Articoli di riviste sul tema "Uva e vinho no estado de São Paulo"

Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Uva e vinho no estado de São Paulo.

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Uva e vinho no estado de São Paulo".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Souza, Rafael de Abreu e. "Grés, vinho e imigração: arqueologia de uma produção vitivinícola, São Paulo, 1920-1950". Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 8, n. 1 (aprile 2013): 39–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222013000100003.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo apresenta os resultados das escavações realizadas no sítio arqueológico Chácara Cayres, localizado no município de São Bernardo do Campo, São Paulo. O sítio é parte de uma antiga chácara familiar, da primeira metade do século XX, na qual foi construída uma adega para produção de vinho artesanal. A análise dos artefatos associados às estruturas que compunham a adega, com especial destaque às garrafas de grés, permitiu aventar algumas possibilidades para a arqueologia histórica da cidade de São Paulo, da imigração e do reuso de garrafas. A Chácara Cayres permite refletir sobre as tecnologias elaboradas no Brasil para a produção de vinho e discorrer sobre uma importante atividade socioeconômica e cultural do estado de São Paulo, a produção vinícola por imigrantes europeus.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Pedro Júnior, Mário José, José Luiz Hernandes, Gabriel Constantino Blain e Ludmila Bardin-Camparotto. "Curva de maturação e estimativa do teor de sólidos solúveis e acidez total em função de graus-dia: uva IAC 138-22 'Máximo'". Bragantia 73, n. 1 (marzo 2014): 81–85. http://dx.doi.org/10.1590/brag.2014.011.

Testo completo
Abstract (sommario):
Devido à crescente importância de uvas para vinho no estado de São Paulo realizou-se a caracterização da curva de maturação da IAC 138-22 'Máximo', enxertada sobre o porta-enxerto IAC 766 Campinas e conduzida no sistema de espaldeira alta em safras de verão e de inverno. Os valores do teor de sólidos solúveis (TSS) foram superiores durante as safras de inverno (17,4 ºBrix a 17,5 ºBrix) em comparação às de verão (14,2 ºBrix a 15,6 ºBrix). A acidez titulável total (ATT) também apresentou maiores valores na safra de inverno. Verificou-se que a relação entre TSS e ATT e o acúmulo de graus-dia a partir do início de maturação (pintor) podem ser descritos com base em equações polinomiais de segunda ordem.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Júnior, Mário José Pedro, e José Luiz Hernandes. "SISTEMAS DE MANEJO PARA A UVA IAC 138-22 ‘MÁXIMO’ SOBRE DIFERENTES PORTA-ENXERTOS". Revista Ifes Ciência 4, n. 1 (15 giugno 2018): 115–32. http://dx.doi.org/10.36524/ric.v4i1.332.

Testo completo
Abstract (sommario):
O híbrido de uva para vinho IAC 138-22 ‘Máximo’ apresenta videiras vigorosas muito produtivas e vem sendo utilizado por vitivinicultores do estado de São Paulo. Dessa maneira, foi feita a caracterização da produtividade e das propriedades físico-químicas do mosto desse híbrido de uva enxertado sobre os porta-enxertos IAC 766 ‘Campinas’ e VR 043-43 com as plantas sustentadas em manjedoura na forma de Y. As videiras foram submetidas a dois sistemas de manejo da produção: a) safra de inverno com eliminação dos cachos na de verão e b) safras consecutivas de verão e de inverno com manutenção dos cachos em ambas as safras. Para os diferentes sistemas de manejo avaliados, verificou-se que não houve diferença entre os valores de massa dos cachos e acidez titulável total entre os porta-enxertos utilizados, por outro lado, foram obtidos maiores valores de produção e teor de sólidos solúveis para o porta-enxertos IAC 766 em relação ao VR 043-43. Ainda, foi verificado que o total de chuvas durante o subperíodo fenológico do florescimento-início da maturação influi positivamente na massa dos cachos, e as chuvas ocorridas no subperíodo início da maturação-colheita influem negativamente no teor de sólidos solúveis
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Castilhos, Maurício Bonatto Machado de, e Vanildo Luiz Del Bianchi. "CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E SENSORIAL DE VINHOS BRANCOS DA REGIÃO NOROESTE DE SÃO PAULO". HOLOS 4 (29 settembre 2011): 148. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.611.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os vinhos brasileiros são apreciados pelos consumidores por apresentar aroma e gosto suave e frutado típico das cultivares Vitis labrusca. Essas espécies, diferentemente das Vitis vinifera, não necessitam de estruturas tecnológicas diversificadas para o processo de vinificação e, além disso, não apresentam períodos de entressafra, aumentando a produtividade. O processo de vinificação dessas cultivares difere do processo referente às uvas viníferas principalmente no que se refere à etapa de envelhecimento, muitas vezes inexistente, influenciando na cor e no teor de compostos fenólicos dos vinhos de mesa. Além da tecnologia de vinificação, o estágio de maturação da uva e as condições ambientais de produção influenciam na qualidade química e sensorial dos vinhos dessas cultivares. Nesse sentido, o objetivo central desse artigo é analisar a qualidade de vinhos brancos provenientes de vinícolas da região noroeste do estado de São Paulo, por meio de determinações físico-químicas e caracterização de perfil sensorial. Três vinhos dessa região (dois brancos de mesa e um branco fino) foram avaliados por meio de métodos analíticos e sensoriais. Os dados foram analisados estatisticamente por aplicação de testes estatísticos paramétricos, não-paramétricos e por Análise de Componentes Principais (ACP). Observaram-se diferenças significativas (P
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Conceição, Marco Antônio Fonseca, e Fábio Ricardo Marin. "Condições microclimáticas em um parreiral irrigado coberto com tela plástica". Revista Brasileira de Fruticultura 31, n. 2 (giugno 2009): 423–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452009000200016.

Testo completo
Abstract (sommario):
A região de Jales é uma das principais produtoras de uvas de mesa do Estado de São Paulo. As videiras da região são irrigadas e conduzidas, normalmente, no sistema latada, sendo comum, também, a utilização de coberturas com telas plásticas para a proteção contra granizo, pássaros e morcegos. Entretanto, a irrigação, o sistema de condução e a cobertura plástica podem modificar as condições microclimáticas no parreiral. O presente trabalho teve como objetivo comparar as condições meteorológicas no interior de um parreiral de uvas, na região de Jales, com as registradas a céu aberto. As avaliações foram realizadas na Estação Experimental de Viticultura Tropical da Embrapa Uva e Vinho, em Jales-SP, em uma área conduzida no sistema latada, coberta com tela plástica de polietileno e irrigada por microaspersão. Os dados meteorológicos foram registrados fora e no interior do parreiral, empregando-se dois sistemas automáticos de aquisição de dados, com registros efetuados a cada 15 minutos. Verificou-se que o uso da cobertura de tela plástica reduziu em 20%, em média, a radiação solar incidente (Rs) acima do dossel. Os valores de Rs abaixo do dossel, durante o período de maior expansão foliar, chegaram a ser inferiores a 20% dos registrados a céu aberto. A temperatura e a umidade relativa do ar no interior do parreiral não apresentaram, em geral, diferenças para os valores registrados na estação meteorológica. Durante a irrigação, a temperatura do ar foi reduzida em 3%, e a umidade relativa do ar aumentou em 4%, em média, no interior do parreiral.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Conceição, Marco Antônio Fonseca, e Rubens Duarte Coelho. "DISTRIBUIÇÃO DO VOLUME DE ÁGUA APLICADO PELO MICROASPERSOR DAN 2001". IRRIGA 9, n. 3 (22 dicembre 2004): 289–95. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2004v9n3p289-295.

Testo completo
Abstract (sommario):
DISTRIBUIÇÃO DO VOLUME DE ÁGUA APLICADO PELO MICROASPERSOR DAN 2001 Marco Antônio Fonseca Conceição1; Rubens Duarte Coelho21Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Uva e Vinho,Estação Experimental de Viticultura Tropical, Jales, São Paulo, marcoafc@cnpuv.embrapa.br2Departamento de Engenharia Rural, Escola Superior de Agricultura “ Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo 1 RESUMO Na irrigação por microaspersão deve-se conhecer a distribuição do volume de água aplicado pelos emissores, a fim de se realizar um manejo eficiente do sistema. O objetivo do presente estudo foi determinar a distribuição radial do volume de água aplicada por microaspersores autocompensantes que utilizam rotores. As avaliações experimentais foram realizadas no laboratório de irrigação do Departamento de Engenharia Rural (DER) da ESALQ/USP em Piracicaba, SP. Foram empregados microaspersores DAN 2001 com rotores preto (bocais violeta, cinza e marrom) e azul (bocais azul, verde, laranja e amarelo). Os maiores percentuais dos volumes de água aplicados ficaram entre as distâncias de 1,2 m e 1,8 m, para os bocais violeta, cinza e marrom; entre 1,8 m e 2,4 m para o bocal azul; e entre 2,4 m e 3,0 m, para os bocais verde, laranja e amarelo. UNITERMOS: Distribuição de água, eficiência de irrigação, irrigação localizada. CONCEIÇÃO, M. A. F; COELHO, R. D. WATER VOLUME DISTRIBUTION USING DAN 2001 MICROSPRINKLERS 2 ABSTRACT In microprinkler irrigation it is necessary to know the water volume distribution to implement an efficient system management. The purpose of the present study was to determine the radial water volume distribution applied by pressure compensating microsprinklers with swivels. Experimental evaluations were carried out at the irrigation laboratory of the Dept. of Rural Engineering/ESALQ/USP,Piracicaba, SP. Dan 2001 microsprinklers with black swivel (violet, gray and brown nozzles) and blue swivel (blue, green, orange and yellow nozzles) were used. The largest applied water volumes were verified at the distance of 1.2 m to 1.8 m from the emitter, for violet, gray and brown nozzles; 1.8 m to 2.4 m for blue nozzle; and 2.4 m to 3.0 m for green, orange and yellow nozzles. KEYWORDS: Irrigation efficiency, Microirrigation, Water distribution.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Souza, Maria Fernanda de, Renan Roberto Neves dos Santos de Lima, Suéllen Danúbia da Silva, Elimeire Alves de Oliveira e Ijosiel Mendes. "SENSORY MARKETING AND ITS STRATEGIES IN BOOSTING WINE CONSUMPTION IN THE CITY OF VOTUPORANGA STATE OF SÃO PAULO". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, n. 12 (29 dicembre 2023): 79–94. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i12.12717.

Testo completo
Abstract (sommario):
As experiências multissensoriais têm capacidade de influenciar o consumidor na degustação de vinhos. Trata-se do marketing sensorial, que é um processo por meio do qual os estímulos captados pelos órgãos dos sentidos são transformados em interpretações psicológicas, aumentando a probabilidade de conquistar o consumidor. Este estudo teve como principal objetivo identificar o marketing sensorial no consumo de vinhos e sua influência no comportamento do consumidor, com base nas experiências do Restaurante Novo Vinho localizado no município de Votuporanga, noroeste paulista. Esta pesquisa foi realizada mediante um estudo bibliográfico exploratório, com uma abordagem qualitativa, utilizando-se, também, um instrumento de coleta de dados, caracterizado por uma pesquisa estruturada. Os resultados obtidos na coleta de dados e interpretados no levantamento bibliográfico realizado demonstraram que as teorias do marketing sensorial são aplicáveis e podem vir a contribuir com o aumento do consumo de vinhos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Chagas, Aline Pitol, Pollyana Lima Peterle, Luciana Dias Thomaz, Valquíria Ferreira Dutra e Rodrigo Theófilo Valadares. "Leguminosae-Caesalpinioideae do Parque Estadual Paulo César Vinha, Espírito Santo, Brasil". Rodriguésia 65, n. 1 (marzo 2014): 99–112. http://dx.doi.org/10.1590/s2175-78602014000100008.

Testo completo
Abstract (sommario):
Leguminosae é uma das famílias de maior riqueza específica nas restingas do Espírito Santo e Caesalpinioideae a segunda maior subfamília. O Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV) representa um dos remanescentes de restinga mais preservados do estado e uma das áreas protegidas mais bem estudadas, porém estudos taxonômicos ainda são escassos. Este estudo consiste no levantamento florístico-taxonômico de Caesalpinioideae do PEPCV. Foram realizadas coletas quinzenais entre agosto/2008 a junho/2009 para obtenção de materiais férteis. Caesalpinioideae está representada por 13 táxons, reunidos em três gêneros: Chamaecrista, Hymenaea e Senna. O gênero mais representativo em número de espécies foi Chamaecrista. Três táxons são novas citações para o estado do Espírito Santo. Foram elaboradas chave de identificação dos táxons, descrições, ilustrações, comentários sobre a morfologia e a fenologia, bem como a distribuição geográfica das mesmas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Wurz, Douglas André, Adrielen Canossa, Juliana Reinehr, Alberto Brighenti, Ricardo Allebrandt, Betina Pereira De Bem e Leo Rufato. "EFEITO DA TEMPERATURA DA FERMENTAÇÃO MALOLÁTICA NA COMPOSIÇÃO FENÓLICA DO VINHO 'CABERNET SAUVIGNON' EM REGIÕES DE ELEVADA ALTITUDE DE SANTA CATARINA". Revista Científica Rural 23, n. 1 (27 maggio 2021): 292–99. http://dx.doi.org/10.30945/rcr-v23i1.3968.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes temperaturas durante a fermentação malolática espontânea e o efeito nas características químicas do vinho 'Cabernet Sauvignon', proveniente de regiões de elevada altitude de Santa Catarina, Brasil. O presente trabalho foi realizado no Laboratório de Enologia da Universidade do Estado de Santa Catarina. A uva foi proveniente do vinhedo da Estação Experimental de São Joaquim. Para elaboração do vinho foram utilizados 80kg de uva ‘Cabernet Sauvignon’. As garrafas contendo os vinhos elaborados foram colocadas em BOD’s e submetidas às diferentes temperaturas para realização da fermentação malolática: 10°C, 20°C, 30°C, 40°C e 60°C. Em cada coleta foram avaliados os teores de antocianinas, polifenóis totais e a coloração dos vinhos. Os dados foram submetidos à análise de variância e comparados pelo Teste Tukey a 5% de probabilidade de erro. A temperatura da fermentação malolática tem influência na composição química do vinho Cabernet Sauvignon, sendo que o aumento da temperatura reduz o teor de antocianinas, além de reduzir a coloração vermelha do vinho, representando pelo aumento da tonalidade de coloração dos vinhos. A temperatura da fermentação malolática não influenciou o conteúdo de polifenóis totais do vinho Cabernet Sauvignon.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Nicolete, Jamilly Nicácio, e Jane Soares de Almeida. "Educadoras protestantes em São Paulo:". Quaestio - Revista de Estudos em Educação 20, n. 3 (20 dicembre 2018): 761–77. http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n3p761-777.

Testo completo
Abstract (sommario):
A partir do século XIX, missionários protestantes chegaram ao Brasil com o objetivo de divulgar a fé e o modo de vida de seu país de origem. Com eles vieram esposas, filhas e mulheres sem vínculo matrimonial, que se dedicaram ao trabalho educativo como parte da Missão. A expansão do território e a intensificação do comércio justificavam a ação missionária que se processava a mando do imperialismo, com o argumento da missão divina, o que possibilitava a consequente expansão capitalista e vinha ao encontro dos interesses econômicos e políticos dos Estados Unidos. As missionárias norte-americanas radicaram-se nos vários estados brasileiros, em especial em São Paulo. Uma delas se destacou nesse cenário: Mary Parker Dascomb, autora de cartas que foram preservadas, as quais demonstram modos de pensar, estilo de vida e a crença inabalável na fé protestante como campo de missão social e educativo. Compreender, a partir de diferentes escritos, o trabalho dessas missionárias e educadoras é o objetivo central deste texto.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Peterle, Pollyana Lima, Aline Pitol Chagas, Luciana Dias Thomaz, Valquíria Ferreira Dutra e Rodrigo Theófilo Valadares. "Mimosoideae (Leguminosae) do Parque Estadual Paulo César Vinha, Espírito Santo, Brasil". Rodriguésia 66, n. 1 (marzo 2015): 245–57. http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201566115.

Testo completo
Abstract (sommario):
O Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV) constitui uma importante área de preservação do Espírito Santo e mesmo sendo a região litorânea melhor estudada no Estado, trabalhos taxonômicos ainda apresentam-se escassos. Este trabalho consiste no levantamento florístico e estudo taxonômico de Mimosoideae do PEPCV. Foram realizadas coletas quinzenais, entre agosto/2008 a junho/2009, percorrendo trilhas pré-existentes no interior do Parque, além de caminhadas aleatórias de forma a contemplar todas as fitofisionomias. Mimosoideae está representada por 10 táxons, reunidos em cinco gêneros: Albizia, Inga, Mimosa, Piptadenia e Senegalia. O gênero mais representativo em número de espécies é Mimosa (4 spp.), seguido por Inga (3 spp.). Os demais gêneros apresentam uma espécie cada. Mimosa elliptica e Mimosa sensitiva var. sensitiva são novas citações para o estado do Espírito Santo e Inga subnuda subsp. subnuda, Mimosa candollei, Mimosa pudica var. hispida, Piptadenia adiantoides e Senegalia lacerans são novas citações para o PEPCV. O trabalho inclui chave de identificação dos táxons, descrições, ilustrações, dados sobre distribuição geográfica, preferência de habitat e fenológicos, além de comentários taxonômicos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Ambrósio, Natália, Luciana Dornelles Venquiaruto, Rogério Marcos Dallago, Rozelaine De Fatima Franzin, João Carlos Krause, Bethina Pascuetti Tres e Nadia Ligiamara Dewes Nyari. "Determinação da qualidade de vinhos artesanais produzidos na Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense". Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática 2, n. 1 (16 agosto 2019): 72–83. http://dx.doi.org/10.5335/rbecm.v2i1.9739.

Testo completo
Abstract (sommario):
O vinho é uma bebida obtida da fermentação alcoólica da uva madura e fresca ou do suco de uva fresco. Sua definição bioquímica é caracterizada como bebida proveniente da fermentação alcoólica dos açúcares de suco de uva pelas leveduras e, em alguns casos, pelas bactérias lácticas. A presente pesquisa objetiva conhecer a realidade da qualidade de vinhos artesanais comercializados em feiras de produtores ou adquiridos diretamente em propriedades rurais. Pretende--se analisar quantitativamente, por meio de análises físico-químicas, determinados parâmetros, como: o teor alcoólico e a acidez total de vinhos tintos e brancos produzidos e comercializados na Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense. A região em estudo possui uma significativa quantidade de produtores rurais que produzem vinhos para agregar valores às atividades desenvolvidas nas suas propriedades. Os vinhos artesanais são amplamente consumidos na região pesquisada por questões culturais, devido à sua qualidade sensorial diferenciada e também pelos benefícios que traz a saúde, quando consumidos de forma moderada. No caso do vinho, a determinação de acidez e teor alcoólico fornece um dado importante do estado de conservação do produto, umavez que, na produção artesanal do vinho, um dos principais problemas está relacionado com a acidificação precoce do produto mediante a transformação do álcool em ácido acético, já que não há um efetivo controle na hora da fabricação, bem como na conservação do produto, uma vez que as boas práticas de fabricação pouco são conhecidas ou praticadas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Lavandoski, Joice, Hernanda Tonini e Margarita Barretto. "UVA, VINHO E IDENTIDADE CULTURAL NA SERRA GAÚCHA (RS, BRASIL)". Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 6, n. 2 (11 settembre 2012): 216–32. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v6i2.529.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo objetiva compreender a relevância da vitivinicultura na Serra Gaúcha (Estado de Rio Grande do Sul, Brasil) edesvendara função da uva e dovinho para os imigrantes italianos no século XIX e para os descendentes contemporâneos. Foi realizada uma pesquisa no Vale dos Vinhedos (RS, Brasil), lugar onde há uma ligação entre o vinho e o turismo. A partir de material bibliográfico, de história oral e de entrevistas semiestruturadas elaborou-se um discurso do sujeito coletivo. A pesquisa revelou que a vitivinicultura foi um importante meio de sustento das famílias de imigrantes italianos e também uma maneira de desenvolver e promover o crescimento econômico da região e, que na atualidade, a uva e o vinho são elementos de identificação cultural da comunidade perante turistas e visitantes. Trata-se de um estudo de caso sem pretensão de generalização para outras regiões vitivinícolas do Brasil e traz um novo aporte às relações entre turismo e patrimônio cultural.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Gruppelli, Juliano Lisbôa, Julio Renato Marques e Gilberto Barbosa Diniz. "Relação entre as anomalias de TSM e qualidade potencial da uva na região nordeste do Rio Grande do Sul". Revista Brasileira de Fruticultura 30, n. 1 (marzo 2008): 171–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452008000100031.

Testo completo
Abstract (sommario):
Uma das culturas de grande importância para a economia do Rio Grande do Sul é a videira. Embora as produções de vinho, suco de uva e demais derivados da uva e do vinho também ocorreram em outras regiões, a maior concentração encontra-se na região nordeste do Rio Grande do Sul. Um dos principais fatores que influenciam na qualidade potencial da uva é a precipitação. Para a videira, influem não somente a quantidade total de chuvas, mas também sua distribuição ao longo do ciclo vegetativo. Por esses motivos, é de fundamental importância o estudo da precipitação na região nordeste do Estado. Dentre as variáveis pesquisadas que relacionam a variabilidade da precipitação, destaca-se a Temperatura da Superfície do Mar (TSM). Os objetivos principais deste trabalho são: identificar os padrões de anomalias da TSM dos oceanos Atlântico e Pacífico e suas relações na precipitação, na região nordeste do Rio Grande do Sul, nos meses de outubro a março. Dessa forma, procurou-se investigar a possibilidade de uma previsibilidade da precipitação com alguns meses de antecedência e, conseqüentemente, uma possível previsão da qualidade potencial da uva para aquela região. Os resultados mostraram que o primeiro padrão principal de sete áreas oceânicas apresentou correlação altamente significativa com a precipitação acumulada de janeiro e fevereiro nesta região e, conseqüentemente, uma correlação com a qualidade potencial da uva. Também ficou evidente a alta previsibilidade do padrão predominante nos meses de janeiro e fevereiro, a partir de anomalias da TSM média de outubro-novembro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Bocchino Neto, Emilio. "Cenários futuros para a vitivinicultura em Jundiaí, estado de São Paulo: perspectivas para a produção de vinho artesanal." Informações Econômicas 51 (2021): 1–22. http://dx.doi.org/10.56468/1678-832x.eie0120.2021.

Testo completo
Abstract (sommario):
The municipality of Jundiaí has held the leading position in São Paulo wine production since the arrival of Italian immigrants around 1930 until 2008 when the amount of grapes grown began to fall. In view of this falling production, some industry stakeholders began to mobilize in an attempt to reverse the picture. One of the results of this mobilization was the conduction of the “São Paulo Vitiviniculture Census” held in 2009. Several factors seem to have contributed to the attempt to resume the growth of São Paulo's wine activity not having achieved the expected success for Jundiaí. Ten years after the accomplishment of São Paulo Vitiviniculture Census, in view of the apparent low performance of the sector in the State of São Paulo and even in the Brazilian context, this paper aims to portray the results of research carried out presenting considerations about main factors that, to Jundiaí's winemaker own eyes, are crucial in their decision to continue or not with family inherited activity and, based on these factors, offer alternative scenarios for the sector over a 15-year horizon, so that such data may be used to support formulation of public policies aimed at this traditional agricultural activity of the state of São Paulo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Santos, Antonio O., Jose L. Hernandes, Mário J. Pedro Jr. e Glauco S. Rolim. "Parâmetros fitotécnicos e condições microclimáticas para videira vinífera conduzida sob dupla poda sequencial". Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 15, n. 12 (dicembre 2011): 1251–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662011001200006.

Testo completo
Abstract (sommario):
A qualidade do vinho depende da qualidade da uva produzida. As condições microclimáticas incidentes no período de crescimento e desenvolvimento da videira, especialmente na fase do estabelecimento do fruto até a colheita, afetam a qualidade do fruto. A dinâmica da água no solo tem papel importante sobre a qualidade do mosto produzido à vinificação. Em São Paulo, nas bacias de maior concentração atual da vitivinicultura ocorre um período chuvoso que se estende de novembro a fevereiro, que alcança grande parte das variedades da região em fase de crescimento e maturação da baga, o que afeta negativamente a qualidade da uva e do vinho, na maioria das safras. Por outro lado, nas mesmas regiões ocorre um período mais favorável, que é o outono/inverno com potencial de soma térmica promissor para o crescimento da videira e com incidência de um longo período de baixa pluviometria, que vai de abril a outubro. Um experimento foi conduzido, objetivando estudar o cultivo da videira nas duas estações microclimáticas descritas. Avaliou-se a composição físico-química do fruto e a condições microclimáticas para maturação da baga da videira, de 2008 a 2010. Os resultados mostraram que as variedades de videira estudas desenvolveram maior potencial de qualidade da baga, quando cultivada no período de outono-inverno, sendo o efeito mais marcante sobre Vitis vinifera.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Moreno, Rafael Souza, Renato Nabas Ventura e José Roberto da Silva Brêtas. "O uso de álcool e tabaco por adolescentes do município de Embu, São Paulo, Brasil". Revista da Escola de Enfermagem da USP 44, n. 4 (dicembre 2010): 969–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342010000400016.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste estudo é identificar o uso de álcool e tabaco entre os adolescentes. Trata-se de um estudo descritivo, realizado junto a 1533 adolescentes de ambos os sexos, tendo por critérios de inclusão: faixa etária entre 10 e 20 anos, matriculados e freqüentando regularmente o ensino fundamental ou ensino médio das escolas estaduais, no período matutino, nas regiões de Santo Eduardo e Santa Emília, no município de Embu. Os resultados mostraram que 4,8% são fumantes e 58,3% experimentaram bebida alcoólica. A média de idade de iniciação do uso de álcool é de 13,1 anos (s=1,9) e a média de idade de iniciação do uso de tabaco é de 12,6 anos (s=1,5). Conclui-se que a população do estudo apresentou um baixo consumo de tabaco e um elevado consumo de álcool, uma iniciação precoce do uso de álcool e tabaco, a ingestão alcoólica, principalmente, em festas, com os amigos, ou até mesmo em casa, com familiares. Constatou-se também que o vinho é a bebida preferida desses jovens.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Gomes, Murilo N., Antonio M. V. Monteiro, Vladimir S. Nogueira Filho e Celso A. Gonçalves. "Áreas propícias para o ataque de morcegos hematófagos Desmodus rotundus em bovinos na região de São João da Boa Vista, Estado de São Paulo". Pesquisa Veterinária Brasileira 27, n. 7 (luglio 2007): 307–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2007000700009.

Testo completo
Abstract (sommario):
Baseada em estudos anteriores, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (CDA) vinha realizando nas regiões administrativas onde é feita a vigilância da raiva em herbívoros o controle de populações de Desmodus rotundus em áreas próximas aos principais rios. A descoberta de abrigos e de animais mordidos pelos morcegos vampiros em outras áreas, além das áreas estabelecidas de risco levaram a questionamentos dos métodos em vigência. Isso estimulou a elaboração de um modelo descritivo para analisar áreas de risco para o ataque espoliativo de morcegos hematófagos em bovinos na região de São João da Boa Vista, estado de São Paulo. Para tanto, foram utilizadas imagens de satélite, parâmetros de estudos anteriores sobre o comportamento dos morcegos vampiros, dados da CDA e da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todas as informações foram agrupadas em um banco de dados e integradas em um Sistema de Informação Geográfica. Contraditoriamente ao que se pensava, observou-se que áreas próximas aos principais rios da região das cidades de Aguaí, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras e Tambaú não deveriam ser consideradas de risco para o ataque dos morcegos hematófagos em bovinos. Isso sugere que é necessária uma reavaliação dos métodos adotados para o controle das populações da espécie e enfermidade em questão.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Azevedo Filho, W. S. de, G. S. Carvalho, B. A. J. Paranhos e M. Botton. "OCORRÊNCIA DE CLASTOPTERA SP. (HEMIPTERA: CLASTOPTERIDAE) DANIFICANDO A CULTURA DA VIDEIRA EM PERNAMBUCO". Arquivos do Instituto Biológico 76, n. 2 (giugno 2009): 291–95. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v76p2912009.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO Este trabalho relata a ocorrência e os danos de Clastoptera sp. (Hemiptera: Clastopteridae) na cultura da videira em Pernambuco, Brasil. Os espécimes foram coletados em vinhedos ( Vitis vinifera L.) no Estado de Pernambuco, em maio de 2007. O material examinado está depositado na Coleção Entomológica da Embrapa Uva e Vinho (CEEUV Bento Gonçalves, RS) e no Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (MCTP Porto Alegre, RS). A Clastoptera sp., vulgarmente chamada de cigarrinha-da-baba, ataca pecíolos da videira e os engaços dos cachos de uvas. O aspecto da área atacada é muito característico: as ninfas produzem uma espuma com aspecto de cuspo onde ficam protegidas. Quando as brotações atacadas são novas, as folhas ficam secas e quando são mais velhas, ficam cloróticas. Os cachos de uvas atacados são sempre descartados, seja ou não para exportação, o que pode causar grande prejuízo econômico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Frank, Bruno José Rodrigues, e Humberto Tetsuya Yamaki. "DEFININDO O CARÁTER DE PAISAGENS ETNOGRÁFICAS: A COLÔNIA FAZENDA TRÊS BARRAS NO PARANÁ". Geography Department University of Sao Paulo 27 (10 luglio 2014): 196. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v27i0.466.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>O artigo analisa os elementos e processos que influem na definição do caráter de paisagem etnográfica, entendida como a associação de determinada comunidade em determinado espaço geográfico. Procuramos aplicar um método de análise de paisagem etnográfica através do estudo de componentes. A Fazenda Três-Barras foi um projeto de colonização da Sociedade Colonizadora do Brasil-BRATAC. Esta companhia, de capital japonês, vinha atuando no Brasil desde 1924 com empreendimentos de colonização no Estado de São Paulo. A companhia possuía uma série de diretrizes de implantação de seus projetos, passando pelo planejamento, execução e organização. Essas diretrizes procurava evocar em certos aspectos a paisagem da terra natal na espacialização do território. Buscando um caminho para identificação e caracterização de paisagens etnográficas através de atributos como coerência, legibilidade, continuidade e distinção.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Valadão, Gisele Santos, Marineide Rosa Vieira, Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, Vinicius Gomes Tabet e Aline Cristine Da Silva. "Resistência de cultivares de videira ao ácaro-rajado Tetranychus urticae na região de Jales, estado de São Paulo". Revista Brasileira de Fruticultura 34, n. 4 (dicembre 2012): 1051–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000400011.

Testo completo
Abstract (sommario):
As videiras da região de Jales, Estado de São Paulo, têm sido intensamente atacadas pelo ácaro-rajado, Tetranychus urticae Koch. O presente trabalho teve por objetivo comparar cultivares de uva quanto à adequação como hospedeiras da espécie. Em experimento de campo, naquele local, a ocorrência da praga, ao longo de 12 meses, foi acompanhada nas cultivares de uvas finas, Itália e Benitaka, e na cultivar de uva rústica, Niagara Rosada. No laboratório, a biologia de T. urticae foi estudada nessas três cultivares e na 'Redimeire'. Na cultivar Niagara Rosada, o ácaro-rajado apresentou menor fecundidade e menor sobrevivência, indicando a presença de mecanismos de resistência por antibiose. Além disso, houve maior tentativa de fuga dessa cultivar, sugerindo resistência por não preferência.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Gomes Picavêa, Monica, e Fernando Burgos Pimentel Dos Santos. "Uma andorinha só não faz verão: importância da participação multistakeholder". Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração 10, n. 2 (24 settembre 2020): 14. http://dx.doi.org/10.12660/gvcasosv10n2c14.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>Santana de Parnaíba é uma cidade com 135 mil habitantes, na região metropolitana de São Paulo. Foi a primeira cidade brasileira a implementar a avaliação de resultados dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Comissão ODS, formada por membros de carreira de todas as secretarias, vinha trabalhando com a confecção do seu Relatório Voluntário Local (RVL), quando foram surpreendidos por uma notícia. O relatório de auditoria do Tribunal de Contas do Estado apontava uma baixa <em>performance</em> no quesito engajamento de <em>stakeholders</em>. Agora a Comissão tem o desafio de propor ações para garantir o engajamento <em>multistakeholders</em> na Agenda ODS da cidade.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Piza, Douglas De Toledo. "Um palpite sobre a imigração nas Ciências Sociais de São Paulo: três décadas, duas perspectivas e uma cisão". Plural (São Paulo. Online) 19, n. 1 (1 giugno 2012): 33. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2012.74450.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p>Os estudos de imigração nas Ciências Sociais de São Paulo estiveram presentes desde a institucionalização do ensino superior. Não apenas nas pesquisas levadas a cabo no Estado, mas em todo o país, deve-se ressaltar a contribuição de Emilio Willems. Seu programa de pesquisa se firmou como um modelo a ser seguido ou uma perspectiva teórica, compreendidos nele a preocupação geral com a mudança cultural por meio da teoria da aculturação e os conceitos de assimilação e integração. Embora esse grande paradigma somente tenha vindo a ser substituído nas Ciências Sociais brasileiras a partir da década de 1970, com o surgimento de estudos ligados à etnicidade e ao pluralismo étnico, já na década de 1960 emerge uma perspectiva teórica alternativa,<br />ainda preocupada com a mudança cultural, mas rejeitando a teoria da aculturação. Essa visão alternativa e crítica surge na Universidade de São Paulo, pelas mãos de Eunice Durham. O artigo advoga que essa ruptura é semelhante (e na verdade guarda causas em comum) à ruptura sofrida pelos “estudos de comunidade”, também introduzidos por Willems, mas contrastados com um modelo alternativo, por alunos de Florestan Fernandes, preocupados com o desenvolvimento da sociedade capitalista no Brasil e com a formação da sociedade de classes</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Schuck, Mariane Ruzza, Flavia Maia Moreira, José Afonso Voltolini, Miguel Pedro Guerra, Maria Stella Grando e Aparecido Lima da Silva. "Identificação molecular da uva 'Goethe' de Urussanga - SC por marcadores microssatélites". Revista Brasileira de Fruticultura 32, n. 3 (24 settembre 2010): 825–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452010005000093.

Testo completo
Abstract (sommario):
A variedade Goethe é símbolo da vitivinicultura da região de Urussanga, sul do Estado de Santa Catarina, a qual, atualmente, busca a Indicação Geográfica da Uva e do Vinho Goethe. Para isto, um dos requisitos necessários é a identificação precisa do material genético. Os marcadores microssatélites constituem a ferramenta molecular mais utilizada para a identificação varietal de videira em todo o mundo e têm a capacidade de produzir um perfil genético único para cada material vitícola. O objetivo deste trabalho foi caracterizar duas seleções de uva 'Goethe', presentes no município de Urussanga, por meio de marcadores moleculares microssatélites, visando a atender aos requisitos de denominação de origem e indicação de procedência controlada. A extração do DNA genômico foi realizada a partir de folhas jovens e ramos de nove acessos de cada seleção de 'Goethe Classica' e 'Goethe Primo' provenientes de uma coleção pública e de oito coleções privadas da região de Urussanga. Dez loci microssatélites VVS2, VVMD5, VVMD7, VVMD27, VrZAG62, VrZAG79, VVMD25, VVMD28, VVMD31 e VVMD32 foram genotipados através de eletroforese capilar. As análises realizadas mostraram que as duas variantes da uva 'Goethe' apresentaram um perfil molecular idêntico e único, isto é, representam a mesma variedade e sem nenhuma correspondência com variedades descritas anteriormente na literatura e nos bancos de dados consultados. As diferenças fenotípicas observadas provavelmente são devidas a mutações somáticas em regiões funcionais do genoma, fenômeno que dá origem aos clones em videira.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Colombo, Adriana De Souza, Karina Souza Batista e Omar Jorge Sabbag. "Eficiência da produção de uvas para mesa em pequenas propriedades rurais: aplicação de análise envoltória de dados". Extensão Rural 23, n. 3 (19 ottobre 2016): 138. http://dx.doi.org/10.5902/2318179620694.

Testo completo
Abstract (sommario):
A uva é uma fruta de grande importância econômica nacional. O Estado de São Paulo é o principal produtor de uva para mesa. Para a região Noroeste do Estado, a viticultura mostra-se como uma atividade proeminente, sobretudo para os pequenos produtores rurais. Analisar o desempenho de unidades de produção afeta o processo decisório, principalmente quando se consideram variantes de cunho financeiro e não financeiro. Este trabalho objetivou avaliar a eficiência técnica de onze unidades produtoras de uvas de Jales/SP em 2015. Foi utilizado como instrumento analítico a Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) que se fundamenta na programação linear para identificar os produtores mais eficientes na utilização dos insumos. Os cálculos foram realizados com o auxílio do software DEAP versão 2.1. Os resultados da pesquisa apontam quatro unidades produtoras com máxima eficiência. Duas DMU’s (decision making units) apresentaram excessos de insumos, operando em escala supra-ótima. Os resultados também demostram que uma proporção significativa das propriedades são ineficientes tecnicamente. No que tange ao agronegócio, a aplicação da ferramenta DEA vem se difundindo devido sua característica de proporcionar aos produtores subsídios para gestão e possibilidade de buscar a melhoria contínua de seus processos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Costa, Matheus Oliva da. "Daoismo e migração". TRAVESSIA - revista do migrante, n. 77 (28 dicembre 2015): 67–80. http://dx.doi.org/10.48213/travessia.i77.71.

Testo completo
Abstract (sommario):
Existe uma relação entre Daoismo e Brasil desde o período colonial, mas que se limitava a interações indiretas via textos e artes. É somente com a chegada de imigrantes chineses vindos de Taiwan que podemos dizer que o Daoismo chega ao Brasil enquanto uma tradição viva. O tipo de imigrante vindo de Taiwan se caracterizava por já ter conhecimentos profissionais, entre eles, práticas e conhecimentos tradicionais chineses. Neste estudo vamos mostrar como e quais manifestações daoistas tradicionais chegaram ao Brasil, mais especificamente, em São Paulo e no Rio de Janeiro. O objetivo é contextualizar histórica e sociologicamente a presença daoista que aqui chegou através de imigrantes taiwaneses.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Assis, Geissianny Bessão de, Marcio Seiji Suganuma, Antônio Carlos Galvão de Melo e Giselda Durigan. "Uso de espécies nativas e exóticas na restauração de matas ciliares no Estado de São Paulo (1957 - 2008)". Revista Árvore 37, n. 4 (agosto 2013): 599–609. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622013000400003.

Testo completo
Abstract (sommario):
A restauração ecológica no Brasil se intensificou nas últimas décadas, passando por uma série de transformações conceituais e de paradigmas. No princípio, a restauração era conduzida para restabelecer serviços ecossistêmicos e a riqueza e a origem das espécies utilizadas não era questionada. Atualmente, plantios em alta diversidade e somente com o uso de espécies nativas são recomendados. Com o objetivo de verificar se o número de espécies nativas e exóticas utilizadas na restauração de matas ciliares tem se modificado ao longo do tempo, analisamos 44 projetos implantados de 1957 a 2008, localizados no estado de São Paulo, em região anteriormente ocupada por Floresta Estacional Semidecidual (FES). Em cada local efetuamos o levantamento das árvores plantadas em área total de 1.000 m², subdividida em parcelas aleatoriamente distribuídas. Classificamos como exóticas todas as espécies que não ocorrem naturalmente em região de FES. O número total de espécies amostradas por local variou de 12 a 58 e registramos espécies exóticas em todos os plantios estudados. Verificamos que a riqueza de espécies plantadas aumentou, passando de 25 espécies, em média, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, para 33 espécies entre 2000 e 2008. Porém, o aumento no número de espécies nativas foi acompanhado pelo aumento no número de espécies exóticas, que vinha decrescendo até a década de 1990. Normas voltadas à restauração parecem ter sido bem sucedidas em aumentar a diversidade dos plantios, porém espécies exóticas ainda continuam sendo utilizadas nos projetos de restauração. Para promover plantios mais adequados aos objetivos da restauração ecológica, que primem por espécies nativas, ações como a maior fiscalização na produção das mudas fornecidas pelos viveiros e treinamento adequado dos profissionais ligados à restauração ecológica se tornam necessárias.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Moraes, Felipe Tavares de. "A invenção da Paulistanidade: a emergência de uma cultura histórica, política e escolar/educativa paulista (Século XX)". Cadernos de História da Educação 19, n. 3 (21 agosto 2020): 1095–100. http://dx.doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-26.

Testo completo
Abstract (sommario):
Vinte e três de maio e nove de julho de 1932 são duas datas importantes na história política de São Paulo. Ambas representam manifestações de descontentamento da elite paulista com os rumos centralizadores que a Aliança Liberal tomara, sob a liderança de Getúlio Vargas, após a chamada “Revolução de 1930”. Desferiu-se, a um só tempo, um duro golpe contra a autonomia estadual e a interrupção da hegemonia paulista no governo federal durante a Primeira República (1889-1930). Em 23 de maio, em meio a uma manifestação na Praça da República, que pedia uma nova constituição ao país, houve a repressão de tropas getulistas e foram mortos quatro jovens – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo –, transformados instantaneamente em mártires, cujas iniciais deram nome ao movimento clandestino MMDC. No acirramento dos ânimos políticos, em 9 de julho a elite paulista sublevou-se em armas contra a “tirania” de Getúlio Vargas, ocasionando uma grande mobilização econômica, militar e cultural para o esforço de guerra, vindo a encerrar, com a derrota paulista, em outubro de 1932 (ABREU, 2010; CAPELATO, 1981; HILTON, 1982; SKIDMORE, 1982). Atualmente, em São Paulo, em 23 de maio é comemorado o Dia do Soldado Constitucionalista; e em 9 de julho, por sua vez, é celebrada a Revolução Constitucionalista. Daquela derrota político-militar ficaram as efemérides cívicas e uma persistente memória e ideologia política, a Paulistanidade, que foi particularmente articulada e mobilizada durante a guerra civil de 1932. Nesse sentido, esta publicação se faz profundamente relevante ao despontar como uma História Social de São Paulo, com importantes apontamentos para a História da Educação Brasileira e competentes contribuições para a História Regional no Brasil. Ressalto, sobretudo, pensar São Paulo do ponto de vista regional, de modo similar aos estudos realizados por Neide Gondim (2007), Durval Muniz Albuquerque Jr. (2009), e Jocelito Zalla e Carla Menegat (2011), que, em relação a formação e consolidação do Estado Nacional Brasileiro, estabeleceram, respectivamente, a invenção da Amazônia, a invenção do Nordeste e a invenção do Gaúcho. Assim, a presente publicação também assinala para a invenção da Paulistanidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Rodrigues, Ayres Fernando. "Paulicéia desvairada". Técnicas em Ortopedia 23, n. 2 (21 novembre 2023): 1. http://dx.doi.org/10.61443/rto.v23i2.397.

Testo completo
Abstract (sommario):
Parafraseando o poeta Samuel Ranner: “O tempo é inexorável, inexplicável, mas totalmenteimplacável com quem o desperdiça...”. Há pouco mais de vinte anos, desembarquei em São Paulo, vindo do meu querido Mato Grosso doSul, estado aonde cheguei calouro e parti com um título de especialista em ortopedia e traumatologia.Buscando uma subespecialidade numa metodologia que me impressionou durante minha residênciamédica, a arte de corrigir deformidades e alongar ossos. E lá fomos nós para o IOT da Faculdade deMedicina da USP. A ideia inicial e seria aprender os segredos “Ilizarovianos” e retornar ao meu estado. Pelo menosera isso que dizia a carta de apresentação do Professor Hélio Mandetta, meu chefe, ao ProfessorAmatuzzi, na época chefe do IOT. Mas nem tudo sai como planejamos. No final do meu R4, fui convidado pelo Professor Targa a trabalhar em sua equipe, propostairrecusável para aprimorar meu aprendizado. Desta parceria surgiu o Fellow na Itália e as viagenspelo mundo em busca dos segredos da fixação externa. Até na Sibéria, onde surgiu o método, fomosparar. As coisas foram melhorando em São Paulo, surgiram oportunidades de me estabelecer em doisserviços de excelência, O Hospital do Servidor Público Estadual e o Hospital Ifor, e conquistar osonhado consultório próprio. Eles me proporcionaram exercer minha especialidade em alto níveldurante todos estes anos. Hoje, com pouco mais de meio século de vida, ainda me encontro concluindo um doutorado,aguardando para assumir a presidência da minha sociedade em 2025, e assumindo a docência e acoordenação de uma faculdade de medicina. Fazendo uma retrospectiva desses anos, chego à conclusão que tudo isso só está sendo possívelpor ter sido teimoso e permanecido firme nesta Paulicéia Desvairada. Um local onde quem “aguentao tranco” dos primeiros anos, é recompensado pela deliciosa sensação de que os ensinamentos econquistas nunca cessam. E que o céu é limite. A São Paulo e a todos os envolvidos. A minha eterna gratidão!!
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Gonçalves, Guilherme Quaresma, José Alberto Magno de Carvalho, Laura Lídia Rodríguez Wong e Cássio Maldonado Turra. "A A transição da fecundidade no Brasil ao longo do século XX – uma perspectiva regional". Revista Brasileira de Estudos de População 36 (30 dicembre 2019): 1–34. http://dx.doi.org/10.20947/s0102-3098a0098.

Testo completo
Abstract (sommario):
A essência da transição da fecundidade consiste na mudança de um padrão de intensiva reprodução, quando muitas crianças nascem, mas muitas morrem, para uma reversão desse cenário, passando os nascimentos a serem planejados. Grande parte da literatura sobre a transição da fecundidade no Brasil indica que esse processo teria começado na segunda metade da década de 1960, caracterizando a transição brasileira como tardia e rápida. Apesar desse aparente consenso, o objetivo do presente estudo é indicar quando e onde começou a transição da fecundidade no Brasil, reestimando a transição da fecundidade regional do país. Aplica-se a técnica proposta por Frias e Oliveira, nos anos 1990, aos dados dos Censos Demográficos de 1940, 1950 e 1970 a 2010. Os resultados indicam que a transição da fecundidade já vinha em curso, em parte considerável do Brasil, desde o início da década de 1930, mais especificamente no Rio de Janeiro, em São Paulo e no extremo sul do país. Como consequência desse cenário heterogêneo, foram identificadas duas fases da transição da fecundidade. Na primeira, a transição foi lenta, similar ao modelo europeu, sendo precursores as regiões do Rio de Janeiro, São Paulo e o extremo sul. A segunda fase foi muito rápida, em consonância com a transição da fecundidade dos países retardatários no processo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Santos, Antonio Odair, José Luiz Hernandes, Mário José Pedro Junior e Sônia Elisabete Pereira. "Composição da produção e qualidade da uva em videira cultivada sob dupla poda e regime microclimático estacional constrastante". Revista Brasileira de Fruticultura 33, n. 4 (dicembre 2011): 1135–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452011000400012.

Testo completo
Abstract (sommario):
Em São Paulo, destaca-se a viticultura como atividade familiar de caráter artesanal. Nas bacias de maior concentração atual da vitivinicultura, ocorre um período chuvoso que se estende de novembro a fevereiro, que alcança grande parte das variedades da região em fase de crescimento e maturação da baga, o que afeta negativamente a qualidade da uva e do vinho artesanal, na maioria das safras. Por outro lado, nas mesmas regiões, ocorre um período mais favorável, que é o outono/inverno com potencial de soma térmica adequado ao crescimento da videira e com incidência de um longo período de baixa pluviometria, entre os meses de abril e outubro. Um experimento foi conduzido em Jundiaí (SP), região de média altitude (700 m), com variedades de uvas híbridas e fina, no qual, objetivou-se estudar os impactos ecofisiológicos do cultivo da videira conduzida sob dupla poda, forçando-se a condução das plantas por quatro estações de cultivo sequenciais de verão e inverno; analisaram-se aspectos da ecofiosologia da cultura e a composição quali-quantitativa do rendimento. Os resultados mostram que a estação de outono-inverno apresenta condições mais favoráveis à maturação fenólica das bagas, com chuvas mais bem distribuídas e desconcentradas no período do estabelecimento do fruto à colheita. A uva colhida na estação de outono-inverno apresentou maiores índices de pigmentação fenólica em relação à estação de cultivo tradicional, sendo que o controle do nível de reservas da planta revelou influência da dupla poda sequencial sobre esta variável, o que inspira práticas de manejo específicas para este tipo de exploração da videira.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Torres, Renata Cesar, Rebecca Arkader, João Luiz Kupperman Garcia e Edson Montebeller. "Amendopar". Revista de Administração Contemporânea 15, n. 3 (giugno 2011): 538–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552011000300010.

Testo completo
Abstract (sommario):
Trata-se de caso de ensino que discute um problema gerencial enfrentado por empresa brasileira de médio porte. A Amendopar era uma empresa familiar fabricante de produtos à base de amendoim, que vinha atuando há 47 anos no mercado brasileiro. Sua fábrica, localizada em Londrina, Paraná, havia alcançado o limite de sua capacidade de produção. Tendo já uma posição consolidada no mercado de seu Estado de origem, os proprietários contemplavam possibilidades de crescimento em outros mercados. Geravam interesse, também, os significativos ganhos tributários que obteriam com a possível instalação de uma nova unidade em São Paulo. No entanto, o desafio agora era decidir se o momento e as dimensões da nova unidade eram adequados e quais investimentos seriam necessários. Estas decisões seriam discutidas em uma reunião de diretoria, para a qual o Diretor Industrial estava se preparando.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Chelotti, Marcelo Cervo, e Rosa Maria Vieira Medeiros. "CARTOGRAFIAS DA VITICULTURA EM MINAS GERAIS: da gênese no Sul à expansão para o Norte". InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 7, n. 20 (28 marzo 2021): 202106. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.e202106.

Testo completo
Abstract (sommario):
CARTOGRAPHS OF VITICULTURE IN MINAS GERAIS: from South genesis to North expansionCARTOGRAFÍAS DE LA VITICULTURA EN MINAS GERAIS: de la génesis en el Sur a la expansión al NorteRESUMOO presente artigo tem como objetivo analisar a reorientação no deslocamento do padrão espacial do cultivo de uvas no estado de Minas Gerais, originalmente localizado no Sul, mas expandiu-se para o norte mineiro nas últimas décadas. Os procedimentos metodológicos centraram-se na revisão de literatura sobre a viticultura no Brasil, e na coleta em dados secundários na Pesquisa Agrícola Municipal/PAM/IBGE, nos Censos Agropecuários do IBGE, além do Banco de Dados de Uva, Vinho e Derivados/VITIBRASIL. Os mapas temáticos demonstraram a dinâmica da viticultura em Minas Gerais, evidenciando uma mudança no padrão espacial, ou seja, historicamente concentrada no sul do estado, mas verificamos no pós-1990 uma expansão geográfica para o norte, principalmente em direção ao Cerrado e vale do Rio São Francisco. O papel desempenhado pela pesquisa, na busca de novas técnicas para a viticultura em regiões tropicais, tem uma grande centralidade nesse processo, uma vez que estamos diante de um novo paradigma para a produção de uvas e vinhos.Palavras-chave: Viticultura; Regionalização; Geografia do Vinho; Minas Gerais.ABSTRACTThis article has the goal to analyze the reorientation in the displacement of the spatial pattern of grape cultivation in the state of Minas Gerais, originally located in the south, but has expanded to the north of Minas Gerais in recent decades. The methodological procedures focused on the literature review on viticulture in Brazil, and the collection of secondary data from the Municipal Agricultural Research/PAM/IBGE, the IBGE Agricultural Census, and the Grape, Wine and Derivatives Database/VITIBRASIL. Thematic maps showed the dynamics of viticulture in Minas Gerais, showing a change in the spatial pattern, that is, historically concentrated in the south of the state. Sao Francisco River. The role played by the research in the search for new techniques for viticulture in tropical regions has a great centrality in this process, since we are facing a new paradigm for the production of grapes and wines.Keywords: Viticulture; Regionalization; Wine Geography; Minas Gerais.RESUMENEl presente artículo tiene como objetivo analizar la reorientación en el desplazamiento del patrón espacial del cultivo de la uva en el estado de Minas Gerais, originalmente ubicado en el sur, pero se ha expandido al norte de Minas Gerais en las últimas décadas. Los procedimientos metodológicos se centraron en la revisión de la literatura sobre viticultura en Brasil, y en la recopilación de datos secundarios en la Investigación Agrícola Municipal/PAM/IBGE, en los Censos Agrícolas del IBGE, además de la Base de Datos de Uva, Vino y Derivados/VITIBRASIL. Los mapas temáticos demostraron la dinámica de la viticultura en Minas Gerais, mostrando un cambio en el patrón espacial, es decir, históricamente concentrado en el sur del estado, pero en la década de 1990 verificamos una expansión geográfica hacia el norte, principalmente hacia el Cerrado y Vale do Río São Francisco El papel desempeñado por la investigación, en la búsqueda de nuevas técnicas para la viticultura en las regiones tropicales, tiene una gran centralidad en este proceso, ya que nos enfrentamos a un nuevo paradigma para la producción de uvas y vinos.Palabras-clave: Viticultura; Regionalización; Geografía del Vino; Minas Gerais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Macedo, Willian Rodrigues, Maurilo Monteiro Terra, Marco Antonio Tecchio, Erasmo José Paioli Pires, Gisele Machado Fernandes, Larissa Villar e Mara Fernandes Moura. "Aplicação de reguladores vegetais em uva apirena 'Centennial Seedless'". Ciência Rural 40, n. 8 (27 agosto 2010): 1714–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010005000132.

Testo completo
Abstract (sommario):
O trabalho objetivou avaliar o efeito de doses crescentes do forchlorfenuron associado ou não ao ácido giberélico sobre componentes físico-químicos da uva 'Centennial Seedless' para consumo in natura. Os tratamentos testados foram ácido giberélico (AG3) (0 e 5mg L-1) associado ao forchlorfenuron (0, 2, 4, 6, 8 e 10mg L-1). As variáveis analisadas foram a massa, o comprimento e a largura dos cachos, das bagas e dos engaços, o teor de sólidos solúveis, o pH, a acidez titulável e a relação sólidos solúveis/acidez titulável (SS/AT). O experimento foi conduzido em vinhedo localizado no município de São Miguel Arcanjo, no sudoeste do Estado de São Paulo, sendo os reguladores vegetais aplicados aos 15 dias após o pleno florescimento, mediante pulverização direcionada ao cacho. A interação entre a dose estimada de 5mg L-1 de forchlorfenuron associada ao AG3 proporcionou os maiores ganhos na massa e na largura das bagas, e as doses estimadas de 4 e 6,5mg L-1 de forchlorfenuron, associadas ao AG3, proporcionaram os menores teores de sólidos solúveis e a relação SS/AT, respectivamente. O tratamento com o uso de AG3 resultou em ganhos no diâmetro dos pedicelos e na massa dos cachos, das bagas e dos engaços, além de incrementar o comprimento e a largura das bagas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Torres, Douglas Batista Gonçalves Rodrigues, Ricardo Shitsuka, Agenor Pina da Silva, Dorlivete Moreira Shitsuka, Adriana Soares Pereira e Claudio Boghi. "Ensino de ciências: um estudo de alinhamento de conteúdos no ensino fundamental". Research, Society and Development 8, n. 1 (1 gennaio 2019): e4581654. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i1.654.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Educação em Ciências (EC) no Ensino Fundamental (EF) contribui com uma visão de letramento necessária para o aluno se apropriar de uma leitura de mundo em relação à Biologia, Química e Educação Ambiental. Os professores especialistas podem realizar um papel importante dentro da rotina escolar quando há um trabalho colaborativo com a Professora Regente (PR) da turma. O presente artigo tem o objetivo de apresentar um trabalho de alinhamento de conteúdos realizado em turma do terceiro ano do EF com apoio da informática. Realiza-se uma pesquisa-ação em uma escola particular na Cidade de São Paulo. Os alunos apresentavam dificuldades de retenção do conhecimento do EC feita pela PR. Ocorre que muitas vezes, estas não têm o domínio completo sobre os conteúdos previstos em ciências e o apoio dos especialistas é bem-vindo. Fez-se um trabalho de pesquisa-ação no qual ocorreu o apoio da professora de informática em relação ao conteúdo trabalhado pela professora regente. O estudo contribui com o ensino de ciências mostrando a informática pode fornecer um valioso subsídio ao aprendizado quando há alinhamento de conteúdo. O trabalho em paralelo mostrou-se muito eficiente formando organizadores prévios para o aprendizado. Os alunos apresentaram sucesso nas avaliações.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Nascimento, Maria do Carmo Freitas, Paulo Willian Brunelli Viçosi, Bruno Kapitsyki Barbieri, Maria Veronica Freitas Nascimento, Tiago Böer Breier e Valéria Rodrigues de Oliveira. "Compartilhando saberes, sabores e saúde através de ensaio gastronômico sustentável". Research, Society and Development 11, n. 12 (13 settembre 2022): e258111234646. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34646.

Testo completo
Abstract (sommario):
Relato de experiência gastronômica realizada com Grupo de Mulheres da Comunidade de São Pedro Frio, zona rural do município de Colatina, estado do Espírito Santo, Brasil, durante o Encontro “Sabor e Prosa”. Este encontro descendeu de um projeto que teve como objetivo o estudo do potencial ecoturístico de São Pedro Frio através do método de construção de cartografias socioambientais, como proposta de pesquisa participativa. A alimentação tem papel fundamental na vida humana e o incentivo a oferta de alimentos saudáveis têm ampliado entre os diferentes setores. Atualmente, a gastronomia assumi outras proporções, incluindo o lúdico, artístico e de saúde. A experiência foi realizada em duas etapas presenciais e por meio de contatos telefônicos. O ensaio foi planejado com vista na utilização de recursos naturais atrelados aos conceitos de sustentabilidade e alimentação saudável. Foi observado integração entre o grupo e discussões sobre a utilização de ingredientes como espécies de plantas alimentícias não convencionais. O cardápio apresentado, a saber: canapé de tapioca com geleia de manga, folha de ora-pro-nóbis e flor de jambo, peixe à prosa (filé de tilápia empanado e descansado em cheio verde), arroz com manjericão e castanha de caju, vinho tinto e suco natural de uva. Práticas gastronômicas em comunidades rurais que estimulem o potencial gastronômico podem servir como instrumento para o fortalecimento de uma gastronomia turística sustentável e saudável.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Magorbo, Aníbal Bruno. "Apreensão de aves durante a pandemia COVID-19 na região de Botucatu/SP". Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 6, n. 3 (18 settembre 2023): 2939–846. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv6n3-067.

Testo completo
Abstract (sommario):
O trabalho teve por objetivo analisar todo o lapso temporal exercido durante a pandemia, referente às publicações internas e externas apresentadas, sobre o assunto apreensão de aves, sejam elas em criadouros ilegais, ou transporte ilegal com apreensões efetuadas pelos Órgãos Públicos, sejam eles Federais Estaduais ou Municpais, claro que foi dado maior ênfase aos dados Estaduais por ser uma atividade final do estudo. Os dados foram acompanhados desde a apreensão até a sua destinação seja na área de soltura livre, ou seja, em Centros de Triagem pára posterior soltura e reintrodução a natureza, ambos todos cadastrados e relacionados em planilhas Oficiais de Orgãos do Meio Ambiente. O modelo de formatação a ser utilizado para os dados apresentados são da forma estatística mensal e anual com tabelas e gráficos de soltura de aves na Região Sudeste do Estado de São Paulo. Foram utilizados dados para o acompanhamento de planilhas as quais foram geradas desde o ínicio da PANDEMIA até a atual fase de pós-pandemia. Tendo valores estatisticos médios que apresentaram que entre o inicio da PANDEMIA e sua metade as apreensões ficam controladas, porém de sua metade até as dadas atuais o crescente mostra uma nova forma de adequação para o comércio e trafico de aves, apresentando assim que os infratores descobriram novas maneiras de burlar e efetivar o comércio e o tráfico de aves, vindo assim a terem novas fontes de lucro e beneficiamento financeiro sobre as aves.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Costa, Thiago Vieira da, Maria Aparecida Anselmo Tarsitano e Marco Antonio Fonseca Conceição. "Caracterização social e tecnológica da produção de uvas para mesa em pequenas propriedades rurais da região de Jales-SP". Revista Brasileira de Fruticultura 34, n. 3 (settembre 2012): 766–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000300016.

Testo completo
Abstract (sommario):
A viticultura é uma atividade relevante para os produtores rurais do Estado de São Paulo, sobretudo aqueles detentores de pequenas áreas. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar os principais aspectos sociais e tecnológicos utilizados na produção de uvas para mesa na região de Jales (SP). Os dados foram levantados nos anos de 2009 e 2010, a partir da aplicação de questionários a 19 produtores de uva e do acompanhamento do ciclo de produção de 10 propriedades. Os produtores cultivam pelo menos três cultivares diferentes de uva, sendo as principais: 'Niagara Rosada', 'Itália' e 'Benitaka'. A área média das propriedades é de, aproximadamente, 21 ha, e a área média com parreiras de uva é de 2,4 ha. A maioria dos produtores não conta com assistência técnica regular, não segue recomendações de adubação e não emprega critérios técnicos para o manejo da irrigação. O controle de doenças é realizado de forma preventiva e intensa, chegando a superar 100 aplicações por ciclo, no caso das uvas finas para mesa. Os resultados devem subsidiar a realização de outras pesquisas, assim como programas de planejamento e transferência de tecnologia, proporcionando ao produtor um manejo mais adequado da cultura, bem como o desenvolvimento sustentável rural regional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Saron, Flávio de Arruda, e Antonio Nivaldo Hespanhol. "Agricultura familiar e dinâmica rural no município de Urânia-SP: limites e possibilidades para a reprodução social". Revista Campo-Território 7, n. 13 Fev. (23 febbraio 2012): 228–47. http://dx.doi.org/10.14393/rct71314386.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente texto objetiva discutir as consequências da crise da cafeicultura e lavouras tradicionais no município de Urânia, Estado de São Paulo, e os efeitos da sua substituição por cultivos de frutas (principalmente uva e laranja) e olerícolas sobre a agricultura familiar. Procurou-se identificar os principais limites e as possibilidades abertas para a agricultura familiar provocadas pelas mudanças de cultivos ocorridas após a década de 1980. Para alcançar tal objetivo foram realizados: revisão bibliográfica, consulta a dados disponíveis nos sites do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Estadual de Sistemas de Dados (SEADE) e pesquisa de campo, por meio da realização de entrevistas com técnicos e lideranças locais e da aplicação de formulários a agricultores familiares do município de Urânia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Bardin-Camparotto, Ludmila, Mário José Pedro Júnior, Gabriel Constantino Blain e José Luiz Hernandes. "Sistema geovitícola para a produção de uvas para vinho na região do Circuito das Frutas-SP". Revista Brasileira de Fruticultura 36, n. 4 (dicembre 2014): 900–908. http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-377/13.

Testo completo
Abstract (sommario):
Nos últimos anos, tem-se observado aumento na produção de uvas destinadas à elaboração de vinhos na região do Circuito das Frutas, Estado de São Paulo, promovido principalmente pelo turismo rural. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o potencial climático dessa região para produção de uvas para vinho, utilizando o Sistema de Classificação Climática Multicritérios Geovitícola, baseado nos índices biometeorológicos: heliotérmico, de frio noturno e de seca, considerando as safras de verão e de inverno. Para a safra de verão, foram identificadas áreas com clima quente, úmidas e com noites quentes, situadas na região oeste do Circuito das Frutas; na região centro-leste, as noites foram caracterizadas como temperadas e, nas áreas de altitudes mais elevadas, o clima encontrado foi o temperado quente, sem período seco e com noites temperadas. Para a safra de inverno, os valores de umidade mantiveram-se elevados, com as classes climáticas variando entre quente, temperado quente e temperado, com noites muito frias. O Circuito das Frutas apresentou características que podem favorecer a obtenção de uvas para vinhos brancos e espumantes.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Silva, Sâmia Karinny de Jesus, e Alisson Dias Gomes. "OS IMPACTOS DA INTERFERÊNCIA MIDIÁTICA NOS PROCEDIMENTOS PENAIS: CASO ESCOLA BASE". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, n. 4 (18 aprile 2024): 1877–97. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i4.13511.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esse artigo tem o escopo de analisar acerca da interferência midiática nos procedimentos penais, com enfoque no Caso Escola Base, um dos erros mais categóricos de atuação da imprensa e da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Para tanto, fez-se uma análise histórica da mídia durante o período da ditadura cívico-militar e como a imprensa produzia informações durante a vigência dos atos institucionais que perduraram ao longo deste período. Em seguida, associamos esta conduta com três princípios do Direito que são vilipendiados com a espetacularização dos casos em evidência: (a) Dignidade da Pessoa Humana, (b) Presunção de Inocência e (c) Contraditório, dando ênfase na efetividade deste último. Mais adiante, estabelece-se a relação entre o pré-julgamento condenatório e a influência midiática, vindo a influenciar opinião da sociedade e do juiz diante do caso selecionado. Por fim, o artigo exemplifica por meio da Escola Base como a imprensa interfere na construção pública da opinião. Neste contexto, concluiu-se que a cobertura jornalística deve se dá dentro de valores e parâmetros compatíveis com a apuração dos fatos na geração das notícias.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Ferreira, Ana Beatriz Monteiro, Luís Garrigós Leite, Ricardo Harakava, Carlos Roberto Padovani e César Júnior Bueno. "Incidência da doença de Petri na videira ‘Niagara Rosada’ no estado de São Paulo - Brasil". Summa Phytopathologica 43, n. 2 (giugno 2017): 124–31. http://dx.doi.org/10.1590/0100-5405/2154.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO A doença de Petri causada, principalmente, por Phaeomoniella chlamydospora e espécies de Phaeoacremonium é grave, complexa, ataca plantas jovens de videira e é de difícil controle no mundo. No Brasil, o estado de São Paulo está entre os maiores produtores da uva ‘Niagara Rosada’ e não há relato oficial desta doença no estado. Assim, os objetivos do presente trabalho foram avaliar a incidência da doença de Petri na videira ‘Niagara Rosada’ no estado de São Paulo e comparar metodologias para isolar os agentes causais da doença. O delineamento foi inteiramente casualizado, testando-se três meios de isolamento [ágar-água (AA), batata dextrose ágar (BDA) e isca de maçã-verde], com amostras de plantas doentes desinfestadas ou não, nove localidades de coleta e oito repetições (placa de Petri com os meios e quatro fragmentos das plantas por amostra). Anotou-se o número de colônias dos agentes causais por fragmento por placa de cada meio de cultura por localidade. Identificaram-se os isolados dos fungos obtidos por extração de DNA e sequenciamento da região ITS-5.8S do rDNA [ITS1 TCCGTAGGTGAACCTGCGG e ITS4 TCCTCCGCTTATTGATATGC] e partes dos genes da alfa elongase [EF1 ATGGGTAAGGARGACAAGAC e EF2 GGARGTACCAGTSATCATGTT] e da beta tubulina [Bt2a GGTAACCAAATCGGTGCTGCTTTC e Bt2b ACCCTCAGTGTAGTGACCCTTGGC]. Teste de patogenicidade foi feito com um isolado de Phaeomoniella spp. e um de Phaeoacremonium spp. A incidência e a severidade da doença (comprimento das estrias escuras no sistema vascular) foram avaliadas. Os municípios de Louveira B, Vinhedo, Jundiaí, Jarinú, Porto Feliz, São Miguel Arcanjo e Jales foram os que apresentaram a presença dos agentes causais da doença, demonstrando ocorrência da doença de Petri em todo o estado de São Paulo. A espécie de Phaeoacremonium prevalente foi P. minimum (= P. aleophilum). Somente na cidade de Jales, além de P. minimum detectou-se, também, a espécie P. venezuelense. Phaeomoniella chlamydospora foi a única espécie identificada neste gênero. A porcentagem de isolamento foi maior para P. chlamydospora do que para Phaeoacremonium spp. O isolamento dos agentes causais da doença deve ser feito retirando fragmentos do sistema vascular da região do colo das plantas sintomáticas seguido de desinfestação superficial e plaqueamento de fragmentos em meio de cultura BDA. Incuba-se em BOD, a 23ºC, por até 21 dias. O método de isca e depois repicagem para BDA não permitiu isolar nenhum dos agentes causais da doença. Todas as plantas inoculadas desenvolveram sintomas externos e internamente a média do comprimento das estrias escuras para P. chlamydospora foi de 7,9 cm e de P. minimum foi de 5,2 cm. As plantas controle (testemunha) permaneceram sadias. Os fungos foram re-isolados das plantas doentes, completando os postulados de Koch e oficializando a doença de Petri na videira ‘Niagara Rosada’ no estado de São Paulo - Brasil.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Nascimento, Alene Cândido, Jaqueline Silva de Siqueira, Vera Lúcia Cruz, Luiz Antonio Félix Júnior e Rodrigo José Guerra Leone. "RELATÓRIOS COM RESSALVAS: UM ESTUDO DAS CONTAS MAIS PONTUADAS PELA AUDITORIA NAS COMPANHIAS LISTADAS NA BM&FBOVESPA". Redeca, Revista Eletrônica do Departamento de Ciências Contábeis & Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos 7, n. 1 (19 luglio 2020): 1–15. http://dx.doi.org/10.23925/2446-9513.2020v7i1p1-15.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo teve como objetivo identificar quais as contas mais frequentes nos pareceres da auditoria com ressalvas das companhias listadas na BM&FBovespa. A técnica metodológica utilizada foi a pesquisa documental, por meio de um estudo de caráter descritivo, bibliográfico e com abordagem predominantemente qualitativa. A população abrangeu os pareceres de auditoria das empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, no período de 2015 a 2017, sendo a amostra composta por 728 pareceres. Os resultados demonstraram que a conta de Lucros/Prejuízos Acumulados foi a conta mais frequente nos pareceres de auditoria com ressalvas dessas companhias, vindo em seguida, com o mesmo percentual de incidência, as contas de Investimento e de Empréstimos e Financiamentos e, por fim, também com o mesmo percentual cada uma, as contas de Crédito a Receber, Provisões Fiscais e Imobilizado e Intangível. A incidência maior da conta de Lucros/Prejuízos Acumulados nestas empresas, pode trazer implicações no que diz respeito à distribuição de lucros, à destinação de reservas ou ao prejuízo que ela possa ter resultado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Xavier, Adelica Aparecida, Jerferson Mateus Dariva, Regina Cássia Ferreira Ribeiro e Edson Hiydu Mizobutsi. "Ocorrência da ferrugem da videira em Minas Gerais". Revista Brasileira de Fruticultura 34, n. 1 (marzo 2012): 317–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452012000100041.

Testo completo
Abstract (sommario):
A ferrugem da videira causada por Phakopsora euvitis Ono constitui-se numa ameaça às regiões produtoras de uva em função do potencial destrutivo da planta. A doença foi detectada no Brasil, pela primeira vez, em 2001. Atualmente, ela ocorre no Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Roraima, Espírito Santo e Santa Catarina. Em abril de 2010, observaram-se na estação experimental da Unimontes, Janaúba, Minas Gerais, plantas da cv. Niágara rosada com sintomas típicos da doença. A análise dos sintomas e a caracterização dos urediniósporos sésseis, levemente equinulados, com formato oval, ou elipsoide formado em urédias subepidérmicas na origem, inrompentes e com paráfises circundantes dorsalmente, levaram à diagnose de Phakopsora euvitis como o agente causal da doença. Este é o primeiro relato da doença no Estado de Minas Gerais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Botelho, Renato Vasconcelos, Erasmo José Paioli Pires e Maurilo Monteiro Terra. "Efeitos de reguladores vegetais na qualidade de uvas 'Niagara Rosada' na região Noroeste do Estado de São Paulo". Revista Brasileira de Fruticultura 26, n. 1 (aprile 2004): 74–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452004000100020.

Testo completo
Abstract (sommario):
Na região Noroeste do Estado de São Paulo, a uva 'Niagara Rosada' é produzida entre junho e novembro, como alternativa ao período de colheita das regiões vitícolas tradicionais. No entanto, devido às condições edafoclimáticas, as bagas e cachos são pequenos, o que é desfavorável à comercialização. Neste contexto, um experimento foi conduzido em vinhedo localizado em Junqueirópolis (SP), na região da Nova Alta Paulista, com o objetivo de se estudar os efeitos de reguladores vegetais nas características dos cachos e bagas de uvas 'Niagara Rosada'. Para os tratamentos, utilizou-se de thidiazuron a 5 ou 10 mg.L-1 e ácido giberélico a 35mg.L-1, associados ou não. Foram realizadas 1; 2 ou 3 aplicações semanais, a partir dos 14 dias após o pleno florescimento, mediante imersão dos cachos em solução contida em recipiente. As variáveis avaliadas foram: massa, comprimento e largura dos cachos e bagas; massa dos engaços, número de bagas; relação comprimento/largura das bagas; número de sementes; teor de sólidos solúveis totais, acidez total titulável, pH e relação SST/ATT do mosto. Dentre os diferentes tratamentos testados, 2 aplicações de thidiazuron a 5mg.L-1 foi o mais promissor para utilização comercial, levando a um incremento de 33,7% da massa dos cachos e de 22,4% da massa das bagas, sem alterar o teor de sólidos solúveis totais, a acidez total titulável, o pH e a relação SST/ATT do mosto. Aplicações de reguladores vegetais também aumentaram a massa dos engaços e a largura das bagas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Rodrigues, Alessandro, Eduardo Augusto Girardi e João Alexio Scarpare Filho. "Aplicação de ethephon e qualidade da uva 'Rubi' em Porto Feliz-SP". Revista Brasileira de Fruticultura 32, n. 3 (1 ottobre 2010): 925–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452010005000103.

Testo completo
Abstract (sommario):
A produção de uvas de mesa é uma importante atividade econômica no Estado de São Paulo. A região de Porto Feliz, em clima Cwa, apresenta grande número de agricultores familiares dedicados a esta atividade. Condições climáticas e manejo da cultura durante a fase de amadurecimento determinam a qualidade dos bagos, sendo o uso de fitorreguladores uma ferramenta útil para o ajustamento de atributos da qualidade. Avaliaram-se sete concentrações de ethephon, aplicadas por imersão dos cachos no início da mudança de coloração dos bagos, sobre a qualidade de uva 'Rubi', durante os ciclos de 2007 e de 2008, em propriedade comercial localizada em Porto Feliz-SP. Os atributos de qualidade avaliados foram a coloração de bagos, teor de sólidos solúveis totais e desbagoamento pós-colheita, sendo determinado também o índice de velocidade de desbagoamento. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e de regressão. Em 2007, observaram-se maiores coloração e teor de sólidos solúveis totais, associados às maiores temperaturas registradas no período entre o início de maturação e a colheita. O uso de ethephon, independentemente da concentração utilizada, promoveu coloração mais avermelhada dos bagos de 'Rubi' nas duas safras. Não houve efeito do uso do ethephon sobre o teor de sólidos solúveis totais. Não foi possível inferir sobre o efeito do etephon no desbagoamento em função do elevado coeficiente de variação. Estudos básicos para avaliar o efeito de fatores climáticos, nutricionais e de manejo do vinhedo são necessários no desenvolvimento de coloração dos bagos da cultivar 'Rubi' em clima tropical.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Botelho, Renato Vasconcelos, Erasmo José Paioli Pires e Maurilo Monteiro Terra. "Efeitos do cycocel na fertilidade de gemas e no crescimento dos ramos de videiras cv Itália (Vitis vinifera L.)". Revista Brasileira de Fruticultura 26, n. 1 (aprile 2004): 78–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452004000100021.

Testo completo
Abstract (sommario):
A baixa fertilidade de gemas tem sido um dos fatores limitantes da produção em vinhedos do Estado de São Paulo, estando este problema relacionado, em muitos casos, ao excesso de vigor das plantas. Neste contexto, um experimento foi conduzido em vinhedo comercial da cultivar de uva de mesa Itália, localizado no município de São Miguel Arcanjo (SP). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com 6 tratamentos e 4 repetições. Os ramos foram pulverizados com soluções de cycocel, nas doses de 0; 500; 1.000; 1.500; 2.000 e 2.500 mg.L-1, 60 dias após a poda. As variáveis avaliadas foram: porcentagem de gemas férteis, distribuição das gemas férteis por setor do ramo, porcentagem de gemas mortas, peso, comprimento e diâmetro de entrenós. Aplicações de cycocel aumentaram linearmente a porcentagem de gemas férteis e a proporção de gemas férteis entre a 1ª e a 5ª gema basal. Além disso, este retardador de crescimento reduziu a porcentagem de gemas mortas e o peso dos entrenós, apresentando efeito quadrático para estas variáveis.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

BARDIN, Ludmila, Mário José PEDRO JÚNIOR, Jener Fernando Leite de MORAES e Fábio Giardini PEDRO. "ESTIMATIVAS DAS ÉPOCAS DE COLHEITA DA VIDEIRA ‘NIAGARA ROSADA’ NA REGIÃO DO PÓLO TURÍSTICO DO CIRCUITO DAS FRUTAS, SÃO PAULO". Scientia Agraria 11, n. 2 (23 dicembre 2009): 135. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v11i2.16465.

Testo completo
Abstract (sommario):
O Pólo Turístico do Circuito das Frutas do Estado de São Paulo congrega municípios produtores de uva de mesa, principalmente a cultivar ‘Niagara Rosada’, sendo responsável por 60% da produção estadual. Para a exploração econômica e racional desse setor agrícola é necessário o avanço tecnológico, tanto nos aspectos qualitativos quanto nos quantitativos. Uma vez que o conhecimento antecipado das datas de colheita da videira permite o planejamento das atividades agrícolas pelo produtor, foram utilizados valores médios de temperaturas máximas e mínimas do ar na obtenção do número de dias necessários para que a videira completasse o seu ciclo total (poda-colheita), baseado no acúmulo de graus-dia necessário (1549 GD). Estimaram-se as épocas prováveis de colheita na região, para as diferentes épocas de poda, com elaboração de mapas por meio de sistemas de informações geográficas. As datas de colheita da ‘Niagara Rosada’ em função da época de poda variaram de 30 de novembro no oeste até após 25 de fevereiro para os municípios situados a leste do Circuito das Frutas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Botelho, Renato Vasconcelos, Erasmo José Paioli Pires, Maurilo Monteiro Terra, Renato Monteiro Mercer e Sérgio Kerniski. "Efeitos do paclobutrazol na fertilidade de gemas e no crescimento dos ramos de videiras cv Rubi". Revista Brasileira de Fruticultura 26, n. 2 (agosto 2004): 345–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452004000200039.

Testo completo
Abstract (sommario):
A baixa fertilidade de gemas tem sido um dos fatores limitantes da produção em vinhedos do Estado de São Paulo, estando este problema relacionado, em muitos casos, ao excesso de vigor das plantas. Neste contexto, um experimento foi conduzido em vinhedo comercial da cultivar de uva de mesa Rubi, localizado no município de Palmeira D'Oeste (SP). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com seis tratamentos e quatro repetições. Os ramos foram pulverizados com soluções de paclobutrazol nas doses de 0; 500; 1.000; 1.500; 2.000 e 2.500 mg L-1, no estádio de 5ª folha. As variáveis avaliadas foram: porcentagem de gemas férteis, porcentagem de gemas mortas, diâmetro de internódios e massa fresca e comprimento dos ramos. Aplicações de paclobutrazol reduziram o diâmetro dos internódios e a massa e o comprimento dos ramos. A porcentagem de gemas férteis também foi diminuída, possivelmente pela redução dos níveis endógenos de giberelina necessários para o processo de formação do primórdio indiferenciado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Brandão, Carlos Rodrigues. "Carta dos Editores". Tematicas 4, n. 7 (12 dicembre 1996): 1–241. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v4i7.12401.

Testo completo
Abstract (sommario):
Pela primeira vez, Temáticas abre espaço para um conjunto de artigos que tratam de um tema comum. Diferente do que vinha ocorrendo até o nº5/6 da revista, ou seja, uma bem aproveitada gama de ensaios inseridos no conjunto da pesquisa universitária de cada um dos articulistas, tem-se, neste sétimo número, um espaço cujo intuito é trabalhar também com dossiês, o que faculta, tanto aos autores quanto à própria revista, a possibilidade de um debate mais profundo no tratamento dispensado a temas nuclearmente vinculados.Neste sentido, os artigos presentes neste número de Temáticas possuem uma fonte comum de inspiração: todos eles foram escritos sob a influência do projeto “Homem, Saber e Natureza - Hosana”, inicialmente idealizado como uma proposta interdisciplinar e coletiva envolvendo a investigação e análise de sistemas cognitivos de compreensão da lógica da natureza, e de formas culturais de apropriação ética e tecnológica do meio ambiente. Esse projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e coordenado pelo prof. dr. Carlos Rodrigues Brandão durante os anos de 1992 a 1995, foi o norteador da troca de idéias e leituras críticas entre os pesquisadores, o que resultou num grande volume de trabalhos científicos, entre eles os artigos aqui contidos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia