Kliknij ten link, aby zobaczyć inne rodzaje publikacji na ten temat: Multidimensionalidade da Ciência.

Artykuły w czasopismach na temat „Multidimensionalidade da Ciência”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Sprawdź 50 najlepszych artykułów w czasopismach naukowych na temat „Multidimensionalidade da Ciência”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Przeglądaj artykuły w czasopismach z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.

1

Gomes, Eliane Azevedo, i Jorge Biolchini. "Infodemia e multidimensionalidade da ciência". Asklepion: Informação em Saúde 2 (18.11.2022): 205–21. http://dx.doi.org/10.21728/asklepion.2022v2nesp.p205-221.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O fenômeno infodêmico que surgiu durante a pandemia da Covid-19, associado à propagação de notícias falsas amplificadas pelas redes sociais, geraram uma insegurança informacional que aumentaram ainda mais os efeitos negativos sobre a saúde da população em escala mundial. O Observatório de Evidências Científicas Covid-19 foi criado com o propósito de amenizar esses problemas e contribuir para que a sociedade acessasse informações de qualidade. O Objetivo geral deste estudo é apresentar a iniciativa de desenvolvimento do Observatório de Evidências Científicas Covid-19 a partir do conceito de multidimensionalidade proposto por Edgar Morin. Os objetivos específicos consistem em identificar no Observatório o conjunto da multidimensionalidade utilizada na sua construção; e apresentar os resultados alcançados pelo Observatório no seu papel de fonte de informação confiável. A metodologia adotada é exploratória e descritiva com análise qualitativa. O Observatório alcançou todos os continentes geográficos, com um total de 1.222.128 usuários beneficiados. Sua relevância foi reconhecida por diferentes instituições ao ser recomendado como fonte confiável e ser inserido no catálogo de bibliotecas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Zanetti Pessôa Candiotto, Luciano. "Agroecologia: Conceitos, princípios e sua multidimensionalidade". AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política 2, nr 2 (18.12.2020): 25. http://dx.doi.org/10.48075/amb.v2i2.26583.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A proposta de discutir o conceito de agroecologia, considerando princípios e concepções, com base em publicações de pesquisadores e em documentos de instituições vinculadas a questão alimentar, agrária e ambiental, norteou a elaboração deste artigo. Além da clássica discussão sobre a agroecologia enquanto ciência, prática e movimento social, também são abordados os seguintes aspectos da agroecologia: sua multidimensionalidade; seu caráter multidisciplinar; sua multiescalaridade; e sua possível contribuição em um processo de transformação social. Defende-se a ideia de que a agroecologia é uma agricultura praticada por camponeses, pois apesar de ter nascido enquanto uma ciência, é resultante de diversas práticas sócio-culturais populares. Do ponto de vista escalar e geográfico, a agroecologia tem se materializado, sobretudo, em estabelecimentos agropecuários, que preferimos denominar Núcleos de Vida e Gestão Familiares (NVGF), e que fazem parte da escala geográfica denominada nanoterritorial (SOUZA, 2013). No entanto, ações de apoio e fortalecimento à agroecologia também têm se manifestado em outras escalas, como a microlocal, municipal, estadual, nacional, internacional etc. Considerando que, em torno do termo agroecologia, existe um amplo campo de disputas e de relações de poder, levando a um risco de cooptação da agroecologia por instituições e empresas vinculadas à lógica capitalista, entende-se que é preciso lutar por ela, defendendo-a enquanto uma possível ferramenta para a soberania alimentar e territorial e, quem sabe, para o fortalecimento da autonomia camponesa.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Semicek, Paulo Henrique. "MULTIPLICIDADE E SUBJETIVIDADE DE OBJETOS: PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS PARA A PESQUISA EM COMUNICAÇÃO". Revista Panorama - Revista de Comunicação Social 11, nr 2 (30.03.2022): 2. http://dx.doi.org/10.18224/pan.v11i2.12098.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A comunicação possui subjetividades de pesquisador e objetos, traduzíveis para o âmbito do conhecimento objetivo, este discutível para além de uma ciência eurocêntrica. Desta forma, o objetivo do artigo é identificar perspectivas epistemológicas para a observação dos da comunicação, observando, por meio da revisão bibliográfica, as questões de multidimensionalidade, ressignificação de conhecimento e a comunicação como um organismo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Moura, Fabiana Correia, i Marcos Antônio Pinto Ribeiro. "O que entendemos por Mentalidade Científica? Construções, Sentidos e Significados". Revista de Iniciação à Docência 6, nr 2 (22.12.2021): 319–40. http://dx.doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9423.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente ensaio apresenta reflexões elaboradas em uma pluralidade de percursos formativos acerca da temática mentalidade científica. Nos estudos de múltiplas abordagens epistêmicas no campo de debate em Epistemologia, Ciência e Formação. Reconhecemos, entre leituras e discussões, os desafios situados na linha tênue entre a unidade e multidimensionalidade da Ciência, suas implicações sobre formação e práxis docente. Para a construção deste texto, problematizamos inicialmente as seguintes questões: O que concebemos como Ciência? “O que é Ciência, afinal?”, Como nossas leituras, reflexões epistêmicas, percepções sobre Ciência, usos da ciência e seus desdobramentos contribuem com a construção da mentalidade científica? Que importância têm a mobilização do “espírito científico” para pensar os processos formativos de pesquisadores, professores e a construção de conhecimentos científicos no processo de escolarização? Fundamentamos este estudo em pressupostos epistemológicos habermasianos (1968, 1987, 2002), na teoria bachelardiana (1996), Paulo Freire (2019, 2020) e outras interlocuções. Dessa forma, esperamos com este breve ensaio: contribuir com a formação intelectual de profissionais da educação, refletir sobre a importância do movimento dialético de produção da mentalidade científica, reorientação da práxis, do ensino e da ação comunicativa problematizadora.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Rocha, Paulo Ernesto Diaz. "Educação Ambiental e Questões Epistemológicas: algumas reflexões". Pesquisa em Educação Ambiental 3, nr 1 (24.07.2012): 223. http://dx.doi.org/10.18675/2177-580x.vol3.n1.p223-238.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Para se entender a interação humano-meio na pós-modernidade, devemosdesenvolver teorias relacionadas às noções de sistema, do corpo, das significações,buscando a verdade (ciência) e o bem (filosofia), procurando investir numa energiamoral. A Modernidade, símbolo do domínio da natureza por uma ciênciamatematizante que se pretende universal, sofre desconstrução por uma Pós-Modernidade, mesmo que tal idéia se mantenha ainda fluídica, na intenção de seabarcar multiplicidade, imprevisibilidade, multidimensionalidade temporal,complexidade etc. Assim, indagamos: há no debate Modernidade X Pós-Modernidade, se pertinente, uma unidade metodológica que daria conta da EducaçãoAmbiental ou mesmo de uma Ciência Ambiental? Por ser multintertransdisciplinar epelo fato de ocorrer divergências metodológicas nas ciências, seria possível apoiaruma multiplicidade, situando-a como abertura a uma nova visão de mundo que sepretende igualitária, justa, democrática? Perante os discursos epistemológicos: comonos posicionarmos para a recriação de valores ou propostas da Educação Ambiental emnossa realidade? Eis algumas das perguntas que este texto levanta, mas está longe deresponder às mesmas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Pereira, Juliana Carvalho, i Maria do Rocio Fontoura Teixeira. "Alfabetização Científica e o Ensino de Ciências nos anos iniciais: slogan ou realidade no cotidiano escolar?" Debates em Educação 11, nr 24 (31.08.2019): 474–94. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p474-494.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo objetivou investigar quais são os conceitos de Alfabetização Científica (AC) presentes em teses e dissertações produzidas junto a Programas de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Educação Científica, no período de 2013 a 2016, e que tratam sobre o Ensino de Ciências junto aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A apresentação e a organização dos dados foram caracterizadas e classificadas com base na análise de conteúdo, a partir de três categorias: AC no âmbito teórico, AC no âmbito contextual e AC no âmbito prático. Os resultados indicaram a pluralidade semântica do termo, convergindo com a multidimensionalidade da relação da AC no Ensino de Ciências voltado para o avanço da ciência e tecnologia. Ainda indicaram a necessidade de melhor preparar o sujeito para a carreira científica e voltada ao desenvolvimento tecnológico, mas primando por sua melhoria da vida. Dessa forma, implica repensar o currículo escolar de Ciências, a formação inicial e formação continuada do professor.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Pires, Julherme José, i Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre. "Identidade e poder no processo comunicativo: A multidimensionalidade dos sujeitos comunicantes". Lumina 12, nr 1 (30.04.2018): 185–200. http://dx.doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21307.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste artigo é propor uma perspectiva crítica para compreender o processo comunicativo. O caráter multidimensional dos sujeitos, que estão em comunicação, põe em cheque as pesquisas monocausais, funcionalistas e positivistas. Uma nova ciência da “recepção comunicativa” nasce a partir de olhares voltados à constituição identitária dos sujeitos e suas inter-relações históricas e políticas com os meios. Notamos que as dimensões identitárias pressupõem diferença, movimento, performatividade, intersecção e poder. Características essas que também são próprias da linguagem e das culturas, e que orientam o próprio devir das dimensões políticas da comunicação e dos sujeitos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Alberto Vicente de Oliveira, Camila, i Fernando Silva dos Santos. "Pesquisas sobre o docente que atua na universidade: reflexões no campo da didática". Tempos Históricos 26, nr 2 (21.12.2022): 97–115. http://dx.doi.org/10.36449/rth.v26i2.29199.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo aborda resultados de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento realizada nos Anais da ANPEd entre 2002 e 2015 (especificamente no Grupo de trabalho 4 – Didática) tendo como objeto a docência no ensino superior por meio dos trabalhos publicados neste suporte. O recorte ora apresentado busca cotejar parte dos resultados com os aspectos externos à sala de aula ou aos processos de ensino que ocorrem na Universidade retomando o conceito de multidimensionalidade dos processos de ensino-aprendizagem. Além disso, pretende apontar a relevância desta interlocução (aspectos internos e aspectos externos à prática docente) neste momento histórico do país, qual seja: de ataques à Universidade e à Ciência.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Costa, Mario Jorge Nunes, i João Evangelista de Oliveira Neto. "Pensamento Ecossistêmico e Teoria da Objetivação: Reflexões para práticas de matemática complexas e transdisciplinares". REMATEC 18, nr 43 (1.05.2023): e2023013. http://dx.doi.org/10.37084/rematec.1980-3141.2023.n43.pe2023013.id475.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Em virtude da emergência da transdisciplinaridade como paradigma de ciência pós contemporânea, bem como os desafios de sua implantação na educação, este artigo analisou reflexões de propostas pedagógicas de matemática complexas e transdisciplinares, tendo como aporte teórico, as convergências da Teoria da Objetivação e do Pensamento Ecossistêmico, debatidas no curso de extensão Professor-Pesquisador, o qual foi desenvolvido com docentes de matemática do ensino fundamental. A análise, baseada na metodologia da Analise Textual Discursiva, revelou que tais propostas aspiram a construção de conhecimentos matemáticos pelos princípios da multireferencialidade e da multidimensionalidade. Assim, concluiu-se que tais princípios são um dos requisitos da formação docente em matemática, de modo a se promover práticas complexas/transdisciplinares. A pesquisa também concluiu que trabalhar com as práticas requisitadas, requer um mapeamento detalhado sobre teorias de aprendizagem e processos de construção do conhecimento que os docentes possuem, sendo tópico para outros estudos no tema.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Messias, Elvis Rezende, Antônio Joaquim Severino, Mariana Silva Mancilha i Izabel Cristina Petraglia. "Epistemologia da complexidade e transdisciplinaridade: uma introdução". Educação & Linguagem 26, nr 1 (29.08.2023): 5–29. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1043/el.v26n1p5-29.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo, oriundo de pesquisa bibliográfica, objetiva apresentar uma introdução à epistemologia da complexidade e à transdisciplinaridade, destacando seus contributos à investigação educacional, segundo a obra de Edgar Morin. Partimos da exposição da crítica complexa aos fundamentos da ciência clássica, seguida de uma problematização sobre o que o pensamento complexo entende por método e metodologia. Apresentamos, na sequência, os principais operadores do pensamento complexo e os acenos quanto à imbricação entre complexidade, transdisciplinaridade, epistemologia e educação. Distinguimos ainda racionalidade, racionalismo e racionalização, sintetizando, por fim, os princípios da inteligibilidade complexa. Os resultados nos permitem entrever que a epistemologia complexa e a transdisciplinaridade se entrelaçam e oferecem singular contribuição à educação contemporânea e à constituição dos diversos saberes humanos, na medida em que possibilitam maior conscientização da multidimensionalidade do real, dos limites e possibilidades da compreensão e da condição humana, bem como da percepção de que um conhecimento evidente, claro e distinto, que pretende dissipar todas as dúvidas e paradoxos existentes, não parece ainda ser acessível ao ser humano.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
11

Monteiro, Sílvia, Marlene Castro, Leandro Almeida i José Fernando Cruz. "Alunos de excelência no ensino superior: Comunalidades e singularidades na trajectória académica". Análise Psicológica 27, nr 1 (2.12.2012): 79–87. http://dx.doi.org/10.14417/ap.184.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Várias perspectivas teóricas procuram explicar os altos níveis de desempenho. Factores de índole contextual, cognitiva, motivacional e de personalidade parecem descrever o percurso de vida dos sujeitos com elevados níveis de rendimento, sugerindo a complexidade e a multidimensionalidade da excelência humana. O presente estudo analisa o percurso académico de alunos com elevado rendimento académico nas áreas da engenharia e ciência da computação. Recorrendo à análise qualitativa do conteúdo das entrevistas identificaram-se os pontos em comum e as singularidades nos percursos dos participantes e a forma como tais variáveis se combinam no desenvolvimento e expressão dos desempenhos excelentes. Os resultados obtidos sugerem a presença de uma combinação de variáveis explicativas do sucesso académico nos seus discursos. Entre elas destacam-se as competências de auto-regulação e de auto controlo, assim como o envolvimento e esforço dispendido na realização das tarefas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
12

Bezerra, Adnan Medeiros, Hugo Miguel Lisboa Oliveira, Maria de Fatima de Medeiros Garcia, Thaisa Abrantes Souza Gusmão i Rennan Pereira de Gusmão. "Construção de metodologia para caracterização de métodos/tecnologias disruptivas". Research, Society and Development 12, nr 3 (6.03.2023): e16512340626. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i3.40626.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo do projeto foi construir uma metodologia para caracterização de métodos/tecnologias disruptivas. Para tanto, de modo a buscar julgar quantitativamente o grau de disruptividade de uma aplicação, foi desenvolvido um quadro de avaliação de inovações disruptivas com base na multidimensionalidade de identificação de potenciais disruptividade, que se baseia em características como a maturidade do projeto, a sua capacidade de reduções de custos, os seus nichos de mercado. Desta forma, para pôr tais indicadores de inovação em prática e realizar uma validação mais rápida e objetiva, foi desenvolvido, de forma inteiramente original, uma plataforma tecnológica web em formato de single-page application chamado ShareTech, desenvolvida em JavaScript, com perfil robusto e moderno. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que, a metodologia desenvolvida terá o potencial de avaliar/caracterizar tecnologias com inovações disruptivas, auxiliando assim, diversas instituições de ciência, tecnologia e inovação, na seleção de quais tecnologias poderão chegar ao mercado e quais tem uma maior possibilidade de investimentos públicos ou privados. Após o uso da metodologia e software para análise da disruptividade das tecnologias, haverá um melhor dimensionamento e valorização de pesquisas e instituições de ciência, tecnologia e inovação sediadas no Brasil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
13

Santos, Gilberto Vieira, i Antonio Thomaz Júnior. "O MOVIMENTO INDÍGENA CONTEMPORÂNEO E A GEOGRAFIA / The contemporary Indigenous Movement and Geography / El Movimiento Indígena contemporâneo y Geografía". REVISTA NERA 23, nr 54 (7.07.2020): 137–62. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v23i54.7915.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Neste artigo buscamos destacar o histórico das lutas engendradas pelos povos indígenas no Brasil e os contextos que levaram a constituição de lutas conjuntas por diferentes povos e a constituição do Movimento Indígena. Compreendida em sua multidimensionalidade, a luta dos povos indígenas possui características que a diferenciam de outras lutas por território, visto que a própria compreensão de território está distante da compreensão comum de outros movimentos em luta no campo brasileiro. As pesquisas no campo da ciência geográfica, que já há alguns anos se debruçam sobre a realidade do campo, ainda está frente ao desafio de aprofundar sua leitura a partir dos povos indígenas. Buscamos, com este artigo, dar nossa contribuição para esta construção. Como citar este artigo:SANTOS, Gilberto Vieira dos; THOMAZ JUNIOR, Antonio. O Movimento Indígena contemporâneo e a Geografia. Revista NERA, v. 23, n. 54, p. 137-162, dossiê, 2020.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
14

Fuini, Lucas Labigalini. "A ABORDAGEM SOBRE O TERRITÓRIO EM AUTORES DA GEOGRAFIA BRASILEIRA: MUTAÇÕES DE UM CONCEITO". GEOgraphia 20, nr 42 (23.05.2018): 38. http://dx.doi.org/10.22409/geographia.v20i42.740.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo: O objetivo deste artigo é reconhecer, através de uma seleção de autores e obras, as características principais da abordagem territorial na Geografia brasileira desenvolvida desde fins dos anos 1970, quando se reconhece um verdadeiro interesse na sistematização e no conhecimento teórico sobre o conceito em nossa ciência. No perpassar por autores, objetiva-se identificar a crescente multidimensionalidade e transescalaridade que o conceito adquire nos seus conteúdos e aplicações e a mudança de sentido explicativo que assume no avançar dos anos 2000.Palavras-chave: Território. Territorialidade. História do pensamento. Político. Geografia brasileira. THE APPROACH TO THE TERRITORY IN AUTHORS OF THE BRAZILIAN GEOGRAPHY: MUTATIONS OF A CONCEPTAbstract: The purpose of this article is to recognize, through a selection of authors and works, the main features of the territorial approach in the Brazilian Geography developed since the late 1970s, when it recognizes a real interest in the systematization and theoretical knowledge about the concept in our science. In pervade by authors, aims to identify the increasing multidimensionality and transescalarity that the concept gets in their content and applications and the change in explanatory sense that assumes in advance the years 2000.Keywords: Territory. Territoriality. History of thought. Political. Brazilian geography. EL ENFOQUE SOBRE EL TERRITORIO EN AUTORES DE GEOGRAFÍA BRASILEÑA: MUTACIONES DE UN CONCEPTOResumen: El objetivo de este artículo es reconocer, a través de una selección de autores y obras, las características principales del abordaje territorial en la Geografía brasileña desarrollada desde fines de los años 1970, cuando se reconoce un verdadero interés en la sistematización y en el conocimiento teórico sobre el concepto en nuestra ciencia . En el traspaso por autores, se objetiva identificar la creciente multidimensionalidad y transescalaridad que el concepto adquiere en sus contenidos y aplicaciones y el cambio de sentido explicativo que asume a lo largo de los años 2000.Palabras-clave: Territorio. Territorialidad. Historia del pensamiento. Político. Geografía brasileña.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
15

Fuini, Lucas Labigalini. "A ABORDAGEM SOBRE O TERRITÓRIO EM AUTORES DA GEOGRAFIA BRASILEIRA: MUTAÇÕES DE UM CONCEITO". GEOgraphia 20, nr 42 (23.05.2018): 38. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2018.2042.a13831.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo: O objetivo deste artigo é reconhecer, através de uma seleção de autores e obras, as características principais da abordagem territorial na Geografia brasileira desenvolvida desde fins dos anos 1970, quando se reconhece um verdadeiro interesse na sistematização e no conhecimento teórico sobre o conceito em nossa ciência. No perpassar por autores, objetiva-se identificar a crescente multidimensionalidade e transescalaridade que o conceito adquire nos seus conteúdos e aplicações e a mudança de sentido explicativo que assume no avançar dos anos 2000.Palavras-chave: Território. Territorialidade. História do pensamento. Político. Geografia brasileira. THE APPROACH TO THE TERRITORY IN AUTHORS OF THE BRAZILIAN GEOGRAPHY: MUTATIONS OF A CONCEPTAbstract: The purpose of this article is to recognize, through a selection of authors and works, the main features of the territorial approach in the Brazilian Geography developed since the late 1970s, when it recognizes a real interest in the systematization and theoretical knowledge about the concept in our science. In pervade by authors, aims to identify the increasing multidimensionality and transescalarity that the concept gets in their content and applications and the change in explanatory sense that assumes in advance the years 2000.Keywords: Territory. Territoriality. History of thought. Political. Brazilian geography. EL ENFOQUE SOBRE EL TERRITORIO EN AUTORES DE GEOGRAFÍA BRASILEÑA: MUTACIONES DE UN CONCEPTOResumen: El objetivo de este artículo es reconocer, a través de una selección de autores y obras, las características principales del abordaje territorial en la Geografía brasileña desarrollada desde fines de los años 1970, cuando se reconoce un verdadero interés en la sistematización y en el conocimiento teórico sobre el concepto en nuestra ciencia . En el traspaso por autores, se objetiva identificar la creciente multidimensionalidad y transescalaridad que el concepto adquiere en sus contenidos y aplicaciones y el cambio de sentido explicativo que asume a lo largo de los años 2000.Palabras-clave: Territorio. Territorialidad. Historia del pensamiento. Político. Geografía brasileña.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
16

Fuini, Lucas Labigalini. "A ABORDAGEM SOBRE O TERRITÓRIO EM AUTORES DA GEOGRAFIA BRASILEIRA: MUTAÇÕES DE UM CONCEITO". GEOgraphia 20, nr 42 (23.05.2018): 38. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2018.v20i42.a13831.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo: O objetivo deste artigo é reconhecer, através de uma seleção de autores e obras, as características principais da abordagem territorial na Geografia brasileira desenvolvida desde fins dos anos 1970, quando se reconhece um verdadeiro interesse na sistematização e no conhecimento teórico sobre o conceito em nossa ciência. No perpassar por autores, objetiva-se identificar a crescente multidimensionalidade e transescalaridade que o conceito adquire nos seus conteúdos e aplicações e a mudança de sentido explicativo que assume no avançar dos anos 2000.Palavras-chave: Território. Territorialidade. História do pensamento. Político. Geografia brasileira. THE APPROACH TO THE TERRITORY IN AUTHORS OF THE BRAZILIAN GEOGRAPHY: MUTATIONS OF A CONCEPTAbstract: The purpose of this article is to recognize, through a selection of authors and works, the main features of the territorial approach in the Brazilian Geography developed since the late 1970s, when it recognizes a real interest in the systematization and theoretical knowledge about the concept in our science. In pervade by authors, aims to identify the increasing multidimensionality and transescalarity that the concept gets in their content and applications and the change in explanatory sense that assumes in advance the years 2000.Keywords: Territory. Territoriality. History of thought. Political. Brazilian geography. EL ENFOQUE SOBRE EL TERRITORIO EN AUTORES DE GEOGRAFÍA BRASILEÑA: MUTACIONES DE UN CONCEPTOResumen: El objetivo de este artículo es reconocer, a través de una selección de autores y obras, las características principales del abordaje territorial en la Geografía brasileña desarrollada desde fines de los años 1970, cuando se reconoce un verdadero interés en la sistematización y en el conocimiento teórico sobre el concepto en nuestra ciencia . En el traspaso por autores, se objetiva identificar la creciente multidimensionalidad y transescalaridad que el concepto adquiere en sus contenidos y aplicaciones y el cambio de sentido explicativo que asume a lo largo de los años 2000.Palabras-clave: Territorio. Territorialidad. Historia del pensamiento. Político. Geografía brasileña.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
17

Branco, Evandro Albiach, Daniel Rondinelli Roquetti i Evandro Mateus Moretto. "O sistema terrestre (land system) como plataforma de integração e interpretação das complexas relações ambiente-sociedade". Sustentabilidade em Debate 8, nr 3 (29.12.2017): 111–25. http://dx.doi.org/10.18472/sustdeb.v8n3.2017.24518.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O chamado sistema terrestre – ou Land System, como a componente terrestre do Sistema Terra – ou Earth System, constitui um sistema eminentemente acoplado entre ambientes e sociedades. Por operar na complexa interface entre os campos sociais e naturais, a ciência do sistema terrestre emerge como uma plataforma de integração das diferentes dimensões relacionadas às mudanças ambientais. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo a reflexão sobre as relações entre o tema, a interdisciplinaridade e a complexidade. O trabalho identifica esse viés integrador a partir de três características: a) o potencial para representação da pluralidade e multidimensionalidade de diversos sistemas de conhecimento, em diferentes estágios de estabilização; b) ser dotado do papel de mediador de processos socioecológicos, atuando simultaneamente como sua causa e consequência; e c) em decorrência dos itens anteriores, ser enquadrado como um sistema eminentemente complexo e, dessa forma, sujeito a seu conjunto de características, propriedades e comportamentos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
18

Paulo, Lucas dos Santos de, i Rodrigo Rabello. "Livro, documento e intencionalidades". RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 21 (19.12.2023): e023030. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v21i00.8674821.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: A defesa do argumento de que a materialidade do livro e do documento transcende a dimensão informacional estrita ao seu conteúdo e ao seu caráter utilitário encontra – nos estudos sobre a atribuição de intencionalidade aos objetos – um caminho teórico para se refletir sobre dimensões de materialidade. Objetivo: Explorar estudos sobre a atribuição de intencionalidade aos objetos como subsídio para demonstrar aspectos da multidimensionalidade da materialidade do livro e do documento. Metodologia: O referencial teórico conta com contribuições de autores que versam sobre a intencionalidade atribuída aos objetos no âmbito de saberes historiográficos, documentalistas e fenomenológicos, servindo de base para trazer luz ao mapeamento de estudos brasileiros contidos na Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Os dados coletados foram explicitados mediante a ferramenta de visualização Voyant Tools, desenvolvida no âmbito das humanidades digitais. Resultados: Foi possível observar que os textos mapeados tratam o livro e o documento como objetos simbólicos, com valores culturais, sociais, de memória, entre outros. Conclusão: As diferentes noções de intencionalidade identificadas auxiliam a visualizar as atribuições de valores por sujeitos em contexto social e institucional, algo que auxilia a observar as dimensões de materialidade dos objetos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
19

Botelho Moniz, Jorge. "A secularização na ultramodernidade católica europeia". Em Tese 13, nr 1 (9.07.2016): 188. http://dx.doi.org/10.5007/1806-5023.2016v13n1p18.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
http://dx.doi.org/10.5007/1806-5023.2016v13n1p188A ultramodernidade europeia trouxe um novo entendimento sobre o conceito de secularização. Mais sensível à pluralidade das suas expressões contextuais e à sua multidimensionalidade, a sociologia da religião redefiniu-a dentro dum campo mais plural, não se atrevendo porém a entrar no campo empírico-factual. Este desiderato parece ter sido deixado à ciência política.A nossa investigação pretende, portanto, construir o primeiro conceito operativo e mensurável que, aplicado a um conjunto específico de países europeus – Áustria, Eslováquia, Espanha, Itália, Polónia e Portugal – e assente em critérios de pesquisa determinados – variáveis sociológica, político-histórica e jurídica –, nos permita aferir mais rigorosamente sobre os contornos modernos deste fenómeno.Com o recurso a um tipo específico de análise sobre a secularização desejamos não somente introduzir um contributo conceptual original, mas, principalmente, responder à demanda de estudos mais finos e de recorte epistemológico mais preciso sobre a deslocação e recomposição do religioso nas sociedades hodiernas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
20

Ferreira, Sônia Maria Isabel Lopes, Maridalva de Souza Penteado i Milton Ferreira da Silva Júnior. "Território e territorialidade no contexto hospitalar: uma abordagem interdisciplinar". Saúde e Sociedade 22, nr 3 (wrzesień 2013): 804–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902013000300014.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo trata o hospital como território de organização complexa, atravessado por múltiplos interesses, que ocupa lugar crítico na prestação de serviços de saúde, lugar de construção de identidades profissionais, com grande reconhecimento social. O objetivo diz respeito a compreender o hospital na perspectiva interdisciplinar. Para tanto, buscou-se o referencial teórico referente às concepções de território e territorialidade, oriundas da geografia e de outros campos do conhecimento, como a ciência da saúde e a filosofia. A partir da interação entre estas disciplinas aborda-se o hospital como território de produção de atos de saúde formado por segmentos e superfícies, agenciamentos entre profissionais e usuários que se entrecortam em um emaranhado de linhas de segmentaridade; nós, redes e malhas que revelam a produção territorial; poder e disciplinamento e o saber-poder que revelam as relações sociais, efetivadas entre os sujeitos e o objeto, ou seja, as relações que se concretizam no território e significam territorialidade. Concluiu-se, então, que o território hospitalar, como os demais territórios, é a expressão concreta e abstrata do espaço apropriado, produzido, formado em sua multidimensionalidade, pelos atores sociais que o (re)definem constantemente em suas cotidianidades, num campo de forças relacionalmente emaranhado por poderes nas mais variadas intensidades.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
21

Amorim, Ana Karolina Alves, i Rodrigo Rabello. "Materialidade do livro". RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 20 (14.10.2022): e022021. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v20i00.8670863.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: O livro é um objeto simbólico ou um “semióforo”, o que denota sua condição de estar “para além da informação”, envolvendo, ademais, materialidade e institucionalidade. Objetivo: Mapear autores, obras e temas relativos ou tangentes ao assunto “materialidade do livro” no âmbito da Ciência da Informação. Método: Realizou-se mapeamento da cobertura temática em bases de dados nacionais e internacionais; em seguida, procedeu-se a análise e a visualização dos textos identificados mediante a ferramenta Voyant Tools. Resultados: Foram analisados 100 documentos que cobriram o período entre 1996 e 2020, constatando maior ocorrência de publicações da temática materialidade do livro nos anos 2016, 2017 e 2018. No âmbito terminológico, destacaram-se expressões que levam à compreensão do livro como um suporte documental e simbólico que contém informação, compondo coleções em instituições preocupadas com a memória social, como é o caso das bibliotecas. Os periódicos que mais publicaram artigos sobre o tema foram Encontros Bibli e Journal of Documentation, e as bases de dados que mais indexaram periódicos que abordaram a temática foram a BRAPCI e a Library and Information Science Abstracts. Conclusão: O tema materialidade do livro estabelece uma ponte entre a amplitude do conceito “materialidade” e a relação entre livro e documento. O livro – quando estudado tendo como fundamento a multidimensionalidade da materialidade, seja expressa em meio analógico ou digital – se constitui como um objeto simbólico para além de ser concebido como uma mera fonte de informação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
22

Morrison Jara, Rodolfo. "O que une a Terapia Ocupacional? Paradigmas e perspectivas ontológicas da ocupação humana / What holds together the Occupational Therapy? Paradigms and ontological perspectives of human occupation". Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO 2, nr 1 (31.01.2018): 182–203. http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbto12699.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este texto propõe uma reflexão sobre a organização do conhecimento na Terapia Ocupacional. Posicionando-se a partir da Filosofia da Ciência e, de forma particular, no modelo kuhniano de desenvolvimento do conhecimento científico, o autor busca analisar "o que une a Terapia Ocupacional", uma disciplina multidimensional que diversifica e amplia seus campos de ação constantemente. Para isso, uma pesquisa historiográfica é realizada por meio de uma análise documental de fontes primárias. Paradigmas, comunidades científicas e perspectivas ontológicas são considerados como eixos centrais para compreender como a Terapia Ocupacional avançou desde suas origens até o paradigma atual da profissão, o Paradigma Social da Ocupação. O artigo termina convidando à exploração de novas formas de diálogo entre campos que, aparentemente, estão distanciados dos elementos ontológicos fundamentais da profissão, propondo que este diálogo fortalecerá a unidade disciplinar e permitirá uma melhor compreensão da multidimensionalidade da Terapia Ocupacional. AbstractThis text proposes a reflection about the organization of knowledge in Occupational Therapy. Positioning itself in the Philosophy of Science, and particularly in the Kuhnian Model of development of scientific knowledge, the author seeks to analyze "what holds the Occupational Therapy together", a multidimensional discipline that diversifies and amplifies its fields of action constantly. Thus, a historiographical research is carried out through a documentary analysis of primary sources. Paradigms, scientific communities and ontological perspectives are considered as the central axes to understand how Occupational Therapy has advanced from its origins to the current paradigm of the profession, the Social Paradigm of the Occupation. The paper ends inviting the exploration of new forms of dialogue between fields that seem to be distanced from the foundational ontological elements of the profession, proposing that this dialogue will strengthen the disciplinary unit and allow a better understanding of the multidimensionality of Occupational Therapy.Keywords: Epistemology; History; Kuhnian model; Ontology; Paradigms; Occupational Therapy.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
23

Bourdieu, Pierre. "Diálogo sobre a poesia oral na Cabília: entrevista de Mouloud Mammeri a Pierre Bourdieu". Revista de Sociologia e Política, nr 26 (czerwiec 2006): 61–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782006000100006.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Neste diálogo, Pierre Bourdieu e o etnólogo, escritor e poeta argelino Mouloud Mammeri (1917-1989) exploram e explicam as bases sociais, os usos e o sentido da poesia oral na sociedade e história cabilas. Como filho do penúltimo amusnaw (sábio; bardo) de sua tribo, Mammeri estava posicionado de maneira única para situar esse mestre das palavras que atuou na função tradicional de mediador e transportador do conhecimento e manteve-se como a encarnação viva da tamusni (a filosofia prática da excelência berbere), em relação com o marabuto (depositário das sagradas escrituras do Corão) e com os camponeses (que compõem seu público principal). Torná-se amusnaw graças a uma eleição e isso requer um duplo aprendizado: primeiro, por osmose em um meio saturado de comércio e disputas verbais (no treinamento de guerra, na assembléia da vila, nos mercados e nas peregrinações) e, depois, por meio de um treinamento explícito com um poeta-mestre que orienta uma série de exercícios e provas. Esse processo requer não apenas o domínio de uma variedade de técnicas verbais e de um cânone oratório, mas também implica absorver e encarnar a sabedoria. Jogando com a multidimensionalidade da linguagem, adaptando-a com flexibilidade diante das especificidades de cada situação e público, o bardo cabila era continuamente testado e suas habilidades culturais infinitamente refinadas, até o ponto em que ele não apenas dominasse as regras do ofício, mas também jogasse com elas, trangredindo-as no espírito da tradição a fim de inventar novas figuras retóricas e extrair o máximo de "rendimento" da linguagem. A tamusni emerge assim não apenas como um corpo de conhecimento inerte, desligado da vida e transmitido por si mesmo, mas como uma "ciência prática", constantemente revivida pela e para a prática. O poeta é o porta-voz do grupo que, por meio de seu discernimento cultural e uso técnico da linguagem, aperfeiçoa os valores específicos do grupo, separa coisas que são confusas e, ao iluminar o que é obscuro, mobiliza seu povo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
24

Antunes, Diogo Silveira Hereia y., i Andreia Mendes dos Santos. "A ESCOLA EM UMA REALIDADE QUÂNTICA: EDUCAÇÃO E PARADIGMAS EMERGENTES". POLÊM!CA 18, nr 4 (9.09.2019): 023–45. http://dx.doi.org/10.12957/polemica.2018.45071.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo: A emergência de paradigmas advindos de descobertas da física quântica, psicologia e biologia tem proporcionado novas formas de ver e interagir com o mundo, que rompem com o materialismo e a ciência moderna, perspectivas que ainda influenciam fortemente a sociedade contemporânea. Este artigo aborda a concepção de realidade fundamentada na teoria dos campos refletindo sobre as influências desta perspectiva na educação escolar. O método utilizado incluiu revisão da literatura, visitas técnicas em dez escolas no Brasil, Argentina e Uruguai – que foram registradas em diários de campo –e entrevistas com coordenadoras, professoras e mães de duas das escolas visitadas. O conteúdo coletado foi avaliado a partir da análise de conteúdo, conforme Bardin e Minayo. Os resultados das visitas possibilitaram revelar aspectos relacionados ao modo de ser escola e suas aproximações com as características das escolas emergentes; somando-se às entrevistas, foi possível verificar que as escolas emergentes propõem novas possibilidades de ser escola. As conclusões apontam que, guardadas as devidas diferenças conceituais, há um conjunto de escolas que se pautam a partir dos paradigmas quânticos, denominadas aqui de escolas emergentes, já constituindo experiências concretas destas “novas” Kósmoslogias. Adotar estes preceitos possibilita a compreensão da multidimensionalidade humana, biológica, emocional, racional, intuitiva, social e cultural, além da inseparatividade de nossa existência e do mundo que nos rodeia. Permite, também, a adoção de práticas ainda pouco comuns nas escolas contemporâneas como o Yoga, meditação, danças circulares e psicodrama, além de convergir para que se assuma um posicionamento ético de respeito a todas as formas de vida e superação de qualquer forma de exploração e sectarismo.Palavras-chave: Paradigmas. Escolas Emergentes. Física Quântica. Teoria dos Campos.Abstract: The emergence of paradigms arising from the discoveries of quantum physics, psychology and biology have provided new ways of seeing and interacting with the world that break with materialism and modern science, perspectives that still strongly influence contemporary society. This research approaches the concept of reality based on the field theory reflecting on the influences of this perspective in school education. The methodology used included review of the literature, technical visits in ten schools in Brazil, Argentina and Uruguay – which were recorded in field journals – and interviews of coordinators, teachers and mothers of two of the schools visited. The collected content was evaluated using the content analysis, according to Bardin and Minayo. The results of the visits made it possible to reveal aspects related to the way of being school and its approximations with the characteristics of the emerging schools; In addition to the interviews, it was possible to verify that emerging schools propose new possibilities for being a school. The conclusions point out that, with due regard for conceptual differences, there is a set of schools based on the quantum paradigms, referred to here as emerging schools, already being concrete experiences of these "new" Kósmoslogies. Adopting these precepts enables the understanding of human multidimensionality, biological, emotional, rational, intuitive, social and cultural, as well as the inseparability of our existence and the world around us. It allows the adoption of practices still uncommon in contemporary schools such as Yoga, meditation, circular dances and psychodrama, and still converges to assume an ethical position of respect for all forms of life and overcoming any form of exploitation and sectarianism.Keywords: Paradigms. Emerging Schools. Quantum physics. Theory of Fields.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
25

António Cachapuz. "EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: CONTRIBUTOS PARA A MUDANÇA". Revista Vitruvian Cogitationes 3, nr 2 (3.11.2022): 64–80. http://dx.doi.org/10.4025/rvc.v3i2.65705.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Apresenta-se uma reflexão crítica sobre três problemáticas pertinentes da educação em ciências - orientação do ensino, reconceptualização curricular e pesquisa/inovação – visando estimular o seu debate e sugerir caminhos possíveis para a sua melhoria no quadro de uma educação em ciências para a cidadania. O estudo está ancorado em princípios epistémicos da Complexidade de Morin, em particular, a multidimensionalidade, multirreferencialidade e incompletude do conhecimento. Dirige-se sobretudo aos professores de ciências (ensino não superior) e formadores de professores de ciências tendo em vista o seu desenvolvimento profissional. O estudo adota uma abordagem da pesquisa qualitativa de natureza interpretativa de dados oriundos de fontes diversas. Na discussão sobre estratégias para a mudança, o estudo debruça-se sobre o debate em curso sobre as orientações STEM/CTS (orientação do ensino), sobre alternativas à arquitetura curricular (currículo) e sobre a reorientação do papel da pesquisa como inovação, estratégias a levar a cabo de forma articulada.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
26

Bonhsack, Ralf. "A Multidimensionalidade do Habitus e a Construção de Tipos Praxiológica". ETD - Educação Temática Digital 12, nr 2 (22.11.2010): 22. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v12i2.1186.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Nas Ciências Sociais, no âmbito da interpretação das ações, encontram-se basicamente dois caminhos metodológicos. O primeiro se baseia na imputação de intenções subjetivas e na construção de motivos, sendo desenvolvido por Alfred Schütz, fundador da Fenomenologia Social, em conexão com a Sociologia Interpretativa de Max Weber. Trata-se, neste caso, de uma re-construção (construção de segundo grau), de uma interpretação e teorização feitas da mesma forma que as efetuamos no cotidiano, no senso comum, ou seja, de construção de motivos e de tipos (construção de primeiro grau). Diferentemente de uma re-construção desta construção de tipos do senso comum, o segundo caminho, aquele da construção de tipos praxiológica, transcende a teorização e a interpretação do senso comum e busca pelas estruturas da praxis dos atores no campo de pesquisa, por seus modus operandi, habitus ou estruturas de orientação. O foco da interpretação são as práticas incorporadas e o saber ateórico ou implícito que guia as ações. Aqui estabelecemos uma conexão com a Sociologia do Conhecimento de Karl Mannheim e seu método documentário, bem como com a teoria do habitus de Pierre Bourdieu. Com base no método documentário, desenvolvemos uma metodologia prática de pesquisa de interpretação e de construção de tipos. Esquivamo-nos, desta forma, da interpretação de caso único, enfatizando o trabalho com base na análise comparativa e extraindo o sistema de orientação (tipificação de sentido). Procuramos em que condições ou espaços de experiência (de formas específicas de acordo com o milieu, geração, gênero, etc), as orientações ou habitus tipificados são formados (tipificação sócio-genética). Trata-se finalmente de identificar a sobreposição de diferentes espaços de experiência, e, portanto, a multidimensionalidade das (géneses das) orientações e habitus (tipificação multidimensional). A tipificação sócio-genética contribui para a solução do problema da generalização na pesquisa social qualitativa.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
27

Lebaron, Frédéric. "Sociologia e ciências sociais em tempos de austeridade". Sociedade e Estado 33, nr 2 (sierpień 2018): 529–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-699220183302012.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo Este artigo tem por objetivo demonstrar a importância da sociologia para a análise das políticas de austeridade em tempos de crises políticas e sociais. Tomando como base a Europa nos anos 2000, mostra-se que as políticas de austeridade fiscal são um objeto científico complexo que deve ser analisado do ponto de vista sociológico e não somente econômico. Lebaron analisa a austeridade como uma crença econômica e como um discurso performativo, mostrando que as representações econômicas - das mais teóricas às mais práticas - desempenham um papel crucial na construção e reprodução da ordem social. São essas representações econômicas que estruturaram as instituições e crenças coletivas nos países europeus principalmente a partir dos anos de 1970 e 1980, período de expansão do neoliberalismo e da financerização. O autor apresenta em seguida os mecanismos e atores da austeridade: os Estados europeus (eurocracias); as instituições e os agentes individuais nesse campo. Em um terceiro ponto, Lebaron critica a noção de “austeridade expansionista” e mostra como o capitalismo financeiro tem tomado cada vez mais o controle de nossas sociedades. Por fim, Lebaron analisa os efeitos sociais da austeridade fiscal com base na ideia de “dinâmica complexa do bem-estar”. O autor defende a importância de que sejam criados modelos alternativos que considerem a multidimensionalidade do bem-estar em nossas sociedades.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
28

Pires, Eulina Patrícia Oliveira Ramos, i Luzia Wilma Santana da Silva. "A feminização da velhice reveses com a doença crônica e o meio de pertencimento". ODEERE 9, nr 1 (1.05.2024): 65–79. http://dx.doi.org/10.22481/odeere.v9i1.12920.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre a feminização da velhice e o contexto sócio-familiar-parental de mulheres na contemporaneidade, com destaque para o impacto das doenças crônicas não transmissíveis no processo de envelhecimento e suas ramificações para o grupo de pertencimento, as estratégias de plasticidade – a resiliência –, da mulher idosa no enfrentamento das vicissitudes impostas pelo processo saúde-doença. Busca também refletir sobre questões que envolvem a multidimensionalidade do processo de viver-envelhecer da mulher. Preocupa-se em promover sensibilização de profissionais da área das ciências da saúde a uma práxis interdisciplinar para os cuidados às especificidades do ser mulher idosa, enlaçando o contexto de pertencimento relacional. Assenta-se em uma abordagem de ensaio teórico.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
29

Pereira, Yara Christina Cesário. "Fundamentos e Práticas para o Ensino de Ciências – Curso Licenciatura Indígena Guarani - Pedagogia". REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental 39, nr 1 (14.04.2022): 220–43. http://dx.doi.org/10.14295/remea.v39i1.13013.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo desse ensaio é apresentar experiências didáticas vivenciadas junto ao grupo do 5º período da disciplina de Fundamentos e Práticas para o Ensino de Ciências do Curso de Licenciatura Indígena Guarani — Habilitação Pedagogia – UNIVALI configurando a docência a partir da percepção indígena, valorizando os saberes, os sabores e os fazeres tradicionais da aldeia/comunidade e, ao mesmo tempo, vislumbrando possibilidades de dialogar com o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense - CBTC (2019). Os(as) protagonistas são os(as) 18 acadêmicos(as) que, ao trazerem as vozes das suas aldeias, nos conectam com os princípios essenciais: o respeito ao universo, aos ciclos naturais e a terra onde tudo nasce. A perspectiva intercultural possibilitou enxergar, como interdependentes, a singularidade na diversidade e o seu contrário. Evidenciou, também, a boniteza da multidimensionalidade de culturas e a riqueza da integração de práticas para o ensino de Ciências que podem ser complementares. Enxergar com o olhar de uma cultura, a cultura do outro. Olhar com o olhar que repara, pois reparar é “por em bom estado”. Esse é o exercício que deve ser vivenciado por professores(as) das escolas indígenas e não indígenas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
30

Silva, Rodrigo Da Luz, Christiana Andréa Vianna Prudêncio i Alessandra Nasser Caiafa. "CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS VISANDO À FORMAÇÃO CIDADÃ". Investigações em Ensino de Ciências 23, nr 3 (22.12.2018): 60. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p60.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Essa pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições de um processo formativo no ensino de Ciências, que assume os pressupostos da Educação Ambiental Crítica, para a formação socioambiental de estudantes frente aos problemas ambientais existentes em sua comunidade. Esse processo formativo contou com a participação de 17 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que residem em uma comunidade rural do município de Cruz das Almas – Bahia. A coleta e análise dos dados ocorreram por meio da construção de desenhos desenvolvidos em oficinas participativas em Ciências para investigar os conhecimentos prévios e adquiridos a respeito da percepção ambiental dos estudantes. Como resultado foi possível perceber o quanto o viés naturalista está impregnado na formação dos estudantes, fato que dificulta a compreensão do Meio Ambiente, de forma a considerá-lo em sua multidimensionalidade. Contudo, a análise revela ser possível a transição de uma concepção ambiental mais reducionista para outra mais abrangente, a depender de como a Educação Ambiental é inserida, especialmente no ensino de Ciências, revelando também certa aproximação entre as representações de Meio Ambiente dos estudantes com a realidade vivenciada por eles, à medida que ocorre uma gradativa inserção do ser humano e de suas construções nesse meio.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
31

Righes, Antônio Carlos Minussi, i Rosane Carneiro Sarturi. "Concepção histórica dos institutos federais de educação ciência e tecnologia". Revista Brasileira de História da Educação 21, nr 1 (9.02.2021): e173. http://dx.doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e173.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A entrevista com o professor Eliezer Moreira Pacheco aconteceu na residência deste, no dia 24 de abril de 2019, às 14 h. As perguntas foram específicas sobre multidimensionalidades históricas e suas implicações na criação da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFECT) e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Durante a entrevista, o professor Eliezer Moreira Pacheco esclareceu sobre a origem e a concepção dos IFs, no que concerne à proposta didático-pedagógica, à pesquisa e à titulação do corpo docente e à infraestrutura, considerando um diferencial de ensino, modelo único no mundo. Nas abordagens com o entrevistado, o professor Eliezer justificou os motivos de implantação dos IFs, a necessidade de se implantar níveis e modalidades de ensino, considerando a finalidade dos IFs que são verticalização didático-pedagógica, transversalidade e territorialidade (Pacheco, 2011). No momento da interlocução entre entrevistado e entrevistador, foi solicitada ao colaborador da pesquisa a autorização da conversa gravada de que se usufruiu, para que posteriormente permitisse a reprodução das informações para o tratamento e análise do conteúdo. A autorização foi por e-mail, no momento em que o entrevistado revisou o conteúdo da transcrição das falas e retornou por e-mail para a caixa postal do entrevistador; tendo sido anuída a entrevista, ainda, foi assinado um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para se divulgar a identidade pessoal. Em cada questionamento, foi permitido se provocar outros questionamentos complementares relacionados às perguntas elaboradas. O conteúdo gravado está disponível para o entrevistado, com total sigilo nos documentos particulares do entrevistador, e ficará armazenado pelo prazo de cinco anos. Por fim, no relatório dos resultados da coleta de informações, foram transcritas e analisadas as falas. Ao se analisar as respostas a respeito dos métodos de entrevista semiestruturada, buscou-se fundamento teórico na obra de Creswel (2010), que esclarece que nas entrevistas o pesquisador conduz a investigação face a face com os participantes. A articulação da entrevista torna-se informal no momento em que são constatados dados importantes para a análise da tese.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
32

Costadella, Ana Aparecida, Denyse Amorim de Oliveira i Ozias De Jesus Soares. "“Quem trabalha no ramo, aprende na prática”". Revista Cadernos do Ceom 35, nr 57 (20.12.2022): 226–38. http://dx.doi.org/10.22562/2022.57.12.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Ancorado no entendimento da multidimensionalidade da educação museal, o texto apresenta reflexões que correlacionam a faixa etária de educadores e a possível ocorrência de experiências acumuladas em seus percursos profissionais em espaços culturais. Questiona se educadores museais com maior idade apresentariam um portfólio de experiências em mediação em museus e instituições culturais que ensejariam maior desenvoltura nesses espaços. Inserido em uma investigação mais ampla, que toma os sujeitos da educação museal como partícipes da construção de novos conhecimentos, a pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativa, considera a experiência de um museu de ciências e saúde como plataforma para compreender o modo como a díade idade-experiências se manifesta nas instituições. Dialogando com a literatura sobre a atuação de educadores museais, traz um conjunto de dados que alavanca reflexões sobre os desafios e oportunidades no âmbito da força de trabalho no campo da educação museal.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
33

Rios, Flavia, i Stefan Klein. "Lélia Gonzalez, uma teórica crítica do social". Sociedade e Estado 37, nr 3 (wrzesień 2022): 809–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-6992-202237030003.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo A produção teórica de Lélia Gonzalez se insere na tradição ensaística brasileira, rica em produzir interpretações sobre o Brasil e a América Latina. Em que pese a relevância e originalidade do pensamento da autora, ainda são relativamente incipientes os investimentos de pesquisa voltados à teoria social proposta pela pensadora brasileira. Neste artigo, busca-se identificar os fundamentos da teoria social produzida por Lélia Gonzalez, dando especial atenção a seus vínculos com o pensamento sociológico. O intuito é realçar a multidimensionalidade de sua abordagem, que mobiliza e dialoga criticamente com autoras(es) clássicas(os) das ciências sociais, apontando suas limitações em termos heurísticos, e articulando-se com investigações e reflexões que conferem aos conceitos de raça/cor e gênero lugar equiparável ao de classe na interpretação crítica do social.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
34

Silva, Ezir George. "MARCEL, Gabriel. Fragmentos Filosóficos (1909 - 1914):". Trilhas Filosóficas 13, nr 3 (31.03.2020): 185–95. http://dx.doi.org/10.25244/tf.v13i3.1245.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O Pensamento de Gabriel Marcel situa-se nos discursos e debates sobre Filosofia, Dramaturgia e Música. Marcel foi um escritor fecundo, profundo e engajado. Ao longo de sua trajetória, produziu dezenas de obras científicas e ensaios sobre Filosofia. Entre seus estilos e produções literárias, destaca-se a dos Fragmentos. Nesse sentido, os Fragmentos Filosóficos (1909 - 1914) revive Marcel na sua juventude, aos vinte anos de idade, despontando como um pensador influente das Ciências Humanas. Os objetivos deste trabalho visam tanto colocar em relevo as questões inicias mais profundas, que serviram para Marcel preparar o caminho a uma criação futura, como brindar a Série Fenomenologia e Existência da UNIOESTE. A pretensão é apontar subsídios fenomenológicos que consigam ajudar o leitor a desvelar o sentido de suas próprias concepções e indicar vias de pesquisas e abordagens sobre a configuração do processo de compreensão do Ser, que envolve a multidimensionalidade do homem e suas possibilidades, no contexto de uma cultura da técnica e funcionalizadora da condição humana.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
35

Borges, Michelle Yasmine, Marcelle Lima Assunção i Camila Cremonezi Japur. "Experiências alimentares de pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs): uma revisão narrativa". Saúde em Revista 23, nr 1 (21.06.2023): 1–20. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1244/sr.v23e2304.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivou-se retratar consequências e significados das experiências alimentares de pessoas com DCNTs. Trata-se de uma revisão narrativa realizada pela busca em bases de dados, utilizando o referencial teórico de Castellanos (2015). 28 estudos qualitativos ou mistos, publicados entre 2003 e 2022, compuseram o corpus de análise, predominando a população de pessoas com câncer (n=9), doença renal crônica (n=7) e diabetes mellitus (n=5). Emergiram quatro temas associados a essas experiências alimentares: 1- A presença de sintomas como motivador para mudanças alimentares; 2- Perda de autonomia para fazer escolhas alimentares e do prazer em comer; 3- Impacto da interação profissional de saúde-cliente; e 4- A influência do núcleo social nas experiências alimentares. Poucos estudos das Ciências Sociais, Humanas e da Saúde aprofundaram-se em como essas pessoas lidam com as consequências e significados do comer, sendo necessário olhar para a multidimensionalidade da alimentação nos processos terapêuticos visando o cuidado integral ao ser humano.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
36

Moura, Diogo Henrique Juliano Pinto de, Douglas Bento das Chagas, Tainara Barbosa Nunes, Fernanda Michelle Duarte da Silva, Thallita Monalisa Sizenando Souza Lima, Eric Santos Santana, Patrícia Maria Barbosa Cintra Cerqueira, Annelise da Silva Oliveira, Elisangela das Neves Martins Luz i Betiane Fernandes da Costa. "Reflexões da interdisciplinaridade na educação em saúde". Caderno Pedagógico 21, nr 6 (12.06.2024): e4865. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n6-093.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A interdisciplinaridade é a “atitude de superação de toda e qualquer visão fragmentada e/ou dicotômica que ainda mantemos de nós mesmos, do mundo e da realidade”. Na área da saúde, os pressupostos da integração estão presentes há algum tempo e, nas últimas décadas, a interdisciplinaridade tem sido invocada para a criação de modelos pedagógicos e para a construção de um conhecimento partilhado por ciências biológicas e sociais. O objetivo é descrever aspectos importantes sobre o tema da interdisciplinaridade na educação em saúde.Trata-se de um estudo descritivo, que tem como objeto- a comunicação como importante ferramenta nas orientações prestadas para profissionais de saúde de uma forma geral. Sendo assim, concluímos que a interdisciplinaridade tem sido considerada por diversos autores como alternativa para se alcançar o desenvolvimento de um pensamento que responda pela complexidade que caracteriza o mundo atual, com seus desafios. Entre eles, encontram-se os problemas de saúde. Portanto, entende-se que a interdisciplinaridade na educação em saúde é fundamental para formar profissionais capazes de enfrentar os desafios complexos da saúde moderna. Ela promove uma visão holística, colaboração, inovação e uma abordagem centrada no paciente e na comunidade. Apesar dos desafios, investir em uma educação interdisciplinar é essencial para melhorar a qualidade do atendimento e promover a saúde de maneira mais eficaz e inclusiva. A saúde coletiva vai além da visão tradicional de saúde pública, buscando uma abordagem mais ampla e holística. Ela reconhece o ser humano em toda sua multidimensionalidade e complexidade, destacando a necessidade de compreendê-lo de forma interdisciplinar e interprofissional.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
37

Sousa, Milena Nunes Alves de, Lucas Lucena de Lima, Shawana Meita Souza Gomes, Yan Carlos de Sousa Diniz, Carolina Pedrosa Batista, André Luiz Dantas Bezerra, Elzenir Pereira de Oliveira Almeida i in. "Como traduzir saber científico em prática clínica: desafios e avanços da medicina translacional para a prática baseada em evidência". Caderno Pedagógico 21, nr 7 (1.07.2024): e5342. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n7-007.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A Medicina Translacional é uma abordagem interdisciplinar que visa acelerar a tradução do conhecimento científico da pesquisa básica para a prática clínica, com o objetivo de desenvolver novos tratamentos, diagnósticos e práticas médicas que beneficiem diretamente os pacientes e a população em geral. Esta investigação foi realizada conforme os princípios de uma revisão integrativa de literatura. Tendo como pergunta norteadora “Quais principais avanços e desafios da proposta da Medicina Translacional para a Prática Baseada em Evidências?”. Subsequentemente, foram validados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) "Evidence-Based Practice" AND "Translational Research". Entre os desafios mais prevalentes, destaca-se a predominância da complexidade biológica crescente e a multidimensionalidade das hipóteses terapêuticas são frequentemente citadas, a raridade de populações-alvo e a necessidade de uma mentalidade bayesiana, bem como a demora no acesso a terapias inovadoras, também contam como desafios, sendo igualmente proeminentes. Outro sim, a integração de abordagens quantitativas ao longo do espectro da descoberta e a valorização da abordagem centrada no paciente são recorrentes, além da tradução rápida de descobertas de pesquisa básica para aplicações clínicas e o desenvolvimento de terapias personalizadas são avanços significativos. É imperativo manter um compromisso contínuo com a qualidade, a segurança e a equidade no acesso aos cuidados de saúde. Somente através de uma abordagem colaborativa e centrada no paciente, pode-se alcançar o potencial pleno da medicina translacional e da prática baseada em evidências, promovendo assim uma saúde mais eficaz e holística.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
38

Fragoso, Clara Karolinne de Araujo Virginio, Josiane Dogenski, Maurício Marchi, Amélia Aparecida Pereira Piola i Madalena Pereira da Silva. "AS CONTRIBUIÇÕES DA TRANSDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA". Professare 12, nr 3 (3.11.2023): e3269. http://dx.doi.org/10.33362/professare.v12i3.3269.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os conceitos de complexidade e transdisciplinaridade, na perspectiva de autores como Edgar Morin, Basarab Nicolescu e Maria Candida de Moraes, são um convite para repensar a educação para o presente e para o futuro, uma vez que propõem a religação de saberes e evidenciam a multidimensionalidade da condição humana. O objetivo deste estudo é compreender como a reintegração das ciências naturais às humanidades (história, filosofia, artes, literatura, etc.) pode contribuir para a prática pedagógica de docentes da educação básica. Neste sentido, em uma abordagem qualitativa, foi realizada revisão bibliográfica relacionada ao tema, além de pesquisa exploratória das legislações e políticas públicas atinentes à formação de professores no Brasil. Com intuito de elucidar a proposta de integração dos referidos conceitos, também foi narrado relato de experiência de atividade realizada em perspectiva transdisciplinar, aplicada na Escola Municipal Carlos Pisani, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, do ensino fundamental, do Sistema SESI SENAI em parceria com a Prefeitura Municipal de Monte Carlo, Santa Catarina. Palavras-chave: Prática pedagógica. Transdisciplinaridade. Complexidade. Educação Básica. ABSTRACT The concepts of complexity and transdisciplinarity, from the perspective of authors such as Edgar Morin, Basarab Nicolescu and Maria Candida de Moraes, are an invitation to rethink education for the present and the future, as they propose the reconnection of knowledge and highlight the multidimensionality of human condition. The objective of this study is to understand how the reintegration of natural sciences into the humanities (history, philosophy, arts, literature, etc.) can contribute to the pedagogical practice of basic education teachers. In this sense, a bibliographical review related to the topic was carried out in a qualitative approach, in addition to exploratory research about the legislation and public policies regarding teacher's training in Brazil. In order to elucidate the proposed integration of the aforementioned concepts, an experience report of an activity carried out from a transdisciplinary perspective was also narrated, applied at the Carlos Pisani Municipal School, in a Youth and Adult Education class, in elementary school, of the SESI SENAI System in partnership with the Municipality of Monte Carlo, Santa Catarina. Keywords: Pedagogical practice. Transdisciplinarity. Complexity. Basic education.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
39

Nogueira, Marilac Luzia de Souza Leite Sousa, i Jorge Megid Neto. "Práticas interdisciplinares em educação ambiental na educação básica: o que indicam as pesquisas acadêmicas brasileiras de 1981 à 2012". ACTIO: Docência em Ciências 5, nr 2 (14.08.2020): 1. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v5n2.12449.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A pesquisa teve por objetivo analisar as práticas interdisciplinares em Educação Ambiental (EA) propostas ou implementadas na educação básica, descritas em teses e dissertações brasileiras. A multidimensionalidade presente nas questões ambientais e a importância da abordagem da EA, em todos os níveis escolares, numa perspectiva interdisciplinar, motivou a escolha do tema deste estudo. Buscou-se investigar a seguinte questão central: que concepções de Interdisciplinaridade, Ambiente e EA podem ser depreendidas da análise das pesquisas acadêmicas sobre práticas interdisciplinares em Educação Ambiental na educação básica? De um universo de 2.763 trabalhos, defendidos entre 1981 e 2012 e constantes do Banco de Teses do Projeto EArte, foram localizadas apenas 21 pesquisas relativas a esse objeto de estudo. Os documentos foram lidos, descritos e classificados quanto aos dados institucionais (autor, orientador, ano de defesa, instituição de ensino superior, programa de pós-graduação, unidade federativa, dependência administrativa, grau de titulação acadêmica) e quanto à prática interdisciplinar em Educação Ambiental, conforme os descritores: ano ou série escolar, tipo de escola, disciplinas abrangidas nas práticas, métodos e estratégias de ensino, recursos e materiais didáticos, tipo de integração curricular, referencial teórico-pedagógico, público envolvido e a interação entre ele, nível de integração disciplinar, concepção de ambiente, concepção de EA e sua manifestação curricular. As pesquisas concentraram-se, fortemente, na década de 2000, com dezoito trabalhos. As práticas analisadas, em sua maioria, centraram suas ações nos anos iniciais do ensino fundamental, desenvolvidas a partir de temas geradores ou projetos de ensino. Os materiais didáticos utilizados foram os comumente encontrados nas escolas, de baixo custo, além de atividades externas. As ações pedagógicas vincularam-se às propostas curriculares das escolas e as disciplinas mais envolvidas (sempre em conjunto com outras) foram Geografia e Língua Portuguesa, seguidas de Matemática, Ciências, História e Artes. Os pais e a comunidade assumiram papel cooperativo nas práticas e notou-se uma relação hierárquica quanto à decisão da proposta de trabalho por parte dos professores e pesquisadores para com os alunos; contudo, tanto no aceite da proposta, quanto no desenvolvimento das atividades pedagógicas, observou-se intensa participação dos estudantes. Dezoito práticas foram consideradas como interdisciplinares e três pluridisciplinares. Nas práticas analisadas predominou a concepção de ambiente integrado e de Educação Ambiental numa perspectiva crítica, manifestada como elemento essencial e integrado ao currículo escolar. Conforme a análise das pesquisas revelou, muito embora os professores demonstrassem interesse pela EA e pela prática interdisciplinar, não se encontravam preparados para esse tipo de trabalho, ao que se sugere investimento na formação continuada e revisitação nos cursos de formação inicial de professores.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
40

Araújo Santos, Lázaro, i Rogério Soares Cordeiro. "Ensino de biodiversidade na educação básica: um ensaio à luz da noção de “reflexão docente” proposta por Zeichner". Revista Macambira 7, nr 1 (3.07.2023): e071007. http://dx.doi.org/10.35642/rm.v7i1.877.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O processo educativo possui faces subjetivas, objetivas e intersubjetivas, dada a complexidade que permeia o ser humano. Tal multidimensionalidade é ainda mais evidente quando observadas temáticas abrangentes como Biodiversidade. Assim, este ensaio, que é de natureza qualitativa, documental e descritiva, teve como objetivo promover a reflexão acerca do ensino de Biodiversidade na Educação Básica, sob a perspectiva teórica e epistemológica de Zeichner. A partir de referencial citado, bem como de autores correlatos, foram elencados quatro grandes aspectos que devem permear a atividade cognitiva docente, no que tange a apresentação de abordagens referentes ao tema aqui proposto, sendo estes: i) a escolha do que abordar; ii) a relação entre escala global e local; iii) aspectos culturais, e; iv) justiça social. Assim, é necessário que os professores extrapolem a mera conceituação e considerem, também, nuances, dimensões sociais, culturais, econômicas e ambientais que permeiam o tema, apresentando a partir da prática reflexiva, tópicos integradores, como os que compõem as ciências ecológicas. Para tanto, tornam-se necessárias tanto a participação quanto a reflexão docente, antes mesmo da ‘escolha do que abordar’, ou seja, na construção do currículo que é, definitivamente, um lugar de disputa e, tradicionalmente, que privilegia a conceituação e a memorização mecânica, aspectos contraproducentes. Ensinar, a partir de temas integradores como a Biodiversidade, é fomentar uma formação de cidadãos com consciência sustentável, habilitados para analisar, criticar e intervir em suas realidades. ABSTRACT The educational process has subjective, objective and intersubjective faces, given the complexity that permeates human beings. Such multidimensionality is even more evident when observing broad themes such as Biodiversity. Thus, this essay, which is of a qualitative, documentary and descriptive nature, aimed to promote reflection on the teaching of Biodiversity in Basic Education, under Zeichner's theoretical and epistemological perspective. Based on the aforementioned reference, as well as on related authors, four major aspects were listed that should permeate the teaching cognitive activity, with regard to the presentation of approaches related to the theme proposed here, namely: i) the choice of what to address; ii) the relationship between global and local scale; iii) cultural aspects, and; iv) social justice. Thus, it is necessary for teachers to go beyond mere conceptualization and also consider nuances and social, cultural, economic and environmental dimensions that permeate the theme, approaching and presenting, from reflective practice, integrating topics, such as those that make up ecological the sciences ecological. Therefore, both participation and teacher reflection are necessary, even before the 'choice of what to address', that is, in the construction of the curriculum, which is definitely a place of dispute and, traditionally, privileges the conceptualization and mechanical memorization, counterproductive aspects. Teaching, based on integrative themes such as Biodiversity, is to encourage the formation of citizens with a sustainable conscience, qualified to analyze, criticize and intervene in their realities. Keywords: Biological Diversity, Cognitive activity, Sustainability, Teacher training.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
41

Lourenção, Luciano Garcia. "Qualidade de vida e o processo de trabalho em saúde: contribuições para o debate". Enfermagem Brasil 10, nr 2 (2.01.2020): 67–69. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v10i2.3842.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Desde a década de 70 tem surgido uma grande preocupação em investigar, por meio dos indicadores sociais, os ní­veis de satisfação, bem-estar e qualidade de vida nas populações e, a partir daí­, identificar quais os determinantes destes estados.Entre os assuntos que têm suscitado o interesse de pesquisadores de várias áreas, em âmbito nacional e internacional, estão as questões referentes ao mundo do trabalho e suas repercussões na saúde dos indiví­duos, especialmente os aspectos referentes í saúde dos profissionais da área da saúde. Nos últimos anos, a avaliação da qualidade de vida se tornou cada vez mais reconhecida e utilizada nesta área. Inúmeros instrumentos foram desenvolvidos para mensuração da qualidade de vida e vários trabalhos foram realizados com os mais diversos grupos de trabalhadores [1,2].Para avaliar qualidade de vida é importante, antes de tudo, entender sua conceituação. Relatos apontam que o termo foi empregado pela primeira vez na literatura médica na década de 1930. Na década de 1970, Campbel (1976) apud Awad e Voruganti [3] afirmou que qualidade de vida é uma vaga e etérea entidade, algo sobre a qual muita gente fala, mas que ninguém sabe claramente o que é, tentando elucidar as dificuldades na conceituação desse termo.Alguns autores referem que a utilização do conceito de qualidade de vida apresenta dois aspectos: um cotidiano, empregado pela população em geral; e outro cientí­fico, usado pelos profissionais das diferentes áreas da saúde [4].O interesse por esse conceito na área da saúde é recente, originado das transformações nos paradigmas que influenciaram mudanças nas polí­ticas e nas práticas do setor saúde nos últimos anos. Ter qualidade de vida depende de fatores intrí­nsecos e extrí­nsecos. Assim, há uma conotação diferente de qualidade de vida para cada indiví­duo, que é decorrente de sua inserção na sociedade. Portanto, não é possí­vel padronizar qualidade de vida, pois ela tem conotação individual, dependendo dos objetivos, das metas traçadas e das pretensões individuais [4]. Ao se pronunciar, durante a abertura do 2º Congresso de Epidemiologia, Rufino Netto [5] considerou como qualidade de vida boa ou excelente aquela que ofereça um mí­nimo de condições para que os indiví­duos nela inseridos possam desenvolver o máximo de suas potencialidades, sejam estas: viver, sentir ou amar, trabalhar, produzindo bens e serviços, fazendo ciências ou artes. No mesmo discurso, o autor afirmou ainda que falta o esforço de fazer da noção um conceito e torná-lo operativo.Em 1994, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reuniu diversos especialistas de vários paí­ses com o objetivo de conceituar qualidade de vida. Definida como a percepção do indiví­duo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações, a qualidade de vida é cercada de multidimensionalidade e subjetividade que dificultam sua conceituação [6]. Não deve ser medida apenas pelo prolongamento da existência, pois nela influem diversos fatores como saúde, moradia, trabalho, lazer e satisfação, entre outros [7].Destaca-se, ainda, que qualidade de vida consiste numa noção humana relacionada ao grau de satisfação na vida familiar, amorosa, social e ambiental e í estética existencial. Pressupõe a capacidade de sintetizar os elementos que uma sociedade considera como padrões de conforto e bem-estar. O termo é muito abrangente e reflete conhecimentos, experiências e valores individuais e coletivos que variam de acordo com o momento histórico, o espaço e a situação que o(s) indiví­duo(s) vivencia(m), sendo uma construção social influenciada pela relatividade cultural. Assim, quanto mais aprimorada a democracia, mais ampla a noção de qualidade de vida, o grau de bem-estar da sociedade e de igual acesso a bens materiais e culturais [6]. Porém, sabe-se que a subjetividade que envolve o conceito de qualidade de vida está relacionada í percepção que cada indiví­duo tem sobre seu estado de saúde e sobre os aspectos não médicos do seu contexto de vida, e a multidimensionalidade se refere í concepção de que a qualidade de vida depende de vários aspectos/dimensões [8].Diante disso, a qualidade de vida se torna algo pessoal, podendo ser avaliada apenas pelo indiví­duo e não por cientistas ou profissionais de saúde. Qualidade de vida é, portanto, uma importante variável na prática clí­nica e na produção de conhecimentos na área da saúde. Nesse aspecto, a melhoria da qualidade de vida passou a ser um dos resultados esperados, tanto das práticas assistenciais quanto das polí­ticas públicas para o setor, nos campos da promoção da saúde e da prevenção de doenças [9].Nos últimos anos tem-se observado uma intensificação no debate sobre as mudanças necessárias na gestão e organização do trabalho em saúde. Tal discussão ganha espaço no bojo das transformações que afetam o mundo do trabalho, as organizações em geral e as organizações de saúde. As dificuldades do exercí­cio profissional, abordando algumas das caracterí­sticas inerentes ao cuidado em saúde que, isoladamente ou em seu conjunto, definem um ambiente profissional formado por intensos estí­mulos emocionais que acompanham o adoecer, como o contato frequente com a dor e o sofrimento, o lidar com a intimidade corporal e emocional, o atendimento de pacientes terminais, o lidar com pacientes difí­ceis/queixosos, rebeldes e não aderentes ao tratamento, hostis, reivindicadores, autodestrutivos e/ou cronicamente deprimidos e o lidar com as incertezas e limitações do conhecimento e do sistema assistencial que se contrapõem às demandas e expectativas dos pacientes e familiares que desejam certezas e garantias [1].São muitos determinantes que comprometem a saúde e a qualidade de vida de profissionais de saúde e nesse contexto, avaliar a qualidade de vida (QV) destes profissionais permite subsidiar ações para melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional destes e, consequentemente, garantir uma melhoria na qualidade do atendimento prestado aos pacientes.Vários estudos apontam o quanto que, no cotidiano de trabalho das instituições de saúde, o cuidador profissional, de modo geral, não valoriza o ser cuidado, muitas vezes negligenciando o cuidado í sua própria saúde [1,10].A fragmentação dos processos de trabalho prejudica as relações entre os diferentes profissionais da saúde e destes com os usuários. O trabalho em equipe, assim como o preparo e disposição pessoal dos profissionais para lidarem com a dimensão subjetiva presente nas práticas de atenção í saúde, tem deixado a desejar [10].O trabalho em saúde é complexo e exige reflexão, ou seja, que as decisões sejam tomadas de forma articulada pelas diversas áreas do conhecimento, mediados pela dimensão ética e polí­tica.Neste contexto, é relevante destacar que as relações de cuidado acontecem na nossa vivência diária, na famí­lia, no trabalho, no conví­vio social em geral. Por isso, é necessário entender que o cuidar é uma maneira de ser de cada um, incorporado a um comportamento coparticipante de progressão individual e/ou coletiva, aglutinados às dimensões éticas e morais.No contexto da atuação profissional em saúde, onde a própria tarefa, que é o cuidar, causa grande ansiedade, a preocupação com a qualidade de vida é importante e necessária, desde o processo de formação, favorecendo o autoconhecimento e o apoio para trabalhar, ainda como estudante, os medos e ansiedades inerentes ao processo de cuidar dos outros e de si.O cuidar, como essência do processo de trabalho em saúde oportuniza a vivência de práticas pelo contato direto com os seres humanos em processo de sofrimento, coloca os profissionais diante de seus próprios conflitos e frustrações. Assim, é importante atentar que a qualidade de vida exige de todos nós a consciência de cultivar o interesse pela nossa vida, pela vida das outras pessoas. Trata-se de um compromisso em aperfeiçoar a arte de viver, de educar e cuidar.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
42

Mascarenhas, Yraguacyara Santos, Conceijécia Nóbrega da Cunha, Cristiane De Lira Fernandes, Ruzinete Moura dos Santos i Ildone Forte de Morais. "O cuidado e suas dimensões: uma revisão bibliográfica". Trilhas Filosóficas 10, nr 1 (12.07.2018): 85–106. http://dx.doi.org/10.25244/tf.v10i1.3064.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: a problemática central deste artigo é o cuidado. O cuidado não como expressão única do tecnicismo, mas em suas múltiplas dimensões. Objetivo: discutir o cuidado numa perspectiva ampliada, envolvendo suas expressões subjetivas, espirituais, corporais e ambientais. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica sobre as dimensões do cuidado, tendo como base autores da filosofia, sociologia, psicologia e enfermagem. Resultados: as múltiplas dimensões do cuidado foram estruturadas em cinco eixos epistemológicos, quais sejam, cuidar de si, cuidar do outro, cuidar da terra, cuidar da psique e cuidar do espírito. Conclusão: A partir das discussões desta investigação, é perceptível que os indivíduos, em sua magnitude, precisam adquirir uma nova postura diante do cenário atual que o mundo está passando, pois a problemática apontada requer uma visão multidimensional do cuidado.Palavras-chave: cuidado, enfermagem, tecnicismo e multidimensionalidade. Abstract: Introduction: the central proprosition of this article is the care. Care is not a unique expression of technicality, but in its multiple dimensions. Objective: to discuss care in an extended perspective, involving its subjective, spiritual, corporeal and environmental expressions. Methodology: this is a bibliographical review on the dimensions of care, based on authors of philosophy, sociology, psychology and nursing. Results: the multiple dimensions of care were structured in five epistemological axes, namely, caring for oneself, caring for others, caring for the earth, caring for the psyche and caring for the spirit. Conclusion: From the discussions of this research, it is noticeable that individuals, in their magnitude, need to acquire a new posture in view of the current scenario that the world is going through, since the problematic pointed out requires a multidimensional view of care. Keywords: care, nursing, technicality and multidimensionality. REFERÊNCIAS AMORIM, K. P. C. O cuidado de si para o cuidado do outro. Revista Bioethikos. Centro Universitário São Camilo, v. 7, n.4, p.437-441, 2013. Disponível em: <https://www.saocamilosp.br/pdf/bioethikos/155557/a09.pdf>. Acesso em: 17 de dez. 2017. BOFF, L. O cuidado necessário: na vida, na saúde, na educação, na ecologia, na ética e na espiritualidade. Petrópolis: Vozes, 2012. BOFF, L. O cuidado essencial: princípio de um novo ethos. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p. 28-35, out./mar., 2005. Disponível em: <http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1503/1690>. Acesso em: 16 de dez. 2017. BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano - Compaixão pela terra. Ed. Digital Vozes, Petropólis RJ, 2017. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=q4wwDwAAQ BAJ&oi=fnd&pg=PT2&dq=CUIDAR+DO+PLANETA&ots=LitcrVeR 7z&sig=s_CgL8bxR7PEdOcUsEeUXE8ZTic#v=onepage&q=CUIDAR %20DO%20PLANETA&f=false>. Acesso em: 16 dez. 2017. BOFF, L. Não há sustentabilidade sem o cuidado, 2012. Disponível em: <https://leonardoboff.wordpress.com/2012/05/18/nao-hasustentabilidade-sem-o-cuidado/>. Acesso em: 11 dez. 2017. BOFF, L. Ecologia, Mundialização, Espiritualidade. Rio de Janeiro: Record, p. 79, 2008. BOLSONI, B. V. O cuidado de si e o corpo em Michel Foucault: Perspectivas para uma educação corporal não instrumentalizadora. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/p aper/viewFile/1577/920>. Acesso em: 18 dez. 2017.CAMACHO, A. C. L. F.; SANTO, F. H. S. Refletindo sobre o cuidar e o ensinar na enfermagem. Rev. Latino-am. enfermagem. Ribeirão Preto, v. 9, n. 1, p. 13-17, jan. 2001. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1529>. Acesso 11 dez. 2017. CARRILHO, M. R. O cuidado como ser e o cuidado como agir. Scielo Portugal.Vila Franca de Xira, n.21, p.107-114, ISSN 0874-5560, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?pid=S087455602010000100008&s cript=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 19 dez. 2017. CAMARGO, T. D. Educação integral e espiritualidade: os benefícios dessa relação para uma formação integral do ser humano. Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa Revista Prática Docente. v.2, n.1, p.97111, jan/jun 2017. Disponível em: <http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/vie w/48/26>. Acesso em: 03 jan. 2018. DORES, A.P. Estigma, intenções e estados de espírito. Sociologia, problemas e práticas, n.86, p.135-152, 2018. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Dores/publication/321 906587_Estigma_intencoes_e_estados_de_espirito/links/5a38fc48a6fdcc dd41ff016c/Estigma-intencoes-e-estados-de-espirito.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2018. FERREIRA, S. I. P.; RIBEIRO, R. C. Uma abordagem ecoteológica de gênesis 1.27 e 2.15: análise acerca da interação entre o ser humano e a criação. Revista Pax Domini, v. 2, p. 146-165, mar. 2017. Disponível em: <http://fbnovas.edu.br/revistas/index.php/pax/article/view/27/70>. Acesso em: 17 dez. 2017. FRIESEN, A. Cuidando do ser: treinamento em aconselhamento pastoral. Edição 3. Rev. Curitiba. Editora Evangélica Esperança, 2012. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=vuy6DgAAQB AJ&oi=fnd&pg=PT5&dq=cuidar+da+psique&ots=iRvlYhatFJ&sig=2hfvfEJzzDJbOssef-A3p_xKobQ#v=onepage&q=psique&f=false>. Acesso em: 08 jan. 2018.FORTES, P. A. C. et al. Bioética e Saúde global: um diálogo necessário. Rev. Bioét, v.20, n.2, p.219-25, 2012. Disponível em: <http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/vie w/742/771>. Acesso em: 19 dez 2017. MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 20. ed. Rio de Janeiro: Brasil, 2012. MARZOCHI, S. F. Espaço, tempo e subjetividade na era digital: dilemas da política contemporânea, 2017. Disponível em: <http://www.adaltech.com.br/anais/sociologia2017/resumos/PDFeposter-trab-aceito-0188-1.pdf>. Acesso em: 26 dez. 2017. NASSER, N. A identidade corpo-psique na psicologia analítica. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 10, n. 2, 2010. Disponível em: <http://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/8957/7430>. Acesso em: 08 jan. 2018. NAVARRO, M. B. M. A. et al. A crise ambiental e a dimensão cognitiva e analítica da biossegurança. Ciências e cognição, v.21, n.1, p.023-032, 2016. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/ 1040/pdf_69>. Acesso em: 19 dez. 2017. OTTAVIANI, E. Ususpauper e poesia no cuidado com a casa comum. Encontros Teológicos, Florianópolis, v.31, n.3. 2016. PEREIRA, L. H. P. Corpo e psique: da dissociação à unificação — algumas implicações na prática pedagógica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.1, p. 151-166, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v34n1/a11v34n1>. Acesso em: 08 jan. 2018.SALDANHA, V. P. Antigos e novos terapeutas: reflexões para a clínica contemporânea. VI Semana de Psicologia Transpessoal: I Colóquio Brasileiro de Psicologia Transpessoal, 2011. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/38534656/ANTI GOS_E_NOVOS_TERAPEUTAS__REFLEXOES__PARA_A__CLIN ICA.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1 515415785&Signature=jP3Z%2BgtOE1076kxlxde2cWvs8Qo%3D&resp onsecontentdisposition=inline%3B%20filename%3DVI_Semana_de_Psi cologia_Transpessoal_I_C.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2018. SANTOS, F. S.; INCONTRI, D. A arte de cuidar: saúde, espiritualidade e educação. O Mundo da Saúde. São Paulo, v.34, n.4, p.488-497, 2010. Disponível em: <http://www.saocamilosp.br/pdf/mundo_saude/79/488a497.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2017. SIMÃO, J. P. S.; SALDANHA, V. Resiliência e Psicologia Transpessoal: fortalecimento de valores, ações e espiritualidade. O mundo da saúde, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 291-302, 2012. Disponível em: <http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/93/art04.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2018. SILVA, J. I. et al. Cuidado, autocuidado e cuidado de si: uma compreensão paradigmática para o cuidado de enfermagem. Revista Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, v. 43, n. 3, p. 697-703, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n3/a28v43n3.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2017. SILVA, R. M. C. R. A. et al. Cultura, saúde e enfermagem: o saber, o direito e o fazer crítico-humano. Rev. Eletr. Enf, v.10, n.4, p.1165-71, 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/46844/22978>. Acesso em: 07 jan. 2018. SIMMEL, G. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana, vol.11 no.2 rio de janeiro oct. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010493132005000200010 >. Acesso em: 07 jan. 2018. VIEIRA, R. M.; VEIGA, V.; SPOSITO, F. V. Futuro limitado, passado imobilizado. Anais, Curitiba, 2011. Disponível em: <http://www.centroreichiano.com.br/artigos/Anais%202011/VIEIRA, %20Ros%E2ngela%20Mazurok.%20Futuro%20limitado,%20passado%2 0imobilizado..pdf>. Acesso em: 08 jan. 2018. WALDOW, V. R.; BORGES, R. F. Cuidar e humanizar: relações e significados. ACTA Paul Enfermagem. Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 414418, 2011. Disponível em: <http://www2.unifesp.br/acta/pdf/v24/n3/v24n3a17.pdf>. Acesso em: 18 dez. 2017. WALDOW, V. R. Cuidar: expressão humanizadora da enfermagem. Petrópolis (RJ): Vozes; 2006. Disponível em: <>. WANZELER, M. C. O cuidado de si em Michel Foucault. João Pessoa, 2011. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/5579/1/arquivototal.pdf >.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
43

Almeida, Maria Da Conceição de. "Ecologia da Ciência, ética da diversidade e educação transdisciplinar". Desenvolvimento e Meio Ambiente 18 (18.12.2008). http://dx.doi.org/10.5380/dma.v18i0.13429.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O paradigma de pensar o mundo de forma fragmentada, que consolida as ciências modernas nascidasno século XVII, mostra-se, sobretudo a partir da primeira metade do século XX, insuficiente paracompreender a complexidade dos fenômenos – sejam eles físicos ou sociais. Uma ecologia dos conhecimentos,hoje em construção, reconhece a multidimensionalidade dos fenômenos e a interconexão entresistemas, ao mesmo tempo em que reafirma a diversidade cultural e cognitiva como princípios capazesde ultrapassar a “monocultura da mente” e questionar a ocidentalização do planeta.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
44

Wippel, Monikeli, i Maria José Fontana Gebara. "Reflexões sobre “Ensino de Ciências e Arte” na Perspectiva do Pensamento Complexo". Revista Educação Pública 1, nr 1 (29.03.2022). http://dx.doi.org/10.18264/repdcec.v1i1.16.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tendo em vista a importância de uma educação menos simplificada e fragmentada, o objetivo desse texto é discutir a aproximação entre ensino de Ciências e Arte na perspectiva do pensamento complexo. Argumenta-se a favor da promoção de diálogos entre Ciência e Arte, almejando um ensino que integre saberes e a multidimensionalidade que compõe o mundo e os sujeitos que a ele pertencem. Assim, a adoção de abordagens interdisciplinares e transdisciplinares está diretamente relacionada a esse contexto, sendo, contudo, ainda um desafio diante do predomínio disciplinar. Possibilitar a integração entre Ciência e Arte permite construir um ensino de Ciências pautado no real, em todos os níveis de ensino.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
45

Oliveira, Renata Andrade de. "A era da democracia confusa: análise das medidas de adesão à democracia nas pesquisas sobre comportamento político". Revista Eletrônica de Ciência Política 8, nr 2 (20.11.2017). http://dx.doi.org/10.5380/recp.v8i2.56296.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
No panorama atual da Ciência Política há a insistência em se afirmar a “profissão de fé democrática”, pressupondo a existência de um conceito universal do termo. Contudo, as múltiplas fontes nas quais a democracia moderna se fundamenta denotam um caráter polissêmico ao conceito. Por isso, um dos principais duelos da teoria política é a oposição entre suas funções procedimental e normativa. Tal dualidade está presente nas pesquisas acadêmicas em estudos que focam, de um lado, na análise empírica da aplicabilidade do conceito e, do outro, nos debates teóricos do processo democrático. Por isso, a questão central deste artigo é saber quais os conceitos de democracia utilizados nos estudos mais recentes sobre comportamento político. Para tanto, criamos um panorama sobre o que as pesquisas comportamentais têm realmente mensurado como fatores de adesão à democracia (estudos sobre legitimidade democrática). Após a análise de alguns artigos foi possível observar que há uma desconexão entre a teoria política e as pesquisas empíricas a esse respeito. No geral, os estudos buscam a mensuração da instrumentalidade do processo, sendo poucos os que pensam a multidimensionalidade da democracia. Assim, esse descompasso torna necessário repensar as medidas de adesão à democracia na área de comportamento político, visando o alinhamento entre o que se tem produzido na teoria democrática e o que se descreve nas pesquisas empíricas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
46

Moisés de Sousa, Jair. "MULTIDIMENSIONALIDADE E APRENDIZADO BIOLÓGICO:". Revista Terceiro Incluído 12, nr 1 (30.12.2022). http://dx.doi.org/10.5216/teri.v12i1.71790.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O ato de conhecer e aprender é uma condição de todo organismo dotado de vida. Conhecemos, não por sermos humanos, mas por estarmos vivos e imersos em experiências e existencialidades. Para viver é necessário ter a consciência de estar vivo disponível a vida, além de responder a seguinte pergunte: o que move a construção das ideias? O objetivo deste trabalho é discutir, de forma ensaística, os aspectos transdiciplinares e complexos da construção dos conhecimentos biológicos e propor uma biologia capaz de religar às ciências, as artes e as humanidades. Uma Biologia como sendo um discurso sobre a vida e os seres vivos, capaz de assimilar a impossibilidade de uma fronteira entre o mundo vivo e não vivo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
47

Fortunato, Rafael Angelo, i Elza Neffa. "O socioambientalismo e o turismo solidário no Complexo do Alemão (RJ)". Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur) 7, nr 1 (28.02.2014). http://dx.doi.org/10.34024/rbecotur.2014.v7.6093.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo analisa como o turismo solidário está sendo desenvolvido no Complexo do Alemão e a apropriação da proposta pelos atores sociais locais. O entendimento do contexto no qual as ações de turismo ocorrem, à luz da fenomenologia, é fundamental para a identificação dos entraves e das potencialidades existentes no processo de implementação do turismo solidário neste espaço, tendo em vista a pretensão de se incluir, no processo de pesquisa, os atores sociais, de forma interativa, e de estabelecer compromissos dos pesquisadores com a produção do conhecimento e com o desenvolvimento da sociedade, o que exige a adoção da metodologia pesquisa-ação transdisciplinar, por esta abordagem se inserir numa perspectiva humanista da ciência. O entendimento da pesquisa-ação como estratégia de conhecimento voltada para a resolução de problemas da realidade justifica sua opção e consolida a perspectiva de envolver pesquisadores e atores em processos de participação ativa, de reconhecimento da multidimensionalidade da realidade, de identificação e hierarquização de problemas, de mediação de conflitos, de desenvolvimento da episteme complexa dos sujeitos e de construção de ações com base em princípios ético-solidários. As relações complexas que o turismo estabelece com outras iniciativas existentes no Complexo do Alemão, de caráter socioambiental, apontam os indicadores do turismo solidário como relevantes para a análise do fenômeno turístico enquanto fator contribuinte do desenvolvimento local. Neste artigo, destaca-se parte desse processo, cujas ações resultaram no início do processo de implantação do turismo solidário no Complexo do Alemão, na divulgação de um documentário e na apresentação das dificuldades e dos conflitos que os moradores vivenciam na luta pela sua emancipação. Atualmente, um grupo mobilizado aposta no turismo solidário como forma de promover a gestão do turismo, os aprendizados mútuos baseados em saberes locais e o desenvolvimento sustentável de comunidades. Socioenvironmentalism and solidarity tourism in Complexo do Alemão (Rio de Janeiro, Brazil) ABSTRACT The article examines how solidarity tourism is being developed at the Complexo do Alemão and how the social actors are taking ownership of this proposal. Understanding the context in which the tourism occur, in light of phenomenology, is essential to identify obstacles and existing potentialities in the implementation of solidarity tourism in this location. The research includes the social actors interactively in its process and establishes commitment of the researchers with the production of knowledge and the development of society. In order to achieve this, transdisciplinary action-research methodology is used because this approach inserts a humanist perspective of science. The understanding of action-research as a strategy for building knowledge which is focused on solving problems of reality justifies this choice of method and consolidates the perspective of involving researchers and actors in the process of active participation, recognizing the multidimensional nature of reality, identifying and prioritizing problems, mediating conflicts, developing subject´s complex episteme and building actions based on ethical and solidarity principles. The complex relationships that tourism establishes with other existing initiatives of a socioenvironmental nature in the Complexo do Alemão points towards the solidarity tourism indicators as relevant to the analysis of the tourism phenomenon as a contributing factor of local development. In this article, we highlight part of this process, whose actions resulted in the early deployment of solidarity tourism in Complexo do Alemão, publicize a documentary and present the difficulties and conflicts that residents experience in their struggle for emancipation. Currently, a mobilized group bet in solidarity tourism as a way to promote tourism management, mutual learning based on local knowledge and the sustainable development of communities. KEYWORDS: Solidarity Tourism; Socioenvironmentalism; Participation; Local Development.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
48

Gomes, Raul Carneiro, Christina Bianchi i Vládia Pinto Vidal de Oliveira. "ANÁLISE DA MULTIDIMENSIONALIDADE DOS CONCEITOS DE BACIA HIDROGRÁFICA". GEOgraphia 23, nr 51 (25.08.2021). http://dx.doi.org/10.22409/geographia2021.v23i51.a27667.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo: A bacia hidrográfica (BH) é um objeto de estudo utilizado pela Geografia e pelas Ciências Ambientais, por isso novas definições foram criadas, compatibilizando essa célula de análise espacial e de planejamento com os estudos integrados. Assim, é importante averiguar se os conceitos criados sofreram adaptações e delimitações apropriadas para descreverem o objeto que definem e serem aplicados aos estudos tecnocientíficos. Nessa perspectiva, parte-se da hipótese de que os conceitos de BH, sub-bacia e microbacia hidrográficas foram adaptados, mas apresentam imprecisões nas suas delimitações conceituais. Portanto, objetivou-se identificar e analisar os conceitos mais citados na literatura, almejando aperfeiçoá-los. Para tanto, executou-se uma pesquisa bibliográfica na qual foram identificados e examinados os principais conceitos de BH, sub-bacia e microbacia hidrográfica utilizados atualmente. Posteriormente, buscaram-se características particulares de cada categoria de uma BH para distinguir as definições estudadas, bem como propor requalificações. Logo, verificou-se que os conceitos disponíveis na literatura sofreram adaptações, porém frequentemente reduzem uma BH e suas categorias hierárquicas aos seus aspectos hidrológicos ou espaciais. O sistema de hierarquização de BH e as definições analisadas apresentam falhas no ordenamento e nas delimitações conceituais de seus objetos, assim foi possível propor aprimoramentos nas definições estudadas. Palavras-chave: Hidrologia; Sistema Ambiental; Unidade de Planejamento. ANALYSIS OF MULTIDIMENSIONALITY OF HYDROGRAPHIC BASIN CONCEPTS Abstract: The hydrographic basin (HB) is a study object used for Geography and Environmental Sciences, therefore new definitions have been created, making this cell of spatial analysis and planning compatible with integrated studies. Thus, it is important to ascertain whether the concepts created have undergone appropriate adaptations and delimitations to describe the object that they define and apply to techno-scientific studies. In this perspective, it is based on the hypothesis that the concepts of HB, hydrographic sub-basin and microbasin have been adapted, but they present naccuracies in their conceptual delimitations. Therefore, the objective was to identify and analyze the most cited concepts in literature, aiming to improve them. For this, bibliographical research was carried out in which the main concepts of HB, sub-basin and microbasin used today were identified and examined. Subsequently, particular characteristics of each category of a HB were sought to distinguish the definitions studied, as well as to propose requalifications. Therefore, it was verified that the concepts available in literature have undergone adaptations, but often reduce a HB and its hierarchical categories to its hydrological or spatial aspects. The hierarchical system of HB and the analyzed definitions present faults in the ordering and conceptual delimitations of its objects, so it was possible to propose improvements in the definitions studied. Keywords: Hydrology; Environment System; Planning Unit. ANÁLISIS DE LA MULTIDIMENSIONALIDAD DE LOS CONCEPTOS DE CUENCA HIDROGRÁFICA Resumen: La cuenca hidrográfica (BH) es un objeto de estudio utilizado por la Geografía y las Ciencias Ambientales, por eso nuevos conceptos han sido propuestos, compatibilizando el análisis espacial y de planificación con los estudios integrados. Así, es importante averiguar si los conceptos creados han sufrido adaptaciones y delimitaciones apropiadas para describir el objeto que definen y ser aplicados a los estudios tecnocientíficos. En esta perspectiva, se parte de la hipótesis de que los conceptos de CH, subcuenca y microcuenca han sido adaptados, pero presentan imprecisiones en sus delimitaciones conceptuales. Por lo tanto, se objetivó identificar y analizar los conceptos más citados, anhelando perfeccionarlos. Para ello, se ejecutó una investigación bibliográfica en la que se identificaron y examinaron los principales conceptos de CH, subcuenca y microcuenca hidrográfica utilizados actualmente. Posteriormente, se buscaron características particulares de cada categoría de una CH para distinguir las definiciones estudiadas, así como proponer recalificaciones. Luego, se verificó que los conceptos disponibles en la literatura sufrieron adaptaciones, pero frecuentemente reducen una CH y sus categorías jerárquicas a sus aspectos hidrológicos o espaciales. El sistema de jerarquización de CH y las definiciones analizadas presentan fallas en el ordenamiento y en las delimitaciones conceptuales de sus objetos, así fue posible proponer mejoras en las definiciones estudiadas. Palabras-clave: Hidrología; Sistema Ambiental; Unidad de Planificación.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
49

Leão, Cassia Nunes, Nadia Magalhães da Silva Freitas, Erllon Rodolfo Viegas Barata i Nívia Magalhães da Silva Freitas. "ENSINO DO CORPO HUMANO: MEDIAÇÕES TEATRAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES – PARA ALÉM DAS PARTES". Ensino, Saude e Ambiente 12, nr 3 (11.12.2019). http://dx.doi.org/10.22409/resa2019.v12i3.a21606.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O corpo tem sido objeto de estudo de diversos campos das ciências, na intenção de compreendê-lo em sua multidimensionalidade. Entretanto, a despeito desse fato, no ensino de ciências, apresenta-se o corpo humano dividido em “partes”, cuja abordagem pauta-se nas perspectivas anatômicas e fisiológicas. A abordagem do corpo humano requer, para além de sua incidência sobre a dimensão biológica, a consideração dos acontecimentos contemporâneos. Buscamos, por meio da materialidade mediadora do teatro (produção de esquetes teatrais), compreender em que termos uma experiência formativa, envolvendo o tema corpo humano, contribui para a apreensão crítica e reflexiva de uma das dimensões que o constituem – a dimensão social, precisamente na abordagem do tema obesidade, como uma cena social dos tempos atuais. Adotamos a pesquisa-formação, de natureza qualitativa. Os sujeitos da pesquisa estavam representados por três licenciandas do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará. As narrativas das licenciandas foram submetidas à análise interpretativa. Os resultados da experiência revelam que as licenciandas construíram um discurso cênico com criticidade e criatividade, precisamente ao experimentarem um modo próprio de problematização dos aspectos associados à obesidade. Por sua vez, as licenciandas colocaram em evidencia o cotidiano da sociedade, associado aos tempos modernos, notadamente no que diz respeito à celeridade da vida atual na configuração de comportamentos alimentares obesogênico, afastando-se da compreensão do corpo humano desvinculado da sociedade, com todos os seus enredos circunscritos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
50

Keske, Cátia, i Maria Cristina Pansera-de-Araújo. "Constituição docente em licenciaturas do IFFar: o que têm a Pedagogia e as(os) pedagogas(os) professores a ver com isso?" Educação, Ciência e Cultura 28, nr 1 (21.07.2023). http://dx.doi.org/10.18316/recc.v28i1.10608.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O texto apresenta compreensões sobre as implicações teórico-práticas do trabalho docente de pedagogas(os) e da Pedagogia em cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Farroupilha. Busca compreender “o que é isso que se mostra sobre a Pedagogia e a(o) pedagoga(o) docente na configuração dos cursos de licenciatura do IFFar”, analisando textos-discursos de sujeitos parte deste contexto de formação inicial de professores: Docentes da Pedagogia, Coordenadores de Curso e Sujeitos em devir docente que compartilharam seus entendimentos sobre o fenômeno investigado, por meio de uma entrevista semiestruturada respondida no Google Forms. Sob os pressupostos da Análise Textual Discursiva, objetiva reconhecer e analisar marcas da atuação docente de pedagogas(os) e da Pedagogia, em cursos de licenciatura da referida instituição. Em meio à tempestade de luz, os movimentos de unitarização e categorização levaram a compreensões emergentes sobre duas categorias: (1) Intercomplementaridade dos saberes docentes e das diferentes Ciências na Formação Inicial de Professores e (2) A natureza de inédito viável da organização administrativo-pedagógica dos IFs. Essas são marcas singulares da atuação docente de pedagogas(os) em um contexto também singular: cursos de licenciaturas de Ciências Biológicas, Física e Química em um Instituto Federal. À luz delas, o texto explicita a compreensão de que a “Pedagogia referência e praticada” no IFFar está ao encontro da premissa de que, de forma articulada às outras Ciências da Educação e às Ciências da Natureza, responde à abordagem da multidimensionalidade e interdisciplinaridade do fenômeno educativo. Ainda, evidencia a compreensão de que as licenciaturas nos IFs são espaços-tempos para o inédito viável, tanto para a formação inicial de professores, para os Sujeitos em devir docente, quanto para a formação continuada dos docentes que nelas atuam, em um processo formativo que privilegia o fortalecimento de comunidades formativas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii