Kliknij ten link, aby zobaczyć inne rodzaje publikacji na ten temat: Escola de competências.

Artykuły w czasopismach na temat „Escola de competências”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Sprawdź 50 najlepszych artykułów w czasopismach naukowych na temat „Escola de competências”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Przeglądaj artykuły w czasopismach z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.

1

Thédiga de Miranda, Lyana, i Monica Fantin. "A perspectiva social das competências midiáticas: reflexões sobre participação e interação das crianças na escola". Lumina 12, nr 1 (30.04.2018): 55–67. http://dx.doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21493.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O texto busca refletir sobre o entrelaçamento das competências midiáticas e competências relacionais de crianças em situações de produção audiovisual a partir de propostas didáticas construídas com base na metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados (EAS).Sob uma perspectiva social, nos interessa apresentar como as crianças, um total de 53 alunos de duas escolas públicas de Florianópolis, mobilizaram a empatia e a postura proativa em situações colaborativas consideradas complexas e condicionadas à motivação para a participação. Metodologicamente, seguimos a abordagem multimétodos e da bricolagem que combinou, durante todo o ano letivo de 2015,observação na escola, intervenção didática, grupo focal com estudantes, caderno de campo e aplicação de um questionário.Entre os resultados, destacamos que a reflexão sobre as competências em uma perspectiva sistêmica e relacional possibilita estabelecer indicadores assertivos, capazes de promover e avaliar fatores constitutivos da interação e competência social entre as crianças na escola. Conclui-se que,ao adotar a metodologia EAS na busca pelo fomento de competências midiáticas sob uma perspectiva social, essa escolha evidencia a necessidade de reestruturação das relações comunicativas entre professores, alunos e ambiente, o que denota a importância de se promover as competências midiáticas entrelaçadas às competências relacionais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Ricci, Tania Facchini, i José Anderson Santos Cruz. "O desenvolvimento das competências socioemocionais em alunos da educação básica como ferramenta de combate ao “bullying” nas escolas". Nuances: estudos sobre Educação 32, nr 00 (28.12.2021): e021003. http://dx.doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9116.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O bullying hoje é considerado um problema de saúde pública que cresce em todo mundo. Apesar de existir legislação no Brasil há anos tratando do combate a essa prática, as escolas ainda carecem de apoio e orientação sobre como implantar um programa e de que forma tratar os casos de bullying. À luz da Base Nacional Comum Curricular [BNCC] podemos compreender que um caminho possível para combater esse problema é desenvolver competência socioemocional nos alunos, porém muitas vezes a escola ainda acredita que desenvolver valores que contribuem para a formação moral do estudante seja uma responsabilidade exclusiva da família. O objetivo desta pesquisa foi investigar, por meio de uma revisão sistemática, de que forma programas que utilizaram o desenvolvimento de competências socioemocionais para combater o bullying escolar trabalharam, que competências desenvolveram e em especial se essas competências de fato se relacionaram aos casos de bullying, a fim de identificar quais caminhos são eficientes para combater a violência escolar e de que forma isso reflete na sociedade em que vivemos. Foi possível concluir que o desenvolvimento de competências socioemocionais pode trazer benefícios que vão além da prevenção da violência escolar, contribuindo também para a aprendizagem e para a vida dos alunos além da escola.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Santos, Verônica T., Angela F. Campos i Maria Angela V. de Almeida. "Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola". Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 7, nr 1 (kwiecień 2005): 24–35. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070104.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo: Este artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de química do ensino médio no sentido de investigar como eles concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)- concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de química, metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Silva, Mariana, Ana Camacho i Rui Alexandre Alves. "Adaptação Portuguesa da Escala Fontes de Autoeficácia na Escrita". Psychologica 64, nr 1 (6.09.2021): 141–61. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_64-1_7.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Escrever é indispensável para comunicar na escola e no quotidiano, contudo é uma tarefa complexa que requer muita motivação. Assim, é essencial desenvolver as competências e a autoeficácia dos alunos. Este estudo teve como objetivos adaptar a Sources of Middle School Mathematics Self-Efficacy Scale (Usher & Pajares, 2009) para o domínio da escrita e para Português, explorar a relação entre fontes de autoeficácia, autoeficácia e competências de escrita, e testar diferenças de género nestes indicadores. Os 155 alunos (52.2% do sexo feminino) que participaram neste estudo responderam às escalas Fontes de Autoeficácia na Escrita e Escala de Autoeficácia na Escrita, e escreveram um texto argumentativo. A escala adaptada pode ser utilizada nos domínios propostos. As fontes de autoeficácia e a autoeficácia explicam a competência na escrita. As raparigas tiveram valores superiores aos dos rapazes nas fontes de autoeficácia e competência na escrita. Finalizamos, destacando o papel dos professores como modelos, persuasores e promotores da autoeficácia na escrita.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Carmo, Walkiria Batista do. "Competências Socioemocionais e Cultura de Paz". Revista Científica FESA 1, nr 20 (25.11.2022): 59–71. http://dx.doi.org/10.56069/2676-0428.2022.216.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A escola é o principal cenário de formação e socialização do indivíduo. Ali se consolidam os imaginários, realidades, subjetividades e comportamentos do aluno. Portanto, o papel dos professores é fundamental, pois eles funcionam como guias e modelos das reações, relações e vínculos interindividuais que se geram no ambiente escolar. Graças a eles, a escola se configura como um cenário que permite gerir a sala de aula como um espaço onde se aprende a vivenciar a paz. O artigo se propõe como uma revisão teórica sobre como as competências socioemocionais dos professores afetam a gestão de ambientes pacíficos na escola, levando em consideração fatores como o clima de sala de aula, o conflito escolar, a cultura de paz e as relações interpessoais entre professores e alunos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Fernandes, Núbia Lucas, i Renato Barros De Almeida. "Base nacional comum curricular, currículo por competências e trabalho docente: escola que temos e escola que queremos". Brazilian Journal of Development 9, nr 3 (20.03.2023): 11502–19. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n3-169.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O texto proposto compõe parte de uma pesquisa que discute o currículo por competências na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento normativo, a BNCC, regula a adequação dos currículos regionais, além de influenciar o trabalho docente. Haja vista que a BNCC está ancorada no currículo por competência, pois essas competências devem contribuir para garantir o desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica por meio do trabalho docente. Entendemos que o modelo de escola que temos como proposta pela BNCC, com currículo por competências, está pautado nos modos de produção capitalista e neoliberal. No entanto, a escola que queremos é crítica, emancipatória, que considera a produção humana histórica e coletiva para a construção da identidade e com o trabalho docente centrado no conhecer e transformar, como propõe a pedagogia histórico-crítica (PHC). Com isso indagamos o que é currículo por competências e sua relação com a BNCC? Que escola temos proposta pela BNCC a partir do currículo por competências? Que escola queremos? A escola com o trabalho docente pautado na proposta da PHC. Diante disso, faremos uso do materialismo histórico-dialético para aproximação do fenômeno a partir do método de análise documental dos principais documentos sobre BNCC, currículo por competências, trabalho docente e escola pública. Nesse sentido, entendemos que a escola pública e o currículo propostos a partir da BNCC se encontra no viés burguês, tecnicista e conservador do modo de produção capitalista. Em vista disso, propomos a necessária transformação para uma escola segundo a perspectiva a pedagogia histórico-crítica para a escola e o currículo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Martins, Ernesto Candeias, i Susana Isabel Bartolo Martins. "Educação parental na transição e adaptação das crianças portuguesas da pré-escola ao 1º Ciclo do Ensino Básico". Revista de Educação PUC-Campinas 22, nr 1 (15.03.2017): 19. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3300.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico, provenientes da pré-escola (transição), é um momento de mudanças para elas e para os pais. A literatura, em geral, refere como fatores essenciais para o sucesso dessa adaptação escolar: o contexto; a família; a escola; a etnia, a cultura e linguagem; as características pessoais da criança. O estudo realizou-se em 2014, numa turma (N= 24 alunos) de uma escola urbana portuguesa (Escola Básica Cidade de Castelo Branco), de forma integrada com o Projeto de Inteligência Emocional em contexto escolar. A pesquisa apresenta uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), com o objetivo de interpretar a relação dos comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1º ano da escolaridade obrigatória. As técnicas de recolha de dados foram: observação participante, escala de percepção sobre competências parentais, entrevista semiestruturada com os pais (N=18) e notas de campo. Realizou-se uma triangulação de dados, de base categorial e estatística, que confirmou a boa comunicação entre pais e filhos, na medida em que aqueles recorrem frequentemente ao diálogo com a escola para abordar situações de aprendizagem e comportamento. Os pais revelaram estar ‘presentes’ e preocupados com a prática de atividades dos filhos e com a adaptação ou integração escolar, insistindo no cumprimento das regras de convivência, disciplina, postura em sala de aula, concentração e atenção.Palavras-chave: Adaptação escolar. Competência parental. Educação parental. Ensino fundamental. Interação comunicativa.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Daniele, Thiago Medeiros da Costa. "A influência da educação física escolar na escolha do esporte de rendimento de atletas adultos". Caderno de Educação Física e Esporte 21 (7.12.2023): e31696. http://dx.doi.org/10.36453/cefe.2023.31696.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
INTRODUÇÃO: A Educação Física na escola apresenta uma importância para o ensino dos esportes. Como também pode oportunizar na detecção de futuros atletas.OBJETIVO: Analisar a opinião dos atletas sobre a influência do esporte escolar na escolha do esporte de rendimento. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Utilizou-se um questionário semiestruturado para atender aos objetivos do estudo e aplicado na forma virtual. RESULTADOS: Um total de 135 atletas foram avaliados, com idade média de 24,8±5,8 anos. Um total de 44,4% dos atletas apontou que a escola influenciou na escolha pela continuidade na pratica esportiva e 91,1% relataram que a escola é fundamental para a formação de futuros atletas e detecção de novos talentos no esporte. CONCLUSÃO: o esporte escolar tem influência na escolha do esporte de alto rendimento e na formação de competências fundamentais para o desenvolvimento no esporte, uma vez que se constatou que o primeiro contato com os desportos parte diretamente das aulas de Educação Física escolar.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Antonelli Ponti, Mayra, Adriely Lopes de Oliveira i Roberta Olivério-Naegeli. "Promover competências socioemocionais em modalidade remota". Olhares & Trilhas 23, nr 2 (24.06.2021): 519–37. http://dx.doi.org/10.14393/ot2021v23.n.2.60109.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tendo alterado toda a rotina escolar, o contexto pandêmico iniciado no Brasil em 2020 trouxe à tona fragilidades e potencialidades da comunidade escolar, em especial dos professores que, em muitos casos, precisaram aprender sobre novas formas e modalidades de trabalho. O presente artigo tem como objetivo compreender a forma como professores do interior do Ceará, alocados para atuar na promoção de competências socioemocionais por meio de metodologias ativas, lidaram com a migração do ensino presencial para o ensino remoto. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 professores dos anos finais do ensino fundamental de oito escolas diferentes. Após análise de conteúdo dos relatos foram encontradas oito categorias finais. De modo geral, foram encontrados indícios de que o professor se beneficia da proposta de desenvolvimento socioemocional em modalidade remota e considera que o estudante, em certa medida, também pode se beneficiar. As ocorrências relacionadas à implantação do ensino remoto envolvem dificuldades de acesso e no uso de tecnologias, necessidade de alinhamento e integração escola-família e prejuízos emocionais causados pelo distanciamento social. Os professores relatam como foram encontradas formas de resolução de alguns dos problemas encontrados na migração do ensino presencial para o remoto.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Soares de Sousa, Maria Karina, Eunice Andrade De Oliveira Menezes i Francione Charapa Alves. "Competências socioemocionais no âmbito educacional: o projeto político pedagógico de uma escola pública de Porteiras, Ceará". Ibero-American Journal of Education & Society Research 4, nr 1 (13.05.2024): 86–96. http://dx.doi.org/10.56183/iberoeds.v4i1.656.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo objetiva investigar as competências socioemocionais no desenvolvimento de crianças e adolescentes de uma escola pública do município de Porteiras-CE. A pesquisa foi desenvolvida discutindo inicialmente os fundamentos conceituais das competências socioemocionais, contextualizando com a educação socioemocional, pois entende-se que elas contribuem para o desenvolvimento pessoal, além das competências cognitivas. Neste contexto foram analisados alguns documentos relevantes para a pesquisa, por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular- BNCC e o Projeto Políticos Pedagógico – PPP da instituição referida, a fim de identificar a existência do trabalho socioemocional de caráter crítico. O estudo foi encaminhado pela abordagem qualitativa e envolveu uma pesquisa dos tipos bibliográfica e documental. Os resultados revelam que, muito embora as dimensões socioemocionais constem no PPP da escola de forma descontínua e pouco aprofundada, há indícios de possibilidades de desenvolvimento de tais dimensões na vida dos estudantes, tanto no cotidiano escolar como para além deste. Concernente às competências gerais da BNCC, estas defendem as necessidades do capital, valorizando o desenvolvimento de competências e de aptidões individuais, com disposição produtivista tendo em vista novos perfis de trabalhadores em conformidade com o sistema capitalista vigente. Recomendam-se novos estudos comparativos e analíticos de diferentes teorias, bem como, pesquisas empíricas comparando as abordagens de diferentes escolas e sistemas educacionais em relação ao desenvolvimento das dimensões socioemocionais, identificando boas práticas e desafios comuns.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
11

Galvão, Veronica Bezerra de Araújo, Anielson Barbosa da Silva i Walmir Rufino da Silva. "O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais". Educação e Pesquisa 38, nr 1 (21.10.2011): 131–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022011005000002.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo objetiva identificar a influência da educação formal, da experiência profissional e da experiência social no desenvolvimento das competências gerenciais de diretores de escolas públicas estaduais. O referencial teórico abordou os conceitos de competência e aprendizagem gerencial, além de questões alusivas à educação pública. O estudo foi realizado em 58 escolas públicas de educação básica da rede estadual localizadas em uma capital do Nordeste brasileiro. Utilizou-se, como base para a realização da pesquisa, o estudo de Veronica Bezerra de Araújo Galvão e Emanuelle Arnaud Cavalcanti (2009), o qual identificou um conjunto de competências gerenciais de diretores escolares. A análise dos dados foi realizada por meio de análise fatorial, o que possibilitou a caracterização de dez competências gerenciais que foram denominadas técnicas, sociais e comportamentais. Cada diretor atribuiu um peso às competências em termos de importância, além do nível de influência da educação formal, da experiência profissional e da experiência social no desenvolvimento de cada uma delas. Os resultados revelaram que, no âmbito da importância, a integração família-escola, o disciplinamento da equipe e a aprendizagem permanente foram as competências de maior destaque. Quanto ao nível de influência, a experiência, seja vinculada ao contexto profissional ou social, apresentou a maior ascendência no desenvolvimento de competências dos diretores. Chamou a atenção, em todos os casos, o fato de a educação formal apresentar uma contribuição de menor impacto no processo de desenvolvimento das competências gerenciais. Recomenda-se a realização da pesquisa em outros municípios do Estado ou com gestores de escolas da rede estadual de ensino de outros Estados brasileiros.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
12

Mesquita, Alex Andrade, i Daniel Pacheco Florentino. "A Implantação da Gestão por Competências em uma Escola de Idiomas". Revista de Ciências Gerenciais 22, nr 35 (1.10.2018): 75. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2018v22n35p75-83.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A gestão por competências tem ganhado cada vez mais destaque no cenário empresarial, apresentando-se como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento de pessoas e de organizações. Contudo, apesar de tal destaque são poucos os exemplos práticos e estudos de caso, que apresentam o procedimento de implantação da gestão por competências. O presente estudo teve caráter didático e apresentou um modelo de como efetuar a implantação da gestão por competências em uma escola de idiomas. A amostra foi composta por 26 funcionários provenientes de diversas funções, sendo 11 do sexo masculino e 15 do sexo feminino, que responderam ao inventário comportamental para o mapeamento das competências. Foram mapeadas cinco funções: recepcionista, professor e coordenadores: geral, pedagógico e administrativo. O procedimento utilizado apresentou oito etapas: sensibilização dos funcionários, coleta de indicadores comportamentais, consolidação dos indicadores, associação dos indicadores das competências, identificação das competências para cada função, cálculo do peso do indicador, cálculo do nível de competência da função e feedback dos resultados. Posteriormente, quatro gestores avaliaram o sistema implantado. Foram mapeados 64 indicadores comportamentais, que foram associados a 13 competências. A competência “trabalho em equipe” foi a única considerada muito importante para todas as funções. As avaliações, por parte dos gestores, foram positivas sobre o sistema implantado. Espera-se que esse trabalho possa contribuir como um modelo a ser seguido e, também, propicie reflexões sobre o uso da gestão por competências.Palavras-chave: Gestão por competências. Implantação. Modelo.AbstractThe competence-management system has gained prominence in the business scenario, presenting itself as a strategic tool for people and organizations development. However, in spite of such prominence, there are few practical examples and case studies that present the competencemanagement system implantation procedure. The present study had didactic character and presented a model about how to implement the competence management-system in a language school. A sample of 26 employees from several functions, including 11 males and 15 females answered a behavioral inventory for the competence mapping. Five functions were mapped: receptionist, teacher, general coordinator, pedagogic coordinator and administrative coordinator. The procedures were conducted in eight steps: employees awareness, behavioral indicators collection, indicators consolidation, the indicators association to competences, identification of each function competences, the indicator weight calculation, the level of competence function calculation and findings feedback. Four managers evaluated the implanted system later. 64 behavioral indicators were mapped that were associated to 13 competences. Only the competence “team work” was considered very important for all functions. The managers evaluation were positive about the implanted system. It is expected that this work can contribute like a model to be followed and also enable further reflections about using the competence-management system.Keywords: Competence-Management System. Implementation. Model.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
13

Limonta Rosa, Sandra Valéria, i Simônia Peres da Silva. "FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E REFORMAS CURRICULARES: APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR". Revista Educativa - Revista de Educação 24, nr 1 (10.08.2021): 22. http://dx.doi.org/10.18224/educ.v24i1.8698.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo analisa como o processo de internacionalização das políticas educacionais no Brasil impactou e continua impactando de maneira negativa nas finalidades educativas escolares nacionais em relação ao conhecimento a ser ensinado nas escolas de Educação Básica. Ao assumir as concepções e finalidades educativas oriundas dos documentos dos organismos internacionais no que diz respeito ao conhecimento escolar, as reformas curriculares implementadas nas últimas três décadas foram paulatinamente substituindo a finalidade de ensinar os conteúdos pela finalidade do desenvolvimento de competências e habilidades, movimento que se consolida com a atual implementação da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (2017) e da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (2018). A formação de competências e habilidades necessárias ao mercado de trabalho e à empregabilidade esvazia o trabalho pedagógico de conhecimentos científicos, éticos, estéticos e filosóficos e muito pouco contribui para o processo de desenvolvimento pleno das crianças e jovens, particularmente das crianças e dos jovens da classe trabalhadora que estão na escola pública. Na contramão da apologia da formação de competências e habilidades como finalidade última da escola, argumentamos neste texto em defesa do currículo baseado no conhecimento e do ensino escolar voltados para o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
14

Chaves Ribeiro, Sara Dieny, i Meri Nádia Marques Gerlin. "A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental". AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 12 (7.08.2023): 1. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v12i0.89219.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: Desenvolver competências em informação e leitura é essencial na contemporaneidade com a finalidade de adquirir habilidades e técnicas para recuperar e compreender, utilizar e comunicar informações confiáveis disponibilizadas em modalidades científicas, literárias, técnicas e armazenadas em formatos multimodais. Portanto, a competência leitora, atravessada pela competência em informação e pelo processo de letramento, é responsável pelo desenvolvimento de uma consciência crítica no cotidiano escolar, auxiliando no combate à desinformação. Diante do exposto, apresenta-se como objetivo colocar em análise a prática bibliotecária em escolas do ensino fundamental que contribui com o desenvolvimento da competência leitora na era digital. Método: A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos, é caracterizada como um estudo de caso e um levantamento bibliográfico com a meta de fundamentar uma investigação com abordagem predominantemente qualitativa. Resultados: Verificou-se que a aquisição de conhecimentos e atitudes torna-se uma condição para a obtenção da leitura crítica das diversas modalidades e linguagens disponibilizadas em espaços híbridos de informação, educação e cultura como a biblioteca, a escola e o ciberespaço. Conclusão: Sobre as ações bibliotecárias para o fomento de competências observadas com mais destaque neste estudo, foram a orientação à pesquisa escolar, acadêmica e/ou científica; orientação de busca de informação nas estantes, catálogos, repositórios, dentre outros; práticas de leituras, principalmente por meio da modalidade de leitura imagética, e pela estratégia da leitura dialogada e expressiva coletiva; e ações para o uso ético da informação, como a orientação para o uso das ferramentas checadoras de fatos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
15

Techio, Julia Patricia, i Odair Neitzel. "FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE AOS IMPERATIVOS DE FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS DA BNCC". Educere et Educare 18, nr 45 (12.04.2023): 126–45. http://dx.doi.org/10.48075/educare.v18i45.30229.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo deriva do trabalho de investigação de mestrado, sendo uma revisão bibliográfica e documental em perspectiva hermenêutica e analítica, com o objetivo de discutir e refletir sobre o conceito de competência presente na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A investigação dialoga com um conjunto de documentos e referências, com ênfase nos escritos de Philippe Perrenoud. Resgata a trajetória de construção e aprovação da BNCC, documento que norteia e orienta o currículo escolar da educação básica brasileira e reconstrói alguns elementos políticos dos bastidores da construção da política. Estes acabaram inclinando a BNCC para uma perspectiva neoliberal e mercadológica, enfatizando a formação técnica e, consequentemente, enfraquecendo o lugar da docência. Assim, estabelece algumas reflexões a respeito das implicações do termo “competência”, “pedagogia das competências” para a escola e a formação de professores. O caráter técnico-profissional da BNCC, de certo modo enfraquece a formação crítica e humana. Consequentemente descontrói o papel social e formativo da escola, que passa a ocupar o lugar de subordinação às exigências do mercado, sendo o professor um mero executor de tarefas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
16

Araujo, Evanísia Assis Goes, i Valquíria Bezerra Barbosa. "Desafios na implementação do currículo por competências". Revista Brasileira de Enfermagem 57, nr 3 (czerwiec 2004): 364–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672004000300023.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo objetiva descrever e analisar experiência vivenciada pelo corpo docente de uma escola pública pernambucana na implementação do currículo por competência do Curso Técnico em Enfermagem. Utilizou-se como referencial teórico Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional de Nível Técnico. O Curso Técnico em Enfermagem foi organizado em 4 módulos sem terminalidade, com complexidade crescente de conteúdos e competências específicas. Dentre as maiores dificuldades encontradas durante a reestruturação curricular estão resistência do corpo docente e discente quanto à adoção de novas práticas pedagógicas e de sistemática para avaliação das competências construídas. Partindo da adoção do novo currículo houve o crescimento qualitativo do corpo discente e docente e aumento da autonomia da escola na definição e atualização dos componentes curriculares.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
17

Dias-Trindade, Sara, i António Gomes Ferreira. "Relação entre formação docente e tecnologias digitais". Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade 31, nr 65 (15.02.2022): 302–17. http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p302-317.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As competências digitais são fundamentais para uma cidadania plena e a Escola é o espaço onde estas competências se podem desenvolver. Para tal, é necessário que os docentes tenham formação adequada para poderem integrar pedagogicamente a tecnologia nas suas práticas. O estudo apresentado, de teor quantitativo, foca-se no cruzamento entre os resultados do questionário de autoavaliação de competências digitais –DigCompEdu CheckIn– aplicado a 219 professores portugueses, que responderam a um segundo questionário sobre a sua formação inicial para o uso de tecnologia. Os resultados mostram a quase inexistência de preparação para a integração da tecnologia na escola e que é o interesse por mais formação que tem capacitado os docentes para aquele que ainda é um nível médio de competência digitai –B1, Integrador– que caracteriza os docentes como tendo alguma experiência, mas precisando de mais formação para se sentirem mais capazes de integrar a tecnologia em práticas pedagógicas inovadoras.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
18

Mota, Catarina Pinheiro, i Paula Mena Matos. "Adolescentes institucionalizados: O papel das figuras significativas na predição da assertividade, empatia e autocontrolo". Análise Psicológica 28, nr 2 (6.12.2012): 245–54. http://dx.doi.org/10.14417/ap.278.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Numa perspectiva ecológica foram analisadas as percepções de 109 adolescentes institucionalizados (Midade=16,19; DP=1,37) relativas à qualidade das relações estabelecidas com adultos significativos na escola (professores e funcionários), bem como com funcionários da instituição. Este estudo teve como objectivo determinar o contributo das variáveis relacionais na predição de competências sociais tais como a assertividade, a empatia e o autocontrolo. Pretendeu-se ainda testar o papel mediador da qualidade da relação com os pares na predição das competências sociais. A análise mediante equações estruturais identificou um modelo capaz de predizer uma contribuição indirecta dos professores e funcionários da escola na assertividade e na empatia, enquanto a qualidade da relação com os pares apresentou um efeito directo nas mesmas variáveis. Não foi confirmado o papel mediador da qualidade da relação aos pares na associação entre a qualidade da relação com professores e os funcionários da escola e o desenvolvimento de competências sociais. No entanto, encontrou-se um efeito directo da qualidade da relação com os funcionários da instituição nas competências de autocontrolo. Adolescentes institucionalizados parecem ser sensíveis à qualidade da relação que estabelecem com adultos significativos para além da família, percebendo diferentes papéis nos adultos do contexto escolar e da instituição permitindo-lhes desenvolver diferentes competências sociais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
19

Fregoneis, Jucelia Geni Pereira, Anair Altoé, Luciano Gonsalves Costa i Aldevino Ribeiro da Silva. "Uso da tecnologia computacional na educação: competências e atitudes de professores". Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia 2, nr 3 (7.06.2011): 11. http://dx.doi.org/10.3895/recit.v2.n3.4109.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A atuação pedagógica dos professores, na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas escolas de educação básica brasileira tem enfrentado situações adversas. A lacuna de competências tecnológicas na formação dos professores é apontada na literatura como uma das barreiras a serem superadas. A pesquisa objetivou evidenciar competências e atitudes dos professores quanto ao uso das TICs nas práticas docentes, bem como identificar obstáculos encontrados no processo. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de caráter exploratório, com 60 professores de duas escolas da educação básica da Rede Municipal de Maringá, visando identificar as competências e atitudes dos participantes. A coleta de dados constitui-se da aplicação de questionários semi estruturados com a possibilidade dos participantes incluírem respostas não padronizadas. A pesquisa ocorreu em duas escolas públicas municipais da cidade de Maringá identificadas como “A” e “B”. Na escola “A”, encontravam-se 753 alunos matriculados e 54 professores trabalhando no ensino fundamental (de 1ª a 8ª série). Na escola “B”, havia 631 alunos e 45 professores no ensino fundamental. Foram devolvidos 31 questionários aplicados aos professores da escola “A” e 29 da escola “B”, totalizando os formulários que compuseram a amostra. Os dados obtidos foram tabulados de forma simples para uma abordagem quantitativa traduzida em percentuais, e uma abordagem qualitativa por meio da análise crítica das respostas e sugestões dos entrevistados. Os resultados indicaram que os professores apresentam uma atitude favorável à utilização das TICs (88%), mas não o fazem com freqüência por encontrar, como principal obstáculo, número insuficiente de computadores e oportunidades de aperfeiçoamento contínuo em informática na educação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
20

Barros, Gecilene Magalhães Marinho, i Thiago Almeida Barros. "Experiências com rádio escola: mediações e práticas educomunicativas no ensino público". REVISTA FOCO 16, nr 5 (24.05.2023): e1434. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n5-110.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho apresenta análise de experiências de rádio escola desenvolvidas em uma escola estadual de ensino médio em Belém-PA. Foram realizadas entrevistas em profundidade com alunos e professores. Verificou-se que a rádio escola tem papel fundamental no processo de aproximação entre alunos, professores e comunidade escolar, além da potencialização de habilidades e competências, promovendo o protagonismo dos estudantes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
21

Bandeira, Yonara Miranda, i Paulo César Zambroni de Souza. "Mobilização de competências na profissão docente: contribuições do modelo da competência". Psicologia Escolar e Educacional 18, nr 2 (sierpień 2014): 273–81. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182745.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente estudo tem por objetivo identificar as competências mobilizadas pelos professores nas situações de trabalho e parte de uma pesquisa realizada com dez professoras do Ensino Fundamental I de uma escola pública de João Pessoa, Paraíba. A pesquisa de campo utilizou um roteiro de entrevista semiestruturada e observação participante para produção dos dados, os quais foram analisados pela técnica de análise de conteúdo temática e confrontados com os dados da observação participante. Na discussão dos materiais produzidos, as competências foram categorizadas em cinco dimensões: de processos, de técnicas, de organização, de serviço e dimensões sociais (tomamos como referência central o conceito e classificação elaborados por Zarifian). Apesar da distinção feita nas análises, pode-se afirmar que a complementaridade constitui-se como característica marcante das competências, as quais, na maioria das situações, são mobilizadas conjuntamente.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
22

Gonçalves, Gecilvone Passos, i Antônio Germano Magalhães Junior. "Implementação da Política de Desenvolvimento das Competências Socioemocionais:". Inovação & Tecnologia Social 3, nr 8 (5.07.2021): 28–41. http://dx.doi.org/10.47455/2675-0090.2021.3.8.10212.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O desafio maior da educação contemporânea é instituir um padrão de escola para o Século XXI que traga, como preocupação maior, o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes. Dentro desta perspectiva, encontra-se o nosso objeto de estudo que norteou a pesquisa diante da seguinte problemática: a implementação da Política de Desenvolvimento das Competências Socioemocionais (PDCS), promovida pela Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), foi desenvolvida à luz de suas diretrizes na comparação com o que, de fato, vivencia a comunidade escolhida como lócus da pesquisa? O espaço empírico escolhido foi a Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos, pertencente à SEFOR 03, e localizada no Bairro Montese, na cidade de Fortaleza. Para tanto, há uma abordagem relevante de dois processos ocorridos na rede pública do Estado, os quais fomentaram a referida política: a Reorganização Curricular do Ensino Médio (2012) e a implantação das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), iniciada em 2016, os quais adotaram algumas tecnologias educacionais inovadoras e fortaleceram outras, que, hoje, tornaram-se basilares para a política em estudo. A pesquisa, de cunho qualitativo, se apoia no paradigma interpretativo-qualitativo e o método empregado foi o Estudo de Caso. A pesquisa de campo nos apontou que, diante das análises realizadas nas diretrizes da política e do que a comunidade escolar vivencia, a etapa de implementação ocorreu de forma positiva. Porém, por ser uma política pública recente, muitas ações ainda devem ser concretizadas e fortalecidas promovendo a efetiva educação integral do estudante.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
23

Santos, Denivaldo Dos, i Joelson Rodrigues Miguel. "Pontos e Contrapontos da Educação Inclusiva nas Escolas Públicas do Município de Siriri/Sergipe / Counterpoints Points and the Inclusive Education in Public Schools of the Municipality Siriri/Sergipe". ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, nr 46 (29.07.2019): 172–92. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1882.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta pesquisa, Pontos e Contrapontos da Educação Inclusiva nas Escolas Públicas do município de Siriri/Sergipe, têm por objetivo conhecer a percepção de alunos numa perspectiva de inclusão dos mesmos na escola regular. Trata-se de uma investigação de campo, exploratória, qualitativa, com 09 Alunos com deficiência. O Instrumento de coleta de dados foi entrevista estruturada com 08 (oito) questões. Conclui-se que a educação inclusiva é competência de todos, a pesquisa realizada nas escolas do município demonstrou que os alunos têm uma percepção positiva do processo de inclusão adotado na escola. Todos acreditam apreenderem e desenvolverem habilidades e competências. Sua percepção é de que possuem. Concluiu-se que, é necessária uma maior divulgação à comunidade sobre a educação inclusiva, como um instrumento que confere às pessoas com deficiência, maior autonomia, como forma de evitar-se a evasão deste público durante o curso das aulas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
24

Benevides, Silvana Ribeiro, Luma dos Anjos Côgo, Sandro Junior Cotia Penera, Girlene Amorim da Silva, Maria Salza Pereira de Oliveira Cotrim, Waneza Barroso dos Santos, Claudete Silva de Araújo i in. "CONSTRUINDO COMPETÊNCIAS LITERÁRIAS: ESTRATÉGIAS PARA FORMAR LEITORES PROFICIENTES NA ESCOLA". REVISTA FOCO 17, nr 5 (2.05.2024): e5013. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n5-002.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A leitura é uma habilidade fundamental que permeia todos os aspectos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Na escola, o processo de formação de leitores proficientes é essencial para garantir não apenas o sucesso acadêmico, mas também para promover a capacidade crítica, criativa e reflexiva dos estudantes. Nesse contexto, é fundamental programar estratégias eficazes que ajudem a construir competências literárias sólidas desde os primeiros anos de escolaridade. Uma das estratégias para formar leitores proficientes na escola é criar um ambiente de leitura estimulante e acolhedor. Isso pode ser alcançado por meio da disponibilização de uma ampla variedade de materiais de leitura, incluindo livros, revistas, jornais, gibis e recursos digitais, que atendam aos interesses e às necessidades dos alunos. Além disso, é importante incentivar práticas de leitura autônoma e prazerosa, permitindo que os estudantes escolham os textos que desejam ler e proporcionando tempo para a leitura durante o horário escolar. Outra estratégia eficaz é integrar a leitura em todas as disciplinas curriculares, não apenas nas aulas de língua portuguesa ou literatura. Ao incorporar atividades de leitura em diferentes contextos de aprendizagem, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e análise de textos em diversos formatos e gêneros. Além disso, é fundamental oferecer apoio individualizado aos alunos que apresentam dificuldades na leitura, por meio de intervenções específicas e programas de reforço. Identificar as necessidades de cada estudante e oferecer estratégias diferenciadas de ensino é essencial para garantir que todos os alunos desenvolvam as habilidades necessárias para se tornarem leitores proficientes. Assim, construir competências literárias sólidas é fundamental para formar leitores proficientes na escola. Ao planejar estratégias que promovam um ambiente de leitura estimulante, integrem a leitura em todas as disciplinas, ofereçam apoio individualizado e envolva a comunidade, as escolas podem desempenhar um papel significativo no desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos e prepará-los para enfrentar os desafios do mundo moderno.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
25

Coelho, Patrícia Margarida Farias. "Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas". Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 5, nr 2 (6.12.2012): 88–95. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.88-95.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo é o resultado parcial de minhas pesquisas de pós-doutoramento desenvolvida na UniversitatdeVIC/ESPANHA com o auxílio de bolsa FAPESP/BEPE. O artigo reflete sobre os nativos digitais e as novas habilidades/competências inerentes a esses, e que devem ser exploradas em ambiente escolar, enfatizando, nessa pesquisa, o uso de aplicativos de dispositivos móveis e games educativos. Com as transformações na web, as escolas tiveram que reorganizar a maneira como ensinavam. O objetivo deste estudo é evidenciar que escola e professores devem se adequar para receber esse novo aluno digital, atentando-se para as competências tecnológicas que esses já têm. As crianças nascidas a partir da década de 80 e 90 são definidos por Prensky (2002) como nativos digitais e apresentam familiaridade com o universo digital e, portanto, cabe aos educadores e pesquisadores atentarem para esse potencial. O arcabouço teórico que sustenta essa pesquisa são os estudos de McLuhan (1964, 1996) e Santaella (2003, 2010) sobre os meios de comunicação, Prensky (2001) para sustentar as pesquisas sobre nativos digitais e Bakhtin (1978, 1997) para explicar sobre os diálogos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
26

Santos, Francisca Gisele Silva dos. "Competências do educador segundo Philippe Perrenoud". Eventos Pedagógicos 9, nr 1 (5.06.2018): 112–26. http://dx.doi.org/10.30681/reps.v9i1.10078.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo tem como objetivo verificar se há relação entre teoria e prática nas atividades pedagógicas desenvolvidas por professoras que atuam na pré-escola. Tem como principal embasamento teórico o autor Philippe Perrenoud que aborda as competências necessárias a um bom educador. A pesquisa foi qualitativa por meio de questionário estruturadoe observações das práticas desenvolvidaspor quatro professoras de duas instituições de educação infantil que atuam na pré-escola. Concluiu-se que a prática docente exige o perfil de um profissional qualificado e preparado, através de uma formação eficiente que prepare o profissional para exercer sua profissão com responsabilidade e compromisso com as crianças. Palavras-chave: educação; educador; competências; pré-escola; crianças; Philippe Perrenoud.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
27

Teixeira, Roberta Araújo. "Espaços, recursos escolares e habilidades de leitura de estudantes da rede pública municipal do Rio de Janeiro: estudo exploratório". Revista Brasileira de Educação 14, nr 41 (sierpień 2009): 232–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782009000200003.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo traz os resultados de um estudo exploratório realizado no ano de 2007 em três escolas municipais do Rio de Janeiro participantes do Projeto GERES (Estudo da Geração Escolar 2005). Considerando que os espaços escolares possuem importante dimensão educativa e que a materialidade da escola é fator relevante na constituição de práticas escolares capazes de constranger ou de estimular conhecimentos e competências, buscou-se compreender, no interior das escolas investigadas, o conjunto de fazeres pedagógicos ativados que guardam relação mais direta com o desenvolvimento de habilidades básicas de leitura e escrita. Foram utilizados registros fotográficos de salas de aula, cantinhos de leitura, murais e salas de leitura como fonte de dados. Identificaram-se aspectos relevantes das instituições pesquisadas pautados na natureza, disposição, usos e funções de espaços e objetos relacionados à promoção da leitura, contribuindo para o entendimento da eficácia escolar do ponto de vista dos discursos visuais da escola como fatores promotores de aprendizagem.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
28

Tomàs, Roser Boix, i Josep Rius Roig. "MODELOS PEDAGÓGICOS NA ESCOLA RURAL PARA VIVER A DEMOCRACIA". Linguagens, Educação e Sociedade, nr 41 (30.04.2019): 167. http://dx.doi.org/10.26694/les.v0i41.8746.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Atualmente, muitas escolas estão implementando modelos pedagógicos que apostam na democracia escolar. Estes são modelos em que as relações entre as pessoas da sala de aula e na escola não seguem uma hierarquia vertical clássica, mas a partir de uma abordagem horizontal e onde a organização tradicional do currículo por assunto se rompe para utilizar os conteúdos e as competências de forma mais transversal; a diversidade torna-se um valor pedagógico em vez de um problema. O objetivo principal do artigo é aprofundar o conceito de democracia escolar na escola rural como um processo que é necessário para viver, como já disse Dewey em 1916, em seu famoso livro Democracia e Educação: Uma Introdução à Filosofia da Educação; e isso pode ser feito a partir de modelos pedagógicos onde o trabalho colaborativo e as estratégias ativo participativas favorecem a vivencia dos valores plurais, humanos e inclusivos na escola e ademais respondem a abordagens de justiça social, igualdade, equidade e participação, compartilhando-as com a comunidade de educação rural em todos os aspectos relevantes do centro e o agrupamento de escolas rurais, tanto do ponto de vista da gestão quanto dos aspectos relacionados a ela com a aprendizagem dos alunos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
29

Manfré, Ademir Henrique. "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E (SEMI) FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO". e-Mosaicos 11, nr 28 (31.12.2022): 56–75. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.57599.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A temática deste ensaio é Competências Socioemocionais e educação escolar. É resultado de elaborações teórico-metodológicas desenvolvidas junto à disciplina de Currículo e Escola por mim ministrada nos cursos de formação de professores. Tem-se por objetivo geral investigar o alinhamento das Competências Socioemocionais aos imperativos empresariais. Optou-se por produzir uma intervenção crítica acerca desse tema revelando os argumentos que levaram ao surgimento do debate sobre a necessidade de se investir em uma formação escolar pautada pelas competências socioemocionais. Este estudo é documental e é apresentado em duas partes. Na primeira, analisou-se criticamente alguns documentos produzidos pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ambos produzidos em 2015, sobre o tema Competências Socioemocionais na Educação, e que orientaram as produções teóricas posteriores. Na segunda, evidenciou-se o quanto o debate sobre Competências Socioemocionais opera na formação de indivíduos ajustados aos imperativos semiformativos. A partir de uma leitura adorniana, a análise permitiu concluir que os documentos produzidos sobre Competências Socioemocionais priorizam a (semi) formação precarizada e impossibilitada de resistências.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
30

Camillo, Everton Da Silva, i Claudio Marcondes de Castro Filho. "O bibliotecário e a administração burocrática na escola: olhares sobre o Projeto Político-Pedagógico e a atuação profissional". Em Questão 25, nr 3 (7.08.2019): 81–98. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245253.81-98.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tem-se como pressuposto para esta pesquisa que bibliotecários escolares desenvolvem uma atuação meramente técnica em instituições organizacionais escolares, possivelmente corroborada pela adesão do modelo burocrático de administração nas escolas. Esse viés, contudo, colide com o reconhecimento da ambivalência técnico-intelectual do profissional de biblioteconomia, dadas as suas várias facetas e competências profissionais fundamentais ao cenário escolar do século XXI. Nesse sentido, objetivou-se apresentar a atuação profissional de bibliotecários escolares e as suas experiências com o Projeto Político-Pedagógico das escolas onde atuam, levando-se em conta o contexto da administração burocrática da escola. Metodologicamente, foi realizado um estudo exploratório, quantitativo e descritivo. Os dados foram coletados em quatro grupos temáticos da rede social Facebook a partir da aplicação de um questionário virtual do Google no mês de junho de 2018. Como resultado, foi obtido que: (1) há visão organizacional estreita por parte do grupo gestor de escolas, pois cria-se a impressão de que esse mesmo grupo inviabiliza a possibilidade de trabalho horizontalizado e concretamente interdisciplinar na escola e (2) há centralidade e burocracia institucionais que interferem no alcance e na possibilidade de contribuição dos demais profissionais da escola para a construção e/ou reformulação do Projeto Político-Pedagógico, ocasião em que o bibliotecário escolar se insere.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
31

De Carvalho, Maria João, i Armando Felizardo. "Autarquia e escola: a gestão do pessoal não docente". Magis, Revista Internacional de Investigación en Educación 11, nr 23 (1.01.2019): 115–34. http://dx.doi.org/10.11144/javeriana.m11-23.aegp.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Em Portugal assistimos à mudança gradual do paradigma das políticas educativas, sendo que o poder local tem, progressivamente, adquirido novas competências no domínio da educação. Assim, procuramos conhecer o modo como se articulam a autarquia e a escola na gestão do Pessoal Não Docente. Para o efeito realizamos um estudo de caso, com recurso à entrevista semiestruturada e à análise de conteúdo na interpretação e análise dos dados. Foi possível concluir que a competência da gestão do Pessoal Não Docente é desvalorizada, e que a relação que se estabelece entre a escola e a autarquia nem sempre se revela articulada.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
32

Manfré, Ademir Henrique. "ESCOLA, CURRÍCULO E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA NOVA GOVERNAMENTALIDADE?" Pensar Acadêmico 18, nr 2 (24.03.2020): 211. http://dx.doi.org/10.21576/pa.2020v18i2.1886.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo analisa o conceito de competências socioemocionais oriundo das políticas curriculares educacionais brasileiras. Sabe-se que o conceito de competências já foi há muito utilizado no decorrer da história do currículo escolar. Entretanto, na atualidade, o referido surge numa perspectiva socioemocional demandando a formação de um conjunto de habilidades e procedimentos necessários para o indivíduo sobreviver no contexto do chamado empreendedorismo, do empresário de si. O texto assume o desafio de analisar as transformações do projeto educacional neoliberal contemporâneo. Essa proposta se deu a partir do conceito foucaultiano de governamentalidade. O objetivo desse debate é contribuir para uma reflexão crítica oferecendo meios para compreender os limites de uma concepção pedagógica de competências sujeitada aos imperativos neoliberais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
33

Yllas Frachia, Yayenca, Heloisa De Camargo Tozato, Heloisa Teixeira Firmo i Ana Lúcia Do Amaral Vendramini. "Contribuição do planejamento dialógico na construção de escolas democráticas rumo à cidadania planetária". Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 105 (4.04.2024): e5680. http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.105.5680.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo objetiva apresentar a análise crítica e reflexiva do processo de construção do Planejamento Dialógico Ecopedagógico (PDE) junto com a Escola Municipal Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, para a implantação coletiva de uma horta pedagógica agroecológica. O trabalho foi desenvolvido entre maio de 2021 e dezembro de 2022, no contexto pandêmico do retorno às aulas presenciais, após o período de isolamento decorrente da covid-19. O conjunto metodológico foi centralizado na pesquisa-ação e complementado com observação participante, com rodas de conversa e com construção de mapas mentais colaborativos. Para a coleta de dados, foram utilizadas sistematização de experiências e percepções da pesquisadora como observadora participante, entrevistas semiestruturadas e rodas de conversa direcionadas à avaliação. Os resultados foram apresentados e discutidos em quatro ciclos do planejamento dialógico, todos desenvolvidos de forma presencial na unidade escolar. Percebeu-se o potencial de alcance do PDE quanto às competências, às habilidades e aos objetivos pedagógicos específicos do currículo escolar e às competências transversais de estudantes e docentes; aos aportes para o estímulo dos domínios cognitivos, afetivos e psicomotores nos discentes; e ao engajamento e à mobilização comunitária em diferentes escalas. Como conclusão, o trabalho evidenciou a potencialidade do PDE na construção de escolas públicas democráticas rumo à cidadania planetária.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
34

Alves de Oliveira, Elimeire, Angela Maria Alves Cardoso, Roberta Lopes Bomfim i Tiago Moreno Lopes Roberto. "A CONTRIBUIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3, nr 4 (7.04.2022): e341308. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1308.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As constantes transformações tecnológicas e a intensificação do processo de globalização têm tornado as relações sociais mais complexas e dinâmicas. Neste cenário, a função social da escola não se restringe apenas ao desenvolvimento das potencialidades cognitivas dos alunos, mas também as das relacionais, na busca da sua formação integral. Os documentos curriculares oficiais, como a Base Nacional Curricular Comum, enfatizam a necessidade de trabalhar as competências socioemocionais, mas para que isso ocorra é preciso que os educadores tenham clareza do que se trata. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral investigar a contribuição das competências socioemocionais para a formação integral do aluno; como objetivos específicos identificar as principais competências socioemocionais; pesquisar como essas competências são tratadas nos documentos curriculares oficiais e verificar as estratégias que possam ser adotadas nas escolas para desenvolver tais competências.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
35

Silva, Márcio Magalhães da. "Crítica à formação de competências socioemocionais na escola". Revista HISTEDBR On-line 22 (4.05.2022): e022013. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v22i00.8659871.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A formação de competências socioemocionais na escola tem sido apontada como uma necessidade premente para garantir o sucesso individual de crianças e adolescentes. Quem defende essas ideias considera que a escola, desde o seu surgimento, tem se preocupado apenas com o desenvolvimento intelectual de alunas e alunos, sem se importar com o seu desenvolvimento afetivo-emocional, causando prejuízos a todas e todos. Assim, este artigo apresenta uma análise de algumas propostas de formação de competências socioemocionais na escola produzidas pelo Instituto Ayrton Senna, BID, OCDE e presentes na reforma do ensino médio e na BNCC. Foram selecionadas nessas propostas algumas informações organizadas em categorias pré-definidas, de acordo com o referencial teórico adotado, a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Como resultado, constata-se a artificialidade da cisão estabelecida entre as funções cognitivas e afetivas do psiquismo humano que se expressa na dicotomia entre competências cognitivas e socioemocionais, e que a formação de competências socioemocionais é apresentada como solução para os problemas decorrentes da alienação inerente à sociedade capitalista, contribuindo, porém, tão somente para o aprofundamento dessa alienação e a manutenção das relações de dominação vigentes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
36

Dias, Isabel Simões. "Competências em educação: conceito e significado pedagógico". Psicologia Escolar e Educacional 14, nr 1 (czerwiec 2010): 73–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572010000100008.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O conceito de competência e a reflexão sobre o seu significado pedagógico assumem um papel de destaque na investigação em Educação a nível nacional e internacional. Este artigo procura enquadrar e definir o conceito de competência no contexto educativo, fazendo alusão à relação entre o construtivismo e uma abordagem por competências no processo de ensino/aprendizagem. Recorrendo a investigações multidisciplinares nacionais e internacionais, este estudo pretende constituir-se como um contributo para o entendimento do significado pedagógico do conceito de competências. Procura dados para reflectir acerca da intervenção educativa numa escola pluralista, multifacetada e em constante mutação. A educação é uma forma de intervenção no mundo, que solicita sujeito(s) aprendente(s), acção e contextos específicos. Esta mobilização dos recursos pessoais para uma resposta efectiva numa situação particular ocorre autonomamente quando se proporcionam oportunidades para a sua construção.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
37

Casemiro, Juliana Ramos, Karen Barros Ribeiro, Tatiana Ribeiro Gomes da Matta, Aparecido José Couto Soares i Maria Silvia Cárnio. "Interferências de estímulos visuais na produção escrita de escolares ouvintes sem queixas de alterações na escrita". Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 16, nr 4 (grudzień 2011): 396–404. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342011000400006.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
OBJETIVO: Verificar a influência de estímulos visuais na produção escrita de escolares do ensino fundamental sem queixas de alterações de leitura e escrita. MÉTODOS: Participaram 25 crianças sem queixa de leitura e escrita, que cursavam a 3ª e 4ª série (4º e 5º ano atuais) do ensino fundamental de uma escola pública. Adotaram-se como critérios de inclusão: respostas a 20 dBNA nas frequências de 500 Hz a 4 kHz na triagem auditiva; frequentar a referida escola por dois anos e possuir nível alfabético ou ortográfico de escrita. Os participantes foram separados em grupos pequenos e em dois dias realizaram as produções escritas que foram analisadas segundo critérios adaptados com base em um estudo sobre as competências comunicativas (genérica, enciclopédica e linguística). Os dados receberam análise estatística. RESULTADOS: Não houve diferença quanto ao tempo de elaboração da escrita, independente do estimulo visual. Quanto à competência genérica o tipo de discurso predominante foi o narrativo. Em relação à competência enciclopédica houve indícios de maior intertextualidade para a figura de ação. No que concerne à competência linguística, os textos foram longos, com pontuação inadequada, erros ortográficos e coesão global parcial. CONCLUSÃO: Os estímulos visuais apresentados não interferiram na produção escrita dos escolares do ensino fundamental em relação às competências comunicativas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
38

Dancini, Alex de Novais, i José Joaquim Pereira Melo. "O interacionismo sócio-discursivo nos limites das competências e habilidades ou instrumento teórico-metodológico de transmissão de conteúdo sistematizado (científico)?" Revista Educação e Linguagens 3, nr 4 (9.10.2020): 155–75. http://dx.doi.org/10.33871/22386084.2014.3.4.155-175.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este texto pretende discutir a relação entre a escola pública e o trabalho com a linguagem fundamentado na proposta teórico-metodológica do interacionismo sócio-discursivo. Parte do pressuposto de que sem a transformação da estrutura educacional da escola pública, o ISD fica limitado à formação de competências e habilidades. Aborda historicamente a escola pública e sua função social na sociedade capitalista. Analisa as condições do trabalho docente, a formação docente inicial e continuada, o esvaziamento de conteúdo nas escolas, o número elevado de alunos por turma e suas relações com a proposta teórica sócio-interacionista. Considera que sem a Superação destes e outros problemas, a realização da proposta teórico-metodológica sócio-interacionista fica comprometida. O objetivo desta discussão é refletir sobre a problemática do ensino de gêneros, de maneira a considerar a complexidade que envolve o processo de ensino/aprendizagem mediado por esta proposta teórico-metodológica, buscando compreendê-la em suas relações com a sociedade como um todo e não reduzida apenas ao ambiente escolar. Propõe-se uma compreensão teórico-política desta questão, de modo que se possa pensar na formação multilateral do ser humano, algo que requer a crítica à escola pública atual e a superação do modelo societal que lhe dá sustentação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
39

Neves, Lurdes, i Joaquim Luís Coimbra. "A Liderança dos Diretores no Contexto Educativo Português: a Ética e a Moral, Quais as Competências e Tendências?" Psychologica 60, nr 2 (13.12.2017): 117–40. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_60-2_7.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A escola, como unidade básica e espaço de realização de objetivos e metas do sistema educativo, encontra-se em constante remodelação, tornando-se num grande desafio para os diretores, por exigir deles novas competências, conhecimentos, capacidades e atitudes, que convergem na necessidade de desenvolvimento de competências para a tomada de decisões participativas e justas. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer quais as perceções e práticas de liderança exercidas por 30 diretores de Agrupamentos de Escolas. Para alcançar este objetivo, recorreu-se a um estudo misto, tendo sido realizada uma entrevista semiestruturada aos Diretores e aplicadas três escalas de liderança (ética, moral e transformacional). Foi possível constatar perceções de liderança que variam entre o transacional e transformacional e que algumas capacidades do líder são preditoras do tipo de liderança exercida.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
40

Andrade, Julia Pinheiro. "O PROGRAMA ESCOLA NOVA 21: UMA MANEIRA EXEMPLAR DE FAZER INOVAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA, DE BAIXO PARA CIMA". Educere - Revista da Educação da UNIPAR 23, nr 1 (14.06.2023): 363–78. http://dx.doi.org/10.25110/educere.v23i1-022.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: Apresentar as bases teóricas, o processo de implementação e alguns instrumentos formativos do Programa Escola Nova 21 de inovação em formação de lideranças em revisão curricular e de transformação das práticas educativas em prol de um modelo competencial das escolas públicas da Catalunha, implementado institucionalmente entre 2016 e 2019, e ativo ainda hoje. Referencial teórico: Documentos oficiais do programa Escola Nova 21, artigos analíticos sobre inovação escolar desde final do século XX à atualidade e balanços analíticos sobre processo de mudanças institucionais em perspectiva internacional e comparada da UNESCO e da OCDE. Artigos analítico-descritivos do processo de implementação do programa da regional UNESCO da Catalunha. Método: Descritivo-analítico, de revisão da bibliografia teórica e de descrição do instrumental da teoria da mudança e dos processos de formação de lideranças escolares do programa Escola Nova 21. Resultados e conclusão: O sucesso do Programa foi ter gerado a partir da formação de suas próprias lideranças escolares um protocolo de mudança de três anos para (1) criar linguagem comum e orientação para promover a aprendizagem centrada no aluno e abordagens baseadas em competências, (2) formação e treinamento para capacitar a equipe escolar no processo de transformação e (3) organização de rede de redes de co-criação e co-implementação para a um tempo, criar escala e perenizar do processo de inovação para além do seu período de implementação institucional. Implicações da pesquisa: indicação de um processo eficaz de inovação de práticas escolares de todas as unidades escolares de uma rede pública densa e heterogênea por meio da publicação de uma teoria da mudança e de protocolos de mudança co-criados por lideranças escolares em um processo institucional de política pública implementada de baixo para cima. Originalidade/valor: o Programa Escola Nova 21 demonstra a eficácia de conjugar um processo de baixo para cima de transformação de lideranças escolares a partir da formação de uma rede de práticas de escolas-piloto como grupo de referência, que, por sua vez, sistematizam os protocolos de mudança que guiam a organização de um sistema de redes de redes de escolas para implementação da transformação “auto induzida”, contínua e em escala de toda a rede pública da região da Catalunha.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
41

Ribeiro, Célia, Sofia Campos, Maria da Luz Coelho i Paulo Almeida Pereira. "O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionais". Gestão e Desenvolvimento, nr 27 (11.09.2019): 257–90. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.384.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente estudo teve como objetivo geral conhecer as características da inteligência emocional que norteiam a ação do diretor de escola e que perspetivas têm os professores e os assistentes operacionais relativamente à forma como é levada a cabo a liderança. Foi utilizada uma metodologia de natureza quantitativa, que consistiu na aplicação da Escala de Inteligência Emocional de Moreno (2012) a uma amostra constituída por 131 sujeitos: 3 diretores de escola, 100 professores e 28 assistentes operacionais. Os resultados obtidos apresentam os 3 diretores com consciência de que estão na posse das competências emocionais (pessoais e sociais) para o desempenho do cargo. Para os restantes grupos, professores e assistentes operacionais, o expectável nem sempre é verificado, apesar do reconhecimento de inúmeras características de inteligência emocional, os seus diretores não a manifestam sempre.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
42

Ribeiro, Sara Dieny Chaves, Meri Nádia Marques Gerlin i Vânia Célia de Oliveira. "O desenvolvimento da competência leitora na biblioteca da escola". RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 22 (20.01.2024): e024003. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v22i00.8673358.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: Além do empréstimo de livros, a biblioteca escolar promove serviços de apoio à aprendizagem e consiste em um espaço muito importante para a comunidade escolar. Objetivo: analisar aspectos relacionados com a competência leitora na biblioteca da escola do ensino fundamental e refletir sobre o fortalecimento de processos de recuperação, seleção e uso da informação por meio da leitura crítica de conteúdos informativos disponibilizados no espaço presencial e no ciberespaço. Metodologia: Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos, foi caracterizada como bibliográfica e um estudo de caso. Com a finalidade de fundamentar uma investigação com abordagem qualitativa, a coleta dos dados e a análise das informações sobre a temática foi realizada com base nas práticas consideradas como relevantes pelos bibliotecários escolares e outros profissionais que dialogam sobre o tema na Rede de Estudos das Competências da Universidade Federal do Espírito Santo. Resultados: Com base na investigação, referenciamos que a competência leitora é atravessada pela competência em informação sendo essencial na etapa da educação básica, principalmente nos anos finais, momento no qual o aluno necessita compreender criticamente a informação contida nas modalidades literárias, lúdicas, técnicas e científicas armazenadas em formatos multimodais. Conclusão: Essa competência é relevante para que o educando possa combater a desinformação por meio da aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas na era digital já que os alunos são, em sua maioria, nativos digitais desde a idade escolar, tornando-se uma condição para a obtenção do prazer de ler.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
43

Silva, Édila Rosane Álves da, i Mara Elisângela Jappe Goi. "IMPRESSÕES DE ESTUDANTES SOBRE O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TEMÁTICAS EM AULAS DE QUÍMICA". Revista Prática Docente 5, nr 2 (31.08.2020): 1057–75. http://dx.doi.org/10.23926/rpd.2526-2149.2020.v5.n2.p1057-1075.id718.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho apresenta e discute os resultados obtidos a partir da implementação de uma proposta didática desenvolvida com estudantes do 3° Ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do Estado do Rio Grande do Sul, que objetivou identificar a possível influência da metodologia de Resolução de Problemas nos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos escolares, mediada pela temática “Drogas”. A escolha do assunto faz parte de um levantamento preliminar sobre temas com relevância social para serem tralhados no ambiente escolar. Os dados produzidos – respostas a questionários e produtos das sistematizações – foram analisados por meio da Escala de Likert. A partir desta pesquisa, evidenciou-se as potencialidades do uso da Resolução de Problemas a partir da temática proposta, tais como o desenvolvimento de habilidades cognitivas para elaboração de estratégias, reflexão crítica, exposição de argumentação, entre outras competências desenvolvidas pelos estudantes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
44

Sousa, Otí­lia Costa, Joana Letras i Alfredo Dias. "Resumir textos narrativos e textos expositivos: do ensino às perceções dos alunos". Palavras - revista em linha 2, nr 2 (9.04.2019): 9–20. http://dx.doi.org/10.61248/pel.v2i2.40.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A leitura e a escrita são duas competências básicas com impacto nas aprendizagens em todo o currículo. Compreender o que se lê e ser capaz de reorganizar a informação, retendo o essencial é uma competência que se torna cada vez mais importante à medida que se avança na escolaridade. O estudo é uma intervenção com metodologia de investigação-ação em três passos: pré-teste, intervenção, pós-teste e ainda auscultação dos alunos em dois grupos focais. Foi realizado em duas turmas do 6.º ano de escolaridade, numa escola TEIP, durante seis semanas. Teve como objetivos: (i) avaliar a competência de resumir dos sujeitos; (ii) desenvolver sequências didáticas para ensino do resumo em textos narrativos e informativos; (iii) desenvolver competências de leitura e de escrita. Os resultados revelam que os alunos valorizaram as atividades, desenvolveram atitudes muito positivas, com um maior envolvimento no trabalho de sala de aula e melhoraram as competências de leitura e escrita, conforme aferido pela comparação dos pré e pós-testes e pelos dados recolhidos no grupo focal.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
45

Campos, Cláudia Suely De Almeida. "A formação de juízes: o desafio de formar novas competências". Revista Brasileira de Administração Científica 8, nr 2 (13.09.2017): 147–62. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-684x.2017.002.0010.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo analisa a atuação da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes do TJMG no desenvolvimento de competências dos Juízes. Foi realizada uma pesquisa utilizando o método de estudo de caso, a coleta de dados feita através de análise documental e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados revelaram que a Escola Judicial mineira contribui positivamente no desenvolvimento das competências relacionadas aos conhecimentos técnico-jurídicos, mas os juízes acreditam ser necessário a Escola trabalhar as competências humano-sociais, para o exercício da função. Existe também a necessidade do juiz acompanhar a evolução tecnológica, mas a pesquisa revelou aspectos dificultadores. Características inerentes às organizações burocráticas como centralização de poder, hierarquia, controle, são transpostas para as salas de aula, dificultando a relação professor-aluno.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
46

Carvalho, Saulo Rodrigues de, i Lígia Márcia Martins. "A escola pública e as competências para o mercado: realidade e mitos". Psicologia Escolar e Educacional 17, nr 1 (czerwiec 2013): 141–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572013000100015.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Versar sobre a questão das competências é tratar do que há de mais recente e usual no campo da educação. O ensino de competências já adentrou as salas de aula, se incorporou ao vocabulário docente e se tornou elemento obrigatório nos planos de ensino, projetos pedagógicos e propostas curriculares. Mas em que a pedagogia centrada nas competências se diferencia das demais teorias pedagógicas, para se tornar tão fundamental à educação escolar? Por que, a cada dia, cada vez mais governos adotam o ensino de competências como estratégia e finalidade do ensino estatal? De modo geral, trataremos desses questionamentos, observando o fundamento concreto da Pedagogia das Competências, sua fundamentação filosófica e as bases políticas e econômicas que permitem a sua incorporação à prática escolar contemporânea.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
47

Gonçalves Moura Silveira, Daniel, i Beatriz Quiroz Villardi. "COMPETÊNCIAS PARA GESTÃO DE HOSPITAIS BRASILEIROS: EVIDÊNCIAS DA LITERATURA". RAHIS- Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde 19, nr 2 (19.07.2022): 26–45. http://dx.doi.org/10.21450/rahis.v19i2.7374.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: identificar as competências gerenciais requeridas e as evidenciadas em gestores em hospitais brasileiros. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura na qual foram considerados estudos publicados entre 01 de janeiro de 2007 a 31 de dezembro de 2020. Resultados: Foram analisados 21 (vinte e um) artigos para o presente estudo nos quais emergiram 49 competências gerenciais requeridas e 31 competências gerenciais evidenciadas em gestores de hospitais brasileiros. Os resultados indicam uma predominância de estudos voltados para gestores enfermeiros no contexto dos hospitais brasileiros. Evidenciou-se também que a maioria dos estudos abordam competências sob a perspectiva da escola americana em detrimento de outras escolas que consideram competências sob o ponto de vista do contexto ao qual se aplicam. Conclusão: Os estudos destacam a importância da prática gerencial e das estratégias de capacitação como treinamentos em serviço e a educação permanente em saúde como meios para desenvolver competências gerenciais nos gestores. Adicionalmente, os resultados sugerem a necessidade de outros estudos acerca de competências gerenciais com base em outras perspectivas de competências que considerem o contexto dos gestores, o que contribuirá para o avanço no conhecimento científico acerca de competências gerenciais. Palavras-chave: competências gerenciais; gestão hospitalar; competências profissionais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
48

Silva, Carla Monteiro, i José António Marques Moreira. "A PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTES ONLINE NO ENSINO DA MATEMÁTICA". Revista EDaPECI 13, nr 1 (30.08.2013): 68–86. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.1921.68-86.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Poderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na percepção das competências de aprendizagem na disciplina de matemática. Participaram na investigação 114 alunos do 5.º ano de escolaridade, de uma escola do distrito do Porto- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para a aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem podem ter efeitos muito positivos na percepção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos. Palavras-chave: competências de aprendizagem. Percepção de aprendizagem. Ambientes online.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
49

Fioravante, Eliane, i Miriam Vieira da Cunha. "As competências do Bibliotecário em uma Rede de Bibliotecas Escolares para o Estado de Santa Catarina, Brasil". Informação & Sociedade: Estudos 30, nr 3 (29.09.2020): 1–15. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1809-4783.2020v30n3.52219.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Em estudo decorrente da aprovação, em 2010, no Brasil, de uma Lei Federal que obriga cada escola brasileira a ter uma biblioteca, a categoria profissional no estado de Santa Catarina concebe um modelo de gestão para atender as bibliotecas escolares da rede pública desse Estado. Partindo desse modelo busca-se ampliar a discussão sobre o papel do bibliotecário diante da perspectiva de abertura e incremento de postos de trabalho nas escolas brasileiras, um quadro que nos leva a levantar algumas questões sobre as competências e atribuições desse profissional quando numa rede escolar. Deste modo, abre-se para debate o papel do bibliotecário na educação básica, os limites e as possibilidades de atuação desse profissional, as necessidades de informação da comunidade escolar, e o envolvimento da classe profissional com este tema. Entende-se que a ampliação do fazer desse profissional no contexto escolar contribui para uma maior visibilidade de seu desempenho no cenário da educação brasileira. Diante dessa realidade, este artigo trata sobre o contexto educacional catarinense, o papel do bibliotecário no sistema das profissões, e por fim, sobre as competências desse profissional evidenciadas a partir de um modelo de rede.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
50

Rengifo-Herrera, Francisco José, i Yone Martins Medeiros Marques. "Alfabetizar no primeiro ano em tempos de pandemia da COVID-19". Revista de Psicología 32, nr 2 (30.12.2023): 1–17. http://dx.doi.org/10.5354/0719-0581.2023.67555.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A leitura como competência cultural requer instrução e ensaio para conduzir para aprendizagens e estratégias cognitivas complexas. Este artigo descreve os processos de aprendizagem e as estratégias de alfabetização em aulas online de 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública durante a pandemia de COVID-19. Foram observados uma professora e cinco alunos em duas sessões online. Foi realizada uma análise microgenética dos processos de ensino/aprendizagem. Apesar do lockdown nas escolas, os resultados mostram como o planejamento do ensaio e a repe-tição, foram importantes estratégias dos professores para alcançar a alfabetização online. A análise e o planejamento das tarefas por parte da professora especialista indicam que as estratégias de ensino online orientaram as crianças para competências de alfabetização eficientes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii