Kliknij ten link, aby zobaczyć inne rodzaje publikacji na ten temat: Brazil. Comissão de Desenvolvimento Industrial.

Artykuły w czasopismach na temat „Brazil. Comissão de Desenvolvimento Industrial”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Sprawdź 50 najlepszych artykułów w czasopismach naukowych na temat „Brazil. Comissão de Desenvolvimento Industrial”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Przeglądaj artykuły w czasopismach z różnych dziedzin i twórz odpowiednie bibliografie.

1

Sousa, Carolina Araújo, i Daniel Henrique Sitônio Costa. "Políticas de desenvolvimento industrial no Brasil baseadas nas propostas desenvolvimentistas da CEPAL". Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 3, nr 1 (16.11.2015): 166. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v3n1.3579.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente texto foi elaborado com o objetivo de analisar os reflexos das recomendações da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) aos formuladores de políticas sociais de combate aos problemas de industrialização que tinham como enfoque o desenvolvimento econômico do Brasil. A metodologia utilizada é a análise histórica e bibliográfica dos trabalhos produzidos como textos acadêmicos e artigos, que abordam a CEPAL e o desenvolvimentismo no Brasil, no plano da política e da teoria. Os resultados mostraram que a influência do pensamento cepalino alcançou seu auge durante as décadas de 1950 e 1960, e que – dentre os países latino-americanos – o Brasil foi o que mais adotou as recomendações dessa comissão.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Amorim, Mario Lopes. "A educação para a vida em uma era tecnológica: a revista Ensino Industrial no período 1962-1964". Acta Scientiarum. Education 40, nr 4 (5.10.2018): 32561. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.32561.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este texto tem por objetivo analisar o papel da revista Ensino Industrial como difusora da ideia de expansão do referido ramo de ensino como condição para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, desde a edição de seu primeiro número em 1962 até a edição de março de 1964, quando da ocorrência do golpe empresarial-militar. A publicação em tela é uma continuação do Boletim da CBAI, que divulgava as atividades da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial para o aprimoramento do ensino industrial no Brasil, de acordo com a ideologia do americanismo. Seus pressupostos eram considerados como a via para a superação do atraso do país, ao propor a adoção de padrões racionalizadores para a formação da força de trabalho para a indústria, cuja base era a Teoria do Capital Humano. Ensino Industrial servia como veículo de divulgação de atividades a respeito da educação industrial no Brasil, destacando a importância do planejamento e da cooperação internacional na área. A carência de mão de obra para a continuidade do processo modernizador levou à criação do Programa Intensivo de Preparação da Mão de Obra Industrial (PIPMOI), visando à formação rápida de trabalhadores, mas que não se traduziu em melhores condições de vida para os mesmos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Khatib, Ahmed Sameer El, Johan Hendrik Poker Junior i Allan Silva de Carvalho. "Estrutura de Capital dos Bancos Islâmicos e sua Relação com o Indicador de Desenvolvimento Financeiro Islâmico (IFDI)". Revista Ciências Administrativas 29 (10.04.2023): 1–15. http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.2023.29.e13534.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste artigo é examinar o efeito da estrutura de capital no desenvolvimento financeiro de bancos islâmicos. Para medir o desenvolvimento financeiro islâmico, foi usado o Refinitiv Islamic Finance Development Indicator® (IFDI) em nível de país durante os anos de 2014 a 2019. Usando uma amostra de 105 bancos, cobrindo sistemas bancários em 19 países de maioria muçulmana, o estudo usou uma regressão do tipo Two-Stage least squares (2SLS) para controlar a causalidade reversa do IFDI à estrutura de capital. A relação não monotônica encontrada entre o desenvolvimento financeiro sobre o patrimônio líquido e os índices de capital dos bancos sugere que as emissões de ações com baixos índices de capital (inferiores a 48,42%) são caras e têm um efeito negativo em seu indicador de desenvolvimento. O resultado é consistente com a Teoria de Sinalização, que prevê que os bancos com melhor desempenho transmitam essas informações de forma confiável por meio de capital mais alto. O artigo justifica-se pela relevância internacional do tema e pelo início das discussões da criação do marco legal das Finanças Islâmicas no Brasil, em abril de 2021, pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Gerolamo, Mateus Cecílio, Luiz César Ribeiro Carpinetti, Timo Fleschutz i Günther Seliger. "Clusters e redes de cooperação de pequenas e médias empresas: observatório europeu, caso alemão e contribuições ao caso brasileiro". Gestão & Produção 15, nr 2 (sierpień 2008): 351–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2008000200011.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho apresenta os recentes estudos sobre clusters e redes de cooperação de pequenas e médias empresas na Europa, realizados pela Comissão Européia, bem como a descrição da atual estratégia de desenvolvimento de redes de competência na Alemanha (Kompetenznetze Deutschland), abordando especificamente o caso da região de Berlim e Brandemburgo. O objetivo principal é, por meio das análises dos programas europeus de desenvolvimento de clusters e redes de cooperação entre pequenas e médias empresas, verificar possibilidades de adaptação para a realidade brasileira no que se refere a arranjos produtivos locais e parques tecnológicos. Em linhas gerais, pequenas e médias empresas pertencentes a clusters na Europa têm demonstrado desempenho acima da média quando comparadas às demais empresas de seus respectivos setores. O aumento da competitividade de clusters e o crescimento econômico regional estão fortemente associados ao investimento em inovação. Esse é o caso da Alemanha que incentiva o desenvolvimento de inovação por meio de suas redes de competência. A região Berlim-Brandemburgo retrata o exemplo de uma estratégia coerente de desenvolvimento local. Pode-se dizer que possíveis alternativas para o Brasil seriam o apoio mais direto do poder público, foco em inovação e definição de processos para gerenciamento das redes de cooperação.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Martins, Leonardo, Leonardo Arantes i Walter Júnior Faria. "MEDIDA CAUTELAR 382/2010 DA COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS (CIDH): O CASO DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE NO BRASIL". Revista Jurídica 23, nr 1 (18.09.2023): 75–96. http://dx.doi.org/10.37951/2236-5788.2023v1i1.p75-96.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente trabalho apresenta a relação entre o desenvolvimento socioeconômico do estado brasileiro e os impactos aos direitos humanos e ao meio ambiente em seu território, e tem por objetivo analisar a postura do estado em relação ao descumprimento à medida cautelar 382/2010; citando formas de mitigação utilizadas no projeto de instalação da Usina Hidrelétrica Belo Monte e identificando se o licenciamento ambiental levou em consideração os impactos ambientais, ou se houve negligência e consequentemente o ecocídio, utilizando como metodologia a pesquisa de natureza explicativa realizada através de estudos bibliográficos a fim de reforçar a importância da proteção ao meio ambiente e aos direitos humanos, também destacando a proteção à integridade e à vida da população indígena.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Alencar, João Rui Barbosa de. "Riscos ocupacionais na fabricação de medicamentos: análise de uma indústria localizada no Nordeste brasileiro". Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 30, nr 112 (grudzień 2005): 49–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572005000200006.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A fabricação de medicamentos é um processo industrial complexo que exige altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, produção e controle de qualidade dos produtos, aquisição de substâncias, armazenagem e distribuição dos produtos, manutenção de pessoal qualificado e reciclado nos conhecimentos da área. Paradoxalmente, apesar de ser um segmento que agrega tecnologias ultramodernas e do grande suporte proporcionado pelas Boas Práticas de Fabricação (BPF) de medicamentos fixados pela legislação sanitária, a indústria de medicamentos convive com diversos riscos ambientais, aqui incluídos os riscos ao consumidor, à saúde dos seus trabalhadores e os associados ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado da identificação dos riscos ocupacionais de uma indústria farmacêutica pública localizada no nordeste do Brasil, obtido através das investigações e avaliações realizadas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa, e contribuir para a realização de estudos avançados relacionados com saúde e doença dos trabalhadores na indústria farmacêutica de medicamentos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Bastos, Simone de Sá, i Marina Rodrigues Brochado. "Modelo de apropriação de tecnologia: caso da indústria de cerâmica vermelha". Gestão & Produção 16, nr 4 (grudzień 2009): 544–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2009000400005.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O ritmo acelerado das inovações tecnológicas, nos últimos anos, tem causado impacto social, político, cultural, ecológico e econômico nas nações. Nos anos 1980/1990, uma comissão da ONU teve a responsabilidade de levantar os problemas que o Homem teria nas décadas vindouras, o que subsidiou a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - ECO-1992. Neste encontro, 179 países assinaram uma agenda de compromissos para o século XXI, a Agenda XXI, e apresentaram a proposta de ecoeficiência para auxiliar as empresas no planejamento ambiental, abordando uma nova dimensão de competitividade: produzir com eficiência, utilizando menos insumos e gerando menos rejeitos. Além desta necessidade de conservação ambiental, o ser humano está exigindo que as empresas se apropriem das altas tecnologias - high tech - existentes em outros países. Contudo, dependendo do nível de desenvolvimento dos países, os empresários devem ter o cuidado para que os nativos usuários estejam preparados para absorver estas inovações. Este trabalho apresenta um modelo que investiga os caminhos necessários à apropriação de tecnologia e define uma metodologia de cálculo do nível tecnológico nas tomadas de decisão quanto à apropriação de inovação. O estudo de caso aplicado é da apropriação da tecnologia alemã de fabricação de tijolos estruturais de cerâmica vermelha de alta porosidade no Brasil. São identificadas lacunas - gaps - existentes entre a expectativa do cliente e a sua percepção em relação ao produto ofertado; estas lacunas delineiam o perfil tecnológico do produto. A experiência testa que, na Alemanha, o desenvolvimento da indústria cerâmica ocorreu pautado em base de sustentabilidade, enquanto, no Brasil, tal desenvolvimento ainda é tímido, se forem considerados os requisitos ambientais, principalmente no que diz respeito à equidade entre gerações quanto à eficiência energética. O teste do modelo demonstra que o processo de apropriação de inovação nas organizações deve ser implantado a partir de um processo de planejamento estratégico, que considere os ciclos de vida de tecnologia e futuras inovações, inferindo desta forma que a modelagem proposta auxilia o empresário quanto à apropriação de inovações tecnológicas de um ambiente sustentável.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Corrêa, Sueli José Pereira, Lília Calheiros de Oliveira Barretto i Antonio Martins De Oliveira Júnior. "Estudos prospectivos da produção de queijos nacionais e do seu potencial para a indicação geográfica". OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA 21, nr 9 (19.09.2023): 11932–54. http://dx.doi.org/10.55905/oelv21n9-077.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este estudo tem o objetivo apresentar o cenário da produção de queijo e o potencial deste produto para as indicações geográficas (IG), que podem ser utilizadas como uma oportunidade de inovação para esta cadeia produtiva em diversos territórios brasileiros. As seguintes bases de dados foram consultadas para a coleta de dados: Divisao de Estatísticas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAOSTAT), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Censo Agropecuário 2017, eAmbrosia - Comissão Europeia, Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os resultados evidenciaram a Europa como o continente que possui a maior produção de queijo, possuindo 254 registros de IG para esse produto, com destaque para Itália e França. No Brasil, a região Sudeste se destaca como maior produtora de queijo e o país apresenta um total de 5 registros de IG para queijo. Foram identificados pelo Movimento Slow Food um total de 48 tipos de queijos tradicionais no Brasil. Considera-se neste estudo, a relevância setor produtivo de queijo para o Brasil e que há potencial para novas concessões de registros de IG de queijo em diversas regiões brasileiras que poderão utilizar desta estratégia de reconhecimento e valorização de seu produto e território para gerar oportunidades de desenvolvimento regional e melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Pereira, William Eufrásio Nunes, i Leovigildo Melgaço Tolentino Neto. "EUGENIO GUDIN E AS CONTRADIÇÕES LIBERAIS NA CONTROVÉRSIA DO PLANEJAMENTO". Revista Teoria e Evidência Econômica 24, nr 51 (16.09.2020): 339–66. http://dx.doi.org/10.5335/rtee.v24i51.9456.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O Estado de Compromisso varguista é o ambiente onde aflorou o debate entre Eugenio Gudin e Roberto Simonsen. Esse período da Era Vargas ostentava um viés planejador, sendo responsável pela criação de diversos órgãos públicos no Brasil. Gudin era membro da Comissão de Planejamento Econômico (CPE), órgão integrante do Conselho de Segurança Nacional, que tinha como objetivo elaborar estudos sobre a economia brasileira. Simonsen era membro do Conselho Nacional de Política Industrial (CNPIC), órgão filiado ao Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. É no domínio da CNPIC que ocorre o começo da controvérsia sobre o planejamento. Esse órgão deveria discorrer sobre como o planejamento da economia brasileira seria implementado ao longo das próximas décadas. A mainstream do pensamento econômico brasileiro habitualmente classifica a atuação de Gudin como sofisticada e vencedora do debate. Esse artigo buscará rever essa atuação à luz de uma perspectiva mais ampla, a histórica-relativista. Essa abordagem está em concordância com os acontecimentos da época, que surgiram à luz da II Grande Guerra Mundial, constatando que Simonsen antecipou debates à frente do seu tempo, ao passo que a ideologia de Gudin tanto já se mostrava inadequada para o capitalismo daquele período, como foi pulverizada pelo desenvolvimento do capitalismo moderno.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Iriondo Otero, Walter Ruben. "Editorial". Revista Prociências 5, nr 1 (12.07.2022): 1. http://dx.doi.org/10.15210/prociencias.v5i1.1666.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Temos o orgulho de apresentar uma nova edição da Revista Prociências. Dentre os artigos que integram a presente edição da revista destacamos contribuições vindas de diversas regiões do Brasil, assim como do exterior, notadamente, do Paraguai e do México. Nos artigos publicados os autores abordam assuntos do âmbito educativo como os desafios propostos no sistema educacional pela pandemia da COVID 19 e as possibilidades oferecidas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; histórias de vida no início da aprendizagem de uma língua estrangeira em ambiente escolar; a inclusão de alunos com deficiência visual na sala de aula; e a identificação de componentes curriculares com maior índice de evasão e retenção. Também são abordados assuntos no âmbito da produção industrial, como é o caso do estudo do índice de maturidade da Indústria 4.0 em uma empresa do setor fumageiro; a compreensão, desenvolvimento e execução de um modelo computacional que auxilia no processo decisório do descarte do óleo residual; e a análise de concepções de sistemas de automação para o acionamento de comportas de elevadoras de nível de um perímetro de irrigação.. Agradecemos aos colaboradores pelo envio dos textos e à Comissão Científica pela inestimável contribuição relativa às avaliações dos trabalhos. Destacamos que a Revista Prociências está aberta para o recebimento de trabalhos em fluxo contínuo, possibilitando submissão online de artigos durante o ano todo e encorajamos a submissão de trabalhos inéditos para as próximas edições da revista. Desejamos que a leitura dos artigos apresentados seja proveitosa! Prof. Dr. Walter R. Iriondo Otero Editor
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
11

Conserva, Renata, i Samara Jamile Mendes. "Regulamentação de radiofármacos e as políticas públicas". JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 12, spec (7.07.2021): 1–2. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v12.1053.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Os radiofármacos são utilizados para fins de diagnóstico e terapia em humanos. A medicina nuclear é capaz de mapear a função fisiológica e a atividade metabólica, permitindo diagnosticar precocemente muitas doenças, além de possibilitar avaliações e estudos de um mesmo órgão ou sistema em seus aspectos tanto macroscópicos quanto moleculares. Desde 2009, o Brasil enfrenta dificuldades no abastecimento de radioisótopos e de radiofármacos, que hoje são, em grande parte, importados. O país vem buscando outros fornecedores importados, já que cerca de dois milhões de procedimentos médicos utilizam os radiofármacos, sendo que 24% são realizados no SUS. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão superior de planejamento, orientação, supervisão e fiscalização, que estabelece normas e regulamentos em radioproteção e é responsável por regular, licenciar e fiscalizar a produção e o uso da energia nuclear no Brasil e também mantém atividades de pesquisa, orientação, planejamento, regulação e fiscalização, atuando em diversos setores que mantêm interação com a área nuclear, incluindo a medicina nuclear, com a produção de radiositópos para essa finalidade. A promulgação da Emenda Constitucional nº 49 de 2006 pode ser vista como parte de um movimento com várias frentes em busca da diminuição da atuação estatal na economia. Essa Emenda teve a importância de estabelecer, para o setor de saúde, uma condição que permitisse o desenvolvimento da atuação da produção privada de radioisótopos numa atividade produtiva até então restrita ao Estado. Essa alteração corrobora a visão de aproximação da Administração Pública gerencial com o Estado Regulador, que, por sua vez, retira-se da exploração direta de determinadas atividades, delegando ao particular o seu desenvolvimento, ainda que sob direcionamento estatal, com vistas ao atendimento dos interesses sociais da população. Considerando essa abertura, há que se investigar quais os impactos dessa Emenda para os radiofármacos e para a medicina nuclear, suas vantagens e as possíveis dificuldades, como a necessidade de altos investimentos para a instalação das bases que garantiriam a efetiva implementação da produção dessa tecnologia, como a instalação de um reator nuclear, de forma a reduzir a dependência externa, e a forma como se daria o financiamento e políticas de investimento para esse setor. A Política Nacional de Gestão de Tecnologias da Saúde, estabelecida em 2010, define de forma ampla, gestão de tecnologias em saúde como o conjunto de atividades gestoras relacionadas com os processos de avaliação, incorporação, difusão, gerenciamento da utilização e retirada de tecnologias do sistema de saúde. Este processo deve ter como referenciais as necessidades de saúde, o orçamento público, as responsabilidades dos três níveis de governo e do controle social, além dos princípios de equidade, universalidade e integralidade, que fundamentam a atenção à saúde no Brasil. Com a atual pandemia do coronavírus ficou evidente a fragilizada situação das bases produtivas e tecnológicas na área da saúde e a enorme dependência de produtores externos. Considerando-se especificamente que na área de radiofármacos predomina a concentração da tecnologia, configurando um segmento oligopolizado, e que há a necessidade de investimentos de alto valor para garantir a disponibilidade dessa tecnologia, é de grande importância a atuação do Estado no desenvolvimento de políticas de ciência e tecnologia e de investimentos que irão garantir a disponibilidade e o acesso. Assim se evidencia a importância das questões do desenvolvimento produtivo nacional desses produtos, com os presumíveis impactos das regulamentações e políticas públicas aplicáveis aos radiofármacos. Analisar a literatura científica sobre a regulamentação e as políticas públicas que envolvem os radiofármacos. Este estudo foi realizado a partir de uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de responder à pergunta inicial “Como as regulamentação e políticas públicas impactam a disponibilidade de radiofármacos?”. A partir dessa pergunta foram definidos alguns termos de busca, utilizados para definição dos descritores de interesse na plataforma http://decs.bvs.br/ - Descritores em ciências da saúde. Os termos inicialmente definidos, com base na pergunta estabelecida, foram: Radiofármacos, Política pública, Legislação de medicamentos, Regulamentação governamental, Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Acesso à Inovação Tecnológica, Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Política de Inovação e Desenvolvimento, Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, Política Nacional de Gestão de Tecnologias da Saúde, Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde, Reator Multipropósito Brasileiro, Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações e Inovação. O termo Radiofármacos é o termo principal que define o objeto foco da análise na pergunta. Os termos, Legislação de medicamentos e Regulamentação governamental foram definidos para abarcar a dimensão de ‘regulamentação’ e os termos Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Acesso à Inovação Tecnológica; Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde; Política de Inovação e Desenvolvimento; Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação; Política Nacional de Gestão de Tecnologias da Saúde; Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde; Reator Multipropósito Brasileiro; Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações e Inovação foram definidos para a dimensão ‘políticas públicas’ da pergunta. Os descritores foram então pesquisados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) - http://bvsalud.org/ de forma combinada, utilizando-se os operadores booleanos “AND” e “OR” a fim de se restringir os resultados e capturar os artigos mais relevantes para a questão, considerando-se sempre a combinação com o termo principal Radiofármacos. A busca foi feita por título, assunto e resumo. A sintaxe final foi radiofármacos AND (regulamentação governamental OR Legislação de Medicamentos OR Política Pública OR Inovação). Com essas combinações chegou-se a um total de 113 publicações. Após a retirada dos duplicados restaram 95 publicações, das quais 88 foram excluídas após leitura de títulos e resumo por não apresentarem relação direta com a pesquisa proposta. Foram incluídos apenas artigos tratando de regulamentação, legislação, políticas públicas ou inovação de radiofármacos. Todos os demais foram excluídos. Das 7 restantes 1 não estava disponível para leitura na íntegra, sendo selecionadas 6 publicações para leitura na íntegra. Foram também incluídas 9 outras publicações, por serem fundamentais a esta revisão. Para revisão final chegou-se a um total de 15 publicações a serem lidas na íntegra.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
12

Araújo, Ana Beatriz Arantes. "A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável". Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI 4, nr 2 (31.07.2019): 25–49. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2019v4n2.46079.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
This work seeks to analyze the National Commission on the Sustainable Development Goals (CNODS, in Portuguese) from its constitution, structure and first delivers. Created in 2016, its installation and work began after the representatives took office in June 2017. It is presented as a collegiate, consultative organ, with parity between the government and civil society, to advance social participation. Among its competences lays the proposition of an action plan to implementations of the UN’s 2030 Agenda to Sustainable Development in Brazil. We seek to verify whether the commission complies to those aspects within its mandate during the first years of functioning. For that, we searched the Brazilian government’s official publications’ digital archive, from 2015 and 2017 and the documents available at the commission’s website. We highlight the decree that created it (Decreto nº 8.892/2016) and the 2017-2019 Action Plan. We concluded the commission is a weak governance instrument, with restricted and limited social participation and underrepresentation of subnational governments. It predisposes the prominence of the Federal Executive Secretariat and lacks the participation of important sectorial agencies inside the SDGs scope. During the period, its strategic planning stayed restricted to short-term planning.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
13

Cunha, Ivan F. da, i Alexander Linsbichler. "CIÊNCIA, IMAGINAÇÃO E VALORES NA VIRADA ENERGÉTICA ALEMÃ: UM EXEMPLO DA METODOLOGIA DE NEURATH PARA A TECNOLOGIA SOCIAL". Kriterion: Revista de Filosofia 64, nr 156 (grudzień 2023): 673–700. http://dx.doi.org/10.1590/0100-512x2023n15603ifc.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO O utopianismo científico de Neurath é a proposta para que as ciências sociais se envolvam na elaboração, desenvolvimento e comparação de cenários contrafactuais, as ‘utopias’. Tais cenários podem ser entendidos como peças centrais de experimentos de pensamento científicos, isto é, em exercícios da imaginação que não apenas promovem a revisão conceitual, mas também estimulam a criatividade para lidar com problemas vivenciados, já que utopias são esforços para imaginar como o futuro poderia ser. Ademais, experimentos de pensamento utópicos podem oferecer conhecimento científico para informar debates e decisões políticas, contribuindo para formatar a sociedade. Este ensaio reconstrói um evento histórico como um exemplo da metodologia utopianista de Neurath. No final dos anos 1970 e início dos anos 1980, uma comissão científica e política designada pelo parlamento da Alemanha Ocidental inventou e comparou quatro cenários para políticas energéticoeconômicas futuras. Conclusões da comissão informaram decisões políticas que puseram a Alemanha Ocidental (e depois reunificada) em um caminho para se tornar uma potência industrial verde. Uma parte fundamental do trabalho da comissão envolveu um apelo à imaginação, permitindo a caracterização sob a metodologia de Neurath.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
14

Pessina, Maria Elisa Huber, André Pires Batista Coelho, Élvia Mirian Cavalcanti Fadul i Augusto de Oliveira Monteiro. "Cooperação internacional para o desenvolvimento e financiamento externo para o Brasil: uma macroanálise do período entre 2000 e 2020". Revista de Administração Pública 56, nr 2 (marzec 2022): 248–74. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220210294.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo Este artigo traz como objeto de análise os projetos e programas do setor público no Brasil que receberam financiamentos externos de organismos multilaterais e bilaterais em âmbito federal, estadual e municipal entre 2000 e 2020. Os dados analisados foram coletados no Painel da Comissão de Financiamentos Externos (Painel COFIEX) do Ministério da Economia do Brasil, categorizados e apresentados neste artigo de forma conjuntural, com o objetivo de representar um panorama sobre este objeto para os estudos da Administração Pública no país. Importante instrumento do Sistema de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (SCID), o financiamento internacional para o desenvolvimento obedece às agendas e diretrizes das organizações internacionais, as quais se modificaram ao longo dos anos. Dessa forma, além de explorar as principais fontes credoras, setores e unidades da federação de destino dos financiamentos internacionais para o desenvolvimento destinados ao Brasil, o artigo buscou verificar de que forma as características dos financiamentos internacionais recebidos entre 2000 e 2015 e pós-2015 refletem as agendas e diretrizes da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID) dos respectivos períodos, a saber: os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) (2000-2015) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) (2015-2030). Como resultado, além de apresentar uma pioneira análise exploratória dos dados, verificou-se uma inflexão dos financiamentos externos recebidos no pós-2015 pelo Brasil na direção da atual agenda e diretrizes da CID. Por fim, o artigo apresenta encaminhamentos para agendas futuras de pesquisa.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
15

Viegas, Miguel, i Susana Carneiro. "Análise Crítica do PEPAC na perspetiva do setor florestal". Silva Lusitana 30, nr 2 (2022): 133–49. http://dx.doi.org/10.1051/silu/20223002133.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo parte da análise da repartição geográfica dos apoios da PAC, identificando uma profunda assimetria que penaliza fortemente os territórios considerados como mais vulneráveis em matéria de desenvolvimento socioeconómico e de vulnerabilidade aos incêndios. A partir destes dados, os autores elaboram uma análise crítica do processo de elaboração do PEPAC, incluindo as recomendações da Comissão Europeia. De acordo com as características próprias do território português, incluindo a sua estrutura fundiária, os autores consideram que o atual PEPAC, seja pelos montantes envolvidos seja pelo desenho das medidas de apoio, não responde às necessidades da floresta portuguesa e muito dificilmente irá inverter a sua tendência de declínio e empobrecimento. O artigo termina com um conjunto de sugestões para aumentar a capacidade de absorção de apoios nos territórios vulneráveis.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
16

Meireles, Monika, i Jonatan Badillo-Reguera. "Binômio regionalismo-desenvolvimento: contribuições teóricas do estruturalismo latino-americano". Revista Tempo do Mundo (RTM): n. 30, dez. 2022, nr 30 (17.04.2023): 89–119. http://dx.doi.org/10.38116/rtm30art3.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O objetivo deste artigo é contribuir para a construção de um arsenal teórico-crítico que resgate a discussão do desenvolvimento econômico de forma articulada ao processo de integração regional na América Latina. Para isso, revisamos a evolução histórica das ideias latino-americanas sobre o binômio regionalismo-desenvolvimento, com especial ênfase na contribuição do estruturalismo latino-americano no âmbito de autores vinculados à Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Após uma breve introdução, o trabalho é composto por mais três seções. A segunda trata da importância dos contextos – histórico, regional e internacional – para pensar em chave estruturalista as estruturas produtivas, as assimetrias econômico-sociais e o subdesenvolvimento que caracterizam a região. Na terceira seção, expomos com mais detalhes o conceito de regionalismo intervencionista, baseado no Mercado Comum Latino-Americano da CEPAL. Na quarta, oferecemos nossas reflexões finais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
17

Aloise, Pedro Gilberto, Daniel Faturi Silva i Janaina Macke. "Direcionadores de Ecoinovação e seus Impactos: Estudo de Caso na Zona Franca de Manaus". Revista de Administração IMED 8, nr 2 (11.12.2018): 166. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956.2018.v8i2.2913.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Um dos pontos de relevância do Relatório da Comissão Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento, de 1987, diz respeito a utilização não predatória dos recursos naturais e a degradação do meio ambiente. As inovações surgem como meio de se atingir estes objetivos e as organizações tem um importante papel a cumprir neste sentido. Os estudos organizacionais sobre ecoinovação (EI), estão concentrados em países desenvolvidos e a literatura tem recomendado novas pesquisas para se analisar fatores e condições específicas em países em desenvolvimento. A pesquisa buscou identificar os direcionadores de ecoinovações, nas indústrias instaladas no Polo Industrial da Zona Franca de Manaus. A metodologia da pesquisa apresenta-se na forma de estudo de caso, com análise quantitativa e coleta realizada por meio de survey, com amostra de indústrias instaladas em Manaus. A pesquisa contribui com a teoria de ecoinovação na Zona Franca de Manaus, identificando, quantificando e analisando os impactos dos direcionadores regionais de ecoinovação, conforme proposto em estudos anteriores. A biodiversidade amazônica é o principal fator potencial que pode direcionar ecoinovações, através do desenvolvimento de novos produtos, por meio de biotecnologias, biofármacos, biocosméticos e fitoterápicos. Outros direcionadores identificados estão relacionados às mudanças na legislação local, recursos para Pesquisa e Desenvolvimento, cursos inovadores, desenvolvimento de processos reversos, certificação ambiental, competitividade, criatividade e continuidade dos negócios. Por fim, a pesquisa proporcionou insights para a proposição de estudos futuros relacionados a direcionadores de ecoinovações, tanto no campo téorico quanto no seu avançao no ambiente de empresas e pólos como a Zona Franca de Manaus.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
18

Menezes, Edmara Thays Neres, Ila Natielle Neres dos Santos, Igor Aragão Melins Costa, Carmo Renato Evangelista Da Silva i Simone De Cássia Silva. "ANÁLISE DOS RESULTADOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UFS". Cadernos de Prospecção 9, nr 2 (30.06.2016): 207. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v9i2.14073.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe (CINTTEC-UFS) busca implementar a política de propriedade intelectual com ações que abrangem o registro, licenciamento e comercialização de resultados de pesquisas em inovação tecnológica e difusão de conhecimento gerado. Uma pesquisa quantitativa realizada na base de dados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) mostrou as atividades desenvolvidas pela Coordenação deve atender às demandas especificadas por cada área de conhecimento. Por exemplo, em termos estratégicos a divulgação de cursos à distância em Propriedade Intelectual; a organização de mesas redondas com a participação de especialistas renomados em cada área do conhecimento chamados para o Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EIDTI), workshops com empresários para apresentação de suas demandas por soluções tecnológicas categorizadas, o convite aos pesquisadores para inclusão dos resultados ao mercado em forma de divulgação no portfólio de patentes e registros junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Entre outras ações definidas por área de conhecimento que podem favorecer a proteção intelectual resultante do PIBITI-UFS está a oferta de cursos como redação de patentes e busca de anterioridade nas bases de registro de patentes nacionais e mundiais que podem ser ministrados por docentes membros da Comissão Coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (COMPIBITI).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
19

Moura Miranda, Douglas, Camila Naves Arantes, Demian Oliver Vidal, Gleuber Henrique Rocha, Arnaldo Jose Pereira Rosentino Junior i Elder Vicente de Paulo Sobrinho. "Um quarto critério de avaliação de invenções pelos NITs". Revista de Administração, Sociedade e Inovação 9, nr 2 (1.05.2023): 25–45. http://dx.doi.org/10.20401/rasi.9.2.700.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Num contexto em que taxa de transferência de tecnologia das universidades brasileiras não tem acompanhado o crescimento do número de pedidos de patentes e cartas-patente, o presente trabalho sugere a inclusão de uma avaliação do potencial comercial de uma invenção pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) em adição à avaliação dos três critérios de patenteabilidade, ou seja, antes que o pedido seja protocolado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Considerando a carência de métodos de avaliação compatíveis com a realidade de um NIT acadêmico, este trabalho desenvolve um novo método de avaliação de tecnologias projetado para ser integrado às rotinas operacionais desta instituição. O desenvolvimento parte de um grande conjunto de 201 critérios de avaliação obtidos na literatura, faz um pré-tratamento para 151 critérios, realiza a priorização com o auxílio de uma comissão, e utilizando-se de métodos de decisão multicritério identifica pesos para os critérios. O trabalho desenvolve quatro conjuntos de critérios (versões de 26 a 59 critérios), para que seja utilizado um deles conforme o estágio do projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Para ilustrar a utilização do método, ele é aplicado a uma invenção real. O estudo de caso demonstrou que o método pode ser aplicado em aproximadamente 73 minutos sendo, portanto, de fácil utilização.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
20

Mitre, Amanda Bianco, i Marina Lages Gonçalves Teixeira. "Escola Industrial de Teresina (1950)". Labor e Engenho 13 (8.11.2019): e019012. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v13i0.8656120.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O artigo discorre sobre o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil durante a primeira década do século XX e as relações e transformações da arquitetura utilizada nestes espaços. Tomando como foco de análise a Escola Industrial de Teresina, expõe-se as origens das atividades ligadas ao ensino profissional industrial, sua integração ao plano nacional pelo estabelecimento do decreto nº 7.566, de setembro de 1909 e a estruturação das atividades nos edifícios ao longo das décadas seguintes. Busca-se realizar uma análise aprofundada do projeto elaborado em 1950 pelos arquitetos Renato Soeiro, Thomaz Estrela, Jorge Ferreira e Renato Mesquita para a Escola Industrial de Teresina em termos de: programa, estética, relações entre os espaços, utilização da arquitetura moderna e sua incidência em publicações especializadas nacionais e internacionais do período como a revista Arquitetura e Urbanismo, do IAB; a revista francesa L’architecture D’aujourd’hui e o livro Modern Architecture in Brazil, de Henrique Mindlin.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
21

Florencio, Marcio Nannini da Silva, Antonio Martins Oliveira Junior i Ana Karla de Souza Abud. "Desenvolvimento tecnológico da biotecnologia para a saúde no Brasil". International Journal of Innovation 8, nr 3 (17.12.2020): 541–63. http://dx.doi.org/10.5585/iji.v8i3.17928.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objective of the study: This study aims to analyze the technological development of health biotechnology in Brazil in the period from 2007 to 2016.Methodology: The research methodology was based on a quantitative approach with the application of statistical methods aligned with patent analysis. Data collection was carried out on the institutional page of the National Institute of Industrial Property (INPI). The health biotechnology patents were classified according to the definitions presented by the Biotechnology Development Policy (PDB).Originality/Relevance: This study brings new contributions to the literature on the technological development of biotechnology when dealing with the sectoral level.Main results: The results obtained showed a total of 503 patents granted, with applications that mostly involve human health (70%). The development of drugs for the treatment of metabolic or endocrinological diseases is notorious, while vaccines have greater applications in the prevention of veterinary diseases. Also, patent ownership belongs mostly to large companies in developed countries.Theoretical/methodological contributions: The study deepened the understanding of the technological development of biotechnology in Brazil using patent indicators and allowed us to understand this dynamic in the sectorial context involving health.Social/managerial contributions: The statistics of patents in health biotechnology can assist policymakers in practices aimed at promoting research, development, and innovation activities with applications in health.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
22

SUZIGAN, WILSON. "Estado e industrialização no Brasil". Brazilian Journal of Political Economy 8, nr 4 (grudzień 1988): 493–504. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31571988-4005.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO Da década de 1950 até o final da década de 1970, o Estado desempenhou um papel ativo na estruturação e consolidação do setor industrial no Brasil. No entanto, o alto grau e caráter permanente de proteção ao mercado interno, aliado ao insuficiente desenvolvimento científico e tecnológico, produziu uma indústria amplamente ineficiente, tecnologicamente atrasada e pouco competitiva internacionalmente. Conseguiu vender para o exterior porque o sistema de promoção das exportações de manufaturas compensou o viés antiexportação do sistema de proteção. Esses problemas se agravaram na década de 1980, quando o Estado não só deixou de orientar o desenvolvimento industrial como começou a retardá-lo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
23

Martinho, Alberto. "A indústria no distrito de Viseu (subsídios para o seu estudo)". Gestão e Desenvolvimento, nr 1 (1.01.1992): 3–33. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1992.164.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Quando em Outubro de 1988 fomos contactados pelo Presidente da Associação Industrial da Região de Viseu (AIRV)1 para a efectivação de um estudo tendente à caracterização do tecido industrial2, respondemos, desde logo, afirmativamente. Fomos motivados para a realização deste estudo, sobretudo pelas seguintes razões: - A Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional de Viseu), através da sua Associação de Apoio ao Instituto Universitário de Desenvolvimento e Promoção Social (A.I.U.D.P.S.) pretende estar à escuta das necessidades dos actores económicos, culturais e sociais da região, de molde a poder ser parceiro na investigação-acção que possa ser levada a cabo. - A Universidade Católica está também interessada na formação integral dos alunos. Por tal, aproveita estas oportunidades para a formação, científica e humana, dos elementos que nela trabalham, quer os docentes, quer os discentes. - Este estudo também deu origem à colaboração com outras instituições que trabalham na área desde o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), Comissão de Coordenação da Região Centro (CCRC), Empresas, Instituições Bancárias, Câmaras Municipais, entre outras.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
24

SUZIGAN, WILSON. "Experiência histórica de política industrial no Brasil". Brazilian Journal of Political Economy 16, nr 1 (marzec 1996): 3–19. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31571996-0914.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO Este artigo estuda a prática da política industrial e o correspondente esforço de construção de instituições no Brasil entre as décadas de 1930 e 1970. O argumento é que, embora essa prática e a respectiva organização institucional tenham conseguido estruturar a indústria brasileira em um processo de convergência para a estrutura industrial internacional e os padrões de desenvolvimento tecnológico até a década de 1970, elas se mostraram inoperantes em acompanhar as mudanças estruturais e as novas tecnologias da década de 1980. O artigo conclui apontando que tanto a prática estabelecida da política industrial quanto a organização institucional relacionada levaram a um bloqueio normativo e institucional os quais, juntamente com a inércia política, impediram as mudanças necessárias no início dos anos 80.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
25

Bertoni Pinto, Neuza, i Bárbara Winiarski Diesel Novaes. "A APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA MODERNA NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO PARANÁ NAS DÉCADAS DE 60 E 70". Revista Diálogo Educacional 8, nr 25 (17.07.2008): 745. http://dx.doi.org/10.7213/rde.v8i25.3778.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O estudo aborda a apropriação da Matemática Moderna na EscolaTécnica Federal do Paraná, nas décadas de 60 e 70, período auge dedisseminação do Movimento da Matemática Moderna, cuja finalidadeera adequar a matemática escolar aos desafios impostos pelodesenvolvimento científico e tecnológico. A partir de uma perspectivahistórica, fundamentada em Certeau (1982), Chartier (1990) e Julia( 2001),o estudo constituiu suas fontes a partir de documentos escolares,localizados nos arquivos da ETFPR, além de documentos normativos,como os Boletins Informativos da CBAI (Comissão Brasileiro-Americanade Educação Industrial) que forneciam direcionamentos ao ensinotécnico no país. O estudo conclui que apesar de manter convênio como Colégio Estadual do Paraná e participar do NEDEM ( Núcleo deEstudo e Difusão do Ensino de Matemática ), grupo que liderou epropagou o movimento no Paraná, a ETFPR não priorizou, em seusprogramas, o ensino da Matemática Moderna. Foram poucos os vestígiosde apropriação das idéias modernizadoras do MMM encontrados nos documentos analisados e confirmados nos depoimentos de exprofessorese de ex-alunos da referida escola. No auge do MMM, acultura escolar da ETFPR foi marcada, de forma significativa, pelasiniciativas docentes voltadas à elaboração de material didático apropriadoàs reais finalidades dos cursos técnicos que naquele momentoempenhavam-se em aproximar a matemática escolar à cultura técnica,transformando-a em ferramenta útil para a urgente formação de mãode-obra necessária ao desenvolvimento industrial e tecnológico do país.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
26

Moreira, Ruy. "Os Quatro Modelos de Espaço-Tempo e a Reestruturação". GEOgraphia 4, nr 7 (21.09.2009): 23. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2002.47.a13420.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO A reestruturação é o processo de reorganização global da sociedade capitalista decorrente do esgotamento do seu ciclo de desenvolvimento industrial e da emergência das necessidades da acumulação financeira que ultrapassa e substitui o ciclo industrial na história. O texto é uma análise deste processo com o intuito de extrair dele um conceito de reestruturação válido para a compreensão do Brasil e do mundo nesta entrada do milênio. Palavras-chave: Reestruturação, reordenamento do espaço, novo modelo de desenvolvimento.ABSTRACT Restructuration is a process of global reorganization of capitalistic society, resulting from the prostration of its industrial development cycle and from the necessities of finantial accumulation that replace the industrial cycle in history. The text is analyse this process searching to obtain a valid concept of restructuration for comprehension of Brazil and the world in this beginning of millennium. Keywords: Restructuration, reordering of space, new model of development.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
27

Moreira, Ruy. "Os Quatro Modelos de Espaço-Tempo e a Reestruturação". GEOgraphia 4, nr 7 (21.09.2009): 23. http://dx.doi.org/10.22409/geographia2002.v4i7.a13420.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO A reestruturação é o processo de reorganização global da sociedade capitalista decorrente do esgotamento do seu ciclo de desenvolvimento industrial e da emergência das necessidades da acumulação financeira que ultrapassa e substitui o ciclo industrial na história. O texto é uma análise deste processo com o intuito de extrair dele um conceito de reestruturação válido para a compreensão do Brasil e do mundo nesta entrada do milênio. Palavras-chave: Reestruturação, reordenamento do espaço, novo modelo de desenvolvimento.ABSTRACT Restructuration is a process of global reorganization of capitalistic society, resulting from the prostration of its industrial development cycle and from the necessities of finantial accumulation that replace the industrial cycle in history. The text is analyse this process searching to obtain a valid concept of restructuration for comprehension of Brazil and the world in this beginning of millennium. Keywords: Restructuration, reordering of space, new model of development.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
28

de Melo, Maria Cristina Pereira, i Jair do Amaral Filho. "The Political Economy of Brazil-China Trade Relations, 2000–2010". Latin American Perspectives 42, nr 6 (7.07.2015): 64–87. http://dx.doi.org/10.1177/0094582x15593935.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Sino-Brazilian trade reached record levels in 2010. At the core of this phenomenon was the return to a primary production structure reinforced by the difficulty of diversifying exports of Brazilian manufactures of higher value added and technological content. Brazilian imports have revolved around the acquisition of manufactures similar to the ones produced in Brazil and with a sophisticated technological profile. The results of this trade tie are related to differences in the development agendas of the two countries, especially their industrial policies. Em 2010, o volume do comércio sino-brasileiro ultrapassou níveis anteriormente re-gistrados. O cerne desse fenômeno foi um retorno à estrutura de produção calçada no setor primário. Ademais, esse retorno foi reforçado pela dificuldade em diversificar as exportaçãoes dos manufaturados brasileiros de alto valor agregado e conteúdo tecnológico. As importações brasileiras estão centradas na aquisição de manufaturas similares às produzidas no Brasil e que apresentam um perfil tecnológico sofisticado. Os resultados desses laços comerciais correspondem às diferenças nas agendas de desenvolvimento dos dois países, especialmente suas respectivas políticas industriais.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
29

Patias, Ivete Aparecida, Daniel Knebel Baggio i Maria Margarete Baccin Brizolla. "O DISTRITO INDUSTRIAL COMO AGENTE DA INOVAÇÃO NA PERSPECTIVA DA HÉLICE QUÁDRUPLA /The industrial district as agent of innovation from the perspective of the quadruple helix". Informe GEPEC 26, nr 1 (9.02.2022): 384–400. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v26i1.26813.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo teve como objetivo analisar o Distrito Industrial Felipe Streich de Santa Rosa – RS, seu papel no desenvolvimento e as formas de relacionamento entre os atores que o compõe, proporcionando a inovação, incluindo a abordagem da Quádrupla Hélice. Classifica-se como pesquisa aplicada, de campo, pesquisa qualitativa e descritiva. Como resultados, constatou-se que o distrito gera economia externa ao promover especializações nos serviços ofertados pelas empresas, também participa do desenvolvimento da cidade de Santa Rosa – RS ao gerar retornos econômicos e sociais. Percebeu-se falta de envolvimento conjunto dos atores. Este estudo contribui ao evidenciar a necessidade dos empresários em inovarem no processo produtivo de suas organizações, implantando elementos da indústria 4.0 e de que para isso devem ampliar a interação entre os atores. Este trabalho comprova os estudos que afirmam que universidades promovem inovações nas empresas, com suporte do governo e da comunidade, proporcionando o desenvolvimento local e regional.ABSTRACT: This paper aimed to analyze the Felipe Streich Industrial District of Santa Rosa - RS, in Brazil, its role in development and the forms of relationship between the actors that compose it, providing innovation, including the approach of Quádrupla Hélice. It is classified as applied research, field research, qualitative and descriptive research. As a result, it was found that the district generates external economy by promoting specialization in the services offered by companies, it also participates in the development of the city of Santa Rosa - RS by generating economic and social returns. A lack of joint involvement of the actors was noticed. This study contributes by highlighting the need for entrepreneurs to innovate in the productive process of their organizations, implementing elements of industry 4.0 and that for this they must expand the interaction between actors. This work proves the studies that state that universities promote innovations in companies, with support from the government and the community, providing local and regional development.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
30

De Lacerda, Antonio Corrêa. "Reindustrialization and Development of Brazilian Economy". Revista Economia e Políticas Públicas 11, nr 2 (18.12.2023): 53–58. http://dx.doi.org/10.46551/epp2023v11n0207.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo: O artigo discute a questão da concentração de renda e riqueza no Brasil e as alternativas para reverter esse quadro, a partir de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Para isso, após breve retrospecto da desindustrialização em curso, aponta para as ações do primeiro ano do Governo Lula III, em especial o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o Plano de Transição Energética (PTE) e as missões definidas no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). Tais missões nortearão a formulação de políticas de neoindustrialização. Por fim, à guisa de conclusão aponta possíveis desdobramentos e perspectivas. Palavras- chave: concentração de renda, políticas públicas, desenvolvimento sustentável e inclusivo. Abstract: The article discusses the issue of concentration of income and wealth in Brazil and the alternatives to reversing this situation, based on public policies aimed at sustainable and inclusive development. To this end, after a brief review of the ongoing deindustrialization, it points to the actions of the first year of the Lula III Government, in particular the New Growth Acceleration Program (New PAC), the Energy Transition Plan (PTE) and the missions defined in the within the scope of the National Industrial Development Council (CNDI). Such missions will guide the formulation of neo-industrialization policies. Finally, by way of conclusion, it points out possible developments and perspectives. Key-words: concentration of income, public policies, sustainable and inclusive development.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
31

Cunha, Athena Mascarenhas da, Pery Francisco Assis Shikida i André Maia Gomes Lages. "Evolution of the sugarcane agroindustry in Brazil: from the colony to 2022". Revista Economia Política do Desenvolvimento 14, nr 32 (22.12.2023): 19–46. http://dx.doi.org/10.28998/2594-598x.2023v14n32p19-46.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A trajetória da agroindústria canavieira brasileira revela períodos de expansão e contração, o que têm importância significativa para o setor. Este artigo tem como objetivo discutir os principais aspectos da evolução canavieira desde o período colonial até 2022, à guisa de uma revisão de literatura. Busca-se compreender como os paradigmas enfrentados se manifestaram ao longo das mudanças históricas. Como corolário, houve um período marcado por um forte intervencionismo estatal nessa atividade, desde os tempos do Brasil Colônia até 1990 (com a extinção do Instituto do Açúcar e do Álcool). A partir daí, sobreveio um período de desregulamentação, embora ainda influenciada por políticas governamentais pontuais. Com isso, o cenário em que as crises setoriais não afetaram significativamente os players, devido à existência de um paradigma subvencionista patrocinado pelo Estado, deu lugar a um ambiente em que essas crises resultaram na insolvência ou encerramento de algumas usinas e destilarias. Nesse contexto, as unidades produtivas, que optaram pelo maior desenvolvimento tecnológico e de gestão de seus empreendimentos, tanto no âmbito agrícola como no industrial, demarcaram uma dinâmica diferenciada no processo de concorrência, permitindo-lhes manter uma certa vantagem competitiva. Enquanto outras que não acompanharam esse paradigma tecnológico ficaram em desvantagem.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
32

ERBER, FABIO S., i JOSÉ EDUARDO CASSIOLATO. "Política industrial: teoria e prática no Brasil e na OCDE". Brazilian Journal of Political Economy 17, nr 2 (czerwiec 1997): 195–224. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31571997-1035.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO O artigo analisa o desenvolvimento recente das políticas industriais e tecnológicas no Brasil em comparação com as adotadas nos principais países da OCDE. A primeira seção apresenta os antecedentes, apresentando uma breve descrição da evolução da economia global. A segunda seção apresenta o quadro analítico do artigo. Argumenta que atualmente existem quatro “agendas de política industrial”, derivadas de considerações teóricas e políticas - ultra-liberal, reformista liberal, neodesenvolvimentista e social-democrata. A terceira seção apresenta a evolução da política industrial e tecnológica brasileira durante os anos 90, examinando com mais detalhes a situação atual. A quarta seção apresenta as políticas seguidas pelos principais países da OCDE (Estados Unidos, Alemanha, Japão e Reino Unido), examinando sua evolução e focalizando o atual padrão de políticas. A última seção apresenta as principais conclusões do artigo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
33

Santos Turco, Cláudia, i Eduardo Nazareth Paiva. "Normas e atribuições institucionais para avaliação de mosquitos modificados para o controle de arbovírus no Brasil". Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia 9, nr 3 (31.08.2021): 49–57. http://dx.doi.org/10.22239/2317-269x.01854.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: Novas biotecnologias tiveram rápido crescimento com as recentes técnicas de manipulação de seres vivos. Quando aliadas a políticas de saúde pública, essas biotecnologias resultam em intervenções de ampla escala ao criar, produzir e disseminar novos seres híbridos. Um campo recente de aplicação destas biotecnologias reside no combate às epidemias de arboviroses provocadas pelos mosquitos Aedes aegypti. Objetivo: Analisar as trajetórias de regulação de duas novas biotecnologias para controle de arboviroses transmitidas pelo A. aegypti: os A. aegypti transgênicos e os A. aegypti infectados com a bactéria Wolbachia. Método: Foi realizada uma análise qualitativa de documentos de acesso público disponibilizados por órgãos oficiais, em especial a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, além da legislação associada a esses documentos. Resultados: Descrevem as diferentes trajetórias de regulação e a tentativa de normatização das duas biotecnologias no país e apresentam as lacunas e controvérsias que envolvem os processos regulatórios destes novos artefatos. Conclusões: As dificuldades apresentadas para oferecer registros definitivos para estas novas tecnologias geraram processos que se prolongam até os dias atuais, evidenciando lacunas nas normas em termos de enquadramento, de definição de competências institucionais e de rito para o processo regulatório. A importância do estabelecimento de um processo regulatório para estas tecnologias se torna evidente por sua escala de implementação, por seu ritmo acelerado de desenvolvimento, pela dificuldade de reverter sua implementação após soltura em ambiente e pela necessidade de garantir a participação e o debate público.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
34

Queiroz, Pedro Henrique Santos. "“Subcapitalismo ou socialismo?”: Revisitando uma passagem de Fernando Henrique Cardoso". Latitude 14, nr 1 (22.10.2020): 73–94. http://dx.doi.org/10.28998/lte.2020.n.1.10650.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O texto trata da passagem final do livro “Empresário Industrial e Desenvolvimento Econômico”, de Fernando Henrique Cardoso. É apresentada uma contextualização desse trecho em relação às demais partes do livro, à pesquisa temática mais ampla em que sua publicação se inseria e à trajetória intelectual de FHC por meio de um breve levantamento da fortuna crítica disponível sobre sua obra. Como principais conclusões, são indicadas a atualidade e pertinência dessa passagem para pensar as relações entre as classes sociais, suas escolhas políticas e os dilemas postos ao desenvolvimento econômico no Brasil. Por fim, sugere-se o reconhecimento do status dessa passagem como um clássico do pensamento social brasileiro.AbstractThe text deals with the final passage of the book “Industrial Entrpreneur and Economic Development”, by Fernando Henrique Cardoso. A contextualization of this passage is presented in relation to the other parts of the book, the broader thematic research in which its publication was inserted and to FHC´s intellectual trajectory through a brief survey of the critical resources available about his work. As main conclusions, the text point to the relevance of this passage for the reflection about the relations between social classes, their political choices and the dilemmas posed by the economic development in Brazil. Finally, it is suggested the recognition of this passage as a classic of Brazilian social thought.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
35

Toscas, Fotini, Vivian Oliveira i Aline Silva. "O papel da sociedade civil na inovação e incorporação de dispositivos médicos no Brasil". Jornal Brasileiro de Economia da Saúde 14, nr 2 (sierpień 2022): 146–54. http://dx.doi.org/10.21115/jbes.v14.suppl2.p146-54.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: Abordar o contexto normativo quanto aos processos de participação social nas fases de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e aos processos de regulação sanitária e de avaliação para incorporação de tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS). Métodos: Pesquisa exploratória descritiva com revisão dos referenciais normativos e análise documental: i) nos marcos regulatórios de inovação brasileiros; ii) na regulação sanitária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e iii) na avaliação e incorporação de dispositivos médicos na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde no SUS (Conitec). Resultados: Nos sites das instituições governamentais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), observaram-se mecanismos de participação social estabelecidos na legislação. No contexto regulatório, a participação social se insere desde a construção dos regulamentos até etapas-chave do ciclo de vida da tecnologia. Na avaliação de tecnologias, verificou-se ampliação das estratégias de participação, a exemplo da “perspectiva do paciente” na plenária. Entre 64 chamadas públicas realizadas, cinco foram sobre dispositivos médicos. Conclusão: Evidenciou-se a importância da participação social em todas etapas do ciclo de vida dos dispositivos médicos, tendo em vista as especificidades dessas tecnologias. A Anvisa e a Conitec têm ampliado os mecanismos de participação para além dos preconizados em lei. Já nas etapas de PD&I, as iniciativas são incipientes, sendo localizadas ações conforme previsão legal. A ampliação de mecanismos de participação efetiva favorece a construção de soluções para minimizar os desafios de saúde, além de promover maior transparência, valor para a sociedade e confiança nas decisões em saúde brasileira.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
36

Centurião, Daniel. "Complexo agroindustrial de florestas plantadas de ribas do Rio Pardo, estado de Mato Grosso do Sul: caracterização e relações com o desenvolvimento local." Revista de Economia Agrícola 63, nr 2 (2016): 21–33. http://dx.doi.org/10.56468/1983-7747.erea152016.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
This work identifies and characterizes the agents of the agroindustrial complex of pínus and eucalyptus forest plantations of Ribas do Rio Pardo city, in the state of Mato Grosso do Sul, Brazil. The city has been retaining an important position in forestry production, an activity that has been shaping its economic characteristics. We applied the methodology of the Program of Studies of the Agro-Industrial System Business (PENSA) and collected primary and secondary data through semi-structured interviews with twelve agents and four experts. The information amassed we thus gathered allowed us to elucidate the agents’ organization scheme and their relationship interactions. We demonstrate that because these agents lack both coordination and a sense of belonging, this complex has no evident connection with the local economy.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
37

Carmo, Rachel Aguiar Estevam do. "A HEGEMONIA DISSOCIADA E O PAPEL IDEOLÓGICO DA CEPAL NOS ANOS DE 1950 A 1960". movimento-revista de educação, nr 6 (28.06.2017): 362. http://dx.doi.org/10.22409/movimento2017.v0i6.a20937.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo aborda a noção hegemonia dissociada como forma de entender o projeto ideológico da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) nos anos de 1950 a 1960. Entende-se que a CEPAL contribuiu para a construção do pensamento moderno na América Latina ao incentivar a formação de novos pesquisadores e na construção da Teoria do Subdesenvolvimento, corrente teórica que rompe com os escritos advindos das Nações Unidas e que procura explicar a realidade latino-americana a partir de dentro, focando na saída da condição subdesenvolvida por meio da ampliação e construção do parque industrial. Utilizamos os escritos gramscianos para compreender esse momento hegemônico de reorganização dos Estados latino-americanos em que a CEPAL serviu para dar suporte no projeto de desenvolvimento econômico voltado para a supressão da condição de subdesenvolvimento e também como manifestação que se dissocia dos preceitos das Nações Unidas da qual a CEPAL estava subordinada teoricamente. Nesse sentido, o termo hegemonia dissociada ajuda a realocar o papel da CEPAL nos anos de 1950 e 1960 como a luz capaz de levar a modernidade para a periferia do capitalismo.Palavras-chave: Hegemonia Dissociada; CEPAL; Desenvolvimento Econômico. THE DISSOCIATED HEGEMONY AND THE IDEOLOGICAL ROLE OF CEPAL IN THE YEARS 1950 TO 1960AbstractThis article addresses the concept of dissociated hegemony as un way of understanding the ideological project of the Economic Commission for Latin America (CEPAL) in the years 1950 to 1960. It is understood that CEPAL contributed to the construction of modern thinking in Latin America by encouraging formation of new researchers and the construction of the Theory of Underdevelopment, a theoretical current that breaks with the writings of the United Nations and seeks to explain the Latin American reality from within focusing on the way out of the underdeveloped condition through the expansion and construction of the industrial park. We use the writings of Gramsci to understand this hegemonic moment of reorganization of the Latin American States in which CEPAL served to support the economic development project aimed at suppressing the condition of underdevelopment and also as a manifestation that dissociates itself from the United Nations because of team cepalino to have been subordinate theoretically. In this sense, the term dissociated hegemony helps to reallocate the role of CEPAL in the 1950s and 1960s as the light that capable of bringing modernity to the periphery of capitalism.Keywords: Dissociated Hegemony; CEPAL; Economic Development.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
38

Carmo, Rachel Aguiar Estevam do. "A HEGEMONIA DISSOCIADA E O PAPEL IDEOLÓGICO DA CEPAL NOS ANOS DE 1950 A 1960". movimento-revista de educação, nr 6 (28.06.2017): 362–81. http://dx.doi.org/10.22409/mov.v0i6.341.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo aborda a noção hegemonia dissociada como forma de entender o projeto ideológico da Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) nos anos de 1950 a 1960. Entende-se que a CEPAL contribuiu para a construção do pensamento moderno na América Latina ao incentivar a formação de novos pesquisadores e na construção da Teoria do Subdesenvolvimento, corrente teórica que rompe com os escritos advindos das Nações Unidas e que procura explicar a realidade latino-americana a partir de dentro, focando na saída da condição subdesenvolvida por meio da ampliação e construção do parque industrial. Utilizamos os escritos gramscianos para compreender esse momento hegemônico de reorganização dos Estados latino-americanos em que a CEPAL serviu para dar suporte no projeto de desenvolvimento econômico voltado para a supressão da condição de subdesenvolvimento e também como manifestação que se dissocia dos preceitos das Nações Unidas da qual a CEPAL estava subordinada teoricamente. Nesse sentido, o termo hegemonia dissociada ajuda a realocar o papel da CEPAL nos anos de 1950 e 1960 como a luz capaz de levar a modernidade para a periferia do capitalismo.Palavras-chave: Hegemonia Dissociada; CEPAL; Desenvolvimento Econômico. THE DISSOCIATED HEGEMONY AND THE IDEOLOGICAL ROLE OF CEPAL IN THE YEARS 1950 TO 1960AbstractThis article addresses the concept of dissociated hegemony as un way of understanding the ideological project of the Economic Commission for Latin America (CEPAL) in the years 1950 to 1960. It is understood that CEPAL contributed to the construction of modern thinking in Latin America by encouraging formation of new researchers and the construction of the Theory of Underdevelopment, a theoretical current that breaks with the writings of the United Nations and seeks to explain the Latin American reality from within focusing on the way out of the underdeveloped condition through the expansion and construction of the industrial park. We use the writings of Gramsci to understand this hegemonic moment of reorganization of the Latin American States in which CEPAL served to support the economic development project aimed at suppressing the condition of underdevelopment and also as a manifestation that dissociates itself from the United Nations because of team cepalino to have been subordinate theoretically. In this sense, the term dissociated hegemony helps to reallocate the role of CEPAL in the 1950s and 1960s as the light that capable of bringing modernity to the periphery of capitalism.Keywords: Dissociated Hegemony; CEPAL; Economic Development.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
39

Kveller, Uriel Boianovsky, i Ronaldo Herrlein Júnior. "Educação superior para o desenvolvimento econômico: um olhar sobre os governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010)". Desenvolvimento Socioeconômico em Debate 6, nr 1 (30.04.2020): 3. http://dx.doi.org/10.18616/rdsd.v6i1.5535.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O desenvolvimento econômico pode ser compreendido como a passagem de uma economia baseada em ativos primários, de baixo valor agregado e explorados por trabalhadores não especializados, para uma economia de ativos baseados no conhecimento e explorados por mão de obra especializada. O Brasil é um país cuja produção industrial e de serviços complexos, de maior agregação de valor, vem regredindo, enquanto sua pauta exportadora é composta em grande parte por produtos primários ou semi-industrializados. Além disso, enfrenta uma série de desafios que impõem dificuldades à qualificação dos trabalhadores. As instituições de ensino superior (IES) podem contribuir para fomentar o processo de desenvolvimento, pois produzem conhecimento científico e formam quadros profissionais especializados. O presente artigo procura identificar e avaliar de forma comparativa as políticas de educação superior e seus resultados consolidados durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), assumindo a existência de relações significativas entre o ensino superior e o desenvolvimento econômico e visando evidenciar em que medida tais políticas contribuíram para esse processo. Palavras-chave: desenvolvimento econômico; ensino superior; conhecimento.Higher education for economic development: an overview on FHC and Lula governmentsABSTRACTEconomic development can be understood as the transition from an economy based on primary assets, low value-added and exploited by unskilled workers, to an economy of knowledge-based assets and exploited by skilled labor. Brazil is a country whose industrial production and complex services, with greater aggregation of value, has been regressing, while its export agenda is largely composed of primary or semi-industrialized products. In addition, it faces a series of challenges that pose difficulties to the qualification of workers. Higher education institutions (HEIs) can contribute to fostering the development process because they produce scientific knowledge and form specialized professional staff. This article aims to identify and evaluate in a comparative way the policies of higher education and its consolidated results during the governments of Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) and Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), assuming the existence of significant relationships between higher education and economic development, and seeking to show to what extent such policies contributed to this process.Keywords: economic development; higher education; knowledge.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
40

BRITO, Ana Carolina Lucena, André Luís Fregapani LEITE i Valmir César POZZETTI. "CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E O DIREITO EMPRESARIAL ÀS PATENTES". Percurso 4, nr 31 (5.10.2019): 93. http://dx.doi.org/10.21902/revpercurso.2316-7521.v4i31.3702.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMOO objetivo desta pesquisa foi o analisar a relação contratual que se forma entre as empresas de biotecnologia e os povos tradicionais, quando as primeiras utilizam-se dos conhecimentos dos segundos para reduzir custo e tempo gasto com pesquisas, obtendo lucro, sendo a devida remuneração aos povos tradicionais em virtude dos conhecimentos por eles oferecidos. Ressaltou-se a relevância jurídica da proteção do direito da propriedade intelectual e industrial, perpassando por uma análise da evolução histórica dos instrumentos jurídicos no cenário mundial, podendo-se citar a Convenção da União de Paris, em 1883, seguida da criação da Organização Mundial do Comércio através do Acordo de Marrakesh, em 1994, que teve como seu mais importante instrumento o TRIPS. O TRIPS é um marco pelo qual muitos países regularam suas normas internas acerca da propriedade intelectual, incluindo o Brasil que é consignatário no Acordo. Já no Brasil, este âmbito sofreu modificações após a Constituição Federal, de 1988, garantindo como direito fundamental a propriedade intelectual, até se obter a legislação vigente no país acerca do tema, a Lei nº 9.279/96. A lei por fim regulamentou o registro de patentes e as obrigações inerentes, dentre outras disposições. Sobre tais, destacam-se as patentes verdes que visam tutelar conhecimentos de inovação biotecnológica, a fim de propagar o desenvolvimento sustentável na produção industrial. Todavia, verificou-se que no ramo houve graves violações aos direitos dos povos indígenas e tradicionais, no momento que as empresas utilizavam seus conhecimentos milenares e os patenteavam como se donos fossem. Desse modo, após intensos debates e novas concepções, entendeu-se que tais saberes não podem ser objetos de patentes. Ao fim, concluiu-se que o programa “Patente Verde” pode concorrer para grandes avanços tecnológicos e econômicos no Brasil; mas deve sempre respeitar às diretrizes do desenvolvimento sustentável, no qual se encontram direitos sociais e ambientais, garantindo a razoabilidade dos direitos e assegurando a inviolabilidade dos mesmos.PALAVRAS-CHAVES: Patentes; conhecimentos tradicionais; desenvolvimento sustentável. ABSTRACTThe objective of this research is to analyze the contractual relationship that is formed between biotechnology companies and traditional peoples, when the former use the knowledge of the second to reduce cost and time spent with research, obtaining profit, due to the remuneration to the people their knowledge. The legal relevance of the protection of the right to intellectual and industrial property was emphasized, as well as an analysis of the historical evolution of the legal instruments on the world scene, including the Paris Convention of 1883, followed by the creation of the World Organization through the Marrakesh Agreement in 1994, which had as its most important instrument TRIPS. TRIPS is a milestone for many countries to regulate their internal rules on intellectual property, including Brazil that is a signatory to the Agreement. In Brazil, this scope was modified after the Federal Constitution of 1988, to guarantee as fundamental right the intellectual property, until obtaining the legislation in force in the country on the subject, Law 9.279 / 96. The law finally regulated the registration of patents and the inherent obligations, among other provisions. These include green patents aimed at protecting knowledge of biotechnological innovation in order to promote sustainable development in industrial production. However, it was found that there were serious violations of the rights of indigenous and traditional peoples, as companies used their millennial knowledge and patented them as owners. Thus, after intense debates and new conceptions, it was understood that such knowledge can not be objects of patents. Finally, it was concluded that the green patent program can contribute to major technological and economic advances in Brazil, but should always respect the guidelines of sustainable development, which include social and environmental rights, guaranteeing the reasonableness of rights and ensuring the their inviolability.KEYWORDS: Patents; traditional knowledge; sustainable development.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
41

Ventura, Andréa, i José Célio Silveira Andrade. "Conflitos Socioambientais envolvendo Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) na América Latina10.5773/rgsa.v3i3.182". Revista de Gestão Social e Ambiental 3, nr 3 (9.12.2009): 155. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v3i3.182.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O Protocolo de Kyoto surge em 1997 como uma pretensa solução para o aquecimento global, Apenas um dos seus mecanismos permite a participação direta dos países em desenvolvimento: o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). A proposta deste mecanismo é que os países em desenvolvimento possam contribuir para a redução de gases do efeito estufa usando financiamento dos países desenvolvidos e, ao mesmo tempo, promovam o desenvolvimento sustentável. No entanto, não há um consenso os atores sociais envolvidos sobre a eficácia dos projetos MDL. Um número crescente de ONGs os critica, argumentando que não há contribuição para o meio ambiente global e para o desenvolvimento sustentável com o MDL. Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que analisou, através de um estudo de caso comparativo, dois diferentes projetos MDL na América Latina: o Projeto Plantar, no Brasil, e o Projeto Fray Bentos de Biomassa, no Uruguai. Os casos têm pelo menos um ponto comum: ambos envolvem conflitos socioambientais entre empresas privadas e ONGs sobre plantações de eucalipto em escala industrial. Através de revisão bibliográfica e documental, entrevistas com os principais atores envolvidos em cada caso, e da observação não participante, este artigo tenta analisar as principais semelhanças e diferenças entre estes conflitos. Observa-se que, não obstante as diferenças marcantes existentes, os casos são ligados em aspectos-chave, a exemplo da contestação ao modelo de desenvolvimento apoiado pelos projetos de MDL e da forma de contestação utilizada pelos integrantes do movimento social ambientalista de oposição. Palavras-chave: Conflitos socioambientais; Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL); América Latina. Abstract The Kyoto Protocol comes up in 1997 as a supposed solution to global warming. Only one of its mechanisms allows direct participation of developing countries: the Clean Development Mechanism (CDM). The purpose of this mechanism is that developing countries can contribute to reduce Greenhouse Gas Emissions using funding from developed countries and, at the same time, promote sustainable development. However, there is not a consensus on CDM projects effectiveness among the social actors involved. A growing number of NGOs criticize them, arguing that there is not any contribution to the global environment and sustainable development with the CDM. This paper presents the results of an investigation that examined, through a comparative case study, two different CDM projects in Latin America: Plantar Project in Brazil and the Project Biomass Fray Bentos in Uruguay. The cases have at least one point in common: both involve social and environmental conflicts between private companies and NGOs on eucalyptus plantations in industrial scale. Through literature and documentary review, interviews with key actors involved in each case, and non-participant observation, this article attempts to analyze the similarities and differences between these conflicts. It is observed that, despite marked differences, the cases are linked to key aspects, such as the challenge to the development model supported by the CDM projects and the contestation methods used by the social environmentalist movement of opposition. Keywords: Social Environmental Conflicts; Clean Development Mechanisms (CDM); Latin America.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
42

Marinho, Giovanni Giuseppe Da Nóbrega, José De Lima Albuquerque, Jorge Da Silva Correia-Neto, Kamilla Regina Marques Silva i Felipe Gustavo Gomes Cunha. "Os Portos Públicos nordestinos e a interface entre Agenda Ambiental Portuária local e os Relatórios de Sustentabilidade / Northeastern Public Ports and the interface between the local Port Environmental Agenda and Sustainability Reports". ID on line. Revista de psicologia 16, nr 60 (30.05.2022): 438–53. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v16i60.3440.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo: A Agenda Ambiental Portuária Local, criada pela Comissão Interministerial de Recursos do Mar em 1998, tem como função instrumentalizar a pactuação entre as demandas ambientais locais e o desenvolvimento das operações portuárias de modo sustentável. Dentro da abrangência dos eixos temáticos estão os Relatórios de Sustentabilidade, exigidos por força da Lei n° 13.303/2016, e que tem importância na análise de conformidade das ações ambientais, inclusive tem utilidade na identificação de práticas sustentáveis. Com este prisma, desenvolveu-se pesquisa nos 09 principais portos públicos nordestinos, onde foi analisada a conformidade dos referidos relatórios e a sua interface com as ações da Agenda Ambiental Portuária Local, com o estabelecimento de indicador. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa, por meio de estudo de casos múltiplos com o procedimento de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados da pesquisa demonstraram que a maior parte das instalações portuárias públicas estudadas, apesar de produzirem os referidos relatórios em sua maioria, estabeleceram interface satisfatória entre estes e suas Agendas Ambientais.Palavras-chave: Agenda Ambiental Portuária Local. Relatórios de Sustentabilidade. Interface. Portos Públicos do Nordeste brasileiro.Abstract: The Local Port Environmental Agenda, created by the Interministerial Commission for Sea Resources in 1998, has the function of providing instruments for the agreement between local environmental demands and the development of port operations in a sustainable way. Within the scope of the thematic axes are the Sustainability Reports, required by Law No. 13,303/2016, and which are important in the analysis of compliance of environmental actions, including the identification of sustainable practices. With this prism, research was carried out in the 09 main public ports of the Northeast, where the compliance of these reports and their interface with the actions of the Local Port Environmental Agenda was analyzed, with the establishment of an indicator. The methodological approach was qualitative research, through multiple case studies with documental and bibliographic research procedure. The research results showed that most of the public port facilities studied, despite producing the referred reports mostly, established a satisfactory interface between them and their Environmental Agendas. Keywords: Local Port Environmental Agenda. Sustainability Reports. Public Ports in Northeast Brazil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
43

Biscaro, Guilherme Augusto, Rodrigo De Menezes Trigueiro, Raimundo Leite Cruz i Marcelo Domingos Chamma Lopes. "GERMINATION AND DEVELOPMENT OF AMERICAN LETTUCE SEEDLINGS (Lactuca sativa L.) IRRIGATED WITH HOME AND INDUSTRIAL EFFLUENT-RECEIVING WATER". IRRIGA 9, nr 3 (22.12.2004): 207–16. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2004v9n3p207-216.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
GERMINATION AND DEVELOPMENT OF AMERICAN LETTUCE SEEDLINGS (Lactuca sativa L.) IRRIGATED WITH HOME AND INDUSTRIAL EFFLUENT-RECEIVING WATER Guilherme Augusto Biscaro1; Rodrigo de Menezes Trigueiro2; Raimundo Leite Cruz2; Marcelo Domingos Chamma Lopes2State University of Mato Grosso do Sul, Cassilândia, MS, (Brazil), gbiscaro@uems.brRural Engineering Department, Agronomic Science College,Paulista State University , Botucatu-SP (Brazil). 1 ABSTRACT This work has evaluated germination and formation of American lettuce seedlings (Lactuca sativa L.) “Tainá” variety, irrigated with urban effluent-receiving water from Lavapés Creek, a water body which receives all home and industrial sewage of the city of Botucatu, SP (Brazil). The sowing was carried out in 12 plastic foam trays with 32 germination cells each. At 41 days after planting (41-DAP), the seed germination percentage, seedling final size, final number of leaves, the mass of shoot and root dry matter were evaluated. Also, two sorts of substrates were investigated: Multiplantâ and Plug Mixâ. No complementary fertilization was done, so the only available nutrients were the ones originally present in the substrates and in the creek water. For compararison an evaluation was performed using a source of treated water instead of the creek water. Results pointed out that all sown seeds presented 100% of germination. Treatments with Multiplantâ presented the greatest values for plant height. Treatments irrigated with Lavapés Creek water presented a greater number of leaves at 41-DAP. KEYWORDS: Seedling germination, Lactuca sativa L., effluent receiving water. BISCARO, G. A.; TRIGUEIRO, R. M.; CRUZ, R. L.; LOPES, M. D. C. GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE ALFACE AMERICANA (Lactuca sativa L.) IRRIGADOS COM ÁGUAS RECEPTORAS DE EFLUENTES DOMÉSTICOS E INDUSTRIAIS 2 RESUMO O trabalho avaliou a germinação e a formação de mudas de alface americana (Lactuca sativa L.) variedade “Tainá”, irrigada com águas receptoras de efluentes urbanos do Ribeirão Lavapés, curso d’água que recebe todo o esgoto doméstico e industrial da cidade de Botucatu – SP (Brasil). A semeadura foi realizada em 12 bandejas de isopor com 32 células de germinação cada. Foram analisados com 41 dias após o plantio (41-DAP), a porcentagem de germinação das sementes, o tamanho final das mudas, o número final de folhas, a massa de matéria seca da parte aérea e de raízes. Também foram estudados dois tipos de substrato: Multiplantâ e Plug Mixâ. Não foi utilizada nenhuma adubação complementar, estando disponível apenas os nutrientes presentes originalmente nos substratos e na água do ribeirão. Para efeito comparativo, realizou-se a mesma avaliação utilizando uma fonte de água tratada. Os resultados indicaram que todas as células semeadas apresentaram 100% de germinação. Os tratamentos que utilizaram o Multiplantâ apresentaram maiores valores de altura de plantas e os irrigados com a água do Ribeirão Lavapés, apresentaram maior número de folhas com 41-DAP. UNITERMOS: Germinação de mudas, Lactuca sativa L., águas receptoras de efluentes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
44

Cavalcanti, Luana Guedes da Silva, Rafael Leite Braz, Eliane Cristina Sampaio de Freitas i Anderson Oliveira de Lima. "CONDIÇÕES DE TRABALHO EM UMA MADEIREIRA EM BELO JARDIM, PERNAMBUCO". Nativa 7, nr 6 (11.11.2019): 734. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v7i6.8585.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O setor madeireiro, apesar de possuir destaque dentro do cenário industrial brasileiro, caracteriza-se como um setor com grande potencial de ocorrência de acidentes e desencadeamento de doenças ocupacionais, mostrando que este não gera impacto somente na natureza, mas na qualidade de vida. O objetivo desse trabalho foi identificar as condições de trabalho em uma indústria de beneficiamento de madeira em Belo Jardim, Pernambuco, sob o ponto de vista da salubridade e da segurança, a fim de propor melhorias e adequações a serem realizadas de acordo com a legislação trabalhista vigente. A partir das metodologias das Normas de Higiene Ocupacional, verificou-se a necessidade de mudanças pontuais no layout da empresa, além da necessidade de trocar o protetor auricular e desenvolver um projeto para otimizar a iluminação da fábrica de maneira geral. Para atendimento à legislação trabalhista, existe a necessidade de elaboração de laudo técnico de condições ambientais do trabalho, formação de comissão interna de prevenção de acidentes e desenvolvimento de um programa de controle médico e saúde ocupacional, incentivando a prática de realização de exames periódicos nos funcionários.Palavras-chave: salubridade; ergonomia; segurança do trabalho; legislação trabalhista. WORKING CONDITIONS IN A WOOD INDUSTRY IN BELO JARDIM, PERNAMBUCO ABSTRACT: The timber industry in general has a great prominence within the Brazilian industrial scenario, is still a sector with great potential for accidents and triggering of occupational diseases, showing that this does not only impact on nature, but on the quality of life This study aimed to identify the working conditions in a wood processing industry in Belo Jardim, Pernambuco, from the point of view of health and safety, in order to adapt them according to the current labor legislation. Based on the methodologies of Occupational Hygiene Standards, it was verified the need for specific changes in the company layout, change the hearing protector and develop a project to optimize the lighting of the factory. In order to comply with labor legislation, there is a need for the preparation of a technical report on environmental conditions of work, formation of an internal accident prevention committee, and development of a medical control and occupational health program, encouraging the practice of periodic exams for employees.Keywords: health; ergonomics; workplace safety; labor legislation.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
45

Vieira Borges Júnior, Cândido, Marizélia Ribeiro de Souza, Rhamon Talles de Oliveira Peixoto, Leonardo Santos de Paiva, Patrícia Cabral de Almeida i Denise Santos de Oliveira. "Maior inclusão social foi evidenciada na educação a distância? Análise da democratização de acesso ao ensino superior em saúde". Educação Online 19, nr 45 (15.02.2024): e194304. http://dx.doi.org/10.36556/eol.v19i45.1484.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A abertura de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD) visou a ampliar o acesso dos estudantes ao ensino superior. O aumento no número de vagas e a presença de um novo modo de acesso pode levar ao aumento da inclusão de classes sociais. Mas será que essa maior inclusão foi evidenciada no Brasil? O objetivo deste estudo foi analisar a democratização de acesso a cursos de ensino superior em saúde ofertados na modalidade EAD. Realizou-se uma análise de natureza estatístico-descritiva para o período de 2010 a 2020, utilizando dados secundários provenientes do Censo da Educação Superior. A partir da análise dos resultados, nota-se maior percentual de mulheres nesses cursos, idade média de 33 anos e crescimento contínuo no número de estudantes declarados pardos. Tais resultados contribuem para discussões acadêmicas e gerenciais sobre inclusão social em cursos superiores ofertados na modalidade EAD e para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a democratizar o ensino superior no Brasil. Abstract The opening of distance learning courses aimed at expanding students' access to higher education. The increasing number of vacancies and the presence of a new way of access can lead to an increasing inclusion of social classes. Has this greater inclusion been evidenced in Brazil? This study aims to analyze the democratization of access to higher education courses in health offered in the distance learning modality. A statistical-descriptive analysis was carried out from 2010 to 2020, using secondary data from the Higher Education Census. Based on the results analysis, we could see a higher percentage of women in these courses, an average age of 33 years, and a continuous growth in the number of students declared to be brown. Such results contribute to academic and managerial discussions about social inclusion in higher education courses offered in distance learning modality and to the development of public policies aimed at democratizing higher education in Brazil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
46

Miyamoto, Sara Midori, Rosangela Calado da Costa i Giovano Candiani. "Redes de simbiose industrial: possibilidades entre empresas do município de Diadema (São Paulo), Brasil". Engenharia Sanitaria e Ambiental 27, nr 4 (sierpień 2022): 701–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220210079.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO As cidades que apresentam concentração de indústrias enfrentam diversos problemas socioambientais associados à produção industrial, exigindo soluções que diminuam e previnam os impactos negativos provenientes das atividades industriais. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a possibilidade de aplicação do conceito de simbiose industrial, do campo da Ecologia Industrial, no município de Diadema (SP). Os dados referentes às empresas e suas respectivas matérias-primas e resíduos foram coletados na página eletrônica da prefeitura de Diadema, na seção Cadastro das Indústrias, e por meio de buscas na internet. Foram identificadas 1.293 indústrias em Diadema e mais de 2.100 interações potenciais entre empresas, matérias-primas utilizadas e resíduos gerados, com base tanto em processos utilizados no cenário atual como em processos que poderão vir a ser adotados pelas empresas que já existem no município, caso venham a produzir produtos do mesmo segmento — 890 das empresas identificadas apresentam ao menos uma possibilidade de interação. Foram contabilizados 32 tipos diferentes de resíduos que podem ser reaproveitados, com destaque para metais e plásticos. Considerando-se que Diadema ainda não possui estratégias direcionadas para a gestão de resíduos industriais, este trabalho pode contribuir para a elaboração de políticas públicas que visem à gestão de resíduos industriais em Diadema, bem como ser um ponto de partida para o planejamento ambiental do município. As informações geradas também podem ser úteis ao desenvolvimento de estratégias de simbiose industrial em outras regiões do Brasil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
47

SILVA, CÍCERO JOSÉ DA, CÉSAR ANTÔNIO DA SILVA, NADSON DE CARVALHO PONTES, LUIZ FELIPE MARIANO DA SILVA, DENISE D’ ANGELO FREITAS i ÊNIO EDUARDO BASÍLIO. "NECESSIDADES HÍDRICAS DO TOMATEIRO INDUSTRIAL IRRIGADO POR GOTEJAMENTO ENTERRADO PARA AS CONDIÇÕES DE CERRADO DE GOIÁS". IRRIGA 27, nr 2 (29.06.2022): 268–81. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2022v27n2p268-281.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Necessidades hídricas do tomateiro industrial irrigado por gotejamento enterrado para as condições de Cerrado de Goiás CÍCERO JOSÉ DA SILVA1; CÉSAR ANTÔNIO DA SILVA1; NADSON DE CARVALHO PONTES1; LUIZ FELIPE MARIANO DA SILVA2; Denise D’ Angelo Freitas2 E ÊNIO EDUARDO BASÍLIO3 1Professor do Curso Bacharelado em Agronomia, Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos – GO, BR 153, Km 633, Zonal Rural, CEP;75650-000, Morrinhos – GO, Brasil. E-mail: cicero.silva@ifgoiano.edu.br; cesar.antonio@ifgoiano.edu.br; nadson.pontes@ifgoiano.edu.br 2Estudante de Iniciação Científica do Curso Bacharelado em Agronomia, Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos – GO, BR 153, Km 633, Zonal Rural, CEP;75650-000, Morrinhos – GO, Brasil. E-mail: luizfelipeagroif@outlook.com; ddfreitas11@hotmail.com 3Técnico Administrativo, Mestre em Olericultura, Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos – GO, BR 153, Km 633, Zonal Rural, CEP;75650-000, Morrinhos – GO, Brasil. E-mail: enio.basilio@ifgoiano.edu.br 1 Resumo O objetivo desta pesquisa foi determinar as necessidades hídricas e o coeficiente de cultivo do tomateiro para processamento industrial irrigado por gotejamento enterrado em área de Cerrado de Goiás. A pesquisa foi conduzida durante dois anos no Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos, Goiás, situada a 885 metros de altitude, 17º49’19” de latitude Sul e 49º12’11” de longitude Oeste. A evapotranspiração da cultura foi determinada utilizando-se cinco minilisímetros de pesagem cultivados com uma planta cada. O coeficiente de cultivo foi estimado através da razão entre a evapotranspiração da cultura de cada fase de desenvolvimento do híbrido e a evapotranspiração de referência estimada pela equação de Penman-Monteith. A demanda do tomateiro “híbrido BRS Sena” irrigado por gotejamento enterrado nas condições de Cerrado de Goiás foi de 490 e 427 mm nos dois anos de cultivo, respectivamente. As necessidades hídricas do “híbrido BRS Sena” variaram em função do ano de plantio e do seu desenvolvimento vegetativo e produtivo. Os coeficientes de cultivo médios estimados de dois anos de pesquisa para as condições de cultivo no Cerrado foram de 0,60-0,65 (0 – 10 dias após o transplantio); 0,88-1,00 (11 – 40 dias após o transplantio); 1,00-1,23 (41 – 70 dias após o transplantio); 1,07- 1,27 (71 – 97 dias após o transplantio) e; 0,71-0,83 (98 – 125 dias após o transplantio). Palavras-chave: Solanum lycopersicom L., gotejamento subsuperficial, manejo da irrigação, coeficiente de cultivo Silva, c. j. da; Silva, c. A. da; pontes, n. de C.; SILVA, L. F. M. da; FREITAS, D. D. A.; BASÍLIO, Ê. E. WATER REQUIREMENT OF INDUSTRIAL TOMATO IN SUBSURFACE DRIP IRRIGATION FOR THE CERRADO CONDITIONS, IN GOIAS, BRAZIL 2 abstract The aim this research was to mensure the water requirement and the crop coefficient of the industrial tomato, BRS Sena hybrid, irrigated by subsurface drip irrigation, in the Cerrado area of ​​Goiás, Brazil. The research was conducted in two consecutive years, 2015 and 2016, in an Horticulture Experimental Area of the Federal Goiano Institute - Campus Morrinhos, Goiás, located at 885 meters of altitude, 17º49'19” south latitude and 49º12'11” west longitude. The crop evapotranspiration was mensured using five weighing mini-lysimeters, cultivated with one plant each. The crop coefficient was estimated through the ratio between the crop evapotranspiration of each hybrid development stage and the reference evapotranspiration estimated by the Penman-Monteith equation. Under cultivation conditions, the tomato required a replacement the 490 and 427 mm of the crop evapotranspiration accumulated, in the two years, respectively. The water needs of the hybrid vary depending on the year of planting and also on the basis of its vegetative and productive development. The estimated average crop coefficients from two years of research for cropping conditions in the Cerrado were 0.60-0.65 (0 – 10 days after transplanting); 0.88-1.00 (11 - 40 days after transplantation); 1.00-1.23 (41 – 70 days after transplantation); 1.07-1.27 (71 – 97 days after transplanting) and; 0.71-0.83 (98 – 125 days after transplanting). Keywords: Solanum lycopersicom L., subsurface drip irrigation, irrigation management, crop coefficient
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
48

Vieira Viana, Marcella. "A “União dos Estudantes Secundaristas do Amapá” e apoio ao golpe militar de 1964 / The “Amapá Union of Secondary Students” and their support for the military coup of 1964". Resistances. Journal of the Philosophy of History 1, nr 1 (31.07.2020): 61–68. http://dx.doi.org/10.46652/resistances.v1i1.7.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O presente artigo visa analisar a atuação da União dos Estudantes Secundaristas do Amapá, durante a ditadura civil-militar no Brasil, em específico, como se deu a deliberação de apoio da entidade ao golpe. Para tanto, foi necessário analisar as peculiaridades da recepção do regime autoritário no então Território Federal do Amapá, o Movimento Estudantil de forma ampla, os aspectos constitutivos da União dos Estudantes Secundaristas do Amapá, suas divisões e seu desenvolvimento diante do golpe. O objetivo com isso, foi traçar as correspondências existentes entre esses aspectos e as ações de apoio que se sucederam em nome da entidade. O artigo baseou-se em fontes bibliográficas sobre o tema e em depoimentos cedidos pela Comissão Estadual da Verdade do Amapá, disponibilizados durante a construção do relatório publicado no ano de 2017. Dentre os resultados, foi possível visualizar que a atuação da União dos Estudantes Secundaristas do Amapá foi bem mais do que um apoio ao regime militar, mas fora heterogênea, e teve sua trajetória ligada a características do território, ao poder, ao regionalismo, às classes e muitos outros aspectos que influenciaram a tomada de decisões de grupos dentro da entidade. This article aims to analyze the performance of the Amapá Union of Secondary Students during the civil-military dictatorship in Brazil, specifically, how the deliberation of support of the entity to the coup took place. For that, it was necessary to analyze the peculiarities of the reception of the authoritarian regime in the then Federal Territory of Amapá, the Student Movement in a broad way, the constitutive aspects of the Amapá Union of Secondary Students, its divisions and its development in the face of the coup. The objective was to trace the correspondence between these aspects and the support actions that followed on behalf of the entity. The article was based on bibliographic sources on the subject and on testimonials provided by the Amapá State Truth Commission, which were made available during the construction of the report published in 2017. Among the results, it was possible to visualize that Amapá Union of Secondary Students performance was much more than a support to the military regime, but it had been heterogeneous and had its trajectory linked to characteristics of the territory, power, regionalism, classes and many other aspects that influenced the decision making of groups within the entity.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
49

Silva, Walter Guedes, i Mateus Boldrine Abrita. "Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional: uma análise a partir da atuação da primeira Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (1967-1990)". Ateliê Geográfico 11, nr 1 (5.06.2017): 235. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v11i1.37387.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
ResumoConsiderada pelo governo militar como um vazio demográfico que deveria ser ocupado, a região Centro-Oeste brasileira vivenciou, durante os anos 70 e 80 do século 20, um processo de modernização das atividades agrícolas e de consumo de produtos industriais. Uma integração que atendeu aos interesses do capital, que associado ao Estado brasileiro conduziu o Centro-Oeste à especialização na produção de commodities. Entre as estratégias utilizadas pelo governo, destacamos a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), em 1967, que teve a tarefa de conduzir o Centro-Oeste a uma integração com as demais regiões do Brasil. Com o objetivo de analisar o papel da Primeira Sudeco (1967 a 1990) como órgão de planejamento e desenvolvimento do Centro-Oeste, esse trabalho foi conduzido por meio do levantamento da literatura regional que discute o papel da Superintendência no processo de desenvolvimento da região Centro-Oeste brasileira, de dados e indicadores estatísticos e dos documentos da própria Superintendência. A ação estatal na região foi fundamental para consolidar os interesses do capital agroindustrial com a integração da região Centro-Oeste à economia nacional.Palavras-chave: Estado, planejamento, integração, commodities. AbstractConsidered by the military government as a demographic vacuum which should be occupied, the Brazilian mid-west region went through a process of modernization in its agricultural activities and demand for manufactured goods through the 70s and 80s of the 20th century. There was integration that fulfilled the interests of capital, and associated with the Brazilian Government, it led the Mid-West to specialize in the production of commodities. Among the strategies used by the government, we point out the creation of Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), in 1967, which aimed to lead the Mid-West to integrate into the other regions in Brazil. With the objective of analyzing the role of the first Sudeco (from 1967 to 1990) as a planning and development institution in the Mid-West, this work was carried out through analyzing regional literature that discuss the role of the Institution in the development process of the Brazilian mid-west region, and also the Institution’s data, statistical indicators and documents. The governmental action in the region was essential to consolidate the interests of agricultural and industrial investments with the integration of the Mid-West region into the national economy.Keywords: State, planning, integration, commodities. RésuméConsiderée, à l’époque du régime militaire, comme un vide démographique destiné à être peuplé, la région du centre-ouest brésilien a connu, durant les années 1970 et 1980, un processus de mordernisation de ses activités agricoles et de consommation de produits industriels. Lié aux intérêts du capital, cet effort d’intégration, en association avec l’État brésilien, a conduit la région du Centre-Ouest vers l’expertise dans la production de commodities. Parmi les stratégies mises en place par le gouvernement se situe, en particulier, la création de la Surintendance de Développement du Centre-Ouest (Sudeco) en 1967, dont le but était de promouvoir une intégration avec les autres régions du Brésil. Ayant pour but d’analyser le rôle de la première Sudeco (1967-1990) en tant qu’organe de plannification et de développement du Centre-Ouest, cette recherche s’est basée sur la révision de la littérature régionale disponible, notamment le rôle de la Surintendance dans le processus de développement de la région Centre-Ouest brésilienne. Sont également présentés des données, des indicateurs statistiques et des documents élaborés par la Surintendance. L’action de l’état dans la région a joué un rôle fondamental dans la consolidation des intérêts du capital agro-industriel, à la suite de l’intégration de la région dans l’économie nationale.Mots-clés: État, plannification, intégration, commodities.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
50

Resende, Marcos Taroco, Talles Girardi de Mendonça, Anderson Vitor Moreira, Taytiellen Fernandes Alves i Victor Ali Nogueira Abdul Rahman Ayoub. "Um estudo sobre o possível processo de desindustrialização em países membros do Mercosul: Uma verificação sob a ótica das políticas econômicas do período 1990-2012 / A study about the possible desindustrialization process in Mercosur: a verification through the optics of economic policies in the period of 1990-2012". DRd - Desenvolvimento Regional em debate 8, nr 1 (28.03.2018): 90–117. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v8i1.1580.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O trabalho teve como objetivo verificar a ocorrência de um possível fenômeno da desindustrialização nos países membros do MERCOSUL e sua relação com as políticas econômicas implementadas entre 1990 e 2012. Um possível processo de desindustrialização em nível regional pode debilitar o projeto de integração regional do Mercosul pela importância que a indústria possui no desenvolvimento em longo prazo. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica visou primeiramente apreender o conceito de desindustrialização e a discussão das suas possíveis causas. Além disso, verificou-se os indicadores que nortearam a etapa da pesquisa quantitativa, a saber, participação do produto industrial no PIB, participação da indústria de transformação no produto industrial, participação do emprego industrial no emprego total, composição da pauta de exportações. Ademais, buscou-se na bibliografia as políticas econômicas específicas implementadas em cada país. Os resultados das pesquisas sugerem diferentes diagnósticos para cada país, em diferentes subperíodos de tempo. Não foi possível diagnosticar que o Brasil passou por um processo de desindustrialização. Para Argentina e Uruguai as evidências analisadas sugerem o processo para a década de 1990 com a abertura comercial e financeira das economias e das políticas econômicas de estabilização, parcialmente revertido na década de 2000, quando algumas mudanças foram introduzidas na gestão macroeconômica. Essa reversão da desindustrialização ocorreu com maior intensidade no Uruguai. No Paraguai observou-se uma estagnação dos indicadores. O baixo nível de desenvolvimento industrial do país e a escassa literatura sobre o tema não permitiram realizar uma conclusão.AbstractThis work aimed to verify the occurrence of a possible phenomenon of deindustrialization within MERCOSUR countries and its relations to economic policy implemented from 1990 to 2012. A possible deindustrialization process at the regional level can weaken the project of regional integration under MERCOSUR because of the importance that industry have to development in the long run. As methodological instruments the bibliographical research objected to understand the deindustrialization concept and the discussion about its causes. Moreover, it was verified indicators that guided the quantitative research. These are the participation of industrial product in Gross Domestic Product, participation of manufacturing in industrial product, employment in industry in relation to employment of the total economy and export list composition. Furthermore, it was searched in bibliography the specific economic policy implemented in each country. The results of the research suggest different diagnoses for each country, in different sub periods of time. It was not possible to diagnose that Brazil underwent a deindustrialization process. For Argentina and Uruguay, the evidence analyzed suggests the process for the 1990s with commercial and financial opening and economic policy for stabilization, partially reversed in the 2000s when were introduced some changes in the economic policies. These reversal of desindustrialization occurred with more intensity in Uruguay. In Paraguay there was a stagnation of the indicators. The low level of industrial development of the country and the scarce literature on the Subject does not allow a conclusion to be drawn.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii