Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Sistema Eletrônico de Informação.

Articoli di riviste sul tema "Sistema Eletrônico de Informação"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Sistema Eletrônico de Informação".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Teixeira, Elayne Patricia Silva, e Francisca Rosaline Leite Mota. "DESAFIOS PARA A GOVERNANÇA ELETRÔNICA NO BRASIL". P2P E INOVAÇÃO 9 (5 giugno 2023): 417–35. http://dx.doi.org/10.21728/p2p.2023v9nesp.p417-435.

Testo completo
Abstract (sommario):
A utilização de documentos e processos eletrônicos no âmbito da esfera pública brasileira iniciou-se nos anos de 1990, sendo intensificado a partir dos anos 2000. A inserção dessa nova modalidade de documentos no setor público, em conjunto com a mudança no comportamento social vivenciado por meio da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação, gerou uma preocupação com a segurança desses documentos de que eles poderiam ser acessados de forma rápida, fácil, acessível e precisa pelos cidadãos. Assim, esse contexto de expectativas foi propício para o surgimento dos sistemas de informação. O presente trabalho tem como tema central a análise de um sistema de informação em organização pública. A questão norteadora da pesquisa: Como se deu a implementação do Sistema Eletrônico de Informações na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, sob a ótica da governança eletrônica? Tendo como objetivo compreender a implementação do Sistema Eletrônico de Informações na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas como ferramenta de apoio à Governança Eletrônica no estado de Alagoas. A metodologia possui uma abordagem qualitativa, com tipo de pesquisa exploratória-descritiva. Por se trata de um é um estudo preliminar foram apresentados os resultados parciais de um questionário de pesquisa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Gusmão, Felipe Carvalho Marinho, Mayane Paulino de Brito e. Silva, Giuliane Monteiro Pereira, Izabel França de Lima e Henry Poncio Cruz de Oliveira. "Elementos de arquitetura da informação no Repositório Eletrônico Institucional da UFPB". Revista Informação na Sociedade Contemporânea 1 (11 giugno 2017): 1–21. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2017v1n0id12282.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os ambientes de informação podem ser analógicos, digitais ou híbridos. Neste trabalho damos atenção aos ambientes de informação digital, que englobam os sítios da web, as bibliotecas digitais, os periódicos eletrônicos, os sistemas de gestão eletrônica de documentos e os repositórios digitais. O presente artigo é o relato de uma investigação sobre Arquitetura da informação em repositórios digitais, com foco analítico no repositório institucional da UFPB. Objetivou-se analisar elementos da Arquitetura da Informação nos Sistemas de organização com ênfase no modelo top down, do Sistema de rotulagem, navegação e busca na interface do repositório institucional da UFPB. A metodologia adotada é de caráter quali-quantitativo, com fins exploratórios e descritivos. Sugere-se melhorias na interface do Repositório Eletrônico Institucional da UFPB seguindo parâmetros orientados pela Arquitetura da informação com o intuito de aprimorar principalmente os processos de organização, busca e navegação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Santos, Rosana Rodrigues dos, e Edivanio Duarte de Souza. "Gestão eletrônica de aquisição de fontes de informação". Convergências em Ciência da Informação 3, n. 3 (31 dicembre 2020): 128–57. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v3i3.14928.

Testo completo
Abstract (sommario):
O desempenho das instituições de ensino superior, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, é condicionado à existência de fontes de informação que atendam às demandas da comunidade universitária. Nesse contexto, objetiva-se propor modelo de gestão eletrônica de aquisição de fontes de informação, como parte de um sistema integrado de gestão eletrônica de formação e desenvolvimento de coleções. Este tem por base uma pesquisa exploratório-descritiva, desenvolvida a partir de levantamentos bibliográficos e documentários, e de pesquisa de campo junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas. Há na literatura diferentes modelos teórico-metodológicos de formação e desenvolvimento de coleções, porém, o modelo sistêmico é o mais utilizado. No sistema desta instituição, a seleção é realizada com base nas sugestões dos coordenadores de cursos via sistema eletrônico. A aquisição é realizada pelas modalidades de compra, doação e permuta. A primeira, realizada por meio de pregão eletrônico, apresenta algumas dificuldades. Propõe-se um fluxo para a melhor gestão desse processo, considerando a integração entre atividades e a interoperabilidade entre os sistemas que gerenciam atividades acadêmicas e administrativas da instituição.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Almeida, Magaly Da Rosa, Clayton Da Silva Brito, Hewelly Demétrio Itaparica Rodrigues, Érica Vanusa Borges Gomes, Anne Kerollen Pinheiro de Carvalho, Bianca Diniz Oliveira, Simone Daria Assunção Vasconcelos Galdino e Francisca Elissandra Ribeiro Dos Santos. "Gestão da informação: revisão integrativa de literatura". Revista Eletronica Gestão & Saúde 6, n. 3 (14 luglio 2015): 2819. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v6i3.22417.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Gestão da Informação (GI) é definida como um conjunto de conceitos, princípios, métodos e técnicas usadas na prática administrativa que auxiliam no processo de tomada de decisão quando colocados em prática pelos líderes das organizações. Objetivo: Realizar levantamento bibliográfico sobre os Sistemas de Informação e sua importância para a Gestão dos Serviços de Saúde. Métodos: Trata-se de uma Revisão Integrativa, onde se realizou busca eletrônica de artigos publicados e indexados em banco de dados eletrônicos da LILACS, no período de 2000 a 2013. Resultando no total de 34 referências potenciais. Por não atender aos critérios de inclusão 5 artigos foram excluídos, totalizando 29 artigos, publicada em português. Resultados e Discussão: Os artigos encontrados foram categorizados por similaridade de conteúdo, sendo constituídas três categorias de análise: A importância da Gestão da Informação, com 10 artigos (34,5%); Sistemas de Informação em Saúde (SIS), com 9 artigos (31%) e Implantação do Prontuário Eletrônico, com 10 artigos (34,5%). Conclusão: Acredita-se que os Sistemas de Informação na Gestão que qualificam os profissionais da saúde sejam usados como ferramenta de trabalho, sendo capazes de transformar e sustentar o Sistema Único de Saúde (SUS) dando retornos positivos e em prazos aceitáveis.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Chacur, Rachel Lopes Queiroz. "Diagnóstico das plataformas dos sistemas eletrônicos do Poder Judiciário e Executivo brasileiro". Sistema e-Revista CNJ 5, n. 1 (28 giugno 2021): 187–99. http://dx.doi.org/10.54829/revistacnj.v5i1.160.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo científico aborda o diagnóstico das plataformas dos sistemas eletrônicos de informação e comunicação do Poder Judiciário do estado de São Paulo, o Ministério Público do estado de São Paulo e da mesma circunscrição da Justiça Federal. O objetivo foi verificar a eficiência e a transparência da informação e comunicação de dados e processamento de autos no sistema eletrônico, tomando como parâmetro novas categorias definidas de ações, no sistema informatizado do Poder Judiciário. A revisão de literatura aborda a possibilidade de adoção do modelo de gestão judiciária compartilhada entre órgão judicial e administrativo, com o suporte dos sistemas digitais, conferindo resultados aos processos. Apresenta a nova metodologia científica quanti e qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória, de natureza empírica, aplicando os instrumentos de levantamento de dados estatísticos em cartório distribuidor e em plataformas de sistema eletrônico do Poder Judiciário. O resultado das variáveis entabuladas mostra a adoção de sistema de digitalização de documento em vez de um sistema digital de processamento de autos do processo, exigido em um sistema eletrônico judicial. O estudo demonstra a relevância de aplicação da Ciência inter e multidisciplinar no ramo jurídico, como um meio de racionalização do sistema judicial e judiciário, sob o tripé do cumprimento da eficiência, transparência e responsabilidade das atividades jurisdicionais e administrativas dos órgãos judiciais. A relevância do protótipo da tese de doutorado auxiliará a boa gestão e governança compartilhada de caráter interno e externo do Poder Judiciário.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Magdaleno, Andrea Magalhaes, e Sean Siqueira. "Editorial Vol. 8, Nº 4". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 8, n. 4 (30 dicembre 2015): 01–04. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2015.292.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys (Revista Brasileira de Sistemas de Informação) é uma revista acadêmica voltada para publicações científicas na área de Sistemas de Informação. A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index) e atualmente é mantida pela Comissão Especial em Sistemas de Informação (CE-SI), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Nesta presente edição – de número 4 do Volume 8 (2015) – apresentamos 4 (quatro) artigos, dos quais 2 são versões estendidas dos melhores artigos do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2015) e 2 foram submetidos espontaneamente para a revista.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Magdaleno, Andrea Magalhaes, e Sean Siqueira. "Editorial Vol. 10, Nº 1". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 10, n. 1 (12 marzo 2017): 01–05. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2017.324.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys (Revista Brasileira de Sistemas de Informação) é uma revista acadêmica voltada para publicações científicas na área de Sistemas de Informação. A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index) e atualmente é mantida pela Comissão Especial em Sistemas de Informação (CE-SI), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).Nesta presente edição – de número 1 do Volume 10 (2017) – apresentamos 7 (sete) artigos, dos quais 4 são versões estendidas dos melhores artigos do XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2016) e 3 foram submetidos espontaneamente para a revista.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Boscarioli, Clodis, Scheila De Ávila E Silva, Rodrigo Pereira Dos Santos e Andre Pimenta Freire. "Editorial Vol. 12, No 1". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 12, n. 1 (17 aprile 2019): 01–04. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2019.380.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index).Nesta presente edição – de número 1 do Volume 12 (2019) – 5 artigos de versões expandidas dos melhores artigos do XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2018)
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Diirr, Bruna, Claudia Cappelli, Vanessa Nunes, Rodrigo Pereira Dos Santos e Andre Pimenta Freire. "Editorial Vol. 12, No 2". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 12, n. 2 (3 maggio 2019): 01–04. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2019.386.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. Nesta presente edição – de número 2 do Volume 12 (2019) – são publicados 4 artigos submetidos à Edição Especial sobre Transparência em Sistemas de Informação e um artigo submetigo regularmente à revista.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Freire, Gustavo Henrique de Araújo, Isa Maria Freire, Ramón Martins sodoma da Fonseca e Vânia Maria Rodrigues Hermes de Araújo. "Uso do Seer para formatação de serviço de resumos: revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia". Ciência da Informação 36, n. 3 (dicembre 2007): 83–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652007000300010.

Testo completo
Abstract (sommario):
Apresenta um serviço de resumos nas áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, formatado a partir do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer), tecnologia de publicação eletrônica traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Resume os dados sobre as revistas brasileiras que adotaram a tecnologia de editoração do Seer, bem como sobre o conteúdo dos números publicados da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Nunes, Fatima L. S., e Alexandre Cidral. "Editorial Vol. 9, Nº 2". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 9, n. 2 (27 luglio 2016): 01–04. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2016.306.

Testo completo
Abstract (sommario):
ASys é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da UNIRIO. A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index). Nesta edição especial sobre Educação em Sistemas de Informação – de número 2 do Volume 9 (2016) – apresentamos 5 (cinco) artigos, todos submetidos espontaneamente para a revista.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Araujo, Renata, e Jonice Oliveira. "Editorial Vol. 9, Nº 3". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 9, n. 3 (18 dicembre 2016): 01–04. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2016.312.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da UNIRIO. A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index). Nesta edição especial sobre Inovação em Sistemas de Informação – de número 3 do Volume 9 (2016) – apresentamos 5 (cinco) artigos, todos submetidos espontaneamente para a revista.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Santos, Rodrigo Pereira, e Andre Pimenta Freire. "Editorial Vol. 11, Nº 2". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 11, n. 2 (30 giugno 2018): 1–3. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2018.360.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index). Nesta presente edição – de número 2 do Volume 11 (2018) – apresentamos 5 artigos originais submetidos espontaneamente para a revista.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Dos Santos, Rodrigo Pereira, e Andre Pimenta Freire. "Editorial Vol. 11, Nº 3". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 11, n. 3 (10 dicembre 2018): 1–3. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2018.368.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index). Nesta presente edição – de número 3 do Volume 11 (2018) – apresentamos 5 artigos originais submetidos espontaneamente para a revista.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Lima, Dyana Batista de, Thiago Luiz Rosa Sávio Costa e Ana Paula Bernardi da Silva. "Sistema Eletrônico de Informações: uma análise sob a perspectiva da Lei de Acesso à Informação". Revista Alterjor 27, n. 1 (30 gennaio 2023): 48–73. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v27i1p48-73.

Testo completo
Abstract (sommario):
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão de documentos eletrônicos que tem como objetivo fornecer às instituições públicas melhoria nos serviços e na eficiência administrativa. Do mesmo modo, a Lei de Acesso à Informação dispõe de mecanismos de melhoria da gestão pública seja a ampliação da transparência pública, por meio do pedido de acesso à informação, como também a proteção das informações do Estado, por meio da classificação das informações. O governo brasileiro tem avançado na implementação de medidas de transformação digital. Desta feita, essa pesquisa visa analisar se o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) pode ser considerado um sistema seguro de acordo com os preceitos da Lei de Acesso à Informação. O objetivo deste artigo é, portanto, analisar a conformidade das características do SEI com os aspectos de segurança da informação apresentados na LAI. Para isso, utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória com base em estudos bibliográficos, bem como, análise documental das informações disponibilizadas na Cartilha do SEI e na própria legislação que trata dessa temática. Através do processo de pesquisa realizado, foi constatado que a utilização do SEI nas instituições públicas tem se apresentado de grande valia por tornar melhor a gestão administrativa de documentos, promovendo maior comunicação entre o Poder Público e o cidadão. Contudo, no que tange à Segurança da Informação conforme preconizado pela LAI, o sistema ainda apresenta deficiência por não disponibilizar funcionalidades que possibilite o trâmite seguro de informações classificadas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Siqueira, Sean W. M., e Andréa Magalhães Magdaleno. "Editorial Vol. 10, Nº 4". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 10, n. 4 (24 dicembre 2017): 01–04. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2017.348.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index). Edição especial sobre 10 anos de Sistemas de Informação na iSys – de número 4 do Volume 10 (2017) com 5 (cinco) artigos, todos submetidos para edição especial a revista. Editores Convidados: Sean Wolfgand Matsui Siqueira e Andréa Magalhães Magdaleno Editores-chefes: Rodrigo Pereira Santos e André Pimenta Freire
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Dos Santos, Rodrigo Pereira, e Andre Pimenta Freire. "Editorial Vol. 11, No 4". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 11, n. 4 (21 dicembre 2018): 01–04. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2018.374.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index). Nesta presente edição – de número 4 do Volume 11 (2018) – apresentamos 1 artigo submetido à edição especial sobre Complexidade de Sistemas e 4 artigos originais submetidos espontaneamente para a revista.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Rodrigues Filho, José, Jefferson Colombo B. Xavier e Ana Lívia Adriano. "A tecnologia da informação na área hospitalar: um caso de implementação de um sistema de registro de pacientes". Revista de Administração Contemporânea 5, n. 1 (aprile 2001): 105–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552001000100007.

Testo completo
Abstract (sommario):
O sistema de registro médico computadorizado, ou seja, o desenvolvimento do prontuário eletrônico, é um dos temas mais discutidos nos dias de hoje na área de informática médica. Há afirmações de que a combinação de computadores, redes de telecomunicações, informações médicas e dados eletrônicos de pacientes pode melhorar a qualidade do cuidado de saúde, a produtividade dos profissionais de saúde, facilitar o acesso aos serviços disponíveis e reduzir custos administrativos associados à prestação de serviços. O registro de pacientes é considerado o módulo básico de um sistema computadorizado de gerenciamento de pacientes e, conseqüentemente, do prontuário eletrônico. Uma tentativa é feita, neste trabalho, para descrever a implementação de um sistema de registro de pacientes, denominado R-ATA (registro-admissão, transferência e alta), no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Baiao, Fernanda Araujo, e Ricardo Massa. "Editorial Vol. 9, Nº 4". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 9, n. 4 (29 dicembre 2016): 01–04. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2016.318.

Testo completo
Abstract (sommario):
A ISys (Revista Brasileira de Sistemas de Informação) é uma publicação científica da Comissão Especial em Sistemas de Informação (CE-SI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da UNIRIO. A revista publica trabalhos inéditos e de cunho científico ou inovador que analisam sistemas de informação sob as perspectivas de desenvolvimento, gestão e infraestrutura, e é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index). Nesta edição especial sobre Gestão de Processos de Negócio – de número 4 do Volume 9 (2016) – apresentamos 5 (cinco) artigos, sendo 2 submetidos espontaneamente para a revista, e 3 submetidos diretamente para a edição especial.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Rezende, Ana Paula de. "Centro de informação jurídica eletrônico e virtual". Ciência da Informação 29, n. 1 (aprile 2000): 51–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652000000100006.

Testo completo
Abstract (sommario):
Apresenta modelo de biblioteca jurídica que sugere a potencialização do sistema de informações, sem a necessidade de aumento físico considerável do acervo interno. Sua estrutura, apoiada na conexão com bancos e bases de dados, redes eletrônicas de comunicação e bibliotecas informatizadas situadas interna e externamente, permitirá acesso a um conjunto de fontes e acervos muito mais amplo e diversificado do que aquele que existe internamente na forma tradicional vindo completar esta estrutura.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Ferreira, Simone Bacellar Leal, e Julio Cesar Sampaio do Prado Leite. "Avaliação da usabilidade em sistemas de informação: o caso do Sistema Submarino". Revista de Administração Contemporânea 7, n. 2 (giugno 2003): 115–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552003000200007.

Testo completo
Abstract (sommario):
A informação de qualidade é essencial para qualquer organização e, assim, as organizações necessitam de sistemas de informação fáceis de serem usados. Essa necessidade de informação qualificada e de boa usabilidade torna a interface com o usuário parte fundamental dos sistemas de informação. Por ser a parte visível do software, por meio da qual os usuários se comunicam com os sistemas para executarem suas tarefas, é preciso que ela seja amigável, ou seja, de fácil utilização e que atenda as expectativas e necessidades de seus usuários. Para obter tais interfaces, deve ser dada atenção especial aos requisitos relacionados às entradas de dados e à exibição de informação. Apesar da obviedade das afirmações, não é freqüente na definição de sistemas de informação uma preocupação com sua usabilidade. O nosso objetivo é demonstrar por meio de uma análise de um site de comércio eletrônico, uma série de requisitos não funcionais que deveriam estar sempre presentes no projeto de interfaces de software que dão apoio a sistemas de informação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Cappelli, Claudia, e Cristiano Maciel. "Editorial Vol. 9, Nº 1". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 9, n. 1 (16 maggio 2016): 1–5. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2016.297.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da UNIRIO. A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index). Nesta edição especial sobre Governo Eletrônico – de número 1 do Volume 9 (2016) – apresentamos 8 (oito) artigos, todos submetidos espontaneamente para a revista.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Fernandes, Ciro Campos Christo. "Abrangência, inserção e impacto transformador dos sistemas de compras eletrônicas na administração pública – análise do Siasg/Comprasnet". Revista do Serviço Público 56, n. 2 (20 febbraio 2014): 195–216. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v56i2.225.

Testo completo
Abstract (sommario):
Quais as funcionalidades necessárias aos sistemas de compras eletrônicas no ambiente da administração pública? Que parâmetros são relevantes para a análise e a avaliação desses sistemas? O trabalho aborda a aplicação da tecnologia da informação às compras governamentais, focalizando o caso do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg) e seu portal na Internet, o Comprasnet, desenvolvido pela Administração Pública Federal brasileira. Contextualiza a emergência do comércio eletrônico e sua aplicação à administração pública. Sistematiza as fases e os procedimentos do processo de compras e contratações na administração pública brasileira, indicando os componentes e as funcionalidades que devem compor os sistemas de compras eletrônicas governamentais. Propõe parâmetros de análise para a avaliação desses sistemas: abrangência, inserção e impacto na transformação da gestão. A aplicação desses parâmetros ao estudo de caso evidencia que o Siasg/Comprasnet apresenta abrangência ainda incompleta, inserção consolidada e impacto transformador mais acentuado sobre as compras realizadas por meio de modalidades de licitação eletrônicas.Palavras-chave: gestão pública, licitações, informática e informação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Lima Filho, Saulo Silva, e Blênio Cezar Severo Peixe. "Economicidade de despesas mediante aceitação de tecnologia: Análise da adoção de sistema eletrônico informatizado em instituições públicas". Research, Society and Development 10, n. 7 (30 giugno 2021): e49310716807. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16807.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo busca analisar a economicidade de despesas em instituições públicas por meio da Aceitação e Uso de tecnologia na informatização de processos eletrônicos. Nesse sentido, a Teoria de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT) é utilizada para explicar adesão a um sistema processual de tramitação eletrônica, que substitui papéis e demais materiais de escritório para melhorar o desempenho decorrente da economia de recursos. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva e explicativa quanto ao objetivo, realizada mediante análise documental com uma abordagem quantitativa. Para atingir o objetivo proposto, foram levantadas despesas antes e depois da implementação do sistema eletrônico informatizado em 94 órgãos do poder executivo federal, entre os anos de 2011 a 2020. A partir da construção de duas hipóteses de pesquisa, as análises utilizaram o teste de Wilcoxon para verificar a diferença na execução de despesas com o implemento do sistema, mas também Análise Fatorial combinada com o teste Kruskall-Wallis para identificar uma possível mudança de comportamento sistêmico nos custos advinda do uso de sistema eletrônicos. Os resultados apontam que, somente a adoção ao sistema pode não conferir argumentos suficientes para adesão à tecnologia. Contudo, a partir do componente teórico, os argumentos de agilidade, facilidade de uso e segurança da informação são pertinentes na atuação governamental para o processo de tomada de decisão dos gestores.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Villalobos, Ana Paula De Oliveira, e Paulo OLiver. "A GESTÃO INFORMATIZADA DE DOCUMENTOS NO TCM DO ESTADO DA BAHIA". PontodeAcesso 8, n. 1 (4 giugno 2014): 24. http://dx.doi.org/10.9771/1981-6766rpa.v8i1.6493.

Testo completo
Abstract (sommario):
O Gerenciamento Eletrônico de Documentos, GED, é considerado, atualmente, a estrutura essencial para o planejamento e a implementação de sistemas de informação, provendo a infra-estrutura tecnológica necessária para propiciar às organizações melhores níveis de comunicação, produtividade e qualidade na gerência documental. Este artigo aborda, através de uma revisão de literatura, a definição de conceitos básicos pertencentes ao âmbito de sistemas de informação digitais. Busca ilustrar, via a metodologia estudo de caso, as transformações ocorridas no TCM do Estado da Bahia em consequência da implantação de um sistema de GED. Os resultados mostraram que a implantação no TCM do sistema de gerência digital modificou completamente a forma de trabalho na organização, evidenciando a resistência na adoção da gestão informatizada em substituição aos processos manuais. As tecnologias de GED no TCM transformaram o processamento de documentos desde a sua criação, indexação, armazenamento, recuperação e distribuição. As aplicações de gerência eletrônica possibilitaram ampliar a concepção de documento, concebidos como repositórios digitais de texto, gráficos e recursos de multimídia, substituindo a perspectiva tradicional de documento associado às páginas impressas estáticas. Os sistemas de GED podem beneficiar os profissionais da informação, dotando-os de novos instrumentais científicos e tecnológicos para a produção e a gerência documental
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Araujo, Renata, e Vanessa Nunes. "Editorial Vol. 11, Nº 1". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 11, n. 1 (21 maggio 2018): 1–4. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2018.354.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index). Nesta presente edição – de número 1 do Volume 11 (2018) – apresentamos 1 (um) trabalho que é versão estendida de artigos selecionados do XIII Encontro de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC 2016), além de 4 (quatro) artigos da edição temática Sistemas de Informação e os Desafios do Mundo Aberto. O processo de avaliação da versão estendida foi conduzido por Flavia Bernardini (UFF) e Vinicius Melo (UNIFESP), coordenadores do comitê de programa do ENIAC 2016, enquanto o processo de avaliação dos artigos da edição de Sistemas de Informação e os Desafios do Mundo Aberto da iSys foi conduzido por Renata Mendes de Araújo (UNIRIO) e Vanessa Tavares Nunes (UnB).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Pedruzzi Junior, Aloir, Jonimar da Silva Souza e Nubiana de Lima Irmão Pedruzzi. "Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como ferramenta para modernização da gestão documental na administração pública". Revista de Gestão e Secretariado 15, n. 1 (17 gennaio 2024): 309–19. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v15i1.3352.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo suscita uma análise aprofundada sobre a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na esfera da administração pública federal, elucidando suas funcionalidades, objetivos e benefícios tanto do ponto de vista econômico quanto social. A pesquisa visa compreender as potencialidades inerentes ao SEI no que concerne à integração e interação entre a sociedade e as instituições, bem como entre as próprias instituições, destacando seu papel como ferramenta de modernização no contexto da administração pública federal. Adicionalmente, este estudo propõe uma reflexão sobre os potenciais riscos associados à transição da burocracia tradicional para a administração pública eletrônica. Considerando a complexidade desse processo de transição, são abordadas questões críticas relacionadas à segurança da informação, confiabilidade do sistema, e as possíveis resistências institucionais que podem surgir durante a implementação do SEI. Ao explorar esses aspectos, o trabalho busca fornecer uma visão abrangente e fundamentada sobre os desafios e oportunidades associados à adoção de práticas eletrônicas na administração pública.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Viana, Davi, Igor Wiese, Rodrigo Pereira Dos Santos e André Pimenta Freire. "Editorial Vol. 12, No 4". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 12, n. 4 (20 dicembre 2019): 1–5. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2019.778.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index). Nesta presente edição – de número 4 do Volume 12 (2019) – são publicados 1 (um) trabalho no formato versão estendida dos melhores artigos completos do III Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES 2018), além de 4 (quatro) artigos da edição especial temática em “Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software”
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Costa, Gabriela Maria Cavalcanti, Israel Martins de Andrade, Suely Deysny de Matos Celino, Ana Elza Oliveira de Mendonça e Rafaella Queiroga Souto. "Funcionamento do prontuário eletrônico do cidadão no sistema prisional". Ciência & Saúde Coletiva 27, n. 12 (dicembre 2022): 4381–88. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320222712.10442022.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo O artigo teve como objetivo descrever a implantação e funcionamento da estratégia e-SUS AB nas Equipes de Atenção Primária Prisional na Paraíba. Foi realizado estudo de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas, com 21 profissionais, médicos e enfermeiros, de 11 equipes de atenção básica prisionais da Paraíba, além da gerência de saúde da Secretaria de Administração Penitenciária. Para as entrevistas, adotou-se um roteiro semiestruturado, elaborado a partir do roteiro previamente estabelecido pelo Ministério da Saúde para implantação do sistema e-SUS AB. Após transcritas e analisadas segundo a proposta de análise de conteúdo de Bardin, resultaram em três categorias temáticas: o sistema de informação em saúde e o cenário prisional; ações da gestão para implantação do e-SUS AB; e habilidades e competências dos profissionais para manuseio do sistema e-SUS AB. O e-SUS AB foi implantando no sistema prisional com alguns entraves relacionados à estrutura física e tecnológica do cenário, à insuficiência de capacitações profissionais, além da falta de habilidade com tecnologias da informação destacadas pelos entrevistados. As pessoas sentem a necessidade de implantação do prontuário eletrônico do cidadão para garantir a continuidade do cuidado às pessoas privadas de liberdade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Diniz, Bárbara Carvalho, e Alzira Karla Araújo da Silva. "Gestão da Informação no sistema de Processo Judicial Eletrônico em um Tribunal Regional do Trabalho". P2P E INOVAÇÃO 7, n. 1 (19 settembre 2020): 186–204. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2020v7n1.p186-204.

Testo completo
Abstract (sommario):
Reconhecendo a importância de a informação ser um elemento basilar para o poder judiciário, analisa a gestão da informação no Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 13ª Região. Caracteriza-se como pesquisa exploratória-descritiva, do tipo documental e de campo, com abordagem qualiquantitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e observação sistemática, analisadas a luz da técnica de análise do discurso do sujeito coletivo. Os resultados refletem que o sistema gera agilidade, acessibilidade e melhora no fluxo processual. No entanto, apesar de o sistema gerenciar processos judiciais, considerado documentos arquivísticos, apresenta ausência dos princípios e critérios arquivísticos que podem prejudicar a gestão e o fluxo da informação do sistema. Conclui-se que, embora o sistema PJe traga vantagens, a ausência do cumprimento de requisitos da gestão de informação e da gestão de documentos poderá, futuramente, ocasionar problemas no acesso, uso e preservação das informações.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Santiago, Mariana Ribeiro. "Comentário Editorial". Revista Thesis Juris 5, n. 3 (1 dicembre 2016): 606–8. http://dx.doi.org/10.5585/rtj.v5i3.536.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Revista Thesis Juris é um periódico apoiado pela Universidade Nove de Julho, com linha editorial generalista, difundindo estudos, pesquisas e documentos sobre temas livres e atuais da área do direito e afins, priorizando as contribuições acadêmicas direcionadas para a análise crítica dos novos fenômenos jurídicos. Utilizamos o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, software desenvolvido especificamente para a criação e gestão de publicações periódicas eletrônicas, ferramenta traduzida e customizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, baseado no sistema Open Journal Systems – OJS, da Universidade British Columbia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Freitas, Lívia Santos de. "O USO DO LIVRO ELETRÔNICO E A MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DA BIBLIOTECA DA ÁREA DE SAÚDE DA UFBA". PontodeAcesso 10, n. 2 (1 gennaio 2016): 89. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v10i2.18013.

Testo completo
Abstract (sommario):
O uso do livro eletrônico e a mediação da informação na Biblioteca Universitária de Saúde da UFBA constituem a temática desta dissertação, que teve como intuito verificar se a disponibilização de livros eletrônicos à comunidade de estudantes de graduação da área de saúde da UFBA tem resultado em uso efetivo desse material. Desdobrando-se como objetivos específicos buscou-se avaliar o grau de incorporação do livro eletrônico nas bibliografias básicas e complementares das disciplinas; verificar a frequência de uso do livro eletrônico nas disciplinas dos cursos da área de saúde da UFBA; identificar as facilidades e dificuldades de utilização do livro eletrônico pelos discentes e docentes; verificar a existência de ações mediadoras desenvolvidas pelos bibliotecários para estimular o uso dos livros eletrônicos. Quanto ao nível de investigação a pesquisa caracterizou-se como descritiva, cuja investigação se deu através de um levantamento para identificar os cursos da área de saúde contemplados com livros eletrônicos, associado ao método documental para analisar os programas das disciplinas dos diversos cursos da área de saúde e ao método de estudo de caso para verificar a incorporação do livro eletrônico nas disciplinas dos cursos da área de saúde da UFBA. Para a obtenção das informações optou-se pela adoção da técnica de entrevista junto aos docentes, bibliotecárias, servidora técnica-administrativa e gestora do Sistema de Bibliotecas da UFBA e aplicação de questionário junto aos discentes das disciplinas selecionadas para composição da amostra que foi constituída por 3 (três) disciplinas do Curso de Medicina e 2 (duas) do Curso de Nutrição. A análise dos dados realizou-se a partir da integração das abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados demonstraram que não houve uma incorporação do livro eletrônico às bibliografias básicas e complementares das disciplinas da área de saúde da UFBA; que a frequência de uso desse dispositivo ainda é muito pequena, apesar dos usuários enumerarem diversas facilidades para o seu uso, a exemplo da facilidade de uso e compartilhamento de conteúdos; como dificuldade foi apontado o cansaço visual e constatou- se limitações nas práticas de mediação da informação desenvolvidas pelos bibliotecários. Resultados esses que, analisados à luz da literatura que sustentou este estudo, geraram como principal conclusão a necessidade de construção de uma política institucional promovida pelo SIBI/UFBA para que de fato, haja um estímulo ao uso dos diversos dispositivos de informação disponíveis nas suas bibliotecas, entre eles o livro eletrônico, assim como, a elaboração e promoção de ações mediadoras para o desenvolvimento no estudante de competências para realizar a busca, o acesso e uso das fontes de informação em sua plenitude e em quaisquer formatos e suportes.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Dos Santos, Rodrigo Pereira, e André Pimenta Freire. "Editorial Vol. 13, Nº 1". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 13, n. 1 (24 giugno 2020): 1–4. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2020.802.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da UNIRIO. A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index). Nesta presente edição – de número 1 do Volume 13 (2020) – apresentamos 6 (seis) artigos, todos tendo sido submetidos espontaneamente para a revista como artigos regulares.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Lima, Paulo Ricardo Silva, e Vagner Felisdório Dos Anjos. "IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI) NO ESTADO DE ALAGOAS". P2P E INOVAÇÃO 9, n. 2 (28 marzo 2023): 256–73. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2023v9n2.p256-273.

Testo completo
Abstract (sommario):
Tendo a eficiência como tema transversal, este artigo apresenta o contexto gerencial do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desde seu desenvolvimento pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) até sua implantação em Alagoas, especificamente nos órgãos do poder executivo da administração direta e indireta, tendo a SEPLAG/AL como Órgão Gestor e o ITEC/AL como Órgão Técnico. Com base nisso, são apresentadas as principais funcionalidades e interface do sistema a fim de verificar os possíveis benefícios oriundos da sua implementação para promoção da eficiência, em especial para os órgãos do executivo em Alagoas. Para isso, é realizada pesquisa que utiliza a abordagem qualitativa e quantitativa, apoiada pelo método indutivo, bem como a abordagem explicativa, baseada na análise documental e levantamento de dados. A partir desse panorama, percebe-se que a rastreabilidade, a segurança, a economia e a facilidade de uso se apresentam como os principais aspectos do sistema levando em consideração o estágio de sua implementação no ambiente analisado. Isso se dá pelo fato da implantação do SEI ser feita por meio de módulos e, por isso, algumas funcionalidades do SEI não estão disponíveis tendo em vista seu status de sua implementação no Poder Executivo do Estado de Alagoas. Ademais, esses pontos levantados, denotados como vantagens, decorrem da implantação do SEI em Alagoas e apresentam relação com o estímulo à eficiência na gestão pública.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Lima, Paulo Ricardo Silva, e Vagner Felisdório Dos Anjos. "IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÃO (SEI) NO ESTADO DE ALAGOAS". P2P E INOVAÇÃO 9, n. 2 (28 marzo 2023): 254–71. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2023v9n2.p254-271.

Testo completo
Abstract (sommario):
Tendo a eficiência como tema transversal, este artigo apresenta o contexto gerencial do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desde seu desenvolvimento pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) até sua implantação em Alagoas, especificamente nos órgãos do poder executivo da administração direta e indireta, tendo a SEPLAG/AL como Órgão Gestor e o ITEC/AL como Órgão Técnico. Com base nisso, são apresentadas as principais funcionalidades e interface do sistema a fim de verificar os possíveis benefícios oriundos da sua implementação para promoção da eficiência, em especial para os órgãos do executivo em Alagoas. Para isso, é realizada pesquisa que utiliza a abordagem qualitativa e quantitativa, apoiada pelo método indutivo, bem como a abordagem explicativa, baseada na análise documental e levantamento de dados. A partir desse panorama, percebe-se que a rastreabilidade, a segurança, a economia e a facilidade de uso se apresentam como os principais aspectos do sistema levando em consideração o estágio de sua implementação no ambiente analisado. Isso se dá pelo fato da implantação do SEI ser feita por meio de módulos e, por isso, algumas funcionalidades do SEI não estão disponíveis tendo em vista seu status de sua implementação no Poder Executivo do Estado de Alagoas. Ademais, esses pontos levantados, denotados como vantagens, decorrem da implantação do SEI em Alagoas e apresentam relação com o estímulo à eficiência na gestão pública.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Dos Santos, Rodrigo Pereira, e André Pimenta Freire. "Editorial Vol. 14, Nº 1". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 14, n. 1 (14 maggio 2021): 01–03. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2021.2055.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da UNIRIO. A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/isys). Nesta presente edição – de número 1 do Volume 14 (2021) – apresentamos 5 (cinco) artigos, todos tendo sido submetidos espontaneamente para a revista, com 3 (três) regulares e 2 (dois) levantamentos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Galvao, Maria Cristiane Barbosa, e Ivan Luiz Marques Ricarte. "O prontuário eletrônico do paciente em escala nacional". InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação 10, n. 1 (23 maggio 2019): 244–64. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i1p244-264.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução. Dada a histórica fragmentação dos sistemas de informações em saúde gerada por múltiplas iniciativas locais, regionais e nacionais de implantação de tecnologias de informação e comunicação, muitos países têm buscado soluções que permitam a interoperabilidade dos sistemas existentes e/ou a proposição de sistemas únicos para a coleta de dados clínicos em escala nacional. Objetivo. Estudar o caso australiano de implantação do prontuário eletrônico do paciente em escala nacional, por ser considerada uma iniciativa bem sucedida no cenário internacional e que visa o empoderamento do paciente. Metodologia. Realizou-se um estudo qualitativo descritivo com base em levantamento documental, incluindo artigos científicos e literatura cinzenta. Resultados. Foram recuperados 1301 artigos da PubMed relacionados ao prontuário eletrônico da Austrália e, após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, 23 artigos relacionados à iniciativa australiana foram selecionados, bem como cinco documentos em portais governamentais e de organizações não-governamentais. Quatro aspectos centrais foram observados: o sistema de saúde australiano, o processo de implantação, as características e as avaliações sobre o prontuário eletrônico australiano. Conclusão. Embora o sistema nacional de prontuário eletrônico da Austrália seja reconhecido internacionalmente como uma iniciativa bem-sucedida, muitas barreiras precisam ser superadas para que haja uma aceitação ampla por parte da população e dos profissionais de saúde envolvidos em sua utilização. Adicionalmente, um sistema de prontuário eletrônico compartilhado a nível nacional, controlado pelo paciente, altera substancialmente as tradicionais relações de poder, geralmente médico-centradas, requerendo uma revisão dos processos de trabalho na assistência em saúde.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Souza, Nívea Faria, Larissa Nogueira Lellis, Leila Maria Tinoco Boechat Ribeiro e Carlos Henrique Medeiros De Souza. "O SISTEMA DE PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DA JUSTIÇA FEDERAL DA 2ª REGIÃO E O DIREITO FUNDAMENTAL DE ACESSO DO CIDADÃO À JUSTIÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA". Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro 24, n. 49 (29 ottobre 2020): 198. http://dx.doi.org/10.30749/2177-8337.v24n49p198-214.

Testo completo
Abstract (sommario):
Visando imprimir celeridade e eficiência na prestação dos serviços jurisdicionais, o Poder Judiciário nacional tem implementado sistemas eletrônicos de processamento para tramitação dos processos judiciais. O e-Proc, sistema eletrônico de processamento desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4 - PR/SC) tem sido implementado, desde 2018, pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2 – RJ/ES), em substituição ao Sistema Apolo. Problematiza-se a seguinte questão: de que forma o Sistema e-Proc tem viabilizado o acesso à Justiça por parte do cidadão e que estratégias têm sido utilizadas para a facilitação desse acesso em tempos de pandemia? A pesquisa objetiva, em uma perspectiva interdisciplinar em Direito e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, analisar as principais estratégias de facilitação do acesso à Justiça, de forma direta pelo cidadão, durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19). O estudo justifica-sepor sua relevância acadêmica e social revelada na necessidade de se efetivar o direito fundamental de acesso à Justiça do cidadão, pela via eletrônica, sobretudo nesse tempo de excepcionalidade, em que, mais que nunca, ele é o meio exclusivo para se assegurar sua efetividade. A metodologia adotada é qualitativa quanto ao problema, exploratória quanto aos objetivos e é uma pesquisa bibliográfica quanto aos procedimentos técnicos. Espera-se contribuir com a democratização do acesso à Justiça Federal da 2ª Região, mediante a apresentação das estratégias que facilitam esse acesso direto por parte do cidadão, pela via exclusivamente eletrônica, em especial nesse momento de excepcionalidade da COVID-19, a fim de assegurar-lhe efetividade a esse direito humano/ fundamental de envergadura constitucional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Fiori Spagnol, Lucas, e Renata Mirella Farina. "UM SISTEMA DE VOTO ELETRÔNICO UTILIZANDO BLOCKCHAIN". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 3, n. 12 (21 dicembre 2022): e3122421. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2421.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os métodos utilizados no processo eleitoral em muitos países continuam sendo feitos pessoalmente, com os votos escritos em papel. Tal modelo traz problemas operacionais significativos e altos custos operacionais devido às exigências de eleições seguras, que devem proporcionar privacidade, transparência, pesquisa e confiança. Ao usar a criptografia para criptografar os dados transmitidos pela comunicação em rede, a comunicação entre os nós da rede se torna mais segura, evitando que os dados sejam lidos, modificados ou qualquer informação incorreta acesse outros nós. A votação eletrônica está próxima de uma votação distante, onde objetos portáteis que estão sempre conectados à Internet podem ser um mecanismo de votação em qualquer lugar e a qualquer hora. Portanto, Blockchains é uma tecnologia usada como um site distribuído. Essa tecnologia é conhecida por sua popularidade da criptomoeda Bitcoin, pois essa criptomoeda opera a partir do uso do Blockchain como principal meio de armazenamento e gerenciamento de transações. O motivo pelo qual essa tecnologia vem sendo utilizada como banco de dados por muitas criptomoedas é que devido à sua implementação, os Blockchains possuem um recurso estático, e com ele é possível garantir a integridade do banco de dados. Essas propriedades foram exploradas de várias maneiras além dos gastos normais. Diversas criptomoedas como o Bitcoin foram então desenvolvidas para aplicações com requisitos relacionados à pesquisa e segurança de banco de dados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Santanna, Gustavo Da Silva, e Temis Limberger. "A (IN)EFICIÊNCIA DO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO". Revista Opinião Jurídica (Fortaleza) 16, n. 22 (23 marzo 2018): 130. http://dx.doi.org/10.12662/2447-6641oj.v16i22.p130-155.2018.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo tem objetivo fazer uma análise crítica quanto à (in)eficiência do processo judicial eletrônico diante da sociedade da informação. A inserção do princípio da eficiência como básico para a Administração Pública (com a Emenda Constitucional nº 19 em 1998) obrigou os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a pautarem suas condutas por meio de resultados. Nesse mesmo momento histórico, a evolução das tecnologias de informação e comunicação acabaram por reestruturar a sociedadecontemporânea. A utilização da informática, como ferramenta integrada ao cotidiano dos indivíduos estabeleceu novas premissas, tanto sociais quanto estatais. Com isso, não somente o Poder Executivo vem passando por transformações substanciais no seu trato com os cidadãos. O Poder Judiciário necessitou, também, estabelecer novos parâmetros, culminando com a criação do processo judicial eletrônico. Assim, esse sistema se apresenta não somente como uma aplicação do princípio da eficiência, mas também como uma transformação do processo judicial à vida em rede. Contudo, ainda que tenha apresentado, inicialmente, muitas vantagens frente ao processo judicial “físico”, tem-se demonstrado ineficiente diante da evolução tecnológica, apresentando falta de interoperabilidade entre os sistemas, por exemplo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Santiago, Mariana Ribeiro. "Editorial". Revista Thesis Juris 2, n. 2 (21 dicembre 2013): 350–51. http://dx.doi.org/10.5585/rtj.v2i2.112.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Revista Thesis Juris é um periódico científico semestral da comunidade jurídica, com chamada permanente, apoiado pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, que tem por escopo a difusão de estudos, pesquisas e documentos sobre temas livres e atuais da área do direito e afins, priorizando as contribuições acadêmicas direcionadas para a análise crítica dos novos fenômenos jurídicos. Utilizamos o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, software desenvolvido especificamente para a criação e gestão de publicações periódicas eletrônicas, ferramenta traduzida e customizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, baseado no sistema Open Journal Systems – OJS, da Universidade British Columbia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Santiago, Mariana Ribeiro. "Editorial". Revista Thesis Juris 3, n. 2 (20 dicembre 2014): 253–54. http://dx.doi.org/10.5585/rtj.v3i2.187.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Revista Thesis Juris é um periódico científico semestral da comunidade jurídica, com chamada permanente, apoiado pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, que tem por escopo a difusão de estudos, pesquisas e documentos sobre temas livres e atuais da área do direito e afins, priorizando as contribuições acadêmicas direcionadas para a análise crítica dos novos fenômenos jurídicos. Utilizamos o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER, software desenvolvido especificamente para a criação e gestão de publicações periódicas eletrônicas, ferramenta traduzida e customizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, baseado no sistema Open Journal Systems – OJS, da Universidade British Columbia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Pereira dos Santos, Rodrigo, e André Pimenta Freire. "Editorial Vol. 10, Nº 3". iSys - Brazilian Journal of Information Systems 10, n. 3 (30 settembre 2017): 1–4. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2017.342.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iSys é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da UNIRIO. A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index).Nesta presente edição – de número 3 do Volume 10 (2017) – apresentamos 5 (cinco) artigos, dos quais 3 foram submetidos espontaneamente para a revista (2 artigos regulares e 1 levantamento/survey) e 2 são versões estendidas de artigos selecionados do XIII Encontro de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC 2016).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Ruschi, Gustavo Enrico Cabral, Fernanda Ferrão Antônio, Eliana Zandonade e Angélica Espinosa Miranda. "Qualidade dos dados de assistência pré-natal na Atenção Básica em prontuário eletrônico e relação com apoio matricial, Vitória, Espírito Santo, 2013-2014: corte transversal". Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 12, n. 39 (23 gennaio 2018): 1–13. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc12(39)1612.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: Avaliar as dimensões de qualidade dos dados de prontuários eletrônicos de gestantes acompanhadas na Atenção Primária à Saúde de Vitória, Espírito Santo, e comparar sua completude por modelos de assistência em saúde (Unidades Básicas Tradicionais e Saúde da Família com e sem Apoio Matricial). Métodos: Estudo transversal, das dimensões de qualidade da ficha clínica de pré-natal do prontuário eletrônico de gestantes do município de Vitória, Espírito Santo, Brasil, no período de 1 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2014. Foram avaliadas: cobertura, não duplicidade, acessibilidade, oportunidade, clareza metodológica, completude, consistência e confiabilidade. Resultados: Excluídas as duplicidades de cadastro, foram analisados 690 prontuários. A cobertura pré-natal, considerando o início do pré-natal, foi de 80%. Mesmo com a restrição de acesso, de oportunidade e a falta de clareza metodológica, a ficha clínica apresentou consistência e completude excelentes nos campos de procedimentos obstétricos e exames laboratoriais. As variáveis raça materna, situação conjugal, planejamento da gravidez e risco gestacional apresentaram completude ruim, variando conforme modelo de assistência em saúde. A confiabilidade mostrou discordâncias com o Sistema de Informação de Nascidos Vivos. Conclusão: Há potencial do prontuário eletrônico como fonte de informação epidemiológica sobre a assistência pré-natal. Contudo, sua confiabilidade é prejudicada pela falta de integração dos dados com os demais níveis de atenção e sistemas de informação e sua completude é deficiente em alguns aspectos. Os dados sugerem que a presença do Apoio Matricial não influencia significativamente a completude do prontuário. Maior ênfase no preenchimento do prontuário e integração com outros níveis de atenção é necessária.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Santos, Calize Oliveira dos, Francieli Zanella Lazaretto, Lucélia Hernandes Lima, Marcelo Schenk Azambuja e Luzia Fernandes Millão. "Reconciliação de medicamentos: processo de implantação em um complexo hospitalar com a utilização de sistema eletrônico". Saúde em Debate 43, n. 121 (aprile 2019): 368–77. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201912106.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO Este estudo avaliou a implantação da reconciliação de medicamentos em um hospital multibloco, filantrópico e de ensino com a utilização de um sistema eletrônico para realizar o registro da atividade com atuação multiprofissional. Foram capacitados 438 profissionais da enfermagem sobre a reconciliação de medicamentos. De outubro de 2017 a março de 2018, foram registradas pelo enfermeiro, no prontuário eletrônico, a informação sobre uso prévio de medicamentos para 1.379 pacientes. Foram reconciliados pelo farmacêutico apenas 347 destes registros, sendo que 106 precisaram de intervenção com médico prescritor. O número de pacientes que tiveram o medicamento informado como de uso prévio prescrito sem nenhuma alteração foi de 180, os que tiveram o medicamento prescrito com alguma alteração foram 47, e os que não possuíam os medicamentos informados prescritos foram 106. A utilização de sistemas informatizados pode ser útil para as equipes executarem a reconciliação medicamentosa, mas depende da correta utilização do sistema e treinamento das equipes. O acompanhamento diário do farmacêutico clínico aumenta a segurança do paciente quanto ao uso de medicamentos dentro dos hospitais, entretanto, para executar a atividade, é necessário realizar algumas medidas de melhoria para obter o cumprimento da reconciliação de medicamentos dos pacientes na sua totalidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Ferreira, Sueli Mara S. P. "Acesso livre à informação científica em Comunicação". Organicom 2, n. 3 (12 dicembre 2005): 28. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2005.138896.

Testo completo
Abstract (sommario):
A primeira prova concreta da expressiva mudança causada pela introdução das TICs no meio acadêmico foi na comunicação científica entre pesquisadores, calcada na migração das publicações impressas para o formato eletrônico. Esse paper analisa o surgimento dos movimentos OAI e do Livre Acesso, partindo de breve reflexão sobre o sistema tradicional de comunicação científica, e apresenta uma experiência concreta para implementação de uma Federação Lusófona de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Sousa, Paulino Artur Ferreira de, Grace Teresinha Marcon Dal Sasso e Daniela Couto Carvalho Barra. "Contribuições dos registros eletrônicos para a segurança do paciente em terapia intensiva: uma revisão integrativa". Texto & Contexto - Enfermagem 21, n. 4 (dicembre 2012): 971–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072012000400030.

Testo completo
Abstract (sommario):
Revisão integrativa que analisou nas publicações as contribuições dos registros eletrônicos em saúde para a segurança do paciente em unidades de terapia intensiva. A pesquisa foi realizada nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e SciELO, utilizando os descritores: registros eletrônicos de saúde, sistemas de informação, informática em enfermagem, informática médica, unidades de terapia intensiva, segurança do paciente e gerenciamento de segurança. Foram incluídos 64 artigos, sendo analisados em três categorias: "sistemas de informação e informática em saúde: o registro eletrônico para a continuidade do cuidado de Enfermagem", "sistemas de apoio à decisão: contribuições para a segurança do paciente" e "indicadores de qualidade do cuidado e de segurança do paciente partir dos registros eletrônicos". Os estudos apontaram como contribuições a continuidade do cuidado, a tomada de decisão baseada nos sistemas de apoio à decisão e a criação de indicadores de qualidade e segurança do paciente a partir dos registros eletrônicos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Maia, Maria Aniolly Queiroz. "Usabilidade da Interface do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas um estudo da revista BiblioCanto da UFRN". BiblioCanto 3, n. 2 (11 dicembre 2017): 108–9. http://dx.doi.org/10.21680/2447-7842.2017v3n2id12985.

Testo completo
Abstract (sommario):
As revistas científicas eletrônicas correspondem a canais de publicação e divulgação da informação científica. Por meio delas, os usuários podem disseminar seus estudos, assim como desenvolver novas pesquisas. Um dos sistemas utilizados para criação e gestão de periódicos eletrônicos é o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), utilizado na construção de portais de periódicos, assim como na criação de revistas isoladamente. Nesse sentido, acredita-se que os sistemas de gestão e criação de revistas científicas eletrônicas devem ser desenvolvidos (interna e externamente) de acordo com as necessidades dos seus usuários. No caso do desenvolvimento interno, alguns desses processos se referem ao cadastro de autor e à submissão de artigos, que, por sua vez, são tarefas relevantes no processo editorial. Assim, o estudo proposto, de temática Usabilidade de periódicos científicos, objetiva analisar a usabilidade do processo de cadastro de autor e de submissão de artigos no SEER por meio da revista BiblioCanto, que integra o Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a efetivação da pesquisa, foram utilizadas duas técnicas de avaliação: o Teste de Usabilidade com um total de vinte participantes e a Avaliação Cooperativa, com o mesmo número de participantes, divididos em quatro categorias consideradas público alvo da referida revista, a saber: discentes de graduação, discentes de pós-graduação, docentes e bibliotecários. Os resultados apontaram que os dois processos analisados (cadastro de autor e submissão de artigos) necessitam de melhorias. Em se tratando do processo de cadastro, destacam-se as seguintes necessidades: sinalização do ambiente de realização de cadastro; descrição e exclusão de informações solicitadas no formulário para cadastramento. No processo de submissão de artigos, enfatizam-se melhorias dos aspectos: início dos passos para submissão, sinalização de campos obrigatórios, descrição concisa das etapas, minimização e revisão das etapas. Por fim, acredita-se, que de uma forma geral, o SEER atende parcialmente às necessidades dos seus usuários no tocante à usabilidade do referido software.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Lopes, Marili Isensee, e Edna Lúcia da Silva. "A Internet e a busca da informação em comunidades científicas: um estudo focado nos pesquisadores da UFSC". Perspectivas em Ciência da Informação 12, n. 3 (dicembre 2007): 21–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362007000300003.

Testo completo
Abstract (sommario):
Pesquisa que teve por objetivo verificar o uso da Internet no processo de busca da informação em comunidades científicas, visando detectar a ocorrência da desintermediação da informação e suas conseqüências no processo de comunicação científica e na atuação das unidades de informação. Nesta pesquisa, a desintermediação foi considerada como a ausência de intermediários entre os recursos de informação e os pesquisadores. A amostra foi constituída por 324 pesquisadores-docentes da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculados aos seus Programas de Pós-Graduação, selecionada em três etapas: aleatória estratificada por áreas de atuação, aleatória simples por notas de avaliação da Capes e aleatória por conglomerados por programa. Foi utilizado o questionário como instrumento de coleta dos dados, com questões voltadas para o levantamento de informações sócio-demográficas e para o uso de recursos informacionais. Os dados foram organizados por meio do pacote estatístico SPSS, versão 11.0, utilizando a estatística descritiva (freqüências e porcentagens), de associações (teste 2) e comparativas (teste de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney), considerando-se um nível de significância de 5%. As análises dos resultados permitiram constatar que, dentre outros, os percursos preferidos na busca da informação, por esses pesquisadores, foram a biblioteca particular, com 46,3%, e a Internet, com 43,2%. O periódico foi o mais indicado dentre os recursos disponibilizados no Sistema BU/UFSC. Os pesquisadores indicaram que preferem obter o material em formato eletrônico devido à sua acessibilidade. Em relação aos mediadores no processo de busca da informação, os colegas/pares foram os mais citados. O correio eletrônico foi o recurso da Internet mais utilizado, o que também confirma a finalidade de uso da rede, onde a comunicação entre pares, com 65,4%, foi a que obteve maior incidência de indicações. Dentre os serviços on-line disponibilizados pela BU/UFSC, o Portal Capes foi o mais indicado (61.7%). Quanto ao processo de desintermediação, embora tenha aumentado em todas as áreas, considerando-se que os pesquisadores estão utilizando com autonomia os recursos eletrônicos no processo de busca da informação, conclui-se que o Sistema BU/UFSC ocupa um lugar de destaque nesse processo, em função do uso significativo do acervo tradicional, bem como dos serviços on-line disponibilizados pelo sistema. Quanto aos profissionais bibliotecários, os resultados permitiram concluir que eles não são os mediadores reconhecidos como preferenciais por esta comunidade científica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Alves, Ludmila Vita, Elvis Magno da Silva, Dayse Mota Rosa Pinto, Ricardo dos Santos Ferreira, Denys do Livramento Damasceno, Giovanna Martins Bonilha Lima, Larissa Monteiro Santana e Naassom Batista de Azevedo. "Sistemas de informação: o caso do Banco Itaú S.A." Brazilian Journal of Development 10, n. 6 (13 giugno 2024): e70508. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv10n6-035.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa tem como objetivo compreender como o Banco Itaú S.A. faz uso da tecnologia de sistemas de informação como ferramenta na satisfação, retenção e captação de clientes. O Setor bancário, especialmente, investe cada vez mais nas novas tecnologias, sendo o pioneiro no uso se sistemas eletrônicos no país, a fim de conhecer melhor seu cliente através de pesquisas de satisfação e ouvidoria, assim como também, faz uso das novas tecnologias com a finalidade de reduzir custos, e diminuir ou simplificar processos. O comercio eletrônico (CE) contribui para o sucesso das organizações. Por fim concluímos que os sistemas de informação no Bando Itaú S.A. tem papel fundamental na melhoria da satisfação de clientes. Tornando assim a empresa com uma melhor performance no tocante a sua prestação de serviços.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia