Artykuły w czasopismach na temat „Estruturas diversas de concreto”

Kliknij ten link, aby zobaczyć inne rodzaje publikacji na ten temat: Estruturas diversas de concreto.

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Sprawdź 50 najlepszych artykułów w czasopismach naukowych na temat „Estruturas diversas de concreto”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Przeglądaj artykuły w czasopismach z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.

1

Ribeiro, Kátia Daniela, i Carlos Henrique José Augusto. "Investigação patológica e análise de estabilidade de um muro de arrimo em concreto armado". Revista de Engenharia Civil IMED 9, nr 1 (30.06.2023): 56. http://dx.doi.org/10.18256/2358-6508.2022.v9i1.4391.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As obras de contenção são estruturas utilizadas com a finalidade de estabilizar encostas e/ou aterros de solos. Essas estruturas podem ser compostas de diversos materiais e geometrias, dependendo da condição e ambiente que forem empregadas. Em Arcos (MG), após um intenso período chuvoso ocorrido entre 2019 e 2020, um muro de arrimo localizado no complexo de uma indústria cimenteira apresentou diversas patologias no trecho 3 de sua estrutura, que colocaram em dúvida a sua estabilidade. Neste sentido, o presente trabalho objetivou avaliar as manifestações patológicas ocorridas e investigar, por meio de pesquisa em campo e bibliográfica, quais os principais fatores que influenciaram o evento ocorrido, bem como propor uma terapia para intervenção da estrutura. A verificação da estabilidade do muro revelou que a capacidade de carga da fundação, juntamente às deficiências observadas no sistema de drenagem, foram as causas mais prováveis para a ocorrência das patologias verificadas no muro. A implementação dos reforços estruturais e a construção de um novo sistema de drenagem para o muro são propostas que garantirão a integridade, segurança e estabilidade da estrutura.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Pinto da Silva Filho, L. C., A. Lorenzi, J. L. Campagnolo, A. J. Strieder, U. C. De M. Quinino i L. F. Caetano. "Estudos de caso sobre avaliação de estruturas de concreto através da utilização de ensaios não destrutivos". Revista ALCONPAT 1, nr 3 (30.09.2011): 186–98. http://dx.doi.org/10.21041/ra.v1i3.14.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMOO concreto é parte fundamental dos mais variados projetos de engenharia e, sem duvida, é o elemento estrutural mais utilizado no mundo. Esse fato conduz à necessidade de ferramentas de controle e análise de seu estado de conservação. Muitas das construções em concreto armado que formam a infra-estrutura civil que dão suporte às mais diversas atividades das sociedades modernas estão se aproximando do final de sua vida útil de projeto. Diante desse contexto, existe uma preocupação crescente com a avaliação do estado de deterioração e segurança das mesmas. O monitoramento constante das estruturas é um procedimento necessário, uma vez que a detecção preventiva dos problemas permite a utilização de métodos mais simples e econômicos para avaliação e reparo. Para tais fins, os métodos de ensaios não destrutivos (END) tornam-se uma estratégia de investigação bastante atraente e viável. Entre eles destacam-se: o ensaio de velocidade de pulso ultra-sônico, o radar e a esclerometria. Devido à sua facilidade de aplicação e boa capacidade de diagnóstico, esses métodos se tornam alternativas valiosas para investigação do estado de conservação das estruturas de concreto. Diversos exemplos de aplicação evidenciam como a aplicação de END pode contribuir com sucesso no controle da deterioração e na verificação da qualidade de estruturas de concreto. O presente artigo revisa alguns casos reais nos quais atuou o Grupo de Pesquisa LEME-UFRGS, mostrando como foram empregadas técnicas de END.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Serpa Dionísio, Iago, José Eduardo Quaresma i Fabiana Florian. "EFICÁCIA DE TÉCNICAS E PRODUTOS DE REABILITAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 4, nr 1 (17.12.2023): e414745. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v4i1.4745.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O concreto armado é o material de construção mais utilizado no mundo devido às suas vantagens como o custo relativamente baixo, a facilidade de obtenção dos componentes, a durabilidade que apresenta quando dosado corretamente, a adaptabilidade a diversos formatos, entre outros. Porém, com o passar do tempo e da exposição ao meio ambiente, essas estruturas estão sujeitas a diversos tipos de danos que ameaçam sua integridade e segurança. Diversas são as técnicas e produtos desenvolvidos para reabilitação de estruturas de concreto armado. Nesse contexto, este trabalho objetiva identificar as principais técnicas e produtos de reabilitação em estruturas de concreto armado, bem como suas vantagens e possíveis limitações. Foi realizada pesquisa bibliográfica utilizando das palavras-chave: Armado. Concreto. Produtos. Reabilitação. Técnicas, nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Os resultados apontam que dentre as técnicas e produtos mais utilizados destacam-se os Compósitos Poliméricos Reforçados com Fibras (CPRF), principalmente o de fibra de carbono (CFRP). Os CFRP apresentam algumas vantagens sobre os elementos tradicionais de reforço tais como facilidade de aplicação, baixa densidade, alta resistência à tração e propriedades anticorrosivas. Ressalta-se a importância conhecer os mecanismos de degradação das estruturas de concreto armado para se obter um correto diagnóstico.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

David, Wallace. "VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE CONCRETO BORRACHA NA CONSTRUÇÃO CIVIL". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, nr 6 (3.07.2021): e26401. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i6.401.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O setor da indústria civil é responsável por consumir e gerar enormes volumes de matéria prima e dentre as práticas de aproveitamento de resíduo adotadas pelo setor, existem diferentes formas de reciclagem que constituem a utilização de diversos materiais, entre eles, os pneus. Os pneus como exemplo, só o Brasil produz mais de 70 milhões de pneus por ano, a maioria dos quais é descartada de forma inadequada no meio ambiente. Diversos estudos apontam, benefícios quanto a utilização dos resíduos de pneus inservíveis na construção civil em suas diveras estruturas proporcionando benefícios técnicos, econômicos e ambientais. Mediante esse pressuposto, este artigo tem como objetivo, avaliar vantagens da utilização de concreto borracha na construção civil. Pretende assim, verificar pesquisas desenvolvidas do uso da borracha reciclada como agregado no concreto, avaliando suas possibilidades de utilização. Para a realização deste presente artigo escolheu-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, através de livros, manuais, documentos, revistas, artigos publicados ou em vias de publicação no meio técnico-científico. Conclui-se de acordo com o estudo apresentado a possibilidade da utilização do resíduo de pneu inservível como agregado na produção de concreto, que, de acordo com diversos estudos aqui apresentados, podem ser utlizados para diversos fins estruturais, proporcionando diversas vantagens econômicas, ambientais e técnicas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Salles, Halina dos Santos, Paulo Frederico Souza Lomeu, Franciane Conceição Peters i Webe João Mansur. "Otimização de um pórtico tridimensional de concreto armado". Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza 2, nr 1.1 (26.11.2018): 06. http://dx.doi.org/10.29215/pecen.v2i2.1036.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
<p>No projeto de edificações, os projetistas buscam soluções otimizadas e seguras relativas a diversos aspectos estruturais, além da redução dos custos de material e mão-de-obra. Os métodos de otimização podem ser empregados nesse objetivo sem comprometer a segurança estrutural. Dessa forma, este artigo tem por objetivo a otimização estrutural por Algoritmos Genéticos de um pórtico espacial de concreto armado. Para o estudo foi desenvolvido um programa de Algoritmos Genéticos, contemplando o dimensionamento das armaduras dos elementos estruturais. A função objetivo é formada pelos custos de concreto, forma e aço e será minimizada, sujeita a restrições da NBR 6118:2014 (Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento). O modelo estrutural é processado no programa Ansys ®, onde a discretização se dá via método dos elementos finitos, para a análise e obtenção dos esforços e deformações na estrutura. Neste estudo são consideradas variáveis de projeto: altura da seção transversal das vigas e dos pilares. Os resultados obtidos demostram que a metodologia forneceu respostas coerentes com a prática e, ao apresentar diferentes soluções com quase o mesmo custo, surpreenderam com soluções que poderiam ser rejeitadas por projetistas.</p><p><strong>Palavras chave</strong>: Otimização Estrutural, Engenharia Civil, Projeto Estrutural, Análise Estrutural.</p>
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

PEÑA, L. A. P., i G. N. D. DE CARVALHO. "Estudo da influência da configuração estrutural na resposta sísmica de uma estrutura de concreto armado". Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 8, nr 6 (grudzień 2015): 813–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952015000600005.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo Os recentes aumentos dos registros de abalos sísmicos no Brasil impulsionaram a publicação da NBR 15421:2006 [1] - Projeto de Estruturas Resistentes a Sismos - na qual são definidas as cargas sísmicas a serem consideradas no projeto em função da capacidade de dissipação de energia no regime inelástico das estruturas e da sismicidade do território brasileiro. Algumas edificações construídas antes da publicação dessa norma não foram projetadas para resistir a ações sísmicas aumentando a sua fragilidade e vulnerabilidade para terremotos de qualquer intensidade. Observa-se ainda que alguns desses edifícios foram projetados e construídos com distribuições irregulares de massa, rigidez ou resistência ao longo da sua altura que podem levar a um desempenho sísmico inadequado. Assim, torna-se essencial para os engenheiros e projetistas uma melhor compreensão dos efeitos dos abalos sísmicos no comportamento sísmico de edificações, especialmente aquelas com diversas irregularidades. Por simplicidade, utiliza-se neste trabalho o termo "estruturas irregulares" para referenciar estruturas como as descritas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento sísmico de uma estrutura de concreto armado de oito pavimentos e com diversas irregularidades introduzidas na planta da mesma, a fim de verificar a influência dessas irregularidades na perda da capacidade de resistir cargas laterais e dissipação de energia, as quais são calculadas utilizando o método dinâmico espectral e uma análise pushover, procedimentos descritos nas normas NBR15421:2006 [1] e na norma americana FEMA 356 [2]. Do mesmo modo, calcula-se o desempenho sísmico dos modelos usando o método do espectro de capacidade definido na norma ATC-40 [3]. Todos os resultados são comparados com os obtidos para uma estrutura totalmente regular chamada de caso base ou de referência, com o intuito de visualizar as diversas mudanças provocadas pelas irregularidades. O estudo proposto é realizado de forma numérica e as simulações são feitas no programa CSI ETABS(r) Nonlinear v9.5 [4]. Os resultados mostram que a capacidade da estrutura dependerá da plasticidade de seus elementos para não colapsar e do detalhamento adequado para garantir o bom funcionamento do sistema resistente.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Formaio, Ana Lara, Chaiana Bertusso Ferreira, Renata Fernanda Nora, Sabrina Grabrieli Flamea, Vitória Regina da Silva i Fabiano Alexandre Nienov. "Avaliação das manifestações patológicas da ponte pênsil Padre Mathias Michelizza localizada entre os municípios de Capinzal e Ouro, em Santa Catarina". Conhecimento em Construção 10 (16.08.2023): 53–82. http://dx.doi.org/10.18593/cc.v10.32658.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As pontes são obras destinadas a vencer obstáculos de superfície líquida que impeçam a continuidade de uma via e são tecnicamente conhecidas como obras de arte especiais (OAE). Além disso, são elementos importantes de muitas cidades por beneficiarem a mobilidade e atraírem turistas pelo seu significado histórico e cultural. Contudo, a exposição ao meio em que estão inseridas torna as pontes suscetíveis a diversas manifestações patológicas que podem, ao longo do tempo, comprometer sua estrutura. Neste viés, o presente estudo visa avaliar as origens e características das manifestações patológicas presentes na ponte pênsil Padre Mathias Michelizza, localizada entre os municípios de Capinzal e Ouro, em Santa Catarina. Para tanto, realizou-se inspeção rotineira conforme NBR 9452 (2019) cuja metodologia consiste em identificar anomalias na estrutura por meio de inspeções visuais e registros fotográficos e, após isso, avaliar as condições da ponte, associando notas aos parâmetros estrutural, funcional e de durabilidade. Ademais, foram realizadas medições dos componentes da ponte a fim de verificar o atendimento às normativas vigentes e também foi realizado um levantamento histórico acerca das alterações e das manutenções ocorridas na estrutura ao longo dos anos. Verificou-se que a ponte, construída em 1934 com o objetivo de interligar os povoados de Capinzal e Ouro, passou por diversas modificações estruturais devido as mais diversas ações climáticas na região, sendo atualmente constituída de madeira, aço e concreto e utilizada apenas para passagem de pedestres. Constatou-se também que a OAE em questão apresenta manifestações patológicas tanto em sua estrutura de madeira como de concreto e metálica, sendo que as principais anomalias encontradas são fissuras, trincas, rachaduras, armaduras expostas, corrosão dos elementos metálicos, biodeterioração e ruptura dos cabos de aço de sustentação da estrutura. Diante disto, torna-se indispensável ações de recuperação das estruturas danificadas, como substituição dos elementos corroídos e rompidos. Além disso, ressalta-se a importância da realização de manutenções preventivas no que tange à vida útil da estrutura e à segurança dos usuários.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Meneses, Paulo Henrique, André Puel, Alexandre Lima De Oliveira i Fernando Toppan Rabello. "Análise da influência das vinculações laterais em edifícios de paredes de concreto". Brazilian Journal of Development 8, nr 10 (6.10.2022): 65937–51. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n10-075.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A normativa vigente, NBR 16055:2012, define parede de concreto como elemento estrutural autoportante, moldado in loco, no qual contém comprimento maior que dez vezes sua espessura, sendo capaz de suportar carga no mesmo plano da parede. Além da normativa brasileira existem diversos códigos internacionais, tal como o ACI 318:2019 - Building Code Requirements for Structural Concrete, e o australiano AS 3600:2009 - Concrete Structures. Cada norma possui uma formulação própria para o cálculo da resistência do elemento de parede de concreto. O código brasileiro e o código australiano convergem em relação a adotar a contribuição das vinculações laterais para resistência da parede. Já o código norte americano faz menção somente nas vinculações topo-base. Analogamente as estruturas em Alvenaria Estrutural, o caminhamento das cargas verticais pode ocorrer na superfície do elemento de parede, sendo possível utilizar os modelos de cálculo consolidados em bibliografias de Alvenaria Estrutural (PIS, GIP e MPT), tornando este estudo válido para análise estrutural destes dois sistemas. Ao longo deste trabalho foram calculados e analisados os resultados dos esforços solicitantes de cada procedimento. Posteriormente, com auxílio do software comercial SAP2000, foi lançada uma estrutura utilizando o Modelo Pórtico Tridimensional, realizando suas respectivas análises numéricas. Ao final destas análises, foi possível observar que o modelo sem interações entre paredes foi capaz de desempenhar de maneira satisfatória a distribuição dos esforços para as estruturas adotadas neste estudo, quando comparados com os modelos com interação entre paredes e numérico.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Vanalli, Leandro, Camila Forigo i Yuri Danilo Lopes. "DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DO CONCRETO EXPOSTO A ALTAS TEMPERATURAS PELO MÉTODO DE VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DE ONDAS ULTRASSÔNICAS". HOLOS 7 (8.12.2021): 1–20. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.9904.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Situações de incêndios nas edificações são consideradas ações excepcionais mas, quando acontecem, em qualquer fase da vida útil, causam inevitavelmente danos severos ou, no mínimo, redução nas propriedades mecânicas dos materiais estruturais como, por exemplo, na resistência à compressão do concreto. Neste contexto, as estruturas podem ser investigadas quanto a sua integridade pós-incêndio utilizando ensaios destrutivos ou não destrutivos. A primeira técnica, onde há a extração de corpo de prova da estrutura que já foi danificada devido as altas temperaturas, o método pode ser ainda mais prejudicial. Por esta razão, este trabalho tem como objetivo abordar a utilização de um método não destrutivo para a determinação da resistência do concreto, tema importante na área de diagnóstico estrutural, extraindo informações por meio da correlação dos resultados do método da velocidade de propagação de ondas ultrassônicas com os resultados de ensaios em prensa hidráulica de rompimento de corpos de prova de concreto. Para tanto, foram expostas amostras de concretos de diferentes classes, com idades de 7, 21 e 28 dias, a diversos patamares de temperatura, resfriados lentamente e bruscamente (submersos em água), para ensaio da velocidade de propagação das ondas ultrassônicas, com posterior ensaio destrutivo à compressão. Os resultados obtidos demonstram que o método não destrutivo é bastante adequado, permitindo sua utilização em situações de análise de resistência residual à compressão do concreto quanto exposto a situações de incêndio.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Da Silva, Luiz Alberto, Rachel Cristina Santos Pires, Bruno Matos De Farias i Everton Rangel Bispo. "ESTUDO SOBRE PATOLOGIA ESTRUTURAL EM UM RESERVATÓRIO DE ÁGUA DE CONCRETO ARMADO". Revista Augustus 25, nr 50 (23.03.2020): 66–80. http://dx.doi.org/10.15202/1981896.2020v25n50p66.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tendo em vista os diversos problemas patológicos em estruturas, esse trabalho disserta sobre casos de patologias em estruturas de concreto armado. No Estudo de Campo foram exibidos dados gerais obtidos acerca do Reservatório de Água de Concreto Armado inspecionado, no município de Resende (RJ), que apresentou problemas patológicos estruturais. Foram apresentadas as causas que provocam patologias e técnicas a serem adotadas para recuperação de um reservatório de água.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
11

Xavier, João Pedro Trajano, Jair Pantoja Lima, Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro i Antônio Estanislau Sanches. "Identificação de manifestações Patológicas em marquises na região Central de Manaus". Brazilian Journal of Development 8, nr 11 (29.11.2022): 75427–42. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n11-314.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As marquises são estruturas de concreto armado ou protendido que ficam suspensas presas em media em uma extremidade e estão sujeitas a diversos ataques de agentes internos e externos que se nao tratado ocasionam sua deterioração, levando a diversas manifestações patológicas, que diminuem sua durabilidade e vida útil. A ação desses agentes afeta gravemente as estruturas, podendo leva-las ao colapso. Por sua concepção estrutural caracterizada por lajes em balanço ou lajes apoiadas sobre vigas em balanço, por estarem localizadas nas fachadas das edificações, projetando-se sobre o logradouro público e por sua exposição a intempéries, no Brasil varios acidentes tem ocorridos com essas estruturas são comumente encontrados na literatura, com consequências graves, envolvendo vítimas fatais e por esse motivo, suas causas são objeto de estudos a décadas. As principais causas dos problemas relacionados às marquises estão relacionadas a fatores mecânicos, químicos, físicos ou biológicos, que que são decorrente de inumeros fatores que iremos observar aqui neste trabalho e propiciam a instalação de processos que degradam a estrutura. Atuam de forma agravante a esses mecanismos, a falta de manutenção, a agressividade do meio e falhas ou vícios construtivos, principalmente relacionados à impermeabilização. Este estudo tem por objetivo analisar e identificar visualmente nas marquises da região central de Manaus, indícios e vestígios de manifestações patológicas, abordando estruturas problemáticas com a finalidade de indicar as suas possíveis causas e propor algumas soluções. Considerando a idade construtiva avançada da maioria das marquises e a ocorrência de acidente com vítima fatal com esse tipo de estrutura na cidade, sua importância torna-se relevante. Para a sua realização, recorreu-se à revisão bibliográfica, por tratar-se de área de extenso conhecimento acumulado, sendo um tema já explorado em diversos trabalhos. Verificou-se, por meio do levantamento realizado, que diversas marquises apresentam indícios visíveis de manifestações patológicas, sendo necessárias intervenção, manutenção e até mesmo demolição. Como já era esperado, o estudo comprovou a necessidade de implantação de um plano de ação, por parte do poder público municipal, que vise à intervenção em estruturas problemáticas, em curto prazo, por meio de manutenções urgentes, limpezas e escoramentos. Em longo prazo, faz-se necessário um estudo aprofundado sobre o grau de deterioração das estruturas para que sejam propostas as intervenções corretivas mais adequadas para cada marquise. Justifica-se a implantação de um plano de manutenções preventivas, com vistorias e laudos técnicos específicos. Cabem ressaltar que, tanto intervenções quanto vistorias, precisam ser realizadas por profissionais capacitados, engenheiros civis, com conhecimento específico em recuperação de estruturas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
12

Xavier, João Pedro Trajano, Jair Pantoja Lima, Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro i Antônio Estanislau Sanches. "Identificação de manifestações patológicas em marquises na região central de Manaus". Brazilian Journal of Development 8, nr 12 (2.12.2022): 77164–78. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n12-027.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As marquises são estruturas de concreto armado ou protendido que ficam suspensas presas em média em uma extremidade e estão sujeitas a diversos ataques de agentes internos e externos que se nao tratado ocasionam sua deterioração, levando a diversas manifestações patológicas, que diminuem sua durabilidade e vida útil. A ação desses agentes afeta gravemente as estruturas, podendo leva-las ao colapso. Por sua concepção estrutural caracterizada por lajes em balanço ou lajes apoiadas sobre vigas em balanço, por estarem localizadas nas fachadas das edificações, projetando-se sobre o logradouro público e por sua exposição a intempéries, no Brasil varios acidentes tem ocorridos com essas estruturas são comumente encontrados na literatura, com consequências graves, envolvendo vítimas fatais e por esse motivo, suas causas são objeto de estudos a décadas. As principais causas dos problemas relacionados às marquises estão relacionadas a fatores mecânicos, químicos, físicos ou biológicos, que que são decorrentes de inumeros fatores que iremos observar aqui neste trabalho e propiciam a instalação de processos que degradam a estrutura. Atuam de forma agravante a esses mecanismos, a falta de manutenção, a agressividade do meio e falhas ou vícios construtivos, principalmente relacionados à impermeabilização. Este estudo tem por objetivo analisar e identificar visualmente nas marquises da região central de Manaus, indícios e vestígios de manifestações patológicas, abordando estruturas problemáticas com a finalidade de indicar as suas possíveis causas e propor algumas soluções. Considerando a idade construtiva avançada da maioria das marquises e a ocorrência de acidente com vítima fatal com esse tipo de estrutura na cidade, sua importância torna-se relevante. Para a sua realização, recorreu-se à revisão bibliográfica, por tratar-se de área de extenso conhecimento acumulado, sendo um tema já explorado em diversos trabalhos. Verificou-se, por meio do levantamento realizado, que diversas marquises apresentam indícios visíveis de manifestações patológicas, sendo necessárias intervenção, manutenção e até mesmo demolição. Como já era esperado, o estudo comprovou a necessidade de implantação de um plano de ação, por parte do poder público municipal, que vise à intervenção em estruturas problemáticas, em curto prazo, por meio de manutenções urgentes, limpezas e escoramentos. Em longo prazo, faz-se necessário um estudo aprofundado sobre o grau de deterioração das estruturas para que sejam propostas as intervenções corretivas mais adequadas para cada marquise. Justifica-se a implantação de um plano de manutenções preventivas, com vistorias e laudos técnicos específicos. Cabem ressaltar que, tanto intervenções quanto vistorias, precisam ser realizadas por profissionais capacitados, engenheiros civis, com conhecimento específico em recuperação de estruturas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
13

Silva, Rafael Alves da, Erik Eduardo Honorio Pereira i Rogério de Jesus Santos. "Análise das manifestações patológicas da ponte sobre o Rio Pedra no município de Delmiro Gouveia/AL: estudo de caso". Inventionis 2, nr 1 (26.08.2020): 1–14. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6395.2020.001.0001.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Nas estruturas de obras de arte especiais de concreto armado (ex.: pontes e viadutos) a avaliação periódica das patologias possui grande importância visto a necessidade de manter um nível de segurança estrutural conforme as normativas vigentes, evitando assim a ruína e aumentando a proteção a vida como também a conservação do patrimônio. Contudo no Brasil, não é comum a realização de manutenção periódica nas pontes, consequentemente, manifestações são frequentemente observadas. Em alagoas, atualmente diversas estruturas não se enquadram dentro dos parâmetros exigidos em normas, oferecendo possíveis riscos aos seus usuários e ao meio. Diante disso, o presente trabalho analisa de forma visual e por meio de ensaios in loco as patologias presentes em alguns dos componentes estruturais da ponte sobre o Rio Pedra do município de Delmiro Gouveia/AL, baseadas nas normas vigentes: NBR 6118 (2014), NBR 7584 (2012), NBR 14178 (2001), NBR 15575 (2013), Norma DNIT/090 (2006), Norma DNIT/122(2009), Manual de inspeção rodoviária DNIT/709 (2004) e LNEC E391 (2019). Com base nos resultados das análises, nota-se que a estrutura contém diversos locais onde há o comprometimento das armaduras devido a oxidação, além de carbonatação, existência de aberturas, focos de ataque de eflorescência, infiltração, entupimento do sistema de drenagem, entre outros. Por meio do ensaio de esclerometria foi possível constatar que houve redução de cerca de 23,3% da resistência entre os pilares mais e menosresistentes como também houve diferenças de resistência no valor de 16,19% entre faces de um mesmo pilar. De posse dos métodos construtivos atuais no âmbito da engenharia civil, a ponte analisada compreende um estado preocupante de estabilidade estrutural o que necessita de estudos mais profundos em que é possível traçar planos de manutenções corretiva e periódicas com o intuito de garantir a segurança quanto ao uso e revitalizar estruturalmente a obra.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
14

Mendes, Luiz Carlos, Matheus Rodrigues Marchetti da Silva i Leonardo Silva Araújo. "A influência do meio ambiente em estruturas de pontes em concreto armado". Concilium 22, nr 3 (4.05.2022): 33–48. http://dx.doi.org/10.53660/clm-252-254.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Muitas pontes e viadutos estão localizados em ambientes considerados de forte agressividade ambiental, como matas, rios, regiões industrializadas, ambientes nativos e de forte variações climáticas. A agressividade destes ambientes proporciona estados de corrosão associados a outras patologias inerentes que atacam o concreto armado e o material metálico em pontes e viadutos, o que pode trazer graves consequências à vida útil e à funcionalidade da estrutura. Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise das relações entre a agressividade ambiental e o processo corrosivo em estruturas de pontes de concreto armado e de estruturas metálicas. Na metodologia são feitas várias análises de diversos casos de deterioração de origem ambiental, levando-se em conta a natureza do material empregado, classes de agressividade estabelecidas pelas normas brasileiras e, ao final, são lançadas propostas de procedimentos de inspeção e reabilitação de obras deterioradas, que consideram os danos estruturais causados pela ação do meio ambiente.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
15

Soriano, Julio, i Nilson Tadeu Mascia. "Estruturas mistas em madeira-concreto: uma técnica racional para pontes de estradas vicinais". Ciência Rural 39, nr 4 (13.03.2009): 1248–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009005000032.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
De modo geral, a aplicação racional de materiais de construção requer o desenvolvimento ou aprimoramento de técnicas construtivas. Nesse sentido, a utilização do concreto e da madeira, materiais tradicionais e de grande aceitação em construções rurais, formando estruturas mistas, constitui-se em uma solução viável por apresentar desempenhos estrutural e econômico adequados, bem como boa durabilidade. Particularmente, a efetivação desse sistema estrutural deve ser assegurada por meio de uma ligação na interface dos materiais, podendo ser do tipo discreta (elementos metálicos: parafusos, barras de aço, pregos, etc.) ou contínua (adesivo epóxi). Na construção civil, diversos tipos de aplicações podem ser contemplados com esse sistema estrutural, tais como restaurações ou construções de novas pontes. De fato, em estradas vicinais, existe um grande número de pontes de madeira que necessitam de reformas e também há a necessidade de construção de pontes novas. De maneira geral, as pontes são expostas a condições severas de intemperismo e carregamento, necessitando, desse modo, de estudos cuidadosos para que se possa avaliar com maior precisão os mecanismos da ligação, bem como o comportamento da estrutura mista em toda sua vida útil. Nesse contexto, ao serem analisados, neste artigo, os diversos aspectos que envolvem o desempenho das estruturas mistas em madeira-concreto e também o comportamento mecânico das ligações nessas estruturas, pode-se concluir que essa técnica é viável para construção de pontes das estradas vicinais. Além disso, pesquisas adicionais sobre efeitos de carregamento de longa duração, variações de temperatura e umidade são necessárias para melhorar os modelos de simulações.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
16

LAROCCA, ANA PAULA CAMARGO, JOÃO OLYMPIO DE ARAÚJO NETO, JORGE LUIZ ALVES TRABANCO, AUGUSTO CÉSAR BARROS BARBOSA, ANDRÉ LUIZ BARBOSA NUNES DA CUNHA i RICARDO ERNESTO SCHAAL. "USO DE RECEPTORES GPS DE 100 HZ NA DETECÇÃO DE DEFLEXÕES VERTICAIS MILIMÉTRICAS DE PONTES DE CONCRETO DE PEQUENO PORTE". Boletim de Ciências Geodésicas 21, nr 2 (czerwiec 2015): 290–307. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702015000200017.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As últimas quatro décadas foram importantes para o desenvolvimento da malha rodoviária brasileira. O país recebeu incentivos financeiros para a sua expansão e diversas soluções estruturais para pontes e viadutos foram criadas. Em paralelo a este desenvolvimento, houve nos últimos anos um crescimento significativo dessas estruturas em estágio avançado de deterioração devido à ausência de programas de manutenção preventiva. Dessa maneira, este trabalho propõe o uso de receptores GPS num plano de monitoramento de curta duração para acompanhar o comportamento estrutural de uma ponte rodoviária curva de concreto armado já em serviço. E apresenta os primeiros resultados da pesquisa com a portadora L1 do sistema GPS e dados gravados com taxa de 100 Hz, no monitoramento do vão central de ponte de concreto de pequeno porte situada sobre o Rio Jaguari, na cidade de Extrema, divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo. O desafio reside no fato de que estruturas como estas - pontes de concreto de pequeno e médio porte - respondem pela grande maioria das obras de arte da malha rodoviária brasileira e por serem estruturas rígidas, apresentam deflexões verticais pequenas, de até 5mm. O experimento foi realizado por meio de sessões de observações com receptores GPS sobre a ponte, no vão instrumentado por equipamentos convencionais para posterior confrontação de resultados entre os receptores GPS e os métodos clássicos de monitoramento. A ferramenta de filtragem Continuos Wavelet Transform (CWT) foi utilizada para analisar as frequências de resposta da ponte a partir dos resíduos da dupla diferença de fase da portadora L1. A análise do espectro de energia da CWT gerado a partir dos dados coletados com os receptores GPS indicou alta concentração de energia nas mesmas faixas de frequência - de resposta do tabuleiro da ponte - apontadas pela Modelagem por Elementos Finitos e pela prova de carga dinâmica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
17

Melo, Telmo Mêne, i Erika Cristina Nogueira Marques Pinheiro. "Patologias em ponte de concreto armado, estudo de caso". Brazilian Journal of Development 8, nr 10 (26.10.2022): 69182–97. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n10-278.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As Pontes em Concreto Armado estão sujeitas às diversas ações que ocasionam a deterioração diminuindo a sua importância, comprometendo a estrutura e funcionalidade. O objetivo deste trabalho é analisar as patologias de uma ponte de concreto armado, onde será abordado as principais origens e tipos de manifestações patológicas, suas causas e efeitos, bem como soluções aplicáveis aos problemas apresentados. Esta ponte faz parte do sistema rodoviário da cidade, localizada na rua Dom Jackson Damasceno Rodrigues na cidade de Manaus – AM. Um diagnóstico e tratamento adequado da patologia mantem sua performance na vida util da ponte. Portanto, é necessário o controle de execução em cada etapa da construção para evitar o surgimento das manifestações patológicas nas estruturas e assim atender de forma satisfatória a qualidade e desempenho da sua construção. Após as analise visual foram observadas diversas anomalias: dentre elas desplacamento do concreto na base dos pilares, trincas, presença de vegetação, entre outras, constatou-se um grau de risco futuro na estrura da ponte caso medidas não forem tomadas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
18

Fernandes, José Luiz, Felipe Eduardo Dos Santos, Andrea Sousa da cunha Fernandes i Clézio Thadeu De Souza Dutra. "UMA DISCUSSÃO SOBRE CORROSÃO EM CONCRETO ARMADO DE UMA PASSARELA". Projectus 3, nr 4 (18.05.2020): 102–18. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2018v3n4p102.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo se propõe discutir sobre a corrosão em estruturas de concreto armado, através de uma revisão do tema, sobre o que é a corrosão, causas, mecanismos de proteção, análise e recuperação de estruturas com essa patologia. Além do mais foi realizado um estudo de caso em uma localizadas no Município de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro, onde foram observados diversos problemas devido a corrosão nos pilares desta estrutura. Conclui-se que a falta de cobrimento ideal na construção de um estrutura, aliada a falta manutenção adequada, durante a vida útil da estrutura, facilita a ocorrência da corrosão.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
19

Fortes Cerqueira, Marcellus, Rodrigo Souza Gonçalves i Igor Charlles Siqueira Leite. "MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM CONCRETO ARMADO ESTUDO DE CASO CORROSÃO NAS ARMADURAS". Projectus 3, nr 1 (21.07.2020): 62–79. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2018v3n1p62.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Assim como todo e qualquer elemento frágil, uma estrutura de concreto, apesar deaparentemente forte e durável, precisa de atenção, cuidados básicos e manutençãoconstante. Ocorrências patológicas nessas estruturas é um fenômeno muito comum ede larga incidência e quando este exercício não é feito, muitas vezes é necessário fazeruma manutenção corretiva no edifício para que ele possa ser utilizado novamente,aproveitando 100% de sua eficiência como estrutura. Uma manutenção preventivabem planejada reduz os custos com recuperação estrutural, prolonga a vida útil dasedificações, reduz transtornos e evitam patologias que põe em risco tanto a construçãoquanto a saúde dos que ali residem. Este trabalho aponta as origens patológicas nasestruturas de concreto armado, salientando os meios em que a edificação está exposta eas condições que ela se encontra. O estudo de caso apresentado foi realizado no famosoHotel Nacional, grande estrutura de concreto armado localizada na Praia de São Conradono RJ, tombada pelo IPHAN e exposta ao meio marítimo. Foram apresentadas armadurascastigadas pela corrosão e perda de seção em diversos pontos das vigas e pilares. Emseguida foi realizada uma análise e proposta uma possível solução para recuperaçãodesta estrutura corroída.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
20

Oliveira, Edgar Felipe Pereira, Walzenira Parente Miranda i Érika Cristina Nogueira Marques Pinheiro. "Avaliação das manifestações patológicas encontradas durante reforma de um templo religioso na cidade de Manaus-AM: estudo de caso". Brazilian Journal of Development 9, nr 11 (22.11.2023): 30198–210. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n11-058.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As manifestações patológicas em edificações são problemas que podem surgir em qualquer etapa do processo construtivo e podem se manifestar de diversas maneiras, como fissuras, manchas, eflorescências, corrosão de armadura e deterioração da estrutura de concreto armado. Essas manifestações podem ocorrer muito antes do previsto em projeto, fazendo com que a estrutura tenha a sua durabilidade reduzida, afetam os parâmetros de segurança da construção, demandando recursos monetários consideráveis para recuperar tais estruturas enfermas. Às causas dessas manifestações patológicas podem ser variadas, incluindo problemas de projeto e execução, bem como a falta de manutenção. Antes de se corrigir uma patologia, é necessário saber sobre sua origem e o que pode ter causado tal patologia. Às soluções para essas manifestações patológicas envolvem uma série de medidas preventivas e corretivas. Entre as medidas preventivas estão o controle tecnológico dos materiais empregados, uma padronização e qualidade na execução dos projetos e a realização de manutenções preventivas. Já as medidas corretivas podem incluir a limpeza de superfícies afetadas, impermeabilização das áreas afetadas pela infiltração, recomposição de concreto e armadura e dedetização da estrutura. O presente trabalho apresenta a avaliação das manifestações patológicas encontradas durante a reforma de um templo religioso de 1 pavimento em concreto armado localizado na cidade de Manaus/Am, passando pelas fases de análise estrutural, dimensionamento e detalhamento para por fim, analisar os resultados gerados. Demonstrando assim segurança e conforto para seus possíveis frequentadores.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
21

Pereira, Eduardo Marques Vieira, Ítalo Samuel da Silva Araújo i Petrus Gorgônio Bulhões da Nóbrega. "ARMSUSP: um aplicativo computacional para cálculo da armadura de suspensão em apoios indiretos". Revista de Engenharia Civil IMED 7, nr 1 (16.11.2020): 179. http://dx.doi.org/10.18256/2358-6508.2020.v7i1.3971.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Uma situação usual nos projetos de estruturas de concreto é a dos apoios indiretos, notadamente o encontro de duas vigas, onde há uma viga apoio e uma viga apoiada. A norma brasileira de projeto de estruturas de concreto, NBR 6118:2014, para este caso, estabelece um único parágrafo de orientação, o qual, embora teoricamente correto, não apresenta qualquer detalhe que auxilie o engenheiro no projeto da armadura de suspensão. Neste aspecto, a omissão da NBR 6118 contrasta com diversas normas internacionais, que estabelecem vários requisitos; por exemplo, a definição dos comprimentos dos trechos de armação e de fatores de redução, dentre outros. O objetivo deste artigo é discorrer sobre o apoio indireto em vigas e apresentar o aplicativo ARMSUSP para o auxílio no cálculo desta armadura, o qual incorpora diversos critérios, e está disponível a todos que o desejem. Destaca-se a revisão bibliográfica apresentada para auxiliar a compreensão de um tema aparentemente simples, mas muitas vezes negligenciado pelos projetistas e nem sempre bem formulado nos documentos normativos. Por último, são feitos exemplos de cálculo, comparando as prescrições de várias normas e os parâmetros adotados em alguns programas computacionais brasileiros de projeto de estruturas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
22

Baroni, Magnos, Luciano Pivoto Specht i Rinaldo José Barbosa Pinheiro. "Construção de estruturas de contenção utilizando pneus inservíveis: análise numérica e caso de obra". Rem: Revista Escola de Minas 65, nr 4 (grudzień 2012): 449–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672012000400004.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O uso de carcaças de pneus, na engenharia civil, envolve diversas soluções criativas e aplicações diversificadas. O presente artigo apresenta análises paramétricas baseadas em ensaios laboratoriais com diferentes tipos de pneumáticos, altura dos muros, materiais de preenchimento, níveis de água e ângulos de atrito interno do solo. Realizou-se o pré-dimensionamento de estruturas de contenção arrimadas para 376 diferentes combinações. Foi feita, também, uma análise estatística da influência que cada variável utilizada, na análise paramétrica, exerce sobre a base das estruturas pré-dimensionadas. Por fim, é relatada uma experiência realizada com a construção de um muro de arrimo composto por pneus preenchidos com agregados, para contenção de uma encosta localizada à margem do arroio Barreiro, no interior do Município de Ijuí - RS, comparando seu custo a uma tradicional estrutura de concreto armado.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
23

Zago, Cassiano da Silva, Armando Lopes Moreno Junior i Marcelo Cuadrado Marin. "Considerações sobre o desempenho de estruturas de concreto pré-moldado em situação de incêndio". Ambiente Construído 15, nr 1 (marzec 2015): 49–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212015000100006.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A crescente utilização do concreto pré-moldado para solução estrutural em diversas obras, como edificações industriais e comerciais, tornou-se uma alternativa vantajosa e acessível, principalmente no quesito tempo de construção. Porém, quando em situação de incêndio, determinadas características que esse sistema construtivo usualmente oferece como vantagens podem tornar-se uma desvantagem. Contando com espaços amplos, com grandes vãos livres, materiais combustíveis armazenados e ventilação apropriada, torna-se um cenário ideal para a propagação de um incêndio e consequente perda da capacidade de suporte da estrutura. Neste trabalho são apresentadas as implicações de um projeto que utiliza o concreto pré-moldado em situação de incêndio, além de levantar pontos para discussões sobre possibilidades que amenizem os riscos, tendo como base referências bibliográficas nacionais e internacionais, de uso corrente no meio técnico e acadêmico.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
24

Marques, Janine de Cássia Oliveira, Gabriel de Melo Santos, Ivson de Sousa Barbosa, Tacila Rodrigues Arruda, José Ilton Pereira Alves, José Hugo Simplicio de Sousa, Ricardo de Sousa Silva i Polyana Marta da Silva. "Técnicas para reforço e recuperação estrutural: estudo de caso do Reservatório R1, localizado na cidade de João Pessoa – Paraíba". OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 22, nr 4 (12.04.2024): e4143. http://dx.doi.org/10.55905/oelv22n4-080.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As estruturas de concreto armado são sujeitas a um tempo de vida útil, e que frequentemente enfrentam manifestações patológicas resultantes de falhas de execução, fatores externos, e produtos de baixa qualidade. Infelizmente, processos de degradação surgem antes do tempo de vida útil previsto, acarretando implicações significativas em termos de sustentabilidade, aspectos financeiros, estética e segurança. Este estudo se propõe a explorar as técnicas de reforço e recuperação estrutural no reservatório apoiado - R1 que em vistorias foram identificadas trincas indicativas de corrosão em diversos pontos, destacando a avançada deterioração da laje de tampa, onde a perda substancial da seção do aço exigiu substituição. Além disso, implementou-se um sistema de reforço nas paredes do reservatório. É imperativo ressaltar que, embora eficazes, esses sistemas de reforço não eliminam a necessidade de inspeções periódicas para garantir a contínua integridade da estrutura. Essa pesquisa contribui para a compreensão das complexidades na gestão de estruturas de concreto armado, sublinhando a importância do controle de qualidade e de intervenções adequadas para assegurar a durabilidade, sustentabilidade e segurança dessas edificações.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
25

Dos Reis Moreira, Eloan Marlon, Bruno Matos De Farias, Murilo Henrique Souza da Silva, Bruno Ricardo Ferreira de Oliveira, Fellipe De Souza Portela i Hagattacley Brum Sousa dos Santos. "ESTUDO DE PATOLOGIAS EM ESTRUTURAS METÁLICAS E O IMPACTO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DO MATERIAL". Semioses 13, nr 3 (24.09.2019): 108–18. http://dx.doi.org/10.15202/1981996x.2019v13n3p108-118.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A indústria siderúrgica é a maior indústria de manufatura de consumo de energia do mundo, com a maior participação na economia mundial. Na produção de ferro e aço no mundo, a China ocupa o primeiro lugar e o Japão e os EUA a seguem. No meio acadêmico há diversas pesquisas quando o assunto é patologia das estruturas, porém na maioria dos casos, o modelo de edificação adotado no estudo, é aquela na qual são construídas em concreto armado ou protendido. E quando o assunto é estruturas de madeira, se encontra menos ênfase do que as estruturas de concreto, e por fim, estudos de patologias em estruturas de aço, esta última por se tratar de um material com características e de natureza muito diferente da madeira e do concreto. Neste caso, a maioria dos problemas aparecem quando a utilização é mais específica, sendo inegável saber tratar com problemas dessas estruturas a fim de conseguir manter seu desempenho por toda a sua vida útil. O objetivo deste artigo é apresentar alguns quantitativos de problemas de patologias em algumas construções em aço. Procurou-se ainda determinar respostas apresentando processos de reforço, reparos e manutenção, gerando então fatores para se evitar e controlar as causas dos problemas. O estudo se limita apenas às questões de impacto ambiental devido a produção do aço e as patologias nas estruturas metálicas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
26

Salomão, Pedro Emílio Amador, i Alexandre Victor Silva Pinheiro. "O Potencial do Concreto Vivo Como Alternativa Para Regenerar Estruturas Expostas a Ambientes Agressivos". Research, Society and Development 9, nr 1 (1.01.2020): e142911819. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1819.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O potencial do concreto vivo ou bioconcreto como alternativa para regenerar estruturas é notável, e a sua aplicação em estruturas que muitas vezes necessitam de um concreto específico de resistência elevada, como pontes ou tuneis, é simplesmente ideal. A alta resistência a intempéries e a esforços são algumas das características que o concreto vivo tem como proposta oferecer para solucionar problemas comuns nas estruturas (rachaduras ou fissuras). Diversos fatores como, solos precários e agentes externos, podem contribuir para que essas patologias ocorram, pensando nesse tipo de problema, estudos vêm sendo realizados visando uma solução definitiva e eficaz, tendo sempre em vista a preservação do meio. Foi assim que surgiu a ideia de criar um tipo de concreto com adição de organismos vivos, mais especificamente de bactérias, que através do seu ciclo de vida pudessem regenerar fissuras ou trincas e ainda garantir propriedades mecânicas diferenciadas dos concretos comuns. Além de ser extremamente eficiente uma vez aplicado, a manutenção das estruturas passa a ser praticamente facultativa, reduzindo consideravelmente o custo pós-obra, evitando vários problemas pósteros e, claro, estendendo a vida útil da mesma. Este trabalho tem como objetivo mostrar essa nova tendência na área de materiais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
27

Fonseca Neto, João de Deus, i Paulo de Mattos Pimenta. "Análise não-linear inelástica de edifícios". Rem: Revista Escola de Minas 59, nr 1 (marzec 2006): 71–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672006000100010.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esse trabalho apresenta uma investigação original, ao estudar o comportamento estrutural de edifícios de múltiplos andares, através de um modelo de análise não-linear inelástica. Emprega-se a teoria geometricamente exata para cascas inicialmente planas em regime elástico não-linear e para barras no espaço tridimensional em regime elasto-plástico em carregamento monotônico modelado por elasticidade não-linear. Considera-se a influência da rigidez transversal da laje de concreto fundido no local como material homogêneo.Diferentes estruturas de edifícios são analisadas e com o auxílio do GID, versão 7, o comportamento estrutural dos edifícios pode ser observado através de diversas figuras. Os exemplos numéricos demonstram a robustez, precisão e eficiência do método e do programa computacional empregados.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
28

Parente Neto, Tarcísio Gomes, José Levi Chaves de Sousa, Beatriz Fernandes Macário Sousa, José Igor Pereira Frota i Esio Magalhães Feitosa Lima. "Análise teórica comparativa entre os tipos de reforço estrutural aplicados em vigas de concreto armado". Research, Society and Development 10, nr 13 (3.10.2021): e20101320182. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i13.20182.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Existem diversas estruturas que estão passando por um processo de aumento de carga, seja pelo acréscimo de cômodos ou alteração do uso do ambiente atual. Para que isso ocorra sem comprometer a integridade física de seus usuários e da estrutura é necessária a utilização de reforços estruturais, que sirvam para aumentar a performance da estrutura, equipando-a de mais rigidez e/ou resistência. A pesquisa teve como objetivo descrever as principais vantagens e desvantagens das técnicas de reforço em vigas de concreto armado por protensão externa, colagem e/ou chumbamento de chapas de aço, colagem de fibras de carbono e pelo método do encamisamento, para que assim seja possível tomar a decisão de qual técnica utilizar. A metodologia deste trabalho é baseada em uma pesquisa bibliográfica descritiva, utilizando o método comparativo, que estuda as diferenças e semelhanças entre diferentes fatos. A escolha da técnica de reforço mais adequada deve ser realizada após uma avaliação criteriosa das principais características da peça a ser reforçada e dos métodos que podem ser empregados. A definição pode ser baseada por: desempenho do reforço, preservação da arquitetura, custo de aplicação, facilidade e rapidez na instalação e facilidade de encontrar o material e a mão de obra.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
29

De Souza Lopes, Lincoln. "PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO EM CONCRETO ARMADO E AS RESOLUÇÕES DOS PROBLEMAS DE MANUTENÇÃO". Revista Científica FAEMA 10, nr 1 (27.07.2019): 23–33. http://dx.doi.org/10.31072/rcf.v10i1.804.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O elaborado científico busca discutir a patologia da construção em concreto armado e as resoluções dos problemas de manutenção. A problemática da pesquisa é resumida em saber quais são as principais soluções que podem ser tomadas para resolver as patologias no concreto armado? As principais hipóteses, em um sentido esquematizado pode-se dizer que diversas técnicas podem ser tomadas, mas sempre pautando pela eficiência na resolução e o custo benefício. O principal objetivo é analisar as manifestações patológicas derivadas no concreto armado, suas causas, formas de prevenção e recuperação, apontando seu melhor desempenho de uma forma geral. Como metodologia utilizou-se a revisão de literatura tendo como norte diversos estudos já feitos nesta área, em que estas forneceram a fundamentação necessária ao entendimento do fenômeno pesquisado. Descreve-se as principais manifestações patológicas em concreto armado e a forma de ocorrência das mesmas, buscando maneiras apropriadas para reabilitar sem prejuízo a estética e o comportamento estrutural, a fim de garantir reforço e resistência tão imperativa para utilizar a estrutura de forma segura aos usuários. Por fim, com os resultados das literaturas pesquisadas, é possível dizer que as resoluções das patologias em concreto armado somente será eficaz se realizado por profissionais qualificados e capacitados para talO elaborado científico busca discutir a patologia da construção em concreto armado e as resoluções dos problemas de manutenção. A problemática da pesquisa é resumida em saber quais são as principais soluções que podem ser tomadas para resolver as patologias no concreto armado? As principais hipóteses, em um sentido esquematizado pode-se dizer que diversas técnicas podem ser tomadas, mas sempre pautando pela eficiência na resolução e o custo benefício. O principal objetivo é analisar as manifestações patológicas derivadas no concreto armado, suas causas, formas de prevenção e recuperação, apontando seu melhor desempenho de uma forma geral. Como metodologia utilizou-se a revisão de literatura tendo como norte diversos estudos já feitos nesta área, em que estas forneceram a fundamentação necessária ao entendimento do fenômeno pesquisado. Descreve-se as principais manifestações patológicas em concreto armado e a forma de ocorrência das mesmas, buscando maneiras apropriadas para reabilitar sem prejuízo a estética e o comportamento estrutural, a fim de garantir reforço e resistência tão imperativa para utilizar a estrutura de forma segura aos usuários. Por fim, com os resultados das literaturas pesquisadas, é possível dizer que as resoluções das patologias em concreto armado somente será eficaz se realizado por profissionais qualificados e capacitados para tal.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
30

Vieira, Daniel Venâncio, Fernando Pelisser, Marcos Marques da Silva Paula, Gihad Mohamad i Ana Cecília Vieira da Nóbrega. "Estudo de inibidores de corrosão em concreto armado". Matéria (Rio de Janeiro) 15, nr 3 (2010): 431–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762010000300006.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A corrosão é um fenômeno que afeta toda a sociedade, atribuindo-se uma grande importância sócio-econômica aos seus efeitos. Na área da engenharia, existem diversas conseqüências do processo corrosivo, como ocorre no aço de reforço das estruturas de concreto. Na intenção de oferecer segurança e durabilidade às estruturas, empresas do ramo químico e de produtos para construção civil disponibilizam no mercado diferentes formas de proteção à corrosão. Este trabalho apresenta análises de medidas de potencial realizadas em amostras de concreto armado, com diferentes relações água/cimento, produzidos com e sem inibidores de corrosão e expostos a dois ambientes com cloretos: em campo, exposto às intempéries da atmosfera marinha do litoral sul de Santa Catarina; em laboratório, a um processo cíclico de aceleração da corrosão através de imersão parcial (solução contendo cloretos) e secagem em estufa. Nas duas situações, foram mantidas as amostras por um período de 63 dias. A corrosão por cloretos em laboratório mostrou-se o sistema mais agressivo e eficiente para avaliar o potencial de corrosão. Os resultados buscaram caracterizar a eficiência dos inibidores de corrosão utilizados, que foram denominados de inibidor A, inibidor B e inibidor C e, ao fim das análises, foi possível classificá-los quanto ao desempenho em ambientes contaminados por cloretos em: Inibidor B > Inibidor C > Inibidor A. A redução da relação água/cimento (0,45) melhorou o desempenho do concreto de referência e dos três tipos de inibidores de corrosão utilizados. Evidenciou-se modificação das propriedades mecânicas dos concretos com inibidores, o que pode conduzir ao desenvolvimento de concretos mais impermeáveis e duráveis.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
31

Dos Santos, Mario Esmeraldo, i Eduardo César Cordeiro Leite. "Análise dos efeitos dinâmicos introduzidos por atividades humanas em lajes nervuradas unidirecionais de concreto". Revista Tecnologia 39, nr 1 (29.06.2018): 1. http://dx.doi.org/10.5020/23180730.2018.7702.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
No mercado, cada vez mais competitivo, da engenharia de estruturas, a busca por leveza, física e visual, tornou-se uma obrigação substancial para os profissionais que atuam na área, tanto por questões econômicas como por requisitos da arquitetura contemporânea. As lajes nervuradas unidirecionais de concreto, especialmente as protendidas, vêm ao encontro dessa necessidade, pois unem baixo consumo de concreto e esbeltez. Entretanto, sabe-se que a esbeltez somada ao caráter unidirecional aumenta, significativamente, a probabilidade do aparecimento de vibrações desagradáveis aos usuários, de maneira que, em alguns casos, as verificações dinâmicas passam a ser determinantes no dimensionamento desses elementos. Baseando-se em tais considerações, esse trabalho se propõe a fazer, por três métodos distintos, uma análise da resposta dinâmica de diversas seções transversais e vãos de lajes unidirecionais de concreto submetidas a atividades humanas. Como ferramenta, para viabilização dessa análise, foi desenvolvido pelos autores, em Visual C#, um software para Microsoft Windows denominado DINÂMICO (Versão 1.1). Os resultados obtidos foram organizados graficamente em função da esbeltez, comparados, validados e, por fim, classificados em termos de relevância estrutural.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
32

Feiler, Adilson Felicio. "A diversidade vielfältigkeit como lógica nos escritos da juventude de Hegel". Cognitio-Estudos: revista eletrônica de filosofia 14, nr 2 (27.12.2017): 232. http://dx.doi.org/10.23925/1809-8428.2017v14i2p69-79.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo da lógica, no pensamento de Hegel, é compreender as estruturas internas formativas do pensamento de modo a corrigir seus equívocos, no sentido de apresentar de maneira clara seus desdobramentos e mediações. Nesse período do pensamento de Hegel tem-se, apenas, uma lógica implícita, já que ele critica o excesso de formalismo e abstração, tal como tem se manifestado em Kant. Hegel reconhece, por outro lado, que a clarificação conceitual não pode ser concebida como distante da vida cotidiana, a sua lógica constitui um todo orgânico de categorias que se entrelaçam dialeticamente ao operar mediações com as instituições do mundo concreto. A lógica, em Hegel, segue as sendas de Kant, a partir da distinção entre conceitos empíricos e categorias. Essas segundas são mais gerais e abstratas; fazem sentido, apenas, quando pensadas no mundo da vida, no qual diversas formas de agir humano se desenvolvem, constituindo uma estrutura universal e diversa da vida em sua plenitude – intelecto e paixões que é o amor.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
33

Dalfré Filho, José Gilberto, i Ana I. B. Genovez. "Métodos para avaliaçao do desgaste em amostras de concreto submetidas à abrasao e à cavitaçao". Ingeniería del agua 11, nr 4 (30.12.2004): 389. http://dx.doi.org/10.4995/ia.2004.2542.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As estruturas hidráulicas estão sujeitas a ação de diversos mecanismos que podem colocá-las em situação de risco. Os problemas de cavitação e abrasão nestas estruturas são importantes e em especial, as áreas superficiais devem ser resistentes. Em muitos casos os danos são tão grandes que reduzem a vida útil da obra e também obrigam a largos períodos de interrupção de funcionamento. Este trabalho apresenta um equipamento para simular o efeito da ação da mistura água sólido e outro equipamento tipo jato cavitante para simular o efeito da cavitação, assim como as respectivas metodologias para os ensaios em amostras de concreto. Os tempos necessários para a realização dos testes à cavitação com o equipamento tipo jato cavitante são curtos, especialmente quando comparados ao dispositivo Venturi, da mesma forma que requer uma área de montagem pequena. O dispositivo que simula a ação da abrasão em amostras de concretos possui uma metodologia de ensaio bem definida. Os equipamentos e as metodologias propostos são adequados para os ensaios de concretos submetidos à cavitação e a abrasão. A partir da normalização destes ensaios é possível testar amostras de concreto a serem empregadas nas estruturas hidráulicas, auxiliando assim, os projetistas destas estruturas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
34

Pereira Godinho, Jayson, i Marcelo Henrique Farias de Medeiros. "Influência de cristalizantes e cinza volante na durabilidade de concreto exposto ao ataque externo por ácido sulfúrico biogênico em um reator UASB de uma ETE". Revista DAE 70, nr 235 (4.03.2022): 153–66. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2022.027.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As estações de tratamento de esgoto são exemplos de estruturas submetidas a ambientes industriais altamente agressivos. Deste modo, o objetivo do estudo foi avaliar o efeito de cristalizantes comerciais e do silicato de sódio (Na2SiO3) no aumento da durabilidade do concreto armado submetido ao ataque sulfúrico de origem biogênica em uma ETE e de origem química em laboratório. Para atingir esse objetivo, foram realizados diversos ensaios, como velocidade de degradação, variação de massa, profundidade de neutralização, velocidade de pulso ultrassônico, resistência à tração na flexão e à compressão. Ao final, pôde-se concluir que a velocidade de degradação e a perda de massa são menores nos concretos com cristalizantes e cinza volante e que esses dois ensaios são os mais confiáveis para avaliar a durabilidade em longo prazo de estruturas de concreto exposto ao ácido sulfúrico. Palavras-chave: Concreto. Durabilidade. Ácido Sulfúrico Biogênico. Estação de Tratamento de Esgoto.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
35

Pituba, J. J. C., i R. G. Delalibera. "Avaliação de deflexões em estruturas de concretoarmado utilizando mecânica do dano". Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 7, nr 1 (luty 2014): 68–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952014000100005.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho visa apresentar uma contribuição sobre uma proposta de abordagem para o cálculo de deslocamentos em estruturas de concreto armado em regime de serviço, sendo restrito o estudo ao caso de concretos C20 a C35. A abordagem utilizada leva em conta a penalizaçãodos módulos elásticos dos elementos fissurados através de um modelo de dano. O modelo em questão leva em conta a anisotropia, deformações plásticas e resposta bimodular induzidas pelo processo de danificação, sendo uma versão mais simplificada usada para simular o comportamento do concreto fissurado, enquanto que um comportamento elastoplástico é admitido para a armadura. Inicialmente, são analisadasséries de vigas com variação de diversos parâmetros relacionados ao problema, tais como: resistência à compressão, arranjo das barras deaço da armadura, dimensões da seção transversal, vão e condições de apoio. As respostas numéricas são confrontadas com aquelas obtidascom o emprego do procedimento sugerido pela NBR 6118:2007. As análises numéricas são complementadas por análises estatísticas dosresultados empregando-se a metodologia ANOVA. Por fim, baseadas nas análises realizadas discutem-se algumas proposições possíveispara o cálculo do momento de fissuração e de deslocamentos em estruturas de concreto armado, como forma a contribuir no aperfeiçoamentodo procedimento sugerido pela Norma Brasileira.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
36

Rocha, Germana, i Érika Ferreira Marinho. "METAL X CONCRETO ARMADO". Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 6, nr 1 (25.01.2021): 36–48. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2021v6n1id22186.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A vertente experimentalista da produção arquitetônica brasileira nas décadas de 1970 e 1980 é caracterizada por uma inventividade fundada na experimentação das qualidades plástico-expressivas dos materiais e técnicas construtivas articuladas às novas estruturas formais arquitetônicas, o que pode ser entendido como um experimentalismo tectônico, e tem, como um de seus expoentes, o arquiteto Sérgio Bernardes. Este trabalho tem como objetivo analisar, sob a ótica da tectônica, uma das obras desse arquiteto carioca - o Espaço Cultural José Lins do Rego (1980-1982) - que expressa essa essencialidade moderna de geração do novo, de acordo com o espírito da época, revelando a persistência do caráter inventivo do moderno brasileiro fundado na lógica construtiva. A pesquisa, utilizando as estratégias do estudo de caso, fundamenta-se no conceito de tectônica na teoria contemporânea da arquitetura e utiliza os parâmetros analíticos dele decorrentes. A análise permite identificar na arquitetura do Espaço Cultural uma relação dual entre a expressividade do metal (alumínio e aço) e do concreto aparente estabelecida a partir de sistemas estruturais e construtivos diferentes, de acordo com a intenção plástica dada aos diversos volumes correspondentes às diferentes funções requeridas pelo programa. Buscando ainda uma estética moderna que nasce da probidade construtiva, apesar das possibilidades técnicas do concreto armado à vista ser bastante exploradas, pouco se recorre ao seu potencial plástico. Ele cede lugar à poética da estrutura metálica, que predomina e se impõe, principalmente, através dos detalhes tectônicos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
37

Sousa, Felype Rayan da Silva, Paulo Victor Silva Avelino de Castro, Lucas Carvalho Quintanilha, Adão Lincon Bezerra Montel i Raydel Lorenzo Reinaldo. "ESTUDO DA VIDA ÚTIL DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO UTILIZANDO MODELO DE DIFUSÃO DIANTE A AÇÃO DE ÍONS CLORETO". DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 5, Especial (31.10.2018): 161–68. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nespecialp161.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Estruturas de concreto armado estão sujeitas a inúmeras manifestações patológicas, sendo a corrosão iniciada pela difusão de íons cloreto uma das mais agressivas e onerosas. Por isso mesmo, diversos estudos têm sido conduzidos para determinar a vida útil dessas estruturas, mas ainda não há pleno consenso. Nesse sentido, este trabalho objetiva estabelecer um padrão de ensaio para determinar a vida útil de estruturas de concreto armado devido a ação dos íons cloreto, além de analisar a variação do coeficiente de difusão ao se utilizar distintas relações água/cimento. Para alcançar tais objetivos, foram adotadas normativas nacionais e internacionais para orientar as etapas de caracterização dos materiais, além da utilização de equações de modelagens de perfis de penetração de cloretos para determinar o coeficiente de difusão e, por consequência, a vida útil da estrutura. Por fim, pôde-se concluir que ao se diminuir a relação água/cimento, houve diminuição da concentração de cloretos em uma determinada camada, proporcionando assim maior vida útil para o concreto armado. Quanto à analise probabilística, foi possível notar que quanto menor a proporção de água e cimento maior o índice de confiabilidade, uma vez que a probabilidade de falhar também reduz. Palavras-chave: Corrosão, Difusão de Cloreto, Vita Útil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
38

Silva, Gildemir, Bruno Prata i Augusto Albuquerque. "Análise da eficiência dos sistemas estruturais para edifícios em concreto". Ambiente Construído 18, nr 1 (marzec 2018): 313–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000100223.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo Nos últimos anos houve uma evolução dos métodos construtivos empregados no Brasil, principalmente no que se refere às estruturas de concreto. Embora a literatura sobre eficiência na construção civil seja vasta, a proposição de métodos não paramétricos para a análise de eficiência de processos construtivos ainda é bastante limitada. Este trabalho apresenta um modelo para análise de eficiência baseado na técnica Data Envelopment Analysis (DEA) para uma análise comparada da eficiência dos sistemas estruturais de edifícios em concreto, avaliando a utilização eficiente dos insumos de produção (capital e trabalho) para a produção da estrutura. No trabalho foram comparados diversos sistemas estruturais, entre os quais pavimentos formados por lajes nervuradas apoiadas em faixas protendidas, formados por lajes apoiadas em vigas altas e formados por lajes apoiadas diretamente nos pilares, em um total de 23 obras, de 16 construtoras com reconhecida atuação no mercado imobiliário, monitoradas periodicamente, o que permite um diagnóstico do setor. O modelo proposto pode ser usado pelos planejadores com vantagens significativas. Os resultados apontam que pode haver ganhos financeiros substanciais ao melhor alocar mão de obra para o mesmo método construtivo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
39

Salomão, Pedro Emílio Amador, André Andrade Dos Santos i Acly Ney Santiago Oliveira. "Aspectos gerais do concreto armado e os procedimentos técnicos para sua utilização". Research, Society and Development 8, nr 6 (8.03.2019): e2861020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i6.1020.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O crescimento populacional fomentou diversos seguimentos da indústria, na qual a se encontra dentre eles a construção civil pode. Nesse sentindo do crescimento, a construção de casas passou e ser considerada uma peça fundamental dentro da economia dopais, por empregar grande quantidade de mão de obra além de fomentar toda uma cadeia de fornecedores. Para dinamizar as construções, o concreto armado teve papel primordial pois com sua utilização foi possível otimizar tempo e recursos, obtendo construções mais seguras e de melhor qualidade. O objetivo do trabalho é demonstrar o emprego do concreto armado nos sistemas estruturais de edificações, observando os diversos critérios normatizados em relação ao entendimento do projeto e dimensionamento das estruturas. O trabalho descreve a história do concreto armado na construção civil, expondo a sua evolução que foi proporcionada pela difusão técnica dos métodos de cálculos; apresenta o concreto armado e seus componentes, os elementos estruturais do concreto armando, os procedimentos técnicos para a utilização deste sistema construtivo. Ao demonstrar os aspectos gerais do concreto armado e os procedimentos técnicos para a sua utilização, pretende-se contribuir para que os projetos sejam mais bem observados quanto à sua elaboração, para que as especificações e procedimentos sejam seguidos durante a execução.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
40

Calixto, Caio, Giuseppe Miceli Junior i Paulo Pellanda. "Fluxo de trabalho automatizado para otimização multiobjetivo de vigas de concreto armado". Gestão & Tecnologia de Projetos 17, nr 2 (28.06.2022): 277–97. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v17i2.193351.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tem-se empregado o Building Information Modeling (BIM) em conjunto com modernas ferramentas computacionais na automatização de processos envolvidos na elaboração de projetos. Uma das atividades facilitadas pelos recursos citados é a busca por soluções otimizadas em diversos aspectos de uma construção. Este artigo objetiva propor um fluxo de trabalho que auxilie projetistas nas definições das seções transversal de vigas e da resistência característica à compressão do concreto (Fck). A presente abordagem utiliza um modelo BIM para extrair informações geométricas de um edifício e realizar análise estrutural através do software Robot Structural Analysis. Com auxílio da Application Programming Interface (API) fornecida por este software, foi implementado um algoritmo genético multiobjetivo para obtenção de estruturas otimizadas do ponto de vista financeiro e ambiental. A aplicação do fluxo de trabalho, no modelo da construção avaliado, proporcionou a escolha de configurações estruturais otimizadas dentro do espaço de projeto, com de reduções de 12,2% do custo e 13,7% do potencial de aquecimento global.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
41

Mello, Antonio Vicente de Almeida, José Guilherme Santos da Silva, Sebastião Arthur Lopes de Andrade, Pedro Colmar Gonçalves da Silva Vellasco i Luciano Rodrigues Ornelas de Lima. "Estudo do conforto humano em pisos mistos (aço-concreto)". Rem: Revista Escola de Minas 60, nr 2 (czerwiec 2007): 409–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672007000200023.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A crescente competitividade do mercado da engenharia civil tem induzido projetistas de estruturas a desenvolverem sistemas estruturais compostos por peças mais leves e com menor custo final. A conseqüência direta dessa filosofia de projeto foi o aumento considerável dos problemas de vibrações em pisos. Assim sendo, o principal objetivo desse trabalho é o de desenvolver uma metodologia de análise para avaliação do conforto humano em pisos de edificações, com base em modelos de carregamento representativos do caminhar das pessoas. Os modelos estruturais foram compostos por pisos mistos com vão variando de 5,0m a 10,0m. Um estudo paramétrico extenso foi desenvolvido e os resultados, com base nos valores das acelerações de pico, foram comparados com valores-limites propostos por diversos autores e normas de projeto. Os resultados encontrados indicaram que a ação do caminhar das pessoas pode vir a gerar níveis elevados de vibração sobre os pisos, não satisfazendo os critérios de conforto humano.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
42

Perônica, Denn’s Santana, Héllykan Berliet dos Santos Monteiro, Daniel Nelson Maciel, Rodrigo Barros, Joel Araújo do Nascimento Neto i José Neres da Silva Filho. "Análise teórico-numérica de vigas de concreto armado com barras de aço e de polímeros reforçados com fibras de vidro, carbono e aramida". Research, Society and Development 11, nr 13 (4.10.2022): e177111334863. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.34863.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Estruturas de concreto armado estão sujeitas à diversas formas de deterioração, sendo a principal delas a corrosão da armadura metálica que causam prejuízos sociais e econômicos, especialmente em regiões com alta agressividade ambiental. Diante disso, diversos países têm estudado a viabilidade de utilização de armaduras não metálicas, como as de polímeros reforçados com fibras (PRF). Nesse âmbito, o presente trabalho realizou um estudo teórico e numérico do comportamento de vigas de concreto armadas com barras de polímeros reforçados com fibras de vidro (PRFV), carbono (PRFC) e aramida (PRFA), em comparação com uma viga de concreto armada com barras de aço. Para um mesmo carregamento foi dimensionado a viga de concreto com barras de aço conforme a ABNT NBR 6118:2014, e as vigas de concreto armado com barras de PRF segundo o ACI 440.1R:2015. Em seguida, as mesmas foram simuladas numericamente no software ANSYS® para analisar as tensões, deformações e deslocamentos. Por fim, verificou-se que a viga com barras de aço demandou uma menor altura útil de projeto e a viga com barras de PRFC requisitou uma menor área de armaduras de combate à flexão. Nas simulações numéricas, todas as vigas apresentaram comportamento coerente de acordo com a ABNT NBR 6118:2014 e ACI 318:2011, tendo a viga composta por concreto e aço exibido respostas numéricas superiores em relação às demais. Em geral, as vigas armadas com PRF obtiveram resultados satisfatórios em comparação com a viga armada com barras de aço, onde a viga armada com PRFC atingiu os melhores resultados entre as vigas com barras de polímeros reforçados com fibras.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
43

Amorim, Adriana Pereira, Marinna Rafaella de Carvalho Sousa Bezerra, Gabriel Moraes Da Silva i Danielle de Cássia Santos De Viveiros. "Identificação de rachaduras em superfície de concreto utilizando técnicas de processamento digital de imagens". Brazilian Journal of Development 9, nr 8 (8.08.2023): 23897–905. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n8-052.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Na construção civil é frequente o aparecimento de diversas manifestações patológicas em estruturas cuja construção já está construída. Uma dessas manifestações são as rachaduras, trincas e fissuras. Nesse artigo é proposto um método computacional para identificar rachaduras em superfície de concreto utilizando técnicas de processamento digital de imagens. O método proposto está divido em duas etapas, a saber, extração de característica e classificação. Os resultados obtidos apontam para uma taxa acima de 90% de acerto no processo de identificação. Esses resultados superam os encontrados em outros trabalhos que utilizaram a mesma base de dados na qual foi aplicada o método proposto nesse trabalho.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
44

Costa, João Daniel Moreno, Gustavo Savaris i Carlos Eduardo Tino Balestra. "Resistência ao cisalhamento direto do concreto reforçado com fibras de aço". Revista de Engenharia Civil IMED 6, nr 2 (1.12.2019): 115. http://dx.doi.org/10.18256/2358-6508.2019.v6i2.3243.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O concreto convencional apresenta em seu comportamento mecânico baixas resistências à tração e ao cisalhamento quando comparadas com a resistência à compressão. Como forma de melhorar estas propriedades mecânicas, diversas pesquisas têm avaliado a combinação da matriz do concreto com fibras de aço, originando o compósito concreto reforçado com fibras de aço (CRFA), uma mistura heterogênea que visa unir de forma adequada as características de seus componentes e obter melhorias no comportamento mecânico do material, principalmente quando aplicado em estruturas. Este trabalho avalia o comportamento mecânico de peças de CRFA comparativamente ao concreto convencional. Para isto foi produzida uma mistura de concreto de referência, com resistência à compressão axial em torno de 40 MPa, na qual foram adicionadas fibras de aço retilíneas de 60 mm de comprimento, diâmetro de 0,75 mm e fator de forma igual a 80, com gancho nas extremidades, nas frações volumétricas de 0,5 e 1,0%, percentuais estes em relação ao volume total de concreto. Dezoito exemplares prismáticos de concreto (150mmx150mmx500mm) foram moldados e submetidos ao ensaio de cisalhamento direto até a ruptura, sendo avaliadas a tensão última e o deslocamento vertical do plano de cisalhamento. Os resultados demostraram uma redução da resistência à compressão axial devido à adição de fibras, porém, obteve ganhos na resistência à tração e ao cisalhamento e o aumento da tenacidade do concreto, evitando sua ruptura de forma brusca.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
45

Battista, Ronaldo Carvalho, Wendell Diniz Varela, Emerson Figueiredo Dos Santos i Walber Da Luz Correa. "CONTROLE DE VIBRAÇÕES INDUZIDAS POR BRINQUEDOS E PESSOAS EM UM SHOPPING CENTER". Engevista 16, nr 2 (9.08.2013): 152. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v16i2.495.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo apresenta de maneira resumida os principais aspectos da investigação e da solução do problema de vibrações causado por diferentes fontes de excitação dinâmica na estrutura mista de um centro comercial com estrutura metálica e lajes steel deck. Num dos pavimentos do edifício se encontram as principais fontes de excitação no centro de entretenimento com brinquedos eletromecânicos que induzem vibrações que se propagam pela estrutura das lajes de piso, pilares, paredes divisórias, vitrines e luminárias das lojas do pavimento inferior, causando desconforto aos funcionários e clientes. Além disso, o simples caminhar de pessoas também induzia vibrações, principalmente em uma área de varanda da praça de alimentação. Para identificar as diversas fontes e a intensidade das vibrações foram realizadas medições de vibrações livres para identificação das características dinâmicas da estrutura e monitoração das vibrações induzidas pelos vários equipamentos. Foram construídos modelos computacionais de trechos das estruturas calibrados experimentalmente com os resultados das medições e a simulação das diversas fontes de excitação por meio de modelos matemáticos. Foram realizadas então simulações de possíveis soluções para os problemas de vibrações, incluindo: (i) o enrijecimento de parte da estrutura de piso com vigas metálicas adicionais; (ii) a execução de um piso sanduíche com a adição de uma camada de concreto de alto desempenho sobre uma manta de material viscoelástico; (iii) atenuadores dinâmicos sincronizados; (iv) isolamento de vibrações com base sobre molas e amortecedores. As descrições e os desempenhos das soluções propostas, algumas fisicamente implementadas e outras não, são sumariamente apresentados e discutidos neste artigo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
46

Cedrim, Matheus Barbosa Moreira, Eduardo Nobre Lages i Aline da Silva Ramos Barboza. "Análise da capacidade resistente à flexão de vigas de concreto reforçado com fibras de aço". Revista de Gestão e Secretariado 15, nr 7 (10.07.2024): e3958. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v15i7.3958.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O concreto reforçado com fibras com aço (CRFA) é um material compósito que confere maior ductilidade e controle de fissuras em relação ao concreto convencional. No contexto brasileiro, o uso do CRFA tem crescido devido à publicação de normas que padronizam e orientam seu uso. Com isto, as estruturas podem se beneficiar da utilização racional das matérias primas, atingindo os critérios de segurança e promovendo o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, a análise de vigas é um ponto de partida para o entendimento dos aspectos de dimensionamento, oferecendo uma compreensão de como as fibras de aço influenciam no comportamento estrutural. A consideração de diversos parâmetros, como tipo e quantidade de fibras, classificação quanto à resistência e características do concreto, são essenciais neste processo, uma vez que essa análise desempenha um papel fundamental na garantia da segurança, eficiência e custo. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo é a análise do comportamento resistente à flexão devido à adição de fibras de aço no concreto armado. Por meio da verificação no Estado Limite Último (ELU), realiza-se uma aplicação dos modelos normativos em conjunto com parâmetros empíricos. Os resultados obtidos validam o uso do modelo rígido-plástico, possibilitando uma estimativa da capacidade estrutural à flexão em diferentes condições de teores de fibra e áreas de armadura.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
47

Pontes, Juliane Cristina Lamon, Barbara Regina Paes Soares, Eduardo Vieira Camargo, Maiara Aguiar Saldanha, Alexia da Cruz Batalha Batista i Cláudio Bonfante de Oliveira. "BARRAGEM DE CONCRETO COM A UTILIZAÇÃO DE CONTRAFORTES". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, nr 11 (5.12.2023): 1004–16. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i11.12261.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Barragens são estruturas projetadas para interceptar e controlar o fluxo de água em córregos, rios e canais. O artigo explora os fundamentos das barragens com contraforte, destacando seu princípio de funcionamento baseado na distribuição e dissipação da pressão da água por meio de contrafortes. Comparando-as com outros tipos de barragens, a pesquisa ressalta suas vantagens, especialmente em condições geotécnicas favoráveis. Diversos tipos de barragens de concreto são discutidos, com ênfase nas características das barragens de contraforte. A aplicação prática dessas estruturas abrange projetos de geração de energia, abastecimento de água, controle de inundações, exemplificado pela barragem de Belo Monte no Brasil. O artigo detalha vantagens e desvantagens das barragens de contraforte, abordando sua durabilidade, estabilidade aprimorada e adaptação ao terreno, mas também os desafios de construção e riscos potenciais. Aspectos técnicos, como o cálculo de forças, esforços na fundação, tensões térmicas e deformações por variação de volume do concreto, são analisados em profundidade. A pesquisa inclui ainda uma discussão sobre a demanda hídrica, a vazão de projeto e a importância da análise geotécnica na fundação. A metodologia adotada envolveu uma análise qualitativa com revisão bibliográfica e a construção de uma maquete, e para o modelo 3D foi utilizado o software REVIT. Os resultados destacam a complexidade da criação da maquete, considerando a escala, a seleção de materiais e a representação realista dos elementos estruturais. Em resumo, o artigo oferece uma visão abrangente das barragens de contraforte, desde seus fundamentos até aplicações práticas e desafios de construção, culminando na representação física do modelo em escala reduzida.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
48

Santos, Maria Carollina Silva dos, Dieska Rayane da Silva Gomes, Mattheus Karryery Coelho Rodrigues Gonçalves de Sá, Alison Lopes da Silva, Pryscilla de Barros Gonçalves, Eliana Cristina Barreto Monteiro, Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani i Yeda Vieira Póvoas. "Manifestações patológicas e restauração estrutural da ponte Estácio Coimbra (ponte do Derby no Recife)". Research, Society and Development 11, nr 10 (23.07.2022): e58111032305. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32305.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As primeiras pontes de concreto foram construídas no século XX, sendo bastante utilizadas no dia a dia da população, tendo como finalidade a locomoção de pessoas, automóveis e entre outros. Para que essas estruturas ofereçam uma boa utilidade, deve se existir um amplo estudo e um bom projeto do local que será executada essa construção, e sempre realizar uma manutenção periódica da estrutura, evitando assim transtornos para seus usuários. O objetivo deste trabalho foi à análise das manifestações patológicas presentes em pontes, tendo como referência de pesquisa a ponte Estácio Coimbra (Ponte do Derby), localizada na cidade do Recife. Os resultados foram obtidos através dos registros do local e observadas algumas manifestações patológicas como corrosão da armadura, desagregação do concreto, eflorescência e fissuras, diversos motivos ocasionaram o desgaste da estrutura, por exemplo, a falta de manutenção. Ocorrendo-se essas falhas a mesma se torna insegura para os usuários. Portanto, a estrutura encontrava-se bastante danificada, devido à falta de manutenção, que resultou nas manifestações patológicas apresentadas nesse artigo, no qual foi necessário fazer a manutenção corretiva.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
49

Vasconcelos, Antonio Rogério Brizante de, i Jorge Luís Akasaki. "Análise da durabilidade do concreto de alto desempenho com adição de cinza de casca de arroz e borracha de pneu". Ambiente Construído 10, nr 1 (marzec 2010): 77–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212010000100009.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Desde a década de 70 o Brasil vem apresentando uma crescente degradação nas suas estruturas de concreto armado. Por esta razão, inúmeras pesquisas relacionadas à durabilidade destas estruturas têm sido realizadas, visando a contribuir com a qualidade e com a redução dos custos com manutenção e reparos. Este trabalho avaliou o comportamento da durabilidade do concreto de alto desempenho com adições, substituindo parte de cimento e agregados presentes no concreto pela cinza da casca de arroz e borracha de pneu respectivamente. Foram realizados ensaios de durabilidade submetendo o concreto a diversos processos de degradação, como a ação da água, temperatura, sais e solução ácida. O estudo indicou que a durabilidade não foi comprometida com adição de sílica ativa ou cinza da casca de arroz, com a adição de borracha de pneu. De fato, a borracha mostrou-se muito eficaz no combate a ação de agentes químicos, a altas temperaturas e à entrada de água. Com a cinza da casca de arroz, apesar do maior diâmetro de suas partículas, conseguiu-se resultados similares em relação à sílica ativa.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
50

Damasceno Inácio, Nayara Talassa, Rodrigo Barros, José Neres da Silva Filho i Joel Araújo do Nascimento Neto. "Confiabilidade e Simples Probabilidade de Ruína de Blocos de Concreto Armado sobre duas Estacas:". Revista Brasileira Multidisciplinar 26, nr 3 (1.09.2023): 122–42. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2023.v26i3.1379.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As normas de projeto brasileiras atuais indicam o dimensionamento de estruturas de concreto armado de acordo com o Método dos Estados Limites, utilizando fatores parciais e globais de segurança, sem especificar um estudo de confiabilidade e cálculo da probabilidade de ruína. Diversos autores indicam que o estudo de confiabilidade é necessário para avaliar a segurança das estruturas, e alguns desses conceitos já foram incorporados por normas estrangeiras. A engenharia é uma atividade de risco, e usar estatística para tratar a aleatoriedade das variáveis é a tendência moderna. Esse trabalho tem como objetivo fazer análises de confiabilidade de blocos de concreto armado sobre duas estacas de forma simples e prática, utilizando duas grandezas aleatórias: solicitação e resistência. Foram propostas formas de montar as curvas das solicitações e resistências. A confiabilidade e probabilidade de ruína de cada caso foram calculadas. Observou-se que a confiabilidade e a probabilidade de ruína são dependentes da resistência característica do concreto e do seu rigor na condição de preparo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii