Gotowa bibliografia na temat „Mudança social (motivos)”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Mudança social (motivos)”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Mudança social (motivos)"

1

Herzog, Regina. "O laço social na contemporaneida". Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 7, nr 3 (wrzesień 2004): 40–55. http://dx.doi.org/10.1590/1415-47142004003004.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Nos dias atuais verifica-se uma mudança no modo como se estabelece o laço social. A falência da autoridade simbólica vem sendo considerada uma das mais importantes causas dessa mudança. À luz da concepção psicanalítica sobre a origem da sociedade, tal como apresentada em “Totem e tabu”, o presente artigo problematiza a questão do laço social e sugere, a partir do texto “Moisés e o monoteísmo”, um caminho para se pensar os motivos da falência da autoridade simbólica na contemporaneidade
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Beato, Isabel Maria De Sousa Henriques, Paula Cristina Cinza Santos Leal Ferreira, Sara Mónico Lopes i Catarina Frade Mangas. "Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissional". Revista Contemporânea de Educação 15, nr 33 (3.09.2020): 236–55. http://dx.doi.org/10.20500/v15i33.30195.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O estudo que se apresenta realizou-se numa instituição pública portuguesa de Ensino Superior, o XXXX Visa perceber que mudanças ocorreram na vida pessoal, social e profissional dos estudantes que ingressaram nessa instituição, a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, e entender a importância da formação superior para adultos. Para o estudo, de abordagem mista, efetuou-se um inquérito por questionário a 180 diplomados. Os dados mostram a relevância da formação de adultos enquanto razão válida para uma maior realização pessoal e aquisição ou atualização de conhecimentos, ainda que não contribua muito para a mudança de profissão ou progressão da carreira. Os inquiridos também deixam claro que os motivos financeiros são um entrave significativo ao prosseguimento dos estudos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Fernandes, Ivana Farias. "Design e sociedade: o social elitizado". Suldesign Científico - Encontro Sul-Americano de Design 4, nr 1 (28.09.2017): 134. http://dx.doi.org/10.15210/sdc.v4i1.12168.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo tem por objetivo discutir o papel social do designer gráfico buscando compreender o modo como impacta na sociedade atual assim como os motivos pelos quais a profissão torna-se por vezes seletiva e/ou elitizada, propondo uma reflexão bem como a mudança no modo como os profissionais atuam. Utilizando como base a revisão bibliográfica e subidivindo-a em duas partes, sendo a primeira de análise e a segunda de reflexão, foram trazidos autores que tratam do papel social do designer, dentre eles Joaquim Redig e Helen Armstrong, por exemplo. A grande contribuição para os profissionais é entender que, de fato, a profissão modifica e constroi a sociedade, de modo a interferir diretamente na vida daqueles que com ela tem contato. Trazer à tona temas como a elitização dos produtos propõe reflexões e grandes explanações sobre o tema, de modo a convidar os designers a uma mudança de atitude.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Pirotta, Katia C. M., i Néia Schor. "Carências e desejos: estudo sobre a opção pela esterilização entre mulheres residentes na Região Sul do Município de São Paulo, em 1992". Saúde e Sociedade 8, nr 2 (grudzień 1999): 33–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12901999000200003.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente estudo teve por objetivo discutir a opção das mulheres pela esterilização cirúrgica. A amostra constituiu-se em 215 mulheres esterilizadas, residentes na Região Sul do Município de São Paulo, em 1992. Foram analisadas variáveis referentes ao uso de métodos anticoncepcionais anteriormente à esterilização, aos motivos desta opção e à satisfação com a esterilização. Das mulheres que eram usuárias de métodos reversíveis antes da esterilização, 67% referiu a pílula. 67% das mulheres referiram problemas com o método anterior, como motivo por ter deixado de usá-lo. 91% afirmaram estar satisfeitas com o método irreversível. 74% das mulheres responderam que a esterilização não trouxe mudanças em sua vida e 60% das mulheres responderam que não houve mudança no relacionamento afetivo e sexual. Ao percorrer as questões relativas à situação da mulher após a esterilização, verificou-se que os problemas de saúde atribuídos aos métodos reversíveis e a segurança frente à gravidez indesejada são os principais elementos que determinaram a satisfação com a esterilização. A análise empreendida neste estudo sugere que a opção pela esterilização está relacionada com as dificuldades oriundas do uso indiscriminado da pílula e da falta de assistência efetiva à saúde reprodutiva, apontando para a importância da implementação dos programas de saúde voltados para este âmbito.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Santos, Lucas Huan Duarte dos, Aline Groff Vivian i Alice Hirdes. "Desafios do acesso aos cuidados de saúde na perspectiva das pessoas em situação de rua". Research, Society and Development 11, nr 11 (30.08.2022): e487111133858. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33858.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A desigualdade social existente no Brasil, agravada pela situação de pobreza extrema, contribui expressivamente para o aumento da População em Situação de Rua (PSR). A pesquisa teve como objetivo identificar as principais dificuldades das pessoas em situação de rua no acesso às políticas públicas de saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado por meio de oito entrevistas semiestruturadas, tendo como público-alvo pessoas em situação de rua do Amapá, Macapá. Para a análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: O uso de drogas, os conflitos familiares, a mudança de estado e o desemprego foram os motivos que os levaram à situação de morador de rua. Observou-se que 37,5% dos entrevistados se encontram em situação de rua há mais de 10 anos e, consequentemente, muitos acabaram rompendo os laços familiares. Evidenciou-se que o uso de drogas nem sempre é o motivo que leva à situação de rua, porém é comum o seu consumo, agravando a condição de saúde e a condição social do indivíduo. Conclusão: Conclui-se que se faz necessária a criação e a efetivação de Políticas Públicas direcionadas a esse público, visando à reabilitação e à reinserção social.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Rodrigues Chaves, Soraia. "ANÁLISE DO DISCURSO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS." Itinerarius Reflectionis 13, nr 1 (24.03.2017): 1. http://dx.doi.org/10.5216/rir.v13i1.42359.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
ANÁLISE DO DISCURSO DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS.RESUMO A Análise proposta para este trabalho, refere-se ao modelo tridimensional de discurso: a análise da prática discursiva, do texto e da prática social. Uma flexão baseada nos pressupostos da Análise do Discurso, a cerca dos discursos da Secretária de Educação de Goiás Professora Doutora Raquel Alexandre Teixeira e os temas que compõem suas falas em entrevistas relacionadas a questões sociais e políticas onde a questão central é a Educação Pública. A Análise do Discurso no estudo da linguística crítica e a análise da linguagem na percepção das mudanças sociais e na ideologia poderá nos fazer compreender os motivos pelos quais sua defesa pela qualidade da escola pública apresente algumas contradições, conflitos ideológicos, pressupostos Neo Liberais e pode se contrapor a um outro conceito de qualidade necessária para se construir uma outra sociedade mais consciente e crítica. O nosso corpus de trabalho está composto pelas falas da Professora Raquel Teixeira em entrevistas recentes na mídia regional sobre educação e gestão da escola pública, o nosso objeto de análise é o seu discurso político, te. A análise do discurso é o nosso fundamento metodológico. De linha Francesa tendo como bases principais o Discurso e Mudança Social de Norman Fairclouch, também em Stephen J. Ball, cuja base reflete a (Performatividade), Privatização e o Pós Estado do Bem Estar- Social), também alinhava a base temática( A Reforma do Estado dos anos 90 e Mecanismos de Controle), de Luiz Carlos Bresser Pereira .Nossa pretensão nesse artigo é levantarmos alguns pontos de reflexão no discurso político, que nos possibilite contribuir com o debate das mudanças sociais, encontrando na prática social da Secretária de Educação de Goiás Professora Raquel Teixeira a lógica racional que norteia seu discurso. Nesse sentido, esperamos que novos elementos possam ser evidenciados à luz da Análise do Discurso e Mudança Social de Fairclouch e com o método da linguística crítica(Fowler et al, 1979; Kress e Hodge) des-cobrir identidade do sujeito, as relações sociais e os sistemas de conhecimento e poder.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Giffoni, Francinete Alves De Oliveira, Anny Caroline Costa Vieira, Ana Bruna Macêdo Matos i Jailma Dos Santos Barbosa. "Terapia Comunitária como intervenção na Saúde Mental". ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 9, nr 28 (19.11.2015): 61. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v9i28.365.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
<p>A saúde no Brasil tem passado por diversas mudanças, dentre elas, a aprovação de uma Política Nacional que abrange Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), desde 2006 e, que dá subsídios para se estender a Terapia Comunitária como prática em saúde. Esta modalidade já acontece há bem mais de vinte anos em Fortaleza e, em outras regiões do país. A Terapia Comunitária é uma forma de promoção da saúde orientada para o cuidado emocional. Historicamente tem Início na comunidade do Pirambu em Fortaleza, estado do Ceará. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, quantitativa e qualitativa. Participaram 26 pessoas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS em Barbalha, estado do Ceará. Participantes da proposta de Terapia Comunitária, implantada enquanto proposta experimental neste Centro. As entrevistas foram realizadas nos momentos dos encontros. O instrumento constou de um questionário, que foi aplicado individualmente. Os resultados demonstraram o seguinte: Quanto as concepções de Terapia Comunitária, uma categoria: Positiva, com três subcategorias: Bem estar, Encontro social e Mudança. Quanto a percepção das principais mudanças proporcionadas através das sessões de Terapia comunitária, duas categorias sobressaíram-se: Melhoria no estado mental e Melhoria nas atitudes. Finalmente, quanto a percepção dos motivos para continuar participando das sessões de Terapia comunitária, duas categorias foram eliciadas: Melhorar a saúde e relacionamentos saudáveis. Conforme verificado, ao participar das sessões de Terapia Comunitária, os entrevistados parecem perceber a importância da mudança da própria atitude no seu processo de cura. Portanto, participar da Terapia Comunitária produziu uma ruptura no cotidiano dos participantes, que relataram a ocorrência de mudanças em suas vidas durante esse período, abrangendo mudanças no estado emocional e mudanças de atitude nas relações familiares, conjugais, amorosas e sociais. </p>
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Wilbert, Ezequiel Douglas, Adriana Klein Rosa i Simone Sehnem. "AVALIAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO ISO 14001: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS PARA MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, nr 3 (9.11.2017): 124. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e32017124-148.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As organizações empresariais ao longo da história utilizam ferramentas diversas para se posicionar a frente dos concorrentes para obtenção de maiores resultados e abrangência de mercado. Com a mudança recente na economia, além dos fatores econômicos e estruturais, a globalização passa a fazer parte da nova realidade, assim como o aumento das responsabilidades exigidas das empresas, especialmente nas questões do meio ambiente e social. Esse artigo busca compreender essa mudança de paradigmas, quando observados sob a ótica dos motivos que levaram uma pequena indústria do segmento metal mecânico de manutenção automotiva em Santa Catarina adotar a ISO 14.001 e identificar quais foram os benefícios auferidos com a certificação. A análise trata um estudo de caso que se classifica com relação aos objetivos em explicativa e consiste em uma pesquisa cuja abordagem é de caráter qualitativo, pois tem por objetivo central desenvolver um construto teórico a partir de entrevistas realizadas, além de observação in loco. Foi possível constatar que a adequação a programas ambientais e a ISO 14.001, quando implementados, geram vantagem competitivas, preferência do mercado consumidor, redução de custos, maiores controles e mudança de comportamento nos funcionários da empresa. Verifica-se neste estudo de caso, que a adoção de um SGA independe do porte da empresa, assim como, impacta positivamente nos resultados econômicos e vai além, gerando resultados qualitativos e imensuráveis para a organização.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Santos, Sheila Carine Souza, i May Valda Souza Sales. "Infâncias e a educação infantil". Revista Pesquisa e Debate em Educação 11, nr 1 (23.05.2021): 1–14. http://dx.doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31876.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este texto foi produzido como parte de fundamentação teórica da pesquisa Tecnologias e infâncias: relação, interação e percepção das crianças do grupo 5 no contexto da creche, no âmbito do Projeto LabTEPI do Grupo de Pesquisa ForTEC. O objetivo deste artigo é compreender o conceito de infância, fazendo uma discussão teórica e legal em torno das infâncias e da Educação infantil. Desse modo, o texto aborda a mudança no conceito de infâncias, visto que no campo das Ciências Humanas não podemos afirmar que existe um único modelo de infância ao longo da história da humanidade, pois o ser humano evolui junto com o seu contexto social. Traremos também a história da Educação Infantil no Brasil e os documentos que norteiam e legitimam este segmento da educação básica como primeira etapa da educação. Por tais motivos, se torna prudente conhecer os contextos de aprendizagens contemporâneos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Araújo, Beatriz Alvarenga Bonella de. ""Você nos colocou na História": Uma História Social da prostituição brasileira nas décadas de 1980 e 1990". Epígrafe 10, nr 1 (1.06.2021): 21–49. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p21-49.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo tem como objetivo estudar o estabelecimento do campo de uma História Social da prostituição estruturado no Brasil a partir das décadas de 1980 e 1990, tendo em vista a historiografia brasileira. Para isso, parte-se da produção bibliográfica e da trajetória acadêmica de quatro historiadoras brasileiras – Margareth Rago, Magali Engel, Cristiana Schetinni e Beatriz Kushnir -, considerando suas obras parte de um conjunto teórico que modificou a forma de compreender e estudar a prostituição na História. Em um primeiro momento, o objetivo é compreender a estruturação da História das mulheres, fenômeno conectado ao avanço do feminismo nas universidades, pois tal contexto é essencial para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à temática feminina. Em seguida, passa-se à análise dos estudos históricos sobre prostituição durante os anos 1980 e 1990, buscando respostas sobre a natureza desse campo de estudo, suas fontes e por quais motivos ele é elaborado e merece o devido espaço na historiografia. Nesse sentido, os percursos realizados pelas pesquisadoras selecionadas são importantes não só pelo seu caráter historiográfico, mas também pela relevância de suas próprias trajetórias acadêmicas. Por fim, este artigo permitirá entender a mudança de paradigmas trazidos por essa História Social da prostituição, além de demonstrar os caminhos possíveis para se inserir grupos subalternos na narrativa acadêmica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Rozprawy doktorskie na temat "Mudança social (motivos)"

1

Katte, Luise Margarete von. "HelloFresh : a recipe for sustainable market leadership?" Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.14/29164.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
The concepts of Strategic Change and Dynamic Capabilities are widely discussed in the strategic management literature, explaining how firms can sustain a competitive advantage. While strategic change implies the company’s alignment with its external environment, dynamic capabilities are the firm’s potential to systematically solve problems. The focal purpose of this thesis is to illustrate how strategic change and the deployment of dynamic capabilities can help a company to adapt to, cope with, and grow in constantly changing environments. Moreover, this thesis intends to identify the motives for mergers and acquisitions as a form of strategic growth. For pedagogical purposes, a teaching case was developed, which demonstrates how HelloFresh, a meal kit supplying company founded in 2011, became the global market leader in its industry only after a few years of existence. HelloFresh reacted to consumer trends, implemented new technology and data management systems and invested in growth strategies that enabled them to successfully outgrow their competitors in all of their markets. By initiating strategic transformations and deploying a strong set of dynamic capabilities, especially in detecting opportunities and making market-oriented decisions, HelloFresh was able to adapt to shifts in society, technology and competition. Nevertheless, none of the meal kit companies has been able to reach profitability so far. As the online food market is growing slower than expected, the question remains whether these online food businesses have been introduced too early to the market.
Os conceitos de Mudança Estratégica e Dynamic Capabilities encontram-se amplamente debatidos na literatura de gestão estratégica para explicar como as empresas podem assegurar uma vantagem competitiva. Enquanto Mudança Estratégica representa o alinhamento da empresa com o contexto externo, Dynamic Capabilities referem-se à capacidade da empresa de resolver problemas sistematicamente. O objetivo desta dissertação é ilustrar como mudanças estratégicas e desenvolvimento de Dynamic Capabilities podem auxiliar uma empresa a adaptar-se, lidar com, e crescer em ambientes de mudança constante. Além disso, pretende identificar os motivos que levam a fusões e aquisições entre empresas enquanto método de crescimento estratégico. Para fins pedagógicos foi desenvolvido um caso de estudo que ilustra como a HelloFresh, empresa que fornece kits de refeições, fundada em 2011, se tornou líder global de mercado nesta indústria poucos anos após a fundação. A HelloFresh reagiu a uma tendência de mercado, implementou novas tecnologias e sistemas de gestão de dados e investiu em estratégias de crescimento que permitiram-na desenvolver-se a um ritmo mais rápido que os seus concorrentes nos mercados que opera. Através da implementação de transformações estratégicas e do lançamento de um forte conjunto de Dynamic Capabilities, particularmente na deteção de oportunidades e tomada de decisões direcionadas para o mercado, a HelloFresh foi capaz de adaptar-se a mudanças sociais, tecnológicas e competitivas. Mas, nenhuma empresa deste setor obteve lucro. Como o sector do comércio está a crescer mais lentamente do que esperado, mantém-se a questão se os negócios de venda de comida através da internet surgiram demasiado cedo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Książki na temat "Mudança social (motivos)"

1

Friedman, Thomas L. The World Is Flat: A Brief History of the Twenty-First Century. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2005.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Friedman, Thomas L. The world is flat: A brief history of the twenty-first century. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2007.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Friedman, Thomas L. Shi jie shi ping de: 21 shi ji jian shi = The world is flat : a brief history of the twenty-first century. Changsha Shi: Hunan ke xue ji shu chu ban she, 2006.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Friedman, Thomas L. Shi jie shi ping de: Ba wo zhe ge qu shi zai 21 shi ji cai you jing zheng li = The world is flat. [Taibei]: Ya yan wen hua chu ban gu fen you xian gong si, 2007.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Friedman, Thomas L. The world is flat: A brief history of the twenty-first century. Wyd. 2. New York, NY: Farrar, Straus and Giroux, 2008.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Friedman, Thomas L. The world is flat: A brief history of the twenty-first century. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2006.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Friedman, Thomas L. ha-ʻOlam huʾ shaṭuaḥ: Ha-ʻolam ha-globali : ha-ḥayim bi-metsiʾut ḥadashah. Tel-Aviv: Aryeh Nir, 2006.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Friedman, Thomas L. Shi jie shi ping de: Di er ban = The world is flat : a brief history of the twenty-first century. Changsha Shi: Hunan ke xue ji shu chu ban she, 2006.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Friedman, Thomas L. The world is flat: A brief history of the twenty-first century. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2005.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Friedman, Thomas L. Shi jie you re, you ping, you ji: Quan qiu nuan hua, neng yuan hao jie, ren kou bao zha wei ji xia de xin jing ji ge ming. Taibei Shi: Tian xia yuan jian chu ban gu fen you xian gong si, 2008.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Części książek na temat "Mudança social (motivos)"

1

Costa, João Miguel Borro. "Gestão pública no Sistema Penitenciário Paranaense: período de 2010-2014". W Gestão Pública, 138–49. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20214-5-p138-149.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O tema da pesquisa é o Sistema Prisional Paranaense com foco no período de 2010 a 2014, sendo essa uma das questões sociais mais complexas da realidade social do país, busca-se levantar a percepção dos Agentes Penitenciários, servidores responsáveis por exercer a vigilância e fazer cumprir as normas estabelecidas para o funcionamento do sistema penal, o que o coloca diretamente no ambiente de convivência e qualquer mudança ocorrido no ambiente deverá ser observado e relatado. Nesta perspectiva justifica-se a pesquisa considerando a realidade vivenciada no período em que o sistema vivenciou período tenso com motins e rebeliões. O Objetivo da pesquisa foi levantar a percepção dos Agentes Penitenciários em relação com ao Sistema Penitenciário Paranaense relacionando a gestão anterior com a 2010, em relação a possíveis mudanças no tratamento dos encarcerados, bem como, a gestão atual no que tange a percepção do tratamento dispensado aos funcionários do sistema penitenciário, incluso o encarcerado, atuando de forma a promover melhorias no sistema, visto que, impacta de forma direta com os resultados. A metodologia adotada foi de cunho exploratório, com abordagem qualiquantitativo na análise dos dados. A coleta foi realizada por meio de questionário objetivo no formato digital, como meio, mídia fechada, com uma amostra de 38 Agentes Penitenciários. O resultado da pesquisa evidenciou como sendo o maior problema no Sistema Penitenciário Paranaense a falta de efetivo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Kuazaqui, Edmir. "Práticas Empreendedoras como norteadoras para a Excelència em Ensino e Educação". W EDUCAÇÃO AS PRINCIPAIS ABORDAGENS DESSA ÁREA V.02. Seven Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-063.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este capitulo analisa as principais competências dos docentes relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem de alunos de cursos superior, destacando a area de Administração. As Instituições de Ensino Superior (IES) desempenham importante papel como fomentadoras de desenvolvimento econômico e social e devem estar devidamente alinhadas frente às mudanças, transformações e necessidades da Sociedade. Os docentes representam um dos ativos estratégicos mais relevantes neste processo e devem estavar devidamente alinhados, preparados, motivados e engajados frente aos seus alunos, bem como de acordo com a comunidade de educação e ensino. Por meio das experiências do autor, devidamente combinadas com a evolução de diversas teorias, realizou-se uma série de reflexões que visam contribuir para o desenvolvimento de pessoas e processos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Souza Prado Dias Bueno, Gabriela Thereza, i Gabriela Merida. "A CONVENÇÃO DA APOSTILA DE HAIA COMO FERRAMENTA GARANTIDORA DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO: A DESBUROCRATIZAÇÃO NO PROCESSO DE VALIDAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA O ACESSO DO ESTUDANTE BRASILEIRO NOS ESTADOS ACOLHEDORES PORTUGAL E ITÁLIA". W Direitos Sociais: Diálogos Transdisciplinares, vol. II, 234–47. Iberojur Science Press, 2024. http://dx.doi.org/10.62140/gbcm2342024.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo: Pelo presente estudo, pretende-se investigar qual foi o impacto da adesão do Brasil à Convenção da Apostila de Haia de 05 de outubro de 1961 (Convention de l'Apostille La Haye du 5 octubre 1961) na facilitação do acesso dos estudantes brasileiros nos Estados acolhedores Portugal e Itália, como ferramenta garantidora do direito fundamental à educação. Para esse propósito, é necessário investigar os motivos que levaram a criação da Convenção da Apostila e a forma que a norma foi recepcionada e integrada no direito interno do Brasil, investigando, inclusive, a ocorrência do fenômeno do transplante legal. Posteriormente, tratar-se-á da elucidação acerca do impacto no processo de validação dos documentos estudantis após a adesão do Brasil à força, visto que passou de validação consular, tida como burocrática e custosa, para o apostilamento. No mais, relacionar-se á o impacto dessa mudança na garantia de direitos fundamentais do estudante brasileiro, com enfoque no direito à educação, a fim de investigar se a desburocratização causada pela Convenção da Apostila se mostrou um fio condutor na internacionalização do estudante brasileiro. Por fim, por meio da aplicação do método hipotético-dedutivo e o método comparado, será possível responder à pergunta de investigação inicialmente proposta e com isso será preenchida a lacuna de estudos acerca da utilização da Convenção para o estreitamento de laços acadêmicos internacionais. Palavras-chave: desburocratização; estudante brasileiro; Convenção da Apostila de Haia; direito fundamental à educação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Mayer, Rodrigo. "O ovo da serpente do século XXI: crise da democracia, neoliberalismo e populismo de direita". W Efeito Bolsonaro na educação: análise crítica, 10–33. Editora ZH4, 2023. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20235-02-p10-33.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O século XXI viu o crescimento e a naturalização da extrema direita em diversos países. Munidos de um discurso que explora os ressentimentos da população para com a classe política e os medos frente às transformações sociais, os extremistas constroem o argumento que a democracia e a sociedade estão em uma crise que levará a ruptura e é preciso defender e restaurar os valores sociais dos inimigos da nação. Seus discursos tratam de criar constantes conflitos entre aqueles que eles consideram como o verdadeiro povo e os inimigos da nação. Isso visa a (re)criação de uma nova sociedade, baseada na harmonia social e nos valores que eles consideram como tradicionais. Em aliança com setores da burguesia, a ultradireita busca aprofundar as políticas neoliberais, a mercantilização da vida e o mercado como substituto da democracia. O crescimento não está restrito apenas a uma região, mas a diversas nações, como o Brasil, por exemplo. Apesar de suas particularidades locais, os extremistas possuem uma base comum, em que são explorados os ressentimentos da população para com os resultados da democracia e as transformações sociais. O capítulo teve como objetivo analisar os motivos para a ascensão da direita radical e as bases de seu pensamento, além de debater a questão brasileira. Para isso, foi realizada uma revisão crítica da literatura especializada. Como conclusão, argumenta-se que a extrema direita constrói seu programa com base nos medos e nos ressentimentos da população frente à classe políticas e as mudanças sociais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Mesa, Cristina, Maria de la Vega Solanas, Ana Galhanas i Ana Frias. "NECESSIDADES NUTRICIONAIS NA GRAVIDEZ". W Manual da Gravidez: Diagnóstico, Desenvolvimento e Cuidados Essenciais, 110–29. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240316102.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A gravidez é um período de mudanças sociais, físicas e psicológicas. Por este motivo, é importante ser devidamente acompanhada pelo Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (EEESMO), que terá a responsabilidade de orientar a mulher durante todo o processo de gravidez. Este capítulo pretende fornecer informação baseada na evidência sobre as necessidades nutricionais neste processo. O papel do EEESMO será o de promover hábitos saudáveis e prevenir possíveis complicações. Verificamos que durante a gravidez existe um aumento das necessidades nutricionais, que se traduz num aumento da ingestão calórica, por este motivo é importante controlar o peso e promover uma alimentação equilibrada, com os macronutrientes e micronutrientes adequados na altura da gravidez, dando especial atenção a possíveis défices que possam ocorrer, para poder recomendar a suplementação adequada. É também importante referir a importância de uma adequada segurança alimentar, para evitar possíveis infeções, uma vez que durante a gravidez há uma diminuição do sistema imunitário, e garantir uma adequada higiene e tratamento dos alimentos. Por fim, o desconforto durante a gravidez é comum, pelo que é importante fornecer o apoio individual adequado para aliviar os sintomas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Soares, Kleberson Toldo. "A DISTRIBUIÇÃO SOCIAL DO FATURAMENTO AGRO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: UMA PERSPECTIVA MULTINÍVEL". W Economia, Administração e Sociologia Rural: tópicos atuais em pesquisa, 9–28. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230813982.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As relações estabelecidas pela construção da identidade agrícola brasileira permeiam o modo de produção e transformam o meio em que atuam, fazendo assim a urgência de modelos de gestão pública que relacionem-se com o atual momento da humanidade e construam caminhos para o futuro. A comunidade agrícola brasileira contempla variadas manifestações culturais com moradores que se adaptam à uma identidade nacional, fomentada por instituições formais e informais, entre elas as políticas públicas e os discursos ideológicos. Mudanças nos processos agrícolas são necessários por diversos motivos que vão desde um mercado consumidor cada vez mais exigente e que preza pela soberania alimentar, à conscientização da necessidade do equilíbrio e proteção dos biomas. Através da metodologia CRISP DM, que utiliza estatística e matemática como base para cruzamento de dados e aqui aplicada aos métodos de pesquisa das Ciências Sociais, o seguinte estudo tem como objetivo criar um modelo inteligente de arquitetura de dados capaz de verificar e acompanhar o impacto do agronegócio na região metropolitana de Curitiba utilizando como amostra um grupo de 143 produtores constatados como os maiores faturamentos. Relacionando os índices econômicos, sociais e ambientais apresentados em uma perspectiva multidimensional, os resultados mostraram que a distribuição social nos municípios, analisados pela ótica do faturamento dos produtores rurais aqui definidos como agricultura empresarial, não está sendo positiva, trazendo a reflexão de uma revisão urgente na formalização da mão de obra do setor assim como na estratégia de política agrícola adotada pelos municípios para direcionar o desenvolvimento econômico e sustentável.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Castro, Rosana Cecchini de, Letícia Ferraz Neis i Nelson Eduardo Estamado Rivero. "Cadernos do PAAS: uma escrita em ato". W Clínica Ampliada: qualificando a produção em saúde, 9–17. Casa Leiria, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5323989.1-1.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O Cadernos do PAAS chega ao seu décimo volume. Motivos de comemoração? Com certeza! Mas mais do que a celebração de um projeto que se transformou em ato e alcança praticamente uma década de vida, este fato produz outras e diferentes marcações, diversas afecções. Comemorar o décimo volume tem algo de especial, algo que nos remete ao reconhecimento de que conseguimos afirmar e produzir um espaço de fala, de articulação, de encontro, de criação inculado a um serviço escola que desdobra seu cotidiano entre cuidado e formação. A produção do Cadernos nestes dez volumes, para além de outras coisas, foi testemunho da história... da história do PAAS e suas transformações, de mudanças nas políticas de saúde, do aprofundamento das diferenças e desigualdades sociais, do evento de maior relevância do século XIX até o presente: a pandemia de Covid-19. Talvez mais do que testemunho, o Cadernos e suas páginas, em muito, foram a oportunidade de produção de novos sentidos, foram um lugar de ressignificação de práticas, possibilitando encontros de quem escreve e quem lê com as exigências de um tempo que, de forma muito veloz, demandou de todos nós novos modos de vida.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Araújo, Alfeu. "MÚSICA - A EXECUÇÃO INSTRUMENTAL NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES, DESAFIOS E FERRAMENTAS". W Educação, Música e Artes: reflexões e desafios contemporâneos, 8–21. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230513025.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o desafio de mediar e motivar às demandas da execução de um instrumento musical, que constitui um processo artesanal, no cenário da vida contemporânea, baseado no acúmulo de atividades, na mecanicidade, no imediatismo, estabelecendo uma cronologia contra o tempo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que traça um paralelo entre um dos maiores educadores brasileiros, Paulo Freire (1921-1997); importantes referências de professores/pesquisadores nacionais sobre o ensino de execução instrumental, José Alberto Kaplan (1935-2009) e Scheila Glaser (s/d), assim como um grupo de filósofos em diálogo com a Escola de Frankfurt, parâmetro de indiscutível relevância no estudo das mudanças sociais, mais reconhecido como teoria crítica, visitando o passado para contribuir no presente. A área das práticas interpretativas, nos últimos anos, caminha para reflexões científicas através dos diversos Programas de Pós-Graduação, congressos e periódicos especializados, entretanto, evidencia-se uma dificuldade comportamental na formação do indivíduo para o desenvolvimento desta prática, subtraindo resultados quanti-qualitativos na ação da execução instrumental e, consequentemente, enfraquecendo a trajetória de conquistas metodológicas e pedagógicas adquiridas. É neste contexto que esta pesquisa fomenta, como resultado das discussões propostas, uma importante ferramenta no processo de ensino/aprendizado: a criticidade. Um indivíduo crítico tem papel preponderante no seu processo de formação e no corpo social, possibilitando digerir, com clareza e equilíbrio, os desequilíbrios que todos nós estamos inseridos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Jimenez, Sandra Regina, i Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos. "REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA". W Práticas Pedagógicas em Educação: a arte de ensinar e aprender - Volume 1, 95–105. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240316003.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As Histórias em Quadrinhos (HQs) foram construídas historicamente como um meio de comunicação, com linguagem própria (verbal e não verbal) e é, atualmente, popularizada pelas sagas de grandes personagens da cultura nerd/geek. São entendidas como uma forma de comunicação de massas por seu alcance e por fazer parte da indústria do entretenimento. Por esse motivo, também, essa linguagem não só faz parte do universo juvenil, como atravessa gerações e imortaliza aventuras. Considerando seu alcance social, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a possibilidade da utilização das histórias em quadrinhos (HQs) como prática educativa na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Trata-se de uma reflexão teórica, de abordagem qualitativa, fundamentada nos conceitos tratados por Paulo Freire nas suas obras: Pedagogia da Autonomia (1996) e Educação e Mudança (1979), traçando um paralelo com a possibilidade de utilização das (HQs) na educação profissional e tecnológica. Com base no conhecimento oferecido pelos conceitos das obras de Freire, num processo reflexivo sobre a prática do professor, emergiram possibilidades de se trabalhar as Histórias em Quadrinhos, enquanto prática, por oportunizar ao educando uma linguagem que leva o diálogo em sua estrutura, sendo do seu universo de leitura, e por poder propor, em seu desenvolvimento - criação, reflexão e pesquisa - o protagonismo e a consciência. A partir da reflexão proposta neste estudo, e as contribuições da perspectiva dialógica, que considera que a educação se faz no encontro de sujeitos, buscando o conhecimento, considerando as particularidades dos alunos e não sendo feita de forma isolada e alheia ao contexto social; bem como a partir das concepções de educação profissional e tecnológica que busca a formação omnilateral, onde há a junção de teoria, prática, cultura, criticidade, tudo em consonância com o contexto social do indivíduo, observou-se que as HQs podem ser um recurso viável enquanto prática educativa na educação profissional e tecnológica (EPT).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

CELESTINO DE PONTES FILHO, MANOEL, ALANA GANDALA DA SILVA, ERIK DE SOUSA DIAS i JÉSSICA PRATA DE OLIVEIRA. "TRUE NEWS: DESMITIFICANDO E POPULARIZANDO CONHECIMENTOS SOBRE BIODIVERSIDADE MARINHA EM REDES SOCIAIS". W Educação Ambiental (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt14.033.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os ambientes marinhos e a biodiversidade a eles associada têm passado por muitas mudanças decorrentes de fatores como: degradação de habitat, alterações climáticas, sobrexploração, entre outros. A lacuna na compreensão popular de como isso tem ocorrido e da relação direta e indireta da sociedade nesses processos é um dos motivos que atrapalham ações ecologicamente conscientes voltadas para a conservação e preservação de umas das maiores preciosidades da Terra: a vida e o que a sustenta. A educação ambiental traduz a ciência acadêmica para a sociedade atuando incisivamente nessa lacuna e com o surgimento da pandemia, as redes sociais passaram a ser mais utilizadas como meio de disseminação científica. O objetivo deste trabalho é sensibilizar o público geral estimulando um pensamento crítico a respeito de como tratamos a biodiversidade marinha e como determinadas ações impactam os ecossistemas associados a ela. Para isso, foi criado o perfil Invertebrados Marinhos - PB (@cipyufpb) no Instagram em meados de 2021, no qual são realizadas publicações semanais seguindo um padrão temporal de temas previamente selecionados em 3 eixos temáticos: ambientes aquáticos da Paraíba, biodiversidade de invertebrados marinhos e problemáticas ambientais. As publicações são elaboradas a partir de um roteiro resumido do tema a ser abordado e sua posterior montagem e animação na plataforma Canva. Até o momento, o perfil conta com 94 publicações e 609 seguidores. Entre dezembro (2022) e março (2023), o perfil alcançou cerca de 3.646 contas, das quais 2.875 foram de não seguidores. O público seguidor é homogêneo, apresentando quantidades semelhantes de mulheres (53,8%) e homens (46,1%), substancialmente entre a faixa etária de 18 - 44 anos. Embora a maior parte do público seja paraibano, também foi possível alcançar pessoas tanto de outros estados, quanto de outros países, favorecendo a disseminação de importantes true news sobre vida marinha.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Streszczenia konferencji na temat "Mudança social (motivos)"

1

P. Neto, José de Senna, Isadora Mendes dos Santos i Marcelle Pereira Mota. "TikTok: Qual o Impacto do Crescimento da Plataforma?" W Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2022. http://dx.doi.org/10.5753/waihcws.2022.226367.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O TikTok foi a rede social que mais cresceu em número de usuários entre 2020 e 2022. Assim, torna-se cada vez mais importante entender os motivos pessoais e aspectos de interface que motivaram esse crescimento. O objetivo desse artigo é descobrir o impacto que a ascensão dessa plataforma teve no cotidiano das pessoas que usam as redes sociais em geral. Como metodologia, efetuamos uma revisão de literatura com artigos publicados entre 2020 e 2022, utilizando como palavras-chave os termos TikTok, Redes Sociais, Impacto, Pandemia, Tendências, Publicidade. Conclui-se que o TikTok vem sendo parte central no processo de mudança na forma como as pessoas, especialmente jovens, interagem e criam conteúdo online.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Borges, Vera Lúcia, Célia Regina Vieira de Souza-Leite, Maria Aparecida Bovério i Raquel Gomes Meirelles. "EVASÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO". W IV Simpósio de Tecnologias da Fatec de Sertãozinho (SITEFA/Stz). Fatec Sertãozinho, 2022. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v4i1.153.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A presente pesquisa incide sobre a problemática da evasão escolar, e tem como objetivo principal, conhecer os fatores que levam à evasão dos alunos nos três módulos que compõem o curso Técnico de Administração da ETEC José Martimiano da Silva de Ribeirão Preto - SP - Brasil, do período vespertino, nos anos de 2016 até 1º semestre de 2018. Após o levantamento no sistema da Secretaria Acadêmica da escola, optou-se pela metodologia da pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, tendo como técnica a entrevista semiestruturada. Os resultados das entrevistas, de acordo com duas categorias principais construídas acerca dos elementos envolvidos na evasão escolar, indicam os motivos da escolha do curso e motivos da evasão do curso técnico em administração e, no âmbito dessas categorias, foram elencadas as subcategorias. Observou-se que o fator social e econômico dos alunos sobressai como primeiro ponto na evasão do curso, tornando vulneráveis as ações da instituição em busca de soluções para o controle dos números apresentados na pesquisa. Outro fator é o período do curso e a localização da escola que, por fatores educacionais e governamentais, contribuem para esses números. E, por fim, o fator socioeconômico da região, impactando nas decisões dos alunos para capacitação e desafios que o mercado de trabalho impõe. Concluiu-se que a ETEC deve dar especial atenção à evasão no período vespertino, no que diz respeito à dependência de disciplina e excesso de faltas, uma vez que as demais causas de evasão identificadas entre os participantes da pesquisa não dizem respeito ao contexto interno da escola, mas são atribuídos a fatores considerados “positivos” do ponto de vista dos estudantes, uma vez que remetem a fatores como conseguir emprego, estágio, ingressar em cursos superiores ou mudança de turno de estudo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Oliveira, Wendell Emanoel Marques de, Douglas Rodrigues Silva, Luciane Resende da Silva Leonel, Hildamar Nepomuceno da Silva i Ilana Maria Brasil do Espírito Santo. "INCLUSÃO E EQUIDADE: A EVOLUÇÃO DO PAPEL MASCULINO NA ENFERMAGEM". W CONGRESSO ON-LINE NACIONAL DE SAÚDE MULTIDISCIPLINAR (CONASMULTI) - 3ª EDIÇÃO. Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2024. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-84528-37-6/02.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
INTRODUÇÃO: A história da Enfermagem revela um estigma de gênero marcante, com prevalência feminina. Este estudo busca compreender as origens profundas desse estigma, questionando sua persistência ao longo do tempo. O foco central é a análise da inserção masculina, desafiando a tradição, os estereótipos e destacando nuances das transformações na profissão. A abordagem crítica visa contribuir para uma visão esclarecedora do problema, destacando sua relevância na compreensão das dinâmicas de gênero na Enfermagem. OBJETIVO: Analisar a evolução do papel masculino na Enfermagem. MÉTODOS: Realizou-se uma revisão narrativa da literatura sobre fatos históricos. Foram utilizados trabalhos obtidos a partir da busca com os descritores “Enfermeiros, Gênero, Perspectiva de Gênero”, em bases renomadas: PubMed, Scopus e ScienceDirect, com foco em artigos publicados nos últimos cinco anos. A amostra final de 15 artigos foi criteriosamente selecionada para uma análise abrangente sobre a inserção masculina e eventos históricos que moldaram o estigma de gênero na Enfermagem. RESULTADOS: A identidade profissional na Enfermagem, historicamente enraizada, passou por inúmeras transformações. Profissões associadas a prestígio masculino eram contrastadas com a estigmatização das ligadas aos ofícios historicamente atribuídos à mulher, como o cuidado, por exemplo, consequentemente, a Enfermagem. Um dos motivos principais, ligado a visão da mulher como figura materna, frágil, subserviente, produtos de uma sociedade estruturalmente machista, misógina e patriarcal. Contudo, resultados indicam uma mudança em curso. A presença crescente de homens desafia estereótipos, apesar de encontrar questionamentos infundados relativos à sexualidade do profissional, contribuindo para uma identidade mais inclusiva e equitativa na Enfermagem, propondo assistência ao público masculino, rompendo com percepções tradicionalistas e aceitando a diversidade de gênero. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este estudo desempenhou papel crucial no entendimento da colaboração masculina na Enfermagem. Ao longo das décadas, observamos um aumento significativo na presença masculina, desafiando estereótipos e promovendo uma perspectiva mais inclusiva e diversificada. A figura masculina na Enfermagem quebra o paradigma de força física e ressignifica o imagético social de masculinidade nos serviços de saúde, já que o ato de cuidar também é uma virtude do homem, independentemente de sua sexualidade, uma vez que a figura da Enfermagem sempre remete à imagem da mulher no imaginário social. A inclusão masculina na profissão traz consigo um novo viés, quebrando a barreira que é imposta ao homem de alguém desarranjado, tímido e sem expertise para exercer a profissão, notadamente em áreas específicas como obstetrícia, pediatria ou neonatologia. Para além dos questionamentos relativos à competência, adaptação a setores preferivelmente atribuídos à figura feminina, pode-se elencar o uso de atribuições físicas para atividades que demandam uso da força e dimensionamento para atividades consideradas como pesadas e que exigem maior resistência corporal. Essa evolução reflete não apenas mudanças na dinâmica de gênero na Enfermagem, mas também indica um passo importante em direção a uma prática profissional mais diversificada e igualitária.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Cerqueira, Kevin, Raquel Cruz i Cleverson Alves de Lima. "Análise da matriz curricular". W IV ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. ANTAC, 2022. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1902.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
BIM é a palavra para construir em muitas línguas diferentes. Você pode ouvir BIM em espanhol, português, francês ou italiano. Nessas línguas, BIM pode significar tanto "edifício" quanto "construção". Em outras línguas, como alemão e russo, BIM é usado para descrever qualquer coisa que tenha três partes: "edifício", "fundação" e "piso". Este uso é semelhante ao uso do inglês da palavra porão. Segundo Böes (2019)[1], a implantação do BIM (Building Information Modelling) tem sido incipiente e concentrada no contexto empresarial da construção civil. Partindo desta premissa e considerando a nova realidade imposta pelo decreto 9983/2019[2], que dispõe sobre a estratégia nacional de disseminação do BIM na indústria da construção civil (BIM-Br), cabe investigar os motivos da baixa adesão às novas tecnologias de modelagem da informação e como avançar para reduzir tal deficiência. Para acompanhar tais mudanças, é importante inserir a filosofia BIM desde a formação profissional na universidade. Pois, é nela que o estudante terá o primeiro contato entre a teoria, prática e aplicação das ferramentas, integrando todas dentro de um ambiente computacional e se familiarizando em modelar a informação desde os primeiros traços do projeto. Assim, este trabalho busca analisar a matriz curricular do curso de Engenharia Civil da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) no contexto de implementação BIM em seu plano pedagógico. A análise do plano pedagógico do curso (PPC) foi realizada em duas fases, sendo uma primeira realizada por uma comissão multidisciplinar composta por docentes e discentes, e outra por meio de um formulário eletrônico com perguntas objetivas para cada disciplina encaminhada para os demais docentes e discentes do curso. Os critérios de análise foram divididos em 10 categorias a fim de entender e mensurar o estado e a aderência que as disciplinas possuem na implantação de processos BIM considerando o seu estado atual. Estas, foram subcategorizadas e encaminhadas para os discentes e docentes para conhecer a percepção do papel BIM nestas disciplinas, que posteriormente, foram comparados aos resultados da análise feita pela comissão, seguindo proposta metodológica de Costa et al (2020)[3]. As categorias foram definidas em A: Interface BIM com a disciplina indicada; B: Conceito Bim utilizado; C: Competência desenvolvida; D: Implementação na área do BIM; E: Potencial de integração da disciplina; F: Ciclo de vida da edificação; G: Área das disciplinas relacionadas; H: Competência abordada (conceitual ou prática); Estágios de implementação; I: Grupo de conhecimento. As categorias possuem descrições específicas para cada opção, permitindo a identificação das potencialidades da disciplina em interagir com o BIM. O preenchimento é feito em uma planilha em áreas específicas para cada categoria. O procedimento analítico da equipe consistiu em avaliar as ementas, planos de ensino, carga horária e histórico de aulas ministradas, no qual resultou no preenchimento das categorias. Em seguida, foram encaminhados aos docentes um formulário eletrônico para avaliação de suas disciplinas e preenchimento, que, por sua vez, subsidiaram a análise da comissão validando os resultados. Complementarmente, outro formulário foi encaminhado para os discentes para avaliar a perspectiva que estes possuíam para o conteúdo programático de cada disciplina, sendo um importante balizador para aferir o grau de entendimento dos discentes quanto à tecnologia BIM. Como resultados, obteve-se uma matriz curricular detalhada por escala de cores. As disciplinas contidas na matriz foram organizadas por escala de cores que identificam o tipo de conteúdo e o grau de interação BIM. Nota-se que o conteúdo básico tem pouca aderência ao BIM por se tratar da área que traz o conhecimento básico das áreas de cálculo, física e química, enquanto que muitas do ciclo profissionalizantes possuem aplicação atual, contudo fica mais evidente o potencial de aplicação, é evidente que o ciclo profissionalizante seja ele social ou específico, é tratado com uma clara interface com a tecnologia e filosofia Bim, porém ainda é visto muito a teoria e pouco trabalhado a parte pratica do Bim durante o curso. As do núcleo de atividades podem ou não ter, a depender do interesse do discente, já que elas estão vinculadas às atividades projetuais, estágios e trabalho de conclusão. A matriz por cores permite entender de forma avaliativa e analiticamente o quanto o PPC do curso precisa de evoluir para integrar as potencialidades presentes nas dimensões BIM. Permite também propor novos métodos de ensino para as disciplinas do ciclo básico para que a inserção do BIM comece desde o primeiro contato com o curso. Após analisar os resultados matriciais, verifica-se que há um baixo grau de aplicação do conteúdo BIM no PPC atual, embora pode-se notar um potencial de implementação com a ementa existente. Infere-se que o baixo grau de aplicação BIM é decorrente da falta de estímulo da instituição e do corpo docente que tem se adequado ao método convencional de sala de aula e exposição de conteúdos com isso tem-se o entendimento da necessidade de capacitação contínua dos docentes para as novas técnicas, conceitos e ferramentas, contando com o apoio da instituição. Sem fugir da responsabilidade individual do docente em buscar atualizações, cabe a instituição internalizar os preceitos da estratégia BIM-Br e facilitar a melhoria de seu quadro docente por meio de ações afirmativas, disponibilidade de tempo ou compensações. Tais ações, quando somadas, vão permitir uma mudança de cultura docente e pedagógica, refletindo na melhoria da qualidade de ensino e, consequentemente, no processo de aprendizagem discente. Assim, a médio prazo, com os novos profissionais egressos, espera-se uma mudança prática na implementação BIM no mercado da construção civil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Jesus, Milla Fabiola Quadros De. "O USO DA MUSICOTERAPIA DURANTE O ATENDIMENTO TERAPÊUTICO OCUPACIONAL DE CRIANÇAS AUTISTAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA". W I Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ensipex/18.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que apresenta déficits persistentes na comunicação social recíproca/interação social e em interesses, atividades e/ou comportamento com a presença de padrões restritivos e repetitivos, sendo essas características presentes no TEA limitantes para o funcionamento diário dos indivíduos com esse distúrbio. Outrossim, a Terapia Ocupacional (TO) tem como base buscar restaurar, manter e/ou integrar áreas de ocupação que por algum motivo encontram-se alterados, e nas pessoas com autismo, as Atividades da Vida Diária (AVD) e Habilidades Sociais são as áreas de ocupação mais afetadas. Já a musicoterapia é definida como um processo sistemático de intervenção na qual o terapeuta ajuda seu cliente a promover a saúde, por meio de experiências musicais e relacionamentos que se desenvolvem através deles como forças dinâmicas de mudança. Dessa forma, a musicoterapia pode ser usada pela TO como facilitadora para auxiliar no ganho de habilidades sociais e restauração de habilidades de comunicação em crianças com TEA. Objetivos: Analisar os efeitos da utilização da musicoterapia durante os atendimentos de Terapia Ocupacional de crianças com autismo leve. Material e métodos: Foram realizadas sessões de Terapia Ocupacional com duração de 50 minutos, 2 vezes na semana com crianças autistas em nível 1 (leve), com idade entre 8 a 10 anos em uma instituição privada em Belém do Pará no ano de 2021. Resultados: Durante o período de atendimento com a utilização da musicoterapia, pode-se perceber ganhos nas elicitação das emoções e também mobilizar processos cognitivos complexos como atenção dividida e sustentada, memória, planejamento, controle de impulso, execução e controle de ações motoras, entre outros. Ademais, nos atendimentos de TO, a utilização da musicoterapia favoreceu a motivação, as habilidades de comunicação e de interação social, além de sustentar e desenvolver a atenção das crianças com TEA. Conclusão: Crianças com TEA podem apresentar uma percepção auditiva mais aguçada, principalmente para estímulos sonoros simples e de altura do som. Sendo assim, a música trabalhada de forma correta, aumenta os benefícios e a qualidade do processo terapêutico de crianças com TEA, em especial as demandas de Terapia Ocupacional.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Maia, Eloiza, i Raquel Quirino. "Inserção da mulher no mercado de trabalho brasileiro: violência simbólica e consolidação da dominação masculina nas relações de trabalho". W Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.2806.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo tem por objetivo trazer um breve histórico sobre a precária inserção da mulher no mercado de trabalho brasileiro, identificar as possíveis causas que motivam essa precarização e divulgar alguns dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas-IBGE, sobre estatísticas de gênero. A pesquisa é exploratória, tendo como instrumentos a pesquisa bibliográfica e análise de dados. O trabalho divide-se em três momentos. O primeiro traça um breve perfil que revela as condições subalternas em que as mulheres começam a entrar nesse universo assalariado. Na grande maioria das vezes, em funções menos qualificadas e com salários abaixo dos valores que se pagam aos homens, inclusive em situações quando exercem as mesmas funções, como no caso de empregados domésticos. No segundo momento, busca-se uma teoria de base fundada em Bourdieu, que evidencia a violência simbólica e a dominação masculina, inserida na sociedade pelo patriarcado, pelo racismo e pelo capitalismo, condição essa aceita por todos como uma “coisa normal”. No terceiro e último momento, são trazidos alguns dados do IBGE, publicados no boletim sobre Estatísticas de Gênero Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil, com última atualização em junho de 2018, baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios contínua - PNAD. Com os resultados, fica evidente que, ainda há muita luta pela frente, para conscientizar a sociedade sobre mudanças nesse embate, que traz embutido, relações de poder entre os sexos, distribuídas de forma desigual, cabendo sempre à mulher uma posição inferior na organização social
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Sousa, Cássio Moura De, i Kátia Helena Marinho De Andrade. "ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA ADESÃO A TERAPIA ANTIRRETROVIRAL DO HIV/AIDS". W I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/3076.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: A Acquired Immunodeficiency Syndrome - AIDS é uma doença que afeta o sistema imunológico humano, sendo proveniente da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV. O indivíduo infectado pelo HIV, é denominado soropositivo, sendo que os estágios iniciais da infecção em geral são assintomáticos. O farmacêutico apresenta conhecimento técnico e prático, sendo então capacitado para atuar diante dos casos onde é necessária a intervenção farmacológica no paciente, para que o mesmo passe a aceitar a terapia antirretroviral (TARV). Objetivos: Identificar os desafios que levam a não adesão a TARV e caracterizar a atenção farmacêutica em relação a adesão da terapia antirretroviral. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, onde foram obtidos estudos na base de dados Scielo. Dez (10) estudos foram inclusos para alcançar os objetivos do tema proposto, sendo trabalhos publicados entre 2015 à 2019. Resultados: Os resultados obtidos indicam que a não adesão ao tratamento envolvem os efeitos colaterais dos medicamentos, número de doses, mudanças no esquema terapêutico, bem como, características sócio demográficas, a não utilização dos serviços de saúde de forma correta, condições psicossociais. O farmacêutico deve prestar orientações em torno da importância de se realizar o tratamento medicamentoso, prestando a atenção farmacêutica, o profissional tem o dever de estar junto ao paciente, orientando e o aconselhando diante de um diagnóstico de HIV e do início do tratamento, pois, são diversas as dúvidas e incertezas que começam a surgir, portanto, tal profissional pode fazer toda a diferença na forma com que o paciente passa a lidar com as novas mudanças. Conclusão: Em relação aos motivos que levam a não adesão a TARV, pode-se evidenciar aspectos relacionados com os medicamentos e também sociais. O farmacêutico deve atuar orientando os pacientes, ao mesmo tempo em que contribui com o acompanhamento farmacoterapêutico do indivíduo, recomendando as mudanças que se fizerem necessárias.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Castro, Maiana Felix de Carvalho, i Marcelo de Souza Pimentel. "O MACHISMO ESTRUTURAL E O ADOECIMENTO PSICOLÓGICO DAS MULHERES: DEMANDA PERCEBIDA NA ATENÇÃO BÁSICA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR BAIANO". W I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/3067.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: O machismo estrutural sustenta o imaginário social de dominação patriarcal e contribui para manter a mulher no lugar de submissão e exposição à violência. Para além da violência física que vitima um número alarmante de mulheres no Brasil e no mundo, as relações de gênero pautadas no machismo estrutural desencadeia uma infinidade de situações cotidianas que geram humilhação, silenciamento, sobrecarga e contribuem sobremaneira para o desenvolvimento ou potencialização dos sintomas de transtornos mentais como depressão e transtornos de ansiedade. Objetivo: Este trabalho foi elaborado com o intuito de apresentar a relação entre vivências de situações relacionadas com o machismo estrutural e o surgimento ou potencialização de sintomas característicos de transtornos de ansiedade e depressão, dentro outros, a partir da demanda recebida pela psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Material e Métodos: Foram analisados prontuários de pacientes mulheres atendidas individualmente pela psicóloga do NASF-AB de janeiro a junho de 2021, levando em consideração o motivo da consulta ou queixa inicial, mas também as queixas apresentadas ao decorrer das sessões para as pacientes que permaneceram em cuidado continuado no período considerado. Resultados: Analisando as queixas de pacientes mulheres entre 14 a 65 anos percebeu-se que seus incômodos e sintomatologia estão ligadas a questões que perpassam desde a não divisão de tarefas domésticas e cuidado aos filhos à abusos e violência física. De 50 casos analisados, 30 apresentaram queixas relacionadas ao machismo, sendo 15 relativas a situações de violência como tentativa de feminicídio, violência doméstica e abuso sexual. Conclusão: Para o enfrentamento desse problema é preciso ampla mobilização. Para além da oferta do apoio psicológico individualizado é preciso ações de abrangência coletiva, no intuito de contribuir para a conscientização e mudança do paradigma estigmatizante e cruel em torno do papel da mulher na sociedade que a sujeita a situações de exclusão e violência, causando intenso sofrimento e adoecimento mental.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Samá Pinto, Suzi, i Camila Rubira Silva. "Interação e relação com o meio como motivadores do processo de ensinar e aprender estatística". W Advances in Statistics Education: Developments, Experiences, and Assessments. International Association for Statistical Education, 2015. http://dx.doi.org/10.52041/srap.15707.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A Estatística passou a fazer parte da vida diária das pessoas. Tabelas, gráficos e medidas estatísticas são frequentemente utilizados para sintetizar e melhor apresentar questões sociais, econômicas e ambientais. Este cenário evidencia, segundo Cazorla e Castro (2008), a importância de preparar o cidadão para que compreenda o processo de geração de informação, a fim de que seja capaz de tomar decisões. No entanto, o que temos observado é a dificuldade dos estudantes em compreender os conceitos estatísticos. A fim de promover a aprendizagem destes o Grupo de Pesquisa em Educação Estatística, da Universidade Federal do Rio Grande- FURG, tem realizado ações com estudantes tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior. Uma dessas ações é relatada no presente trabalho que tem por objetivo apresentar a reflexão sobre as atividades desenvolvidas em uma experiência pedagógica envolvendo conceitos de estatística com estudantes do 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola brasileira. Esta oficina integra as atividades do Projeto Novos Talentos, de âmbito nacional, o qual tem por finalidade disseminar o conhecimento científico e melhorar o ensino de ciências nas escolas. Nesta experiência pedagógica foram propostas atividades de pesquisa em revistas, jornais e na internet; coleta de dados tanto em sala de aula quanto fora desta, ambas sobre temáticas do interesse dos estudantes; organização dos dados com auxílio de material concreto e recursos digitais. As atividades foram planejadas de forma a promover entre os estudantes a interação, cooperação e autonomia. Segundo Laurino-Maçada (2001) o processo de cooperação só é possível através de um relacionamento heterárquico baseado na compreensão dos interesses individuais e coletivos do grupo, respeitando a individualidade, o tempo e o processo cognitivo de cada um. No planejamento e desenvolvimento das atividades propostas foram consideramos os pressupostos da Teoria da Biologia do Conhecer proposta por Maturana e Varela (2005). Segundo esta a aprendizagem ocorre na interação, na relação com o meio, com o contexto, com a experiência e a história de vida dos que buscam aprender. Cientes disto buscou-se promover mudanças na estrutura inicial (domínio cognitivo) do estudante de forma a desenvolver outras aprendizagens, neste caso, a compreensão dos conceitos estatísticos. Os estudantes sentiram-se motivados na realização das atividades, pois estas partiram de temáticas do seu cotidiano e interesse. Ponte, Bruneira, Abrantes e Bastos (1998) defendem que o tema de pesquisa seja escolhido de acordo com as preferências e estilos pessoais dos estudantes e que retrate uma temática que estes considerem relevante. As atividades propostas possibilitaram que os estudantes tomassem consciência da presença da Estatística em suas vidas e como ela está presente em seu cotidiano. A estatística oportuniza a interpretação e analise de informações que sintetizam questões sociais, econômicas, ambientais, entre outras, presentes na vida dos estudantes. Compartilhar vivências foi fundamental na construção dos conceitos estatísticos, para compreender o próprio conhecimento e o mundo que fazemos emergir a partir de nosso atuar.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Victoria, Isabel Cristina Moreira, Attilio Bolivar Ourives de Figueiredo, Eliete Auxiliadora Assunção Ourives, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Giovana De Freitas Rabelo Ribeiro i Francisco Gómez Castro. "A COMPREENSÃO SISTÊMICA E O PENSAMENTO DO DESIGN PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PARA A CULTURA SLOW FOOD E DE PRATICAS COLABORATIVAS." W Systems & Design 2017. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/sd2017.2017.6645.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO A sociedade atual vive em um contexto tumultuoso, sendo comum as pessoas viverem de forma mais estressadas, se alimentando mal e convivendo cada vez menos com as pessoas, perdendo oportunidades de fazer e manter relacionamentos pessoais. Como este estilo de vida está saturado, gerando problemas de saúde aos indivíduos, existem diversos estudos que comprovam a tendência de que as pessoas buscarão um melhor aproveitamento do seu tempo, com um maior contato com a natureza, dando valor ao seu próprio bem-estar, prestando mais atenção no que consome e em como consome, assim como a valorização do prazer de estar em um meio social. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir por meio da visão sistêmica e do design, o incentivo e a prática da filosofia Slow Food, e dessa forma, promover a preocupação com uma saudável forma de alimentação e a ação colaborativa entre as pessoas, em que um indivíduo possa cooperar com o outro, resgatando o convívio e socialização. Assim, pretende-se atuar em pequenas unidades urbanas externas, como prédios, condomínios, praças e avenidas com intuito de criação de um artefato que motive a prática dessa filosofia, assim como impulsione também as práticas colaborativas nestes locais, buscando a integração social e desenvolvimento econômico e ambiental, atendendo os princípios da sustentabilidade e o desenvolvimento local. O método de pesquisa usado é descritivo, em que se observou e analisou as situações e relações dos indivíduos, tanto de forma individual quanto as relações em sociedade. Os instrumentos escolhidos para coleta de dados foram o questionário, entrevistas e observações abertas, feitas informalmente ao decorrer das entrevistas. Neste trabalho integrou-se dois métodos de projeto, a ferramenta HCD/IDEO (Human Centered Design - Design Centrado no Ser Humano), usado como base, com técnicas para o entendimento dos desejos e necessidades da comunidade estudada e o Guia de projeto NASDesign/UFSC (Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design/Universidade Federal de Santa Catarina), dividido em três fases: Sentir, Agir e Realizar, como complementação. Ao final, conclui-se que o modelo físico do produto proposto atende uma lista de requisitos divididos em três grande grupo: requisitos de produto, referentes à forma, materiais e texturas do objeto; requisitos do usuário, referente a necessidade entendida a partir do tipo de ambiente em que o produto está, e de como ele está sendo usado e aos requisitos do contexto de uso, que consiste nas necessidades do usuário observado durante a pesquisa.Palavras Chaves: design de produto, slow food, sustentabilidade. REFERÊNCIAS ANDRADE, Aurélio L. et al. Pensamento sistêmico: caderno de campo: o desafio das mudanças sustentada nas organizações e na sociedade. Porto Alegre: Bookman, 2006. AROS, Kammiri Corinaldesi. Elicitação do processo projetual do Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo – Florianópolis, SC, 2016. BARBOSA FILHO, Antonio Nunes. Projeto e Desenvolvimento de Produtos - São Paulo: Editora Atlas S.A. - 2009. BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria geral dos sistemas. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. BEST, Kathryn. Fundamentos de gestão do design. Porto Alegre: Bookman, 2012. 208 p. BISTAGNINO, Luigi. Design sistêmico: uma abordagem interdisciplinar para a inovação. p.13-30. In: BOAS, Eduardo Villas. Perfils de consumo: VALS2 aponta oito tipos de consumidores. Disponível em: &lt; http://www.audaces.com/br/educacao/falando-de-educacao/2013/10/16/perfis-de-consumo-vals2-aponta-oito-tipos-de-consumidores-2&gt;. Acesso em: 7 out. 2016. BRUNDTLAND, Gro Harlem. Nosso futuro comum: Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 2a. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1991. BRUNEL, Felipe Kanarek; O design estratégico em nível metaprojetual como suporte para a inovação social: o caso slow food, p. 202-210 . In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.5]. São Paulo: Blucher, 2016. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sbds15-2st701b CAPELLO, Giuliana. Slow Life: vida mais calma, lenta e confortável. Planeta Sustentável: 16 set 2008. Disponível em: &lt;http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/gaiatos-e-gaianos/109647/&gt;. Acesso em: 4 out. 2016. CAPRA, Fritjof. Teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1998 CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgard Blucher, 2008. 56. COGO, Rodrigo. Tendências Globais de Consumo. Disponível em: &lt; http://www.aberje.com.br/blogs/post/tendencias-globais-de-consumo-para-2016/&gt;. Acesso em: 1 nov. 2016. DEHEINZELIN, Lala. Desejável Mundo novo: vida sustentável, diversa e criativa em 2042. 1ª edição. São Paulo, SP | 2012 ERLHOFF, Michael; MARSHALL, Timothy (Ed.) Design Dictionary: Perspectives on Design Terminology. Basel, Switzerland: Birkhauser Verlang Ag, 2008. (Board of International Research in Design). GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ICSID. Definition of Design. About ICSID: 2013. Disponível em: &lt;http://www.icsid.org/about/about/articles31.htm&gt;. Acesso em: 04 out. 2016. IDEO. HCD: Human Centered Design - kit de ferramentas. 2. ed. 2010. KRUCKEN, L. Design e Território: valorização de identi- dades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009. KRUCKEN, L.; TRUSEN, C. A comunicação da sustentabilidade em produtos e serviços. In: DE MORAES, D., KRUCKEN, L. Design e Sustentabilidade. Coleção Cadernos de Estudos Avançados em Design, Belo Horizonte: EdUEMG, 2009. KUEHR, R. Environmental technologies: from a misleading interpretations to an operational categorization and definition. Journal of Cleaner Production, 2007. MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. 104 p. (Caderno do Grupo de Altos Estudos do PEP/UFRJ; v.1). MANZINI, Ezio. Design, when everbody designs: an introduction to design for social innovattion. Cambridge: MIT Press Book, 2015. 241p. MANZINI, Ezio. Making Things Happen: Social Innovation and Design. Design Issues: v.30 n.1, 2014. MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp – Editora da Universidade de São Paulo, 2008. MARCONI, M. A.; Lakatos, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007. MELO FILHO, Álvaro de. Designing marketing. Fragmentos de Cultura, Goiânia, 2009. Disponível em: seer.ucg.br/index.php/fragmentos/article/viewFile/994/696. Acesso em: 14/04/2011. MORARES, Dijon de. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010. MORARES, Dijon de; KRUCKEN, Lia. Cadernos de estudos avançados em design: Sustentabilidade II. Barbacena: EdUEMG, 2009. 79p. MOZOTA, B. B. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011. POTTER, N. Qué es un diseñador: objetos, lugares,mensajes. Buenos Aires: Paidós, 1999. REID, Mariana. A contribuição do design na motivação da prática do Slow Food; Florianopolis,SC, 2014. 149 p. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008. Slow Food Brasil, 2013. Disponível em: &lt;http://www.slowfoodbrasil.com/&gt;. Acesso em: 4 out. 2016. Slow Moviment Portugal, 2014. Disponível em: &lt;http://www.slowmovementportugal.com/&gt; Acesso em: 4 de out. 2016. Slow Moviment, 2016. Disponível em &lt;http://www.slowmovement.com/slow_living.php&gt; Acesso em: 4 de out. 2016. STICKDORN,Marc. Isto é design thinking de serviços/ Marc Stickdorn, Jakob Schneider e coautores ; tradução: Mariana Bandarra ; revisão técnica : Clarissa Biolchini. Porto Alegre : Bookman, 2014. SUDJIC, Deyan. A Linguagem das Coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. THACKARA, John. Plano B: o design e as alternativas viáveis em um mundo complexo - tradução Cristina Yamagami - São Paulo : Saraiva : Versar, 2008. 299 p. VALENTE, Edison. Slow Design. Revista Planeta: Ambiente: out.2013. Disponível em: &lt;http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/ambiente/slow-design&gt;. Acesso em: 30 out. 2016. 58 VEZZOLI, Carlo. Design de sistemas para a sustentabilidade: teoria, métodos e ferramentas para o design sustentável de sistemas de satisfação. Salvador: EDUFUBRA, 2010. 343p.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii