Kliknij ten link, aby zobaczyć inne rodzaje publikacji na ten temat: Movimento de Esquerda Socialista.

Artykuły w czasopismach na temat „Movimento de Esquerda Socialista”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Sprawdź 50 najlepszych artykułów w czasopismach naukowych na temat „Movimento de Esquerda Socialista”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Przeglądaj artykuły w czasopismach z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.

1

Miguel, Sinuê Neckel. "Disposições políticas no espiritismo brasileiro:". Sæculum – Revista de História 25, nr 42 (16.06.2020): 86–104. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2020v25n42.50928.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Neste artigo é examinada a conformação de um discurso de neutralidade, isenção e alheamento político no espiritismo brasileiro, acomodando-o de modo conservador à sociedade capitalista, bem como a produção de um espiritismo à esquerda, minoritário, que abriga ideários socialistas. Embora seja dominante, a disposição conservadora conviveu e confrontou-se com discursos dissonantes de viés progressista, geralmente discretos e moderados, mas, por vezes, expressos em termos mais engajados e radicalizados. Os termos do discurso de neutralidade e alheamento à política incluem a ojeriza às “paixões políticas”, uma concepção individualista e reducionista de moral consagrada numa fórmula despolitizada de “reforma íntima” e a dicotomia sagrado/profano como grade de leitura de mundo. A partir das lentes da classe média, opera ainda a seletividade ideológica quanto àquilo que é aceitável ou não em termos de discurso espírita sobre questões sociais. Já a produção de um discurso espírita à esquerda pode ser entendida sobretudo a partir das áreas de afinidade eletiva ou correspondência estrutural entre o cristianismo e o socialismo, bem como pela origem do espiritismo na França no bojo das relações históricas entre socialistas utópicos e o movimento espiritualista. Destacamos, por fim, o Movimento Universitário Espírita de 1967-1974, pelo claro rompimento com a dicotomia sagrado/profano e consequente adensamento político do ideário socialista no âmbito do espiritismo brasileiro.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Lagoa, Maria Izabel. "O atual programa político petista no contexto de uma esquerda em crise". Cadernos Cemarx 2, nr 2 (18.07.2005): 62–67. http://dx.doi.org/10.20396/cemarx.v2i2.10823.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os últimos trinta anos do século XX testemunharam inegavelmente uma criseestrutural não só na forma estrutural do capitalismo, mas também das estruturase conformações ideo-políticas do sistema. Esta crise do capital foi também acompanhadapor uma crise material e ideológica dos países do chamado “socialismoreal”, particularmente do leste europeu, e consequentemente do marxismo herdeiroda III Internacional.Esta crise do “socialismo real”, que teve na queda do muro de Berlim e na dissoluçãoda URSS seus momentos emblemáticos, desencadeou uma revisão nas principaiselaborações teórico-políticas do pensamento marxista, desaguando na chamada “crisedo marxismo”. Diante deste cenário geral de pseudocrise teórica do marxismo, umaparte da esquerda encontra no presente a possibilidade de realizar uma “autocrítica”de seu passado e abandonar as antigas determinações políticas de classe e de revolução,uma vez que acusam a emergência de uma crise do movimento socialista fundamentadana desqualificação da idéia de revolução, pois sua sustentação, a obra marxiana apresentaria diversos “equívocos”.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Noberto, Lineker. "A revolução brasileira será socialista ou não será revolução: as origens da Polop e o nascimento da nova esquerda marxista". Germinal: marxismo e educação em debate 14, nr 1 (30.04.2022): 131–46. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v14i1.46750.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A fundação da Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (ORM-Polop) é um marco inicial na renovação do movimento marxista brasileiro dos anos 1960. Identificando originalidades em sua posição teórico-política, produções memorialísticas e historiográficas a consideraram “matriz” do que se convencionou chamar de “nova esquerda”. Mas o que exatamente é isto que parte da literatura especializada identificou como a “nova esquerda”? Sua resposta pode ser encontrada ao fim do encaminhamento de uma outra pergunta: Quais condicionantes históricos permitiram a formação de uma organização como a Polop? Este artigo tem o objetivo de responder a ambas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Rosa, Pollyana Ferreira. "A Montagem de Heartfield na Guerra Ideológica às vésperas da Ascensão Nazista na Alemanha". Fronteiras 21, nr 36 (19.12.2018): 71–97. http://dx.doi.org/10.30612/frh.v21i36.9417.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Nos últimos anos da República de Weimar, o fotojornalismo moderno e suas composições de imagens eram consumidas em massa por meio das revistas ilustradas. O fato de a aparência mimética da fotografia dar credibilidade aos textos não tardou a chamar a atenção de críticos de esquerda, observando que essa operação permitia a manipulação ou falseamento da realidade. Observaram-no também os líderes nazistas, que souberam utilizar tais características a seu favor. As montagens de Heartfield nas páginas da revista AIZ (Revista Ilustrada dos Trabalhadores) buscavam, segundo propomos, enfrentar essa questão. Sua estratégia consistiria em expor o caráter construído da fotografia por meio de operações que podem ser descritas enquanto estranhamentos que promovam distanciamento crítico (nas definições de Brecht) no leitor: pelo cômico/absurdo da fotomontagem-caricatura e por desmascarar os mecanismos de manipulação da leitura de composições de imagens. No entanto, a esquerda ligada ao Partido Comunista Alemão – como era o caso da revista AIZ, ainda que não explícito – subestimou o movimento nacional-socialista até quase às vésperas de sua ascensão ao poder. Veremos aqui algumas cenas dessa guerra ideológica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Barbosa da Silva Pereira, Célia. "A RELAÇÃO ENTRE MOVIMENTO FEMINISTA E PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL NO CONTEXTO DE ACIRRAMENTO DA CRISE CAPITALISTA, 2008-2017". Revista Trabalho Necessário 19, nr 38 (27.02.2021): 385–90. http://dx.doi.org/10.22409/tn.v19i38.47324.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo analisa como tem se expressado a relação entre movimentos feministas e partidos políticos de esquerda no Brasil, no período entre 2008 a 2017, contexto de acirramento da crise capitalista mundial. A partir de um estudo de caso sobre a forma como essa relação tem sido construída por três movimentos feministas de expressão nacional, quais sejam: a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMM), apontamos tendências contemporâneas apresentadas pelos movimentos feministas sobre suas relações políticas com os partidos de esquerda. Nossa hipótese era de que, no contexto de acirramento da crise capitalista, a relação entre movimentos sociais e partidos políticos do campo da esquerda estaria se fortalecendo, no sentido de uma maior aproximação indicando organicidade. Assim, tendo em vista as particularidades do cenário nacional, propomos a tese de que, no Brasil, a relação atual entre movimentos feministas e partidos políticos de esquerda sinaliza uma relação de novo tipo, baseada na compreensão dos movimentos sociais de que são sujeitos políticos e cumprem a mesma função dos partidos no direcionamento da luta política da classe trabalhadora. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou-se de: levantamento bibliográfico para a construção do referencial teórico e compreensão histórica do objeto de estudo; pesquisa documental realizada em sites da MMM, da AMB e do MMC e entrevistas em profundidade realizadas com quatorze militantes de referência para esses movimentos, para coleta de dados; e análise do discurso para compreensão dos dados. Os resultados apontam para a sustentação da tese. Os movimentos estudados no contexto da crise capitalista aproximaram-se mais de partidos políticos do campo da esquerda, estabelecendo uma relação de organicidade, principalmente com a Consulta Popular e o Partido dos Trabalhadores. Essa relação é fundamentada na compreensão de que a transformação social só poderá ser levada a cabo por meio de luta antissistêmica que articule as dimensões do gênero/sexo, da raça/etnia e da classe. O mote “sem feminismo não haverá socialismo” indica o entendimento desses movimentos de que uma sociedade mais igualitária deve se alicerçar na luta pela emancipação da classe trabalhadora, mas também atentar para as especificidades da emancipação da mulher.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Assis, Laura De Oliveira, i Leandro Pereira Gonçalves. "A RENOVAÇÃO PECEBISTA NOS ANOS 50: UM PROJETO INSPIRADO NA IDEOLOGIA GRAMSCIANA". Revista Labor 1, nr 2 (16.03.2017): 64. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i2.6651.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo analisa a mudança ideológica pela qual passou o Partido Comunista Brasileiro – PCB – na década de 1950. Mostra a forte influência de Antônio Gramsci no projeto político pecebista após o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética – PCUS – e sua relação com os acontecimentos de 1964. Identifica quais foram os principais erros da esquerda, que no momento do golpe manteve-se paralisada, impedida pela nova orientação ideológica mais democrática e favorável as legalidades constitucionais, de uma ação mais combativa e até mesmo golpista. O PCB, que no início da década de 60 participou ativamente dos movimentos populares contra as forças reacionárias, não foi capaz de articular devidamente a classe operária e demais trabalhadores em direção a uma conscientização política. A esquerda mais uma vez foi impedida de realizar seu tão sonhado projeto socialista. Toda uma geração de militantes sofreria as agruras da prisão, do exílio e do esquecimento.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Sousa, Bertone De Oliveira. "Nazismo, Socialismo e as políticas de direita e esquerda na primeira metade do século XX". Revista Brasileira de História & Ciências Sociais 7, nr 14 (28.02.2016): 141. http://dx.doi.org/10.14295/rbhcs.v7i14.229.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Alguns trabalhos que discutem o tema do nazismo o situam como ideologia e movimento político de esquerda. Argumentam que seu caráter revolucionário, o uso do substantivo socialismo em sua sigla e o controle da economia pelo Estado, entre outras questões, são elementos que reforçam essa definição. Neste artigo, é feita uma problematização histórica dessas questões no sentido de mostrar por que o nazismo era uma ideologia de direita e para isso também são traçados alguns paralelos entre a Alemanha de Hitler e a União Soviética de Stalin, para mostrar como alguns elementos que caracterizavam o nazi-fascismo não estavam presentes com a mesma intensidade e os mesmos significados fora de seu arcabouço ideológico e de ação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Bergel, Martín. "José Carlos Mariátegui e o fascismo". Revista Maracanan, nr 32 (20.06.2023): 274–94. http://dx.doi.org/10.12957/revmar.2023.76556.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Nas tradições do pensamento das esquerdas latino-americanas, não são abundantes as elaborações sobre as formas dos movimentos de direita. José Carlos Mariátegui constitui uma das poucas exceções nesse panorama geral. Este ensaio, que trata de suas abordagens do fascismo italiano, está dividido em duas seções. Em primeiro lugar, destacam-se três dimensões de análise dos ensaios de Mariátegui sobre as direitas emergentes na Europa do pós-guerra, particularmente nos textos reunidos em sua “Biologia do Fascismo”. Essas três dimensões, argumenta-se, delinearam problemas que foram posteriormente elaborados por autores que se tornaram referências da historiografia contemporânea sobre o fascismo (esse exercício não pensa em Mariátegui em termos de “antecedente” dessa historiografia, mas simplesmente busca destacar algumas de suas intuições). Em segundo lugar, postula-se que Mariátegui fez uma leitura não preconceituosa do fascismo, que buscou entendê-lo em sua lógica própria e atentando às suas novidades. Apesar de situar o fascismo como um movimento contrarrevolucionário que se localizava no campo inimigo do socialismo e do proletariado internacional, Mariátegui extraiu elementos que estavam em harmonia com o clima cultural da época e que poderiam ser readaptados em um projeto socialista. O fascismo foi, em última análise, um laboratório prático que complementou suas leituras de Georges Sorel (em alguns casos antecipando-as) para a elaboração do tema do mito, fator-chave em sua filosofia política.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Da Silva, Danielle Freire. "ENCONTROS E DESENCONTROS DO MOVIMENTO MAPUCHE NA VIA CHILENA AO SOCIALISMO: UM BALANÇO DA QUESTÃO INDÍGENA NO GOVERNO ALLENDE A PARTIR DA TEMÁTICA DA PARTICIPAÇÃO INDÍGENA". Revista TransVersos, nr 25 (25.08.2022): 132–46. http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2022.68150.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo busca discutir a mobilização social no campo indígena chileno durante os anos de 1970-1973. Pretende-se adentrar a questão da participação política e social mapuche no processo político em curso e suas interlocuções com o campo da esquerda, seja ele com o governo popular, seja com o movimento social no campo, com destaque para a atuação do Movimiento de Izquierda Revolucionaria (MIR) e Movimiento Campesino Revolucionario (MCR). Objetiva-se, de maneira geral, refletir sobre o significado da via chilena ao socialismo para o mundo indígena. Para isso, discutiremos a política indigenista implementada pelo Estado, inserida no projeto político, econômico e social global do governo, em sua maior ou menor participação do movimento indígena. Concomitantemente, pretendemos compreender a dinamização das práticas de poder político no campo indígena.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

CODARIN, Higor. "O Derradeiro golpe à esquerda armada brasileira: A derrubada de Salvador Allende e o fim do sonho revolucionário na trajetória de Vera Sílvia Magalhães". Varia Historia 37, nr 73 (kwiecień 2021): 251–86. http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752021000100009.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo Animado pelas comemorações dos 50 anos do governo da coalizão de esquerda Unidade Popular (UP) no Chile, liderado por Salvador Allende, este artigo busca contribuir, através do vislumbre da importância das análises biográficas para compreensão do engajamento militante, às reflexões a respeito da trajetória dos militantes da esquerda brasileira exilados no Chile durante o governo Allende. Por intermédio da trajetória de Vera Sílvia Magalhães, militante da esquerda armada vinculada ao Movimento Revolucionário 8 de Outubro (DI-GB/MR-8), exilada desde 1970, objetiva-se reconstruir a atmosfera de circulação de exilados em Nuestra America. Demonstra-se, por uma perspectiva, como o Chile passou a ser, após a vitória da Unidade Popular, um polo de atração aos militantes latino-americanos e, por outra, como o golpe civil-militar chileno, que culminou no suicídio de Salvador Allende, não foi apenas o fim da "via chilena ao socialismo". No limite, ele representa o golpe final desfechado ao projeto da revolução brasileira e latino-americana pela via da luta armada, reconfigurando a visão sobre o exílio, até então compreendido dentro de uma lógica de provisoriedade e curta duração, colocando na ordem do dia a questão do desengajamento.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
11

Castro, Mary Garcia, Samantha Lodi-Corrêa i Rita de Cássia Fraga Machado. "O 8 DE MARÇO NA HISTÓRIA: entre resistências e lutas, combinando “Ls”". Revista Pedagógica 23 (12.10.2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.6488.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo tem como tema o “8 de março” pensando o início de sua comemoração e seu cenário atual como oposição ao local social estabelecido à mulher e naturalizado como tal. Seu objetivo é refletir sobre a consolidação do Dia Internacional da Mulher como um evento internacional de resistência feminina, que se afirma na luta das socialistas no início do século XX, após a Revolução Russa, e que volta neste século XXI, diante da organização de vários feminismos unidos à esquerda, a pautar suas lutas sem permitir qualquer retrocesso. Ao contrário, o movimento feminista quer ir além. Mais direitos fundamentais são reivindicados. Mulheres de luta, mulheres que utilizam as letras, que ocupam os espaços públicos para exigirem liberdade nesta sociedade heteronormativa e patriarcal, que ainda sufoca as vozes femininas, que age com violência, que mata. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o levantamento bibliográfico e documental contextualizado em seus períodos. Defende-se a propriedade de uma frente ampla de feminismos críticos ao capitalismo, o que vem se afirmando na América Latina.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
12

Albinati, Clara. "CEMFLORES: POÉTICAS POLÍTICAS EM BELO HORIZONTE NOS ANOS OITENTA / Cemflores: political poetics in Belo Horizonte in the eighties". arte e ensaios 26, nr 39 (15.08.2020): 159–75. http://dx.doi.org/10.37235/ae.n39.12.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo traça uma trajetória do grupo Cemflores, a partir do contato crítico-afetivo com o arquivo do poeta Marcelo Dolabela, quem guardou por mais de quarenta anos os restos dessa memória. Formado por “trabalhadores em arte”, como se denominaram, Cemflores surge no seio do Movimento Estudantil – quase todos seus integrantes eram estudantes da UFMG – e atuou no cenário da contracultura em Belo Horizonte, nos anos oitenta, período marcado pelo processo de redemocratização. Buscaram repensar a práxis das esquerdas, através da realização de ações poéticas. Publicam revistas e dezenas de livrinhos em mimeógrafo, distribuem poesia em greves e atos pela anistia, realizam recitais, exposições de arte postal e experiências sonoras que culminam na criação das bandas de estilo pós-punk Sexo Explícito, Divergência Socialista e O Último Número.Palavras-chave: Cemflores; Marcelo Dolabela; Arte e política; Poesia marginal; Arte postal.AbstractThe article traces the Cemflores group’s path, based on the critical-affective contact with the poet Marcelo Dolabela’s archive, who kept the remains of that memory for more than forty years. Formed by, as they called themselves, “workers in art”, Cemflores appears within the Student Movement and they acted in the counterculture scenario in Belo Horizonte, in the 1980s, a period marked by the process of Brazil’s redemocratization. They sought to rethink the praxis of the left-wing tendencies, through the performance of poetic actions. They published magazines and dozens of booklets made in mimeograph, distributed poetry in strikes and acts for Amnesty, held recitals, mail art exhibitions and sound experiences that culminated in the creation of the post-punk style bands Sexo Explícito, Divergência Socialista and O Último Número.Keywords: Cemflores; Marcelo Dolabela; Art and politics; Marginal poetry; Mail art.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
13

Pinheiro, Marcos Sorrilha. "À sombra de José Carlos Mariátegui: socialismo e movimentos políticos de esquerda no Peru (1960-1980)". História (São Paulo) 28, nr 2 (2009): 837–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742009000200030.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O intelectual peruano José Carlos Mariátegui é uma das maiores referências político-ideológicas do socialismo latino-americano no século XX e, reconhecidamente, criador de um socialismo próprio para o continente. No entanto, ao longo das décadas de 1930 a 1950 o nome de Mariátegui esteve longe de se constituir como um referencial para a esquerda peruana. Somente a partir de 1960 foi que o nome do autor dos Siete Ensayos passou a figurar como herança reivindicada pelos partidos e movimentos políticos que compunham a Nova Esquerda Peruana naquele momento. Neste artigo apresentaremos como as idéias de Mariátegui foram retomadas e resignificadas por esses movimentos dentro de um contexto de reformulação da própria esquerda no cenário latino-americano e mundial. Em um primeiro momento apresentaremos a trajetória de surgimento e consolidação da Nova Esquerda Peruana e suas principais linhas de atuação. Em seguida, nos dedicaremos propriamente à analise do papel que as idéias de Mariátegui desempenharam para os intelectuais e partidos peruanos vinculados a esses movimentos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
14

Missiato, Victor Augusto Ramos. "O fortalecimento da democracia na América Latina em tempos de crise dos sistemas representativos". Revista Eletrônica da ANPHLAC, nr 17 (22.03.2015): 368–73. http://dx.doi.org/10.46752/anphlac.17.2014.2134.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O livro do professor Rodrigo Freire estabelece um estudo comparativo entre dois partidos políticos latino-americanos (Partidos dos Trabalhadores no Brasil e Partido Socialista Chileno), que fizeram parte da renovação da esquerda no continente, no decorrer da década de 1980. O autor objetiva traçar um quadro da esquerda contemporânea latino-americana, que se aproximou das diretrizes de uma esquerda reformista social-democrática e auxiliou nos processos de redemocratização em seus países e no fortalecimento de seus sistema representativos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
15

Redação, Conselho de. "Apresentação". Cadernos Cemarx 1, nr 2 (18.07.2005): 6–7. http://dx.doi.org/10.20396/cemarx.v1i2.10784.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Com a publicação, em dois volumes, do número 2 dos Cadernos Cemarx, disponibilizamosao público as comunicações apresentadas no 3º Colóquio Marx e Engels,evento organizado em 2003 pelo Cemarx – Centro de Estudos Marxistas – da UniversidadeEstadual de Campinas – Unicamp.Esse Colóquio, intitulado Marxismo e socialismo no século XXI, elegeu como objetivoanalisar as condições de luta e os desafios a serem enfrentados pelo socialismo hoje,buscando abordar as seguintes questões:1. A situação do movimento socialista do século XX (experiências revolucionárias,partidos, sindicatos, programa);2. A reconstrução do movimento socialista diante das condições materiais do capitalismocontemporâneo;3. Os desafios ideológicos e organizativos do movimento socialista no século XXI;4. A contribuição do marxismo para a reorganização e a renovação do movimentosocialista no século XXI;5. A questão da transição ao socialismo hoje.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
16

Redação, Conselho de. "Apresentação". Cadernos Cemarx 2, nr 2 (18.07.2005): 6–7. http://dx.doi.org/10.20396/cemarx.v2i2.10815.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Com a publicação, em dois volumes, do número 2 dos Cadernos Cemarx, disponibilizamosao público as comunicações apresentadas no 3º Colóquio Marx e Engels,evento organizado em 2003 pelo Cemarx – Centro de Estudos Marxistas – da UniversidadeEstadual de Campinas – Unicamp.Esse Colóquio, intitulado Marxismo e socialismo no século XXI, elegeu como objetivoanalisar as condições de luta e os desafios a serem enfrentados pelo socialismo hoje,buscando abordar as seguintes questões:1. A situação do movimento socialista do século XX (experiências revolucionárias,partidos, sindicatos, programa);2. A reconstrução do movimento socialista diante das condições materiais do capitalismocontemporâneo;3. Os desafios ideológicos e organizativos do movimento socialista no século XXI;4. A contribuição do marxismo para a reorganização e a renovação do movimentosocialista no século XXI;5. A questão da transição ao socialismo hoje.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
17

Oliveira, Sérgio Luiz. "Juventude Socialista do PSB e sua militância por meio da revista Movimento Socialista (1956-1960)". Sæculum – Revista de História 26, nr 44 (29.07.2021): 61–73. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n44.56238.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo tem como objetivo analisar a trajetória da Juventude Socialista do Partido Socialista Brasileiro, no período que vai de 1956 a 1960. A formação de uma Juventude foium tema controverso nas fileiras do PSB, após tentativas, como a criação do Movimento Estudantil Socialista Brasileiro (MESB), em princípios da década de 1950, um grupo de militantes filiados à legenda, organizados em torno das lideranças de Erich Sachs eLuiz Alberto Moniz Bandeira, articularam uma Juventude Socialista em 1956. Mas o PSB serviu mais como uma “cobertura legal” para o grupo, cujas ideias possuíam tonalidades bem mais radicais do que as encampadas pelo partido fundado em 1947. Além das duas lideranças supracitadas, pela JS também passaram Aluízio Leite Filho, Piragibe de Castro, Rui Mauro Marini, Paul Singer, dentre outros. A JS do PSB será um dos pilares da ORM-POLOP, juntamente à Liga Socialista Independente e à Mocidade Trabalhista do PTB.Por meio da revista Movimento Socialista, a JS expôs suas ideias e concepções políticas de cunho marxista e revolucionário, antecipando o que seria visto nas páginas do jornal Política Operária, informativo da ORM-POLOP.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
18

Scarpioni, Marcos. "ESPÍRITAS DE ESQUERDA". INTERAÇÕES 17, nr 2 (11.10.2022): 376–96. http://dx.doi.org/10.5752/p.1983-2478.2022v17n2p376-396.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O contexto sociorreligioso nas cidades brasileiras tem passado por muitas transformações por influência da pandemia Covid-19 e de políticas públicas implementadas (ou não). Por conseguinte, no movimento sociorreligioso kardecista emerge um grupo com novo perfil, os espíritas de esquerda. Neste artigo, justificamos e objetivamos nossa busca pela compreensão de quais seriam as motivações, as influências, os fatores e demais pressupostos que tem con(in)duzido esta ruptura, dissidência e/ou reconstrução do espiritismo à brasileira. Logo, nisto está posto o fio condutor de nossa inquietação. Como procedimentos metodológicos adotamos levantamento bibliográfico nas redes midiáticas priorizando os discursos, os estudos e eventos espíritas nas principais fontes de propagação do movimento espíritas que abordam este assunto, como por exemplo: Federação e União das Sociedades Espíritas de São Paulo, dentre outras.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
19

Melo, Rúrion. "Outra política: socialismo, democracia e emancipação". Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade 26, nr 2 (3.11.2021): 45–60. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v26i2p45-60.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo aborda as análises de Fausto sobre a esquerda revolucionária e o socialismo democrático com o intuito de mostrar que sua proposta de refundação do socialismo ainda permaneceria vinculada à alternativa “reforma ou revolução” e daria pouco espaço tanto para a atuação dos movimentos sociais quanto para um conceito mais radical de democracia. Em seguida, apoiando-me nas considerações de Jürgen Habermas, desenvolvo a tese de acordo com a qual a orientação emancipatória vinculada ao socialismo teria de ser reatualizada de modo a poder incorporar uma pluralidade de sentidos da emancipação da dominação, os quais não se deixam mais apreender nos clássicos paradigmas da revolução e da reforma do capitalismo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
20

Mastrolillo, Gabriele. "Paolo Ravazzoli e il Psi-Ios nell'emigrazione antifascista in Francia (1931-1940)". MONDO CONTEMPORANEO, nr 1 (marzec 2023): 31–49. http://dx.doi.org/10.3280/mon2022-001002.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Paolo Ravazzoli fu uno dei dirigenti nazionali del Partito comunista d'Italia negli anni Venti. Espulso nel 1930 per la sua opposizione ai metodi di attuazione della "svolta" attuati dalla direzione del partito, fu (insieme ad Alfonso Leonetti, Pietro Tresso, Mario Bavassano e Gaetana Teresa Recchia) uno dei fondatori e dirigenti della Nuova opposizione italiana, sezione dell'Opposizione di sinistra internazionale guidata da Lev Trockij. La sua militanza all'interno del movimento trockista, però, terminò nel 1934 a seguito di dissensi sorti in merito alla linea seguita dal movimento trockista italiano e internazionale. Contemporaneamente ebbe inizio il suo avvicinamento al movimento Giustizia e libertà e soprattutto al Partito socialista italiano-sezione dell'Internazionale operaia e socialista, al quale aderì nel 1935. Da quel momento fu un assiduo collaboratore della testata del partito, Il Nuovo Avanti, fino alla sua morte, avvenuta a seguito di un incidente sul lavoro nel 1940. Questo articolo descrive i suoi rapporti con il socialismo italiano alla luce di documentazione d'archivio e dei contributi da lui pubblicati sulla stampa trockista e socialista italiana.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
21

Do Nascimento Morais, Laura. "Movimento e Ação". Revista Discente Ofícios de Clio 7, nr 12 (3.01.2023): 75–91. http://dx.doi.org/10.15210/clio.v7i12.4690.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo busca compreender o funcionamento da Ação Libertadora Nacional e do Movimiento de Izquierda Revolucionaria, duas instituições de esquerda armada que tiveram uma atuação ativa durante a ditadura civil-militar em seus respectivos países. Ao utilizar da metodologia da História Comparada, busca-se analisar as semelhanças e diferenças de duas das mais importantes organizações de luta armada dentro da América Latina como uma forma de entender suas particularidades.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
22

Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de, i Marcelo Machado Martins. "Partidários/as de esquerda, militância e consumo de vestuário". dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, nr 31 (15.04.2021): 287–302. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.i31.1300.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho é oriundo de pesquisa de mestrado concluída (UFRPE, 2016) sobre as falas acerca de práticas de consumo de 12 pessoas filiadas a partidos políticos compreendidos como de esquerda: Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). As respostas foram obtidas por meio de entrevistas dirigidas em profundidade e o consumo de produtos de vestuário é o recorte aqui apresentado. Pensar no que veste o corpo, sua procedência, seus impactos e suas reverberações é uma via de expressão política refletida (DOUGLAS; ISHERWOOD, [1979] 2013). São práticas cotidianas, construções identitárias (DUBAR, 1997; 2009) e crenças comunicadas a partir do vestir, em um espaço e um tempo determinados (CAMPBELL, 2002), que podem ser sistematizadas e compreendidas a partir de olhar semiótico (GREIMAS; COURTÉS, 1979). Assim, a roupa não foi um item discutido apenas em si mesmo, mas o tema suscitou associações com narrações sobre os estilos de vida, as formas de aquisição, as ponderações sobre modos de produção, além das mais comuns referentes à marca e ao preço. Embora a filiação aos partidos proporcione, em alguma medida, reflexões sobre produção e sistema econômico, as falas revelaram que as práticas dos/as filiados/as são pautadas por suas trajetórias de vida e suas aproximações a movimentos sociais que dialogam com os partidos, mas não necessariamente são orientadas por eles. O ser de esquerda não foi o determinante principal, mas as linhas e entrelinhas do discurso vestido e narrado durante as entrevistas, nas quais se destacaram questões sobre o consumo de bens e produtos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
23

Alcoforado, Ihering Guedes. "O luto e os espectros do marxismo e do socialismo". Cadernos Cemarx 2, nr 2 (18.07.2005): 84–88. http://dx.doi.org/10.20396/cemarx.v2i2.10826.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As condições necessárias a reorganização do movimento socialista não têm emergidocom a crise do Estado de Bem Estar e a ascensão das organizações políticas queadotam estratégias discursivas apoiadas no legado socialista; muito pelo contrário, oque se tem observado, com freqüência, com a promoção das organizações de inspiraçãosocialista ao núcleo do poder, é uma renovação das estruturas de dominação apoiadasno mercado, através do que se revela a ausência de um framework socialista internalizadonestas organizações que permita não só estruturar a estratégia discursiva, masprincipalmente equacionar e formular trajetórias adequadas a problemática vigente.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
24

Silva, Gustavo Bianch. "Desconstruindo o “oposicionismo nato” do movimento estudantil: os estudantes de direita (1960-1970) * Deconstructing the “opposition by birth” of the student movement: the right-wing students (1960-1970)". História e Cultura 5, nr 3 (14.12.2016): 267. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v5i3.1897.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste artigo é abordar a questão atuação dos estudantes de direita no movimento estudantil. A mobilização do movimento nas universidades oscilou entre o ativismo em prol das mudanças educacionais e a luta por questões políticas de cunho mais gerais e estruturais. Porém, muitos estudantes enfrentaram a militância de esquerda e empenharam-se na articulação de outras propostas para a universidade, sobretudo influenciadas pelas ideias liberais. A finalidade desse texto é compreender o perfil dos grupos que questionaram os valores da esquerda participaram do movimento estudantil na ditadura militar. Quais as principais ações empreendidas por esses estudantes? Para problematizar essa questão, recorremos à historiografia para analisar a influência da direita entre os estudantes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
25

Machado, Marília Gabriella Borges. "Gramsci e os dois anos vermelhos (1919-1920)". Revista de Iniciação Científica da FFC - (Cessada) 18, nr 1 (17.11.2020): 13–20. http://dx.doi.org/10.36311/1415-8612.2018.v18n1.p13-20.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Ao chegar em Turim, Gramsci inicia uma aproximação com o movimento operário socialista e nos enriquece com suas reflexões sobre as transformações político-sociais que a Itália passou após os anos da Revolução Bolchevique. O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de articulação dos conselhos de fábrica (1919-1920) com o Partido Socialista Italiano (PSI) e com a Confederazione Generale del Lavoro (CGL).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
26

Milani e Silva, Valério César. "Uma carta liberal ou socialista?" JURIS - Revista da Faculdade de Direito 33, nr 2 (12.06.2024): 159–73. http://dx.doi.org/10.14295/juris.v33i2.16155.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O constitucionalismo é um movimento que defende a centralidade e a supremacia da Constituição e reconhece no povo a motriz política de sua promulgação. O desenho das Cartas Políticas é dado pelo povo por meio de seus representantes eleitos, sob a influência de diversas linhas ideológicas e filosóficas, tais como o liberalismo e o socialismo. Portanto, o objetivo do presente artigo é analisar o modelo de desenvolvimento adotado pela Constituição Federal e as influências do liberalismo e do socialismo em seus principais institutos jurídicos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
27

Coelho, Eurelino. "A Demcracia entre Golpes e os Dilemas da Esquerda (1975-1976)". Anos 90 27 (14.09.2020): 1–18. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.91857.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Em face da política de distensão anunciada pela alta cúpula do poder executivo brasileiro a partir de 1974 e diante do fracasso da luta armada, ganhou urgência entre as organizações de esquerda a reavaliação das formas de enfrentamento da ditadura e, para a maioria delas, do significado da democracia para aqueles que continuavam a lutar pelo socialismo. Este artigo analisa o debate aberto no interior da Tendência Proletária (TP), uma articulação que organizações e militantes de esquerda brasileiros tentaram construir em meados da década de 1970 e que teve na revista Brasil Socialista sua expressão pública mais conhecida. A ácida polêmica, cuja intensidade levou à ruptura da composição inicial da TP, mobilizou um rico repertório de argumentos a partir dos quais é possível observar as distintas abordagens do tema da democracia na esquerda marxista, bem como algumas questões a respeito da fragilidade duradoura da democracia no Brasil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
28

Macedo, Michelle Reis de. "Movimento pela democracia: a luta política do PCdoB na imprensa alternativa durante o processo de redemocratização brasileira (1979)". Estudos Ibero-Americanos 43, nr 1 (23.03.2017): 204. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.2017.1.24758.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A partir da segunda metade dos anos 1970, durante o processo de abertura política no Brasil, a imprensa alternativa assumiu um papel fundamental na criação de uma opinião pública antiditadura e na propagação de uma cultura de esquerda, ligada aos valores democráticos. Criado em 1975, o jornal Movimento atraiu, além de jornalistas sem espaços na grande imprensa, militantes de diversas correntes políticas, sobretudo do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Abandonando a estratégia da luta armada, parte daqueles que sobreviveram à repressão sentiram a necessidade de engajamento na luta política legal pelas liberdades democráticas e adotaram Movimento como porta-voz de suas demandas. A proposta, portanto, é refletir acerca das estratégias de luta de setores da esquerda brasileira pela democracia representativa através das páginas do jornal alternativo Movimento.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
29

Pedro Neto, Leopoldo. "Embates entre contracultura e socialismo: disputas simbólicas na imprensa alternativa brasileira durante a ditadura militar". Revista Alterjor 26, nr 2 (24.07.2022): 123–37. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v26i2p123-137.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre as disputas simbólicas entre as diferentes frações das esquerdas no lócus da imprensa alternativa brasileira durante a ditadura militar (1964-1985). Do ponto de vista teórico, a pesquisa se ampara na discussão histórica sobre imprensa alternativa e a sua relação com as esquerdas do período. Na vertente metodológica, busca-se, a partir da divisão categórica de Kucinski (2018), entre jornais existenciais e jornais políticos, compreender como essa ramificação no subcampo da imprensa alternativa manifestou-se nos depoimentos de jornalistas resistentes à ditadura. Empiricamente, apreende-se que o tensionamento em questão, influenciado por movimentos político-culturais mais amplos, foi responsável por condicionar aspectos profissionais, organizacionais e políticos dos periódicos alternativos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
30

NOBERTO, Lineker. "O SOCIALISMO EM MOVIMENTO (PARA FRENTE OU PARA TRÁS) DA REVISTA MOVIMENTO SOCIALISTA". Tempos Históricos 23, nr 2 (14.04.2020): 122–57. http://dx.doi.org/10.36449/rth.v23i2.23474.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As folhas do calendário começavam a se preparar para as boas vindas da década de 1960 quando surge em julho de 1959 a revista marxista Movimento Socialista, que responsável pela abertura de novas veredas à compreensão teórica da vida nacional e a perspectiva revolucionária do marxismo brasileiro, gestou em seu seio as linhas mestras de uma nova experiência organizativa extremamente frutífera ao movimento comunista do Brasil. Cabendo a este artigo, apresentar essa experiência histórica ainda desconhecida, por meio de uma ampla, e ainda não realizada, análise do conteúdo vinculado por esta curta publicação de duas edições (jul/59 e dez/59).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
31

Mélo, Thais Myrian Aragão, Celina Cordeiro de Carvalho, Gerlane Karla Bezerra Oliveira Nascimento, Klyvia Juliana Rocha de Moraes i Hilton Justino da Silva. "Preferência por lado mastigatório e amplitude de movimento cervical em laringectomizados totais". Fisioterapia em Movimento 26, nr 3 (wrzesień 2013): 569–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502013000300010.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
INTRODUÇÃO: A laringectomia total leva a aderências, dor, encurtamentos musculares e deficit na mobilidade de pescoço. Interfere em funções do sistema estomatognático; exemplo importante é a mastigação. OBJETIVO: Certificar-se da existência de uma possível predominância por lado mastigatório em laringectomizados totais e de sua relação com a diminuição das amplitudes dos movimentos de cabeça e pescoço. MATERIAIS E MÉTODOS: A população de estudo foi constituída de 18 voluntários adultos, divididos em dois grupos: grupo dos laringectomizados totais e grupo controle. Todos os voluntários foram submetidos a uma avaliação goniométrica da amplitude de movimento de cabeça para flexão, extensão, inclinação e rotação, e uma mastigatória para identificar a existência de preferência por um lado mastigatório. RESULTADOS: Houve preferência por lado mastigatório com predomínio à esquerda em laringectomizados totais. Na avaliação goniométrica, o movimento de extensão ativa e passiva foi o único com amplitude de movimento reduzida de forma significativa em laringectomizados totais quando comparados ao grupo controle. Relacionando o lado de preferência mastigatória com os achados goniométricos, quando ocorreu à direita, o movimento com amplitude limitada significativamente foi somente o de extensão ativa e passiva. Já quando a preferência ocorreu à esquerda, houve redução do ângulo de extensão passiva e da inclinação para a direita, tanto ativa quanto passiva. CONCLUSÃO: Os laringectomizados totais, apresentaram preferência por lado mastigatório à esquerda, acompanhada de redução significativa da amplitude de movimento somente da extensão passiva e da inclinação para a direita, tanto ativa quanto passiva.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
32

Fleury, Sonia. "Giovanni Berlinguer: socialista, sanitarista, humanista!" Ciência & Saúde Coletiva 20, nr 11 (listopad 2015): 3553–59. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320152011.15052015.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo assinala importantes fatos na biografia de Giovani Berlinguer, que foram responsáveis por sua trajetória como importante cientista e militante político e cuja obra foi marcada por sua perspectiva como socialista convicto, pesquisador da saúde coletiva e devotado humanista. No Brasil, sua contribuição está entranhada desde a produção acadêmica no campo da saúde coletiva até o Movimento Sanitário. Seus últimos trabalhos sobre bioética do cotidiano revelam o traço que subjaz a toda sua obra: o uso da ciência para demonstrar os determinantes sociais da saúde, abolir desigualdades injustas, defender a vida contra a exploração e prevenir que o corpo humano e a atenção à saúde sejam transformados em mercadorias.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
33

Bahniuk, Caroline. "Os desafios da construção da Pedagogia Socialista em tempos de ofensiva do capital e crise sanitária". Revista Linhas 22, nr 49 (21.07.2021): 243–63. http://dx.doi.org/10.5965/1984723822492021243.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Neste texto, problematizamos a construção da Pedagogia Socialista frente à ofensiva do capital, acentuada com a pandemia do Coronavírus, analisando as possibilidades e os limites da educação na perspectiva da classe trabalhadora. Para tanto, discorremos sobre a educação no contexto da luta de classes, em especial na particularidade brasileira dos últimos anos. Em seguida, descrevemos as ações no campo educacional desenvolvidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no contexto da pandemia. Além disso, recuperamos as categorias da pedagogia socialista soviética: Trabalho, Atualidade e Auto-organização, presentes nas formulações teóricas de Pistrak (2009) e Shulgin (2013), ampliando-as e as encharcando da realidade atual, na intenção de compreender a educação na estratégia socialista.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
34

Bogo, Ademar, i Maria Nalva Rodrigues de Araújo Bogo. "PROCESSOS FORMATIVOS DO MST: DESAFIOS E LIMITES HISTÓRICOS". Revista Trabalho Necessário 17, nr 33 (4.07.2019): 85. http://dx.doi.org/10.22409/tn.17i33.p29368.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo tem como objetivo avaliar os elementos constitutivos do MST como movimento social no bojo das contradições capitalistas, focando especialmente as estratégias de luta pela terra e, consequentemente, a luta pela educação e sua relação com as alternativas de organização do trabalho, experimentadas pelo Movimento. Focaliza os desafios frente a proposição do Movimento quando este assume em sua plataforma a agroecologia como modelo produtivo alternativo em contraposição à agricultura capitalista/agronegócio. Questiona em que medida este modelo contribui para construção do projeto histórico socialista. Ao final, apresenta alguns desafios ao Movimento para o avanço de um projeto histórico emancipador.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
35

Pereira, Célia Barbosa da Silva. "A atualidade da classificação político-ideológica: esquerda e direita". Argumentum 11, nr 1 (30.04.2019): 69–83. http://dx.doi.org/10.18315/argumentum.v11i1.19682.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo resgata, por meio de uma revisão bibliográfica, o debate sobre o uso dos termos esquerda e direita para classificação ideológica dos partidos políticos, a fim de ressaltar a validade destes termos na atualidade. A partir de uma análise histórico-conceitual conclui, a direita pode ser entendida como forças sociais pró-capitalismo, cujas práticas políticas e orientação ideológica possuem o intuito de manter as estruturas econômicas, políticas, culturais e morais que favorecem a reprodução deste sistema. Historicamente, o conservadorismo e o liberalismo e suas variantes dominam este campo. Já a esquerda na sociedade moderna capitalista comporta as forças sociais que disputam a direção das massas com vistas a um projeto societário socialista construído por e em prol da classe trabalhadora. Destacadamente, os socialistas, os anarquistas e os comunistas dominam este campo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
36

Dos Reis Nascimento Júnior, Wanderley. "Política externa e ideologia política". Estudios Internacionales 53, nr 200 (14.12.2021): 163. http://dx.doi.org/10.5354/0719-3769.2021.59302.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Qual é a influência da ideologia política (esquerda e direita) dos chefes do Poder Executivo sobre a agenda de política externa para o regionalismo no Chile? As alternâncias de governos de coalizão com ideologias políticas distintas no Chile com a chegada em 2006 ao governo central da coalizão de centro-esquerda, liderada por Michelle Bachelet (Partido Socialista), seguida pela ascensão, em 2010, de uma coalizão de centro-direita, liderada por Sebastián Piñera (Renovação Nacional), e o retorno do socialista em 2014, nos oferece um caso único para avançar com estudos empíricos que buscam entender como as ideias importam. O objetivo deste trabalho é contribuir para um entendimento que apreenda a influência de diferentes ideologias políticas na construção da agenda de política externa para o regionalismo. Se, por um lado, esse assunto já foi extensivamente trabalhado em estudos sobre o processo de integração regional europeia, por outro lado, faltam estudos sobre a realidade latino-americana que entenda a influência das questões ideológicas nos chefes do poder Executivo. Lançamos mão do método Comparative Manifesto Project (CMP) adaptando-o para a compreensão das mensagens presidenciais ao Congresso Nacional do Chile. Defendemos que os posicionamentos ideológicos em relação ao regionalismo não estão claramente definidos, assim a ideologia política não é, para os casos analisados, o fator explicativo central para o modelo de regionalismo chileno.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
37

De Souza, José Crisóstomo. "RUMOS DA CRÍTICA NA ESQUERDA HEGELIANA". Veritas (Porto Alegre) 46, nr 4 (26.07.2019): 543. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.2001.4.35030.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Apoiado nas fórmulas dos próprios jovens hegelianos, este trabalho procura caracterizar a principal oposição no interior do movimento (Feuerbach e Marx vs. Bauer e Stimer). Tal oposição aparece agora como uma entre uma crítica pesadamente construtiva, a favor da comunidade como um universal estabelecido fora da consciência dos homens, e outra a favor da primazia do sujeito, “liberal”, e potencialmente “dissolvedora”.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
38

Stern, Fábio L., i Ricardo Bueno Hida. "POSICIONAMENTO POLÍTICO DO MOVIMENTO DA NOVA ERA NO BRASIL: O CASO DE LUIZ ANTONIO GASPARETTO". Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 20, nr 3 (8.12.2022): 383–406. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v20i3.12777.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Apesar da Nova Era ser ligada à contracultura de 1960, ela não pode ser classificada como um movimento religioso alinhado às políticas da esquerda. No presente artigo, demonstramos que os posicionamentos da Nova Era brasileira penderam muito mais à direita do que a qualquer coisa que possa ser classificada como de esquerda. Para tanto, adotamos Luiz Antonio Gasparetto como estudo de caso, visto a importância que ele teve na popularização do ethos da Nova Era no Brasil. Para definirmos o que é esquerda e direita, apresentamos na primeira seção dois tipos ideais baseados em John Locke e Adam Smith para o espectro da direita, e em Karl Marx, Engles e Lênin para o espectro da esquerda. Seguindo, então, esses dois tipos ideais, fazemos uma breve análise dos discursos de Gasparetto e outros novaeristas que estudaram com ele ou ganharam destaque nacional por causa dele.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
39

De Matos, Vera Margarida Coimbra. "3D: Ditadura, Democracia e Diplomacia". Revista Estudos do Século XX, nr 17 (27.12.2018): 199–216. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8622_17_11.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Nos anos 60 e até ao período de transição democrática em Portugal (1974-1976), as relações diplomáticas entre Roma e Lisboa foram utilizadas pelos partidos italianos como arma de ataque político. Durante o Estado Novo, o Partido Comunista Italiano (PCI) e o Partido Socialista Italiano (PSI) usam-nas para atacar o Partido da Democracia-cristã (PDC), líder das sucessivas alianças governativas de centro-esquerda formadas, desde 1963, entre os partidos do centro e os socialistas. O objetivo era aprofundar a abertura à esquerda. Durante a transição democrática, a possibilidade de o PCI entrar no Governo devido à sua base eleitoral leva o PDC e o PSI a utilizar a radicalização de esquerda da revolução portuguesa para enfraquecer a popularidade dos comunistas, acusando-os de quererem instalar em Itália um regime ditatorial estalinista, tal como o Partido Comunista Português, com o qual mantinham estreitas ligações, fazia em Portugal. Simultaneamente, o PCI recorria aos acontecimentos portugueses para pressionar a Democracia-cristã a aceitar uma aliança governativa com os comunistas, chamada compromisso histórico.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
40

Lisboa, Armando de Melo. "Da prática pastoral à militância política". Revista Eclesiástica Brasileira 49, nr 193 (31.03.1989): 28–41. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v49i193.3139.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Sem negar os bons “frutos” da inserção da Igreja no meio popular, queremos, com este trabalho, contribuir para o avanço da pastoral libertadora através da crítica da mesma, apontando e discutindo os seus limites e problemas. Interessa-nos, particularmente, analisar a razão do purismo, do radicalismo (seja nas suas vertentes do ‘basismo’ ou do vanguardismo) com tendências ao sectarismo, presentes algumas vezes na prática pastoral. Luiz Alberto Gómez de Souza alerta que, diante dos problemas da caminhada, não faltam os que, “a partir de posições principistas, fazem a crítica ao ‘basismo’ ou ao populismo dos movimentos eclesiais. (...) O risco é ver os movimentos populares numa perspectiva próxima de Michel Foucault, como elementos isolados que não contestam o sistema capitalista englobante. (...) No outro extremo, uma ‘esquerda ortodoxa’ (e são tantos agora a disputarem a ‘linha justa’) resolve o problema em duas pinceladas: primeiro a tomada do poder, pelo partido, depois a mudança do sistema econômico e finalmente os problemas de participação e ‘revolução cultural’ pelos movimentos sociais. A prática real de tantos países socialistas mostra a dificuldade dessa outra sequência linear e não dialética e seus impasses autoritários”...
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
41

STEINHAUSER, V. L. F., i A. L. ANTONELLI. "ARGUMENTOS FRONTEADOS NA PERIFERIA À ESQUERDA DE ORAÇÕES CONDICIONAIS CENTRAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM PROCESSO DE CLITIC LEFT DISLOCATIONCOM RETOMADA PRONOMINAL VISÍVEL OU NULA". Muitas Vozes 09, nr 01 (2020): 127–43. http://dx.doi.org/10.5212/muitasvozes.v.9i1.0008.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Haegeman (2012) observa que, em orações condicionais centrais em inglês, não pode haver topicalização de argumento. Em sua análise, a autora propõe que o movimento do argumento para a periferia da sentença bloqueia o alçamento do operador condicional de TP para CP. Em português, diferentemente do inglês, é possível o fronteamento de argumentos. Para explicar essa diferença, propomos que, em português, quando há fronteamento de argumento em orações condicionais, o elemento fronteado é um constituinte gerado diretamente na periferia à esquerda. Nossa proposta é que tais sintagmas deslocados são retomados por um pronome visível ou nulo, tendo em vista o fato de o português ser uma língua de objeto nulo (CYRINO, 1994). Nesse sentido, as construções de fronteamento em orações condicionais do português brasileiro são, portanto, estruturas com deslocamento à esquerda clítica (Clitic Left Dislocation - CLLD), já que não houve movimento do elemento fronteado. O fato de não haver movimento sintático do argumento topicalizado tornaria possível o alçamento do operador condicional para o sistema CP.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
42

Porfirio, Pablo Francisco de Andrade. "A trajetória de Francisco Julião no exílio e as relações entre Brasil e México, 1965-1969". Revista Eletrônica da ANPHLAC, nr 18 (4.08.2015): 87–120. http://dx.doi.org/10.46752/anphlac.18.2015.2287.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo estuda o exílio de Francisco Julião no México (1965-1979). Considerado por muitos como um dos mais radicais líderes de esquerda no período pré-1964 no Brasil, o dirigente das Ligas Camponesas e deputado socialista foi exilado para o México em 1965. Suas ações e entrevistas no novo país passaram a ser mapeadas pelo governo brasileiro e provocaram interpelações por parte da embaixada do Brasil a Secretaria de Relaciones Exteriores do México. Por meio da trajetória de Julião no exílio e das trocas de ofícios e correspondências entre os países, investiga-se práticas de vigilância e repressão da ditadura militar brasileira contra os asilados políticos, bem como o funcionamento do governo mexicano, que nas décadas de 1960-70 procurava-se sustentar como uma democracia latino-americana, apesar dos diversos episódios de repressão aos grupos de esquerda no país.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
43

Da Silva, José Fernando Siqueira. "Trabalho social cubano e tendências teóricas atuais". Textos & Contextos (Porto Alegre) 18, nr 2 (31.12.2019): 31719. http://dx.doi.org/10.15448/1677-9509.2019.2.31719.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo tem por objetivo abordar as tendências teóricas do trabalho social cubano a partir do início da transição socialista na Ilha (janeiro de 1959). Para tanto, recupera aspectos da história mais recente deste país e situa a importância do movimento 26 de julho (M-26-7) que lutou contra a ditadura de Fulgencio Batista que culminou como a transição socialista e a reestruturação do trabalho social em Cuba. Destaca, ainda, as principais inspirações teórico-políticas que têm orientado o sentido do trabalho social cubano nos últimos 25 anos, suas diversas tendências, seus elementos constituintes, suas teses centrais. Analisa, por fim, com base nesse estudo, os limites e as potencialidades para consolidar uma formação universitária profissional crítica na Ilha, fiel à tradição socialista nela construída e caudatária de suas experiências militantes e progressistas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
44

Azmanova, Albena, i José Ivan Rodrigues de Sousa Filho. "O paradoxo da emancipação: populismo, democracia e a alma da esquerda". Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade 27, nr 1 (29.06.2022): 145–72. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v27i1p145-172.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tradução de: Azmanova, A. (2019). The paradox of emancipation: populism, democracy and the soul of the Left. Philosophy and Social Criticism, 45 (9-10), 1186-1207. DOI: https://doi.org/10.1177/0191453719872291. Traduzido por Ivan Rodrigues Que conexão há entre o vagalhão populista e a queda do apoio eleitoral às tradicionais posições ideológicas à esquerda? Como podemos explicar o declínio da esquerda sob condições que deveriam estar catapultando-a para o poder? Argumento que a esquerda, na sua reação tanto à hegemonia neoliberal como à ascensão do populismo, está afetada pelo que Nietzsche chamou de “preconceito democrático” – o reflexo de ler a história como o advento e a crise da democracia. Em decorrência disso, a esquerda tenta agora recuperar a democracia por meio da ressurreição do conjunto de políticas de crescimento-e-redistribuição característico da “era dourada” da social-democracia nas três décadas após a Segunda Guerra Mundial. Esse gesto nostálgico, todavia, está levando a esquerda a outro impasse, àquilo que chamo de “paradoxo da emancipação” – ao lutar por igualdade e inclusão como condições essenciais da cidadania democrática, a esquerda está validando a ordem social no interior da qual ela está buscando igualdade e inclusão, a saber, a ordem social moldada pela produção concorrencial de lucro, a qual é a causa básica pela qual as nossas sociedades se encontram encalacradas. Concluo a análise propondo a construção de uma contra-hegemonia contra o capitalismo neoliberal mediante o alargamento do enfoque da esquerda, de modo a que a esquerda não se restrinja às suas preocupações tradicionais com a desigualdade e a exclusão, mas dê conta também da injustiça da crescente insegurança social e econômica – um dano cujo alcance vai além dos trabalhadores pobres. Uma agenda reformulada de justiça social que tenha como eixo questões de insegurança econômica que atravessam a “clivagem de classes” possibilitaria à esquerda mobilizar uma ampla coalizão de forças sociais para a transformação radical e duradoura em direção à democracia socialista.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
45

Eley, Geoff, i Keith Nield. "Adeus à classe trabalhadora?" Revista Brasileira de História 33, nr 66 (grudzień 2013): 135–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882013000200008.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
No início da década de 1980, a política centrada em classes da tradição socialista estava em crise, e comentadores importantes adotaram tons apocalípticos. No final da década, a esquerda permanecia profundamente dividida entre os advogados da mudança e os defensores da fé. Em meados dos anos 1990, os primeiros tinham, de modo geral, ganhado a batalha. O artigo busca apresentar essa mudança contemporânea não como a 'morte da classe', mas como o desaparecimento de um tipo particular de sociedade de classes, marcado pelo processo de formação da classe trabalhadora entre os anos 1880 e 1940 e pelo alinhamento político daí resultante, atingindo seu apogeu na construção social-democrata do acordo do pós-guerra. Quando mudanças de longo prazo na economia se combinaram com o ataque ao keynesianismo na política de recessão a partir de meados da década de 1970, a unidade da classe trabalhadora deixou de estar disponível da forma antiga e bastante utilizada, como o terreno natural da política de esquerda. Enquanto uma coletividade dominante da classe trabalhadora entrou em declínio, outra se corporificou de modo lento e desigual para tomar o lugar daquela. Mas a unidade operacional dessa nova agregação da classe trabalhadora ainda está, em grande parte, em formação. Para recuperar a eficácia política da tradição socialista, alguma nova visão de agência política coletiva será necessária, uma visão imaginativamente ajustada às condições emergentes da produção e acumulação capitalista no início do século XXI.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
46

Sales, Jean Rodrigues. "Resistência, revolução e democracia: o debate sobre a luta armada na esquerda brasileira (1969-1985)". Revista Tempo e Argumento 12, nr 31 (18.12.2020): e0206. http://dx.doi.org/10.5965/2175180312312020e0206.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo tem como objetivo investigar os debates realizados pela esquerda brasileira a respeito da experiência da luta armada contra o regime militar instaurado em 1964. Consideramos a inserção dessa discussão desde o momento da derrota da luta armada até a consolidação do projeto de criação do Partido dos Trabalhadores (PT), em meados dos anos 1980. A conclusão geral do texto é que a esquerda armada realizou intensa discussão sobre o significado dessa experiência até a superação crítica da proposta de luta guerrilheira e a inserção no movimento mais amplo de luta pela redemocratização no país. Palavras-chave: Esquerda armada. Ditadura Militar. História. Memória
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
47

Barros Filho, Fábio Bianchi Velcio Leite de. "música no movimento negro contemporâneo". ÎANDÉ : Ciências e Humanidades 6, nr 1 (3.08.2022): 105–20. http://dx.doi.org/10.36942/iande.v6i1.417.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo desta pesquisa foi analisar o modo como os discursos dos intelectuais negros na coluna Afro-Latina-América do jornal Versus (1975-1978) utilizaram a arte, em especial a música, como elemento importante para a formação de uma nova identidade negra. O periódico fez parte de uma imprensa alternativa de esquerda que problematizava as ditaduras militares na América Latina. A partir da demanda de ativistas negros, o jornal criou uma coluna específica para promover o debate do Movimento Negro que emergia naquele momento com uma forte agenda que questionava a democracia racial e reforçava um discurso de diferença étnica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
48

Mendonça, Daniel de, i Bianca de Freitas Linhares. "Comunistas? Uma análise dos projetos de lei dos deputados federais do PCdoB e PPS". Revista Brasileira de Ciência Política, nr 31 (styczeń 2020): 41–82. http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220203102.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo Este artigo tem por objetivo classificar ideologicamente os projetos de lei (PLs) apresentados, entre 2003 e 2006, pelos deputados federais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Partido Popular Socialista (PPS). Para tanto, a metodologia empregada prevê uma análise detalhada de cada PL. Considerando a heterogeneidade das estruturas partidárias, o objetivo não é concluir simplesmente que PCdoB e PPS são partidos essencialmente de esquerda ou de direita. Nossas conclusões dirão, diferentemente, o quão PCdoB e PPS são de esquerda ou de direita nas áreas específicas em que os PLs serão analisados (Economia, Estado e Social). Para cumprirmos o objetivo proposto, o texto está dividido em quatro seções principais. Na primeira seção, analisaremos alguns dos principais estudos correntes sobre ideologia e classificação partidária. A seguir, apresentaremos o objeto de nossa análise. Na sequência, apresentaremos a metodologia de classificação ideológica empregada. Na última seção, explicitaremos os resultados da análise ideológica realizada.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
49

Ferreira, Dina Maria Machado Andréa Martins, Nathalia Viana da Mota i Íkaro Cesar Da Silva Maciel. "Carnavalização e riso: discurso de memes Barbie Fascionista". Calidoscópio 18, nr 1 (11.03.2020): 202–15. http://dx.doi.org/10.4013/cld.2020.181.11.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo objetiva analisar a manifestação da carnavalização postulada por Bakhtin, considerando a paródia e o riso ambivalente como eixos produtores de sentido. Elegemos, como corpus desta análise, memes da fanpage Barbie Fascionista publicados no Instagram, em outubro de 2018, então período de eleições presidenciais no Brasil. Nesse contexto político-social era comum, sobretudo em espaços midiáticos, os embates discursivos entre os grupos defensores da esquerda socialista e os grupos proclamadores da direita elitista. Nessa perspectiva, uma análise, à luz da carnavalização, do discurso dos memes da Barbie Fascionista justifica-se pela inversão de sentidos. Tais discursos, observada sua composição verbo-visual, reforçam o papel classicista de poder aquisitivo, conferido à direita, a partir de enunciados pertencentes à classe trabalhadora de esquerda. Assim, é pela ambivalência entre o aspecto discursivo visual e o discursivo verbal que se constroem a paródia e, por consequência, o riso carnavalescos.Palavras-chaves: meme; carnavalização; paródia; riso.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
50

Meira, Esmeralda Guimarães, i José Rubens Mascarenhas de Almeida. "HISTÓRIA ANUNCIADA: CRÔNICAS DE CAMILLO DE JESUS LIMA, UM INTELECTUAL “DE ESQUERDA”". Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências 6, nr 2 (20.12.2017): 185. http://dx.doi.org/10.22481/rbba.v6i2.3669.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo apresenta parte dos resultados de um estudo sobre Camillo de Jesus Lima (1912 - 1975), escritor de contos, críticas, romances, crônicas e poesias. Teve sete livros publicados entre 1941 e 1973, sendo vencedor do prêmio Raul de Leoni, em 1942, pela Academia Carioca de Letras, com o livro Poemas, mas grande parte de sua extensa obra em prosa e em verso permanece inédita. A escrita camilliana ocupou as páginas dos jornais em meados do século XX, quando atuou como redator, crítico de rodapé e cronista. Por algum tempo esteve engajado na luta socialista, fazendo sempre da pena uma arma de combate. Lutou contra a exploração, defendendo a liberdade e a igualdade social, tanto em sua militância política, como na sua produção literária. O propósito deste recorte é reconhecer a sua concepção crítica de mundo, uma revelação da memória histórica e de uma obra silenciada e esquecida. A análise da relação entre literatura e história que aqui realizamos fundamenta-se na dialética marxista, tomando como fonte documentos do arquivo pessoal do escritor, em especial, crônicas publicadas no jornal O Combate, nos anos 1944 e 1947. Trata-se de um convite à leitura da crítica que o autor fez da história do seu momento histórico (final da segunda guerra mundial e imediato pós-guerra) sob uma perspectiva socialista ou, como dito por ele, “de esquerda”. O artigo busca resgatar a intensa participação do intelectual Camillo de Jesus Lima no panorama literário brasileiro do século XX, voz que reverbera atual nos nossos dias, por meio de sua obra, principalmente, no concernente à relação história e literatura.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii