Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Transformação de tensão.

Articoli di riviste sul tema "Transformação de tensão"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Transformação de tensão".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Antunes, Augusto Eduardo Baptista, e Lidia Mikiko Doi Antunes. "Comportamento plástico do aço inoxidável austenítico em baixa temperatura". Rem: Revista Escola de Minas 60, n. 1 (marzo 2007): 141–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672007000100022.

Testo completo
Abstract (sommario):
Ensaios de tração uniaxiais foram empregados para deformar aços inoxidáveis austeníticos do tipo 304, em diferentes temperaturas abaixo da ambiente (de 77 K a 300 K). A relação entre a estabilidade da austenita e o encruamento, em função da temperatura de teste, é discutida quanto à transformação martensítica induzida por deformação e ao deslizamento de discordâncias na austenita. Em curvas tensão-deformação que assumem a equação de Ludwik sigma = sigmao + képsilonn, na qual sigma é a tensão verdadeira e e a elongação plástica verdadeira, um modo conveniente para analisar o encruamento é por meio do diagrama log dsigma / dépsilon versus log épsilon. O aspecto significativo é a variação da taxa de encruamento dsigma / dépsilon com a elongação plástica verdadeira nas diferentes temperaturas. As mudanças no comportamento do encruamento motivando até três estágios de deformação são associadas a diferentes processos microestruturais. A transformação martensítica pode ser considerada como um processo de deformação que compete com o processo usual de deslizamento. A investigação desses estágios, na região plástica, produz uma referência qualitativa de como diferentes fatores, tais como o grau de deformação, temperatura e composição química da austenita, afetam a transformação austenita-martensita.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Gomes Galvao, Gissia, e Gustavo Figueiredo. "Formação crítica e a práxis dos trabalhadores: contribuições para o Sistema Único de Saúde". Saúde em Redes 9, n. 2 (4 agosto 2023): 4086. http://dx.doi.org/10.18310/2446-4813.2023v9n2.4086.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo apresenta resultados de uma revisão de literatura científica sobre a formação em Saúde Coletiva no Brasil. Tem como objetivo analisar o potencial da formação crítica para transformar a práxis dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, mediado pela tensão existente na discussão sobre os campos científicos da Saúde Pública e da Saúde Coletiva. Fundamenta-se nos conceitos de educação, práxis e transformação social provenientes da teoria crítica. Busca responder às questões: como o tema da formação e da práxis em Saúde Coletiva é abordado na produção científica nacional? Como a formação crítica em Saúde Coletiva pode contribuir para uma mudança na práxis dos trabalhadores do SUS e com o processo de transformação social da realidade brasileira? O levantamento bibliográfico foi realizado nas principais bases de dados e incluiu artigos em português, espanhol e inglês, publicados entre os anos 1990 e 2020, sendo encontrados 4.671 documentos. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 22 textos foram selecionados para compor o corpus de análise. Os resultados foram organizados em três categorias temáticas: A tensão existente entre os campos científicos da Saúde Pública e da Saúde Coletiva; Formação crítica em Saúde Coletiva: diálogo com o SUS e desafios; O potencial da formação crítica em Saúde Coletiva para a transformação da práxis. Foi identificado que os processos formativos críticos têm grande potencial para transformar a práxis dos trabalhadores no SUS, possibilitando tornarem-se agentes de transformação social a partir de uma luta política que envolve agência, resistência e acomodação, desde a formação até o enfrentamento dos desafios diários do mundo do trabalho.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Queiroz, Washington Luiz Rodrigues de, e Arthur Aires Lima. "Transformação da tensão no plano: Círculo de Mohr / Stress transformation in the plane: Mohr's Circle". Brazilian Journal of Development 7, n. 8 (4 agosto 2021): 76446–54. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n8-051.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Pereira, Maria de Fátima Rodrigues, Maria de Fátima Félix Rosar, Dermeval Saviani e Elza Margarida de Mendonça Peixoto. "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES, AUTORES E TESES EM TENSÃO HISTÓRICA". Germinal: Marxismo e Educação em Debate 7, n. 2 (31 dicembre 2015): 1. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i2.14972.

Testo completo
Abstract (sommario):
Em tempos de destruição da natureza e do trabalho que afetam a sobrevivência da humanidade, de projetos históricos conservadores, de forte disputa e controle da educação, de judicialização da política, de massivas manifestações populares e de crescente interesse dos jovens pela política, Germinal: Marxismo e Educação em Debate, deliberadamente, dedica este número à História da Educação para que, mais uma vez, cumpra seu objetivo precípuo – promover o debate, o esclarecimento e assim contribuir para o avanço de movimentos sociais implicados na transformação das atuais relações de produção da vida. Neste sentido, acolheu e traz a lume textos e seus autores dedicados a explanar e analisar teses conhecidas, algumas amplamente difundidas, temas, abordagens, ora examinadas e descortinadas à luz da crítica marxista. O exame dos autores cujas produções constituem este número da Germinal estava a fazer falta dado o cenário de eterno presentismo, de pletora de informação que, na maioria dos casos, elide tempo, autorias, contextos, razões, passado e futuro, naturaliza, eterniza um único modo de existir, o do capital.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Higuet, Etienne Alfred. "A tensão entre o conservadorismo e as aspirações à transformação social no protestantismo brasileiro. Em diálogo com a análise das raízes calvinistas no protestantismo alemão e norte-americano por Paul Tillich". Correlatio 19, n. 2 (18 marzo 2021): 41–66. http://dx.doi.org/10.15603/1677-2644/correlatio.v19n2p41-66.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo pretende mostrar, a partir de análises de Tillich, que as raízes calvinistas do protestantismo norte-americano se transmitiram ao protestantismo brasileiro e induzem até hoje uma tensão permanente entre o conservadorismo e as aspirações à transformação social. Pois, encontramos no protestantismo brasileiro os mesmos contrastes que no calvinismo em geral e anglo-saxão em particular. O resultado pode ser tanto um abstencionismo político quanto uma participação em vista de conquistar um espaço social e econômico para as comunidades evangélicas, ou ainda uma crítica radical do sistema econômico e social e um engajamento em vista de uma transformação profunda e até revolucionária. O texto procura mostrar isso através de um breve panorama histórico e atual do protestantismo brasileiro e de alguns exemplos significativos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Carlos Magno, Maria Ignês, e Rogério Ferraraz. "Super-heróis ou celebridades midiáticas? Crise de identidade e suas representações em filmes do Homem-Aranha e do Super-Homem". Comunicação Mídia e Consumo 6, n. 16 (26 gennaio 2010): 129–47. http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v6i16.160.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os super-heróis, como parte da cultura midiática, trazem em si as marcas da contemporaneidade. Dessas marcas, discutiremos o apagamento das fronteiras e a crise de identidade, analisando como os super-heróis aparecem no cinema norte-americano atual, observando, nas figuras do Homem-Aranha e do Super-Homem, como eles são retratados, evidenciando a tensão entre os elementos característicos do humano e do sobre-humano, potencializada pela transformação de tais personagens em celebridades.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Viesenteiner, Jorge L. "Agente moral expressivista em Nietzsche e avaliação de juízos práticos perfeccionistas",. Cadernos Nietzsche 41, n. 2 (agosto 2020): 145–89. http://dx.doi.org/10.1590/2316-82422020v4102jlv.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo O objetivo do texto é relacionar a abordagem expressivista do agente moral em Nietzsche com as condições de sucesso de avaliação de juízos práticos perfeccionistas. Como locus da transformação, o agente moral se exprime por meio do potencial transformativo que consegue produzir, e não como entidade por trás das ações. Duas condições podem ser usadas, regulativamente, para avaliar o sucesso de juízos de caráter perfeccionista: por um lado, a maximização de conexões e interrelações no espaço, bem como o endosso afirmativo de promessas no tempo e, por outro lado, a boa constituição que alguém mantém em meio à tensão entre um plano individual e supraindividual. No desdobramento do potencial transformativo, crítica e transformação são interdependentes e, além disso, o julgamento público reforça a dimensão social da filosofia de Nietzsche.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Diefenthäler, Andressa Tais, Airam T. Z. R. Sausen, Paulo S. Sausen e Maurício De Campos. "Simulação de segmentos de energia elétrica de média tensão: Qual modelo utilizar?" Revista Brasileira de Computação Aplicada 13, n. 1 (22 gennaio 2021): 65–74. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v13i1.10962.

Testo completo
Abstract (sommario):
A modelagem matemática de linhas de transmissão de energia elétrica é uma importante ferramenta para o planejamento de operação e expansão dos sistemas elétricos, principalmente diante da transformação das redes elétricas atuais em redes inteligentes. A literatura apresenta diferentes modelos matemáticos e circuitos elétricos para a simulação de linhas de transmissão. Nesse contexto, esse artigo objetiva fornecer subsídios para a escolha de um modelo matemático adequado para a representação de segmentos urbanos e rurais da rede elétrica de média tensão, a partir da realização da simulação, validação e análise comparativa de modelos utilizando dados reais. Os dados foram obtidos de medições realizadas em duas linhas curtas da rede elétrica de duas concessionárias da região sul do Brasil. A modelagem matemática das linhas de transmissão é realizada a partir dos modelos PI, Bergeron, J. Marti (domínio modal) e Universal Line Model (domínio de fases) no software PSCAD. Os resultados das simulações possibilitam a validação, determinação da acurácia e análise comparativa dos modelos para diferentes segmentos da rede elétrica (urbano e rural). A partir da análise dos resultados das simulações é possível observar que todos os modelos avaliados representam acuradamente a predição da tensão de saída de uma linha curta de média tensão. No entanto, o modelo PI é indicado, por requerer menor número de parâmetros, quando comparado aos demais modelos de linhas de transmissão de energia elétrica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Oliveira Filho, Silvio Henrique Silva de. "TESTES E ENSAIOS DAS PROTEÇÕES INTRÍNSECAS EM TRANSFORMADORES DE ALTA TENSÃO". Revista Contemporânea 4, n. 6 (25 giugno 2024): e4855. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n6-191.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este resumo apresenta uma análise crítica e sintética do artigo científico intitulado TESTES E ENSAIOS DAS PROTEÇÕES INTRÍNSECAS EM TRANSFORMADORES DE ALTA TENSÃO, publicado na revista Contemporânea por Silvio Henrique Silva de Oliveira Filho, no ano 2024. O estudo aborda os testes e ensaios das proteções intrínsecas dos transformadores de alta tensão, sendo utilizados equipamentos de testes e ensaios para garantir a integridade de resistência de contato, resistência de isolamento, resistência de enrolamento, dentre outros ensaios. A pesquisa propõe uma abordagem inovadora para realizarmos as manutenções preventivas necessárias para a manutenção, destacando-se pela aplicação de ensaios com megômetro, microhmimetro, miliohmimetro, testador de relação e transformação. Os resultados demonstram se o transformador de alta tensão está trabalhando de forma confiável e operacional, que incluem a melhoria de operação do equipamento, sendo operação de trabalho do óleo isolante, dos sensores pt100, ventilação forçada, temperatura de enrolamento e óleo e operação de suas proteções. As proteções intrínsecas, testes e esnaios e resultados. Os resultados são discutidos de forma crítica, abordando suas implicações teóricas e práticas. Pontos fortes do estudo incluem novas tecnologias para aplicação de testes e ensaios, enquanto possíveis limitações são também consideradas, como análises desses testes e ensaios, A relevância do artigo está em contribuir com os conhecimentos em sistemas elétricos de potência e novos métodos de ensaios e testes, contribuindo para o avanço do conhecimento, melhoria de processos, desenvolvimento tecnológico etc. Em conclusão, TESTES E ENSAIOS DAS PROTEÇÕES INTRÍNSECAS EM TRANSFORMADORES DE ALTA TENSÃO, representar contribuição significativa para o campo de sistemas elétricos de potência, apontando direções promissoras para futuras pesquisas. Este resumo visa fornecer uma visão geral concisa e informativa do artigo, destacando impacto e relevância do contexto tecnológico atual.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Souza, R. C., L. A. Santos, C. A. R. P. Baptista, L. A. Bicalho, K. Strecker, M. J. R. Barboza e C. Santos. "Crescimento subcritico de trinca e previsão de vida em fadiga do compósito cerâmico ZrO2-Al2O3". Cerâmica 60, n. 353 (marzo 2014): 41–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132014000100006.

Testo completo
Abstract (sommario):
Cerâmicas apresentam excelente durabilidade química, resistência ao desgaste, biocompatibilidade, respeito ao meio ambiente e estética. Uma das propriedades mais importantes a ser considerada em implantes dentários totalmente cerâmicos é a fadiga cíclica, devido às solicitações mecânicas cíclicas as quais os implantes estão subjugados durante processos de mastigação, que pode induzir milhares de ciclos de tensão por dia em uma restauração, com isso exibir significativo crescimento subcrítico de trinca e assim poder diminuir a resistência de componentes cerâmicos, ao longo do tempo. Nesse trabalho, a previsão de vida em fadiga cíclica do compósito ZrO2-Al2O3 foi investigada. Mistura de pós contendo 80% de ZrO2 e 20% de Al2O3 foi compactada e sinterizada a 1600 °C. As amostras sinterizadas foram caracterizadas por difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Dureza, tenacidade e resistência à fratura por flexão foram determinadas, e os resultados utilizados na determinação dos parâmetros de fadiga. Os testes de fadiga foram realizados em dispositivo de flexão em 4 pontos, sob freqüência de 25 Hz e razão de tensão de 0,1. Um aumento do nível de tensão levou à redução do tempo de vida sob fadiga. Baseado nos parâmetros determinados pelos ensaios mecânicos e de fadiga, e utilizando-se a estatística de Weibull, associada a modelos de determinação de crescimento subcrítico de falha, a velocidade de propagação de trincas nesse compósito é determinada e relacionada com os mecanismos de transformação martensítica e tensão residual entre as fases. Os componentes submetidos ao carregamento cíclico exibiram propagação subcrítica de trinca, em níveis de tensão significativamente menores do que o KIC. Apesar desta susceptibilidade ao crescimento subcrítico de trinca, cálculos com base nos parâmetros de fadiga e nas tensões aplicadas indicam que os componentes com estruturas do compósito ZrO2-Al2O3 podem exibir vidas maiores que 20 anos, se o diâmetro do componente estrutural é adequadamente projetado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Fernandes, Sílvia. "Performatividade e Gênese da Cena". Revista Brasileira de Estudos da Presença 3, n. 2 (agosto 2013): 404–19. http://dx.doi.org/10.1590/2237-266038137.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO A partir do reconhecimento da tensão entre realidade e ficção recorrente na cena contemporânea, em geral definida como teatros do real, pretende-se ensaiar neste texto uma intersecção desse fenômeno com o campo teórico da performatividade, cuja ênfase recai sobre os processos, a dinâmica de transformação e a experiência. A intenção é associar reflexões ligadas à teoria da performatividade a algumas observações sobre o último trabalho do Teatro da Vertigem, dirigido por Antonio Araújo, Bom Retiro 958 metros. O recurso a modos de aproximação genética do teatro servirá como mote de leitura de alguns aspectos do processo criativo e da cena.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

OLIVEIRA, Luiz Antonio Andrade de, Gisele Gomes VALLE e Luís André ZANLUQUI. "Construção de pilhas elétricas simples: Um experimento integrado de química e física". Eclética Química 26 (2001): 235–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702001000100018.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste artigo são descritas formas simples e de baixo custo de se montar pilhas, empregando-se placas de zinco, magnésio e cobre mergulhadas diretamente nas soluções eletrolíticas. Como soluções eletrolíticas podem ser empregadas suco de frutas cítricas, ou mesmo apenas água de torneira. A tensão e corrente produzidas pelas pilhas montadas são suficientes para acionar dispositivos com baixa demanda de potência, como relógios analógicos e digitais . Os experimentos podem ser explorados como simples demonstração de transformação de energia química em elétrica para alunos do nível fundamental, ou utilizados como práticas interdisciplinares de Física e Química para alunos mais avançados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Otubo, Jorge, Paulo Roberto Mei, Nelson Batista de Lima, Marilene Morelli Serna e Eguiberto Gallego. "O efeito do tamanho de grão austenítico no número de orientações das variantes de martensita em ligas inoxidáveis com efeito de memória de forma". Rem: Revista Escola de Minas 60, n. 1 (marzo 2007): 129–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672007000100020.

Testo completo
Abstract (sommario):
O Efeito de Memória de Forma em ligas inoxidáveis está associado à transformação martensítica não termoelástica gama (cfc)<FONT FACE=Symbol>«</FONT> épsilon (hc). Trabalhos recentes do grupo têm demonstrado que o tamanho de grão da fase austenítica é um dos parâmetros importantes no grau de recuperação de forma bem como em outras propriedades como a tensão de escoamento, dureza e teor de martensita induzida. Usando a técnica de EBSD, esse trabalho mostra que, além dos parâmetros anteriormente mencionados, o número de orientações das variantes da martensita decresce com o decréscimo do tamanho de grão.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

De Oliveira, Luiz Antonio Andrade, Gisele Gomes Valle e Luís André Zanluqui. "Construção de pilhas elétricas simples - um experimento integrado de química e física". Ecletica Quimica 26, n. 1 (3 dicembre 2001): 235–44. http://dx.doi.org/10.26850/1678-4618eqj.v26.1.2001.p235-244.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste artigo são descritas formas simples e de baixo custo de se montar pilhas, empregando-se placas de zinco, magnésio e cobre mergulhadas diretamente nas soluções eletrolíticas. Como soluções eletrolíticas podem ser empregadas suco de frutas cítricas, ou mesmo apenas água de torneira. A tensão e corrente produzidas pelas pilhas montadas são suficientes para acionar dispositivos com baixa demanda de potência, como relógios analógicos e digitais . Os experimentos podem ser explorados como simples demonstração de transformação de energia química em elétrica para alunos do nível fundamental, ou utilizados como práticas interdisciplinares de Física e Química para alunos mais avançados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Bicalho, Luiz De Araújo, Claudinei dos Santos, Alexandre Fernandes Habibe, Renato Chaves Souza, Miguel Ribeiro Justino Barboza e Carlos Antônio Reis Pereira Baptista. "Performance of ZrO2 -Bioglass Dental Ceramics Under Cyclic Fatigue Loading". Cadernos UniFOA 3, n. 5 (23 marzo 2017): 30. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v3i5.891.

Testo completo
Abstract (sommario):
A vida em fadiga cíclica de ZrO2 estabilizada com 3%mol.Y2O3 (3YTZP) dopada com vidro biativo foi investigada. Amostras pré-sinterizada 3Y-TZP-biovidro foram sinterizadas a 1300oC por 120 minutos. As amostras sinterizadas foram caracterizadas por densidade relativa, difração de raios X e MEV. Os valores de dureza e tenacidade ä fratura foram determinados usando método de indentação Vickers e o modulo de ruptura por flexão foi realizado em ensaio de flexão em 4 pontos. Além disso, testes de fadiga cíclica foram realizados sob freqüência de 25Hz e razão de tensão de 0,1. Amostras altamente densas de ZrO2 tetragonal foram obtidas e apresentaram dureza, tenacidade a fratura de 11.3GPa, 6.1MPa. m1/2 e 320MPa, respectivamente. O aumento do nível de tensão leva a diminuição do numero de ciclos e o numero de amostras com vida infinita. A tenacificação induzida por transformação de fase tetragonal-monoclinica (t-m), observada por difração de raios X, contribui para o aumento da vida em fadiga. Amostras de 3Y-TZP apresentaram claramente uma faixa de condições de carregamento onde fadiga cíclica pode ser detectada.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Bicalho, Luiz de Araújo, Claudinei dos Santos, Alexandre Fernandes Habibe, Renato Chaves Souza, Miguel Ribeiro Justino Barboza e Carlos Antônio Reis Pereira Baptista. "Performance of ZrO2 -Bioglass Dental Ceramics Under Cyclic Fatigue Loading". Cadernos UniFOA 3, n. 5 (23 marzo 2017): 30–33. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n5.891.

Testo completo
Abstract (sommario):
A vida em fadiga cíclica de ZrO2 estabilizada com 3%mol.Y2O3 (3YTZP) dopada com vidro biativo foi investigada. Amostras pré-sinterizada 3Y-TZP-biovidro foram sinterizadas a 1300oC por 120 minutos. As amostras sinterizadas foram caracterizadas por densidade relativa, difração de raios X e MEV. Os valores de dureza e tenacidade ä fratura foram determinados usando método de indentação Vickers e o modulo de ruptura por flexão foi realizado em ensaio de flexão em 4 pontos. Além disso, testes de fadiga cíclica foram realizados sob freqüência de 25Hz e razão de tensão de 0,1. Amostras altamente densas de ZrO2 tetragonal foram obtidas e apresentaram dureza, tenacidade a fratura de 11.3GPa, 6.1MPa. m1/2 e 320MPa, respectivamente. O aumento do nível de tensão leva a diminuição do numero de ciclos e o numero de amostras com vida infinita. A tenacificação induzida por transformação de fase tetragonal-monoclinica (t-m), observada por difração de raios X, contribui para o aumento da vida em fadiga. Amostras de 3Y-TZP apresentaram claramente uma faixa de condições de carregamento onde fadiga cíclica pode ser detectada.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Bicalho, Luiz de Araújo, Claudinei dos Santos, Alexandre Fernandes Habibe, Renato Chaves Souza, Miguel Ribeiro Justino Barboza e Carlos Antônio Reis Pereira Baptista. "Performance of ZrO2 -Bioglass Dental Ceramics Under Cyclic Fatigue Loading". Cadernos UniFOA 3, n. 5 (23 marzo 2017): 30–33. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v3.n5.891.

Testo completo
Abstract (sommario):
A vida em fadiga cíclica de ZrO2 estabilizada com 3%mol.Y2O3 (3YTZP) dopada com vidro biativo foi investigada. Amostras pré-sinterizada 3Y-TZP-biovidro foram sinterizadas a 1300oC por 120 minutos. As amostras sinterizadas foram caracterizadas por densidade relativa, difração de raios X e MEV. Os valores de dureza e tenacidade ä fratura foram determinados usando método de indentação Vickers e o modulo de ruptura por flexão foi realizado em ensaio de flexão em 4 pontos. Além disso, testes de fadiga cíclica foram realizados sob freqüência de 25Hz e razão de tensão de 0,1. Amostras altamente densas de ZrO2 tetragonal foram obtidas e apresentaram dureza, tenacidade a fratura de 11.3GPa, 6.1MPa. m1/2 e 320MPa, respectivamente. O aumento do nível de tensão leva a diminuição do numero de ciclos e o numero de amostras com vida infinita. A tenacificação induzida por transformação de fase tetragonal-monoclinica (t-m), observada por difração de raios X, contribui para o aumento da vida em fadiga. Amostras de 3Y-TZP apresentaram claramente uma faixa de condições de carregamento onde fadiga cíclica pode ser detectada.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Sela-Sheffy, Rakefet, e Marcello Stella. "Gerindo identidades marginalizadas entre conhecimento local e cultura global - o ambientalismo como recurso: exemplos da sociedade árabe em Israel". EXILIUM Revista de Estudos da Contemporaneidade 4, n. 6 (19 giugno 2023): 45–68. http://dx.doi.org/10.34024/exilium.v4i6.15224.

Testo completo
Abstract (sommario):
A crítica do Orientalismo traz à cena o desempoderamento das culturas locais pela visão ocidental, que, impondo conceitos irrelevantes a um conjunto de contextos, silencia seus meios próprios de vida e sistemas de valores. Contudo, acaba permitindo também um outro tipo de olhar, por uma perspectiva oposta. Ressaltando a criatividade social, suas reações aos repertórios não locais, as culturas locais rejeitam ou incorporam certos elementos para reconstrução de sua própria vitalidade. Tal criatividade social manifesta-se em lutas simbólicas incessantes sobre as identidades locais. Um vetor central dessas lutas é a tensão entre conservação cultural – o uso de uma herança local ou adesão a cânones locais – e a mudança cultural – a adaptação ou ajuste do novo e a transformação das modas. Interligadas na construção da identidade, essas duas dinâmicas se intensificam em situações de tensão étnica e nacional. Neste artigo, portanto, discuto as formas em que as identidades locais são negociadas e transformadas através da valorização ou contestação de repertórios existentes e da intermediação de novos repertórios, como contingentes às lutas de poder dos grupos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Irlandini, Luigi Antonio. "Gagaku, de Olivier Messiaen". Per Musi, n. 25 (giugno 2012): 49–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-75992012000100005.

Testo completo
Abstract (sommario):
A tensão entre nostalgia e inovação se manifesta de maneira única em Gagaku, o quarto movimento de Sept Haikai, de Olivier Messiaen. A religiosidade de Messiaen representa uma forma de nostalgia para a vanguarda intelectual francesa. Messiaen considera o senso de ritual e de estase como expressões musicais do sagrado. Através da comparação da estrutura do Gagaku de Messiaen (analisado à luz de seus próprios escritos sobre os seus métodos composicionais) e da estrutura da música tradicional japonesa gagaku, este artigo mostra de que modo o senso de ritual e de estase constitui o elemento estético comum existente independentemente em ambas as formas musicais. A existência de um elemento comum entre a "fonte" não-ocidental e a composição ocidental inspirada por esta fonte provê a condição necessária para a transformação de nostalgia em inovação. O conceito de écriture tem um papel importante na dialética de passado/futuro desta transformação, causando estrutura e estilo a se diferenciarem baseados no princípio da não-imitação, e afirmando-se como o elemento formativo que faz de Gagaku uma peça distintamente francesa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Nepomoceno, Taiane Aparecida Ribeiro. "Evolução das políticas públicas de inclusão escolar no Brasil: entre dilemas teóricos e pontos de tensão". Research, Society and Development 9, n. 9 (7 settembre 2020): e805997918. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7918.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo tem como objetivo descrever a evolução das políticas públicas educacionais que asseguram a inclusão escolar no Brasil e promovem a democratização do ensino. É um estudo de cunho descritivo, no qual se adotou a metodologia de pesquisa documental e bibliográfica, tendo por base referenciais teóricos e dispositivos oficiais. Na interface das políticas públicas, identificou-se que elas datam de muitos anos e foram traçadas com o intuito de atender as demandas da sociedade em relação às diferenças. Elas sofreram mudanças que desembocam na garantia de direitos para as pessoas marginalizadas na escola e na sociedade. Além disso, delineiam a valorização das diferenças, a promoção da dignidade e o direito à educação de qualidade a todos os cidadãos, sendo o Estado o principal responsável em proporcionar condições para a sua concretização. As políticas de inclusão escolar propõe uma transformação social e educacional, comprometida com a formação do cidadão e a oferta de uma educação equitativa. Entretanto, cabe, ressaltar, que o Estado não tem ofertado todos os requisitos para colocar em prática aquilo que se prevê na legislação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Pereira, Vicente Cretton. "Nos transformamos em brancos: notas sobre a cosmopolítica Mbya Guarani". Revista Ñanduty 5, n. 6 (20 settembre 2017): 53. http://dx.doi.org/10.30612/nty.v5i6.6873.

Testo completo
Abstract (sommario):
A partir de alguns contextos específicos de interação com os brancos (jurua) procuro investigar no presente trabalho como a cosmopolítica mbya está orientada. A partir de um irônico comentário de uma xamã mbya sobre sua (e de seu grupo) transformação corporal em brancos(as), busco entender as relações com o jurua como formas que os Mbya arranjam de experimentar um mundo que os ultrapassa e que, por isso mesmo, desperta seu desejo de modos diversos. Durante encontros lúdicos os Mbya estabeleciam certos laços com os brancos que podem resultar até mesmo em casamento, contudo a tensão que caracteriza a relação com o Outro algumas vezes é resolvida através da guerra ou de tentativas de familiarização.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Barbosa, Alessandro Tomaz, e Suzani Cassiani. "CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS". Educação & Formação 2, n. 4 jan/abr (2 gennaio 2017): 52–71. http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1920.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo tem por finalidade compreender a circulação de sentidos sobre a Prática como Componente Curricular num curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para a construção do corpus de análise, realizou-se um levantamento documental e a aplicação de questionários e entrevistas com oito professores desse curso. Como referencial teórico e metodológico, adotou-se a Análise de Discurso francesa, que tem aportes na obra de Michel Pêcheux. Os resultados sinalizam que a circulação de sentido referente à prática como componente curricular não caminha em linha reta, ou seja, a transformação da modalidade escrita desse termo para a modalidade prática no curso de licenciatura em Ciências Biológicas se assenta na tensão entre processos parafrásticos e polissêmicos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Vieira, Sabrina Mara de Macedo, Francine Silveira Vieira, Camila Cerávolo Carvalho, Luis Carlos Trindade e Alexandre Bôscaro França. "PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL A PARTIR DA CARBONIZAÇÃO DE CAPIM ELEFANTE (Pennisetum purpureum Schum.)". Journal of Engineering and Exact Sciences 3, n. 8 (20 settembre 2017): 1114–17. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl3iss8pp1114-1117.

Testo completo
Abstract (sommario):
Pesquisadores e grandes empresas vêm buscando alternativas energéticas que possam diminuir a dependência e utilização de combustíveis de origem fóssil. Nesse sentindo, aponta-se o uso da biomassa como uma fonte renovável energética muito promissora e dentre elas destaca-se o capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.). Seguindo essa vertente da tecnologia de biocombustíveis, neste trabalho foi realizada a transformação do capim elefante in natura até a obtenção do carvão, utilizando uma temperatura de carbonização de 450°C. Posteriormente, realizaram-se caracterizações do material que permitiram o estudo de suas propriedades físico-químicas, tais como análise química imediata, poder calorífico e tensão de ruptura. Os resultados corroboram para a aplicação do carvão obtido como um combustível promissor.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Merçon, Juliana, e Gerardo Alatorre Frenk. "Educação, Interculturalidade e Sustentabilidade". Interethnic@ - Revista de Estudos em Relações Interétnicas 22, n. 1 (3 luglio 2019): 142–61. http://dx.doi.org/10.26512/interethnica.v22i1.19873.

Testo completo
Abstract (sommario):
O Mestrado em Educação para a Interculturalidade e a Sustentabilidade (MEIS) corresponde a um programa professionalizante, adscrito ao Instituto de Investigações em Educação da Universidade Veracruzana, no México. Com apenas quatro anos de existência, esta aposta pela construção de uma Outra academia tem sido motivo tanto de admiração como de tensão para a estrutura acadêmica dominante. Neste artigo, apresentaremos esta proposta educativa a través de diferentes dimensões que a caracterizam e analizaremos suas principais fortalezas e desafios. Conscientes da necessidade de fortalecer as redes de colaboração com experiências similares, esperamos que as ideias compartilhadas neste trabalho contribuam a um exercício reflexivo comum, orientado à transformação das práticas académicas e das relações interculturais e socio-ambientais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Tedeschi, Sirley Lizott, e Ruth Pavan. "Práticas de resistência de alunos em uma escola pública: uma outra possiblidade de ver a indisciplina e a ‘defasagem’ de aprendizagem". Acta Scientiarum. Education 41, n. 1 (14 maggio 2019): 43853. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.43853.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo tem como objetivo analisar práticas de resistência que alunos/as desenvolvem contra os efeitos das relações de poder vigentes em uma escola pública. A análise toma como referência o campo teórico pós-estruturalista, entendendo-se com Foucault que, onde há relações de poder, há práticas de resistência e que estas nunca se encontram em relação de exterioridade ao poder; ao contrário, as práticas de resistência ocorrem ali mesmo onde há relações de poder. Nesta perspectiva, tanto as relações de poder quanto as práticas de resistência são produtivas e têm um potencial de criação e transformação. Por meio da análise de entrevistas com professores/as e da observação dos/as alunos/as, mostramos que aquilo que a escola entende como comportamento indisciplinado e como defasagem de aprendizagem dos conteúdos das propostas curriculares pode também ser visto como práticas de resistência de alunos/as à homogeneidade exigida na escola. Esses movimentos de resistência possibilitam criar espaços de tensão, de fissuras, de desestabilização e transformação nas relações de poder instituídas. Desse modo, entendemos o contexto escolar além dos dispositivos de controle e normalização, ou seja, a escola constitui-se como um espaço privilegiado de práticas de liberdade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Cardoso, Roseli Da Silva, e Fátima Cristina da Costa Pessoa. "OS CONCEITOS DE FOUCAULT E ANÁLISESDAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS PESCADORES ARTESANAIS DA VILA DO TREME - UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA RESEX CAETÉ-TAPERAÇU". Nova Revista Amazônica 7, n. 3 (25 dicembre 2019): 153. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i3.7940.

Testo completo
Abstract (sommario):
O empreendimento analítico deste estudo situa-se na Lei 9.985 de 18 de julho de 2000, a qual institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação- SNUC. O espaço analisado compreende duas unidades de conservação, a vila do Treme (Resex Caeté-Taperaçu) e a vila do Araí (Resex Araí-Peroba), a partir da análise discursiva dos embates sociais nas referidas comunidades, na tensão entre o discurso tradicional dos pescadores artesanais e o discurso institucional dos representantes governamentais que incidem diretamente nas relações de trabalho da pesca artesanal. Pressupõe-se que tais relações se estabelecem por lutas de forças entre saberes e poderes, as quais não podem ser vistas como um objeto natural, mas sobretudo como um processo dinâmico e heterogêneo em constante transformação, como uma prática discursiva.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

CARDOSO, MARIA INÊS SILVA TEIXEIRA, PAULA MARIA FAZENDEIRO BATISTA e AMÂNDIO BRAGA SANTOS GRAÇA. "A identidade do professor: desafios colocados pela globalização*". Revista Brasileira de Educação 21, n. 65 (giugno 2016): 371–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782016216520.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO A globalização veio provocar alterações profundas nas estruturas das sociedades contemporâneas e, concomitantemente, na expressão e teorização da identidade. O presente estudo traz a debate os desafios colocados à (re)construção da identidade do professor, que se deslocou de um nível de não reflexividade para um metanível de atividade reflexiva e crítica, pondo em tensão a unidade e a continuidade da identidade, nas dimensões individual e coletiva, de onde pode emergir o sujeito da transformação social. Tratando-se de um processo interativo de (re)construção de sentido, a identidade do professor não dispensa a prática comunicacional e requer um pensamento reflexivo crítico e uma intervenção ativa, que depende do envolvimento do professor e está relacionado com o profissionalismo e a competência profissional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Mariano da Rosa, Luiz Carlos. "Kierkegaard e a transformação do sujeito em si mesmo entre a vertigem da liberdade e o paradoxo absoluto da fé". Correlatio 17, n. 1 (24 agosto 2018): 5. http://dx.doi.org/10.15603/1677-2644/correlatio.v17n1p5-31.

Testo completo
Abstract (sommario):
Atribuindo à ironia a possibilidade de exercício e desenvolvimento da liberdade subjetiva, Kierkegaard sublinha a negatividade absoluta como característica do referido processo em Sócrates, convergindo para assinalar o absoluto e irredutível valor do indivíduo em um movimento que implica o início absoluto da vida pessoal entre criar-se (poeticamente) e deixar-se criar (poeticamente). Dessa forma, contrapondo-se à dissolução da existência humana nas fronteiras da pura conceituação intelectual, Kierkegaard assinala a tensão inaplacável entre existência e transcendência em um movimento que implica a interioridade e guarda correspondência com a necessidade de tornar-se subjetivo, tendo em vista a perspectiva que defende que a verdade consiste na transformação do sujeito em si mesmo entre a vertigem da liberdade e o paradoxo da fé em um processo que encerra angústia e desespero e converge para a transição do ético ao religioso.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Aires de Sousa, Susana. "Um direito penal desafiado pelo desenvolvimento tecnológico: alguns exemplos a partir das neurociências e da inteligência artificial". Revista da Defensoria Pública da União, n. 14 (15 dicembre 2020): 21–37. http://dx.doi.org/10.46901/revistadadpu.i14.p21-37.

Testo completo
Abstract (sommario):
O avanço do conhecimento científico e da tecnologia tem colocado sobre tensão algumas categorias e princípios que conformam o direito e o processo penal. Este texto procura elencar alguns desafios lançados pelo desenvolvimento das neurociências e das técnicas de inteligência artificial no contexto da teoria do crime e da teoria do processo. Num primeiro momento, atende-se aos conceitos de causalidade e culpabilidade; num segundo momento, centrado sobre a teoria do processo, abordam-se novas formas probatórias e de avaliação de risco em processo penal, evidenciando-se a necessidade de estabelecer critérios de admissibilidade deste conhecimento novo, qualificado como científico. Conclui-se com uma advertência, implicitamente contida em toda esta problemática, sobre a silenciosa transformação do direito penal do facto num possível direito penal do agente “diagnosticado” como perigoso ou de “elevado risco”.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Valério, Tatiana Alves de Melo, e Maria C. D. P. Lyra. "A construção cultural de significados sobre adoção: um processo semiótico". Psicologia & Sociedade 26, n. 3 (dicembre 2014): 716–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822014000300020.

Testo completo
Abstract (sommario):
Buscamos compreender o processo de construção de significados sobre adoção abordando um membro da família extensa de um caso de adoção satisfatória, utilizando os fundamentos teórico-metodológicos da Psicologia Cultural Semiótica de orientação idiográfica. Destacamos a dinâmica entre os significados que existem na cultura coletiva, em transformação, e a construção pessoal de significados. A construção dos significados da adoção, mesmo numa família cuja adoção é aceita por todos, é caracterizada pela existência de uma tensão constante e pela ambivalência entre a cultura coletiva - carregada de mitos e preconceitos partilhados num sistema de mensagens redundantes, mas também refletindo um processo atual no qual a adoção se apresenta como louvável e desejável - e a construção progressiva de uma cultura pessoal. Algumas sugestões sobre direções úteis para o trabalho de orientação a pretendentes à adoção e aos grupos de apoio a mesma são sugeridas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Moreira, Fernanda Barros. "A transferência na relação analítica: um retorno a Freud e Ferenczi". Semina: Ciências Sociais e Humanas 39, n. 1 (30 giugno 2018): 85. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0383.2018v39n1p85.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste artigo foi fazer um estudo bibliográfico a partir dos textos de Freud e de Ferenczi sobre o fenômeno da transferência na relação analítica, destacando a importância desta como possibilidade de transformação. A transferência possibilita ao paciente reviver afetos inconscientes e, quando a resistência for superada, abre-se uma possibilidade de mudanças profundas. Para Freud, na transferência, o material reprimido pode se tornar consciente, desde que as resistências sejam quebradas. Para Ferenczi, o analista deve dosar a tensão e o desprazer do processo analítico conforme a estrutura do ego do paciente, dando a este o tempo necessário para superar suas resistências. Ambos os autores salientam a dificuldade do manejo da transferência no processo analítico e a importância da análise do psicanalista. A partir da sua própria análise, o analista poderá ocupar a função de espelho essencial no processo de análise.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Bosi, Viviana. "Ferreira Gullar: o fogo procura sua forma". Estudos Avançados 31, n. 89 (aprile 2017): 415–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142017.31890029.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo O presente estudo aborda dois aspectos interligados da trajetória de Ferreira Gullar: ora o questionamento em relação à poesia, ora a interrogação sobre o tempo. Desde o início de sua obra, o hiato entre mundo e palavra é constantemente problematizado, assim como a passagem da vida, em sua ocorrência fugaz, para a matéria perene do poema. Esse conflito manifesta-se não apenas na temática, mas também na formalização mesma do poema. Por vezes, a tensão resultante entre arte e vida leva à insatisfação do poeta contra suas próprias realizações. Depois de percorrer diferentes momentos da produção de Gullar, e tendo comentado como o Poema sujo tenta aprofundar essa reflexão, conclui-se que houve uma relativa transformação nos últimos livros do poeta, quando ele parece se aproximar de uma tentativa de conciliação entre a composição artística e a transitoriedade do tempo presente.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Junqueira, Camila, e Nelson Ernesto Coelho Junior. "Freud e as neuroses atuais: as primeiras observações psicanalíticas dos quadros borderline?" Psicologia Clínica 18, n. 2 (2006): 25–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-56652006000200003.

Testo completo
Abstract (sommario):
Ao admitirmos que os quadros borderline e as denominadas patologias da contemporaneidade freqüentemente associadas a esses quadros não são propriamente novos, resta saber como apareciam no passado. Um retorno a Freud sugere que as "neuroses atuais" correspondem às primeiras observações psicanalíticas dessas manifestações; ainda que a hipótese etiológica formulada por Freud sobre as "neuroses atuais", baseada no acúmulo de tensão sexual, precise ser revista. Atualmente seria difícil sustentar a idéia de que uma patologia psíquica encontra suas origens exclusivamente na falta de satisfações sexuais, em sua acepção genital. Contudo, se tomarmos "sexual" como sendo o propriamente pulsional, tal qual Freud parecia privilegiar, é bastante coerente afirmar que essas patologias resultam da transformação direta - não mediada pelo psiquismo - da pulsão não satisfeita. Neste retorno a Freud é também possível encontrar algumas pistas para a construção de uma nova hipótese etiológica, baseada nas neuroses narcísicas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Nancy, Jean-Luc. "2.7 Será que isto que estou te escrevendo é atrás do pensamento? (diálogo com Água Viva, de Clarice Lispector) (2020, Trad. Isadora Bonfim Nuto)". Terceira Margem 27, n. 53 (29 settembre 2023): 309–16. http://dx.doi.org/10.55702/3m.v27i53.61196.

Testo completo
Abstract (sommario):
Texto originalmente proferido como conferência que ausculta o processo de escrita como endereçamento, em diálogo com o processo de escrita de Clarice Lispector em Água viva. O texto cita o primeiro título que Clarice daria ao que depois se tornou Água viva, Atrás do pensamento: monólogo com a vida. O que se escreve se escreve sempre ao mesmo tempo “a” você, e “com” você, tendido pela preposição no gesto do endereçamento, e de ser-com, e nessa tensão, é. É preciso que o monólogo “com” a vida se transforme em um diálogo com o outro, que ocorre na transformação da escrita em leitura, e da leitura em escrita. “Eu” escreve “com” e “para” Clarice, na medida em que sempre se escreve “com” e “para”; é preciso que a escrita se escreva na diferença para com esse outro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Pereira, Matheus Mazzilli, e Marcelo Kunrath Silva. "O dilema do enquadramento interpretativo: o caso das interações entre o movimento dos direitos animais e a grande mídia". Sociedade e Estado 32, n. 1 (aprile 2017): 189–216. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922017.3201009.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Ativistas de movimentos sociais enfrentam um dilema em suas atividades de enquadramento interpretativo. De acordo com parte da literatura, imperativos morais são obstáculos para o imperativo estratégico e tal dilema tem origem na tensão entre esses dois polos. Este trabalho tem dois objetivos: (1) questionar e propor alternativas para essa caracterização dicotômica do dilema do enquadramento interpretativo; e (2) compreender os processos que geram diferentes respostas a esse dilema. Para isso, foram entrevistadas lideranças de quatro organizações de direitos animais em Porto Alegre; uma liderança de uma organização de direitos animais de São Paulo; e ativistas e jornalistas envolvidos na produção de notícias e artigos selecionados para análise em profundidade. Os resultados apontam que imperativos estratégicos e morais se complementam e são gerados por teorias nativas sobre como a transformação social ocorre e são moldados por pressões interativas, gerando as diferentes respostas ao dilema do enquadramento.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Carvalho, Alexandre Filordi de. "Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo". Pro-Posições 25, n. 2 (agosto 2014): 103–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73072014000200006.

Testo completo
Abstract (sommario):
O trabalho aborda a concepção de crítica em Foucault como estratégia de questionamento, de tensão, de ação e de transformação nos excessos de governo presentes no campo da Educação. A hipótese desenvolvida é a de que o sentido da crítica se atualiza para a Educação, à medida que se age na direção de transformar as suas relações institucionais. Para tanto, o artigo articula duas etapas analíticas. Primeiro, investiga os efeitos da governamentalização na instituição escolar em três níveis: a associação da escola com as artes de governo, o papel do professor na arte de governar e a função dos discursos oficiais na manutenção da instituição escolar sob os efeitos de governo. A seguir, dedica-se a analisar a própria dimensão da crítica e de suas consequências na Educação, por intermédio da arte de não ser governado, da insubmissão voluntária e da reflexão indócil, da atitude-limite e da atitude-experimental.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Aguiar, Lincon Sousa, e Tania Suely Azevedo Brasileiro. "Entraves neoliberais a uma educação emancipadora: currículo e método docente em debate". Brazilian Journal of Development 8, n. 10 (30 ottobre 2022): 70050–63. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n10-337.

Testo completo
Abstract (sommario):
A este artigo interessa compreender de que maneira a racionalidade neoliberal interfere no processo de promoção de uma Educação emancipadora. Inicialmente, aborda-se a ascensão do neoliberalismo em nossa sociedade e a sua caracterização, como a racionalidade do capitalismo. Em seguida, debate-se a influência da mercantilização do conhecimento na fragmentação curricular e na constituição do método docente, à luz da tensão entre Educação neoliberal e Educação emancipadora. Por fim, são tecidas considerações sobre o papel do professor na promoção de uma Educação emancipadora. As conclusões deste estudo revelam que a promoção de uma educação emancipadora exige uma participação ativa de professores e estudantes para que ambos problematizem suas existências em busca de um mundo mais humanizado. A formação dos futuros profissionais não pode ser pautada pelo produtivismo ou pelas exigências apenas do mercado, mas deve estar de acordo com a cultura e os horizontes de transformação social.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Dienstmann, Gracieli, Natália Ziesmann, André Luis Meier e Juliano Pasa De Campos. "Análise da variabilidade inerente através de em ensaios de piezocone: aplicação a resíduos de mineração". CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 16, n. 11 (29 novembre 2023): 28547–64. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.11-227.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo apresenta uma análise criteriosa de rejeitos de mineração de ouro, com foco na caracterização do comportamento estatístico do depósito por meio de ensaios de piezocone. Os parâmetros médios (), desvio padrão () e função de densidade de probabilidade (PDF) das leituras de ensaios de piezocone, como resistência na ponta (qc), pressão nos poros (u2) e atrito lateral (fs), foram inicialmente caracterizados, bem como os parâmetros de ângulo de atrito () e tensão de cisalhamento não drenada (Su) derivados foram analisados. Os dados dessa caracterização revelam um material altamente variável que pode ser caracterizado por distribuições normais e lognormais. A transformação das medições dos ensaios em parâmetros de resistência foi realizada, e a análise de dispersão desses parâmetros também mostrou a representatividade do uso da distribuição normal para discretizar o comportamento do atrito (), enquanto a distribuição log-normal parece ser mais adequada para definir a resistência ao cisalhamento não drenado (Su).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Correa de Paula, Quenya, André Filipe Pereira Reid dos Santos e Rafael Bebber Chamon. "A atuação da OAB no golpe militar". Revista Brasileira de Sociologia do Direito 8, n. 1 (3 gennaio 2021): 143–71. http://dx.doi.org/10.21910/rbsd.v8i1.406.

Testo completo
Abstract (sommario):
Lutas por poder, status e privilégios se dão tanto entre campos quanto no interior deles. O campo político que se encontra em constante tensão com o campo jurídico é repleto de capítulos controversos e que conduzem a uma dinâmica de conservação e transformação de suas propriedades. As atitudes dos políticos, em seus discursos, podem (ou não) revelar o que está implícito no jogo político, limitando o universo do discurso àquilo que é pensável politicamente com as tomadas de posição a serem realizadas no interior do campo. Esse limite vai depender, por certo, das necessidades e demandas que estão em jogo. É nesse contexto que o presente estudo, com base na metodologia e na teoria bourdieusiana dos campos, busca estabelecer um ponto de contato entre o campo político e o campo jurídico, em especial no respeitante à atuação da Ordem dos Advogados do Brasil no Golpe Militar de 1964 e no Impeachment de 2016.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Sá, Marcio, Denise Clementino de Souza, Jessica Rani Ferreira de Sousa e Bárbara Tayná Leal. "A COMUNIDADE ARTESÃ DO ALTO DO MOURA NO SÉCULO 21". REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICA & TRABALHO, n. 52 (8 ottobre 2020): 178–95. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2020v1n52.51187.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho teve como objetivo caracterizar as tensões disposicionais emergentes entre membros-proprietários(as) de negócios na comunidade artesã do Alto do Moura, Pernambuco, neste século 21. Nesse sentido, são recuperadas discussões acerca dos conceitos de território, urbanização e espaço social na literatura nacional e internacional, que permitiram situar as tensões emergentes na comunidade enquanto um espaço social local em transformação. Apoiando-se na noção de tensão disposicional (Bourdieu) como instrumento teórico e metodológico, a pesquisa foi norteada por uma abordagem epistêmica construtivista e utilizou como intrumentos para o trabalho de campo entrevistas semiestruturadas, notas de campo e grupos focais. As principais tensões disposicionais analisadas foram referentes às novas paisagens, vizinhanças e à insegurança comunitária, associadas aos conjuntos habitacionais mais recentes e a seus novos moradores, e à concorrência exacerbada e ao fator classe na aceitação social, relativos às mudanças no padrão de relacionamento comunitário. Palavras-chave: Comunidade artesã. Alto do Moura. Espaço social local. Tensões disposicionais emergentes.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

De Sousa, Cidoval Morais. "Comunicação Midiática, Ensino de Ciências e Sustentabilidade". Revista Ciências Humanas 10, n. 1 (30 giugno 2017): 46–55. http://dx.doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo6.

Testo completo
Abstract (sommario):
O propósito do presente texto é discutir, de um lado, aspectos que tensionam a relação Jornalismo Científico (JC) e Ensino de Ciências (EC) e, de outro, evidenciar questões que os aproximam, particularmente diante de uma causa comum glocal: um mundo em se combine eficiência econômica com justiça social e prudência ecológica, como premissas da construção de uma sociedade solidária e justa. A superficialidade dos conteúdos noticiosos, massificação deuma compreensão enviesada de sustentabilidade, ausência de contexto, ênfase nos resultados são apontados, aqui, como fatores de tensão; a atualização, mobilização, sensibilização e agendamento são aspectos da cultura midiáticaque, em nosso ver, favorecem a construção de parcerias. Adota-se, como suporte teórico, os enfoques CTS, que entendem a ciência como uma construção social, a comunicação pública da ciência como intrínseca ao fazer científico, o ensino de ciências como possibilidade de transformação social, e a sustentabilidade como ideal a ser perseguido pela tecnociência, agora comprometida com um mundo diferente, mas não desigual.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Dullo, Eduardo. "Paulo Freire e a produção de subjetividades democráticas: da recusa do dirigismo à promoção da autonomia". Pro-Posições 25, n. 3 (dicembre 2014): 23–43. http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201407502.

Testo completo
Abstract (sommario):
Em sua tese de 1959, Paulo Freire interpretou o Brasil a partir de uma "antinomia fundamental": à "emergência do povo na vida pública" não corresponderia uma adequada "disposição mental" para agir, pois essa população seria "inexperiente" em regimes democráticos. O objetivo deste texto é analisar a proposta pedagógica de Freire como uma saída para esse problema histórico nacional, apontando-o como a tentativa de produção de subjetividades democráticas, cidadãs. Para isso, centra-se a discussão em torno de dois conceitos, o de dirigismo e o de autonomia, e sugere-se uma interpretação de Freire em dois níveis hierarquizados: em um há uma relação horizontal de troca dialógica e em outro, englobante, há uma relação vertical de transformação dos "dispositivos mentais". Aponta-se, a partir de pesquisa documental sobre a "Experiência de Angicos", como a tensão entre esses dois níveis constituiu a principal dificuldade encontrada - a de produzir autonomia a partir de uma relação de autoridade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Valente, Marcos Alves. "A dimensão política do pensamento de Celso Furtado". Textos de Economia 23, n. 2 (14 dicembre 2020): 1–29. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8085.2020.e78301.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: o presente estudo tem por objetivo apresentar os trabalhos políticos de Celso Furtado enquanto parte integrante de sua teoria do subdesenvolvimento. Métodos: o método histórico do contextualismo linguístico serve de base para investigar os usos e significados atribuídos por Furtado à ideia de desenvolvimento, conceito aqui interpretado como conceito essencialmente contestado. Resultados: argumenta-se que Furtado, ao apontar a centralidade dos conflitos como fonte de democratização e do planejamento como meio de transformação social, se defrontou com tensões sociais que se transformaram em obstáculos políticos intransponíveis para o sucesso de suas estratégias de mudança através da política econômica. Embora essas tensões, segundo interpretes do período, tenham se expressado em sua obra numa igual tensão entre uma dimensão democrática e outra tecnocrática de seu pensamento, argumenta-se que a complexidade de sua obra revela a complexidade de um sistema político e econômico no qual Furtado forjou uma nova concepção de desenvolvimento econômico, expressa no conceito de subdesenvolvimento
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Motta, Fabio Barreto. "THE CHARISMATIC & THE SOCIAL PROPHETIC MINISTRY IN THE LIFE OF THE PROPHET ELISHA". Revista Summae Sapientiae 1, n. 1 (31 ottobre 2018): 222–44. http://dx.doi.org/10.53021/summaesapientiae.v1i1.11.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo é uma tentativa de integrar as abordagens dos ministérios carismático e social porque existe uma forte tensão entre o Cristão “espiritual” e o Cristão “socialmente comprometido”. É possível integrar estas duas tradições e correntes? De que maneira é o evangelho a mensagemda revelação espiritual e da transformação social? Aqui neste artigo eu proponho analisar a vida e ministério de Eliseu para mostrar como este profeta exibe abordagens integradas destas duas tradições na sua vida e ministério. A ajudar-me na análise da vida e ministério de Eliseu venho introduzir a palavra de um Protestante, Jacques Ellul, bem conhecido acadêmico Francês. Eu também gostaria de mencionar duas reconhecidas vozes Católicas: uma Carismática, o Cardeal Léon-Joseph Suenens, Belga, e a conecção para o relacionamento entre a Igreja Católica e o Movimento de Renovação Carismática, e o outro, Don Helder Camara, a face da corrente Profética Social que trabalhou por muitos anos como Arcebispo de Olinda, no Brasil. Eles criaram um diálogo entre essas duas correntes para integrá-lasnuma mais fiel demonstração do evangelho de Jesus Cristo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

De Souza, Sandra Maria Ribeiro. "A comunicação de marca entre a publicidade de ontem e as novas gerações de consumidores: tensões e transformações". Latin American Journal of Development 3, n. 5 (9 settembre 2021): 2881–97. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv3n5-017.

Testo completo
Abstract (sommario):
A publicidade se encontra em processo de transformação impulsionada, por um lado, pelo uso crescente de tecnologias da informação nas relações interpessoais e de consumo, e por outro, pela quebra das fronteiras rígidas entre as disciplinas de comunicação, decorrente do surgimento de formatos híbridos de ações marcárias, tanto em objetivos quanto em linguagem. O case Devassa Bem Loura, escolhido como exemplar das transformações em curso, ilustra a fase atual da publicidade em tensão entre esquemas criativos do passado e tendências inovadoras de difusão e persuasão. The advertising industry is undergoing a transformation process driven, on the one hand, by the growing use of information technologies in interpersonal and consumer relations, and on the other hand, by the breakdown of rigid boundaries between communication disciplines, resulting from the emergence of hybrid formats of branding actions, both in objectives and language. The Devassa Bem Loura case, chosen as an example of the ongoing transformations, illustrates the current phase of advertising in tension between past creative schemes and innovative trends of diffusion and persuasion.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Celich, Kátia Lilian Sedrez, Éliton dos Anjos, Jeane Barros de Souza, Leoni Terezinha Zenevicz, Silvia Silva de Souza, Tatiane Gaffuri da Silva, Matheus Eugênio de Pauli e Vander Monteiro da Conceição. "Humanização no Atendimento de Urgência e Emergência: Olhar da enfermagem à luz da fenomenologia". Research, Society and Development 10, n. 9 (1 agosto 2021): e54110918252. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18252.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: Abordar a humanização do cuidado nos serviços de urgência e emergência é um desafio necessário, a clientela que busca atendimento nestes espaços, bem como os profissionais que ali atuam estão sob tensão e estresse. Objetivo: compreender o significado da humanização para a equipe de enfermagem no cenário da urgência e emergência. Métodos: Estudo qualitativo, com abordagem fenomenológica, no qual participaram 06 profissionais da equipe de enfermagem. A coleta das informações ocorreu em 2019 através de entrevista semiestruturada. Resultados: Os conceitos fenomenológicos de “ser com” e “ser no mundo”, possibilitou desvelar os significados da humanização para estes profissionais resultando em três temas: o Ser aí no encontro com o outro no mundo do cuidado; processo de trabalho no mundo do (des)cuidado; elementos que interferem na humanização. Conclusão: A compreensão do significado da humanização instiga reflexões e mudanças no mundo do cuidado, o profissional da enfermagem relaciona-se, em seu cotidiano, com o mundo circundante e o mundo próprio, dessa forma, encontra-se em uma constante transformação e assim dá significados ao atendimento nos serviços de urgência e emergência.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Pinheiro, Jordana de Carvalho, e Sonia Margarida Gomes Sousa. "FAMÍLIAS DE CLASSES POPULARES, DESIGUALDADE SOCIAL E LITÍGIOS QUE ENVOLVEM CRIANÇAS: GARANTIA OU VIOLAÇÃO DE DIREITOS?" Psicologia em Revista 25, n. 2 (20 maggio 2020): 805–19. http://dx.doi.org/10.5752/p.1678-9563.2019v25n2p805-819.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo se propõe a apresentar os significados atribuídos pelos entrevistados, profissionais do Direito atuantes no Direito das Famílias e da Criança, acerca do papel desempenhado pela família nos litígios que envolvem crianças. Os profissionais entrevistados frequentemente apontaram o “fracasso” da família como motivador da intervenção judicial na vida das crianças, do excesso de exposição, da tensão provocada e da potencial formação de trauma nas crianças atendidas pelo Judiciário. Nessas entrevistas, busca-se identificar as contradições que cercam esse papel, que ora se mostra como garantia de direitos e ora como violador. Tais contradições expressam a severa distância que ainda separa a criança da concretização efetiva de políticas públicas que garantam plenamente seus direitos, sobretudo no que tange as crianças oriundas das classes populares atingidas pela desigualdade social. A análise e o alicerce teórico deste texto se norteiam pela Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski, uma perspectiva crítica que admite a contradição e aspira a uma transformação das relações sociais. Palavras-chave: psicologia sócio-histórica; direitos da criança; dialética exclusão/inclusão social; sistema de garantias de direitos; famílias de classes populares.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Silva, Quenia Lanusse da, Thiago Félix De Almeida Menezes e Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé. "Esgotamento Psicológico no Trabalho: uma análise sob a ótica da Síndrome de Burnout em Professores do Ensino Fundamental". ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 10, n. 1 (9 aprile 2016): 37. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v10i1.383.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo teve como finalidade avaliar a ocorrência da síndrome de Burnout nos Professores do Ensino Fundamental, do Colégio da Polícia Militar (CPM) no Vale do São Francisco. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e empregado o questionário MBI-ED-Maslash Burnout Inventory - Educators Survey (MASLACH; JACKON; LEITER, 1996), versão para professores, com adaptação para uso no Brasil. A pesquisa foi realizada no CPM Alfredo Vianna, localizado em Juazeiro-Bahia. Foi identificado que todos os professores apresentaram indícios de Burnout, devido principalmente à alta carga horária de trabalho e o estresse diário em sala de aula. Este resultado é preocupante, visto que os professores têm no máximo 10 anos de serviço e ainda terão muitos anos de trabalho. É imprescindível a necessidade de transformação na rotina desses profissionais, como diminuição na carga horária e incentivo para capacitações para diminuição do nível de tensão e estresse. Ao mesmo tempo é importante que cada professor procure profissionais capacitados para auxiliarem a prevenir o agravamento dos sintomas, aprimorando a qualidade no seu desempenho profissional e a sua qualidade de vida.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

De Fiori, Ana Letícia, Cibele Barbalho Assênsio, Fabiana Andrade, Jacqueline Moraes Teixeira, Letizia Patriarca e Talita Larazin Dal Bo. "O tempo e o vento: notas sobre a arte de burocratizar políticas de cotas na USP". Revista de Antropologia 60, n. 1 (12 maggio 2017): 55. http://dx.doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2017.132101.

Testo completo
Abstract (sommario):
Por que cotas na pós-graduação? Este texto enfrenta essa indagação apresentando uma descrição densa dos muitos trajetos burocráticos que a implementação de uma política de ações afirmativas mobiliza.Trata-se de um processo que acaba por produzir uma tensão quase que insustentável entre a temporalidade perdurável da burocracia versus os ventos necessários de mudança social que, nesse caso específico, demandam a transformação das tecnologias para a produção da ciência e para a abertura dos espaços reconhecidos de formulação dos saberes científicos.Para tanto, partimos da exposição do contexto e dos eventos referentes à formulação e tramitação de uma proposta de cotas no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS/USP). Com isso, formulamos uma cartografia das políticas decotas nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia no Brasil, bem como uma reflexão acerca do lugar das políticas afirmativas dentro da conjuntura geral da USP. Por fim, apresentamos uma posição mais epistêmica acerca de como a abertura dos espaços de produção de conhecimento é fundamental para produzir instâncias plurais e democráticas na composição dos saberes antropológicos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Naranjo Cañas, Patricia. "Encruzilhada contra a reprodução da cultura camponesa: Veredas Campo Alegre, El Tesoro, Santa Rosa E La Paz San Francisco do Coregimento de La Danta no Município Sonsón, Antióquia, Colômbia (1990-2019)". Revista Rural & Urbano 8, n. 2 (27 dicembre 2023): 83–104. http://dx.doi.org/10.51359/2525-6092.2023.252754.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo aborda o processo de exploração-expropriação de terras da população camponesa, fenômeno que pode ser identificado como despamonização, que repercute em mudanças na relação do ser humano com a natureza, com a posse da terra e da propriedade. de produção, alterando as condições materiais que medeiam a reprodução da cultura tradicional dessas populações; Observa-se que os regulamentos atualizam as práticas de privilégio a cada transformação legítima em “direitos”. Que constituem abusos, na medida em que tornam contingente o direito de uma das partes que vincula a tensão patrimonial. Para compreendê-lo, é necessário aproveitar a Totalidade como categoria de análise, identificando os sujeitos que participam do contexto socioespacial onde se expressam tensões decorrentes da privatização dos lucros, com foco nos recursos que compõem uma localização geoestratégica. visível, o que põe em causa o debate sobre o desenvolvimento, planeamento e reprodução da vida camponesa. A Lei abstrai da necessidade e das determinações de apropriação histórica pelos camponeses, ao impor forças que interpretam os interesses do capital, subordinam a capacidade deliberativa do Estado e agravam um conflito armado prolongado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia