Articoli di riviste sul tema "São Jorge dos Ilhéus"

Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: São Jorge dos Ilhéus.

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "São Jorge dos Ilhéus".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Santos, Zidelmar Alves. "Sobre escravos e senhores na terra do cacau (Ilhéus, sul da Bahia)". Revista Territórios e Fronteiras 12, n. 1 (30 luglio 2019): 386. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v12i1.892.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Souza, Marcos Aurélio. "Andejos e desterrados nas narrativas do cacau de Jorge Amado". A Cor das Letras 23, n. 1 (7 maggio 2022): 53–62. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v22i3.7033.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo analisa a presença de dois tipos de personagens nas chamadas obras do cacau de Jorge Amado: Cacau de 1933, Terras dos sem fim de 1943, São Jorge dos Ilhéus de 1944, Gabriela, cravo e Canela de 1958 e Tocaia Grande de 1984. São eles: os andejos e os desterrados. Andejos são personagens de intensa mobilidade geográfica, que se deslocam por motivos econômicos e/ou prosaicos. Desterrados são deslocados por injunções históricas coletivas (guerra, fome etc.), que buscam permanência em lugar que lhe acene possibilidades econômicas, culturais e emocionais de vida. Tais nomenclaturas (andejo e desterrado) não expressam conceitos fechados ou indicam entidades fixas. São estabelecidas aqui pelas possibilidades de suplementação de uma identidade móvel (DERRIDA, 2005), com a qual valores culturais são negociados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Oliveira, Luiz Felipe Mendes de. "Celebração da Puxada do Mastro de São Sebastião (Ilhéus-BA) no contexto da pandemia". Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território 9, n. 3 (13 settembre 2021): 304–22. http://dx.doi.org/10.26512/revistacenario.v9i3.36852.

Testo completo
Abstract (sommario):
A pandemia provocada pelo novo coronavírus trouxe impactos extensivos a diferentes setores da sociedade. Discute-se aqui os efeitos e os impactos no âmbito sociocultural provocados pela pandemia à celebração da Puxada do Mastro de São Sebastião que ocorre em Ilhéus (BA). Município pertencente à Costa do Cacau, no mapa de regionalização do turismo da Bahia. A cidade caracteriza-se tanto pelos seus atrativos naturais, extensão litorânea, presença da lavoura cacaueira e da Mata Atlântica quanto pelo conjunto do patrimônio cultural, memórias e permanências de diversos grupos étnicos e pela história associada ao escritor Jorge Amado. Em Olivença, bairro com características distritais, tem-se a secular e emblemática celebração da Puxada do Mastro, reunindo toda a comunidade e atraindo visitantes para participar dos festejos dedicados ao santo mártir, São Sebastião. O desafio atual, concentra-se na tentativa de se preservar a identidade e salvaguardar os ritos da tradição e enfrentar a contaminação com o vírus (Sars-Cov-2) na região. Esta pesquisa faz parte de um conjunto de ações de investigação, empenhadas por lideranças e governanças comunitárias, para subsidiar estratégias de planejamento e construção da celebração. Tem-se, como objetivo identificar e analisar as apreensões e as dúvidas que o contexto coloca à comunidade, destacando a percepção dos moradores sobre os impactos da Covid-19 para a formatação da celebração cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter observacional, desenvolvida de maneira remota. Os meios técnicos de investigação utilizados para alcançar o objetivo foram pesquisa netnográfica e aplicação de questionário semiestruturado por meio virtual. Apresenta-se, por fim, nos resultados, os gráficos e dados relativos à percepção de membros da comunidade acerca dos referidos efeitos e as perspectivas simbólicas para realização da celebração no contexto da COVID-19, considerando as condições de realização, os impactos da reformulação, a inserção e aceitação da tecnologia e as reverberações na comunidade e no turismo da região.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

De França, Mauro Sergio, Gabriel Vinícius Martins de Oliveira e Kelven dos Reis da Cunha Candido. "CONFORTO TÉRMICO NO ENTORNO DO IFMT – CAMPUS CUIABÁ, CEL. OCTAYDE JORGE DA SILVA". Profiscientia, n. 15 (11 dicembre 2023): 69–89. http://dx.doi.org/10.61803/1806-0285.15.2021.157.

Testo completo
Abstract (sommario):
As questões envolvendo o conforto térmico são indispensáveis para conhecimento da qualidade de vida nas cidades, principalmente em regiões tropicais onde não há uma grande quantidade ou um bom aproveitamento de estudos que visam analisar essa temática, especificamente em locais de grande circulação de pessoas, notadamente em ambientes circunvizinhos de prédios escolares. Nesse sentido, este estudo objetivou estimar o Índice de Temperatura e Umidade (ITU) no entorno do IFMT – Campus Cuiabá com intuito de analisar o conforto térmico nas adjacências e a ocorrência de Ilhas de Calor Urbano (ICU). Para isso, foram feitas coletas de dados móveis a pé, metodologia denominada de transecto móvel, na qual foram mensurados dados de variáveis meteorológicas (temperatura instantânea do ar (T) e umidade relativa do ar (UR)) em 10 pontos distintos no entorno, durante 24 dias da primavera de 2019 com leituras em três períodos: 8h, 14h e 20h. Os resultados mostraram que em todos dos pontos e horários, através de médias horárias diárias, as condições de conforto térmico são extremamente desconfortáveis (ITU > 26). Percebeu-se que o uso do solo excessivamente pavimentado, o uso de materiais urbanizados, o fluxo de calor antropogênico e a escassez de superfícies efetivamente vegetadas foram fatores fundamentais para essa constatação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Santana, Lilian Dominguez, e Marlusa de Sevilha Gosling. "Imagem Única de Destino: atributos exclusivos do destino Ilhéus, BA, Brasi". Revista Turismo em Análise 28, n. 1 (11 maggio 2017): 71–90. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p71-90.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo tem por objetivo desenvolver uma escala de mensuração da imagem única de um destino turístico a partir da percepção de profissionais diretamente ligados ao turismo local. O destino turístico pesquisado foi Ilhéus, principal cidade da zona turística Costa do Cacau no estado da Bahia, e realizou-se pesquisa de cunho qualitativo com 14 profissionais (professores universitários e profissionais ligados ao turismo de Ilhéus). A análise dos dados deu-se por análise de conteúdo, a partir da qual verificou-se a imagem única do destino principalmente relacionada a três aspectos: ambiente natural, atrativos e ambientação. Os resultados apontam que a singularidade do destino Ilhéus em relação a outros destinos semelhantes condiz com imagens comumente associadas ao destino (Jorge Amado, praias, cacau, chocolate); porém, também surgiram outros aspectos que representam oportunidades para promoção do destino. Por fim, os 14 atributos identificados compõem uma escala de mensuração da imagem única do destino Ilhéus que pode ser aplicada em estudos futuros relacionados a diferentes atores turísticos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Santos, Igor Campos. "A cidade subalterna representada nos romances da saga do cacau de Jorge Amado: imaginário urbano sobre "outra" Ilhéus nas décadas de 1920 e 1930". Politeia - História e Sociedade 21, n. 2 (19 luglio 2023): 146–63. http://dx.doi.org/10.22481/politeia.v21i2.10743.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, passou por processos de modificações urbanas que motivaram a formulação de representações acerca de seu espaço citadino referentes às décadas de 1920 e 1930. Jorge Amado, romancista grapiúna, em suas narrativas da saga do cacau, recriou o ambiente urbano do período, destacando, também, os espaços subalternizados e seus habitantes. O objetivo desta pesquisa é apresentar essas representações socioespaciais presentes na ficção, buscando, assim, a reconstrução de um imaginário urbano que abarque sujeitos e lugares silenciados ou esquecidos da memória urbana de Ilhéus, bem como outras representações possíveis para a cidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Scott, Bede. "The Literature of Cacao: Jorge Amado's Gabriela, Clove and Cinnamon". ariel: A Review of International English Literature 54, n. 3-4 (luglio 2023): 127–55. http://dx.doi.org/10.1353/ari.2023.a905712.

Testo completo
Abstract (sommario):
Abstract: Situated at the intersection of postcolonial studies and affect studies, this essay explores the emotional and generic significance of capitalist modernity in Jorge Amado's Gabriela, Clove and Cinnamon (1958). Amado's novel is set in the provincial city of Ilhéus at the time of the First Republic (1889–1930), a particularly volatile period of Brazilian history that witnessed the decline of the regional oligarchies and the rise of the urban bourgeoisie. By combining these two different critical perspectives, I argue, we can understand why Mundinho Falcão, a wealthy investor from Rio, should find it necessary to establish a new emotional regime in Ilhéus, one that privileges capitalist rationality over the hyperbolic feelings associated with the existing feudalistic order. Moreover, as the novel progresses, it becomes clear that this transition at the level of story, whereby one dominant structure of feeling makes way for another, creates a corresponding disturbance at the level of discourse or genre—transforming a narrative of melodramatic antipathies and rivalries into one of bourgeois complicity and compromise.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Queiroz, Ana Patrícia Cavalcanti. "O PATRIARCALISMO EM “GABRIELA, CRAVO E CANELA”: O ESTILHAÇAR DO RITUAL IDEOLÓGICO RADICAL". Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação 11, n. 1 (17 giugno 2017): 091. http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p091-108.

Testo completo
Abstract (sommario):
A obra Gabriela, cravo e canelade Jorge Amado tem como cenário a cidade de Ilhéus, em 1925, quando o patriarcalismo tinha força e circulação. Nos propomos a analisar os personagens Malvina, Gabriela e Nacib a fim de traçar seus perfis subversivos e evidenciar como eles romperam com o discurso machista filiado a ideologia patriarcal que era circulado e, consequentemente, preservado na conjuntura Coronelista, na qual a mulher era marginalizada. Além disso, pretende-se relacionar a subversão desses personagens com o processo de desidentificação abordado por Pêcheux (1995). A partir de conceitos da Análise de Discurso (doravante AD), evidenciamos tanto a desidentificação de Malvina, Gabriela e Nacib quanto a dos cidadãos(-sujeitos) de Ilhéus no que concerne à ideologia e ao discurso vigente da época.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Lima, Ana Paula. "A Comarca de Ilhéus na ótica do Juiz Conservador Baltasar da Silva Lisboa (1797 – 1823)". Dimensões 1, n. 40 (26 giugno 2018): 151. http://dx.doi.org/10.23871/dimensoes-n40-16840.

Testo completo
Abstract (sommario):
No cargo de Juiz Conservador das Matas da Comarca de Ilhéus, que ocupou por cerca de vinte anos, Baltasar da Silva Lisboa escreveu suas memórias de Ilhéus, as quais foram as principais fontes de análise deste trabalho. A periodização escolhida diz respeito à época em que esse homem de ciência esteve envolvido em atividades relativas ao cargo de Juiz Conservador das Matas da Comarca de Ilhéus. Para desenvolver a argumentação nos pautamos por uma pesquisa e análise documental, cujas fontes principais são as já referidas memórias de Ilhéus, apoiadas por estudos e reflexões de bibliografias pertinentes ao tema. Elegeram-se três memórias principais: Ensaio da física vegetal dos bosques de Ilhéus (entre 1801 e 1803); Memória acerca da abertura de uma estrada (1808); Memória topográfica e econômica da Comarca dos Ilhéus (1823) por possuírem importantes noções de caráter naturalista.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Rosa, Carlos Gontijo. "Jorge Andrade". Sala Preta 19, n. 1 (30 agosto 2019): 64–83. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i1p63-82.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo trata da presença do autor Jorge Andrade no texto dramático A moratória. São elencados para a discussão conceitos da teoria bakhtiniana que entende o autor enquanto uma figura textualmente marcada. Para tanto, são aventadas a biografia do autor, entrevistas e o romance autobiográfico Labirinto como marcos de comparação da escrita do dramaturgo e construção de seu espaço biográfico, no qual todos estes discursos são colocados em diálogo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Moraes, Marcos Antonio De. "Mário , Jorge". Teresa, n. 3 (26 dicembre 2002): 139. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2002.121142.

Testo completo
Abstract (sommario):
Mário, Jorge” busca reconstituir a amizade entre os escritores Mário de Andrade (1893-1945) e Jorge de Lima (1893- 1953). As afinidades artísticas e a admiração mútua são documentadas por meio de artigos jornalísticos, dedicatórias em livros, manuscritos literários, fotografias e correspondência pertencentes ao Arquivo Mário de Andrade do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Rodrigues, Josicleide, e Cristiane Nunes. "AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS DE QUALIDADE DOS SERVIÇOS DOS HOTEIS DE ILHÉUS NAS PLATAFORMAS DOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGEM". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, n. 10 (1 dicembre 2023): 7045–63. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i10.12331.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar atributos da qualidade evidenciados pelos hotéis de ilhéus avaliados nos sites “Hotéis.com” e "Booking.com" e avaliar a influência dos serviços prestados no que diz respeito à satisfação geral do consumidor, pela rede hoteleira de Ilhéus. A amostra é composta por 3 hotéis mais procurados na cidade de Ilhéus de acordo com os sites pesquisados, que participam do ranking de destinos mais procurados pelos turistas em Ilhéus. Constituindo por três estabelecimentos, cujas avaliações foram capturadas das avaliações dos estabelecimentos e através dos filtros oferecidos no próprio site para categorizar cada hotel, sejam referenciadas por nível de avaliação dos hóspedes ou preço. Os resultados gerados por meio de métodos quantitativos. Tendo resultados em avaliações na estrutura dos quartos, no atendimento e na limpeza como fator que podem aumentar a satisfação dos clientes, tendo em vista que são esses atributos, respectivamente, que têm a maior probabilidade de influenciar um cliente a atribuir nota máxima ao estabelecimento. Contudo conclui-se que os hotéis da região possuem uma avaliação positiva segundo as notas dos clientes na cidade e com ótima classificação de avaliação nos sites de hospedagem em ilhéus.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Andrade, Marcelo Loyola de. "Cachaça e escravidão em Ilhéus". Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 28 (21 dicembre 2020): e020022. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v28i0.8659103.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esse artigo analisa o trabalho escravo e a produção de aguardente de cana em Ilhéus, sul da Bahia, entre 1850 e 1888. Nesse período a economia da localidade se desenvolveu com a expansão dos engenhos de açúcar e o cultivo do cacau, entre outras atividades econômicas. Nossa proposta é investigar a cachaça e a escravidão nesse contexto, as fontes principais são inventários post mortem, Livros de cobrança de impostos, Livro de classificação dos escravos, Recenseamento do Brasil (1872) e relatos de viajantes estrangeiros. Os objetivos consistem em analisar o mundo do trabalho dos escravizados envolvidos na produção da bebida, as exportações e os exportadores do destilado e a importância econômica e social do produto.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Macedo, Daniel dos Santos, e Ednice de Oliveira Fontes Baitz. "Entre o Urbano e o Rural: análise geoespacial das políticas de ordenamento territorial no município de Ilhéus, Bahia, Brasil". GEOGRAFIA (Londrina) 32, n. 1 (9 febbraio 2023): 121–41. http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n1p121.

Testo completo
Abstract (sommario):
O planejamento territorial é um importante instrumento norteador do ordenamento espacial, pois por meio dele pode-se estabelecer parâmetros que direcionam à produção e à reprodução do espaço. A realidade sociodemográfica brasileira, como de outros países à margem do capitalismo avançado, tem seguido uma constante marcha em direção à urbanização. Esse contexto se reflete no direcionamento das políticas de ordenamento territorial que possuem vieses notadamente urbano-centradas. Dessa maneira, a pesquisa se propõe a analisar espacialmente a dinâmica entre o urbano e o rural com base nas políticas de ordenamento territorial do munícipio de Ilhéus. Para tanto, foram utilizados dados geoespaciais de fontes como a malha de setores censitários e Cadastro Ambiental Rural, de maneira que possibilitaram um diagnóstico espacial do ordenamento territorial em Ilhéus. A análise constatou certa distopia no que tange ao planejamento territorial do município, tornando nítido a exclusividade de intencionalidades urbanas no direcionamento das ações. Esse processo de generalização do urbano se materializa sobretudo ao longo do perímetro analisado da Rodovia Jorge Amado, onde se verifica uma dinâmica de sobreposição de espacialidades rurais que coexistem em um corredor legalmente urbano, mas que se materializa de maneira distópica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Teixeira, Amom Chrystian de Oliveira, Thiara Messias De Almeida e Ana Amélia de Oliveira Lavenère-Wanderley. "EROSÃO COSTEIRA NA PRAIA DE SÃO MIGUEL, ILHÉUS-BA." Caminhos de Geografia 12, n. 38 (15 giugno 2011): 108–22. http://dx.doi.org/10.14393/rcg123816344.

Testo completo
Abstract (sommario):
A erosão e a acresção são processos naturais que fazem parte da dinâmica sedimentar das praias. No entanto, a erosão costeira torna-se um problema quando ocorre em áreas habitadas. No litoral norte da cidade de Ilhéus-Ba, na praia de São Miguel, problemas relacionados à destruição do patrimônio pela erosão costeira têm sido amplamente divulgados pela imprensa local, sendo constantemente associados à construção e posterior ampliação do Porto Internacional de Ilhéus. Com o objetivo de abordar de forma integrada os aspectos físicos e sociais da erosão costeira, foram realizadas entrevistas com os moradores residentes na frente de praia, os quais são diretamente afetados pelo problema. Além disso, foi realizada pesquisa documental no CEDOC (Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual de Santa Cruz) com o intuito de verificar desde quando o fato vem sendo noticiado pela mídia local. Os proprietários de imóveis da frente de praia apresentam, em sua maioria, alto grau de vulnerabilidade sócio-ambiental, não dispondo de condições para enfrentar o problema individualmente, dependendo de soluções da esfera pública. O processo erosivo e as obras de contenção provocaram a perda das potencialidades recreativas e paisagísticas da praia, prejudicando uma parcela significativa da população que a utiliza como fonte de renda.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Silveira, Amanda Batista da, Khályta Willy da Silva Soares, Jhenyfer Rodrigues Aguiar, Cinara Ferreira Abraão e Moemy Gomes de Moraes. "Órgãos subterrâneos de Espada de São Jorge são fontes promissoras de frutanos". Caderno de Ciências Agrárias 11 (16 dicembre 2019): 1–6. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2019.15929.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Espada de São Jorge e uma planta amplamente cultivada como ornamental pertencente a família Asparagaceae. As espécies dessa família frequentemente apresentam rizomas como órgãos de armazenamento e os principais carboidratos não estruturais armazenados são os frutanos. Estes compostos são polímeros de frutose derivados de sacarose. Devido aos seus inúmeros benefícios, são de grande interesse a indústria alimentícia e farmacêutica. Objetivou-se com esse trabalho quantificar os teores de carboidratos não estruturais e verificar a presença de frutanos em rizomas e raízes de Espada de São Jorge. Para isso, foram coletados na estação seca os órgãos subterrâneos de plantas cultivadas em um canteiro, mas que não são irrigadas. Foram avaliados o conteúdo de agua e o teor de carboidratos solúveis em ambos os órgãos. Os rizomas da espécie apresentaram maior conteúdo de agua e maior teor de carboidratos solúveis que as raízes. Por analises qualitativas dos carboidratos solúveis por cromatografia de troca aniônica de alto desempenho, verificou-se a presença de frutanos em ambos os órgãos, com perfil semelhante ao observado em extratos de bulbos de cebola. Concluímos que os órgãos subterrâneos de Espada de São Jorge armazenam frutanos com estruturas diversificadas que correspondem a neosserie da inulina e que, especialmente os rizomas da Espada de São Jorge são fonte promissora para a obtenção de frutanos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Valle, Diego Gomes do, e Pedro Henrique Hara Matoso. "JORGE LUIS BORGES". Revista Scripta Alumni 25, n. 2 (13 dicembre 2022): 95–105. http://dx.doi.org/10.55391/2676-0118.2022.2662.

Testo completo
Abstract (sommario):
O intento do presente trabalho é abordar a contística de Jorge Luis Borges a partir de sua relação com a filosofia. Percebe-se que essa área é muito presente em grande parte de seus contos, motivo que nos leva a refletir sobre quais os modos recorrentes e quais particularidades encontramos. Assim, a priori, observamos que a filosofia, assim como a teologia, são apreciadas e otimizadas em seus contos estritamente pelo valor estético, desconsiderando se são falaciosos ou heréticos os argumentos e demonstrações. Por outro lado, por se tratarem de narrativas curtas, o pasmo filosófico segue ecoando na consciência leitora, que suspende o juízo crítico e aceita a falácia da ficção pela grandeza estética do escritor argentino. Política de acesso aberto padrão Diamante (Diamond Road Open Access).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Barretto, Margarita, e Sênia Bastos. "Editorial". Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 2, n. 4 (1 dicembre 2008): 1–3. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v2i4.115.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste último número do ano de 2008 em primeiro lugar queremos agradecer a todas aquelas pessoas que contribuiram e contribuem com a edição desta revista eletrônica e desejar que todos tenhamos um ano 2009 pleno de realizações profissionais e pessoais.Os artigos que aqui apresentamos refletem pesquisas em vários temas relacionados ao turismo: ensino, economia, novas tendências de mercado, patrimônio. Todos trazem visões diferentes e até antagônicas, mostrando a complexidade deste fenômeno ou fato social que está, de fato, pleno de contradições.Em relação ao tema ensino, Francisco José da Costa apresenta um estudo sobre o interesse dos alunos dos cursos de turismo da cidade de Fortaleza (CE) em empreender atividades empresariais após a formatura. O autor descobre que o discurso da academia quanto ao empreendedorismo tem um eco relativo e que o empreendedorismo interessa mais aos estudantes que têm propensão natural para ele ou que provêm de famílias empreendedoras. Embora se trate de um estudo com poucos casos, circunscrito a uma capital, portanto não passível de generalização, pode ser indicativo de uma tendência, que deveria alertar para os demais cursos do país, fundamentalmente aqueles que alicerçam seus programas na formação para o empreendedorismo.Enquanto os cursos de turismo continuam tentando estimular novos empresários e formando recursos humanos para o planejamento do turismo, o poder público parece não despertar para a necessidade do mesmo, nem os empresários que têm dinheiro para abrir seus próprios negócios. É o que discute Roque Pinto num estudo de caso em Ilhéus, na BA. Este município que fora extremadamente rico durante o auge da monocultura do cacau, muito conhecido através da literatura e da pessoa de Jorge Amado (1912-2001), passou a ter um crescimento espontâneo do turismo, mas sem planejamento nem público nem privado. O estado não cuida da infra estrutura e o empresariado atua na área de turismo enquanto espera o retorno das benesses do cacau, ou como passatempo enquanto desfruta da aposentadoria numa cidade tranquila perto do mar. Para o autor, o problema principal é que nem estes empresários nem o estado enxergam o turismo como possibilidade econômica.Paradoxalmente, Mónica Lacarrieu que é antropóloga tal qual Roque Pinto, enfatiza, no seu artigo, que o problema do turismo tem sido o contrário: ser visto apenas como um fator econômico. A autora discorre sobre a necessidade de ver a relação entre turismo e política, no que traz uma inovação importante nos estudos realizados não apenas na América do Sul mas também do mundo, desde que são poucos os trabalhos fora os de Linda Richter, que focalizam a tal relação.Apresentando o caso de Buenos Aires, Lacarrieu analisa a utilização turística de estereótipos históricos pasteurizados que mascaram os problemas sociais e dos problemas sociais em si mesmos, tais como a pobreza recentemente instalada pelo projeto neoliberal do ex presidente Menem, e o protesto político muitas vezes dirigida a partir outros centros de poder.Como podem duas pessoas com a mesma formação e com o mesmo respaldo teórico oferecem duas explicações antagônicas? Podem, desde que o turismo não têm as mesmas características nem o mesmo desempenho nem obedece aos mesmos fatores em todos os lugares. É, como vimos afirmando há vários anos, um fenômeno rizomático o que tem tornado tão difícil haver um corpo de teorias a alicerçar os estudos, ou, dito de outra forma, a construção de teorias sobre o turismo.Dentro da rubrica produtos e serviços, o artigo de Kushano e Almeida mostra a triste realidade quanto à contradição entre prática e discurso, assim como a limitação de determinados conceitos ou do entendimento dos mesmos. Analisando a adaptação da hotelaria para portadores de necessidades especiais, descobrem que os portadores de deficiência auditiva estão muito pouco ou quase nada contemplados na hotelaria. Embora também se trate de um estudo de caso restrito à cidade de Curitiba (PR) a evidência empírica permite sugerir uma tendência no restante do país e, por que não, do cone sul, problema que também se verifica na área da cultura em geral e da educação.Finalmente, mostrando outro paradoxo do turismo, Berdasco, Afonso e Medeiros, sob orientação de Rejowski, investigam que, na cidade de São Paulo (SP), muitos hotéis se aparelham e muito bem para atender cães e gatos, sozinhos ou com seus donos. As autoras também alertam para o fato de que não é possível fazer generalizações e transparece no texto que tampouco a humanização dos animais é exclusiva do turismo. Os animais de estimação vêm ganhando cada vez mais espaço, no mercado de consumo assim como nos lares, face à crescente solidão em que vivem as pessoas no mundo contemporâneo, questão sobre a qual as autoras conclamam a refletir.A presente edição fecha com a crônica do evento anual da ANPTUR que esta vez aconteceu na cidade de Belo Horizonte, escrita pela presidente da associação, Mirian Rejowski e com a resenha de um livro pouco conhecido ainda no Brasil, The business of Tourism Management, na qual os leitores poderão ter, em oito páginas, um resumo de quase seiscentas, feito com maestria por Alexandre Panosso Netto.Margarita BarrettoSênia Bastos Editoras
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

TOSCANO, Frederico. "São Jorge e o Dragão Tropical". Fênix - Revista de História e Estudos Culturais 19, n. 2 (15 dicembre 2022): 350–72. http://dx.doi.org/10.35355/revistafenix.v19i2.1018.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo tem os seguintes objetivos principais: historicizar, ainda que de maneira breve, a Maçonaria desde suas origens europeias até sua chegada ao Brasil, bem como seus desenvolvimentos em Pernambuco; narrar a trajetória da Saint George Lodge, a Loja Inglesa instalada no Recife, explicando as causas de sua criação e a importância da comunidade britânica na capital pernambucana; desmistificar os maçons, suas atividades e interesses, enquanto membros de um grupo social tradicionalmente pouco estudado dentro da historiografia nacional e mesmo mundial. Para tanto, empreende-se um recorte longo, da Escócia do século 17 até o Brasil contemporâneo, pontilhado por eventos curtos e definidores dos rumos na Maçonaria, fora e dentro do país. O arcabouço referencial é formado por livros e trabalhos acadêmicos, por parte de alguns dos poucos cientistas sociais que vêm se dedicando à temática no Brasil e no mundo. Há ainda obras raras, como as de Mário Melo, bem como depoimentos orais e fontes primárias, na forma de periódicos variados e registros maçônicos, como atas e relatórios internos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Campos, Ana Paula de Souza, e Cleiton Machado Maia. "Domingo 23 é Dia de Jorge". Proa: Revista de Antropologia e Arte 8, n. 2 (15 dicembre 2018): 146–56. http://dx.doi.org/10.20396/proa.v8i2.17592.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este ensaio fotográfico propõe trazer à tona o cenário das festas religiosas em comemoração à figura do santo São Jorge, que aconteceram no feriado de 23 de abril de 2017 e 2018 na cidade do Rio de Janeiro. O culto ao santo, de grande expressão no espaço público, tem ganhado mais visibilidade após a instituição do feriado de São Jorge (2001 a 2010) no município e no estado (2008-). São Jorge é o santo patrono da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do estado e extraoficialmente é considerado por muitos como o padroeiro da cidade. A figura de São Jorge é representada como um santo protetor e guerreiro. Também é sincretizado como Ogum, orixá cultuado em religiões afro-brasileiras, nas quais é conhecido como o orixá do ferro, da guerra e dos armamentos, como um “herói que luta a favor de seus filhos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Barreto, Antonio Santos, e Humberto Hermenegildo Araujo. "Diário de Ilhéus: os textos literários da década de 30". Anuário de Literatura 22, n. 1 (22 agosto 2017): 175. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2017v22n1p175.

Testo completo
Abstract (sommario):
No início do século passado os jornais eram os maiores divulgadores da Literatura no Brasil, uma vez que, os livros eram escassos, custavam muito caro e não chegavam às regiões periféricas do país. Assim, existe a necessidade de se preservar os jornais e periódicos do início do século XX, visto que esses nem sempre são preservados de forma adequada e conveniente. Uma exceção a essa realidade são os jornais dos grandes centros, como a Folha de São Paulo, que têm experiências bem sucedidas sobre a preservação das publicações literárias em suas edições antigas. Por outro lado, jornais como o Diário da Tarde de Ilhéus, que guardam em suas páginas um riquíssimo acervo histórico e literário, estão se deteriorando por falta de espaço e conservação adequada, mesmo sendo um acervo importante para a preservação da Memória Literária do Sul da Bahia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Campos, Soraya Sena, Fleming Sena Campos, Glayciane Costa Gois e Tiago Santos Silva. "Perfil epidemiológico dos pacientes com leishmaniose tegumentar americana no município de Ilhéus – Bahia". Semina: Ciências Biológicas e da Saúde 38, n. 2 (6 dicembre 2017): 155. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n2p155.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivou-se analisar o perfil epidemiológico de 442 pacientes com leishmaniose tegumentar americana no município de Ilhéus entre os anos de 2007 a 2012. A coleta de dados foi realizada na vigilância epidemiológica do município Ilhéus, utilizando como banco de dados os casos notificados e digitados no sistema nacional de notificação de agravos de leishmaniose tegumentar americana. Foram analisadas informações sobre, sexo, faixa etária, escolaridade, critério de confirmação, tipo da leishmaniose, medicação utilizada, conclusão do caso. No município de Ilhéus a letalidade em leishmaniose tegumentar americana foi nula durante o período de estudo e a partir do ano de maior ocorrência houve um decréscimo dos casos positivos. Os indivíduos mais propícios à doença são do sexo masculino, entre 20 a 49 anos, residente em áreas rurais, pardos, autóctone. A forma mais incidente é a cutânea e a droga mais utilizada para o tratamento é a antimonial pentavalente. Não foi confirmada a sazonalidade da doença entre os meses e anos observados e nenhum surto da doença durante o período estudado no município de Ilhéus – Bahia. As informações deste estudo servirão para auxiliar o planejamento de ações epidemiológicas de saúde pública, visando medidas particulares de proteção conforme caracterização local. A partir destes resultados, espera-se mostrar a importância da notificação de investigação, diagnóstico precoce e tratamento eficaz para reduzir sequelas, bem como contribuir para a prevenção e controle da doença na cidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Cerqueira, Adriano Hoth, e Ronaldo Lima Gomes. "ANÁLISE HISTÓRICA DA IRRADIAÇÃO GLOBAL NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS/BA". Revista Brasileira de Energia Solar 10, n. 1 (14 ottobre 2019): 01–10. http://dx.doi.org/10.59627/rbens.2019v10i1.248.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os dados para a irradiação solar global, disponibilizados pela Estação Automática de Coleta de Dados (PCD) operada pelo Sistema Integrado de Dados Ambientais (SINDA), foram utilizados para obter sua série histórica para o caso particular do município de Ilhéus, Bahia, no período compreendido entre os anos de 2001 a 2016. Com isto, obtivemos valores diários para a irradiação global incidente em uma superfície horizontal, HHOR, e comparamos estes valores com o esperado para o topo da atmosfera, HHOR,0. Com estes dois parâmetros calculamos o índice de claridade, KT, e mostramos o comportamento praticamente constante do seu valor médio ao longo de um ano para o município de Ilhéus, a despeito da grande dispersão (diária) encontrada para este índice. Em particular, mostramos que o índice de claridade diário médio para Ilhéus, neste período, é de KT = 0.46  0.13. Ao analisar a distribuição de KT usando os chamados filtros de Iqbal, mostramos que, de fato, Ilhéus possui majoritariamente dias que são parcialmente cobertos com nuvens. Ao se estudar a distribuição do índice de claridade com a época do ano, mostramos que esta tendência persiste. Propomos também a existência de uma correlação entre os índices de claridade obtidos para superfícies horizontal e inclinada, o que pode contribuir para previsão de geração de energia em unidades de microgeração fotovoltaicas em regiões onde existem determinações de KT.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Santos, Alessandro Barnabé Ferreira, e Gilda Santos. "Jorge de Sena por Gilda Santos". Revista Desassossego 11, n. 21 (31 dicembre 2019): 100–107. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v11i21p100-107.

Testo completo
Abstract (sommario):
Entrevista com a Professora Doutora Gilda Santos (UFRJ/Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras) realizada em 5 de Dezembro de 2019, no Real Gabinete Português de Leitura – em razão do centenário de nascimento de Jorge de Sena, celebrado em 2019 – e conduzida por Alessandro Barnabé Ferreira Santos, Doutorando do Programa de Pós-Graduação de Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Dra. Mônica Simas, da Universidade de São Paulo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Santos, Cristiane Batista da. "Do sertão ao sul baiano". Revista Brasileira de História da Educação 22, n. 1 (1 luglio 2022): e216. http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e216.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo: Este trabalho tem como finalidade apresentar aspectos da trajetória do intelectual Deoclecio Ramiro Alves da Silva (1889-1927). O recorte temporal inicia-se em 1880, na capital baiana, e estende-se à 1927, em Ilhéus. Tomou-se como ponto de partida do estudo, a notícia do ingresso deste na Escola Normal de Homens, localizada em Salvador. Nomeado como professor, em 1913, para atuar na região cacaueira, também foi redator em Ilhéus na Primeira República. Este texto, teoricamente, encontra-se no entrecruzamento entre a História da Educação e a História Social que inclui as trajetórias de intelectuais negros, incumbindo-se, portanto, de visibilizar o protagonismo deste intelectual. Para tal, utiliza-se da análise de fotografias e jornais editados na Bahia. Recorremos ao entendimento de intelectuais como postula Sirinelli (2003), Silva (2019), Barros (2021) e do trato com as fontes históricas propostas por Ginzburg (1989; 2007) com o Método Indiciário da ligação nominativa de fontes na análise qualitativa dos dados a partir de indícios. A hipótese central é de que a História da Educação em Ilhéus pode ser perscrutada a partir da trajetória de docentes negros que são invisibilizados no tocante às suas contribuições. Entre os resultados, destaca-se que Deoclecio fez parte de uma rede de sociabilidade de intelectuais na primeira República, na capital e em Ilhéus, representando um grupo que coexistiu ao lado dos coroneis, ícones da elite econômica e política e, em paralelo, constituindo-se como uma elite cultural que exercia a docência como uma agência potencializadora de suas ideologias políticas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Teixeira, Niel Nascimento, Leonardo Santos Menezes, João Ribeiro Santana Vieira, Diana Santos de Jesus e Elaine Silva Coutinho. "DETERMINAÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO DA RODOVIA FEDERAL BR-415 PELA METODOLOGIA HCM 2000". Revista Contemporânea 3, n. 5 (31 maggio 2023): 4455–80. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n5-054.

Testo completo
Abstract (sommario):
O aumento progressivo do número de veículos, assim como a respectiva degradação das rodovias, leva a deterioração das condições de circulação rodoviária, diminuindo o conforto dos usuários e aumentando a probabilidade de ocorrer acidentes. O objetivo deste artigo é determinar o nível de serviço do trecho Itabuna-Ilhéus da BR-415, conhecida como rodovia Jorge Amado, e verificar a necessidade de intervenção. Em virtude do porte das duas cidades e da presença da Universidade Estadual de Santa Cruz e outros empreendimentos, a rodovia apresenta movimento intenso, servindo como rota de tráfego diário, sendo uma rodovia de função arterial. Foi realizada uma contagem de tráfego durante três dias, em um período de doze horas em cada dia, e para todos os casos, foi definido que a rodovia opera no nível de serviço E, que é o representativo da capacidade. Sendo assim, a intervenção é necessária, sendo recomendado a duplicação da rodovia.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Amigo, Fernanda Vargas, e Socrates Jacobo Moquete Guzmán. "INCUBADORAS DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA COMO POLÍTICA DE FOMENTO À GERAÇÃO DE INOVAÇÃO E RIQUEZA NA MICRORREGIÃO ILHÉUS-ITABUNA". Cadernos de Prospecção 11 (30 giugno 2018): 359. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i2.23185.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p><span>As Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica, IEBT, são ambientes de inovação que estimulam a criação e protegem o desenvolvimento de novas empresas. A presente pesquisa, de tipo analítica e comparativa, observou municípios brasileiros que possuem incubadoras, EBTs e políticas e arranjos institucionais, com o intuito de identificar as oportunidades que têm Ilhéus e Itabuna para consolidar um sistema de IEBT. A microrregião de Ilhéus-Itabuna possui uma infraestrutura no campo da educação profissionalizante, superior e de pesquisa, constituída pela UESC, UFSB, IFBA, IFBaiano, CEPEDI e anunciadas instalações do Parque Tecnológico do Sul da Bahia e Centro de Tecnologia da FIEB. Além do mais, é apresentada a experiência da incubadora INETI. Várias iniciativas anunciadas pelos governos de Ilhéus e Itabuna estão sendo direcionadas para criação e consolidação desse perfil inovador e tecnológico. Porém, é necessário que isso apareça na estrutura oficial e no planejamento de ambos, o que não foi constatado por esta pesquisa.</span></p><p><strong> </strong></p><p><strong><span>Palavras-Chave</span></strong><span> Incubação, Empreendedorismo Tecnológico, Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas</span></p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Sampaio, Sarah Andrade, Thiago Coelho Dos Santos e Elisângela Rosemeri Martins Silva. "Análise da expansão urbana na Zona Sul de Ilhéus e as condições de balneabilidade das praias:". Cadernos de Geografia, n. 43 (30 giugno 2021): 81–96. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_43_6.

Testo completo
Abstract (sommario):
A cidade de Ilhéus vem passando por um processo de urbanização acelerada nos últimos anos, e hoje notadamente em destaque a zona sul, o que pode tornar as áreas de praias mais frágeis e vulneráveis ambientalmente. Neste contexto, a questão da alteração da paisagem e, as implicações advindas dessas interferências são importantes, visto que a cidade assenta-se na planície costeira, ambiente naturalmente frágil que denota restrições de uso. E, assim, evidencia-se também a necessidade de estudos voltados a balneabilidade das praias, principalmente por envolver questões de saúde pública e, por vezes, ambientais e econômicas, principalmente, voltadas ao turismo. O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar as fragilidades e potencialidades da zona Sul na cidade de Ilhéus-BA. Nesta perspectiva, buscaram-se entender a acelerada urbanização desta área, sobretudo, nas últimas duas décadas e as alterações advindas de diferentes usos do solo, cujas características físicas também diferem, assim como, as condições de balneabilidade das praias. Tais preocupações se ampliam à medida que Ilhéus tenta se firmar como uma cidade turística, cuja beleza cênica na zona sul, por exemplo, fomenta essa expectativa, que, no entanto, na falta de um adequado planejamento, o turismo pode vir somados à impactos nocivos ao meio, até mesmo de maneira a inviabilizar tais atividades.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Pereira Stribel, Guilherme. ""SALVE SÃO JORGE/OGUM: O PADROEIRO DO CARIOCA"". Periferia 10, n. 1 (12 aprile 2018): 286–90. http://dx.doi.org/10.12957/periferia.2018.31058.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Rosa, Rogério Reus Gonçalves da. "O KUJÀ JORGE KAGNÃG GARCIA: O XAMANISMO, A SUA VIDA E O ESTADO DE ESPÍRITO KAINGANG". Espaço Ameríndio 11, n. 2 (31 dicembre 2017): 365. http://dx.doi.org/10.22456/1982-6524.78307.

Testo completo
Abstract (sommario):
Jorge Kagnãg Garcia é kujà / xamã kaingang, tendo como espírito auxiliar a onça e o santo São Jorge. Trata-se de um senhor de noventa e sete anos, metade kamẽ, que vive na Terra Indígena Nonoai. Jorge é um interlocutor que traz uma notável contribuição ao pensamento etnológico. Além de inúmeras menções em textos, ele é protagonista nos documentários Kanhgág Ag Kãme / Histórias Kaingang, Kiki – O Ritual da Resistência Kaingang e Kanhgág Kanhró / Sabedoria Kaingang, além do CD Kanhgág Jykre / Pensamento Kaingang. Além disso, esse kujà é líder espiritual do Encontro dos Kujà na aldeia Ỹmã Topẽ Pẽn / Morro do Osso (Porto Alegre), do Dia do Índio na Por Fi Gá (São Leopoldo), organizador do Ritual do Kiki na aldeia Kondá (Chapecó) e mestre indígena do projeto Saberes Indígenas na Escola (SECADI/MEC).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Batista, Luciene Maria Torquato Cerqueira, e Marcelo Inácio Ferreira Ferraz. "ÍNDICE DE ATIVIDADE ECONÔMICA DE ILHÉUS E ITABUNA". Revista Econômica do Nordeste 52, n. 1 (11 giugno 2021): 107–23. http://dx.doi.org/10.61673/ren.2021.1183.

Testo completo
Abstract (sommario):
A presente pesquisa teve como objetivo elaborar um índice de curto prazo voltado para as atividades econômicas dos municípios de Ilhéus e Itabuna, a fim de fornecer informações ágeis para que agentes econômicos consigam melhor agir dentro da dinâmica econômica local, uma vez que a todo o momento esses interferem e se movimentam no fluxo de mercado. A proposta do trabalho consistiu em agregar variáveis relacionadas a esses dois municípios, tendo como base metodológica o Indicador da Atividade Econômica de Ribeiro (2003), o qual possibilita o monitoramento do fluxo de pessoas e cargas com eficácia e celeridade. Através da análise de séries temporais feita pelo programa X-13 ARIMA e do método da componente principal foi desenvolvido o Índice de Atividade Econômica de Ilhéus e Itabuna (Índice IOS-ITA), o qual apontou, pela estimativa dos dados referentes ao período 2014 a 2018, que as variáveis: “Aeroporto”, “Porto” e “Saldo de Emprego” são as que mais explicaram as atividade econômicas desses municípios nos meses desse período. Por fim, foi provado através de testes de correlação que o Índice IOS-ITA é positivamente e significativamente relacionado a outros indicadores tradicionais e conceituados da economia nacional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Ribeiro, Ana Paula Alves. "Caminhos de Ogum: Florindo as ruas, festejando São Jorge e Ocupando a Cidade". Arquivos do CMD 4, n. 2 (17 aprile 2017): 166–77. http://dx.doi.org/10.26512/cmd.v4i2.9152.

Testo completo
Abstract (sommario):
“Fica ao meu lado, São Jorge Guerreiro”, assim se inicia a música-oração de Moacyr Luz e Aldir Blanc em homenagem a São Jorge. É também pedindo e agradecendo ao Santo que os fiéis amanhecem na alvorada do dia 23 de abril nas igrejas em toda cidade, não é diferente na Praça da República, localizada na Central do Brasil, próximo ao Saara, conhecido pólo de comércio popular do Rio de Janeiro. Milhares de fiéis passarão na Igreja para pedir graças àquele que é considerado guerreiro, tema de inúmeras músicas, santo sincretizado no Rio de Janeiro (e na umbanda), com o orixá guerreiro Ogum, em dia de feriado na cidade. Personagens habituais vão compondo a festa, que ainda traz pessoas de outros estados e músicos de escolas de samba que tem o santo como patrono/protetor. É na festa que o santo, o orixá e o samba se encontram. É na ocupação das ruas, cantando sambas e pagodes antigos, entre o batuque e as velas acesas, a festa e a oração, que São Jorge e Ogum são cultuados nas ruas do Rio de Janeiro, colorindo os espaços de vermelho e branco.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Pompeu, Bruno. "O povo é a alma do negócio". Signos do Consumo 3, n. 2 (10 dicembre 2011): 246. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v3i2p246-250.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Aguiar, Lidiane de Alcantara, Herlayne Carolayne Caetano da Silva, Cledson dos Santos Magalhães e Karina Perrelli Randau. "Estudo anatômico e histoquímico das partes vegetativas de Sansevieria trifasciata Prain". Journal of Environmental Analysis and Progress 7, n. 4 (28 dicembre 2022): 235–43. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.7.4.2022.5302.235-243.

Testo completo
Abstract (sommario):
Sansevieria trifasciata Prain, pertence à família Asparagaceae Juss, conhecida popularmente como espada-de-São-Jorge, lança-de-São-Jorge, espadinha, língua-de-sogra, sanseveria, é uma herbácea, nativa da África, utilizada como ornamental e na medicina popular. O estudo objetivou caracterizar a anatomia do rizoma, folha e escapo floral e caracterizar a histoquímica da folha, visando aprofundar o conhecimento dessa espécie. Foram confeccionadas lâminas semipermanentes com secções transversais do rizoma, folha e escapo floral, além de secções longitudinais do rizoma e paradérmicas da lâmina foliar, que foram analisadas em microscopia óptica de luz e microscopia de polarização. Para estudo histoquímico foram utilizadas lâminas semipermanentes com secções transversais da folha. As caracterizações anatômicas evidenciaram a identificação de caracteres importantes, tais como ráfides e canais secretores no rizoma. A presença de alcaloides, compostos fenólicos, compostos lipofílicos e lignina foi observada em testes histoquímicos. Os resultados contribuem para o conhecimento farmacobotânico, no controle da qualidade da espécie estudada, evitando o uso inadequado e adulteração, no uso de espécies de S. trifasciata, com o nome vulgar espada-de-São-Jorge.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Andrade, Marcelo Loyola de. "Africanos escravizados na expansão cacaueira de Ilhéus-Bahia, 1850- 1888". Sankofa (São Paulo) 15, n. 26 (11 febbraio 2022): 8–26. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2022.194846.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo analisa os africanos escravizados em Ilhéus, sul da Bahia, entre os anos de 1850 e 1888, período de expansão da lavoura cacaueira. O foco recai nas atividades econômicas que estavam inseridos e nas características demográficas da população. As fontes privilegiadas são inventários post mortem e o Recenseamento Geral do Império do Brasil de 1872. A proposta é enfatizar que a escravidão impôs constantes situações de vulnerabilidade, envolvendo a exploração do trabalho e a separação de muitas famílias por meio das vendas e doações, realizadas durante a partilha dos bens entre os herdeiros. Nesse contexto, em que comumente eram tratadas como mercadorias, eles reagiram de diversas maneiras.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Dias, Marcelo Henrique. "A floresta mercantil: exploração madeireira na capitania de Ilhéus no século XVIII". Revista Brasileira de História 30, n. 59 (giugno 2010): 193–214. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882010000100010.

Testo completo
Abstract (sommario):
Analisam-se os processos de extração, beneficiamento e comércio de madeiras de lei no território da capitania de Ilhéus, sobretudo a partir do momento em que a Coroa portuguesa passou a explorar diretamente esse negócio. A análise recai sobre a dimensão, os mecanismos administrativos, os destinos do comércio e sua importância no conjunto da economia regional. São abordados também aspectos das relações políticas e econômicas que envolviam os agentes daquela economia florestal.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Grotto, Livia. "Jorge Luis Borges e “Etcétera”". Tradterm 20 (18 dicembre 2012): 43. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.49042.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este ensaio curto discute o caráter das traduções realizadas por Jorge Luis Borges para o livro <em>Historia universal de la infamia</em> sob o título de “Etcétera”, relacionando-as com a reflexão do autor, sobretudo no ensaio Los traductores de <em>Las mil y una noches</em>, quando procura intervir no conceito de tradução e mostrar como as “piores” são as “fiéis” e “literais”. A seção “Etcétera” é formada por cinco textos da primeira edição de 1935, e um sexto, da edição de 1954.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Genoveva Nascimento Torezani Fontes, Tereza, e Milton Ferreira da Silva Júnior. "EXTENSÃO ENTRE A UESC E O BAIRRO SALOBRINHO, ILHÉUS-BA: características das ações continuadas". Revista do Laboratório de Ensino de História e Geografia da UESC 1, n. 1 (26 novembre 2021): 106–31. http://dx.doi.org/10.36113/rlahige.v1i1.3291.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho faz um estudo da relação extensionista entre a Universidade Estadual de Santa Cruz e o bairro Salobrinho, identificado nos projetos de extensão de ação continuada nas linhas de pesquisa ambiental, educacional, cultural e de saúde distribuídas pelos dez departamentos da universidade por curso ou área de atuação. O objetivo principal foi analisar os projetos de extensão de ação continuada desenvolvidos no bairro Salobrinho pela UESC e suas limitações ou contribuições para melhorias sustentáveis da comunidade. A base metodológica está pautada em uma análise quantitativa e qualitativa dos projetos de extensão quanto à sua efetivação. Foram identificados cento e cinquenta e três (153) projetos de extensão de ação continuada nas linhas de pesquisa ambiental, educacional, cultural, de saúde, comunicação, direitos humanos e justiças e trabalho, desenvolvidos nos dez departamentos da universidade. Dos cento e cinquenta e três (153) oito (8) são da área ambiental e destes apenas dois atuaram no bairro Salobrinho. Na linha educacional são desenvolvidos quarenta e dois (42) projetos, e destes apenas dois projetos atuam no bairro. Da linha cultural existem dezessete projetos seis são desenvolvidos no bairro. A linha de pesquisa em saúde conta com quarenta e seis projetos quatorze desses projetos são desenvolvidos no bairro. Assim, conclui-se que pela proximidade entre a UESC e o bairro é urgente a maior aplicabilidade de projetos de extensão na linha ambiental em consonância com as demais linhas de pesquisa de saúde, cultural e educacional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Boccardo, Lilian, Júlia Andrade Romão, Antonio Domingos Brescovit e Ricardo Jucá-Chagas. "Novos registros e ampliação da distribuição geográfica de aranhas (Arachnida: Araneae) no Estado da Bahia". SITIENTIBUS série Ciências Biológicas 10, n. 2 (31 dicembre 2010): 286–88. http://dx.doi.org/10.13102/scb7975.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste trabalho são registradas quatro espécies inéditas de aranhas no município de Lafaiete Coutinho, Bahia, Brasil, de uma amostra de 87 espécies coletadas com armadilhas de solo em fragmentos de caatinga e mata de cipó. Foram detectadas entre as amostras Alpaida xavantina Levi, 1988 e Mesabolivar togatus (Keyserling, 1891), que constituem registros novos para Bahia, elevando para 306 espécies o elenco de aranhas nesse estado. São registradas para as áreas do município as espécies Attacobius carranca Bonaldo & Brescovit, 2005 e Otiothops atlanticus Platnick, Grismado & Ramírez, 1999, cuja ocorrência amplia a distribuição geográfica das espécies no estado da Bahia, onde eram conhecidas apenas em Barreiras, Ilhéus, Itabuna e Una.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Costa, André, e Silvio Cordeiro. "O Engenho São Jorge dos Erasmos - imagens da redescoberta". Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, n. 11 (16 dicembre 2001): 323. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2001.109429.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Nazário, Aparecido José Carlos. "Jorge Andrade, a história e o teatro paulista: um momento de renovação". Pitágoras 500 2, n. 2 (14 novembre 2012): 54–68. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v3i3.8634765.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho tem por objetivo fazer uma pequena abordagem da obra de Jorge Andrade, privilegiando, através da reflexão de seus principais textos, a contribuição social do dramaturgo para o teatro brasileiro. Através de suas peças, Jorge Andrade não somente teria desenvolvido temas referentes à História de São Paulo, como também faz desse teatro um espaço de discussão da História do país de variados ângulos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Santana, Gisane Souza, e Maria de Lourdes Netto Simões. "Vozes poéticas: performance e memória nas narrativas cotidianas do Rio do Engenho (Ilhéus/Bahia)". Boitatá 9, n. 17 (30 maggio 2014): 213. http://dx.doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31662.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo objetiva analisar as narrativas orais do Rio do Engenho, que são produzidas no cotidiano da comunidade, nas suas práticas simbólicas. Trata-se de um estudo desenvolvido interdisciplinarmente no espaço da Literatura Comparada onde são estabelecidas convergências conceituais da teoria e crítica literárias, da nova história e dos estudos da cultura. Parte-se de uma pesquisa bibliográfica, relacionando questões sobre performance (ZUMTHOR, 2000; FERNANDES, 2002; ALCOFORADO, 2002), memória (NORA, 2004; HALBWACHS, 2006; FERREIRA, 2004; POLLACK, 1989) e práticas simbólicas (CERTEAU, 1998; IPHAN, 2000.). Por meio da pesquisa de campo, foram feitas a recolha dos relatos e depoimentos através do método da história oral (PORTELLI, 1989). O tratamento desses relatos e depoimentos foi fundamentado na concepção de testemunho (MOREIRAS, 2001; LEMAIRE, 2002) enquanto formas primárias de manifestação cultural. A pesquisa permitiu verificar que as narrativas orais podem ser entendidas como uma síntese de processos sociais e culturais, de um passado compartilhado pela comunidade; podem ser consideradas como representação das práticas cotidianas, das tradições e vivências coletivas. Assim, essas narrativas são expressões literárias consideradas lugares de memória (NORA, 2004) por suas referências simbólicas e culturais, e por revelarem momentos de convivências, integração social e sociabilidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Nascimento, Augusto. "A “luta” e as (in)verdades de conjuntura, a independência de São Tomé e Príncipe e a amputação das liberdades dos são-tomenses". Revista Tempo e Argumento 13, n. 34 (4 novembre 2021): e0105. http://dx.doi.org/10.5965/2175180313342021e0105.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este texto tenta abordar o modo como a “luta” pela independência de São Tomé e Príncipe se constituiu numa narrativa inquestionada – aliás, não foi narrada por ter pouco que contar e por convir calar o que era sabido por alguns e intuído pelos ilhéus entrementes desapossados de voz –, mas com implicações políticas, entre elas, a aceitação do domínio de uns tantos sobre a maioria. A aliciante disrupção da “luta” a destempo após o 25 de Abril turvou a racionalidade, eliminou as possibilidades de escolha e, na circunstância, contribuiu para a gestação de novas dominações, independentemente da alegria do momento da independência e da certeza da mais que provável vitória do MLSTP se tivesse havido um referendo ou eleições sobre o rumo do arquipélago. Palavras-chave: São Tomé e Príncipe; colonialismo; independência; conhecimento histórico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Santos, Alex Mota dos, Alessandra de Jesus Nascimento, Pâmela Vitória Gonçalves Batista, Gabriela Silva D’Ávila, Ketelen Maria Cardoso dos Santos e Carlos Fabricio Assunção da Silva. "Iniciação científica na escola pública: relato a partir de uma experiência de extensão". Experiência. Revista Científica de Extensão 9, n. 2 (29 dicembre 2023): 111–24. http://dx.doi.org/10.5902/2447115184881.

Testo completo
Abstract (sommario):
A iniciação científica na escola pública é desafiadora, mas possível, no caso em tela, a partir das iniciativas de extensão universitária. Assim, o objetivo desse relato é detalhar as ações de extensão para a iniciação científica na escola pública, no ensino médio. O tema de recorte foi a percepção da segurança pública no município de Ilhéus. Os resultados revelaram que estudantes do ensino médio se motivam a iniciação científica, quando orientados e também quando as ações são direcionadas para temas de seus interesses.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Aragão, Ivan Rêgo, Saulo Ribeiro dos Santos e Saulo Rondinelli Xavier da Silva. "História, Turismo Cultural e Educação Patrimonial nos centros antigos de São Cristóvão – SE, São Luís – MA e Ilhéus – BA". Fronteiras 21, n. 38 (18 dicembre 2019): 155–81. http://dx.doi.org/10.30612/frh.v21i38.11492.

Testo completo
Abstract (sommario):
A educação patrimonial envolve práticas educativas tanto para população fixa quanto flutuante, possibilitando trazer à tona o valor único do seu patrimônio cultural. Turistas que se deslocam aos lugares com projetos de educação patrimonial nas cidades visitadas, constatam o valor atribuído pela comunidade aos bens simbólicos, patrimônios culturais, históricos e artísticos. A partir da discussão teórica de textos em livros, artigos manuscritos, documentos e sites eletrônicos, bem como, observação in loco, o artigo analisa a educação vinculada ao conceito de história, memória, educação e patrimônio cultural, tendo como exemplo os centros antigos de São Cristóvão-Sergipe, São Luís-Maranhão e Ilhéus-BA. As práticas na educação patrimonial nos eventos, projetos e lugares do centro antigo, possibilitam um novo olhar na experiência cotidiana. Essa outra forma educativa pode modificar as relações entre população local e os bens culturais do entorno, bem como, turistas e o patrimônio cultural visitado, não perdendo de vista a consolidação de destinos cidadãos e criativos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

Brandão, Gilda Vilela. "Jorge de Lima: itinerários da memória". Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ 31, n. 61 (27 gennaio 2024): 179–92. http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2024.77380.

Testo completo
Abstract (sommario):
Poesia neoparnasiana, modernista, surrealista, hermética, social, católica, são esses os paradigmas críticos atribuídos, de um modo geral, à criação poética de Jorge de Lima (1893-1953). A par de relevantes contribui­ções, procuramos, neste breve artigo, mostrar que, independentemente da multiplicidade de dicções, a fonte inesgotável de sua lírica é a memória. Em diferentes momentos líricos, o memorialismo preenche o espaço do poema, tornando-se, simultaneamente, metalinguagem, alusão, recurso intratextual e intertexto histórico. Matéria de poesia, enfim.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Oliveira, Simone Santos de, Suzam Lenni da Silva Pereira, Patrícia Simone Palhana Moreira, Viviane Luiza Hunhoff, Rogério Pinto de Moura Moreira, Paula Alexandra Soares da Silva Nunes, Josué Ribeiro da Silva Nunes e Rogério Benedito da Silva Añez. "Estudo Etnobotânico de Plantas Tóxicas na Comunidade de Salobra Grande, Porto Estrela - Mato Grosso". Ensaios e Ciência: C. Biológicas, Agrárias e da Saúde 22, n. 1 (7 agosto 2018): 12. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6938.2018v22n1p12-16.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho teve como objetivo verificar quais são as plantas tóxicas presentes nos quintais das casas de uma comunidade tradicional e conhecer para que fins estes moradores mantinham essas plantas. Foram realizadas entrevistas com a utilização de formulários com perguntas abertas e semiestruturadas, em que nove famílias foram entrevistadas. A maioria dos entrevistados tinha mais de 30 anos de idade, 56% dos entrevistados afirmaram que já tinham ouvido falar de plantas tóxicas. A família Araceae teve maior representatividade, seguida de Liliaceae, Euphorbiaceae, Apocynaceae, Annonaceae, Dioscoreaceae, Solanáceae e Labiatae e a espécie mais encontrada nas residências foi a espada de são jorge (Sansevieria sp), pertencente à família Liliaceae. Algumas espécies tóxicas são utilizadas de forma medicinal como a mamona (Ricinus communis L) e na alimentação, taioba (Colocasia antiquorum Schott), tomate, inhame e pinha (Lycopersicon sp, Dioscorea sp e Annona squamosa respectivamente). Algumas plantas são utilizadas para proteção da casa e contra mau olhado como comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta Schott) e pinhão roxo (Jatropha gossypiifolia). A espécie Sansevieria sp (espada de são Jorge) é utilizada em rituais religiosos e também na proteção da casa.Palavras-chave: Conhecimento de Plantas. Uso de Plantas. Comunidades Tradicionais.AbstractThis research had as main purpose to verify the toxic plants species in the backyard of a traditional community and know why these people keep these species. Interviews were carried out using forms with open and semi-structured questions, nine families were interwied. The majority of respondents were more than 30 years old, 56% of respondents stated that they had already heard of toxic plants. The Araceae family had greater representativeness, followed by Liliaceae, Euphorbiaceae, Apocynaceae, Annonaceae, Dioscoreaceae, Solanáceae and Labiatae and the most common species found in homes was espada de são jorge (Sansevieria sp), bellonging to Liliaceae family. Some toxic species are used medicinally as castor beans (Ricinus communis L) and feeding taioba (Colocasia antiquorum Schott), tomato, yam and custard apple (Lycopersicon sp, Dioscorea sp and Annona squamosa respectively). Some plants are used for home protection and against evil eye as comigoninguém-pode (Dieffenbachia picta Schott) and pinhão roxo (Jatropha gossypiifolia). The specie Sansevieria sp (espada de são Jorge) It is used in religious rituals and also protect the home.Keywords: Plant Knowledge. Use of Plants. Traditional Communities.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Bonfato, Antonio Carlos. "Jorge de Macedo Vieira: o orgânico e o geométrico na prática urbana (1920-1960)". Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 5, n. 2 (30 novembre 2003): 75. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2003v5n2p75.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo discute a aplicação de modelos urbanos consagrados internacionalmente e suas ressonâncias em projetos desenvolvidos no Brasil, durante a primeira metade do século XX, focalizando a contribuição do engenheiro-civil Jorge de Macedo Vieira (1894-1978) para a história do urbanismo brasileiro, entre as décadas de 1920 e 1960. Os projetos elaborados por ele para as cidades de Águas de São Pedro (SP) e Maringá (PR) servem como exemplo de seu trabalho. Macedo Vieira, planejador ainda pouco estudado, se revela um dos mais aplicados seguidores de modelos urbanos importados. Seja na implantação de loteamentos, seja na de cidades novas, a utilização exaustiva do modelo orgânico, aliado ao seu pragmatismo, revela uma excelência no desenho urbano dificilmente alcançada por outro planejador de cidades.Palavras-chave: planejamento urbano; cidades-jardins; bairros-jardins; Jorge de Macedo Vieira; Águas de São Pedro; Maringá. Abstract: The application of the international urban model planning, and the resonant projects developed in Brazil during the first half of the 20th Century, serve as theme to this article. Jorge de Macedo Vieira (1894-1978) and his contribution to the history of Brazilian town planning between 1920 and 1960 are being studied. The analysis of project worked out by the engineer of the cities of Águas de São Pedro/SP and Maringá/PR, serves as an example of his work. Macedo Vieira, a planner that has not been studied as he should be and who follows the international urban model planning in lots, in new cities, in an organic model attached to his pragmatics, reveals perfection to the urban drawing which could not be obtained by other city planners. Keywords: town planning; garden cities; suburb; Jorge de Macedo Vieira; Águas de São Pedro; Maringá.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Royer, Luciana De Oliveira. "Intervenções urbanas em áreas em transformação de cidades da América Latina". Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 17, n. 3 (20 dicembre 2015): 231. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2015v17n3p231.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Rocha, Simone Maria. "Desenvolvimento tecnológico, estilo televisivo e telenovelas: possíveis reconfigurações do gênero na produção de Gabriela". Galáxia (São Paulo), n. 29 (giugno 2015): 180–94. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542015119029.

Testo completo
Abstract (sommario):
<title>Resumo:</title><p>As relações entre desenvolvimento tecnológico, inovações estilísticas e possíveis reconfigurações no gênero das telenovelas são analisadas através de trechos exibidos no primeiro capítulo da novela <italic>Gabriela</italic>, que dramatizaram sua travessia do sertão até Ilhéus num elaborado trabalho de composição visual em detrimento do diálogo como condutor da trama. O objetivo é mostrar que mudanças naquelas relações podem sugerir mudanças nas estratégias de comunicabilidade do referido gênero.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia