Letteratura scientifica selezionata sul tema "Propriedades química"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Propriedades química".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Propriedades química"

1

Furtado, Josélia Borges de Moura, Paulo Afonso Furtado Filho, Thalyta Pereira Oliveira, Marlo Rodrigues De Sousa Caetano, Inês Maria De Souza Araújo, Francisco Cardoso Figueiredo e José Ribeiro Dos Santos Júnior. "Caracterização Química da Fibra do Caule da Palmeira de Babaçu Natural e Após Tratamento". Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 5, n. 3 (18 maggio 2020): 56–64. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v5i3.1254.

Testo completo
Abstract (sommario):
Neste trabalho foi proposta a caracterização química da fibra retirada a partir do caule da palmeira de babaçu. Estudos sobre o efeito do tratamento químico superficial e do teor dos principais componentes químicos presentes também foram realizados. Após a obtenção da fibra de babaçu na forma natural e mercerizada, as amostras foram submetidas às análises de FTIR, SEM, XDR e TG/DTG . Os resultados mostraram a eficiência do processo de tratamento químico superficial utilizado, revelando que a fibra de babaçu apresentou uma melhor propriedade físico-química. A remoção parcial dos componentes amorfos contribuiu para o melhoramento das propriedades mecânica e térmica. Após o processo de extração dos principais componentes lignocelulósico, a fibra de babaçu também revelou uma alta porcentagem de material cristalino em sua composição.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Barreiros, Ricardo Marques, Felipe Dutra Lisboa, Cantídio Fernando Gouvea, Alessandra Maria Ferreira Reis, Emmanuel Zullo Godinho e Kelly Bossardi Dias. "Comportamento químico e físico da madeira natural e termorretificada de clones de eucalipto". Ciência Florestal 33, n. 1 (3 aprile 2023): e67304. http://dx.doi.org/10.5902/1980509867304.

Testo completo
Abstract (sommario):
O eucalipto é uma espécie das mais cultivadas no âmbito nacional, cuja madeira é amplamente utilizada na fabricação de móveis e outros produtos derivados. Entretanto, ela está sujeita a variações por conta de mudanças na umidade e outros fatores. Para minimizar tais variações, estudaram-se alguns tratamentos de forma pouco agressiva ao meio ambiente. Assim, este trabalho analisou as propriedades físicas e químicas da madeira de clones híbridos de Eucalyptus urograndis, in natura e termicamente modificada nas temperaturas de 140, 160, 180, 200 e 220°C, com 8,5 anos de idade, plantados em Buri-SP, Brasil. A caracterização física foi realizada segundo Brito, Garcia e Bortoletto (2006) e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (1997), e a caracterização química segundo as normas Technical Association of the Pulp and Paper Industry (1999). Através de análises estatísticas de regressão fatorial com significância de 5%, o fator clone não causou interferência nas propriedades analisadas; a variação que ocorreu foi por conta da temperatura utilizada; a hemicelulose foi a principal propriedade química afetada por conta da temperatura; os tratamentos mais interessantes foram os realizados até 180°C, uma vez que não comprometeram muito as propriedades químicas da madeira e, consequentemente, não afetariam tanto suas propriedades físicas e mecânicas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Silva, Leandro de Jesus Castro da, Erles Ramos da Serra, Andrew Magno Teixeira, Neydi Samara Sousa dos Santos e Marcos Antônio Barros dos Santos. "Alumínio como tema gerador no ensino de Química: uma proposta didático-metodológica". Research, Society and Development 11, n. 9 (20 luglio 2022): e53911932280. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.32280.

Testo completo
Abstract (sommario):
O ensino de Química é indispensável para compreensão do mundo atual, porém, possui características de desconexão entre os saberes do educando e os conteúdos programáticos da disciplina. É imprescindível a inserção de metodologias facilitadoras da aprendizagem, que auxiliem na formação crítica e promoção da reflexão sobre o conhecimento químico, agregando aspectos tecnológicos, ambientais e socioeconômicos. Para vinculação entre educação e sociedade são incluídos os temas geradores de conhecimento no campo educacional. O alumínio é um importante elemento químico, que permite abordagens desta natureza por associar-se a diversos âmbitos de aplicabilidade na sociedade e sua presença no cotidiano do aluno. O objetivo deste é desenvolver uma proposta de experimentos demonstrativos tendo como temática o alumínio e discutir suas características ímpares, não só em escala industrial, mas, também, em uma perspectiva do ensino de química, gerando uma proposta didático-metodológica. Os aspectos metodológicos consistem em 3 etapas: (i) pesquisa bibliográfica para conhecer os eixos teóricos existentes na literatura; (ii) levantamento de dados bibliográficos e proposição de um questionário sobre os processos de reciclagem desse metal em diversas aplicações cotidianas; e (iii) realização de 3 aulas abordando os aspectos históricos e sociais, propriedades e reações químicas e 3 experimentos envolvendo o alumínio, visando a demonstração experimental de 3 reações em suas diferentes características químicas. Considera-se que o presente estudo indica que esse eixo temático é favorável para o processo de ensino-aprendizagem, devido ofertar uma gama de conceitos específicos de química, desde reações químicas até propriedades físico-químicas do elemento alumínio, juntamente com vieses ambientais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Moreira, Leonardo Marmo, Juliana Pereira Lyon, Cid Pereira, Roberto de Souza Silva e Mario Sérgio Schultz. "Manganês (Mn): Propriedades redox, química de coordenação e implicações biológicas". Research, Society and Development 13, n. 2 (2 marzo 2024): e13713245186. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i2.45186.

Testo completo
Abstract (sommario):
O manganês (Mn) é um metal da primeira série de transição considerado altamente relevante em diversas áreas, desde a química de materiais e a metalurgia, passando pela catálise e chegando até a diversos setores da química bioinorgânica. O manganês (Mn) apresenta um comportamento redox peculiar e extremamente versátil, podendo ser encontrado em uma gama de estados de oxidação diferenciados. O controle dos possíveis estados de oxidação, visando à obtenção de uma série de aplicações, tem sido uma questão a ser controlada por todos que trabalham com a química deste metal, uma vez que as propriedades físico-químicas dos diferentes estados de oxidação podem variar substancialmente. O presente trabalho visa apresentar aspectos fundamentais da química do elemento metálico manganês (Mn), destacando sua variabilidade redox assim como tópicos introdutórios à sua química de coordenação, abrangendo compostos organometálicos, e seu relevante papel em ambiente biológico. Assim, este trabalho oferece uma introdução sobre a química do manganês, com especial destaque para a sua versatilidade redox e para o seu comportamento como centro de coordenação em complexos metálicos, abrangendo tanto a chamada química organometálica como as implicações biológicas de seus compostos de coordenação. Ademais, é feito um estudo comparativo com outros metais, sobretudo da primeira série de transição.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Silva, Dimas Agostinho da, Vanessa Coelho Almeida, Lívia Cássia Viana, Umberto Klock e Graciela Inez Bonzon de Muñiz. "Avaliação das propriedades energéticas de resíduos de madeiras tropicais com uso da espectroscopia NIR". Floresta e Ambiente 21, n. 4 (dicembre 2014): 561–68. http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.043414.

Testo completo
Abstract (sommario):
O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de resíduos de madeira de quatro espécies amazônicas para fins energéticos, além de calibrar propriedades da madeira e do carvão vegetal utilizando a técnica NIRS. Foram utilizadas costaneiras das espécies cardeiro (Scleronema micranthum Ducke), cedrinho (Scleronema sp.), louro (Ocotea sp.) e piquiarana (Caryocar villosum Pers.), tendo sido determinadas as seguintes propriedades: densidade básica, composição química, análise química imediata e poder calorífico superior da madeira; rendimentos em carvão vegetal; análise química imediata, poder calorífico e friabilidade do carvão vegetal. Foram adquiridos espectros NIR e gerados modelos para calibração de cada propriedade energética. Os resultados indicam que todas as espécies possuem potencial como fonte bioenergética. Entretanto, as melhores espécies foram o cardeiro e o piquiarana, devido à maior densidade básica e energética, além do louro, com maior teor de lignina e carbono fixo, que apresentou, consequentemente, maior poder calorífico. A espectroscopia NIR mostrou-se como uma ferramenta possível para calibração de propriedades energéticas da biomassa.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Rocha, Tatiana L. A. C., Robert H. Schuster, Marly M. Jacobi e Dimitrios Samios. "Estudo da modificação química de polidienos do tipo SBR e BR". Polímeros 14, n. 5 (dicembre 2004): 318–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282004000500008.

Testo completo
Abstract (sommario):
A utilização de modificações químicas de polidienos comerciais tem sido estudada como um meio alternativo à síntese de novos polímeros, para otimização das propriedades finais destes materiais através da introdução de diferentes grupamentos reativos na cadeia polimérica. A modificação química pode ser feita através de diferentes métodos, os quais podem ser realizados tanto em solução como em massa, onde podem ser destacadas as reações de epoxidação, sulfonação, maleinização, carboxilação, etc. Neste trabalho foi estudado o método de epoxidação de borrachas do tipo SBR e BR. Foi possível observar que mesmo pequenos graus de modificação química causam mudanças marcantes nas propriedades finais dos polímeros, como determinado para a temperatura de transição vítrea.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Tsembane, Sergio Francisco, Keila Bossolani Kiill, Osvaldo Alberto Sitoe e Nilton Sebastião Zango. "O preparo de óleo a partir da polpa da semente da mafurra (Trichilia emetica) em Moçambique: possibilidades de apropriação do saber local para o ensino de Química". Cadernos CIMEAC 13, n. 1 (28 agosto 2023): 100–118. http://dx.doi.org/10.18554/cimeac.v13i1.6959.

Testo completo
Abstract (sommario):
Com base numa pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, procuramos por meio da entrevista narrativa e observação participante coletar informações sobre o saber local inerente ao processo de produção do óleo a partir da polpa da semente de mafurra na comunidade de Canda, na Província de Inhambane em Moçambique. Por outro lado, procuramos analisar as referidas informações a luz dos pressupostos êmicos, éticos e dialéticos da etnomodelagem proposta por Rosa e Orey (2012), das reflexões sobre os saberes locais e o ensino de química feitas por Francisco (2004), com o intuito de delinear possibilidades da sua apropriação para os saberes escolares tendo como base os conteúdos de química do ensino secundário geral em Moçambique. Da análise feita, constatamos que no processo de produção de óleo de mafurra evidenciam-se conceitos químicos relacionados às propriedades químicas e físicas como a densidade, temperaturas de ebulição e fusão, as propriedades dos materiais cerâmicos utilizados para a fabricação e conservação das bebidas e dos alimentos, quanto à sua condutibilidade, temperaturas de ebulição, solubilidade, a sua constituição, as transformações envolvidas na produção do material, a distinção entre tipos de misturas e os respectivos os métodos de separação, entre outros, que podem ser abordados no ensino de química em Moçambique.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Silva, Alexandre Marques da, Mario Luiz Teixeira de Moraes e Salatiér Buzetti. "Propriedades químicas de solo sob reflorestamento ciliar após 20 anos de plantio em área de cerrado". Revista Árvore 35, n. 1 (febbraio 2011): 97–106. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622011000100012.

Testo completo
Abstract (sommario):
As propriedades químicas do solo variam com a cultura e manejo utilizados. O trabalho teve como objetivos avaliar as propriedades químicas de solo sob reflorestamento ciliar após 20 anos de plantio em área de Cerrado localizada na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão, FEPE/UNESP, da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Foi realizada a análise química do solo (P, matéria orgânica (MO), pH, K, Ca, Mg, H+Al, Al e S) em 33 módulos, com três repetições em duas profundidades (0,0 - 0,20 e 0,20 - 0,40 m), com delineamento em blocos casualizados em esquema hierárquico. Os resultados indicaram que as propriedades químicas do solo sob o reflorestamento ciliar são semelhantes às propriedades do solo sem perturbação antrópica dessa região. As espécies plantadas no reflorestamento ciliar estão contribuindo com a deposição de material orgânico suficiente para que haja reciclagem de nutrientes, mantendo as propriedades químicas do solo em boas condições para que ocorra o estabelecimento da mata ciliar.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Silva, Dimas Agostinho, Bruna Veridiana Muller, Eliane Cristina Kuiaski, Elder Eloy, Alexandre Behling e Cecilia Moura Colaço. "Propriedades da madeira de Eucalyptus benthamii para produção de energia". Pesquisa Florestal Brasileira 35, n. 84 (31 dicembre 2015): 481. http://dx.doi.org/10.4336/2015.pfb.35.84.677.

Testo completo
Abstract (sommario):
<p class="Resumo">Este estudo objetivou avaliar o potencial energético da madeira de <em>Eucalyptus benthamii </em>Maiden et Cambage<em>. </em>As amostras foram coletadas no município de Cerro Negro, SC, onde foram selecionadas 5 árvores, sendo retiradas amostras do fuste a 0%, 25%, 50%, 75% e 100% da altura comercial. As análises realizadas foram densidade básica, poder calorífico superior, composição química elementar, análise química imediata (teores de materiais voláteis, carbono fixo e cinzas), poder calorífico inferior, densidade energética, estoque de carbono e produção energética. As variáveis físicas e químicas estudadas e o potencial energético da madeira não apresentaram diferenças ao longo do fuste.</p>
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

De Paula Candido, Dandara, e Marcelo Hawrylak Herbst. "Agrotóxicos como Tema Gerador para o Ensino-Aprendizagem das Propriedades Físico-Químicas de Compostos Orgânicos: Uma Proposta para o Ensino Médio". Revista Debates em Ensino de Química 8, n. 3 (30 dicembre 2022): 299–318. http://dx.doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4904.

Testo completo
Abstract (sommario):
É notória a dificuldade dos alunos do Ensino Médio em reconhecer os fenômenos químicos em sua rotina. Um dos fatores geralmente apontados para isso é a falta ou a deficiência da associação do conteúdo de química com seus contextos sociais. A contextualização por meio de temas sociais – conhecidos como “Temas Geradores” ou “Temas Químicos Sociais” – é de grande importância, proporcionando uma aprendizagem com maior significado, pois permite a problematização e a análise de fenômenos da realidade com base nos conceitos químicos, podendo relacionar-se com outras disciplinas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é propor uma metodologia de ensino de propriedades físico-químicas de compostos orgânicos para o terceiro ano do Ensino Médio, com base na química dos agrotóxicos e, assim, estimular o pensamento crítico dos alunos em relação aos usos, riscos e benefícios desses produtos. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2019, numa escola pública localizada em Seropédica/RJ, e utilizou como intervenções didáticas questionários, roda de conversa e aula teórica, todos voltados para a verificação dos conhecimentos prévios e/ou adquiridos ou reformulados a partir da metodologia aplicada. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que os alunos têm dificuldade em reconhecer, na química, uma ferramenta para entender e explicar fenômenos do cotidiano. As intervenções se mostraram relevantes porque apresentaram informações até então desconhecidas ou incompletas para os alunos, como o uso urbano dos agrotóxicos, e possibilitaram a compreensão dos usos e riscos desses produtos a partir de um ponto de vista das propriedades dos compostos orgânicos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Tesi sul tema "Propriedades química"

1

Carrera, Gonçalo Valente da Silva Mariño. "Propriedades físico-químicas de líquidos iónicos e estudos quimio- informáticos de reactividade química". Doctoral thesis, FCT - UNL, 2009. http://hdl.handle.net/10362/2299.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação apresentada para a obtenção do Grau de Doutor em Química Especialidade de Química Orgânica Pela Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia
O trabalho descrito nesta dissertação compreende dois temas distintos. O primeiro consiste no estudo de propriedades físico-químicas de líquidos iónicos. O segundo é uma investigação quimio-informática de padrões de reactividade contidos em bases de dados de reacções orgânicas. No primeiro tema foi estudado o ponto de fusão (p.f.) e densidade de líquidos iónicos. Um dos estudos consistiu na modelação do p.f./estado físico de sais de imidazólio sendo obtido modelo Support Vector Machines de classificação que permitiu a obtenção de razoável concordância (80%) para conjunto de teste. Características estruturais como o tamanho do catião, presença de ramificações, presença de átomos polarizáveis, cargas associadas a catião e anião, diferença de peso molecular entre catião e anião e tendência para formar pontes de hidrogénio emergiram dos modelos com árvores de decisão como factores relevantes para o p.f./estado físico. Foi também estudado o p.f. de sais de guanidínio sendo treinadas redes de counterpropagation que permitiram a obtenção de R2 = 0,815 para o conjunto de teste. De acordo com indicações dos modelos construídos foram sintetizados novos sais de guanidínio e imidazólio cujos p.f. e/ou estados físicos correspondem às previsões obtidas pelos modelos. Noutro estudo foi modelada a densidade de sais de imidazólio, sendo treinado modelo baseado em Support Vector Machines que permitiu a obtenção de R2 = 0,975 para o conjunto de teste. Nesse estudo foi ainda construída árvore de decisão que permitiu identificar como características estruturais relevantes, a presença de átomos pesados, a diferença de tamanho entre catião e anião, a presença de ramificações e átomos electronegativos. Foram ainda sintetizados novos sais de guanidínio na busca de sais com elevada densidade. Um dos compostos obtidos apresenta p.f. 74,3ºC e densidade 1,68 g/cm3. No segundo tema utilizaram-se descritores MOLMAP para a representação de compostos e reacções químicas. Estes descritores codificam os tipos de ligações covalentes presentes numa molécula e baseiam-se num mapa auto-organizativo que classifica ligações químicas de acordo com as suas propriedades físico-químicas e/ou topológicas. Com base num conjunto de reacções envolvendo butilamina foram construídos modelos de classificação de compostos e reacções segundo o mecanismo reaccional sendo obtidas concordâncias de 76% e 91% para os conjuntos de teste de compostos e reacções respectivamente. Foram ainda construídos dois modelos Random Forest para classificar compostos como reactivos ou não na presença de butilamina, num dos casos, e cianoborohidreto no segundo caso, sendo obtidas concordâncias de 88% e 94% para os respectivos conjuntos de teste.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Bolsa de Doutoramento SFRH/BD/18354/2004
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Rodrigues, João Manuel Marques. "Sistemas supramoleculares baseados em porfirinas: síntese e propriedades". Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/4339.

Testo completo
Abstract (sommario):
Mestrado em Química Orgânica e Produtos Naturais
A descrição deste trabalho envolve estudos de formação de sistemas supramoleculares usando porfirinas meso-substituídas, e está dividido em quatro partes: uma introdutória, duas experimentais e uma breve conclusão. Na primeira parte são feitas várias considerações gerais sobre propriedades e aplicações de porfirinas, métodos de síntese e química supramolecular. Neste ponto dar-se-á particular enfâse a agregados moleculares, mais concretamente a agregados porfirínicos. A primeira parte experimental compreende a síntese das porfirinas seleccionadas para o estudo de formação de agregados. Estas são do tipo meso-tetraarilporfirinas assimétricas com grupos fenilo substituídos nas posições para por 1 a 3 grupos carboxílicos. Os restantes grupos fenilo encontram-se substituídos por grupos metoxilo em posição meta na 1ª série e na posição para na 2ª série. A estrutura dos compostos sintetizados foi confirmada por várias técnicas espectroscópicas como UV-Vis, ressonância magnética nuclear (1H e 13C) e espectrometria de massa MALDI e ESI. Na segunda parte experimental apresentam-se e discutem-se as condições experimentais que favorecem a formação de agregados com as porfirinas seleccionas (pH, contra-ião, temperatura e concentração). Em geral, a formação de agregados bem definidos (tipo J) é favorecida quando o meio é alcalino (pH 12). No entanto com a série de porfirinas com o grupo metoxilo em posição para verificou-se a formação de agregados bem definidos a pH 0,8 na presença de ácido nítrico. A formação de agregados foi confirmada recorrendo a técnicas ópticas tais como espectroscopia de UV-Vis, de fluorescência, dicroísmo circular e “ressonance light scattering”. Finalmente na conclusão é feita uma breve análise dos resultados obtidos.
The work described in this thesis involves studies of supramolecular systems using meso-tetraarylporphyrins. This thesis is divided in four parts: an introduction, two experimental parts and a short conclusion. In the introductory chapter some general considerations about properties and applications of porphyrins, methods of synthesis and supramolecular chemistry are taken into account. In the last point a particular emphasis is given to molecular aggregates, namely porphyrin aggregates. The first experimental part includes the synthesis of meso-substituted porphyrins containing carboxylic groups and methoxyl groups in meta position (for one of the series) and in para position (for the other series). The structures of the synthesized compounds were confirmed by several spectroscopic techniques like UV-Vis, nuclear magnetic resonance (1H and 13C NMR) and mass spectrometry (MALDI and ESI). In the second experimental part are discussed the experimental conditions that favor the aggregate formation (pH, counterion, temperature and concentration). For all the selected porphyrins the alkaline medium (pH 12) promotes the formation of well-defined aggregates (J type). For the porphyrin series with para methoxyl substituents well defined aggregates are obtained at pH 0.8 with the presence of nitric acid. The aggregates formation was confirmed using optical techniques such as UV-Vis spectroscopy, fluorescence spectroscopy, circular dichroism and resonance light scattering. Finally in the conclusion a brief analysis of the results is presented.
FCT
FSE
PTDC/QUI/64112/2006
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Zilioli, Estevão 1980. "Composição química e propriedades funcionais no processamento de vinagres". [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/256617.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientadores: Fumio Yokoya, Wilma Aparecida Spinosa
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-08-18T19:27:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Zilioli_Estevao_D.pdf: 1342863 bytes, checksum: 7edd470d68c76d42e008244763b239e8 (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: Os vinagres de frutas popularizam-se cada vez mais no planeta, sendo produzidos a partir de diversos cultivares ou de seus resíduos, com o uso de técnicas clássicas ou modernas. Esses produtos apresentam grande variedade de ácidos orgânicos, vitaminas, minerais, compostos fenólicos e outros elementos com importantes funções fisiológicas. O vinagre de maior qualidade depende mais dos seus compostos secundários do que do ácido acético, embora a realidade brasileira aponte situação diversa: a cultura geral não preza pela qualidade dos vinagres consumidos, o que determina os baixos preços do produto no mercado, pois além de matérias-primas pouco nobres, os processos acabam por priorizar tão somente o ácido acético. O objetivo desta pesquisa foi estudar a agregação de compostos de valor sensorial e funcional em vinagres produzidos a partir de diferentes matérias-primas. Os vinagres estudados foram os de arroz, cana, milho, mel, carambola, kiwi, laranja, maçã, maracujá, toranja e uva. Os vinagres de arroz, milho e cana foram preparados a partir de destilados etanólicos e cachaça. Os mostos de frutas foram obtidos por maceração ou despolpamento, adicionando-se o preparado enzimático Pectinex® Ultra SPL em quantidade suficiente e o teor de açúcar foi corrigido com sacarose para atingir 18-20° Brix. Na sequência, efetuou-se a fermentação alcoólica, utilizando a levedura liofilizada Saccharomyces cerevisiae ?Y904?. A partir do vinho obtido, procedeu-se a fermentação acética rápida e determinou-se as seguintes características dos vinagres: a) acidez total; b) acidez volátil; c) acidez fixa; d) pH; e) extrato seco; f) minerais; g) açúcares totais; h) grau alcoólico; i) metanol; j) dióxido de enxofre; k) sulfato; l) cloreto total; m) compostos voláteis (acetaldeído, acetato de etila, metanol, diacetil, acetato de butila, isobutanol, hexanol, octanol); n) capacidade antioxidante (% de sequestro do Radical DPPH) e conteúdo fenólico (Folin-Ciocalteau). Os vinagres produzidos encontraram-se dentro dos padrões estabelecidos pela legislação e adequados aos parâmetros preconizados na literatura científica. Houve grande variação nos teores de compostos voláteis dos produtos, sendo o acetato de etila o único presente em todas as amostras. Os fermentados acéticos de destilados etanólicos apresentaram valores menores de compostos fenólicos totais e de sequestro do DPPH quando comparados com os produzidos a partir das frutas, no entanto, tais compostos estavam ausentes nas matérias-primas utilizadas (cachaça, etanol de arroz e etanol de milho). Na produção de vinagres de frutas, a composição de cada cultivar mostrou ter grande influência no conteúdo fenólico e na capacidade antioxidante dos fermentados alcoólicos e dos vinagres. O mosto, o fermentado alcoólico e o vinagre de uva apresentaram os valores mais altos de sequestro relativo do radical DPPH em comparação com as outras amostras, apesar de não possuírem os maiores teores de compostos fenólicos. Porém, quando os vinagres foram diluídos para atingirem 4% (p/v) em acidez total, o produzido a partir de toranja superou os demais no que se refere às características funcionais estudadas. A partir de estatística multivariada em relação aos resultados de dezenove variáveis foi possível separar os vinagres produzidos em quatro grupos: (1) os feitos com matérias-primas destiladas (arroz, milho e cachaça), (2) o produzido com mel, (3) o fermentado da uva e (4) os obtidos a partir de carambola, kiwi, laranja, maçã, maracujá e toranja
Abstract: The fruit vinegars increasingly become popular on the planet, being produced from various crops or their residues, using classical and modern techniques. These products have great variety of organic acids, vitamins, minerals, phenolic compounds and other elements with important physiological functions. Vinegar higher quality depends more on their secondary compounds than acetic acid, although the Brazilian reality shows another situation: the general culture does not value the quality of vinegar consumed, which determines the low prices of the product on the market, as well as ignoble raw materials, processes end up as only prioritize the acetic acid. The objective of this research is to study the aggregation of sensory and functional compounds in vinegars produced from different raw materials. The vinegars studied were produced from rice, sugarcane, corn, honey, starfruit, kiwi, orange, apple, passion fruit, grapefruit and grapes. The vinegars of rice, corn and sugar cane were derived from ethanol and ?cachaça?. The musts were obtained by macerating fruit, adding sufficient quantity of enzyme preparation with correction of sugar contents by the use of sacarose. Then we performed the alcoholic fermentation using yeast lyophilized "Y904". From the resulting wine, was proceeded to acetic fermentation by German method and determined the following characteristics: a) total acidity, b) volatile acidity; c) fixed acidity; d) pH; e) dry stratum f) minerals g) total sugars; h) alcohol content; i) methanol; j) sulfur dioxide; k) sulfate; l) total chloride m) volatile compounds (acetaldehyde, ethyl acetate, methanol, diacetyl, butyl acetate, isobutanol , hexanol), n) phenolic content (Folin-Ciocalteau) and antioxidant capacity (DPPH radical scavenging). The vinegars were in accordance with standards established by law and appropriate to the parameters recommended in the scientific literature. There was wide variation in levels of volatile compounds and ethyl acetate was the only one present in all samples. In vinegars made with distilled raw materials, lower values were observed for total phenolic compounds and DPPH radical scavenging compared with those produced from fruit, however, these compounds were absent in the raw materials used (cachaça, ethanol from rice and ethanol from corn). In the production of fruit vinegars, the composition of each cultivar have great influence on the phenolic content and antioxidant capacity of wines and vinegars. Juice, wine and vinegar produced from grapes showed the highest values of DPPH radical scavenging in comparison with other samples, despite not having the highest levels of phenolic compounds. But when the vinegars was diluted to reach 4% (w / v) total acidity, the product from grapefruit topped the other with regard to functional characteristics studied. The vinegars produced were separated into four groups by multivariate analysis: (1) those made with distilled raw materials (rice, corn and cachaça), (2) the vinegar made from honey, (3) grape vinegar and (4) obtained from the star fruit, kiwi, orange, apple, passion fruit and grapefruit
Doutorado
Ciência de Alimentos
Doutor em Ciência de Alimentos
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Seniuk, Antonio Carlos Vieira. "Caracterização físico-química de materiais baseados em celulose". CNEN - Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, Belo Horizonte, 2008. http://www.bdtd.cdtn.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=103.

Testo completo
Abstract (sommario):
Nenhuma
Chaves fusíveis são dispositivos elétricos de proteção contra descargas atmosféricas nas redes de distribuição de energia elétrica. O principal componente das chaves fusíveis são os elos fusíveis, os quais possuem um elemento fusível, uma liga metálica especial que se funde pelo calor gerado quando atingido por uma descarga elétrica. Quando o elemento fusível se funde, um arco elétrico é formado entre as duas extremidades resultantes. Este arco pode levar à deterioração de sistemas de transmissão de energia elétrica e equipamentos eletrônicos. Para extinguir o arco elétrico, envolvendo o elemento fusível, existe um tubo feito de material celulósico de alta densidade denominado fibra vulcanizada, que, ao sofrer ablação pelo alto calor gerado pela descarga elétrica, gera instantaneamente gases, em volume e composição química capazes de formar, em fração de segundos, e através de um processo endotérmico que resfria o meio, uma atmosfera não ionizável que impede a propagação do arco elétrico. Uma fibra vulcanizada importada é utilizada por todos os fabricantes de elos fusíveis no Brasil. Para se buscar um material celulósico nacional que substitua a fibra vulcanizada com a mesma eficácia na extinção do arco elétrico, foi realizada a caracterização físico-química tanto do material importado como de materiais celulósicos selecionados no mercado brasileiro, utilizando as técnicas de análise elementar, difração e fluorescência de raios X, FTIR, C CP/MAS RMN e MEV. Os resultados evidenciaram que materiais celulósicos nacionais com alto teor de celulose alfa apresentam grande similaridade com a fibra vulcanizada e que, em testes de desempenho de interrupção de arco elétrico, esses materiais se mostraram com grande potencial de substituição do material importado.
Switching cutout devices are electrical circuit breakers which protect electric power distribution webs against lightning discharges. Switching cutout devices main parts are the fuse links in which a fuse element, a special metallic alloy, melts due to the generated heat when struck by electric discharges. When such melting occurs, and the breaker opens, an intense electric arc is formed between the two end points. Such electric arc may cause a huge deterioration of power transmission systems as well as that of electronic equipment. In order to quench the electric arc, involving the fuse element, there is a tube made of a high density cellulose material denominated "vulcanized" fiber, which is ablated by the high heat generated by atmospheric discharges, and instantly generates gases, both in volume and chemical composition, capable of forming in a fraction of second and by means of an endothermic process that cools down the medium, a non-ionizable atmosphere that prevents the propagation of the electric arc. An imported "vulcanized" fiber is used by all manufacturers of fuse links in Brazil. In order to search for a national cellulose material to replace the "vulcanized" fiber showing the same effectiveness in arc quenching, a systematical physical-chemical characterization was carried out, involving both the imported material as well as a number of other cellulose materials selected in the Brazilian market, by means of elementary analysis techniques, XRD, FTIR, C CP/MAS NMR and SEM. The results evidenced that national cellulose materials with high percentage of alpha cellulose present a great similarity to that of the "vulcanized" fiber. Furthermore, in performance tests concerning the electric arc quenching, such materials proved to have great potential in replacing that imported material.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Pereira, Ângela Sofia dos Santos. "Síntese, modificação superficial e propriedades de nanoestruturas de semicondutores". Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/3200.

Testo completo
Abstract (sommario):
Doutoramento em Química
Esta tese descreve novas investigações na síntese, modificação superficial e propriedades de diversas nanoestruturas de semicondutores. Em particular, calcogenetos metálicos tais como ZnE (E= O, S, Se) e LnS (Ln= Eu e Er) foram investigados. O primeiro capítulo consiste numa revisão da literatura de trabalhos recentes na química e propriedades fundamentais de nanoestruturas de semicondutores. Esta introdução privilegia o trabalho relacionado directamente com os sistemas descritos nos capítulos subsequentes. A química de nanopartículas de ZnO e os seus análogos dopados com iões de metais de transição foi investigado no capítulo 2. Estudos posteriormente incluíam a investigação de métodos de modificação superficial, tais como nanocompósitos de base polimérica por polimerização in situ por miniemulsão. Estes estudos, combinado com estudos ópticos e magnéticos, foram relevantes para compreender e localizar os iões dopantes na matriz do ZnO. No capítulo 3 descreve-se a preparação de complexos de bisdialquilditiocarbamato e bis-dialquildisselenocarbamato de tris-aminozinco (II), no sentido de serem investigados como precursores unimoleculares na síntese de nanoestruturas de ZnS e ZnSe. Esta investigação foi conduzida de modo a obter nanoestruturas utilizando um método que permite controlar as fases cristalinas e, as propriedades morfológicas e ópticas. No capítulo 4 expõe-se a síntese de complexos de ditiocarbamato de vários lantanídeos, que foram posteriormente utilizados como precursores para a preparação de nanopartículas de sulfuretos de lantanídeos, nomeadamente EuS e ErS. Foi investigada a inserção das nanopartículas de EuS em diversas matrizes poliméricas. Estudos de polimerização in situ por miniemulsão que conduziram à formação de emulsões estáveis compostas por nanopartículas compósitas contendo a fase semicondutora e polímero foram analisados. A influência de vários parâmetros experimentais nas características finais das nanopartículas foi investigada, particularmente nas propriedades morfológicas e magnéticas. As investigações descritas no capítulo 5 focaram o uso de óleos vegetais como solventes na produção nanopartículas de ZnSe e ZnSe modificadas superficialmente com ZnS. O intuito deste trabalho foi o desenvolvimento de um método alternativo e verde para a síntese de nanopartículas de semicondutores núcleo/coroa. As nanoestruturas obtidas por este método foram comparadas com as obtidas por solventes de ponto de ebulição elevado convencionais. As nanopartículas de ZnSe preparadas foram modificadas com uma segunda fase semicondutora (ZnS), a fotoluminescência bem como a sua composição à superfície, antes e após revestimento foram estudadas.
This thesis describes new research on the synthesis, surface chemical modification and properties of several semiconductor nanostructures. In particular metal chalcogenide nanoparticles such as ZnE (E= O, S, Se) and LnS (Ln= Eu and Er) have been investigated. The first chapter consists on a literature review of recent work on the chemistry and fundamental properties of semiconductor nanostructures. This introduction has privileged work directly related to the systems described in the following chapters. The chemistry of ZnO nanoparticles and their transition metal doped analogues was investigated in chapter 2. Subsequent studies were made on surface modification methods, such as the synthesis of polymer based nanocomposites by in situ miniemulsion polymerization. These studies, together with the optical and magnetic characterization, have been relevant to understand the localization of the dopant ions on the ZnO host. In chapter 3, complexes of bis-dialkyldithiocarbamato and bisdialkyldisselenocarbamato of tris-aminozinc (II) were prepared with the aim of being used as single-source precursors for the synthesis of ZnS and ZnSe nanostructures. This research was conducted to obtain nanostructures using a method that allows control over their crystalline phases and, morphological and optical properties. In chapter 4 various lanthanide dithiocarbamate complexes were investigated as single-molecule precursors for the preparation of lanthanide sulfide nanoparticles, specifically for EuS and ErS materials. The insertion of EuS nanoparticles into various polymer matrices was investigated. Miniemulsion in situ polymerization was used to form stable emulsions composed of composite nanoparticles containing a semiconductor phase and a polymer. The influence of various experimental parameters was investigated on the final characteristics of the nanoparticles, particularly on the morphological and magnetic properties. The research described in chapter 5 has focused on the use of vegetable oils as solvents to produce ZnSe and ZnS-capped ZnSe nanoparticles. The aim of this work was to develop an alternative green method to synthesize core/shell semiconductor nanoparticles. The nanostructures obtained by this method were characterized and their properties were compared to those obtained in conventional high-boiling point solvents. The as prepared ZnSe nanoparticles were then modified with a second semiconductor phase (ZnS) and the photoluminescence and surface nature, before and after surface modification, were investigated.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Papacídero, Andréa Taveira [UNESP]. "Propriedades ópticas em filmes de opalas sintéticas". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007. http://hdl.handle.net/11449/97945.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:10Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2007-02-02Bitstream added on 2014-06-13T19:17:29Z : No. of bitstreams: 1 papacidero_at_me_araiq.pdf: 861621 bytes, checksum: 71411f67eecc3a3587b35a0207b105bc (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Neste trabalho foi estudado um sistema para preparação de materiais com estrutura tridimensional organizada: esferas monodispersas de sílica e seu empacotamento. A preparação de esferas monodispersas baseou-se na modificação de metodologias de síntese já existentes na literatura a fim de se obter um maior controle no tamanho final e na distribuição de diâmetro das esferas. Esferas monodispersas de sílica (350In the present work the preparation of monodisperse silica spheres and the colloidal crystalization leading to a three-dimensional structure were explored. Monodisperse spheres were prepared based in methodologies adapted from the literature in order to get a better control in the final size and diameter distribution of the spheres. Monodisperse silica spheres (350
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Papacídero, Andréa Taveira. "Propriedades ópticas em filmes de opalas sintéticas /". Araraquara : [s.n.], 2007. http://hdl.handle.net/11449/97945.

Testo completo
Abstract (sommario):
Orientador: Sidney José Lima Ribeiro
Banca: Sandra Helena Pulcinelli
Banca: Kátia Jorge Ciuffi
Resumo: Neste trabalho foi estudado um sistema para preparação de materiais com estrutura tridimensional organizada: esferas monodispersas de sílica e seu empacotamento. A preparação de esferas monodispersas baseou-se na modificação de metodologias de síntese já existentes na literatura a fim de se obter um maior controle no tamanho final e na distribuição de diâmetro das esferas. Esferas monodispersas de sílica (350Abstract: In the present work the preparation of monodisperse silica spheres and the colloidal crystalization leading to a three-dimensional structure were explored. Monodisperse spheres were prepared based in methodologies adapted from the literature in order to get a better control in the final size and diameter distribution of the spheres. Monodisperse silica spheres (350Mestre
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Auad, Priscila. "Composição química de taninos vegetais, curtimento e propriedades nos couros". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2018. http://hdl.handle.net/10183/185808.

Testo completo
Abstract (sommario):
O Brasil é o país que possui o maior rebanho bovino comercial do mundo, e o balanço de exportações de couro vem demonstrando ascensão no número de metros quadrados de couros exportados. No processo produtivo, a etapa de curtimento é de extrema importância para transformar a pele bovina em couros, tornando-a resistente ao ataque de microorganismos, além de conferir enchimento e garantir maior estabilidade hidrotérmica do material. O crescente apelo ambiental pela utilização de materiais renováveis na indústria levou aos taninos vegetais desempenharem papéis importantes como compostos curtentes na indústria coureira. Os taninos são estruturas fenólicas complexas, existindo uma quantidade considerável de parâmetros químicos que podem ser mensurados através de diversas técnicas analíticas. Por outro lado, para os couros, também existem ensaios empregados no produto final, cujo desempenho pode depender do material curtente utilizado. No presente estudo, foram empregados cinco tipos de taninos de maior uso na indústria coureira para avaliação de parâmetros químicos e posterior associação com propriedades nos couros: tanino de acácia, quebracho, castanheiro, mirabolano e tara. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica, a fim de determinar propriedades químicas de maior relevância a serem mensuradas nos taninos no contexto de sua utilização como agentes curtentes. Nesse sentido, elencaram-se os ensaios de determinação de tanantes totais, não-tanantes, sólidos insolúveis, sólidos solúveis, sólidos totais, fenóis totais e massa molecular média para os taninos. Os parâmetros de percentual de sólidos insolúveis, sólidos solúveis não-tanantes e tanantes totais distinguiram bem os grupos de taninos que atravessaram dos que não atravessaram o couro. Assim, pela análise de insolúveis ser a mais simples e direta delas, recomendar-se-ia o seu uso para definir uma faixa de corte para distinguir o desempenho dos taninos no curtimento. A análise de FTIR-UATR foi útil na caracterização e distinção dos taninos nas famílias dos hidrolisáveis e condensados. Os ensaios de temperatura de retração e distensão da flor nos couros também mostraram associação com o atravessamento dos taninos nas peles durante o curtimento. Por fim, a diferença total de cor após exposição à luz UV também foi avaliada para os couros curtidos com os taninos vegetais, sendo que os taninos hidrolisáveis apresentaram uma menor diferença de cor em relação aos condensados.
Brazil is the country with the largest commercial cattle herd in the world, and the balance of exports of leather has shown a rise in the number of square meters of exported leather. In the production process, the tanning step is extremely important to transform the skin into leather, making it resistant to the attack by microorganisms, as well as providing filling and assuring greater hydrothermal stability of the material. The increasing environmental approach for the use of renewable materials in the industry has led to vegetable tannins an important role as tanning compounds in the leather industry. Tannins are complex phenolic structures and there are a considerable amount of chemical parameters that can be measured through various analytical techniques to characterize them. On the other hand, for hides, there are also tests used in the final product, whose performance may depend on the tanning material used. In the present study, five types of tannins highly used in the tanning industry were used for the evaluation of their chemical parameters and later correlation with properties in hides: Black Wattle (Acacia mearnsii), Quebracho (Schinopsis lorentzii), Chestnut (Castanea sativa), Tara (Caesalpinia spinosa) and myrabolan (Terminalia chebula). Initially, a bibliographical review was carried out to determine the most relevant chemical properties to be measured in the tannins in the context of their use as tanning agents. In this context, the assays for the determination of total tannin polyphenols, non-tannin polyphenols, insoluble solids, soluble solids, total solids, total phenols and average molecular weight for tannins were performed. FTIR-UATR analysis was useful in characterizing and distinguishing tannins in their families of hydrolysates and condensates. The Mann-Whitney-U test showed that the insoluble solids, non-tannin polyphenols, soluble solids and total tannin polyphenols percentage distinguished well the groups of tannins that crossed the hide from those that didn´t. Hence, once the analysis of insoluble solids is the simplest and the most direct of them, it would be recommended to use this parameter to define a cutting range to distinguish the performance of tannins in leather tanning. The shrinkage temperature and distension tests in the leather also showed association with the leather cross-sectional results during tanning baths. Finally, the total color difference after exposure to UV light was also evaluated for the tanned hides with the vegetable tannins, and the hydrolysable tannins presented a smaller color difference or greater light fastness in comparison to the condensates.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Rocha, Tatiana Louise Avila de Campos. "Influência da modificação química de polidienos sobre suas propriedades finais". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2003. http://hdl.handle.net/10183/20925.

Testo completo
Abstract (sommario):
No presente trabalho foram estudadas diferentes formas de modificação química (sulfonação, maleinização e epoxidação) de polidienos. Em especial foram estudados dois tipos de borrachas obtidas em solução: polibutadienos e copolímeros aleatórios de polibutadienoestireno com teores variáveis de unidades 1,4-cis, 1,4-trans e vinilas, os quais têm seu principal uso na indústria de pneus. Devido aos baixos custos dos reagentes e melhor controle da reação de epoxidação, este tipo de modificação química, passou a ser o foco principal do trabalho. A influência da epoxidação sobre as propriedades finais do polímero foi estudada através das análises do polímero modificado antes e após a vulcanização. Foi constatado que a epoxidação exerce uma grande influência sobre as propriedades viscoelásticas da borracha no estado fundido. Foram ainda estudadas misturas físicas de borrachas epoxidadas e não epoxidadas e a partir da análise destas misturas foi possível a determinação da interfase existente neste tipo de mistura, a qual é um indicador do grau de compatibilidade das mesmas. A interação da borracha epoxidada com diferentes tipos de cargas (sílica e sílica modificada) foi investigada e mostrou que com a presença de pequenas quantidades de grupamentos epóxidos nas borrachas exerce uma marcante melhoria na interação de cargas do tipo sílica com a borracha matriz.
Different kinds of chemical modification (sulfonation, maleination and epoxidation) of polydienes were investigated. The following solution rubbers were used: polibutadienes and copolymers of poly(butadiene-styrene) with different contents of 1,4-cis, 1,4-trans and vinyl units. These rubbers are the most used types employed in production of car and truck tires. Due to the well established epoxidation reaction and the low cost of chemical reagents for its execution, epoxidation was choosen among different investigated modifications to be the main focus in this investigation. The effects of epoxidation on final polymer properties were studied by analysing the modified polymer before and after vulcanization. A great influence of epoxidation on the viscoelastic properties of the rubber in the melt and in the vulcanized products was observed and evaluated. The compatibility and determination of interphase of non epoxidized and epoxidized rubber blends were estimated. Among the systems studied, the best compatibility was observed for the ENRfEpSBR blend. The interaction between the epoxidized rubber and different kinds of fillers (silica and modified silica) was also investigated and showed that the presence of very small amounts of epoxide groups improves remarkably the interaction silica-epoxidized rubber.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Silveira, Márcia Bezerra. "Estudo do sistema álcool + biodiesel + diesel (AB-Diesel): equilíbrio e propriedades termofluidodinâmicas". reponame:Repositório Institucional da UFC, 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5462.

Testo completo
Abstract (sommario):
SILVEIRA, M. B. Estudo do sistema álcool + biodiesel + diesel (AB-Diesel): equilíbrio e propriedades termofluidodinâmicas. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Submitted by Marlene Sousa (mmarlene@ufc.br) on 2013-07-03T14:14:48Z No. of bitstreams: 1 2013_dis_mbsilveira.pdf: 4269872 bytes, checksum: ffd1bfcabd6d9d6e78f0fad0926c7ec3 (MD5)
Approved for entry into archive by Marlene Sousa(mmarlene@ufc.br) on 2013-07-24T17:59:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_dis_mbsilveira.pdf: 4269872 bytes, checksum: ffd1bfcabd6d9d6e78f0fad0926c7ec3 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-07-24T17:59:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_dis_mbsilveira.pdf: 4269872 bytes, checksum: ffd1bfcabd6d9d6e78f0fad0926c7ec3 (MD5) Previous issue date: 2013-02-21
The reduction of emissions from diesel engines has been studied by many authors and the modification of the fuel composition is one of the most discussed alternatives. In this context, the study of ab-diesel mixture (alcohol + biodiesel + diesel) has attracted attention due to some of its features, such as combustion heat similar to that of "pure" diesel and reducing the emission of particulates and toxic gases. Diesel oil is defined as a petroleum-derived fuel, constituted basically by hydrocarbons and at low concentrations for sulfur, nitrogen and oxygen. The presence of the paraffin compounds in diesel hamper the solubility of polar compounds, such as alcohols, thus biodiesel has been studied as an agent to solubilize the alcohol in diesel ensuring the formulation of stable mixtures. The insertion of this fuel derived from renewable biomass made up of a mix of mono-alkyl esters of fatty acids from vegetable, animal and residual oils contributes also to the improvement of some important physical-chemical characteristics in the use of this mixture as a source of energy. The solubility of the systems made up of diesel + methylic soybean biodiesel + methanol and diesel + ethylic soybean biodiesel + ethanol was studied through the construction of liquid-liquid equilibrium curves for two temperatures and it was observed that increased temperature favored the solubility of the components in the two systems, contributing to formation of a greater region homogeneously. As expected, the system containing ethanol showed a homogeneous region much larger than the system with methanol, since the solubility of the first diesel is increased. Tie-lines were not well represented by the NRTL and UNIQUAC. Density and viscosity data were determined for the pure/pseudo-pures components and pseudo-binary and pseudo-ternary mixtures at several temperatures and compositions, since the knowledge of physical-chemical properties is essential for the formulation of a mixture fuel with characteristics within specifications. Experimental data density and viscosity were adjusted through regression models for determining the behavior as a function of temperature and composition and obtained a maximum standard deviation of 0.0087 and 0.1962, respectively, both for the system of methylic soybean biodiesel + methanol. Density and viscosity showed linear and exponential behavior, respectively, with temperature. As expected, an increase in temperature decrease density and viscosity for all systems studied. Since it is not feasible to obtain experimentally density and viscosity data in all conditions of interest, methods for their prediction are of great practical interest and were used in this work. In addition to obtaining the experimental data of density and viscosity also were realized physics stability tests and flash point for pseudo-ternary mixtures. It was observed that the physics stability has been influenced mainly by the temperature and alcohol content and to blends of alcohol + biodiesel + diesel the flash point is mainly dominated by the alcohol concentration.
A redução das emissões nos motores a diesel é estudada por muitos autores e a modificação da composição do combustível é uma das alternativas mais abordadas. Neste contexto, o estudo da mistura ab-diesel (álcool + biodiesel + diesel) tem atraído atenção devido algumas de suas características, tais como, calor de combustão semelhante ao do diesel “puro” e redução da emissão de material particulado e gases tóxicos. O óleo diesel é definido como um combustível derivado do petróleo, constituído basicamente por hidrocarbonetos e em baixas concentrações por compostos sulfurados, nitrogenados e oxigenados. A presença dos compostos parafínicos na composição do diesel dificulta a solubilidade de compostos polares, como os álcoois, dessa forma o biodiesel foi estudado como um agente capaz de solubilizar o álcool no diesel garantindo a formulação de misturas mais estáveis. A inserção desse combustível derivado de biomassa renovável constituído por uma mistura de mono-alquil ésteres de ácidos graxos de origem vegetal, animal e óleos residuais contribui também para a melhora de algumas outras características físico-químicas importantes na utilização dessa mistura como fonte de energia. A solubilidade dos sistemas pseudoternários constituídos de diesel + biodiesel metílico de soja + metanol e diesel + biodiesel etílico de soja + etanol foi estudada através da construção de curvas de equilíbrio líquido-líquido para duas temperaturas e observou-se que aumento da temperatura favoreceu a solubilidade dos componentes nos dois sistemas, contribuindo para formação de uma maior região homogênea. Assim como já era esperado, o sistema contendo etanol apresentou uma região homogênea bem maior que o sistema com metanol, uma vez que a solubilidade do primeiro no diesel é maior. As linhas de amarração não foram bem representadas pelos modelos termodinâmicos NRTL e UNIQUAC. Dados de densidade e viscosidade foram determinados para os componentes puros/pseudopuros e para misturas pseudobinárias e pseudoternárias em várias temperaturas e composições, uma vez que o conhecimento dessas propriedades físico-químicas é essencial para a formulação de uma mistura combustível com características dentro das especificações. Os dados experimentais de densidade e viscosidade foram ajustados através de modelos de regressão para determinação do seu comportamento em função da temperatura e composição e obteve-se um desvio padrão máximo de 0,0087 e 0,1962, respectivamente, ambos para o sistema de biodiesel metílico de soja + metanol. Densidade e viscosidade apresentaram comportamento linear e exponencial, respectivamente, com a temperatura. Como esperado, um aumento na temperatura diminuiu os valores de densidade e viscosidade para todos os sistemas estudados. Uma vez que não é factível obter experimentalmente dados de densidade e viscosidade em todas as condições de interesse, métodos para sua predição/estimação são de grande interesse prático e foram utilizados no presente trabalho. Além da obtenção dos dados experimentais de densidade e viscosidade, foram realizados também, ensaios de estabilidade física de fases e ponto de fulgor para as misturas pseudoternárias. Observou-se que a estabilidade física foi influenciada principalmente pela temperatura e teor de álcool e que para misturas do tipo álcool + biodiesel + diesel o ponto de fulgor é dominado principalmente pela concentração do álcool.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Libri sul tema "Propriedades química"

1

Oliveira, Antonella Carvalho de, a cura di. Química: Desvendando propriedades e comportamentos da matéria: -. Brasil: Atena Editora, 2021.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Paniagua, Cleiseano Emanuel da Silva. Química: Desvendando propriedades e comportamentos da matéria. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.352211211.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Liberato, Maria da Conceição Tavares Cavalcanti. Química dos alimentos – Estruturas, Propriedades e Transformações. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-003-3.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

ZAGO, B. T. Efeito do tratamento térmico nas propriedades físico-químicas no processamento de milho. Dialética, 2022. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-252-4202-6.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Avanços conceituais em nutrição humana: Ciência e tecnologia de alimentos. Campinas, Brasil: Editora da Unicamp, 2020.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Carvalho Filho, Rothchild Sousa de Morais, e Jairo Borges de Assis. Antocianinas de corantes alimentícios. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.aca979.1122-0.

Testo completo
Abstract (sommario):
O uso de corantes na indústria de alimentos é bastante comum, tendo em vista, que a cor e a aparência de um produto alimentício têm grande relevância na aceitação dos produtos ao consumidor. Um refresco de uva, por exemplo, sem a presença de corantes em sua composição ficaria com aparência de uma água pura (LEE,2005) Nesse sentido, a ausência de coloração associada ao produto comercializado, implicaria na sua aceitação. De um ponto de vista tecnológico, os aditivos alimentares (corantes) desempenham um papel importante no desenvolvimento de alimentos. Entretanto, o uso de aditivos é um tema que desperta a preocupação dos consumidores. Nos últimos anos, os consumidores tornaram-se cada vez mais cautelosos sobre segurança alimentar, dos vários itens relacionados com a segurança alimentar, os aditivos alimentares estão entre os mais controversos (VARELA; FISZMAN, 2013). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou a Resolução da diretoria Colegiada (RDC) 397/2020, que autoriza o uso de novos aditivos alimentares em diversas categorias de alimentos. A atualização das listas de aditivos é necessária por conta das constantes inovações tecnológicas e da evolução no conhecimento científico. define as substâncias autorizadas, suas respectivas funções e os limites máximos que podem ser adicionados à respectiva categoria de alimento. Os aditivos alimentares são substâncias intencionalmente adicionadas ao alimento com a finalidade de conservar os alimentos (BRASIL, 2020). A coloração dos alimentos é determinada pela presença de pigmentos naturais presentes ou pela adição de corantes artificiais aos alimentos. Os pigmentos naturais são instáveis e podem sofrer alterações em condições de processamento e estocagem, mudanças na coloração indicam a ocorrência de reações químicas e bioquímicas que podem alterar também as propriedades nutricionais. Com isso, algumas vezes, é necessária a adição de corantes na formulação de um produto, para tanto se deve conhecer as propriedades dos pigmentos e corantes para sua correta utilização (STREIT et al., 2005). Existe grande demanda de pesquisas para desenvolver corantes alimentícios a partir de fontes naturais, visando diminuir (ou eliminar), gradativamente, a dependência do uso de corantes alimentícios sintéticos no processamento de alimentos (FRANCIS, 1989). A maioria dos corantes naturais apresentam em sua composição pigmentos do tipo antocianinas. As antocianinas pertencem ao grupo dos compostos flavonóides (LÓPEZ et al, 2000) e são estudadas em todo o mundo como agentes da coloração natural em alimentos, sendo elas as responsáveis pelos tons compreendidos desde a coloração vermelha até a coloração azul em muitas frutas, legumes e hortaliças. Apesar da larga distribuição desse grupo, as antocianinas ainda apresentam uso restrito, devido à instabilidade do pigmento natural, apresentando desvantagem frente aos corantes sintéticos, provocando mudança de cor decorrente de reações químicas dos produtos alimentícios, pois as antocianinas possuem grupos cromóforos que são bastante sensíveis às alterações de pH do meio, temperatura, luz etc (UCHÔA et al.; 2016; MAZZA, 1987).
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Marques, Marcia, a cura di. Estudos Avançados em Engenharia Civil. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21111100.

Testo completo
Abstract (sommario):
No Brasil a Engenharia Civil se utiliza de ciência aplicada na execução de ações indispensáveis prestadas à sociedade. Além da grande área das Engenharias, sua abrangência multidisciplinar frequentemente colabora com as demais áreas do conhecimento com soluções em benefício da sociedade. Este livro reúne capítulos que trazem importantes avanços relacionados a estruturas, construção civil, eletrotécnica, hidráulica ambiental e geotecnia. Visando uma melhor organização, os capítulos estão agrupados nas seções: Ciência Onshore e Ciência Offshore. A seção de Ciência Onshore é composta por cinco capítulos. Pelo primeiro capítulo é avaliada a resistência e a rigidez de diafragmas horizontais, construídos em Sistemas Leves de Madeira. Foram ensaiados protótipos em escala real com diferentes arranjos construtivos concluindo-se que o emprego de dispositivos enrijecedores permite o aumento da resistência e rigidez dos diafragmas. O segundo capítulo aborda construções em madeira sob a ótica de sistemas com estruturas leves, apresentando análise computacional através de modelagem pelo método de elementos finitos. As análises demonstraram que a flecha real e a calculada para as vigas individuais, que compõem o diafragma de piso, apresentam reduções que variam de 18 a 30% quando comparadas com valores calculados para vigas isoladas. No contexto dos sistemas construtivo e estrutural da Construção Civil, observa-se uma inevitável e progressiva tendência de substituição dos sistemas convencionais por sistemas industrializados. Por meio do terceiro capítulo é apresentada uma revisão bibliográfica sobre conceitos de construção industrializada, abordando o atual cenário técnico no Brasil, e confrontando algumas das principais tecnologias industrializadas presentes hoje no segmento da Construção Civil. O quarto capítulo trata da engenharia aplicada ao ambiente offshore e apresenta uma análise de fadiga estrutural de conexões entre um reforçador longitudinal do costado e uma antepara transversal de uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) convertida a partir de um navio petroleiro, sendo possível estimar a vida remanescente do FPSO. Por meio do capítulo cinco são apresentados detalhes de um reforço estrutural utilizando polímero reforçado com fibra de carbono (PRFC) em uma plataforma offshore de concreto armado. Apesar de adotada uma técnica consolidada, pouco se sabe sobre o desempenho do reforço ao longo do tempo quando exposto ao ambiente marinho. Pelo capítulo é apresentado um panorama geral da estrutura após 17 anos da execução do reforço que comprovou o bom desempenho da técnica empregada. A seção de Ciência Offshore é composta por quatro capítulos. Pelo capítulo seis é abordada a utilização de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede (SFVCR), enquanto apresenta uma proposta de metodologia para avaliar o potencial fotovoltaico para a Região Metropolitana de Curitiba. Foi realizado ainda, um levantamento do montante de gases de efeito estufa que são deixados de emitir. O capítulo contribui para a implantação de políticas públicas de incentivo para esta fonte energética. Geopolímeros são materiais alternativos ao cimento Portland, apresentando alta resistência mecânica e durabilidade química e térmica. Pelo capítulo sete são avaliadas as propriedades mecânicas de argamassas geopoliméricas contendo adição de Nanotubos de Carbono (NTC) assim como o método de incorporação do nanocompósito a argamassa. Os resultados mostram que os NTC quando bem distribuídos na matriz promovem um aumento de resistência à compressão e flexão das amostras. O capítulo oito trata do fetch, importante elemento na quantificação de fenômenos gerados pelo vento em reservatórios de Usinas Hidrelétricas. A abordagem apresentada amplia a compreensão do fetch através de um conceito bidimensional via processamento computacional, permitindo a geração de mapas e a determinação segura dos valores máximos para cada direção e a localização dos maiores comprimentos para o reservatório de Tucuruí, este importante reservatório no Brasil. Na quantificação dos fenômenos hidrodinâmicos em lagos e reservatórios é frequente a necessidade de conhecer o alcance das perturbações alcançadas pelas ondas ao se propagarem. Este fenômeno está relacionado à ressuspensão de sedimentos, desestratificação térmica, e erosão das margens, afetando o ecossistema aquático, as cadeias produtivas aquícolas e a vida útil de componentes mecânicos das UHE’s. Por meio do capítulo nono é apresentado o conceito de profundidade de mistura aplicado ao reservatório da hidrelétrica de Lajeado, Tocantins. É realizado o mapeamento das profundidades máximas perturbadas pelas ondas de vento ao se propagarem, contribuindo para uma melhor compreensão da estratificação térmica e da ressuspensão de sedimentos no reservatório desta importante usina hidrelétrica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Marques, Marcia Alessandra Arantes, a cura di. Estudos Avançados em Ciências Agrárias. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf22040700.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esta obra tem por objetivo apresentar produções acadêmicas que possuem em comum a grande área Ciências Agrárias. Permeando por este vasto tema, nas próximas páginas serão apresentados trabalhos que abordam sobre Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agrícola, bem como na Ciência Animal. Desta forma, para melhor direcionar o fluxo da leitura, o livro está dividido em capítulos, nos quais os primeiros apresentados abordam o tema “Ciência e Tecnologia em Alimentos” e apresenta trabalhos desenvolvidos com ênfase em controle de qualidade, aproveitamento de subprodutos e planejamento experimental. Acredito que o controle de qualidade de alimentos e o aproveitamento de subprodutos são temas de grande relevância para nosso país e desta forma, nós como professores e pesquisadores, devemos, por meio da ciência sempre trazer novas pesquisas a fim de preencher lacunas no conhecimento e apresentar novas possibilidades e soluções para o melhor aproveitamento e utilização dos alimentos. Na sequência, são apresentados trabalhos desenvolvidos na temática de produção e caracterização de forrageiras de cereais de inverno, predição da produtividade da cultura da soja por meio da aplicação de modelos de regressão linear, bem como relatar um estudo casos de onfalite em bezerros. Neste sentido, os trabalhos aqui apresentados, alinham-se a estas demandas e trazem novas analises que condizem com as necessidades emergentes da nossa sociedade. Profª. Drª. Heloisa Gabriel Falcão. Instituto Federal de Educação (IFG) – Campus Inhumas O crescimento da economia e da taxa de urbanização de alguns países, especialmente da Ásia, resultou em significativas mudanças no estilo de vida das populações neles residentes, com incrementos no consumo de bens duráveis, energia e alimentos. Além disso, estima-se que a população mundial ultrapassará 8,5 bilhões de pessoas até 2030 e que a maior porção desse crescimento demográfico ocorrerá na China, Índia e Indonésia. Esse contexto representa um desafio para a segurança alimentar e energética mundial, uma vez que, se as tendências atuais forem mantidas, a área agrícola deverá aumentar em cerca de 42 milhões hectares até 2027. Contudo, a limitação de terras agricultáveis permitirá um crescimento de apenas 10% em escala mundial, sendo que, quase metade disso se dará no Brasil e na Argentina. Assim, a América do Sul será a mais importante fonte de expansão agrícola do mundo. Com abundantes recursos naturais e grande potencial de desenvolvimento agropecuário, a América do Sul configura importante elemento estratégico para melhorar a segurança alimentar global. Em particular, o setor agropecuário brasileiro é reconhecido internacionalmente pela elevada inserção no mercado globalizado, com destaque para produção de carne de frango, açúcar, suco de laranja, fumo, café e soja... produtos do agronegócio brasileiro que são campeões no ranking de exportações do mercado global. Outros produtos agropecuários brasileiros que merecem grande destaque por configurarem entre as primeiras posições no ranking mundial de produção e exportação são: carne bovina, óleo de soja, farelo de soja, milho e leite bovino. A pandemia de Covid-19 impactou negativamente a economia mundial em razão das necessidades sanitárias e de distanciamento social. Ainda assim, mesmo em momentos de maiores restrições de circulação e transportes, vários segmentos agropecuários do Brasil experimentaram expressiva elevação na produção e vendas nacionais e internacionais. Isso ocorreu em razão das políticas preventivas de vários países no sentido de garantir a segurança alimentar de suas populações, restringindo as exportações e aumentando as importações de alimentos para ampliar suas reservas estratégicas. Essas políticas preventivas não foram adotadas pelo Brasil e, devido ao desmonte dos estoques reguladores e da redução substancial dos recursos destinados a agricultura familiar desde 2017, o mercado interno foi drasticamente afetado pelas exportações record de 2020 e 2021. A redução da quantidade de milho, soja e carnes, principalmente bovina, no mercado interno promoveu expressivo aumento dos preços num momento onde houve aumento de desemprego e queda de renda das classes menos abastadas da população brasileira. O Brasil, que já tinha voltado ao mapa da fome em 2018, sofreu um aumento de 14% no número de domicílios com algum tipo de insegurança alimentar entre 2018 e 2020. Estima-se que mais de 55% da população brasileira sofreu de insegurança alimentar entre 2020 e 2021, conforme dados da rede Penssan e da Organização das Nações Unidas. Nesse contexto, apesar das reduções dramáticas no volume de recursos públicos destinados a produção cientifica no Brasil, tornou-se ainda mais imprescindível a produção de pesquisas e a disseminação do conhecimento resultante delas. Composto por sete capítulos que apresentam pesquisas relevantes, esse livro pretende contribuir com subsídios significativos para o enfrentamento desse imenso desafio que se apresenta, ainda mais intenso nesses tempos de pós-Covid-19, que é elevar a eficiência da produção agropecuária a fim de garantir melhores condições de segurança alimentar para a população brasileira. O primeiro capítulo apresenta uma proposta de utilização da farinha de okara para o enriquecimento do hamburguer de carne bovina. Um dos produtos mais conhecidos do processamento da soja é o leite de soja ou extrato aquoso de soja. Ele é obtido a partir da lavagem, maceração, aquecimento e filtração dos grãos de soja. O okara é o subproduto solido do processo de filtração que separa o leite de soja. Aproximadamente, 250 g de farinha de okara são obtidos a partir do processamento de cada quilo de soja. Trata-se de um alimento altamente nutritivo, fonte de isoflavonas, antioxidantes, fibras solúveis e insolúveis que, além de auxiliar na redução de colesterol e triglicerídeos, previne a ação carcinogênica do bolo fecal. Os capítulos 2 e 3 apresentam um estudo que desenvolveu e avaliou as características químicas, físicas e funcionais de biscoitos, tipo cookie, com substituição parcial de farinha de trigo por farinha de gérmen de milho. Essa proposta se mostra extremamente relevante do ponto de vista econômico e nutricional. Uma vez que o advento do conflito bélico entre Rússia e Ucrânia tende a reduzir a oferta de trigo no mercado global e elevar seus preços. O Brasil é o segundo maior produtor de milho do planeta e apenas o 21º produtor de trigo. O resultado disso é que o Brasil importa cerca de 50% do trigo consumido no mercado interno. Além disso, o aumento da prevalência de pessoas com sensibilidade ao glúten, apontado pela pesquisa nacional de saúde do IBGE em 2017, torna esse tipo de experimento, muito relevante para o aumento de alternativas alimentares para esse público. O capítulo 4 compreende um estudo que identificou os agentes causadores de mastite em vacas leiteiras. Além disso, avaliou a relação entre a sua ocorrência de mastite e a qualidade do leite. A mastite é uma reação inflamatória da glândula mamária, geralmente associada à presença de microrganismos, que reduz a qualidade do leite e seus derivados, bem como a segurança do consumidor em razão de alterações na composição físico-química e sensorial dos produtos. Trata-se de uma pesquisa de grande relevância, uma vez que a retomada das exportações de leite para a China em 2021 tende a reduzir a oferta no mercado interno. Ainda sem as exportações para a China, o Brasil vendeu cerca de 29 milhões de toneladas de leite para Argélia, Venezuela, Estados Unidos, Argentina e Uruguai em 2021. Isso explica parte da pressão inflacionaria sobre o produto desde o início das medidas de contenção da Covid-19. Nesse contexto, contribuições que auxiliem na melhoria da qualidade e aumento da produtividade são salutares. O capitulo 5 nos relata um experimento que analisou as características químicas e bromatológicas de forragens de cereais de inverno em duas alturas de corte do solo e os benefícios da manutenção da cobertura vegetal na forma de matéria seca. Cereais de inverno, como centeio, trigo, triticale, cevada e aveia, além de produzirem grãos utilizados na alimentação humana, podem servir de alimento para aves, suínos, bovinos de corte, ovinos e, principalmente, vacas leiteiras. Na região Sul do Brasil, durante o inverno, não é incomum que grande parte de áreas agrícolas e máquinas fiquem ociosas. Dessa forma, a produção de cereais de inverno para forragear os rebanhos e para formar reservas para épocas de escassez parece ser uma estratégia viável para melhorar a constância da produtividade animal, gerando renda e diluindo os custos fixos da propriedade rural. Ademais, a manutenção de matéria seca no solo contribui para a redução de custos por meio da conservação da fertilidade do solo e redução da perda de carbono e necessidade de insumos. O sexto capítulo trata da utilização de técnicas de sensoriamento remoto para estimar a produtividade da cultura da soja, com a utilização de imagens de satélite. São apresentados modelos de regressão múltipla para prever a produtividade a partir de índices de vegetação (NDVI, SAVI, NDWI e EVI2). Ainda que pesquisas oficiais com as do IBGE e CONAB estimem a produtividade da soja com relativa precisão em escala estadual, elas são baseadas em abordagens qualitativas com grupos focais. Assim, o desenvolvimento de novas técnicas para o acompanhamento das culturas em escala microrregional pode contribuir para a redução de custos e maior precisão nas pesquisas oficiais. Além disso, os produtores e operadores do agronegócio podem fazer uso de insumos específicos para o planejamento da cultura e tomada de decisões. O capitulo 7, último desse livro, relata um estudo de 30 casos de onfalite em bezerros, dos quais 15 animais foram tratados conservadoramente e 15 submetidos ao tratamento cirúrgico. A onfalite constitui uma infecção dos remanescentes umbilicais cuja evolução pode resultar em óbito do animal ou comprometer o crescimento e rentabilidade do sistema produtivo desse. Os escassos estudos epidemiológicos brasileiros, a respeito dessa afecção umbilical, relatam que entre 21% e 45% dos bezerros neonatos desenvolverão algum nível dessa infecção e desses, entre 5,5% e 10% irão a óbito. Os resultados do estudo descrito nesse capítulo são extremamente relevantes para que criadores, zootecnistas e médicos veterinários tenham maios evidencias na tomada de decisão a respeito dos procedimentos a serem adotadas diante de tal situação. João Francisco Severo Santos. Doutor em Ciências do Ambiente – UFT. Analista de Pesquisas Agropecuárias - IBGE
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Capitoli di libri sul tema "Propriedades química"

1

Carvalho Souza, Rafael Aparecido, e Cleiton Policarpo Martins da Silva. "UMA ABORDAGEM PRÁTICA PARA ENSINAR O CONCEITO DE SOLUBILIDADE NO ENSINO MÉDIO". In Open Science Research XIII, 412–21. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/231114982.

Testo completo
Abstract (sommario):
A solubilidade de compostos orgânicos é um conceito fundamental na química, essencial para compreender as propriedades e comportamentos das substâncias orgânicas. Isso é particularmente relevante para estudantes do ensino médio, pois estabelece uma base sólida para entender reações químicas, identificar compostos e reconhecer suas aplicações práticas. A solubilidade de compostos orgânicos desempenha um papel fundamental em várias aplicações práticas, incluindo na indústria farmacêutica, no desenvolvimento de produtos químicos, na formulação de medicamentos e na análise de amostras. Alunos que dominam esse conceito têm uma base sólida para estudos futuros em química e uma melhor compreensão da presença da química em suas vidas diárias. Assim, um experimento prático focando nas propriedades gerais dos compostos orgânicos, com ênfase na polaridade, solubilidade e forças intermoleculares deve facilitar a compreensão desses conceitos. Assim, esse capítulo de livro fornece uma abordagem prática para ensinar o conceito de solubilidade no ensino médio.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Nunes, Paulo Henrique Horta, Lucas Leão Nascimento, Rafael Aparecido Carvalho Souza e Antonio Otávio de Toledo Patrocinio. "SÍNTESE HIDROTÉRMICA DE ÓXIDOS SEMICONDUTORES NANOESTRUTURADOS: UM MINI-REVIEW". In Open Science Research XII, 1076–87. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230713909.

Testo completo
Abstract (sommario):
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no interesse e na pesquisa sobre óxidos semicondutores. Esses materiais são amplamente utilizados em várias aplicações de alta tecnologia, o que envolve conversão de energia e catálise heterogênea. As propriedades dos óxidos semicondutores dependem da sua composição química, cristalinidade e tamanho de partícula. Portanto, existe uma demanda por métodos de sínteses que permitam a modulação de tais propriedades, a fim de se obter materiais para aplicações específicas. Nesse contexto, a síntese hidrotérmica apresenta muitas vantagens, por se tratar de um método amplamente empregado na obtenção dos mais diversos materiais, permitindo a fácil variação das condições de síntese. Nesse processo, uma solução ou suspensão aquosa do material precursor é aquecida em um reator fechado a temperaturas acima do ponto de ebulição da água, criando pressões superiores a 1 atmosfera. A capacidade de controlar a estrutura, o tamanho de partícula, a morfologia, a composição química e as propriedades optoeletrônicas dos materiais resultantes, pelas simples modificações das condições físico-químicas do meio reacional, tornam essa técnica atrativa para a obtenção dos mais diversos óxidos semicondutores.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Oliveira, Rayane Erika Galeno, Raiane de Brito Sousa, Karynna Emanuele da Silva Brito, Jaíne Mendes de Sousa, Marciele Gomes Rodrigues, Thalita Brenda dos Santos Vieira, Letícia de Andrade Ferreira et al. "CLASSIFICAÇÃO E PROPRIEDADES DOS COLOIDES". In Atividades de Ensino e de Pesquisa em Química 4, 1–10. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1142022061.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Santos, Ayrton Augusto Marques dos, Cecília Lara Oliveira Lima e Maria da Conceição Tavares Cavalcanti Liberato. "Propriedades dos carotenóides". In Pesquisas Bibliográficas Realizadas por Alunos das Disciplinas de Bioquímica e Química dos Alimentos UECE – 2021. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-103-0.cap.17.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Jesus, Marta Santos, Caroline Reis Teixeira, Gessiara dos Santos Gonçalves, Mateus Lima Coutinho, Matheus dos Santos Rocha e Paulo Henrique Brito Figueiredo. "CONSTITUINTES QUÍMICOS E POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DA LIPPIA SIDOIDES CHAM." In Química Orgânica: Conceitos, Fundamentos e Avanços, 49–67. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240115594.

Testo completo
Abstract (sommario):
A lippia sidoides cham., popularmente conhecida como alecrim pimenta, é uma planta pertencente à família da verbenaceae amplamente utilizada na medicina popular. Devido a sua extensa versatilidade em diferentes áreas valorizadas economicamente, é cabível e necessário reunir, à luz da literatura, seu potencial biotecnológico. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo buscar informações sobre os constituintes químicos e as propriedades biotecnológicas da lippia sidoides. Neste sentido notou-se que as funções terapêuticas deste vegetal estão intrinsecamente ligadas a seus metabólitos secundários principalmente aos monoterpenos timol e carvacrol que se apresentam em maiores quantidades. Ademais, os estudos farmacológicos analisados relataram que a espécie possui propriedades antibacteriana, fungicida e inseticida, podendo assim ser utilizada no desenvolvimento de diversos produtos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Abeta, Kimberly Paim, Marie Lídio dos Santos Galvão Ribeiro, Larissa Soares Lima, Leila Maria Aguilera Campos, Sirlene Barbosa Lima e Maria Luiza Andrade da Silva. "EFEITO DO MÉTODO DE SÍNTESE NAS PROPRIEDADES DO ÓXIDO DE CÉRIO, DESTINADO A FOTOCATÁLISE". In Princípios de Química, 253–66. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.22119240626.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Silva, Verônica Távilla Ferreira, Pedro Nascimento, Alex Fernando de Almeida e Ezequiel Marcelino da Silva. "IMOBILIZAÇÃO DE ENZIMA LACASE E SUA EFICIÊNCIA NA OXIDAÇÃO E CAPTAÇÃO DE CORANTES TÊXTEIS". In Química: Desvendando propriedades e comportamentos da matéria, 21–34. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3522112114.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Santos, Júlia Alanne Silvino dos, Symone Leandro de Castro, Davidson Nunes de Oliveira e Filipe Martel de Magalhães Borges. "ESTUDO DE CATALISADORES TIPO PEROVSKITA VISANDO A CONVERSÃO DE POLUENTES". In Química: Desvendando propriedades e comportamentos da matéria, 61–73. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3522112116.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Silva, Felipe Abreu da, Marcelo Pereira da Rosa, Sergio da Silva Cava e Paulo Henrique Beck. "SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANO COMPÓSITO SUPERPARAMAGNÉTICO FUNCIONALIZADO COM WURTZITA POR MÉTODO SOLVOTERMA ASSISTIDO POR MICRO-ONDAS". In Química: Desvendando propriedades e comportamentos da matéria, 74–81. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3522112117.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Cruvinel, Lidiany Damacena, Guilherme Costa Silva, Histeffany de Souza Arantes Dias e Camila Regina do Vale. "Hymenaea courbaril: ANÁLISE DE PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS E EFEITOS BIOLÓGICOS DESCRITOS NA LITERATURA". In Química: Desvendando propriedades e comportamentos da matéria, 1–5. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3522112111.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Atti di convegni sul tema "Propriedades química"

1

CÂMARA, Ana Alice da Silva, Erlania Lima de OLIVEIRA, Roner Ferreira da COSTA, Francisco Franciné Maia JÚNIOR, Eveline Matias BEZERRA e Valder Nogueira FREIRE. "Propriedades estruturais, eletrônicas e vibracionais da molécula do herbicida Glifosato." In 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chenpro-5erq-org4.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Nogueira, Jociele Cristine Alves, Liliane Santos Gomes e José Carlos Oliveira Santos. "Química, educação e saúde: O impacto dos sais minerais à saúde humana". In IV SEVEN INTERNATIONAL MULTIDISCIPLINARY CONGRESS. Seven Congress, 2024. http://dx.doi.org/10.56238/sevenivmulti2023-061.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os alimentos possuem nutrientes que se destacam por suas funções químicas específicas e propriedades físico-químicas particulares, e essas determinadas características desempenham papel fundamental no organismo, tendo cada uma suas especificidades, influenciando diretamente suas funções e processos no corpo humano. No âmbito do ensino de Química, um assunto que tem recebido destaque é a química associada aos alimentos, proposta nos documentos oficiais para o ensino. O presente estudo é focado na aplicação de temas contextualizados durante uma aula de química ministrada para estudantes do ensino médio. Esta ação foi desenvolvida no ambiente escolar, especificamente por alunas pertencentes ao grupo PET- Química da Universidade Federal de Campina Grande, cujo objetivo principal é introduzir e destacar o tema “Química e saúde: Benefícios dos Sais Minerais para a nossa saúde" como um assunto relevante no contexto da química e na vida cotidiana dos alunos. De acordo com os resultados, os estudantes afirmaram ter aprendido novos fundamentos acerca dos benefícios dos sais minerais para a saúde por meio da palestra, o que constitui um indicador promissor do impacto educacional subjacente à referida atividade. Adicionalmente, grande parte deles mostrou estar ciente da importância do consumo de alimentos ricos em sais minerais, realçando, assim, a necessidade contínua de disseminação de informações relativas a temática.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

OLIVEIRA, C. F. de, R. B. TÔRRES, A. G. SOARES e R. G. SANTOS. "PROPRIEDADES COMBUSTÍVEIS DO CONDENSADO DA PIRÓLISE DE PNEUS". In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-1068-21239-153674.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

SILVA, Suzana Bento da, Anniely Nogueira dos SANTOS e José Edson de Souza SILVA. "Composição química e propriedades terapêuticas da planta Tribulus terrestris." In Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Recife, Brasil: Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/13461.8-11.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

MOREIRA, T. M. B. U., A. J. SILVA, B. S. COSTA e E. E. G. ROJAS. "PROPRIEDADES TERMOFÍSICAS DE MISTURAS BINÁRIAS CONTENDO BIODIESEL E METANOL". In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-0545-25022-153323.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

DALANESI, L. A., e J. C. C. SANTANA. "MELHORIA DAS PROPRIEDADES DO POLIETILENO PELO USO DE NANOCARBONATO". In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-2092-15851-180428.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Rosal, Felipe João Oliveira, e Laécio Santos Cavalcante. "ESTRUTURA ELETRÔNICA E PROPRIEDADES SONOFOTOCATALÍTICAS DE NANOCRISTAIS DE NiWO4". In IV Congresso Online Nacional de Química. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/jysn7801.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Rodrigues, Vitória C., Cristiano M. P. Pinheiro e Luciano Denardin. "Química em Minecraft: Análise do Objeto Educacional "PROPRIEDADES DA MATÉRIA"". In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Sociedade Brasileira de Computação, 2023. http://dx.doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233905.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo é fruto de um projeto de dissertação em andamento do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS, utilizando-se deste material para fundamentar esta pesquisa se analisou uma lição de Química de um jogo digital de Minecraft Education através dos conceitos de Sondagem e Telescopagem de Johnson (2005), de Ludemas de Pinheiro e Branco (2018) e Espírito Científico de Schnetzler (2002). Como método estipulou uma pesquisa bibliográfica que apresenta os conceitos anteriores e uma análise de jogo, que se baseia na forma de análise proposta pelos Ludemas, considerando a prática de jogar e suas inferências. Como resultado percebeu-se que mesmo o jogo sendo desenvolvido e disponibilizado por uma grande desenvolvedora, apresenta falta de tutoria orientada para o jogador, limitações em suas representações de química, porém todos esses fatores são superáveis dentro de uma possibilidade de desenho pedagógico que deve ser considerado no momento do desenvolvimento.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

SILVA, Luana Paula da Cunha. "A água e suas propriedades: O uso do jogo didático no ensino de química". In 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chenpro-5erq-eq07.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

MARTINS, Jakeline Santos, e José Carlos Oliveira SANTOS. "Estudo comparativo das propriedades de óleo de coco obtido pelos processos industrial e artesanal". In 5º Encontro Regional de Química & 4º Encontro Nacional de Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chenpro-5erq-fq6.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Rapporti di organizzazioni sul tema "Propriedades química"

1

Tressia, Gustavo. Especificação química microestrutural e de propriedades mecânicas para aços austenísticos manganês com alto Mn para britadores. ITV, 2021. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.mi.2021.4.tressia.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Tressia, Gustavo. Tratamento térmico de trilhos utilizando manta de aquecimento em diferentes temperaturas e tempo: caracterização das propriedades mecânicas, químicas e microestruturais. ITV, 2021. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.mi.2021.27.tressia.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!