Rozprawy doktorskie na temat „Joinvillea”

Kliknij ten link, aby zobaczyć inne rodzaje publikacji na ten temat: Joinvillea.

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Sprawdź 50 najlepszych rozpraw doktorskich naukowych na temat „Joinvillea”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Przeglądaj rozprawy doktorskie z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.

1

Dias, Marco Aurelio. "Uma terra de oportunidades : a migração no período de crescimento industrial de Joinville/SC 1970-1980". Universidade do Estado de Santa Catarina, 2011. http://tede.udesc.br/handle/handle/1417.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-12-08T16:55:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marco.pdf: 164171 bytes, checksum: 5a8abdd5d2734ee76bcab8dc22cc24e3 (MD5) Previous issue date: 2011-04-27
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This study sets out to analyse the migratory process towards Joinville, within the 70and 80 decades, which encompassed the period of industrial development during thephase of the Brazilian miracle . In order to accomplish this, there was the need tounderstand its process of industrialization since its genesis, from the arts and craftsworkshops in the XIX century, to its peak of industrial production in the 70 decade.The latter strikingly contributed to the arrival of migrants and to the extraordinaryraise in the number of inhabitants of the city. The analysis of the urbantransformations through the lenses of the migrants and employees of the city hallyielded a reflexion about the condition of migrants from to the moment they left theirtowns until now. The analysis focused on the description of their life route based onreports about the causes, frustrations, fears, negrets and/or relief for havingmigrated, as well as their insertion in to the Joinville society and in to the industriallabour. The migration, which has caused and may still be causing some inhabitantshardships, is (1) for the migrants the way found to seek a new financial andprofessional life, and (2) for the city its strengthening and realization as an urban andindustrial city
Este trabalho analisa o processo migratório em direção ao município de Joinville,entre as décadas de 1970 e 1980, compreendidas pelo período de crescimentoindustrial na fase do milagre brasileiro . Para isso se fez necessário entender seuprocesso de industrialização, desde sua gênese, nas oficinas artesanais e demanufaturas do século XIX, até seu auge da produção industrial na década de 1970,que contribuiu significativamente para a entrada de migrantes e para o extraordinárioaumento no número de habitantes do município. Através de uma análise dastransformações urbanas sob a ótica do migrante e de funcionários da prefeituramunicipal, foi realizada também uma reflexão sobre a condição do migrante, desde asaída de seu município de origem até o presente momento, priorizando a descriçãode sua trajetória de vida, através de relatos sobre as causas, frustrações, medo,arrependimento e/ou alívio por ter migrado, assim como sua inserção na sociedadejoinvilense e no trabalho na indústria. A migração, que para alguns moradores locais,causou, e pode continuar causando, transtornos, para o migrante é a alternativaencontrada para buscar uma nova vida financeira e profissional e, para o município,o fortalecimento e a concretização de cidade industrial e urbana
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Mathyas, Alessandra da Mota. "Histórias impressas de Joinville". Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90317.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Made available in DSpace on 2012-10-23T08:31:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 246939.pdf: 1052960 bytes, checksum: 0a8663938863ee48373c4db574de1c88 (MD5)
Essa dissertação discute, a partir da análise crítica das principais obras historiográficas de Joinville/SC, as formas como os jornais impressos na cidade contribuem para a consolidação das versões da História regional. A primeira, quando tratado como fonte, pois o que é hoje tido como histórico na cidade passou pelas páginas dos periódicos: seja como notícia, artigo, anúncio ou propaganda institucional. A segunda, no momento de pautar matérias sobre a História local, privilegiando apenas alguns historiadores e linhas de pensamento e mantendo no anonimato da mídia, outras versões. Daí a importância de o jornalista ter ciência de sua responsabilidade histórica no momento de elaborar pautas que se referem à historiografia. E também de os historiadores divulgarem a sua produção para que as novas versões da História local ultrapassem os limites acadêmicos e conquistem as páginas dos jornais, chegando ao grande público.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Pires, Armênio Mendes. "O aglomerado industrial de Joinville". Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80452.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-18T14:34:17Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T20:05:56Z : No. of bitstreams: 1 187026.pdf: 1021177 bytes, checksum: 31396213c7bcbf3084ce8e7a2ae41079 (MD5)
Com as novas tendências advindas da modernização do mercado, estimula-se o desenvolvimento de políticas industriais e econômicas para o aprimoramento das cadeias produtivas, focalizando os investimentos do governo e interação da sociedade, os quais são revelados através de um efetivo processo de criação de riqueza e de competitividade, fazendo-se presente novos produtos, canais de distribuição e consumidores. Baseado nestas modificações da vida moderna, que o presente trabalho buscou identificar no município de Joinville. Oportunidades onde as cadeias produtivas possam ocupar maiores espaços (vertical e horizontalmente), desenvolvendo economicamente o município através do adensamento do seu parque produtivo. No intuito de facilitar o alcance dos objetivos ora propostos neste trabalho, foi realizado primeiramente uma pesquisa bibliográfica baseada em textos de autores renomados. Foram realizadas também entrevistas com empresários e executivos locais pe proporcionaram informações e dados valiosos que contribuíram em muito para o desenvolvimento deste, O questionário utilizado encontra-se no anexo 1. Embora já existam tentativas de implantação de condomínios industriais tais como o parque da Tigre S/A e o Business Park, há oportunidades crescentes de se formar mais empreendimentos contendo várias cadeias de produção (aglomerados), oferecendo condições favoráveis ao desenvolvimento sócio-econômico do município. A organização, implantação e a colheita de resultados positivos em produtos e serviços oriundos deste tipo de organização são notadamente factíveis, embora os resultados esperam-se atingir a médio e longo prazos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Brüske, Dinorah Luisa de Melo Rocha. "A área central de Joinville". Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83481.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programas de Pós-Graduação em Geografia.
Made available in DSpace on 2012-10-20T00:21:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Aborda-se neste trabalho a configuração da Área Central da cidade de Joinville no ano de 2001 e aspectos de sua expansão a partir do ano de 1950, momento a partir do qual se estabeleceu um ritmo mais rápido e intenso de alterações na área em estudo. Para tal abordagem histórica definiu-se uma periodização a partir de importantes fatos políticos e/ou econômicos que interferiram significativamente na vida e na economia do país e, conseqüentemente, em Joinville, induzindo alterações em sua configuração urbana. Foram detectadas as características mais marcantes da Área Central de Joinville no período entre 1950 e 2001, tendo em vista chegar a uma melhor compreensão de sua atual configuração urbana
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Voos, Charles Henrique. "Transformações urbanísticas e planos diretores na centralidade de Joinville/SC (1965-2011)". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106759.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2012.
Made available in DSpace on 2013-12-05T22:16:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 319068.pdf: 5159449 bytes, checksum: d14f86a5fc2d137bb0fd0b7f747aa3af (MD5) Previous issue date: 2012
Esta dissertação aborda alguns aspectos presentes na configuração das cidades, mais especificamente sobre as centralidades, regiões de maior dinâmica no contexto urbano. O objetivo principal está em identificar quais agentes têm o poder de influência sobre as intervenções (públicas e privadas) nesta região da urbe, e contribuindo na confecção de políticas públicas de circulação intraurbana, estas que, por muitas vezes, propagam a segregação socioespacial, dão privilégios a uns em detrimento de outros na relação de consumo do capital e são legitimadas pelos Planos Diretores. Usa-se o caso de Joinville para explorar tais assertivas, por consideração ao contexto histórica da cidade fundada em 1851, e que sofreu com uma crescente industrialização no século XX, tendo em seu espaço urbano marcas do atrelamento de diversos agentes às estratégias, visando contemplar os seus interesses.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Mustafá, Izani Pibernaut. "Alô, alô, Joinville! Está no ar a rádio Difusora! A radiodifusão em Joinville/SC (1941-1961)". Universidade do Estado de Santa Catarina, 2009. http://tede.udesc.br/handle/handle/1490.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-12-08T16:59:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 izani1.pdf: 11256156 bytes, checksum: 34d61bcde39ed1dcea9a3e530a4fa13b (MD5) Previous issue date: 2009-03-13
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The dissertation Hello, hello, Joinville! Is in the air at Radio Difusora! - Broadcasting in Joinville / SC (1941-1961) has as main objective the history of broadcasting in Joinville and understand how Wolfgang Brosig, of German origin, to obtain the grant of a radio in the New State (1930-1945), exactly when the campaign of nationalization (1937-1945) was in force in the country, causing much suffering and persecution of immigrants and Brazilians of German origin. The foundation for the first station in Joinville, Radio broadcasters in Joinville, with the prefix ZYA-5, went on air officially on 1st February 1941, after having made several Brosig experience of broadcasts. The time limits described in this work allows the emergence of second and third-emitting Joinville. The first two competitors to broadcasters, the radio Colon (1958) and Culture (in 1959). Observing and analyzing the three stations, it was possible to compare the influences political, economic, social and cultural training of each, relating them to the local context, regional and national levels. The research, based on documentary and oral sources, allowed the identification and characterization of the programming of the three stations. In the first chapter the author describes the history of broadcasting in Brazil, Santa Catarina and in Joinville, the appearance of the broadcasters, the story of its founder, Wolfgang Brosig, activity of women and various speakers. Then is narrated the formation of radio Colon and Culture. The second chapter is dedicated to rebuilding the history of radio joinvilense through the memories of six radio. With these memories was possible to know the ins and outs of broadcasting of Joinville and compare information that existed only in documents and written records
A dissertação Alô, alô, Joinville! Está no ar a Rádio Difusora! A radiodifusão em Joinville/SC (1941-1961) tem como principal objetivo reconstituir a história da radiodifusão em Joinville e compreender como Wolfgang Brosig, de origem alemã, obtem a concessão de uma rádio em pleno Estado Novo (1930-1945), exatamente quando a Campanha de Nacionalização (1937-1945) está em vigor no país, provocando perseguições e muitos sofrimentos aos imigrantes e brasileiros de origem alemã. A Rádio Difusora de Joinville, com o prefixo ZYA-5, entrou no ar oficialmente em 1o de fevereiro de 1941, depois de Brosig ter feito diversas experiências de transmissões radiofônicas. O tempo delimitado neste trabalho permite descrever o surgimento da segunda e terceira emissoras na cidade, que se constituíram nas duas primeiras concorrentes da Difusora: a Rádio Colon (1958) e a Cultura (1959). Observando e analisando as três emissoras, foi possível confrontar as influências política, econômica, social e cultural na formação de cada uma, relacionando-as com o contexto local, regional e nacional. A pesquisa, fundamentada em fontes documentais e orais, permitiu a identificação e a caracterização da programação das três emissoras. No primeiro capítulo, a autora descreve a história da radiodifusão no Brasil, em Santa Catarina e em Joinville, o surgimento da Difusora, a história do seu fundador, Wolfgang Brosig, a atividade das mulheres e de diversos locutores. Em seguida, é narrada a formação das rádios Colon e Cultura. O segundo capítulo é dedicado à reconstituição da história do rádio joinvilense por meio das memórias de seis radialistas. Com essas lembranças foi possível conhecer os meandros da radiodifusão local e confrontar informações que existiam apenas em documentos oficiais e esparsos registros encontrados durante esta pesquisa
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Smith, Caroline. "Crusading in the age of Joinville /". Aldershot ; Burlington : Vt : Ashgate, 2006. http://catalogue.bnf.fr/ark:/12148/cb40136477d.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Agustini, Marcia de Souza Pedroso. "Raízes históricas da ginástica em Joinville". Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83583.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Made available in DSpace on 2012-10-20T01:21:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 195479.pdf: 923124 bytes, checksum: b2bc11a129f02e1d4ebe67c568bbe69b (MD5)
O presente estudo buscou reconstruir as raízes históricas da Ginástica e sua trajetória na cidade de Joinville-SC, no período que compreende a história da antiga colônia Dona Francisca, onde aportaram os primeiros imigrantes europeus em meados do século XIX até a sua estruturação na Escola Superior de Educação Física e Desportos de Joinville, na década de 1970 do século seguinte. Devido a escassez de bibliografia existente sobre este tema, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, qualitativa, aliando entrevistas, depoimentos e fontes iconográficas (desenhos e fotografias). No decorrer deste trabalho entende-se que as relações étnicas, os valores sociais, religiosos e educacionais e a luta pela preservação da cultura, ao ser melhor compreendido, venha auxiliar na construção de novas perspectivas de ensino da disciplina Ginástica no curso de Educação Física da UNIVILLE na cidade de Joinville-SC. Posteriormente, situou-se a disciplina Ginástica no contexto brasileiro e regional, enquanto prática corporal, divulgando seus primeiros professores, analisando os primeiros materiais e primeiras experiências pedagógicas. Nesta perspectiva, encontra-se respostas para a compreensão da Ginástica que se estende como articuladora de uma nova visão e postura da prática corporal existente no Brasil e de resgate da identidade étnica e cultural em Joinville-SC. Reconhece-se que com estas orientações, um caminho fique mais apropriado em (re)significar a Ginástica, discutindo suas possibilidades de desenvolvimento de ensino nas instituições escolares.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Martins, Eliane Maria, Gilberto Friedenreich dos 1963 Santos i Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. "Análise de indicadores socioeconômicos para o desenvolvimento regional da área de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville/SC /". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações FURB, 2007. http://www.bc.furb.br/docs/DS/2007/323531_1_1.pdf.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Orientador: Gilberto Friedenreich dos Santos.
Dissertação (mestrado) - Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências Humanas e da Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Freddi, Susi Mara. "A agricultura urbana e o "bem viver" nos espaços urbanos: um estudo de caso sobre as hortas comunitárias do município de Joinville/SC". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135125.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2015.
Made available in DSpace on 2015-09-22T04:08:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 334501.pdf: 2840096 bytes, checksum: dd61bea23720037efdd3d96056d21e57 (MD5) Previous issue date: 2015
Este trabalho teve como pano de fundo apresentar uma experiência de agricultura urbana que deu certo, que tem potencial para ser um instrumento resgatador de sentimentos e valores humanos que transpõem o conceito de qualidade de vida. O objetivo desta dissertação foi examinar as contribuições da Agricultura Urbana para o bem viver no espaço das cidades, a partir da experiência de agricultoras e agricultores urbanos das hortas comunitárias do município de Joinville. As Hortas Comunitárias Girassol, dos Ipês e da Figueira são o recorte dessa pesquisa e foram articuladas e implantadas, a partir de 2008, pelo Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária (LECERA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com recursos do extinto Programa de Agricultura Urbana do Governo Federal. A metodologia adotada privilegiou procedimentos que permitissem uma análise qualitativa. A técnica do grupo focal foi utilizada para levantamento dos dados e a análise de conteúdo para compreender criticamente o sentido das comunicações e suas significações. Para captar e essência e as nuances das contribuições da agricultura urbana investigada optou-se por elaborar um construto sobre bem viver. No referencial teórico interdisciplinar, pautado nos contributos da filosofia grega, notadamente sobre a noção geral de felicidade, bem como nas teorias de Marx sobre o trabalho e na de Max-Neef sobre o desenvolvimento da escala humana, encontrou-se fundamentos universais úteis ao debate sobre bem viver. Efeitos benéficos no campo do econômico, social, subjetivo/simbólico e da saúde foram apontados pelos agricultores urbanos como derivados da prática da agricultura urbana, norteando a elaboração do construto. Ideias como liberdade, respeito, realização pessoal, companheirismo, solidariedade, generosidade, amizade, prazer em viver, pertencimento, soberania alimentar, trabalho libertador e um completo bem-estar físico, mental e social, extraídas da pesquisa podem ser apontadas como noções aglutinadoras para o entendimento que se elaborou sobre bem viver. A partir das análises e reflexões desta pesquisa se supõe possível existir um bem viver para aquelas pessoas, naquelas condições, no tempo e nos espaços em que vivem, o qual se chamou de bem viver contingente. Talvez, a maior contribuição da agricultura urbana para o bem viver se dê pelo seu potencial de intervenção no plano da cultura. Para além de provedora de alimentos saudáveis e frescos, constitui-se num lócus do fazer político no qual as populações, sobretudo as desassistidas, vão lentamente transformando-se de um mero número nas estatísticas, para cidadãos dotados de direitos e deveres. Supondo-a num cenário promissor com condições políticas de se materializar, a agricultura urbana poderia representar uma generosa circunstância segundo a qual as pessoas teriam a possibilidade de se aproximar, ou mesmo de se reencontrar, com a noção de bem viver.

Abstract : This work had as backdrop to present an experience of urban agriculture that worked, that has the potential to be a rescuer instrument of feelings and human values that transpose the concept of quality of life. The objective of this dissertation was to examine the Urban Agriculture contributions to a good way of living in the space of the cities, from the experience of urban agriculturists of the city of Joinville's communitarian gardens The Girassol, Ipês and Figueira community gardens, are the clipping of this research and were articulated and implemented since 2008, by the Rural Education and Agrarian Reform Studies Laboratory(LECERA) at the Federal University of Santa Catarina (UFSC) with funds from the Federal Government's defunct National Urban Agriculture Program. The adopted methodology focused on procedures that allowed a qualitative analysis. The focus group technique was used to survey data and content analysis to critically understand the speeches and their meanings. To capture the essence and the nuances of the investigated urban agriculture contributions we decided to develop a construct of good living. In the interdisciplinary theoretical referential, guided by the Greek philosophy contributions, notably on the general notion of happiness, as well as on the theories of Marx about the workplace and of Max-Neef on the human scale development, it was found universal fundamentals relevant to the good living debate. Beneficial effects in the economic, social, subjective/symbolic and health field were appointed by urban agriculturists as derived from the practice of urban agriculture, guiding the elaboration of the construct. Ideas such as freedom, respect, personal achievement, Fellowship, solidarity, generosity, friendship, happy living, belonging, food sovereignty, liberating work and a complete physical, mental and social well-being, that were extracted from the survey can be identified as agglutinating notions to the understanding of what was elaborated about good living. From the analysis and reflections of this research it is beliaved to be possible the existance of a good living to those people, under those conditions, in the time and in the spaces in which they live, which is called good living contingent. Perhaps the greatest contribution of urban agriculture to good living is given by its potential for action in the field of culture. In addition to providing healthy and fresh food, it constitutes a political locus in which the population, especially the most neglected, slowly become, from a mere number in statistics, citizenswith rights and duties. Assuming a promising scenario with political conditions to materialize, urban agriculture could represent a generous condition whereby people would have the possibility to approach, or even to be reunited, with the notion of good living.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
11

Pretto, Luana Siewert. "Modelo para a gestão de setores de aprovação de projetos em prefeituras". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175852.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2017-05-23T04:15:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 345514.pdf: 23195728 bytes, checksum: ac93cfa0498bef31cf9d145d8cc5ad40 (MD5) Previous issue date: 2016
O processo de emissão de licenças para a construção civil é alvo de muitas reclamações em prefeituras devido à sua morosidade e falta de qualidade. Quando esses processos são longos e burocráticos, há um impacto direto no setor, trazendo prejuízos às empresas e afetando diretamente o desenvolvimento econômico dos municípios. Ao analisar os relatos desses problemas, percebe-se que a maioria tem origem em deficiências de gestão. A falta de padronização e de transparência, falhas na comunicação e a baixa produtividade podem ser listadas como algumas das deficiências presentes na expressiva maioria dos casos. Com o intuito de melhorar o desempenho desses processos que envolvem a emissão de licenças para construção, este trabalho propõe um modelo de gestão para unidades de aprovação de projetos capaz de cobrir as oportunidades de aperfeiçoamento identificadas através do uso da MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão ? Construtivista). Essa metodologia traz ferramentas de análise específicas para cada caso, como forma de apoio às decisões do gestor, tendo em vista que a análise do contexto de cada serviço prestado é única, com suas próprias características, particularidades e exigências. O cenário para este estudo de caso é a Unidade de Aprovação de Projetos da Prefeitura Municipal de Joinville (SC), que tem como competência a emissão de todos as licenças para construção no município e cuja qualidade do serviço prestado é percebida diretamente pelo cidadão que pretende construir o seu imóvel. Na fase de estruturação do presente modelo, foram construídos 40 descritores distribuídos em quatro áreas de preocupação: Relação com o Cliente, Análise de Projetos, Rotina Internas e Estrutura. Na fase de avaliação, foram calculadas as funções de valor, fazendo a transformação da escala ordinal em escala cardinal dos descritores, e calculadas também as taxas de substituição para os pontos de vistas fundamentais e elementares. Ao final da fase de avaliação, foi realizada a avaliação global do modelo e traçado o perfil de desempenho do setor de Aprovação de Projetos para o cenário dos anos de 2013 e 2016. Os valores globais do modelo foram de -31,13 e 62,22, respectivamente. Foram, então, recomendadas ações para a melhoria da performance dos descritores que apresentavam desempenho comprometedor no cenário de 2016. Após as recomendações simuladas, foi feita novamente a avaliação do perfil de desempenho para esse cenário, e o valor global do modelo foi de 118,04, o que representa uma ótima performance para esse cenário futuro, conforme o modelo de gestão dos setores de aprovação de projetos em prefeituras. Este estudo se mostrou pioneiro e inovador para a gestão de setores de aprovação de projetos em prefeituras, pois não foram encontrados demais estudos que utilizassem a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão ?Construtivista (MCDA-C) para o tema. O uso dessa metodologia mostrou-se coerente para a análise do caso em estudo e confirmou suas premissas construtivistas para a construção do modelo e para a avaliação de desempenho em todas as fases.

Abstract : The issuance process of building permits is the subject of many complaints in City Halls, due to its length and poor quality. When these procedures are slow and bureaucratic, there is always a direct impact on the construction industry, bringing harm to businesses and directly affecting the economic development of the municipality. An analysis of the reports of these problems has shown that most of them originate from management deficiencies. The lack of standardization and transparency, communication failure and low productivity can be listed as some of the shortcomings present in most cases. In order to improve the performance of these processes, the present study aims to help agencies that work with project approval, by building a management model able to cover the opportunities for improvement identified through the use of ?Multicriteria Decision Aiding ? Constructivist Model? (MCDA). This methodology brings specific analysis tools for each case in support of the manager's decisions, given that the context of each service is unique, with its own characteristics, particularities and requirements. The scenario for this case study is the agency responsible for the approval of construction projects and the obtainment of all building permits in the City Hall of the municipality of Joinville, whose quality of service has been perceived directly by citizens who wish to start building. In the Design phase of the present model, 40 Descriptors were distributed in four areas of concern: Customer Relationship, Project Analysis, Internal Routine and Structure. In the Evaluation stage, the value functions were calculated, transforming the ordinal scale into the cardinal scale of the Descriptors, and it was also calculated the substitution rates for the Fundamental and Elementary Points of View. At the end of the Evaluation phase, it was accomplished the overall evaluation of the model and it was also drawn the performance profile of the Project Approval department for the years 2013 and 2016. The overall values of the model were -31,13 and 62, 22, respectively. Therefore, it is recommended some actions to improve the performance of the Descriptors that presented unsatisfactory performance in the 2016 scenario. After the recommendations have been simulated, the performance profile was evaluated once more for this scenario, and the overall value of the model reached 118,04, which represents an excellent performance for this future scenario, according to the Management Model of the Project Approval Departments in City Halls. This study is pioneering and innovative for the management of Project Approval Departments in City Halls, since it was not found any other study that used the Multicriteria Decision Aiding ? Constructivist Model (MCDA) for this subject. The use of this methodology proved to be coherent for the analysis of this case study and confirmed its constructivist premises for the construction of the model and for the evaluation of performance in all phases.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
12

Rosa, Vanessa da. "A invisibilidade da mulher negra em Joinville". Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88821.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Made available in DSpace on 2012-10-22T14:02:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 228723.pdf: 905350 bytes, checksum: 01a751b7f2ab0abe7b0607c09993d7b8 (MD5)
O presente trabalho visa analisar as trajetórias e estratégias de inserção ocupacional de mulheres negras que atuam em centros de educação infantil da rede pública de Joinville e em setores da área da saúde, identificando fatores sociais, culturais, políticos e econômicos que influenciam na inserção. A intenção é diagnosticar aspectos preponderantes na inserção em determinadas ocupações da saúde e da educação, articulando questões referentes à gênero, raça, emprego e escolarização, em uma cidade que cultiva tradições germânicas. O trabalho envolveu pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo que os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa são de cunho qualitativo. Na análise das trajetórias e estratégias de inserção ocupacional, estabelecemos como categorias de análise, além da própria inserção ocupacional/emprego, questões referentes à raça/etnia, gênero e escolarização. Quanto às estratégias, observamos que o concurso público, o aumento da escolaridade e a inserção na área da saúde e da educação, são elementos centrais. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com sete mulheres negras que atuam em centros de educação infantil do município de Joinville, postos municipais de saúde e uma maternidade estadual. Tanto os centros de educação infantil, quanto os postos de saúde localizam-se em bairros de periferia (Floresta, Itaum, Profipo), com exceção da maternidade, cujo bairro (Bucarein) é próximo ao centro da cidade. Desta forma, pudemos observar que praticamente todas as entrevistadas são de origem pobre, com dificuldades de prosseguirem com sua escolarização por conta de questões econômicas e sociais o que as leva muitas vezes a inserirem-se em cursos de graduação de pouca qualidade, mas com mensalidades mais acessíveis. Das mulheres que não são concursadas, todas anseiam pela oportunidade de ingressar no serviço público via concurso, vendo neste a esperança de estabilidade no emprego. A pesquisa evidenciou que a inserção na educação e na saúde necessariamente não se dá por opção e sim como uma forma de fugir do serviço doméstico e do serviço fabril, além de indicar que todas em algum momento de suas trajetórias foram vítimas de discriminação racial
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
13

Kielwagen, Carla Wille. "História, configuração e apropriação do espaço público". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174695.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2017-04-11T04:14:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 345350.pdf: 5982393 bytes, checksum: 12b467410d1a3359d5eabf23a0192db1 (MD5) Previous issue date: 2016
Esta dissertação diz respeito aos espaços públicos em centros urbanos e como estes se transformam ao longo do tempo, alterando também a forma como seus usuários apropriam-se de seu espaço físico. Para debater a questão, realizou-se um estudo de caso sobre a Praça Nereu Ramos em Joinville, Santa Catarina. Por ser uma praça central com origem na formação da primeira colônia de imigrantes europeus estabelecida no local, sua história é paralela à história de formação da região central da cidade, que é neste texto brevemente explanada, a título de contextualização. A Praça sofreu algumas transformações ao longo de sua existência, e estas são aqui narradas através de uma divisão em três períodos nos quais tratam-se não apenas das transformações em seu espaço físico, mas também das transformações referentes às formas de apropriação deste espaço pelas pessoas. Em um segundo momento, descreve-se a Praça Nereu Ramos atual no que diz respeito à sua inserção na malha urbana, sua configuração espacial, seus usuários e os eventos que ali ocorrem cotidianamente ou esporadicamente. Através da pesquisa histórica, documental, realização de inúmeras entrevistas, observações de campo e a criação de desenhos e mapas, a história da Praça e dos hábitos de seus usuários é contada e analisada, tendo como resultado algumas reflexões a respeito da relação entre história, transformações espaciais e uso do espaço pelas pessoas. Por fim, após a análise de todos os dados levantados, encerra-se este texto com algumas inferências de tendências sobre o futuro do objeto de estudo desta pesquisa, tanto em relação ao seu desenho quanto aos eventos que abriga e seus usuários.

Abstract : This dissertation concerns public spaces in urban centers and how they transform through time, also changing the way their users relate to the physical spaces. To discuss the issue, a case study about Nereu Ramos Square, located in Joinville, Santa Catarina, was carried out. As a central square originating from the formation of the first colony of European immigrants established on the spot, its history parallels the history of formation of the central region of the city, which is briefly explained in this text, to contextualize. The Square suffered some transformations throughout its existance, and these are here narrated through a division into three periods in which not only transformations in the square physical space are dealt with, but also the transformations regardig the way people appropriate its space is discussed. In a second moment, Nereu Ramos Square is described in its current form, regarding its insertion into the urban mesh, its space configuration, its users and the events that occur daily or sporadically. Through the historical and documental research, inumerous interviews, field observations and the creation of drawings and maps, the history of the Square and the habits of its users are told and analyzed, resulting in some reflections on the relation among history, space transformations and the use of space by people. Lastly, after the analyzis of all data collected, this text is closed with some inferences of trends regarding the future of the study object, both in terms of its design and the events and users it hosts.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
14

Silva, Talita Micheleti Honorato da. "O uso do espaço livre público nas manifestações culturais em Joinville-SC". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2017. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182893.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017.
Made available in DSpace on 2018-01-30T03:18:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 349760.pdf: 9627389 bytes, checksum: 2b2145f9866e2506294094bfb4995494 (MD5) Previous issue date: 2017
O espaço livre público é o local da vida pública, o principal local de interação social nas cidades, o palco para as manifestações cotidianas da sociedade. Diante da revalorização do espaço livre público como local social, multiplicam-se as demandas pela realização de atividades, eventos e manifestações culturais nestes locais. Entretanto, a influência dessas atividades no uso e na apropriação dos espaços livres públicos é pouco explorada. Esta dissertação tem o objetivo de analisar a influência das manifestações culturais no uso da Praça Nereu Ramos. Para isso, caracterizou-se o cenário cultural municipal e foram comparados o uso da praça durante a realização de manifestações culturais e no cotidiano. A metodologia adotada se baseia nos estudos sobre o sistema de espaços livres e sua apropriação, bem como, nos estudos Ambiente-Comportamento. Os principais métodos adotados foram a coleta de dados in loco, através do mapeamento comportamental dos usuários no espaço selecionado e a aplicação de entrevistas. As análises estão estruturadas em três dimensões: Estrutural, Experiencial e Perceptiva. A análise estrutural caracterizou a dinâmica da área central dando enfoque aos espaços livres públicos contidos no centro, em especial a Praça Nereu Ramos. A análise experiencial identificou como a praça é vivenciada, tanto no cotidiano quanto durante a realização de um evento cultural. Essa análise se baseou nos mapas comportamentais para compreender os usos do espaço e nas entrevistas para caracterizar o perfil dos usuários. A análise perceptiva se baseou nas entrevistas para interpretar a percepção que os usuários têm do espaço da praça, em relação à sua infraestrutura e à realização de eventos culturais em espaços públicos da cidade. Como resultado observou-se que a presença do evento cultural atraiu um público específico para a praça que somou novos usos e atividades aos observados no cotidiano, enriquecendo sua vida pública. Entretanto, esse público demostrou uma menor compreensão do espaço, e não estabeleceu relação afetiva com ele, o que demostra um estágio inferior de apropriação em relação ao usuário cotidiano. As políticas públicas de difusão cultural e incentivo ao uso dos espaços livres foram bem avaliadas pelos entrevistados, indicando a necessidade de manutenção e ampliação dessas ações.
Abstract : The public open space is the place of public life, the main place of social interactions and the stage for the cultural and everyday manifestations of a society. In face of revaluation of the public space as a social place, demands for the realization of activities, events and cultural manifestations in this public space are multiplying. However, studies explored poorly the influence of these activities on the use and appropriation of these places. This dissertation aims to analyze the influence of cultural manifestations in the use of Nereu Ramos Square. For this, the municipal cultural scene was characterized and the use of the square was compared during a cultural manifestation and in the daily life. The methodology bases on studies about the free space system and its appropriation, as well as, in the Environment-Behavior studies. The main methods adopted were the collection of data in loco, through the behavioral mapping of the users in the selected space and the application of interviews. Analyzes are structured in three dimensions: Structural, Experiential and Perceptive. The structural analysis characterized the dynamics of the central area, giving focus to the public spaces contained in the center, especially the Nereu Ramos Square. The experiential analysis identified how people experienced the square, both in the daily life and during a cultural event. This analysis bases on behavioral maps to understand the uses of space and on interviews to characterize the profile of users. The perceptive analysis uses the interviews to interpret the perception that the users have of the space of the square, in relation to its infrastructure and the presence of cultural events in public spaces of the city. As a result, it was observed that the presence of the cultural event attracted a specific group to the square that added new uses and activities to those observed in daily life, enriching its public life. However, this group has shown less understanding of space, and has not established an affective relationship with it, which demonstrates a lower stage of appropriation than the everyday user. In addition, the interviewees evaluated well the public policies of cultural diffusion and incentive to the use of free spaces, indicating the need to maintain and amplify these actions.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
15

Silveira, Ronaldo Gomes. "Analise da expansão urbana sobre a area de mangue do municipio de Joinville, SC". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1994. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76140.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
Made available in DSpace on 2012-10-16T07:40:20Z (GMT). No. of bitstreams: 0
A presente dissertação discute as correlações entre as áreas de conhecimento da cartografia, Foto-Interpretação e Planejamento Físico-Territorial, abordando os seus conceitos fundamentais e as opiniões de autores diversos quanto aos temas. Esses conhecimentos basearam a análise da evolução da ocupação urbana em áreas de preservação permanente e avaliação das medidas de intervenção adotadas pela administração pública local, através do estudo de caso em Joinville, Santa Catarina. Uma vez analisados os dados provenientes da foto-interpretação, elaborou-se um diagnóstico do ambiente urbano da área de mangue de Joinville. Este diagnóstico visa chamar a atenção para a importância da temática abordada e ajudar a conscientização dos agentes da administração pública frente aos problemas crescentes da ocupação inadequada do solo urbano.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
16

Moser, Liliane. "Como o mangue virou cidade : um estudo sobre condições de vida e a organização institucional do espaço urbano nas areas de mangue em Joinville/SC". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1993. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75845.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2012-10-16T04:58:27Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Este trabalho trata do processo de urbanização de áreas de mangue em Joinville/sc, privilegiando a discussão das condições de vida dos moradores da Vila Paranaense, no bairro espinheiros, nesta cidade. Na perspectiva de entender a ocupação dos mangues, procuro resgatar o processo de industrialização em Joinville e perceber suas implicações no crescimento populacional, bem como, na urbanização da cidade. Urbanização esta, caracterizada pela expansão da periferia e a criação de áreas segregadas. É neste contexto que os manguezais surgem como "opção" de moradia para inúmeras famílias de trabalhadores, geralmente migrantes, que acabam por conviver com as dificuldades de residir em áreas impróprias à moradia. Porém, estes manguezais sofreram uma transformação em decorrência de um Programa de Preservação e Urbanização das Áreas de Mangue, executado pela prefeitura de Joinville. As implicações deste programa no espaço dos manguezais também será tema de análise neste trabalho.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
17

Rocha, Isa de Oliveira. "Industrialização de Joinville (SC) : da genese as exportações". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1994. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76154.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2012-10-16T07:47:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Estudo da gênese, evolução e dinâmica atual das indústrias de Joinville, utilizando o referencial explicativo do economista Ignácio Rangel e o geógrafo Armen Mamigonian. O processo de industrialização de Joinville iniciou com uma fase artesanal e a implantação das primeiras indústrias ocorreu a partir de 1880. Quando no Brasil completava-se a substituição das importações de produtos têxteis (década de 30) em Joinville já existiam, precocemente, diversos estabelecimentos do setor metal-mecânico. A Segunda Guerra Mundial e a política urbana industrial dos governos dos anos 50 e 60 propiciaram a entrada da produção industrial joinvilense no mercado nacional, além da fundação de outras empresas pioneiras. As crises econômicas brasileiras, nos anos 70 e 80 e a competitividade alcançada pelas indústrias de Joinville desencadearam a ida ao mercado externo. A participação das exportações das indústrias de Joinville, no conjunto catarinense, é crescente e empresas como Embraco, Consul, Tupy, Döhler, Metalúrgia Wetzel, Nielson e Incasa respondem por aproximadamente 15% do total das vendas externas do Estado. A produção destina-se a diversos países do mundo, onde concorrem com poderosas empresas do centro do sistema e a competitividade é alcançada pela constante inovação na administração e produção industrial.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
18

Bernardi, Janine Maria. "O Festival de Dança na cidade de Joinville". Florianópolis, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100734.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade
Made available in DSpace on 2013-06-25T22:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 308883.pdf: 5591736 bytes, checksum: 7bd934bd80da0f49593ca628215e8a93 (MD5)
A pesquisa tem como objetivo realizar um estudo descritivo e analítico, centrado nos aspectos físico-ambiental da Praça Nereu Ramos, um espaço público utilizado como palco aberto no Festival de Dança de Joinville, buscando abarcar o impacto que o Festival provoca na cidade e que caracterizou a ela uma nova imagem: A Cidade da Dança. Foi realizado um levantamento locacional da Praça Nereu Ramos, tanto no seu cotidiano como durante o Festival de Dança, destacando os elementos estruturais que definem sua imagem de acordo com a leitura dos objetos arquitetônicos e urbanos da praça e seu entorno, com o objetivo de registrar as alterações dos usos e funções proporcionadas pelo Festival. Através da captação de fotografias do local em estudo no seu cotidiano, antes, durante e depois da realização do evento, entrevistas informais com transeuntes e usuários da Praça Nereu Ramos, expectadores e participantes do Festival de Dança, assim como com funcionários do comércio local, puderam ser apreendidas as informações apresentadas na pesquisa. As transformações urbanas e vivenciais observadas na Praça Nereu Ramos durante o Festival de Dança permitem confirmar que um evento transitório pode interferir no espaço urbano, corroborando ainda com a convicção de que os aspectos modificados, que transformam o cotidiano do lugar onde ocorre, interferem na cultura local, uma vez que quando o evento se finaliza, lembranças guardadas na memória do indivíduo estimulam a mudança de seus hábitos.
The objective of the research is to produce a descriptive and analytic study focused on the physical eviroment of Praça Nereu Ramos, a public space used as an open stage during the Joinville Dance Festival, trying to show the impact that the Festival causes in the city and it gave her a new image: The City of the Dance. It was made a locational survey of Praça Nereu Ramos, as in it's daily basis and during the Festival of Dance, highlighting the structural elements that define it's image according to the knowledge of the urban and architectural objects inside the space and it's surrounding, with the goal of registering the changings of it's usage and function provided by the festival. Through photography shooting and daily study of the space, before, during and after the exhibition of the event, informal interviews with the passers and users of the Praça Nereu Ramos, viewers and participants of the Festival of Dance as well as the employees of the local comerce, enabled the gathering of information here presented. The urban and living transformations observed at Praça Nereu Ramos during the Dance Festival allow us to confirm that a temporary event can interfere with the local culture, because when the event ends, memories saved inside one's memory stimulates the change of habits.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
19

Kunze, José Dionicio, Marcus Polette i Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. "Proposta metodológica para certificação ambiental das pequenas propriedades agrícolas da Estrada Bonita no município de Joinville-SC /". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações FURB, 2005. http://www.bc.furb.br/docs/TE/2005/304345_1_1.pdf.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
20

Kalb, Christiane Heloísa. "Do instante esplêndido à decadência - patrimonialização e judicialização do Cine Palácio de Joinville". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2017. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178590.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2017.
Made available in DSpace on 2017-08-22T04:25:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 347199.pdf: 3997091 bytes, checksum: c2dc34c006138b888785d6a8b0d2a31d (MD5) Previous issue date: 2017
O presente estudo tem o objetivo de investigar em que medida as políticas públicas de preservação do patrimônio cultural de Joinville, especialmente o tombamento, têm protegido ou não seus patrimônios, tendo como representação prática o caso do processo de patrimonialização e de judicialização do Cine Palácio. O Cine Palácio foi um dos antigos cinemas de rua da cidade de Joinville (SC) e quando de sua inauguração, em 1917, era chamado de Theatro Nicodemus. Com o surgimento dos shopping centers e de algumas novas tecnologias, como televisão a cores, TV a cabo, fita cassete, DVD e download de filmes on-line, este e outros cinemas entraram num processo de decadência, fato que se repetiu em várias outras cidades contemporâneas, principalmente a partir da década de 1980. Esses espaços foram paulatinamente ressignificados e reapropriados por novos usos sociais e econômicos. O mais comum tem sido a sua transformação em espaços religiosos, que vêm se apropriando desses amplos lugares para seus cultos. A problemática que se levanta é que muitos desses espaços, por questões arquitetônicas e/ou históricas, patrimonializados, tornaram-se patrimônio cultural das cidades e foi o que aconteceu com o Teatro Nicodemus de Joinville. Em 2003, o antigo cinema de rua Cine Palácio foi tombado pelo poder público municipal em decorrência do engajamento iniciado no ano de 2001 de um grupo de pessoas da universidade. No entanto, apesar da ação dos gestores públicos municipais e das políticas em prol da preservação do patrimônio cultural com o intento de proteger o conjunto arquitetônico do edifício, as transformações urbanas da cidade, a verticalização e os novos usos modificaram o sentido patrimonial desse edifício, e o tombamento em si não protegeu a sua monumentalidade. Portanto, a pesquisa de campo foi participativa com efeitos práticos realizada junto à Comissão de Patrimônio de Joinville (Comphaan), entre os anos de 2013 e 2016, e a pesquisa documental foi empreendida no Arquivo Histórico de Joinville (AHJ), no Laboratório de História Oral (LHO) da Univille e no arquivo da Fundação Cultural de Joinville (FCJ).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
21

Branco, Marília Pugliese. "Os modelos de realeza em São Luís, segundo Joinville". Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-16022012-114548/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste trabalho é identificar os modelos de realeza em Luís IX, rei da França entre 1226 e 1270, tendo como base principalmente a obra de Jean de Joinville intitulada Histoire de Saint Louis. No decorrer da análise, constata-se o caráter peculiar do documento como espelho de príncipe, gênero medieval que procura estabelecer um modelo ideal de realeza. Luís IX é nele retratado como um rei peregrino, cruzado que ampliou o reino de Deus na terra, buscando identificá-lo ao reino de Cristo, à Imitatio Christi. Joinville, senescal de Champagne, descreveu nessa obra grande parte da vida do rei, memórias resgatadas trinta anos depois de sua morte. Escrita de 1305 a 1309, a pedido de Joana de Navarra (1270-1305), esposa de Filipe o Belo (1268-1314), seu objetivo seria de enaltecer as palavras santas e as boas realizações do rei, que se tornaria São Luís. Escolheu-se este documento sobretudo por seu caráter de particular autoria, visto que Joinville, na condição de senescal laico, amigo e confidente do rei, narrou um longo período do governo do seu rei e senhor de um ponto de vista privilegiado. Uma característica muito marcante da monarquia capetíngia e do reinado de Luís IX especificamente foi a forte aliança com a Igreja. A Igreja era peça mestra do sistema feudal e sua justificadora ideológica, sendo a principal intermediária entre o rei e seu populus, dando-lhe a posse do reino, por meio da cerimônia de sagração e unção. Rei símbolo do período medieval francês, Luís IX aglutinou elementos das três funções sociais, propostas por Adalberon de Laon no século XI, a saber, a dos oratores, bellatores e laboratores. Tornou-se santo trinta e sete anos após sua morte, contribuindo para legitimar a dinastia capetíngia proposta e representada por Filipe o Belo.
The goal of this work is to identify the royalty models in Louis IX, king of France from 1226 to 1270. The basis of analysis is mostly Jean de Joinvilles work named Histoire de Saint Louis. During this analysis, we verify the peculiarity of the source, a mirror of prince, medieval gender whose goal is to establish an ideal of royalty. Louis IX is traced as a king-pilgrim, a crusade that enlarged the king of God on the hearth. He is identified with the kingdom of Christ and the Imitatio Christi. In that work, Joinville, seneschal of Champagne, described the main facts of the kings life, recovered memories thirty years after his death. Written from 1305 to 1309, by request of Joan of Navarra (1270-1305), Philip Le Beauxwife (1268-1314), his goal would be to value the holy words and good accomplishments of the king, Saint Louis. We chosen that source mostly for its trace of private authority, since Joinville, as laic seneschal, friend and confident of the king, described, from a privileged point of view, a long period of his king and lords government. The strong alliance with the Church would be one of the main traces of the Capetingean monarchy. The Church was the master piece of the feudalism, as well as its ideological support. It was the main mediator between the king and his populus, by giving him the power towards the kingdom through the ceremony of crownement. King-symbol of the French Medieval Ages, Louis IX grouped elements of the three social functions of the XIth century, according to Adalberon de Laon: the oratores, the bellatores, and the laboratores. He was canonized thirty seven years after his death, supporting the legacy of Philip Le Beauxs capetingean dynasty.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
22

Nascimento, Maria Beatriz Reinert do. "Caracteristícas do aleitamento materno no município de Joinville, SC". Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-06112009-173310/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O aleitamento materno é o modo mais natural e seguro de alimentação na primeira infância. O leite humano proporciona uma combinação única de nutrientes, células vivas e elementos de defesa, assim como benefícios nutricionais, imunológicos, psicológicos e econômicos reconhecidos e inquestionáveis, tanto a curto como a longo prazo. Como política global de saúde pública, a Organização Mundial da Saúde recomenda que a amamentação seja exclusiva até o sexto mês de vida. Após essa idade, alimentos complementares devem ser iniciados, e o aleitamento materno mantido beneficamente até dois anos ou mais. É essencial tomar conhecimento das condições de saúde, de assistência e de vida de uma determinada população, inclusive àquelas relativas à nutrição infantil, para tanto, o diagnóstico rápido dos índices de aleitamento materno em campanhas de vacinação constitui uma importante estratégia. O objetivo geral desse estudo foi determinar a prevalência do aleitamento materno entre os lactentes menores de um ano de idade no município de Joinville (SC). Os objetivos específicos foram: caracterizar o tipo de aleitamento entre os lactentes menores de um ano de idade, conhecer a prevalência do aleitamento materno exclusivo em lactentes de quatro e seis meses de vida, descrever a freqüência de utilização de chupetas e mamadeiras, estudar a associação entre a ausência do aleitamento materno exclusivo e variáveis maternas, do lactente e de assistência de saúde em menores de seis meses de vida. Nossa pesquisa foi desenhada como um estudo transversal, com coleta de dados de uma amostra auto-ponderada de 1470 lactentes com idade inferior à um ano, e realizada durante a Campanha Nacional de Vacinação, em agosto de 2005, com a utilização de recordatório alimentar das últimas 24 horas. As variáveis pesquisadas relacionadas ao lactente foram: idade, sexo, peso de nascimento, ordem de nascimento e uso de chupeta. As variáveis maternas analisadas foram: idade, escolaridade e trabalho da mãe. As variáveis estudadas relacionadas à assistência de saúde foram: tipo do parto, local de nascimento e de atendimento do lactente, e profissional responsável pelo atendimento de puericultura. Para avaliar possíveis associações entre o aleitamento materno não-exclusivo até o sexto mês e as variáveis de interesse, foram calculadas as razões de prevalência e o intervalo de confiança de 95%, obtidos pela regressão de Poisson. Os resultados mostraram que a prevalência do aleitamento materno em lactentes com idade inferior a um ano foi de 72,5%. A prevalência de amamentação em menores de seis meses foi de 84,1%, sendo que o índice de aleitamento materno exclusivo foi 43,7%. A prevalência de amamentação em menores de quatro meses foi de 89,8%, sendo que a taxa de aleitamento materno exclusivo foi 53,9%. As freqüências de utilização de chupetas e mamadeiras em lactentes com idade inferior a um ano foram 51,3% e 51,1%, respectivamente. Associaram-se significativamente à ausência de aleitamento materno exclusivo em lactentes menores de seis meses: idade do lactente maior ou igual a 90 dias, uso de chupeta e escolaridade materna menor que 12 anos
Breastfeeding is the safest and most natural form of feeding in infancy. Human milk contains a unique combination of nutrients, living cells and defense factors, and the short- and long-term nutritional, immunological, psychological and economic benefits of breastfeeding are well known and unquestionable. As a global public health policy, the World Health Organization recommends exclusive breastfeeding up to the sixth month of life. After that age, complementary foods should be introduced, but breastfeeding should continue until the child is two years or older. Public health policies, particularly those that promote infant nutrition, should be defined according to the health, healthcare and living conditions of a certain population. For this purpose, a rapid evaluation of breastfeeding rates is an important strategy. The general objective of this study was to determine the prevalence of breastfeeding among infants in the city of Joinville, SC. The specific objectives were: to characterize the kind of breastfeeding among infants younger than one year of age, to determine the prevalence of exclusive breastfeeding among infants younger than four and six months of age, to describe the frequency of pacifier and bottle use, to investigate the association between lack of exclusive breastfeeding for infants younger than 6 months and maternal, infant and healthcare variables. The data for this cross-sectional population survey were collected during the National Vaccination Campaign in August 2005 among the persons that accompanied 1470 infants to the vaccination clinics, using a questionnaire with closed questions, most of them about the infants feeding in the previous 24 hours. The infantile variables investigated were: age, gender, birthweight, infant birth order and use of pacifier. The maternal variables analysed were: age, maternal schooling and occupation. The healthcare variables studied were: mode of delivery, delivery in a Baby-Friendly Hospital, healthcare in public or private service, and preventive healthcare provided by pediatrician or other specialist. To evaluate possible risk factors of non-exclusive breastfeeding up to the sixth month, the Prevalence Ratio calculated by Poisson Regression was used as measure of association in bivariate and multivariate analysis. The results showed an overall rate of breastfeeding of 72.5%. The inquiry revealed that 84,1% of the infants younger than six months of age had been breastfed in the previous 24 hours, 43.7% of them exclusively. The inquiry revealed that 89.8% of the infants younger than four months of age had been breastfed in the previous 24 hours, 53.9% of them exclusively. Pacifiers and bottles were used by 51.3% and 51.1% of the infants. Factors significantly associated with the interruption of exclusive breastfeeding for infants up to six months were: age of 90 days or more, pacifier use and mother educational level of less than 12 years
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
23

Giaretta, Maria José. "Festival de dança de Joinville: turismo e polifonia cultural". Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. http://tede2.pucsp.br/handle/handle/2577.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-04-25T20:21:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Jose Giaretta.pdf: 19318042 bytes, checksum: 892293ab9c7b0c6aa9afbb58ce39ed51 (MD5) Previous issue date: 2015-09-21
The Joinville Festival of Dance is a set of dance events which have happened simultaneously in Joinville city/SC since 1983, eventsthat transformed an industrial city into a dance city, being the mayor dance event in the world and responsible for the implementation the Bolshoi Theather School/Brazil in that city from the state of Santa Catarina. The event is in its maturity, 33 rd edition in 2015, and presents a modern model of management through a social organization of Public Interest (OSCIP)with is the Institute of Joinville Festival of Dance, agency necessary to plan execute and administrate an event of the size and dimensions it has taken. The aim proposed by this study is to identifify the reasons of the sucess of the event and how a cultural event of tourism interacts with the local population. The research was done to search for answers to how the cultural polyphony of dance contribubuted for the sucess of the Festival and effects in Joinville city. In order to find the answers, it was structured a theoretical survey about the Cultural Tourism, Festival, Cultural Polyphony of the dance, historic of the event, cultural landscape and the effects of these points in the Joinville city. Followed by th research about the Joinville Dance Festival, analysis of facts found in registers, we can get to the conclusion that the Cultural event increased activities within the economical, social and cultural areas of the city
O Festival de Dança de Joinville é um conjunto de eventos de dança que acontecem simultaneamente, na cidade de Joinville/SC, desde 1983, evento este que transformou uma cidade industrial, em cidade da dança, tornando o maior evento de dança do mundo e responsável pela implantação da Escola do Teatro Bolshoi/Brasil naquele município catarinense. O evento encontra-se em sua maturidade, na 33ª. edição em 2015, apresenta um modelo de gestão moderno, por meio de uma Organização Social de Interesse Público (OSCIP), que é o Instituto Festival de Dança de Joinville, órgão necessário para planejar, executar e administrar um evento do porte e dimensões em que o evento tomou. O objetivo proposto pelo trabalho foi identificar no evento as razões de sucesso e o mesmo enquanto Evento do Turismo Cultural, de Joinville e sua interação com a população local. A pesquisa foi realizada em busca de respostas de que forma a polifonia cultural da dança contribuiu para o sucesso do Festival e seus efeitos na cidade de Joinville. Para encontrar as respostas, estruturou um levantamento teórico sobre Turismo Cultural, Festival, Polifonia Cultural da Dança, histórico do evento, paisagem cultural e os efeitos destes pontos na cidade de Joinville. Seguido de pesquisa sobre o Festival de Dança de Joinville, análise dos fatos encontrados nos registros, conclui-se que o Evento Cultural ampliou as atividades nas áreas econômicas, sociais e culturais da cidade
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
24

Fernandes, Helen Feuser. "Requisitos para aeroportos regionais: análise do aeroporto de Joinville". Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2015. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3268.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho teve como objetivo analisar alguns dos requisitos exigidos no dimensionamento, do lado ar, de aeroportos regionais, mantendo-se o nível de segurança do transporte aéreo. Pelo fato dos aeroportos regionais serem compostos de aeronaves de pequeno porte, e possuírem menor movimentação, entende-se que não devem ser exigidos os mesmos requisitos de dimensionamento impostos aos grandes aeroportos internacionais. Por outro lado, as estatísticas anuais apontam as operações da aviação geral (admitindo esse segmento como parte fundamental dos aeroportos regionais), como principais potencializadoras de acidentes. Através da análise de dados operacionais e meteorológicos, foram avaliadas as influências dessas características na infraestrutura do aeroporto, mais especificamente, na faixa de pista. Para essa avaliação utilizou-se um modelo de análise de risco denominado ACRP 50, sendo esse proveniente de uma parceria da FAA e da TRB. Com esse modelo foi possível analisar diferentes configurações de faixas de pista, garantindo o nível de segurança exigido sem comprometer a capacidade operacional do aeroporto. Foi possível observar que existe uma maior probabilidade de ocorrência de saídas de pista nas operações de pouso. Avaliou-se também a interferência das estações do ano nos tipos de incidentes, tendo-se concluído que existe maior probabilidade de ocorrência de overrun no inverno e de veer-off no verão, ambas nas operações de pouso. De forma geral, houve uma tendência de aumento das dimensões das áreas livres de obstáculos, necessárias para a segurança das operações, relacionada às operações da aviação geral. Finalmente, pode-se sugerir uma geometria mais adequada da faixa de pista para a aviação regional.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
25

Cavalett, Laucí Aparecida. "O integralismo e o teuto-brasileiro :: Joinville : 1930-1938 /". Florianópolis, SC, 1998. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77671.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Made available in DSpace on 2012-10-17T06:26:45Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-09T00:21:00Z : No. of bitstreams: 1 139872.pdf: 3567229 bytes, checksum: 470943943d91e9e444e4af6721fc9b2c (MD5)
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
26

Constante, Vladimir Tavares. "Bases para o Plano Diretor de transporte de Joinville". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83258.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2002.
Made available in DSpace on 2012-10-19T22:17:37Z (GMT). No. of bitstreams: 0
O presente trabalho constitui-se no estabelecimento de bases conceituais e critérios técnicos para elaboração do Plano Diretor de Transportes de Joinville, com ênfase nas considerações sobre a mobilidade futura de Joinville, através de levantamento histórico do processo de implantação do sistema de transporte integrado, análise crítica das atuais diretrizes de planejamento em transporte no município, fazendo um paralelo com exemplos de outras cidades que sirvam de paradigma ao processo, bem como uma avaliação dos modos de transporte que compõem a mobilidade urbana em Joinville. Os subsídios teóricos estão na bibliografia existente sobre mobilidade em Joinville, em publicações diversas, na análise do Estatuto da Cidade e legislação em geral.
The presented work is it self the stabilishment of conceptual basis and technical criteria to the Joinville Transport Masterplan making up, with enfasis in mass and non powered transport priority, by the historic research of the Integrated Transport System plantation, critical analisis of the transport planning present diretories in the municipe, making up an other cities samples paralel serving as paradigm to the process, as well an avaluation of the modals of transport that come to urban mobility in Joinville. The teorical shelters are in the existing bibliograph about mobility in Joinville, in many publications, in the City Statute analisis and general law.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
27

Leon, Germana Farias Ponce de. "A disseminação da leptospirose na cidade de Joinville-SC". Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86040.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Made available in DSpace on 2012-10-21T02:57:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 204219.pdf: 1124231 bytes, checksum: c00c14feeb4af6de561c8887d62094f5 (MD5)
Este trabalho se inscreve no campo de conhecimento da geografia da saúde e objetiva compreender o processo de disseminação da leptospirose na cidade de Joinville-SC. Essa zoonose é uma doença infecciosa que tem como agente causador a bactéria do gênero Leptospira, que necessita de um hospedeiro sadio e de um ambiente líquido para a sua sobrevivência em meio externo. O rato é um reservatório, considerado como maior disseminador dessa endemia nos centros urbanos. A leptospirose, que pode levar o indivíduo à morte, tem sido de grande representatividade na cidade de Joinville que foi considerada, desde a época do império, como insalubre por sua propensão a periódicos alagamentos e por uma infra-estrutura precária. Atualmente, apesar de seu desenvolvimento econômico, ainda apresenta deficiência nas políticas públicas de saúde no que concerne ao tratamento de esgoto. Dessa forma, Joinville é vista como uma cidade que apresenta risco ambiental em função dos seguintes fatores propiciadores à essa disseminação: áreas com propensão a alagamentos, ocupação em planície de inundação, rios receptores de esgoto in natura, esgoto a céu aberto e o modo de vida da população representado por crianças que brincam em áreas com esgoto a céu aberto, pessoas que alimentam ratos em seus lares, pessoas que recebem visitas freqüentes de roedores em seus domicílios e os catadores de resíduos sólidos que se expõem às patologias. Com base nessa compreensão, é possível dizer que a propensão às enchentes em Joinville é um fator que se soma aos demais, não sendo, porém o único que contribui para o processo de disseminação da leptospirose.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
28

Batschauer, Jeanine. "Arranjo produtivo eletrometal-mecânico da microrregião de Joinville/SC". Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87866.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Economia
Made available in DSpace on 2012-10-22T02:59:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 221642.pdf: 835288 bytes, checksum: 68221a01f48e54b209cebdff3b466a20 (MD5)
Com base na abordagem sobre arranjos produtivos e inovativos locais desenvolvida pela RedeSist, este trabalho analisa a influência da dinâmica institucional na consolidação de espaços para as relações sociais e produtivas localizadas e seu impacto sobre o desenvolvimento das capacitações inovativas endógenas. Esta análise é realizada a partir das principais características do aglomerado de empresas da eletrometal-mecânica na microrregião de Joinville/Santa Catarina. A coleta de dados apóia-se na aplicação de questionários a partir de entrevistas realizadas em visita as empresas. Após a delimitação da amostra de pesquisa, num total de 83 empresas (37 micro, 34 pequenas, 08 médias e 04 grandes) realiza-se a estratificação por tamanho de empresa e divisão de atividade econômica. Além das empresas, a pesquisa abrange também as instituições/organizações locais com entrevistas realizadas em 03 associações empresariais, 02 centros de treinamento, 04 Universidades e 01 incubadora de base tecnológica. Este trabalho, sob o ponto de vista metodológico, identifica grupos de questões organizando alguns elementos analíticos para a observação empírica e propõe um modelo de análise com as seguintes dimensões: (a) os condicionantes setoriais; (b) as especificidades do território e as possibilidades de interações determinadas pela estrutura produtiva local; (c) a função de coordenação das instituições locais; (d) a estrutura de conhecimento e processos de aprendizagem nas empresas. A partir da identificação destas estruturas e das formas de relações que ali se estabelecem entre os agentes pode-se identificar seus impactos sobre o estoque de capital social local, através da observação de ações que estimulam atividades de natureza coletiva. A microrregião de Joinville caracteriza-se por apresentar uma estrutura industrial bastante diversificada, com uma forte dimensão local, associada tanto as especificidades da sua formação sócio-espacial quanto à existência de uma vocação histórica ao empreendedorismo. O aglomerado de empresas com especialização "secular" na eletrometal-mecânica, sobretudo de MPEs, e a presença de uma gama bastante variada de segmentos produtivos refletem a densidade da estrutura produtiva local. Em tal estrutura a heterogeneidade tanto no número quanto no porte das empresas estabelecem níveis distintos de especialização e de complementaridades ao longo da cadeia produtiva. A intensa divisão do trabalho no local cria espaços para as relações interindustriais no interior do arranjo, principalmente, para aquelas que ocorrem no âmbito do mercado ou em redes de subcontratação. Essa dinâmica interativa na dimensão produtiva do arranjo ocorre num ambiente que além dos vínculos de proximidade e das especificidades da origem histórica-cultural dos agentes também é afetado por uma estrutura institucional específica ao local. Apesar de tal estrutura ter se desenvolvido simultaneamente ao arranjo produtivo local, não é exclusiva das indústrias eletrometal-mecânicas parece representar muito mais o interesse dos vários setores industriais da região, sobretudo, no que se refere à função de coordenação exercida pelas associações empresarias. A carência de ações voltadas à consolidação de redes técnico-produtivas revela que a dinâmica institucional local, é relativamente fraca nas suas interações com a base produtiva não estimulando as interação extra-mercado que poderiam resultar em ações cooperativas locais. As análises realizadas neste trabalho indicam, portanto, que as interações locais são muito mais decorrentes das características da estrutura produtiva do que de ações deliberadas das organizações que conformam a estrutura institucional local. A carência de formas de coordenação extra-mercado revela ainda a fraca atuação das organizações em consolidar o estoque de capital social local e em criar espaços (estruturas) para o desenvolvimento de capacitações inovativas endógenas que poderiam fortalecer as competências locais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
29

Rech, Jeisa. "Memórias sobre namoros em Joinville na década de 1950". Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91810.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em História
Made available in DSpace on 2012-10-24T02:43:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 257464.pdf: 615125 bytes, checksum: 48d69afe427f666df5bc5591f10e09b8 (MD5)
Apresentação e discussão acerca das memórias sobre o namoro daqueles que foram jovens na década de 50 em Joinville. A juventude é lembrada pelos "velhos" através das memórias do trabalho, das diversões, das amizades e dos namoros, inseridos em um contexto econômico, político e social que influenciavam em suas posturas. A pesquisa realizada teve como objetivo discutir teoricamente como as memórias da juventude podem ser problematizadas a partir da metodologia da história oral. As narrativas foram analisadas no sentido de discutir as experiências femininas e masculinas aliadas às especificidades da cidade, como o cotidiano, as diversões, o namoro e as questões que permitiam/proibiam a constituição de um casal, os padrões de parceiro ou parceira ideal, e também de relacionamento ideal, o dia a dia do namoro, as intimidades, o noivado e o casamento. A pesquisa foi realizada através da análise de jornais e uma revista da década de 50, e de entrevistas com mulheres e homens que vivenciaram esse momento, que nas suas múltiplas significações contam outras histórias sobre a cidade de Joinville.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
30

Barbosa, Alessandro. "Estudos preliminares sobre o campo térmico de Joinville, SC". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92343.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Geografia, Florianópolis, 2009.
Made available in DSpace on 2012-10-24T08:00:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 273959.pdf: 4133807 bytes, checksum: 3feda2b1bc2565c3827f3e1e3e6c2f9e (MD5)
Neste trabalho procurou-se analisar por meio de imagens de satélite e dados de campo, a ocorrência do fenômeno de ilhas de calor na cidade de Joinville. As imagens analisadas correspondem a períodos distintos a fim de demonstrar a ocorrência do fenômeno em diferentes épocas do ano. Apresentou-se uma caracterização climática da área de estudo, considerando-se para tal os sistemas atuantes na região, a época do ano de ocorrência e os tipos de tempo dominantes. As regiões onde constatou-se o ocorrência do fenômeno de ilhas de calor foram interligadas com o mapeamento do uso do solo e com modelo de produção na região, com isso demonstrou-se que a ocorrência do fenômeno está ligada principalmente a atividades de industrias termotécnicas localizadas em Joinville. O levantamento da ocorrência de ilhas de calor visa subsídiar projetos que tenham como objetivo a minimização deste efeito, melhorando assim a qualidade de vida nas cidades.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
31

Coelho, Ilanil. "Pelas tramas de uma cidade migrante (Joinville, 1980-2010)". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94353.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2010
Made available in DSpace on 2012-10-25T09:01:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 280240.pdf: 7154417 bytes, checksum: e9301439ec6750a8bf7a9f5ded67311d (MD5)
Joinville, localizada na região nordeste de Santa Catarina, tornou-se, a partir dos anos 1980, a mais populosa cidade do estado, em razão dos fluxos migratórios internos. O estudo procura relacionar essa migração recente às transformações operadas nos contornos territoriais e nas sociabilidades urbanas, assim como aos processos de identificações culturais produzidos pelos moradores de Joinville. Inicialmente, as festividades são objetos de análise que vão sendo enredados a outros acontecimentos, vislumbrados na documentação pesquisada. Num segundo momento, as atenções se voltam aos discursos da historiografia e da imprensa, buscando também compreender como os escritores definiram o papel e, ao mesmo tempo, o lugar ocupado pelos migrantes na história de Joinville. Com base na metodologia da história oral, o trabalho discute, ainda, as narrativas de memória dos migrantes, buscando aprofundar as complexas questões que permeiam suas vivências, usos e apropriações da diferença, questões essas que atravessam os próprios atos narrativos, pelos quais os migrantes procuram dar sentido aos seus passados e presentes na cidade. No percurso da investigação emergiram novos traçados, fronteiras e identificações, permitindo compreender Joinville no cruzamento de práticas e representações que a tornam singular e, ao mesmo tempo, a aproximam de outras contemporâneas e migrantes cidades.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
32

Santana, Naum Alves de. "A verticalização (quando) possível na cidade de Joinville-SC". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2017. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183227.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2017.
Made available in DSpace on 2018-02-06T03:17:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 349357.pdf: 23653259 bytes, checksum: 5e7936b15f64eafc3c90d52252e6b799 (MD5) Previous issue date: 2017
A tese discutiu o processo de verticalização urbana como um fenômeno social, o qual, muito mais do que povoar a cidade com arranha-céus, revela muito dos processos de produção e apropriação do território. Foi a partir desse viés que se discutiu o fenômeno de verticalização da cidade de Joinville, um dos grandes polos econômicos do Sul do Brasil, se comparado com outras cidades de porte médio com escala similar. Em verdade, se discutiu a materialidade possível de ser produzida a partir de um projeto urbano que nem sempre se encontrava fundado nas diretrizes do planejamento urbano canônico. Para tanto, a pesquisa se fundou na noção de totalidade para a compreensão da complexidade das relações socioespaciais que revestem o tema. Associada a essa noção, se incorporou a discussão dos mecanismos de produção do centro e do nãocentro, no sentido de apreender os processos que contingenciaram a verticalização de Joinville e que definiram seu caráter. Nesse sentido, o teste da hipótese central relativo ao caráter da verticalização de Joinville não pode deixar de considerar aspectos da política habitacional, pois, ela mantém um vínculo direto com as condições que se estabelecem para o acesso da população às diferentes posições do território urbano. Da análise da materialidade do processo resultou o questionamento de que se, para o caso de Joinville, o que se discute é o fenômeno de verticalização ou de adensamento do território urbano. A tese concluiu que o caráter do que se poderia chamar de verticalização de Joinville, tem relação direta com as condições de produção e apropriação do território definidas pelas especificidades do processo produtivo local, baseado na industrialização, no qual o componente trabalho teve uma importância capital. De outra parte, a tese também concluiu que o maior componente da verticalização de Joinville, são os prédios com até quatro pisos e não os arranha-céus. Grande parte desses pequenos prédios foi viabilizada através do Programa Minha, Minha Vida, um dos itens da política de financeirização da economia, cujo modelo tem avançado mundialmente. O carro-chefe desse movimento tem sido a expansão do consumo baseado no endividamento das populações, como se vê no estudo correlato realizado em Portugal, na cidade de Lisboa.
Abstract : The thesis discussed the process of urban verticalization as a social phenomenon, which, much more than populating the city with skyscrapers, reveals much of the production processes and appropriation of territory. It was from this bias that was discussed verticalization phenomenon of the city of Joinville, one of the major economic centers in southern Brazil, compared with other medium-sized cities with similar scale. In fact, it was discussed the possible materiality being produced from an urban design that are not always based on the guidelines of canonical urban planning. Therefore, the research was based on the entire sense for understanding the complexity of sociospatial relations that envolve the subject. Associated with this idea, the production mechanisms of the central and non-central area discussion was joined, in order to grasp the processes that have leadedthe verticalization of Joinville and defined its their character. For that reason, the test of the central hypothesis for the character of Joinville s verticalization can not ignorethe aspects of housing policy, because it maintains a direct link with the conditions that are established for the population's access to different positions of the urban territory. From the analysis of the process materiality, resulted the questioning that, in the case of Joinville, what is discussed is actually the verticalization phenomenon or densification of urban territory. The thesis concludes that character of what could be called the vertical integration of Joinville, is directly related to the production conditions and territory appropriation defined by the specific local production process, based on industrialization, in which the work component had a major importance. On the other hand, the thesis also concluded that the largest component of the Joinville s vertical integration, are the buildings up to four floors and not the skyscrapers. Many of these small buildings have been enabled by the Minha Casa, Minha Vida Program, one of the items of policy financing policy of the economy, whose model has advanced worldwide. The flagship of this movement has been the expansion of consumption based on the indebtedness of the population.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
33

Machado, Gerson. "Os atabaques da Manchester". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100692.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2012
Made available in DSpace on 2013-06-25T21:41:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 314236.pdf: 3156661 bytes, checksum: de96003c1381085a1c83c0f3d12ff848 (MD5)
Esta tese discute aspectos de como as religiões afro-brasileiras, costumeiramente marcadas pela oralidade e pela tradição, se enfeixam em espaços caracterizados por relações de intensas disputas, com predomínio da fluidez, das inconstâncias e da pouca perenidade. Diante de um universo relacional que se fragmenta constantemente busquei entender como essas religiões, em especial os Candomblés, se fazem presentes e participam do processo de metamorfose pelo qual a sociedade joinvilense vem passando. Assim, a discussão aposta na viabilidade do uso das fontes orais para o entendimento dos discursos religiosos contemporâneos. Para tanto, baseei-me nas lembranças de pessoas que tiveram essa experiência religiosa em diferentes momentos da temporalidade estudada, em Joinville (SC). Também, utilizei fontes escritas advindas de periódicos locais, além de registros advindos da etnografia-histórica e das fotografias realizadas nas incursões de campo. O cotejamento das fontes de pesquisa com os referenciais teóricos utilizados permitiu entender as estratégias de consolidação das agremiações (ilês axés) em espaços contínuos consagrados ao Candomblé, como forma de se inserir na paisagem da cidade. Por outro lado, também possibilitou compreender as trajetórias dos grupos nos espaços públicos da cidade, aliado à constante negociação dos sinais diacríticos, constituidores da identidade religiosa do Candomblé. Essa visibilidade capitalizou o próprio universo linguístico da cidade oferecendo novos repertórios dados ao consumo para a elaboração de novas subjetividades.

Abstract : This thesis discusses aspects of how african-brazilian religions, usually marked by orality and tradition, join in areas characterized by relations of intense dispute, with a predominance of fluidity, the inconsistencies and poor durability. Facing a relational universe that fragments itself constantly, sought to understand how these religions, especially Candomble, make itself present and participate in the process of metamorphosis through which society is undergoing Joinville/SC. Therefore, the discussion believes on the viability of the use of oral sources for understanding the contemporary religious discourses. For this, I drew on memories of people who had this religious experience in different temporalities studied, in this city. Also, I used in this study, written sources from periodicals sites, plus records coming from ethnography, and historical photographs taken in the field raids. The bonding of research sources with the theoretical frameworks used to understand possible strategies of consolidation of associations (ilés axes) in continuous spaces devoted to Candomblé, as a way to enter the city landscape. On the other hand, it also allowed us to understand the trajectories of groups in public spaces of the city, coupled with the constant negotiation of diacritics, constituters the religious identity of Candomble. This visibility capitalized its own linguistic universe repertoires from the city offering new consumption data for the development of new subjectivities.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
34

Martins, Rosana Barreto. "Dos processos migratórios e ciclos econômicos à preservação da paisagem urbana". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123138.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2013.
Made available in DSpace on 2014-08-06T17:51:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 324070.pdf: 27642764 bytes, checksum: 344f60ad47903c66eb62671ff403b442 (MD5) Previous issue date: 2013
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
35

Rouleau, Benoit. "L'Islam et les musulmans dans l'oeuvre de Jean de Joinville (1224-1318)". Mémoire, [S.l. : s.n.], 2005. http://savoirs.usherbrooke.ca/handle/11143/2464.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
36

Souza, Luiz Alberto de. "O processo de ocupação das areas de mangues em Joinville: agentes, estrategias e conflitos". Florianópolis, SC, 1991. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75747.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2012-10-16T04:04:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0
"A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi e contra o que foi anuncia o que será". (Eduardo Galeano, As Veias Abertas da Amércia Latina, São Paulo, Ed. Paz e Terra, 1989). Essa pequena citação contida num grande livro, sintetiza o sentimento e a esperança que comanda a vida das famílias que "escolheram" os mangues de Joinville para sobreviverem. Esse trabalho é um pequeno esforço, e ao mesmo tempo uma homenagem, no sentido de descrever e compreender a luta dos "sem-terra" urbanos, que buscam melhorar suas condições de vida através da conquista e da posse de um terreno urbano. Os agentes envolvidos como: os proprietários fundiários, os promotores imobiliários, o Estado e os proprietários industriais, são os personagens que disputam o espaço urbano, em particular os mangues, com a classe trabalhadora mais pobre. O processo social de ocupação das áreas de mangues de Joinville, é visto como parte integrante e necessária para a sustentação do sistema dominante e indissociável da questão urbana como um todo. Esse processo contínuo de ocupação irregular, tem como conseqüência, proporcionando uma forma particular de segregação residencial, com o confinamento das classes sociais de mais baixa renda nessas áreas de mangues. E, através de investimentos maciços o Estado contribui para que haja um processo lento e contínuo de renovação urbana.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
37

Silva, Janine Gomes da. "Tensões, trabalho e sociabilidades : historias de mulheres em Joinville no seculo XIX". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1997. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77101.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2012-10-17T00:50:14Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T21:38:55Z : No. of bitstreams: 1 110662.pdf: 9339675 bytes, checksum: 9713defdb71cf435ebc50bd7378bde40 (MD5)
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
38

Baggio, Sérgio Benjamin. "Água Subterrânea em Joinville - SC - Avaliação hidrogeológica do aqüífero fraturado". Universidade de São Paulo, 1997. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44133/tde-26092014-161652/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As águas subterrâneas são nossas reservas mais importantes e representam 97% da água doce disponível no mundo. Joinville é uma cidade em que a precipitação pluviométrica é uma das mais altas do País, em torno de 2.000 mm/ano. A média anual de ocorrência de chuvas está em torno de 200 dias. Apesar deste aporte hídrico, a distribuição de água apresenta sérios problemas, e o racionamento ou a falta de água, ainda é uma constante no dia a dia dos habitantes da cidade de Joinville. Na região as águas subterrâneas estão acumuladas no Aqüífero Fraturado, representado geologicamente por Rochas do Escudo Catarinense, onde o manto de intemperismo atinge em média 40 m de espessura. Este aqüífero está compartimentado em duas direções principais N30-40E e N20-30W. A produtividade dos poços bem locados está em torno de 10 metros cúbicos por hora. A recarga da água estocada no aqüífero fraturado atualmente alcança aproximadamente 31 milhões de m³ por ano. A exploração atual de água subterrânea atinge aproximadamente 3 milhões de metros cúbicos por ano o que representa 10% da recarga. Para a Bacia do Rio Cubatão a recarga estimada chega a 325 milhões de metros cúbicos de água por ano. Com relação à qualidade da água, as análises realizadas pelo Instituto Tecnológico do Paraná - TECPAR, mostram que as águas subterrâneas de Joinville podem ser localmente definidas como águas alcalinas bicarbonatadas, e ainda não existem problemas de contaminação sanitária. Este aqüífero é uma nova alternativa complementar ao recurso hídrico superficial. É estrategicamente a maior reserva de água potável da cidade e representa uma excelente opção, haja visto que seus mananciais encontram-se relativamente melhor protegidos dos efeitos da poluição. Por estas características poderá ser a futura fonte complementar de água para a coletividade Joinvilense, se forem mantidas as atuais condições de proteção das suas áreas de recarga.
The groundwater are the most important reserves and represents 97% of the fresh water in the world. The increasing necessity of good quality water is, and will be, the reason for a large number of studies and investments. The city of Joinville is located northeastern of the state of Santa Catarina horing the geografic coordenates 26°18\'05\" South Latitude and 48°50\'38\" Longitude West of Greenwich Meridian. The local pluvial precipitation is one of the highest in Brazil, about 2,000 mm/year. The annual rain precipitation distribution is about 200 days. In spite of such water surplus its irregular distribution presents serious problems and the lack of, and rationing of water are still a constant nowadays among the city\'s population. In its region the groundwater is situated in the fissured rock zones, geologicaly represented by rocks, of Escudo Catarinense, where the weathered zones reaches at about 40m length. Such aquifer is located in fractured zones into two main directions: N30° - 40°E and N20°-30°W. The well production is around l,0 - 3,0 m³/h, due to the lack of criterious for its location. This amount could be 10 m³/h if improved hydrogeological studies. The amount of water utilized from the fissured aquiferous reaches approximately 3.000.000 m³/year. With relation to the water quality, the analyses made by the Paraná Tecnological Institute (Instituto Tecnológico do Paraná - TECPAR) shows that Joinville\'s groundwater can be defined as a mineral water and there\'s no problems of organic contamination yet. There are no doubts that the aquifer is a needed alternative to the Rivers Cubatão and Piraí. lts is strategically the largest reserve of potable water for the city and represents an excellent option, taking into consideration that this option is the one most protected from the effects of the polution.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
39

Zagheni, Elisete Santos da Silva. "A logística da cadeia produtiva do turismo de Joinville - SC". Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86619.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Made available in DSpace on 2012-10-21T08:51:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 202242.pdf: 487280 bytes, checksum: 9bae95d489cf661c1ec3b88fa39660c6 (MD5)
Este trabalho teve como objetivo, avaliar a percepção da logística da cadeia produtiva do turismo institucional público para o segmento de negócios de Joinville, observando-se as ações da gestão municipal no período de 1997 até 2003. Especificamente, procurou-se examinar o desempenho do turismo institucional público do segmento de negócios do município, para logo analisar o desempenho dos índices de desenvolvimento turístico deste segmento; reconhecer a cadeia produtiva do turismo institucional público do segmento de negócios em Joinville, a seguir identificar seus elos; verificar o desempenho logístico, para enfim, propor algumas diretrizes ao posicionamento estratégico sustentado de Joinville, firmando-a como receptora turística do segmento de negócios da região. Adotou-se como método de pesquisa o levantamento, sendo que este teve caráter qualitativo. A população foi constituída por representantes da gestão pública que apresentavam vínculo com o turismo institucional público para o segmento de negócios do município, bem como representantes da gestão privada que apresentavam vínculo com o mesmo segmento do turismo. Foram entrevistados de treze representantes. Os dados foram obtidos junto a fontes primárias e secundárias. Após análise dos dados, identificou-se que o desempenho logístico quanto aos serviços prestados pelos órgãos públicos voltados para o atendimento do turismo do segmento de negócios de Joinville, são deficientes, sob a ótica dos representantes de gestão privada do mesmo segmento. Os resultados da pesquisa forneceram informações de apoio à tomada de decisão, relacionadas a um posicionamento estratégico logístico, afetando toda a cadeia produtiva do turismo do segmento de negócios do município.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
40

Wendland, Daniely. "Integralismo, Círculo Operário Católico e sindicatos em Joinville (1931-1948)". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96061.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2011
Made available in DSpace on 2012-10-26T08:26:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 290031.pdf: 4177644 bytes, checksum: 0d6a14c47c0ab3aeff9efdd3073f8210 (MD5)
Neste trabalho proponho analisar as relações que envolveram três entidades de Joinville entre os anos de 1931 a 1948, quais sejam: Integralismo, Círculo Operário Católico e Sindicatos. Pretendo investigar as ações dessas entidades e a trajetória de suas lideranças: Aristides Largura, padre Alberto Kolb e Conrado de Mira respectivamente, na tentativa de entender quais as motivações que levaram à surpreendente união desses três personagens, em 1945, para fundar o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) na cidade. Um dos pontos de partida do trabalho é a desconfiança sobre a teoria da etnicidade como principal explicação para o sucesso integralista em Joinville. Outro questionamento é sobre as ações de padre Kolb e suas atividades políticas. O sindicalista Conrado de Mira, por sua vez, soube rapidamente compreender o funcionamento do aparelho sindical e utilizou-se disso para projetar sua carreira política na cidade.
The aim of this work is to analyze the relationships that involved three entities of the city of Joinville between the years 1931 to 1948, which are: Integralism, Catholic Worker#s Circle and Unions. I intend to investigate the actions of these entities and the path of their leaders: Aristides Largura, priest Alberto Kolb and Conrado de Mira respectively, attempting to understand the motivations that in 1945 surprisingly provided the union of these three characters to found the entourage Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) in the city. One of the bases of this work is the suspicion about the theory of ethnicity as the main explication for the integralist success in Joinville. Another questioning is about priest Kolb#s actions and his political activities. The syndicalist Conrado de Mira, in turn, quickly recognized the running of the trade union apparatus and used that to project his political career in the city.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
41

Pruner, Fernando Pereira. "Gerencia de produto: uma pesquisa empirica na região de Joinville". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1989. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157571.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico
Made available in DSpace on 2016-01-08T16:15:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 79527.pdf: 2595366 bytes, checksum: 8e7397572d0d18cee21b72d3d9bd7086 (MD5) Previous issue date: 1989
O presente trabalho tem por objetivo a análise das características do trabalho e das funções do gerente de produto e também a determinação dos fatores relevantes para a estruturação desta gerência, ambos através de um enfoque teórico-prático. A parte inicial deste trabalho compreende uma análise teórica, onde discorre-se sobre a problemática envolvida no gerênciamento de produtos e analisa-se o conceito de gerência de produto nos termos de responsabilidade e autoridade do cargo, organogramas empresariais para esta gerência e os conflitos e benefícios advindos da utilização deste cargo para a empresa. A seguir são analisadas as últimas tendências da teoria geral da administração, buscando-se um quadro teórico de referência sobre o poder dentro da empresa e seus reflexos na gerência de produto. É também definido o ambiente em que a pesquisa prática foi realizada e o método de pesquisa utilizado. Por fim são apresentados os resumos e análises dos resultados das entrevistas, discutindo-se os conceitos teóricos e a prática empresarial, seguido das conclusões.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
42

Oliveira, Therezinha Maria Novais de. "Decisão de implantação do aterro para residuos industriais em Joinville". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1993. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157807.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
Made available in DSpace on 2016-01-08T18:21:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 94760.pdf: 2371836 bytes, checksum: 110af16c1d7a348d8019688e32a79d82 (MD5) Previous issue date: 1993
Este trabalho tem por objetivo avaliar um processo de tomada de decisão referente à implantação de um sistema de tratamento para os resíduos sólidos industriais no município de joinville, região norte do estado de Santa Catarina. São analisados neste trabalho os diversos atores que participaram deste processo, os critérios adotados para a escolha da alternativa e os cenários apreciados. Os resultados deste estudo mostram que a alternativa escolhida foi apreciada com critérios técnicos e econômicos, porém, os mesmos traduzem sobretudo os interesses dos atores envolvidos no processo de decisão em consideração.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
43

Goudard, Beatriz. "Localização da implantação de unidades básicas de saúde utilizando lógica fuzzy e sistemas de informação geográfica". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129322.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2014
Made available in DSpace on 2015-02-05T20:57:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 329765.pdf: 4938840 bytes, checksum: a70e20072ee3be17f69f063ea60af2d5 (MD5) Previous issue date: 2014
A realidade dos centros urbanos brasileiros caracteriza-se com problemas que desafiam o governo na busca por soluções eficientes. Entre estas soluções pode-se destacar a implantação de Equipamentos Urbanos Comunitários (EUC), em especial as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quando estes são bem planejados observa-se um entrosamento entre comunidade e o poder público. No entanto, na grande maioria das cidades a implantação destes equipamentos ocorre de forma inadequada ou pouco expressiva. Visando auxiliar os gestores na busca de locais adequados para a implantação de UBS, levando em consideração diversos fatores que constituem uma cidade, propõe-se um método de orientação para auxiliar na definição de novas localizações. O método consiste de várias etapas, as quais incorporam ferramentas de apoio, como o Sistema de Informação Geográfica, o software de otimização CPLEX Optimization Studio e a Lógica Fuzzy, que integradas aos tradicionais modelos de localização p-mediana e máxima cobertura apresentam grande potencial para aplicações em planejamento urbano e tomada de decisão. O método é aplicado na implantação de unidades básicas de saúde, na cidade de Joinville, cujos resultados apresentam a situação atual de atendimento das unidades existentes, bem como a necessidade de implantação de novas unidades. Foram realizadas simulações com crescimento populacional projetado para o ano de 2020, 2028 e 2035, com incremento de 1 nova unidade para cada ano de projeto considerado. O método ainda determina possíveis locais para implantação de novas unidades e avalia a viabilidade destes através da lógica Fuzzy, com a utilização dos software Excel, InFuzzy e FuzzyTECH, comparando variáveis qualitativas e quantitativas e gerando um grau para cada alternativa avaliada. As ferramentas e modelos utilizados apresentaram resultados satisfatórios e maior compreensão por meio da visualização espacial que se materializaram por mapas temáticos, mostrando-se eficientes ao planejamento de localização de unidades básicas de saúde. A aplicação do método mostrou-se útil ao planejamento das unidades de saúde para a cidade de Joinville e pode ser aplicado para outros equipamentos em diferentes locais, desde que as características peculiares de cada cidade sejam consideradas na análise.

Abstract: The Brazilian major urban centers are afflicted for problems that challenge the government to solve this issues. In that scenario, one initiative that stands out is the implement of Urban Facilities, in particular the Basic Health Centers. When the implementation of the urban facilities are well planned, most citizens are served, thus creating public welfare. Despite that, in most cities the implementation of UCE's are not adequate. Aiming to help the government decision makers in the location and building of the Basic Health Centers, an orientation method are proposed showing the optimal location of new facilities. The method presented is made of several steps, using Fuzzy Logic, geographical information system and optimization software as CPLEX Optimization Studio. When that tools are combined with more traditional models like p-median and maximum covering, the urban planning and decision making are enhanced. The implementation of the method were applied in the implementation of basic health units, in a city of South of Brazil - Joinville - State of Santa Catarina. The results showed the actual location of the existents basic health units, as well as the lack of new units . Simulations were made with population growth considering the years of 2020, 2028 and 2035 with increments of one unit per year. Through use of fuzzy logic and software support (Excel, InFuzzy and FuzzyTECH) comparing qualitative and quantitative variables (given in one degree for each viable alternative), determines the possible optimal location of the basic health units. The models and tools used helped on the elaboration of thematic spatial maps, broadened the problem comprehension and gave satisfactory results helping the location planning of the basic health units. The application of the method proved to be useful to plan the location of the new health units to Joinville city, and can be applied elsewhere, providing that the peculiarities of each city are observed.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
44

Pereira, Marina Eduarte. ""Compartilhando a gestão dos recursos hídricos: Joinville e o Rio Cubatão"". Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-10012007-165259/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Joinville é uma cidade industrial catarinense que na década de 1990 viveu a polêmica acerca da instalação de uma usina hidrelétrica na cabeceira do Cubatão, rio que abastece 70% de sua população. Apesar de o governo municipal e estadual e grande parte do poder econômico da cidade estarem em favor da obra, e de esta ter obtido algumas licenças governamentais para a instalação, a população não se convenceu da segurança da obra e achou que o dano ambiental seria grande demais – e a usina não foi concretizada. Através da mobilização da comunidade, da convocação para a participação de entidades com mais poder técnico e político sobre a questão e da exigência por maior transparência e participação no processo, conseguiu-se impedir a consecução da obra – uma vez que esta não provou sua necessidade, viabilidade e a ausência de riscos decorrentes. Considerando o associativismo na cidade e a capacidade para a ação coletiva mostrada no caso, imaginamos que o comitê de bacia hidrográfica do rio Cubatão, criado no ano 2000, apresentasse um bom estoque de capital social, sinergia e desempenho institucional. Procedemos a aplicação de questionários utilizando perguntas referentes aos componentes do capital social e do desempenho institucional aos membros do comitê, e este se mostrou permeável à participação, capaz de mobilizar recursos, favorecer a comunicação, a confiança e a cooperação entre os membros dos diversos setores, melhorar o nível de informação de seus membros e arbitrar conflitos: apresentou-se como um organismo que dispõe de bom desempenho institucional relacionado ao capital social. O desempenho institucional depende também de outros fatores: o poder governamental deveria estar muito mais presente, principalmente através de órgãos municipais, que têm grande parte das vagas no comitê, mas sofrem com a falta de recursos financeiros e técnicos para a consecução de suas atividades. O capital social e a capacidade para a ação coletiva provaram ter resistido ao fim da mobilização em torno do debate sobre a usina, penetrado no comitê e continuado através e para além dele. Iniciativas locais para despoluição de rios e reconstituição de mata ciliar conjugadas com a preocupação com as condições socioeconômicas dos habitantes da bacia hidrográfica, construindo parcerias através do comitê, evidenciam que este funciona como uma arena mobilizadora de recursos sociais, constituindo um instrumento para o gerenciamento de recursos hídricos mais eficaz e justo e para a governança da água.
In the 1990´s, Joinville, an industrial city settled in the brazilian State of Santa Catarina, has watched a controversy about the installation of a hidroelectric plant near the source of Cubatao river – responsible for 70% of the city water supply. Despite of the fact that city and State government were favourable to the plant, and that it has obtained some of the environmental licences required to its installation, Joinville’s population was not sure about the absence of its risks, and concluded that the environmental costs would be too high – and the powerplant was never constructed. Making use of leadership, convoking organisms with more political and technical capabilites about the question and demanding for more transparency and participation in the decisory process, mobilization has managed to impeach the plant installation. Taking into consideration the partnership and the capacity of collective action showed in the mobilization, we presumed that the Cubatao River Watershed Committee, created in the year 2000, would have a good level of social capital, sinergy, and good institutional performance. A survey was conducted to assess social capital and institutional performance within the committee, and it showed permeability to social participation, capacity to mobilize resources, to enlarge communication and information between its members and ability in arbitrating conflicts – presenting institutional performance related to social capital. Institutional performance, however, depends also on other factors, such as more participation of government officials in the committee. Social capital and capacity for collective action was mobilized around Cubatao watershed, acting through and beyond the comitee. Local initiatives to revert pollution process and to make forestry recovering, combined with concerning about socioeconomical aspects within the comunity, has constructed partnerships and collaboration through the committee and proved that it works as a space for mobilizating social resources, improving watershed management and acting as a tool for a more efficient and fair political decisory process, as for water governance.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
45

Mezadri, Fernando. "Estratégia política e ampliação democrática no orçamento participativo do município de Joinville (SC) 2009/2012". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100369.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2012
Made available in DSpace on 2013-06-25T18:31:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 312066.pdf: 3696798 bytes, checksum: fc7237d65513283f4a9e2b2e786caae7 (MD5)
A presente dissertação tem como tema a estratégia política e a ampliação democrática na experiência do orçamento participativo no município de Joinville, estudado no período 2009/2012. Parte-se da hipótese de que a existência de uma dimensão estratégico-política não esgotaria a experiência do OP, na medida em que o mesmo pode constituir-se efetivamente como um novo espaço para a ampliação democrática nos municípios. Entende-se que esta dimensão atravessa as dinâmicas relacionadas ao compromisso governamental, à tradição associativa e ao desenho institucional; o que permite uma análise relacional em detrimento a uma abordagem estanque sobre a experiência do OP. Para isso, ao se perseguir o objetivo de se analisar o OP, não exclusivamente pela dimensão estratégico-política, mas também a partir do seu potencial de ampliação democrática, o trabalho - amparado por procedimento quantitativo (questionário e fontes secundárias) e qualitativo (entrevistas e análise documental) que se relacionam e se complementam com o uso de indicadores - propõe-se em explorar empiricamente o compromisso governamental, a tradição associativa e o desenho institucional do OP da cidade de Joinville, incorporando a dimensão estratégico-política nessa tríade analítica. No seu conjunto, o resultado da pesquisa, através dos indicadores, apontou para a ocorrência de uma relativa ampliação dos espaços de democracia participativa no município, mas que esteve pouco associada ao seu uso estratégico-político pelo governo em vista da ampliação do seu poder local.

Abstract : The present thesis has as its theme the political strategy and democratic enlargement on the experience of Participatory Budge (OP) in municipality of Joinville studied in the period 2009/2012. It is the hypothesis that the existence of a political-strategic dimension not exhaust the experience of OP, to the extent that the same may constitute itself effectively as a new space for the democratic expansion in the municipalities. It is understood that this dimension crosses the dynamics related to government commitment, the tradition associative and institutional design, which allows a relational analysis over a tight approach about the OP experience. For this reason, when they pursue the goal of analyzing the OP not only by political-strategic dimension, but also from its potential to broaden democracy, this thesis - supported by quantitative procedure (questionnaire and secondary sources) and qualitative (interviews and document analysis) that relate to and complement each other with the use of indicators - it is proposed to explore empirically the government commitment, the tradition associative and the institutional design of the OP of Joinville, incorporating the strategic-political dimension that analytical triad. As a whole, the search, result, by means of indicators pointed to the occurrence of a relative enlargement of participatory democracy in the city spaces, but that was often associated with its use strategic-political by Government in view of the expansion of its local power.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
46

Cristofolini, Nilton José. "Desenvolvimento socioeconômico de Joinville/SC e a ocupação dos manguezais do bairro Boa Vista". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2013. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107111.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Geografia, Florianópolis, 2013
Made available in DSpace on 2013-12-05T23:14:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 318129.pdf: 4782767 bytes, checksum: ba0d04502bc4ef2af9631e952cbf7d95 (MD5) Previous issue date: 2013
Esta tese compreende uma análise do desenvolvimento socioeconômico de Joinville/SC e da ocupação de áreas de manguezais, especialmente as do bairro Boa Vista, feita em base a pesquisa de campo, por meio de entrevista participante, depoimentos, estudo de imagens, dados estatísticos e literatura pertinente. Assinala-se uma estreita relação desse processo com fatores histórico-geográficos atrelados a vários fatores como: cultura dos imigrantes europeus, investimento público em infraestrutura, extrativismo e beneficiamento da madeira e da erva mate, política nacional de substituição de importações, transferência da Fundição Tupy da região central para áreas de manguezais situadas na região leste da cidade, diversificação da atividade produtiva em setores têxtil, metalmecânico, plástico e tecnologia da informação, êxodo rural, forte urbanização nacional, movimento migratório e segregação socioespacial associada à formação de um exército de reserva de mão de obra. A análise infere que a busca do crescimento econômico capitalista, pautado na concorrência, no lucro, na acumulação do capital, influencia na desarticulação do homem do ambiente da natureza e da sociedade. Nesse contexto, também se assinala que o baixo poder aquisitivo da classe trabalhadora e a falta de uma política habitacional refletem-se na expansão urbana horizontal sobre essas áreas de manguezais, e que a realização de infraestrutura sobre dessas áreas, igualmente, proporcionou a melhoria das condições de moradia e sua integração à malha urbana. Por fim, alerta-se que esse fenômeno ainda continua em curso em Joinville e que poderá se agravar nos municípios circunvizinhos que apresentam expressivo crescimento econômico-demográfico, como é o caso do município de Araquari.

This thesis involves an analysis of the socioeconomic development of Joinville / SC and occupation of mangrove areas, especially those of Boa Vista neighborhood, made through field research by interviewing participant testimonials, imaging studies, statistical data and literature. It is noted a close relationship of this process with historical and geographical factors linked to several factors such as: culture of European immigrants, public investment in infrastructure, extraction and processing of wood and yerba mate, the national policy of import substitution, the Tupy Foundry transfering from the central area to mangrove areas located in the eastern region of the city, diversification of production in the textile, metalworking, plastics, information technology, rural exodus, strong national urbanization, migration movement and spatial segregation associated with the formation of an army reserve of manpower. The analysis infers that the pursuit of capitalist economic growth, based on competition, profit, capital accumulation, influences the dislocation of man's environment and the nature of society. In this context, it also notes that the low purchasing power of the working class and the lack of a housing policy reflected in the horizontal urban expansion on these mangrove areas, however, the realization of infrastructure on these areas also provided improved housing conditions and its integration into the urban fabric. Finally, warning that this phenomenon is still ongoing in Joinville and may worsen in surrounding counties that have significant economic and population growth, as the case of Araquari.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
47

Pasqualotto, Mariana Zabot. "Cidade, memória e infâmia". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167616.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2016-09-20T04:03:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 339527.pdf: 1400924 bytes, checksum: eb8345497f1e28437d80acfef207d9fc (MD5) Previous issue date: 2016
Essa pesquisa perscrutou os rastros da existência do Abrigo Municipal de Alienados Oscar Schneider encontrando pistas que permitiram contextualizar a história desta que foi a primeira instituição criada em Joinville (SC) com a finalidade de garantir o tratamento aos ditos loucos, e assim problematizar sua memória na cidade. Para isso, nessa dissertação, lançou-se o olhar para a transformação do território escolhido para a edificação do Abrigo de Alienados (1923-1942): o prédio construído aos fundos do cemitério municipal serviu após o fechamento da instituição psiquiátrica como Presídio Político (1942-1945) e, mais tarde, como moradia para familiares de policias militares, para então, depois de demolido dar lugar aos túmulos e jazigos, servindo à ampliação do cemitério. Pesquisar sobre o território que recebeu os sujeitos produzidos como infames em diferentes tempos, permitiu se aproximar do silenciamento que envolve suas histórias no cotidiano da cidade e, também, entender que esse espaço se configura como uma verdadeira Cidade dos Mortos , que sempre se destinou a receber a morte não apenas em seu estado mais concreto, mas a morte que se experimenta em vida pela experiência da clausura e do confinamento.

Abstract : This research enquired the trails of the existence of the Oscar Schneider Alienated People s Municipal Shelter , finding leads which allowed to contextualize the history of that which was the first institution created in Joinville (SC) with the finality of guaranteeing the treatment of the so-called mad people, and thus problematize its memory in the city. For that end, on this dissertation, it was glanced at the transformation of the territory chosen for the edification of the Alienated People s Shelter (1923-1942): the building which was built at the back of the municipal cemetery functioned, after the psychiatric institution s closure, as a Political Prison (1942-1945), and, later, as dwelling for military policemen s relatives, for then, after it was demolished, give place to the graves and tombstones, serving to the cemetery s enlargement. To research about the territory which received the subjects produced as infamous at different times allowed to approach the silencing which involves their stories in the everyday of the city, and also to understand that this space sets itself up as a true City of the Dead , which was always destined to receive death not only at its most concrete state, but as death which one experiments in life through the experience of enclosure and confinement.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
48

Sperfeld, Adilson Schlickamnn. "Identificação e análise de demandas sócio-ambientais de ordem pública em áreas urbanas suscetíveis a desastres naturais no município de Joinville, Santa Catarina". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93038.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Florianópolis, 2009
Made available in DSpace on 2012-10-24T15:37:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 276151.pdf: 14678585 bytes, checksum: 201541336b81a61c34354acae693d6b3 (MD5)
A questão ambiental está cada vez mais presente no cotidiano da população brasileira, principalmente quando nos deparamos com a intensidade com que os problemas socioambientais, sobretudo os urbanos, afetam as condições e a qualidade de vida dos indivíduos e de grupos sociais. A cidade de Joinville cresceu sob a égide da industrialização fazendo a economia desenvolver rapidamente e demandar mão de obra para as fábricas. A necessidade de moradia para esses novos joinvilenses impulsionou o mercado imobiliário que se desenvolveu a base de loteamentos de baixo custo. Parte desses loteamentos foi implantada a margem do planejamento urbano, que por anos não tiveram sua legalização junto à Prefeitura Municipal de Joinville. Os riscos advindos da ocupação dessas áreas vêm à tona quando da ocorrência de fenômenos naturais, sejam na forma das marés de tempestade no corpo da Baia da Babitonga ou nos períodos prolongados e intensos de chuvas que provocam toda ordem de deslizamentos e inundações. A ocupação de áreas de risco, gera baixa valoração imobiliária que acaba sendo ocupada por populações em risco social, prenuncio de bolsões de pobreza e baixa qualidade de vida e suas consequências. A ocupação de áreas suscetíveis a risco naturais em Santa Catarina, vem ao longo dos anos, gerando demandas de atendimento a desastres naturais e violência urbana para as instituições responsáveis pela Ordem Pública. Como agente envolvido nesses processos, observamos a necessidade de estudos para analisar a atuação da Polícia Militar de Santa Catarina e demais órgãos Municipais frente às demandas. O presente trabalho refere-se ao estudo das demandas de atendimentos a emergências pelos órgãos públicos responsáveis pela manutenção da ordem pública na cidade de Joinville. Para isso buscou-se uma aproximação às origens e formas da violência urbana, a conceitos de ordem pública e de impactos ambientais em espaço urbanos. A melhor compreensão dos problemas e consequências, decorrentes de ocupações urbanas em áreas de risco, pode auxiliar na criação de procedimentos que permitam a Polícia Militar de Santa Catarina na sua esfera de atribuições, cooperar com outros órgãos envolvidos em atendimentos as emergências, a fim de atender e prevenir problemas com desastres naturais e violência urbana.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
49

Welter, Rúbia Tânia. "O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO ESTRATÉGICA DO PARCELAMENTO DO SOLO EM JOINVILLE". Universidade do Estado de Santa Catarina, 2005. http://tede.udesc.br/handle/handle/2105.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-12-12T20:32:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RUBIA versao final 01-11.pdf: 2434032 bytes, checksum: 16018bc33b56706d4a4ea77c302abcf1 (MD5) Previous issue date: 2005-09-09
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This research aims to identify the real estate evolution in Joinville s region. It also has the objective of identifying the strategy for urban land fragmentation as an indicator of the regional development. To reach the proposed goals, a documentational research and a bibliography review were carried out to collect and register information, analyze and interpret data about the foundation and development of Joinville. A study of land fragmentation evolution in Joinville was carried out focusing on the number of estates produced in each studied period and the regions of highest estate concentration. Based on this information, it was inferred that industrialization was an important factor in the regional development due to its influence in the determination of which land could be fragmented. As a result, based on the data collected, strategic indicators for the land fragmentation were defined. These indicators can be inherent or determinant to the industrial development. These indicators include climate, soil, geographic position, local workforce characteristics, and the ease to commercialize the estate in smaller parts.
Esta pesquisa tem por objetivo identificar a evolução imobiliária na região de Joinville e a estratégia do parcelamento do solo urbano como indicador do desenvolvimento regional. Para alcançar os objetivos propostos, foi desenvolvida uma pesquisa documental e uma revisão histórica bibliográfica, coletando e registrando informações, analisando e interpretando dados de como surgiu a cidade de Joinville e de que maneira se deu seu desenvolvimento. Num segundo momento, foi realizado um estudo sobre a evolução dos loteamentos na cidade de Joinville, buscando enfocar o número de lotes produzidos em cada período e foram estudadas as regiões de maior concentração destes lotes. Com base nestas informações, inferiu-se que a industrialização foi um fator importante no desenvolvimento regional devido à influência que exerceu na determinação das possíveis regiões de terra que poderiam ser parceladas. Como resultado, com base nos dados obtidos, foram definidos indicadores estratégicos inerentes ou determinantes do parcelamento do solo para o desenvolvimento industrial tais como: condições climáticas, de solo, posição geográfica, características da mão-de-obra local e a facilidade de comercialização das glebas em propriedades menores.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
50

Silva, Joffran Guilherme da. "Marketing esportivo: propostas de ações para o voleibol adulto em Joinville". Universidade do Estado de Santa Catarina, 2007. http://tede.udesc.br/handle/handle/2155.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-12-12T20:32:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marketing Esportivo - Propostas de Acoes para o Voleibol Adu.pdf: 460354 bytes, checksum: 15cb4590ef53363797e804504b57976d (MD5) Previous issue date: 2007-02-27
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This dissertation recipient the name as of Marketing Sportive bids about to volleyball adult well in Joinville, approached the paper than it is to the one spur performance in life of the people and try demonstrate which over time, the acquaintanceship with the world corporate deserves alertness particular. The consultation at the literature he has shown than it is to the achievement academic evolved over the years but still he keeps air about to new studies. This review he pretends add up in the definition from the marketing sportive, browsing aside from of the borders from the spur as a activity physics, for the purpose of come in at the modality volleyball with added depth, to understand the tools diligent by the Clubs at he actuality and understand your relation shipment with the agents from the environmement sportive. From the he might give context , he picks establish tools as of marketing sportive for the Clubs of volleyball adult at the city of Joinville, for the purpose of to come up with actions for the development of that modality in that city catarinense. The methodology used it was the query closed up diligent the one twelve (12) Clubs attendees from the Superliga de Voleibol no Brasil and appointments well into depth together to three (3) Clubs, two (2) of Santa Catarina and one (1) of Campinas. The approach chosen was the qualitative method that constitute a methodology of research not structured, exploration, based in smalls sample the provide insights and comprehension of the context of problem. The chief completions of this work talk above the must from the media at the spur, from a management and reporting occupational, from the amount of money as of demonstrate the one spur as a product, of the avails for the businesses and from the relation already existing amidst the club as of Joinville and the marketing sportive.
Esta dissertação que recebe o nome de Marketing Esportivo - propostas para o voleibol adulto em Joinville, aborda o papel que o esporte desempenha na vida das pessoas e visa demonstrar que, ao longo do tempo, as relações com o mundo empresarial merecem atenção especial. A consulta à literatura demonstrou que o esforço acadêmico evoluiu ao longo dos anos, porém ainda guarda espaço para novos estudos. Este estudo pretende contribuir na definição do marketing esportivo, percorrendo além das fronteiras do esporte como atividade física, a fim de entrar na modalidade voleibol com mais profundidade, entender as ferramentas aplicadas pelos clubes na atualidade e extrair a sua relação com os agentes do meio esportivo. A partir desse contexto, busca estabelecer ferramentas de marketing esportivo para os clubes de voleibol adulto na cidade de Joinville, a fim de propor ações para o desenvolvimento dessa modalidade nessa cidade catarinense. A metodologia utilizada foi o questionário fechado aplicado a doze (12) clubes participantes da Superliga de Voleibol no Brasil e entrevistas em profundidade junto a três (3) clubes, dois (2) de Santa Catarina e um (1) de Campinas. A abordagem escolhida foi o método qualitativo que constitui uma metodologia de pesquisa não estruturada, exploratória, baseada em pequenas amostras, que proporciona insights e compreensão do contexto do problema. As principais conclusões deste trabalho destacam sobre a necessidade da mídia no esporte, de uma gestão profissional, da importância de demonstrar o esporte como produto, dos benefícios para as empresas e da relação já existente entre o Clube de Joinville e o Marketing Esportivo
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii