Letteratura scientifica selezionata sul tema "Potencialidades turísticas"

Cita una fonte nei formati APA, MLA, Chicago, Harvard e in molti altri stili

Scegli il tipo di fonte:

Consulta la lista di attuali articoli, libri, tesi, atti di convegni e altre fonti scientifiche attinenti al tema "Potencialidades turísticas".

Accanto a ogni fonte nell'elenco di riferimenti c'è un pulsante "Aggiungi alla bibliografia". Premilo e genereremo automaticamente la citazione bibliografica dell'opera scelta nello stile citazionale di cui hai bisogno: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver ecc.

Puoi anche scaricare il testo completo della pubblicazione scientifica nel formato .pdf e leggere online l'abstract (il sommario) dell'opera se è presente nei metadati.

Articoli di riviste sul tema "Potencialidades turísticas"

1

Doumet Chilán, Yamil. "Evaluación turística territorial. Caso de estudio: Cojimíes, Ecuador". Revista Iberoamericana Ambiente & Sustentabilidad 4 (26 giugno 2021): e124. http://dx.doi.org/10.46380/rias.vol4.e124.

Testo completo
Abstract (sommario):
La investigación tuvo como objetivo evaluar las potencialidades turísticas de la parroquia Cojimíes del cantón Pedernales, Ecuador. Para ello se valoraron las características naturales, culturales y recreativas del territorio. La investigación fue de carácter descriptivo con enfoque mixto. El diagnóstico del sistema turístico se realizó mediante la revisión bibliográfica, visitas al campo y técnicas de observación directa. El análisis de la gestión turística se realizó a través de la matriz de involucrados, aplicada en la Dirección de Turismo de Pedernales, la Junta Parroquial de Cojimíes y los prestadores de servicios turísticos. De igual manera se realizaron entrevistas a los actores locales para conocer la percepción del turismo en el destino. El estudio de la competencia se fundamentó en la elección de dos sitios con características similares: Pedernales y Mompiche. Para ello, se usó la matriz de perfil competitivo y de manera individual, se observaron los principales aspectos del sector turístico. A través de la evaluación, se evidenciaron las potencialidades turísticas y se propusieron estrategias para el desarrollo del turismo en Cojimíes, integrando a los actores locales, las tendencias actuales y la diversidad natural y cultural.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Oliveira, José Fábio, e Conceição Maria Dias de Lima. "Análise diagnóstica de potencialidades turísticas e impactos ambientais no sertão de Alagoas". Diversitas Journal 5, n. 1 (13 gennaio 2020): 630–38. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-1027.

Testo completo
Abstract (sommario):
Resumo Esta pesquisa resulta de uma proposta de leitura de lugares usados e não usados pela prática do turismo no Sertão de Alagoas, considerando que a atividade turística compreende relevante aspecto junto ao discurso de desenvolvimento regional por parte do poder público e que acaba deixando de lado muitas vezes os impactos ambientais inerentes. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreender o turismo como fenômeno importante para as mudanças recentes no Sertão de Alagoas, especialmente no município de Delmiro Gouveia, no tocante a infraestrutura turística, a estrutura organizacional, as dinâmicas e aos impactos ambientais relativos. Este trabalho pretende identificar os atrativos turísticos, os usos espaciais e os impactos ambientais relativos à atividade turística no município de Delmiro Gouveia, fazendo um comparativo entre um lugar turístico (Rio da Cruz) e um lugar não turístico (Rio São José). PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Delmiro Gouveia. Sertão de Alagoas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Silveira-Martins, Elvis, e Vinícius Costa da Silva Zonatto. "Proposição e Validação de Escala para Mensuração de Capacidade Turística". Revista Turismo em Análise 26, n. 4 (30 dicembre 2015): 745–73. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i4p745-773.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudo objetiva desenvolver e validar uma escala para a mensuração da capacidade turística das empresas que atuam neste segmento. As capacidades turísticas abordadas neste trabalho são compreendidas como a capacidade das organizações que atuam no setor turístico em gerenciar potencialidades internas da empresa com vistas a agregação de valor aos serviços prestados. Por meio destas, torna-se possível a diferenciação e o desenvolvimento de vantagens competitivas, bem como o fortalecimento destas organizações. Para tanto, pesquisa exploratória e descritiva foi realizada com 65 hotéis com foco no turismo, localizados em diferentes regiões da cidade de São Paulo. Os resultados encontrados revelaram cinco capacidades turísticas determinantes para a diferenciação competitiva destas empresas, as quais compõe o construto proposto nesta pesquisa, sendo estas: geração de atendimento personalizado ao turista; conhecimento sobre os atrativos turísticos (locais) do município e região; atenção aos novos acontecimentos turísticos (locais) no município e região; conhecimento sobre a história local e regional; e, localização próxima a pontos estratégicos. Conclui-se que a compreensão das capacidades turísticas desenvolvidas por empresas hoteleiras pode contribuir para o entendimento de fatores que favorecem a capacidade adaptativa destas empresas considerando as características do ambiente dinâmico do setor. Da mesma forma, pode fornecer evidências que permitam o entendimento de como estas empresas alcançam e sustentam vantagens competitivas, o que resulta em um novo campo de pesquisa para essa temática.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Zampier Bonin, Nelson Jose. "As potencialidades turísticas e sua contribuição para o rural de Macaé-RJ". Ágora 19, n. 2 (30 luglio 2017): 45. http://dx.doi.org/10.17058/agora.v19i2.9726.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo é resultado de um estudo exploratório sobre as potencialidades turísticas dos distritos da Região Serrana de Macaé, e seus benefícios para as comunidades rurais. Macaé é muito conhecida por ser a capital nacional do petróleo, mas não por abrigar belíssimas paisagens naturais em sua área serrana. O objetivo geral foi analisar as potencialidades turísticas dos distritos serranos e como o turismo pode ajudar na renda e manutenção da vida no campo. Foi utilizada uma breve pesquisa bibliográfica sobre o assunto, pois apenas encontramos trabalhos sobre o distrito do Sana, referente ao turismo. Então, foram realizadas visitas aos locais e levantamento de dados. Como resultado do trabalho, percebemos que existe um grande potencial turístico em toda a região, mas que ainda necessita de investimento em infraestrutura e de adaptação dos proprietários de terras para abrigar mais atrativos turísticos e protegê-los, mantendo o cotidiano de vida rural e produção rural, não apenas usufruindo simplesmente de cachoeiras e serras.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Lara Vasconez, Rita Sulema, Diana Paola Salazar Andrade, Bonilla Vimos Washington Ramiro e Joffre Monar Monar. "Observatorios turísticos un aporte para la toma de decisiones en el territorio". Green World Journal 7, n. 2 (11 giugno 2024): 130. http://dx.doi.org/10.53313/gwj72130.

Testo completo
Abstract (sommario):
La estructuración de los observatorios turísticos en los destinos ha permitido, monitorear información relevante para la comunidad e integrar y constatar las potencialidades que se derivan de la actividad turística y con una gestión adecuada el acercamiento a la realidad de los territorios como un indicio para la generación de nuevas políticas turísticas para la toma de decisiones enmarcadas en las tendencias del mercado. Se han analizado los casos más relevantes de observatorios turísticos activos a nivel del Ecuador que procesan información actualmente en función a indicadores de mayor utilidad para los actores del turismo, y se encuentran vinculados y/o administrados por una institución de educación superior, el aporte, los proyectos y la gestión que se han desplegado en el territorio, a partir de los resultados obtenidos, y establecimiento de estrategias para el fortalecimiento del desarrollo turístico sostenible.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Corrêa, Cynthia Cândida, Milton Augusto Pasquotto Mariani, Aline de Freitas Veloso e Mônica Ferreira Satolani. "Avaliação da cadeia produtiva do turismo no estado de Mato Grosso do Sul: região dos lagos". Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, n. 2 (8 marzo 2012): 33. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v0i2.884.

Testo completo
Abstract (sommario):
O turismo é um dos maiores segmentos da economia mundial, com considerável potencial de geração de emprego e renda. O Brasil é repleto de atrativos turísticos e potencialidades, prontos para serem explorados de modo racional. Uma dessas potencialidades é o Estado de Mato Grosso do Sul, que vem se destacando por seu significativo potencial turístico, sobretudo no segmento do ecoturismo, dada à exuberância de suas riquezas naturais. Esse estudo teve como objetivo descrever o potencial turístico da Região dos Lagos do Estado do Mato Grosso do Sul, priorizando as cidades de Aparecida do Taboado, Três Lagoas e Bataguassu, municípios com potencialidades turísticas dessa região. Pretende-se, assim, contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade do destino turístico de Mato Grosso do Sul, perante os outros destinos brasileiros, por meio da identificação dos fatores estratégicos do setor, possibilitando a formulação de ações público-privadas voltadas para consolidar o turismo, como uma das principais atividades econômicas do Estado. O estudo baseou-se em um diagnóstico dos possíveis atrativos turísticos, assim como a infra-estrutura básica para o desenvolvimento dessa atividade na Região. Como resultados, verificou-se que os investimentos realizados na expansão do setor, estão diretamente relacionados com a expansão das demais atividades econômicas locais. Além disso, o implemento e desenvolvimento da atividade turística pode trazer benefícios ambientais, viabilizando a preservação e recuperação de áreas de grande beleza natural e medidas de contenção da poluição. Por isso, a necessidade de um envolvimento sistêmico entre os setores relacionados com a atividade: atrativos turísticos, empresários e poder público. Palavras-chave: turismo no espaço rural; ecoturismo; forma sistêmica.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Baños Castiñeira, Carlos Javier. "La oferta turística complementaria en los destinos turísticos alicantinos: implicaciones territoriales y opciones de diversificación". Investigaciones Geográficas, n. 19 (15 giugno 1998): 85. http://dx.doi.org/10.14198/ingeo1998.19.01.

Testo completo
Abstract (sommario):
El grado de madurez alcanzado por los destinos turísticos clásicos adscritos al modelo de sol y playa masivo, aconseja el desarrollo de medidas de política turística que permitan la redefinición de los productos turísticos litorales. En este sentido, se plantea el aspecto de la introducción de elementos de la denominada oferta turística complementaria como un argumento adecuado en pro de la diversificación de los mismos. Asimismo, la importancia otorgada por la demanda turística a nuevas fórmulas de ocio, señala al turismo como una actividad susceptible de incorporar políticas territoriales orientadas al reequilibrio socioeconómico de espacios regionales, en una dialéctica litoral-interior basada en la complementariedad de las ofertas turísticas desarrolladas a partir de las potencialidades endógenas locales.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Sarabia Molina, Myriam Yolanda, Rosa María Iñiguez Apolo e Helen Zuleyka Magallan Parrales. "Turismo comunitario: potencialidades de la comuna Salanguillo". Revista Ciencias Pedagógicas e Innovación 10, n. 2 (23 dicembre 2022): 08–14. http://dx.doi.org/10.26423/rcpi.v10i2.605.

Testo completo
Abstract (sommario):
Actualmente la mayoría de las personas buscan salir de la ciudad y disfrutar de un ambiente acogedor, agradable y tranquilo, rodeado de naturaleza pura, lo cual hace que la comuna Salanguillo se convierta en el sitio indicado, debido a que posee un bosque tropical rodeado de cascadas, ríos y más recursos turísticos que la hacen diferente a las demás comunidades. El presente trabajo analiza las potencialidades que posee la comuna Salanguillo para fomentar en ella la práctica turística comunitaria, así este documento incluye aspectos relevantes como la identificación de la situación actual de comuna y sus recursos, para esto se utilizó la metodología con enfoque cualitativo a través de técnicas de recolección de datos como la encuesta y la ficha de observación a los pobladores y turistas que visitan la zona. Todo este estudio arrojo resultados favorables para la comuna Salanguillo como reconocimiento de varios recursos turísticos, que pueden llegar a ser ofertados de manera sostenible. Concluyendo así, que la comuna a través de sus potencialidades turísticas que por naturaleza posee puede convertirse en una zona que desarrolle en el turismo rural comunitario bajo criterios sostenibles, calidad y alianza entre turistas, autoridades y población local.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Oliveira, Sérgio Domingos de, e Singrid Cristina Reis Teixeira. "O desenvolvimento de atividades turísticas em áreas próximas ao reservatório da usina hidrelétrica de porto primavera (estado de São Paulo, Brasil)". Latin American Journal of Development 5, n. 1 (9 gennaio 2023): 33–43. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv5n1-003.

Testo completo
Abstract (sommario):
Alterações realizadas no meio ambiente em busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas inseridas em locais que apresentam grande potencial hídrico são temáticas de estudo de vários pesquisadores. Dentre essas alterações pode-se destacar aquelas ocasionadas pela formação de reservatórios no Rio Paraná, localizado no Brasil, para a construção de usinas hidrelétricas e a consequente geração de energia, modelo este considerado limpo. Medidas compensatórias são implementadas nestas áreas visando oferecer novas alternativas para a população e visitantes, procurando minimizar os impactos ambientais e socioeconômicos causados por esta obra. Deste modo, este trabalho tem como objetivo geral identificar os impactos positivos e negativos gerados nas atividades turísticas desenvolvidas em áreas próximas à montante e à jusante do reservatório da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, localizada no extremo oeste do Estado de São Paulo, Brasil. Os objetivos específicos são: descrever as atividades turísticas realizadas em áreas próximas ao reservatório; enfocar as potencialidades turísticas, com ênfase na preservação do meio ambiente; verificar quais são as atividades realizadas nas áreas das margens do reservatório; indicar os principais impactos gerados à atividade turística da região. Desta forma serão levantadas informações acerca do nível das cotas do rio e do reservatório, além de identificação das atividades turísticas realizadas no local. Após análise dos dados organizar-se-ão quadros demonstrativos contendo informações das características ambientais e das potencialidades turísticas, os eventos turísticos programados e cancelados, bem como a apresentação de propostas que visam auxiliar tanto os administradores quanto a população local no complexo processo de tomada de decisões, de geração de emprego e renda, sua inclusão social, além da melhoria de sua qualidade de vida, tendo como base as atividades turísticas efetivas e potenciais.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Ramalho, Roberta de Sousa. "Potencialidades turísticas de Campos dos Goytacazes". Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 1, n. 1 (2007): 17–20. http://dx.doi.org/10.5935/2177-4560.20070004.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Tesi sul tema "Potencialidades turísticas"

1

Dal, Medico Lucimery. "Potencialidades turísticas do município de Frederico Westphalen, RS". Florianópolis, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100403.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Made available in DSpace on 2013-06-25T18:51:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 307731.pdf: 12787994 bytes, checksum: fe47ae6d0eb30a9e353979887419af56 (MD5)
Esta pesquisa desenvolveu-se no município de Frederico Westphalen (RS), atrelada a sua inserção regional. O objetivo geral foi analisar a infraestrutura turística do município de Frederico Westphalen. Para isso, buscaram-se dados referentes ao turismo regional. Percebeu-se a infraestrutura a partir dos principais acessos externos do município para se chegar à infraestrutura interna turística e de apoio ao turismo. Na pesquisa bibliográfica, os temas abordados foram relacionados com o turismo, os tipos de turismo, a demanda turística, as motivações para o turismo e atrativos, Ministério do Turismo, infraestrutura básica e infraestrutura turística, o planejamento ambiental, turístico, regional e urbano, impactos sociais econômicos e ambientais causados pelas atividades turísticas; a relação turística entre espaço urbano e rural; a paisagem e o turismo considerando as suas características e a paisagem em relação à atividade turística. Os procedimentos metodológicos e as técnicas utilizadas foram: pesquisa de campo com registros fotográficos e anotações de informações baseadas em planilhas com roteiros de análise, visita exploratória com entrevistas na secretaria de turismo do município e guias turísticos, pesquisa descritiva e bibliográfica. Assim, foi possível se diagnosticarem as principais potencialidades turísticas do município. Os dados foram reunidos em uma planilha-base para verificar a existência de infraestrutura em cada setor/indicador em que se analisaram as ameaças, as forças e as oportunidades de cada potencial, a acessibilidade urbana nos potenciais, estrutura urbana, mobiliário urbano, equipamentos, manutenção, segurança e vegetação. Com base no cruzamento de informações foi possível identificar em quais potenciais turísticos existe infraestrutura turística. Os resultados são apresentados com um diagnóstico da infraestrutura em cada potencial percebendo as deficiências e necessidades de intervenções, e proposições passíveis de serem adotadas pelo poder público do município para melhor desenvolver a atividade turística.
This research was developed in the city of Frederico Westphalen (RS), linked to their regional integration. The overall objective was to analyze the tourism infrastructure of the city of Frederico Westphalen. For this, data were sought for the regional tourism. It was noticed from the infrastructure of major external access of the city to reach the domestic and tourist infrastructure to support tourism. In literature, the themes were related to tourism, the types of tourism, tourism demand, the motivations and attractions for tourism, the Tourism Ministry, basic infrastructure and tourism infrastructure, environmental planning, tourism, regional and urban social economic and environmental impacts caused by tourism activities, the relationship between urban space tourism and rural tourism considering the landscape and its features and the landscape in relation to tourism. The methodological procedures and techniques used were: field research with photographs and notes information in spreadsheets with scripts based analysis, exploratory visit with interviews in the city tourist office and tourist guides, and descriptive literature. Thus, it was possible to diagnose the main tourist potential of the municipality. Data were gathered in a spreadsheet-based to verify the existence of infrastructure in each sector / indicator which analyzed the threats, the strengths and opportunities of each potential accessibility potential in urban, urban structure, urban furniture, equipment, maintenance, safety and vegetation. Based on the intersection of information which could identify potential tourist tourist infrastructure there. The results are presented with a diagnosis of realizing the potential in each infrastructure deficiencies and needs for intervention, and propositions that can be adopted by the municipal government authorities to further develop the tourism industry.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Olivette, Diego Elias. "Potencialidades geomorfológicas turísticas da margem esquerda do Lago de Salto Osório - PR". Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2010. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/113.

Testo completo
Abstract (sommario):
Made available in DSpace on 2017-05-12T14:42:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Parte_1.pdf: 3805169 bytes, checksum: d8735f646bc37db88f40eda5fb7137bc (MD5) Previous issue date: 2010-12-20
The expansion of tourism in recent decades and the growing demand for activities related to the natural geomorphology became an important tool in the development of tourism, both as an aid in planning activities, such as a tourism resource. The aim of this work is to demonstrate the potential geomorphological tourist left bank of lake Salto Osorio - San Jorge d'Oeste (PR). For both, there has been a map with information regarding the use of the relief as a potential tourist, pointing to the respective sectors and activities with potencial to be developed in the area in question. Characterized by the presence of three geomorphological units, the study area had 11 points with a potential for the practice of tourism. Beyond the contemplation of geomorphological landscapes, areas of top and intermediate levels showed potential for the practice of sports such as hiking, mountain biking and horseback riding in addition to the lifebuoy, with potential activity to be practiced both in industry and in intermediate levels of lake. This sector, in turn, presented beyond the contemplation of landscapes and geomorphic mountain bike, the potential for practical activities such as climbing, abseiling, fishing, sailing, boating and other nautical sports.
A expansão do turismo, nas últimas décadas, e a crescente demanda por atividades relacionadas ao meio natural tornou a geomorfologia uma importante ferramenta no desenvolvimento da atividade turística, tanto como subsídio no planejamento de atividades, como enquanto recurso turístico. O objetivo deste trabalho é demonstrar as potencialidades geomorfológicas turísticas da margem esquerda do lago Salto Osório São Jorge d Oeste (PR). Para tanto, gerou-se documentos cartográficos com informações referentes ao uso das formas de relevo enquanto potencial turístico, apontando os setores e as respectivas atividades com potencial para serem desenvolvidas na área em questão. Caracterizada pela presença de três unidades geomorfológicas, a área de estudo apresentou 11 pontos com potencial para a prática da atividade turística. Além da contemplação das paisagens geomorfológicas, as áreas de topo e os patamares intermediários apresentaram potencial para a prática de modalidades como caminhadas, mountain bike e cavalgada, além do bóia-cross, atividade com potencial para ser praticada tanto nos patamares intermediários quanto no setor do lago. Este setor, por sua vez, apresentou, além da contemplação das paisagens geomorfológicas e mountain bike, potencial para a prática de atividades como escalada, rapel, pesca esportiva, barco à vela, canoagem, bem como outras modalidades de esportes náuticos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Silva, Paulo Sergio da. "O público e o privado na gestão das potencialidades e das Fragilidades turísticas no município de Sacramento-MG". Universidade Federal de Uberlândia, 2010. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16082.

Testo completo
Abstract (sommario):
The doctoral thesis titled "Public and private of management tourism potentiality and tourism weaknesses in Sacramento-MG" presents the results of four years of work, since literature review to interlacing information obtained on fieldwork and data analysis. It was identified that due to Sacramento s political structure there is an influence in the application of public resources allocated for tourism management. There is also a gap between projects planning and its realization public managers are selling a tourism that does not exist. The creation of tourism in Sacramento came from appropriation of cultural, historical, anthropological, architectural aspects and also the local cuisine. However, this occurs in an uncompromising way: the public and private tourist managers used their image in order to promote specific events to attract visitors without worrying about the city infrastructure. The city has its potential natural tourism registered by several waterfalls, natural swimming pools, belvederes and caves. In the historical aspects there are the records of Desemboque District. In gastronomy there is typical food; in architecture there are buildings of churches, mansions and colonial farms. In the cultural aspects there are religious and popular festivals. Despite the city potential tourism, the offered infrastructure is weak considering the available resources. The tourist facilities are limited, making necessary to respect the ability of occupation, especially in major events like carnival that strangles the local hotels structure. The Sacramento's resident identifies the tourists in daily contacts. However, the Sacramento's resident is worried about the convivence with these tourists as there are negative records about tourists who do not respect the local way of life. In rural areas the residents are also concerned. Most natural tourist attractions are in these properties and some are being visited without the owner's authorization. Considering the perception of visitors (tourists), the downside is the equipment offered, absence of 24 hours services and commerce without extended hours. Thus, there is tourism potential, there are tourists and there are residents open minded to this practice. However, the public administration and private initiative need to rethink their activities - not only the economic aspect, but respect the environment and the limits of these resources. Therefore, we will only have tourism in Sacramento when its limits were respected by public and private practices in dealing with the attractions and insert the community in these proposals.
A tese de doutorado intitulada O público e o privado na gestão das potencialidades e fragilidades turísticas no município de Sacramento-MG , trás os resultados de quatro anos de trabalho a partir da revisão literária, do entrelaçamento das informações obtidas através dos trabalhos de campo e análise dos dados. Identificamos que em função de uma estrutura política pluripartidária há uma influencia na condução dos recursos públicos destinados a gestão do turismo; constatamos ainda um vazio entre o planejamento com a efetivação dos projetos e a gestão pública vende um turismo que não existe. A invenção do turismo no município de Sacramento-MG a partir das apropriações dos bens naturais, culturais, históricos, antropológicos, arquitetônicos e da gastronomia local se faz de maneira descompromissada pelos gestores do turismo tanto público como privado e usa sua imagem como forma de promover eventos pontuais para captar visitante sem se preocupar com a infra-estrutura da cidade. O município possui potencialidade turística natural registrada pelas inúmeras cachoeiras, mirantes, grutas e piscinas naturais, nos aspectos históricos cravados no Distrito de Desemboque, na gastronomia com as comidas típicas locais, na arquitetura edificada nas igrejas, casarões e fazendas coloniais, na cultura pelas expressões das festas religiosas e populares. Porém apresenta fragilidades socioespaciais ao pensarmos em um turismo sobre estes recursos. Os equipamentos turísticos oferecidos no município são limitados tornando necessário respeitar esta capacidade de ocupação principalmente nos eventos de maior expressão como o carnaval que estrangula a estrutura urbana, bem como a hoteleira local. O morador da cidade de Sacramento-MG já identifica este turista no contato do dia a dia, porém, se mostra preocupado em conviver com ele. Esta preocupação se dá pelo fato de já ter registrado na história fatos negativos sobre turistas que não respeitam o modo de vida dos moradores. Na zona rural também percebemos um morador preocupado. A maioria dos atrativos turísticos naturais como às cachoeiras estão nestas propriedades e algumas estão sendo visitadas sem a autorização do proprietário causando transtorno no seu cotidiano. Ao obtermos e analisarmos a percepção do visitante no município compreendemos que o aspecto negativo está nos equipamentos oferecidos, ausência de serviços 24 horas e comércio com horas estendidas. Assim, existe potencialidade, existe turista e uma sensível abertura do morador a esta prática. Porém, a gestão pública e a iniciativa privada precisam repensar suas ações voltadas para este segmento não considerando apenas o aspecto econômico, mas respeitar o meio ambiente e os limites destes recursos. Desta forma somente teremos turismo no município a partir do momento que seja respeitado seus limites através de ações práticas tanto públicas como privadas em lidar com os atrativos e principalmente inserir a comunidade nestas propostas.
Mestre em Geografia
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Gatti, Flavio. "Turismo internacional sob o enfoque da política externa de integração regional: potencialidades, perspectivas e experiências turísticas entre Mato Grosso e Bolívia". Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-20102011-143154/.

Testo completo
Abstract (sommario):
Os estudos sobre a realidade econômica, social e cultural das regiões periféricas denominadas zonas de fronteira constituem desafios de difícil articulação e consenso nas agendas governamentais como parte do processo necessário para fortalecimento dos mercados regionais, por não considerarem na maioria das vezes as assimetrias regionais e locais necessárias para uma verdadeira inserção no processo de integração, já que a fronteira é vista, no senso comum, como limite, como área de separação e divisão social, econômica e política. Este trabalho busca mostrar a fronteira e toda a dinâmica que a envolve como área de contato entre povos, e também as especificidades que constituem vantagens comparativas regionais, através de uma análise, considerando a indiscutível capacidade que tem o turismo de gerar incidências significativas sobre os territórios dos quais se apropria. Sob a perspectiva da Geografia Regional, apresentamos a formação contemporânea dos municípios da faixa de fronteira distribuídos espacialmente ao longo da fronteira do Estado de Mato Grosso, entre as cidades de Cáceres a San Ignácio de Velasco, as quais desempenham o papel de pólos regionais da possível integração em questão, delimitando assim a área do presente estudo. Para alcançar esses objetivos, a pesquisa teve início com a definição teórica pertinente bem como dos conceitos relevantes para então realizar a observação empírica. A metodologia adotada permitiu identificar algumas especificidades das interações sociais, econômicas, culturais e políticas dos municípios através da análise crítica regional, apoiada em ampla investigação bibliográfica e observações de campo. Buscou-se, assim, conhecer de perto os aspectos sócio-culturais e produtivos que ocorrem em cada município, bem como entre eles, o que tem contribuído tanto para a formação de uma base regional, como para o surgimento e ampliação de novas territorialidades advindas do processo histórico local e das relações contemporâneas de caráter sócio-cultural e produtivo, criando assim, um panorama que pode servir de parâmetro pra outras análises, reforçando a idéia de que o turismo é uma atividade produtora e consumidora do espaço geográfico.
Studies on the economic, social, and cultural reality of peripheral developing regions called border zones are difficult challenges of articulation and government agenda consensus as part of the necessary process for strengthening of regional markets as most of the time they do not consider the regional and local differences necessary for a true integration process, since the border is commonly seen as the limit area of separation and social, economic, and political division. This paper aims to show the border and all the dynamics that it involves as an area of contact between people, and also the specificities that are regional comparative advantages, through an analysis, considering the unquestionable ability of tourism to generate significant impact on territories which it appropriates of. From the perspective of Regional Geography, we present the formation of contemporary counties in the border strip spatially distributed along the border of Mato Grosso and Bolivia, more specifically between the towns of San Ignacio de Velasco and Caceres, which play the role of \"regional clusters\" of possible integration in question, thus delimiting the area of this study. To achieve these objectives, the research started with the theoretical definition of appropriate and relevant concepts and then makes the empirical observation. The methodology allowed identifying some characteristics of the social, economic, cultural and political interactions policies of municipalities through the regional review, based on extensive literature research and field observations. Therefore it was sought close monitoring of the socio-cultural and productive aspects that occur in each city, as well as between them, which has contributed as much to form a regional basis, as to the emergence and expansion of new territoriality resulting from the process of local history and contemporary relationships of socio-cultural and productive character, thus creating a panorama that can serve as a parameter for further analysis, reinforcing the idea that tourism is an active producer and consumer of geographical space.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Teles, Marco Paulo Barbosa. "Câmara de Lobos: estudo das potencialidades de desenvolvimento e promoção turística do concelho". Master's thesis, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013. http://hdl.handle.net/10362/10586.

Testo completo
Abstract (sommario):
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território
O turismo tem representado para a Região Autónoma da Madeira (RAM), um sector de atividade de inegável importância estratégica no desenvolvimento socioeconómico deste arquipélago atlântico. Dadas as suas reduzidas dimensões, os concelhos enquanto parcelas do território regional, não constituem por si só motivos de atração de turistas à RAM, mas antes integram um todo regional que apresenta-se ao mundo com uma identidade particular capaz de fixar anualmente cerca de um milhão de hóspedes nas unidades hoteleiras regionais. Câmara de Lobos não é exceção à regra, possuindo um conjunto de atrativos que convidam o turista a uma passagem pelo concelho. A sua única cidade - Câmara de Lobos, recebe diariamente centenas de turistas que constituem uma significativa mais-valia no tecido económico local. A definição de uma estratégia de promoção local, devidamente enquadrada com a política regional definida para o sector revela-se pertinente. Neste sentido, a produção de um roteiro turístico pedestre poderia representar uma importante ferramenta de diferenciação e valorização da cidade face à restante oferta turística regional.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Costa, Mônica Martins. "Avaliação do patrimônio natural do município de Goiás (GO) e sua potencialidade turística". Universidade Federal de Goiás, 2014. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5371.

Testo completo
Abstract (sommario):
Submitted by Marlene Santos (marlene.bc.ufg@gmail.com) on 2016-03-22T20:19:56Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Monica Martins da Costa - 2014.pdf: 7337046 bytes, checksum: a866c619807d86c910fa8377aea03110 (MD5) license_rdf: 19874 bytes, checksum: 38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485 (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-03-23T14:26:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação Monica Martins da Costa - 2014.pdf: 7337046 bytes, checksum: a866c619807d86c910fa8377aea03110 (MD5) license_rdf: 19874 bytes, checksum: 38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-23T14:26:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Monica Martins da Costa - 2014.pdf: 7337046 bytes, checksum: a866c619807d86c910fa8377aea03110 (MD5) license_rdf: 19874 bytes, checksum: 38cb62ef53e6f513db2fb7e337df6485 (MD5) Previous issue date: 2014-09-05
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The variety of tourism in natural areas is growing in importance since 1990, with ecotourism or nature tourism. Tourism incorporates aspects of the natural physical environment, from the perspective of Natural Heritage, adding a new logic, functionality and value in use and occupation of the environment. For the development of tourism in any location, taking into account the natural heritage, it is necessary to know its features and what is remarkable for tourism activities (like their geological heritage, geomorphological and phytogeographical). The city of Goiás (GO) was chosen as the spatial area of this work because of its natural resources of exceptional scenic value and, consequently, the potential for this tour. Intend of this study is to diagnose the natural heritage of the city of Goiás as subsidy to assess their tourism potential. Complementarily, it seeks to inventory the natural heritage of the city, in its geological, geomorphological, phytogeographical aspects and evaluate the tourism potential of this natural heritage, in the matters of accessibility, infrastructure, equipment and services. The methodology of the exertion consisted in: bibliographical and documentary survey; preparation of cartographic databases covering the municipality; appointments to public institutions; field surveys and development of an evaluative summary table of potential tourist spots and areas identified. It concludes that the city of Goiás has important natural heritage with potential for tourism practices and that this tourism can be an important factor for the preservation and conservation of geological, geomorphological and phytogeographical heritage in the city.
A modalidade de turismo em áreas naturais cresce em importância desde a década de 1990, com o ecoturismo, o turismo ecológico e o turismo de natureza. O turismo incorpora aspectos relativos ao meio físico natural, dentro da perspectiva do Patrimônio Natural, agregando uma nova lógica, funcionalidades e valorização no uso e na ocupação do meio ambiente. Para o desenvolvimento do turismo em qualquer localidade, tendo em vista o patrimônio natural, é necessário conhecer suas características e aquilo que seja notável para a exploração turística (como o seu patrimônio geológico, geomorfológico e fitogeográfico). O município de Goiás (GO) foi escolhido como recorte espacial deste trabalho por apresentar recursos naturais de excepcional valor paisagístico e, consequentemente, de potencial para esse turismo. O objetivo geral deste trabalho foi o de diagnosticar o patrimônio natural do município de Goiás como subsídio à avaliação do seu potencial turístico. Complementarmente, buscou-se inventariar o patrimônio natural do município, em seus aspectos geológico, geomorfológicos, fitogeográficos e avaliar a potencialidade turística desse patrimônio natural, quanto aos aspectos de acessibilidade, de infraestrutura, de equipamento e serviços. A metodologia para realização do trabalho constituiu-se em: levantamento bibliográfico e documental; confecção de bases cartográficas que abrangem o município; consultas a órgãos públicos; levantamentos de dados em campo e elaboração de um quadro-síntese avaliativo da potencialidade turística dos pontos e áreas identificados. Conclui-se que o município de Goiás possui importantes patrimônios naturais e que tem potencial para prática do turismo em áreas naturais e que esse turismo pode ser um fator importante para a preservação e conservação do patrimônio geológico, geomorfológico e fitogeográfico no município.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Lalangui, Ramí­rez Jessica Ivonne. "Contribución a las potencialidades de los destinos turísticos de la provincia de El Oro – Ecuador". Doctoral thesis, Universidad de Alicante, 2021. http://hdl.handle.net/10045/115498.

Testo completo
Abstract (sommario):
La presente investigación tiene como objetivo contribuir al aprovechamiento de las potencialidades turísticas de la provincia de El Oro en el Ecuador, para así poder desarrollar lineamientos estratégicos que den como resultado un crecimiento local para los diferentes sectores y las comunidades que se encuentran en él. Primeramente, se expuso todo el marco legal que forma parte de las leyes de turismo que rigen en el Ecuador y que de manera directa o indirecta repercuten en las rutas que se estudian en el presente trabajo, también se dio a conocer los diferentes tipos de turismo que hay en el país, principalmente los que se desarrollan en las tres rutas objeto de análisis; posteriormente, se desarrolló la caracterización del área de estudio, en donde se da a conocer las condiciones de la provincia en lo que se refiere a clima, relieve, flora, fauna y su caracterización socio-económica. En tercer lugar, se expone todo el desarrollo metodológico que se realizó, el cual incluye encuestas en diferentes cantones de la provincia, y entrevistas a expertos de los diferentes grupos de interés cuya opinión aporta valor al trabajo realizado desde la perspectiva de hotelería, alimentos y bebidas, lugares turísticos, gobierno y microempresas del sector privado. En cuarto lugar, se procedió a realizar la caracterización de las tres rutas objeto de análisis, en donde con un enfoque prospectivo, se diagnosticó la situación actual de los destinos turísticos de la Provincia de El Oro, determinando sus potencialidades y oportunidades de desarrollo futuro. Finalmente se plantean propuestas con lineamientos estratégicos que contribuyan al aprovechamiento de potencialidades turísticas de la Provincia de El Oro, así como herramientas para su implementación, con vistas a garantizar su competitividad en el mercado y un mayor conocimiento y notoriedad en otros países del mundo que buscan realizar un turismo diferente. Cabe mencionar que, durante el desarrollo de la presente investigación, la pandemia a causa del COVID-19, afectó al mundo entre los meses de febrero a julio, desde luego Ecuador no fue la excepción, por tanto, se incluye un apartado adicional con dicha información.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Canton, Pedro Nuno Alegria. "A base aérea de Santos. Conexões e potencialidades". Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-16022017-114600/.

Testo completo
Abstract (sommario):
A necessidade de um instrumento de transporte aéreo mais eficiente e seguro aliado ao Porto de Santos, capaz de promover a expansão e o desenvolvimento equilibrado da capital, do interior, do litoral sul e do norte do estado de São Paulo, através do incremento das conexões com a Região Metropolitana da Baixada Santista, funcionando como receptor e transmissor de energia, fluxos sociais, urbanos e econômicos na esfera macro metropolitana da capital, foi o motivo pelo especial interesse em desenvolver essa pesquisa. Nesse contexto a Base Aérea de Santos apresenta um potencial \"sui generis\" de criação de um complexo intermodal de cargas e de passageiros com a fusão única de ar, água, transportes ferroviário e rodoviário, na América Latina. Partindo de uma análise sistemática do contexto histórico da região, da sua atual conjuntura econômica e do funcionamento da logística de transporte de pessoas e mercadorias desse sistema, são delineadas as potencialidades do objeto de estudo como ponto estratégico para esse fim.
The need for a more efficient and safe air transport instrument connected to Santos Port, able to promote the expansion and balanced development of São Paulo capital, interior, south and north coast of the state by increasing the connections to the Metropolitan Region of Santos, acting as receiver and transmitter of energy, social, urban and economic flows on the macro metropolitan sphere of capital, was the reason of the special interest in developing this research. In this context, the Santos Air Base presents a potential sui generis creation of an intermodal complex of cargo and passenger with a unique fusion of air, water, rail and road transport in Latin America. Based on a systematic analysis of the historical context of the region, its current economic situation and the functioning of people and freight logistics of this system, are outlined the potential of the object of study as a strategic point for this purpose.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Takasago, Milene. "Análise das potencialidades do setor de turismo na economia brasileira : uma aplicação de modelo de equilíbrio geral computável". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1874.

Testo completo
Abstract (sommario):
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2006.
Submitted by Alexandre Marinho Pimenta (alexmpsin@hotmail.com) on 2009-10-06T00:04:53Z No. of bitstreams: 1 2006_Milene Takasago.pdf: 567899 bytes, checksum: d583ff8ffbcb7b061de4af47287670f7 (MD5)
Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-10-06T15:14:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_Milene Takasago.pdf: 567899 bytes, checksum: d583ff8ffbcb7b061de4af47287670f7 (MD5)
Made available in DSpace on 2009-10-06T15:14:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_Milene Takasago.pdf: 567899 bytes, checksum: d583ff8ffbcb7b061de4af47287670f7 (MD5) Previous issue date: 2006
O setor de turismo vem apresentando um crescente desempenho econômico, em termos mundiais, segundo a Organização Mundial do Turismo −WTO (2004). Devido a essa crescente importância do setor, procurou−se investigar, neste trabalho, através de um modelo de equilíbrio geral computável, os impactos de um aumento na demanda doméstica turística sobre a concentração de renda e pobreza no Brasil. Para isso, simularam−se políticas de forma a estimular a demanda doméstica por turismo, por meio de política de redução nos impostos sobre esse setor e de políticas que aumentassem de maneira exógena a demanda doméstica por turismo. As principais conclusões são: a redução no imposto sobre os subsetores do turismo aumenta o consumo por turismo, o PIB, os salários reais e a renda real, porém não resolve o problema de concentração de renda e pobreza. O aumento exógeno na demanda doméstica aumenta o consumo não turístico em todos os cenários, para as três faixas de renda mais pobres, bene.ciando−as. Esse benefício é percebível ainda no aumento provocado no salário real para todas as faixas. Assim, observou−se que o setor de turismo pode contribuir para diminuir a desigualdade de renda, pois o aumento exógeno da demanda doméstica por turismo promoveu a distribuição de renda dos mais ricos, por meio do estímulo ao consumo por bens turísticos, para os mais pobres através, de um aumento na renda real. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The tourism sector has been showing increasing economic performance worldwide, according to theWorld TourismOrganization (WTO . 2004). By using a Computable General Equilibrium Model, this paper investigates the impact of a rise in the domestic demand for tourism on the income and the welfare of poor families. We simulate a .scal policy that reduces taxes on the tourism sector and analyze its e⁄ects on the domestic demand for tourism as well as policies that raise this demand exogenously. We .nd that the tax reduction on tourism subsectors increases overall tourism consumption, GDP, real wages and real income, but it does not solve the income inequality problem. In all scenarios, the exogenous rise in domestic demand increases non−tourism consumption for the three lowest income levels. It also increases real wages for all income levels. Since in our model an exogenous rise in the domestic demand for tourism increases the consumption of tourism goods by the rich and the real income of the poor, we conjecture that policies aimed at promoting domestic tourism may reduce income inequality.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Almeida, Camila Natália Ramos de. "Estudo geoambiental da região da Serra da Canastra-MG: potencialidades e restrições ao uso turístico". Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-05092014-084916/.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este trabalho teve como objetivo avaliar as restrições e potencialidades ao uso turístico de parte da área do Parque Nacional Serra da Canastra (MG), na escala 1:50.000. Analisou-se a evolução temporal do uso e ocupação do solo e os impactos negativos ocasionados ao meio físico pela localização inadequada das vias de acesso. Por meio de técnicas de sensoriamento remoto, geoprocessamento e trabalhos de campo foram mapeadas as vias de acesso, delimitadas bacias hidrográficas com ordens hierárquicas iguais ou superiores a dois, realizadas análises de densidade de vias de acesso e canais de drenagem e elaborados produtos cartográficos básicos (modelo digital de elevação hidrologicamente consistente, carta de declividade, carta de distância vertical da drenagem mais próxima e mapas de uso e ocupação do solo de 1964/1967, 1989 e 2009). Estes resultados foram combinados a trabalhos de outros autores para elaboração dos seguintes documentos interpretativos: carta de restrição à implantação de vias, carta de predisposição a movimentos de massa, carta de suscetibilidade à inundação de planícies, carta de suscetibilidade à ocorrência de incêndios e carta de trafegabilidade. Com base nestes documentos interpretativos, foram obtidos os níveis de suscetibilidades e restrições das bacias hidrográficas mapeadas. A partir de critérios de classificação, foram adotadas cinco classes de adequabilidade ao uso turístico. De modo geral, as bacias hidrográficas mostraram-se bastante restritivas a este uso, 81% foram classificadas como semi-adequadas ou inadequadas e apenas 19% como adequadas. Não foram identificadas bacias que se enquadravam como totalmente adequadas ou totalmente inadequadas. Apesar de prevalecerem condições de restrição ao uso turístico da área de estudo, estas não necessariamente inviabilizam a sua utilização para o turismo. A partir dos documentos interpretativos, que apresentam suscetibilidades e restrições, o uso turístico da área pode ser melhor planejado, de maneira a reduzir impactos e riscos. Em relação à evolução temporal do uso e ocupação do solo na área de estudo, o mapeamento mostrou que não ocorreram grandes mudanças ao longo dos períodos analisados, contudo houve uma pequena melhora na preservação das formações florestais. As vias de acesso também não apresentaram um aumento significativo no período compreendido entre 1989 e 2009. Quanto aos impactos negativos causados ao meio físico, as rodovias de tráfego periódico mostraram-se mais preocupantes quanto ao desenvolvimento de processos erosivos que os caminhos/trilhas, devido a sua localização sobre materiais inconsolidados mais suscetíveis à erosão. No entanto, os caminhos/trilhas podem ser deflagradores de outros impactos pela concentração do escoamento superficial, como assoreamento dos corpos dágua, aumento da turbidez e vazão dos rios.
This study had the objective of evaluating the potentialities and restrictions regarding the touristic use of Serra da Canastra region (MG), in scale 1:50.000. The temporal evolution and soil occupation were analyzed as well as the negative impacts caused to the environment due to improper location of the access roads. The access roads were mapped through remote sensing, geoprocessing and field work, the hydrographic Basins were delimited with hierarchical order equal or higher than second hierarchical order, access road and drain canal density analysis was performed, and basic cartographic products were done (digital model of hydrologically consistent elevation, slope map, vertical distance of the nearest drain and the soil use and occupation in 1964/1967, 1989 and 2009). These results were combined on the study of other authors in order to have the following interpretative documents: restriction map to the road implementation, mass movement predisposition map, susceptibility to floodplains map, susceptibility to fire map, and trafficability map. Based on those interpretative documents, susceptibility and restriction levels were obtained to the mapped watersheds. These levels were used to define the criteria for classification of the watersheds in five classes of suitability for the tourist use. In general, the watersheds showed very restrictive to this use, 81% were classified as semi-suitable or unsuitable and only 19% as suitable. No watershed was considered completely suitable or unsuitable. Although conditions to restriction regarding the touristic use of the study area remain, those do not necessarily stop its use to the tourism. From the intermediate products, which present susceptibility and restrictions, the touristic use of the area can be better planned, in such a way to reduce impacts and risks. Regarding the temporal evolution of the soil use and occupation in the study area, the mapping has shown that big changes along the analyzed periods have not occurred, however there was a small improvement when it comes to preserving the forest formation. The road access did not present a significant increase between 1989 and 2009 either. Regarding the negative impacts caused to the environment, the traffic roads presented as more worrying about the development of erosive processes than the paths, due to its location on more susceptible to erosion unconsolidated materials. However, the paths may trigger other impacts because of the concentration of superficial flowing, such as drainage channels silting, increase of turbidity and river discharge.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Libri sul tema "Potencialidades turísticas"

1

Macau, Instituto Internacional de. À descoberta da China e dos países lusófonos: Potencialidades turísticas e estratégias promocionais. Macau: Instituto Internacional de Macau, 2011.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Mapurunga, Gláudia Mota Portela. Tejuçuoca: Potencialidades e vocação turística. Fortaleza: ABC Editora, 2003.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Desplas, Nathalie. La oferta turística de la Sierra Tarahumara: Su caracterización y sus potencialidades para el turista europeo. [Chihuahua, Mexico]: Gobierno del Estado de Chihuahua, 2010.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Bouteiller, María Silvia, Francisco Omar Huertas e Ma Josefina Martinelli. Potencialidad turística del Corazón de la Isla. Editorial Academica Espanola, 2018.

Cerca il testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Mendoza, Lilia, e Miguel Chajín. Potencialidades de desarrollo turístico del departamento del Atlántico. Universidad Libre Barranquilla, 2019. http://dx.doi.org/10.18041/978-958-9145-74-6.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Fernández Peña, Ana. Grafiti y arte urbano : un nuevo recurso turístico para la ciudad de Huelva. Universidad Internacional de Andalucía, 2022. http://dx.doi.org/10.56451/10334/6154.

Testo completo
Abstract (sommario):
VIII Premio de Estudios Onubenses "La Rábida". En coedición con la Fundación Atlantic Copper. Es un recorrido por la historia del arte mural en la ciudad de Huelva que parte de los orígenes de la contracultura del grafiti y reflexiona sobre las posibilidades turísticas de este patrimonio. Desde una perspectiva antropológica y desde la visión de la gestión cultural, se estudia el fenómeno analizando sus distintas variables (técnicas, estilos, materiales, ubicación, temáticas, conceptos…), siempre teniendo en cuenta la experiencia y los testimonios de quienes protagonizaron y protagonizan este fenómeno: Pepe Toscano, Konestilo, Man-o-Matic, Paz, Sace, Pure 131, MöHo, Ciclón, Garrido Barroso y Wild Welva. Esta investigación profundiza, además, en la evolución del fenómeno y sus conexiones contextuales, la profesionalización de los artistas y las reacciones que suscitan sus expresiones artísticas en la ciudadanía, invitando a las instituciones competentes a valorar su potencialidad en orden al desarrollo turístico de la ciudad y el fortalecimiento de sus desarrollos culturales.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Economia e cidades criativas: uma análise dos potenciais da RIDE Juazeiro / BA e Petrolina / PE. Editora Acadêmica Periodicojs, 2022. http://dx.doi.org/10.51249/hp19.2022.97.

Testo completo
Abstract (sommario):
O presente trabalho é um estudo sobre as potencialidades da RIDE (Rede Administrativa Integrada de Desenvolvimento) do polo Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) quanto à integração ao projeto Rede de Cidades Criativas (RCC) da UNESCO que tem por objetivo promover o desenvolvimento urbano sustentável por meio de ações criativas e responsáveis. Elencou-se como problema a seguinte indagação: O que a região do presente estudo possui como atrativos capazes de colocá-la em posição de participar da Rede de Cidades Criativas da UNESCO e quais os benefícios que podem vir desta inclusão? Esta é uma pesquisa com caráter qualitativo, sendo caracterizada como descritiva, exploratória, bibliográfica e de campo. Os resultados encontrados apontaram que a RIDE em questão possui inúmeros atrativos e potencial turístico para integrar o projeto RCC da UNESCO. Além disso, pôde-se compreender que, no aso de inserção do polo Petrolina e Juazeiro na respectiva RCC, os benefícios seriam bastante significativos para as cidades envolvidas, uma vez que promoveriam estímulo à economia local e consequentemente, melhor qualidade de vida às pessoas
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Capitoli di libri sul tema "Potencialidades turísticas"

1

Pérez Vásquez, Manuel Antonio, e Francia Helena Prieto Baldovino. "El ecoturismo en Córdoba una alternativa de desarrollo sostenible para el turista internacional". In Ciudades sostenibles. Un enfoque diferenciado del desarrollo de las ciudades, 173–94. Editorial CECAR, 2020. http://dx.doi.org/10.21892/978-958-5547-92-6.8.

Testo completo
Abstract (sommario):
El ecoturismo, se ha convertido en una actividad que propone la conjunción de todos los atractivos turísticos y de las potencialidades naturales de Colombia. El presente artículo tiene como propósito central estudiar cómo elecoturismo en el departamento de Córdoba es una alternativa de desarrollo sostenible para el turista internacional. La investigación es de tipo descriptivo: se identifican tanto las potencialidades como las dificultades para el desarrollo de las actividades de ecoturismo en esta zona. Los hallazgos indican que ante la débil competitividad de las empresas turísticas en el país es necesario aprovechar las potencialidades turísticas, naturales y socioculturales de las regiones mediante la descripción de sus características por zonas; con la finalidad de determinar los lineamientos especiales de intervención para proyectos turísticos integrales en dichos territorios. También, los resultados resaltan que las actividades turísticas requieren de la cooperación comunitaria, del fortalecimiento institucional y la resiliencia sistémica para sugestión. Se concluye que en el departamento de Córdoba es necesaria la inversión en equipamiento turístico, la diversificación de la oferta turística y formación del recurso humano. Asimismo, es esencial el uso de las nuevas tecnologías de la información y las comunicaciones para el desarrollo de una comercialización turística eficiente, en función de dar a conocer los servicios de este sector y de promover una cultura ciudadana, educación ambiental y sensibilización de la población local hacia el ecoturismo.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Alves, Matheus Félix de Melo, e Thiago Reis Xavier. "POTENCIALIDADES TURÍSTICAS DA FREGUESIA DE ALTE (PORTUGAL) COMO VETOR DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO". In Turismo, sustentabilidade e hospitalidade, 96–99. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.43819170110.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Doumet Chilán, Yamil, Stephany Solórzano Acebo e Iván Mendoza Montesdeoca. "Dinámicas socioambientales y potencialidades turísticas de los humedales en la provincia de Manabí, Ecuador". In Perspectivas turísticas: una discusión entre los social y lo cultural, 133–96. Editorial Fundación Universitaria San Mateo, 2020. http://dx.doi.org/10.7476/9786289558265.0006.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

Gutiérrez Quecano, Royer Yesid, e Claudia Milena Rodríguez Rodríguez. "Modelo de educación para el desarrollo de las potencialidades turísticas y gastronómicas como elemento sostenible". In El turismo gastronómico sostenible. Ruta Bochica: potencialidades y modelo pedagógico para su desarrollo en Colombia, 108–26. Editorial Fundación Universitaria San Mateo, 2020. http://dx.doi.org/10.7476/9786289558272.0006.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Ladwig, Nilzo Ivo, José Gustavo Santos da Silva, Mônica Priscila Kravczik Guglielmi e Juliana Debiasi Menegasso. "Avaliação da qualidade visual da paisagem: conservação do patrimônio natural e potencialidades turísticas no município de Morro Grande – Santa Catarina". In Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: Arqueologia e turismo sustentável (volume IV), 453–72. Unesc, 2021. http://dx.doi.org/10.18616/pcultura14.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Ladwig, Nilzo Ivo, José Gustavo Santos da Silva, Mônica Priscila Kravczik Guglielmi e Juliana Debiasi Menegasso. "Avaliação da qualidade visual da paisagem: conservação do patrimônio natural e potencialidades turísticas no município de Morro Grande – Santa Catarina". In Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: Arqueologia e turismo sustentável (volume IV), 453–72. Unesc, 2021. http://dx.doi.org/10.18616/pcultura14.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Salazar, Diana, Alejandro Villa, Lourdes Suntasig e Elsa Tixilema. "Kuriland, asesoramiento para viajes y turismo". In II Congreso Internacional de Vinculación con la Sociedad: Impactos, enseñanzas y aprendizajes en el contexto covid y poscovid de las IES-2022, 32–86. Rimana Editorial, 2023. http://dx.doi.org/10.59602/re.2.c6.

Testo completo
Abstract (sommario):
La sociedad ha cambiado su forma de vida y los viajeros su forma de viajar. A través del proyecto Kuriland, se realizan procesos de asesoramiento a la población, sobre servicios de viajes, visita de destinos, recorridos turísticos, medios de transporte, fechas, costos y alojamientos adecuados, para actividades de recreación, investigación, salud entre otras. En el diseño del proyecto se realizó una revisión de la normativa legal del turismo en Ecuador, se analizó las potencialidades y limitaciones del turismo en la zona y se caracterizó el perfil del turista que visita el cantón La Maná. Con ello, se estableció la estructura técnica de funcionamiento, procesos, servicios, paquetes y productos turísticos y el presupuesto requerido para el funcionamiento del proyecto. Como proceso piloto, se realizó recorridos a turistas dentro del cantón y su zona de influencia. Esto ha permitido la trasferencia de conocimientos a la sociedad y desarrollar habilidades en los futuros profesionales en el ámbito de guianza, manejo de grupos, técnicas de interpretación y organización de visitas a sitios turísticos. El proyecto obtuvo un 100% de aceptación de los turistas sobre la agencia de servicios, con preferencia en actividades de naturaleza, para los que se plantean ocho paquetes turísticos demostrativos.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
8

Simões, Paulo. "Marketing Territorial na Sustentabilidade Económica e Ambiental: o caso da Mata do Buçaco". In Geografia, Riscos e Proteção Civil. Homenagem ao Professor Doutor Luciano Lourenço. Volume 2, 251–61. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 2021. http://dx.doi.org/10.34037/978-989-9053-06-9_1.2_18.

Testo completo
Abstract (sommario):
A mata do Buçaco pode ser um instrumento para o desenvolvimento local, dado que se encontra inserida num complexo termal de reconhecida qualidade das suas águas, uma gastronomia regional e com um património significativo de interesse nacional, o que se traduz em várias oportunidades e possibilidades. É incontornável o potencial que o Buçaco detém para responder às novas conceções da prática turística nomeadamente na alteração nos hábitos de consumo. Neste caso de estudo identifica-se, também as principais potencialidades que constituem per si atividades de desenvolvimento sustentável para a região. As potencialidades do Buçaco deverão ser enquadradas num modelo de gestão que coloque os seus interesses em primeiro lugar. Foi por isso, importante resumir um modelo estratégico, pois os modelos até aqui adotados precisão de se ajustar aos novos desafios.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
9

Borges, Sara Riscado, Pollylian Assis Madeira, Milena Beatriz Silva Loubach e Leandro Gracioso Almeida e. Silva. "TURISMO RESPONSÁVEL COMO FOMENTADOR DA SUSTENTABILIDADE TURÍSTICA EM CARANGOLA (MG)". In Potencialidades e desafios do turismo para o desenvolvimento das cidades, 14–25. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1922215122.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
10

Pimentel, Juliana Maria Vaz, Joyce Souza Oliveira, Pablo José Henrique Aio e Renivaldo José dos Santos. "MERCADO TURÍSTICO: QUAIS AS DIFICULDADES EXPERIENCIADAS POR PROFISSIONAIS NEGROS AO SE INSERIREM NO MERCADO DE TRABALHO?" In Potencialidades e desafios do turismo para o desenvolvimento das cidades, 45–52. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1922215125.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Atti di convegni sul tema "Potencialidades turísticas"

1

Calderón Puerta, Diego Manuel, Gema Ramírez Guerrero e Manuel Arcila Garrido. "PATRIMONIO MEDIEVAL EN LA PROVINCIA DE CÁDIZ: TERRITORIALIZACIÓN Y POTENCIALIDAD TURÍSTICA". In II Simposio de Patrimonio Cultural ICOMOS España. Valencia: Editorial Universitat Politècnica de València, 2022. http://dx.doi.org/10.4995/icomos2022.2022.14922.

Testo completo
Abstract (sommario):
Los conjuntos históricos medievales representan un ejemplo del legado humano donde territorio y cultura se combinan con un fuerte potencial para el turismo. Es por ello que en los últimos años han surgido propuestas y estudios con fines comunes: la puesta en valor y dinamización turística del patrimonio bajomedieval. En este sentido, los estudios desarrollados van desde la creación de propuestas de itinerarios turísticos tematizados hasta el diseño de métodos específicos para el análisis de su potencial como “producto” para el turismo. En términos de patrimonialización, se propone un método que, si bien se aleja del análisis más técnico en cuanto a las características intrínsecas de los bienes culturales, se centra, principalmente, en aquellos elementos que inflluyen en los procesos de territorialización del patrimonio con base en la relación entre territorio, cultura y patrimonio. Para ello, se propone un modelo de caracterización territorial del patrimonio, considerando aquellos elementos externos a los bienes que influyen directamente sobre su uso y aprovechamiento. La aplicación, realizada sobre el patrimonio bajomedieval en los municipios de la provincia de Cádiz, vislumbra las posibilidades del método empleado y el desarrollo del patrimonio bajomedieval como elementos que, o bien presentan pocas iniciativas turísticas, o bien una promoción individualizada y alejada del contexto histórico en el que surgieron.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Canós Darós, Lourdes, Pauna Rumenova Dimitrova e Maryland Morant González. "Las mascotas ¿condicionan a sus dueños a la hora de organizar un viaje?" In INNODOCT 2020. Valencia: Editorial Universitat Politècnica de València, 2020. http://dx.doi.org/10.4995/inn2020.2020.11794.

Testo completo
Abstract (sommario):
Las familias españolas se decantan cada vez más por tener una mascota en su casa. Dicha decisión se puede tomar por diferentes razones, porque les gustan los animales o simplemente por moda, pero hay otras personas a las que la tenencia de una mascota les ayuda incluso en cuestiones de salud. De este modo, ante la organización de un viaje, los dueños de las mascotas tienen que pensar en qué hacer con la mascota, evaluando diferentes posibilidades. Muchas personas tienen familiares y/o amigos a los cuales pueden dejar con confianza a la mascota, pero hay otras tantas que no pueden disfrutar de esta opción o simplemente desean realizar el viaje disfrutando de la compañía de su mascota. Es este contexto, en este trabajo analizamos si el hecho de tener una mascota condiciona a su propietario a la hora de viajar. Para ello, introducimos la definición y características del turismo con mascotas y cuál es su situación actual. A continuación, utilizamos el método de los Seis sombreros para pensar de Edward de Bono (1985) con el fin de identificar lo que opinan las personas propietarias de una mascota acerca de las potencialidades para viajar con éstas y si las condiciones impuestas por las diferentes empresas turísticas (transporte, alojamiento, restauración, etc.) les limitan de alguna manera a la hora de viajar. Finalmente, mostramos las conclusiones derivadas del estudio y presentamos las referencias bibliográficas utilizadas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Rossini, Diva de Mello, Tânia Beisl Ramos e Luciano Torres Tricárico. "A paisagem do português centro historico de São Francisco do Sul (BR)". In Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo. Barcelona: Curso de Arquitetura e Urbanismo. Universidade do Vale do Itajaí, 2016. http://dx.doi.org/10.5821/siiu.6353.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este artigo divulga a importância da preservação da paisagem do centro histórico das cidades por meio da conservação do patrimônio histórico construído, o qual se caracteriza como um atributo para o desenvolvimento do turismo cultural. O método de Rossini (2014), com categorias de analise da paisagem hierarquizadas por meio da analise de redes sociais, foi aplicado na Baixa Pombalina em Lisboa (PT) e no centro histórico de São Francisco do Sul (BR). O resultado desta investigação demonstra que o centro histórico estudado possui características similares as urbes de origem portuguesa e fato que o transforma em um sitio repleto de potencialidades turísticas. O conhecimento produzido poderá nortear a elaboração de politicas publicas que contribuam com o desenvolvimento do turismo cultural local e regional, além de beneficiar a comunidade científica do Brasil, com a produção de novos conhecimentos nas áreas de Arquitetura, Patrimônio Histórico das Cidades e de Turismo. This article discloses about the importance of preserving the historic center of the landscape of cities through the conservation of built heritage, which is characterized as an attribute to the development of cultural tourism. The Rossini method (2014), with analysis of hierarchical categories of landscape through the analysis of social networks, was applied in the Baixa in Lisbon (PT) and the historic center of São Francisco do Sul (BR). The result of this research shows that the historic center studied has similar characteristics of Portuguese origin and urbes fact that turns it into a place full of tourist potential. The knowledge produced can underpin the development of public policies that contribute to the development of local and regional cultural tourism, as well as benefit the scientific community in Brazil, with the production of new knowledge in the areas of Architecture, Heritage of Cities and Tourism.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
4

PÔRTO, Jonas, e João E. C. SOBRAL. "Acessibilidade no lazer turístico: um estudo de caso sobre o contexto e as potencialidades socioeconômicas na cidade de Joinville, Santa Catarina". In GAMPI Plural 2017. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/gampi2017-19.

Testo completo
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
5

Devitte, Alessandra. "Discutindo as potencialidades e limites de gestão e planejamento dos balneários da bacia do Rio Uruguai no oeste catarinense: o Caso de Ilha Redonda, SC". In Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo. Barcelona: Curso de Arquitetura e Urbanismo. Universidade do Vale do Itajaí, 2016. http://dx.doi.org/10.5821/siiu.6340.

Testo completo
Abstract (sommario):
Atribui-se aos empreendimentos hidrelétricos o conceito de energia limpa, mas na prática não é isso que se vê, visto que, a instalação de seus lagos e a interação com as características originais do local de instalação geram impactos ambientais, causando problemas físico-territoriais e de ordem socioeconômica. Neste estudo busca-se compreender a questão das transformações recentes da rede de cidades em regiões de bacias hidrográficas brasileiras, de grande valor energético e, portanto, suscetíveis a implantação de hidrelétricas, com foco no desenvolvimento de seus balneários e seu potencial turístico. Neste contexto são analisadas as transformações recentes da cidade de Palmitos e do Balneário de Ilha Redonda, discutindo os limites e potencialidades de sua relação com a gestão local através dos mecanismos propostos pelo Consórcio Foz do Chapecó Energia, responsável pela implantação da usina hidrelétrica Foz do Chapecó, na bacia do rio Uruguai, em Santa Catarina. The concept of clean energy is attributed to the hydroelectric enterprises, but in practice that is not found, since the installation of its lakes and the interaction with the original features of the installation place generate ambient impacts, causing physical, territorial, social and economic problems. This study aims to understand the recent transformations in cities in Brazilian hydrographical regions basins that have great energy value and, therefore are susceptible to hydroelectric plants implantation, focusing on the development of its healthresorts and its tourist potential. In this context the recent transformations in the city of Palmitos and in the Ilha Redonda Health-resort are analyzed, discussing the limits and potentialities of its relation with the local management through mechanisms proposed by the Foz do Chapecó Energy Consortium, responsible for the implantation of the hydroelectric plant Foz do Chapecó in the Uruguay river basin, in the State of Santa Catarina.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
6

Cestari, Glauba Alves do Vale, Alais Souza Ferreira, Larissa Fontoura Berlato e Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo. "Turismo rural e patrimônio: perspectivas para o design sistêmico". In Systems & Design 2017. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/sd2017.2017.6644.

Testo completo
Abstract (sommario):
O turismo rural surge no Brasil na década de 1990 como interesse do setor nas dinâmicas dos espaços rurais que representam novas experiências a serem oferecidas ao viajante, sendo a principal motivação o contato com comunidades rurais. A potencialidade do turismo rural está no caráter histórico e cultural inerentes as formas de viver e produzir evidenciando a diversidade de grupos sociais e trazendo a tona a imaterialidade do patrimônio. A valorização do patrimônio cultural de um território pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social e ainda favorecer o incremento da indústria do turismo. Nesse sentido, entende-se o turismo como uma atividade “complexa” que envolve relações entre o contexto social humano, a influência do setor de produtos e serviços da economia e as dinâmicas socioculturais. Diante do exposto, analisar o fenômeno do turismo é considerar o ambiente como parte integrada a outras áreas em uma abordagem sistêmica, pois o turismo cresce, acompanha as necessidades do mercado, formata o objeto de venda em produto turístico que é intangível e demanda um olhar mais abrangente transcendendo a lógica do produtor e consumidor. Nesse sentido importa reflexões sobre as inter-relações ocorridas em comunidades questionando como se estabelece a relação do turismo com comunidades rurais e o patrimônio cultural local? E onde o Design se insere tendo em vista esse cenário? Este artigo de abordagem teórica qualitativa pretende contextualizar o turismo rural relacionando-o ao patrimônio cultural como norte às perspectivas do Design sistêmico voltado ao desenvolvimento de comunidades rurais com respeito às especificidades socioculturais. Como procedimentos metodológicos foi feita revisão de literatura mediante levantamento bibliográfico e documental de artigos e livros impressos ou na forma de bases de dados eletrônicas com vistas a compor o referencial teórico. Acredita-se que este estudo traz contribuições ao apontar lacunas para ações do Design voltadas às concepções dos espaços rurais na atualidade, sem perder de vista a história que os constituiu, explorando suas atividades não-agrícolas, a forma de participação dos atores sociais desses espaços, em especial, a família agricultora e sua relação na venda de produtos e serviços representativos do território e patrimônio cultural local.Palavras-chave: turismo rural; patrimônio cultural; design sistêmico.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
7

Martí Ciriquián, Pablo, e María Cristina García González. "Los procesos de dispersión y concentración territorial en Alicante y su entorno". In International Conference Virtual City and Territory. Barcelona: Centre de Política de Sòl i Valoracions, 2009. http://dx.doi.org/10.5821/ctv.7541.

Testo completo
Abstract (sommario):
A lo largo de las últimas décadas se pueden reconocer diversos procesos de dispersión, concentración y creación de nuevas centralidades en el territorio vinculado al área de influencia de la ciudad de Alicante. El análisis de estos procesos y sus relaciones tienen, no sólo interés en sí mismos, sino que ofrecen un conocimiento que permite prever las pautas de evolución en la ocupación futura del suelo. En cualquier caso, para acercarnos a estos procesos es necesario identificar las transformaciones territoriales y sus causas que, en ocasiones, tienen un carácter global aunque estén relacionadas con procesos de ámbito local como son la influencia de las infraestructuras, los elementos de atracción local o los espacios de consumo, ocio y negocio. En los años cincuenta esta zona litoral aparecía como un territorio en el que se situaban poblaciones compactas unidas por débiles infraestructuras y se mantenía una importante ocupación de suelo destinado a agricultura, de la que en la actualidad quedan escuetos testimonios en unas zonas muy concretas situadas entre Alicante y San Juan y entre las ciudades de Elche y Santa Pola. La ocupación de la franja costera en esos años estaba constituida sólo por pequeños núcleos aislados como Santa Pola o Campello. El primer proceso de dispersión urbana del municipio de Alicante se produce a partir de 1960 con la apuesta por el desarrollo turístico junto a la playa de San Juan, que en los años setenta, presenta como imagen destacada el gran crecimiento de la ciudad central y la expansión en el territorio de la urbanización de manera dispersa. En la actualidad, los municipios de San Juan, Muchamiel y San Vicente del Raspeig en el norte de Alicante, han favorecido la creación de importantes superficies destinadas ocupaciones de baja densidad consolidando la superficie de estos municipios como las áreas suburbanas de Alicante por excelencia. En el sur de la ciudad de Alicante, la creación desde los primeros años de la actual década de dos actividades terciarias como la oficina para el registro de marcas, dibujos y modelos de la Unión Europea, y la Ciudad de la Luz, próximos al aeropuerto, convierten a esta zona en una de las de mayor potencialidad de desarrollo. Las urbanizaciones aisladas situadas en enclaves fundamentalmente costeros ha sido uno de los modelos de crecimiento urbano a lo largo de las últimas décadas que sigue produciéndose en los últimos años y en los que destacan la ocupación del litoral hacia el sur de la ciudad de Alicante a lo largo de la carretera nacional 332, basada en el desarrollo de grandes urbanizaciones aisladas. Si hace unos lustros las áreas de gran accesibilidad rodada a que daban lugar las grandes infraestructuras viarias, eran potencialmente espacios destinados a centros comerciales, parques tecnológicos o polígonos industriales a excepción de la carretera hacia Madrid, que mantiene esta actividad industrial, en estos momentos, estos territorios aparecen ocupados por nuevos usos residenciales y de ocio, entre los que destacan los campos de golf. El agotamiento total del suelo para actividades urbanas parece difícil de evitar a tenor de los procesos históricos analizados y los planteamientos de futuro ya presentados y la necesidad de una idea global e integradora de este territorio, hoy en día se convierte en una reivindicación ya irrenunciable.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri

Rapporti di organizzazioni sul tema "Potencialidades turísticas"

1

Sabino, Leticia, Bethânia Boaventura e Louise Uchôa. Diagnóstico participativo de caminhabilidade e genero em rota turística no centro de Salvador. Inter-American Development Bank, novembre 2022. http://dx.doi.org/10.18235/0004680.

Testo completo
Abstract (sommario):
Esse informe tem como objetivo integrar ao planejamento turístico territorial do município de Salvador, Bahia, uma viso de desenvolvimento urbano que tenha foco no acolhimento e representaço de mulheres e meninas negras, compreendendo tal esforço como fundamental para a geraço de territórios mais prósperos e justos com suas histórias, habitantes e potencialidades. A partir da aplicaço de uma metodologia especialmente desenvolvida para o projeto em questo, traçou-se um diagnóstico com pontos de atenço e estabeleceram-se recomendaçes para que os ambientes de área do centro histórico da cidade, amplamente utilizadas por moradores locais, empreendedores e por turistas, sejam caminháveis, justos, feministas e antirracistas.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
2

Gutman, Verónica, Daniela Ramos e Andrés López. Análisis de los mecanismos de regulación y promoción de la Inversión Extranjera Directa (IED) en Ecuador. Inter-American Development Bank, settembre 2016. http://dx.doi.org/10.18235/0010123.

Testo completo
Abstract (sommario):
Ecuador tiene grandes potencialidades para la atracción de IEDconsiderando aspectos macroeconómicos (incluyendo la dolarización de la economía), fiscales (baja tasa de impuesto a la renta en la comparación internacional), las mejoras en áreas clave como talento humano e infraestructura, la disponibilidad de recursos naturales valiosos, su condición de socio de la Comunidad Andina de Naciones, su localización geográfica favorable y sus atractivos turísticos. Sin embargo, el país ha venido perdiendo peso dentro de la región en términos de la atracción de IED, pese a la introducción de diversos tipos de incentivos tanto fiscales como financieros en los últimos años.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
3

Saavedra-Rivano, Neantro, Manuel R. Agosin e Pablo Rodas Martini. El surgimiento de China: Una visión desde América Central. Inter-American Development Bank, ottobre 2004. http://dx.doi.org/10.18235/0009758.

Testo completo
Abstract (sommario):
Este estudio trata sobre el impacto del surgimiento de China en las economías centroamericanas, con especial énfasis en Guatemala y Honduras. Generalmente, la temática del impacto de China se la enfoca desde el punto de vista de las amenazas que se ciernen sobre las economías de América Central sin reparar que también el rápido crecimiento y la gran apertura de la economía china presentan nuevas potencialidades que pueden ser aprovechadas por los países de la región. Este estudio presenta análisis y recomendaciones para afianzar las ventajas competitivas que ya han desarrollado los países de centroamericanos, particularmente en el sector vestuario-textil, y otras que se vislumbran como posibles, de frente a los desafíos que enfrentan por parte de la fuerte competitividad de las industrias chinas. Pero también aborda cómo aprovechar las nuevas oportunidades que ofrece el mercado chino para las exportaciones de bienes y de servicios turísticos de la región, así como también las políticas que se necesitan para comenzar a atraer inversión directa desde ese país.
Gli stili APA, Harvard, Vancouver, ISO e altri
Offriamo sconti su tutti i piani premium per gli autori le cui opere sono incluse in raccolte letterarie tematiche. Contattaci per ottenere un codice promozionale unico!

Vai alla bibliografia