Gotowa bibliografia na temat „Escola de competências”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Escola de competências”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Escola de competências"

1

Thédiga de Miranda, Lyana, i Monica Fantin. "A perspectiva social das competências midiáticas: reflexões sobre participação e interação das crianças na escola". Lumina 12, nr 1 (30.04.2018): 55–67. http://dx.doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21493.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O texto busca refletir sobre o entrelaçamento das competências midiáticas e competências relacionais de crianças em situações de produção audiovisual a partir de propostas didáticas construídas com base na metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados (EAS).Sob uma perspectiva social, nos interessa apresentar como as crianças, um total de 53 alunos de duas escolas públicas de Florianópolis, mobilizaram a empatia e a postura proativa em situações colaborativas consideradas complexas e condicionadas à motivação para a participação. Metodologicamente, seguimos a abordagem multimétodos e da bricolagem que combinou, durante todo o ano letivo de 2015,observação na escola, intervenção didática, grupo focal com estudantes, caderno de campo e aplicação de um questionário.Entre os resultados, destacamos que a reflexão sobre as competências em uma perspectiva sistêmica e relacional possibilita estabelecer indicadores assertivos, capazes de promover e avaliar fatores constitutivos da interação e competência social entre as crianças na escola. Conclui-se que,ao adotar a metodologia EAS na busca pelo fomento de competências midiáticas sob uma perspectiva social, essa escolha evidencia a necessidade de reestruturação das relações comunicativas entre professores, alunos e ambiente, o que denota a importância de se promover as competências midiáticas entrelaçadas às competências relacionais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Ricci, Tania Facchini, i José Anderson Santos Cruz. "O desenvolvimento das competências socioemocionais em alunos da educação básica como ferramenta de combate ao “bullying” nas escolas". Nuances: estudos sobre Educação 32, nr 00 (28.12.2021): e021003. http://dx.doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9116.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O bullying hoje é considerado um problema de saúde pública que cresce em todo mundo. Apesar de existir legislação no Brasil há anos tratando do combate a essa prática, as escolas ainda carecem de apoio e orientação sobre como implantar um programa e de que forma tratar os casos de bullying. À luz da Base Nacional Comum Curricular [BNCC] podemos compreender que um caminho possível para combater esse problema é desenvolver competência socioemocional nos alunos, porém muitas vezes a escola ainda acredita que desenvolver valores que contribuem para a formação moral do estudante seja uma responsabilidade exclusiva da família. O objetivo desta pesquisa foi investigar, por meio de uma revisão sistemática, de que forma programas que utilizaram o desenvolvimento de competências socioemocionais para combater o bullying escolar trabalharam, que competências desenvolveram e em especial se essas competências de fato se relacionaram aos casos de bullying, a fim de identificar quais caminhos são eficientes para combater a violência escolar e de que forma isso reflete na sociedade em que vivemos. Foi possível concluir que o desenvolvimento de competências socioemocionais pode trazer benefícios que vão além da prevenção da violência escolar, contribuindo também para a aprendizagem e para a vida dos alunos além da escola.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Santos, Verônica T., Angela F. Campos i Maria Angela V. de Almeida. "Concepções dos(as) professores(as) de química sobre o desenvolvimento de competências na escola". Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 7, nr 1 (kwiecień 2005): 24–35. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070104.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo: Este artigo retrata uma pesquisa realizada com um grupo de professores de química do ensino médio no sentido de investigar como eles concebem a abordagem por competências na escola. A metodologia envolveu as seguintes etapas: (i)- concepções dos(as) professores(as) sobre competência, usando como instrumento de pesquisa um questionário; (ii)- análise e validação das respostas dos(as) professores(as) ao questionário; (iii)- discussão sobre competência na escola, utilizando como instrumentos um texto e uma fita de vídeo de Perrenoud. Os resultados mostraram que não há uma mobilização dos(as) professores(as) e das escolas com relação à abordagem por competências. Além disso, esta abordagem será possível se o sistema educacional investir em melhores salários, recursos, e uma formação continuada inserida no projeto pedagógico que propicie a cooperação entre os(as) professores(as) e a universidade e contribua para a discussão dos conteúdos de química, metodologia e avaliação. E, ao mesmo tempo, a construção de novas competências profissionais nos(as) professores(as).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Silva, Mariana, Ana Camacho i Rui Alexandre Alves. "Adaptação Portuguesa da Escala Fontes de Autoeficácia na Escrita". Psychologica 64, nr 1 (6.09.2021): 141–61. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_64-1_7.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Escrever é indispensável para comunicar na escola e no quotidiano, contudo é uma tarefa complexa que requer muita motivação. Assim, é essencial desenvolver as competências e a autoeficácia dos alunos. Este estudo teve como objetivos adaptar a Sources of Middle School Mathematics Self-Efficacy Scale (Usher & Pajares, 2009) para o domínio da escrita e para Português, explorar a relação entre fontes de autoeficácia, autoeficácia e competências de escrita, e testar diferenças de género nestes indicadores. Os 155 alunos (52.2% do sexo feminino) que participaram neste estudo responderam às escalas Fontes de Autoeficácia na Escrita e Escala de Autoeficácia na Escrita, e escreveram um texto argumentativo. A escala adaptada pode ser utilizada nos domínios propostos. As fontes de autoeficácia e a autoeficácia explicam a competência na escrita. As raparigas tiveram valores superiores aos dos rapazes nas fontes de autoeficácia e competência na escrita. Finalizamos, destacando o papel dos professores como modelos, persuasores e promotores da autoeficácia na escrita.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Carmo, Walkiria Batista do. "Competências Socioemocionais e Cultura de Paz". Revista Científica FESA 1, nr 20 (25.11.2022): 59–71. http://dx.doi.org/10.56069/2676-0428.2022.216.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A escola é o principal cenário de formação e socialização do indivíduo. Ali se consolidam os imaginários, realidades, subjetividades e comportamentos do aluno. Portanto, o papel dos professores é fundamental, pois eles funcionam como guias e modelos das reações, relações e vínculos interindividuais que se geram no ambiente escolar. Graças a eles, a escola se configura como um cenário que permite gerir a sala de aula como um espaço onde se aprende a vivenciar a paz. O artigo se propõe como uma revisão teórica sobre como as competências socioemocionais dos professores afetam a gestão de ambientes pacíficos na escola, levando em consideração fatores como o clima de sala de aula, o conflito escolar, a cultura de paz e as relações interpessoais entre professores e alunos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Fernandes, Núbia Lucas, i Renato Barros De Almeida. "Base nacional comum curricular, currículo por competências e trabalho docente: escola que temos e escola que queremos". Brazilian Journal of Development 9, nr 3 (20.03.2023): 11502–19. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n3-169.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O texto proposto compõe parte de uma pesquisa que discute o currículo por competências na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento normativo, a BNCC, regula a adequação dos currículos regionais, além de influenciar o trabalho docente. Haja vista que a BNCC está ancorada no currículo por competência, pois essas competências devem contribuir para garantir o desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica por meio do trabalho docente. Entendemos que o modelo de escola que temos como proposta pela BNCC, com currículo por competências, está pautado nos modos de produção capitalista e neoliberal. No entanto, a escola que queremos é crítica, emancipatória, que considera a produção humana histórica e coletiva para a construção da identidade e com o trabalho docente centrado no conhecer e transformar, como propõe a pedagogia histórico-crítica (PHC). Com isso indagamos o que é currículo por competências e sua relação com a BNCC? Que escola temos proposta pela BNCC a partir do currículo por competências? Que escola queremos? A escola com o trabalho docente pautado na proposta da PHC. Diante disso, faremos uso do materialismo histórico-dialético para aproximação do fenômeno a partir do método de análise documental dos principais documentos sobre BNCC, currículo por competências, trabalho docente e escola pública. Nesse sentido, entendemos que a escola pública e o currículo propostos a partir da BNCC se encontra no viés burguês, tecnicista e conservador do modo de produção capitalista. Em vista disso, propomos a necessária transformação para uma escola segundo a perspectiva a pedagogia histórico-crítica para a escola e o currículo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Martins, Ernesto Candeias, i Susana Isabel Bartolo Martins. "Educação parental na transição e adaptação das crianças portuguesas da pré-escola ao 1º Ciclo do Ensino Básico". Revista de Educação PUC-Campinas 22, nr 1 (15.03.2017): 19. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3300.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A educação parental é um recurso psicoeducativo, relacional e comunicacional na adaptação escolar. A entrada das crianças no ensino básico, provenientes da pré-escola (transição), é um momento de mudanças para elas e para os pais. A literatura, em geral, refere como fatores essenciais para o sucesso dessa adaptação escolar: o contexto; a família; a escola; a etnia, a cultura e linguagem; as características pessoais da criança. O estudo realizou-se em 2014, numa turma (N= 24 alunos) de uma escola urbana portuguesa (Escola Básica Cidade de Castelo Branco), de forma integrada com o Projeto de Inteligência Emocional em contexto escolar. A pesquisa apresenta uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), com o objetivo de interpretar a relação dos comportamentos interativos e comunicativos dos pais e a adaptação dos filhos ao 1º ano da escolaridade obrigatória. As técnicas de recolha de dados foram: observação participante, escala de percepção sobre competências parentais, entrevista semiestruturada com os pais (N=18) e notas de campo. Realizou-se uma triangulação de dados, de base categorial e estatística, que confirmou a boa comunicação entre pais e filhos, na medida em que aqueles recorrem frequentemente ao diálogo com a escola para abordar situações de aprendizagem e comportamento. Os pais revelaram estar ‘presentes’ e preocupados com a prática de atividades dos filhos e com a adaptação ou integração escolar, insistindo no cumprimento das regras de convivência, disciplina, postura em sala de aula, concentração e atenção.Palavras-chave: Adaptação escolar. Competência parental. Educação parental. Ensino fundamental. Interação comunicativa.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Daniele, Thiago Medeiros da Costa. "A influência da educação física escolar na escolha do esporte de rendimento de atletas adultos". Caderno de Educação Física e Esporte 21 (7.12.2023): e31696. http://dx.doi.org/10.36453/cefe.2023.31696.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
INTRODUÇÃO: A Educação Física na escola apresenta uma importância para o ensino dos esportes. Como também pode oportunizar na detecção de futuros atletas.OBJETIVO: Analisar a opinião dos atletas sobre a influência do esporte escolar na escolha do esporte de rendimento. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. Utilizou-se um questionário semiestruturado para atender aos objetivos do estudo e aplicado na forma virtual. RESULTADOS: Um total de 135 atletas foram avaliados, com idade média de 24,8±5,8 anos. Um total de 44,4% dos atletas apontou que a escola influenciou na escolha pela continuidade na pratica esportiva e 91,1% relataram que a escola é fundamental para a formação de futuros atletas e detecção de novos talentos no esporte. CONCLUSÃO: o esporte escolar tem influência na escolha do esporte de alto rendimento e na formação de competências fundamentais para o desenvolvimento no esporte, uma vez que se constatou que o primeiro contato com os desportos parte diretamente das aulas de Educação Física escolar.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Antonelli Ponti, Mayra, Adriely Lopes de Oliveira i Roberta Olivério-Naegeli. "Promover competências socioemocionais em modalidade remota". Olhares & Trilhas 23, nr 2 (24.06.2021): 519–37. http://dx.doi.org/10.14393/ot2021v23.n.2.60109.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tendo alterado toda a rotina escolar, o contexto pandêmico iniciado no Brasil em 2020 trouxe à tona fragilidades e potencialidades da comunidade escolar, em especial dos professores que, em muitos casos, precisaram aprender sobre novas formas e modalidades de trabalho. O presente artigo tem como objetivo compreender a forma como professores do interior do Ceará, alocados para atuar na promoção de competências socioemocionais por meio de metodologias ativas, lidaram com a migração do ensino presencial para o ensino remoto. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 professores dos anos finais do ensino fundamental de oito escolas diferentes. Após análise de conteúdo dos relatos foram encontradas oito categorias finais. De modo geral, foram encontrados indícios de que o professor se beneficia da proposta de desenvolvimento socioemocional em modalidade remota e considera que o estudante, em certa medida, também pode se beneficiar. As ocorrências relacionadas à implantação do ensino remoto envolvem dificuldades de acesso e no uso de tecnologias, necessidade de alinhamento e integração escola-família e prejuízos emocionais causados pelo distanciamento social. Os professores relatam como foram encontradas formas de resolução de alguns dos problemas encontrados na migração do ensino presencial para o remoto.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Soares de Sousa, Maria Karina, Eunice Andrade De Oliveira Menezes i Francione Charapa Alves. "Competências socioemocionais no âmbito educacional: o projeto político pedagógico de uma escola pública de Porteiras, Ceará". Ibero-American Journal of Education & Society Research 4, nr 1 (13.05.2024): 86–96. http://dx.doi.org/10.56183/iberoeds.v4i1.656.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo objetiva investigar as competências socioemocionais no desenvolvimento de crianças e adolescentes de uma escola pública do município de Porteiras-CE. A pesquisa foi desenvolvida discutindo inicialmente os fundamentos conceituais das competências socioemocionais, contextualizando com a educação socioemocional, pois entende-se que elas contribuem para o desenvolvimento pessoal, além das competências cognitivas. Neste contexto foram analisados alguns documentos relevantes para a pesquisa, por exemplo, a Base Nacional Comum Curricular- BNCC e o Projeto Políticos Pedagógico – PPP da instituição referida, a fim de identificar a existência do trabalho socioemocional de caráter crítico. O estudo foi encaminhado pela abordagem qualitativa e envolveu uma pesquisa dos tipos bibliográfica e documental. Os resultados revelam que, muito embora as dimensões socioemocionais constem no PPP da escola de forma descontínua e pouco aprofundada, há indícios de possibilidades de desenvolvimento de tais dimensões na vida dos estudantes, tanto no cotidiano escolar como para além deste. Concernente às competências gerais da BNCC, estas defendem as necessidades do capital, valorizando o desenvolvimento de competências e de aptidões individuais, com disposição produtivista tendo em vista novos perfis de trabalhadores em conformidade com o sistema capitalista vigente. Recomendam-se novos estudos comparativos e analíticos de diferentes teorias, bem como, pesquisas empíricas comparando as abordagens de diferentes escolas e sistemas educacionais em relação ao desenvolvimento das dimensões socioemocionais, identificando boas práticas e desafios comuns.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Rozprawy doktorskie na temat "Escola de competências"

1

Mendonça, Maria Elisabete Nascimento. "Aprendizagem e avaliação de competências na Escola Moderna". Master's thesis, Universidade da Madeira, 2007. http://hdl.handle.net/10400.13/163.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho tem como propósito básico procurar compreender, através observação da prática educativa e das concepções dos alunos, professores, encarregados educação e auxiliares da acção educativa, como se processa a aprendizagem avaliação de competências na Escola Moderna, a fim de descobrir factores proporcionem a aquisição de competências de forma autêntica, e tentar contribuir para diminuição da discrepância existente entre as práticas que se idealizam e as práticas existentes. As competências, ao integrarem-se na escola como um processo de inovação, na reorganização curricular consagrada no Decreto-Lei 6/2001 um elemento legislativo central, pressupõem uma concepção de currículo mais aberta e abrangente, dependente de práticas educativas mais autónomas, flexíveis, e adequadas a cada contexto. Conceber o currículo e a prática pedagógica, em termos de competências, implica uma renovação da acção educativa e uma nova postura dos professores, alunos escola, porque o desenvolvimento destas não enfatiza um processo rotineiro memorização da informação, mas, sim, a estimulação de situações de aprendizagem complexas, onde a informação é transformada, processada e mobilizada de forma pelos alunos. Para compreender este desenvolvimento de competências na escola, desenvolvemos, através de uma metodologia qualitativa, um estudo de caso centrado numa turma de 25 alunos, do 4.º ano de escolaridade, numa escola do 1.º ciclo do ensino básico, envolvendo todos os intervenientes educativos do seu quotidiano escolar. Os resultados do nosso estudo apontam para duas evidências relevantes: - alunos participantes e a professora titular tendem a apresentar uma concepção planificação e gestão das situações de aprendizagem com vista ao desenvolvimento competências como saberes em acção, coerente com os princípios e valores referentes Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais; - a atitude pessoal profissional da professora, bem como o Modelo Pedagógico do MEM, que aplica, potenciam a inovação pedagógica e uma bem sucedida aquisição de competências.
Orientador: Nelson Veríssimo
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Duarte, Olga. "O perfil de competências do director de escola". Master's thesis, Universidade de Évora, 2011. http://hdl.handle.net/10174/15362.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Num momento em que a palavra competência entrou em força nas práticas organizacionais e três anos depois de o novo modelo de gestão das escolas – Decreto-lei nº 75/2008 de 22 de Abril - ter colocado no centro do debate a exigência de lideranças mais eficazes, surge este trabalho com o objectivo de construir um perfil de competências do Director de Escola, personificação da liderança prescrita. Para tal, realizamos um focus group com um grupo de directores de escola pertencentes à área da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo. Os seus discursos e análises apontam para a ideia de que a lei veicula um modelo de Escola como empresa e que no conjunto das suas competências aquelas que assumem um papel crítico são: Conhecimentos Especializados (Gestão Escolar); Motivação de Pessoas e Liderança, Conhecimento da Organização e da Envolvente e Gestão de Pessoas; ABSTRACT: In a time that the word competence came in powerfully in organizational practices and three years after the introduction of the new model of school leadership – by the Decree-Law 75/2008 of 22 April - which have stated the needing for more effective leadership in the centre of the debate, this work comes with the aim of building a skills profile of the headmasters, the personification of leadership required. In order to achieve this goal, we have conducted a focus meeting with a group of school headmasters, belonging to the Regional Board of Education of Lisbon and Tagus Valley. Their speeches and analysis indicated the idea that the law conveys in a model of school seen as a company that, in the set of its competences, has some that assume a critical role, which are: specialized knowledge (in school management), people motivation and leadership, conscientiousness of the organization and of the school ambience and management of people.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Verdes, Tatiana. "O ensino da literatura na escola". Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2010. http://hdl.handle.net/10362/5734.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Português e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
O presente relatório pretende descrever todo o trabalho realizado pela professora estagiária no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Instituto Espanhol Giner de los Ríos e na Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, no ano lectivo de 2009/2010. O relato e a reflexão centrar-se-ão na observação de dois níveis de ensino: em Espanhol o 1ºESO; em Português, o décimo segundo ano. Para além do tema abordado – O Ensino da Literatura na Escola – ser o ponto de partida para a reflexão da PES, outros pontos, como a avaliação, o comportamento e a motivação serão abordados.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Cavicchioli, Gabriela Spagnuolo. "As competências audiovisuais e os novos letramentos na escola". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157278.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015
Made available in DSpace on 2015-12-22T03:01:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 336462.pdf: 4756018 bytes, checksum: 04f284996b2faa1ef70e6ea44a63a367 (MD5) Previous issue date: 2015
O presente estudo busca investigar de que forma os novos letramentos podem contribuir para desenvolver habilidades e competências audiovisuais dos alunos na escola, com o objetivo de identificar os níveis de competências dos jovens envolvidos e refletir sobre o uso do audiovisual na prática pedagógica e as formas de apropriação dessa linguagem. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa na perspectiva da Mídia-educação, envolvendo uma combinação metodológica com estudos teóricos e pesquisa empírica, com duas turmas do 6º ano, em duas escolas públicas de Florianópolis - SC. Com base em referenciais teóricos da Mídia-educação (Fantin, Rivoltella), em conceitos de Competência Midiática/Audiovisual (Rivoltella, Aguaded, Ferrés) e Novos Letramentos (Lankshear, Knobel, Jenkins, Gee), este estudo também fez parte da pesquisa Multiletramentos e aprendizagens formais e informais: possíveis diálogos entre contextos escolares e culturais, bem como dialogou com aspectos da pesquisa interinstitucional Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos. Ao refletir sobre as possíveis relações entre múltiplas linguagens, competência audiovisual - a partir das dimensões Linguagem, Produção e Difusão, Tecnologia, Interação - e os novos letramentos na escola, destaca-se a importância de trabalhar propostas didáticas de forma articulada com as novas perspectivas de letramento. A pesquisa evidencia que as diferentes competências dos alunos se desenvolvem nos espaços da educação formal e informal pois, quando se está operando no âmbito das competências, também se está desenvolvendo práticas de novos letramentos.

Abstract : The present paper intends to investigate how the new literacies can contribute to develop student s audiovisual abilities and competencesat school, with the purpose of identify the involved young s competences levels and reflect about the audiovisual using into the educational practicing and the adequacy methods of this language. Therefore a qualitative research from the perspective of Media-educationwas developedwith two fifth grade classes at two public schools in Florianópolis SC,involving a methodologic combination with theoretical studying and empirical researches.Based on Mediaeducationtheoretical references (Fantin, Rivoltella), on concepts of Media/Audiovisual Competence (Rivoltella, Aguaded, Ferrés) and New Literacies (Lankshear e Knobel, Jenkins, Gee), this paper was also part of a research called Multiliteracies and formal and informal learnings: possible dialogue between school and cultural context, besides it was linked to the inter-institutional research Media Competences in brazilian and euro-americans scenario.Reflecting about the possible relations between multiple languages, audiovisual competence  from the following dimensions: Language, Production and Diffusion, Technology, Interaction  and the school new literacies, it is important pointing to the relevance of working didactic proposals articulated with the new literacy perspectives. The research reinforces that the students different competences develop in formal and informal education environment because when thinking about competences, new literacy practices are also being developed.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Gonçalves, Paula Cristina Domingues Marques. "Pessoal não docente da escola pública portuguesa: competências e importância". Master's thesis, Edição do autor, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/7095.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação de Mestrado em Administração Pública
Este trabalho retrata a conceptualização da profissão de assistente operacional de ação educativa, de acordo com a Lei Portuguesa, diversos autores que serviram de base ao nosso estudo e de acordo com os próprios. Elaboramos uma investigação no Distrito de Setúbal, utilizando como método de interpretação de dados o método qualitativo. O primeiro capítulo deste estudo retrata o enquadramento teórico da área, sendo a base para toda a investigação. O capítulo seguinte apresenta todo o enquadramento metodológico, é a explicação de tudo o que foi feito, da linha de pensamento seguida e das nossas principais dificuldades. Os resultados retratam o tratamento empírico dos dados obtidos enquanto na discussão temos a nossa interpretação dos dados representados. Nas conclusões, terminamos o trabalho com uma síntese de tudo o que foi aprendido, das principais limitações e dos contributos de mais estudos como este para o desenvolvimento da área.
This work depicts the conceptualization of the profession of assistant operating educational action, according to the Portuguese law, several authors have served as the basis for our study and in accordance with their own. We developed an investigation in the District of Setúbal, using as a method of data interpretation qualitative method. The first chapter of this study depicts the theoretical framework of the area, being the basis for all research. The next chapter presents all the methodological framework, is the explanation of all that was done, the line of thought then and our main difficulties. The results depict the empirical treatment of the data obtained in the discussion while we have our interpretation of the data represented. In conclusion, we finished the job with a synthesis of all that has been learned, the main limitations and contributions of more studies like this for the development of the area.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Chaves, Paloma Epprecht e. Machado de Campos. "Avaliação de competências no ensino fundamental: a experiência da Escola Lumiar". Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9672.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-04-27T14:31:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves.pdf: 3385811 bytes, checksum: 5564f56917380f5f3676514a8f074c3c (MD5) Previous issue date: 2012-08-31
The objective of this work is to investigate ways in which to analyze the challenge posed by the evaluation of competencies in Fundamental Education (Grades 1 through 9) and to suggest forms in which this challenge can be faced. The challenge arises from the fact that the evaluative strategies and procedures of the conventional school are centered on quizzes, tests and exams which were conceived for the assessment of the level of assimilation, by the students, of information and knowledge imparted to them by the teachers and, therefore, are not adequate in the case of the evaluation of competencies. The methods used in the research were, essentially, those employed in documental analysis, with the incorporation of elements of participatory research. The focus of the research was a network of schools that organized their curriculum in the form of competencies. The school network is called Lumiar. It developed an innovative educational technology called "Mosaic". Besides focusing on a curriculum organized around clusters of competencies, the Mosaic presents other interesting elements, such as a methodology based on learning projects and a project databank. The documents that were analyzed cover the period of 2006-2009 and include the Theorico-Pedagogical Framework of the school network, its Matrix of Competencies, its Methodology, its Evaluative Strategies and Procedures, the directives for the development of the "Digital Mosaic", as well as the routine papers of the school. The research, which uses as reference three educational paradigms (objectivist, subjectivist and dialectical), allowed the following inferences. First, that the theoreticopedagogical framework of the school is coherent with the dialectical paradigm, which emphasizes the need to value the role of students as agents, subjects and protagonists of their own learning, in a dialogical context, in partnership with those with whom they interact. Second, that the strategies and procedures of evaluation, which, according to the dialectical paradigm, ought to be an integral part of the learning process, taking place in the process of partnership between the students and those with whom they interact, were, in reality, more aligned with the objectivist paradigm, causing an incoherence in the process which must be eliminated before one can discuss the evaluation of competencies in a coherent manner. Third, that the evaluation of competencies in the dialectical paradigm requires technological resources that favor and facilitate communication and interaction between the students and those with whom they communicate and interact and that permit careful registration of these interactions and of the learning process as a whole. Fourth, that the "Digital Mosaic", that was implemented in a preliminary, beta version, would be able to satisfy these requirements if it were reconceived within the dialectical paradigm and were expanded to incorporate more recent technological resources (such as Web 2.0)
Este trabalho tem por objetivo investigar formas de analisar, apontar diretrizes para enfrentar o desafio da avaliação de competências no Ensino Fundamental. Esse desafio surge do fato de que as estratégias e os procedimentos de avaliação da escola convencional estão centrados em testes, provas e exames que foram concebidos para a avaliação do nível de assimilação, pelo aluno, de informações e conhecimentos, e essas estratégias e esses procedimentos não são adequados quando se trata de avaliação de currículos dirigidos para a formação de competências. A pesquisa se caracteriza essencialmente pela análise documental, com elementos de pesquisa participante, tendo como interesse uma rede de escolas que organizou seu currículo em torno de competências. Trata-se da escola Lumiar, que desenvolveu uma tecnologia educacional inovadora chamada currículo por Mosaico. Além do currículo centrado em competências, o Mosaico apresenta outros elementos marcantes, como a metodologia de trabalho baseada em projetos de aprendizagem. Os documentos analisados, que compreendem o período entre 2006 e 2009, englobam o referencial teórico-metodológico e de avaliação, bem como rotinas internas e diretrizes para o desenvolvimento de uma versão informatizada do Mosaico, chamada Mosaico Digital. A pesquisa, que utiliza como referência três paradigmas educacionais (objetivista, subjetivista e dialético), permitiu inferir, em primeiro lugar, que o referencial teóricometodológico da escola é coerente com o paradigma dialético, pautado pela valorização do aluno enquanto agente, sujeito e protagonista de sua própria aprendizagem, num contexto dialógico, em parceria com seus interlocutores. Em segundo lugar, que as estratégias e os procedimentos de avaliação, que, de acordo com nesse paradigma, deveriam ser parte integrante do processo de aprendizagem e deveriam acontecer na parceria entre o aluno e seus interlocutores, se mostrou, incoerentemente, mais alinhada ao paradigma objetivista. A superação dessa incoerência, portanto, é condição básica para a adequação do processo de avaliação de competências. Em terceiro lugar, que a avaliação de competências no paradigma dialético requer recursos que favoreçam a comunicação e interação entre o aluno e seus interlocutores, e que mantenham registros dessas interações e do processo de aprendizagem como um todo. Em quarto e último lugar, que o Mosaico Digital poderia atender a essas demandas, desde que fosse concebido dentro do paradigma dialético e incorporasse recursos tecnológicos adequados
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Parreira, Dulce Isabel Rasquinha. "Promover a saúde das crianças reforçando as competências socioemocionais na escola". Master's thesis, Universidade de Évora, 2018. http://hdl.handle.net/10174/23614.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Estudos revelam que o insucesso e o abando escolar afetam a saúde das crianças e que o estado de saúde mental das crianças influencia o insucesso e abandono escolar. Acrescentam que a promoção das competências socioemocionais em ambiente escolar devem ocupar um lugar de destaque para obtenção de ganhos em saúde. As orientações políticas atuais estão direcionadas no mesmo caminho. O projeto de intervenção comunitária foi implementado na Unidade de Cuidados na Comunidade D’Alagoa, no âmbito da saúde escolar, na escola básica de Porches. Este tem como finalidade promover a saúde das crianças de um agrupamento escolar, através da promoção das competências socioemocionais na escola, nas crianças do 1º ciclo, contribuindo assim para a diminuição da retenção escolar no 2º ciclo. Este trabalho baseou-se na metodologia do planeamento em saúde, nas competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública e no modelo Social and Emocional Learning; Promoting children’s health by strengthening socio-emotional skills in school Abstract: Studies reveal that school failure and dropout affects children´s health and their mental state influences it. They add that the promotion of social-emotional competencies in school environment should occupy a prominent place in order to obtain gains in health. The current politicies should be directed in the same path. A project of community intervention was implemented in The Unity of Community Care D’Alagoa, in scope of school health, in the Basic School of Porches. It aims to promote the health of the children of a school group, through the promotion of social-emotional competences in school, in the children of the first cycle, contributing to the reduction of school retention in the second cycle. This essay was based on the methodology of the health planning, on the specific competences of the specialist nurse in community nursing and public health and on the Social and Emotional Learning Model.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Oliveira, Sandra Manuela Gonçalves. "Competências matemáticas no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, nível B3, numa Escola Secundária do Grande Porto". Doctoral thesis, Universidade Portucalense, 2014. http://hdl.handle.net/11328/1230.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Tese de Doutoramento em Educação.
O programa Novas Oportunidades, devido à sua tipologia, não foi consensual, tendo como ponto principal de discórdia a sua fiabilidade, o que pôs em causa a sua existência. Para serem tomadas medidas responsáveis, pensamos que urge avaliar o processo. O trabalho desenvolvido nesta tese teve um caráter inovador, pretendendo analisar os conhecimentos matemáticos dos adultos em processo de Revalidação, Validação e Certificação de Competências (RVCC), nível B3, que corresponde ao 3º Ciclo do Ensino Básico. No início a este estudo, após a definição dos objetivos e das questões da investigação, realizou-se uma extensa revisão bibliográfica que assentou na certificação de competências, no processo de RVCC e nos conhecimentos matemáticos necessários à certificação do 9º ano de escolaridade. De relevar que, embora os estudos envoltos nas Novas Oportunidades (NO) tenham crescido de forma exponencial, não se encontrou nenhum que avaliasse as competências matemáticas dos adultos em processo de RVCC, tanto em Portugal como além-fronteiras, e não se encontrou um(a) país/região que realizasse o processo de RVCC escolar, estritamente com a avaliação de um portfólio tal como acontecia, até então, no nosso país. Promovemos um estudo de campo, educacional, disciplinar, exploratório e de avaliação, em que usámos uma metodologia quantitativa para tratar os dados. A população em estudo foi constituída pelos adultos que iniciaram o processo de RVCC no ano letivo 2011/2012 num Concelho do Grande Porto e a amostra foi formada pelos adultos que iniciaram esse processo no Centro de Novas Oportunidades (CNO) de uma Escola Secundária do Grande Porto (ESGP). Através de um questionário aplicado pré e pós processo, procuramos responder às duas questões fundamentais do nosso estudo: No processo de RVCC, estamos perante uma aquisição de conhecimentos ou uma validação de conhecimentos adquiridos ao longo da vida? No processo de RVCC, estará o referencial de competências de Matemática para a Vida (MV) adequado às competências adquiridas pelos candidatos? Para isso, analisámos as caraterísticas sociodemográficas dos adultos em causa e estudámos os seus conhecimentos matemáticos antes e após iniciarem o processo de RVCC ao nível de área de MV. Considerámos a Formação Complementar (FC) ministrada a cada adulto no decorrer do processo de RVCC e controlámos os critérios de evidência creditados após análise do Portfólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA). Assim, quantificaram-se, analisaram-se e correlacionaram-se os dados observados, permitindo-nos retirar conclusões acerca das competências que os adultos adquiriam ao longo da vida e das apreendidas com a sua frequência no processo de RVCC-B3. Várias foram as conclusões retiradas com este estudo, donde salientamos que: os adultos estudados, regra geral, não adquirem competências matemáticas ao longo da vida que lhes permita certificar o 9º ano de escolaridade sem o acesso a FC; nenhum adulto no início do processo de RVCC demonstrou possuir competências ao nível de inequações do 1º grau, potenciação, notação científica, sistemas de equações/inequações; embora se verifique um aumento das competências matemáticas após a conclusão do processo de RVCC, a aprendizagem não foi suficientemente sólida que permitisse a apreensão de todos os conteúdos em causa; ficou também evidente a inadequação de alguns critérios de evidência ao público-alvo. Este estudo de investigação intenta ajudar a refletir sobre o processo de RVCC na área de MV e poderá auxiliar e servir de base a futuras reformas.
The Novas Oportunidades (NO) programme, according to its typology, was not consensual, being reliability the main sticking point, which questioned its existence. In order to make responsible choices, we think that is urgent to evaluate the process. This study had a innovated character, that intends to analyze the mathematical skills of adults in the Revalidação, Validação e Certificação de Competências (RVCC) process, B3 level, which corresponds to the 3rd Ciclo do Ensino Básico. From the beginning of this study, after defining the goals and research questions, we performed an extensive bibliographic revision focused on the skill certifications in the RVCCC and on the fundamental mathematical knowledge necessary to the 9th grade certification. Bearing in mind that the Novas Oportunidades (NO) surveys have increased exponentially, there was not found any survey that assessed the adult mathematical skills in the school RVCC process in Portugal and abroad. Furthermore there was not found any country/region where the school RVCC process evolved with the portfolio assessment only, as it occurred in our country until then. We are promoting an educational, disciplinary, exploratory and assessment case study, in which we have used a quantitative methodology to deal with the data. Adults that have started a RVCC process in the school year 2011/2012, in a Grande Porto Concelho, make up the study population. The sample had adults which started such process in the Centro de Novas Oportunidades (CNO) of a secondary school in Grande Porto (ESGP). By using a before and after questionnaire, we try to answer two fundamental questions of our study: • In the RVCC process, we are assisting to a knowledge acquisition or a validation of knowledge acquired lifelong? • In the RVCC process, is the skills referential of Matemática para a Vida (MV) appropriate to the skills acquired by candidates? In order to clarify that, we have analyzed the social demographic characteristics of the adults and we have also studied their mathematical knowledge before and after beginning the RVCC process in the MV ground. Thus, the data gathered was measured, it was analyzed and it was correlated, this allowed us to draw conclusions about the skills that the adults got during their life and those achieved while enrolled in the RVCC-B3 process. Several conclusions were drawn from this study, moreover: the studied adults, most of the times, do not acquire mathematical skills during their life which enables them to get the 9th grade certificate without the access to a FC; in the beginning of the RVCC process, no adult presented a set of skills such as 1st degree inequations, exponential notation, scientific notation, equation and inequation systems. Although the mathematical skills improve after the RVCC process, the learning process was not strong enough to allow the acquisition of the entire syllabus involved in the process. It was also clear that some of the criteria required to approve were not adequate to the public involved. The aim of this investigation study is to help the reflection about the RVCC process in the MV area and it might help and be used as a basis for future reforms.
Orientação: Prof. Doutor oão Sampaio Maia.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Chaves, Maria do Rosário Rito e. Melo. "Empreendedorismo na escola : a emergência de um outro paradigma na educação/formação". Master's thesis, Porto : [Edição do Autor], 2009. http://hdl.handle.net/10216/20315.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objecto deste estudo recaiu na análise dos projectos de empreendedorismo aplicados pela Associação "Aprender a Empreender" – Junior Achievement Portugal em duas escolas da Grande Área Metropolitana de Lisboa. A pertinência do estudo reside na análise do empreendedorismo no âmbito escolar, que se apresenta como um enorme desafio na aquisição de novas competências, preocupando-se com a transferência e mobilização dos saberes adquiridos na escola. Deste modo, torna-se importante equacionar a relação do empreendedorismo com o binómio ensino/aprendizagem de saberes capazes de potenciar competências-chave por parte dos jovens que começam a ter contacto com o empreendedorismo, no âmbito escolar. Os programas de empreendedorismo aplicados na escola tendem a estar orientados para o desenvolvimento de competências de criatividade, de auto-confiança para solucionar problemas, para tomar decisões, para ter iniciativa, para inovar, competências estas exigidas e valorizadas, cada vez mais, no mundo do trabalho. A escola enquanto espaço de socialização e formação dos jovens é determinante na construção dos saberes inerentes a estas novas competências (aprender a empreender). A cultura do empreendedorismo veiculado na escola concorre para a incorporação de competências empreendedoras que se pretendem duráveis e são hoje consideradas essenciais ao desenvolvimento profissional e pessoal futuro dos jovens. Assim sendo, nesta dissertação de mestrado abordamos o fenómeno do empreendedorismo enquanto um novo paradigma de ensino-aprendizagem que potencia o desenvolvimento de competências nos jovens para além de ser um veículo de motivação pessoal e profissional. (...)
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Chaves, Maria do Rosário Rito e. Melo. "Empreendedorismo na escola : a emergência de um outro paradigma na educação/formação". Dissertação, Porto : [Edição do Autor], 2009. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000196763.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objecto deste estudo recaiu na análise dos projectos de empreendedorismo aplicados pela Associação "Aprender a Empreender" – Junior Achievement Portugal em duas escolas da Grande Área Metropolitana de Lisboa. A pertinência do estudo reside na análise do empreendedorismo no âmbito escolar, que se apresenta como um enorme desafio na aquisição de novas competências, preocupando-se com a transferência e mobilização dos saberes adquiridos na escola. Deste modo, torna-se importante equacionar a relação do empreendedorismo com o binómio ensino/aprendizagem de saberes capazes de potenciar competências-chave por parte dos jovens que começam a ter contacto com o empreendedorismo, no âmbito escolar. Os programas de empreendedorismo aplicados na escola tendem a estar orientados para o desenvolvimento de competências de criatividade, de auto-confiança para solucionar problemas, para tomar decisões, para ter iniciativa, para inovar, competências estas exigidas e valorizadas, cada vez mais, no mundo do trabalho. A escola enquanto espaço de socialização e formação dos jovens é determinante na construção dos saberes inerentes a estas novas competências (aprender a empreender). A cultura do empreendedorismo veiculado na escola concorre para a incorporação de competências empreendedoras que se pretendem duráveis e são hoje consideradas essenciais ao desenvolvimento profissional e pessoal futuro dos jovens. Assim sendo, nesta dissertação de mestrado abordamos o fenómeno do empreendedorismo enquanto um novo paradigma de ensino-aprendizagem que potencia o desenvolvimento de competências nos jovens para além de ser um veículo de motivação pessoal e profissional. (...)
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Książki na temat "Escola de competências"

1

Lima, Vagner Roberto de. A estratégia da gestão de competências: Caso : Escola Volkswagen. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2005.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Lima, Vagner Roberto de. A estratégia da gestão de competências: Caso : Escola Volkswagen. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2005.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Almeida, Sandra Francesca Conte de. i Cruces Alacir Villa Valle, red. Psicologia escolar: Ética e competências na formação e atuação profissional. Campinas, SP: Alínea Editora, 2003.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Almeida, Sandra Francesca Conte de. i Cruces Alacir Villa Valle, red. Psicologia escolar: Ética e competências na formação e atuação profissional. Campinas, SP: Alínea Editora, 2003.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Construir as Competências Desde a Escola. Artmed, 1999.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Explorando a Inteligência Artificial: Práticas educativas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pimenta Cultural, 2023.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

MONTEIRO, N. S. O desafio do desenvolvimento das competências socioemocionais como parte curricular em uma escola de Ensino Médio em tempo integral do Ceará. Dialética, 2022. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-252-2314-8.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Psicologia Escolar: Ética e Competências na Formação e Atuação ... Alínea, 2003.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Catapan, Dariane Cristina, red. Temáticas contemporâneas das ciências sociais aplicadas. Latin American Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lap2020.ed.0000082.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O livro “Temáticas contemporâneas das ciências sociais aplicadas vol. 1”, editado e publicado pela Latin American Publicações Ltda., reúne sete capítulos que tratam sobre temas de relevância no contexto das ciências sociais aplicadas. Assim, os trabalhos deste livro abordam o cuidador familiar na relação familiar e a satisfação/insatisfação nagestão do cuidado, como forma de verificar os principais motivos de satisfação e/ou insatisfação dos cuidadores informais em relação à tarefa de cuidar. O próximo trabalho discute a velhice pelo olhar do adulto contemporâneo, analisando as imagens visuaisde idosos na mídia, com o objetivo de mostrar como o sonho social de envelhecer mantendo a juventude é explorado publicitariamente, apoiado por vários segmentos profissionais e institucionais que oferecem produtos e recursos para a conversão desse sonho em realidade. O próximo trabalho discute a ação empresarial na escola e os impactos no trabalho docente e as suas resistências associadasà cultura escolar, que analisa a introdução da lógica empresarial na gestão da escola pública estadual entre os anos de 2015-2020. Em seguida, analisa-se o estabelecimento da tradição de investigação mendeliana sob a perspectiva epistemológica de Larry Laudan, e tem o objetivo apresentar aos leitores alguns aspectos da epistemologia de Larry Laudan, contextualizando seu ponto de vista de que a ciência avança por meio da resolução de problemas. Depois, o próximo trabalho discute a cobertura da guerra de Angola pelos jornais brasileiros, estudo que procura destacar o papel do jornalismo de guerra, que vem mitificando a profissão do jornalista. O penúltimo trabalho discute a gestão do risco no setor público, por meio de uma revisão de pesquisa empírica que pretende abordar com maior primazia a gestão do risco no setor público, uma vez que, o setor público apresenta uma estrutura muito mais alargada e complexa do que o setor privado. E, por fim, o último trabalho discute a gestão por competências , pois cada vez mais o mundo corporativo exige rapidez na prestação dos serviços públicos e privados, exige colaboradores menos burocráticos que utilizem a comunicação na realização de suas tarefas e na resolução dos problemas organizacionais Desta forma agradecemos todos os autores e autoras pelo esforço colocados em seus trabalhos e esperamos contribuir com a comunidade científica, no avanço do conhecimento científico.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Torné, Israel Gondres. Engenharia Elétrica: O Caminho para o Desenvolvimento Sustentável. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.eec696.1121-0.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A inserção no mercado de trabalho atual e o desenvolvimento profissional do Engenheiro Eletricista estão associados às competências e habilidades adquiridas no decorrer do curso e à convivência com a criatividade, a capacidade de gerenciar, o trabalho em grupo, a capacidade empreendedora, a incorporação dos princípios básicos de comunicação e o relacionamento interdisciplinar nas suas atividades de engenharia com outros professionais. Por isso, comemorando com imensa satisfação 20 anos do Curso de Engenharia Elétrica da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas, é que alunos, professores e pesquisadores encaminharam manuscritos para compor os capítulos deste livro. O objetivo principal é fornecer à comunidade científica e ao público em geral, resultados de trabalhos de conclusão de curso, projetos de iniciação científica, projetos de extensão, projetos de pesquisa e de relatórios de experiências práticas das disciplinas do curso. Neste primeiro Volume o material é organizado e apresentado para uma leitura amena e agradável, desvendando temas relacionados com fontes de energia renováveis, a eficiência energética, o sistema elétrico nacional e outros assuntos, que levam a um caminho para o desenvolvimento sustentável, e assim contribuir desde as universidades para um Amazonas melhor e mais limpo. Boa leitura e bom aprendizado!
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Części książek na temat "Escola de competências"

1

DA SILVA LIMA, SUELLEN TARCYLA. "AFFECTUS: RESSIGNIFICANDO EMOÇÕES E CONSTRUÍNDO PRÁTICAS PARA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL". W Educação Emocional (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt18.003.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Por muito tempo as competências cognitivas foram priorizadas em detrimento do desenvolvimento de outras competências, dentre elas as socioemocionais. Nas últimas décadas, percebemos uma mudança nessa perspectiva e as pesquisas sinalizam que a articulação entre as duas competências potencializa a formação dos estudantes e contribuem para a atuação profissional e cidadã. Por isso, fomos propelidos a pensar coletivamente a importância do desenvolvimento de propostas e práticas pedagógicas que objetivassem o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para educação socioemocional dos estudantes, professores e demais integrantes da comunidade intraescolar. O presente trabalho tem por objetivo socializar resultados obtidos por meio da vivência de um projeto interdisciplinar desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no Agreste Pernambucano. A proposta nasceu na pluralidade de ideias, percepções e necessidades identificadas no contexto escolar, com a finalidade de acolher, fazer sentir e fazer sentido. Assim, se constituiu como objetivo central da intervenção o desenvolvimento de ações que tivessem como propósito o estímulo ao desenvolvimento de competências socioemocionais e a sensibilização para o autoconhecimento, o autocuidado e a compreensão das emoções como elementos constituintes do ser. A metodologia adotada foi de base qualitativa, tendo as seguintes etapas: Escuta dos discentes sobre o desenvolvimento de rodas de diálogo temáticas; Acolhimento de sugestões de temáticas; Delimitação dos temas e convidados; Escolha de estratégias didáticas; Desenvolvimento de propostas de intervenção. Os resultados obtidos auxiliaram a construção de um mapa afetivo e o fortalecimento de práticas para o desenvolvimento do autoconhecimento, auto apreciação e o autocuidado da saúde física e emocional, bem como o reconhecimento das emoções.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

BELING, H. M., i J. W. CANCELIER. "A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO". W QUESTÕES EM DEBATE: CONTEMPORANEIDADES, 70–85. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-00-conte-5.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este capítulo se propõe a realizar uma discussão acerca da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), com foco nas Escolas do Campo, enfatizando a importância da inserção da realidade de vivência e convivência dos educandos. Tendo em vista, que o PPP é o documento norteador onde estão definidos os objetivos das escolas, bem como as habilidades e competências a serem desenvolvidas nos alunos. É essencial que o PPP da Escola do Campo apresente uma reflexão cuidadosa e aprofundada, sobre as particularidades e as especificidades presentes no espaço em que a escola está inserida.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Azevedo, Aurisélia Rocha, Ivoneide Teixeira da Costa, Vanessa Vasconcelos Lima, Germania Aparecida Nunes Alves de Souza i Michele Roberta da Silva Caetano Filgueiras. "GERAÇÃO DE SCREENAGERS E A EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES". W Integração de Tecnologias na Educação, 98–105. Wyd. 2. Even3 Publicações, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5315172.2-15.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica, em fontes confiáveis, para responder ao objetivo de analisar os desafios e as possibilidades que a educação enfrenta na atualidade ao se deparar com uma geração imersa no mundo digital. Os screenagers, como são chamados, precisam ser educados, desenvolverem competências e habilidades sociais, emocionais e também cognitivas. Como a escola pode se organizar para atender esses jovens? O paper desenvolve-se em subtítulos que vão ajudando a entender a relação dessa geração com o universo escolar: como se dá o seu percurso escolar e quais os maiores desafios para professores e escolas, sempre ancorados em estudos já realizados por autores como Kenski, Moran, Camargo e Daros, entre outros. Percebe-se, à guisa de conclusão, que a escola precisa desenvolver uma abordagem flexível e centrada no aluno, abraçando a tecnologia como ferramenta, mas mantendo o foco nas habilidades sociais, emocionais e cognitivas dos alunos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

CARDOSO PEREIRA, WELLTON. "FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONTEXTOS E COMPETÊNCIAS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA". W Escola em tempos de conexões - Volume 02. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.02.080.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
ESTE TRABALHO OBJETIVOU DESCREVER OS CONTEXTOS E COMPETÊNCIAS QUE PODEM SER TRABALHADOS NA FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NO ENSINO MÉDIO. UTILIZOU-SE COMO FUNDAMENTO OS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS OFICIAIS DO GOVERNO BRASILEIRO, PARA ABORDAR A CIDADANIA, CONTEXTOS E AS COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS. ALÉM DESSES, AUTORES CONSAGRADOS COMO BASE PARA A PROPOSTA DAS ATIVIDADES 1 E 2 DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS PARA A PROMOÇÃO DA CIDADANIA. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS CONTEXTOS EM QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS AS COMPETÊNCIAS PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NOS PROCESSOS DE FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SÃO: ATIVIDADES COTIDIANAS, FATOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E HUMANAS, QUESTÕES SOCIOECONÔMICAS, COMO SITUAÇÕES DE SAÚDE, SUSTENTABILIDADE E AS IMPLICAÇÕES TECNOLÓGICAS E DO MUNDO DO TRABALHO, DIVULGADOS POR DIFERENTES MEIOS PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL. E AS COMPETÊNCIAS QUE PODEM SER TRABALHADAS POR EXEMPLO, SÃO: A COMPREENSÃO DA REALIDADE POR MEIO DA LEITURA E DA LINGUAGEM, A CAPACIDADE DE ELABORAR ESTRATÉGIAS DE SOLUÇÕES, A CRIATIVIDADE, A COMUNICAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO, O TRABALHO EM EQUIPE E A CAPACIDADE DE ANALISAR E APLICAR A MATEMÁTICA PARA CONTRIBUIR PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Oliveira, Orleane Silva de, Antônia Mara Santos de Souza, Luciane Ferreira Sanches, Graziele Vasconcelos de Albuquerque i Myrian Abecassis Faber. "O PERFIL PSICOMOTOR E A APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA". W Liderar a Educação Escolar: desenvolvimento de conhecimentos e competências de lideranças nas escolas, 112–21. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230513155.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: Este estudo visou avaliar a afinidade entre o aspecto psicomotor e a aprendizagem em crianças. Metodologia: É um estudo de casos múltiplos e correspondentes, realizado por revisão sistemática de literatura e análise de conteúdo de trabalhos publicados, em Anais de Congressos, periódicos, revistas científicas, entre 2015 e 2020 e que versaram sobre a aplicação dos testes: Escala de Desenvolvimento Motor-(EDM), Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2), e a Avaliação Psicomotora à Luz da Psicologia e da Psicopedagogia. Resultados: Afinidades significativas entre psicomotricidade e as dificuldades de aprendizagem em escrita, matemática e leitura, foram encontradas mesmo após a alfabetização. Encontrou-se ainda que o desempenho motor está correlacionado ao desempenho escolar tanto na escola pública quanto na escola privada, e que as intervenções nas aulas de Educação Física, realizadas via psicomotricidade produziram melhoras significativas nos componentes psicomotores. Conclusão: Há uma estreita relação entre os fatores psicomotores e cognitivos no processo de aprendizagem, assim como entre os aspectos motores e os cognitivos, entre déficits motores e dificuldades de aprendizagem. O desempenho escolar é comprometido por associações que podem promover progressos significativos no desempenho motor e, ou que minimizem dificuldades na aprendizagem. A identificação precoce do perfil psicomotor em escolares permite à escola e aos profissionais de Educação Física incluir atividades psicomotoras podem minimizar ou sanar as dificuldades encontradas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

SILVA, LÍVIA MARIA LEITÃO DA, BARBARA SUELLEN FERREIRA RODRIGUES i HELOISA BEATRIZ CORDEIRO MOREIRA. "EDUCAÇÃO E ESCOLHA PROFISSIONAL: REFLEXÕES A PARTIR DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO CEARÁ". W Educação Profissional e Tecnológica. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt20.010.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo aborda a realidade do ensino médio na perspectiva dos jovens, analisando o momento da escolha profissional e as contribuições da escola para a sua realização. Assim, parte dos resultados da pesquisa4 “Escolha profissional: Um estudo de caso sobre as intervenções das rodas de conversas e feiras das profissões”, desenvolvida com 80 jovens estudantes da 3a série do ensino médio de uma escola EEEP localizada no estado do Ceará, no primeiro semestre de 2022. O referido estudo dialoga com o mundo do trabalho, os sentimentos encontrados no processo de escolha profissional, utilizando as rodas de conversas e feira das profissões. A pesquisa aborda aspectos do projeto de vida alinhado as competências trazidas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), principalmente no momento que o ensino médio sofre uma reforma que anuncia estar voltada para o protagonismo juvenil, convidando os estudantes a construírem seus projetos de vida a partir de escolhas conscientes responsabilizando-os pelo fracasso ou pelo sucesso, necessitando fazer uma análise crítico-reflexiva dos seus impactos na formação omnilateral. A pesquisa desenvolvida possui caráter exploratório, descritivo e quantitativo, aplicação de questionários semiestruturados. Evidenciamos que a tomada de consciência de si na escolha profissional, o levantamento dos reais interesses pessoais e profissionais, o empoderamento do todo, auxiliam na emancipação do aluno, mesmo diante da formação escolar reducionista, que se alinha aos interesses de uma lógica excludente e competitiva, que precariza cada vez mais as condições de vida e de trabalho.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Nizer, Joel Franco, i Zélia Halicki. "A importância do papel do gestor escolar para a Instituição de ensino: uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Prefeito Durval Wolff do Amaral". W Gestão Pública, 177–86. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20214-5-p177-186.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente trabalho tem como tema de estudo, a importância do papel do gestor escolar para a instituição de ensino: uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Prefeito Durval Wolff do Amaral. Compreender o papel e a importância do gestor escolar para a instituição de ensino é o objetivo geral proposto neste estudo. Partindo desse pressuposto se definem os objetivos específicos: identificar os conceitos e competências da gestão escolar, conhecer as contribuições da gestão democrática e participativa no ambiente educacional e, por fim, analisar a importância de um gestor escolar para a instituição de ensino. Para essa pesquisa definiu-se que a partir abordagem qualitativa, seriam coletados dados através da análise documental do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Prefeito Durval Wolff do Amaral, buscando analisar o conceito de gestão democrática contido no documento bem como qual é o papel do gestor e sua importância para a instituição de ensino. O presente estudo se torna gratificante, pois traz a reflexão acerca da descaracterização do modelo de gestão focada no autoritarismo, onde através da efetivação da Gestão Democrática a escola passa a ser percebida como uma escola ativa, ou seja, fazendo parte da sociedade e a sociedade da escola, onde o coletivo busca o desenvolvimento da educação, onde pais, comunidade escolar, professores e alunos caminham todos na mesma direção.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

LÚCIA DE ARAÚJO SILVA, SILVÂNIA. "COMO CONSTRUIR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REFERENCIADA POR COMPETÊNCIAS?" W Escola em tempos de conexões - Volume 01. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.01.110.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
ESTE TEXTO SE TRATA DE UM ESPAÇO EM QUE NOS PERMITIMOS AMPLIAR NOSSAS REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA, SUAS FORMAS DE USO E, AINDA, REPERCUSSÕES NO DISCURSO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, EM ESPECIAL, DEPOIS DAS REFLEXÕES “IMPOSTAS” PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). SUA FEITURA SE COLOCA COMO PRODUTO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES E ESTUDANTES DE LICENCIATURA, MINISTRADO ATRAVÉS DE PLATAFORMA DIGITAL, QUE OBJETIVOU PROPORCIONAR UM DIÁLOGO SOBRE A BNCC, SEUS SABERES E FAZERES. PARA TAL, UTILIZAMO-NOS DE UM REPERTÓRIO TEÓRICO MOVIDO POR ESTUDIOSOS QUE NOS INSPIRAM A DISCUTIR A TEMÁTICA, COMO PERRENOUD, SPENCER, SACRISTÁN, DIAS, MACEDO, GINSBURG, ENTRE OUTROS, BEM COMO DE LEITURAS ADVINDAS DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS QUE TÊM CONSTRUÍDO OS DIÁLOGOS SOBRE O CONCEITO E O SIGNIFICADO PEDAGÓGICO DE UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL ANCORADA NA COMPETÊNCIA. AO SE TRATAR DE UM ESTUDO DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA POR VERSAR SOBRE UMA PESQUISA QUE SE CATEGORIZA COMO “ESTADO DA ARTE”, UMA VEZ QUE EMBLEMA O DESAFIO DE CONHECER E DISCUTIR OS CONCEITOS QUE TÊM SIDO DESENVOLVIDOS, EM DIFERENTES CAMPOS DO CONHECIMENTO, SOBRE O CONCEITO DE COMPETÊNCIA À LUZ DA BNCC, NUMA TENTATIVA DE RESPONDER À QUESTÃO QUE INTITULA O TEXTO ORA APRESENTADO. COMO RESULTADO DAS DISCUSSÕES TECIDAS, TRAZEMOS O CONCEITO DE “CIRCULARIDADE DE SABERES” COMO POSSIBILIDADE DE, AO DIMENSIONAR REFLEXÕES E ASPECTOS QUE VÊM SENDO DESTACADOS E PRIVILEGIADOS EM MEIO AOS DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTEMPORÂNEOS, PROPOR ALTERNATIVAS QUE RESSIGNIFIQUEM NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA SEM QUE IMPLIQUEM DE FORMA NEGATIVA NA AUTONOMIA DOCENTE OU INVISIBILIZEM OS CONTEXTOS DA REALIDADE ESCOLAR.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Mendes, Dayse, Douglas Agostinho i Camila Lisboa. "OS EVENTOS COMO MECANISMO DE AMPLIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DE ALUNOS DE ENGENHARIA EAD". W Relatos de Experiências em Engenharia de Produção 2023, 199–209. Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2023. http://dx.doi.org/10.14488/encep.9786588212059.199-209.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Para desenvolver as atividades referentes à sua profissão, o Engenheiro de Produção, como qualquer outro profissional, precisa apresentar uma série de competências, em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 2 de 24 de abril de 2019, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Engenharia. Dentre as possibilidades de aquisição e ampliação das competências, a Resolução trata das atividades complementares. E dentre as atividades complementares encontram-se os eventos que promovem conhecimentos técnicos, científicos e gerais. Mas, para que os eventos possam auxiliar na ampliação das competências de alunos e egressos é necessário que sejam gerenciados. Para implementar ações em direção a essa ampliação foi criada uma área específica para desenvolver eventos, inicialmente para o curso de Engenharia de Produção e, posteriormente, para toda a Escola Superior Politécnica da UNINTER. A área se expandiu, em especial durante a pandemia do COVID-19, e hoje busca contribuir cada vez mais para a melhoria das competências de alunos e egressos desta Escola. Os resultados se refletem na expansão dos indicadores quantitativos como, por exemplo, a quantidade de inscritos no canal do Youtube da Escola Politécnica, que hoje conta com 14.400 inscritos. E também em indicadores qualitativos como, por exemplo, os elogios aos eventos em chat e comentários. Este relato descreve como a área surgiu e se estruturou, proporcionando eventos distintos com um bom alcance e uma boa aceitação entre os alunos da modalidade EaD
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

DE ANDRADE ALVES, FERNANDINA, MARIA SIMONE ALEXANDRE DA SILVA i ANA ESTELA BRANDÃO DUARTE. "A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DO CAMPO EM TESSITURA COM A BASE NACIOAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO HÍBRIDO". W Escola em tempos de conexões - Volume 01. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.01.053.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PRÁTICA DOCENTE FRENTE ÀS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TESSITURA COM O ENSINO HÍBRIDO. PARA EFETIVAÇÃO DESSA INVESTIGAÇÃO PRIORIZAMOS PELO ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES QUE ATUAM EM ESCOLAS CAMPESINAS POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO. AO LONGO DESSA DISCUSSÃO ESTABELECEMOS APONTAMENTOS SOBRE AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NA CONJUNTURA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO. O APORTE TEÓRICO ESTÁ EMBASADO NAS REFLEXÕES DE CALDART (2003), ARROYO (2012), MORAN (2018) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). DURANTE OS ESTUDOS FOI PERCEBIDO A URGÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO DESSA NOVA MODALIDADE NO ESPAÇO CAMPESINO FRENTE ÀS DIFICULDADES EXISTENTE NAS ESCOLAS DO CAMPO, SEJAM ELAS FORMAÇÃO PARA PROFESSORES, EQUIPAMENTOS E INSTRUMENTALIZAÇÃO DE ACESSO À INTERNET E ESTRUTURAS COM MATERIAIS DIDÁTICOS.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Streszczenia konferencji na temat "Escola de competências"

1

Neto, Daizio Lopes Bezerra, VITORIA TAYANE ROCHA DA SILVA, SUZANA ALVES SILVA, JONNATAN VICTOR DA CUNHA SILVA i ALVARO MICAEL DUARTE FONSECA. "AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA ESCOLA: DISCUTINDO APRENDIZAGEM VIVENCIAL". W II Congresso Nacional de Licenciaturas e Pesquisas Acadêmicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2024. http://dx.doi.org/10.51189/conlinps2024/36219.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Castro, Juscileide Braga de, Maria Silvania Marques de Xavier de Souza i Francisco Vieira dos Santos. "Decolonizando Tecnologias e entrelaçando comunidades: da investigação de problemas à criação de artefatos". W Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/wie.2023.234868.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo tem como objetivo apresentar o projeto Decolonizando Tecnologias e entrelagando comunidade, realizado em duas escolas de Ensino Médio, destacando habilidades e competências, mobilizadas durante a resolução de problemas para a criação de artefatos, que estão presentes no curriculo escolar. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva. As atividades do projeto dividiram-se em exploração e instrumentalização para o uso do Arduino e desenvolvimento de investigação para verificação de problemas e criação de artefatos digitais. A aprendizagem não ficou restrita a conceitos específicos, de uma única área, permitindo ainda a mobilização de diferentes competências.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Araújo, Leonardo, i Renata Homem de Mello. "Desenvolvendo Competências de Trabalho para o Século 21 por meio de Jogos Eletrônicos: um relato de experiência". W Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1294.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo relata a aplicação de uma prática escolar com a utilização de jogos eletrônicos de simulação e estratégia. O objetivo é apresentar a possibilidade de se trabalhar o desenvolvimento de competências interpessoais e intrapessoais exigidas para o profissional do século 21. A aplicação ocorreu com 76 estudantes de nível médio/técnico em uma escola pública estadual. Mais de 65% destes estudantes conseguiram assimilar, de forma satisfatória, os conceitos teóricos de maneira prática.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Santos, Adriana, i Adriano Teixeira. "A formação de professores e a importância da Fluência Tecnológica Digital em meio ao cenário do século XXI". W Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.831.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O cenário de mudanças e incertezas que emerge no século XXI, caracterizado como um mundo globalizado e altamente conectado por conta das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), exige novas demandas para a educação contemporânea. Nesta perspectiva, o presente estudo teórico, visa identificar quais as competências e habilidades do professor em processos educativos para o contexto tecnológico do século XXI? Das competências mais relevantes para os professores neste contexto, destaca-se neste estudo, a Fluência Tecnológica Digital (FTD).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Santos, Jarles Gomes, Cintia Oliveira, Crisiany Sousa, Charles Madeira i José Guilherme Santa Rosa. "A Gamificação como Metodologia para o Desenvolvimento de Competências Gerais da BNCC". W Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.812.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A desmotivação do estudante é um dos principais fatores que acarreta a reprovação e evasão escolar. Nesse sentido, o ambiente de sala de aula passa a exigir mudanças, buscando atingir a motivação do estudante. Uma das possíveis alternativas utilizadas para tentar contornar esse empecilho é a dos ambientes gamificados, que trazem ao contexto escolar o emprego de elementos de jogos com o intuito de estimular os estudantes. Com base nisso, este estudo busca intervir na realidade de uma turma com histórico de reprovação e evasão, aplicando uma atividade gamificada, alinhada às competências da BNCC. Os resultados apontam para a possibilidade de melhoria no nível de motivação dos estudantes e mostram que é possível usar a gamificação para contemplar competências tais como cooperação, colaboração, comunicação, resolução de conflitos, e espírito de liderança.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Pinheiro, Rodrigo Guedes Pereira, Marcos Elia i Fábio F. Sampaio. "Avaliando as competências escolares através da Prova Brasil usando ferramenta web". W XIX Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.60.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Lima, Maria A. de, i Esteic Janaina Santos Batista. "Explorando a Abordagem STEAM na Educação Profissional para o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais". W Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/wie.2023.235169.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo explora a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na educação profissional e seu papel no desenvolvimento de competências socioemocionais. A abordagem STEAM combina disciplinas tradicionais com elementos criativos e práticos, promovendo uma educação holística que prepara os alunos para os desafios do século XXI. Ao integrar componentes socioemocionais, como habilidades de colaboração, resolução de problemas e comunicação, a abordagem STEAM ajuda os estudantes a se tornarem indivíduos completos, capazes de enfrentar os desafios sociais e emocionais da vida profissional. Este artigo discute as vantagens da abordagem STEAM na educação profissional e apresenta exemplos de práticas pedagógicas que visam o desenvolvimento dessas competências.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Santos, Elijane Ribeiro dos, i Henrique Nou Schneider. "Educação para a Economia Criativa - O Programa "Projeto de Vida" do SEBRAE aplicado na SEDUC: um estudo de caso em uma escola do ensino médio em Sergipe". W Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/wie.2022.226048.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta pesquisa acerca da cibercultura e das tecnologias digitais aplicadas à educação empreendedora está sendo desenvolvida em nível de Mestrado em um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma Universidade Federal. A fundamentação teórica trata sobre a cibercultura, a educação empreendedora e as tecnologias digitais conforme descritos na 5ª e 6ª competências da BNCC. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada em um estudo de caso. A análise dos dados será realizada por meio da Análise Textual Discursiva e espera-se como resultados: ratificar a necessidade de introduzir a educação na cibercultura e desenvolver competências nos estudantes úteis para a vida e para o trabalho.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Bombana, Cheila Graciela Gobbo. "Projeto Shark Tank: uma experiência de prototipação de aplicativos usando Aprendizagem Baseada em Projetos". W Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/wie.2023.234340.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A evolução tecnológica e mudanças no mundo do trabalho exigem novas competências dos alunos. Este artigo relata a implementação do Projeto Shark Tank TMSI, baseado na metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, por um grupo de professores do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. O objetivo foi relatar o processo e identificar as contribuições para o desenvolvimento de habilidades técnicas e competências pessoais em estudantes do ensino médio. No segundo trimestre letivo de 2022, 32 alunos criaram soluções de TI e protótipos de produtos. Os projetos foram apresentados em um evento aberto. A metodologia promoveu aprendizagem significativa e habilidades como resolução de problemas, colaboração, liderança e criatividade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Bandeira, Laís Michelle de Souza Araújo, Nathalie Rose Ramos da Fonseca Araújo, Fernando Lucas de Oliveira Farias, Alyana Barros, Janice França de Queiroz, Isabel Nunes i Luiz Guedes. "Instrumento de Avaliação do Software Educacional TinkerCad: uma visão fundamentada na BNCC". W Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1324.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho se propôs a construir um instrumento de avaliação de software educativo, priorizando quatro dimensões: As Competências Gerais do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); As Competências e Habilidades específicas para a área de matemática (BNCC); Pedagógica; e, Técnica. Sendo as dimensões pedagógica e técnica adaptadas do instrumento de Silva (2012). Sua aplicação consistiu num plano de aula guiado, cujo principal objetivo foi permitir que o docente/mediador reflita sobre o processo de ensino-aprendizado atrelado à problemática e aos objetivos de conteúdo e habilidades a serem desenvolvidos. Percebeu-se que, com objetivos de aprendizagem bem definidos, o uso do software educativo amplia as possibilidades educativas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii