Gotowa bibliografia na temat „Comissão de Desenvolvimento Industrial”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Comissão de Desenvolvimento Industrial”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Comissão de Desenvolvimento Industrial"

1

Sousa, Carolina Araújo, i Daniel Henrique Sitônio Costa. "Políticas de desenvolvimento industrial no Brasil baseadas nas propostas desenvolvimentistas da CEPAL". Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 3, nr 1 (16.11.2015): 166. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v3n1.3579.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente texto foi elaborado com o objetivo de analisar os reflexos das recomendações da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) aos formuladores de políticas sociais de combate aos problemas de industrialização que tinham como enfoque o desenvolvimento econômico do Brasil. A metodologia utilizada é a análise histórica e bibliográfica dos trabalhos produzidos como textos acadêmicos e artigos, que abordam a CEPAL e o desenvolvimentismo no Brasil, no plano da política e da teoria. Os resultados mostraram que a influência do pensamento cepalino alcançou seu auge durante as décadas de 1950 e 1960, e que – dentre os países latino-americanos – o Brasil foi o que mais adotou as recomendações dessa comissão.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Cunha, Ivan F. da, i Alexander Linsbichler. "CIÊNCIA, IMAGINAÇÃO E VALORES NA VIRADA ENERGÉTICA ALEMÃ: UM EXEMPLO DA METODOLOGIA DE NEURATH PARA A TECNOLOGIA SOCIAL". Kriterion: Revista de Filosofia 64, nr 156 (grudzień 2023): 673–700. http://dx.doi.org/10.1590/0100-512x2023n15603ifc.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO O utopianismo científico de Neurath é a proposta para que as ciências sociais se envolvam na elaboração, desenvolvimento e comparação de cenários contrafactuais, as ‘utopias’. Tais cenários podem ser entendidos como peças centrais de experimentos de pensamento científicos, isto é, em exercícios da imaginação que não apenas promovem a revisão conceitual, mas também estimulam a criatividade para lidar com problemas vivenciados, já que utopias são esforços para imaginar como o futuro poderia ser. Ademais, experimentos de pensamento utópicos podem oferecer conhecimento científico para informar debates e decisões políticas, contribuindo para formatar a sociedade. Este ensaio reconstrói um evento histórico como um exemplo da metodologia utopianista de Neurath. No final dos anos 1970 e início dos anos 1980, uma comissão científica e política designada pelo parlamento da Alemanha Ocidental inventou e comparou quatro cenários para políticas energéticoeconômicas futuras. Conclusões da comissão informaram decisões políticas que puseram a Alemanha Ocidental (e depois reunificada) em um caminho para se tornar uma potência industrial verde. Uma parte fundamental do trabalho da comissão envolveu um apelo à imaginação, permitindo a caracterização sob a metodologia de Neurath.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Khatib, Ahmed Sameer El, Johan Hendrik Poker Junior i Allan Silva de Carvalho. "Estrutura de Capital dos Bancos Islâmicos e sua Relação com o Indicador de Desenvolvimento Financeiro Islâmico (IFDI)". Revista Ciências Administrativas 29 (10.04.2023): 1–15. http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e13534.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste artigo é examinar o efeito da estrutura de capital no desenvolvimento financeiro de bancos islâmicos. Para medir o desenvolvimento financeiro islâmico, foi usado o Refinitiv Islamic Finance Development Indicator® (IFDI) em nível de país durante os anos de 2014 a 2019. Usando uma amostra de 105 bancos, cobrindo sistemas bancários em 19 países de maioria muçulmana, o estudo usou uma regressão do tipo Two-Stage least squares (2SLS) para controlar a causalidade reversa do IFDI à estrutura de capital. A relação não monotônica encontrada entre o desenvolvimento financeiro sobre o patrimônio líquido e os índices de capital dos bancos sugere que as emissões de ações com baixos índices de capital (inferiores a 48,42%) são caras e têm um efeito negativo em seu indicador de desenvolvimento. O resultado é consistente com a Teoria de Sinalização, que prevê que os bancos com melhor desempenho transmitam essas informações de forma confiável por meio de capital mais alto. O artigo justifica-se pela relevância internacional do tema e pelo início das discussões da criação do marco legal das Finanças Islâmicas no Brasil, em abril de 2021, pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Meireles, Monika, i Jonatan Badillo-Reguera. "Binômio regionalismo-desenvolvimento: contribuições teóricas do estruturalismo latino-americano". Revista Tempo do Mundo (RTM): n. 30, dez. 2022, nr 30 (17.04.2023): 89–119. http://dx.doi.org/10.38116/rtm30art3.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste artigo é contribuir para a construção de um arsenal teórico-crítico que resgate a discussão do desenvolvimento econômico de forma articulada ao processo de integração regional na América Latina. Para isso, revisamos a evolução histórica das ideias latino-americanas sobre o binômio regionalismo-desenvolvimento, com especial ênfase na contribuição do estruturalismo latino-americano no âmbito de autores vinculados à Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Após uma breve introdução, o trabalho é composto por mais três seções. A segunda trata da importância dos contextos – histórico, regional e internacional – para pensar em chave estruturalista as estruturas produtivas, as assimetrias econômico-sociais e o subdesenvolvimento que caracterizam a região. Na terceira seção, expomos com mais detalhes o conceito de regionalismo intervencionista, baseado no Mercado Comum Latino-Americano da CEPAL. Na quarta, oferecemos nossas reflexões finais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Martinho, Alberto. "A indústria no distrito de Viseu (subsídios para o seu estudo)". Gestão e Desenvolvimento, nr 1 (1.01.1992): 3–33. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1992.164.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Quando em Outubro de 1988 fomos contactados pelo Presidente da Associação Industrial da Região de Viseu (AIRV)1 para a efectivação de um estudo tendente à caracterização do tecido industrial2, respondemos, desde logo, afirmativamente. Fomos motivados para a realização deste estudo, sobretudo pelas seguintes razões: - A Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional de Viseu), através da sua Associação de Apoio ao Instituto Universitário de Desenvolvimento e Promoção Social (A.I.U.D.P.S.) pretende estar à escuta das necessidades dos actores económicos, culturais e sociais da região, de molde a poder ser parceiro na investigação-acção que possa ser levada a cabo. - A Universidade Católica está também interessada na formação integral dos alunos. Por tal, aproveita estas oportunidades para a formação, científica e humana, dos elementos que nela trabalham, quer os docentes, quer os discentes. - Este estudo também deu origem à colaboração com outras instituições que trabalham na área desde o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC), Empresas, Instituições Bancárias, Câmaras Municipais, entre outras.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Gerolamo, Mateus Cecílio, Luiz César Ribeiro Carpinetti, Timo Fleschutz i Günther Seliger. "Clusters e redes de cooperação de pequenas e médias empresas: observatório europeu, caso alemão e contribuições ao caso brasileiro". Gestão & Produção 15, nr 2 (sierpień 2008): 351–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2008000200011.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho apresenta os recentes estudos sobre clusters e redes de cooperação de pequenas e médias empresas na Europa, realizados pela Comissão Européia, bem como a descrição da atual estratégia de desenvolvimento de redes de competência na Alemanha (Kompetenznetze Deutschland), abordando especificamente o caso da região de Berlim e Brandemburgo. O objetivo principal é, por meio das análises dos programas europeus de desenvolvimento de clusters e redes de cooperação entre pequenas e médias empresas, verificar possibilidades de adaptação para a realidade brasileira no que se refere a arranjos produtivos locais e parques tecnológicos. Em linhas gerais, pequenas e médias empresas pertencentes a clusters na Europa têm demonstrado desempenho acima da média quando comparadas às demais empresas de seus respectivos setores. O aumento da competitividade de clusters e o crescimento econômico regional estão fortemente associados ao investimento em inovação. Esse é o caso da Alemanha que incentiva o desenvolvimento de inovação por meio de suas redes de competência. A região Berlim-Brandemburgo retrata o exemplo de uma estratégia coerente de desenvolvimento local. Pode-se dizer que possíveis alternativas para o Brasil seriam o apoio mais direto do poder público, foco em inovação e definição de processos para gerenciamento das redes de cooperação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Viegas, Miguel, i Susana Carneiro. "Análise Crítica do PEPAC na perspetiva do setor florestal". Silva Lusitana 30, nr 2 (2022): 133–49. http://dx.doi.org/10.1051/silu/20223002133.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo parte da análise da repartição geográfica dos apoios da PAC, identificando uma profunda assimetria que penaliza fortemente os territórios considerados como mais vulneráveis em matéria de desenvolvimento socioeconómico e de vulnerabilidade aos incêndios. A partir destes dados, os autores elaboram uma análise crítica do processo de elaboração do PEPAC, incluindo as recomendações da Comissão Europeia. De acordo com as características próprias do território português, incluindo a sua estrutura fundiária, os autores consideram que o atual PEPAC, seja pelos montantes envolvidos seja pelo desenho das medidas de apoio, não responde às necessidades da floresta portuguesa e muito dificilmente irá inverter a sua tendência de declínio e empobrecimento. O artigo termina com um conjunto de sugestões para aumentar a capacidade de absorção de apoios nos territórios vulneráveis.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Amorim, Mario Lopes. "A educação para a vida em uma era tecnológica: a revista Ensino Industrial no período 1962-1964". Acta Scientiarum. Education 40, nr 4 (5.10.2018): 32561. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.32561.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este texto tem por objetivo analisar o papel da revista Ensino Industrial como difusora da ideia de expansão do referido ramo de ensino como condição para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, desde a edição de seu primeiro número em 1962 até a edição de março de 1964, quando da ocorrência do golpe empresarial-militar. A publicação em tela é uma continuação do Boletim da CBAI, que divulgava as atividades da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial para o aprimoramento do ensino industrial no Brasil, de acordo com a ideologia do americanismo. Seus pressupostos eram considerados como a via para a superação do atraso do país, ao propor a adoção de padrões racionalizadores para a formação da força de trabalho para a indústria, cuja base era a Teoria do Capital Humano. Ensino Industrial servia como veículo de divulgação de atividades a respeito da educação industrial no Brasil, destacando a importância do planejamento e da cooperação internacional na área. A carência de mão de obra para a continuidade do processo modernizador levou à criação do Programa Intensivo de Preparação da Mão de Obra Industrial (PIPMOI), visando à formação rápida de trabalhadores, mas que não se traduziu em melhores condições de vida para os mesmos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Aloise, Pedro Gilberto, Daniel Faturi Silva i Janaina Macke. "Direcionadores de Ecoinovação e seus Impactos: Estudo de Caso na Zona Franca de Manaus". Revista de Administração IMED 8, nr 2 (11.12.2018): 166. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956.2018.v8i2.2913.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Um dos pontos de relevância do Relatório da Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento, de 1987, diz respeito a utilização não predatória dos recursos naturais e a degradação do meio ambiente. As inovações surgem como meio de se atingir estes objetivos e as organizações tem um importante papel a cumprir neste sentido. Os estudos organizacionais sobre ecoinovação (EI), estão concentrados em países desenvolvidos e a literatura tem recomendado novas pesquisas para se analisar fatores e condições específicas em países em desenvolvimento. A pesquisa buscou identificar os direcionadores de ecoinovações, nas indústrias instaladas no Polo Industrial da Zona Franca de Manaus. A metodologia da pesquisa apresenta-se na forma de estudo de caso, com análise quantitativa e coleta realizada por meio de survey, com amostra de indústrias instaladas em Manaus. A pesquisa contribui com a teoria de ecoinovação na Zona Franca de Manaus, identificando, quantificando e analisando os impactos dos direcionadores regionais de ecoinovação, conforme proposto em estudos anteriores. A biodiversidade amazônica é o principal fator potencial que pode direcionar ecoinovações, através do desenvolvimento de novos produtos, por meio de biotecnologias, biofármacos, biocosméticos e fitoterápicos. Outros direcionadores identificados estão relacionados às mudanças na legislação local, recursos para Pesquisa e Desenvolvimento, cursos inovadores, desenvolvimento de processos reversos, certificação ambiental, competitividade, criatividade e continuidade dos negócios. Por fim, a pesquisa proporcionou insights para a proposição de estudos futuros relacionados a direcionadores de ecoinovações, tanto no campo téorico quanto no seu avançao no ambiente de empresas e pólos como a Zona Franca de Manaus.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Menezes, Edmara Thays Neres, Ila Natielle Neres dos Santos, Igor Aragão Melins Costa, Carmo Renato Evangelista Da Silva i Simone De Cássia Silva. "ANÁLISE DOS RESULTADOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UFS". Cadernos de Prospecção 9, nr 2 (30.06.2016): 207. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v9i2.14073.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe (CINTTEC-UFS) busca implementar a política de propriedade intelectual com ações que abrangem o registro, licenciamento e comercialização de resultados de pesquisas em inovação tecnológica e difusão de conhecimento gerado. Uma pesquisa quantitativa realizada na base de dados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) mostrou as atividades desenvolvidas pela Coordenação deve atender às demandas especificadas por cada área de conhecimento. Por exemplo, em termos estratégicos a divulgação de cursos à distância em Propriedade Intelectual; a organização de mesas redondas com a participação de especialistas renomados em cada área do conhecimento chamados para o Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EIDTI), workshops com empresários para apresentação de suas demandas por soluções tecnológicas categorizadas, o convite aos pesquisadores para inclusão dos resultados ao mercado em forma de divulgação no portfólio de patentes e registros junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Entre outras ações definidas por área de conhecimento que podem favorecer a proteção intelectual resultante do PIBITI-UFS está a oferta de cursos como redação de patentes e busca de anterioridade nas bases de registro de patentes nacionais e mundiais que podem ser ministrados por docentes membros da Comissão Coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (COMPIBITI).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Rozprawy doktorskie na temat "Comissão de Desenvolvimento Industrial"

1

Montenegro, Nelson Eugênio Pinheiro. "Informação na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2008. http://hdl.handle.net/10183/16291.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Paiva, Suzana Cristina Fernandes de. "Estrategias de politica industrial e desenvolvimento economico : ideias e ideais de Fernando Fajnzylber para a America Latina". [s.n.], 2006. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/286237.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Orientador: Wilson Suzigan
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Made available in DSpace on 2018-08-08T08:36:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paiva_SuzanaCristinaFernandesde_D.pdf: 10455470 bytes, checksum: 3beffcd5d809c01d9a3255f0c6fd1e05 (MD5) Previous issue date: 2006
Resumo: Esta tese estuda a trajetória intelectual de Fernando Fajnzylber com o propósito de recuperar, sistematizar e apresentar uma leitura critica das suas idéias e de seus ideais relacionados a uma estratégia de política industrial e desenvolvimento econômico para a América Latina. Fernando Fajnzylber foi um teórico do desenvolvimento latino-americano e o responsável pela construção do novo enfoque teórico da CEP AL para a década de 1990, que deu origem ao projeto cepalino de "transfonnação produtiva com eqüidade". O elo condutor de sua obra sempre foi a busca pela superação dos entraves ao desenvolvimento econômico e da perene exclusão social na América Latina, isto é, a construção de um modelo de desenvolvimento menos dependente e menos excludente, que conciliasse crescimento com equidade. Sua proposta apresentava-se como alternativa ao projeto neoliberal para a América Latina, contrapondo-se aos teóricos e líderes latino-americanos que aceitaram a inevitabilidade objetiva do neoliberalismo e aderiram intelectualmente ao "pensamento hegemônico". Desta forma, seu legado intelectual nos conduz a refletir não somente sobre crescimento econômico, incorporação de progresso técnico, eficiência nos investimentos, mas sobretudo, distribuição de renda e eqüidade, visto que a justiça social ainda está por ser feita na América Latina
Abstract: This thesis has the purpose of analysing Fernando Fajnzylber's intellectual path, as an attempt of retrieving, systematizing and presenting a critical reading of his ideas and ideals for Latin America's industrial policy and economic development. Fernando Fajnzylber was a Latin American economic development theorist and also the key author of a new approach to ECLAC's (Economic Commission for Latin America and the Caribbean) theory for the 1990's, which evolved into the "productive transformation with equity" project. The thread of his work has always been the search of ways for surpassing the obstacles to Latin American development as much as its everlasting social exclusion, which means the building of a whole new economic model - a less dependant and less excluding one, combining economic growth and social equity. Ris economic mode! proposal has been presented as an alterna tive to the neoliberal project for Latin America, placing itself over against region's theorists and political leaders who faced neoliberalism as something inevitable, joining its "hegemonic economic thought". For this reason, his intellectuallegacy drives us to reflect not only on economic development, absorption of technical progress, investment efficiency, but above all on income distribution and equity, since socialjustice remains to be done in Latin America
Doutorado
Historia Economica
Doutor em Economia Aplicada
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Prohmann, Mariana. "Americanismo e fordismo nos boletins da comissão brasileiro-americana de educação industrial". Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1658.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente texto tematiza a atuação da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI) desde sua instalação no Rio de Janeiro, em 1947, e extinção em Curitiba, em 1963. O objetivo geral consiste em identificar se existem relações entre elementos do Americanismo e fordismo de Gramsci e a atuação da instituição em tela, por meio de uma análise de discurso dos Boletins da CBAI e demais fontes documentais relativas à atuação do órgão. Os objetivos específicos visam contextualizar a situação política e econômica em que o Brasil se encontrava no período anterior e concomitante à atuação da CBAI, enfatizando alguns aspectos do cenário da Guerra Fria que contribuíram para estreitar as relações entre Estados Unidos e demais países da América Latina, em especial o Brasil. Em seguida, visa apresentar os principais aspectos do pensamento gramsciano, o Americanismo e fordismo e a Revolução Passiva enquanto categorias centrais para uma melhor compreensão da presença de um projeto americanizador na educação profissional brasileira. Para tal, o objeto deste estudo são os Boletins da CBAI. Finalmente, a análise de discursos dos Boletins foi a metodologia utilizada para demonstrar a CBAI como difusora do Americanismo. A pesquisa documental e as fontes que serviram como base, em especial os Boletins, foram encontradas no Departamento de Documentação Histórica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DEDHIS-UTFPR) e na Biblioteca de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). A fundamentação teórica tem como base para a criação de categorias as obras de Gramsci sobre a racionalização do trabalho (e os próprios Boletins), e a análise de discurso dos Boletins da CBAI a partir das teorias de Bakhtin, Voloshinov e o Círculo de Estudos sobre a filosofia da linguagem. Por fim este trabalho conclui que a tentativa de disseminar um projeto americanizador no Brasil obteve resultados significativos para a industrialização brasileira de acordo com os padrões racionalizadores fordistas, entretanto, considera-se que tal processo corrobora a compreensão sobre a consolidação de uma Revolução Passiva no país.
This text thematizes the performance of the Brazilian-American Commission of Industrial Education (CBAI) since its installation at Rio de Janeiro, on 1947, and extinction in Curitiba, on 1963. The general goal consists in identifying if are there any relation between Gramsci’s Americanism and Fordism elements and the CBAI’s performance, by means of a speech analysis from de Newsletter of CBAI and other documental sources related to the organizations performance. The specifics objectives intend to contextualize the political and economic situation that Brazil was going through before and concomitant to CBAI’s performance, emphasizing some aspects of the Cold War feature that contributed to narrow the relations between United States and other countries of Latin America, especially Brazil. On the following, it intends to present the main aspects of Gramsci’s thought and the Americanism and fordism and Passive Revolution as key categories for a better understanding of the presence of an Americanization project on Brazilian’s professional education. As so, the object of this study are the Newsletters of CBAI. Finally, the speech’s analisys of the Newsletter was the methodology used to demonstrate CBAI as an Americanism diffuser. The documental research and sources served as groundwork, especially the Newsletters, were found at Departamento de Documentação Histórica of Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DEDHIS) and at Biblioteca de Educação of Universidade de São Paulo (FEUSP). The theoretical foundation has as a workline for the conception of the categories the studies of Gramsci about the of work (and the Newsletters itself), and the speech’s analysis of main concepts from Bakhtin, Voloshinov’s and the Circle of studies about language philosophy. At last, this paperwork concludes that the attempt to disseminate an amerizanization project in Brazil obtneined significant results on the industrialization of the country according to the fordism’s racionalization standarts, nevertheless, this research considers that such a project corroborates the comprehension about the consolidation of a Passive Revolution’s project.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Lourenço, Fábio Óscar de Almeida. "Relatório de estágio na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte". Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7310.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Mestrado em Administração e Gestão Pública
O presente texto advém no âmbito do estágio curricular do mestrado em Administração e Gestão Pública na Universidade de Aveiro. Primeiro contextualiza-se e caracteriza-se a entidade de acolhimento – a CCDR-N –, apontando-se as principais tarefas realizadas. De seguida passa-se à descrição da Política de Coesão em Portugal com o objectivo de enquadrar e perceber o objecto deste estudo – o PROVERE. Ainda visando o PROVERE, realiza-se uma breve reflexão sobre as políticas públicas, com o intuito de compreender como se processam. Posteriormente tenta-se enquadrar QREN, PO Norte e EEC PROVERE no movimento da reforma da Administração Pública, recorrendo para esse efeito a três lógicas que o têm acompanhado – Administração Pública Tradicional; Nova Gestão Pública; Gestão do Valor Público. Finalmente apresenta-se o balanço da experiência do estágio.
The present text arises in the ambit of the internship integrated in the master in Public Administration and Management of University of Aveiro. First, it contextualizes and characterizes the hosting organization – CCDR-N –, pointing the main tasks performed. Then it describes the Cohesion Policy in Portugal with the purpose of framing and understanding the object of this study – the PROVERE. Still concerning the PROVERE, it performs a brief reflection about public policies with the purpose of understanding how they process. Posteriorly, it tries to frame QREN, PO Norte and EEC PROVERE within the movement of the Public Administration reform, using for that effect the three logics which have accompanied it – Traditional Public Administration; New Public Management; Public Value Management. Ultimately, it presents the appreciation of the experience of the internship.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Cano, Isaias Pinto Lima. "Política industrial e desenvolvimento: o papel do BNDES no desenvolvimento industrial brasileiro". Universidade Federal de São Carlos, 2014. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2170.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:33:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CANO_Isaias_2014.pdf: 921062 bytes, checksum: ac2d8c29a5b9df22cce6483bb4c777f0 (MD5) Previous issue date: 2014-05-30
Financiadora de Estudos e Projetos
This work uses a historical-institutional and theoretical developmental approach to the analysis of the transformations of different forms of activity of the Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) as an instrument of industrial and economic policy from the 1950 s, with focus between 2003 and 2012. Thus, this work discusses the transformations of the form of action off the bench in three major qualitatively distinct blocks: (i) height and crisis of national developmentalism, (ii) the liberal reaction and (iii) the new developmentalism that flourished in the years after 2002.
O presente trabalho usa uma abordagem histórico-institucional e teórica desenvolvimentista para fazer a análise das transformações das diferentes formas de atuação do Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico (BNDES) como instrumento de política industrial e econômica a partir da década de 1950, com enfoque maior nos anos compreendidos entre 2003 e 2012. Assim, esta dissertação aborda as transformações da forma de atuação do banco em três grandes blocos qualitativamente distintos: (i) auge e crise do nacional-desenvolvimentismo, (ii) a reação liberal e (iii) o suposto novo desenvolvimentismo que floresceu nos anos pós 2002.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Vieira, Flávia do Amaral. "Direitos humanos e desenvolvimento na Amazônia: Belo Monte na Comissão Interamericana de Direitos Humanos". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135654.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2015.
Made available in DSpace on 2015-10-20T03:10:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 335074.pdf: 2418385 bytes, checksum: 715b753c3f7a9c6345a5a909c669d439 (MD5) Previous issue date: 2015
A dissertação propõe uma análise sobre direitos humanos e desenvolvimento na Amazônia, a partir da Medida Cautelar nº 382/2010 das Comunidades Indigenas de la Cuenca del Río Xingu, Pará, Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, referente a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O projeto, considerado pelo governo federal como indispensável para suprir as demandas energéticas do crescimento econômico do país, irá afetar comunidades indígenas e ribeirinhas que não foram consultadas tal qual prevê a Convenção 169 da OIT, motivo pelo qual a CIDH solicitou a suspensão das obras de Belo Monte ao Brasil, que, em reação considerada enérgica, além de não ter acatado as medidas, lançou nota oficial declarando-as como precipitadas e injustificáveis, em um movimento de rechaço ao sistema regional que para muitos observadores foi determinante para a reforma pela qual passou a comissão entre 2011 e 2013. O caso evidencia tanto as relações entre extrativismo, desenvolvimentismo e violações de direitos humanos; como o fato de que o projeto de Belo Monte não era negociável no sistema regional de direitos humanos; pontos que serão esmiuçados nos quatro capítulos do trabalho. A análise indica desafios para a promoção e proteção dos direitos humanos, que refletem a importância do esforço histórico das redes transnacionais de defesa dos direitos humanos pela responsabilização internacional dos estados.
Resumen : La tesis propone un análisis en materia de derechos humanos y el desarrollo en la Amazonía, desde la medida cautelar nº 382/2010 de Comunidades Indígenas de la Cuenca del Río Xingu, Pará, Brasil, en la Comisión Interamericana de Derechos Humanos, relativa a la construcción de la hidroeléctrica de Belo Monte. El proyecto, considerado por el gobierno federal como esencial para satisfacer las demandas de energía del crecimiento económico del país, afectará a las comunidades indígenas y  ribeirinhas , las cuales no fueron consultadas como lo establece la Convención 169 de la OIT, por lo que la CIDH solicitó la suspensión de la construcción de Belo Monte en Brasil. El país, en reacción considerada enérgico, además de no haber cumplido con las medidas, emitió un comunicado declarando-la como precipitada e injustificable, en un rechazo del sistema regional que muchos observadores evaluaron como crucial para la reforma de la Comisión entre 2011 y 2013. El caso pone de manifiesto tanto las relaciones entre la extracción, el desarrollismo y violaciones de derechos humanos; como el hecho de que el proyecto no era negociable en el sistema regional de derechos humanos. El analisis plantea desafíos para la promoción y protección de los derechos humanos, que muestran la importancia del esfuerzo histórico de las redes transnacionales de derechos humanos en la lucha por la responsabilización internacional de los Estados.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Gomes, Ana Teresa Ferreira. "Desenvolvimento de um flotador industrial". Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16027.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Mestrado em Engenharia e Design de Produto
A presente dissertação apresenta uma investigação teórica e prática na área de Engenharia e Design de Produto com o objetivo principal de desenvolver um Flotador Industrial para a Adventech, procurando indicadores inovadores, competitivos e focando a necessidade de encontrar uma solução que reflita numa relação entre necessidade, utilizador, performance e design. Desta forma, no presente trabalho cruzam-se temas como a Engenharia e o Design de Produto, Tratamentos de Efluentes Líquidos e Flotação de modo a introduzir e compreender o desenvolvimento deste equipamento. Foi efetuada uma pesquisa sobre o tema para compreender, as suas características e limitações, bem como as formas e mecanismos utilizados para dar resposta aos requisitos e produzir um produto eficiente e eficaz. Paralelamente realizou-se uma abordagem teórica sobre Design de Produto e Processo de Flotação, de modo a conhecer o seu desenvolvimento e as suas restrições, preocupações e objetivos. Complementou-se o trabalho desenvolvido com pesquisa e analisaram-se os produtos existentes na concorrência com o objetivo de conhecer características técnicas, funcionais e físicas. Desta forma, o estudo desenvolvido nesta dissertação serviu e auxiliou o projeto no resultado final, incluindo a materialização do conceito para proporcionar uma boa relação entre utilizador, performance e design. Obtendo assim, um resultado final com características adequadas nas diversas aplicações deste produto nas Estações de Águas Residuais, reduzindo custos de operação e manutenção, eficiência do processo de flotação e vida útil do produto. Paralelamente o design proporciona uma apresentação estética do produto que transmite fiabilidade e profissionalismo.
The present thesis cites a theoretical and practical research in the area of Product Design Engineering with the main objective to develop a Flotation unit for Adventech. This company is looking for innovative and competitive indicators in the unit, addressing the need to find a solution to develop a relationship between necessity user, performance and design. Consequently, cross-thematic topics such as Engineering and Product Design, Wastewater Treatment Liquids and flotation in order to introduce and understand the development of this equipment. This equipment contributes to the purifying process at a wastewater plant with the main emphasis on Flotation Process. The present thesis is conducted with a research on the subject to understand the consistency, characteristics and limitations of it, as well as the forms and mechanisms used to meet the requirements for an effective product. This work was carried out a theoretical approach on Product Design and Process Flotation in order to meet Adventech needs, as well as their restrictions, concerns and goals. It also was supplemented with research on the competitive products with the aim of meeting technical, functional and physical characteristics. In this manner, the study developed in this thesis served and assisted the final result of the project, including the materialization of the concept to provide a good relationship between user, performance and design. Thereby obtaining a final result with suitable characteristics in the various applications of the product, reducing operating and maintenance costs, the efficiency of the flotation process and useful life of the product. Alongside the design should offer an aesthetic presentation that conveys reliability and professionalism.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Chiquito, Elisângela de Almeida. "A Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai: do planejamento de vale aos polos de desenvolvimento". Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-04042013-101944/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai (CIBPU), formada a partir de um convênio entre os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais, atuou no planejamento regional no Brasil no período de 1951 a 1972. O eixo condutor desta pesquisa é a compreensão das ideias e referências na formação e atuação do órgão, suas permanências e deslocamentos. Entre os referenciais mobilizados identifica-se a experiência norte-americana da Tennessee Valley Authority, as ideias do movimento francês Economia e Humanismo de Louis-Joseph Lebret, e a concepção de polos de crescimento de François Perroux e Jacques Boudeviile. A análise destes referenciais, dos contextos políticos e econômicos, das forças e agentes envolvidos ao longo dos 20 anos de existência da Comissão, permitiram detectar deslocamentos na estrutura e organização do órgão, na concepção de região e, fundamentalmente, na concepção de planejamento e desenvolvimento.
The Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai (CIBPU) was created through a partnership between the states of São Paulo, Santa Catarina, Parana, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Goiás and Minas Gerais and developped regional planning studies in Brazil from 1951 to 1972. The main focus of this research is the understanding of the ideas and references that shaped the institution, its continuities and changes. Among the references mobilized, the north-american experience of the Tennessee Valley Authority, the ideas of the french Economy and Humanism Movement of Louis-Joseph Lebret, and the growth poles of François Perroux and Jacques Boudeviile are highlighted. The analysis of those references, of the political and economic contexts, and of the agents involved along the 20 years of activity of the Comissão, show the shifts in the structure and organization of the institution, in the conception of region, as well as in the conception of planning and development.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Larocca, Júnior Joel. "Desenvolvimento industrial em Ponta Grossa (PR)". Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82501.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Made available in DSpace on 2012-10-19T15:37:58Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T03:02:14Z : No. of bitstreams: 1 190744.pdf: 8567344 bytes, checksum: c234ce1a4866b6aab5bf4cb4220583aa (MD5)
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Figueiredo, Inês Gonçalves de. "Desenvolvimento do Balanced Scorecard numa PME industrial". Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12705.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
As constantes alterações observadas no ambiente organizacional conduziram as empresas ao abandono da ênfase tradicional, numa perspetiva de curto prazo, em prol de uma ótica de longo prazo. Neste contexto surgiu o Balanced Scorecard (BSC), como ferramenta de gestão estratégica, que permite operacionalizar, implementar e monitorizar a estratégia, para auxiliar a medição do desempenho e a tomada de decisões nas empresas. Recorrendo a um trabalho de projeto, centrado na empresa Bamer - Office Systems, adquirida pelo Grupo Higher SGPS em 2014 e que, por isso, sofreu inevitáveis redefinições estratégicas, procurou-se construir uma proposta de aplicação do BSC. A pertinência do estudo encontra-se na proposta de construção de um instrumento que permita um controlo mais eficaz, dando um rumo à empresa e facilitando a sua integração no Grupo Higher SGPS. Um segundo contributo do projeto está relacionado com o acompanhamento do caminho escolhido pela Bamer para fazer cumprir o seu posicionamento estratégico e adequá-lo na pós-fusão com a sua realidade operacional. A principal conclusão a reter é que a estratégia da Bamer se encontra bem definida e alinhada, uma vez que foi possível verificar o seu posicionamento competitivo e materializar a sua estratégia de médio e longo prazo, apoiada na melhoria e reorganização dos processos internos, na internacionalização, na comunicação organizacional, na diversificação e na satisfação dos colaboradores.
The frequent changes in the organizational environment have led companies to abandon the traditional emphasis on short-term perspective, in favor of a long-term perspective. In this context, came the Balanced Scorecard (BSC), as a strategic management tool, that allows the operationalization, implementation and motorization of the strategy, to assist the measurement of performance and decision-making in companies. A project focused on Bamer - Office Systems, acquired by the Higher SGPS Group in 2014, suffered inevitable strategic redefinitions and sought to build a BSC application proposal. The true relevance of the study is the construction of an instrument for a more effective control by giving direction to the company and smoothing their integration into the Group. Further to this, the major contribution of the project is related to the monitoring of the path chosen by Bamer to enforce its strategic position and adjust it in a post-merger situation with its own operational reality. The main deduction to be made is that the Bamer strategy is well defined and aligned once it was possible to acknowledge its competitive position and realize its medium and long-term strategy, based on the improvement and reorganization of internal processes, internationalization, organizational communication, diversification and employee satisfaction.
N/A
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Książki na temat "Comissão de Desenvolvimento Industrial"

1

Brazil. Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Departamento de Planejamento Industrial. Política regional de desenvolvimento industrial. Recife: O Departamento, 1990.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Fórum Nacional Como Evitar uma Nova "Década Perdida" (1991 Rio de Janeiro, Brazil). Estratégia industrial e retomada do desenvolvimento. Rio de Janeiro, RJ, República Federativa do Brasil: José Olympio, 1991.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Magalhães, João Paulo de Almeida. Causas da inviabilização econômica da América Portuguesa: Relatório da comissão mista Nações Unidas - Banco Mundial de Desenvolvimento. Rio de Janeiro, Brasil: Editora Paz e Terra, 1996.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Brazil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional., red. Os esforços da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional para a recriação da SUDAM. Brasília: Centro de Documentação e Informação, Coordenação de Publicações, 2004.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Brazil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional., red. Os esforços da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional para a recriação da SUDAM. Brasília: Centro de Documentação e Informação, Coordenação de Publicações, 2004.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Seminários Internacional e Regionais "Emprego e Desenvolvimento Tecnológico" (1997). Emprego e desenvolvimento tecnológico. São Paulo: DIEESE, 1998.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Tradicionais, Brazil Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e. Comunidades. Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais na visão de seus membros: Relatório de pesquisa. Brasília: Ipea, 2012.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Amorim, Mônica Alves. Clusters como estratégia de desenvolvimento industrial no Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil: Banco do Nordeste, 1998.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Benchimol, Samuel. Zona Franca de Manaus: Pólo de desenvolvimento industrial. Manaus, Amazonas, Brasil: Universidade do Amazonas, 1997.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Miriam, Leitão, i McKinsey and Company, red. Produtividade no Brasil: A chave do desenvolvimento acelerado. [Rio de Janeiro, Brazil]: McKinsey & Company, 2000.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Części książek na temat "Comissão de Desenvolvimento Industrial"

1

Gouveia, M. L. L., D. B. F. Bernardo i G. M. S. Gomes. "ECONOMIA CIRCULAR E SEUS DERIVADOS CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS FOCADO NA TEMÁTICA EMBALAGENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA". W A Indústria de Alimentos e a Economia Circular: Alimentando uma Nova Consciência. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539640-41.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Com a instituição da Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1987, cujo objetivo era abordar os fundamentos do desenvolvimento sustentável, promover o avanço da economia sem oferecer riscos às espécies naturais e garantir a capacidade de recuperação da natureza surgiu o conceito de economia circular, o qual confronta a economia linear estruturada pelo sistema capitalista durante a Revolução Industrial. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi apresentar os conceitos sobre economia linear, sustentabilidade e economia circular relacionados ao tema embalagens através de uma revisão sistêmica e a partir de então, elaborar uma resenha crítica da obra “Embalagem e sustentabilidade: desafios e orientações no contexto da economia circular”. Para a revisão, foram utilizadas as seguintes bases de dados para pesquisa, Google Acadêmico e SciELO. Como critérios de inclusão foi estabelecido que as publicações deveriam ser dos últimos cinco anos e apresentasse algumas das palavras-chave a seguir, “embalagem”, “economia circular” e “sustentabilidade”. A partir do estudo, foi visto que o descarte inadequado das embalagens é um fator causador de problemas ambientais. Por isso, foram criadas diretrizes e políticas públicas para auxiliar o retorno das embalagens de forma sustentável ao sistema produtivo. Partindo desse preceito, os autores da obra analisada descreveram orientações para transição da economia linear para circular, relatando os desafios e abordagens envolvidas dentro do contexto da sustentabilidade. Assim, é necessário distinguir os contextos envoltos da sustentabilidade e da economia, de modo que a implementação do modelo circular beneficia simultaneamente a produção industrial, a sociedade e o meio ambiente.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Pamplona, Laura Rodrigues Paim, i Andressa Agnes de Assis Silva. "Comissão de Heteroidentificação: Percepção e Desafios Acerca da Identidade Racial". W Políticas públicas, ações afirmativas e desenvolvimento social, 108–19. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010732.9.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Alencar, Ellen Cindy Silva de Sousa, Elizabeth Soares Vieira i Gabriel Ícaro Lima da Costa. "TECNOLOGIAS 4.0: ROBÓTICA APLICADA AO CONTEXTO INDUSTRIAL". W Indústria: pilar para o desenvolvimento. Editora Conhecimento Livre, 2022. http://dx.doi.org/10.37423/220906577.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Furtado, João Salvador. "Biotecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: uma introdução". W Biotecnologia Industrial - Vol. 1 : Fundamentos, 439–52. Blucher, 2020. http://dx.doi.org/10.5151/9788521218982-14.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Silva, Michele Lins Aracaty e., i Nerine Lúcia Alves de Carvalho. "AMAZÔNIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL INDUSTRIAL E CIDADES INTELIGENTES". W Amazônia: Aspectos Singulares Para O Desenvolvimento Regional, 31–44. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4941910043.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Salazar, Felipe, Maria Auxiliadora Tinoco, Paula Moura, Arthur Marcon i Camila Dutra. "AVALIAÇÃO DAS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: PROPOSTA DE FERRAMENTA PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UFRGS". W Relatos de Experiências em Engenharia de Produção 2023, 227–42. Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2023. http://dx.doi.org/10.14488/encep.9786588212059.227-242.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente relato tem como objetivo a proposição e teste de uma ferramenta que sirva para mensuração da percepção do desenvolvimento de competências por alunos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no contexto do Projeto de Modernização da Graduação promovido pela Escola de Engenharia da UFRGS. A ferramenta proposta foi fundamentada nas rubricas desenvolvidas pelos docentes para a avaliação das competências do perfil do egresso ao longo do curso e no levantamento da revisão bibliográfica sobre ferramentas de avaliação de percepções dos alunos sobre o desenvolvimento de competências. A ferramenta proposta foi validada junto à coordenação do Projeto e da Comissão de Graduação, tendo o teste de funcionalidade aplicado com alunos do curso. Os resultados demonstram que a ferramenta proposta traz insights sobre a percepção do desenvolvimento de competências pelos respondentes, bem como responde integralmente a questões chave para validação da sua funcionalidade. A partir do teste da ferramenta, foi proposta uma segunda versão, a fim de se refinar o que foi proposto inicialmente. Como resultado, espera-se que o trabalho contribua para a avaliação das percepções sobre o desenvolvimento de competências pelos alunos do curso de Engenharia de Produção Engenharia da UFRGS e que sirva de base para estudos futuros sobre avaliação e acompanhamento do desenvolvimento de competências em cursos de engenharia.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Brasil, Edward Madureira. "Capítulo 6 - As universidades federais e o desenvolvimento do país: potencialidades e fatores limitantes". W O Futuro da Educação Superior e a Sociedade: sessões da Comissão UnB.Futuro. Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, 2016. http://dx.doi.org/10.26512/9788593078088.c6.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Saraiva, Lucas, i William Paiva Marques Júnior. "Cidades inteligentes e ODS 11: protagonismo dos município na extinção da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável". W Novas perspectivas do Direito Internacional:, 188–211. Mucuripe, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5341937.1-6.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Na hipótese do governo federal brasileiro discordar, não tornar efetivo ou permanecer inerte, os outros entes federativos podem tomar a iniciativa para cumprir, voluntariamente, compromissos internacionais, uma vez que a gestão do meio ambiente é compartilhada. Assim, o capítulo busca compreender a possibilidade do protagonismo dos Municípios por meio do modelo de cidades inteligentes para alcançar as metas da Agenda 2030, especificamente, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11), considerando a extinção da Comissão Nacional para os ODS e esse vácuo de espaço político. Para tanto, utiliza-se o método bibliográfico, qualitativo e dedutivo, buscando-se as referências mais atuais e importantes sobre o tema ao mesmo tempo que se desenvolve uma resposta objetiva para os problemas apresentados.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Jazynski, Tiago, i Leozenir Mendes Betim. "Indústria automobilística brasileira: uma análise da concentração industrial". W Administração: caminhos para o desenvolvimento sustentável. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200601184.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Santos, Amanda Teixeira. "A LUTA CAMPONESA PARA CONQUISTA DO ASSENTAMENTO CALABOUÇO NO MUNICÍPIO DE ARARUNA-PB". W Geografia Agrária: ciência e tecnologia como estratégia de desenvolvimento - Volume 2, 28–43. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240215711.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A partir de mobilizações que reivindicam a reforma agrária e da resistência às repressões no campo, os trabalhadores rurais alcançaram a criação da política de assentamentos rurais, denominada de reforma agrária conservadora. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a trajetória de luta pela terra que resultou na formação do Assentamento Calabouço. Para tanto, foi necessário recuperar as memórias de resistência dos agricultores familiares, identificar os aspectos que ocasionaram a eclosão do conflito e descrever a atuação da Comissão Pastoral da Terra. Para alcançar o objetivo proposto a metodologia centrou-se nas ferramentas qualitativas. Assim, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, além de levantamento de dados junto às famílias assentadas. Com base na pesquisa realizada foi constatado que, na década de 1980, ocorreu o processo de luta pela terra de forma conflituosa e que a sustentação concedida pela CPT foi primordial para a conquista do território camponês. Concluiu-se que o acesso à terra foi fundamental para a autonomia daquelas famílias, pois possibilitou o desenvolvimento da agricultura para a subsistência.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Streszczenia konferencji na temat "Comissão de Desenvolvimento Industrial"

1

Carvalho, Patrícia Santos. "Desenvolvimento econômico: Uma visão latino-americana". W IV SEVEN INTERNATIONAL MULTIDISCIPLINARY CONGRESS. Seven Congress, 2024. http://dx.doi.org/10.56238/sevenivmulti2023-127.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Em 2023, a CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina – comemora 75 anos de fundação. Desde a sua criação, em 1948, essa instituição vinculada a Organização das Nações Unidas (ONU) tem se preocupado com o desenvolvimento econômico dos países latino americanos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Sevillano, Daniel Cantinelli, Marcela Santander Ortensi, Ana Paula Morasco Missio, Ketilin dos Reis Magoga i Ivania do Carmo Silva. "Desenvolvimento de sistema para inscrição de propostas para o "Programa Professor Especialista Visitante"". W Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo. Universidade Estadual de Campinas. Sistema de Bibliotecas, 2023. http://dx.doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4896.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: A Pró-Reitoria de Graduação solicitou à equipe da Coordenadoria Geral da Universidade a criação de uma plataforma informatizada que possibilitasse o envio de propostas para o Programa Professor Especialista Visitante. As equipes dos órgãos estabeleceram as etapas necessárias e o fluxo de processos para que a plataforma pudesse tornar mais ágil a submissão das propostas e a análise por parte da comissão de seleção. Objetivo: Estabelecer fluxo otimizado para que os coordenadores de graduação, pudessem encaminhar as propostas relacionadas a seus cursos. O sistema foi criado para que todas as etapas estivessem em uma mesma plataforma, acessada por todos as atores envolvidos: coordenadores de graduação, servidores administrativos da PRG e comissão de seleção. Uma etapa importante contemplou o procedimento após a estadia do professor visitante, pois a plataforma possibilita que os coordenadores submetam, conforme cronograma, o relatório de atividades dos participantes, para análise da comissão responsável. Metodologia: Foi feito um desenho do fluxo de ações necessárias para que a plataforma estivesse de acordo com as etapas do Projeto: abertura do edital, submissão da inscrição, análise dos projetos e posterior envio dos relatórios. A PRG encaminhou à CGU esse desenho, com explicações sobre cada etapa e quais ações deveriam ser tomadas por cada um dos atores envolvidos. Resultados: Acesso a todas as etapas do processo através de um único sistema, com ações bem definidas para cada ator envolvido. Conclusão: O desenvolvimento da plataforma trouxe economia de tempo e recursos aos coordenadores de graduação, à PRG e à comissão de seleção.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Pantoja, Jhessica Manuelly de Sá. "A produção Legislativa da Comissão Permanente de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) no Senado brasileiro". W Seminário Discente em Ciência Política da UFPR. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR, 2021. http://dx.doi.org/10.5380/2dcp2021.resexp11p981-1015.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Victoria, Isabel Cristina Moreira, Attilio Bolivar Ourives de Figueiredo, Eliete Auxiliadora Assunção Ourives, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Giovana De Freitas Rabelo Ribeiro i Francisco Gómez Castro. "A COMPREENSÃO SISTÊMICA E O PENSAMENTO DO DESIGN PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS PARA A CULTURA SLOW FOOD E DE PRATICAS COLABORATIVAS." W Systems & Design 2017. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/sd2017.2017.6645.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO A sociedade atual vive em um contexto tumultuoso, sendo comum as pessoas viverem de forma mais estressadas, se alimentando mal e convivendo cada vez menos com as pessoas, perdendo oportunidades de fazer e manter relacionamentos pessoais. Como este estilo de vida está saturado, gerando problemas de saúde aos indivíduos, existem diversos estudos que comprovam a tendência de que as pessoas buscarão um melhor aproveitamento do seu tempo, com um maior contato com a natureza, dando valor ao seu próprio bem-estar, prestando mais atenção no que consome e em como consome, assim como a valorização do prazer de estar em um meio social. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir por meio da visão sistêmica e do design, o incentivo e a prática da filosofia Slow Food, e dessa forma, promover a preocupação com uma saudável forma de alimentação e a ação colaborativa entre as pessoas, em que um indivíduo possa cooperar com o outro, resgatando o convívio e socialização. Assim, pretende-se atuar em pequenas unidades urbanas externas, como prédios, condomínios, praças e avenidas com intuito de criação de um artefato que motive a prática dessa filosofia, assim como impulsione também as práticas colaborativas nestes locais, buscando a integração social e desenvolvimento econômico e ambiental, atendendo os princípios da sustentabilidade e o desenvolvimento local. O método de pesquisa usado é descritivo, em que se observou e analisou as situações e relações dos indivíduos, tanto de forma individual quanto as relações em sociedade. Os instrumentos escolhidos para coleta de dados foram o questionário, entrevistas e observações abertas, feitas informalmente ao decorrer das entrevistas. Neste trabalho integrou-se dois métodos de projeto, a ferramenta HCD/IDEO (Human Centered Design - Design Centrado no Ser Humano), usado como base, com técnicas para o entendimento dos desejos e necessidades da comunidade estudada e o Guia de projeto NASDesign/UFSC (Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design/Universidade Federal de Santa Catarina), dividido em três fases: Sentir, Agir e Realizar, como complementação. Ao final, conclui-se que o modelo físico do produto proposto atende uma lista de requisitos divididos em três grande grupo: requisitos de produto, referentes à forma, materiais e texturas do objeto; requisitos do usuário, referente a necessidade entendida a partir do tipo de ambiente em que o produto está, e de como ele está sendo usado e aos requisitos do contexto de uso, que consiste nas necessidades do usuário observado durante a pesquisa.Palavras Chaves: design de produto, slow food, sustentabilidade. REFERÊNCIAS ANDRADE, Aurélio L. et al. Pensamento sistêmico: caderno de campo: o desafio das mudanças sustentada nas organizações e na sociedade. Porto Alegre: Bookman, 2006. AROS, Kammiri Corinaldesi. Elicitação do processo projetual do Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo – Florianópolis, SC, 2016. BARBOSA FILHO, Antonio Nunes. Projeto e Desenvolvimento de Produtos - São Paulo: Editora Atlas S.A. - 2009. BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria geral dos sistemas. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. BEST, Kathryn. Fundamentos de gestão do design. Porto Alegre: Bookman, 2012. 208 p. BISTAGNINO, Luigi. Design sistêmico: uma abordagem interdisciplinar para a inovação. p.13-30. In: BOAS, Eduardo Villas. Perfils de consumo: VALS2 aponta oito tipos de consumidores. Disponível em: < http://www.audaces.com/br/educacao/falando-de-educacao/2013/10/16/perfis-de-consumo-vals2-aponta-oito-tipos-de-consumidores-2>. Acesso em: 7 out. 2016. BRUNDTLAND, Gro Harlem. Nosso futuro comum: Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 2a. ed. Rio de Janeiro: FGV, 1991. BRUNEL, Felipe Kanarek; O design estratégico em nível metaprojetual como suporte para a inovação social: o caso slow food, p. 202-210 . In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.5]. São Paulo: Blucher, 2016. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-sbds15-2st701b CAPELLO, Giuliana. Slow Life: vida mais calma, lenta e confortável. Planeta Sustentável: 16 set 2008. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/gaiatos-e-gaianos/109647/>. Acesso em: 4 out. 2016. CAPRA, Fritjof. Teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1998 CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgard Blucher, 2008. 56. COGO, Rodrigo. Tendências Globais de Consumo. Disponível em: < http://www.aberje.com.br/blogs/post/tendencias-globais-de-consumo-para-2016/>. Acesso em: 1 nov. 2016. DEHEINZELIN, Lala. Desejável Mundo novo: vida sustentável, diversa e criativa em 2042. 1ª edição. São Paulo, SP | 2012 ERLHOFF, Michael; MARSHALL, Timothy (Ed.) Design Dictionary: Perspectives on Design Terminology. Basel, Switzerland: Birkhauser Verlang Ag, 2008. (Board of International Research in Design). GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ICSID. Definition of Design. About ICSID: 2013. Disponível em: <http://www.icsid.org/about/about/articles31.htm>. Acesso em: 04 out. 2016. IDEO. HCD: Human Centered Design - kit de ferramentas. 2. ed. 2010. KRUCKEN, L. Design e Território: valorização de identi- dades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009. KRUCKEN, L.; TRUSEN, C. A comunicação da sustentabilidade em produtos e serviços. In: DE MORAES, D., KRUCKEN, L. Design e Sustentabilidade. Coleção Cadernos de Estudos Avançados em Design, Belo Horizonte: EdUEMG, 2009. KUEHR, R. Environmental technologies: from a misleading interpretations to an operational categorization and definition. Journal of Cleaner Production, 2007. MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. 104 p. (Caderno do Grupo de Altos Estudos do PEP/UFRJ; v.1). MANZINI, Ezio. Design, when everbody designs: an introduction to design for social innovattion. Cambridge: MIT Press Book, 2015. 241p. MANZINI, Ezio. Making Things Happen: Social Innovation and Design. Design Issues: v.30 n.1, 2014. MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp – Editora da Universidade de São Paulo, 2008. MARCONI, M. A.; Lakatos, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007. MELO FILHO, Álvaro de. Designing marketing. Fragmentos de Cultura, Goiânia, 2009. Disponível em: seer.ucg.br/index.php/fragmentos/article/viewFile/994/696. Acesso em: 14/04/2011. MORARES, Dijon de. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010. MORARES, Dijon de; KRUCKEN, Lia. Cadernos de estudos avançados em design: Sustentabilidade II. Barbacena: EdUEMG, 2009. 79p. MOZOTA, B. B. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011. POTTER, N. Qué es un diseñador: objetos, lugares,mensajes. Buenos Aires: Paidós, 1999. REID, Mariana. A contribuição do design na motivação da prática do Slow Food; Florianopolis,SC, 2014. 149 p. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008. Slow Food Brasil, 2013. Disponível em: <http://www.slowfoodbrasil.com/>. Acesso em: 4 out. 2016. Slow Moviment Portugal, 2014. Disponível em: <http://www.slowmovementportugal.com/> Acesso em: 4 de out. 2016. Slow Moviment, 2016. Disponível em <http://www.slowmovement.com/slow_living.php> Acesso em: 4 de out. 2016. STICKDORN,Marc. Isto é design thinking de serviços/ Marc Stickdorn, Jakob Schneider e coautores ; tradução: Mariana Bandarra ; revisão técnica : Clarissa Biolchini. Porto Alegre : Bookman, 2014. SUDJIC, Deyan. A Linguagem das Coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. THACKARA, John. Plano B: o design e as alternativas viáveis em um mundo complexo - tradução Cristina Yamagami - São Paulo : Saraiva : Versar, 2008. 299 p. VALENTE, Edison. Slow Design. Revista Planeta: Ambiente: out.2013. Disponível em: <http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/ambiente/slow-design>. Acesso em: 30 out. 2016. 58 VEZZOLI, Carlo. Design de sistemas para a sustentabilidade: teoria, métodos e ferramentas para o design sustentável de sistemas de satisfação. Salvador: EDUFUBRA, 2010. 343p.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Augusto de Moura Pereira, Daniel, Bruno Pereira Diniz, Mateus José De Siqueira Silva i Pedro Paulo Mendes Tomaz. "DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE ATRAVÉS DA LINGUAGUEM PYTHON PARA DIMENSIONAMENTO DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA)". W XI Simpósio de Engenharia de Produção. Campina Grande, Paraíba: Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/11simep.611404.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

"ANAIS DO 2º ENCONTRO NORTE-NORDESTE MULTIPROFISSIONAL EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA". W ANAIS DO 2º ENCONTRO NORTE-NORDESTE MULTIPROFISSIONAL EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019. http://dx.doi.org/10.25248/anais.e5806.2019.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O II Encontro Norte-Nordeste Multiprofissional em Urgência e Emergência, aconteceu entre os dias 15, 16 e 17 de agosto de 2019. Teve como objetivo promover pesquisa como forma de desenvolvimento do conhecimento na área de Urgência e Emergência e estimular à formação de pesquisadores e a divulgação das atividades de pesquisa realizadas por profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas da saúde que estejam realizando atividades de pesquisa, iniciação científica, estágios, projetos de extensão, trabalho voluntário e residências em hospitais, bem como de professores pesquisadores, visando integração cultural e científica; incentivar e estimular o desenvolvimento profissional e cientifico em todos os campos da ciência e tecnologia na comunidade acadêmica; o engajamento de pesquisa e processo de investigação cientifica. O evento, realizado pela Empresa SALVE VIDAS, ocorreu de forma presencial, com sede no Auditório do Conselho Regional de Enfermagem – COREN, em Teresina – PI. GILMAR ALVES DE SOUSA, Presidente do II Encontro Norte-Nordeste Multiprofissional em Urgência e Emergência. COMISSÃO ORGANIZADORA Presidente do Evento: Gilmar Alves de Sousa Vice-presidente: Givaldo Alves de Sousa Coordenação: Suzane Sales Oliveira Josyane Lima Mendes Comissão Científica: Suzane Sales Oliveira Alan Jefferson Alves Reis Lílian Maria Almeida Costa Elayne Kelly Sepedro Sousa Ana Carolina Dourado Oliveira Comissão Avaliadora: Aline Costa de Oliveira Ana Dulce Amorim Santos Soares Antonia Mauryane Lopes Antônio Carlos Leal Cortez Armano Lennon Gomes de Sousa David Bernar Oliveira Guimarães Ingrid Moura de Abreu Jadilson Rodrigues Mendes Staff: Álvaro Sepúlveda Carvalho Rocha Breno Alves da Silva Ellen Cristina da Costa Leite Sousa Erika Maria Lopes Brito Francisco Wellyson Ribeiro de Andrade Geisa Maria de Sousa Harryson Kleyn Sousa Lima Izadora Caroline Silva Lara Rayssa Pires Barbosa Lauryanna Queiroz da Silva Linay Landia Cardoso da Paz Mariana Gabrielle Carvalho Gomes Priscila Pontes Pastana de Oliveira Rafael Bezerra dos Santos Rafael de Assis de Brito Rafaela Miranda Martins Renan Machado de Carvalho Sabrina Sousa Barros Sabrina Teixeira Melo do Nascimento Thaynara Pereira Leão Willden John Lopes de Aguiar
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Jorge, Cassio Henrique. "O programa ICMC-USP de Gestão Socioambiental". W Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo. Universidade Estadual de Campinas. Sistema de Bibliotecas, 2023. http://dx.doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5145.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: O programa promove princípios de sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável em suas diversas dimensões, o uso racional dos recursos e a segurança ambiental no ICMC. Desenvolve ações com a comunidade visando o cumprimento dos 17 Objetivos Sustentáveis da ONU Agenda 2030. Objetivo: Promover o estímulo à incorporação de valores, atitudes e comportamentos ambientalmente adequados, minimização na geração de resíduos. Conservação das áreas verdes. Promover ações Sociais. Metodologia: As ações foram distribuídas nos seguintes grupos. Brigada de Arboristas Museu da Fauna e da Flora do ICMC, Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (SADS-Recicla), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e Comissão de Ação e Integração Social (CAIS). Resultados: Coleta de pilhas, CD e DVD (Parceira LRQ-USP, 361kg pilhas e 5,014 midias coletadas); Materiais de escrita (Parceria TerraCycle 6,8kg); Coleta de tampinhas plásticas (Parceria Diretoria de Ensino São Carlos 10,5kg); Redirecionamento de água dos aparelhos de ar-condicionado para os jardins do ICMC. Projeto “Árvores que falam”. Sistema próprio com catalogação, manejo e trilha de áudio de indivíduos arbóreos com o uso de QR Code, Coral USP. Curso de primeiros socorros para servidores. Horta do ICMC.Campanhas para redução de recursos naturais. Secadores elétricos para mãos. Programa “Copinho Zero”. Uso de canecas/xícaras duráveis com lavatórios exclusivos. Conclusão: Esperamos que a ideia seja difundida em outras unidades para despertarmos o interesse nas pessoas que precisamos fazer algo para nosso planeta. É preciso alinharmos nossas ações com os 17 Objetivos Sustentáveis da ONU.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Molina, Veronica Melendez, i Joao Mattar. "Projeto para Avaliação das Competências Digitais dos Professores do Município de Salvaterra". W 28 CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2023. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviiiciaed.2023.231384.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O tema deste artigo são as competências digitais docentes. O objetivo do estudo é avaliar as competências digitais dos professores das comunidades ribeirinhas do Arquipélago Marajoara (Pará). Uma metodologia de abordagem mista inclui inicialmente um mapeamento das competências digitais por meio de entrevistas com professores e gestores, seguida da aplicação de um instrumento de autoavaliação, adaptado ao contexto desses docentes, baseado no questionário Selfie for Teachers, desenvolvido pela Comissão Europeia a partir do quadro teórico DigCompEdu. O estudo propõe-se ainda a realizar formações para o desenvolvimento das competências digitais com menor proficiência. Este artigo apresenta o projeto para a pesquisa.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Passos, Gilberto Gil F. Gomes, Saulo A. Almeida, Valquire da S. de Jesus, Jorge Zavaleta i Sérgio Manuel Serra da Cruz. "DRE-CVM: Explorando Dados Financeiros Enriquecidos com Proveniência e Princípios FAIR de Companhias Brasileiras de Capital Aberto". W Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/sbbd.2023.232527.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Desde 2005, a Organização Econômica de Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) incentiva a implementação de iniciativas de Educação Financeira para jovens em diversos países. A falta de Educação Financeira (EF) pode levar a dificuldades financeiras para indivíduos, famílias e empresas. Com o objetivo de democratizar o acesso à EF e promover reflexões sobre Economia e Finanças para alunos do ensino médio em todo o país, foi criada a Olimpíada Brasileira de Investimento (OBInvest). Este trabalho apresenta a estratégia computacional DRE-CVM, que fornece séries de dados curados para a OBInvest. A estratégia inclui pipelines reprodutíveis em ambientes de contêineres que geram datasets de qualidade, FAIRificados e anotados com metadados de proveniência sobre informações financeiras da Comissão de Valores Mobiliários.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Faria, Eduardo Bueno de, Joseane Antonia dos Santos Miguel i Lucas Rafael de Oliveira. "Análise de Perfil para Gestão de Talentos e Potencial para Ocupação de Cargo Gerencial nas Equipes Administrativas". W Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo. Universidade Estadual de Campinas. Sistema de Bibliotecas, 2023. http://dx.doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5202.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: O serviço de desenvolvimento de pessoal é responsável pela utilização e implementação de métodos de gestão de pessoas, conduzindo programas de identificação, desenvolvimento e acompanhamento. A partir do projeto da década de 90, o órgão reestruturou e ofereceu edições em 2021 e 2023, utilizando ferramentas automatizadas e validadas para análise de perfil mais objetiva. Objetivo: Desenvolver e potencializar as competências dos servidores, formando um banco de talentos, com potencial para assumir funções estratégicas e/ou cargos gerenciais no órgão. Metodologia: As gerencias imediatas indicam os participantes e servidores para compor a comissão de avaliação. O processo, conduzido pela equipe de psicologia, conduz a aplicação de teste de personalidade, prova situacional, entrevista, análise de perfil comportamental e devolutiva individual, entrega de relatório de análise de perfil comportamental e proposta de Plano de Desenvolvimento Individual com pontos de controle por 12 meses. Resultados: Os participantes se sentem valorizados, reconhecidos e motivados a aprimorarem e potencializarem suas competências para uso mais desafiador e estratégico. O projeto possibilita ter perfis bem definidos para indicações mais assertivas e seguras. Conclusão: O órgão afirma seu compromisso e responsabilidade na valorização do capital humano, investindo em desenvolvimento técnico-teórico mas também em ações de capacitação que agregam valor, gerem resultados e mantem a qualidade dos processos. A utilização da gestão por competências é prevista na Lei 14.133/2021- Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Raporty organizacyjne na temat "Comissão de Desenvolvimento Industrial"

1

Alvarez, Eduardo, i Verónica Camisão. Guia operacional de acessibilidade para projetos em desenvolvimento urbano com critérios de desenho universal. Inter-American Development Bank, czerwiec 2007. http://dx.doi.org/10.18235/0010368.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este manual serve como instrumento orientador ao oferecer uma visão geral de temas relativos à implantação da acessibilidade. Os critérios, parâmetros e recomendações técnicas citados neste documento se baseiam nas Normas Técnicas Regionais de Acessibilidade da COPANT (Comissão Pan-americana de Normas Técnicas), e que devem prevalecer no caso de inexistência de normas locais sobre acessibilidade com maior nível de exigência.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Plano de Inteligência Artificial da Sociedade Brasileira de Computação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), lipiec 2024. http://dx.doi.org/10.5753/sbc.rt.2024.141.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Com o expressivo avanço da Inteligência Artificial (IA) no mundo e seu impacto em toda a sociedade, é fundamental que o Brasil estabeleça políticas públicas adequadas para o desenvolvimento da IA no país. A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) apresenta, nesse documento, um Plano de Inteligência Artificial, contendo um levantamento do cenário atual e um plano estratégico sobre a implementação e o uso da IA. O documento foi elaborado por uma Comissão composta por um grupo de especialistas altamente qualificados e experientes na área de IA, com competências que abrangem tanto o conhecimento teórico quanto prático da IA em diferentes contextos. O Plano apresentado nesse documento contém ações com metas de curto, médio e longo prazo, e sua adoção requer uma diretriz pública incluindo um projeto para implantação e monitoramento contínuo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Editorial — Revista Acústica e Vibrações nº 54. Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), grudzień 2022. http://dx.doi.org/10.55753/aev.v37e54.217.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
É com muita satisfação que a Comissão Editorial da Revista Acústica & Vibrações tem a honra de apresentar a sua quinquagésima quarta edição (volume 37). Neste número, prosseguimos na trajetória de inovação e expansão internacional, um esforço que se materializa no acolhimento de contribuições bilíngues — e, audaciosamente, trilíngues —, em português, espanhol e inglês. Já é possível observar o reflexo dessa iniciativa nas páginas que agora vos são ofertadas. Neste momento de transição, ainda sentimos os resquícios da pandemia que nos assolou. Contudo, a revista não apenas sobrevive como também se reinventa e fortalece, navegando por águas de modernização e reestruturação. Apesar dos desafios que persistem no panorama da produção científica e no desenvolvimento de trabalhos técnicos aplicados, é com entusiasmo que constatamos o vigoroso avanço da ciência em acústica, vibrações e áudio. Este exemplar, portanto, não é apenas um testemunho da resiliência de nossa comunidade científica, mas também uma celebração do incessante desejo humano por conhecimento e inovação. Convidamos nossos leitores a mergulharem nas páginas que se seguem, em que encontrarão não apenas novidades, mas também a confirmação de que, mesmo diante dos obstáculos, nossa jornada em busca da excelência e do conhecimento nunca cessa. A edição número 54 da Revista Acústica & Vibrações apresenta uma coleção com onze textos únicos. Este número, porém, revela uma riqueza ainda maior quando contemplamos as obras em suas múltiplas línguas: ao levar em conta as versões traduzidas, o acervo se expande para um total de vinte e seis textos. Nesta edição, destacamos a investigação por Wittmann, Heissler e Oliveira sobre o desempenho acústico de sistemas de cobertura com telhas metálicas, focando no impacto das camadas de amortecimento no ruído da chuva. Esse estudo se insere em um contexto contemporâneo das mudanças climáticas, com alterações nos regimes de chuva, que podem influenciar diretamente na qualidade acústica em edificações, especialmente aquelas com grandes vãos. Analisando 12 diferentes configurações de coberturas em condições de chuva artificial, os autores demonstram que a integração de lã de vidro entre as telhas metálicas é a mais eficaz, reduzindo significativamente a transmissão de ruído. Esse artigo é uma ótima leitura para arquitetos, engenheiros e construtores que buscam soluções para melhorar o conforto acústico em ambientes internos. O artigo está disponível em português e inglês. O artigo de Ortega-Rodríguez, Solís-Sánchez, Valverde-Méndez e Venegas-Li (uma cooperação entre pesquisadores da Costa Rica e Estados Unidos) examina como emoções intensas, como a raiva, podem distorcer os sinais acústicos e, consequentemente, afetar a precisão da identificação forense de locutores. Utilizando técnicas avançadas para analisar espectros de fala de longo prazo, os pesquisadores descobriram que mesmo níveis moderados de raiva podem significativamente alterar os resultados da identificação, movendo-os em direção a um locutor completamente diferente. Essa descoberta ressalta a necessidade de cautela ao aplicar esses métodos em situações forenses, especialmente quando as emoções estão envolvidas. O artigo está disponível em espanhol, português e inglês. Esta edição apresenta, também, conteúdos oriundos de dois marcos significativos no campo da acústica no Brasil. Iniciamos com o destaque para o 12º Congresso Ibero-Americano de Acústica (FIA 2020/22), uma colaboração enriquecedora com o XXIX Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), realizado na pitoresca cidade de Florianópolis, SC, entre 28 e 31 de agosto de 2022. Progredindo no tempo, voltamos nossa atenção para o XXX Encontro da Sobrac, agendado para ocorrer na vibrante cidade de Natal, RN, de 19 a 22 de novembro de 2023, prometendo ser mais um marco para a comunidade acústica. Para os interessados no FIA, esta edição traz os três modelos de artigo para o evento, em português, espanhol e inglês. Além disso, um relato sobre o congresso, gentilmente fornecido pelos professores Júlio Cordioli e Sérgio Silva, enriquece a seção de notícias, oferecendo uma perspectiva sobre os desenvolvimentos e discussões que lá ocorreram. Quanto ao XXX Encontro da Sobrac, convidamos nossos leitores a se familiarizarem com o modelo de artigo específico para este evento, além de uma convocatória detalhada que traz luz sobre o que esperar da próxima reunião. Nos encartes, a resenha sobre livros traz quatro obras, a saber: Acústica de Salas: Projeto e Modelagem; Virtual Experiments in Mechanical Vibrations: Structural Dynamics and Signal Processing; Array Signal Processing: Concepts and Techniques; e A Acústica na Reabilitação de Edifícios — sendo que os dois primeiros foram comentados pelos próprios autores —, esse encarte está disponível em português e inglês. Nesta seção ainda é possível verificar o encarte em inglês (previamente publicado em português), que explica os princípios do sistema de escrita em LaTeX, — em que a revista também é editada/diagramada —, além de ensinar como começar um novo projeto de artigo usando o modelo da A&V. Por fim, encontramos o relato do INAD Brasil 2022 (em três línguas), campanha de conscientização que neste ano trouxe o lema "Na infância, diversão e proteção. Ruído, não!", para chamar a atenção sobre os perigos do ruído na tenra idade. Em nossa seção de notícias, encontramos dois textos escritos pela professora Dinara Paixão, o primeiro deles relata o processo eleitoral Sobrac 2022 (em português e inglês). O segundo versa sobre a nova Diretoria da FIA, além de elaborar pormenores da entidade (disponível em três línguas). Ainda nessa seção, Paulo Chagas assina o texto (bilíngue) que informa sobre o evento de acústica que foi organizado pela Regional Norte da Sobrac. Ao final, na seção de chamadas, temos pormenores sobre o XXX Encontro da Sobrac e um convite para que você se associe à Sobrac. Ao folhear as páginas desta edição, esperamos que você, caro leitor, seja envolvido pelo espírito de descoberta e pela paixão compartilhada pela acústica, motivando-o a contribuir para o crescimento contínuo deste campo fascinante. Gostaríamos de agradecer à Sobrac, aos autores e ao grupo de avaliadores técnicos, pela contribuição para a presente edição. Aproveite a leitura! Cordialmente, Editores Revista A&V nº 54, dezembro de 2022.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii