Articoli di riviste sul tema "Qualidade do jornalismo"

Segui questo link per vedere altri tipi di pubblicazioni sul tema: Qualidade do jornalismo.

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Vedi i top-50 articoli di riviste per l'attività di ricerca sul tema "Qualidade do jornalismo".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Vedi gli articoli di riviste di molte aree scientifiche e compila una bibliografia corretta.

1

Maluly, Luciano Victor Barros. "Marcelo Engel Bronosky - O Jornalista da Resistência". Revista Extraprensa 9, n. 2 (29 giugno 2016): 213. http://dx.doi.org/10.11606/extraprensa2016.107075.

Testo completo
Abstract (sommario):
Ele é considerado um “lutador” em defesa dos cursos de formação em jornalismo, tanto que é um dos fundadores do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná (Brasil), onde atua desde os tempos de graduação. Debates polêmicos em torno do Jornalismo de Resistência, dos Manuais de Redação, dos Jornais-Laboratório, da qualidade dos cursos de jornalismo e da divulgação científica integram os estudos do professor e pesquisador Marcelo Engel Bronosky, doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Lógicas de Produção e Consumo do Jornalismo.Palavras-chave: Jornalismo de Resistência; Jornal-Laboratório; Manuais de Redação; Qualidade da formação do jornalista
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Camponez, Carlos, e Rogério Christofoletti. "Mais qualidade, mais jornalismo!" Estudos em Jornalismo e Mídia 17, n. 1 (18 giugno 2020): 07–08. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p07.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Quintanilha, Tiago Lima. "Uma Nova Forma de Precariedade (da Prática)? A Descompetencialização Profissional no Centro do Sequestro da Qualidade no Jornalismo". Comunicação e Sociedade 44 (31 ottobre 2023): e023019. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4622.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo procura responder a uma das principais lacunas identificáveis no debate sobre descompetencialização profissional no jornalismo. Esta lacuna consiste numa dificuldade em isolar da restante polissemia conceptual este conceito que é crítico na interpretação dos desafios impostos ao jornalismo, que são múltiplos e que vão da erosão da dominação profissional às crises de valores, passando pela instabilidade de modelos de negócio com impacto acentuado na reconfiguração da divisão do trabalho jornalístico.Para tal, e com recurso a uma sistematização da literatura sobre descompetencialização profissional, chegamos a uma definição estruturada e maximalista deste conceito no jornalismo. Definição que resulta fundamentalmente da arrumação dos múltiplos significados em dois indutores principais: a despadronização do trabalho jornalístico e o imediatismo na produção jornalística. Uma descompetencialização na profissão de jornalista que, conclui-se, constitui um novo tipo de precariedade da prática, capaz de capturar a qualidade jornalística e que vai além das tradicionais e muito documentadas precariedades do emprego e do trabalho.Por fim, ensaiamos pistas futuras para continuar a acompanhar os ritmos de transformação profissional e a forma como estes continuarão a abalar competências jornalísticas e a qualidade da prática profissional, nomeadamente o fenómeno da automação digital no jornalismo com capacidade para ditar o regresso ao debate sobre descompetencialização profissional no jornalismo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Silva, Marta Santos. "“Não Tenho as Condições”: Como os Jornalistas de Televisão e Rádio Avaliam a Qualidade do Jornalismo em Portugal". Comunicação e Sociedade 44 (9 novembre 2023): e023020. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4737.

Testo completo
Abstract (sommario):
Estudar a qualidade do jornalismo em Portugal manifesta-se como relevante perante uma paisagem empresarial em crise financeira e redações cada vez mais pequenas com condições de trabalho precárias. Neste contexto, como é que os jornalistas portugueses de televisão e de rádio avaliam a qualidade do jornalismo praticado em Portugal e as condições que têm para o produzir? Através de entrevistas semiestruturadas a 11 jornalistas de rádio e de televisão em Portugal, procuramos responder a duas perguntas de investigação: (a) como é que os jornalistas de televisão e de rádio definem o jornalismo de qualidade?; e (b) como é que os jornalistas de televisão e de rádio avaliam a qualidade do jornalismo produzido em Portugal? Os entrevistados destacam a importância de seguir as regras deontológicas da profissão, de manter o rigor e a isenção e também outros tipos de características mais formais como, por exemplo, a qualidade da escrita ou a capacidade de cativar a audiência. Quanto às condições necessárias para praticar bom jornalismo, sobressai a importância do tempo e da estabilidade laboral, sobre as quais os entrevistados concordam estarem em escassez. Embora não sejam unânimes na sua avaliação da qualidade do jornalismo televisivo e radiofónico em Portugal — mesmo os mais positivos têm críticas a fazer —, a maior parte dos jornalistas entrevistados considera que as suas condições de trabalho para produzir bom jornalismo ficam aquém do desejado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Quadros, Claudia, e Tattiana Teixeira. "Pela qualidade do ensino do jornalismo". Brazilian Journalism Research 4, n. 2 (30 dicembre 2008): 3–5. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v4n2.2008.161.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Marinho, Sandra, Luís Miguel Loureiro e Dolors Palau-Sampio. "Nota Introdutória: A Qualidade do Jornalismo". Comunicação e Sociedade 44 (18 dicembre 2023): e023025. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).5491.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Caetano, Kati, e Zaclis Veiga. "Os desafios do jornalismo e dos jornalistas no século XXI: entrevista com Suzana Barbosa". Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura., n. 10 (21 dicembre 2015): 261. http://dx.doi.org/10.5380/2238-0701.2015n10p261-277.

Testo completo
Abstract (sommario):
A jornalista Suzana Barbosa é considerada uma das principais pesquisadoras brasileiras em jornalismo digital e temáticas afins, sendo uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (Gjol) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), pioneiro no Brasil sobre estudos na área. Nesta entrevista, com a autoridade de quem recebeu, em 2008, o Prêmio Adelmo Genro Filho da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), de “Melhor Tese de Doutorado”, trabalho que versou sobre jornalismo em base de dados, a pesquisadora assinala o marco histórico de vinte anos da vigência do jornalismo em redes digitais no país; aborda a recente crise que arrefeceu o lançamento de novos produtos jornalísticos autóctones no mercado digital; esclarece o uso de expressões como medialidade, transmidialidade e outras que marcam a comunicação na era da cibercultura; e defende a pesquisa como a forma mais segura de obter qualidade no ensino do jornalismo atual, marcado por permanências essenciais e por atualizações constantes em seu fazer e em suas formas de circulação e recirculação por inúmeras plataformas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Patrício, Edgard, e Ísmia Kariny Correia da Silva Costa. "cultura profissional e a percepção da presencialidade como dimensão de qualidade da produção jornalística". Revista Eco-Pós 26, n. 2 (8 novembre 2023): 455–79. http://dx.doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.12382.

Testo completo
Abstract (sommario):
A pandemia da covid-19 impactou as rotinas de trabalho do jornalismo. Aqui, buscamos compreender como a redução da presencialidade pode afetar a qualidade da informação jornalística. Discutimos sobre a qualidade na produção jornalística (Guerra, 2016; Meijer e Bijleveld, 2016; Fürst, 2020; Santos e Guazina, 2020), estabelecemos um diálogo sobre a dimensão da presencialidade no jornalismo (Medina, 2016; Pantti et al., 2019; Margalit, 2020; Figaro, 2021; Peres, 2021) e realizamos uma pesquisa exploratória seguida de aplicação de um survey com 112 profissionais, docentes e estudantes de jornalismo. Identificamos que a presencialidade atravessa diversos momentos da produção jornalística, e é considerada por 66% dos respondentes como um fator de importância acima da média para a qualidade do jornalismo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Guerra, Josenildo Luiz. "A Abordagem Estratégica da Qualidade em Jornalismo: Inovação, Tecnologia e Pesquisa Aplicada". Comunicação e Sociedade 44 (7 dicembre 2023): e023023. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4736.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente artigo aborda o tema da qualidade em jornalismo a partir de uma perspectiva estratégica (Paladini, 2005), segundo a qual a qualidade é um esforço organizacional que considera condições e demandas do cenário externo articuladas com as ações internas, desde o planejamento até à entrega do produto final. Para implementar essa perspectiva, será necessário pensar a qualidade em jornalismo para além da concepção majoritariamente focada na avaliação do produto, para a concepção baseada no desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade (SGQ). O SGQ é um conjunto de ações integradas, que alinha a avaliação a diretrizes da gestão editorial, processos de produção e produtos. A implementação dessa proposta requer o investimento em inovação, em dois movimentos complementares, para desenvolver: (a) um SGQ para organizações jornalísticas, que contenha métodos de avaliação com métricas para mensuração de resultados e modelos de gestão editorial, processos e produtos que incorporem os métodos de avaliação e suas métricas; e (b) sistemas informatizados capazes de permitirem a operacionalização do SGQ, através dos recursos tecnológicos disponíveis nos termos do jornalismo estruturado, que explora as potencialidades inscritas no jornalismo digital em base de dados. A abordagem estratégica da qualidade em jornalismo não se viabiliza com o know-how disponível hoje no setor. O investimento em pesquisa aplicada e no desenvolvimento experimental em jornalismo será fundamental para gerar inovação editorial e tecnológica, a fim de operar a transformação requerida para a construção de uma nova inteligência jornalística, capaz de elevar a credibilidade, com dados de qualidade editorial monitoráveis e demonstráveis, e garantir a sustentabilidade do setor, no longo prazo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Bertasso, Daiane, e Terezinha Silva. "Qualidade no jornalismo, democracia e ética (II)". Estudos em Jornalismo e Mídia 17, n. 1 (18 giugno 2020): 05–06. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p05.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
11

Santos, Ébida, e Liziane Guazina. "Qualidade no jornalismo: percursos estrangeiros, problemas brasileiros". Estudos em Jornalismo e Mídia 17, n. 1 (18 giugno 2020): 32–42. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p32.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo tem como proposta mapear e discutir os diferentes entendimentos sobre qualidade no jornalismo. Para isso, considera as perspectivas apresentadas em estudos desenvolvidos em países dos continentes americano e europeu. Dentro da pesquisa, são destacados aspectos relevantes para o debate contemporâneo sobre o jornalismo brasileiro em contexto de riscos à democracia e também são relacionados os métodos e formas de verificação de qualidade propostos por diferentes autores. O artigo divide-se em duas seções, sendo a primeira sobre os estudos norte-americanos e europeus, e a segunda voltada para as discussões latino-americanas. Trata-se de um esforço de revisão sobre como as diferentes abordagens definem e compreendem a noção de qualidade, seus limites e suas possibilidades de aplicação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
12

Miranda, Débora. "Os Desafios ao Jornalismo Científico de Qualidade". Acta Médica Portuguesa 27, n. 3 (30 giugno 2014): 289. http://dx.doi.org/10.20344/amp.5443.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
13

Oliveira Filho, José Tarcísio Silva, e Iluska Coutinho. "Qualidade no Telejornalismo Público: uma proposta de método de avaliação para jornalistas e cidadãos". Estudos em Jornalismo e Mídia 14, n. 1 (10 ottobre 2017): 63–75. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2017v14n1p63.

Testo completo
Abstract (sommario):
A busca por formas de aferição da qualidade é importante para avaliar o cumprimento do papel social do jornalismo por emissoras de TV, seja através dos princípios editoriais ou das obrigações constitucionais. Devido à ausência de um órgão regulador para o jornalismo audiovisual no Brasil, os métodos de avaliação elaborados pela academia ocupam uma posição importante. Por meio da pesquisa bibliográfica sobre qualidade, na perspectiva do (tele)jornalismo como construção social, além de entrevistas com profissionais envolvidos no processo de produção da notícia da TV Brasil, este trabalho propõe uma matriz para avaliar a qualidade da TV Pública. Tomando o noticiário Repórter Brasil Segunda Edição (TV Brasil) como objeto empírico, as conclusões apontam que muitos dos verificadores de qualidade não são atendidos pela emissora pública.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
14

Martínez García, Luisa del Carmen, e Edson Capoano. "Estudo Bibliométrico Sobre Jornalismo de Qualidade na Base de Dados Scopus: Evolução do Tema e Características". Comunicação e Sociedade 44 (18 dicembre 2023): e023024. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4751.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo pretende descrever a evolução da produção acadêmica sobre o binômio jornalismo e qualidade, a partir do estudo bibliométrico e análise de conteúdo da base de dados Scopus, através de busca do termo. Para tal, são apresentadas análises automatizadas do sistema Scopus e mapas das redes sobre os termos dos artigos, através da ferramenta VOSviewer. O objetivo é descrever as características da produção científica e o impacto da pesquisa no campo de estudo do jornalismo de qualidade e identificar tendências neste campo de pesquisa. A amostra do estudo é composta por 971 artigos de pesquisa publicados entre os anos de 1939 e 2022 e indexados na Scopus, levados em consideração apenas artigos de pesquisa publicados na área de ciências sociais em qualquer idioma.Os resultados indicam que o interesse sobre a qualidade do jornalismo cresce nas revistas científicas analisadas a partir do século XXI e com predominância de países ocidentais, apesar da tendência de crescimento nos países orientais. Os Estados Unidos são a origem do maior número de artigos, de citações e de primeiros autores; as três revistas que mais publicam sobre qualidade do jornalismo também são anglo-saxônicas. Há desenvolvimento de clusters de investigações sobre o objeto de estudo fora desse eixo, capitaneados pela produção científica espanhola e portuguesa. A análise bibliométrica também mostra a evolução dos temas relacionados com a qualidade do jornalismo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
15

Barros Junior, Roldão Alves de, e Andréa Pereira dos Santos. "jornalista enquanto usuário da informação". Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 14, n. 3 (8 ottobre 2021): 912–29. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.35970.

Testo completo
Abstract (sommario):
A partir da segunda metade do século XX, os estudos do jornalismo começam a considerar o contexto informacional do jornalista para o processo de produção de notícias. Esses estudos, chamados de hipóteses contemporâneas do jornalismo, contudo, não se relacionam em nenhum momento com os estudos da Ciência da Informação, apesar de vários serem os elementos em comum. Este artigo tem por objetivo analisar as intersecções entre essas áreas, sobretudo a partir da conexão das hipóteses contemporâneas do jornalismo com a teoria geral do Comportamento Informacional Humano. Para isso, o artigo faz uma revisão de literatura dos estudos do comportamento informacional de jornalistas em língua portuguesa, inglesa e espanhola, além de aproximar diretamente as oito leis ou princípios de Wilson e as principais correntes teóricas do jornalismo hoje, no Brasil. Por fim, os autores concluem se tratar de uma lacuna que, se preenchida, pode fortalecer não só o desenvolvimento dos campos teóricos da Ciência da Informação e do Jornalismo no Brasil - historicamente unidos no país - como aumentar a qualidade da formação de jornalistas a partir da inclusão de discussões sobre a busca, o uso, a verificação e o compartilhamento de informação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
16

Junior, Walter Teixeira Lima. "O uso dos Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) visando à melhora da qualidade do conteúdo jornalístico". Revista FAMECOS 16, n. 38 (14 maggio 2009): 79. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2009.38.5304.

Testo completo
Abstract (sommario):
O paper realiza cruzamento entre as áreas de Ciências Sociais Aplicadas (Jornalismo), Ciência Cognitiva (Psi¬cologia Cognitiva) e Ciências Exatas (Computação) analisando a possibilidade da construção de artefatos tecnológicos computacionais e do uso de Sistemas de Suporte à Decisão (SSD), que permitam ao jornalista melhorar seus processos de decisão e, por conseqüên¬cia, melhorar a qualidade do conteúdo informativo de relevância social produzido e distribuído por diversos meios de comunicação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
17

Rocha, Ivone Ananias dos Santos, e Rita de Cássia Romeiro Paulino. "Agenda 2030: a potencialidade do jornalismo. Como o Jornalismo se faz presente na educação de qualidade, contribuindo para o 4º objetivo de desenvolvimento sustentável". Comunicação & Educação 28, n. 2 (29 dicembre 2023): 100–114. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v28i2p100-114.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo traz uma análise do jornalismo na perspectiva do objetivo 4 do desenvolvimento sustentável (Educação de Qualidade). O problema é como o jornalismo pode colaborar com a escola quanto às metas estabelecidas no ODS 4. Para isso, o objeto de estudo é o projeto Memórias em Rede, desenvolvido em escolas públicas de Santos, São Paulo, que trabalha a memória afetiva de jovens e suas histórias de vida, atuando com as ferramentas do jornalismo. O objetivo geral é promover uma reflexão sobre o apoio do jornalismo à educação de qualidade. Quanto aos objetivos específicos, o artigo se debruça no texto do ODS 4; na relação de suas metas com o jornalismo, dialogando com as ações do projeto; e na conexão com os conceitos teóricos da interface comunicação e educação. O percurso metodológico é de análise de conteúdo do ODS 4 e uma conexão com o projeto.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
18

Santos, Ana Alice Leal dos, Eliane Cristina Pereira, Juliana Marcolino e Ana Paula Dassiê-Leite. "Autopercepção e qualidade vocal de estudantes de jornalismo". Revista CEFAC 16, n. 2 (aprile 2014): 566–72. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201419412.

Testo completo
Abstract (sommario):
Objetivo relacionar dados da avaliação perceptivo-auditiva queixa e autopercepção vocal de estudantes de Jornalismo. Métodos trata-se de estudo observacional, descritivo, transversal, com coleta de dados prospectiva, realizado na Universidade Estadual do Centro Oeste/UNICENTRO-PR. Participaram 41 estudantes de Jornalismo, sendo 27 do sexo feminino e 14 do sexo masculino. Foi aplicado um protocolo para coleta de dados de identificação e de queixas de voz, bem como foram feitos registros vocais com emissão sustentada da vogal “a”; e encadeada (contagem de números e meses do ano). Tais registros foram analisados por um fonoaudiólogo especialista em voz quanto à qualidade vocal (adaptada ou alterada). Os estudantes também responderam ao protocolo “Termos descritivos sobre a voz”;. Resultados mesmo apresentando vozes adaptadas, os estudantes apresentaram queixas vocais. As queixas mais comuns referiram-se a alterações de pitch, produção fonêmica, qualidade vocal e velocidade de fala. Os estudantes que apresentaram qualidade vocal adaptada mencionaram maior quantidade de termos positivos referentes à autopercepção. Não houve diferença na comparação entre a quantidade média de termos positivos e negativos apresentados pelo grupo. Os termos positivos mais referidos foram: voz simpática, expressiva, confiante, feminina, forte e dócil. Os negativos foram: voz desafinada, instável, oscilante, irregular, rápida, anasalada, baixa e tímida. Conclusão mesmo com vozes adaptadas do ponto de vista perceptivo-auditivo, acadêmicos de jornalismo referem queixas vocais, provavelmente pela demanda imposta durante a graduação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
19

Karam, Francisco José Castilhos. "Qualidade de ensino e cinismo ético no jornalismo". Comunicação & Educação, n. 6 (30 agosto 1996): 29. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i6p29-34.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
20

Miranda, João. "Responsabilização e Qualidade do Jornalismo: Instrumentos e Práticas Digitais de Accountability dos Média Portugueses". Comunicação e Sociedade 44 (5 dicembre 2023): e023022. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4750.

Testo completo
Abstract (sommario):
Embora o debate público sobre a qualidade do jornalismo e esforços de responsabilização e de prestação de contas por parte dos média não constituam um fenómeno contemporâneo, o novo contexto online e de transição digital possibilitou o surgimento e a expansão de novas formas de responsabilização dos média e de monitorização da qualidade da informação jornalística. Com base na revisão da literatura, busca-se desenvolver uma reflexão sobre a relação entre accountability dos média e qualidade do jornalismo, assim como sobre o potencial de novos formatos de responsabilização dos média na promoção da qualidade da informação. São sublinhadas três vertentes dessa relação: a accountability enquanto dimensão ou marca da qualidade dos média; a accountability enquanto modo de controlo da qualidade do jornalismo; e a accountability enquanto espaço de definição da qualidade da informação noticiosa. Simultaneamente, são apresentados e discutidos os resultados de um estudo exploratório de mapeamento e de análise do nível de implementação de mecanismos digitais de responsabilização e prestação de contas de seis projetos editoriais portugueses. O mapeamento de instrumentos reflete uma realidade heterogénea e um potencial subjacente à adaptação de modelos convencionais de responsabilização para formatos online, assim como um paradigma mandatado dos processos de accountability e de transparência dos média portugueses. Já a análise do nível de implementação de vários destes mecanismos de responsabilização sugere assimetrias na sua aplicação.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
21

Coelho, Pedro, e Marisa Torres da Silva. "O lucro social e financeiro do jornalismo de investigação". Media & Jornalismo 18, n. 32 (18 maggio 2018): 73–94. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_32_6.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo tem como objetivo discutir soluções para o jornalismo, colocando em particular relevo o lucro social e financeiro do seu género mais nobre, o jornalismo de investigação. Tomando como ponto de partida uma avaliação da dimensão da crise de sustentabilidade que o jornalismo atualmente enfrenta, abordamos a especificidade, os riscos, as exigências e os encargos do jornalismo de investigação. Esta forma superior de jornalismo comporta, porém, lucros sociais tangíveis, além da possibilidade de gerar receitas para os media, quando a qualidade se constitui como motor também para o sucesso comercial. Advogamos que o futuro do jornalismo passa necessariamente por aqui - e talvez, como propõe Julia Cagé, por um modelo de financiamento reconstruído, que consiga resgatar o jornalismo através do controlo do mercado.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
22

Renó, Denis Porto, Luciana Renó e Elizabeth Saad Corrêa. "Notícia binária: um estudo sobre o Jornalismo de Dados no novo ecossistema midiático". Comunicação & Sociedade 39, n. 1 (27 aprile 2017): 43. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v39n1p43-67.

Testo completo
Abstract (sommario):
As tecnologias digitais têm alterado de maneira expressiva a produção e o consumo de conteúdos jornalísticos. Esse novo ecossistema midiático, que conta com novas narrativas e processos participativos, tem definido um novo perfil professional, resultante de uma composição de exatas e humanas de qualidade. O artigo apresenta, a partir de um estudo bibliográfico e de uma observação participante, dados que reforçam conhecimentos para a formação do jornalista contemporâneo preparado para a prática do jornalismo de dados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
23

Coutinho, Iluska Maria da Silva, Jhonatan Alves Pereira Mata e Gustavo Teixeira de Faria Pereira. "Democracia e qualidade no jornalismo audiovisual: diálogos TV-Internet e o quinto poder". Estudos em Jornalismo e Mídia 17, n. 1 (18 giugno 2020): 20–31. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p20.

Testo completo
Abstract (sommario):
Propostas como a da construção de muros físicos e discursivos e cerceamento das pessoas em relação aos fluxos de informações colocam em xeque os Estados Democráticos e a qualidade do Jornalismo na fiscalização dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Assim, o quinto estado, conceito proposto por Willian Dutton (2008), emerge a partir da Internet como fiscalizador da própria imprensa ou quarto poder, e sua atuação é tomada como mote para refletir sobre a qualidade do Jornalismo a partir dos fluxos na web e redes sociais. Para tanto, o texto aborda os conceitos de qualidade no telejornalismo, considerando seu papel de fortalecimento da democracia e dos diálogos estabelecidos entre os fluxos de TV e Internet como formas de (re)estabelecimento do lugar do Jornalismo, com narrativas mais plurais. O artigo buscar realizar uma análise comparada da integração dos conteúdos gerados por usuários nas produções telejornalísticas dos quatro principais canais de TV de Brasil e Espanha, privados e públicos, tomando seus websites como local de coleta, e inferência.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
24

Longhi, Raquel Ritter, e Kérley Winques. "O lugar do longform no jornalismo online. Qualidade versus quantidade e algumas considerações sobre o consumo". Brazilian Journalism Research 11, n. 1 (16 settembre 2015): 110–27. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v11n1.2015.693.

Testo completo
Abstract (sommario):
Fenômeno recente no webjornalismo, o jornalismo longform tem chamado a atenção por suas características, especialmente no que diz respeito ao tamanho do texto e sua profundidade, em contraponto às primeiras narrativas do jornalismo online, calcadas no texto enxuto e fragmentado. A tendência destaca-se em grandes jornais e revistas de referência, em produtos como grandes reportagens multimídia e prolifera em sites especialmente dedicados ao formato. No cenário de evolução e mudanças constantes do jornalismo online, discussões como a eficácia desse tipo de narrativa quanto ao seu consumo levantam debates. O propósito deste artigo é discutir e problematizar o jornalismo longform, verificando onde, de que forma se dá e como está sendo lido. Através de revisão bibliográfica e entrevistas com editores do jornal online Folha de S.Paulo e do portal UOl, o artigo usa de método exploratório com o objetivo de definir o “estado da arte” deste fenômeno, problematizando seu consumo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
25

Saad, Elizabeth. "Reflexões sobre ontologias jornalísticas no contexto de desinformação e crises sistêmicas". Fronteiras - estudos midiáticos 23, n. 2 (14 settembre 2021): 58–72. http://dx.doi.org/10.4013/fem.2021.232.05.

Testo completo
Abstract (sommario):
O encontro entre desinformação e digitalização informacional/social configura-se no locus ideal para a rápida e incontrolável aceleração de desordens informativas, especialmente em momentos de crise sistêmica, tendo o jornalismo um papel fundamental na produção de informação de qualidade, legitima e credível. Indagamos como a práxis e respectivas ontologias são resilientes em tais cenários, especialmente com relação aos processos redacionais de verificação. Partimos do pressuposto que existem diferenças entre as ontologias da verificação e aquelas emergentes dos processos de fact-checking necessários ao combate da desinformação. Propomos refletir neste ensaio teórico sobre as possibilidades de conciliação dos diferentes preceitos ontológicos. Instrumentalizamos nossas reflexões a partir de um panorama do jornalismo contemporâneo em reconfiguração; apresentamos os conceitos recentes na literatura sobre ontologia do jornalismo; discutimos as diferenças de fazeres entre a verificação redacional cotidiana e a atividade do fact-checking organizada como um sistema paralelo; apresentamos e comentamos sobre ecossistema brasileiro atuando neste cenário. Novos posicionamentos ontológicos diante de ondas de desinformação preservam o jornalismo de qualidade, mas necessitam de processos mais complexos que aquele já consolidado de verificação redacional. O fact-checking parece ser o complemento oportuno para dar conta do cenário e olharmos para o jornalismo como parte de um ritual comunicativo enraizado nas bases da sociedade que atua. Palavras-chave: crise sistêmica; ontologias; jornalismo; fact-checking
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
26

Brenol, Marlise Viegas. "Jornalismo e transparência pública digital: aliados pela qualidade do debate público". Intexto, n. 52 (13 luglio 2021): 94992. http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583202152.94992.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste artigo é situar o jornalismo na democracia digital. Por meio de revisão e discussão bibliográfica, propomos a abordagem da evolução da normatividade da transparência pública digital no Brasil até a aprovação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e do uso e apropriação da informação na prática jornalística, à luz das noções de democracia digital e comunicação pública. Como resultado, identificamos um conjunto significativo de estudos que apontam que o jornalismo adotou, em especial, instrumentos de transparência passiva para acessar dados públicos e que essa prática tem se intensificado no país desde a aprovação da LAI.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
27

Pereira Júnior, Alfredo Eurico Vizeu, e Heitor Costa Lima da Rocha. "Jornalismo construtivista: algumas considerações epistemológicas". Revista FAMECOS 18, n. 3 (22 dicembre 2011): 746. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2011.3.10380.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta comunicação analisa os pressupostos epistemológicos construtivistas que são aplicados no estudo do campo jornalístico, propondo que existem evidências consistentes da propriedade de uma denominação de Jornalismo Construtivista, senão a uma abordagem exclusiva, pelo menos para certa variedade de abordagens. As questões epistemológicas sobre a verdade, a objetividade e as formas de legitimação contidas nos produtos jornalísticos são imprescindíveis para uma consequente adaptação e consolidação de uma Teoria do Jornalismo no âmbito do paradigma científico construtivista, entendendo-se que existe uma dimensão ética inerente à perspectiva construtivista que se constitui em critério imprescindível para uma precisa avaliação da qualidade e legitimidade do desempenho profissional do jornalista na construção social da realidade. Palavras-chave: Teoria do Jornalismo; Construtivismo; Epistemologia. Constructivist Journalism: some epistemological considerations Abstract: This work analyzes the construtivist epistemologic suppositions employed in the study of the journalistic field. It propposes that there are consistent evidences for a propper use of the expression Construtivist Journalism, if not for an exclusive approach, at least for a certain kind of approach. Epistemologic questions on truth, objectivity and legitimation forms in journalistic products are indispensable for the adaptation and consolidation of a theory of journalism in a constructivist scientific paradigm. There is an ethical dimension inherent to the constructivist perspective that is an indispensable standard for a precise evaluation of the quality and legitimacy of the professional performance of the journalist in the social construction of reality. Keywords: Theory of Journalism; Construtivism; Epistemology.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
28

Silva, Thalita Mascarelo da, e Victor Israel Gentlli. "OS NEWS PROMOTERS NO JORNALISMO E NA CIÊNCIA:uma reflexão sobre ética e função social na contemporaneidade". Revista Observatório 6, n. 4 (1 luglio 2020): a18pt. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a18pt.

Testo completo
Abstract (sommario):
O jornalismo e a ciência cumprem uma função social que somente pode ser executada se seguida por valores éticos. O momento contemporâneo cria desafios éticos em relação à pressão pelo imediatismo proporcionado pela evolução da tecnologia e pelos atores especializados da informação científica. O objetivo principal deste artigo baseia-se na exposição de análises e articulações de autores sobre ética, jornalismo, ciência e fontes de notícias enquanto news promoters, com ênfase na saúde, e suas interlocuções profissionais, essenciais para um jornalismo de qualidade que possibilite a alfabetização científica, a democratização do saber e a promoção da saúde.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
29

Coelho, Pedro. "Novas Fronteiras do Jornalismo de Investigação: Do Lobo Solitário à Alcateia". Comunicação e Sociedade 44 (12 settembre 2023): e023015. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4561.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo recorre à revisão bibliográfica para percorrer 100 anos de história do jornalismo de investigação, fixando-se no conceito, em toda a sua amplitude, ao eleger a investigação jornalística como a expressão mais direta do jornalismo de qualidade. Retomando a discussão sobre as diferenças entre jornalismo de investigação e jornalismo quotidiano, que, ainda hoje, cria clivagens no seio da classe jornalística, mas também na academia, este artigo rejeita a visão abrangente de que todo o jornalismo é de investigação.Avaliando o impacto dos fatores externos, como o mercado e a tecnologia, na matriz do conceito de jornalismo de investigação, esta análise tenta identificar soluções que contribuam para que a função de cão de guarda, atribuída ao jornalismo de investigação, permaneça ativa. Nesse sentido, este artigo aprofunda as novas fronteiras do jornalismo de investigação, salientando o potencial da tecnologia digital para, simultaneamente, manter sob escrutínio os poderes num mundo cada vez mais complexo; criar redes de colaboração entre jornalistas que alarguem a escala das matérias publicadas e reforcem o impacto; promover parcerias entre órgãos de comunicação social, entidades não lucrativas e universidades; encontrar soluções, que tardam, para que o jornalismo de investigação chegue aos territórios periféricos, onde ainda tem uma expressão absolutamente residual.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
30

Nascimento, Thatiany, Diógenes Lycarião e Cláudia Regina Ferreira. "Qualidade no jornalismo e democracia: uma revisão sistemática de literatura". Estudos em Jornalismo e Mídia 20, n. 1 (19 settembre 2023): 55–67. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2023.e91885.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de artigos científicos em Português, Inglês e Espanhol; e dissertações e teses (em Português), publicados entre 2010 e 2021, que tratam da relação entre qualidade no jornalismo e a democracia. O objetivo foi mapear como essa conexão é investigada nas pesquisas científicas e identificar os aspectos evidenciados, como: Tipo de Pesquisa; Métodos e Técnicas utilizados; Objeto; e País(es) da amostra. Foram usadas 4 bases de indexação: Web of Science; Scopus; Scielo; e Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Mediante o uso de um livro de códigos, 33 trabalhos foram analisados. Todos passaram por uma codificação dupla e teste de confiabilidade. Os resultados apontam preponderância das pesquisas empíricas (n=21) e a Análise de Conteúdo como ferramenta metodológica mais usada. Discutimos as implicações dos achados para análises futuras, os efeitos da RSL e a pertinência dessa agenda de pesquisa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
31

Reginato, Gisele Dotto. "Informar de modo qualificado: a finalidade central do jornalismo nas sociedades democráticas". Estudos em Jornalismo e Mídia 17, n. 1 (18 giugno 2020): 43–53. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p43.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo teórico discute a finalidade central do jornalismo nas sociedades democráticas, que é informar de modo qualificado. O trabalho traz um mapeamento de autores sobre o papel do jornalismo de informar, desde a primeira tese conhecida sobre jornalismo em 1690. Além disso, aponta que o papel de informar é primordial no discurso de veículos, jornalistas e leitores quando definem o dever do jornalismo na sociedade. A partir do entendimento de que não se pode compreender a finalidade de informar como um processo finalístico, aponta-se que é preciso diferenciar informação de informação jornalística. Conclui-se que a informação deve ter alguns atributos de qualidade, sem os quais se invalidaria classificar uma informação como jornalística. Para ser qualificada, a informação deve ser verificada, relevante, contextualizada, plural e envolvente.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
32

Guerra, Josenildo Luiz, e Ana Rachel Gonçalves Pereira. "jornalismo nas TVs Legislativas brasileiras". Razón y Palabra 27, n. 117 (8 settembre 2023): 140–61. http://dx.doi.org/10.26807/rp.v27i117.2062.

Testo completo
Abstract (sommario):
Desde que foram lançados, em 1995, os canais legislativos tornaram-se uma via de comunicação entre o parlamento e os cidadãos para gerar maior transparência às ações parlamentares. A maioria possui equipes que produzem o jornalismo legislativo, para divulgar suas atividades (Freitas, 2020). Não há, contudo, legislação que estabeleça para elas padrões editoriais de realização da atividade jornalística. Por isso, o presente trabalho realizou uma avaliação experimental de qualidade, com base em dez indicadores, para mensurar o grau de adesão a boas práticas de gestão editorial em jornalismo de 16 emissoras legislativas. O resultado, um ranking das emissoras com seus respectivos níveis de desempenho, apontou um estágio ainda incipiente de adesão a boas práticas de gestão editorial, à exceção da emissora melhor avaliada, que atingiu o estágio de instrumentos parcialmente consolidados.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
33

Mauricio, Patricia. "A desintegração do modelo de negócios do jornalismo e tentativas para financiar reportagens de qualidade na internet". ALCEU 18, n. 35 (10 dicembre 2017): 62–78. http://dx.doi.org/10.46391/alceu.v18.ed35.2017.119.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre a disrupção do jornalismo tradicional, e busca mostrar como a internet colocou em xeque o modelo de negócios dos jornais tradicionais, tanto impressos como na web. O texto coteja o relatório de inovação do The New York Times, suas consequências e o novo relatório lançado em 2017 com mudanças que estão ocorrendo nos jornais cariocas O Globo, Extra e Expresso. O artigo avalia a base financeira desta desintegração de modelo e faz uma análise de caso de duas tentativas de fazer jornalismo de qualidade na internet: o Projeto Colabora e a Agência Pública. O conceito de inovação disruptiva de Christensen, e autores como Bauman e Anderson auxiliam na compreensão do que ocorre a partir das mudanças tecnológicas. A conclusão é de que o novo modelo para o jornalismo será encontrado por tentativa e erro e com veículos concentrados em nichos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
34

Mendes Lobato, José Augusto. "Da crônica à grande reportagem, da biografia ao perfil". ALCEU 18, n. 36 (10 giugno 2018): 142–56. http://dx.doi.org/10.46391/alceu.v19.ed36.2018.109.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste trabalho, propomos uma aproximação conceitual entre jornalismo e literatura a partir do exame dos procedimentos narrativos e dos diálogos possíveis em duas duplas de gêneros pertencentes a estes campos: a crônica e a grande reportagem, por um lado; e a biografia e o perfil, por outro. Instigados pelos raciocínios de autores que analisam a configuração estrutural dos gêneros nas teorias do jornalismo, nos estudos de linguagem e na teoria literária, observamos alguns exemplos de produções para compreender que, a despeito de seus pressupostos referenciais, o jornalismo é atravessado pela narratividade literária em textos interpretativos, beneficiando-se em estilo, qualidade e relevância à medida que incorpora a literatura à sua linguagem e ao seu modo de tratamento da realidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
35

Guerra, Josenildo. "Q-AVALIA – SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO, PESQUISA APLICADA E DE DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL EM JORNALISMO // Q-AVALIA: A PROPOSAL FOR INNOVATION, APPLIED RESEARCH AND EXPERIMENTAL DEVELOPMENT IN JOURNALISM". Contemporânea Revista de Comunicação e Cultura 15, n. 1 (29 giugno 2017): 286. http://dx.doi.org/10.9771/contemporanea.v15i1.21508.

Testo completo
Abstract (sommario):
O artigo vai apresentar o Q-Avalia – Sistema de Avaliação de Qualidade, a partir de uma proposta de inovação, pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental em jornalismo. O Q-Avalia incorpora um padrão metodológico de avaliação de qualidade e permite sua operacionalização. Trata-se de um sistema que auxilia na elaboração de formulários, na implementação, documentação e organização de avaliações de desempenho editorial.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
36

Prazeres, Michelle, e Rodrigo Ratier. "O fake é fast? Velocidade, desinformação, qualidade do jornalismo e media literacy". Estudos em Jornalismo e Mídia 17, n. 1 (18 giugno 2020): 86–95. http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p86.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo pretende evidenciar as relações existentes entre os contextos atuais de hiperinformação, desinformação e infoxicação e o processo de aceleração social do tempo. Buscando compreender as dinâmicas envolvidas no fenômeno das notícias falsas, indica-se uma aproximação entre o fake e o fast no ato comunicativo. A ultravelocidade é vista como vetor privilegiado de produção de uma quantidade de informação superior a que as audiências poderiam processar, gerando espaço para um ecossistema informativo de baixa qualidade marcado pelo consumo irrefletido de notícias. O jornalismo contemporâneo, assim, tende a se afastar do papel social de referência confiável para a tomada de decisões necessárias à vida dos cidadãos e seus semelhantes. Como força de tensão a este movimento, apresentam-se as noções balizantes do jornalismo lento, pautado pela busca da qualidade e da contextualização. Acrescentam-se às práticas comunicacionais da cultura slow os procedimentos de media literacy, possibilitando trabalhar a reflexão e a crítica da informação também no polo da recepção.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
37

Becker, Beatriz, e Igor Waltz. "SETE DIMENSÕES PARA LEITURA CRÍTICA E CRIATIVA DAS NOTÍCIAS EM ÁUDIO E VÍDEO: repensando a qualidade do jornalismo audiovisual no ensino". Comunicação & Inovação 24 (31 gennaio 2024): E20239328. http://dx.doi.org/10.13037/ci.vol24.e20239328.

Testo completo
Abstract (sommario):
Diante da abundância de informações acessíveis em diferentes dispositivos e telas, a confiabilidade das notícias é fundamental para fomentar as práticas democráticas e o exercício da cidadania. Este trabalho apresenta um método formado por sete dimensões para avaliar a credibilidade e a qualidade de matérias e reportagens em áudio e vídeo, buscando contribuir para o ensino do jornalismo audiovisual. Tais dimensões, amparadas em pesquisas em jornalismo e estudos de televisão e de News Literacy, são aplicadas na análise da série “Pra Onde, Brasil” do Profissão Repórter da Rede Globo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
38

Ferreira, Soraya Venegas, e Erick Nunes da Costa. "SEO no jornalismo digital: uma análise sobre a visibilidade noticiosa da vitória de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2018". Paradoxos 6, n. 1 (28 giugno 2021): 124–42. http://dx.doi.org/10.14393/par-v6n1-2021-57127.

Testo completo
Abstract (sommario):
Qual a relação de SEO e SERP com o Jornalismo? Para os que atuam no Jornalismo Digital, a aplicação das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) pode fazer a diferença na visibilidade de uma matéria a partir de seu posicionamento na Search Engine Results Page (SERP) do Google. As técnicas de SEO ainda são pouco praticadas nos portais de notícias. Como listado em manuais, elas devem estar alinhadas ao conteúdo jornalístico de qualidade, de acordo com critérios de noticiabilidade e potencializado pelos recursos oferecidos na web. Para entender como essas ferramentas e o jornalismo se encontram, optou-se por estudar os resultados da busca Bolsonaro eleições 2018 e com base nas matérias e suas estratégias de SEO, identificar como os portais G1, Agência Brasil e UOL posicionaram o conteúdo jornalístico sobre a vitória de Bolsonaro.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
39

Seligman, Laura. "Jornais populares de qualidade: ética e sensacionalismo em um novo padrão do jornalismo de interior catarinense". Brazilian Journalism Research 5, n. 1 (30 giugno 2009): 146–61. http://dx.doi.org/10.25200/bjr.v5n1.2009.199.

Testo completo
Abstract (sommario):
A decadência da tiragem de jornais impressos no Brasil, que acompanhava uma tendência internacional, transformou-se em um fenômeno único observado no país. A retomada do sucesso editorial deste meio com a adoção de novas características que dirigem conteúdo e forma às camadas populares. Em Santa Catarina, foram examinados jornais numa amostra representativa de todo o estado, através da Análise de Conteúdo de acordo com as definições de Krippendorff (1990). O que se pode observar é o estabelecimento de um novo padrão de jornalismo de interior catarinense, com o conteúdo próprio do que hoje se classifica como Jornalismo Popular de Qualidade – a preferência pelo local e pelo serviço à comunidade a que se destina, abandonando antigos traços deste segmento, como o sensacionalismo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
40

Silva, Sivaldo Pereira da, Ébida Santos, Maria Dominguez e Patrícia Lima. "Jornalismo de dados e a qualidade dos Dados Abertos governamentais no Brasil". Compolítica 12, n. 2 (12 marzo 2023): 5–32. http://dx.doi.org/10.21878/compolitica.2022.12.2.598.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo tem como objetivo caracterizar a experiência de jornalistas no reúso de dados abertos governamentais para a produção de conteúdos. O trabalho traz uma pesquisa qualificada com 51 profissionais com dados coletados a partir da aplicação de survey e entrevista estruturada, com análise exploratória do tipo quantiqualitativa. Os resultados demonstram que “arquivos desatualizados”, “falta de inteligibilidade” e “informação incompleta” são as disfunções mais recorrentes e destacadas como um grande problema para mais de 60% dos entrevistados. Cerca de 94% dos entrevistados afirmaram que já desistiram de uma pauta devido a problemas na qualidade dos datasets. O estudo conclui haver obstáculos reais no nível prático que afeta a qualidade das informações publicadas e seu efetivo reúso.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
41

Becker, Beatriz, e Juliana Teixeira. "Um panorama da produção jornalística audiovisual no ciberespaço: as experiências das redes colaborativas". Revista FAMECOS 16, n. 40 (21 dicembre 2009): 44. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6316.

Testo completo
Abstract (sommario):
A convergência midiática e a interatividade têm sido incorporadas às rotinas produtivas do jornalismo na internet, porém não têm garantido a qualidade dos textos. O trabalho consiste numa reflexão crítica sobre os modos de utilização da linguagem audiovisual e os processos interativos oferecidos por sites jornalísticos e redes colaborativas. A partir de um mapeamento dessas experiências e de uma análise comparativa das redes Overmundo e Canal Contemporâneo, e dos portais UOL e G1, são apontadas possibilidades de construção de novos formatos e conteúdos audiovisuais no ciberespaço e modos diferentes de produção e consumo de informações jornalísticas. O estudo revela que essas redes podem se constituir em práticas inovadoras de jornalismo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
42

Horst, Scheyla Joanne, e Márcio Ronaldo Santos Fernandes. "Leitura cultural na reportagem literária de Nicolau (1987-1996)". Boletim de Pesquisa NELIC 17, n. 27 (6 settembre 2017): 89. http://dx.doi.org/10.5007/1984-784x.2017v17n27p89.

Testo completo
Abstract (sommario):
O jornal cultural Nicolau circulou no Brasil entre 1987 e 1996, como um projeto viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Interessa-nos aqui o gênero textual reportagem inserido no meio de comunicação em sua fase inicial. Como recorte neste estudo, analisamos cinco textos assinados pela jornalista Adélia Maria Lopes que pretendem, entre outros aspectos, revelar aos habitantes da capital paranaense, Curitiba, a cultura produzida nos subúrbios da cidade e também nos municípios longínquos. Nosso objetivo é discutir essas produções entendendo que o Jornalismo Literário promove uma união entre força comunicativa e qualidade estética em relatos de não ficção, o que promove uma leitura cultural mais eficiente. Para a análise documental utilizamos autores como Edvaldo Pereira Lima, Sergio Vilas Boas, Rogério Borges,Marcelo Bulhões e Cremilda Medina.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
43

Calais, Sandra Leal, Kester Carrara, Maiara Medeiros Brum, Karen Batista, Josiane Keyla Yamada e Juliana Roman Santos Oliveira. "Stress entre calouros e veteranos de jornalismo". Estudos de Psicologia (Campinas) 24, n. 1 (marzo 2007): 69–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2007000100008.

Testo completo
Abstract (sommario):
A vida na universidade corresponde a um período no qual os indivíduos são expostos a influências psicossociais que podem desencadear situações estressoras, prejudicando a saúde e a qualidade de vida dos estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi analisar as diferenças de sintomas, níveis e presença de stress entre calouros (n=57) e veteranos (n=48), de ambos os sexos, do curso de jornalismo de uma universidade pública no interior do Estado de São Paulo. Foi aplicado aos participantes o "Inventário de Sintomas de Stress de Lipp". Dos resultados obtidos, destacam-se: predominância de stress entre as mulheres; maior número de alunos estressados e na fase de quase-exaustão no último ano; predomínio de sintomas físicos entre calouros e psicológicos entre veteranos. Pesquisas são necessárias para elaboração de políticas institucionais que promovam condições favoráveis a um melhor desenvolvimento das potencialidades acadêmicas dos alunos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
44

Fontes, Francisco. "A Encenação de uma Ideia de Pós-jornalismo: A Partir de uma Revisitação ao Conceito de Pós-democracia de Colin Crouch". Interações: Sociedade e as novas modernidades, n. 43 (31 dicembre 2022): 13–39. http://dx.doi.org/10.31211/interacoes.n43.2022.a1.

Testo completo
Abstract (sommario):
A partir do conceito de pós-democracia de Colin Crouch, o presente artigo procura realizar uma leitura crítica transpositiva para os media e jornalismo de Portugal da atualidade. Tendo presente a noção de que o estado dos media e jornalismo é um indicador da qualidade da democracia, estabelecem-se abordagens comparativas a partir de referências diretas que Crouch lhes faz em Post-Democracy. Começa-se pela contextualização da interface media-democracia, seguidamente enunciam-se tópicos do conceito de pós-democracia, faz-se uma breve abordagem histórica à imprensa em Portugal, para finalmente se interrogar sobre a hipótese de uma tendência pós-jornalística. Na ponderação de uma ideia de pós-jornalismo recorre-se a diagnósticos e conclusões de estudos realizados pelo sociólogo José Luís Garcia, designadamente O Choque Tecno-Liberal, os Media e o Jornalismo: Estudos Críticos Sobre a Realidade Portuguesa, publicado em 2020 numa parceria com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Recorrendo à ideia geral de sustentação do conceito de Crouch, de parábola histórica, é possível encontrar no contexto mediático português paralelismos com a pós-democracia, designadamente no poder crescente das corporações e na contaminação da informação jornalística pela publicidade e marketing com finalidades mercadológicas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
45

Figueira, Alexandra, e Elsa Costa e Silva. "A Transparência Como Dimensão da Qualidade: A Propriedade dos Média e os Desafios da (In)visibilidade". Comunicação e Sociedade 44 (23 novembre 2023): e023021. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.44(2023).4708.

Testo completo
Abstract (sommario):
O princípio da transparência tem sido considerado como uma resposta política consensual às preocupações com a falta de pluralismo e de confiança no jornalismo. De caráter multidimensional, a transparência relativa à propriedade é uma das exigências legais mais correntes. O foco nos “donos” dos média não é recente, dado o impacto que a propriedade pode ter nos conteúdos produzidos. A propriedade é, por isso, considerada essencial quando se avalia a qualidade no jornalismo. Em Portugal, a propriedade dos média é sujeita a regras de transparência, que implicam a divulgação de informação sobre a estrutura empresarial e dados financeiros, cabendo à Entidade Reguladora para a Comunicação Social monitorar o seu cumprimento. O modo como as empresas de média em Portugal têm respondido às novas exigências legais não tem sido investigado, apesar de essa análise poder contribuir para se compreender os desafios que se levantam ao exercício de um jornalismo independente e plural. O objetivo deste estudo é assim perceber de que modo o princípio da transparência dos média tem sido recebido pelo mercado em Portugal, averiguando os incumprimentos e as objeções levantadas à divulgação da informação requerida. Esta análise, realizada a partir das deliberações da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, evidencia o papel central da escala na adequação ao novo enquadramento legal: os incumprimentos declarativos ou pedidos de sigilo partem sobretudo das empresas de menor dimensão, detentoras de média locais ou de revistas especializadas. Ainda, a informação de caráter financeiro é a mais crítica. Estes dados apontam para fragilidades a nível financeiro, o que pode levantar dúvidas relativamente à independência dos média face a agentes externos. Por outro lado, o princípio da visibilidade da transparência não contribuiu para a discussão sobre o cenário mediático em matéria de concentração da propriedade ou de pluralismo, o que demonstra a insuficiência deste princípio como principal política relativa à propriedade dos média.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
46

FERREIRA, Luciana Gomes, e Anabela Gradim. "Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais." Revista_Mídia_e_Cotidiano 7, n. 7 (30 novembre 2015): 34. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v7i7.9751.

Testo completo
Abstract (sommario):
As organizações de comunicação online vem enfatizando a importância das narrativas das mídias sociais para engajar suas audiências pois já é visível que as redes sociais na internet reformularam o conceito de “notícia”. O objetivo deste artigo é confrontar a ideia de credibilidade jornalística, estabelecida no contexto deontológico, com o fluxo comunicacional quase sem mediação nas redes sociais online, e se a comunicação que é produzida nessas mídias mantém a proposta de promover engajamento cívico e capital social na Comunidade. Para fundamentar esta hipótese é usado referencial teórico da Ciência da Informação que utiliza a Semiótica para estudar este fenômeno, pois desenvolve a ideia de que a comunicação, e a percepção de qualidade do que se comunica, é resultado da produção de significados e não simples exposição dos fatos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
47

Lima, Edvaldo Pereira. "Storytelling em plataforma impressa e digital: contribuição potencial do jornalismo literário". Organicom 11, n. 20 (29 giugno 2014): 118. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2014.139223.

Testo completo
Abstract (sommario):
Cresce em comunicação organizacional a adoção de práticas de storytelling, mas seu estágio ainda inicial convida a contribuições para seu aperfeiçoamento de qualidade. Este texto traz a sugestão de incorporação de elementos provenientes do jornalismo literário, notadamente a técnica da cena e a humanização de narrativas em plataformas impressas e digitais. Enfatizam-se os casos de jornais e revistas organizacionais, narrativas de memória institucional e relatórios de sustentabilidade.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
48

Felizardo dos Santos, Silvia, e Rut Martínez Borda. "Qualidade Jornalística e Estabilidade Democrática em Tempos de Crise: Reflexões Empíricas de Jornais Espanhóis". Comunicação e Sociedade 45 (18 marzo 2024): e024003. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.45(2024).4754.

Testo completo
Abstract (sommario):
No contexto social e político em que vivemos, com um incremento de atores sociais neopopulistas e um cenário de instabilidade democrática, é fundamental entender a qualidade do jornalismo na pós-democracia. A situação de infodemia, que vivemos durante a pandemia da COVID-19, ressaltou os aspetos negativos do uso das redes sociais como ferramenta de informação que ajuda a desenvolver as competências básicas para exercer uma cidadania ativa na democracia liberal. Nestas circunstâncias, é fundamental analisar o papel do jornalismo de referência no combate à desinformação e a sua importância no fomento do pensamento crítico da cidadania, para, desse modo, inserir na agenda pública temas de interesse público.O objetivo principal desta investigação é analisar a qualidade do conteúdo produzido por jornais espanhóis de referência e disponibilizado aos cidadãos por meio das redes sociais. Para isso, utilizamos como metodologia os paradigmas qualitativo e quantitativo, centrados no quadro epistemológico em que estão circunscritos, para realizar uma análise ao conteúdo, a sua tendência e viés político relativamente aos boatos sobre o coronavírus publicados pelos jornais de referência no cenário nacional e regional nos seus perfis do Facebook. Os resultados desta investigação revelam uma baixa interação da audiência com as publicações e abrem novas discussões sobre o tipo de matérias que atraem a atenção do público e que, ao mesmo tempo, podem cumprir com a formação e o fomento do pensamento crítico da cidadania.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
49

Javorski, Elaine, e Janine Bargas. "A informação sobre a Covid-19 nos desertos de notícias: a relevância do jornalismo interior do Pará". Liinc em Revista 16, n. 2 (17 dicembre 2020): e5339. http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5339.

Testo completo
Abstract (sommario):
Diante da pandemia da COVID-19, o acesso à informação de qualidade tornou-se elemento fundamental na manutenção das condições básicas de saúde. Neste artigo discutimos a importância do jornalismo nos chamados desertos de notícias. Partimos da realidade da cidade de Rondon do Pará, Sudeste paraense, Brasil, para analisar como a escassez de informação jornalística impacta o conhecimento da realidade local, especialmente durante a pandemia. Assumimos a premissa de que o jornalismo, fundamentado em princípios e critérios específicos, tende a produzir informações mais qualificadas do que aquelas difusas em ambientes digitais informais. Assim, nossa hipótese é a de que, em locais com meios jornalísticos diversos, há maior espaço para promoção da cidadania, uma vez que as comunidades podem ter bons subsídios para a tomada de decisões. Embora utilizemos dados quantitativos, nossa metodologia é eminentemente qualitativa, fundamentada em entrevistas semi-estruturadas com cidadãos rondonenses, e em observação participante, com nossa experiência na rotina de produção do portal Rondon Notícias. Fundamentadas em conceitos como jornalismo comunitário, regional, desinformação e comunicação para mudança social, observamos a relevância do jornalismo em sociedades periféricas como uma questão de cidadania e de desenvolvimento. Nossa análise aponta, entre outras questões, que em comunidades com pouca tradição de mídias locais, os cidadãos não conseguem diferenciar as informações jornalísticas de outros tipos, diminuindo as chances de estarem bem informados e, em última análise, acessarem sua condição de cidadãos. E, além de não compreenderem a importância da informação local, também não se dispõem como fontes, o que dificulta o exercício do jornalismo nesses espaços
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
50

Letícia Wobeto, Samara, Viviane Borelli e Luan Moraes Romero. "Acessibilidade comunicativa: palavra-chave para um jornalismo democrático e cidadão." Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación, n. 63 (2024): 90–110. http://dx.doi.org/10.12795/ambitos.2024.i65.05.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo faz parte de uma pesquisa maior desenvolvida como requisito para conclusão do curso de Jornalismo, que objetivou a construção de uma ferramenta de indicadores de qualidade para a acessibilidade comunicativa no jornalismo. A discussão teórica se centra nos entrelaçamentos entre o jornalismo, a democracia e a cidadania em sua relação com a temática. São argumentos centrais a ausência de acessibilidade nas práticas jornalísticas, o que a torna uma lacuna, e as formas estigmatizadas de representação dos públicos com deficiência. O desconhecimento de jornalistas acerca das tecnologias assistivas e formas de acessibilizar também é parte do problema. Argumentase que não é possível ter um jornalismo verdadeiramente democrático e cidadão sem acessibilidade comunicativa. Para atingir o objetivo do artigo, usa-se a revisão bibliográfica (Barrichello, 2016) para delimitar campos teóricos e normativos. Os últimos são guias, legislações e orientações de acessibilidade para a comunicação tanto em nível nacional quanto internacional, que permitem, junto às teorias do jornalismo e da acessibilidade, estabelecer critérios para a construção dos indicadores. Com os mesmos redigidos, eles são testados nos sites de dois veículos jornalísticos, com entrevistas semi-abertas (Gil, 2008) de usabilidade com pessoas com deficiência, e outras com os editores dos veículos analisados. Conclui-se que a acessibilidade não é prioridade destes veículos jornalísticos, o que se evidencia pela baixa pontuação e pelos registros de ausências de tecnologias assistivas, da cultura jornalística que não prioriza valores de acessibilidade e do desconhecimento das melhores formas de incorporar a mesma em uma rotina produtiva.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia