Artykuły w czasopismach na temat „Literatura (crítica e interpretação;ensaios)”

Kliknij ten link, aby zobaczyć inne rodzaje publikacji na ten temat: Literatura (crítica e interpretação;ensaios).

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Sprawdź 50 najlepszych artykułów w czasopismach naukowych na temat „Literatura (crítica e interpretação;ensaios)”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Przeglądaj artykuły w czasopismach z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.

1

Vaccari, Ulisses Razzante. "O LAMAÇAL DO PROGRESSO: IMAGENS DO ESQUECIMENTO EM BENJAMIN E KAFKA **". Kriterion: Revista de Filosofia 63, nr 153 (wrzesień 2022): 781–802. http://dx.doi.org/10.1590/0100-512x2022n15311urv.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO Este artigo pretende estudar os conceitos de esquecimento e rememoração na literatura de Kafka, a partir da interpretação de Walter Benjamin. Além do conhecido ensaio “Franz Kafka: a propósito do décimo aniversário de sua morte ”, serão abordados também outros ensaios menos conhecidos de Benjamin sobre Kafka, como “Moral de cavaleiro” e “Franz Kafka: Na construção da muralha da China ”. O objetivo do artigo não consiste apenas em desnudar a interpretação de Benjamin sobre Kafka, mas também mostrar em que medida a obra de Kafka ilumina pontos centrais do pensamento de Benjamin, sobretudo no que se refere às categorias de esquecimento, rememoração, negatividade e crítica à noção de progresso.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Nobre, Ricardo. "Maria Helena da Rocha Pereira leitora de Sophia". Humanitas, nr 77 (28.06.2021): 191–207. http://dx.doi.org/10.14195/2183-1718_77_9.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Do labor académico de Maria Helena da Rocha Pereira fazem parte diversos estudos sobre a recepção das literaturas antigas na poesia portuguesa de diferentes épocas, sendo especial atenção concedida à obra de poetas contemporâneos como Eugénio de Andrade, Manuel Alegre, Miguel Torga e — pelo menos desde 1981, com o estudo «Motivos clássicos na poesia portuguesa contemporânea: o mito de Orfeu e Eurídice» (recolhido em 1988 nos Novos Ensaios sobre Temas Clássicos na Poesia Portuguesa) — Sophia de Mello Breyner Andresen, a quem a professora de Coimbra dedicou pelo menos quatro ensaios: «Paisagem real e paisagem espiritual em alguns poetas portugueses contemporâneos», «The classical heritage in contemporary Portuguese poetry: a few examples» e sobretudo «A luz da Grécia» (todos reunidos em 2003 no volume Portugal e a Herança Clássica e Outros Textos). Na interpretação proposta, de exemplar rigor informativo e com um saber imenso, Maria Helena da Rocha Pereira instituiu na obra desses poetas uma linha de leitura que se tornou central na crítica literárias portuguesa, a que não terá ficado alheio o desenvolvimento do tema das presenças clássicas no âmbito da investigação universitária. Assim, sem deixar de mencionar outros trabalhos da crítica sobre o mesmo tema (como a investigação levada a termo por José Ribeiro Ferreira, Fernando J. B. Martinho, Eduardo Lourenço ou Federico Bertolazzi), são o objecto de estudo deste ensaio métodos de análise utilizados por Rocha Pereira ao ler Sophia, a que conclusões chegou sobre a influência dos clássicos na obra da poetisa e como alterou a interpretação da poesia da segunda metade do nosso século xx.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Azevedo, Sílvia Maria. "ASTROJILDO PEREIRA, LEITOR DE MACHADO DE ASSIS". Revista Novos Rumos 58, nr 2 (17.12.2021): 141–56. http://dx.doi.org/10.36311/0102-5864.2021.v58n2.p141-156.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Escritor, jornalista, crítico literário, fundador do Partido Comunista Brasileiro (1922), Astrojildo Pereira (1890-1965) entrou para a história da literatura brasileira como protagonista no célebre episódio da “última despedida” de Machado de Assis, imortalizado na crônica de Euclides da Cunha. Leitor rigoroso da obra machadiana, Astrojildo Pereira foi dos primeiros críticos a descartar a interpretação acerca da indiferença de Machado de Assis em relação aos assuntos políticos e históricos no Brasil da segunda metade do século XIX, exposto em seu ensaio mais famoso, “Machado de Assis, romancista do Segundo Reinado”. O objetivo do presente artigo é propor uma leitura do referido texto, tendo em vista os respectivos suportes de publicação, na Revista do Brasil (1939), e republicação, nos livros Interpretações (1944) e Machado de Assis, ensaios e apontamentos avulsos (1959), em conexão com a conjuntura político-cultural no Brasil, nessas três décadas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Rodrigues, Daiane Pereira. "Relações literárias entre Paraguai e Brasil: as leituras de Josefina Plá sobre poesia brasileira". Cadernos PROLAM/USP 21, nr 43 (12.10.2022): 162–81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2022.200099.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho tem o objetivo de visibilizar as relações entre Paraguai e Brasil ocorridas na década de 1950 com a publicação de ensaios de Josefina Plá (Espanha, 1903 – Paraguai 1999) sobre literatura brasileira no jornal La Tribuna de Assunção. Em um primeiro momento, apresento uma contextualização da autora na literatura paraguaia; posteriormente, faço uma análise geral dos textos da série “Interpretando al Brasil”, publicados entre 1952 e 1953, destacando a importância desses ensaios para o entendimento da vanguarda paraguaia e as escolhas estéticas e ideológicas de Josefina Plá; e, finalmente, analiso os textos sobre poesia sob o ponto de vista dos estudos feministas de tradução, visando repensar o arquivo literário latino-americano a partir da publicação de mulheres tradutoras. Demonstra-se que Josefina Plá possui importantes colaborações à crítica de tradução, assim como para a crítica literária latino-americana.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Blanco, Daniela Cunha. "DESCRIÇÃO: EFEITO DE REAL OU EFEITO DE IGUALDADE? UM DIÁLOGO DE RANCIÈRE COM (E CONTRA) BARTHES **". Kriterion: Revista de Filosofia 63, nr 153 (wrzesień 2022): 589–612. http://dx.doi.org/10.1590/0100-512x2022n15303dcb.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO Em “O fio perdido: ensaios sobre a ficção moderna”, Jacques Rancière criticará Roland Barthes, afirmando que sua interpretação do livro “Um coração simples”, de Gustave Flaubert, teria se mostrado incapaz de perceber a política da escrita da literatura romanesca. Para Thomas Clerc, leitor de Barthes, Rancière teria se deixado confundir pelo duplo caráter do pensamento barthesiano: ao mesmo tempo estruturalista e crítico. Ambos os autores, Barthes e Rancière, se empenham por recusar um pensamento pautado pela noção de representação. Nossa hipótese, porém, é a de que os autores divergem em relação ao próprio sentido da representação, tendo como consequência uma divergência também na compreensão da política, o que embasaria a crítica de Rancière a Barthes não como uma confusão, mas, antes, como uma recusa à política da escrita barthesiana. Pretendemos, com isso, reconstruir os argumentos de ambos em torno de Flaubert, para perceber a política da escrita que operam. Recusando o ponto de vista ao mesmo tempo estruturalista e desmistificador de ideologias de Barthes, Rancière aponta para outra leitura que vê na literatura romanesca a ruptura em relação à política da escrita do regime representativo e a configuração do regime estético.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Gimenes, Max Luiz, i Gabriel Cordeiro dos Santos Lima. "A RADICALIZAÇÃO POLÍTICA DE ANTONIO CANDIDO NOS ANOS 1970". Lua Nova: Revista de Cultura e Política, nr 116 (maj 2022): 139–64. http://dx.doi.org/10.1590/0102-139164/116.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo O objetivo do artigo é situar e examinar a suposta inflexão de maior radicalização política na trajetória intelectual de Antonio Candido ocorrida na passagem da década de 1960 para 1970. Busca-se explicar a gênese e compreender o significado dessa radicalização, que teria se manifestado na produção intelectual do crítico no período, como, por exemplo, nos ensaios “Dialética da malandragem” (1970), “Literatura e subdesenvolvimento” (1970) e “De cortiço a cortiço” (1973). Nesse sentido, o artigo reconstrói brevemente a trajetória global de Candido, discute os principais condicionantes das suas ideias na época e sugere uma interpretação sobre o significado “radical” dessas ideias, tal como aparecem nos ensaios acima mencionados.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Falleiros, Marcos Falchero. "Apresentação - Leitores de Antonio Candido". Revista do GELNE 20, nr 1 (31.08.2018): 163–77. http://dx.doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n1id15448.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A obra de Antonio Candido representou de modo abrangente uma interpretação da cultura brasileira sob a forma de um discurso caseiro, no tom familiar, pleno de humor, de uma conversa entre amigos. A linguagem límpida de sua obra crítica deu ao Brasil mapa, régua e compasso. Uma coerência assombrosa percorreu, com a longevidade de mais de setenta anos, sua atuação intelectual e política, fundada em aspectos complexos que o autor traduziu para o senso comum, como, por exemplo, a obviedade da relação entre literatura, como texto, produto estético, e a realidade, como contexto da exterioridade histórica que a forma literária interioriza. Os ensaios reunidos nessa coletânea pretendem demonstrar o aprendizado modesto de discípulos de terceira geração e manter viva, no deserto de um tempo sombrio, a chama de humanismo e gentileza do querido mestre
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Souza, Mariana Ribeiro de. "A importância dos estudos da Crítica Textual para a tradução literária: análise da tradução de dois poemas de Emily Dickinson". Tradterm 18 (4.12.2011): 52. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2011.36754.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo trata da análise do ensaio “Questões de dicção e criação poética na tradução de Emily Dickinson” do tradutor, poeta e escritor José Lira, à luz dos estudos de Crítica Textual. É uma tentativa de pensar o quanto o conhecimento dos conceitos da moderna Crítica Textual pode ajudar o tradutor literário em seu processo tradutório. Esta reflexão remete ao cerne da discussão tanto nos estudos da Crítica Textual quanto nos Estudos da Tradução de literatura: a questão da interpretação da obra literária. José Lira, no seu ensaio sobre a tradução de poemas de Emily Dickinson, aponta o quanto ele procura a artista para fazer suas escolhas tradutórias “definitivas”. E é na busca desse processo criador da poeta que ele mesmo encontra o seu. O tradutor se utiliza dos estudos da Crítica Textual para achar a voz da escritora e a sua própria.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Costa, Fabrício Lemos da, i Sílvio Augusto de Oliveira Holanda. "A crítica sociológica e dialética de Antonio Candido: entre o fato social e a expressão". Jangada: crítica | literatura | artes 1, nr 13 (28.06.2019): 22–31. http://dx.doi.org/10.35921/jangada.v1i13.216.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO: Este ensaio tem como objetivo refletir sobre o método do crítico brasileiro Antonio Candido, cuja peculiaridade consiste em demonstrar, dialeticamente, a particularidade da obra literária, em que o externo, ou seja, os fatores sociais, tornam-se internos, convertendo-se em expressão artística. Para o crítico, faz-se mister considerar na interpretação, o social como elemento da organicidade do texto e da composição do enredo, e não apenas como ilustração do contexto em que o texto está inserido. Assim, interessa-o como assuntos relacionados ao dinheiro, ao capitalismo, ao dote e ao casamento, por exemplo, tornam-se parte do discurso literário e da conjuntura geral da obra, como o fez na análise do romance Senhora, de José de Alencar. Nossa reflexão concentrar-se-á, sobretudo a partir de A Literatura e Sociedade, publicado pela primeira vez em 1965, no contexto da ditadura militar. Palavras-Chave: Antonio Candido, Dialética, Expressão Artística, Crítica Sociológica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Silva, Marcelo Kunrath, Fernando Coutinho Cotanda i Matheus Mazzilli Pereira. "Interpretação e ação coletiva: o “enquadramento interpretativo” no estudo de movimentos sociais". Revista de Sociologia e Política 25, nr 61 (marzec 2017): 143–64. http://dx.doi.org/10.1590/1678-987317256102.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo O ensaio bibliográfico responde à seguinte pergunta: quais são as contribuições e implicações da incorporação da abordagem de Goffman – e, particularmente, do seu conceito de enquadramento interpretativo – para o estudo da ação coletiva e, mais especificamente, dos movimentos sociais? O foco recai sobre a apresentação e a análise da pertinência e fertilidade dos conceitos de enquadramento interpretativo/molduras interpretativas para a pesquisa empírica sobre movimentos sociais. Para atingir o objetivo indicado acima, o manuscrito se estrutura da seguinte forma: a primeira seção resgata as principais características das formulações originais de Goffman sobre molduras interpretativas; a segunda seção descreve como o conceito de molduras interpretativas foi apropriado por pesquisadores de movimentos sociais; a terceira aborda as principais elaborações teóricas desenvolvidas em torno do conceito de molduras interpretativas na literatura de movimentos sociais; a quarta destaca alguns pontos de crítica a esta abordagem que apontam para futuros desenvolvimentos; por fim, as considerações finais apontam algumas potencialidades analíticas da abordagem das molduras interpretativas para a literatura brasileira de movimentos sociais. O texto conclui que a abordagem dos enquadramentos/molduras interpretativas, central na literatura internacional sobre movimentos sociais, oferece férteis instrumentos teóricos para os pesquisadores brasileiros avançarem na identificação e análise de mecanismos e processos explicativos dos movimentos sociais
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
11

Freitas, Jorge Lheureux de, i Marie Anne Macadar. "Ensaio Crítico sobre Participação Eletrônica via Teoria da Ação Comunicativa". Revista Gestão & Tecnologia 19, nr 2 (1.04.2019): 263–81. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i2.1449.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A partir da evolução da pesquisa acadêmica, o presente ensaio apresenta a participação eletrônica, ou e-participação, com base nas diversas acepções da literatura vigente. No passo seguinte, descreve a Teoria da Ação Comunicativa, TAC, com ênfase nas ações comunicativa e estratégica, entendimento, pretensões de validade (verdade, retidão e sinceridade) e comunicação sistematicamente distorcida. Fundado em estudos de casos, o ensaio evidencia as conexões entre o universo estudado e os fundamentos da Teoria da Ação Comunicativa, acrescentando acessibilidade e facilidade de uso como requisitos para compreensão dos conteúdos da e-participação. Em termos de contribuição teórica, o estudo demonstra a viabilidade de interpretar a estudar de forma crítica a e-participação pela TAC, reforçando a corrente que defende a aplicabilidade dessa teoria à Administração da Informação, ADI. Por final, advoga a transparência eletrônica como campo profícuo para interpretação via TAC.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
12

Coelho, Lisiani, i Alfeu Sparemberger. "Geovani Martins e a “Dialética da Marginalidade”: uma análise dos contos “Rolézim” e “Espiral”". Travessias 14, nr 2 (31.08.2020): 90–104. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v14i2.24750.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente estudo tem por objetivo a análise dos contos “Rolézim” e “Espiral”, de Geovani Martins, publicados em seu livro de estreia, O sol na cabeça (2018), à luz da teoria da “dialética da marginalidade” desenvolvida pelo crítico e professor universitário João Cézar de Castro Rocha. Em diálogo com o ensaio “Dialética da malandragem” (1970), de Antonio Candido, a “dialética da marginalidade” propõe a “substituição” da conciliação entre indivíduos de classes sociais diferentes como medida de evitação do conflito inerente ao ensaio de Candido em nome do confronto, o que resulta na exploração e exposição metódica da violência, que passa a permear as referidas relações ao invés de seu ocultamento. Os contos apresentados por Geovani Martins modulam, de diferentes formas, os dilemas da desigualdade social brasileira, atravessada pela violência urbana contemporânea, assumindo e confirmando, com voz própria e lugar enunciativo conflitante, os impasses de uma “guerra simbólica” travada entre uma interpretação apologética e outra crítica da cultura brasileira atual. Este artigo produz, em adição, uma breve reflexão sobre o espaço de fala das camadas excluídas, bem como a visibilidade (ou falta dela) que a crítica literária e universitária oferecem a estes produtores de cultura nos dias atuais, finalizando com uma discussão sobre o possível status da literatura marginal nos próximos anos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
13

Chicre, Daniela, Charles Helldan de Moura Castro, Manoel Barros Bértolo i Alisson Pugliesi. "Métricas em artrite reumatoide: uma revisão para a prática clínica". Revista Paulista de Reumatologia, nr 2022 abr-jun;21(2) (30.06.2022): 9–13. http://dx.doi.org/10.46833/reumatologiasp.2022.21.2.9-13.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A implementação, os avanços e as atualizações das métricas de avaliação de pacientes com artrite reumatoide (AR) foram fundamentais para a dramática evolução no tratamento da doença ocorrida nas últimas décadas. Ferramentas fundamentais para a adequada padronização de desfechos para os ensaios clínicos, as métricas na AR permitem ainda uma avaliação prognóstica de fácil aplicação no consultório. Em anos recentes, as siglas DAS28, CDAI, SDAI, HAQ, RAPID-3 e PAS-II tornaram-se parte do cotidiano do reumatologista e seu adequado uso e interpretação são mandatórios para a boa prática clínica e para o acompanhamento crítico da literatura especializada. Unitermos: artrite reumatoide; avaliação de resultados em cuidados de saúde; avaliação de resultados da assistência ao paciente.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
14

Da Mata, Larissa Costa. "Cópia, aventura e invenção em Pau Brasil, de Oswald de Andrade". outra travessia 1, nr 35 (27.03.2024): 197–224. http://dx.doi.org/10.5007/2176-8552.2023.e95881.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este ensaio investiga o contato de Oswald de Andrade, em Pau brasil (1925), com a literatura moderna, dedicada à “crise” do verso como condição de emergência do poema. Partindo de ensaios críticos publicados pelo autor na década de 1940 e da leitura desse poeta por Manuel Bandeira e pelos irmãos Campos, compreende-se Andrade como parte de uma linhagem a que também pertencem Stéphane Mallarmé e o barroco. Essa se vale do nexo entre palavra e imagem, bem como da reprodução como procedimentos criativos. Por fim, este texto se debruça sobre as afinidades entre a viagem, a cópia e a invenção em Oswald de Andrade, analisando especialmente o fragmento PERO VAZ CAMINHA, do livro de 1925, em diálogo com interpretações semelhantes da tradição colonial no modernismo e na contemporaneidade. Compreende-se que, com esse texto, o poeta modernista reconstitui uma proximidade entre a noção de começo e de fim do poema, em consonância com a concepção benjaminiana de origem, o que deslocaria o seu livro de uma interpretação nacionalista da vanguarda a que pertenceu. Palavras-chave: Reprodutibilidade; crise de verso; origem; poesia pau brasil; Oswald de Andrade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
15

Akamine, Paulo. "Adornment listening to Stravinsky". Rapsódia, nr 3 (18.12.2006): 39–54. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9772.i3p39-54.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A literatura secundária sobre os escritos de Adorno sobre Stravinski costuma considerar somente a Filosofia da Nova Música, embora o autor tenha escrito vários textos ao longo de mais de quarenta anos e em diferentes contextos de crítica e intervenção na praxis musical. Assim, o presente projeto de pesquisa considera o contexto da polêmica em torno da alternativa entre Stravinski e Schönberg em que aparecem as primeiras resenhas, que no entanto já contêm a crítica de Adorno ao caráter autoritário do neoclassicismo, desenvolvida no livro de 1949. No ensaio de 1960 se detecta uma mudança de ênfase no julgamento de Adorno, que aponta então para uma espécie de redenção de Stravinski pelo caráter inteiramente negativo de sua música. A reflexão de Adorno sobre Stravinski, assim reconstituída, permite pensar o compositor para além das divisões didáticas de sua obra em busca de uma fisionomia musical a ser lida como signo catalisador dos problemas filosóficosdo século XX, especialmente no que tange à percepção da esquizofrenia como princípio para a interpretação dos movimentos estéticos e políticos do período.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
16

González Echevarría, Roberto. "Borges contra Borges: más traduções de “O Aleph”". Alea: Estudos Neolatinos 19, nr 3 (grudzień 2017): 479–93. http://dx.doi.org/10.1590/1517-106x/2017193479493.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo Borges parece haver argumentado que as traduções são frequentemente melhores do que os originais, mas ele próprio fez um grande esforço (por exemplo, aprender alemão, em sua juventude, para ler Kafka) para acessar a literatura em suas línguas originais. Em sua maturidade, fez um grande esforço para aprender o idioma nórdico das sagas para lê-las diretamente. Sua saída foi acatada de maneira literal demais pela crítica e, pior, por seus próprios tradutores, que foram descuidados na tradução de seus relatos, mostrando uma liberdade que compromete seus próprios textos. Este ensaio examina três traduções de “O Aleph”, ao inglês, francês e italiano, para demonstrar como Borges foi mal traduzido de maneira que afeta a correta leitura de seus textos. As equivocadas traduções são de uma palavra-chave para referir-se a um baú que o protagonista encontra em um porão, e que é uma espécie de representação correlativa do Aleph. A partir desses equívocos de tradução, o ensaio propõe uma interpretação do relato.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
17

Santos e Carvalho, Ricardo Vinicius C. dos. "Feito Moby-Dick: Uma leitura organizacional da monomania privatista de Paulo Guedes como estratégia discursiva da liderança autoritária neoliberal no Brasil". Organizações & Sociedade 30, nr 104 (styczeń 2023): 174–202. http://dx.doi.org/10.1590/1984-92302022v30n0006pt.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo A liderança autoritária é um desafio à análise organizacional. A perplexidade sobre como aceitamos que ela tenha ocorrido diversas vezes na história perpassa o pensamento de intelectuais como Adorno, Habermas, Sloterdijk e Arendt. Uma maneira complementar de estudá-la é por meio da literatura. A literatura possui enorme potencial interpretativo do mundo que, dada a criatividade de suas autoras e autores, consegue trabalhar temas complexos, personagens, eventos, com uma liberdade que a ciência, pelo seu rigor metodológico, muitas vezes não se permite. Como organizações são também constituídas discursivamente, os elementos textuais da literatura nos permitem uma liberdade epistemológica, ensejando análises que consigam abordar temas organizacionais tradicionais, como a liderança, de outra maneira. A proposta deste ensaio teórico é valer-se de um clássico da literatura, o romance Moby-Dick , para a partir dele realizar uma análise crítica do discurso, baseada em Norman Fairclough, da liderança monomaníaca neoliberal-autoritária de Paulo Guedes, ministro da Economia do governo Jair Bolsonaro. O objetivo é demonstrar o potencial e a riqueza do uso da literatura combinada à análise do discurso para a compreensão de fenômenos organizacionais. A interpretação será guiada pelo estilo de liderança da personagem Acab, capitão do navio Pequod, que devido à sua obsessão por caçar a cachalote branca gigante, Moby Dick, conduz sua embarcação a um desfecho trágico, similar ao que vem ocorrendo ao Brasil devido ao ódio ao Estado presente nos discursos de Paulo Guedes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
18

Betlinski, Carlos, Dalva De Souza Lobo i Vanderlei Barbosa. "Educação estética em “rua de mão única” (Walter Benjamim) e em “a idade da terra” (Glauber Rocha)". EDUCAÇÃO E FILOSOFIA 33, nr 69 (8.01.2021): 1501–39. http://dx.doi.org/10.14393/revedfil.v33n69a2019-49080.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Educação estética em “Rua de mão única” (Walter Benjamim) e em “A idade da terra” (Glauber Rocha) 1 Resumo: O presente ensaio analisou o tema da educação estética a partir do texto literário “Rua de mão única” de Walter Benjamin e do filme “A idade da terra” de Glauber Rocha e buscou identificar semelhanças entre a forma alegórica presente nas duas obras, bem como descrever as potencialidades pedagógicas presentes nas imagens-pensamentos produzidas por elas junto ao receptor. Definimos como problematização a compreensão do potencial de crítica e ensino da forma alegórica mediada pela literatura e pelo cinema. Nosso principal objetivo foi identificar as características alegóricas na construção das obras, entendendo as relações com os contextos históricos, econômicos e culturais em que foram produzidas. Como principais resultados de nossa investigação apontamos que o cinema e a literatura são espaços privilegiados de construção de imagens-pensamentos, que associados aos conceitos filosóficos potencializam a interpretação e a crítica da realidade histórica, econômica e cultural, derivando na dimensão pedagógica da imagem que acreditamos possa ser melhor explorada pelos educadores. Palavras-chave: Educação estética. Cinema. Literatura. Alegoria. Ensino. 1 Apoio FAPEMIG ao projeto de pesquisa APQ 02218-18: O Cinema Novo como experiência inovadora da formação cultural docente. Aesthetics education in "One-Way Street" by Walter Benjamim and in "The Age of the Earth" by Glauber Rocha Abstract: The present essay analyzed the topic aesthetics education from the literary text "One-Way Street", by Walter Benjamin, and the film "The Age of the Earth" by Glauber Rocha. It aimed to identify similarities between the allegorical constructions present in the two works, as well as, to describe the pedagogical potentialities present in the images-thoughts produced by them together with the receiver. We defined as questioning the understanding of criticism and teaching potential of the allegorical form mediated by literature and cinema. Our main objective was to identify the allegorical characteristics in creating the works, conceiving relationships with historical, economic and cultural contexts in which they were created. Our main results point out that cinema and literature are privileged spaces of images-thoughts construction, and that associated with the philosophical concepts they can potentiate the interpretation and the criticism of the historical, economic and cultural reality, deriving the educational dimension of the image that we believe educators may best explore. Keywords: Aesthetics education. Cinema. Literature. Allegory. Teaching. Educación estética en "Calle de sentido único” (Walter Benjamim) y en “La edad de la tierra ” (Glauber Rocha) Resumen: En este trabajo se analizó el tema de la educación estética del texto literario "Calle de sentido único" de Walter Benjamin y de la película “La edad de la tierra” de Glauber Rocha. Se buscó identificar semejanzas entre la forma alegórica presente en las dos obras, así como describir las potencialidades pedagógicas presentes en las imágenes-pensamientos producidas por ellas junto al receptor. Definimos como problematización la comprensión del potencial de crítica y enseñanza de la forma alegórica mediada por la literatura y el cine. Nuestro objetivo principal fue identificar las características alegóricas en la construcción de las obras, entendiendo las relaciones con los contextos históricos, económicos y culturales en que se produjeron. Los principales resultados de nuestras investigaciones señalan que el cine y la literatura son espacios privilegiados de construcción de imágenes-pensamientos, los cuales, asociados a los conceptos filosóficos, promueven la interpretación y la crítica de la realidad histórica, económica y cultural, derivando en la dimensión pedagógica de la imagen, y creemos que los educadores puedan sacar mejor provecho de ello. Palabras clave: Educación estética. Cine. Literatura. Alegoría. Enseñanza. Data de registro:09/06/2019 Data de aceite: 09/12/2019
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
19

Mazzari, Marcus V. "Alegoria e símbolo em torno do Fausto de Goethe". Estudos Avançados 29, nr 84 (sierpień 2015): 277–304. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142015000200018.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este ensaio enfoca o Fausto de Goethe, mais particularmente sua Segunda Parte, à luz da longa tradição de reflexões teóricas sobre a alegoria e o símbolo. Essa tradição - que remonta, pelo menos, a Quintilianus (Institutio Oratoria, 95 a. C.) - tem nas clássicas sentenças publicadas por Goethe no volume Máximas e reflexõesum momento culminante, que servirá de parâmetro a teorizações posteriores, por mais diferentes que possam ser (como ilustram as posições de Walter Benjamin e Georg Lukács). Embora Goethe tenha condenado a alegoria durante o classicismo de Weimar, o Fausto II, "ocupação principal" (Hauptgeschäft) de seus últimos anos de vida, é considerado uma das obras mais alegóricas da literatura alemã. O ensaio busca discutir essa aparente contradição estruturando a argumentação crítica em três passos: o contexto em que Goethe desenvolveu suas concepções de símbolo e alegoria; os momentos da insólita recepção que coube ao Fausto II; a mudança de paradigma que se deu com a interpretação marxista que Heinz Schlaffer dedicou à Segunda Parte do drama enquanto "alegoria do século XIX". O ensaio acena ainda com a possibilidade de superar exegeses fundamentadas na relação antitética entre símbolo e alegoria recorrendo à ideia de "fórmula ético-estética", que Goethe esboçou em sua velhice ao mesmo tempo que abandonava aquela oposição concebida no período de convivência com Schiller. Desse novo ângulo de visão, o Fausto II poderá ser entendido, entre outras possibilidades de leitura, como expressiva "fórmula ético-estética" para epifenômenos da Revolução Industrial, como deixam entrever as cenas do Fausto escritas por volta de 1830.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
20

Puglia, Daniel. "Ensinar literatura para além da literatura". Via Atlântica, nr 28 (22.12.2015): 105. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i28.98569.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
<p>Este artigo tem por objetivo apresentar um breve panorama histórico das relações entre a crítica literária e o ensino de literatura. Tomando o exemplo das literaturas em língua inglesa, a discussão é dividida em três blocos: a função da crítica desde o século dezoito; as transformações ocorridas a partir dos anos sessenta do século passado; e, por fim, a contribuição de abordagens que enfatizam a interpretação dialética dos textos literários.</p>
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
21

Vilaço, Fabiana de Lacerda. "Leituras em disputa na contemporaneidade: pós-crítica como anti-crítica e função da crítica hoje". Revista Criação & Crítica, nr 34 (31.12.2022): 54–80. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i34p54-80.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O propósito deste artigo é apresentar uma discussão em torno de três textos representativos de posicionamentos influentes no estado atual da crítica no campo dos estudos literários: “Surface Reading” (2009), de Stephen Best e Sharon Marcus; “Context stinks!” (2011), de Rita Felski; e “Paranoid reading and reparative reading, or you’re so paranoid, you probably think this essay is about you” (2003), de Eve Kosofsky Sedgwick. Os ensaios discutidos tiveram repercussão assumindo posição contrária em relação a depth models (modelos de profundidade) de análise literária, para usar um termo de Fredric Jameson (1991); em outras palavras, tais ensaios defendem formas de ler a obra que, cada uma a seu modo, recusam o exercício de interpretação literária que, segundo eles, procure o significado da obra em uma leitura mais aprofundada. Pelo modo como se posicionam e pelos argumentos que articulam, tais textos serão considerados aqui como representativos de uma postura anti-crítica. O debate partirá de uma leitura cerrada de alguns de seus argumentos e procurará mapear a postura teórica que eles propõem.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
22

Apolinário Lourenço, António. "A FUNDAÇÃO DA CRÍTICA LITERÁRIA NOVECENTISTA: OS ENSAIOS DE PESSOA N’ÁGUIA". Revista de Estudos Literários 1 (8.02.2016): 85–98. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_1_4.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os artigos publicados por Fernando Pessoa na revista cultural A Águia não devem ser apenas lembrados pela primeira profetização do supra-Camões. Estes textos são, de igual forma, a primeira tentativa séria de interpretação crítica da modernidade literária em Portugal.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
23

Almeida, Leonardo Pinto de. "Reflexões sobre a interpretação e a sistematização da literatura". Fractal : Revista de Psicologia 20, nr 2 (grudzień 2008): 601–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-02922008000200021.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo analisa as vicissitudes da captura do objeto literário feita pela cultura e pela crítica especializada. Apontamos que a interpretação e a sistematização são modos reacionários do uso da literatura, ajudando a restringir a liberdade suscitada pela experiência literária. Concluímos que, a cultura institucional unifica e enquadra as obras literárias, o comércio apresenta um papel pasteurizador da transgressão literária e uma parte da crítica literária despotencializa a obra. Mas também deixamos claro que existem modos de crítica que fogem a este caráter despotencializador da obra, fazendo que a obra seja o que ela é: um espaço intenso de experimentação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
24

Curado, Marcelo, i Marco Cavalieri. "Uma crítica à interpretação inflacionista do desenvolvimentismo". Economia e Sociedade 24, nr 1 (kwiecień 2015): 57–86. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2015v24n1art3.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tornou-se comum associar o desenvolvimentismo com irresponsabilidade fiscal e complacência com o processo inflacionário. A difusão da tese do inflacionismo apresentada por Franco (1996, 2005) contribuiu para esta associação. O presente artigo investiga qual a contribuição da literatura econômica entre 1930 e 1964 na formação desta associação. O artigo pretende responder a duas questões: 1. Os expoentes intelectuais do desenvolvimentismo defendiam o uso de mecanismos inflacionários para o financiamento dos investimentos industriais e, portanto, eram inflacionistas no sentido atribuído por Franco (1996, 2005)? 2. Pode-se afirmar que a literatura do desenvolvimentismo defendia certa leniência no controle do processo inflacionário? Para responder estas questões, são analisadas as contribuições dos expoentes intelectuais do desenvolvimentismo no período, especialmente os trabalhos de Roberto Simonsen, Celso Furtado e Roberto Campos. O artigo conclui que não há elementos que sustentem o argumento inflacionista e coloca em discussão a tese da leniência no controle da inflação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
25

Domingues, Beatriz Helena. "História e literatura na busca pela identidade na América Latina no século XX: a visão de Richard Morse". História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography 4, nr 7 (7.10.2011): 173–99. http://dx.doi.org/10.15848/hh.v0i7.291.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este ensaio aborda a produção latinoamericanista e brasilianista dos anos 1990 sobre a problemática da identidade na América Latina e Brasil, com ênfase na interpretação do historiador norteamericano Richard Morse em “The Multiverse of Latin American Identity, c.1920-c. 1970”, publicado em 1995 e ainda inédito em português. Sua interpretação é comparada com a do crítico literário britânico Gerald Martin, “Narrative since 1920", de 1998. Ambos fornecem uma visão ao mesmo tempo panorâmica e analítica de autores e obras que pensaram a problemática, chamando atenção para a importância do Modernismo, com destaque para o diálogo entre história e literatura que caracterizou o movimento.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
26

Serra, Pedro. "Recensão: O SECRETO E O REAL: ENSAIOS SOBRE LITERATURA PORTUGUESA — PAULA MORÃO". Revista de Estudos Literários 3 (8.02.2016): 434–38. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_3_38.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
27

Silva, Rui Guilherme. "Recensão: OUTRAS MARGENS: ENSAIOS DE LITERATURA BRASILEIRA, ANGOLANA, MOÇAMBICANA E CABOVERDIANA — MANUEL G. SIMÕES". Revista de Estudos Literários 5 (20.06.2017): 675–81. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_5_34.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
28

Rojo, Grínor. "Arte, literatura, crítica e revolução em José Carlos Mariátegui". Aletria: Revista de Estudos de Literatura 17 (28.10.2015): 10. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.17.0.10-28.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Qual a diferença de José Carlos Mariátegui em relação a outros pensadores latino-americanos de sua época? Mais precisamente: que diferença há entre o pensamento artístico e literário de José Carlos Mariátegui e o de outros teóricos e críticos que são seus contemporâneos em nossa região? Tentaremos responder a essa pergunta a partir da análise do último dos sete ensaios de Mariátegui.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
29

Belo, Geovane Silva. "Estudos sobre a Crítica Literária de Benedito Nunes e sua itinerância intelectual em Belém do Pará". REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3, nr 5 (11.12.2021): 151. http://dx.doi.org/10.18542/apoena.v3i5.11623.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Pela dimensão da crítica literária de Benedito Nunes, a sua história intelectual e os desdobramentos do seu pensamento são indispensáveis aos estudiosos que procuram compreendê-lo como filósofo da literatura, teórico e intérprete da Amazônia. Cabe a este artigo apresentar um conjunto de pesquisas sobre sua crítica de literatura e uma síntese do seu itinerário intelectual em Belém do Pará. Morador da Rua da Estrela no bairro do Marco, na capital paraense, Benedito Nunes não se considerava uma “planta nativa”, por isso criticava o localismo e as visões endógenas da arte, mas, a partir de estudos avançados, em aulas, entrevistas, ensaios, orientações, seminários se tornou um “fazedor de intelectuais”, guiando uma rede de sociabilidade em diversas instituições do Pará. Assim, com ênfase na relação entre filosofia e literatura, construiu uma trajetória e uma crítica com alcance ético e universalizante. Seus ensaios circularam em jornais e revistas com grande impacto cultural. Seus estudos no campo literário contribuíram enormemente para a validação estética e histórica de autores da Literatura da Amazônia paraense como Mário Faustino, Max Martins, Paulo Plínio Abreu, Ruy Barata e muitas outras vozes invisibilizadas pelo cânone brasileiro.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
30

Goulart, Rosa Maria. "Recensão: UMA RAZÃO DIALÓGICA. ENSAIOS SOBRE LITERATURA, A SUA EXPERIÊNCIA DO HUMANO E A SUA TEORIA — MANUEL GUSMÃO". Revista de Estudos Literários 3 (14.11.2014): 429–31. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_3_36.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
31

Ielpo, Rodrigo. "A biblioteca imaginária de Edson Rosa da Silva: antidestino e metamorfoses de uma reflexão da literatura". Alea: Estudos Neolatinos 23, nr 3 (wrzesień 2021): 300–309. http://dx.doi.org/10.1590/1517-106x/2021233300309.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo Este ensaio visa empreender uma leitura crítica do livro A reflexão da literatura: ensaios sobre literatura francesa, de Edson Rosa da Silva, que possibilite a apreensão do que poderíamos entender como o método teórico-crítico que teria balizado o trabalho do autor ao longo de sua carreira.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
32

Santini, Juliana. "A Formação da Literatura Brasileira e o regionalismo". O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira 20, nr 1 (30.06.2011): 69–85. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.20.1.69-85.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho analisa de que modo Antonio Candido cria, emFormação da literatura brasileira, um modelo de interpretação para oregionalismo na prosa literária brasileira que será desenvolvido no conjuntode sua obra e recuperado pela crítica contemporânea.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
33

Souza, Gustavo Ramos de. "A fortuna crítica de Thomas Mann no Brasil: Carpeaux e Rosenfeld". Em Tese 21, nr 1 (13.09.2015): 116. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.21.1.116-129.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Considerando a importância da descendência materna brasileira na obra do escritor alemão Thomas Mann, este ensaio tem como objetivo observar de que maneira dois críticos e ensaístas radicados no Brasil compreenderam a obra manniana: Anatol Rosenfeld e Otto Maria Carpeaux. Serão analisados dois ensaios de Rosenfeld da coletânea<em> Thomas Mann</em>, publicado em 1994 pela Editora Perspectiva, sob supervisão de Jacó Guinsburg, além de três textos de Carpeaux sobre o escritor extraídos de <em>Ensaios reunidos: 1942-1978</em>, organizado por Olavo de Carvalho em 1999, <em>História da literatura ocidental: VI</em>, de 1964, e <em>A literatura alemã</em>, também de 1964. A intenção é apontar as semelhanças e dessemelhanças apresentadas pelos dois críticos acerca da obra de Thomas Mann.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
34

Fernandes Izabel, Tomaz Amorim. "O direito e o além da literatura". Nau Literária 15, nr 2 (3.12.2019): 119–32. http://dx.doi.org/10.22456/1981-4526.102610.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo buscará ler o ensaio clássico “O direito à literatura” de Antonio Candido, publicado em 1988, a partir do comentário crítico feito a ele no ensaio “Além da literatura” de Marcos Natali, publicado em 2006. A fim de tornar claros os argumentos de ambos os ensaios, e os pressupostos que o ensaio de Natali busca criticar no ensaio de Candido, faremos uma breve exposição dos argumentos principais de cada um, seguida de uma apreciação crítica da crítica: uma tentativa de mostrar as congruências e incongruências de Candido a partir de Natali e de possíveis limitações da crítica Natali a outros potenciais do ensaio de Candido. Esta difícil empreitada, que não tem de forma alguma a intenção de ser exaustiva, já que se trata de um debate central, e ainda em pleno desenvolvimento, para a história da crítica literária brasileira, tentará buscar não apenas um conceito de literatura que abranja a variedade e diferença de origem e contexto da produção contemporânea, mas também os fundamentos para sua crítica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
35

Bosi, Viviana. "Cabral aporta em Portugal: poesia brasileira lida pela crítica portuguesa atual". Abril – NEPA / UFF 7, nr 15 (18.11.2015): 143–60. http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.v7i15.29875.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Pretendemos comentar leituras realizadas pela crítica portuguesa atual acerca da poesia brasileira moderna, enfocando, no âmbito deste artigo, ensaios recentes sobre João Cabral de Melo Neto. Na introdução, fazemos um breve apanhado sobre a situação do ensino da literatura brasileira em Portugal hoje.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
36

Fagundes de Oliveira, Dileane, i Anselmo Peres Alós. "Crítica literária feminista: um projeto em contínua construção". Jangada crítica | literatura | artes 11, nr 1 (8.10.2023): e110110. http://dx.doi.org/10.35921/jangada.v11i1.477.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A equação mulher e literatura é um tema complexo e voltar-se a ele implica problematizar o que se entende por mulher e por literatura, já que a pluridimensionalidade da relação acomoda várias possibilidades de interpretação. Na esfera da literatura e da crítica literária, acentua-se o curso do movimento feminista desde os anos de 1960, quando a mulher é objeto de pesquisa em diferentes áreas, como a sociologia, a psicanálise e a antropologia, as quais abordavam as desigualdades culturais e políticas como denúncia da submissão do feminino a diversas formas de opressão social. O objetivo central deste trabalho é revisitar alguns dos caminhos operados pela crítica literária feminista no Brasil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
37

Souza, Ubiratã. "Uma sociologia da literatura na obra de Antonio Candido". Revista Crioula, nr 18 (26.12.2016): 229. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2016.119414.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A trajetória longeva e altamente investigativa de Antonio Candido não poderia ter produzido e não produziu conceitos teóricos fechados e coesos, verificáveis de igual modo em toda a sua produção, e que, portanto, possam ser descolados dos objetos empíricos dos quais ele lança mão e aplicados a esmo a quaisquer outros contextos. Para discutir esse pressuposto analisamos momentos distintos da sua trajetória através três estilos distintos de sua produção cunhados por ele próprio: um ensaio “empenhado teoricamente”, uma “crítica esquemática” e uma “crítica histórica” e buscamos analisar os diversos valores e funcionalidades que o termo “sociedade” assume em função de objetos específicos desses diferentes estilos de ensaios.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
38

Vejmelka, Marcel. "“Lições do mestre“: da tradução como viagem e da literatura como direito". Scripta 23, nr 49 (18.12.2019): 200–218. http://dx.doi.org/10.5752/p.2358-3428.2019v23n49p200-218.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Numa retrospectiva em forma de perspectivação crítica e, ao mesmo tempo, balanço pessoal, espero poder contribuir para o que poderia ser considerado o legado de Antonio Candido. A exemplo da experiência de ter traduzido para o alemão os ensaios reunidos numa antologia publicada em 2005, vou exemplificar as leituras e reflexões do tradutor, para partir dali a repensar algumas questões fundamentais tratadas na obra de Antonio Candido, particularmente a da tarefa crítica da docência e do estudo literário, como também a da (ir)relevância da literatura na sociedade atual, como ficou refletida no conhecido ensaio “O direito à literatura”, de 1988.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
39

Silva, Ronaldo. "O Construtivismo Dworkiniano: a estética criativa enquanto subsídio de interpretação no Movimento Direito e Literatura". Revista Videre 14, nr 30 (5.04.2023): 158–82. http://dx.doi.org/10.30612/videre.v14i30.14989.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo objetiva uma reflexão sobre o aporte construtivista Dworkiano (1999) enquanto ferramenta de interpretação no Movimento Direito e Literatura, numa reflexão da semântica interpretativa da textura aberta da linguagem. À luz das formas de interpretação proposto por Dworkin, a “intepretação da prática social, a interpretação científica e a interpretação artística”, recorre-se a interpretação “criativa”, que é a interface da interpretação social e artística, enquanto subsídio de análise e crítica ao positivismo sociológico. Como modo operante de análise, utiliza-se o método da “escrevivência” (EVARISTO, 20201), como procedimento a guiar a interpretação (social e artística) na literariedade sociológica das narrativas de poemas. Desse modo, utiliza-se as narrativas de Rap (Poema e Ritmo), como fonte de “escrevivência” que expõe significados de um espaço de fala e materialidade de pertencimento sociocultural e político bem como de representação, questionamento e validade do sujeito de Direito.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
40

Leonel, João. "Religião e linguagem literária: contribuições da literatura para a interpretação de textos religiosos". Reflexão 41, nr 1 (24.08.2016): 47. http://dx.doi.org/10.24220/2447-6803v41n1a3716.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo se constrói a partir da relação entre literatura e religião, de modo mais específico investigando a relação entre textos literários ficcionais e textos do cânon bíblico. A questão que o move pergunta sobre a contribuição que a literatura pode trazer para a interpretação de textos bíblicos. A relevância de tal questão baseia-se no fato de que ambas as áreas apresentam um histórico de relacionamento tenso e, por vezes, de oposição mútua. Iniciando com a indicação de debilidades teóricas, tanto na teoria e crítica literárias quanto na exegese e hermenêutica bíblicas, indica-se que o caráter humano e antropológico dos textos literários constitui sua essência básica e fundamental, que encontra ponto de contato com o leitor em sua experiência concreta de ser humano. A presença do humano, no texto e na experiência do leitor, é a principal contribuição que a literatura pode trazer à leitura e interpretação de textos bíblicos.Palavras-chave: Antropologia. Interpretação de texto. Literatura. Religião.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
41

Abreu, Mirhiane Mendes de. "TRADIÇÃO E AUTONOMIA LITERÁRIA NA PERSPECTIVA CRÍTICA DE RONALD DE CARVALHO". Via Atlântica, nr 14 (22.12.2008): 167. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i14.50402.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O ARTIGO OBJETIVA ESTUDAR, A PARTIR DOS ENSAIOS DE RONALD DE CARVALHO, AS REFLEXÕES MODERNISTAS ACERCA DO PROCESSO DE AUTONOMIA DA LITERATURA BRASILEIRA DIANTE DA PORTUGUESA. PARA ISSO, DESTACAM-SE COMO TEMAS RELEVANTES A IMPORTÂNCIA DA CRÍTICA LITERÁRIA, O PAPEL DESEMPENHADO PELOS ESCRITORES ROMÂNTICOS E AS DIFERENÇAS LINGÜÍSTICAS EXISTENTES ENTRE UM PAÍS E OUTRO.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
42

Barboza, Beatriz Regina Guimarães. "Resenha do livro "Crítica e tradução" de Ana Cristina Cesar". Cadernos de Tradução 37, nr 2 (10.05.2017): 270. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7968.2017v37n2p270.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7968.2017v37n2p270O texto apresenta uma resenha sobre o livro de ensaios de crítica e tradução literária da autora e tradutora Ana Cristina Cesar. Contando com publicações suas em revistas e suas produções acadêmicas, além de seus trabalhos em tradução, o volume traz uma interessante perspectiva sobre cultura, cinema, literatura e tradução de acordo com as pesquisas da autora.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
43

Rojo, Grínor. "Arte, literatura, crítica e revolução em José Carlos Mariátegui". Aletria: Revista de Estudos de Literatura 17, nr 1 (28.10.2015): 10–28. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.17.1.10-28.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo: Qual a diferença de José Carlos Mariátegui em relação a outros pensadores latino-americanos de sua época? Mais precisamente: que diferença há entre o pensamento artístico e literário de José Carlos Mariátegui e o de outros teóricos e críticos que são seus contemporâneos em nossa região? Tentaremos responder a essa pergunta a partir da análise do último dos sete ensaios de Mariátegui.Palavras-chave: Mariátegui; arte; literatura; crítica e revolução.Resumen: ¿Qué diferencia hay entre José Carlos Mariátegui y otros pensadores latinoamericanos de su misma época? Más precisamente: ¿Qué diferencia hay entre el pensamiento artístico y literario de José Carlos Mariátegui y el de otros teóricos y críticos que son sus contemporáneos en nuestra región? Intentaremos contestar a esa pregunta a través del análisis del último de los 7 ensayos de Mariátegui.Palabras-clave: Mariátegui; arte; literatura; crítica y revolución,
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
44

Ferreira, Gabriela Manduca. "O sentido político do realismo de Machado de Assis na crítica literária dos anos 1970: os ensaios de Carlos Nelson Coutinho". Teresa, nr 18 (8.03.2018): 117. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2016.127468.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente estudo observa as interpretações do realismo machadiano construídas pela crítica literária durante os anos 1970. Mais especificamente, o artigo analisa os ensaios sobre literatura de Carlos Nelson Coutinho, a fim de investigar o sentido político dos estudos sobre o realismo machadiano no período da ditadura civil-militar brasileira.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
45

Vilhena, Guilherme Mazzafera S. "Situação e presença de um crítico austríaco-brasileiro". Teresa, nr 20 (1.04.2020): 264–308. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2020.166604.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Procura-se apresentar a vida e obra de Carpeaux, privilegiando sua atuação como crítico literário radicado no Brasil por meio da recuperação de dois ensaios fundamentais de seu percurso, compostos em momentos distintos: “Situação e presença: algumas reflexões sobre a crítica literária” (1941) e “Dialética da literatura brasileira” (1967). Destaca-se a noção de presença, vinculada ao perfil ensaístico de sua escrita, a construção de um locus crítico movente entre a formação europeia e a fruição analítica da literatura brasileira, e a fluida coexistência entre política e literatura em seus escritos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
46

Carvalho, André F., Cristiane B. Stracke i Fábio G. de Matos e. Souza. "Tratamento farmacológico do transtorno de personalidade limítrofe: revisão crítica da literatura e desenvolvimento de algoritmos". Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul 26, nr 2 (sierpień 2004): 176–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81082004000200007.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
INTRODUÇÃO: O transtorno de personalidade limítrofe (TPL) é uma síndrome psiquiátrica que causa significativa morbidade e mortalidade para pacientes internados e ambulatoriais tratados por profissionais de saúde mental. Dada a sua alta prevalência na população de pacientes psiquiátricos, esforços são necessários para tratar esse grupo apropriadamente. OBJETIVO: O objetivo do presente artigo é revisar evidências atuais acerca da efetividade das diversas abordagens farmacológicas empregadas como parte do plano de tratamento produzido para indivíduos que enfrentam essa doença. MÉTODOS: Para esse propósito, os autores revisaram o banco de dados MEDLINE em busca de ensaios clínicos publicados entre 1986 e 2003. Borderline personality disorder e clinical trials foram usados com descritores. RESULTADOS: Numerosos trabalhos foram encontrados, mas poucos estudos controlados estavam disponíveis. Notável é o fato de que virtualmente todas as classes de psicofármacos foram testadas nesse grupo de pacientes, comumente com desfechos modestos ou variáveis. Devido a limitações metodológicas na vasta maioria dos ensaios clínicos envolvendo drogas específicas nesse grupo de pacientes, foi difícil estimar o benefício real dos vários agentes testados. A evidência mais forte existe para os inibidores seletivos de serotonina, antipsicóticos e divalproato. DISCUSSÃO: Claramente, mais ensaios clínicos bem delineados são necessários, mas os dados revisados sugerem que psicofármacos são efetivos para tratar sintomas-alvo nesses pacientes. Conclui-se que psicotrópicos são adjuntos úteis às abordagens psicoterapêuticas usualmente empregadas para tratar pacientes limítrofes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
47

Coelho Neto, Raphael. "O papel dos intelectuais e a literatura de resistência política na revista Literatura Chilena en el Exilio". Revista Eletrônica da ANPHLAC, nr 19 (19.01.2016): 152–85. http://dx.doi.org/10.46752/anphlac.19.2015.2373.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Literatura Chilena en el Exilio (1977-1980) foi uma revista cultural, de forte caráter político, fundada e dirigida no exílio em Los Angeles, EUA, no contexto da ditadura militar no Chile, pelos escritores e críticos literários Fernando Alegría e David Valjalo. Essa publicação trimestral divulgou, amplamente, em suas páginas, textos de resistência política que, por vezes, difundiram ideias, discursos e valores vinculados às esquerdas no Chile. Por conseguinte, abriu-se espaço considerável na revista para a reflexão acerca do papel do escritor/intelectual durante as ditaduras do Cone Sul. Assim, o objetivo deste artigo consiste em analisar as relações entre a literatura de resistência política, com ênfase na crítica a respeito dos testimonios, e a função dos intelectuais em Literatura Chilena en el Exilio. Tendo esse impresso como fonte e objeto de estudo, estabelecemos como central em nossa proposta refletir de que maneira os textos veiculados – ensaios, discursos e crítica literária – dialogaram com o editorialismo programático da revista.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
48

Oliveira, Giselly Thaís da Silva, Inalda Maria de Oliveira Messias, João Ferreira da Silva Filho, Gerusa Tomaz de Aquino Beltrão, Silvana de Fátima Ferreira Da Silva, Betty Rose de Araújo Luz i Júlio Brando Messias. "Drogas usadas como controles positivos nos ensaios de toxicidade com Allium cepa L.: uma revisão da literatura". Peer Review 6, nr 2 (10.02.2024): 315–31. http://dx.doi.org/10.53660/prw-1775-3417.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O Allium cepa L. é um bioindicador amplamente empregado em estudos biológicos devido à sua sensibilidade a agentes tóxicos. A confiabilidade desses ensaios é crucial e exige a validação por meio de controles positivos. Este estudo constitui-se em uma revisão integrativa da literatura, cuja busca foi realizada nas bases de dados PubMed, SciELO, BVS e LILACS e objetivou identificar as substâncias mais comumente utilizadas como controles positivos em pesquisas que empregam o teste Allium cepa L. Foram incluídos artigos que respondessem à questão norteadora: "Quais são as principais substâncias utilizadas como controles positivos nos ensaios de toxicidade com Allium cepa L.?". Dez estudos foram incluídos, destacando substâncias como Metanossulfonato de metila, Azida Sódica, Colchicina e outras. Os resultados revelaram variados danos celulares induzidos por diferentes substâncias. A interpretação precisa desses ensaios deve considerar nuances, incluindo a variedade específica de cebola e as concentrações das substâncias. Este estudo enfatiza a importância dessas informações para que pesquisas adicionais e a aplicação mais precisar do teste Allium cepa L. na avaliação da toxicidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
49

Gimenes, Rafaela Okano, Sissy Veloso Fontes, Márcia Maiumi Fukujima, Sandro Luis de Andrade Matas i Gilmar Fernandes do Prado. "Análise crítica de ensaios clínicos aleatórios sobre fisioterapia aquática para pacientes neurológicos". Revista Neurociências 13, nr 1 (23.01.2019): 5–10. http://dx.doi.org/10.4181/rnc.2005.13.05.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivos: Revisão da literatura na busca de evidências da efetividade da fisioterapia aquática em pacientes com doença neurológica e análise crítica dos ensaios clínicos aleatórios (ECA). Método: Localização dos ensaios clínicos aleatórios através da busca em bases eletrônicas e análise crítica dos ECA utilizando a lista Delphi. Resultados: Dos 207 trabalhos localizados 157 foram recuperados. Destes, 22 foram utilizados, sendo apenas 6 ECA. Um trabalho apresentou o método de aleatorização, mostrando que este não é um método utilizado regularmente em estudos clínicos sobre este assunto, devendo estudos futuros utilizar-se deste método para a alocação dos pacientes. A maioria dos estudos apresentou grupos similares com relação aos indicadores prognósticos mais importantes dos pacientes e, todos os estudos apresentaram critérios de elegibilidade especificados, intenção de tratar e foram relatadas estimativas das medidas de tendência central e variabilidade nas medidas de desfecho primário propiciando, assim estudos de melhor qualidade. Conclusão: existem fracas evidências na literatura dos benefícios da fisioterapia aquática quando aplicada à pacientes com doenças neurológicas, sendo fundamental a elaboração de um ensaio clínico aleatório de grande amostra para avaliar o efeito da fisioterapia aquática em pacientes com doença neurológica específica
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
50

Marino, Rafael. "Sob o prisma da arquitetura: vanguarda e modernismo em Roberto Schwarz". Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 28, nr 52 (31.08.2021): e173800. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.psrevprogramapsgradarquiturbanfauusp.2021.173800.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os ensaios de Schwarz a respeito do modernismo são variados e cobrem diversas searas artísticas. Se os estudos e os debates em torno dos ensaios sobre literatura e teatro modernistas são mais comuns na fortuna crítica, sobre arquitetura, por sua vez, é mais errático. Além disso, uma comparação entre as leituras de Schwarz sobre os três campos é ainda mais difícil de ser encontrada. À vista desse quadro, este trabalho pretende contribuir no sentido de suprir, mesmo que parcialmente, a lacuna de um estudo mais sistemático das leituras que Schwarz tinha a respeito do modernismo a partir do prisma da arquitetura.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii