Gotowa bibliografia na temat „Capitalista do nordeste”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Capitalista do nordeste”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Capitalista do nordeste"

1

Farias, Francisco Pereira de. "Clientelismo e democracia capitalista: elementos para uma abordagem alternativa". Revista de Sociologia e Política, nr 15 (listopad 2000): 49–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782000000200004.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo central deste artigo é apresentar um conceito da barganha político-eleitoral ("clientelismo") compatível com o de democracia capitalista. O argumento é que o fundamento das práticas clientelistas encontra-se não em uma herança de relações pré-capitalistas, mas, sim, na própria estrutura social capitalista. A cidadania política comporta como uma das alternativas o modelo competitivo análogo ao mercado econômico. O enfoque é ilustrado com o estudo empírico de uma subregião do Nordeste brasileiro.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

BURNETT (UEPB), Annahid, i Pedro MARANHÃO (UEPB). "REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE: O PENSAMENTO CEPALINO E A TEORIA DA DEPENDÊNCIA". Revista Margens Interdisciplinar 14, nr 23 (19.02.2021): 149. http://dx.doi.org/10.18542/mri.v14i23.9234.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Duas teorias, uma que emergiu da outra, trazem leituras pouco diferentes acerca da reprodução do sistema de produção capitalista sobre o desenvolvimento dos países. Este artigo traz discussões sobre o Pensamento da Cepal e a Teoria da Dependência para fazer uma leitura sobre o processo de implantação do modo de produção capitalista no Nordeste e como se pensar modelos de desenvolvimento regional, como é o caso da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. Usamos como metodologia a revisão bibliográfica da literatura pertinente às abordagens da Cepal, da Teoria da Dependência, como também das teorias da globalização e do pensamento social brasileiro. Concluímos que o modelo de desenvolvimento absorvido pela Sudene não incorporou mudanças estruturais, resultando no aumento da concentração fundiária e das desigualdades sociais.Palavras-chave: Desenvolvimento do Nordeste. Cepal. Teoria da Dependência.REFLECTIONS ON THE DEVELOPMENT OF THE NORTHEAST: ECLAC THINKING AND THE THEORY OF DEPENDENCETwo theories, one that emerged from the other, bring slightly different readings about the reproduction of the capitalist production system on the development of countries. This article discusses the approach of CEPAL and the Theoryof Dependence to argue about the process of implementation of the capitalist model of production in the Northeast and how to think regional development models, such as the Northeast Development Superintendence. We used as methodology the review of the literature relevant to the approaches of CEPAL, the Theory of Dependence, as well as the theories of globalization and Brazilian social thought. We observed that the development model adopted by Sudene did not incorporate structural changes, resulting in increased land concentration and social inequalities.Keywords: Northeast Development. CEPAL. Theory of Dependence.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Pageú, Ohana Alencar, i José Pereira de Sousa Sobrinho. "O olhar de Francisco de Oliveira e o Brasil como um imenso Nordeste: o Nordeste é uma ficção, o Nordeste nunca houve". Revista Mutirõ. Folhetim de Geografias Agrárias do Sul 4, nr 1 (26.05.2023): 24. http://dx.doi.org/10.51359/2675-3472.2023.257651.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O breve artigo trás um resgate histórico-geográfico da produção intelectual do Francisco de Oliveira centrada na obra “Elegia para uma re(li)gião”, dialogando com a música “conheço meu lugar” do poeta-músico cearense Belchior. Esse resgate busca desvelar as nuances da construção da idéia de nordeste, partindo do desenvolvimento da sua formação econômica e social no sistema capitalista, debatendo a construção do conceito de região vinculado ao processo de desenvolvimento desigual e combinado do capital. Desde o processo de colonização, em que o “nordeste” desponta como centro econômico, até o processo de amadurecimento do capital e a mudança de “região” que concentra o centro econômico nacional. Trazendo assim, as contradições que formam o desenvolvimento econômico e que constroem o imaginário comum do que seja o “nordeste” em contraposição aos sul\sudeste.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Burnett, Annahid, i Pedro Maranhão. "DESENVOLVIMENTO REGIONAL:". Composição Revista de Ciências Sociais da UFMS 2, nr 25 (11.01.2022): 13–29. http://dx.doi.org/10.36066/compcs.v2i25.12577.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este artigo traz reflexões sobre o desenvolvimento da região Nordeste à luz do pensamento cepalino, da Teoria da Dependência, do pensamento sobre o imperialismo e a globalização, como também do pensamento social brasileiro, no intuito de fazer uma leitura sobre o processo de implantação do modo de produção capitalista no Nordeste e como se pensar modelos de desenvolvimento regional, como é o caso da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste. Usamos como metodologia a revisão bibliográfica da literatura pertinente e análise documental. Concluímos que o modelo de desenvolvimento absorvido pela Sudene não incorporou mudanças estruturais, resultando no aumento da concentração fundiária e das desigualdades sociais. Palavras-chave: Desenvolvimento do Nordeste; Cepal; Teoria da Dependência; SUDENE
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Oliveira, Pedro Carvalho. "Guerra Fria, terra seca: o “perigoso” Nordeste brasileiro sob o olhar da CIA e da imprensa estadunidense no alvorecer dos anos 1960". Cadernos do Tempo Presente 9, nr 1 (29.11.2018): 64–81. http://dx.doi.org/10.33662/ctp.v9i1.10471.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Recebido: 15/12/2017 Aprovado: 20/02/2018Publicado: 10/06/2018o presente trabalho objetiva examinar a visão sobre o Nordeste brasileiro construída pela Central Intelligence Agency (CIA) e a imprensa estadunidense entre os anos 1959 e 1964, sob o receio quanto a então recente Revolução Cubana e como este fato fez emergir preocupações entre as potências do bloco capitalista em relação à América Latina, motivadoras para elaborações políticas em torno da região brasileira. Numa relação de congruência, o Estado americano e os meios de comunicação desenvolveram comparações entre o Nordeste do Brasil e Cuba que encontraram eco no Brasil. Nossa hipótese é de que essa construção sobre o Nordeste sinaliza para a edificação de processos de hegemonia e criação de consenso, de acordo com o que foi pensado por Antonio Gramsci, cujos resultados se encontram, em certa medida, na visão sobre o Nordeste e sobre os nordestinos existentes no Brasil hoje.Palavras-chave: Guerra Fria; Nordeste; América Latina.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Rocha, André Carlos de Oliveria, i Henderson Gonçalves Nobre. "Limites e perspectivas da transição agroecológica em assentamentos rurais no nordeste paraense". Retratos de Assentamentos 20, nr 1 (1.06.2017): 275. http://dx.doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i1.256.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A crise ambiental está ligada ao modo de produção capitalista. A Revolução Verde mudou o jeito de fazer agricultura no mundo, deixando de ser baseado no trabalho e nos recursos naturais, para ser baseado em capital. Os(as) camponeses(as) tem resistido a este modelo, realizando o que hoje se denomina de Agroecologia, que vem sendo defendida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Objetivou-se, investigar e discutir as limitações e perspectivas entre os processos de transição agroecológica dentro do contexto da reforma agrária. Para esta investigação foi utilizada a pesquisa qualitativa, através de pesquisa-ação, com abordagem materialista-histórica e dialética. Na coleta de dados foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, rodas de conversas, observação participante, pesquisa documental e bibliográfica e registros fotográficos. O método de análise dos dados foi a hermenêutica-dialética. Pode-se extrair seis limitações e seis perspectivas no processo de transição agroecológica, dentro do MST. Conclui-se que as ações do capitalismo no campo requerem que os movimentos de transformação saiam da lógica da resistência para a construção de uma ofensiva camponesa. Os limites apresentados só serão superados por uma práxis transformadora. Assim, a Agroecologia só se constrói com luta, relações sociais dialógicas, autonomia e organização e trabalho coletivo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Miranda Canoso, Raquel. "O Combate à fome e o desperdício de alimentos na região Nordeste". ÎANDÉ : Ciências e Humanidades 5, nr 1 (5.04.2021): 88–101. http://dx.doi.org/10.36942/iande.v5i1.262.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Analisar a relação entre a má distribuição e a dificuldade no acesso aos alimentos e os níveis de desperdício e fome no Nordeste, tendo como objetivo principal o debate sobre os motivos que levam a inúmeras famílias passarem fome enquanto a oferta de alimentos cobriria a demanda. Para a realização dessa pesquisa monográfica utilizou-se o método explicativo no qual foi utilizado teorias malthusianas como as expostas por Thomas Robert Malthus e David Ricardo e análises contrárias a esse pensamento como as apresentadas nos relatórios da FAO. Dados fornecidos pelo censo do IBGE de 2013 foram utilizados para o levantamento dos dados de populações com insegurança alimentar no Nordeste, assim como os dados fornecidos pela pesquisa de 2018 da Embrapa sobre o desperdício no território brasileiro. Entretanto, os dados colhidos sobre o desperdício de alimentos na região nordeste não foram suficientes para realizar uma conexão com os índices de fome, sendo essa mais atrelada a estrutura do sistema agrário capitalista.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Meneses Alves, Tahiana. "Totalidade capitalista e saúde mental: experiências de mulheres com diagnóstico psiquiátrico". Tramas y Redes, nr 5 (grudzień 2023): 249–64. http://dx.doi.org/10.54871/cl4c500c.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo trata da saúde mental de mulheres na totalidade capitalista. O objetivo foi analisar as experiências de mulheres com diagnóstico psiquiátrico a partir de entrevistas com dez usuárias de um serviço de saúde mental num município do nordeste brasileiro. A perspectiva teórico-metodológica foi fundamentada no método de Marx e na Teoria da Reprodução Social na versão das feministas marxistas para os 99%. As entrevistadas atribuíram sua condição a conflitos na família; à vida amorosa; à pobreza e seus desdobramentos; à regulação do corpo feminino; às múltiplas violências. Analisar a saúde mental a partir de experiências subjetivas situadas numa totalidade capitalista-patriarcal-racista pode contribuir para o avanço de políticas de saúde mental mais atentas às condições de exploração e opressão.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Schneider, Alberto Luiz. "Herança ibérica, preservacionismo e regionalidade como crítica à modernidade burguesa em Nordeste (1937), de Gilberto Freyre". Anos 90 29 (14.04.2023): 1–20. http://dx.doi.org/10.22456/1983-201x.112035.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo discute "Nordeste", livro que Gilberto Freyre publicou em 1937 na Coleção Documentos Brasileiros, coordenada por ele próprio na Editora José Olympio. O objetivo é compreender a referida obra, articulada à produção intelectual do sociólogo pernambucano no período. A partir do texto freyreano, pretende-se evidenciar como a herança ibérica e a regionalidade conduzem o autor a uma interpretação do preservacionismo das formas antigas de vida, cultura e sociedade, inclusive em relação ao meio ambiente. Freyre coloca-se na defesa da legitimidade histórica da cultura ibérica, já transformada nas condições do Nordeste açucareiro, marcado pelo escravismo e pela monocultura, cuja existência o autor via ameaçada sob a força desagregadora da modernidade industrial que emanaria do Ocidente protestante e capitalista.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Vasconcelos, Vasconcelos Alberto. "MODERNIZAÇÃO X AGRICULTURA FAMILIAR: DIALÉTICA CONTRADITÓRIA NA CITRICULTURA SERGIPANA NO NORDESTE DO BRASIL". ACTA GEOGRÁFICA 9, nr 21 (23.12.2015): 37–50. http://dx.doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i21.2757.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A citricultura em Sergipe, um dos principais produtores da região nordeste do Brasil, tem passado por transformações territoriais no padrão tecnológico e nas relações sociais. Estas mudanças introduzidas atingiram desigualmente as regiões brasileiras, produtores e atividades agropecuárias. O projeto modernizante brasileiro beneficiou o complexo agroindustrial do centro-sul do país e grandes proprietários de terra com atividades internacionais. Com esta perspectiva, a partir de análises, vasta pesquisa bibliográfica e de campo decorrente do doutoramento em geografia, escrevemos esse artigo suscitando nos seguintes resultados e considerações: a cultura de citros qualificou e consolidou a identidade territorial da principal região citrícola do nordeste; o reconhecimento da cultura e de sua identidade foi assimilado nos movimentos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização, ou seja, o espaço foi inicialmente territorializado com a plantação de cítricos, especificamente da laranja, e desterritorializado em determinados momentos por pastagens e pela agricultura de subsistência e territorializado novamente com o cultivo da laranja em escala industrial, configurando novos territórios, obedecendo a uma demanda capitalista. As constantes transformações verificadas no espaço, em especial no agrícola, conduzem-nos à busca de novas interpretações que expliquem as atuais características do capitalismo e da globalização, especificamente no campo, quer dizer, a instauração de uma nova racionalidade como forma de otimização dos lucros. Essa racionalidade se traduz na produção agrícola por políticas que favorecem superposições de tecnologias, derivadas, sobretudo, de pesquisas científicas, e inovações na gestão e controle da produção sob o comando de grandes empresas/indústrias.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Rozprawy doktorskie na temat "Capitalista do nordeste"

1

Almeida, Andréa Carla Pereira dos Santos. "A expansão dos cursos de graduação em serviço social no Nordeste brasileiro em tempo de capitalismo neoliberal". Pós-Graduação em Serviço Social, 2013. https://ri.ufs.br/handle/riufs/6227.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
This dissertation research object is the analysis of the expansion of undergraduate courses in Social Work in northeastern Brazil in times of neoliberal capitalism. With this, the objective was to understand and analyze the public policy of higher education and its effects on the expansion of courses in Social Work in northeastern Brazil and the neoliberal context. Specifically , we sought to identify in the National Higher Education aspects that contributed to the development of higher education in Brazil, and particularly in the Northeast region of the country; reflect on the wide university reform triggered by Lula´s government (2003-2010 ) in the mold of neoliberal capitalism and its influence on the increase of Institutions of Higher Education; analyze the data issued by official bodies responsible for disseminating information on Higher Education in Brazil and the course of Social Service in this country, particularly in the Northeast. This is an exploratory research outlined by literature and documents. Among the results can be noted that , in fact, was the expansion of higher education in Brazil as a whole, especially in Social Work courses both in classroom mode as the distance, in the Northeast . In 2001, Brazil had 183 public HEIs while in the same period, the number of private institutions was 1208. In 2012, the ratio was 284 to 2081 IES public private IES. In the period 2000-2012, the number of courses in Social Work authorized by the Ministry of Education, through the Federal Education Council, to operate nationwide increased from 88 to 694. In the Northeast, for this same period, the number of undergraduate courses in Social Work went from 14 to 170. Of this total, 89 courses work in classroom mode and 81 in distance mode.
Este trabalho de dissertação tem por objeto de pesquisa a análise da expansão dos cursos de graduação em Serviço Social no nordeste brasileiro em tempos de capitalismo neoliberal. Com isto, objetivou-se entender e analisar a política pública de Educação Superior e seus reflexos na expansão dos cursos de Serviço Social no nordeste brasileiro e no contexto neoliberal. Especificamente, buscou-se identificar na Política Nacional de Educação Superior os aspectos que contribuíram para o desenvolvimento deste nível de ensino no Brasil e, em especial, na região Nordeste do país; refletir sobre a ampla reforma universitária desencadeada pelo governo Lula (2003-2010) nos moldes do capitalismo neoliberal e sua influência no aumento de Instituições de Ensino Superior; analisar os dados emitidos pelos órgãos oficiais responsáveis em divulgar as informações sobre a Educação Superior no Brasil e sobre o curso de Serviço Social neste país, designadamente na região Nordeste. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, delineada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Entre os resultados pode-se destacar que, de fato, ocorreu a expansão do Ensino Superior no Brasil como um todo, sobretudo nos cursos de Serviço Social, tanto na modalidade presencial quanto à distância, no Nordeste do país. No ano de 2001, o Brasil possuía 183 IES públicas enquanto que, no mesmo período, o número de IES privadas era de 1.208. Em 2012, a proporção foi de 284 IES públicas para 2081 IES privadas. No período de 2000 a 2012, o número de cursos de Serviço Social autorizados pelo Ministério da Educação, através do Conselho Federal de Educação, para funcionamento em todo território nacional passou de 88 para 694. Na região Nordeste, para este mesmo período, a quantidade de cursos de graduação em Serviço Social passou de 14 para 170. Deste total, 89 cursos funcionam na modalidade presencial e 81 na modalidade à distância.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Brazzale, Claudia. "Family firms and the making of cosmopolitanism the effacement of gender in the global capitalism of the Italian Nordest /". Diss., Restricted to subscribing institutions, 2007. http://proquest.umi.com/pqdweb?did=1481665991&sid=1&Fmt=2&clientId=1564&RQT=309&VName=PQD.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Cunha, Fernando José de Paula. "Trabalho docente precarizado nas IFES: o caso da pós-graduação em Educação Física no nordeste do Brasil". Faculdade de Educação, 2014. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20021.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by Fernando Cunha (fjpc@hotmail.com) on 2016-08-11T03:23:18Z No. of bitstreams: 1 TESE TRABALHO DOCENTE.pdf: 1499780 bytes, checksum: 0771a1ea72cfe456aab21fdf1b5f76ec (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-08-11T16:43:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE TRABALHO DOCENTE.pdf: 1499780 bytes, checksum: 0771a1ea72cfe456aab21fdf1b5f76ec (MD5)
Made available in DSpace on 2016-08-11T16:43:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE TRABALHO DOCENTE.pdf: 1499780 bytes, checksum: 0771a1ea72cfe456aab21fdf1b5f76ec (MD5)
Capes
O propósito da presente tese foi investigar como as transformações ocorridas no trabalho docente no âmbito das Universidades Federais, nesse contexto de mudanças operadas pelas políticas educacionais neoliberais, têm ampliado a destruição das forças produtivas dentro da universidade a partir do processo de precarização do trabalho docente calcado no pressuposto do produtivismo acadêmico. Para tanto, utilizamos um estudo de caso partindo do processo do trabalho docente na pós-graduação em Educação Física, na Universidade Federal da Paraíba. Fundamentada no materialismo-histórico-dialético enquanto método e teoria, a pesquisa teve como base as seguintes hipóteses: 1) o trabalho docente foi submetido a um processo de transformação que se caracteriza por uma tendência destrutiva do capital dentro das universidades, ampliando a precarização decorrente do direcionamento aos interesses do livre comércio; 2) os impactos da precarização do trabalho docente, além de estarem assentados nos contratos de trabalhos de forma jurídica, também estão relacionados a outros aspectos, como o aumento da produtividade e dos níveis de exigências institucionais, e a captação da subjetividade dos professores; 3) mesmo considerando que o trabalho docente na atualidade vem sendo montado a serviço do enquadramento do novo tipo de trabalhador demandado pelo capital, na intenção da conformação técnica e ideológica da mundialização da educação, o processo do trabalho traz em si elementos contraditórios que apontam para possibilidades superadoras da precarização do trabalho docente. Por ser um estudo de caso, utilizamos uma abordagem qualitativa com seleção intencional dos sujeitos entrevistados e análise de conteúdo das informações coletadas. As considerações finais, advindas da mediação entre os referenciais teóricos estudados e do estudo de caso com professores da UFPB, têm o objetivo de explicitar que existem evidências de que a crise estrutural do capital vem gerando impacto direto no trabalho, no sentido de mantê-lo subsumido ao capital; e de que a política educacional é mediadora entre os interesses mais gerais de exploração do trabalhador para manter as taxas de lucros e a exploração dos trabalhadores. Os detalhes desse processo podem ser constatados nas medidas adotadas, tanto pelo MEC, como pelas próprias universidades, que reformulam estatutos e regimentos visando a esse processo; o que resulta na intensificação do trabalho docente nas formas do produtivismo e, consequentemente, suas nefastas sequelas na vida dos docentes. Os resultados da pesquisa comprovam que as mudanças estruturais no mundo do trabalho têm seus rebatimentos na subjetividade dos docentes; e que, mesmo que estes percebam a lógica das mudanças estruturais no seu dia a dia, no sentido da mercantilização do ensino, da intensificação do trabalho e do produtivismo acadêmico, a reação a essa lógica não é explicada em suas últimas determinações.
Abstract Our purpose with this thesis was to investigate how the changes in the teaching work within the Federal Universities in the context of the changes wrought by neoliberal educational policies have increased the destruction of productive forces within the university from the process of casualization of teaching, based the assumption of the academic productivism, therefore , we use a case study from the process of teaching in postgraduate degree in Physical Education at the Federal University of Paraiba. Grounded in historical and dialectical materialism - as theory and method, we set the following assumptions : 1 ) the teacher's work underwent a transformation process that is characterized by a destructive tendency of capital within universities by increasing the instability arising from targeting the interests of free trade ; 2 ) the impact of casualization of teaching , besides being seated on the legal form of business contracts, are also related to other aspects such as increased productivity and levels of institutional requirements and capture the subjectivity of teachers ; 3 ) even considering that the teacher's work today is being mounted to the frame of the new service type demanded by capital , the intent of the technical and ideological shaping of globalization of education , work the work process itself brings contradictory elements that point to possibilities to overcome them casualization of teaching . Being a case study, we used a qualitative approach with intentional selection of interviewees and analyze the content of information provided. Finally our final considerations arising from the mediation between the theoretical framework and studied the case study with teachers UFPB in order to explain that there is evidence that the structural crisis of capital is generating direct impact with work to keep it subsumed to capital; that educational policy is mediating between more general interests in the exploitation of the worker to maintain profit rates and worker exploitation. The details of this process can be observed in the measures adopted by both the MEC , as the universities themselves revising statutes and regulations targeting this process; that intensification of teachers' work in the forms of productivism and thus its harmful consequences in the lives of teachers . Prove that the structural changes in the working world have their repercussions on the subjectivity of teachers; that even the teachers realizing the logic of structural changes they feel in their daily lives, towards the commodification of education, work intensification and academic productivism. The reaction to this logic is not explained in their latest determinations.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Santos, Márcio Soares. "O Processo de trabalho e a organização operária na Azaléia Nordeste à época da mundialização do capital". Universidade Federal de Alagoas, 2008. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1359.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
This paper has as objective to analyze the work process and the syndical worker’s organization from the footwear industry Azaléia Nordeste. The industrial unit of the Azaléia Nordeste is hosted in the bahian city of Itapetinga since 1997, and belongs to the Grupo Calçados Azaléia S/A, the latter, since 1958, with headquarters in the city of Parobé, in the Brazilian state of Rio Grande do Sul. Knowing that it’s not possible to understand in a satisfactory way the coming of the Azaléia industry to Bahia, and in particular to the city of Itapetinga and surrounding region, it became necessary to search the most general determination that had produced the favorable conditions to the current productive displacements. Thus, the research deals with subjects such as the structural crisis of the capital since the 70s, the worldwide of the capital, the flexible accumulation and the most recent productive reorganization of the capital, all remarkable events between the end of the years 1970 and beginning of the 1980 decade, but which have lasted until the current days. There are also some issues which are dealt as the State crisis, the decline of the Fordism, fight of classes, the lack of work conditions and the unionism crisis. Beyond the macrostructure determination, particularities had also been verified as being associated to these phenomena, as much in national level (Brazil), as state (Bahia) and even municipal (Itapetinga). Thus, the introducing of the Azaléia in the micron-region of Itapetinga must be explained by the joint of the structural changes of the capitalism with the factors and specific situations, of national regional and local character; or either, the arrival of the Azalea to the micron-region of Itapetinga, with all its consequences, could only be fully understood from the dialectic joint of the general with the particular one. This joint is one of the nexuses of the perspective of the totality. And the most fruitful formularization of the totality notion used the legacy of Marx and Engels, later developed by the Marxism. It’s about the historical dialectic materialism. For this reason, one searched to apply in this study this theoretical referential.
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas
Esta dissertação tem por objeto analisar o processo de trabalho e a organização sindical dos trabalhadores da indústria de calçados Azaléia Nordeste. A unidade industrial da Azaléia Nordeste está sediada no município baiano de Itapetinga desde 1997, e pertence ao Grupo Calçados Azaléia S/A, este, desde 1958, com sede no município de Parobé, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Sabendo não ser possível compreender de maneira satisfatória a vinda da Azaléia para a Bahia, e em particular para o município de Itapetinga e região circunvizinha, fez-se necessário buscar as determinações mais gerais que engendraram as condições favoráveis aos atuais deslocamentos produtivos. Assim, a pesquisa aborda temas como a crise estrutural do capital desde os anos 1970, a mundialização do capital, a acumulação flexível e a mais recente reestruturação produtiva do capital, todos acontecimentos marcantes entre o final dos anos 1970 e início da década de 1980, mas que perduram até os dias atuais. São abordadas também questões como a crise do Estado, o declínio do fordismo, luta de classe, a precarização das condições de trabalho e a crise do sindicalismo. Para além das determinações macro-estruturais, também foram verificadas particularidades associadas a estes fenômenos, tanto em nível nacional (Brasil), quanto estadual (Bahia) e mesmo municipal (Itapetinga). Assim, a implantação da Azaléia na micro-região de Itapetinga deve ser explicada pela articulação das mudanças estruturais do capitalismo com os fatores e situações específicas, de caráter nacional, regional e local; ou seja, a chegada da Azaléia à micro-região de Itapetinga, com todas as suas conseqüências, somente poderá ser plenamente compreendida a partir da articulação dialética do geral com o particular. Esta articulação é um dos nexos da perspectiva da totalidade. E a mais fecunda formulação da noção de totalidade vale-se do legado de Marx e Engels, posteriormente desenvolvido pelo marxismo. Trata-se do materialismo histórico-dialético. Por esse motivo, buscou-se aplicar nesse estudo esse referencial teórico.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Książki na temat "Capitalista do nordeste"

1

Maria da Glória Santana de Almeida. nordeste açuoareiro Nordeste açucareiro: Desafios num processo do vir-a-ser capitalista. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 1993.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Almeida, Maria da Glória Santana de. Nordeste açucareiro: Desafios num processo do vir-a-ser capitalista. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 1993.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Sampaio, Yony de Sá Barreto., red. Nordeste rural: A transição para o capitalismo. Recife: Editora Universitaria, 1987.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Sampaio, Yony de Sa Barreto., red. Nordeste rural: A transição para o capitalismo. Recife: Editora Universitaria, 1987.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Açúcar no sertão: A ofensiva capitalista no nordeste do Brasil. São Paulo, SP, Brasil: Annablume, 2008.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Celso Furtado: Reforma, política e ideologia (1950-1964). Santo André, Brasil: Editora UFABC, 2019.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Części książek na temat "Capitalista do nordeste"

1

Acevedo Marin, Rosa, Elielson Pereira da Silva i Maria da Paz Saavedra. "Quilombolas e indígenas nos proces-sos de territorialização no Alto Rio Acará". W QUILOMBOS, 102–25. ABA Publicações, 2022. http://dx.doi.org/10.48006/978-65-87289-24-3-4.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os autores apresentam uma análise etnográfica, a partir de pesquisas realizadas em tempos diferenciados (entre 3 a 15 anos), sobre as situações de conflitos desencadeados pela plantation da palma de óleo na região do Nordeste do estado do Pará. Na análise, as situações de conflitos provocadas pela economia de dendê são interpretadas como parte de uma necroeconomia (Montag, 2005) e de uma necropolítica (Mbembe, 2016), que revelam a lógica capitalista da exposição à morte daqueles considerados como excedente e indesejáveis nestes processos
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

RAMOS, André Luiz Teles. "BEM VIVER E SUSTENTABILIDADE: PARADIGMAS DESENVOLVIMENTISTAS EM DISPUTA NO OPARÁ (RIO SÃO FRANCISCO)". W Economia Ecológica, território e desenvolvimento sustentável: perspectivas e desafios - Volume 3, 22–39. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/231114899.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo surge para entender quais são os alcances e desafios do Bem Viver e da sustentabilidade enquanto paradigmas desenvolvimentistas distintos de se pensar a atual situação do Opará (Rio São Francisco), tendo em vista que há um conflito de interesses entre os Povos Indígenas do Nordeste e as elites não indígenas. Ao reconhecer que cada etnia indígena possui contribuições imprescindíveis para o atual debate sobre desenvolvimento, o objetivo deste artigo é apresentar as contribuições que as etnias indígenas do Opará oferecem para a noção de sustentabilidade, de modo que isso nos permita: a) Discutir as noções de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável na literatura; b) Trazer para o debate a proposta ancestral de Bem Viver dos Povos Originários; c) Comparar os pontos convergentes e divergentes das propostas de desenvolvimento sustentável e Bem Viver. Além de problematizar a sustentabilidade enquanto forma velada da expansão capitalista, defende-se que é preciso pensar em desenvolvimento para além de suas concepções ocidentais, a fim de incluir modos de vida indígenas, ribeirinhos e quilombolas que são mantidos à margem dos interesses do sistema capitalista, colonial e moderno.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Barros, Stefânia Evangelista dos Santos, Patrícia Shirley Alves de Sousa, Edvania Barbosa da Luz Martins, Hélia dos Santos Silva i Márcia Bento Moreira. "AGRONEGÓCIO E A FRUTICULTURA IRRIGADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO: RISCOS E VULNERABILIDADES OCUPACIONAIS DA AGRICULTURA TRADICIONAL". W Fruticultura Irrigada: vulnerabilidades e perspectiva de produção sustentável, 16–36. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230513221.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
INTRODUÇÃO: O agronegócio, no Nordeste, teve seu marco com o início da agricultura capitalista no semiárido do Nordeste, remodelando o formato de produção, e o contexto de muitas regiões, especialmente no setor econômico-social, passando a ser comandadas por grandes empresas rurais. Contudo, a implantação da tecnologia pelo sistema de produção, acarretou a adição de fertilizantes e agrotóxicos pela indústria química. Os agroquímicos expandiram intensamente, gerando riscos à saúde no manuseio e consumo de produtos com agrotóxicos. OBJETIVO: Abordar conceitualmente a organização do agronegócio no Brasil, Nordeste e Vale do São Francisco, tendo sua aplicação na fruticultura irrigada e por fim seu impacto ao meio ambiente e a saúde das pessoas expostas. METODOLOGIA: Como processo metodológico do trabalho, foi feito uma revisão de literatura sobre os temas. RESULTADOS e DISCUSSÃO: No Brasil, Nordeste e Vale do São Francisco, o agronegócio se destaca pela difusão da agroindústria, tendo aplicação na agricultura de capital financeiro, assim como alterações no modo de produção, exploração dos recursos naturais e força de trabalho. No Vale do São Francisco possui maior representatividade na região da produção de frutas in-natura ao mercado internacional, com destaque ao polo de Petrolina e Juazeiro no bloco de produção de manga e uva. Em relação exposição ocupacional e os impactos na saúde dos agricultores foram relatados ocorrência de sintomas de mal-estar no trabalho; foram mencionados : dor de cabeça, sufocamento, falta de ar, tontura, vômito, náusea, mal-estar, fraqueza, olhos vermelhos, dores musculares, coceira, irritação e feridas na pele; dentre outras doenças de caráter crônico decorrentes da intoxicação porá agrotóxicos . CONCLUSÃO: Dentre as vulnerabilidades, percebeu-se que o baixo grau de escolaridade é evidente e se torna um desafio no que se refere à compreensão da rotulagem dos agrotóxicos e sua implicação toxicológica e ambiental. Além disso, os agrotóxicos usados nesta região representam alto teor de contaminação, tanto para o ambiente como para a saúde humana porque, em sua maioria, os agricultores não utilizam os equipamentos de proteção individual (EPIs) ou o utilizam incompletos, o que caracteriza um grave risco de intoxicação. Logo se avolumam tais vulnerabilidades que propiciam a contaminação, quanto o adoecimento deste agricultor.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Garcia Jr., Afrânio, i Marie-France Garcia Parpet. "Chapitre 11. Plantation et développement capitaliste dans le Nordeste (Brésil). Ethnographies associées aux enquêtes statistiques". W Bourdieu et les Amériques, 218–40. Éditions de l’IHEAL, 2023. http://dx.doi.org/10.4000/books.iheal.11275.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii