Rozprawy doktorskie na temat „Ensino Arquitetura e Urbanismo e Design”

Kliknij ten link, aby zobaczyć inne rodzaje publikacji na ten temat: Ensino Arquitetura e Urbanismo e Design.

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Sprawdź 50 najlepszych rozpraw doktorskich naukowych na temat „Ensino Arquitetura e Urbanismo e Design”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Przeglądaj rozprawy doktorskie z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.

1

Santos, Carlos Eduardo da Rocha. "As histórias em quadrinhos como linguagem no ensino do projeto de arquitetura e urbanismo". Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2017. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5629.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2017-08-24T14:17:24Z No. of bitstreams: 1 carloseduardodarochasantos.pdf: 69550177 bytes, checksum: 3cdf109a1512bf71582564c4749e1304 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-08-25T11:43:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 carloseduardodarochasantos.pdf: 69550177 bytes, checksum: 3cdf109a1512bf71582564c4749e1304 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-25T11:43:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 carloseduardodarochasantos.pdf: 69550177 bytes, checksum: 3cdf109a1512bf71582564c4749e1304 (MD5) Previous issue date: 2017-05-24
Objetivou-se nesta dissertação compreender as Histórias em Quadrinhos como linguagem formal de trabalho a ser utilizada pelo professor e pelo aluno no desenvolvimento das atividades das disciplinas que tenham o projeto de arquitetura e urbanismo como finalidade de aprendizado. Esta pesquisa pode ser definida como exploratória, pois busca ampliar as informações sobre o tema. As HQs utilizam-se basicamente de dois meios de comunicação, a imagem e o texto, ambos configurando sua narrativa gráfica. É possível destacar que diversos profissionais de Arquitetura e Urbanismo utilizaram-se de sua linguagem como meio de comunicação e desenvolvimento de projeto. As HQs ainda encontraram, ao longo do tempo, recepção no campo do ensino, principalmente no nível básico e médio. Com isto, além da revisão bibliográfica, para se alcançar os objetivos desta pesquisa, buscou-se relacionar a imagem, o texto e a narrativa, que são inerentes aos quadrinhos, com o ensino e o projeto de Arquitetura e Urbanismo. Corroborando as ideias levantadas, observou-se uma experiência da aplicação das histórias em quadrinhos no ensino do projeto de Arquitetura e Urbanismo realizada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. Como resultado, aponta-se que as histórias em Quadrinhos surgem como uma opção que auxilia o processo de ensinar, pois permite ao aluno pensar o espaço e simular o tempo, respondendo às características do projeto, principalmente subjetivas, mas também objetivas. Além disso, seu potencial pode ser ampliado se aliado a outras linguagens.
The aim of this work is to conceive comics as a formal working language to be used by the teachers and their students in the development of their activities in Architecture and Urbanism Design disciplines. This research can be defined as an exploratory one, since it intends to expand the knowledge on the topic. Comics basically uses two media, the image and the text, both configure its graphic narrative. It is noted that several professionals of Architecture and Urbanism used of its language as a means of communication and development of design. Comics have, over time, found acceptance in the field of education, especially at the elementary and high school. Therefore, besides literature review, in order to reach the aims of this research, we sought to relate image, text and narrative, which are inherent to comics, with Architecture and Urbanism teaching and design process. Furthermore, reinforcing the notions raised, an experience of the employment of comics in the teaching of the Architecture and Urbanism design that occurred in the School of Architecture and Urbanism on Federal University of Juiz de Fora, Brazil, was analyzed. As a result, it is emphasized that comic emerges as an option that supports the teaching process, since it allows the student to think about space and to simulate time, responding to characteristics of the project, mainly subjectives but also objectives one. Besides, its potential can be extended if combined with other languages.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Tamashiro, Heverson Akira. "Desenho técnico arquitetônico: constatação do atual ensino nas escolas brasileiras de arquitetura e urbanismo". Universidade de São Paulo, 2003. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18131/tde-27012009-144722/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Trata-se da constatação de que o ensino de desenho arquitetônico, nas escolas brasileiras de arquitetura, apresenta um quadro pouco positivo, em que os alunos não utilizam adequadamente a representação gráfica do desenho técnico arquitetônico na criação e na produção do objeto de arquitetura. Fica evidente o pouco domínio dessa ferramenta básica, necessária ao exercício da profissão de arquiteto, o que compromete seu bom desempenho. O trabalho se dá a partir da fundamentação teórica sobre a matéria, seguindo-se com a elaboração e aplicação de um questionário a professores de desenho arquitetônico e de CAD, o levantamento e análise de manuais ainda em uso por professores e alunos e, por fim, entrevistas com arquitetos e/ou professores. Os resultados nos instigam à auto-reflexão e à revisão de algumas posturas, a fim de contribuir para a qualidade do ensino de arquitetura e urbanismo e, conseqüentemente, para uma melhor capacitação profissional do arquiteto.
This work analyses the teaching of architectural drawing at Brazilian schools of architecture, coming to a general picture which is not a good one, for the students do not use correctly the graphic representation of the architectural technical drawing, when creating or producing the object of architecture. Such lack of knowledge for using this basic tool, which is so necessary to the architects, endangers their professional performance. The works presents a theoretical foundation on architectural drawing; a questionary apllied to the teachers of architectural drawing and CAD; a list and analysis of manuals in use by teacher and stundents; and, eventually, interviews with architects and/or teachers. The results instigate us to reconsider our role and to review our positions, in order to contribute to the improvement of the quality of the architecture and urbanism teaching and, as a consequence, to a better professional performance of the architects.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Barossi, Antonio Carlos. "Ensino de projeto na FAUUSP: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo". Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-03022010-101545/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta tese traz a proposta de que pensar sobre o ensino de projeto requer a utilização de procedimentos, conceitos e objetivos próprios da produção da arquitetura: a forma, o olhar, o vazio, a totalidade e a identidade. Aborda-se o ensino de projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo hoje, e se considera que uma aproximação abrangente e conseqüente do ensino de projeto de arquitetura deva ser feita a partir da instância capaz de exprimi-lo plenamente: o aluno na cidade. O aluno como indivíduo, pessoa, com identidade e personalidade que traz em si a própria materialização desse ensino; e a cidade, espaço da sua realização, que tem no edifício da escola o elemento gerador e gerado pela cidade, e na forma de sua ocupação uma representação e expressão totalizadora desse ensino. Em primeiro lugar, após uma INTRODUÇÃO situando as circunstancias que determinaram este trabalho, faz-se uma REFLEXÃO sobre o Tempo do percurso do aluno situado no Espaço de sua realização, propondo a partir da História a perspectiva para a construção de um olhar para o projeto e, na especificidade de cada obra, o seu Método, exemplificando-o com base em um projeto profissional próprio. Permeando essa reflexão explicitam-se a partir da experiência docente as principais questões Didáticas que se apresentam no contexto do ensino, tanto do ponto de vista do processo geral de disciplinas ministradas como dos trabalhos nelas produzidos pelos alunos. Em seguida apresentam-se os elementos considerados indissociáveis e unos da AÇÃO acadêmica: o Professor e as obras de sua produção profissional, destacando as questões que remetem à atuação didática e vice-versa; os Alunos, na sua vivência dentro e fora da estrutura curricular revelada a partir de duas experiências; e a Escola, ambiente da experimentação, síntese e conjunção desses elementos, apresentada a partir de uma proposta de trabalho didático e do plano de uma disciplina. Depois, elabora-se uma PROPOSIÇÃO apresentada através de sugestões para a estrutura curricular à maneira de uma Arquitetura, cuja estrutura é o aluno, e um projeto para intervenções no espaço do aprendizado como representação e expressão das idéias de Ensino. Na primeira, a busca de uma representação formal e totalizadora da estrutura curricular; na outra, o projeto do espaço da realização do ensino e do aprendizado, que também é uma representação de caráter totalizador. A primeira, uma estrutura curricular, tendendo a uma arquitetura. A segunda, uma arquitetura, tendendo a uma estrutura de ensino. No seu encontro, o aluno. Finalmente apresenta a CONCLUSÃO, em que se relativizam os procedimentos didático-pedagógicos para o ensino de projeto, em função da perspectiva de uma inserção dos processos de aprendizado no contexto da produção da cidade, com a qual se mesclam, e nos quais se considera o aluno como sujeito, a história, como sua base, a obra do professor, como uma referência; e o edifício da escola, inserido na cidade, mais do que o lugar de sua realização, como a possibilidade de sua afirmação.
This thesis has the idea that to consider a structure for teaching project-design requires the use of procedures, concepts, and aims that are an immanent part of the production of architecture: the form, the view, the void, the wholeness, and the identity. It is about the teaching of project-design at the School of Architecture and Urbanism at the University of São Paulo nowadays, and it considers that an extensive and consequent approach to the teaching of architectural project-design has to start right from the instance that is capable of expressing it directly from its center: the student in the city. The student as an individual, a person with an identity and personality that carries the materialization of this teaching in himself, and the city, space of its realization, which has the school-building, an element generating and being generated by the city itself, and its occupation as representation and complete expression of this way of teaching. First, after an INTRODUCTION about the circumstances that determined this work, comes a REFLECTION about the Time period of the students course and the Space where its realized, proposing, based on History, a constructive view of the project, and, in the specified way of each work, its Method, exemplifying it based on a professional project. Through this reflection, the basic Didactic Questions in the context of teaching explain themselves based on the teaching experience, as well as from the point of view of the general process of the taught disciplines, as by the works produced by the students. After this are shown the elements considered as an inseparable unity of the academic ACTION: The Professor and the works of his professional production, emphasizing the questions referred to his didactic acting and vice versa, the Students, with their experiences inside and outside of the scholar structure developed from two sides, and the School, the environment of experimentation, a synthesis and conjunction of those elements, based itself on an idea of didactic work and a teaching concept. In following, a PROPOSITION is elaborated suggesting a study plan as a kind of Architecture whose structure is the student himself, and an intervention project, in the space of apprenticeship, being the representation and expression of the ideas of Teaching. For the first, the search for a formal and completing representation of the study plan, for the other, the spatial project of the realization of the teaching and learning which also is of a completing character. The first, a study plan tending to be architecture. The second, an architecture tending to be a structure of teaching. At their meeting point, the student. Finally a CONCLUSION that consider the limits of the didactic-pedagogic procedures to project-design teaching, by the insertion of learning processes in the context of city-producing, considering the student as subject, the history as his base and the work of the professor as a reference.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Vidigal, Emerson José. "Ensino de projeto arquitetônico: um estudo sobre as práticas didáticas no curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Paraná". Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-18012011-111136/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objeto de estudo desse trabalho é o ensino de projeto de arquitetura abordado a partir dos procedimentos didáticos adotados na disciplina de ateliê. A intenção é trabalhar a disciplina de projeto investigando-a de dentro para fora, focando essencialmente as práticas adotadas no cotidiano da sala de aula de ateliê. Entende-se assim que o enfoque não parta do ponto de vista de uma retrospectiva histórica e, tampouco, procure abordar os problemas desse ensino somente a partir da estrutura curricular do curso de arquitetura. Um dos objetivos centrais é propor novos caminhos para a atividade didática de projeto levando em conta a reflexão sobre a teoria pertinente ao campo. Entende-se que o ateliê deve tornar-se um espaço aberto de discussão entre os indivíduos, ao mesmo tempo em que se procura recuperar o ateliê universitário de arquitetura como espaço de produção e amadurecimento do projeto. Utilizando a escola de arquitetura da UFPR como objeto de estudo, o trabalho se desenvolve através de pesquisas de campo qualitativas envolvendo estudantes e professores. Ao final, sugerem-se alternativas aos modelos de ensino-aprendizado mais praticados no contexto atual, nacional e estrangeiro, de modo a incrementar a qualidade e organizar o espaço didático do ateliê de projetos arquitetônicos.
The object of this work is to study the architectural design education approached from the teaching procedures adopted in the discipline workshop. The intention is to work design studio investigating it from the inside out, focusing essentially on the practices daily adopted in classroom studio. It is understood so that the focus will not depart from the standpoint of a historical retrospective, and even will not to seek to the problems of teaching only from the curricular structure of the architecture course. A central objective is to propose new ways for the design studio teaching activity taking into account the reflection on the theory relevant to the field. It is understood that the workshop should become a place in which happen an open discussion between individuals, while it seeks to recover the studio college of architecture as space for production and maturation of the project. Using the architecture school at UFPR as research object, the work evolves through qualitative field research involving students and teachers. Finally, we suggest alternatives to models of teaching and learning more practiced in the current context, in order to increase the quality and organize the space of teaching- learning in architectural design studio.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Rodriguez, Virginia Laise da Silva. "? ensinando que se aprende: um estudo sobre o ensino de projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CAU UFRN)". Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12327.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2014-12-17T13:56:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VirginiaLSR.pdf: 681889 bytes, checksum: c4bbdeeecaefbc3354ed94898a17dbe2 (MD5) Previous issue date: 2008-03-12
Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient?fico e Tecnol?gico
You cannot teach architectonic design, but only learn it. This sentence was, during some decades, especially during the modernism, the starting point, adopted by several architectonic design professors, when they had to approach their subject. An attitude that, some years ago, was reviewed and fighted by area s experts. This paper join this criticism, and try to add something to the pre-existing discussion, analyzing with the case-study method all the subjects related with architectonic design of the Architecture and Urbanism degree, at Universidade Federal do Rio Grande do Norte CAU/UFRN . The aim is to identify and analyze the teaching methodologies used by the professors and their effects related to the students. To reach this purpose four different methods were used: i) Professors interviews; ii) Different forms submitted to students and professors; iii) Daily practice s observation, developed during classes; iv) Documents analysis about the degree (historical development and subjects) and about the subjects themselves (summaries, table of contents and planning). Studying the results, it was possible to underline that, in spite of the efforts of some of the professors to find a way to teach with more appropriate educational and pedagogic bases, some of the teaching methodologies, criticized in articles dealing with the matter, were still used. With regard to these, the research pointed out some suggestions that could help to improve the teaching and learning process, joining professors and students that are the most important subjects of the teaching activity. Developing the idea living in the paper s title Teaching and learning , it s now clear that only the practice, through the improvement of the pedagogic techniques, together with critical analysis can help the professors to reach a relationship level, regarding the teaching and learning process, as that described in the epigraph s text, into which teaching and learning, can t be done only by one of the process subject, but must be lived by both of them: professors and students
Projeto de arquitetura n?o se ensina, mas se aprende. Este afirma??o foi, durante algumas d?cadas, especialmente durante o modernismo, o pressuposto adotado por diversos professores de Projeto de Arquitetura ao abordar a disciplina que "ensinavam . Uma postura que, h? algumas d?cadas, passou a ser criticada e combatida por estudiosos da ?rea. Unindo-se a esta cr?tica e buscando contribuir para a discuss?o pr?-existente, este trabalho, atrav?s do estudo de caso das disciplinas de Projeto de Arquitetura do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte CAU/UFRN, buscou identificar e analisar, quais as pr?ticas de ensino adotadas pelos docentes, o efeito delas sobre os aprendizes e as caracter?sticas do processo de ensino/aprendizagem estabelecido. Para tanto, foi realizado um estudo utilizando: i) entrevistas com os docentes; ii) aplica??o de formul?rios a professores e estudantes; iii) observa??o da pr?tica cotidiana desenvolvida em sala de aula; iv) an?lise de documentos sobre o curso (hist?rico, formula??o do curr?culo) e sobre as disciplinas (ementas, conte?dos, planos de curso). A partir dos resultados, foi poss?vel evidenciar que, apesar do esfor?o de alguns dos docentes em buscar um ensino com bases did?tico-pedag?gicas mais adequadas, algumas das pr?ticas criticadas, em publica??es sobre o assunto, ainda n?o foram superadas. A respeito destas, o estudo indicou algumas recomenda??es que poderiam contribuir para o aperfei?oamento do processo de ensino/aprendizagem, envolvendo os principais sujeitos desta atividade: mestres e aprendizes. Partindo do pressuposto presente no t?tulo do trabalho ? ensinando que se aprende. acredita-se que apenas na pr?tica, por meio de aperfei?oamento das bases pedag?gicas, e utilizando a capacidade cr?tica ? poss?vel alcan?ar um n?vel de relacionamento dentro do processo de ensino/aprendizagem como o descrito no texto da ep?grafe, no qual ensinar e aprender n?o s?o a??es de apenas um dos agentes do processo, mas devem ser vivenciadas por ambos (mestre e aprendizes)
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Cunha, Ronnie Elder da. "Verificação da adequabilidade do método BioTRIZ na aplicação da biomimética no ensino de projeto de arquitetura". Universidade Federal da Paraíba, 2015. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8392.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Viviane Lima da Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2016-07-18T11:12:20Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5119582 bytes, checksum: 2cc562a3ca67f59ee9fbfbf94b1c3175 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-18T11:12:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 5119582 bytes, checksum: 2cc562a3ca67f59ee9fbfbf94b1c3175 (MD5) Previous issue date: 2015-01-15
Despite the fact that biomimicry has been widely used in the fields of design and engineering, its application methods in architectural design are not yet clear, especially in the architectural design education. The transfer of a concept or mechanism of a living organism for non-living systems is not a trivial task and requires knowledge between two domains, the biological and the design. The BioTRIZ, a systematic method and especially developed based on biological phenomena, does not require deep understanding about natural organisms. This study aimed at verifying the adequability of BioTRIZ method in the application of biomimetic concepts in atelier design teaching in the early periods of the architecture program. Exploratory case studies was used through design exercises in models atelier classes with the 3rd semester students of the Architecture and Urban Planning Program of the Federal University of Paraiba. The work proceedings were divided into eight steps: variables definition, pilot studies, teams training, data collection in design exercises with application of BioTRIZ method, questionnaires, focus groups sessions, data analysis and results discussion. It was concluded that BioTRIZ method was not entirely suitable for design education in models atelier, due to the limited design repertoire of students, the difficulties in avoiding fixation on predefined ideas and limitations in the ability to transform specific features in abstract ones and vice versa, all those being requirements for effective use of BioTRIZ method.
Apesar de a biomimética ser bastante utilizada nos campos do design e da engenharia, os seus métodos de aplicação no projeto arquitetônico ainda não são claros, sobretudo no ensino de projeto. A transferência de um conceito ou mecanismo de um organismo vivo para sistemas não vivos não é uma tarefa trivial e requer conhecimento entre dois domínios, o biológico e o de design. O BioTRIZ, método sistemático e especialmente desenvolvido com base em fenômenos biológicos, dispensa conhecimento profundo sobre organismos naturais. O presente trabalho teve como objetivo principal verificar a adequabilidade do método BioTRIZ na aplicação de conceitos biomiméticos no ensino de projeto em ateliês nos períodos iniciais do curso de Arquitetura. Utilizou-se de estudos de caso de caráter exploratório por meio de exercícios de projeto em ateliê de plástica com turmas do 3º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba. O trabalho foi dividido em oito etapas: definição das variáveis, estudos piloto, treinamento das equipes, coleta de dados em exercícios de projeto com aplicação do método BioTRIZ, aplicação de questionário, execução de grupos focais, análise de dados e discussão dos resultados. Concluiu-se que o método BioTRIZ não se mostrou totalmente adequado ao ensino de projeto em ateliês de plástica, devido ao limitado repertório projetual dos alunos, às dificuldades em evitar fixação em ideias predefinidas e às limitações na capacidade de transformar características específicas em abstratas e vice-versa, requisitos necessários para o eficaz emprego do método.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Farias, Segundo Manoel Brito de. "A informática e o ensino de projeto: o caso das escolas de arquitetura paraibanas". Universidade Federal da Paraí­ba, 2010. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/288.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2015-04-01T11:58:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3622375 bytes, checksum: a0684d7652d48d2cf3bd26338585a1d3 (MD5) Previous issue date: 2010-12-17
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
This work aims to investigate the incorporation of computer in learning/teaching process of architectural design, in the schools of architecture of Paraiba, by the reasearch and analisis of its use by students, in the developing of their graduate works, defended and aproved in 2009. In order to substantiate this research, was initially studied the introduction of computer in architectural design teaching in Brazil, and then establish a recent overview of the issue, by the analysis of articles that discuss the theme found in seminars GRAPHICA, PROJETAR and SIGraDI, in its editions of 2009. The study also sought to identify the approach of the disciplines of computer technology applied to architecture in these schools, as well as their relationship with the design studios. The investigation of graduate work was done from two aspects: (1) Analysis of the product, which showed the characteristics of the document sent to the institution, regarding the instruments used by the student for the graphical expression and representation of the proposal, and (2) Analysis of the process, where was identified the procedures adopted by the student for the development of his project, regard to the use of computer during the stages of design and representation of the architectural object. The research also sought to raise the vision of the teachers, through interviews with them. The results obtained allowed to establish ideas about the profile of the use of computer in the design process of the students of Paraíba and therefore under the design teaching in these schools, besides making some considerations about possible future prospects.
Este trabalho tem como objetivo investigar a incorporação do computador no âmbito do processo de ensino/aprendizagem do projeto arquitetônico nas escolas de arquitetura paraibanas, a partir da investigação e análise de seu uso pelos alunos durante o desenvolvimento dos trabalhos finais de graduação, defendidos e aprovados no ano de 2009. Com a finalidade de fundamentar esta investigação, foi inicialmente estudada a introdução do computador no ensino do projeto no Brasil, para em seguida estabelecer um panorama recente da questão, a partir da análise dos artigos que abordam a temática encontrados nos Seminários GRAPHICA, PROJETAR e SIGraDI, em suas edições de 2009. O estudo também buscou identificar a abordagem das disciplinas de informática aplicada à arquitetura nestas escolas, bem como sua relação com os respectivos ateliês de projetos. A investigação dos trabalhos de graduação foi feita a partir de dois eixos: (1) Análise do produto, que observou as características do documento apresentado à instituição, no tocante ao instrumental utilizado pelo aluno para a expressão/representação gráfica da proposta, e (2) Análise do processo, onde se buscou identificar os procedimentos adotados pelo aluno para o desenvolvimento do seu projeto, no tocante ao uso do computador durante as etapas de concepção e representação do objeto arquitetônico. A pesquisa também buscou levantar a visão dos orientadores acerca da questão, através de entrevistas junto a estes professores. Os resultados obtidos permitiram estabelecer reflexões acerca do perfil de utilização do computador no processo projetual dos alunos das escolas paraibanas e, por conseguinte, no âmbito do ensino do projeto nestas escolas, além de possibilitar tecer algumas considerações sobre possíveis futuros desdobramentos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Pereira, Juliano Aparecido. "Desenho industrial e arquitetura no ensino da FAU USP (1948-1968)". Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-30042010-101031/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta tese apresenta as relações, entre desenho industrial e arquitetura, que se estabeleceram no ensino da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU USP, de 1948 até 1968. São discutidas as questões relativas à evolução do ensino de arquitetura e do desenho industrial (DI) até 1962. No plano da arquitetura, são observadas a reforma da Escola Nacional de Belas Artes, ENBA, a partir da direção de Lucio Costa (RJ, 1930), e a FAU USP, com a sua criação, em 1948, por Anhaia Mello, independentemente da Escola Politécnica (SP) e dos engenheiros-arquitetos. Sobre o desenho industrial, são estabelecidas algumas das influências das experiências internacionais - Bauhaus (1919-33), VKhUTEMAS (1917-30), HfG de Ulm (1947-68) - que, diretamente, ou reformuladas nos Estados Unidos, chegaram ao Brasil. São consideradas as interlocuções entre as primeiras experiências de ensino de DI no país, entre estas, o IAC-MASP, (SP, 1951-1953), a ESDI (RJ, 1963) e a FAU USP (SP, 1962), objeto central desta investigação. A partir da Reforma de 1962, liderada por Vilanova Artigas, é estudada a intenção manifesta de criação de uma Universidade do Projeto, em que, pela prática do ateliê, o profissional da FAU USP estaria apto a atuar em qualquer área de projeto: arquitetura, urbanismo, design de produto e design gráfico, constituindo assim uma escola de formação de designers de produto diferente da contemporânea ESDI. Outras questões abordadas dizem respeito à importância da cultura arquitetônica e da cultura geral nacional, para a realização da identidade do desenho industrial brasileiro, e à adoção de métodos do desenho industrial como recurso para uma produção arquitetônica em uma quantidade capaz de suprir as demandas sociais nacionais, sem perder de vista a sua qualidade.
This thesis presents the relations between industrial design and architecture that were established in the teaching of Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU USP, between 1948 until 1968. The questions about the evolution of the architecture and industrial design teaching until 1962 are discussed. In the architecture plan, the reform of Escola Nacional de Belas Artes, ENBA, from the direction of Lucio Costa (RJ, 1930) and FAU USP, its foundation in 1948, by Anhaia Mello independent of Escola Politécnica (SP) and the architectural engineers. About the industrial design, some influences of international experiences are established - Bauhaus (1919-33), VKhUTEMAS (1917-30), HfG of Ulm (1947-68) - that directly or reformulated in the United States arrived in Brazil. The interlocutions between the first teaching experiences of industrial design (ID) in the country are considered, among them, IAC-MASP, (SP, 1951-1953), ESDI (RJ, 1963) and FAU USP (SP, 1962), main object of this research. From the Reform of 1962, led by Vilanova Artigas, the intention of creation of a Project University is studied, which using the practice of the atelier the professional of FAU USP would be able to act in any project area: architecture, urbanism, product design and graphic design, constituting a school of product designers formation different from the contemporaneous ESDI. Other questions are related with the architectonic culture importance and national general culture for the execution of the identity of the brazilian industrial design and the adoption of methods of the industrial design as a resource for an architectonic production in a quantity able to supply the national social demands, without losing its quality.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Pons, Ivo Eduardo Roman. "Metodologia de projeto em design: ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade". Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/466.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:24:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ivo Eduardo Roman Pons.pdf: 23883068 bytes, checksum: 48f58b5d665e749aa1f5e5ee26889fa3 (MD5) Previous issue date: 2011-08-17
Fundo Mackenzie de Pesquisa
This research deals with the teaching of product design methodology in Design, Industrial Design and similar courses which offer a bachelor s degree in product design within Graduate Institutes. The methodologies applied to the subjects concerned will be discussed in this paper, as well as their effectiveness in preparing alumni to tackle complex problems related to both sustainability and the sustainable development of our society. Founded on extensive field research, which led to the main publications introduced by the Design courses all over Brazil, the research also enquired Professors who teach both product design and product design methodology at Graduate Institutes, as well as their alumni. The main publications employed were analyzed, and their fundamental characteristics were highlighted. A timeline regarding sustainability and a map of complexity aided in comparing and criticizing the product design methodological structures currently employed, having as a final outcome a critical discussion and an indication of necessary changes in the teaching of methodology in Design courses in Brazil
Esta pesquisa versa sobre o ensino de metodologia de projeto de produto em cursos de design, desenho industrial e similar com habilitação em projeto de produto em instituições de ensino superior (IES). Neste trabalho são discutidas as metodologias aplicadas às disciplinas em questão, bem como sua eficácia na preparação do egresso ao enfrentamento dos problemas complexos ligados à sustentabilidade, e ao desenvolvimento sustentável de nossa sociedade. Embasado em uma ampla pesquisa de campo, que apontou as principais bibliografias apresentadas pelos curso de design de todo o Brasil, a pesquisa arguiu também professores que lecionam projeto e metodologia de projeto de produto nas IES, bem como seus egressos. As principais bibliografias empregadas foram analisadas, e suas características fundamentais destacadas. Uma linha do tempo a respeito de sustentabilidade e um mapa de complexidade auxiliaram a comparação e crítica das estruturas metodológicas de projeto atualmente empregadas, tendo como resultado final uma discussão crítica e indicação de mudanças necessárias ao ensino de metodologia de projeto nos cursos de design no Brasil
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Barros, Amelia de Farias Panet. "Perman?ncias e perspectivas no ensino de projeto de arquitetura no Brasil: uma an?lise a partir da produ??o cient?fica dos Semin?rios UFRGS (1985) e Projetar (2003-2011)". Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12318.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2014-12-17T13:56:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AmeliaFPB_TESE.pdf: 8361624 bytes, checksum: 2ad928873f9e241c8997857dbca29f17 (MD5) Previous issue date: 2014-10-31
O objeto de estudo desta tese ? o ensino de projeto de arquitetura no contexto acad?mico brasileiro. O trabalho procura analisar esse objeto nos aspectos relativos ao ensinar a fazer e ao aprender a fazer , por meio de uma perspectiva epistemol?gica e cognitiva, a partir da produ??o cient?fica dos Semin?rios UFRGS (1985) e Projetar (2003-2011) sob o olhar de tr?s estados constitutivos: conserva??o, perman?ncia e transforma??o. A metodologia de investiga??o ? qualitativa e seus pressupostos s?o investigad os por meio do m?todo hipot?tico-dedutivo em busca de um conhecimento aproximativo. Dentro do universo pesquisado, as hip?teses conduzem: primeiro, ? investiga??o e caracteriza??o de estruturas que se conservam; segundo, ? investiga??o e levantamento de valores e conceitos que permanecem adequados por sua capacidade de adapta??o ?s mudan?as e paradigmas; e, terceiro, por procurarem destacar pr?ticas pedag?gicas que indicam novos caminhos na maneira de agir e de se pensar o ensino de projeto de arquitetura. A pesquisa demonstrou que, embora em menores propor??es, ainda se conservam a??es e posturas pedag?gicas que: valorizam os ideais funcionalistas e racionalistas da arquitetura; adotam posturas deterministas, caminhos prescritivos ou intuitivos no ensino da concep??o arquitetural; n?o apresentam clareza metodol?gica na abordagem da problem?tica arquitet?nica; os contextos urbanos s?o pouco explorados na experimenta??o; utilizam um sistema de concep??o baseado em princ?pios est?ticos can?nicos e universais, sem problematizar as causas da transforma??o da arquitetura contempor?nea e qual o seu papel numa sociedade complexa e diversificada. Com rela??o ?s novas perspectivas encontradas, a an?lise da produ??o cient?fica demonstrou que a pr?tica pedag?gica do ensino de projeto de arquitetura no Brasil passa por transforma??es cr?ticas valiosas. Essa constata??o foi percebida, por meio, tamb?m, de reflex?es e de pr?ticas pedag?gicas que valorizam a integra??o de conte?dos; que possuem um discurso cr?tico e conciliador com rela??o ? necessidade de renova??o de pr?ticas, paradigmas, meios e conte?dos; que est?o abertas ?s posturas cooperativas e ?s estrat?gias para a constitui??o de um corpo te?rico-pr?tico para o ensino do projeto que n?o se limite ao campo da arquitetura; que reconhecem a import?ncia das novas tecnologias computacionais na concep??o projetual e no ensino do projeto, assim como, as tecnologias e estrat?gias que atualizam as solu??es projetuais no uso adequado dos recursos ambientais; que consideram o espa?o acad?mico como um lugar prop?cio para as experi?ncias projetuais e pedag?gicas; que manifestam um esfor?o em considerar a participa??o do usu?rio, assim como em realizar um processo de apreens?o de contextos complexos como objeto de estudo, adotando uma postura de valoriza??o do processo projetual. O trabalho conclui que a educa??o do arquiteto deve estar atenta aos aspectos relativos ? inclus?o da realidade sociocultural e ambiental como refer?ncia para o fazer arquitetural em detrimento da primazia dada ? racionalidade t?cnica, uma vez que essa realidade permite a media??o, entre o ser e o mundo , como uma estrat?gia que supera qualquer antecipa??o program?tica e viabiliza a transforma??o e a constru??o do pr?prio ser e do mundo . Assim, se o aprender fazendo ? necess?rio para a forma??o do arquiteto, que esse fazer seja refletido e retroalimente a pr?tica
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
11

Oliveira, Marcos Bandeira de. "O desenho no processo de criação e apresentação do projeto : o caso dos trabalhos finais de graduação da Universidade de Fortaleza". Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2015. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/395.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:23:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcos Bandeira de Oliveira.pdf: 12376514 bytes, checksum: 69a3b722396f63b9dbd5611b2f9d67b1 (MD5) Previous issue date: 2015-02-06
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico
The graphic records performed during the design process had major changes in their techniques, instruments and purposes after the appearance of digital tools. Studies on architectural design methodology make clear its complexity as well as the graphical representation mechanisms that assist and record these processes. Computer graphics has not eliminated the instruments and analogue techniques, but added up to them. Today there are a variety of graphical tools to support design process blending analog and digital resources. This diversity is beneficial, but for the efficient exploitation of its potential, requires technical, instrumental and conceptual knowledge that exceed the limits of Geometry, architectural drawing and computer graphics. It is observed in academic circles some deficiencies in the orientation of use of new features in addition to the separation between education / design practice and its relation to the reality of the project. Studies shows the relevance and importance of analog features in the design process as well as defend the coexistence between them and digital resources. The impact of the use of digital instruments simultaneously occurred in professional practice and in architecture schools and, within these, it is observed that the students develop their own procedures to explore this range of options. Aiming to give an overview of these students practice, this dissertation evaluated the analog production, from 2009 to 2014, observed in the discipline Trabalho Final de Graduação (TFG) at the University of Fortaleza in the moments of conceptual design and the presentation of projects. In order to that end, there was a first evaluation of the curricular grade that formed these students and then the drawings produced during professor's orientation and presentations of the TFGs. It was initially made a quantitative survey and a qualitative overview of all work that was deepened through five case studies. The evaluated material shows great attention given to specific drawings during the design process with emphasis on plants and perspectives. The drawings demonstrate technical deficiencies in the graphic execution and little relation to the constructed reality. Digital instruments help the analog designs. The contents of the drawing disciplines do not address this type of hybrid technique. Thus, it is revealed three basic techniques: analog, digital and hybrid. The collected data can help in didactical decisions of design disciplines / drawing, the actual TFG and the interrelation of them. As a result of this study, It is evident that the use of freehand drawing remains relevant in academic circles, but also that it can not be treated in a conservative manner or disconnected from the digital systems way. In addition, it was concluded that we must define and assume, within academic curriculum, a particular drawing for the architect considering all analog and digital technological possibilities
Os registros gráficos executados durante o projeto passaram por grandes mudanças em suas técnicas, instrumentos e finalidades depois do aparecimento dos meios digitais. Os estudos sobre metodologia projetual deixam clara a sua complexidade, assim como a dos mecanismos de representação gráfica, que auxiliam e registram esses processos. A computação gráfica não eliminou os instrumentos nem as técnicas analógicas, mas somou-se a elas. Hoje há considerável variedade de ferramentas gráficas para subsidiar a reflexão e o registro do projeto que misturam recursos analógicos e digitais. Essa diversidade é benéfica, mas, para a exploração eficiente das suas potencialidades, requer conhecimentos técnicos, instrumentais e conceituais que ultrapassam os limites da Geometria, do desenho técnico arquitetônico e da computação gráfica. Observam-se no meio acadêmico algumas deficiências na orientação do uso dos novos recursos, além da separação entre o ensino/prática do desenho e sua relação com a realidade do projeto. Os estudos comprovam a pertinência e importância dos recursos analógicos no projeto, além de defenderem a convivência entre eles e os recursos digitais. A repercussão do emprego dos instrumentos digitais ocorreu simultaneamente na prática profissional e nas escolas de Arquitetura e, dentro destas, observa-se que os discentes desenvolvem procedimentos próprios para explorar essa gama de opções. Com o objetivo de traçar um panorama dessas práticas discentes, esta dissertação avaliou a produção analógica, de 2009 e 2014, observada na disciplina Trabalho Final de Graduação (TFG) da Universidade de Fortaleza nos momentos de concepção e de apresentação dos projetos. Para tanto, primeiramente, foi avaliada a matriz curricular que formou esses alunos e, em seguida o material gráfico produzido nas orientações e apresentações dos TFGs. Para esse último, foram feitos, inicialmente, um levantamento quantitativo e uma análise geral qualitativa de todos os trabalhos, tendo sido esta aprofundada por meio de cinco estudos de caso. O material avaliado revela grande atenção dispensada a desenhos específicos durante o processo projetual, destacando-se as plantas e as perspectivas. Os desenhos demonstram deficiências técnicas na execução gráfica e pouca relação com a realidade construída. Constatam-se instrumentos digitais como auxiliares dos desenhos analógicos, mas também verifica-se que os conteúdos das disciplinas de desenho não tratam desse tipo de técnica híbrida. Dessa forma, revelam-se três tipos básicos de técnicas: analógica, digital e híbrida. Os dados explicitam pontos norteadores de decisões didáticas das disciplinas de projeto, de desenho, do próprio TFG e da inter-relação delas. Como resultado deste estudo, fica evidente que o uso do desenho à mão livre continua pertinente no meio acadêmico, mas também que ele não pode ser tratado de maneira conservadora ou atrelada a processos anteriores ao uso dos sistemas digitais. Além disso, conclui-se ser preciso definir e assumir, dentro dos currículos acadêmicos, um desenho específico para o arquiteto, levando em consideração todas as possibilidades tecnológicas, analógicas e digitais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
12

Silva, Tiago Bitelo da. "Diretrizes para certificação LEED: o estudo de caso da Escola SESI de Ensino Médio". Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2016. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6307.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2017-05-29T13:46:22Z No. of bitstreams: 1 Tiago Bitelo da Silva_.pdf: 5257031 bytes, checksum: 4b8ed7539ed6c92fe4cb99cb8bd6f237 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-29T13:46:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tiago Bitelo da Silva_.pdf: 5257031 bytes, checksum: 4b8ed7539ed6c92fe4cb99cb8bd6f237 (MD5) Previous issue date: 2016-11-25
Nenhuma
A sustentabilidade na construção civil ganha importância com o avanço da degradação ambiental e a necessidade premente em se otimizar recursos. Sendo este um dos setores cujo impacto no meio ambiente é dos mais significativos, prover ações que reduzam o consumo de materiais e aumentem a eficiência energética das construções tornou-se uma importante diretriz na concepção de empreendimentos. Para ratificar as ações sustentáveis empregadas, surgiram as certificações ambientais, em uma abordagem na qual pode-se, de certa forma, pontuar o quanto um edifício é sustentável. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral estabelecer diretrizes de projeto para a certificação ambiental de edifícios LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria Schools de um edifício de uso educacional, através do estudo de caso da escola SESI de Ensino Médio, a ser construída na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Através da aplicação do check-list do LEED for Schools, foram identificados quais os critérios são atendidos pelo referido estudo de caso e quais deveriam ser contemplados, para viabilizar a certificação do empreendimento. Ao final do trabalho são apresentadas diretrizes de projeto a serem seguidas, conforme os níveis de certificação do LEED e um guia para certificação de outros empreendimentos educacionais. A análise deste estudo de caso demonstra a necessidade de adaptação dos projetos à normas técnicas norte-americanas e a importância da relação entre o projeto e a vizinhança onde é inserido, a necessidade de busca de materiais com certificado de origem e o atendimento a níveis de desempenho energético. Tais fatos demonstram que a busca pela certificação traz modificações de grande impacto nos projetos de instalações principalmente e a localização do empreendimento pode contribuir significativamente para sua viabilização.
Sustainability in construction has a lot of importance with the advancement of environmental degradation and the urgent necessity to optimize resources. This is being one of the sectors which impact on the environment is the most significant, and provide actions that reduce material consumption and increase energy efficiency of buildings has become an important guideline in designing projects. To ratify the sustainable actions employed, there were the environmental certifications, in an approach which can, in a way, quantify how much is a building sustainable. This study has the general objective to establish design guidelines for LEED certification in the Schools category, through the case study of SESI´s High School project, to be built in the city of São Leopoldo, Rio Grande do Sul. By applying the check-list of LEED for Schools, the criteria already attended by the project have been identified and also the ones that should be attended. At the end of this work design guidelines are described, according to the certification levels of LEED. The analysis of this case study demonstrates the need to adapt the project to the US technical standards and the importance of the relationship between the project and the neighborhood where it is inserted, the use of certified materials and the attendance to high performance levels of energy efficiency. These facts demonstrate that the quest for certification brings great impact of changes in the projects and that the location of the project can contribute significantly to it’s viability .
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
13

Costa, Fernando Jos? de Medeiros. "Do modelo geom?trico ao modelo f?sico: o tridimensional na educa??o do arquiteto e urbanista". Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12312.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2014-12-17T13:56:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FernandoJMC_TESE.pdf: 4090837 bytes, checksum: c86bb775317f1faa46b14511be554257 (MD5) Previous issue date: 2013-03-02
In the teaching practice of architecture and urbanism in Brazil, educational legislation views modeling laboratories and workshops as an indispensable component of the infrastructure required for the good functioning of any architectural course of study. Although the development of information technology at the international level has created new possibilities for digital production of architectural models, research in this field being underway since the early 1990s, it is only from 2007 onwards that such technologies started to be incorporated into the teaching activity of architecture and urbanism in Brazil, through the pioneering experience at LAPAC/FEC/UNICAMP. It is therefore a recent experiment whose challenges can be highlighted through the following examples: (i) The implementation of digital prototyping laboratories in undergraduate courses of architecture and urbanism is still rare in Brazil; (ii) As a new developing field with few references and application to undergraduate programs, it is hard to define methodological procedures suitable for the pedagogical curricula already implemented or which have already been consolidated over the years; (iii) The new digital ways for producing tridimensional models are marked with specificities which make it difficult to fit them within the existing structures of model laboratories and workshops. Considering the above, the present thesis discusses the tridimensional model as a tool which may contribute to the development of students skills in perceiving, understanding and representing tridimensional space. Analysis is made of the relation between different forms of models and the teaching of architectural project, with emphasis on the design process. Starting from the conceptualization of the word model as it is used in architecture and urbanism, an attempt is made to identify types of tridimensional models used in the process of project conception, both through the traditional, manual way of model construction as well as through the digital ones. There is also an explanation on how new technologies for digital production of models through prototyping are being introduced in undergraduate academic programs of architecture and urbanism in Brazil, as well as a review of recent academic publications in this area. Based on the paradigm of reflective practice in teaching as designed by Sch?n (2000), the experiment applied in the research was undertaken in the integrated workshop courses of architectural project in the undergraduate program of architecture and urbanism at Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Along the experiment, physical modeling, geometric modeling and digital prototyping are used in distinct moments of the design process with the purpose of observing the suitability of each model to the project s phases. The procedures used in the experiments are very close to the Action Research methodology in which the main purpose is the production of theoretical knowledge by improving the practice. The process was repeated during three consecutive semesters and reflection on the results which were achieved in each cycle helped enhancing the next one. As a result, a methodological procedure is proposed which consists of the definition of the Tridimensional Model as the integrating element for the contents studied in a specific academic period or semester. The teaching of Architectural Project as it is developed along the fifth academic period of the Architecture and Urbanism undergraduate program of UFRN is taken as a reference
Na pr?tica do ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, verifica-se a exist?ncia de laborat?rios e oficinas de maquetes, reconhecidas pela legisla??o educacional como parte da infraestrutura necess?ria para o funcionamento de um curso. Embora a evolu??o da tecnologia da informa??o no ?mbito internacional disponibilize novas possibilidades para a produ??o digital de maquetes e modelos de Arquitetura com pesquisas produzidas desde o in?cio da d?cada de 1990, no Brasil essas tecnologias s? come?aram a ser apropriadas pelo ensino de Arquitetura e Urbanismo a partir de 2007 com a experi?ncia pioneira do LAPAC/FEC/UNICAMP. Trata-se, portanto de uma experi?ncia recente e que evidencia a desafios. Por exemplo: (i) s?o raros os casos de implanta??o de laborat?rios de prototipagem digital em cursos de Arquitetura e Urbanismo no Pa?s; (ii) por ser um campo em desenvolvimento com poucas refer?ncias de aplica??es na gradua??o, h? dificuldades na defini??o de procedimentos metodol?gicos que sejam adequados aos projetos pedag?gicos j? implantados e consolidados; (iii) as novas formas digitais de produ??o de modelos tridimensionais cont?m especificidades que dificultam a compatibiliza??o com as estruturas de laborat?rios e oficinas de maquetes j? existentes. Considerando o exposto, na presente tese se discute o modelo tridimensional como instrumento auxiliar no desenvolvimento da capacidade do estudante de perceber, compreender e representar o espa?o tridimensional. Analisa-se a rela??o entre diferentes formas de modelos e o ensino de projeto de Arquitetura e Urbanismo com interesse no processo projetual. Partindo da conceitua??o do modelo em Arquitetura e Urbanismo, busca-se identificar os tipos de modelos tridimensionais utilizados no processo de elabora??o do projeto, tanto nas formas tradicionais de constru??o manual de maquetes e modelos quanto nos meios digitais. Procura-se conhecer como as novas tecnologias para a produ??o digital de modelos por meio da prototipagem digital est?o sendo introduzidas nos cursos de gradua??o de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, assim como a produ??o acad?mica recente na ?rea. Considerando o paradigma do ensino pr?tico reflexivo concebido por Sch?n (2000), o experimento realizado na pesquisa tem como ambiente de estudo o ateli? integrado de projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No experimento a Modelagem f?sica, a Modelagem Geom?trica e a Prototipagem Digital s?o inseridas em momentos do processo do projeto com o objetivo de se observar a adequa??o do modelo ?s fases do projeto. A metodologia empregada nos experimentos muito se aproxima da Pesquisa A??o na qual o alvo principal ? a cria??o de conhecimento te?rico com o aprimoramento da pr?tica. O processo se repetiu por tr?s semestres consecutivos e a reflex?o sobre os resultados alcan?ados em cada ciclo forneceram subs?dios para aprimoramento no seguinte. Como resultado prop?e-se um procedimento metodol?gico no qual o Modelo Tridimensional constitui elemento integrador de conte?dos desenvolvidos em um per?odo curricular, tendo como refer?ncia o ensino de Projeto Arquitet?nico e Urban?stico no quinto per?odo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
14

Borba, Isabel Maria de Melo. "Ensino de arquitetura e urbanismo - UTFPR na prá¡tica". Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-17012019-145820/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A tese investiga o ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil, enfatizando a experimentação prática e as possíveis aplicações nos seus contextos locais. Apresenta como estas atividades têm sido desenvolvidas no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e como a história de 108 anos da instituição, ligadas ao ensino tecnológico, influenciam as bases pedagógicas do curso. Apresenta também uma proposta para melhoria da qualidade de vida nas universidades, aplicada à UTFPR. Examina doze novos cursos de Arquitetura e Urbanismo das Instituições Federais no Brasil, com o máximo de dez anos (2006-2016), apresentando a forma como estes cursos, integrados com as comunidades locais, vêm contribuindo para o ensino. Organiza duas descrições históricas, uma referente à evolução dos cursos no Brasil, culminando em uma base cadastral dos mesmos, a qual mostra uma análise pouco positiva referente às avaliações dos cursos. Outra, refere-se aos aspectos pedagógicos gerais e aplicados ao ensino de arquitetura e urbanismo, os quais apontam para novas formas de pedagogias mais abertas, e a importância do Canteiro Experimental como eixo estruturante nos cursos. Diante destas constatações, as quais indicam a necessidade da mudança de paradigmas no ensino superior no Brasil, são propostos conceitos norteadores que podem contribuir para novos caminhos em busca da excelência na formação profissional do arquiteto e urbanista.
The present thesis investigates how Archicture and Urban Planning is taught in Brasil, emphasizing the practical experimentation and possible applications in its local contexts. It presents how these activities have been developed in the Undergraduate course of Architecture and Urban Planning at Federal Technological University of Paraná (UTFPR) and how 108 years of history , together whit technological teaching, have influenced the pedagogical bases of the course. In addition, it presents a project to improve the quality of life in the universities, applied to UTFPR. It searches twelve new undergraduate programs of Architecture and Urban Planning at Federal Institutions in Brazil, ten-years old maximum (2006-2016), showing how these courses, integrated whit local comunnities, have been contributing to education. This research organizes two historical descriptions. One about the evolution of the courses in Brazil - that culminates in a data base that shows a not very positive analysis of those courses evaluation. Furthermore, it refers to the general pedagogical aspects and its application to the teaching of Architecture and Urban Planning, which point to new kinds of more open pegagogies, and the importance of the Experimental Construction as a structuring axis in the courses. Considering these findings, which indicate the need of a paradigm shift in higher education in Brazil, guiding concepts are proposed that may contribute to new paths in the search of excellence in the professional training of the Architect and Urban Planner.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
15

Reis, Paula Gonçalves. "Laboratório de arquitetura e urbanismo on-line". Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84134.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-20T06:36:39Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T01:56:05Z : No. of bitstreams: 1 227029.pdf: 47589523 bytes, checksum: 16121bce86f3b80365ddd98ffba82c62 (MD5)
O trabalho apresenta uma análise cognitiva da utilização do computador como uma ferramenta mediadora na condução do processo de ensino-aprendizagem, especialmente nas escolas de arquitetura e urbanismo que, frente à disciplina de Informática Aplicada à Arquitetura, vêm tentando aperfeiçoar o uso deste instrumento como um meio eficaz de aquisição de conhecimento. Partindo daí para a criação de um protótipo de um laboratório de arquitetura e urbanismo via Internet capaz de ilustrar e elevar as oportunidades em volta dos laboratórios de informática. Disponibilizando portanto, ao meio acadêmico de arquitetura e urbanismo, uma ferramenta mediadora capaz de propiciar um ensino e aprendizado mais compartilhado e interativo, transpondo barreiras e convertendo todos os esforços para melhoria das condições de aquisição do conhecimento e conseqüentemente trazendo benefícios futuros ao meio social que a arquitetura traduz com grandiosidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
16

Pronsato, Sylvia Adriana Dobry. "Para quem e com quem: ensino de arquitetura e urbanismo". Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-08112010-162938/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O tema deste doutorado refere-se à formação do arquiteto, centrado no debate sobre o ensino de arquitetura e urbanismo que permeou as décadas de 1960, 1970 e 1980, tendo como objeto de trabalho a experiência de ensino na FAU-SJC, Faculdade de Arquitetura de São José dos Campos, inicialmente conhecida como IPC, Instituto de Projeto e Comunicação, nos anos 1970 a 1976. As experiências de ensino de Arquitetura e Urbanismo, nos anos 1970, consideradas pioneiras e analisadas neste trabalho a da FAU-SJC como objeto de trabalho, as das FAUs USP e UnB, como referências diretas no Brasil, e o Taller Total na FAU-UNC Argentina, como referência indireta são parte do debate latino-americano sobre o ensino de arquitetura e urbanismo iniciado nos anos próximos a 1960, que re-valorizava o pensamento da Bauhaus. Parte-se da idéia de que o contexto econômico, social, cultural do país indica um determinado tipo de necessidade de formação profissional. A crença nessa afirmação traz à discussão a organização dos currículos e o projeto pedagógico dos cursos de arquitetura e urbanismo que melhor atendam a essa solicitação.
The theme of this thesis refers to the architects education and is centered in the debate of the teaching of architecture and urbanism that occurred during the decades of 1960, 1970 and 1980. It presents, as study object, the teaching experience of the FAU-SJC, Faculdade de Arquitetura de São José dos Campos, known in the beginning, from 1970 to 1976, as IPC, Instituto de Projeto e Comunicação. The teaching experiences in Architecture and Urbanism in the 1970s, which are considered pioneers, are analyzed in this work. They are: FAU-SJC as a central focus, FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo) and UnB (Universidade de Brasília), as direct references in Brazil, and Taller Total in FAU-UNC (Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad Nacional de Córdoba) in Argentina as indirect references. These schools took part of the Latin American debate about the teaching of architecture and urbanism which started in the 1960s and revalued the Bauhaus thinking. It is supposed that the economical, social and cultural context of the country points to a certain kind of professional education. The belief in this affirmation brings to discussion the curriculum organization and the pedagogical project in the schools of architecture and urbanism that better accomplished this solicitation.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
17

Pintado, Ricardo Luis Sampaio. "Currículo e ensino de arquitetura e Urbanismo no CAU/UFPel". Universidade Federal de Pelotas, 2000. http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4101.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Kenia Bernini (kenia.bernini@ufpel.edu.br) on 2018-08-01T19:20:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Ricardo_Luis_Sampaio_Pintado_Dissertação.pdf: 1431183 bytes, checksum: c9ec78ca6c64952ed3f14fe52aa887ec (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2018-08-02T12:16:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ricardo_Luis_Sampaio_Pintado_Dissertação.pdf: 1431183 bytes, checksum: c9ec78ca6c64952ed3f14fe52aa887ec (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2018-08-02T12:16:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ricardo_Luis_Sampaio_Pintado_Dissertação.pdf: 1431183 bytes, checksum: c9ec78ca6c64952ed3f14fe52aa887ec (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-02T12:16:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ricardo_Luis_Sampaio_Pintado_Dissertação.pdf: 1431183 bytes, checksum: c9ec78ca6c64952ed3f14fe52aa887ec (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2000-01-19
Sem bolsa
A presente dissertação tem por objeto de estudo a trajetória do ensino de arquitetura e urbanismo na Universidade Federal de Pelotas, através da análise dos currículos do curso. Para compreender os processos implicados na implantação e posterior desenvolvimento do curso, processos estes que resultaram em um elevado número de alterações curriculares, retoma o conjunto de leis que antecederam e reformaram a universidade brasileira e as disposições normativas da instituição. As disposições legais e regimentais definem um modo de organização e funcionamento da estrutura da universidade, onde o currículo se encaixa como um elemento articulador dos diversos elementos que constituem o ensino superior. Especificamente, resgata a história recente do ensino de arquitetura no país e acompanha a formação das áreas de estudo que se consolidaram com a edição do currículo mínimo de 1969. Finalmente, analisa as causas, os objetivos e os resultados do processo de reforma do currículo que foi empreendido em diversas etapas, e que resultou em uma nova configuração para o ensino de arquitetura e urbanismo na Universidade.
This work refers to the teaching of architecture and city planning in the Federal University of Pelotas, analysing the contents of the course. To understand the process of how the course started and its later development (this process suffered many changes in the curriculum) this work checks the laws which came before and changed brazilian universities and their standards. The legal and regimental intentions define a way of the organization and the functioning of the university where the contents fit, joining several elements together which set up the teaching in the university. Specifically it goes over the recent history of the teaching of architecture in this country and goes along with the creation of study areas which consolidate with the minimum curriculum in 1969. Finally, it analyses the causes, aims and results of the changing process of the curriculum which was carried out in several parts and which resulted in a new configuration for the teaching of architecture and city planning in the university
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
18

Cunto, Ivanóe De. "Modelos digitais: o ensino de sistemas estruturais para Arquitetura e Urbanismo". Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-30062016-103945/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A partir da grande complexidade e dos vários fatores inerentes ao processo de projeto em Arquitetura e Urbanismo, a presente tese busca analisar se na formação do Arquiteto, as escolas e professores estão preparados para enfrentar essa realidade pelo ponto de vista do conhecimento estrutural. Para tanto a presente tese analisou o resultado de trabalhos de TFG, das disciplinas de introdução aos Sistemas Estruturais e os procedimentos adotados por seus professores, de duas escolas de Arquitetura e Urbanismo no Paraná. A primeira é uma Universidade pública e a outra um Centro Universitário particular. A busca pela resposta a essa questão, demonstra que todo o processo de ensino de Arquitetura, requer mudanças significativas. Passando por atualizações nos currículos e nos procedimentos adotados por professores, em face a defasagem percebida durante a pesquisa. A pesquisa propõe inicialmente uma nova sistemática aliada ao cálculo, propiciando que o aluno tenha primeiramente uma visualização real dos diversos Sistemas Estruturais, apoiado em modelos digitais de edifícios reais. Esse novo procedimento foi aplicado aos alunos dessas disciplinas iniciais com resultados positivos quanto ao conhecimento adquirido. Nos períodos seguintes, em acompanhamento a um grupo desses alunos, verificou-se que os trabalhos elaborados nas disciplinas seguintes de Projeto Arquitetônico, não se utilizavam desse conhecimento adquirido em seus trabalhos. Uma pesquisa feita com os professores de Projeto mostrou a dificuldade que os próprios professores enfrentavam com orientações nas questões estruturais. Para tanto, além desse procedimento inicial de uso de modelos digitais, novas mudanças se fazem necessárias também no currículo e na proposta de trabalho de cada uma das instituições pesquisadas, objetivando que os conhecimentos adquiridos com o uso de modelos digitais pudessem ser permanentes. Como embasamento as mudanças de posicionamento pedagógico e curricular com o uso de modelos digitais, a tese foi construída sob dois pontos fundamentais. Primeiramente a Teoria das Inteligências Múltiplas do psicólogo americano Howard Gardner, focando na Inteligência Espacial e a Taxonomia de Bloom, elaborada por Benjamim Samuel Bloom, sobre o Domínio Cognitivo, que são aplicadas para verificação da aprendizagem através da analisa de seis categorias hierarquicamente separadas, da mais simples ao de maior complexidade, que envolve conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Como resultado a essa pesquisa, chegou-se à conclusão de que os cursos pesquisados devem prover o conhecimento de Sistemas Estruturais, através de projetos pedagógicos atualizados e mais eficientes, aliados a professores comprometidos com as modernas metodologias pedagógicas, visando uma ampla compreensão dos conteúdos de suas disciplinas por parte dos alunos e buscando que o conhecimento estrutural adquirido num primeiro momento, seja efetivamente praticado nas demais disciplinas.
From the great complexity and the various factors inherent in the design process in Architecture and Urbanism, this thesis seeks to analyze whether the architectural education, schools and teachers are prepared to face this reality from the point of view of structural knowledge. For this purpose, this thesis analyzed the result of TFG work, introduction of disciplines to structural systems and procedures adopted by their teachers, two schools of Architecture and Urbanism of Londrina in Parana. The first is a public university and the other a private university center. The search for the answer to this question show that the whole architecture of teaching process requires significant changes. Undergoing upgrades in the curricula and procedures adopted by teachers, given the lag perceived while searching. The search initially proposes a new system combined with calculation, enabling the student to first have a real view of various systems supported by digital models of real buildings. This new procedure was applied to the students of these disciplines with initial positive results regarding the acquired knowledge. In subsequent periods, in monitoring a group of these students, it was found that the works carried out in the following disciplines of Architectural Design, not used this knowledge acquired in their work. A survey of the project teachers showed the difficulty that teachers themselves faced with guidelines on structural issues. For that, beyond this initial procedure using digital models, new changes should also happen in curriculum and work proposal of each of the institutions surveyed, aiming that the knowledge acquired with the use of digital models could be permanent. As basis the changes in teaching and curriculum positioning with the use of digital models, the thesis was built on two fundamental points. First, the Theory of Multiple Intelligences of the American Howard Gardner psychologist, focusing on the Space Intelligence and Bloom\'s Taxonomy, developed by Benjamin Samuel Bloom, on the Cognitive Domain, which are applied for verification of learning through analyzes six hierarchically separate categories of the simplest to the most complex, involving knowledge, comprehension, application, analysis, synthesis and evaluation. As a result to this research, we came to the conclusion that the surveyed courses should provide the structural systems knowledge through upgraded and more efficient educational projects, together with teachers committed to the modern teaching methods, aimed at a broad understanding of the contents of their disciplines by students and seeking the structural knowledge gained at first, is actually practiced in other disciplines.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
19

Bongestabs, Mônica de Lacerda Gomara. "Ambiente virtual para o estudo integrado da arquitetura e urbanismo". Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85118.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-20T15:31:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 195664.pdf: 474986 bytes, checksum: 2be95eab1dbdd8b1d43268992ac505eb (MD5)
O presente trabalho intenta a construção de um modelo organizacional de um ambiente virtual, Laboratório para o Estudo Integrado da Arquitetura, aqui denominado por LEIA, voltado ao ensino, estudo e pesquisa colaborativos no contexto acadêmico da Arquitetura e Urbanismo. Firma-se, para tanto, no exame das aplicabilidades do modelo, através de pesquisa realizada junto a seis faculdades paranaenses mantenedoras do curso, representada por um grupo de amostragem - uma turma de alunos e um coordenador - para cada Instituição analisada. O conteúdo descritivo referencia teorias que integram o conjunto noqual ocorre a produção do nhecimento, relevantes ao estudo em questão, apresentando ainda uma revisão bibliográfica sobre a Arquitetura e o Urbanismo, suas características gerais enquanto escola e suas diretrizes firmadas no cenário brasileiro. Avalia, de maneira concisa, a atual estratégia pedagógica das Instituições de Ensino Superior, segundo o universo pesquisado, e a problemática do tema por meio de indagações norteadoras da edificação do modelo: sua implementação e adequações ao processo educacional, circunscritas nas esferas presencial e virtual. Reflete ainda sobre a incidência de alguns projetos existentes nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo, similares ao proposto, segundo suas características e relevâncias, conferindo propriedade ao LEIA e a utilização das tecnologias da informação e comunicação - TIC, por possibilitar ao aluno um desempenho efetivo, não mais passivo, no processo de aprendizagem. Em sua totalidade, procura ajuizar o trabalho sobre as inovações tecnológicas no sistema de graduação superior, como ampliadores de seus conceitos fundamentais, procurando fortalecer uma área proeminente ao desenvolvimento cultural, econômico e social do País: a Educação Tecnológica. The present dissertation describes the organization of a virtual environment, the Integrated Learning Laboratory, in this work called as LEIA. It is concerned about the education, study and collaborative research into academic#s context of Architecture and Urbanism. Your basis towards the examination of the model#s applicability through research realized into six selected institutions that provide the course in the State of Paraná. The research was represented for a sample that include a group of students and one director of the course in each analyzed institution. The subject still alludes to important theories that contain the role of knowledge#s production and had presented a bibliographic revision about Architecture and Urbanism: studying the generic characteristics of the schools and yours tasks firmed in the Brazilian scenery. Evaluates, in synthesized order, the pedagogic strategic adapted at this moment in the selected Superior Learning Institutions, according to the universe of research and the thematic problem through guide#s questions related to the model#s building: implementation and adjustment to the educational process, circumscribes into a presence classroom and virtual sphere. Still considers about some existent projects in colleges of Architecture and Urbanism, alike the proposed design in this work, in conformity to your characteristics and importance. Those projects give credibility to the LEIA and the use of the technologies of communication and information TIC, to grow the possibilities of an effective performance of the students, not more restricted in a passive way in the learning process, into the classroom. In your totality, this research intended to ponder about technologies innovations in the graduations learning systems, as amplifiers of yours fundamentals concepts, searching to fortify a prominent area to the cultural, economic and social development of the Country: the technology education.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
20

Medeiros, Renato de. "O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em duas instituições de ensino superior". PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 2017. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25060.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Automação e Estatística (sst@bczm.ufrn.br) on 2018-04-11T20:03:39Z No. of bitstreams: 1 RenatoDeMedeiros_TESE.pdf: 9833572 bytes, checksum: 7b610c2c0bcf50770d3c698811742561 (MD5)
Approved for entry into archive by Arlan Eloi Leite Silva (eloihistoriador@yahoo.com.br) on 2018-04-16T19:46:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RenatoDeMedeiros_TESE.pdf: 9833572 bytes, checksum: 7b610c2c0bcf50770d3c698811742561 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-16T19:46:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RenatoDeMedeiros_TESE.pdf: 9833572 bytes, checksum: 7b610c2c0bcf50770d3c698811742561 (MD5) Previous issue date: 2017-06-26
Esta tese tem como objeto a concepção do projeto no ensino de Arquitetura e sua integração com o conteúdo tecnológico-construtivo, tendo em vista a importância da compreensão da materialização do artefato arquitetônico desde as fases iniciais do projeto. As observações empíricas que deram origem à pesquisa, foram confirmadas pela literatura científica, que aponta para uma situação de distanciamento entre as disciplinas de projeto arquitetônico, seus processos e produtos e o conteúdo das disciplinas de tecnologia da construção e afins. O objetivo principal é compreender a inserção dos conhecimentos advindos das disciplinas de tecnologia da construção, na concepção de projeto no atelier de ensino de arquitetura, para promover uma melhor integração de conteúdos e gerar maior reflexão no processo projetual. Em nível de coleta primária, foram realizados estudos de caso com observação estruturada em ateliers de ensino de projeto de duas Instituições de Ensino Superior, uma no Brasil, outra em Portugal, além da realização de duas experiências didáticas. No campo da sala de aula, os estudos de caso demonstraram a importância do planejamento didático e clareza da definição de objetivos a serem alcançados. As experiências didáticas, por sua vez, mesmo com as suas diferenças de formato, demonstraram, com o direcionamento proposto, que foi possível alcançar o objetivo de fazer os alunos participantes refletirem sobre as questões construtivas no processo projetual, o que demonstrou a importância do estímulo do instrutor. Ao mesmo tempo, os resultados também expressaram que o aluno, devido a sua própria autonomia, não pode ser visto como mero receptor, configurando-se como agente ativo do processo de ensino-aprendizagem. O trabalho é finalizado com indicações para o ensino de arquitetura e de projeto tais como a reaproximação com a prática construtiva na formação discente e o uso de maquetes físicas em todos os níveis do processo projetual a fim de estimular o uso do pensamento divergente. Estas recomendações pretendem colaborar, junto às discussões, quanto a um ensino capaz de gerar reflexão crítica e melhor integração entre o projeto e as questões tectônicas no projeto, buscando contribuir para minimizar o problema detectado.
This thesis aims at the conception of the architectural design in the teaching and its integration with the technological-constructive content, considering the importance of understanding the materialization of the architectural artifact from the initial phases of the design. The empirical observations that gave rise to the research were confirmed by the scientific literature that points to a situation of distancing between the disciplines of architectural design, its processes and products, and the content of the disciplines of construction technology. The main objective is to understand the insertion of the knowledge coming from the disciplines of construction technology in the teaching of architectural design to promote a better integration of contents and generate greater reflection in the design process. At the primary collection level, case studies were carried out with structured observation in design teaching workshops of two education institutions, one in Brazil, the other in Portugal, as well as two didactic experiences. In the classroom, the studies demonstrated the importance of didactic planning and clarity of the definition of goals to be achieved. The didactic experiences, in turn, even with their differences in format, demonstrated with the proposed direction, that it was possible to achieve the objective of making the participating students reflect on the constructive issues in the design process, which demonstrated the importance of the stimulus of the instructor. At the same time, the results also expressed that the student, due to his own autonomy, cannot be seen as mere receiver, configuring himself as an active agent of the teaching-learning process. The work is finished with indications for the teaching of architecture such as the rapprochement with the constructive practice in the student formation and the use of physical models at all levels of the design process in order to stimulate the use of divergent thinking. These recommendations intend to collaborate with the discussions, on a teaching capable of generating critical reflection and better integration between the project and tectonic issues in the project and contribute to minimize the problem detected.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
21

Lessa, Juliane Bellot Rolemberg. "O ensino na prancheta: da arquitetura escolar à docência de arquitetura e urbanismo, o legado de Hélio Duarte". Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-27062017-163233/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A experiência profissional do carioca Helio de Queiroz Duarte foi rara em sua época, tendo sido um dos poucos arquitetos de sua geração a se dedicar à carreira acadêmica em paralelo e com igual vigor ao trabalho na prancheta. Valorizado pelos arquitetos, mas ainda pouco estudado, Duarte deixou como legado um novo paradigma de concepção e entendimento do uso e potencialidades da escola enquanto equipamento público. Ainda hoje tal herança rende frutos, notadamente nos projetos para os CEUs (Centros Educacionais Unificados). Sua atividade docente não foi menos impactante, afinal Duarte foi um dos fundadores da FAU/USP, um dos principais criadores do programa de pós-graduação dessa instituição (o primeiro do país) e também o responsável pela introdução do TGI (Trabalho de Graduação Interdisciplinar), hoje exigidos por todas as faculdades. O objetivo dessa pesquisa, portanto, é compreender como parte de sua produção se transformou em marco da arquitetura moderna nacional, balisa e referência para muitos arquitetos, em especialmente aqueles dedicados aos programas educacionais, tanto do ponto de vista espacial quanto pedagógico ainda hoje. Pretende-se também compreender a influência de sua atuação docente e acadêmica na conformação e sistematização do ensino de graduação e pós graduação de arquitetura e urbanismo no país. Bem como, verificar como o conjunto de suas atividades colaborou na consolidação e reconhecimento da profissão de arquiteto e urbanista em São Paulo.
The professional experience of Helio de Queiroz Duarte from Rio de Janeiro was rare in his time, he was one of the few architects of his generation to dedicate the same energy and intensity to both the academic career and the job on the drawing board. Appreciated by contemporary architects, but still little studied, Duarte left us as legacy a new paradigm of concept and understanding of the uses and potentiality of schools as public equipment. This heritage still bears fruit nowadays, as can be seen in the projects for the CEUs (Centers for Unified Education). His academic activity was just as impactful, after all, Duarte was one of the founders of the Faculty of Architecture and Urbanism at the University of São Paulo, one of the main creators of the first postgraduate program in the country for this same institucion, as well as for the introduction of the TGI (Final Graduation Interdisciplinary Work), required today by all colleges. The aim of this research is to understand how part of his prodution became a reference for Brazilian modern architecture, which distinguishes and references the production of mainly educational programs, both from the spatial and pedagogical point of view until today. This work intends to measure the influence of his academic activity in the conformation and systematization of the undergraduate and postgraduate education of architecture and urbanism in Brazil. At the same time, it seeks to verify how the complex of Helio Duarte\'s activities collaborated in the consolidation and recognition of the architect and urbanist profession in São Paulo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
22

Dourado, Brenda Milhomem. "Sobre o ensino da sustentabilidade ambiental nos cursos de arquitetura e urbanismo : avaliação e subsídios". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18252.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2015.
Submitted by Fernando de Jesus Pereira (fernandodejpereira@gmail.com) on 2015-05-22T15:19:37Z No. of bitstreams: 1 2015_BrendaMilhomemDourado.pdf: 4807695 bytes, checksum: dbdf3b9cc8ac4ec9bee344b29f1ec90c (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2015-05-22T15:43:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_BrendaMilhomemDourado.pdf: 4807695 bytes, checksum: dbdf3b9cc8ac4ec9bee344b29f1ec90c (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-22T15:43:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_BrendaMilhomemDourado.pdf: 4807695 bytes, checksum: dbdf3b9cc8ac4ec9bee344b29f1ec90c (MD5)
A temática da sustentabilidade tem estado presente nos principais discursos da atualidade que englobam desequilíbrios climáticos, energéticos, ambientais, econômicos, dentre outros. Nesse contexto, destaca-se a expressividade dos impactos decorrentes da construção civil que perpassam pela área de Arquitetura e Urbanismo. Desta forma, tem-se verificado uma exigência cada vez maior de capacitação técnica voltada à promoção da sustentabilidade do ambiente construído, incluindo a atualização de cursos de Arquitetura e Urbanismo de modo a atender a essas demandas. Logo, a presente dissertação é focada no ensino da sustentabilidade nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na dimensão ambiental, e teve como objetivo geral fornecer subsídios ao mesmo. A metodologia consistiu, primeiramente, em revisão bibliográfica nacional e internacional a respeito da delimitação da sustentabilidade e do ensino desta temática na história da Arquitetura e Urbanismo. A revisão também verificou o método de análise curricular desenvolvido pelo grupo EDUCATE (Environmental Design in University Curricula and Architectural Training in Europe). Num segundo momento, foram identificados e selecionados cursos de Arquitetura e Urbanismo brasileiros que tiveram grande destaque em três importantes eventos de alcance nacional voltados à sustentabilidade, são eles: Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN; Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS; Universidade de São Paulo – USP; e Universidade de Brasília- UNB. Por fim, estes cursos foram analisados utilizando-se o método do EDUCATE e análises adicionais e tiveram como fonte de dados os projetos político pedagógicos, currículos, planos de ensino e questionários on-line enviados para os professores. Como resultados, considerando o método do EDUCATE, identificou-se que os currículos dos cursos da UFRGS, USP e UNB se classificaram como “Parcialmente Integrados”; e o curso da UFRN como “Totalmente Integrado”. E considerando as demais análises do trabalho, concluiu-se que a integração entre a teoria e a prática (esteja ela no domínio da disciplina ou envolvendo disciplinas distintas); a carga horária dedicada aos conteúdos (seja ela em disciplinas especializadas no tema ou em disciplinas já existentes); a oferta de disciplinas eletivas voltadas ao tema; e a presença da temática ao longo de grande parte do curso, são alguns dos fatores que influenciam na qualidade do ensino ofertado. Estas observações, juntamente com os quantitativos levantados de cada curso, podem servir de referência e subsidiar o ensino da temática por meio da elaboração e revisão de currículos e projetos político pedagógicos de cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.
Sustainability has been included in the most important and present discussions about climate, environment, energy and economic imbalances. In this context the Architecture and Urban Design has an expressive impact. A growing demand for technical training about sustainability building design is evident, including a restructuring of the Architecture and Urban Design courses curriculums. Therefore, the present work is focused on the sustainability taught in the Architecture and Urban Design courses, with emphasis on the environmental dimension, and propose provide subsidies to it. The methodology starts with a national and international literature review on the definitions about sustainability, history about sustainability taught in the Architecture and Urban Design courses and a review of the curriculum analysis method developed by EDUCATE group (Environmental Design in University Curricula and Architectural Training in Europe). Then, were identified some Architecture and Urban Design courses from Brazil that figured prominently in three important events about sustainability analyzed. They are: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; Universidade de São Paulo - USP; and Universidade de Brasília - UNB. As follows, these courses were analyzed, using the method from EDUCATE and considering additional factors, from their political pedagogical projects, curricula, teaching plans and were sent online survey for teachers. As results, we identified that the curricula of UFRGS, USP and UNB courses are "Partially Integrated"; and the UFRN course is "Fully Integrated", considering the EDUCATE method. It also identified some factors that may had influenced the good results in education: the integration between theory and practice (in the field of module or involving different modules); the amount of hours devoted to the sustainability content (in specialized modules or other modules); the offer of electives specialized modules; and the presence of the sustainability content throughout the entire course. These observations and data from each course analyzed can be references in sustainability education and support to the development or revision of curricula and political-pedagogical projects of Architecture and Urban Design courses in Brazil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
23

Ferreira, Bráulio Vinícius. "O ensino do Desenho Técnico no Curso de Arquitetura e Urbanismo: limites e possibilidades". Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2004. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1169.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-07-27T13:53:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Braulio Vinicius Ferreira.pdf: 1506789 bytes, checksum: 1250f030ed5d3210b89aeb2fbffdfbef (MD5) Previous issue date: 2004-09-30
The problem of this research becomes defined by the necessity to identify the limits and the possibilities of the technical drawing teaching in the architecture and urbanism course, seeking to contribute to the improvement of the contents and of the methodology of this subject in the the Architecture and Urbanism Course of UCG. This investigation was developed through the study of case which has in the qualitative research its methodological reference. The content analysis was the adopeted procedure for the obtained data study. The systematization and analysis of the data are distributed in the introduction, in the four chapters and in the final conclusion of this dissertation. The first chapter shows a synthesis on the teaching of Architecture and Urbanism in Brazil, in Goiás and specially in the Universidade Católica de Goiás, also presenting the relation between the technical drawing and the Architecture and Urbanism course. The elements for the investigation of the teaching practice are organized in the second chapter in which the following themes are approached: the curriculum and the teaching practice, the learning activity and its structure, the technical drawing peculiarities the spacional reasoning and the creativeness. The third chapter is destinated to the presentation of the obtained data during the research. Therefore, the curriculum of UCG is evinced, focalizing the technical drawing sequence and the data relation to the categories of defined analysis: the teaching methodology, the learning and the creativenes. The data analysis is done in the fourth chapter. Structured according to the categories of this reseach, the analysis focalizes the technical drawing role in the Architecture and Urbanism course, resumes the question of the spacional reasoning and creativeness and seeks possibilities and alternatives for teaching improvement. The knowledge of the technical drawing professor pedagogical pratice was one of the achieved results by the reserch. Such knowledge made possible through the analysis the construction of some consideration on the technical drawing teaching. Among them, it can be evinced the necessity of a teaching methodology based on a learning activity related to creativiness. This new methodoly requires changes in the professor s background, in the teaching pratice and in the activities developed by the students.
O problema desta pesquisa define-se pela necessidade de identificar os limites e as possibilidades do ensino de Desenho Técnico no Curso de Arquitetura e Urbanismo, tem-se por objetivo contribuir com o aprimoramento dos conteúdos e da metodologia desta disciplina no Curso da UCG. Esta investigação foi desenvolvida por meio do estudo de caso que tem na pesquisa qualitativa sua referência metodológica. A análise de conteúdo foi o procedimento adotado para o estudo dos dados obtidos. A sistematização e a análise dos dados encontram-se distribuídas na introdução, nos quatro capítulos e nas considerações finais desta dissertação. O primeiro capítulo apresenta uma síntese sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, em Goiás e, em especial, na Universidade Católica de Goiás, explicita também a relação do Desenho Técnico com o curso de Arquitetura e Urbanismo. Os elementos para a investigação das práticas de ensino estão organizados no segundo capítulo, neste são abordados os seguintes temas: o currículo e as práticas de ensino, a atividade de aprendizagem e sua estrutura, as peculiaridades do ensino de Desenho Técnico o raciocínio espacial e a criatividade. O terceiro capítulo, destina-se à apresentação dos dados levantados durante a pesquisa. Nele evidencia-se o currículo da UCG, com enfoque na seqüência de Desenho Técnico e na relação dos dados levantados com as categorias de análise definidas: a metodologia de ensino, a aprendizagem e a criatividade. A análise dos dados é feita no quarto capítulo. Estruturada segundo as categorias desta pesquisa, a análise enfoca o papel do Desenho Técnico no Curso de Arquitetura e Urbanismo, retoma a questão do raciocínio espacial e da criatividade e busca as possibilidades e alternativas para a melhoria do ensino. O conhecimento da prática pedagógica do professor de Desenho Técnico foi um dos resultados alcançados pela pesquisa. Tal conhecimento possibilitou, através da análise, a construção de algumas considerações sobre o ensino desta disciplina. Dentre elas pode-se destacar a necessidade de uma metodologia de ensino baseada em atividades de aprendizagem relacionadas à criatividade. Esta nova metodologia exige alterações na formação do professor, nas práticas de ensino e nas atividades desenvolvidas pelos estudantes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
24

Dorneles, Vanessa Goulart. "Estratégias de ensino de desenho universal para cursos de graduação em arquitetura e urbanismo". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128827.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2014.
Made available in DSpace on 2015-02-05T20:23:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 327823.pdf: 57535754 bytes, checksum: b7caa72c0903007f66de90dcbb43da54 (MD5) Previous issue date: 2014
O desenho universal é uma filosofia de projeto a ser considerada na concepção de todos os espaços. Entretanto, projetar pensando-se na diversidade humana não é uma tarefa fácil, é necessário o desenvolvimento dessa competência nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Assim, esta tese procura explorar as possibilidades de ensino de desenho universal nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. O objetivo é investigar a inserção do desenho universal no ensino de Arquitetura e Urbanismo e com isso propor recomendações de ensino que possam contribuir para a formação dos futuros profissionais e auxiliá-los a projetar de forma universal. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi dividida em três etapas: aproximação teórica, aproximação com profissionais de ensino e aproximação com discentes de Arquitetura e Urbanismo. A primeira etapa consiste no desenvolvimento do referencial teórico sobre desenho universal, abordando conceitos, processos de projeto e estratégias de ensino. A segunda etapa procura levantar informações de como o desenho universal tem sido abordado nas universidades e quais estratégias de ensino têm sido utilizadas pelos professores. A terceira etapa busca desenvolver experiências didáticas pela pesquisadora junto a discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Santa Catarina, a partir da aplicação e avaliação de algumas estratégias de ensino de desenho universal na disciplina de Urbanismo e Paisagismo II. Os resultados obtidos com esta pesquisa consistem em um panorama sobre o ensino de desenho universal no Brasil, numa abordagem para análise de estratégias de ensino de desenho universal, na identificação de estratégias que contribuem com o projeto de espaços universais, em recomendações para o ensino do desenho universal aplicados em disciplinas de projeto de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, além de materiais didáticos para o ensino de desenho universal.

Abstract : Universal design is a design philosophy that should be considered in all spaces conception. However, designing considering the human diversity is not an easy task and requires the development of this competence in undergraduate courses. Thus, this thesis seeks to explore the possibilities of teaching universal design in the Architecture and Urbanism courses. The objective is to investigate the integration of universal design in Architecture and Urbanism teaching and thus propose teaching recommendations that can contribute for future professional education and to support their design actions in a universal way. To accomplish this, the research was divided into three stages: theoretical approach, approach to education professionals and approach to Architecture and Urbanism students. The first step develops the theoretical framework on universal design and covers concepts, design processes and teaching strategies. The second stage intends to collect information on how universal design has been approached in universities and which teaching strategies have been used by teachers. The third step consist on the development of teaching experiences by the researcher based on the implementation and evaluation of universal design strategies for teaching in Landscape and Urbanism disciplines in the Federal University of Santa Catarina. The results of this research consist in an overview of universal design teaching in Brazil, an approach to analyze universal design strategies for teaching, identifying strategies that contribute to design universal spaces, recommendations for teaching universal design applied in to Architecture and Urbanism courses in Brazil, addition to didactic materials for teaching universal design.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
25

Braz, Zoleni Lamim. "Novas mídias no ensino de arquitetura e urbanismo: relação entre tecnologias, espaço e pedagogia". Universidade Federal de Viçosa, 2016. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/8455.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Reginaldo Soares de Freitas (reginaldo.freitas@ufv.br) on 2016-09-02T17:16:44Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 3146304 bytes, checksum: 138442f6e3c7ef65b08fce62b1f7b3b1 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-02T17:16:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 3146304 bytes, checksum: 138442f6e3c7ef65b08fce62b1f7b3b1 (MD5) Previous issue date: 2016-03-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) estão presentes no mundo contemporâneo e vão se adentrando em todas as esferas das atividades humanas. Nas instituições de ensino, as salas de aula vão se transformando devido a esta inserção tecnológica. Isso pode ser observado nas escolas do curso de Arquitetura e Urbanismo. Investigações relacionadas ao espaço físico do ambiente escolar e aos métodos de ensino se tornam essenciais. Esta pesquisa tem por objetivo investigar se as novas tecnologias demandam novos espaços e ou novas pedagogias. A pesquisa é exploratória-descritiva, utilizando dados quantitativos e qualitativos. A revisão de literatura fundamentou a pesquisa, permitindo identificar as tendências do ensino com base nas novas mídias, compreender definições e delimitações de novas tecnologias e analisar a legislação existente para a educação de arquitetos e urbanistas. A metodologia utilizada baseia-se em estudos de casos, tendo como objeto de análise dois cursos de Arquitetura e Urbanismo com características diferentes em termos de tempo de funcionamento e estrutura curricular. No desenvolvimento da pesquisa foram utilizados os seguintes métodos: análise documental, questionários, mapeamento tecnológico e mapa comportamental. Foram selecionadas duas disciplinas de Projeto, nas duas escolas, para comparação das variáveis levantadas, que incluem os espaços das salas de aula, as tecnologias utilizadas pelos alunos e professores e a identificação da metodologia de ensino das disciplinas de Projeto Arquitetônico estudadas. Os resultados mostram que, apesar das várias ferramentas tecnológicas existentes, o uso identificado nas salas de aula foi o uso de computadores, datashows, smartphones e softwares de projetação. Constatou-se que os ambientes investigados não apresentam inovações espaciais, mas adaptações estão sendo feitas para receber as novas tecnologias na sala de aula. Diferenças no ensino foram observadas nas orientações do desenvolvimento do projeto na disciplina, com mídias mais eletrônicas e menos uso do papel. Esta pesquisa traz contribuições para a área de educação por identificar a necessidade de se rever metodologias de ensino frente às nTICs. Para o ensino de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, em particular, levanta demandas de revisão dos espaços ou arranjos espaciais e de se repensar as dinâmicas do espaço educativo.
New Information and Communication Technologies (TCIs) are incorporated in the contemporary world in all spheres of human activities. Classrooms are transformed due to this technological insertion, being noticeable in architecture schools. Investigations related to space and teaching methods become essential. This research aims to investigate whether new technologies demand new spaces and new pedagogies. The research is exploratory and descriptive, using quantitative and qualitative data. The literature review allowed to identify trends in education based on new media, to understand the definitions, to delimitate new technologies and to analyze existing legislation for the education of architects and urban planners. The methodology used in this research was based on case studies, being the object of analysis two Architecture and Urbanism programs, with different characteristics in terms of operating time and curriculum. For the development of the research the following methods were used: document analysis, questionnaires, technological mapping and behavioral mapping. Two design courses were selected in the two schools to compare the variables raised, including the space of the classroom and the technologies used by students and teachers. They were also used to identify the ways of teaching in design classes. Results show that, despite the various technological tools available, the use identified in the classroom was focused on computers, data projectors, smartphones and design software. It was found that the investigated environments do not present spatial innovations, but adjustments are being made to get the new technologies in the classroom. Differences in teaching methods were observed in the studio classes where more electronic media are being used with less use of paper on the student orientation process. This research brings contributions to the field of Education by identifying the need to revise teaching methods in Architecture and Urbanism Design based on nTCIs. To Architecture and Urbanism field it contributes by raising demands for revision of the spaces and to rethink the dynamics of the classroom.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
26

Mello, Bruno César Euphrasio de. "O urbanismo dos arquitetos : genealogia de uma experiência de ensino". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/151140.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este é um trabalho historiográfico. Realiza uma genealogia do ensino de urbanismo na Faculdade de Arquitetura da UFRGS (FA-UFRGS). Busca, com isso, compreendê-lo e identificar seus sentidos subjacentes. Para tanto, recupera a trajetória do ensino da arquitetura e do urbanismo nas instituições que a deram origem – a Escola de Engenharia e o Instituto de Belas Artes – e percorre suas três primeiras décadas de existência. O recorte temporal se encerra nos anos 1970, momento em que ocorrem fatos que se revelariam capitais para o programa de ensino até hoje oferecido pela instituição: a extinção do curso de urbanismo, existente desde os anos 1940, a criação do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR) e a “migração” dos conteúdos do curso desaparecido ao PROPUR e à graduação em arquitetura. A tese sustenta que, na FA-UFRGS – desde o início, e até hoje – o ensino do urbanismo é tributário de saberes e práticas análogos aos do ensino da arquitetura, voltados essencialmente para o projeto de edificações. Sendo assim, a instrução em urbanismo buscou desenvolver a aptidão para elaborar projetos, entendidos como momento de síntese dos conhecimentos-diretores da produção de artefatos, em ponto grande ou pequeno (Alberti). Este seria o eixo central, o tronco ou a espinha dorsal do ensino de urbanismo naquela instituição, abordado finalmente como uma extensão (marginal) da arquitetura. O trabalho dialoga teórico e metodologicamente com a pesquisa historiográfica. De um lado, com a história dos conceitos, que articula seus sentidos a um tempo. Mas também com aquela que trata da constituição do urbanismo como domínio de saberes e práticas. Todavia, o faz a partir de corpo documental pouco usual, relativo ao ensino.
This is a historiographical study on the genealogy of urban planning teaching at the School of Architecture of the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil (FA-UFRGS), aiming at understanding and identifying its underlying directions. It retraces the first three decades of the history of architecture and urban planning from its origins - the School of Engineering and the Institute of Fine Arts. The last period studied is the 1970s, when landmarks of the current trajectory were established: the extinction of urban planning course that existed since the 1940s, the creation of the Graduate Program in Urban and Regional Planning (PROPUR) and the "migration" of the contents of the extinct course to PROPUR and to the undergraduate course in architecture. The thesis argues that at FA-UFRGS, since the beginning and until today, urban planning teaching is secondary to knowledge and practices applied in the teaching of architecture, essentially focused on building design. Therefore, urban planning education has sought to develop skills to develop projects, understood as the synthesis between guiding knowledge and the production of artifacts, according to Alberti. This is be the central axis, the trunk or the backbone of urban planning teaching, which has been essentially approached as an (marginal) extension of architecture. This thesis establishes a theoretical and methodological dialogue with historiographical research. On one hand, the history of concepts that links their meanings to a determined period, and on the other hand, it also discusses urban planning as a domain of knowledge and practices. However, this discussion is made from an unusual perspective – that of teaching.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
27

Celaschi, Carolina Menzl. "Ensino e aprendizagem de história nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Distrito Federal : um estudo comparativo entre diferentes técnicas educacionais de ensino". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33857.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018.
Este trabalho buscou analisar as técnicas de ensino utilizadas em História da Arquitetura e Urbanismo atualmente, uma vez que houve um aumento na quantidade de cursos de arquitetura e urbanismo do Brasil e do DF, e uma diminuição na carga horária o que poderia afetar a qualidade do ensino dessas disciplinas. A contextualização histórica no processo de ensino-aprendizagem em Arquitetura e Urbanismo é de suma importância para compreender a evolução do ser humano através do tempo de maneira que oriente a prática profissional do profissional no presente. Com isso, é de suma importância que professores façam uso de técnicas de ensino que estimulem a experiência, interpretação e orientação do saber histórico da Arquitetura e do Urbanismo, contrapondo a prática convencional de ensino. Com essas questões em mente, o principal objetivo deste estudo foi identificar e analisar as diferentes técnicas de ensino em História que estão sendo aplicadas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Distrito Federal, verificando suas potencialidades no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória qualiquantitativa que: i) classificou as diferentes técnicas de ensino de História da Arquitetura em Tradicionais e Não- Tradicionais; ii) caracterizou os cursos de Arquitetura e Urbanismo no Distrito Federal; iii) identificou as técnicas de ensino sendo utilizadas por professores de História da Arquitetura; iv) analisou o motivo por trás da escolha das técnicas utilizadas; v) avaliou a eficácia das técnicas de ensino; e vi) identificou suas potencialidades no processo de ensino-aprendizagem. Em geral resultados demonstram que a maioria dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Distrito Federal são particulares e as disciplinas de História tem uma carga horária média de 3 horas, com 1 professor para cada 26 alunos. Apesar da facilidade de acesso a ateliês, maquetarias ou laboratórios de computação gráfica, resultados indicam que a maioria dos professores de História não fazem uso desses espaços para aplicação de técnicas de ensino não-tradicionais. A vasta maioria dos professores preferem utilizar técnicas tradicionais por meio de Aulas Teóricas (92,5%) para o ensino de História nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal e, 69,2% dos professores entrevistados avaliam a eficácia desta técnica no processo de ensino-aprendizagem como sendo boa. Entretanto, técnicas de ensino não tradicionais normalmente são usadas tanto como atividades avaliativas quanto como suporte às aulas teóricas, potencializando assim o ensino de História da Arquitetura.
This work sought to analyze the teaching techniques used in History of Architecture and Urbanism today, since there was an increase in the number of architecture and urbanism courses in Brazil and the Federal District, and a decrease in the workload which could affect the quality of the teaching of these subjects. The historical contextualization is of utmost importance in the learning process of Architecture and Urbanism since the understanding of the evolution of the human being through time could guide the professional practice of the professional in the present. Therefore, it is extremely important that teachers make use of teaching techniques that stimulate the experience, interpretation and orientation of the historical knowledge of Architecture and Urbanism, as opposed to conventional teaching practice. With these questions in mind, the main objective of this study was to identify and analyze the different teaching techniques in History that are being applied in the Architecture and Urbanism courses in the Federal District, verifying their potential in the teaching-learning process. For that, an exploratory qualitative research was developed that: i) classified the different teaching techniques of Architecture History in Traditional and Non-Traditional; ii) characterized the courses of Architecture and Urbanism in the Federal District; iii) identified the teaching techniques being used by teachers of Architecture History; iv) analyzed the reason behind the choice of techniques used; v) evaluated the effectiveness of teaching techniques; and vi) identified their potential in the teachinglearning process. In general, results show that most of the Architecture and Urbanism courses in the Federal District are private and the subjects of History have an average workload of 3 hours, with 1 teacher for every 26 students. Despite the ease of access to ateliers, maquetarias or computer labs, results indicate that most teachers of History do not use these spaces to apply non-traditional teaching techniques. The vast majority of teachers prefer to use traditional techniques by means of Theoretical Classes (92.5%) for teaching History in Architecture and Urbanism courses in the Federal District, and 69.2% of the teachers interviewed evaluate the effectiveness of this technique in the process of teaching-learning as being good. However, non-traditional teaching techniques are usually used both as evaluative activities and as support for theoretical classes, thus enhancing the teaching of Architecture History.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
28

Natumi, Yone. "O ensino de informática aplicada nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo no Brasil". Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-31102013-133225/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O requisito da Informática na Arquitetura, em face da ausência de definição desse termo nas legislações pertinentes, motivou o desenvolvimento desta pesquisa. O objetivo foi analisar o ensino das disciplinas de Informática Aplicada à Arquitetura nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. A metodologia de pesquisa adotada foi o levantamento de campo para verificar como os cursos brasileiros de graduação em Arquitetura e Urbanismo interpretam o termo ao ofertar as disciplinas de conteúdo identificado como sendo de Informática Aplicada, que foi inserida pela Portaria MEC nº 1.770/1994, uma vez que as instituições de ensino superior (IES) possuem autonomia e flexibilidade para estruturar as diretrizes curriculares de seus projetos pedagógicos. As IES e seus respectivos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo foram obtidos no sistema e-MEC do Ministério da Educação. O universo desta pesquisa, as disciplinas de Informática Aplicada foram pesquisadas nos sítios eletrônicos de cada IES. Com o intuito de conhecer o perfil dos professores para ministrar as disciplinas de Informática Aplicada foi utilizado um aplicativo de Questionário on-line aos mesmos. Os currículos de cada um dos que responderam ao questionário foram analisados na plataforma Lattes. Os resultados da pesquisa revelaram as diversas nomenclaturas para a disciplina Informática Aplicada e conteúdos diferentes para a mesma denominação em vários cursos de Arquitetura e Urbanismo. Analisando-se as ementas, o predomínio foi a utilização de aplicativos CAD 2D e CAD 3D. A disciplina Geoprocessamento já é oferecida em diversos cursos de Arquitetura e Urbanismo. A tendência é a introdução da Modelagem da Informação da Construção (BIM). A maioria dos cursos de Arquitetura e Urbanismo oferecem duas disciplinas de Informática Aplicada, no entanto chegam a ser ministradas de três a quinze disciplinas por curso. A cargahorária de sessenta horas por semestre predominou nos cursos pesquisados. A ocorrência maior de disciplinas de Informática Aplicada ministradas foi no 3º e 4º semestres. A amostra identificou que a maioria dos professores que responderam ao questionário obteve conhecimentos de informática na graduação e buscaram formas para ministrar as disciplinas de Informática Aplicada com cursos de complementação em informática e em programas de pós-graduação, Stricto Sensu e Lato Sensu. Os resultados de estudos anteriores no tema permitiram avançar e ampliar a análise de vários elementos. Durante o desenvolvimento desta pesquisa houve necessidade da criação de um banco de dados para o processamento e tabulação das informações, relacionando as entidades pesquisadas (Professores, cursos, IES e disciplinas de Informática Aplicada). Uma sugestão de modelagem visando à continuidade da pesquisa no assunto foi incluída no Apêndice J. A formação acadêmica dos futuros profissionais arquitetos e urbanistas, referente aos conhecimentos das novas tecnologias, exige das instituições de ensino superior um esforço constante de atualização de seus professores para os desafios de inserir seus estudantes no mercado de trabalho.
The lack of a definition about the meaning of Information Technology (IT) applied to Architecture and Urbanism in the existing legislation was the motivation towards the development of this research. The goal was to analyze the teaching of Applied IT on undergraduate courses in Architecture and Urbanism. The adopted research methodology, consisted of field surveys to verify how the Brazilian undergraduate courses in Architecture and Urbanism interpret this term when offering disciplines, whose content is identified as Applied IT in correspondence with Ordinance nº 1.770/1994 issued by the Ministry of Education - MEC. This regulation brought flexibility to Higher Education Institutions (HEIs) to exert autonomy and slight flexibility in structuring the curriculum guidelines of their own educational projects. HEIs and their undergraduate courses related to Architecture and Urbanism were drawn from the e-MEC system. The universe of this study, IT applied to Architecture an Urbanism disciplines and contents, was drawn from each HEI\'s Website. In order to know the profile of the teachers responsible for the disciplines of Applied IT, an online questionnaire was submitted to them. Résumés of each of the teachers who responded to the questionnaire were downloaded from the Lattes Website. The survey reveals the various nomenclatures given to disciplines related to Applied IT and different contents for the same designation in several courses of Architecture and Urbanism. Analysis of course contents reveals the prevalence of 2D and 3D CAD. GIS is already offered in several Architecture and Urbanism courses. The trend is towards the introduction of Building Information Modeling (BIM). Most courses offer two Applied IT disciplines, however there are courses offering three or more, up to fifteen disciplines. Sixty class hours is prevalent for Applied IT disciplines. Applied IT disciplines are typically on the 3rd and 4th course semesters. The sample identified that the majority of Applied IT teachers who responded to the questionnaire acquired computer skills in undergraduate and sought ways to learn about Applied Computer Science through open courses and postgraduate programs. Results of previous studies on this theme, served as a basis to advance and expand the analysis of various factors. During this research the author felt the need for creating a database for querying and presentation of surveyed data (teachers, courses, HEIs and Applied IT disciplines). A suggested model of such database for future studies is presented in Appendix J. The academic preparation of future architect professionals regarding new technologies should require a constant effort from HEIs in updating their educators.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
29

Brum, Cristhian Moreira. "Taller no ensino de arquitetura e urbanismo: Uma metodologia pedagógica na construção social do conhecimento". reponame:Repositório Institucional da UNIJUI, 2016. http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5019.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta tese se desenvolve a partir da problematização da formação do arquiteto e urbanista, e na responsabilidade ao exercer suas habilitações profissionais, inserindo-se no espaço público e assumindo a responsabilidade de fazer a mediação entre o sujeito do lugar, representado pelos moradores de uma comunidade. A busca em construir um espaço entre o profissional arquiteto urbanista, visa produzir o conhecimento, através da construção de uma pedagogia para o ensino da Arquitetura e o Urbanismo desenvolvido para os cidadãos. Faz-se necessária uma interação entre teoria e prática, entre sala de aula, atelier de projeto, laboratórios de práticas, e os reais espaços a serem organizados ou urbanizados. A Arquitetura e o Urbanismo devem ser pensados como uma representação da realidade humana, onde as estratégias projetuais devem buscar a representação da rotina real com suas implicações sociais, pois, caso contrário, seriam nada mais do que falsas representações do espaço construído urbano. Estas vivências entre a teoria e prática, permitem uma relação de interdependência entre estes dois saberes e nesse contexto é que surge o conceito de Taller, uma atividade teórica - prática por excelência, cujas atividades práticas se realizam simultaneamente aos estudos teóricos, buscando por analogia a uma metodologia de integração. Esta tese apresenta uma síntese em que os autores sustentam a construção social do conhecimento, dando assim uma visão da metodologia pedagógica chamada de Taller, como ferramenta de transformação social em busca da melhoria da qualidade de vida e da cidadania. Também apresenta a Arquitetura e Urbanismo com destaque para uma perspectiva social, que são instituídas de forma normativa por Resoluções do Curso, destacando que a linha didático-pedagógica. Apresenta-se aqui a descrição das experiências vividas nos três talleres dos quais tive o privilégio de participar e que permitiram produzir os dados que me trazem o entendimento da questão e os desafios de pensar um ensino consistente que oportunize aprendizagens significativas: Mar do Caribe: “A Porta Sul Americana”, em Havana, A Construção Solidária da Paisagem Colombiana e As Três Fronteiras do Brasil, realizado em Frederico Westphalen – RS – Brasil. Sendo assim, posso afirmar que minha Tese se confirmou e que o Taller é uma forma de ensinar arquitetura e urbanismo que transforma as relações do professor com seu aluno nas interlocuções teóricas - práticas, e também proporciona uma mudança de pensar a arquitetura e urbanismo para a comunidade, dando voz aos sujeitos e tornando-os parte do processo de transformação de seu hábitat.
164 f.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
30

Parreiras, Fernanda Villefort. "A busca de um enfoque psico-filosófico e social no ensino de arquitetura e urbanismo". Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82420.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-19T14:53:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 196365.pdf: 436918 bytes, checksum: 78d4ad72f2113993acd90ea3caa7e328 (MD5)
O tema desta dissertação se dá pela investigação da abordagem humana interpessoal cliente/ usuário/ arquiteto existente no ensino de Arquitetura e Urbanismo. Os objetivos apontam na direção de demonstrar a importância de uma visão psico-filósofica e social na formação do arquiteto-urbanista. A partir das necessidades espaciais humanas e características existenciais do espaço, foram demonstradas as dimensões fenomenológicas e comportamentais que envolvem este processo. Baseando-se neste ponto e buscando subsídios na psicologia, tem-se a exploração do desejo como elemento norteador do produto arquitetônico e demonstrada sua importância no contexto educacional dentro dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. A amostragem foi realizada nas Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais através de uma seleção disciplinar baseada nas ementas de cada instituição e posterior questionamento junto a cada professor responsável. O resultado concluiu a deficiência existente neste tipo de abordagem e também a inexistência de conteúdos baseados na psicologia para interpretação e modelagem do desejo. A pesquisa demonstra desta forma a necessidade de inserção de uma visão psico-filosófica e social como suporte teórico na concepção do projeto arquitetônico, visto que ao egressar a universidade o aluno se depara com o cliente / usuário e seus desejos à espera de uma interpretação para posterior concretização em forma arquitetônica.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
31

Paula, Kênia Alves de. "Integração do conforto ambiental ao processo de ensino/aprendizagem de projeto arquitetônico com o uso de aplicativos em dispositivos móveis". Universidade Federal de Viçosa, 2015. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7649.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2016-05-10T08:43:46Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 6240510 bytes, checksum: e027660d8364fe7b9161537fe753722c (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-10T08:43:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 6240510 bytes, checksum: e027660d8364fe7b9161537fe753722c (MD5) Previous issue date: 2015-04-17
O presente trabalho inicia-se com uma discussão a respeito do panorama atual do ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico. Nessa discussão são abordados os seguintes aspectos: o atual contexto tecnológico e sua influência no que se refere às competências docentes, perfil dos estudantes e às maneiras pelas quais estes adquirem e se apropriam dos saberes; a necessidade de integração dos conhecimentos de conforto ambiental ao ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico e o potencial de uso dos dispositivos móveis (tablets, smartphones e notebooks) para esse fim. Diante desses aspectos, busca-se desenvolver uma proposta didática para auxiliar estudantes no desenvolvimento de projetos arquitetônicos de baixa complexidade, que incorpore os conhecimentos de conforto acústico, luminoso e térmico, em todas as etapas do processo projetual. Para compor a proposta didática, é desenvolvido um objeto virtual de aprendizagem em formato de blog. Propõe-se que o conteúdo do blog seja disponibilizado como template para a posterior apropriação por parte dos estudantes. O trabalho apresenta, por fim, uma sugestão para o desdobramento futuro da proposta didática, onde o conteúdo poderá ser apresentado de uma forma mais dinâmica e flexível. Espera-se que essa dissertação contribua para o desenvolvimento de outros trabalhos sobre o tema, além de auxiliar estudantes e docentes no desenvolvimento de projetos de arquitetura.
This paper begins with a discussion about the current situation of the architectural design teaching and learning. In this discussion the following points are noted: the current technological context and its influence when it comes to teaching skills profile of the students and the ways in which they learn and take possession of knowledge; the need for integration of knowledge of environmental comfort to the learning of architectural design and the potential use of mobile devices (tablets, smartphones and laptops) for this purpose. In view of these aspects, we seek to develop a didactic proposal to assist students in the development of architectural projects of low complexity, incorporating the knowledge of acoustic comfort, bright and thermal, in all stages of the design process. To compose the didactic proposal is developed a virtual learning object in a blog format. It is proposed that the students make the blog content available as a template for the subsequent ownership. The paper presents, finally, a suggestion for the future deployment of didactic proposal where content can be presented in a more dynamic and flexible. It is expected that this dissertation contributes to the development of other work on the topic, and help students and teachers in the development of architectural projects.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
32

Dittz, Christian Teixeira. "Novas tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem de conforto luminoso em arquitetura e urbanismo". [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/257849.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Orientador: Ana Lucia Nogueira de Camargo Harris
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Made available in DSpace on 2018-08-06T17:30:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dittz_ChristianTeixeira_M.pdf: 2520345 bytes, checksum: c1736537cbef8c73764fdaa42a450ae0 (MD5) Previous issue date: 2004
Resumo: Estudantes de cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, influenciados pelos recursos das novas tecnologias, têm mudado, cada vez mais, sua postura passiva e se transformado em elemento participante na construção do seu próprio conhecimento. A educação a distância (EAD), impulsionada pela Internet, começa a ganhar espaço como alternativa educacional de qualidade neste ambiente globalizado. Nas disciplinas de Conforto Ambiental (Térmico, Acústico e Luminoso), uma das dificuldades percebidas durante o aprendizado é a visualização, por parte do aluno, dos fenômenos que envolvem as questões desenvolvidas. Imagens, animações e simulações, incorporadas a hipertextos, podem, além de elucidar o problema, tornar-se recursos passíveis de serem utilizados em ambiente virtual de aprendizagem a distância para esta área. O objetivo dessa pesquisa é investigar como estes recursos estão sendo utilizados no ambiente educacional relacionado ao ensino-aprendizagem de Conforto Ambiental dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Para atingir os objetivos propostos utilizou-se como metodologia um estudo exploratório em uma amostra composta por professores da área de Conforto Ambiental. Para tanto foi aplicado um questionário, com o objetivo de identificar dificuldades e necessidades encontradas no ensino-aprendizagem da disciplina. Os resultados dessa investigação indicaram que o número de iniciativas no sentido de utilizar as NTICs (Novas Tecnologias de Informação e Comunicação) ainda é muito reduzido; a elaboração e a aplicação de materiais didáticos mais atrativos e interativos podem auxiliar na compreensão de alguns tópicos abordados na disciplina em questão; há uma forte predisposição para o uso da EAD nesta área; e os recursos mais enfatizados pelos professores são as animações e simulações em três dimensões, com interatividade entre os alunos e o material didático
Abstract: Students of courses of graduation in Architecture and Urbanism, under influence of the new technologies's resources, have changed, each time more, its passive position and becoming participant elements in the construction of its proper knowledge. The long-distance education, stimulated by the Internet, starts to gain educational space as alternative of quality in this globalized environment. In courses of Ambient Comfort (Thermal, Acoustic and Luminous), one of the difficulties perceived during the learning is the visualization, by the students, of the phenomena that involve the developed questions. Images, animations and simulations, used with hypertexts, can, besides elucidating the problem, becoming possible resources to be used in virtual environment of long-distance learning for this area. The objective of this research is to investigate how these resources are being used in the educational environment related to the education-learning of Ambient Comfort in the courses of Architecture and Urbanism in Brazil. In order to achieve these objectives it was used as methodology a survey study in a composed sample for professors of the area of Ambient Comfort. So a questionnaire was applied, to identify difficulties and necessities found in the education-learning of the discipline. The results of this study had indicated that: the number of initiatives that look for the use of the NTICs (New Technologies of Information and Communication) is still reduced; the elaboration and the application of more attractive and interactive didactic materials can contribute in the understanding of some topics in the discipline in question; there is a strong predisposition for the use of the long-distance education in this area; the resources more emphasized by the professors are the animations and interactive 3D simulations, between the students and the didactic material
Mestrado
Edificações
Mestre em Engenharia Civil
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
33

Moreira, Suzana Maria. "O ensino de arquitetura e urbanismo nos anos 70 : a eperiencia da FAU São Jose dos Campos". [s.n.], 1989. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251902.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Orientador : Sergio Pereira de Souza Lima
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-07-14T23:16:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Moreira_SuzanaMaria_M.pdf: 12281437 bytes, checksum: 0307080ae102d669fd21adf1e9d6269e (MD5) Previous issue date: 1989
Mestrado
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
34

Silva, Filho Antonio Rodrigues da. "O projeto de sinalização do Distrito Federal : arqueologia histórica : programação visual aplicada à arquitetura e urbanismo". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/2871.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2007.
Submitted by Kathryn Cardim Araujo (kathryn.cardim@gmail.com) on 2009-12-14T14:49:25Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Antonio Rodrigues.pdf: 9922307 bytes, checksum: 296599738a8263d6c1de71dec4a66919 (MD5)
Approved for entry into archive by Joanita Pereira(joanita) on 2009-12-23T11:49:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissert_Antonio Rodrigues.pdf: 9922307 bytes, checksum: 296599738a8263d6c1de71dec4a66919 (MD5)
Made available in DSpace on 2009-12-23T11:49:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Antonio Rodrigues.pdf: 9922307 bytes, checksum: 296599738a8263d6c1de71dec4a66919 (MD5) Previous issue date: 2007
Os projetos públicos em Brasília muitas vezes caem no esquecimento dentro da máquina administrativa, ou, muitas vezes, sequer sabemos que eles existem. Este trabalho busca resgatar um projeto dos mais importantes para a capital do Brasil dentro da área de programação visual, o Plano Diretor de Sinalização do DF. Sem ser um texto excessivamente técnico e específico onde se esmiúçam detalhes de um projeto, buscou-se inserir e entender, através de uma visão panorâmica, um projeto realizado nos meados dos anos 1970, e que, até hoje, se mantêm contemporâneo dentro do sitio implantado, Brasília, a capital de desenho moderno e única. E como conectar um projeto dentro do contexto mundial? O texto busca referências nacionais e internacionais, as particularidades dos designers mais importantes dentro deste contexto da sinalização e design ambiental, os projetos que, paralelamente, são reconhecidos internacionalmente, e que, configuram as pontes de contemporaneidade e vinculação formal com a modernidade, as quais, o projeto de sinalização e os espaços urbanos da capital do Brasil são materializações há quase meio século. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In Brasilia, design projects realized within Government realm often sink into oblivion inside the administration machine and many times we don’t even know of their existence. This work attempts to retrieve one of the most important projects made for the capital of Brazil - and possibly for Brazil - in the fi eld of Graphic Design: the Signage Pilot Plan of the Federal District. Instead of producing an excessively technical and specifi c text, in which the details of the project are scrutinized, the aim was to contextualize and understand by means of a panoramic view, a project realized in the mid-seventies that remains contemporary in its site: the unique Brasília, the capital with a modern design. And how can a project be connected to a world context? The text addresses national and international references, the particularities of the most important designers working with signage and environmental design, and in parallel, projects that are internationally recognized, providing a bridge to Contemporaneity and revealing a formal bond to Modernity, which in turn is materialized in Brasília’s signage project and urban spaces for more than half a century. _________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Les projets publics au Brasilia beaucoup de fois tombent dans l’oubli à l’intérieur de projettent administrative, ou, beaucoup de fois, au moins nous savons qu’ils existent. Ce travail cherche sauver un projet de plus importants pour la capital du Brésil et, peut-être, pour le Brésil à l’intérieur du secteur de programmation visuelle, le Plan Directeur de Signalisation du DF. Sans être un texte excessivement technique et je spécifi e où si examine minutieusement les détails d’un projet, s’est cherché s’insérer et comprend, à travers une vision panoramique, un projet réalisé aux années de 1970, et que, jusqu’à aujourd’hui, se maintient contemporain à l’intérieur de l’assiège implanté, Brasília, la capital de dessin moderne et seul. Et comment relier un projet à l’intérieur du contexte mondial ? Le texte cherche des références nationales et internationales, les particularités des designers le plus importants à l’intérieur de ce contexte de la signalisation et design environnemental, les projets qui, parallèlement, sont reconnus internationalement, et qu’ils, confi gurent les ponts de contemporanéité et attache formelle avec la modernité, qui, le projet de signalisation et les espaces urbains de la capital du Brésil sont des matérialisations presque à moitié siècle.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
35

Petrini, Leila Souza. "Considerações sobre o ensino de arquitetura e urbanismo no modo de produção capitalista no estado de São Paulo". Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-27062017-164600/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A pesquisa inicia com o histórico da fundação do ensino superior no Brasil, desde achegada da família real portuguesa até os dias atuais, levando em conta a necessidade de criação de cursos superiores para atendimento à nova conformação da sociedade no Brasil no século XIX. A partir deste histórico é feita uma contextualização sobre o surgimento dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no país e mais especificamente sobre a expansão no estado de São Paulo. Foram escolhidas seis faculdades (três cursos públicos e três cursos privados) do estado de São Paulo para a confecção de um breve histórico da fundação de seus cursos. Tal histórico busca compreender o momento de fundação do curso de Arquitetura e Urbanismo nas faculdades escolhidas, contextualizando de acordo com o momento de desenvolvimento do modo de produção capitalista nas cidades onde estão inseridas. Após este histórico é feita uma explanação sobre o histórico das Diretrizes Curriculares Nacionais, onde há a definição de projeto pedagógico e as linhas gerais para a confecção das grades curriculares dos cursos. Com isso, foram levantados os itens mais importantes dos seis projetos pedagógicos dos cursos escolhidos, confrontando com a realidade do país e com as exigências do Ministério da Educação. Além dos Projetos Pedagógicos a pesquisa mostra seis tabelas com a exibição das grades curriculares dos seis cursos, cujo resumo síntese se encontra nas Considerações Finais, onde também é comentado sobre a importância do Ensino Superior na Europa, mais especificamente na Espanha e em Portugal, a fim de se mostrar como esta relevância se espelhou na América Latina.
The research begins with the history of the founding of higher education in Brazil. Since the arrival of the Portuguese royal family, Brazil has expressed a need for courses of higher education in order to catch up with nineteenth century Europe. As a result, Architecture and Urbanism courses emerged in the country and led to the expansion in the state of São Paulo. Six public and private colleges were chosen from the state of São Paulo to prepare a brief history of their foundation. The emergence of Architecture and Urbanism courses fueled the development of the capitalist mode of production in these cities. The most important items of the six pedagogical projects later became the requirements of the Ministry of Education. In addition to the Pedagogical Projects, the research shows six tables with the curriculum grades of the six courses, whose synthesis summary is in the Final Considerations. These tables clearly demonstrate how Latin America mirrored the importance of Higher Education as it was in Portugal and Spain of that time.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
36

Carreiro, Patricia de Oliveira Dias Porto. "Inser??o da inform?tica nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (1994 2006): diagn?sticos, rebatimentos e perspectivas nas Institui??es Federais de Ensino Superior do Nordeste: UFRN, UFPB e UFPE". Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/12335.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2014-12-17T13:56:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PatriciaODPC.pdf: 2433640 bytes, checksum: 179595ba8b3403cd8796a38b40c21bd9 (MD5) Previous issue date: 2007-02-06
This work supports the formalist education s improvement of the Brazilian architect and urban designer through a better application and systematization of the computer science s teaching potentialities. The research analyzes the discipline introduction in the Brazilian courses: Computer Science Applied to Architecture and Urbanism (InfoAU) in the Architecture and Urbanism Courses of Brazil (CAUs). It goes since the discipline was obligated by the MEC s Regulation nr. 1.770 from 1994 until the CNE/CES Resolution nr. 6 from 2006; it comprehends the discipline implantation, development and current context, in order to get more detailed, the research analyses three federal universities from the Northeast of the country: UFRN, UFPB and UFPE. Once identified the historical educational needs in the CAUs, the study focus on the computer science s increasing potential as an agent of integration, communication, development and knowledge/data management. It points out new social perspectives for a better use of this tool/mechanism, which adequately structuralized and integrated, creates propitious educational and professional performance/recycling conditions and a propeller instrument of research and extension activities. Among this work, it is suggested the aggregation of elements, which are complementary to the InfoAU discipline s reorganization, throughout a computerization s plan for the CAUs, extensive to the professional formation, generating a virtuous cycle in several activities of the academic, administrative and, research and extension s departments. Therefore, the InfoAU in the Brazilian CAUs context was analyzed; the main solutions and problems found were systemized; the possibilities of computer science s uses inside AU ware structuralized, InfoAU discipline s improvement plan was also defined, as well as strategies for the implementation of the computerization s plan for the CAUs, which would guarantee its maintenance in a continuity perspective
Este trabalho defende o aprimoramento da educa??o formal do arquiteto e urbanista brasileiro atrav?s de uma melhor aplica??o e sistematiza??o das potencialidades da inform?tica. Nele analisou-se a inser??o nacional da mat?ria: Inform?tica Aplicada ? Arquitetura e Urbanismo (InfoAU) nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs) desde sua obrigatoriedade pela Portaria MEC n? 1770 de 1994 at? a Resolu??o CNE/CES n? 6 de 2006; atrav?s da implanta??o, desenvolvimento e contexto atual e, de forma mais detalhada, em tr?s Institui??es Federais de Ensino Superior (IFES) da Regi?o Nordeste do Brasil: UFRN, UFPB e UFPE. O estudo focou no potencial crescente da inform?tica como agente de integra??o, comunica??o, desenvolvimento e gerenciamento de conhecimentos/informa??es e aponta novas perspectivas para o melhor uso desta ferramenta/mecanismo, adequadamente estruturado e integrado, permitindo condi??es propiciais de ensino, atua??o/atualiza??o profissional e instrumento propulsor de atividades de pesquisa e de extens?o. Com este trabalho prop?s se a agrega??o de elementos complementares ? reestrutura??o da mat?ria de InfoAU obtendo um plano de informatiza??o dos CAUs, extensiva ? forma??o profissional gerando um ciclo virtuoso nas diversas atividades acad?micas, administrativas, de pesquisa e extens?o dos cursos. Assim, seq?encialmente, foi analisado o contexto de InfoAU em CAUs brasileiros; sistematizados os principais problemas e solu??es encontrados; estruturadas as possibilidades de usos da inform?tica dentro de Arquitetura e Urbanismo (AU), bem como definidas recomenda??es de melhorias no ensino de InfoAU e de estrat?gias para implementa??o de um plano de informatiza??o dos CAUs, que venham a garantir sua manuten??o em uma perspectiva de continuidade
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
37

J?come, Maria de F?tima Torres. "Integra??o e interdisciplinaridade no processo ensino/aprendizagem de projeto: o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Potiguar de Mossor?-RN". Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016. http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21038.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Automa??o e Estat?stica (sst@bczm.ufrn.br) on 2016-07-22T15:13:04Z No. of bitstreams: 1 MariaDeFatimaTorresJacome_DISSERT.pdf: 6430415 bytes, checksum: 8d005e77bc42b907434dca7176f4a6bc (MD5)
Approved for entry into archive by Arlan Eloi Leite Silva (eloihistoriador@yahoo.com.br) on 2016-07-27T20:52:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MariaDeFatimaTorresJacome_DISSERT.pdf: 6430415 bytes, checksum: 8d005e77bc42b907434dca7176f4a6bc (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-27T20:52:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariaDeFatimaTorresJacome_DISSERT.pdf: 6430415 bytes, checksum: 8d005e77bc42b907434dca7176f4a6bc (MD5) Previous issue date: 2016-01-29
A forma??o em Arquitetura e Urbanismo com sua caracter?stica generalista envolve, em sua natureza, conhecimentos de diversas ?reas (tecnologia, teoria, hist?ria, representa??o, projeta??o), sendo o espa?o da concep??o projetual o local onde a s?ntese destes conhecimentos se reflete de forma mais clara. Acreditamos que o trabalho integrado nos curr?culos de arquitetura pode proporcionar uma vis?o global do projeto, contribuindo assim para uma melhor forma??o do arquiteto. O presente trabalho se prop?e a refletir sobre o papel da integra??o e a interdisciplinaridade no ensino de projeto de arquitetura. Este tema vem sendo trabalhado de forma recorrente por cr?ticos na ?rea de ensino de projeto e nos eventos da ?rea como os semin?rios do Projetar, sendo destacada por v?rios autores a busca da integra??o como uma postura pedag?gica essencial ao ensino de projeto. O trabalho pretende contribuir para uma reflex?o e conscientiza??o dos envolvidos na import?ncia da integra??o nos processos de projetos do curso de arquitetura. Para isto analisamos as potencialidades e limites deste processo no Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Potiguar (UnP) de Mossor?, que possui a integra??o e interdisciplinaridade registrada desde o Projeto Pedag?gico do Curso. Esta an?lise ser? realizada atrav?s da observa??o do desenvolvimento do ?trabalho interdisciplinar? da quinta s?rie durante o semestre de 2014.1. A pesquisa diz respeito a um estudo explorat?rio de natureza qualitativa que pretende investigar temas espec?ficos sobre o ensino/aprendizagem de projeto de arquitetura e sobre a integra??o nos cursos de arquitetura, seguindo de uma observa??o n?o participativa nas aulas de projeto de arquitetura na quinta s?rie do CAU/UnP/Mossor? e an?lise dos produtos finais, que seriam os trabalhos da ?ltima unidade do semestre, chamados de ?trabalhos Interdisciplinares?. Foram tamb?m aplicados, via e-mail, e analisados, question?rios com os professores que participaram do processo. A reflex?o corrobora diversas outras j? realizadas no sentido de identificar as dificuldades inerentes ? aplica??o destes princ?pios de forma satisfat?ria. Ressalta-se, contudo, que a interdisciplinaridade, de fato, vai muito al?m da integra??o e ? ainda mais dif?cil de ser alcan?ada. Al?m de um projeto pedag?gico que incorpore estes princ?pios, como ? o caso do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNP-Mossor?, faz-se necess?rio a ades?o completa por parte do corpo docente e discente desta filosofia de ensino.
Training in Architecture and Urbanism with its general characteristic involves, in its nature, knowledge of various areas (technology, theory, history, representation, and design), being the space of design conception that place where the synthesis of this knowledge is reflected more clearly. We believe that the integrated work in the architectural curriculum can provide an overview of the project, thus contributing to better training of the architect. This research aims to reflect on the role of integration and interdisciplinary in teaching architectural design. This theme has been work recurrently by critics in the teaching area of project and events of the area as the seminars of the Projetar, highlighted by several authors to search integration as an essential pedagogical approach to design education. The work aims to contribute to reflection and awareness of those involved on the importance of integration in the architectural course of project processes. For this, we analyzed the potential and limits of this process in Architecture and Urbanism Course (CAU) at the Universidade Potiguar (UNP) Mossor?, which has the integration and interdisciplinary recorded since the Pedagogical Project of the Course. This analysis will be performed by observing the development of ?interdisciplinary work? in the fifth term during the first half of 2014.1. This research concerns an exploratory qualitative study that aims to investigate specific issues on the teaching/learning architecture project and the integration in architecture courses, following a non-participant observation in architectural design classes in the fifth term of CAU/UnP/ Mossor?, and analysis of final products, which would be the work of the last unit of the semester, called ?Interdisciplinary work?. Questionnaires for the teachers who participated in the process has been apply via email and analyzed. Reflection supports several other already carried out to identify the difficulties inherent in applying these principles satisfactorily. Noting, however, that interdisciplinarity, in fact, it goes beyond integration and is even more difficult to achieve. In addition to an educational project that incorporates these principles, such as the course of Architecture and Urbanism of the UNP-Mossor?, full adhesion it is necessary by the faculty and students of this teaching philosophy.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
38

Atique, Andraci Maria. "Instrumentos projetuais na pesquisa acadêmica em Arquitetura e Urbanismo: oito estudos de caso". Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2013. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/318.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:22:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andraci Maria Atique.pdf: 21482689 bytes, checksum: 6ee126ec8d344ee9185922f26d0bfd47 (MD5) Previous issue date: 2013-05-02
The goal of this dissertation is to contribute to the public awareness with regards to the production and communication of academic knowledge in the field of design process, as well as present examples on how this type of work is being conducted in Brazil. It takes into consideration, the speculation on the validity of employing non-textual elements such as images, mock-ups, diagrams and other nontextual resources which are commonly used in this practice. The methodology in this research involved the analysis, both individually and comparatively, of eight scientific research projects in the area of design process which were conducted under the Architecture and Urbanism Graduate Program at the University of São Paulo and are available in the library of the School of Architecture and Urbanism FAUUSP - at the same university. These analyses are presented in the form of summaries and comparison tables. The conclusion, considering all the different characteristics found in these research projects which relate to their goals, methods, the text/image ratio and iconographic resources used therein, is that they all respond the academic research practice and effectively standards contributing to the production of knowledge in the area of design process in architecture.
Esta dissertação busca contribuir para a reflexão sobre a produção de conhecimento acadêmico e sua comunicação em áreas de prática projetual, bem como expor os modos como esse trabalho vem sendo encaminhado no Brasil. Aborda, dentre outros fatores, a discussão da validade do uso de elementos não textuais, como imagens, desenhos, diagramas e demais elementos que formam parte dessa prática. A metodologia desta pesquisa envolveu a análise de oito trabalhos acadêmicos em áreas de prática projetual, individual e comparativamente, desenvolvidos no âmbito de Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo brasileiros e disponíveis no acervo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAUUSP. Estas análises são apresentadas em forma de fichas e quadros comparativos. Conclui-se então, considerando as diferentes características encontradas nesses trabalhos com relação aos seus objetivos, métodos, percentual de texto/imagem e recursos iconográficos utilizados, que todos eles se encaixam nos moldes do rigor acadêmico e contribuem para a produção de conhecimento na área de processo de projeto em arquitetura.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
39

GUEDES, João Batista. "Design no urbano: metodologia de análise visual de equipamentos no meio urbano". Universidade Federal de Pernambuco, 2005. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3115.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2014-06-12T16:27:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo5409_1.pdf: 8421588 bytes, checksum: a83fd327616da89e13c1065b26d7ec83 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2005
Este trabalho trata do desenvolvimento de um método que possibilita a análise visual da forma dos equipamentos urbanos em relação ao meio em que estes se inserem. O método proposto é baseado na articulação das modalidades de análise, que são agrupadas em três categorias: o modo visual, a qualidade da forma, e a configuração do meio. O método possui um caráter relacional, visto que as análises são efetuadas a partir da elaboração de arranjos que são formados entre as conexões das modalidades. Cada combinação mostra o caminho percorrido e revela parte do problema investigado. O método foi desenvolvido e testado simultaneamente, com o intuito de averiguar a sua aplicabilidade e realizar os ajustes necessários. O resultado é um método que procura ordenar e explicitar os diversos níveis de complexidade que envolvem a análise da forma dos equipamentos urbanos: uma abordagem em que o meio urbano é tratado como parte integrante da configuração geral dos equipamentos nele presentes
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
40

Lopes, Ricardo Ferreira. "“Sentir através de”: o ensino do desenho de observação na arquitetura e urbanismo à luz da fenomenologia da percepção". Universidade Federal Fluminense, 2017. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6573.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Geandra Rodrigues (geandrar@gmail.com) on 2018-04-04T18:53:40Z No. of bitstreams: 1 ricardoferreiralopes.pdf: 21783775 bytes, checksum: d202d27c32690c024b328c305f3f6b79 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2018-04-05T11:17:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ricardoferreiralopes.pdf: 21783775 bytes, checksum: d202d27c32690c024b328c305f3f6b79 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-05T11:17:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ricardoferreiralopes.pdf: 21783775 bytes, checksum: d202d27c32690c024b328c305f3f6b79 (MD5) Previous issue date: 2017-12-18
PROQUALI (UFJF)
Esta tese tem por objetivo investigar possíveis alternativas estratégicas para o ensino do desenho de observação na arquitetura e urbanismo à luz da Fenomenologia da Percepção. Constata-se uma significativa mudança no pensamento e no comportamento das novas gerações de alunos ingressantes nas universidades, inseridas em uma cultura cada vez mais tecnológica e imagética, afetadas incessantemente por imagens visuais. As experiências vivenciais necessárias ao amadurecimento cognitivo estão se fundindo à velocidade e simultaneidade. A mudança no paradigma representacional implica em novas atitudes no âmbito da docência do ensino superior, o que incide no exercício de reflexão sobre outros caminhos para o ensino desta competência. Em oposição ao pensamento representacionista, argumenta-se a favor de um ganho cognitivo no aprendizado do desenho, ao promover atividades que primam pela produção de “imagens multissensoriais”, i.e. tomadas tanto na sua dimensão do sensível, quanto no campo da interpretação e da construção de novos significados possíveis. Emerge, pois, um desenho proveniente de sensações mediadas pelo corpo, memória e imaginação, sem se limitar à representação do quadro perspectivo abstrato, exterior e unicamente compromissado com a realidade visiva. Com efeito, priorizou-se por uma conduta de suspender preconceitos estéticos nos discentes, entendendo que estes, naturalmente associam a prática do desenho ao compromisso de descrição gráfica mimética do real. O desenho é compreendido como um meio dinâmico e ativo de se afetar, interagir e construir um sentido de mundo. A metodologia adotada envolve uma revisão teórica, histórica e filosófica, bem como estabelece uma análise fenomenológica, a partir de discursos apreendidos por meio da pesquisa-ação. A fim de confrontar o ensino do desenho tradicional com a abordagem pretendida, algumas experiências foram realizadas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAU-UFJF), Minas Gerais-MG, Brasil. Por fim, são aventadas algumas proposições embasadas na abordagem proposta, de forma direcionar os alunos para uma visão mais sensível em relação aos espaços arquitetônicos, urbanos e paisagísticos.
This thesis aims to investigate possible strategic alternatives for the teaching of observational drawing in architecture and urbanism in the light of the Phenomenology of Perception. It is noticed a significant change in the thinking and behavior of the new generations of students entering universities, inserted in an increasingly technological and imagetic culture, incessantly affected by visual images. The lived experiences necessary for cognitive maturation are merging with speed and simultaneity. The change in the representational paradigm implies new attitudes in the scope of higher education teaching, which focuses on the exercise of reflection on other ways to teach this competency. In opposition to Representationalism thinking, it is argued in favor of a cognitive gain in drawing learning by promoting activities that focus on the production of "multisensory images", ie. taken both in their dimension of the sensitive and in the field of interpretation and construction of possible new meanings. Thus, a drawing emerges from sensations mediated by the body, memory and imagination, without limiting itself to the representation of the abstract perspective picture plan, external and only committed to the visual reality. In fact, it was prioritized by a behavior of suspending aesthetic prejudices in the students, understanding that they naturally associate the practice of drawing with the commitment of mimetic description of the real. Drawing is understood as a dynamic and active way of affecting, interacting, and building a sense of the world. The methodology adopted involves a theoretical, historical and philosophical revision, as well as it establishes a phenomenological analysis, from discourses seized through action research. In order to compare the teaching of traditional drawing with the intended approach, some experiments were accomplished at the Faculty of Architecture and Urbanism of the Federal University of Juiz de Fora (FAU-UFJF), Minas Gerais-MG, Brazil. Lastly, some propositions based on the proposed approach are raised, in order to direct the students to a more sensitive view in relation to the architectural, urban and landscape spaces.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
41

Tullio, Franciele Braga Machado. "A aprendizagem baseada em problemas: uma perspectiva no ensino de estrutura em metal no curso de arquitetura e urbanismo". Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2466.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Acompanha: Manual para elaboração e aplicação da aprendizagem baseada em problemas na disciplina de estrutura em metal no curso de arquitetura e urbanismo
Mediante a resistência dos alunos do curso de arquitetura e urbanismo, frente às disciplinas que envolvem cálculo estrutural, o presente trabalho busca responder ao seguinte questionamento: Quais as contribuições da aplicação da abordagem PBL para o ensino na disciplina Estrutura em Metal em um curso de Arquitetura e Urbanismo? A pesquisa classifica-se como exploratória, o procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso, e quanto à abordagem, a pesquisa classifica-se como qualitativa e se enquadra na categoria de observação participante. A coleta de dados se deu através de observações realizadas pela professora, anotadas e expandidas em diários de campo, bem como os trabalhos realizados pelos estudantes e seus apontamentos. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases, sendo a primeira fase como projeto piloto, aplicada no primeiro semestre de 2015 e a segunda fase no segundo semestre de 2015 com alunos do sexto período do curso de Arquitetura e Urbanismo, matriculados na disciplina de Estrutura em Metal de uma faculdade particular da cidade de Ponta Grossa. A abordagem de ensino aplicada durante a disciplina foi de Aprendizagem Baseada em Problemas, também conhecida como PBL, sendo o problema proposto a elaboração de um projeto de cobertura em estrutura metálica durante o semestre letivo. O projeto foi dividido em etapas e a turma foi dividida em grupos. Durante a execução das etapas, os estudantes empreenderam auto estudo e a professora atuava como facilitadora. Ao final de cada etapa os alunos realizavam uma avaliação de desempenho. Ao final do semestre letivo os estudantes responderam um questionário de avaliação da disciplina, cujos resultados foram analisados para observar a percepção dos estudantes quanto ao método proposto. Ao final da pesquisa observou-se que a percepção docente foi positiva e a percepção discente foi parcialmente positiva, já que a cultura do ensino tradicional ainda é muito presente, tanto no comportamento dos alunos, quanto na filosofia das instituições de ensino. Para atingir o sucesso na abordagem PBL, é exigido esforço de todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, o professor atuando como mediador, o estudante como principal responsável por sua aprendizagem e a instituição de ensino colaborando para que a proposta de abordagem seja realizada. Após a aplicação da pesquisa, foi elaborado um caderno contendo as estratégias de ensino, com reflexões e apontamentos sobre a metodologia de ensino aplicada.
By the faced the resistance of architecture and urbanism students in disciplines involving structural calculation, this work sought to answer the following question: What are the contributions of the application the PBL approach to teaching in the discipline Metal Structure in a course Architecture And Urbanism? The research is classified as exploratory, the technical procedure used was the case study, and for the approach, the research is classified as qualitative and the category of participant observation. The data collection was done through observations made by the teacher, annotated and expanded in diaries, and the work done by the students and their notes. The research was developed in two phases, the first phase being a pilot project, applied in the first half of 2015 and the second phase in the second half of 2015 with students on the sixth period of Architecture and Urbanism, registered in the discipline Metal Structure in a private college in Ponta Grossa. The applied teaching approach during the discipline was Problem-Based Learning, also known as PBL, being the problem proposed the elaboration of a project in metallic structure during the semester. The project was divided into stages and the class was divided into groups. During the execution of the steps, the students undertook self-study and the teacher acted as mediator. At the end of each stage the students performed a performance evaluation. At the end the semester, the students answered a questionnaire evaluating the subject, whose results were analyzed to observe the students perception of the proposed method. At the end of the research it was observed that the teacher perception was positive and the student perception was partially positive, since the traditional teaching culture is still very present, both in the students behavior and the educational institutions philosophy. In order to achieve success in the PBL approach, efforts are required of all actors involved in the teaching and learning process, the teacher acting as mediator, the student as the main responsible for their learning and the teaching institution collaborating so that the proposal of approach is fulfilled. After the application of the research, a notebook containing the teaching strategies was elaborated, with reflections and notes about the methodology of applied teaching.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
42

Domschke, Vera Lúcia. "O ensino da arquitetura e a construção da modernidade". Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-31052010-140422/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O trabalho expõe e busca discutir experiências de ensino de projeto de arquitetura, tendo sido motivado pela minha vivência na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unisantos, como colaboradora na disciplina de Projeto Arquitetônico. Aborda inicialmente, de forma ampla, as condições do ensino da arquitetura e a conjunção entre essa situação e a construção do ofício de arquiteto até o século XX. Foi eleito como motivo de interpretação a instituição do ensino na França e os desdobramentos da industrialização e da instituição de métodos científicos elaborados ao longo do século XIX. A partir de então, esses métodos científicos instruíram o pensamento e a construção do conhecimento, superando as situações anteriores voltadas para a composição da obra arquitetônica no que dizia respeito à sua criação. Como a então moderna tecnologia industrial informa, as abordagens apoiadas no pensamento que buscava critérios e razões da produção industrial, seus princípios e seus produtos finais convergem na formação de duas escolas seminais o Vkhutemas e a Bauhaus para o ensino do projeto de arquitetura ao longo do século XX: na União Soviética, após a Revolução Bolchevique de 1917, e na Alemanha, durante o curto período da República de Weimar. A institucionalização do ensino da engenharia em São Paulo deu-se em 1894 com a fundação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, procedendo-se, então, à instituição do ensino de arquitetura no Brasil, gênese das faculdades de Arquitetura e Urbanismo em São Paulo, a partir de 1947/1948. É relatado também o processo de integração horizontal introduzido nos primeiros anos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e da Unisantos, durante o período compreendido entre os anos de 2001 e 2006, e o ateliê vertical da Escola da Cidade.
This work puts forward teaching experiences in architectural design motivated by my practice in FAU of Unisantos as a collaborator in the subject Architecture Design. Initially, we discuss broadly the teaching conditions in Architecture and the connection between this situation and the construction of the profession of Architect up to the XX century. The learning institution in France was elected as a interpretation motive, as well as the evolution of industrialization and adoption of scientific methods during the XIX century. From then onwards, scientific methods commanded thought and building up of knowledge surmounting the previous situation focused on the composition of an architectonic work. As the modern technology informs the approaches supported by a reasoning which sought criteria and reasons of industrial production, its principals and final products converge to the formation of two seminal schools Vkhutemas and Bauhaus for the training in architectonic design during the XX century in the Soviet Union after the Bolshevik Revolution in 1917, and in Germany during the short period of Weimar Republic. Institutional schooling in Engineering was instituted in 1894 with the foundation of Escola Politécnica in the University of São Paulo when the training in Architecture was instituted in Brazil, being the birthplace of the Architecture and Urbanism Colleges in São Paulo in 1947/48. The process of horizontal integration during the first years in the Architecture and Urbanism College University of São Paulo, Unisantos during the period 2001-2006 and the Vertical Studio in Escola da Cidade are described.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
43

Gadelha, Carolina Nery Benevides. "Projeto para o ensino superior: em busca de novos lugares do conhecimento". Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2013. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/327.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carolina Nery Benevides Gadelha.pdf: 5672528 bytes, checksum: d8fbdf22793773d3d40f410060467e98 (MD5) Previous issue date: 2013-07-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The environment of Higher Education Institution is a place of special resonance, where spaces may be able to convey meanings and generate life experiences that can contribute significantly to student learning and construction of a society. Aware of the relationships between education, society and architecture, this research was developed in an attempt to provoke discussion on how the scenario of historical transformations in which we live requires changes in the way that Higher Education Institution spaces are understood and designed. For this purpose, we study the case of the Main Campus of the Illinois Institute of Technology (IIT), located in the city of Chicago a project designed by Mies van der Rohe in 1938, a paradigmatic example of modernist architecture of university buildings; and the building of the new student center the McCormick Tribune Campus Center (MTCC), opened in 2003, an intervention of architect Rem Koolhaas - aiming to reinvigorate student life and activity in the campus, which was in process of depreciation and abandonment. Based on these projects designed in different and emblematic periods, we aim to analyze the redefinition of spaces in the campus and its buildings in view of contemporary social and educational transformations, and the need for adaptation to new values.
O ambiente de uma IES Instituição de Ensino Superior é um lugar de especial ressonância, onde os espaços são capazes de transmitir significados e gerar experiências vivenciais que podem contribuir expressivamente no aprendizado do aluno e na construção de uma sociedade. Atenta às relações estabelecidas entre educação, sociedade e arquitetura, esta pesquisa se desenvolve no intuito de provocar uma discussão sobre como o cenário de transformações históricas em que vivemos impõe mudanças na maneira de compreender e conceber os espaços das IES. Em busca de alcançarmos esse objetivo, será estudado o caso do Campus do Illinois Institute of Technology (IIT), localizado na cidade de Chicago - projeto idealizado por Mies van der Rohe em 1938 e construído entre as décadas de 1940-1950 - um exemplo paradigmático da arquitetura universitária modernista; e o edifício do novo centro estudantil Mccormick Tribune Campus Center (MTCC), inserido no campus em 2003, uma intervenção do arquiteto Rem Koolhaas projetos realizados com o propósito de recuperar o ânimo e atividade da universidade, que encontrava-se em processo de desvalorização e esvaziamento. Concebidos em períodos emblemáticos e distintos, pretendemos analisar a ressignificação dos espaços do campus e seus edifícios frente as transformações sociais e educacionais contemporâneas, e suas necessidades de adequação a novos valores.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
44

Cosulich, Roberta Daniela de Marchis. "Lina Bo Bardi: do pré-artesanato ao design". Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2007. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2606.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-04-15T23:45:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Roberta de Marchis Cosulich1.pdf: 978844 bytes, checksum: 598e87daf18ec2e4e77278fe0fde20ee (MD5) Roberta de Marchis Cosulich2.pdf: 2175146 bytes, checksum: 2d3e31ea9fe8acc63141cfd1b7131e52 (MD5) Previous issue date: 2007-03-05
The research is the consequence of seeking for the understanding of art and design in Brazil. This work met (found) in the experience and the creations of the architect Lina Bo Bardi, a possible way to an answer. Coming from Italy to Brazil in 1946, the architect used her foreign look to analyze the popular art of Bahia s sertão (north-east of Brazil) with an anthropologic method and, having absorbed the information she transformed it in exhibitions, architecture and products, which are one of the possibilities to understand the evolution (story) of the design product in Brazil.
Conseqüência de uma busca para o entendimento da arte e, mais especificamente, do projeto de produtos no Brasil; este trabalho encontrou na experiência da produção da arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) um caminho possível para uma resposta. Tendo vindo da Itália para o Brasil em 1946 a arquiteta utilizou seu olhar estrangeiro para interpretar a arte popular do sertão da Bahia como uma metodologia antropológica e, tendo absorvido estas informações as transformou em exposições, arquiteturas e produtos que são uma das tantas possibilidades para o entendimento da história do produto no Brasil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
45

Medeiros, Sanderson Carvalho Souza de. "Integra??o de projetos no ensino atrav?s de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB". Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015. http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20240.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Automa??o e Estat?stica (sst@bczm.ufrn.br) on 2016-04-15T19:57:49Z No. of bitstreams: 1 SandersonCarvalhoSouzaDeMedeiros_DISSERT.pdf: 3429839 bytes, checksum: 9d1a35035811b9e631998093e2c9c272 (MD5)
Approved for entry into archive by Arlan Eloi Leite Silva (eloihistoriador@yahoo.com.br) on 2016-04-19T21:19:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SandersonCarvalhoSouzaDeMedeiros_DISSERT.pdf: 3429839 bytes, checksum: 9d1a35035811b9e631998093e2c9c272 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-04-19T21:19:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SandersonCarvalhoSouzaDeMedeiros_DISSERT.pdf: 3429839 bytes, checksum: 9d1a35035811b9e631998093e2c9c272 (MD5) Previous issue date: 2015-01-26
A integra??o entre os projetos de arquitetura e de estrutura de edif?cios constitui - se, na forma?? o acad?mica, um dos principais desafio s para o ensino do projeto de arquitetura. Estudos recentes apontam para a relev?ncia da utiliza??o de ferramentas computacionais em ambientes acad?micos como importante estrat?gia para a referida integra??o. Embora no s ?ltimos anos experi?ncias pedag?gicas utilizando BIM ( Building Information Modeling ) venham sendo incorporadas pelas escolas de Arquitetura, constata - se a necessidade de aprofundar procedimentos did?tico - pedag?gicos que promovam a integra??o do ensino do projeto de arquitetura e de estruturas. O presente trabalho analisa diferentes experi?ncias desenvolvidas no ?mbito da UFRN e da UFPB, buscando identificar ferramentas, processos e produtos utilizados, apontando limita??es e potencialidades em disciplinas ministradas nas referidas institui??es. A pesquisa parte de uma revis?o bibliogr?fica sobre o ensino de BIM e aspectos relacionados ? integra??o dos projetos de arquitetura e estruturas. Utiliza - se de t?cnicas de coleta de observa??o direta em ateli?, da aplica??o de question?rios com alunos, entr evistas com professores, analisa dos por um m?todo misto, qualitativo e quantitativo. Na UFRN, o ?mbito do Ateli? Integrado (AI) como disciplina obrigat?ria no curr?culo, favorece a integra??o das disciplinas aqui estudadas, pois possibilita professores de diferentes disciplinas como orientadores . Com rela??o ao uso de BIM forma usu?rios iniciais, modeladores BIM, capazes de extrair quantitativos automaticamente e acelerar a produ??o, ganhando em qualidade nos produ tos, entretanto aprender a ferramenta e projetar paralelamente causa algumas dificuldades. Na UFPB, a falta de disciplinas obrigat?rias sobre BIM, gera falta de conhecimento e seguran?a na utiliza??o da ferramenta e dos processos, pela maioria dos alunos. Desta forma percebe - se a necessidade de um esfor?o maior da escola para a ado??o e forma??o de compet?ncias BIM. Verifica - se a necessidade de maior conceitua??o BIM em ambas, para que se favore?am os processos BIM e consequente melhor utiliza??o das ferram entas, evitando a desvaloriza??o e desuso da tecnologia, limitando - a a uma ferramenta. Considera - se a inclus?o de disciplinas espec?ficas com compet?ncias BIM mais avan?adas, a partir de parcerias com cursos de engenharia e a promo??o de integra??es transdisciplinares que favore?am o intercambio de culturas diferentes desde a academia.
The integration between architectural design and structur al systems consi sts, in academic education, one of the main challenges to the architectural design education . Recent studies point to the relevance of the use of computational tools in academic settings as an important strategy for such integration. Although in recent yea rs teaching experience using BIM (BuildingInformationModeling) may be incorporated by the a rchitecture schools , notes the need for further didactic and pedagogical practices that promote the architectural design and structur al integration teaching. This pa per analyzes experiences developed within the UFRN and UFPB, seeking to identify tools, processes and products used, pointing limitations and potentials in subjects taught in these institutions. The research begins with a literature review on teaching BIM and related aspects to the integration of architectural design and stru c tur e . It has been used as data collection techniques in studio the direct observation, the use of questionnaires and interviews with students and teachers, and mixed method, qualitativ e and quantitative analysis . In UFRN, the scope of the Integrated Workshop as a compulsory subject in the curriculum, favors the integration of disciplines studied here as it allows teachers from different disciplines at the same project studio . Regarding the use of BIM form initial users, BIM modelers, able to extract quantitative and automatically speed up production, gaining in quality in the products, however learn the tool and design in parallel cause some difficulties. UFPB, lack of required courses o n BIM, generates lack of knowledge and confidence in using the tool and processes, by most students. Thus we see the need for greater efforts by school to adopt BIM skills and training. There is a greater need for both BIM concept, in order to promote BIM process and consequent better use of tools, and obsolete avoiding impairment of technology, merely a tool. It is considered the inclusion of specific subjects with more advanced BIM skills, through partnerships with engineering degrees and the promotion of trans disciplinary integration favoring the exchange of different cultures from the academic environment.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
46

Martins, Cláudia Alonso. "O desenho como forma de comunicação da arquitetura". Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2013. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/325.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:22:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Alonso Martins.pdf: 11269142 bytes, checksum: 474b376de5f2d3519fe232dc54c6b58e (MD5) Previous issue date: 2013-02-04
Architects draw to present their projects. To demonstrate, through experiments charts their projects, they run through several forms of representation derived from geometric systems and tooling. Their procedures resort to various tooling and supports, and produce different representations. The answers to the questions of how the architects present their projects are the guiding thread of this study. The goal is to achieve answers to the problems that permeate the communicated representation and elaborate through the design of architecture. Understand and learn the drawings used by architects as a means of reflection and communication. The ways in which the design operates architecture and urbanism are forms of reflection and thought. In the case of architecture are the means of object creation and communication that enable its implementation or construction. Other abstract records can also be used as schemas, tables, figures or diagrams that allow other procedural and communication strategies. When dealing with contemporary modes of presentation of projects and having as object significant projects of contemporary, were elected for this study three projects representing different periods, namely: the Parc de La Villette, Paris, France, Bernard Tschumi (1983), the McCormick Tribune Campus Center at the Illinois Institute of Technology in Chicago, USA, OMA / Rem Koolhaas (2003) and the 8House in Ørestad, Denmark, the BIG Bjarke Ingles Group (2010). Through close reading of these projects in parallel with the speech intended to representations of the same by their authors, and by understanding and using graphics engines for interpretation, this work studied how they were intended to present their proposals and procedures of design that were used for this purpose . The drawings were analyzed seeking to deepen all the elements and processes involved in the determination and communication of data represented.
Arquitetos desenham para apresentar seus projetos. Ao demonstrar, por meio de experimentos gráficos seus projetos, eles percorrem várias formas de representação derivadas de ferramentais e sistemas geométricos. Seus procedimentos recorrem a diversos ferramentais e suportes e produzem diferentes representações. As respostas às questões de como os arquitetos apresentam seus projetos é o eixo condutor deste estudo. O objetivo é alcançar respostas para as inquietações que permeiam a representação comunicada e elaborada por meio do desenho de arquitetura. Compreender e aprender os desenhos utilizados pelos arquitetos como forma de reflexão e comunicação. Os modos pelos quais o desenho opera a arquitetura e o urbanismo são formas de reflexão e pensamento. No caso da arquitetura são os meios de criação do objeto e de sua comunicação, que possibilitam sua concretização ou construção. Também podem ser utilizados registros mais abstratos como esquemas, tabelas, figuras ou diagramas que permitem outras estratégias de procedimento e comunicação. Ao tratar de modos contemporâneos de apresentação de projetos e tendo como objeto projetos significativos da contemporaneidade, elegeram-se para este estudo três projetos representativos de diferentes épocas, a saber: o Parc de La Villette, em Paris, França, de Bernard Tschumi (1983), o centro de estudantes McCormick Tribune Campus Centre no Illinois Institute of Technology, em Chicago, EUA, de OMA/Rem Koolhaas (2003) e o conjunto multiuso 8House, em Ørestad, Dinamarca, do B.I.G. Bjarke Ingles Group (2010). Por meio da leitura atenta destes projetos em paralelo com o discurso destinado às representações dos mesmos pelos seus autores e, compreendendo e utilizando mecanismos gráficos para interpretação, este trabalho estudou como eles intencionaram apresentar suas propostas e os procedimentos do desenho que se utilizaram para este fim. Os desenhos foram analisados procurando aprofundar todos os elementos e os processos que intervêm na determinação e comunicação do dado representado.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
47

Hybiner, Juliana Mara Batista Menezes. "Análise da iluminação em salas de aulas de escolas da rede de ensino pública das Superintendências Regionais de Ensino de Juiz de Fora, Ponte Nova e Ubá, MG". Universidade Federal de Viçosa, 2015. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/7662.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Reginaldo Soares de Freitas (reginaldo.freitas@ufv.br) on 2016-05-13T10:30:37Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 11946960 bytes, checksum: 369e43b221d89c4ae9a22ff280f5594c (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-13T10:30:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 11946960 bytes, checksum: 369e43b221d89c4ae9a22ff280f5594c (MD5) Previous issue date: 2015-07-31
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
A luz, seja ela natural ou artificial, é um dos componentes que contribui para o conforto ambiental nas edificações. Em instituições de ensino, o papel da iluminação é um tema que requer especial atenção, uma vez que está relacionado diretamente com o desenvolvimento e o processo de ensino-aprendizagem. A ausência ou o incorreto dimensionamento da luz natural e do sistema de iluminação artificial acarreta inúmeras consequências na saúde e bem-estar do usuário do espaço. A análise de condições mínimas para conforto visual dos alunos de escolas públicas faz-se necessário, uma vez que tais instituições enfrentam, constantemente, cortes ou escassez de recursos que afetam diretamente na qualidade do ambiente construído. É nesse contexto que o presente trabalho está inserido, com o objetivo de diagnosticar e avaliar a situação atual da iluminação de salas de aulas de escolas públicas dentro de um determinado recorte geográfico no Estado de Minas Gerais. Utilizando-se dos procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, foram avaliadas as condições de iluminação de vinte e sete salas de aulas de sete escolas de cidades compreendidas nas Superintendências Regionais de Ensino de Juiz de Fora, Ponte Nova e Ubá. Realizada em duas fases distintas do ano, a análise de iluminação natural, artificial ou combinada nas salas de aulas foi desenvolvida com o auxílio de ferramentas estatísticas no tratamento dos dados obtidos em campo. Durante a etapa de medições lumínicas, foram evidenciados níveis de iluminância abaixo do mínimo recomendado pela normatização brasileira. Tal fato corroborou o que também pôde ser constatado pela autora do presente trabalho ao perceber in loco dificuldades na realização de atividades visuais pelos alunos e indução de sobrecarga visual nos alunos. O resultado da pesquisa aponta deficit na iluminação das salas de aulas das escolas públicas estudadas. Isso reforça a imprescindível necessidade de se dar importância ao correto dimensionamento da luz nas edificações escolares, seja natural ou artificial, uma vez que o ambiente em que o aluno está inserido irá influenciar diretamente no seu desenvolvimento intelectual.
The light, whether natural or artificial, is a component that contributes to environmental comfort of a building. In school buildings, the role of lighting is an issue that requires special attention, due to its direct relation to development and to teaching-learning process. The absence or the incorrect sizing of natural light and artificial lighting system leads to numerous consequences on health and well-being of the space's user, which could be avoided or at least minimized during the design phase of school environments. The analysis of minimum conditions for visual comfort of students from public schools are necessary because these institutions are constantly facing cuts or resources shortages related to the quality of the built environment. In this context, the objective of this study is to identify and evaluate the current state of the lighting in public school’s classrooms within a certain geographic selection in the state of Minas Gerais. By using technical procedures for bibliographical, desk and field research, this study evaluated lighting conditions in twenty seven classrooms in seven schools of cities under the Regional Superintendency of Education of Juiz de Fora, Ponte Nova and Ubá. Performed in two distinct phases of the year, the analysis of natural lighting, artificial or combined in classrooms was carried out through statistical tools for the treatment of the data collected. During luminous measurements step, it was found illuminance levels below the minimum recommended by the Brazilian regulation. This fact could also be seen by the author in loco, making it difficult to carry out visual activities and generating visual overload the students. Results of this research show a deficit in the lighting of public schools classrooms, reaffirming the importance of correct sizing of light in school buildings, since the environment that the student is inserted with will influence directly on his intellectual development.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
48

Sanchotene, Rubens. "Experiência pedagógica para o programa de aprendizagem composição formal básica e aplicada do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR / Rubens Antonio Palma Sanchotene ; orientação Flávio Bortolozzi". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2006. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=705.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006
Inclui bibliografia
Este trabalho esta inserido na linha de pesquisa de Teoria e Prática Pedagógica na Educação Superior e relata uma experiência pedagógica vivenciada nos últimos anos acerca do Programa de Aprendizagem de Composição Formal Básica e do Programa de Aprendizag
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
49

Nogueira, Maria de Lourdes. "Ensino de projeto no primeiro ano e suas abordagens". Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-11032010-092329/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O tema do doutorado foi realizado com o intuito de esclarecer algumas controvérsias a respeito das questões de transmissão de conhecimento e os seus graus de influência no ensino superior brasileiro atual. Por meio de modelos de transmissão de conhecimentos seculares que se observa a distância entre os atos de ensinar e aprender, especialmente na disciplina de projeto arquitetônico no primeiro ano. Como dizer que a arquitetura não pode ser ensinada, mas pode ser aprendida? Como os arquitetos-professores-pesquisadores enfrentam o desafio utilizando novas formas de ensinar e estratégias que propiciem a aprendizagem do saber arquitetônico? São questões relevantes para a formação do arquiteto que são levantadas e analisadas amplamente. Afinal, como dizia Joaquim Guedes: Poetas, dizem, não se fazem nas faculdades de letras. Mas as de arquitetura têm que formar arquitetos.
The subject of the doctorate was brought about by the intention to highlight a number of controversies in respect of how to transmit knowledge and its degrees of influence in current Brazilian tertiary education. Through models of knowledge dispersion we are able to observe the distance between the act of teaching and that of learning, especially in respect to the discipline architectural projects for first year students. How can it be said that architecture cannot be taught, yet can be learnt? How do architects-teachers-researchers confront the challenge using new forms of teaching and strategies that propitiates the art of architecture? These are relevant questions that are fundamental to the formation of an architect that are raised and analyzed in depth. After all, Joaquim Guedes said: Poets, they say, are not formed in the faculties of literature. Yet those of architecture have to form architects.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
50

Sousa, Adriana Sbroggio de. "Arquitetura bioclim?tica para institui??o de ensino fundamental em S?o Gon?alo do Amarante/RN". Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19452.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Automa??o e Estat?stica (sst@bczm.ufrn.br) on 2015-12-07T21:45:07Z No. of bitstreams: 1 AdrianaSbroggioDeSousa_DISSERT.pdf: 19250937 bytes, checksum: 4aaa1326d6f8089864afbd25beab0563 (MD5)
Approved for entry into archive by Arlan Eloi Leite Silva (eloihistoriador@yahoo.com.br) on 2015-12-10T20:19:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AdrianaSbroggioDeSousa_DISSERT.pdf: 19250937 bytes, checksum: 4aaa1326d6f8089864afbd25beab0563 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-10T20:19:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AdrianaSbroggioDeSousa_DISSERT.pdf: 19250937 bytes, checksum: 4aaa1326d6f8089864afbd25beab0563 (MD5) Previous issue date: 2014-05-28
No processo de projeto de uma edifica??o devem-se considerar as varia??es clim?ticas da regi?o, os condicionantes externos e a utiliza??o dos recursos dispon?veis na natureza, como o sol, a vegeta??o, a chuva e os ventos, para prover um ambiente constru?do com conforto ambiental e com gasto energ?tico reduzido. Por?m, a crescente urbaniza??o, muitas vezes com uma ocupa??o de solo desordenada, vem desconsiderando esses conhecimentos e desrespeitando as caracter?sticas locais, reduzindo drasticamente as ?reas verdes. Esta ocupa??o desordenada, associada ? redu??o de espa?os verdes, vem modificando os aspectos do clima e, consequentemente, prejudicando o conforto t?rmico dos usu?rios. Perante esse panorama nasceu o questionamento: Quais estrat?gias projetuais podem trazer melhores condi??es t?rmicas a uma edifica??o educacional situada em regi?o de clima quente e ?mido? Assim, diante de dois importantes assuntos, educa??o e conforto ambiental, a pesquisa justifica-se pelo fato de existir uma grande demanda nacional por amplia??es e reformas nas suas redes p?blicas de ensino, mas que na maioria n?o oferece aos alunos espa?os com qualidade para o bom desenvolvimento da aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo a elabora??o de um projeto para institui??o de Ensino Fundamental com a aplica??o dos conceitos da bioclimatologia, destacando o uso da vegeta??o como elemento regulador do clima. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliogr?fica, analisou-se solu??es arquitet?nicas e definiu-se o local. Na fase seguinte, denominada de compreens?o, foram levantadas as leis, normas e os condicionantes ambientais. Posteriormente, foi definido o programa de necessidades e o desenvolvimento do projeto arquitet?nico. A conclus?o desse trabalho apresenta a defini??o de crit?rios e solu??es para o emprego da vegeta??o, para projetos de arquitetura bioclim?tica em climas quente e ?mido e contribui com um cat?logo de esp?cies vegetais para as escolas da regi?o metropolitana do Natal, RN.
In the design of a building process must consider climatic variations in the region, the external conditions and the use of available resources in nature, like the sun, vegetation, rain and winds, to provide a built environment with comfort and environment reduced energy expenditure. However, increasing urbanization, often with an occupancy of disordered ground comes disregarding this knowledge and disregarding local characteristics, drastically reducing the green areas. This disordered occupation associated with the reduction of green spaces, is modifying aspects of climate and thus, damaging the thermal comfort of users. Given this situation was born the question: What projetuais strategies can bring better thermal conditions to an educational building located in a region of hot and humid weather? Thus, faced with two important issues , education and environmental comfort , the research is justified by the fact that there is a large national demand for expansions and renovations in its public schools , but not in most areas provides students with quality for good learning development. This paper aims to draw up a project for establishment of Primary Education with the application of the concepts of bioclimatic, highlighting the use of vegetation as a regulatory element of the climate. Initially we carried out a literature search; we analyzed architectural solutions and set up the site. The next phases, called understanding, were raised with the laws, rules and environmental restrictions. Subsequently, the program needs and the development of architectural design was defined. The conclusion of this paper presents the definition of criteria and solutions for the use of vegetation to design of bioclimatic architecture in hot and humid climates and contributes a catalog of plant species for schools in the metropolitan region of Natal, RN.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii