Artykuły w czasopismach na temat „Estudantes matriculados”

Kliknij ten link, aby zobaczyć inne rodzaje publikacji na ten temat: Estudantes matriculados.

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Sprawdź 50 najlepszych artykułów w czasopismach naukowych na temat „Estudantes matriculados”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Przeglądaj artykuły w czasopismach z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.

1

Vicente, Carla Cristina, i Ana Paula Lelis Rodrigues De Oliveira. "Perfil dos alunos do curso técnico integrado em Metalurgia do IFMG/OP:". Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, nr 22 (26.05.2022): e12872. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2022.12872.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho apresenta o perfil socio-econômico e motivacional dos estudantes matriculados no Curso Técnico Integrado em Metalurgia do IFMG/OP, de forma nortear a construção de ações afirmativas institucionais que auxiliem na permanência exitosa dos alunos. Para coleta de dados foram utilizados questionários respondidos pelos alunos e documentos institucionais. Observou-se que o público matriculado no curso é majoritariamente egresso de escola pública. Ademais foi relatado pelos alunos discursos estigmatizantes advindos da comunidade escolar em decorrência do perfil socioeconômico dos grupos familiares dos estudantes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Ferraz Rodrigues, Anália, i Sabrina Fernandes de Castro. "PANORAMA SOBRE O ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS DA FRONTEIRA OESTE RS". Revista Pedagógica 26 (27.03.2024): 1–25. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v26i1.7434.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente estudo objetivou analisar o acesso de estudantes com deficiência em cursos técnicos da rede pública, presentes em treze municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa, quanto à sua natureza, pode ser classificada como básica, a abordagem utilizada é quanti-qualitativa e, em relação aos objetivos, é considerada exploratório-descritiva. Os procedimentos envolveram a investigação das gestões que compõem os cursos técnicos, por meio de questionários remotos criados pelo Google Forms. A análise dos dados mostrou que, na Fronteira Oeste do RS, é ofertado um total de 40 diferentes cursos técnicos em instituições públicas, onde existem 2.729 matriculados. Os estudantes com deficiência correspondem a 1,13% desse total. Dos cinco campi de institutos federais e sete escolas estaduais pesquisadas, todas as escolas sem sujeitos com deficiência matriculados eram da rede estadual. Os desafios percebidos pelos estudantes com deficiência, professores e gestão corroboram sobre a falta de profissionais de apoio e de preparo dos professores. Percebe-se a disparidade existente no número de estudantes com deficiências matriculados entre a rede federal e estadual do RS, que acabam constituindo os Institutos Federais, efetivamente, em instituições inclusivas. Considera-se de extrema importância a constituição de novas pesquisas e de políticas públicas que gerem subsídios para a permanência e conclusão do estudante com deficiência em cursos técnicos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Gomes mattos, Layla Júlia, i Ana Maria Abreu Costa. "UM MAPA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE OURO PRETO-MG". Revista Interinstitucional Artes de Educar 8, nr 3 (7.12.2022): 928–40. http://dx.doi.org/10.12957/riae.2022.69701.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Trata-se de um estudo qualitativo cujo objetivo central foi mapear os estudantes público-alvo da Educação Inclusiva matriculados na rede de ensino municipal de Ouro Preto – MG, incluindo os 12 distritos. Como objetivos específicos buscamos: identificar ano de escolaridade, necessidade educacional específica e escola em que estão matriculados estudantes público-alvo da Educação Inclusiva matriculados na rede ensino municipal de Ouro Preto – MG no ano de 2022; identificar se há oferta de AEE e como ela ocorre; e apresentar características gerais da identificação e encaminhamento desses estudantes no município. Para isso, realizamos uma análise documental de fichas de acompanhamento dos estudantes; planilha correspondente aos dados das fichas; lista de escolas que oferecem Atendimento Educacional Especializado (AEE) e que contam com sala de recursos e/ou sala de recursos multifuncionais; o edital de contratação de profissionais para AEE e edital de contratação dos monitores educacionais. Identificamos que a rede municipal conta com 114 estudantes matriculados da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, com necessidades educacionais específicas diversas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência intelectual, Surdez entre outros, sendo apoiados por monitores e/ou professores especializados. Das 28 escolas referente a matrícula desses estudantes, 5 contam com AEE junto à sala de recursos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Maia, Juliana Monteiro, Bruna Nascimento Vicenzott, Josilene do Nascimento Gomes, Sara Souza de Jesus de Oliveira, Sebastião Rodrigo do Remédio Souza de Oliveira, Wenderson da Silva Rodrigues, Alessandra Epifanio Rodrigues i in. "Quem são os alunos matriculados em uma universidade pública federal?" Research, Society and Development 11, nr 1 (1.01.2022): e1211124169. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24169.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Mapear o perfil de estudantes que adentram as universidades públicas já é um objetivo de diversos estudos, porém esse perfil tem se apresentado cada vez mais singular. Desta forma, buscamos neste estudo levantar indicadores que nos auxiliem na compreensão da realidade e das particularidades dos estudantes dos diferentes cursos do ensino superior de uma universidade pública federal do sudeste paraense, por meio do diagnóstico socioeconômico destes alunos. Neste artigo, utiliza-se, um questionário estruturado, com perguntas diretas, calculando-se uma amostra estratificada por curso e turma/semestre, considerando o nível de significância igual a 5%, com base na quantidade de alunos matriculados no 2º semestre de 2019, o que totalizou uma amostra de 251 alunos. Dentre os principais resultados, destaca-se no estudo, a predominância de alunos do sexo feminino, que se autodeclararam pardos, sem deficiência, que moram com os pais em casa própria, dependem de transporte público, sem vínculo empregatício, não recebem nenhum benefício de programa social do governo federal e não participam de atividades extracurriculares. Com isso, entende-se algumas características predominantes no ambiente acadêmico e que influenciam no desempenho e estabilidade dos estudantes na universidade, assim se torna mais viável elaborar políticas de permanência e que favoreçam a aprendizagem destes estudantes no ensino superior.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Gamenha, Robson dos Santos, Mônica Pereira Pilon i Ana Claudia Nunciato. "Avaliação dos perfis de aprendizagem de estudantes do segundo ano do curso de Fisioterapia". Revista Neurociências 30 (27.05.2022): 1–26. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2022.v30.13156.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução. A neuroeducação estuda as áreas da neurociência cognitiva e da educação com objetivo de melhorar a aprendizagem. Objetivo. Avaliar os processos de aprendizagem em estudantes matriculados no 2º ano do curso de fisioterapia, após a aplicação de aulas teóricas e práticas sobre neurociências. Método. Foram avaliados estudantes matriculados no 2º ano do curso de fisioterapia antes e após a aplicação de 4 aulas teóricas e 4 práticas (previamente gravadas) sobre neurociências com 15-20 minutos de duração cada aula e foram disponibilizados mais 10 minutos para dúvidas e/ou para a realização do preenchimento do formulário e do inventário por meio de Classroom/Google Meet. Após a 1ª aula, o estudante preencheu formulário sociodemográfico e o Inventário de Estilo de Aprendizagem de Kolb (que avalia estilos de aprendizagem). Resultados. 15 estudantes com idade média de 20,3±1,7 anos, 33% do gênero masculino, 93% brancos, 100% dos estudantes gostavam de estudar, 93% estudavam em casa, 100% tinham acesso à internet, 60% utilizam livros impressos para estudar, 73% utilizam livros on-line para estudar e 47% aprendiam com facilidade. Os resultados do Inventário de Kolb indicaram 4 estudantes acomodadores, 7 convergentes, 3 divergentes e 1 assimilador. Após as aulas teóricas e práticas sobre neurociências, 3 estudantes acomodadores, 7 convergentes, 3 divergentes e 2 assimiladores. Conclusões. a maioria dos voluntários se identificavam com o estilo de aprendizagem convergente, ou seja, aprendiam melhor quando evocavam conhecimentos abstratos em situações práticas e objetivas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Barbosa, Nathalia Bianca Aparecida Sposito, Rafaela Brochine Lanzotti, Pedro Henrique Machado Guiesi, Letícia Souza Didoné, Fabiana de Souza Orlandi i Keika Inouye. "Desempenho e a satisfação com as vivências acadêmicas de estudantes de graduação em Gerontologia". Conjecturas 22, nr 15 (10.11.2022): 517–36. http://dx.doi.org/10.53660/conj-1902-2q01.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta pesquisa teve como objetivo comparar o nível de satisfação com as vivências acadêmicas, nos aspectos pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional, dos estudantes de graduação em Gerontologia segundo o seu desempenho acadêmico. Foram entrevistados estudantes regularmente matriculados no último ano do referido curso, divididos em dois grupos: (a) Grupo de estudantes com alto desempenho acadêmico e (b) Grupo de estudantes com baixo desempenho acadêmico. Os instrumentos para a coleta de dados foram: Questionário de Caracterização do Estudante, Critério de Classificação Econômica Brasil e Questionário de Vivências Acadêmicas – Versão Reduzida (QVA-R). Foram realizadas análises estatísticas descritivas e comparativas (Teste de Mann-Whitney). Os resultados mostraram que os estudantes com melhor desempenho acadêmico apresentaram níveis mais elevados de satisfação no domínio estudo (p=0,025) e nos escores totais de vivências acadêmicas (p=0,049) quando comparado aos estudantes com menor desempenho acadêmico.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Colalto Junior, Edson Company, Lucas Santos de Queiroz, Célio Daroncho, João Roberto Maiellaro i Alexandre Formigoni. "ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS ESTUDANTES MATRICULADOS NA FATEC ZONA LESTE". South American Development Society Journal 10, nr 28 (13.04.2024): 40. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v10i28p40-53.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo propõe uma análise da distribuição espacial dos estutantes matriculados na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste. Em um cenário acadêmico dinâmico, compreender a distribuição espacial dos estudantes do ensino superior torna-se um componente importante para a gestão e aprimoramento do ambiente educacional. Com a ajuda de ferramentas de geoprocessamento, denominadas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), é possível mapear a disposição geográfica das residências dos estudantes, revelando padrões e agrupamentos que auxiliam em tomadas de decisões para diferentes frentes de trabalho. O artigo tem como objetivo geral analisar a distribuição espacial dos estudantes da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste, explorando diferentes raios de distância, a partir de dados secundários obtidos a partir da solicitação de bilhete de transporte. Os objetivos específicos são: verificar a quantidade de alunos por curso que solicitam bilhetes de transporte; mapear a distribuição espacial das possíveis residências dos estudantes; identificar agrupamentos de acordo com os raios de distância e; entender a área de abrangência da Fatec Zona Leste. A pesquisa utiliza dados secundários, obtidos junto à secretaria acadêmica da Fatec Zona Leste e são provenientes de planilha gerada a partir de formulário, o qual os alunos preenchem no início de cada semestre para solicitação ou renovação de bilhete de transporte. Os dados foram importados no Power BI e, a partir do ArcGIS foi possível mapear a distribuição espacial, traçar raios de distância para identificar agrupamentos e entender que a abrangência da Fatec Zona Leste está principalmente dentro da Região Metropolitana de São Paulo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Milan, Fabrício João, William Das Neves Salles, Vinicius Zeilmann Brasil, Heitor de Andrade Rodrigues, Juarez Vieira Do Nascimento i Michel Milistetd. "Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem". Revista Portuguesa de Educação 35, nr 2 (30.12.2022): 228–45. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.18764.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste artigo é analisar as biografias de estudantes-treinadores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Treino Desportivo de um curso de Educação Física. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com nove estudantes-treinadores do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior pública, utilizando como base a teoria de aprendizagem ao longo da vida de Peter Jarvis (2009b). Os resultados indicaram a necessidade de se considerar as distintas experiências de vida dos estudantes-treinadores durante o ECS. Ao se compreender a trajetória pessoal e desportiva dos estudantes, o ECS pode ser estruturado de modo a respeitar as expectativas de cada estudante, estimulando sua participação ativa durante este importante momento formativo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Pereira, Victor Hugo, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Bruna Camargos Avelino i Edgard Bruno Cornacchione Junior. "Percepção de pós-graduandos sobre os motivos que contribuiriam para a evasão de estudantes dos cursos stricto sensu em Contabilidade". Revista de Contabilidade e Organizações 15 (21.10.2021): e182882. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2021.182882.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo teve como objetivo principal identificar a percepção de pós-graduandos sobre os motivos que contribuiriam para a evasão de estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade. Participaram da pesquisa 619 pós-graduandos que responderam ao questionário disponibilizado online. Os resultados evidenciaram que, para os discentes matriculados nos cursos de Mestrado em Contabilidade, as dificuldades para acompanhar o curso devido ao tempo necessário para os estudos foi indicado como o motivo que mais contribuiria para a evasão. Os estudantes matriculados nos cursos de Doutorado não indicaram motivos que representassem uma contribuição de alto grau na propensão para a evasão. De um modo geral, destacaram que um motivo que contribuiria fortemente para a evasão seria as dificuldades para acompanhar o curso devido ao tempo necessário para os estudos. Isto reforça a necessidade de discussões sobre o tema, com o intuito de apoiar os estudantes ao longo da realização de suas atividades acadêmicas. Ao reconhecerem possíveis dificuldades relatadas pelos discentes, os membros das instituições de ensino têm a oportunidade de buscar alternativas para auxiliar o estudante a lidar com situações de desconforto na universidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Clemência Chingualulo, Gabriel, Elsa Madalena Catuta Sassoma Morais, Anaypse Teresa Nunes Oliveira i Herculano Calandula Kamalanga. "PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA E FACTORES RELACIONADOS EM ESTUDANTES DE MEDICINA DENTÁRIA DO 4º ANO DO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DA CAÁLA-2021/2022". RECISATEC - REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA - ISSN 2763-8405 3, nr 1 (20.01.2023): e31236. http://dx.doi.org/10.53612/recisatec.v3i1.236.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A cárie dentária continua sendo uma doença com maior prevalência a nível mundial, ela atinge toda faixa etária da sociedade, a preocupação com a saúde dos estudantes universitários deve estar entre as principais prioridades para qualquer instituição de ensino superior. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, cujo objectivo foi determinar a prevalência de cárie dentária e factores relacionados em estudantes de Medicina Dentária do 4º ano do Instituto Superior Politécnico da Caála, matriculados no ano acadêmico 2021/2022. Participaram do estudo 23 estudantes. As análises de dados foram feitas inicialmente no programa Microsoft Excel, posteriormente processados e analisados no programa SPSS, com as variáveis apresentadas em tabelas. A prevalência de cárie dentária encontrada foi de 100%. A maior prevalência foi para o gênero feminino com cerca de 56.5% e 43.5% foi para masculino. A população mais afetada estava entre 24 e 34 anos de idade com 65.2% de prevalência de cárie, 69.6% dos estudantes consomem diariamente alimentos e bebidas que contêm açúcar 6 ou mais vezes, 56.5% faziam a sua higienização oral apenas uma vez por dia e 82.6% não recorriam as consultas dentárias. Conclui-se que a prevalência de cárie dentária em estudantes do curso de Medicina Dentária do 4 º do Instituto Superior Politécnico da Caála matriculados no ano acadêmico 2021/2022 é alta e o estilo de vida dos estudante constituiu um factor determinante na prevalência encontrada.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
11

Figueiredo, Paula Silva, Tathyana Bichara de Souza Neves, Kelly Mariana Pimentel Queiroz, Vivian De Oliveira Sousa Corrêa i Jane De Carlos Santana Capelli. "Programa saúde na escola: rastreamento de estudantes com alterações audiológicas matriculados em duas escolas municipais de Macaé". Revista Vértices 22, nr 3 (25.11.2020): 475–84. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v22n32020p475-484.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: O Programa Saúde na Escola prevê a ação “Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração”. Objetivo: Identificar a proporção de estudantes que apresentam comportamentos indicativos de alterações audiológicas, em duas escolas da rede municipal de ensino de Macaé. Desenvolvimento: Foi realizado um estudo descritivo, com estudantes entre 8 e 14 anos, de duas escolas de Macaé, em 2018. Utilizou-se um formulário com informações sobre comportamentos indicativos de perda auditiva, assinalados pelo próprio estudante. Dos 199 estudantes, 46,2% eram da escola 1 e 53,8% eram da escola 2. Quanto o comportamento indicativo de alterações audiológicas, para a opção SEMPRE as maiores proporções foram: viram a cabeça na direção da voz do professor ou do colega quando fala (25,6%); têm dificuldade de ouvir o que o professor fala, quando escreve a matéria no quadro de costas (16,1%); apresentam dificuldade de falar o que está pensando (11,1%); sentem um zumbido na orelha (12,6%). Conclusão: Virar a cabeça na direção da voz do professor ou do colega quando fala e ter dificuldade de ouvir o que o professor fala quando escreve de costas foram as alterações audiológicas de maior proporção.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
12

Mattos, Hellen Cristina Xavier da Silva, i Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes. "Tutoria entre pares: uma prática educativa aliada à permanência universitária". Revista Eletrônica de Educação 17 (27.09.2023): e5018060. http://dx.doi.org/10.14244/198271995018.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo se volta para as discussões sobre a permanência de estudantes universitários após o processo de expansão e inclusão social na educação superior pública brasileira das duas últimas décadas. Considerando as ações de apoio pedagógico, este artigo objetiva analisar a experiência da tutoria entre pares como uma prática educativa aliada à permanência universitária, examinando, em especial, as percepções de estudantes tutores e tutorados. O artigo é fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo e de campo, fundamentada em Pierre Bourdieu e pesquisadores brasileiros que adequam a análise bourdieusiana para o cenário brasileiro atual. Como instrumentos de coleta de dados, foram aplicados questionários online e realizadas entrevistas semiestruturadas individuais e grupais com estudantes universitários matriculados no Grupo de Tutoria Programa de Acompanhamento Acadêmico ao Estudante de Graduação (PAAEG) (tutorados e tutores), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os resultados indicam que o Grupo de Tutoria PAAEG pode contribuir para o sucesso acadêmico ao proporcionar o aprendizado entre pares, situação em que os estudantes se sentem mais à vontade para tirar dúvidas com os tutores do que com os professores, além de propiciar maiores vínculos e acompanhamento acadêmico. Apesar da fragilidade encontrada na proposta, devido aos limites da formação dos tutores diante da complexa demanda estudantil, a tutoria entre pares tem sido importante estratégia estudantil e institucional para a permanência na universidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
13

Arantes, Alessandra Riposati, Laís Bássame Rodrigues, Ricardo Kagimura, Brenda Gabrielly Da Silva Cardoso i Marili Peres Junqueira. "Evasão e retenção no ensino superior: abordagem baseada em taxas quantitativas". Revista Contemporânea de Educação 16, nr 36 (21.10.2021): 4–21. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v16i36.42914.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo apresenta uma proposta metodológica para a análise da trajetória acadêmica dos estudantes no Ensino Superior, observando o processo de evasão e retenção. Esta metodologia propõe certas categorias de situação acadêmica: Ingressantes; Matriculados (Síncronos, Assíncronos e Retidos); Formados (Síncronos e Retidos); e Evadidos (Retidos e Não Retidos). São propostas taxas de verificação e acompanhamento, obtidas a partir de dados institucionais tradicionalmente disponíveis nas instituições. O estudo empírico utilizou dados da Universidade Federal de Uberlândia, entre 2012 e 2018. Os resultados indicam que parcela significativa dos estudantes evadidos o fazem dentro do tempo ideal e sugerem que os Matriculados Síncronos se formam, enquanto os Matriculados Assíncronos tendem à evasão. Tais resultados podem nortear as políticas universitárias voltadas para permanência e formação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
14

Kroth, Darlan Christiano, i Enise Barth. "Do Acesso ao Êxito Acadêmico: A Importância da Política de Assistência Estudantil no Ensino Superior". Desenvolvimento em Questão 20, nr 58 (3.11.2022): e12102. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12102.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente estudo tem como objetivo analisar a contribuição dos auxílios financeiros oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) para estudantes socioeconomicamente vulneráveis de uma universidade federal jovem e do interior da Região Sul do Brasil. É apresentado modelo teórico de permanência de estudantes no Ensino Superior – com base em Breier (2010) e Bowles e Brindle (2017) – que aborda o papel do auxílio financeiro para a permanência de estudantes. A pesquisa, em termos de procedimentos técnicos, foi predominantemente documental. As informações coletadas compreendem três conjuntos de informações acadêmicas da instituição: i) do perfil dos estudantes matriculados; ii) da evolução dos recursos e dos estudantes beneficiários do Pnaes e iii) de indicadores de desempenho acadêmico de estudantes beneficiários e não beneficiários do Pnaes. Os resultados indicaram que estudantes beneficiários do Pnaes obtiveram melhor desempenho acadêmico, comparativamente, que os estudantes não beneficiários de auxílios, indicando evidências do efeito positivo desta política para esse perfil de universidade federal.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
15

Carneiro, Ana Maria, i Leonardo Uchoa Pedreira. "Engajamento estudantil e características pessoais dos estudantes em universidades de pesquisa". education policy analysis archives 29 (22.11.2021): 158. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.29.6068.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As universidades de pesquisa oferecem um ambiente único para o aprendizado e demais experiências dos estudantes. O objetivo do artigo é explorar o engajamento em uma universidade de pesquisa no Brasil, os efeitos das características socioeconômicas e acadêmicas dos estudantes e as associações com as estruturas da universidade, o desempenho acadêmico e trajetórias estudantis. Os dados vieram das respostas ao questionário do survey internacional Student Experience in the Research University e registros acadêmicos longitudinais e foram analisados através de Análise de Componente Principal Regressão Linear Múltipla. Foram obtidos cinco modos de engajamento: dois relativos ao engajamento curricular (um com professores e outro fora da sala de aula); engajamento social e de lazer, desengajamento curricular e engajamento extracurricular. Os principais efeitos estão associados às áreas dos cursos. Em relação à situação de matrícula, observou-se um efeito negativo no engajamento curricular com professores entre os estudantes que evadiram e aqueles que continuavam matriculados depois de 7 anos da aplicação do survey. A pesquisa converge com outros estudos que evidenciam o efeito das áreas do conhecimento para o engajamento do estudante e deste para o sucesso acadêmico.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
16

Martins, Leonardo Fernandes, Pollyanna Santos da Silveira, Rhaisa Gontijo Soares, Henrique Pinto Gomide i Telmo Mota Ronzani. "Moralização sobre o uso de álcool entre estudante de curso de saúde". Estudos de Psicologia (Natal) 15, nr 1 (kwiecień 2010): 33–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2010000100005.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O uso de álcool é uma das principais condições que apresentam conotação moralizante no mundo. O objetivo deste estudo foi investigar os estereótipos e a atribuição moral de graduandos de cursos da área da saúde acerca da dependência de álcool. Participaram do estudo 138 estudantes matriculados nos cursos de Enfermagem, Medicina, Psicologia e Serviço Social. Os instrumentos utilizados foram: questionário sobre características do estudante, questionário sobre estereótipos e moralização do uso de álcool. Verificou-se que para uso de álcool o modelo de percepção que os estudantes possuíam era o moral e que uma de suas maiores dificuldades era lidar com alcoolistas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
17

Tartuci, Dulcéria, i Rosiney Vaz de Melo Almeida. "Avaliação do estudante com deficiência intelectual: acompanhamento do processo de aprendizagem ou legitimação de aprovação automática". Conjecturas 21, nr 7 (28.12.2021): 689–702. http://dx.doi.org/10.53660/conj-466-537.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo objetiva analisar o processo de avaliação de estudantes com deficiência intelectual matriculados no ensino regular, na sala de aula comum, com vista a efetivação da aprendizagem inclusiva destes estudantes. É parte de uma pesquisa em mestrado, cujo escopo é a construção de conhecimento e o letramento ancorado na perspectiva histórico-cultural que alicerça as discussões dos dados produzidos que apontam para uma realidade em que o processo de avaliação efetivamente não contempla e não evidencia o nível real de aprendizagem dos estudantes como deficiência e não é visto como diagnóstico necessário à construção de caminhos a serem trilhados em favor do desenvolvimento acadêmico que supere conceitos de não aprendizagem valorizando a socialização como desenvolvimento do estudante com deficiência.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
18

De Mesquita, Patrícia Paiva, Fabiana Leticia Sbaraini i Daniele Sayuri Fujita Ferreira. "Iniciação científica e tecnológica no Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia de Roraima: um panorama entre 2015 e 2019". Brazilian Journal of Development 8, nr 7 (28.07.2022): 54151–65. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n7-337.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente trabalho tem como objetivo analisar os percursos de oferta e produção oriundos dos programas institucionais de iniciação científica e tecnológica do IFRR no período de 2015 a 2019. A pesquisa se baseou na análise das informações de documentos disponíveis no site institucional do IFRR, assim como dos currículos dos orientadores disponíveis no banco de dados da Plataforma Lattes do CNPq. A partir do levantamento preliminar realizado, obteve-se o total de 289 projetos desenvolvidos. Os resultados indicam que a maioria dos projetos foram desenvolvidos por estudantes matriculados no ensino superior do IFRR/CBV, já nas unidades localizadas no interior do estado de Roraima a maior parcela de pesquisas foi desenvolvida por estudantes matriculados no ensino médio, especialmente relacionadas à área de ciências agrárias. Quanto aos estudantes participantes, de forma geral, registrou-se a presença feminina com maior representatividade, contudo em projetos executados nas áreas de ciências agrárias, ciências exatas e da terra e engenharias registrou-se predominância de estudantes do sexo masculino. Os orientadores destes programas são maioria do sexo masculino, mestres com atuação nas áreas de ciências agrárias e ciências humanas. A participação de estudantes e servidores do IFRR ainda é baixa, comparada ao número de estudantes matriculados e servidores que atendem os requisitos. Neste sentido, ainda é necessário maior sensibilização quanto ao engajamento da comunidade acadêmica da instituição pesquisada no que se refere à participação em programas de pesquisa com ou sem fomento interno ou externo, objetivando com isso maior visibilidade da produção científica e tecnológica na região Norte do país.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
19

Latreille, Ana Cristina, Silvio Machado Sobrinho, Alessandra Martins Ferreira Warmling, Dayane Machado Ribeiro i Cláudio José Amante. "Perfil socioeconômico dos graduandos em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina". Revista da ABENO 15, nr 1 (29.06.2015): 86–96. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.148.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste estudo é estabelecer o perfil socioeconômico dos estudantes regularmente matriculados no Curso de Graduação em Odontologia da UFSC. Um questionário foi formulado e aplicado a 327 alunos, voluntários, regularmente matriculados no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O perfil socioeconômico do acadêmico da UFSC foi semelhante ao visto em outras universidades. Há predominância de alunos do sexo feminino, solteiros, sem filhos, da cor branca e com idade entre 21 e 25 anos. A grande maioria não participa de nenhum programa de assistência estudantil, é mantida pelos pais e acha o alto custo dos materiais um impedimento para a conclusão do curso. Recomenda-se que pesquisas sejam feitas para que o custo real dos materiais seja definido e, assim as políticas de assistência estudantil tenham um norte em que se basear para que possam ser eficientes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
20

Oliveira de Santana Novais, Juliana, i Marta Avelino Matiniano da Silva. "Refletindo sobre o hábito de leitura dos estudantes do curso de letras". Revista Leitura 1, nr 73 (30.08.2022): 28–41. http://dx.doi.org/10.28998/2317-9945.202273.28-41.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho, de abordagem qualitativa, tem como objetivo refletir sobre o hábito de leitura dos estudantes do curso de Letras da Uneal Campus- V. Dessa forma, as perguntas que buscamos responder são: os estudantes do curso de Letras da Uneal Campus- V são leitores proficientes? O que esses estudantes leem? Com que frequência eles leem? Para esses estudantes a leitura é considerada importante na formação acadêmica? Mais especificamente, qual o hábito de leitura dos alunos graduandos do curso de Letras da Uneal Campus V? Para responder às indagações fez-se necessário aplicar um questionário a um total de 30 estudantes, matriculados no curso de Letras, bem como, recorrer a pesquisadores que abordam a temática da leitura. Acreditamos que a leitura perpassa toda a vida acadêmica do estudante e constitui-se em uma ferramenta profícua para a formação do sujeito crítico e reflexivo. Nessa perspectiva é por meio da leitura que o estudante tem acesso aos mais diversos conhecimentos adquiridos pela sociedade, tornando em uma atividade imprescindível para a formação acadêmica. A pesquisa revelou que apesar dos discentes reconhecerem a leitura como uma atividade de grande importância no meio acadêmico, uma parcela significativa dos estudantes não mantém a leitura como hábito cotidiano.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
21

Carvalho, Bruna Mendes, Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues, Nélia de Medeiros Sampaio i Lydia de Brito Santos. "Banco de Empréstimo de Instrumentais como política de permanência estudantil na graduação em Odontologia e a sua relevância social para os estudantes cotistas de uma universidade pública baiana". Revista da ABENO 22, nr 2 (19.12.2022): 1981. http://dx.doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1981.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo dessa pesquisa foi analisar a importância social do Projeto de Instrumentalização para a permanência do estudante cotista do curso de Odontologia de uma instituição de ensino superior (IES) pública baiana. Caracteriza-se como um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e de corte transversal. Os dados foram coletados a partir de entrevistas norteadas por um roteiro semiestruturado. Foram selecionados, de forma aleatória por meio de sorteio, 8 estudantes cotistas regularmente matriculados no curso. O tratamento do material coletado utilizou a técnica de Análise de Conteúdo nas modalidades temática e hermenêutica-dialética e os resultados foram categorizados como segue: “Opção pelo Curso e a Dificuldade de Adaptação”, “(Des)conhecimento sobre as Políticas de Permanência Estudantil da IES”, “Limitações da Política de Permanência do Curso de Odontologia da IES” e “A Importância da Política de Permanência Estudantil e da Solidariedade entre os Estudantes no Combate à Evasão Acadêmica”. A relevância social se dá por ser uma estratégia inovadora que possibilita ao estudante de menor renda seguir uma carreira que traz bom retorno financeiro. Portanto, contribui para evitar ou diminuir a evasão acadêmica, embora não contemple todos os instrumentais e materiais de consumo das listas, com alguns instrumentais de baixa qualidade, gerando empecilho para a consolidação da política de permanência ao prejudicar o processo de aprendizagem e fazendo com que o estudante tenha que comprar alguns instrumentais para realizar as práticas sem deficiência na execução de algum procedimento.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
22

Araújo, José Douglas de Abreu, João Lucas Pinto Matias, Romulo Vieira de Oliveira i Wanderson Diogo Andrade da Silva. "“Nada sobre nós, sem nós”: a oferta do Atendimento Educacional Especializado no ensino médio a partir da percepção de estudantes público-alvo da Educação Especial". Research, Society and Development 9, nr 3 (19.02.2020): e87932476. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2476.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de estudantes público-alvo da Educação Especial, matriculados em uma escola comum de ensino médio, acerca do Atendimento Educacional Especializado e sua articulação com a sala de aula comum frente ao seu processo de inclusão escolar. Para tal, realizou-se um estudo exploratório-qualitativo em uma escola pública estadual de ensino médio localizada no município de Iguatu/CE que contempla a Educação Especial. Os dados foram coletados através da entrevista semiestruturada gravada em formato de áudio junto a doze estudantes desta modalidade matriculados na escola, sendo os dados analisados por aproximação da análise de discurso. Os resultados indicam uma fragilização do processo de inclusão escolar desses estudantes na escola comum, onde o Atendimento Educacional Especializado, por vezes, é posto em substituição ao ensino comum, o que vai em direção oposta ao estabelecido pela legislação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
23

Lima, Jane Soares Saturnino de, i Andreia Da Silva Quintanilha Sousa. "O Programa Bolsa Família no Município de Elói de Souza/RN: a condicionalidade relativa à frequência escolar contribui para a permanência dos estudantes?" Revista Exitus 7, nr 1 (12.01.2017): 131. http://dx.doi.org/10.24065/201771id188.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo buscou refletir sobre o Programa Bolsa Família – PBF e as contribuições de suas condicionalidades, abordando a questão da frequência escolar na perspectiva de favorecer a permanência dos estudantes usuários do PBF. Tendo como realidade empírica a Escola Municipal Euclides Lins, zona rural, em Senador Elói de Souza/RN, cuja amostra é composta pelos estudantes matriculados no ensino fundamental II – 6º ao 9ª – no período de 2014 a 2015. Os resultados encontrados revelam que, no período estudado, o total de usuários do PBF matriculados era de 83% em 2014 e 77,5% em 2015, com uma média de frequência acima de 95% nos dois anos, apresentando uma taxa média de evasão de 2%. Assim, no tocante às condicionalidades de frequência escolar, a pesquisa revelou que o programa tem contribuído para elevar as taxas de matrículas, uma vez que a escola apresentou uma população estudantil composta por uma maioria de usuários do PBF. Todavia, cabe salientar a necessidade de integração com outros programas que apontem para a promoção de direitos e que construam as condições para sua emancipação. Palavras-chave: Bolsa Família. Educação. Frequência Escolar e Evasão.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
24

Lima, Jane Soares Saturnino de, i Andreia Da Silva Quintanilha Sousa. "O Programa Bolsa Família no Município de Elói de Souza/RN: a condicionalidade relativa à frequência escolar contribui para a permanência dos estudantes?" Revista Exitus 7, nr 1 (12.01.2017): 131. http://dx.doi.org/10.24065/20177id188.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo buscou refletir sobre o Programa Bolsa Família – PBF e as contribuições de suas condicionalidades, abordando a questão da frequência escolar na perspectiva de favorecer a permanência dos estudantes usuários do PBF. Tendo como realidade empírica a Escola Municipal Euclides Lins, zona rural, em Senador Elói de Souza/RN, cuja amostra é composta pelos estudantes matriculados no ensino fundamental II – 6º ao 9ª – no período de 2014 a 2015. Os resultados encontrados revelam que, no período estudado, o total de usuários do PBF matriculados era de 83% em 2014 e 77,5% em 2015, com uma média de frequência acima de 95% nos dois anos, apresentando uma taxa média de evasão de 2%. Assim, no tocante às condicionalidades de frequência escolar, a pesquisa revelou que o programa tem contribuído para elevar as taxas de matrículas, uma vez que a escola apresentou uma população estudantil composta por uma maioria de usuários do PBF. Todavia, cabe salientar a necessidade de integração com outros programas que apontem para a promoção de direitos e que construam as condições para sua emancipação. Palavras-chave: Bolsa Família. Educação. Frequência Escolar e Evasão.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
25

Silva, Solange Cristina da, Daniela Ribeiro Schneider, Erikson Kaszubowiski i Adriano Henrique Nuernberg. "Perfil acadêmico dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Superior matriculados em 2016". Revista Educação Especial 32 (12.09.2019): 83. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x37699.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo objetiva mapear o perfil socioacadêmico dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados no ensino superior em 2016. Visa medir a proporção de ingresso, trancamento e cancelamento das matrículas no período de 2011 a 2016, por meio dos microdados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O estudo quantitativo, configura-se como pesquisa de levantamento de dados de natureza descritiva. Os estudantes com TEA que acessa o ensino superior têm idade de ingresso similar aos neurotípicos (a moda de idade de ingresso em 2016 de ambos era de 18 anos). Na sua maioria, entram por meio de vestibular (58%, n=359, sem imputação; 55%, n=817, com imputação), em IES privadas (59%, n=362, sem imputação; 75%, n=1.033, com imputação), em cursos presenciais (89%, n=546, sem imputação; 84%, n=1.149, com imputação), majoritariamente na área de Ciências Sociais, Negócios e Direito (25%, n=155, sem imputação; 32%, n=431, com imputação). Entre 2011 e 2016, o número de estudantes com TEA aumentou até 2013, com posterior redução e estabilização até 2016. A proporção de matrículas trancadas ou canceladas foi relativamente menor do que entre estudantes neurotípicos. Ao se apresentar o perfil socioacadêmico desses estudantes no ensino superior, busca-se refletir sobre as barreiras e os facilitadores de acesso e permanência na graduação, contribuindo para o aprimoramento de ações e políticas públicas, para que, cada vez mais, esse grupo faça parte do contexto educacional acadêmico com qualidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
26

Tragtenberg, Marcelo Henrique Romano, João Luiz Dornelles Bastos, Lincon Hideo Nomura i Marco Aurélio Peres. "Como aumentar a proporção de estudantes negros na universidade?" Cadernos de Pesquisa 36, nr 128 (sierpień 2006): 473–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742006000200010.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Existem diferentes propostas para aumento da população negra na universidade. Com o objetivo de investigar o impacto da adoção de algumas propostas na proporção de negros no ensino superior, a partir dos bancos de dados do vestibular e dos matriculados em 2004 na Universidade Federal de Santa Catarina, foi estudada a distribuição étnico-racial na instituição. Verificou-se baixa proporção de estudantes negros candidatos e aprovados no vestibular e matriculados na referida universidade. A duplicação do número de vagas e a reserva de 50% das vagas para egressos de escola pública não alteram esse perfil étnico-racial, indicando que políticas sensíveis à cor têm de ser utilizadas para aumentar a proporção de estudantes negros no ensino superior público e contribuir para a redução de desigualdades raciais no Brasil. Foram simuladas diferentes proporções de reservas de vagas: 15%, 20% e 5% de negros, esta última somente para oriundos de escola pública. Em geral, a redução da nota mínima de ingresso em cursos de diferentes níveis de prestígio social é da ordem de 10% ou menos, não indicando um quadro de expressiva queda da qualidade de ensino.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
27

Machado, Laeda Bezerra. "Estudantes de Ensino Médio". REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA 15, nr 39 (18.12.2023): 575–94. http://dx.doi.org/10.58422/repesq.2023.e1478.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo tem como objetivo identificar sentidos nas representações sociais e perspectivas de estudantes para com a escola de Ensino Médio. Desenvolvemos um estudo de campo com 46 estudantes matriculados em escolas de Ensino Médio situadas em Recife. Utilizamos a entrevista semiestruturada, analisada por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados sugerem que, nas representações sociais dos participantes, as escolas são de boa qualidade, principalmente pelo ensino que oferecem e pelos professores. Há restrições no que se refere à atuação da gestão e infraestrutura escolar. As representações sociais do novo Ensino Médio focalizam os aspectos exigência, sobrecarga e possíveis melhorias. No que diz respeito ao futuro, a maioria pretende ingressar na Educação Superior. Os resultados confirmam que a escola deve estar atenta às necessidades e expectativas dos estudantes, ser acolhedora e garantir aprendizagem. Sinalizam, ainda, que o poder público deve priorizar a educação da juventude com políticas inclusivas e de qualidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
28

Araújo, Jair Cláudio Franco de, i Ligia Silva Leite. "Avaliação da política de apoio ao estudante desenvolvida pela UNIRIO: o Projeto de Bolsa Permanência". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 22, nr 84 (wrzesień 2014): 777–806. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362014000300009.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente estudo teve como objetivo avaliar a adequação da Bolsa Permanência concedida pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) aos estudantes oriundos de segmentos socioeconômicos menos favorecidos, considerando as especificidades da Universidade e dos estudantes contemplados com a referida bolsa. Foi desenvolvido numa abordagem responsiva uma vez que o aprofundamento do conhecimento dos elementos da cultura institucional é essencial para a compreensão da ação avaliada e pretendeu refletir os valores e perspectivas dos estudantes e profissionais envolvidos com a Bolsa Permanência. A coleta de dados foi realizada com a utilização de um questionário e um roteiro de entrevistas. Foram obtidos dados de 71 estudantes bolsistas matriculados em 19 diferentes cursos de Graduação e realizadas duas entrevistas com o Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis (DACE). A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. Foi realizado exame de coerência dos resultados identificando convergências e possíveis divergências entre a visão dos estudantes bolsistas e a visão proposta pela administração da universidade. Os resultados encontrados sinalizam para a possibilidade de a Bolsa Permanência atingir os propósitos para os quais foi criada.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
29

De Souza Borges, Natalia, Jane De Carlos Santana Capelli, Cléber Nascimento do Carmo, Naiara Sperandio, Rosane De Araújo Nunes, Camilla Medeiros Macedo da Rocha, Priscila Vieira Pontes i Luana Silva Monteiro. "Série temporal de estudantes em dietas especiais inscritos no Programa Nacional de Alimentação Escolar da cidade de Macaé, Rio de Janeiro". Segurança Alimentar e Nutricional 29 (15.10.2022): e022011. http://dx.doi.org/10.20396/san.v29i00.8667770.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivou-se neste estudo investigar a prevalência de patologias e a série temporal de estudantes em dietas especiais (DE) matriculados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município de Macaé/RJ, no octênio 2013-2020. Trata-se de um estudo descritivo, de base secundária, com dados obtidos de relatórios anuais disponibilizados pela Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Macaé, contendo informações de todos os estudantes em DE, matriculados na rede básica de ensino. Nos últimos oito anos, observaram-se 303.645 atendimentos realizados pelo PNAE, dos quais 3.310 estudantes (10,9/1.000 estudantes) receberam DE. Observou-se tendência crescente de estudantes em DE no período analisado (2013: 5/1.000 vs. 2020: 15,1/1.000), destacando-se a alergia à proteína do leite de vaca (2013: 35,5% vs. 2020: 42,2%) e a intolerância à lactose (2013: 34,3% vs. 2020: 12,7%). A restrição à lactose (2013: 9,3% vs. 2020: 14,5%), restrição às frutas (2013: 4,7% vs. 2020: 10,1%) e restrição às oleaginosas (2013: 0,6% vs. 2020: 6,0%) foram as restrições alimentares mais frequentes. Além disso, observou-se a tendência de aumento ao longo dos anos avaliados para restrição às oleaginosas (β1 = 0,094, p-valor = 0,001) e restrição às frutas (β1 = 0,099, p-valor = 0,001). Conclui-se que há prevalência ascendente de patologias e restrições alimentares bem como a tendência temporal de aumento de estudantes em DE.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
30

Braga, Francisco Carneiro, i Josélia Euzébio da Rosa. "Movimento entre concreto e abstrato na formação de conceitos matemáticos por estudantes privados de liberdade". Roteiro 47 (19.12.2022): e30051. http://dx.doi.org/10.18593/r.v47.30051.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Como ensinar matemática para estudantes privados de liberdade em tempos de pandemia? A partir deste desafio, foi proposto o objetivo de investigar o movimento do pensamento matemático de estudantes privados de liberdade, durante a formação do conhecimento referente à relação de multiplicidade. Uma pesquisa foi realizada por meio de experimento didático com quatro estudantes matriculados Educação de Jovens e Adultos, em uma cadeia pública localizada no sertão paraibano. O experimento foi planejado e executado com base nos fundamentos da Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davídov e da Atividade Orientadora de Ensino de Moura. Por causa da pandemia, não houve contato físico com os estudantes, e a comunicação foi apenas na forma escrita. Para tanto, foi providenciado um caderno para cada estudante. As tarefas impressas eram enviadas em uma folha A4 coladas nos cadernos. Os estudantes pensavam coletivamente a solução de cada tarefa e registravam individualmente, na forma manuscrita, em seus respectivos cadernos a síntese coletiva. Portanto, a fonte de dados consiste nas respostas dos estudantes. Os resultados indicam que, apesar de os colaboradores estarem privados de liberdade, eles são capazes de aprender coletivamente, desde que o ensino seja organizado em tal direção, e sejam propiciadas as condições objetivas para sua efetivação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
31

Prates, Antônio Marcos de Souza, Edilaine Soares Santos, Fabiele Perpétua Chagas Sabatim Barros, Karolina Nunes Freitas Morais, Rachel Silva Lima, Valthierre Nunes de Lima i Lamis Meorin Nogueira. "Existe relação entre a prevalência de disfunção temporomandibular e a fase do curso durante a graduação?" ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, nr 6 (21.06.2021): 941–48. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i6.5021.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: As desordens do complexo craniomandibular são caracterizadas por distúrbios musculoesqueléticos que estão intimamente ligados ao seu difícil diagnóstico, em virtude da etiologia multifatorial da disfunção temporomandibular. Objetivo: Averiguar a possível relação existente da prevalência de sintomatologia da disfunção temporomandibular em universitários com o período do curso, de acordo com as variáveis de grau da disfunção, período matriculado, gênero sexual e idade. Material e método: O estudo foi composto por 182 acadêmicos, na qualidade de voluntário, compreendidos do segundo ao décimo período, regularmente matriculados no 2o semestre do curso de Odontologia, no ano de 2019, em uma universidade privada de São José do Rio Preto-SP, Brasil. O questionário utilizado foi proposto pela Academia Americana de Dor Orofacial, contendo dez questões com respostas objetivas do tipo sim/não, acerca dos sintomas mais frequentes de dor orofacial e disfunção temporomandibular. O Índice Anamnésico de Fonseca foi utilizado para avaliar o grau de disfunção dos estudantes, com valor de 0 ou 10 pontos por questão, totalizando a somatória de até 100 pontos. Resultados: Os voluntários mais acometidos pela sintomatologia foram os presentes no oitavo e décimo período do curso, havendo menor prevalência nos integrantes do quarto período. Verificou-se que o gênero feminino obteve maior prevalência de sintomatologia quando comparado ao masculino, com faixa etária de 18 a 47 anos de idade. Conclusão: A prevalência da sintomatologia de disfunção temporomandibular em universitários parece ter relação à época do curso, pois os estudantes matriculados nos estágios finais do curso demonstraram maior predomínio de disfunção temporomandibular.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
32

Oliveira Cunha, Teresa Claudina, Vânia Machado Seabra Puglia i Priscilla Amorim Nazareth Dias. "POR QUE QUERO SER PEDAGOGO: REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ". Humanas & Sociais Aplicadas 9, nr 26 (19.12.2019): 18–31. http://dx.doi.org/10.25242/887692620191875.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo faz parte da pesquisa PIBIC dos Institutos Superiores de Ensino do CENSA -ISECENSA, e tem como objetivo central apresentar as representações sociais sobre o ser pedagogo na perspectiva dos estudantes em processo formativo, matriculados nas Instituições de Ensino Superior do município de Campos dos Goytacazes, RJ. Foram realizados levantamentos em três instituições de ensino superior, duas públicas e uma privada, a partir da questão: “Por quero ser pedagogo?”. Participaram da pesquisa 325 estudantes, matriculados entre o período de 2018 a 2019 (primeiro semestre). O estudo teve um enfoque quali quanti. Em busca de uma exploração detalhada do assunto e tema da pesquisa, percorreu-se um percurso investigativo com base no levantamento bibliográfico. Os dados foram coletados com o auxílio da plataforma de questionários online SurveyMonkey, assim como a partir de visitas as IES, momento em que foi aplicado um questionário em sala de aula. Os resultados revelaram quatro categorias que envolve as representações do por que ser pedagogo para os estudantes respondentes, que são: “realização pessoal e profissional”, “transformação social”, “aperfeiçoamento” e “empregabilidade”.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
33

Silva, Cibele Pitthan da, Loan Tonial Tomiello i Ramona Fernanda Ceriotti Toassi. "Barreiras e facilitadores da permanência em curso noturno de Odontologia de universidade pública do sul do Brasil". Revista da ABENO 23, nr 1 (29.07.2023): 1868. http://dx.doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1868.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo analisou as condições de permanência e o perfil sociodemográfico-familiar de estudantes do curso noturno de Odontologia, em Universidade Pública do sul do Brasil. Utilizou dados de pesquisa observacional transversal, realizada pelo autopreenchimento de instrumento online. Todos os 175 estudantes matriculados no curso noturno, primeiro semestre de 2019, foram convidados a participar do estudo. As questões fechadas foram analisadas pela estatística descritiva e as abertas pela análise temática de conteúdo. Participaram da pesquisa 55 estudantes. Em sua maioria, eram mulheres, de 25 a 35 anos, brancas, solteiras, sem filhos, residentes na cidade em que se localiza a Instituição e cursaram ensino fundamental e médio em escola pública; 50,9% trabalham, mas dependem de apoio familiar para seu sustento e 63,6% possuem renda individual mensal de até 2 salários mínimos. As barreiras associadas à permanência do estudante no curso foram questões financeiras, aspectos organizacionais da Universidade/curso, a condição de ser estudante-trabalhador, conhecimento do corpo docente sobre o perfil dos estudantes do noturno, segurança em torno do campus e tempo de duração do curso. O auxílio financeiro para compra de materiais odontológicos foi reconhecido como estratégia facilitadora da permanência no curso. Estudantes recomendam como estratégias para fortalecer a permanência, a flexibilização de pré-requisitos e horários de chegada nas aulas, acompanhamento de disciplinas no turno diurno, disciplinas/atividades de educação a distância, maior oferta de atividades extracurriculares em dias/horários considerando o estudante-trabalhador e acompanhamento psicológico. O curso noturno tem possibilitado o acesso do estudante trabalhador na educação superior em Odontologia. Barreiras e facilitadores da permanência foram identificados e devem ser permanentemente analisados.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
34

Felippe, Talita de Oliveira, Claudia Marchezan Spaniol, Lucas Auada da Silva, André Chaves Calabria, Gabrielle Ferreira, Nichollas de Lorenzi Carvalho, Murilo Moretti i Natalia Veronez da Cunha Bellinati. "O estresse do estudante de Medicina durante a pandemia de COVID-19". Research, Society and Development 10, nr 9 (3.08.2021): e58310918372. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18372.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: Avaliar o estresse do estudante de medicina frente a pandemia de COVID-19. Método: Estudo quantitativo, observacional, transversal. Participaram da pesquisa 320 alunos regularmente matriculados no curso de medicina de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira, do primeiro ao sexto ano, maiores de 18 anos. A coleta de dados foi realizada por meio virtual, com o envio de um link para acesso do instrumento de pesquisa autoaplicável, contendo questões sobre o perfil sociodemográfico e estilo de vida e a Escala de Estresse Percebido. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Planalto Catarinense (número 072659/2020). Os dados foram então submetidos à análise estatística descritiva. Resultados: A pandemia impactou negativamente no estilo de vida dos estudantes, que diminuíram a prática de atividades físicas e pioram a alimentação. Ainda, 46,6% dos estudantes apresentaram um agravo ou desenvolvimento do transtorno psicopatológico de ansiedade. Pela Escala de Estresse Percebido, observou-se que a grande maioria dos estudantes de medicina (75,6%) apresentaram um nível de estresse médio (31±4). Conclusão: A pandemia de COVID-19 impactou negativamente os estudantes de medicina, deixando-os mais ansiosos e estressados. Faz-se necessário implementação de redes de apoio à saúde mental nas universidades para esses estudantes. Além disso, também é preciso maior suporte ao estudante no retorno às atividades práticas, com fornecimento correto de todos EPIs e maiores capacitações para o enfrentamento a COVID-19.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
35

Guedes, Karine de Lima, Rui Otavio Bernardes de Andrade i Alexandre Mendes Nicolini. "A AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS". Administração: Ensino e Pesquisa 16, nr 1 (31.03.2015): 71. http://dx.doi.org/10.13058/raep.2015.v16n1.201.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
<p>O objetivo do presente estudo foi verificar o impacto do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na percepção dos estudantes e dos professores em uma instituição de ensino superior. A ABP é outra modalidade dentre as metodologias ativas e faz uso da resolução de problemas propostos para que o estudante analise e estude o conteúdo. Tal metodologia é formativa por estimular o estudante a ter uma postura ativa, por buscar o conhecimento. O estudo insere-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, pois buscou analisar uma proposta de ABP no ensino, tendo como universo de pesquisa professores e estudantes do curso presencial de graduação em Administração, de uma instituição privada. Os sujeitos analisados foram os estudantes matriculados no primeiro período do segundo semestre do ano de 2013 e os professores que lecionaram no segundo semestre do ano de 2013, as seguintes disciplinas no campus Lapa: Funções Executivas da Administração, Sociologia das Organizações, Evolução das Teorias da Administração, Desafios da Administração e Evolução das Teorias Econômicas. Para coleta de dados dos professores, empregou-se a técnica de entrevista semiestruturada e, para os estudantes, utilizou-se a técnica de Grupo Focal (GF). Com base na pesquisa realizada, observou-se que o método ABP, além de aproximar estudantes e professores para uma convivência mais proveitosa, possibilitou que os estudantes desenvolvessem um senso crítico e melhorou o quesito do trabalho em equipe, expandindo a visão sobre o problema, oportunizando uma pesquisa mais ampla, melhorando o raciocínio e a criatividade.</p>
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
36

Oliveira, Graciela Silva, i Nelio Bizzo. "QUERO SER CIENTISTA? ASPIRAÇÕES PROFISSIONAIS DE JOVENS BRASILEIROS". Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477 8, nr 1 (13.09.2017): 46. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.525.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo teve como objetivo verificar as aspirações profissionais de jovens brasileiros, caracterizando o interesse pela carreira científica. Houve a participação de 2.404 estudantes (55,1% meninas) matriculados no 1º ano do Ensino Médio de 78 escolas das cinco regiões brasileiras. Quanto à faixa etária dos jovens, houve maior frequência de estudantes com 15 anos de idade (47,4%). As coletas de dados foram através de questionários e as análises foram realizadas com auxílio do Software Statistical Package for Social Science (SPSS) – versão 18.0. Os resultados apontam que as afinidades profissionais dos jovens foram influenciadas pelas variáveis, sexo e região do país onde o estudante reside. A maioria dos estudantes tem interesse por atividades de administração de negócios, os demais se dividem em grupos interessados por atividades que envolvam pesquisa, conhecimento e maior relação com pessoas, animais e meio ambiente, e também há grupos mais motivados por atividades associadas às habilidades manuais de construção e conserto de objetos e atividades esportivas. Há poucos estudantes interessados pela carreira científica, o que parece resultado do baixo conhecimento sobre as funções e atividades da profissão e também por percepções de que se trata de uma carreira com pouco espaço no mercado de trabalho.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
37

Conceição, Daniel Bergue Pinheiro, i Márcia Cristina Gomes. "Cotas raciais em foco: percepções dos (as) estudantes negros (as) da Universidade Estadual do Maranhão". CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, nr 3 (26.03.2024): e5750. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.3-288.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo se propôs a analisar as percepções dos (as) estudantes negros e negras no que concerne ao acesso à universidade e ao sistema de cotas da Universidade Estadual do Maranhão. Os conteúdos aqui apresentados e analisados apontam que estudantes negros (as) têm adentrado a universidade por meio das políticas de cotas raciais. Utilizamos como método a abordagem qualitativa com estratégia exploratória considerando seus limites, desafios e critérios necessários para a construção de uma educação que contemple a inclusão do (a) negro (a) na universidade pública, onde foram analisados os dispositivos legais que corroboram e legitimam a existência fulcral deste diálogo. Os (as) autores (as) de referências consultados (as) foram: Munanga (2001, 2016), Passos (2001, 2012), Lopes e Braga (2007) dentre outros (as). As reflexões revelaram que apesar da grande dificuldade no que se refere ao processo seletivo da Universidade pesquisada, podemos verificar que os (as) estudantes estão devidamente matriculados (as) distribuídos (as) em todos os cursos Campus São Luís. Verificamos que a maioria dos (as) matriculados (as) encontra-se no período correspondente do curso. Notamos também que, embora a entrevista tenha se realizado com agentes sociais de cursos diferentes, algumas características são peculiares entre os (as) estudantes cotistas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
38

Monteiro, Ana Kamila Araújo, Jefferson Willyan de Sousa Pará, Iara Martins Melo, Igor Iuco Castro-Silva, Mariana Ramalho de Farias i Jacques Antonio Cavalcante Maciel. "Conhecimentos, atitudes e práticas sobre COVID-19 de estudantes de Odontologia do Estado do Ceará, Brasil". Revista da ABENO 23, nr 1 (29.07.2023): 1740. http://dx.doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1740.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Estratégias de prevenção e controle da pandemia de COVID-19 incluem abordagens comportamentais e que identifiquem cenários potenciais de intervenção, como o processo formativo de profissionais da saúde. O objetivo do presente estudo foi analisar conhecimentos, atitudes e práticas sobre COVID-19 e fatores associados em estudantes de Odontologia. Trata- se de um estudo transversal com os estudantes de Odontologia regularmente matriculados em instituições de ensino superior do estado do Ceará. Participaram da pesquisa 288 estudantes. Observou-se alta frequência de adequação de conhecimentos, atitudes e práticas para prevenção da COVID-19. A relação entre as características sociodemográficas dos participantes e os conhecimentos, atitudes e práticas mostrou associação com localidade de moradia do estudante e distância da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. A maior parcela de estudantes que reside tanto em zona rural quanto em zona urbana apresenta práticas adequadas a respeito da COVID-19, assim como a maioria dos estudantes que moram circunvizinhos ou distantes da UBS mais próxima também apresentam conhecimentos, atitudes e práticas adequadas. O baixo risco de infecção observado na amostra estudada, assim como o adequado nível de conhecimentos, atitudes e práticas consideradas adequadas sobre a COVID-19 não isenta a necessidade de processos educativos contínuos relacionados aos protocolos de biossegurança.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
39

Pimenta Rodrigues Dias, Elizangela, i Sueli Machado Pereira de Oliveira. "Programa de auxílio estudantil: um estudo sobre as suas contribuições na permanência de estudantes na educação profissional técnica de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas". Revista Contexto & Educação 37, nr 119 (23.09.2022): e13200. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13200.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo tem como objetivo discutir a implicação do Programa de Auxílio Estudantil (PAE) na permanência dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), matriculados nos cursos do Ensino Médio Integrado e em cursos técnicos subsequentes. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e quantitativa e utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental. Foram consultadas resoluções e normativas sobre Assistência Estudantil, no âmbito nacional e institucional. Realizou-se um levantamento de dados dos discentes ingressantes em 2016, beneficiados e não beneficiados pelo PAE, buscando-se estabelecer entre eles um comparativo no que se refere ao status registrado no seu cadastro acadêmico. Verificou-se que as características do PAE no âmbito do IFSULDEMINAS correspondem ao prescrito nas normas de âmbito federal e discentes beneficiados têm índices de permanência maiores. Os resultados, entretanto, mostram um significativo índice de abandono e desligamento e um alto número de estudantes ainda em curso, o que necessita de maior atenção institucional.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
40

Santos, Paula Aparecida Diniz Gomides Castro, i Maria Do Socorro Alencar Nunes Macedo. "Letramento acadêmico de estudantes estrangeiros: múltiplos desafios, múltiplas estratégias". Roteiro 46 (11.03.2021): e24410. http://dx.doi.org/10.18593/r.v46i.24410.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Analisamos, neste artigo estratégias desenvolvidas por estudantes estrangeiros para lidarem com as demandas do contexto acadêmico, em uma universidade pública brasileira. Os dados analisados derivam do trabalho de Dissertação de Santos (2019) e foram colhidos no segundo semestre de 2017 na Universidade Federal de São João del Rei. A fundamentação teórico-metodológica está baseada nos Novos Estudos do Letramento e em contribuições da sociologia de Pierre Bourdieu. Foram realizadas 14 entrevistas semiestruturadas com estudantes de nove diferentes países, matriculados em cursos de todas as áreas, exceto das ciências humanas. Os estudantes foram inquiridos sobre sua chegada ao Brasil, as atividades desenvolvidas na universidade e suas dificuldades nas disciplinas dos cursos aos quais estavam matriculados. As entrevistas foram gravadas e transcritas, com vistas a compreensão dos recursos mobilizados pelos estudantes para contornar tais possíveis dificuldades. Os resultados evidenciam a grande variedade de estratégias de estudo, dentre elas o pedido de auxílio a colegas brasileiros para o cumprimento das demandas dos cursos, a preferência pelo suporte impresso na leitura de textos acadêmicos, o uso de pesquisas na internet para ampliar vocabulário, a solicitação de auxílio aos professores e utilização de monitoria, oferecida pela universidade. O estudo conclui que algumas dificuldades não se relacionam apenas à questão da fluência na língua portuguesa falada no Brasil, mas à pouca familiaridade com práticas de leitura e escrita próprias do campo acadêmico. Indicamos, ainda, a assimetria entre os países do norte em relação ao Brasil, quando se trata da internacionalização da universidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
41

Temp, Haury, i Renato Xavier Coutinho. "Percepções de estudantes do ensino médio acerca do uso de mensagens de texto com caráter motivacional durante a pandemia da Covid-19". Revista Labor 1, nr 26 (5.11.2021): 328–45. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i26.71924.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente estudo avaliou a percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado de uma instituição pública de ensino vinculada a Rede Federal de Educação, acerca do efeito do uso de mensagens de texto na motivação e processo de acolhimento durante o ensino remoto. O desenvolvimento da investigação ocorreu durante o segundo semestre letivo de 2020, no qual participaram 560 estudantes matriculados nos cursos técnicos de Administração, Agropecuária, Alimentos e Manutenção e Suporte em Informática. As mensagens de texto possuíam caráter motivacional construídas a partir da Teoria da Autodeterminação sendo enviadas aos estudantes via aplicativo WhatsApp, com uma frequência de três (3) mensagens por semana pelo período de oito (8) semanas. Os resultados mostram que 81% dos estudantes se sentiram acolhidos pela Instituição e outros 16% parcialmente acolhidos, aumentando a sensação de proximidade entre estudante e escola. Sobre a motivação, 93% dos estudantes consideram que o recebimento das mensagens de texto de alguma forma influenciou positivamente seu estado de motivação para realização das atividades escolares, e 94,5% dos participantes consideram esta iniciativa uma ação válida para que os estudantes alcancem o êxito escolar durante o ensino remoto. Portanto, acredita-se que as contribuições evidenciadas no presente estudo possam estimular e referenciar a construção de iniciativas semelhantes, seja durante o ensino remoto, ou mesmo, na forma que se dará o retorno presencial à escola.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
42

Abrão, Carolina Borges, Ediane Palma Coelho i Liliane Barbosa da Silva Passos. "Prevalência de sintomas depressivos entre estudantes de medicina da Universidade Federal de Uberlândia". Revista Brasileira de Educação Médica 32, nr 3 (wrzesień 2008): 315–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022008000300006.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
INTRODUÇÃO: A formação médica expõe o estudante de Medicina a experiências de estresse, tornando-o potencialmente vulnerável a distúrbios emocionais. OBJETIVO: Conhecer a prevalência de sintomas depressivos entre os estudantes de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. MÉTODO: Os sintomas depressivos foram rastreados por meio do Inventário de Beck (IDB), aplicado a 81% dos estudantes matriculados no primeiro semestre de 2004. Os pontos de corte para ausência de sintomas depressivos, sintomas leves, moderados e graves foram, respectivamente, 0-3, 4-7, 8-15 e 16 ou mais. Levantaram-se dados demográficos por meio de questionário. RESULTADOS: Dentre os 400 acadêmicos avaliados, houve predomínio de jovens, do sexo feminino, solteiros, procedentes de Uberlândia e que moram com os pais. A prevalência de sintomas depressivos foi de 79%, sendo 29% com grau leve; 31% moderado e 19,25% grave. CONCLUSÃO: Os resultados indicam uma proporção de sintomas depressivos superior à encontrada na literatura referente a estudantes de Medicina. As excessivas cargas horárias e a ansiedade progressiva com a finalização do curso merecem maior atenção no processo de mudança curricular.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
43

Fregoneze, Andréa Paula, João Armando Brancher, Dilmeire Santa'nna Ramos Vosgerau i Aline Cadena Von Bahten. "Uso de cenário com pessoas com deficiência e seus familiares no ensino odontológico". Revista da ABENO 20, nr 2 (7.08.2020): 74–79. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.921.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste estudo foi usar um cenário envolvendo pessoas com deficiência, seus familiares e estudantes de Odontologia para avaliar a percepção dos estudantes a respeito das necessidades destas pessoas. Trata-se de um estudo qualitativo transversal no qual participaram 60 estudantes de Odontologia matriculados na disciplina de Clínica Integrada Para Pacientes com Necessidades Especiais. Formaram-se grupos focais que receberam um questionário semiestruturado com questões que exploraram aspectos sobre o atendimento de pessoas com deficiência e da rotina destas pessoas. Na sequência utilizou-se um cenário no qual estudantes interagiram com pessoas com deficiência e seus familiares. Na última etapa os grupos formularam hipóteses a respeito do atendimento destes pacientes. Os dados coletados nos três momentos foram agrupados em categorias e temas e analisados no software Atlas Ti. Os principais resultados obtidos foram agrupados em categorias de acordo com a percepção dos estudantes antes e depois da criação do cenário. Os dados obtidos após a análise qualitativa revelam que antes da criação do cenário os estudantes se colocaram no centro da discussão argumentando que atender pessoas com deficiência seria uma oportunidade para desenvolver suas habilidades, sem se preocupar com a pessoa com deficiência em si. Após a criação do cenário parece ter havido uma mudança importante na percepção dos estudantes acerca dessas pessoas e de suas famílias e as palavras respeito e empatia apareceram frequentemente nos textos produzidos pelos estudantes. Aproximar os estudantes da realidade vivida pela pessoa com deficiência e de sua família parece ser uma alternativa para educar o estudante de Odontologia.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
44

Mazon, Luciana Maria, Henrique Sérgio de Araújo, Stefani Aparecida dos Santos, Joanara Rozane da Fontoura Winters, Marcia Bet Kohls, Fernanda Greschechen, Debora Rinaldi Nogueira, Marciele Misiak Caldas i Juliana Jacques da Costa Monguilhott. "Sistema de ingresso e a relação com acesso, permanência e conclusão de estudantes do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Santa Catarina". Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar 12 (29.09.2023): 233–44. http://dx.doi.org/10.24302/sma.v12.4790.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: o processo de seleção para ingresso aos cursos de Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) sofreu mudanças ao longo dos anos na perspectiva de ampliar a inclusão e o acesso. No entanto, não há evidências de que o ingresso por meio de sorteio contribui para o acesso e permanência dos estudantes. Objetivo: analisar se a mudança na forma de ingresso ao Curso Técnico de Enfermagem (CTE)/IFSC influenciou no perfil socioeconômico, permanência e conclusão dos estudantes matriculados no Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Federal de Santa Catarina. Método: tratou-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo descritiva e analítica. A amostra correspondeu a 100% dos estudantes matriculados no CTE/IFSC dos Campi de Joinville e Florianópolis, no período de 2015 a 2019. Resultado: A seleção por sorteio propiciou que uma parcela maior da população tivesse a oportunidade de participar do processo de seleção, passando de 298 inscritos em 2015 para 1.127 em 2019. Ocorreu aumento de estudantes que compõem grupos minoritários como pardos e pretos, passando respectivamente de 6,6% e 3,9% em 2015 para 22,8% e 12% em 2019, e uma diminuição no número de estudantes que permaneceram e obtiveram êxito em sua formação, passando de 55,8% de 2015 para 35,5% em 2019. Conclusão: Houve ampliação no número de estudantes convocados pertencentes a classes minoritárias após o processo de ingresso por sorteio, no entanto, houve uma redução no número de estudantes que permaneceram e obtiveram êxito. Infere-se que democratizar o ensino, não depende apenas do sistema de ingresso estabelecido, mas de propiciar condições para que estes estudantes alcancem êxito em sua formação. Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Avaliação Educacional. Ações Afirmativas. Diversidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
45

Santos, Edmilson Santos dos, Maria da Conceição dos Reis, Yure Gonçalves da Silva i Mário Resende. "O acesso dos estudantes negros ao ensino superior: O caso da UFCSPA". Estudos em Avaliação Educacional 34 (20.12.2023): e09938. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v34.9938.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho busca compreender o impacto das políticas de ações afirmativas no ensino superior. Nesse sentido, três objetivos orientaram o estudo: avaliar a distribuição dos estudantes negros por curso da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; comparar o percentual de estudantes negros matriculados por curso com a representação proporcional do grupo no estado do Rio Grande do Sul; analisar a distribuição dos estudantes negros por curso na ampla concorrência. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e revelaram a ampliação da participação de estudantes negros em todos os cursos e em patamares superiores à participação dessa população no estado e que o fim da Lei n. 12.711/2012 terá como impacto imediato a retração de matrículas de estudantes negros.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
46

Santos, Renata Newman Leite Cardoso dos, Kátia Suely Queiroz Silva Ribeiro, Ulisses Umbelino dos Anjos, Danyelle Nóbrega de Farias i Eleazar Marinho de Freitas Lucena. "Integralidade e Interdisciplinaridade na Formação de Estudantes de Medicina". Revista Brasileira de Educação Médica 39, nr 3 (wrzesień 2015): 378–87. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n3e02412014.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO Este artigo objetiva investigar de que forma os alunos de Medicina estão sendo formados quanto à integralidade e à interdisciplinaridade. O estudo teve abordagens qualitativa e quantitativa. Inicialmente, foi realizado um grupo focal com estudantes do último ano do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba; posteriormente, todos os estudantes matriculados no último ano do curso responderam a um questionário elaborado pelos pesquisadores, com questões sobre o perfil sociodemográfico e estudantil, e sobre a integralidade e interdisciplinaridade na formação médica. As questões avaliaram conceito, prática, aptidão profissional e contribuição da extensão universitária para a integralidade e interdisciplinaridade, as quais se mostraram limitadas na formação dos estudantes. Os resultados apontam a necessidade de priorizar a interação entre teoria e prática; investir na formação dos docentes de modo a capacitá-los para atuação/ensino da integralidade e interdisciplinaridade; organizar as atividades para que possam garantir encontros em componentes curriculares obrigatórios, realizando atividades conjuntas numa perspectiva interdisciplinar; diversificar mais os cenários de prática, para que contemplem a integralidade no cuidado e a atuação interdisciplinar, em todos os níveis de atenção à saúde.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
47

Aguilar-Aleixo, Luciana. "CROMOSSOMOS, SEGREDOS E MISTÉRIOS: METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO DE CITOGENÉTICA". Revista Extensão & Cidadania 9, nr 15 (24.06.2021): 110–18. http://dx.doi.org/10.22481/recuesb.v9i15.8716.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este relato de experiência docente demonstra o potencial da aprendizagem baseada em projeto (ABProj) no ensino-aprendizagem de Citogenética, disciplina optativa nos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas da UESB. O Seminário intitulado: “Cromossomos: Segredos e Mistérios” permitiu a divulgação dos princípios citogenéticos e da importância de sua aplicação em estudos clínicos, taxonômicos, evolutivos e de diagnóstico ambiental. Com a participação dos nove discentes matriculados na disciplina, dois monitores, quatro especialistas convidados e da professora orientadora, esta alternativa foi um sucesso, ao promover os discentes ao papel de protagonistas do processo ensino-aprendizagem. O evento contou com a participação de 50 ouvintes, incluindo estudantes de graduação em biologia e em outros cursos, estudantes e professores do ensino médio. Esta estratégia metodológica foi efetiva em seus dois principais objetivos, a divulgação da citogenética e suas aplicações para um público diversificado e a aprendizagem significativa deste tema pelos discentes matriculados na disciplina.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
48

Machado, Laeda Bezerra, i Maria Isabel Francisco da Silva. "Escola pública e professor". Debates em Educação 13 (30.11.2021): 489–511. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nesp2p489-511.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais de “escola pública” e “professor de escola pública” construídas por universitários matriculados em cursos de alta seletividade da Universidade de Pernambuco (UPE). Resulta de um estudo qualitativo que utilizou como instrumento de coleta a entrevista narrativa. Participaram da pesquisa 11 estudantes universitários, egressos exclusivamente de escola pública, matriculados em cursos de alta seletividade na UPE. As narrativas foram analisadas com o apoio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a escola pública está representada como a instituição que fornece formação abrangente, tanto acadêmica quanto cidadã, propicia aprendizagens diversas, orienta e direciona as escolhas profissionais. O “professor de escola pública” é representado como uma figura de referência, alguém que estabelece relações interpessoais de amizade, incentiva e acredita no potencial dos estudantes. Os achados destacam a importância da escola pública para a formação da população e indicam a necessidade de políticas educacionais que favoreçam esse espaço formativo e valorizem do professor.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
49

Smaniotto Barin, Claudia, Tiago Saidelles, Ricardo Machado Ellensohn i Leila Maria Araújo Santos. "Práticas pedagógicas inovadoras: o uso do podcast na perspectiva da sala de aula invertida". RENOTE 17, nr 3 (31.12.2019): 518–26. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.99535.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo descreve o relato de uma experiência de uso do Podcast como elemento inovador e produtor de conhecimento, numa perspectiva de sala de aula invertida. Metodologicamente o trabalho apoia-se na metodologia da Pesquisa Baseada em Design, tendo como público alvo 50 estudantes matriculados na Disciplina de Química Agronomia. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas a rede social Facebook, bem como a atividade de estudo proposta na rede e uma enquete, disponibilizada a posteriori. Os resultados obtidos apontam para a flexibilidade e a potencialidade do Podcast no âmbito educacional, possibilitando engajar o estudante no processo de aprendizagem, por meio da produção de conteúdos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
50

Sfredo, Bruno Aguiar, Jéssica de Oliveira Andrade Borges i Ana Cláudia Tasinaffo Alves. "Diálogo sobre a relação de ensino-aprendizagem na disciplina de Física com estudantes de nível médio". Research, Society and Development 10, nr 14 (30.10.2021): e197101421786. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21786.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Culturalmente criou-se uma visão na qual a Física é uma disciplina considerada complexa tanto no Ensino Médio como também no Ensino Superior. Diante disso, o presente estudo objetivou avaliar a percepção dos estudantes sobre a relação ensino-aprendizagem na disciplina de Física e identificar os problemas citados por eles que dificultam de alguma forma esta relação. A pesquisa é do tipo mista, e os dados foram obtidos por meio de um questionário contendo 6 questões objetivas e discursivas, que foi aplicado de forma pessoal e individual para estudantes do Ensino Médio matriculados nas 3 principais escolas públicas do município de Confresa-MT, o questionário foi aplicado a 263 estudantes entre os meses de abril a outubro de 2019. Pela análise dos dados, foi possível verificar que 58,17% dos estudantes avaliam o processo de ensino-aprendizagem como ótimo ou bom e parte dos estudantes relacionaram a qualidade do processo com a forma como o professor ministra as aulas, consideraram ainda que para ter sucesso neste processo é necessário que todo o meio esteja em harmonia, dentre os principais problemas citados estão: dificuldade do professor em explanar os conteúdos, distrações, falta de interesse e mau comportamento da sala em geral. Como pontos para melhorar a qualidade do processo citaram: mudar o método de explanação dos conteúdos, aulas mais dinâmicas, e mais interação entre docente e estudante.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii