Artykuły w czasopismach na temat „Mudança social (motivos)”

Kliknij ten link, aby zobaczyć inne rodzaje publikacji na ten temat: Mudança social (motivos).

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Sprawdź 50 najlepszych artykułów w czasopismach naukowych na temat „Mudança social (motivos)”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Przeglądaj artykuły w czasopismach z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.

1

Herzog, Regina. "O laço social na contemporaneida". Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 7, nr 3 (wrzesień 2004): 40–55. http://dx.doi.org/10.1590/1415-47142004003004.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Nos dias atuais verifica-se uma mudança no modo como se estabelece o laço social. A falência da autoridade simbólica vem sendo considerada uma das mais importantes causas dessa mudança. À luz da concepção psicanalítica sobre a origem da sociedade, tal como apresentada em “Totem e tabu”, o presente artigo problematiza a questão do laço social e sugere, a partir do texto “Moisés e o monoteísmo”, um caminho para se pensar os motivos da falência da autoridade simbólica na contemporaneidade
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Beato, Isabel Maria De Sousa Henriques, Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira, Sara Mónico Lopes i Catarina Frade Mangas. "Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional". Revista Contemporânea de Educação 15, nr 33 (3.09.2020): 236–55. http://dx.doi.org/10.20500/v15i33.30195.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O estudo que se apresenta realizou-se numa instituição pública portuguesa de Ensino Superior, o XXXX Visa perceber que mudanças ocorreram na vida pessoal, social e profissional dos estudantes que ingressaram nessa instituição, a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, e entender a importância da formação superior para adultos. Para o estudo, de abordagem mista, efetuou-se um inquérito por questionário a 180 diplomados. Os dados mostram a relevância da formação de adultos enquanto razão válida para uma maior realização pessoal e aquisição ou atualização de conhecimentos, ainda que não contribua muito para a mudança de profissão ou progressão da carreira. Os inquiridos também deixam claro que os motivos financeiros são um entrave significativo ao prosseguimento dos estudos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Fernandes, Ivana Farias. "Design e sociedade: o social elitizado". Suldesign Científico - Encontro Sul-Americano de Design 4, nr 1 (28.09.2017): 134. http://dx.doi.org/10.15210/sdc.v4i1.12168.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo tem por objetivo discutir o papel social do designer gráfico buscando compreender o modo como impacta na sociedade atual assim como os motivos pelos quais a profissão torna-se por vezes seletiva e/ou elitizada, propondo uma reflexão bem como a mudança no modo como os profissionais atuam. Utilizando como base a revisão bibliográfica e subidivindo-a em duas partes, sendo a primeira de análise e a segunda de reflexão, foram trazidos autores que tratam do papel social do designer, dentre eles Joaquim Redig e Helen Armstrong, por exemplo. A grande contribuição para os profissionais é entender que, de fato, a profissão modifica e constroi a sociedade, de modo a interferir diretamente na vida daqueles que com ela tem contato. Trazer à tona temas como a elitização dos produtos propõe reflexões e grandes explanações sobre o tema, de modo a convidar os designers a uma mudança de atitude.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Pirotta, Katia C. M., i Néia Schor. "Carências e desejos: estudo sobre a opção pela esterilização entre mulheres residentes na Região Sul do Município de São Paulo, em 1992". Saúde e Sociedade 8, nr 2 (grudzień 1999): 33–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12901999000200003.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente estudo teve por objetivo discutir a opção das mulheres pela esterilização cirúrgica. A amostra constituiu-se em 215 mulheres esterilizadas, residentes na Região Sul do Município de São Paulo, em 1992. Foram analisadas variáveis referentes ao uso de métodos anticoncepcionais anteriormente à esterilização, aos motivos desta opção e à satisfação com a esterilização. Das mulheres que eram usuárias de métodos reversíveis antes da esterilização, 67% referiu a pílula. 67% das mulheres referiram problemas com o método anterior, como motivo por ter deixado de usá-lo. 91% afirmaram estar satisfeitas com o método irreversível. 74% das mulheres responderam que a esterilização não trouxe mudanças em sua vida e 60% das mulheres responderam que não houve mudança no relacionamento afetivo e sexual. Ao percorrer as questões relativas à situação da mulher após a esterilização, verificou-se que os problemas de saúde atribuídos aos métodos reversíveis e a segurança frente à gravidez indesejada são os principais elementos que determinaram a satisfação com a esterilização. A análise empreendida neste estudo sugere que a opção pela esterilização está relacionada com as dificuldades oriundas do uso indiscriminado da pílula e da falta de assistência efetiva à saúde reprodutiva, apontando para a importância da implementação dos programas de saúde voltados para este âmbito.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Santos, Lucas Huan Duarte dos, Aline Groff Vivian i Alice Hirdes. "Desafios do acesso aos cuidados de saúde na perspectiva das pessoas em situação de rua". Research, Society and Development 11, nr 11 (30.08.2022): e487111133858. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33858.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A desigualdade social existente no Brasil, agravada pela situação de pobreza extrema, contribui expressivamente para o aumento da População em Situação de Rua (PSR). A pesquisa teve como objetivo identificar as principais dificuldades das pessoas em situação de rua no acesso às políticas públicas de saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado por meio de oito entrevistas semiestruturadas, tendo como público-alvo pessoas em situação de rua do Amapá, Macapá. Para a análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: O uso de drogas, os conflitos familiares, a mudança de estado e o desemprego foram os motivos que os levaram à situação de morador de rua. Observou-se que 37,5% dos entrevistados se encontram em situação de rua há mais de 10 anos e, consequentemente, muitos acabaram rompendo os laços familiares. Evidenciou-se que o uso de drogas nem sempre é o motivo que leva à situação de rua, porém é comum o seu consumo, agravando a condição de saúde e a condição social do indivíduo. Conclusão: Conclui-se que se faz necessária a criação e a efetivação de Políticas Públicas direcionadas a esse público, visando à reabilitação e à reinserção social.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Rodrigues Chaves, Soraia. "ANÁLISE DO DISCURSO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS." Itinerarius Reflectionis 13, nr 1 (24.03.2017): 1. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v13i1.42359.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
ANÁLISE DO DISCURSO DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS.RESUMO A Análise proposta para este trabalho, refere-se ao modelo tridimensional de discurso: a análise da prática discursiva, do texto e da prática social. Uma flexão baseada nos pressupostos da Análise do Discurso, a cerca dos discursos da Secretária de Educação de Goiás Professora Doutora Raquel Alexandre Teixeira e os temas que compõem suas falas em entrevistas relacionadas a questões sociais e políticas onde a questão central é a Educação Pública. A Análise do Discurso no estudo da linguística crítica e a análise da linguagem na percepção das mudanças sociais e na ideologia poderá nos fazer compreender os motivos pelos quais sua defesa pela qualidade da escola pública apresente algumas contradições, conflitos ideológicos, pressupostos Neo Liberais e pode se contrapor a um outro conceito de qualidade necessária para se construir uma outra sociedade mais consciente e crítica. O nosso corpus de trabalho está composto pelas falas da Professora Raquel Teixeira em entrevistas recentes na mídia regional sobre educação e gestão da escola pública, o nosso objeto de análise é o seu discurso político, te. A análise do discurso é o nosso fundamento metodológico. De linha Francesa tendo como bases principais o Discurso e Mudança Social de Norman Fairclouch, também em Stephen J. Ball, cuja base reflete a (Performatividade), Privatização e o Pós Estado do Bem Estar- Social), também alinhava a base temática( A Reforma do Estado dos anos 90 e Mecanismos de Controle), de Luiz Carlos Bresser Pereira .Nossa pretensão nesse artigo é levantarmos alguns pontos de reflexão no discurso político, que nos possibilite contribuir com o debate das mudanças sociais, encontrando na prática social da Secretária de Educação de Goiás Professora Raquel Teixeira a lógica racional que norteia seu discurso. Nesse sentido, esperamos que novos elementos possam ser evidenciados à luz da Análise do Discurso e Mudança Social de Fairclouch e com o método da linguística crítica(Fowler et al, 1979; Kress e Hodge) des-cobrir identidade do sujeito, as relações sociais e os sistemas de conhecimento e poder.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Giffoni, Francinete Alves De Oliveira, Anny Caroline Costa Vieira, Ana Bruna Macêdo Matos i Jailma Dos Santos Barbosa. "Terapia Comunitária como intervenção na Saúde Mental". ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 9, nr 28 (19.11.2015): 61. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v9i28.365.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
<p>A saúde no Brasil tem passado por diversas mudanças, dentre elas, a aprovação de uma Política Nacional que abrange Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), desde 2006 e, que dá subsídios para se estender a Terapia Comunitária como prática em saúde. Esta modalidade já acontece há bem mais de vinte anos em Fortaleza e, em outras regiões do país. A Terapia Comunitária é uma forma de promoção da saúde orientada para o cuidado emocional. Historicamente tem Início na comunidade do Pirambu em Fortaleza, estado do Ceará. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, quantitativa e qualitativa. Participaram 26 pessoas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS em Barbalha, estado do Ceará. Participantes da proposta de Terapia Comunitária, implantada enquanto proposta experimental neste Centro. As entrevistas foram realizadas nos momentos dos encontros. O instrumento constou de um questionário, que foi aplicado individualmente. Os resultados demonstraram o seguinte: Quanto as concepções de Terapia Comunitária, uma categoria: Positiva, com três subcategorias: Bem estar, Encontro social e Mudança. Quanto a percepção das principais mudanças proporcionadas através das sessões de Terapia comunitária, duas categorias sobressaíram-se: Melhoria no estado mental e Melhoria nas atitudes. Finalmente, quanto a percepção dos motivos para continuar participando das sessões de Terapia comunitária, duas categorias foram eliciadas: Melhorar a saúde e relacionamentos saudáveis. Conforme verificado, ao participar das sessões de Terapia Comunitária, os entrevistados parecem perceber a importância da mudança da própria atitude no seu processo de cura. Portanto, participar da Terapia Comunitária produziu uma ruptura no cotidiano dos participantes, que relataram a ocorrência de mudanças em suas vidas durante esse período, abrangendo mudanças no estado emocional e mudanças de atitude nas relações familiares, conjugais, amorosas e sociais. </p>
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Wilbert, Ezequiel Douglas, Adriana Klein Rosa i Simone Sehnem. "AVALIAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO ISO 14001: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS PARA MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, nr 3 (9.11.2017): 124. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017124-148.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As organizações empresariais ao longo da história utilizam ferramentas diversas para se posicionar a frente dos concorrentes para obtenção de maiores resultados e abrangência de mercado. Com a mudança recente na economia, além dos fatores econômicos e estruturais, a globalização passa a fazer parte da nova realidade, assim como o aumento das responsabilidades exigidas das empresas, especialmente nas questões do meio ambiente e social. Esse artigo busca compreender essa mudança de paradigmas, quando observados sob a ótica dos motivos que levaram uma pequena indústria do segmento metal mecânico de manutenção automotiva em Santa Catarina adotar a ISO 14.001 e identificar quais foram os benefícios auferidos com a certificação. A análise trata um estudo de caso que se classifica com relação aos objetivos em explicativa e consiste em uma pesquisa cuja abordagem é de caráter qualitativo, pois tem por objetivo central desenvolver um construto teórico a partir de entrevistas realizadas, além de observação in loco. Foi possível constatar que a adequação a programas ambientais e a ISO 14.001, quando implementados, geram vantagem competitivas, preferência do mercado consumidor, redução de custos, maiores controles e mudança de comportamento nos funcionários da empresa. Verifica-se neste estudo de caso, que a adoção de um SGA independe do porte da empresa, assim como, impacta positivamente nos resultados econômicos e vai além, gerando resultados qualitativos e imensuráveis para a organização.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Santos, Sheila Carine Souza, i May Valda Souza Sales. "Infâncias e a educação infantil". Revista Pesquisa e Debate em Educação 11, nr 1 (23.05.2021): 1–14. http://dx.doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31876.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este texto foi produzido como parte de fundamentação teórica da pesquisa Tecnologias e infâncias: relação, interação e percepção das crianças do grupo 5 no contexto da creche, no âmbito do Projeto LabTEPI do Grupo de Pesquisa ForTEC. O objetivo deste artigo é compreender o conceito de infância, fazendo uma discussão teórica e legal em torno das infâncias e da Educação infantil. Desse modo, o texto aborda a mudança no conceito de infâncias, visto que no campo das Ciências Humanas não podemos afirmar que existe um único modelo de infância ao longo da história da humanidade, pois o ser humano evolui junto com o seu contexto social. Traremos também a história da Educação Infantil no Brasil e os documentos que norteiam e legitimam este segmento da educação básica como primeira etapa da educação. Por tais motivos, se torna prudente conhecer os contextos de aprendizagens contemporâneos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Araújo, Beatriz Alvarenga Bonella de. ""Você nos colocou na História": Uma História Social da prostituição brasileira nas décadas de 1980 e 1990". Epígrafe 10, nr 1 (1.06.2021): 21–49. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p21-49.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo tem como objetivo estudar o estabelecimento do campo de uma História Social da prostituição estruturado no Brasil a partir das décadas de 1980 e 1990, tendo em vista a historiografia brasileira. Para isso, parte-se da produção bibliográfica e da trajetória acadêmica de quatro historiadoras brasileiras – Margareth Rago, Magali Engel, Cristiana Schetinni e Beatriz Kushnir -, considerando suas obras parte de um conjunto teórico que modificou a forma de compreender e estudar a prostituição na História. Em um primeiro momento, o objetivo é compreender a estruturação da História das mulheres, fenômeno conectado ao avanço do feminismo nas universidades, pois tal contexto é essencial para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à temática feminina. Em seguida, passa-se à análise dos estudos históricos sobre prostituição durante os anos 1980 e 1990, buscando respostas sobre a natureza desse campo de estudo, suas fontes e por quais motivos ele é elaborado e merece o devido espaço na historiografia. Nesse sentido, os percursos realizados pelas pesquisadoras selecionadas são importantes não só pelo seu caráter historiográfico, mas também pela relevância de suas próprias trajetórias acadêmicas. Por fim, este artigo permitirá entender a mudança de paradigmas trazidos por essa História Social da prostituição, além de demonstrar os caminhos possíveis para se inserir grupos subalternos na narrativa acadêmica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
11

Ferreira Neto, João Leite, i Luciana Kind. "Práticas grupais como dispositivo na promoção da saúde". Physis: Revista de Saúde Coletiva 20, nr 4 (grudzień 2010): 1119–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312010000400004.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo apresenta e discute dados produzidos por uma pesquisa sobre práticas de grupo desenvolvidas por Equipes de Saúde da Família (ESF) dos nove Distritos Sanitários de Belo Horizonte. Foram realizadas entrevistas com gerentes de Unidades Básicas de Saúde e profissionais das ESF, grupos focais com usuários e observações participantes em grupos em andamento nas unidades. Na análise dos dados, buscamos privilegiar a dimensão processual e de construção histórica das práticas investigadas, através da discussão de cinco aspectos: (1) motivos para a realização dos grupos; (2) mudanças de enfoque das práticas grupais; (3) dimensões informativa e participativa dos grupos; (4) efeitos e (5) avaliação das práticas grupais. As análises apontam que as práticas de grupo apresentam múltiplas facetas quanto à organização dos serviços e da assistência, à função e aos objetivos propostos por diferentes equipes e à sua configuração. Observa-se uma mudança de enfoque, ainda incipiente, de práticas centradas na doença para a composição de grupos por novos eixos estruturantes, em conformidade com o que se preconiza nas diretrizes do município para a atenção básica. Os dados revelam impactos das práticas grupais na diminuição de consultas individuais e na otimização do vínculo entre usuários, profissionais e serviços. Os resultados apontam a tensão entre o dispositivo "consulta individual" e o dispositivo "práticas de grupo". O primeiro se apresenta como marcado pelo foco na doença, enquanto o dispositivo "práticas de grupo" desfocaliza a doença, trazendo à tona outras dimensões de vida, associadas à promoção da saúde.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
12

Artner, Monique Thuany, i Paulo Silas Taporosky Filho. "proposta terapêutica como alternativa ao enfoque repressivo das medidas protetivas de urgência". Academia de Direito 4 (12.04.2022): 780–800. http://dx.doi.org/10.24302/acaddir.v4.3948.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente escrito tem como objetivo apresentar as inovadoras medidas terapêuticas utilizadas como tratamento para o agressor de violência contra a mulher. Por conseguinte, diferentemente do que nos é apresentado como medida de solução no processo penal, os autores da agressão podem rever seus comportamentos e adotar novas condutas perante a sociedade, analisando as medidas punitivas e seu êxito em relação a reincidência da violência e na mudança do comportamento do agressor, conforme alteração na Lei Maria da Penha, dada pela Lei 13.984/20. Destarte, expõe-se o contexto histórico da violência doméstica e os motivos para sua delongada normatização, assim como a construção social de gênero que possui notável influência no que concerne ao problema da violência no âmbito doméstico e familiar. Posto isto, deve-se analisar a inserção da criminologia feminista como nova forma de criminologia, trazendo a possibilidade de expurgar a invisibilidade dada a mulher como atuante no processo penal. A elaboração do presente artigo se pautou em revisão bibliográfica com abordagem da inovação legislativa pelo método hipotético-dedutivo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
13

Málaque, Déborah De Meira, i Marcos Antonio Striquer Soares. "O BNDES nas visões de liberalismo e do republicanismo neorromano de Philip Pettit". Revista do Direito Público 15, nr 1 (31.08.2020): 26. http://dx.doi.org/10.5433/1980-511x.2020v15n1p26.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta pesquisa pretendeu analisar o comportamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, a partir de duas concepções doutrinárias que se destacam: o liberalismo e o republicanismo. Tais correntes de pensamento apresentam abordagens distintas no que tange ao conceito de liberdade, e suas apresentações trazem contribuições importantes para o estudo daquele Banco Público. Especialmente no que se refere ao republicanismo, o chamado republicanismo neorromano será objeto de maior estudo, especialmente o desenvolvimento doutrinário de Philip Pettit e suas premissas para a construção de uma democracia contestatória. Para tanto, optou-se pela utilização do método de abordagem dedutivo, onde por meio dos conceitos gerais, serão feitas aplicações concretas no comportamento do BNDES. Alguns pontos se destacaram na conclusão da pesquisa: a) verificou-se a ausência de um planejamento estatal voltado ao desenvolvimento nacional, b) carência de ações transparentes e de publicidade nos motivos que culminaram com a concessão de investimentos e empréstimos; c) estão presentes alguns fatores que revelam a presença de arbitrariedades e de dominação estatal para com o cidadão, tornando-se imprescindível a mudança no direcionamento da conduta do Banco Público para que o particular tenha condições de contestar as ações que divergem do interesse público.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
14

Cortez, Lyane Ramalho, Eliana Costa Guerra, Natércia Janine Dantas da Silveira i Luiz Roberto Augusto Noro. "A Percepção do Supervisor do Provab sobre a Fixação do Médico na Atenção Primária à Saúde". Revista Brasileira de Educação Médica 43, nr 2 (czerwiec 2019): 48–57. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2rb20180161.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO Atrair profissionais médicos para o trabalho na Atenção Primária em Saúde (APS) tem sido um desafio permanente para o Sistema Único de Saúde. A impossibilidade de educação continuada e permanente configura-se como um dos principais fatores impeditivos do provimento e da fixação de médicos na APS. O Programa de Valorização do profissional da Atenção Básica (PROVAB) trouxe como pressuposto o incentivo à Educação Permanente em Saúde (EPS) com ênfase na interação ensino-serviço-comunidade (IESC), contando com a presença de uma supervisão pedagógica composta por médicos capacitados para tal fim. O objetivo do presente estudo foi analisar os motivos que levaram um grupo de médicos de Natal, Rio Grande do Norte, participantes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), a permanecerem na Atenção Primária em Saúde por meio da precedência ao Programa Mais Médicos (PMM), a partir da percepção de seus supervisores. Para tanto, foi realizado estudo qualitativo por meio da técnica de grupo focal com sete supervisores médicos do PROVAB e do PMM. A análise de conteúdo identificou cinco categorias de análises temáticas: Contexto político do início dos programas; Perfil do supervisor pedagógico; Perfil do médico que fez precedência do PROVAB para o Programa Mais Médicos; Motivos de fixação do provabiano à APS; e Porque não escolher a APS para a vida? Evidenciou-se que o PROVAB funcionou como uma estratégia inicial de enfrentamento aos desafios de se fixar médicos à APS em consonância à remodelação da formação médica. Apesar do contexto político desfavorável nos anos que se seguiram à implementação do PROVAB, houve uma sinergia entre a supervisão e os médicos que se empoderaram para desenvolverem suas atividades proporcionando condições para enfrentamento das condições desfavoráveis. A aproximação com o contexto do território e as competências adquiridas no programa acerca da Atenção Primária em Saúde com desenvolvimento de vínculo com a comunidade funcionaram como fatores de estímulo para a permanência do médico na Atenção Primária em Saúde traduzindo-se na mudança do perfil do profissional que assimilou e adquiriu o componente social de trabalhar em áreas de grande vulnerabilidade. Esse movimento deve favorecer as mudanças previstas nos cursos de graduação em Medicina, evitando um retrocesso que tange aos vazios assistenciais, animando a luta que se constitui na busca por um Brasil em que o acesso universal à saúde e a um profissional médico não seja um privilégio de poucos, mas o direito garantido de todos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
15

Grilo, Mariana Fagundes, Bárbara Lellis de Sá Frizo i Julicristie Machado de Oliveira. "Fatores associados à adesão e à descontinuidade ao programa “Cestas Verdes”, vertente do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Limeira, SP". Segurança Alimentar e Nutricional 26 (3.09.2019): e019027. http://dx.doi.org/10.20396/san.v26i0.8655117.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Com o intuito de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), o governo federal brasileiro instituiu o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Em Limeira, SP, a política teve uma gestão específica com o programa “Cestas Verdes”, que fornecia alimentos produzidos localmente a famílias em risco social. O presente estudo teve como objetivoinvestigar os fatores associados à adesão e descontinuidade dos beneficiários, diagnosticar prevalência de (In)Segurança Alimentar e Nutricional (IAN/SAN), e entender o papel do programa em assegurar o DHAA. Para isso, 68 beneficiários responderam um questionário com dimensões de IAN/SAN e informações específicas do programa, como motivos que condicionaram a adesão e descontinuidade e impacto dos alimentos nos hábitos alimentares. Os dados foram analisados com o auxílio do software EpiData. Entre os domicílios beneficiados, 94,1% encontravam-se classificados em algum grau de IAN. Mais de 95% dos beneficiáriosreferiram que os alimentos recebidos tornavam a alimentação mais saudável, evidenciando impactos nos hábitos alimentares. Quanto à frequência de recebimento, 64% não receberam a cesta durante toda a vigência do programa, o que foi explicado por fatores de âmbito individual dos beneficiários - condições de saúde - e da gestão da política – cadastramento tardio, horário de entrega, viés e mudança nos critérios de seleção. Assim, as “Cestas Verdes” mostraram-se como contribuidoras na garantia do DHAA de populações em risco social. Em relação à descontinuidade, essa se deu por fatores relacionados tanto às condições de vida dos beneficiários quanto às características da gestão municipal.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
16

Bismarchi, Luis Felipe. "SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS: UMA AGENDA EM CONSTRUÇÃO". Revista Fipecafi de Contabilidade, Controladoria e Finanças (RFCC) 2, nr 3 (19.12.2022): 130–35. http://dx.doi.org/10.53826/2763-7069.v2n3.2021.id61.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Não existe um consenso para se classificar um negócio ou organização como sustentável e isso tem gerado uma pletora de modelos, métodos e rótulos alguns mais permissivos e outros mais rigorosos para se dar o “título” de sustentável a uma organização, prática ou negócio. Entre os muitos artigos que se dedicam ao longo destas décadas a engajar e capacitar organizações para incorporarem a sustentabilidade na agenda estratégica um se destaca pela amplitude e rigor na apresentação tanto das estratégias quanto das classificações atribuídas aos negócios, o trabalho de Young e Tilley (2006) cujo título em tradução livre para português é: Podem os negócios ir além da Eficiência? A mudança em direção à eficácia e à equidade no debate da sustentabilidade corporativa. Neste artigo, os autores apresentam doze estratégias que uma organização precisa incluir para de fato ser considerada sustentável (é possível que este rigor seja um dos motivos deste artigo ser menos conhecido e divulgado que outros mais permissivos na distribuição do adjetivo sustentável) e fazem uma clara separação entre outros tipos de negócios, importantes e necessários mas que ainda não seriam chamados de sustentáveis, especialmente os negócios de impacto social e os negócios ambientais, hoje, comumente tratados na agenda de negócios como exemplos de negócios sustentáveis.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
17

Gonçalves Caldeira, Wanessa, Rosângela Aparecida da Silva Franchi i Naiara Diniz Garcia. "Violência Doméstica Contra a Mulher". Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia 49, nr 2 (12.05.2022): 124–49. http://dx.doi.org/10.14393/rfadir-v49n2a2021-65172.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho tem como objetivo expor a situação vivenciada pela mulher em seu ambiente doméstico, no que se refere às inúmeras e constantes agressões provocadas pelo parceiro (a) íntimo (a), analisando-se, em especial, os casos ocorridos no estado de Minas Gerais, no Brasil. Com o advento da pandemia provocada pela COVID-19, percebeu-se um aumento significativo nos casos de violência doméstica contra a mulher, o que também se tornou tema do presente estudo. Trata-se de um problema histórico, social e arraigado na cultura brasileira, em que, por muitas vezes, a mulher, vítima de tal fato, sofre calada, sem realizar a devida denúncia por medo, vergonha, submissão, dependência, entre outros fatores, o que gera uma considerável subnotificação nos casos. A Lei n. 11.340, de 07 de agosto de 2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, foi consagrada como um verdadeiro marco de proteção à mulher, apresentando diversos mecanismos na tentativa de coibir tal ato. Várias são as formas de violência enfrentada pela mulher, o que resulta em consequências de ordem física, psicológica e moral. As causas de tal submissão também são diversas, o que abrange muitas vezes, o medo, a dependência financeira e a esperança de uma prometida mudança. Tal estudo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, justifica-se devido à importância de se conhecer os reais números da violência contra a mulher, e entender os seus motivos, as causas e as consequências desse inaceitável ato.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
18

Silva, Raquel de Aquino, Thália Velho Barreto de Araújo, Sandra Valongueiro i Ana Bernarda Ludermir. "Enfrentamento da violência infligida pelo parceiro íntimo por mulheres em área urbana da região Nordeste do Brasil". Revista de Saúde Pública 46, nr 6 (grudzień 2012): 1014–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102013005000007.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
OBJETIVO: Descrever as formas de enfrentamento à violência física adotadas por mulheres agredidas por parceiro íntimo. MÉTODOS: Estudo transversal realizado na linha de base de estudo de coorte, com gestantes cadastradas no Programa Saúde da Família, entre julho de 2005 e março de 2006, em Recife, PE. Foram selecionadas 283 gestantes de 18 a 49 anos com histórico de violência física pelo parceiro de então ou mais recente antes e/ou durante a gestação. As entrevistas foram realizadas face a face, com questionário estruturado e pré-codificado, e realizou-se análise descritiva. Foi coletada informação sobre características sociodemográficas das mulheres, tipos e gravidade da violência física cometida pelo parceiro, formas de enfrentamento da violência, pessoas e serviços de apoio procurados pelas mulheres, motivos para a mulher ter alguma vez abandonado e retornado a casa em razão da violência. RESULTADOS: Das mulheres que sofreram violência física pelo parceiro íntimo, 57,6% conversaram com alguém, 3,5% procuraram ajuda institucionalizada, 17,3% conversaram e procuraram ajuda institucionalizada e 21,6% não procuraram nenhuma forma de ajuda. As pessoas mais procuradas foram os pais (42,0%), amigo/amiga (31,6%) e irmão/irmã (21,2%). Os serviços mais procurados pelas mulheres foram: polícia/delegacia (57,6%), serviços de saúde (27,1%) e instituições religiosas (25,4%). Relataram não ter obtido qualquer tipo de ajuda 44,8% das mulheres; 32,1% disseram ter saído de casa alguma vez na vida, pelo menos por uma noite, das quais 5,9% não retornaram a casa. Foram motivos para deixar a casa: a exacerbação da violência e o medo de ser morta; para o retorno: a esperança de mudança do parceiro e o desejo de preservar a família. CONCLUSÕES: Grande parte das mulheres que sofriam violência por parceiro íntimo buscou alguma forma de ajuda. A rede social primária (familiares e amigos) foi a mais procurada pelas mulheres para romper o ciclo violento. Os resultados apontam a necessidade de maior divulgação dos serviços de apoio e a importância da ampliação e qualificação da rede de serviços (polícia, justiça, saúde, assistência psicossocial) para que estes possam acolher e apoiar as mulheres, dando-lhes suporte efetivo para romper com a situação de VPI.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
19

Skovsmose, Ole, Pedro Paulo Scandiuzzi, Paola Valero i Helle Alrø. "A aprendizagem matemática em uma posição de fronteira: foregrounds e intencionalidade de estudantes de uma favela brasileira". Bolema: Boletim de Educação Matemática 26, nr 42a (kwiecień 2012): 231–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-636x2012000100011.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Nas grandes metrópoles, estudantes de diferentes bairros podem experimentar oportunidades de vida muito diferentes, o que pode influenciar suas atitudes em relação à escola e à aprendizagem, incluindo a aprendizagem da matemática. Entrevistamos um grupo de seis estudantes de uma favela em uma grande cidade do interior do estado de São Paulo, Brasil, pedindo para que olhassem para o seu futuro e refletissem sobre se poderiam ter ou não motivos para aprender a matemática escolar, tanto em termos das profissões a que visavam quanto em relação à possibilidade de ascender ao ensino superior. Nos relatos desses estudantes identificamos alguns temas. O primeiro deles foi discriminação. Os estudantes se sentem discriminados devido ao fato de virem de um bairro pobre, e receiam estar rotulados segundo algum estereótipo. O segundo tema foi fuga. Há uma forte motivação para iniciar uma nova vida longe da favela. O terceiro tema diz respeito à obscuridade da matemática. Embora pareça claro a esses estudantes que a educação é relevante para assegurar uma mudança na vida, as aulas de matemática não parecem proporcionar qualquer indício a respeito de sua importância. O quarto tema é incerteza a respeito do futuro. Ao mesmo tempo em que aspiram a condições específicas, a realidade lhes apresenta grandes limitações. Neste artigo introduzimos um sistema teórico para discutir a relação entre as condições de vida dos estudantes da favela em relação às suas experiências e oportunidades educacionais. As intenções de aprendizagem dos estudantes estão relacionadas com seus foregrounds, ou seja, ao que eles percebem como sendo suas possibilidades futuras a partir de seu ambiente social. Os estudantes em uma favela vivem no que chamamos de posição de fronteira, um espaço no qual indivíduos conhecem seu ambiente social e chegam a um acordo face às múltiplas escolhas que a diversidade cultural e econômica torna disponíveis para eles.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
20

Costa, Larissa Maranhão, Wesley J. F. Higino, Flávia de Jesus Leal i Renata Cardoso Couto. "Perfil clínico e sociodemográfico dos portadores de doença venosa crônica atendidos em centros de saúde de Maceió (AL)". Jornal Vascular Brasileiro 11, nr 2 (czerwiec 2012): 108–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1677-54492012000200007.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
CONTEXTO: A doença venosa crônica (DVC) consiste em alteração do sistema venoso causando uma incompetência valvar associada à obstrução de fluxo ou não. Acomete 10 a 20% da população mundial, tendo maior prevalência no sexo feminino. Apresenta como sintomas mais comuns dor e edema e na forma avançada, a úlcera venosa. Traz limitações funcionais e isolamento social, afetando a qualidade de vida. OBJETIVO: Traçar o perfil dos portadores de DVC, pelo levantamento de dados clínicos e sociodemográficos que indiquem características que possam contribuir para possível mudança de hábito na vida de pacientes que, por motivos de trabalho, falta de conhecimento e/ou instruções, tiveram sua rotina afetada pela doença, com consequente diminuição da sua qualidade de vida. MÉTODOS: Estudo descritivo, observacional do tipo transversal, sendo avaliados portadores de DVC atendidos em centros de saúde de Maceió (AL), aplicando um formulário para coleta de dados, como classificação CEAP, Critério de Classificação Econômica Brasil e Questionário SF-36. RESULTADOS: A amostra foi composta por 66 pacientes com DVC; 83% eram do sexo feminino e 17%, do masculino, a faixa etária predominante foi entre 50 a 60 anos; eram sedentários, assumindo ortostatismo prolongado, baixo nível de escolaridade e classe econômica, doença clínica grave (C6 sintomático) e qualidade de vida variável. CONCLUSÃO: Os resultados demonstraram predomínio da doença no sexo feminino, entre 50 a 60 anos de idade, com fatores desencadeadores e/ou agravantes para desenvolvimento da DVC como falta de atividade física, baixo nível de escolaridade e baixa renda econômica, afetando a qualidade de vida.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
21

Silva, Edneusa Lima, i Valéria Marques de Oliveira. "NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: NARRATIVA DE SI PARA UMA REALIDADE INCLUSIVA". Revista Valore 5 (7.01.2020): 78–92. http://dx.doi.org/10.22408/reva50202040378-92.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente trabalho visa abordar as ações inclusivas nas instituições de ensino superior referenciando-se pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, como ferramenta para fortalecer a proposta. O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão tem a função de reorganizar a realidade vigente apresentando como base primeira a garantia de direitos de todos e todas, valorizando as potencialidades individuais que enriquecem o coletivo social a partir da mudança do paradigma excludente que vigora e se mantém. Ao se afirmar que a realidade inclusiva se defronta com a barreira atitudinal como maior impeditivo do processo, essa leitura ocorre por conta da adesão não voluntária dos profissionais que compõem o quadro docente, técnico e administrativo das instituições de ensino, que aceitam a função para atuar nesse espaço, por inúmeros motivos, não estando entre eles, a real preocupação com esse público ou com o efetivo funcionamento da proposta inclusiva. Portanto, para criar novas tessituras e redes de acolhimento educacional, surge a necessidade de construir diferentes vias de acesso à educação frente às exigências mercadológicas de consumir e produzir. A partir dessa perspectiva, permeando o universo relacional que se desdobra em incontáveis pontos de encontros, delimita-se o contexto em que a narrativa situa a pessoa com deficiência da que não tem impedimentos de acessibilidade. Ao contar sua história o narrador está envolvido na experiencia narrativa, implicado no processo e na experiência. Narrativa, como performance é um ato performativo, em que os sujeitos sociais podem ser desconstruídos, reinventados e transformados.PALAVRAS-CHAVE: Inclusão no ensino superior. Acessibilidade. Barreira atitudinal.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
22

Lotito, Eleise Gálter Andreoli, i Caroline Francisca Eltink. "SUSTENTABILIDADE SOCIAL E EVASÃO ESCOLAR: EFEITOS E EXPECTATIVAS DE FUTURO PARA ALUNOS MATRICULADOS E EVADIDOS DE CURSOS TÉCNICOS PROFISSIONALIZANTES". Revista Campo da História 8, nr 2 (30.06.2023): 593–608. http://dx.doi.org/10.55906/rcdhv8n2-007.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A sustentabilidade está apoiada em três pilares: ambiental, econômica e social, sendo que a social defende uma vida digna ao sujeito e uma das formas de se alcançar é com a educação profissionalizante, pois pessoas com maior escolaridade possuem diversas melhorias na qualidade de vida, possibilitando uma evolução econômica e social, mas a evasão escolar tem sido um problema enfrentado pelas instituições que oferecem cursos profissionalizantes de nível médio. A evasão é caracterizada pelo rompimento do vínculo jurídico com a instituição de ensino, tratando-se, assim, de um abandono pelo aluno sem intenção de retorno, levando-o a se desligar da instituição na qual está matriculado. As causas podem ser diversas, derivadas tanto de fatores internos como externos. Por meio deste trabalho objetiva-se apresentar resultados parciais obtidos por meio uma pesquisa-intervenção de mestrado profissional que está em andamento. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório. Foram objetivos deste trabalho: a) conhecer o índice de evasão anual de alunos dos cursos técnicos da área de gestão e negócios da instituição participante; b) investigar que fatores internos e externos ocasionaram a evasão, do ponto de vista de ex-alunos evadidos; e c) conhecer as expectativas de futuro dos alunos matriculados nos mesmos cursos. Participam desta etapa do estudo onze alunos matriculados e 32 ex-alunos evadidos de cursos das áreas de gestão e negócios. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística descritiva, e os dados qualitativos por meio da análise de conteúdo. Como resultados deste estudo nota-se que o ano em que ocorreu maior evasão foi 2020 (53% do total de evadidos nos dados coletados), que o fator externo que mais gerou evasão foi mudança de emprego e o fator interno mais referido foi motivos pessoais. Os encontros com o grupo de alunos matriculados permitiram identificar que sua perspectiva de futuro, em geral, é positiva, pois apesar de o verem como incerto, ao mesmo tempo acreditam em um futuro melhor, e referem objetivos tais como ter seu próprio negócio ou fazer um curso de nível superior. A Pandemia por COVID-19 pode ter afetado os índices e as causas da evasão período entre 2020 e 2022, entretanto, este aspecto precisa ser mais bem investigado em estudos posteriores.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
23

Hachul, Helena. "Pesquisas do ambulatório de insônia no climatério". Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 7 (22.06.2012): 18. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc7(1)518.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A menopausa ocorre na grande maioria das mulheres por volta dos 50 anos. Cerca de 70% das mulheres apresentam sintomas decorrentes da perda hormonal (hipoestrogenismo). Entre estes sintomas estão: as ondas de calor (sintomas vasomotores), insônia, irritabilidade, labilidade emocional, cefaléia, tontura entre outros. Com isso, se as pacientes não forem devidamente acompanhadas e tratadas, pode haver perda da qualidade de vida. A insônia afeta cerca de 60% das mulheres na pós-menopausa. Os motivos são vários: as ondas de calor, que podem levar ao despertar, as alterações de humor, a mudança social: os filhos casam e simultaneamente a mulher está se aposentando, deixando a casa “vazia”. Além de perder o estrogênio, há perda da progesterona. Os estudos mostram que com a menopausa há perda do efeito protetor respiratório hormonal, alterando, assim a qualidade do sono. Como conseqüência disso vem um sono fragmentado, de má qualidade. Com isso, a mulher passa a ter sonolência excessiva diurna, cansaço, perda de memória. Em 2001 houve grande polêmica quanto ao uso de terapia hormonal, que embora ainda seja o padrão ouro de tratamento, tem seu uso recomendado de forma cautelosa e individualizada. Fundou-se o ambulatório de distúrbios do sono no climatério na UNIFESP, visando atender esta população específica de mulheres na pós–menopausa com problemas de sono. Paralelamente a parte assistencial, aprofundamo-nos em pesquisar prevalências dos distúrbios e sua relação com a questão hormonal, bem como possibilidades de tratamento tradicional e/ou com medicina alternativa e complementar. Nestas pesquisas avaliamos a qualidade do sono, os sintomas climatéricos e a qualidade de vida. Nesta palestra mostraremos os resultados positivos de diversas abordagens alternativas, complementares na qualidade do sono, na qualidade de vida e nos sintomas climatéricos, a saber: isoflavonas, yoga, massagem tuina, fisioterapia e acupuntura. Estas terapias têm sido estudadas de forma isolada por serem, em sua maior parte, objetos de tese. Também estamos estudando estas terapias associadas, com resultados promissores.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
24

Irigaray, Tatiana Quarti, i Rodolfo Herberto Schneider. "Participação de idosas em uma universidade da terceira idade: motivos e mudanças ocorridas". Psicologia: Teoria e Pesquisa 24, nr 2 (czerwiec 2008): 211–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722008000200011.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As universidades da terceira idade objetivam promover a saúde, o bem-estar psicológico e social e a cidadania dos idosos. O presente estudo teve por objetivo investigar os motivos que levaram idosas a participar da Universidade para a Terceira Idade (UNITI/UFRGS) e as mudanças ocasionadas por essa participação. A amostra foi composta por 103 idosas, que responderam sobre questões sociodemográficas, motivos para freqüentar a UNITI e as mudanças ocasionadas pela participação. O método amostral foi o de conveniência. Os resultados demonstraram que os motivos para a participação foram a busca por novos conhecimentos, novas amizades, novo sentido de vida, ocupação do tempo livre e lazer. A participação ocasionou menos sentimentos de solidão, melhor auto-estima, novos conhecimentos, mais alegria e prazer em viver e novo sentido de vida. Conclui-se que as universidades da terceira idade vêm contribuindo positivamente para o bem-estar de idosos, atuando como um possível preditor de uma velhice bem-sucedida.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
25

Femina, Luana Laís, Ana Claudia Parra Soler, Susilene Maria Tonelli Nardi i Vânia Del´Arco Paschoal. "Lepra para hanseníase: a visão do portador sobre a mudança de terminologia". Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas 32, nr 1 (30.06.2007): 37–48. http://dx.doi.org/10.47878/hi.2007.v32.35192.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A hanseníase, doença milenar, foi motivo de exclusão compulsória dos entrevistados ao convívio social. Atualmente sua cura é possível, a falta de informação existe e o preconceito ainda é um problema grave. Medidas foram tomadas na tentativa de diminuir o estigma, como a Lei nº 9.010/95, que oficializou a mudança no uso do termo lepra para hanseníase. Este trabalho objetivou investigar as mudanças sob o prisma das pessoas que têm ou tiveram hanseníase. Foi aplicado protocolo próprio contendo perguntas fechadas em 50 entrevistados. A análise estatística foi descritiva, com cálculos percentuais simples e cruzamento de variáveis. Os resultados revelaram que houve predomínio de casados (56%), aposentados (30%) e assalariados (20%); com ensino fundamental incompleto (46%). Dos 64% que conheciam outra terminologia para hanseníase, 93,8% citaram o termo lepra e 90% sabiam do preconceito histórico; 63% julgavam que a mudança do nome pode ter diminuído o preconceito e 76,7% achavam que as pessoas sabiam que a hanseníase era antiga lepra, tanto que ao comentar sobre a doença, a maioria (60%) logo referia o termo à lepra. O medo sob seus vários aspectos, atingiu 50% dos entrevistados. Salientamos a falta de informação em relação a formas de transmissão, instalação de deficiências e tratamento. O passado histórico ainda exerce influência apesar da mudança do nome, pacientes enfrentam preconceitos no meio social, pela associação com termo lepra. A dificuldade no entendimento dos conceitos pode ser uma das causas do estigma. Inferimos que a mudança do termo não foi capaz de eliminar preconceitos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
26

Dallagnol, Claudia, i Ivete Janice de Oliveira Brotto. "Educação Superior: as emoções e o processo de ensino-aprendizagem". Praxis Educativa 16 (2021): 1–16. http://dx.doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.18474.077.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que investigou os motivos que conduziram graduandos a buscar atendimento psicológico e estabeleceu relações destes motivos com o processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram obtidos por meio de questionário, aplicado a 30 estudantes de 18 anos ou mais, em um campus universitário federal, do interior do estado do Paraná, Brasil. A investigação foi de caráter qualitativo e exploratório. Os dados foram sistematizados e analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin, sendo fundamentados a partir da Psicologia Histórico-Cultural e da perspectiva bakhtiniana da linguagem. Os resultados enalteceram diferentes motivos, que foram organizados em quatro categorias temáticas: mudanças na condição de vida, adaptação acadêmica/escolha profissional, impacto/reações emocionais e processo de ensino-aprendizagem. Os motivos da procura pelo atendimento psicológico demonstraram relação com os estados emocionais apresentados pelos estudantes e indicaram incidir significativamente sobre a condição de aprendizagem.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
27

Scopinho, Rosemeire Aparecida. "Sobre cooperação e cooperativas em assentamentos rurais". Psicologia & Sociedade 19, spe (2007): 84–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822007000400012.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo trata do significado da cooperação e do cooperativismo no processo organizativo de assentamentos rurais no estado de São Paulo. Compreendendo cooperação e cooperativismo como processos sociais distintos, discuto os motivos do movimento de institucionalização de cooperativas na sua relação com o declínio das formas de cooperação tradicionalmente desenvolvidas no mundo rural brasileiro. Analiso o significado da cooperação e os problemas decorrentes da sua institucionalização no interior dos assentamentos rurais organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), procurando identificar os elementos que indicam mudanças e permanências em relação ao tradicional cooperativismo rural. Procuro refletir sobre os motivos da atual tendência existente entre os assentados para refutar a cooperativa como modelo organizacional, mas valorizar a cooperação como modo de organização da vida econômica e societária.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
28

Leão, Gleicy Gomes de Oliveira, i Thamyres Bandoli Tavares Vargas. "COMO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO LIDAM COM A PRESSÃO IMPOSTA A RESPEITO DA SUA ESCOLHA VOCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, nr 11 (30.11.2022): 2735–48. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i11.7871.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A adolescência é uma etapa da vida marcada pela transição da infância para a idade adulta. Muito se sabe sobre as mudanças que o adolescente enfrenta caracterizadas pelas alterações: físicas, biológicas, sociais e psicológicas. É em meio a este cenário, que o adolescente, se depara com mais um desafio: a escolha profissional. Nesse momento, tão confuso e de grandes inquietações internas e externas, que o jovem deverá escolher e decidir seu futuro. Cabe a ele tomar decisões sobre quais vestibulares deverá fazer e, também, a escolha de uma profissão. Neste contexto, a família, grupo social primário, participa da escolha e, muitas vezes, o influencia consciente e inconsciente. Visto isso, o tema foi escolhido a partir de motivos pessoais, uma vez que foi possível observar a insegurança dos adolescentes ao ingressar no ensino médio. Ressalta-se a importância da escolha profissional para os adolescentes, mas é importante investigar como ela se dá. Por esse motivo, o artigo tem como objetivo identificar as pressões sofridas pelos adolescentes durante a escolha profissional e compreender os aspectos psicológicos envolvidos nesse processo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
29

Pereira, Maria Marconiete Fernandes, i Gustavo Camacho Meira De Sousa. "MEDICALIZAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES SOCIALMENTE CONCEBIDAS: POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS". Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE) 8, nr 3 (22.12.2020): 469. http://dx.doi.org/10.25245/rdspp.v8i3.896.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo trata da consequência da denominada medicalização nas instituições criadas pelas relações humanas. É compreendida como fenômeno que causa efeitos na sociedade, a partir de uma atuação dos profissionais da área biomédica. Envolve também as instituições econômicas criadas pelos indivíduos, para a sua interação social. Serão apresentados os conceitos e à análise da medicalização nos campos político, econômico e social. Discorrer-se-á sobre suas formas, como a biopolítica, o comportamento transgressivo das normas sociais, o controle social e o processo irregular, atentando-se para os três principais tipos de iatrogêneses. Será trazida ao debate a visão associativa entre a medicalização e as instituições da ciência econômica, sob perspectiva das diferentes conceituações, com base na teoria institucionalista. Buscar-se-á uma definição que possa incorporar suas amplas concepções. Abordar-se-ão as ideias de escolas institucionalistas, analisando-se as instituições com base na concepção de Douglas North. Serão indicadas as causas socioculturais que motivam as mudanças institucionais, segundo a teoria da microeconomia, fazendo-se uma análise das restrições formais e informais. Concluir-se-á que a medicalização é vetor da mudança institucional das restrições socialmente concebidas. O desenvolvimento do tema será feito através de um estudo qualitativo e dedutivo de revisão bibliográfica. Palavras-chave: Medicalização. Instituições. Sociedade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
30

Cotta, Rosângela Minardi Mitre, Andréia Patrícia Gomes, Társis de Mattos Maia, Kelly Alves Magalhães, Emanuele Souza Marques i Rodrigo Siqueira-Batista. "Pobreza, injustiça, e desigualdade social: repensando a formação de profissionais de saúde". Revista Brasileira de Educação Médica 31, nr 3 (grudzień 2007): 278–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022007000300010.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A formação de profissionais de saúde, capazes de responder às demandas da coletividade, tem sido motivo de intensos debates, especialmente nas duas últimas décadas. Uma das questões centrais, neste contexto, é a crescente demanda por recursos humanos habilitados a atuar em situações onde a pobreza e a desigualdade são fatores determinantes e/ou agravantes dos processos de adoecimento. Com efeito, discutir a necessidade de mudanças na formação laboral em saúde, à luz dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), é o objetivo do presente artigo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
31

Mariano, Marcelo Passini, Jaqueline Trevisan Pigatto i Rafael Augusto Ribeiro de Almeida. "Atores internacionais e poder cibernético: o papel das transnacionais de tecnologia na era digital". Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD 7, nr 13 (7.09.2018): 199–229. http://dx.doi.org/10.30612/rmufgd.v7i13.8723.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo analisa as relações de poder em um mundo onde as novas tecnologias digitais modificam as capacidades dos atores internacionais, tendo consequências diretas sobre os Estados nacionais e as instituições internacionais. As relações internacionais são abordadas a partir da discussão sobre a expansão do ciberespaço, procurando compreender como as sociedades reagem às mudanças no padrão de interação social e como os recursos de poder cibernético são utilizados pelas transnacionais das tecnologias de informação e comunicação. Destaca-se o papel crescente dos algoritmos na vida social e também como instrumento de poder, a fim de refletir sobre as transformações nos processos de socialização internacional e a crescente dificuldade para estabelecer consensos e convergir expectativas dos diferentes atores em torno de objetivos coletivos. Por fim, a maior pluralidade de atores com capacidades de influência no sistema internacional e a disputa para ter acesso, concentrar e manter recursos de poder cibernéticos são apresentados como um dos principais motivos das mudanças que vêm ocorrendo no cenário atual.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
32

Tepe, Valfredo. "Cultura e Teologia". Revista Eclesiástica Brasileira 46, nr 184 (31.12.1986): 739–59. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v46i184.3304.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Na época da preparação do encontro de Puebla, havia discussões acesas a respeito do enfoque do futuro documento: se era o aspecto cultural ou a mudança social que devia estar no centro. Com a distância de alguns anos já se vê que não havia motivo de confronto. Há muito mais uma interpenetração dos dois aspectos. A necessidade de evangelizar as culturas leva à necessidade de diversificar as reflexões teológicas, no sentido de teologias contextuais. A Teologia da libertação pode-se considerar um tipo de teologia contextual...
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
33

Soares, Wellington Danilo, André Ferreira Dias, Frankli Lopes dos Anjos, Vinicius Dias Rodrigues, Mariana Rocha Alves, Walter Luiz Moura, Daniel Antunes Freitas i in. "PERCEPÇÕES DE IDOSOS ACERCA DA MOTIVAÇÃO PARA A PRÁTICA DE MUSCULAÇÃO E DAS MUDANÇAS FÍSICAS, SOCIAIS E PSICOLÓGICAS". Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida 14, v14n2 (2023): 1. http://dx.doi.org/10.36692/v15n3-12.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: Identificar que motivos levam os idosos a procurarem a prática da musculação. Metodologia: Foi realizada uma abordagem qualitativa com corte transversal. A amostra desta pesquisa correspondeu a 07 idosos que frequentam as academias do Centro da cidade de Montes Claros-MG. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Resultados: Foi verificado uma motivação dos pesquisados para a prática da motivação com melhora na disposição, melhora da saúde e reabilitação; nos aspectos físicos, combate às dores, melhor resitência, força muscular e condicionamento; nos aspectos sociais, inetração social, convívio familiar, comunicação e autoestima; nos aspectos psicológicos, qualidade do sono, ocupação para a mente e combate à depressão. Conclusão. Ao final foi possível depreender que os avaliados possuem uma boa perceção sobre a importância da atividade física para a promoção da saúde e qualidade de vida promovendo um envelhecimento saudável.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
34

Von Dolinger de Brito Röder, Denise, Glauber Pimentel Florêncio, Ralciane De Paula Menezes, Adriana Dos Santos Prado Sadoyama i Geraldo Sadoyama Leal. "Efeitos da prática pedagógica na mudança do estilo de vida sobre a microbiota intestinal em indivíduos obesos: um estudo longitudinal". Revista EDaPECI 24, nr 1 (15.04.2024): 83–92. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.119814.83-92.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os processos educativos no contexto das práticas de saúde propõem um processo permanente de aprendizado pelo trabalho, desenvolvendo possibilidades de desconstrução/construção de novos valores, ideais e lutas para produzir mudanças de práticas, de gestão e de participação social. Neste sentido, as concepções pedagógicas orientam as metodologias formativas destinadas aos profissionais de saúde, bem como para pacientes, pois o binômio educação e saúde constitui práticas socialmente produzidas em tempos e espaços históricos definidos. A epidemia global de obesidade representa um desafio significativo para a saúde pública, exigindo abordagens inovadoras para a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Este estudo investigou os efeitos da prática educacional direcionada para a mudança do estilo de vida em 45 indivíduos obesos, analisando como as intervenções relacionadas à alimentação, prática de atividade física, gerenciamento do sono e da ansiedade influenciaram a composição da microbiota intestinal ao longo de um período de tempo. Os participantes foram submetidos a um programa de educação intensivo, com ênfase na adoção de hábitos mais saudáveis. A análise da microbiota intestinal foi realizada antes e após o programa de intervenção. Foram alcançados resultados, onde os 45 indivíduos se sentiram motivados e conseguiram aderir ao programa proposto, com perda de peso e melhora da diversidade microbiana.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
35

Araújo, Marcos de. "O Papel das instituições Militares na mobilidade social e a crescente evasão de cérebros". Revista Ciência & Polícia 3, nr 1 (2.06.2015): 64–74. http://dx.doi.org/10.59633/2316-8765.2015.50.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste estudo de métodos mistos concomitantes, é examinar as realidades sociais de mulheres e homens nos diferentes postos, procurando identificar quais camadas da sociedade, nos últimos 30 (trinta) anos, foram atraídas para ingressar nos cursos de formação de oficiais das Forças Militares, em especial nas Forças Armadas e se estes militares experimentaram mudanças de classes sociais. A metodologia adotada comportou pesquisa bibliográfica e documental com procedimentos comparativos. Houve investigação de campo com entrevistas e questionários aplicados aos Estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia – CAEPE 2013, e ao corpo permanente da Escola Superior de Guerra – ESG, no Campus do Rio de Janeiro e a alguns de seus respectivos palestrantes. Conclui aquilatando a importante função de mobilidade social que as Instituições Militares possuem no contexto nacional apesar da paradoxal elevada taxa de evasão existente entre os oficiais. Identifica também os motivos de evasão.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
36

Aragão, Raimundo Freitas. "O espaço relacional, a questão urbana e o sujeito que geo-grafia o mundo no pensamemto de Jèrôme Monnet". Geosul 33, nr 68 (19.09.2018): 335–49. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n68p335.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os geógrafos, como qualquer outro cientista social ou humano, estão constantemente procurando estabelecer novas leituras sobre o mundo e seus habitantes. São desafios perenes pelo motivo de estarem em mudança e evolução. Se o espaço, a cidade/urbano e o sujeito em comum são uma sucessão de heterogeneidades produtoras de territorialidades, ocorrendo em uma constância indefinida, a geografia se posiciona em procurar meios para desvendar os labirintos que se formam. O geógrafo Jèrôme Monnet propõe apreender esta complexa trama em sua dinâmica ao elaborar sua própria concepção de espaço, compreensão esta que vai dar forma à teoria da interpretação-ordenamento do espaço urbano.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
37

Grubba, Leilane Serratine, i Juliana Pires de Oliveira. "Contexto histórico, social e estrutural da discriminação das mulheres negras nas cidades brasileiras / Historical, social and structural context of the discrimination of the black women in the brazilian cities". Revista de Direito da Cidade 14, nr 3 (23.12.2022): 1824–54. http://dx.doi.org/10.12957/rdc.2022.59320.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo A pesquisa tematiza as discriminações de raça e gênero diante da falta de sustentabilidade e de um projeto de coexistência. Parte-se da noção de complexidade, com enfoque histórico, social e estrutural da realidade brasileira. O objetivo geral é analisar a intensidade de afetação dessas desigualdades em relação às mulheres negras nas cidades brasileiras. A pesquisa problematiza as causas, motivos e especificidades das desigualdades de gênero e raça e porque elas afetam de forma tão intensa todos os aspectos existenciais das mulheres negras nas cidades brasileiras. A pesquisa parte do método da complexidade, por meio de revisão bibliográfica com ênfase em estudos interseccionais de caráter feministas, antirracistas, históricos de formação de desigualdades, expressão de narrativas e experiências e contextualização com os ambientes reais de vivência na contemporaneidade. A pesquisa apresenta como resultado que a formação social e espacial das cidades brasileiras, conforme as diretrizes do sistema de produção de riqueza, levaram a crescimentos desequilibrados e desordenados, que refletem a reprodução estrutural, histórico e social brasileira. Conclui e contribui afirmando que as mudanças e alterações precisam ser complexas e profundas, principalmente para a construção de projetos de coexistência e planejamento da sustentabilidade social.Palavras-chave: Direito; Discriminação; Desigualdades; Gênero; Raça. Abstract The research will address the discrimination of race and gender in the face of the lack of sustainability and a project of coexistence. From a complex model, it aims at the historical, social and structural approach to the Brazilian reality. Mainly, the objective is to analyze the intensity of affect of these inequalities in relation to black women in Brazilian cities. It brings as a research problem the causes, motives and specificities of gender and race inequalities and why they affect so intensely all the existential aspects of black women in Brazilian cities. The research has a complex methodology, through bibliographic review with an emphasis on intersectional feminist, anti-racist studies, history of inequality formation, expression of narratives and experiences and contextualization with the real environments of contemporary experience.The research shows as a result that the social and spatial formation of Brazilian cities, according to the guidelines of the wealth production system, led to unbalanced and disordered growth, which reflect the structural, historical and social reproduction of Brazil. It concludes and contributes by stating that changes and alterations need to be complex and profound, especially for the construction of coexistence projects and social sustainability planning.Keywords: Law; Discrimination; Inequalities; Genre; Race.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
38

Cunha, Maria Zilda. "Naus frágeis e novos paradigmas em literatura e educação". Perspectiva 30, nr 3 (18.09.2012): 771–88. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2012v30n3p771.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O século XX assistiu a quebra de referências que ancoravam o mundo social, a transição paradigmática demandou olhar em revista das questões relacionadas ao homem, sociedade, ciência, arte. Nessa perspectiva, traçamos o objetivo deste trabalho: refletir acerca da Literatura Infantil, enquanto fenômeno que se constitui na tensão dialética – Literatura/Educação. Focamos dois momentos da história da civilização ocidental: o da associação da literatura ao processo educacional, com a inscrição da criança nasociedade, e a contemporaneidade, época em que a literatura infantil revigora o jogoliterário, redimensionando processos de formação dos jovens leitores. As articulações aqui presentes constituem sínteses do percurso de docência e pesquisa na USP em Estudos Comparados e Literatura Infantil/Juvenil. Investigação que aprofunda estudos do nosso mestrado e doutorado sobre a formação do pensamento moderno, a dinâmica de construção de conceitos que engendram a práxis educativa e as céleres transformações que motivam releituras. Dentre estas, a do problema da escola em razão de um novo leitor que opera atos de leitura no interfluxo de redes virtuais, com múltiplos códigos, linguagens, e franco acesso à complexidade das questões sociais. As novas gerações vivenciam a mudança paradigmática intensamente, motivo peloqual a Educação não pode se distanciar dos questionamentos que envolvem as rápidas transformações. Sinalizamos com obra de Ângela Lago (2006) como criativamente aliteratura contemporânea para crianças e jovens reflete a complexidade que vivemos,constituindo-se em forte aliada à educação para o acesso ao conhecimento do real e apossibilidade de adoção de uma práxis mais crítica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
39

Traverso-Yépez, Martha, i Normanda Araújo de Morais. "Idéias e concepções permeando a formação profissional entre estudantes das ciências da saúde da UFRN: um olhar da Psicologia Social". Estudos de Psicologia (Natal) 9, nr 2 (sierpień 2004): 325–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2004000200014.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo apresenta as concepções dos estudantes dos diferentes cursos da área da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acerca de aspectos relevantes da sua formação, tais como motivos que levaram à escolha do curso, objetivos e expectativas profissionais e forma como concebem o relacionamento profissional-paciente/cliente. Acredita-se que o processo de formação profissional seja um espaço privilegiado de estudo das idéias, valores e concepções que estão permeando as práticas de saúde. Considera-se, também, que mudanças nas atuais práticas de saúde requerem não somente uma reformulação estrutural do setor, mas também uma auto-avaliação conceitual e ideológica na forma desse futuro profissional pensar o seu fazer. Os resultados apontam para uma formação que tende a negligenciar a complexidade e multideterminação dos fenômenos humanos e a privilegiar os aspectos teóricos e técnicos, em detrimento do contexto humano da atuação profissional.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
40

Santiago Rivera, José Armando. "OUTRAS RAZÕES PARA ENTENDER A NECESSIDADE DE RENOVAR A GEOGRAFIA ESCOLAR". Revista Brasileira de Educação em Geografia 10, nr 19 (24.07.2020): 271–93. http://dx.doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.921.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste texto é analisar a situação da Geografia escolar, bem como os motivos que justificam sua renovação em correspondência com as transformações sócio-históricas e as dificuldades ambientais, geográficas e sociais que afetam a comunidade mundial. O problema está na validade do ensino geográfico do século XIX, apoiado em trabalhos pedagógicos e didáticos desatualizados sobre a complexa realidade histórica do início do novo milênio. Isso justificou uma revisão documental para justificar a mudança em direção a uma orientação geográfica mais humana e social, com efeitos formativos democráticos e para fortalecer a integração sociedade-natureza. Conclui-se que promovendo a mudança no objetivo educacional, a aplicação da renovação paradigmática e epistemológica, a promoção de pesquisas que facilitam a reconstrução das mudanças históricas no espaço e que contribuem para a conscientização crítica, criativa e construtiva. Palavras-chave Geografia escola, Ensino de Geografia, Renovação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
41

Adler, Claudia Segadilha, i André Luis Silva. "A interface entre valores humanos e mudança organizacional: evidências de uma operação de aquisição". RAM. Revista de Administração Mackenzie 14, nr 2 (kwiecień 2013): 16–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712013000200002.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo apresenta uma discussão sobre os valores humanos a partir de uma situação de abrupta mudança organizacional gerada por uma operação de aquisição. O objetivo desta pesquisa teórico-empírica foi compreender como os funcionários que vivenciaram a operação de aquisição da instituição financeira em que trabalhavam conseguiram lidar com essa situação a partir dos valores humanos. A pesquisa é qualitativa, descritiva, de corte temporal seccional com perspectiva longitudinal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e interpretados pela técnica da análise de conteúdo. A lente teórica deste estudo se sustentou no modelo de Rohan (2000), sobre o sistema de valores pessoais, o qual traz como inovação a ideia de que os valores têm mais do que um papel na sobrevivência dos indivíduos por serem, conforme denomina a autora, guias para a melhor forma possível de viver. Os resultados nos levam a concluir que, embora haja divergências nos sistemas de valor pessoal e de prioridade social dos entrevistados, ou seja, no modo como eles encaram e guiam seus comportamentos e atitudes diante de uma mesma situação, eles encontraram a melhor forma possível de viver perante a operação de aquisição, na medida em que conseguiram respeitar e preservar seus valores pessoais para se adaptarem às novas circunstâncias de trabalho, sem que isso lhes representasse sofrimento. Essa interface entre os valores humanos dos entrevistados e a mudança organizacional por eles vivenciada ressalta, portanto, aspectos que vão além da adaptação dos indivíduos para sobrevivência e para a participação em uma sociedade. Ao mesmo tempo, mostra que a complexa formação de um grupo pode conter sistemas de priorização de valores pessoais e sociais diversos em diálogo, sem com isso implicar homogeneidade para lidar com uma mesma situação. Essa compreensão justifica, finalmente, o motivo pelo qual os funcionários, ao preservarem os seus valores, desenvolveram novas atitudes e comportamentos que lhes deram condições de permanecer trabalhando na instituição adquirente, pois, ao fornecerem diferentes significados à situação vivenciada, experimentaram novas formas de pensar e sentir o seu fazer.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
42

Silva, Josué Pereira da. "Tempo de trabalho e imaterialidade na teoria social de André Gorz". Caderno CRH 27, nr 70 (kwiecień 2014): 101–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792014000100008.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo trata das formulações de André Gorz sobre trabalho imaterial. Sua análise do capitalismo contemporâneo se baseia num modelo formado pelas categorias conhecimento, valor e capital, no qual conhecimento é a força produtiva principal. Este artigo contrapõe esse modelo a um modelo anterior, formado pelas categorias trabalho, valor e capital, no qual trabalho é a força produtiva principal; realça que a diferença entre os dois está na substituição de trabalho por conhecimento. Numa economia do conhecimento, como a do primeiro modelo, a produtividade da maior parte das atividades não se presta a ser medida pelo tempo de trabalho, como no capitalismo clássico; além disso, muitas delas dependem de saberes práticos que não se prestam a ser codificados e apropriados privadamente. A tese aqui defendida é de que o principal evento por trás da mudança de um modelo a outro é a diluição do tempo de trabalho como critério para medir a produtividade; e isso afeta a teoria do valor e, portanto, a base de cálculo das equivalências pelo capitalismo. Essa é, segundo Gorz, a principal causa da crise do capitalismo e do trabalho assalariado como critério para a atribuição de direitos; e isso é também motivo suficiente para que ele passe a defender a transferência incondicional de renda para as pessoas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
43

De Vargas, Daiane Loreto, Sivia Naiara Borba i Cristiane Maria Tonneto Godoy. "[IN]SUSTENTABILIDADE, DESENVOLVIMENTO E SEGURANÇA ALIMENTAR". Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM 8 (4.04.2013): 172. http://dx.doi.org/10.5902/198136948259.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O termo desenvolvimento sustentável surgiu como uma proposta de mudança de paradigma, quanto à forma de viver da sociedade moderna. Tendo em vista que a padronização da vida social e das formas de consumo passou a ser idealizada por uma questão estritamente econômica. Fato que tem sido motivo de criticas e de vários estudos acadêmicos, onde se analisa o cenário de insustentabilidade socioambiental que tem sido gerado, o qual tem influenciado na questão da segurança e da soberania alimentar dos povos. Este trabalho tem por finalidade debater com base teórica e crítica a necessidade de abranger um padrão mais elevado na escala do desenvolvimento sustentável, retratando quais os desafios da segurança e da soberania alimentar no Brasil, metodologicamente faz-se um resgate bibliográfico explorando o tema proposto.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
44

Manno, Maria Vittoria Maffei, i Carlos Mendes Rosa. "DEPENDÊNCIA DA INTERNET: SINAL DE SOLIDÃO E INADEQUAÇÃO SOCIAL?" POLÊM!CA 18, nr 2 (17.10.2018): 119–32. http://dx.doi.org/10.12957/polemica.2018.37793.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo: Este artigo objetiva caracterizar prováveis motivos e apontar algumas consequências da utilização exagerada da internet como veículo de agenciamento das subjetividades na atual cultura. Procura mostrar como as relações interpessoais e as formas de interagir se modificaram com o advento das tecnologias digitais, transformando de forma significativa a expressão das individualidades; como um sentimento de inadequação social pode facilmente levar à procura de uma forma de socialização mais fácil, através do espaço virtual, arcando, porém, com o risco de tornar o sujeito dependente das redes sociais. Reflete acerca da motivação que leva à superexposição dos sujeitos no cenário contemporâneo e as mudanças que tais comportamentos ocasionam nos relacionamentos sociais e afetivos.Palavras-chave: Internet. Solidão. Relacionamento. Psicanálise.Abstract: This article aims to characterize likely reasons and point out some consequences of excessive use of the internet as a vehicle for brokering of subjectivities in the current culture. It seeks to show how the interpersonal relations and ways to interact have changed with the advent of digital technologies, alteringconsiderably the expression of individuality; as a feeling of social inadequacy can easily lead to the search for a form of socializing easier, through the virtual space, bearing, however, with the risk of becoming dependent on the social networks. It reflects about the motivation that leads to the overexposure of the subjects in the contemporary setting and the modifications that these behaviors cause in social and affective relationships.Keywords: Internet. Loneliness. Relationship. Psychoanalysis.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
45

Silva, Mikaely Sombra da, i Antoniel Dos Santos Gomes Filho. "Responsabilidade social empresarial: uma revisão de literatura (2018-2019)". Entrepreneurship 4, nr 2 (7.04.2020): 37–42. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2595-4318.2020.002.0004.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A Responsabilidade Social Empresarial abrange ações desenvolvidas pelas empresas que tem a visão de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, e também pensado na preservação do meio ambiente e na sustentabilidade. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre Responsabilidade Social Empresarial entre os anos de 2018 e 2019 indexados na Scientific Electronic Library Online-SciELO. A metodologia utilizada para realizar o estudo possui uma abordagem quantitativa exploratória. No que tange o tipo de investigação, o estudo é classificado como uma revisão da literatura. A base de dados utilizada para a revisão foi a Scientific Electronic Library Online-SciELO, tendo como descritor o termo: Responsabilidade Social Empresarial. Considera-se que as empresas através da Responsabilidade Social compreendem que se há o desenvolvimento regional e local de modo sustentável, há uma maior chance de crescimento empresarial, uma vez que as mudanças nas realidades individuais e coletivas adentram nas organização na forma de colaboradores mais motivados, com melhor saúde e educação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
46

Piazza, Pietro Teixeira, Felipe Ferreira de Sousa Nilo, Marcelo Fernandes Roma, José Vitor Da Silva, Guilherme Luiz Nascimento Quintiliano, Karita Santos da Mota i Rogério Donizeti Reis. "Representações sobre ansiedade na perspectiva de pessoas idosas em tempo de distanciamento social pela COVID-19". Enfermagem Brasil 21, nr 5 (28.11.2022): 556–68. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v21i5.5008.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: A ansiedade em tempo de pandemia pela COVID-19 é uma situação inédita que requereu mudanças radicais na vida das pessoas idosas, o que gerou medo, frustrações, preocupações e fragilidade emocional, deixando essa população mais propensa a desencadear psicopatologias diversas. Objetivo: Conhecer os significados de ansiedade entre pessoas idosas, no contexto do distanciamento social pela pandemia da COVID-19. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório. Participaram do estudo 30 pessoas idosas de ambos os sexos. Para a análise de dados, utilizou-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Do tema explorado, “significado de ansiedade durante o distanciamento social pela pandemia da COVID-19”, foram evidenciadas duas ideias centrais: “Sentimentos inibidores” e “querer fazer tudo agora”. Conclusão: O distanciamento social foi um recurso de prevenção da COVID-19, porém foi também o motivo de comprometimentos da saúde mental.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
47

Fernandes, Jaiza Helena Moisés. "Software livre na educação para além da inclusão digital e social: letramentos múltiplos de professores e alunos". Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 4, nr 1 (3.10.2011): 2–15. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.4.1.2-15.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O software livre (SL) está presente em muitos espaços do convívio social, vencendo barreiras econômicas, políticas, culturais e filosóficas da exclusão. O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da inserção do software livre no contexto de sala de aula, a partir de um relato de experiência em turmas de 2º ano do Ensino Fundamental no município de Fortaleza. O uso potencial do computador e do software livre Linux Educacional 3.0 e seus aplicativos contribuiu de forma significativa para a mudança na qualidade da educação, possibilitando a inclusão digital e social e letramentos múltiplos de professores e alunos. Os resultados e conclusões deste artigo motivam a pesquisadora a continuar investigando e produzindo outros materiais pedagógicos digitais e tutoriais dos aplicativos do software livre. Dessa forma, busca-se contribuir para a divulgação das possibilidades educativas desse sistema operacional e, por conseguinte, para a formação continuada dos professores.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
48

Knoth, Sebastian. "'A luta pelo Passe Livre': das politische Handeln des brasilianischen Fußballers Afonso Celso Garcia Reis in den 1960er- und 1970er-Jahren". FuLiA / UFMG 3, nr 1 (11.06.2018): 9–26. http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.3.1.9-26.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo analisa a militância política do jogador brasileiro Afonso Celso Garcia Reis (Afonsinho) e sua luta pelo Passe Livre durante as décadas de 1960 e 1970. Afonsinho, estreante no futebol brasileiro profissional durante a segunda metade da década de 1960, vivenciou uma radical mudança nos padrões de treinamento, a qual impunha um modelo de disciplina militar. Esse, não tolerava o comportamento analisador e crítico de Afonsinho que sofreu, por tal motivo, um série de restrições. Em reação ás restrições, Afonsinho começou a luta pelo Passe Livre, ou seja, pela liberação do seu passe de jogador que se tornou uma ação simbólica contra as repressões da ditadura militar no Brasil. A repercussão social deste conflito foi um fator político importante naquele momento e ultrapassou em muito os limites do mundo do futebol.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
49

Alves Guimarães, Ueudison, João Lopes, Vilma Andrade Ribeiro i Anelli De Sena Araujo Leandro. "SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O USO DE TDICS PARA O ENSINO NA EJA EM TEMPO DE PÓS PANDEMIA". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 4, nr 4 (24.04.2023): e443072. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3072.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Há uma grande diversidade cultural e etária entre jovens, adultos e idosos que não tiveram uma escolarização formal extensa ao longo de suas vidas, e inúmeras iniciativas têm sido tomadas para enfrentar esse problema, mesmo diante de direcionamentos políticos e projetos voltados para a mudança na diante de um público brasileiro. O próprio conceito de “alfabetização” é em si um espaço de conflito e revisão, pois vai além de saber decodificar a linguagem e os símbolos matemáticos. O estudo aborda o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Portanto, discute-se como a utilização das TDIC e sua contribuição para a valorização social. Conclui-se que é importante incentivar o uso das TDIC em sala de aula para que os indivíduos sejam motivados a aprender de forma interativa, além de promover a inclusão social.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
50

ABU-EL-HAJ, Jawdat. "A geopolítica e o conflito Palestino-Israelense: dos Acordos de Oslo à Primavera Árabe". História (São Paulo) 33, nr 2 (grudzień 2014): 14–36. http://dx.doi.org/10.1590/1980-43692014000200003.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo procura interpretar a continuidade do conflito no Oriente Médio, tendo o intervalo entre as Conferências de Oslo e Camp David como referência. Questiona sobre os motivos que levaram a OLP e Israel a realizar uma drástica revisão de suas doutrinas e, mesmo assim, não terem conseguido fechar um acordo em 2000, apesar da relativa estabilidade política. A análise é tecida em duas etapas. Na primeira, apresenta um histórico diplomático das negociações intermediadas pela Noruega entre palestinos e israelenses. Na segunda, detalha as doutrinas e as estratégias políticas que guiaram as ações dos dois protagonistas desde a década de 1940 e como estes interagiram com o contexto internacional. Argumenta que os acordos de Oslo foram motivados pelo fim da Guerra Fria e as consequências regionais da primeira Guerra do Golfo de 1990. As revisões doutrinárias realizadas por Arafat e Rabin, no entanto, perderam fôlego no final da década de 1990, quando o sistema político regional sofreu uma crise de deslegitimação causada pela permanente crise social. Ausentes do cenário político, o pan-arabismo e a esquerda marxista propiciaram o fortalecimento do fundamentalismo islâmico, passando este a assumir o papel de força aglutinadora de oposição no mundo árabe. Em Israel, uma tendência similar ocorreu com a hegemonia dos partidos ultraconservadores, inimigos declarados dos acordos de Oslo. Palestinos e israelenses mergulham num intervalo de extrema violência, a "segunda Intifada", uma reedição das lutas existenciais da década de 1940. Todavia, as mudanças estruturais na vida política, originadas pela "primavera árabe", abrem hoje uma nova janela que favorece o pleito dos moderados palestinos e das forças progressistas no mundo Árabe. Conclui-se indagando se a esquerda israelense terá ambição e força suficientes para retomar a iniciativa política e negociar um fim pacífico para o conflito.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii