Letteratura scientifica selezionata sul tema "Regimento de Infantaria no"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Regimento de Infantaria no".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Regimento de Infantaria no"

1

O. A. B, SOARES, e Pedro Ivo da Silveira Santos. "A transformação do destacamento de saúde pára-quedista em companhia de saúde avançada pára-quedista: proposta doutrinária". EsSEx: REVISTA CIENTÍFICA 3, n. 5 (28 gennaio 2021): 07–17. http://dx.doi.org/10.46848/900001.

Testo completo
Abstract (sommario):
A Medicina Operacional do Exército Brasileiro, no âmbito da Brigada de Infantaria Pára-quedista vem sofrendo ao longo dos três últimos anos, uma mudança nos protocolos e modus operandi nas atividades desenvolvidas tanto pelo Destacamento de Saúde Pára-quedista quanto pela Companhia Logística de Saúde Paraquedista oriundo do Batalhão Logístico Pára-quedista, que são as unidades responsáveis por esse apoio de saúde nas unidades desta Brigada. Essa crescente atualização se fez necessário no período pré-intervenção Federal ocorrido em 2018, na qual a Brigada de Infantaria Pára-quedista foi atuar junto aos órgãos federais, municipais e estaduais do Rio de Janeiro como garantia da lei e da ordem no estado do Rio de Janeiro e a saúde operacional experimentada em todas as missões de apoio aos batalhões de infantaria desta brigada. No ano de 2017 foi criado um novo Manual Logístico no qual foram extintas as Companhias Logísticas de Saúde dos Batalhões Logísticos só que em 2018 devido às particularidades necessárias para o apoio de saúde as unidades Pára-quedistas foram retomadas as atividades dentro do Batalhão Logístico da Companhia logística de Saúde só que doutrinariamente com outras características. Junto a esses processos já está em vigor a doutrina dos Batalhões de Saúde, na qual cada Comando Militar de Área terá seu Batalhão de Saúde e este será responsável pelas missões que venham a surgir no âmbito deste grande comando. Mais uma vez surge o questionamento que para atender as demandas da Brigada de Infantaria Pára-quedista os elementos de saúde têm de estar aptos a essa especialidade. Aproveitando assim a proposta de término da Companhia Logística de Saúde do B Log e a nova proposta do Batalhão de Saúde estudamos essa proposta, de extinguir a Companhia Logística de Saúde do Blog e os elementos de saúde dessa companhia integrarem o Destacamento de Saúde da Brigada, seguindo a metodologia de planejamento baseado em capacidades, otimizando a gestão de pessoal e material de saúde, com toda a sua complexidade e por fim otimizando a atuação dos operadores de saúde dentro da Brigada de Infantaria Pára-quedista.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Pereira da Costa, António José. "Raul Brandão: capitão de infantaria, republicano convicto". Ler História, n. 51 (1 novembre 2006): 227–44. http://dx.doi.org/10.4000/lerhistoria.2649.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Farias, Aluísio Gonçalves de. "O Exército Brasileiro Frente Aos Improvisos do Cenário da Guerra Com o Paraguai: Surge o 21 de Infantaria". Revista Territórios e Fronteiras 2, n. 2 (30 marzo 2011): 285. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v2i2.50.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta pesquisa analisa a organização e mobilização de homens para o confronto, em especial o Batalhão 21 de Infantaria, unidade militar criada diante das necessidades de defender a fronteira Oeste do Império brasileiro, invadido em dezembro de 1864 pelos paraguaios.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Brossard, Paulo. "Tribunais - Regimento Interno - Constitucionalidade". Revista de Direito Administrativo 197 (1 luglio 1994): 219–28. http://dx.doi.org/10.12660/rda.v197.1994.46388.

Testo completo
Abstract (sommario):
É inconstitucional o art. 7º, n. IX da Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994 (Estatuto da Advocacia) que interfere com a competência do Poder Judiciário de regular a matéria em Regimento Interno. Inconstitucionalidade por ofensa aos incisos LIV e LV do art. 5º da Constituição. Supremo Tribunal Federal
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Perrella, Cileda. "Regimento da CRECHE/CEI". ETD - Educação Temática Digital 25 (28 novembre 2023): e023071. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v25i00.8672807.

Testo completo
Abstract (sommario):
A gestão democrática (GD) foi consagrada como princípio constitucional na Carta Magna de 1988, reafirmada na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB/1996). Orientada por tal legislação, cada unidade educacional, incluindo as creches na educação infantil, passou a elaborar seu Regimento. Como os meios não podem contradizer os fins, o Regimento da creche deve primar pelo cuidado e educação de forma indissociada como direito da criança. O Regimento contém, por exemplo, concepções de participação, criança, educação, cuidado. É documento legal, que explicita e orienta as ações de todas as pessoas na instituição. O objetivo do texto é evidenciar o Regimento do CEI da capital paulista, objeto de estudo, como um meio que pode trazer contribuições à construção coletiva da creche na perspectiva da gestão democrática. A metodologia é qualitativa, focada em análise documental (CELLARD, 2008), recorrendo-se à análise de textos legais. Teoricamente, foram importantes as contribuições de autores como Vitor Paro, Rubens Camargo, Maria Monção, entre outros. O estudo sugere que a elaboração ou a atualização do Regimento em consonância com o Projeto Político Pedagógico da instituição tendo como foco a criança, contando com a participação de educadoras e familiares, sua divulgação e exercício prático podem contribuir com a reflexão crítica sobre o fazer cotidiano, pautando ações convergentes à gestão democrática em contraposição ao discurso e às atitudes conservadoras e autoritárias, vislumbrando minimizar conflitos entre adultos e garantir direitos das crianças.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Rosa, Maria Carlota, Diana Maul de Carvalho e Dante Martins Teixeira. "Regimento proueytoso e modus curandi: edição dos textos". História, Ciências, Saúde-Manguinhos 12, n. 3 (dicembre 2005): 795–800. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702005000300010.

Testo completo
Abstract (sommario):
O Regimento proueytoso contra ha pestenença e o Modus curandi cum balsamo são apresentados em edição fac-similar dos exemplares existentes, respectivamente, na Biblioteca Pública de Évora e na Biblioteca Nacional de Portugal. Ambos os fac-símiles receberam edições semidiplomáticas. Segue-se a essa transliteração para caracteres modernos uma tradução; no caso do Regimento, uma tradução intra-línguas, que modernizou o texto; no caso do Modus curandi, o texto latino recebeu tradução para o português atual. No presente texto explicam-se os critérios empregados na edição semidiplomática e, no caso do Regimento, na modernização do texto.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Vilaça, Marcos Vinícios. "Regimento Interno - Poder regular - Força de lei". Revista de Direito Administrativo 206 (1 ottobre 1996): 327–35. http://dx.doi.org/10.12660/rda.v206.1996.46924.

Testo completo
Abstract (sommario):
- Regimento Interno tem força de lei em matéria de competência regulamentar do Tribunal de Contas da União.- Validade dos arts. 140 e 141 do Regimento Interno do Tribunal de Contas da União quanto a prazos de tomadas e prestações de contas.- Rejeição do Parecer AGU-GQ 20. Tribunal de Contas da União
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Araújo, Hugo André Flores Fernandes. "Transcrição crítica e apresentação do Regimento ao general da Armada". Topoi (Rio de Janeiro) 23, n. 50 (agosto 2022): 350–71. http://dx.doi.org/10.1590/2237-101x02305001.

Testo completo
Abstract (sommario):
RESUMO O Regimento ao general da Armada é uma cópia manuscrita que integra o acervo da Biblioteca Nacional1. O principal tópico abordado no documento era a garantia da defesa da Bahia diante das ofensivas holandesas. Este regimento contém as instruções passadas ao general da Armada de mar oceano, Antonio Teles de Menezes, enviado ao Estado do Brasil em 1647 a fim de desfazer o bloqueio marítimo à cidade de Salvador. Além das instruções relativas aos procedimentos de comando da Armada, o regimento apresenta diversas instruções que nos permitem compreender as estratégias e intenções da coroa portuguesa naquele contexto. Entre elas, uma que merece destaque é o apoio à Armada que partiria do Rio de Janeiro para a reconquista de Angola em 1648.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Gallotti, Octávio. "Julgamento - Sustentação oral - Regimento Interno". Revista de Direito Administrativo 200 (1 aprile 1995): 201–11. http://dx.doi.org/10.12660/rda.v200.1995.46544.

Testo completo
Abstract (sommario):
Ação direta de inconstitucionalidade. Inciso IX, do art. 7º, da Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil), que propõe a sustentação oral do advogado ao voto do relator. Liminar.Os antigos regimentos lusitanos se não confundem com os regimentos internos dos tribunais; de comum eles têm apenas o nome. Aqueles eram variantes legislativas da monarquia absoluta, enquanto estes resultam do fato da elevação do Judiciário a Poder do Estado e encontram no Direito Constitucional seu fundamento e previsão expressa.O ato do julgamento é o momento culminante da ação jurisdicional do Poder Judiciário e há de ser regulado em seu regimento interno, com exclusão de interferência dos demais Poderes.A questão está em saber se o legislador se conteve nos limites que a Constituição lhe traçou ou se o Judiciário se manteve nas raias por ela traçadas, para resguardo de sua autonomia. Necessidade do exame em face do caso concreto.A lei que interferisse na ordem do julgamento violaria a independência do Judiciário e sua conseqüente autonomia.Aos tribunais compete elaborar seus regimentos internos, e neles dispor acerca de seu funcionamento e da ordem dos serviços. Esta atribuição constitucional decorre de sua independência em relação aos Poderes Legislativo e Executivo.Esse poder, já exercido sob a Constituição de 1891, tornou-se expresso na Constituição de 34, e desde então vem sendo reafirmado, a despeito dos sucessivos distúrbios institucionais.A Constituição subtraiu ao legislador a competência para dispor sobre a economia dos tribunais e a estes a imputou. em caráter exclusivo.Em relação à economia interna dos tribunais a lei é o seu regimento.O regimento interno dos tribunais é lei material. Na taxinomia das normas jurídicas o regimento interno dos tribunais se equipara à lei. A prevalência de uma ou de outro depende de matéria regulada, pois são normas de igual categoria. Em matéria processual prevalece a lei, no que tange ao funcionamento dos tribunais o regimento interno prepondera.Constituição, art. 5º. LIVe LV, e 96. 1. a.Relevância jurídica da questão: precedente do STF e resolução do Senado Federal.Razoabilidade da suspensão cautelar de norma que alterou a ordem dos julgamentos, que é deferida até o julgamento da ação direta.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Real, Giselle Cristina Martins, e Fernanda Severino Chaves. "Do Estatuto da Criança e do Adolescente ao regimento escolar". Quaestio - Revista de Estudos em Educação 25 (28 luglio 2023): e023023. http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4602.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetiva-se identificar, no Regimento Escolar, os nexos com a construção do direito educacional, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para tanto, adotou-se como metodologia a análise documental, que teve como corpus o ECA e o Regimento de uma escola da rede estadual de Mato Grosso do Sul. Foi possível inferir que a escola imprime, na norma institucional, as concepções emanadas do ECA, apresentando avanços na direção de apreensão da concepção do direito à educação como um princípio de desenvolvimento integral do cidadão. Por outro lado, observa-se que os profissionais da educação, a partir das definições do Regimento Escolar, são responsabilizados pelo desenvolvimento das ações, bem como das articulações com outros órgãos para o acompanhamento da aplicação das sanções previstas, o que pode representar uma sobrecarga para esses profissionais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Tesi sul tema "Regimento de Infantaria no"

1

Pinto, André. "Práticas de Gestão de Recursos Humanos, Atitudes eComportamentos de Comando num Regimento de Infantaria. Estudo de Caso: Regimento de Infantaria 13, de Vila Real". Master's thesis, Academia Militar. Direção de Ensino, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/7499.

Testo completo
Abstract (sommario):
Desde sempre e principalmente no contexto atual é necessário possuir recursos humanos competentes, motivados e capacitados para desempenharem o melhor possível a sua função, sendo cada vez mais necessário, buscar e proporcionar condições para que os diversos profissionais consigam mais facilmente identificar problemas, propor e implementar soluções, formular e implementar políticas de gestão de pessoas o mais adequadas possível às várias situações do dia-a-dia num Regimento de Infantaria. O presente trabalho de investigação intitulado: “Práticas de Gestão de Recursos Humanos, Atitudes e Comportamentos de Comando num Regimento de Infantaria”, tem como objeto analisar as práticas de gestão de recursos humanos num regimento de infantaria. Pretende-se perceber quais as diferenças e quais as necessidades que levam a uma gestão diferente de militares dos quadro e de militares contratados, analisar possíveis diferenças perante praças e graduados, identificar quais os novos desafios que se colocam perante a atual crise económico-financeira e igualmente verificar se o tempo de serviço tem influência na motivação dos subordinados. O presente trabalho encontra-se dividido em duas partes, a primeira parte teórica e a segunda parte prática. Na primeira parte é efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema da investigação de forma a sustentar a parte teórica do trabalho. A segunda parte do trabalho incide sobre o trabalho de campo, onde se obteve informação através dos inquéritos e das entrevistas e se tiram as conclusões gerais sobre o tema. Com base neste trabalho verificou-se que existem diferentes práticas de gestão de recursos humanos dentro de um Regimento de Infantaria perante os vários militares e essas tem influência na motivação dos subordinados. Existem diferenças quando a comparação é feita entre militares em regime de voluntariado/contrato e militares do quadro permanente. E existe da mesma forma diferenças quando a comparação é feita entre Praças e Graduados.
Abstract Since always and especially in the current context becomes necessary to have competent, motivated and empowered human resources in order for them to perform in the best possible way their function, becoming increasingly necessary to seek and provide conditions for the various professionals to be more able to easily identify problems, propose and implement solutions, formulate and implement policies for managing people as appropriated as possible to various daily situations in an Infantry Regiment. This research work entitled "Human Resource Management Practices, Attitudes and Behaviors in Command on an Infantry Regiment", aims at analyzing the practices of human resource management in an infantry regiment. The aim is to understand what differences and which needs leads to take a different action in career soldiers and noncareer soldier’s management, analyzing as possible the differences between privates and corporals and sergeant and officers, and to identify which new challenges are arising in the current economic and financial crisis and also check if the influence in service time has an influence on the motivation of subordinates. The present work is divided into two parts, the first is a theoretical part and the second is a practical one. In the first part is made a literature research performed on the subject theme to support the theoretical part of the work. The second part of the work focuses on field work, where information was collected through surveys and interviews and draw general conclusions about the subject. Based on this work it was found that different Human Management Resources practices exist within an Infantry Regiment these have influence on the motivation of subordinates. There are also differences when the comparison is made between military as volunteers / military contracted and permanent staff. And there are in the same way differences when the comparison is made between privates and corporals with sergeants and officers.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Silva, Nuno. "Relação e Percepção do Regimento de Infantaria Nº14 pela População da Cidade de Viseu". Master's thesis, Academia Militar. Direção de Ensino, 2010. http://hdl.handle.net/10400.26/6922.

Testo completo
Abstract (sommario):
Pode afirmar-se que se assiste na contemporaneidade a uma grande instabilidade e incerteza, provenientes das alucinantes alterações do quotidiano, manifestando -se em todos os níveis da sociedade. Perante este clima de mudança, onde inevitavelmente a Instituição Militar também se insere, to rna-se fundamental perceber os desígnios das gerações vindouras para que se possa acompanhar a natural evolução. Deste modo, o presente Trabalho de Investigação Aplicada tem como principal objectivo caracterizar as Representações Sociais criadas pelos Jovens da Cidade de Viseu acerca do Regimento de Infantaria Nº14, sedeado na mesma Cidade. Ou seja, enquadrado no âmbito da Sociologia Militar, esta investigação irá privilegiar a problemática das Relações Civil-Militares, numa acepção mais restrita, reportando-se unicamente e exclusivamente à temática sobre o relacionamento entre os Jovens e o Regimento de Infantaria Nº14. Este trabalho divide-se em três partes fundamentais. Na primeira parte é efectuado todo o enquadramento teórico, onde são abordadas de forma mais abrangente as Relações Civil-Militares, com especial incidência no que ao público jovem dizem respeito. A segunda parte é preenchida pelas considerações de natureza metodológica tidas em conta nesta investigação. A terceira parte diz respeito à análise e discussão dos resultados obtidos no trabalho de campo, e às conclusões que se daí se retiraram. Para obtenção de resultados nesta área, os Jovens que se encontram na idade ou em idades próximas da base de recrutamento, assumem-se como universo de recolha de dados preferencial, de maneira que, os dados obtidos por este estudo são provenientes da inquirição dos Jovens que estudavam à data no 1 2º ano das Escolas Públicas da Cidade de Viseu. A partir da análise dos dados recolhidos chegaram-se a resultados extremamente significativos e pertinentes para a investigação. De salientar a importância que o público jovem atribui às características as sociadas à profissão militar, nomeadamente à possibilidade de trabalharem em equipa, ao desafio físico que constitui a profissão militar e à possibilidade de fazerem algo pela nação. Esta investigação poderá ser complementada com investigações semelhan tes, de maneira a percebermos qual a percepção que outros públicos jovens possuem acerca das Unidades Militares que se encontram implementadas nas suas regiões. Desta forma, poderse-ão recolher os melhores ensinamentos, tendo sempre como principal objecti vo transmitir uma boa imagem da Instituição Militar.
Abstract Nowadays, there is a great instability and uncertainty, from the dizzying changes in everyday life, manifest at all levels of society. Against this backdrop of change, where the Military Institution is also affected, it becomes essential to understand the designs of future generations to follow natural evolution. Thus, the mainly objective of this applied research investigation is to characterize the social representations created by the Youth Population of Viseu City about the Infantry Regiment No. 14, located in the same place. Within the scope of military sociology, this research will focus on the issue of Civil-Military Relations in a restricted sense, referring solely and exclusively to the issue about the relationship between the Young Population and the Infantry Regiment No. 14. This work is divided into three main parts. In the first part is presented the theoretical framework, which deals more broadly with Civil-Military Relations, focusing on what concern the young public. The second part is filled by methodological considerations taken into account in this investigation. The third section concerns the analysis and discussing of results obtained in field work, and the conclusions which were drawn. To obtain results in this area, the Youth Population who are at the age or ages near recruitment are the preferred universe of data collection, so that, the data obtained in this study are from hearing young people who studied in the twelfth year of the Public Schools from Viseu City. Through the analysis of data collected, we found very significant and pertinent results to the investigation. We need to appreciate the importance that this young audience assigns to the characteristics associated with the military profession, including the possibility of working in a team, the physical challenge which is the military profession and the possibility of doing something for the nation. This research may be supplemented with similar investigations, to discover what perception other youth have about other military units, based in their regions. This way, can be learned lessons, always having as main objective t he conveyance of a good image of the Military Institution.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Ribeiro, Lília Paula Teixeira. "Edifícios públicos portuenses no desfecho do século XVIII : o Quartel do Segundo Regimento de Infantaria : a Real Casa Pia de correcção e educação e aquartelamento das partidas avulsas". Master's thesis, Porto : [Edição do Autor], 2004. http://hdl.handle.net/10216/65319.

Testo completo
Abstract (sommario):
Na segunda metade do século XVIII, a cidade do Porto conheceu intervenções urbanísticas e arquitectónicas marcantes. Na presente dissertação de mestrado, colocámos o enfoque no estudo do Quartel do Segundo Regimento de Infantaria e da Real Casa Pia de Correcção e de Educação e Aquartelamento das Partidas Avulsas por representarem os dois edifícios públicos mais importantes construídos no final de Setecentos. Atentámos nas razões subjacentes à sua edificação, nos meios financeiros que viabilizaram as respectivas obras e na inspecção das mesmas. A localização e a compra dos terrenos necessários para a empreitada mereceram o nosso interesse. Procurámos ainda dar uma resposta quanto à autoria do risco dos quartéis, delinear a trajectória profissional dos arquitectos ligados à edificação dos imóveis, estabelecer as suas possíveis fontes de inspiração e os formulários da linguagem arquitectónica adoptados. Intentámos analisar a cronologia das obras e o funcionamentodos estaleiros. Todavia, importa referir que o teor das fontes documentais perscrutadas determinou a abordagem da nossa temática
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Ribeiro, Lília Paula Teixeira. "Edifícios públicos portuenses no desfecho do século XVIII : o Quartel do Segundo Regimento de Infantaria : a Real Casa Pia de correcção e educação e aquartelamento das partidas avulsas". Dissertação, Porto : [Edição do Autor], 2004. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000158862.

Testo completo
Abstract (sommario):
Na segunda metade do século XVIII, a cidade do Porto conheceu intervenções urbanísticas e arquitectónicas marcantes. Na presente dissertação de mestrado, colocámos o enfoque no estudo do Quartel do Segundo Regimento de Infantaria e da Real Casa Pia de Correcção e de Educação e Aquartelamento das Partidas Avulsas por representarem os dois edifícios públicos mais importantes construídos no final de Setecentos. Atentámos nas razões subjacentes à sua edificação, nos meios financeiros que viabilizaram as respectivas obras e na inspecção das mesmas. A localização e a compra dos terrenos necessários para a empreitada mereceram o nosso interesse. Procurámos ainda dar uma resposta quanto à autoria do risco dos quartéis, delinear a trajectória profissional dos arquitectos ligados à edificação dos imóveis, estabelecer as suas possíveis fontes de inspiração e os formulários da linguagem arquitectónica adoptados. Intentámos analisar a cronologia das obras e o funcionamentodos estaleiros. Todavia, importa referir que o teor das fontes documentais perscrutadas determinou a abordagem da nossa temática
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Borges, Vítor. "O RI 14 nas Campanhas do Sul de Angola da I GM". Master's thesis, IUM, 2014. http://hdl.handle.net/10400.26/11396.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho de investigação pretende caraterizar a participação do 3.º Batalhão Expedicionário do Regimento de Infantaria 14, que participou nas Campanhas do Sul de Angola da I Guerra Mundial, em 1914 e 1915. Esta participação enquadra-se no envolvimento de Portugal no conflito, em três teatros de operações terrestres distintos: Angola, Moçambique e França. Em particular, a colónia de Angola estava ameaçada a Sul pelos colonos bóeres e alemães que tentavam revoltar as populações locais contra o domínio português e por forças militares junto à fronteira. Neste cenário, debaixo do comando do Tenente Coronel Alves Roçadas é formada uma expedição, com destino ao Sul de Angola, constituída por subunidades de combate de Infantaria, Metralhadoras, Artilharia de Montanha e Cavalaria. Começamos por apresentar o estado da arte, abordando as obras que foram escritas sobre a história do RI 14, bem como sobre as suas campanhas. O RI 14 criado em 1806, fruto da reorganização do Exército Português de então, veio, em 1914, a mobilizar o 3.º Batalhão Expedicionário, unidade estudada, e que integrou a expedição comandada inicialmente por Alves Roçadas. Segue-se o procedimento metodológico, definindo o modelo de análise, passando à apresentação da análise da campanha de per se. Como síntese, conclui-se do estudo, que o Batalhão partiu para África sem qualquer doutrina enquadrante, que definisse o seu emprego, tipologia de operações a executar e como se proceder à preparação para o terreno e inimigo que se iria encontrar. A organização do Batalhão era a normal na época e não teve influência negativa direta nos empenhamentos táticos e desfecho da campanha. O Batalhão praticamente não se preparou para a missão, que resultou no fraco entrosamento e grande heterogeneidade dos militares, tornado evidente no desempenho em combate demonstrado em Naulila. Inicialmente não se verificaram limitações de material mas, a partir de finais de dezembro de 1914, toda a ação foi fortemente influenciada pelas grandes dificuldades de material. A liderança superior do Batalhão consistia em oficiais veteranos das campanhas africanas em Angola, Moçambique e em comandantes de pelotão, com apenas duas exceções, que exerceram a sua ação de comando de forma eficaz e reconhecida. Não preparados para operar na dureza do clima africano, a participação do Batalhão foi marcada por pesadas baixas e grandes dificuldades. As condições de vida dos militares eram precárias e a diminuta organização do terreno teve grandes implicações no desenrolar da campanha. Abstract: This research paper aims to characterize the employment of the 3rd Expeditionary Battalion of the 14th Infantry Regiment that participated in the campaigns of southern Angola in World War I, in 1914 and 1915. The Portuguese contribution in the three Theatres of War, Flanders, Angola and Mozambique, frames this expedition. Angola was threatened in its southern border by the Boers colons, as well as by the Germans, who were uprising the indigenous population against the Portuguese rule. The regular German forces in the region also presented a serious challenge. In this scenario, under the command of Lieutenant Colonel Alves Roçadas, an expeditionary force is mobilized, composed of Infantry, Machine-guns, Mountain Artillery and Cavalry units. The paper starts presenting the state of the art, addressing the different studies published about the 14th Infantry Regiment history, as well as about its campaigns. The Regiment, founded in 1806, product of the undergoing army’s reorganization, mobilized, in 1914, the 3rd Battalion Expeditionary. This Battalion joined the expedition initially commanded by Lieutenant Colonel Alves Roçadas. It follows the methodological procedure, defining the analysis model, followed by the presentation of the campaign analysis. As a summary, the study concludes that the Battalion left for Africa without any framing doctrine, to define their employment, type of operations to be performed and how to prepare for the terrain and enemy encountered. The organization of the Battalion was normal at the time and had no negative influence on tactical commitments and outcome of the campaign. The Battalion hardly prepared for the mission, which resulted in poor rapport and great heterogeneity of the force, become evident in the combat performance demonstrated in Naulila. Initially there were no limitations of material but from the end of December 1914, all the action was strongly influenced by the great difficulty of material. The top leadership of the Battalion consisted of veteran officers of the African campaigns in Angola and Mozambique. The platoon leaders, with only two exceptions, exercised their command action effectively. Not prepared to operate in the hardness of African climate, the Battalion was marked by heavy casualties and great difficulties. Living conditions were harsh and the poor terrain preparation had major implications in the conduct of the campaign.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Ferreira, João. "Proteção Balística do Soldado de Infantaria". Master's thesis, Academia Militar. Direção de Ensino, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/9837.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente Trabalho de Investigação Aplicada está subordinado ao tema “Proteção Balística do Soldado de Infantaria”. Como objetivo geral pretende-se desenvolver uma base de conhecimento militar, no âmbito dos materiais e dos elementos de proteção balística ligeiros, no que concerne às suas especificações, características e requisitos técnicos. A evolução dos elementos de proteção balística e das blindagens está fortemente relacionada com a evolução do armamento, e com isto foram surgindo novos materiais e fibras que possibilitam aliar a proteção balística com as necessidades e bem-estar do seu utilizador, sendo este o soldado de Infantaria, que atua em diferentes cenários, terrenos e condições, utilizando o fogo e movimento, necessitando portanto, de grande mobilidade. Estas considerações levaram ao desenvolvimento de novos tipos de proteção realizados com materiais compósitos devido ao seu peso reduzido. Deste modo, no presente trabalho procedeu-se à elaboração de ensaios balísticos em situação de tiro real a painéis balísticos compósitos, de caracter exploratório. No que se refere ao método de investigação científica foi utilizado o método hipotético-dedutivo, utilizado para comprovar as hipóteses colocadas no início da investigação e desta forma responder aos problemas colocados através da análise documental e ensaios balísticos. O presente trabalho encontra-se dividido em seis capítulos. O primeiro capítulo refere-se à introdução do tema. O segundo capítulo refere-se à revisão da literatura para o entendimento do estudo. O terceiro expõe os métodos e procedimentos utilizados durante a investigação. O capítulo quatro é referente aos painéis balísticos. No capítulo cinco são apresentados e analisados os resultados. As conclusões e recomendações futuras surgem no sexto capítulo. Conclui-se que os elementos de proteção balística apresentam inúmeros requisitos sendo que o mais importante é aliar a capacidade de proteção ao peso reduzido, com a finalidade de manter a eficiência de combate do Soldado de Infantaria.
Abstract The present Research Work is about the theme “Ballistic Protection of the Infantry Soldier”. The overall goal is to develop military knowledge regarding materials and elements of light ballistic protection, in what concerns its specifications, features and technical requirements. The evolution of the elements of ballistic protection and shields is strongly related to the evolution of weaponry. New materials and fibres that allow ballistic protection to be an ally of the needs and well-being of its user have emerged. Being the user an infantryman who moves in different scenarios, fields and conditions, using fire and movement because he/she needs great mobility. These considerations led to the development of new types of protection made with composite materials due to its reduced weight. Throughout this research work ballistic tests in real life firing situation with ballistic panels were made, of exploratory character. Concerning the research method the hypothetical-deductive method was used, which is meant to prove the hypothesis considered at the beginning of the research and this way give answers to the problems that have emerged by the data analysis and ballistic tests. The present work is divided into six chapters. The first chapter refers to the introduction of the theme. The second chapter refers to the review of the literature to the understanding of the study. The third explores the methods and procedures used throughout the research. The forth chapter refers to ballistic panels. In chapter five the results are presented and analysed. The conclusions and future recommendations are in the sixth chapter. It can be concluded that the elements of ballistic protection present many requirements. The most important being the link between the capacity of protection and its reduced weight in order to maintain the fight efficiency of the Infantry soldier.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Costa, Tiago. "Caraterização da eficácia dos papéis desempenhados pelos Oficiais Subalternos e/ou Capitães de Infantaria,Estudo caso: 1º Batalhão de Infantaria Paraquedista e 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado". Master's thesis, Academia Militar. Direção de Ensino, 2015. http://hdl.handle.net/10400.26/9829.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente estudo incidiu sobre a “Caraterização da eficácia dos papéis desempenhados pelos Oficiais Subalternos e/ou Capitães de Infantaria, Estudo Caso: 1º Batalhão de Infantaria Paraquedista e 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado”. Teve como objetivo principal caraterizar e identificar as competências de comando e liderança dos Oficiais Subalternos e Capitães de Infantaria e as dimensões da eficácia dos papéis que promovem a eficácia dos papéis para o exercício de funções de comando. Para a realização do estudo foi implementado um inquérito constituído por um questionário de competências de liderança, composto por 23 competências de liderança e de três fatores critério (esforço extraordinário, eficácia e satisfação) e um questionário da eficácia dos papéis que contempla dez dimensões da eficácia dos papéis. Foi utilizada uma amostra de 101 militares do 1º Batalhão de Infantaria Paraquedista e 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado, dividida pelas três classes (Praças, Sargentos e Oficiais). Da análise dos dados, conclui-se que os subordinados identificam que todas as competências de liderança contribuem para a eficácia do papel desempenhado pelo Oficial Subalterno e Capitão de Infantaria, com especial relevo para as competências “consideração”, “capacidade de resolver problemas”, “influência/referência”, “empatia”, “relações interpessoais”, “trabalho de equipa e coesão”, “gestão de conflitos e negociação”, “orientação para a tarefa”, “reconhecimento, feedback positivo e valorização”, “visão” e a “proatividade”. Os resultados indicam que das dez dimensões da eficácia dos papéis em estudo, os subordinados identificam as dimensões “confrontação”, “influência”, “criatividade”, “proatividade”, “entreajuda” e a "interdependência” como as que mais contribuem para a eficácia dos papéis desempenhados pelos Oficiais Subalternos e Capitães de Infantaria.
Abstract This study focused on the “Characterization of the role efficacy performed by the Junior Officers and/or Captains of Infantry, Case study: 1st Parachutist Infantry Battalion and 1st Mechanized Infantry Battalion”. This research aims to characterize and identify the command and leadership competences of Junior Officers and Captains of Infantry and the dimensions of role efficacy that promotes that efficacy for the exercise of command. For the research, it was conducted a questionnaire of leadership competences with 23 leadership competencies and three criteria factors (extraordinary effort, efficacy and satisfaction) and a survey on the role efficacy with ten dimensions of role efficacy . These questionnaires were carried out at 101 1st Military Parachutist Infantry Battalion and 1st Battalion Mechanized Infantry military men, divided by the three classes (Officers, NCOs and Privates). The major outcome from the dataset analysis is that subordinates recognize that all the leadership competences contribute to the role efficacy of the Junior Officer and Captain of Infantry, with special emphasis on the following competences, “consideration”, “ability to solve problems” “influence/reference”, “empathy”, “interpersonal relations”, “teamwork and cohesion”, “conflict management and negotiation”, “task orientation”, “recognition, positive feedback and valorization”, “vision” and “proactivity”. The results indicate that from the ten dimensions of role efficacy under study, the subordinates identify the following, “confrontation”, “influence”, “creativity”, “proactive”, “helping relationship” and “interdependence” as those that contribute most to role efficacy of the Junior Officers and Captains of Infantry.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Rebelo, Pedro. "Plano de carreira do Oficial de Infantaria". Master's thesis, Academia Militar. Direção de Ensino, 2010. http://hdl.handle.net/10400.26/6916.

Testo completo
Abstract (sommario):
Em qualquer organização existe uma relação, onde a cultura organizacional tem um papel fundamental, entre os indivíduos que nela desempenham funções e a própria organização, cujo objectivo é a satisfação dos interesses de ambos. No Exército, o Oficial de Infantaria no desempenho das suas funções procura satisfazer os seus objectivos e ambições mediante as necessidades da instituição, que assim vê os seus interesses cumpridos, propondo um desenvolvimento de carreira ao Oficial, traçando-lhe um Plano de Carreira. Esta investigação encontra-se dividida em duas partes. A parte teórica constituída pela revisão de literatura, que visa estabelecer um enquadramento conceptual do tema, relacionado com a Gestão de Recursos Humanos e analisar a Carreira Militar, realizando um enquadramento legal da mesma. A parte prática, através do método inquisitivo, teve por base a aplicação de entrevistas para retirar dados relativos à formação do Oficial de Infantaria e a aplicação de inquéritos para obter opiniões sobre algumas questões relativas à mesma carreira, para posteriormente, através do método indutivo, analisar os dados recolhidos e estabelecer algumas conclusões. Concluiu-se que a carreira do Oficial de Infantaria permite conciliar os interesses individuais com os institucionais, dentro das possibilidades que o Exército oferece. O desenvolvimento da carreira está dependente da formação que o prepara para a função de Comando nos vários escalões. Propõe-se o desenvolvimento de um órgão de aconselhamento de carreiras e o desenvolvimento de carreiras alternativas, seguindo estudos já realizados, no sentido de potenciar a conjugação dos interesses individuais e os organizacionais.
Abstract In any organization exists a relationship between the organization and the individuals that play functions in the same organization, where the organizational culture has a fundamental role. This relationship has the objective to satisfy bothinterests. In the Army, the Infantry Officer, during his functions play, he tries to achieve his objectives and own ambitions, by the organization’s needs, that sees their own interests achieved, proposing a career development, creating a Career Plan to the Officer. This investigation is divided in two parts. The theoretical part that is resumed to a literature revision that establishes a conceptual guideline of theme, related to Human Resources Management, continuing with a Military Career analysis and finishing with a legal guideline of the same career. The practical part, using an inquisitive and an inductive method, consists in an application of interviews and questionnaires with the objective to collect data about the Infantry Officer instruction and about the opinion on some questionsrelated to same career, for later, with the inductive method, analyze the data collected to establish some conclusions. It was concluded that the Infantry Officer Career allows a conciliation between the individuals and the organizational interests, by the possibilities that the Army gives. The career development depends on the instruction given, that prepares the Officer to the Command Function into the different ranks. It is proposed to develop an career counseling organ and to develop alternative careers, following the studies that have been already done, with the objective to potentiate the conjugation of individuals and organizational interests.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Silva, Michelle Tatiane Souza e. [UNESP]. "O regimento do corpo em Portugal no século XV". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/126321.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2015-08-20T17:09:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-08-21. Added 1 bitstream(s) on 2015-08-20T17:27:05Z : No. of bitstreams: 1 000835886_20160931.pdf: 110338 bytes, checksum: 87b6ffb4ab4f660450fea2293ec4e232 (MD5) Bitstreams deleted on 2016-10-03T12:15:52Z: 000835886_20160931.pdf,. Added 1 bitstream(s) on 2016-10-03T12:16:38Z : No. of bitstreams: 1 000835886.pdf: 924340 bytes, checksum: 60b1217ef592618c17bb149c67a3a577 (MD5)
Dans les écrits produits au Portugal au XVe siècle, réorganiser les habitudes et les coutumes des hommes de cour, et, par extension, les autres hommes du royaume, est devenu l'un des principaux objectifs de nobles, de rois et d'infants versés dans les lettres appartenant à la dynastie récemment arrivée au pouvoir, la dynastie d'Aviz. Pour cette réorganisation, l'enregistrement écrit a été considéré par les lettrés et les gouvernants, un instrument privilégié pour convaincre ses contemporains de que prendre soin de soi-même, de son propre corps et de l'esprit, et de bien gouverner le royaume pourraient apporter le bonheur, la paix et la prospérité. Dans la liste des pratiques d'auto-soins partagées, la conservation du corps sain, fort et agile s'est configuré progressivement comme l'un des éléments clés de la morale prévus par tels hommes de pouvoir et de lettres. Les nobles d'Aviz ont fait attention à la conservation de l'harmonie physique et spirituelle, appuyée sur la notion de santé diffusée par les physiciens lettrés de cette époque-là. Le contact constant avec les maladies collectives depuis le XIVe siècle, ainsi que la présence plus régulière de médecins dans la vie des hommes de cour semblent avoir réveillé de nouveaux sens pour les soins du corps, associés à la conservation de la santé. En se concentrant donc sur l'équilibre et l'unité corporelle et spirituelle de chacun, tels penseurs n'ont pas esquivé de réfléchir sur le corps social et son potentiel de devenir une sorte de royaume revenu à la vie par le bien, bon faiseur de son devoir de maintenir la santé de ses membres et, par conséquent, dirigé vers le salut de tous. Le plan pédagogique tracé par ces nobles d'Aviz, faisant résonner les écrits des maîtres chrétiens, comme Jean de Salisbury, a cherché contempler toutes les parties du royaume dans leurs particularités et virtuosités, à commencer par la...
Nos escritos produzidos em Portugal no século XV, reordenar os hábitos e costumes dos homens de corte, e por extensão dos demais homens do reino, tornou-se um dos principais objetivos de nobres, reis e infantes versados nas letras pertencentes à dinastia recém-chegada ao poder, a dinastia de Avis. Para essa reordenação, o registro escrito foi considerado, por letrados e governantes, um instrumento privilegiado para convencerem os seus contemporâneos de que cuidar de si, do próprio corpo e espírito, e bem governar o reino poderiam trazer a felicidade, a paz e a prosperidade. No rol de práticas de cuidados de si partilhadas, a manutenção do corpo saudável, forte e ágil foi gradativamente se configurando como uma das peças-chave da moralidade planeada por tais homens de poder e de letras. Os nobres de Avis atentaram para a manutenção da harmonia física e espiritual, amparada na noção de saúde difundida pelos físicos letrados daquele tempo. O contato constante com as doenças coletivas desde o século XIV, bem como a presença mais regular dos médicos na vida dos homens de corte parecem ter despertado novos sentidos para os cuidados com o corpo, associados à conservação da saúde. Concentrando-se, pois, sobre o equilíbrio e a unidade corporal e espiritual de cada um, tais pensadores não se esquivaram de refletir sobre o corpo social e seu potencial de transformar-se numa espécie de reino reavivado pelo bem, cumpridor do seu dever de manter a saúde de seus membros e, por conseguinte, voltado para a salvação de todos. O plano pedagógico traçado por esses nobres de Avis, fazendo reverberar os escritos de mestres cristãos, como João de Salisbury, procurou contemplar todas as partes do reino em suas particularidades e virtuosidades, a começar pela cabeça do corpo social, o rei. É esse empenho na construção da ordem e da unidade do corpo físico, de cada um e do social, o eixo do presente estudo, que se desdobrará.
In the written material produced in Portugal during the fifteenth century, reorganize men of the court's habits and moral, and the range of other kingdom men, became one of the mainly aims claimed by the nobles, kings and princes versed in letters belonging to the newcomer dinasty in the power, the Avis dinasty. For this reordering, a record was considered, by writers and governors, a privileged instrument to persuade their contemporaneous to the care of the self, of the own body and spirit, and the well ruling of the kingdom could bring happiness, peace and prosperity. In the list of self-care shared practices, keeping the body healthy, strong and quick was gradually getting as one of the key elements of morality planned by these men of power and letters. The nobles of Avis attempted to physical and spiritual harmony, sustained by the healthy notion disseminated by the letters physicists from that time. The constantly contact with the general illness since the fourteenth century, as well as the doctors more regular presence in the court appeared to have awakened new senses to the body care, associated to the health keeping. Focusing on the balance and the corporal and spiritual unity of each one, such thinkers haven't avoided from thinking about social body and its potencial to become a kind of kingdom revived by the good deeds, accomplisher of the duty to save its members and, therefor turned to the salvation of all. The pedagogical plan outlined by these nobles from Avis, making reverberate the Christian masters writings, like João de Salisbury, sought considering all the kingdom parts in their particularities and virtuosity, beginning by the top of social body, the king. It is this commitment in constructing the order and the unity of physical body, from each one and social, the target of this study, which will unfold: on the analysis of cultivated knowledges by the fourteenth men of letters, in appreciation of the characters that...
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Silva, Michelle Tatiane Souza e. "O regimento do corpo em Portugal no século XV /". Franca, 2014. http://hdl.handle.net/11449/126321.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Susani Silveira Lemos França
Banca: Karina Anhezini de Araújo
Banca: Ricardo Alexandre Ferreira
Banca: Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva
Banca: Marcelo Pereira Lima
Resumo: Nos escritos produzidos em Portugal no século XV, reordenar os hábitos e costumes dos homens de corte, e por extensão dos demais homens do reino, tornou-se um dos principais objetivos de nobres, reis e infantes versados nas letras pertencentes à dinastia recém-chegada ao poder, a dinastia de Avis. Para essa reordenação, o registro escrito foi considerado, por letrados e governantes, um instrumento privilegiado para convencerem os seus contemporâneos de que cuidar de si, do próprio corpo e espírito, e bem governar o reino poderiam trazer a felicidade, a paz e a prosperidade. No rol de práticas de cuidados de si partilhadas, a manutenção do corpo saudável, forte e ágil foi gradativamente se configurando como uma das peças-chave da moralidade planeada por tais homens de poder e de letras. Os nobres de Avis atentaram para a manutenção da harmonia física e espiritual, amparada na noção de saúde difundida pelos físicos letrados daquele tempo. O contato constante com as doenças coletivas desde o século XIV, bem como a presença mais regular dos médicos na vida dos homens de corte parecem ter despertado novos sentidos para os cuidados com o corpo, associados à conservação da saúde. Concentrando-se, pois, sobre o equilíbrio e a unidade corporal e espiritual de cada um, tais pensadores não se esquivaram de refletir sobre o corpo social e seu potencial de transformar-se numa espécie de reino reavivado pelo bem, cumpridor do seu dever de manter a saúde de seus membros e, por conseguinte, voltado para a salvação de todos. O plano pedagógico traçado por esses nobres de Avis, fazendo reverberar os escritos de mestres cristãos, como João de Salisbury, procurou contemplar todas as partes do reino em suas particularidades e virtuosidades, a começar pela cabeça do corpo social, o rei. É esse empenho na construção da ordem e da unidade do corpo físico, de cada um e do social, o eixo do presente estudo, que se desdobrará.
Abstract: In the written material produced in Portugal during the fifteenth century, reorganize men of the court's habits and moral, and the range of other kingdom men, became one of the mainly aims claimed by the nobles, kings and princes versed in letters belonging to the newcomer dinasty in the power, the Avis dinasty. For this reordering, a record was considered, by writers and governors, a privileged instrument to persuade their contemporaneous to the care of the self, of the own body and spirit, and the well ruling of the kingdom could bring happiness, peace and prosperity. In the list of self-care shared practices, keeping the body healthy, strong and quick was gradually getting as one of the key elements of morality planned by these men of power and letters. The nobles of Avis attempted to physical and spiritual harmony, sustained by the healthy notion disseminated by the letters physicists from that time. The constantly contact with the general illness since the fourteenth century, as well as the doctors more regular presence in the court appeared to have awakened new senses to the body care, associated to the health keeping. Focusing on the balance and the corporal and spiritual unity of each one, such thinkers haven't avoided from thinking about social body and its potencial to become a kind of kingdom revived by the good deeds, accomplisher of the duty to save its members and, therefor turned to the salvation of all. The pedagogical plan outlined by these nobles from Avis, making reverberate the Christian masters writings, like João de Salisbury, sought considering all the kingdom parts in their particularities and virtuosity, beginning by the top of social body, the king. It is this commitment in constructing the order and the unity of physical body, from each one and social, the target of this study, which will unfold: on the analysis of cultivated knowledges by the fourteenth men of letters, in appreciation of the characters that...
Resume: Dans les écrits produits au Portugal au XVe siècle, réorganiser les habitudes et les coutumes des hommes de cour, et, par extension, les autres hommes du royaume, est devenu l'un des principaux objectifs de nobles, de rois et d'infants versés dans les lettres appartenant à la dynastie récemment arrivée au pouvoir, la dynastie d'Aviz. Pour cette réorganisation, l'enregistrement écrit a été considéré par les lettrés et les gouvernants, un instrument privilégié pour convaincre ses contemporains de que prendre soin de soi-même, de son propre corps et de l'esprit, et de bien gouverner le royaume pourraient apporter le bonheur, la paix et la prospérité. Dans la liste des pratiques d'auto-soins partagées, la conservation du corps sain, fort et agile s'est configuré progressivement comme l'un des éléments clés de la morale prévus par tels hommes de pouvoir et de lettres. Les nobles d'Aviz ont fait attention à la conservation de l'harmonie physique et spirituelle, appuyée sur la notion de santé diffusée par les physiciens lettrés de cette époque-là. Le contact constant avec les maladies collectives depuis le XIVe siècle, ainsi que la présence plus régulière de médecins dans la vie des hommes de cour semblent avoir réveillé de nouveaux sens pour les soins du corps, associés à la conservation de la santé. En se concentrant donc sur l'équilibre et l'unité corporelle et spirituelle de chacun, tels penseurs n'ont pas esquivé de réfléchir sur le corps social et son potentiel de devenir une sorte de royaume revenu à la vie par le bien, bon faiseur de son devoir de maintenir la santé de ses membres et, par conséquent, dirigé vers le salut de tous. Le plan pédagogique tracé par ces nobles d'Aviz, faisant résonner les écrits des maîtres chrétiens, comme Jean de Salisbury, a cherché contempler toutes les parties du royaume dans leurs particularités et virtuosités, à commencer par la...
Doutor
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Libri sul tema "Regimento de Infantaria no"

1

Bento, Cláudio Moreira. A participação militar de São Paulo e Paraná na Guerra de Reconquista do Rio Grande do Sul atual, aos espanhóis de 1775-1778. Resende, RJ: Academia de História Militar Terrestre do Brasil, 2009.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Homem, Luiz Gonzaga Naclério. Lembranças de um belo ideal: Diário (reescrito) de um pelotão de voluntários da Revolução de 32. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1992.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

José Eduardo do Amaral Rosa. Brava gente da infantaria brasileira: Patrulhas da FEB no front italiano 1944-1945, Força Expedicionária brasileira : coletânea de narrativas das ações dos pracinhas na campanha na Itália. São Paulo: Letras do Pensamento, 2020.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Brazil. Congresso Nacional. Senado Federal. Regimento interno. Brasília: Senado Federal, 1999.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Rio de Janeiro (Brazil : State). Assembléia Legislativa. Regimento interno. [Rio de Janeiro]: Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, 1986.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Mato Grosso (Brazil : State). Tribunal de Justiça. Regimento interno. 8a ed. Cuiabá: Tribunal de Justiça, 2007.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Brazil. Congresso Nacional. Senado Federal. Regimento interno. Brasília: Senado Federal, 2007.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Bahia (Brazil : State). Tribunal de Contas. Regimento interno. Salvador: O Tribunal, 1993.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Brazil. Congresso Nacional. Senado Federal. Regimento interno. Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicação, 2003.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Brazil. Congresso Nacional. Senado Federal. Regimento interno. 3a ed. Brasília, DF: Senado Federal, 2013.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Capitoli di libri sul tema "Regimento de Infantaria no"

1

Birmingham, David. "The Regimento da Mina". In Portugal and Africa, 25–32. London: Palgrave Macmillan UK, 1999. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-349-27490-1_3.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

López-Salazar Codes, Ana Isabel. "Capítulo 9. El regimento de 1613". In Inquisición Portuguesa y Monarquía Hispánica en tiempos del perdón general de 1605, 201–7. Publicações do Cidehus, 2010. http://dx.doi.org/10.4000/books.cidehus.2468.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Vasconcelos, José Leite de. "I Regimento dos barbeiros (séc. XVI)". In Signum Salomonis - A Figa - A Barba em Portugal, 423–37. Etnográfica Press, 1996. http://dx.doi.org/10.4000/books.etnograficapress.4494.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

OLIVEIRA, Fabrício Manoel. "SUSPENSÃO DE LIMINAR NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E OS (SUPER)PODERES DA PRESIDÊNCIA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A SL Nº 1.395/SP". In Direito e Práxis: interfaces entre a norma jurídica e a realidade social, 381–97. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230312550.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo: Em vista da frequente suspensão de decisões liminares monocráticas nos últimos anos, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, por parte dos presidentes e vice-presidentes da corte, o presente estudo tem como objetivo compreender, a partir de uma perspectiva processual e hermenêutica clássica, se a legislação formal invocada para tanto realmente confere tal prerrogativa, sobretudo tendo como pano de fundo o julgamento da SL n° 1.395/SP, único julgado que trata colegiadamente da matéria. Métodos: Vale-se o estudo de uma metodologia jurídico descritiva-exploratória, o raciocínio dedutivo e o método teórico. Resultados: Após o exame dos poderes conferidos à presidência e vice-presidência, tanto através dos contornos específicos do regimento interno da corte (especialmente o artigo 297 de tal estatuto), quanto através das normas reguladoras do tema (especialmente o artigo 4º da Lei 8.437/1992 e o artigo 25 da Lei 8.038/1990), à luz da SL n° 1.395/SP, tem-se que estes não abarcam a suspensão de decisões liminares monocráticas, questão que não encontra qualquer previsão legal ou regimental que a sustente, inclusive analogicamente. Conclusão: A suspensão de liminar monocrática pela cúpula do Supremo Tribunal Federal trata-se de algo que foge aos estritos parâmetros normativos da legislação que regula o assunto, bem como do regimento interno da corte, gerando uma série de questionamentos que ainda não foram solucionados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Lima, Carolina Akie Ochiai Seixas, e Bruna Corrêa Araújo. "Regimento dos Capitães do Mato: Análise de alguns aspectos filológicos". In Estudos Filológicos de Documentos dos Séculos XVIII e XX, 59–74. Pantanal Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46420/9786588319802cap4.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

RAMOS FIGUEIREDO CUNHA, PRISCILLA. "EDUCAÇÃO INFANIL E O TRABALHO COM PROJETOS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO REFERENCIAL CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ITABORAÍ / RJ". In Educação Infantil. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt09.001.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho apresenta um breve estudo a respeito do trabalho desenvolvido nas turmas de Educação infantil das unidades de ensino da Rede Municipal de Itaboraí – RJ a luz do Referencial Curricular e do Regimento Escolar da rede. Procuramos identificar os aspectos que permeiam as práticas docentes durante o planejamento e aplicação das atividades, tendo os referidos documentos como norteadores das análises acerca das propostas desenvolvidas. A abordagem utilizada será a metodologia qualitativa, de caráter descritivo, baseada em levantamento bibliográfico sobre teóricos que embasam a temática e das legislações que regem o trabalho na Rede Municipal de Itaboraí. O objetivo deste estudo é refletir de forma crítica a respeito do trabalho desenvolvido no município, discutindo de que maneira os projetos proporcionam a criança o protagonismo no processo ensino-aprendizagem. Concluímos com a reflexão acerca da importância da participação das crianças enquanto protagonistas no cotidiano escolar, a partir de um trabalho interdisciplinar, conectado a realidade da comunidade a que se destina e preocupado em estimular uma aprendizagem significativa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Graes, Isabel. "O PRETENSO TRIBUNAL DE RESGATE DE CATIVOS (O REGIMENTO DE 20 DE MARÇO DE 1461)". In Estudios Luso-Hispanos de Historia del Derecho. Tomo II., 189–214. Dykinson, 2021. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv1s7ccf5.10.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Nascimento, Josean Santos. "O regimento escolar: análises e desafios de sua constituição nas escolas da rede privada de ensino". In Abordagens Interdisciplinares em Educação e Ensino, 131–48. Editora Licuri, 2024. http://dx.doi.org/10.58203/licuri.22641.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

KUHN DE OLIVEIRA, CRISTIANE. "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A PERMANÊNCIA ESCOLAR: SUBINDO A LADEIRA NO MUNICÍPIO DE JUSSARA-BAHIA". In Escola em tempos de conexões - Volume 02. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.02.029.

Testo completo
Abstract (sommario):
ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR COMO TEM SIDO OFERTADA A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ROBERTO SANTOS NO MUNICÍPIO DE JUSSARA-BAHIA, QUANTO À PERMANÊNCIA DOS ALUNOS COM BASE NA CULTURA DA ESCOLA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E INTERPRETATIVA NA QUAL SE UTILIZARAM TRAÇOS DA PESQUISA ETNOGRÁFICA E DA PESQUISA-AÇÃO, SENDO UTILIZADOS COMO INSTRUMENTOS PARA A PESQUISA: A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E AS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, QUE FORAM REALIZADAS COM A EQUIPE GESTORA, OS PROFESSORES E OS ALUNOS DA MODALIDADE E, A ANÁLISE DOCUMENTAL – DADOS DO CENSO ESCOLAR, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, REGIMENTO ESCOLAR, DIÁRIO DE CLASSE E ATAS FINAIS. O ESTUDO PERMITIU AFIRMAR QUE A EJA É TRATADA COMO UM APÊNDICE DE ESCOLARIZAÇÃO, POIS MESMO COM AS MUITAS MUDANÇAS NA CONCEPÇÃO, NO PLANEJAMENTO E NA ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS NOS ÚLTIMOS ANOS, A REALIDADE AINDA É BASTANTE PRECÁRIA E O TRATAMENTO DADO CONTINUA SUBESTIMANDO A MODALIDADE COMPARADA AO ENSINO REGULAR. A ESCOLA PERMANECE REPRODUZINDO A ESTRUTURA DE HOMOGENEIDADE E DIFERENCIAÇÃO NO TRATAMENTO AOS ALUNOS DA EJA, APONTANDO PARA A DIVISÃO ENTRE ENSINO REGULAR E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

de Souza, Paulo César. "PROJETO DE LEI MUNICIPAL N° 026/2022 E O REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE VEREADORES DE IBIRITÉ/MG". In Pesquisas e Inovações Multidisciplinares em Ciências Humanas e Sociais no Século XXI, 261–62. Instituto Scientia, 2022. http://dx.doi.org/10.55232/1085002.20.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Atti di convegni sul tema "Regimento de Infantaria no"

1

CORRêA, ROSELâINE CASANOVA. "REGIMENTO MALLET: MEMÓRIA E INTERATIVIDADE". In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-058.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Cocareli, André Ramos, Mônica Pacheco, Mirian Megumi Sawada Nunes, Sissi Fuzishima, Renata Aparecida Terra Cazarotti, Fernanda Maria Ortega Magro, Wagner Paschoal de Andrade Antonio et al. "Modernização do Regimento Geral da USP frente aos avanços da Universidade". In Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo. Universidade Estadual de Campinas. Sistema de Bibliotecas, 2023. http://dx.doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4969.

Testo completo
Abstract (sommario):
Introdução: Recentemente, ações desenvolvidas pela USP contribuíram para que a universidade atingisse alto padrão de qualidade. As diversas medidas e programas instituídos exigem a modernização dos instrumentos de gestão. O Estatuto e o Regimento Geral são instrumentos que regulamentam a finalidade, estrutura, competências e atribuições dos órgãos da Universidade, possibilitando atender ao princípio da legalidade e promovendo agilidade/transparência à gestão. Objetivo: Incorporar as alterações e emendas realizadas no Estatuto e no Regimento Geral da USP, bem como identificar dispositivos contraditórios, tornaram-se incorretos ou irrelevantes frente às alterações ocorridas durante os anos. Ainda, de acordo com a experiência do grupo, sugerir modificações para aprimorar a aplicação das normas no cotidiano universitário, sobretudo quanto às eleições e ao funcionamento dos órgãos colegiados, além dos concursos da carreira docente. Metodologia: Foi instituído um grupo de trabalho composto por assistentes acadêmicos, um Analista da Procuradoria Geral e três servidores da Secretaria Geral. O RG será revisado por artigos, que receberão as consolidações necessárias e as propostas de modificações que sejam condizentes com a realidade atual da USP. A partir da análise do RG, se necessário, propor adequações no Estatuto, a fim de evitar descompasso entre as normas. Resultados: A revisão está em andamento, com previsão de término para 13.11.2023, quando pretendemos tramitar o novo Regimento nas instâncias competentes da Universidade, até sua aprovação pelo Conselho Universitário, em 2024. Conclusão: O Regimento modernizado, além de ficar mais objetivo, garantirá aos usuários o suprimento efetivo de suas demandas, contribuindo para as boas práticas na Universidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Martins Ribeiro, Rodrigo, Tamires Oliveira De Oliveira, Debora da Silva Freitas Ribeiro, Heloísa de Paula Pedroza e Antônio Catunda Pinho Neto. "ASPECTOS SOROEPIDEMIOLÓGICOS DE LEPTOSPIROSE EM EQUÍDEOS COM LEPTOSPIROSE SUBCLÍNICA NO 13° REGIMENTO DE CAVALARIA MECANIZADA". In SIMCAV 2023. Belo Horizonte, Minas Gerais: Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/xi-simcav-304492.609456.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Gonçalves, Leandro José Clemente. "“O Armamento da Infantaria Brasileira na Guerra do Paraguai entre 1866-1868: Revolução Modernizadora ou Ditadura dos Costumes?”". In VI Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História – Universidade Estadual de Maringá – UEM, 2013. http://dx.doi.org/10.4025/6cih.pphuem.148.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Ruas, Kelly Cristina Da Silva, Carina Elisbeth Maciel e Daniela Da Costa Britto Pereira Lima. "Política de Organização da Educação a Distância na Universidade Federal de Goiás: o que dizem os documentos". In III Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/seadco.2020.14646.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho tem como foco apresentar a forma de organização da Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal de Goiás que se materializa por meio das políticas institucionais. Trata-se de resultado da organização de um relatório de pesquisa realizado por meio da análise documental, com abordagem qualitativa. Foram analisados documento como o Estatuto, Regimento Geral, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e documentos do Centro Integrando de Aprendizagem em Rede (CIAR). A partir do estudo realizado, observou-se que a UFG trata a educação a distância como uma modalidade educacional, sendo utilizada como estratégia de expansão e democratização ao acesso a educação, ao mesmo tempo em que busca consolidar e fortalecer a modalidade na Instituição.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Macedo, Antonio Jefferson, e Allysson Allex Araújo. "SisBarragens - Um aplicativo mobile para apoio à inspeção de barragens de acumulação de água". In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2023. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2023.229334.

Testo completo
Abstract (sommario):
Em 2022, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico divulgou um estudo que apresenta 187 barragens de 22 estados brasileiros em situação crítica. Agravando tal cenário, em alguns lugares do Brasil, a inspeção de barragens ainda envolve atividades manuais de coleta de dados por meio de checklists impressos. Logo, a transformação digital revela-se salutar para aprimorar a segurança dessas obras. Diante dessa oportunidade, este artigo apresenta o SisBarragens, um aplicativo mobile para apoio à inspeção de barragens de acumulação de água aderente ao regimento brasileiro. Sendo fruto de uma pesquisa em andamento, contribui-se para literatura ao discutir um problema e uma solução digital com desdobramentos pertinentes para a interseção entre as áreas de Sistemas de Informação e Gestão de Barragens.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Belarmino, Gabriel da S., Danielle R. D. Ricarte e Gustavo H. M. B. Motta. "A Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil à Luz do Regimento Europeu: Um Exame Comparativo e Prospectivo através de uma Revisão Sistemática". In Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade. Sociedade Brasileira de Computação, 2024. http://dx.doi.org/10.5753/wics.2024.2017.

Testo completo
Abstract (sommario):
Com o intuito de exaltar a importância da proteção de dados pessoais, novas legislações foram criadas para promover novos princípios inspirados na cultura de privacidade e proteção de dados. Este trabalho executa uma revisão sistemática considerando o processo histórico, desenvolvimento e adequação da nova Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD), tendo como base o seu regimento de origem, o Regulamento Europeu de Proteção de Dados (RGPD). O trabalho buscou identificar as aptidões e desafios encontrados na conformidade do RGPD com o objetivo de correlacioná-los à adequação da LGPD, assim como, avaliar as particularidades e as implementações pioneiras da LGPD apresentando exemplos nacionais e internacionais. Como resultado da revisão foi possível prospectar um conjunto de desafios, de benefícios e de recomendações para a observância a LGPD tendo como base o já enfrentado na implementação da RGPD.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

OLIVEIRA, Jhone Sampaio de. "OS ESTÁGIOS DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE MATERIAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS, NO AMBITO DO 53º BATALHÃO DE INFANTARIA DE SELVA". In I Semana de Iniciação Científica da FAI. Itaituba, Pará: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/sicfai.145720.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Lira Prata, Jamelly, e MARIA DANIELLE LOBATO PAES. "PROCESSO DE LICITAÇÃO E AQUISIÇÃO NO SETOR PÚBLICO: Um estudo de caso do 53ª Batalhão de Infantaria de selva em Itaituba, Pará". In III Semana de Iniciação Científica da FAI. Itaituba, Pará: Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/iii-semana-de-iniciacao-cientifica-fai.621976.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Giacomin, Marcia Gevieski, e Sueli Ribeiro Comar. "O PAPEL DO PEDAGOGO NO COLÉGIO ESTADUAL CÍVICO-MILITAR "PROFESSOR VICENTE DE CARLI" EM FRANCISCO BELTRÃO - PR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO REGIMENTO ESCOLAR". In Anais do Seminário Nacional de Pedagogia. Recife, Brasil: Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/1259339.1-5.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Rapporti di organizzazioni sul tema "Regimento de Infantaria no"

1

Verde, Revista. Regimento e Estatuto da Revista Verde. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), settembre 2021. http://dx.doi.org/10.2172/1833860.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Eleições Sobrac 2022. Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), dicembre 2022. http://dx.doi.org/10.55753/aev.v37e54.206.

Testo completo
Abstract (sommario):
A eleição para definir a Diretoria Nacional, o Conselho Deliberativo, o Conselho Fiscal e as Coordenações Regionais da Sociedade Brasileira de Acústica — Sobrac — ocorreu de forma inteiramente remota, a exemplo do processo eleitoral anterior (2020–2022). O sistema de votação utilizado foi o Limesurvey, uma plataforma de baixo custo, eficiente e segura, que garante a votação única por meio de tokens. A fim de atender ao Estatuto Social da instituição (do Art. 19 até o Art. 23) e ao Regimento Geral (do Art. 53 até o Art. 57), o período eleitoral ficou compreendido entre o dia 27 de setembro e o dia 19 de dezembro de 2022, quando ocorreu, por meio da Plataforma Zoom, a Assembleia Geral que homologou o resultado das eleições. A adesão dos associados com direito a voto foi excelente, pois alcançou noventa e três vírgula sete por cento (93,7%).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia