximo ao Iate Clube de Brasília, num recorte histórico datado entre os anos de 1957, tomando o projeto do plano-piloto como análise inicial, até 2016, a partir da observação da formação físico-espacial e da legislação e normatizações vigentes. Brasília, o Lago Paranoá e sua orla mostram-se presentes como elementos de projeto urbano desde o desejo da criação da cidade, ainda com os movimentos mudancistas, até as transformações hoje apresentadas em sua configuração de paisagem. Deste modo, se insere no contexto dos debates recentes sobre a ocupação da orla do Lago Paranoá, e as modificações ocorridas na paisagem urbana ao longo dos anos. Para tanto, procurou-se conhecer o histórico de formação de Brasília, desde o ensejo mudancista, até os dias de hoje, tendo como processo inicial as primeiras ocupações na poligonal determinada como estudo.
This dissertation aims to trace a historiographic scenario where Brasilia, Lake Paranoá and border, are present as elements of urban design from the desire of the creation of the city, still with the mudancistas, to the transformations presented today in their configuration landscape. In this way, it is inserted in the context of the current debates (end of XX century, beginning XXI century) on the occupation of the border of Lake Paranoá, and the modifications that have occurred in the urban landscape throughout the years. In order to do so, it was sought to know the history of formation of Brasília, from the aspiration of the mudancistas, to the present day, having as its initial process the first occupations in the polygon determined as study. Thus, this work aims to trace the history of occupation of the border of Lake Paranoá, within a perimeter delimited between the Palacio da Alvorada and Setor de Mansões Isoladas Norte, near the Iate Clube de Brasilia, in a historical cut from the years of 1957, taking the project of the Plano-Piloto as analysis Initial, until 2016, from the observation of the physical-spatial formation and the current legislation and regulations.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Lecoq, Nuno Joaquim Costa Cara de Anjo. "A herdade da Contenda. Uma paisagem única como paisagem de referência". Doctoral thesis, Universidade de Évora, 2014. http://hdl.handle.net/10174/11412.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A Convenção Europeia da Paisagem reconhece a importância do conceito de paisagem, nomeadamente, em termos ambientais e sociais (paisagem como resultado da acção do ser humano sobre o ambiente) e chama a atenção para a importância da ligação que é estabelecida entre as pessoas e a paisagem e para se perceber que paisagens são mais importantes para essa ligação. As novas formas de investigação permitem compreender que a história e a identidade de cada paisagem são fundamentais para compreender a ligação das pessoas à paisagem, ligação que se vai construindo ao longo de gerações, como que em camadas sucessivas de interacção entre o Homem e a Natureza, e que se reflectem naquilo que a paisagem é e na forma como a paisagem é considerada, no presente. Entre todas as paisagens do nosso quotidiano é importante identificar as paisagens de referência, que ilustram essa construção ao longo de gerações e que permitem que se compreenda claramente o papel da paisagem na nossa identidade, de forma a manter e reforçar essa ligação à paisagem. Com a elaboração deste trabalho pretende-se contar a História da Herdade da Contenda. Desta forma, espera-se contribuir para perceber a paisagem de hoje, tendo em conta a evolução da relação entre a comunidade humana e aquele território e, por fim, avaliar se a paisagem da Contenda, pelas suas características actuais, que resultam em grande parte dessa história e, também, pela própria história, pode ser considerada uma paisagem de referência no Alentejo. Dos casos analisados, da bibliogafia e da Contenda, tiraram-se ilacções sobre o que podem ser paisagens de referência para a região do Alentejo e que critérios nos podem ajudar a identificá-las. Do acabado de referir advém a necessidade de encontrar novos objectivos e modelos de gestão, mais orientados para o suporte de bens públicos e saber que cuidados se devem tomar para fundamentar a gestão futura desta paisagem e a sua valorização; ### ABSTRACT: The Contenda Estate. A Unique Scenery as a Reference Landscape. The Landscape European Convention acknowledges the importance of the landscape concept, namely, in environmental and social fields (assuming that landscape is a result of the human presence and action in the environment) and enhances the importance of the interelation between people and landscape and the value of perceive witch landscapes are most important to that interelations. The new forms of research that allow us to understand how history and identity of each landscape are the key to understand the connection of people to the landscape, which is being built over generations, like as successive layers of interaction between man and nature, wich reflect what the landscape actually is and how the is considered in the present. Among all the landscapes of our everyday lives is important to identify the reference landscapes that illustrate this construction over generations and allow a clear understanding of the role of landscape in our identity, in order to maintain and strengthen the connection to the landscape. This work aims to tell the history of the Herdade da Contenda. Thus, it is expected to contribute to realizing the landscape today, taking into account the evolution of the relationship between the human community and that territory, and finally, to assess whether the landscape of Contenta,with its current features, which result in large part of this story, and also by history itself, can be considered a reference landscape in Alentejo. Among the various study cases analised, the bibliography and Contenda, it’s possible to get information about what can be considered reference landscapes in Alentejo region and what criteria can help us to identify them. This research helps the prosecution of new objectives and management models, oriented to the maintenance of public goods and services and to the knowledge of management that enhance and sustain the value of landscape.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Morini, Walkiria Pompermayer 1972. "A paisagem e um antes-de-mim". [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284093.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Orientador: Lygia Arcuri Eluf
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-14T19:00:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Morini_WalkiriaPompermayer_M.pdf: 57118928 bytes, checksum: 69500b0625036c62f314664b107ed3b5 (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: O trabalho apresentado neste mestrado, sob a orientação da Professora Doutora Lygia Arcuri Eluf, foi desenvolvido a partir das reflexões sobre questões de linguagem e materialidade da pintura. Trata-se de um conjunto de imagens de pequeno formato resultantes da pesquisa iniciada em 1994, reunidas numa seqüência dividida em capítulos, para a melhor apresentação da recente produção. As imagens selecionadas fazem parte de um conjunto maior que reúne os resultados do estudo realizado a partir da observação da paisagem, do espaço, da natureza abundante sempre favorável aos registros sensoriais que permeiam toda a atividade. A maior parte delas se organiza construtivamente através do uso da cor, em diferentes procedimentos técnicos e dimensões.
Abstract: This work, developed under the orientation of the Professor Doctor Lygia Arcuri Eluf, is based on the reflexions about the language and materiality of painting. It consists of a collection of small format images, result of a research started in 1994, forming a sequence divided into chapters, for the best presentation of the recent works. The selected images are part of a larger collection which gathers the results of a study on scenery observation, space, and the abundant nature always favorable to the sensorial impressions which permeat all the activity. A large portion of the images is organized constructively according to the use of color, in different technical procedures and dimensions.
Mestrado
Artes Visuais
Mestre em Artes
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Lima, Jacqueline de Souza. "História demográfica e o papel da paisagem na diversidade genética de Eugenia dysenterica (Myrtaceae)". Universidade Federal de Goiás, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6048.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Marlene Santos (marlene.bc.ufg@gmail.com) on 2016-08-30T17:12:19Z No. of bitstreams: 2 Tese - Jacqueline de Souza Lima - 2015.pdf: 3724963 bytes, checksum: 3dff51d6112fdaaa0cca812853de7c82 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-08-31T13:03:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese - Jacqueline de Souza Lima - 2015.pdf: 3724963 bytes, checksum: 3dff51d6112fdaaa0cca812853de7c82 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-31T13:03:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese - Jacqueline de Souza Lima - 2015.pdf: 3724963 bytes, checksum: 3dff51d6112fdaaa0cca812853de7c82 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-06-18
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Eugenia dysenterica is a plant species from Cerrado that is widely distributed throughout the biome. Previous studies showed that natural populations of species have a high genetic structure, suggesting that historical changes in the geographic distribution and habitat fragmentation may have affected its genetic differentiation. In this context, studies of phylogeographic and landscape genetics are needed to understand which factors influence the distribution of genetic diversity of the species. In the first chapter we used the statistical phylogeography integrated to modeling analysis to reconstruct the demographic history and dispersal routes of E. dysenterica lineages and investigated the Quaternary climate change effects on its spatial pattern of genetic diversity. In the second chapter, we evaluated if habitat loss and fragmentation affect genetic diversity and connectivity in the species. Our results suggest that the central region of the Cerrado biome is probably the center of distribution of E. dysenterica and the spatial pattern of its genetic diversity may be the outcome of population stability through periods of the Quaternary. Moreover, also indicate that habitat fragmentation may be related to the increase in differentiation and a decrease of genetic diversity in these populations.
Eugenia dysenterica é uma espécie de planta nativa do Cerrado que apresenta ampla distribuição ao longo do bioma. Estudos anteriores revelam que populações naturais da espécie apresentam alta estruturação genética, sugerindo que mudanças históricas na distribuição geográfica e a fragmentação do habitat podem ter afetado o padrão de diferenciação genética da espécie. Nesse contexto, estudos filogeográficos e de genética da paisagem se fazem necessários para entender os fatores responsáveis pela distribuição da diversidade genética da espécie. No primeiro capítulo foi utilizada a filogeografia estatística integrada às análises de paleomodelagem para acessar a história demográfica da espécie e compreender como as mudanças climáticas do Quaternário influenciaram sua distribuição geográfica e estrutura genética. No segundo capítulo, procura-se responder como a perda de habitat e fragmentação pode influenciar a diversidade genética e conectividade das populações da espécie no Cerrado. Os resultados apresentam evidências de que a origem de dispersão dos haplótipos analisados se deu na região central do bioma e que mudanças ocorridas durante o Pleistoceno, provavelmente, resultaram no padrão de distribuição da diversidade genética observado. Além disso, indicam que a fragmentação do habitat pode estar relacionada com o aumento da diferenciação e diminuição da diversidade genética nas populações estudadas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Simon, Suzy Suely Pereira. "Berlim : a construção da paisagem urbana contemporânea". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/11050.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente trabalho apresenta o resultado de uma investigação sobre a formação da paisagem urbana contemporânea como um processo de acumulação de diferentes experiências de materializações arquitetônicas, cada qual concebida mediante o pensamento de uma época, que por diferentes motivos são vistos e respeitados como permanências urbanas. Esta pesquisa buscou compreender três momentos paradigmáticos do século XX ocorridos na cidade de Berlim: 1) o da arquitetura moderna, estudado a partir de acontecimento clímax na década de 1950, período de realização da INTERBAU 1957; 2) o da fase pós movimento moderno, estudado a partir da IBABerlin 87, compreendendo acontecimentos da década de 1980; e 3) após a queda do Muro de Berlim, a partir de 1990, a estratégia de REUNIFICAÇÃO pós 1989, quando a paisagem de rearticulação das duas partes da cidade anteriormente dividida apresenta-se repleta de valores subjetivos. Neste contexto, buscou-se compreender o papel da disciplina Arquitetura na condução e na concretização fisionômica da paisagem urbana na segunda metade do século XX.
The present work presents the result of an inquiry on the formation of the urban contemporary landscape as a process of accumulation of different experiences of architectural materializations , each one conceived by the thought of a time, that for different reasons is seen and respected as urban permanences. This research sought to understand three paradigmatic moments which took place in Berlin in the twentieth century: 1) the modern architecture, studied from the event climax in the decade of 1950s: INTERBAU 1957; 2) the period after the modern movement, studied from IBA-Berlin 87, comprising events from the decade of 1980s; 3) after the fall of the Berlin Wall, from 1990 onwards, the strategy for reunification after 1989, when the rearticulation landscape of the two parts of the city previously divided presented itself plenty of subjective values . In this context, an understanding of the role of the Architecture subject in the conduction and in the physiognomical concretization of the urban landscape in the second half of the 20th century was sought.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Książki na temat "Paisagem (história)"

1

Ribeiro, Aquilino. Geografia sentimental: História, paisagem, folclore. Lisboa: Bertrand, 2008.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Raphael David dos Santos Filho. Arte e ciência: História e resiliência da paisagem. Rio de Janeiro: Rio Books, 2019.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Cherem, Rosângela Miranda. Corpo-paisagem: Premeditações para uma história da pintura na América Latina. Florianópolis: UDESC, 2010.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Centro de Ilustração Botânica do Paraná. Árvores históricas na paisagem de Curitiba. Curitiba, PR: Centro de Ilustração Botânica do Paraná, 2005.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Siqueira, Fátima Valéria. Paisagens da memória: História de Praia Grande. Praia Grande, SP: Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Praia Grande, Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, 2002.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

ed, Ortega Cantero Nicolás, red. Paisaje, memoria histórica e identidad nacional. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid, 2005.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Grena, Kliass Rosa, red. Rosa Kliass: Desenhando paisagens, moldando uma profissão. São Paulo, SP: Editora SENAC São Paulo, 2006.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico. El paisaje histórico urbano en las ciudades históricas patrimonio mundial: Indicadores para su conservación y gestión. Sevilla: Junta de Andalucía, 2011.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Arinos, Afonso. Contos: Pelo sertão : Histórias e paisagens : A rola encantada. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Oliveira, Luzia Pereira de. Um novo olhar sobre Cariacica: Paisagens, história, cultura, arte e turismo. Wyd. 2. Cariacica, ES: [s.n.], 2007.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Części książek na temat "Paisagem (história)"

1

Hermann, Carla. "Paisagem". W História da arte: ensaios contemporâneos, 388–89. EDUERJ, 2011. http://dx.doi.org/10.7476/9786588808115.0054.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Souza, Reginaldo José de. "História inicial de uma procura". W Paisagem e Socionatureza: olhares geográfico-filosóficos, 19–39. Editora UFFS, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788564905986.0003.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Oliveira, Rogério Ribeiro de. "Saberes tradicionais e a história da paisagem". W Saberes tradicionais e locais: reflexões etnobiológicas, 14–27. EDUERJ, 2018. http://dx.doi.org/10.7476/9788575114858.0003.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Maranhão, Romero de Albuquerque, i Norberto Stori. "A PAISAGEM AMBIENTAL DE CUBATÃO NAS OBRAS DE NORBERTO STORI". W O Brasil Dimensionado pela História, 183–91. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.23619031217.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Júnior, Antônio Carlos Ribeiro Araújo, i Adriane Karina Amin de Azevedo. "PAISAGEM E PLANEJAMENTO DA ORLA URBANA DE SALINÓPOLIS - PA". W Geociências: A história da terra 2, 39–50. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1722230034.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Crammer, David. "A paisagem sonora de Vila Viçosa no século XIX". W Paisagens sonoras urbanas: História, Memória e Património, 133–41. Publicações do Cidehus, 2019. http://dx.doi.org/10.4000/books.cidehus.7843.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Mantas, Vasco Gil. "A romanização da paisagem na Lusitânia". W Espaços e paisagens: antiguidade clássica e heranças contemporâneas: Vol.3 História, Arqueologia e Arte, 121–34. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2010. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-8281-69-2_9.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Andrade, Germana de Lima Girão, i Simone Menezes Mendes. "AS TRANSMUTAÇÕES DA PAISAGEM DO RIO COCÓ". W Pluralidade de Temas e Aportes Teórico-Metodológicos na Pesquisa em História 5, 1–10. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2102126051.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Ferreira, João Costa. "O impacto da cavalaria romana na paisagem". W Espaços e paisagens: antiguidade clássica e heranças contemporâneas: Vol.3 História, Arqueologia e Arte, 135–40. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2010. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-8281-69-2_10.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Pereira, Sérgio. "Ammaia: transformação e mudança na paisagem urbana". W Espaços e paisagens: antiguidade clássica e heranças contemporâneas: Vol.3 História, Arqueologia e Arte, 153–69. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2010. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-8281-69-2_12.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Streszczenia konferencji na temat "Paisagem (história)"

1

da Paixão, Letícia Aparecida, i Angelo Priori. "História e paisagem: o uso da paisagem como fonte histórica e como produtora de memória". W VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.269.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Wächter, Adriane Schrage. "A paisagem na obra de Teresa Poester (1989/2007)". W Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2015. http://dx.doi.org/10.20396/eha.11.2015.4284.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo que apresentei é fruto de minha dissertação de mestrado realizado no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de História, Teoria e Crítica de Arte. Em minha dissertação, me concentrei nas relações da paisagem com as obras de Teresa Poester, bem como de outros artistas como Cristina Canale, Gelson Radaelli, Luiz Zerbini e Vânia Mignone. A título de comparação, me utilizei de duas obras destes artistas para relacioná-las às obras de Teresa. Apresento também um histórico da origem da paisagem na história da arte como representação e, também os meios de seu surgimento ligados a questões territoriais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Augusto, Marcelo Gaudio. "A paisagem como ferramenta de preservação". W Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2018. http://dx.doi.org/10.20396/eha.13.2018.4580.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O tema patrimônio suscita, entre outras questões, aquelas que dizem respeito às chamadas relações de identidade, ou seja, a identificação e a atribuição de valores entre um objeto e a comunidade que o cerca. Um questionamento que sempre norteou minhas pesquisas é descobrir como conservar um patrimônio frente à contínua destruição das cidades brasileiras proporcionado pelo avanço da urbanização e especulação imobiliária. Se não descobrimos o valor contemporâneo das paisagens, urbanas ou rurais, é certo que não haverá preservação, pois infelizmente observamos a pressão econômica sempre se sobressaindo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Romeiro, Bráulio. "Da “terra dos cristais” a “entropia tornada visível”: as paisagens de Robert Smithson". W Encontro de História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2008. http://dx.doi.org/10.20396/eha.4.2008.4050.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O Spiral Jetty (1970) é um dos paradigmas da relação entre arte e paisagem, sendo imediatamente associada à simples menção do artista norte-americano Robert Smithson (1938-1973). Porém, esta relação é objeto de vivo interesse para o artista desde meados dos anos de 1960, tendo permeando grande parte de sua trajetória, e se desdobrando em várias dimensões. Esta comunicação pretende identificar as transformações do entendimento de paisagem por parte de Smithson, iniciada com reconhecimento da paisagem como uma linguagem, calcada nos modelos de estrutura cristalina da matéria, e, posteriormente, na implacável ação transformadora da natureza (seu entendimento sobre entropia). Ressalta-se uma inflexão em seus escritos (1968) em que sobressai o enfoque nos elementos construídos da paisagem como matéria propícia a receber um tratamento estético, e sua visão particular sobre a prática do então nascente campo de experimentação da Land Art, questionando as representações artísticas tradicionais de paisagem e propondo intervenções em locais marginalizados pelo circuito da arte.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Piva, Márcia Helena Girardi. "Anselm Kiefer: paisagem, memória e ruínas nas megalópolis". W Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2010. http://dx.doi.org/10.20396/eha.6.2010.3866.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Anselm Kiefer - em visita ao Brasil no ano de 1987, em ocasião de sua participação na Bienal Internacional de São Paulo -, ao observar a metrópole paulistana do alto do Edifício Copan, “sentiu-se profundamente marcado pelo impacto visual nele causado pelo caos de nossa metrópole”2. Através do registro em fotos, produziu uma série de obras tendo as vistas aéreas da paisagem urbana como elemento propulsor, apresentadas no Brasil nas exposições individuais - simultâneas – realizadas no Museu de Arte Moderna de São Paulo e na Galeria Camargo Vilaça em 1998.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Wächter, Adriane Schrage. "O visível e o invisível na obra de Elaine Tedesco". W Encontro de História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2017. http://dx.doi.org/10.20396/eha.12.2017.4366.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Nessa pesquisa analiso a ideia de visível e invisível, conceito de Didi-huberman em seu livro ?o que vemos, o que nos olha? em relação ao trabalho que contém uma escada a beira da lagoa da artista Elaine Tedesco. A obra de Elaine, considerada paisagem traz o elemento escada, objeto que juntamente com a artista compõe o cenário da praia sul-riograndense que foi registrado por meio da fotografia. A paisagem é um elemento construído dentro da arte, por isso é considerada uma invenção, como explica Anne Cauquelin em seu livro ?A invenção da paisagem?. Não se sabe exatamente quando ela surgiu, mas alguns momentos em que sofreu influencias de outros elementos como os jardins ou mesmo as pinturas. O seu conceito teria surgido mais fortemente no século XVII com o desenvolvimento da arte flamenga. A paisagem esta relacionada com o espaço e o lugar, que no caso do espaço e local da obra de Elaine Tedesco seria a praia.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Guimarães, Patrícia Dias. "Espelhamentos entre ver e ler, experiência e imagem: a apropriação da estética do pitoresco por Robert Smithson". W Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2015. http://dx.doi.org/10.20396/eha.11.2015.4324.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A paisagem – contra a suposição comum -, não diz respeito apenas ao registro visual do ambiente natural e humano. Arte, literatura, crenças, saberes e técnicas superpõem-se à visão imediata da natureza e\ou do ambiente urbano, atestando a inscrição viva e histórica do olhar. Eis por que a noção ocidental de paisagem se confunde com a imagem pintada no quadro, o panorama das cidades, o terreno administrado dos jardins e parques públicos, a cena descrita na literatura. Parece que “só podemos ver aquilo que já foi antes representado e concebido, isto é, contado, desenhado, pintado” argumenta Anne Cauquelin em A Invenção da Paisagem, sublinhando a ideia de que a visão do real em si é filtrada pela sobreposição em palimpsesto de múltiplas imagens multissensoriais e verbais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Corrêa, Felipe da Silva. "Williem Roelofs e a cor na paisagem novecentista holandesa". W Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2015. http://dx.doi.org/10.20396/eha.11.2015.4290.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
No inverno de 1894, poucos anos antes de sua morte, o pintor holandês Willem Roelofs envia uma carta a seu amigo Henri Hymans, relatando uma viagem feita com seus filhos à Suíça. Nela, o pintor escreve: “Je dois vous avouer que j’ai trouvé ce pays de grandes montagnes superbe ! et que je ferais avec le plus grand plaisir un atre voyage analogue, mais je ne songerais jamais à peindre cette nature. Je crois positivement que la nature la plus faite pour être réproduite en peinture est le paysage modeste et qui parait ordinarement le plus insignifiant. Les tableaux des hautes montagnes et des grandes scènes comme ceux de la Suisse me plaisent médiocrement et aucune de ces peintures m’a laissé des souvenirs bien profonds. ” [Eu devo lhe confessar que achei soberbo aquele país de grandes montanhas e que faria com o maior prazer uma viagem análoga, mas não sonharia nunca em pintar aquela natureza. Eu creio positivamente que a natureza mais feita para ser reproduzida em pintura é a paisagem modesta e que parece ordinariamente a mais insignificante. Os quadros de altas montanhas e grandes cenas como os da Suíça me agradam mediocremente e nenhuma dessas pinturas me deixou lembranças bem profundas.]
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Silva, Dalmo de Oliveira Souza e. "Benedito Calixto: um olhar “romântico” sobre a paisagem paulista". W Encontro de História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/eha.vi14.3442.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Lopes, Fanny. "Cenografia e paisagem urbana: um estudo de caso na cidade de São Paulo". W Encontro de História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2009. http://dx.doi.org/10.20396/eha.5.2009.4018.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Em 1935, o arquiteto Rino Levi se referia ao Vale do Anhangabaú como “um dos pontos mais cenográficos da cidade”. Exultava “a harmônica grandiosidade da obra humana e da natureza” reunida num recinto cuja história recente havia sido marcada por uma sucessão de vertiginosas intervenções, impulsionadas pela construção do primeiro Viaduto do Chá – inaugurado em 1892 – e que, por fim, levavam a substituição do Viaduto por um novo, que melhor coadunava com o ideal de modernidade da São Paulo industrial, mas que guardaria em seu nome a memória dos anos em que o Vale era ainda povoado por chácaras nas quais se destacava a cultivo do chá.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Raporty organizacyjne na temat "Paisagem (história)"

1

Navarrete, Jesús, Rodrigo Caimanque, Luis Sáenz, Isidora Larrain de Andraca i Clara Irazábal. Patrimonio vivo: Documento de enfoque. Inter-American Development Bank, grudzień 2020. http://dx.doi.org/10.18235/0002909.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
América Latina y El Caribe poseen un rico patrimonio expresado en sus edificaciones históricas, paisajes naturales, así como en sus valiosas expresiones culturales. Sin embargo, el patrimonio de la región también posee marcadas muestras de deterioro y subutilización, afectando la calidad de vida de sus comunidades locales, perdiéndose una oportunidad de aprovechamiento del potencial social y económico que ofrece. El presente documento entrega las bases conceptuales del programa de revitalización patrimonial, Patrimonio Vivo, enfocado en abordar las problemáticas urbanas patrimoniales de las ciudades del ALC desde un enfoque integral, inclusivo y sostenible. El documento incorpora las bases conceptuales y objetivos del programa, desarrollados a partir de cinco pilares que lo componen: inclusión, productividad, ecoeficiencia, resiliencia y colaboración.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Navarrete, Jesús, Rodrigo Caimanque, Luis Sáenz, Isidora Larrain de Andraca i Clara Irazábal. Patrimonio vivo: Documento de enfoque. Inter-American Development Bank, grudzień 2020. http://dx.doi.org/10.18235/0002909.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
América Latina y El Caribe poseen un rico patrimonio expresado en sus edificaciones históricas, paisajes naturales, así como en sus valiosas expresiones culturales. Sin embargo, el patrimonio de la región también posee marcadas muestras de deterioro y subutilización, afectando la calidad de vida de sus comunidades locales, perdiéndose una oportunidad de aprovechamiento del potencial social y económico que ofrece. El presente documento entrega las bases conceptuales del programa de revitalización patrimonial, Patrimonio Vivo, enfocado en abordar las problemáticas urbanas patrimoniales de las ciudades del ALC desde un enfoque integral, inclusivo y sostenible. El documento incorpora las bases conceptuales y objetivos del programa, desarrollados a partir de cinco pilares que lo componen: inclusión, productividad, ecoeficiencia, resiliencia y colaboración.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Informe sobre o impacto dos cultivos forestais con especies de crecemento rápido no patrimonio natural e cultural de galicia. Consello da Cultura Galega, wrzesień 2023. http://dx.doi.org/10.17075/icfecrpncg.2023.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
No mes de setembro do ano 2020 un grupo de asociacións (a Sociedade Histórica e Cultural Coluna Sanfins, a Asociación Sociocultural O Iribio, a Asociación Galega Cova Crea, a Fundación Montescola, a Asociación Amigos e Amigas dos Bosques «O Ouriol do Anllóns» e a Asociación Autonómica Cultural e Ambiental Petón do Lobo) dirixiuse ao Consello da Cultura Galega solicitando: 1.- Que a Comisión Executiva do Consello da Cultura Galega teña a ben a presentación deste escrito e considere solicitar un informe relativo á avaliación do impacto que a expansión incontrolada do eucalipto está a ter sobre: Os bosques formados por especies nativas, fragas ou bosques antigos galegos. O patrimonio arqueolóxico e cultural de Galicia. 2.- A publicación deste informe, coas súas recomendacións e medidas propostas para evitar o dano sobre o patrimonio cultural e natural, para o acceso e maior toma de conciencia da cidadanía galega en relación coa necesidade de protección das fragas e dos xacementos arqueolóxicos de Galicia. Ante estas solicitudes e no contexto de proliferación de plantacións de especies de crecemento rápido que se está a producir en Galicia, mais tamén da demanda social de diferentes colectivos, como as comunidades, o tecido asociativo, as administracións locais e particulares, e de persoas físicas e xurídicas que en gran medida responden á defensa dos valores do territorio, valores estes de tipo social, ambiental e cultural, así como da propia paisaxe, a Comisión Executiva do Consello da Cultura Galega (CCG) acordou en marzo de 2021 a creación dunha Comisión técnica temporal, coordinada por Rebeca Blanco-Rotea e integrada polos seguintes especialistas de diferentes disciplinas: Paula Ballesteros Arias, Eduardo Corbelle Rico, Teresa Nieto Freire (coordinación técnica), Pablo Ramil Rego, Xosé Manuel Santos Solla e Xosé Ignacio Vilaseco Vázquez, á que se encomendou a elaboración dun Informe sobre o impacto dos cultivos forestais con especies de crecemento rápido no patrimonio natural e cultural de Galicia. Os membros e o informe debían atender de forma conxunta as demandas achegadas ao CCG, analizando de forma obxectiva, técnica, plural, rigorosa e construtiva o obxecto destas, a realidade deste tipo de actividade, a afección real ao patrimonio natural e cultural, especialmente ás paisaxes culturais, e facelo de maneira propositiva, é dicir, intentando propor alternativas que melloren a situación do patrimonio en Galicia, especialmente das paisaxes culturais, e minimizando o impacto producido nelas por este tipo de plantacións. Este informe artéllase en varios puntos que analizan a cuestión forestal en Galicia: a conflitividade social arredor das plantacións forestais, a cuestión forestal no contexto das políticas territoriais, os efectos dos cultivos forestais sobre a biodiversidade, o patrimonio cultural do monte, a protección dos bens patrimoniais ante da xestión forestal e o patrimonio como recurso cultural neste contexto, aspectos que aportan unha visión xeral derredor da situación do monte en Galicia e de como lle afectan os cultivos forestais de crecemento rápido. Con todo iso, recóllense unha serie de conclusións que mostran a situación galega, para intentar achegar recomendacións que eviten as afeccións deste tipo de cultivos ao patrimonio cultural e natural na comunidade galega. A elaboración deste informe foi complexa, pois estaba suxeito a unha realidade poliédrica na que se entrecruzan diferentes visións, intereses, necesidades e realidades e foi necesario acadar consensos que tivesen sempre en perspectiva a encomenda do informe e a visión plural e obxectiva dos membros que integraron o equipo de traballo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii