Gotowa bibliografia na temat „Atenção assistencial para crianças e adolescentes”

Utwórz poprawne odniesienie w stylach APA, MLA, Chicago, Harvard i wielu innych

Wybierz rodzaj źródła:

Zobacz listy aktualnych artykułów, książek, rozpraw, streszczeń i innych źródeł naukowych na temat „Atenção assistencial para crianças e adolescentes”.

Przycisk „Dodaj do bibliografii” jest dostępny obok każdej pracy w bibliografii. Użyj go – a my automatycznie utworzymy odniesienie bibliograficzne do wybranej pracy w stylu cytowania, którego potrzebujesz: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver itp.

Możesz również pobrać pełny tekst publikacji naukowej w formacie „.pdf” i przeczytać adnotację do pracy online, jeśli odpowiednie parametry są dostępne w metadanych.

Artykuły w czasopismach na temat "Atenção assistencial para crianças e adolescentes"

1

Benelli, Silvio José, i Abílio da Costa-Rosa. "Dispositivos institucionais filantrópicos e socioeducativos de atenção à infância na assistência social". Estudos de Psicologia (Campinas) 30, nr 2 (czerwiec 2013): 283–301. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2013000200015.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Estudou-se a Assistência Social como instituição que faz dispositivos de produção de subjetividade na atenção à criança e ao adolescente. Para tanto, utilizaram-se algumas coordenadas analíticas conjunturais e estruturais para mapear modelos de atenção assistencial em confronto no campo da Assistência Social. Concluiu-se que haveria dois paradigmas contraditórios, no sentido dialético, organizando a Assistência Social: um seria o modo filantrópico, o outro o modo socioeducativo. Ao primeiro, que é hegemônico no campo, corresponderia uma entidade assistencial ainda organizada a partir de uma atenção filantrópica pautada em uma lógica menorista, articulada por um discurso criminalizante das classes populares, informalmente baseada na noção jurídica da situação irregular, que desenvolveria práticas assistenciais preventivas, repressivas, correcionais e moralizadoras. A construção do modo socioeducativo implica uma atenção socioeducativaque visa à promoção efetiva dos direitos das crianças e dos adolescentes, a partir da sua condição de sujeitos e de cidadãos, por meio de práticas institucionais democráticas, dialógicas, participativas, multiprofissionais e transdisciplinares, fundamentalmente emancipadoras.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Caravieri, Lígia Maria Vezzaro, i Hilda Rosa Capelão Avoglia. "A rede social e assistencial e a garantia de direitos: proteção ou (re)vitimização?" Psicólogo inFormação 20, nr 20 (17.05.2017): 99. http://dx.doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v20n20p99-112.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Considerando a legislação brasileira que rege os direitos de crianças e adolescentes, neste caso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), enquanto políticas que organizam os serviços sócio assistenciais no Brasil, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre a atuação dos profissionais diante de situações de violação de direitos de crianças e adolescentes e sua relação com os demais serviços que compõem a rede socioassistencial e o Sistema de Garantia de Direitos. Para tanto, partimos da experiência do Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD (CRAMI), organização social que oferece atendimento psicossocial e proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, na Região do Grande ABC/SP. A legislação oferece caminhos que facilitam o enfrentamento dos desafios impostos aos que trabalham junto a essa realidade.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Teixeira, Melissa Ribeiro, Maria Cristina Ventura Couto i Pedro Gabriel Godinho Delgado. "Atenção básica e cuidado colaborativo na atenção psicossocial de crianças e adolescentes: facilitadores e barreiras". Ciência & Saúde Coletiva 22, nr 6 (czerwiec 2017): 1933–42. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017226.06892016.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo Considerando a lacuna assistencial no campo da atenção psicossocial infanto-juvenil, a articulação da rede intrassetorial se configura como uma importante estratégia para promover fluxos assistenciais menos fragmentados. O estudo analisa os facilitadores e as barreiras para o cuidado colaborativo entre a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e um Centro de Atenção Psicossocial intanto-juvenil (CAPSi), no Rio de Janeiro/RJ. Trata-se de estudo exploratório, de abordagem qualitativa, no qual as principais ferramentas metodológicas foram grupos focais e de intervenção. A partir dos eixos temáticos propostos, identificou-se que a percepção dos problemas de saúde mental infanto-juvenil pelos trabalhadores das ESF foi nomeada pelas alterações de comportamento situadas em contexto de vulnerabilidade. As principais barreiras para implementação das ações foram: desconhecimento sobre o modo de cuidado; problemas relacionados ao processo de trabalho; e desarticulação da rede. Ainda que os profissionais da ESF consigam identificar os problemas de saúde mental de crianças e adolescentes, as ações de cuidado são frágeis e a articulação da rede praticamente inexistente. O cuidado colaborativo foi reconhecido como uma estratégia para qualificação da atenção psicossocial infanto-juvenil.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Soares, Ricardo Henrique, Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira, Keler Cristina Leite i Gustavo Chiesa Gouveia Nascimento. "Medidas judiciais atinentes à atenção em saúde mental de adolescentes em conflito com a lei". Interface - Comunicação, Saúde, Educação 21, nr 60 (3.10.2016): 123–31. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0636.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Com base em uma pesquisa documental realizada na Vara da Infância e Juventude de São Paulo, que continha decisões judiciais determinando o encaminhamento de crianças e adolescentes usuários de substâncias psicoativas para tratamento no campo da saúde mental, este estudo objetivou analisar a orientação das decisões judiciais em relação ao modelo assistencial adotado nos casos concretos: o modelo psiquiátrico clássico ou o modelo de assistência proposto pela reforma psiquiátrica. Os resultados revelaram que, “a priori”, não há uma orientação assistencial definida, havendo a necessidade da análise do caso concreto, especialmente em relação a duas condições essenciais para a determinação do paradigma assistencial no campo da saúde mental adotado nas decisões judiciais: avaliação da esfera territorial dos pacientes e o conhecimento do específico serviço de saúde mental indicado para o tratamento.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Souza, Nayla Kethellyn Gonçalves de, Gabriele Petruccelli, Gabriela Marsola Olivatto i Maria Aparecida Bonelli. "O cuidado familiar a crianças e adolescentes com fibrose cística". Research, Society and Development 12, nr 2 (7.02.2023): e21712240239. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i2.40239.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O estudo teve como objetivo conhecer a experiência de famílias no cuidado de crianças/adolescentes com fibrose cística. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e de abordagem qualitativa, realizado com nove famílias de crianças e adolescentes com fibrose cística, residentes em municípios do estado de São Paulo, no período de setembro de 2020 a janeiro de 2021. Utilizou-se o Cuidado Centrado na Família como conceito teórico, a Análise de Conteúdo de Bardin como referencial metodológico, e a entrevista aberta online enquanto estratégia de coleta de dados. A partir da análise dos dados foi possível apreender três categorias temáticas: “Deparando-se com a fibrose cística”; “Cuidados à criança/adolescente com fibrose cística e suas repercussões familiares”; e “O apoio na trajetória de cuidado da criança/adolescente com fibrose cística”. Concluiu-se que existe uma vida de dependência, tanto do familiar quanto do fibrocístico, relacionada à doença e ao desgaste emocional e físico, sendo que todos os cuidados no seu dia-a-dia precisam ser realizados de forma precisa e ampla. Dessa forma, ressalta-se a importância da rede assistencial, da qual a equipe multidisciplinar e o enfermeiro fazem parte, para que a família tenha como foco a atenção ao indivíduo, proporcionando um estilo de vida humano, com promoção à saúde e qualidade de vida.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Viera, Mariana Marques, Maria Carolina Ortiz Whitaker, Ângela Aparecida Costa i Janaína Mery Ribeiro. "A atenção da enfermagem na saúde da criança: revisão integrativa da literatura". Revista Brasileira Multidisciplinar 18, nr 1 (10.01.2015): 97. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2015.v18i1.341.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Na infância ocorrem modificações, que influenciam o desenvolvimento e a fase adulta. Por isso, merecem atenção dos serviços de saúde. A assistência deve ser integral, buscando atender as necessidades da criança em diferentes momentos de sua vida. Pensando nisso, questiona-se: qual a preocupação da enfermagem com a saúde da criança na atenção básica à saúde? O objetivo do trabalho foi identificar o conhecimento científico produzido atualmente, sobre a preocupação da enfermagem com a saúde da criança na atenção básica à saúde. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com o estabelecimento das palavras-chave para responder à pergunta norteadora: Criança, Atenção Primária à Saúde e Enfermagem; identificadas no DeCS, e no MeSH, utilizadas emportuguês e inglês. Após a delimitação dos objetivos e questionamentos a serem respondidos, houve uma busca sistemática e integral na Biblioteca Virtual em Saúde, que contempla as bases de dados: LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane, SciELO e BDENF, de artigos em português e inglês, publicados entre 2003 e 2013. A amostra foi de 18 artigos após a aplicação dos critérios e inclusão e exclusão, como utilizar apenas textos com resumo disponível, que contemplavam a temática estabelecida. Foram excluídos aqueles direcionados a adolescentes, com temáticas específicas, com eixo de estudo centrado em patologias. Trabalhos publicados anteriormente a 2003 não fizeram parte da seleção. A amostra foi dividida em quatro temáticas principais: ‘Avaliação e descrição da estrutura da atenção básica para atender a crianças’, ‘A atenção ao crescimento e desenvolvimento infantil’, ‘Atenção em puericultura a crianças menores de dois anos de idade’ e ‘A estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI)’. O estudo revelou preocupação da enfermagem com o cuidado em puericultura e com a saúde de crianças de até dois anos de idade, fator positivo para a qualidade do cuidado e redução da mortalidade infantil. Para os descritores utilizados não foram encontrados trabalhos com crianças em fase escolar e observou-se a existência de poucas publicações que tratam sobre a articulação entre os serviços. Concluindo, há preocupação da enfermagem com a saúde da criança, porém existem assuntos a serem abordados pela enfermagem para o aprimoramento da qualidade assistencial.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Silva, Ellen Vitória da, Onelha Vieira Andrade, Halbiege Léa Di Pace Quirino da Silva, Dyego Alves de Farias, Wesley Barbosa Sales i Renata Ramos Tomaz. "PROPOSTA DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA O CUIDADO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRAQUEOSTOMIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: ESTUDO METODOLÓGICO". Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança 21, Esp1 (30.01.2024): 457–67. http://dx.doi.org/10.17695/rcsne.vol21.nesp1.p457-467.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A Traqueostomia diz respeito a toda intervenção cirúrgica que relacione acesso a traqueia. Evidências revelam que a traqueostomia na infância apresenta maiores índices de morbidade e mortalidade em comparação a população adulta. O presente estudo tem como objetivo confeccionar uma tecnologia educativa, voltada para os familiares e cuidadores de crianças e adolescentes com traqueostomia, bem como profissionais da atenção primária. Trata-se da construção de uma tecnologia em saúde fundamentada a partir de uma revisão integrativa da literatura. A realização deste produto contemplou três etapas: etapa 1- revisão da literatura; etapa 2- seleção de conteúdo; etapa 3- elaboração do material educativo. A cartilha elaborada abordou os seguintes tópicos: I. recomendações dos tipos de cânulas, II. recomendações da fixação dos tubos, III. troca da cânula, IV. higiene do estoma, V. técnica de esterilização da cânula, VI. cuidados com aspiração e umidificação, VII. recomendações para a prevenção da decanulação acidental, VIII. informações sobre situações de emergência. Este material é direcionado aos pais, cuidadores e profissionais da atenção básica, que assistem crianças e adolescentes com traqueostomia. Tendo como próxima etapa deste trabalho, a validação do conteúdo e de aparência, para que seja considerado apto à utilização dentro da prática assistencial.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Silva, Mariana Carvalho Batista da, Raimundo Antônio da Silva, Cecília Cláudia Costa Ribeiro i Maria Carmem Fontoura Nogueira da Cruz. "Perfil da assistência odontológica pública para a infância e adolescência em São Luís (MA)". Ciência & Saúde Coletiva 12, nr 5 (październik 2007): 1237–46. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232007000500021.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Descreve existência de atendimento para crianças, as faixas etárias atendidas, a qualificação do profissional, os tipos de procedimentos realizados para a dentição decídua e permanente e a existência de programas educativos de promoção de saúde bucal nas Unidades de Saúde do Município de São Luís com assistência odontológica, por meio de visitas e entrevistas estruturadas. Os resultados mostram que o atendimento odontológico para crianças e adolescentes é disponibilizado em 91,1% das unidades de saúde, se concentrando na faixa etária de 6 a 12 anos, tanto nas unidades que prestam assistência diária e universal (65,75%) quanto naquelas (34,15%) onde o atendimento é feito em consultório restrito, específico e/ou em dias específicos. Todas as unidades visitadas oferecem tratamento cirúrgico para a dentição permanente. O tratamento restaurador é mais disponibilizado para os dentes permanentes do que para os dentes decíduos. Vinte e cinco (55,5%) das unidades de saúde não apresentam ou não desenvolvem programas de educação em saúde bucal. Na maioria das unidades (75,5%) visitadas, o tratamento odontológico para crianças e adolescentes é restrito à atenção básica e voltado para a dentição permanente. O modelo assistencial tradicional de atendimento de livre demanda permanece.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Lima, Rossano Cabral, Maria Cristina Ventura Couto, Fabiana Pimentel Solis, Bruno Diniz Castro de Oliveira i Pedro Gabriel Godinho Delgado. "Atenção psicossocial a crianças e adolescentes com autismo nos CAPSi da região metropolitana do Rio de Janeiro". Saúde e Sociedade 26, nr 1 (marzec 2017): 196–207. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017168443.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Resumo Os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) são equipamentos públicos destinados ao cuidado de crianças e adolescentes com problemas mentais graves, incluindo aqueles com transtornos do espectro do autismo (TEA). Revisão da literatura nacional indica falta de informações sistematizadas sobre o tratamento oferecido a esta clientela. O artigo apresenta e discute dados referentes a perfil psicossocial e projetos terapêuticos para usuários com autismo e seus familiares, em CAPSi situados na região metropolitana do Rio de Janeiro. Metodologia: estudo descritivo, quantitativo, baseado em questionários enviados a 14 CAPSi em 2011. Resultados: havia 782 usuários com diagnóstico de autismo nos CAPSi pesquisados, constituindo 1/3 dos usuários em atendimento. A maioria era do sexo masculino, na faixa dos 10 aos 19 anos. A maior parte residia com a família, na área de abrangência do serviço, e estava em regime assistencial semi-intensivo, com atendimentos individuais e coletivos, incluindo os familiares. Cerca de 1/5 estava fora da escola e menos de 1/3 recebia o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC - Loas). Concluiu-se que os CAPSi da região ofereciam cuidado a número expressivo de autistas, requerendo, no entanto, investimento em articulações intersetoriais para ampliar condições de inclusão social, aprimoramento das informações sobre o cuidado oferecido e incentivo para o uso de metodologias avaliativas visando a qualificar a assistência a usuários com autismo e a outros sob seu cuidado.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Machado, Flávia Christiane de Azevedo, Adriely Fernanda da Silva Moura, Ylari Cabral Teixeira, Maria Carolina Dantas Campelo, Agenor Medeiros da Rocha Neto, Kedma Valnice Freire Oliveira i Ysla Kallena Macedo e Medeiros. "EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA SENSIBILIZAR ADOLESCENTES ESCOLARES PARA A VACINAÇÃO CONTRA O PAPILOMA VÍRUS HUMANOS". Revista Ciência Plural 7, nr 2 (8.05.2021): 177–95. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n2id22015.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: Educação em saúde visa sensibilizar a consciência cidadã a partir do conhecimento do sujeito e de estratégias pedagógicas dialógicas. Tal atividade pode envolver os diferentes ciclos de vida, como crianças e adolescentes. Objetivo: relatar a experiência de um grupo tutorial da disciplina SACI II da UFRN na produção e realização de ações de educação em saúde voltadas a sensibilização para adesão a vacinação contra o HPV no território adscrito a uma USF de Natal/RN no primeiro semestre do ano de 2018. Metodologia: A seleção das temáticas-alvo se deu a partir das percepções dos discentes acerca do contexto epidemiológico do bairro e, sobretudo, dos processos contínuos de escuta ativa, em que profissionais de saúde da USF e lideranças do território expuseram as demandas locais. Utilizou-se a ferramenta CANVAS para estruturação do planejamento estratégico das intervenções. Exposições dialogadas, com uso de multimídia, cartazes, jogos educativos e paródias foram empregados na interação com o público da escola do bairro. Resultados: As percepções do grupo discente foram positivas e satisfatórias ao final das intervenções, em meio à ativa participação dos escolares e interesse nas temáticas abordadas, evidenciando adequação das estratégias realizadas. Conclusões: as intervenções buscaram responder a uma demanda de educação em saúde relativa ao adolescente. Ademais, contribuíram para o crescimento acadêmico e pessoal dos discentes ao trabalhar competências do saber, do ser, conviver, essenciais a efetivação do modelo da vigilância à saúde, bem como houve um balanço positivo, uma vez que os resultados esperados no planejamento foram alcançados. Desta forma, concretizou-se o princípio da integração ensino-serviço-comunidade. Palavras-Chave: Serviços de Integração Docente-assistencial, Educação em Saúde, Comunicação, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Rozprawy doktorskie na temat "Atenção assistencial para crianças e adolescentes"

1

Isaia, Heloisa Ataide. "ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES OBESOS E RECOMENDAÇÕES PARA PREVENÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA". Centro Universitário Franciscano, 2017. http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/handle/UFN-BDTD/630.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Submitted by MARCIA ROVADOSCHI (marciar@unifra.br) on 2018-08-22T13:40:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_HeloisaAtaideIsaia.pdf: 1912361 bytes, checksum: 797eb0d92644ff00810ab6bfb75143ef (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-22T13:40:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_HeloisaAtaideIsaia.pdf: 1912361 bytes, checksum: 797eb0d92644ff00810ab6bfb75143ef (MD5) Previous issue date: 2017-06-16
Obesity in children and adolescents is worrisome because of its increasing prevalence and risk of associated chronic diseases, with unpostponable preventive and treatment actions. This study aimed to analyze aspects of anthropometry, blood pressure, and laboratory tests at the initial consultation and its evolution in follow-up consultations and to develop a booklet for recommendations and approaches to obesity in primary care. This study collected data from medical records (age, sex, origin, weight, height, blood pressure, laboratory tests) of a cohort of overweight children and adolescents of both sexes between the ages of 2 and 19 that were seen at a specialized outpatient clinic of a tertiary hospital between May 2013 and May 2016. Children were considered to be those younger than 10 years of age. In the initial consultation, 194 patients (51% children) were assessed and 146 patients participated in the follow-up consultation. In the initial consultation, body mass index (BMI), z-score and waist circumference (AC) were significantly higher in adolescents, with severe obesity being more prevalent in children (16.2%). There was no difference between children and adolescents in the mean systolic / diastolic blood pressure percentile. Of the laboratory tests, the only statistically significant difference was the increased total cholesterol level in 48.7% of the adolescents compared with 27% of the children, but HDL was decreased in both. In the follow-up the participants had an average of 5.3 (± 3.4) visits. They showed gains in weight, height and waist circumference. There was a significant decrease in the BMI z-score. There was a decrease in the systolic / diastolic blood pressure percentile, as well as the percentage of patients with abdominal circumference greater than the 90th percentile. The desirable levels of triglycerides, total cholesterol, LDL, and HDL increased significantly between the two evaluations, although 47.4% of the patients still maintained HDL below the desirable level. It was concluded that outpatient follow-up of obese children and adolescents and their families was shown to be positive, at least in the short term, with a reduction of risk factors for cardiovascular diseases, since there was a decrease in waist circumference, tendency for hypertension, hypercholesterolemia and low HDL. As a proposal for prevention and approach to obesity in primary care, the guideline leaflet can contribute. However, when obesity is already established, the specialized service has been shown to be important. It is necessary to evaluate the service offered for more effective actions also in the long term.
A obesidade nas crianças e adolescentes preocupa em razão de sua crescente prevalência e risco de doenças crônicas associadas, sendo as ações preventivas e de tratamento inadiáveis. Este estudo teve como objetivo analisar aspectos de antropometria, pressão arterial e de exames laboratoriais na consulta inicial e sua evolução em consulta de seguimento e desenvolver um folheto para recomendações e abordagem da obesidade na atenção primária. Trata-se de estudo retrospectivo, de coleta de dados de prontuários (idade, sexo, procedência, peso, estatura, pressão arterial, exames laboratoriais), de uma coorte de crianças e adolescentes com excesso de peso, de ambos os sexos, de 2 a 19 anos de idadeeatendidos em ambulatório especializado de um hospital terciário, no período de maio de 2013 a maio de 2016. Foram consideradas crianças os com idade menor que 10 anos.Na consulta inicial foram avaliados 194 pacientes (51% crianças) e na consulta subseqüente 146 pacientes que mantiveram o acompanhamento.Na consulta inicial o índice de massa corporal (IMC), z-score e circunferência abdominal (CA) foram significativamente maiores nos adolescentes, sendo a obesidade grave mais prevalente nas crianças (16,2%). Não houve diferença entre as crianças e adolescentes na média do percentil da pressão arterial sistólica/diastólica.Dos exames laboratoriais, o único com diferença estatística foi o nível aumentado de colesterol total em 48,7% dos adolescentes contra 27% das crianças, mas o HDL encontrava-se diminuído em ambos.No acompanhamento os participantes tiveram em média 5,3(±3,4) consultas, aumento do peso, estatura e circunferência abdominal e diminuição significante da média do z-score do IMC.Houve queda do percentil da pressão arterial sistólica/diastólica, bem como o percentual de pacientes que apresentavam circunferência abdominal maior que o percentil 90.Os níveis desejáveis dos triglicerídeos, colesterol total, LDL, HDL aumentaram significativamente entre as duas avaliações, embora 47,4% dos pacientes ainda mantivessem o HDL abaixo do nível desejável.Conclui-se que o acompanhamento ambulatorial de crianças e adolescentes obesos e suas famílias, mostrou-se positivo, pelo menos em curto prazo, com redução dos fatores de riscopara doenças cardiovasculares, uma vez que houve diminuição da circunferência abdominal, tendência a hipertensão, hipercolesterolemia e HDL baixo.Como proposta para prevenção e abordagem da obesidade na atenção primária o folheto orientador pode contribuir, mas quando a obesidade já estiver estabelecida o serviço especializado mostra-se importante. Ressalta-se a necessidade de avaliação do serviço oferecido visando ações mais efetivas também em longo prazo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

TRISTAO, K. G. "O CAPSIJ como lugar de cuidado para crianças e adolescentes em uso de substâncias psicoativas". Universidade Federal do Espírito Santo, 2018. http://repositorio.ufes.br/handle/10/9113.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2018-08-01T23:42:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_9223_TESE Kelly Guimarães Tristão.pdf: 2782099 bytes, checksum: 5933922dfb5095bb550242c16630b1af (MD5) Previous issue date: 2018-02-27
O uso abusivo de substâncias psicoativas (SPA) por crianças e adolescentes apresenta-se como um grande desafio para as políticas públicas de saúde mental infantojuvenil (SMIJ). Tal situação requer a estruturação de novos saberes e novas práticas de cuidado. Objetivou-se nesta tese compreender o lugar da criança e do adolescente em uso de SPA nas estratégias de cuidado em SMIJ em um serviço. Para tanto, a metodologia inspirou-se na proposta denominada Avaliação de Quarta Geração, desenvolvida por Guba e Lincoln (2012). A pesquisa foi realizada em um CAPSij de uma cidade do Sudeste do Brasil, e utilizou-se como instrumento de coleta, a observação participante, entrevistas e grupos com 10 profissionais do serviço, e entrevistas com 6 adolescentes acompanhados no CAPSij. Os dados foram analisados a partir do método comparativo constante (Glaser e Strauss adaptado por Guba e Lincoln, 2012) e da análise de conteúdo na modalidade de análise temática (Minayo, 1994), e foram discutidos a luz da Psicologia Analítica, dos principais pressupostos da Reforma Psiquiátrica e da literatura referente a SMIJ. Obteve-se 5 eixos temáticos: no Eixo 1, discutiu-se as ações de cuidado direcionadas ao público AD infantojuvenil, a partir do olhar e das ações dos profissionais no CAPSij. No eixo 2, obteve-se as principais características do cuidado direcionado ao público AD no CAPSij, a partir das falas e das ações dos profissionais do CAPSij. No eixo 3 discutiuse as concepções de cuidado e a percepção das ações de cuidado aos adolescente em uso de SPA pelos próprios usuários. No eixo temático 4 analisou-se como os profissionais do CAPSij compreendem o lugar da criança e do adolescente em uso de SPA no cuidado em saúde mental e no eixo 5 discutiu-se como o adolescente em uso de SPA entendem e buscam o lugar de cuidado, a partir do olhar dos próprios adolescentes. Conclui-se que a existência do lugar de cuidado não é fixa, mas depende de como é realizado, compreendido e recebido o cuidado e como se dão os processos relacionais estabelecidos no CAPSij com a criança e adolescente em uso de SPA, apontando para um Lugar Relacional. As partir das relações terapêuticas construídas no CAPSij esse pode ser compreendido como temenos, o lugar seguro e potencialmente terapêutico, onde o processo de transformação e desenvolvimento dos sujeitos podem ser sustentados. Isso só é possível a medida que o olhar do serviço dirigido aos adolescentes não é distorcido pelos complexos culturais que circunscrevem o grupo de adolescentes usuários de droga. Assim, ao passo que profissionais enxergam o adolescente em sua totalidade, e não a partir dos estereótipos, é possível estabelecer com ele um vínculo 10 terapêutico, a partir de onde é possível se constituir um temenos, ou seja, construir um lugar para a criança e o adolescente no cuidado. Palavras chave: 1. Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil. 2. Saúde mental infantil. 3. Adolescentes. 4. Drogas. 5. Psicologia junguiana. Área e sub-área do CNPQ 7.07.00.00-1 Psicologia 7.07.10.00-7 Tratamento e Prevenção Psicológica 7.07.10.01-5 Intervenção Terapêutica 7.07.10.02-3
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Munhoz, Déa Bertran. "Revisão de literatura das psicoterapias para crianças e adolescentes com Déficit de Atenção e Hiperatividade, TDAH". Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-17042012-110657/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta revisão de literatura apresenta uma análise dos trabalhos sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, TDAH, quanto às psicoterapias e aos tratamentos psicológicos ofertados a crianças e adolescentes, recuperados nas principais bases de dados da área. Transtorno de grande prevalência na população escolar, com sérios prejuízos pessoais e sociais, pois comportamentos de hiperatividade, desatenção e impulsividade, em graus atípicos, comprometem as funções executivas como concentração, planejamento de ações e controle sobre impulsos, o TDAH é conceito que gera controvérsias na comunidade científica. De um lado têm-se as perspectivas da terapia comportamental e cognitivo-comportamental, com o objetivo de reeducação comportamental, apoiada pela psiquiatria e psicofarmacologia. De outro, as linhas compreensivas e a psicanálise buscam não só comportamentos observáveis, mas a singularidade de cada envolvido, ou seja, a contribuição da família e/ou da cultura nesses quadros. A fim de mapear as publicações nessa área, foram analisadas as produções dos últimos dez anos (20002010) locadas nas bases de dados MEDLINE, PsycINFO, SciELO, LILACS e PSICODOC, por meio do termo TDAH, cruzado com tratamento psicológico e psicoterapia, respeitando-se o idioma da base de dados. Os resultados encontrados revelaram a supremacia de publicações sob a ótica comportamental ou cognitivo-comportamental, principalmente em seu modelo combinado, associado à medicação, tratamento validado através de evidências. As outras abordagens psicológicas, quando publicadas, não são absorvidas pelo modelo psiquiátrico, o que contribui para a sua invisibilidade queixas do transtorno são levadas primeiramente a pediatras, neurologistas e profissionais de orientação comportamental. Os bancos de dados, assim, revelaram ser amplamente usados por pesquisadores positivistas, o que pode vir a sugerir que seus tratamentos sejam os únicos disponíveis, o que não é fato. Existem métodos investigativos, como o estudo de caso que, embora pouco disseminados, apresentaram resultados favoráveis em seus tratamentos singulares
This literature review presents an analysis of the works about Attention-Deficit Hyperactivity Disorder, ADHD and psychotherapy and psychological treatments offered to children and adolescents recovered in the main database area. Disorder of high prevalence in school population, with serious personal and social impairments, since the hyperactivity, inattention e impulsivity behaviors, in atypical degrees, compromises executive functions such as concentration, action planning and impulses control, Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) has been a controversy target among the scientific community. On one hand we have the behavioral therapy and cognitive-behavioral therapy, seeking for the behavioral rehabilitation, supported by psychiatry and psychopharmacology. On the other hand, comprehensive psychological approaches and the psychoanalysis does not aim to reduce these children to observable behaviors and, actually, to understand their symptoms as an expression of their singularity, explaining hyperactive and/or inattentive behavior in contemporary context. In order to map the publications in this area, it was analyzed the productions in the last decade (2000-2010) leased in the databases MEDLINE, PsycINFO, SciELO, LILACS and PSICODOC, through the term ADHD crossed with psychological treatment and psychotherapy, respecting the language of the database. The results showed the superiority of publications from the perspective of behavioral or cognitive-behavioral therapy, mainly in a combined model with medication, treatment validated by evidences. The others psychological approaches, when published, are not absorbed by the psychiatric model, which generates its invisibility complaints of disorder are taken primarily to pediatricians, neurologists and professional behavioral treatments. The databases thus shown to be widely used by researchers at positivism, which might suggest that their treatments are the only ones available, which is not fact. There are investigative methods, as the case study, although a little spread, showed favorable results in their singular treatments
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Neder, Priscila Chacon. "Caracterização de crianças e adolescentes em risco para o desenvolvimento de transtorno obsessivo-compulsivo". Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-06082015-113154/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivos. Esta tese vai ao encontro da proposta da psiquiatria do desenvolvimento, investigando sintomas clínicos, fatores de risco e potenciais endofenótipos que possam colaborar com diagnósticos precoces e o desenvolvimento de estratégias de prevenção. Métodos. O primeiro estudo relata a investigação e caracterização de uma amostra de crianças e adolescentes em risco para o desenvolvimento do transtorno obsessivocompulsivo (TOC). Para este propósito, 66 crianças e adolescentes com um familiar de primeiro grau com diagnóstico de TOC tiveram seus dados analisados de acordo com a presença ou ausência de sintomas obsessivocompulsivos. O segundo estudo consistiu no desenvolvimento e testagem de um paradigma dot probe de viés atencional relacionado a sintomas do TOC e na sua investigação enquanto possível endofenótipo do transtorno. Para tanto, três grupos de crianças foram selecionados: crianças com diagnóstico de TOC, em alto risco para o desenvolvimento de TOC (com presença de sintomas obsessivo-compulsivos e história familiar de primeiro grau de TOC) e crianças controle. O paradigma incluiu pares de estímulos aversivos (ativos) e neutros das dimensões de sintomas de contaminação/limpeza e simetria apresentados em 500 ms e 1250 ms. Resultados. O primeiro estudo obteve três resultados importantes. Primeiro, a amostra de crianças com familiar de primeiro grau com TOC apresentou elevada prevalência de sintomas obsessivo-compulsivos, confirmando a familiadade do transtorno. Segundo, crianças com e sem sintomas obsessivo-compulsivos apresentam prevalências diferentes de comportamento coercivo relacionados ou não aos sintomas obsessivo-compulsivos. Terceiro, familiares de crianças com sintomas obsessivo-compulsivos apresentaram mais frequentemente a dimensão de sintomas de contaminação/limpeza do que familiares de primeiro grau de crianças sem sintomas obsessivo-compulsivo. O segundo estudo teve como principais resultados: 1) crianças com TOC apresentam índices mais altos de desconforto pelos estímulos ativos comparados aos dos outros dois grupos de crianças, indicando que o paradigma é eficiente na sua avaliação; 2) a avaliação dos estímulos ativos da dimensão de contaminação/limpeza está associada à presença de seus respectivos sintomas no sujeito; 3) o grupo de crianças com TOC apresentou viés atencional na direção do estímulo aversivo em todas as quatro condições do paradigma (contaminação/limpeza e simetria com 500ms e 1250ms); 4) crianças com TOC apresentaram viés atencional maior do que crianças em risco para o desenvolvimento de TOC e controles sucessivamente, sempre na direção do estímulo aversivo exceto, no paradigma de simetria de 500ms; 5) O viés atencional na direção do estímulo ativo de contaminação no paradigma de 1250ms está associado à presença da dimensão de sintomas de contaminação. Conclusões. Os achados aqui descritos reforçam a familialidade do TOC, contribuem com achados de características associadas ao transtorno na infância e adolescência, reforçam a presença de um marcador de risco importante para o desenvolvimento de estratégias de detecção e prevenção precoces. Os resultados encontrados têm importantes implicações para a melhora do conhecimento de fatores de risco para o desenvolvimento do TOC e características associadas, que devem ser considerados em contextos clínicos e de pesquisa
Objective. This thesis goes in line with the concept of developmental psychiatry investigating clinical symptoms and risk factors that can further provide earlier diagnoses and preventive interventions. Methods. The first study reports the investigation and characterization of a sample of children and adolescents at risk for the development of obsessive compulsive disorder (OCD). For this purpose, 66 children and siblings with a first degree relative diagnosed with OCD had their clinical data analyzed according to the presence of obsessive compulsive symptoms. The second study consisted on the development and testing of an attentional bias dot probe paradigm with OCD relevant content to evaluate pediatric patients with OCD and further investigate it as a possible phenotype of OCD. For this purpose three groups of children were selected: 1) children with OCD; 2) children at risk for OCD (presenting obsessive compulsive symptoms and with a first degree relative diagnosed with OCD); 3) control group (children with none of the Axis I Psychiatric diagnoses). The paradigm included pairs of aversive (active) and neutral stimulus of contamination/cleaning and symmetry symptom dimensions and had two different time presentations of the stimulus, 500 and 1250 milliseconds. Results. The first study had with tree main findings. First, our sample of children with a first degree affected with OCD had a very high prevalence of obsessive-compulsive symptoms, confirming the familiality of the disorder. Second, children with and without obsessive-compulsive symptoms presented different rates of coercive behaviours, that can be related or not to obsessive-compulsive symptoms. Third, first degree relatives of children who had obsessive compulsive symptoms had significantly more contamination/cleaning dimension of obsessive compulsive symptoms than relatives of children without obsessive compulsive symptoms. The second study had the following main findings: 1) children with OCD had higher rates of discomfort caused by active stimulus than the other two groups of children, indicating that the paradigm is efficient for its purpose; 2) the evaluation of active stimulus of the contamination/cleaning dimension is associated to the presence of its respective symptoms; 3) the group of children with OCD had attentional bias towards the active stimulus in all four conditions of the paradigm (cleaning/contamination and symmetry in 500ms and 1250ms); 4) children with OCD had higher attention bias than children at risk and controls always towards the active stimulus with the exception of the 500 ms symmetry paradigm; 5) the attentional bias towards the active stimulus in the 1250 ms contamination paradigm is associated to the presence of symptoms of the contaminations dimension. Conclusions. The results reinforce the familiality of OCD, contributing with findings of associated characteristics to the disorder in childhood and adolescence and reinforcing the presence of an important risk marker for the development of strategies of early detection and prevention. The results have important implications to the improvement of the knowledge of OCD and associated characteristics, which should be considered in clinical and research contexts
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Amaral, Ana Paula. "A família como contexto de desenvolvimento moral para crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade". Universidade de São Paulo, 2017. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-04102017-163153/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico amplamente estudado e o que mais acomete a população infantil em idade escolar. No entanto, pesquisas relacionando o contexto familiar destas crianças e adolescentes com a moralidade são escassas. Este estudo teve por objetivo mapear o contexto familiar deste público no que diz respeito às concepções educativas morais, a legitimidade da autoridade parental e as representações de si dessas mães. MÉTODO: Participaram da pesquisa 17 mães e 5 avós (responsáveis legais) de crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH atendidos por uma instituição filantrópica especializada localizada na cidade de São João da Boa Vista, interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados, os instrumentos utilizados foram: Escala de Concepções Educativas Morais ECEM, Questionário de legitimidade da autoridade parental e Representações de si de mães de crianças e adolescentes com TDAH. RESULTADOS: Os resultados apontaram para mães que priorizam o respeito unilateral, a justiça retributiva com o uso de sanções expiatórias, o desejo pela obediência e baixa autonomia. Além disso, as mães legitimam a autoridade parental em todos os domínios, sendo as regras de domínio pessoal menos legitimadas que as demais. O uso de punições físicas está muito presente no discurso dessas mães. As representações de si como pessoa dessas mães estão voltadas para a maternidade como valor central e para um olhar positivo sobre si mesmas. Como mães, essas mulheres tem representações de si positivas e positivas morais com ênfase no cuidado. A maior parte das mães percebem diferenças entre educar crianças com TDAH e sem o transtorno. Elas também apresentam representações de si positivas, quando questionadas sobre como o filho, os familiares, os professores e os profissionais da saúde que atendem o filho com TDAH as veem como mães. Em relação às apresentações do TDAH, podemos destacar que as mães de crianças com apresentação predominantemente hiperativa/impulsiva apresentam a menor média para o construto autonomia e as maiores médias para o construto obediência e para as regras de domínio pessoal. As mães de crianças com apresentação predominantemente desatenta utilizam mais regras e apresentam maior legitimidade da autoridade parental, exceto quando se trata das regras de domínio pessoal. As mães de crianças com apresentação combinada apresentam as menores médias em todos os domínios, o que aponta para menor legitimidade da autoridade parental e menor expectativa de obediência. CONCLUSÃO: O contexto familiar dessa amostra não favorece o desenvolvimento moral. As participantes deste estudo desejam filhos obedientes e utilizam sanções expiatórias para garantir a obediência. Para as participantes, ser boa mãe está relacionado ao cuidado e o sacrifício pelos filhos
Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurobiological disorder that is widely studied and which affects the school-age children. However, research relating the family context of these children and adolescents with morality is scarce. This study aimed to map the family context of this public with regard to moral educational conceptions, the legitimacy of parental authority and the self-representations of these mothers. METHODS: 17 mothers and 5 grandmothers (legal guardians) of children and adolescents diagnosed with ADHD attended by a specialized philanthropic institution located in the city of São João da Boa Vista, in the state of São Paulo, participated in the study. For the data collection, the instruments used were: Moral Educational Conceptions Scale - ECEM, Questionnaire of legitimacy of parental authority and Self-representations of mothers of children and adolescents with ADHD. RESULTS: The results pointed to mothers who prioritize unilateral respect, retributive justice with the use of expiatory sanctions, the desire for obedience and low autonomy. In addition, mothers legitimize parental authority in all domains, with rules of personal dominance less legitimized than the others. The use of physical punishments is very present in the discourse of these mothers. The self-representations as a person of these mothers are focused on motherhood as a central value and a positive image at themselves. As mothers, these women have positive and positive moral self-representations with an emphasis on care. Most mothers perceive differences between educating children with ADHD and without the disorder. They also present positive self-representations when questioned about how the child, family members, teachers, and health professionals who treat the child with ADHD see them as mothers. Regarding the presentations of ADHD, we can highlight that the mothers of children with predominantly hyperactive / impulsive presentation present the lowest mean for the autonomy construct and the highest averages for the obedience construct and the rules of personal dominance. Mothers of children with predominantly inattentive presentation use more rules and have greater legitimacy of parental authority, except when it comes to rules of personal domain. Mothers of children with a combined presentation have the lowest averages in all domains, which points to a lower legitimacy of parental authority and lower expectation of obedience. CONCLUSION: The family context of this sample does not favor moral development. Participants in this study desire obedient children and use expiatory sanctions to ensure obedience. For the participants, being a good mother is related to the care and sacrifice for the children
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Taño, Bruna Lídia. "Os Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (CAPSi) e as práticas de cuidado para as crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico". Universidade Federal de São Carlos, 2014. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/6882.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:44:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 5803.pdf: 2762183 bytes, checksum: 14a73f974dc6924b492069e9a03bfea7 (MD5) Previous issue date: 2014-02-19
Until the last decades, the actions of mental health care in children and adolescents in Brazil have been put in philanthropic actions based on sheltering, what leaded to violent practices and subjection. From the establishment of the SUS (Unified Health System) and the elaboration of the Children and Adolescents Statute, it became possible to resize the care and attention disposed to that population, providing them the right to citizenship and the expression of their wishes and needs. In 2001, there is the creation of the Youth and Adolescents Psychosocial Care Centers (in Portuguese, Centros de Atenção Psicossociais Infantojuvenis CAPSi), responsible for caring of children and adolescents in intense psychic suffering, with a communitarian and territorial focus, in substitution to the sheltering models which had focus on coercion and restriction. Recent studies suggest that, although the CAPSi are the reference services on situations of intense suffering in children and adolescents, the offerings of attention and caring are still short of the needs of subjects and their families. In this direction, the present study aims to identify the caring practices developed at CAPSi for children and adolescents in intense psychic suffering from the view of technicians who act in these services and of relatives/tutors of the children and adolescents inserted in these services. Participated of the study 17 technicians and 16 relatives/tutors, from four CAPSi: three of them in the Metropolitan São Paulo and one in the countryside of the state. The data was collected from semi structured interviews realized with the technicians and relatives/tutors, as well as identification sheets for characterization of the CAPSi and the children/adolescents and his relatives participating in the study. To the obtained material, we proceeded with analysis using the Collective Subject Speech technique (in Portuguese, Discurso do Sujeito Coletivo DSC) to the interviews and categorization and descriptive presentation to the identification sheets. The main results indicate that the CAPSi have been attending a greater population then expected by the normative and, despite of what these normative indicate, a greater contingent of users are attended weekly in the services. The users in intense psychic suffering are destined mainly to individual sessions, followed by spaces of coexistence. The professionals recognize that the most effective actions of caring to the populations in greater psychic suffering are the approaches to relatives and tutors. The relatives related different ways of insertion in the CAPSi, from participation in therapeutic groups to no activity at all. We discuss the presence of multiple perspectives present in the understanding of the experience of psychic suffering in children and adolescents and their families, who don t find substantial resonance in the practices realized in the services still massively realized in an outpatient way as a possible reflection of the institutional difficulties experienced by the workers. These observations point to a need of reorganization of the attention in the CAPSi in such way to include the families in the treatment actions and on the spaces of social role as well as the importance of amplification of offerings of inventive and singular actions to the subjects in intense psychic suffering.
As ações de cuidado às questões de saúde mental da infância e adolescência no Brasil estiveram, até poucas décadas, calcadas em ações filantrópicas com caráter de asilamento que culminavam em práticas violentas e de assujeitamento. A partir do estabelecimento do Sistema Único de Saúde e da elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente, tornou-se possível redimensionar o cuidado e atenção dispensados a esta população facultando-lhes o direito à cidadania e à expressão de seus desejos e necessidades. Em 2001, tem-se a criação dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (CAPSi) responsáveis pelo cuidado às crianças e adolescentes em sofrimento psíquico intenso, com enfoque comunitário e territorial, em substituição aos modelos asilares de caráter coercitivo e restritivo. Estudos recentes indicam que, embora os CAPSi sejam os serviços de referência para as situações de sofrimento psíquico intenso em crianças e adolescentes, as ofertas de atenção e cuidado ainda estão aquém das necessidades dos sujeitos e de suas famílias. Nesta direção, o presente estudo objetiva identificar as práticas de cuidado desenvolvidas no CAPSi para as crianças e adolescentes em intenso sofrimento psíquico a partir da percepção dos técnicos que atuam nos serviços e de familiares/responsáveis pelas crianças e adolescentes inseridas nestes. Participaram do estudo, 17 técnicos dos serviços e 16 familiares/responsáveis, referentes a quatro CAPSi, três localizados na Grande São Paulo e um no interior do Estado. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos técnicos e familiares/responsáveis, bem como através de fichas de identificação para caracterização dos CAPSi e das crianças/adolescentes e seus familiares participantes do estudo. Ao material obtido, procedeu-se a análise, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) aos dados advindos das entrevistas e, as informações advindas das fichas de identificação foram categorizadas e apresentadas descritivamente. Os principais resultados indicaram que os CAPSi têm atendido a uma população maior que a preconizada pelas normativas e que, a despeito do que estas indicam, o maior contingente de usuários são atendidos semanalmente nos serviços. Aos usuários em intenso sofrimento psíquico são destinados prioritariamente atendimentos individuais, seguidos por espaços de convivência. Os profissionais reconhecem que as ações de cuidado mais efetivas para as populações em maior sofrimento psíquico são as abordagens aos familiares e cuidadores. Já os familiares relatam diferentes formas de inserção nos CAPSi, desde participações em grupo terapêuticos à nenhuma atividade realizada. Discute-se acerca da presença de múltiplas perspectivas presentes na compreensão da experiência do sofrimento psíquico em crianças e adolescentes e suas famílias que, todavia não encontram substancial ressonância nas práticas que vem sendo desenvolvidas nos serviços ainda maciçamente cunhadas no modo ambulatorial enquanto possível reflexo das dificuldades institucionais vividas pelos trabalhadores dos serviços. Essas constatações apontam para a necessidade de reorganização da atenção nos CAPSi no sentido de incluírem as famílias nos dispositivos de tratamento e nos espaços de protagonismo social e como também para a importância de que se ampliem as ofertas de ações inventivas e singulares para os sujeitos em sofrimento psíquico intenso.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Pinto, Rosemary Fiães. "CAPSI para crianças e adolescentes autistas e psicóticos: a contribuição da psicanálise na construção de um dispositivo clínico". Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2005. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5387.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta dissertação pretende demonstrar a contribuição da Psicanálise na constituição de um novo dispositivo clínico para o tratamento de crianças e adolescentes autistas e psicóticos: O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSI). A partir da pesquisa teórico-clínica realizada em um CAPSI da cidade do Rio de Janeiro, o CAPSI Eliza Santa Roza, este trabalho visa suscitar novas questões tendo como direção a Psicanálise, com o objetivo de sustentar que só haverá uma clínica nesses novos dispositivos se a aposta no sujeito do inconsciente estiver presente. Apresenta o campo no qual o CAPSI está se constituindo, as questões atuais presentes no campo da Reforma Psiquiátrica, no que diz respeito ao campo infanto-juvenil, e o CAPSI como um dispositivo imprescindível neste cenário. A importância da psicanálise na clínica do CAPSI Eliza Santa Roza, uma vez que o trabalho com crianças autistas e psicóticas nesta instituição exige uma escuta tal qual a psicanálise sugere: de um sujeito do inconsciente. A partir de estudos de caso, demonstra a prática na instituição em questão: seus impasses e esforços no que concerne ao atendimento clínico.
This dissertation intends to demonstrate the psychoanalytic contribution to the constitution of a new clinical tool for the treatment of autism and psychosis in children and adolescents: The Center for Psychosocial Care of Children and Adolescents (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil - CAPSI). Departing from a theoretical-clinical research accomplished in one specific CAPSI, The Capsi Eliza Santa Roza, this work aims at raising new questions in a psychoanalytic framework, and supporting the hypothesis that a clinical work based on this new tool will only be possible if there is a belief in the Unconscious (in the Subject of the Unconscious).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Albuquerque, Lêda Maria. "Construção de um subconjunto terminológico da CIPE® para crianças e adolescentes vulneráveis à violência doméstica". Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-09012015-155552/.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: a violência doméstica contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo, multifacetado e arraigado nas relações sociais que, por vezes, apresenta-se naturalizado e até banalizado. Historicamente, ela existe nas sociedades desde os primórdios. Nas últimas décadas, porém, houve o aumento significativo de casos de violência contra a criança e o adolescente no mundo. Ao mesmo tempo cresceu, também, a preocupação com a denúncia e o enfrentamento do problema, principalmente por organismos mundiais. Tal preocupação se expressa nas políticas públicas, como tem sido no Brasil. A Atenção Primária à Saúde (APS) é um dos locus em que se pode visibilizar e enfrentar a violência doméstica, pois lida com as populações do território, suas famílias, as creches e as escolas. Preparar os profissionais da APS para lidar com esse fenômeno tem sido um desafio, mas a enfermagem, por meio de sua prática social, apresenta potencial para o enfrentamento da violência doméstica. As consultas de enfermagem devem ser instrumentalizadas para tal, recomendando-se o uso de terminologia padronizada como facilitadora da boa comunicação entre os profissionais e da tomada de decisões nos serviços de saúde. Desse modo, a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) recomenda a estruturação de subconjuntos terminológicos como estratégia para facilitar seu uso pelos profissionais. Objetivo: organizar um subconjunto terminológico de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para o enfrentamento da violência doméstica contra a criança e o adolescente. Método: pesquisa do tipo metodológica, ancorada nos referenciais da TIPESC Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva e estruturada em quatro fases interdependentes e subsequentes: 1) identificação de termos e conceitos relevantes para a prática de enfermagem em relação ao enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes; 2) mapeamento cruzado dos termos identificados com os termos da CIPE®, versão 2011; 3) elaboração dos enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem; 4) estruturação do subconjunto terminológico da CIPE® para o enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes. Resultados: a revisão de literatura para identificação dos termos resultou em 40 artigos selecionados na base BIREME, que foram processados na ferramenta PORONTO, gerando, assim, uma lista com 17.365 termos. Estes foram normalizados e resultaram em 514 termos que foram mapeados e cruzados com os existentes na CIPE® 2011, evidenciando 214 termos constantes e 138 não constantes nessa classificação. Dessa forma, constituiu-se o banco de termos da linguagem especial de enfermagem para o enfrentamento da violência doméstica contra a criança e o adolescente, o qual, juntamente com o modelo de sete eixos da CIPE®, a norma ISO 18.104 e o modelo teórico, ancorou a elaboração de 139 diagnósticos/resultados e 222 intervenções de enfermagem. Dessa maneira, foi organizado o subconjunto terminológico. Conclusões: a produção do subconjunto ancorado pela visão de mundo da TIPESC possui potencial para aprimoramento da prática profissional no espaço da consulta de enfermagem sistematizada e no âmbito da Atenção Básica de Saúde, bem como no processo de formação de novos profissionais e na educação permanente dos atuais. Faz-se necessária a continuidade da pesquisa, visando à validação conceitual dos termos não constantes na CIPE®.
Introduction: domestic violence against children and adolescents is a complex, multifaceted phenomenon, rooted in social relations, which is sometimes featured as natural and common place. Historically, it has existed since primitive societies. However, in the past decades, there has been significant increase in the number of cases of children and adolescents abuse worldwide. Meanwhile, there has also been an increase in the concern to report it and cope with the problem mainly on the part of world organizations. Such concern has been revealed in public policies like in Brazil. The Primary Healthcare Center is one of the loci to unveil and cope with domestic violence as it deals with populations, families, day care centers and schools within its territory. Thus, training professionals to deal with such a phenomenon has been a challenge, but nursing, by means of its social practice, has the potential to cope with domestic abuse. Nursing consultations must use instruments for that, being recommended standardized terminology to facilitate effective communication among professionals and decision-making in health services. Thus, the International Classification for Nursing Practice (ICNP®) recommends to structure terminology subsets as a strategy to facilitate their use by professionals. Objective: To organize a terminology subset on nursing diagnoses, results and interventions to cope with domestic violence against children and adolescents. Method: methodological research grounded on TIPESC (Theory of Nursing Praxis Intervention in Collective Health) background and framed in four interdependent and subsequent phases: 1) identification of terms and concepts relevant for nursing practice regarding coping with domestic violence against children and adolescents; 2) cross-checked mapping of the identified terms with the ICNP® terminology, version 2011; 3) elaboration of enunciates for nursing diagnoses, results and interventions; 4) framing of the ICNP terminology subset to cope with domestic abuse against children and adolescents. Results: literature review for term identification resulted in 40 selected articles in BIREME database, processed by means of PORONTO tool, thus generating a list of 17,365 terms. Those were standardized and resulted in 514 terms which were mapped and cross-checked with the existing ones in ICNP® 2011, evidencing 214 existing terms and 138 non-existing terms in this classification. Thus, special nursing terminology database to cope with domestic abuse against children and adolescents was framed, which anchored the elaboration of 139 diagnoses/results and 222 nursing interventions along with the ICNP® 7-Axis model, ISO 18104 and the theoretical model. Thus, the terminology subset was organized. Conclusions: the elaboration of the subset grounded on TIPESC worldview has the potential to refine professional practice in systematic nursing search and in the scope of Primary Healthcare, besides the process of training new professionals and provide ongoing education to current ones. The continuity of the research is deemed necessary aiming at the conceptual validation of non-existing terms in the ICNP®.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Guedes, Lucas Araujo. "Análise dos psicofármacos prescritos para crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil de Ouro Preto – MG". reponame:Repositório Institucional da UFOP, 2014. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3600.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. CIPHARMA, Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto.
Submitted by Oliveira Flávia (flavia@sisbin.ufop.br) on 2014-08-15T17:07:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 19874 bytes, checksum: 38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485 (MD5) DISSERTAÇÃO_AnálisePsicofármacosPrescritos.pdf: 1281660 bytes, checksum: a81b82ade768817ff25e72ce4901ac81 (MD5)
Approved for entry into archive by Gracilene Carvalho (gracilene@sisbin.ufop.br) on 2014-08-25T16:19:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 19874 bytes, checksum: 38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485 (MD5) DISSERTAÇÃO_AnálisePsicofármacosPrescritos.pdf: 1281660 bytes, checksum: a81b82ade768817ff25e72ce4901ac81 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-08-25T16:19:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 19874 bytes, checksum: 38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485 (MD5) DISSERTAÇÃO_AnálisePsicofármacosPrescritos.pdf: 1281660 bytes, checksum: a81b82ade768817ff25e72ce4901ac81 (MD5) Previous issue date: 2014
A Reforma Psiquiátrica Brasileira estabeleceu a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Prevalências entre 10% e 20% de problemas mentais, são observadas na população infanto-juvenil, sendo os transtornos do desenvolvimento psicológico uma das observações mais frequentes. Dentre os transtornos de desenvolvimento, está o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) que acomete de 3 a 6% das crianças em idade escolar no Brasil. Essa situação demonstra a necessidade dos serviços de saúde pública implantarem ações que possam garantir o diagnóstico precoce, além de um tratamento coerente com as atuais propostas de atenção ao indivíduo diagnosticado com TDAH. Desta forma o presente trabalho procurou conhecer características sociodemográficas e clínicas dos usuários do CAPSi-OP e observar o perfil de prescrição de medicamentos para o tratamento do TDAH nessa unidade de saúde. Foram utilizados como fontes de dados todos os prontuários cadastrados na unidade de saúde. Após a análise dos dados, pode-se constatar que 11,74% dos usuários do CAPSi-OP tinham o diagnóstico de TDAH sendo que para 81,16% desses foram prescritos algum psicofármaco para o tratamento do transtorno. Os medicamentos mais frequente foi a imipramina, seguida pela amitriptilina e o metilfenidato. Ao se comparar o tratamento medicamentoso utilizado em Ouro Preto com a literatura, observou-se que ele não correspondeu com o preconizado. Entretanto, o custo do tratamento com o medicamento de primeira escolha pode ser duas vezes maior que o tratamento com a imipramina. Concluiu-se que o tratamento medicamentoso realizado em Ouro Preto não condiz preconizado pela literatura, mas a economia observada com a troca do medicamento de primeira escolha, pelo de terceira escolha pode ser a justificativa do serviço público para esse procedimento. __________________________________________________________________________________
ABSTRACT: The Brazilian Psychiatric Reform established the creation of Centers for Psychosocial Care (CAPS). Prevalences between 10% and 20% of mental problems observed in the juvenile population, and disorders of psychological development are one of the most frequent observations. The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), which affects 3-6% of school-aged children in Brazil. This demonstrates the need for public health services deploy actions that can ensure early diagnosis, besides a treatment consistent with current proposals for patient care diagnosed with ADHD. Thus, the present study aimed to know sociodemographic and clinical characteristics of subjects registered in CAPSi-OP and observe the drug prescription profile for the treatment of ADHD in the unity of health. All registered records in the clinic were used as data sources. After analyzing the data, it can be seen that 11.74% of patients CAPSi-OP had a diagnosis of ADHD, and 81.16% of them used some psychoactive drug to treat the disorder. The most commonly prescribed medications were imipramine, followed by amitriptyline and methylphenidate. When comparing drug treatment used in Ouro Preto with the literature, we found that it did not match the recommended. However, the cost of treatment with the drug of first choice is twice higher than the treatment with imipramine. It was concluded that drug treatment held in Ouro Preto dismissive advocated in the literature, but the economy observed with the exchange of the first-choice drug for the third choice may be the justification of public service for this procedure.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Andrade, Amanda Menezes. "Adaptação e implementação do programa de intervenção precoce sobre o funcionamento executivo para crianças e adolescentes com TDAH". Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2013. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1772.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:41:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Amanda Menezes Andrade.pdf: 1277258 bytes, checksum: 5f064bd0e3a15b1f4b9a0edb8c796f8d (MD5) Previous issue date: 2013-02-05
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo
Many studies have investigated the association between deficits in executive functioning and the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), having been found frequent relationship between both. As a result of these findings, it is increasingly necessary that interventions can be developed in an attempt to improve the impact of symptoms generated by this association in people's lives. Thus, this research had three phases. First, a cognitive assessment was conducted with the subjects, in order to characterize the sample, consisting of 38 children and adolescents from 7 to 17 years old, with diagnosis of ADHD. The instruments were a battery of assessment of executive functions and WISC III Cubes and Vocabulary's subtests. Additionally, parents and teachers responded tests about the behaviors of the participants and, complementary, parents filled out an interview of anamnesis. Second, it was conducted an adaptation of the intervention procedure called "Intervention's Program on Self-Regulation and Executive Functions" (PIA FEx) for the sample of this study. In the third stage, there was the implementation of the intervention's program, with 8 children, with the goal to establish whether the activities would be effective in reducing the impact of executive deficits in tests and scales. In parallel, there was a control group consisting of 10 members that were not inserted in any kind of activity conducted by the researcher. At the end of the intervention was carried out an evaluation post-test with participants of the experimental and control groups, following the same principles of the pre-test, but without the WISC III. The results present some aspects of adaptation of the intervention and show that all the training was conducted in groups, being stimulated mutual collaboration among peers, so that all activities were mediated by this author. To obtain quantitative results were conducted descriptive analyses of the performances in the pre and post-test, and analyses of covariance of group effect on the performances in each measure in the post-test, using the covariants estimated IQ, age and performance in equal measure in the pre-test. The data showed that, in general, the average of the performances of the experimental group in the pre-test were larger than those of the control group. In relation to the effect of the intervention, the proposed procedure was effective in stimulation of selective attention, inhibitory control and auditory component of working memory in GE participants. Although they have been found few significant data for the effect of the intervention, for all tests the GE showed tendency to play better than GC. In this way, it is possible to observe indications of effectiveness of the proposed intervention, although further studies are needed using the same intervention program on samples with ADHD.
Muitos estudos têm investigado a associação entre déficits no funcionamento executivo e o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), tendo sido encontrada frequente relação entre ambos. Em consequência desses achados, faz-se necessário cada vez mais que intervenções possam ser feitas na tentativa melhorar o impacto dos sintomas gerados por essa associação na vida das pessoas. Assim, esta pesquisa teve três etapas. Na primeira, foi realizada uma avaliação cognitiva dos participantes, a fim de caracterizar a amostra, composta por 38 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com diagnóstico de TDAH. Os instrumentos utilizados foram uma bateria de avaliação das funções executivas e os subtestes Cubos e Vocabulários do WISC III. Adicionalmente, pais e professores responderam a escalas sobre os comportamentos dos participantes e, de forma complementar, os pais responderam ainda a uma entrevista de anamnese. Na segunda etapa, foi efetuada a adaptação do procedimento de intervenção chamado Programa de Intervenção sobre a Autorregulação e Funções Executivas (PIA-FEx) para a amostra deste estudo. Na terceira fase, houve a implementação do programa com a participação de 8 crianças, tendo por objetivo averiguar se as atividades seriam eficazes na redução do impacto dos déficits executivos sobre os desempenhos dos participantes em testes e escalas. Em paralelo, foi mantido um grupo controle formado por 10 integrantes que não foram inseridos em nenhum tipo de atividade conduzida pela pesquisadora. Ao final da intervenção foi realizada uma avaliação pós-teste com os participantes dos grupos controle e experimental, seguindo os mesmos princípios do pré-teste, porém sem a inclusão do WISC III. Os resultados apresentam alguns aspectos da adaptação da intervenção e mostram que todo o treino foi realizado em grupos, sendo estimulada a colaboração mútua entre pares, de modo que todas as atividades foram mediadas pela presente autora. Para obter os resultados quantitativos foram conduzidas análises descritivas dos desempenhos no pré e no pós-teste, além de análises de covariância do efeito de grupo sobre os desempenhos em cada medida no pós-teste, tendo como covariante o QI estimado, a idade e o desempenho na mesma medida no pré-teste. Os dados mostraram que, de forma geral, as médias dos desempenhos do grupo experimental no pré-teste foram maiores que as do grupo controle. Em relação ao efeito da intervenção, o procedimento proposto foi eficaz na estimulação da atenção seletiva, do controle inibitório e do componente auditivo da memória de trabalho nos participantes do GE. Embora tenham sido encontrados poucos dados significativos para o efeito da intervenção, para todos os testes o GE mostrou tendência em desempenhar-se melhor do que o GC. Dessa forma, é possível observar indicativos de eficácia da intervenção proposta, embora sejam necessários mais estudos utilizando o mesmo programa de intervenção em amostras com TDAH.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Książki na temat "Atenção assistencial para crianças e adolescentes"

1

Lauridsen-Ribeiro, Edith. Atenção em saúde mental para crianças e adolescentes no SUS. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Brazil. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Trabalho infantil: Diretrizes para a atenção integral à saúde de crianças e adolescentes economicamente ativos. Brasília, DF: Editora MS, 2005.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Entidades assistenciais para crianças e adolescentes no município: Impasses institucionais e possibilidades. São Paulo, Brasil: Editora UNESP, 2022.

Znajdź pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Fernandes, Catiane Raquel Sousa, Raquel Vilanova Araújo i Márcia Teles de Oliveira Gouveia. Reflexões sobre a prática assistencial inovadora e de qualidade da gravidez ao nascimento. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.esp917.1121-0.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A apresentação deste livro que traz importantes reflexões sobre prática assistencial inovadora e de qualidade da gravidez ao nascimento organizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem (NEPECHE). É uma obra de grande impacto quando se propõe a refletir como está sendo realizada a assistência e quais as repercussões geradas na vida das mulheres, famílias e crianças no transcorrer desse período tão importante. Ao longo da publicação o leitor poderá apreciar trabalhos com diversas abordagens que são de fundamental relevância para o correto manejo e condução do binômio mãe-filho durante a gestação, parto e pós-parto, inclusive em relação ao processo de abortamento e relativas ao período de Pandemia em que vivemos. No período gravídico será discutida a importância da inclusão da família no pré-natal, a avaliação da Atenção Primária à Saúde na perspectiva de mulheres segundo a situação gestacional, além de um aprofundamento sobre a assistência de Enfermagem às gestantes com insuficiência renal. A incidência de sífilis é outro aspecto abordado que afeta bastante as gestações, podendo voltar a tornar-se um problema de Saúde Pública, também teve destaque nos estudos aqui apresentados abordando a prevalência de sífilis congênita em uma capital do nordeste, a implementação do protocolo de investigação de transmissão vertical da sífilis em uma maternidade e um estudo epidemiológico sobre as notificações de sífilis em gestantes. Sobre o momento do parto, a forma de condução e os cuidados recebidos são trazidas excelentes abordagens em relação à percepção da mulher sobre a violência do contexto do parto, modalidades de posição materna durante o processo de parturição, a percepção de acadêmicos de Enfermagem sobre a violência obstétrica, práticas obstétricas humanizadoras realizadas pela equipe de Enfermagem e a evolução das políticas públicas para humanização do parto e nascimento no Brasil. Em relação ao período de Pandemia pelo qual estamos passando serão apresentados estudos sobre a assistência ao recém-nascido de mãe suspeita ou confirmada para covid-19 e os cuidados da equipe de saúde ao aleitamento materno em tempos de covid-19. Também se incluiu um olhar especial para as mulheres em processo de abortamento com um capítulo dedicado à revisão integrativa da assistência de Enfermagem oferecida a essas mulheres e suas implicações. Dessa forma, apresentamos aqui uma obra primorosa pois traz em seu escopo 16 capítulos que abordam aspectos muito relevantes da prática assistencial em todo o transcurso da gravidez ao nascimento que servirão tanto de embasamento científico para melhoria da assistência como de descrição do cenário atual dos serviços de atenção à saúde. A produção é composta por estudos desenvolvidos por discentes dos cursos de graduação em enfermagem, discentes da pós graduação (especialização, residência em enfermagem obstétrica, mestrado e doutorado), enfermeiros assistenciais que atuam na obstetrícia, pediatria e neonatologia e professores experts nas respectivas áreas. A ideia foi produzir um livro focando em áreas especificas da obstetrícia, bem como divulgar estudos riquíssimos desenvolvidos pelos autores convidados e pesquisadores do núcleo.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Diálogos entre políticas públicas e direito: participação e efetividade na sociedade contemporânea. Editora Amplla, 2020. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.dpp146.1120-0.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Esta obra se debruça sobre diálogos entre políticas públicas e direito, trazendo artigos científicos de diversos autores brasileiros acerca da participação e da sua efetividade na sociedade contemporânea. O livro apresenta um olhar interdisciplinar, sendo composto por capítulos escritos por pesquisadores não só da área jurídica, como também de Psicologia, Biologia, Odontologia e Pedagogia. A divisão dos capítulos parte de temas mais relacionados à participação política por diferentes vias, passando pelas demandas por efetivação dos direitos humanos, sem retrocesso social. Em seguida, transita por violações específicas no âmbito dos direitos a educação, igualdade racial e de gênero, moradia, dignidade física, psíquica e sexual, segurança pública e saúde. O primeiro capítulo discute em que medida foi eficaz a participação popular na tramitação da reforma política na Câmara dos Deputados do Brasil. Descreve as vias de participação popular nesse âmbito e discute seus efeitos na tramitação da referida reforma, a partir dos procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica, análise de documentos, estudo de caso e process tracing com elite interviewing, em abordagem qualitativa. Os resultados indicam que, embora tenha havido aumento da participação popular institucional no período sob enfoque, o parlamento aplicou não decisões em relação à reforma política intencionada pelas entidades da sociedade civil que organizaram as provocações ao Poder Legislativo. Em seguida, o segundo capítulo tem como principal objetivo a análise acerca do Portal e-Democracia e o seu papel para uma maior democracia participativa de, principalmente, inclusão das minorias sociais. Estuda a relação entre a democracia brasileira e a participação popular, investiga o porquê do Portal e-Democracia ser tão necessário para a defesa dos direitos das minorias sociais, bem como explica a importância da participação popular legislativa das minorias sociais. Esta pesquisa parte de fontes bibliográficas primárias e secundárias, com revisão bibliográfica e análise do próprio portal em estudo. O estudo conclui que é essencial a criação de políticas públicas para a participação política das minorias sociais, sendo uma delas o mencionado portal eletrônico, porém esta medida isolada não resolve a presente questão, sendo necessárias políticas públicas de fácil acesso a todos e todas. O terceiro capítulo aborda as relações que conectam o princípio da vedação ao retrocesso social com as manifestações que apoiam o movimento de retorno da ditadura militar no Brasil no século XXI. Para tanto, no primeiro momento, os autores elucidam os conceitos de vedação ao retrocesso social, bem como o significado do chamado efeito cliquet, o qual corrobora com os ditames fixados do respectivo princípio, haja vista que, no alpinismo, significa que quando atingida uma determinada altura, não se pode mais voltar. Contextualizam, ademais, as heranças e as consequências da ditadura militar no Brasil, além de analisarem as manifestações que têm ocorrido na atualidade em prol de um retrocesso ao período ditatorial. O trabalho comprova que a volta da ditadura militar seria uma afronta ao princípio da vedação ao retrocesso social, uma vez que extinguiria e revogaria direitos fundamentais já consolidados no ordenamento jurídico brasileiro e regressaria a um período autoritário, que não se coaduna com o Estado Democrático de Direito. Conectando-se à discussão acerca de retrocessos e inefetividade de direitos, o quarto capítulo mergulha no debate democrático acerca da expansão da educação superior brasileira e das políticas de acesso que promoveram um significativo acréscimo de ingressantes nos cursos de graduação no Brasil. O trabalho atende a pesquisa bibliográfica e fundamenta-se na revisão de literatura com o suporte teórico de autores e legislações da área afim, refletindo sobre o processo de evolução e inclusão mediante a implementação de programas e ações afirmativas para a educação superior que corroboraram para dirimir o caráter elitista impregnado no perfil deste nível de ensino. Embora distante de reparar as injustiças sociais no Brasil, tais políticas geraram um número maior de ingressantes das camadas menos favorecidas da sociedade e, com isso, a representatividade dos grupos denominados de minorias aumentou, ainda que de modo tímido, mas refletindo na redução do déficit de acesso ao ensino superior. Ainda sobre desigualdades na educação no país, no quinto capítulo as autoras investigam como a discussão sobre o mito da democracia racial no Brasil impulsionou práticas racistas ao longo do tempo e como, a partir de um viés multiculturalista, se assentam as políticas afirmativas, com destaque para a política de cotas para ingresso de negros e pardos nas Universidades, implementadas a partir de 2012. Apontam, para tanto, que a construção deste mito não se coaduna com questões mais modernas e de relevo econômico e social que pautaram a promoção de políticas afirmativas no Brasil. Nesta senda, as políticas sociais afirmativas de cotas são medidas tomadas pelo Estado, de cunho temporário ou especial, com o objetivo de assegurar igualdade de oportunidades e que foram negadas historicamente para a população afro. Para embasar este artigo, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica e a análise documental das políticas afirmativas de cotas. O capítulo seguinte aventa que as relações sociais são produtos da vida em sociedade e caracterizam-se, essencialmente, pela interação que há entre seus componentes considerando territórios, culturas, identidade e ideias. Contudo, é da natureza dessa dinâmica social que alguns grupos sociais se sobressaiam sobre os demais e imponham seus interesses pessoais acima dos interesses públicos, prejudicando, assim, a concretização de interesses gerais. Dessa maneira, com o intuito de explicar como essas relações de poder e de domínio influenciam na concretização de políticas públicas, o trabalho se propôs a analisar qual o protagonismo que os agentes sociais têm nessa fase. Como exemplo prático dessa discussão acadêmica, analisa-se como a elite governante brasileira busca conciliar seus interesses com a efetivação de políticas públicas habitacionais. Em outro aspecto de violação de direitos através de deficiências de políticas públicas, o sétimo capítulo analisa a evolução da taxa de homicídios no Brasil, verificando grande heterogeneidade entre os estados. Isso constitui uma deficiência estrutural grave, que compromete as bases do desenvolvimento no país. Assim, o propõe-se o entendimento da correlação das taxas de homicídios no Brasil em um período de 10 anos, verificando que os estados do Rio Grande do Norte, Goiás, Maranhão e Piauí se correlacionaram positivamente, apresentando um aumento na taxa de homicídios, enquanto Espírito Santo e Paraíba obtiveram redução. Diante dos resultados, destaca-se a atenção às políticas de segurança pública e conclui-se que é possível identificar padrões estruturais das distintas dinâmicas de homicídios contribuindo para e informações relevantes que possam subsidiar a implantação e efetividade das políticas públicas no país. Na seara das violências, o oitavo capítulo destaca aquelas cometidas contra mulheres no ambiente doméstico no bairro de Narandiba, em Salvador-BA. O artigo tem como objetivo geral analisar a possibilidade ou não de ampliação no atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica através da unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), órgão vinculado ao Tribunal de Justiça da Bahia, localizado no bairro de Narandiba, em Salvador. Como primeiro objetivo específico, examina se o acolhimento dessas vítimas estaria em conformidade com o regulamento e a missão que fundamenta o trabalho do CEJUSC. Como segundo objetivo específico, reflete sobre a demanda de mulheres, vítimas de agressão doméstica, que passam pela unidade de Narandiba em busca de um apoio ou uma orientação jurídica. Em termos metodológicos, o artigo é qualitativo e analisa o tema proposto utilizando a revisão bibliográfica, a análise de documentos e a observação da autora durante o período de janeiro a outubro de 2019. As violências domésticas atingem, não raro, a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Assim, a conexão para o nono capítulo apresenta as etapas da perícia psicológica nos casos de suspeita de abuso sexual, tendo como enfoque os instrumentos e testes psicológicos mais utilizados nestas avaliações. Os objetivos específicos englobam conceituar avaliação psicológica e abuso sexual, bem como trazer técnicas da Psicologia que melhor respaldem o psicólogo nesse processo de avaliação. O método deste estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica. A avaliação psicológica pericial difere de outros tipos de avaliação psicológica em função de sua meta final onde atua subsidiando decisões legais quando estas dependem de um entendimento de funcionamento psicológico do(s) envolvidos(s) nos casos de suspeita de abuso sexual de crianças e adolescentes. Abuso sexual é qualquer contato ou interação entre uma criança ou adolescente e alguém em estágio psicossexual mais avançado do desenvolvimento, na qual a criança ou adolescente estiver sendo usado para estimulação sexual do perpetrador. As avaliações psicológicas têm sido requisitadas em todas as fases de encaminhamento dos casos, da notificação ao processo judicial. Desde a fase inicial ou investigativa, a criança pode passar por inúmeras intervenções (entrevistas, aplicação de testes psicológicos, etc), inclusive de psicólogos que não atuam diretamente com a justiça, mas que acabam colaborando no processo quanto à veracidade da situação de abuso. Não obstante possam ser vítimas de diversas violações de direitos, por vezes crianças e adolescentes entram em conflito com a lei. Nesse contexto, o décimo capítulo investiga a contribuição da aplicabilidade da entrevista terapêutica no processo de avaliação psicológica de adolescentes em conflito com a lei, descrevendo as características de adolescentes, explicando a função da Psicologia e elucidando entrevista terapêutica como ferramenta diferencial na avaliação psicológica desses adolescentes. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica, com base em livros e artigos científicos, com tratamento particular de publicações da área de Psicologia e da legislação específica sobre os direitos do adolescente. Como resultados, os adolescentes em conflitos com a lei apresentam características que se fundamentam em aspectos históricos, sociais e culturais e a entrevista terapêutica mostrou-se como importante na contribuição da avaliação psicológica desses adolescentes, uma vez que se dispõe como uma técnica de analise aberta, capaz de se ajustar a diferentes situações clínicas, com possibilidades de descobrir as subjetividades, conhecer comportamentos, indicar encaminhamentos ou fazer intervenções. Diante de uma realidade vivencial complexa e aprisionadora, a avalição psicológica é uma prática relacional, que visa com alteridade contribuir para incluir socialmente os adolescentes. É certo que a mudança comportamental dos adolescentes infratores requer apoio familiar e um trabalho multidisciplinar, que não comporta apenas o papel do Psicólogo, mas, o envolvimento do Estado e da sociedade como um todo em ações conjuntas, para efetivamente produzir transformações. Conclui-se que o estudo produziu uma discussão importante, por dispor conhecimentos para área da Psicologia, profissionais que atuam e para a sociedade, que podem melhor conhecer os espaços de intervenção, meios de atuação e a importância da psicologia neste contexto. Nessa linha de discussão que abarca questões relacionadas à saúde, o capítulo seguinte analisa a judicialização do direito à saúde. Esse direito, conforme o artigo 196 da Constituição Federal, pertence a todos e é dever do Estado fornecê-lo por meio de políticas públicas. Entretanto, a possibilidade de exercício por todos do referido direito fica limitada aos recursos disponíveis e por ações judiciais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo geral, portanto, é analisar se a judicialização da saúde é a solução mais adequada para se obter uma vaga de leito de UTI no SUS. Assim, o trabalho descreve como o SUS regula a distribuição de leitos e reflete sobre o fenômeno da judicialização e o seu potencial ou não de efetivar esse direito com isonomia. Para a sustentação metodológica, o estudo utilizou de uma pesquisa qualitativa, com método fundamentado em análise de documentos e revisão bibliográfica a respeito do tema. Os resultados mostram que, embora o SUS estabeleça a quantidade de leitos de UTIs, alguns hospitais carecem de mais ofertas de leitos. Desta forma, é relevante ter um políticas públicas que efetivem o direito à saúde, em cumprimento às previsões legais. Nesse contexto de inefetividade do direito à saúde, o capítulo seguinte descreve o perfil das demandas judiciais referentes a medicamentos no município de Cuiabá – Mato Grosso, realizado na Defensoria Pública, em 2013, utilizando indicadores de Pepe. Foram analisadas 135 ações judiciais relativas às solicitações de medicamentos e 166 medicamentos requeridos nas mesmas. Em quatro dimensões (sócio demográficas do autor da ação judicial; processuais das ações judiciais; médico sanitárias das ações judiciais; político-administrativas das ações judiciais). As informações obtidas e delineadas no capítulo expõem o cenário da saúde frente a judicialização de medicamentos e as características dos indivíduos que abriram demandas contra o Estado ou o Município. Em preocupação com a saúde e a segurança alimentar dos brasileiros, o décimo terceiro capítulo discute o cabimento de arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) contra a nova política brasileira de agrotóxicos. A evolução clássica da política brasileira de agrotóxicos foi marcada pela ótica da proteção. Todavia, novos desafios, hoje, contrariam a política até então vigente e faz surgir um movimento, cada vez mais forte, pela flexibilização de normas. Nesse cenário, percebe-se o surgimento de uma nova política sobre tema, mas desta vez, tendo o agronegócio como protagonista. Desse modo, os efeitos desta nova política já são tangíveis, o que nos leva a discutir a constitucionalidade de tais ações. Posto isso, este trabalho tem como objetivo promover um debate acerca da existência de uma nova política brasileira sobre agrotóxicos em suas principais questões. Para realizar este trabalho, foram utilizados os tipos de pesquisa bibliográfica e documental, através da abordagem qualitativa. Conclui-se que a nova política de agrotóxicos é inconstitucional e, por consequência, atacável por meio da ADPF. Avançando na busca de efetivação de direitos humanos através de políticas públicas, o último capítulo investiga a necessidade de ressignificação das bases da teoria da execução para efetivar ações civis públicas em que se discutem tais políticas. Para tanto, utiliza-se de procedimento monográfico e bibliográfico. O estudo expõe as razões que levaram à judicialização da política, bem como traça diretrizes gerais sobre o atual panorama da execução. Aborda, ainda, a crise de efetividade da execução, que insiste em se valer de multas pelo descumprimento – que vêm sendo inefetivas para o cumprimento. Após essa discussão, o trabalho traz instrumentos jurídicos hábeis a colaborar com a concretização dos direitos. Espera-se que esta seleção de artigos científicos contribua, como obra coletiva, para avanços no conhecimento sobre políticas públicas como efetivadoras de direitos humanos, bem como sobre as múltiplas formas de participação popular na luta por tais direitos na sociedade contemporânea.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Części książek na temat "Atenção assistencial para crianças e adolescentes"

1

Benelli, Silvio José. "FORMAS DE PRODUZIR ATENÇÃO ASSISTENCIAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES". W Construyendo juntos una escuela para la vida., 959–66. Dykinson, 2021. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv2gz3vwp.131.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Benelli, Silvio José. "Modos de produção de atenção assistencial para crianças e adolescentes: atenção filantrópica e atenção socioeducativa". W Entidades assistenciais para crianças e adolescentes no município: impasses institucionais e possibilidades, 301–60. Editora UNESP, 2022. http://dx.doi.org/10.7476/9786557142998.0008.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Pires, Vanessa Medeiros da Silva, Brenda Belém Luna Sampaio, Cleide Correia de Oliveira, Tayronne de Almeida Rodrigues i João Leandro Neto. "O SERVIÇO SOCIAL E A ADESÃO DAS FAMÍLIAS DE PACIENTES ACOMPANHADOS NO CAPSI: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA". W Open Science Research X, 2178–90. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230111736.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O Centro de apoio psicossocial infantojuvenil atende crianças e adolescentes com transtornos mentais. Para a eficácia desse serviço, além de outros fatores, tem-se como relevante a participação da família desses, a qual pode incentivar o envolvimento de seus filhos e integrar as atividades no referido centro. Este estudo teve como objetivo conhecer as contribuições do Serviço Social para a adesão das famílias de crianças e adolescentes atendidas no Caps Infantojuvenil a partir da literatura científica. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa uma revisão narrativa de literatura, realizando seleção de fontes nas bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Periódicos CAPES e do buscador Google Acadêmico, usando os descritores “Centro de Atenção Psicossocial”, “Crianças e adolescentes”, “Adesão da família” e “Serviço Social”. Além disso, aplicando critérios de inclusão (artigos publicados a partir dos últimos 5 anos, escritos em português, disponíveis na íntegra e que refletem sobre a atuação do assistente social no processo de adesão de famílias de crianças e adolescentes acompanhadas no Caps Infanto-juvenil) e exclusão (artigos publicados noutras línguas e com acesso restrito). A busca ocorreu entre os meses de agosto a setembro de 2022, sendo encontrados 9 estudos. Após análise temática dos dados concluiu-se que o profissional de Serviço Social, enquanto integrante de uma equipe composta por vários profissionais de saúde e interdisciplinar, têm habilidades fundamentais para a compreender a dimensão do sujeito que experimenta o transtorno mental e a sua realidade além do aparente e atendem demandas sócio-assistenciais voltadas para a articulação com a rede. Nesse sentido, a participação desses é relevante na abordagem das questões sociais e nos planejamentos das atividades de atenção à saúde, visando a garantia da garantir melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com transtornos mentais e de seus familiares e de seus direitos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Gomes, Michelle Sousa, Valeria Costa de Mendonça i Aline Macedo de Queiroz. "ATENÇÃO BÁSICA NO ACOLHIMENTO AO SOFRIMENTO MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA". W INTEGRANDO SABERES, 22–32. Editora Neurus, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5315378.1-2.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: Relatar a experiência de estudantes do Curso de Especialização Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família na construção de estratégias de cuidado a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico dentro do Programa Saúde Mental. Método: trata-se de um relato de experiência, na compreensão do sofrimento psíquico de crianças e adolescentes no período da pandemia. Resultado: A criação de estratégias para fortalecer o cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes, culminou na criação de grupos de trocas de mensagens e folders informativos sobre os serviços de saúde na unidade UMS, e reconhecendo o programa saúde mental como ferramenta primordial para o cuidado do sofrimento psíquico do público infanto juvenil e sua família; resultado dessas ações contribui significativamente com o trabalho da equipe multiprofissional e da gestão. Considerações finais: A pandemia foi um fato que contribuiu significativamente sobre a saúde mental da população, com isso os indivíduos mais afetados foram crianças e adolescentes, sob essa ótica desafios de remodelar o processo de trabalho em saúde foi um desafio para os profissionais, saber lidar com o sofrimento psíquico contribui na proposição de ações voltadas para essa demanda, mesmo sendo desafiador o processo saúde/doença.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Rodrigues, Bruna Aparecida da Silva, Luanny de Souza Santos, Letícia Wetler do Nascimento i Bianca Magnelli Mangiavacchi. "FATORES DE RISCO E COMPLICAÇÕES DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO NARRATIVA". W Vida e Saúde da Criança e do Adolescente: aspectos multidisciplinares, 19–30. Editora Humanize, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5312273.1-2.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO: Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar a prevalência e os fatores de risco associados à hipertensão arterial em crianças e adolescentes, visando fornecer informações relevantes para a prevenção e tratamento dessa condição nessa faixa etária. Metodologia: Realizamos uma revisão sistemática da literatura, selecionando estudos que investigaram a hipertensão arterial em crianças e adolescentes. Foram considerados artigos publicados nos anos entre 2010 e 2023 em revistas científicas indexadas. Resultados e discussões: A análise dos estudos revelou uma preocupante prevalência de hipertensão arterial nessa faixa etária, com um aumento significativo nos últimos anos. Os fatores de risco associados incluíram obesidade, sedentarismo, histórico familiar de hipertensão, consumo excessivo de sódio e baixa ingestão de potássio. Além disso, foi observada uma correlação entre a hipertensão arterial em crianças e adolescentes e o desenvolvimento de complicações cardiovasculares na vida adulta. Considerações finais: A hipertensão arterial em crianças e adolescentes é um problema de saúde pública que demanda atenção. Medidas preventivas, como adoção de estilo de vida saudável, são fundamentais. O diagnóstico precoce e tratamento adequado são essenciais para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida. Mais pesquisas são necessárias para aprimorar as estratégias de prevenção e tratamento nessa faixa etária.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Silva, Cecília de Paula Nascimento e., Isabelly Dias Vieira, Matheus Matos Franco i Rosa Angela Cortez de Brito. "UNIVERSO DA CRIANÇA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL". W A integralidade na atenção à saúde: avanços e retrocessos, 232–54. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240115607.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O propósito dos CAPSij é realizar o acompanhamento psicossocial de crianças e adolescentes, fortalecendo seus laços comunitários e familiares e, assim, promovendo a sua inserção social. Este trabalho é um relato de experiência que tem como objetivo apresentar as atividades vividas por três extensionistas em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, a partir de um projeto de extensão chamado SustentaSUS, nos meses de agosto a outubro de 2023. A metodologia utilizada foi uma análise qualitativa das atividades realizadas durante a inserção no campo, as supervisões e os diários de campo. No detalhamento da experiência, é destacada a execução das quatro oficinas realizadas durante o trimestre. Como resultado, foram discutidas as particularidades da realidade do CAPSij, que influenciaram nos momentos da formação continuada; o projeto como ponte entre universidade e serviços de saúde; os métodos e estratégias utilizados para os encontros; a realização, os desdobramentos e efeitos das oficinas; a avaliação das oficinas pelas técnicas. Por fim, a ação trouxe contribuições teóricas e práticas para a instituição e as profissionais, impactando no atendimento e no cuidado de crianças e adolescentes do município de Cuiabá.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Melho Filha, Karlene Valéria de. "PRÁTICAS INOVADORAS DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIABETES". W TRAÇANDO CAMINHOS NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM: CONHECIMENTO E CUIDADO, 142–54. Digital Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.48140/digitaleditora.2023.003.10.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
RESUMO: Objetivo: analisar as evidências disponíveis na literatura acerca das práticas inovadoras de assistência de enfermagem no manejo da diabetes mellitus na infância e adolescência. Metodologia: revisão integrativa da literatura através de buscas nas bases de dados EMBASE, SCOPUS, Web of Science e no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizou-se descritores para a formulação da estratégia de busca, assim, foram incluídos trabalhos publicados até dezembro de 2022. Dos 575 estudos encontrados, 17 foram selecionados para leitura na íntegra, resultando em uma amostra final de 09 estudos analisados. Resultados: As 09 publicações analisadas foram publicadas no período de 2018 a 2022, de âmbito nacional e internacional com delineamento de estudos experimentais, ensaio clínico com randomização. Os estudos publicados, em sua maioria aplicaram estratégias de cuidados focados na melhoria da autogestão do cuidado e controle dos níveis glicêmicos. Apenas 04 estudos (44%) realizaram uma intervenção focada na prática assistencial da enfermagem. Conclusão: As evidências, mostraram que intervenções alternativas no cuidado e manejo de crianças e adolescentes portadores de diabetes pode ser benéfica, refletindo na melhoria da qualidade de vida, autogerenciamento, autocuidado e controle dos níveis glicêmicos.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Martins, Morgana de Fátima Agostini, Kaio da Silva Barcelos i Gabriele Aparecida Barbosa Betone. "CAPÍTULO 12 - ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA SERVIÇO DE ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR DE PESSOAS COM AUTISMO EM DOURADOS". W Pesquisa e extensão:, 150–56. Editora Bonêt, 2024. http://dx.doi.org/10.29327/5413743.1-12.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Este trabalho apresenta o projeto de extensão universitária fruto da parceria público-privada entre a Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e a Cooperativa de Trabalho Médico Unimed de Dourados, desenvolvido no Serviço Especializado de Atenção Multiprofissional ao Autista (SEAMA) voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O objetivo geral da ação extensionista consistiu em realizar orientação técnica específica para os profissionais em serviço, além de constituir um campo de estágios de iniciação científica, mestrado e doutorado, favorecendo a pesquisa científica sobre o atendimento de crianças e adolescentes com TEA, envolvendo famílias, as escolas e profissionais clínicos. Até o momento o projeto resultou na implementação do serviço SEAMA, bem como a construção de estratégias e procedimentos de ensino e práticas terapêuticas para atender as demandas dos participantes, familiares e as instituições escolares e há prevista no serviço o atendimento por cotas sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os resultados oriundos da ação extensionista tem proporcionado inferir o favorecimento e otimização dos processos de avaliação diagnóstico para as crianças e adolescentes com TEA, além de possibilitar atendimento de qualidade aos beneficiários da rede, atendendo a população de Dourados-MS e região, como, Caarapó, Naviraí, Amambai, Ponta Porã, Fátima do Sul, Itaporã e Maracaju. Destaca-se que o projeto teve início em março de 2018 com vigência até o presente momento.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

Lima, Carina Nunes de, Francisco Diogo de Andrade Cavalcante, Robson Wanderley Vieira de Moura, Maria Luenna Alves Lima, Walkelândia Bezerra Borges, Francisca Edinária de Sousa Borges, Nerley Pacheco Mesquita, Rita de Cássia Dantas Moura, Vanessa Silva Leal Sousa i Ana Letícia Nunes Rodrigues. "CUIDADOS DE ENFERMAGEM À CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE". W Inovação e Tecnologia para o Cuidar em Enfermagem 2, 98–104. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed95120200811.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Aggio, C. M., i C. Magni. "QUALIDADE DO CUIDADO ESPECIALIZADO, SEGUNDO CUIDADORAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA, PARANÁ-PR, 2022". W Open Science Research XV, 116–28. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240516507.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Objetivo: Conhecer a qualidade do cuidado auto referida por cuidadores de crianças/adolescentes com deficiência, da atenção especializada. Método: Estudo transversal, realizado em 2022, com 34 cuidadoras. Aplicou-se a Quality of care scale e a análise estatística descritiva e inferencial, recomendada para dados qualitativos. Resultados: A qualidade do cuidado foi regular e as características das cuidadoras influenciaram a dispersão no grau de qualidade do cuidado percebido. Os pontos positivos e negativos foram, respectivamente, a qualidade das informações e o apoio disponibilizado pelos profissionais de saúde e a escassez de recursos próximos às suas casas. Conclusão: A qualidade do cuidado percebida pelas cuidadoras é multifacetada e influenciada por diversos fatores representativos da importância da formação profissional e do acesso à saúde integral para melhorar a atenção e a qualidade de vida das pessoas com deficiência e dos seus cuidadores.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Streszczenia konferencji na temat "Atenção assistencial para crianças e adolescentes"

1

Araújo, Roseane Rocha, Francisco Annielton Borges Sousa, Marilia De Sousa Frota i Lidiane Almeida Moura. "ESTRATÉGIA DE CUIDADO INTERPROFISSIONAL AO PÚBLICO INFANTOJUVENIL NA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL." W I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2813.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: A abordagem psicossocial de sofrimentos mentais, emocionais e afetivos se coloca como uma das principais estratégias que aproxima o modelo assistencial recomendado pela reforma psiquiátrica. Assim, os profissionais que atuam na política de saúde mental devem exercer uma prática profissional ética e de qualidade. Objetivo: Relatar a experiência de atendimento interprofissional ao público infantojuvenil desenvolvida no Centro de Atenção Psicossocial Damião Ximenes Lopes em Sobral – Ce. Material e métodos: Relato de Experiência a partir da criação de uma estratégia de cuidado às crianças, adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade psicossocial. Resultados: Foi um grande desafio durante o período pandêmico da Covid -19. Compreendendo que na atual conjuntura devido as restrições sanitárias, tornou-se necessário o desenvolvimento de uma estratégia de cuidado onde pudesse ser desenvolvido com a finalidade de atenção de qualidade. Assim, a interprofissionalidade foi eleita como a estratégia principal para nos aproximarmos da compreensão das dificuldades que podem produzir sintomas, comportamentos, alterações de humor, dificuldades na aquisição da fala, dificuldades de aprendizagem, o resgate histórico destes sintomas, sofrimentos psíquicos e problemas afetivos. Durante os atendimentos eram ofertados cuidado a partir da necessidade de cada usuário e de seu Projeto Terapêutico Singular, contávamos com as seguintes categorias profissionais; serviço social, psicologia, educação física e psiquiatria. Sendo assim, a partir da abordagem da clínica ampliada e “desmedicalizante” de alguma forma reafirma o cuidado preconizado pela reforma psiquiátrica. Conclusão: A partir da interprofissionalidade foi possível realizar um cuidado de qualidade às crianças e adolescentes, onde cada profissional através prática colaborativa de processo de integração de saberes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
2

Carneiro, Gabriel Vieira, Caio Augusto de Lima, Débora Santana Alves, Fernanda Teles Gomes, Nathalia Amado da Silva Medeiros, Rafael Correa de Faria, Rayany Cristina de de Souza i Tatiany Calegari. "Educação em saúde bucal para crianças e adolescentes atendidos por uma organização não governamental de Uberlândia - MG". W I SIMPÓSIO DE ATENÇÃO À SAÚDE DE POPULAÇÕES NEGLIGENCIADAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 2018. http://dx.doi.org/10.24281/rremecs.2018.09.15.saspnufu1.70.71.

Pełny tekst źródła
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
3

Soares, Marina Evelyn da Costa, i Natália Xaxá da Silva Nunes. "A utilização de estratégias metodológicas no ensino de crianças e adolescentes com TDAH". W CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO. FCRN, 2024. http://dx.doi.org/10.61228/conced.a11.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A trajetória escolar de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pode ser difícil e árdua para quem possui o diagnóstico. Este trabalho visa a identificar quais estratégias de aprendizagem existem destinadas a eles e seus resultados para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura utilizando os descritores “TDAH” e “Aprendizagem” combinados com AND no operador Booleano nas bases de dados SciELO, LILACS e Periódicos CAPES. Os resultados obtidos demonstram que a maioria dos artigos, seis de oito encontrados, data de mais de cinco anos, expressando uma escassez de recursos atualizados para utilizar na pesquisa científica em Psicologia. Apesar de antigos, os resultados comprovam a existência de diversos métodos e estratégias para se utilizar com o público alvo, como a utilização de dicas, motivação e sistema de recompensas. São necessários o interesse e disposição dos profissionais da educação para focar na especialização continuada para serem o auxílio do qual crianças com TDAH necessitam para alavancar seu aprendizado
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
4

Bagdzius, Alice C., Pedro H. P. Soares, João P. Cyrillo, Elthon D. S. Bicudo, Silvana M. B. de Assis, Bruno S. Rodrigues i Ana G. C. Dionísio. "TurbeLab: Jogo Sério Sobre Ciências para o Desenvolvimento de Funções Executivas". W Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Sociedade Brasileira de Computação, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225409.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
A criação de jogos sérios, para desenvolver Funções Executivas (FEs) (controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva) pode ser uma boa estratégia para engajar pacientes. O objetivo deste trabalho foi projetar, desenvolver e testar a usabilidade do jogo sério TurbeLab, que apoia o treino de FEs em crianças e adolescentes. O projeto teve etapas de análise de necessidades do público-alvo, game design e o estudo piloto de usabilidade, onde foi aplicado o System Usability System (SUS) e um questionário próprio, em que se obteve notas altas, demonstrando que o TurbeLab está apto para o público-alvo. Um estudo futuro de aplicabilidade será conduzido com crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
5

Leles Gomes, Weidson. "PAPO DE MENINO – A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO SOBRE SEXUALIDADE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES". W III Congresso Brasileiro Online de Pedagogia. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/zezt7601.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
O papel da educação é central quanto às questões de gênero e sexualidade. A currículo da mídia ensina formas “apropriadas”, ditas normais de ser e de se comportar, sendo um importante referencial para a juventude. O presente trabalho pretende discutir a importância da abertura de espaços de discussão referentes às questões de gênero e sexualidade com crianças e adolescentes. A discussão é feita a partir da do relato de experiência no Papo de Menino; uma atividade promovida no Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte pelo Núcleo de Atenção Social em articulação com revisão bibliográfica sobre definição de conceitos centrais dentro da perspectiva pós-crítica do campo do currículo. Foi demonstrada a importância do alfabetismo crítico com relação à mídia a partir dos relatos de experiência das atividades promovidas. Crianças e adolescentes não demonstraram preocupação na dinâmica de relação educador/educando e discutem os temas propostos de igual para igual. Conclui-se ser de extrema importância a abertura de espaços privilegiados de discussão referentes à questão de gênero e sexualidade a fim de superar lacunas e preconceitos de discursos aos quais crianças e adolescentes estão expostos e chamo a atenção para o papel central dos educadores nessa questão. Fica evidente a importância do Educador Social para uma formação cidadã e que sejam superadas as medidas repressivas, corretivas e assistencialistas. O Educador social deve, portanto, fornecer condições para que os sujeitos se tornem cidadãos. Deve ainda haver maior articulação destes com o fazer acadêmico. PALAVRAS-CHAVE: Adolescente, Crianca, Educador Social, Gênero, Sexualidade
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
6

Alves Júnior, Fernando, Heleno Fülber i Bruno Merlin. "Tecnologias Utilizadas no Ensino de Matemática para alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Uma Revisão Sistemática da Literatura". W Workshop em Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/wetie.2023.236189.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentam dificuldades de atenção e foco, o que pode conduzir a dificuldades de aprendizagem especialmente na disciplina de matemática caso não tenham adaptações metodológicas. Este trabalho buscou investigar a produção científica de tecnologias relacionadas a estas adaptações. Os resultados mostram que a maioria da produção científica nesta temática apresenta a utilização de softwares como adaptação metodológica para o ensino de matemática para alunos com TDAH. Verificou-se também que há escassez de trabalhos nesta área, havendo variadas possibilidades tecnológicas a explorar.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
7

Marques, Natalia Anisia Costa, Suely Lopes De Azevedo, Aline Silva Da Fonte Santa Rosa De Oliveira, Raquel De Oliveira Laudiosa Da Motta i Juliana Da Silva Parente. "PROMOÇÃO DA SAÚDE INFANTIL: ASSOCIAÇÃO DOS FATORES DE RISCO E A HIPERTENSÃO ARTERIAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES". W II Congresso Nacional Multidisciplinar em Enfermagem On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2608.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença silenciosa, multifatorial, progressiva, incurável que pode aparecer por herança genética. É considerada fator de risco para as doenças cardíacas, pode ser relacionada a 50% das mortes por agravos cardiovasculares, com altas taxas de mortalidade e morbidade. É um problema de saúde pública, acomete diferentes fases da vida, como adultos, crianças e adolescentes e traz sequelas transitórias e/ou permanentes. Observa-se aumento crescente da prevalência da HAS na infância e adolescência, com resultados que variam entre 5,2% a 52,4%. Objetivos: Identificar evidências sobre a prevalência de hipertensão arterial em crianças e adolescentes e destacar os principais fatores de riscos que contribuem para o desenvolvimento da hipertensão arterial infantil. Métodos: Revisão de literatura, com estudos publicados nos últimos cinco anos nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados em Enfermagem e, na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online. Descritores: Hipertensão arterial; Criança, Adolescente e Prevalência. Resultados: Foram selecionados cinco artigos. Os estudos afirmam que o aumento de casos de HAS infantil está diretamente relacionado ao estilo de vida das famílias brasileiras, o que contribui para o desenvolvimento da doença. Assim, observa-se maior prevalência da HAS em crianças e jovens brasileiros, o que pode estar relacionado aos fatores de riscos predeterminantes da doença, tais como: estilo de vida sedentário, obesidade, dieta inadequada, tabagismo e estresse. Ações multidisciplinares voltadas para a prevenção e controle dos fatores de riscos nas crianças são essenciais para a promoção da saúde infantil e devem ser incentivadas nos programas de saúde na atenção primária. Estimular a prática de atividade física, dieta e estilo de vida saudável é a melhor forma para o controle e prevenção da HAS. Conclusão: Para a promoção e prevenção da HAS infantil é necessário investir em políticas públicas e na capacitação dos profissionais para identificação e prevenção dos fatores de riscos na atenção primária à saúde. Estudos sobre as principais evidências para o diagnóstico precoce da HAS na infância são importantes para determinar e auxiliar nas políticas públicas voltadas para a saúde das crianças e adolescentes.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
8

Silva, Samiris Costa da. "ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PSICANÁLISE". W I Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ensipex/30.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: O abrigo institucional constitui-se como uma das modalidades de acolhimento previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente enquanto medida protetiva, aplicada em caráter provisório e excepcional, quando da necessidade do afastamento de crianças e adolescentes de seu convívio familiar, objetivando garantir direitos e proteção social a estes sujeitos. Assim, considera-se que o abrigo institucional, integrante da chamada proteção social especial de alta complexidade no âmbito do SUAS, é atravessado por várias especificidades que, de forma singular, marcam as histórias e o cotidiano dos sujeitos acolhidos e de suas famílias. Objetivos: Considerando que o psicólogo se encontra nestes espaços compondo a equipe técnica, busca-se enquanto objetivo geral, situar qual a possibilidade de trabalho do profissional de psicologia nesta realidade institucional ao tomar como sustentação de sua prática o referencial psicanalítico. Como objetivos específicos, elenca-se: apresentar algumas especificidades e discursos que atravessam a realidade do abrigo institucional; situar a atenção flutuante e a associação livre como operadores que sustentam o manejo da transferência e possibilitam o trabalho a partir de uma escuta psicanalítica nestas instituições. Material e métodos: O estudo é de cunho qualitativo e bibliográfico, pautado no referencial teórico-metodológico da pesquisa em psicanálise, e tem como ponto de partida as reflexões advindas da prática como psicóloga a partir do referencial psicanalítico em um abrigo institucional situado na região metropolitana de São Luís – MA. Resultados: Aponta-se que a possibilidade de sustentar uma prática psicanalítica se dá quando o psicólogo também se submete à transferência, cujo manejo é o que dá sustentação para o trabalho em qualquer espaço, tornando possível uma escuta singular de cada sujeito. Esta escuta alienada à relação transferencial com o psicólogo, abre espaço para que crianças e adolescentes sejam vistos para além da perspectiva do “sujeito de direitos”, possibilitando a realização de intervenções no contexto do acolhimento que incluam também o sujeito do inconsciente. Conclusão: Ressalta-se que o psicólogo neste contexto deve interrogar os diferentes discursos presentes na instituição e propiciar a abertura de espaços de fala e escuta que possibilitem aos acolhidos a construção de outros sentidos e significados para sua história.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
9

FERNANDES, IANNA ANGEL GONCALVES, i YASMIN FALCãO BEZERRA. "UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA NA SAÚDE MENTAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO". W II Brazilian Congress of Health. HEALTH2021, 2021. http://dx.doi.org/10.51162/health2021-0020.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Existem muitos motivos pelos quais uma criança ou adolescente é retirado da família de origem, pode ser violência, maus tratos, negligência, abandono e outros motivos particulares e específicos. Para esses casos, deve ocorrer o processo de judicialização e essas crianças/adolescentes são levados a instituições de acolhimento. Nesses lares, preferencialmente temporários, mas existindo possibilidades que sejam permanentes até encontrar uma família adotiva, ocorrem muitos processos que são necessários atenção da saúde mental. O que sugere dessa forma, um campo de atuação da psicologia. No entanto, não existem muitas produções científicas na área que forneçam uma teoria sólida nos últimos anos. É justamente por essa necessidade e importância que o presente estudo tem o objetivo de sistematizar a produção científica acerca das possibilidades de atuação do profissional de psicologia na saúde mental crianças e adolescentes em instituição de acolhimento. A pergunta que norteia esse trabalho é: quais as possibilidades de um profissional de saúde mental em instituição de acolhimento de crianças e adolescentes? Partindo da hipótese que um profissional de saúde mental em instituição de acolhimento pode interferir de forma positiva. Para tanto, articula-se a metodologia de revisão bibliográfica de cunho sistemático a fim de traçar um mapeamento das produções a partir da problematização e depois a análise da bibliografia publicada dentro de determinado tema proposto. Dessa forma, pesquisas em principais bancos de dados (Biblioteca Virtual em saúde e Scielo) foram realizadas utilizando o Descritor em Saúde (DECs) Psicologia atrelado a palavra-chave instituição de acolhimento . Por isso a pesquisa visou as produções tabuladas entre 2016 e 2021 com os seguintes critérios de inclusão: a) artigos completos disponíveis; b) disponíveis nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scielo; c) atender à demanda proposta de psicologia na saúde da criança e adolescente em instituição de acolhimento. Foi realizado esse estudo no período de novembro de 2021. E excluídos aqueles documentos de acordo com os critérios: a) duplicação de arquivos; b) não atendeu à demanda proposta de forma específica a saúde mental relacionada as crianças e adolescentes institucionalizados; c) língua estrangeira à brasileira Br. Os resultados apontaram a escassez de estudos à medida que abordar a temática da saúde mental de crianças e adolescentes em instituições de acolhimento é fundamental e de extrema importância, ainda que seja um trabalho desafiador. Conclui-se a necessidade de um profissional de saúde mental em instituições de acolhimento infantojuvenil. ,
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
10

Sousa, Geovana Andressa Mendes de, Ana Karla Medeiros Frutuoso, Laryssa Rosa Sousa, Romila Martins de Moura Stabnow Santos, Victória Gabriella Silva Castelo Branco dos Santos i Floriacy Stabnow Santos. "A LUDOTERAPIA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIRECIONADA PARA A PREVENÇÃO DO TRABALHO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA". W I SIMPÓSIO MARANHENSE DE GENÉTICA E GENÔMICA EM SAÚDE. Doity - Plataforma de Eventos, 2022. http://dx.doi.org/10.55664/simaggens2022.024.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Introdução: Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibida qualquer forma de trabalho até os 13 anos de idade, sendo dever do Estado e da sociedade a proteção da infância (BRASIL, 1990a). No entanto, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, no Brasil em 2019, havia uma população de 38,3 milhões de indivíduos com idade entre 5 e 17 anos, sendo que 1,8 milhão destas estavam em situação de trabalho infantil (IBGE, 2019). Apesar da redução de 16,8% observada, com relação a 2016, esses dados ainda permanecem elevados, percebendo-se um longo caminho até a erradicação e cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, o que proporcionaria assim um crescimento e desenvolvimento saudável. Diante de tal realidade, o Sistema Único de Saúde, deve contribuir com o combate à exploração do trabalho infantil, oferecendo atenção integral à saúde de crianças e adolescentes. Neste contexto, a educação em saúde tem se apresentado como um instrumento de fortalecimento para construção do conhecimento em saúde, através de práticas e saberes, que promovem a mudança social dos sujeitos e comunidade (AGUIAR, 2020). Objetivos: Relatar a experiência vivenciada por discentes da graduação em enfermagem ao realizar ações de educação em saúde mediados pela ludoterapia, direcionadas para a prevenção do trabalho infantil. Descrição da Experiência: Trata-se de uma ação de educação em saúde realizada em alusão ao dia 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, ocorrida em 13 de junho de 2022, em local público, com crianças estudantes da Escola Municipal Frei Manuel Procópio, em Imperatriz. Aconteceram apresentações relacionadas ao tema "Para que o nosso futuro não chore, precisamos ser melhores", com a participação dos graduandos do curso de enfermagem, vinculados ao projeto de extensão Enfermeiros do Riso, da Universidade Federal do Maranhão. Os extensionistas propuseram reflexão acerca da temática citada ao expor e exemplificar os prejuízos provocados pelo trabalho infantil na sociedade. As atividades desenvolvidas foram mediadas pela ludoterapia e compreenderam a contação e interpretação de histórias, como a representação da rotina de Benedito, uma criança que tinha de trabalhar no lixão para auxiliar no sustento da família. Associada à narração, também houve cantigas de roda e cirandas enfatizando o significado do brincar na infância. Resultados: A invisibilidade do trabalho infantil converge no déficit da identificação de agravos à saúde de crianças e adolescentes trabalhadores. Mostrou-se relevante a abordagem lúdica em ambiente social e para comunidade, pois permitiu um pensamento crítico-reflexivo, pelo qual se apresentou algumas faces do problema, suas consequências para a saúde infantil que levam a danos, como a evasão escolar, acidentes de trabalho, e mudanças comportamentais. Ademais, a participação dos graduandos do curso de Enfermagem permitiu compreender o papel de atores sociais que acompanham a sua profissão. Conclusão: A experiência foi construtiva e viável, e percebeu-se significativa compreensão dos presentes, adultos e crianças, quanto à urgência da temática. Embora ainda haja muito a ser desempenhado, a ação educativa impulsiona os autores e ouvintes a permanecer no enfrentamento destes desafios, visando a atenuá-los e, por fim, saná-los.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.

Raporty organizacyjne na temat "Atenção assistencial para crianças e adolescentes"

1

Rodrigues, Fabiano de Abreu. Atentados em escolas: Como o narcisismo e neurônios-espelho podem afetar o cérebro dos jovens. CPAH REDAÇÃO, kwiecień 2023. http://dx.doi.org/10.56238/cpahciencia-008.

Pełny tekst źródła
Streszczenie:
Coluna de Dr. Fabiano de Abreu Agrela Quando ocorrem incidentes trágicos como os atentados a escolas que têm acontecido recentemente, muitos começam a buscar diversas explicações, apontar culpados, criar vieses para tentar entender o que leva alguém a cometer um ato como esse, mas a verdade é que tudo se resume ao cérebro. Há algum tempo que venho reforçando que a nossa sociedade está enfrentando um coletivo de transtorno narcisista, causado em grande medida pelas redes sociais e por toda a alteração das dinâmicas sociais. A racionalidade, a coerência e as noções de certo e errado são dois aspectos fundamentais para o autocontrole, mas elas são bastante afetadas por alguns fatores, em especial ligados à modernidade. As redes sociais superestimulam o sistema de recompensa do cérebro, fazendo com que cada vez mais seja necessário um estímulo maior para uma maior satisfação, gerando uma conta que não fecha e que gera diversos transtornos, as mudanças abruptas da sociedade estão tornando o cérebro da humanidade disfuncional. Nosso cérebro evoluiu de forma mais lenta que a tecnologia, usar esse tipo de plataforma em excesso afeta seriamente o equilíbrio do cérebro, ativando as regiões mais primitivas e "confundindo" as regiões mais novas, esse processo ocorre mais acentuadamente em crianças e adolescentes por ainda não terem as regiões frontais do cérebro totalmente desenvolvidas - elas só completam seu desenvolvimento até os 30 anos de idade a depender do indivíduo, o que as torna mais vulneráveis a esse tipo de disfunção e gera a necessidade de mais atenção ao uso de redes sociais. As redes sociais geram por si só a necessidade de aparecer, seguir trends, alimentar stories, competir com número de curtidas, etc., existem diversos mecanismos que incentivam o narcisismo e que, muitas vezes, geram resultados catastróficos na saúde mental do indivíduo, fazendo-o ultrapassar os limites da razão para obter reconhecimento, para ele passa a não importar tanto pelo que será conhecido, o importante é ter atenção para si, muitas vezes como uma tentativa de amenizar a sensação de solidão, o que é exemplificado pelo aumento de casos derivados de ansiedade em jovens e crianças. A necessidade de chamar a atenção advém do instinto reprodutor, onde a recompensa se dá ao ser notado para conquistar ao próximo ou ao grupo. Nosso organismo de forma semântica não sabe diferenciar e são sensações similares para circunstâncias parecidas. Assim chegamos em outro ponto importante para entendermos os processos que estimulam esse tipo de ação, os neurônios-espelho, eles são estruturas presentes no nosso cérebro capaz de reproduzir ações que observamos, no entanto, seus efeitos podem ser especialmente suscetíveis a ações violentas, é o que indica um novo estudo feito por uma equipe de pesquisadores da Stanford Medicine. Neste tópico podemos colocar à discussão o momento social que se vive e a forma como este afeta a percepção dos mais novos. A sociedade está muito mais intolerante a certos comportamentos mas por outro lado obriga a um politicamente correto que desgasta e coloca muita gente em situações desconfortáveis. É necessário aceitar tudo para ser aceite.
Style APA, Harvard, Vancouver, ISO itp.
Oferujemy zniżki na wszystkie plany premium dla autorów, których prace zostały uwzględnione w tematycznych zestawieniach literatury. Skontaktuj się z nami, aby uzyskać unikalny kod promocyjny!

Do bibliografii