Artykuły w czasopismach na temat „Ensino Arquitetura e Urbanismo e Design”

Kliknij ten link, aby zobaczyć inne rodzaje publikacji na ten temat: Ensino Arquitetura e Urbanismo e Design.

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Sprawdź 50 najlepszych artykułów w czasopismach naukowych na temat „Ensino Arquitetura e Urbanismo e Design”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Przeglądaj artykuły w czasopismach z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.

1

Goldchmit, Sara Miriam, Maria Cecília Loschiavo dos Santos i Luciene Ribeiro dos Santos. "Odiléa Toscano: design visual, espaços públicos e ensino". Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 22, nr 38 (18.12.2015): 38. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v22i38p38-57.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Representante da geração pioneira de arquitetos graduados na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Odiléa Helena Setti Toscano (1934-2015) foi também docente da FAUUSP entre meados dos anos 1970 e o fim dos anos 1990, integrando o grupo de disciplinas de Programação Visual. Com senso estético apurado e traço de delicadeza inconfundível,Odiléa teve uma atuação marcante como artista gráfica, ainda pouco divulgada. Produziu desenhos, serigrafias, capas de livros, ilustrações para jornais e revistas e também projetos de painéis destinados a espaços arquitetônicos privados e públicos. Suas obras de maior visibilidade são os murais que realizou para diversas estações do Metrô de São Paulo. O objetivo deste artigo é apresentar um panorama de sua biografia e de sua trajetória profissional, acadêmica e docente, de forma a colaborar com o registro e divulgação da obra desta arquiteta que ofereceu grande contribuição ao campo do design visual. O presente artigo visa também homenagear a atuação pioneira da arquiteta.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Leal, Bianca Marques Figueiredo. "BIM no ensino de tecnologia da construção". PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 10 (25.12.2019): e019027. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653550.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A indústria da construção civil brasileira passa por uma fase de transição do modelo tradicional de projeto em Computer Aided Design (CAD) para o projeto mediado pela Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM). Com isso, há um encadeamento natural de adequação dos profissionais à nova metodologia de trabalho e, consequentemente, surge a necessidade de capacitá-los. Por isso, cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil estão alterando suas grades curriculares para implementar o ensino de BIM. Contudo, não tem sido discutida as alternativas de emprego do BIM na exposição dos conteúdos próprios à formação em Tecnologia da Construção. Dessa forma, o presente artigo possui o objetivo de apresentar possibilidades de uso do BIM no ensino de tecnologia da construção em curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo a partir de um estudo de caso. Esse estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado e utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Os resultados apontaram um grande potencial de utilização do BIM no ensino de tecnologia da construção, bem como em outras áreas do curso de arquitetura e urbanismo sem necessidade de alteração curricular. Por fim, esse estudo evidencia as mudanças que podem ocorrer na sala de aula se o docente se apropriar das ferramentas digitais existentes e se a instituição e a coordenação apoiarem essa proposta.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Leite, Izabel Farias, i Heitor de Andrade Silva. "ATELIÊS DE PROJETO DE DESIGN E DE ARQUITETURA: ESPAÇO, ENSINO E SUAS CORRELAÇÕES". Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 3, nr 3 (19.12.2018): 47–60. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2018v3n3id16535.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os cursos de graduação em Design e em Arquitetura e Urbanismo utilizam como alicerce para o processo de ensino-aprendizagem os ateliês, a partir dos quais os alunos aprendem fazendo, praticando e desenvolvendo as atividades de projeto. Deste modo, estes precisam, enquanto espaço de síntese, agregar as condições necessárias para se tornar um ambiente de construção, oportunizando a interação e a diversidade de possibilidades de fruição e aproveitamento dos seus recintos: professor e aluno, escola e comunidade, em um processo reflexivo e buscando o real aprendizado amparado na instrução. A temática principal trabalhada no artigo se refere ao ensino de projeto nos ateliês e, para isso, acredita-se que a questão metodológica e pedagógica, bem como sua relação com a infraestrutura disponibilizada em tais espaços é fundamental para entender, a partir da perspectiva dos docentes e discentes, especificidades e particularidades sobre a temática. Nesse sentido, o artigo apresenta dados obtidos em um estudo de caso realizado nos ateliês do curso de Design e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que permitiram a visualização das estratégias de ensino adotadas pelos docentes; dos processos avaliativos e de aspectos referentes a relação professor e aluno.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Mattana, Leticia, João Carlos Souza, Andrea Holz Pfützenreuter i Anna Freitas Portela de Souza Pimenta. "Interações da tectônica no ensino de projeto de arquitetura". PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 12 (1.02.2021): e021008. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v12i00.8658502.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Considerando a interdisciplinaridade proposta nos ateliês de projeto de arquitetura, um dos temas desafiadores para professores e estudantes é a abordagem da tectônica no ensino de projeto arquitetônico. Este trabalho tem como objetivo compreender as necessidades, expectativas e demandas da tectônica em um ateliê de projeto de arquitetura de um curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, com proposição de solução para a demanda exposta, adotando a abordagem do design thinking. Para a coleta de dados, optou-se pelas técnicas de observação participante, entrevistas dirigidas e aplicação do mapa de empatia, sendo a análise de dados documental, caracterizando uma pesquisa qualitativa. Os resultados demonstram que as três principais demandas da tectônica em ateliê de projeto de arquitetura estão relacionadas aos conteúdos de concepção estrutural, entendimento sobre contenções estruturais e sobre qual a melhor solução técnica para cada projeto. Como contribuição, foi elaborado um protótipo em ambiente de aprendizagem virtual, que contemplou conteúdos sobre os principais temas solicitados pelo público-alvo da pesquisa. A solução incentiva a autonomia e proatividade dos estudantes na busca pelo conhecimento, reduz a competitividade, promove a comunicação e compartilhamento de conhecimentos entre estudantes e professores, minimizando as dificuldades relatadas no ateliê de projeto de arquitetura envolvendo a tectônica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

De Vasconselos, Tássia Borges, i David Sperling. "Um panorama da utilização dos ambientes digitais no ensino de arquitetura frente aos níveis de computabilidade: Revisão a partir dos Congressos Graphica (2005-2017)". Revista Geometria Gráfica 4, nr 1 (19.05.2020): 94. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2020.245790.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo, versão ampliada de trabalho apresentado no Graphica 2019, apresenta resultados parciais de pesquisa em nível de doutorado acerca da apropriação de tecnologias de representação gráfica e design digital no ensino de arquitetura no contexto brasileiro. Este estudo toma como referências as sistematizações estabelecidas por Oxman (2006) sobre a interação entre o projetista e a representação de um objeto concebido com auxílio de ambiente digital, e as que realizou posteriormente Kotnik (2010) sobre os níveis de computabilidade no processo de projeto. Assim, foi estruturada uma pesquisa correlacional, que busca a sistematização do cenário a partir de dois conjuntos de dados. O primeiro focado em compreender aspectos inerentes aos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, e o segundo a partir da classificação de práticas didáticas selecionadas por meio de uma revisão sistemática baseada em handsearching. Apresenta como resultado dados e reflexões sobre as práticas de design digital no ensino em Arquitetura relatadas nos Congressos Graphica no período de 2005 a 2017.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Dalla-Vecchia, Luisa Rodrigues Félix, i Alice Theresinha Cybis Pereira. "Utilização de ambiente virtual de aprendizagem em disciplinas de projeto arquitetônico". PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 1, nr 3 (1.11.2008): 55. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v1i3.8634509.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta pesquisa tem o objetivo de identificar formas de inserção, no ensino de projeto arquitetônico, de recursos tecnológicos disponíveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e na computação gráfica. Para se alcançar os objetivos estudaram-se referenciais relativos ao desenvolvimento e ensino de projeto arquitetônico e sua representação. Também foi realizado um experimento em que o Ambiente Virtual de Aprendizagem em Arquitetura e Design foi usado em uma disciplina de projeto arquitetônico do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Busca-se apontar pontos positivos e negativos para a inserção dos recursos tecnológicos de AVAs no ensino de Projeto Arquitetônico com o objetivo de melhorar o ambiente virtual em estudo para este fim tendo em vista o uso intenso da linguagem gráfico-visual usada nestas disciplinas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Souza, Guilherme Almeida de. "Matemática, arquitetura e design: inovação metodológica e aproximação interdisciplinar em uma disciplina de graduação". Gestão & Tecnologia de Projetos 17, nr 3 (15.09.2022): 163–80. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v17i3.187927.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo visa apresentar uma perspectiva crítica sobre a experiência da disciplina MAP-2001 – Matemática, Arquitetura e Design, como resultado de um histórico de aproximação entre o Laboratório de Modelos e Ensaios (LAME) da FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) e o Centro de Difusão e Ensino Matemateca, ligado ao IME (Instituto de Matemática e Estatística). Num contexto de inovação em processos de ensino-aprendizagem em projeto, a disciplina fornece significativas contribuições metodológicas; entre elas a colaboração interdisciplinar intensa e a consolidação de um exercício baseado na exploração da materialidade, permitido pelo espaço do laboratório didático, em intenso diálogo com as possibilidades da produção de objetos pedagógicos interativos inspirados em conceitos matemáticos. A colaboração em equipe multidisciplinar e a exploração baseada nos interesses dos alunos são ênfases importantes no processo. A experiência acumulada em cinco edições realizadas desde 2013 é apresentada e discutida, utilizando três exemplos do trabalho discente para ilustrar e informar os apontamentos. Esta análise busca contribuir ao campo específico da Educação ao refletir sobre tais abordagens pedagógicas, seus procedimentos e resultados.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Beirão, José Nuno, Leticia Teixeira Mendes i Gabriela Celani. "O USO DO CIM (CITY INFORMATION MODELING) PARA GERAÇÃO DE IMPLANTAÇÃO EM CONJUNTOS DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO". Gestão & Tecnologia de Projetos 10, nr 2 (6.11.2015): 101. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v10i2.102564.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
<p class="Resumo">A questão da habitação e os paradigmas que envolvem o habitar humano na contemporaneidade têm sido uma temática recorrente no panorama arquitetônico do século XXI; assim, torna-se necessário entendê-los como elementos fundamentais na estruturação das cidades. Essa problemática se intensifica ao analisarmos o tema da habitação de interesse social (HIS) e seu impacto na qualidade de vida dos habitantes, e como consequência, das cidades brasileiras. O presente trabalho é parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado que utilizou o formalismo da gramática da forma e a abordagem da modelagem paramétrica como métodos para a geração de espaços públicos em conjuntos de HIS no Brasil, assumindo que essa metodologia pode contribuir para uma exploração mais ampla e aprofundada de diferentes soluções projetuais. A fim de testar o método proposto foram organizados três workshops com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual de Campinas. Cada workshop foi direcionado para diferentes escalas do projeto de um conjunto habitacional: (1) desenho urbano, (2) implantação urbana do conjunto habitacional e (3) relação entre os edifícios e os espaços externos. Este artigo apresentará os resultados obtidos no workshop (1), denominado Parametric Urban Design.</p>
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Rocha, Josielle Cíntia de Souza, Antonio Ferreira Colchete Filho, Fernando Araújo Costa, Mayara Carvalho Gomes, Juliana Varejão Giese i Danielle Lopes Vilas. "Design para calouros: o mobiliário urbano como tema de reflexão sobre a cidade". Arcos Design 15, nr 2 (20.09.2022): 216–35. http://dx.doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64300.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A história recente, com o advento da pandemia, tem requerido reflexões profundas sobre formas de viver socialmente, com impactos na gestão do tempo e na organização do espaço. Na educação, o ensino on-line tornou-se fundamental, e pensar atividades práticas de projeto a distância, um desafio. O objetivo desse trabalho é apresentar e discutir oficinas criativas como instrumentos metodológicos para análise do entendimento dos ingressantes em curso de Arquitetura e Urbanismo acerca da percepção sobre o mobiliário urbano. A partir de referenciais teóricos que perpassam os campos do Design, da Arquitetura e da Educação, a metodologia adotada para dinamização das oficinas apresentou um panorama geral sobre os temas e propôs o croqui como meio de expressão de ideias para intervenção na cidade através do mobiliário urbano. Como resultado, pré-selecionamos 54 desenhos confeccionados pelos estudantes, dentre os quais 14 são destacados como categorias temáticas para discussão sobre o espaço público da cidade contemporânea. Conclui-se que a estruturação das oficinas apoiada no uso de croquis sobre os temas destacados mostrou-se efetiva para reflexão sobre o momento vivido e como atividade agregadora para alunos em ambiente remoto.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Almeida, Gabriel Brazão de, i Jacy Soares Côrrea Neto. "Aplicação de tecnologia de realidade aumentada em modelos tridimensionais de arquitetura e engenharia". REVES - Revista Relações Sociais 6, nr 1 (1.02.2023): 15344–01. http://dx.doi.org/10.18540/revesvl6iss1pp15344-01e.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta pesquisa teve por objetivo aplicar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) em modelos de arquitetura e instalações prediais utilizados em cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia civil. Para tanto, partiu-se do procedimento de Design Science Research para elaborar modelos digitais a partir do software SketchUp, além de sua integração no software Unity3D e Vuforia para gerar modelos de RA. Adicionalmente, foi elaborado um recurso educacional aberto explicando os procedimentos para elaboração de RA utilizando os softwares mencionados. Os resultados mostraram que a RA pode contribuir para o ensino nas áreas supracitadas, isso porque em contraste aos meios tradicionais de representação e visualização, a RA é uma tecnologia de baixo custo que proporciona melhor simulação e visualização de projetos e seus elementos construtivos, bem como mostra a sua relevância para diversos usos como apresentações de projetos, de maquetes virtuais e compreensão de elementos e sistemas construtivos de maneira mais aprofundada.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
11

Fabricio, Márcio Minto. "Editorial V.12 N.1". Gestão & Tecnologia de Projetos 12, nr 1 (24.02.2017): 5. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i1.126712.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A partir desta edição a revista Gestão & Tecnologia de Projetos passa a publicar três números por ano, referentes à janeiro a abril (número 1), maio a agosto (número 2), setembro a dezembro 9número 3). A publicação quadrimestral visa dar maior agilidade à publicação dos artigos submetidos em fluxo contínuo, juntamente com os números especiais provenientes de chamadas temáticas ou eventos.Neste primeiro número de 2017 são encartados cinco artigos submetidos em fluxo contínuo dentro das temáticas da revista. O primeiro trabalho deste número, Concepção interativa e parametrizada de edificamos de múltiplos pavimentos em concreto armado, de autoria de Felipe Tavares da Silva, professor da Universidade Federal da Bahia, apresenta resultados de uma pesquisa que desenvolve algoritmos generativos de estruturas de edificações de múltiplos pavimentos em concreto armado. O algoritmo foi baseado em expressões matemáticas de pré-dimensionamento trabalhadas pelo autor de forma a otimizar o processo de concepção e pré-dimensionamento deste tipo de estrutura. O algoritmo foi desenvolvido com o aplicativo Grasshopper e os resultados foram validados utilizando o software TQS. Além da utilização por projetistas de estruturas de concreto armado, o trabalho desenvolvido busca fornecer uma solução para apoio ao ensino de projeto de estruturas de concreto armado. O trabalho seguinte, Integração de tecnologias CAD/CAE/CAM no ateliê de arquitetura: uma aplicação no projeto de edifícios altos, foi desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas pelos professores e pesquisadores Gabriela Celani, Ana Maria Reis de Goes Monteiro, Juarez Moara Santos Franco, Victor Calixto, apresenta uma experiência inovadora de ensino de projeto paramétrico baseado em desempenho para o desenvolvimento integrado de edifícios, a partir da atuação de uma equipe multidisciplinar de ensino e com uma abordagem de projeto integrado a partir do uso das tecnologias CAD/CAE/CAM. Ainda na temática do ensino de projeto, o artigo PBL como estratégia de ensino - aprendizagem em uma disciplina de integração e gerenciamento de projetos multidisciplinares de edificações na engenharia civil dos pesquisadores Paulo Adeildo Lopes e Daiana Bragueto Martins da Universidade Estadual de Londrina, objetiva estudar a eficácia do método de Aprendizagem Baseada em Problema (Problem-Based Learning - PBL) no ensino de projeto de engenharia civil, com abordagem multidisciplinar e integrada. O trabalho apresenta como conclusões que a abordagem PBL permitiu aos alunos da disciplina de projeto integrado de engenharia civil, melhorar o desempenho em trabalhos realizados em equipes, contemplando a simulação de cenários reais de projeto e de gerenciamento e integração de soluções de diferentes disciplinas projetais. Tendo como foco o ensino e a inovação no desenvolvimento de produtos o artigo Ensino de Projeto do Produto: Análise de abordagem multidisciplinar com foco em criatividade para inovação em contextos reais, desenvolvido por Cassia de Oliveira Fernandez, Roseli de Deus Lopes, José Aquiles Baesso Grimoni e Eduardo de Senzi Zancul da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP). O artigo discute modelos educacionais voltados à capacitação para o trabalho em equipe, com foco na inovação no Processo de Desenvolvimento de novos Produtos e explora as abordagem Aprendizagem Baseada em Problemas e Design Thinking no contexto de uma disciplina eletiva de Desenvolvimento Integrado de Produtos, com participação de alunos de diferentes faculdades da USP (Escola Politécnica - diferentes habilitações, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo). A disciplina integra conhecimento teórico com práticas de simulação e prototipagem para o desenvolvimentos de diferentes produtos inovadores, tais como Lixeira separadora e compactadora de lixo reciclável, Graneloduto para Transporte de Grãos, Medidor de Chuva Distribuído em Rede SemFio Instalado em Postes, Sistema de Sensoriamento de Fluido em Ambientes Hospitalares, dentre outros. Como resultados os trabalhos desenvolvidos na disciplina já geraram o pedido de patentes e o primeiro trabalho citado foi reconhecimento com prêmio de desenvolvimento sustentável. Estes quatro trabalhos apresentam um foco no ensino e prática do processo de projeto em diferentes contextos e níveis de abordagem e complementam a edição especial sobre ensino de projeto em Arquitetura, Design e Engenharia publicado no primeiro semestre de 2016 - Reflexões e Inovações no Ensino de Projeto em Arquitetura, Urbanismo e Design. Completando o presente número, temos o artigo Contribuições do Modelo Means-End-Chain para retroalimentação de dados em empreendimentos habitacionais de interesse social de autoria de Deyvid Aléx de Bitencourt Monteiro e Luciana Inês Gomes Miron, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este artigo apresenta contribuições para retroalimentação de projetos de habitações de interesse social a partir do Modelo de Cadeias de Meios-Fins, com inovações na apresentação dos resultados de retroalimentação com múltiplas informações. Márcio M. Fabricio Instituto de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
12

Unanue, Mariane Garcia, i Nathália Minatele. "Panorama da presença do Design de Serviço no ensino superior no Brasil". Tríades em Revista: Transversalidades, Design e Linguagens 11, nr 1 (17.06.2022): 1–19. http://dx.doi.org/10.34019/1984-0071.2022.v11.43920.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Ao longo dos últimos 27 anos, o Design de Serviço se consolidou como disciplina e pode oferecer uma nova abordagem ao ambiente construído, incluindo-se aí a Arquitetura e Urbanismo e Engenharias. Entretanto, esta disciplina e suas possíveis contribuições ainda são pouco conhecidas no Brasil. Dessa forma, este artigo pretende traçar um panorama da presença do Design de Serviço no país no âmbito de cursos de ensino superior. Pretendeu-se identificar em quais instituições e/ou cursos a disciplina tem sido discutida e investigada, e a quais áreas temáticas ela tem sido relacionada. Metodologicamente, iniciou-se com a identificação das instituições brasileiras através do site Service Design Map e da Plataforma Lattes e, posteriormente, foram coletados dados das instituições identificadas. Incluíram-se na busca disciplinas ofertadas, trabalhos de conclusão de curso, linhas de pesquisa e a definição da área de interesse dos docentes. Pode-se verificar que, embora já exista um relativo número de trabalhos sobre Design de Serviço, este ainda é um campo pouco explorado em sua interdisciplinaridade com outras disciplinas. Trata-se, portanto, de um campo aberto para investigações inter e transdisciplinares que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do conhecimento nas áreas relacionadas ao ambiente construído e seus serviços.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
13

Veiga, Ana Cecília Rocha. "Tecnologias da informação e da comunicação na gestão e no ensino interdisciplinar de projetos de design". Revista Docência do Ensino Superior 7, nr 2 (7.12.2017): 149–65. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2321.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo apresenta um método de ensino e gestão interdisciplinar de projeto (design) por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e do Building Information Modeling (BIM). O método foi desenvolvido e testado na disciplina Noções de Arquitetura e Urbanismo, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Dentro da proposta, os alunos elaboram um projeto arquitetônico residencial, preferencialmente com a utilização de software BIM e, necessariamente, com a orientação/colaboração da professora por meio de um ambiente colaborativo. Constatou-se que, uma vez fornecidas as fontes e os subsídios para a obtenção do conhecimento de TIC e BIM, os discentes são capazes de adquirir grande autonomia. Verificaram-se, ainda, as vantagens e desvantagens da adoção de duas ferramentas da Autodesk®: a Revit® e a A360 Drive®. Ambas demonstraram-se eficientes na gestão de projetos de design no ensino. Por fim, discutiram-se as vantagens da inserção dessas tecnologias ainda na graduação, como forma de se reforçar a tendência, em nossa opinião positiva, de utilização delas no mercado de trabalho.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
14

Sena, Taisa Vieira. "Tendências em educação: metodologias ativas na Pós-graduação Lato Sensu". Revista de Ensino em Artes, Moda e Design 4, nr 1 (1.02.2020): 30–45. http://dx.doi.org/10.5965/25944630412020030.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As metodologias de ensino-aprendizagem ativas no ensino superior têm sido discutidas amplamente em face aos novos desafios contemporâneos, sendo incentivadas também na Educação Continuada. Este caminho leva a busca por excelência nos cursos de especialização, mobilizando a comunidade acadêmica a enfrentar os desafios advindos do contexto sociocultural contemporâneo, procurando se adaptar às exigências do meio social ou alterá-las de forma positiva, quando for possível. A partir de um diagnóstico das condições sociais e culturais, o envolvimento de todas as partes que constituem a Universidade identificamos inovações no processo de ensino e aprendizagem que levam a formação de profissionais com competências mais alinhadas com as novas exigências do mercado. O presente artigo busca mostrar estas novas iniciativas, abordando a experiência de TCC Integrado e Prático dos cursos de Especialização Lato Sensu da Escola de Arquitetura e Design da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os grupos foram organizados com em média 2 integrantes de cada curso com o desafio de repensar a própria Especialização, do modelo de negócio ao edifício, os espaços (que deveriam primar pela sustentabilidade), pensando no impacto da comunidade próxima a Universidade e como organizar urbanismo tático, com foco no cenário futuro para Educação Continuada.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
15

Moraes Souto, Ana Elisa, i Yasmim Costa Pinzon. "Avaliação de viabilidade e desempenho performativo: estudo de caso de edifício comercial em Projeto VII". ARQUISUR Revista 13, nr 24 (20.12.2023): 68–81. http://dx.doi.org/10.14409/ar.v13i24.12993.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo consiste em um estudo de caso realizado em sala de aula, que faz parte do projeto de pesquisa em andamento sobre projetos performativos. A análise parte do estudo de viabilidade de um edifício comercial de alto padrão para a cidade de Porto Alegre, a fim de compreender a relação entre o objeto arquitetônico e o lugar. O objetivo é, portanto, associar o uso de ferramentas computacionais ao ensino do projeto performativo de arquitetura e urbanismo, observando seus impactos no desenvolvimento de edificações de maior desempenho, ainda na fase inicial de projeto. O estudo de caso é desenvolvido através de três propostas de composições morfológicas, visando prever impactos no entorno e na edificação concebida através de um software BIM. A conclusão, portanto, destaca o processo de design através do dinamismo, integração e precisão, compreendendo nas etapas iniciais escolhas decisivas para o seu desenvolvimento.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
16

Neves, Letícia de Oliveira, i Regina Coeli Ruschel. "O desempenho em foco". PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 9, nr 4 (1.12.2018): 259–61. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v9i4.8654031.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O quarto número do Volume 9 de 2018 da PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção congrega artigos submetidos em fluxo contínuo, abrangendo a temática do desempenho das edificações no ambiente construído. Os artigos originais e de comunicação foram desenvolvidos por pesquisadores dos estados brasileiros de – Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo - e também do exterior - Suécia. As instituições de ensino e pesquisa envolvidas nos estudos apresentados são: Faculdades Integradas de Patos, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, Lund University, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal Rural do Semi-Árido. As áreas de formação dos autores concentram-se em Arquitetura e Urbanismo, na maioria, interagindo com Biólogo, Design de Interiores, Engenheiro Eletricista e Engenheiro Civil. As temáticas de desempenho desenvolvidas nos artigos relacionam-se, em sua grande maioria, ao desempenho térmico e energético de edificações, componentes construtivos e sistemas (quatro primeiros artigos), seguida pelo estudo de modelos de céu destinado à simulação de desempenho em iluminação natural de edificações (quinto artigo) e, por fim, à análise de desempenho com enfoque na norma de desempenho de edificações habitacionais ABNT NBR 15575:2013 (sexto artigo).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
17

Suanoo, Marilza Vanessa Rosa, i Carlos Gustavo Martins Hoelzel. "Biodesign uma ecoaprendizagem: conhecimento, consciência e novas relações com a vida". Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), nr 24 (30.07.2020): 33–45. http://dx.doi.org/10.17561/reid.n24.2.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo objetiva apresentar uma perspectiva permacultural e transdisciplinar emergente e em desenvolvimento no Curso de Design da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG, 2018), no BioDesign Ecolab (FAV/UFG, 2018) e no Programa Formativo de Didáticas e Pedagogias Inovadoras em Design (PG002-2019/Extensão - SIGAA). Tais projetos encontram-se interligados e visam inovar nos processos formativos e nos projetos de ensino desenvolvidos na FAV/UFG, estando esses em sintonia com as finalidades e os princípios da Universidade. Apresentam-se, na sequência, articulações entre educação e design ao referir-se a tal proposta educacional implantada em 2019, tendo por intuito compartilhar reflexões e experiências inovadoras e criativas emergentes na educação superior, fruto de um esforço coletivo e transdisciplinar de docentes da FAV/UFG com contribuições e parcerias de docentes da Faculdade de Educação (FE/UFG), Faculdade de Agronomia (FA/UFG) e Curso de Arquitetura e Urbanismo e Curso de Artes Visuais. Tais parcerias, no campo da investigação e da vivência das questões de formação universitária por diversos olhares e referenciados em ciências da terra, do planejamento e das artes, buscam produzir um outro modo de viabilizar de aprender e aplicar o conhecimento universitário.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
18

Mussi, Andréa Quadrado, Camila Rosa De Oliveira, Amilton Martins, Antinesca Joana Pissolatto Neta, Priscila Castioni Isele, Larissa Batistella, Carina Ickert i Helena Nascimento De Souza. "Codesign no ambiente escolar: aprendizagem criativa com o uso da fabricação digital e prototipagem, da arquitetura a educação básica". Cuadernos de Educación y Desarrollo 15, nr 5 (6.07.2023): 3961–75. http://dx.doi.org/10.55905/cuadv15n5-003.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo é um relato de experiências de pesquisa científica aplicada atrelada a atividades extensionistas na graduação e pós-graduação em arquitetura e urbanismo em codesign com a comunidade escolar da educação básica. Do lado da arquitetura está a contribuição com o design de brinquedos educativos, sua fabricação digital e meios de ativar a criatividade nas crianças de 4 à 10 anos. Do outro lado, os atores da educação básica. Os gestores e professores contribuem com seus saberes pedagógicos, domínio do ensino na educação infantil e básica. Enquanto os pais e as crianças participam do processo com o nível de receptividade, motivação, incrementos do design na manipulação e personalização, contribuindo com a construção e validação dos brinquedos. A educação empreendedora e inclusiva perpassa pelo desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais requisitadas no mundo do trabalho; necessárias na geração 100% digital e requeridas para o empreendedorismo e destacadas na BNCC. Abordadas por metodologias ativas (aprendizagem baseada em projetos), a estratégia STEAM e o ciclo de imaginação que gera criatividade, criatividade que gera inovação, inovação que gera empreendedorismo, colocando a criança como protagonista do aprendizado mão na massa, do aprender pela experiência, criativo e de contexto do mundo real. Brinquedos educativos a construir e inclusivos, aliado a fabricação digital, modelagem 3D, eletrônica, robótica e programação são importantes tecnologias para crianças com deficiência e com desenvolvimento típico e atípico, alcançarem essas habilidades e competências pretendidas. O objetivo é ativar a criatividade e pensamento computacional das crianças gerando processos e produtos físicos e digitais com características de inovação incremental e/ou disruptiva, a serem testados a sua escalabilidade e validação no mercado, pelo curso de extensão Missão Maker e pela Startup de Impacto Social, resultante destas ações. Foram 390 crianças impactadas diretamente em 2022, oriundas de instituições e escolas públicas e privadas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
19

Carneiro, Gabriela Pereira, Simone Barbosa Villa, Sâmara Cristine Pereira Lima i Anamaria Ribeiro de Lima Carvalho. "Pensar a habitação, dentro da habitação: uma experiência projetual em tempos de pandemia". Gestão & Tecnologia de Projetos 17, nr 3 (15.09.2022): 51–71. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v17i3.187987.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Desde fevereiro de 2020, grande parcela da população brasileira se viu condicionada ao isolamento social em suas casas, em função da pandemia viral causada pelo COVID-19, acarretando o surgimento de conflitos e inadequações nas habitações. Nesse cenário, o grupo x tem buscado compreender e propor soluções mais adequadas frente a esse novo desafio através de experiências metodológicas de pesquisa e de ensino. Este artigo traz os principais resultados de um Workshop Projetual Online imersivo onde foram experimentados processos colaborativos inovadores envolvendo alunos de graduação e pós-graduação. Descreve o processo de criação da atividade com um ato projetual em si, analisa a maneira como os exercícios propostos foram apropriados e propõe direcionamentos para a estruturação deste tipo de atividade. O projeto da atividade, neste caso, compreendeu a criação de condições favoráveis para que o processo criativo ocorresse de forma remota e imersiva, a partir da exploração de movimentos de colaboração com ênfase na externalização do pensamento, organização de ideias e troca constante entre os envolvidos no processo. Pretende-se contribuir para uma reflexão aprofundada sobre os processos de ensino-aprendizagem em projeto nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Design e discutir os movimentos adaptativos na forma de ensinar/aprender o projeto frente às constantes mudanças sociais, culturais e econômicas da sociedade, assim como nas novas maneiras de comunicação e produção de conhecimentos decorrentes do desenvolvimento tecnológico contemporâneo. Espera-se assim, oferecer uma contribuição social e acadêmica, uma vez que esta pesquisa, embasa com rigor, futuros trabalhos sobre as questões aqui tratadas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
20

Maraschin, Dra Arq Clarice, Dra Arq Heleniza Ávila Campos i Dra Arq Lívia Salomão Piccinini. "Arquitetura e urbanismo". ARQUISUR, nr 4 (14.10.2014): 122–31. http://dx.doi.org/10.14409/ar.v1i4.4425.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo, uma reflexão derivado da prática, discorre sobre alguns desafios conceituais e metodológicos colocados ao ensino do planejamento urbano na formação de arquitetos urbanistas. Aponta, inicialmente, interpretações recentes sobre a compreensão das cidades enquanto fenômenos dinâmicos e complexos; na seqüência, analisa o planejamento urbano como possibilidades e limites de intervenção nos processos sócio-espaciais. Então, situa criticamente o ensino do planejamento urbano, que incorpora, no discurso, a complexidade, mas ainda trabalha com métodos funcionalistas, e, por fim, aponta a necessária revisão das abordagens e metodologias, na área do ensino da Arquitetura e Urbanismo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
21

Diniz, Luciana Nemer, i Joana Queiroz. "Ateliê de projeto: superando o paradigma do abandono da prancheta para a inserção das ferramentas digitais". Revista Geometria Gráfica 4, nr 1 (19.05.2020): 58. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2020.245787.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O cenário da concepção e da prática de projetos de arquitetura tem enfrentado uma intensa revolução tecnológica nos últimos anos. Nas escolas de arquitetura e urbanismo, o ensino de projeto no ateliê, imprime em suas práticas, o reflexo dessa revolução, muitas vezes consolidando paradigmas baseados nas primeiras impressões às novas ideias. Será que a dialética prancheta versus computador ainda é forte o suficiente para ser mantida? As escolas de arquitetura têm apresentado defasagens em relação às novidades tecnológicas: na adequação dos ambientes de ensino; na capacitação de seus professores e na inserção de novas ferramentas digitais de apoio ao projeto. Uma série de trabalhos recentes tem investigado as influências significativas exercidas do avanço tecnológico sobre o ensino. Por meio dessas discussões e análises e, também, pelo estudo de caso realizado em duas instituições de ensino superior em Arquitetura e Urbanismo (Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro), pretende-se contribuir para a discussão sobre as qualificações e práticas pedagógicas dos docentes e da atualização do ambiente de ensino à luz da tecnologia.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
22

Cunha Junior, Henrique. "Urbanismo africano: 6000 anos construindo cidades (uma introdução ao tema)". Revista Teias 21, nr 62 (13.09.2020): 371–82. http://dx.doi.org/10.12957/teias.2020.48759.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
: O desenvolvimento do referencial conceitual da disciplina de “Urbanismo africano: 6000 anos construindo cidade” foi desenvolvido em pesquisas nos últimos 10 anos e a disciplina foi oferecida em alguns programas de pós-graduação nas áreas de ensino de Engenharia e Sociedade do NIDES-UFRJ e da arquitetura e urbanismo da UFBA. O artigo é sobre o desenvolvimento referencial conceitual do urbanismo com base na perspectiva da historia e cultura africana e do Pan-africanismo. Trata de uma abordagem considerada por nós original no campo do ensino de urbanismo, de caráter transdisciplinar, para as áreas de engenharia e sociedade, geografia urbana e arquitetura e urbanismo. O ensino da relação entre engenharia e sociedade é um campo relativamente novo abrange as relações sociais, compreendendo as relações etno-raciais, as culturas e as tecnologias. O urbanismo e a arquitetura são campos do conhecimento na interface sociedade e tecnologias construtivas, sendo que ao longo do século passado produziram uma visão eurocêntrica e um pensamento racista sobre o continente africano. A perspectiva do ensino do urbanismo com base na historia e cultura africana constitui uma inovação em ensino, faz parte do combate teórico-conceitual ao eurocentrismo. Neste artigo apresentamos o desenvolvimento das bases conceituais dessa disciplina.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
23

Leal, Bianca Marques Figueiredo, i Mônica Santos Salgado. "Propostas de incorporação de BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo". PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 10 (25.07.2019): e019025. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653676.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Building Information Modeling (BIM) vem sendo indicado como uma das Tecnologias de Informação e Comunicação que está transformando a indústria da construção civil. Contudo, pesquisas apontam que experiências didáticas de inserção do processo BIM no Brasil são relativamente novas. Assim, há uma necessidade de incorporar as possibilidades oferecidas pelo BIM durante o curso de arquitetura e urbanismo. E acredita-se que essa incorporação deve ir além da inclusão de disciplinas que visam o ensino de softwares. Nesse sentido, esse artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado e possui o objetivo de apresentar possibilidades oferecidas pelo BIM no ensino de arquitetura e urbanismo. As proposições apresentadas baseiam-se em: (1) fundamentação teórica; (2) revisão sistemática de literatura; (3) revisão de literatura sem meta-análise. O artigo apresenta um panorama sobre a aplicabilidade do BIM no ensino dos conteúdos obrigatórios de arquitetura e urbanismo, bem como possibilidades pouco exploradas pelos docentes. Advoga-se a favor de inserção do BIM no ensino de construção, conforto ambiental, história, representação geométrica e projeto, em Arquitetura e Urbanismo, e não apenas a criação de disciplinas de BIM em informática aplicada. Os resultados apontam que o BIM pode ser aplicado em todos os campos obrigatórios do currículo de arquitetura e urbanismo. Além disso, verificou-se que mesmo recente, as experiências didáticas encontradas indicam um avanço em termos da exploração das possibilidades oferecidas pela plataforma BIM no ensino. Ressalte-se que este é um processo evolutivo que demanda o treinamento de discentes e docentes, bem como o investimento em infraestrutura no ensino.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
24

Silva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e., Camila Matos Fontenele i Luna Esmeraldo Gama Lyra. "Desafios da extensão universitária e dos escritórios modelo nos cursos de arquitetura e urbanismo". Oculum Ensaios 11, nr 2 (31.10.2014): 335. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v11n2a2550.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Em um panorama de crescente homogeneização das condutas, dos saberes e dos valores humanos, este artigo se propõe a examinar como a universidade pública e, em menor grau, a universidade privada, especialmente no ensino de arquitetura e urbanismo, avaliam e se inserem na realidade das cidades. O ensino universitário é questionado por seu frequente distanciamento das referências imediatas e locais na implantação de sistemas interativos capazes de suprir necessidades sociais e didáticas, simultaneamente. Quando a universidade é abordada sob um ponto de vista em que seu contexto é admitido como próprio, sobre o qual há uma responsabilidade de comprometimento, pode-se tratar a relevância da extensão universitária. Novas abordagens de extensão são apontadas como forma de dissolução das fronteiras entre as relações ensino e aprendizado; universidade e sociedade; teoria e prática. Os Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo são apresentados para aprofundar essa discussão, e exemplificar conceitos e metodologias que adequam os projetos a demandas urbanas e, assim, ampliar os horizontes a partir de experiências reais.PALAVRAS-CHAVE: Arquitetura e urbanismo. Escritório modelo de arquitetura e urbanismo. Extensão universitária. Teoria e prática.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
25

Mello, Bruno Cesar Euphrasio de. "O ensino de Arquitetura é uma árvore: deveria ser?" arq.urb, nr 30 (7.04.2021): 86–94. http://dx.doi.org/10.37916/arq.urb.vi30.459.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo busca refletir sobre os rumos do ensino de Arquitetura e Urbanismo brasileiro neste início de século XXI. Para isso, debate seus pressupostos e contradições, recuperando o momento de constituição da Arquitetura e Urbanismo como campo autônomo, as diretrizes curriculares e a legislação profissional, indo além das “experiências de renovação pedagógica”. Reconhece que o ensino se organiza como árvore – tendo o projeto como tronco dos currículos – e se pergunta: o ensino de arquitetura deveria ser mesmo organizado em árvore? Para responder a esta pergunta, reconstrói historicamente fatos que tornam o presente mais inteligível, pleno de desafios e dilemas.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
26

Isabel Imbronito, Maria. "Editorial". arq.urb, nr 30 (7.04.2021): 1–4. http://dx.doi.org/10.37916/arq.urb.vi30.519.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente número da revista arq.urb, primeiro em 2021, traz uma coletânea de artigos que permeiam temas ligados ao urbanismo, ao patrimônio histórico, à história da arquitetura, ao ensino em Arquitetura e Urbanismo e à qualidade do espaço urbano construído e projetado.[...]
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
27

Gonçalves, Vanessa Vidal Magalhães, i Giovanna Teixeira Damis Vital. "Panorama do ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil: desafios sob uma perspectiva sistêmica". OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 21, nr 11 (21.11.2023): 20963–82. http://dx.doi.org/10.55905/oelv21n11-130.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo visa apresentar os fundamentos do ensino de Arquitetura e Urbanismo, no Brasil, a partir de um panorama das principais mudanças no ensino – desde a fundação da Escola de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 1826, até o cenário atual – aprofundando as análises a partir da discussão dos currículos mínimos de 1962 e 1969, e da consolidação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, em 2006, com o intuito de identificar e analisar os problemas sob uma perspectiva sistêmica. Com esse estudo, busca-se definir indicadores teórico-práticos estruturantes para a construção de princípios pedagógicos sistêmicos aplicados ao curso de Arquitetura e Urbanismo, no Brasil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
28

Vianna, Mônica Peixoto, i Débora Barros Cavalcanti. "ENSINO DO URBANISMO NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: TECENDO A COMPREENSÃO DA CIDADE PARA A ATIVIDADE PROJETUAL". Gestão & Tecnologia de Projetos 11, nr 1 (4.04.2016): 121. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99209.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo trata de uma reflexão sobre o ensino do urbanismo e sua articulação com a atividade projetual em escolas de Arquitetura e Urbanismo a partir da elaboração e implantação de um projeto pedagógico inovador para um curso de Arquitetura e Urbanismo na região Nordeste do Brasil. Como relato de experiência, inicialmente o artigo tratará as bases conceituais e empíricas que deram origem à construção de uma visão crítica sobre os cursos de Arquitetura e Urbanismo na região. Em seguida serão abordados os critérios que foram a base deste novo projeto pedagógico e algumas estratégias adotadas para o ensino de urbanismo, principalmente a inclusão de uma disciplina que trata de planejamento urbano no primeiro semestre do curso e uma atividade de reconhecimento da cidade como palco da ação do arquiteto e urbanista. Por ser uma experiência ainda recente, serão relatadas as primeiras avaliações feitas por docentes e alunos sobre a aplicação prática dos critérios mencionados.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
29

Fantin, Natália Rosa, i Frederico Braida Rodrigues de Paula. "BIM aplicado ao ensino de projeto de arquitetura e urbanismo". PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 14 (18.07.2023): e023019. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v14i00.8668863.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo versa sobre o Building Information Modeling (BIM) no contexto de ensino de projeto de arquitetura e urbanismo. O principal objetivo é examinar os métodos de ensino de projeto de arquitetura auxiliados pelo BIM, que foram publicados por pesquisadores e professores. Através de uma revisão sistemática de literatura (RSL), buscou-se discutir quais mudanças têm sido observadas nas pesquisas a respeito do ensino de projeto nas escolas de arquitetura, quando se incorpora, explicitamente, o BIM no processo projetual. Através da premissa de que existe uma metodologia ou conjunto de práticas metodológicas específicas para o ensino de projeto auxiliado pelo BIM, pretende-se extrair as práticas e experimentos de ensino reunidas no repositório CuminCad, no qual está publicado um conjunto significativo de trabalhos acadêmicos. Dessa forma, foi extraído um rol de abordagens didáticas sobre BIM aplicado no ensino de projeto, de forma a subsidiar pesquisas do campo e a própria prática experimental de professores de projeto. Ao final, foram encontradas cinco categorias de abordagens do BIM no projeto de arquitetura, as quais apontam alguns caminhos possíveis para o ensino de projeto de arquitetura e urbanismo sob uma perspectiva da incorporação do paradigma BIM.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
30

Gunn, Philip. "Retratando os avaliados nas áreas básicas da Capes em 2001: a pesquisa nos programas brasileiros de pós-graduação segundo uma “área ANPUR”". Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 4, nr 1/2 (31.05.2002): 45. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p45.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho discute a base institucional para pesquisa nos programas brasileiros de pós-graduação, vista pela ótica dos programas membros da Anpur. A intenção é apresentar um retrato resumido das prioridades de pesquisa em cada programa, com base no Censo anual de dados e informações coletadas pela agência de fomento e de regulação do MEC – a Capes, responsável pela avaliação dos programas. As prioridades foram consideradas segundo as Linhas de Pesquisa anunciadas pelos programas, possibilitando não somente uma espécie de perfil dos programas componentes da Anpur, mas também facilitando um entendimento da história institucional e geográfica da pesquisa urbana e regional nas Universidades e Institutos de Pesquisa no País. O trabalho mostra que a maior parte dos programas atuais da Anpur tem vínculos históricos com a arquitetura e as linhas atuais destes programas refletem a própria história de ensino do modernismo nas escolas de arquitetura e urbanismo. Por isso a influência de um modelo de “áreas temáticas” de História, Projeto e Tecnologia se reflete nas linhas de pesquisa de muitos programas. Nem todos os programas membros da Anpur seguem esta “lógica” institucional e o trabalho tenta retratar de forma sumária as outras orientações institucionais que influem no perfil mais complexo e interdisciplinar da Associação, no campo de pesquisa.Palavras-chave: pesquisa; programas de pós-graduação; avaliação; Capes. The following paper discusses the institutional influence on research in the Brazilian post-graduate programs of higher education. This topic is seen from the viewpoint of members of the countries national association of urban and regional planning, Anpur. The aim of the paper is to present summary description of each members research priorities, using data collected from the members by the Federal Education Ministries funding and regulatory agency, Capes. This agency is responsible in Brazil for the annual evaluations of the post-graduate programs. All programs are required by the regulatory agency to furnish the extensive data which is published on a restricted basis in electronic form when used to evaluate each individual program. The research priorities help to provide not only a thematic profile of research among Anpur members but also an insight into the institutional history and geography of urban and regional research in Brazilian Universities and Research Agencies. The paper shows that a majority of programs have been associated with the growth of Architectural Faculties and Departments and suggests that the current lies of research reflect the academic history of modernism in architectural and planning schools in Brazil. This aspect of modernism generated a model of three thematic groups of teaching and research interests based on Architectural and Planning History, Project Design and Built Environmental Technology. Many research programs however are not architecturally based and thus do not follow the HPT model. Other institutional histories and academic orientations are also reviewed in summary form in the attempt to indicate a national profile on current research. Keywords: research; post-graduate programs; evaluation; Capes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
31

Kfouri, Antonio Carlos, Denise Falcão Pessoa i Dominique Fretin. "Relato de uma experiência de ensino de projeto de arquitetura". Exacta 1 (13.02.2008): 59–76. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v1i0.516.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo descreve uma prática bem-sucedida de ensino de projeto de arquitetura, realizada durante o ano de 2001, com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNINOVE. São descritas as etapas de atividades didáticas e, ao final, destacados alguns anteprojetos de arquitetura dos estudantes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
32

Kfouri, Antonio Carlos, Denise Falcão Pessoa i Dominique Fretin. "Relato de uma experiência de ensino de projeto de arquitetura". Exacta 1 (13.02.2008): 59–76. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v1i0.516.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo descreve uma prática bem-sucedida de ensino de projeto de arquitetura, realizada durante o ano de 2001, com alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNINOVE. São descritas as etapas de atividades didáticas e, ao final, destacados alguns anteprojetos de arquitetura dos estudantes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
33

Cabral Moraes, Ailton, i Ivan Manoel Rezende do Valle. "Análise sobre o ensino de estruturas em madeira nas escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil". Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, nr 26 (28.05.2020): 82–95. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.06.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo do presente artigo, consiste na realização de um levantamento (quantitativo e qualitativo) onde foram verificados a ocorrência, a carga horária e o conteúdo programático da disciplina de Estruturas em Madeira, ou Sistemas Estruturais em Madeira, nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, com o intuito de se obter uma percepção atual e real sobre o ensino da disciplina. Este artigo toma por base, uma investigação em andamento na Tese de Doutorado do Arquiteto Ailton Cabral Moraes, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG-FAU/UnB), sob a orientação do Professor Dr. Ivan Manoel Rezende do Valle. O levantamento dos dados foi realizado a partir da análise “on-line” dos Projetos Pedagógicos, Ementas e Matrizes Curriculares das 466 Escolas de Arquitetura e Urbanismo regulares no país, listadas pela ABEA - (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura). Os valores encontrados são surpreendentes e traduzem de forma clara um dos principais motivos da desvalorização e da baixa utilização da madeira no Brasil: a falta de conhecimento do material pelos arquitetos brasileiros, fruto de um ensino insuficiente e muitas vezes inexistente.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
34

Braga, Marcela Falcão, Ivan Manoel Rezende do Valle i Cláudia Maria Miranda Alencar Rocha. "O ensino da segurança contra incêndio em curso de arquitetura no Brasil". PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 11 (15.05.2020): e020006. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v11i0.8650245.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O arquiteto precisa lidar, nas suas atribuições profissionais, com as medidas de Segurança Contra Incêndio (SCI) no projeto das edificações, sendo imprescindível uma sólida formação sobre esse assunto. No entanto, ainda é frágil a participação desses profissionais no processo de inserção dessas medidas na concepção do projeto, devido à deficiência no ensino dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Por isso, cabe às instituições de ensino garantir o acesso a esse tema em sua grade curricular, para que o arquiteto tenha, em sua formação, noções de segurança contra incêndio suficientes para conceber um projeto arquitetônico otimizado. O objetivo do presente artigo é avaliar o ensino de SCI em um curso de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. A investigação da situação do ensino dessa instituição foi realizada por meio da análise do projeto pedagógico do curso, dos planos das disciplinas e de trabalhos de conclusão de curso concebidos por alunos. Os resultados confirmaram a deficiência no ensino, e a partir deles foi possível apontar onde estão as principais lacunas no ensino da instituição. Espera-se que o resultado deste estudo promova reflexões para mudanças nos programas pedagógicos de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo das Instituições de Ensino Superior brasileiras e que, consequentemente, contribua para o desenvolvimento profissional e para a maior segurança das edificações.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
35

Schvarsberg, Benny. "PARANOÁ 8 Cadernos de Arquitetura e Urbanismo". Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, nr 8 (1.08.2013): 1–22. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n8.2013.12091.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
ApresentaçãoCom grande satisfação apresentamos o presente numero temático do periódico Paranoá: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Este número registra os trabalhos, mesas redondas e debates desenvolvidos no âmbito do Evento Nacional denominado “VI Seminário Nacional de Avaliação do Ensino, Pesquisa e Extensão em Planejamento Urbano e Regional ”, que abreviaremos como “VI SEPEPUR”.Tratou-se de um evento realizado nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2012 na Universidade de Brasília com público composto basicamente de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação dos programas nas áreas de planejamento urbano e regional, arquitetura e urbanismo, geografia e congêneres, filiados e associados à ANPUR – Associação Nacional de Pós- graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, promotora do Evento. O VI SEPEPUR contou com a participação organizativa e executiva do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, do NEUR – Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais da UnB, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UnB.Desde a sua primeira versão em 2002, os Seminários Nacionais de Avaliação do Ensino, Pesquisa e Extensão em Planejamento Urbano e Regional, vem sendo organizados regularmente pela ANPUR a cada biênio. Nos últimos anos, esse evento contou com a presença dos coordenadores e representantes de todos os Programas de Pó s-Graduaçã o e Centros de Pesquisa filiados e associados, de muitos de seus professores e estudantes. Esse dado revela a abrangência e o reconhecimento do acúmulo acadêmico e cientifico produzido nesta trajetória de Seminários de Avaliação.A proposta desta sexta edição do Seminário, cujos resultados são registrados nesta publicação, foi formulada com base num conjunto de desafios enfrentados pelas diversas instituições que compõem a pós-graduação na área reunida pela ANPUR envolvendo programas de Planejamento Urbano e Regional, Arquitetura e Urbanismo, Desenvolvimento Regional e Territorial, Geografia, Economia, Sociologia e de á reas afins – frente à relaçã o entre ensino, pesquisa e extensã o no presente.Nesta perspectiva, o debate pretendeu também promover uma atualização e avaliação do estado da arte dos estudos, proposições e contribuições técnico-científicas em relação às políticas, programas e ações de ordenamento e planejamento territorial e urbano para as cidades, áreas metropolitanas, municípios e o Distrito Federal. E os desafios acadêmicos colocados para o ensino, pesquisa e extensão dos cursos de pós-graduação da área no sentido da produção de conhecimento para subsidiar a elaboração de políticas públicas que qualifiquem o nosso desenvolvimento urbano e territorial em bases técnico - científicas.Adicionalmente, os trabalhos aqui registrados propiciam a realização de um mapeamento institucional e acadêmico sobre os contornos e conteúdos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão das principais linhas do planejamento urbano e regional. Bem como permitem conhecer e debater outras experiências de ensino e pesquisa, inclusive internacionais, desenvolvidas nas á reas afins, e as perspectivas de ações polí ticas interassociativas. Desta forma, esta publicação constitui-se como um espaço de balanços temáticos, teóricos e metodológicos propiciando a análise do papel das Universidades (pesquisa, ensino e extensão) na formação do pensamento sobre as cidades e sobre o habitat, e a formulação de diretrizes para uma política da área urbana e regional.O modelo de estrutura organizativa do VI SEPEPUR combinou mesas redondas temáticas reunindo palestrantes convidados, debatedores e relatores, com a dinâmica de Grupos de Trabalho que formularam e sistematizaram diretrizes, a partir dos recortes temáticos, para a formulação da política acadêmica a partir da avaliação do ensino, pesquisa e extensão em planejamento urbano e regional.Em meu nome como organizador, em nome da ANPUR e da Comissão Organizadora, agradecemos especialmente a viabilização desta publicação ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, bem como ao NEUR/UnB, ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UnB, ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e PlanejamentoTerritorial da PUC-Goiás, ao IPEA e a CAPES/MEC. Por fim, um agradecimento particular a todos os autores que aqui participam pela dedicada revisão de seus trabalhos que muito contribuiu para a qualidade desta publicação, e a Luana Miranda Esper Kallas pelo seu empenho para a viabilidade editorial deste número.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
36

Santanna Vieira, Núbia, i Sergio Rafael Cortes de Oliveira. "ABORDAGEM TECNOLÓGICA NO ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO". Humanas & Sociais Aplicadas 10, nr 28 (23.06.2020): 1–24. http://dx.doi.org/10.25242/8876102820201992.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento que busca desenvolver um estudo sobre a abordagem tecnológica no ensino de Arquitetura e Urbanismo na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Sob a hipótese de uma tendência de formação plástica-formal dos arquitetos e urbanistas, apresenta-se uma análise das disciplinas tecnológicas no ensino de Arquitetura e Urbanismo e o reflexo dessa abordagem no mercado de trabalho na ótica de profissionais formados em uma instituição de ensino na referida cidade. Como instrumento metodológico foi utilizado questionário aplicado a uma amostra de 20 alunos de uma disciplina de um curso de pós graduação lato sensu da área. O questionário foi dividido em duas seções: a primeira visando à obtenção da percepção dos respondentes quanto às disciplinas do eixo tecnológico e, a segunda, quanto à integração entre essas disciplinas e as de projeto arquitetônico. Como conclusão nota-se como essa interlocução é deficitária e ratifica-se o quanto as disciplinas do eixo tecnológico influenciam a prática profissional do arquiteto e urbanista.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
37

Ferreira, Alda Azevedo, Fernando Pedro Carvalho Ono i Claudia Carvalho Leme Nóbrega. "A institucionalização do ensino de Arquitetura Paisagística no Rio de Janeiro". Paisagem e Ambiente, nr 40 (15.12.2017): 133. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i40p133-148.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O ensino de arquitetura paisagística foi instituído pela primeira vez no Rio de Janeiro na década de 1930. Iniciado na Escola Nacional de Belas Artes a partir de reforma promovida por Lucio Costa entre os anos 1930 e 1931 a disciplina foi introduzida junto com a de urbanismo, originando a cátedra ‘Urbanismo e Arquitetura Paisagística’. Este artigo objetivou entender esse processo a partir de informações colhidas em fontes primárias, fundamentado pelos conceitos de campo e habitus, de Pierre Bourdieu. Descobriu-se que o arquiteto e urbanista Attílio Corrêa Lima foi o primeiro professor da disciplina e que o ato da inclusão disciplinar estava inserido na construção de um campo paisagístico na cidade do Rio de Janeiro naquele momento, propagado não só no campo da arquitetura, como articulado às esferas política, econômica, e social.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
38

Katakura, Paula, i Francisco Segnini Junior. "REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM PAÍSES INTEGRANTES DO SISTEMA ARCU-SUL VISANDO O PROCESSO DE ACREDITAÇÃO". Gestão & Tecnologia de Projetos 12, nr 2 (1.11.2017): 53. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i2.110225.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo discute o processo de formaçao profissional dos arquitetos e urbanistas no Brasil e nos países do Mercosul com destaque para a área do urbanismo. No Brasil, as atividades de arquitetura e urbanismo sao exclusivas desses profissionais, conforme legislaçao atual, e disciplinas de urbanismo ou planejamento urbano estao inseridas em todos os cursos de Arquitetura e Urbanismo no território nacional, segundo Diretrizes Curriculares Nacionais. No Mercosul a formaçao básica está centrada em arquitetura e, muitas vezes, a formaçao em urbanismo ocorre durante especializaçao ou pós-graduaçao; os estudos referentes aos problemas urbanos sao tratados nos demais países como conhecimentos complementares a formaçao do arquiteto. O estudo apresentado é resultado de uma pesquisa que envolveu levantamento das grades curriculares dos cursos brasileiros, além de observaçoes “in loco”. Para tanto, considerou avaliaçoes de acreditaçao do sistema Arcu-Sul em países do Mercosul e avaliaçoes no Brasil, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), segundo regulamentaçao do Sistema Nacional de Avaliaçao da Educaçao Superior. Este trabalho foi possível posto que os autores sao avaliadores do Ministério da Educaçao/Inep.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
39

Gonçalves, Elisabeth De Albuquerque Cavalcanti Duarte, i Maria Lúcia Gondim da Rosa Oiticica. "Experiências de ensino remoto nas disciplinas de Conforto Acústico nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas". Revista Sítio Novo 7 (28.03.2022): 175. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v7.i0.175-183p.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
<p>A pandemia da Covid-19 provocou mudanças em diversos setores, inclusive na educação. Professores do mundo todo, em um rápido período, tiveram que se reinventar e buscar estratégias de ensino remoto possíveis de aplicar dentro de cada realidade. Um dos desafios do curso de Arquitetura e Urbanismo é o seu caráter prático, com disciplinas sempre voltadas para atividades de ateliê com assessoramentos e trabalhos em grupo. O ensino remoto se tornou um desafio para todo o curso, mas foi possível – dentro das limitações – encontrar caminhos para novas formas de ensino. Este artigo trata da experiência dos dois cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Nesse período, foram lecionadas quatro disciplinas de acústica: uma no mestrado e três na graduação. Ferramentas digitais, <em>webquests</em>, uso de estudos de caso, seminários com fabricantes e consultores em acústica foram algumas das estratégias utilizadas. Como resultado, foi percebido que – mesmo com o distanciamento social respeitado UFAL – o nível dos trabalhos foi de alta qualidade, mas que a falta interação foi a principal dificuldade encontrada. Com este artigo, espera-se contribuir para a discussão do ensino de acústica dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo de forma a superar as dificuldades impostas pelo período pandêmico.</p>
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
40

Covaleski, Joani Paulus, Hélio Ferreira de Castro Neto i Vanessa De Conto. "PROJETO DE PAISAGISMO: EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO METODOLÓGICA DE APROXIMAÇÃO COM A ESCALA E COMPOSIÇÃO EM CAMADAS". Revista Científica FAEMA 14, nr 1 (26.05.2023): 269–82. http://dx.doi.org/10.31072/rcf.v14i1.1272.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo reflete sobre práticas adotadas na disciplina de projeto de paisagismo, desenvolvidas no curso de Arquitetura e Urbanismo de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Rondônia. Com discussões sobre a criação e o entendimento de espaços livres desde as décadas de 1930 e 1940, e com a institucionalização, a partir de 1994, da disciplina de paisagismo e projeto da paisagem nos cursos de Arquitetura e Urbanismo brasileiros abre-se espaço para análise do desenvolvimento e aplicação de algumas práticas metodológicas para o ensino de disciplinas cujo objetivo seja o desenvolvimento de projeto paisagístico. Nesse sentido o trabalho adota as metodologias projetuais desenvolvidas por Silvio Soares Macedo e Roberto Burle Marx, aplicando-as na disciplina de paisagismo, com o objetivo de aproximar os discentes da escala de trabalho na paisagem. Como resultado parcial foi observado que a adoção da modelagem tridimensional física contribuiu para compreensão do projeto paisagístico, e as metodologias mostraram-se eficazes quando complementadas com essa abordagem. De modo geral, é possível concluir que a utilização da modelagem, assim como das metodologias projetuais supracitadas, mostraram-se eficientes como estratégias de ensino para a primeira disciplina de projeto de paisagismo do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
41

Gordilho-Souza, Angela, i Heliana Mettig Rocha. "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: IMPLANTAÇÃO DA RESIDÊNCIA PROFISSIONAL EM ARQUITETURA, URBANISMO E ENGENHARIA DA UFBA". Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 3, nr 1 (25.04.2018): 90–95. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2018v3n1id16626.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo apresenta a experiência de implantação e os primeiros resultados da Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia da UFBA. A Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFBA) e do Laboratório de Habitação e Cidade (LabHabitar), em parceria com a Escola Politécnica (EP/UFBA), implantou de forma pioneira nessa área de atuação a Residência em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia (Residência AU+E/UFBA), à semelhança da Residência Médica1. Na Residência AU+E/UFBA, a atuação se dá por meio do curso de Pós-Graduação lato sensu para Assistência Técnica em Habitação e Direito à Cidade, de caráter pluridisciplinar, oferta bianual, gratuito e voltado para capacitação profissional e cidadã. Almeja-se sua integração às instituições de interesse público, ampliando assim a inserção social da universidade pública (RESIDÊNCIA, 2013).O objetivo principal é viabilizar, de forma sistemática e institucional, assistência técnica pública e gratuita em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, voltada para comunidades desassistidas e municípios demandantes, por meio de atividades integradas de ensino-pesquisa-extensão na pós-graduação, para elaboração, implementação e inovação de projetos nessas áreas de atuação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
42

Frota, Beatriz Borges Araujo, i Aline Coelho Sanches. "Ensino como formação técnica e política para o exercício da função social da Arquitetura: resgate da experiência de Mayumi Watanabe de Souza Lima em São Carlos". Risco Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (Online) 19 (31.08.2021): 1–21. http://dx.doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.172777.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo trata da atuação docente da arquiteta Mayumi Watanabe de Souza Lima (1934-1994), entre 1987 e 1994, no então Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), hoje Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU-USP), assunto pouco documentado, mas ainda presente na memória de seus alunos e colegas de profissão. Após o resgate de sua trajetória e seu posicionamento frente ao ensino e produção de arquitetura, aponta-se a indissociabilidade entre sua atuação como arquiteta e como professora, sempre orientada para o projeto de equipamentos de caráter público e social, pensados em rede e a partir da investigação das possibilidades técnicas e de produção da arquitetura.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
43

Pupo, Regiane Trevisan. "Ensino da prototipagem rápida e fabricação digital para arquitetura e construção no Brasil: definições e estado da arte". PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 1, nr 3 (1.11.2008): 80. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v1i3.8634511.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os objetivos deste artigo são: (1) o de apresentar o estado da arte da prototipagem rápida e fabricação digital para a arquitetura e construção, (2) identificar como o impacto das novas tecnologias atua na pesquisa e no ensino de arquitetura no Brasil hoje e (3) relatar algumas experiências didáticas desenvolvidas no Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – FEC, da Unicamp.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
44

Sant'Ana, João Roberto Gomes de Faria. "Inclusão digital no ensino de iluminação natural". Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, nr 11 (14.08.2014): 123–33. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n11.2014.12090.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
As atividades de ensino/aprendizado de iluminação natural do ambiente construído em cursos de Arquitetura e Urbanismo exigem do aluno a capacidade de abstrair os efeitos da luz no dia distribuídos no espaço tridimensional que está em projeto. Diversas ferramentas e técnicas podem ser usadas para facilitar a compreensão dos fenômenos envolvidos, dentre as quais a simulação computacional. Este artigo relata a inclusão digital do ensino de iluminação natural no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru (FAAC) da UNESP – Universidade Estadual Paulista, ocorrida a partir de 2010. Essa inclusão envolveu a utilização de software gratuito, especificamente dos programas DIALux e SketchUp+Radiance, ambos com saídas gráficas para visualização das cenas iluminadas e para análise de resultados. O modelo gráfico é exportado do SketchUp para o Radiance através de um plugin e para a simulação da iluminação foi desenvolvida uma interface amigável para ambiente Microsoft Windows. O processo de inclusão digital está consolidado, com ampla aceitação por parte dos alunos, para os quais a simulação computacional facilita o entendimento da relação entre a luz do dia e o ambiente construído e auxilia no projeto de elementos de controle da iluminação natural.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
45

Segawa, Hugo, Adriana Crema i Maristela Gava. "Revistas de arquitetura, urbanismo, paisagismo e design: a divergência de perspectivas". Ciência da Informação 32, nr 3 (grudzień 2003): 120–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652003000300014.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Trata de estabelecer as características atuais de revistas de arquitetura, urbanismo, paisagismo e design publicados no Brasil para um possível enquadramento como periódicos científicos ou técnicos. Comenta uma metodologia corrente de avaliação de publicações científicas de outras áreas de conhecimento e contextualiza sua aplicação diante da natureza diversificada da produção científica da área de arquitetura e urbanismo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
46

REIS DE GOES MONTEIRO, ANA MARIA. "ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO À DISTÂNCIA, REMOTO, HÍBRIDO". Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 6, nr 1 (25.01.2021): 157–62. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2021v6n1id23865.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho é fruto da participação da autora na II Roda de Conversa Virtual, organizada pelo grupo de Pesquisa Projetar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ocorrida no dia 24 de setembro de 2020. O objetivo é apresentar um quadro das condições do ensino de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil. A pandemia da Covid 19 expôs de forma irreversível as mazelas sociais brasileiras, a desigualdade e a falta de oportunidade a que milhares de estudantes estão submetidos, especialmente aqueles matriculados na extensa malha do ensino superior privado. Com ela, as aulas foram suspensas e o ensino remoto passou a ser uma realidade. Realidade esta que é preciso ver e rever a todo momento, visto que a cidade/sociedade real é o lugar por excelência de aprendizado para nossos alunos, pois não é possível formar Arquitetos e Urbanistas distantes da realidade socioespacial em que vivem.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
47

Labronici Baiardi, Yara Cristina. "ensino do processo criativo do ato projetivo em arquitetura". Educação Por Escrito 14, nr 1 (21.12.2023): e43971. http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43971.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste artigo é investigar caminhos metodológicos no processo de ensino-aprendizagem de modo a motivar o estudante na construção contínua de um sistema autônomo do pensar-fazer-refletir do ato projetivo no campo da Arquitetura e do Urbanismo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
48

Ferreira, Cláudio Lima, i Wilson Flório. "A formação de um arquiteto social e ético: dilemas das universidades brasileiras". Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 23, nr 3 (grudzień 2018): 754–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300011.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo tem como objetivo apresentar e discutir a formação social e ética do arquiteto, a partir do pensar reflexivo no ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. A universidade tem se limitado a ser um órgão de repetição e de difusão do saber elaborado em outros locais com diferentes realidades, e que muito pouco tem contribuído para uma integração nacional, consequência de uma análise crítica da nossa realidade. O profissional Arquiteto e Urbanista da atualidade precisa repensar sua atuação na sociedade, tendo especial atenção às questões humanísticas e sustentáveis, com vistas a proporcionar a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. Dessa forma, entender as formas de aprendizagem por meio de um ensino prático-reflexivo, é de suma importância para o desenvolvimento do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. A pesquisa de caráter exploratório bibliográfica visa analisar os estudos que se propõem a auxiliar os docentes e discentes em adquirirem aptidões essenciais para atingir competências em zonas indeterminadas da prática. Algumas tentativas de discussão sobre o ensino e a constituição de uma verdadeira universidade no Brasil foram abordadas nesse artigo, por meio de análises de documentos e entrevistas como a Conferência Episcopal Latino-Americana - CELAM e a Carta para a Educação dos Arquitetos- UNESCO/UIA. Conclui-se que as Instituições de Ensino Superior brasileiras devem reestruturar a sua forma de ensinar Arquitetura e Urbanismo; visando a formação de profissionais reflexivos, criativos e colaborativos, uma vez que estas contribuirão efetivamente para a consolidação da formação social e ética do Arquiteto e Urbanista no Brasil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
49

Santos, Roberto Eustáaquio. "PESQUISA NA SALA DE AULA". Cadernos de Arquitetura e Urbanismo 25, nr 37 (7.06.2019): 251. http://dx.doi.org/10.5752/p.2316-1752.2018v25n37p251.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo descreve uma oficina de projeto do curso noturno de Arquitetura e Urbanismo da EAUFMG, em que se experimenta uma pedagogia baseada na noção de pesquisa na sala de aula. Trata-se de estimular nos estudantes uma mentalidade investigativa a partir da mobilização de diversas ferramentas de projetação e, ao mesmo tempo, combater a atual tendência de reprodução acrítica do modelo de ensino definido pelas diretrizes curriculares, acirrada pela crescente mercantilização do ensino de arquitetura.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
50

Veloso, Maísa. "Homenagem especial a Sonia Marques". Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 2, nr 3 (18.12.2017): 07. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2017v2n3id16565.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii